A Avaliação e a nota 4 do curso de Licenciatura em Física

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A Avaliação e a nota 4 do curso de Licenciatura em Física"

Transcrição

1 A Avaliação e a nota 4 do curso de Licenciatura em Física Para quem tiver curiosidade, entre os 310 cursos em atividade em todo o país (segundo a estranha tabela do E-MEC), são poucas as instituições que possuem nota 4 no curso de Licenciatura em Física (o CC - Conceito do Curso, segundo o MEC, se mede com os índices entre 1 e 5). Para ser mais exato, são 26 cursos com essa nota. E apenas sete cursos de Licenciatura em Física são nota 5, totalizando 33 cursos com as notas mais altas em todo o Brasil. Entre os cursos de Licenciatura em Física que tiraram nota 5, há apenas um Instituto Federal: o do Ceará. Entre os que tiraram nota 4, o curso Licenciatura em Física do IFAM vai fazer companhia aos pares dos seguintes institutos: Minas Gerais, Rio de Janeiro, Sertão, Pará, São Paulo e Maranhão. Tratando dos pontos fortes apontados pela comissão do MEC, os avaliadores deram nota 2 para três (apenas três!!!) dos 42 itens passíveis de serem analisados por nota de 1 a 5 (quarenta e dois itens, caro leitor). Vejam os itens: Funcionamento do colegiado de curso ou equivalente. JULGAMENTO: Apesar de estar implantado e regulamentado, o funcionamento do Colegiado do Curso dá-se de forma insuficiente (segundo os alunos não há participação discente nas decisões do colegiado e os registros das ATAS das reuniões indicam que elas não têm periodicidade definida) ; 3.1 Gabinetes de trabalho para professores Tempo Integral TI. JULGAMENTO: O número de gabinetes de trabalho individual para os docentes de tempo integral (8 para 15 docentes) é insuficiente ; 3.9. Laboratórios didáticos especializados: quantidade. JULGAMENTO: o número de laboratórios didáticos especializados atende de forma insuficiente o número de vagas autorizado, muito embora esteja adequado para o número de matrículas verificado à época da avaliação ;

2 Por outro lado, foram colocados como pontos fortes oito itens que ganharam nota 5 de conceito, que são os seguintes: 2.4. Experiência profissional, de magistério superior e de gestão acadêmica do (a) coordenador (a) JULGAMENTO: - A experiência profissional de magistério superior e de gestão acadêmica do coordenador é de 12 anos; 2.5. Regime de trabalho do (a) coordenador (a) do curso. JULGAMENTO: A relação entre o número de vagas anuais (40) e as horas dedicadas à coordenação (16) é de 2,5; 2.7. Titulação do corpo docente do curso. JULGAMENTO: Quase a totalidade dos docentes do curso (18 em 19) tem titulação em programas de pós-graduação stricto sensu; 2.9. Regime de trabalho do corpo docente do curso. JULGAMENTO: Todos os docentes do curso (19) estão sob regime de tempo parcial ou integral; Experiência no exercício da docência na educação básica. JULGAMENTO: Mais da metade do corpo docente (11 em 19) possui experiência na educação básica de mais de três anos; Experiência de magistério superior do corpo docente. JULGAMENTO: Todos os docentes possuem mais de três anos de experiência no magistério superior; 3.6. Bibliografia básica. JULGAMENTO: O acervo correspondente à bibliografia básica (aproximadamente 900 títulos) oferece ao menos três títulos por unidade curricular (50) e está disponível na proporção de um exemplar para cada 2,2 vagas anuais autorizadas (40); 3.8. Periódicos especializados. JULGAMENTO: O acervo de periódicos especializados é composto basicamente por publicações eletrônicas cujo acesso é disponibilizado pelo portal de periódicos da CAPES; Já na avaliação realizada pela CAI (Coordenação de Avaliação Interna) e que recebeu o aval da CPA (Comissão Própria de Avaliação), o segmento discente do curso de Licenciatura em Física apresentou como resultado do questionário de avalições do curso e institucional os seguintes pontos fortes: a capacidade do seu coordenador, a qualidade do seu corpo docente e o apoio ao discente. E como ponto fraco na percepção dos alunos os seguintes itens: o acervo da biblioteca, a alimentação e o setor de protocolo.

3 OPINIÕES Gostaria de destacar a participação do corpo docente tanto na qualificação quanto nas ações do curso. O nosso corpo docente foi o diferencial nessa avaliação, sendo um resultado do esforço de cada um deles em se qualificar. Márcio Amazonas, coordenador do curso de Licenciatura em Física O Departamento de Ensino Superior (DES) tem orgulho dos professores coordenadores, assim como dos que se dedicam ao ensino, pesquisa e extensão. O conceito quatro do curso de Licenciatura em Física ratifica e reflete o trabalho em grupo empreendido por todos, sem exceção, nessa nossa conquista. Parabéns a todos! Francisco Mendes Santos, chefe do DES/CMC/IFAM Sem exceção, essa nota quatro do curso de Licenciatura em Física reflete o trabalho conjunto de todos os setores educacionais e administrativos que estão imbuídos de vontade em fazer uma educação de qualidade. Sheylla Maria Luz Teixeira, diretora de ensino CMC/IFAM Agradeço a todos os colaboradores pelo engajamento voltado para a credibilidade dos cursos que essa casa oferece, que estão resultando em notas bastante significativas, tais como os cursos tecnológicos de Processos Químicos (nota 5), Desenvolvimento de Software (nota 4), Produção Publicitária (nota 5), alimentos (nota 4) e, agora, o MEC outorga a nota 4 para o curso de Licenciatura em Física. Parabéns a todos nós da comunidade IFAM Campus Manaus Centro. Júlio César Araújo de Freitas, diretor do Campus Manaus Centro/IFAM Já é de conhecimento público que o curso de Licenciatura em Física oferecido pelo IFAM tem um corpo docente altamente qualificado. E a nota 4 junto com a menção da comissão do MEC dizendo que o curso apresenta um perfil muito bom de qualidade nos dão a certeza de que estamos no caminho certo para oferecer uma educação de qualidade e também de que estamos formando um excelente profissional. Após essas constatações, agradecemos aos alunos, técnicos administrativos, professores e gestores envolvidos nesse processo: todos vocês estão de parabéns! Antonio Venâncio Castelo Branco, Reitor em exercício.

4 ANEXOS Anexo 01: MEC - JULGAMENTO DO CURSO DE LICENCIATURA DE FÍSICA PARTE FINAL Esta comissão de avaliação, tendo realizado as ações preliminares de avaliação, as considerações sobre cada uma das três dimensões avaliadas e sobre os requisitos legais, todas integrantes deste relatório e, considerando também os referenciais de qualidade dispostos na legislação vigente, atribuiu os seguintes conceitos por dimensão: Dimensão 1: Organização didático-pedagógica - conceito: 3,3 - suficiente Dimensão 2: Corpo docente - conceito: 4,1 - muito bom Dimensão 3: Infraestrutura - conceito: 3,3 - suficiente A maioria dos indicadores da dimensão ORGANIZAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA demonstram condições suficientes de implantação do que está previsto no PPC. O contexto educacional contempla muito bem a demanda para formação de professores de Física para atuação na educação básica e os objetivos do curso e o perfil do egresso apresentam muito boa coerência com esse contexto. Também o apoio ao discente e as tecnologias de comunicação e informação implantadas apresentam muito boas condições. Dos doze indicadores avaliados na dimensão CORPO DOCENTE, cinco deles, relacionados à titulação, regime de trabalho e experiência no exercício da docência na educação básica e no ensino superior, apresentam índices excelentes de qualidade. A atuação do coordenador e o percentual de doutores são muito bons; a atuação do NDE, a carga horária para coordenação do curso e a produção científica, cultural e tecnológica são suficientes e o Colegiado de Curso funciona em condições insuficientes. Nestas condições, o corpo docente apresenta indicadores muito bons. As condições de INFRAESTRUTURA são, de maneira geral, suficientes. Cabe destacar que os acervos de bibliografia básica e periódicos especializados são excelentes; o acesso a equipamentos de informática é muito bom mas os gabinetes de trabalho para professores em dedicação exclusiva e os laboratórios didáticos especializados são insuficientes em quantidade. Portanto, o Curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM, por ter obtido conceito final igual a 4 (quatro), apresenta um perfil muito bom de qualidade.

