INCENTIVO À LEITURA:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "INCENTIVO À LEITURA:"

Transcrição

1 CRISTIANE RESENDE LELIS INCENTIVO À LEITURA: CRIANDO ESPAÇOS PARA MANIFESTAÇÕES LITERÁRIAS VESPASIANO/MG MARÇO/2015

2 2 RESUMO O prazer que a leitura proporciona e o hábito de ler necessita de estímulo e motivação. A prática da leitura é uma atividade indispensável para a busca pelo conhecimento e para a formação de um indivíduo crítico perante sociedade. Os alunos necessitam de atrativos para que possam enxergar a biblioteca como parte integrante de sua formação, contribuindo assim para o seu desenvolvimento no contexto escolar. A mesma deve ser inserida como extensão da sala de aula, oferecendo condições aos alunos de organização de ideias, raciocínio e exposição do aprendizado obtido através da leitura, associando o ato de ler e a busca pelo conhecimento ao desenvolvimento pedagógico e literário. Ao propor atividades de incentivo à leitura para os alunos da Unidade Integrada SESI SENAI de Vespasiano o objetivo foi atrair os alunos para a biblioteca sem a obrigatoriedade da leitura como imposição, mas sim como fonte de prazer e busca de conhecimento. Enquanto bibliotecária, consegui perceber que os alunos do SESI e SENAI vinham se afastando da prática da leitura, pois atualmente os livros competem diretamente com as tecnologias da informação. Para mudar essa situação os alunos foram convidados a se tornarem coautores de projetos de incentivo à leitura, onde eles mesmos criaram intervenções de incentivo, o que os fizeram mais presentes na biblioteca. Dessa forma a leitura passa a ter uma significação no processo de ensino-aprendizagem, despertando nos alunos o interesse e o prazer em ler. Como participantes e coautores dos projetos tornaram-se mais ativos, mais presentes e mais contextualizados com o ambiente de trabalho. Eles são consultados para a elaboração dos projetos de incentivo à leitura, estando mais ligados à biblioteca e a enxergando como parte essencial do seu crescimento acadêmico e profissional. Este trabalho vem sendo desenvolvido deste 2013 e encontra-se em pleno funcionamento, atingindo os objetivos propostos e fortalecendo a cada dia a Biblioteca como centro de informação e conhecimento. PALAVRAS CHAVE: Leitura. Incentivo. Aprendizagem.

3 3 INTRODUÇÃO O relato de experiência do trabalho desenvolvido propôs avaliar qual a motivação para os alunos da Unidade Integrada SESI/SENAI de Vespasiano em utilizar a biblioteca e também quais os meios necessários para que os mesmos se sentissem incentivados e estimulados quanto à leitura, buscando a biblioteca como complemento do processo ensino-aprendizagem. A proposta foi detectar as condições necessárias para que os alunos buscassem na leitura a melhor maneira de trabalharem a organização de ideias, o raciocínio e a exposição do aprendizado obtido através da leitura, associando o ato de ler e a busca pelo conhecimento ao desenvolvimento pedagógico e literário. Juntamente com esta avaliação foram aplicadas atividades e intervenções de forma a incentivar os alunos da Unidade Integrada SESI/SENAI de Vespasiano ao hábito de leitura e a busca da biblioteca na aquisição de conhecimento e formação profissional. Neste trabalho os alunos SESI/SENAI da Unidade Integrada de Vespasiano, participaram como co-autores, onde foram desenvolvidas oficinas e atividades de forma que fosse encontrado um significado particular da importância da leitura em seu processo ensino aprendizagem, conferindo ao leitor uma participação autônoma no processo e despertando o interesse e o prazer em ler e escrever (AGNOLIM, 2006). Este interesse em despertar o interesse dos alunos, atraindo-o para a biblioteca, deixa clara a função do bibliotecário como profissional responsável pela mediação do conhecimento, da leitura e da cultura. Ao bibliotecário cabe a função de oferecer aos alunos informações para que os mesmos possam ir além dos conteúdos programáticos das escolas. Dessa forma, é possível perceber a importância da interação direta entre o profissional da informação e o aluno, contribuindo para a ampliação do conhecimento e enriquecimento do aluno enquanto ser crítico, e principalmente compreendendo que a leitura é a base para o desenvolvimento dos alunos.

4 4 DESENVOLVIMENTO O tema do trabalho realizado na Unidade Integrada SESI SENAI de Vespasiano foi o incentivo à leitura dos alunos da instituição. Este incentivo oferecerá condições para que os alunos da Unidade se sintam motivados a buscarem nos livros informações que contribuirão na sua formação profissional, estando assim mais presentes na biblioteca da Unidade. Através de atividades lúdicas todo o esforço foi dedicado ao incentivo ao hábito de leitura nos alunos da Unidade Integrada SESI/SENAI de Vespasiano. A faixa etária dos alunos desta instituição de ensino é a partir de 14 anos. São turmas do Ensino Médio/SESI e turmas de aprendizagem, qualificação e ensino técnico do SENAI. A dificuldade encontrada inicialmente estava no fato dos alunos do SENAI estarem mais voltados a uma educação profissionalizante, não tendo recebido o incentivo à leitura em sua formação na educação básica. Apresentando uma visão mais tecnicista sua atenção estava sempre voltada aos laboratórios e oficinas. Os alunos do SESI já estavam no ensino médio, o que também era um fator preocupante, pois estavam envolvidos com as tecnologias de informação o que despertava uma falta de interesse por livros. O incentivo à leitura foi trabalhado buscando formas prazerosas de ler e para isto foram utilizadas diversas formas de comunicação, linguagens e formatos que buscassem atrair a atenção dos alunos, provocando neles a visão de como a literatura pode contribuir para sua formação. As atividades que foram estimuladas são: oficinas de jogos, teatro, contação de histórias, recital de poesia, confecção de informativos, murais e todas as atividades que despertarem interesse neles e na comunidade escolar em geral. Todas as intervenções aplicadas sempre estiveram relacionadas à literatura. A busca pelo estímulo à leitura para os alunos da Unidade SESI/SENAI de Vespasiano surgiu por ser notada através das estatísticas da biblioteca, a falta da procura pelo setor e a desvalorização do hábito da leitura por parte dos alunos. Os mesmos não se faziam presente dentro do espaço da biblioteca e demonstravam falta de interesse, ficando cada dia mais afastados. Alguns alunos da Unidade nem sabiam onde ficava a biblioteca e nem o que se podia fazer dentro de seu ambiente.

5 5 A quantidade de empréstimos de livros era bem pequena e a biblioteca não era valorizada pelos professores, pedagogos e coordenação da escola. Faltava mais representatividade para receber o valor merecido pela biblioteca. Assim, foi elaborado um projeto que mudasse essa visão, que alterasse a realidade da biblioteca da Unidade Integrada SESI SENAI de Vespasiano, que fizesse com que a mesma fosse procurada não somente por um grupo pequeno de alunos do SESI, mas também pelos alunos do SENAI. Tendo como base que a leitura é a atividade que permite a transformação dos atos humanos, notou-se a necessidade de incentivá-la entre todos os alunos da Unidade, mas principalmente entre os alunos do SENAI, para que mudassem sua postura tecnicista e passassem a mudar esta visão, buscando uma mudança comportamental e deixando que a literatura fizesse parte de seu cotidiano. Além disso, a leitura proporciona prazer, contribui para o pleno exercício da mente e conduz o leitor às informações que melhor vão prepará-lo para a vida pessoal e social. São inúmeros os benefícios do incentivo à leitura: desenvolvimento de um o vocabulário amplo, aumento do repertório de palavras, contribui para escrever melhor, trabalha a criatividade, a imaginação e a reflexão. A leitura é importantíssima para o desenvolvimento de todos como seres sociais e críticos. O hábito de ler é a base para que o aluno desenvolva ideias, para que consiga interpretar um texto. Dessa forma, o mesmo se torna mais ativo, crítico e inserido na sociedade. A leitura cria consciência do mundo, percebe outros caminhos e novas realidades. O aluno compreende que existem outras culturas, que devem ser respeitadas. A leitura proporciona a mudança em que está lendo. LIVROS X TECNOLOGIAS O uso da internet atualmente contribui para que o computador atraia mais a atenção dos jovens, fazendo com que eles procurem cada vez mais fontes de conhecimento em formato digital. Isso faz para que eles utilizem a biblioteca com infrequência. Esta hipótese pode ser considerada levando em consideração a falta

6 6 de atrativos da biblioteca, considerando os recursos e facilidades que são oferecidos no mundo virtual. Com o avanço tecnológico proporcionado pelos computadores, tablets, celulares e outros recursos tecnológicos, ocorre diariamente uma reinvenção da leitura, e com isso altera também a maneira como o leitor interage e enxerga a leitura. A quantidade de atrativos oferecidos pelo mundo virtual faz com a relação do leitor com o texto seja diferente do que era antigamente. (COSCARELLI, 2013) Dessa forma é necessário que as formas de incentivo à leitura sejam dinâmicas e sigam esta nova realidade do leitor, oferecendo atrativos de forma que o mesmo possa interagir e se relacionar com a leitura de uma maneira inovadora e diferente do que era antigamente, somente assim conseguiremos atrair cada vez mais os alunos para dentro da biblioteca. Para alterar esta realidade o desenvolvimento de atividades lúdicas que incentivem a leitura e a busca por ela de uma forma prazerosa e convidativa, utilizando para isso oficinas e intervenções criativas que são apresentadas para os alunos em encontros agendados, buscando torná-los presentes na biblioteca. METODOLOGIA A metodologia utilizada neste estudo consistiu na elaboração de intervenções que trabalhassem o incentivo nos alunos do hábito de ler associado a atividades elaboradas e desenvolvidas por eles mesmos. Estas atividades apresentavam ligação com a Biblioteca, o que contribuiu para que eles estivessem mais presentes e participativos. Para o desenvolvimento dessas atividades foi criado um grupo de alunos voluntários que se dispusessem a contribuir com atividades para trabalhar e divulgar entre os outros alunos da Unidade. Foram 134 alunos voluntários. Eles desenvolveram várias atividades e apresentaram para os demais colegas. Dentre as atividades estavam: murais com resumos de livros literários, peças de teatro, literatura de cordel, divulgação de poesias escritas pelos alunos da

