Noções básicas de Rítmo

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Noções básicas de Rítmo"

Transcrição

1 Noções ásicas de Rítmo A Música está su-dividida em 3 elementos: Rítmo É o elemento que confere pulsação à música. Normalmente usam-se instrumentos que não geram notas precisas, apenas sons percussivos. Melodia Normalmente é o que se canta numa música e, na grande maioria das vezes, tem apenas uma nota soando por vez. Harmonia Acordes, conjunto de notas que servem de 'ase' e conferem sentido à melodia. Entendendo a função da Harmonia: Veja o que queremos dizer com...conferir sentido à melodia.... Atenção à sensação na palavra GIVING. Neste exemplo, esta palavra tem sempre a mesma melodia mas acompanhada por harmonias diferentes. O resultado final dessa cominação (Harmonia+Melodia) parece tão diferente que temos a impressão de que se trata de outra melodia, mas é a MESMA MELODIA. Adiferença está 799 no sentido que as diferentes harmonias conferem à estas mesmas notas. Estão organizados desta forma por ordem decrescente de complexidade, no sentido de facilidade de percepção. Quer dizer; se alguem errar a harmonia, poucos vão perceer o erro (geralmente só os músicos), se errarem na melodia muitos perceerão, mas se errarem no rítmo TODO MUNDO vai perceer!!! Straight = Swing São 'FEELINGS' Básicos de pulsação. Este é um conceito que vem antes mesmo da idéia de compasso. Existem apenas estes dois tipos: Straight Swing Rítmo RETO, quer dizer, ao sentir a pulsação da música, os pulsos e sudivisões se dão de forma simétrica, assim: e e e e A pulsação ásica da música se dá com o "e" (contratempo) de cada tempo um pouco aproximado do próximo pulso assim: e e e e e Percepção. Aula 1. Noções ásicas de Ritmo. Página 1.

2 EM SALA de aula: Você vai ouvir a MESMA levada de ateria primeiro tocando em STRAGHT e depois em SWING. Percea a diferença: ST SW ST SW ST SW ST SW ST SW ST SW Ouça agora em exemplos reais: Straight Swing Tão seu (Skank) - Sama (Desde que o sama...) - Pensamento (. Negra) - Lança Perfume (Rita Lee) - overed Saints (Brown) Te ver (Skank) - Jazz tradicional (All of me) - Aonde você mora (. Negra) - Flagra (Rita Lee) - Sem Saer (Djavam) Para se perceer, sem dúvida alguma, quando se trata de swing ou Straigth, vamos usar um Macete: Se imagine tocando chocalho na música: Se sua mão se move em intervalos de tempo regulares STRAIGHT Se ela se move como se fosse "de 2 em 2" SWING 1014 O Swing é ORGÂNIO e o Straight é MATEMÁTIO: Straigth TEM que ser 100%, tem que ser asolutamente simétrico, já o SWING pode ser aproximado (existem musicas tocadas com MUITO Swing e outras com um grau menor de Swing. Existe uma gíria muito comum entre músicos, que usa o termo swing para dizer que uma anda toca em... Tem um GROOVE legal... Aqui estamos falando do termo técnico Swing (SHUFFLE seria um sinônimo) STRAIGTH 100% SWING 100% SWING (pouco) SWING (quase nada) Exercícios em sala: Ouça e diga se estão em Swing ou Straigth: St Patricks Day (John Mayer) King of the Loy (Brecker) Ouça + lento You Learn (Alanis) Para evidenciar o feeling correto, produzimos versões com um chocalho certo e um errado. Tente perceer qual chocalho que não encaixa Me Liga (Paralamas) - O eco (Paralamas) Ouça + lento hange the world Tente perceer qual chocalho que não encaixa. - Big Idea ( Brecker Bros) - Ornithology (. Parker) Argila (Brown) - On the ack Side (Brecker) - Midnigth Ragler (Stones) Ouça + lento Satisfaction (Stones) Percepção para casa: Visite o nosso site e pratique, tente perceer a diferença entre o Straigth e o Swing. Lá voce poderá ouvir a MESMA levada primeiro sempre em Straigth e depois, na versão em Swing. Assim, você percee a diferença em claramente. Os links são: 115 Até e Percepção. Aula 1. Noções ásicas de Ritmo. Página 2.

3 orreções Exercícios em sala: Ouça e diga se estão em Swing ou Straigth: St Patricks Day (John Mayer) - You Learn (Alanis) Para evidenciar o feeling correto, produzimos versões com um chocalho certo e um errado. Tente perceer qual chocalho que não encaix.a - hange the world Tente perceer qual chocalho que não encaixa. - Big Idea ( Brecker Bros) - Ornithology (. Parker) - Satisfaction (Stones) SW SW ST SW SW ST King of the Loy (Brecker) - Me Liga (Paralamas) - O eco (Paralamas) - Argila (Brown) - On the ack Side (Brecker) - Midnigth Ragler (Stones) SW ST ST ST SW SW Ouça + lento Ouça + lento Ouça + lento... Se sorar algum tempo na aula, aí vão algumas curiosidades: Vamos ouvir agora uma composição que começa em Straight e muda para Swing. Ela começa em um feeling e passa para o outro. Ouça Frases Ventias de arlinhos Brown Todos os rítmos podem ser tocados em STRAIGTH ou em SWING. Uma das últimas inovações neste sentido foi a TIMBALADA, que nada mais é, que o OLUDUM em SWING! OUÇA: O Bode (Oludum - Straight) x Bog la ag (Timalada - Swing) 1868 Tamém é muito comum encontrarmos versões de músicas conhecidas passadas para o outro feeling. Esta é uma maneira muito simples de modificar a sensação geral da música, fazendo muito pouco... Basta trocar o feeling! Ouça o exemplo destas duas versões de How deep is your love... Mais curiosidades: Em um trecho desta música, o feelings de pulsação muda! Isso é raro. Você consegue perceer aonde? Diga depois de que palavra a feeling muda. Esta música tem dois ANDAMENTOS diferentes (Raríssimo) e Percepção. Aula 1. Noções ásicas de Ritmo. Página 3.

4 Para assistir à aula inteira pela internet: Links: ompassos Se tivéssemos que descrever a palavra compassos, poderíamos dizer que ela representa grupos de pulsações. Aforma e o número de pulsos dentro de cada grupo vai determinar o compasso da música. Um ponto importante é determinar qual é a pulsação válida. Isso pode causar dúvidas, uma vez que você pode contar qualquer múltiplo da pulsação real e matematicamente vai parecer certo. A solução é simples: Para determinar a pulsação, pense em OMO VOÊ DANÇARIA esta música sem parecer estranho... Se você puxar uma divisão muito rápida, dançando rapidamente de um lado para o outro, veja se ela comina com a música! Veja se a dança fica natural nesta determinada música. Se ficar estranho, provavelmente, a pulsação não é essa: mas sim, esta: Notação: Número de vezes que a unidade se repete em cada ciclo. Este número é direto. Ele realmente diz quantas sudivisões você vai sentir por compasso. X / Y ódigo numérico da unidade de tempo. Este número é um código. Por exemplo: 4 significa semínim e 8 significa colchêia. Esses são nomes de figuras rítmicas que veremos nas aulas seguintes. ompasso 4/4 : q q q q q q q q 4 ========== / 4 Ou: == É o compasso mais comum. Em cada compasso caem 4 semínimas. A sensação é de que dentro dessas 4 pulsações, a primeira tem uma importância maior do que as três seguintes. Exemplos: Pensamento Tão seu no D 22 ompasso 3/4 : q q q q q q 3 ========== / 4 É o compasso das valsas. Em cada compasso caem três semínimas. Ouça este exemplo criado pela MQM: Vamos retirar a música e deixar só a pulsação, ou seja, a semínima Exemplos: Fantasie (hopin) SideKicks Pela luz dos olhos... Ouça este exemplo que começa em 4/4 e no solo do piano muda para 3 /4 (ouça a diferença) no D 23 no D 24 ompasso 2/4 : q q q q 2 ========== / 4 Em cada compasso caem duas semínimas. O compasso é uma forma de se entender o ciclo, o que, em alguns casos, p o d e g e r a r d i f e r e n t e s interpretações. Por exemplo: Nos EUA, a ossa-nova é escrita e entendida como 4/4 mas fica mais solto quando é vista em 2/4. É assim que o estilo é entendido oficialmente no Brasil. Outro ponto importante é o andamento... Se a pulsação é muito lenta e se você está em dúvida entre 2/4 e 4/4, provavelmente é um 2/4. O andamento lento não define isso, mas é uma pista importante! Exemplos: Nascente Mama África (é um 2/4 rápido, mas repare na sensação inária e no desenho do aixo) Procissão Trialistas Aparecida Marcha Militar Outono Trialistas (Ivan Lins) (Djavan) no D 25 Mais que Música: Ipanema Tijuca Barra Aula 1 - ompassos. Página 1.

5 ompasso 6/8 : e e 6 ========== / 8 ee ee ee ee Muito frequentemente ele é confundido com o 3/4. A diferença ásica é que o 3/4 tem um feeling de 3 pulsações, enquanto o 6/8 é perceido como um compasso composto de 2 pulsações de 3. Além disso, repare que a soma dos tempos do 6/8 é igual à do 3/4. Por isto, atenção ao codificar o compasso. Perceendo os 2 pulsos de 3 6/8 26 Exemplos: Kiss from a Rose (Seal) Have you ever loved a Woman (Trilha de 'Don Juan de Marco') açador de mim Trilhas (Flávio Venturini) Fast changes (Seal) (6/8 fora do comum) Nothing else matters I m with you (Avril Lavigne) no D A grande maioria dos 6/8 acontece assim: Bumo no 1 e caixa no 4. Então, se você sentir um ciclo ternário, faça este teste: Pulsação: Se for assim: Bumo aixa Então é 6/8! aso o umo e a caixa repitam um ciclo que caia dentro de apenas 3 pulsos, então ele é 3/4 Exercícios: Identifique os compassos das músicas: no D Ela é arioca - If ever you where... - Águas de Março no D ertas anções Einini (Violão/Flauta) - Baião - Rocket Man no D Holodeck W.(Sax) - Kiss of Life Bases em D Na Internet Tente perceer os compassos dessas levadas de Bateria. Assim é um pouco mais fácil, pois não há a distração de outros instrumentos tocando. O ojetivo final é que você ligue o rádio e reconheça o compasso de qualquer música Mais que Música: Ipanema Tijuca Barra Aula 1 - ompassos. Página 2.

6 orreção: Exercícios: Identifique os compassos das músicas: no D Ela é arioca - If ever you where... - Águas de Março 2/4 3/4 2/4 no D ertas anções Einini (Violão/Flauta) - Baião - Rocket Man 6/8 2/4 4/4 no D Holodeck W.(Sax) - Kiss of Life 3/4 3/4 4/4 Bases em D Na Internet Tente perceer os compassos dessas levadas de Bateria. Assim é um pouco mais fácil, pois não há a distração de outros instrumentos tocando. O ojetivo final é que você ligue o rádio e reconheça o compasso de qualquer música /4 4/4 4/ /8 2/4 3/ /4 4/4 4/4 Mais que Música: Ipanema Tijuca Barra Aula 1 - ompassos. Página 3.

