Solução para gestão escolar

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Solução para gestão escolar"

Transcrição

1 Solução para gestão escolar

2 SOLUÇÃO PARA GESTÃO ESCOLAR MD MENTORIS Gestão Eficiente O MD Mentoris é um soſtware de gestão escolar completo, desenvolvido para atender escolas públicas e fornecer informações centralizadas e em tempo real aos gestores. Possibilita a gestão completa das atividades e processos da Secretaria de Educação e Unidades Escolares com recursos para o controle e avaliação de alunos com foco na redução da evasão escolar, ferramentas de apoio ao professor como diários on-line e aplicativo para frequência e ainda, portal para acompanhamento dos pais e ferramentas administrativas para gestão do transporte escolar, biblioteca, estoque e alimentação escolar, dentre outros. O MD Mentoris inclui também recursos avançados para a identificação e controle de acesso às unidades escolares, interação entre a escola e os responsáveis dos alunos por meio de alertas por ou SMS, indicando entrada, saída e presença de cada aluno em sala de aula. RESULTADOS RÁPIDOS E CONFIÁVEIS Mapa das escolas da rede de ensino por região; Quantitativo de alunos matriculados, transferidos e em abandono; Quantitativo dos professores alocados com saldo de horas; Indicadores da frequência escolar e média de notas.

3 Diário Eletrônico do Professor Secretaria de Educação MD B as e Relatórios Infraestrutura Mobilidade 2 Identificação Segurança D3 M Controle de Acesso Controle de Estoque Manutenção inclusa Presença Eletrônica em Sala Atualização MD Biblioteca Pré-matrícula On-line MD1 Escolas Transporte Escolar Pais e Alunos Alimentação Escolar Gestão de demandas e serviços

4 Módulo MD Base Apoiado pelo Governo Federal Secretaria da Educação Escolas Transporte escolar Biblioteca Relatórios

5 Módulo MD Base CADASTRO ÚNICO E ON-LINE Controle e agilidade dos cadastros, tudo via internet. Conceito de nuvem computacional: totalmente on-line O sistema funciona totalmente on-line (na nuvem) e não necessita de nenhum software adicional, basta acessar de qualquer lugar a partir de qualquer dispositivo conectado na web. Cadastro único e centralizado: padronizações O sistema padroniza processos e cadastros, por meio do cadastro único do aluno, beneficia toda a rede de ensino com a emissão de relatórios e documentos, que contém sempre informações atualizadas e em modelos padrões definidos pela secretaria. Economia de tempo nos processos das escolas: agilidade Processos feitos manualmente passam a ser totalmente eletrônicos, gerando mais controle e agilidade. A transferência de alunos, por exemplo, acontece automaticamente no sistema evitando a redigitação de informações na nova escola, economizando o tempo.

6 Módulo MD Base EDUCACENSO/INEP O Censo Escolar é um levantamento de dados estatísticos de âmbito nacional, realizado anualmente e coordenado pelo Inep. É feito com a colaboração das Secretarias Estaduais e Municipais de Educação e com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país. Os dados são informados manualmente pelos profissionais das redes de ensino na plataforma do Educacenso em um processo moroso e que exige grandes esforços em um curto período de tempo. A solução MD Mentoris possibilita a integração total com a plataforma do Educacenso, permitindo a exportação imediata e automatizada de todos os dados exigidos pelo Inep, economizando tempo e fornecendo maior segurança nesta transação.

7 Módulo MD Base GESTÃO DO ANO LETIVO E HORÁRIOS Registre eventos no calendário e tenha mais controle. Ano letivo: Permite identificar e compartilhar as atividades da secretaria nos dias letivos e não letivos com as escolas. Possibilita também identificar turmas em atividades extracurriculares ou outras situações que influenciem na contabilização dos dias letivos. Horários: Possibilita montar os horários das turmas, dos professores, identificar disciplinas, horário de início e término. Na gestão do horário é possível ainda substituir horários de professores que por algum motivo venham a se afastar.

8 Módulo MD Base MÉTODOS AVALIATIVOS DO ALUNO Sistema é parametrizável e atende qualquer método de avaliação. Sistema de notas e faltas O sistema possui funcionalidades que permitem configurar as avaliações com notas numéricas, conceituais ou descritivas, sendo as conceituais parametrizáveis ou valores conforme a necessidade: A, B, C ou Ruim, Bom, Ótimo. É possível configurar por ano escolar se a apuração de falta é global ou por componente curricular (disciplina). Diários de avaliação, boletins e históricos personalizados Os relatórios e documentos emitidos para controle e também fornecimento aos alunos e professores são personalizados conforme os métodos avaliativos, ou seja, se em um ano escolar apura notas numéricas e outro conceitual, cada documento será emitido conforme a regra. Avaliação pedagógica com acompanhamento dos pais A coordenação pedagógica pode criar tipos de ocorrências e registrá-las individualmente no prontuário do aluno, podendo ainda compartilhar com os pais para que acompanhem via web a conduta disciplinar de seus filhos.

9 Módulo MD Base AVALIAÇÃO DO ALUNO: NOTAS E FALTAS Lançamento de notas ágil para facilitar o trabalho das escolas. Notas e faltas: A interface de lançamento usa uma tecnologia conhecida como Ajax que permite lançar as notas e faltas sem precisar sair da página e sem precisar usar botões de comando como salvar. Basta digitar e ir para o próximo campo e pronto! O cálculo é realizado automaticamente durante a digitação, exibindo a situação do aluno. Ao término de cada período letivo o sistema permite o processamento dos históricos em lote.

10 Módulo MD Base GESTÃO DOS PROFESSORES Registre locais de trabalho, carga horária e afastamentos. Tenha uma visão integrada de todos os profissionais da rede. O cadastro dos servidores pode ser gerenciado por completo, como função que o servidor exerce, disciplinas que leciona, seus horários de trabalho, nível ocupacional no plano de carreira e seus holerites. O afastamento de profissionais pode ser cadastrado de acordo com o plano de carreira, fornecendo para o gestor informações importantes para organizar o quadro de substitutos. Também é possível identificar faltas e atrasos, gerando um prontuário do servidor com registros para avaliações.

11 Módulo MD Base BIBLIOTECA Gestão de acervo, reservas, empréstimos e devoluções. Biblioteca central ou por escola integrada ao cadastro único No módulo de biblioteca é possível controlar o acervo por unidade escolar ou da biblioteca central. Os cadastros atendem os padrões internacionais de gestão de acervos com campos para o CDD (Classificação Decimal de Dewey) e tabela de Cutter, para indicação da autoria das obras. Realize facilmente reservas, empréstimos, devoluções. Emita recibos de controle e relatórios de movimentações como obras mais lidas e outros. O módulo é totalmente integrado ao cadastro único, ou seja, os alunos da rede são automaticamente clientes da biblioteca.

12 Módulo MD Base TRANSPORTE PÚBLICO ESCOLAR Controle de rotas, itinerários, empresas e usuários do transporte. Gestão de transporte escolar ágil e fácil Gerencie as empresas ofertantes do serviço privado ou público, frota de veículos e motoristas: Cadastre rotas, itinerários (pontos) e defina empresas e motoristas responsáveis pelo trajeto. Adicione alunos da rede de ensino ou universitários como usuários e emita relatórios e carteiras de utilização com foto.

