Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais CBDV Relatório Administrativo-Técnico-Financeiro Ano Base: 2012

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais CBDV Relatório Administrativo-Técnico-Financeiro Ano Base: 2012"

Transcrição

1 Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais CBDV Relatório Administrativo-Técnico-Financeiro Ano Base: Introdução O presente relatório contempla as atividades desenvolvidas pela Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais CBDV, no ano de Fazem parte do documento os relatórios dos Departamentos: Secretaria Geral, Técnico, Comunicação e Administrativo- Financeiro. 2. Secretaria Geral 2.1 Associações e Atletas Ao final de 2012, a CBDV contava com 62 (sessenta e duas) entidades filiadas, sendo dessas, 24 (vinte e quatro) entidades fundadoras e 52 (cinquenta e duas) entidades reconhecidas, de 21 estados brasileiros mais o Distrito Federal. Neste mesmo período, o banco de dados de atletas era composto por 1119 pessoas. 2.2 Bolsa Atleta Em 2012, a CBDV emitiu um total de 317 (trezentos e dezessete) declarações para o Programa Bolsa Atleta, sendo 160 (cento e sessenta) declarações referentes ao Pedido de Bolsa do pleito 2012 (inscrição) e 157 (cento e cinquenta e sete) para fins de prestação de contas. Com base nos dados fornecidos pelo Ministério dos Esportes, 120 (cento e vinte) atletas das modalidades paralímpicas administradas pela CBDV (Futebol de 5, Goalball e Judô) foram contemplados no ano de 2011, recebendo o benefício durante o ano de Departamento Técnico 3.1 Organização e participação em Eventos

2 3.1.1 Futebol de 5 Em 2012, no Futebol de 5, a CBDV realizou quatro campeonatos regionais, dois nacionais e participou com a Seleção Brasileira de três competições internacionais. I. Competições internacionais: a) Torneio Internacional de Futebol de 5 da Federação Espanhola de Desporto para Cegos (FEDEC), evento realizado na cidade de Madrid, Espanha, no período de 23 a 28 de junho de O Brasil conquistou a medalha de ouro. b) Jogos Paralimpicos de Londres 2012, realizado no período de 29 de agosto a 09 de setembro de A Seleção Brasileira conquistou a medalha de ouro, sagrando-se tricampeã paralimpica, invicta, com a melhor defesa (0gols sofridos) e o artilheiro da competição, Jeferson Gonçalves, com 4 gols. c) Desafio Internacional de Futebol de , realizado no período de 08 a 13 de maio de 2012, em São Paulo, SP. A seleção Brasileira disputou 4 (quatro) partidas contra a seleção da Argentina, sendo 4 empates, e o Brasil sagrou-se tricampeão na disputa dos pênaltis. II. Competições nacionais: a) Copa Brasil de Futebol de 5 Série B 2012 que foi realizada na cidade de Vila Velha - ES, de 17 a 21 de outubro de A série B contou com a participação de 8 (oito) equipes, classificando os dois melhores colocados para a Copa Brasil Série A b) Copa Brasil de Futebol de 5 Série A 2012 que aconteceu na cidade de São Paulo - SP, de 19 a 25 de novembro de 2012, através do patrocínio das Loterias Caixa e apoio do Comitê Paralímpico Brasileiro - CPB. A competição teve a participação de 12 (doze) equipes. As duas últimas colocadas perderam suas vagas na série A. III. Competições Regionais: a) Regional Sul de futebol de 5que foi realizado na cidade de Canoas - RS, no período de 27 de abril a 01 de maio de A competição teve a participação de 7 (sete) equipes. b) Regional Sudeste de futebol de 5 que aconteceu na cidade de Belo Horizonte - MG, no período de 16 a 20 de maio de A competição teve a participação de 06 (seis) equipes. c) Regional Nordeste de futebol de 5 que foi realizado na cidade de Petrolina - PE, no período de 22 a 27 de maio de A competição teve a participação de 12 (doze) equipes.

3 d) Regional Centro-Norte de futebol de 5 que aconteceu na cidade de Bela Vista GO, no período de 30 de maio a 03 de junho de A competição teve a participação de 08 (oito) equipes. As duas primeiras equipes de cada regional acima, que não integravam a Série A de 2012, foram classificadas para a Copa Brasil de Futebol de 5 Série B Goalball No Goalball, a CBDV realizou 5 (cinco) campeonatos regionais, um nacional e participou com as Seleções Brasileiras de 3 (três) competições internacionais. I. Competições Internacionais: a) Campeonato Internacional de Goalball Masculino, realizado na cidade de Trakai, na Lituânia, no período de 21 a 24 de junho de O selecionado masculino Brasileiro terminou a competição na oitava colocação. b) Clássico Internacional de Goalball onde participamos com a Seleção feminina. O evento foi realizado na cidade de Alabama, nos Estados Unidos, no período de 11 a 14 de julho de A Seleção Brasileira terminou a competição na quarta colocação c) Jogos Paralímpicos de Londres que aconteceram no período de 29 de agosto a 09 de setembro. A Seleção Brasileira Masculina conquistou a inédita e heroica medalha de prata, vencendo equipes fortíssimas e favoritas a conquista de medalhas. No feminino, nossa seleção foi eliminada nas quartas de final, ao serem derrotadas pela equipe do Japão, medalhista de ouro neste evento. O Brasil terminou em sétimo lugar. II. Competição Nacional: a) Copa Brasil de Goalball 2012que foi realizada na cidade de Goiânia - GO, no período de 24 a 28 de outubro de A competição contou com a participação de 12 (doze) equipes na categoria masculina e 08 (oito) equipes na categoria feminina. III. Competições Regionais: a) Regional Sudeste 2 de Goalball que foi realizado na cidade de São José dos Campos - SP, no período de 07 a 10 de junho A competição teve a participação de 12 (doze) equipes no masculino e 06 (seis) equipes no feminino. Classificaram-se para a Copa Brasil 2012 os dois melhores colocados nas categorias masculinas e femininas.

4 b) Regional Centro-Norte de Goalballque aconteceu na cidade de Rondonópolis - MT, no período de 08 a 10 de junho de A competição teve a participação de 05 (cinco) equipes no masculino e 05 (cinco) equipes no feminino. Classificaram-se para a Copa Brasil 2012 os três melhores colocados na categoria masculina e o primeiro da categoria feminina. c) Regional Sudeste 1 de Goalball que foi realizado na cidade de Poços de Caldas - MG, no período de 15 a 17 de junho de A competição teve a participação de 11 (onze) equipes no masculino e 08 (oito) no feminino. Classificaram-se para a Copa Brasil 2012 os dois melhores colocados nas categorias masculinas e femininas. d) Regional Sul de Goalball que aconteceu na cidade de Porto Alegre RS, no período de 06 a 08 de julho de A competição teve a participação de 10 (dez) equipes no masculino e 04 (quatro) no feminino. Classificaram-se para a Copa Brasil 2012 os dois melhores na categoria masculina e a melhor na categoria feminina. e) Regional Nordeste de Goalball que foi realizado na cidade de João Pessoa PB, no período de 13 a 15 de julho de A competição teve a participação de 06 (seis) equipes no masculino e 05 (cinco) no feminino. Classificaram-se para a Copa Brasil 2012 as três melhores colocadas na categoria masculina e as duas melhores colocadas na categoria feminina Judô No Judô, foram realizados dois eventos nacionais e participação da Seleção Brasileira em dois eventos internacionais. I. Competições Internacionais: a) Campeonato Internacional de judô da Alemanha, realizado na cidade de Heildelberg, no período de 21 a 27 de março de Nossa delegação conquistou 06 (seis) medalhas, sendo 04 (quatro) de bronze, com os atletas, Antônio Tenório, Harlley Arruda, Roberto Julian e Wilians Araújo; 01 (uma) medalha de prata com a atleta Michele Ferreira e 01 (uma) medalha de ouro com a atleta Lúcia Teixeira. b) Jogos Paralimpicos de Londres, realizado no período de 29 de agosto a 09 de setembro de A delegação foi composta por 10 (dez) atletas, sendo 5 (cinco) masculinos e 5 (cinco) femininos. Foram conquistadas 4 (quatro) medalhas: 3 (três) de bronze, com as atletas Daniele Bernardes, Michele Ferreira e Antônio Tenório e 01 (uma) medalha de prata com a atleta Lúcia Teixeira. II. Competições Nacionais:

5 a) Grand Prix Infraero de Judô paralímpico 1ª fase que foi realizado na cidade de São Paulo - SP, no período de 11 a 13 de maio de Participaram 29 (vinte e nove) equipes, somando um total de 223 (duzentos e vinte e três) pessoas entre comissões técnicas e atletas. Nesta etapa foram disputadas apenas as categorias iniciante e individual. b) Grand Prix Infraero de Judô paralímpico Etapa Final que aconteceu na cidade de Belo Horizonte - MG, no período de 09 a 11 de novembro de Participaram 30 (trinta) equipes e 225 (duzentos e vinte e cinco) pessoas entre comissões técnica e atletas. As categorias disputadas foram: Escolar, Iniciante, Individual e por equipes. Ambos os eventos foram realizados com recursos do patrocínio da INFRAERO Powerlifting No ano de 2012, a CBDV realizou uma competição de Powerlifting nacional. A Copa Brasil de Powerlifting, evento realizado na cidade de Fortaleza CE, no período de 29 de novembro a 02 de dezembro de Participaram 07 (sete) equipes, com um total de 11 (onze) atletas, sendo 08 (oito) no masculino e 03 (três) no feminino Futebol B2/B3 Foi realizada em 2012, uma competição nacional de Futebol B2/B3. O campeonato aconteceu na cidade do Rio de Janeiro - RJ, no período de 15 a 18 de novembro de Participaram da competição, 09 (nove) equipes, com um total de 110 (cento e dez) pessoas entre comissões técnicas e atletas. 3.2 Fases de treinamento Objetivando a preparação para os Jogos Paralímpicos de Londres 2012, foram realizadas 28 fases de treinamento das modalidades Paralímpicas Futebol de 5, Goalball e Judô Futebol de 5 A Seleção Brasileira participou no ano de 2012 de 6 etapas de treinamento e avaliações físicas. Foram convocados ao todo 16 atletas para as fases de treinamento.