7 Para focalizar a mente façamos um ditado.omplete. As Notas Musicais São aqueles 7 nomes que todo mundo já ouviu falar (Dó, Ré Mi, Fá, Sol, Lá e Si) mas, ao contrário do que muitas pessoas pensam, existem 12 sons diferentes, 12 notas diferentes e não 7 (sete é o número de notas da maioria das ESALAS). Eles (estes 12 sons) dividem uma OITAVA em 12 semitons (1/2 tom). Vale lemrar que este 'semi-tom' é a unidade mínima de deslocamento na música ocidental. O processo moderno utiliza códigos quando se refere a cada uma das notas. Este código é chamado de IFRA. Dó= Ré= D Mi= E Fá= F Sol= G Lá= A Si= B Entre algumas destas notas (,D,E...) existem notas que levarão um nome especial, veja: D E F G A B Ouça o som das notas da escala de Dó Maior. Este é o som que todo mundo associa 30 a TODAS AS NOTAS e, em seguida, ouça o som das 12 notas que existem, ou seja, as 7 da escala Maior e mais as 5 que estão localizadas nos pontos de interrogação. no D Para dar nomes às notas 'especiais' existem 2 outros símolos chamados: Sustenido - Serve para aumentar em meio tom a nota Ex: - Para tocar um : Passos: - Ache um - Toque 1/2 tom acima (Mais agudo) Bemol Passos: - Ache um D - Toque 1/2 tom aaixo (Mais grave) em questão. D E F... - Serve para diminuir em meio tom a nota em Ex: - Para tocar um D : questão. D D E F... Vamos, então, ordenar todas as 12 notas musicais, incluindo os 's e 's. A primeira linha indica a distância, em tons, da tônica até a nota em questão. 1 11/2 2 21/2 3 31/2 4 41/2 5 51/ /2 D E F G A B D E G A B D F G A TESTE ORAL IFRAS I I I , Aula 3. As Notas Musicais. Página 4.

8 Outros exemplos: F G F F F G G G Note que: - Depois das notas terminadas em 'i' não há espaço, vem direto a próxima nota. - As notas rancas do piano são,d,e... E as notas pretas são emóis e sustenidos. Dê os sinônimos usando 's e 's (caso necessário): F D E B G G A D Marque onde estão estas notas. F G A E Diga que nota vem 2 SEMITONS depois de: E B D E G G A B A D Escreva as TODAS asnotas na ordem, só usando sustenidos (se necessário): Escreva as TODAS asnotas na ordem, só usando emóis (se necessário): Dinâmica de Turma: Um após o outro, os alunos deverão falar o nome das 12 notas em sequência... Enquanto um aluno usa o nome, o outro fala em cifras... Se alternando, por exemplo: Dó Ré... D... Mi... F...Fá sustenido Além das cifras existe outro tipo de código que faz uso do PENTAGRAMA (Lemre-se: 5 linhas). Através deste método pode se oter maior precisão na notação musical, já que podemos escrever a notas e quanto tempo elas duram. ompasso Barra de ompasso 4 / , Aula 3. As Notas Musicais. Página 5.

9 laves (mais usadas) = = pentagrama lave de Sol. As claves existem por que o pentagrama pode ser usado de várias maneiras, dependendo do alcance e da área mais tocada de cada instrumento. ada clave marca o pentagrama de uma forma. Repare que o primeiro ponto da clave começa na segunda linha de aixo para cima, isto significa que ali é o "sol". A lave de 'Fá' marca, tamém com o ponto inicial e com estes dois pontinhos onde deve ser a nota 'Fá'. Note que o que é Fá aqui, é 'Ré' no com a clave de 'Sol'. As notas no pentagrama As notas são codificadas no pentagrama através de círculos colocados em posição em relação as linhas e espaços. Neste momento vamos nos ater à clave de 'Sol' pois é a utilizada pela maioria dos instrumentos e é a clave padrão. Memorize algumas notas e chege as outras através das memorizadas, ex: '' fica no segundo ESPAÇO de cima para aixo, então 'D' fica na segunda LINHA de cima para aixo, 'E' no primeiro espaço ect... TESTE oral I I I Notas no pentagrama G Lemre-se do desenho da lave. D E e assim sucessivamente ============= Macetes para memorizar Linhas: É G B == ol om o lusão!! D F F A E Escreva as notas da cantiga popular Dó Ré Mi Fá Fá Fá... Neste momento, não se importe com ritmo ou divisão de compasso, apenas coloque as notas no pentagrama. ============= Agora escreva a mesma música em clave de Fá: =========== , Aula 3. As Notas Musicais. Página 6.

10 Uma coisa que algumas pessoas não notam logo de primeira, é que as claves de Fá e de Sol estão conectadas. Elas formam um só sistema que permite registrar uma extensão muito grande de notas (do muito grave ao muito agudo). Veja: As Notas Musicais (continuação) Vamos ver se você entendeu. Escreva estas notas no pentagrama Escreva estas notas na outra clave:... É igual a É igual a É... É igual a... igual a , Aula 3. As Notas Musicais. Página 7.

11 orreções: Para focalizar a mente façamos um ditado.omplete. Dê os sinônimos usando 's e 's (caso necessário): D F E D E E F B G F G A B A G D Marque onde estão estas notas. F G A E X X X X X Que nota vem 2 SEMITONS depois de: E F B D F E G G A G A A B A B D E Escreva as TODAS asnotas na ordem, só usando sustenidos (se necessário): Escreva as TODAS asnotas na ordem, só usando emóis (se necessário): D D E F F G G A A B D D E E F G G A A B B Escreva as notas da cantiga Dó Ré Mi Fá... Levando em conta somente o Nome da nota e não sua altura asoluta (Por ex: SEM se preocupar se é o 4 ou o 3 ou o 5) o resultado seria: Vamos ver se você entendeu. Escreva estas notas no pentagrama. Escreva as notas na outra clave:... É igual a É... É... É igual a... igual a... igual a , Aula 3. As Notas Musicais. Página 8.

12 Intervalos Diatônicos (parte 1) São intervalos (distâncias entre notas) originados de um mesmo Tom. No momento pensaremos neles apenas como intervalos que são sempre maiores ou justos. INTERVALO DIST. MÚSIA INTERVALO DIST. MÚSIA 2M 3M 1T 2T Paraéns, Aquarela do Brasil Eu sei que vou te amar, só chamei pq te amo (não é natal...) 4J 5J 2T 1/2 3T 1/2 Hino Nacional Trometas, Superman, Que País é esse. In the end (Linkin Park) Diga se foi 3M 5J ou 5J 3M. om a MESMA tônica. (Basta perceer qual vai mais longe...) A) B) ) D) E) F) G) Diga em que ordem foram tocados os intervalos de 2M 3M 4J e 5J. om a MESMA tônica. A) B) ) D) Diga em que ordem foram tocados os intervalos de 2M 3M 4J e 5J. om tônica DIFERENTE. A) B) ) D) Leitura Rítmica Semínima: Equivale a uma pulsação. Uma nota ou um som percussivo soará durante o tempo de uma pulsação Pausa de Semínima: Equivale a uma pulsação... Mas codifica um SILÊNIO, uma pausa,uma espera SEM EMITIR som algum que durará o tempo de uma pulsação. Mais que Musica recomenda para praticar... A) B) ) A) B) ) Identifique os compassos: A) B) ) D) A Mesma levada de ateria sera tocada nos dois feelings de pulsação. Diga se foi ST SW ou SW ST A) B) ) D) E) F) G) Mais que música : Ipanema Tijuca Barra Percepção : Aula 2. Página 4.

13 Intervalos - parte 1 REVISÃO Ditado...OMPLETE as lacunas. Antes de começar, vamos fazer uma revisão. Neste ditado, só vai cair semínima ou pausa de semínima. Reconhecimento IMEDIADO no Pentagrama: G G F G F A Linhas Espaços Todas 1 Suplem. 1 Todas 2 Todas 3 Você precisa ter um reflexo IMEDIATO ao ler no pentagrama. No início, é normal contar as linhas e espaços até achar o nome da nota, mas vamos tentar acelerar este processo. Memorize a posição dos três dós na clave de sol e sempre que aparecer um dó, FALE: - Dó O que vamos estudar hoje é EXTREMAMENTE importante. Vamos precisar deste conhecimento para entender todas as outras matérias que virão. Então, dê uma atenção ESPEIAL ao tópico Um Intervalo é a distância em semitons entre duas notas quaisquer. Existem 4 tipos de intervalos: Simples: Notas dentro da mesma oitava. ==== Harmônicos: Duas notas tocadas ao mesmo tempo. ==== ompostos: Notas à mais de uma oitava de distância. ==== ==== Melódicos:Uma nota por vez. Assim, podem ser ASENDENTES ou DESENDENTES Esta parte da materia é em simples e nã o é o foco principal da aula. Então vamos aos exercícios. lassifique os intervalos em Simples ou ompostos Harmônicos ou Melódicos Ascendentes Descendentes S H S M A Dissemos que intervalos são distâncias entre duas notas. Estas distâncias (intervalos) têm nomes, por ex.:1 TOM = 2M (Segunda Maior), 2 TONS = 3M (Terça Maior) etc... Parece difícil, mas NÃO É! VAMOS USAR UM ONHEIMENTO QUE JÁ POSSUÍMOS PARA DOMINAR ESTA MATÉRIA e Harmonia: Aula 3. Intervalos. Página 9.

14 Pense da escala de Dó Maior e lemre-se de como funcionam as distâncias ali: ENTRE UMA NOTA E OUTRA, EXISTE SEMPRE UM ESPAÇO, EXETO NAS QUE TERMINAM EM i (SI e MI). oloque um número encima de cada nota e pronto! É só contar as distâncias, pois: A ESALA MAIOR TE DÁ TODOS OS INTERVALOS MAIORES E JUSTOS. Veja como este esquema simples, que você faz em dez segundos, gera tanta informação: D E F G A B 1/ 2 1/ 2 1/ 2 D E G A B D D E F F G G A A B 1/ / 2 1/ 2 Para gerar os intervalos: PASSO 1 - ada número GASTA um nome, ou seja, se é uma QUARTA, eu TENHO que gastar 4 nomes INLUINDO o primeiro nome (a nota inicial). Fazendo isso, você descore qual o nome da nota do resultado (mas ainda falta saer se ela leva ou ou se é natural) PASSO 2 - PASSO 3 - Descura a distância do intervalo pedido. Faça o esquema da escala maior para saer a medida de todos os intervalos Maiores ou justos. Se o que você quer não for maior nem justo, asta achar o mais próximo e adaptar. onte as distâncias no pentagrama a partir da nota inicial até a o$nomeda nota que você encontrou no passo um e, então, use e, se necessário, para gerar a distância que você deseja. Gere os intervalos pedidos: Veja a animação. 2m a 5J a 6m a 7M a 3m a 4J a Para gerar intervalos descendentes, conte para trás na escala Maior ( Dó, si, lá, sol...): 3M(desc) 6M(desc) 6M(desc) 8J(desc) 4aum(desc) 5aum(desc) e Harmonia: Aula 3. Intervalos. Página 10.