13 Módulo MD Base RELATÓRIOS PERSONALIZADOS 150 modelos disponíveis. Personalize ou crie novos modelos!

14 Módulo MD Base RELATÓRIOS PERSONALIZADOS 150 modelos disponíveis. Personalize ou crie novos modelos!

15 Módulo MD Base RELATÓRIOS PERSONALIZADOS 150 modelos disponíveis. Personalize ou crie novos modelos!

16 Módulo MD Base RELATÓRIOS PERSONALIZADOS 150 modelos disponíveis. Personalize ou crie novos modelos!

17 Módulo MD Base RELATÓRIOS PERSONALIZADOS 150 modelos disponíveis. Personalize ou crie novos modelos!

18 Módulo MD Base RELATÓRIOS GRÁFICOS Fácil visibilidade, interpretação e gestão.

19 Módulo MD Base RELATÓRIOS GRÁFICOS Fácil visibilidade, interpretação e gestão.

20 Diário eletrônico do professor Pais e alunos Pré-matrícula on-line Módulo MD1

21 Módulo MD1 DIÁRIO ELETRÔNICO DO PROFESSOR Recurso auxilia aos professores com diário de avaliações, frequência e sincronização automática com os dados das escolas. Além de substituir o diário convencional em papel, permite o registro do plano de ensino, plano de aulas, conteúdos, notas de avaliações, frequência diária em sala de aula e o compartilhamento de algumas informações com pais e alunos. Instrumentos de planejamento e avaliação Com estes recursos os professores ou coordenadores pedagógicos podem planejar, por meio do plano de ensino e planos de aula, as estratégias metodológicas, objetivos e conteúdos a serem desenvolvidos em sala de aula. Registro de conteúdos e observações Com estes recursos, os professores podem informar os conteúdos planejados que foram ministrados ou não para as turmas, bem como registrar anotações diárias de comportamento e aprendizagem de alunos e da turma em geral. Avaliações Com este recurso o professor pode lançar os pareceres sobre seus alunos em avaliações descritivas, os conceitos em avaliações conceituais. Podem ainda planejar e cadastrar as avaliações (provas e trabalhos, por exemplo), que serão realizadas ao longo do período avaliativo em avaliações numéricas e por fim lançar as notas destas avaliações no diário de avaliação.

22 Módulo MD1 Frequência Com este recurso o professor pode efetuar o registro das presenças diariamente, por aula ou múltiplas aulas nos diários de frequências, selecionando a turma e a data. Na opção justificativas de falta é possível selecionar o aluno e informar uma justificativa para sua falta em uma determinada data. Frequência com aplicativo móvel Para o registro da frequência, os professores também podem contar com um aplicativo móvel, disponível para as plataformas Android e ios (iphone), para agilizar a marcação das faltas em sala de aula, utilizando além de notebooks ou PCs, tablets e smartphones compatíveis. Relatórios e consultas Todos os registros eletrônicos efetuados no MD1 tais como instrumentos de planejamento, diários de avaliação, frequência, observações de alunos, dentre outros podem ser extraídos por meio de relatórios para que os professores e coordenadores de ensino tenham os dados registrados e assinados, caso necessário.

23 Módulo MD1 ACESSO DE PAIS E ALUNOS Conecta pais, alunos e professores, possibilitando o acompanhamento em tempo real de todas as informações escolares do aluno. Disponibiliza um portal exclusivo que oferece serviços a cada perfil de acesso de maneira simples e intuitiva, facilitando o acesso a dados de matrícula, boletim escolar, ocorrências e compromissos da escola. Ouvidoria Com este recurso, pais e responsáveis podem contatar diretamente as secretarias das escolas, para solicitar informação a cerca de assuntos de seu interesse, operando como um canal de ouvidoria rápido e direto entre os pais e a escola. Ocorrências Neste recurso é possível visualizar as ocorrências disciplinares de boas ou más condutas, que os professores ou secretários atribuem ao aluno. Consulta de notas e boletins escolares Neste recurso os pais, responsáveis e alunos podem ter acesso a recursos como a consulta de frequência, notas de avaliações, emissão de 2ª via de boletins escolares, cada qual com sua permissão de acesso, em todos os anos escolares cursado pelos alunos. Avisos e compromissos Com este recurso é possível acompanhar, em tempo real ou por mensagens via e SMS, as informações a cerca de avisos, compromissos e novidades da Secretaria de Educação ou escola, auxiliando na comunicação da escola com os pais.

24 Módulo MD1 PRÉ-MATRÍCULA E RESERVA DE VAGA ON-LINE Através do portal dos pais, este recurso permite que sejam registrados on-line protocolos para matrícula de novos alunos e reserva de vagas nas escolas da rede de ensino. O processo pode ser configurado para classificar prioridades de escolha de vagas e definir prazos para comparecimento na escola para homologação. Solicitação Com este recurso os pais podem registrar uma ou mais solicitações de matrículas, informando o curso, a série, o turno que deseja matricular seu filho e selecionando a escola que possui vaga. Neste recurso o pai deve informar também os seus dados, os dados do candidato e seu endereço. Homologação Os secretários ou responsáveis das escolas visualizarão todas as solicitações de matrículas realizadas para a sua escola e serão responsáveis por confirmar ou indeferir a candidatura. Caso confirmem, poderão informar a turma e confirmar automaticamente a matrícula no MD Base.

25 Controle de estoque Alimentação escolar Gestão de demandas e serviços Módulo MD2

26 Módulo MD2 CONTROLE DE ESTOQUE Permite a gestão completa dos processos de entrada, saída, movimentações e consumo de produtos em estoque no almoxarifado central ou nas unidades escolares, possibilitando eficiente gestão da logística, aquisição e consumo de alimentos e insumos. Fornecedores Neste recurso é possível cadastrar fornecedores, tanto pessoa física quanto pessoa jurídica, e respectivos dados, tais como telefone, e endereço. Materiais Neste recurso é possível cadastrar um novo material, informando dados como: descrição, marca, fabricante, código de barras. E ainda, pode-se registrar as informações como: estoque mínimo, máximo, ponto de suprimento, corredor e prateleira. Requisição de materiais Com este recurso as unidades podem solicitar materiais de forma eletrônica pelo sistema, informando a data, descrição e a quantidade.

27 Módulo MD2 Autorizações de requisições de materiais Com este recurso o responsável pode visualizar todas as requisições de materiais das unidades, podendo deferir parcialmente ou indeferir tais requisições. Saídas de materiais Com este recurso, o responsável por este processo pode gerar movimentações de saída para consumo, transferência ou devolução no estoque. Entradas de materiais Neste recurso, é possível gerar movimentações de entrada de notas fiscais de fornecedores, devolução ou transferência. No caso de entrada de fornecedor é possível informar os dados da nota fiscal, materiais e seus valores unitários e quantitativos. Saldo de materiais por unidade Com este recurso é possível consultar o saldo de estoque por material e por unidade, além de visualizar o tipo e data da última movimentação.

