Material de Apoio Programa Escola Amiga da Terra Mapa Verde

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Material de Apoio Programa Escola Amiga da Terra Mapa Verde"

Transcrição

1 Leitura de Mundo

2 Material de Apoio Programa Escola Amiga da Terra Mapa Verde Realização: Instituto Brookfield Assessoria: Práxis Consultoria Socioambiental Este material foi utilizado pelos educadores participantes do Programa Escola Amiga da Terra no processo de construção do Mapa Verde da escola e de seu entorno (o bairro). As atividades nele contidas estão divididas em três momentos (1) sensibilização e informação, (2) investigação e (3) construção do Mapa Verde, na qual o conjunto de ícones relativos ao tema é analisado e fixado no Mapa, de acordo com as informações identificadas pelos atores.

3 MOMENTO 1: Sensibilização e informação Objetivo geral: Trabalhar o sentimento de pertencimento ao local onde as crianças vivem a partir do reconhecimento e confecção de mapa verde. Atividades: Brincar de fotógrafos Objetivo específico: Reconhecer o espaço de convivência; Estimular orientação e senso de localização no espaço. Descrição: Qual o lugar mais especial da escola? Por quê? Convidar os alunos a retratar este lugar. Pensem em maneiras criativas de criarem as fotos e molduras. Depois retratem juntos a escola com elementos que consideram importantes (pessoas, lugares e elementos que compõem o ambiente, ou deixe livre para avaliar a percepção dos alunos sobre seu espaço). Exponha os retratos e discuta sobre o que eles representam. Contextualizar a atividade com a planta da escola. Com base nos ícones a serem mapeados, prepare perguntas convidativas para cada um deles, vá espacializando as respostas no mapa. Monte legenda e ilustrações para os ícones mapeados. Observações: Para montar o retrato deixe livre o uso de massinha, colagem, desenho ou a combinação de tudo. Fechar discussão com a questão dos mapas: o que são e para que servem? Linha do tempo do bairro Objetivos específicos: Conhecimento do passado, análise do presente e discussões sobre o futuro Descrição: Numa folha, em cartolina ou em papel kraft construir uma linha do tempo com as leituras de mundo dos alunos, acerva do passado, presente e futuro do bairro. Pais e comunidade também podem ser envolvidos se possível. Mapa Mental do Bairro. Objetivos específicos: Reconhecimento e familiarização com o espaço Descrição: Pedir aos alunos que pensem no caminho que eles fazem da sua casa até a escola: o que você vê? Por onde você passa? Pedir para traçarem o trajeto que fazem de suas casas até a escola, sem repetir ruas e lugares. A escola deve ficar no centro. Complemente o mapa mental com o roteiro de observação do bairro, que poderá ser usado na confecção do mapa posteriormente. Que elementos desta atividade interferem na interpretação do mapa? O que poderia facilitar? Observações: Roteiro de observação do bairro em anexo. Fechar discussão com a questão dos mapas: o que são e para que servem?

4 MOMENTO 2: Investigação Roteiro de observação da escola Leitura de mundo Você sabe... Qual é o endereço da escola? Qual o nome da sua escola? Quando foi criada? Por que ela tem esse nome? Que melhorias ela tem recebido? Por que ela foi criada neste lugar? Você gosta da escola? Por quê? Você tem algum lugar especial? Qual?

5 Sobre a estrutura da sua escola informe: - Há área coberta? - Há plantas? - Há jardins? - Flores? - Há salas para a diretoria? - Há sala para os professores? - Há sala para supervisora ou orientadora? - Há biblioteca? - Quantas salas de aulas existem? Observação: Você pode pedir que respondam as perguntes e informem na planta da escola os locais que eles identificam para familiarizá-los com a planta da escola.

6 Andanças pela escola - Minhas Observações: Convide os alunos para explorar e perceber os detalhes do espaço e da vida na escola. Depois peça para que preencham os quadros: Eu gostei de ver que... Foi muito divertido quando... Eu não gostei quando... me senti Fiquei surpreso (a) porque O melhor foi porque. Quem estava Eu amo minha escola porque...

7 Roteiro de observação do bairro Leitura de Mundo Você sabe... Qual o nome do seu bairro? Por que ele tem este nome? Quando ele surgiu? Quantas glebas ele têm? Quais são elas? Por que ele tem esta divisão? Apresente o bairro para um morador antigo da região.

8 MOMENTO 3: Construção do Mapa Verde Construção do Mapa Verde Objetivos específicos: Construir coletivamente o mapa verde da escola e do bairro. Descrição: A partir das atividades de sensibilização e investigação realizadas anteriormente, apresentar a planta da escola ou o mapa do bairro e os ícones relativos ao tema em discussão ao grupo (em anexo). Convidar os alunos a pensarem em lugares da escola ou bairro os ícones apresentados se encaixam. Pedir para que identifiquem os espaços, colem os ícones, construam a legenda e ilustrem o mapa. Observações: Sempre utilize os mapas e conhecimentos construídos anteriormente.

9 Relação de ícones para o Tema Ícones Definição Temática Transversal Descrição W Espaço Cultural Contribui significativamente para o sentimento de pertencimento da comunidade em relação ao espaço e ambiente onde vive. Monumentos, organizações e lugares históricos, artísticos, musicais, pesquisas não institucionais, dentre outros. Até mesmo projetos temporários podem ser incluídos. Ó Museu Estas instituições culturais são marcos históricos, bem fáceis de achar. Focadas em história, arte e outros., elas não são necessariamente ligadas a natureza, meio ambiente, modos sustentáveis de se viver, responsabilidade social, ou outro critério local relevante. E Ponto de arte Arte popular que pode incluir trabalhos artísticos ecológicos, monumentos, outra obra ou performance de arte permanente ou temporária. Pode incluir locais que ofereçam recursos para se fazer eco-arte (artesanato ecológico, por exemplo), informações sobre eventos e escolas relacionadas a restauração ou arte ambiental. R Representação cultural Normalmente representa apresentações culturais de grupo teatrais incluindo peças, jogos, danças, concertos e etc. Pode incluir teatro de rua, marionetes, teatro tradicional e outros meios. Ô Musica Local Um lugar para escutar ou tocar música. Pode incluir música tradicional, clássica, folclórica, participativa, étnica, improvisada ou jazz, com interpretação local. Õ Ponto animado Local de reunião e atividades culturais divertidas (internas ou externas). Pode ser em um ponto na rua, um parque especial, um terreno ou um ponto de encontro usado pela comunidade. Ö Estúdio de arte/ Artesanato Técnicas e materiais tradicionais transformados em arte e produtos locais por meio de trabalhos manuais de alta qualidade. Pode ser uma loja, exposição ou estúdio. Ù Modo tradicional de via Pode se referir as pessoas de origem indígena, migrantes, pioneiras e populações tradicionais. Pode ser um povoado ou assentamento que não foi assimilado pela cultura vigente. Pode ser um recurso, meios para se conhecer ou visitar comunidades que vivam de modo tradicional, ecológico ou auto-suficiente. T Aspecto Histórico Instituição, monumento ou área histórica não identificada, com significado especial para o sentimento de pertencimento da comunidade em relação ao espaço e ambiente onde vivem. Ícones Green Map System, In c Todos os direitos reservados.

