e-book REDUZA OS CUSTOS DE ENERGIA ELÉTRICA NA SUA EMPRESA Saiba como diminuir sua conta da Cemig, sem nenhum investimento!

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "e-book REDUZA OS CUSTOS DE ENERGIA ELÉTRICA NA SUA EMPRESA Saiba como diminuir sua conta da Cemig, sem nenhum investimento!"

Transcrição

1 e-book REDUZA OS CUSTOS DE ENERGIA ELÉTRICA NA SUA EMPRESA Saiba como diminuir sua conta da Cemig, sem nenhum investimento!

2 Introdução No Brasil, a cada ano, a tarifa de energia elétrica vem sendo ajustada com acréscimos que superam em muito o índice de inflação. A conta está cada vez mais pesada para todo mundo. No entanto, existem alternativas para reduzir o valor pago. Isso pode envolver ações para reduzir o consumo e/ou aderir a novas fontes de energia renováveis. Antes de mostrarmos como reduzir sua conta de energia da CEMIG em até 25%, sem nenhum investimento, veja abaixo algumas dicas para diminuir o consumo total de energia na sua empresa, otimizando seus gastos atuais, contribuindo assim com a sustentabilidade e o consumo consciente dos recursos naturais. Saiba como diminuir sua conta da Cemig, sem nenhum investimento!

3 1 Faça um levantamento do seu custo anual com energia elétrica O primeiro passo é ter clareza de quanto você gasta por ano com a sua conta de energia. Pegue sua última fatura da Cemig e analise o seu Histórico de Consumo (canto inferior esquerdo da fatura): Quanto você gasta na média, Qual o período ou época do ano em que você está gastando mais, Quais tarifas você está pagando em cada fatura. Você também pode ver qual foi a quantidade de kw/h consumidos e preço por cada kw/h. Saiba como diminuir sua conta da Cemig, sem nenhum investimento!

4 2 Descubra o perfil de consumo da sua conta Agora que você já está olhando sua fatura mais atentamente e sabe quanto você está gastando de energia, é hora de saber onde está sendo usada e quão eficiente é esse uso. Quando você souber como você está gastando sua energia elétrica, você poderá analisar o que realmente é importante, o que deve ser mantido e o que precisa ser mudado. Você pode medir o gasto de energia utilizando: As informações de consumo disponíveis nos aparelhos, Medidores de consumo e monitores que apresentam dados e gráficos em tempo real, Tomadas inteligentes, que são mais baratas que medidores, mas que também registram o consumo de energia específico do aparelho plugado. Assim, você terá um perfil do seu consumo de energia e saberá qual o impacto que cada equipamento causa na sua conta de energia. Saiba Você como pode utilizar diminuir tomadas inteligentes sua para conta medir o da consumo de energia de cada aparelho da sua empresa Cemig, sem nenhum investimento! e acompanhar os dados por app no celular.

5 3 Elabore um plano de redução de consumo Tendo clareza do valor pago e do perfil de consumo de energia elétrica em sua empresa, está na hora de você dar o próximo passo: elaborar um plano de redução de consumo. Eleja as áreas de consumo (iluminação, refrigeração, aquecimento, etc.) e equipamentos que mais consomem e estabeleça procedimentos que levem a economia de energia. Ter um plano de redução de consumo elaborado ajuda a manter-se no caminho para economizar e a lembrar o que deve ser feito.

6 4 Conscientize e envolva sua equipe Com um plano de redução de consumo traçado, é hora de colocá-lo em prática. É muito importante criar, no ambiente de trabalho, uma cultura que promova a economia de energia. Busque engajar sua equipe para que comprem a ideia, sendo prático e relevante. Cartazes e avisos espalhados pelo espaço de trabalho ajudam bastante a manter os hábitos de economia de energia. Você também pode oferecer recompensas e premiações caso atinja as metas estabelecidas, por exemplo. Lembre-se de manter uma comunicação positiva e lidere pelo exemplo.

7 5 Diminua o consumo de ar condicionado e aquecimento de água A quantidade de energia consumida por aparelhos de ar condicionado é enorme: em prédios comerciais, é estimado que o uso frequente de ar condicionado é responsável por 40 a 50% do total de energia consumida. Veja algumas dicas: Ligue o ar condicionado somente quando realmente for necessário; Converse com sua equipe na sala para verificar se podem passar períodos maiores com o aparelho desligado; Deixe janelas e portas sempre fechadas e evite a entrada de luz solar; Utilize cortinas e persianas, para evitar que o aparelho se esforce mais e, consequentemente, aumente o consumo de eletricidade; Mantenha a revisão do aparelho em dia e os filtros sempre limpos; Desligue o ar-condicionado sempre que se ausentar do local por um período mais prolongado. Algumas empresas contam com um sistema de aquecimento de piscinas, como clubes e academias. O sistema de aquecimento elétrico pode ser um grande vilão da sua conta. No longo prazo, talvez possa ser vantajoso a troca desse sistema por um alimentado à gás ou energia solar.

8 6 Atente-se à iluminação Os custos de iluminação podem variar de 10 a 25% do valor da conta de energia, dependendo da sua empresa. Por isso, é preciso otimizar o uso consciente para garantir que você não esteja desperdiçando eletricidade. Dependendo do seu negócio, é possível explorar melhor a iluminação natural e evitar acender lâmpadas. Deixar janelas abertas e instalar espelhos podem ajudar a espalhar melhor a luz e não depender tanto da luz artificial. Algumas outras dicas: Aproveite mais a luz do dia; Deixe avisos para apagar lâmpadas sempre que estiverem saindo do local e não houver mais ninguém; Troque suas lâmpadas por versões mais econômicas, como as de LED.

9 7 Otimize o uso de eletrônicos e eletrodomésticos Algumas dicas importantes: Desligue o computador em períodos de ausência mais longos, como horário de almoço e reuniões; Se não for utilizá-lo por um tempo mais curto, utilize o modo suspender ou hibernar, em que o consumo é cerca de 10% de quando ligado; Não deixe descansos de tela animados ativados pois eles consomem energia como no modo normal; deixe-o no modo suspender ; Diminua o brilho do monitor, pois é necessário mais energia para deixar a tela mais clara; Desligue o estabilizador ao fim do expediente; Evite deixar carregadores sempre conectados à tomada, mesmo quando não estiver com nenhum aparelho celular conectado.