28 Módulo MD2 ALIMENTAÇÃO ESCOLAR Integrado com o controle de estoque, facilita a elaboração e distribuição de cardápios e execução do diário da merenda nas escolas. Integração com tabela nutricional Possibilita que seja possível visualizar ou imprimir demonstrativo do cálculo da composição nutricional de cada cardápio preparado, de acordo com os valores da tabela TACO (Tabela Brasileira de Composição de Alimentos). Distribuição de cardápios Neste recurso o responsável poderá definir as escolas que poderão executar cada cardápio, o curso, série, data de início, término e indicação da periodicidade de aplicação de cada cardápio. Execução de cardápio Neste recurso o responsável da unidade informará a data de execução, o cardápio executado, período e a quantidade de alunos atendida. Com isto, os saldos em estoque da unidade escolar serão controlados automaticamente a cada execução realizada.

29 Módulo MD2 GESTÃO DE DEMANDAS E SERVIÇOS Auxilia no controle do atendimento de solicitações e serviços diversos efetuados pelas unidades escolares para a Secretaria de Educação com intuito de registrar as necessidades de manutenção do dia a dia das unidades escolares. Para as unidades escolares O sistema permite registrar as solicitações/chamados contendo unidade e usuário solicitante, data da solicitação, categoria de serviço e prazo desejado. Para o gestor O gestor responsável pelas unidades escolares, poderá deferir ou indeferir o pedido e colocar a razão, em caso de deferimento o mesmo pode nomear o responsável e o prazo para execução.

30 Identificação Controle de acesso Presença eletrônica em sala Módulo MD3

31 Módulo MD3 IDENTIFICAÇÃO Esta tecnologia, além de ser inovadora na rede pública de ensino, traz segurança aos alunos e tranquilidade aos responsáveis. Monitoramento de acesso com notificação via SMS. Com este recurso, os pais e responsáveis são notificados em tempo real, via mensagem de texto (SMS) ou aplicativo, sempre que o aluno entrar ou sair do prédio escolar. Controle em tempo real dos alunos Avisa automaticamente os professores, quanto aos alunos que não estão presentes em sala de aula ou no prédio escolar. Controle de ponto dos servidores Controla o ponto dos servidores da educação de acordo com a alocação e carga horária estipulada. Controle dos gestores Avisa gestores e diretores sobre as faltas e atrasos de servidores.

32 Módulo MD3 CONTROLE DE ACESSO O controle de acesso nas portarias, permite somente a entrada de alunos, servidores ou visitantes pré-cadastrados na unidade escolar, coibindo o acesso de pessoas não autorizadas, aumentando a segurança e tranquilidade. PRESENÇA ELETRÔNICA EM SALA A chamada eletrônica de alunos através da identificação por biometria facial e ou digital, confirma que o aluno está assistindo aula e as informações são alimentadas automaticamente no diário eletrônico do professor. O grande beneficio é a eliminação do tempo gasto em chamadas de presença, convertendo este tempo em hora-aula e permitindo maior produtividade do período do ensino, com ganho anual significativo.

33 MATÉRIAS E REPORTAGENS MD Mentoris RN: uso de soſtware público gera economia de R$ 2,4 mi Sistema público permite redução de gastos em cidade potiguar CAÇADOR (SC) - Prefeito estima economia de R$ 250 mil por ano usando soſtware do governo Inovação na gestão escolar de Cocal do Sul com o soſtware i-educar (RBS TV Criciúma) Escola Pública de São Miguel dos Campos finaliza ano letivo escolar com sistemas de informação

34 CONHEÇA TODA A NOSSA LINHA DE PRODUTOS Soluções no controle de ponto Soluções completas de acesso Controle de acesso por biometria facial Sistemas de estacionamento Rastreamento e gestão de frota Gestão escolar

35 SERVIÇOS Contrato de manutenção de hardware com ou sem reposição de peças. Contrato de manutenção de soſtware. Controle de acesso e cronometragem de eventos. Suporte técnico remoto ou presencial. Atendimento personalizado em todo território nacional.

36 NOSSOS PRINCIPAIS CLIENTES

37 PRESENTE NOS PRINCIPAIS PONTOS DO BRASIL MATRIZ SP São Paulo (11) FILIAIS Belo Horizonte (MG) (31) Campinas (SP) (19) Recife (PE) (81) Rio de Janeiro (RJ) (21) Salvador (BA) (71) Santos (SP) (13) São José dos Campos (SP)(12) CONCESSIONÁRIAS Curitiba (PR) (41) Fortaleza (CE) (65) Porto Alegre (RS) (51) Ribeirão Preto (SP) (16) São Gonçalo (RJ) (21) Várzea Grande (MT) (65) Revendas e autorizadas em todo território nacional. Encontre a MADIS mais próxima através do nosso site:

Sistema Web; Permite acessas todas as funcionalidades via tablete; Não precisa instalar nenhum aplicativo para acessar o sistema Web.

Sistema Web; Permite acessas todas as funcionalidades via tablete; Não precisa instalar nenhum aplicativo para acessar o sistema Web. Características Gerais: Sistema Web; Permite acessas todas as funcionalidades via tablete; Não precisa instalar nenhum aplicativo para acessar o sistema Web. Modulo Geral Secretaria Possui cadastros das

Leia mais

Backsite Serviços On-line

Backsite Serviços On-line Apresentação Quem Somos O Backsite Com mais de 15 anos de mercado, o Backsite Serviços On-line vem desenvolvendo soluções inteligentes que acompanham o avanço das tecnologias e do mundo. Com o passar do

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO AMBIENTE EAD (Educação a Distância) ÍNDICE

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO AMBIENTE EAD (Educação a Distância) ÍNDICE MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO AMBIENTE EAD (Educação a Distância) ÍNDICE FORMAS DE ACESSO AO AMBIENTE EAD... 2 O AMBIENTE EAD... 2 TERMO DE COMPROMISSO... 3 CONHECENDO A HOME PAGE DO TREINAMENTO EAD... 3 ETAPAS

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO TREINAMENTO EAD (Educação a Distância) ÍNDICE

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO TREINAMENTO EAD (Educação a Distância) ÍNDICE MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO TREINAMENTO EAD (Educação a Distância) ÍNDICE FORMAS DE ACESSO AO AMBIENTE EAD... 2 O AMBIENTE EAD... 3 TERMO DE COMPROMISSO... 4 CONHECENDO A HOME PAGE DO TREINAMENTO EAD... 4

Leia mais

MANUAL DO PROFESSOR Portal LS Educação

MANUAL DO PROFESSOR Portal LS Educação MANUAL DO PROFESSOR Portal LS Educação MANTIDA FACULDADE CIDADE DE JOÃO PINHEIRO MANTENEDORA ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DE JOÃO PINHEIRO Olá Professor(a), este é um manual prático e resumido para acesso ao

Leia mais

EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO ENEM 2013. Aloizio Mercadante Ministro de Estado da Educação

EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO ENEM 2013. Aloizio Mercadante Ministro de Estado da Educação EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO ENEM 2013 Aloizio Mercadante Ministro de Estado da Educação Cartão de Confirmação de Inscrição Entregues: 99,98% UF Participantes Entregues AC 58.364 100,00% AL 122.356 99,00%

Leia mais

Tutorial de Acesso ao AVA - Ambiente Virtual de Aprendizagem e-learning Consinco. Agosto 2015, versão 1

Tutorial de Acesso ao AVA - Ambiente Virtual de Aprendizagem e-learning Consinco. Agosto 2015, versão 1 Tutorial de Acesso ao AVA - Ambiente Virtual de Aprendizagem e-learning Consinco Agosto 2015, versão 1 Consinco e-learning O Que é? Como Acessar? O Consinco e-learning é o portal de Ensino a Distância

Leia mais

Você poderá acompanhar o status da solicitação, facilitando seu acesso aos documentos e serviços oferecidos pela Instituição.