7 7 Unidade, confecção de informativo da Biblioteca, homenagem a Vinícius de Moraes, dentre outras. Estas atividades foram apresentadas na Unidade Integrada SESI SENAI de Vespasiano durante a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca que aconteceu de 28 a 31 de outubro de Após as atividades foi realizada uma pesquisa de satisfação com os alunos para avaliação dos trabalhos apresentados e análise das atividades desenvolvidas pelos alunos. Para isto foi entregue aos alunos questionário de avaliação. A IMPORTÂNCIA DA LEITURA A leitura é um processo silencioso e íntimo, que traz significados que reproduzem o mundo. Para cada indivíduo a leitura está em um contexto diferente. O ato de ler permite a construção do individual de cada um e pode-se considerar um exercício mental indispensável à aquisição de uma consciência mais completa acerca do humano. (LACERDA, 2013) É um direito de todos, que proporciona prazer, transformação e promove melhorias materiais nas condições de vida individuais, à medida que se adquire conhecimento e consegue-se aplicá-lo no seu cotidiano. Permite encontrar saídas e soluções para os problemas e momentos críticos. (LACERDA, 2013) Os cidadãos conscientes e leitores plenos são capazes de reclamarem os seus direitos individuais. (LACERDA, 2013) Segundo Chartier (1996. apud ROCHA, 2012, p. 3): Encaramos a leitura como uma prática social que não é herdada biologicamente e sim aprendida e apreendida e, a Escola e/ou a Biblioteca como o aparelho social que historicamente é o local de aprendizagem da leitura nos seus dois sentidos: o elementar, entendido como decodificação da escrita e o sentido mais amplo capaz de propiciar ao leitor a apropriação dos textos lidos. A leitura oferece ao leitor em geral o desenvolvimento da criatividade, da imaginação, proporcionando a aquisição de cultura, conhecimentos e valores. Influencia diretamente na formação do cidadão enquanto ser social e crítico, a medida que o mesmo tem acesso à informação, vai percebendo a realidade e

8 8 começa a agir para alterá-la. O hábito da prática da leitura frequentemente permite uma melhoria da escrita, estimula o raciocínio, permitindo uma visão ampla da realidade. Além disso, favorece também na aquisição e conhecimento e no desenvolvimento escolar, contribuindo para um bom rendimento nas atividades escolares. O que não se pode ser esquecido que ler proporciona uma grafia correta das palavras. De acordo com o Ministério da Educação (MEC) e demais órgãos ligados à Educação, a leitura: Contribui na aquisição de conhecimento: ler é extremamente precioso para o nosso desenvolvimento pessoal e profissional. É a melhor maneira de ter acesso às informações e, a partir delas, alcançar melhorias para o próprio leitor e para o mundo. Estimula o senso crítico: permite entender o mundo e nós mesmos. Aumenta o conhecimento geral: o ato de ler amplia as referências e a capacidade de comunicação. Expande o vocabulário: ler favorece o aprendizado de novas palavras e permite novo uso para as já conhecidas. Instiga a criatividade. Desperta sentimentos: permite ao leitor emocionar-se e causar impacto. Promove mudanças de vida: quem pratica o hábito de ler está mais preparado para os estudos, para o trabalho e para a vida. Proporciona o domínio da escrita: quem lê mais escreve melhor. O hábito da leitura é a habilidade intelectual com mais benefícios para leitores de todas as idades. Aqueles que não tiveram a oportunidade de perceber a importância da leitura encontrarão dificuldades em realizar seus projetos e alcançarem uma ascensão profissional. Mesmo com tantos atrativos oferecidos pelas novas tecnologias, atualmente existe um número expressivo de leitores que leem, para isto acontecer eles precisam receber estímulos, sendo incentivados sempre a lerem. A literatura alimenta a imaginação, a fantasia, e oferece condições necessárias para trabalhar um projeto de vida com mais conhecimento sobre o mundo e sobre si mesmo.

9 9 Segundo Dall Alba (2002, p. 54) A leitura é importante à medida que liberta o leitor das amarras da ignorância, não da ignorância do pobre, que a tem por impedimento por falta de acesso a alguma informação, mas a ignorância do conhecimento do pensado, do feito sob a luz da curiosidade mais simples e que pode resultar em grande libertação humana. Ler influencia extremamente o modo de pensar e de agir, devendo dessa forma fazer parte da formação humana, do desenvolvimento do homem enquanto cidadão. O INCENTIVO DA LEITURA Escrita e leitura são aquisições culturais que, se tornam parte da rotina através do estímulo. A mediação de um adulto, seja por meio da família, seja por meio de educadores é fundamental para o exercício dessas práticas na vida de aluno. (LACERDA, 2013) O aluno precisa conviver com situações de leitura para encontrar o seu valor. É preciso experimentar a provocação externa para incorporar à existência o ato da leitura. (LACERDA, 2013) Segundo (LACERDA, 2013, p. 21) A criação do valor de leitura faz-se por meio da ação de bibliotecários, professores e animadores culturais, que, embora não venham a ter, junto à criança, a importância afetiva de seus familiares, estabelecem, por via do livro e da leitura gratificante, o vínculo mágico e real do novo leitor com o ato de ler. A leitura necessita de estímulo para que o aluno reconheça verdadeiramente o valor da leitura e assim possa aplicar em sua vida a transformação do pensamento em ação. De acordo com Agnolim (2006, p. 2) a leitura é um ato que, também, depende de estímulo e motivação. A prática da leitura é uma tarefa essencial para a construção do conhecimento e um deflagrador do sentimento e opinião crítica do indivíduo.

10 10 A falta de incentivo afasta o hábito da leitura. Por não buscar os livros como fontes de pesquisa e por não ter utilizá-los frequentemente os alunos podem acostumar-se e acreditarem que não precisam dele para a sua formação, pois encontram em outras fontes o conteúdo que precisam. Daí a importância de que sempre recebam incentivo daqueles que fazem parte de seu processo ensinoaprendizagem. Essa consciência de que a formação de leitores é requisito de uma sociedade mais justa e equânime, capaz de promover a igualdade na distribuição de riquezas e provocar uma transformação social, o Estado formula uma política cultural capaz de reconhecer que: As nações desenvolvidas são nações de leitores. De leitores de livros, de revistas e de jornais. Em todo planeta, a informação de qualidade, a informação que faz diferença, a informação que se transforma em capacitação, a informação que gera progresso, a informação que cria desenvolvimento social, econômico e político, encontra-se quase toda nos livros e revistas especializadas. Ela não se encontra nem na TV nem no computador que, do ponto de vista da qualidade de informação divulgada, são simplesmente acessórios. [...] Familiarizar nossos leitores com os livros é um passo fundamental para rompermos as barreiras do atraso e da injustiça social e colocar o Brasil numa situação favorável na comunidade das nações. (FIORE, 1997) EDUCAÇÃO PELA LEITURA O que é percebido atualmente através de estudos e pesquisas é que a melhor maneira de despertar, de desenvolver o gosto pela leitura é utilizando uma forma recreativa, interpretativa e informativa. O incentivo da leitura deve ser oferecido de uma maneira atrativa, dinâmica e significativa para os leitores. Isso pode ser feito pelas bibliotecas através de projetos, trabalhos contextualizados para os usuários e não utilizando leituras obrigatórias que preenchem currículos e não despertam o interesse dos alunos. Os reflexos deste trabalho influenciam diretamente na formação do cidadão bem informado que se integra e influencia na transformação da futura sociedade. Segundo Coscarelli (2013) para despertar o gosto pela leitura devem-se abrir espaços para a criatividade dos leitores, pois quando isso não acontece a

11 11 leitura acaba perdendo o sentido para os mesmos, pois passa a ser um processo que não os envolvem ativamente como leitores. Daí a necessidade do valor, da importância e do prazer do ato de ler. Assim afirma Coscarelli (2013, p. 40) é, portanto, a ação criadora durante a leitura, e frente a ela, que pode permitir aos sujeitos construírem algum sentido para essa atividade. O hábito da leitura leva os leitores a compreender um significado da realidade social e torna-os sujeitos das práticas sociais e culturais que envolvem a leitura dentro do contexto da sociedade. Ser leitor de literatura é mais do que fruir um livro de ficção ou se deliciar com as palavras exatas da poesia. É também posicionar-se diante da obra literária, identificando e questionando protocolos de leitura, afirmando ou retificando valores culturais, elaborando e expandindo sentidos. Esse aprendizado crítico da leitura literária, que se faz sem o encontro com o texto enquanto princípio de toda experiência estética, é o que temos denominado [...] de letramento literário. (COSSON apud COSCARELLI, 2013, p. 134) Dessa forma, a literatura oferece três tipos de aprendizagem: a aprendizagem pela leitura onde o leitor pode experimentar o mundo por meio da palavra; a aprendizagem sobre a literatura que oferece conhecimentos de história, teoria e crítica, e a aprendizagem que pode ser considerada a mais significativa; a aprendizagem por meio da literatura, onde são incentivados os saberes e as habilidades que a prática da literatura proporciona aos usuários. (COSCARELLI, 2013) Assim, fica explícito a importância da prática da leitura para os jovens, e principalmente a necessidade de construção de trabalhos que despertem nos mesmos o gosto pela leitura. O JOVEM E A LEITURA Atualmente escuta-se muito falar que a geração atual gosta de ler. Professores e pais relatam a repulsa dos jovens pelos livros. Muitas são as teorias e