6 3.2.2 Goalball Foram realizadas 14 etapas de treinamento das seleções de Goalball, sendo 07 na categoria masculina e 07 na categoria feminina. Ao todo foram convocados 26 atletas, sendo 14 na categoria feminina e 12 na categoria masculina Judô Foram realizadas em 2012, 08 fases de treinamento da seleção Brasileira de Judô. Ao todo, 22 atletas foram convocados, sendo 11 na categoria masculina e 11 na categoria feminina. Todas as fases de treinamento foram custeadas pelo Ministério do Esporte, através do projeto SICONV. O apoio foi extremamente importante para os resultados alcançados nos eventos de Comunicação O site da CBDV, assim como outras fontes de divulgação das informações dos esportes (facebook, twitter, youtube e flickr), conseguiu divulgar matérias sobre os eventos organizados, resultado dos jogos durante as competições, convocações das seleções, novidades que envolvem todo o paradesporto de pessoas com deficiência visual e, além disso, o site tem servido como fonte de contato para novas entidades e atletas iniciantes no desporto. Foram publicadas 198 matérias no site da CBDV, que eram divulgadas através dos 1532 e- mails cadastrados no sistema, além dos seguidores do twitter e amigos do facebook. Uma iniciativa nova em 2012, e que proporcionou a audiência de pessoas de várias partes do Brasil e também de outros continentes, foi a transmissão ao vivo, pelo site da CBDV, da Copa Brasil de Futebol de 5 Série A, Copa Brasil de Goalball e Grand Prix INFRAERO de Judô Etapa final, com mais de visualizações. 5. Departamento Administrativo-financeiro Durante o ano de 2012, a CBDV aprovou 4 (quatro) programas mensais e 27 (vinte e sete) projetos específicos, recebendo os recursos da Lei Agnelo/Piva, descentralizados pelo Comitê Paralímpico Brasileiro - CPB. Além destes recursos, pela primeira vez, está em execução até julho de 2013, um contrato de patrocínio celebrado entre a CBDV e a INFRAERO, no valor de R$ ,00 (quinhentos mil reais). Esta parceria possibilitou a continuidade do patrocínio ao Judô paralímpico, antes recebido através do CPB.

7 Apresentamos, portanto, os valores executados no ano de 2012: ADMINISTRATIVO/ MODALIDADE TOTAL DE RECURSOS EXECUTADOS 2012 Manutenção Administrativa R$ ,13 Futebol de 5 R$ ,72 Goalball R$ ,09 Judô R$ ,57 TOTAL R$ ,51 A tabela acima apresenta os valores de forma sintética. Os valores analíticos, por modalidade e por evento, encontram-se no Anexo II. Informamos que o recurso para algumas ações organizadas pela CBDV, como as Fases de Treinamento dos Selecionados, Copa Brasil de Futebol de 5 Série A, Grand Prix Infraero de Judô 1ª etapa, entre outros, foram originados de projetos efetivados em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro e os pagamentos realizados através dos convênios entre o CPB e o Ministério do Esporte (SICONV) e com patrocínios entre CPB com a INFRAERO e a Loterias Caixa. Considerando ainda o crescimento da CBDV e a necessidade de proporcionar maior transparência à nossa administração, iniciaram-se, também no ano de 2012, os primeiros quatros processos licitatórios organizados pela CBDV. 6. Conclusão A CBDV, fiel ao objetivo de coordenar, fomentar e dirigir o movimento esportivo de cegos e deficientes visuais no Brasil e fora dele, acredita, após a consolidação deste relatório, que as metas propostas para o ano de 2012 foram plenamente alcançadas. Se dentro das quadras e tatames proporcionamos a prática esportiva a centenas de pessoas com deficiência visual e a conquista de resultados importantíssimos para nossos atletas, fora delas buscamos por todo o tempo a organização e a estruturação do esporte para cegos brasileiro. Aproveitamos para fazer menção e agradecer ao Ministério do Esporte, pelo apoio dado aos atletas, através do Programa Bolsa-Atleta, às seleções, através do projeto SICONV e ao Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) por não medir esforços nas ações conjuntas e todo auxilio solicitado por esta confederação. Agradecemos ainda a INFRAERO, patrocinadora oficial do Judô Paralímpico Brasileiro, que torna possível a realização dos dois maiores eventos nacionais de judô para cegos e deficientes visuais, contribuindo significativamente para o fomento e desenvolvimento da modalidade no Brasil e a Loterias Caixa, que com seu

8 suporte ao futebol de 5, proporciona o desenvolvimento do futebol mais vitorioso da modalidade. Agradecemos também aos parceiros sem os quais não teríamos como executar nosso extenso calendário de 2012: Associação Niteroiense de Deficientes Físicos ANDEF; Instituto Benjamin Constant IBC; Associação Gaúcha de Futsal para Cegos AGAFUC; Associação dos Deficientes Visuais de Belo Horizonte ADEVIBEL; Associação dos Deficientes Visuais de Petrolina ADVP; Associação de Assistência aos Deficientes Visuais de Poços de Caldas AADV/PC; Associação dos Cegos do Rio Grande do Sul ACERGS; Instituto de Cegos da Paraíba ICP; União de Cegos Dom Pedro II UNICEP; Federação Matogrossense de Desporto para Cegos, FMDC; Centro de Prevenção e Reabilitação de Deficiência da Visão, PRÓ-VISÃO. E, em igual importância, agradecemos a dedicação e empenho dos atletas, comissões técnicas e dirigentes que acreditaram em nosso trabalho e contribuíram para o crescimento do paradesporto no país.

9 ANEXO I INÍCIO TÉRMIN O EVENTO LOCAL MODALIDADE 04/fev 11/fev 1ª Fase de treinamento Masculino Jundiaí/SP Goalball 04/fev 11/fev 1ª Fase de treinamento Feminino Niterói/RJ Goalball 05/fev 12/fev 1ª Fase de treinamento Niterói/RJ Futebol de 5 22/fev 11/mar 1ª Fase de treinamento Masculino São Paulo/SP Judô 24/fev 02/mar 2ª Fase de treinamento Jundiaí/SP Goalball 26/fev 04/mar 2ª Fase de treinamento Niterói/RJ Goalball 04/mar 11/mar 2ª Fase de treinamento e Avaliação Física Niterói/RJ Futebol de 5 11/mar 22/mar 2ª Fase de treinamento Feminino São Paulo/SP Judô 25/mar 01/abr 3ª Fase de treinamento Masculino Jundiaí/SP Goalball 24/mar 04/abr 3ª Fase de treinamento Feminino Niterói/RJ Goalball 08/abr 14/abr 3ª Fase de treinamento Niterói/RJ Futebol de 5 10/abr 20/abr 3ª Fase de treinamento Masculino São Paulo/SP Judô 20/abr 01/mai 4ª Fase de treinamento Feminino São Paulo/SP Judô 27/abr 01/mai Regional Sul Canoas/RS Futebol de 5 19/abr 26/abr 4ª Fase de treinamento Masculino Jundiaí/SP Goalball 12/abr 26/abr 4ª Fase de treinamento Feminino Niterói/RJ Goalball 08/mai 11/mai 13/mai 13/mai Desafio Internacional de Futebol de 5 São Paulo/SP Futebol de 5 Grand Prix INFRAERO de Judô paralímpico - 1ª fase São Paulo/SP Judô 13/mai 20/mai 4ª Fase de treinamento Niterói/RJ Futebol de 5 14/mai 24/mai 5ª Fase de treinamento Masculino e Feminino São Paulo/SP Judô 16/mai 20/mai Regional Sudeste Belo Horizonte/MG Futebol de 5 22/mai 27/mai Regional Nordeste Petrolina/PE Futebol de 5 30/mai 03/jun Regional Centro-Norte Bela Vista/GO Futebol de 5 19/mai 02/jun 5ª Fase de treinamento Masculino Jundiaí/SP Goalball 19/mai 02/jun 5ª Fase de treinamento Feminino Niterói/RJ Goalball 07/jun 10/jun Regional Sudeste 2 São José dos Goalball

