DIREITO AMBIENTAL CADERNO ADVOCACIA PÚBLICA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DIREITO AMBIENTAL CADERNO ADVOCACIA PÚBLICA"

Transcrição

1 DIREITO AMBIENTAL CADERNO ADVOCACIA PÚBLICA Baseado nas aulas Advocacia Pública CERS 2015 Prof. Frederico Amado

2 Direito Ambiental Professor Frederico Amado CERS (Advocacia Pública) Definição e Modalidades de Meio Ambiente: Lei da Política Nacional do Meio Ambiente (Lei 6.938/81). O direito ambiental, como um conjunto de regras e princípios harmônicos, com campo próprio e objeto próprio de estudo só surgiu com o advento dessa lei. Antes disso, já existiam leis ambientais, mas eram esparsas e, muitas vezes, contraditórias. Definição de meio ambiente: Art. 3º, I, Lei 6.938/81: meio ambiente, o conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas; O meio ambiente é uno e indivisível, mas, para fins didáticos, é possível o fragmentar em: meio ambiente natural, meio ambiente cultural, meio ambiente artificial e meio ambiente do trabalho (previsão expressa no art. 200, CF). O meio ambiente natural é formado pelos bens da natureza (bens com vida = bióticos; e bens sem vida = abióticos). São os bens da natureza que existem independentemente de intermediação do ser humano, como a fauna, a flora, os recursos hídricos e minerais, o ar, o solo, o subsolo. O meio ambiente cultural, artificial e do trabalho são formados por bens corpóreos ou incorpóreos criados pelo homem. O meio ambiente cultural é formado por bens corpóreos ou incorpóreos ligados à ação e à formação dos diferentes grupos da sociedade brasileira. O meio ambiente do trabalho (art. 200, CF) é composto por bens que buscam viabilizar o exercício digno e seguro de atividades laborativas pelos trabalhadores. O meio ambiente artificial fica com uma composição residual, pois os bens que não fazem parte do meio ambiente do trabalho nem do meio ambiente cultural acabam integrando o meio ambiente artificial. Cabe ao direito ambiental, com suas regras e princípios, disciplinar as condutas humanas que possam afetar o meio ambiente (em qualquer de suas modalidades). O objetivo do direito ambiental é a proteção e o uso ecologicamente sustentável do meio ambiente. É um ramo jurídico transversal, pois existem regras ambientais em todas as áreas do direito.

3 2. Competências: As competências dividem-se em materiais e legislativas. As competências materiais (também chamadas de administrativas) são competências para a prática de atos executivos na proteção ao meio ambiente. Temos essas regras materiais principalmente dentro do art. 23, CF. Esse artigo compartilhou/distribui entre todas as esferas de governo a competência para a proteção ambiental. Art. 23. É competência comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios: III - proteger os documentos, as obras e outros bens de valor histórico, artístico e cultural, os monumentos, as paisagens naturais notáveis e os sítios arqueológicos; IV - impedir a evasão, a destruição e a descaracterização de obras de arte e de outros bens de valor histórico, artístico ou cultural; VI - proteger o meio ambiente e combater a poluição em qualquer de suas formas; VII - preservar as florestas, a fauna e a flora; XI - registrar, acompanhar e fiscalizar as concessões de direitos de pesquisa e exploração de recursos hídricos e minerais em seus territórios; Parágrafo único. Leis complementares fixarão normas para a cooperação entre a União e os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, tendo em vista o equilíbrio do desenvolvimento e do bem-estar em âmbito nacional. Todos os entes da federação possuirão competência para exercer o poder de polícia ambiental. Todos os entes da federação terão as suas competências para promover o processo administrativo de licenciamento ambiental, a fim de controlar a poluição e de a manter dentro dos padrões de tolerância. Inciso VI, art. 23, CF. A regulamentação tem que se dá por meio de lei complementar, conforme exige o parágrafo único, do art. 23, CF. A lei complementar que regulamenta a divisão de competências administrativas ambientais entre as esferas de governo é a LC 140/2011. Art. 3º, LC 140/11: Constituem objetivos fundamentais da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, no

4 exercício da competência comum a que se refere esta Lei Complementar: I - proteger, defender e conservar o meio ambiente ecologicamente equilibrado, promovendo gestão descentralizada, democrática e eficiente; II - garantir o equilíbrio do desenvolvimento socioeconômico com a proteção do meio ambiente, observando a dignidade da pessoa humana, a erradicação da pobreza e a redução das desigualdades sociais e regionais; III - harmonizar as políticas e ações administrativas para evitar a sobreposição de atuação entre os entes federativos, de forma a evitar conflitos de atribuições e garantir uma atuação administrativa eficiente; IV - garantir a uniformidade da política ambiental para todo o País, respeitadas as peculiaridades regionais e locais. Gestão descentralizada = vai abarcar todas as esferas de governo na proteção ambiental. Gestão democrática = envolve o princípio da participação popular ou princípio democrático (a legislação ambiental deve inserir/criar institutos que privilegiem a participação popular). Gestão eficiente = decorre do princípio da ecoeficiência (sempre se buscar alternativas para o crescimento da economia com a redução da degradação ambiental, por meio de tecnologias menos impactantes ao meio ambiente). O objetivo do inciso II é uma decorrência do princípio do desenvolvimento sustentável. É necessário buscar um equilíbrio entre o crescimento da economia e a proteção ambiental. Esse desenvolvimento sustentável objetiva reduzir a miséria, sendo essa a acepção social do princípio do desenvolvimento sustentável. No inciso III, temos a grande razão de existir dessa LC. Necessidade de atuação harmônica, evitando o conflito de atribuição entre órgãos ambientais de diferentes esferas de governo. O inciso IV, traz a necessidade de respeito às peculiaridades regionais e locais que se dá principalmente por meio da aprovação pelos estados da política estadual do meio ambiente e pelos municípios da política municipal de meio ambiente, desde que compatíveis com a política nacional do meio ambiente.

5 A LC 140/11, em seu art. 4º, traz um rol meramente exemplificativo de instrumentos que os entes da federação deverão utilizar para atingir seus objetivos fundamentais. Art. 4o Os entes federativos podem valer-se, entre outros, dos seguintes instrumentos de cooperação institucional: I - consórcios públicos, nos termos da legislação em vigor; II - convênios, acordos de cooperação técnica e outros instrumentos similares com órgãos e entidades do Poder Público, respeitado o art. 241 da Constituição Federal; III - Comissão Tripartite Nacional, Comissões Tripartites Estaduais e Comissão Bipartite do Distrito Federal; IV - fundos públicos e privados e outros instrumentos econômicos; V - delegação de atribuições de um ente federativo a outro, respeitados os requisitos previstos nesta Lei Complementar; VI - delegação da execução de ações administrativas de um ente federativo a outro, respeitados os requisitos previstos nesta Lei Complementar. 1o Os instrumentos mencionados no inciso II do caput podem ser firmados com prazo indeterminado. 2o A Comissão Tripartite Nacional será formada, paritariamente, por representantes dos Poderes Executivos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, com o objetivo de fomentar a gestão ambiental compartilhada e descentralizada entre os entes federativos. 3o As Comissões Tripartites Estaduais serão formadas, paritariamente, por representantes dos Poderes Executivos da União, dos Estados e dos Municípios, com o objetivo de fomentar a gestão ambiental compartilhada e descentralizada entre os entes federativos. 4o A Comissão Bipartite do Distrito Federal será formada, paritariamente, por representantes dos Poderes Executivos da União e do Distrito Federal, com o objetivo de fomentar a gestão ambiental compartilhada e descentralizada entre esses entes federativos. 5o As Comissões Tripartites e a Comissão Bipartite do Distrito Federal terão sua organização e funcionamento regidos pelos respectivos regimentos internos.

6 Art. 5º: O ente federativo poderá delegar, mediante convênio, a execução de ações administrativas a ele atribuídas nesta Lei Complementar, desde que o ente destinatário da delegação disponha de órgão ambiental capacitado a executar as ações administrativas a serem delegadas e de conselho de meio ambiente. Parágrafo único. Considera-se órgão ambiental capacitado, para os efeitos do disposto no caput, aquele que possui técnicos próprios ou em consórcio, devidamente habilitados e em número compatível com a demanda das ações administrativas a serem delegadas. O objetivo das comissões é se tornarem uma instância de deliberação para evitar conflito de atribuições no âmbito federal, estadual e municipal nas questões ambientais e em especial na parte de licenciamento ambiental. O principal fundo público ambiental é o Fundo Nacional do Meio Ambiente, onde são depositadas as multas ambientais impostas pelo IBAMA na fiscalização ambiental. A iniciativa privada também poderá criar fundos para converter em proteção ao meio ambiente. Competência legiferante para editar leis ambientais: União, estados e DF possuem competência concorrente para editar leis envolvendo o meio ambiente. Essa regra geral está no art. 24, CF, sendo que ele não prevê os municípios, mas há jurisprudência do STF e do STJ dizendo que o município tem sim competência para editar leis de proteção ao meio ambiente (essa competência é extraída do art. 30, I e II, CF e não do art. 24, CF). A União fica responsável pela edição de normas gerais sobre o meio ambiente. Uma normatização geral exauriente implica invasão de competência estadual e municipal. A legislação estadual não pode ser mais flexível na proteção ambiental, não podendo violar a legislação da União para flexibilizar as normas de proteção ao meio ambiente. Quando sobre determinado tema ainda não houver lei geral dada pela União, será possível aos estados exercerem competência suplementar, tratando integralmente do tema. Cuidado: estados e municípios não podem legislar sobre crimes ambientais, pois compete privativamente à União legislar sobre direito penal.