5 Anexo 02: Os cursos de Licenciatura em Física no Brasil Tabela 01: Os cursos de Licenciatura em Física no Brasil Instituição(IES) Nome do Curso CC CPC ENADE Situação (107) UFSJ (66729) FÍSICA Em Atividade (150) UNISO (67721) FÍSICA Em Atividade (403) UCB (19059) FÍSICA Em Atividade (582) UFSM (13840) FÍSICA Em Atividade (598) UNIFEI (62841) FÍSICA Em Atividade (739) SÃO CAMILO-ES (84002) FÍSICA 5 - SC Em Atividade (1232) UNIANDRADE (65841) FÍSICA 5-2 Em Atividade (1807) IFCE (63381) FÍSICA Em Atividade (1812) IFAM ( ) FÍSICA Em Atividade (3) UFS (95050) FÍSICA Em Atividade (7) UFSCAR (115088) FÍSICA Em Atividade (7) UFSCAR (115100) FÍSICA Em Atividade (10) PUCPR (109782) FÍSICA Em Atividade (17) UFU (103020) FÍSICA Em Atividade (271) UNOESTE (49557) FÍSICA 4-3 Em Atividade (319) UNICASTELO (97236) FÍSICA Em Atividade (338) PUC MINAS (64266) FÍSICA 4 - SC Em Atividade (449) ULBRA (59566) FÍSICA Em Atividade (577) UFAL (102150) FÍSICA Em Atividade (584) UFG (101844) FÍSICA Em Atividade (584) UFG (102082) FÍSICA Em Atividade (595) UNIFAL-MG (96949) FÍSICA Em Atividade (600) IFMA (62676) FÍSICA Em Atividade (682) FINOM (92976) FÍSICA Em Atividade (830) UNIFAP (81453) FÍSICA Em Atividade (1810) IFSP (48237) FÍSICA Em Atividade (1813) IFPA (48287) FÍSICA Em Atividade (2564) UFCG (99810) FÍSICA Em Atividade (2642) FASVIPA ( ) FÍSICA Em Atividade (3161) Instituto Fed. do Sertão (101858) FÍSICA Em Atividade (3163) IFRJ (67251) FÍSICA Em Atividade (3189) IFMG (116850) FÍSICA Em Atividade (4613) FAEMA (104310) FÍSICA Em Atividade (5322) UNIPAMPA (104278) FÍSICA Em Atividade (1422) UNINORTE (47058) CIÊNCIAS - FÍSICA Em Atividade (4) UFAM (101643) CIÊNCIAS - MATEMÁTICA E FÍSICA Em Atividade (4) UFAM (112096) CIÊNCIAS - MATEMÁTICA E FÍSICA Em Atividade (4) UFAM (101655) CIÊNCIAS - MATEMÁTICA E FÍSICA Em Atividade (1) UFMT (101184) FÍSICA Em Atividade (12) FURG (18390) FÍSICA Em Atividade (20) UPF (73302) FÍSICA 3-2 Em Atividade (234) FOC (49008) FÍSICA Em Atividade

6 (549) UFAC (81516) FÍSICA 3 - SC Em Atividade (569) UFPA (12022) FÍSICA Em Atividade (699) UNIR (16011) FÍSICA Em Atividade (699) UNIR (100289) FÍSICA Em Atividade (1082) IFRN (60930) FÍSICA Em Atividade (1807) IFCE ( ) FÍSICA Em Atividade (1811) IFG (70460) FÍSICA Em Atividade (2910) FAVENORTE (104556) FÍSICA Em Atividade (3188) IFNMG (112692) FÍSICA Em Atividade (4503) UFRB (99132) FÍSICA Em Atividade ( ) CIÊNCIAS: ( ) CIÊNCIAS: ( ) CIÊNCIAS: (1120) IF Fluminense ( ) CIÊNCIAS: (15121) UFFS ( ) CIÊNCIAS: (15121) UFFS ( ) CIÊNCIAS: (15001) UNILA (150257) CIÊNCIAS DA NATUREZA - BIOLOGIA, FÍSICA E QUÍMICA Em Atividade (55) USP (36183) CIÊNCIAS EXATAS COM HABILITAÇÃO EM FÍSICA Em Atividade (568) UEMA (42930) CIÊNCIAS - FÍSICA Em Atividade (568) UEMA ( ) CIÊNCIAS - FÍSICA Em Atividade (568) UEMA ( ) CIÊNCIAS - FÍSICA Em Atividade (568) UEMA ( ) CIÊNCIAS - FÍSICA Em Atividade (568) UEMA ( ) CIÊNCIAS - FÍSICA Em Atividade (568) UEMA ( ) CIÊNCIAS - FÍSICA Em Atividade (568) UEMA ( ) CIÊNCIAS - FÍSICA Em Atividade (568) UEMA ( ) CIÊNCIAS - FÍSICA Em Atividade (568) UEMA ( ) CIÊNCIAS - FÍSICA Em Atividade (568) UEMA ( ) CIÊNCIAS - FÍSICA Em Atividade (568) UEMA ( ) CIÊNCIAS - FÍSICA Em Atividade (568) UEMA ( ) CIÊNCIAS - FÍSICA Em Atividade (568) UEMA ( ) CIÊNCIAS - FÍSICA Em Atividade (568) UEMA ( ) CIÊNCIAS - FÍSICA Em Atividade (568) UEMA ( ) CIÊNCIAS - FÍSICA Em Atividade (568) UEMA ( ) CIÊNCIAS - FÍSICA Em Atividade (568) UEMA ( ) CIÊNCIAS - FÍSICA Em Atividade (568) UEMA ( ) CIÊNCIAS - FÍSICA Em Atividade (568) UEMA ( ) CIÊNCIAS - FÍSICA Em Atividade (568) UEMA ( ) CIÊNCIAS - FÍSICA Em Atividade (568) UEMA ( ) CIÊNCIAS - FÍSICA Em Atividade (568) UEMA ( ) CIÊNCIAS - FÍSICA Em Atividade (568) UEMA ( ) CIÊNCIAS - FÍSICA Em Atividade (568) UEMA ( ) CIÊNCIAS - FÍSICA Em Atividade (568) UEMA ( ) CIÊNCIAS - FÍSICA Em Atividade (568) UEMA ( ) CIÊNCIAS - FÍSICA Em Atividade (568) UEMA ( ) CIÊNCIAS - FÍSICA Em Atividade

7 (568) UEMA ( ) CIÊNCIAS - FÍSICA Em Atividade (568) UEMA ( ) CIÊNCIAS - FÍSICA Em Atividade (568) UEMA ( ) CIÊNCIAS - FÍSICA Em Atividade (568) UEMA ( ) CIÊNCIAS - FÍSICA Em Atividade (568) UEMA ( ) CIÊNCIAS - FÍSICA Em Atividade (568) UEMA ( ) CIÊNCIAS - FÍSICA Em Atividade (591) UNIFESP ( ) CIÊNCIAS - FÍSICA Em Atividade (1) UFMT (100777) CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA - FÍSICA Em Atividade (61774) CIÊNCIAS NATURAIS - FÍSICA Em Atividade (61844) CIÊNCIAS NATURAIS - FÍSICA Em Atividade (61848) CIÊNCIAS NATURAIS - FÍSICA - - SC Em Atividade (61850) CIÊNCIAS NATURAIS - FÍSICA - - SC Em Atividade (87209) CIÊNCIAS NATURAIS - FÍSICA Em Atividade (3172) UEA (100077) EDUCAÇÃO INDÍGENA COM HABILITAÇÃO EM FÍSICA E MATEMÁTICA Em Atividade (830) UNIFAP ( ) EDUCAÇÃO NO CAMPO-FÍSICA E BIOLOGIA Em Atividade (1) UFMT (27) FÍSICA Em Atividade (1) UFMT ( ) FÍSICA Em Atividade (2) UNB (115) FÍSICA Em Atividade (2) UNB (158) FÍSICA Em Atividade (2) UNB (44365) FÍSICA Em Atividade (3) UFS (20768) FÍSICA Em Atividade (3) UFS (106402) FÍSICA Em Atividade (4) UFAM (397) FÍSICA Em Atividade (5) UFPI (109358) FÍSICA Em Atividade (5) UFPI (300518) FÍSICA Em Atividade (6) UFOP ( ) FÍSICA Em Atividade (7) UFSCAR (623) FÍSICA Em Atividade (7) UFSCAR (115070) FÍSICA Em Atividade (8) UFV (694) FÍSICA Em Atividade (8) UFV (122333) FÍSICA Em Atividade (8) UFV (122356) FÍSICA Em Atividade (9) UEL (770) FÍSICA Em Atividade (9) UEL ( ) FÍSICA Em Atividade (11) UNICAP (966) FÍSICA Em Atividade (14) UNISINOS (38433) FÍSICA Em Atividade (17) UFU (1454) FÍSICA Em Atividade (21) PUCRS (1896) FÍSICA Em Atividade (22) MACKENZIE (25258) FÍSICA Em Atividade (24) UESC (41324) FÍSICA Em Atividade (24) UESC (150280) FÍSICA Em Atividade (29) UECE (19078) FÍSICA Em Atividade (29) UECE (58524) FÍSICA Em Atividade (29) UECE (58528) FÍSICA - - SC Em Atividade (29) UECE (95767) FÍSICA Em Atividade (29) UECE ( ) FÍSICA Em Atividade