10 8 Já pensou em outras alternativas? Conheça as energias renováveis No Brasil, a energia elétrica que chega até nossas casas e empresas é obtida principalmente a partir de hidrelétricas. No entanto, a cada ano, aumenta a participação de fontes renováveis de energia como a eólica e solar. A energia solar é considerada inesgotável e pode, no longo prazo, se tornar a solução energética para o nosso planeta. As placas solares fotovoltaicas podem ser instaladas em casas e prédios e diminuir consideravelmente os gastos mensais com energia, muito embora exijam investimentos iniciais consideráveis.

11 Com o Consórcio Solar do Médio São Francisco, você pode economizar até 25% nos seus gastos mensais com a conta da CEMIG! A energia solar é uma excelente alternativa. No entanto, muitas empresas não têm espaço disponível para instalar as placas de captação solar, seja pelo tamanho, pela localização ou pelo imóvel ser alugado. Além disso, os custos de aquisição e instalação dos sistemas fotovoltaicos são elevados e somente serão amortizados em alguns anos; poderá não ser interessante para o seu negócio investir tanto nesse momento. O Consórcio Solar do Médio São Francisco é uma excelente alternativa para sua empresa aderir à energia solar, possibilitando a redução de seus custos com a energia elétrica, sem a necessidade de investimentos. O projeto é destinado para pequenas e médias empresas, tais como escolas, hotéis, bares, restaurantes, academias, lojas, etc, que possuam um consumo mensal superior a 1500 kw/h. Com o Consórcio Solar do Médio São Francisco, dependendo da cidade onde sua empresa está localizada e do plano de adesão escolhido, você poderá economizar até 25% dos seus gastos mensais com a fatura da CEMIG, sem nenhum investimento. CLIQUE E SAIBA MAIS SOBRE NOSSO PROJETO

COMO ECONOMIZAR ENERGIA ELÉTRICA EM CASA Aprenda de uma vez por todas como reduzir sua conta de luz

COMO ECONOMIZAR ENERGIA ELÉTRICA EM CASA Aprenda de uma vez por todas como reduzir sua conta de luz COMO ECONOMIZAR ENERGIA ELÉTRICA EM CASA Aprenda de uma vez por todas como reduzir sua conta de luz Capítulos 1. Introdução...03 2. Saiba como economizar: I Através de Lâmpadas...06 II Através da Televisão...07

Leia mais

USO EFICIENTE DA ENERGIA

USO EFICIENTE DA ENERGIA Matriz Energética Cenário Atual Uso da Energia Elétrica com Eficiência Dicas de Uso Eficiente e Seguro da Energia MATRIZ ENERGÉTICA Matriz Energética Brasileira Eólica 3,8% 5,5% Biomassa Termoelétrica

Leia mais

Copyright - Usesol Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido a distribuição deste materia sem autorização

Copyright - Usesol Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido a distribuição deste materia sem autorização Eficiência energética o que é? A Eficiência energética consiste na relação entre a quantidade de Energia empregada para uma atividade e aquela disponibilizada para a sua realização. Ou em outras palavras,

Leia mais

Atividade: Combate ao desperdício de energia elétrica. https://pixabay.com/pt/prote%c3%a7%c3%a3o-ambiental-ambiente-natureza /

Atividade: Combate ao desperdício de energia elétrica. https://pixabay.com/pt/prote%c3%a7%c3%a3o-ambiental-ambiente-natureza / Atividade: Combate ao desperdício de energia elétrica https://pixabay.com/pt/prote%c3%a7%c3%a3o-ambiental-ambiente-natureza-544198/ I. Introdução A energia elétrica é um bem precioso, indispensável para

Leia mais

SAIBA O QUE É EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

SAIBA O QUE É EFICIÊNCIA ENERGÉTICA SAIBA O QUE É EFICIÊNCIA ENERGÉTICA De maneira geral a eficiência energética mede a qualidade no uso da energia para os fins a que ela serve à sociedade. Qualquer atividade atualmente exercida pela sociedade

Leia mais

ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA www.jupitersolar.com.br 3 MOTIVOS PARA INVESTIR É UM EXCELENTE NEGÓCIO COM RETORNO GARANTIDO. É FÁCIL E RÁPIDO DE INSTALAR PROTEGE O MEIO AMBIENTE E MELHORA AS CONDIÇÕES DE VIDA

Leia mais

PMAS - Pense no Meio Ambiente Sirtec Tema: CONSUMO CONSCIENTE DE ENERGIA Nº 04/2019

PMAS - Pense no Meio Ambiente Sirtec Tema: CONSUMO CONSCIENTE DE ENERGIA Nº 04/2019 PMAS - Pense no Meio Ambiente Sirtec Tema: CONSUMO CONSCIENTE DE ENERGIA Nº 04/2019 Consumo consciente de energia 3 Você sabia? 4 Por que economizar energia? Antes de tudo, economizar energia é um exercício

Leia mais

ENTENDA COMO FUNCIONA A GERAÇÃO DE ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA E SAIBA COMO PRODUZI-LA.

ENTENDA COMO FUNCIONA A GERAÇÃO DE ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA E SAIBA COMO PRODUZI-LA. ENTENDA COMO FUNCIONA A GERAÇÃO DE ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA E SAIBA COMO PRODUZI-LA. Como funciona #1 Energia solar fotovoltaica é a energia elétrica resultante da incidência da radiação solar sobre

Leia mais

Prefeitura Municipal de Valença publica:

Prefeitura Municipal de Valença publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano X Nº 3492 Prefeitura Municipal de publica: Edição Publicada por: Serviço Autônomo de Água e Esgoto SAAE Portaria/SAAE/VAL n. º 079/2018- Estabelece boas práticas de gestão

Leia mais

Economix no seu. dia a dia. Aprenda a usar a energia elétrica de forma inteligente, eficiente e segura.