10 Ícones Definição Temática Transversal Descrição Û Vizinhança Tradicional Uma área residencial onde os moradores mantêm práticas, costumes e modos de vida tradicionais. Podem ser incluídas localidades históricas com relevante arquitetura. Ü Vizinhança diversa Y Centro comunitário ƒ Zona de atenção Uma parte da comunidade cujos moradores representam diferentes origens, culturas e crenças. Locais onde clubes, assembleias e reuniões sociais envolvendo grande parte da comunidade são apoiados. Pode ser um centro/espaço formalizado ou informal. Área onde é preciso ficar alerta devido aos riscos existentes em suas proximidades, tais como tráfego pesado, áreas de construção inseguras ou com infra-estrutura perigosa. Pode incluir locais inseguros em que visitantes gostariam de saber. œ Local insalubre Local oficialmente reconhecido onde a saúde dos moradores foi ameaçada por desastres, emissões, causas naturais ou outra. U Local recomendado para crianças Uma área com um atrativo ambiental, que é segura e agradável para as crianças. Pode ser um parquinho ou outras áreas internas e externas. I Local recomendado para idosos Uma área onde pessoas que tenham dificuldade para andar possam aproveitar a natureza e a vida em meio ao verde. Pode incluir áreas onde pode-se conversar ou relaxar, organizações e faculdades, incluindo centro para idosos e pontos verdes de encontro. O Centro Eco-espiritual Local para contemplar a natureza, de busca espiritual ou que oferece paz e tranquilidade. Pode ser uma organização religiosa ou santuário, um local de beleza incomparável, um cemitério ou um oásis em meio a um local agitado. ß Recursos alternativos para a saúde Local para receber medicamentos ou assistência médica, diferentes das práticas tradicionais. Spas, centros de saúde, yoga, massagem, terapias diversas e medicina tradicional chinesa são alguns dos exemplos. Ícones Green Map System, In c Todos os direitos reservados.

11 Ícones Definição Temática Transversal Descrição n Local público/ Praça Um local de reunião da comunidade, sem acesso a carros que pode ter uma fonte, eventos, dentre outros atrativos. Pode ser um espaço público localizado em uma praça, jardim, parque ou shopping e, em casos especiais, em uma alameda. Estes espaços, muitas vezes, tem um caráter de inclusão e possui acessibilidade à todos (o banco da praça é um bom exemplo). m Local para prática de esporte/ Jogos com a natureza Local designado a prática de qualquer modalidade de esporte ou simplesmente diversão. Melhor ainda se for em locais com mínimo impacto aos ecossistemas. ç Local especial Local com uma importância cultural ou ecológica para a comunidade. Pode ser usado para designar todos os colaboradores deste mapa, como por exemplo, todas as escolas que ajudaram a fazê-lo. Nota: este item pode ser renomeado em sua legenda. Você pode usá-lo para designar áreas livres, por exemplo. ø Escola Escolas, universidades e outros: construções com importância histórica para a comunidade que promovem a educação e treinamento para estudantes de várias idades e escolaridades. ì Local de votação Local oficial de votação, urna de votos ou pesquisa de opinião publica. Pode incluir registro de votos, um centro de informação, organização não partidária ou outros recursos relacionados à democracia. Ï Acampamento/ Local para acampar Área para grupos dormirem ao ar livre, usando barracas ou outros equipamentos de acampamento. Cuidados são necessários para não destruir a vegetação, a vida aquática, habitats, etc. * Loja de manutenção Local onde um técnico ou profissional conserta bicicletas, instrumentos, computadores, sapatos e outros, mantendo-os longe do lixo. Deve ser consciente sobre os impactos gerados pela má destinação do lixo, cola, materiais tóxicos, etc. Local abandonado Construção, terra ou área que foi desocupada e abandonada por seus ocupantes oficiais, justiça ou governadores locais. ˆ Indústrias e comércio abandonados Área com instalações industriais e comerciais abandonadas e que agora tem um potencial para ser recuperada e desenvolvida. Frequentemente localizada perto de áreas residenciais, pode até ter virado um terreno baldio. Trata-se de indústrias e comércios abandonados que geralmente não possuem uma grande concentração de resíduos perigosos e por isso podem ser recuperadas. Ícones Green Map System, In c Todos os direitos reservados.

12 Ícones Definição Temática Transversal Descrição ï Valorização do Local Um bairro ou distrito que se redesenvolveu gerando aumento na renda per capta, melhores salários, lojas, realocação de famílias e pequenos negócios. ñ Ñ Barraco/casa de madeira Local para observar o nascer ou por do sol { Local acessível Pode representar cortiço, barraco ou favela em áreas urbanas, frequentemente feitas com reuso materiais na construção. Normalmente tem condições sanitárias e super loteamento (alta concentração de pessoas numa mesma área). Ótimo local público para relaxar e aproveitar o nascer ou pôr do sol. Rampas, corrimãos, elevadores e outras facilidades para permitir o acesso de pessoas deficientes. Este ícone irá incentivar a exploração de trilhas naturais e parques em locais em que sejam aplicados. Pode ser usado para locais que possibilitam o trânsito de carrinhos de bebês ou carrinhos de compras. b Parque/ Local de lazer Espaço verde que oferece um local para relaxar e brincar. Pode ser um espaço para piquenique, uma quadra de esportes, pista de corrida, aluguel de barcos ou equipamentos de ginástica em meio a vegetação, lago, riacho ou outra fonte de água. Alguns são abertos ao público e livres, outros necessitam de uma permissão para entrar. Nota: você pode indicar no seu mapa se lá há uma taxa administrativa, informações ou um centro de equipamentos. Ê Canoagem/ Kayk Local Casa, doca, rampa, aluguel ou outro local onde você pode obter equipamentos para canoagem usando o esforço humano para se locomover na água (sem uso de combustíveis, por exemplo). ù Local para cultos/ Santuário Construções com importância histórica (marcos) ou locais que servem de ponto de encontro espiritual para a comunidade. ú Cemitério Áreas que servem de memorial para indivíduos e familiares. Frequentemente são locais tranquilos, arborizados, com plantas nativas, uma história e herança. û Ponto de informação Informações gerais para turistas, moradores e recém chegados a respeito do local. Ícones Green Map System, In c Todos os direitos reservados.

13 Ícones Definição Temática Transversal Descrição ü Ì Ponto de encontro/bar Local para andar de skate Um famoso café, restaurante ou restaurante bar local que faz parte da cultura desta comunidade. Um parque, área verde ou área urbana com degrau, corrimão ou outra característica que permitem a interação dos skatistas com o meio. Pode ser um parque especifico para skate que incluem pipes ou cavidades para os skatistas. Fique atento às restrições de uso e de propriedade privada identificadas no local. r Tráfego intenso Locais identificados pelo tráfego intenso de automóveis, pelo barulho e poluição e também por oferecer risco aos pedestres, ciclistas e outras pessoas. ÿ \ Banheiro público Prisão/ Centro de detenção X Ponto de encontro Local conveniente, mas nem sempre com uma tecnologia amigável para o meio ambiente. Penitenciária, cadeia, centro de detenção para menores ou similares. Não necessariamente uma área verde, mas prédios, praças ou outros locais que a população utiliza para se encontrar. Nota: Você pode usar este ícone sozinho ou colocar outros ícones dentro dele deixando claro que não se trata de uma área verde mas um local muito conhecido pela a população. D Biblioteca Pública Empréstimos de livros e mídias, permitindo a economia de recursos ao mesmo tempo em que ajuda na difusão do conhecimento. Sua construção pode ser um marco na comunidade. Importante fonte de informação e, muitas vezes, um arquivo com as riquezas da comunidade. J Organização/ Agencia Importante Organização social sem fins lucrativos responsável, ONG ou grupo educacional, escritório governamental, clube ou grupo de proteção que contribui para a sustentabilidade em aspectos importantes. Nota: Se houver, indique o site ou o endereço físico da organização no mapa. Local Limpo/Reconstruído Uma área anteriormente contaminada (ou que sofreu um desastre) que foi restaurada e remediada para uso público seguro, de acordo com as normas ambientais. Pode incluir a reabilitação de zonas industriais, bem como locais de desenvolvimento que tenham o solo /águas subterrâneas descontaminados, bem como de valorização de limpeza da terra, como os parques urbanos e jardins. Ícones Green Map System, In c Todos os direitos reservados.