10 08/jun 10/jun Regional Centro-Norte Campos/SP Rondonopolis/M T Goalball 10/jun 17/jun 5ª fase de treinamento Niterói/RJ Futebol de 5 15/jun 17/jun Regional Sudeste 1 10/jun 20/jun Poços de Caldas/MG Goalball 6ª Fase de treinamento Masculino e Feminino São Paulo/SP Judô 17/jun 01/jul 6ª Fase de treinamento Masculino Jundiaí/SP Goalball 17/jun 01/jul 6ª Fase de treinamento Feminino Niterói/RJ Goalball 21/jun 23/jun 01/jul 24/jun 28/jun 10/jul International Men Goalball Tournament Trakai/Lit Goalball FEDC International Blind Futsal Tournament Madrid/ESP Futebol de 5 7ª Fase de treinamento e Avaliação Física São Paulo/SP Judô 06/jul 08/jul Regional Sul Porto Alegre/RS Goalball 11/jul 14/jul International Goalball Classic Alabama/EUA Goalball 13/jul 15/jul Regional Nordeste João Pessoa/PB Goalball 08/jul 15/jul 6ª Fase de treinamento e Avaliação Física Niterói/RJ Futebol de 5 21/jul 04/ago 7ª Fase de treinamento Masculino Jundiaí/SP Goalball 21/jul 04/ago 7ª Fase de treinamento Feminino Niterói/RJ Goalball 22/jul 06/ago 8ª Fase de treinamento São Paulo/SP Judô 12/ago 26/ago Aclimatação das equipes Manchester 29/ago 09/set JOGOS PARALÍMPICOS Londres Goalball/Judo/Futebo l de 5 Goalball/Judo/Futebo l de 5 17/out 21/out Copa Brasil - Série B Vilha Velha/ES Futebol de 5 24/out 28/out Copa Brasil Goiania/GO Goalball 09/nov 11/nov Grand Prix INFRAERO de Judô paralímpico - Etapa Final Belo Horizonte/MG 15/11 18/11 Copa Brasil de Futebol B2/B3 Rio de Janeiro/RJ Futebol B2/B3 19/nov 25/nov Copa Brasil - Série A São Paulo/SP Futebol de 5 Judô 29/11 02/12 Copa Brasil de Powerlifting 2012 Fortaleza/CE Powerlifting

11 Anexo II Relatório analítico de execução financeira 2012 PROJETOS CBDV ÁREA MEIO PROJETO VALOR EXECUTADO Manutençao Administrativa de Janeiro de 2012 R$ ,83 Manutençao Administrativa de Fevereiro de 2012 R$ ,22 Manutençao Administrativa de Março de 2012 R$ ,20 Manutençao Administrativa de Abril de 2012 R$ ,59 Manutençao Administrativa de Maio de 2012 R$ ,80 Manutençao Administrativa de Junho de 2012 R$ ,38 Manutençao Administrativa de Julho de 2012 R$ ,09 Manutençao Administrativa de Agosto de 2012 R$ ,30 Manutençao Administrativa de Setembro de 2012 R$ ,16 Manutençao Administrativa de Outubro de 2012 R$ ,09 Manutençao Administrativa de Novembro de 2012 R$ ,54 Manutençao Administrativa de Dezembro de 2012 R$ ,89 Taxa de anuidade IBSA (International Blind Sports Federation) R$ 1.374,00 Assembleia Geral Extraordinária CBDV 2012 R$ 9.208,66 Reuniao do Conselho Deliberativo 2012 R$ 9.714,38 TOTAL R$ ,13 PROJETOS CBDV FUTEBOL DE 5 PROJETO VALOR Campeonato Regional Sul de Futebol Canoas R$ ,21 Campeonato Regional Sudeste de Futebol de Belo Horizonte R$ ,83 Campeonato Regional Nordeste de Futebol de Petrolina R$ ,15 Campeonato Regional Centro-Norte de Futebol de Bela Vista R$ ,41 Avaliação Clínica da Seleção Brasileira de Futebol de 5 R$ ,45 Participação da Seleção Brasileira de Futebol de 5 no Torneio Internacional de Madrid R$ ,62 Bolsa Incentivo para Coordenadores e Técnicos do Futebol de R$ ,10 Aquisição de Material Esportivo para Treinamento da Sel. Brasileira e Arbitragem R$ 69,10 VII Fase de Treinamento da Seleção Brasileira de Futebol de Niterói/RJ R$ ,38 II Aquisição de Material Esportivo para Treinamento da Sel. Brasileira e Arbitragem R$ 9.928,30 Copa Brasil de Futebol de 5 - Série B 2012 R$ ,17 TOTAL R$ ,72

12 PROJETOS CBDV GOALBALL PROJETO VALOR Campeonato Regional Sudeste II de Goalball São José dos Campos R$ ,96 Campeonato Regional Centro-Norte de Goalball Rondonópolis R$ ,21 Campeonato Regional Sudeste I de Goalball Poços de Caldas R$ ,21 Campeonato Regional Sul de Goalball Porto Alegre R$ ,07 Campeonato Regional Nordeste de Goalball João Pessoa R$ ,71 Aquisição de Material Esportivo para Sel. Brasileira Feminina e Arbitragem R$ 6.830,30 Participação da Sel. Brasileira Masculina no Torneio da Lituânia R$ ,06 Participação da Sel. Brasileira Feminina no Torneio do Alabama R$ ,39 Avaliação Clínica da Seleção Brasileira de Goalball Masculina e Feminina R$ ,86 Campeonato Europeu B de Goalball da IBSA - Arbitragem R$ 3.595,08 Copa Brasil de Goalball Goiânia R$ ,12 Bolsa Incentivo para Coordenadores e Técnicos do Goalball 2012 R$ ,34 Avaliação Clínica e Cirurgia da Atleta da Sel. Feminina de Goalball R$ 1.369,68 Copa São Paulo de Goalball 2012 R$ 6.426,10 TOTAL R$ ,09 PROJETOS CBDV JUDÔ PROJETO VALOR Bolsa Incentivo para Técnicos do Judô 2012 R$ ,30 Seminário Internacional de Arbitragem do Judô R$ 8.107,22 Grand Prix Infraero de Judô - epata final (PATROCÍNIO INFRAERO) R$ ,05 TOTAL R$ ,57

Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais CBDV. Relatório Administrativo-Técnico-Financeiro Ano Base: 2013

Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais CBDV. Relatório Administrativo-Técnico-Financeiro Ano Base: 2013 Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais CBDV Relatório Administrativo-Técnico-Financeiro Ano Base: 2013 1. Introdução O presente relatório contempla as atividades desenvolvidas pela

Leia mais

Circular FEPACAN 002/2015 Foz do Iguaçu, 04 de junho de 2015.

Circular FEPACAN 002/2015 Foz do Iguaçu, 04 de junho de 2015. Circular FEPACAN 002/2015 Foz do Iguaçu, 04 de junho de 2015. Às Associações Filiadas Referente: Programa TOP 2016 do Governo Estadual Prezados Filiados, A Federação Paranaense de Canoagem, neste ato representada

Leia mais

Programa de Requalificação de UBS. Março/2015

Programa de Requalificação de UBS. Março/2015 Programa de Requalificação de UBS Março/2015 PROGRAMA DE REQUALIFICAÇÃO DE UBS Instituído no ano de 2011 OBJETIVOS: Criar incentivo financeiro para as UBS Contribuir para estruturação e o fortalecimento

Leia mais

PROJETO E REGULAMENTO GERAL

PROJETO E REGULAMENTO GERAL OLIMPÍADAS DO INSTITUTO EDUCACIONAL NOVOS TEMPOS PROJETO E REGULAMENTO GERAL Ensino Fundamental II e Médio OUTUBRO DE 2015 APRESENTAÇÃO: As Olimpíadas do Instituto Educacional Novos Tempos (OLIENT), visam

Leia mais

REGULAMENTO COPA NOVOS HORIZONTES DE FUTSAL 2014

REGULAMENTO COPA NOVOS HORIZONTES DE FUTSAL 2014 REGULAMENTO COPA NOVOS HORIZONTES DE FUTSAL 2014 I - FINALIDADES ARTIGO 1º - A COPA NOVOS HORIZONTES DE FUTSAL, na categoria masculino/adulto, tem por finalidade congregar os alunos das unidades do Santo

Leia mais

I COPA PERNAMBUCO DE DOMINÓ DE SURDOS REGULAMENTO GERAL

I COPA PERNAMBUCO DE DOMINÓ DE SURDOS REGULAMENTO GERAL I COPA PERNAMBUCO DE DOMINÓ DE SURDOS REGULAMENTO GERAL CAPÍTULO 1 DAS DISPOSIÇÕES INICIAIS Artigo 1º. Este regulamento é o documento é o conjunto das disposições que regem a I Copa Pernambuco de Dominó

Leia mais

As Informações serão divulgadas no site www.faculdedemental.com.br e na www.unihorizontes.br. REGULAMENTO I- FINALIDADES

As Informações serão divulgadas no site www.faculdedemental.com.br e na www.unihorizontes.br. REGULAMENTO I- FINALIDADES As Informações serão divulgadas no site www.faculdedemental.com.br e na www.unihorizontes.br. Após todos os jogos REGULAMENTO I- FINALIDADES ARTIGO 1º - O TORNEIO FUTSAL DA FACULDADE NOVOS HORIZONTES,

Leia mais

Pernambuco na Surdolimpíada

Pernambuco na Surdolimpíada Federação Pernambucana Desportiva de Surdos Pernambuco na Surdolimpíada Recife, março de 2013. Apresentação A Federação Pernambucana Desportiva de Surdos (FPEDS) é uma entidade sem fins lucrativos, com