Você poderá acompanhar o status da solicitação, facilitando seu acesso aos documentos e serviços oferecidos pela Instituição. Vitória-ES, 17 de julho de 2014. Prezado(a) Aluno(a), Para inovar e levar praticidade para seus alunos, a Faculdade Multivix-Vitória está disponibilizando a solicitação de alguns documentos e serviços

Leia mais

Manual Operativo do Sistema de Monitoramento do Plano Plurianual de Ação Governamental - PPAG APRESENTAÇÃO

Manual Operativo do Sistema de Monitoramento do Plano Plurianual de Ação Governamental - PPAG APRESENTAÇÃO 4ª Edição revisada abril/2014 APRESENTAÇÃO O Plano Plurianual de Ação Governamental PPAG é um planejamento de médio prazo da esfera pública, que explicita diretrizes, objetivos, ações, programas e metas

Leia mais

Manual de Operacionalização do Módulo de Prestação de Contas PCS

Manual de Operacionalização do Módulo de Prestação de Contas PCS Manual de Operacionalização do Módulo de Prestação de Contas PCS Versão Fevereiro/2013 Índice PCS - Módulo de Prestação de Contas...3 Acesso ao Módulo PCS...3 1. Contas financeiras...5 1.1. Cadastro de

Leia mais

O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio.

O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio. AVISO O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio. Nenhuma parte desta publicação pode ser reproduzida nem transmitida

Leia mais

RESERVAR MANUAL SISTEMA DE RESERVAS DE SALAS INFORMATIZADAS

RESERVAR MANUAL SISTEMA DE RESERVAS DE SALAS INFORMATIZADAS RESERVAR MANUAL SISTEMA DE RESERVAS DE SALAS INFORMATIZADAS Faculdades Integradas do Brasil www.unibrasil.com.br 1 Sumário 1 INTRODUÇÃO...3 2 ÁREA DE ACESSO PÚBLICO...4 2.1 VISUALIZAÇÃO E NAVEGAÇÃO POR

Leia mais

Solução de Segurança patrimonial com a tecnologia RFID(*)

Solução de Segurança patrimonial com a tecnologia RFID(*) Solução de Segurança patrimonial com a tecnologia RFID(*) (*) - RFID Identificação por Rádio Freqüência Usa antenas que lêem e gravam informações em chips, para monitoramento de ativos pessoas ou objetos

Leia mais

Tudo o que você precisa saber sobre o estacionamento rotativo zona azul

Tudo o que você precisa saber sobre o estacionamento rotativo zona azul Tudo o que você precisa saber sobre o estacionamento rotativo zona azul A Comtempo cuida do sistema de pagamento do rotativo eletrônico de Itajubá. Um sistema moderno que permite ao motorista ativar o

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO DE PROJETOS EDUCACIONAIS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO DE PROJETOS EDUCACIONAIS UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO DE PROJETOS EDUCACIONAIS EDITAL Nº 001/14 PROEN/DE, de 17 de fevereiro de 2014. PROGRAMA

Leia mais

MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL SECRETARIA NACIONAL DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL

MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL SECRETARIA NACIONAL DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL SECRETARIA NACIONAL DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE DESASTRES CEPED/RS CAPACITAÇÃO

Leia mais

Pró-Reitoria de Administração - PRAd Assessoria de Informática - AI SISTEMA DE PUBLICAÇÃO DE LICITAÇÕES. Manual de Procedimentos

Pró-Reitoria de Administração - PRAd Assessoria de Informática - AI SISTEMA DE PUBLICAÇÃO DE LICITAÇÕES. Manual de Procedimentos Pró-Reitoria de Administração - PRAd Assessoria de Informática - AI SISTEMA DE PUBLICAÇÃO DE LICITAÇÕES Manual de Procedimentos 2004 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO...3 2. OBJETIVOS...3 3. ÂMBITO DE APLICAÇÃO...3

Leia mais

Software para Gestão de Equipes Externas Produtividade e Controle sobre sua equipe externa

Software para Gestão de Equipes Externas Produtividade e Controle sobre sua equipe externa Software para Gestão de Equipes Externas Produtividade e Controle sobre sua equipe externa A MobiView é originada do Grupo Original Brasil, fundado em 1990 e desde 2005 é especializada em desenvolvimento

Leia mais

COMUNICADO SIAD 019 /2007 ASSUNTO: Frota Abastecimento no Posto Orgânico Coletivo de Combustível - POC

COMUNICADO SIAD 019 /2007 ASSUNTO: Frota Abastecimento no Posto Orgânico Coletivo de Combustível - POC Órgão/Setor SECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO E GESTÃO Rua Bernardo Guimarães, 2731. Tel.: (31) 3290-4600 CEP: 30.180-140 Belo Horizonte Minas Gerais Brasil CGC: 18.715.607 / 0001-13 Inscrição Estadual:

Leia mais

ORIENTAÇÕES CENSO ESCOLAR 2010 VERSÃO 1.0

ORIENTAÇÕES CENSO ESCOLAR 2010 VERSÃO 1.0 ORIENTAÇÕES CENSO ESCOLAR 2010 VERSÃO 1.0 SUMÁRIO 1. O QUE É O CENSO?... 3 2. QUANDO OCORRE?... 3 3. COMO É COLETADO COM AS ESCOLAS QUE UTILIZAM O SIGEAM ONLINE?. 4 4. O QUE É NECESSÁRIO SER FEITO ATÉ

Leia mais

NEPLE. Núcleo de Ensino-Aprendizagem e Pesquisa em Línguas Estrangeiras. Núcleo de Ensino-Aprendizagem e Pesquisa em Línguas Estrangeiras

NEPLE. Núcleo de Ensino-Aprendizagem e Pesquisa em Línguas Estrangeiras. Núcleo de Ensino-Aprendizagem e Pesquisa em Línguas Estrangeiras NEPLE 1/15 Versão 1.0 Guia do Professor Histórico Prezado Professor, seja bem-vindo ao NEPLE! A página do NEPLE Pesquisa em Línguas Estrangeiras foi criada por um grupo de professores de LE (Inglês e Espanhol)

Leia mais

MANUAL MOODLE - PROFESSORES

MANUAL MOODLE - PROFESSORES MANUAL MOODLE - PROFESSORES VERSÃO 2.5 Faculdades Projeção FACULDADE PROJEÇÃO Prof. Oswaldo Luiz Saenger Presidente Prof.ª Catarina Fontoura Costa Diretora Geral das Unidades Educacionais Prof. José Sérgio

Leia mais

O Sistema foi inteiramente desenvolvido em PHP+Javascript com banco de dados em MySQL.