8 (40) UNEB ( ) FÍSICA Em Atividade (43) UDESC (2545) FÍSICA Em Atividade (47) UEG (99684) FÍSICA Em Atividade (54) UNICAMP (2724) FÍSICA Em Atividade (54) UNICAMP (47461) FÍSICA Em Atividade (55) USP (21424) FÍSICA Em Atividade (56) UNESP (3146) FÍSICA Em Atividade (56) UNESP (3212) FÍSICA Em Atividade (56) UNESP (3218) FÍSICA Em Atividade (56) UNESP (52056) FÍSICA Em Atividade (56) UNESP (60258) FÍSICA Em Atividade (57) UEM (3405) FÍSICA Em Atividade (57) UEM (121295) FÍSICA Em Atividade (57) UEM ( ) FÍSICA Em Atividade (71) UERN (3572) FÍSICA Em Atividade (74) FFCL (90006) FÍSICA Em Atividade (82) UNOESC (150068) FÍSICA Em Atividade (82) UNOESC ( ) FÍSICA Em Atividade (95) UVA (19492) FÍSICA Em Atividade (135) CEUCLAR (108823) FÍSICA Em Atividade (192) FFCLSM (5351) FÍSICA Em Atividade (275) UNIVAP (6580) FÍSICA Em Atividade (295) UNISC (75252) FÍSICA Em Atividade (367) UNIMONTES (150244) FÍSICA Em Atividade (435) FAFISM (23534) FÍSICA Em Atividade (482) UNESC ( ) FÍSICA Em Atividade (483) UNIMESP (96641) FÍSICA Em Atividade (494) UNISUL ( ) FÍSICA Em Atividade (496) UNIFRAN ( ) FÍSICA Em Atividade (527) PUC GOIÁS (10799) FÍSICA Em Atividade (527) PUC GOIÁS (119860) FÍSICA Em Atividade (532) UNIJUI (19021) FÍSICA Em Atividade (533) FII ( ) FÍSICA Em Atividade (546) PUCSP (11236) FÍSICA Em Atividade (547) UERJ (11302) FÍSICA Em Atividade (548) UFMA (11433) FÍSICA Em Atividade (550) UEPB (11590) FÍSICA Em Atividade (550) UEPB ( ) FÍSICA Em Atividade (568) UEMA (81358) FÍSICA Em Atividade (568) UEMA (81817) FÍSICA Em Atividade (568) UEMA ( ) FÍSICA Em Atividade (568) UEMA ( ) FÍSICA Em Atividade (569) UFPA (18905) FÍSICA Em Atividade (570) UFRN (99892) FÍSICA Em Atividade (570) UFRN (312334) FÍSICA Em Atividade (571) UFPR (49474) FÍSICA Em Atividade (572) UFF (12688) FÍSICA Em Atividade (572) UFF ( ) FÍSICA Em Atividade (572) UFF ( ) FÍSICA Em Atividade (572) UFF ( ) FÍSICA Em Atividade (573) UFES (116854) FÍSICA Em Atividade

9 (573) UFES (116878) FÍSICA Em Atividade (573) UFES (116902) FÍSICA Em Atividade (573) UFES (116918) FÍSICA Em Atividade (573) UFES ( ) FÍSICA Em Atividade (574) UFRRJ (12917) FÍSICA Em Atividade (575) UFMG (12963) FÍSICA Em Atividade (575) UFMG ( ) FÍSICA Em Atividade (576) UFJF (13098) FÍSICA Em Atividade (576) UFJF (113527) FÍSICA Em Atividade (576) UFJF ( ) FÍSICA Em Atividade (577) UFAL (107522) FÍSICA Em Atividade (577) UFAL (111876) FÍSICA Em Atividade (578) UFBA (13273) FÍSICA Em Atividade (578) UFBA (21080) FÍSICA Em Atividade (578) UFBA (118044) FÍSICA Em Atividade (578) UFBA ( ) FÍSICA Em Atividade (579) UFPB (13400) FÍSICA Em Atividade (579) UFPB (118070) FÍSICA Em Atividade (580) UFPE (13617) FÍSICA Em Atividade (580) UFPE (118096) FÍSICA Em Atividade (581) UFRGS (13701) FÍSICA Em Atividade (581) UFRGS (45027) FÍSICA Em Atividade (581) UFRGS (45028) FÍSICA Em Atividade (582) UFSM (41065) FÍSICA Em Atividade (582) UFSM (120174) FÍSICA Em Atividade (583) UFC (38239) FÍSICA Em Atividade (583) UFC (113757) FÍSICA Em Atividade (584) UFG ( ) FÍSICA Em Atividade (584) UFG ( ) FÍSICA Em Atividade (584) UFG ( ) FÍSICA Em Atividade (584) UFG ( ) FÍSICA Em Atividade (584) UFG ( ) FÍSICA Em Atividade (584) UFG ( ) FÍSICA Em Atividade (584) UFG ( ) FÍSICA Em Atividade (585) UFSC (42696) FÍSICA Em Atividade (585) UFSC (99482) FÍSICA Em Atividade (586) UFRJ (44363) FÍSICA Em Atividade (586) UFRJ (63486) FÍSICA Em Atividade (587) UFRPE (14510) FÍSICA Em Atividade (587) UFRPE (88608) FÍSICA Em Atividade (588) UTFPR ( ) FÍSICA Em Atividade (592) UFLA (114419) FÍSICA Em Atividade (593) CEFET/RJ (119126) FÍSICA Em Atividade (593) CEFET/RJ (119138) FÍSICA Em Atividade (596) UFVJM ( ) FÍSICA Em Atividade (597) UFTM (114554) FÍSICA Em Atividade (598) UNIFEI ( ) FÍSICA Em Atividade (599) IFBA ( ) FÍSICA Em Atividade (600) IFMA (121781) FÍSICA Em Atividade (600) IFMA ( ) FÍSICA Em Atividade (601) IFRS (121478) FÍSICA Em Atividade

10 (634) UFPEL (14997) FÍSICA Em Atividade (665) UNITAU (15355) FÍSICA Em Atividade (666) UEFS (18311) FÍSICA Em Atividade (674) CESVASF (113391) FÍSICA Em Atividade (688) UESB (49517) FÍSICA Em Atividade (688) UESB (104352) FÍSICA Em Atividade (688) UESB (114671) FÍSICA Em Atividade (688) UESB (122112) FÍSICA Em Atividade (688) UESB ( ) FÍSICA Em Atividade (694) UFMS (15832) FÍSICA Em Atividade (719) UNEMAT ( ) FÍSICA Em Atividade (730) UEPG (16408) FÍSICA Em Atividade (746) URCA (112136) FÍSICA Em Atividade (756) UESPI (19084) FÍSICA Em Atividade (789) UFRR (16895) FÍSICA Em Atividade (830) UNIFAP ( ) FÍSICA Em Atividade (953) UNIMES (100736) FÍSICA Em Atividade (1027) UENF (21579) FÍSICA Em Atividade (1028) UEMS (105928) FÍSICA Em Atividade (1043) UNIARARAS (52422) FÍSICA Em Atividade (1082) IFRN (123766) FÍSICA Em Atividade (1082) IFRN (123775) FÍSICA Em Atividade (1082) IFRN (123782) FÍSICA Em Atividade (1120) IF Fluminense ( ) FÍSICA Em Atividade (1126) UNICENTRO (60895) FÍSICA Em Atividade (1170) FAMEC (90739) FÍSICA Em Atividade (1578) IFSul ( ) FÍSICA Em Atividade (1658) FGF (75598) FÍSICA Em Atividade (1807) IFCE ( ) FÍSICA Em Atividade (1807) IFCE ( ) FÍSICA Em Atividade (1807) IFCE ( ) FÍSICA Em Atividade (1808) IFES ( ) FÍSICA Em Atividade (1809) IFPE ( ) FÍSICA Em Atividade (1810) IFSP ( ) FÍSICA Em Atividade (1813) IFPA (96567) FÍSICA Em Atividade (1813) IFPA ( ) FÍSICA Em Atividade (1820) IFPI (63055) FÍSICA Em Atividade (1820) IFPI ( ) FÍSICA Em Atividade (1820) IFPI ( ) FÍSICA Em Atividade (1820) IFPI ( ) FÍSICA Em Atividade (1870) FIRA (62514) FÍSICA Em Atividade (1909) FPF ( ) FÍSICA Em Atividade (2030) ISECAMP (95121) FÍSICA Em Atividade (2183) CUFSA (21084) FÍSICA Em Atividade (2564) UFCG (18388) FÍSICA Em Atividade (2564) UFCG ( ) FÍSICA Em Atividade (3161) Instituto Federal. do Sertão ( ) FÍSICA Em Atividade (3162) IF-SC ( ) FÍSICA Em Atividade (3162) IF-SC ( ) FÍSICA Em Atividade (3163) IFRJ (121011) FÍSICA Em Atividade

11 (3164) IFMT (121537) FÍSICA Em Atividade (3172) UEA (60764) FÍSICA Em Atividade (3172) UEA (60766) FÍSICA Em Atividade (3188) IFNMG ( ) FÍSICA Em Atividade (3189) IFMG ( ) FÍSICA Em Atividade (3189) IFMG ( ) FÍSICA Em Atividade (3279) IFSEMG ( ) FÍSICA Em Atividade (3368) UNIS-MG (100674) FÍSICA Em Atividade (3641) UNIFEB (18068) FÍSICA Em Atividade (3849) UFT ( ) FÍSICA Em Atividade (3849) UFT ( ) FÍSICA Em Atividade (4029) FAP (116990) FÍSICA Em Atividade (4098) IFFarroupilha ( ) FÍSICA Em Atividade (4786) IFTO (123492) FÍSICA Em Atividade (4925) UFABC ( ) FÍSICA Em Atividade (5033) FAP (118222) FÍSICA Em Atividade (5036) IF Catarinense ( ) FÍSICA Em Atividade (5036) IF Catarinense ( ) FÍSICA Em Atividade (12189) FAP ( ) FÍSICA Em Atividade (14724) IFPR ( ) FÍSICA Em Atividade (15121) UFFS ( ) FÍSICA Em Atividade (15121) UFFS ( ) FÍSICA Em Atividade (15507) IFAC ( ) FÍSICA Em Atividade (15507) IFAC ( ) FÍSICA Em Atividade (496) UNIFRAN (123641) PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE DOCENTES - FÍSICA Em Atividade (54) UNICAMP (41489) QUÍMICA / FÍSICA Em Atividade Fonte: E-MEC, 06/2012

