DIREITO PROCESSUAL PENAL INTRODUÇÃO. I Lei Processual no Tempo Princípio do efeito imediato (ou tempus regit actum)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DIREITO PROCESSUAL PENAL INTRODUÇÃO. I Lei Processual no Tempo Princípio do efeito imediato (ou tempus regit actum)"

Transcrição

1 DIREITO PROCESSUAL PENAL INTRODUÇÃO RETA FINAL - MG I Lei Processual no Tempo Princípio do efeito imediato (ou tempus regit actum) II Contagem de prazo Prazo processual começa a contar no próximo dia útil, não contando o dia do começo. Terminando num final de semana, prorroga-se para o próximo dia útil. A lei processual penal em vigor aplica-se a) somente aos fatos ocorridos após a sua vigência. b) desde logo, apenas se for mais benéfica ao acusado. c) desde logo, desde que não tenha sido prolatada sentença sujeita a recurso. d) desde logo, independentemente de ser mais benéfica ou mais severa ao acusado. Pelo princípio da instrumentalidade das formas, a) um recurso poderá ser recebido por outro, salvo hipótese de má-fé. b) não se declarará nulo o ato processual que não houver influído na apuração da verdade substancial ou na decisão da causa. c) o Ministério Público não poderá desistir da ação por ele interposta. d) o juiz está obrigado a decidir em conformidade com a prova dos autos. Proferida sentença criminal condenatória em audiência numa sexta-feira, o dies ad quem para a interposição do recurso terminará na a) segunda-feira seguinte; b) quarta-feira seguinte. c) sexta-feira seguinte. d) quinta-feira seguinte. O advogado intimado da sentença condenatória de seu cliente no dia 19 de novembro de (quarta-feira) deveria apelar até o dia: a) 23 de novembro de 2003 b) 24 de novembro de 2003 c) 03 de dezembro de 2003 d) 04 de dezembro de Os prazos processuais são computados: a) excluindo-se o dia do começo e incluindo-se o do vencimento do prazo. b) incluindo-se o dia do começo do prazo. c) incluindo-se o dia do começo e o do final do prazo. d) excluindo-se o dia do começo e o do final do prazo

2 III - INQUÉRITO POLICIAL - Jus Puniendi abstrato e Jus Puniendi Concreto -Persecução Penal Fases Polícia Pré-Processual Processual Administrativa art. 144, II e III, CF. De segurança art. 144, V, CF. Judiciária art. 144, I e IV. Inquéritos Extra-policiais CPI art. 58, 3 o, CF. Inquérito Civil Inquérito Judicial? - Investigação pelo Ministério Público? OAB/MG 07 Com relação ao inquérito policial é correto afirmar que: A) nos crimes de ação pública somente será iniciado a requerimento do ofendido ou seu representante legal B) nos crimes de ação privada poderá ser iniciado por requisição do Ministério Público C) nos crimes em que a ação pública depender de representação, não poderá sem ela ser iniciado D) nos crimes de ação privada poderá ser iniciado de ofício A Constituição Federal, expressamente: a) nada prevê a respeito do órgão ao qual incumbe a apuração de infrações penais e a atividade de investigação. b) prevê que o Ministério Público realize diretamente investigação em crimes organizados e crimes hediondos. c) prevê que às polícias civis, dirigidas por delegados de polícia de carreira, incumbem as funções de polícia judiciária e a apuração de infrações penais. d) prevê que, como regra, às polícias civis, dirigidas por delegados de polícia de carreira, incumbem as funções de polícia judiciária e a apuração de infrações penais, mas admite que possa o Ministério Público realizar investigações diretamente em casos de crimes organizados e crimes hediondos. - Guarda Municipal? Art. 144, 8 o, CF.

3 - Inquérito Policial = Processo? (Art. 5 o, LV, CF) - Indispensável? A instauração de inquérito policial é indispensável para a propositura da ação penal? a) Não. O inquérito policial é peça meramente informativa, apurando-se a infração penal com todas as suas circunstâncias e respectiva autoria. b) Sim. O inquérito policial, apesar de ser peça meramente informativa, obrigatoriamente deve ser instaurado antes da propositura da ação penal. c) Depende. O inquérito policial só será instaurado obrigatoriamente em crimes de ação penal pública. d) Depende. O inquérito policial só será instaurado obrigatoriamente em crimes de ação penal privada. É possível dar início à ação penal pública incondicionada sem a conclusão do inquérito policial? a) Sim, desde que o titular da ação penal, ou seja, o Ministério Público possua elementos que o autorizem a promovê-la. b) Não, o inquérito policial é indispensável para a propositura da ação penal pública. c) Sim, desde que haja representação da vítima em dez dias contados do fato delitivo. d) Não, pois somente a Polícia Judiciária possui condições de apurar a autoria da infração penal. Características Escrito art. 9 o, CPP. Inquisitivo art. 14, CPP. Sigiloso art. 20, CPP. - A quem não se estende o sigilo? - competência do Inquérito Policial - valor probatório - vícios no Inquérito Policial Destinatário Delegado Ministério Público Juiz - Instauração do Inquérito Policial: APPI Ofício portaria Requisição do MP ou juiz (desobediência) Requerimento da vítima (indeferimento?)

4 APPC Representação Requisição do Ministro da Justiça APPrivada Requerimento da vítima - Hipótese Geral: Prisão em Flagrante - indiciado menor? Art. 15, CPP - incomunicabilidade? Art. 21, CPP (art. 136, 3 o, IV, CF) RDD art. 52, Lei /84 (LEP) - Encerramento: a) Relatório (art. 10, 1 o, CPP); b) Remessa ao Juiz (art. 10, 1 o, 2 a parte, CPP); c) juiz encaminha ao MP; d) nos crimes de ação privada? (art. 19, CPP); d) vincula? Nos crimes de ação privada, os autos do inquérito policial já relatados: a) serão encaminhados diretamente ao Ministério Público para que se manifeste pelo arquivamento ou pelo prosseguimento das investigações policiais. b) serão encaminhados ao juízo competente, onde aguardará a manifestação do Ministério Público. c) serão entregues ao requerente, se o pedir, mediante traslado. d) aguardarão, na Delegacia de Polícia, a juntada da queixa para ser encaminhado ao juízo competente. Ao findar o inquérito policial, o Delegado de Polícia, em seu relatório, imputa ao réu Marcelo o crime de furto qualificado pela fraude, mas o promotor de justiça o denuncia por estelionato. Nesta hipótese, deve o magistrado devolver os autos ao Distrito Policial para alteração do relatório final? a) Não. O inquérito policial é peça informativa, sendo desnecessária tal diligência para propositura da ação penal pelo Ministério Público, podendo, portanto, ser alterada a classificação inicialmente proposta. b) Sim. Há necessidade de consonância entre o relatório policial e a peça inicial proposta pelo Ministério Público para o correto recebimento da denúncia pelo juiz. c) Sim. O magistrado deve retornar os autos à Delegacia de Polícia, sob pena de caracterizar nulidade absoluta de denúncia. d) Não. Os autos do inquérito policial não podem ser alterados, devendo o juiz receber a denúncia para o fim de ser a mesma aditada pelo promotor de justiça.

5 - Prazo: regra do W - Prorrogação de Prazo - Arquivamento (delegado arquiva?) denuncia recebe rejeita MP Requer o arquivamento concorda discorda arquiva Art. 28, CPP Requer diligências novas concorda discorda Correição parcial Ou MS - depois de arquivado, só reabre com novas provas (Súmula 524, STF) A decisão que determina o arquivamento do inquérito policial, acolhendo pedido do Ministério Público: a) pode ser impugnada por correição parcial. b) pode ser impugnada por recurso em sentido estrito. c) pode ser impugnada por apelação. d) é irrecorrível. O arquivamento do inquérito policial a) é requerido pelo promotor de justiça e determinado pelo juiz de direito, não podendo haver arquivamento de ofício pela autoridade policial. b) é requerido pela autoridade policial e determinado pelo juiz de direito, podendo este, também, determinar o arquivamento de ofício. c) é requerido pela autoridade policial e determinado pelo promotor de justiça, podendo este, também, determinar o arquivamento de ofício. d) pode ser determinado de ofício pela autoridade policial e, quando não o for, será requerido pelo promotor de justiça e determinado pelo juiz de direito. Se a autoridade policial concluir que o fato apurado no inquérito não constitui crime, deverá: a) abrir inquérito policial contra a pessoa que deu início à investigação policial.

