LISBOA UMA EXPERIÊNCIA MUITO PESSOAL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "LISBOA UMA EXPERIÊNCIA MUITO PESSOAL"

Transcrição

1 LISBOA UMA EXPERIÊNCIA MUITO PESSOAL

2 PINHAL DE LEIRIA S.PEDRO DE MOEL MARINHA GRANDE LEIRIA (129km) FÁTIMA (138km) PENICHE LOURINHÃ RESERVA NATURAL GRUTAS TOMAR MIRA D AIRE (110km) CALDAS DA RAINHA ÓBIDOS (92km) SANTARÉM (78 km) GOLEGÃ CONSTÂNCIA ABRANTES PRAIA DAS MAÇÃS AZAMBUJA TORRES VEDRAS SINTRA (30km) GUINCHO CASCAIS TAMARIZ PAREDE CARCAVELOS COSTA DA CAPARICA ESTORIL (20km) LISBOA PARQUE NATURAL DA ARRÁBIDA ALCOCHETE SETÚBAL (50 km) PRAIA DO MECO TROÍA Distâncias (km a partir de Lisboa)

3 ÍNDICE INTRODUÇÃO LISBOA ESTORIL FÁTIMA COSTA AZUL SINTRA TEMPLÁRIOS OESTE RIBATEJO BEM PERTO ITINERÁRIOS CONTACTO / ALOJAMENTO INTRODUÇÃO CONHECER LISBOA É ENTRAR NUM MUNDO DE POSSIBILIDADES: AS SUAS. LISBOA É UMA REGIÃO QUE SE CONSTRÓI NA MEDIDA DE QUEM A VISITA, DE QUEM A SENTE E DESCOBRE. POR MUITO QUE A DESCREVAM, SÓ QUANDO LÁ CHEGAR, PERCEBERÁ QUAL É A SUA LISBOA. E TEM TANTO PARA OFERECER: TRADIÇÃO, ROMANCE, CULTURA, DIVERTIMENTO, MODERNIDADE, EMOÇÃO E MUITO MAIS QUE NO FINAL VAI QUERER DIZER. PELA DIVERSIDADE QUE A CONSTITUI, COM REGIÕES TÃO DÍSPARES E ESPECIAIS, A REGIÃO DE LISBOA OFERECE-LHE CONSTRASTE E HARMONIA DE UMA SÓ VEZ. AS DIFERENTES CORES, A VARIADA GASTRONOMIA, A HISTÓRIA PROFUNDA, A CULTURA PLURAL E A DIVERSIDADE DA NATUREZA SÃO ALGUNS DOS ELEMENTOS QUE VARIAM E QUE ENRIQUECEM A SUA VISITA. NESTA BROCHURA, TENTAMOS DAR-LHE ALGUMAS PISTAS PARA SEGUIR EM LISBOA. MAS SAIBA, DESDE JÁ, QUE TUDO ESTÁ EM ABERTO PARA A SUA EXPERIÊNCIA. ESSA É A NOSSA GARANTIA: LISBOA É UMA EXPERIÊNCIA QUE NUNCA SE REPETE, MAS QUE SEMPRE SE RENOVA.

4 04

5 LISBOA LISBOA UMA CIDADE PARA SE PASSEAR 05 Lisboa é conhecida como cidade branca, graças à luminosidade única que emana. A luz, o ambiente e o clima proporcionam passeios maravilhosos ao longo de várias zonas da cidade. É uma beleza que se estende para lá dos monumentos, que se vive na rua, que se abraça com todos os sentidos.

6 Situados na sua maior parte no centro de Lisboa, os bairros históricos são destino obrigatório para quem se desloque à capital de Portugal. Pela cultura, pela história, pela arquitectura, pelas pessoas ou simplesmente para passear descontraidamente, é imperativo descobri-los. Fazendo parte estrutural da identidade lisboeta, estes bairros proporcionam, a quem os descobre, traçar um verdadeiro mapa pessoal. As possibilidades são imensas. Não as deixe passar ao lado. O Bairro Alto é um dos bairros mais paradigmáticos e atraentes para viver a cidade. Típico e popular, o Bairro Alto possui imensos rasgos de modernidade, com lojas de roupa e de design e bares, muito bares. O encontro de pessoas, num ambiente ecléctico e multicultural, é uma das boas razões para passear pelo bairro. Calcá-lo, descobrir todas as ruas, as ruelas e os becos, é imprescindível. Bons restaurantes lado a lado com livrarias intimistas, em que sempre acontecem coisas, casas de chá emparelhadas com lojas de design e lojas de roupa de alguns dos mais conceituados artistas portugueses. É um bairro apaixonante, cheio de atracções, combinando arrojo e sofisticação com tradição e antiguidade. Passear no Bairro Alto é um acto irrepetível em qualquer outro ponto da cidade. Depois do Bairro Alto, desça pelo Chiado, onde encontrará um ambiente ainda mais sofisticado. Ponto de encontro de jovens, artistas e intelectuais, o Chiado é a zona dos cafés emblemáticos, como A Brasileira, das escolas de arte, dos teatros e da história viva. Para além da beleza do local, são as pessoas que o fazem, com a sua actividade e atitude positiva. 06 PAIXÃO PELAS RUAS

7 07 A zona do Carmo, vizinha do Chiado, tem alguns pontos fascinantes da história da cidade, como o Convento e a Igreja do Carmo, que mantém a elegância e a imponência. Aí poderá visitar as ruínas, mas também o Museu Arqueológico do Carmo, que inclui um espólio de peças pré-históricas, romanas, medievais, manuelinas, renascentistas e barrocas. O Largo do Carmo é também um local emblemático da história nacional recente, tendo sido palco privilegiado da revolução dos cravos, em 25 de Abril de A ligação entre o Carmo e a Baixa é feita através de outro monumento fundamental da cidade, o irresistível Elevador de Santa Justa. No topo deparamo-nos com uma belíssima vista sobre a Baixa Pombalina. Não perca a oportunidade de descer ou subir por este elevador centenário, o único elevador vertical que presta um serviço público e que foi concebido por um discípulo de Gustave Eiffel, mantendo por isso um estilo arquitectónico peculiar. Já na Baixa, por tradição o centro comercial da cidade, encontrará um forte pólo de concentração de lojas e um local único para passear. Um acolhimento personalizado torna as compras ainda mais prazenteiras. A Rua Augusta é a artéria principal da Baixa Pombalina, unindo o Terreiro do Paço, aberto para o rio e símbolo de poder, à belíssima Praça do Rossio (D. Pedro V). Acima do Rossio, descubra a Avenida da Liberdade. Um passeio naquela que já foi, em pleno século XIX, o Passeio Público da cidade e onde as elites se juntavam para caminhar diletantemente. Hoje, encontram-se na Avenida as lojas de grandes marcas, onde se realizam as compras mais cosmopolitas e mais internacionais da cidade.

8 08 DE ELÉCTRICO OU A PÉ? O eléctrico é um dos mais famosos e típicos transportes de Lisboa. Viajar nele é entrar num imaginário presente, mas também tradicional. Pode passear até Alfama através dele, mas um passeio a pé pela encosta é também bastante atraente. Da Baixa para cima, encontrará ruas típicas, vielas e miradouros extraordinários. Mal começamos a subir, deparamo-nos com o mais popular dos santos portugueses, o Santo António, numa pequena estátua restaurada, numa igreja com o seu nome e no Museu Antoniano. Este santo popular é inspirador pela apologia ao amor. Logo depois, encontramos a Sé Catedral (século XIII), um verdadeiro monumento, cuja imponência e austeridade fazem-nos realmente parar e entrar para sermos surpreendidos.

9 Continuando a subir, sem medo de nos cansarmos pois as descobertas mantém-nos bem despertos e desejosos de ver mais, encontraremos os miradouros de Santa Luzia e das Portas do Sol. Parta enfim para o Castelo de S.Jorge, onde a História da cidade começou. Este é um dos monumentos mais visitados na cidade, não só pela sua importância histórica e cultural, mas também pela magnífica vista que oferece sobre Lisboa. Encontramos casais de namorados, crianças e jovens, os mais velhos a conviver, famílias inteiras e turistas, num ambiente familiar que atravessa séculos e séculos de história. Na Costa do Castelo, encontrará outros miradouros com ambientes especiais, especialmente o do Chapitô, um espaço único. Escola de Artes Circenses, bar, café, esplanada e restaurante, conjugados para criar um ambiente excepcional, diversificado, belo e amplo. 09

10 10 PLENA DE HISTÓRIA Se foi no Castelo que tudo começou, a história encontra-se em toda a cidade. Com mil anos de história, Lisboa está repleta de monumentos de grande importância, que traduzem alguns dos momentos mais fundamentais da história nacional. Capital de Império, Lisboa teve o seu expoente máximo de riqueza na época dos Descobrimentos, assegurando um património único de uma beleza rara. Bem perto do Castelo, na Graça, encontra-se a Igreja e Mosteiro de S.Vicente de Fora, um dos mais imponentes e notáveis monumentos religiosos da cidade. Construído logo a seguir à conquista da cidade aos mouros, foi o resultado de um voto do rei D.Afonso Henriques a S.Vicente durante o cerco à cidade em Bem perto, podemos dar de caras, se for terça-feira ou sábado, como uma das mais populares e concorridas feiras da cidade, a Feira da Ladra. Com tudo e mais alguma coisa, descobrem-se as coisas mais inúteis e velhas, mas a maior parte das vezes irresistíveis, assim como antiguidades preciosas. É um verdadeiro passeio cultural.