Saiba mais em www.enem.net

Saiba mais em www.enem.net Lista de Universidades Federais que aceitam o Enem Saiba mais em www.enem.net REGIÃO CENTRO-OESTE UnB vai utilizar o Enem apenas para vagas remanescentes UFG 20% das vagas pelo SiSU; Enem 2011 também pode

Leia mais

LISTA DAS INSTITUIÇÕES QUE FAZEM PARTE DO SISU 2014/1. * De acordo com o MEC, os dados são preliminares

LISTA DAS INSTITUIÇÕES QUE FAZEM PARTE DO SISU 2014/1. * De acordo com o MEC, os dados são preliminares LISTA DAS INSTITUIÇÕES QUE FAZEM PARTE DO SISU 2014/1 * De acordo com o MEC, os dados são preliminares ACRE IFAC - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ACRE UFAC - UNIVERSIDADE FEDERAL

Leia mais

Universidades Federais CA

Universidades Federais CA Universidades Federais CA Universidade Federal do Acre Universidade do Amapá Universidade do Amazonas* Universidade Federal do Pará Universidade Federal Rural da Amazônia* Universidade do Oeste do Pará*

Leia mais

Universidades Federais CA

Universidades Federais CA Universidades Federais CA 1 NORTE Universidade Federal do Acre Universidade do Amapá Universidade do Amazonas Universidade Federal do Pará Universidade Federal Rural da Amazônia Universidade do Oeste do

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS ALAGOAS UNEAL Total geral 0 UNCISAL Total geral 0 IFAL Total geral 0 UFAL Total geral 0 Total Alagoas 0 AMAZONAS IFAM Total geral 0 UEA CIÊNCIAS NATURAIS 2ª LICENCIATURA PRESENCIAL AM HUMAITÁ 40 UEA CIÊNCIAS

Leia mais

ELENCO DELLE PRINCIPALI ISTITUZIONI PUBBLICHE (FEDERALI E STATALI) ACRE. Universidade Federal do Acre (UFAC) (*)

ELENCO DELLE PRINCIPALI ISTITUZIONI PUBBLICHE (FEDERALI E STATALI) ACRE. Universidade Federal do Acre (UFAC) (*) APPENDICE C ELENCO DELLE PRINCIPALI ISTITUZIONI PUBBLICHE (FEDERALI E STATALI) ACRE Universidade Federal do Acre (UFAC) (*) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (IFAC) ALAGOAS Universidade

Leia mais

Universidade Federal. do Acre. Universidade Federal. do Amazonas. Universidade Federal. do Amapá. Universidade Federal. do Pará. Universidade Federal

Universidade Federal. do Acre. Universidade Federal. do Amazonas. Universidade Federal. do Amapá. Universidade Federal. do Pará. Universidade Federal UF CATEGORIA ADMINISTRATIVA SIGLA IES AC FEDERAL UFAC AM FEDERAL UFAM AP FEDERAL UNIFAP PA FEDERAL UFPA PA FEDERAL UFRA RO FEDERAL UNIR RR FEDERAL UFRR TO FEDERAL UFT MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA

Leia mais

EDITAL CAPES Nº 11/2012 RESULTADO

EDITAL CAPES Nº 11/2012 RESULTADO EDITAL CAPES Nº 11/2012 RESULTADO A Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, no cumprimento das atribuições conferidas pela Lei nº 8.405, de 9 de janeiro de 1992 e

Leia mais

AVALIAÇÃO DO ENADE 2011 NOTAS DOS CURSOS DE CIÊNCIAS SOCIAIS

AVALIAÇÃO DO ENADE 2011 NOTAS DOS CURSOS DE CIÊNCIAS SOCIAIS AVALIAÇÃO DO ENADE 2011 NOTAS DOS CUOS DE Cursos com avaliação 1 ou 2 (sujeitos a encerramento/reestruturação de suas atividades) Cursos com avaliação 5 Públicas Cursos com avaliação 5 no Enade, mas com

Leia mais

AC Universidade Federal do Acre UFAC ,0%

AC Universidade Federal do Acre UFAC ,0% VEJA A DISTRIBUIÇÃO DAS VAGAS DO SISU 2015 Sistema de Seleção Unificado oferece mais de 205 mil vagas em instituições públicas de ensino superior Inscrições devem ser feitas de 19 a 22 de janeiro no site

Leia mais

UNIVERSIDADE UNIVERSIDADE

UNIVERSIDADE UNIVERSIDADE UNIVERSIDADE UNIVERSIDADE Sigla UF Dependência IGC (Sede) Administrativa Contínuo Faixas Fundação Universidade Federal do Vale do São Francisco UNIVASF PE FEDERAL - - Universidade do Tocantins UNITINS

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DEPARTAMENTO DE MODERNIZAÇÃO E PROGRAMAS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DEPARTAMENTO DE MODERNIZAÇÃO E PROGRAMAS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DEPARTAMENTO DE MODERNIZAÇÃO E PROGRAMAS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL - PET 7 INSTITUIÇÕES 370 GRUPOS REGIÃO NORTE - 8 INSTITUIÇÕES

Leia mais

Edital Nº 02/2014 PROEN

Edital Nº 02/2014 PROEN Edital Nº 02/2014 PROEN Chamada única para seleção de bolsistas de mobilidade estudantil (Bolsas SANTANDER 2014) O PRÓ-REITOR DE ENSINO da Universidade Federal do Maranhão torna público, para conhecimento

Leia mais

Enem 2011 será única forma de seleção em pelo menos 30 universidades federais; confira

Enem 2011 será única forma de seleção em pelo menos 30 universidades federais; confira 2011 será única forma de seleção em pelo menos 30 universidades federais; confira Suellen Smosinski Em São Paulo O (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2011 será a única forma de seleção para os cursos

Leia mais

Instituições participantes do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) em janeiro de 2012, por curso e número de inscrições Sigla IES Curso Inscrições

Instituições participantes do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) em janeiro de 2012, por curso e número de inscrições Sigla IES Curso Inscrições Instituições participantes do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) em janeiro de 2012, por curso e número de inscrições Sigla IES Curso Inscrições IFSP INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Leia mais

CONFIRA AS UNIVERSIDADES QUE UTILIZARÃO O ENEM 2011

CONFIRA AS UNIVERSIDADES QUE UTILIZARÃO O ENEM 2011 CONFIRA AS UNIVERSIDADES QUE UTILIZARÃO O ENEM 2011 REGIÃO SUDESTE UFU (Universidade Federal de Uberlândia): Ufes (Universidade Federal do Espírito Santo): UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais):

Leia mais

ENEM X Universidades Federais em 2012 COMO FICA?

ENEM X Universidades Federais em 2012 COMO FICA? ENEM X Universidades Federais em COMO FICA? SUDESTE Enem? Ufop (Universidade Federal de Ouro Preto) UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) UFV (Universidade Federal de Viçosa) 80% das vagas serão

Leia mais

Confira as universidades da Região Sudeste do Brasil que utilizarão o Enem 2011

Confira as universidades da Região Sudeste do Brasil que utilizarão o Enem 2011 Confira as universidades da Região Sudeste do Brasil que utilizarão o Enem 2011 UFU (Universidade Federal de Uberlândia): Ufes (Universidade Federal do Espírito Santo): UFMG (Universidade Federal de Minas

Leia mais

Diretrizes Gerais Documento Complementar

Diretrizes Gerais Documento Complementar Diretrizes Gerais Documento Complementar Agosto 2007 Apresentação A seguir apresentamos as tabelas referentes às simulações dos recursos orçamentários previstos e das metas estabelecidas pelo Decreto nº

Leia mais

Instituições de Educação Superior participantes do Pibid

Instituições de Educação Superior participantes do Pibid Instituições de Educação Superior participantes do Pibid 1 Centro de Ensino Superior de Arcoverde CESA Nordeste PE Municipal 201 2 Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco CESVASF Nordeste PE

Leia mais

EDITAL N.º 1 / SANTANDERUNIVERSIDADES / PROGRAD / 2015

EDITAL N.º 1 / SANTANDERUNIVERSIDADES / PROGRAD / 2015 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CAMPUS UNIVERSITÁRIO REITOR JOÃO DAVID FERREIRA LIMA - TRINDADE CEP: 88040-900 - FLORIANÓPOLIS

Leia mais

Mapeamento Ações Afirmativas e Lei 12.711/12

Mapeamento Ações Afirmativas e Lei 12.711/12 Mapeamento Ações Afirmativas e Lei 12.711/12 IES ANO ADOÇÃO UFBA 2005 CONSU 45 36,55% pretos e pardos, 2% indígenas UFPA 2005 CONSEPE 50 40% UFG 2012 Lei 12.711/2012 50 56,68% FURG 2012 Lei 12.711/2012