7 O STF entende que estados e municípios não podem legislar sobre meio ambiente do trabalho, pois compete privativamente à União legislar sobre direito do trabalho. Alguns temas de direito ambiental, porém, por exceção, estados, DF e municípios não poderão editar normas jurídicas: o direito de águas, energias, atividades nucleares de qualquer natureza, minas, jazidas e outros recursos minerais. Não há direito adquirido a poluir ou degradar o meio ambiente. O tempo é incapaz de curar ilegalidades ambientais de natureza permanente, pois parte dos sujeitos tutelados as gerações futuras carece de voz e de representantes que falem ou se omitam em seu nome. STJ. Em tema ambiental, não se admite a teoria do fato consumado. A teoria do fato consumado não pode ser invocada para conceder direito inexistente sob a alegação de consolidação da situação fática pelo decurso do tempo. Esse é o entendimento consolidado por ambas as turmas da STF. As normas ambientais devem atender aos fins sociais a que se destinam, ou seja, necessária a interpretação e a integração de acordo com o princípio hermenêutico in dubio pro natura. Sempre que possível, devemos prestigiar a interpretação mais favorável à proteção ambiental. Se o ente federativo não tiver competência, a norma mais mais protetiva não deverá prevalecer. Exemplo: conflito entre norma federal e norma estadual. A norma estadual é mais favorável que a federal, porém o estado não tem competência para legislar sobre aquele ponto. A norma federal deverá prevalecer, mesmo sendo menos protetiva. Hoje esse é o entendimento do STF. Se houver invasão de competência, mesmo a norma sendo mais protetiva ela não irá prevalecer. 3. Princípios Ambientais: Lei /2006 (regula o bioma mata atlântica) elenca o princípio da função socioambiental da propriedade, da equidade intergeracional, da prevenção, da precaução, do usuário-pagador, da transparência das informações e atos, da gestão democrática, da celeridade procedimental, da gratuidade dos serviços administrativos prestados ao pequeno produtor rural e às populações tradicionais e do respeito ao direito de propriedade. A Lei /2009 (trata da política nacional de mudanças do clima) traz os seguintes princípios: da precaução, da prevenção, da participação cidadã, do desenvolvimento

8 sustentável e das responsabilidades comuns, porém diferenciadas, este último, no âmbito internacional. Esses são alguns princípios expressos. Os princípios da precaução e da prevenção buscam evitar danos ao meio ambiente ou reduzi-los ao máximo, mas não se confundem. O princípio da prevenção envolve a certeza, a convicção científica (risco certo, conhecido, concreto) dos males ambientais (de sua extensão e de sua natureza). O princípio da precaução só trabalha com situação controversa, com dúvida científica (risco incerto, abstrato, potencial), envolvendo atividades que normalmente decorrem de inovação tecnológica. A dúvida (a controvérsia científica) aqui sempre deve militar em favor do meio ambiente. Declaração dos 27 princípios ambientais da ECO 92, princípio 15 é o princípio da precaução: De modo a proteger o meio ambiente, o princípio da precaução deve ser amplamente observado pelos Estados, de acordo com suas capacidades. Quando houver ameaça de danos sérios ou irreversíveis, a ausência de absoluta certeza científica não deve ser utilizada com razão para postergar medidas eficazes e economicamente viáveis para precaver a degradação ambiental. Três características das medidas de precaução ambiental: proporcionalidade (relaciona-se com os custos do empreendimento controverso que está sendo licenciado), coerência (as medidas devem estar coerentes, correlacionadas com os males que poderão advir) e precariedade (como o risco é incerto, acaso, no futuro, ele não se constate/concretize, não haverá mais motivo para impor as medidas de precaução, podendo as medidas serem revogadas a qualquer momento). O risco ambiental pode ser enfrentado. Já o perigo ambiental não. O perigo é algo bem mais radical que o risco ambiental. Com base no princípio da precaução, é possível aplicar a inversão do ônus da prova em ações civis públicas de reparação de dano ambiental, sendo esse o fundamento substancial para a inversão do ônus da prova (também é utilizado como fundamento para essa inversão o art. 28, CDC, que seria aplicável a todos os direitos difusos e coletivos e não apenas às normas protetivas do consumidor). O princípio da precaução também tem sido utilizado para fundamentar a revogação de licença ambiental.

9 Princípio do desenvolvimento sustentável: foi na Conferência de Estocolmo que tivemos a difusão da doutrina do desenvolvimento sustentável. O desenvolvimento sustentável é aquele que controla a poluição para garantir o mínimo de recursos ambientais para o equilíbrio ecológico e para a saúde das pessoas. Desenvolvimento sustentável é aquele que atende as necessidades das presentes gerações sem privar as futuras gerações de suas porções de recursos ambientais. É crescer a economia, observando a proteção ambiental, investindo em tecnologias menos impactantes ao meio ambiente. O princípio do desenvolvimento sustentável está implicitamente consagrado em nossa CF (art. 170, VI, CF c/c art. 225, CF). Art. 225, CF: direito fundamental de terceira dimensão difuso por natureza que é o direito fundamental ao meio ambiente ecologicamente equilibrado que deve ser realizado por todo o setor público e privado não só para as presentes, mas também para as futuras gerações. É o Princípio 4 da Declaração do Rio: Para se alcançar um desenvolvimento sustentável, a proteção ambiental deve constituir parte integrante do processo de desenvolvimento e não pode ser considerada separadamente. Economia verde (economia do meio ambiente): cada vez mais, temos instrumentos econômicos para a proteção ambiental. Busca de instrumentos para que as pessoas ganhem dinheiro com a proteção do meio ambiente. PSA = pagamento pelos serviços ambientais, para fomentar uma economia mais ecologicamente sustentável. Princípio do poluidor-pagador ou da responsabilidade (ou, ainda, princípio do predadorpagador): decorre da principal externalidade negativa (danos causado ao meio ambiente) das atividades econômicas poluidoras. Aqueles que desenvolvem atividades econômicas na produção de bens ou na prestação de serviços impactantes ao ambiente devem responder pelas externalidades negativas oriundas da degradação causada, pois não seria justo privatizar o lucro e socializar o dano causado ao meio ambiente. Um exemplo genérico de aplicação desse princípio é a incidência do regime de responsabilidade civil objetiva (pelo risco integral) pela reparação do dano causado aos meio ambiente (a licença ambiental concedida e cumprida afasta a responsabilidade criminal ambiental e a responsabilidade administrativa, mas não desonera o poluidor de reparar o dano ambiental). É o princípio 16 da Declaração do Rio. Cuidado: o princípio é do poluidor-pagador e não do pagador-poluidor. O poluidor é substantivo e não adjetivo. Esse princípio não é uma abertura incondicionada à degradação desde que se pague por ela. Princípio do usuário-pagador: é mais amplo, chegando a englobar o princípio do poluidorpagador. Pelo princípio do usuário-pagador, todos aqueles que utilizam bens da natureza

10 devem pagar pela sua utilização, havendo poluição ou não. O bem não é extraído da natureza sem nenhum custo, ele tem economicidade, ele acaba afetando o direito fundamental ao meio ambiente ecologicamente equilibrado. A expressão usuário é mais ampla que poluidor (nem todo mundo que está utilizando está poluindo). A poluição é uma espécie de degradação ambiental com fonte humana. O pagamento pela água que a gente bebe é um exemplo do princípio do usuário-pagador, mas não é um exemplo do princípio do poluidor-pagador. Um dos objetivos da Política Nacional do Meio Ambiente é a imposição, ao poluidor e ao predador, da obrigação de recuperar e/ou indenizar os danos causados e, ao usuário, da contribuição pela utilização de recursos ambientais com fins econômicos, nos moldes do inciso VII, do artigo 4º, da Lei 6.938/1981. O princípio do protetor-recebedor foi positivado no ordenamento jurídico brasileiro no âmbito da lei da política nacional de resíduos sólidos (Lei /2010). É a outra face da mesma moeda que contém o princípio do poluidor-pagador. Aqueles que protegem o meio ambiente têm que ser beneficiados quer pelo setor público quer pelo setor privado, pois estão prestando um serviço ambiental que irá aproveitar não só a eles, mas a toda a coletividade. Em concretização ao princípio do protetor-recebedor, o art. 41, novo Código Florestal brasileiro previu o programa de apoio e incentivo à preservação e recuperação do meio ambiente, com a possibilidade de pagamento ou incentivo a serviços ambientais com retribuição, monetária ou não, às atividades de conservação e melhoria dos ecossistemas e que gerem serviços ambientais, tais como, isolada ou cumulativamente... Princípio da cooperação entre os povos: não é um princípio exclusivo do direito ambiental. É um princípio que fundamenta a República Federativa do Brasil. As nações têm que cooperar para o controle global da poluição. Isso se dá, por exemplo, por meio de convenções internacionais. Princípio da solidariedade intergeracional ou da equidade (também conhecido como pacto entre gerações): esse princípio inspirou a segunda metade do caput do art. 225, CF. Princípio da natureza pública da proteção ambiental (ou obrigatoriedade da proteção ambiental): está também presente na parte final do caput do art. 225, CF. A CF cria uma obrigação, um dever ambiental, não se tratando de uma mera faculdade. É uma obrigatoriedade voltada tanto para o setor público quanto para o privado. O poder de polícia ambiental, em regra, tem natureza vinculada. Princípio da participação comunitária ou cidadã (também chamado e princípio democrático ou de participação popular): não é exclusivo do direito ambiental. Qualquer

11 instrumento de inserção do povo na questão ambiental decorre desse princípio. É o princípio 10 da Declaração do Rio. Princípio da função socioambiental da propriedade (ecologização da propriedade): Tanto a propriedade urbana quanto a rural só realizarão a sua função social se as normas ambientais forem cumpridas. Art , 1º, CC. Princípio da informação: para que as pessoas possam se manifestar nos instrumentos democráticos de participação ambiental têm que ter acesso a boas informações ambientais que para chegarem ao seu conhecimento têm que ser publicizadas pelos órgãos ambientais. Lei /2003 (disciplina o acesso aos órgãos ambientais de todas as esferas de governo) regime grande de publicidade. Princípio do limite ou do controle: os órgãos ambientais têm que editar padrões máximos de poluição para controlá-la. Princípio da responsabilidade comum, mas diferenciada: é um princípio internacional ambiental voltado às mudanças climáticas. Tanto é previsto no protocolo de Quioto quanto na lei brasileira de mudanças climáticas (Lei /2009). Existe uma responsabilidade comum a todas as nações para controlar a emissão de gazes de carbono. Embora comum, essa responsabilidade é diferenciada, pois algumas nações emitem mais gazes de carbono que outras, tendo, assim, maior responsabilidade no controle da emissão desses gazes. Princípio do direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado e o princípio do direito à sadia qualidade de vida: vêm do art. 225, CF. Todos nós somos ao mesmo tempo credores e devedores. O equilíbrio ambiental e a saúde são indissociáveis. Se você não tem um meio ambiente ecologicamente equilibrado, também não terá uma sadia qualidade de vida. Princípio da proibição do retrocesso ecológico ou da vedação ao retrocesso ambiental: esse princípio foi violado com a edição do Código Florestal de 2012, pois o antigo código era mais protetivo ao meio ambiente. Princípio do mínimo existencial ecológico: é necessário que o poder público garanta o mínimo de condições ambientais dignas. Se isso não ocorrer, estará prejudicada a própria dignidade da pessoa humana.