11 Descendo até Santa Apolónia e percorrendo essa zona ribeirinha, encontramos um original edifício, a Casa dos Bicos (século XVI). Os tais bicos que lhe dão o nome vêm da sua fachada talhada em ponta de diamante. À peculiaridade estética do edifício, com influências italianas aliadas a elementos de estilo manuelino, juntase a importância histórica de ter pertencido a Afonso de Albuquerque, vice-rei da Índia, e por terem sido encontrados vestígios arqueológicos romanos. 11

12 Continuando pela zona ribeirinha, chegará àquele que é o bairro mais paradigmático em termos de património relacionado com os descobrimentos: Belém. Foi da sua praia, que partiram as naus do navegador Vasco da Gama à descoberta do caminho marítimo para a Índia e em todo o lado se respira a grandeza do outrora império. Como num dos ex-libris da cidade, o Mosteiro dos Jerónimos, mandado construir em 1501 por iniciativa do rei D.Manuel I e que só cem anos mais tarde viria a estar concluído. Implantado na grandiosa Praça do Império, o monumento integra elementos arquitectónicos e decorativos do gótico tardio e do renascimento, 12 constituindo-se como um dos mais belos e grandiosos monumentos da capital. A estes elementos arquitectónicos juntaram-se motivos régios, religiosos, naturalistas e náuticos, fundando-se um edifício considerado a jóia do estilo manuelino, exclusivamente português. A excelência arquitectónica é evidente, tendo sido reconhecido como Património Cultural da Humanidade pela UNESCO. Hoje, nas alas do antigo mosteiro, estão instalados o Museu da Marinha, fundamental para conhecer um pouco da história náutica portuguesa, e o Museu de Arqueologia. A igreja do mosteiro, a Igreja de Santa Maria de Belém, é um templo magnífico de três naves sustentadas por elegantes pilares que se articulam com uma abóbada ogivada, bela e única. A luminosidade, pelos filtros que os vitrais fazem dos raios solares, é extraordinária, tendo um carácter quase irreal. Os túmulos de Vasco da Gama e do poeta épico Luís de Camões encontram-se aí. O visitante sente-se simplesmente ultrapassado pela beleza e grandeza associadas à história, à fé, mas também pelo conhecimento e determinação que moveu a cultura portuguesa.

13 Também em Belém, junto ao rio, encontrará outro maravilhoso monumento do manuelino, classificado igualmente como Património Mundial pela UNESCO, a Torre de Belém. Concebida no século XVI por Francisco Arruda, a Torre de Belém é constituída por uma torre quadrangular com baluarte poligonal orientada para o eixo do rio Tejo. A decoração exterior abunda com fachadas que evidenciam influências árabes e venezianas nos balcões e varandins, contrastando com o interior, bastante mais austero na sua decoração. Os elementos orgânicos do estilo manuelino estão aqui amplamente representados, ostentando a Torre de Belém a primeira representação escultórica de um animal africano, neste caso um rinoceronte. O APELO DO MAR 13 Muito mais recente, mas invocando ainda a grandeza da época dos Descobrimentos, encontra-se em Belém o Padrão dos Descobrimentos. O monumento, de 1960, celebra o quinto centenário da morte do Infante D.Henrique, homenageando este impulsionador dos Descobrimentos mas também os navegadores portugueses mais fundamentais. Belém construiu, sem dúvida, a sua singularidade como símbolo da idade de ouro dos Descobrimentos. Mas a modernidade e animação cultural estão igualmente presentes no CCB Centro Cultural de Belém. Para passear pelos jardins extensos e de perder de vista, para admirar o rio ou simplesmente para descontrair-se com um delicioso pastel de nata, Belém é fundamental.

14 14

15 EXTRAORDINÁRIA ORIGINALIDADE 15 Os Pastéis de Belém são, de facto, uma verdadeira preciosidade culinária. Estes deliciosos doces são considerados os mais autênticos e mais saborosos pastéis de nata de Portugal. Com uma tradição centenária, a fábrica atrai centenas de visitantes. E não é de estranhar, já que a receita secreta destes doces de Belém é uma delícia inesquecível. A gastronomia de Lisboa é, em todos os sentidos, original e bem saborosa. O Bife é um dos pratos mais procurados, sendo o Bife à Café o mais típico de Lisboa. Em qualquer restaurante, encontrará pelo menos um prato de Bacalhau, havendo até locais especializados exclusivamente em receitas deste peixe tão apreciado. Passear pelas ruas no Outono ou no Inverno é também conhecer as famosas Castanhas Assadas. Vendidas na rua, tornaram-se um elemento integrante do quotidiano da cidade. Saborosas e estaladiças, as castanhas são imprescindíveis para um passeio pelas ruas de Lisboa. A passear descobrirá igualmente um dos elementos mais originais da cidade: a calçada portuguesa. Não basta olhar em frente ou em volta. Para apreciar Lisboa em pleno, há que olhar também para o chão, pois alguns dos passeios constituem-se como verdadeiras obras de arte. Esta forma tradicional de tratamento do espaço urbano tem um valor estético genuíno, constituindo-se como uma evidente manifestação da cultura nacional. Quando se fala em manifestações culturais, é indispensável falar de Fado. Em Lisboa, abundam as casas de Fado, principalmente nos Bairros populares como Alfama ou Bairro Alto. Desde as mais formais, em que há um arrepio gerado pela força emocional desta forma de música tão peculiar, até aos mais informais, em que todos cantam espontaneamente e à desgarrada. A emoção única intensificada pela voz e pela música, conjugando alegria e tristeza sempre espelhando a vida em toda a sua força e paixão.

16 Ideal para todas as idades é também o Parque das Nações. Na parte oriental de Lisboa, onde se realizou a Expo98, encontramos este extenso complexo cultural, lúdico, residencial e empresarial, que se constitui como um pólo fundamental da vida da cidade e um exemplo da modernidade integrada. Um espaço que deixa todos de boca aberta pela harmonia com o rio e pela diversificada oferta de que dispõe. Para além dos jardins que se multiplicam ao longo do rio, encontramos infra-estruturas únicas, como o Pavilhão Atlântico, onde podemos assistir a inúmeros concertos musicais e importantes provas desportivas internacionais. Desde 2005, o Parque das Nações possui também um atractivo local de animação, o Casino de Lisboa. Imprescindível é também o Oceanário de Lisboa, que deslumbra pequenos e graúdos pela diversidade da fauna. O Pavilhão do Conhecimento e a Torre Vasco da Gama são outras das atracções deste espaço único. Fantástico é passear pelo teleférico, em que, durante um quilómetro de percurso, se desfruta de fantásticas vistas e de uma emocionante viagem. 16

17 VIRADOS PARA A MODERNIDADE Também perto do rio e dispondo de novas e atraentes infra-estruturas, existem as Docas. Local de encontro privilegiado, as Docas de Lisboa, nomeadamente a de Alcântara, são um verdadeiro deleite para os passeios dos lisboetas. Famílias, amigos, pessoas de todas as idades aproveitam o contacto com o rio e a variedade do local para fazerem os seus passeios e conviverem em pleno. Esplanadas, espaços lúdicos e culturais enchemse de gente disposta a passar um bom dia. Mais do que um carácter meramente lúdico, Lisboa oferece hoje, pela sua viragem à modernidade, excelentes condições e equipamentos para o desenvolvimento de acções e acontecimentos profissionais, como congressos por exemplo. A FIL, no Parque das Nações, mas também o remodelado e modernizado Centro de Congressos de Lisboa ou o singular Centro Cultural de Belém são alguns dos exemplos de infra-estruturas disponíveis para actividades de trabalho. De facto, Lisboa concretiza a fórmula impossível para o tempo mais bem passado, quer em trabalho quer em diversão e até podendo trabalhar e divertir-se numa única viagem. 17

18 Lisboa é uma cidade extremamente animada. Nos 365 dias do ano, há sempre algo a acontecer. Eventos culturais, festas, feiras, festivais, são uma constante na capital portuguesa. Mas é à noite que as principais portas de animação se abrem, construindo-se eixos internos da cidade para puro gozo, festa e convívio. Os jovens adultos são os principais consumidores da noite lisboeta, mantendo a tradição de diversão até de manhã. 18 SEMPRE VIVA DENTRO E FORA DE PORTAS O Bairro Alto tem uma tradição única na história da noite lisboeta. Sempre renovado, tornou-se num dos espaços da cidade em que mais bares abundam. As ruas estreitas enchem-se de pessoas todas as noites, especialmente às sextas e sábados em que todos aproveitam o fim-de-semana para a máxima diversão. A quantidade de oferta e a procura muito plural fazem do Bairro Alto um lugar em que todos os públicos se misturam, desde os mais jovens, de todos os estilos, até aos mais velhos que procuram um bar calmo com boa música. Uma das características únicas do Bairro, como é conhecido por quem mais o frequenta, é a possibilidade de usar as ruas, aproveitando para conviver ao ar livre, sempre em boa disposição. Os bairros próximos do Bairro Alto tem também já bastante animação nocturna, como a Bica, mais abaixo, e o Princípe Real, acima em direcção ao Rato.