15 Identifique os intervalos: asos Oscuros: Estes asos Oscuros só acontecem porque estamos colocando duas notas!soltas", sem contexto. Nós forçamos uma situação de erro para demonstrar que, se uma pessoa não tem o conhecimento adequado, pode até criar situações artificiais como esta. Não existe escala maior em que estas notas aparecam escritas assim. OBS: Para identificar intervalos compostos, mude a oitava da 1a nota mentalmente. A qualidade que você encontrar (M,,m, J, aum, ou dim) vai valer para o intervalo composto. Por exemplo: No exercício 1 ( F---->G ), primeiro conte o numério de notas ( 9 ) e, depois, faça como se o F estivesse perto do G ( 2M =====>>> 9M) Identifique os intervalos compostos: lassifique os intervalos: S H S M A orreção S M D S M D S M A S H H M D S M A Gere os intervalos pedidos: 2m a 5J a 6m a 7M a 3m a 4J a e Harmonia: Aula 3. Intervalos. Página 11.

16 orreção: Para gerar intervalos descendentes, conte!para trás"na escala Maior ( Dó, si, lá, sol...): 3M d 6M d 6M d 8J d 4aumd 5aumd Identifique os intervalos: asos Oscuros: 4J a 4 d 7m a 5 a 4J a 6aum d 6M a 6M d 5 a 6m a 3m d 8dim d Identifique os intervalos compostos: 9M a 9M d 10M a 9m a 11J a 11 a onservar não é só pensar ecologicamente. É AGIR e tomar decisões que materializem esta necessidade urgente. laro que preferiríamos que as folhas deste livro fossem completamente rancas... Elas teriam uma aparência melhor a leitura ficaria mais fácil e ainda seria mais arato. Mas decidimos pagar este preço e fazer a coisa certa. Opções com esta, sempre vão exigir mais esforço e mais investimento. Vamos deixar de falar tanto em reciclagem e vamos começar a viver desta forma! e Harmonia: Aula 3. Intervalos. Página 12.

17 Antes de começar... Façamos uma pequena revisão das notas no pentagrama: Notas no Pentagrama: Fale o nome da cada nota. Pode contar`... Não tem prolema. Faça no seu tempo. Reconhecimento IMEDIADO no Pentagrama: G G F G F A Linhas Espaços Todas 1 Suplem. 1 Todas 2 Todas 3 6M 7M 8J 4T ½ 5T ½ 6T Intervalos Diatônicos (parte 2) Guita, Estácio, Eu te proponho, My Way Ilha da Fantasia, Thunder ats Somewhere over the raimow... e lemre dos intervalos que vimos na aula passada: 2M - 1 tom -Paraéns, Aquarela do Brasil 3M - 2 tons - Eu sei que vou te amar, 4j - 2 tons e meio - Hino Nacional 5J - 3 tons e meio - Trometas Diga se foi 7M 8J ou 8J 7M (8j é calma... 7M é tensa.) A) B) ) D) Diga se foi 7M 6M ou 6M 7M A) B) Diga em que ordem foram tocados os intervalos de 5J 6M 7M e 8J. A) B) ) D) Escreva o nome dos intervalos diatônicos ( agora valem TODOS! ) A) B) ) D) E) F) G) H) I) Ditado, ( Só vale e ) Símolos Rítmicos São símolos que serão usados daqui para a frente em todo o curso e que são necessários para o reconhecimento do compasso e para a leitura musical. Vejamos dois deles: 20 Semínima 4 ódigo numérico = 4 q ========= /4 Equivale a uma pulsação q e Se usarmos apenas colchêias para preêncher um compasso, ouviremos todos as pulsações com um "e" entre elas, assim: hamaremos estes "ês" De ONTRATEMPO e os números de TEMPOS. Exercício, Depois de uma contagem de 4 pulsações o professor Tocará um acorde. Diga se foi no TEMPO e com se foi no ONTRA-TEMPO: e se possível especifique (ex: No contratempo do 3 ) no D q q q do compasso. Ouça o ex. sonoro... Vamos retirar a música e deixar só a pulsação (a semínima). olchêia ódigo numérico = 8 Equivale a METADE da semínima. q no D 21 4 ========= /4q q q Ouça: q q q q q = e + e Leitura Rítmica. Leia com a ase de ateria. A) B) ) Ditado: A) B) Duas levadas serão tocadas. Diga se foi ST SW ou SW ST A) B) ) D) E) Para asa: Mais Ditados... Para ver 373 e 374 a correção Mais que música : Ipanema Tijuca Barra Percepção : Aula 3. Página 5.

18 Antes de começar... Façamos uma pequena revisão: Notas Fale o nome de cada nota. Pentagrama: G G F G F A Intervalos - parte 2 Você tem que saer TODAS as distâncias de TODOS os intervalos Parece muito difícil, não é? Mas é MUUUITO fácil! Escreva a escala Maior de Dó, coloque um número em cima de ADA nota e pronto! Basta contar as distâncias, do UM até o número do intervalo que você quer descorir Por ex: Qual é a distância de uma 4J? - onte a distância do 1 até o 4! SÓ ISSO! D E F G A B Refaça este esquema aí de cima DE MEMÓRIA. SEM OLHAR! Qual a distância de uma: 3m 4J 6M 7M 2M 3M 5 6m 7m 8J 4 5J Quem é a 7M de: ( MAETE: onte meio tom para aixo e use o nome da nota anterior) F D G B E Quem é a 6M de: ( MAETE: Um tom e meio para aixo e USE 3 nomes) F D G B E A escala MAIOR gera somente intervalos e O número de nomes gastos te dá o nome do Estes intervalos são TODOS descendentes, Qual o nome deles? Veja a animação. animação. a Veja F D G B E F D G B E A Mais que música : Ipanema Tijuca Barra Harmonia: Aula 4. Intervalos - página 13

19 Intervalos - parte 2 Relemrando: Marques as notas no pentagrama, como no exemplo anterior Responda:... É igual a É igual a É igual a É igual a... Mais que música : Ipanema Tijuca Barra Harmonia: Aula 4. Intervalos - página 14

20 Qual a distância de uma: orreção: 3m 1,5 4J 2,5 6M 4,5 7M 5,5 2M 1 3M m 4 7m 5 8J J 3,5 Quem é a 7M de: ( MAETE: onte meio tom para aixo e use o nome da nota anterior) B F E D G F B A E D Quem é a 6M de: ( MAETE: Um tom e meio para aixo e USE 3 nomes) A F D D B G E B G E A escala MAIOR gera somente intervalos Maiores e Justos O número de nomes gastos te dá o nome do Intervalo Estes intervalos são TODOS descendentes, Qual o nome deles? F D G B E F D G B E A 5J 3m 5 6m 5 5J Escreva a IFRA correspondente... Marques as notas no pentagrama, F A E E G B D F D G É igual a É igual a É igual a É igual a... Mais que música : Ipanema Tijuca Barra Harmonia: Aula 4. Intervalos - página 15

21 Antes de começar... Façamos uma pequena revisão das notas no pentagrama: Notas no Pentagrama: Fale o nome da cada nota. Pode contar`... Não tem prolema. Faça no seu tempo. Reconhecimento IMEDIADO no Pentagrama: G G F G F A Linhas Espaços Todas 1 Suplem. 1 Todas 2 Todas 3 Id. Acordes Maiores e Menores A explicação mais popular da diferença entre os acordes Maiores e os menores é que o Maior é alegre e o menor é triste. Na verdade, existe uma gama de sensações sujetivas associadas à esta diferença. Encontre a que mais se aproxima do que você sente. Maior Alegre Luminoso Aerto Positivo,,Otimista Trivial Expansivo Menor Triste Escuro Fechado Negativo,,Pessimista Grave introspectivo Visite o nosso site e pratique, tente perceer a diferença entre o Maior e o menor, os links são: 099 Gaarito: Maiores :99, 101, 103, 105, 107, e 113 os demais são menores Até 114 O PROFESSOR ATIVARÁ OS LINKS MULTIMÍDIA, IDENTIFIQUE SE ESTA BANDA ESTA TOANDO um acorde MAIOR ou um MENOR... ompare... Neste momento do curso você ainda não conhece perfeitamente o som de cada tipo de acorde,... Se você não ONHEE, não podemos pedir para você REONHEER!!! Então compare usando as qualidades sujetivas de cada tipo de acorde Você ouviu Xm X X Xm? ou Intervalos Diatônicos: A) B) ) D) E) F) a) ) h) i) Ditado: A) 444 c) j) d) k) Diga se foi ST ou SW... Agora DIRETO! Sem comparar. A) B) ) D) E) F) e) l) f ) m) ompassos: 2/4, 3/4, 4/4, 6/8 g) n) A) B) ) D) E) Mais que música : Ipanema Tijuca Barra Percepção : Aula 4. Página 6.

22 orreção: Você ouviu Xm X ou X Xm? A) M m H) m M Intervalos Diatônicos: A) B) ) D) E) F) 2M 4J 5J 2M 7M 6M ) m M i) M m Ditado: A) 444 c) m M j) M m d) M m k) m M Diga se foi ST ou SW... Agora DIRETO! Sem comparar. e) m M l) m M A) B) ) D) E) F) SW ST SW ST SW ST f ) m M m) m M ompassos: 2/4, 3/4, 4/4, 6/8 g) M m n) m M A) B) ) D) E) 6/8 4/4 6/8 3/4 2/4 Mais que música : Ipanema Tijuca Barra Percepção : Aula 4. Página 7.

23 Escala Maior Reconhecimento IMEDIADO no Pentagrama: G G F G F A Linhas Espaços Todas 1 Suplem. 1 Todas 2 Todas 3 A escala Maior é a ase de pelo menos 80% de tudo que se vê em música ocidental. Quase todas as melodias são feitas aseando-se nela e quase todos os acordes usados foram criados pela sua harmonização. (ampo Harmônico) Vamos usar por ase a escala de ' (Dó maior) pois esta não contém nenhum '' ou '' : 1/ 2 1/ 2 1/ 2 D E G A B D D E F F G G A A B 1/ / 2 1/ 2 Repare que entre algumas notas da escala de 'Dó' existem outras notas no meio. MAETE: Depois de todas as notas que terminam em «i» (mi e si), vem direto a próxima nota, sem nada entre elas. Vamos pensar, então, de uma forma genérica e não só em '' maior. O que constitui realmente uma escala é a distância relativa entre as 7 notas. Eis o esqueleto de qualquer escala maior que voce queira formar: T 2M 3M 4J 5J 6M 7M 8J 1 1 1/ /2 MAETE: TOM - TOM - Semitom - TOM - TOM - TOM - Semitom Por isto aparecem os '' e '". Para "acertar" as notas no esqueleto.por ex: Veja a escala de SOL G A B D E F G 1T 1T 1/2T 1T 1T 1T 1/2 Se eu usasse simplesmente 'F', não seria uma escala maior pois não estaria oedecendo o esqueleto. Então, coloco o '' para que haja 1 tom entre E e F e para que haja meio-tom entre F e G. Este é um termo que usaremos frequentemente: Notas Diatônicas - Notas de um mesmo tom. Mais que música : Ipanema Tijuca Barra Harmonia: Aula 5. Escala Maior. Página 16.

