É DE TIRAR O CHAPÉU: UM MOVIMENTO NO ENSINO MÉDIO SOBRE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "É DE TIRAR O CHAPÉU: UM MOVIMENTO NO ENSINO MÉDIO SOBRE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS"

Transcrição

1 É DE TIRAR O CHAPÉU: UM MOVIMENTO NO ENSINO MÉDIO SOBRE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS Roseane Huber de Souza (EEBPCM) roseanehuber@gmail.com Suy Mey Schumacher Moresco (CE) suymey_11@hotmail.com Este projeto nasceu a partir de um dos encontros do Grupo de Professores de Língua Portuguesa (GPLP), que é conduzido pela professora Dra. Otilia Heinig. Existente há mais de dez anos, o grupo se reúne uma vez por mês na cidade de Brusque, tendo integrantes professores de Língua Portuguesa e Pedagogos com o objetivo de aperfeiçoar conhecimentos, socializar e gerar ideias de atividades em sala de aula. Em 2010, a proposta do grupo foi realizar um projeto de leitura. Tal projeto deveria contemplar a leitura como um processo, mostrar aos alunos que não é simplesmente passar os olhos por cima do texto ou decodificar palavras. Vai além do ler. Significa compreender, interpretar, interagir e analisar o que está escrito. Além disso, para que houvesse um maior incentivo à leitura, os alunos teriam um objetivo claro a ser alcançado, ou seja, ler para alcançar ou produzir algo. A ideia de trabalhar com um projeto de letramento gerou muita discussão e ansiedade por parte dos professores do GPLP e logo esboços de projetos começaram a surgir. A partir disso, as professoras Suy Mey Schumacher Moresco e Roseane Huber de Souza realizaram uma parceria para desenvolver o projeto de leitura. Roseane é professora de Língua Portuguesa. Formou-se em Letras em 2000 pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). Ministra aulas de língua alemã num projeto particular e no ensino público leciona Língua Portuguesa e Literatura para o Ensino Fundamental II e Ensino Médio na Escola de Educação Básica Professor Carlos Maffezzolli no município de Guabiruba, em Santa Catarina. Tem paixão pela Literatura, gosta de planejar aulas diversificadas, de sair literalmente da sala de aula. Desde 2001 aplica, no Ensino Médio, um evento intitulado Sarau Literário. São apresentações orais nas quais os próprios discentes produzem o objeto socializado levando a uma aprendizagem mais significativa sem abandonar a fundamentação. Durante o ano letivo, incorpora, à rotina das aulas, gêneros textuais, sequências didáticas, projetos, teatros, jograis, declamação de poemas e principalmente a leitura, que é o alicerce de todo o trabalho. Suy Mey também é professora de Língua Portuguesa. Graduou-se em Letras em 2001 pela Universidade Regional de Blumenau (FURB) e, atualmente, trabalha com Ensino

2 Médio em um colégio particular, o Colégio Energia de Brusque, em Santa Catarina. Mesmo já trabalhando um tempo razoável com a disciplina, a professora ainda é uma criança na arte e tem muito para aprender. Gosta de estar em contato com novidades e experiências diferentes. Aprecia compartilhar ideias e estudar. Em sala de aula, procura mostrar aos alunos o mundo de possibilidades que existe ao se trabalhar com Língua Portuguesa. Pensando assim, durante esse tempo como professora, teve a oportunidade de desenvolver saraus, coletâneas de poesias dos alunos, projetos de leitura. Para que o projeto aqui mencionado tomasse forma, as professoras realizaram dois encontros na Biblioteca Pública de Brusque. Lá analisaram materiais, discutiram ideias, planejaram e montaram as etapas do projeto de leitura. Ainda, idealizaram interações entre os alunos das duas escolas. Quando foi apresentada a ideia de se trabalhar um projeto de leitura, ficou-se imaginando o que poderia ser tratado e o que os alunos deveriam alcançar. Como, algum tempo antes, havia sido discutida a importância de histórias para as crianças e técnicas de contação de histórias, além do interesse e gosto que as professoras Suy Mey e Roseane têm pela contação de histórias, decidiu-se que seria trabalhada a leitura de textos para poderem ser contados. Faltava, então, o que seria trabalhado. No mesmo dia em que a professora Otilia propôs o trabalho do projeto, ela apresentou livros variados que pudessem ajudar. Em um desses livros havia uma história que remetia ao conto Alice no País das Maravilhas. Bom, Alice é uma história infantil e nos remete à ideia de alguém lendo ou contando a história para uma criança para entretê-la ou para a hora de dormir. Além disso, estava em alta porque havia estreado um filme baseado em Alice no País das Maravilhas. Aí estava o material que ia ser trabalhado. O esqueleto do projeto estava criado. Assim, tendo como ponto de partida o texto O Chapeleiro, de Flavio de Souza 1, e a história Alice no País das Maravilhas, que havia sido relembrada com o lançamento do filme de mesmo nome no início de 2010, surgiu o nome do projeto: É de Tirar o Chapéu. O objetivo final era a contação de histórias. A seguir é possível entender como o projeto foi montado e desenvolvido e os resultados alcançados. 1 SOUZA, Flávio de. Que História é Essa? 3. São Paulo: Companhia das Letrinhas, Flávio de Souza escreveu três livros com o título Que História é Essa? e nesses livros ele conta histórias de personagens secundários de contos famosos e questiona o leitor sobre a história a qual eles pertencem.

3 1. Participantes de tirar o chapéu O projeto foi desenvolvido com os alunos de 1ª série do Ensino Médio do Colégio Energia do município de Brusque e da EEB Prof. Carlos Maffezzolli do município de Guabiruba. Os alunos da 1ª série do Colégio Energia (1 turma com 34 alunos) vieram de diferentes escolas e também de cidades diferentes (Brusque, São João Batista e Nova Trento). Realidades diferentes de vida que se cruzaram na sala de aula. Alguns alunos já haviam estudado juntos durante algum tempo, tanto em Brusque como em Nova Trento ou São João, e se conheciam bem, mas outros eram completamente novos na turma. Havia alunos um pouco inseguros, envergonhados, tentando encontrar seu lugar na escola e, consequentemente, firmar-se entre os colegas, fazer novas amizades. Adolescentes que tiveram que mudar seu modo de pensar, de agir ao entrar no ensino médio e se adequar às novas regras da escola. Estudavam no período matutino e possuíam aulas de assistência, de laboratório e de educação física à tarde. Já os alunos da Escola Carlos Maffezzolli residiam nos arredores onde a escola se situa, no Bairro São Pedro, em Guabiruba. Eram estudantes do turno noturno, a grande maioria se conhecia desde a Pré-Escola. O projeto foi desenvolvido com duas turmas de 1ª série num total de 55 alunos curiosos, ativos e interessados em pesquisar, ler e apresentar o projeto para a comunidade escolar. Além dos alunos, envolveram-se no projeto dois contadores de histórias. Lieza Neves e Emiliano Daniel de Souza contaram para os estudantes das duas escolas algumas histórias. Lieza Neves, natural de Brusque, é contadora de histórias e também atriz, professora, jornalista e escritora. Dirige e atua em espetáculos de contação de histórias. Também representa a Câmara Temática de Literatura de Brusque. Divide alguns trabalhos com Emiliano Daniel de Souza, natural de Guabiruba, contador de histórias e professor de línguas. Emiliano aprecia literatura de qualidade, desenvolve pesquisa e ministra formações na área da contação de histórias. Tem carinho especial por música e poesia infantil.