Economix no seu. dia a dia. Aprenda a usar a energia elétrica de forma inteligente, eficiente e segura. Economix no seu dia a dia Aprenda a usar a energia elétrica de forma inteligente, eficiente e segura. Leia esta cartilha com atenção. As escolhas do seu dia a dia fazem toda a diferença. Nesta cartilha

Leia mais

Guia Prático. Energia Solar Fotovoltaica. Perguntas & Respostas.

Guia Prático. Energia Solar Fotovoltaica. Perguntas & Respostas. Guia Prático Energia Solar Fotovoltaica Perguntas & Respostas www.sigosol.com.br SOBRE O GUIA Este guia foi elaborado pela SigoSol Energia com objetivo de esclarecer as dúvidas referentes ao sistema de

Leia mais

Guia da Melhor Prática de Economia de Energia em Casa Copyright Lemke 2016

Guia da Melhor Prática de Economia de Energia em Casa Copyright Lemke 2016 Guia da Melhor Prática de Economia de Energia em Casa Economia de Energia em casa Como fazer o uso eficiente da energia elétrica É importante ressaltar que a energia elétrica é uma ferramenta para servir

Leia mais

PMAS - Pense no Meio Ambiente Sirtec Tema: CONSUMO CONSCIENTE DE ENERGIA Nº 04/2018

PMAS - Pense no Meio Ambiente Sirtec Tema: CONSUMO CONSCIENTE DE ENERGIA Nº 04/2018 PMAS - Pense no Meio Ambiente Sirtec Tema: CONSUMO CONSCIENTE DE ENERGIA Nº 04/2018 POLÍTICA INTEGRADA DE SEGURANÇA, SAÚDE E MEIO AMBIENTE PRINCÍPIOS POLÍTICA INTEGRADA Disponíveis nos murais e no site

Leia mais

Ligue tudo lá em casa ao sol

Ligue tudo lá em casa ao sol Ligue tudo lá em casa ao sol A energia do sol chegou a sua casa. Agora, com as soluções de energia solar edp já pode produzir e consumir a sua própria eletricidade. Assim, reduz a sua fatura energética

Leia mais

Laboratório 5 AVALIAR CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA EM INSTALAÇÕES

Laboratório 5 AVALIAR CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA EM INSTALAÇÕES EFICIÊNCIA NO CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA Laboratório 5 AVALIAR CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA EM INSTALAÇÕES INSTALAÇÕES ELÉTRICAS INTERNAS AVALIAR O CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA EM INSTALAÇÕES OBJETIVOS:

Leia mais

Além de ser uma fonte de energia barata e renovável, a energia solar, conhecida também por sistema fotovoltaico, traz economia.

Além de ser uma fonte de energia barata e renovável, a energia solar, conhecida também por sistema fotovoltaico, traz economia. 38 3081.1201 2 Além de ser uma fonte de energia barata e renovável, a energia solar, conhecida também por sistema fotovoltaico, traz economia. A partir da energia produzida na residência, tudo o que for

Leia mais

Ligue tudo lá em casa ao sol

Ligue tudo lá em casa ao sol Ligue tudo lá em casa ao sol A energia do sol chegou a sua casa. Agora, com as soluções de energia solar edp já pode produzir e consumir a sua própria eletricidade. Assim, reduz a sua fatura energética

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº DE DE 2015.

PROJETO DE LEI Nº DE DE 2015. PROJETO DE LEI Nº DE DE 2015. Autoriza o Poder Executivo a instalar painéis de captação de energia solar nos projetos arquitetônicos dos próprios públicos do Estado de Goiás. A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO

Leia mais

Ações para o ano de 2016 em relação à redução e à conscientização no uso de energia

Ações para o ano de 2016 em relação à redução e à conscientização no uso de energia MEMORANDO FCAT Nº 06/2016 Dracena, 12 de fevereiro de 2016. Prezado, A Comissão Interna de Conservação de Energia (CICE) apresenta um Plano de Ações para o ano de 2016 em relação à redução e à conscientização

Leia mais

COLETÂNEA:ASEGURANÇADA SUACASADEPENDEDEVOCÊ. e-bok2

COLETÂNEA:ASEGURANÇADA SUACASADEPENDEDEVOCÊ. e-bok2 COLETÂNEA:ASEGURANÇADA SUACASADEPENDEDEVOCÊ e-bok2 #e-book 2 06 DICAS PARA REDUZIR A CONTA DE LUZ Você também é capaz de reduzir sua conta de energia. 1 SUMÁRIO Neste E-Book você encontrará: 1. Aproveite

Leia mais

E-book: Os segredos sobre economia de energia que vão te fazer poupar até 90% no final do mês Rimo Elétrica. Todos os direitos reservados

E-book: Os segredos sobre economia de energia que vão te fazer poupar até 90% no final do mês Rimo Elétrica. Todos os direitos reservados Lâmpada LED E-book: Os segredos sobre economia de energia que vão te fazer poupar até 90% no final do mês. S U M Á R I O 1. Consumo de energia: comparativo de consumo entre lâmpadas fluorescentes e lâmpadas

Leia mais

Casa Eficiente f. Instalação de sistemas de gestão de consumos de energia

Casa Eficiente f. Instalação de sistemas de gestão de consumos de energia 6.f Instalação de sistemas de gestão de consumos de energia 1 2 FICHA TÉCNICA Título 6.f Instalação de sistemas de gestão de consumos de energia Coleção Casa Catálogo de soluções técnicas Edição Programa

Leia mais

TARIFA BRANCA. O qué é? Quando entra em vigor? Quem pode aderir? Quais as vantagens e as desvantagenspara o consumidor?