24 IMPORTANTE: ada nome de nota pode aparecer apenas uma vez em cada escala e estes tem que aparecer na ordem. ex:. B D D E F G A Errado!!! Apesar de oedecer o esqueleto T T s T T T s está ERRADO! Veja: - Do 'B' para o 'D' pulou-se o 'nome' de nota ''. - Aparecem 2 Rés (D e D). - Aparecem e na mesma escala maior. Monte você a escala maior de 'D': 1 1 1/ onstrua as escalas de: G F A E E 1/ / 2 1/2 Escreva aqui os ou que elas geram: === === === === === Veja por que constuma-se dizer que não existem TOM SUSTENIZADOS... Não é que não existam... É que a solução usando o TOM BEMOLIZADO é muito mais SIMPLES. VEJA: A B === === Mais que música : Ipanema Tijuca Barra Harmonia: Aula 5. Escala Maior. Página 17.

25 orreções: DIA: Para nunca errar ao construir uma escala maior, PRIMEIRO escreva TODOS os nomes de nota NA ORDEM e depois, faça os ajustes com e. Monte você a escala maior de 'D': D E F G A B D 1 1 1/ /2 onstrua as escalas de: G F A E E A B D E F G 1/ / 2 G A B D E F B D E F G A F G A B D E F G A B D E Escreva aqui os ou que elas geram: === === === === === Veja por que constuma-se dizer que não existem TONS SUSTENIDOs... Não é que não existam... É que a solução com o TOM BEMOL equivalente é muito mais SIMPLES. VEJA: A B. Ẋ.. D E F. Ẋ.. G. Ẋ.. A B D E F G A B ===... Ẋ.. Ẋ. Ẋ... === Mais que música : Ipanema Tijuca Barra Harmonia: Aula 5. Escala Maior. Página 18.

26 Antes de começar... Façamos uma pequena revisão das notas no pentagrama: Notas no Pentagrama: Fale o nome da cada nota. Pode contar`... Não tem prolema. Faça no seu tempo. Reconhecimento IMEDIADO no Pentagrama: Figuras Rítmicas (todas) G G F G F A Linhas Espaços Todas 1 Suplem. 1 Todas 2 Todas 3 Já foram apresentadas figuras rítmicas ásicas com a semínima e a colchêia. Hoje vamos mostrar as outras figuras e seu processo de divisão. Neste momento não vamos traalhar a fluência em cada uma delas. Teremos apenas uma visão macro e, nas aulas seguintes traalharemos a fluência em cada figura. q e Semi-Breve Mínina Semínima olchêia Semi-olchêia Fusa Quantas figuras preciso para preencher um 4\4? Esta é a nomenclatura utilizada nos EUA,ela é em lógica que esses nomes estranhos (semínima..colchêia...), pois o nome da nota já diz quanto ela vale. Por exemplo: A nossa semínima é chamade de Quarter note, ou seja: Nota de um quarto. Ela vale 1/4 do compasso mais comum Sinais de Pausa (Silêncio) Para cada um dos sinais ritmicos existe um sinal correspondente àquele tempo em silêncio. Ainda existem outros sinais como a Semi-fusa (A cada pulsaçãoexistem 16 semifusas) Já deu para entender por quê ninguém usa... igual à uma q ========== qqqqqqqqqqqqqqqq omplete com a pausa adequada (ou as pausas...) Para que o compasso (4/4) fique com a soma correta de tempos: Mais que música : Ipanema Tijuca Barra Percepção : Aula 5. Página 8.

27 Figuras Rítmicas (todas) - pag 2 Feche as hastes horizontais de forma que agrupe UMA PULSAÇÃO. ( As pausas não precisam estar ligadas por hastes)... e se sorar tempo na aula... ontinue a Revisão! DITADO: 1184 Escreva o nome dos intervalos diatônicos ( agora valem TODOS! ) A) B) ) D) E) F) G) H) I) J) Acordes Maiores e menores: E) ompassos: A) ) F) A) B) B) D) G) ) D) Mais que música : Ipanema Tijuca Barra Percepção : Aula 5. Página 9.

28 orreção: omplete com a pausa adequada Para que o compasso (4/4) fique com a soma correta de tempos: Feche as hastes horizontais de forma que agrupe UMA PULSAÇÃO. ( As pausas não precisam estar ligadas por hastes) DITADO: 1184 Escreva o nome dos intervalos diatônicos ( agora valem TODOS! ) A) B) ) D) E) F) G) H) I) J) 4J 2M 6M 3M 7M 5J 2M 3M 7M 4J Acordes Maiores e menores: E) m M ompassos: m M m M A) ) F) M m A) B) 3/4 4/4 m M m M B) D) G) M m 2/4 6/8 ) D) Mais que música : Ipanema Tijuca Barra Percepção : Aula 5. Página 10.

29 Formação de Acordes - I Reconhecimento IMEDIADO no Pentagrama: G G F G F A Linhas Espaços Todas 1 Suplem. 1 Todas 2 Todas 3 Tríades - São acordes de 3 notas, formados sempre pela TÔNIA, uma TERÇA e uma QUINTA (T ). As qualidades cominadas destes 3 intervalos geram o nome do acorde. Tríade Maior - É formada por uma tônica, a 3M desta tônica e a 5J desta mesma tônica. Quando se toca estas 3 notas juntas, por definição, otêm-se um acorde MAIOR. === no D 50 X = T + 3M + 5J 1/ / / / / /2 6 D E F G A B D E G A B D F G A 3M Outros exemplos: T 3M 5J T 3M 5J Lemre-se, o que importa é a distância entre as notas. As vezes teremos que usar ''s e ''s para acertar os intervalos e gerar o acorde desejado. Por exemplo, para gerar D maior, tenho que cominar as notas: D + F + A ( que fazem o papel de T, 3 M e 5J, respectivemente). Tríade Menor - Segue o mesmo padrão de formação da tríade maior, a única diferença é que a terça é menor. === 51 no D Xm = T + 3m + 5J 1/ / / / / /2 6 D E F G A B D E G A B D F G A 3m 5J T 3m 5J T 3m 5J no D 52 Mesmo que você repita as TRÊS notas da tríade diversas vezes em oitavas diferentes, ainda assim o acorde não deixa de ser uma tríade (só soa mais cheio ). Ouça o exemplo. Mais que música : Ipanema Tijuca Barra Aula 6. Formação de Acordes - I (Tríades). Página 20.

30 Tríade Diminuta - É como uma tríade menor, só que tem a === no D 53 Quinta diminuta(1/2 tom aaixo da 5J). Xdim = T+ 3m+ 5dim 1/ / / / / /2 6 D E F G A B D E G A B D F G A 3m 5 T Outros exemplos: 3m 5 T 5 3m Tríade Aumentada - É como uma tríade maior, só que tem a === no D 54 Quinta aumentada (1/2 tom acima da 5J). Xaum = T+ 3M+ 5aum 1/ /2 2 21/ /2 4 41/2 5 51/2 6 D E F G A B D E G A B D F G A 3M 5 Outros exemplos: T 5 T 3M 3M 5 Exerc. 1 - Qual o nome destes acordes? (É só prestar atenção nas distâncias, da Tônica para as outras) Nome do 1/ / / / / /2 AORDE 1/ / / / /2 5 5 D E G A B D D E F F G G A A B D E G A B D D E F F G G A A B 1/2 Nome do AORDE 1/ / / / /2 5 5 D E F G A B D E G A B D F G A 1/2 Nome do AORDE 1/ / / / /2 5 5 E G A B D D D E F F G G A A B 1/2 Nome do AORDE Exerc. 2 - Qual o nome destes acordes? (É só prestar atenção nos intervalos adicionados a Tônica...) Tônica D + 3M + 5J = Tônica F + 3m 5J + = Tônica A + 3m + 5 = Tônica E + 3M 5 + = Tônica G + 3M 5J + = Tônica B + 3m + 5J = Tônica tom tons 2 = Tônica / 1 D + 2tons + 2 3tons = Tônica B + 2tons + 4tons = / / Mais que música : Ipanema Tijuca Barra Aula 6. Formação de Acordes - I (Tríades). Página 21.

31 Lemre-se: No violão, cada traste vale MEIO tom e as notas vão do grave para o agudo no sentido da mão do violão para o corpo do instrumento (isto acontece em qualquer instrumento de cordas, por ex: guitarra, violão, cavaquinho, violino). De até são 4 trastes = quatro x meio tom = 2 tons = 3M Existe uma outra maneira de achar estas mesmas notas... De até são 7 trastes = sete x meio tom = 3tons e meio = 5J... E podemos repetir algumas para encher o som do acorde. A Nota mais grave ( tônica ) é um FÁ, então, Fá = 3M + 5J = Acorde de Fá Maior ou simplesmente F Exerc. 3 - Dê o nome dos acordes aaixo... De até (Terça) são a trastes = 3 De até (quinta) são trastes = 5 a De até (Terça) são a trastes = 3 De até (quinta) são trastes = 5 a A nota é um F, então, o nome do acorde é; A nota é um B, então, o nome do acorde é; De até (Terça) são a trastes = 3 De até (quinta) são trastes = 5 a De até (Terça) são a trastes = 3 De até (quinta) são trastes = 5 a A nota é um G, então, o nome do acorde é; A nota é um, então, o nome do acorde é; Lemre-se.. No piano, cada tecla vale MEIO tom e as notas vão do grave para o agudo no sentido da esquerda para a direita. Mas UIDADO! onte sempre por cima do teclado... NUNA por aixo, pois você só contaria as notas rancas ( ERRADO!). Isso pode te conduzir ao erro. SIM! NÃO! O resultado sai correto (são 2 tons) O resultado sai ERRADO,de para não é um tom e sim 2 tons. F F F F Mais que música : Ipanema Tijuca Barra Aula 6. Formação de Acordes - I (Tríades). Página 22.

32 F F F F Marque as notas necessárias para forma cada acorde pedido: F F F F D (Ré Maior) D dim E aum F (Fá sustenido Maior) Escreva os acordes: (PROFESSOR: faça e corrija em sala a primeira linha. A Segunda linha é um exercício EXTRA para os alunos que quiserem se aprofundar mais... aum Fdim m Fm B E Exercício EXTRA. Faça em ASA e consulte a correção na página seguinte. Bdim D Gm A Adim B Escreva as cifras: Mais que música : Ipanema Tijuca Barra Aula 6. Formação de Acordes - I (Tríades). Página 23.