19 19 JUNTO AO RIO, TODA A NOITE A zona ribeirinha é bastante profícua em animação nocturna, tendo alguns pólos fundamentais para descobrir a noite lisboeta. A mais conhecida é mesmo a Av.24 de Julho, assim como a zona de Santos. Aí encontram-se inúmeros bares e discotecas, estando lá instalados alguns dos estabelecimentos nocturnos mais populares. As Docas, em Alcântara e Santo Amaro, também encontrará bastante animação, mesmo junto ao rio. Estes espaços, também com muito movimento durante o dia, oferecem um cenário perfeito para uma noite bem passada. Na zona de Santa Apolónia, vai descobrir uma das discotecas mais in da cidade de Lisboa. Além de poder dançar e apreciar um ambiente único, poderá ainda assistir a concertos ou a apresentações de DJ s internacionais. Nesta zona ribeirinha, encontrará também restaurantes de excelente qualidade.

20 20

21 ESTORIL GUINCHO LISBOA CASCAIS TAMARIZ PAREDE CARCAVELOS ESTORIL UM LUGAR MIL SENSAÇÕES 21 A Costa do Estoril é um local de descoberta obrigatória. Romântica, cosmopolita, plena de animação e com um carácter único, traduz da melhor forma a apresentação da região de Lisboa ao mar. Considerada por muitos a Riviera Portuguesa, o conjunto Estoril e Cascais é repleto de glamour e carisma. Contudo, a grande diversidade da sua oferta, cheia de atractivos e experiências, num espaço reduzido e de enquadramento excepcional em termos de natureza, cultura e património estende-se por toda esta maravilhosa Costa. No fundo, o Estoril é um destino com vida própria, proporcionando as mais diversas sensações, com a romântica Sintra e a cidade capital a dois passos.

22 22 O CHARME COM VIDA PRÓPRIA Mas não é apenas no mar e na sua extraordinária linha de costa que residem os atractivos desta região. O património histórico, donde se realça a deliciosa e pitoresca vila de Cascais, é um dos grandes motivos de interesse da zona, revelando importantes obras arquitectónicas e artísticas. A oferta cultural é riquíssima, mantendo-se viva e proporcionando um prazer muito longe do enfadonho. O Casino Estoril, o maior da Europa, é disso o melhor exemplo, sendo um dos pólos mais representativos da animação nacional, oferecendo ao seu visitante um conjunto extraordinário de actividades lúdicas desde as variadíssimas modalidades do jogo até grandes momentos de entertainment, com espectáculos diários. A natureza ocupa igualmente um lugar de destaque. Em complemento ao mar, os espaços verdes são também fundamentais para o equilíbrio ecológico da região. O Parque Natural Sintra-Cascais é disso exemplo, representando não só um espaço único de protecção de espécies, mas também um ponto fulcral em questões de lazer ligadas ao eco-turismo, com diversas actividades à sua disposição. No Estoril, a vida cultural e a animação são, de facto, uma constante, apoiada por uma oferta hoteleira diversificada e de qualidade, donde se destacam algumas das melhores unidades do país.

23 23 PRAZER E NEGÓCIOS AFINAL MISTURAM-SE Se a oferta de lazer é quase inesgotável, complemente isso com as melhores infra-estruturas para encontros de trabalho. Acha impossível? No Estoril, é mesmo obrigatório! A longa tradição na organização de manifestações ligadas ao turismo de negócios, desde seminários e conferências, a reuniões de nível internacional, proporcionou o desenvolvimento de serviços e estruturas de apoio imbatíveis em qualquer lugar, donde se destaca o moderno Centro de Congressos do Estoril. As características únicas do local, desde a excelência do clima e da paisagem a toda a restante oferta turística, contribuem para a realização de estadias inesquecíveis, transformando todos os encontros de trabalho em verdadeiros sucessos.

24 24 O SOL BEM PRESENTE Viradas para sul, as praias contiguamente ligadas a partir do estuário do Tejo oferecem aos seus visitantes águas calmas, finas areias e modernos equipamentos, para proporcionar toda a comodidade. Desde a praia de Carcavelos, ideal para a prática de surf, até ao Guincho, o paraíso do windsurf, descobrirá muitas outras, diferentes entre si mas com o máximo prazer em comum. Local privilegiado para a prática de desportos náuticos, dos mais radicais aos mais sofisticados, a Costa do Estoril oferece condições únicas para os apaixonados pelo mar, com infra-estruturas de qualidade donde se destaca a moderna Marina de Cascais.

25 25 SABOREAR A VIDA Entre os bons momentos que pode apreciar na Costa do Estoril, está a excelência da oferta gastronómica dos seus restaurantes. Prove alguns dos mais típicos pratos da zona, com destaque para o marisco e o peixe, como a Lagosta suada, o Robalo, o Sargo ou o memorável Linguado de Cascais. Um dos grandes sabores da vida é a adrenalina, e essa não falta à zona do Estoril, com uma oferta múltipla e variada para todos os desportistas. O Autódromo do Estoril, o mais importante circuito automobilista do país, é palco de espectaculares competições nacionais e internacionais. Com um conjunto de magníficos campos, o panorama desta região para os adeptos do Golfe é, de facto, muito aprazível. Considerados dos melhores na Europa, encontram-se em localizações privilegiadas e com óptimas condições de equipamento e infra-estrutura. No essencial, as tacadas no Estoril são prazer puro para todos os jogadores que pisam os seus famosos e internacionais greens.

26 26

27 PINHAL DE LEIRIA S.PEDRO DE MOEL NAZARÉ MARINHA GRANDE BATALHA LEIRIA FÁTIMA GRUTAS PARQUE NATURAL SERRA DE AIRE E CANDEEIROS LISBOA LEIRIA FÁTIMA FÉ PORTUGUESA 27 A Região de Leiria/Fátima é riquíssima em locais de interesse. Desde as atracções naturais, incluindo a sua inigualável costa marítima, passando pelos majestosos monumentos com histórias para contar até aos locais de peregrinação religiosa onde encontrará conforto espiritual. Em Leiria/Fátima descobrirá valores e emoções que farão o fascínio das suas visitas. A natureza é um aspecto inevitável para uma visita à região. O Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, ocupando uma área aproximada de hectares, e a serra de Sicó, são incríveis espaços naturais. A tranquilidade das paisagens majestosas das serras aliada às excelentes condições para a prática dos vários desportos de natureza fazem destes locais destinos completos para quem gosta de contemplar e usufruir do contacto com a natureza. Além do seu valor ecológico, a importância do Pinhal de Leiria é igualmente histórica, ocupando uma área de cerca de hectares. A sua existência foi fundamental para a utilização das madeiras que construíram as embarcações usadas nos Descobrimentos Marítimos Portugueses. Por entre a mancha verde e o azul do mar tão perto, poderá usufruir da maior ciclovia da Europa, numa extensão de 65 Km, que liga a Nazaré à praia dourada do Osso da Baleia.

28 28 LEIRIA FÁTIMA FÉ PORTUGUESA As Termas de Monte Real são outro destino fundamental. O uso terapêutico das suas águas remonta à época romana. Esta antiga vila real de D. Dinis está situada num local paradisíaco, incrustada no verdejante Pinhal de Leiria, entre as típicas praias do Pedrogão, Vieira, e São Pedro de Moel e as cidades de Leiria e Marinha Grande, perto de Fátima e dos Mosteiros da Batalha e de Alcobaça. Árvores centenárias e um parque romântico repleto de hortênsias azuis, conferem a este local uma beleza singular. Outros locais de relevante interesse são o Monumento Natural das Pegadas de Dinossauros e as várias Grutas abertas ao público, no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros. A Trilha Jurássica tem grande valor científico e pedagógico, sendo a mais antiga da península ibérica. As centenas de pegadas organizadas em cerca de duas dezenas de pistas são perfeitamente visíveis aos visitantes. As Grutas relevam um maravilhoso rendilhado de formações calcárias, com espectaculares estalactites e estalagmites. Outro motivo natural de visita à região é o sol e mar. A costa é rica em praias deslumbrantes, desde as mais típicas como a Nazaré, Praia da Vieira e Pedrogão, às mais cosmopolitas como São Pedro de Moel e São Martinho do Porto. Ao longo de 57 km, destacam-se ainda as mais naturais e selvagens, como o Osso da Baleia e a Gralha, todas elas emblemáticas e onde os desportos náuticos coabitam com uma luz verdadeiramente inesquecível. Inesquecível é também a magia do fogo dominado pelas mãos experientes dos artesãos vidreiros da Marinha Grande que sopram peças de indescritível fascínio que poderá desfrutar percorrendo a Rota do Vidro.

29 29 MONUMENTAIS OBRAS PORTUGUESAS Dois dos mais fundamentais monumentos nacionais, com valor histórico para Portugal e reconhecidos como Património Mundial pela UNESCO, encontram-se na região de Leiria/Fátima: o Mosteiro da Batalha e o Mosteiro de Alcobaça. Também com grande relevância cultural encontrará nesta região quatro dos mais majestosos e singulares castelos, Leiria, Porto de Mós, Pombal e Ourém, onde cada um deles lhe contará uma história. O Mosteiro da Batalha, ou Mosteiro de Santa Maria da Vitória, símbolo da reconquista da nacionalidade, data do século XIV e foi construído em homenagem à vitória na Batalha de Aljubarrota contra os Castelhanos. A sua construção surgiu de um voto de D. João I à Virgem, em caso de vitória. Este é, sem dúvida, o grande monumento do gótico final português, tendo sido o primeiro exemplo da chamada "arte manuelina". O Mosteiro de Alcobaça, ou Abadia de Santa Maria de Alcobaça, foi fundado em 1178 pela ordem de Cister, no seguimento de um voto de doação à ordem de Cister feito por D. Afonso Henriques pela conquista de Santarém aos Mouros. Alberga no seu interior a mais emocionante e bela história de amor de Pedro e Inês. A não perder ainda, são os altivos e majestosos castelos que se debruçam sobre Leiria, Porto de Mós, Pombal e Ourém, singulares nas suas características únicas e ligados à nacionalidade portuguesa.

