Material de Apoio Programa Escola Amiga da Terra Mapa Verde

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Material de Apoio Programa Escola Amiga da Terra Mapa Verde"

Transcrição

1 Leitura de Mundo

2 Material de Apoio Programa Escola Amiga da Terra Mapa Verde Realização: Instituto Brookfield Assessoria: Práxis Consultoria Socioambiental Este material foi utilizado pelos educadores participantes do Programa Escola Amiga da Terra no processo de construção do Mapa Verde da escola e de seu entorno (o bairro). As atividades nele contidas estão divididas em três momentos (1) sensibilização e informação, (2) investigação e (3) construção do Mapa Verde, na qual o conjunto de ícones relativos ao tema é analisado e fixado no Mapa, de acordo com as informações identificadas pelos atores.

3 MOMENTO 1: Sensibilização e informação Objetivo geral: Trabalhar o sentimento de pertencimento ao local onde as crianças vivem a partir do reconhecimento e confecção de mapa verde. Atividades: Brincar de fotógrafos Objetivo específico: Reconhecer o espaço de convivência; Estimular orientação e senso de localização no espaço. Descrição: Qual o lugar mais especial da escola? Por quê? Convidar os alunos a retratar este lugar. Pensem em maneiras criativas de criarem as fotos e molduras. Depois retratem juntos a escola com elementos que consideram importantes (pessoas, lugares e elementos que compõem o ambiente, ou deixe livre para avaliar a percepção dos alunos sobre seu espaço). Exponha os retratos e discuta sobre o que eles representam. Contextualizar a atividade com a planta da escola. Com base nos ícones a serem mapeados, prepare perguntas convidativas para cada um deles, vá espacializando as respostas no mapa. Monte legenda e ilustrações para os ícones mapeados. Observações: Para montar o retrato deixe livre o uso de massinha, colagem, desenho ou a combinação de tudo. Fechar discussão com a questão dos mapas: o que são e para que servem? Linha do tempo do bairro Objetivos específicos: Conhecimento do passado, análise do presente e discussões sobre o futuro Descrição: Numa folha, em cartolina ou em papel kraft construir uma linha do tempo com as leituras de mundo dos alunos, acerva do passado, presente e futuro do bairro. Pais e comunidade também podem ser envolvidos se possível. Mapa Mental do Bairro. Objetivos específicos: Reconhecimento e familiarização com o espaço Descrição: Pedir aos alunos que pensem no caminho que eles fazem da sua casa até a escola: o que você vê? Por onde você passa? Pedir para traçarem o trajeto que fazem de suas casas até a escola, sem repetir ruas e lugares. A escola deve ficar no centro. Complemente o mapa mental com o roteiro de observação do bairro, que poderá ser usado na confecção do mapa posteriormente. Que elementos desta atividade interferem na interpretação do mapa? O que poderia facilitar? Observações: Roteiro de observação do bairro em anexo. Fechar discussão com a questão dos mapas: o que são e para que servem?

4 MOMENTO 2: Investigação Roteiro de observação da escola Leitura de mundo Você sabe... Qual é o endereço da escola? Qual o nome da sua escola? Quando foi criada? Por que ela tem esse nome? Que melhorias ela tem recebido? Por que ela foi criada neste lugar? Você gosta da escola? Por quê? Você tem algum lugar especial? Qual?

5 Sobre a estrutura da sua escola informe: - Há área coberta? - Há plantas? - Há jardins? - Flores? - Há salas para a diretoria? - Há sala para os professores? - Há sala para supervisora ou orientadora? - Há biblioteca? - Quantas salas de aulas existem? Observação: Você pode pedir que respondam as perguntes e informem na planta da escola os locais que eles identificam para familiarizá-los com a planta da escola.

6 Andanças pela escola - Minhas Observações: Convide os alunos para explorar e perceber os detalhes do espaço e da vida na escola. Depois peça para que preencham os quadros: Eu gostei de ver que... Foi muito divertido quando... Eu não gostei quando... me senti Fiquei surpreso (a) porque O melhor foi porque. Quem estava Eu amo minha escola porque...

7 Roteiro de observação do bairro Leitura de Mundo Você sabe... Qual o nome do seu bairro? Por que ele tem este nome? Quando ele surgiu? Quantas glebas ele têm? Quais são elas? Por que ele tem esta divisão? Apresente o bairro para um morador antigo da região.

8 MOMENTO 3: Construção do Mapa Verde Construção do Mapa Verde Objetivos específicos: Construir coletivamente o mapa verde da escola e do bairro. Descrição: A partir das atividades de sensibilização e investigação realizadas anteriormente, apresentar a planta da escola ou o mapa do bairro e os ícones relativos ao tema em discussão ao grupo (em anexo). Convidar os alunos a pensarem em lugares da escola ou bairro os ícones apresentados se encaixam. Pedir para que identifiquem os espaços, colem os ícones, construam a legenda e ilustrem o mapa. Observações: Sempre utilize os mapas e conhecimentos construídos anteriormente.

9 Relação de ícones para o Tema Ícones Definição Temática Transversal Descrição W Espaço Cultural Contribui significativamente para o sentimento de pertencimento da comunidade em relação ao espaço e ambiente onde vive. Monumentos, organizações e lugares históricos, artísticos, musicais, pesquisas não institucionais, dentre outros. Até mesmo projetos temporários podem ser incluídos. Ó Museu Estas instituições culturais são marcos históricos, bem fáceis de achar. Focadas em história, arte e outros., elas não são necessariamente ligadas a natureza, meio ambiente, modos sustentáveis de se viver, responsabilidade social, ou outro critério local relevante. E Ponto de arte Arte popular que pode incluir trabalhos artísticos ecológicos, monumentos, outra obra ou performance de arte permanente ou temporária. Pode incluir locais que ofereçam recursos para se fazer eco-arte (artesanato ecológico, por exemplo), informações sobre eventos e escolas relacionadas a restauração ou arte ambiental. R Representação cultural Normalmente representa apresentações culturais de grupo teatrais incluindo peças, jogos, danças, concertos e etc. Pode incluir teatro de rua, marionetes, teatro tradicional e outros meios. Ô Musica Local Um lugar para escutar ou tocar música. Pode incluir música tradicional, clássica, folclórica, participativa, étnica, improvisada ou jazz, com interpretação local. Õ Ponto animado Local de reunião e atividades culturais divertidas (internas ou externas). Pode ser em um ponto na rua, um parque especial, um terreno ou um ponto de encontro usado pela comunidade. Ö Estúdio de arte/ Artesanato Técnicas e materiais tradicionais transformados em arte e produtos locais por meio de trabalhos manuais de alta qualidade. Pode ser uma loja, exposição ou estúdio. Ù Modo tradicional de via Pode se referir as pessoas de origem indígena, migrantes, pioneiras e populações tradicionais. Pode ser um povoado ou assentamento que não foi assimilado pela cultura vigente. Pode ser um recurso, meios para se conhecer ou visitar comunidades que vivam de modo tradicional, ecológico ou auto-suficiente. T Aspecto Histórico Instituição, monumento ou área histórica não identificada, com significado especial para o sentimento de pertencimento da comunidade em relação ao espaço e ambiente onde vivem. Ícones Green Map System, In c Todos os direitos reservados.