Leia mais

REGULAMENTO DO CAMPEONATO BRASILEIRO DE KARATE 2015

REGULAMENTO DO CAMPEONATO BRASILEIRO DE KARATE 2015 REGULAMENTO DO CAMPEONATO BRASILEIRO DE KARATE 2015 Este regulamento tem por finalidade determinar as condições e os critérios gerais para a realização do Campeonato Brasileiro de Karate 2015, da Confederação

Leia mais

* Regulamento Técnico 2016 * FUTSAL

* Regulamento Técnico 2016 * FUTSAL * Regulamento Técnico 2016 * FUTSAL 1. DOS JOGOS: Os jogos de Futsal serão regidos pelas Regras Oficiais vigentes da Confederação Brasileira de Futsal, observadas as exceções previstas neste Regulamento

Leia mais

NOTA OFICIAL N 50/2013 ATOS DA PRESIDÊNCIA

NOTA OFICIAL N 50/2013 ATOS DA PRESIDÊNCIA NOTA OFICIAL N 50/2013 Rio de Janeiro, 19 de março de 2013. ATOS DA PRESIDÊNCIA COPA BRASIL NORTE - 2013 Tornar sem efeito a Nota Oficial nº 29/2013 por força de alteração na programação, motivada pela

Leia mais

RELATÓRIO DE CUMPRIMENTO DO OBJETO

RELATÓRIO DE CUMPRIMENTO DO OBJETO RELATÓRIO DE CUMPRIMENTO DO OBJETO PROJETO TREINAMENTO OLÍMPICO DE PÓLO AQUÁTICO PROCESSO: 58701.000695/2010-92 SLIE: 1000.112-33 Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos - CBDA ATIVIDADES DO PROFESSOR

Leia mais

1ª Reunião Técnica FECJU 2013 PRA FRENTE JUDÔ WWW.FECJU.COM.BR

1ª Reunião Técnica FECJU 2013 PRA FRENTE JUDÔ WWW.FECJU.COM.BR 1ª Reunião Técnica FECJU 2013 PRA FRENTE JUDÔ WWW.FECJU.COM.BR 1ª Reunião Técnica FECJU Data: 19/01/13 Horário: 9:30 Local: Torre Comercial do Shopping Del Paseo-Sala Viscaya- Pavilhão E- Av. Santos Dumont

Leia mais

COPA GRANBEL DE FUTEBOL DE CAMPO CATEGORIA INFANTIL E JUVENIL

COPA GRANBEL DE FUTEBOL DE CAMPO CATEGORIA INFANTIL E JUVENIL COPA GRANBEL DE FUTEBOL DE CAMPO CATEGORIA INFANTIL E JUVENIL 2011 REGULAMENTO 2011 1 - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS: ARTIGO 1 A Copa Granbel de Futebol Infanto-Juvenil 2011 é uma organização da Granbel com

Leia mais

1º Aberto Distrital de Tênis de Mesa

1º Aberto Distrital de Tênis de Mesa 1º Aberto Distrital de Tênis de Mesa A FTMDF tem a honra de convidar a todos os atletas, técnicos e dirigentes de Federações e Clubes filiados a CBTM, a participarem desse grande evento. REGULAMENTO GERAL:

Leia mais

COPA DAS FEDERAÇÕES REGULAMENTO GERAL PARA 2014

COPA DAS FEDERAÇÕES REGULAMENTO GERAL PARA 2014 COPA DAS FEDERAÇÕES REGULAMENTO GERAL PARA 2014 1. DO CAMPEONATO Anualmente a CBT - Confederação Brasileira de Tênis promoverá a Copa das Federações, para definir o Estado Campeão Brasileiro. A Copa das

Leia mais

CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS DOS JOGOS UNIVERSITÁRIOS EINSTEIN

CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS DOS JOGOS UNIVERSITÁRIOS EINSTEIN CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS DOS JOGOS UNIVERSITÁRIOS EINSTEIN Artigo 1º - Os Jogos Universitários tem como objetivo: * Incentivar a participação dos jovens em atividades saudáveis do ponto de vista social,

Leia mais

LIGA PAULISTANA DE FUTEBOL AMADOR

LIGA PAULISTANA DE FUTEBOL AMADOR COPA LIGA PAULISTANA REGULAMENTO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Artigo 1º - Este Regulamento é o conjunto das disposições que regem a Copa Liga Paulistana. Artigo 2º - A Copa tem por finalidade promover

Leia mais

Art. 3º - No Novo Desporto Universitário NDU serão reconhecidos os seguintes poderes:

Art. 3º - No Novo Desporto Universitário NDU serão reconhecidos os seguintes poderes: REGULAMENTO GERAL CAPÍTULO I DA FINALIDADE DO EVENTO Art. 1º - O Novo Desporto Universitário NDU tem por finalidade reunir as Associações Atléticas Acadêmicas fundadoras e associadas a participar de atividades

Leia mais

EDITAL Nº. 001/2015 PROCESSO SELETIVO DO PROJETO BOLSA-ESPORTE DA SECRETARIA DO ESPORTE DO CEARÁ

EDITAL Nº. 001/2015 PROCESSO SELETIVO DO PROJETO BOLSA-ESPORTE DA SECRETARIA DO ESPORTE DO CEARÁ EDITAL Nº. 001/2015 PROCESSO SELETIVO DO PROJETO BOLSA-ESPORTE DA SECRETARIA DO ESPORTE DO CEARÁ O Estado do Ceará, através da Secretaria do Esporte, torna público, para conhecimento dos interessados,

Leia mais

ESTADO DE MATO GROSSO PREFEITURA MUNICIPAL DE CURVELÂNDIA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA, ESPORTE E LAZER CURVELÂNDIA MT

ESTADO DE MATO GROSSO PREFEITURA MUNICIPAL DE CURVELÂNDIA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA, ESPORTE E LAZER CURVELÂNDIA MT Árbitros Capacitados Equipe Campeã Copa do Queijo 2012 Divulgação com abrangência Segurança e Atendimento de Primeiros Socorros Estimativa de um bom Público CURVELÂNDIA MT REGULAMENTO 1 DAS FINALIDADES

Leia mais

CURRICULUM DE VITÓRIAS. Campeonato mundial de Natação Ilha de Malta / Itália

CURRICULUM DE VITÓRIAS. Campeonato mundial de Natação Ilha de Malta / Itália CURRICULUM DE VITÓRIAS ANO: 1992 1. IX Paraolimpiada de Barcelona ESPANHA Premiação: 01 Medalhas de Bronze ANO: 1993 Campeonato mundial de Natação Ilha de Malta / Itália Premiação: 01 medalha de Ouro 200

Leia mais

REGULAMENTO PARA O RANKING BRASILEIRO E REGISTRO DE RECORDES DO PARAQUEDISMO CLÁSSICO. 5ª Edição 08 de Fevereiro de 2015. 1.

REGULAMENTO PARA O RANKING BRASILEIRO E REGISTRO DE RECORDES DO PARAQUEDISMO CLÁSSICO. 5ª Edição 08 de Fevereiro de 2015. 1. REGULAMENTO PARA O RANKING BRASILEIRO E REGISTRO DE RECORDES DO PARAQUEDISMO CLÁSSICO 5ª Edição 08 de Fevereiro de 2015 1. Introdução: O Paraquedismo Clássico é constituído pelas modalidades de PRECISÃO

Leia mais

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE DESPORTOS DE DEFICIENTES VISUAIS CBDV RELATÓRIO ADMINISTRATIVO-FINANCEIRO, TÉCNICO E DE COMUNICAÇÃO.

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE DESPORTOS DE DEFICIENTES VISUAIS CBDV RELATÓRIO ADMINISTRATIVO-FINANCEIRO, TÉCNICO E DE COMUNICAÇÃO. CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE DESPORTOS DE DEFICIENTES VISUAIS CBDV RELATÓRIO ADMINISTRATIVO-FINANCEIRO, TÉCNICO E DE COMUNICAÇÃO. ANO BASE 2015 1. Introdução Este documento visa apresentar de forma sintética,

Leia mais

GUERREIRAS GRENÁS T E M P O R A D A 2 014

GUERREIRAS GRENÁS T E M P O R A D A 2 014 GUERREIRAS GRENÁS TEMPORADA TÍTULOS O MELHOR TIME DE FUTEBOL FEMININO DO BRASIL Em, a Ferroviária/Fundesport venceu as duas competições nacionais do futebol feminino, a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro,

Leia mais

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE DESPORTOS DE DEFICIENTES VISUAIS CBDV RELATÓRIO ADMINISTRATIVO-FINANCEIRO, TÉCNICO E DE COMUNICAÇÃO ANO BASE 2014

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE DESPORTOS DE DEFICIENTES VISUAIS CBDV RELATÓRIO ADMINISTRATIVO-FINANCEIRO, TÉCNICO E DE COMUNICAÇÃO ANO BASE 2014 CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE DESPORTOS DE DEFICIENTES VISUAIS CBDV RELATÓRIO ADMINISTRATIVO-FINANCEIRO, TÉCNICO E DE COMUNICAÇÃO ANO BASE 2014 1. Introdução Este documento visa apresentar de forma sintética,