Leia mais

Projeto VoIP4ALL. Iara Machado

Projeto VoIP4ALL. Iara Machado Projeto VoIP4ALL Iara Machado Objetivo do Projeto Visa criar os meios para que 82 instituições federais,,q que incluem universidades, centros de educação tecnológica e unidades de pesquisa, possam implantar

Leia mais

Sigla da. Nota de Nome do Programa Instituição. Nome da Área de Avaliação. Recomendação

Sigla da. Nota de Nome do Programa Instituição. Nome da Área de Avaliação. Recomendação Ministério da Educação - MEC Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES Período de Avaliação: 2007 a 2009 Etapa: Avaliação Trienal 2010 UF Sigla da Nota de Nome do Programa Nível

Leia mais

Edital GCUB-ICC nº 001/2016

Edital GCUB-ICC nº 001/2016 Edital GCUB-ICC nº 001/2016 O Instituto Caro y Cuervo (ICC), a Embaixada da Colômbia no Brasil e o Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB), no âmbito do Acordo de Cooperação firmado em 16 de

Leia mais

ÍNDICE GERAL DE CURSOS AVALIADOS DA INSTITUIÇÃO (IGC) 2011 UNIVERSIDADES

ÍNDICE GERAL DE CURSOS AVALIADOS DA INSTITUIÇÃO (IGC) 2011 UNIVERSIDADES ÍNDICE GERAL DE CURSOS AVALIADOS DA INSTITUIÇÃO (IGC) 2011 UNIVERSIDADES O Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) é um indicador de qualidade de instituições de educação superior, que considera,

Leia mais

EDITAL PROGRAD 03/2014 PROGRAMA DE BOLSAS PARA MOBILIDADE ACADÊMICA NACIONAL E INTERCAMPI SELEÇÃO DE BOLSISTAS

EDITAL PROGRAD 03/2014 PROGRAMA DE BOLSAS PARA MOBILIDADE ACADÊMICA NACIONAL E INTERCAMPI SELEÇÃO DE BOLSISTAS EDITAL PROGRAD 03/2014 PROGRAMA DE BOLSAS PARA MOBILIDADE ACADÊMICA NACIONAL E INTERCAMPI SELEÇÃO DE BOLSISTAS O Pró-Reitor de Graduação da Universidade Federal de Minas Gerais, Professor Ricardo Hiroshi

Leia mais

2 a Melhor Universidade Federal da Região NORTE NORDESTE (Critérios do MEC Índice Geral de Cursos, IGC*)

2 a Melhor Universidade Federal da Região NORTE NORDESTE (Critérios do MEC Índice Geral de Cursos, IGC*) 2 a Melhor Universidade Federal da Região NORTE NORDESTE (Critérios do MEC Índice Geral de Cursos, IGC*) Posição IES Sigla Cursos Avaliados IGC 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO UFPE 50 3.69 2 UNIVERSIDADE

Leia mais

ENEM UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO PRÉ- V E S T IBULAR RUMO À UNIVERSIDADE - UFOP CAMPUS JOÃO MONLEVADE

ENEM UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO PRÉ- V E S T IBULAR RUMO À UNIVERSIDADE - UFOP CAMPUS JOÃO MONLEVADE UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO PRÉ-VESTIBULAR RUMO À UNIVERSIDADE CAMPUS JOÃO MONLEVADE ENEM PRÉ- V E S T IBULAR RUMO À UNIVERSIDADE - UFOP COORDENAÇÃO DO PRÉ- VESTIBULAR: PROF.ª ANLIY SARGEANT O QUE

Leia mais

Índice Geral de Cursos da Instituição - IGC 2007 (Triênio 2006, 2007 e 2008)

Índice Geral de Cursos da Instituição - IGC 2007 (Triênio 2006, 2007 e 2008) 1 Universidade Federal de São Paulo UNIFESP SP FEDERAL 439 5 2 Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre UFCSPA RS FEDERAL 425 5 3 Fundação Universidade Federal de Viçosa UFV MG

Leia mais

AC - ACRE UFAC - UNIVESIDADE FEDERAL DO ACRE - CAMPUS UNIVERSITÁRIO (RIO BRANCO, AC) 760,97 765,54

AC - ACRE UFAC - UNIVESIDADE FEDERAL DO ACRE - CAMPUS UNIVERSITÁRIO (RIO BRANCO, AC) 760,97 765,54 INSTITUIÇÃO Nota de Corte - Dia 1 Nota de Corte - Dia 3 AC - ACRE UFAC - UNIVESIDADE FEDERAL DO ACRE - CAMPUS UNIVERSITÁRIO (RIO BRANCO, AC) 760,97 765,54 AL - ALAGOAS UFAL - UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

Leia mais

Cotas nas Instituições Públicas

Cotas nas Instituições Públicas Instituições Públicas Brasileiras Cotas (Fonte: Portal Educafro) Unidade da Federação Nome da Instituição Ano de Implantação das Cotas Descrição das Cotas AC Universidade Federal do Acre - UFAC Cota Racial

Leia mais

UF Universidade Turno Vagas Nota de corte em 21/1/2015, às 0h. Integral (Mat/Vesp) Integral (Mat/Vesp) Integral (Mat/Vesp) Integral (Mat/Vesp)

UF Universidade Turno Vagas Nota de corte em 21/1/2015, às 0h. Integral (Mat/Vesp) Integral (Mat/Vesp) Integral (Mat/Vesp) Integral (Mat/Vesp) Cursos de medicina UF Universidade Turno Vagas Nota de corte em 21/1/2015, às 0h AC ACRE (Rio Branco) 40 748,49 AL UFAL ALAGOAS (Maceió) AM UFAM AMAZONAS (Manaus) AP UNIFAP AMAPÁ (Macapá) BA UFOB OESTE

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR TERMO DE REFERÊNCIA 063/2011

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR TERMO DE REFERÊNCIA 063/2011 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR TERMO DE REFERÊNCIA 063/2011 1 NÚMERO E TÍTULO DO PROJETO Projeto OEI/BRA/10/002 - Atualização dos Processos de Gestão e Avaliação de Políticas e

Leia mais

Quantas Universidades realmente existem no Brasil?

Quantas Universidades realmente existem no Brasil? Quantas Universidades realmente existem no Brasil? Documento de Trabalho nº. 82 PARTE 3 ANÁLISE DAS CORRELAÇÕES E CLASSIFICAÇÕES Edson Nunes Márcia de Carvalho Júlia Vogel de Albrecht 31 de Agosto de 2009

Leia mais

DEMANDA FINANCIADA PQI 2002 E 2003

DEMANDA FINANCIADA PQI 2002 E 2003 IES IES TITULO DO SUBÁREA UFPA UFV Formação de recursos humanos com vistas a consolidação de pesquisa micrometeorológica de INPE ecossistemas do Depto de meteorologia da UFPA AGRONOMIA (MICROMETEREOLOGIA)

Leia mais

OBJETIVO DO CONVÊNIO MARCO

OBJETIVO DO CONVÊNIO MARCO CONVÊNIO MARCO DE COOPERAÇÃO ACADÊMICA QUE ENTRE SI CELEBRAM O CONSELHO DE REITORES DAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS E O H. CONSELHO DE REITORES DAS UNIVERSIDADES CHILENAS. O CONSELHO DE REITORES DAS UNIVERSIDADES

Leia mais

RUF - RANKING UNIVERSITÁRIO FOLHA 2013 Ranking 2013 1º Universidade de São Paulo (USP) SP pública 3º 1º 1º 1º 2º 96.89 2º Universidade Federal do Rio

RUF - RANKING UNIVERSITÁRIO FOLHA 2013 Ranking 2013 1º Universidade de São Paulo (USP) SP pública 3º 1º 1º 1º 2º 96.89 2º Universidade Federal do Rio RUF - RANKING UNIVERSITÁRIO FOLHA 2013 Ranking 2013 Nome da Universidade UF pública/privada Ensino Pesquisa Mercado Inovação Internacionalização Nota 1º Universidade de São Paulo (USP) SP pública 3º 1º

Leia mais

Edital GCUB-UDELAS nº 001/2016 CURSO DE LENGUA ESPAÑOLA PARA EXTRANJEROS GCUB-UDELAS. Acerca das iniciativas do GCUB e da UDELAS

Edital GCUB-UDELAS nº 001/2016 CURSO DE LENGUA ESPAÑOLA PARA EXTRANJEROS GCUB-UDELAS. Acerca das iniciativas do GCUB e da UDELAS Edital GCUB-UDELAS nº 001/2016 CURSO DE LENGUA ESPAÑOLA PARA EXTRANJEROS GCUB-UDELAS O Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB) e a Universidad Especializada de las Américas (UDELAS), no âmbito

Leia mais

Edital GCUB nº 002/2015 Programa Virtual de Formação para Professores Brasileiros de Espanhol GCUB-ICC

Edital GCUB nº 002/2015 Programa Virtual de Formação para Professores Brasileiros de Espanhol GCUB-ICC Edital GCUB nº 002/2015 Programa Virtual de Formação para Professores Brasileiros de Espanhol GCUB-ICC O Instituto Caro y Cuervo (ICC), a Embaixada da Colômbia no Brasil e o Grupo Coimbra de Universidades