12 12 as explicações que tentam esclarecer o que contribui para o desinteresse dos jovens pela leitura. Os canais de acesso à informação pelos quais os jovens se informam nos dias de hoje são diversos. O livro é um desses canais. E, pode-se concluir que para os leitores atuais é considerado o mais trabalhoso. Diante desse cenário, os profissionais da informação são unânimes: as atividades que visam o estímulo à leitura precisam ser modernizadas. Estas precisam despertar o interesse dos leitores para que os mesmos sintam que necessitam desta leitura, caso contrário, continuarão utilizando a internet com informação rápida e fácil. Como alternativas para despertar o interesse pode-se destacar atividades como: contar uma parte interessante de um clássico, para aguçar a curiosidade. Outra prática é incentivar atividades lúdicas, como por exemplo, encenação de peças de teatro a partir de obras famosas. Também pode ser oferecido aos jovens incentivos para que acessem um conto que esteja disponível na internet, ou ler a versão de um clássico em quadrinhos. Tudo para que seja estimulado o hábito da leitura. O hábito da leitura é um ato que depende de estímulo e motivação. Como afirmado anteriormente é uma tarefa primordial para a construção do conhecimento e um formador de sentimento e de opinião crítica do indivíduo. Para propor atividades de leitura a jovens vários pontos devem ser analisados, mas o mais importante é que se deve levar em conta o gosto que os mesmos possuem pelo ato de ler. É de conhecimento de todos que estes leitores não se sentem muito motivados pela leitura por vários fatores: um deles, e o que mais se destaca é a imposição de leituras pelos professores. Precisam ler livros de literatura brasileira impostos pelos professores e não sentem atração por esse tipo de leitura. Outro quesito importante pela falta de interesse pela leitura é a interferência da internet e da televisão. Na verdade, o jovem está cansado de ser considerado um leitor passivo, onde são impostas leituras obrigatórias que não oferecessem significados e não despertam seu interesse. Quando acontece do leitor deixas de ser passivo no processo de construção do conhecimento, a leitura passa a ter outro significado para ele no processo de ensino-aprendizagem, surgindo nesse momento o interesse e o prazer em ler e escrever. (AGNOLIN, 2006)

13 13 Diante disso, o trabalho de incentivo à leitura deve ter como principal objetivo despertar no jovem leitor o gosto e prazer pela leitura, além de proporcionar a aprendizagem, tudo isso buscando envolver o leitor no processo de construção do conhecimento, tornando-o um participante ativo e não mero coadjuvante na conclusão do trabalho. A LEITURA E OS EBOOKS A evolução tecnológica que existe atualmente contribuiu para que o livro ultrapassasse seu formato impresso e chegasse aos ebooks, que estão transformando o modo de ler de livros. É o texto do livro impresso em formato eletrônico que dá nova forma às histórias, com imagens, sons e informações paralelas, os links. É a maneira atual de acessar um livro de uma forma muito rápida e prazerosa num aparelho que cabe na palma da mão. Segundo Agnolin (2006) talvez esta é apenas uma continuidade natural que deveria existir na evolução entre o texto manuscrito, impresso até o eletrônico. O que merece destaque é que esse novo formato do livro vem chamando atenção dos jovens que buscam cada vez mais novidades, interação, modernidade e dinamismo em seu processo de leitura. Para despertar nesse leitor o interesse em buscar prazer literário em um livro impresso que se encontra na biblioteca da escola onde o mesmo estudo, devese oferecer um processo dinâmico que atraia sua atenção e o faça sentir-se integrado ao setor. Caso contrário, sua ida à biblioteca ficará cada vez mais rara.

14 14 O PROJETO DE INCENTIVO À LEITURA O PROJETO NO SENAI Para definição de como aconteceria o projeto de incentivo à leitura no SENAI foi realizada uma reunião com os instrutores e pedagogia no dia 30 de abril de Nesta reunião os instrutores falaram sobre suas expectativas e deram sugestões do que será feito para motivar os alunos a participarem do projeto. A participação no projeto será de forma espontânea, por alunos que se propuserem a fazer parte do grupo que irá desenvolver as intervenções para os outros alunos, incentivando os outros colegas a lerem e a buscarem a biblioteca como referência na formação do conhecimento. A participação dos alunos seria avaliada como atividades extracurriculares o que incidirá em incentivos para os mesmos. A participação no projeto foi proposta como um link com os cursos oferecidos pela Unidade. Um trabalho relacionando o projeto com o curso foi a principal base para que os alunos participassem. Dessa forma os alunos não seriam apenas voluntários na participação do projeto e sim escolheriam participar pelo projeto estar ligado aos cursos que realizam. Para despertar a procura pela biblioteca e a valorização da mesma como busca por informação e conhecimento foi criado um espaço de convivência na entrada do prédio do SENAI, que seria utilizado como uma extensão da Biblioteca. Neste espaço seriam disponibilizadas aos alunos leituras, novidades, vídeos sobre os cursos, em um ambiente aconchegante e convidativo. O espaço pode ser utilizado também para aula e trabalhos de grupos pequenos, considerando que o espaço físico é limitado e pequeno. É uma alternativa de usar o espaço como forma de explorar outros ambientes da Unidade para aulas.

15 15 CRIAÇÃO DO ESPAÇO DE CONVIVÊNCIA Na entrada do prédio SENAI da Unidade Integrada foi criado um espaço de convivência, como um local de extensão da Biblioteca, é o elo entre o aluno do SENAI e a Biblioteca. Neste local serão disponibilizadas revistas, jornais, informativos, avisos, vídeos. Para criação deste espaço foram realizados os seguintes procedimentos: As paredes foram pintadas por uma cor mais clara para deixar o ambiente mais clean; Na parede referente à escada, foi afixado um painel que apresenta relação com Biblioteca; O espaço de convivência foi limitado com vidros blindex; Foi levado para o local mesa, cadeiras e pufs; Utilização de uma iluminação que valorize o ambiente. O PROJETO DE INCENTIVO À LEITURA: ETAPA INICIAL Notando a necessidade de incentivar a leitura nos jovens estudantes do SESI/SENAI de Vespasiano foi enxergada a importância de se criar condições que os motivassem e fizessem que eles procurassem mais a biblioteca como referência na busca por informação e conhecimento de forma que o processo ensinoaprendizagem sofresse interferências positivas. O trabalho desenvolvido propôs uma forma diferenciada de incentivo à leitura no espaço da Biblioteca. O projeto proposto buscou desenvolver um trabalho inovador de incentivo à leitura aos alunos da Unidade Integrada SESI/SENAI de Vespasiano, buscando uma intervenção da Biblioteca no processo ensino-aprendizagem. Para isso foram reunidos no pátio da Unidade todos os alunos SESI e SENAI em todos os turnos. A faixa etária desses alunos é a partir de 14 anos sem uma data limite, pois temos no SENAI muitos alunos mais velhos que voltaram a estudar recentemente. O trabalho aconteceu no dia 03 de setembro de 2013 nos horários 9:00, 13:30 e 19:00 horas.

16 16 Foi trabalhado com os alunos a importância da leitura e todos os benefícios que ela oferece ao leitor: imaginação, comunicação, ampliação do vocabulário, conhecimento, associação de ideias, dentre tantos outros. O trabalho foi realizado de forma dinâmica, com diálogo e interação com os alunos. Foi solicitado que os alunos trabalhassem a organização de ideias, o raciocínio e a exposição do aprendizado obtido através da leitura, associando o ato de ler e a busca pelo conhecimento ao desenvolvimento pedagógico e literário. Tudo isso incentivando e estimulando a organização das ideias, a produção literária e a divulgação da mesma como forma de expressão do conhecimento. Para isso foi solicitado que eles se dividissem em grupos e a partir de materiais recicláveis que eles mesmos trouxeram, criassem uma árvore, ligando-a ao conceito de biblioteca e sua importância. Neste trabalho desenvolvido com os alunos SESI/SENAI da Unidade Integrada de Vespasiano, os participantes trabalharam como co-autores, buscando um significado particular de um conceito em comum, e cada grupo criou uma ligação do tema do trabalho com a sua própria realidade. Além da importância da leitura e da biblioteca no processo de aquisição do conhecimento foi estimulado que os grupos utilizassem o trabalho em equipe, escutando a opinião de todos no grupo, solucionando os conflitos internos e juntos construindo uma ideia em comum. Este projeto foi desenvolvido com a participação dos alunos, instrutores SENAI, professores SESI, pedagogas, supervisores, funcionários do corpo administrativo. Enfim, todos os colaboradores da Unidade estavam envolvidos na elaboração e execução do projeto. Foi um trabalho em equipe, com total integração de toda a Unidade. O RESULTADO DO PROJETO DE INCENTIVO À LEITURA Como resultado do trabalho de incentivo à leitura tivemos a participação na totalidade de alunos da Unidade Integrada SESI SENAI de Vespasiano. Todos os alunos dos três turnos envolveram-se e contribuíram para o sucesso do trabalho.

17 17 Juntamente com isso tivemos o aumento considerável de usuários da biblioteca e principalmente da quantidade de empréstimos de exemplares da Biblioteca. TABELA 01 EMPRÉSTIMOS DO ACERVO DA BIBLIOTECA POR MÊS EM 2013 Data Quantidade de empréstimos Julho/ empréstimos Agosto/ empréstimos Setembro/ empréstimos Outubro/ empréstimos Fonte: Pergamum Web SENAI TABELA 02 EMPRÉSTIMOS DO ACERVO DA BIBLIOTECA POR ANO Data Quantidade de empréstimos empréstimos empréstimos empréstimos Fonte: Pergamum Web SENAI 4 A SEMANA NACIONAL DO LIVRO E DA BIBLIOTECA A Semana Nacional do Livro e da Biblioteca foi instituída pelo Decreto Nº de 09 de abril de 1980, com início em 23 de outubro e término em 29 do mesmo mês, sendo a última data consagrada ao Dia Nacional do Livro, pela Lei 5.191de 18 de dezembro de É uma data tratada como evento simultâneo para o SENAI. Ficou definido o período de 28/10/2013 a 31/10/2013 para realização do Evento Simultâneo do Livro nas escolas SENAI DR/MG. O evento é organizado pelas bibliotecas das Unidades. Para a Unidade Integrada SESI/SENAI de Vespasiano, o evento atinge tanto o SENAI quanto o SESI.

