TREINAMENTOS. Critérios de seleção para treinamentos Os treinamentos apresentados no portal são selecionados com base nos seguintes critérios:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "TREINAMENTOS. Critérios de seleção para treinamentos Os treinamentos apresentados no portal são selecionados com base nos seguintes critérios:"

Transcrição

1 TREINAMENTOS Critérios de seleção para treinamentos Os treinamentos apresentados no portal são selecionados com base nos seguintes critérios: os treinamentos são fornecidos por uma organização que ofereça treinamentos presenciais ou on-line regularmente; o treinamento é um curso breve ou um programa de desenvolvimento profissional relacionado a pelo menos um estágio do processo de desenvolvimento estabelecido no Roteiro; o treinamento é fornecido sem fins lucrativos (pro-bono ou com valor substancialmente reduzido para cobrir custos administrativos ou operacionais) e sem intenção de gerar negócios futuros; e os participantes almejados do treinamento incluem funcionários do governo e formuladores de política. Cursos do Asia Public-Private Partnership Training Institute (APPPI) O APPPI realiza cursos intensivos em PPP em colaboração com universidades e órgãos do governo (por exemplo, governos municipais) em toda a Ásia. Os cursos são projetados em dois currículos: Básico/intermediário e avançado. O modelo do curso tem três dias de duração. A duração dos cursos de treinamento no país varia conforme as necessidades e os interesses do anfitrião/participantes, bem como a disponibilidade. Local dos treinamentos: Toya University no Japão e em outros locais na Ásia. Tópicos abordados: PPPs. Tipos de treinamentos: Cursos modelo e cursos projetados fornecidos na Universidade de Toya e no país. Treinamentos Executivos do CCSI e Treinamentos no País O Columbia Center on Sustainable Investment (CCSI) oferece vários treinamentos todos os anos, incluindo: Um programa de treinamento executivo de duas semanas sobre os setores extrativistas e desenvolvimento sustentável projetado para oferecer aos

2 participantes as habilidades necessárias para promover o desenvolvimento responsável do setor extrativista em países em desenvolvimento ricos em recursos e incentivar um diálogo de alto nível sobre as práticas recomendadas no mundo todo. Um programa de treinamento executivo sobre investimentos sustentáveis em agricultura, que adota uma abordagem multidisciplinar para tratar dos desafios e das oportunidades dos investimentos agrícolas. Cursos regulares de treinamento no país que são versões adaptadas do programa de treinamento executivo sobre setores extrativistas e desenvolvimento sustentável em vários países anfitriões ao redor do mundo. Local dos treinamentos: Nova York, EUA e no país. Tópicos abordados: Setores extrativistas e desenvolvimento sustentável; Investimentos agrícolas e desenvolvimento sustentável; e Tratados de investimento e desenvolvimento sustentável. Tipos de treinamentos: Programas de treinamento executivo anual na Universidade de Columbia e cursos de treinamento no país realizados para finalidades específicas. Cursos de Desenvolvimento Profissional e Cursos de Aperfeiçoamento do Centre for Sustainable Minerals (CSRM) O CSRM é um fornecedor de cursos de desenvolvimento profissional e cursos de aperfeiçoamento internacionalmente reconhecido para todas as partes interessadas associadas a projetos de recursos. O CSRM oferece treinamento personalizado sobre os aspectos sociais e os impactos de projetos extrativistas e de energia. O treinamento é projetado para adequar-se a uma ampla variedade de grupos, de profissionais de relações com a comunidade de linha de frente a representantes da comunidade, oficiais do governo e regulamentadores, jornalistas e executivos do setor. Cursos breves e cursos de aperfeiçoamento são projetados para (1) desenvolver capacidades em todo o setor e (2) aprimorar as habilidades de partes interessadas externas para uma interação produtiva com o setor. Local dos treinamentos: Universidade de Queensland, Austrália e no país. Tópicos abordados: Mecanismos de reclamação: Introdução e temas principais; Desenvolvimento comunitário;

3 Boas e más práticas na interação com a comunidade; Participação e capacitação genuína; Direitos humanos: Introdução e temas principais para mineração e negócios; Análise dos impactos sociais: Principais conceitos e estratégias básicas; Gênero e mineração; Mineração em situações pós-conflito; Gestão de patrimônio cultural; e Conexão de atividades de mineração a metas de desenvolvimento humano. Tipos de treinamentos: Cursos de desenvolvimento profissional e cursos de aperfeiçoamento. Cursos de Pós-Graduação e Programas de Desenvolvimento Profissional do CEPMLP O Centre for Energy, Petroleum and Mineral Law and Policy (CEPMLP) na Universidade de Dundee na Escócia é uma escola de graduação com renome internacional no setor de transações comerciais internacionais e direto e política de recursos naturais e energia. Além de vários programas de pós-graduação de especialização de um ano, o CEPMLP também oferece um programa de desenvolvimento profissional em uma variedade de tópicos de recursos naturais e energia. O Programa de desenvolvimento profissional do CEPMLP inclui seminários, conferências e cursos de desenvolvimento profissional frequentados por representantes do governo, ministérios, setor acadêmico e indústria, oferecendo aos participantes um fórum global para interação teórica e prática. Em 2015, o CEPMLP ofereceu uma série de treinamentos em Dundee, Escócia, incluindo: Negociação e documentação de transações no setor de petróleo; Negociações e contratos de gás natural; Direitos da comunidade e expectativas no desenvolvimento de recursos naturais; Contratos de compartilhamento de produção e implementação de acordos; Acordos e transações de mineração; e Monitoramento e regulamentação do setor de petróleo upstream. Os cursos também são certificados pela Law Society (Autoridade que regula as atividades dos advogados) da Inglaterra e do País de Gales. O CEPMLP também é um fornecedor de treinamento aprovado pelo Energy Institute.

4 O CEPMLP oferece esses seminários e cursos globalmente também com um programa estabelecido operando o ano todo em Gana e Uganda. Local dos treinamentos: Escócia, Gana e Uganda. Tópicos abordados: Recursos naturais e energia, com foco particular em petróleo e gás natural. Tipos de treinamentos: Cursos de desenvolvimento profissional. Curso de aprendizado on-line da FAO: igualdade de gênero na governança da terra Um novo curso on-line da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura Food and Agriculture Organization (FAO) oferece orientação específica para garantir que as Diretrizes voluntárias sobre governança responsável da posse da terra, áreas de pesca e florestas no contexto da segurança alimentar nacional (VGGT) sejam implementadas para promover a igualdade de gêneros. O curso consiste em seis lições interativas. Cursos de Treinamento do IDEP O Instituto Africano de Desenvolvimento e Planejamento Econômico (IDEP) é uma subsidiária da Comissão Econômica das Nações Unidas para a África (UNECA). Seu objetivo é criar, aprimorar e/ou atualizar as aptidões técnicas e as proficiências de funcionários de governo em meio de carreira e seniores sobre gerenciamento econômico e no planejamento de desenvolvimento. Para isso, oferece uma variedade de iniciativas de desenvolvimento e treinamento de capacidade. Local dos treinamentos: Vários locais na África. Tópicos abordados: Tópicos de treinamento relacionados a planejamento e política de desenvolvimento, por exemplo, política e desenvolvimento da terra, contas econômicas para agricultura, integração regional. Tipos de treinamentos: Cursos breves oferecidos em inglês e francês. Para obter a programação mensal, aqui.