14 Ícones Definição Temática Transversal Descrição s Espaço para o Redesenvolvimento futuro Área que oferece oportunidade por sua ótima localização e possibilidade de regeneração ecológica, para ser utilizada como área pública/ serviços públicos ou edifícios. Atualmente pode ser um lugar pavimentado, áreas industriais abandonadas ou subutilizadas que tem potencial para acrescentar muito para a comunidade e o meio ambiente se transformadas. Este ícone é usado frequentemente para ajudar em planejamentos e projetos futuros, bem como para apresentar oportunidades de crescimento e outras alternativas para o desenvolvimento expansão. u Local Vulnerável Local que oferece grandes riscos de ocorrência de desastres naturais, mudanças climáticas, valoração, ou outra perda de valor de identidade, qualidade de vida ou sustentabilidade. B Negócio Local Um empreendimento econômico baseado na comunidade, que não tem franquia (nacional ou uma rede de lojas). Reconhecido e administrado localmente, mas não necessariamente um negócio verde. O dinheiro re-circula na comunidade local, e oferece bens e materiais da localidade, reduzindo os impactos ecológicos associados com a entrega. Ícones Green Map System, In c Todos os direitos reservados.

Água. Material de Apoio - Água

Água. Material de Apoio - Água Água Material de Apoio Programa Escola Amiga da Terra Mapa Verde Realização: Instituto Brookfield Assessoria: Práxis Consultoria Socioambiental Este material foi utilizado pelos educadores participantes

Leia mais

Concurso Planear Estarreja (orientações para a implementação)

Concurso Planear Estarreja (orientações para a implementação) (orientações para a implementação) Escolas Programa de Regeneração Urbana da Cidade de Estarreja Fases do Fase 1. Diagnóstico Fase 2. Estratégia e Plano de Ação 2 Exercícios para preparação de diagnóstico

Leia mais

Saberes para uma sociedade sustentável. Material de Apoio - Saberes Para uma Sociedade Sustentável

Saberes para uma sociedade sustentável. Material de Apoio - Saberes Para uma Sociedade Sustentável Saberes para uma sociedade sustentável Material de Apoio - Saberes Para uma Material de Apoio Programa Escola Amiga da Terra Mapa Verde Realização: Instituto Brookfield Assessoria: Práxis Consultoria Socioambiental

Leia mais

A EMPRESA. Fundada em 1997 15 anos de atividade. Empresa 100% Catarinense. 40 Empreendimentos construídos e entregues

A EMPRESA. Fundada em 1997 15 anos de atividade. Empresa 100% Catarinense. 40 Empreendimentos construídos e entregues A EMPRESA Fundada em 1997 15 anos de atividade Empresa 100% Catarinense 40 Empreendimentos construídos e entregues Credibilidade Fornecedores, Parceiros e Clientes Apoio a ações sociais MISSÃO DA HANTEI

Leia mais

Planta do pavimento térreo

Planta do pavimento térreo Planta do pavimento térreo Cortes e elevações típicos Acesso principal e praça de eventos Permeabildade do projeto com seu entorno Ecosistema interno com bosque de mata nativa Telhados verdes e praça de

Leia mais

55 exemplos de projetos ambientais

55 exemplos de projetos ambientais Youth Changing the World = A juventude mudando o mundo 55 exemplos de projetos ambientais Extraído e adaptado do Dias para cuidar do Oregon: 150 Ideias de projetos de serviço-aprendizagem (SOLV 2008) 2009

Leia mais

Estilo e qualidade de vida em um endereço único.

Estilo e qualidade de vida em um endereço único. Estilo e qualidade de vida em um endereço único. Faça a melhor escolha. Mude-se para este charmoso residencial e desfrute de muito verde, um belíssimo projeto paisagístico e inúmeras opções de lazer. Tudo

Leia mais

InfoReggae - Edição 32 Inclusão Digital 11 de abril de 2014. Coordenador Executivo José Júnior

InfoReggae - Edição 32 Inclusão Digital 11 de abril de 2014. Coordenador Executivo José Júnior O Grupo Cultural AfroReggae é uma organização que luta pela transformação social e, através da cultura e da arte, desperta potencialidades artísticas que elevam a autoestima de jovens das camadas populares.

Leia mais

Bem-vindo ao Horizontes, no plural, como tudo o que a sua vida merece.

Bem-vindo ao Horizontes, no plural, como tudo o que a sua vida merece. Bem-vindo ao Horizontes, no plural, como tudo o que a sua vida merece. A EKO traz para Arujá um conceito inédito que une o conforto de uma casa às comodidades e à segurança de um apartamento, principalmente

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE CRUZEIRO DO SUL PPA 2010/2013 CLASSIFICAÇÃO DOS PROGRAMAS E AÇÕES POR FUNÇÃO E SUBFUNÇÃO SUBFUNÇÃO PROGRAMA AÇÃO

PREFEITURA MUNICIPAL DE CRUZEIRO DO SUL PPA 2010/2013 CLASSIFICAÇÃO DOS PROGRAMAS E AÇÕES POR FUNÇÃO E SUBFUNÇÃO SUBFUNÇÃO PROGRAMA AÇÃO FUNÇÃO: 01 - LEGISLATIVA 31 Ação Legislativa 0001- Execução da Ação Legislativa 2001 - Manutenção das Atividades Legislativas da Câmara Municipal FUNÇÃO: 02 - JUDICIÁRIA 122 Administração Geral 0006- Defesa

Leia mais

Mude seu ponto de vista sobre como morar

Mude seu ponto de vista sobre como morar Mude seu ponto de vista sobre como morar De tempos em tempos a humanidade descobre uma nova perspectiva de vida. A mente cria desejos. Desejos que abrem espaços. Espaços que se transformam em novos enfoques.

Leia mais

cultura: o que querem e fazem os cariocas

cultura: o que querem e fazem os cariocas cultura: o que querem e fazem os cariocas perfil cultural dos cariocas como foi feita a pesquisa 1.501 pessoas entrevistadas, a partir de 12 anos, de todos os níveis econômicos, em todas as regiões da

Leia mais

LEI DA CALÇADA. Vamos fazer de São José um lugar cada vez melhor para se viver!

LEI DA CALÇADA. Vamos fazer de São José um lugar cada vez melhor para se viver! APRESENTAÇÃO Planejar uma cidade também significa cuidar da circulação das pessoas, garantido segurança e igualdade. Muitas pessoas caminham somente a pé, ultrapassando 30% de todos os deslocamentos de

Leia mais

Manual do Associado 2013/2014

Manual do Associado 2013/2014 Manual do Associado 2013/2014 Praça Conde de Barcelos 1 2 A SAAP E SUA ORIGEM Somos uma associação da sociedade civil sem fins lucrativos, fundada e legalmente constituída em dezembro de 1977, com o objetivo

Leia mais

A ARTE DIZ O INDIZÍVEL; EXPRIME O INEXPRIMÍVEL, TRADUZ O INTRADUZÍVEL. LEONARDO DA VINCI

A ARTE DIZ O INDIZÍVEL; EXPRIME O INEXPRIMÍVEL, TRADUZ O INTRADUZÍVEL. LEONARDO DA VINCI A ARTE DIZ O INDIZÍVEL; EXPRIME O INEXPRIMÍVEL, TRADUZ O INTRADUZÍVEL. LEONARDO DA VINCI A INSPIRAÇÃO As linhas, os contornos, os tons, a vista. O encanto de uma das regiões mais bonitas de Fortaleza,

Leia mais

Um Museu Super Divertido Boston Children s Museum

Um Museu Super Divertido Boston Children s Museum Um Museu Super Divertido Boston Children s Museum É só entrar e ver a alegria das crianças escorregando, subindo e descendo por uma escultura de madeira que mais parece um trepa trepa gigante. É incrível!