12 AULA 2: Política Nacional do Meio Ambiente: Lei 6.938/1981 é considerada por muitos a certidão de nascimento do direito ambiental no Brasil, porque antes dela existiam normas ambientais, mas elas eram esparsas. Essa lei criou o SISNAMA (Sistema Nacional do Meio Ambiente), que é formado por órgãos e entidades ambientais de todas as esferas de governo com a missão de implementar a política nacional do meio ambiente. A Lei de Política Nacional do Meio Ambiente não surgiu voluntariamente. Vivíamos em uma ditadura e existia uma pressão internacional muito grande para criarmos uma lei geral de proteção ambiental. Essa lei foi, então, fruto dessa pressão internacional. O art. 1º do Decreto /90 traz competências que devem ser desenvolvidas por todas as esferas de governo na implementação da política nacional do meio ambiente. Art. 1º Na execução da Política Nacional do Meio Ambiente, cumpre ao Poder Público, nos seus diferentes níveis de governo: I - manter a fiscalização permanente dos recursos ambientais, visando à compatibilização do desenvolvimento econômico com a proteção do meio ambiente e do equilíbrio ecológico; II - proteger as áreas representativas de ecossistemas mediante a implantação de unidades de conservação e preservação ecológica; III - manter, através de órgãos especializados da administração, o controle permanente das atividades potencial ou efetivamente poluidoras, de modo a compatibilizá-las com os critérios vigentes de proteção ambiental; IV - incentivar o estudo e a pesquisa de tecnologias para o uso racional e a proteção dos recursos ambientais, utilizando nesse sentido os planos e programas regionais ou setoriais de desenvolvimento industrial e agrícola; V - implantar, na áreas críticas de poluição, um sistema permanente de acompanhamento dos índices locais de qualidade ambiental; VI - identificar e informar aos órgãos e entidades do Sistema Nacional do Meio Ambiente sobre a existência de áreas

13 degradadas, ou ameaçadas de degradação, propondo medidas para sua recuperação; VIl - orientar a educação, em todos os níveis, para a participação ativa do cidadão e da comunidade na defesa do meio ambiente, cuidando para que os currículos escolares das diversas matérias obrigatórias contemplem o estudo da ecologia. Inciso I: princípio do desenvolvimento sustentável. Há também a determinação do exercício do poder de polícia constantemente por todas as esferas de governo. União, estados, DF e municípios têm a obrigação de exercer constantemente e regularmente o poder de polícia ambiental (art. 23, CF) para controlar as atividades poluidoras lícitas (isso se dá principalmente por meio do licenciamento ambiental) e para combater as atividades poluidoras ilícitas. Inciso II: áreas que possuem características ambientais diferenciadas devem ter um regime especial protetivo, inclusive esta determinação foi parar na CF, em seu art. 225, 1º, III (determina que o poder público, em todas as unidades da federação, constitua espaços com regime especial de proteção, quando houver características ambientais diferenciadas sua justifiquem sua proteção). Aqui é cotada a unidade de conservação da natureza, que constituem uma modalidade de espaço ambiental protegido, existindo lei federal sobre o tema (Lei 9.985/2000 Lei do SNUC (Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza)). Inciso III: determina a criação de órgãos ou autarquias de meio ambiente no âmbito das entidades políticas para controlar a poluição por meio do processo administrativo de licenciamento ambiental (importante instrumento da PNMA). Inciso IV: incentivo à busca de tecnologias menos impactantes ao meio ambiente. Inciso V: preocupação de acompanhar e controlar os níveis de poluição. Inciso VI: toda entidade ou órgão da administração pública, mesmo que não seja da área ambiental, deve informar aos órgãos ambientais, áreas degradadas ou na iminência de degradação para a adoção das providências específicas. Inciso VII: necessidade de práticas sustentáveis para a economia dos recursos naturais. Necessidade de educação ambiental. O art. 225, CF determina a efetivação da educação

14 ambiental em todos os níveis de ensino. Para regulamentar esse importante instrumento, foi aprovada em 1999 a Lei da PNEA (Lei 9795/99) que aprovou a Política Nacional de Educação Ambiental (essa lei não traz o meio ambiente como disciplina autônoma). A educação ambiental é definida como o processo por meio do qual o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente. A educação ambiental é classificada como formal (aquela ministrada nas escolas), mas há também a educação ambiental informal. O art. 225, 1º, CF aduz que para efetivar o direito fundamental ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, incumbe ao Poder Público promover a educação ambiental em todos os níveis de de ensino e a conscientização pública para a preservação do meio ambiente. O art. 2º traz princípios de implementação da PNMA. Esses princípios são verdadeiras diretrizes que os órgãos ambientais do SISNAMA irão observar na implementação da PNMA. Art. 2º. A Política Nacional do Meio Ambiente tem por objetivo a preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental propícia à vida, visando assegurar, no País, condições ao desenvolvimento socioeconômico, aos interesses da segurança nacional e à proteção da dignidade da vida humana, atendidos os seguintes princípios: I - ação governamental na manutenção do equilíbrio ecológico, considerando o meio ambiente como um patrimônio público a ser necessariamente assegurado e protegido, tendo em vista o uso coletivo; II - racionalização do uso do solo, do subsolo, da água e do ar; III - planejamento e fiscalização do uso dos recursos ambientais; IV - proteção dos ecossistemas, com a preservação de áreas representativas; V - controle e zoneamento das atividades potencial ou efetivamente poluidoras; VI - incentivos ao estudo e à pesquisa de tecnologias orientadas para o uso racional e a proteção dos recursos ambientais; VII - acompanhamento do estado da qualidade ambiental; VIII - recuperação de áreas degradadas; (Regulamento)

15 IX - proteção de áreas ameaçadas de degradação; X - educação ambiental a todos os níveis do ensino, inclusive a educação da comunidade, objetivando capacitá-la para participação ativa na defesa do meio ambiente. Inciso I: o meio ambiente é um patrimônio público (patrimônio público aqui não quer dizer patrimônio de uma pessoa jurídica de direito público, pois o meio ambiente é um bem difuso, sendo, portanto, um patrimônio da coletividade) necessidade de interpretação mais ampla. Inciso II: redução dos desperdícios. Inciso III: planejar e programar previamente para evitar, por exemplo, falta de água. Inciso IV: espaços ambientais especialmente protegidos pelo poder público. Inciso V: controle por meio do processo administrativo de licenciamento ambiental e por meio de zoneamento ambiental (é um instrumento de ordenação territorial com o objetivo de preservar o meio ambiente e de promover o desenvolvimento econômico sustentável. Inciso VII: aqui iremos tratar de um instrumento da PNMA chamado de padrão de qualidade do meio ambiente, em que são medidos os estados de qualidade dos bens da natureza. O objetivo geral da PNMA é preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental. Os objetivos específicos de implementação da PNMA estão no art. 4º. Art. 4º - A Política Nacional do Meio Ambiente visará: I - à compatibilização do desenvolvimento econômico social com a preservação da qualidade do meio ambiente e do equilíbrio ecológico; II - à definição de áreas prioritárias de ação governamental relativa à qualidade e ao equilíbrio ecológico, atendendo aos interesses da União, dos Estados, do Distrito Federal, do Territórios e dos Municípios; III - ao estabelecimento de critérios e padrões da qualidade ambiental e de normas relativas ao uso e manejo de recursos ambientais; IV - ao desenvolvimento de pesquisas e de tecnologia s nacionais orientadas para o uso racional de recursos ambientais; V - à difusão de tecnologias de manejo do meio ambiente, à divulgação de dados e informações ambientais e à formação de uma consciência pública sobre a necessidade de

16 preservação da qualidade ambiental e do equilíbrio ecológico; VI - à preservação e restauração dos recursos ambientais com vistas à sua utilização racional e disponibilidade permanente, concorrendo para a manutenção do equilíbrio ecológico propício à vida; VII - à imposição, ao poluidor e ao predador, da obrigação de recuperar e/ou indenizar os danos causados, e ao usuário, de contribuição pela utilização de recursos ambientais com fins econômicos. Inciso I: trata do desenvolvimento sustentável. Inciso V: educação ambiental, princípio da publicidade, princípio da informação (Lei /2003, que trata do acesso público às informações dos bancos de dados dos órgãos ambientais). Inciso VII: princípio do poluidor-pagador e do usuário-pagador. O art. 6º trata da composição do SISNAMA. O art. 8º trata das competências do CONAMA. O art. 9º traz um rol abstrato de instrumentos de implementação da PNMA. O art. 10 trata do licenciamento ambiental. Esses são os artigos mais importantes dessa lei. Para a implementação da PNMA, foi criado o Sistema Nacional do Meio Ambiente (SISNAMA). Ele é composto por órgãos e entidades ambientais de todas as esferas de governo. Sua atribuição é implementar a PNMA. Art. 6º Os órgãos e entidades da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Territórios e dos Municípios, bem como as fundações instituídas pelo Poder Público, responsáveis pela proteção e melhoria da qualidade ambiental, constituirão o Sistema Nacional do Meio Ambiente - SISNAMA, assim estruturado: I - órgão superior: o Conselho de Governo, com a função de assessorar o Presidente da República na formulação da política nacional e nas diretrizes governamentais para o meio ambiente e os recursos ambientais; (Redação dada pela Lei nº 8.028, de 1990) II - órgão consultivo e deliberativo: o Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), com a finalidade de assessorar,

17 estudar e propor ao Conselho de Governo, diretrizes de políticas governamentais para o meio ambiente e os recursos naturais e deliberar, no âmbito de sua competência, sobre normas e padrões compatíveis com o meio ambiente ecologicamente equilibrado e essencial à sadia qualidade de vida; (Redação dada pela Lei nº 8.028, de 1990) III - órgão central: a Secretaria do Meio Ambiente da Presidência da República, com a finalidade de planejar, coordenar, supervisionar e controlar, como órgão federal, a política nacional e as diretrizes governamentais fixadas para o meio ambiente; (Redação dada pela Lei nº 8.028, de 1990) IV - órgãos executores: o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - IBAMA e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - Instituto Chico Mendes, com a finalidade de executar e fazer executar a política e as diretrizes governamentais fixadas para o meio ambiente, de acordo com as respectivas competências; (Redação dada pela Lei nº , de 2013) V - Órgãos Seccionais: os órgãos ou entidades estaduais responsáveis pela execução de programas, projetos e pelo controle e fiscalização de atividades capazes de provocar a degradação ambiental; (Redação dada pela Lei nº 7.804, de 1989) VI - Órgãos Locais: os órgãos ou entidades municipais, responsáveis pelo controle e fiscalização dessas atividades, nas suas respectivas jurisdições; (Incluído pela Lei nº 7.804, de 1989) 1º - Os Estados, na esfera de suas competências e nas áreas de sua jurisdição, elaborarão normas supletivas e complementares e padrões relacionados com o meio ambiente, observados os que forem estabelecidos pelo CONAMA. 2º O s Municípios, observadas as normas e os padrões federais e estaduais, também poderão elaborar as normas mencionadas no parágrafo anterior. 3º Os órgãos central, setoriais, seccionais e locais mencionados neste artigo deverão fornecer os resultados das