4 2. Ambientes que se transformaram Por ter sido desenvolvido através de uma parceria entre as professoras de diferentes escolas e, ainda, de diferentes cidades, o projeto envolveu dois municípios: Brusque e Guabiruba. Brusque é uma cidade localizada no leste de Santa Catarina, no Vale do Itajaí Mirim. Situa-se próxima a cidades como Blumenau, Itajaí, Nova Trento. Cidade vizinha de Guabiruba. Está a aproximadamente 1h e 30min da capital Florianópolis. Possui em torno de habitantes. A cidade foi colonizada por alemães, italianos e poloneses, os quais desenvolveram a produção de tecidos e fizeram do município um dos maiores polos têxteis do estado. Devido a isso, Brusque é conhecida como Berço da Fiação Catarinense e Cidade dos Tecidos. O turismo na cidade é focado, basicamente, no comércio de roupas e tecidos, destacando-se as lojas FIP 1 (Feira Industrial Permanente) e FIP 2, Stop Shop, All Shop e Havan. Porém, além do comércio, a cidade também apresenta um Parque Zoobotânico com Orquidário e Bromeliário, Observatório Astronômico Tadeu Cristóvam Mikowski e o Santuário de Azambuja. No mês de outubro acontece a Fenarreco, festa típica da cultura alemã, que traz o marreco como prato principal. Guabiruba, terra de belíssimas riquezas naturais, elevou-se à categoria de município em 10 de junho de 1962, quando até então se integrava ao território de Brusque. Foi colonizada por imigrantes alemães a partir de 1862 e, posteriormente, em menor escala, por imigrantes italianos e poloneses. Possui habitantes segundo o IBGE Cidades de A sustentação econômica do município se dá através do Comércio, Indústria Têxtil, Metalúrgica, Malharia e, ainda, na Agricultura de Subsistência. Nessas duas cidades, encontramos as escolas onde o projeto se desenvolveu. Em Brusque, o Colégio Energia e, em Guabiruba, a Escola de Educação Básica Professor Carlos Maffezzolli. No Colégio Energia, a sala de aula foi o local onde aconteceu a maior parte das interações e trocas. Foi na sala de aula que o projeto foi apresentado aos alunos, onde, em grupos, discutiram sobre o que pesquisariam e como organizariam suas apresentações. Foi lá que apresentaram as informações pesquisadas sobre os variados tipos de chapéus e também onde receberam a visita dos dois contadores de histórias. O pátio da escola também foi utilizado a fim de fazer uma exposição dos materiais produzidos.

5 Nesse mesmo ano, aconteceu, durante o mês de outubro, a Feira do Livro. O evento, antes realizado no pavilhão da Fenarreco, foi transferido para a praça recém-inaugurada na cidade, a praça Sesquicentenário. Foram erguidas tendas e, no espaço, havia exposição de livros, espaço para a leitura e um mini auditório para apresentações de contação de histórias e palestras. O autor Moacyr Scliar foi presença especial na Feira do Livro de 2010 que conversou com os presentes sobre suas vivências. Foi nessa feira que os alunos do Colégio Energia apresentaram suas contações de histórias. Feira do Livro de Brusque 2010 Para os alunos da Carlos Maffezzolli, o ambiente também foi além da sala de aula. Os estudantes utilizaram a sala informatizada para suas pesquisas. O pátio da escola foi usado para socializarem, com os demais colegas da Unidade Escolar, a produção de chapéus malucos e as leituras dos textos informativos sobre diferentes tipos de chapéus e suas utilidades e, por fim, o auditório da escola, com o palco, sendo utilizado para a produção final do projeto, a contação de histórias sobre chapéus.

6 3. Artefatos envolvidos no projeto A história O Chapeleiro, do livro Que História É Essa? 3, de Flavio de Souza, foi o primeiro texto utilizado no projeto. A pesquisa se estendeu com o uso de computadores para buscar textos informativos sobre chapéus típicos, como o chapéu mexicano, o alemão, chinês; chapéus de personagens famosos tanto na música, cinema e TV (Michael Jackson, Indiana Jones, Charles Chaplin, Willy Wonka, Chapeleiro Maluco) como na literatura (Chapeuzinho Vermelho, Pinóquio, Peter Pan, Robin Hood); chapéus usados na religião; história do chapéu em Brusque/Guabiruba e região; chapéu como status; chapéus alegóricos (aniversário, carnaval). No Colégio Energia, os alunos, depois de pesquisarem os textos informativos sobre chapéus, organizaram uma apresentação para a sala do conteúdo apreendido. Utilizaram cartazes, apresentações em power point, vídeos para demonstrar atuação de artistas como Michael Jackson e Carmem Miranda e até mesmo modelos de alguns chapéus sobre os quais falavam (chapéu de bruxa, chapéu de aniversário). Os alunos da Carlos Maffezzolli, depois de pesquisarem as informações pedidas sobre chapéus, utilizaram vários artefatos, como papel, papelão, canetinhas e outros utensílios para confeccionarem um chapéu alegórico, usando a criatividade na explicação de sua utilidade. Alguns usaram a televisão para ver alguns trechos do quadro Para quem você tira o chapéu? do Programa Raul Gil. Para socializarem os textos informativos pesquisados, utilizaram cartazes e computadores e no fechamento do projeto organizaram o cenário e o figurino das personagens de cada história criada. Por fim, todos os alunos se apropriaram de contos que, de alguma maneira, envolviam o tema chapéu. 4. Atividades que mudaram a rotina O projeto de leitura foi dividido em três partes pelas professoras Roseane e Suy Mey. Entretanto, essas etapas se desenvolveram de formas distintas nas duas escolas. Os estudantes do Colégio Energia iniciaram com a leitura da história O Chapeleiro, personagem de Alice no País das Maravilhas, do livro Que História É Essa? 3. Com a história, eles deveriam adivinhar quem era o personagem e de que história infantil ele participava. Logo em seguida foi discutida a característica marcante do personagem e como um chapéu pode caracterizar alguém. A partir daí foram levantados exemplos de outros personagens famosos na literatura e pessoas famosas que possuem o chapéu como característica marcante, além de discutir um pouco sobre como o chapéu pode ser um

7 elemento de destaque, de status. Findada a discussão, os alunos, divididos em sete grupos, deveriam pesquisar textos informativos sobre o uso do chapéu, sua evolução, tipos, chapéus como marca de status e também sobre personagens do cinema e música que tinham o chapéu como marca característica. As informações deveriam ser resumidas e apresentadas para a turma. A apresentação contaria com a criatividade de cada grupo. Depois dessa troca de informações, os materiais confeccionados pelos grupos foram expostos no pátio da escola, junto com a explicação sobre o trabalho realizado. Exposição Colégio Energia Em uma segunda etapa, os alunos tiveram que pesquisar histórias que tivessem o chapéu como tema central para que, depois de lidas, fossem contadas. Para isso eles receberam, em dois dias distintos, a visita de dois contadores de histórias, Emiliano e Lieza, que, além de contar histórias, responderam perguntas dos alunos sobre essa arte e fizeram indicações de autores. Foi um momento bastante rico, prazeroso e proveitoso para todos. Ao final das contações, anteriormente combinado com a turma e também com o profissional, foi

8 passado o chapéu e os alunos contribuíram com moedas, imitando uma prática usual de apresentações artísticas de rua e fazendo ligação com o tema do projeto. A importância recolhida foi um valor simbólico para ajudar com a despesa de deslocamento dos contadores. Finalmente, escolhidas suas histórias/contos que envolviam o tema chapéu, os textos lidos e ensaiados para a contação, veio a terceira parte do projeto: o momento da apresentação de suas contações ao grande público. Primeiramente a ideia era fazer a apresentação no auditório da escola, porém, a professora Lieza, uma das organizadoras da Feira do Livro de Brusque, convidou a turma para fazer a apresentação do projeto na feira. Com a aceitação dos alunos, o projeto passou a fazer parte da programação da Feira do Livro de 2010 e foi apresentado à noite, no dia 26 de outubro. Usando criatividade e as dicas dadas pelos contadores de história que visitaram os alunos, cada grupo organizou sua contação. Houve grupo que fez a contação somente usando voz e expressão corporal, houve grupo que fez cenário e foi fazendo a contação através dele, houve grupo que se dividiu e um ou dois alunos faziam a contação enquanto os outros estudantes faziam teatro do que ia sendo contado. Apresentaram histórias de humor (O Pássaro Lapão, O País dos Chapéus), Conto Chinês, história reflexiva (Chapeuzinho Verde), histórias de mistério (O Chapéu, A Boca do Chapéu) e história fantástica (A Menina do Chapéu). Apesar do nervosismo presente, todos fizeram uma boa apresentação e passaram pela aprendizagem de falar em público, desenvolver a oralidade e utilizar um ambiente fora de sala de aula. Superaram medos e conquistaram novas habilidades. Além dos alunos e seus familiares, também estavam presentes, no evento, pessoas da comunidade.