Leia mais

REVISÃO DO PLANO DIRETOR DO MUNICÍPIO DE IBIÚNA

REVISÃO DO PLANO DIRETOR DO MUNICÍPIO DE IBIÚNA REVISÃO DO PLANO DIRETOR DO MUNICÍPIO DE IBIÚNA QUESTIONÁRIO A Prefeitura da Estância Turística de Ibiúna está elaborando o Plano Diretor. Participe e contribua com o desenvolvimento do Município. A identificação

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE CONCEIÇÃO DE MACABU PPA 2014/2017 ANEXO 1 - PROGRAMAS FINALÍSTICOS

PREFEITURA MUNICIPAL DE CONCEIÇÃO DE MACABU PPA 2014/2017 ANEXO 1 - PROGRAMAS FINALÍSTICOS 22/09/ - 1539 Página 1 PROGRAMA OBJETIVO ANEXO 1 - PROGRAMAS FINALÍSTICOS 0002 - COMUNIC SOCIAL, DIVULG E PUBLICIDADE EFETUAR DIVULG DE ATO INSTITUCIONAL E PUBLIC DE ATO OFICIAL POR MEIO PRÓPRIO E TERCEIRIZADO

Leia mais

As Aulas de Campo... Lugares visitados Aspectos positivos e negativos Relevância para o processo de ensino e aprendizado

As Aulas de Campo... Lugares visitados Aspectos positivos e negativos Relevância para o processo de ensino e aprendizado As Aulas de Campo... Lugares visitados Aspectos positivos e negativos Relevância para o processo de ensino e aprendizado A aula de campo não pode ser, segundo ALENTEJANO & ROCHA-LEÃO, 2006, p. 53, entendida

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA INSTITUTO DE PESQUISA E PLANEJAMENTO URBANO DE CURITIBA

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA INSTITUTO DE PESQUISA E PLANEJAMENTO URBANO DE CURITIBA PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA INSTITUTO DE PESQUISA E PLANEJAMENTO URBANO DE CURITIBA OFICINA DE CAPACITAÇÃO PARA O PLANO DIRETOR: REGIONAL PORTÃO 25/03/2014 CURITIBA MARÇO/2014 Propostas do dia 25

Leia mais

EVENTOS CORPORATIVOS

EVENTOS CORPORATIVOS EVENTOS CORPORATIVOS EVENTOS CORPORATIVOS A Riviera de São Lourenço A Riviera de São Lourenço é um bairro 100% planejado, a apenas 120 km da Capital do Estado de São Paulo. O Empreendimento conta com o

Leia mais

O que é a Programação? Justificativa:

O que é a Programação? Justificativa: O que é a Programação? A Programação consiste de temas a serem abordados a cada mês com caráter de evento (pequeno, médio ou de grande porte) com duração média de até 2 semanas/mês. Mesmo com cada mês

Leia mais

PROJETO. Desafios e possibilidades para uma vida melhor. Turma: 102

PROJETO. Desafios e possibilidades para uma vida melhor. Turma: 102 PROJETO Desafios e possibilidades para uma vida melhor Turma: 102 Carolina Clack, Gabriela Scheffer, Lauren Scheffer e Victória Gomes. Desafios e possibilidades para uma vida melhor Trabalho apresentado

Leia mais

APÊNDICE C: Pré-análise das representações dos Grupos focais por tema e Grupo trabalhado

APÊNDICE C: Pré-análise das representações dos Grupos focais por tema e Grupo trabalhado APÊNDICE C: Pré-análise das representações dos Grupos focais por tema e Grupo trabalhado Tema: A cidade de Goiânia e o goianiense Questões abordadas: Falem o que é Goiânia para vocês. Como vocês veem a

Leia mais

QUESTIONÁRIO INTERNACIONAL DE ATIVIDADE FÍSICA

QUESTIONÁRIO INTERNACIONAL DE ATIVIDADE FÍSICA 1 QUESTIONÁRIO INTERNACIONAL DE ATIVIDE FÍSICA Data: / / Nome: Idade : Sexo: ( )F ( )M Você trabalha de forma remunerada: ( ) Sim ( ) Não Quantas horas você trabalha de forma remunerada por dia: OBS.:

Leia mais

Otimização do uso do solo

Otimização do uso do solo Otimização do uso do solo Criamos uma cidade compacta, adensada, próxima de meios de transporte de alta capacidade, paisagens e ecossistemas visualmente atraentes e que agregam valor à comunidade. Urbanização

Leia mais

Termo de Referência para Elaboração de Plano de Gestão de Praça do PAC modelo de 700m 2

Termo de Referência para Elaboração de Plano de Gestão de Praça do PAC modelo de 700m 2 MINISTÉRIO DA CULTURA Diretoria de Infraestrutura Cultural Secretaria Executiva Termo de Referência para Elaboração de Plano de Gestão de Praça do PAC modelo de 700m 2 1. Objetivos A Praça do PAC é de

Leia mais

Jimboê. Geografia. Avaliação. Projeto. 3 o ano. 1 o bimestre

Jimboê. Geografia. Avaliação. Projeto. 3 o ano. 1 o bimestre Professor, esta sugestão de avaliação corresponde ao primeiro bimestre escolar ou à Unidade 1 do Livro do Aluno. Projeto Jimboê Geografia 3 o ano Avaliação 1 o bimestre 1 Avaliação Geografia NOME: ESCOLA:

Leia mais

RELATÓRIO DA PESQUISA DA QUALIDADE DE VIDA NA CIDADE DE ARACRUZ.

RELATÓRIO DA PESQUISA DA QUALIDADE DE VIDA NA CIDADE DE ARACRUZ. RELATÓRIO DA PESQUISA DA QUALIDADE DE VIDA NA CIDADE DE ARACRUZ. Apresentação Este relatório contém os resultados da 1ª pesquisa de Qualidade de Vida na cidade de Aracruz solicitada pela FACE. O objetivo

Leia mais

INSTRUMENTO DA OPERAÇÃO URBANA ÁGUA BRANCA

INSTRUMENTO DA OPERAÇÃO URBANA ÁGUA BRANCA INSTRUMENTO DA OPERAÇÃO URBANA ÁGUA BRANCA LOCALIZAÇÃO E CONTEXTO Jundiaí Campinas Rio de Janeiro Sorocaba Guarulhos OUC AB Congonhas CPTM E METRÔ: REDE EXISTENTE E PLANEJADA OUC AB SISTEMA VIÁRIO ESTRUTURAL

Leia mais

erceiro município mais populoso do interior paulista e o quarto mercado consumidor do Estado, fora da região metropolitana de São Paulo.

erceiro município mais populoso do interior paulista e o quarto mercado consumidor do Estado, fora da região metropolitana de São Paulo. T erceiro município mais populoso do interior paulista e o quarto mercado consumidor do Estado, fora da região metropolitana de São Paulo. Ao longo dos últimos 12 anos, Sorocaba vem crescendo expressivamente

Leia mais

PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE ADOLESCENTES DO PROJOVEM ADOLESCENTE DE OLINDA PE

PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE ADOLESCENTES DO PROJOVEM ADOLESCENTE DE OLINDA PE PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE ADOLESCENTES DO PROJOVEM ADOLESCENTE DE OLINDA PE Correia, K.V. (1) ; Silva, R.C.R. (1) ; Nascimento, V.R. (1) ; Nascimento, S.M. (1) ; Torres, M.C.G. (1) ; Silva, R.N. (1) keniaandaluz@gmail.com

Leia mais

Grupo WTB Experiência e solidez

Grupo WTB Experiência e solidez Grupo WTB Experiência e solidez Fundado em 1999, o Grupo WTB teve um crescimento sustentado e prosperou ao longo dos anos. Hoje, sua marca está presente em vários empreendimentos de sucesso, contando com

Leia mais

Agora você pode morar perto da praia com o conforto e tranquilidade que sempre quis.