5 Cursos Online de Treinamento Social e Ambiental e Séries de Webinar de Sustentabilidade da IFC A Corporação Financeira Internacional (IFC) desenvolveu um programa de treinamento on-line sobre como gerenciar riscos ambientais e sociais. A IFC também lançou recentemente uma série de webinars gratuitos oferecendo seu conhecimento e liderança intelectual sobre questões de sustentabilidade. Os tópicos incluem padrões de desempenho da IFC, diretrizes de meio ambiente, saúde e segurança 101 e governança corporativa. Local dos treinamentos: Virtual. Tópicos abordados: Padrões de desempenho da IFC, diretrizes de meio ambiente, saúde e segurança 101 e governança corporativa. Tipo de treinamentos: Baseado na web, on-line. Cursos de Treinamento para Finalidades Específicas do IISD para Países em Desenvolvimento O International Institute for Sustainable Development (Instituto Internacional para Desenvolvimento Sustentável, IISD) (IISD) oferece regularmente cursos de treinamento no país para formuladores de políticas e funcionários do governo de países em desenvolvimento sobre tópicos relacionados a investimento sustentável em recursos naturais. Em 2014, o IISD organizou uma série de treinamentos para finalidades específicas no mundo todo, incluindo: Um curso de cinco dias sobre "Desenvolvimento de capacidade para implementar a estrutura da política de mineração na República Dominicana" em Santo Domingo; Um curso de treinamento de cinco dias sobre a negociação de acordos de desenvolvimento de minas em Arusha, Tanzânia em colaboração com o SDSG, Centro de Formação de Política Comercial na África (TRAPCA) e o Banco Mundial; e Um workshop sobre a promoção do investimento sustentável em agricultura em países do sudeste asiático (ASEAN) em Banguecoque, Tailândia, em colaboração com o Instituto Internacional de Comércio e Desenvolvimento. Local dos treinamentos: No mundo todo.

6 Tópicos abordados: Investimento sustentável em recursos naturais (incluindo tratados de investimento, negociação de acordos de desenvolvimento de mineração, investimento sustentável nos setores de agricultura/extrativista, etc.). Tipos de treinamentos: Cursos breves no país organizados para finalidades específicas. Cursos Online do Infratech Um site que oferece recursos e webinars de treinamento on-line sobre finanças e desenvolvimento de infraestrutura. Os cursos de treinamento on-line contêm apresentações/palestras em vídeo, slides em PowerPoint e alguns documentos de referência. Alguns cursos são oferecidos gratuitamente, mas outros exigem o pagamento de um valor para acessar o conteúdo. Todos os cursos de treinamento exigem que os usuários registrem-se no site antes de acessarem os módulos de treinamento. O site também contém uma seção de Recursos com documentação de suporte e recursos para download gratuito. Inclui listas de verificação, notas explicativas, exemplos de modelos dinâmicos de contratos, apresentações e vários outros materiais de várias fontes. O registro no site é obrigatório para acessar esses recursos. Local dos treinamentos: Virtual. Tópicos abordados: Finanças e desenvolvimento de infraestrutura. Tipos de treinamentos: Cursos de treinamento on-line. Cursos de Treinamento do National Resource Governance Institute O Natural Resource Governance Institute (Instituto de Governança de Recursos Naturais, NRGI) e o Lebanese Center for Policy Studies (Centro Libanês de Estudo de Política, LCPS) uniram-se para estabelecer um centro de política com o objetivo de apoiar e desenvolver a capacidade da sociedade civil, de jornalistas e de formuladores de políticas para melhorar a governança do setor de petróleo e gás natural para obter um desenvolvimento mais sustentável na região MENA (Oriente Médio e Norte da África). Em 2015, o centro ofereceu um curso sobre governança em recursos naturais a profissionais de toda a região para reforçar sua compreensão dos setores de petróleo e gás natural e desenvolver suas habilidades de atuar de maneira mais eficaz em promoção de política, jornalismo ou outros campos relacionados. Todos os interessados no curso são incentivados a fazer sua inscrição.

7 Membros da sociedade civil e jornalistas no Iraque, no Líbano e Tunísia estão qualificados para bolsas de estudo cobrindo os custos do curso, bem como passagens de ida e volta e acomodações. Participantes selecionados são convidados a participar do curso em Beirute, Líbano, de 10 a 18 de setembro de Além do curso, os participantes são convidados a comparecer a uma conferência regional sobre o setor de petróleo e gás natural em 16 de setembro de Os candidatos interessados deverão enviar suas solicitações até 20 de julho de 2015 em inglês ou em árabe. Curso do LCPS-NGRI sobre os Fundamentos de Governança em Petróleo e Gás Natural O NRGI desenvolveu cursos e materiais de treinamento que atendem às necessidades de defensores da sociedade civil, funcionários do governo, jornalistas e parlamentares que trabalham para melhorar o gerenciamento de petróleo, gás natural e minerais. Os materiais da NRGI são personalizados para os estilos de aprendizado de adultos, com foco no aprendizado por meio das experiências dos próprios participantes, debates prolongados e interação. Os materiais de treinamento apresentam visões equilibradas e facilitam debates sobre os prós e contras das decisões sobre políticas. Os materiais do NRGI incluem: Cursos e módulos para ajudar outras pessoas a preparar treinamentos sobre gerenciamento e supervisão de petróleo, gás natural e mineração; Pautas e planos de cursos do centro de conhecimento regional sobre governança de recursos naturais; Cursos globais avançados oferecidos em parceria com a School of Public Policy Universidade Centro-Europeia, em Budapeste, Hungria e a Escola de Governo Blavatnik, Universidade de Oxford; e Informações sobre cursos específicos do país de treinamentos no país do NRGI. Para uma lista completa de cursos oferecidos em 2014, clique aqui. Local dos treinamentos: Azerbaijão (Khazar University), Camarões (Yaondé), Gana (Accra), Hungria (Budapeste), Indonésia (Universitas Gadjah Mada in Yogyakarta), Reino Unido (Oxford), Peru (Pontifical Catholic University) e outros lugares.