Leia mais

CIRCUITO LOTERIAS CAIXA BRASIL PARAOLÍMPICO DE ATLETISMO E NATAÇÃO 2009 REGULAMENTO GERAL DAS ETAPAS NACIONAIS

CIRCUITO LOTERIAS CAIXA BRASIL PARAOLÍMPICO DE ATLETISMO E NATAÇÃO 2009 REGULAMENTO GERAL DAS ETAPAS NACIONAIS 1 CIRCUITO LOTERIAS CAIXA BRASIL PARAOLÍMPICO DE ATLETISMO E NATAÇÃO 2009 REGULAMENTO GERAL DAS ETAPAS NACIONAIS I DOS OBJETIVOS SEÇÃO I - DA COMPETIÇÃO Artigo 1º - O Circuito Loterias CAIXA Brasil Paraolímpico

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DOS JOGOS MULTIVIX

REGULAMENTO GERAL DOS JOGOS MULTIVIX ART. 1º - DA FINALIDADE REGULAMENTO GERAL DOS JOGOS MULTIVIX Os JOGOS MULTIVIX modalidade Beach Soccer fazem parte do CIRCUITO VIDA SAUDÁVEL MULTIVIX, torneio universitário que tem por finalidade integrar

Leia mais

Emissão Original: 03/11/2014

Emissão Original: 03/11/2014 COPA DO NORDESTE SUB 20/2014 REGULAMENTO ESPECÍFICO DA COMPETIÇÃO CAPÍTULO I Da Denominação e Participação Art. 1º A Copa do Nordeste Sub 20 de 2014, doravante denominada Copa, é regida por dois regulamentos

Leia mais

NORMAS GERAIS PARA O RANKING ESTADUAL DE ASSOCIAÇÕES, ACADEMIAS, CLUBES E ATLETAS TÍTULO I REGULAMENTO TÉCNICO CAPÍTULO I DA FINALIDADE

NORMAS GERAIS PARA O RANKING ESTADUAL DE ASSOCIAÇÕES, ACADEMIAS, CLUBES E ATLETAS TÍTULO I REGULAMENTO TÉCNICO CAPÍTULO I DA FINALIDADE FEDERAÇÃO ESPORTIVA BAIANA DE TAEKWONDO UMA ENTIDADE ADMINISTRATIVA ESTADUAL DA PRÁTICA DO TAEKWONDO OLÍMPICO Rua Gabriel Soares,60 Ladeira dos Aflitos - Centro Cep. 40.060-040, Salvador, Bahia. E-mail:

Leia mais

CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL. Texto atualizado apenas para consulta.

CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL. Texto atualizado apenas para consulta. 1 Texto atualizado apenas para consulta. LEI Nº 2.402, DE 15 DE JUNHO DE 1999 (Autoria do Projeto: Deputado Agrício Braga) Institui o Programa Bolsa Atleta. O GOVERNADOR DO DISTRITO FEDERAL, Faço saber

Leia mais

Confederação Brasileira de Futebol

Confederação Brasileira de Futebol Confederação Brasileira de Futebol Diretoria de Competições Regulamento Específico da Competição Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino 2015 1 SUMÁRIO DEFINIÇÕES... 3 CAPÍTULO I - DA DENOMINAÇÃO E PARTICIPAÇÃO...

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DAS OLIMPIADAS UFS 2008. 25 de outubro à 30 de novembro de 2008

REGULAMENTO GERAL DAS OLIMPIADAS UFS 2008. 25 de outubro à 30 de novembro de 2008 1 DAS OLIMPIADAS UFS 2008 25 de outubro à 30 de novembro de 2008 São Cristóvão 2008 2 SUMÁRIO TÍTULO I CAPÍTULO I DA APRESENTAÇÃO 3 CAPÍTULO II DOS OBJETIVOS 3 CAPÍTULO III DA JUSTIFICATIVA 3 TÍTULO II

Leia mais

REALIZAÇÃO: NOVE DE JULHO CASA VERDE

REALIZAÇÃO: NOVE DE JULHO CASA VERDE 6ª COPA NOVE DE JULHO DE FUTEBOL AMADOR 2016 REALIZAÇÃO: NOVE DE JULHO CASA VERDE 1 REGULAMENTO DA 6ª COPA NOVE DE JULHO 2016 CAPITULO I Da PARTICIPAÇÃO Esta copa contará com a participação de 48 (quarenta

Leia mais

Associação Brasileira de Escolinhas de Futebol e Futsal- ABEFF

Associação Brasileira de Escolinhas de Futebol e Futsal- ABEFF Associação Brasileira de Escolinhas de Futebol e Futsal- ABEFF Diretoria de Competições Regulamento da Copa do Brasil de Escolinhas de Futebol Copa do Brasil de Escolinhas de Futebol 2016 Categorias Sub

Leia mais

REGULAMENTO DA 2ª ETAPA DA COPA SESI DE NATAÇÃO 2015 CAPÍTULO I CAPÍTULO IV CAPÍTULO II CAPÍTULO III

REGULAMENTO DA 2ª ETAPA DA COPA SESI DE NATAÇÃO 2015 CAPÍTULO I CAPÍTULO IV CAPÍTULO II CAPÍTULO III REGULAMENTO DA 2ª ETAPA DA COPA SESI DE NATAÇÃO 2015 CAPÍTULO I DAS FINALIDADES: Art. 1º - A Copa SESI de Natação visa desenvolver a natação entre os atletas não federados no Estado de Goiás. Com o objetivo

Leia mais

Período: 06/09 a 29/11 11 datas. Realização: Faculdade Anísio Teixeira Departamento de Esportes

Período: 06/09 a 29/11 11 datas. Realização: Faculdade Anísio Teixeira Departamento de Esportes Período: 06/09 a 29/11 11 datas Realização: Faculdade Anísio Teixeira Departamento de Esportes COORDENAÇÃO: Prof. Eurico Gaspar de Oliveira CREF 0124 - G/BA CONTATO: (75) 8307-1261 / 9165-4938 / 3223.4158

Leia mais

APOIO EVIDÊNCIA PROMOTIONS CERVEJARIA FEMSA

APOIO EVIDÊNCIA PROMOTIONS CERVEJARIA FEMSA II COPA CINQUENTÃO BOTAFOGO DE FUTEBOL AMADOR APOIO EVIDÊNCIA PROMOTIONS CERVEJARIA FEMSA Acesse o site WWW.BOTAFOGODEGUAIANASES.COM.BR REALIZAÇÃO: ACOCESP: Promoções de Eventos e Coordenação de Esporte

Leia mais

27º Campeonato Brasileiro Individual Modalidade 12 Toques - 2015 CARTA CONVITE 04/06 a 07/06/2015

27º Campeonato Brasileiro Individual Modalidade 12 Toques - 2015 CARTA CONVITE 04/06 a 07/06/2015 CARTA CONVITE 1 27º Campeonato Brasileiro Individual Modalidade 12 Toques - 2015 CARTA CONVITE 04/06 a 07/06/2015 Realização: Apoio: 2 As FEDERAÇÕES e CLUBES, filiados a CBFM: Estamos oficializando a CARTA

Leia mais

BASQUETE FEMININO DE BLUMENAU FMD BLUMENAU / VASTO VERDE PROPOSTA DE PARCERIA

BASQUETE FEMININO DE BLUMENAU FMD BLUMENAU / VASTO VERDE PROPOSTA DE PARCERIA BASQUETE FEMININO DE BLUMENAU FMD BLUMENAU / VASTO VERDE PROPOSTA DE PARCERIA As empresas cidadãs como são chamadas as empresas que se utilizam do marketing social, sabem da importância de sua imagem e

Leia mais

Regulamento da. Copa UniBH de. Futsal

Regulamento da. Copa UniBH de. Futsal Regulamento da Copa UniBH de Futsal FINALIDADE O presente regulamento contêm as normas que regem na 9ª Copa UniBH de Futsal, sendo conhecedores de seu conteúdo todos os inscritos que se submetem sem ressalvas

Leia mais

FEDERAÇÃO CEARENSE DE FUTEBOL REC. Regulamento Específico Série A 2015 CAMPEONATO CEARENSE 2015 SÉRIE A REGULAMENTO ESPECÍFICO DA COMPETIÇÃO REC

FEDERAÇÃO CEARENSE DE FUTEBOL REC. Regulamento Específico Série A 2015 CAMPEONATO CEARENSE 2015 SÉRIE A REGULAMENTO ESPECÍFICO DA COMPETIÇÃO REC CAMPEONATO CEARENSE SÉRIE A REGULAMENTO ESPECÍFICO DA COMPETIÇÃO CAPÍTULO I Da Denominação e Participação Art. 1º - O Campeonato Cearense de da Série A, doravante denominado Campeonato Cearense Serie A,

Leia mais

REGULAMENTO ESPECÍFICO BASQUETEBOL 2013-2014

REGULAMENTO ESPECÍFICO BASQUETEBOL 2013-2014 REGULAMENTO ESPECÍFICO BASQUETEBOL 2013-2014 Índice 1. Introdução 2 2. Escalões etários 3 3. Constituição das Equipas 4 4. Regulamento Técnico Pedagógico 5 5. Classificação, Pontuação e Desempate 6 6.

Leia mais

INTERSÉRIES COLÉGIO MARISTA APARECIDA 2015 REGULAMENTO GERAL

INTERSÉRIES COLÉGIO MARISTA APARECIDA 2015 REGULAMENTO GERAL INTERSÉRIES COLÉGIO MARISTA APARECIDA 2015 REGULAMENTO GERAL CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º - Este regulamento é o conjunto das disposições que regem as competições da Interséries 2015. Art.