33 orreções: Exerc. 1 - aum Ddim Exerc. 2 - D Eaum m Dm Fm G D Adim Bm B aum Em Fdim Daum E E Fm Daum dim Escreva as cifras: Escreva os acordes: Marque as notas: D (Ré Maior) D dim E aum F (Fá sustenido Maior) Bdim D Gm A Adim B x x x x x x x x x x x x Am Em G Edim Eaum Gaum Adim E Gdim E E A Mais que música : Ipanema Tijuca Barra Aula 6. Formação de Acordes - I (Tríades). Página 24.

34 Esta aula está disponível (em PDF) no site da escola. Entre em arquivos de apoio e link Para Assistir ao vídeo da aula OMPLETA: Links 1155 até ortesia Mais que Música!!! Relemrando...Isto é uma escala Maior? D E F G A B e isto?... F G A B D E a c d e f B D Semínima, Pausa e olcheia Hoje, vamos começar a traalhar isto. Você vai ouvir uma LEVADA de ateria como esta: e você deve se concentrar neste timre (Link: um prato de ataque). Agora o professor não contará mais o: 1, 2, 3, 4. VOÊ deve fazer isto mentalmente Escreva aonde o prato toca (A Bateria vai ser tocada direto... Ignore-a! Ela só está ali para te conferir pulsação) SEMÍNIMA - Toco emaixo e prolongo o som até ou próximo emaixo. Diga se foi ST SW ou SW ST A) B) ) Antes de começar... Reconhecimento IMEDIADO no Pentagrama: Imaginando uma alternância de emaixo - encima...como uma ola quicando e indo da esquerda para a direita DUAS OLHÊIAS - Toco emaixo e encima A E 1129 Identifique os compassos: PAUSA de SEMÍNIMA - Não toco nada, mas contailizo este silêncio. Imaginando naa-daa Nas situações do dia a dia, como músico, você dificilmente vai ter alguém que vá cantar o ritmo em Tá Tá Tá... Provavelmente você vai ter que escrever o ritmo de uma convenção ou de uma linha de aixo etc... E o resto da anda VAI ONTINUAR SOANDO!!! A Mais que Música preparou um método que vai te dar a ase para conseguir isolar mentalmente um timre QUANTO o RESTO da BANDATOA. A) B) ) D) 1130 e e e G G F G F A Linhas Espaços Todas 1 Suplem. 1 Todas 2 Todas 3 Bateria para a LEITURA Ipanema Tijuca Barra Percepção. Aula 6 - Página 11.

35 Exercícios: (continuação) Diga se foi m M ou M m Diga se foi 7M 8J ou 8J 7M Diga se foi 7M 6M ou 6M 7M A) B) ) A) B) A) B) 1140 e e e e e e e 1153 orreções: Relemrando... Isto é uma escala Maior? D E F G A B e isto?... F G A B D E Não Sim Hoje, vamos começar a traalhar isto. Você vai ouvir uma LEVADA de ateria como esta: e você deve se concentrar neste timre (Link: um prato de ataque). Agora o professor não contará mais o: 1, 2, 3, 4. VOÊ deve fazer isto mentalmente 1123 Escreva aonde o prato toca (A Bateria vai ser tocada direto... Ignore-a! Ela só está ali para te conferir pulsação) B 1126 D 1128 A E 1129 Diga se foi ST SW ou SW ST Identifique os compassos: A) B) ) A) B) ) D) SW ST ST SW ST SW 6/8 3/4 4/4 6/ e e e Diga se foi m M ou M m Diga se foi 7M 8J ou 8J 7M Diga se foi 7M 6M ou 6M 7M M m m M M m 7M 8J 8J 7M 6M 7M 6M 7M A) B) ) A) B) A) B) 1140 e e e e e e e Ipanema Tijuca Barra Percepção. Aula 6 - Página 12.

As Notas Musicais. O processo moderno utiliza códigos quando se refere a cada uma das notas. Este código é chamado de CIFRA.

As Notas Musicais. O processo moderno utiliza códigos quando se refere a cada uma das notas. Este código é chamado de CIFRA. Para focalizar a mente façamos um ditado.omplete. As Notas Musicais São aqueles 7 nomes que todo mundo já ouviu falar (Dó, Ré Mi, Fá, Sol, Lá e Si) mas, ao contrário do que muitas pessoas pensam, existem

Leia mais

APRENDA MÚSICA Vol I 1. As notas musicais no endecagrama

APRENDA MÚSICA Vol I 1. As notas musicais no endecagrama APRENDA MÚSICA Vol I 1. As notas musicais no endecagrama Devido à grande extensão do teclado e conseqüentemente um grande número de notas, localizadas em diferentes oitavas, precisamos de dois pentagramas.

Leia mais

Escalas I. Escalas - I. Escala Pentatônica Menor e Escala Penta-blues. Assista a aula completa em: http://www.youtube.com/watch?

Escalas I. Escalas - I. Escala Pentatônica Menor e Escala Penta-blues. Assista a aula completa em: http://www.youtube.com/watch? Escalas - I Escala Pentatônica Menor e Escala Penta-blues Assista a aula completa em: http://www.youtube.com/watch?v=ek0phekndbu Sumário Introdução Escalas Musicais...0 Escala Pentatônica Menor Histórico

Leia mais

NOTAÇÃO MUSICAL TRADICIONAL: Como se escrever música?

NOTAÇÃO MUSICAL TRADICIONAL: Como se escrever música? NOTAÇÃO MUSICAL TRADICIONAL: Como se escrever música? A música é uma linguagem sonora como a fala. Assim como representamos a fala por meio de símbolos do alfabeto, podemos representar graficamente a música

Leia mais

TONALIDADE X FREQUÊNICA

TONALIDADE X FREQUÊNICA Som, notas e tons TONALIDADE X FREQUÊNICA O violão é um instrumento musical e o seu objetivo é fazer música. Música é a organização de sons em padrões que o cérebro humano acha agradável (ou pelo menos

Leia mais

Apostila de Iniciação Musical. Baseado no Livro Teoria da Música de Ricci Adams Compilação de: Elsaby Antunes 1ª Edição.

Apostila de Iniciação Musical. Baseado no Livro Teoria da Música de Ricci Adams Compilação de: Elsaby Antunes 1ª Edição. Apostila de Iniciação Musical Baseado no Livro Teoria da Música de Ricci Adams Compilação de: Elsaby Antunes 1ª Edição. Junho 2008 http://www.elsabyantunes.blogspot.com/ elsabyantunes@gmail.com Prefácio

Leia mais

Escala Pentatônica - Desenho 3

Escala Pentatônica - Desenho 3 Escala Pentatônica - Desenho A escala pentatônica é a escala de melhor custo x benefício que existe. Ela é derivada da escala maior (aqueles 7 nomes...dó, ré, mi, fá, sol, lá e si ) só que ela não tem

Leia mais

Modos Gregos II. Preencha a tabela, analise, escreva o nome do modo e adicione TODAS as tensões que o modo permitir: ( )

Modos Gregos II. Preencha a tabela, analise, escreva o nome do modo e adicione TODAS as tensões que o modo permitir: ( ) Modos Gregos II Mais que Musica c u r s o s Preencha a tabela, analise, escreva o nome do modo e adicione TODAS as tensões que o modo permitir: C) Iônico Dórico Frígio Lídio Mixolídio Eólico Lócrio E T

Leia mais

WWW.MUSICALLEIZER.COM.BR

WWW.MUSICALLEIZER.COM.BR WWW.MUSICALLEIZER.COM.BR Índice Índice Prefácio Sobre o autor Introdução Como ser produtivo estudando corretamente Você já organizou o seu tempo e os seus dias para estudar? Definir o que vai estudar Organizando

Leia mais

NOTAÇÃO MUSICAL: Como se escreve música?

NOTAÇÃO MUSICAL: Como se escreve música? NOTAÇÃO MUSICAL: Como se escreve música? A música é uma linguagem sonora como a fala. Assim como representamos a fala por meio de símbolos do alfabeto, podemos representar graficamente a música por meio

Leia mais

INSTRUTOR Zeh Blackie. CURSO DE GUITARRA Nível Básico. 7º Passo

INSTRUTOR Zeh Blackie. CURSO DE GUITARRA Nível Básico. 7º Passo INSTRUTOR Zeh Blackie CURSO DE GUITARRA Nível Básico 7º Passo Copyright -Todos os direitos reservados. A reprodução não autorizada destes materiais, no todo ou em parte, constitui violação do direitos

Leia mais

Cotagem de dimensões básicas

Cotagem de dimensões básicas Cotagem de dimensões básicas Introdução Observe as vistas ortográficas a seguir. Com toda certeza, você já sabe interpretar as formas da peça representada neste desenho. E, você já deve ser capaz de imaginar

Leia mais

Noções básicas de Rítmo

Noções básicas de Rítmo Noções básicas de Rítmo A Música está sub-dividida em 3 elementos: Rítmo É o elemento que confere pulsação à música. Normalmente usam-se instrumentos que não geram notas precisas, apenas sons percussivos.

Leia mais

MATERIAL DE APRESENTAÇÃO DO SCRATCH

MATERIAL DE APRESENTAÇÃO DO SCRATCH MATERIAL DE APRESENTAÇÃO DO SCRATCH 1 Scratch é uma nova linguagem de programação que permite a criação de histórias, animações, jogos e outras produções. Tudo pode ser feito a partir de comandos prontos

Leia mais

O desenho 3 ordem PROVA Prova Adaptabilidade Conectando... Desenho 5 e 1 Desenho 4 Desenho 2 Desenho 3 No mé m t

O desenho 3 ordem PROVA Prova Adaptabilidade  Conectando... Desenho 5 e 1 Desenho 4 Desenho 2 Desenho 3 No mé m t Repertório Palm Muting. Intro de Que País é esse? You shook Beat it 14 Ainda é Cedo harmônicos. 14 Ode à Alegria Arranjo quarteto de cordas. 9 30 25 24 22 21 20 16 13 12 11 10 8 4 7 5 2 mulado 29 28 26

Leia mais

3 Dicas Poderosas Para Investir Em Ações. "A única maneira de fazer um grande trabalho é. amar o que você faz." Steve Jobs. Por Viva e Aprenda 2

3 Dicas Poderosas Para Investir Em Ações. A única maneira de fazer um grande trabalho é. amar o que você faz. Steve Jobs. Por Viva e Aprenda 2 "A única maneira de fazer um grande trabalho é amar o que você faz." Steve Jobs Por Viva e Aprenda 2 Por Viva e Aprenda Declaração De Ganhos Com O Uso De Nossos Produtos A empresa O Segredo Das Ações"

Leia mais

Aula 4 Estatística Conceitos básicos

Aula 4 Estatística Conceitos básicos Aula 4 Estatística Conceitos básicos Plano de Aula Amostra e universo Média Variância / desvio-padrão / erro-padrão Intervalo de confiança Teste de hipótese Amostra e Universo A estatística nos ajuda a

Leia mais

1) 2) 3) CD 4 Faixas: 80 80.