30 30 Visite Santuários, como o de N.ª Sra. da Nazaré, de N.ª Sra. da Encarnação ou do Senhor Jesus dos Milagres, em Leiria; conventos, igrejas e ermidas envoltas em preces que remetem para o Altar do Mundo: Fátima. Onde a procura do conforto espiritual é feita sob o olhar da Virgem protectora, aí acorrem milhões de peregrinos movidos pela fé ardente de chegar à cidade da paz.

31 A história de Fátima está permanentemente associada à existência de três crianças: Lúcia e seus primos, Francisco e Jacinta Marto. A doçura e fé inocente de pequenos e humildes pastores levou-os a vislumbrar a mais santa das imagens: a de Nossa Senhora. A 13 de Maio de 1917, na Cova da Iria, a poucos quilómetros de Fátima, vislumbraram um clarão, onde agora se localiza a Capela das Aparições. A Virgem pediu-lhe que rezassem muito pelo bem do mundo, e anunciou que voltaria durante os próximos meses, todos os dias A FORÇA DA FÉ A última aparição ocorreu no mês de Outubro, sendo presenciada por cerca de peregrinos que assistiram ao Milagre do Sol. Foi construída uma Basílica, de estilo neobarroco, à qual todos os anos acorrem mais de 7 milhões de visitantes, fazendo do local um dos mais importantes pólos de turismo religioso do mundo. A Capelinha das Aparições, ex-libris do Santuário, foi o primeiro local de culto construído. Ainda no recinto do Santuário pode-se contemplar a azinheira grande, o monumento ao Sagrado Coração de Jesus, que se ergue no centro da praça, a Cruz Alta no topo sul do recinto. Além do recinto do Santuário, poderá visitar o Centro Pastoral Paulo VI, a Casa dos Pastorinhos e o Museu Etnográfico em Aljustrel, o monumento a Nossa Senhora nos Valinhos, a Loca do Anjo, a Via Sacra, o Calvário, o Museu de Cera de Fátima, o Museu de Arte Sacra e Etnologia de Fátima, o Museu Aparições 1917 e ainda o Museu O Presépio e Aldeia de Belém Animados. Fátima é hoje o Altar do Mundo, um dos principais centros de peregrinação do mundo, onde milhões de peregrinos encontram conforto espiritual.

32 32

33 LISBOA ALCOCHETE COSTA COSTA DA CAPARICA PRAIA DO MECO PARQUE NATURAL DA ARRÁBIDA TROÍA SETÚBAL AZUL AZUL COMO O MAR 33 A Costa Azul contém em si uma diversidade natural, de paisagens e ambientes, privilegiados pela presença do mar, sendo um local fundamental para descobrir. O seu território é rico em atracções naturais e culturais, disponibilizando um conjunto completo de infraestruturas modernas para tirar o melhor partido das suas férias. Tendo como fronteira, a norte, o Rio Tejo, na outra margem de Lisboa cidade, estende-se até Setúbal, a Sul. A área costeira é fundamental na região, mas a Costa Azul estende-se também para o interior, compondo assim uma região com praias inesquecíveis, dois estuários, montanha e pura vegetação ou a tranquila planície do interior. Uma mescla de cores que irradiam a uma única luz, sempre com um encanto especial. Em Almada, ergue-se um dos mais emblemáticos monumentos construídos no último século: o Santuário do C risto-rei. Construído em 1959, com 110 metros de altura, apresenta uma vista única sobre a capital do país e o estuário do Tejo. Inspirada no monumento do Cristo Redentor no Rio de Janeiro, a figura de Cristo abre os braços para Lisboa e acolhe centenas de turistas, mas também muitos fiéis em peregrinação. Naquela que é conhecida como "a outra banda" ou "margem sul" pelos lisboetas, está também um dos mais populares destinos balneares da zona: a Costa de Caparica. São mais de 13 quilómetros preenchidos por excelentes praias, prontas para receber todos aqueles que adoram sol e mar. Na Caparica, poderá também encontrar o Convento dos Capuchos, um convento franciscano do século XVI, com diversos motivos de interesse e admiração, sendo um excelente local para passear.

PORTUGAL PROGRAMA I Co-financiamento Co-financiamento www.rdtours.com

PORTUGAL PROGRAMA I Co-financiamento Co-financiamento www.rdtours.com Co-financiamento DIA 1 - LISBOA Chegada ao Aeroporto de Lisboa e translado para o hotel. Tempo livre para os primeiros contatos com esta maravilhosa Capital Europeia, conhecida pela sua luminosidade única

Leia mais

Lisboa Clássica Meio-dia

Lisboa Clássica Meio-dia Lisboa Clássica Meio-dia Atrações Principais: Mosteiro dos Jerónimos*, Torre de Belém, Padrão dos Descobrimentos, Museu dos Coches*, Alfama e Rossio. *Ambos encerrados à 2ª feira e substituídos pelo Palácio

Leia mais

LISBOA UMA EXPERIÊNCIA PESSOAL

LISBOA UMA EXPERIÊNCIA PESSOAL UMA EXPERIÊNCIA PESSOAL LEIRIA (141 km) BATALHA (136 km) NAZARÉ (120 km) ALCOBAÇA (118 km) FÁTIMA (128 km) TOMAR (130 km) ÓBIDOS (82 km) PENICHE (100 km) SANTARÉM (78 km) ERICEIRA (50 km) MAFRA (40 km)

Leia mais

PORTUGAL. 1º. DIA -Lisboa. 2º. Dia - Sintra, Cascais e Estoril

PORTUGAL. 1º. DIA -Lisboa. 2º. Dia - Sintra, Cascais e Estoril PORTUGAL 1º. DIA -Lisboa Saída do Hotel para visita da cidade de Lisboa. Visitaremos o centro da cidade como Praça do Rossio, Avenida da Liberdade, Praça do Marquês de Pombal, Parque Eduardo VII. Colina

Leia mais

TOUR FÁTIMA 13 DE OUTUBRO PEREGRINAÇÃO FÁTIMA PORTUGAL. Partidas dos locais de origem 09 de Outubro de 2015

TOUR FÁTIMA 13 DE OUTUBRO PEREGRINAÇÃO FÁTIMA PORTUGAL. Partidas dos locais de origem 09 de Outubro de 2015 TOUR FÁTIMA 13 DE OUTUBRO PEREGRINAÇÃO FÁTIMA PORTUGAL Partidas dos locais de origem 09 de Outubro de 2015 Partidas para os locais de origem 16 de Outubro de 2015 ITINERÁRIO PROGRAMA 8 DIAS DESTAQUE PORTUGAL

Leia mais

Alfama. Avenida da Liberdade. Bairro Alto. Baixa Chiado. Casino de Lisboa. Castelo de São Jorge. Centro Cultural de Belém

Alfama. Avenida da Liberdade. Bairro Alto. Baixa Chiado. Casino de Lisboa. Castelo de São Jorge. Centro Cultural de Belém Alfama É um dos bairros mais antigos de Lisboa. Este é por excelência o bairro das festas populares. Nas Portas de Sol há uma boa oferta de restaurantes e cafés e ainda um bonito Miradouro. O Fado é uma

Leia mais

Programa de Incentivo em Lisboa Top Vip

Programa de Incentivo em Lisboa Top Vip Programa de Incentivo em Lisboa Top Vip Dia 1 Chegada dos participantes. Transfere para Belém em autocarro com acompanhamento de guia. Em Belém, área dedicada ao período das Descobertas, iremos encontrar

Leia mais

Inspiradas pela tradição.

Inspiradas pela tradição. Inspiradas pela tradição. TEL: +351 962 108 978 www.casasdosarcos.pt A conclusão da obra está prevista para Junho de 2009 (1º Fase). Assim, a imagem 3D do empreendimento aqui apresentada é meramente uma

Leia mais

Locais a Visitar na Vila de Almodôvar

Locais a Visitar na Vila de Almodôvar Locais a Visitar na Vila de Almodôvar Igreja Matriz de Almodôvar A matriz é o monumento mais visitado do Concelho de Almodôvar e é dedicada a Santo Ildefonso, sendo que D. Dinis doou-a à Ordem de Santiago,

Leia mais

C I R C U I T O S 3 C A P I T A I S

C I R C U I T O S 3 C A P I T A I S CIRCUITOS 3 CAPITAIS Este é o convite para compreender as origens de Portugal e descobrir as suas principais cidades: Porto, património mundial, cuja história se mistura com a fundação de Portugal. Cidade

Leia mais

Programa de acompanhantes

Programa de acompanhantes Quinta-feira, 20 de Setembro de 2012 9:30 Saída em autocarro do Hotel Axis 10:00 Chegada a Barcelos Visita ao centro Histórico de Barcelos Programa de acompanhantes O concelho de Barcelos é um exemplo

Leia mais

Excursão de 3 dias em Portugal saindo de Lisboa: Fátima, Sintra, Évora, Cascais e Costa do Estoril

Excursão de 3 dias em Portugal saindo de Lisboa: Fátima, Sintra, Évora, Cascais e Costa do Estoril Excursão de 3 dias em Portugal saindo de Lisboa: Fátima, Sintra, Évora, Cascais e Costa do Estoril Operador: Viator Inc Dias de Saída na Semana Moeda: US$ Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom Dias Limite para Venda:

Leia mais

PRIMAVERA EM PORTUGAL 13 DIAS

PRIMAVERA EM PORTUGAL 13 DIAS PRIMAVERA EM PORTUGAL 13 DIAS 1º Dia 14 Abr - BELO HORIZONTE / LISBOA Apresentação no aeroporto internacional Tancredo Neves, para embarque com a TAP-Air Portugal com destino a Lisboa. (Jantar a bordo).