8 Tópicos abordados: Governança de recursos naturais; setores extrativistas. Tipos de treinamentos: Cursos curtos anuais em centros regionais e em Oxford, Reino Unido, bem como cursos de treinamento específicos do país para finalidades específicas oferecidos no país. Programa sobre avaliação de investimento e análise de risco (Investment Appraisal and Risk Analysis, PIAR) da Queen s University Os participantes aprenderão a realizar a análise integrada de projetos de investimento, incluindo análise financeira, econômica, de riscos e de partes interessadas. Eles desenvolverão habilidades no projeto e teste de contratos de gerenciamento de risco, parcerias público-privadas (PPPs) e avaliação de opções de financiamento de projeto. Por meio de palestras realizadas por especialistas reconhecidos internacionalmente, estudos de caso aplicados e discussões em grupo, os participantes obterão conhecimento prático e obterão uma perspectiva global dos desenvolvimentos recentes nesses campos. Programas da Rocky Mountain Mineral Law Foundation Programs A Rocky Mountain Mineral Law Foundation (RMMLF) é uma organização educacional colaborativa sem fins lucrativos dedicada ao estudo especializado e prático de direito e regulamentos relacionados à mineração, petróleo e gás natural, água, terras públicas, energia, proteção ambiental e outras áreas relacionadas. Por meio dos seus programas educativos, a RMMLF reúne advogados, funcionários do setor petrolífero, gerentes, equipe do governo, corpo docente de direito, estudantes e outros envolvidos nos setores de minerais, petróleo e gás natural, água e outros recursos. Os programas incluem, entre outros, institutos, cursos breves e workshops (domésticos e internacionais) com foco em desenvolvimento e questões jurídicas relacionadas. Local dos treinamentos: Vários locais nos EUA e no país (incluindo Columbia e Tailândia em 2014). Tópicos abordados: Questões jurídicas e normativas relacionadas a minerais, petróleo e gás naturais, água e outros recursos. Tipos de treinamentos: Cursos breves e workshops. Treinamentos para Finalidades Específicas do Sustainable Development Strategies Group (SDSG)

9 O Sustainable Development Strategies Group (Grupo Estratégico de Desenvolvimento Sustentável, SDSG) promove abordagens justas e ecologicamente corretas à redução da pobreza pelo uso sustentável de recursos naturais. Oferece cursos para finalidades específicas em colaboração com outros parceiros, em tópicos como negociações de contratos de mineração. Por exemplo, o SDSG e IISD (Instituto Internacional para Desenvolvimento Sustentável), em parceria com o ALSF (Setor de Suporte Jurídico Africano) e o Banco Mundial, promoveram um seminário de cinco dias em francês sobre Negociação de Contratos Minerários: entendendo e melhorando o processo de negociação e os resultados (Negociação de contratos de mineração: entendendo e melhorando o processo de negociação e os resultados), de 15 a 19 de setembro de 2014 em Dakar, Senegal. A "Sustainable Natural Resources Development Series" (Série de desenvolvimento de recursos naturais sustentável), organizada e oferecida pela Sturm College of Law da Universidade de Denver, em Denver, EUA, oferece um conjunto de quatro cursos complementares relacionados voltados à questão de como garantir que os recursos naturais sejam encontrados, desenvolvidos e utilizados de uma forma que dê suporte ao desenvolvimento sustentável de sociedades humanas. Os cursos devem ser lecionados por líderes internacionais envolvidos nessas questões. Para obter mais informações, clique aqui. Locais: Denver, EUA, e vários locais na África. Tópicos abordados: Desenvolvimento por meio do uso sustentável de recursos naturais, incluindo mineração. Tipos de treinamentos: Treinamentos para finalidades específicas em colaboração com parceiros. William Freire Curso de Legislação Mineral Apresentado pelos especialistas da Dr. William Freire, Dr. James de Mattos e Dr. Marcelo Azevedo, o programa aborda diversos tópicos sobre padrões de mineração e um módulo único sobre direito ambiental aplicado à mineração. O curso é promovido pelo Instituto Brasileiro de Direitos de Mineração (IBDM) com o apoio de Ethics Events, Mining News, Magazine IntheMine, Legal Publishing, CAMARB e William Freire Advogados Associados. As solicitações podem ser feitas pelo site ou pelo eventos@direitominerario.com.br

10 Cursos Online do e-institute do Banco Mundial O e-institute é um portal global único projetado para dar suporte a autodidatas que desejam se atualizar sobre as mais recentes tendências de desenvolvimento, aprimorar suas habilidades e compartilhar conhecimento por meio de comunidades de aprendizado on-line. Local dos treinamentos: Virtual. Tipos de treinamentos: Cursos on-line. Curso online gratuito do Banco Mundial: PPP (parcerias público-privadas): Como as PPPs podem ajudar a prestar melhores serviços? O objetivo deste curso é fornecer aos participantes uma compreensão básica dos principais princípios de PPPs e como eles podem ser usados para fechar a lacuna de infraestrutura em mercados emergentes. Discutindo diretamente as oportunidades e os desafios de adquirir e manter a infraestrutura por meio de PPPs efetivos, os participantes aprenderão como e por que as PPPs são usadas para prestar mais serviços de infraestrutura de melhor qualidade. Este curso é oferecido ao público geral, formuladores de políticas e profissionais.

Processos de gerenciamento de projetos em um projeto

Processos de gerenciamento de projetos em um projeto Processos de gerenciamento de projetos em um projeto O gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto a fim de cumprir seus requisitos.

Leia mais

Todos nossos cursos são preparados por mestres e profissionais reconhecidos no mercado, com larga e comprovada experiência em suas áreas de atuação.

Todos nossos cursos são preparados por mestres e profissionais reconhecidos no mercado, com larga e comprovada experiência em suas áreas de atuação. Curso Formação Efetiva de Analístas de Processos Curso Gerenciamento da Qualidade Curso Como implantar um sistema de Gestão de Qualidade ISO 9001 Formação Profissional em Auditoria de Qualidade 24 horas

Leia mais

Realidade hoje. Ascensão Social. Cerca de 31 milhões de brasileiros subiram de classe social entre os anos de 2003 e 2008.

Realidade hoje. Ascensão Social. Cerca de 31 milhões de brasileiros subiram de classe social entre os anos de 2003 e 2008. Realidade hoje Ascensão Social Cerca de 31 milhões de brasileiros subiram de classe social entre os anos de 2003 e 2008. Entre eles, 19,4 milhões deixaram a classe E, que traça a linha da pobreza no país,

Leia mais

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA - PEC CATHO PORTAL CMC

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA - PEC CATHO PORTAL CMC PROGRAMA DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA - PEC CATHO PORTAL CMC 1. CONTEXTO A Catho Educação Executiva é focada no desenvolvimento de talentos, na melhora do desempenho das organizações e na criação de processos

Leia mais

Gerente de Projeto para Serviços de Assessoria em PPPs. Valores da ONU: Integridade, Profissionalismo, Respeito pela Diversidade

Gerente de Projeto para Serviços de Assessoria em PPPs. Valores da ONU: Integridade, Profissionalismo, Respeito pela Diversidade Gerente de Projeto para Serviços de Assessoria em PPPs Código da vaga: VA/2015/B5414/8606 Cargo: Gerente de Projeto para Serviços de Assessoria em Parcerias Público- Privadas (mais de uma vaga) Departamento/escritório:

Leia mais

Gestão de Instrumentos Financeiros Porque Educação Executiva Insper Sobre o Instituto Educacional BM&FBOVESPA

Gestão de Instrumentos Financeiros Porque Educação Executiva Insper Sobre o Instituto Educacional BM&FBOVESPA 1 Porque Educação Executiva Insper A dinâmica do mundo corporativo exige profissionais multidisciplinares, capazes de interagir e formar conexões com diferentes áreas da empresa e entender e se adaptar