Agora você pode morar perto da praia com o conforto e tranquilidade que sempre quis. Agora você pode morar perto da praia com o conforto e tranquilidade que sempre quis. Posto de gasolina Av. Santos Dummont Restaurante Fagulha Hotel Vila Galé Os bons tempos voltaram. Padaria Foto aérea

Leia mais

FESTA DA LAPA 2012 PLANO DE AÇÃO

FESTA DA LAPA 2012 PLANO DE AÇÃO FESTA DA LAPA 2012 PLANO DE AÇÃO 1. Breve Histórico A Festa de Bom Jesus da Lapa, na Gruta Terra Ronca, ocorre na primeira semana de agosto. Na entrada da gruta é montada infraestrutura, composta por barracas

Leia mais

METODOLOGIA SEBRAE BAHIA PARA PÓLOS DE EMPREENDEDORISMO CULTURAL

METODOLOGIA SEBRAE BAHIA PARA PÓLOS DE EMPREENDEDORISMO CULTURAL Trabalho apresentado no III ENECULT Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, realizado entre os dias 23 a 25 de maio de 2007, na Faculdade de Comunicação/UFBa, Salvador-Bahia-Brasil. METODOLOGIA

Leia mais

Boletim Informativo do Grupo Premodisa

Boletim Informativo do Grupo Premodisa Nº34 JUN. 2014 Boletim Informativo do Grupo Premodisa Novo galpão da Translap Veículos pesados ganham espaço interno para manutenção, trazendo mais agilidade à logística de transporte do Grupo Premodisa.

Leia mais

Clube. Paineiras do Morumby. Desde 1960, formando esportistas e consolidando amizades.

Clube. Paineiras do Morumby. Desde 1960, formando esportistas e consolidando amizades. Clube Paineiras do Morumby Desde 1960, formando esportistas e consolidando amizades. 2 120 mil m² de puro lazer. Um verdadeiro oásis urbano. O Paineiras Fundado em agosto de 1960, o Clube Paineiras do

Leia mais

José Elias, 141. Conceito:

José Elias, 141. Conceito: Conceito: menu No meio do jardim tem um escritório. Na beira da janela, uma floreira. Na alma,inspiração. Nasce no ponto mais valorizado do Alto da Lapa o único projeto comercial que leva o verde para

Leia mais

Seção I: Um pouco sobre você

Seção I: Um pouco sobre você Qual o propósito desta sondagem? Gostaríamos de saber o seu parecer sobre as necessidades e prioridades residenciais e comunitárias mais importantes de New Bedford. De cinco em cinco anos a Cidade de New

Leia mais

Resíduos Sólidos Programa Lixo Alternativo Situação atual de Guaraqueçaba: Volume diário 4m³ (aproximadamente 1 tonelada/dia) Coleta: Diária em 980 unidades domésticas / 135 comerciais / 2 industriais

Leia mais

OS SANTA CASA - MICRORREGIÃO JAÇANÃ / TREMEMBÉ EU AMO, EU CUIDO: RE!CRIANDO ESPAÇOS COMUNITÁRIOS

OS SANTA CASA - MICRORREGIÃO JAÇANÃ / TREMEMBÉ EU AMO, EU CUIDO: RE!CRIANDO ESPAÇOS COMUNITÁRIOS OS SANTA CASA - MICRORREGIÃO JAÇANÃ / TREMEMBÉ EU AMO, EU CUIDO: RE!CRIANDO ESPAÇOS COMUNITÁRIOS RESPONSÁVEIS: Dra. Maria Luísa Brenha Ribeiro, (11) 2241-3740 mrjt.coordtecnica@santacasasp.org.br Sr. Vagner

Leia mais

Programação Virada Sustentável 2015

Programação Virada Sustentável 2015 Sábado, 25 de julho Programação Virada Sustentável 2015 Horário Ação Sobre Local Além da caminhada nas trilhas do Mindu, será Caminhada realizada uma dinâmica Sustentável sobre educação ambiental Fundação

Leia mais

A felicidade tem muitas formas. Experimente todas aqui.

A felicidade tem muitas formas. Experimente todas aqui. Incorporadora: Construtora e incorporadora: A felicidade tem muitas formas. Experimente todas aqui. Felicidade, sentimento universal, que se expressa de muitas formas. Aqui, em Fortaleza, ela assume os

Leia mais

PORTARIA Nº 490/DGAC, de 06 de setembro de 1996.

PORTARIA Nº 490/DGAC, de 06 de setembro de 1996. SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA AERONÁ UTICA DEPARTAMENTO DE AVIAÇÃO CIVIL PORTARIA Nº 490/DGAC, de 06 de setembro de 1996. Aprova e Efetiva o Plano Específico de Zoneamento de Ruído do Aeroporto

Leia mais

Otimização do uso do solo

Otimização do uso do solo Otimização do uso do solo Criamos uma cidade compacta, adensada, próxima de meios de transporte de alta capacidade e de paisagens e ecossistemas visualmente atraentes que agregam valor à comunidade. Urbanização

Leia mais

CIDADANIA AMBIENTAL PROJETO ARBORETO

CIDADANIA AMBIENTAL PROJETO ARBORETO CIDADANIA AMBIENTAL A resposta da sociedade de Araxá aos problemas ambientais se dá através das ações de educação ambiental. Destacam-se as atividades de educação ambiental promovidas por escolas, organizações

Leia mais

Projeto Nova Luz Visão e Diretrizes Urbanísticas

Projeto Nova Luz Visão e Diretrizes Urbanísticas SP-URBANISMO Projeto Nova Luz Visão e Diretrizes Urbanísticas Novembro 2010 ANTECEDENTES Determinação da Administração desde 2005 de transformar e desenvolver a área Ações multisetoriais: saúde, social,

Leia mais

Observatório do Turismo de Paranaguá Destino Indutor do Paraná FESTA DE NOSSA SENHORA DO ROCIO 2014

Observatório do Turismo de Paranaguá Destino Indutor do Paraná FESTA DE NOSSA SENHORA DO ROCIO 2014 Observatório do Turismo de Paranaguá Destino Indutor do Paraná FESTA DE NOSSA SENHORA DO ROCIO 2014 APRESENTAÇÃO A Fundação Municipal de Turismo esteve presente no evento da Festa de Nossa Senhora do Rocio,

Leia mais

Introdução. Área de Atuação do Projeto

Introdução. Área de Atuação do Projeto TÍTULO: OFICINA DE CIÊNCIAS E CONSCIÊNCIA AMBIENTAL COMO METODOLOGIA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA EDUCAÇÃO NÃO FORMAL AUTORES: Marta Ângela Marcondes e Virginia da Costa Liebort Nina, e-mail: biomam@uol.com.br

