SOCIEDADE CIVIL DE EDUCAÇÃO DA GRANDE DOURADOS (SOCIGRAN)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SOCIEDADE CIVIL DE EDUCAÇÃO DA GRANDE DOURADOS (SOCIGRAN)"

Transcrição

1 INTERESSADO/MANTENEDORA SOCIEDADE CIVIL DE EDUCAÇÃO DA GRANDE DOURADOS (SOCIGRAN) ASSUNTO UF MS Autorização, de acordo com o art. 5o. da Res.. CFE 03/83, para implantação do curso de Educação Fisica, nas Faculdades Integradas de Dourados RELATOR: SR.CONS. YUGO OKIDA I - RELATÓRIO A Sociedade Civil de Educação da Grande Dourados (SOCIGRAN), Mantenedora das Faculdades Integradas de Dourados, tem projeto de criação da Universidade da Grande Dourados (UNIGRAN) aprovado pelo Parecer No. 102/92, com Decreto publicado no Diário Oficial da União em 31/07/92. Este projeto prevê, para 1993, a implantação dos cursos de Ciências Contábeis e Educação Física, bacharelado e licenciatura, A instituição apresentou a este Conselho os projetos dos cursos e a Comissão de Acompanhamento, nomeada pela Portaria CFE No. 33/90 e constituída pelos Professores Earle D. Macarthy Moreira, Genuíno Bordignon e 'Vicente Borelli, analisou os referidos projetos e as condições institucionais de funcionamento em reunião realisada em Dourados, com a presença do relator, em 17 e 18 de setembro de presente parecer trata da análise das condições para a autorização do curso de Educação Física.

2 O curso de Educação Física será ministrado pela Faculdade de Educação,' que compõe as Faculdades Integradas de Dourados, com administração e regime acadêmico disciplinado por Regimento Unificado, aprovado pelo Parecer CFE N. 658/91 As Faculdades Integradas de Dourados contam, atualmente, com 07 cursos reconhecidos *. (Administração, Direito, Educação Artística, Administração Rural, Pedagogia, Letras e Matemática) e autorizados (Ciências: Hab. Biologia e Arquitetura) A Comissão analisa que a infra-estrutura física das Faculdades Integradas de Dourados comporta plenamente os novos alunos previstos com a autorização do curso de Educação Fisica. 0 Campus das Faculdades Integradas de Dourados se situa numa área de " m2 com m2 de área construída, constituída dos seguintes espaços: "- Salas de aula: 35 - Área de administração: 03 salas de professores 02 secretarias 07 diretorias 02 auditórios 01 sala de contabilidade 01 sala para a tesouraria - Laborários e salas ambiente: Biblioteca: 448,50 m2"(acervo 241,50 e leitura 207) - Área para esportes: 02 quadras poli-esportivas 01 campo de futebol suiço - Área comunitária: pátio interno, cantina, estacionamentos Os prédios foram construídos especificamente para abrigar os cursos superiores, com amplos espaços internos e externos, ótimo acabamento e conservação, bem iluminados e. arejados, estando assim, adequados aos fins a que se destinam. Está em fase final de construção mais uma ala com 06 salas de aula.

3 3 Quanto aos equipamentos,. destaca-se a sala. ambiente de áudio-visual e o laboratório de informática, com os seguintes itens: - 20 microcomputadores (10 PC-XT e 10 PC-AT), - 05 impressoras -.04 retroprojetores - 02 projetores de slides - 02 TVs Video - 02 episcópios - 20 microscópios A Biblioteca encontra-se instalada em área de 448,50 m2. 0 acervo à disposição dos alunos totaliza títulos com volumes e 92 periódicos correntes. A instituição mantém Politica de aquisições mensais, segundo a indicação de títulos pelos professores. Está em fase de implantação processo de informatização da Biblioteca". A Comissão informa, ainda, que o clima institucional é excelente, com relacionamento harmonioso entre mantenedores, direção, professores e alunos, com funcionamento regular dos órgão colegiados, com participação dos alunos segundo' as normas regimentais e com os registros acadêmicos bem organizados e inteiramente informatizados. dados gerais do curso são os seguintes: - Curso:... Educação Fisica - Bacharelado e Licenciatura - Vagas anuais: (em um único ingresso anual) - Regime de matricula:... Seriado anual - Duração: Mínimo de 4 anos - Carga Horária: horas/atividade - Turno de Funcionamento:. Diurno < Os

4 4 O curso de Educação Física proposto, pelas Faculdades Integradas de Dourados tem como objetivo principal a formação de profissionais da educação física para atuarem nas escolas, "do pré-escolar ao 3. grau", bem como formar profissionais para atuarem em academias, clubes, centros desportivos, condomínios e colônias de férias. A instituição registra que há carência de profissionais na Região de Dourados, tanto na rede escolar, quanto nas instituições comunitárias voltadas para o lazer. A rede escolar cresceu, com construção recente de 155 salas de aula em 15 novas escolas, "todas com quadras de esporte cobertas a fim de incentivar a prática desportiva de crianças e adolescentes". As características da região, quanto à necessidade social do curso e,.especialmente no que se refere ao atendimento ao ensino de 1º e 2º graus, foram detalhadamente demonstradas na Carta- Consulta e analisadas no Parecer 848/90 que a acolheu. Mato Grosso do Sul, especialmente a região de Dourados, apresenta situação satisfatória no ensino de 1º e 2º graus, atendendo às normas relativas à matéria. No que. se refere ao ensino, de 2º grau, destaque-se que a SOCIGRAN mantém curso próprio, funcionando no periodo diurno, o que contribui para elevar a taxa de escolarização e aumentar a demanda aos cursos superiores. O currículo pleno do curso está dividido em quatro períodos anuais, atendendo aos mínimos exigidos pela Res/CFE. N. 03/87 de 16/06/87 com oferta' das diversas modalidades desportivas. 0 anexo I contém o curriculo pleno proposto. 0 projeto do curso traz a ementa das disciplinas com a bibliografia básica. 0 corpo docente do curso será constituido por 21 professores, com 11 Licenciados em Educação Fisica e dois médicos. Somente os dois médicos, que possuem residência médica, e dois professores formados em educação Fisica não apresentam qualificação pós-graduada "lato ' sensu" mas, possuem boa experiência profissional e diversos cursos de extensão. 0 anexo III traz a nominata dos professores aceitos para lecionar, com" as disciplinas paras as quais são indicados e resumo do Curriculum vitae.

5 A instituição adota como Politica de recursos humanos a qualificação de todos os docentes em nivel de pós-graduacão "lato sensu", oferecendo diversos cursos de especialização. 5 Além da infra-estrutura, biblioteca e equipamentos comuns das Faculdades Integradas de Dourados, acima descritos, o curso de Educação Fisica contará com os laboratórios e o centro poliesportivo, constituido de um campo de futebol, três quadras poliesportivas, ' um,- ginásio coberto e urna. piscina semi-olímpica (em fase de construção) e com os materiais específicos descritos no projeto: argolas, barra fixa paralela, colchões, discos, martelo, corda elástica, fitas, massa, bastão, cordas, cavalo,- plinton, trave, tatame, dardos, pesos, trampolim, medice ball, bolas e redes. Para a bibliografia, além dos titulos básicos relacionados em cada disciplina do curriculo pleno, a instituição mantém política de aquisições mensais, segundo a indicação dos professores e evolução do curso. Quanto à mantenedora, Sociedade Civil de Educação da Grande Dourados (SOCIGRAN) a Copmissão observa que permanecem sem alterações dignas de registro os dados relativos à situação jurídica, fiscal e para-fiscal, econômico-financeira, tradição na manutenção do ensino superior e idoneidade dos dirigentes analisados no processo de acompanhamento da elaboração do Projeto da UNIGRAN e no Parecer CFE N. 102/92 que aprovou o referido projeto. 0 relatório da Comissão, com base nos dois anos de acompanhamento da instituição e na analise das condições de oferta do curso, opina favoravelmente a sua autorização, apresentando as seguintes conclusões: 0 Projeto do curso de Educação Física está elaborado de acordo com as potencialidades da instituição e aa demandas da região;

6 - As condições de infra-estrutura física são muito boas e em condições de abrigar satisfatoriamente o funcionamento do curso; A instituição está executando o plano de expansão física conforme programado e tem condições de implantar, à medida do funcionamento das novas turmas de alunos, os equipamentos necessários a cada fase do curso; A situação econômico-financeira' da mantenedora é estável, garantindo o funcionamento regular dos cursos". II Voto do Relator Tendo em ' vista o exposto e considerando o que consta do Relatório da Comissão de Acompanhamneto, o Relator vota favoravelmente à autorização do curso de Educação Física ministrado pela Faculdade de Educação das Faculdades Integradas de Dourados, mantidas pela Sociedade Civil de Educação da Grande Dourados, com 80 (oitenta) vagas anuais e funcionamento no periodo diurno.