TARIFA BRANCA. O qué é? Quando entra em vigor? Quem pode aderir? Quais as vantagens e as desvantagenspara o consumidor? TARIFA BRANCA TARIFA BRANCA O qué é? Quando entra em vigor? Quem pode aderir? Quais as vantagens e as desvantagenspara o consumidor? Disponibilizamos aqui informações importantes sobre a Tarifa Branca,

Leia mais

Energia solar. É a solução para sua indústria. Economize e preserve o meio ambiente. davantisolar.com.br

Energia solar. É a solução para sua indústria. Economize e preserve o meio ambiente. davantisolar.com.br Energia solar É a solução para sua indústria. Economize e preserve o meio ambiente. Conquiste sua independência energética com a A Davanti Solar é uma empresa brasileira comprometida em levar mais autonomia

Leia mais

ações somam Campanha de Uso Racional Unimed Leste Fluminense que CARTILHA DA ECONOMIA

ações somam Campanha de Uso Racional Unimed Leste Fluminense que CARTILHA DA ECONOMIA CARTILHA DA ECONOMIA ações que somam Campanha de Uso Racional Unimed Leste Fluminense Nos dias de hoje, a energia é empregada intensivamente na sociedade em geral e em tudo o que se faz. Daí a necessidade

Leia mais

Apresenta: Supermercado

Apresenta: Supermercado Apresenta: Supermercado Red desper uzindo o dício de energia no seu negóci o. CAPItao VAREJO em: eficiencia energetica Bom dia, Capitão Varejo! Temos um novo desafio para hoje. Desta vez, vamos ensinar

Leia mais

DDS Dicas de economia de energia. Dicas de Economia de Energia

DDS Dicas de economia de energia. Dicas de Economia de Energia Dicas de Economia de Energia Dicas de iluminação Evite acender lâmpadas durante o dia. Abra a janela e/ou as cortinas e aproveite ao máximo a luz do dia. Sempre que possível utilize lâmpadas fluorescentes,

Leia mais

a Tarifa Branca entenda e Veja se é vantagem pra você.

a Tarifa Branca entenda e Veja se é vantagem pra você. entenda a Tarifa Branca e Veja se é vantagem pra você. Válido apenas para clientes com média anual de consumo superior a 500 kwh por mês ou novos clientes. TARIFA BRANCA O qué é? Quando entra em vigor?

Leia mais

Reunião nº 04/2017 PMAS. CONSUMO CONSCIENTE DE ENERGIA DISPOSIÇÃO ADEQUADA DE RESÍDUOS (Lâmpadas, pilhas e baterias)

Reunião nº 04/2017 PMAS. CONSUMO CONSCIENTE DE ENERGIA DISPOSIÇÃO ADEQUADA DE RESÍDUOS (Lâmpadas, pilhas e baterias) Reunião nº 04/2017 PMAS CONSUMO CONSCIENTE DE ENERGIA DISPOSIÇÃO ADEQUADA DE RESÍDUOS (Lâmpadas, pilhas e baterias) POLÍTICA INTEGRADA DE SEGURANÇA, SAÚDE E MEIO AMBIENTE PRINCÍPIOS POLÍTICA INTEGRADA

Leia mais

#e-book 10 Saber sobre eletricidade é importante.

#e-book 10 Saber sobre eletricidade é importante. PREFÁCIO A eletricidade é um risco oculto que habita nas paredes de, praticamente, todos os locais que frequentamos. E é por esse motivo que ela deve ser levada muito a sério. A informação é a arma mais

Leia mais

MANUAL DE CONSUMO CONSCIENTE DE ÁGUA E ENERGIA ELÉTRICA NA UFAL

MANUAL DE CONSUMO CONSCIENTE DE ÁGUA E ENERGIA ELÉTRICA NA UFAL MANUAL DE CONSUMO CONSCIENTE DE ÁGUA E ENERGIA ELÉTRICA NA UFAL 02 Apresentação Vamos pensar no futuro, vamos pensar consciente. Este manual é parte de uma campanha de consumo consciente da Universidade

Leia mais

Como reduzir as contas de Casa

Como reduzir as contas de Casa Como reduzir as contas de Casa 1) Como reduzir a conta de energia elétrica? Crie o hábito de apagar a luz toda vez que sair de um cômodo; Tire todos os aparelhos da tomada quando não estiverem em uso.

Leia mais

Aproveite a energia do sol

Aproveite a energia do sol Aproveite a energia do sol A energia do sol chegou a sua casa. Agora, com as soluções de energia solar edp já pode produzir e consumir a sua própria eletricidade. Assim, reduz a sua fatura energética e

Leia mais

entenda a Tarifa Branca e Veja se é vantagem pra você. Válido apenas para clientes com consumo médio a partir de 500 kwh ou novos clientes.

entenda a Tarifa Branca e Veja se é vantagem pra você. Válido apenas para clientes com consumo médio a partir de 500 kwh ou novos clientes. entenda a Tarifa Branca e Veja se é vantagem pra você. Válido apenas para clientes com consumo médio a partir de 500 kwh ou novos clientes. TARIFA BRANCA O qué é? Quando entra em vigor? Quem pode aderir?

Leia mais

Aproveite a energia do sol

Aproveite a energia do sol Aproveite a energia do sol A energia do sol chegou a sua casa. Agora, com as soluções de energia solar edp já pode produzir e consumir a sua própria eletricidade. Assim, reduz a sua fatura energética e

Leia mais

Aproveite a energia do sol

Aproveite a energia do sol Aproveite a energia do sol A energia do sol chegou a sua casa. Agora, com as soluções de energia solar edp já pode produzir e consumir a sua própria eletricidade. Assim, reduz a sua fatura energética e

Leia mais

POLÍTICAS PÚBLICAS SUSTENTÁVEIS: A INSERÇÃO DA ENERGIA FOTOVOLTAICA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL

POLÍTICAS PÚBLICAS SUSTENTÁVEIS: A INSERÇÃO DA ENERGIA FOTOVOLTAICA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL POLÍTICAS PÚBLICAS SUSTENTÁVEIS: A INSERÇÃO DA ENERGIA FOTOVOLTAICA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL Márcio Silva Resumo A busca de fontes alternativas de energia que possam atender às demandas setoriais

Leia mais

APOIO AO PROFESSOR DICAS USO EFICIENTE DE ENERGIA ELÉTRICA NO LAR E COMBATE AO SEU DESPERDÍCIO

APOIO AO PROFESSOR DICAS USO EFICIENTE DE ENERGIA ELÉTRICA NO LAR E COMBATE AO SEU DESPERDÍCIO DICAS USO EFICIENTE DE ENERGIA ELÉTRICA NO LAR E COMBATE AO SEU DESPERDÍCIO 1 COMBATE AO DESPERDÍCIO DE ENERGIA ELÉTRICA NO LAR. A cada ano que passa, o consumo de energia elétrica vem aumentando no Brasil

Leia mais

Energia. consciente QUAIS SÃO AS AÇÕES QUE VOCÊ PODE TER PARA MELHORAR O MUNDO À SUA VOLTA?

