GRADE DE PALESTRAS EducSat 2012

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "GRADE DE PALESTRAS EducSat 2012"

Transcrição

1 GRADE DE PALESTRAS EducSat 2012

2 EducSat 2012 ALUNOS PALESTRA PALESTRANTE AO VIVO REPRISE Bullying não é brincadeira Cleo Fante 08/ago 9h00 08/ago 17h00 ENEM Linguagem Filipe Couto 22/ago 15h00 24/ago 9h00 ENEM Ciências Humanas Claudio Falcão 04/set 15h00 05/set 9h00 ENEM Ciências da Natureza Gabriel D. Carvalho Jr Rui A. Gomes de Sá 25/set- 15h00 28/set 9h00 ENEM - Matemática Luis Felipe Silva Abad 01/out 9h00 02/out 9h00 Drogas você não precisa disso Jairo Bouer 07/nov- 9h00 13/nov 15h00

3 Cleo Fante Palestra: Bullying não é brincadeira A maior especialista do Brasil sobre bullying, a brasileira Cléo Fante é educadora, pesquisadora, conferencista, escritora, graduada em História e Pedagogia, pós-graduada em Didática do Ensino Superior e doutoranda em Ciências da Educação pela Universidade de Ilhas Baleares, Espanha. Desde 2000 vem pesquisando a questão da violência nas escolas, dedicando-se especialmente ao estudo do fenômeno bullying. Atualmente coordena um curso de pós-graduação em fenômeno bullyingcom abordagem psicanalítica na prevenção da violência escolar, ministra cursos de capacitação para uma educação voltada para a paz e palestras e conferências sobre o fenômeno bullying, além de escrever artigos para veículos diversos.

4 ENEM Linguagens, Códigos e suas tecnologias FILIPE COUTO Nascido no Rio de Janeiro, em Graduado pela UERJ em Língua Portuguesa e suas Literaturas. Pósgraduado em Teoria Literária pela PUC, é coordenador e professor de Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Redação do Colégio ph e do Curso ph, além de autor do ph Sistema de Ensino e de outras obras dentro do campo da poesia e da didática de língua e literatura. Matemática e suas tecnologias LUIS FELIPE SILVA ABAD Nascido em Nasceu no Rio de Janeiro, em Engenheiro de Computação formado pelo IME (Instituto Militar de Engenharia). Licenciado em Matemática pela Fundação Técnico-Educacional Souza Marques. Professor de Matemática, coordenador da Área de Matemática e coordenador Interdisciplinar do Colégio e Curso ph. Autor de apostilas de Matemática utilizadas no 3º Ano do Ensino Médio e nas turmas de Pré-Vestibular do ph Sistema de Ensino.

5 ENEM Ciências da Natureza e suas tecnologias GABRIEL DIAS DE CARVALHO JÚNIOR Nascido em Visconde do Rio Branco/MG, em Licenciado em Física e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais e especialista em Avaliação. Doutorando em educação na UFMG. Professor de Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, IFMG, Trabalhou anteriormente nos Colégios Marista Dom Silvério e Santa Dorotéia, ambos em Belo Horizonte; coordenou cursos de treinamento para professores da área de Ciências Naturais. Autor dos livros de Física da Rede Católica de Educação. Livros publicados: O ENEM na sala de aula (Pax Editora) e Aula de Física: do planejamento à avaliação (Editora Livraria da Física). Ministra cursos nas áreas de Ensino de Ciências, Avaliação das Aprendizagens, Ensino para Competências e Enem. RUI ALVES GOMES DE SÁ Nascido no Rio de Janeiro, em Formado em Engenharia Mecânica pelo IME (Instituto Militar de Engenharia ) e com MBA na área executiva na UFRJ COPPEAD, foi professor e coordenador de Física e hoje é Diretor de Ensino do Curso e do Colégio ph, além de autor do ph Sistema de Ensino. Ciências Humanas e suas tecnologias CLAUDIO FALCÃO Nascido em Recife, em Graduado em Geografia pela Uerj e mestrando da UFRJ. Foi professor de graduação na Uerj e de pós-graduação na Universidade Castelo Branco. Coordenador e professor de Geografia do Colégio ph e do Curso ph, além de autor do ph Sistema de Ensino.

6 Jairo Bouer Palestra: Drogas você não precisa disso Jairo Bouer é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, com residência em psiquiatria no Instituto de Psiquiatria da USP. A partir do seu trabalho no Projeto Sexualidade do Hospital das Clínicas da USP (Prosex), passou a focar seu trabalho no estudo da sexualidade humana. Hoje é referência no Brasil, para o grande público, quando o assunto é saúde e comportamento jovem, atendendo a dúvidas através de diferentes meios de comunicação. Faz palestras em todo o País, em escolas, universidades, empresas e grandes eventos abertos à população. Além da prática de consultório, Jairo Bouer mantém programas na TV (quadros no Fantástico da Rede Globo e no Canal Futura, da Fundação Roberto Marinho) e em diversas rádios brasileiras. Escreve há 12 anos para um dos maiores jornais do País (Folha de S. Paulo), além de colaborações mensais em revistas e sites. Já passou pela também pela TV Cultura e pela MTV Brasil. Por sua atuação nesta área, foi consultor do Governo do Estado de São Paulo para o projeto Prevenção Também se Ensina, que incluiu mais de 4,500 escolas públicas.

7 EducSat 2012 PAIS E PROFESSORES PALESTRA PALESTRANTE AO VIVO REPRISE Família e Escola: inimigos ou aliados? Rosely Sayão 16/ago 20h00 25/ago 9h00 Educação dos filhos em tempos de redes sociais Carlos Nepomucemo 18/out- 19h00 20/out 9h00 O desafio da inclusão Marcos Gonçalves 08/ago 19h00 18/ago 9h00 Como trabalhar a indisciplina na escola Joe Garcia 12/set- 19h00 15/set- 9h00 Educação em tempos de modernidade líquida Octavio da Matta 01/out- 19h00 06/out 9h00

8 Rosely Sayão Palestra: Família e Escola: inimigos ou aliados? Rosely Sayão, psicóloga e consultora educacional, tem mais de 30 anos de experiência em clínica, supervisão e docência. Foi colunista dos jornais Folha de S.Paulo (caderno Folhateen) e Notícias Populares e, desde 2000, escreve para o caderno Equilíbrio, também da Folha. Autora dos livros 'Sexo: Prazer em Conhecê-lo' (Artes e Ofícios, 1995) e 'Sexo é Sexo' (Companhia das Letras, 1997), Rosely Sayão presta consultoria em empresas e escolas, dissertando sobre cidadania e sobre educação de crianças e de adolescentes. Escreve semanalmente no caderno Equilíbrio, da Folha de S.Paulo, a coluna SOS Família. Assessora em algumas escolas, chamada para fazer palestras para pais e professores, colunista da Band News FM, faz o programa Momento Família no UOL News e se reúne mensalmente com grupos de pais para refletir a respeito da educação familiar.

9 Carlos Nepomucemo Palestra: Educação dos filhos em tempos de redes sociais Carlos Nepomuceno é professor, pesquisador e co-autor do livro Conhecimento em Rede (Editora Campus), editor do blognepo.com.br As mudanças sobre esse novo cenário tecnológico, que envolve a internet, têm levado a muitas dúvidas e conflitos sobre os aspectos da linguagem e das novas formas de se pensar em educação, em especial a de línguas. O doutorando em Ciência da Informação, jornalista e consultor especializado em Redes Humanas, com especialização no mundo Web, o professor Carlos Nepomuceno teve um bate papo bastante crítico-reflexivo sobre o assunto.