7 Anexo I CURRICULO PLENO DO CURSO DE EDUCAÇÃO FISICA LICENCIATURA PLENA CARGA HORÁRIA DO CURSO HORAS-AULA SÉRIE DISCIPLINAS C/H 1ª Biologia Língua Portuguesa Metodologia das Ciências Voleibol I Natação I Ginástica Anatomia História e Organização da Educação Física Fisiologia Psicologia da Educação Voleibol II Handebol I Atletismo I Natação II Rítmica Basquetebol Higiene e Socorros Urgentes 3ª Estrutura e Funcionamento do Ensino de 1º e 2º Graus Didática Cinesiologia Basquetebol II utebol I Ginástica Olímpica Atletismo II Biometria 42 Recreação Musculação Educação Física Especial Handebol II Futebol II Treinamento Desportivo Prática de Ensino (Estágio Supervisionado) Estudo de Problemas Brasileiros * - Não computadas na carga horária total do curso.

8 Anexo II CURRICULO PLENO DO CURSO DE EDUCAÇÃO FISICA BACHARELADO CARGA HORÁRIA DO CURSO HORAS-AULA SÉRIE DISCIPLINAS C/H 1ª Biologia Lingua Portuguesa Metodologia das Ciências Voleibol I Natação I Ginástica Anatomia História e Organização da Educação Física 2ª Fisiologia Psicologia da Educação Voleibol II Handebol I Atletismo I Natação II Rítmica Basquetebol Higiene e Socorros Urgentes 3ª Estrutura e Funcionamento do Ensino de 1º e 2º Graus Didática Cinesiologia Basquetebol II Futebol I Ginástica Olímpica Atletismo II Biometria 4º Recreação Musculação Educação Fisica Especial Handebol II Futebol II Treinamento Desportivo Prática de Ensino (Estágio Supervisionado) 50 Atletismo III Voleibol III Futebol III Basquetebol III Treinamento Desportivo Trabalho de Conclusão Estudo de Problemas Brasileiros 072 * * = Não computadas na carga horária total do curso.

9 Anexo III RESUMO DOS CURRÍCULOS DO CORPO DOCENTE CURSO EDUCAÇÃO FISICA 01. NOEMI MENDES SIQUEIRA FERIGOLO Disciplina : Metodologia das Ciências Qualificação : Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Relações Públicas pela Universidade Federal de Santa Maria -RS Curso de Pós- Graduação "Lato Sensu" em Administração - Planejamento e Gerenciamento ( 360 horas ) - ministrado pela Faculdade de Administração de Dourados Possui vários cursos de Extensão Universitária. Ministra esta disciplina na Instituiçã desde Possui Parecer do CFE nº 684/ ROSILDA MARA AMORIM MUSSURY Disciplina: Biologia Qualificação: Bacharel em Biologia pela Universidade Federal de Viçosa /MG Pós - Graduação " Lato Sensu" -Especialização em Fisiologia Vegetal ( 540 horas) - ministrado pela Universidade Federal de Viçosa/MG Participou de várias atividades e cursos de extensão em Biologia, Patologia Clínica, Sericicultura,Nicripaleontolofigia. Biologia da Reprodução, Biologia Celular, Botânica, na USP /UFV/UERJ/UFMG. Possui vários artigos publicados, dentre os quais:" Germinação de Crotolaria Anagyroides", Ciclo Biológico de Crotolaria Anagyroides", "Biologia Floral Crotolaria Anagyyroides na Revista Ceres- 1989/1990 Professora de Biologia na Instituição desde Possui o Parecer do CFE n9104/ IUDERCE MICHELAN DE ALMEIDA Disciplina : Didática Qualificação : Licenciada em Geografia pela Fac. Filosofia Ciências e Letras de Rio Claro /SP Licenciada em Pedagogia - Hab. Supervisão e Magistério peias Faculdades Filosofia Ciências e Letras de Urubupungá Pós-graduada em Metodologia do Ensino Superior,ministrado nas Faculdades Integradas de Dourados pela UBC/1988.Foi professora de Didática e de Geopolítica na Pontifícia Universidade Católica de Campinas de 1974 a77. Ê professora desta nos cursos de Pedagogia e Letras das FID desde 1989 e de Matemática em 1992.Possui Parecer do CFE nº 104/92.

10 d4. ROBERTO PADIM SILVEIRA Disciplina: Psicologia da Educação Qualificação: Formado em Psicologia pelas Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso-FUCMT- Campo Grande/MS Pós-Graduação- Especialização em PSICOLOGIA EDUCACIONAL (360 horas) pela Associação de Ensino de Marília-1984.Cursos de extensão universitária: Psicologia evolutiva, analítica e relacionadas com a patologia- FUCMT/1978;Terapia Familiar-FUCMT/1979; III Jornada de Psicologia de Brasília-CEUB/1976;I Semana Sul- Matogrossense de Psicologia/1978;II Semana Sul Mato-Grossense de Psicologia/1979;42 Congresso Brasileiro de Psicoterapia Analítica de Grupo/Rio de Janeiro/1979; I Jornada Matogrossense de Psicologia/Corumbá/1977.Professor das Faculdades Integradas de Dourados desde Possui Parecer do CFE nº 439/ MARIA LIDIA DA SILVA 06. ODILA SCWINGHEL LANGE Disciplina:Estudo de Problemas Brasileiros Disciplina: Estrutura e Funcionamento do Ensino de 12 e 22 Graus Qualificação: Licenciada em Pedagogia - Habilitação em Supervisão Escolar pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Habilitada em Administração Escolar e Magistério das Matérias Pedagógicas do 22 Grau pela Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Urubupungá/SP/1979. Especialização - em nível pós-universitário de professores para suplência (450 horas) pelo Centro de Desenvolvimento de Recursos Humanos- DSU/MEC-Brasília/DF Possui vários cursos na área. Coordenadora Pedagógica na Rede Estadual de Ensino. Professora da Instituição desde Possui Parecer do CFE nº862/87. Qualificação: Licenciada em Estudos Sociais pela Universidade de Passo Fundo/RS Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade de Passo Fundo/RS-1979.Pós-Graduação em Metodologia do Ensino Superior ( 360 horas ) pela UBC- ministrado nas Faculdades Integradas de Dourados Possui vários cursos de Extensão Universitária: Evolução - promovido pela Universidade de Passo Fundo/1972; I Seminário Latino Americano de Direito do Trabalho /Universidade de Passo Fundo/1974;1º Seminário Brasileiro de Direito na Empresa/UPF/1975;Encontro Acadêmico de Administracão- 1985/86/87/Dourados/MS.Participação nas Semanas Pedagógicas de 1989,1990,1991/FID/Dourados/MS. Possui Parecer do CFE n2717/91.

11 07. VERA BEATRIZ CAVALHEIRO SOARDI Disciplina : Lingua Portuguesa Qualificação: Licenciatura Plena em Letras. Formada pela Universidade de Ijuí- UNIJUÍ- em Licenciatura Curta em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ijuí Possui vários cursos na área. Pósgraduada em Metodologia do Ensino Superior pela UBC Professora de Teoria da Literatura no curso de Letras das Faculdades Integradas de Dourados desde ALTAMIRO GEBERT Disciplinas : Atletismo I e II História e Organização da Ed.Física Qualificação: Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria/RS- em Pós- Graduado em Técnicas Desportivas -Modalidade Atletismo, Especialização de 450 horas, pela Universidade Federal de Santa Maria. Colaborador na edição do Livro: PARQUE DE LAZER E DE ESPORTE PARA TODOS- Santa Maria/RS, Possui vários cursos de Extensão Universitária e participação em eventos ligados à área de atuação. 09. LUIZ VALDOMIRO FERIGOLO Disciplinas: Futebol I e II Qualificação : Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria/RS- em 1978.Pós- Graduação Lato Sensu em Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade de Educação, Ciências e Letras Urubupungá -AECU-1988.Curso de Extensão Universitária, Projeto PASMEP ( 362 horas)- Universidade Federal de Santa Maria/RS/ Possui vários cursos na área de atuação. 10. UBALDO GOMES Disciplinas: Voleibol I e II Qualificação : Licenciado em Educação Física peias Faculdades Integradas de Marilia/SP- em 1983.Pós - Graduação em Metodologia do Ensino Superior (360 horas ) pela Universidade Braz Cubas /Faculdades Integradas de Dourados Foi professor de Educação Física nas Faculdades Integradas de Dourados de 1985 à Possui vários cursos na área de atuação. Possui parecer do CFE nº 449/91.