9 Contação de Histórias dos alunos do Colégio Energia de Brusque O projeto de leitura da Escola Carlos Maffezzolli foi dividido nas seguintes partes: Antes, durante e depois das leituras. O Antes foi o momento de ouvir, no qual os alunos se deliciaram com as histórias contadas por Emiliano e Lieza. Emiliano apresentou o conto O homem que enxergava a morte do livro Contos de enganar a morte, que são narrativas populares, recolhidas e recontadas por Ricardo Azevedo. Lieza contou Chapeuzinho Amarelo de Chico Buarque. Aqui também foi passado o chapéu a fim de recolher algumas moedas na ajuda de custo para os contadores de histórias. Foi um momento importante para os estudantes, pois o saber ouvir é uma aprendizagem de linguagem atualmente pouco desenvolvida nas escolas. Na conversa que tiveram em seguida com os contadores, os alunos aprenderam algumas técnicas de contação. Postura corporal, entonação de voz, maneiras diversas para decorar um texto, foram assuntos discutidos entre a plateia ouvinte e atenta. Nas aulas posteriores, denominadas durante a leitura, os envolvidos no projeto passaram para a teoria da leitura e pesquisaram textos informativos sobre o tema chapéu. Em

10 livros e na internet, os discentes tiraram o chapéu para o Pinóquio, Peter Pan, Chapeuzinho Vermelho e as bruxas dos contos de fadas. Descobriram a cartola, o chapéu chinês, o chapéu Panamá e os típicos alemães. Emocionaram-se com o chapéu do Indiana Jones, do Willy Wonka, Charlie Chaplin e Chapeleiro Maluco. Chegaram perto do chapéu usado na Oktoberfest de Blumenau, da formatura, aquele usado pelo avô na roça e até o gorro do Papai Noel. Aprenderam que há pessoas que usam chapéus para se proteger do sol, da chuva ou do frio, há os que usam chapéus como alegoria (carnaval, aniversário), outros como status (na religião, no casamento). Questionaram o porquê de tirar o chapéu, ou o boné quando se está na igreja ou sala de aula, o respeito que se tem ao tirar o chapéu no cantar de um Hino, enfim, em duplas, os pesquisadores fizeram descobertas até então desconhecidas para eles. O ouvir e ler foram de relevante contribuição, pois ajudaram na reflexão e aprofundamento da leitura. Toda essa busca de leituras e pesquisas, além da discussão do filme Alice no país das maravilhas dirigido por Tim Burton, com destaque para o Chapeleiro Maluco, resultou na socialização de textos informativos referentes ao tema e, com apoio da disciplina de Artes, os alunos confeccionaram um chapéu maluco. As turmas montaram uma minifeira e levaram ao conhecimento dos demais alunos do Ensino Médio suas descobertas. Havia chapéus típicos de um determinado local como, mexicanos, chineses; chapéus de personagens famosos na literatura e no cinema, como Chapeuzinho Vermelho, bruxa, Robin Hood; chapéus usados em diversas religiões; chapéus alegóricos, usados no carnaval, em aniversários; chapéus usados para proteção do sol, em guerras ou somente para ornamentação. Foi uma verdadeira festa de chapéus, vindos de todas as partes do mundo e de épocas diferentes. Realizou-se também uma pesquisa entre os alunos: para quem você tiraria o chapéu e para quem não tiraria? Essas atividades de leitura valorizaram o trabalho dos estudantes que se sentiram úteis ao socializar o projeto.

11 Socialização das leituras descobertas sobre o tema e exposição de vários modelos de chapéus na Minifeira realizada na E.E.B. Prof. Carlos Maffezzolli

12 O produto final do projeto dos alunos da Escola Carlos Maffezzolli foi realizar apresentações de histórias a partir de todas as leituras feitas, tanto informativas quanto literárias no auditório da escola. Como este projeto iniciou em meados do segundo semestre de 2010, não houve tempo hábil para terminá-lo. A proposta então foi apresentar no evento do Sarau Literário do ano seguinte. No início de 2011, as duas turmas, já no 2º ano, divididas em nove grupos, apresentaram no XI Sarau Literário, no formato de contação de histórias, suas criações. As apresentações mesclaram contos de fadas, histórias de colonos, portugueses, alemães e italianos com seus respectivos chapéus, a história do roubo de uma cartola do Slash, ex-guitarrista do Guns N Roses, e uma sátira do antigo programa Para quem você tira o chapéu? do Raul Gil, da televisão brasileira. Com certeza as apresentações realizadas pelos alunos revelaram o grande potencial que trazem consigo, externando o mesmo em oportunidades como este projeto. Alunos contando uma história de colonizadores com seus respectivos chapéus no Sarau da Escola de Ed. Básica Professor Carlos Maffezzolli

13 Composição do cenário da contação de histórias do XI Sarau Literário da Escola Carlos Maffezzolli Considerações Finais: Refletir para aprender sempre Trabalhar com um projeto em sala de aula diversifica conteúdos e formas de se atingir um objetivo, além disso, deixa a aula mais dinâmica, pois o projeto por si só já tem a proposta de dar vida nova ao aprendizado. Os alunos deixam de ser meros expectadores e receptores de conteúdos para serem produtores de conhecimento, responsáveis pelo que estão aprendendo. Interagem mais entre si e com o professor e, consequentemente, demonstram mais interesse e aproveitam mais as aulas. Todos esses aspectos foram observados nas aulas e nos alunos dos dois colégios. As professoras não eram as detentoras do saber, os alunos sentiram que tinham importância e que o trabalho que desenvolveriam seria de grande valor. Foi muito recompensador ver os alunos pesquisando, lendo e, muito mais, estudando os textos com os quais trabalharam e depois trocando ideias entre si e também com as professoras. Os alunos tornaram as aulas interessantes e se esforçaram para mostrar um bom resultado. Não se contentavam em apresentar um trabalho pela metade, queriam mostrar que eram capazes, usaram criatividade. Aprenderam que ler pode ser divertido e que é muito importante para poder expressar o conhecimento que adquirem.

14 A professora Roseane considera projetos deste âmbito muito positivos. Quem se envolve, tanto professor quanto aluno, além de instigar a leitura e pesquisa, desenvolve capacidades de comunicação e oportuniza novas vivências, experiências e aprendizagens. A criatividade dos alunos foi um elemento que muito esteve em evidência, entre outros valores que um projeto desta envergadura demanda. A escola passou a respirar outros ares, ganhando vida. A rotina foi quebrada e o novo foi permitido proporcionando a esperança nos indivíduos envolvidos. Compete aos profissionais inseridos na escola produzir novas relações e práticas pedagógicas. O projeto É de tirar o chapéu foi uma experiência singular. Para a professora Suy Mey, o projeto também foi positivo e importante, porque mostrou que há possibilidade de se estudar diferentes conhecimentos e de se desenvolver diferentes habilidades de uma forma menos tradicional e mais significativa tanto para alunos como para o professor. Ainda, ensinou que, por ser dinâmico, o projeto nem sempre acontece exatamente como planejado, ele pode ir se modificando ao longo do caminho devido às necessidades e/ou limitações que vão se apresentando (para este projeto de leitura, por exemplo, teve-se a ideia de fazer uma interação entre os alunos das duas escolas com um café ou chá como o que acontece na história Alice no País das Maravilhas, porém não foi possível a sua realização), mas o importante é alcançar os objetivos. Outro ponto é que o projeto pode ser aplicado novamente e, assim, pode-se procurar contemplar o que não foi conseguido da primeira vez. Também, ao aplicá-lo novamente, o projeto pode ser revisado, reescrito, melhorado. Indiscutivelmente, o envolvimento, a dedicação de todos os participantes, desde a ideia do projeto, as leituras, as produções, bem como as socializações, merecem destaque, pois houve um engajamento positivo que só agregou esforços. Pode-se dizer que foi um projeto de tirar o chapéu.

Duração: Aproximadamente um mês. O tempo é flexível diante do perfil de cada turma.

Duração: Aproximadamente um mês. O tempo é flexível diante do perfil de cada turma. Projeto Nome Próprio http://pixabay.com/pt/cubo-de-madeira-letras-abc-cubo-491720/ Público alvo: Educação Infantil 2 e 3 anos Disciplina: Linguagem oral e escrita Duração: Aproximadamente um mês. O tempo

Leia mais

IV EDIPE Encontro Estadual de Didática e Prática de Ensino 2011 A IMPORTÂNCIA DAS ARTES NA FORMAÇÃO DAS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

IV EDIPE Encontro Estadual de Didática e Prática de Ensino 2011 A IMPORTÂNCIA DAS ARTES NA FORMAÇÃO DAS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL A IMPORTÂNCIA DAS ARTES NA FORMAÇÃO DAS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL Marília Darc Cardoso Cabral e Silva 1 Tatiane Pereira da Silva 2 RESUMO Sendo a arte uma forma do ser humano expressar seus sentimentos,

Leia mais

RELATÓRIO FINAL SOBRE AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA ESCOLA ESTADUAL CÔNEGO OSVALDO LUSTOSA

RELATÓRIO FINAL SOBRE AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA ESCOLA ESTADUAL CÔNEGO OSVALDO LUSTOSA RELATÓRIO FINAL SOBRE AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA ESCOLA ESTADUAL CÔNEGO OSVALDO LUSTOSA Amanda Resende Piassi Estudante do curso de Licenciatura em Física Bolsista do Programa Institucional de Bolsa

Leia mais

OLIMPIADAS DE MATEMÁTICA E O DESPERTAR PELO PRAZER DE ESTUDAR MATEMÁTICA

OLIMPIADAS DE MATEMÁTICA E O DESPERTAR PELO PRAZER DE ESTUDAR MATEMÁTICA OLIMPIADAS DE MATEMÁTICA E O DESPERTAR PELO PRAZER DE ESTUDAR MATEMÁTICA Luiz Cleber Soares Padilha Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande lcspadilha@hotmail.com Resumo: Neste relato apresentaremos

Leia mais

Copos e trava-línguas: materiais sonoros para a composição na aula de música

Copos e trava-línguas: materiais sonoros para a composição na aula de música Copos e trava-línguas: materiais sonoros para a composição na aula de música Andréia Veber Rede Pública Estadual de Ensino de Santa Catarina andreiaveber@uol.com.br Viviane Beineke Universidade do Estado

Leia mais

ESTATÍSTICA BÁSICA NO CURSO DE TÉCNICO INTEGRADO DE SEGURANÇA DO TRABALHO

ESTATÍSTICA BÁSICA NO CURSO DE TÉCNICO INTEGRADO DE SEGURANÇA DO TRABALHO ESTATÍSTICA BÁSICA NO CURSO DE TÉCNICO INTEGRADO DE SEGURANÇA DO TRABALHO Fabíola Nascimento dos Santos Paes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco fabiola.paes@gmail.com Dorghisllany

Leia mais

Como aconteceu essa escuta?