10 Ícones Definição Temática Transversal Descrição Û Vizinhança Tradicional Uma área residencial onde os moradores mantêm práticas, costumes e modos de vida tradicionais. Podem ser incluídas localidades históricas com relevante arquitetura. Ü Vizinhança diversa Y Centro comunitário ƒ Zona de atenção Uma parte da comunidade cujos moradores representam diferentes origens, culturas e crenças. Locais onde clubes, assembleias e reuniões sociais envolvendo grande parte da comunidade são apoiados. Pode ser um centro/espaço formalizado ou informal. Área onde é preciso ficar alerta devido aos riscos existentes em suas proximidades, tais como tráfego pesado, áreas de construção inseguras ou com infra-estrutura perigosa. Pode incluir locais inseguros em que visitantes gostariam de saber. œ Local insalubre Local oficialmente reconhecido onde a saúde dos moradores foi ameaçada por desastres, emissões, causas naturais ou outra. U Local recomendado para crianças Uma área com um atrativo ambiental, que é segura e agradável para as crianças. Pode ser um parquinho ou outras áreas internas e externas. I Local recomendado para idosos Uma área onde pessoas que tenham dificuldade para andar possam aproveitar a natureza e a vida em meio ao verde. Pode incluir áreas onde pode-se conversar ou relaxar, organizações e faculdades, incluindo centro para idosos e pontos verdes de encontro. O Centro Eco-espiritual Local para contemplar a natureza, de busca espiritual ou que oferece paz e tranquilidade. Pode ser uma organização religiosa ou santuário, um local de beleza incomparável, um cemitério ou um oásis em meio a um local agitado. ß Recursos alternativos para a saúde Local para receber medicamentos ou assistência médica, diferentes das práticas tradicionais. Spas, centros de saúde, yoga, massagem, terapias diversas e medicina tradicional chinesa são alguns dos exemplos. Ícones Green Map System, In c Todos os direitos reservados.

11 Ícones Definição Temática Transversal Descrição n Local público/ Praça Um local de reunião da comunidade, sem acesso a carros que pode ter uma fonte, eventos, dentre outros atrativos. Pode ser um espaço público localizado em uma praça, jardim, parque ou shopping e, em casos especiais, em uma alameda. Estes espaços, muitas vezes, tem um caráter de inclusão e possui acessibilidade à todos (o banco da praça é um bom exemplo). m Local para prática de esporte/ Jogos com a natureza Local designado a prática de qualquer modalidade de esporte ou simplesmente diversão. Melhor ainda se for em locais com mínimo impacto aos ecossistemas. ç Local especial Local com uma importância cultural ou ecológica para a comunidade. Pode ser usado para designar todos os colaboradores deste mapa, como por exemplo, todas as escolas que ajudaram a fazê-lo. Nota: este item pode ser renomeado em sua legenda. Você pode usá-lo para designar áreas livres, por exemplo. ø Escola Escolas, universidades e outros: construções com importância histórica para a comunidade que promovem a educação e treinamento para estudantes de várias idades e escolaridades. ì Local de votação Local oficial de votação, urna de votos ou pesquisa de opinião publica. Pode incluir registro de votos, um centro de informação, organização não partidária ou outros recursos relacionados à democracia. Ï Acampamento/ Local para acampar Área para grupos dormirem ao ar livre, usando barracas ou outros equipamentos de acampamento. Cuidados são necessários para não destruir a vegetação, a vida aquática, habitats, etc. * Loja de manutenção Local onde um técnico ou profissional conserta bicicletas, instrumentos, computadores, sapatos e outros, mantendo-os longe do lixo. Deve ser consciente sobre os impactos gerados pela má destinação do lixo, cola, materiais tóxicos, etc. Local abandonado Construção, terra ou área que foi desocupada e abandonada por seus ocupantes oficiais, justiça ou governadores locais. ˆ Indústrias e comércio abandonados Área com instalações industriais e comerciais abandonadas e que agora tem um potencial para ser recuperada e desenvolvida. Frequentemente localizada perto de áreas residenciais, pode até ter virado um terreno baldio. Trata-se de indústrias e comércios abandonados que geralmente não possuem uma grande concentração de resíduos perigosos e por isso podem ser recuperadas. Ícones Green Map System, In c Todos os direitos reservados.

12 Ícones Definição Temática Transversal Descrição ï Valorização do Local Um bairro ou distrito que se redesenvolveu gerando aumento na renda per capta, melhores salários, lojas, realocação de famílias e pequenos negócios. ñ Ñ Barraco/casa de madeira Local para observar o nascer ou por do sol { Local acessível Pode representar cortiço, barraco ou favela em áreas urbanas, frequentemente feitas com reuso materiais na construção. Normalmente tem condições sanitárias e super loteamento (alta concentração de pessoas numa mesma área). Ótimo local público para relaxar e aproveitar o nascer ou pôr do sol. Rampas, corrimãos, elevadores e outras facilidades para permitir o acesso de pessoas deficientes. Este ícone irá incentivar a exploração de trilhas naturais e parques em locais em que sejam aplicados. Pode ser usado para locais que possibilitam o trânsito de carrinhos de bebês ou carrinhos de compras. b Parque/ Local de lazer Espaço verde que oferece um local para relaxar e brincar. Pode ser um espaço para piquenique, uma quadra de esportes, pista de corrida, aluguel de barcos ou equipamentos de ginástica em meio a vegetação, lago, riacho ou outra fonte de água. Alguns são abertos ao público e livres, outros necessitam de uma permissão para entrar. Nota: você pode indicar no seu mapa se lá há uma taxa administrativa, informações ou um centro de equipamentos. Ê Canoagem/ Kayk Local Casa, doca, rampa, aluguel ou outro local onde você pode obter equipamentos para canoagem usando o esforço humano para se locomover na água (sem uso de combustíveis, por exemplo). ù Local para cultos/ Santuário Construções com importância histórica (marcos) ou locais que servem de ponto de encontro espiritual para a comunidade. ú Cemitério Áreas que servem de memorial para indivíduos e familiares. Frequentemente são locais tranquilos, arborizados, com plantas nativas, uma história e herança. û Ponto de informação Informações gerais para turistas, moradores e recém chegados a respeito do local. Ícones Green Map System, In c Todos os direitos reservados.

13 Ícones Definição Temática Transversal Descrição ü Ì Ponto de encontro/bar Local para andar de skate Um famoso café, restaurante ou restaurante bar local que faz parte da cultura desta comunidade. Um parque, área verde ou área urbana com degrau, corrimão ou outra característica que permitem a interação dos skatistas com o meio. Pode ser um parque especifico para skate que incluem pipes ou cavidades para os skatistas. Fique atento às restrições de uso e de propriedade privada identificadas no local. r Tráfego intenso Locais identificados pelo tráfego intenso de automóveis, pelo barulho e poluição e também por oferecer risco aos pedestres, ciclistas e outras pessoas. ÿ \ Banheiro público Prisão/ Centro de detenção X Ponto de encontro Local conveniente, mas nem sempre com uma tecnologia amigável para o meio ambiente. Penitenciária, cadeia, centro de detenção para menores ou similares. Não necessariamente uma área verde, mas prédios, praças ou outros locais que a população utiliza para se encontrar. Nota: Você pode usar este ícone sozinho ou colocar outros ícones dentro dele deixando claro que não se trata de uma área verde mas um local muito conhecido pela a população. D Biblioteca Pública Empréstimos de livros e mídias, permitindo a economia de recursos ao mesmo tempo em que ajuda na difusão do conhecimento. Sua construção pode ser um marco na comunidade. Importante fonte de informação e, muitas vezes, um arquivo com as riquezas da comunidade. J Organização/ Agencia Importante Organização social sem fins lucrativos responsável, ONG ou grupo educacional, escritório governamental, clube ou grupo de proteção que contribui para a sustentabilidade em aspectos importantes. Nota: Se houver, indique o site ou o endereço físico da organização no mapa. Local Limpo/Reconstruído Uma área anteriormente contaminada (ou que sofreu um desastre) que foi restaurada e remediada para uso público seguro, de acordo com as normas ambientais. Pode incluir a reabilitação de zonas industriais, bem como locais de desenvolvimento que tenham o solo /águas subterrâneas descontaminados, bem como de valorização de limpeza da terra, como os parques urbanos e jardins. Ícones Green Map System, In c Todos os direitos reservados.