Leia mais

REGULAMENTO ESPECÍFICO DE XADREZ JERNS - JEES 2014

REGULAMENTO ESPECÍFICO DE XADREZ JERNS - JEES 2014 GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE SECRETARIA DE ESTADO, DA EDUCAÇÃO E DA CULTURA COORDENADORIA DE DESPORTOS DESPORTO ESCOLAR CODESP REGULAMENTO ESPECÍFICO DE XADREZ JERNS - JEES 2014 Art. 1º - As

Leia mais

11º CAMPEONATO BRASILEIRO DE TERCETOS - 2015

11º CAMPEONATO BRASILEIRO DE TERCETOS - 2015 11º CAMPEONATO BRASILEIRO DE TERCETOS - 2015 R E G U L A M E N T O 1. Datas, horários e locais de disputa O 11º Campeonato Brasileiro de Tercetos será realizado em Minas Gerais, no período de 4 a 7 de

Leia mais

MANUAL DE DIRETRIZ E EXECUÇÃO 2013

MANUAL DE DIRETRIZ E EXECUÇÃO 2013 MANUAL DE DIRETRIZ E EXECUÇÃO 2013 1. APRESENTAÇÃO O Programa Minas Olímpica Oficina de Esportes é uma ação do Governo de Minas por meio da SEEJ, cujo objetivo é o fomento e desenvolvimento do esporte

Leia mais

Copa Cariri Garden Shopping de Tênis de Mesa - CE

Copa Cariri Garden Shopping de Tênis de Mesa - CE Copa Cariri Garden Shopping de Tênis de Mesa - CE A Federação dos Mesatenistas do Ceará-FMC tem a honra de convidar a todos os Atletas, Técnicos e Dirigentes das Federações e Clubes filiados a CBTM, a

Leia mais

Inscrições até o dia 14/04/14!

Inscrições até o dia 14/04/14! Boletim Oficial 009/14 26 de março de 2014 A Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro tem a grande satisfação de convidar esta conceituada instituição de Judô a participar da 1ª Etapa do Circuito

Leia mais

ESPORTE E CIDADANIA, PROGRAMA MEDALHA DE OURO GINÁSTICA DE TRAMPOLIM E ARTÍSTICA

ESPORTE E CIDADANIA, PROGRAMA MEDALHA DE OURO GINÁSTICA DE TRAMPOLIM E ARTÍSTICA ESPORTE E CIDADANIA, PROGRAMA MEDALHA DE OURO GINÁSTICA DE TRAMPOLIM E ARTÍSTICA Projeto enviado por Lúcia de Fátima Albuquerque Silva - Juíza de Direito Titular da Vara Criminal e da Infância e da Juventude

Leia mais

Emissão Original: 21/11/2013

Emissão Original: 21/11/2013 COPA DO NORDESTE/2014 REGULAMENTO ESPECÍFICO DA COMPETIÇÃO CAPÍTULO I Da Denominação e Participação Art. 1º A Copa do Nordeste de 2014, doravante denominada Copa, é regida por dois regulamentos mutuamente

Leia mais

Atletas do CPB aprovados a receber a Bolsa Pódio ATLETISMO

Atletas do CPB aprovados a receber a Bolsa Pódio ATLETISMO Atletas do CPB aprovados a receber a Bolsa Pódio ATLETISMO Alan Fonteles Cardoso de Oliveira 21/08/1992 Marabá (PA) 1,72m e 64 kg T43 (amputados e outros) PRINCIPAIS CONQUISTAS: Ouro nos 200m nas Paraolimpíadas

Leia mais

Aberto do Brasil reunirá atletas de onze países na Arena Santos

Aberto do Brasil reunirá atletas de onze países na Arena Santos Aberto do Brasil reunirá atletas de onze países na Arena Santos Com a participação de 72 atletas de 11 países, será disputado entre os dias 08 e 11 desse mês o Aberto do Brasil, etapa do Circuito Mundial

Leia mais

Actividades Desenvolvidas

Actividades Desenvolvidas Departamento de hóquei em Campo do Casa Pia Atlético Clube Introdução Em Outubro de 2013, iniciamos as actividades da modalidade de hóquei em Campo nos CED s da Casa Pia de Lisboa. A modalidade de hóquei

Leia mais

REGULAMENTO APRESENTAÇÃO

REGULAMENTO APRESENTAÇÃO REGULAMENTO APRESENTAÇÃO O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Espírito Santo SESCOOP/ES está promovendo o 1º FUTCOOP INFANTIL MASCULINO, que será realizado no mês de julho

Leia mais

R E G U L A M E N T O

R E G U L A M E N T O R E G U L A M E N T O CAMPEONATO PAULISTA DE CLUBES E CAMPEONATO PAULISTA DE EQUIPES 2012 1. DA REALIZAÇÃO DO CAMPEONATO: Evento promovido, realizado e coordenado pela Federação Paulista de Boliche (FPBOL).

Leia mais

CARTAZ. Organização. Bowling Caldas. II Torneio Nacional Individual de Bowling de Surdos da APS

CARTAZ. Organização. Bowling Caldas. II Torneio Nacional Individual de Bowling de Surdos da APS CARTAZ Organização Associação Portuguesa de Surdos Apoio Federação Portuguesa de Bowling Bowling Caldas 1 Artigo 1º: Data e Local Regulamento O 2º Torneio Nacional Individual de Bowling de Surdos da APS

Leia mais

a) Regulamento Específico da Competição (REC) o qual trata do sistema de disputa e outros assuntos específicos da Copa.

a) Regulamento Específico da Competição (REC) o qual trata do sistema de disputa e outros assuntos específicos da Copa. COPA DO BRASIL SUB 20 DE 2013 REC REGULAMENTO ESPECÍFICO DA COMPETIÇÃO CAPÍTULO I Da Denominação e Participação Art. 1º A Copa do Brasil Sub 20, edição de 2013, doravante denominada simplesmente Copa,

Leia mais

TORNEIO ESCOLAR DE ESPORTES DE LONDRINA REGULAMENTO GERAL CAPÍTULO I

TORNEIO ESCOLAR DE ESPORTES DE LONDRINA REGULAMENTO GERAL CAPÍTULO I TORNEIO ESCOLAR DE ESPORTES DE LONDRINA REGULAMENTO GERAL CAPÍTULO I Atualizado em 24/02/2005 DOS OBJETIVOS Art. 1 o.- Promover o desporto educacional através de várias modalidades esportivas, dando a

Leia mais

REGULAMENTO DOS JOGOS INTERNOS DO UNIPÊ JIPÊ 2015

REGULAMENTO DOS JOGOS INTERNOS DO UNIPÊ JIPÊ 2015 REGULAMENTO DOS JOGOS INTERNOS DO UNIPÊ JIPÊ 2015 Mantenedora Institutos Paraibanos de Educação - IPÊ Campus Universitário - BR 230 - Km 22 - Fone: (83) 2106-9200 - Cx Postal 318 - Cep: 58.053-000 João

Leia mais

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 229/2012

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 229/2012 DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 229/2012 Fixa o Calendário Escolar da Universidade de Taubaté, para os cursos de graduação em regimes seriado anual e seriado semestral, para o ano letivo de 2013. O CONSELHO DE ENSINO

Leia mais

Políticas para o Esporte de Alto Rendimento. Ricardo Leyser Secretário Nacional de Esporte de Alto Rendimento

Políticas para o Esporte de Alto Rendimento. Ricardo Leyser Secretário Nacional de Esporte de Alto Rendimento Políticas para o Esporte de Alto Rendimento Ricardo Leyser Secretário Nacional de Esporte de Alto Rendimento Oportunidade histórica III Conferência Nacional do Esporte Junho de 2010: Por Um Time Chamado

Leia mais

PROJETO OLÍMPICO - RIO 2016 -

PROJETO OLÍMPICO - RIO 2016 - A MVP é uma agência de Comunicação e Marketing Esportivo que atua de forma diferenciada no mercado, gerenciando a imagem de grandes atletas do esporte nacional desde 2006, passando pelos ciclos olímpicos

Leia mais

PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO EM VOLEIBOL

PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO EM VOLEIBOL PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO EM VOLEIBOL Gabriel Weiss Maciel Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil Henrique Cabral Faraco Universidade do Estado de Santa Catarina,

Leia mais

JOGANDO NA PRÉ-TEMPORADA. Do mesmo modo, custa-me entender a evolução de um jogador à margem da evolução da equipa.