Como aconteceu essa escuta? No mês de aniversário do ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente, nada melhor que ouvir o que acham as crianças sobre a atuação em Educação Integral realizada pela Fundação Gol de Letra!! Conheça um

Leia mais

O MUNDO DAS FORMIGAS LAMANA, Isabel C. A. C. MESSIAS, Leidi Renata SPRESSOLA, Nilmara H.

O MUNDO DAS FORMIGAS LAMANA, Isabel C. A. C. MESSIAS, Leidi Renata SPRESSOLA, Nilmara H. O MUNDO DAS FORMIGAS LAMANA, Isabel C. A. C. MESSIAS, Leidi Renata SPRESSOLA, Nilmara H. Resumo O tema das formigas foi escolhido de maneira espontânea devido ao grande número das mesmas em nossa escola,

Leia mais

O PAPEL DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

O PAPEL DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL 0 O PAPEL DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL 1 O PAPEL DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL Renato da Guia Oliveira 2 FICHA CATALOGRÁFICA OLIVEIRA. Renato da Guia. O Papel da Contação

Leia mais

ESCOLA, LEITURA E A INTERPRETAÇÃO TEXTUAL- PIBID: LETRAS - PORTUGUÊS

ESCOLA, LEITURA E A INTERPRETAÇÃO TEXTUAL- PIBID: LETRAS - PORTUGUÊS ESCOLA, LEITURA E A INTERPRETAÇÃO TEXTUAL- PIBID: LETRAS - PORTUGUÊS RESUMO Juliana Candido QUEROZ (Bolsista) 1 ; Natália SILVA (Bolsista) 2, Leila BRUNO (Supervisora) 3 ; Sinval Martins S. FILHO (Coordenador)

Leia mais

Educação Infantil - Ensino Fundamental - Ensino Médio. Atividade: Reflexão sobre Amadurecimento e Relacionamento Interpessoal

Educação Infantil - Ensino Fundamental - Ensino Médio. Atividade: Reflexão sobre Amadurecimento e Relacionamento Interpessoal Educação Infantil - Ensino Fundamental - Ensino Médio Atividade: Reflexão sobre Amadurecimento e Relacionamento Interpessoal Público: Oitavos anos Data: 25/5/2012 181 Dentro deste tema, foi escolhida para

Leia mais

DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA: REFLEXÕES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO PIBID

DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA: REFLEXÕES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO PIBID DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA: REFLEXÕES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO PIBID BARROS, Raquel Pirangi. SANTOS, Ana Maria Felipe. SOUZA, Edilene Marinho de. MATA, Luana da Mata.. VALE, Elisabete Carlos do.

Leia mais

APRENDER A LER PROBLEMAS EM MATEMÁTICA

APRENDER A LER PROBLEMAS EM MATEMÁTICA APRENDER A LER PROBLEMAS EM MATEMÁTICA Maria Ignez de Souza Vieira Diniz ignez@mathema.com.br Cristiane Akemi Ishihara crisakemi@mathema.com.br Cristiane Henriques Rodrigues Chica crischica@mathema.com.br

Leia mais

Como mediador o educador da primeira infância tem nas suas ações o motivador de sua conduta, para tanto ele deve:

Como mediador o educador da primeira infância tem nas suas ações o motivador de sua conduta, para tanto ele deve: 18. O papel do profissional na ação educativa da creche Segundo o RCNEI (1998), o profissional da educação infantil trabalha questões de naturezas diversas, abrangendo desde cuidados básicos essenciais

Leia mais

PRÁTICAS LÚDICAS NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LÍNGUA ESCRITA DO INFANTIL IV E V DA ESCOLA SIMÃO BARBOSA DE MERUOCA-CE

PRÁTICAS LÚDICAS NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LÍNGUA ESCRITA DO INFANTIL IV E V DA ESCOLA SIMÃO BARBOSA DE MERUOCA-CE 1 PRÁTICAS LÚDICAS NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LÍNGUA ESCRITA DO INFANTIL IV E V DA ESCOLA SIMÃO BARBOSA DE MERUOCA-CE 1 Rochelle Lopes da Silva- UVA 2 Andrea Abreu Astigarraga- UVA INTRODUÇÃO De acordo

Leia mais

PROJETO DE LEITURA E ESCRITA LEITURA NA PONTA DA LÍNGUA E ESCRITA NA PONTA DO LÁPIS

PROJETO DE LEITURA E ESCRITA LEITURA NA PONTA DA LÍNGUA E ESCRITA NA PONTA DO LÁPIS PROJETO DE LEITURA E ESCRITA LEITURA NA PONTA DA LÍNGUA E ESCRITA NA PONTA DO LÁPIS A língua é um sistema que se estrutura no uso e para o uso, escrito e falado, sempre contextualizado. (Autor desconhecido)

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO DO ESTADO DE MINAS GERAIS Secretaria de Estado da Educação Superintendência Regional de Ensino de Carangola Diretoria Educacional

SERVIÇO PÚBLICO DO ESTADO DE MINAS GERAIS Secretaria de Estado da Educação Superintendência Regional de Ensino de Carangola Diretoria Educacional SERVIÇO PÚBLICO DO ESTADO DE MINAS GERAIS Secretaria de Estado da Educação Superintendência Regional de Ensino de Carangola Diretoria Educacional Sequencia Didática destinada aos Anos Finais do Ensino

Leia mais

UMA EXPERIÊNCIA EM ALFABETIZAÇÃO POR MEIO DO PIBID

UMA EXPERIÊNCIA EM ALFABETIZAÇÃO POR MEIO DO PIBID UMA EXPERIÊNCIA EM ALFABETIZAÇÃO POR MEIO DO PIBID Michele Dalzotto Garcia Acadêmica do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Centro- Oeste/Irati bolsista do PIBID CAPES Rejane Klein Docente do

Leia mais

A criança e as mídias

A criança e as mídias 34 A criança e as mídias - João, vá dormir, já está ficando tarde!!! - Pera aí, mãe, só mais um pouquinho! - Tá na hora de criança dormir! - Mas o desenho já tá acabando... só mais um pouquinho... - Tá

Leia mais

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Rene Baltazar Introdução Serão abordados, neste trabalho, significados e características de Professor Pesquisador e as conseqüências,

Leia mais

RELATO DE EXPERIÊNCIA: A PERCEPÇÃO DE LUZ E SOMBRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Palavras-chave: Conhecimentos físicos. Luz e sombra. Educação Infantil.