14 Ícones Definição Temática Transversal Descrição s Espaço para o Redesenvolvimento futuro Área que oferece oportunidade por sua ótima localização e possibilidade de regeneração ecológica, para ser utilizada como área pública/ serviços públicos ou edifícios. Atualmente pode ser um lugar pavimentado, áreas industriais abandonadas ou subutilizadas que tem potencial para acrescentar muito para a comunidade e o meio ambiente se transformadas. Este ícone é usado frequentemente para ajudar em planejamentos e projetos futuros, bem como para apresentar oportunidades de crescimento e outras alternativas para o desenvolvimento expansão. u Local Vulnerável Local que oferece grandes riscos de ocorrência de desastres naturais, mudanças climáticas, valoração, ou outra perda de valor de identidade, qualidade de vida ou sustentabilidade. B Negócio Local Um empreendimento econômico baseado na comunidade, que não tem franquia (nacional ou uma rede de lojas). Reconhecido e administrado localmente, mas não necessariamente um negócio verde. O dinheiro re-circula na comunidade local, e oferece bens e materiais da localidade, reduzindo os impactos ecológicos associados com a entrega. Ícones Green Map System, In c Todos os direitos reservados.

Água. Material de Apoio - Água

Água. Material de Apoio - Água Água Material de Apoio Programa Escola Amiga da Terra Mapa Verde Realização: Instituto Brookfield Assessoria: Práxis Consultoria Socioambiental Este material foi utilizado pelos educadores participantes

Leia mais

Saberes para uma sociedade sustentável. Material de Apoio - Saberes Para uma Sociedade Sustentável

Saberes para uma sociedade sustentável. Material de Apoio - Saberes Para uma Sociedade Sustentável Saberes para uma sociedade sustentável Material de Apoio - Saberes Para uma Material de Apoio Programa Escola Amiga da Terra Mapa Verde Realização: Instituto Brookfield Assessoria: Práxis Consultoria Socioambiental

Leia mais

Concurso Planear Estarreja (orientações para a implementação)

Concurso Planear Estarreja (orientações para a implementação) (orientações para a implementação) Escolas Programa de Regeneração Urbana da Cidade de Estarreja Fases do Fase 1. Diagnóstico Fase 2. Estratégia e Plano de Ação 2 Exercícios para preparação de diagnóstico

Leia mais

COMO SE TORNAR UM VOLUNTÁRIO?

COMO SE TORNAR UM VOLUNTÁRIO? COMO SE TORNAR UM VOLUNTÁRIO? Apresentação Ir para a escola, passar um tempo com a família e amigos, acompanhar as últimas novidades do mundo virtual, fazer um curso de inglês e praticar um esporte são

Leia mais

A EMPRESA. Fundada em 1997 15 anos de atividade. Empresa 100% Catarinense. 40 Empreendimentos construídos e entregues

A EMPRESA. Fundada em 1997 15 anos de atividade. Empresa 100% Catarinense. 40 Empreendimentos construídos e entregues A EMPRESA Fundada em 1997 15 anos de atividade Empresa 100% Catarinense 40 Empreendimentos construídos e entregues Credibilidade Fornecedores, Parceiros e Clientes Apoio a ações sociais MISSÃO DA HANTEI

Leia mais

APÊNDICE C: Pré-análise das representações dos Grupos focais por tema e Grupo trabalhado

APÊNDICE C: Pré-análise das representações dos Grupos focais por tema e Grupo trabalhado APÊNDICE C: Pré-análise das representações dos Grupos focais por tema e Grupo trabalhado Tema: A cidade de Goiânia e o goianiense Questões abordadas: Falem o que é Goiânia para vocês. Como vocês veem a

Leia mais

Colégio Visconde de Porto Seguro

Colégio Visconde de Porto Seguro Colégio Visconde de Porto Seguro Unidade I 2011 AULA 1 Ensino Fundamental e Ensino Médio Atividade de Recuperação Contínua Nome do (a) Aluno (a): Atividade de Recuperação Contínua de Ciências Nível I Classe:

Leia mais

O nascer do sol é um espetáculo que se repete todos os dias, mas sempre é diferente. Assistir a isso no melhor lugar do mundo é um privilégio de quem

O nascer do sol é um espetáculo que se repete todos os dias, mas sempre é diferente. Assistir a isso no melhor lugar do mundo é um privilégio de quem O nascer do sol é um espetáculo que se repete todos os dias, mas sempre é diferente. Assistir a isso no melhor lugar do mundo é um privilégio de quem escolheu o Solar Tambaú. Localizado à beira-mar de

Leia mais

Otimização do uso do solo

Otimização do uso do solo Otimização do uso do solo Criamos uma cidade compacta, adensada, próxima de meios de transporte de alta capacidade, paisagens e ecossistemas visualmente atraentes e que agregam valor à comunidade. Urbanização

Leia mais

RELATÓRIO DA PESQUISA DA QUALIDADE DE VIDA NA CIDADE DE ARACRUZ.

RELATÓRIO DA PESQUISA DA QUALIDADE DE VIDA NA CIDADE DE ARACRUZ. RELATÓRIO DA PESQUISA DA QUALIDADE DE VIDA NA CIDADE DE ARACRUZ. Apresentação Este relatório contém os resultados da 1ª pesquisa de Qualidade de Vida na cidade de Aracruz solicitada pela FACE. O objetivo

Leia mais

A ARTE DIZ O INDIZÍVEL; EXPRIME O INEXPRIMÍVEL, TRADUZ O INTRADUZÍVEL. LEONARDO DA VINCI

A ARTE DIZ O INDIZÍVEL; EXPRIME O INEXPRIMÍVEL, TRADUZ O INTRADUZÍVEL. LEONARDO DA VINCI A ARTE DIZ O INDIZÍVEL; EXPRIME O INEXPRIMÍVEL, TRADUZ O INTRADUZÍVEL. LEONARDO DA VINCI A INSPIRAÇÃO As linhas, os contornos, os tons, a vista. O encanto de uma das regiões mais bonitas de Fortaleza,

Leia mais

Como escrever um estudo de caso que é um estudo de caso? Um estudo so é um quebra-cabeça que tem de ser resolvido. A primeira coisa a

Como escrever um estudo de caso que é um estudo de caso? Um estudo so é um quebra-cabeça que tem de ser resolvido. A primeira coisa a Página 1 1 Como escrever um Estudo de Caso O que é um estudo de caso? Um estudo de caso é um quebra-cabeça que tem de ser resolvido. A primeira coisa a lembre-se de escrever um estudo de caso é que o caso

Leia mais

Jardim Escola Aladdin

Jardim Escola Aladdin Jardim Escola Aladdin Os 4 Rs da Sustentabilidade Rio de janeiro 2016 Objetivo geral Esse projeto tem como objetivo promover o envolvimento dos alunos, professores, pais e comunidade em defesa à sustentabilidade

Leia mais

Seção I: Um pouco sobre você

Seção I: Um pouco sobre você Qual o propósito desta sondagem? Gostaríamos de saber o seu parecer sobre as necessidades e prioridades residenciais e comunitárias mais importantes de New Bedford. De cinco em cinco anos a Cidade de New

Leia mais

Bem-vindo ao Horizontes, no plural, como tudo o que a sua vida merece.