6 b) arquivar os autos e, posteriormente, no prazo de 24 horas, comunicar à autoridade judiciária. c) encaminhar os autos à autoridade judiciária que determinará o seu arquivamento, se assim o entender. d) informar a Corregedoria de Polícia para que esta tome as providências cabíveis. IV - AÇÃO PENAL - Conceito Condições ação da Possibilidade jurídica do pedido Interesse de agir Legitimidade ad causam Justa causa - Espécies de Ação Penal AÇÃO PENAL PÚBLICA INCONDICIONADA - conceito (art. 129, I, CF) Princípios Obrigatoriedade Indisponibilidade (indesistibilidade) Intranscendência Oficialidade e oficiosidade - atenuações aos princípios da obrigatoriedade e indisponibilidade No que diz respeito à ação penal pública incondicionada, o princípio da instranscendência significa que: a) o magistrado não pode indeferir o recebimento da denúncia. b) o Ministério Público não pode transigir em relação à pena. c) o promotor de justiça não pode dispor da ação penal, desistindo de ofertar a denúncia. d) a ação penal só pode ser proposta contra a pessoa a quem se imputa a prática da infração penal. AÇÃO PENAL PÚBLICA CONDICIONADA

7 REPRESENTAÇÃO legitimado Vítima (ou proc. Com poderes especiais) Representante Legal Curador Especial (art. 33, CPP) - morte? CADI - Prazo: 6 meses - Forma? - Destinatário? - Retratação? Art. 25, CPP Nos crimes de ação pública condicionada à representação, é correto afirmar ser ela irretratável depois de oferecida a denúncia? a) depende do momento em que oferecida a denúncia. b) não, premissa incorreta. c) sim, premissa correta. d) não é correto afirmar isto, pois tal premissa só se aplica à ação penal privada. Nos crimes em que se processa mediante ação penal pública condicionada à representação, com a morte do ofendido, é correto dizer que: a) o direito de representação passará ao cônjuge, ascendente, descendente ou irmão do ofendido. b) o direito de representação é intransferível, devendo ser arquivado o inquérito policial. c) a requerimento dos parentes do ofendido, por escritura pública, poderá ser nomeado advogado para promover a ação penal. d) o Ministério Público, dominus litis, poderá promover a ação penal. REQUISIÇÃO DO MINISTRO DA JUSTIÇA - hipóteses - prazo? - vinculante? - irretratável. AÇÃO PENAL NOS CRIMES CONTRA A LIBERDADE SEXUAL - Art. 225, CP AÇÃO PENAL DE INICIATIVA PRIVADA - legitimação extraordinária ou substituição processual

8 Titularidade Vítima Representante legal Curador Especial Morte? CADI art. 31, CPP Princípios Discricionariedade ou oportunidade Disponibilidade Indivisibilidade Intranscendência Ação Privada Exclusiva Personalíssima 236, CPP Subsidiária da Pública 29, CPP e 5 o, LIX, CF - prazo para oferecimento da queixa - Inércia? Arquivamento? MP pode Aditar a queixa Repudiar a queixa Oferecer denúncia substitutiva Intervir em todos os atos Recorrer Retomar a ação DENÚNCIA - Necessidade de Inquérito - Requisitos (art. 41, CPP): a) exposição do fato, com todas as circunstâncias. - concurso de agentes e crimes societários - imputação alternativa

9 b) qualificação do acusado ou elementos c) classificação do crime (não basta o nomen juris) d) rol de testemunhas e) endereçamento, nome, assinatura, pedido de condenação etc. - Excesso de prazo? QUEIXA-CRIME - querelante e querelado - requisitos: mesmos da denúncia + procuração diferente (art. 44, CPP). Prazo 6 meses 3 meses (imprensa) - Prazo penal OAB/MG 2007 Em ação privada subsidiária da pública, a queixa poderá ser rejeitada quando: A) houver dúvida sobre a autoria do fato delituoso B) já estiver extinta a punibilidade C) existir indícios de causa de exclusão da ilicitude D) faltar dados na qualificação do acusado REJEIÇÃO DA DENÚNCIA OU QUEIXA Novidade: art. 395, CPP (desde agosto de 2008): a) inépcia da denúncia ou queixa b) falta de condição da ação ou pressuposto processual c) falta de justa causa - recursos? CANÇÃO: RECEBIMENTO DA DENÚNCIA Da decisão que rejeita a denúncia cabe Recurso em Sentido Estrito Mas se for de Imprensa ou Jecrim é apelação Mas se a denúncia for pelo juiz aceita não cabe recurso algum, só HC Mas não se esqueça que tem exceção: Se for de imprensa é recurso em sentido estrito E em tribunal superior sempre é agravo - o juiz pode, no momento de receber a denúncia, alterar a qualificação? Prevalece o entendimento que não

10 (ou recebe ou rejeita) RETA FINAL - MG CAUSAS DE EXTINÇÃO DA PUNIBILIDADE RENÚNCIA (49, CPP) - anterior ao oferecimento da queixa - ato unilateral - admite na ação privada subsidiária da pública - renúncia de 1 dos CADI - renúncia expressa e tácita - reparação do dano não é renúncia tácita (art. 104, p.u., CP). EXCEÇÃO. - é comunicável DECADÊNCIA (39, CPP) -conceito - prazo -ação pública condicionada e privada (exclusiva e subsidiária) - vítima menor de 18 anos PERDÃO DO OFENDIDO (51, CPP) - ato posterior ao oferecimento da queixa e anterior ao trânsito em julgado - ato bilateral - não se admite na ação privada subsidiária - perdão expresso ou tácito PEREMPÇÃO (60, CPP) - desídia do querelante - somente na ação privada exclusiva - Hipóteses do artigo 60, CPP - outro caso: morte da vítima nos crimes de ação privada personalíssima AÇÃO E EXECUÇÃO CIVIL - ilícito penal e ilícito civil - sistema da confusão ou da separação - no Brasil: separação mitigada (ou atenuada) EXECUÇÃO CIVIL DA SENTENÇA PENAL (art. 63, CPP) - art. 91, I, CP - título executivo judicial - autor: ofendido, representante legal ou herdeiros - réu: apenas o condenado ou herdeiros - extinção da punibilidade (anterior ou posterior ao TJ) - novidade: a sentença penal condenatória já traz o valor mínimo para a reparação do dano AÇÃO CIVIL EX DELICTO (64, CPP)

11 - autor: ofendido, representante legal ou herdeiros - réu: criminoso, herdeiros, responsável civil - discute-se tudo - o juiz civil pode suspender o processo até o final do proc. Penal. - absolvição penal e ação civil ex delicto: faz coisa julgada no juízo civil: a) absolvição que reconhece a inexistência material do fato b) absolvição que reconhece excludente da ilicitude c) absolvição que reconhece inexistência de participação do réu no crime. COMPETÊNCIA - conceito - espécies: a) competência de jurisdição b) competência originária (ou hierárquica) c) competência de foro d) competência de juízo JUSTIÇAS ESPECIAIS Justiças especiais: a) Justiça do Trabalho (não tem) b) Justiça Eleitoral (art. 35, II, Código Eleitoral) Lei 4737/65 (crimes eleitorais E CONEXOS) c) Justiça Militar: Justiça Militar: crimes militares (mas não os conexos 79, I, CPP) a) Justiça Militar da União (militares das forças armadas) b) justiça militar estadual (art. 125, 5 o, CF) - juiz de direito (crime militar contra civil + ação contra atos disciplinares) - Conselho de Justiça (demais crimes militares) - 2 a instância: TJ ou TJM ( integrantes) - obs.: crime doloso contra a vida de civil: 125, 4 o, CF. JUSTIÇA FEDERAL (art. 109, CF) 109, IV crimes políticos 109, IV infrações contra a União (autarquias, fundações públicas e empresas públicas) - atenção: sociedade de economia mista - atenção: excluiu contravenção - ressalvada: Justiça Militar e Eleitoral - contra servidor público federal (Súmula 147, STJ: compete à Justiça Federal processar e julgar os crimes praticados contra funcionário público federal, quando relacionados com o exercício da função ) - por servidor público federal (Súmula 254, TFR: compete à Justiça Federal processar e julgar os delitos praticados por funcionário público federal, no exercício de suas funções e com estas relacionadas ) - cláusula de exclusão (contravenção penal, salvo se conexo com crime federal) (Súmula 38, STJ: compete à Justiça Estadual comum, na vigência da Constituição de 1988, o processo por contravenção penal, ainda que praticada em detrimento de bens, serviços ou interesse da União ou de suas entidades )

12 109, V previsto em tratado + crime à distância Exemplo: tráfico internacional de entorpecentes - Súmula 522, STF ( Salvo ocorrência de tráfico para o exterior, quando então a competência será da Justiça Federal, compete à Justiça dos Estados o processo e julgamento dos crimes relativos a entorpecentes ) 109, VI crime contra a organização do trabalho 197 a 207, CP Jurisprudência: direito individual (Justiça Estadual); direito coletivo (Justiça Federal) Súmula 115, TRF ( compete à Justiça Federal processar e julgar os crimes contra a organização do trabalho, quando tenham por objeto a organização geral do trabalho ou direitos dos trabalhadores considerados coletivamente ) 109, VI sistema financeiro (Lei 7492/86) e ordem econômico-financeira (não está previsto na lei 8137/90) economia popular lei 1521/51 (Justiça Estadual) Súmula 498, STF ( Compete à Justiça dos Estados, em ambas as instâncias, o processo e o julgamento dos crimes contra a economia popular ) 109, IX crime a bordo de navios ou aeronaves 109, X ingresso ou permanência de estrangeiro 309, CP e 338, CP Estatuto do Estrangeiro (art. 125, Lei 6815/80) 109, XI disputa sobre direitos indígenas - por ou contra indígena? Justiça Estadual (Súmula 140, STJ: compete à justiça estadual processar e julgar crime em que o indígena figure como autor ou vítima ) - Exemplo: genocídio contra silvícolas NOVIDADE: 109, V-A: deslocamento para Justiça Federal COMPETÊNCIA ORIGINÁRIA OU HIERÁRQUICA - prerrogativa de função - prerrogativa e não privilégio - Presidente: crime comum e de responsabilidade (art. 85, CF) imunidade: a) prisional (art. 86, 3 o, CF) b) penal temporária (art. 86, 4 o, CF) - Deputados Federais e Senadores: STF (53, CF) - imunidade material e formal - Governadores: STJ crime comum (art. 105, I, a, CF) - licença prévia da AL (2/3)