10 Marcos Gonçalves Palestra: O desafio da inclusão Especialista em Gestão de Organizações do Terceiro Setor e em Projetos de Responsabilidade Socioambiental e Desenvolvimento Sustentável Formado em Ciências Políticas e Sociais, pós-graduado em Marketing e Administração de Empresas, Marcos Antonio Gonçalves é fundador da AVAPE (Associação para Valorização e Promoção de Excepcionais), instituição filantrópica de assistência social focada na inclusão de pessoas com deficiência. Atualmente, é presidente da FENAVAPE - Federação Nacional das AVAPEs; fundador e vice-presidente da REBRATES - Rede Brasileira de Entidades do Terceiro Setor; fundador e presidente do IES - Instituto Brasileiro de Empreendedorismo Social e do IVV - Instituto Via Viva, focado no desenvolvimento de tecnologias e soluções sustentáveis. Autor dos livros: Gestão Estratégica de Entidades Sem Fins Lucrativos (2006 Áurea Ed.); Inclusão de Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho (2005 Áurea Ed.); Com a Cabeça e o Coração (2005 Áurea Ed.).

11 Octavio da Matta 20 anos de experiência como Professor de Literatura. Ministra cursos de Literatura e análise de obras literárias para os principais vestibulares do Brasil. Realizou palestras de literatura de cordel em projetos voluntários, como o Decolar, da Prefeitura de São José dos Campos. Foi professor em cursinho voluntário na mesma cidade. Ator profissional, em junho de 2012 participa das filmagens do curta A terra é Azul em São Paulo. Em fevereiro de 2010 foi convidado pela Secretaria Municipal de Educação de São José dos Campos para abrir o encontro para especialistas da Rede Pública de Ensino com a apresentação da peça Caeiro em Cena. Em 2012 finaliza o texto da peça Hamelete, dramaturgia em cordel escrita, integralmente, a partir da obra Hamlet de William Shakespeare. Outras palestras: O Amor Através dos Séculos: Arte e Sociedade na busca de uma identidade emocional. O Universo Feminino na Arte: Poder e submissão de Aristófanes a Abelardo. Uma Conversa com os Trágicos: Ésquilo, Sófocles e Eurípedes Os mitos e a formação da cultura no ocidente. A Arte Barroca: O mundo entre o céu e o inferno.

12 Joe Garcia Palestra: Como trabalhar a indisciplina na escola Joe Garcia mora em Curitiba, mas passa boa parte do ano viajando pelo Brasil, em consultorias, cursos e palestras a pais e professores. Os trabalhos giram invariavelmente em torno de um grande tema: a questão da disciplina, dos limites, do afeto nas relações entre pais, filhos e escola. Joe, que é Doutor em Educação pela PUC/SP, também tem percebido que é comum a confusão entre violência e indisciplina. A violência assusta mais, mas o grande ponto da escola, hoje, é a questão pedagógica da indisciplina. Para o educador, a indisciplina pode ser pensada como algo relacionado ao desenvolvimento sociomoral da criança e do adolescente. Vemos o bebê que prefere sair do colo e engatinhar, a criança que não quer comer aquilo que é oferecido, o adolescente que contesta valores. Porém, não podemos tratar da mesma forma a violência e naturalizá-la. É um grande complicador dizer que violência e indisciplina são sinônimos, considera.

13 EducSat 2012 GESTORES E EQUIPE ADMINISTRATIVA PALESTRA PALESTRANTE AO VIVO REPRISE Planejamento da campanha de matrículas Cássio Mori e José Francisco (Chico) 13/ago 9h00 22/ago 19h00 Organização da reunião de pais Emília Cipriano 28/ago 15h00 29/ago 9h00 Planejamento Orçamentário Yann Duzert 05/nov 19h00 06/nov- 15h00 Execução da campanha de matrículas José Francisco (Chico) e Cássio Mori 14/ago 15h00 17/ago 15h00 Como surpreender no atendimento Carla Tim e Cássio Mori 05/set- 15h00 14/set- 16h00

14 Cássio Mori e José Francisco (Chico) Palestra: Planejamento da campanha de matrículas Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo (USP). Foi professor de física em escolas e cursos pré-vestibulares nas cidades de São Carlos, Ribeirão Preto, Catanduva, Rio Claro, Pirassununga, Porto Ferreira, Sertãozinho e Araras. É sócio mantenedor da escola de Educação Básica e Cursos Pré-vestibulares Liceu Araras e Liceu Araras Júnior. Ministra palestras e cursos para pais, alunos, professores, coordenadores e gestores de escolas de diversas escolas do país. É sócio proprietário da Escola de Matrículas e Marketing Educacional (EMME), empresa especializada em Assessoria de Marketing Educacional para escolas de Educação Básica e para Instituições de Ensino Superior que atualmente atende os sistemas de ensino, editoras e negócios complementares da Abril Educação. Desde 1980, trabalhou em diversas áreas de escolas de Educação Básica até chegar ao Marketing e, ao longo desse tempo, conheceu profundamente o dia a dia de um ano letivo em escolas particulares espalhadas pelo país. Há 20 anos trabalha no desenvolvimento de estratégias para Campanha de Matrículas de escolas usuárias dos Sistemas Anglo de Ensino. Em 2004 fundou a EMME Escola de Matrículas Marketing Educacional - empresa especializada em Assessoria de Marketing Educacional para escolas de Educação Básica e para Instituições de Ensino Superior que atualmente atende os sistemas de ensino, editoras e negócios complementares da Abril Educação.

15 Emília Cipriano Palestra: Organização da reunião de pais Doutora em Educação PUC/SP, Mestre em Psicologia da Educação PUC/SP, Especialista em Desenho e Gerência de Políticas Públicas e Programas Sociais INDES Instituto Interamericano para o Desenvolvimento Social e BID Banco Interamericano para o Desenvolvimento-(300 horas), Pedagoga, Assistente Social e Professora. Especialista em Desenho e Gerência de Políticas Públicas e Programas Sociais INDES Instituto Interamericano para o Desenvolvimento Social e BID Banco Interamericano para o Desenvolvimento. Pedagoga. Assistente Social. Professora Magistério especialista em Educação

16 Yann Duzert Palestra: Planejamento Orçamentário Pós-doutorado no Massachusetts Institute of Technology, MIT-Harvard Public Disputes do Program on Negotiation baseado na Harvard Law School. Doutorado em Gestão do Risco, da de Rennes e um ano de bacharel na HEC Montreal. É atualmente professor dos cursos de graduação, pós-graduação, mestrado e MBA das faculdades de Administração e Direito da EBAPE/FGV e da EMERJ, e consultor de diversas empresas nacionais e internacionais. Junto com a FGV Online criou cursos para o Banco do Brasil, Banco Central para 5000 gerentes e diretores. Com a Fundação Roberto Marinho é um dos integrantes do projeto "O Aprendiz Legal" no setor público, para levar formação à distância e dessa forma gerar massa para acelerar o acesso ao conhecimento. É criador da matriz de negociações complexas, uma técnica já validada nos melhores congressos acadêmicos e publicações cientificas, aplicado e aprovado pelos Desembargadores, Juízes, almirantes, coronéis, advogados, diretores, ministros, executivos e gerentes no mundo inteiro.

