CONTO DE VERÃO. Comédia Romântica. Texto de JULIO CARRARA. Escrita em 2000

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CONTO DE VERÃO. Comédia Romântica. Texto de JULIO CARRARA. Escrita em 2000"

Transcrição

1 CONTO DE VERÃO Comédia Romântica Texto de JULIO CARRARA Escrita em 2000 Atenção: Texto registrado e distribuído em caráter puramente de uso e leitura PESSOAL. Todos os direitos reservados aos detentores legais dos direitos da obra. Para a representação e comercialização legal da peça, entrar em contato com o autor através do julio.carrara@gmail.com

2 Julio Carrara Conto de Verão Pag.: 1 PERSONAGENS: ALAN MARÍLIA FRED GABRIEL LILIANE ANA TELMA PAI DE LILIANE CENÁRIO: A primeira e a última cena se passam na Via Anchieta. Da segunda cena em diante, o ambiente sugere as areias amarelas de uma praia um pouco deserta, na cidade de São Vicente. Duas barracas de camping, esteiras e cadeiras de praia. Outros elementos que poderão compor o cenário, ficarão à critério do cenógrafo e do encenador.

3 Julio Carrara Conto de Verão Pag.: 2 CENA 1 (LUZ SOBE EM RESISTÊNCIA REVELANDO UMA ESTRADA DESERTA EM PLENA MADRUGADA. UMA FORTE NEBLINA ENCOBRE EM PARTE O LUGAR. OUVE-SE NO ÁUDIO RUÍDOS DE MOTOR DE UM CARRO, QUE CUSTA A FUNCIONAR, MESCLANDO COM AS VOZES DOS PASSAGEIROS. BUZINAS, FARÓIS QUE ACENDEM E APAGAM E MUITA FUMAÇA QUE SAI DO AUTOMÓVEL. LOGO EM SEGUIDA ENTRAM TRÊS JOVENS: MARÍLIA, FRED E GABRIEL. ESTÃO UM POUCO TENSOS E CANSADOS) MARÍLIA - Eu sabia que isso não ia dar certo. Não sei onde estava com a cabeça quando aceitei o convite de descer pra praia com vocês. GABRIEL - Fica fria, Marília... Dá-se um jeito pra tudo. FRED - Eu tinha certeza que o carro ia quebrar no caminho. MARÍLIA - E vocês esperavam que essa lataria velha que é o carro do Alan, agüentasse a viagem toda? Eu falei pra ele de vir de buzão ou alugar uma perua, mas é teimoso como uma mula. E ainda mais com a quantidade de coisas que a gente trouxe. (NESSE MOMENTO ENTRA ALAN, TODO SUJO DE GRAXA) ALAN - É, não tem jeito, galera. Ferveu!!!! MARÍLIA - Era de se esperar. E agora, o que a gente vai fazer? ALAN - Esperar o carro esfriar para a gente seguir viagem. MARÍLIA - Você tá zoando com a nossa cara...

4 Julio Carrara Conto de Verão Pag.: 3 ALAN - É a única maneira, Marília. Você vê outra solução? E pelo jeito não vamos encontrar nenhum orelhão por perto para buscar socorro. MARÍLIA - Eu não fico aqui nem mais um minuto. Vou pegar um buzão e a gente se encontra lá em São Vicente. (VAI SAINDO) Tchau! GABRIEL - São três e meia da manhã, Marília. Não tem ônibus pra lá esse horário... E se tivesse com que grana a gente ia pagar? ALAN - Pô, gata, sem stress, relaxa... MARÍLIA - (COM OS NERVOS À FLOR DA PELE) Como eu vou relaxar Alan? Estamos a quase meia hora nessa estrada deserta; tô com fome, com sede, com medo, a bosta desse Fiat 147 quebrou, não passa um miserável pra ajudar a gente e você me pede pra ficar relaxada? Tenha dó. FRED - Fome não é problema. Não seja por isso. Minha mãe me fez trazer uns frangos assados com farofa pra gente poder farofar. Tá aqui na minha mochila. Quer que eu pegue um pra você, Marília? MARÍLIA - Vá se danar, Frederico. Não tô pra brincadeira. FRED - (PARA ALAN) Ô, Alan, dá um jeito na sua mina, mano. O que ela tem? Não aceita brincadeira... MARÍLIA - Brincadeira tem hora, sabia? FRED - É? Não sabia que pra brincar tinha que ter hora marcada... MARÍLIA - (IRÔNICA) Engraçadinho! GABRIEL - Sabe o que é isso, Fred? TPM, saca?