13 - obs.: não tem imunidade prisional ou penal temporária - crime de responsabilidade: CE - Prefeitos: TJ ou TRF (29, X, CF) - não tem autorização prévia da câmara - não tem imunidade prisional ou penal temporária - 102, I, b, CF: Vice-Presidente, STF, PGR, Ministros - Desembargadores: STJ (105, I, a, CF) - Juízes estaduais e MP (TJ do Estado ou TRE) - deputados estaduais (CE diz) - PRERROGATIVA DE FUNÇÃO E JÚRI (SÚMULA 721, STF): a competência constitucional do Tribunal do Júri prevalece sobre o foro por prerrogativa de função estabelecido exclusivamente pela Constituição estadual - ART. 84, CPP - novela : súmula 394, STF, cancelamento, art. 84, inconstitucionalidade... COMPETÊNCIA DE FORO - depois da competência de jurisdição e originária - art. 70, CPP: lugar do resultado - exceções na jurisprudência - art. 70, CPP: tentativa (ultimo ato de execução) - não sabendo o lugar domicílio do acusado - + de um domicílio - prevenção - ação privada exclusiva lugar do resultado ou domicílio do réu - Lei 9.099/95 2 teorias (art. 63) - ECA (Lei 8.069/90 art. 147, 1 o ) - atividade - crime continuado ou permanente ou incerto o limite territorial: prevenção (71, CPP) COMPETÊNCIA DE JUÍZO - livre distribuição (art. 75, CPP) - vara especializada - prevenção por algum ato anterior (art. 83, CPP) CONEXÃO OU CONTINÊNCIA Conexão: art. 76, CPP Continência: art. 77, CPP CONEXÃO: Art. 76, I (quanto aos sujeitos) agentes reunidos (por simultaneidade) agentes em concurso (por concurso) agentes uns contra os outros (por reciprocidade)

14 Art. 76, II (lógica ou material) Para facilitar outro crime (teleológica) Para ocultar ou crime (consequencial) Para conseguir impunidade (consequencial) Para conseguir vantagem (consequencial) Art. 76, III probatória ou instrumental Receptação e furto Falsificação e Uso CONTINÊNCIA Art. 77, I concurso de agentes numa infração (cumulação subjetiva) Art. 77, II concurso formal, aberratio ictus e aberratio criminis FORO PREVALENTE (78, CPP) a) Júri b) Justiça Especial c) Justiça Federal d) mesma graduação: crime + grave ou maior número de infrações ou prevenção PRISÃO - conceito PRISÃO Prisão-pena: decorrente de sentença penal condenatória irrecorrível Prisão sem pena Prisão civil Prisão administrativa Prisão disciplinar Prisão processual ou provisória Prisão processual Prisão em flagrante Prisão preventiva Prisão temporária Prisão decorrente de pronúncia Prisão decorrente de sent. penal. irrecorrível

15 - prisão para averiguação? - Horário da prisão 283, CPP INVIOLABILIDADE DOMICILIAR DIA Consentimento do morador Flagrante delito desastre Prestar socorro Mandado judicial NOITE Idem Idem Idem Idem Mandado de prisão 285, parágrafo único, CPP Emprego da força 284, CPP + 292, CPP Prisão Especial 295, CPP Prisão domiciliar não havendo local para prisão especial (Lei 5.256/67) PRISÃO EM FLAGRANTE - flagrante - flagrante obrigatório (compulsório) e facultativo 301, CPP Próprio (art. 302, I e II) Flagrante Impróprio ou quase-flagrante (302, III) Presumido (302, IV) - logo após e logo depois - apresentação espontânea - flagrante prorrogado Lei de organizações criminais - flagrante em crime permanente 303, CPP - flagrante em crime habitual - flagrante em crimes de ação penal privada e pública condicionada

16 Esperado Flagrante Forjado Preparado - Autoridade competente 290, CPP Auto de prisão em flagrante - 24 horas - condutor e testemunhas - interrogatório - curador? art. 15, CPP - nota de culpa 306, CPP - flagrante irregular PRISÃO PREVENTIVA - conceito Requisitos Fumus boni juris 312, in fine, CPP Periculum in mora 312, 1 a parte, CPP Periculum in mora Garantia da ordem pública e econômica Conveniência da instrução criminal Assegurar a aplicação da lei penal Hipóteses (crimes dolosos) 313, CPP Punidos com reclusão Punidos com detenção Condenado por outro crime doloso

17 - Excludentes da ilicitude 314, CPP - despacho fundamentado (315, CPP) - Decretação 311, CPP: a) ofício pelo juiz RETA FINAL - MG b) requerimento do Ministério Público ou querelante c) representação da autoridade policial - Recurso contra a decretação? - Recurso contra a revogação 581, V, CPP - Revogação da prisão 316, CPP - Apresentação espontânea 317, CPP PRISÃO TEMPORÁRIA (Lei 7.960/89) - cabimento: art. 1 o, Lei 7960/89 - requisitos cumulativos ou alternativos? - despacho fundamentado Decretação (art. 2 o ) a) representação do delegado (ouve o MP) art. 2 o, 1 o b) requerimento do MP ofício??? 24 horas para decidir (fundamentando) art. 2 o, 2 o mandado em duas vias (uma para o preso) art. 2 o, 4 o informar os direitos do preso art. 2 o, 6 o - 5 dias + 5 dias (30 dias + 30 dias) terminado o prazo, deve ser solto, salvo se for decretada prisão preventiva art. 2 o, 7 o LIBERDADE PROVISÓRIA - conceito - espécies: LIBERDADE PROVISÓRIA SEM FIANÇA: a) sem vinculação (se livra solto) 321, CPP, Lei 9099/95, CTB

18 b) com vinculação 310, caput e 310, parágrafo único, do CPP LIBERDADE PROVISÓRIA COM FIANÇA: a) pelo delegado 322, CPP b) pelo juiz 325, 2 o, CPP INAFIANÇABILIDADE: CF: racismo (art. 5 o, XLII), TTT (art. 5o, XLIII), grupos armados contra o Estado democrático (art. 5 o, XLIV) 323, CPP: pena mínima superior a 2 anos, vadiagem e mendicância, crime doloso com condenação anterior etc. - Valor da fiança: 325, CPP - Critério para fixação: 326, CPP - Pode ser reduzida de 2/3 (juiz ou delegado) - 325, 1 o, CPP - Pode ser aumentada de 10 vezes (juiz) 325, 1 o, CPP - Pode ser isentada (juiz) 350, CPP - É sempre vinculada 327 e 328, CPP - Quebra da fiança 341, CPP - Perda da fiança 344, CPP PROVAS - diante da nova lei /08, é imprenscindível a leitura dos artigos 155 a 250 do CPP. PROVA PROIBIDA Art. 5º, LVI, CF e art. 156, CPP Interceptação telefônica Art. 5 o, XII, CF Lei 9296/96 Gravação clandestina Ilicitude por Derivação Princípio da Proporcionalidade

19 Meios de Prova Rol Taxativo? Verdade real? Ônus da prova Conceito (ônus e obrigação) 156, CPP Sistemas de apreciação a) sistema da íntima convicção b) sistema da prova legal (art. 158 e 155) c) sistema da livre convicção motivada 157, CPP PROVA PERICIAL - prova científica - 1 perito oficial (não havendo nomeia duas pessoas idôneas, portadoras de diploma de curso superior, com habilidade para o exame) - vincula o juiz? Art. 182, CPP - assistentes técnicos? Desde agosto de 2008 é possível - corpo de delito - exame de corpo de delito art. 158, CPP - exame indireto 167, CPP INTERROGATÓRIO - conceito - indispensável (art. 185, CPP) - meio de prova e de defesa - direito ao silêncio (art. 186, CPP) - prejuízo para a defesa? Art. 186, parágrafo único, CPP

20 interrogatório De identificação 187, 1 o, CPP De mérito 187, 2 o, CPP - presença do defensor 185, CPP - direito de entrevista prévia 185, 2 o, CPP - interrogatório na prisão 185, 1 o, CPP - reperguntas 188, CPP - interrogatório do surdo e mudo 192, CPP - novo interrogatório a qualquer tempo 196, CPP OAB/MG 2007 Assinale a alternativa correta: A) no interrogatório, o juiz observará ao réu que, embora não esteja obrigado a responder às perguntas, o seu silêncio poderá ser interpretado em prejuízo da própria defesa. B) Havendo mais de um acusado, serão interrogados em conjunto C) o interrogatório será constituído unicamente da parte que versar sobre os fatos constantes da imputação D) antes da realização do interrogatório, o juiz assegurará o direito de entrevista reservada do acusado com seu defensor. CONFISSÃO - conceito - simples ou qualificada - judicial ou extrajudicial - rainha das provas? 197, CPP - retratável e divisível 200, CPP - confissão ficta? PERGUNTAS AO OFENDIDO - conceito de ofendido - é testemunha? - falso testemunho? - falta: condução coercitiva e desobediência - valor probatório? PROVA TESTEMUNHAL - toda pessoa 202, CPP

21 características Oralidade 204, CPP Objetividade retrospectividade DEVER DE DEPOR (206, 1 a parte) condução coercitiva e desobediência DISPENSADOS DE DEPOR (206) salvo quando não há prova Se ouvidos serão informantes INFORMANTES: 206 (quando ouvido) + 208, CPP PROIBIDOS DE DEPOR 207, CPP - testemunhas de juízo 209, caput, CPP - testemunhas referidas 209, 1 o, CPP - contradita 214, CPP - sistema presidencial foi substituído pelo sistema da direct cross examination (as partes perguntam diretamente para as testemunhas) - reprodução fiel 215, CPP - retirada do réu 217, CPP - pessoas enfermas ou velhos 220, CPP - número de testemunhas - testemunho infantil - testemunho policial - lugar do depoimento de autoridades (221, CPP) - militares (requisitar ao superior) 221, 2 o, CPP - funcionário público só avisa o superior 221, 3 o, CPP - produção antecipada 225, CPP RECONHECIMENTO - conceito - réu é obrigado a comparecer? - procedimento 226, CPP - várias pessoas 228, CPP ACAREAÇÃO - conceito- 229, CPP - impressões pessoais - mediante precatória 230, CPP PROVA DOCUMENTAL - momento 231, CPP