Leia mais

16JUL: Rio / Lisboa Apresentação para embarque com destino a Lisboa

16JUL: Rio / Lisboa Apresentação para embarque com destino a Lisboa Norte de Portugal 10 Dias / 09 Noites 16JUL: Rio / Lisboa Apresentação para embarque com destino a Lisboa 17JUL: Lisboa Chegada ao aeroporto de Lisboa e transfer ao hotel Restante dia livre. 18JUL: Lisboa

Leia mais

A Vila. Na vila de Barrancos

A Vila. Na vila de Barrancos Locais a visitar A Vila Na vila de Barrancos podem ainda encontrar-se belos exemplares do típico casario alentejano, de arquitectura popular: casas caiadas de branco, de piso térreo, construídas em taipa,

Leia mais

Lisboa - Évora Estremoz Marialva Lamego - Porto

Lisboa - Évora Estremoz Marialva Lamego - Porto Lisboa - Évora Estremoz Marialva Lamego - Porto INTRODUÇÃO Um breve passeio pelo País. Um pequeno País onde tudo está à mão. Em poucos dias, em curtos trajectos de autocarro se chega a qualquer lugar!

Leia mais

VIII Turismo. Rede Social de Pombal. 1. Alojamento. Pré-Diagnóstico Social do Concelho de Pombal 152/194

VIII Turismo. Rede Social de Pombal. 1. Alojamento. Pré-Diagnóstico Social do Concelho de Pombal 152/194 VIII Turismo O Concelho de Pombal integra-se na Região de Turismo Leiria-Fátima que abrange 8 concelhos, respectivamente: Alcobaça, Batalha, Leiria, Marinha Grande, Nazaré, Pombal, Porto de Mós e Ourém.

Leia mais

TRÓIA DESIGN HOTEL PENÍNSULA DE TRÓIA

TRÓIA DESIGN HOTEL PENÍNSULA DE TRÓIA TRÓIA DESIGN HOTEL PENÍNSULA DE TRÓIA Imagine um lugar onde a terra vai ao encontro da água, uma península que rasga o azul do oceano e o verde do rio. Praias de areia branca e dunas selvagens com trilhos

Leia mais

Portugal Completo com Santiago de Compostela - PT12

Portugal Completo com Santiago de Compostela - PT12 Portugal Completo com Santiago de Compostela - PT12 Operador: Rdmc Incoming & Outgoing Dias de Saída na Semana Moeda: Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom Dias Limite para Venda: 30 X X X X X X X Quantidade mínima

Leia mais

PATRIMÓNIO CULTURAL/HISTÓRICO

PATRIMÓNIO CULTURAL/HISTÓRICO PRAIA DE MELIDES Praia acessível 38º 07 44.31 N 8º 79 33.34 O Praia de extenso areal equipada com apoio de praia, restauração e estacionamentos, bem como condições de excelência ao nível ambiental e acessibilidades,

Leia mais

ALSÁCIA E FLORESTA NEGRA

ALSÁCIA E FLORESTA NEGRA ALSÁCIA E FLORESTA NEGRA STRASBOURG * COLMAR * FREIBURG * TITISEE Luxembourg * Baden-Baden * Heidelberg 7 Dias / 6 Noites 1º DIA LISBOA / LUXEMBOURG Comparência no Aeroporto da Portela. Formalidades e

Leia mais

PORTUGAL LITORAL HOTEL MEIRA **** MINHO HOTEL **** HOTEL RALI VIANA *** SUAVE MAR *** PRAIA GOLFE HOTEL **** QUINTA DA LAGOA ***

PORTUGAL LITORAL HOTEL MEIRA **** MINHO HOTEL **** HOTEL RALI VIANA *** SUAVE MAR *** PRAIA GOLFE HOTEL **** QUINTA DA LAGOA *** HOTEL MEIRA **** Localidade: Caminha DESTAQUES: Situado num vale protegido do vento, este hotel está apenas a 200 metros da Praia das Crianças. O acolhedor restaurante destaca a atmosfera tradicional do

Leia mais

www.movetravel.pt Portugal

www.movetravel.pt Portugal www.movetravel.pt www.movetravel.pt Lisboa 01 Chegada à capital portuguesa, recepção no Aeroporto e traslado para o hotel. no hotel. Tempo livre para os primeiros contatos com esta linda cidade, situada

Leia mais

Roteiro Lisboa. www.soulportugal.com

Roteiro Lisboa. www.soulportugal.com Praça do Marquês de Pombal: vista do alto do Parque Eduardo VII, seguida da arborizada Avenida Liberdade com o Tejo ao fundo. Avenida Liberdade, apesar de ser uma das principais artérias viárias Lisboeta,

Leia mais

Amares Caniçada Júnias - Régua Pinhão Foz Côa - Amarante

Amares Caniçada Júnias - Régua Pinhão Foz Côa - Amarante Amares Caniçada Júnias - Régua Pinhão Foz Côa - Amarante INTRODUÇÃO Algumas maravilhas de Portugal! Uma viagem ao interior de Portugal. A sua genuinidade, as suas tradições. Uma viagem por duas regiões

Leia mais

CHIPRE. Chipre é uma ilha com 9.251km². A distância entre os seus extremos Leste e Oeste é de 240 Km e de 100 km entre Norte e Sul.

CHIPRE. Chipre é uma ilha com 9.251km². A distância entre os seus extremos Leste e Oeste é de 240 Km e de 100 km entre Norte e Sul. CHIPRE Chipre é uma ilha com 9.251km². A distância entre os seus extremos Leste e Oeste é de 240 Km e de 100 km entre Norte e Sul. Ocupa uma posição estratégica no Mediterrâneo Oriental próxima das grandes

Leia mais

Pegue no carro e parta à descoberta de Portugal!

Pegue no carro e parta à descoberta de Portugal! Criamos três itinerários pensando em quem procura a autenticidade e valoriza a liberdade... Pegue no carro e parta à descoberta de Portugal! Tenha a liberdade de conhecer, de desfrutar de cada lugar, ao

Leia mais

Um projecto central na reabilitação da frente ribeirinha

Um projecto central na reabilitação da frente ribeirinha Um projecto central na reabilitação da frente ribeirinha Na frente ribeirinha de Lisboa, a poucos minutos do Parque das Nações, desenvolve-se um novo condomínio que enquadra toda a estrutura pré-existente

Leia mais

VIAGEM A ESPANHA. Salamanca, Segóvia, Ávila e Toledo

VIAGEM A ESPANHA. Salamanca, Segóvia, Ávila e Toledo VIAGEM A ESPANHA Salamanca, Segóvia, Ávila e Toledo 02 a 06 de Outubro de 2012 Espanha é o segundo país do mundo com maior número de lugares declarados Património da Humanidade pela UNESCO. A lista inclui

Leia mais

Festival Paris 2015. 21 a 28 de JANEIRO

Festival Paris 2015. 21 a 28 de JANEIRO Festival Paris 2015 21 a 28 de JANEIRO VIAGEM ACOMPANHADA POR: *Maestro GILMAR MENDONÇA & *MEG SANTALICES-M2viagens O programa do Festival de Canto Coral de Paris inclui: Passagem aérea Salvador/ Paris/

Leia mais

Rota dos 3 Castelos. 2.ºAbrantes. 3.º Belver. 1.ºAlmourol. Monte da Várzea Almourol. 38 km. Almourol Abrantes. 20 Km. Abrantes Belver.