5 Julio Carrara Conto de Verão Pag.: 4 FRED - TPM? Que porra é essa? GABRIEL - Tensão Pré-Menstrual. Algumas mulheres viram verdadeiras megeras quando estão com isso, e a Marília é uma delas. Tome cuidado, viu Alan? MARÍLIA - Não é nada disso, Gabriel. Não tô com TPM porcaria nenhuma. O que eu quero é sair daqui o mais rápido possível... (COMEÇA A CHORAR) Inferno! (ALAN SE APROXIMA DELA) Ah, Alan, mal começamos a viagem e já tá tudo dando errado! ALAN - Não pensa assim. Vai dar certo, sim. Garanto que vai ser o feriado mais divertido que a gente vai passar junto. Você não confia em mim? MARÍLIA - Em você eu confio, só não confio no seu Fiat 147. (CHUTA O CARRO) (ALAN SENTA-SE NO CHÃO AO LADO DA NAMORADA. FRED TAMBÉM SE SENTA E SOLTA O AR DOS PULMÕES VIOLENTAMENTE PELA BOCA) GABRIEL - Tô apertado vou dar um mijão e já volto. (BRINCA COM FRED) Quer vir comigo pra chacoalhar, Fred? FRED - (IRÔNICO) Com todo respeito à sua mãe, (ESTÚPIDO) vá pra puta que te pariu! GABRIEL - (AINDA NO TOM DE BRINCADEIRA) Nossa, que mocinha malcriada! É falta de homem, meu bem?! (FRED ATIRA UMA PEDRA EM GABRIEL, MAS NÃO ACERTA. GABRIEL VAI ATÉ O FUNDO DO PALCO, RINDO. NESSE MOMENTO OUVE-SE NO ÁUDIO RUÍDOS DE UM MOTOR DE CAMINHÃO. FRED, MARÍLIA E ALAN, ESCUTAM, OLHAM UM PARA O OUTRO E CONCORDAM ENTRE OLHARES. SORRIEM COM ESPERANÇA)

6 Julio Carrara Conto de Verão Pag.: 5 FRED - É a chance... Ô, Gabriel! (ASSOBIA PARA GABRIEL, QUE VEM FECHANDO A BRAGUILHA DA CALÇA) GABRIEL - Pô, não posso nem mijar sossegado!...o que foi? FRED - (FELIZ) Carona à vista... GABRIEL - (ESFREGANDO AS MÃOS) Beleza!!! ALAN - E o que eu vou fazer com o meu carro? FRED - Deixa ele aí e vamos dar área. ALAN - Deixar ele aqui na estrada? Tá maluco?! GABRIEL - Quem vai querer roubar um Fiat 147, Alan? Ainda mais do jeito que ele tá. Vamos pegar carona, curtir o feriado e na volta a gente pega ele. Fica frio, cara. Além do mais, sua charanga não presta nem pra desmanche, mano. Acho que nem ferro velho aceita ele. Pode dar tétano. ALAN - Obrigado pela parte que me toca... FRED - Galera precisamos agir rápido... (TODOS OLHAM PARA MARÍLIA) MARÍLIA - (COMPREENDENDO A INTENÇÃO) Êêêêê... GABRIEL - Quebra essa, vai Marília. O que custa? MARÍLIA - Tudo eu, tudo eu... Por que vocês não fazem isso? FRED - Você acha que algum caminhoneiro vai querer dar carona para um bando de marmanjo como a gente? A não ser que seja boiola.

7 Julio Carrara Conto de Verão Pag.: 6 ALAN - Não vou permitir que minha namorada peça carona pra caminhoneiro nenhum... (MUDA O TOM) Mas hoje, só hoje, vou abrir uma exceção... Faz isso pela gente, gata. Salva a nossa pele. MARÍLIA - (DEPOIS DE UMA PAUSA) Tá bom, tá bom, tudo eu, tudo eu, tudo eu... vou me sacrificar por vocês, mas vai ser a última vez... (OS TRÊS PULAM DE ALEGRIA. O CAMINHÃO VAI SE APROXIMANDO LENTAMENTE. OS GAROTOS DESAPARECEM E FICAM ESPIANDO NUM CANTO. APENAS MARÍLIA EM CENA. COMEÇA A FAZER CARAS E BOCAS, MOSTRA AS PERNAS, ETC. SE COMPORTA REALMENTE COMO UMA PROSTITUTA DE BEIRA DE ESTRADA. O CAMINHÃO VAI SE APROXIMANDO. OUVE-SE NO ÁUDIO RUÍDOS DE GALINHAS CACAREJANDO. FOCO NOS GAROTOS, ATRÁS DA MOITA) GABRIEL - (FALA PARA OS OUTROS, QUE COMO ELE ESTÃO ESCONDIDOS) Ihhh, fodeu... ALAN - Por que? GABRIEL - Não estão sentindo o cheiro e ouvindo o barulho? É um caminhão de galinha... FRED - Menos mal. Seria pior se fosse um caminhão cheio de porco com aquele cheiro horrível de lavagem. (MUDA O FOCO PARA MARÍLIA, QUE ACENA PARA O CAMINHÃO IMAGINÁRIO PEDINDO CARONA. OUVE-SE UMA FREADA BRUSCA) MARÍLIA - (FALA PARA O MOTORISTA INVISÍVEL) E aí, tudo bem, como vai gostosão?... Não querendo abusar da sua bondade, mas poderia me dar uma carona até a Baixada? Ó, tô sem grana nenhuma, mas posso te pagar de outra maneira... (OUVE A RESPOSTA) Tudo bem? (SORRI FELIZ. CHAMA COM UM GESTO LARGO OS RAPAZES) Vamos embora, galera!!!!