Energia. consciente QUAIS SÃO AS AÇÕES QUE VOCÊ PODE TER PARA MELHORAR O MUNDO À SUA VOLTA? Energia consciente QUAIS SÃO AS AÇÕES QUE VOCÊ PODE TER PARA MELHORAR O MUNDO À SUA VOLTA? Confira, nas próximas páginas, dicas para uma utilização mais racional e consciente da energia. LUZ Durante o

Leia mais

VOCÊ TEM TUDO PARA SER O POUPE STAR DA SUA CASA.

VOCÊ TEM TUDO PARA SER O POUPE STAR DA SUA CASA. VOCÊ TEM TUDO PARA SER O POUPE STAR DA SUA CASA. FAMÍLIA INTELIGENTE, CONSUMO CONSCIENTE. Poupar energia é bom para todo mundo. Você diminui seus gastos com o orçamento, evita desperdícios e ainda cuida

Leia mais

Sustentabilidade no uso da energia em prédios públicos

Sustentabilidade no uso da energia em prédios públicos Sustentabilidade no uso da energia em prédios públicos Pa l e stra P N V 1 8 / 0 4 / 2 0 1 7 P ro f. D r. A n d ré G i m e n e s P EA E P U S P g i m e nes@pea.usp.br O processo de uso final da energia

Leia mais

Horário de verão começa neste domingo em 10 Estados e no DF

Horário de verão começa neste domingo em 10 Estados e no DF Horário de verão começa neste domingo em 10 Estados e no DF A zero hora do dia 15 de outubro, na madrugada de sábado para domingo, população deve adiantar o relógio em uma hora. A medida vale para o Distrito

Leia mais

Produza e armazene a sua própria energia

Produza e armazene a sua própria energia Produza e armazene a sua própria energia Agora, com as soluções de energia solar com baterias edp pode produzir e consumir instantaneamente a sua energia e, se produzida em excesso, armazenar na baterias

Leia mais

MANUAL DE CONSUMO CONSCIENTE DE ENERGIA. Veja se você está aproveitando a energia com todo o conforto e segurança que ela traz.

MANUAL DE CONSUMO CONSCIENTE DE ENERGIA. Veja se você está aproveitando a energia com todo o conforto e segurança que ela traz. MANUAL DE CONSUMO CONSCIENTE DE ENERGIA. Veja se você está aproveitando a energia com todo o conforto e segurança que ela traz. QUANDO VOCÊ UTILIZA ENERGIA DE FORMA EFICIENTE, TODO MUNDO SAI GANHANDO.

Leia mais

PROJETO DE UM MICROGERADOR FOTOVOLTAICO PARA O CEFET-MG UNIDADE CURVELO

PROJETO DE UM MICROGERADOR FOTOVOLTAICO PARA O CEFET-MG UNIDADE CURVELO PROJETO DE UM MICROGERADOR FOTOVOLTAICO PARA O CEFET-MG UNIDADE CURVELO Marcela Araújo Medeiros L. Venuto 1 Gustavo Rodrigues Miranda 2 Leticia Souza Guedes 3 Ailton Lopes Souz 4 Neolmar de Matos Filho

Leia mais

ESTUDOS EM EFICIÊNCIA ENERGÉTICA NAS RESIDÊNCIAS 1 STUDIES IN ENERGY EFFICIENCY IN RESIDENCIES

ESTUDOS EM EFICIÊNCIA ENERGÉTICA NAS RESIDÊNCIAS 1 STUDIES IN ENERGY EFFICIENCY IN RESIDENCIES ESTUDOS EM EFICIÊNCIA ENERGÉTICA NAS RESIDÊNCIAS 1 STUDIES IN ENERGY EFFICIENCY IN RESIDENCIES Bruno Gustavo Jarczeski 2, Leonardo Camera Alves 3, Letícia Raquel Backes 4, Paulo Ricardo Petzold De Souza

Leia mais

Orientar sobre práticas de Economia de energia? Conta comigo!

Orientar sobre práticas de Economia de energia? Conta comigo! Orientar sobre práticas de Economia de energia? Conta comigo! Tudo o que você precisa saber sobre economia de energia! Quando se fala em energia elétrica em condomínios a missão é sempre a mesma: economizar.

Leia mais

Economia começa dentro de casa!

Economia começa dentro de casa! 10 Guia Financeiro Economia começa dentro de casa! Você já reparou que, trabalhando bem em equipe, fica mais fácil atingir um objetivo? Nas finanças da família, também funciona assim: quando todos participam,

Leia mais

10 DICAS PARA A SUA EMPRESA SER SUSTENTÁVEL

10 DICAS PARA A SUA EMPRESA SER SUSTENTÁVEL EXCLUSIVO PARA EMPRESAS QUE REDUZIR SEUS CUSTOS DE FORMA SUSTENTÁVEL 10 DICAS PARA A SUA EMPRESA SER SUSTENTÁVEL Prezado Empresário, O Grupo Quality preparou esse manual para ajudá-lo a implantar ações

Leia mais

Aquecedor Solar e Energia Solar Fotovoltaica. Saiba como economizar mais de 90% da sua conta de energia

Aquecedor Solar e Energia Solar Fotovoltaica. Saiba como economizar mais de 90% da sua conta de energia Aquecedor Solar e Energia Solar Fotovoltaica Saiba como economizar mais de 90% da sua conta de energia Sumário Capítulo 1. Introdução...3 Capítulo 2. A ECOPRO... 5 Capítulo 3. O que é aquecedor solar...7