12 11. FREDERICO SOMAIO NETO Disciplinas : Biometria Cinesiologia Qualificação : Médico, formado pela Faculdade de Medicina da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul- em 1980.Residência Médica em Cardiologia realizada no periodo de janeiro/1980 a dezembro/1981 no Instituto de Doenças Cardio-Pulmonares E.J.Zerbini.Médico cardiologista com muitos anos de experiência. Médico concursado do INPS desde LÁZARO GOMES DA SILVA Disciplinas : Basquetebol I Qualificação: Licenciado em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá/ PR-em Licenciado em Pedagogia pela Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Urubupungá/SP -em Especialização em nível de pós-graduacão de Professores para Suplência (450 horas), promovido pelo Centro de Desenvolvimento de Recursos Humanos PÓs-graduação em Metodologia do Ensino Superior (368 horas) pela Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Urubupungá Possui vários cursos de extensão na área de atuação. 13. CARLOS MUCHAO CASTILHO I Disciplinas: Basquetebol II Prática de Ensino (Estágio Supervisionado) Qualificação! Licenciado em Educação Física pela Escola de Educação Física de Assis /São Paulo-1975.Lincenciado em Pedagogia pela Faculdade de Ciências,Letras e Educação de Presidente Prudente/SP Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Dourados/MS Cursando pós-graduação em Metodologia do Ensino Superior Participou de vários eventos desportivos e cursos de aperfeiçoamento. Técnico de Basquetebol da Seleção Feminina de Basquetebol do município de Dourados. Participou dos XII Jogos Escolares Brasileiros como Técnico da Seleção Feminina de Mato Grosso do Sul/Brasilia-1983.Participou do X Campeonato Escolar de MS como Técnico de Basquetebol Feminino. Coordenou o I Simpósio de Educação Física/Dourados-1986.Participou do VIII Estágio Sul-Americano de Técnicos em Basquetebol"/São Paulo-1987.

13 14. CARMEM ARRIENTE Disciplinas: Ginástica Ginástica Olímpica Qualificação : Licenciada em Educação Fisica pela Escola de Educação Fisica do Instituto Porto Alegre-Porto Alegre/RS-1977.Especialização em Ginástica Ritmica Desportiva (418 horas ), pela Escola de Educação Física do Instituto Porto Alegre/RS-1978.Paricipou do Curso para Juizes de Ginástica Olímpica, realizado pela Federação Riograndense de Ginástica, autorizado pela Confederação Brasileira de Desportos/ 1977.Participou ainda de vários cursos de Ginástica e Rítmica.Em 1964 ingressou na Escolinha de Ginástica Olímpica do Grêmio Náutico União de Porto Alegre/RS, em 1970 foi Campeã Brasileira; em 1970 foi campeã Sul-Americana e em 1971 foi Laureada pelo Clube. É proprietária de uma Academia de Ginástica Olímpica onde também atua como professora. 15. VERA LUCIA DA SILVA PICOLOTTO Disciplinas: Rítmica Qualificação:Licenciada em Educação Física pela Universidade de Passo Fundo/RS-1975.Cursando Pós- Graduação em Metodologia do Ensino Superior. Foi monitora da disciplina Rítmica durante o ano letivo de 1974.Possui vários cursos de extensão universitária. É professora da Rede Estadual de Ensino. Professora de Ginástica de Academias e Clubes desde 1977.Possui \ experiência no 32 grau. 16. FAUSI FAKER Disciplinas: Handebol I e II Qualificação : Licenciado em Educação Física pela Fundação Universidade Estadual de Londrina-em 1976.Participou de vários cursos de extensão na área, dentre eles : III Curso Internacional de Educação Física ( 120 horas )-em 1976,promovido pela SDEFD do Paraná; Curso Internacional de Handebol pela Universidade do Paraná; Ginástica Olímpica pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Arapongas. Possui experiência no 32 Grau. Parecer do CFE n2211/77.

14 17.BENEDITO OLINTO TERRA NETO Disciplinas: Muculação Treinamento Desportivo Qualificação: Licenciado em Educação Fisica pela Faculdade de Educação Física do Norte do Paraná/Londrina/PR Cursando Pós-Graduação em Metodologia do Ensino Superior.Participou de diversos cursos de extensão :Curso Técnico em Voleibol -1985; Basquetebol -1985; Educação Física e Futebol-1984 e I Simpósio de Educação Física de Londrina- pela Faculdade do Norte do Paraná/Londrina-PR; atualização em Volley- Ball pela Universidade Estadual de Londrina-1984; VI Encontro Mineiro de Atividade Física -Hobby Academia/ SALVADOR AMARO CHINCARINO JUNIOR Disciplina: Recreação Qualificação : Licenciado em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física de Cruzeiro/ Cruzeiro/SP Pós-Graduado em Metodologia do Ensino Superior ministrado nas Faculdades Integradas de Dourados pela Universidade Braz Cubas/1989.Possui vários cursos na área. Tem experiência no 3º grau. 19. BEN HUR MAZZANI LOPRANO Disciplinas: Natação I e II Educação Física Especial Qualificação: Licenciado em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física e Desporto de Catanduva- Fundação Padre Albino/ São Paulo-1983.Participação em diversos cursos de Extensão Universitária. Participação à convite da University of Alabama Swimming, do Seminário Olímpico- aperfeiçoamento no trabalho com métodos de análise de Lactato/ Tuscaloosa-Alabama/USA. Coordenador de Natação do XII Campeonato Escolar de Mato Grosso do Sul/1991. Arbitro de Natação dos XVI Jogos Escolares Brasileiros/1987.Arbitro Geral de Natação dos XXXIV Jogos Desportivos Operários do SESI/1981. Técnico da Equipe Feminina de Natação de Mato Grosso do Sul nos XVI JEBs/1987.Professor e proprietário da Aquacenter Escola de Natação desde 1988.

15 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO - CFE FOLHA DE PRESENÇA REFERENTE A SESSÃO PLENÁRIA DO DIA 11/11/1992- REALIZADA AS 15:30 HORAS. REUNIÃO ORDINÁRIA DE /1992 NOME DO CONSELHEIRO 1. MANOEL GONÇALVES FERREIRA FILHO 2. ERNANI BAYER 3. DIB DOMINGOS JATENE 4. CASSIO MESQUITA BARROS 5. CICERO ADOLPHO DA SILVA 6. DALVA ASSUMPCAO SOUTTO MAYOR 7.EDSON MACHADO DE SOUSA 8. FÁBIO PRADO 9. GENARO DE OLIVEIRA 10. IB GATTO FALCÃO 11. JORGE NAGLE 12. JOSE FRANCISCO SANCHOTENE 13. JOSE LUITGARD MOURA FIGUEIREDO 14.LAÉRCIO DIAS DE MOURA (RE) 15. LAURO FRANCO LEITÃO 16. LAYRTON BORGES MIRANDA VIEIRA 17.LEDA MARIA C. NAPOLEÃO DO REGO 18 MARGARIDA MARIA DO R. PIRES LEAL 19.PAULO ALCANTARA GOMES 20.PAULINO TRAMONTIN 21.SILVINO LOPES NETO 22.SYDNEI LIMA SANTOS 23. VIRGINIO CANDIDO TOSTA DE SOUZA 24. YUGO OKIDA ENCARREGADO DOS TRABALHOS DO PLENARIO-CFE

Autorização, de acordo com o art. 5o. da Res. CFE 03/83, para implantação do curso de Ciências Contábeis, nas Faculdades Integradas de Dourados

Autorização, de acordo com o art. 5o. da Res. CFE 03/83, para implantação do curso de Ciências Contábeis, nas Faculdades Integradas de Dourados INTERESSADO/MANTENEDORA SOCIEDADE CIVIL DE EDUCAÇÃO DA GRANDE DOURADOS (SOCIGRAN) UF ASSUNTO Autorização, de acordo com o art. 5o. da Res. CFE 03/83, para implantação do curso de Ciências Contábeis, nas

Leia mais

ESCOLA PAULISTA DE MEDICINA

ESCOLA PAULISTA DE MEDICINA INTERESSADO/MANTENEDORA ESCOLA PAULISTA DE MEDICINA UF SP ASSUNTO: ALTERAÇÃO DO CURRÍCULO E DA DENOMINAÇÃO DO CURSO DE ORTOPTICA, / PARA "CURSO DE ORTOPTICA E TECNOLOGIA OFTÃLMICA" -A (>/ RELATOR: SR.