RELATO DE EXPERIÊNCIA: A PERCEPÇÃO DE LUZ E SOMBRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Palavras-chave: Conhecimentos físicos. Luz e sombra. Educação Infantil. RELATO DE EXPERIÊNCIA: A PERCEPÇÃO DE LUZ E SOMBRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL Resumo Camille Cistina Witsmiszyn de Souza 1 Dulce Stela Schramme 2 Neila Tonin Agranionih 3 Lucilene Paixão 4 Percepção de luz e

Leia mais

Atividades Pedagógicas. Agosto 2014

Atividades Pedagógicas. Agosto 2014 Atividades Pedagógicas Agosto 2014 EM DESTAQUE Acompanhe aqui um pouco do dia-a-dia de nossos alunos em busca de novos aprendizados. ATIVIDADES DE SALA DE AULA GRUPO I A GRUPO I B GRUPO I C GRUPO I D I

Leia mais

A PRÁTICA DA CRIAÇÃO E A APRECIAÇÃO MUSICAL COM ADULTOS: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA. Bernadete Zagonel

A PRÁTICA DA CRIAÇÃO E A APRECIAÇÃO MUSICAL COM ADULTOS: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA. Bernadete Zagonel Artigo publicado em: Anais do VI Encontro da ABEM, Recife, 1998. A PRÁTICA DA CRIAÇÃO E A APRECIAÇÃO MUSICAL COM ADULTOS: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA. Bernadete Zagonel Durante alguns anos ministrei as disciplinas

Leia mais

ÁLBUM DE FOTOGRAFIA: A PRÁTICA DO LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL 59. Elaine Leal Fernandes elfleal@ig.com.br. Apresentação

ÁLBUM DE FOTOGRAFIA: A PRÁTICA DO LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL 59. Elaine Leal Fernandes elfleal@ig.com.br. Apresentação ÁLBUM DE FOTOGRAFIA: A PRÁTICA DO LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL 59 Elaine Leal Fernandes elfleal@ig.com.br Graduada em pedagogia e fonoaudiologia, Pós-graduada em linguagem, Professora da Creche-Escola

Leia mais

IFA MIRIM PROJETO: LEIA PARA MIM!

IFA MIRIM PROJETO: LEIA PARA MIM! IFA MIRIM PROJETO: LEIA PARA MIM! Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever - inclusive a sua própria história.

Leia mais

PROJETO PIBID JOGO DO LUDO. Palavras chave: Jogo do Ludo. Educação Infantil. Matemática na Educação Infantil.

PROJETO PIBID JOGO DO LUDO. Palavras chave: Jogo do Ludo. Educação Infantil. Matemática na Educação Infantil. PROJETO PIBID JOGO DO LUDO Ana Paula do Valle 1 Kamylla Canalli 2 Lucilene Paixão 3 Neila Tonin Agranionih 4 Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar o desenvolvimento da sequência didática Jogo

Leia mais

Atividades Pedagógicas. Agosto 2014

Atividades Pedagógicas. Agosto 2014 Atividades Pedagógicas Agosto 2014 EM DESTAQUE Acompanhe aqui um pouco do dia-a-dia de nossos alunos em busca de novos aprendizados. ATIVIDADES DE SALA DE AULA GRUPO II A GRUPO II B GRUPO II C GRUPO II

Leia mais

COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações

COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações R E A L I Z A Ç Ã O A P O I O COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações

Leia mais

1 O número concreto. Como surgiu o número? Contando objetos com outros objetos Construindo o conceito de número

1 O número concreto. Como surgiu o número? Contando objetos com outros objetos Construindo o conceito de número Página 1 de 5 1 O número concreto Como surgiu o número? Contando objetos com outros objetos Construindo o conceito de número Como surgiu o número? Alguma vez você parou para pensar nisso? Certamente você

Leia mais

tido, articula a Cartografia, entendida como linguagem, com outra linguagem, a literatura infantil, que, sem dúvida, auxiliará as crianças a lerem e

tido, articula a Cartografia, entendida como linguagem, com outra linguagem, a literatura infantil, que, sem dúvida, auxiliará as crianças a lerem e Apresentação Este livro tem o objetivo de oferecer aos leitores de diversas áreas do conhecimento escolar, principalmente aos professores de educação infantil, uma leitura que ajudará a compreender o papel

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL CURSO: PEDAGOGIA PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL CURSO: PEDAGOGIA PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL CURSO: PEDAGOGIA PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA I. Dados de Identificação: Escola:Escola Estadual Arthur Damé Professor (a): Professora supervisora do Pibid:

Leia mais

ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções)

ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) 13. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( X ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE

Leia mais

X Encontro Nacional de Educação Matemática Educação Matemática, Cultura e Diversidade Salvador BA, 7 a 9 de Julho de 2010

X Encontro Nacional de Educação Matemática Educação Matemática, Cultura e Diversidade Salvador BA, 7 a 9 de Julho de 2010 GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR EM MATEMÁTICA RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA GESTAR II Sidnei Luís da Silva Escola Municipal Vereador Benedito Batista Congatem - MG sidneiluisdasilva@yahoo.com.br Camila

Leia mais

ROTINA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA: INSERÇÃO DA CRIANÇA AUTISTA NO CONTEXTO ESCOLAR.

ROTINA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA: INSERÇÃO DA CRIANÇA AUTISTA NO CONTEXTO ESCOLAR. ROTINA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA: INSERÇÃO DA CRIANÇA AUTISTA NO CONTEXTO ESCOLAR. MONTEIRO, Paola Campolina Graduanda em Pedagogia / Universidade de Brasília AZEVEDO, Sabrina Maria Cezario de Graduanda em Pedagogia

Leia mais

TEMA: O LÚDICO NA APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA

TEMA: O LÚDICO NA APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA TEMA: O LÚDICO NA APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA RESUMO Os educadores têm se utilizado de uma metodologia Linear, que traz uma característica conteudista; É possível notar que o Lúdico não se limita

Leia mais

os botões emocionais Rodrigo T. Antonangelo

os botões emocionais Rodrigo T. Antonangelo Entendendo os botões emocionais dos seus clientes Rodrigo T. Antonangelo Olá amigo e amiga, seja bem-vindo(a) a mais um exercício muito importante que vai te ajudar a levar seus negócios ao próximo degrau.

Leia mais

Atividade: Leitura e interpretação de texto. Português- 8º ano professora: Silvia Zanutto

Atividade: Leitura e interpretação de texto. Português- 8º ano professora: Silvia Zanutto Atividade: Leitura e interpretação de texto Português- 8º ano professora: Silvia Zanutto Orientações: 1- Leia o texto atentamente. Busque o significado das palavras desconhecidas no dicionário. Escreva

Leia mais

AULA DE PORTUGUÊS: CRIAÇÃO DE POEMAS

AULA DE PORTUGUÊS: CRIAÇÃO DE POEMAS AULA DE PORTUGUÊS: CRIAÇÃO DE POEMAS Até onde vai a força da Motivação? Glorinha Aguiar glorinhaaguiar@uol.com.br Uma proposta criativa motivadora na sala de aula pode deixar o professor bem impressionado

Leia mais

PRODUTO FINAL ASSOCIADA A DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

PRODUTO FINAL ASSOCIADA A DISSERTAÇÃO DE MESTRADO PRODUTO FINAL ASSOCIADA A DISSERTAÇÃO DE MESTRADO Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências Universidade Federal de Itajubá Título da dissertação: OS MANUAIS DOS PROFESSORES DOS LIVROS DIDÁTICOS

Leia mais

FACULDADE EÇA DE QUEIROS. Edna Cristina do Nascimento. Marineide Gonçalves. Tâmara de Oliveira PROJETO PEDAGÓGICO JANDIRA

FACULDADE EÇA DE QUEIROS. Edna Cristina do Nascimento. Marineide Gonçalves. Tâmara de Oliveira PROJETO PEDAGÓGICO JANDIRA FACULDADE EÇA DE QUEIROS Edna Cristina do Nascimento Marineide Gonçalves Tâmara de Oliveira PROJETO PEDAGÓGICO JANDIRA MARÇO 2012 FACULDADE EÇA DE QUEIROS PROJETO PEDAGÓGICO SOBRE O LIVRO: MENINA BONITA

Leia mais

No E-book anterior 5 PASSOS PARA MUDAR SUA HISTÓRIA, foi passado. alguns exercícios onde é realizada uma análise da sua situação atual para

No E-book anterior 5 PASSOS PARA MUDAR SUA HISTÓRIA, foi passado. alguns exercícios onde é realizada uma análise da sua situação atual para QUAL NEGÓCIO DEVO COMEÇAR? No E-book anterior 5 PASSOS PARA MUDAR SUA HISTÓRIA, foi passado alguns exercícios onde é realizada uma análise da sua situação atual para então definir seus objetivos e sonhos.

Leia mais

Caderno do aluno UM POR BIMESTRE: teoria, exercícios de classe, as tarefas de casa atividades complementares.