Bem-vindo ao Horizontes, no plural, como tudo o que a sua vida merece. Bem-vindo ao Horizontes, no plural, como tudo o que a sua vida merece. A EKO traz para Arujá um conceito inédito que une o conforto de uma casa às comodidades e à segurança de um apartamento, principalmente

Leia mais

Pré-Projeto de Educação Ambiental

Pré-Projeto de Educação Ambiental Pré-Projeto de Educação Ambiental Vamos Descobrir e Valorizar o Alvão Ano 2014/15 Centro de Informação e Interpretação Lugar do Barrio 4880-164 Mondim de Basto Telefone: 255 381 2009 ou 255 389 250 1 Descobrir

Leia mais

Meio Ambiente PROJETOS CULTURAIS. 4 0 a O - fu dame tal. Cuidar da vida também é coisa de criança. Justificativa

Meio Ambiente PROJETOS CULTURAIS. 4 0 a O - fu dame tal. Cuidar da vida também é coisa de criança. Justificativa Meio Ambiente 4 0 a O - fu dame tal Cuidar da vida também é coisa de criança Justificativa PROJETOS CULTURAIS Na idade escolar, as crianças estão conhecendo o mundo (Freire, 1992), sentindo, observando,

Leia mais

Otimização do uso do solo

Otimização do uso do solo Otimização do uso do solo Criamos uma cidade compacta, adensada, próxima de meios de transporte de alta capacidade e de paisagens e ecossistemas visualmente atraentes que agregam valor à comunidade. Urbanização

Leia mais

IDEIA FORÇA. Redução do Tempo de Deslocamento Humano (Mobilidade)

IDEIA FORÇA. Redução do Tempo de Deslocamento Humano (Mobilidade) IDEIA FORÇA Redução do Tempo de Deslocamento Humano (Mobilidade) DETALHAMENTO: Mobilidade humana (trabalhador precisa respeito); Melhorar a qualidade e quantidade de transporte coletivo (Lei da oferta

Leia mais

PROJETO. Desafios e possibilidades para uma vida melhor. Turma: 102

PROJETO. Desafios e possibilidades para uma vida melhor. Turma: 102 PROJETO Desafios e possibilidades para uma vida melhor Turma: 102 Carolina Clack, Gabriela Scheffer, Lauren Scheffer e Victória Gomes. Desafios e possibilidades para uma vida melhor Trabalho apresentado

Leia mais

QUEM SOMOS intercâmbio

QUEM SOMOS intercâmbio Inglaterra Mini Programa HIGH SCHOOL QUEM SOMOS intercâmbio O Number One Intercâmbio possui mais de 15 anos de mercado oferecendo as melhores opções de viagem para você e sua família, seja a lazer, trabalho

Leia mais

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 1 Ser Voluntário

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 1 Ser Voluntário Organizando Voluntariado na Escola Aula 1 Ser Voluntário Objetivos 1 Entender o que é ser voluntário. 2 Conhecer os benefícios de ajudar. 3 Perceber as oportunidades proporcionadas pelo voluntariado. 4

Leia mais

Estrutura e Metodologia da Oficina 1: Sensibilização de Agentes Multiplicadores

Estrutura e Metodologia da Oficina 1: Sensibilização de Agentes Multiplicadores Estrutura e Metodologia da Oficina 1: Sensibilização de Agentes Multiplicadores Oficina 1: Sensibilização de Agentes Multiplicadores Integração do grupo; Sensibilização para os problemas e potencialidades

Leia mais

Idosos de Ontário: Como preparar se para uma emergência

Idosos de Ontário: Como preparar se para uma emergência Idosos de Ontário: Como preparar se para uma emergência Os cidadãos de Ontário têm enfrentado todo tipo de emergência, quer sejam tempestades de gelo, falta de energia elétrica até tornados e acidentes

Leia mais

INSTRUMENTO DA OPERAÇÃO URBANA ÁGUA BRANCA

INSTRUMENTO DA OPERAÇÃO URBANA ÁGUA BRANCA INSTRUMENTO DA OPERAÇÃO URBANA ÁGUA BRANCA LOCALIZAÇÃO E CONTEXTO Jundiaí Campinas Rio de Janeiro Sorocaba Guarulhos OUC AB Congonhas CPTM E METRÔ: REDE EXISTENTE E PLANEJADA OUC AB SISTEMA VIÁRIO ESTRUTURAL

Leia mais

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 2 Liderança e Comunidade

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 2 Liderança e Comunidade Organizando Voluntariado na Escola Aula 2 Liderança e Comunidade Objetivos 1 Entender o que é liderança. 2 Conhecer quais as características de um líder. 3 Compreender os conceitos de comunidade. 4 Aprender

Leia mais

PLANO DE AÇÃO FÓRUM DO MUNICÍPIO QUE EDUCA

PLANO DE AÇÃO FÓRUM DO MUNICÍPIO QUE EDUCA PLANO DE AÇÃO FÓRUM DO MUNICÍPIO QUE EDUCA PROPOSTA DE AÇÃO Criar um fórum permanente onde representantes dos vários segmentos do poder público e da sociedade civil atuem juntos em busca de uma educação

Leia mais

Pólos da Paz e Praças da Paz SulAmérica

Pólos da Paz e Praças da Paz SulAmérica A iniciativa O projeto Praças é uma iniciativa do Instituto Sou da Paz, em parceria com a SulAmérica, que promove a revitalização de praças públicas da periferia de São Paulo com a participação da comunidade

Leia mais

LEI DA CALÇADA. Vamos fazer de São José um lugar cada vez melhor para se viver!

LEI DA CALÇADA. Vamos fazer de São José um lugar cada vez melhor para se viver! APRESENTAÇÃO Planejar uma cidade também significa cuidar da circulação das pessoas, garantido segurança e igualdade. Muitas pessoas caminham somente a pé, ultrapassando 30% de todos os deslocamentos de

Leia mais

Serão distribuídos: Para os professores: Cinco módulos temáticos e um caderno de atividades. Para os alunos: um caderno de atividades.

Serão distribuídos: Para os professores: Cinco módulos temáticos e um caderno de atividades. Para os alunos: um caderno de atividades. professor Serão distribuídos: Para os professores: Cinco módulos temáticos e um caderno de atividades. Para os alunos: um caderno de atividades. Também serão produzidos, dentro de sala de aula, cartazes

Leia mais

Elementos da Prática Pedagógica na Educação Infantil

Elementos da Prática Pedagógica na Educação Infantil Elementos da Prática Pedagógica na Educação Infantil Claudia Maria da Cruz Consultora Educacional FEVEREIRO/2015 AMOSC-EGEM-FECAM Cuidar e educar como aspectos integrados; Construção de um currículo que

Leia mais

José Elias, 141. Conceito:

José Elias, 141. Conceito: Conceito: menu No meio do jardim tem um escritório. Na beira da janela, uma floreira. Na alma,inspiração. Nasce no ponto mais valorizado do Alto da Lapa o único projeto comercial que leva o verde para

Leia mais

Não fique para trás! Submeta seu projeto. Fonte de recursos para projetos julho 2012

Não fique para trás! Submeta seu projeto. Fonte de recursos para projetos julho 2012 Não fique para trás! Submeta seu projeto. Fonte de recursos para projetos julho 2012 1. Patrocínios 1.1 Patrocínio a Eventos e Publicações Data limite: 60 dias de antecedência da data de início do evento

Leia mais

Prêmio Sinepe. 10 Prêmio Responsabilidade Social Categoria: Desenvolvimento Cultural. Literarte 2015 Artes Visuais no Distrito Criativo.