Leia mais

INVENTÁRIO DO PATRIMÔNIO CULTURAL DE SANTA CATARINA GOVERNO DO ESTADO DE SANTA CATARINA

INVENTÁRIO DO PATRIMÔNIO CULTURAL DE SANTA CATARINA GOVERNO DO ESTADO DE SANTA CATARINA INVENTÁRIO DO PATRIMÔNIO CULTURAL DE SANTA CATARINA GOVERNO DO ESTADO DE SANTA CATARINA FUNDAÇÃO CATARINENSE DE CULTURA Diretoria de Patrimônio Cultural 1. MUNICÍPIO: Agrolândia DENOMINAÇÃO: Casa de Hildegard

Leia mais

Projeto Cidades da Copa PLANO DE AÇÃO PORTO ALEGRE - RS

Projeto Cidades da Copa PLANO DE AÇÃO PORTO ALEGRE - RS Projeto Cidades da Copa PLANO DE AÇÃO PORTO ALEGRE - RS PORTO ALEGRE EM AÇÃO É ESPORTE E EDUCAÇÃO O esporte não é educativo a priori, é o educador que precisa fazer dele ao mesmo tempo um objeto e meio

Leia mais

PGT - 1* para AUTOMÓVEIS. 1 vaga / unid com área 150 m² 1 vaga / unid c/ área 150 m² 2 vagas / unidade 1 vaga / 5 unidades

PGT - 1* para AUTOMÓVEIS. 1 vaga / unid com área 150 m² 1 vaga / unid c/ área 150 m² 2 vagas / unidade 1 vaga / 5 unidades USO para AUTOMÓVEIS PGT - 1* para AUTOMÓVEIS para BICICLETAS para MOTOCICLETAS Residências Unifamiliares 1 vaga/ unidade - - - 1 vaga / unidade Condomínios Unifamiliares - 2 vagas / unidade 1 vaga de visitante

Leia mais

Viver experiências diferentes deveria ser um direito. universal das pessoas. Ninguém quer passar a vida

Viver experiências diferentes deveria ser um direito. universal das pessoas. Ninguém quer passar a vida Viver experiências diferentes deveria ser um direito universal das pessoas. Ninguém quer passar a vida inteira fazendo as mesmas coisas, vivendo a mesma rotina. A vida tem fases diferentes e isso é a maior

Leia mais

MARCA. ponto PARA A SUA. Os desafios ambientais abrem oportunidades para olhares mais atentos.

MARCA. ponto PARA A SUA. Os desafios ambientais abrem oportunidades para olhares mais atentos. Os desafios ambientais abrem oportunidades para olhares mais atentos. Ao adotar uma praça, sua empresa cria novas formas de atuar na responsabilidade social, amplia perspectivas de mercado e desenvolve

Leia mais

Quando você escolhe certo, sua família é quem comemora.

Quando você escolhe certo, sua família é quem comemora. Quando você escolhe certo, sua família é quem comemora. Bem-estar, ótima localização, lazer e segurança: bem-vindo ao seu futuro endereço. escolha VIVER BEM COM A SUA FAMÍLIA. Perspectiva ilustrada do

Leia mais

Pólos da Paz e Praças da Paz SulAmérica

Pólos da Paz e Praças da Paz SulAmérica A iniciativa O projeto Praças é uma iniciativa do Instituto Sou da Paz, em parceria com a SulAmérica, que promove a revitalização de praças públicas da periferia de São Paulo com a participação da comunidade

Leia mais

Portugués PROBA DE CERTIFICACIÓN DE NIVEL INTERMEDIO. Expresión oral ... / 25. Tarefa 1 Interacción / 12,5. Tarefa 2 Monólogo / 12,5 PUNTUACIÓN

Portugués PROBA DE CERTIFICACIÓN DE NIVEL INTERMEDIO. Expresión oral ... / 25. Tarefa 1 Interacción / 12,5. Tarefa 2 Monólogo / 12,5 PUNTUACIÓN Apelidos e nome da persoa candidata:... PROBA DE CERTIFICACIÓN DE NIVEL INTERMEDIO Portugués PUNTUACIÓN Tarefa 1 Interacción / 12,5 Tarefa 2 Monólogo / 12,5... / 25 TAREFA 1 (INTERAÇÃO) - FICHA 1A Tempo

Leia mais

Mais do que um lugar para viver, uma história.

Mais do que um lugar para viver, uma história. Solar Bezerra de Menezes. Mais do que um lugar para viver, uma história. Três grandes e frondosas árvores de juazeiro, localizadas a 13 km da cidade do Crato, faziam sombra para comboieiros, homens que

Leia mais

Como é a criança de 4 a 6 anos

Como é a criança de 4 a 6 anos de 4 a 6 anos Como é a criança Brinque: lendo histórias, cantando e desenhando. A criança se comunica usando frases completas para dizer o que deseja e sente, dar opiniões, escolher o que quer. A criança

Leia mais

31 compromisso e solidez

31 compromisso e solidez LO C A L I Z A Ç Ã O No Ipiranga, você está próximo de tudo e chega fácil em qualquer lugar. Expresso Tiradentes Av. do Estado Clube Atlético Ypiranga São Caetano Sacomã Estação Alto do Ipiranga Shopping

Leia mais

A perfeição da obra está na beleza de cada detalhe.

A perfeição da obra está na beleza de cada detalhe. A perfeição da obra está na beleza de cada detalhe. A felicidade tem endereço certo. Residencial. Privilegiado. Completo. É assim o Bairro de Fátima. Uma das regiões mais valorizadas de Fortaleza. Central,

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE CRUZEIRO DO SUL PPA 2010/2013 CLASSIFICAÇÃO DOS PROGRAMAS E AÇÕES POR FUNÇÃO E SUBFUNÇÃO SUBFUNÇÃO PROGRAMA AÇÃO

PREFEITURA MUNICIPAL DE CRUZEIRO DO SUL PPA 2010/2013 CLASSIFICAÇÃO DOS PROGRAMAS E AÇÕES POR FUNÇÃO E SUBFUNÇÃO SUBFUNÇÃO PROGRAMA AÇÃO FUNÇÃO: 01 - LEGISLATIVA 031 Ação Legislativa 0001 - Execução da Ação Legislativa Manutenção das Atividades Legislativas FUNÇÃO: 02 - JUDICIÁRIA 122 Administração Geral 0006 - Defesa Jurídica do Município

Leia mais

PROJETO MACIÇO DO MORRO DA CRUZ

PROJETO MACIÇO DO MORRO DA CRUZ Objetivos Gerais: PROJETO MACIÇO DO MORRO DA CRUZ Melhorar as condições de vida dos moradores do MACIÇO DO MORRO DA CRUZ, a partir de investimentos em infra-estrutura e serviços sociais. Objetivos Específicos:

Leia mais

CARTILHA DE PREVENÇÃO AO DESAPARECIMENTO INFANTIL RISCOS PARA OS SEUS FILHOS

CARTILHA DE PREVENÇÃO AO DESAPARECIMENTO INFANTIL RISCOS PARA OS SEUS FILHOS CARTILHA DE PREVENÇÃO AO DESAPARECIMENTO INFANTIL RISCOS PARA OS SEUS FILHOS Fatos e dados sobre o rapto de crianças: Crianças de todas as idades, sexos e raças são vulneráveis ao sequestro. Quando o sequestrador

Leia mais

A em pre sa. Institucional. Edifício Waterloo

A em pre sa. Institucional. Edifício Waterloo A em pre sa Institucional Desde 2003 no mercado do Vale do Aço, a Costa Construtora investe em qualidade e tecnologia com o objetivo de atender toda a demanda na área de construção civil e melhorar o desempenho