Leia mais

INTEGRADO, CHARMOSO E COMPLETO

INTEGRADO, CHARMOSO E COMPLETO ANO - 11 #152 INTEGRADO, CHARMOSO E COMPLETO Conheça o apartamento dos sonhos para quem tem bom gosto e ama tecnologia! SMARTPHONE Descubra quais são os recursos e novidades do Zenfone 4, a aposta da ASUS

Leia mais

ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA

ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA www.ciclo365.com.br Por que energia solar? ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA Baseia-se na fonte de energia renovável mais abundante e amplamente disponível no planeta: o sol. É a terceira mais importante fonte

Leia mais

PROJETO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA NO PRÉDIO DO COLÉGIO METODISTA

PROJETO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA NO PRÉDIO DO COLÉGIO METODISTA PROJETO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA NO PRÉDIO DO COLÉGIO METODISTA Cleyton Silva Cardoso (*), Alexandre Dias Pimenta, Giulia Cristofoli, Natalia Fochi De Andrade * Engenheiro Ambiental e Sanitarista, Coletivo

Leia mais

O seu sucesso é a nossa energia

O seu sucesso é a nossa energia O seu sucesso é a nossa energia 1 a eficiência energética como diferencial operacional e estratégico 2 eficiência energética 3 4 diferencial 5 energias renováveis geração limpa fotovoltáica eólica biogás

Leia mais

Manual de Boas Práticas Ambientais Para Rede de Assistência Técnica

Manual de Boas Práticas Ambientais Para Rede de Assistência Técnica 1/7 Manual de Boas Práticas Ambientais Para Rede de Assistência Técnica 2/7 Olá, Este manual de Boas Práticas Ambientais é destinado à Rede de Assistência Técnica Autorizada da Bomber Speakers. A Bomber

Leia mais

Energia e Ambiente. Desenvolvimento sustentável; Limitação e redução dos gases de efeito de estufa; Estímulo da eficiência energética;

Energia e Ambiente. Desenvolvimento sustentável; Limitação e redução dos gases de efeito de estufa; Estímulo da eficiência energética; Energia e Ambiente Desenvolvimento sustentável; Limitação e redução dos gases de efeito de estufa; Estímulo da eficiência energética; Investigação de formas novas e renováveis de energia; Potenciar as

Leia mais

Exercícios Interpretação de Gráficos e Tabelas

Exercícios Interpretação de Gráficos e Tabelas Exercícios Interpretação de Gráficos e Tabelas Gastos dá para economizar? O aumento do consumo de energia elétrica, em razão do consumismo acelerado, tem provocado a construção de mais usinas hidrelétricas.

Leia mais

1 Segurança energética e redução da dependência das importações; 4 Eficiência no fornecimento, distribuição e consumo

1 Segurança energética e redução da dependência das importações; 4 Eficiência no fornecimento, distribuição e consumo 1- POLÍTICA ENERGÉTICA DE CABO VERDE A política energética de Cabo Verde tem por objetivo construir um setor energético seguro, eficiente, sustentável e sem dependência de combustível fóssil. E está assente

Leia mais

SEU MUNDO CONECTADO AO SOL ENERGIA RENOVÁVEL

SEU MUNDO CONECTADO AO SOL ENERGIA RENOVÁVEL SEU MUNDO CONECTADO AO SOL ENERGIA RENOVÁVEL TRABALHO LOGO EXISTO Atuando há vários anos no mercado nacional, com atendimento eficaz e eficiente, a nossa equipe é formada por engenheiros elétricos, arquitetos/design

Leia mais

ENTENDA OS BENEFÍCIOS E COMO FUNCIONA UMA MINI-USINA SOLAR RESIDENCIAL

ENTENDA OS BENEFÍCIOS E COMO FUNCIONA UMA MINI-USINA SOLAR RESIDENCIAL Veículo: Site Ciclo Vivo Data: 07/10/2016 ENTENDA OS BENEFÍCIOS E COMO FUNCIONA UMA MINI-USINA SOLAR RESIDENCIAL É possível produzir energia até mesmo em duas chuvosos ou nublados. 7 de outubro de 2016

Leia mais

MANUAL DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA

MANUAL DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA MANUAL DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA 2 EDUCAÇÃO FINANCEIRA A educação financeira tem como objetivo ensinar as pessoas a tomarem consciência dos seus gastos e das suas rendas. As rendas são limitadas, e é preciso

Leia mais

Saiba tudo sobre a energia solar fotovoltaica para empresas

Saiba tudo sobre a energia solar fotovoltaica para empresas Saiba tudo sobre a energia solar fotovoltaica para empresas A necessidade de garantir mais autonomia e segurança no consumo de energia elétrica têm movimentado cada vez mais empresas a aderirem a geração

Leia mais

Energia solar. É a solução para sua residência. Economize e preserve o meio ambiente. davantisolar.com.br

Energia solar. É a solução para sua residência. Economize e preserve o meio ambiente. davantisolar.com.br Energia solar É a solução para sua residência. Economize e preserve o meio ambiente. Conquiste sua independência energética com a A Davanti Solar é uma empresa brasileira comprometida em levar mais autonomia

Leia mais

kit de eficiência energética

kit de eficiência energética www.ecosist.net kit de eficiência energética Bem-vindo Conteúdo... Este guia contém informações e ideias para adoptar uma utilização racional da energia, isto é, adoptar hábitos que permitam poupar energia

Leia mais

ANÁLISE DE UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS DE ENERGIA ELÉTRICA NO CAMPUS NATAL ZONA NORTE DO IFRN

ANÁLISE DE UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS DE ENERGIA ELÉTRICA NO CAMPUS NATAL ZONA NORTE DO IFRN ANÁLISE DE UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS DE ENERGIA ELÉTRICA NO CAMPUS NATAL ZONA NORTE DO IFRN Rafael Lucas da Silva FRANÇA (1); Gustavo Fontoura de SOUZA (2) (1) IFRN Campus Natal Zona Norte, Rua Brusque,

Leia mais

Usando um smartphone Android pela primeira vez? Calma que vamos te ajudar!