Prêmio Sinepe. 10 Prêmio Responsabilidade Social Categoria: Desenvolvimento Cultural. Literarte 2015 Artes Visuais no Distrito Criativo. Prêmio Sinepe 10 Prêmio Responsabilidade Social Categoria: Desenvolvimento Cultural Literarte 2015 Artes Visuais no Distrito Criativo tempo Apresentação do Projeto Um pouco de História do Colégio Batista

Leia mais

Jimboê. Geografia. Avaliação. Projeto. 3 o ano. 1 o bimestre

Jimboê. Geografia. Avaliação. Projeto. 3 o ano. 1 o bimestre Professor, esta sugestão de avaliação corresponde ao primeiro bimestre escolar ou à Unidade 1 do Livro do Aluno. Projeto Jimboê Geografia 3 o ano Avaliação 1 o bimestre 1 Avaliação Geografia NOME: ESCOLA:

Leia mais

Processo de construção do Plano Municipal pela Primeira Infância do Rio de Janeiro, Brasil

Processo de construção do Plano Municipal pela Primeira Infância do Rio de Janeiro, Brasil Processo de construção do Plano Municipal pela Primeira Infância do Rio de Janeiro, Brasil Irene Rizzini Universidade PUC-Rio - CIESPI Centro Internacional de Estudos e Pesquisas sobre a Infância Rio de

Leia mais

ESPORTE NÃO É SÓ PARA ALGUNS, É PARA TODOS! Esporte seguro e inclusivo. Nós queremos! Nós podemos!

ESPORTE NÃO É SÓ PARA ALGUNS, É PARA TODOS! Esporte seguro e inclusivo. Nós queremos! Nós podemos! ESPORTE NÃO É SÓ PARA ALGUNS, É PARA TODOS! Esporte seguro e inclusivo. Nós queremos! Nós podemos! Documento final aprovado por adolescentes dos Estados do Amazonas, da Bahia, do Ceará, do Mato Grosso,

Leia mais

Diretrizes para o Plano de Mobilidade Urbana 2015 da Cidade de São Paulo referentes à mobilidade a pé

Diretrizes para o Plano de Mobilidade Urbana 2015 da Cidade de São Paulo referentes à mobilidade a pé Diretrizes para o Plano de Mobilidade Urbana 2015 da Cidade de São Paulo referentes à mobilidade a pé Introdução Este material surge como resultado do acompanhamento das apresentações do Plano de Mobilidade

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL. www.dombosco.sebsa.com.br/colegio

ENSINO FUNDAMENTAL. www.dombosco.sebsa.com.br/colegio ENSINO FUNDAMENTAL www.dombosco.sebsa.com.br/colegio Sala de aula 1º ao 5ª ano Os alunos do Colégio Dom Bosco desfrutam de uma ampla estrutura física, totalmente projetada para atender todas as necessidades

Leia mais

Resíduos Sólidos Programa Lixo Alternativo Situação atual de Guaraqueçaba: Volume diário 4m³ (aproximadamente 1 tonelada/dia) Coleta: Diária em 980 unidades domésticas / 135 comerciais / 2 industriais

Leia mais

1. Centro para a Juventude. 199 jovens frequentaram os cursos de:

1. Centro para a Juventude. 199 jovens frequentaram os cursos de: Relatório Despertar 2014 2 Apoiada na crença de que é possível contribuir para o desenvolvimento humano na totalidade dos seus potenciais, a Associação Comunitária Despertar, realiza anualmente ações que

Leia mais

coleção Conversas #17 - DEZEMBRO 2014 - u s a r Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça.

coleção Conversas #17 - DEZEMBRO 2014 - u s a r Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça. coleção Conversas #17 - DEZEMBRO 2014 - Sou so profes r a, Posso m a s n ão parar d aguento m e ai ensinar s? d a r a u la s Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça. A

Leia mais

METODOLOGIA SEBRAE BAHIA PARA PÓLOS DE EMPREENDEDORISMO CULTURAL

METODOLOGIA SEBRAE BAHIA PARA PÓLOS DE EMPREENDEDORISMO CULTURAL Trabalho apresentado no III ENECULT Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, realizado entre os dias 23 a 25 de maio de 2007, na Faculdade de Comunicação/UFBa, Salvador-Bahia-Brasil. METODOLOGIA

Leia mais

PROJETO MACIÇO DO MORRO DA CRUZ

PROJETO MACIÇO DO MORRO DA CRUZ Objetivos Gerais: PROJETO MACIÇO DO MORRO DA CRUZ Melhorar as condições de vida dos moradores do MACIÇO DO MORRO DA CRUZ, a partir de investimentos em infra-estrutura e serviços sociais. Objetivos Específicos:

Leia mais

A árvore das árvores

A árvore das árvores A árvore das árvores Resumo O documentário apresenta os múltiplos usos do carvalho para as sociedades, desde tempos remotos até os dias de hoje; além de retratar lendas e histórias sobre essas árvores

Leia mais

1. Leia a reportagem e observe o mapa a seguir. Troca de figurinhas da Copa é mania entre crianças e adultos no Recife

1. Leia a reportagem e observe o mapa a seguir. Troca de figurinhas da Copa é mania entre crianças e adultos no Recife 3ºano 1.3 HISTÓRIA & GEOGRAFIA 2º período 11 de junho de 2014 Cuide da organização da sua avaliação, escreva de forma legível, fique atento à ortografia e elabore respostas claras. Tudo isso será considerado

Leia mais

Relat a óri r o Despert r ar r 2 013

Relat a óri r o Despert r ar r 2 013 Relatório Despertar 2013 2 Apoiada na crença de que é possível contribuir para o desenvolvimento humano na totalidade dos seus potenciais, a Associação Comunitária Despertar, realiza anualmente ações que

Leia mais

Descrição do Programa SESI para a Terceira Idade São Paulo - BRASIL. Walid Makin Fahmy

Descrição do Programa SESI para a Terceira Idade São Paulo - BRASIL. Walid Makin Fahmy Descrição do Programa SESI para a Terceira Idade São Paulo - BRASIL Walid Makin Fahmy Sistema SESI SESI - Serviço Social da Indústria Entidade de direito privado, nos termos da lei civil, estruturada em

Leia mais

Apartamentos Disponíveis em Salvador

Apartamentos Disponíveis em Salvador Apartamentos Disponíveis em Salvador Não é surpresa que um apartamento em Salvador seja a escolha de muitos compradores que querem viver ou investir nessa linda cidade litorânea. Tem tudo o que um investidor

Leia mais

Urbanização Brasileira

Urbanização Brasileira Urbanização Brasileira O Brasil é um país com mais de 190 milhões de habitantes. A cada 100 pessoas que vivem no Brasil, 84 moram nas cidades e 16 no campo. A população urbana brasileira teve seu maior