O Sistema foi inteiramente desenvolvido em PHP+Javascript com banco de dados em MySQL. Nome do Software: Gerenciador de Projetos Versão do Software: Gerenciador de Projetos 1.0.0 1. Visão Geral Este Manual de Utilização do Programa Gerenciador de Projetos via Web, tem por finalidade facilitar

Leia mais

CALEDÁRIO ESCOLAR. Página 1 de 24

CALEDÁRIO ESCOLAR. Página 1 de 24 Página 1 de 24 SISTEMA DE CALENDÁRIO ESCOLAR O Sistema de Calendário Escolar é a primeira etapa de uma grande evolução que ocorrerá nos sistemas de informatização da Secretaria de Estado da Educação. As

Leia mais

SISTEMA DE BIBLIOTECAS DO IFRS

SISTEMA DE BIBLIOTECAS DO IFRS Manual do Usuário: SISTEMA DE BIBLIOTECAS DO IFRS Em 2013 foi adquirido o Sistema de Gerenciamento de Bibliotecas Pergamum para todas Bibliotecas do IFRS. A implantação está sendo feita de acordo com as

Leia mais

Site Fácil. Guia do Usuário. PROCERGS Divisão 5

Site Fácil. Guia do Usuário. PROCERGS Divisão 5 Site Fácil Guia do Usuário PROCERGS Divisão 5 Este documento foi produzido pela PROCERGS - Divisão 5. Praça dos Açorianos, s/n - CEP 90010-340 Porto Alegre, RS (051) 210-3100 http:\\www.procergs.com.br

Leia mais

Manual. IntraWeb - Aluno. JR Sistemas e Tecnologia Ltda www.jrsistemas.net

Manual. IntraWeb - Aluno. JR Sistemas e Tecnologia Ltda www.jrsistemas.net Manual IntraWeb - Aluno JR Sistemas e Tecnologia Ltda www.jrsistemas.net Sumário Conhecendo a IntraWeb Aluno... 6 Login... 9 Dados Cadastrais... 11 Alterar senha... 12 Menu Secretaria... 13 Extrato de

Leia mais

Manual Ilustrado Módulo At. Clínico Agenda, ASOs, Impressos

Manual Ilustrado Módulo At. Clínico Agenda, ASOs, Impressos Manual Ilustrado Módulo At. Clínico Agenda, ASOs, Impressos Março 2014 Indíce Título do documento 1. Objetivo... 3 2. Como utilizar esse material em seus estudos de Atendimento Clínico... 3 3. Introdução...

Leia mais

GUIA INFORMATIVO DA PÓS-GRADUAÇÃO

GUIA INFORMATIVO DA PÓS-GRADUAÇÃO GUIA INFORMATIVO DA PÓS-GRADUAÇÃO Parabéns por ter escolhido a FAMÍLIA PROMINAS para estudar, agradecemos a preferência e confiança depositadas em nossos serviços educacionais. Faremos de tudo para lhe

Leia mais

Guia do Usuário Prosoft Analir versão 7.0. Introdução... 2. Liberação das licenças... 3

Guia do Usuário Prosoft Analir versão 7.0. Introdução... 2. Liberação das licenças... 3 Área Universidade Prosoft Autor Clécio Esteves Cavalcante Revisor Ricardo Sales Criação 26/02/2014 Publicação Edição 02-14/10/2014 Distribuição Franqueadora, Franquias e Clientes. Guia do Usuário Prosoft

Leia mais

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Secretária de Gestão Estratégica e Participativa da Saúde SGEP. Coordenação de Desenvolvimento dos Sistemas de Saúde - CDESS

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Secretária de Gestão Estratégica e Participativa da Saúde SGEP. Coordenação de Desenvolvimento dos Sistemas de Saúde - CDESS MINISTÉRIO DA SAÚDE Secretária de Gestão Estratégica e Participativa da Saúde SGEP Coordenação de Desenvolvimento dos Sistemas de Saúde - CDESS Departamento de Informática do SUS - DATASUS Manual operacional

Leia mais

Escola de Contas Públicas Tribunal de Contas do Estado de São Paulo

Escola de Contas Públicas Tribunal de Contas do Estado de São Paulo Escola de Contas Públicas Tribunal de Contas do Estado de São Paulo PROGRAMA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA Novembro 2008 São Paulo SP Primeiramente queremos observar que este texto não se trata de um manual,

Leia mais

Manual SIGEESCOLA Matrícula - 2009

Manual SIGEESCOLA Matrícula - 2009 Manual SIGEESCOLA Matrícula - 2009 GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ SECRETARIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA COORDENADORIA DE DESENVOLVIMENTO DA ESCOLA PASSO A PASSO DA UTILIZAÇÃO DO SIGE ESCOLA 2009 1. PARA ACESSAR O

Leia mais

MBA EM GESTÃO PÚBLICA

MBA EM GESTÃO PÚBLICA EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online MBA EM GESTÃO PÚBLICA Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação

Leia mais

Integração da Digitação de Eventos

Integração da Digitação de Eventos Integração da Digitação de Eventos Índice 1. APRESENTAÇÃO... 1 1.1. Primeiro Acesso... 1 1.2. Conhecendo a Plataforma... 3 1.2.1. Seleção da Empresa... 3 1.2.2. Sair do sistema/minhas Configurações...

Leia mais

GUIA DE REMATRÍCULA 2015/1. Volte às aulas com tranquilidade!

GUIA DE REMATRÍCULA 2015/1. Volte às aulas com tranquilidade! GUIA DE REMATRÍCULA 2015/1 Volte às aulas com tranquilidade! Calendário 2015.1 TenHa um ótimo semestre! GUIA DE REMATRÍCULA 2015/1 1 - REMATRÍCULA O vínculo acadêmico, nos cursos de graduação do CENTRO

Leia mais

Política de Privacidade do Serviço OurSound para Estabelecimentos

Política de Privacidade do Serviço OurSound para Estabelecimentos Política de Privacidade do Serviço OurSound para Estabelecimentos Esta Política de privacidade explica a política do OurSound no que tange a coleta, utilização, divulgação e transferência de informações,

Leia mais

Manual do Teclado de Satisfação Online WebOpinião

Manual do Teclado de Satisfação Online WebOpinião Manual do Teclado de Satisfação Online WebOpinião Versão 1.2.3 27 de novembro de 2015 Departamento de Engenharia de Produto (DENP) SEAT Sistemas Eletrônicos de Atendimento 1. Introdução O Teclado de Satisfação

Leia mais

2016/1 INFORMATIVO DE MATRÍCULA

2016/1 INFORMATIVO DE MATRÍCULA 2016/1 INFORMATIVO DE MATRÍCULA INFORMATIVO DE MATRÍCULA 2016/1 Aqui você encontrará informações importantes para a realização da sua matrícula para 2016/1, datas e procedimentos para regularização financeira,

Leia mais

HP Installation Service

HP Installation Service HP Installation Service Serviços HP Dados técnicos O HP Installation Service prevê a instalação básica de servidores, estações de trabalho, sistemas desktop, PCs notebooks, thin clients, dispositivos de

Leia mais

Manual de Inclusão e Exclusão de Disciplinas Online

Manual de Inclusão e Exclusão de Disciplinas Online Apresentação Este manual apresenta o processo de inclusão e exclusão de disciplinas que o aluno poderá realizar através do Espaço do Aluno. Inclusão/Exclusão Durante todo processo o aluno poderá alterar