22 BUSCA E APREENSÃO - busca domiciliar ou busca pessoal (240, CPP) - prova e medida cautelatória (natureza cautelar) - violação de correspondência? 240, f, CPP? - conceito de domicílio - durante o dia, salvo com o consentimento do morador - de ofício ou a requerimento das partes 242, CPP - busca pessoal (se for mulher?) 249, CPP - busca pessoal sem mandado 244, CPP - restituição pelo juiz ou pela autoridade policial 120, CPP PROCEDIMENTOS Comum Ordinário ( = ou + 4 anos ) Sumário ( - 4 anos ) Sumaríssimo ( IMPO ) Procedimento Especiais Júri (406 a 497, CPP) Drogas (Lei /06) Honra (519 a 523, CPP) Func. Público (513 a 518, CPP) PROCEDIMENTO ORDINÁRIO RD ou Rej. Den. (395,CPP) Defesa escrita 10 dias RD? (399, CPP) DEN (41,CPP) CITAÇÃO Absolvição Sumária (397, CPP) AUDIÊNCIA UNA (400,CPP)

23 PESSOAL Mandado Precatória Rogatória (368, CPP) Militar (358, CPP) Funcionário Público (359, CPP) Preso (360, CPP) CITAÇÃO POR EDITAL COM HORA CERTA 361, CPP 15 dias 366, CPP!!! 362, CPP

24 AUDIÊNCIA UNA (400,CPP) Oitiva é obrigatória? OITIVA DO OFENDIDO Se ele faltar injustificadamente? TESTEMUNHAS DE ACUSAÇÃO E DEFESA PERITOS E ASSISTENTES TÉCNICOS Quantas testemunhas? Momento em que elas são arroladas Se elas faltarem injustificadamente? 159, 5º, CPP OUTRAS PROVAS Reconhecimentos, acareações (art. 400) INTERROGATÓRIO DEBATES ORAIS (20 min + 10 min) Se surgir uma nova prova? Vide artigo 403, CPP SENTENÇA Diferença entre sentença e dec. interlocutória PROCEDIMENTO SUMÁRIO (Art. 531 e seguintes) Cabimento: pena superior a 2 anos e inferior a quatro anos Seqüência de atos = igual ao ordinário 1ª diferença número de testemunhas = 5 (cinco) 2ª diferença prazo para audiênica = 30 (trinta) dias 3ª diferença não adiamento da audiência, SALVO QUANDO IMPRESCINDÍVEL PROCEDIMENTO SUMARÍSSIMO 1ª fase Policial (termo circunstanciado) 2ª fase Audiência Preliminar Tentativa de composição civil dos danos Representação Transação Penal Denúncia oral 3ª fase RITO SUMÁRISSIMO

25 Defesa oral Recebimento da Denúncia Testemunhas (acusação e defesa) Debates orais Sentença Recursos PROCEDIMENTO DO JÚRI (arts. 406 e seguintes) Princípios constitucionais 2 fases: judicium accusationis e judicium causae JUDICIUM ACCUSATIONIS Igual ao procedimento ordinário, com 1 diferença: Sai a absolvição sumária do 397, CPP e entra a réplica do MP, em 5 dias 4 decisões: a) pronúncia b) impronúncia c) desclassificação d) absolvição sumária (art. 415, CPP) - inexistência do fato - não é ele autor ou partícipe - fato atípico - exclusão da ilicitude ou culpabilidade (salvo inimputabilidade) JUDICIUM CAUSAE - sorteio de 25 jurados (art. 433) - 7 jurados comporão o Conselho de Sentença (art. 447) - pelo menos 15 jurados devem comparecer (art. 463) - não há mais libelo - juiz intima as partes para arrolarem testemunhas no prazo de 5 dias (422) - não há mais leitura de peças - novos documentos (3 dias ÚTEIS antes) - debates 1,5 h + 1,5 h + 1 h + 1 h - sigilo das votações

CAPÍTULO I - FUNÇÃO E CARREIRA DO ADVOGADO...

CAPÍTULO I - FUNÇÃO E CARREIRA DO ADVOGADO... APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO...19 DEDICATÓRIA...21 CAPÍTULO I - FUNÇÃO E CARREIRA DO ADVOGADO... 23 1. Antecedentes históricos da função de advogado...23 2. O advogado na Constituição Federal...24 3. Lei de

Leia mais

PROCEDIMENTO DA DILIGÊNCIAS INVESTIGATÓRIAS ART. 6º E 7º

PROCEDIMENTO DA DILIGÊNCIAS INVESTIGATÓRIAS ART. 6º E 7º PROCEDIMENTO DA AUTORIDADE POLICIAL DILIGÊNCIAS INVESTIGATÓRIAS ART. 6º E 7º DILIGÊNCIAS INVESTIGATÓRIAS CONHECIMENTO DA NOTITIA CRIMINIS delegado deve agir de acordo comoart.6º e 7º do CPP, (não exaustivo

Leia mais

APLICAÇÃO DA LEI PROCESSUAL PENAL. APLICAÇÃO DA LEI PROCESSUAL PENAL NO ESPAÇO Dispositivo Legal... 35 Princípio da territorialidade...

APLICAÇÃO DA LEI PROCESSUAL PENAL. APLICAÇÃO DA LEI PROCESSUAL PENAL NO ESPAÇO Dispositivo Legal... 35 Princípio da territorialidade... Sumário Título I APLICAÇÃO DA LEI PROCESSUAL PENAL Capítulo I APLICAÇÃO DA LEI PROCESSUAL PENAL NO ESPAÇO Dispositivo Legal... 35 Princípio da territorialidade... 35 Capítulo II APLICAÇÃO DA LEI PROCESSUAL

Leia mais

PROCESSO PENAL COMNENTÁRIOS RECURSOS PREZADOS, SEGUEM OS COMENTÁRIOS E RAZÕES PARA RECURSOS DAS QUESTÕES DE PROCESSO PENAL.

PROCESSO PENAL COMNENTÁRIOS RECURSOS PREZADOS, SEGUEM OS COMENTÁRIOS E RAZÕES PARA RECURSOS DAS QUESTÕES DE PROCESSO PENAL. PROCESSO PENAL COMNENTÁRIOS RECURSOS PREZADOS, SEGUEM OS COMENTÁRIOS E RAZÕES PARA RECURSOS DAS QUESTÕES DE PROCESSO PENAL. A PROVA FOI MUITO BEM ELABORADA EXIGINDO DO CANDIDATO UM CONHECIMENTO APURADO

Leia mais

Direito Processual Penal - Inquérito Policial

Direito Processual Penal - Inquérito Policial Direito Processual Penal - Inquérito Policial O inquérito policial é um procedimento administrativo préprocessual, de caráter facultativo, destinado a apurar infrações penais e sua respectiva autoria.

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL PODER LEGISLATIVO

DIREITO CONSTITUCIONAL PODER LEGISLATIVO DIREITO CONSTITUCIONAL PODER LEGISLATIVO Atualizado em 03/11/2015 PODER LEGISLATIVO No plano federal temos o Congresso Nacional composto por duas casas (Câmara dos Deputados e Senado Federal). No âmbito

Leia mais

SUMÁRIO. CAPÍTULO II - Polícia Judiciária Militar... 17 1 Polícia Judiciária Militar... 17

SUMÁRIO. CAPÍTULO II - Polícia Judiciária Militar... 17 1 Polícia Judiciária Militar... 17 Direito Processual Penal Militar - 4ª Edição SUMÁRIO CAPÍTULO I Princípios... 13 1 Princípios aplicados no processo penal militar... 13 2 Lei do processo penal militar e sua aplicação... 15 3 Aplicação

Leia mais

12/08/2012 PROCESSO PENAL II PROCESSO PENAL II

12/08/2012 PROCESSO PENAL II PROCESSO PENAL II II 2ª -Parte Professor: Rubens Correia Junior 1 II Acessem!!!!!! www.rubenscorreiajr.blogspot.com 2 1 O : É o conjunto de atos cronologicamente concatenados (procedimentos), submetido a princípios e regras

Leia mais

15/05/2013 MODELO DE RELAXAMENTO DA PRISÃO EM FLAGRANTE

15/05/2013 MODELO DE RELAXAMENTO DA PRISÃO EM FLAGRANTE Direito Processual Penal 2ª Fase OAB/FGV Professora Beatriz Abraão MODELO DE RELAXAMENTO DA PRISÃO EM FLAGRANTE Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da... Vara Criminal da Comarca... (especificar

Leia mais

Súmulas em matéria penal e processual penal.

Súmulas em matéria penal e processual penal. Vinculantes (penal e processual penal): Súmula Vinculante 5 A falta de defesa técnica por advogado no processo administrativo disciplinar não ofende a Constituição. Súmula Vinculante 9 O disposto no artigo

Leia mais

Apostila Exclusiva Direitos Autorais Reservados www.thaisnunes.com.br 1

Apostila Exclusiva Direitos Autorais Reservados www.thaisnunes.com.br 1 Direito - Técnico do TRF 4ª Região É possível estudar buscando materiais e aulas para cada uma das matérias do programa do concurso de Técnico do TRF 4ª Região. Basta disciplina e organização. Sugestão

Leia mais

QUESTÕES E PROCESSOS PARTE II

QUESTÕES E PROCESSOS PARTE II QUESTÕES E PROCESSOS INCIDENTES PARTE II INCOMPATIBILIDADES E IMPEDIMENTOS: ART. 112 CPP- DUAS HIPÓTESES: ABSTENÇÃO: ARGUIÇÃO PELA PARTE: PROCESSO ESTABELECIDO PARA EXCEÇÃO DE SUSPEIÇÃO. ART. 252 E 253

Leia mais

Questões de Processo Penal

Questões de Processo Penal Questões de Processo Penal 1º) As Contravenções Penais (previstas na LCP) são punidas com: a) ( ) Prisão Simples; b) ( ) Reclusão; c) ( ) Detenção; d) ( ) Não existe punição para essa espécie de infração

Leia mais

3.12 Questões comentadas 3.13 Questões Cespe/UNB

3.12 Questões comentadas 3.13 Questões Cespe/UNB SUMÁRIO 1. NOÇÕES INICIAIS 1.1 Sistemas Processuais Penais 1.1.1 Sistema inquisitório 1.1.2 Sistema misto (ou híbrido) 1.1.3 Sistema acusatório 1.1.4 Modelo adotado no Brasil 1.2 Fontes do Processo Penal

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO Prof. Danilo Vieira Vilela. Processo Administrativo Processo Administrativo. Lei n 9784/1999. Conceito. Fases.