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA INSTITUTO DE PESQUISA E PLANEJAMENTO URBANO DE CURITIBA

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA INSTITUTO DE PESQUISA E PLANEJAMENTO URBANO DE CURITIBA PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA INSTITUTO DE PESQUISA E PLANEJAMENTO URBANO DE CURITIBA OFICINA DE CAPACITAÇÃO PARA O PLANO DIRETOR: REGIONAL BOQUEIRÃO 18/03/2014 CURITIBA MARÇO/2014 Realizações no dia

Leia mais

Significado do termo Paisagismo ou Arquitetura Paisagística

Significado do termo Paisagismo ou Arquitetura Paisagística Significado do termo Paisagismo ou Arquitetura Paisagística Definição de Paisagem Natural / Cultural 1. Consideramos Paisagem todo o espaço que se abrange num lance de vista, e que é delimitado pela linha

Leia mais

QUESTIONÁRIO INTERNACIONAL DE ATIVIDADE FÍSICA

QUESTIONÁRIO INTERNACIONAL DE ATIVIDADE FÍSICA 1 QUESTIONÁRIO INTERNACIONAL DE ATIVIDE FÍSICA Data: / / Nome: Idade : Sexo: ( )F ( )M Você trabalha de forma remunerada: ( ) Sim ( ) Não Quantas horas você trabalha de forma remunerada por dia: OBS.:

Leia mais

Dia da família na escola. 13 de março de 2010

Dia da família na escola. 13 de março de 2010 1 Dia da família na escola 13 de março de 2010 Sugestões de atividades Desde 2009, o Amigos da Escola tem incentivado às escolas participantes do projeto a tornar os dias temáticos em dias da família e

Leia mais

Estilo e qualidade de vida em um endereço único.

Estilo e qualidade de vida em um endereço único. Estilo e qualidade de vida em um endereço único. Faça a melhor escolha. Mude-se para este charmoso residencial e desfrute de muito verde, um belíssimo projeto paisagístico e inúmeras opções de lazer. Tudo

Leia mais

cultura: o que querem e fazem os cariocas

cultura: o que querem e fazem os cariocas cultura: o que querem e fazem os cariocas perfil cultural dos cariocas como foi feita a pesquisa 1.501 pessoas entrevistadas, a partir de 12 anos, de todos os níveis econômicos, em todas as regiões da

Leia mais

FESTA DA LAPA 2012 PLANO DE AÇÃO

FESTA DA LAPA 2012 PLANO DE AÇÃO FESTA DA LAPA 2012 PLANO DE AÇÃO 1. Breve Histórico A Festa de Bom Jesus da Lapa, na Gruta Terra Ronca, ocorre na primeira semana de agosto. Na entrada da gruta é montada infraestrutura, composta por barracas

Leia mais

A criança e as mídias

A criança e as mídias 34 A criança e as mídias - João, vá dormir, já está ficando tarde!!! - Pera aí, mãe, só mais um pouquinho! - Tá na hora de criança dormir! - Mas o desenho já tá acabando... só mais um pouquinho... - Tá

Leia mais

ATIVIDADES PARACURRICULARES DE ATRIBUIÇÕES PROFISSONAIS (APAP)

ATIVIDADES PARACURRICULARES DE ATRIBUIÇÕES PROFISSONAIS (APAP) ATIVIDADES PARACURRICULARES DE ATRIBUIÇÕES PROFISSONAIS (APAP) DAYUMA CRUZ 308.2095 2 Este relatório visa à inclusão do Relatório de Viagem nas Atividades Paracurriculares de Atribuições Profissionais

Leia mais

Identificação do projeto

Identificação do projeto Seção 1 Identificação do projeto ESTUDO BÍBLICO Respondendo a uma necessidade Leia Neemias 1 Neemias era um judeu exilado em uma terra alheia. Alguns dos judeus haviam regressado para Judá depois que os

Leia mais

Registro de Incorporação Nº R-4-36.611 no 3º Ofício de Registro de Imóveis de Blumenau.

Registro de Incorporação Nº R-4-36.611 no 3º Ofício de Registro de Imóveis de Blumenau. Registro de Incorporação Nº R-4-36.611 no 3º Ofício de Registro de Imóveis de Blumenau. Imagens meramente ilustrativas. Perspectiva artística da fachada. As tonalidades das cores apresentadas podem sofrer

Leia mais

BOOK DO EMPREENDIMENTO BREVE LANÇAMENTO

BOOK DO EMPREENDIMENTO BREVE LANÇAMENTO BOOK DO EMPREENDIMENTO BREVE LANÇAMENTO 4 QUARTOS 3 VAGAS Muito além do seu sonho mais sofisticado CANDEIAS Av. Bernardo Vieira de Melo A 50 m da Praia TODOS OS SERVIÇOS AO SEU ALCANCE ALAMEDA PISCINA

Leia mais

Um edifício que já nasce com uma grande história.

Um edifício que já nasce com uma grande história. Um edifício que já nasce com uma grande história. O Residencial Arauco nasce para ser icônico. Para ser parte da cidade e para ajudá-la a contar a própria história. Um marco histórico A região que abraça

Leia mais

Portugués PROBA DE CERTIFICACIÓN DE NIVEL INTERMEDIO. Expresión oral ... / 25. Tarefa 1 Interacción / 12,5. Tarefa 2 Monólogo / 12,5 PUNTUACIÓN

Portugués PROBA DE CERTIFICACIÓN DE NIVEL INTERMEDIO. Expresión oral ... / 25. Tarefa 1 Interacción / 12,5. Tarefa 2 Monólogo / 12,5 PUNTUACIÓN Apelidos e nome da persoa candidata:... PROBA DE CERTIFICACIÓN DE NIVEL INTERMEDIO Portugués PUNTUACIÓN Tarefa 1 Interacción / 12,5 Tarefa 2 Monólogo / 12,5... / 25 TAREFA 1 (INTERAÇÃO) - FICHA 1A Tempo

Leia mais

ESCOLA MUNICIPAL DE PERÍODO INTEGRAL IRMÃ MARIA TAMBOSI

ESCOLA MUNICIPAL DE PERÍODO INTEGRAL IRMÃ MARIA TAMBOSI PREFEITURA MUNICIPAL DE LONTRAS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTE ESCOLA MUNICIPAL DE PERÍODO INTEGRAL IRMÃ MARIA TAMBOSI DESPERTANDO AÇÕES SUSTENTÁVEIS LONTRAS 2013 1.TEMA A preservação

Leia mais

MANUAL DOS PAIS UM PROJETO DESTINADO ÀS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL E SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

MANUAL DOS PAIS UM PROJETO DESTINADO ÀS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL E SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL 1 UM PROJETO DESTINADO ÀS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL E SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL É hora de promover a segurança e a harmonia no trânsito. E os pais podem dar o exemplo. No Brasil, o índice

Leia mais

manual liga elo7 2.0 ORIENTAÇÕES E RECOMENDAÇÕES PARA PLANEJAMENTO DE EVENTOS

manual liga elo7 2.0 ORIENTAÇÕES E RECOMENDAÇÕES PARA PLANEJAMENTO DE EVENTOS ORIENTAÇÕES E RECOMENDAÇÕES PARA PLANEJAMENTO DE EVENTOS Olá Elosetter, Então você está com vontade de organizar um evento? O Elo7 incentiva as ações que fortaleçam e integram a comunidade artesanal e