18 18 Como resultado do Projeto de Incentivo à Leitura, desenvolvido em 03 de setembro de 2013, com a participação do Maurício Trindade, os alunos da Unidade foram convidados a formarem um grupo de voluntários para participariam da criação, organização e execução das atividades que serão apresentadas neste evento. Foram 134 alunos do SESI e do SENAI que se ofereceram como voluntários para a organização, desenvolvimento e apresentação das atividades da Semana do Livro. Estas atividades também foram de autoria dos alunos. A Unidade apenas participou como norte para o desenvolvimento das mesmas, bem como ofereceu todas as condições necessárias com relação a materiais e suporte para a realização das atividades. A proposta foi oferecer condições aos alunos da Unidade a possibilidade de trabalharem em equipe e se envolverem nos eventos que são desenvolvidos na Unidade. Este trabalho diretamente com os alunos favorece a organização de ideias, o raciocínio e a exposição do aprendizado obtido através da leitura, associando o ato de ler e a busca pelo conhecimento ao desenvolvimento pedagógico e literário. As atividades elaboradas e desenvolvidas pelos alunos foram apresentações musicais, teatrais, standups, trocas de livros, elaborações de murais, informativos, vídeos, poesia de cordel e palestras. Todas as atividades foram criadas e organizadas pelos alunos, que se sentiram motivados e parte de todo o processo construído. OS RESULTADOS DA SEMANA NACIONAL DO LIVRO E DA BIBLIOTECA Os resultados notados com a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca foram a certeza de que uma vez estimulados os jovens envolvem-se e produzem ativamente, integrando e gerando resultados positivos. A visão de que o jovem não gosta de ler, de que o aluno do SENAI é tecnicista e não participa por não gostar da área humana é uma visão conturbada. O que ficou claro com o projeto de incentivo à leitura desenvolvido com os alunos do SESI e do SENAI da Unidade Integrada de Vespasiano é completamente o contrário, que os alunos participam, são criativos e não encontram barreiras quando motivados adequadamente.

19 19 5 CONCLUSÃO O trabalho desenvolvido com os alunos da Unidade Integrada SESI SENAI de Vespasiano demonstrou claramente a importância de se incentivar o jovem à prática da leitura. Este incentivo além de ampliar o vocabulário, despertar melhor percepção do mundo, desenvolver senso crítico, oferece também condições para que os alunos da Unidade se sintam motivados a buscarem nos livros informações que contribuirão na sua formação profissional, estando assim mais presentes na Biblioteca da Unidade. Este espaço inicialmente mal utilizado e pouco frequentado tornou-se após o projeto o ponto de referência para os alunos, que buscam sempre inovações, novidades e utilizam a Biblioteca diariamente, seja para uma leitura, um trabalho em grupo, estudo para provas. O trabalho desenvolvido possibilitou que a Biblioteca conquistasse espaço e reconhecimento de sua importância como polo irradiador de conhecimento e informação dentro da Unidade Integrada SESI SENAI de Vespasiano. Como resultado do trabalho temos uma Biblioteca fortalecida, com grande expressão perante professores, instrutores e principalmente os alunos. É claro a importância e a necessidade de incentivar a leitura nos jovens estudantes do SESI/SENAI de Vespasiano, criando condições que os motivassem e fizessem que eles procurassem mais a biblioteca como referência na busca por informação e conhecimento de forma que o processo ensino-aprendizagem sofresse interferências positivas. O trabalho desenvolvido buscou oferecer uma forma diferenciada de incentivo à leitura no espaço da Biblioteca. Com um trabalho inovador, trazendo o aluno para dentro da biblioteca e despertando nele a importância de trabalhar em equipe, de criar formas criativas que incentivassem a leitura contribuiu para que eles notassem a importância da leitura e a sua necessidade para a formação do cidadão. Todos os benefícios oferecidos pela leitura ao leitor: imaginação, comunicação, ampliação do vocabulário, conhecimento, associação de ideias, dentre tantos outros, tornaram-se claros e evidentes para os alunos da Unidade. A utilização de formas dinâmicas, com diálogo e interação com os alunos, contribuiu para que os alunos estivessem sempre em interação. A organização de

20 20 ideias, o raciocínio e a exposição do aprendizado obtido através da leitura, associando o ato de ler e a busca pelo conhecimento ao desenvolvimento pedagógico e literário foram os pontos principais trabalhados na Unidade. Os alunos sentiram-se integrados ao projeto no momento em que perceberam que eram coautores, o que trouxe um significado particular de um conceito em comum, criando uma ligação entre eles. Além da importância da leitura e da biblioteca no processo de aquisição do conhecimento foi estimulado que os grupos utilizassem o trabalho em equipe, escutando a opinião de todos no grupo, solucionando os conflitos internos e juntos construindo uma ideia em comum. Este projeto envolvendo os alunos, instrutores SENAI, professores SESI, pedagogas, supervisores, funcionários do corpo administrativo, tornou-se um marco no reconhecimento da importância da biblioteca e da leitura para a vida acadêmica dos alunos. Com este trabalho conseguiu-se claramente despertar nos alunos o hábito da leitura, formando uma rede de leitores e a valorização da Biblioteca como polo irradiador de cultura.

21 21 REFERÊNCIAS AGNOLIN, Sônia. Incentivo à leitura e desenvolvimento de projetos no ensino médio SENAI-Concórdia Disponível em: < ENVOLVIMENTO_DE_PROJETOS_NO_ENSINO_MEDIO_SENAI_CONCORDIA.pd f>. Acesso em: 10 maio COSCARELLI, Carla Viana. Leituras sobre a leitura: passos e espaços na sala de aula. Belo Horizonte: Vereda, p. DALL ALBA, Eduardo. A importância da leitura. Revista do Curso de Administração da Faculdade da Serra Gaúcha, Caxias do Sul, v. 2, n. 2. jun Disponível em: < Acesso em: 10 de março de FIORE, Otaviano de. Paixão de ler 1997: folheto. Brasília: Secretaria de Política Cultural, Ministério da Cultura, LACERDA, Nilma. Casa da leitura: presença de uma ação. 2. ed. Brasília: Ministério da Cultura, Disponível em: < Acesso em: 10 março ROCHA, Anna Karolina Silva da. Projeto de incentivo à leitura e as práticas leitoras da biblioteca da escola superior do ministério público do estado do Ceará. In: XIV Encontro Regional dos Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Ciência da Informação e Gestão da Informação : Região Sul. Florianópolis, 2012.

AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO.

AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO. AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO. Autor: José Marcos da Silva Instituição: UFF/CMIDS E-mail: mzosilva@yahoo.com.br RESUMO A presente pesquisa tem como proposta investigar a visão

Leia mais

O uso de jogos no ensino da Matemática

O uso de jogos no ensino da Matemática 607 O uso de jogos no ensino da Matemática Cyntia Luane Silva Godoy 1 Marlene Menegazzi 2 RESUMO Neste trabalho irei abordar a importância do uso de jogos no ensino da Matemática como um recurso didático

Leia mais

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM Resumo Gisele Gomes Avelar Bernardes- UEG 1 Compreendendo que a educação é o ponto chave

Leia mais

ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, COM A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA.

ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, COM A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA. ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, COM A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Josilene Maria de Almeida 1 ; Rosângela Miranda de Lima 2 ; Maria Sônia Lopes da Silva; Maria Anunciada

Leia mais

A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE PEDAGOGIA DA FESURV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE

A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE PEDAGOGIA DA FESURV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE PEDAGOGIA DA FESURV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE Bruna Cardoso Cruz 1 RESUMO: O presente trabalho procura conhecer o desempenho profissional dos professores da faculdade

Leia mais

UTILIZANDO BLOG PARA DIVULGAÇÃO DO PROJETO MAPEAMENTO DE PLANTAS MEDICINAIS RESUMO

UTILIZANDO BLOG PARA DIVULGAÇÃO DO PROJETO MAPEAMENTO DE PLANTAS MEDICINAIS RESUMO 1 UTILIZANDO BLOG PARA DIVULGAÇÃO DO PROJETO MAPEAMENTO DE PLANTAS MEDICINAIS Adriana Oliveira Bernardes 1 RESUMO Atualmente os blogs vêm sendo utilizadas no processo de ensino aprendizagem dos alunos

Leia mais

O LÚDICO COMO INSTRUMENTO TRANSFORMADOR NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA.

O LÚDICO COMO INSTRUMENTO TRANSFORMADOR NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. O LÚDICO COMO INSTRUMENTO TRANSFORMADOR NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Autor (1)Suzânia Maria Pereira de Araújo; Autor (2) Eleilde de Sousa Oliveira; Orientador (1)Denise Silva

Leia mais

JOGOS ELETRÔNICOS CONTRIBUINDO NO ENSINO APRENDIZAGEM DE CONCEITOS MATEMÁTICOS NAS SÉRIES INICIAIS

JOGOS ELETRÔNICOS CONTRIBUINDO NO ENSINO APRENDIZAGEM DE CONCEITOS MATEMÁTICOS NAS SÉRIES INICIAIS JOGOS ELETRÔNICOS CONTRIBUINDO NO ENSINO APRENDIZAGEM DE CONCEITOS MATEMÁTICOS NAS SÉRIES INICIAIS Educação Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (EMEIAIEF) GT 09 RESUMO

Leia mais

Atividades lúdicas na educação o Caminho de tijolos amarelos do aprendizado.