DIREITO ADMINISTRATIVO Prof. Danilo Vieira Vilela. Processo Administrativo Processo Administrativo. Lei n 9784/1999. Conceito. Fases. Direito Administrativo UNISO 1 DIREITO ADMINISTRATIVO Prof. Danilo Vieira Vilela Processo Administrativo Processo Administrativo. Lei n 9784/1999. Conceito. Fases. Processo - conjunto de atos dirigidos

Leia mais

TÍTULO VII DA PROVA CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS

TÍTULO VII DA PROVA CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS TÍTULO VII DA PROVA CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 155. No juízo penal, somente quanto ao estado das pessoas, serão observadas as restrições à prova estabelecidas na lei civil. Art. 156. A prova da

Leia mais

MATERIAL DE AULA LEI Nº 9.296, DE 24 DE JULHO DE 1996.

MATERIAL DE AULA LEI Nº 9.296, DE 24 DE JULHO DE 1996. MATERIAL DE AULA I) Ementa da aula Interceptação Telefônica. II) Legislação correlata LEI Nº 9.296, DE 24 DE JULHO DE 1996. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono

Leia mais

ROTEIRO DE AULA TEORIA GERAL DAS PRISÕES CAUTELARES.

ROTEIRO DE AULA TEORIA GERAL DAS PRISÕES CAUTELARES. CURSO DIREITO DISCIPLINA PROCESSO PENAL II SEMESTRE 7º Turma 2015.1 ROTEIRO DE AULA TEORIA GERAL DAS PRISÕES CAUTELARES. 1. DO CONCEITO DE PRISAO A definição da expressão prisão para fins processuais.

Leia mais

PROCESSO PENAL RESUMO DE PROCESSO PENAL 1 Rosivaldo Russo

PROCESSO PENAL RESUMO DE PROCESSO PENAL 1 Rosivaldo Russo PROCESSO PENAL RESUMO DE PROCESSO PENAL 1 Rosivaldo Russo ESPÉCIES DE PRISÃO: 1. P. Penal sentença condenatória transitada em julgado 2. P. Processuais, cautelares ou provisórias antes da formação da culpa

Leia mais

PROCESSO PENAL - DPU. PONTO 1: Inquérito policial. PONTO 2: Ação Penal

PROCESSO PENAL - DPU. PONTO 1: Inquérito policial. PONTO 2: Ação Penal PROCESSO PENAL aula I Professor: David Data: 20.01.1020 PONTO 1: Inquérito policial PONTO 2: Ação Penal Artigos 4º a 23º do CPP 1. CONCEITO/NATUREZA. Trata-se de espécie de procedimento administrativo,

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL IV

DIREITO PROCESSUAL PENAL IV AULA DIA 25/05/2015 Docente: TIAGO CLEMENTE SOUZA E-mail: tiago_csouza@hotmail.com DIREITO PROCESSUAL PENAL IV Procedimento Sumaríssimo (Lei 9.099/95) - Estabelece a possibilidade de conciliação civil,

Leia mais

PADRÃO DE RESPOSTA PEÇA PROFISSIONAL

PADRÃO DE RESPOSTA PEÇA PROFISSIONAL PEÇA PROFISSIONAL Petição inicial: Queixa-crime. Endereçamento: Vara Criminal da Comarca de São Paulo SP. Vara criminal comum, visto que as penas máximas abstratas, somadas, ultrapassam dois anos. Como

Leia mais

Nota informativa CÓDIGO DE PROCESSO PENAL - alterações

Nota informativa CÓDIGO DE PROCESSO PENAL - alterações Nota informativa CÓDIGO DE PROCESSO PENAL - alterações DGAJ/DSAJ/DF - 2013 Direção-Geral da Administração da Justiça CÓDIGO DE PROCESSO PENAL - alterações LEI N.º 20/2013, DE 21 DE FEVEREIRO Entram em

Leia mais

A PRISÃO PREVENTIVA E AS SUAS HIPÓTESES PREVISTAS NO ART. 313 DO CPP, CONFORME A LEI Nº 12.403, DE 2011.

A PRISÃO PREVENTIVA E AS SUAS HIPÓTESES PREVISTAS NO ART. 313 DO CPP, CONFORME A LEI Nº 12.403, DE 2011. A PRISÃO PREVENTIVA E AS SUAS HIPÓTESES PREVISTAS NO ART. 313 DO CPP, CONFORME A LEI Nº 12.403, DE 2011. Jorge Assaf Maluly Procurador de Justiça Pedro Henrique Demercian Procurador de Justiça em São Paulo.

Leia mais

ESTRUTURA DO MATERIAL foi ELABORADA por: André Vieira. CURSO CETECNET. Processar e julgar, originariamente: Origem:

ESTRUTURA DO MATERIAL foi ELABORADA por: André Vieira. CURSO CETECNET. Processar e julgar, originariamente: Origem: STF MINISTROS 11 CIDADÃO +35 / - 65 N.S.J / R.I Pres. Repúb. Senado Federal Maioria absoluta NÃO POS- SUE ORI- GEM Processar e julgar, originariamente: a) a ADi de lei ou ato normativo federal ou estadual

Leia mais

CONSTITUIÇÃO FEDERAL

CONSTITUIÇÃO FEDERAL CONSTITUIÇÃO FEDERAL Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida,

Leia mais

SUJEITOS PROCESSUAIS: JUIZ E MINISTÉRIO PÚBLICO

SUJEITOS PROCESSUAIS: JUIZ E MINISTÉRIO PÚBLICO SUJEITOS PROCESSUAIS: JUIZ E MINISTÉRIO PÚBLICO Sujeitos processuais são as pessoas que atuam no processo, ou seja, autor, réu e juiz, existem outros sujeitos processuais, que podem ou não integrar o processo,

Leia mais

EXTINÇÃO DA PUNIBILIDADE EXTINÇÃO DA PUNIBILIDADE EXTINÇÃO DA PUNIBILIDADE EXTINÇÃO DA PUNIBILIDADE EXTINÇÃO DA PUNIBILIDADE EXTINÇÃO DA PUNIBILIDADE

EXTINÇÃO DA PUNIBILIDADE EXTINÇÃO DA PUNIBILIDADE EXTINÇÃO DA PUNIBILIDADE EXTINÇÃO DA PUNIBILIDADE EXTINÇÃO DA PUNIBILIDADE EXTINÇÃO DA PUNIBILIDADE RETROATIVIDADE DA LEI QUE NÃO MAIS CONSIDERA O FATO COMO CRIMINOSO ART. 107, III ABOLITIO CRIMINIS O CRIME É APAGADO CONSIDERA-SE INEXISTENTE PRESCRIÇÃO ART. 107, IV CP PRESCRIÇÃO LIMITAÇÃO TEMPORAL DO

Leia mais

1. MEDIDAS ASSECURATÓRIAS NATUREZA DAS MEDIDAS ASSECURATÓRIAS:... DIFERENCIAÇÃO ENTRE SEQUESTRO E ARRESTO:... 2. MEDIDAS ASSECURATÓRIAS EM ESPÉCIE

1. MEDIDAS ASSECURATÓRIAS NATUREZA DAS MEDIDAS ASSECURATÓRIAS:... DIFERENCIAÇÃO ENTRE SEQUESTRO E ARRESTO:... 2. MEDIDAS ASSECURATÓRIAS EM ESPÉCIE 1 PROCESSO PENAL PONTO 1: Medidas Assecuratórias PONTO 2: Medidas Assecuratórias em Espécie PONTO 3: Sequestro PONTO 4: Arresto 1. MEDIDAS ASSECURATÓRIAS NATUREZA DAS MEDIDAS ASSECURATÓRIAS:... DIFERENCIAÇÃO

Leia mais

O Novo Regime das Medidas Cautelares no Processo Penal

O Novo Regime das Medidas Cautelares no Processo Penal 202 O Novo Regime das Medidas Cautelares no Processo Penal Juliana Andrade Barichello 1 O objetivo deste trabalho é discorrer sobre os principais pontos das palestras, enfatizando a importância das alterações

Leia mais

Juizados Especiais. Aula 3 (05.03.13) Vinicius Pedrosa Santos (magistrado e professor) e-mail: vinipedrosa@uol.com.br.

Juizados Especiais. Aula 3 (05.03.13) Vinicius Pedrosa Santos (magistrado e professor) e-mail: vinipedrosa@uol.com.br. Juizados Especiais Aula 3 (05.03.13) Vinicius Pedrosa Santos (magistrado e professor) e-mail: vinipedrosa@uol.com.br Ementa da aula Competência em razão do objeto Competência territorial Competência de

Leia mais

2. RECURSO EM SENTIDO ESTRITO

2. RECURSO EM SENTIDO ESTRITO 2. RECURSO EM SENTIDO ESTRITO 2. 1 HIPÓTESES DE CABIMENTO - Decisão que rejeitar a denúncia ou queixa - Decisão que concluir pela incompetência do juízo - Decisão que julga procedente alguma das exceções,

Leia mais

DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL PENAL I. Professor: João Guilherme Lages Mendes.

DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL PENAL I. Professor: João Guilherme Lages Mendes. UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ Coordenação do Curso de Direito DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL PENAL I. Professor: João Guilherme Lages Mendes. Assunto: Do Inquérito Policial. Noções Gerais. Características.