Leia mais

BANCO DE DADOS DOS PRESTADORES DE SUPORTE À NEGOCIAÇÃO

BANCO DE DADOS DOS PRESTADORES DE SUPORTE À NEGOCIAÇÃO BANCO DE DADOS DOS PRESTADORES DE SUPORTE À NEGOCIAÇÃO Elaborado por Columbia Center on Sustainable Investment Sobre o CCSI O Columbia Center on Sustainable Investment (CCSI), centro conjunto da Columbia

Leia mais

Projeto de Gestão pela Qualidade Rumo à Excelência

Projeto de Gestão pela Qualidade Rumo à Excelência Projeto de Gestão pela Qualidade Rumo à Excelência Introdução O panorama que se descortina para os próximos anos revela um quadro de grandes desafios para as empresas. Fatores como novas exigências dos

Leia mais

Oficina de Treinamento em Planejamento e Gestão Portuária

Oficina de Treinamento em Planejamento e Gestão Portuária Organização Oficina de Treinamento em Planejamento e Gestão Portuária Realização Introdução Este Workshop de Planejamento e Gestão Portuária foi criada pela PwC e organizada pela Port Finance International

Leia mais

Documento de Apoio da Declaração de Gaborone para Sustentabilidade na África

Documento de Apoio da Declaração de Gaborone para Sustentabilidade na África Documento de Apoio da Declaração de Gaborone para Sustentabilidade na África O documento de apoio da Declaração de Gaborone para a sustentabilidade na África é um paradigma transformador na busca pelo

Leia mais

ANEXO 1 PROJETO BÁSICO PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL E ORGANIZACIONAL DE ENTIDADES CIVIS DE DEFESA DO CONSUMIDOR

ANEXO 1 PROJETO BÁSICO PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL E ORGANIZACIONAL DE ENTIDADES CIVIS DE DEFESA DO CONSUMIDOR ANEXO 1 PROJETO BÁSICO PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL E ORGANIZACIONAL DE ENTIDADES CIVIS DE DEFESA DO CONSUMIDOR I - OBJETIVO GERAL Realização de Módulos do programa de capacitação

Leia mais

Engajamento com Partes Interessadas

Engajamento com Partes Interessadas Instituto Votorantim Engajamento com Partes Interessadas Eixo temático Comunidade e Sociedade Principal objetivo da prática Apoiar o desenvolvimento de uma estratégia de relacionamento com as partes interessadas,

Leia mais

Correntes de Participação e Critérios da Aliança Global Wycliffe [Versão de 9 de maio de 2015]

Correntes de Participação e Critérios da Aliança Global Wycliffe [Versão de 9 de maio de 2015] Correntes de Participação e Critérios da Aliança Global Wycliffe [Versão de 9 de maio de 2015] Introdução As Organizações da Aliança Global Wycliffe desejam expressar a unidade e a diversidade do Corpo

Leia mais

CAPÍTULO 25 COERÊNCIA REGULATÓRIA

CAPÍTULO 25 COERÊNCIA REGULATÓRIA CAPÍTULO 25 COERÊNCIA REGULATÓRIA Artigo 25.1: Definições Para efeito deste Capítulo: medida regulatória coberta significa a medida regulatória determinada por cada Parte a ser objeto deste Capítulo nos

Leia mais

PRINCÍPIOS DO EQUADOR RELATÓRIO DE IMPLEMENTAÇÃO E DADOS 2014

PRINCÍPIOS DO EQUADOR RELATÓRIO DE IMPLEMENTAÇÃO E DADOS 2014 PRINCÍPIOS DO EQUADOR RELATÓRIO DE IMPLEMENTAÇÃO E DADOS 2014 Em 2014 o Itaú Unibanco se comprometeu com os Princípios do Equador (PE), tornando-se a primeira instituição financeira de uma economia emergente

Leia mais

Síntese do Projeto Pedagógico do Curso de Sistemas de Informação PUC Minas/São Gabriel

Síntese do Projeto Pedagógico do Curso de Sistemas de Informação PUC Minas/São Gabriel PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS Instituto de Informática Síntese do Projeto Pedagógico do Curso de Sistemas de Informação PUC Minas/São Gabriel Belo Horizonte - MG Outubro/2007 Síntese

Leia mais

POLÍTICA DE SAÚDE E SEGURANÇA POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA

POLÍTICA DE SAÚDE E SEGURANÇA POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA POLÍTICA DE SAÚDE E SEGURANÇA POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA Política de SAÚDE E SEGURANÇA Política de SAÚDE E SEGURANÇA A saúde e a segurança dos nossos funcionários fazem

Leia mais

Projetos acadêmicos Economia verde

Projetos acadêmicos Economia verde Projetos acadêmicos Economia verde Entre os dias 20 e 22 de junho deste ano o Brasil sediará a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (UNCSD), chamada de Rio+20, pois vai acontecer

Leia mais

Arquivo original em Inglês: http://www.isaca.org/knowledge-center/risk-it-it-risk- Management/Documents/Risk-IT-Brochure.pdf

Arquivo original em Inglês: http://www.isaca.org/knowledge-center/risk-it-it-risk- Management/Documents/Risk-IT-Brochure.pdf Arquivo original em Inglês: http://www.isaca.org/knowledge-center/risk-it-it-risk- Management/Documents/Risk-IT-Brochure.pdf Risk IT - Um conjunto de princípios orientadores e o primeiro framework que

Leia mais

EDITAL CHAMADA DE CASOS PARA PARTICIPAÇÃO DE PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS INICIATIVAS INOVADORAS PARA SUSTENTABILIDADE EM DISTRIBUIÇÃO E LOGÍSTICA

EDITAL CHAMADA DE CASOS PARA PARTICIPAÇÃO DE PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS INICIATIVAS INOVADORAS PARA SUSTENTABILIDADE EM DISTRIBUIÇÃO E LOGÍSTICA EDITAL CHAMADA DE CASOS PARA PARTICIPAÇÃO DE PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS INICIATIVAS INOVADORAS PARA SUSTENTABILIDADE EM DISTRIBUIÇÃO E LOGÍSTICA O Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getulio

Leia mais

Gestão e estratégia de TI Conhecimento do negócio aliado à excelência em serviços de tecnologia

Gestão e estratégia de TI Conhecimento do negócio aliado à excelência em serviços de tecnologia Gestão e estratégia de TI Conhecimento do negócio aliado à excelência em serviços de tecnologia Desafios a serem superados Nos últimos anos, executivos de Tecnologia de Informação (TI) esforçaram-se em

Leia mais

Política de Associação

Política de Associação Política de Associação Constam a seguir as orientações e os termos que definem a relação entre os associados e a Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação. 1. Informações Gerais A Rede Brasileira de

Leia mais

Seja um Provedor Registrado de Educação do PMI (R.E.P.)