Caderno do aluno UM POR BIMESTRE: teoria, exercícios de classe, as tarefas de casa atividades complementares. NOSSA META Que todos os alunos entendam todas as nossas aulas! TUDO GIRA EM TORNO DA AULA COMO? Aula bem proposta (autor) Aula bem preparada (professor) Aula bem dada (professor) Aula bem assistida (aluno)

Leia mais

A COMPETÊNCIA LEITORA NOS ESPAÇOS DA COMUNIDADE DO PARANANEMA-PARINTINS/AM

A COMPETÊNCIA LEITORA NOS ESPAÇOS DA COMUNIDADE DO PARANANEMA-PARINTINS/AM 00092 A COMPETÊNCIA LEITORA NOS ESPAÇOS DA COMUNIDADE DO PARANANEMA-PARINTINS/AM Maria Valcirlene de Souza Bruce 1 Monica Silva Aikawa 2 Resumo: O artigo apresenta o resultado de uma intervenção pedagógica

Leia mais

Subsídios para O CULTO COM CRIANÇAS

Subsídios para O CULTO COM CRIANÇAS Subsídios para O CULTO COM CRIANÇAS O que é um culto infantil? O culto para crianças não tem o objetivo de tirar a criança de dentro do templo para evitar que essa atrapalhe o culto ou atrapalhe a atenção

Leia mais

BOLETIM INFORMATIVO MAR/ABRIL 2013 [Edição 6]

BOLETIM INFORMATIVO MAR/ABRIL 2013 [Edição 6] BOLETIM INFORMATIVO MAR/ABRIL 2013 [Edição 6] O tema central desta edição do Boletim Informativo será a Psicologia Infantil. A Psicologia Infantil é a área da Psicologia que estuda o desenvolvimento da

Leia mais

Ao longo deste 2 semestre, a turma dos 1 anos vivenciaram novas experiências e aprendizados que contemplaram suas primeiras conquistas do semestre

Ao longo deste 2 semestre, a turma dos 1 anos vivenciaram novas experiências e aprendizados que contemplaram suas primeiras conquistas do semestre Ao longo deste 2 semestre, a turma dos 1 anos vivenciaram novas experiências e aprendizados que contemplaram suas primeiras conquistas do semestre anterior, dentro de contextos que buscavam enfatizar o

Leia mais

CAIXA MÁGICA. Sala 6 Língua Portuguesa EF I. E.E. Heidi Alves Lazzarini. Professora Apresentadora: Renata Lujan dos Santos Mufalo.

CAIXA MÁGICA. Sala 6 Língua Portuguesa EF I. E.E. Heidi Alves Lazzarini. Professora Apresentadora: Renata Lujan dos Santos Mufalo. CAIXA MÁGICA Sala 6 Língua Portuguesa EF I E.E. Heidi Alves Lazzarini Professora Apresentadora: Renata Lujan dos Santos Mufalo Realização: Justificativa Toda história, por mais simples que pareça, transmite

Leia mais

Gincana de Integração. Formandos 2014. Paulo Freire. www.institutoestilo.com.br N E S T A E D I Ç Ã O : * J A N * F E V * M A R Ç O * A B R I L

Gincana de Integração. Formandos 2014. Paulo Freire. www.institutoestilo.com.br N E S T A E D I Ç Ã O : * J A N * F E V * M A R Ç O * A B R I L www.institutoestilo.com.br N O M E D A E M P R E S A * J A N * F E V * M A R Ç O * A B R I L Paulo Freire N E S T A E D I Ç Ã O : 6º A, B e C 7º A e B 8º A e B 9º A e B 1º E.M. 2º E.M. 3º E.M. Gincana

Leia mais

SEDUC SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO ESCOLA ESTADUAL DOMINGOS BRIANTE ANA GREICY GIL ALFEN A LUDICIDADE EM SALA DE AULA

SEDUC SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO ESCOLA ESTADUAL DOMINGOS BRIANTE ANA GREICY GIL ALFEN A LUDICIDADE EM SALA DE AULA SEDUC SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO ESCOLA ESTADUAL DOMINGOS BRIANTE ANA GREICY GIL ALFEN A LUDICIDADE EM SALA DE AULA Projeto apresentado e desenvolvido na Escola Estadual Domingos Briante

Leia mais

Meu nome é Rosângela Gera. Sou médica e mãe de uma garotinha de sete anos que é cega.

Meu nome é Rosângela Gera. Sou médica e mãe de uma garotinha de sete anos que é cega. Prezado Editor, Meu nome é Rosângela Gera. Sou médica e mãe de uma garotinha de sete anos que é cega. Gostaria de compartilhar com os demais leitores desta revista, minha experiência como mãe, vivenciando

Leia mais

Ler em família: viagens partilhadas (com a escola?)

Ler em família: viagens partilhadas (com a escola?) Ler em família: viagens partilhadas (com a escola?) Ação nº41/2012 Formadora: Madalena Moniz Faria Lobo San-Bento Formanda: Rosemary Amaral Cabral de Frias Introdução Para se contar histórias a crianças,

Leia mais

*Doutora em Lingüística (UNICAMP), Professora da Universidade Federal de Viçosa (UFV).

*Doutora em Lingüística (UNICAMP), Professora da Universidade Federal de Viçosa (UFV). PRÁTICAS DE LEITURA EM SALA DE AULA: O USO DE FILMES E DEMAIS PRODUÇÕES CINEMATOGRÁFICAS EM AULAS DE LÍNGUA - PORTUGUESA 52 - Adriana da Silva* adria.silva@ufv.br Alex Caldas Simões** axbr1@yahoo.com.br

Leia mais

VIVENCIANDO MÚLTIPLAS LINGUAGENS NA BIBLIOTECA ESCOLAR: EXPERIÊNCIA DO PIBID/UEMS/PEDAGOGIA

VIVENCIANDO MÚLTIPLAS LINGUAGENS NA BIBLIOTECA ESCOLAR: EXPERIÊNCIA DO PIBID/UEMS/PEDAGOGIA VIVENCIANDO MÚLTIPLAS LINGUAGENS NA BIBLIOTECA ESCOLAR: EXPERIÊNCIA DO PIBID/UEMS/PEDAGOGIA Gabriela Arcas de Oliveira¹; Joice Gomes de Souza²; Giana Amaral Yamin³. UEMS- CEP, 79804970- Dourados-MS, ¹Bolsista

Leia mais

Aprendendo a ESTUDAR. Ensino Fundamental II

Aprendendo a ESTUDAR. Ensino Fundamental II Aprendendo a ESTUDAR Ensino Fundamental II INTRODUÇÃO Onde quer que haja mulheres e homens, há sempre o que fazer, há sempre o que ensinar, há sempre o que aprender. Paulo Freire DICAS EM AULA Cuide da

Leia mais

Atividades Pedagógicas. Abril2014

Atividades Pedagógicas. Abril2014 Atividades Pedagógicas Abril2014 I A ADAPTAÇÃO Estamos chegando ao final do período de adaptação do grupo IA e a cada dia conhecemos mais sobre cada bebê. Começamos a perceber o temperamento, as particularidades

Leia mais

PROJETO MÃO DUPLA TRABALHO COOPERATIVO INTRAESCOLAR

PROJETO MÃO DUPLA TRABALHO COOPERATIVO INTRAESCOLAR PROJETO MÃO DUPLA TRABALHO COOPERATIVO INTRAESCOLAR I.INTRODUÇÃO: Vivemos em uma época de transformações, de avanços tecnológicos, onde as telecomunicações encurtam as distâncias e provocam novas formas

Leia mais

BRITO, Jéssika Pereira Universidade Estadual da Paraíba (jessikagba@hotmail.com)

BRITO, Jéssika Pereira Universidade Estadual da Paraíba (jessikagba@hotmail.com) ATUAÇÃO PIBID: REFLEXÕES SOBRE A APLICAÇÃO DO PROJETO LEITURA E PRODUÇÃO DO TEXTO OPINATIVO: DIALOGANDO COM A TIPOLOGIA TEXTUAL DISSERTATIVA/ARGUMENTATIVA BRITO, Jéssika Pereira (jessikagba@hotmail.com)

Leia mais

QUANTO VALE O MEU DINHEIRO? EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA O CONSUMO.

QUANTO VALE O MEU DINHEIRO? EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA O CONSUMO. RESUMO QUANTO VALE O MEU DINHEIRO? EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA O CONSUMO. Francinilda Raquel Cardoso Silva (1); José Jorge Casimiro dos Santos (2) Faculdade São Francisco da Paraíba raquelmk06@gmail.com ¹

Leia mais

Grupo 5 Volume 3 Unidade 5: Um pouco daqui, um pouco dali, um pouco de lá.