Leia mais

Ministério da Fazenda Escola de Administração Fazendária Diretoria de Educação Biblioteca. Manual do Usuário da Biblioteca da Esaf

Ministério da Fazenda Escola de Administração Fazendária Diretoria de Educação Biblioteca. Manual do Usuário da Biblioteca da Esaf Ministério da Fazenda Escola de Administração Fazendária Diretoria de Educação Biblioteca Manual do Usuário da Biblioteca da Esaf Brasília, 2011 Ministério da Fazenda Escola de Administração Fazendária

Leia mais

SIE - SISTEMA DE INFORMAÇÕES PARA O ENSINO CADASTRO DE FUNCIONÁRIOS

SIE - SISTEMA DE INFORMAÇÕES PARA O ENSINO CADASTRO DE FUNCIONÁRIOS SIE - SISTEMA DE INFORMAÇÕES PARA O ENSINO CADASTRO DE FUNCIONÁRIOS SANTA MARIA FATECIENS 2008 Este manual tem por finalidade apresentar as especificações detalhadas da aplicação de Cadastro de Funcionários,

Leia mais

PASSOS PARA EFETIVAÇÃO DO CENSO ESCOLAR 2015

PASSOS PARA EFETIVAÇÃO DO CENSO ESCOLAR 2015 DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE TOCANTINOPOLIS SETOR REGIONAL DE INSPEÇÃO ESCOLAR E TECNOLOGIA CENSO ESCOLAR PASSOS PARA EFETIVAÇÃO DO CENSO ESCOLAR 2015 PARTE l INICIAL 1º passo: acessar o site oficial

Leia mais

REGULAMENTO DAS BIBLIOTECAS: CENTRAL E INFANTIL

REGULAMENTO DAS BIBLIOTECAS: CENTRAL E INFANTIL REGULAMENTO DAS BIBLIOTECAS: CENTRAL E INFANTIL DA NATUREZA Art. 1º - A Biblioteca do Colégio Catarinense, apresentando características inovadoras, alicerçada no conhecimento e na qualidade na prestação

Leia mais

Formação de nível médio ou superior. Experiência mínima de 1 (um) ano no magistério básico, técnico ou superior.

Formação de nível médio ou superior. Experiência mínima de 1 (um) ano no magistério básico, técnico ou superior. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL Campus Rio Grande REDE ESCOLA TÉCNICA ABERTA DO BRASIL (e-tec BRASIL) EDITAL Nº 01, DE 29 DE JANEIRO DE 2014

Leia mais

MANUAL - CONTABILIDADE

MANUAL - CONTABILIDADE MANUAL - CONTABILIDADE MANUAL - TABELAS CONTÁBEIS E ORÇAMENTÁRIAS SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO...3 2. MÓDULO CONTABILIDADE...4 2.1. PLANO CONTÁBIL...4 2.2. BOLETIM CONTÁBIL...4 2.2.1. Lançamentos Contábeis...5

Leia mais

Software para Gestão de Frotas Economia e Controle total de seus veículos

Software para Gestão de Frotas Economia e Controle total de seus veículos Software para Gestão de Frotas Economia e Controle total de seus veículos A MobiView é originada do Grupo Original Brasil, fundado em 1990 e desde 2005 é especializada em desenvolvimento de softwares para

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online ENSINO DE FÍSICA EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação na Modalidade

Leia mais

REGULAMENTO DA MONITORIA DOS CURSOS SUPERIORES

REGULAMENTO DA MONITORIA DOS CURSOS SUPERIORES REGULAMENTO DA MONITORIA DOS CURSOS SUPERIORES Considerando o artigo 84 da LDB nº 9.394/96 o qual estabelece que: Os discentes da educação superior poderão ser aproveitados em tarefas de ensino e pesquisa

Leia mais

Manual para acesso às disciplinas na modalidade EAD

Manual para acesso às disciplinas na modalidade EAD Manual para acesso às disciplinas na modalidade EAD Para acessar sua senha: 1. Entrar no portal Metodista online Acesse o site www.bennett.br. No lado superior direito aparecerá a janela da área de login,

Leia mais

PROJETO PILOTO. Setembro 2015

PROJETO PILOTO. Setembro 2015 PROJETO PILOTO Setembro 2015 Manual completo de funcionamento do projeto: Instruções Iniciais, Perguntas Frequentes e Tutorial de Utilização 1 Projeto Piloto - Aplicativo Di@rio de Classe 1) Instruções

Leia mais

paradigma WBC Public - compra direta Guia do Fornecedor paradigma WBC Public v6.0 g1.0

paradigma WBC Public - compra direta Guia do Fornecedor paradigma WBC Public v6.0 g1.0 paradigma WBC Public - compra direta Guia do Fornecedor paradigma WBC Public v6.0 g1.0 agosto de 2007 As informações contidas neste documento, incluíndo quaisquer URLs e outras possíveis referências a

Leia mais

Conceitos Básicos de Rede. Um manual para empresas com até 75 computadores

Conceitos Básicos de Rede. Um manual para empresas com até 75 computadores Conceitos Básicos de Rede Um manual para empresas com até 75 computadores 1 Conceitos Básicos de Rede Conceitos Básicos de Rede... 1 A Função de Uma Rede... 1 Introdução às Redes... 2 Mais Conceitos Básicos

Leia mais

COORDENAÇÃO DE EAD MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MOODLE 2.6 PERFIL ALUNO. Versão 1.0

COORDENAÇÃO DE EAD MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MOODLE 2.6 PERFIL ALUNO. Versão 1.0 COORDENAÇÃO DE EAD MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MOODLE 2.6 PERFIL ALUNO Versão 1.0 2015 SUMÁRIO 1. O MOODLE 3 2. Acesso à Plataforma 3 2.1. Cadastrar-se em uma disciplina 4 2.2. Página Inicial do Curso 5 3.

Leia mais

PADRÕES DE QUALIDADE OUTUBRO 2000

PADRÕES DE QUALIDADE OUTUBRO 2000 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DEPARTAMENTO DE POLÍTICA DO ENSINO SUPERIOR COORDENAÇÃO DAS COMISSÕES DE ESPECIALISTAS DE ENSINO COMISSÃO DE ESPECIALISTAS DE ENSINO DE FARMÁCIA PADRÕES

Leia mais

Introdução ao icare 2

Introdução ao icare 2 Introdução ao icare 2 (Instrumentação para a Coleta Assistida de Resíduos Recicláveis V.2) Arthur Elídio da Silva Lucas Zenaro José Tarcísio F. de Camargo Unipinhal (2015) SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO... 3 O

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DOMINIO ATENDIMENTO

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DOMINIO ATENDIMENTO Rua Afonso Arrechea, 240, Santo Ant. do Sudoeste - PR Tel 46 3563-1518 Fax 46 3563-3780 contato@diferencialcontabil.cnt.br www.diferencialcontabil.cnt.br MANUAL DE UTILIZAÇÃO DOMINIO ATENDIMENTO VERSÃO