JOGANDO NA PRÉ-TEMPORADA. Do mesmo modo, custa-me entender a evolução de um jogador à margem da evolução da equipa. JOGANDO NA PRÉ-TEMPORADA Do mesmo modo, custa-me entender a evolução de um jogador à margem da evolução da equipa. Mourinho em Oliveira et alii (2006, pg. 153) Muito se fala da necessidade de um maior

Leia mais

PROJETO de REVITALIZAÇÃO do FUTEBOL CAPIXABA 2009-2014. João Henrique Areias. Diretor Executivo da Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo

PROJETO de REVITALIZAÇÃO do FUTEBOL CAPIXABA 2009-2014. João Henrique Areias. Diretor Executivo da Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo PROJETO de REVITALIZAÇÃO do 2009-2014 João Henrique Areias Diretor Executivo da Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo Curriculum 1973-1974 Grupo Tristão - RJ 1975-1987 IBM Brasil Vendas Marketing

Leia mais

COPA SUL DOS CAMPEÕES DE 2016 REGULAMENTO ESPECÍFICO CAPÍTULO I. Disposições Preliminares

COPA SUL DOS CAMPEÕES DE 2016 REGULAMENTO ESPECÍFICO CAPÍTULO I. Disposições Preliminares LIGA LAGUNENSE DE FUTEBOL - LLF DEPARTAMENTO TÉCNICO COPA SUL DOS CAMPEÕES DE 2016 REGULAMENTO ESPECÍFICO CAPÍTULO I Disposições Preliminares Art. 1º - A Copa Sul dos Campeões de 2016, será promovida pela

Leia mais

Atingir Escolinhas de Futebol e Futsal em todos os Estados Brasileiros, oferecendo uma competição de alto nível, planejada, organizada e contínua;

Atingir Escolinhas de Futebol e Futsal em todos os Estados Brasileiros, oferecendo uma competição de alto nível, planejada, organizada e contínua; A ABEFF A ABEFF é uma associação sem fins lucrativos que visa oportunizar, organizar, representar e defender as entidades que se denominam Escolinhas de Futebol e de Futsal e Futsete, setor este, que tem

Leia mais

CAMPEONATOS NACIONAIS DE EQUIPAS 2014 / 2015. - Este Campeonato será disputado por 10 (dez) equipas incluídas numa Zona Única.

CAMPEONATOS NACIONAIS DE EQUIPAS 2014 / 2015. - Este Campeonato será disputado por 10 (dez) equipas incluídas numa Zona Única. CAMPEONATOS NACIONAIS DE EQUIPAS 2014 / 2015 I DIVISÃO - SENIORES MASCULINOS - Este Campeonato será disputado por 10 (dez) equipas incluídas numa Zona Única. - O Campeonato compreenderá duas fases distintas:

Leia mais

R e g u l a m e n t o Q u a d r a n g u l a r d e A s c e n s o / D e s c e n s o N B B - 2 0 1 2 / 2 0 1 3 Página 1

R e g u l a m e n t o Q u a d r a n g u l a r d e A s c e n s o / D e s c e n s o N B B - 2 0 1 2 / 2 0 1 3 Página 1 R e g u l a m e n t o Q u a d r a n g u l a r d e A s c e n s o / D e s c e n s o N B B - 2 0 1 2 / 2 0 1 3 Página 1 1. Competição: Quadrangular de Ascenso e Descenso do NBB 2012/2013 2. Bases legais a.

Leia mais

Índice. Introdução...2. Presença na Internet 2015 - www.praiadasrocas.com...3. Redes Sociais (Facebook)...7. Conclusão...9

Índice. Introdução...2. Presença na Internet 2015 - www.praiadasrocas.com...3. Redes Sociais (Facebook)...7. Conclusão...9 Índice Introdução...2 Presença na Internet 2015 - www.praiadasrocas.com...3 Redes Sociais (Facebook)...7 Conclusão...9 1 PRAIA DAS ROCAS Presença na Internet 2015. Introdução A presença na Internet é tida

Leia mais

REGULAMENTO DO RANKING PARAIBANO 2015

REGULAMENTO DO RANKING PARAIBANO 2015 REGULAMENTO DO RANKING PARAIBANO 2015 DO RANKING, DOS OBJETIVOS E DENOMINAÇÕES Artigo 01. O Ranking Paraibano de Tênis será realizado pelo sistema portal do tênis paraibano, localizado no endereço eletrônico

Leia mais

GRUPOS CAMPO (02) SHOW DE BOLA CATEGORIA SUB: 13 CATEGORIA SUB: 15

GRUPOS CAMPO (02) SHOW DE BOLA CATEGORIA SUB: 13 CATEGORIA SUB: 15 GRUPOS CAMPO (01) 1º BPM CAMPO (02) SHOW DE BOLA CATEGORIA SUB: 09 1. Associação Teotônio Segurado- 1º BPM 2. Associação Aureny III 3. Instituto Fernandes Futebol Clube 4. Escolinha FLA CAMPO (03) 606

Leia mais

LIGA ATLÉTICA DA REGIÃO MINEIRA

LIGA ATLÉTICA DA REGIÃO MINEIRA CAMPEONATO REGIONAL DA LARM DE FUTEBOL NÃO PROFISSIONAL DA 1ª DIVISÃO DE 2015 REGULAMENTO ESPECÍFICO Disposições Preliminares: CAPÍTULO I Art. 1º - O campeonato Regional da Liga Atlética da Região Mineira

Leia mais

REGULAMENTO CAMPEONATO SUL BRASILEIRO MASTERS DE NATAÇÃO - 2013

REGULAMENTO CAMPEONATO SUL BRASILEIRO MASTERS DE NATAÇÃO - 2013 REGULAMENTO CAMPEONATO SUL BRASILEIRO MASTERS DE NATAÇÃO - 2013 Art. 1º - A Federação Gaúcha de Desportos Aquáticos - FGDA realizará, o Campeonato Sul Brasileiro Masters de Natação, nos dias 19 e 20 de

Leia mais

REGULAMENTO CIRCUITO BANCO DO BRASIL VÔLEI DE PRAIA OPEN /NACIONAL

REGULAMENTO CIRCUITO BANCO DO BRASIL VÔLEI DE PRAIA OPEN /NACIONAL REGULAMENTO DO CIRCUITO BANCO DO BRASIL VÔLEI DE PRAIA OPEN /NACIONAL Etapas de Cuiabá/MT e Goiânia/GO ÍNDICE CAPÍTULO 1: 1.1 CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE VOLEIBOL...04 1.2 DIREITOS DA CBV SOBRE OS EVENTOS

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE TERESINA Secretaria Municipal de Esporte e Lazer SEMEL EDITAL Nº. 001/2013

PREFEITURA MUNICIPAL DE TERESINA Secretaria Municipal de Esporte e Lazer SEMEL EDITAL Nº. 001/2013 EDITAL Nº. 001/2013 ESTABELECE O PROCESSO DE INSCRIÇÃO E SELEÇÃO PARA CONCESSÃO DA BOLSA ATLETA DE TERESINA. O Secretário municipal de Esportes e Lazer SEMEL, com base na Lei 4.049/2010, faz saber que

Leia mais

COPA DOS CAMPEÕES UNILIGAS 2015 REGULAMENTO

COPA DOS CAMPEÕES UNILIGAS 2015 REGULAMENTO COPA DOS CAMPEÕES UNILIGAS 2015 REGULAMENTO DA DENOMINAÇÃO E PARTICIPAÇÃO Art. 1º Á COPA DOS CAMPEÕES UNILIGAS 2015, será disputada pelas 7 (sete) equipes Campeãs e as 7(sete) equipes Vice Campeãs das

Leia mais

REGULAMENTO ESPECÍFICO DO BASQUETE

REGULAMENTO ESPECÍFICO DO BASQUETE REGULAMENTO ESPECÍFICO DO BASQUETE 1. As competições de basquete serão realizadas de acordo com as regras internacionais da FIBA e os regulamentos e normas do Novo Desporto Universitário 2012 NDU. 2. Cada

Leia mais

RN 006/2002. Programa de Estímulo à Fixação de Recursos Humanos de Interesse dos Fundos Setoriais - PROSET

RN 006/2002. Programa de Estímulo à Fixação de Recursos Humanos de Interesse dos Fundos Setoriais - PROSET Revogada Pela RN-028/07 RN 006/2002 Programa de Estímulo à Fixação de Recursos Humanos de Interesse dos Fundos Setoriais - PROSET O Presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Leia mais

«Regulamento da Oportunidade Especial do Campeonato Mundial de Futebol 2014» Artigo 1.º. Âmbito de Aplicação

«Regulamento da Oportunidade Especial do Campeonato Mundial de Futebol 2014» Artigo 1.º. Âmbito de Aplicação «Regulamento da Oportunidade Especial do Campeonato Mundial de Futebol 2014» Artigo 1.º Âmbito de Aplicação O presente regulamento aplica-se apenas ao Campeonato Mundial de Futebol 2014 da Lotaria Desportiva

Leia mais

DIRETORIA DOS INTERESSES TÉCNICOS

DIRETORIA DOS INTERESSES TÉCNICOS DIRETORIA DOS INTERESSES TÉCNICOS 2 0 1 2 XXI - CAMPEONATO SUB-12 MASCULINO DA G.S.P. XLIV - CAMPEONATO SUB-13 MASCULINO DA G.S.P. LIV - CAMPEONATO SUB-14 MASCULINO DA G.S.P. LXXIII - CAMPEONATO SUB-15

Leia mais

CAMPEONATO CATARINENSE DE FUTEBOL PROFISSIONAL DA SÉRIE A DE 2015 REGULAMENTO ESPECÍFICO CAPÍTULO I DA DENOMINAÇÃO E DA PARTICIPAÇÃO

CAMPEONATO CATARINENSE DE FUTEBOL PROFISSIONAL DA SÉRIE A DE 2015 REGULAMENTO ESPECÍFICO CAPÍTULO I DA DENOMINAÇÃO E DA PARTICIPAÇÃO CAMPEONATO CATARINENSE DE FUTEBOL PROFISSIONAL DA SÉRIE A DE 2015 REGULAMENTO ESPECÍFICO CAPÍTULO I DA DENOMINAÇÃO E DA PARTICIPAÇÃO Art. 1º O CAMPEONATO CATARINENSE DE FUTEBOL PROFISSIONAL DA SÉRIE A