17 José Francisco (Chico) e Cássio Mori Palestra: Execução da campanha de matrículas Desde 1980, trabalhou em diversas áreas de escolas de Educação Básica até chegar ao Marketing e, ao longo desse tempo, conheceu profundamente o dia a dia de um ano letivo em escolas particulares espalhadas pelo país. Há 20 anos trabalha no desenvolvimento de estratégias para Campanha de Matrículas de escolas usuárias dos Sistemas Anglo de Ensino. Em 2004 fundou a EMME Escola de Matrículas Marketing Educacional - empresa especializada em Assessoria de Marketing Educacional para escolas de Educação Básica e para Instituições de Ensino Superior que atualmente atende os sistemas de ensino, editoras e negócios complementares da Abril Educação. Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo (USP). Foi professor de física em escolas e cursos pré-vestibulares nas cidades de São Carlos, Ribeirão Preto, Catanduva, Rio Claro, Pirassununga, Porto Ferreira, Sertãozinho e Araras. É sócio mantenedor da escola de Educação Básica e Cursos Pré-vestibulares Liceu Araras e Liceu Araras Júnior. Ministra palestras e cursos para pais, alunos, professores, coordenadores e gestores de escolas de diversas escolas do país. É sócio proprietário da Escola de Matrículas e Marketing Educacional (EMME), empresa especializada em Assessoria de Marketing Educacional para escolas de Educação Básica e para Instituições de Ensino Superior que atualmente atende os sistemas de ensino, editoras e negócios complementares da Abril Educação.

18 Carla Tim e Cássio Mori Palestra: Como surpreender no atendimento Formada em Fonoaudiologia pela PUC- Campinas, com atuação na área de desenvolvimento de linguagem e escrita, dentre outras, sempre ligadas aos projetos alfabetização e acompanhamento escolar. Realizou extensões universitárias em Linguística Aplicada à Linguagem pela UNICAMP, Gestão de Pessoas e Equipes e Gestão de Marketing, ambos pela FACAMP, e Gestão de Atendimentos e Eventos, pelo SENAC. Pós-graduada em Gestão Escolar e participante do grupo de formação de Consultores em Gestão Escolar pela Fundação Chile. Atua na área de atendimento às escolas parceiras do Sistema Anglo de Ensino, desde É sócia proprietária da Escola de Matrículas e Marketing Educacional (EMME ), empresa especializada em Assessoria de Marketing Educacional para escolas de Educação Básica e para Instituições de Ensino Superior. Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo (USP). Foi professor de física em escolas e cursos pré-vestibulares nas cidades de São Carlos, Ribeirão Preto, Catanduva, Rio Claro, Pirassununga, Porto Ferreira, Sertãozinho e Araras. É sócio mantenedor da escola de Educação Básica e Cursos Pré-vestibulares Liceu Araras e Liceu Araras Júnior. Ministra palestras e cursos para pais, alunos, professores, coordenadores e gestores de escolas de diversas escolas do país. É sócio proprietário da Escola de Matrículas e Marketing Educacional (EMME), empresa especializada em Assessoria de Marketing Educacional para escolas de Educação Básica e para Instituições de Ensino Superior que atualmente atende os sistemas de ensino, editoras e negócios complementares da Abril Educação.

Fabiana Pereira Solange A. Barreira projetos editoriais B Comunicação P&B

Fabiana Pereira Solange A. Barreira projetos editoriais B Comunicação  P&B Apresentação Fabiana Pereira e Solange A. Barreira são graduadas em comunicação social pela ECA-USP (Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo). Acumulam experiência de mais de 25 anos

Leia mais

ASSISTENTE SOCIAL: PROFISSIONAL DE LUTA, PROFISSIONAL PRESENTE. Pelas políticas públicas, pelos direitos humanos!

ASSISTENTE SOCIAL: PROFISSIONAL DE LUTA, PROFISSIONAL PRESENTE. Pelas políticas públicas, pelos direitos humanos! ASSISTENTE SOCIAL: PROFISSIONAL DE LUTA, PROFISSIONAL PRESENTE. Pelas políticas públicas, pelos direitos humanos! É com muita alegria que o Curso de Serviço Social do Centro Universitário UNA apresenta

Leia mais

Ações de extensão, áreas temáticas e linhas de extensão mais relacionadas com o Curso de Ciências Biológicas

Ações de extensão, áreas temáticas e linhas de extensão mais relacionadas com o Curso de Ciências Biológicas Ações de extensão, áreas temáticas e linhas de extensão mais relacionadas com o Curso de Ciências Biológicas 1. AÇÕES DE EXTENSÃO São consideradas ações de extensão os programas, projetos, cursos, eventos,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Alfenas. UNIFAL-MG 1º SEMESTRE 2º SEMESTRE 3º SEMESTRE 4º SEMESTRE 5º SEMESTRE

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Alfenas. UNIFAL-MG 1º SEMESTRE 2º SEMESTRE 3º SEMESTRE 4º SEMESTRE 5º SEMESTRE MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Alfenas. UNIFAL-MG Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700 Alfenas / MG - CEP 37130-000 Fone: (35) 3299-1000. Fax: (35) 3299-1063 Dinâmica Curricular do Curso

Leia mais

Valores. da Convivência. e privada. na vida pública. seminário gratuito

Valores. da Convivência. e privada. na vida pública. seminário gratuito Valores da Convivência na vida pública e privada seminário gratuito " Ser visto e ouvido por outros é importante pelo fato de que todos vêem e ouvem de ângulos diferentes. É este o significado da vida

Leia mais

Revista Projeção e Docência v. 2 n. 2 p. 04-10 set. 2011 NOTÍCIAS CAEI BRASIL 2012

Revista Projeção e Docência v. 2 n. 2 p. 04-10 set. 2011 NOTÍCIAS CAEI BRASIL 2012 v. 2 n. 2 p. 04-10 set. 2011 4 CAEI BRASIL 2012 A segunda edição do CAEI será realizada de 25 a 28 de abril de 2012, no Rio de Janeiro, Brasil. São organizadores: Organização Universitária Interamericana

Leia mais

PROGRAMAÇÃO EDUCACIONAL DA TV ABERTA PARA PÚBLICO ACIMA DE 12 ANOS. Fernanda Resende Vanessa Oliveira Myung Hwa

PROGRAMAÇÃO EDUCACIONAL DA TV ABERTA PARA PÚBLICO ACIMA DE 12 ANOS. Fernanda Resende Vanessa Oliveira Myung Hwa PROGRAMAÇÃO EDUCACIONAL DA TV ABERTA PARA PÚBLICO ACIMA DE 12 ANOS Fernanda Resende Vanessa Oliveira Myung Hwa LEGISLAÇÃO 1967: a finalidade educativa cobrada às emissoras de TV é a "transmissão de aulas,

Leia mais

VI Congresso Brasileiro de Software: Teoria e Prática

VI Congresso Brasileiro de Software: Teoria e Prática Carta de Apresentação VI Congresso Brasileiro de Software: Teoria e Prática 21 a 26 de Setembro de 2015 Belo Horizonte Minas Gerais Local: PUC-Minas - Campus Coração Eucarístico Realização Promoção Conteúdo

Leia mais

COOPERAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO E MORADA HUMANA - CDM APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL

COOPERAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO E MORADA HUMANA - CDM APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL COOPERAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO E MORADA HUMANA - CDM APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL Abril 2008 1. DADOS JURÍDICOS E ADMINISTRATIVOS Nome: CDM Cooperação para o e Morada Humana Endereço: Rua Almirante Barroso

Leia mais

HUMANAS. Página na web: www.fea.ufjf.br CIÊNCIAS ECONÔMICAS. Apresentação:

HUMANAS. Página na web: www.fea.ufjf.br CIÊNCIAS ECONÔMICAS. Apresentação: HUMANAS ADMINISTRAÇÃO Os alunos de Administração da UFJF graduam-se na modalidade Bacharelado e podem escolher entre as opções de especialização: Administração de Empresas e Administração Pública. O curso

Leia mais

Data: 09 e 10 de agosto de 2013 Local: Auditório do Comando Geral da Polícia Militar

Data: 09 e 10 de agosto de 2013 Local: Auditório do Comando Geral da Polícia Militar Data: 09 e 10 de agosto de 2013 Local: Auditório do Comando Geral da Polícia Militar Realização Etapa P R O G R A M A Ç Ã O Data: 09 de agosto de 2013 - Sexta-Feira HORÁRIO LOCAL IV CONFERENCIA MUNICIPAL

Leia mais

FACULDADES INTEGRADAS TERESA D ÁVILA NÚCLEO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. Formulário para Registro de Projetos de Extensão Universitária

FACULDADES INTEGRADAS TERESA D ÁVILA NÚCLEO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. Formulário para Registro de Projetos de Extensão Universitária FACULDADES INTEGRADAS TERESA D ÁVILA NÚCLEO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA Formulário para Registro de Projetos de Extensão Universitária Ano Base: 2013 Título do Projeto: Programa de Atividades Optativas Tipo

Leia mais

Prepare-se para Faculdade. Leticia Bechara Pedagoga e Coordenadora Trevisan Escola de Negócios

Prepare-se para Faculdade. Leticia Bechara Pedagoga e Coordenadora Trevisan Escola de Negócios Prepare-se para Faculdade Leticia Bechara Pedagoga e Coordenadora Trevisan Escola de Negócios Sucesso $$$ sonho habilidade Passos para Faculdade 1- Conhecer você mesmo. 2- Características da faculdade.

Leia mais

Etapas para a preparação de um plano de negócios

Etapas para a preparação de um plano de negócios 1 Centro Ensino Superior do Amapá Curso de Administração Disciplina: EMPREENDEDORISMO Turma: 5 ADN Professor: NAZARÉ DA SILVA DIAS FERRÃO Aluno: O PLANO DE NEGÓCIO A necessidade de um plano de negócio

Leia mais

Telma Regina Toniol. 20/11/11 Currículo do Sistema de Currículos Lattes (Telma Regina Toniol) Nome. Nome em citações bibliográficas.

Telma Regina Toniol. 20/11/11 Currículo do Sistema de Currículos Lattes (Telma Regina Toniol) Nome. Nome em citações bibliográficas. Telma Regina Toniol Graduada em Psicologia pela Universidade do Sagrado Coração. Especializaçao FPCE - Universidade do Porto- Portugal em Estudos e Desenvolvimento Educacional e Ciências Sociais. Mestranda

Leia mais

RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2013

RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2013 RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2013 PROGRAMA DE PREVENÇÃO À VIOLÊNCIA INTRAFAMILIAR E DE GÊNERO 1 Atendimentos Grupo reflexivo com homens que vivem ou viveram em situação de violência intrafamiliar. (16 homens

Leia mais

Boletim 3 INFORMAÇÕES SOBRE AS ATIVIDADES Versão 1-10/8/15

Boletim 3 INFORMAÇÕES SOBRE AS ATIVIDADES Versão 1-10/8/15 Boletim 3 INFORMAÇÕES SOBRE AS ATIVIDADES Versão 1-10/8/15 PROGRAMA DIA 5 08h 09h15 10h15 10h45 12h15 13h45 15h15 16h 18h DIA 6 08h30 10h 10h45 12h15 Recepção, confirmações das inscrições entrega de material

Leia mais

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 2, DE 27 DE SETEMBRO DE

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 2, DE 27 DE SETEMBRO DE Ministério da Educação CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 2, DE 27 DE SETEMBRO DE 2013 Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Relações

Leia mais

ESPECIALIZAÇÃO EM CIÊNCIAS DA ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE

ESPECIALIZAÇÃO EM CIÊNCIAS DA ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE ESPECIALIZAÇÃO EM CIÊNCIAS DA ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE Objetiva ampliar os estudos científicos acerca da Atividade Física e do Exercício Físico, da Saúde Pública e da Saúde Coletiva, instrumentalizando

Leia mais

FACCAMP - FACULDADE CAMPO LIMPO PAULISTA. Educação Química

FACCAMP - FACULDADE CAMPO LIMPO PAULISTA. Educação Química FACCAMP - FACULDADE CAMPO LIMPO PAULISTA COORDENADORIA DE EXTENSÃO E PESQUISA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Educação Química 1. Nome do Curso e Área do Conhecimento Programa de Pós-Graduação Lato Sensu

Leia mais

GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS. fgv.br/vestibular

GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS. fgv.br/vestibular GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS fgv.br/vestibular IDEALISMO, EXCELÊNCIA E CREDIBILIDADE A Fundação Getulio Vargas surgiu em 20 de dezembro de 1944 com o objetivo de preparar profissionais qualificados em

Leia mais

O Grupo Actcon e a Rede Educar Brasil

O Grupo Actcon e a Rede Educar Brasil O Grupo Actcon e a Rede Educar Brasil Especializado em soluções que incorporam Tecnologia da Informação à Educação e à Modernização da Administração Pública, o Grupo Actcon tem como sua principal integrante

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DA FUNETEC-PB. Presidente da FUNETEC-PB João Batista de Oliveira Silva. Superintendente Executivo Valdeci Ramos dos Santos

ADMINISTRAÇÃO DA FUNETEC-PB. Presidente da FUNETEC-PB João Batista de Oliveira Silva. Superintendente Executivo Valdeci Ramos dos Santos ADMINISTRAÇÃO DA FUNETEC-PB Presidente da FUNETEC-PB João Batista de Oliveira Silva Superintendente Executivo Valdeci Ramos dos Santos Diretora Escolar e Gerente de Ensino Helena Mercedes Monteiro Supervisora

Leia mais

REDE VIRTUAL INESPEC http://radioinespec2013.yolasite.com/

REDE VIRTUAL INESPEC http://radioinespec2013.yolasite.com/ INSTITUTO INESPEC Instituto de Ensino Pesquisa, Extensão e Cultura REDE VIRTUAL INESPEC http://radioinespec2013.yolasite.com/ Dr. Fernando Augusto, 873 Bairro Santo Amaro, CEP 60.540.260. http://wwwestatutoinespec.blogspot.com/

Leia mais

Evento O evento teve início com a participação da artista e produtora cultural Tuka Villa- Lobos, que falou sobre a contribuição e a importância das

Evento O evento teve início com a participação da artista e produtora cultural Tuka Villa- Lobos, que falou sobre a contribuição e a importância das Projeto Soma A promoção da integração entre arte, cultura, educação e esporte é a ferramenta adotada pelo Projeto Soma para combater o bullying e o preconceito nas escolas públicas do Distrito Federal

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO COLEGIADO: CES. IGC Faixas Contínuo 2007 3 215 2008 3 221 2009 3 229

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO COLEGIADO: CES. IGC Faixas Contínuo 2007 3 215 2008 3 221 2009 3 229 PARECER HOMOLOGADO Despacho do Ministro, publicado no D.O.U. de 10//2012, Seção 1, Pág. 1. Portaria n 7, publicada no D.O.U. de 10//2012, Seção 1, Pág. 12. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

Leia mais

PALESTRANTES. Conferência de abertura: O Plano Nacional de Educação, regime de colaboração e os desafios para a gestão educacional.