Leia mais

EVENTOS CORPORATIVOS

EVENTOS CORPORATIVOS EVENTOS CORPORATIVOS EVENTOS CORPORATIVOS A Riviera de São Lourenço A Riviera de São Lourenço é um bairro 100% planejado, a apenas 120 km da Capital do Estado de São Paulo. O Empreendimento conta com o

Leia mais

ESTUDO DE CASO. São Paulo, novembro de 2009

ESTUDO DE CASO. São Paulo, novembro de 2009 ESTUDO DE CASO São Paulo, novembro de 2009 O PROJETO PATRIMÔNIO DO CARMO Local: residência em condomínio fechado em São Roque / SP Área: 2.700 m² (que se unem às áreas de reserva, comuns a todos os condôminos)

Leia mais

Indicadores de Percepção da Cidade de São Paulo JANEIRO DE 2009

Indicadores de Percepção da Cidade de São Paulo JANEIRO DE 2009 Indicadores de Percepção da Cidade de São Paulo JANEIRO DE 2009 1 Recortes por região e renda familiar 2 Pertencimento à cidade de São Paulo Numa escala de 1 a, em que 1 significa que para você a cidade

Leia mais

55 exemplos de projetos ambientais

55 exemplos de projetos ambientais Youth Changing the World = A juventude mudando o mundo 55 exemplos de projetos ambientais Extraído e adaptado do Dias para cuidar do Oregon: 150 Ideias de projetos de serviço-aprendizagem (SOLV 2008) 2009

Leia mais

Insígnia Mundial do Meio Ambiente IMMA

Insígnia Mundial do Meio Ambiente IMMA Ficha técnica no. 2.1 Atividade Principal 2.1 SENTINDO A NATUREZA Objetivo da 2 Os escoteiros estão trabalhando por um mundo onde o habitat natural seja suficiente para suportar as espécies nativas. Objetivos

Leia mais

Método PHAST TABELA DE CONTEUDOS METODOLOGIA PHAST... 2

Método PHAST TABELA DE CONTEUDOS METODOLOGIA PHAST... 2 Método PHAST TABELA DE CONTEUDOS METODOLOGIA PHAST... 2 Fases do método PHAST... 3 1. Técnica: Historias Comunitárias... 4 2. Técnica: Enfermeira Felicidade... 5 3. Técnica: Mapeamento comunitário... 6

Leia mais

Agora você pode morar perto da praia com o conforto e tranquilidade que sempre quis.

Agora você pode morar perto da praia com o conforto e tranquilidade que sempre quis. Agora você pode morar perto da praia com o conforto e tranquilidade que sempre quis. Posto de gasolina Av. Santos Dummont Restaurante Fagulha Hotel Vila Galé Os bons tempos voltaram. Padaria Foto aérea

Leia mais

RÁDIO E TV TÉCNICO EM ATUAÇÃO NO MERCADO

RÁDIO E TV TÉCNICO EM ATUAÇÃO NO MERCADO O CEET - Centro Estadual de Educação Técnica Vasco Coutinho é uma Instituição de Ensino criada e mantida pelo Governo do Estado do Espírito Santo e transferido através da lei n 9.971/12, para Secretaria

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA INSTITUTO DE PESQUISA E PLANEJAMENTO URBANO DE CURITIBA

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA INSTITUTO DE PESQUISA E PLANEJAMENTO URBANO DE CURITIBA PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA INSTITUTO DE PESQUISA E PLANEJAMENTO URBANO DE CURITIBA OFICINA DE CAPACITAÇÃO PARA O PLANO DIRETOR: REGIONAL PORTÃO 25/03/2014 CURITIBA MARÇO/2014 Propostas do dia 25

Leia mais

RELATÓRIO EIXO TEMÁTICO: INCLUSÃO SOCIAL POLÍTICAS PÚBLICAS GRUPO DE TRABALHO: ECONOMIA DA CULTURA E DO TURISMO

RELATÓRIO EIXO TEMÁTICO: INCLUSÃO SOCIAL POLÍTICAS PÚBLICAS GRUPO DE TRABALHO: ECONOMIA DA CULTURA E DO TURISMO RELATÓRIO EIXO TEMÁTICO: INCLUSÃO SOCIAL POLÍTICAS PÚBLICAS GRUPO DE TRABALHO: ECONOMIA DA CULTURA E DO TURISMO 1. NOME COMPLETO DO RELATOR 2. E-MAIL Rafael Ângelo Fortunato fortunatoturismo@bol.com.br

Leia mais

OS SANTA CASA - MICRORREGIÃO JAÇANÃ / TREMEMBÉ EU AMO, EU CUIDO: RE!CRIANDO ESPAÇOS COMUNITÁRIOS

OS SANTA CASA - MICRORREGIÃO JAÇANÃ / TREMEMBÉ EU AMO, EU CUIDO: RE!CRIANDO ESPAÇOS COMUNITÁRIOS OS SANTA CASA - MICRORREGIÃO JAÇANÃ / TREMEMBÉ EU AMO, EU CUIDO: RE!CRIANDO ESPAÇOS COMUNITÁRIOS RESPONSÁVEIS: Dra. Maria Luísa Brenha Ribeiro, (11) 2241-3740 mrjt.coordtecnica@santacasasp.org.br Sr. Vagner

Leia mais

Projeto Viva a Alameda

Projeto Viva a Alameda Projeto Viva a Alameda Janeiro 2012 I. Enquadramento a. Política de Cidades o instrumento PRU b. Sessões Temáticas II. A PRU de Oliveira do Bairro a. Visão b. Prioridades Estratégicas c. Área de Intervenção

Leia mais

DANIEL COELHO PROGRAMA DE GOVERNO JULHO DE 2012

DANIEL COELHO PROGRAMA DE GOVERNO JULHO DE 2012 DANIEL COELHO PROGRAMA DE GOVERNO JULHO DE 2012 QUEREMOS MAIS PARA O RECIFE DANIEL COELHO Ambientalista e Deputado Estadual 2 vezes Vereador do Recife Bacharel em Administração pela UPE Mestrado em Negócios

Leia mais

BAIRRO PLANEJADO COMPLETO CONDOMÍNIO HORIZONTAL

BAIRRO PLANEJADO COMPLETO CONDOMÍNIO HORIZONTAL BAIRRO PLANEJADO COMPLETO CONDOMÍNIO HORIZONTAL CONDOMÍNIOS HORIZONTAIS EM UM BAIRRO PLANEJADO COMPLETO. O principal projeto imobiliário em desenvolvimento no stado do Pará; Um bairro planejado com mais

Leia mais

FRANQUIA O BOTICÁRIO SÃO FRANCISCO DO SUL (SC) RELAÇÃO COM A COMUNIDADE

FRANQUIA O BOTICÁRIO SÃO FRANCISCO DO SUL (SC) RELAÇÃO COM A COMUNIDADE FRANQUIA O BOTICÁRIO SÃO FRANCISCO DO SUL (SC) RELAÇÃO COM A COMUNIDADE RESUMO A reconstituição e o resgate da memória do centro de histórico da cidade foi o audacioso trabalho que a franquia O Boticário

Leia mais

Luiz Augusto Pereira de Almeida Sobloco Construtora S.A.