18 análises efetuadas e sua fundamentação, quando solicitados por pessoa legitimamente interessada. 4º De acordo com a legislação em vigor, é o Poder Executivo autorizado a criar uma Fundação de apoio técnico científico às atividades do IBAMA. (Redação dada pela Lei nº 7.804, de 1989) Inciso I: o Conselho de Governo é o órgão de cúpula do SISNAMA. Trata-se de um órgão que faz parte da estrutura direta da presidência da república e que é formado por todos os ministros de estado. A PNMA é formulada pelo presidente da república, e compete ao Conselho de Governo assessorar essa formulação na condição de órgão de cúpula do SISNAMA. Existe dentro da estrutura desse conselho uma câmara ambiental. Inciso II: aqui nós temos um órgão colegiado muito importante que é o CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente). Os estados terão conselhos estaduais e os municípios terão conselhos municipais. O CONAMA entra aqui como órgão colegiado consultivo e deliberativo no âmbito do SISNAMA. O CONAMA assessora o Conselho de Governo. Suas competências administrativas estão no art. 8º. A sua principal atuação é uma atuação normativa, por meio da edição de resoluções. Essas resoluções tratam de diversos temas. Ele também tem competência para determinar a realização de estudos ambientais, para autorizar conversão de multas em serviços ambientais. Antes de começarmos o estudo do art. 8º, é importante mencionar que algumas de suas disposições estão desatualizadas, mas, caso apareça na prova a literalidade da lei, marcar como correta a opção. Art. 8º Compete ao CONAMA: (Redação dada pela Lei nº 8.028, de 1990) I - estabelecer, mediante proposta do IBAMA, normas e critérios para o licenciamento de atividades efetiva ou potencialmente poluidoras, a ser concedido pelos Estados e supervisionado pelo IBAMA; (Redação dada pela Lei nº 7.804, de 1989) II - determinar, quando julgar necessário, a realização de estudos das alternativas e das possíveis conseqüências ambientais de projetos públicos ou privados, requisitando aos órgãos federais, estaduais e municipais, bem assim a entidades privadas, as informações indispensáveis para apreciação dos estudos de impacto ambiental, e

19 respectivos relatórios, no caso de obras ou atividades de significativa degradação ambiental, especialmente nas áreas consideradas patrimônio nacional. (Redação dada pela Lei nº 8.028, de 1990) III - (Revogado pela Lei nº , de 2009) IV - homologar acordos visando à transformação de penalidades pecuniárias na obrigação de executar medidas de interesse para a proteção ambiental; (VETADO); V - determinar, mediante representação do IBAMA, a perda ou restrição de benefícios fiscais concedidos pelo Poder Público, em caráter geral ou condicional, e a perda ou suspensão de participação em linhas de financiamento em estabelecimentos oficiais de crédito; (Redação dada pela Lei nº 7.804, de 1989) VI - estabelecer, privativamente, normas e padrões nacionais de controle da poluição por veículos automotores, aeronaves e embarcações, mediante audiência dos Ministérios competentes; VII - estabelecer normas, critérios e padrões relativos ao controle e à manutenção da qualidade do meio ambiente com vistas ao uso racional dos recursos ambientais, principalmente os hídricos. Parágrafo único. O Secretário do Meio Ambiente é, sem prejuízo de suas funções, o Presidente do Conama. (Incluído pela Lei nº 8.028, de 1990) Inciso I: competência normativa (para que o CONAMA baixe resoluções acerca do licenciamento ambiental). A principal é a Resolução CONAMA n 237/97 (é a normatização do CONAMA sobre licenciamento ambiental). A parte final desse inciso está desatualizada, porque hoje temos autonomia das esferas de governo para promover licenciamento ambiental (se vier igual a letra da lei, marcar como verdadeira). Inciso II: está parcialmente desatualizado, porque o CONAMA não é órgão ambiental licenciador. Na esfera da União, a entidade licenciadora é o IBAMA. Se copiarem e colarem na prova, considerar como correto. Inciso III: foi revogado em 2009 (colocava o CONAMA como última instância para julgar as multas do IBAMA em grau de recurso). Inciso IV: está desatualizado, pois o próprio IBAMA faz essa conversão. Inciso V: não está desatualizado (continua sendo assim). Inciso VI: para regulamentar o tema desse inciso,

20 temos o PROCONVE (Programa Nacional de Controle da Poluição de Veículos Automotores). Inciso VII: caso polêmico, pois dá um poder normativo aberto ao CONAMA para editar normas para controle da poluição. Não raras as vezes, com base nesse inciso, as resoluções do CONAMA acabam criando deveres ambientais sem que uma lei (pelo menos não literalmente) tenha essa previsão. Mesmo sem ter uma lei específica vedando a importação de pneus usados, a resolução do CONAMA que estabelecia essa vedação foi mantida pelo STF (a vedação teria fundamentação diretamente na CF, no direito fundamental ao meio ambiente ecologicamente equilibrado e no direito fundamente à saúde). Voltaremos agora ao estudo do art. 4º e seus incisos. Inciso III: Secretaria do Meio Ambiente da Presidência da República foi extinta em 1992, sendo suas atribuições desempenhadas pelo Ministério do Meio Ambiente. Se tiver na prova, porém, alternativa dizendo que a Secretaria do Meio Ambiente da Presidência da República é órgão central do CONAMA e não tiver nenhuma outra alternativa verdadeira, marque essa como correta porque você está diante de um examinador despreparado. O Ministério do Meio Ambiente fica apenas coordenando, supervisionando e controlando a implementação da PNMA. Inciso IV: sofreu uma alteração em Trata dos órgãos executores. O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade foi inserido nesse inciso em A expressão órgãos nesse inciso é equivocada, pois se tratam de autarquias federais. O IBAMA tinha três funções administrativas principais: exercício do poder de polícia ambiental no âmbito da União; desenvolvimento da competência administrativa de licenciamento ambiental e gestão das unidades de conservação constituídas pela União. As duas primeiras funções continuam, mas a essa terceira função, em razão do surgimento, em 2007, de uma nova autarquia federal (Instituto Chico Mendes, que também é vinculado ao Ministério do Meio Ambiente), deixou de ser competência do IBAMA e passou a ser competência do Instituto Chico Mendes. Inciso V: órgãos seccionais são os órgãos e entidades do meio ambiente dos estados da federação e, por analogia, do DF. Essas entidades do SISNAMA precisam de instrumentos para implementação. Aqui entra o art. 9º, que traz um rol meramente exemplificativo de instrumentos para a implementação da PNMA. Art. 9º - São Instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente: I - o estabelecimento de padrões de qualidade ambiental; II - o zoneamento ambiental; (Regulamento) III - a avaliação de impactos ambientais;

21 IV - o licenciamento e a revisão de atividades efetiva ou potencialmente poluidoras; V - os incentivos à produção e instalação de equipamentos e a criação ou absorção de tecnologia, voltados para a melhoria da qualidade ambiental; VI - a criação de espaços territoriais especialmente protegidos pelo Poder Público federal, estadual e municipal, tais como áreas de proteção ambiental, de relevante interesse ecológico e reservas extrativistas; (Redação dada pela Lei nº 7.804, de 1989) VII - o sistema nacional de informações sobre o meio ambiente; VIII - o Cadastro Técnico Federal de Atividades e Instrumento de Defesa Ambiental; IX - as penalidades disciplinares ou compensatórias não cumprimento das medidas necessárias à preservação ou correção da degradação ambiental. X - a instituição do Relatório de Qualidade do Meio Ambiente, a ser divulgado anualmente pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis - IBAMA; (Incluído pela Lei nº 7.804, de 1989) XI - a garantia da prestação de informações relativas ao Meio Ambiente, obrigando-se o Poder Público a produzí-las, quando inexistentes; (Incluído pela Lei nº 7.804, de 1989) XII - o Cadastro Técnico Federal de atividades potencialmente poluidoras e/ou utilizadoras dos recursos ambientais. (Incluído pela Lei nº 7.804, de 1989) XIII - instrumentos econômicos, como concessão florestal, servidão ambiental, seguro ambiental e outros. (Incluído pela Lei nº , de 2006) Inciso I: É possível definir os padrões de qualidade ambiental como o reflexo do estado ambiental de determinado ou determinados recursos ambientais, usualmente fixados numericamente em normas ambientais lastreadas em fundamentos técnicos, com o objetivo de manter o equilíbrio ambiental e a saúde humana. Para controlar qualitativa e quantitativamente, é comum que o poder público crie padrões de qualidade ambiental.

22 Inciso II: temos o zoneamento ambiental. No Brasil, não há uma lei federal genérica para disciplinar o zoneamento ambiental (nós temos uma lei específica, mas que é muito pontual porque trata do zoneamento de indústrias). Nós nos utilizamos do Decreto Federal 4297/2002, que trata do zoneamento ecológico e econômico. Zonear é ordenar o território. O zoneamento ambiental se dá quando essa ordenação territorial se opera por meio de critérios que objetivam a proteção ao meio ambiente, a sua preservação e o desenvolvimento sustentável. As regras do zoneamento ambiental são vinculantes tanto para o setor público quanto para o setor privado. O Decreto 4297/2002 traz definição do zoneamento ecológico e econômico em seu art. 2º, vejamos: Art. 2o O ZEE, instrumento de organização do território a ser obrigatoriamente seguido na implantação de planos, obras e atividades públicas e privadas, estabelece medidas e padrões de proteção ambiental destinados a assegurar a qualidade ambiental, dos recursos hídricos e do solo e a conservação da biodiversidade, garantindo o desenvolvimento sustentável e a melhoria das condições de vida da população. De acordo com o artigo 3º desse decreto, o ZEE tem por objetivo geral organizar, de forma vinculada, as decisões dos agentes públicos e privados quanto a planos, programas, projetos e atividades que, direta ou indiretamente, utilizem recursos naturais, assegurando a plena manutenção do capital e dos serviços ambientais dos ecossistemas. O zoneamento ambiental é um instrumento de controle da poluição. Assim sendo, é possível concluir que União, estados, DF e municípios têm competência para o zoneamento ambiental. Ocorre que, na LC 140, em seu art. 9º (que trata das competências municipais) não há, pelo menos expressamente, competência dos municípios para promover zoneamento ambiental. A competência da União e dos estados é expressa (competirá à União, na forma do seu artigo 7º, inciso IX, elaborar o zoneamento ambiental de âmbito nacional e regional. Já os estados terão a incumbência de elaborar o zoneamento ambiental de âmbito estadual, em conformidade com os zoneamentos de âmbito nacional e regional). O professor defende que os municípios têm sim competência para elaborar zoneamento ambiental de âmbito local, embora não haja previsão expressa nesse sentido. Inciso III: temos a avaliação de impactos ambientais (conhecida como AIA). Aqui pode ser entendida como sinônimo de estudos ambientais.