PALESTRANTES. Conferência de abertura: O Plano Nacional de Educação, regime de colaboração e os desafios para a gestão educacional. PALESTRANTES Conferência de abertura: O Plano Nacional de Educação, regime de colaboração e os desafios para a gestão educacional Conferencista:Raimundo Luís Araújo UNB/USP/Assessor Parlamentar Possui

Leia mais

A Responsabilidade Social na Câmara dos Deputados

A Responsabilidade Social na Câmara dos Deputados A Responsabilidade Social na Câmara dos Deputados Responsabilidade Social Iniciativas associadas à promoção: da ética da cidadania da transparência do desenvolvimento sustentável Programas sociais e de

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO PARA A CARREIRA DE TÉCNICO-ADMINISTRATIVO EM EDUCAÇÃO EDITAL N.º 195, DE 26 DE JULHO DE 2011 ANEXO I

CONCURSO PÚBLICO PARA A CARREIRA DE TÉCNICO-ADMINISTRATIVO EM EDUCAÇÃO EDITAL N.º 195, DE 26 DE JULHO DE 2011 ANEXO I SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONCURSO PÚBLICO PARA A CARREIRA DE TÉCNICO-ADMINISTRATIVO EM EDUCAÇÃO EDITAL N.º 195, DE 26 DE JULHO DE 2011 ANEXO I REQUISITOS BÁSICOS PARA INVESTIDURA

Leia mais

Sindicato das (os) Secretárias (os) do Estado de São Paulo

Sindicato das (os) Secretárias (os) do Estado de São Paulo Valores Atuar desenvolvendo pesquisa em todos os segmentos com direcionamento e comportamento sempre a bem da verdade, obedecendo aos preceitos morais, éticos e legais, com contribuição voluntária para

Leia mais

Margarida Maria do R.B.P.Leal

Margarida Maria do R.B.P.Leal INTERESSADO/MANTENEDORA ASSOCIAÇÃO PAULISTA DE EDUCAÇÃO ASSUNTO. UF SP Autorização (Execução de Projeto) para funcionamento do curso de Comunicação Social, habilitação em Publicidade e Propaganda, a ser

Leia mais

ONG VERDENOVO Rio das Velhas

ONG VERDENOVO Rio das Velhas Release de Imprensa ONG VERDENOVO Rio das Velhas Nova Lima, 2011 - A ONG VERDENOVO Rio das Velhas é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, fundada em 16 de agosto de 2001, que atua no

Leia mais

PLANO DO CURSO - RONDA ESCOLAR

PLANO DO CURSO - RONDA ESCOLAR ANEXO III PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE PLANO DO CURSO - RONDA ESCOLAR CAMPO GRANDE- MS 2015 PLANO DE CURSO 1. DA IDENTIFICAÇÃO 1.1 - Curso: RONDA ESCOLAR - PROJETO ESCOLA SEGURA (PROESEG). 1.2

Leia mais

CURRÍCULOS CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

CURRÍCULOS CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO ANTONIO RUBENS SILVA SILVINO, é graduado em Economia pela Facec de Santos e pós-graduado em Administração de Empresas pela FGV-SP. Rubens tem ainda especialização em Estratégia

Leia mais

www.institutoproterra.org.br

www.institutoproterra.org.br APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL Missão O Instituto Pró Terra é uma entidade sem fins lucrativos criada em 1997 sob o CNPJ: 04728488/0001-29, que reúne amigos, educadores, técnicos e pesquisadores com a missão

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL. Horário: Manhã: 7h40min às 11h50min Tarde: 13h às 17h10min

EDUCAÇÃO INFANTIL. Horário: Manhã: 7h40min às 11h50min Tarde: 13h às 17h10min EDUCAÇÃO INFANTIL Horário: Manhã: 7h40min às 11h50min Tarde: 13h às 17h10min Minimaternal - Maternal Infantil I Infantil II (para crianças que completam respectivamente 2, 3, 4 e 5 anos de idade até 30/junho

Leia mais

Painel: Como utilizar as redes sociais a favor das instituições educacionais Cátia Lassalvia

Painel: Como utilizar as redes sociais a favor das instituições educacionais Cátia Lassalvia Painel: Como utilizar as redes sociais a favor das instituições educacionais Cátia Lassalvia Consultora empresarial nas áreas de comunicação estratégica, marketing digital e projetos educacionais Profa

Leia mais

LICENCIATURA EM EDUCOMUNICAÇÃO PROJETO PEDAGÓGICO

LICENCIATURA EM EDUCOMUNICAÇÃO PROJETO PEDAGÓGICO LICENCIATURA EM EDUCOMUNICAÇÃO PROJETO PEDAGÓGICO 1) Objetivos da Licenciatura em Educomunicação De acordo com as normas da Comissão Permanente de Licenciatura da USP, em seu documento Programa de Formação

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL, COM HABILITAÇÃO EM RELAÇÕES PÚBLICAS, BACHARELADO REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO

Leia mais

MODIFICA A CODIFICAÇÃO DO SISTEMA DE CENTROS DE CUSTOS DAS UNIDADES ORGANIZACIONAIS DA UERJ, PARA UTILIZAÇÃO NO SIAFEM.

MODIFICA A CODIFICAÇÃO DO SISTEMA DE CENTROS DE CUSTOS DAS UNIDADES ORGANIZACIONAIS DA UERJ, PARA UTILIZAÇÃO NO SIAFEM. 033/ REITORIA / 2002 01 / 0 MODIFICA A DO SISTEMA DE CENTROS DE CUSTOS DAS UNIDADES ORGANIZACIONAIS DA UERJ, PARA UTILIZAÇÃO NO SIAFEM. A REITORA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, no uso de

Leia mais

SEM. CÓDIGO DISCIPLINAS PRÉ-REQUISITOS

SEM. CÓDIGO DISCIPLINAS PRÉ-REQUISITOS CURSO DE PEDAGOGIA Currículo novo 2008/01 Reconhecido pela Portaria Ministerial Nº 4.327, de 22/12/2004. Duração: 188 créditos 2.820h, acrescidas de 110h de atividades de prática de ensino, 100h de atividades

Leia mais

Compras Sustentáveis

Compras Sustentáveis Compras Sustentáveis Compras Social e Ambientalmente Responsáveis Objetivo do curso 29 e 30 de Abril Apresentar e habilitar o conceito de Sustentabilidade inserindo a vertente ambiental na área de compras,

Leia mais

4ª EDIÇÃO DO CURSO DE CAPTAÇÃO DE RECURSOS

4ª EDIÇÃO DO CURSO DE CAPTAÇÃO DE RECURSOS PROGRAMA COMPLETO 4ª EDIÇÃO DO CURSO DE CAPTAÇÃO DE RECURSOS Apresentação Capacitação profissional em planejamento e implementação de estratégias de captação de recursos com foco no patrocínio empresarial

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL, COM HABILITAÇÃO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA, BACHARELADO REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO

Leia mais

PPC. Aprovação do curso e Autorização da oferta PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC METODOLOGIA PARA O ENSINO DE LINGUA PORTUGUESA. Parte 1 (solicitante)

PPC. Aprovação do curso e Autorização da oferta PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC METODOLOGIA PARA O ENSINO DE LINGUA PORTUGUESA. Parte 1 (solicitante) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE ENSINO CENTRO DE REFENCIA EM FORMAÇÃO E APOIO