Atividades lúdicas na educação o Caminho de tijolos amarelos do aprendizado. Atividades lúdicas na educação o Caminho de tijolos amarelos do aprendizado. Vania D'Angelo Dohme (Mackenzie) 1. Considerações iniciais Johan Huizinga foi um importante historiador alemão, que viveu entre

Leia mais

MÍDIAS NA EDUCAÇÃO Introdução Mídias na educação

MÍDIAS NA EDUCAÇÃO Introdução Mídias na educação MÍDIAS NA EDUCAÇÃO Michele Gomes Felisberto; Micheli de Oliveira; Simone Pereira; Vagner Lean dos Reis Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha Introdução O mundo em que vivemos

Leia mais

Avaliação-Pibid-Metas

Avaliação-Pibid-Metas Bolsista ID: Claines kremer Avaliação-Pibid-Metas A Inserção Este ano o reingresso na escola foi diferente, pois já estávamos inseridas na mesma há praticamente um ano. Fomos bem recepcionadas por toda

Leia mais

A MATEMÁTICA ATRÁVES DE JOGOS E BRINCADEIRAS: UMA PROPOSTA PARA ALUNOS DE 5º SÉRIES

A MATEMÁTICA ATRÁVES DE JOGOS E BRINCADEIRAS: UMA PROPOSTA PARA ALUNOS DE 5º SÉRIES A MATEMÁTICA ATRÁVES DE JOGOS E BRINCADEIRAS: UMA PROPOSTA PARA ALUNOS DE 5º SÉRIES Haiane Regina de Paula, PIC(UNESPAR/FECILCAM)) Valdir Alves (OR), FECILCAM RESUMO:A pesquisa A Matemática Através de

Leia mais

PROPOSTA DE TRABALHO ENSINO MÉDIO 2010. Pais e Alunos

PROPOSTA DE TRABALHO ENSINO MÉDIO 2010. Pais e Alunos PROPOSTA DE TRABALHO ENSINO MÉDIO 2010 Pais e Alunos Proposta de Trabalho Ensino Médio 2010 A partir de 2010 o nosso projeto pedagógico do Ensino Médio estará ainda mais comprometido com a formação integral

Leia mais

A LUDICIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR

A LUDICIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR Resumo A LUDICIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR Ana Regina Donato de Moraes 1 Lourdes Keila Casado Pulucena 2 Lucieni Vaz dos Santos 3 Aprender brincando não é apenas um passatempo, quando se trata de ensinar.

Leia mais

JUSTIFICATIVA DA INICIATIVA

JUSTIFICATIVA DA INICIATIVA JUSTIFICATIVA DA INICIATIVA A relevância do projeto: O negro em destaque: As representações do negro na literatura brasileira se dá a partir das análises e percepções realizadas pelo coletivo cultural,

Leia mais

Informações gerais Colégio Decisão

Informações gerais Colégio Decisão 1 Informações gerais Colégio Decisão 2 Carta da Diretora Colégio Decisão Venha, que estamos de portas abertas para você. Carta da Direção Prezados país e responsáveis, A Organização de uma escola pede

Leia mais

II MOSTRA CULTURAL E CIENTÍFICA LÉO KOHLER 50 ANOS CONSTRUINDO HISTÓRIA

II MOSTRA CULTURAL E CIENTÍFICA LÉO KOHLER 50 ANOS CONSTRUINDO HISTÓRIA ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR LÉO LOHLER ENSINO FUNDAMENTAL II MOSTRA CULTURAL E CIENTÍFICA LÉO KOHLER 50 ANOS CONSTRUINDO HISTÓRIA PROJETO: JOGOS - A MANEIRA DIVERTIDA DE FICAR INTELIGENTE PROFESSORA ORIENTADORA:

Leia mais

OS SENTIDOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA CONTEMPORANEIDADE Amanda Sampaio França

OS SENTIDOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA CONTEMPORANEIDADE Amanda Sampaio França OS SENTIDOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA CONTEMPORANEIDADE Amanda Sampaio França amandi'a_07@hotmail.com Jaqueline dos Santos Costa santoscosta_jaqueline@hotmail.com Mirsa Gabriela gabiflorosa@hotmail.com

Leia mais

EXPRESSÃO CORPORAL: UMA REFLEXÃO PEDAGÓGICA

EXPRESSÃO CORPORAL: UMA REFLEXÃO PEDAGÓGICA EXPRESSÃO CORPORAL: UMA REFLEXÃO PEDAGÓGICA Rogério Santos Grisante 1 ; Ozilia Geraldini Burgo 2 RESUMO: A prática da expressão corporal na disciplina de Artes Visuais no Ensino Fundamental II pode servir

Leia mais

QUANTO VALE O MEU DINHEIRO? EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA O CONSUMO.

QUANTO VALE O MEU DINHEIRO? EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA O CONSUMO. RESUMO QUANTO VALE O MEU DINHEIRO? EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA O CONSUMO. Francinilda Raquel Cardoso Silva (1); José Jorge Casimiro dos Santos (2) Faculdade São Francisco da Paraíba raquelmk06@gmail.com ¹

Leia mais

CURSO: EDUCAR PARA TRANSFORMAR. Fundação Carmelitana Mário Palmério Faculdade de Ciências Humanas e Sociais

CURSO: EDUCAR PARA TRANSFORMAR. Fundação Carmelitana Mário Palmério Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Fundação Carmelitana Mário Palmério Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Educação de Qualidade ao seu alcance EDUCAR PARA TRANSFORMAR O CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CURSO: LICENCIATURA

Leia mais

CONSTRUÇÃO DE QUADRINHOS ATRELADOS A EPISÓDIOS HISTÓRICOS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA RESUMO

CONSTRUÇÃO DE QUADRINHOS ATRELADOS A EPISÓDIOS HISTÓRICOS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA RESUMO XXII Semana de Educação da Universidade Estadual do Ceará 31 de agosto a 04 de setembro de 2015 CONSTRUÇÃO DE QUADRINHOS ATRELADOS A EPISÓDIOS HISTÓRICOS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA Laura Andrade Santiago

Leia mais

INCLUSÃO ESCOLAR: UTOPIA OU REALIDADE? UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A APRENDIZAGEM

INCLUSÃO ESCOLAR: UTOPIA OU REALIDADE? UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A APRENDIZAGEM INCLUSÃO ESCOLAR: UTOPIA OU REALIDADE? UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A APRENDIZAGEM Andreza Magda da Silva Dantas Escola.E.E.M.Fc. Sá Cavalcante Paulista PB andreza_magda@hotmail.com Introdução Zelga Dantas de

Leia mais

Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo

Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo Camila Lopes Ferreir a (UTFPR) camila@pg.cefetpr.br Dr. Luiz Alberto Pilatti (UTFPR) lapilatti@pg.cefetpr.br

Leia mais

O LÚDICO NA APRENDIZAGEM

O LÚDICO NA APRENDIZAGEM O LÚDICO NA APRENDIZAGEM RESUMO Aline Hahn Affeldt Prof. Janaina de Souza Aragão Centro Universitário Leonardo da Vinci-UNIASSELVI Pedagogia (PED 7051) Metodologia e Conteúdos Básicos de Comunicação e

Leia mais

PRODUTO FINAL ASSOCIADA A DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

PRODUTO FINAL ASSOCIADA A DISSERTAÇÃO DE MESTRADO PRODUTO FINAL ASSOCIADA A DISSERTAÇÃO DE MESTRADO Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências Universidade Federal de Itajubá Título da dissertação: OS MANUAIS DOS PROFESSORES DOS LIVROS DIDÁTICOS

Leia mais

A INFORMÁTICA E O ENSINO DA MATEMÁTICA

A INFORMÁTICA E O ENSINO DA MATEMÁTICA A INFORMÁTICA E O ENSINO DA MATEMÁTICA Nélia Caires da Silva Acadêmico de Matemática da FACITEC Andreia Júlio de Oliveira Rocha MSc. Em Ensino de Ciências Naturais e Matemática FACITEC Resumo Essa pesquisa

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES 1

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES 1 FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES 1 A LDB, no Titulo VI, trata dos Profissionais da Educação, considerando sob essa categoria não só os professores, que são responsáveis pela gestão da sala de aula, mas

Leia mais

ESTATÍSTICA BÁSICA NO CURSO DE TÉCNICO INTEGRADO DE SEGURANÇA DO TRABALHO

ESTATÍSTICA BÁSICA NO CURSO DE TÉCNICO INTEGRADO DE SEGURANÇA DO TRABALHO ESTATÍSTICA BÁSICA NO CURSO DE TÉCNICO INTEGRADO DE SEGURANÇA DO TRABALHO Fabíola Nascimento dos Santos Paes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco fabiola.paes@gmail.com Dorghisllany

Leia mais

PRÁTICAS LÚDICAS NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LÍNGUA ESCRITA DO INFANTIL IV E V DA ESCOLA SIMÃO BARBOSA DE MERUOCA-CE

PRÁTICAS LÚDICAS NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LÍNGUA ESCRITA DO INFANTIL IV E V DA ESCOLA SIMÃO BARBOSA DE MERUOCA-CE 1 PRÁTICAS LÚDICAS NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LÍNGUA ESCRITA DO INFANTIL IV E V DA ESCOLA SIMÃO BARBOSA DE MERUOCA-CE 1 Rochelle Lopes da Silva- UVA 2 Andrea Abreu Astigarraga- UVA INTRODUÇÃO De acordo

Leia mais

Projeto Jornal Educativo Municipal

Projeto Jornal Educativo Municipal Estado de Goiás Prefeitura Municipal de Santa Bárbara de Goiás Secretaria Municipal da Educação Santa Bárbara de Goiás - GO Projeto Jornal Educativo Municipal Santa Bárbara de Goiás Janeiro/2013 Estado

Leia mais

INTERPRETANDO A GEOMETRIA DE RODAS DE UM CARRO: UMA EXPERIÊNCIA COM MODELAGEM MATEMÁTICA

INTERPRETANDO A GEOMETRIA DE RODAS DE UM CARRO: UMA EXPERIÊNCIA COM MODELAGEM MATEMÁTICA INTERPRETANDO A GEOMETRIA DE RODAS DE UM CARRO: UMA EXPERIÊNCIA COM MODELAGEM MATEMÁTICA Marcos Leomar Calson Mestrando em Educação em Ciências e Matemática, PUCRS Helena Noronha Cury Doutora em Educação