Leia mais

Reconhecimento do Curso de Bacharelado em Ciência da Computação, com ênfase em Análise de Sistemas e Software

Reconhecimento do Curso de Bacharelado em Ciência da Computação, com ênfase em Análise de Sistemas e Software INTERESSADO/MANTENEDORA Universidade Federal de Uberlândia MG ASSUNTO Reconhecimento do Curso de Bacharelado em Ciência da Computação, com ênfase em Análise de Sistemas e Software RELATOR SR. CONS Layrton

Leia mais

FUNDAÇÃO PAULISTA DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO

FUNDAÇÃO PAULISTA DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO PAULISTA DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO Reconhecimento do Curso Superior de Tecnologia em Processamento de Dados, oferecido pela Faculdade de Informática de Lins-SP. Pe. Antonio Geraldo Amaral Rosa

Leia mais

Margarida Maria do R.B.P.Leal

Margarida Maria do R.B.P.Leal INTERESSADO/MANTENEDORA ASSOCIAÇÃO PAULISTA DE EDUCAÇÃO ASSUNTO. UF SP Autorização (Execução de Projeto) para funcionamento do curso de Comunicação Social, habilitação em Publicidade e Propaganda, a ser

Leia mais

Regimento Unificado das Faculdades Integradas de Guarulhos

Regimento Unificado das Faculdades Integradas de Guarulhos MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA SOCIEDADE GUARULHENSE DE EDUCAÇÃO ASSUNTO; UF SP Regimento Unificado das Faculdades Integradas de Guarulhos RELATOR SR. CONS.

Leia mais

Reconhecimento do curso de Educação Física - habilitações em licenciatura e Técnica de Desportos. João Paulo do Valle Mendes

Reconhecimento do curso de Educação Física - habilitações em licenciatura e Técnica de Desportos. João Paulo do Valle Mendes FUNDAÇÃO EDUCACIONAL REGIONAL DO RIO GRANDE DO NORTE Reconhecimento do curso de Educação Física - habilitações em licenciatura e Técnica de Desportos. João Paulo do Valle Mendes 1 RELATÓRIO O Diretor da

Leia mais

I RELATÓRIO: 6030/2014, de 10/12/2014 PARECER CEE/PE Nº 115/2014-CEB APROVADO PELO PLENÁRIO EM 17/11/2014

I RELATÓRIO: 6030/2014, de 10/12/2014 PARECER CEE/PE Nº 115/2014-CEB APROVADO PELO PLENÁRIO EM 17/11/2014 INTERESSADA: POLITEC CARUARU/PE ASSUNTO: RENOVAÇÃO DE AUTORIZAÇÃO DO CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO - EIXO TECNOLÓGICO: SEGURANÇA, NA MODALIDADE PRESENCIAL, COM ALTERAÇÃO DA MATRIZ CURRICULAR RELATOR:

Leia mais

Autorização (Execução do Projeto) de curso de Ciências Econômicas, a funcionar na Faculdade de Ciências Económicas e Contábeis Cândido Rondon

Autorização (Execução do Projeto) de curso de Ciências Econômicas, a funcionar na Faculdade de Ciências Económicas e Contábeis Cândido Rondon ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL CÂNDIDO RONDON Autorização (Execução do Projeto) de curso de Ciências Econômicas, a funcionar na Faculdade de Ciências Económicas e Contábeis Cândido Rondon João Paulo do Valle Mendes

Leia mais

RELATOR: SR. CONS. JOSÉ LUITGARD DE MOURA FIGUEIREDO... CÂMARA OU COMISSÃO CESu 1ºGrupo

RELATOR: SR. CONS. JOSÉ LUITGARD DE MOURA FIGUEIREDO... CÂMARA OU COMISSÃO CESu 1ºGrupo INTERESSADO/MANTENEDORA Sociedade Assistencial de Educação e Cultura. UF SP ASSUNTO Autorização execução de projeto para funcionamento do curso de Administração - habilitações Geral e Comércio Exterior,

Leia mais

CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES E PESQUISA DO PARANÁ

CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES E PESQUISA DO PARANÁ CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES E PESQUISA DO PARANÁ Autorização (projeto) para funcionamento do Curso Superior de Tecnologia em Processamento de Dados. A ser ministrado pela Faculdade de Informática do Paraná.

Leia mais

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR SENADOR FLAQUER DE SANTO ANDRÉ-SAO PAULO

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR SENADOR FLAQUER DE SANTO ANDRÉ-SAO PAULO INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR SENADOR FLAQUER DE SANTO ANDRÉ-SAO PAULO Plena em Matemática CURSO DE CIÊNCIAS: Conversão, pela via da plenificação da Licenciatura Ernani Bayer I - RELATÓRIO O Instituto de

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCACÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCACÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCACÃO INTERESSADO/MANTENEDORA Associação de Educação e Cultura da Amazônia UF AM ASSUNTO Autorização (Execução do Projeto) para funcionamento do

Leia mais

Padrões de Qualidade para Cursos de Graduação em Economia

Padrões de Qualidade para Cursos de Graduação em Economia MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR COORDENAÇÃO DAS COMISSÕES DE ESPECIALISTAS DE ENSINO COMISSÃO DE ESPECIALISTAS DE ENSINO DE ECONOMIA Padrões de Qualidade para Cursos

Leia mais

INTERESSADO/MANTENEDORA INSTITUIÇÃO TOLEDO DE ENSINO ASSUNTO:

INTERESSADO/MANTENEDORA INSTITUIÇÃO TOLEDO DE ENSINO ASSUNTO: INTERESSADO/MANTENEDORA INSTITUIÇÃO TOLEDO DE ENSINO ASSUNTO: Transformação do curso de Estudos Sociais, com habilitações em História e Geografia, licenciaturas plenas, em cursos de Histó ria e Geografia,

Leia mais

Reconhecimento do curso de Secretariado Executivo. Jessé Guimarães.

Reconhecimento do curso de Secretariado Executivo. Jessé Guimarães. Associação Latino-americana de Educação. PE Reconhecimento do curso de Secretariado Executivo. Jessé Guimarães. 1 - RELATÓRIO A Associação Latino-americana de Educação submete a este Colegiado pedido de

Leia mais

SOCIEDADE CIVIL DE ENSINO SUPERIOR DE SÃO ROQUE

SOCIEDADE CIVIL DE ENSINO SUPERIOR DE SÃO ROQUE MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA SOCIEDADE CIVIL DE ENSINO SUPERIOR DE SÃO ROQUE UF SP ASSUNTO: Autorização Projeto) para funcionamento do curso de Administração

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA UNIÃO SOCIAL CAMILIANA ASSUNTO / UF SP AUTORIZAÇÃO (PROJETO) PARA FUNCIONAMENTO DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS - HABILITAÇÕES

Leia mais

CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE TERESINA

CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE TERESINA CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE TERESINA Rua Lizandro Nogueira, 1536 - Centro. Telefone: (0xx86)3215-7639 CEP.: 64.000-200 - Teresina Piauí E-Mail: semec.cme@teresina.pi.gov.br PARECER CME/THE Nº. 002/2009

Leia mais

Reconhecimento do curso de Letras com habilitações em Por-tuguês/Inglês e Português/Francês com suas respectivas Literaturas.

Reconhecimento do curso de Letras com habilitações em Por-tuguês/Inglês e Português/Francês com suas respectivas Literaturas. FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DO AGRESTE ALAGOANO Reconhecimento do curso de Letras com habilitações em Por-tuguês/Inglês e Português/Francês com suas respectivas Literaturas. ZILMA GOMES PARENTE DE BARROS I -

Leia mais

AGUARDANDO HOMOLOGAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

AGUARDANDO HOMOLOGAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO AGUARDANDO HOMOLOGAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADA: Associação Educacional de Araras UF: SP ASSUNTO: Credenciamento do Centro Universitário de Araras Dr. Edmundo Ulson,

Leia mais

ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DO LITORAL SANTISTA - AELIS/SP.

ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DO LITORAL SANTISTA - AELIS/SP. INTERESSADO/MANTENEDORA ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DO LITORAL SANTISTA - AELIS/SP. UF ASSUNTO Autorização (Execução do Projeto) para funcionamento do curso de Letras, Licenciatura Plena com Habilitação em

Leia mais

CATÁLOGO DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA - Bacharelado

CATÁLOGO DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA - Bacharelado CATÁLOGO DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA - Bacharelado ATOS LEGAIS DO CURSO: Nome do Curso: Educação Física - Área de Saúde e Qualidade de Vida - Bacharelado Nome da Mantida: Centro Universitário de Rio Preto

Leia mais

Autorização do Curso (Fase Projeto) de Pedagogia. Pe. ANTONIO GERALDO AMARAL ROSA

Autorização do Curso (Fase Projeto) de Pedagogia. Pe. ANTONIO GERALDO AMARAL ROSA ASSOCIAÇÃO JIPARANAENSE DE EDUCAÇÃO E CULTURA Autorização do Curso (Fase Projeto) de Pedagogia Pe. ANTONIO GERALDO AMARAL ROSA 1 - RELATÓRIO O pleito da interessada foi aprovado na fase da Carta Consulta

Leia mais

; SR. CONS. João Paulo do Valle Mendes. CESu-1 grupo

; SR. CONS. João Paulo do Valle Mendes. CESu-1 grupo UNIÃO PIONEIRA DE INTEGRAÇÃO SOCIAL-UPIS Reconhecimento do curso de Ciências Contábeis ; SR. CONS. João Paulo do Valle Mendes CESu-1 grupo 1 - RELATÓRIO 0 Presidente da União Pioneira de Integração Social-UPIS

Leia mais

AGUARDANDO HOMOLOGAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

AGUARDANDO HOMOLOGAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO AGUARDANDO HOMOLOGAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO: SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - UF: PR Departamento Regional do Paraná ASSUNTO: Credenciamento

Leia mais

EDITAL INSTITUCIONAL DE EXTENSÃO N 19, DE 16 DE JULHO DE 2012

EDITAL INSTITUCIONAL DE EXTENSÃO N 19, DE 16 DE JULHO DE 2012 1 EDITAL INSTITUCIONAL DE EXTENSÃO N 19, DE 16 DE JULHO DE 22 22/FNDE, A SER REALIZADO NO MUNICÍPIO DE SANTA INÊS. A Direção-Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão Campus

Leia mais

I RELATÓRIO: 4801, de 11/05/2010 PARECER CEE/PE Nº 34/2010-CEB APROVADO PELO PLENÁRIO EM 08/03/2010

I RELATÓRIO: 4801, de 11/05/2010 PARECER CEE/PE Nº 34/2010-CEB APROVADO PELO PLENÁRIO EM 08/03/2010 INTERESSADOS: CENTROS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL JOAQUIM NABUCO I e II ASSUNTO: AUTORIZAÇÃO DO CURSO TÉCNICO EM TRADUTOR E INTÉRPRETE DE LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS LIBRAS - EIXO TECNOLÓGICO: PRODUÇÃO CULTURAL

Leia mais

PARECER HOMOLOGADO(*) (*) Despacho do Ministro, publicado no Diário Oficial da União de 21/08/2008

PARECER HOMOLOGADO(*) (*) Despacho do Ministro, publicado no Diário Oficial da União de 21/08/2008 PARECER HOMOLOGADO(*) (*) Despacho do Ministro, publicado no Diário Oficial da União de 21/08/2008 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO: Centro Educacional e Desportivo Santa

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO ASSOCIAÇÃO DE ENSINO CRISTO REDENTOR Autorização (Projeto) para funcionamento do curso superior de Ciências - habilitação licenciatura de 1º grau, a

Leia mais

Matriz 2008... 02. Matriz 2010... 05. Matriz 2013... 08

Matriz 2008... 02. Matriz 2010... 05. Matriz 2013... 08 Página 1 Matriz Curricular Sumário Matriz 2008... 02 Matriz 2010... 05 Matriz 2013... 08 Página 2 MATRIZ CURRICULAR 2008 1º Período 2º Período 3 º Período 4º Período Anatomia do Aparelho Locomotor 72 Biologia

Leia mais

PARECER CEE/PE Nº 92/2011-CES APROVADO PELO PLENÁRIO EM 04/07/2011 I RELATÓRIO:

PARECER CEE/PE Nº 92/2011-CES APROVADO PELO PLENÁRIO EM 04/07/2011 I RELATÓRIO: INTERESSADA: UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO UPE/FACULDADE DE CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO DE PERNAMBUCO FCAP ASSUNTO: RECONHECIMENTO DO CURSO SUPERIOR SEQUENCIAL DE FORMAÇÃO ESPECÍFICA EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Leia mais

ROTEIRO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE FILOSOFIA PARA FINS DE AUTORIZAÇÃO

ROTEIRO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE FILOSOFIA PARA FINS DE AUTORIZAÇÃO Ministério da Educação Secretaria da Educação Superior Departamento de Políticas de Ensino Superior Coordenação das Comissões de Especialistas de Ensino Comissão de Especialistas de Ensino de Filosofia

Leia mais

CÂMARA OU COMISSÃO. CESu

CÂMARA OU COMISSÃO. CESu INTERESSADO/MANTENEDORA ASSOCIAÇÃO SANTA MARCELINA ASSUNTO UF SP REMANEJAMENTO DE VAGAS RELATOR. SR. CONS. DALVA ASSUMPÇÃO SOUTTO MAYOR PARECER N. 222/92 CÂMARA OU COMISSÃO CESu APROVADO EM 01/04/92 PROCESSO

Leia mais

RESOLUÇÃO DO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (CONSEPE) N.º 09/2010

RESOLUÇÃO DO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (CONSEPE) N.º 09/2010 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS RESOLUÇÃO DO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (CONSEPE) (alterada pela Resolução Consepe n.º 24/2011) N.º 09/2010 Dispõe sobre as normas

Leia mais

REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA FACULDADE DE APUCARANA FAP

REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA FACULDADE DE APUCARANA FAP REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA FACULDADE DE APUCARANA FAP Regulamento do Curricular Supervisionado do Curso de Graduação em Pedagogia - Licenciatura Faculdade de

Leia mais

CONSELHO DE EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL

CONSELHO DE EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL CONLHO DE EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL Homologado em 13/11/2002, publicado no DODF de 14/11/2002, p. 18. Portaria nº 474, de 29/11/2002, publicada no DODF de 9/12/2002, p.11. Parecer nº 215/2002-CEDF Processo

Leia mais

ROTEIRO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE TEOLOGIA PARA FINS DE AUTORIZAÇÃO

ROTEIRO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE TEOLOGIA PARA FINS DE AUTORIZAÇÃO Ministério da Educação Secretaria da Educação Superior Departamento de Políticas de Ensino Superior Coordenação das Comissões de Especialistas de Ensino Comissão de Especialistas de Ensino de Filosofia

Leia mais

3764, 15/05/2013, 16/05/2013 PARECER CEE/PE Nº 43/2013-CES APROVADO PELO PLENÁRIO EM

3764, 15/05/2013, 16/05/2013 PARECER CEE/PE Nº 43/2013-CES APROVADO PELO PLENÁRIO EM INTERESSADA: AUTARQUIA EDUCACIONAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO AEVSF / FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS E SOCIAIS DE PETROLINA - FACAPE ASSUNTO: AUTORIZAÇÃO DE FUNCIONAMENTO DO CURSO SUPERIOR TECNOLÓGICO EM

Leia mais

Publicado no DOE de 16/12/2015 pela Portaria SEE nº 4788/2015, de 15/12/2015 PARECER CEE/PE Nº 138/2015-CES APROVADO PELO PLENÁRIO EM 30/11/2015

Publicado no DOE de 16/12/2015 pela Portaria SEE nº 4788/2015, de 15/12/2015 PARECER CEE/PE Nº 138/2015-CES APROVADO PELO PLENÁRIO EM 30/11/2015 INTERESSADA: AUTARQUIA DO ENSINO SUPERIOR DE GARANHUNS AESGA FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS E HUMANAS DE GARANHUNS FAHUG ASSUNTO: RENOVAÇÃO DE RECONHECIMENTO DO CURSO DE BACHARELADO EM SECRETARIADO

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL EDITAL Nº 12/2013

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL EDITAL Nº 12/2013 CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL EDITAL Nº 12/2013 A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação e a Coordenação do Curso de Especialização em Educação Infantil, levam ao conhecimento dos interessados

Leia mais

PROCESSO N.º 72/09 PROTOCOLO N.º 7.205.854-2 PARECER CEE/CEB N.º 59/10 APROVADO EM 10/02/10

PROCESSO N.º 72/09 PROTOCOLO N.º 7.205.854-2 PARECER CEE/CEB N.º 59/10 APROVADO EM 10/02/10 PROTOCOLO N.º 7.205.854-2 PARECER CEE/CEB N.º 59/10 APROVADO EM 10/02/10 CÂMARA DE EDUCAÇÃO BÁSICA INTERESSADO: COLÉGIO ESTADUAL SANTANA DE TAPEJARA ENSINO MÉDIO E NORMAL MUNICÍPIO: TAPEJARA ASSUNTO: Pedido

Leia mais

Redistribuição de vagas entre os cursos da Faculdade Anhembi Morumbi.