Seja um Provedor Registrado de Educação do PMI (R.E.P.) Seja um Provedor Registrado de Educação do PMI (R.E.P.) Faça Mais Negócios Aliando-se a Maior Associação de Profissionais de Gerenciamento de Projeto do Mundo O QUE SÃO OS R.E.P.S DO PMI? Os Provedores

Leia mais

Sobre o Instituto Desenvolve T.I

Sobre o Instituto Desenvolve T.I Sobre o Instituto Desenvolve T.I A empresa Desenvolve T.I foi fundada em 2008, em Maringá, inicialmente focando a sua atuação em prestação de serviços relacionados à Tecnologia da Informação e atendendo

Leia mais

Procuramos empreendedores com as seguintes características:

Procuramos empreendedores com as seguintes características: SOBRE A ALPARGATAS Quem nunca usou um Bamba? Ou uma calça US Top, um tênis Rainha, uma sandália Havaianas, ou jogou com uma bola Topper? A Alpargatas e suas marcas estiveram e estarão sempre presentes

Leia mais

PROGRAMA CAPES-CONICYT. Cooperação Brasil-Chile

PROGRAMA CAPES-CONICYT. Cooperação Brasil-Chile PROGRAMA Cooperação Brasil-Chile Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Coordenadoria de Cooperação e Intercâmbio Ministério da Educação e do Desporto Anexos I e II 2º andar Caixa

Leia mais

SITE - INFORMAÇÕES DE FRANQUIA

SITE - INFORMAÇÕES DE FRANQUIA SITE - INFORMAÇÕES DE FRANQUIA PROJETO As lojas Havaianas foram idealizadas para oferecer aos consumidores uma experiência completa com a marca. O modelo de franquia foi adotado porque acreditamos que

Leia mais

CURSO FERRAMENTAS DE GESTÃO IN COMPANY

CURSO FERRAMENTAS DE GESTÃO IN COMPANY CURSO FERRAMENTAS DE GESTÃO IN COMPANY Instrumental e modular, o Ferramentas de Gestão é uma oportunidade de aperfeiçoamento para quem busca conteúdo de qualidade ao gerenciar ações sociais de empresas

Leia mais

Gerenciamento de Projeto: Executando o Projeto III. Prof. Msc Ricardo Britto DIE-UFPI rbritto@ufpi.edu.br

Gerenciamento de Projeto: Executando o Projeto III. Prof. Msc Ricardo Britto DIE-UFPI rbritto@ufpi.edu.br Gerenciamento de Projeto: Executando o Projeto III Prof. Msc Ricardo Britto DIE-UFPI rbritto@ufpi.edu.br Sumário Realizar Aquisições Realizar a Garantia de Qualidade Distribuir Informações Gerenciar as

Leia mais

Desenvolve Minas. Modelo de Excelência da Gestão

Desenvolve Minas. Modelo de Excelência da Gestão Desenvolve Minas Modelo de Excelência da Gestão O que é o MEG? O Modelo de Excelência da Gestão (MEG) possibilita a avaliação do grau de maturidade da gestão, pontuando processos gerenciais e resultados

Leia mais

1º Congresso Alianças Sociais Responsabilidade Social Corporativa em prol da Sustentabilidade

1º Congresso Alianças Sociais Responsabilidade Social Corporativa em prol da Sustentabilidade 1º Congresso Alianças Sociais Responsabilidade Social Corporativa em prol da Sustentabilidade Curitiba 30 de outubro de 2012 Agenda Sustentabilidade: Várias Visões do Empresariado Desenvolvimento sustentável;

Leia mais

O Marco de Ação de Dakar Educação Para Todos: Atingindo nossos Compromissos Coletivos

O Marco de Ação de Dakar Educação Para Todos: Atingindo nossos Compromissos Coletivos O Marco de Ação de Dakar Educação Para Todos: Atingindo nossos Compromissos Coletivos Texto adotado pela Cúpula Mundial de Educação Dakar, Senegal - 26 a 28 de abril de 2000. 1. Reunidos em Dakar em Abril

Leia mais

Fundo Brasileiro para a Biodiversidade

Fundo Brasileiro para a Biodiversidade TERMO DE REFERÊNCIA nº 013/2015 Contratação na Área de Projetos Especiais Responsável: Leonardo Geluda Setor: Área de Projetos Especiais Rio de Janeiro, 2 de junho de 2015 1. Identificação Recrutamento

Leia mais

Módulo 2. Origem do BSC, desdobramento do BSC, estrutura e processo de criação do BSC, gestão estratégica e exercícios

Módulo 2. Origem do BSC, desdobramento do BSC, estrutura e processo de criação do BSC, gestão estratégica e exercícios Módulo 2 Origem do BSC, desdobramento do BSC, estrutura e processo de criação do BSC, gestão estratégica e exercícios Origem do BSC Cenário Competitivos CONCORRENTE A CONCORRENTE C VISÃO DE FUTURO ESTRATÉGIA

Leia mais

Together We Create Value

Together We Create Value Together We Create Value APRESENTAÇÃO DA MUNDISERVIÇOS LISBOA 2015 A história da MundiServiços carateriza-se por um percurso de inovação e de investimento na excelência dos seus serviços, assim como por

Leia mais

Como identificar, vender e comercializar com os prospectos de pequenas empresas Parte 1/3

Como identificar, vender e comercializar com os prospectos de pequenas empresas Parte 1/3 Como identificar, vender e comercializar com os prospectos de pequenas empresas Parte 1/3 A pequena empresa é um mercado massivo em importante crescimento, que alcançou uma maturidade em termos de oportunidade

Leia mais

Agricultura de Baixo Carbono e Desmatamento Evitado para Reduzir a Pobreza no Brasil BR-X1028. TERMOS DE REFERÊNCIA: Consultor de bioma (Amazônia)

Agricultura de Baixo Carbono e Desmatamento Evitado para Reduzir a Pobreza no Brasil BR-X1028. TERMOS DE REFERÊNCIA: Consultor de bioma (Amazônia) Agricultura de Baixo Carbono e Desmatamento Evitado para Reduzir a Pobreza no Brasil BR-X1028 TERMOS DE REFERÊNCIA: Consultor de bioma (Amazônia) I. APRESENTAÇÃO 1.1. O Brasil é o décimo oitavo maior emissor

Leia mais

Solicitação para Chamada de Propostas

Solicitação para Chamada de Propostas Solicitação para Chamada de Propostas Melhores Capacidades e Avaliações dos Estoques de Carbono Segunda Parcela Histórico Dezembro 2014 O Fundo GCF: O Fundo dos Governadores para o Clima e Florestas (Fundo

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE Política de Internacionalização do Ensino e Pesquisa

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE Política de Internacionalização do Ensino e Pesquisa UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE Política de Internacionalização do Ensino e Pesquisa Aprovada na Sessão Ordinária da Congregação de 14/05/2009 SUMÁRIO 1 Contextualização...

Leia mais

Edital de seleção de Projetos Sociais de Impacto (PSI)

Edital de seleção de Projetos Sociais de Impacto (PSI) Edital de seleção de Projetos Sociais de Impacto (PSI) Belo Horizonte / 2016 2 #SocialehLegal 1. Introdução O Baanko Challenge tem por objetivo fomentar o Empreendedorismo Social de Negócios de Impacto.