1) 2) 3) CD 4 Faixas: 80 80. 1ª Aula a) Cumprimentar cada criança cantando seu nome e dando um beijinho com fantoche. Nas primeiras aulas use sempre um fantoche na hora do cumprimento para ganhar a aproximação do aluno. Depois pode

Leia mais

Programação em papel quadriculado

Programação em papel quadriculado 4 NOME DA AULA: Programação em papel quadriculado Tempo de aula: 45 60 minutos Tempo de preparação: 10 minutos Objetivo principal: ajudar os alunos a entender como a codificação funciona. RESUMO Ao "programar"

Leia mais

CURSO BÁSICO DE CRIAÇÃO DE SITES MÓDULO 2 AULA 3

CURSO BÁSICO DE CRIAÇÃO DE SITES MÓDULO 2 AULA 3 ADICIONANDO UM PRODUTO CURSO BÁSICO DE CRIAÇÃO DE SITES Para que sua loja funcione você tem de ter algum produto para vender, ou algum serviço para prestar. Como sua loja está na Internet as pessoas não

Leia mais

24 Acorde Maior X Acorde Menor - Conteúdo

24 Acorde Maior X Acorde Menor - Conteúdo Introdução Formação de Escalas e de Acordes Encadeamentos e Harmonia Acordes Maiores e Menores Tons Homônimos Encadeamento V7 i em Fá Menor (Fm) Cadência de Picardia próxima 2 Introdução Nas Unidades de

Leia mais

NOME: Nº. ASSUNTO: Recuperação Final - 1a.lista de exercícios VALOR: 13,0 NOTA:

NOME: Nº. ASSUNTO: Recuperação Final - 1a.lista de exercícios VALOR: 13,0 NOTA: NOME: Nº 1 o ano do Ensino Médio TURMA: Data: 11/ 12/ 12 DISCIPLINA: Física PROF. : Petrônio L. de Freitas ASSUNTO: Recuperação Final - 1a.lista de exercícios VALOR: 13,0 NOTA: INSTRUÇÕES (Leia com atenção!)

Leia mais

Desafio para a família

Desafio para a família Desafio para a família Família é ideia de Deus, geradora de personalidade, melhor lugar para a formação do caráter, da ética, da moral e da espiritualidade. O sonho de Deus para a família é que seja um

Leia mais

Objetivo principal: aprender como definir e chamar funções.

Objetivo principal: aprender como definir e chamar funções. 12 NOME DA AULA: Escrevendo músicas Duração da aula: 45 60 minutos de músicas durante vários dias) Preparação: 5 minutos (se possível com introduções Objetivo principal: aprender como definir e chamar

Leia mais

O básico da Guitarra - Aula 6 J. Junior. Acordes Básicos

O básico da Guitarra - Aula 6 J. Junior. Acordes Básicos O básico da Guitarra - Aula 6 J. Junior Acordes Básicos Muitas vezes, o que mexe com a gente e nos faz querer tocar guitarra é aquele solo ou riff do guitarrista da nossa banda favorita, mas devemos saber

Leia mais

A Maquina de Vendas Online É Fraude, Reclame AQUI

A Maquina de Vendas Online É Fraude, Reclame AQUI A Maquina de Vendas Online É Fraude, Reclame AQUI Muitas pessoas me perguntam se a maquina de vendas online é fraude do Tiago bastos funciona de verdade ou se não é apenas mais uma fraude dessas que encontramos

Leia mais

CONCURSO VESTIBULAR 2014 PROVA DE HABILIDADE ESPECÍFICA CURSO DE MÚSICA. Inscrição. Assinatura: PROVA COLETIVA

CONCURSO VESTIBULAR 2014 PROVA DE HABILIDADE ESPECÍFICA CURSO DE MÚSICA. Inscrição. Assinatura: PROVA COLETIVA CONCURSO VESTIBULAR 2014 PROVA DE HABILIDADE ESPECÍFICA CURSO DE MÚSICA Nome do Candidato Inscrição Sala Assinatura: PROVA COLETIVA 1- A prova está dividida em 4 questões com as seguintes pontuações: Questão

Leia mais

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br A U A UL LA O céu Atenção Aquela semana tinha sido uma trabalheira! Na gráfica em que Júlio ganhava a vida como encadernador, as coisas iam bem e nunca faltava serviço. Ele gostava do trabalho, mas ficava

Leia mais

4Distribuição de. freqüência

4Distribuição de. freqüência 4Distribuição de freqüência O objetivo desta Unidade é partir dos dados brutos, isto é, desorganizados, para uma apresentação formal. Nesse percurso, seção 1, destacaremos a diferença entre tabela primitiva

Leia mais

como a arte pode mudar a vida?

como a arte pode mudar a vida? como a arte pode mudar a vida? LONGE DAQUI, AQUI MESMO 1 / 2 Longe daqui, aqui mesmo 1 Em um caderno, crie um diário para você. Pode usar a escrita, desenhos, recortes de revista ou jornais e qualquer

Leia mais

Apostila de Ensino Violão (Módulo I)

Apostila de Ensino Violão (Módulo I) Apostila de Ensino Violão (Módulo I) APRESENTAÇÃO Esta apostila reúne uma compilação de estudos embasados nas devidas referências bibliográficas, notações complementares e exercícios práticos criados;

Leia mais

MÓDULO 4 DISTRIBUIÇÃO DE FREQÜÊNCIAS

MÓDULO 4 DISTRIBUIÇÃO DE FREQÜÊNCIAS MÓDULO 4 DISTRIBUIÇÃO DE FREQÜÊNCIS Como vimos no módulo 1, para que nós possamos extrair dos dados estatísticos de que dispomos a correta análise e interpretação, o primeiro passo deverá ser a correta

Leia mais

O sucesso de hoje não garante o sucesso de amanhã

O sucesso de hoje não garante o sucesso de amanhã Com certeza, esse final de século XX e começo de século XXI mudarão nossas vidas mais do que elas mudaram há 30-40 anos atrás. É muito difícil avaliar como será essa mudança, mas é certo que ela virá e

Leia mais

Equipe OC- Olimpíadas Científicas

Equipe OC- Olimpíadas Científicas Equipe OC- Olimpíadas Científicas Ivan Tadeu Ferreira Antunes Filho 1 de outubro de 2012 Resumo Bem vindo a equipe do OC! Aqui está o resumo de todas as regras que temos no site até o presente momento.

Leia mais

A Torre de Hanói e o Princípio da Indução Matemática

A Torre de Hanói e o Princípio da Indução Matemática A Torre de Hanói e o Princípio da Indução Matemática I. O jogo A Torre de Hanói consiste de uma base com três pinos e um certo número n de discos de diâmetros diferentes, colocados um sobre o outro em

Leia mais

Acordes para Teclado e Piano by Ernandes

Acordes para Teclado e Piano by Ernandes Acordes para Teclado e Piano by Ernandes As notas abaixo formam a escala de C, com sua representação na pauta do piano: Os acordes cifrados são formados por três ou mais notas tocadas ao mesmo tempo ou

Leia mais

Dó Dó# - Ré Ré# - Mi Fá Fá# - Sol Sol# - Lá Lá# - Si Dó

Dó Dó# - Ré Ré# - Mi Fá Fá# - Sol Sol# - Lá Lá# - Si Dó Introdução às Escalas Musicais Por certo todos já ouviram falar de escalas musicais. A mais conhecida de todas é a escala de Dó maior, onde abrange as notas: Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si. Além dessas notas,

Leia mais

Top Guia In.Fra: Perguntas para fazer ao seu fornecedor de CFTV

Top Guia In.Fra: Perguntas para fazer ao seu fornecedor de CFTV Top Guia In.Fra: Perguntas para fazer ao seu fornecedor de CFTV 1ª Edição (v1.4) 1 Um projeto de segurança bem feito Até pouco tempo atrás o mercado de CFTV era dividido entre fabricantes de alto custo

Leia mais

Primeiros passos das Planilhas de Obra v2.6

Primeiros passos das Planilhas de Obra v2.6 Primeiros passos das Planilhas de Obra v2.6 Instalação, configuração e primeiros passos para uso das planilhas de obra Elaborado pela Equipe Planilhas de Obra.com Conteúdo 1. Preparar inicialização das

Leia mais

Um jogo de preencher casas

Um jogo de preencher casas Um jogo de preencher casas 12 de Janeiro de 2015 Resumo Objetivos principais da aula de hoje: resolver um jogo com a ajuda de problemas de divisibilidade. Descrevemos nestas notas um jogo que estudamos

Leia mais

Título: Partitura Total

Título: Partitura Total Título: Partitura Total 1. Apresentação: O método dmusichouse é reconhecido como o pioneiro do mundo e atualmente como o melhor da América Latina. Nosso trabalho é facilmente demonstrado através de diversos

Leia mais

CAPOTRASTE ou BRAÇADEIRA VOCÊ SABE COMO USAR?

CAPOTRASTE ou BRAÇADEIRA VOCÊ SABE COMO USAR? CAPOTRASTE ou BRAÇADEIRA VOCÊ SABE COMO USAR? MARCAS - FABRICANTES As Fotos mostram alguns modelos mais usados de Capotraste. Teoricamente o capotraste ou braçadeira, uma vez adaptado ao braço do violão,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA. Manual do Moodle- Sala virtual

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA. Manual do Moodle- Sala virtual UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA Manual do Moodle- Sala virtual UNIFAP MACAPÁ-AP 2012 S U M Á R I O 1 Tela de Login...3 2 Tela Meus

Leia mais

Usando o do-file editor Automatizando o Stata

Usando o do-file editor Automatizando o Stata Usando o do-file editor Automatizando o Stata 1 O QUE É O EDITOR DE DO-FILE O Stata vem com um editor de texto integrado, o do-file editor (editor de do-files, em português), que pode ser usado para executar

Leia mais

Olá Amigos! Obrigado por nos escolher.

Olá Amigos! Obrigado por nos escolher. Olá Amigos! Obrigado por nos escolher. A revista Batidas e Toques de Violão entrou no mercado inicialmente através da LC editora. Devido a atrasos consecutivos, rescindimos o contrato e abrimos a EDITORA

Leia mais

COMO CRIAR UM SITE DE NEGÓCIOS

COMO CRIAR UM SITE DE NEGÓCIOS 0 COMO CRIAR UM SITE DE NEGÓCIOS Em 5 Passos Simples Aprenda aqui a criar um site de negócios de maneira simples, com algumas dicas fundamentais para o começo do seu projeto no Mercado Digital COMO CRIAR

Leia mais

OBJETIVO VISÃO GERAL SUAS ANOTAÇÕES

OBJETIVO VISÃO GERAL SUAS ANOTAÇÕES OBJETIVO Assegurar a satisfação do cliente no pós-venda, desenvolvendo um relacionamento duradouro entre o vendedor e o cliente, além de conseguir indicações através de um sistema de follow-up (acompanhamento).