Leia mais

nós na sala de aula - módulo: geografia 4º e 5º anos - unidade 9

nós na sala de aula - módulo: geografia 4º e 5º anos - unidade 9 As paisagens urbanas e as paisagens rurais são visualmente distintas. As atividades propostas têm como objetivo diferenciar e evidenciar as relações espaciais entre as paisagens urbanas e rurais, colocando

Leia mais

manual liga elo7 2.0 ORIENTAÇÕES E RECOMENDAÇÕES PARA PLANEJAMENTO DE EVENTOS

manual liga elo7 2.0 ORIENTAÇÕES E RECOMENDAÇÕES PARA PLANEJAMENTO DE EVENTOS ORIENTAÇÕES E RECOMENDAÇÕES PARA PLANEJAMENTO DE EVENTOS Olá Elosetter, Então você está com vontade de organizar um evento? O Elo7 incentiva as ações que fortaleçam e integram a comunidade artesanal e

Leia mais

Princípios de mobilidade para cidades inclusivas e sustentáveis

Princípios de mobilidade para cidades inclusivas e sustentáveis Princípios de mobilidade para cidades inclusivas e sustentáveis Ana Nassar, ITDP Brasil Seminário Aspectos da Mobilidade Urbana SEMOB - GDF Brasília, 24 de setembro de 2015 Sobre o ITDP Organização social

Leia mais

Como são. hoje? nossas cidades

Como são. hoje? nossas cidades Plazas Cariocas Como são nossas cidades hoje? Rio de Janeiro O Rio de Janeiro está empreendendo a desafiadora tarefa de investir em mobilidade e desenvolvimento urbano. A prefeitura tem como metas prioritárias,

Leia mais

Jardim Botânico Plantarum

Jardim Botânico Plantarum VISITAS ESCOLARES Jardim Botânico Plantarum Associação sem fins lucrativos dedicada à educação, pesquisa e conservação da flora brasileira. Construído desde 1998 e aberto ao público em novembro de 2011.

Leia mais

PERFIL DO CURSO INFORMAÇÕES SOBRE AS ATRIBUIÇÕES DOS ARQUITETOS E URBANISTAS INFORMAÇÕES SOBRE O MERCADO DE TRABALHO

PERFIL DO CURSO INFORMAÇÕES SOBRE AS ATRIBUIÇÕES DOS ARQUITETOS E URBANISTAS INFORMAÇÕES SOBRE O MERCADO DE TRABALHO UNIÃO DE ENSINO E CULTURA DE GUARAPUAVA - UNIGUA FACULDADE GUARAPUAVA CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO PERFIL DO CURSO INFORMAÇÕES SOBRE AS ATRIBUIÇÕES DOS ARQUITETOS E URBANISTAS INFORMAÇÕES SOBRE O MERCADO

Leia mais

CATEGORIA B6 SERVIÇOS E EQUIPAMENTOS DE LAZER IDENTIFICAÇÃO. Subtipos:

CATEGORIA B6 SERVIÇOS E EQUIPAMENTOS DE LAZER IDENTIFICAÇÃO. Subtipos: Ministério do Turismo Secretaria Nacional de Políticas de Turismo Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico Coordenação Geral de Regionalização Inventário da Oferta Turística uf:

Leia mais

MEIO AMBIENTE CARTA AMBIENTAL DE GOIÂNIA

MEIO AMBIENTE CARTA AMBIENTAL DE GOIÂNIA CARTA AMBIENTAL DE GOIÂNIA Documento referendado pela plenária da I Conferência Municipal de Meio Ambiente de Goiânia. O momento mais importante de qualquer reflexão sobre os problemas de uma cidade é

Leia mais

LOCALIZAÇÃO. No coração do Tirol, um bairro inteiro de presente para você!

LOCALIZAÇÃO. No coração do Tirol, um bairro inteiro de presente para você! LOCALIZAÇÃO No coração do Tirol, um bairro inteiro de presente para você! Av. Alexandrino de Alencar com Av. Salgado Filho. PARQUE DAS DUNAS SHOPPING Alexandrino de Alencar, 1.330. Salgado Filho. IMPLANTAÇÃO

Leia mais

INFORMAÇÕES GERAIS VERT RESIDENCIAL CLUBE LOTEAMENTO

INFORMAÇÕES GERAIS VERT RESIDENCIAL CLUBE LOTEAMENTO INFORMAÇÕES GERAIS VERT RESIDENCIAL CLUBE LOTEAMENTO LOCALIZAÇÃO: Os terrenos onde serão implantados os empreendimentos localizam-se na Estrada de Rodagem Venda das Pedras, RJ 114, Km 5 (Estrada Maricá/Itaboraí),

Leia mais

Foto de Gabriel Lordêllo, parte da exposição realizada no estande de vendas do Mirador Camburi. Visite e conheça outras imagens encantadoras.

Foto de Gabriel Lordêllo, parte da exposição realizada no estande de vendas do Mirador Camburi. Visite e conheça outras imagens encantadoras. SINGULAR exclusivo supremo único Morar Construtora LANÇA NOVO PROJETO INSPIRADO PELA NATUREZA E ASSINADO POR GRANDES NOMES. Reconhecida pela credibilidade e entrega no prazo, a Morar Construtora tornou-se

Leia mais

FICHA PROJETO - nº 172 MA

FICHA PROJETO - nº 172 MA FICHA PROJETO - nº 172 MA Mata Atlântica Pequeno Projeto 1) TÍTULO: Morro do Caçador Uma Proposta de Unidade de Conservação. 2) MUNICÍPIOS DE ATUAÇÃO DO PROJETO: Florianópolis, Ilha de Santa Catarina.

Leia mais

Semana do Meio Ambiente no Jardim Botânico do Rio de Janeiro

Semana do Meio Ambiente no Jardim Botânico do Rio de Janeiro Semana do Meio Ambiente no Jardim Botânico do Rio de Janeiro De 2 a 10 de junho Jardim comemora Semana do Meio Ambiente com várias atividades, lançamento de nova plataforma virtual e reabertura do Centro

Leia mais

Colégio Visconde de Porto Seguro

Colégio Visconde de Porto Seguro Colégio Visconde de Porto Seguro Unidade I 2011 AULA 1 Ensino Fundamental e Ensino Médio Atividade de Recuperação Contínua Nome do (a) Aluno (a): Atividade de Recuperação Contínua de Ciências Nível I Classe:

Leia mais

Cidades resilientes: os exemplos de Beijing e Xangai

Cidades resilientes: os exemplos de Beijing e Xangai Cidades resilientes: os exemplos de Beijing e Xangai Wang Yan, Cai Jianming Institute of Geographical Sciences and Natural Resources Research (IGSNRR), Chinese Academy of Sciences (CAS), Beijing Wangy.08b@igsnrr.ac.cn

Leia mais

PROGRAMA DE PROSPECÇÃO E RESGATE ARQUEOLÓGICO

PROGRAMA DE PROSPECÇÃO E RESGATE ARQUEOLÓGICO PROGRAMA DE PROSPECÇÃO E RESGATE ARQUEOLÓGICO O Programa de Prospecção e Resgate Arqueológico da CSP visa atender aos requisitos legais de licenciamento ambiental, identificar e preservar o patrimônio

Leia mais

PRAÇA GETÚLIO VARGAS IMPORTANTE ESPAÇO PÚBLICO DE CONVÍVIO SOCIAL EM PONTA GROSSA-PR

PRAÇA GETÚLIO VARGAS IMPORTANTE ESPAÇO PÚBLICO DE CONVÍVIO SOCIAL EM PONTA GROSSA-PR PRAÇA GETÚLIO VARGAS IMPORTANTE ESPAÇO PÚBLICO DE CONVÍVIO SOCIAL EM PONTA GROSSA-PR Joel Zubek da Rosa - zubek14joel@hotmail.com Maria Aparecida de Oliveira Hinsching (Orientadora) Resumo A Praça Getúlio