Leia mais

Conselho da Justiça Federal

Conselho da Justiça Federal RESOLUÇÃO Nº 058, DE 25 DE MAIO DE 2009 Estabelece diretrizes para membros do Poder Judiciário e integrantes da Polícia Federal no que concerne ao tratamento de processos e procedimentos de investigação

Leia mais

Noc. Processo Penal. Data de impressão: 23/06/2009 WWW.CURSOAPROVACAO.COM.BR/CURITIBA. www.conquistadeconcurso.com.br UMA PARCERIA

Noc. Processo Penal. Data de impressão: 23/06/2009 WWW.CURSOAPROVACAO.COM.BR/CURITIBA. www.conquistadeconcurso.com.br UMA PARCERIA Noc. Processo Penal Prof.Maurilucio Data de impressão: 23/06/2009 UMA PARCERIA Visite o Portal dos Concursos Públicos WWW.CURSOAPROVACAO.COM.BR/CURITIBA Visite a loja virtual www.conquistadeconcurso.com.br

Leia mais

MATERIAL DE AULA DOS DOCUMENTOS. Art. 231. Salvo os casos expressos em lei, as partes poderão apresentar documentos em qualquer fase do processo.

MATERIAL DE AULA DOS DOCUMENTOS. Art. 231. Salvo os casos expressos em lei, as partes poderão apresentar documentos em qualquer fase do processo. MATERIAL DE AULA I) Ementa da aula Documentos, Indícios e Busca e Apreensão. II) Legislação correlata DOS DOCUMENTOS Art. 231. Salvo os casos expressos em lei, as partes poderão apresentar documentos em

Leia mais

egrégio Conselho da Magistratura a aplicação da pena, nos termos da Lei Estadual 4.930/85. 3.3.8.2 - A aplicação das penalidades de advertência e

egrégio Conselho da Magistratura a aplicação da pena, nos termos da Lei Estadual 4.930/85. 3.3.8.2 - A aplicação das penalidades de advertência e egrégio Conselho da Magistratura a aplicação da pena, nos termos da Lei Estadual 4.930/85. 3.3.8.2 - A aplicação das penalidades de advertência e censura independe de sindicância ou processo, podendo ser

Leia mais

BUSCA E APREENSÃO NO DIREITO PROCESSUAL PENAL

BUSCA E APREENSÃO NO DIREITO PROCESSUAL PENAL POLICIA FEDERAL DO BRASIL BUSCA E APREENSÃO NO DIREITO PROCESSUAL PENAL VISÃO GERAL Com o intuito de que não desapareçam am as provas do crime, o que tornaria impossível ou problemático o seu aproveitamento,

Leia mais

Recuperação Extrajudicial, Judicial e Falência. Profª. MSc. Maria Bernadete Miranda

Recuperação Extrajudicial, Judicial e Falência. Profª. MSc. Maria Bernadete Miranda Recuperação Extrajudicial, Judicial e Falência Recuperação Extrajudicial, Judicial e Falência Decreto-lei nº 7.661, de 21 de junho de 1945 Lei de Falências revogado. Lei nº 11.101, de 09 de fevereiro de

Leia mais

CONTINUAÇÃO - RECURSOS NO PROCESSO PENAL, Recurso no Sentido Estrito

CONTINUAÇÃO - RECURSOS NO PROCESSO PENAL, Recurso no Sentido Estrito CONTINUAÇÃO - RECURSOS NO PROCESSO PENAL, Recurso no Sentido Estrito Efeito suspensivo O RESE, como regra, não tem efeito suspensivo. Terá, apenas, quando a lei prever. O art. 584 do CPP 1 prevê 05 hipóteses

Leia mais

OAB 2ª FASE PENAL PROF. SIDNEY FILHO

OAB 2ª FASE PENAL PROF. SIDNEY FILHO OAB 2ª FASE PENAL PROF. SIDNEY FILHO MEMORIAIS (OAB/SP 133 - ADAPTADO) Pedro foi acusado de roubo qualificado por denúncia do Promotor de Justiça da comarca, o dia 1 de julho de 2006. Dela constou que

Leia mais

I - nos crimes punidos com reclusão em que a pena mínima cominada for superior a 2 (dois) anos; (Redação dada pela Lei nº 6.416, de 24.5.

I - nos crimes punidos com reclusão em que a pena mínima cominada for superior a 2 (dois) anos; (Redação dada pela Lei nº 6.416, de 24.5. Art. 323. Não será concedida fiança: I nos crimes punidos com pena de reclusão, salvo ao réu maior de setenta anos ou menor de vinte e um, no caso de não ser superior a dois anos o máximo da pena cominada;

Leia mais

O COLÉGIO DE PROCURADORES DE JUSTIÇA, no uso de suas atribuições legais; e

O COLÉGIO DE PROCURADORES DE JUSTIÇA, no uso de suas atribuições legais; e RESOLUÇÃO Nº 20/2004 - CPJ Cria a CENTRAL DE ACOMPANHAMENTO DE INQUÉRITOS POLICIAIS E CONTROLE EXTERNO DA ATIVIDADE POLICIAL, no âmbito do Ministério Público do Estado de Mato Grosso e dá outras providências.

Leia mais

Aulas 1 e 2 de Direito Eleitoral Professor: Will

Aulas 1 e 2 de Direito Eleitoral Professor: Will Aulas 1 e 2 de Direito Eleitoral Professor: Will 1) Mudanças que se sujeitam ao princípio da anualidade: a) mudança na lei partidária (filiação, convenção, coligações, número de candidatos etc). b) mudança

Leia mais

1. PRINCÍPIOS DOS JUIZADOS ESPECIAIS CRIMINAIS art. 62 da Lei 9.009/95 2. OBJETIVOS DO JUIZADO ESPECIAL CRIMINAL

1. PRINCÍPIOS DOS JUIZADOS ESPECIAIS CRIMINAIS art. 62 da Lei 9.009/95 2. OBJETIVOS DO JUIZADO ESPECIAL CRIMINAL 1 PROCESSO PENAL PROCESSO PENAL PONTO 1: Princípios dos Juizados Especiais Criminais PONTO 2: Objetivos PONTO 3: Competência PONTO 4: Fase Policial PONTO 5: Fase Judicial PONTO 6: Recursos PONTO 7: Atos

Leia mais

GRUPO III ESPELHO DE CORREÇÃO CRITÉRIO GERAL:

GRUPO III ESPELHO DE CORREÇÃO CRITÉRIO GERAL: GRUPO III ESPELHO DE CORREÇÃO CRITÉRIO GERAL: Nos termos do art. 20 do Regulamento do Concurso para Ingresso na Carreira do Ministério Público, na correção da prova escrita levar-se-á em conta o saber

Leia mais

O Processo Trabalhista

O Processo Trabalhista Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos Profa. Barbara Mourão O Processo Trabalhista Princípios gerais do processo Constituição Federal de 1988; Código de Processo Civil (CPC). Princípios

Leia mais

PERÍCIA AMBIENTAL CONCEITOS

PERÍCIA AMBIENTAL CONCEITOS PERÍCIA AMBIENTAL CONCEITOS PERÍCIA Exame realizado por técnico, ou pessoa de comprovada aptidão e idoneidade profissional, para verificar e esclarecer um fato, ou estado ou a estimação da coisa que é

Leia mais

MANUAL DOS PRAZOS PROCESSUAIS: A CONTAGEM DOS PRAZOS NO NOVO CPC 1. MUDANÇAS GERAIS APLICÁVEIS A TODOS OS PRAZOS PROCESSUAIS:

MANUAL DOS PRAZOS PROCESSUAIS: A CONTAGEM DOS PRAZOS NO NOVO CPC 1. MUDANÇAS GERAIS APLICÁVEIS A TODOS OS PRAZOS PROCESSUAIS: MANUAL DOS PRAZOS PROCESSUAIS: A CONTAGEM DOS PRAZOS NO NOVO CPC 1. MUDANÇAS GERAIS APLICÁVEIS A TODOS OS PRAZOS PROCESSUAIS: Mudança no modo de contagem dos prazos: A partir do novo CPC, os prazos processuais

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL COMPETÊNCIAS

DIREITO PROCESSUAL PENAL COMPETÊNCIAS DIREITO PROCESSUAL PENAL COMPETÊNCIAS Atualizado em 03/11/2015 4. Competência Material Ratione Materiae: Divide-se em competência da Justiça Estadual, Federal, Eleitoral e Militar (não falamos da Justiça

Leia mais

O PROCURADOR-GERAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, no uso de suas atribuições legais,

O PROCURADOR-GERAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, no uso de suas atribuições legais, RESOLUÇÃO N.º102 /97 - P.G.J. Estabelece normas para o exercício do controle externo da atividade de Polícia Judiciária pelo Ministério Público, previsto no artigo 129, inciso VII, da Constituição Federal

Leia mais

Tribunal de Justiça do Piauí TJ/PI Área Judiciária Carreira de Escrivão Judicial

Tribunal de Justiça do Piauí TJ/PI Área Judiciária Carreira de Escrivão Judicial Tribunal de Justiça do Piauí TJ/PI Área Judiciária Carreira de Escrivão Judicial ÍNDICE VOLUME 1 CONHECIMENTOS BÁSICOS LÍNGUA PORTUGUESA Elementos de construção do texto e seu sentido: gênero do texto

Leia mais

O art. 96, III da CF prevê o foro por prerrogativa de função dos membros do MP, incluindo os Promotores e Procuradores de Justiça.

O art. 96, III da CF prevê o foro por prerrogativa de função dos membros do MP, incluindo os Promotores e Procuradores de Justiça. Turma e Ano: Flex A (2014) Matéria / Aula: Processo Penal / Aula 11 Professor: Elisa Pittaro Conteúdo: Foro por Prerrogativa de Função; Conexão e Continência. 3.5 Foro por Prerrogativa de Função: b) Juízes

Leia mais

CONSELHO NACIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO. (Alterada pelas Resoluções nº 65/2011 e 98/2013) RESOLUÇÃO Nº 20, DE 28 DE MAIO DE 2007.