Leia mais

PEDAGOGIA EM AÇÃO: O USO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COMO ELEMENTO INDISPENSÁVEL PARA A TRANSFORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL

PEDAGOGIA EM AÇÃO: O USO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COMO ELEMENTO INDISPENSÁVEL PARA A TRANSFORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL PEDAGOGIA EM AÇÃO: O USO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COMO ELEMENTO INDISPENSÁVEL PARA A TRANSFORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL Kelly Cristina Costa de Lima, UEPA Aline Marques Sousa, UEPA Cassia Regina Rosa

Leia mais

A ORALIZAÇÃO COMO MANIFESTAÇÃO LITERÁRIA EM SALA DE AULA

A ORALIZAÇÃO COMO MANIFESTAÇÃO LITERÁRIA EM SALA DE AULA A ORALIZAÇÃO COMO MANIFESTAÇÃO LITERÁRIA EM SALA DE AULA. AÇÕES DO PIBID/CAPES UFG (SUBPROJETO: LETRAS: PORTUGUÊS) NO COLÉGIO ESTADUAL LYCEU DE GOIÂNIA Bolsistas: SILVA, Danila L.; VAZ, Paula R. de Sena.;

Leia mais

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NUMA ESCOLA DO CAMPO

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NUMA ESCOLA DO CAMPO eliane.enaile@hotmail.com Introdução Nos últimos anos, as reflexões realizadas sobre a alfabetização têm mostrado que a aquisição da escrita é um processo complexo e multifacetado. Nesse processo, considera

Leia mais

Papo com a Especialista

Papo com a Especialista Papo com a Especialista Silvie Cristina (Facebook) - Que expectativas posso ter com relação à inclusão da minha filha portadora da Síndrome de Down na Educação Infantil em escola pública? Quando colocamos

Leia mais

O PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: UM ESTUDO DE METODOLOGIAS FACILITADORAS PARA O PROCESSO DE ENSINO DE QUÍMICA

O PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: UM ESTUDO DE METODOLOGIAS FACILITADORAS PARA O PROCESSO DE ENSINO DE QUÍMICA O PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: UM ESTUDO DE METODOLOGIAS FACILITADORAS PARA O PROCESSO DE ENSINO DE QUÍMICA Bruna Tayane da Silva Lima; Eduardo Gomes Onofre 2 1 Universidade Estadual

Leia mais

REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA FACULDADE DE APUCARANA FAP

REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA FACULDADE DE APUCARANA FAP REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA FACULDADE DE APUCARANA FAP Regulamento do Curricular Supervisionado do Curso de Graduação em Pedagogia - Licenciatura Faculdade de

Leia mais

X Encontro Nacional de Educação Matemática Educação Matemática, Cultura e Diversidade Salvador BA, 7 a 9 de Julho de 2010

X Encontro Nacional de Educação Matemática Educação Matemática, Cultura e Diversidade Salvador BA, 7 a 9 de Julho de 2010 GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR EM MATEMÁTICA RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA GESTAR II Sidnei Luís da Silva Escola Municipal Vereador Benedito Batista Congatem - MG sidneiluisdasilva@yahoo.com.br Camila

Leia mais

Prefeitura Municipal de Santos

Prefeitura Municipal de Santos Prefeitura Municipal de Santos Estância Balneária SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO Seção de Suplência/ SESUPLE Parceiros do Saber Projeto de alfabetização de Jovens e Adultos Justificativa

Leia mais

A COMPETÊNCIA LEITORA NOS ESPAÇOS DA COMUNIDADE DO PARANANEMA-PARINTINS/AM

A COMPETÊNCIA LEITORA NOS ESPAÇOS DA COMUNIDADE DO PARANANEMA-PARINTINS/AM 00092 A COMPETÊNCIA LEITORA NOS ESPAÇOS DA COMUNIDADE DO PARANANEMA-PARINTINS/AM Maria Valcirlene de Souza Bruce 1 Monica Silva Aikawa 2 Resumo: O artigo apresenta o resultado de uma intervenção pedagógica

Leia mais

ATIVIDADES DESENVOVLIDAS PELO LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA LEM- FOZ

ATIVIDADES DESENVOVLIDAS PELO LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA LEM- FOZ ATIVIDADES DESENVOVLIDAS PELO LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA LEM- FOZ Prof.a. Ms. Renata Camacho Bezerra UNIOESTE Campus de Foz do Iguaçu renatacb@unioeste.br Prof.a. Ms. Patrícia Sândalo Pereira

Leia mais

O COORDENADOR PEDAGÓGICO COMO MEDIADOR DE NOVOS CONHECIMENTOS 1

O COORDENADOR PEDAGÓGICO COMO MEDIADOR DE NOVOS CONHECIMENTOS 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS PROGRAMA NACIONAL ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA O COORDENADOR PEDAGÓGICO COMO MEDIADOR DE NOVOS CONHECIMENTOS

Leia mais

PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: COMPROMISSOS E DESAFIOS

PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: COMPROMISSOS E DESAFIOS PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: COMPROMISSOS E DESAFIOS Letícia Luana Claudino da Silva Discente de Psicologia da Universidade Federal de Campina Grande. Bolsista do Programa de Saúde. PET/Redes

Leia mais

PIBID: DESCOBRINDO METODOLOGIAS DE ENSINO E RECURSOS DIDÁTICOS QUE PODEM FACILITAR O ENSINO DA MATEMÁTICA

PIBID: DESCOBRINDO METODOLOGIAS DE ENSINO E RECURSOS DIDÁTICOS QUE PODEM FACILITAR O ENSINO DA MATEMÁTICA PIBID: DESCOBRINDO METODOLOGIAS DE ENSINO E RECURSOS DIDÁTICOS QUE PODEM FACILITAR O ENSINO DA MATEMÁTICA Naiane Novaes Nogueira 1 Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia UESB n_n_nai@hotmail.com José

Leia mais

A escola para todos: uma reflexão necessária

A escola para todos: uma reflexão necessária A escola para todos: uma reflexão necessária Área: Inclusão Selecionador: Maria da Paz de Castro Nunes Pereira Categoria: Professor A escola para todos: uma reflexão necessária A escola é, por excelência,

Leia mais

Contribuição das Tecnologias da Informação e Comunicação no Processo Ensino-Aprendizagem

Contribuição das Tecnologias da Informação e Comunicação no Processo Ensino-Aprendizagem Contribuição das Tecnologias da Informação e Comunicação no Processo Ensino-Aprendizagem Prof. Dr. Luis Paulo Leopoldo Mercado Programa de Pós-Graduação em Educação Universidade Federal de Alagoas Conteúdos

Leia mais

OS DESAFIOS DE ENSINAR A CLIMATOLOGIA NAS ESCOLAS

OS DESAFIOS DE ENSINAR A CLIMATOLOGIA NAS ESCOLAS OS DESAFIOS DE ENSINAR A CLIMATOLOGIA NAS ESCOLAS OLIVEIRA, Divino José Lemes de 1 ; CHAGAS, Frank Luiz Rosa²; ALVES, Washington Silva³ Universidade Estadual de Goiás Unidade Universitária de Iporá ¹zezinhopj@yahoo.com.br

Leia mais

SUPERVISOR DARLAN B. OLIVEIRA

SUPERVISOR DARLAN B. OLIVEIRA SUPERVISOR DARLAN B. OLIVEIRA RELATO DOS ENCONTROS - SUBPROJETO FISICA INSITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇAO DINARTE RIBEIRO Este relato de experiência tem como objetivo apresentar as ações vivenciadas no Subprojeto

Leia mais

A PRODUÇÃO DE VÍDEOS COMO RECURSO METODOLÓGICO INTERDISCIPLINAR

A PRODUÇÃO DE VÍDEOS COMO RECURSO METODOLÓGICO INTERDISCIPLINAR A PRODUÇÃO DE VÍDEOS COMO RECURSO METODOLÓGICO INTERDISCIPLINAR Maria Aparecida Monteiro Deponti (cida_mw@yahoo.com.br) Carlos Henrique Campanher (carloscampanher@oi.com.br ) Resumo O presente trabalho

Leia mais

Luzinete André dos Santos LER, INTERPRETAR E PRATICAR A MATEMÁTICA

Luzinete André dos Santos LER, INTERPRETAR E PRATICAR A MATEMÁTICA Luzinete André dos Santos LER, INTERPRETAR E PRATICAR A MATEMÁTICA Iraquara Bahia 2006 Luzinete André dos Santos LER, INTERPRETAR E PRATICAR A MATEMÁTICA Projeto de Intervenção Pedagógica a Faculdade de

Leia mais

O vídeo nos processos de ensino e aprendizagem

O vídeo nos processos de ensino e aprendizagem PACC / UAB / UFABC O vídeo nos processos de ensino e aprendizagem Por Lilian Menezes Como dito anteriormente, na linguagem audiovisual as imagens ocupam lugar de destaque e quando começamos a trabalhar

Leia mais

PLANO ESTADUAL DE CULTURA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO PLANO SETORIAL DO LIVRO E LEITURA

PLANO ESTADUAL DE CULTURA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO PLANO SETORIAL DO LIVRO E LEITURA PLANO ESTADUAL DE CULTURA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO PLANO SETORIAL DO LIVRO E LEITURA Introdução O Plano Setorial da Superintendência da Leitura e do Conhecimento do Estado do Rio de Janeiro é fruto

Leia mais

MÉTODOS E TÉCNICAS DE AUTOAPRENDIZAGEM

MÉTODOS E TÉCNICAS DE AUTOAPRENDIZAGEM MÉTODOS E TÉCNICAS DE AUTOAPRENDIZAGEM Maiêutica - Cursos de Gestão Claudete Teixeira Fernandes 1 Sirlésia Vigarani Scalco 2 Rodrigo Borsatto Sommer da Silva 3 RESUMO A partir da consideração de que existem