Leia mais

Fanor - Faculdade Nordeste

Fanor - Faculdade Nordeste Norma 025: Projeto de Avaliação Institucional Capítulo I Disposições Gerais A avaliação institucional preocupa-se, fundamentalmente, com o julgamento dos aspectos que envolvem a realidade interna e externa

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS Introdução Independentemente do nível de experiência da proponente na elaboração de projetos, o Instituto Cooperforte empresta apoio, orientação e subsídios às Instituições

Leia mais

Programa de Parceria

Programa de Parceria SUMÁRIO O PROGRAMA DE PARCERIA 2 1 - Procedimentos para tornar-se um parceiro Innovus 2 2 - Benefícios oferecidos aos Parceiros 2 2.1 - Anúncios nos Portais 2 2.2 - Anúncios no site Central de Revendas

Leia mais

SciDev.Net na América Latina: Notícias de ciência, tecnologia e desenvolvimento via Internet

SciDev.Net na América Latina: Notícias de ciência, tecnologia e desenvolvimento via Internet SciDev.Net na América Latina: Notícias de ciência, tecnologia e desenvolvimento via Internet Luisa Massarani Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz Brasil Introdução É sabido que uma parcela importante

Leia mais

Estrutura do PDI 2014-2018

Estrutura do PDI 2014-2018 APRESENTAÇÃO O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) além de constituir um requisito legal, tal como previsto no Artigo

Leia mais

BSC Balance Score Card

BSC Balance Score Card BSC (Balance Score Card) BSC Balance Score Card Prof. Gerson gerson.prando@fatec.sp.gov.br Uma das metodologias mais visadas na atualidade éobalanced ScoreCard, criada no início da década de 90 por Robert

Leia mais

Proposta de Plano de Desenvolvimento Local para a região do AHE Jirau

Proposta de Plano de Desenvolvimento Local para a região do AHE Jirau Proposta de Plano de Desenvolvimento Local para a região do AHE Jirau Fundação Getulio Vargas, Abril de 2011 REGIÃO PODE TER LEGADO COMPATÍVEL COM DESENVOLVIMENTO INOVADOR E SUSTENTÁVEL Deixar um legado

Leia mais

FINEP UMA AGÊNCIA DE INOVAÇÃO. Vânia Damiani. Departamento de Instituições de Pesquisa Área de Institutos Tecnológicos e de Pesquisa

FINEP UMA AGÊNCIA DE INOVAÇÃO. Vânia Damiani. Departamento de Instituições de Pesquisa Área de Institutos Tecnológicos e de Pesquisa FINEP UMA AGÊNCIA DE INOVAÇÃO Vânia Damiani Departamento de Instituições de Pesquisa Área de Institutos Tecnológicos e de Pesquisa A Missão da FINEP Promover o desenvolvimento econômico e social do Brasil

Leia mais

Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá - INCIT PLANO ANUAL DE TREINAMENTO

Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá - INCIT PLANO ANUAL DE TREINAMENTO Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá - INCIT PLANO ANUAL DE TREINAMENTO Itajubá/MG Fevereiro de 2012 Plano Anual de 2 de 11 Revisão 01 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 3 1 OBJETIVO GERAL... 4 2

Leia mais

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO PROFISSIONAL TALENTOS GLOBAIS

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO PROFISSIONAL TALENTOS GLOBAIS PROGRAMA DE INTERCÂMBIO PROFISSIONAL TALENTOS GLOBAIS AIESEC em Belo Horizonte Rua dos Goitacazes, 1159 - Sala 2107 Barro Preto - Belo Horizonte - MG Fone: (31) 2512-1019 belohorizonte@aiesec.org.br facebook.com.br/aiesecbh

Leia mais

Novas Formas de Aprender e Empreender

Novas Formas de Aprender e Empreender Novas Formas de Aprender e Empreender DÚVIDAS FREQUENTES 1. Sobre o Prêmio Instituto Claro, Novas Formas de Aprender e Empreender 1.1. O que é o Prêmio? O Prêmio Instituto Claro Novas Formas de Aprender

Leia mais

CA Mainframe Chorus for Storage Management Versão 2.0

CA Mainframe Chorus for Storage Management Versão 2.0 FOLHA DO PRODUTO CA Mainframe Chorus for Storage Management CA Mainframe Chorus for Storage Management Versão 2.0 Simplifique e otimize suas tarefas de gerenciamento de armazenamento, aumente a produtividade

Leia mais

Build to Last Negócios Familiares que Atravessam Gerações Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração Educação Executiva

Build to Last Negócios Familiares que Atravessam Gerações Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração Educação Executiva 1 Porque Educação Executiva Insper A dinâmica do mundo corporativo exige profissionais multidisciplinares, capazes de interagir e formar conexões com diferentes áreas da empresa e entender e se adaptar

Leia mais

Texto para discussão. Desenvolvimento profissional dos integrantes da carreira de EPPGG

Texto para discussão. Desenvolvimento profissional dos integrantes da carreira de EPPGG 1 Introdução Texto para discussão Desenvolvimento profissional dos integrantes da carreira de EPPGG Como resultado da coleta de subsídios para aperfeiçoamento da gestão da carreira de Especialista em Políticas

Leia mais

Valores & Princípios. Grupo Freudenberg

Valores & Princípios. Grupo Freudenberg Valores & Princípios Grupo Freudenberg C o n d u ta e C o m p o r ta m e n t o C o n d u ta e C o m p o r ta m e n t o Nossos Princípios & Conduta e Comportamento 3 Os Nossos Princípios e o documento de

Leia mais

Objetivo do curso: Formar profissionais qualificados na gestão comercial, possibilitando assim o crscimento individual e corporativo.

Objetivo do curso: Formar profissionais qualificados na gestão comercial, possibilitando assim o crscimento individual e corporativo. O Curso de Tecnologia em Gestão Comercial tem por finalidade formar profissionais na área de Gestão Comercial, embasando-os de conhecimentos técnicos, científicos e gerenciais. Desenvolvendo capacidades

Leia mais

Necessidade e construção de uma Base Nacional Comum

Necessidade e construção de uma Base Nacional Comum Necessidade e construção de uma Base Nacional Comum 1. O direito constitucional à educação é concretizado, primeiramente, com uma trajetória regular do estudante, isto é, acesso das crianças e jovens a

Leia mais

EDITAL PARA SELEÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS 2014

EDITAL PARA SELEÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS 2014 EDITAL PARA SELEÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS 2014 1. DO OBJETO 1.1. O presente edital tem por objeto realizar uma chamada pública nacional para seleção de projetos sociais. O edital destina-se às organizações

Leia mais

(MAPAS VIVOS DA UFCG) PPA-UFCG RELATÓRIO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA UFCG CICLO 2006-2008 ANEXO (PARTE 2) DIAGNÓSTICOS E RECOMENDAÇÕES

(MAPAS VIVOS DA UFCG) PPA-UFCG RELATÓRIO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA UFCG CICLO 2006-2008 ANEXO (PARTE 2) DIAGNÓSTICOS E RECOMENDAÇÕES 1 PPA-UFCG PROGRAMA PERMANENTE DE AVALIAÇÃO RELATÓRIO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA UFCG CICLO 2006-2008 ANEXO (PARTE 2) DIAGNÓSTICOS E RECOMENDAÇÕES (MAPAS VIVOS DA UFCG) 2 DIMENSÃO MISSÃO E PDI MAPAS VIVOS DE

Leia mais

www.gartcapote.com www.abpmp br.org Livros Guia para Formação de Analistas de Processos Contribuições Modelagem de Processos com BPMN

www.gartcapote.com www.abpmp br.org Livros Guia para Formação de Analistas de Processos Contribuições Modelagem de Processos com BPMN Gart Capote International Certified Business Process Professional (CBPP ) Presidente da ABPMP no Brasil - Association of Business Process Management Professionals (Chicago-EUA) Autor, Instrutor e Consultor