CONSELHO NACIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO. (Alterada pelas Resoluções nº 65/2011 e 98/2013) RESOLUÇÃO Nº 20, DE 28 DE MAIO DE 2007. CONSELHO NACIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO (Alterada pelas Resoluções nº 65/2011 e 98/2013) RESOLUÇÃO Nº 20, DE 28 DE MAIO DE 2007. Regulamenta o art. 9º da Lei Complementar nº 75, de 20 de maio de 1993 e

Leia mais

Liberdade Provisória

Liberdade Provisória Liberdade Provisória CF, art. 5º, inciso LXVI: ninguém será levado à prisão ou nela mantido, quando a lei admitir a liberdade provisória, com ou sem fiança; Natureza jurídica: trata-se de uma contracautela

Leia mais

Processo Administrativo Fiscal PAF

Processo Administrativo Fiscal PAF Processo Administrativo Fiscal PAF Ivan Luís Bertevello www.macedosoaresebertevello.adv.br OBJETIVO O Processo Administrativo Fiscal (PAF) objetiva solucionar os conflitos surgidos entre os contribuintes

Leia mais

Copyright Proibida Reprodução.

Copyright Proibida Reprodução. PROCEDIMENTO PADRÃO PERÍCIA AMBIENTAL Prof. Éder Responsabilidade Clementino dos civil Santos INTRODUÇÃO BRASIL: Perícia Ambiental É um procedimento utilizado como meio de prova; Fornecimento de subsídios

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA REALIZAÇÃO DA PROVA

INSTRUÇÕES PARA REALIZAÇÃO DA PROVA INSTRUÇÕES PARA REALIZAÇÃO DA PROVA 1) A prova terá duração máxima de 3 horas. 2) Cada questão possui apenas uma resposta correta e, a marcação de mais de uma assertiva, implicará em sua nulidade. 3) Durante

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br BuscaLegis.ccj.ufsc.Br Cumprimento de Mandado de Busca e Apreensão Glauber Aparecido Domingos Resende* Este procedimento cautelar tem sido debatido em demasia, principalmente em bancos universitários,

Leia mais

Direito Constitucional Peças e Práticas

Direito Constitucional Peças e Práticas PETIÇÃO INICIAL RECLAMAÇÃO CONSTITUCIONAL ASPECTOS JURÍDICOS E PROCESSUAIS DA RECLAMAÇÃO Trata-se de verdadeira AÇÃO CONSTITUCIONAL, a despeito da jurisprudência do STF a classificar como direito de petição

Leia mais

UNESC Faculdades Integradas de Cacoal Mantidas pela Associação Educacional de Rondônia E-mail: unesc@unescnet.br - Internet: www.unescnet.

UNESC Faculdades Integradas de Cacoal Mantidas pela Associação Educacional de Rondônia E-mail: unesc@unescnet.br - Internet: www.unescnet. NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA (NPJ) ANEXO VI (Edital n. 02/2014-2) CRONOGRAMA SEMESTRAL 9.º PERÍODO DEPENDÊNCIA N. DATAS ATIVIDADES EQUIVALÊNCIA Disponibilização do Cronograma Semestral de atividades no átrio

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto Lei/.htm Página 1 de 114 Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos DECRETO LEI Nº 3.689, DE 3 DE OUTUBRO DE 1941. Texto compilado

Leia mais

PONTO 1: Concurso de Crimes PONTO 2: Concurso Material PONTO 3: Concurso Formal ou Ideal PONTO 4: Crime Continuado PONTO 5: PONTO 6: PONTO 7:

PONTO 1: Concurso de Crimes PONTO 2: Concurso Material PONTO 3: Concurso Formal ou Ideal PONTO 4: Crime Continuado PONTO 5: PONTO 6: PONTO 7: 1 PROCESSO PENAL PONTO 1: Concurso de Crimes PONTO 2: Concurso Material PONTO 3: Concurso Formal ou Ideal PONTO 4: Crime Continuado PONTO 5: PONTO 6: PONTO 7: 1. CONCURSO DE CRIMES 1.1 DISTINÇÃO: * CONCURSO

Leia mais

14/06/2013. Andréa Baêta Santos

14/06/2013. Andréa Baêta Santos Tema: DIREITO REGISTRAL IMOBILIÁRIO Questões de Registro de Imóveis 14/06/2013 1. Na certidão em relatório Oficial deve sempre se ater ao quesito requerente? formulado o pelo Não, pois sempre que houver

Leia mais

http://www.concursovirtual.com.br/professores/rodrigo-menezes.html

http://www.concursovirtual.com.br/professores/rodrigo-menezes.html Direito Constitucional Professor Rodrigo Menezes XLII - RACISMO XLIV - GOLPE XLIII - T T T H* Questões FCC Art. 5º fb.com/prof.rodrigomenezes Os crimes no art. 5º XLI a lei punirá qualquer discriminação

Leia mais

FACULDADE ZUMBI DOS PALMARES CURSO DE DIREITO PRÁTICA JURÍDICA

FACULDADE ZUMBI DOS PALMARES CURSO DE DIREITO PRÁTICA JURÍDICA FACULDADE ZUMBI DOS PALMARES CURSO DE DIREITO PRÁTICA JURÍDICA Regras Básicas para as Atividades de Prática Jurídica a partir do ano letivo de 2010 Visitas Orientadas 72 Horas 36 horas para atividades

Leia mais

Portaria nº 335, de 30 de maio de 2006 D.O.U de 31/05/2006

Portaria nº 335, de 30 de maio de 2006 D.O.U de 31/05/2006 Portaria nº 335, de 30 de maio de 2006 D.O.U de 31/05/2006 Regulamenta o Sistema de Correição do Poder Executivo Federal, de que trata o Decreto nº 5.480, de 30 de junho de 2005. O MINISTRO DE ESTADO DO

Leia mais

TRT Comentário da Prova de Analista

TRT Comentário da Prova de Analista TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 9a REGIÃO Direito Processual Civil Glauka Archangelo Pessoal. A prova de processo civil, não trouxe nenhuma surpresa, o edital foi respeitado e não há nenhuma questão passível

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU DIREITO PROCESSUAL CIVIL

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU DIREITO PROCESSUAL CIVIL PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU DIREITO PROCESSUAL CIVIL Apresentação O curso de Pós-graduação em Direito Processual Civil e Práticas Processuais qualifica o participante para a aprovação em concursos públicos,

Leia mais

CONSELHO NACIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO. RESOLUÇÃO Nº 36, DE 6 DE ABRIL DE 2009 (Alterada pela Resolução nº 51, de 09 de março de 2010)

CONSELHO NACIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO. RESOLUÇÃO Nº 36, DE 6 DE ABRIL DE 2009 (Alterada pela Resolução nº 51, de 09 de março de 2010) RESOLUÇÃO Nº 36, DE 6 DE ABRIL DE 2009 (Alterada pela Resolução nº 51, de 09 de março de 2010) Dispõe sobre o pedido e a utilização das interceptações telefônicas, no âmbito do Ministério Público, nos

Leia mais

ESTATUTO DA CRIANÇA E ADOLECENTE PROF. GUILHERME MADEIRA DATA 30.07.2009 AULA 01 e 02

ESTATUTO DA CRIANÇA E ADOLECENTE PROF. GUILHERME MADEIRA DATA 30.07.2009 AULA 01 e 02 TEMAS TRATADOS EM SALA ECA ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE PARTE CIVIL 1) Objeto art. 2º do ECA: a) Criança = 12 anos incompletos. b) Adolescente = 12 e 18 anos. Atenção: Pode o ECA ser aplicado à

Leia mais

Câmara Portuguesa de Comércio no Brasil - São Paulo

Câmara Portuguesa de Comércio no Brasil - São Paulo REGULAMENTO DO CENTRO DE MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM DA CÂMARA PORTUGUESA DE COMÉRCIO NO BRASIL SÃO PAULO Artigo 1º O Centro de Arbitragem 1.1. O Centro de Mediação e Arbitragem da Câmara Portuguesa de Comércio

Leia mais

PROVAS ASPECTOS GERAIS.

PROVAS ASPECTOS GERAIS. PROVAS ASPECTOS GERAIS. CONCEITO art.332 Art. 332. Todos os meios legais, bem como os moralmente legítimos, ainda que não especificados neste Código, são hábeis para provar a verdade dos fatos, em que

Leia mais

PLANO DE ENSINO. I Identificação Direito Processual Penal I. Carga horária 72 horas/aula Créditos 4 Semestre letivo 5º.