Leia mais

Acesso ao Credenciamento

Acesso ao Credenciamento 2 1 Credenciamento Para todas as pessoas jurídicas que acessarem o sistema da NFS-e, será necessário inicialmente efetuar o credenciamento. O credenciamento é obrigatório para todas as empresas estabelecidas

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO PORTAL DO PROFESSOR

MANUAL DO USUÁRIO PORTAL DO PROFESSOR MANUAL DO USUÁRIO PORTAL DO PROFESSOR ACESSANDO O PORTAL DO PROFESSOR Para acessar o portal do professor, acesse o endereço que você recebeu através da instituição de ensino ou acesse diretamente o endereço:

Leia mais

MANUAL DO PROFESSOR. Suporte: SISTEMA DE GESTÃO EDUCACIONAL VIRTUALCLASS. EMAIL: suporte@virtualclass.com.br Skype: suportetisoebras

MANUAL DO PROFESSOR. Suporte: SISTEMA DE GESTÃO EDUCACIONAL VIRTUALCLASS. EMAIL: suporte@virtualclass.com.br Skype: suportetisoebras SISTEMA DE GESTÃO EDUCACIONAL VIRTUALCLASS MANUAL DO PROFESSOR Suporte: EMAIL: suporte@virtualclass.com.br Skype: suportetisoebras Nas unidades: Departamento de Tecnologia e Informação DTI Responsáveis

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online PSICOPEDAGOGIA Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação na Modalidade

Leia mais

ANEXO I - TERMO DE REFERÊNCIA NÚCLEO DE EMPREENDIMENTOS EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ARTES NECTAR.

ANEXO I - TERMO DE REFERÊNCIA NÚCLEO DE EMPREENDIMENTOS EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ARTES NECTAR. ANEXO I - TERMO DE REFERÊNCIA NÚCLEO DE EMPREENDIMENTOS EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ARTES NECTAR. OBJETO: CONTRATAÇÃO DE EMPRESA ESPECIALIZADA PARA CONSTRUÇÃO DO PORTAL E AQUISIÇÃO DE SOFTWARE DE GESTÃO DE

Leia mais

Prezado calouro, Conheça os serviços do CEULJI/ULBRA: AUTOATENDIMENTO. Acesse o site www.ulbra.br/jiparana

Prezado calouro, Conheça os serviços do CEULJI/ULBRA: AUTOATENDIMENTO. Acesse o site www.ulbra.br/jiparana Prezado calouro, Objetivando facilitar sua vida acadêmica, o CEULJI/ULBRA lançou o Manual do Calouro, um guia com os principais serviços oferecidos pela Instituição através do site ou Central de Atendimento.

Leia mais

[MANUAL - SIGU] [MÓDULO DO ALUNO]

[MANUAL - SIGU] [MÓDULO DO ALUNO] 2015 Universidade Candido Mendes [MANUAL - SIGU] [MÓDULO DO ALUNO] Manual do módulo do aluno do sistema acadêmico de gestão universitária da Candido Mendes Sumário 1. INTRODUÇÃO... 5 2. DASHBOARD... 5

Leia mais

Manual do Portal do Fornecedor. isupplier

Manual do Portal do Fornecedor. isupplier isupplier Revisão 01 Setembro 2011 Sumário 1 Acesso ao portal isupplier... 03 2 Home Funções da Tela Inicial... 05 3 Ordens de Compra Consultar Ordens de Compra... 07 4 Entregas Consultar Entregas... 13

Leia mais

5. Um mesmo aluno não poderá integrar mais de uma equipe.

5. Um mesmo aluno não poderá integrar mais de uma equipe. Regulamento Desafio FACAMP DESAFIO DA BOLSA DE VALORES BM&F BOVESPA O DESAFIO FACAMP 2016 Desafio da Bolsa de Valores BM&F BOVESPA, realizado pela FACAMP - Faculdades de Campinas tem por finalidade principal

Leia mais

Manual Protocolo Virtual Versão 1.2. Sumário

Manual Protocolo Virtual Versão 1.2. Sumário Sumário 1. Informações Iniciais 1.1. Sobre o sistema Protocolo Virtual Segunda chamada 1.2 Sobre o sistema Protocolo Virtual Trancamento 2. Procedimento do pedido de segunda chamada de Avaliação 3. Aluno

Leia mais

ÍNDICE 01 DYNAFLEET. Visão geral... 2 Transferência de dados... 3

ÍNDICE 01 DYNAFLEET. Visão geral... 2 Transferência de dados... 3 ÍNDICE 01 DYNAFLEET Visão geral... 2 Transferência de dados... 3 Assembly date filter: w1527 (2015-06-29). Variant filter on: STWPOS-L,TAS-ANA,TGW-3GWL,TYPE-FH. DYNAFLEET 01 01 Visão geral DYNAFLEET 2

Leia mais

MANUAL DE NORMAS E PROCEDIMENTOS PARA COMPRAS E CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS COMPRADORES E FORNECEDORES FUNDAÇÃO DE APOIO À UNIFESP

MANUAL DE NORMAS E PROCEDIMENTOS PARA COMPRAS E CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS COMPRADORES E FORNECEDORES FUNDAÇÃO DE APOIO À UNIFESP MANUAL DE NORMAS E PROCEDIMENTOS PARA COMPRAS E CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS COMPRADORES E FORNECEDORES FUNDAÇÃO DE APOIO À UNIFESP 2015 ÍNDICE 1. Introdução... 2 2. Dos Objetivos Específicos... 2 3. Dos Envolvidos

Leia mais

Programa de Treinamento de Profissionais de Aeroportos TREINAR

Programa de Treinamento de Profissionais de Aeroportos TREINAR PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA DE AVIAÇÃO CIVIL SECRETARIA DE NAVEGAÇÃO AÉREA CIVIL Programa de Treinamento de Profissionais de Aeroportos TREINAR EDITAL Nº 04/2016 SENAV/SAC-PR A Secretaria de Navegação

Leia mais

DISCIPLINAS SEMIPRESENCIAIS

DISCIPLINAS SEMIPRESENCIAIS DISCIPLINAS SEMIPRESENCIAIS EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA UNIVERSIDADE CEUMA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CEAD DISCIPLINAS SEMIPRESENCIAIS O QUE VOCÊ PRECISA

Leia mais

Política de Privacidade A Dellínea Preza pela sua segurança

Política de Privacidade A Dellínea Preza pela sua segurança Política de Privacidade A Dellínea Preza pela sua segurança Por favor, leia com atenção a política de privacidade para conhecer os termos e condições em que suas informações pessoais serão armazenadas,

Leia mais

1- Acessando o sistema

1- Acessando o sistema Sumário 1- Acessando o sistema... 3 2.0 - Opções do Menu... 4 3.0 - Config. U.E.... 4 3.1 - Período Letivo... 4 Adicionando o período letivo... 5 Alterando o período letivo... 5 4.0 - Integração SGE:...

Leia mais

SEGMENTO DE ATACADO E DISTRIBUIÇÃO_

SEGMENTO DE ATACADO E DISTRIBUIÇÃO_ SEGMENTO DE ATACADO E DISTRIBUIÇÃO_ APRESENTAÇÃO DE SOFTWARE Solução exclusiva GESTÃO INTEGRADA_ Gerenciar os aspectos administrativos e operacionais da cadeia de distribuição e armazenamento com o Open

Leia mais

1.2. O acompanhamento de Editais e comunicados referentes a este Processo Seletivo é de responsabilidade exclusiva do candidato.