Leia mais

Addis Ababa, ETHIOPIA P. O. Box 3243 Telephone : 5517 700 Fax : 517844 website : www. au.int

Addis Ababa, ETHIOPIA P. O. Box 3243 Telephone : 5517 700 Fax : 517844 website : www. au.int AFRICAN UNION UNION AFRICAINE UNIÃO AFRICANA Addis Ababa, ETHIOPIA P. O. Box 3243 Telephone : 5517 700 Fax : 517844 website : www. au.int A União Africana, estabelecida como um único órgão continental

Leia mais

Apresentação do Treinamento

Apresentação do Treinamento Apresentação do Treinamento COBIT 5 Foundation 1 O COBIT 5 fornece um framework completo que ajuda as organizações a alcançar seus objetivos para a Governança e Gestão da TI Empresarial. Em outras palavras,

Leia mais

Planejamento e Gestão Estratégica

Planejamento e Gestão Estratégica Planejamento e Gestão Estratégica O Governo de Minas estabeleceu como um dos eixos norteadores da suas políticas públicas a eficiência na utilização dos recursos e a oferta de serviços com qualidade cada

Leia mais

EB 3945/08. 1 maio 2008 Original: inglês. Programa de atividades. Junta Executiva 267 a reunião 20 e 22 maio 2008 Londres, Inglaterra

EB 3945/08. 1 maio 2008 Original: inglês. Programa de atividades. Junta Executiva 267 a reunião 20 e 22 maio 2008 Londres, Inglaterra EB 3945/08 International Coffee Organization Organización Internacional del Café Organização Internacional do Café Organisation Internationale du Café 1 maio 2008 Original: inglês Programa de atividades

Leia mais

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Projetos

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Projetos Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Projetos Apresentação O programa de Pós-graduação Lato Sensu em Gestão de Projetos tem por fornecer conhecimento teórico instrumental que

Leia mais

Inteligência Tecnológica

Inteligência Tecnológica Cenários Tecnológicos Vale Inteligência Tecnológica Gestão de Tecnologia e Propriedade Intelectual Diretoria de Tecnologia e Inovação 2014 Agenda Quem somos? Gestão de Tecnologia e Propriedade Intelectual

Leia mais

Premiação de Boas Práticas de Gestão Ambiental

Premiação de Boas Práticas de Gestão Ambiental Premiação de Boas Práticas de Gestão Ambiental Andrea Pitanguy de Romani 20º Reunião do COGES, 9 de março Boas práticas são iniciativas bem sucedidas que: apresentam impacto tangível na melhoria da qualidade

Leia mais

Conferência eletrônica O uso de águas servidas não tratadas na agricultura dos países mais pobres

Conferência eletrônica O uso de águas servidas não tratadas na agricultura dos países mais pobres Conferência eletrônica O uso de águas servidas não tratadas na agricultura dos países mais pobres Judith Kaspersma - RUAF Foto: Kranjac-Berisavljevic - dreno principal na cidade de Tamale, Gana Entre 24

Leia mais

PlusPixel Marketing Digital SOMOS MAIS SOCIAIS DO QUE NUNCA

PlusPixel Marketing Digital SOMOS MAIS SOCIAIS DO QUE NUNCA PlusPixel Marketing Digital SOMOS MAIS SOCIAIS DO QUE NUNCA Proposta de Marketing Digital Design inox Marketing de Resultados A PlusPixel vem oferecendo seus serviços desde o início da internet, isso nos

Leia mais

INTRODUÇÃO. Entendemos por risco a probabilidade de ocorrer um dano como resultado à exposição de um agente químico, físico o biológico.

INTRODUÇÃO. Entendemos por risco a probabilidade de ocorrer um dano como resultado à exposição de um agente químico, físico o biológico. INTRODUÇÃO No nosso dia-a-dia enfrentamos diferentes tipos de riscos aos quais atribuímos valor de acordo com a percepção que temos de cada um deles. Estamos tão familiarizados com alguns riscos que chegamos

Leia mais

Planejamento do CBN 2008. Política Nacional de Normalização. Processo de produção de normas. Antecedentes. Objetivo. Propor a

Planejamento do CBN 2008. Política Nacional de Normalização. Processo de produção de normas. Antecedentes. Objetivo. Propor a Objetivo Planejamento do CBN 2008 Propor a Política Nacional de Normalização. Processo de produção de normas Antecedentes Normas nacionais devem ser: necessárias e demandadas utilizadas acordadas o mais

Leia mais

Edital de seleção para formação em gestão de Organizações da Sociedade Civil Fundação Tide Setubal 2011

Edital de seleção para formação em gestão de Organizações da Sociedade Civil Fundação Tide Setubal 2011 Edital de seleção para formação em gestão de Organizações da Sociedade Civil Fundação Tide Setubal 2011 INTRODUÇÃO A Fundação Tide Setubal nasce em 2005 para ressignificar e inovar o trabalho pioneiro

Leia mais

Normas sobre a Equiparação de Oportunidades para Pessoas com Deficiência Parte 3

Normas sobre a Equiparação de Oportunidades para Pessoas com Deficiência Parte 3 Normas sobre a Equiparação de Oportunidades para Pessoas com Deficiência Parte 3 As normas sobre equiparação de oportunidades para pessoas com deficiência foram adotadas pela Assembléia Geral das Nações

Leia mais

ISO 9001: SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE

ISO 9001: SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE ISO 9001: SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE Prof. MARCELO COSTELLA FRANCIELI DALCANTON ISO 9001- INTRODUÇÃO Conjunto de normas e diretrizes internacionais para sistemas de gestão da qualidade; Desenvolve

Leia mais

Trabalho resgatado da época do Sinac. Título: Desenvolvimento de Recursos Humanos para a Comercialização Hortigranjeiro Autor: Equipe do CDRH

Trabalho resgatado da época do Sinac. Título: Desenvolvimento de Recursos Humanos para a Comercialização Hortigranjeiro Autor: Equipe do CDRH Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento MAPA Companhia Nacional de Abastecimento Conab Diretoria de Gestões de Estoques Diges Superintendência de Programas Institucionais e Sociais de Abastecimento

Leia mais

Soluções para Empresas

Soluções para Empresas Soluções para Empresas Promova a formação continuada Acreditamos que o progresso está nas mãos das pessoas. Oferecemos as ferramentas para que uma nova geração de talentos possa aproveitar as oportunidades

Leia mais

Concurso de Inovação Energética Concurso para Inovação em Energias Renováveis e Eficiência Energética na America Latina e no Caribe

Concurso de Inovação Energética Concurso para Inovação em Energias Renováveis e Eficiência Energética na America Latina e no Caribe Concurso de Inovação Energética Concurso para Inovação em Energias Renováveis e Eficiência Energética na America Latina e no Caribe Antecedentes Inovações simples podem ter um efeito dramático no modo

Leia mais

Universidade de Cruz Alta UNICRUZ Centro de Ciências Agrárias, Exatas e da Terra Curso de Ciência da Computação PLANO DE ENSINO