Leia mais

CATEGORIA ADMINISTRATIVA

CATEGORIA ADMINISTRATIVA N o REGIÃO UF IES CATEGORIA ADMINISTRATIVA NOME - GRUPO PET 1 CENTRO OESTE DF UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA PRIVADA PET ESTRUTURAS 2 CENTRO OESTE DF UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA PRIVADA EDUCAÇÃO

Leia mais

Câmara Federal, Comissão de C&T, 9/7/2013

Câmara Federal, Comissão de C&T, 9/7/2013 Educação, Pesquisa e o PNBL Câmara Federal, Comissão de C&T, 9/7/2013 RNP/PAL/0200 2003 RNP Tabebuia Chrysotricha - por Flávio Cruvinel Brandão www.flickr.com INFRAESTRUTURA AVANÇADA DE REDE PARA UNIVERSIDADES

Leia mais

Propostas de Cursos Novos

Propostas de Cursos Novos Ministério da Educação - MEC Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes Diretoria de Avaliação - DAV Coordenação Geral de Avaliação e Acompanhamento - CGAA Período 2010

Leia mais

EXPANSÃO BRASIL UNIVERSITÁRIO. Programa de Expansão da Educação Superior Secretaria de Educação Superior MEC/SESu

EXPANSÃO BRASIL UNIVERSITÁRIO. Programa de Expansão da Educação Superior Secretaria de Educação Superior MEC/SESu BRASIL UNIVERSITÁ Programa de Expansão da Educação Superior Secretaria de Educação Superior MEC/SESu NELSON MACULAN Secretário de Educação Superior Apresentação para o Câmara dos Deputados 20 de junho

Leia mais

Relatório da 35ª Reunião Anual 2012

Relatório da 35ª Reunião Anual 2012 Relatório da 35ª Reunião Anual 2012 GT02 - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO Coordenador: Marcus Levy Bencostta UFPR (Paraná) Vice-Coordenadora: Ester Fraga Vilas-Bôas Carvalho do Nascimento UNIT (Sergipe) Representantes

Leia mais

Propostas de Cursos Novos 149 a Reunião CTC/ES 9 a 13 de setembro de 2013

Propostas de Cursos Novos 149 a Reunião CTC/ES 9 a 13 de setembro de 2013 Ministério da Educação - MEC Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes Diretoria de Avaliação - DAV Coordenação Geral de Avaliação e Acompanhamento - CGAA Propostas de

Leia mais

Gabarito das Atividades Propostas

Gabarito das Atividades Propostas LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS GRAMÁTICA INTERPRETAÇÃO TEXTUAL. A. D. B. A. C. C 7. D 8. D 9. D 0. *. D. B. E. C. A. E 7. B 8. E. V, F, V, F, V. C. D. D. B. D. D 7. C 8. E 9. C 0. D. D. C. *. E.

Leia mais

Balanço da Política de Cotas 2012-2013. Aloizio Mercadante Ministro de Estado da Educação

Balanço da Política de Cotas 2012-2013. Aloizio Mercadante Ministro de Estado da Educação Balanço da Política de Cotas 2012-2013 Aloizio Mercadante Ministro de Estado da Educação Estabelece que: Lei 12.711, de 29 de Agosto de 2012 No mínimo 50% das vagas das Instituições Federais de Educação

Leia mais

ID Proponente UF CURSO TIPO

ID Proponente UF CURSO TIPO PLANILHA DE CONTROLE - OFERTA DE CURSOS POR INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO ID Proponente UF CURSO TIPO 1 CEFET-AL ALAGOAS Hotelaria Tecnólogo 2 CEFET-CE CEARÁ Hospedagem Tecnólogo 3 CEFET-CE CEARÁ Matemática

Leia mais

Código Nome da IES Sigla da IES Município do curso curso contínuo Faixa 1 7 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS UFSCAR SOROCABA SP 4,

Código Nome da IES Sigla da IES Município do curso curso contínuo Faixa 1 7 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS UFSCAR SOROCABA SP 4, Código UF do CPC CPC Nome da IES Sigla da IES Município do curso Classif. da IES curso contínuo Faixa 1 7 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS UFSCAR SOROCABA SP 4,556 5 2 4925 FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL

Leia mais

E l a b o r a ç ã o :

E l a b o r a ç ã o : E l a b o r a ç ã o : Universidades BRASILEIRAS As Universidades Brasileiras constituem-se em espaço de formação e produção de conhecimento. Seu papel é promover o ensino, mas também, pesquisas e estudos

Leia mais

COMUNICADO ESPECIAL 18/08/2012 AVALIAÇÃO POLÍTICA

COMUNICADO ESPECIAL 18/08/2012 AVALIAÇÃO POLÍTICA COMUNICADO ESPECIAL 18/08/2012 AVALIAÇÃO POLÍTICA A greve da educação federal e do serviço público vem impondo desgastes políticos cada vez mais significativos ao governo. O governo inicia a semana com

Leia mais

Edital 049/2012/CAPES/INEP Programa Observatório da Educação. Resultado preliminar

Edital 049/2012/CAPES/INEP Programa Observatório da Educação. Resultado preliminar Nº Nº do Projeto Sigla IES Sede Título do Projeto 1 12987 FEEVALE PROJETO OBEDUC 2 21097 FEEVALE PROJETO OBEDUC DIVERSIDADE, ACESSO E PERMANÊNCIA: PRÁTICAS SOCIAIS E PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA 3 23969

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO COLEGIADO: CES

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO COLEGIADO: CES PARECER HOMOLOGADO(*) (*) Despacho do Ministro, publicado no Diário Oficial da União de 17/3/2006 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO: MEC/CAPES Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento

Leia mais

PLANILHA DE CONTROLE - OFERTA DE CURSOS POR INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO

PLANILHA DE CONTROLE - OFERTA DE CURSOS POR INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO PLANILHA DE CONTROLE - OFERTA DE CURSOS POR INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO ID Proponente UF CURSO 1 CEFET-AL ALAGOAS Hotelaria 2 CEFET-CE CEARÁ Hospedagem 3 CEFET-CE CEARÁ Matemática 4 CEFET-ES ESPÍRITO

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID RESULTADO FINAL EDITAL Nº 061/2013

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID RESULTADO FINAL EDITAL Nº 061/2013 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID RESULTADO FINAL EDITAL Nº 061/2013 O PRESIDENTE SUBSTITUTO DA COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR - CAPES, no uso

Leia mais

I ENCONTRO INTERNACIONAL UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL. Trabalhos Aprovados

I ENCONTRO INTERNACIONAL UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL. Trabalhos Aprovados I ENCONTRO INTERNACIONAL UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL Trabalhos Aprovados Tipo Temática Instituição Título do Trabalho Pôster Avaliação e Acompanhamento da Aprendizagem Gestão de Pólos UECE UENF UFG UFMA

Leia mais

Edital GCUB nº 001/2015 Programa de Formação para Professores Brasileiros de Espanhol GCUB-ICC

Edital GCUB nº 001/2015 Programa de Formação para Professores Brasileiros de Espanhol GCUB-ICC Edital GCUB nº 001/2015 Programa de Formação para Professores Brasileiros de Espanhol GCUB-ICC O Instituto Caro y Cuervo (ICC), o Instituto Colombiano de Crédito Educativo y Estudios Técnicos en el Exterior

Leia mais

GEOCIÊNCIAS ÁREA: TRIÊNIO DE AVALIAÇÃO 2007-2009. Coordenador: Roberto Dall Agnol Coordenador-Adjunto: Ministério da Educação

GEOCIÊNCIAS ÁREA: TRIÊNIO DE AVALIAÇÃO 2007-2009. Coordenador: Roberto Dall Agnol Coordenador-Adjunto: Ministério da Educação Ministério da Educação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Diretoria de Avaliação ÁREA: GEOCIÊNCIAS TRIÊNIO DE AVALIAÇÃO 2007-2009 2009 COORDENAÇÃO 2008-2010 2010 Coordenador: Roberto

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR EDITAL N 11 - PET 2012

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR EDITAL N 11 - PET 2012 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR EDITAL N 11 - PET 2012 A União, representada pelo Ministério da Educação, por intermédio da Secretaria de Educação Superior, torna público o resultado

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO PARECER HOMOLOGADO Despacho do Ministro, publicado no D.O.U. de 9/3/2015, Seção 1, Pág. 12. Portaria n 187, publicada no D.O.U. de 9/3/2015, Seção 1, Pág.11. Portaria n 188, publicada no D.O.U. de 9/3/2015,

Leia mais

Relatório de Cursos. Página 1/16 Curso: Psicologia. Bacharelado. Bacharelado. Bacharelado. Bacharelado. Bacharelado. Bacharelado.