Grupo 5 Volume 3 Unidade 5: Um pouco daqui, um pouco dali, um pouco de lá. Grupo 5 Volume 3 Unidade 5: Um pouco daqui, um pouco dali, um pouco de lá. A Unidade é muito rica em informações sobre os três países explorados e possibilita o desenvolvimento de pesquisas e ampliação

Leia mais

FACULDADE EÇA DE QUEIRÓS

FACULDADE EÇA DE QUEIRÓS FACULDADE EÇA DE QUEIRÓS GISELE CRISTINA DE SANTANA FERREIRA PEREIRA JÉSSICA PALOMA RATIS CORREIA NOBRE PEDAGOGIA: PROJETO MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA JANDIRA - 2012 FACULDADE EÇA DE QUEIRÓS GISELE CRISTINA

Leia mais

Universidade Estadual de Londrina

Universidade Estadual de Londrina Universidade Estadual de Londrina Josiane de Freitas Santos Relatório de Estágio em Educação Infantil Londrina 2010 1 Josiane de Freitas Santos Relatório de Estágio em Educação Infantil Relatório final

Leia mais

ESCOLA MONDRIAN FUNDAMENTAL SÃO GABRIEL - RS

ESCOLA MONDRIAN FUNDAMENTAL SÃO GABRIEL - RS ESCOLA MONDRIAN FUNDAMENTAL SÃO GABRIEL - RS PROJETO CINEMA MUDO CONSTRUINDO HISTÓRIAS NO DIA DOS PAIS PROFESSORA LIA HEBERLÊ DE ALMEIDA TURMA KANDINSKY PROJETO CINEMA MUDO CONSTRUINDO HISTÓRIAS NO DIA

Leia mais

BIBLIOTECA VIVA: CONHECENDO O MUNDO ATRAVÉS DOS LIVROS RESUMO

BIBLIOTECA VIVA: CONHECENDO O MUNDO ATRAVÉS DOS LIVROS RESUMO BIBLIOTECA VIVA: CONHECENDO O MUNDO ATRAVÉS DOS LIVROS Camila Alves de Araujo Maria 1 ; Juciene da Silva Gomes 2 ; Ireny Morassu ³; Maria José de Jesus Alves Cordeiro 4 UEMS Cidade Universitária de Dourados-

Leia mais

Jogo ProvocAção. ProvocAção 5.-

Jogo ProvocAção. ProvocAção 5.- Jogo ProvocAção Aprender brincando! Este foi o objetivo do desenvolvimento desse jogo. É um importante instrumento de aprendizagem, possuiu múltiplos usos e garante muita diversão e conhecimento para crianças,

Leia mais

SALAS TEMÁTICAS: ESPAÇOS DE EXPERIÊNCIAS E APRENDIZAGEM. Palavras Chave: salas temáticas; espaços; aprendizagem; experiência.

SALAS TEMÁTICAS: ESPAÇOS DE EXPERIÊNCIAS E APRENDIZAGEM. Palavras Chave: salas temáticas; espaços; aprendizagem; experiência. 1 SALAS TEMÁTICAS: ESPAÇOS DE EXPERIÊNCIAS E APRENDIZAGEM BAGEGA, Chariane 1 BONI, Marina 2 RAFFAELLI, Alexandra F. 3 Palavras Chave: salas temáticas; espaços; aprendizagem; experiência. 1 INTRODUÇÃO A

Leia mais

5 Equacionando os problemas

5 Equacionando os problemas A UA UL LA Equacionando os problemas Introdução Nossa aula começará com um quebra- cabeça de mesa de bar - para você tentar resolver agora. Observe esta figura feita com palitos de fósforo. Mova de lugar

Leia mais

Relatório de Atividades do Trabalho Social Residencial Recanto dos Pássaros Limeira/SP

Relatório de Atividades do Trabalho Social Residencial Recanto dos Pássaros Limeira/SP Relatório de Atividades do Trabalho Social Residencial Recanto dos Pássaros Limeira/SP A Secretaria Municipal da Habitação de Limeira realizou entre os dias 29/04 e 10/05/2014 uma série de encontros com

Leia mais

Jogo recurso de motivação, interpretação, concentração e aprendizagem

Jogo recurso de motivação, interpretação, concentração e aprendizagem Jogo recurso de motivação, interpretação, concentração e aprendizagem Estado de Santa Catarina São Paulo, 18 de agosto de 2012. Jogo recurso de motivação, interpretação, concentração e aprendizagem Helena

Leia mais

PROJETO DE LEITURA CESTA LITERÁRIA

PROJETO DE LEITURA CESTA LITERÁRIA Escola de Ensino Médio João Barbosa Lima PROJETO DE LEITURA CESTA LITERÁRIA DESPERTANDO O GOSTO PELA LEITURA E A ARTE DE ESCREVER Projeto na Sala de PCA da Área de Linguagens e Códigos PROEMI -Programa

Leia mais

Narrativa reflexiva sobre planejamento de aulas

Narrativa reflexiva sobre planejamento de aulas Narrativa reflexiva sobre planejamento de aulas Jefferson Ebersol da Silva 1 Contexto da narrativa O projeto PIBID, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica à Docência da FURG, foi desenvolvido

Leia mais

Notícias do grupo. REUNIÃO DE PAIS 1º ANO B e C 1º SEMESTRE/2011 PROFESSORAS:CRIS E JULIANA 21/3/2011

Notícias do grupo. REUNIÃO DE PAIS 1º ANO B e C 1º SEMESTRE/2011 PROFESSORAS:CRIS E JULIANA 21/3/2011 REUNIÃO DE PAIS 1º ANO B e C 1º SEMESTRE/2011 PROFESSORAS:CRIS E JULIANA Notícias do grupo QUANDO EU TINHA UM ANO, EU ESTAVA APENAS COMEÇANDO. QUANDO EU TINHA DOIS, EU ERA QUASE NOVO. QUANDO EU TINHA TRÊS,

Leia mais

Gestão da Informação e do Conhecimento

Gestão da Informação e do Conhecimento Gestão da Informação e do Conhecimento Aula 05 Aquisição da Informação Dalton Lopes Martins dmartins@gmail.com 2sem/2014 Aquisição da Informação PROCESSO 2 - A aquisição da informação envolve as seguintes

Leia mais

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses Estudo de Caso Cliente: Rafael Marques Duração do processo: 12 meses Coach: Rodrigo Santiago Minha idéia inicial de coaching era a de uma pessoa que me ajudaria a me organizar e me trazer idéias novas,

Leia mais

Dia_Logos. café teatral

Dia_Logos. café teatral café Café Teatral Para esta seção do Caderno de Registro Macu, a coordenadora do Café Teatral, Marcia Azevedo fala sobre as motivações filosóficas que marcam esses encontros. Partindo da etimologia da

Leia mais

Atividades Pedagógicas. Outubro 2013

Atividades Pedagógicas. Outubro 2013 Atividades Pedagógicas Outubro 2013 EM DESTAQUE Acompanhe aqui um pouco do dia-a-dia de nossos alunos em busca de novos aprendizados. ATIVIDADES DE SALA DE AULA GRUPO IV A GRUPO IV B GRUPO IV C GRUPO IV

Leia mais

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br A U A UL LA O céu Atenção Aquela semana tinha sido uma trabalheira! Na gráfica em que Júlio ganhava a vida como encadernador, as coisas iam bem e nunca faltava serviço. Ele gostava do trabalho, mas ficava

Leia mais

RELATO DE EXPERIÊNCIA: PROJETO DE EXTENSÃO PRÁTICA DE ENSINO E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES

RELATO DE EXPERIÊNCIA: PROJETO DE EXTENSÃO PRÁTICA DE ENSINO E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES RELATO DE EXPERIÊNCIA: PROJETO DE EXTENSÃO PRÁTICA DE ENSINO E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES Thais Tolentino 1 Valdeniza Maria Lopes da Barra 2 RESUMO: Este trabalho pretende mostrar os apontamentos

Leia mais

Aula 1: Demonstrações e atividades experimentais tradicionais e inovadoras

Aula 1: Demonstrações e atividades experimentais tradicionais e inovadoras Aula 1: Demonstrações e atividades experimentais tradicionais e inovadoras Nesta aula trataremos de demonstrações e atividades experimentais tradicionais e inovadoras. Vamos começar a aula retomando questões

Leia mais

O interesse por atividades práticas contribuindo na alfabetização através do letramento

O interesse por atividades práticas contribuindo na alfabetização através do letramento O interesse por atividades práticas contribuindo na alfabetização através do letramento A contribuição do interesse e da curiosidade por atividades práticas em ciências, para melhorar a alfabetização de

Leia mais

MANUAL DO ALUNO EM DISCIPLINAS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA

MANUAL DO ALUNO EM DISCIPLINAS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA MANUAL DO ALUNO EM DISCIPLINAS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA ORIENTAÇÕES PARA OS ESTUDOS EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Caro (a) Acadêmico (a), Seja bem-vindo (a) às disciplinas ofertadas na modalidade a distância.

Leia mais

PROJETO IMAGINAR CONTADORES DE HISTÓRIA DA UNICARIOCA

PROJETO IMAGINAR CONTADORES DE HISTÓRIA DA UNICARIOCA PROJETO IMAGINAR CONTADORES DE HISTÓRIA DA UNICARIOCA A UniCarioca, por meio do Núcleo de Ação Socioambiental (NASA) convida seus alunos a participarem da SEGUNDA EDIÇÃO do projeto IMAGINAR (inicialmente

Leia mais

2. APRESENTAÇÃO. Mas, tem um detalhe muito importante: O Zé só dorme se escutar uma história. Alguém deverá contar ou ler uma história para ele.