1.2. O acompanhamento de Editais e comunicados referentes a este Processo Seletivo é de responsabilidade exclusiva do candidato. EDITAL Nº 11/2015, de 28 de abril de 2015 PROCESSO DE SELEÇÃO PARA SERVIDORES PÚBLICOS DE ENSINO PARA INGRESSO NO CURSO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO SUBSEQUENTE AO ENSINO MÉDIO, DO PROFUNCIONÁRIO CURSOS A DISTÂNCIA

Leia mais

Figura 1: tela inicial do BlueControl COMO COLOCAR A SALA DE INFORMÁTICA EM FUNCIONAMENTO?

Figura 1: tela inicial do BlueControl COMO COLOCAR A SALA DE INFORMÁTICA EM FUNCIONAMENTO? Índice BlueControl... 3 1 - Efetuando o logon no Windows... 4 2 - Efetuando o login no BlueControl... 5 3 - A grade de horários... 9 3.1 - Trabalhando com o calendário... 9 3.2 - Cancelando uma atividade

Leia mais

Guia para utilização do ambiente de EaD UniRitter

Guia para utilização do ambiente de EaD UniRitter Guia para utilização do ambiente de EaD UniRitter Sumário 1 Acesso ao ambiente de EaD... 1 2 Navegação... 2 3 Perfil... 2 4 Programação... 3 5 Blocos... 4 6 Comunicação... 6 6.1 Fórum de notícias... 6

Leia mais

Manual do Aluno e Regulamento Interno

Manual do Aluno e Regulamento Interno Manual do Aluno e Regulamento Interno Índice Principais Atividades 3 Cursos 3 Treinamentos 3 Convênios 3 Premiações 3 Certificação 4 Publicações 4 Biblioteca 4 Centro de Memória 4 Visitas à Bolsa 4 Localize-se

Leia mais

MANUAL DO PLANO INDIVIDUAL DE TRABALHO

MANUAL DO PLANO INDIVIDUAL DE TRABALHO MANUAL DO PLANO INDIVIDUAL DE TRABALHO JANEIRO 2015 UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA UNEB PRÓ-REITORIA DE GESTÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS PGDP Marcelo Duarte Dantas de Ávila GERÊNCIA DE GESTÃO DE PESSOAS

Leia mais

MANUAL DO ALUNO INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA

MANUAL DO ALUNO INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA MANUAL DO ALUNO INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA 2015 INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA - Rua Torquato Laranja, nº 92 Centro CEP 29100-370 - Vila - Velha ES - Tel: (27) 3320-3400 Seja

Leia mais

CEARÁ - PARANGABA PROCEDIMENTOS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE DOCENTES PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO E GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA

CEARÁ - PARANGABA PROCEDIMENTOS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE DOCENTES PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO E GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA CEARÁ - PARANGABA PROCEDIMENTOS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE DOCENTES PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO E GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA O CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DO CEARÁ - PARANGABA divulga processo seletivo para

Leia mais

i-educar Sistema de Gestão Escolar

i-educar Sistema de Gestão Escolar i-educar Sistema de Gestão Escolar Sistema de Gestão Escolar i-educar O i-educar é um sistema integrado de gestão escolar, desenvolvido com o objetivo principal de centralizar informações sobre o sistema

Leia mais

COTAÇÃO DE COMPRAS COM COTAÇÃO WEB

COTAÇÃO DE COMPRAS COM COTAÇÃO WEB COTAÇÃO DE COMPRAS COM COTAÇÃO WEB RMS Software S.A. - Uma Empresa TOTVS Todos os direitos reservados. A RMS Software é a maior fornecedora nacional de software de gestão corporativa para o mercado de

Leia mais

Facilidades diferenciadas

Facilidades diferenciadas Facilidades do PABX P ABX Dígitro T9 Facilidade de Discagem pelo nome (7690) Identificação Vocalizada (*570) Gravação de chamadas Grupo de Ramais Captura de Chamada (Grupo:*65, Ramal: *60) Lista branca

Leia mais

Apresentação E&L ERP. Agendamento. Interbase. Domingos Martins ES. v. 1.0

Apresentação E&L ERP. Agendamento. Interbase. Domingos Martins ES. v. 1.0 Apresentação 1 E&L ERP Gestão da Saúde P Agendamento Interbase Domingos Martins ES v. 1.0 2 Introdução: Com o crescente número de pessoas que utilizam os serviços de saúde, cresceu também a necessidade

Leia mais

MANUAL DE PREENCHIMENTO DO PORTAL DE ATENDIMENTO AO PRESTADOR

MANUAL DE PREENCHIMENTO DO PORTAL DE ATENDIMENTO AO PRESTADOR MANUAL DE PREENCHIMENTO DO PORTAL DE ATENDIMENTO AO PRESTADOR Este Manual tem por finalidade orientar o preenchimento do Novo Portal de Serviços de Atendimento ao Prestador no atendimento aos beneficiários

Leia mais

Programas de Monitoramento e Inventário.

Programas de Monitoramento e Inventário. 88343-698 SITE: Programas de Monitoramento e Inventário. Os serviços prestados pela MW I.T. Soluções em TI são baseados em técnicos certificados pelos principais fabricantes de produtos de TI do mercado.

Leia mais

EDITAL Nº 16/2015. 2.1. A atividade de monitoria acadêmica na graduação em 2015 será exercida pelos alunos regulares dos cursos de graduação.

EDITAL Nº 16/2015. 2.1. A atividade de monitoria acadêmica na graduação em 2015 será exercida pelos alunos regulares dos cursos de graduação. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Fundação Universidade Federal do ABC Pró-Reitoria de Graduação Av. dos Estados, 5001 Bairro Bangu Santo André - SP CEP 09210-580 Fone: (11) 4996.7983 gabinete.prograd@ufabc.edu.br

Leia mais

MANUAL DO CANDIDATO. PROCESSO SELETIVO 2015-2º. semestre

MANUAL DO CANDIDATO. PROCESSO SELETIVO 2015-2º. semestre MANUAL DO CANDIDATO PROCESSO SELETIVO 2015-2º. semestre Caro Candidato, Este é o manual do processo seletivo para o 2º. semestre de 2015 para os cursos de Licenciatura em Pedagogia e Letras-Língua Portuguesa

Leia mais

Darwin Portal. Documentação Darwin Portal

Darwin Portal. Documentação Darwin Portal Darwin Portal Documentação Darwin Portal Versão 2.0.0 Outubro/2015 1. Introdução... 2 2. Darwin Portal, Requisitos de Acesso e Visão Geral... 2 3. My Darwin... 6 3.1. Operação... 6 3.2. Veículo... 7 3.3.

Leia mais

DIVULGAÇÃO DE COMPRAS

DIVULGAÇÃO DE COMPRAS MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO SECRETARIA DE LOGÍSTICA E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DEPARTAMENTO DE LOGÍSTICA E SERVIÇOS GERAIS DIVULGAÇÃO DE COMPRAS EVENTOS DE LICITAÇÃO, DISPENSA E INEXIGIBILIDADE

Leia mais