Leia mais

Movimento Empresa Júnior

Movimento Empresa Júnior Movimento Empresa Júnior Agenda - Conceito de Empresa Júnior - Movimento Empresa Júnior -Núcleo UFMG Jr. - Contribuições a alunos, clientes e Universidade - Empresas Juniores da área de cultura - Como

Leia mais

COMUNICAÇÃO I-D-E-N-T-I-D-A-D-E-S e Outros Olhares Inclusão social de jovens infratores através das artes plásticas

COMUNICAÇÃO I-D-E-N-T-I-D-A-D-E-S e Outros Olhares Inclusão social de jovens infratores através das artes plásticas COMUNICAÇÃO I-D-E-N-T-I-D-A-D-E-S e Outros Olhares Inclusão social de jovens infratores através das artes plásticas PORFIRO, André Luiz 1 Palavras-Chave: Ensino de arte, Inclusão social e Ressignificação

Leia mais

2015 para a Escola de Dados em números:

2015 para a Escola de Dados em números: RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2015 Índice 1. Apresentação 3 2. Atividades 5 2.1. Cursos e workshops 6 2.2. Participação em eventos 8 2.3. On-Line 11 3. Comunicação 12 4. Parcerias Estratégicas 14 2 APRESENTAÇÃO

Leia mais

João José Ferreira Forni Palestras e Debates Participação como palestrante ou debatedor nos seguintes eventos:

João José Ferreira Forni Palestras e Debates Participação como palestrante ou debatedor nos seguintes eventos: João José Ferreira Forni Palestras e Debates Participação como palestrante ou debatedor nos seguintes eventos: 1997/1998 1. O relacionamento institucional da imprensa. - Palestra para Gerentes e executivos

Leia mais

Dados Pessoais. Resende/RJ - Fone/Fax: (024) 3383-9000. Formação Acadêmica

Dados Pessoais. Resende/RJ - Fone/Fax: (024) 3383-9000. Formação Acadêmica C U R R I C U L U M V I T A E Dados Pessoais Nome: E-mail: Site: Currículo Lattes: End. Profissional: Miguel Carlos Damasco dos Santos contato@profdamasco.site.br.com http://www.profdamasco.site.br.com

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO INTRODUÇÃO

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO INTRODUÇÃO REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO INTRODUÇÃO Considerando o objetivo de formação de docentes em que a atividade prática de prestação de serviços especializados é relevante à sociedade, torna-se necessário

Leia mais

Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá - INCIT PLANO ANUAL DE TREINAMENTO

Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá - INCIT PLANO ANUAL DE TREINAMENTO Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá - INCIT PLANO ANUAL DE TREINAMENTO Itajubá/MG Fevereiro de 2012 Plano Anual de 2 de 11 Revisão 01 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 3 1 OBJETIVO GERAL... 4 2

Leia mais

Diretrizes curriculares nacionais e os projetos pedagógicos dos cursos de graduação

Diretrizes curriculares nacionais e os projetos pedagógicos dos cursos de graduação Diretrizes curriculares nacionais e os projetos pedagógicos dos cursos de graduação Curso de Atualização Pedagógica Julho de 2010 Mediador: Adelardo Adelino Dantas de Medeiros (DCA/UFRN) Diretrizes Curriculares

Leia mais

APRESENTAÇÃO DE EXPERIÊNCIA

APRESENTAÇÃO DE EXPERIÊNCIA APRESENTAÇÃO DE EXPERIÊNCIA Instâncias estaduais da Central Única dos Trabalhadores CUT dos Estados do Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia e Roraima, por meio da Escola Sindical Amazônia e Escola Sindical

Leia mais

EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO Relatório de Gestão de Políticas Públicas Liza Prado Presidenta 28/02/2015 a 01/04/2016

EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO Relatório de Gestão de Políticas Públicas Liza Prado Presidenta 28/02/2015 a 01/04/2016 EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO Relatório de Gestão de Políticas Públicas Liza Prado Presidenta 28/02/2015 a 01/04/2016 EDUCAÇÃO É O NOSSO FORTE. Vinculada à Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento

Leia mais

Planejamento Estratégico AESABESP 2009/ 2012. OSCIP Organização da Sociedade Civil de Interesse Público

Planejamento Estratégico AESABESP 2009/ 2012. OSCIP Organização da Sociedade Civil de Interesse Público Planejamento Estratégico 2009/ 2012 OSCIP Organização da Sociedade Civil de Interesse Público Definição OSCIP é uma qualificação decorrente da lei 9.790 de 23/03/99. São organizações da sociedade civil

Leia mais

Plataforma. Portal Educacional

Plataforma. Portal Educacional Plataforma Portal Educacional O Grupo Actcon e a Rede Educar Brasil Especializado em soluções que incorporam Tecnologia da Informação à Educação e à Modernização da Administração Pública, o Grupo Actcon

Leia mais

- COMPONENTE CURRICULAR (CURSO E/OU HABILITAÇÃO):

- COMPONENTE CURRICULAR (CURSO E/OU HABILITAÇÃO): ETEC DE NOVA ODESSA NOVA ODESSA AVISO DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES AO PROCESSO SELETIVO DE DOCENTES, OBJETIVANDO A FORMAÇÃO DE CADASTRO PARA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA DE EXCEPCIONAL INTERESSE PÚBLICO, Nº 234/02/2015

Leia mais

CEPPG Coordenação de Extensão, Pesquisa e Pós Graduação 1

CEPPG Coordenação de Extensão, Pesquisa e Pós Graduação 1 1 Nome do curso: Área: O Curso: Objetivos: Diferenciais: Público Alvo: Ementa Disciplinas Gestão e Estratégias em Saúde e Segurança do Trabalho Ciências Sociais O curso foi desenvolvido para atender uma

Leia mais

Elaboração de Projetos Sociais

Elaboração de Projetos Sociais Elaboração de Projetos Sociais Marco Antonio Pereira 18 DE JULHO DE 2009 PROJETOS E... PROJETOS PROJETO DA INSTITUIÇÃO MISSÃO VISÃO Projeto A Projeto E Projeto B Projeto C Projeto D 1 PROJETO INSTITUCIONAL

Leia mais

PROCESSO N.º 1200/03-G PROTOCOLO N.º 5.657.325-9/03 PARECER N.º 446/05 APROVADO EM 05/08/2005

PROCESSO N.º 1200/03-G PROTOCOLO N.º 5.657.325-9/03 PARECER N.º 446/05 APROVADO EM 05/08/2005 PROTOCOLO N.º 5.657.325-9/03 PARECER N.º 446/05 APROVADO EM 05/08/2005 CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR INTERESSADA: FUNDAÇÃO FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DE MANDAGUARI - FAFIMAN MUNICÍPIO: MANDAGUARI

Leia mais

1. Introdução... 3 1. 1. Objetivos... 3 1.2. Destinatários... 3 2. Programa... 3 3. Estrutura funcional... 4 3.1. Custo... 4 3.2. Duração, Calendário

1. Introdução... 3 1. 1. Objetivos... 3 1.2. Destinatários... 3 2. Programa... 3 3. Estrutura funcional... 4 3.1. Custo... 4 3.2. Duração, Calendário 1. Introdução... 3 1. 1. Objetivos... 3 1.2. Destinatários... 3 2. Programa... 3 3. Estrutura funcional... 4 3.1. Custo... 4 3.2. Duração, Calendário e Horário... 5 3.3. Local... 5 3.4. Sistema de Certificação...