Leia mais

Imagens Mentais Por Alexandre Afonso

Imagens Mentais Por Alexandre Afonso 2 Imagens Mentais Por Alexandre Afonso 1ª Edição, 08/04/2016 As novas edições serão sempre disponibilizadas no link: http://alexandreafonso.com.br/e book imagens mentais 2016 alexandreafonso.com.br. Todos

Leia mais

COMO INICIAR O RELACIONAMENTO COM OS LEADS? 8 passos para TER UMA SEQUÊNCIA DE EMAILS BEM SUCEDIDA.

COMO INICIAR O RELACIONAMENTO COM OS LEADS? 8 passos para TER UMA SEQUÊNCIA DE EMAILS BEM SUCEDIDA. COMO INICIAR O RELACIONAMENTO COM OS LEADS? 8 passos para TER UMA SEQUÊNCIA DE EMAILS BEM SUCEDIDA. Uma sequência de e-mail, follow-up ou auto responder é um sistema de resposta automática em uma série

Leia mais

Sessão 2: Gestão da Asma Sintomática. Melhorar o controlo da asma na comunidade.]

Sessão 2: Gestão da Asma Sintomática. Melhorar o controlo da asma na comunidade.] Sessão 2: Gestão da Asma Sintomática Melhorar o controlo da asma na comunidade.] PROFESSOR VAN DER MOLEN: Que importância tem para os seus doentes que a sua asma esteja controlada? DR RUSSELL: É muito

Leia mais

Como erguer um piano sem fazer força

Como erguer um piano sem fazer força A U A UL LA Como erguer um piano sem fazer força Como vimos na aula sobre as leis de Newton, podemos olhar o movimento das coisas sob o ponto de vista da Dinâmica, ou melhor, olhando os motivos que levam

Leia mais

Projeto ECA na Escola - Plataforma de Educação à Distância

Projeto ECA na Escola - Plataforma de Educação à Distância Página1 Apresentação Projeto ECA na Escola - Plataforma de Educação à Distância Olá Participante do Projeto ECA na Escola, Este tutorial pretende auxiliá-lo na navegação na Plataforma de Educação à Distância

Leia mais

AMOSTRA ATENÇÃO: SUMÁRIO. Introdução...1. Notação musical...3. Teoria musical...13. Harmonia...30. Escalas...44. Dicionário de acordes...

AMOSTRA ATENÇÃO: SUMÁRIO. Introdução...1. Notação musical...3. Teoria musical...13. Harmonia...30. Escalas...44. Dicionário de acordes... AMOSTRA ATENÇÃO: ESTE DOCUMENTO SE TRATA APENAS DE UMA AMOSTRA. AS PÁGINAS AQUI EXPOSTAS SÃO PÁGINAS ALEATÓRIAS DA APOSTILA, MESCLADAS DO APRENDIZADO ADULTO COM O APRENDIZADO INFANTIL, COM EFEITO APENAS

Leia mais

CONHECENDO-SE MELHOR DESCOBRINDO-SE QUEM VOCÊ É? 13 PASSOS QUE VÃO AJUDÁ-LO PARA SE CONHECER MELHOR E DESCOBRIR QUE VOCÊ REALMENTE É

CONHECENDO-SE MELHOR DESCOBRINDO-SE QUEM VOCÊ É? 13 PASSOS QUE VÃO AJUDÁ-LO PARA SE CONHECER MELHOR E DESCOBRIR QUE VOCÊ REALMENTE É CONHECENDO-SE MELHOR DESCOBRINDO-SE QUEM VOCÊ É? 13 PASSOS QUE VÃO AJUDÁ-LO PARA SE CONHECER MELHOR E DESCOBRIR QUE VOCÊ REALMENTE É Descobrindo-se... Fácil é olhar à sua volta e descobrir o que há de

Leia mais

Cotagem de elementos

Cotagem de elementos Cotagem de elementos Introdução Na aula anterior você estudou algumas regras para cotagem e aprendeu como indicar as cotas básicas da peça. Mas, só com essas cotas, não é possível produzir peças que tenham

Leia mais

INICIAÇÃO À MÚSICA E AO VIOLÃO

INICIAÇÃO À MÚSICA E AO VIOLÃO INICIAÇÃO À MÚSICA E AO VIOLÃO MARIO SALES SANTOS CAMPO HARMÔNICO São Paulo 2013 SUMARIO O QUE É O CAMPO HARMÔNICO... 02 OUTROS CAMPOS MAIORES... 03 HARMONIZAÇÃO PELO C.H E DICA DE COMPOSIÇÃO... 05 O QUE

Leia mais

Portal do Projeto Tempo de Ser

Portal do Projeto Tempo de Ser Sumário Portal do Projeto Tempo de Ser O que é um Wiki?...2 Documentos...2 Localizando documentos...3 Links...3 Criando um Documento...4 Criando um link...4 Editando um Documento...5 Sintaxe Básica...5

Leia mais

Transcriça o da Entrevista

Transcriça o da Entrevista Transcriça o da Entrevista Entrevistadora: Valéria de Assumpção Silva Entrevistada: Ex praticante Clarice Local: Núcleo de Arte Grécia Data: 08.10.2013 Horário: 14h Duração da entrevista: 1h COR PRETA

Leia mais

DETALHES IMPORTANTES PARA ATINGIR A BOA COMUNICAÇÃO

DETALHES IMPORTANTES PARA ATINGIR A BOA COMUNICAÇÃO Página 1 de 7 INDICE Nenhuma entrada de sumário foi encontrada. Página 2 de 7 Autor: Alkíndar de Oliveira (alkindar@terra.com.br) Dentre outros atributos, o exercício da oratória exige o conhecimento e

Leia mais

Ao redigir este pequeno guia pretendi ser conciso, indo directamente ao essencial.

Ao redigir este pequeno guia pretendi ser conciso, indo directamente ao essencial. Introdução O referenciamento é hoje um componente indispensável para ter um site ou blog de sucesso na Internet. Porquê? Simplesmente porque se inicialmente as primeiras visitas do seu site ou blog são

Leia mais

MÓDULO 5 O SENSO COMUM

MÓDULO 5 O SENSO COMUM MÓDULO 5 O SENSO COMUM Uma das principais metas de alguém que quer escrever boas redações é fugir do senso comum. Basicamente, o senso comum é um julgamento feito com base em ideias simples, ingênuas e,

Leia mais

KIT CÉLULA PARA CRIANÇAS: 18-11-15

KIT CÉLULA PARA CRIANÇAS: 18-11-15 KIT CÉLULA PARA CRIANÇAS: 18-11-15 A ORAÇÃO MANISFESTA O PODER DE DEUS ATRAVÉS DE MIM Princípio: Quando eu oro, o poder de Deus se manifesta através de mim! Versículo: Ora, àquele que é poderoso para fazer

Leia mais

Exercícios Teóricos Resolvidos

Exercícios Teóricos Resolvidos Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Exatas Departamento de Matemática Exercícios Teóricos Resolvidos O propósito deste texto é tentar mostrar aos alunos várias maneiras de raciocinar

Leia mais

5 Dicas Testadas para Você Produzir Mais na Era da Internet

5 Dicas Testadas para Você Produzir Mais na Era da Internet 5 Dicas Testadas para Você Produzir Mais na Era da Internet Uma das verdades absolutas sobre Produtividade que você precisa saber antes de seguir é entender que se ocupar não é produzir. Não sei se é o

Leia mais

C 7b. Formação de acordes. Acrescentando novos graus. 5 3 Tônica ou 1 C D E F G A B T II III IV V VI VII. Repetições. 7 menor (B )

C 7b. Formação de acordes. Acrescentando novos graus. 5 3 Tônica ou 1 C D E F G A B T II III IV V VI VII. Repetições. 7 menor (B ) ormação de acordes formação de acordes é um processo muito simples, mas que, requer um pouco de atenção para que a combinação de notas fique correta. Usaremos como exemplo o acorde de dó maior no seu modelo

Leia mais

UNIDADE 1: A ARMADURA DE DEUS O CAPACETE DA SALVAÇÃO (MENSAGEM DA SALVAÇÃO)

UNIDADE 1: A ARMADURA DE DEUS O CAPACETE DA SALVAÇÃO (MENSAGEM DA SALVAÇÃO) Frutos-3 Impact0 LIÇÃO 1 VIVENDO A VIDA COM DEUS UNIDADE 1: A ARMADURA DE DEUS O CAPACETE DA SALVAÇÃO (MENSAGEM DA SALVAÇÃO) 9-11 Anos CONCEITO CHAVE O primeiro passo para se ganhar a batalha é escolher

Leia mais

DICAS DE BURACO ONLINE

DICAS DE BURACO ONLINE DICAS DE BURACO ONLINE Link: http://www.jogatina.com/dicas-jogar-buraco-online.html Às vezes, conhecemos todas as regras de um jogo, mas na hora de passar da teoria para a prática, as coisas não funcionam

Leia mais

Entrevista exclusiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao SBT

Entrevista exclusiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao SBT Entrevista exclusiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao SBT Brasília-DF, 30 de outubro de 2006 Jornalista Ana Paula Padrão: Então vamos às perguntas, agora ao vivo, com

Leia mais

Curso Online A Escola no Combate ao Trabalho Infantil Plataforma de Educação à Distância

Curso Online A Escola no Combate ao Trabalho Infantil Plataforma de Educação à Distância Página1 Apresentação Curso Online A Escola no Combate ao Trabalho Infantil Plataforma de Educação à Distância Olá Participante do Curso A Escola no Combate ao Trabalho Infantil (ECTI), Este tutorial pretende

Leia mais

ONG S E ASSOCIAÇÕES. Aproveite bem todas as dicas, fotos e textos deste guia, pois eles são muito importantes.

ONG S E ASSOCIAÇÕES. Aproveite bem todas as dicas, fotos e textos deste guia, pois eles são muito importantes. ONG S E ASSOCIAÇÕES PARA COMEÇAR Você tem vontade de participar mais do que acontece ao seu redor, dar uma força para resolver questões que fazem parte da rotina de certos grupos e comunidades e colocar

Leia mais

COMO MINIMIZAR AS DÍVIDAS DE UM IMÓVEL ARREMATADO

COMO MINIMIZAR AS DÍVIDAS DE UM IMÓVEL ARREMATADO PROLEILOES.COM COMO MINIMIZAR AS DÍVIDAS DE UM IMÓVEL ARREMATADO PROCESSOS QUE PODEM FAZER COM QUE VOCÊ CONSIGA QUITAR DÍVIDAS PENDENTES DE UM ÍMOVEL ARREMATADO EM LEILÃO, PAGANDO MENOS QUE O SEU VALOR

Leia mais

Apostila de Teoria Musical Básica

Apostila de Teoria Musical Básica Apostila de Teoria Musical Básica Criação e edição: MIGUEL URTADO Distribuição: CÂNONE MUSICAL CÂNONE MUSICAL *Cursos relacionado a música* www.canone.com.br São Carlos Brasil Maio de 2009 ----**---- Para

Leia mais

ALEGRIA ALEGRIA:... TATY:...