Rota dos 3 Castelos. 2.ºAbrantes. 3.º Belver. 1.ºAlmourol. Monte da Várzea Almourol. 38 km. Almourol Abrantes. 20 Km. Abrantes Belver. 2.ºAbrantes 1.ºAlmourol 3.º Belver Monte da Várzea Almourol 38 km Rota dos 3 Castelos Almourol Abrantes 20 Km Abrantes Belver 30 Km Belver Monte da Várzea 11 Km Partida: Casa Branca, Monte da Várzea 2

Leia mais

Todo Portugal para Brasileiros

Todo Portugal para Brasileiros Todo Portugal para Brasileiros Operador: Europamundo Vacaciones Dias de Saída na Semana Moeda: Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom Dias Limite para Venda: 85 X Quantidade mínima de passageiros por data de saída:

Leia mais

Requalificação da Frente Ribeirinha do Concelho de Vila Franca de Xira Polis & Polis XXI

Requalificação da Frente Ribeirinha do Concelho de Vila Franca de Xira Polis & Polis XXI Requalificação da Frente Ribeirinha do Concelho de Vila Franca de Xira Polis & Polis XXI Luís Matas de Sousa Director do Projecto de Requalificação Urbana da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira Área

Leia mais

QUEM SOMOS 1 A NOSSA EMBARCAÇÃO 2 DESTINOS TURÍSTICOS 4 DESCRIÇÃO DOS PASSEIOS 5 PREÇÁRIO 12 TERMOS E CONDIÇÕES 13 SISTEMA DE RESERVAS 14

QUEM SOMOS 1 A NOSSA EMBARCAÇÃO 2 DESTINOS TURÍSTICOS 4 DESCRIÇÃO DOS PASSEIOS 5 PREÇÁRIO 12 TERMOS E CONDIÇÕES 13 SISTEMA DE RESERVAS 14 ÍNDICE QUEM SOMOS 1 A NOSSA EMBARCAÇÃO 2 DESTINOS TURÍSTICOS 4 DESCRIÇÃO DOS PASSEIOS 5 PREÇÁRIO 12 TERMOS E CONDIÇÕES 13 SISTEMA DE RESERVAS 14 LOCAL DE EMBARQUE 15 QUEM SOMOS Somos uma empresa de animação

Leia mais

BIRDWATCHING PREÇO 25 POR PESSOA. COMO RESERVAR: geral@quintadoconvento.pt www.quintadoconvento.pt +351 210 330 780 INFORMAÇÕES IMPORTANTES

BIRDWATCHING PREÇO 25 POR PESSOA. COMO RESERVAR: geral@quintadoconvento.pt www.quintadoconvento.pt +351 210 330 780 INFORMAÇÕES IMPORTANTES BIRDWATCHING SERRA DE MONTEJUNTO DIFICULDADE: BAIXA Nº MINIMO PARTICIPANTES: 2 Passeio pedestre pela Serra de Montejunto com a observação de aves de um dos maiores habitats preservados de aves do território

Leia mais

Quinta de São Sebastião Tradição e modernidade às portas de Lisboa

Quinta de São Sebastião Tradição e modernidade às portas de Lisboa HORTO DO CAMPO GRANDE MAGAZINE 14 HORTO DO CAMPO GRANDE MAGAZINE 15 FOTOS: Miguel Serradas Duarte FOTOS: Miguel Serradas Duarte Quinta de São Sebastião Tradição e modernidade às portas de Lisboa HORTO

Leia mais

Mais do que uma simples visita, uma experiência inesquecível.

Mais do que uma simples visita, uma experiência inesquecível. Deep Emotions Um encontro entre modernidade e excelência. Um novo conceito. Um marco na Região Norte de Portugal. Um projecto notável que brinda a Foz do Rio Douro com uma elegante marina que será uma

Leia mais

Ciência Viva no Verão

Ciência Viva no Verão Ciência Viva no Verão Participação da Agência Portuguesa do Ambiente 1/10 1. Ciência Viva no Verão A Ciência Viva no Verão é uma iniciativa da Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica que

Leia mais

Road Bike Chall enge Self GUIDED TOUR

Road Bike Chall enge Self GUIDED TOUR Road Bike Chall enge Self GUIDED TOUR 2015 is a registered trademark of Caminhos da Natureza Registered Company as RNAVT (National Registry of Travel Agencies and Tourism) and RNAAT (National Registry

Leia mais

A racaju oferece, além das alternativas ligadas às praias, um roteiro básico partir da praia do Saco chega-se a lha da Sogra, a Ilha do Sossego, ao Pontal, ao que inclui visitas ao Palácio Museu Olímpio

Leia mais

Experiências Algarve Nature Week

Experiências Algarve Nature Week Experiências Algarve Nature Week Passeios de barco Luís Filipe Brás de Almeida Passeio no Rio Odelouca e Sitio das Fones Natureza Pura - Venha connosco numa viagem relaxante. Além das praias e cidades,

Leia mais

Portugal e Espanha. Conhecendo o melhor de Portugal e Santiago de Compostela.

Portugal e Espanha. Conhecendo o melhor de Portugal e Santiago de Compostela. Portugal e Espanha Conhecendo o melhor de Portugal e Santiago de Compostela. Uma viagem inesquecível pelo país da Europa que fala português. Surprenda-se com o melhor que Portugal tem a lhe oferecer. Encante-se

Leia mais

PORTUGAL AUTÊNTICO (12 dias)

PORTUGAL AUTÊNTICO (12 dias) Um roteiro exclusivo, para conhecer o autêntico Portugal, o seu povo, sua cultura e sua maravilhosa gastronomia. Viva uma experiência inesquecível em uma vinícola, pisando uvas e degustando de um vinho

Leia mais

JUL>DEZ 2010 CANDIDATURAS A PARTIR DE 17 DE JUNHO ABRIR PORTAS À DIFERENÇA. Viaje com liberdade. Organizado e gerido por:

JUL>DEZ 2010 CANDIDATURAS A PARTIR DE 17 DE JUNHO ABRIR PORTAS À DIFERENÇA. Viaje com liberdade. Organizado e gerido por: JUL>DEZ 2010 CANDIDATURAS A PARTIR DE 17 DE JUNHO ABRIR PORTAS À DIFERENÇA Viaje com liberdade Organizado e gerido por: ABRIR PORTAS À DIFERENÇA Dirigido a todos os cidadãos portugueses com deficiências

Leia mais

Sol e Mar. Praias perfeitas. Na crista da onda. Debaixo de água. Chegar a bom porto

Sol e Mar. Praias perfeitas. Na crista da onda. Debaixo de água. Chegar a bom porto Portugal Sol durante todo o ano e uma costa banhada pelo Oceano Atlântico com centenas de quilómetros fazem o destino certo para quem gosta de sol e de mar. Há uma grande oferta de praias com características

Leia mais

Escapadas Especiais. O mundo diferente do Grupo Sol Meliá. www.intertravel.pt 21

Escapadas Especiais. O mundo diferente do Grupo Sol Meliá. www.intertravel.pt 21 www.intertravel.pt 21 Meliá Aldeia dos Capuchos Portugal Almada Onovo hotel de luxo Meliã Aldeia dos Capuchos está situado à entrada da Histórica Vila dos Capuchos, na Região da Costa de Caparica a 20

Leia mais

Após muitos anos como Operadora de Turismo, o Clube Viajar começou a sua atividade como operador de Incoming sob o nome de PORTUGAL HOLIDAYS.

Após muitos anos como Operadora de Turismo, o Clube Viajar começou a sua atividade como operador de Incoming sob o nome de PORTUGAL HOLIDAYS. Após muitos anos como Operadora de Turismo, o Clube Viajar começou a sua atividade como operador de Incoming sob o nome de PORTUGAL HOLIDAYS. Assim, foram selecionados profissionais experientes nessa área

Leia mais

Uma abordagem à visão de Portugal

Uma abordagem à visão de Portugal Uma abordagem à visão de Portugal Como é que os operadores turísticos podem contribuir para um novo posicionamento XXXVIII Congresso da APAVT: Potenciar Recursos, Romper Bloqueios, Ganhar Mercado painel

Leia mais

1. Circuito Turístico A

1. Circuito Turístico A TURISMO DE LISBOA E VALE DO TEJO PROGRAMAS DE VISITA NO RIBATEJO 1. Circuito Turístico A Ponto de partida: Santarém Ponto de chegada: Santarém Duração: Um dia Programa para grupos 9:00H Partida de Santarém

Leia mais

HORTO DO CAMPO GRANDE MAGAZINE 10

HORTO DO CAMPO GRANDE MAGAZINE 10 HORTO DO CAMPO GRANDE MAGAZINE 10 HORTO DO CAMPO GRANDE MAGAZINE 11 Refúgios na natureza O clima ameno que se faz sentir durante todo o ano em Portugal convida-nos a desfrutar em pleno dos bons momentos

Leia mais

LISBOA DOIS PROGRAMAS DE FIM DE ANO 2015-2016 PORTUGAL. Um fim de ano diferente e divertido

LISBOA DOIS PROGRAMAS DE FIM DE ANO 2015-2016 PORTUGAL. Um fim de ano diferente e divertido LISBOA Um fim de ano diferente e divertido 26 DEZ SALVADOR / LISBOA Saída em avião especialmente fretado HI-FLY refeições a bordo. JANTAR FIM DE ANO COM BEBIDAS E MUSICA INCLUÍDO 27 DEZ LISBOA Chegada

Leia mais

Museu de Arte Sacra da Sé

Museu de Arte Sacra da Sé 1 Museu de Arte Sacra da Sé Algumas notas sobre a história deste Museu e também sobre a filosofia que presidiu ao actual projecto museológico Fig.1 Museu de Arte Sacra de Évora - Exterior 1. Sua história

Leia mais

Portugal. Ermida de São Jerônimo. da Graça. dos descobrimentos

Portugal. Ermida de São Jerônimo. da Graça. dos descobrimentos Alfama Miradouro da Graça Ermida de São Jerônimo Roteiro de 7 dias a partir de, passando por Sintra e pela Serra da Arrábida. Disponível durante a exposição do Museu Nacional de Arte Antiga Encompassing

Leia mais

DADOS DE MERCADO 2010/2011 HOLANDA + BÉLGICA

DADOS DE MERCADO 2010/2011 HOLANDA + BÉLGICA DADOS DE MERCADO 2010/2011 HOLANDA + BÉLGICA HÓSPEDES HOTELARIA ÁREA METROPOLITANA DE LISBOA (NUTSII) (Fonte: INE, PORTUGAL) HOLANDA Hóspedes hotelaria - AM Lisboa 82.600 78.557 75.546 76.601 75.636 74.305