Leia mais

Federação Paulista de Futebol

Federação Paulista de Futebol Federação Paulista de Futebol RUA FEDERAÇÃO PAULISTA DE FUTEBOL, 55 SÃO PAULO - SP Telefone 2189-7000 Fax 2189-7022 REGULAMENTO ESPECÍFICO DA COPA PAULISTA - 2015 DA DENOMINAÇÃO E PARTICIPAÇÃO Art. 1º

Leia mais

COPA CEPEUSP DE FUTEBOL 2016 REGULAMENTO

COPA CEPEUSP DE FUTEBOL 2016 REGULAMENTO CENTRO DE PRÁTICAS ESPORTIVAS DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO S. EVENTOS COPA CEPEUSP DE FUTEBOL 2016 REGULAMENTO I - DOS OBJETIVOS A COPA CEPEUSP DE FUTEBOL DE CAMPO tem como objetivo a integração dos docentes

Leia mais

O CAMPEONATO SAMBERNARDENSE DE FUTEBOL JUNIORES 2011 R E G U L A M E N T O / TEMPORADA 2011 = = = = = = = = = = = = DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

O CAMPEONATO SAMBERNARDENSE DE FUTEBOL JUNIORES 2011 R E G U L A M E N T O / TEMPORADA 2011 = = = = = = = = = = = = DISPOSIÇÕES PRELIMINARES CAMPEONATO SAMBERNARDENSE DE FUTEBOL JUNIORES 2011 R E G U L A M E N T O / TEMPORADA 2011 = = = = = = = = = = = = DISPOSIÇÕES PRELIMINARES ARTIGO 1º O CAMPEONATO SAMBERNARDENSE DE FUTEBOL JUNIORES/2011,

Leia mais

Crianças e jovens, de 09 até 17 anos de idade, participam de Escolinha e das Equipes nas competições oficiais.

Crianças e jovens, de 09 até 17 anos de idade, participam de Escolinha e das Equipes nas competições oficiais. ABIG / JEQUIÁ BASQUETE * Localizado na Ilha do Governador * Há 40 anos participando das competições de Basquete no Estado do Rio de Janeiro * Equipes participando de 5 categorias nesta temporada Crianças

Leia mais

AGAP/DF ASSOCIAÇÕES DE GARANTIA AO ATLETA PROFISSIONAL DO DISTRITO FEDERAL CNPJ: 00.497.826/0001-08

AGAP/DF ASSOCIAÇÕES DE GARANTIA AO ATLETA PROFISSIONAL DO DISTRITO FEDERAL CNPJ: 00.497.826/0001-08 Regulamento da 16º COPA AGAP DE NOVOS TALENTOS Edição 2015 Copa Agap de Futebol Novos Talentos Categoria Sub 11 Copa Agap de Futebol Novos Talentos Categoria Sub 13 CAPÍTULO I Das Disposições Preliminares

Leia mais

DA FINALIDADE: Homens só poderão substituir homens e mulheres só poderão substituir mulheres.

DA FINALIDADE: Homens só poderão substituir homens e mulheres só poderão substituir mulheres. DA FINALIDADE: Art. 1º - Os JOGOS DE VERÃO ARCO SPM 2013 MODALIDADE VOLEIBOL 4X4, tem como finalidade principal, promover o congraçamento das equipes e o aumento da adesão à prática de exercícios físicos

Leia mais

COPA SUL DOS CAMPEÕES DE 2015 REGULAMENTO ESPECÍFICO CAPÍTULO I. Disposições Preliminares

COPA SUL DOS CAMPEÕES DE 2015 REGULAMENTO ESPECÍFICO CAPÍTULO I. Disposições Preliminares LIGA IMBITUBENSE DE FUTEBOL - LIF DEPARTAMENTO TÉCNICO COPA SUL DOS CAMPEÕES DE 2015 REGULAMENTO ESPECÍFICO CAPÍTULO I Disposições Preliminares Art. 1º - A Copa Sul dos Campeões de 2015, será promovida

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DO DEPARTAMENTO TECNICO PARA O SEGUNDO SEMESTRE - 2006

PROGRAMAÇÃO DO DEPARTAMENTO TECNICO PARA O SEGUNDO SEMESTRE - 2006 PROGRAMAÇÃO DO DEPARTAMENTO TECNICO PARA O SEGUNDO SEMESTRE - 2006 O Taekwondo brasileiro está passando por grandes transformações em sua estrutura administrativa e política. Nos últimos anos, devido a

Leia mais

RELATÓRIO DE CUMPRIMENTO DO OBJETO PROJETO II LIGA NACIONAL DE POLO AQUÁTICO PROCESSO Nº 58000.002014/2009-94

RELATÓRIO DE CUMPRIMENTO DO OBJETO PROJETO II LIGA NACIONAL DE POLO AQUÁTICO PROCESSO Nº 58000.002014/2009-94 RELATÓRIO DE CUMPRIMENTO DO OBJETO PROJETO II LIGA NACIONAL DE POLO AQUÁTICO PROCESSO Nº 58000.002014/2009-94 SLIE Nº 1000359-22 Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos - CBDA 1 1. Introdução A

Leia mais

www.ndu.net.br Sede Social Rua Luís Góis, 2.187 Mirandópolis São Paulo SP Cep: 04043-400 Fone: (11) 7708-7429

www.ndu.net.br Sede Social Rua Luís Góis, 2.187 Mirandópolis São Paulo SP Cep: 04043-400 Fone: (11) 7708-7429 Organização, compromisso e qualidade em prol do esporte universitário paulista www.ndu.net.br Sede Social Rua Luís Góis, 2.187 Mirandópolis São Paulo SP Cep: 04043-400 Fone: (11) 7708-7429 REGULAMENTO

Leia mais

REGULAMENTO GERAL JOGOS DESPORTIVOS 2011. 1 Introdução

REGULAMENTO GERAL JOGOS DESPORTIVOS 2011. 1 Introdução REGULAMENTO GERAL JOGOS DESPORTIVOS 1 Introdução Fazerem parte de uma equipa, aperceberem-se de que sozinhos e isolados muito pouco conseguirão, entenderem o valor da amizade e do apoio dos companheiros,

Leia mais

Boletim Oficial 017/11. Rio de Janeiro, 19 de maio de 2011

Boletim Oficial 017/11. Rio de Janeiro, 19 de maio de 2011 Circuito Alto Rendimento [ 02 de julho - Sábado Sub 17 (1996/1995) Masculino Verde a Preta Feminino Amarela a Preta Sênior (1996 e anteriores) Masculino Roxa a Preta Feminino Laranja a Preta Sub 13 (2000/1999)

Leia mais

CAMPEONATO DE FUTSAL MACEIÓ 200 ANOS REGULAMENTO DE FUTSAL

CAMPEONATO DE FUTSAL MACEIÓ 200 ANOS REGULAMENTO DE FUTSAL CAMPEONATO DE FUTSAL MACEIÓ 200 ANOS REGULAMENTO DE FUTSAL 1. Os jogos de Futsal serão realizados de acordo com as Regras Oficiais, salvo o estabelecido neste Regulamento. 2. Cada equipe poderá inscrever

Leia mais

NORMAS ESPECÍFICAS FUTSAL ÉPOCA 2009-2010

NORMAS ESPECÍFICAS FUTSAL ÉPOCA 2009-2010 NORMAS ESPECÍFICAS FUTSAL ÉPOCA 2009-2010 FUTSAL NORMAS ESPECÍFICAS As normas específicas são regras estabelecidas pela Direcção Desportiva, em complemento do Código Desportivo, para as provas organizadas

Leia mais

REGULAMENTO ESPECÍFICO CAMPEONATO ESTADUAL DE FUTEBOL DA PRIMEIRA DIVISÃO DE PROFISSIONAIS DO RIO GRANDE DO NORTE 2016

REGULAMENTO ESPECÍFICO CAMPEONATO ESTADUAL DE FUTEBOL DA PRIMEIRA DIVISÃO DE PROFISSIONAIS DO RIO GRANDE DO NORTE 2016 REGULAMENTO ESPECÍFICO CAMPEONATO ESTADUAL DE FUTEBOL DA PRIMEIRA DIVISÃO DE PROFISSIONAIS DO RIO GRANDE DO NORTE 2016 DOS PARTICIPANTES Art. 1º - Integrarão o Campeonato Estadual de Futebol da Primeira

Leia mais

Curso de Árbitros inicia a 13 de fevereiro

Curso de Árbitros inicia a 13 de fevereiro Newsletter da Associação de Futebol de Leiria Ano VI n.º73 10-02-2016 Curso de Árbitros inicia a 13 de fevereiro pág.6 pág.2 Site da A.F. Leiria com nova imagem A.F. Leiria já disponibiliza os resultados

Leia mais

PROJETO DE LEI N.º 937, DE 2015 (Do Sr. Wadson Ribeiro)

PROJETO DE LEI N.º 937, DE 2015 (Do Sr. Wadson Ribeiro) *C0052134A* C0052134A CÂMARA DOS DEPUTADOS PROJETO DE LEI N.º 937, DE 2015 (Do Sr. Wadson Ribeiro) Estabelece percentual de bolsas para os cursos de Medicina por um prazo de dez (10) anos e cria contrapartida

Leia mais