ALEGRIA ALEGRIA:... TATY:... ALEGRIA PERSONAGENS: Duas amigas entre idades adolescentes. ALEGRIA:... TATY:... Peça infanto-juvenil, em um só ato com quatro personagens sendo as mesmas atrizes, mostrando a vida de duas meninas, no

Leia mais

TRUQUE: DESLIGUE OS AVISOS DE E-MAIL

TRUQUE: DESLIGUE OS AVISOS DE E-MAIL semelhança de um alerta externo de nova mensagem, terão impacto negativo na profundidade com que mergulha num dado assunto. O caminho para otimizar a focalização passa, pois, e também, por uma boa perceção

Leia mais

O Princípio da Complementaridade e o papel do observador na Mecânica Quântica

O Princípio da Complementaridade e o papel do observador na Mecânica Quântica O Princípio da Complementaridade e o papel do observador na Mecânica Quântica A U L A 3 Metas da aula Descrever a experiência de interferência por uma fenda dupla com elétrons, na qual a trajetória destes

Leia mais

2015 O ANO DE COLHER ABRIL - 1 A RUA E O CAMINHO

2015 O ANO DE COLHER ABRIL - 1 A RUA E O CAMINHO ABRIL - 1 A RUA E O CAMINHO Texto: Apocalipse 22:1-2 Então o anjo me mostrou o rio da água da vida que, claro como cristal, fluía do trono de Deus e do Cordeiro, no meio da RUA principal da cidade. De

Leia mais

Dicas para investir em Imóveis

Dicas para investir em Imóveis Dicas para investir em Imóveis Aqui exploraremos dicas de como investir quando investir e porque investir em imóveis. Hoje estamos vivendo numa crise política, alta taxa de desemprego, dólar nas alturas,

Leia mais

Unidade 4: Obedeça ao Senhor Neemias e o muro

Unidade 4: Obedeça ao Senhor Neemias e o muro Histórias do Velho Testamento 3 a 6 anos Histórias de Deus:Gênesis-Apocalipse Unidade 4: Obedeça ao Senhor Neemias e o muro O Velho Testamento está cheio de histórias que Deus nos deu, espantosas e verdadeiras.

Leia mais

Inventario de produtos

Inventario de produtos Inventario de produtos Parar o TAC. Gerar o inventario. Informações de erros na importação de produtos. Produtos sem código tributário associado. A posse de produtos no Thotau. Como corrigir as posses

Leia mais

MALDITO. de Kelly Furlanetto Soares. Peça escritadurante a Oficina Regular do Núcleo de Dramaturgia SESI PR.Teatro Guaíra, no ano de 2012.

MALDITO. de Kelly Furlanetto Soares. Peça escritadurante a Oficina Regular do Núcleo de Dramaturgia SESI PR.Teatro Guaíra, no ano de 2012. MALDITO de Kelly Furlanetto Soares Peça escritadurante a Oficina Regular do Núcleo de Dramaturgia SESI PR.Teatro Guaíra, no ano de 2012. 1 Em uma praça ao lado de uma universidade está sentado um pai a

Leia mais

Como Passar em Química Geral*

Como Passar em Química Geral* 1 Como Passar em Química Geral* por Dra. Brenna E. Lorenz Division of Natural Sciences University of Guam * traduzido livremente por: Eder João Lenardão; acesse o original em : http://www.heptune.com/passchem.html

Leia mais

COMO GERAR LEADS SEM GASTAR NENHUM CENTAVO

COMO GERAR LEADS SEM GASTAR NENHUM CENTAVO COMO GERAR LEADS SEM GASTAR NENHUM CENTAVO NESTE E-BOOK VOCÊ IRA APRENDER. NÃO EXISTE TRÁFEGO GRATUITO. O QUE É UMA OFERTA IMEDIATA. COMO GERAR TRÁFEGO GRATUITO" AUMENTANDO LISTA USANDO OFERTA IMEDIATA

Leia mais

1ª situação: Quando a nota mais alta (aguda) do intervalo pertence à escala de referência:

1ª situação: Quando a nota mais alta (aguda) do intervalo pertence à escala de referência: APRENDA MÚSICA Vol II 1. Intervalos Neste volume do curso de música iremos aprender as tétrades que são acordes formados por quatro notas. Para isso usaremos uma nomenclatura de intervalos que será apresentada

Leia mais

1.000 Receitas e Dicas Para Facilitar a Sua Vida

1.000 Receitas e Dicas Para Facilitar a Sua Vida 1.000 Receitas e Dicas Para Facilitar a Sua Vida O Que Determina o Sucesso de Uma Dieta? Você vê o bolo acima e pensa: Nunca poderei comer um doce se estiver de dieta. Esse é o principal fator que levam

Leia mais

Conteúdos: Pronomes possessivos e demonstrativos

Conteúdos: Pronomes possessivos e demonstrativos Conteúdos: Pronomes possessivos e demonstrativos Habilidades: Reconhecer os pronomes demonstrativos como marca em relação à posição, ao espaço e ao tempo no texto; Habilidades: Compreender os pronomes

Leia mais

Configurando um Sensor

Configurando um Sensor Configurando um Sensor Vamos supor que temos um bloco NXT com um sensor de luz ligado na porta 3. Como dizemos isto ao Enchanting? 1. Clicar no botão Sensores. 2. Clicar no Botão Configurar Sensores. Aparece

Leia mais

Obedecer é sempre certo

Obedecer é sempre certo Obedecer é sempre certo Obedecer. Palavra fácil de entender, mas muitas vezes difícil de colocar em prática. Principalmente quando não entendemos ou concordamos com a orientação dada. Crianças recebem

Leia mais

SEI Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia Av Luiz Viana Filho, 435-4ª avenida, 2º andar CAB CEP 41.750-300 Salvador - Bahia Tel.

SEI Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia Av Luiz Viana Filho, 435-4ª avenida, 2º andar CAB CEP 41.750-300 Salvador - Bahia Tel. SIDE Sistema de Dados Estatísticos AJUDA SEI Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia Av Luiz Viana Filho, 435-4ª avenida, 2º andar CAB CEP 41.750-300 Salvador - Bahia O QUE O NOSSO BANCO

Leia mais

Conectar diferentes pesquisas na internet por um menu

Conectar diferentes pesquisas na internet por um menu Conectar diferentes pesquisas na internet por um menu Pré requisitos: Elaboração de questionário Formulário multimídia Publicação na internet Uso de senhas na Web Visualização condicionada ao perfil A

Leia mais

0,999... OU COMO COLOCAR UM BLOCO QUADRADO EM UM BURACO REDONDO Pablo Emanuel

0,999... OU COMO COLOCAR UM BLOCO QUADRADO EM UM BURACO REDONDO Pablo Emanuel Nível Intermediário 0,999... OU COMO COLOCAR UM BLOCO QUADRADO EM UM BURACO REDONDO Pablo Emanuel Quando um jovem estudante de matemática começa a estudar os números reais, é difícil não sentir certo desconforto

Leia mais

Introdução. Introdução. Objetivos da Aula. Bases Computacionais da Ciência(BC-0005)

Introdução. Introdução. Objetivos da Aula. Bases Computacionais da Ciência(BC-0005) 1 Bases Computacionais da Ciência(BC-0005) Lógica de Programação: Estruturas Condicionais Maria das Graças Bruno Marietto graca.marietto@ufabc.edu.br Centro de Matemática, Computação e Cognição(CMCC) Universidade

Leia mais

RESOLUÇÃO DAS QUESTÕES DE RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO

RESOLUÇÃO DAS QUESTÕES DE RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO RESOLUÇÃO DAS QUESTÕES DE RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO Caro aluno, Disponibilizo abaixo a resolução resumida das questões de Raciocínio Lógico-Matemático da prova de Técnico de Atividade Judiciária do

Leia mais

COMO FUNCIONA NOSSA CONSULTORIA DE MARKETING DIGITAL ESPECIALIZADA EM VENDAS ONLINE

COMO FUNCIONA NOSSA CONSULTORIA DE MARKETING DIGITAL ESPECIALIZADA EM VENDAS ONLINE www.agenciaatos.com.br COMO FUNCIONA NOSSA CONSULTORIA DE MARKETING DIGITAL ESPECIALIZADA EM VENDAS ONLINE APLICAÇÃO DA CONSULTORIA EM VENDAS ONLINE É assim que os resultados são gerados. No entanto, é

Leia mais

Aula 05 - Compromissos

Aula 05 - Compromissos Aula 05 - Compromissos Objetivos Agendar compromissos, utilizando verbos no infinitivo ou a estrutura (ir) + ter que + verbos no infinitivo; conversar ao telefone, reconhecendo e empregando expressões

Leia mais

www.emagrecerdevez.com

www.emagrecerdevez.com www.emagrecerdevez.com page 1 / 7 As bases de como ganhar massa muscular + Vídeo by rpolesso - segunda-feira, julho 30, 2012 http://emagrecerdevez.com/as-bases-de-como-ganhar-massa-muscular YouTube Video

Leia mais

WEBDESIGN. Professor: Paulo Marcos Trentin - paulo@paulotrentin.com.br http://www.paulotrentin.com.br Escola CDI de Videira

WEBDESIGN. Professor: Paulo Marcos Trentin - paulo@paulotrentin.com.br http://www.paulotrentin.com.br Escola CDI de Videira WEBDESIGN Professor: Paulo Marcos Trentin - paulo@paulotrentin.com.br http://www.paulotrentin.com.br Escola CDI de Videira Novo projeto com NetBeans A partir de hoje, vamos trabalhar com projetos no NetBeans

Leia mais

Copos e trava-línguas: materiais sonoros para a composição na aula de música

Copos e trava-línguas: materiais sonoros para a composição na aula de música Copos e trava-línguas: materiais sonoros para a composição na aula de música Andréia Veber Rede Pública Estadual de Ensino de Santa Catarina andreiaveber@uol.com.br Viviane Beineke Universidade do Estado

Leia mais

Como produzir e publicar uma apresentação online dinâmica (Prezi)

Como produzir e publicar uma apresentação online dinâmica (Prezi) Como produzir e publicar uma apresentação online dinâmica (Prezi) Este módulo irá ensinar-lhe como produzir e publicar uma apresentação online dinâmica usando o programa Prezi. A produção de uma apresentação

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA. 2º Ano

LÍNGUA PORTUGUESA. 2º Ano LÍNGUA PORTUGUESA 2º Ano ELABORAÇÃO: JOSIANE DE LIMA PIRAQUARA 2015 SALADA DE FRUTA INGREDIENTES 2 MAMÕES PAPAIA PEQUENOS 1 LARANJA MÉDIA 5 BANANAS 2 MAÇÃS 5 MORANGOS MADUROS 1 PÊSSEGO 10 GRÃOS DE UVA

Leia mais

Exposição Matemática Viva (piso 0)

Exposição Matemática Viva (piso 0) Exposição Matemática Viva (piso 0) Departamento Educativo PNE A Matemática está bem viva e presente em quase todas as actividades do nosso dia-a-dia, ainda que muitas vezes disso não nos dêmos conta. E

Leia mais