PLANO DE ENSINO. I Identificação Direito Processual Penal I. Carga horária 72 horas/aula Créditos 4 Semestre letivo 5º. PLANO DE ENSINO I Identificação Disciplina Direito Processual Penal I Código PRO0065 Carga horária 72 horas/aula Créditos 4 Semestre letivo 5º II Ementário O direito processual penal. A norma: material

Leia mais

Sumário. Lista de abreviaturas 25. Apresentação 31. Introdução 35. 1. Origens e precedentes históricos do instituto. A legislação comparada 41

Sumário. Lista de abreviaturas 25. Apresentação 31. Introdução 35. 1. Origens e precedentes históricos do instituto. A legislação comparada 41 Sumário Lista de abreviaturas 25 Apresentação 31 Introdução 35 1. Origens e precedentes históricos do instituto. A legislação comparada 41 1.1. Do surgimento do Instituto 41 1.2. O Instituto na legislação

Leia mais

Regulamento do Estágio Curricular Supervisionado

Regulamento do Estágio Curricular Supervisionado Regulamento do Estágio Curricular Supervisionado INTRODUÇÃO O Manual de Estágio Supervisionado tem como objetivo orientar o aluno do Curso de Direito da Universidade de Santo Amaro sobre a Prática do Estágio

Leia mais

VI Exame OAB 2ª FASE Padrão de correção Direito Penal

VI Exame OAB 2ª FASE Padrão de correção Direito Penal VI Exame OAB 2ª FASE Padrão de correção Direito Penal Peça O examinando deverá redigir uma petição de relaxamento de prisão, fundamentado no art. 5º, LXV, da CRFB/88, ou art. 310, I, do CPP (embora os

Leia mais

DEFESAS E RECURSOS PERANTE O TRIBUNAL DE CONTAS DO PARANÁ. Autor: Sidnei Di Bacco/Advogado

DEFESAS E RECURSOS PERANTE O TRIBUNAL DE CONTAS DO PARANÁ. Autor: Sidnei Di Bacco/Advogado DEFESAS E RECURSOS PERANTE O TRIBUNAL DE CONTAS DO PARANÁ Autor: Sidnei Di Bacco/Advogado CONTRADITÓRIO E DEFESA PROCESSO VOLUNTÁRIO Ausência de partes: existem somente o interessado (responsável pela

Leia mais

DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO PARANÁ EDITAL Nº 12/2015

DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO PARANÁ EDITAL Nº 12/2015 1 EDITAL Nº 12/2015 2º Processo seletivo para ingresso ao quadro de estagiários da Defensoria Pública do Estado do Paraná, Comarca da Região Metropolitana de Curitiba Foro de Araucária. A DEFENSORIA PÚBLICA

Leia mais

PADRÃO DE RESPOSTA PEÇA PROFISSIONAL

PADRÃO DE RESPOSTA PEÇA PROFISSIONAL PEÇA PROFISSIONAL Deve-se redigir recurso de apelação endereçado ao juiz de direito da 3.ª Vara Cível de Patos de Minas MG, formular pedido para recebimento da apelação no duplo efeito e remessa dos autos

Leia mais

ESTADO DE ALAGOAS PODER JUDICIÁRIO JUÍZO DE DIREITO DA VARA DO ÚNICO OFÍCIO DE BOCA DA MATA EDITAL DE SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS

ESTADO DE ALAGOAS PODER JUDICIÁRIO JUÍZO DE DIREITO DA VARA DO ÚNICO OFÍCIO DE BOCA DA MATA EDITAL DE SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS ESTADO DE ALAGOAS PODER JUDICIÁRIO JUÍZO DE DIREITO DA VARA DO ÚNICO OFÍCIO DE BOCA DA MATA EDITAL DE SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS O Doutor ANDRÉ GUASTI MOTTA, MM Juiz de Direito Titular da Comarca de Boca da

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº CLASSE 19 BRASÍLIA DISTRITO FEDERAL

RESOLUÇÃO Nº CLASSE 19 BRASÍLIA DISTRITO FEDERAL RESOLUÇÃO Nº INSTRUÇÃO Nº CLASSE 19 BRASÍLIA DISTRITO FEDERAL Relator: Ministro Gilmar Mendes Interessado: Tribunal Superior Eleitoral Dispõe sobre pesquisas eleitorais para as eleições de 2016. O Tribunal

Leia mais

AULA 07. Herança Jacente = herança sem herdeiros notoriamente conhecidos (arts. 1819 e ss. do CC).

AULA 07. Herança Jacente = herança sem herdeiros notoriamente conhecidos (arts. 1819 e ss. do CC). 01 Profª Helisia Góes Disciplina: DIREITO CIVIL VI SUCESSÕES Turmas: 8ºDIV, 8ºDIN-1 e 8º DIN-2 Data: 21/08/12 AULA 07 II - SUCESSÃO EM GERAL (Cont...) 11. Herança Jacente e Vacante (arts. 1.819 a 1.823,

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 11, DE 23 DE FEVEREIRO DE 2016. O TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE ALAGOAS, no uso das suas atribuições legais e regimentais,

RESOLUÇÃO Nº 11, DE 23 DE FEVEREIRO DE 2016. O TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE ALAGOAS, no uso das suas atribuições legais e regimentais, RESOLUÇÃO Nº 11, DE 23 DE FEVEREIRO DE 2016. DISPÕE SOBRE A UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE VIDEOCONFERÊNCIA PARA REALIZAÇÃO DE AUDIÊNCIAS NO ÂMBITO DO PODER JUDICIÁRIO DE ALAGOAS. O TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO

Leia mais

Quanto ao órgão controlador

Quanto ao órgão controlador Prof. Ms. Cristian Wittmann Aborda os instrumentos jurídicos de fiscalização sobre a atuação dos Agentes públicos; Órgãos públicos; Entidades integradas na Administração Pública; Tem como objetivos fundamentais

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE PERNAMBUCO Conselho da Magistratura PROVIMENTO N 01/2007 (DOE 18/05/07)

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE PERNAMBUCO Conselho da Magistratura PROVIMENTO N 01/2007 (DOE 18/05/07) PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE PERNAMBUCO Conselho da Magistratura PROVIMENTO N 01/2007 (DOE 18/05/07) EMENTA: Orienta os juízes sobre a competência do Juizado de Violência Doméstica

Leia mais

MANUAL DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA MNPJ

MANUAL DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA MNPJ 1 MANUAL DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA MNPJ INTRODUÇÃO Destina-se o Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) a organizar, coordenar e supervisionar o estágio obrigatório para os quatro últimos semestres do curso,

Leia mais

PROCESSO ADMINISTRATIVO TRIBUTÁRIO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO CARTILHA DO ADVOGADO

PROCESSO ADMINISTRATIVO TRIBUTÁRIO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO CARTILHA DO ADVOGADO PROCESSO ADMINISTRATIVO TRIBUTÁRIO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO CARTILHA DO ADVOGADO ELABORAÇÃO: COMISSÃO DO CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO TRIBUTÁRIO Presidente Antonio Augusto Silva Pereira de Carvalho Coordenador

Leia mais

4.1 CADASTRAMENTO DE ASSUNTOS PROCESSUAIS NA ÁREA CÍVEL 4.2 CADASTRAMENTO DE ASSUNTOS PROCESSUAIS NA ÁREA CRIMINAL

4.1 CADASTRAMENTO DE ASSUNTOS PROCESSUAIS NA ÁREA CÍVEL 4.2 CADASTRAMENTO DE ASSUNTOS PROCESSUAIS NA ÁREA CRIMINAL 1 SUMÁRIO: 1. APRESENTAÇÃO 2. TABELAS PROCESSUAIS UNIFICADAS DO PODER JUDICIÁRIO 3. TABELA DE CLASSES PROCESSUAIS 4. TABELA DE ASSUNTOS PROCESSUAIS 4.1 CADASTRAMENTO DE ASSUNTOS PROCESSUAIS NA ÁREA CÍVEL

Leia mais

TERMINOLOGIAS NO PROCESSO JUDICIÁRIO DO TRABALHO PRINCÍPIOS DO PROCESSO JUDICIÁRIO DO TRABALHO TRABALHO PRINCÍPIOS DO PROCESSO JUDICIÁRIO DO TRABALHO

TERMINOLOGIAS NO PROCESSO JUDICIÁRIO DO TRABALHO PRINCÍPIOS DO PROCESSO JUDICIÁRIO DO TRABALHO TRABALHO PRINCÍPIOS DO PROCESSO JUDICIÁRIO DO TRABALHO DO PROCESSO JUDICIÁRIO DO AULA 07.1 - INTRODUÇÃO TERMINOLOGIAS NO No processo do trabalho há um dialeto próprio, que define: -O AUTOR como sendo o RECLAMANTE; -O RÉU como sendo do RECLAMADO. 1 2 DO O direito

Leia mais

Seção 2 A Escrituração e Utilização dos Livros

Seção 2 A Escrituração e Utilização dos Livros Seção 2 A Escrituração e Utilização dos Livros 2.2.1 - Quando da lavratura dos atos das serventias, serão utilizados papéis com fundo inteiramente branco, salvo disposição expressa em contrário. A escrituração

Leia mais

PROCESSO PENAL RESUMO DE PROCESSO PENAL 6 Rosivaldo Russo

PROCESSO PENAL RESUMO DE PROCESSO PENAL 6 Rosivaldo Russo 1P PROCESSO PENAL RESUMO DE PROCESSO PENAL 6 Rosivaldo Russo JURISDIÇÃO 1. Noções gerais Poder e dever do Estado ius puniendi 2. Conceito e necessidade Jurisdição em sentido amplo: é o poder de conhecer

Leia mais

MATERIAL DE APOIO. *segundo o STF o MP tem poder de investigação, ou seja, pode o MP investigar além da polícia.

MATERIAL DE APOIO. *segundo o STF o MP tem poder de investigação, ou seja, pode o MP investigar além da polícia. Escrivao P.F Nível Superior DISCIPLINA:D.Proc.Penal Professor: Guilherme Madeira Aula 01 MATERIAL DE APOIO Processo Penal Professor Madeira Dicas: -Apenas caderno e lei na reta final! -Fazer uma prova

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Direito PLANO DE ENSINO

Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Direito PLANO DE ENSINO Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Direito PLANO DE ENSINO 1) IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA Disciplina Processo Penal II Código

Leia mais

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ AULA IX DIREITO PENAL II TEMA: MEDIDA DE SEGURANÇA E REABILITAÇÃO PROFª: PAOLA JULIEN O. SANTOS MEDIDA DE SEGURANÇA 1. Conceito: sanção penal imposta pelo Estado, na execução de uma sentença, cuja finalidade

Leia mais

Índice Sistemático do Novo Código de Processo Civil

Índice Sistemático do Novo Código de Processo Civil Índice Sistemático do Novo Código de Processo Civil LEI CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL Parte Geral Livro I DAS NORMAS PROCESSUAIS CIVIS TÍTULO ÚNICO DAS NORMAS FUNDAMENTAIS E DA APLICAÇÃO DAS NORMAS PROCESSUAIS

Leia mais