Relatório de Cursos. Página 1/16 Curso: Psicologia. Bacharelado. Bacharelado. Bacharelado. Bacharelado. Bacharelado. Bacharelado. Página 1/16 Curso: Psicologia Emitido em: 6/3/2013 Critério de Pesquisa: Centro de Educação Superior de Brusque Brusque Centro Universitário "Barão De Mauá" Ribeirao Preto-SP Centro Universitário "Barão

Leia mais

Relato de Progresso - ANDIFES, 05/09/12

Relato de Progresso - ANDIFES, 05/09/12 Veredas Novas Relato de Progresso - ANDIFES, 05/09/12 Computers An Illustrated History Taschen Cenário IFES e IFs 148 campi nas capitais Área urbanas, velocidade atual 1 Gbps, custo muito baixo Modelo

Leia mais

FEIRA DE SANTANA - FACULDADE NOBRE DE FEIRA DE SANTANA FAN FEIRA DE SANTANA - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA UEFS

FEIRA DE SANTANA - FACULDADE NOBRE DE FEIRA DE SANTANA FAN FEIRA DE SANTANA - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA UEFS SELO OAB RECOMENDA 2015 ESTADO/MUNICÍPÍO/FACULDADE ACRE RIO BRANCO - UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE UFAC ALAGOAS MACEIÓ - UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS UFAL AMAPÁ MACAPÁ - UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ

Leia mais

EVOLUÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO NAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR. ANDIFES Outubro/2011

EVOLUÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO NAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR. ANDIFES Outubro/2011 EVOLUÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO NAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR ANDIFES Outubro/2011 Créditos Presidente: Reitor - João Luiz Martins - UFOP 1ª Vice-presidente: Reitor Álvaro Toubes Prata UFSC Suplente:

Leia mais

EDITAL Nº 008 / 2014 ARII/REITORIA

EDITAL Nº 008 / 2014 ARII/REITORIA EDITAL Nº 008 / 2014 ARII/REITORIA DISPÕE SOBRE O PROCESSO DE SELEÇÃO DE DISCENTES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS PARA O PROGRAMA ANDIFES/ SANTANDER DE BOLSAS DE MOBILIDADE ACADÊMICA NACIONAL. A UNIVERSIDADE

Leia mais

Novo ENEM será usado por 43 universidades federais

Novo ENEM será usado por 43 universidades federais Novo ENEM será usado por 43 universidades federais Veja a lista de instituições e como usarão o teste no vestibular Publicado em 19/06/2009-12:30 Por Mariana Bevilacqua Das 55 IFES (instituições federais

Leia mais

SIG MEC / IFES Desenvolvimento Cooperativo. Setembro de 2010

SIG MEC / IFES Desenvolvimento Cooperativo. Setembro de 2010 SIG MEC / IFES Desenvolvimento Cooperativo Setembro de 2010 SIG MEC/IFES Projeto Escopo Formato da Equipe Fases do Projeto PROJETO Desenvolvimento de sistema de forma colaborativa entre o MEC e as Universidades

Leia mais

AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM NA VIRTUALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: DESCRIÇÃO E SISTEMATIZAÇÃO PARA A COMUNICAÇÃO E A PESQUISA

AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM NA VIRTUALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: DESCRIÇÃO E SISTEMATIZAÇÃO PARA A COMUNICAÇÃO E A PESQUISA AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM NA VIRTUALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: DESCRIÇÃO E SISTEMATIZAÇÃO PARA A COMUNICAÇÃO E A PESQUISA RIBEIRO, Isaias Quinderé Bolsista PIBIC/CNPq UNINOVE/SP iquindere@hotmail.com

Leia mais

Relatório de Cursos. Página 1/9 Curso: Engenharia Civil. Bacharelado. Bacharelado. Bacharelado. Bacharelado. Bacharelado. Bacharelado.

Relatório de Cursos. Página 1/9 Curso: Engenharia Civil. Bacharelado. Bacharelado. Bacharelado. Bacharelado. Bacharelado. Bacharelado. Página 1/9 Curso: Engenharia Civil Emitido em: 6/4/2010 Critério de Pesquisa: Centro Universitário de Volta Redonda UNIFOA Volta Redonda 695,04 Centro de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca CEFET

Leia mais

Título da apresentação

Título da apresentação Ministério da Educação Título da apresentação EBSERH: estado da arte Jeanne Liliane Marlene Michel Seminário: "A Gestão da Saúde no Brasil FGV/ABRASCO São Paulo, 12 de março de 2015 Distribuição Territorial

Leia mais

Gabarito das Atividades Propostas

Gabarito das Atividades Propostas LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS GRAMÁTICA INTERPRETAÇÃO TEXTUAL 1 1. A 2. C 3. C 4. C 5. D 6. C 7. E 8. E 9. D 10. E 1. * 2. B 3. B 4. B 5. C 6. B 7. B 8. B 9. B 10. B *Resposta: 1. VI, III, V,

Leia mais

EDITAL Nº 04/2010 PROGRAD/PROEST

EDITAL Nº 04/2010 PROGRAD/PROEST EDITAL Nº 04/2010 PROGRAD/PROEST A Pró-Reitoria de Graduação e a Pró-Reitoria Estudantil tornam público o processo seletivo para seleção de bolsistas participantes do PROGRAMA ANDIFES DE MOBILIDADE ACADÊMICA.

Leia mais

Relação de universidades participantes do Programa Andifes de Mobilidade Acadêmica

Relação de universidades participantes do Programa Andifes de Mobilidade Acadêmica Relação de universidades participantes do Programa Andifes de Mobilidade Acadêmica CEFET-MG - Eugênia de Oliveira Pinto Coordenadora Geral dos Programas de Fomento à Graduação Centro Federal de Educação

Leia mais

Índice Geral de Cursos da Instituição - IGC 2009 (Triênio 2007, 2008 e 2009) (Universidades)

Índice Geral de Cursos da Instituição - IGC 2009 (Triênio 2007, 2008 e 2009) (Universidades) Índice Geral de Cursos da Instituição - IGC 2009 (Triênio 2007, 2008 e 2009) (Universidades) Ranking IES Sigla UF (Sede) Dependência Administrativa IGC - Contínuo IGC - Faixas 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE

Leia mais

EDITALPROGRAD Nº22/2013. Seleção para o Programa Santander de Bolsas de Mobilidade Acadêmica Regional 2 o semestre de 2013 ou 1º semestre de 2014

EDITALPROGRAD Nº22/2013. Seleção para o Programa Santander de Bolsas de Mobilidade Acadêmica Regional 2 o semestre de 2013 ou 1º semestre de 2014 EDITALPROGRAD Nº22/2013 Seleção para o Programa Santander de Bolsas de Mobilidade Acadêmica Regional 2 o semestre de 2013 ou 1º semestre de 2014 A Universidade Federal do Tocantins, por meio da Pró-Reitoria

Leia mais

Relatório de Cursos. Página 1/6 Curso: Zootecnia. Bacharelado. Bacharelado. Bacharelado. Bacharelado. Bacharelado. Bacharelado.

Relatório de Cursos. Página 1/6 Curso: Zootecnia. Bacharelado. Bacharelado. Bacharelado. Bacharelado. Bacharelado. Bacharelado. Página 1/6 Curso: Zootecnia Emitido em: 6/3/2013 Critério de Pesquisa: Faculdade de Agronomia e Zootecnia de Uberaba Uberaba Faculdade de Ciências Agro- Ambientais Rio de Janeiro Faculdade de Ciências

Leia mais

Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher NEIM Ana Alice Alcantara Costa Cecilia Maria Bacellar Sardenberg UFBA http://www.neim.ufba.

Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher NEIM Ana Alice Alcantara Costa Cecilia Maria Bacellar Sardenberg UFBA http://www.neim.ufba. LISTA DE ALGUNS GRUPOS DE PESQUISA EM UNIVERSIDADES COM PESQUISAS SOBRE GÊNERO E FEMINISMO Gênero e Sociedade - NEPEM Marlise Miriam de Matos Almeida Neuma Figueiredo de Aguiar UFMG http://www.fafich.ufmg.br/nepem

Leia mais

O IFAM É A MELHOR UNIVERSIDADE DO AMAZONAS OU A MELHOR INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAZONAS?

O IFAM É A MELHOR UNIVERSIDADE DO AMAZONAS OU A MELHOR INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAZONAS? O IFAM É A MELHOR UNIVERSIDADE DO AMAZONAS OU A MELHOR INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAZONAS? Simplesmente os dois. Mas o destaque sempre fica para a organização acadêmica UNIVERSIDADE. Os resultados

Leia mais

Pesquisa e Desenvolvimento aplicada a Segurança Pública ENGENHEIRA LILLIAN ALVARES

Pesquisa e Desenvolvimento aplicada a Segurança Pública ENGENHEIRA LILLIAN ALVARES Pesquisa e Desenvolvimento aplicada a Segurança Pública ENGENHEIRA LILLIAN ALVARES Primeira Parte PRODUÇÃO DA UNIVERSIDADE NO TEMA: POTENCIAL EM ENGENHARIA E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Sínteses das Áreas do

Leia mais

97ª Reunião do CTC CURSOS NOVOS 23 a 25 de julho de 2007

97ª Reunião do CTC CURSOS NOVOS 23 a 25 de julho de 2007 1 CIÊNCIAS AGRÁRIAS CIÊNCIA DE ALIMENTOS CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS ME 3 FUFSE FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE SE NORDESTE 2 CIÊNCIAS AGRÁRIAS CIÊNCIAS AGRÁRIAS BIOTECNOLOGIA ME 3 FUFSE

Leia mais

Edital GCUB nº 004/2014. Programa de Formação para Professores Brasileiros de Espanhol GCUB-ICC