Luiz Augusto Pereira de Almeida Sobloco Construtora S.A. Luiz Augusto Pereira de Almeida Sobloco Construtora S.A. Será que nós podemos viver melhor nas cidades? Com mais tempo para nossas famílias; com menos stress, com menos doenças e mais saúde; com mais produtividade;

Leia mais

SE SUA VIDA ESTÁ NO CENTRO DE TUDO, O FOCO É VIVER BEM.

SE SUA VIDA ESTÁ NO CENTRO DE TUDO, O FOCO É VIVER BEM. SE SUA VIDA ESTÁ NO CENTRO DE TUDO, O FOCO É VIVER BEM. Qualidade de vida. É o que todos procuramos, mas, para alcançá-la, dependemos de vários fatores. E todos esses fatores estão somados neste novo empreendimento

Leia mais

Grande Florianópolis: Os melhores negócios acontecem aqui.

Grande Florianópolis: Os melhores negócios acontecem aqui. Beira-Mar de São José kplatz.com.br Grande Florianópolis: Os melhores negócios acontecem aqui. Crescer e se desenvolver. Palavras-chave que destacam a Região Metropolitana da Grande Florianópolis. As mais

Leia mais

Organização da Aula. Gestão de Política Social. Aula 4. Políticas Públicas. Contextualização. Áreas e Setores das Políticas Públicas

Organização da Aula. Gestão de Política Social. Aula 4. Políticas Públicas. Contextualização. Áreas e Setores das Políticas Públicas Gestão de Política Social Aula 4 Profa. Maria José Soares de Mendonça de Gois Organização da Aula Tópicos que serão abordados na aula Políticas públicas Áreas e setores de políticas públicas Legislação

Leia mais

Quando você escolhe certo, sua família é quem comemora.

Quando você escolhe certo, sua família é quem comemora. Quando você escolhe certo, sua família é quem comemora. Bem-estar, ótima localização, lazer e segurança: bem-vindo ao seu futuro endereço. escolha VIVER BEM COM A SUA FAMÍLIA. Perspectiva ilustrada do

Leia mais

SÃO PAULO: UM PASSEIO HISTÓRICO PELA MINHA CIDADE

SÃO PAULO: UM PASSEIO HISTÓRICO PELA MINHA CIDADE SÃO PAULO: UM PASSEIO HISTÓRICO PELA MINHA CIDADE Escola Estadual Dr. Luís Arrôbas Martins Sala 11 / Sessão 1 Professor(es) Apresentador(es): Maria Lucia de O C Queirolo Josilene de L Sinezio Realização:

Leia mais

Disciplina EQW-010. INDÚSTRIA E MEIO AMBIENTE Prof. Denize Dias de Carvalho (denize@eq.ufrj.br) sala E-203 Tel: 2562-7564

Disciplina EQW-010. INDÚSTRIA E MEIO AMBIENTE Prof. Denize Dias de Carvalho (denize@eq.ufrj.br) sala E-203 Tel: 2562-7564 Disciplina EQW-010 INDÚSTRIA E MEIO AMBIENTE Prof. Denize Dias de Carvalho (denize@eq.ufrj.br) sala E-203 Tel: 2562-7564 Prof. Lídia Yokoyama (lidia@eq.ufrj.br) sala E-206 Tel:2562-7560 CONCEITOS - DEFINIÇÕES

Leia mais

Cidadania. Depois vamos considerar como o governo trabalha e pensar em maneiras de fazê-lo trabalhar melhor.

Cidadania. Depois vamos considerar como o governo trabalha e pensar em maneiras de fazê-lo trabalhar melhor. Exercitando o Caráter 4 a 6 anos Cidadania Pessoas de caráter são bons cidadãos. Elas pensam nas outras pessoas e se comprometem com o bemestar de sua vizinhança, cidade, estado, país e planeta. Não ignoram

Leia mais

Ficha Técnica: Design e Impressão Mediana Global Communication

Ficha Técnica: Design e Impressão Mediana Global Communication Uma Cidade para Todos Ficha Técnica: Design e Impressão Mediana Global Communication Colaboração Nuno Oliveira, coordenador do Serviço de Psicologia do 1º ciclo do Ensino Básico da EMEC - Empresa Municipal

Leia mais

Módulo 12 Segmentando mercados

Módulo 12 Segmentando mercados Módulo 12 Segmentando mercados Há alguns anos que os profissionais de marketing perceberam que não se pode atender todo o mercado com um único composto de produto. Nem todos os consumidores querem um carro

Leia mais

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA NO DISTRITO FEDERAL WWF Brasil Maio/ 2003 OBJETIVOS: Levantar informações para subsidiar o planejamento e a avaliação da comunicação da WWF Brasil. Gerar conhecimentos relevantes

Leia mais

1. Objetivo 2. Histórico 3. Justificativas 4. Descrição 5. Características 6. Espaço Comunitário 7. Benefícios

1. Objetivo 2. Histórico 3. Justificativas 4. Descrição 5. Características 6. Espaço Comunitário 7. Benefícios 1 1. Objetivo 2. Histórico 3. Justificativas 4. Descrição 5. Características 6. Espaço Comunitário 7. Benefícios 2 Objetivo Apoio do Governo do Estado/Municipal/Federal Petrobras - FERJ para captar patrocínio

Leia mais

Envolva-se! Venha ser um membro do FSC!

Envolva-se! Venha ser um membro do FSC! Envolva-se! Venha ser um membro do FSC! O seu apoio é fundamental para continuarmos a trabalhar pelo futuro de nossas florestas, da fauna, da flora e dos povos que nela habitam. Um planeta com qualidade

Leia mais

PROJETO MOVIMENTE CRONOGRAMAS DE ATIVIDADES

PROJETO MOVIMENTE CRONOGRAMAS DE ATIVIDADES PROJETO MOVIMENTE O projeto MOVIMENTE pretende desenvolver o espírito de liderança, responsabilidade e respeito para com o próximo, fazendo com que os estudantes tornem-se totalmente responsáveis por seus

Leia mais

Empresário. Você curte moda? Gosta de cozinhar? Não existe sorte nos negócios. Há apenas esforço, determinação, e mais esforço.

Empresário. Você curte moda? Gosta de cozinhar? Não existe sorte nos negócios. Há apenas esforço, determinação, e mais esforço. Empresário Não existe sorte nos negócios. Há apenas esforço, determinação, e mais esforço. Sophie Kinsella, Jornalista Econômica e autora Você curte moda? Gosta de cozinhar? Ou talvez apenas goste de animais?

Leia mais

Prezado Participante,

Prezado Participante, Prezado Participante, O Congresso SINDAG - preparou este Guia para otimizar o seu aproveitamento durante o congresso em Campo Grande MS, facilitando assim, a sua programação por meio da indicação de hotéis,

Leia mais

AULA 3. Aspectos Técnicos da Regularização Fundiária.

AULA 3. Aspectos Técnicos da Regularização Fundiária. Regularização Fundiária de Assentamentos Informais em Áreas Urbanas Disciplina: Regularização Fundiária e Plano Diretor Unidade 03 Professor(a): Laura Bueno e Pedro Monteiro AULA 3. Aspectos Técnicos da

Leia mais

Em meio à natureza. Perto de tudo.

Em meio à natureza. Perto de tudo. Em meio à natureza. Perto de tudo. Viver bem. Uma questão de escolha. A SM Empreendimentos LTDA apresenta mais um residencial que é sinônimo de qualidade de vida: o Jardim Beira Rio. Com plantas inteligentes,

Leia mais