2. APRESENTAÇÃO. Mas, tem um detalhe muito importante: O Zé só dorme se escutar uma história. Alguém deverá contar ou ler uma história para ele. 1.INTRODUÇÃO A leitura consiste em uma atividade social de construção e atribuição de sentidos. Assim definida, as propostas de leitura devem priorizar a busca por modos significativos de o aluno relacionar-se

Leia mais

A produção de leituras da obra A maior flor do mundo

A produção de leituras da obra A maior flor do mundo Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Educação Escola de Educação Básica e Profissional da UFMG - Centro Pedagógico Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) A produção

Leia mais

AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO.

AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO. AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO. Autor: José Marcos da Silva Instituição: UFF/CMIDS E-mail: mzosilva@yahoo.com.br RESUMO A presente pesquisa tem como proposta investigar a visão

Leia mais

ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA ACERCA DO PROJETO A CONSTRUÇÃO DO TEXTO DISSERTATIVO/ARGUMENTATIVO NO ENSINO MÉDIO: UM OLHAR SOBRE A REDAÇÃO DO ENEM

ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA ACERCA DO PROJETO A CONSTRUÇÃO DO TEXTO DISSERTATIVO/ARGUMENTATIVO NO ENSINO MÉDIO: UM OLHAR SOBRE A REDAÇÃO DO ENEM ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA ACERCA DO PROJETO A CONSTRUÇÃO DO TEXTO DISSERTATIVO/ARGUMENTATIVO NO ENSINO MÉDIO: UM OLHAR SOBRE A REDAÇÃO DO ENEM Daniela Fidelis Bezerra Túlio Cordeiro de Souza Maria Elizabete

Leia mais

Empresário. Você curte moda? Gosta de cozinhar? Não existe sorte nos negócios. Há apenas esforço, determinação, e mais esforço.

Empresário. Você curte moda? Gosta de cozinhar? Não existe sorte nos negócios. Há apenas esforço, determinação, e mais esforço. Empresário Não existe sorte nos negócios. Há apenas esforço, determinação, e mais esforço. Sophie Kinsella, Jornalista Econômica e autora Você curte moda? Gosta de cozinhar? Ou talvez apenas goste de animais?

Leia mais

REDE PRÓ-MENINO. ECTI - Escola no Combate ao Trabalho Infantil ATIVIDADE MÓDULO 2 (COLAGEM) EM INTEGRAÇÃO COM O MÓDULO 1- B (ENTREVISTA)

REDE PRÓ-MENINO. ECTI - Escola no Combate ao Trabalho Infantil ATIVIDADE MÓDULO 2 (COLAGEM) EM INTEGRAÇÃO COM O MÓDULO 1- B (ENTREVISTA) REDE PRÓ-MENINO ECTI - Escola no Combate ao Trabalho Infantil CURSISTA: JACKELYNE RIBEIRO CINTRA MORAIS CPF: 014275241-06 ATIVIDADE MÓDULO 2 (COLAGEM) EM INTEGRAÇÃO COM O MÓDULO 1- B (ENTREVISTA) Características

Leia mais

Larissa Vilela de Rezende Lucas Fré Campos

Larissa Vilela de Rezende Lucas Fré Campos ENSINANDO REGRA DE TRÊS SIMPLES COM MATERIAL DOURADO EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE LAVRAS Resumo Larissa Vilela de Rezende Lucas Fré Campos UFLA/DEX, larissavilela@outlook.com.br UFLA/DEX, lucas_fre@matematica.ufla.br

Leia mais

Comunidades de prática

Comunidades de prática Comunidades de prática Objetivos (Henrique Bizzarria para o site Ebah) Comunidades de praticas! O que são?! Para que servem?! Porquê falar delas? Comunidades de prática! O termo "comunidade de prática"

Leia mais

Projeto Pedagógico. por Anésia Gilio

Projeto Pedagógico. por Anésia Gilio Projeto Pedagógico por Anésia Gilio INTRODUÇÃO Esta proposta pedagógica está vinculada ao Projeto Douradinho e não tem pretenção de ditar normas ou roteiros engessados. Como acreditamos que a educação

Leia mais

O papel do CRM no sucesso comercial

O papel do CRM no sucesso comercial O papel do CRM no sucesso comercial Escrito por Gustavo Paulillo Você sabia que o relacionamento com clientes pode ajudar sua empresa a ter mais sucesso nas vendas? Ter uma equipe de vendas eficaz é o

Leia mais

Projeto - por que não se arriscar com um trabalho diferente?

Projeto - por que não se arriscar com um trabalho diferente? Projeto - por que não se arriscar com um trabalho diferente? Gisele Bischoff Scherer 1 Resumo O texto a seguir defende um trabalho diferenciado em sala de aula a partir de um planejamento conjunto entre

Leia mais

Análise e Desenvolvimento de Sistemas ADS Programação Orientada a Obejeto POO 3º Semestre AULA 03 - INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETO (POO)

Análise e Desenvolvimento de Sistemas ADS Programação Orientada a Obejeto POO 3º Semestre AULA 03 - INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETO (POO) Análise e Desenvolvimento de Sistemas ADS Programação Orientada a Obejeto POO 3º Semestre AULA 03 - INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETO (POO) Parte: 1 Prof. Cristóvão Cunha Objetivos de aprendizagem

Leia mais

Informações gerais Colégio Decisão

Informações gerais Colégio Decisão 1 Informações gerais Colégio Decisão 2 Carta da Diretora Colégio Decisão Venha, que estamos de portas abertas para você. Carta da Direção Prezados país e responsáveis, A Organização de uma escola pede

Leia mais

Leya Leituras Projeto de Leitura

Leya Leituras Projeto de Leitura Leya Leituras Projeto de Leitura Nome do livro: JAPĨĨ E JAKÃMĨ Uma história de amizade Autor: Yaguarê Yamã Nacionalidade do autor: Brasileira Currículo do autor: Escritor, professor e artista plástico

Leia mais

Resultado da Avaliação das Disciplinas

Resultado da Avaliação das Disciplinas Avaliação Curso Direito Imobiliário Registral Aplicado aos Bens Públicos DISCIPLINAS: 1- Propriedade e demais direitos reais 2- Modos de aquisição e perda da propriedade e demais direitos reais CARGA HORÁRIA:

Leia mais

OS MEMORIAIS DE FORMAÇÃO COMO UMA POSSIBILIDADE DE COMPREENSÃO DA PRÁTICA DE PROFESSORES ACERCA DA EDUCAÇÃO (MATEMÁTICA) INCLUSIVA.

OS MEMORIAIS DE FORMAÇÃO COMO UMA POSSIBILIDADE DE COMPREENSÃO DA PRÁTICA DE PROFESSORES ACERCA DA EDUCAÇÃO (MATEMÁTICA) INCLUSIVA. OS MEMORIAIS DE FORMAÇÃO COMO UMA POSSIBILIDADE DE COMPREENSÃO DA PRÁTICA DE PROFESSORES ACERCA DA EDUCAÇÃO (MATEMÁTICA) INCLUSIVA. Fernanda Malinosky C. da Rosa Doutoranda em Educação Matemática Unesp/

Leia mais

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NUMA ESCOLA DO CAMPO

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NUMA ESCOLA DO CAMPO eliane.enaile@hotmail.com Introdução Nos últimos anos, as reflexões realizadas sobre a alfabetização têm mostrado que a aquisição da escrita é um processo complexo e multifacetado. Nesse processo, considera

Leia mais

ATUAÇÃO DO PIBID NA ESCOLA: (RE) DESCOBRINDO AS PRÁTICAS LÚDICAS E INTERDISCIPLINARES NO ENSINO FUNDAMENTAL

ATUAÇÃO DO PIBID NA ESCOLA: (RE) DESCOBRINDO AS PRÁTICAS LÚDICAS E INTERDISCIPLINARES NO ENSINO FUNDAMENTAL ATUAÇÃO DO PIBID NA ESCOLA: (RE) DESCOBRINDO AS PRÁTICAS LÚDICAS E INTERDISCIPLINARES NO ENSINO FUNDAMENTAL Adriana do Nascimento Araújo Graduanda Pedagogia - UVA Francisca Moreira Fontenele Graduanda

Leia mais

Elaboração de Projetos

Elaboração de Projetos Elaboração de Projetos 2 1. ProjetoS John Dewey (1859-1952) FERRARI, Márcio. John Dewey: o pensador que pôs a prática em foco. Nova Escola, São Paulo, jul. 2008. Edição especial grandes pensadores. Disponível

Leia mais