Leia mais

Literatura infantil. e uso consciente da tecnologia. Camila Werner Renata Nakano

Literatura infantil. e uso consciente da tecnologia. Camila Werner Renata Nakano Literatura infantil e uso consciente da tecnologia Camila Werner Renata Nakano @camiwerner @renatanakano Resumo A literatura infantil possui particularidades que a diferenciam da literatura destinada a

Leia mais

Valores. Visão. Missão

Valores. Visão. Missão Apoio: Valores Atuar desenvolvendo pesquisa em todos os segmentos com direcionamento e comportamento sempre a bem da verdade, obedecendo aos preceitos morais, éticos e legais, com contribuição voluntária

Leia mais

5ª Conferência Internacional de Educação Financeira

5ª Conferência Internacional de Educação Financeira A Educação Financeira nas Escolas: O Referencial de Educação Financeira e a formação de docentes 5ª Conferência Internacional de Educação Financeira Perspetivas e reflexões: por uma cidadania ativa Educação

Leia mais

Se você procura ensino de excelência, qualidade de vida, ambiente cristão e relacionamentos incríveis, seu lugar é aqui.

Se você procura ensino de excelência, qualidade de vida, ambiente cristão e relacionamentos incríveis, seu lugar é aqui. Se você procura ensino de excelência, qualidade de vida, ambiente cristão e relacionamentos incríveis, seu lugar é aqui. IA: desde 1949 transformando vidas! SEJA BEM VINDO QUALIDADE DE VIDA O IA, Instituto

Leia mais

Pré-Vestibular Social ECONOMIA

Pré-Vestibular Social ECONOMIA Pré-Vestibular Social Grupo SOA Suporte à Orientação Acadêmica ECONOMIA Com certeza você já ouviu falar da taxa Selic, IGP-M, inflação, taxa referencial, PIB e de outros indicadores econômicos, mas nunca

Leia mais

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS TEMPO FORMATIVO JUVENIL

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS TEMPO FORMATIVO JUVENIL Superintendência de Educação Básica Diretoria de Educação Básica Coordenação de Educação de Jovens Adultos EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS TEMPO FORMATIVO JUVENIL Democratização e efetividade do processo

Leia mais

INSTITUTO NOROESTE DE BIRIGÜI

INSTITUTO NOROESTE DE BIRIGÜI INSTITUTO NOROESTE DE BIRIGÜI RELATORIO PEDAGÓGICO DAS AÇÕES DESENVOLVIDAS EM FEVEREIRO E AS PREVISTAS PARA MARÇO DE 2013 Coordenação Pedagógica de Educação Infantil e 2ºAno/9 à 5ª Série Atendimento a

Leia mais

FALANDO A SUA LÍNGUA.

FALANDO A SUA LÍNGUA. A ÚNICA COLEÇÃO DE PORTUGUÊS COM CONTEÚDO DIGITAL E A ÚNICA APROVADA PELO MEC SEM RESSALVAS. PORTUGUÊS PNLD 2015 FALANDO A SUA LÍNGUA. Conectad@ com o seu mundo. MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA LEYA

Leia mais

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO PROFISSIONAL TALENTOS GLOBAIS

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO PROFISSIONAL TALENTOS GLOBAIS PROGRAMA DE INTERCÂMBIO PROFISSIONAL TALENTOS GLOBAIS AIESEC em Belo Horizonte Rua dos Goitacazes, 1159 - Sala 2107 Barro Preto - Belo Horizonte - MG Fone: (31) 2512-1019 belohorizonte@aiesec.org.br facebook.com.br/aiesecbh

Leia mais

PPC. Aprovação do curso e Autorização da oferta PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC METODOLOGIA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA. Parte 1 (solicitante)

PPC. Aprovação do curso e Autorização da oferta PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC METODOLOGIA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA. Parte 1 (solicitante) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE ENSINO CENTRO DE REFENCIA EM FORMAÇÃO E APOIO

Leia mais

Informações básicas. Programa Ensino Integral

Informações básicas. Programa Ensino Integral Informações básicas Programa Ensino Integral Abril/2014 1) Premissas básicas do novo modelo de Ensino Integral O novo modelo de Ensino Integral pressupõe inovações em alguns componentes fundamentais da

Leia mais

Seminário Abmes 3/agosto/2010 Referenciais curriculares nacionais dos cursos de bacharelado e licenciatura

Seminário Abmes 3/agosto/2010 Referenciais curriculares nacionais dos cursos de bacharelado e licenciatura Seminário Abmes 3/agosto/2010 Referenciais curriculares nacionais dos cursos de bacharelado e licenciatura Celso da Costa Frauches celso@ilape.edu.br Consultor educacional da Abmes e consultor sênior do

Leia mais

É um programa modular que compartilha uma unidade pedagógica e metodológica básica estruturada pela Rede

É um programa modular que compartilha uma unidade pedagógica e metodológica básica estruturada pela Rede Apresentação Planejado no âmbito do programa Observatório das Metrópoles, em 1999, o Curso de Capacitação para Agentes Sociais e Conselheiros Municipais Compõe o Programa Interdisciplinar Políticas Públicas

Leia mais

Projeto Visibilidade UFG

Projeto Visibilidade UFG RELATÓRIO ANUAL ASCOM UFG 2014 Projeto Visibilidade UFG Criado em Janeiro de 2014, o Projeto Visibilidade UFG é uma iniciativa integrada das áreas de Relações Públicas e Jornalismo da Assessoria de Comunicação,

Leia mais

6h diárias - 11 meses

6h diárias - 11 meses 6h diárias - 11 meses PROPOSTA PEDAGÓGICA PROGRAMA DE APRENDIZAGEM EM AUXILIAR ADMINISTRATIVO ÍNDICE 1 - Apresentação da Entidade ijovem 3 2 - Justificativa do Programa 3 3 Público-alvo: 4 4 Objetivo geral:

Leia mais

AUXÍLIO TRANSPORTE TUDO QUE VOCÊ PRECISA PARA MOSTRAR O SEU TALENTO.

AUXÍLIO TRANSPORTE TUDO QUE VOCÊ PRECISA PARA MOSTRAR O SEU TALENTO. AUXÍLIO TRANSPORTE TUDO QUE VOCÊ PRECISA PARA MOSTRAR O SEU TALENTO. ÍNDICE APRESENTAÇÃO...04 MISSÃO E VISÃO DO SISTEMA FIEB... 06 VALORES... 08 OBJETIVOS DO PROGRAMA... 12 APROVEITAMENTO INTERNO... 14

Leia mais

Oi FUTURO APRESENTA TERCEIRO ENCONTRO DO CICLO DE ARTE DIGITAL INTER-AGIR

Oi FUTURO APRESENTA TERCEIRO ENCONTRO DO CICLO DE ARTE DIGITAL INTER-AGIR Oi FUTURO APRESENTA TERCEIRO ENCONTRO DO CICLO DE ARTE DIGITAL INTER-AGIR - Evento será no dia 13 de novembro, a partir das 19h, começando com apresentação do grupo Teatro Para Alguém com espetáculo que

Leia mais

FACCAMP - FACULDADE CAMPO LIMPO PAULISTA COMUNICAÇÃO E REDES SOCIAIS

FACCAMP - FACULDADE CAMPO LIMPO PAULISTA COMUNICAÇÃO E REDES SOCIAIS FACCAMP - FACULDADE CAMPO LIMPO PAULISTA COORDENADORIA DE EXTENSÃO E PESQUISA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU COMUNICAÇÃO E REDES SOCIAIS 1. Nome do Curso e Área do Conhecimento Programa de Pós-Graduação

Leia mais

Conhecendo e utilizando softwares de Edição de vídeos

Conhecendo e utilizando softwares de Edição de vídeos PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E NOVAS TECNOLOGIAS 1 APRESENTAÇÃO: O objetivo desse curso é propiciar ao professor da educação Infantil, fundamental I, fundamental II e Ensino Médio, conhecimento de técnicas

Leia mais

2012 RELATÓRIO DE ATIVIDADES

2012 RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2012 RELATÓRIO DE ATIVIDADES Instituto Lojas Renner Instituto Lojas Renner Inserção de mulheres no mercado de trabalho, desenvolvimento da comunidade e formação de jovens fazem parte da história do Instituto.