Usando um smartphone Android pela primeira vez? Calma que vamos te ajudar! Usando um smartphone Android pela primeira vez? Calma que vamos te ajudar! Se você está vendo esse conteúdo provavelmente você acabou de adquirir seu primeiro smartphone Android. Parabéns pela sua nova

Leia mais

A Importância da Energia Solar Para o Desenvolvimento Sustentável e Social

A Importância da Energia Solar Para o Desenvolvimento Sustentável e Social A Importância da Energia Solar Para o Desenvolvimento Sustentável e Social TSURUDA, L. K. a,b, MENDES, T. A. a,b, VITOR, L. R. b, SILVEIRA, M. B. b a. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

Leia mais

Guia de eficiência energética da sua empresa. Boa energia gera Boas dicas.

Guia de eficiência energética da sua empresa. Boa energia gera Boas dicas. Guia de eficiência energética da sua empresa Boa energia gera Boas dicas. 1 2 Dê as boas-vindas à eficiência energética Para a produção de energia elétrica, a EEM recorre a um mix energético composto por

Leia mais

Energia solar. É a solução para seu comércio. Economize e preserve o meio ambiente. davantisolar.com.br

Energia solar. É a solução para seu comércio. Economize e preserve o meio ambiente. davantisolar.com.br Energia solar É a solução para seu comércio. Economize e preserve o meio ambiente. Conquiste sua independência energética com a A Davanti Solar é uma empresa brasileira comprometida em levar mais autonomia

Leia mais

COMO VIABILIZAR SEU PROJETO DE ENERGIA SOLAR?

COMO VIABILIZAR SEU PROJETO DE ENERGIA SOLAR? COMO VIABILIZAR SEU PROJETO DE ENERGIA SOLAR? E- B O O K INTRODUÇÃO... 3 ÍNDICE 1 O que é a energia solar fotovoltaica?... 4 1.1. Potencial brasileiro... 5 2 Passo a passo para gerar a sua energia solar...

Leia mais

Profa. Eliane Fadigas Prof. Alberto Bianchi

Profa. Eliane Fadigas Prof. Alberto Bianchi PEA 2200 Energia, Meio Ambiente e Sustentabilidade Profa. Eliane Fadigas Prof. Alberto Bianchi Aula 5 Conservação de Energia: Aspectos técnicos e econômicos slide 1 / 19 ATÉ ONDE SE SABE A ENERGIA PODE

Leia mais

Encontro de negócios da construção pesada. Apresentação: Organização:

Encontro de negócios da construção pesada. Apresentação: Organização: Encontro de negócios da construção pesada Apresentação: Organização: Objetivo Apresentar novas tecnologias que possam auxiliar as empresas da construção pesada na busca de redução nas despesas operacionais

Leia mais

Educação Financeira ETEC Araçatuba Maio de 2010

Educação Financeira ETEC Araçatuba Maio de 2010 Educação Financeira ETEC Araçatuba Maio de 2010 O Planejamento Financeiro Pessoal te ajudará a... monitorar sua situação financeira; criar um quadro visual de gastos; reduzir os gastos por impulso; gastar

Leia mais

GUIA DA ENERGIA SOLAR

GUIA DA ENERGIA SOLAR GUIA DA ENERGIA SOLAR ÍNDICE 01. Introdução 03. Energia Solar Características Vantagens 06. Os painéis Como funcionam? Onde são instalados? 09. Conta de Luz Não vou pagar mais conta? Quanto consumo? 12.

Leia mais

informativo É hora de economizar! Mais benefícios para você! Tabocas finaliza as obras 079 e 080 Intranet de cara nova! Principal Por dentro da obra

informativo É hora de economizar! Mais benefícios para você! Tabocas finaliza as obras 079 e 080 Intranet de cara nova! Principal Por dentro da obra 36ª Edição Sexta-feira 18 de julho de 2014 informativo Principal É hora de economizar! O consumo de energia elétrica nos países em desenvolvimento, como o Brasil, cresce no ano 8 vezes mais que nos países

Leia mais

Curso Técnico em Mecânica ELETRICIDADE

Curso Técnico em Mecânica ELETRICIDADE Curso Técnico em Mecânica - 2016 ELETRICIDADE Aula 12 Consumo de energia elétrica Prof. Dra. Giovana Tripoloni Tangerino https://giovanatangerino.wordpress.com giovanatangerino@ifsp.edu.br giovanatt@gmail.com

Leia mais

AÇÃO CONSCIENTIZADORA ACERCA DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA PARA ESCOLAS 1 CONSCIOUS ACTION ABOUT ENERGY EFFICIENCY FOR SCHOOLS

AÇÃO CONSCIENTIZADORA ACERCA DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA PARA ESCOLAS 1 CONSCIOUS ACTION ABOUT ENERGY EFFICIENCY FOR SCHOOLS AÇÃO CONSCIENTIZADORA ACERCA DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA PARA ESCOLAS 1 CONSCIOUS ACTION ABOUT ENERGY EFFICIENCY FOR SCHOOLS Natália Krein 2, Gabriel Herinque Danielsson 3, Taciana Paula Enderle 4 1 Pesquisa

Leia mais

Energia Solar Fotovoltaica. Economia e Sustentabilidade

Energia Solar Fotovoltaica. Economia e Sustentabilidade Energia Solar Fotovoltaica Economia e Sustentabilidade Quem Somos Dois amigos e engenheiros que trabalhavam em uma mesma organização multinacional e resolveram sair pelo mundo com objetivos de: desenvolver

Leia mais

Sumário POLÍTICA ENERGÉTICA DE CABO VERDE... 2 PRODUTORES DE ENERGIA... 3 TARIFAS DE ENERGIA EM VIGOR... 5 ELECTRICIDADE ENTREGUE À REDE...