Leia mais

ANEXO IX - DEMONSTRATIVO VII METAS E PRIORIDADES - COMPATIBILIZAÇÃO DA LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS COM O PLANO PLURIANUAL

ANEXO IX - DEMONSTRATIVO VII METAS E PRIORIDADES - COMPATIBILIZAÇÃO DA LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS COM O PLANO PLURIANUAL METAS E PRIORIDADES - COMPATIBILIZ DA LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS COM O PLANO PLURIANUAL TÍTULO PRODUTO TIPO DE META 2013 2001 Administração Legislativa Serviços Realizados ORÇAMENTÁRIA 95% 0001 GESTÃO

Leia mais

PAISAGISMO PARQUES E JARDINS. Prof. Eliseu Figueiredo Neto

PAISAGISMO PARQUES E JARDINS. Prof. Eliseu Figueiredo Neto PAISAGISMO PARQUES E JARDINS Prof. Eliseu Figueiredo Neto 1 CONCEITOS PAISAGEM Refere-se ao espaço de terreno abrangido em um lance de vista, ou extensão territorial a partir de um ponto determinado. 2

Leia mais

ESPAÇO ESPORTIVO DO PARQUE PEDRA DA CEBOLA

ESPAÇO ESPORTIVO DO PARQUE PEDRA DA CEBOLA DATA DA VISITA: 16/01/2014 DATA DA VISITA: 27/11/2014 PARQUE PEDRA DA CEBOLA Coordenador(a): Luciana Pinaffo E-mail: pedradacebola@vitoria.es.gov.br Endereço: Rua João Batista Celestino, 11 Bairro: Mata

Leia mais

Zoneamento da Cidade de São Paulo. Zoneamento Cidade de São Paulo. Características das Zonas de Uso

Zoneamento da Cidade de São Paulo. Zoneamento Cidade de São Paulo. Características das Zonas de Uso Zoneamento da Cidade de São Paulo Zoneamento Cidade de São Paulo Características das Zonas de Uso 1 Histórico A Legislação relativa a zoneamento reunia algumas dezenas de atos, decretos- leis, leis e decretos,

Leia mais

SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E URBANISMO

SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E URBANISMO SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E URBANISMO PORTARIA Nº. 28, DE 31 DE JULHO DE 2014. O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E URBANISMO, no uso de suas atribuições legais e considerando o disposto

Leia mais

MANUAL DO VOLUNTÁRIO

MANUAL DO VOLUNTÁRIO MANUAL DO VOLUNTÁRIO Dentre todas as coisas que se pode doar a alguém, existe uma que é a mais valiosa: o tempo. E é isso que um voluntário faz. Disponibiliza seu tempo e sua energia para ajudar o próximo,

Leia mais

cinema: o que os cariocas querem ver

cinema: o que os cariocas querem ver cinema: o que os cariocas querem ver perfil cultural dos cariocas como foi feita a pesquisa 1.501 pessoas entrevistadas, a partir de 12 anos, de todos os níveis econômicos, em todas as regiões da cidade.

Leia mais

Grande Florianópolis: Os melhores negócios acontecem aqui.

Grande Florianópolis: Os melhores negócios acontecem aqui. Beira-Mar de São José kplatz.com.br Grande Florianópolis: Os melhores negócios acontecem aqui. Crescer e se desenvolver. Palavras-chave que destacam a Região Metropolitana da Grande Florianópolis. As mais

Leia mais

Dia da família na escola. 13 de março de 2010

Dia da família na escola. 13 de março de 2010 1 Dia da família na escola 13 de março de 2010 Sugestões de atividades Desde 2009, o Amigos da Escola tem incentivado às escolas participantes do projeto a tornar os dias temáticos em dias da família e

Leia mais

Férias em Itapema SC, Passeios em Florianópolis, Beto Carrero e Nova Trento... O melhor de Santa Catarina com a Passeio Turismo!

Férias em Itapema SC, Passeios em Florianópolis, Beto Carrero e Nova Trento... O melhor de Santa Catarina com a Passeio Turismo! Férias em Itapema SC, Passeios em Florianópolis, Beto Carrero e Nova Trento... O melhor de Santa Catarina com a Passeio Turismo! 10 a 17 de Janeiro 2016 Roteiros: 07 Dias 05 Noites Situada a 12 quilômetros

Leia mais

Um edifício que já nasce com uma grande história.

Um edifício que já nasce com uma grande história. Um edifício que já nasce com uma grande história. O Residencial Arauco nasce para ser icônico. Para ser parte da cidade e para ajudá-la a contar a própria história. Um marco histórico A região que abraça

Leia mais

5 º FESTIVAL FICA FESTIVAL DE INVERNO DEINVERNO CANTAREIRA

5 º FESTIVAL FICA FESTIVAL DE INVERNO DEINVERNO CANTAREIRA FESTIVAL FICA DA DEINVERNO CANTAREIRA FESTIVAL DE INVERNO O MAIOR FESTIVAL ECOLÓGICO DO MUNDO! 2013 5ª Edição FICA FESTIVAL REALIZADO NA SERRA CANTAREIRA, PONTO DE GRANDE INTERESSE POLÍTICO E GEOLÓGICO

Leia mais

Medidas para a Humanização do Tráfego. A Cidade que Queremos

Medidas para a Humanização do Tráfego. A Cidade que Queremos Medidas para a Humanização do Tráfego A Cidade que Queremos Objetivo Publicação com o objetivo de divulgar, junto aos municípios, soluções técnicas para a humanização do trânsito. Estrutura Introdução

Leia mais

Prezado Participante,

Prezado Participante, Prezado Participante, O Congresso SINDAG - preparou este Guia para otimizar o seu aproveitamento durante o congresso em Campo Grande MS, facilitando assim, a sua programação por meio da indicação de hotéis,

Leia mais

INSTRUMENTOS DO PLANO DIRETOR CARTILHA LEI DE USO E OCUPAÇÃO DO SOLO LUOS

INSTRUMENTOS DO PLANO DIRETOR CARTILHA LEI DE USO E OCUPAÇÃO DO SOLO LUOS Secretaria Municipal de Urbanismo INSTRUMENTOS DO PLANO DIRETOR CARTILHA LEI DE USO E OCUPAÇÃO DO SOLO LUOS Lei de Uso e Ocupação do Solo: Introdução Estamos construindo uma cidade cada vez melhor A Lei

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA PARA LICENCIAMENTO AMBIENTAL DE ATIVIDADES EM GERAL

TERMO DE REFERÊNCIA PARA LICENCIAMENTO AMBIENTAL DE ATIVIDADES EM GERAL TERMO DE REFERÊNCIA PARA LICENCIAMENTO AMBIENTAL DE ATIVIDADES EM GERAL O processo administrativo para aprovação e licenciamento de atividades em geral junto à Prefeitura Municipal de Santa Clara do Sul

Leia mais

E.M.E.F. ANTONIO DUARTE DE ALMEIDA O PARQUE DO CARMO

E.M.E.F. ANTONIO DUARTE DE ALMEIDA O PARQUE DO CARMO E.M.E.F. ANTONIO DUARTE DE ALMEIDA O PARQUE DO CARMO Trabalho Apresentado para a conclusão do ciclo autoral. Igor José Santos Matias Adriano Santos Daniel Santos William 9 ANO C Este trabalho é dedicado

Leia mais