Redistribuição de vagas entre os cursos da Faculdade Anhembi Morumbi. INSTITUTO SUPERIOR DE COMUNICAÇÃO PUBLICITÁRIA Redistribuição de vagas entre os cursos da Faculdade Anhembi Morumbi. ARNALDO NISKIER Nos termos do Parecer nº 174/87, da CAPLAN, o Instituto Superior de

Leia mais

PROCESSO Nº 702/06 PROTOCOLO Nº 8.894.983-8 PARECER Nº 203/06 APROVADO EM 14/07/06

PROCESSO Nº 702/06 PROTOCOLO Nº 8.894.983-8 PARECER Nº 203/06 APROVADO EM 14/07/06 PROTOCOLO Nº 8.894.983-8 PARECER Nº 203/06 APROVADO EM 14/07/06 CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR INTERESSADA: FACULDADE UNILAGOS MUNICÍPIO: MANGUEIRINHA ASSUNTO: Pedido de reconhecimento do curso de graduação

Leia mais

SOCIEDADE EDUCACIONAL "PROFESSOR NUNO LISBÔA" RJ

SOCIEDADE EDUCACIONAL PROFESSOR NUNO LISBÔA RJ , de MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO SOCIEDADE EDUCACIONAL "PROFESSOR NUNO LISBÔA" RJ Reconhecimento do Curso de Educação Física, Licenciatura em Educação Física, e Técnico de Desporto,

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE - UNICENTRO Setor de Ciências da Saúde Unidade Universitária de Guarapuava CURRÍCULO PLENO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE - UNICENTRO Setor de Ciências da Saúde Unidade Universitária de Guarapuava CURRÍCULO PLENO CURSO: EDUCAÇÃO FÍSICA - Bacharelado (081 - Integral - Cur. 2012) SÉRIES C/H Anual 1483 DEFISIO/G Anatomia Humana 3 x x 102 1490 DEDUF/G Atividades Rítmicas 2 x x 68 1484 DEBIO/G Bioquímica do Exercício

Leia mais

REGULAMENTO DA PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR DOS CURSOS DE LICENCIATURA E GRADUAÇÃO (BACHARELADO) EM EDUCAÇÃO FÍSICA

REGULAMENTO DA PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR DOS CURSOS DE LICENCIATURA E GRADUAÇÃO (BACHARELADO) EM EDUCAÇÃO FÍSICA REGULAMENTO DA PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR DOS CURSOS DE LICENCIATURA E GRADUAÇÃO (BACHARELADO) EM EDUCAÇÃO FÍSICA Muzambinho/MG, 2010 REITOR DO IFSULDEMINAS Sérgio Pedini DIRETOR DO CAMPUS MUZAMBINHO

Leia mais

O curso oferece 200 vagas anuais, nos turnos diurno e noturno, com regime de matrícula anual.

O curso oferece 200 vagas anuais, nos turnos diurno e noturno, com regime de matrícula anual. MINISTERIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR PROCESSO: 23001.0002/94-40 MANTENEDORA: Associação Itaquerense de Ensino ESTABELECIMENTO DE ENSINO: Universidade Camilo Castelo Banco

Leia mais

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO Câmara de Educação Superior e Profissional

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO Câmara de Educação Superior e Profissional INTERESSADO: Centro de Educação EFIVEST Ltda. EMENTA: Credencia o Centro de Educação Efivest LTDA, nesta capital, e reconhece o Curso Técnico em Segurança do Trabalho Eixo Tecnológico: Segurança, até 31

Leia mais

EDITAL INSTITUCIONAL DE EXTENSÃO N 16, DE 07 DE MAIO DE 2013

EDITAL INSTITUCIONAL DE EXTENSÃO N 16, DE 07 DE MAIO DE 2013 O Diretor Pró-Tempore do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão Campus Açailândia, no uso de suas atribuições, torna público que estarão abertas no período de 07 a 20 de maio de

Leia mais

PARECER CEE N 298/2010

PARECER CEE N 298/2010 Governo do Rio de Janeiro Secretaria de Estado de Educação CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO COMISSÃO ESPECIAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PROCESSO N : E-03/100.134/2010 INTERESSADO: CTA - CENTRO DE TECNOLOGIA

Leia mais

REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO, COMPLEMENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO. CAPITULO I CONSIDERAÇÕES INICIAIS

REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO, COMPLEMENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO. CAPITULO I CONSIDERAÇÕES INICIAIS INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR SANT ANA Rua Pinheiro Machado, n 189 Centro Ponta Grossa - PR CEP 84.010-310 Fone (0**42) 224-0301 Endereço Eletrônico: www.iessa.edu.br REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CAMPUS BINACIONAL OIAPOQUE

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CAMPUS BINACIONAL OIAPOQUE MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CAMPUS BINACIONAL OIAPOQUE PORTARIA NORMATIVA N 01/2014/CAMPUS BINACIONAL/UNIFAP, 14/03/2014. O DIRETOR GERAL DO CAMPUS BINACIONAL

Leia mais

RESOLUÇÃO CEPE N 6.291

RESOLUÇÃO CEPE N 6.291 ..4 i. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria dos órgãos Colegiados RESOLUÇÃO CEPE N 6.29 Aprova alteração curricular para o Curso de Licenciatura em Educação Física e para o Curso de Bacharelado em Educação

Leia mais

Publicado no DOE de 10/10/2015 pela Portaria SEE nº 4026/2015, de 09/10/2015 PARECER CEE/PE Nº 114/2015-CES APROVADO PELO PLENÁRIO EM 05/10/2015

Publicado no DOE de 10/10/2015 pela Portaria SEE nº 4026/2015, de 09/10/2015 PARECER CEE/PE Nº 114/2015-CES APROVADO PELO PLENÁRIO EM 05/10/2015 INTERESSADA: AUTARQUIA EDUCACIONAL DE SERRA TALHADA AESET/FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE SERRA TALHADA - FAFOPST ASSUNTO: RENOVAÇÃO DE RECONHECIMENTO DO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS COM HABILITAÇÃO

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO:

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO: PARECER HOMOLOGADO (*) (*) Despacho do Ministro, publicado no Diário Oficial da União de 04/12/2007. (*) Portaria / MEC n 1.154, publicada no Diário Oficial da União de 04/12/2007. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

Leia mais

SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO EDUCAÇÃO FÍSICA (bacharelado) / CORAÇÃO EUCARÍSTICO E-MEC Nº 2009 08671

SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO EDUCAÇÃO FÍSICA (bacharelado) / CORAÇÃO EUCARÍSTICO E-MEC Nº 2009 08671 SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO EDUCAÇÃO FÍSICA (bacharelado) / CORAÇÃO EUCARÍSTICO E-MEC Nº 2009 08671 01 PERFIL DOS CURSOS O conhecimento científico/tecnológico e as transformações econômicas, educacionais,

Leia mais

INDICADORES E PADRÕES DE QUALIDADE DE CURSO DE GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO

INDICADORES E PADRÕES DE QUALIDADE DE CURSO DE GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DEPARTAMENTO DE POLÍTICAS DE ENSINO SUPERIOR COMISSÃO DE ESPECIALISTAS DE ENSINO DE NUTRIÇÃO E ECONOMIA DOMÉSTICA INDICADORES E PADRÕES

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO PARECER HOMOLOGADO(*) (*) Despacho do Ministro, publicado no Diário Oficial da União de 06/02/2006 (*) Portaria/MEC nº 418, publicada no Diário Oficial da União de 06/02/2006 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO

Leia mais

ESTÁGIO SUPERVISIONADO

ESTÁGIO SUPERVISIONADO FACULDADE EDUCACIONAL DE MEDIANEIRA MISSÃO: FORMAR PROFISSIONAIS CAPACITADOS, SOCIALMENTE RESPONSÁVEIS E APTOS A PROMOVEREM AS TRANSFORMAÇÕES FUTURAS. ESTÁGIO SUPERVISIONADO LETRAS COM HABILITAÇÃO EM LÍNGUA

Leia mais

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DA EDUCAÇÃO BÁSICA

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DA EDUCAÇÃO BÁSICA INTERESSADO: Instituto de Educação do Ceará - IEC EMENTA: Reconhece o Curso de Ensino Médio, na Modalidade Normal Subseqüente, com validade até 31.12.2009, e homologa o Regimento Escolar. RELATOR: Nohemy

Leia mais

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO Câmara da Educação Superior e Profissional

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO Câmara da Educação Superior e Profissional INTERESSADA: Universidade Estadual do Ceará EMENTA: Reconhece o Curso de Ciências Sociais Licenciatura Plena, ofertado em Fortaleza pelo Centro de Humanidades da Universidade Estadual do Ceará UECE, até

Leia mais

INTERESSADO: Centro de Formação Profissional CEFOP

INTERESSADO: Centro de Formação Profissional CEFOP INTERESSADO: Centro de Formação Profissional CEFOP EMENTA: Reconhece os cursos de educação profissional de nível médio de Técnico de Biblioteconomia e de Técnico de Contabilidade, na modalidade educação

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO PARECER HOMOLOGADO Despacho do Ministro, publicado no D.O.U. de 28/9/2009, Seção 1, Pág. 30. Portaria n 926, publicada no D.O.U. de 28/9/2009, Seção 1, Pág. 25. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL

Leia mais

Padrões de Qualidade e Roteiro para Avaliação dos Cursos de Graduação em Artes Visuais (Autorização e Reconhecimento)

Padrões de Qualidade e Roteiro para Avaliação dos Cursos de Graduação em Artes Visuais (Autorização e Reconhecimento) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR COORDENAÇÃO DAS COMISSÕES DE ESPECIALISTAS DE ENSINO COMISSÃO DE ESPECIALISTAS DE ENSINO DE ARTES VISUAIS Padrões de Qualidade e Roteiro

Leia mais

AGUARDANDO HOMOLOGAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

AGUARDANDO HOMOLOGAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO AGUARDANDO HOMOLOGAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO: Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação UF: DF Superior ASSUNTO: Diretrizes Curriculares Nacionais para

Leia mais

PARECER CEE/PE Nº 181/2011-CES APROVADO PELO PLENÁRIO EM 12/12/2011 I RELATÓRIO:

PARECER CEE/PE Nº 181/2011-CES APROVADO PELO PLENÁRIO EM 12/12/2011 I RELATÓRIO: INTERESSADA: AUTARQUIA BELEMITA DE CULTURA, DESPORTOS E EDUCAÇÃO - ABCDE /CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO VALE DO SÃO FRANCISCO-CESVASF ASSUNTO: RECONHECIMENTO DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO PARECER HOMOLOGADO(*) (*) Despacho do Ministro, publicado no Diário Oficial da União de 18/07/2006. Portaria MEC nº 1.327, publicada no Diário Oficial da União de 18/07/2006. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO

Leia mais

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO Câmara de Educação Superior e Profissional

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO Câmara de Educação Superior e Profissional INTERESSADA: Universidade Estadual Vale do Acaraú UVA EMENTA: Renova o reconhecimento do Curso de Graduação Tecnológica em Gestão de Recursos Humanos da Universidade Estadual Vale do Acaraú UVA, de 01

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA FACS - FACULDADES SALVADOR S/C UF BA ASSUNTO Curso de pós-graduação Lato Sensu, em nível de Especialização a ser Ministrado

Leia mais

PROCESSO Nº 43/2003 APROVADO PELO PLENÁRIO EM 10/11/2003. PARECER CEE/PE Nº 109/2003-CEB I - RELATÓRIO:

PROCESSO Nº 43/2003 APROVADO PELO PLENÁRIO EM 10/11/2003. PARECER CEE/PE Nº 109/2003-CEB I - RELATÓRIO: INTERESSADO: COLÉGIO CENECISTA DOS COMERCIÁRIOS ASSUNTO : ADEQUAÇÃO DO CURSO DE TÉCNICO EM CONTABILIDADE E AUTORIZAÇÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO. RELATOR : CONSELHEIRO LUCILO ÁVILA PESSOA PROCESSO Nº 43/2003

Leia mais

Padrões de Qualidade para Cursos de Comunicação Social

Padrões de Qualidade para Cursos de Comunicação Social MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR COORDENAÇÃO DAS COMISSÕES DE ESPECIALISTAS DE ENSINO COMISSÃO DE ESPECIALISTAS DE ENSINO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL Padrões de Qualidade

Leia mais

INTERESSADO: Centro de Treinamento e Desenvolvimento CETREDE

INTERESSADO: Centro de Treinamento e Desenvolvimento CETREDE INTERESSADO: Centro de Treinamento e Desenvolvimento CETREDE EMENTA: Recredencia o Centro de Treinamento e Desenvolvimento CETREDE, e renova o reconhecimento dos cursos de Técnico em Transações Imobiliárias

Leia mais

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO Câmara de Educação Superior e Profissional

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO Câmara de Educação Superior e Profissional INTERESSADA: Centro de Formação Profissional Ratio - CFPR EMENTA: Credencia o Centro de Formação Profissional Ratio CFPR, com sede na Rua Isac Amaral, 420, Dionísio Torres, CEP: 60.130-304, nesta capital,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA INSTITUIÇÃO LUSO-BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E CULTURA UF SP ASSUNTO AUTORIZAÇÃO DO CURSO DE PSICOLOGIA NAS FACULDADES CAPITAL (Fase

Leia mais

Autorização /Execução do Projeto) de curso de Ciências Contábeis a funcionar na Faculdade de Ciências Econômicas e Contábeis Cândido Rondon.

Autorização /Execução do Projeto) de curso de Ciências Contábeis a funcionar na Faculdade de Ciências Econômicas e Contábeis Cândido Rondon. ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL CÂNDIDO RONDON Autorização /Execução do Projeto) de curso de Ciências Contábeis a funcionar na Faculdade de Ciências Econômicas e Contábeis Cândido Rondon. João Paulo do Valle Mendes

Leia mais

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO Câmara de Educação Superior e Profissional

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO Câmara de Educação Superior e Profissional INTERESSADO: Centro de Estudos e Pesquisas em Eletrônica Profissional e Informática Ltda CEPEP EMENTA: Reconhece o Curso Técnico em Logística Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios, ofertado pelo Centro de

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA ASSUNTO UNIVERSIDADE STA. CECÍLIA DOS BANDEIRANTES Reconhecimento do Curso de Ciências Econômicas, ministrado pela Faculdade

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA CADASTRO DE INSTRUTORES CURSO GESTÃO DE PROJETOS EDITAL Nº 57/2014-AFPE6/AFPE

PROCESSO SELETIVO PARA CADASTRO DE INSTRUTORES CURSO GESTÃO DE PROJETOS EDITAL Nº 57/2014-AFPE6/AFPE PROCESSO SELETIVO PARA CADASTRO DE INSTRUTORES CURSO GESTÃO DE PROJETOS EDITAL Nº 57/2014-AFPE6/AFPE A Gerente Substituta de Administração e Desenvolvimento de Pessoas da Anatel - AFPE, no uso de suas

Leia mais

UNIVIERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA

UNIVIERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA UNIVIERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA Reconhecimento do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, com as habilitações em Pre-Escolar e Primeiras Séries do l Grau ministrado pela Faculdade de Educação do Estado

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR GONÇALVES DIAS. Autorização (aprovação do projeto) para funcionamento do curso Letras

ASSOCIAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR GONÇALVES DIAS. Autorização (aprovação do projeto) para funcionamento do curso Letras ASSOCIAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR GONÇALVES DIAS Autorização (aprovação do projeto) para funcionamento do curso Letras ARNALDO NISKIER I - RELATÓRIO A Associação de Ensino Superior Gonçalves Dias de São Luis(MA)