Leia mais

REDE DE EDUCAÇÃO SMIC COLÉGIO SANTA CLARA SANTARÉM-PARÁ RESUMO DOS PROJETOS

REDE DE EDUCAÇÃO SMIC COLÉGIO SANTA CLARA SANTARÉM-PARÁ RESUMO DOS PROJETOS REDE DE EDUCAÇÃO SMIC COLÉGIO SANTA CLARA SANTARÉM-PARÁ RESUMO DOS PROJETOS PROJETO SEMEANDO VIDAS: PLANTAS QUE ALIMENTAM BABY CLASS A e B Cristiane Repolho dos Santos¹ Talita Rocha de Aguiar² A escola

Leia mais

LUZ, CÂMERA, AÇÃO: NOVAS EXPERIENCIAS, NOVOS APRENDIZADOS

LUZ, CÂMERA, AÇÃO: NOVAS EXPERIENCIAS, NOVOS APRENDIZADOS LUZ, CÂMERA, AÇÃO: NOVAS EXPERIENCIAS, NOVOS APRENDIZADOS Olinson Coutinho Miranda Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (Professor) Universidade do Estado da Bahia (Mestrando) olinsoncoutinho@gmail.com

Leia mais

O USO DAS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

O USO DAS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM O USO DAS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM Luiz Carlos Chiofi Universidade Estadual de Londrina - PDE luizquinzi@seed.pr.gov.br Marta Regina Furlan

Leia mais

A DANÇA E O DEFICIENTE INTELECTUAL (D.I): UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA À INCLUSÃO

A DANÇA E O DEFICIENTE INTELECTUAL (D.I): UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA À INCLUSÃO A DANÇA E O DEFICIENTE INTELECTUAL (D.I): UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA À INCLUSÃO CARNEIRO, Trícia Oliveira / Centro Universitário Leonardo da Vinci SODRÉ, Marta Patrícia Faianca / Universidade do Estado do

Leia mais

ESCOLA ESPECIAL RENASCER- APAE PROFESSORA: JULIANA ULIANA DA SILVA

ESCOLA ESPECIAL RENASCER- APAE PROFESSORA: JULIANA ULIANA DA SILVA ESCOLA ESPECIAL RENASCER- APAE PROFESSORA: JULIANA ULIANA DA SILVA PROJETO: ARTES NA EDUCAÇÃO ESPECIAL O CORPO E A MENTE EM AÇÃO LUCAS DO RIO VERDE 2009 APRESENTAÇÃO Em primeiro lugar é preciso compreender

Leia mais

ÁLBUM DE FOTOGRAFIA: A PRÁTICA DO LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL 59. Elaine Leal Fernandes elfleal@ig.com.br. Apresentação

ÁLBUM DE FOTOGRAFIA: A PRÁTICA DO LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL 59. Elaine Leal Fernandes elfleal@ig.com.br. Apresentação ÁLBUM DE FOTOGRAFIA: A PRÁTICA DO LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL 59 Elaine Leal Fernandes elfleal@ig.com.br Graduada em pedagogia e fonoaudiologia, Pós-graduada em linguagem, Professora da Creche-Escola

Leia mais

OLIMPIADAS DE MATEMÁTICA E O DESPERTAR PELO PRAZER DE ESTUDAR MATEMÁTICA

OLIMPIADAS DE MATEMÁTICA E O DESPERTAR PELO PRAZER DE ESTUDAR MATEMÁTICA OLIMPIADAS DE MATEMÁTICA E O DESPERTAR PELO PRAZER DE ESTUDAR MATEMÁTICA Luiz Cleber Soares Padilha Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande lcspadilha@hotmail.com Resumo: Neste relato apresentaremos

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS CAICÓ

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS CAICÓ INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS CAICÓ CLUBE DE FÍSICA, MINI ESPAÇO CIÊNCIA E FEIRA DE CIÊNCIA: PROPOSTAS DO PIBID IFRN CAMPUS CAICÓ PARTICIPANTES: ERIJACKSON

Leia mais

A INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NUMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE GUARAPUAVA: DA TEORIA À PRÁTICA

A INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NUMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE GUARAPUAVA: DA TEORIA À PRÁTICA A INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NUMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE GUARAPUAVA: DA TEORIA À PRÁTICA Paloma Cristina Gadens de Almeida UNICENTRO, CAPES palomagadens@gmail.com

Leia mais

ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções)

ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) 13. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( X ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE

Leia mais

REFLEXÕES SOBRE A UTILIZAÇÃO DE JOGOS CARTOGRÁFICOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA

REFLEXÕES SOBRE A UTILIZAÇÃO DE JOGOS CARTOGRÁFICOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA REFLEXÕES SOBRE A UTILIZAÇÃO DE JOGOS CARTOGRÁFICOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA Tais Pires de Oliveira Universidade Estadual de Maringá Departamento de Geografia tais_piresoliveira@hotmail.com

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE EDUCAÇÃO Curso: Pedagogia - vespertino Disciplina: EDM0323 - Metodologia do ensino de português: a alfabetização. Docente: Prof.ª Nilce da Silva Aluna (nºusp): Flávia

Leia mais

O papel e a importância do Coordenador Pedagógico no espaço escolar

O papel e a importância do Coordenador Pedagógico no espaço escolar O papel e a importância do Coordenador Pedagógico no espaço escolar Na classe, o trabalho dos pequenos, Jean Geoffroy, 1881. Fonte: http://www.wikigallery.org/ Coordenador ontem Até 1961 não existe a figura

Leia mais

O BRINCAR E SUAS IMPLICAÇÕES NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL DENTRO DO PROCESSO GRUPAL (2012) 1

O BRINCAR E SUAS IMPLICAÇÕES NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL DENTRO DO PROCESSO GRUPAL (2012) 1 O BRINCAR E SUAS IMPLICAÇÕES NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL DENTRO DO PROCESSO GRUPAL (2012) 1 FERREIRA, Marilise 2 ; GRASSI, Marilia G. 3 ; OLIVEIRA, Vânia F. 4 1 Trabalho de Pesquisa _UNIFRA 2 Curso de

Leia mais

Um mercado de oportunidades

Um mercado de oportunidades Um mercado de oportunidades Como grandes, pequenas e médias empresas se comunicam? Quem são os principais interlocutores e como procurá-los? Como desenvolver uma grande campanha e inovar a imagem de uma

Leia mais

ERRADICAR O ANALFABETISMO FUNCIONAL PARA ACABAR COM A EXTREMA POBREZA E A FOME.

ERRADICAR O ANALFABETISMO FUNCIONAL PARA ACABAR COM A EXTREMA POBREZA E A FOME. ERRADICAR O ANALFABETISMO FUNCIONAL PARA ACABAR COM A EXTREMA POBREZA E A FOME. Adriane Abrantes Lazarotti 1 Gisele Rogelin Prass ¹ Pedrinho Roman 2 RESUMO A educação está buscando soluções para problemas

Leia mais

O papel das TIC acessíveis para a educação inclusiva das Pessoas com Deficiência. Rita Bersch Assistiva Tecnologia e Educação www.assistiva.com.

O papel das TIC acessíveis para a educação inclusiva das Pessoas com Deficiência. Rita Bersch Assistiva Tecnologia e Educação www.assistiva.com. O papel das TIC acessíveis para a educação inclusiva das Pessoas com Deficiência Rita Bersch Assistiva Tecnologia e Educação www.assistiva.com.br Educação e Desenho Universal FATO: NA ESCOLA SOMOS TODOS

Leia mais

O PSICÓLOGO (A) E A INSTITUIÇÃO ESCOLAR ¹ RESUMO

O PSICÓLOGO (A) E A INSTITUIÇÃO ESCOLAR ¹ RESUMO O PSICÓLOGO (A) E A INSTITUIÇÃO ESCOLAR ¹ CORRÊA, D. M. W²; SILVEIRA, J. F²; ABAID, J. L. W³ 1 Trabalho de Pesquisa_UNIFRA 2 Psicóloga, graduada no Centro Universitário Franciscano (UNIFRA), Santa Maria,

Leia mais

PRAZER NA LEITURA: UMA QUESTÃO DE APRESENTAÇÃO / DESPERTANDO O PRAZER NA LEITURA EM JOVENS DO ENSINO MÉDIO

PRAZER NA LEITURA: UMA QUESTÃO DE APRESENTAÇÃO / DESPERTANDO O PRAZER NA LEITURA EM JOVENS DO ENSINO MÉDIO PRAZER NA LEITURA: UMA QUESTÃO DE APRESENTAÇÃO / DESPERTANDO O PRAZER NA LEITURA EM JOVENS DO ENSINO MÉDIO. AÇÕES DO PIBID/CAPES-UFG (SUBPROJETO: LETRAS - PORTUGUÊS) NO COLÉGIO ESTADUAL WALDEMAR MUNDIM

Leia mais

Copos e trava-línguas: materiais sonoros para a composição na aula de música

Copos e trava-línguas: materiais sonoros para a composição na aula de música Copos e trava-línguas: materiais sonoros para a composição na aula de música Andréia Veber Rede Pública Estadual de Ensino de Santa Catarina andreiaveber@uol.com.br Viviane Beineke Universidade do Estado

Leia mais

TECNOLOGIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES

TECNOLOGIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES TECNOLOGIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES Grupo de Estudo de Tecnologia e Educação Matemática - GETECMAT 15/09/2011 Camila de Oliveira da Silva Tópicos iniciais para discussão... Formação inicial do professor

Leia mais

SALAS TEMÁTICAS: ESPAÇOS DE EXPERIÊNCIAS E APRENDIZAGEM. Palavras Chave: salas temáticas; espaços; aprendizagem; experiência.