Leia mais

028 Lugares. Carvalhal

028 Lugares. Carvalhal 028 Lugares Carvalhal Imensamente atlântico O mar embala na areia, nas gentes, nos dias e nas horas. Em Carvalhal, localidade do concelho de Grândola, o tempo corre ao ritmo de um imenso oceano que banha

Leia mais

13 A 21 DE SETEMBRO ILHAS DOS AÇORES

13 A 21 DE SETEMBRO ILHAS DOS AÇORES 2011 13 A 21 DE SETEMBRO ILHAS DOS AÇORES PROGRAMA VIAGEM AOS AÇORES 13 A 21 DE SETEMBRO DE 2011 1.º Dia 13 de Setembro FUNCHAL/ PONTA DELGADA / TERCEIRA Comparência dos senhores participantes no Aeroporto

Leia mais

Património Mundial C.P. Tomé

Património Mundial C.P. Tomé Património Mundial C.P. Tomé Babilónia destruída pela guerra: As tropas Americanas na no Iraque destruíram de forma irreparável parte das ruínas da antiga cidade da Babilónia. As tropas americanas instalaram-se

Leia mais

PROJETO FINANCIADO POR:

PROJETO FINANCIADO POR: PROJETO FINANCIADO POR: EDV TOUR TOURS TOURS TOUR EDV ENTRE DOURO E VOUGA O Entre Douro e Vouga está, ao nível turístico, abrangido pelo região de Turismo do Porto e Norte de Portugal. Venha viver atividades

Leia mais

Portugal. Norte de Portugal. Porto

Portugal. Norte de Portugal. Porto Portugal Com mais de oito séculos de história, Portugal tem um património cultural único que se insere numa impressionante diversidade de paisagens. Aqui, encontramos um território rico e variado, concentrado

Leia mais

PROGRAMA DE ACOMPANHANTES 9CHLIE

PROGRAMA DE ACOMPANHANTES 9CHLIE PROGRAMA DE ACOMPANHANTES 9CHLIE Quinta-feira 30 de Junho de 2005 10:00 13:00 Registo 16:30 Partida do 16:30-21:00 Excursão ao Puerto Marina, Mijas e ao Puerto Banus 21:00 Regresso ao 21:00-23:00 JANTAR

Leia mais

LISBOA. Guia de Destino. GlobalTravel Card Seu Cartão pré-pago ideal para compras e saques no exterior. American Express

LISBOA. Guia de Destino. GlobalTravel Card Seu Cartão pré-pago ideal para compras e saques no exterior. American Express Guia de Destino American Express GlobalTravel Card Seu Cartão pré-pago ideal para compras e saques no exterior LISBOA Data de publicação: 01/11/2012 Márcio Moraes (foto de divulgação) DICAS DE VIAGEM BY

Leia mais

Mosteiro dos Jerónimos

Mosteiro dos Jerónimos Mosteiro dos Jerónimos Guia de visita dos 6 aos 12 anos Serviço Educativo do Mosteiro dos Jerónimos/ Torre de Belém Bem-vindo ao Mosteiro dos Jerónimos A tua visita de estudo começa logo no Exterior do

Leia mais

P o r q u e a V i d a P o d e S e r P e r f e i t a

P o r q u e a V i d a P o d e S e r P e r f e i t a P o r q u e a V i d a P o d e S e r P e r f e i t a Aliando uma localização privilegiada com uma arquitectura distinta e de elevada qualidade, o Royal Óbidos Spa & Golf Resort é uma oportunidade de ouro

Leia mais

As (magníficas) praias do centro do VIETNAME

As (magníficas) praias do centro do VIETNAME As (magníficas) praias do centro do VIETNAME Estadia na praia muito perto de HOI AN e HUE, fabulosas cidades históricas classificadas como Património Mundial. E com MY SON, DANANG e as MONTANHAS De MÁRMORE

Leia mais

CONCURSO NACIONAL DE LEITURA. Escolas inscritas - DRELVT

CONCURSO NACIONAL DE LEITURA. Escolas inscritas - DRELVT 1001415 Escola Secundária com 3.º Ciclo do Ensino Básico de D. Inês de Castro de Alcobaça Alcobaça Leiria 1001811 Escola Básica do 2º e 3º Ciclos com Secundária de D. Pedro I Escolas D. Pedro I Alcobaça

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE AVEIRO ESCOLA JOÃO AFONSO DE AVEIRO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE AVEIRO ESCOLA JOÃO AFONSO DE AVEIRO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE AVEIRO ESCOLA JOÃO AFONSO DE AVEIRO PROGRAMA DA VISITA DE ESTUDO: POR TERRAS DA MACARONÉSIA ROTEIRO GEOLÓGICO E PAISAGÍSTICO EM S. MIGUEL E SANTA MARIA (AÇORES) ANO LECTIVO DE

Leia mais

Sete Paraísos CAMAÇARI BAHIA

Sete Paraísos CAMAÇARI BAHIA Sete Paraísos CAMAÇARI BAHIA COMPRE AS PASSAGENS E FAÇA SUAS MALAS, DÊ ESSES DOIS PASSOS E PRONTO, VOCÊ ESTÁ A CAMINHO DE FÉRIAS INESQUECÍVEIS: O CAMINHO DOS 7 PARAÍSOS. Situada no Litoral Norte da Bahia,

Leia mais

* Roteiro Tumlare: Portugal e Espanha - Premium

* Roteiro Tumlare: Portugal e Espanha - Premium * Roteiro Tumlare: Portugal e Espanha - Premium Saídas Garantidas: 05 e 26/jun, 10 e 24/jul, 07 e 21/ago, 04 e 18/set. Roteiro: 1 DIA Cidade de Origem / Lisboa Apresentação no aeroporto para embarque com

Leia mais

REVEILLON EM PORTUGAL 2014-2015 Porto Lisboa Coimbra Santiago de Compostela e Fátima (Santuário)

REVEILLON EM PORTUGAL 2014-2015 Porto Lisboa Coimbra Santiago de Compostela e Fátima (Santuário) REVEILLON EM PORTUGAL 2014-2015 Porto Lisboa Coimbra Santiago de Compostela e Fátima (Santuário) JANTAR FIM DE ANO COM BEBIDAS E MUSICA INCLUÍDO PROGRAMA DE VIAGEM 26 DEZ SALVADOR / LISBOA Comparecer no

Leia mais

Vindimas no Douro. Mais informações ou Reservas: T: 252 314 582 / 3 918 31 5319 info@gogal.pt

Vindimas no Douro. Mais informações ou Reservas: T: 252 314 582 / 3 918 31 5319 info@gogal.pt Vindimas no Douro Mais informações ou Reservas: T: 252 314 582 / 3 918 31 5319 info@gogal.pt Até ao lavar dos cestos é Vindima! Este ditado já despertou a sua curiosidade? Pois bem A época das Vindimas

Leia mais

REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE -------------------------- GOVERNA DA CIDADE DE MAPUTO DIRECÇÃO DE TURISMO DA CIDADE. As 10 Maravilhas da Cidade de Maputo

REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE -------------------------- GOVERNA DA CIDADE DE MAPUTO DIRECÇÃO DE TURISMO DA CIDADE. As 10 Maravilhas da Cidade de Maputo REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE -------------------------- GOVERNA DA CIDADE DE MAPUTO DIRECÇÃO DE TURISMO DA CIDADE As 10 Maravilhas da Cidade de Maputo Igreja de Santo António da Polana A Igreja de Santo António

Leia mais

ALEMANHA ROMÂNTICA & OKTOBERFEST

ALEMANHA ROMÂNTICA & OKTOBERFEST ALEMANHA ROMÂNTICA & OKTOBERFEST Dia de Chegada à Europa: 20 Setembro ITINERÁRIO 01 Dia (Sábado)- Salvador / Frankfurt Saída em voo previsto com destino a Frankfurt. Noite e refeições a bordo. 02 Dia (Domingo)

Leia mais

Segunda Reunião sobre Ungulados Silvestres Ibéricos. Informação Útil

Segunda Reunião sobre Ungulados Silvestres Ibéricos. Informação Útil Informação Útil Como chegar? Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro Coordenada GPS: 40º38 01-51 N 08º39 33,91 W Gerar itinerário: GoogleMaps (http://maps.google.com/, destino: Universidade

Leia mais

Road Bike Chall enge

Road Bike Chall enge Road Bike Chall enge is a registered trademark of Caminhos da Natureza Registered Company as RNAVT (National Registry of Travel Agencies and Tourism) and RNAAT (National Registry of Animation Agent and

Leia mais

DESCRITIVO DE PASSEIOS

DESCRITIVO DE PASSEIOS DESCRITIVO DE PASSEIOS BEACH PARK Localizada 25 km de Fortaleza, está a praia de Porto das Dunas, onde fica o Complexo Turístico do Beach park, composto do maior parque aquático da América Latina, com

Leia mais

ESCAPADA DE VERÃO 3 DIAS

ESCAPADA DE VERÃO 3 DIAS ESCAPADA DE VERÃO 3 DIAS Porto - Régua - Porto Os cruzeiros de três dias a oferecem-lhe a possibilidade de desfrutar do Verão ao máximo. Aproveite o calor e venha conhecer e comparar a beleza do Douro