23 Inciso IV: aqui foi previsto genericamente o licenciamento ambiental para qualquer atividade poluidora que possa gerar degradação ambiental, com regulamentação na Resolução do CONAMA n 237/97. Inciso V: investimentos e incentivos para a busca de tecnologias menos impactantes ao meio ambiente; tributação ambiental utilização do caráter extrafiscal do tributo quer para inibir condutas poluidoras quer para fomentar condutas favoráveis à preservação ambiental. Inciso VI: temos aqui três exemplos de unidades de conservação. Esse instrumento é tão importante que foi parar na CF (art. 225, 1º, III). Inciso VII: temos aqui o SINIMA (Sistema Nacional de Informações sobre o Meio Ambiente) = é um banco de dados mantidos na estrutura do ministério do meio ambiente e que é abastecido por todas as esferas de governo (embora na prática isso não funciona muito bem) para ajudar na formação das políticas públicas ambientais. Ele foi reforçado pelo Código Florestal de 2012 (um dos avanços desse código foi a criação de um cadastro ambiental rural CAR = trata-se de um registro obrigatório para que todos os proprietários e possuidores rurais inscrevam as suas fazendas nesse CAR, sendo esse cadastro compulsório, sendo que esse cadastro faz parte do SINIMA ver art. 29, Código Florestal). Inciso VIII: existem dois cadastros técnicos federais, que na verdade constituem registro que deve ser feito no IBAMA, sendo que o primeiro deles é o Cadastro Técnico Federal de Atividades e Instrumentos de Defesa Ambiental = esse cadastro é obrigatório para que pessoas naturais ou jurídicas desenvolvam as atividades de consultoria ambiental, sendo que ele é regulado na própria Lei de PNMA no art. 17. O segundo cadastro técnico federal é para a pessoa física ou jurídica que vai desenvolver a atividade poluidora (é o cadastro técnico federal de atividades poluidoras ou utilizadoras de recursos ambientais) = está previsto no inciso XII e também é regulamentado no art. 17. Inciso IX: sanções administrativas que serão impostas aos infratores (quer pessoas naturais quer pessoas jurídicas) pelo descumprimento das leis ambientais. Inciso X: é o único que não foi regulamentado. É conhecido como RQMA (Relatório de Qualidade do Meio Ambiente) e deve ser divulgado anualmente pelo IBAMA. Até hoje ainda não saiu nenhum relatório de qualidade ambiental.

24 Inciso XI: princípio da informação e Lei /03. Inciso XIII: foi inserido em Instrumento econômico é aquele que demonstra a intervenção do Estado na economia. A concessão florestal é uma modalidade de concessão administrativa especial, em que o poder público (União, estados, DF e municípios) realiza uma licitação (sempre na modalidade concorrência, sendo proibida a inexigibilidade) para contratar pessoas jurídicas brasileiras consorciadas ou não para celebrar o contrato temporário concessão Florestal. Trata-se de uma exploração florestal sustentável, por meio do corte seletivo de árvores com um projeto de manejo florestal sustentável aprovado pelo órgão ambiental da respectiva esfera de governo. Essa concessão florestal é sempre temporária e só irá transferir o direito a empresa brasileira vencedora para a exploração sustentável das florestas públicas. Temos também a servidão ambiental, que é uma espécie de servidão administrativa, em que o prédio dominante é o interesse público ambiental. Pela servidão ambiental, o proprietário ou o possuidor de um imóvel urbano ou rural que possua recursos ambientais conservados ou pelo menos em processo de regeneração se quiser poderá constituir uma servidão ambiental, por meio da qual voluntariamente ele irá renunciar ao direito de explorar os recursos ambientais de sua propriedade ou de parte dela (ele quem irá definir o conteúdo da renúncia de exploração dos recursos ambientais de sua propriedade, mas a lei fixa um padrão mínimo = mesmo regime de proteção das áreas de reserva legal). Essa servidão ambiental pode ser perpétua ou temporária. A temporária tem que ser de pelo menos 15 anos. A servidão deve ser registrada no cartório de imóveis por se tratar de um direito real. A servidão ambiental pode gerar o direito à cota de reserva ambiental (CRA) que é vendida inclusive em bolsa de valores. No antigo código florestal, existia uma servidão florestal, que era mais restrita que a servidão ambiental, porque a servidão ambiental abarca todos os bens da natureza e a servidão florestal apenas a vegetação. Com a extinção da servidão florestal, em razão da mudança do antigo para o novo código florestal, as antigas servidões florestais foram automaticamente convertidas em servidões ambientais. Os artigos 9º-A, 9º-B e 9º-C, da LPNMA trata da servidão ambiental. Art. 9o-A. O proprietário ou possuidor de imóvel, pessoa natural ou jurídica, pode, por instrumento público ou particular ou por termo administrativo firmado perante órgão integrante do Sisnama, limitar o uso de toda a sua propriedade ou de parte dela para preservar, conservar ou recuperar os recursos ambientais existentes, instituindo servidão ambiental. (Redação dada pela Lei nº /2012)

Legislação Pesqueira e Ambiental. Prof.: Thiago Pereira Alves

Legislação Pesqueira e Ambiental. Prof.: Thiago Pereira Alves Técnico em Aquicultura Legislação Pesqueira e Ambiental Prof.: Thiago Pereira Alves DIREITO AMBIENTAL NO BRASIL Política Nacional do Meio Ambiente Direito Ambiental Constitucional Direito Ambiental Constitucional

Leia mais

Lei nº 6.938, de 31 de agosto de 1981. Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu a sanciono a seguinte Lei:

Lei nº 6.938, de 31 de agosto de 1981. Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu a sanciono a seguinte Lei: Lei nº 6.938, de 31 de agosto de 1981. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação, e dá outras providências. Faço saber

Leia mais

POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE

POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE Com a edição da Lei nº 6.938/81 o país passou a ter formalmente uma Política Nacional do Meio Ambiente, uma espécie de marco legal para todas as políticas públicas de

Leia mais

Introdução. Gestão Ambiental Prof. Carlos Henrique A. de Oliveira. Introdução à Legislação Ambiental e Política Nacional de Meio Ambiente - PNMA

Introdução. Gestão Ambiental Prof. Carlos Henrique A. de Oliveira. Introdução à Legislação Ambiental e Política Nacional de Meio Ambiente - PNMA Gestão Ambiental Prof. Carlos Henrique A. de Oliveira Introdução à Legislação Ambiental e Política Nacional de Meio Ambiente - PNMA O mar humildemente coloca-se abaixo do nível dos rios para receber, eternamente,

Leia mais

POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE Lei No. 6.938/81

POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE Lei No. 6.938/81 POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE Lei No. 6.938/81 ANTECEDENTES HISTÓRICOS CONCEITOS PRINCÍPIOS OBJETIVOS DIRETRIZES INSTRUMENTOS SISNAMA CONAMA PENALIDADES GENERALIDADES ANTECEDENTES HISTÓRICOS Liga

Leia mais

a) Órgãos Superiores Conselho de governo, servindo para assessorar ao Presidente da República sobre assuntos que tratam do Meio Ambiente.

a) Órgãos Superiores Conselho de governo, servindo para assessorar ao Presidente da República sobre assuntos que tratam do Meio Ambiente. OAB MODULAR I - REPETIÇÃO Disciplina: Direito Ambiental Prof. : Juliana Lettière Data: 12/08/2009 Aula nº 01 TEMAS TRATADOS EM AULA ESPÉCIES DE MEIO AMBIENTE São quatro: - Meio ambiente natural/físico,

Leia mais

Art. 6 o O SNUC será gerido pelos seguintes órgãos, com as respectivas atribuições:

Art. 6 o O SNUC será gerido pelos seguintes órgãos, com as respectivas atribuições: SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO CF/88 art. 225. Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao

Leia mais

PATRIMÔNIO AMBIENTAL

PATRIMÔNIO AMBIENTAL PATRIMÔNIO AMBIENTAL PATRIMÔNIO Conjunto de direitos e obrigações de uma pessoa PATRIMÔNIO Bem ou conjunto de bens culturais ou naturais valor reconhecido para determinada localidade, região, país, ou

Leia mais

Legislação Pesqueira e Ambiental. Prof.: Thiago Pereira Alves

Legislação Pesqueira e Ambiental. Prof.: Thiago Pereira Alves Técnico em Aquicultura Legislação Pesqueira e Ambiental Prof.: Thiago Pereira Alves SNUC Conceito É o conjunto organizado de unidades de conservação protegidas (federais, estaduais, municipais) que, planejado,

Leia mais

DISPÕE SOBRE A POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE, SEUS FINS E MECANISMOS DE FORMULAÇÃO E APLICAÇÃO, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

DISPÕE SOBRE A POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE, SEUS FINS E MECANISMOS DE FORMULAÇÃO E APLICAÇÃO, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. LEI FEDERAL N 6.938, de 02 de setembro de 1981 DISPÕE SOBRE A POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE, SEUS FINS E MECANISMOS DE FORMULAÇÃO E APLICAÇÃO, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA,

Leia mais

O Licenciamento Ambiental Municipal

O Licenciamento Ambiental Municipal O licenciamento ambiental é um dos instrumentos da política nacional do meio ambiente, sendo definido como o procedimento administrativo utilizado pelo órgão ambiental competente para licenciar a localização,

Leia mais

SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO

SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO Previsão Legal Objetivos Categorias Finalidades Gestão do Sistema Quantitativos Outros Espaços Protegidos Distribuição Espacial Relevância O Brasil possui alguns

Leia mais

Licenciamento Ambiental e Municipal

Licenciamento Ambiental e Municipal Curso de Treinamento - ABLP Licenciamento Ambiental e Municipal Simone Paschoal Nogueira 14 de outubro de 2008 Sede da ABLP Procedimento pelo qual o órgão ambiental competente permite a localização, instalação,

Leia mais

Diretrizes para os Serviços Públicos de Saneamento Básico

Diretrizes para os Serviços Públicos de Saneamento Básico Diretrizes para os Serviços Públicos de Saneamento Básico As competências constitucionais Competência para prestação de serviços públicos locais (CF, art. 30) Compete aos Municípios:... V - organizar e

Leia mais

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2006

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2006 PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2006 Regulamenta o 4º do art. 225 da Constituição Federal, para instituir o Plano de Gerenciamento da Floresta Amazônica. O CONGRESSO NACIONAL decreta: Art. 1º Esta Lei

Leia mais

MEIO AMBIENTE DESENVOLVIMENTO COM SUSTENTABILIDADE

MEIO AMBIENTE DESENVOLVIMENTO COM SUSTENTABILIDADE MEIO AMBIENTE DESENVOLVIMENTO COM SUSTENTABILIDADE Introdução A capacidade da atuação do Estado Brasileiro na área ambiental baseia-se na ideia de responsabilidades compartilhadas entre União, Estados,

Leia mais

Legislação brasileira sobre meio ambiente - tópicos Fabricio Gomes Gonçalves

Legislação brasileira sobre meio ambiente - tópicos Fabricio Gomes Gonçalves Legislação brasileira sobre meio ambiente - tópicos Fabricio Gomes Gonçalves Contextualizando... Adaptação do produtor rural sem condições novos critérios de uso da terra impostos aleatoriamente sem alicerces

Leia mais

GABINETE DO CONSELHEIRO SÉRGIO RICARDO DE SOUZA JUSTIFICATIVA

GABINETE DO CONSELHEIRO SÉRGIO RICARDO DE SOUZA JUSTIFICATIVA JUSTIFICATIVA O fundamento que alicerça a presente proposta é, especialmente, a necessidade premente de se garantir, através da atuação do Ministério Público brasileiro, a efetividade aos Princípios e

Leia mais

VERDADES E MENTIRAS SOBRE O PROJETO DE LEI QUE ALTERA O CÓDIGO FLORESTAL

VERDADES E MENTIRAS SOBRE O PROJETO DE LEI QUE ALTERA O CÓDIGO FLORESTAL VERDADES E MENTIRAS SOBRE O PROJETO DE LEI QUE ALTERA O CÓDIGO FLORESTAL 1. Por que o código florestal precisa ser mudado? O Código Florestal de 1965 é uma boa legislação. Aliás, caso fosse exigido o cumprimento

Leia mais

CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL. Texto atualizado apenas para consulta.

CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL. Texto atualizado apenas para consulta. 1 Texto atualizado apenas para consulta. LEI Nº 3.984, DE 28 DE MAIO DE 2007 (Autoria do Projeto: Poder Executivo) Cria o Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do Distrito Federal Brasília

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº 433/2015 CAPÍTULO I DOS CONCEITOS

PROJETO DE LEI Nº 433/2015 CAPÍTULO I DOS CONCEITOS PROJETO DE LEI Nº 433/2015 Institui a Política Municipal de estímulo à produção e ao consumo sustentáveis. CAPÍTULO I DOS CONCEITOS Art. 1º Esta Lei institui a Política Municipal de estímulo à Produção

Leia mais

Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: Legislação Federal LEI N 7.804, de 18 de julho de 1989 Altera a Lei n 6.938 de 31 de agosto de 1981, que dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação

Leia mais

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: LEI Nº 6.938, DE 31 DE AGOSTO DE 1981 Dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, seus fins e Regulamento mecanismos de formulação e aplicação, e dá outras providências. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA,

Leia mais

PROJETO DE LEI N.º 1.195, DE 2015 (Do Sr. Goulart)

PROJETO DE LEI N.º 1.195, DE 2015 (Do Sr. Goulart) *C0052659A* C0052659A CÂMARA DOS DEPUTADOS PROJETO DE LEI N.º 1.195, DE 2015 (Do Sr. Goulart) Institui o ''Projeto nasce uma criança, planta-se uma árvore'' que dispõe sobre medidas para a promoção, preservação

Leia mais

Copyright Proibida Reprodução.

Copyright Proibida Reprodução. RESPONSABILDADE CIVIL DO DANO AMBIENTAL Prof. Éder Responsabilidade Clementino dos civil Santos INTRODUÇÃO Evolução da sociedade: séc. XX (novas tecnologias x modelo de vida); Inércia do Estado: auto-tutela;

Leia mais

O SEGURO AMBIENTAL COMO REQUISITO PARA O LICENCIAMENTO AMBIENTAL

O SEGURO AMBIENTAL COMO REQUISITO PARA O LICENCIAMENTO AMBIENTAL O SEGURO AMBIENTAL COMO REQUISITO PARA O LICENCIAMENTO AMBIENTAL PNRS POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS LEI N 13.577/2009 PROTEÇÃO DA QUALIDADE DO SOLO E GERENCIAMENTO DE ÁREAS CONTAMINADAS (SP) O

Leia mais

NO ESTADO DO AMAZONAS

NO ESTADO DO AMAZONAS NO ESTADO DO AMAZONAS Competências Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas - IPAAM PREVISÃO LEGAL AO MEIO AMBIENTE ECOLOGICAMENTE EQUILIBRADO Constituição Federal, art. 225 Todos têm direito ao meio

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA Gabinete de Consultoria Legislativa

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA Gabinete de Consultoria Legislativa ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA Gabinete de Consultoria Legislativa LEI Nº 11.730, DE 9 DE JANEIRO DE 2002. (publicada no DOE nº 007, de 10 de janeiro de 2002) Dispõe sobre a Educação

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO DISTRITO FEDERAL - UniDF PRÓ-REITORIA DE GESTÃO ACADÊMICA PRGA CENTRO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL CTE DIREITO AMBIENTAL

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO DISTRITO FEDERAL - UniDF PRÓ-REITORIA DE GESTÃO ACADÊMICA PRGA CENTRO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL CTE DIREITO AMBIENTAL 1 CENTRO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL DIREITO AMBIENTAL Autoria: Ana Maria Benavides Kotlinski Desenho Instrucional: Fábia Pimentel Brasília DF 2007 2 CENTRO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Leia mais

Instrumentos Legais de Proteção Ambiental em Propriedades Rurais

Instrumentos Legais de Proteção Ambiental em Propriedades Rurais Instrumentos Legais de Proteção Ambiental em Propriedades Rurais Uberlândia Minas Gerais Abril de 2015 Índice Introdução... 2 Instrumentos de planejamento e gestão do uso do solo... 2 Zoneamento Ecológico-

Leia mais

LEI N 21.156, DE 17 DE JANEIRO DE 2014. INSTITUI A POLÍTICA ESTADUAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL DA AGRICULTURA FAMILIAR.

LEI N 21.156, DE 17 DE JANEIRO DE 2014. INSTITUI A POLÍTICA ESTADUAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL DA AGRICULTURA FAMILIAR. LEI N 21.156, DE 17 DE JANEIRO DE 2014. INSTITUI A POLÍTICA ESTADUAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL DA AGRICULTURA FAMILIAR. (PUBLICAÇÃO - MINAS GERAIS DIÁRIO DO EXECUTIVO - 18/01/2014 PÁG. 2 e 03)

Leia mais

Módulo 2. Legislação. 2.1. Legislação Aplicável ao Licenciamento Ambiental. Exercícios.

Módulo 2. Legislação. 2.1. Legislação Aplicável ao Licenciamento Ambiental. Exercícios. Módulo 2 Legislação 2.1. Legislação Aplicável ao Licenciamento Ambiental. Exercícios. Legislação Aplicável ao Licenciamento Ambiental Constituição Federal 1988 Leis Federais Resoluções CONAMA Outras Leis

Leia mais

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2016

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2016 PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2016 Institui a Política de Desenvolvimento Sustentável da Caatinga. O CONGRESSO NACIONAL decreta: Art. 1º Esta Lei institui a Política de Desenvolvimento Sustentável da

Leia mais

Art. 1º Fica modificada a redação da Seção V do Título IV da Lei Complementar nº 49, de 1º de outubro de 1998, que passa ter a seguinte redação:

Art. 1º Fica modificada a redação da Seção V do Título IV da Lei Complementar nº 49, de 1º de outubro de 1998, que passa ter a seguinte redação: Art. 1º Fica modificada a redação da Seção V do Título IV da Lei Complementar nº 49, de 1º de outubro de 1998, que passa ter a seguinte redação: Art. 32 O Conselho Estadual de Educação é órgão colegiado

Leia mais

Gestão e Legislação Ambiental

Gestão e Legislação Ambiental UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS CENTRO DE TECNOLOGIA Mestrado em Recursos Hídricos H e Saneamento Disciplina: Gestão e Legislação Ambiental Professora: Selêude Wanderley da NóbregaN Legislação Ambiental

Leia mais

Curso E-Learning Licenciamento Ambiental

Curso E-Learning Licenciamento Ambiental Curso E-Learning Licenciamento Ambiental Todos os direitos de cópia reservados. Não é permitida a distribuição física ou eletrônica deste material sem a permissão expressa do autor. Objetivos do Curso

Leia mais

MINUTA PROJETO DE LEI. Súmula: Institui a Política Estadual sobre Mudança do Clima.

MINUTA PROJETO DE LEI. Súmula: Institui a Política Estadual sobre Mudança do Clima. MINUTA PROJETO DE LEI Súmula: Institui a Política Estadual sobre Mudança do Clima. A Assembléia Legislativa do Estado do Paraná decretou e eu sanciono a seguinte lei: Art. 1º. Esta Lei institui a Política

Leia mais

Leila Burgos de Carvalho Moreira Eng. Química Coordenadora de Indústrias e Serviços COIND/DIRRE/INEMA

Leila Burgos de Carvalho Moreira Eng. Química Coordenadora de Indústrias e Serviços COIND/DIRRE/INEMA Leila Burgos de Carvalho Moreira Eng. Química Coordenadora de Indústrias e Serviços COIND/DIRRE/INEMA O licenciamento ambiental é um dos instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente (PNMA). Objetivo

Leia mais

SANDRA BARBOSA / FEPAM - GERSUL SEMANA ACADEMICA DA ENG. SANITARIA E AMBIENTAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS

SANDRA BARBOSA / FEPAM - GERSUL SEMANA ACADEMICA DA ENG. SANITARIA E AMBIENTAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS SANDRA BARBOSA / FEPAM - GERSUL SEMANA ACADEMICA DA ENG. SANITARIA E AMBIENTAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS GESTÃO AMBIENTAL SER HUMANO SUBSISTÊNCIA MEIO AMBIENTE RELAÇÃO COMPLEXA E DINÂMICA GESTÃO

Leia mais

Sumário. Prefácio... 1 Introdução...,... Primeira parte Fundamentos do Direito Ambiental Constitucional

Sumário. Prefácio... 1 Introdução...,... Primeira parte Fundamentos do Direito Ambiental Constitucional Sumário Prefácio... 1 Introdução...,... 7 Curriculum dos autores 9 Primeira parte Fundamentos do Direito Ambiental Constitucional I. Noções gerais em matéria ambiental... 17 1.1. Conceito de Direito Ambiental

Leia mais

LEGISLAÇÃO FEDERAL SOBRE POLUIÇÃO SONORA URBANA

LEGISLAÇÃO FEDERAL SOBRE POLUIÇÃO SONORA URBANA LEGISLAÇÃO FEDERAL SOBRE POLUIÇÃO SONORA URBANA JOSÉ DE SENA PEREIRA JR. Consultor Legislativo da Área XI Meio Ambiente e Direito Ambiental, Organização Territorial, Desenvolvimento Urbano e Regional JANEIRO/2002

Leia mais

LEI Nº 10.066, DE 27 DE JULHO DE 1992

LEI Nº 10.066, DE 27 DE JULHO DE 1992 LEI Nº 10.066, DE 27 DE JULHO DE 1992 Cria a Secretaria de Estado do Meio Ambiente SEMA, a entidade autárquica Instituto Ambiental do Paraná IAP e adota outras providências. A ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL ASSEMBLEIA LEGISLATIVA Gabinete de Consultoria Legislativa

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL ASSEMBLEIA LEGISLATIVA Gabinete de Consultoria Legislativa ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL ASSEMBLEIA LEGISLATIVA Gabinete de Consultoria Legislativa LEI Nº 14.310, DE 30 DE SETEMBRO DE 2013. (publicada no DOE n.º 189, de 1º de outubro de 2013) Institui o Sistema

Leia mais

GESTÃO AMBIENTAL. Zoneamento Ambiental. Espaços Territoriais especialmente protegidos ... Camila Regina Eberle camilaeberle@hotmail.

GESTÃO AMBIENTAL. Zoneamento Ambiental. Espaços Territoriais especialmente protegidos ... Camila Regina Eberle camilaeberle@hotmail. ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL GESTÃO AMBIENTAL Zoneamento Ambiental Espaços

Leia mais

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS RESOLUÇÃO N 137, DE 21 DE JANEIRO DE 2010.