SALAS TEMÁTICAS: ESPAÇOS DE EXPERIÊNCIAS E APRENDIZAGEM. Palavras Chave: salas temáticas; espaços; aprendizagem; experiência. 1 SALAS TEMÁTICAS: ESPAÇOS DE EXPERIÊNCIAS E APRENDIZAGEM BAGEGA, Chariane 1 BONI, Marina 2 RAFFAELLI, Alexandra F. 3 Palavras Chave: salas temáticas; espaços; aprendizagem; experiência. 1 INTRODUÇÃO A

Leia mais

Arquivos de Áudio (Podcasts) para divulgação de Ciência no Ensino Médio

Arquivos de Áudio (Podcasts) para divulgação de Ciência no Ensino Médio RESUMO Arquivos de Áudio (Podcasts) para divulgação de Ciência no Ensino Médio Adriana Oliveira Bernardes Mestranda em Ciências Físicas LCFIS (Laboratório de Ciências Físicas) Uenf (Universidade Estadual

Leia mais

DISCIPLINAS ON-LINE GUIA DO ALUNO GRADUAÇÕES

DISCIPLINAS ON-LINE GUIA DO ALUNO GRADUAÇÕES DISCIPLINAS ON-LINE GUIA DO ALUNO GRADUAÇÕES GUIA DO ALUNO Seja bem-vindo(a) às disciplinas on-line dos cursos de gradução das Instituições do Grupo Ser Educacional! Agora que você já está matriculado(a)

Leia mais

Título: O moodle como ambiente virtual de aprendizagem colaborativa: o caso do Curso Introdutório Operacional Moodle na UEG.

Título: O moodle como ambiente virtual de aprendizagem colaborativa: o caso do Curso Introdutório Operacional Moodle na UEG. Título: O moodle como ambiente virtual de aprendizagem colaborativa: o caso do Curso Introdutório Operacional Moodle na UEG. Noelma Silva noelmasilv@yahoo.com.br Elisabete Tomomi Kowata betinha@ueg.br

Leia mais

GEOMETRIA: RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COM A UTILIZAÇÃO DE SOFTWARES MATEMÁTICOS

GEOMETRIA: RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COM A UTILIZAÇÃO DE SOFTWARES MATEMÁTICOS 1 GEOMETRIA: RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COM A UTILIZAÇÃO DE SOFTWARES MATEMÁTICOS Clovis Ricardo Hentz Duarte 1 - UNEB, Campus IX clovisricardohhentz@hotmail.com Eloísia da Cruz Camandaroba 2 - UNEB, Campus

Leia mais

EE JARDIM MARIA DIRCE III

EE JARDIM MARIA DIRCE III EE JARDIM MARIA DIRCE III GUARULHOS SP DIRETORIA DE ENSINO GUARULHOS SUL RUA TREZE DE JULHO 52 JD PRESIDENTE DUTRA TEL 11-24331591 E-MAIL e925111a@see.sp.gov.br A BOA EDUCAÇÃO NÃO É AQUELA EM QUE OS EDUCANDOS

Leia mais

SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE

SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE Adriele Albertina da Silva Universidade Federal de Pernambuco, adrielealbertina18@gmail.com Nathali Gomes

Leia mais

A INCLUSÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR NO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA

A INCLUSÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR NO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA A INCLUSÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR NO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA CLARICE VANDERLEI FERRAZ (UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS). Resumo Segundo o MANIFESTO IFLA/UNESCO/BIBLIOTECA ESCOLAR(2002) a missão

Leia mais

Jogo recurso de motivação, interpretação, concentração e aprendizagem

Jogo recurso de motivação, interpretação, concentração e aprendizagem Jogo recurso de motivação, interpretação, concentração e aprendizagem Estado de Santa Catarina São Paulo, 18 de agosto de 2012. Jogo recurso de motivação, interpretação, concentração e aprendizagem Helena

Leia mais

PRINCIPAIS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS PROFESSORES DE QUÍMICA DO CEIPEV. E CONTRIBUIÇÃO DO PIBID PARA SUPERÁ-LAS.

PRINCIPAIS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS PROFESSORES DE QUÍMICA DO CEIPEV. E CONTRIBUIÇÃO DO PIBID PARA SUPERÁ-LAS. PRINCIPAIS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS PROFESSORES DE QUÍMICA DO CEIPEV. E CONTRIBUIÇÃO DO PIBID PARA SUPERÁ-LAS. Fernanda Gabriely Andrade 1 Lindeberg Ventura de Sousa 2 Antônio Gautier Falconiere

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EDUCAÇÃO NA CULTURA DIGITAL CONSTRUÇÃO DO RETRATO DA ESCOLA NA CULTURA DIGITAL

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EDUCAÇÃO NA CULTURA DIGITAL CONSTRUÇÃO DO RETRATO DA ESCOLA NA CULTURA DIGITAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EDUCAÇÃO NA CULTURA DIGITAL CONSTRUÇÃO DO RETRATO DA ESCOLA NA CULTURA DIGITAL TURMA: Gisele Amaral Margarete Cordova Rafael Athayde PLAC1: PLANO DE AÇÃO COLETIVO Profª: Gabriela

Leia mais

NOVOS CAMINHOS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA

NOVOS CAMINHOS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA Geciane da Silva Oliveira Gislaynne Maria Ribeiro da Silva Janielisson dos Santos Silva José Damião Lima da Silva José Denis Gomes da Cruz Maiara Bernardino da Silva NOVOS CAMINHOS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA

Leia mais

A EDUCAÇAO INFANTIL DA MATEMÁTICA COM A LUDICIDADE EM SALA DE AULA

A EDUCAÇAO INFANTIL DA MATEMÁTICA COM A LUDICIDADE EM SALA DE AULA A EDUCAÇAO INFANTIL DA MATEMÁTICA COM A LUDICIDADE EM SALA DE AULA RODRIGUES, Patrícia Gomes Universidade Estadual de Goiás, campus Iporá patykauan_5@hotmail.com MARQUES, Daniela Cristina de Sousa Universidade

Leia mais

ENTREVISTA Alfabetização na inclusão

ENTREVISTA Alfabetização na inclusão ENTREVISTA Alfabetização na inclusão Entrevistadora:Amarílis Hernandes Santos Formação: Aluna da graduação de Pedagogia USP Formada em Ciências Biológicas Mackenzie Contato: amarilishernandes@yahoo.com.br

Leia mais

CASTILHO, Grazielle (Acadêmica); Curso de graduação da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Goiás (FEF/UFG).

CASTILHO, Grazielle (Acadêmica); Curso de graduação da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Goiás (FEF/UFG). ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL E EDUCAÇÃO FÍSICA PRESENTES EM UMA INSTITUIÇÃO FILÁNTROPICA E MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA CIDADE DE GOIÂNIA/GO CASTILHO, Grazielle (Acadêmica); Curso de

Leia mais

248 249 250 251 252 253 Anexo B Textos dos alunos sobre a relação mídia sociedade 254 255 A importância da mídia para sociedade Por Aline da Silva Santos Antigamente, não tinha muitos meios de comunicação.

Leia mais

Jéssica Victória Viana Alves, Rospyerre Ailton Lima Oliveira, Berenilde Valéria de Oliveira Sousa, Maria de Fatima de Matos Maia

Jéssica Victória Viana Alves, Rospyerre Ailton Lima Oliveira, Berenilde Valéria de Oliveira Sousa, Maria de Fatima de Matos Maia PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL Jéssica Victória Viana Alves, Rospyerre Ailton Lima Oliveira, Berenilde Valéria de Oliveira Sousa, Maria de Fatima de Matos Maia INTRODUÇÃO A psicomotricidade está

Leia mais

MODELAGEM MATEMÁTICA: PRINCIPAIS DIFICULDADES DOS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO 1

MODELAGEM MATEMÁTICA: PRINCIPAIS DIFICULDADES DOS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO 1 MODELAGEM MATEMÁTICA: PRINCIPAIS DIFICULDADES DOS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO 1 Resumo Claudenici Aparecida Medeiros da Silva Universidade Federal do Pará Campus de Marabá Pólo de Canaã dos Carajás nici_medeiros@hotmail.com

Leia mais

Elaboração de Projetos

Elaboração de Projetos Elaboração de Projetos 2 1. ProjetoS John Dewey (1859-1952) FERRARI, Márcio. John Dewey: o pensador que pôs a prática em foco. Nova Escola, São Paulo, jul. 2008. Edição especial grandes pensadores. Disponível

Leia mais

LUDICIDADE: INTRODUÇÃO, CONCEITO E HISTÓRIA

LUDICIDADE: INTRODUÇÃO, CONCEITO E HISTÓRIA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO SILMARA SILVEIRA ANDRADE LUDICIDADE: INTRODUÇÃO, CONCEITO E HISTÓRIA Assunção, Paraguay Maio 2015 INTRODUÇÃO Q uando uma criança ingressa na

Leia mais

AULA DE PORTUGUÊS: CRIAÇÃO DE POEMAS

AULA DE PORTUGUÊS: CRIAÇÃO DE POEMAS AULA DE PORTUGUÊS: CRIAÇÃO DE POEMAS Até onde vai a força da Motivação? Glorinha Aguiar glorinhaaguiar@uol.com.br Uma proposta criativa motivadora na sala de aula pode deixar o professor bem impressionado

Leia mais

UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA PARA O DESENVOLVIMENTO DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL I

UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA PARA O DESENVOLVIMENTO DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL I UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA PARA O DESENVOLVIMENTO DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL I Gislaine Ferreira Gomes Universidade Estadual de Londrina gis.fg@ibest.com.br Karina

Leia mais

MATEMÁTICA: É PRECISO LER, ESCREVER E SE ENVOLVER

MATEMÁTICA: É PRECISO LER, ESCREVER E SE ENVOLVER MATEMÁTICA: É PRECISO LER, ESCREVER E SE ENVOLVER Nilton Cezar Ferreira 1 Por mais de dois séculos já se faz reformas curriculares no Brasil, no entanto nenhuma dessas reformas conseguiu mudar de forma

Leia mais

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO Unidade I PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO EDAAPRENDIZAGEM APRENDIZAGEM Prof. Wanderlei Sergio da Silva Conceito PDA estudo sobre o crescimento mental do indivíduo, desde o nascimento até a adolescência;

Leia mais