Universidade de Cruz Alta UNICRUZ Centro de Ciências Agrárias, Exatas e da Terra Curso de Ciência da Computação PLANO DE ENSINO Universidade de Cruz Alta UNICRUZ Centro de Ciências Agrárias, Exatas e da Terra Curso de Ciência da Computação PLANO DE ENSINO Curso/Habilitação: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Disciplina: Empreendimentos em Informática

Leia mais

Desenvolvimento de Pessoas na Administração Pública

Desenvolvimento de Pessoas na Administração Pública Desenvolvimento de Pessoas na Administração Pública Assembléia Legislativa do Estado de Säo Paulo 14 de outubro de 2008 1. Contexto Roteiro 2. Por que é preciso desenvolvimento de capacidades no setor

Leia mais

Aprimoramento através da integração

Aprimoramento através da integração Aprimoramento através da integração Uma parceria para implementar uma solução de aprendizagem em tempo recorde Visão Geral Com mais de 70 anos de excelência na produção de conhecimento no Brasil, a Fundação

Leia mais

Gestão de Pessoas - Ênfase em Recrutamento, Seleção e Integração de novos funcionários.

Gestão de Pessoas - Ênfase em Recrutamento, Seleção e Integração de novos funcionários. Gestão de Pessoas - Ênfase em Recrutamento, Seleção e Integração de novos funcionários. Módulo 3: Etapa 1 Treinamento e qualificação O Processo de Qualificação / Treinamento e Desenvolvimento Até agora

Leia mais

Sobre o Instituto Desenvolve T.I

Sobre o Instituto Desenvolve T.I Sobre o Instituto Desenvolve T.I A empresa Desenvolve T.I foi fundada em 2008, em Maringá, inicialmente focando a sua atuação em prestação de serviços relacionados à Tecnologia da Informação e atendendo

Leia mais

ANEXO II PLANO DE TRABALHO

ANEXO II PLANO DE TRABALHO ANEXO II PLANO DE TRABALHO Objetivo: Inaugurado em 14 de março de 1877, o Centro Cultural José Bonifácio foi o primeiro colégio público da América Latina. Construído por ordem de D. Pedro II para a educação

Leia mais

Gerenciamento Estratégico

Gerenciamento Estratégico Gerenciamento Estratégico CREPÚSCULO DE UMA NOVA ERA O desafio mais importante de nossos dias é o encerramento de uma época de continuidade época em que cada passo fazia prever o passo seguinte e o advento

Leia mais

DIREITO AMBIENTAL CORPORATIVO

DIREITO AMBIENTAL CORPORATIVO DIREITO AMBIENTAL CORPORATIVO Freire, Lagrotta & Gimenez Advogados, 2014 2 SOBRE NÓS Nós, sócios da Freire, Lagrotta & Gimenez Advogados, acreditamos em um novo modelo de consultoria e assessoria corporativa,

Leia mais

Capítulo 2 Objetivos e benefícios de um Sistema de Informação

Capítulo 2 Objetivos e benefícios de um Sistema de Informação Capítulo 2 Objetivos e benefícios de um Sistema de Informação 2.1 OBJETIVO, FOCO E CARACTERÍSTICAS DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Os Sistemas de Informação, independentemente de seu nível ou classificação,

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO CENTRO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO E LINGUAGEM (CEEL)

REGIMENTO INTERNO DO CENTRO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO E LINGUAGEM (CEEL) REGIMENTO INTERNO DO CENTRO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO E LINGUAGEM (CEEL) TÍTULO 1 Da Instituição e seus Fins Art. 1 0 O Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL), criado em 2004, para integrar uma

Leia mais

Caro(a)s voluntário(a)s. é

Caro(a)s voluntário(a)s. é Os Caro(a)s voluntário(a)s. é com satisfação que apresentamos cinco na temática do empreendedorismo que vocês poderão implementar junto aos alunos das escolas parceiras: Introdução ao Mundo dos Negócios,

Leia mais

Desenho de Cursos: introdução ao modelo ADDIE. Módulo6 Avaliação

Desenho de Cursos: introdução ao modelo ADDIE. Módulo6 Avaliação Desenho de Cursos: introdução ao modelo ADDIE Módulo6 Avaliação Atualizado em: abril de 2015 Fundação Escola Nacional de Administração Pública Presidente Gleisson Rubin Diretor de Desenvolvimento Gerencial

Leia mais

PrimeGlobal PGBR. Uma excelente alternativa em serviços de auditoria, consultoria e Impostos. Diferença PrimeGlobal

PrimeGlobal PGBR. Uma excelente alternativa em serviços de auditoria, consultoria e Impostos. Diferença PrimeGlobal PrimeGlobal PGBR Uma excelente alternativa em serviços de auditoria, consultoria e Impostos Somos uma empresa de auditoria, consultoria e impostos, criada á partir da junção de importantes empresas nacionais,

Leia mais

PRÓ-REITORIA PROPOSTA DE AÇÕES DE EXTENSÃO 1. TÍTULO. Participação do UDF no evento Ludum Dare 35. 2. DESCRIÇÃO E JUSTIFICATIVA

PRÓ-REITORIA PROPOSTA DE AÇÕES DE EXTENSÃO 1. TÍTULO. Participação do UDF no evento Ludum Dare 35. 2. DESCRIÇÃO E JUSTIFICATIVA 1. TÍTULO Participação do UDF no evento Ludum Dare 35. 2. DESCRIÇÃO E JUSTIFICATIVA As Game Jams são maratonas de desenvolvimento de jogos, onde os participantes aceitam o desafio de desenvolver um protótipo

Leia mais

Certificações ITIL voltam a ganhar destaque

Certificações ITIL voltam a ganhar destaque Certificações ITIL voltam a ganhar destaque Certificações em Information Technology Infrastructure Library, ou ITIL, voltou ao topo de muitas listas de contratação de TI. Métodos ITIL são projetados para

Leia mais

Oficina de Gestão de Portifólio

Oficina de Gestão de Portifólio Oficina de Gestão de Portifólio Alinhando ESTRATÉGIAS com PROJETOS através da GESTÃO DE PORTFÓLIO Gestão de portfólio de projetos pode ser definida como a arte e a ciência de aplicar um conjunto de conhecimentos,

Leia mais

FIPECAFI e IBRACON oferecem curso elearning Novas Normas de Auditoria I

FIPECAFI e IBRACON oferecem curso elearning Novas Normas de Auditoria I FIPECAFI e IBRACON oferecem curso elearning Novas Normas de Auditoria I A FIPECAFI (Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras) em parceria com o IBRACON (Instituto dos Auditores

Leia mais

Regulamento do Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional

Regulamento do Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional Regulamento do Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional Capítulo I Objetivos Artigo 1º - O Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (PROFIAP) tem como objetivo

Leia mais

Administração e Organização Industrial

Administração e Organização Industrial Administração e Organização Industrial Prof. Fabini Hoelz Bargas Alvarez Engenheiro Eletricista UCP Mestre em Finanças IBMEC/RJ fabini.alvarez@ucp.br Módulo I Conceitos Básicos 1. Organizações e Administração;

Leia mais