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS RESOLUÇÃO N 137, DE 21 DE JANEIRO DE 2010. PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS RESOLUÇÃO N 137, DE 21 DE JANEIRO DE 2010. Dispõe sobre os parâmetros para a criação e o funcionamento dos Fundos Nacional, Estaduais e Municipais

Leia mais

DOS OBJETIVOS DA POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE

DOS OBJETIVOS DA POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI Nº 6.938, DE 31 DE AGOSTO DE 1981 Regulamento Texto compilado Mensagem de veto (Vide Decreto de 15 de setembro de 2010) Dispõe

Leia mais

LEI Nº 15.853 DE 11 DE OUTUBRO DE 2011.

LEI Nº 15.853 DE 11 DE OUTUBRO DE 2011. LEI Nº 15.853 DE 11 DE OUTUBRO DE 2011. 1 Dispõe sobre a criação do Conselho Municipal de Economia Solidária e o Fundo Municipal de Fomento à Economia Solidária e dá outras providências. O Prefeito Municipal

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº 14/2016 DISPÕE SOBRE A CRIAÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE PARTICIPAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA COMUNIDADE NEGRA CAPÍTULO I

PROJETO DE LEI Nº 14/2016 DISPÕE SOBRE A CRIAÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE PARTICIPAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA COMUNIDADE NEGRA CAPÍTULO I PROJETO DE LEI Nº 14/2016 DISPÕE SOBRE A CRIAÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE PARTICIPAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA COMUNIDADE NEGRA RUI VALDIR OTTO BRIZOLARA, Prefeito Municipal de Morro Redondo, Estado do Rio

Leia mais

PRINCÍPIOS DE DIREITO AMBIENTAL

PRINCÍPIOS DE DIREITO AMBIENTAL PRINCÍPIOS DE DIREITO AMBIENTAL PRINCÍPIOS INTEGRAM O DIREITO NÃO-ESCRITOS ESCRITOS ESTABELECEM PADRÕES DE CONDUTA VALORES FUNDAMENTAIS EXEMPLOS: PRINCÍPIO DA LEGALIDADE (art. 5º, II, CR) PRINCÍPIO DA

Leia mais

DECRETO Nº 17.033, DE 11 DE MARÇO DE 1996

DECRETO Nº 17.033, DE 11 DE MARÇO DE 1996 DECRETO Nº 17.033, DE 11 DE MARÇO DE 1996 Dispõe sobre a Instituição da Autarquia Estadual, Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas - IPAAM, aprova seu Regimento interno e dá outras providências. O

Leia mais

ANTEPROJETO DE DECRETO (OU LEI) (A ser Publicado no Diário Oficial do Município/Estado)

ANTEPROJETO DE DECRETO (OU LEI) (A ser Publicado no Diário Oficial do Município/Estado) ANTEPROJETO DE DECRETO (OU LEI) (A ser Publicado no Diário Oficial do Município/Estado) Considerando: 1) A importância dos mananciais e nascentes do Município para o equilíbrio e a qualidade ambiental,

Leia mais

PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO Secretaria Municipal de Meio Ambiente - SMAC Conselho Municipal de Meio Ambiente - CONSEMAC

PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO Secretaria Municipal de Meio Ambiente - SMAC Conselho Municipal de Meio Ambiente - CONSEMAC PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO Secretaria Municipal de Meio Ambiente - SMAC Conselho Municipal de Meio Ambiente - CONSEMAC Indicação CONSEMAC nº 031/2013, de 19 de abril de 2013. Dispõe sobre a

Leia mais

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL 1988

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL 1988 CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL 1988 TÍTULO VIII DA ORDEM SOCIAL CAPÍTULO VI DO MEIO AMBIENTE Art. 225. Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do

Leia mais

LEI Nº 11.516, DE 28 DE AGOSTO DE 2007.

LEI Nº 11.516, DE 28 DE AGOSTO DE 2007. ADVERTÊNCIA Informamos que os textos das normas deste sítio são digitados ou digitalizados, não sendo, portanto, "textos oficiais". São reproduções digitais de textos originais, publicados sem atualização

Leia mais

PREFEITURA DE PORTO VELHO

PREFEITURA DE PORTO VELHO LEI Nº. 1628, DE 27 DE OUTUBRO DE 2005. Institui a Política Municipal de fomento à Economia Popular e Solidária na Cidade de Porto Velho e estabelece outras disposições. O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE PORTO

Leia mais

DECRETO Nº 713, DE 1º DE ABRIL DE 2013

DECRETO Nº 713, DE 1º DE ABRIL DE 2013 DECRETO Nº 713, DE 1º DE ABRIL DE 2013 Publicado no DOE(Pa) de 02.04.13. Institui o Programa de Parcerias Público-Privadas PPP/PA e regulamenta o Conselho Gestor de Parcerias Público- Privadas do Estado

Leia mais

Passivos Ambientais Mineração. Marcelo Jorge Medeiros Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano

Passivos Ambientais Mineração. Marcelo Jorge Medeiros Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano Passivos Ambientais Mineração Marcelo Jorge Medeiros Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano ATIVIDADE DE MINERAÇÃO A mineração está sempre entre as atividades para as quais, em quase todos os

Leia mais

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2015

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2015 PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2015 Altera a Lei nº 11.445, de 5 de janeiro de 2007, que estabelece diretrizes nacionais para o saneamento básico, para incentivar a dessalinização da água do mar e das

Leia mais

O PREFEITO MUNICIPAL DE XINGUARA, Estado do Pará, faz saber que a câmara Municipal aprovou e ele sanciona a seguinte lei.

O PREFEITO MUNICIPAL DE XINGUARA, Estado do Pará, faz saber que a câmara Municipal aprovou e ele sanciona a seguinte lei. DO DO PARÁ LEI Nº 877/13 DE 09 DE DEZEMBRO DE 2013. Institui a Política Municipal de Saneamento Básico, e o Plano de Saneamento Básico (PMSB) do Município de Xinguara-Pa e dá outras providências. O PREFEITO

Leia mais

REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO E NÃO OBRIGATÓRIO CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO E NÃO OBRIGATÓRIO CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO E NÃO OBRIGATÓRIO CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente regulamento da Faculdade Católica do Tocantins (Facto), mantida

Leia mais

COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PROJETO DE LEI N o 1.003, DE 2011 Cria a figura do Vigilante Ambiental Voluntário em caráter nacional. Autor: Deputado Guilherme Mussi Relator: Deputado

Leia mais

Eixo Temático ET-10-002 - Direito Ambiental OS IMPASSES DA LEGISLAÇÃO AMBIENTAL PARA ATIVIDADE OLEIRA EM IRANDUBA (AM): ENTRE A LEI E OS DANOS

Eixo Temático ET-10-002 - Direito Ambiental OS IMPASSES DA LEGISLAÇÃO AMBIENTAL PARA ATIVIDADE OLEIRA EM IRANDUBA (AM): ENTRE A LEI E OS DANOS 434 Eixo Temático ET-10-002 - Direito Ambiental OS IMPASSES DA LEGISLAÇÃO AMBIENTAL PARA ATIVIDADE OLEIRA EM IRANDUBA (AM): ENTRE A LEI E OS DANOS Neyla Marinho Marques Pinto¹; Hamida Assunção Pinheiro²

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Page 1 of 7 Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos DECRETO Nº 7.332, DE 19 DE OUTUBRO DE 2010. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso das atribuições que lhe confere o art. 84,

Leia mais

PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL NO SISTEMA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO URBANO - SNDU

PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL NO SISTEMA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO URBANO - SNDU PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL NO SISTEMA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO URBANO - SNDU EIXO 1 PARTE 1 - A PARTICIPAÇÃO E O CONTROLE SOCIAL NO SNDU DEVERÃO SER EXERCIDOS: (i) no âmbito federal, pelo Conselho

Leia mais

Curso de Formação de Conselheiros em Direitos Humanos Abril Julho/2006

Curso de Formação de Conselheiros em Direitos Humanos Abril Julho/2006 Curso de Formação de Conselheiros em Direitos Humanos Abril Julho/2006 Realização: Ágere Cooperação em Advocacy Apoio: Secretaria Especial dos Direitos Humanos/PR Módulo III: Conselhos dos Direitos no

Leia mais

PROGRAMA MUNICÍPIO ECOLEGAL: GESTÃO PARA O MEIO AMBIENTE

PROGRAMA MUNICÍPIO ECOLEGAL: GESTÃO PARA O MEIO AMBIENTE PROGRAMA MUNICÍPIO ECOLEGAL: GESTÃO PARA O MEIO AMBIENTE A União, Estados e Municípios têm a competência comum de proteger o meio ambiente, combater à poluição em qualquer de suas formas e preservar as

Leia mais

SEGURIDADE SOCIAL DIREITO PREVIDENCIÁRIO SEGURIDADE SOCIAL SEGURIDADE SOCIAL SEGURIDADE SOCIAL PREVIDÊNCIA SOCIAL. Prof. Eduardo Tanaka CONCEITUAÇÃO

SEGURIDADE SOCIAL DIREITO PREVIDENCIÁRIO SEGURIDADE SOCIAL SEGURIDADE SOCIAL SEGURIDADE SOCIAL PREVIDÊNCIA SOCIAL. Prof. Eduardo Tanaka CONCEITUAÇÃO DIREITO PREVIDENCIÁRIO Prof. Eduardo Tanaka CONCEITUAÇÃO 1 2 Conceituação: A seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº 21.624/2015

PROJETO DE LEI Nº 21.624/2015 PROJETO DE LEI Nº 21.624/2015 Institui o Projeto Estadual de Auxílio Permanência aos estudantes em condições de vulnerabilidade socioeconômica das Universidades Públicas Estaduais da Bahia e dá outras

Leia mais

Projeto de Fortalecimento e Intercâmbio de Mosaicos de Áreas Protegidas na Mata Atlântica

Projeto de Fortalecimento e Intercâmbio de Mosaicos de Áreas Protegidas na Mata Atlântica Documento de referência RBMA: Subsídios para Marco Regulatório de Mosaicos de Áreas Protegidas versão 1.0 agosto 2009 I Definição e base conceitual: 1 Os mosaicos foram definidos no SNUC a partir de: LEI

Leia mais

PROJETO DE LEI N., DE 2015 (Do Sr. DOMINGOS NETO)

PROJETO DE LEI N., DE 2015 (Do Sr. DOMINGOS NETO) PROJETO DE LEI N., DE 2015 (Do Sr. DOMINGOS NETO) Estabelece diretrizes, critérios e procedimentos para gestão e aproveitamento dos resíduos da construção civil e dá outras providências. O CONGRESSO NACIONAL

Leia mais

DIREITO AMBIENTAL NA LEGISLAÇÃO

DIREITO AMBIENTAL NA LEGISLAÇÃO DIREITO AMBIENTAL NA LEGISLAÇÃO FUNDAMENTOS DE DIREITO AMBIENTAL LEGISLAÇÃO NACIONAL Didaticamente podemos dividir o estudo do Direito em duas grandes áreas: o público e o privado. No direito público tratamos