Sumário POLÍTICA ENERGÉTICA DE CABO VERDE... 2 PRODUTORES DE ENERGIA... 3 TARIFAS DE ENERGIA EM VIGOR... 5 ELECTRICIDADE ENTREGUE À REDE... Sumário POLÍTICA ENERGÉTICA DE CABO VERDE... 2 PRODUTORES DE ENERGIA... 3 TARIFAS DE ENERGIA EM VIGOR... 5 ELECTRICIDADE ENTREGUE À REDE... 6 1 1. POLÍTICA ENERGÉTICA DE CABO VERDE A política energética

Leia mais

Por Francisco Gonçalves Jr Engenheiro Eletricista

Por Francisco Gonçalves Jr Engenheiro Eletricista Por Francisco Gonçalves Jr Engenheiro Eletricista Introdução Uma casa inteligente traz sistemas integrados de automação para o controle de diversas funcionalidades, como iluminação, rega de jardim e sistemas

Leia mais

N O T Í C I AS P L AM G E P R E F E I T U R A D I AM AN T I N A e C E M I G

N O T Í C I AS P L AM G E P R E F E I T U R A D I AM AN T I N A e C E M I G PLANO MUNICIPAL DE GESTÃO ENERGÉTICA PREFEITURA MUNICIPAL DE DIAMANTINA N O T Í C I AS P L AM G E P R E F E I T U R A D I AM AN T I N A e C E M I G PLANO MUNICIPAL DE GESTÃO ENERGÉTICA Comunicamos que

Leia mais

Capítulo IX. Técnicas de GLD aplicadas ao consumidor de baixa tensão considerando a tarifa branca e a geração distribuída

Capítulo IX. Técnicas de GLD aplicadas ao consumidor de baixa tensão considerando a tarifa branca e a geração distribuída 26 Capítulo IX Gerenciamento pelo lado da demanda Técnicas de GLD aplicadas ao consumidor de baixa tensão considerando a tarifa branca e a geração distribuída Por Daniel Bernardon, Murilo da Cunha e Diego

Leia mais

Otimize suas operações com Soluções Inteligentes em Eficiência Energética. São Paulo, 28 de outubro de 2016

Otimize suas operações com Soluções Inteligentes em Eficiência Energética. São Paulo, 28 de outubro de 2016 Otimize suas operações com Soluções Inteligentes em Eficiência Energética São Paulo, 28 de outubro de 2016 Combinamos os recursos de nossa organização global com as oportunidades de um mundo novo, aberto

Leia mais

Torne seu negócio sustentável e reduza custos. e-book

Torne seu negócio sustentável e reduza custos. e-book Torne seu negócio sustentável e reduza custos. e-book Índice 03. Introdução 05. Soluções energéticas 09. Destinação de resíduos 11. Atenção à água Introdução Empregar novos hábitos no gerenciamento do

Leia mais

Turismo e Sustentabilidade Energética Dia Mundial do Turismo 2012

Turismo e Sustentabilidade Energética Dia Mundial do Turismo 2012 Turismo e Sustentabilidade Energética Dia Mundial do Turismo 2012 Caraterização das práticas das empresas de alojamento turístico de Montemor-o-Novo Anualmente, no dia 27 de setembro celebra-se o Dia Mundial

Leia mais

Os benefícios econômicos do uso de inovações em eficiência energética

Os benefícios econômicos do uso de inovações em eficiência energética Seminário: Eficiência Energética São Paulo, 15 de Abril de 2010 Os benefícios econômicos do uso de inovações em eficiência energética Marcelo Sigoli sigoli@penseeco.com.br Quem somos ABESCO Associação

Leia mais

(Aspectos técnicos e econômicos)

(Aspectos técnicos e econômicos) PEA 3100 Energia, Meio Ambiente e Sustentabilidade Aula 5 Usos Finais e onservação de Energia (Aspectos técnicos e econômicos) slide 1 / 24 Análise por usos finais Qual a finalidade da abordagem por usos

Leia mais

02685/2015. Senhor Presidente

02685/2015. Senhor Presidente Senhor Presidente INDICAMOS AO EXMO. SENHOR PREFEITO MUNICIPAL, nos termos regimentais, que se digne determinar à PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL, para que realize estudos emergenciais a fim

Leia mais

Boas-vindas e direitos do consumidor. bandeirante

Boas-vindas e direitos do consumidor. bandeirante Boas-vindas e direitos do consumidor. bandeirante Índice Boas-vindas 3 Direitos do Consumidor 8 Boas-vindas A EDP Bandeirante tem satisfação em levar boa energia para a sua vida. bandeirante 3 Dados atualizados.

Leia mais

TÍTULO: ANÁLISE DE PAYBACK EM UMA INSTALAÇÃO RESIDENCIAL DE ENERGIA SOLAR

TÍTULO: ANÁLISE DE PAYBACK EM UMA INSTALAÇÃO RESIDENCIAL DE ENERGIA SOLAR 16 TÍTULO: ANÁLISE DE PAYBACK EM UMA INSTALAÇÃO RESIDENCIAL DE ENERGIA SOLAR CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: ENGENHARIAS E ARQUITETURA SUBÁREA: ENGENHARIAS INSTITUIÇÃO: FACULDADE ENIAC AUTOR(ES): AMANDA

Leia mais

1 2 D I C A S I N F A L Í V E I S SMARTPHONES EBOOK. [ ] michael oliveira

1 2 D I C A S I N F A L Í V E I S SMARTPHONES EBOOK. [ ] michael oliveira 1 2 D I C A S I N F A L Í V E I S DE COMO GRAVAR VIDEOS COM SMARTPHONES [ ] michael oliveira EBOOK BOAS VINDAS Antes de mais nada eu gostaria de te agradecer por você ter feito o Download deste ebook.

Leia mais

7.2 Até 2030, aumentar substancialmente a participação de

7.2 Até 2030, aumentar substancialmente a participação de 7.2 Até 2030, aumentar substancialmente a participação de energias renováveis na matriz energética global Energia Sustentável É aquela que é gerada e fornecida de modo a atender as necessidades atuais,

Leia mais

CASA COR GOIÁS. Os ambientes cheios de estilo da edição 2016 do evento, que também comemora os 30 anos da franquia Casa Cor no Brasil

CASA COR GOIÁS. Os ambientes cheios de estilo da edição 2016 do evento, que também comemora os 30 anos da franquia Casa Cor no Brasil ANO - 10 - #140 CASA COR GOIÁS Os ambientes cheios de estilo da edição 2016 do evento, que também comemora os 30 anos da franquia Casa Cor no Brasil AS TELAS DA VEZ Certificadas pela Associação de Eletrônicos

Leia mais