Edital GCUB nº 004/2014. Programa de Formação para Professores Brasileiros de Espanhol GCUB-ICC Edital GCUB nº 004/2014 Programa de Formação para Professores Brasileiros de Espanhol GCUB-ICC O Instituto Caro y Cuervo (ICC), a Embaixada da Colômbia no Brasil e o Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras

Leia mais

Gerando resultados com a Inovação Aberta

Gerando resultados com a Inovação Aberta Gerando resultados com a Inovação Aberta O que é: Portal virtual (www.battleofconcepts.com.br) que promove disputas de criatividade e inovação entre estudantes e jovens a partir de demandas reais de empresas

Leia mais

Relação de universidades participantes do Programa Andifes de Mobilidade Acadêmica

Relação de universidades participantes do Programa Andifes de Mobilidade Acadêmica Relação de universidades participantes do Programa Andifes de Mobilidade Acadêmica CEFET-MG - Eugênia de Oliveira Pinto Coordenadora Geral dos Programas de Fomento à Graduação Centro Federal de Educação

Leia mais

Edital 049/2012/CAPES/INEP Programa Observatório da Educação. Resultado final. Projetos Locais

Edital 049/2012/CAPES/INEP Programa Observatório da Educação. Resultado final. Projetos Locais Projetos Locais Nº Nº do Projeto Sigla IES Sede Título do Projeto 1 12987 FEEVALE A Educação Integral entre práticas de educação no campo social e no espaço escolar 2 21097 FEEVALE Diversidade, acesso

Leia mais

Painel de oportunidades nas políticas públicas do MEC

Painel de oportunidades nas políticas públicas do MEC Painel de oportunidades nas políticas públicas do MEC para as Universidades Estaduais e Municipais Professor João Carlos Gomes Presidente da ABRUEM Reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Leia mais

Relação de universidades participantes do Programa Andifes de Mobilidade Acadêmica

Relação de universidades participantes do Programa Andifes de Mobilidade Acadêmica Relação de universidades participantes do Programa Andifes de Mobilidade Acadêmica CEFET-MG - Eugênia de Oliveira Pinto Coordenadora Geral dos Programas de Fomento à Graduação Centro Federal de Educação

Leia mais

NOVO ENEM - ATUALIZADO EM 15/06/2009 às 20h

NOVO ENEM - ATUALIZADO EM 15/06/2009 às 20h NOVO ENEM - ATUALIZADO EM 15/06/2009 às 20h Região Centro-Oeste 1 - Universidade de Brasília (UnB) Utilizará o Novo ENEM para o processo seletivo do 1 semestre de 2011 2 - Universidade Federal de Goiás

Leia mais

CARTA ABERTA DE NOVA PETRÓPOLIS. XI Encontro Nacional do Fórum dos Diretores de Faculdades/Centros de Educação das Universidades Públicas Brasileiras

CARTA ABERTA DE NOVA PETRÓPOLIS. XI Encontro Nacional do Fórum dos Diretores de Faculdades/Centros de Educação das Universidades Públicas Brasileiras CARTA ABERTA DE NOVA PETRÓPOLIS XI Encontro Nacional do Fórum dos Diretores de Faculdades/Centros de Educação das Universidades Públicas Brasileiras O Fórum dos Diretores de Faculdades/Centros de Educação

Leia mais

Área de Avaliação Programa IES IES Nome EAESP/FGV FACCAMP FESP/UPE. Administração FGV/RJ FUNDAÇÃO GETÚLIO FGV/SP DE EMPRESAS FGV/SP FJP FUCAPE FUCAPE

Área de Avaliação Programa IES IES Nome EAESP/FGV FACCAMP FESP/UPE. Administração FGV/RJ FUNDAÇÃO GETÚLIO FGV/SP DE EMPRESAS FGV/SP FJP FUCAPE FUCAPE Área de Avaliação Programa IES IES Nome ADMINISTRAÇÃO, CONTÁBEIS E TURISMO ADMINISTRAÇÃO, CONTÁBEIS E TURISMO ADMINISTRAÇÃO, CONTÁBEIS E TURISMO ADMINISTRAÇÃO, CONTÁBEIS E TURISMO ADMINISTRAÇÃO, CONTÁBEIS

Leia mais

Luiz Roberto Liza Curi Conselheiro Conselho Nacional de Educação - CNE incolarum@hotmail.com

Luiz Roberto Liza Curi Conselheiro Conselho Nacional de Educação - CNE incolarum@hotmail.com Luiz Roberto Liza Curi Conselheiro Conselho Nacional de Educação - CNE incolarum@hotmail.com 1 Luiz Roberto Liza Curi Sociólogo Doutor em Economia Conselheiro do Conselho Nacional de Educação Diretor LEYA

Leia mais

ABRAPEC Associação brasileira de Pesquisa em EducaçãoABdC Associação Brasileira de

ABRAPEC Associação brasileira de Pesquisa em EducaçãoABdC Associação Brasileira de ABRAPEC Associação brasileira de Pesquisa em EducaçãoABdC Associação Brasileira de Currículo AEDB Associação Educacional Dom Bosco AEUDF Associação de Ensino Unificado do Distrito Federal ANDES Sindicato

Leia mais

APROVADOS 2008. CEFET - AM Inclusão social com a escola de samba reino unido R$ 29.840,20. CEFET - MA Vídeo comunidade na escola R$ 30.

APROVADOS 2008. CEFET - AM Inclusão social com a escola de samba reino unido R$ 29.840,20. CEFET - MA Vídeo comunidade na escola R$ 30. 1 de 8 CEFET - AM Inclusão social com a escola de samba reino unido R$ 29.840,20 CEFET - MA Vídeo comunidade na escola R$ 30.000,00 CEFET - RJ Inter-ação promovendo o dialogo social e integrando a cultura

Leia mais

POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MÚSICA PARA EDUCAÇÃO BÁSICA: NOVAS DEMANDAS E DESAFIOS

POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MÚSICA PARA EDUCAÇÃO BÁSICA: NOVAS DEMANDAS E DESAFIOS POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MÚSICA PARA EDUCAÇÃO BÁSICA: NOVAS DEMANDAS E DESAFIOS Gislene de Araújo Alves Universidade Federal do Rio Grande do Norte gislene_artes@hotmail.com Resumo:

Leia mais

Código PPG Área de Avaliação Programa IES Nome IES

Código PPG Área de Avaliação Programa IES Nome IES Código PPG Área de Avaliação Programa IES Nome IES Nível avaliado Nota final 2013 52016013002P3 33138010001P0 33139016002P0 33149011001P5 25018019001P3 32064012001P7 33027013004P0 25004018010P5 31011012014P0

Leia mais

Propostas de Cursos Novos 149 a Reunião CTC/ES 9 a 13 de setembro de 2013

Propostas de Cursos Novos 149 a Reunião CTC/ES 9 a 13 de setembro de 2013 Ministério da Educação - MEC Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes Diretoria de Avaliação - DAV Coordenação Geral de Avaliação e Acompanhamento - CGAA Propostas de

Leia mais

Área de Avaliação Programa IES IES Nome Nível EAESP/FGV FACCAMP FBV FESP/UPE FUNDAÇÃO GETÚLIO ADMINISTRAÇÃO FGV/RJ

Área de Avaliação Programa IES IES Nome Nível EAESP/FGV FACCAMP FBV FESP/UPE FUNDAÇÃO GETÚLIO ADMINISTRAÇÃO FGV/RJ Área de Avaliação Programa IES IES Nome Nível CONTÁBEIS E CONTÁBEIS E TURISMO CONTÁBEIS E CONTÁBEIS E TURISMO CONTÁBEIS E CONTÁBEIS E CONTÁBEIS E TURISMO CONTÁBEIS E CONTÁBEIS E CONTÁBEIS E CONTÁBEIS E

Leia mais

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO 2007 2009 TRIENAL 2010

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO 2007 2009 TRIENAL 2010 RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO 2007 2009 TRIENAL 2010 IDENTIFICAÇÃO ÁREA DE AVALIAÇÃO: QUÍMICA COORDENADOR DE ÁREA: Jairton Dupont COORDENADOR ADJUNTO DE ÁREA: Luiz Carlos Dias I. APRESENTAÇÃO DA AVALIAÇÃO REALIZADA

Leia mais

IFES participantes do Programa Andifes de Mobilidade Acadêmica

IFES participantes do Programa Andifes de Mobilidade Acadêmica IFES participantes do Programa Andifes de Mobilidade Acadêmica CEFET-MG Ivete Pinheiro Av. Amazonas, 5253 Nova Suíça Belo Horizonte MG CEP 30480-000 Com.: (31) 3319-7034 Fax com.: tel: (31) 3319-7035 Email:

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO DOS CURSOS PELO MEC Ano IES Sigla da IES Área Município Curso Conceito Enade Enade Faixa Conceito CPC CPC Faixa 2010 UNIVERSIDADE

CLASSIFICAÇÃO DOS CURSOS PELO MEC Ano IES Sigla da IES Área Município Curso Conceito Enade Enade Faixa Conceito CPC CPC Faixa 2010 UNIVERSIDADE CLASSIFICAÇÃO DOS CURSOS PELO MEC Ano IES Sigla da IES Área Município Curso Conceito Enade Enade Faixa Conceito CPC CPC Faixa 2010 UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO UFTM ENFERMAGEM UBERABA 14616

Leia mais