Leia mais

AUDITORIA AMBIENTAL SEGUNDO O CÓDIGO AMBIENTAL DO MUNICÍPIO DE MANAUS

AUDITORIA AMBIENTAL SEGUNDO O CÓDIGO AMBIENTAL DO MUNICÍPIO DE MANAUS Maiêutica - Curso de Gestão Ambiental AUDITORIA AMBIENTAL SEGUNDO O CÓDIGO AMBIENTAL DO MUNICÍPIO DE MANAUS RESUMO Leonardo Moura de Souza 1 Moacir Muniz de Souza 2 Centro Universitário Leonardo da Vinci

Leia mais

Regularização Fundiária de Unidades de Conservação Federais

Regularização Fundiária de Unidades de Conservação Federais Programa 0499 Parques do Brasil Objetivo Ampliar a conservação, no local, dos recursos genéticos e o manejo sustentável dos parques e áreas de proteção ambiental. Indicador(es) Taxa de proteção integral

Leia mais

LEI Nº. 179/2007, DE 08/06/2007

LEI Nº. 179/2007, DE 08/06/2007 LEI Nº. 179/2007, DE 08/06/2007 Dispõe sobre a criação do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente e dá outras providências. O Prefeito Municipal de Malhada/BA, no uso de uma de suas atribuições legais,

Leia mais

Marco legal. da política indigenista brasileira

Marco legal. da política indigenista brasileira Marco legal da política indigenista brasileira A política indigenista no país tem como base a Constituição Federal de 1988, o Estatuto do Índio (Lei nº 6.001/1973) e instrumentos jurídicos internacionais,

Leia mais

PORTARIA INTERMINISTERIAL Nº 5/2014

PORTARIA INTERMINISTERIAL Nº 5/2014 PORTARIA INTERMINISTERIAL Nº 5/2014 Dispõe sobre a reorganização da Rede Nacional de Certificação Profissional - Rede Certific. OS MINISTROS DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E DE ESTADO DO TRABALHO E EMPREGO, no

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE BARRA DO CHOÇA ESTADO DA BAHIA

PREFEITURA MUNICIPAL DE BARRA DO CHOÇA ESTADO DA BAHIA LEI Nº 272, DE 06 DE JUNHO DE 2014. Dispõe sobre a criação do Conselho Comunitário de Segurança Pública e Entidades Afins do Município de Barra do Choça e dá outras Providências. O PREFEITO MUNICIPAL DE

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 11, DE 04 DE NOVEMBRO DE 2015. Art. 1º Aprovar, na forma do Anexo, a Norma de Capacitação de Servidores da APO.

RESOLUÇÃO Nº 11, DE 04 DE NOVEMBRO DE 2015. Art. 1º Aprovar, na forma do Anexo, a Norma de Capacitação de Servidores da APO. RESOLUÇÃO Nº 11, DE 04 DE NOVEMBRO DE 2015 A DIRETORIA EXECUTIVA DA AUTORIDADE PÚBLICA OLÍMPICA APO, no uso das atribuições que lhe conferem o inciso XIV do Parágrafo Segundo da Cláusula Décima Quinta

Leia mais

Art. 225. Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se

Art. 225. Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se Art. 225. Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo

Leia mais

RESOLUÇÃO N 54/2009/CONEPE. O CONSELHO DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO da UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE, no uso de suas atribuições legais,

RESOLUÇÃO N 54/2009/CONEPE. O CONSELHO DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO da UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE, no uso de suas atribuições legais, SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CONSELHO DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO RESOLUÇÃO N 54/2009/CONEPE Aprova Normas Específicas do Estágio Curricular do

Leia mais

PORTARIA No- 2.681, DE 7 DE NOVEMBRO DE 2013

PORTARIA No- 2.681, DE 7 DE NOVEMBRO DE 2013 PORTARIA No- 2.681, DE 7 DE NOVEMBRO DE 2013 Redefine o Programa Academia da Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). O MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE, no uso das atribuições que lhe conferem os incisos

Leia mais

CONSTITUIÇÃO FEDERAL 1988, CAPÍTULO VI - DO MEIO AMBIENTE

CONSTITUIÇÃO FEDERAL 1988, CAPÍTULO VI - DO MEIO AMBIENTE CONSTITUIÇÃO FEDERAL Constituição Federal de 1988, CAPÍTULO VI - DO MEIO AMBIENTE Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 08/03-COUN

RESOLUÇÃO Nº 08/03-COUN RESOLUÇÃO Nº 08/03-COUN Estabelece o Regimento Interno do Núcleo de Educação a Distância (NEAD) da Universidade Federal do Paraná. O CONSELHO UNIVERSITÁRIO da Universidade Federal do Paraná, no uso de

Leia mais

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE PIRACICABA Estado de São Paulo Procuradoria Geral

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE PIRACICABA Estado de São Paulo Procuradoria Geral PROJETO DE LEI No. 104/08 Dispõe sobre a criação de empregos de Agente Comunitário de Saúde, junto ao Quadro de Pessoal da Prefeitura do Município de Piracicaba, nos termos da Lei Federal nº 11.350/06

Leia mais

Atribuições dos Tecnólogos

Atribuições dos Tecnólogos UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI DEPARTAMENTO DE CONSTRUÇÃO CIVIL TECNOLOGIA EM CONTRUÇÃO CIVIL EDIFÍCIOS E ESTRADAS Atribuições dos Tecnólogos Prof.ª Me. Fabiana Marques Maio / 2014 SOBRE O TECNÓLOGO Segundo

Leia mais

Plataforma Ambiental para o Brasil

Plataforma Ambiental para o Brasil Histórico 1989 - Plataforma Ambiental Mínima para Candidatos à Presidência 1990 - Plataforma Ambiental Mínima para os Candidatos ao Governo do Estado de São Paulo 1998 - Plataforma Ambiental Mínima para

Leia mais

COMISSÃO DIRETORA PARECER Nº 522, DE 2014

COMISSÃO DIRETORA PARECER Nº 522, DE 2014 COMISSÃO DIRETORA PARECER Nº 522, DE 2014 Redação do vencido, para o turno suplementar, do Substitutivo do Senado ao Projeto de Lei da Câmara nº 90, de 2013 (nº 757, de 2011, na Casa de origem). A Comissão

Leia mais

PROJETO DE LEI N O, DE 2004

PROJETO DE LEI N O, DE 2004 PROJETO DE LEI N O, DE 2004 (Do Sr. Wladimir Costa) Dispõe sobre o atendimento educacional especializado em classes hospitalares e por meio de atendimento pedagógico domiciliar. O Congresso Nacional decreta:

Leia mais

Súmula: Institui a Política Estadual sobre Mudança do Clima.

Súmula: Institui a Política Estadual sobre Mudança do Clima. MINUTA PROJETO DE LEI Súmula: Institui a Política Estadual sobre Mudança do Clima. A Assembléia Legislativa do Estado do Paraná decretou e eu sanciono a seguinte lei: Art. 1º. Esta Lei institui a Política

Leia mais

FISCALIZAÇÃO AMBIENTAL MUNICIPAL 18º ENCONTRO ANUAL DO CONDIMMA/RS 05.08.2105

FISCALIZAÇÃO AMBIENTAL MUNICIPAL 18º ENCONTRO ANUAL DO CONDIMMA/RS 05.08.2105 FISCALIZAÇÃO AMBIENTAL MUNICIPAL 18º ENCONTRO ANUAL DO CONDIMMA/RS 05.08.2105 RESPONSABILIDADE AMBIENTAL ARTIGO 225 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 1, DE 2 DE FEVEREIRO DE 2006 1

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 1, DE 2 DE FEVEREIRO DE 2006 1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 1, DE 2 DE FEVEREIRO DE 2006 1 Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Engenharia

Leia mais

NOTA CONASEMS Regras para utilização dos recursos transferidos fundo a fundo

NOTA CONASEMS Regras para utilização dos recursos transferidos fundo a fundo NOTA CONASEMS Regras para utilização dos recursos transferidos fundo a fundo O Financiamento da Saúde, de acordo com a Constituição Federal de 1988, é responsabilidade das três esferas de Governo, com

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 1, DE 6 DE JANEIRO DE 2015

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 1, DE 6 DE JANEIRO DE 2015 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 1, DE 6 DE JANEIRO DE 2015 (*) (**) Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação

Leia mais

SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL

SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL É a atividade que fixa a política financeira do país, determinando as regras de sua atuação e impondo os meios necessários para conseguir os recursos financeiros necessários

Leia mais

Da Legislação Ambiental. Da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Harmonização da PNRS. Constituição Federal da República Federativa do Brasil

Da Legislação Ambiental. Da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Harmonização da PNRS. Constituição Federal da República Federativa do Brasil Da Legislação Ambiental Constituição Federal da República Federativa do Brasil Capitulo VI Do Art. 225 Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial

Leia mais

Oficina Nacional Planejamento no Âmbito do SUS. Planejamento Regional Integrado

Oficina Nacional Planejamento no Âmbito do SUS. Planejamento Regional Integrado Oficina Nacional Planejamento no Âmbito do SUS Planejamento Regional Integrado Brasília DF, novembro de 2014 LEGISLAÇÃO ANTERIOR AO DECRETO - VIGENTE Lei 8142/90-1º. art. 1 A Conferência de Saúde reunir-se-á

Leia mais

LEI COMPLEMENTAR Nº 139, DE 25 DE JANEIRO DE 1996. Altera a Lei Complementar n.º 129, de 02 de fevereiro de 1995 e dá outras providências.

LEI COMPLEMENTAR Nº 139, DE 25 DE JANEIRO DE 1996. Altera a Lei Complementar n.º 129, de 02 de fevereiro de 1995 e dá outras providências. LEI COMPLEMENTAR Nº 139, DE 25 DE JANEIRO DE 1996. Altera a Lei Complementar n.º 129, de 02 de fevereiro de 1995 e dá outras providências. O GOVERNADOR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE: FAÇO SABER que

Leia mais

O Prefeito do Município de João Pessoa, Estado da Paraíba, faço saber que o Poder Legislativo decreta e eu sanciono a seguinte lei:

O Prefeito do Município de João Pessoa, Estado da Paraíba, faço saber que o Poder Legislativo decreta e eu sanciono a seguinte lei: www.leismunicipais.com.br LEI Nº 12.211, DE 27 DE SETEMBRO DE 2011. DISPÕE SOBRE A CRIAÇÃO DO FUNDO MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO DA ECONOMIA POPULAR EMPREENDEDORA E SOLIDÁRIA DO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA

Leia mais

REUNIÃO DO FÓRUM NACIONAL DOS CONSELHOS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO - FNCE - REGIÃO NORDESTE

REUNIÃO DO FÓRUM NACIONAL DOS CONSELHOS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO - FNCE - REGIÃO NORDESTE REUNIÃO DO FÓRUM NACIONAL DOS CONSELHOS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO - FNCE - REGIÃO NORDESTE Política Nacional de EAD e a Colaboração inter Sistemas Francisco Aparecido Cordão facordao@uol.com.br EAD: dispositivos

Leia mais