Leia mais

AVALIAÇÃO MASTER ( avaliação de conhecimento e descontos ) - AVALIAÇÃO INTERNA (alunos da escola) : 13 de novembro horário de aula

AVALIAÇÃO MASTER ( avaliação de conhecimento e descontos ) - AVALIAÇÃO INTERNA (alunos da escola) : 13 de novembro horário de aula 2015 DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA MATRÍCULA Alunos Novos - Fotocópia de Certidão de Nascimento - Atestado de Transferência ou Histórico Escolar - Fotocópia do RG e do CPF ( para 3ª série do Ensino Médio

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO DE GESTÃO ESCOLAR

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO DE GESTÃO ESCOLAR UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO DE GESTÃO ESCOLAR EDITAL Nº008/PROPESPG SELEÇÃO PARA PROFESSORES TUTORES DO CURO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO

Leia mais

CORPO DOCENTE DO CURSO DE SEGURANÇA NO TRABALHO

CORPO DOCENTE DO CURSO DE SEGURANÇA NO TRABALHO CORPO DOCENTE DO CURSO DE SEGURANÇA NO TRABALHO : : Aderbal Maia de Souza Junior (Especialista) Regime de trabalho: Área de conhecimento: Ciências Humanas Qualificação profissional: Filosofia Possuo Bacharelado

Leia mais

Projeto de Extensão Sucesso Empresarial Integrantes:

Projeto de Extensão Sucesso Empresarial Integrantes: Projeto de Extensão Sucesso Empresarial Integrantes: Leila Maria Suhadolnik Oliveira de Pádua Andrade coordenadora Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Minas Gerais Fundação

Leia mais

LEI COMPLEMENTAR N 40 /2015 (Cria o cargo de Analista Ambiental) A CÂMARA MUNICIPAL DE RIO VERDE-GO APROVA :

LEI COMPLEMENTAR N 40 /2015 (Cria o cargo de Analista Ambiental) A CÂMARA MUNICIPAL DE RIO VERDE-GO APROVA : LEI COMPLEMENTAR N 40 /2015 (Cria o cargo de Analista Ambiental) A CÂMARA MUNICIPAL DE RIO VERDE-GO APROVA : Art. 1º. Fica criado o cargo de Analista Ambiental, de provimento efetivo e regime estatutário,

Leia mais

Estrutura e Funcionamento da Educação Básica. Objetivos da aula: Revisão da aula de 2 de abril. Ciências Sociais. Profa. Cristiane Gandolfi

Estrutura e Funcionamento da Educação Básica. Objetivos da aula: Revisão da aula de 2 de abril. Ciências Sociais. Profa. Cristiane Gandolfi Estrutura e Funcionamento da Educação Básica Ciências Sociais Profa. Cristiane Gandolfi Objetivos da aula: Compreender a estrutura didática definida na LDBEN 9394/96 e sua articulação com o conceito de

Leia mais

DIRETRIZES GERAIS PARA UM PLANO DE GOVERNO

DIRETRIZES GERAIS PARA UM PLANO DE GOVERNO DIRETRIZES GERAIS PARA UM PLANO DE GOVERNO Ações de Inclusão Social e de Combate à Pobreza Modelo Próprio de Desenvolvimento Infra-estrutura para o Desenvolvimento Descentralizado Transparência na Gestão

Leia mais

Escola que faz pela paz

Escola que faz pela paz Escola que faz pela paz Mostra Local de: Curitiba Categoria do projeto: I Projetos em Andamento (projetos em execução atualmente) Nome da Instituição/Empresa: Instituto de Educação para Não Violência Cidade:

Leia mais

EDITAL DE CREDENCIAMENTO UTRAMIG / Nº 11 / 2012. Processo de Credenciamento de Docentes Colaboradores Externos

EDITAL DE CREDENCIAMENTO UTRAMIG / Nº 11 / 2012. Processo de Credenciamento de Docentes Colaboradores Externos EDITAL DE CREDENCIAMENTO UTRAMIG / Nº 11 / 2012 Processo de Credenciamento de Docentes Colaboradores Externos A Fundação de Educação para o Trabalho de Minas Gerais UTRAMIG comunica a abertura do processo

Leia mais

Amcham Brasil Projeto Escola Legal 2008. Projeto Piloto

Amcham Brasil Projeto Escola Legal 2008. Projeto Piloto Amcham Brasil Projeto Escola Legal 2008 Projeto Piloto Apresentação Amcham Fundada em 1919, na capital paulista, a Câmara Americana de Comércio é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos,

Leia mais

MANUAL DO CEPED CENTRO DE ESTUDOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS- CURSO DE PEDAGOGIA

MANUAL DO CEPED CENTRO DE ESTUDOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS- CURSO DE PEDAGOGIA MANUAL DO CEPED CENTRO DE ESTUDOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS- CURSO DE PEDAGOGIA Professora Eliane Maria Freitas Monken (org) Belo Horizonte 2013 2 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 03 2 OBJETIVOS... 04 2.1 Objetivo

Leia mais

BACHARELADO EM ARQUITETURA E URBANISMO UNIGRANRIO

BACHARELADO EM ARQUITETURA E URBANISMO UNIGRANRIO BACHARELADO EM ARQUITETURA E URBANISMO UNIGRANRIO Objetivos Considerando o perfil do profissional que deseja formar, o curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIGRANRIO tem por objetivos: Objetivo Geral O

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA TECNOLOGIA DO AMAPÁ IFAP Comissão do Processo de Seleção Simplificado

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA TECNOLOGIA DO AMAPÁ IFAP Comissão do Processo de Seleção Simplificado A COMISSÃO N 346/DO PROCESSO SELEÇÃO SIMPLIFICADO do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá IFAP, usando das atribuições que lhe confere a Portaria 1402 IFAP 2015 de 19 de novembro

Leia mais

MARKETING PROMOCIONAL. Ingresso Janeiro 2014. Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/cursosdeferias

MARKETING PROMOCIONAL. Ingresso Janeiro 2014. Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/cursosdeferias MARKETING PROMOCIONAL Ingresso Janeiro 2014 Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/cursosdeferias Marketing Promocional O Marketing Promocional é uma das áreas da comunicação que mais ganha a atenção

Leia mais

Instituto de Educação

Instituto de Educação Instituto de Educação Universidade de Lisboa Oferta Formativa Pós-Graduada Doutoramento em Educação Especialização: Administração e Política Educacional Edição Instituto de Educação da Universidade de

Leia mais

Tema: evasão escolar no ensino superior brasileiro

Tema: evasão escolar no ensino superior brasileiro Entrevista com a professora Maria Beatriz de Carvalho Melo Lobo Vice- presidente do Instituto Lobo para o Desenvolvimento da Educação, Ciência e Tecnologia e Sócia- diretora da Lobo & Associados Consultoria.

Leia mais