Leia mais

"Relação Umbilical entre o Turismo e a Cultura: Oportunidades e Desafios"

Relação Umbilical entre o Turismo e a Cultura: Oportunidades e Desafios "Relação Umbilical entre o Turismo e a Cultura: Oportunidades e Desafios" Oferecer o que temos, somos e fazemos como produto turístico Vasco Estrela Presidente da Câmara Municipal de Mação Cultura e Turismo

Leia mais

Visita de estudo à Coruña e Santiago de Compostela

Visita de estudo à Coruña e Santiago de Compostela Visita de estudo à Coruña e Santiago de Compostela Convento de Santo Domingo Corunha Catedral Santiago de Compostela Plano da visita de estudo Primeiro Dia 8.00 h Partida da Escola 12.00 h Chegada à Coruña

Leia mais

ITALIA IMPERIAL VIAGEM ACOMPANHADA POR GUIA DESDE SALVADOR. Chegada à Europa Agosto 29 ITINERÁRIO

ITALIA IMPERIAL VIAGEM ACOMPANHADA POR GUIA DESDE SALVADOR. Chegada à Europa Agosto 29 ITINERÁRIO ITINERÁRIO Chegada à Europa Agosto 29 VIAGEM ACOMPANHADA POR GUIA DESDE SALVADOR Dia 1 - Salvador / Milão Saída em voo previsto com destino a Milão. Noite e refeições a bordo. ITALIA IMPERIAL Dia 2 - Milão

Leia mais

Aceite o desafio! Se ainda não conhece as condições desta campanha contacte a Futuro pelo telefone 707 222 222 ou consulte www.futuro-sa.

Aceite o desafio! Se ainda não conhece as condições desta campanha contacte a Futuro pelo telefone 707 222 222 ou consulte www.futuro-sa. Aceite o desafio! A Campanha FUTURO CHALLENGER é exclusiva para os clientes da Futuro Sociedade Gestora de Fundos de Pensões, S.A, que investirem nos Fundos PPR de 15/7 a 15/9. Se ainda não conhece as

Leia mais

DESCRIÇÃO DE PASSEIOS CITY TOUR. www.bahiatransportes.com.br

DESCRIÇÃO DE PASSEIOS CITY TOUR. www.bahiatransportes.com.br DESCRIÇÃO DE PASSEIOS CITY TOUR. www.bahiatransportes.com.br SALVADOR PANORÂMICO: Saída (09:00 ás 12:00 e 14:00 ás 17:00) Duração: 03 horas. VALOR: R$ 55,00 Saída do hotel, rumo ao Morro do Ipiranga, segue

Leia mais

Programa de Promoção Turística e Cultural

Programa de Promoção Turística e Cultural Programa de Promoção Turística e Cultural Sintra encontra-se em 11º lugar no ranking dos 50 melhores lugares a visitar, nas escolhas dos leitores do jornal New York Times? Sintra é uma das 21 finalistas

Leia mais

Conhecer para estruturar e promover o sector do Turismo.

Conhecer para estruturar e promover o sector do Turismo. As Dinâmicas Regionais e os seus atores Conhecer para estruturar e promover o sector do Turismo. I.P.L. 26.10.2011 Praia do Osso da Baleia Trilhos de Interpretação da Natureza - Projecto Ecomatur I - Trilho

Leia mais

Fonte dos Amores Na margem esquerda do rio Mondego, a Quinta das Lágrimas tornou-se célebre pela tradição que a fez palco dos amores de Pedro e Inês de Castro. Segundo a tradição, nela se localiza a Fonte

Leia mais

Situado numa zona calma de Lisboa,

Situado numa zona calma de Lisboa, IN & IN Situado numa zona calma de Lisboa, o Pestana Palace Lisboa é um hotel de 5 estrelas integrado num palácio do século XIX que, juntamente com os seus jardins, conquistou a classificação de Monumento

Leia mais

TIVOLI HOTELS & RESORTS APRESENTA SUGESTÕES PARA UMA PASSAGEM DE ANO INESQUECÍVEL

TIVOLI HOTELS & RESORTS APRESENTA SUGESTÕES PARA UMA PASSAGEM DE ANO INESQUECÍVEL TIVOLI HOTELS & RESORTS APRESENTA SUGESTÕES PARA UMA PASSAGEM DE ANO INESQUECÍVEL A Tivoli Hotels & Resorts acaba de lançar programas irresistíveis para o Réveillon que partilham o objectivo de proporcionar

Leia mais

EDUCAÇÃO PATRIMONIAL 2013-2014. Centro de Arqueologia de Almada

EDUCAÇÃO PATRIMONIAL 2013-2014. Centro de Arqueologia de Almada EDUCAÇÃO PATRIMONIAL 2013-2014 Centro de Arqueologia de Almada Centro de Arqueologia de Almada O Centro de Arqueologia de Almada (CAA), criado em 1972, dedicou-se desde o início à investigação e divulgação

Leia mais

Conheça o Médio Tejo. Entroncamento

Conheça o Médio Tejo. Entroncamento Médio Tejo Conheça o Médio Tejo Entroncamento A excelente localização e acessos privilegiados do Médio Tejo convertem esta Região num destino turístico versátil, polivalente e complementar de Lisboa ou

Leia mais

Dossier Promocional. Hotel Apartamento Villas de Sesimbra

Dossier Promocional. Hotel Apartamento Villas de Sesimbra Dossier Promocional Hotel Apartamento Villas de Sesimbra 1 1. Contexto e a Oportunidade 2. Localização do Imóvel 3. Características Gerais do Edifício 4. Descrição Detalhada 5. Condições de Comercialização

Leia mais

5 Dias. Preços desde: Douro 5 Sentidos

5 Dias. Preços desde: Douro 5 Sentidos 5 Dias Preços desde: 330 Douro 5 Sentidos Região templo de inspiração para poetas, escritores, pintores e outros criadores. Guiados por uma beleza agreste tão demarcada pelo seu rio, deixaram-se elevar

Leia mais

Lisboa Sintra Cascais Arrábida Ria Formosa Vila Ruiva Foz do Arelho Berlengas Alqueva Porto Cerveira ESCAPADAS PORTUGAL

Lisboa Sintra Cascais Arrábida Ria Formosa Vila Ruiva Foz do Arelho Berlengas Alqueva Porto Cerveira ESCAPADAS PORTUGAL Lisboa Sintra Cascais Arrábida Ria Formosa Vila Ruiva Foz do Arelho Berlengas Alqueva Porto Cerveira ESCAPADAS PORTUGAL FUNDAÇÃO INATEL Turismo ESCAPADAS PORTUGAL CRUZEIRO NO ALQUEVA O maior lago artificial

Leia mais

GASTRONOMIA CONTEMPORÂNEA

GASTRONOMIA CONTEMPORÂNEA CIRCUITOS GASTRONOMIA CONTEMPORÂNEA U ma viagem pela cozinha moderna Portuguesa. Esta é uma viagem de sentidos e sensações, através da melhor cozinha de autor para conhecer alguns dos melhores Chefs de

Leia mais

Portugal, Cultura, Vinhos e Gastronomia - PT38

Portugal, Cultura, Vinhos e Gastronomia - PT38 Portugal, Cultura, Vinhos e Gastronomia - PT38 Operador: Rdmc Incoming & Outgoing Dias de Saída na Semana Moeda: Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom Dias Limite para Venda: 30 X X X X X X X Quantidade mínima de

Leia mais

DEZ lugares para reviver Os Maias em Lisboa Clique aqui para ver a notícia no site

DEZ lugares para reviver Os Maias em Lisboa Clique aqui para ver a notícia no site Editora Zahar Veículo: Sites Data: 27/06/2014 Tópico: Institucional Página: 00:00:00 Editoria: Saraiva Conteúdo 1 / 1 DEZ lugares para reviver Os Maias em Lisboa Clique aqui para ver a notícia no site

Leia mais

TURISMO CULTURAL produto estratégico para Portugal. Abrantes, 2011

TURISMO CULTURAL produto estratégico para Portugal. Abrantes, 2011 TURISMO CULTURAL produto estratégico para Portugal Abrantes, 2011 O TURISMO CULTURAL HOJE 44 milhões de turistas procuram turismo cultural na Europa O património cultural motiva a viagem e, por isso, aproxima

Leia mais

Comercialização e Inovação em Espaços Rurais e Naturais

Comercialização e Inovação em Espaços Rurais e Naturais Comercialização e Inovação em Espaços Rurais e Naturais Paulo Almeida Lopes Roteiros do Brasil 29.Maio.2010 O projecto Oficina da Natureza OBJECTIVOS DO PROJECTO Identificar e desenvolver novas práticas

Leia mais

A sustentabilidade da paisagem em Tomar

A sustentabilidade da paisagem em Tomar A sustentabilidade da paisagem em Tomar A Cerca e a Mata Nacional dos Sete Montes como espaço verde, urbano, que enquadra, protege e valoriza o património único do Castelo e do Convento de Cristo Fernando

Leia mais

CONRAD ALGARVE. DÊ-SE AO LUXO DE SER AUTÊNTICO.

CONRAD ALGARVE. DÊ-SE AO LUXO DE SER AUTÊNTICO. CONRAD ALGARVE. DÊ-SE AO LUXO DE SER AUTÊNTICO. Em breve vai existir um lugar onde poderá sentir-se único. Um lugar onde o luxo, o estilo e o prazer estão acima de tudo. Uma experiência memorável que vai

Leia mais