Leia mais

I RELATÓRIO: 5023/2015, de 23/12/2015 PARECER CEE/PE Nº 145/2015-CEB APROVADO PELO PLENÁRIO EM 14/12/2015

I RELATÓRIO: 5023/2015, de 23/12/2015 PARECER CEE/PE Nº 145/2015-CEB APROVADO PELO PLENÁRIO EM 14/12/2015 INTERESSADO: CENTRO DE ENSINO TÉCNICO DE ARCOVERDE CETA ARCOVERDE/PE ASSUNTO: AUTORIZAÇÃO DO CURSO TÉCNICO EM AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE EIXO TECNOLÓGICO: AMBIENTE E SAÚDE, NA MODALIDADE PRESENCIAL RELATOR:

Leia mais

SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO

SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO Curso: Ciência da Computação Modalidade: ( X ) bacharelado ( ) licenciatura Local de funcionamento: Coração Eucarístico 01 PERFIL DO CURSO O curso de Ciência da Computação

Leia mais

APROVADO AD REFERENDUM EM 04/01/2011 PARECER CEE/PE Nº 01/2011-CEB Homologado pelo Plenário em 07/02/2011

APROVADO AD REFERENDUM EM 04/01/2011 PARECER CEE/PE Nº 01/2011-CEB Homologado pelo Plenário em 07/02/2011 INTERESSADO: SERVIÇO DE TECNOLOGIA ALTERNATIVA SERTA II ASSUNTO: CREDENCIAMENTO DA INSTITUIÇÃO PARA A OFERTA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO E AUTORIZAÇÃO DO CURSO TÉCNICO EM AGROECOLOGIA

Leia mais

publicado no DOE de 11/04/2014 e Errata em 20/05/2014 PARECER CEE/PE Nº 15/2014-CES APROVADO PELO PLENÁRIO EM 10/03/2014

publicado no DOE de 11/04/2014 e Errata em 20/05/2014 PARECER CEE/PE Nº 15/2014-CES APROVADO PELO PLENÁRIO EM 10/03/2014 INTERESSADA: UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO UPE / FACULDADE DE CIÊNCIAS, EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA DE GARANHUNS - FACETEG ASSUNTO: RENOVAÇÃO DE RECONHECIMENTO DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA RELATOR: CONSELHEIRO

Leia mais

LEI Nº 2.581/2009. O Prefeito Municipal de Caeté, Minas Gerais, faz saber que a Câmara Municipal aprovou e ele sanciona a seguinte Lei:

LEI Nº 2.581/2009. O Prefeito Municipal de Caeté, Minas Gerais, faz saber que a Câmara Municipal aprovou e ele sanciona a seguinte Lei: LEI Nº 2.581/2009 DISPÕE SOBRE O PLANO DE CARREIRA E REMUNERAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO MUNICÍPIO DE CAETÉ. O Prefeito Municipal de Caeté, Minas Gerais, faz saber que a Câmara Municipal

Leia mais

O processo encontra-se instruído pela Resolução CNE / CEB nº 04/99 e pela Resolução CEE/PE nº 02/2000.

O processo encontra-se instruído pela Resolução CNE / CEB nº 04/99 e pela Resolução CEE/PE nº 02/2000. INTERESSADA: ESCOLA TÉCNICA DO AGRESTE LUCAS SOARES CARDOSO ASSUNTO : AUTORIZAÇÃO PARA FUNCIONAMENTO DO CURSO DE HOTELARIA E ALIMENTAÇÃO - ÁREA DE TURISMO E HOTELARIA. RELATORA : CONSELHEIRA EUGENILDA

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO CEARA CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DA EDUCAÇÃO SUPERIOR E PROFISSIONAL

GOVERNO DO ESTADO DO CEARA CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DA EDUCAÇÃO SUPERIOR E PROFISSIONAL INTERESSADA: Universidade Regional do Cariri URCA EMENTA: Reconhece o Programa Especial de Formação Pedagógica ofertado pela Universidade Regional do Cariri URCA, nas áreas de Física, Matemática e Biologia,

Leia mais

AUTARQUIA EDUCACIONAL DO ARARIPE - AEDA

AUTARQUIA EDUCACIONAL DO ARARIPE - AEDA MNSTÉRO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO AUTARQUA EDUCACONAL DO ARARPE AEDA Reconhecimento do curso de Licenciatura em Ciências, habilitação Yugo Okida A Autarquia Educacional do Araripe, mantenedora

Leia mais

NORMAS REGIMENTAIS BÁSICAS PARA AS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL

NORMAS REGIMENTAIS BÁSICAS PARA AS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL CONSELHO MUNICIPAL Conselho Municipal de Educação de Praia Grande DELIBERAÇÃO Nº 02/2001 Normas regimentais básicas para as Escolas de Educação Infantil. NORMAS REGIMENTAIS BÁSICAS PARA AS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO

Leia mais

EDITAL INSTITUCIONAL DE EXTENSÃO N 21, DE 08 DE OUTUBRO DE 2012

EDITAL INSTITUCIONAL DE EXTENSÃO N 21, DE 08 DE OUTUBRO DE 2012 ATUAÇÃO COMO PROFESSORES NOS CURSOS DO PROGRAMA NACIONAL DE O Diretor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão Campus Buriticupu, no uso de suas atribuições, torna público que

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO PARECER HOMOLOGADO(*) (*) Despacho do Ministro, publicado no Diário Oficial da União de 17/08/2005 (*) Portaria/MEC nº 2.765, publicada no Diário Oficial da União de 17/08/2005 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO PROGRAMA DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO - PRONATEC EDITAL Nº 018/2012 CAMPUS JIPARANÁ

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO RESOLUÇÃO Nº 16/2015

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO RESOLUÇÃO Nº 16/2015 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO RESOLUÇÃO Nº 16/2015 Ementa: Estabelece procedimentos para autorização de funcionamento de cursos técnicos e de

Leia mais

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE GRAVATAÍ

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE GRAVATAÍ FACULDADE DE TECNOLOGIA DE GRAVATAÍ REGIMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO Atualização do Regimento de 2012 Porto Alegre, março de 2015 Faculdade de Tecnologia de Porto Alegre Av. Julio de Castilhos,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA INSTITUTO CULTURAL NEWTON PAIVA FERREIRA - MG ASSUNTO Proposta de alteração regimental visando a reformulação do Currículo Pleno

Leia mais

SOCIEDADE CIVIL DE EDUCAÇÃO DO LITORAL NORTE. Autorização (Projeto) para funcionamento do Curso de Ciências Contábeis, a ser

SOCIEDADE CIVIL DE EDUCAÇÃO DO LITORAL NORTE. Autorização (Projeto) para funcionamento do Curso de Ciências Contábeis, a ser M I N I S T É R I O DA EDUCAÇÃO CONSELHO F E D E R A L DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA SOCIEDADE CIVIL DE EDUCAÇÃO DO LITORAL NORTE UF SP ASSUNTO; Autorização (Projeto) para funcionamento do Curso

Leia mais

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS CURSO DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL SERVIÇO SOCIAL

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS CURSO DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL SERVIÇO SOCIAL FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS CURSO DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL Identificação do Curso SERVIÇO SOCIAL Nome do Curso: Serviço Social Titulação: Bacharelado Modalidade de ensino: Presencial Carga horária

Leia mais

- Portaria nº 105/SEDF, de 13 de março de 2009, que recredenciou pelo prazo de cinco anos, a partir de 26 de agosto de 2008, fl. 282.

- Portaria nº 105/SEDF, de 13 de março de 2009, que recredenciou pelo prazo de cinco anos, a partir de 26 de agosto de 2008, fl. 282. Homologado em 23/2/2015, DODF nº 39, de 25/2/2015, p. 10. Portaria nº 20, de 25/2/2015, DODF nº 41, de 27/2/2015, p. 25. PARECER Nº 23/2015-CEDF Processo nº 084.000109/2013 Interessado: Centro Educacional

Leia mais

PROCESSO Nº 864/13 PROTOCOLO Nº 11.648.606-5 PARECER CEE/CEMEP Nº 284/13 APROVADO EM 05/08/13

PROCESSO Nº 864/13 PROTOCOLO Nº 11.648.606-5 PARECER CEE/CEMEP Nº 284/13 APROVADO EM 05/08/13 PROTOCOLO Nº 11.648.606-5 PARECER CEE/CEMEP Nº 284/13 APROVADO EM 05/08/13 CÂMARA DO ENSINO MÉDIO E DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO INTERESSADO: CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL MENNA BARRETO

Leia mais