8 Julio Carrara Conto de Verão Pag.: 7 (OS TRÊS RAPAZES SAEM DA MOITA CARREGANDO MALAS, BARRACAS ETC, TUDO O QUE SE PODE IMAGINAR. ALAN EMPURRA O CARRO E COM UMA CORDA AMARRA O MESMO NA PARTE TRASEIRA DO CAMINHÃO. PULAM FRED, GABRIEL E MARÍLIA, NA CARROCERIA DO CAMINHÃO ENQUANTO QUE ALAN VAI DENTRO DO CARRO. SAEM DE CENA NUMA MAIOR ALGAZARRA) CENA 2 (LUZ SOBE EM RESISTÊNCIA SOBRE AS AREIAS AMARELAS DA PRAIA. NO CICLORAMA, UM CÉU AZUL CHEIO DE NUVENS. O SOL DA MANHÃ COMEÇA A APARECER NO HORIZONTE. MOVIMENTAÇÃO HABITUAL DE UMA PRAIA. ENTRAM ALAN, MARÍLIA, GABRIEL E FRED, TOTALMENTE IMUNDOS, CARREGANDO CADA UM A SUA BAGAGEM. EM SEGUIDA COMEÇAM A MONTAR AS BARRACAS E ORGANIZAR SUAS COISAS. DEVE SER UM VERDADEIRO ACAMPAMENTO NA PRAIA, COMO OS FAROFEIROS FAZEM. QUANDO TERMINAM O SERVIÇO, ALAN ESTENDE OS BRAÇOS PARA O CÉU) ALAN - São Vicente, aqui estamos nós! (ALAN AGARRA MARÍLIA) MARÍLIA - Ai, Alan, eu tô fedendo à galinha... ALAN - E daí? Olha a minha cara de preocupado... (ALAN JOGA MARÍLIA NA AREIA E AMBOS COMEÇAM A ROLAR NELA) GABRIEL - (CORTANDO O BARATO, BATENDO PALMAS) Ô, vocês dois, agora não é hora de ficar se agarrando aí na areia feito dois cachorros no cio. ALAN - Vá se danar, Gabriel. Tá com ciúme, babacão? MARÍLIA - Tá parecendo meu pai.

9 Julio Carrara Conto de Verão Pag.: 8 (ALAN E MARÍLIA SE DESGRUDAM. FRED COMEÇA A RIR SEMCONTROLE) GABRIEL - O que foi bobo-alegre? FRED - Tô me lembrando da cara do tiozinho do caminhão quando viu o bando entrando na carroceria e ficando junto com as suas galinhas. MARÍLIA - (TAMBÉM RINDO) Ele nem teve tempo de dizer um não. ALAN - E se dissesse levava porrada... (RIEM. POUCO A POUCO VÃO PARANDO DE RIR, ATÉ UM SILÊNCIO ABSOLUTO) GABRIEL - Tá tudo muito bom, mas o que tá faltando aqui nesta Praia é mulher... Muita mulher bonita. MARÍLIA - (OFENDIDA, COM IRONIA) Obrigada, Gabriel. GABRIEL - Pô foi mal. Não era isso que eu queria dizer. MARÍLIA - Mas disse. FRED - (OLHA PARA FORA) Uau! Olha o boieng que vem vindo ali, moçada... (OS TRÊS OLHAM PARA FORA. NESTE INSTANTE ENTRA LILIANE, UMA LINDA GAROTA, LOIRA OXIGENADA E DE OLHOS VERDES, TRAZENDO UMA ESTEIRA E UM RADINHO DE PILHA. ESTÁ COM UM RAYBAN, CHAPÉU E UMA SACOLINHA. FRED E GABRIEL FICAM BOQUIABERTOS. LILIANE COLOCA A ESTEIRA NO CHÃO E SENTA- SE NELA. TIRA O RAYBAN E A CANGA FICANDO APENAS DE BIQUINI. LIGA O RÁDIO. OUVE-SE UMA MÚSICA QUALQUER. TIRA UM BRONZEADOR DA SACOLINHA. COMEÇA A PASSÁ-LO NO CORPO COM UMA GRANDE DOSE DE SENSUALIDADE, SEM NOTAR A PRESENÇA

10 Julio Carrara Conto de Verão Pag.: 9 DOS MENINOS. NOTA-SE UMA CERTA DIFICULDADE QUANDO ESTA VAI PASSAR O ÓLEO NAS COSTAS. QUANDO PERCEBE A PRESENÇA DOS GAROTOS, SE DIRIGE PARA ELES) LILIANE - Ei, vocês aí poderiam me dar uma ajudinha? (FRED, GABRIEL E ALAN FAZEM MENÇÃO DE IR ATÉ ELA. MARÍLIA, AO PERCEBER O MOVIMENTO DE ALAN, O IMPEDE. FRED E GABRIEL PARAM NO MEIO DO CAMINHO) LILIANE - Podem vir, eu não mordo, não. (OS RAPAZES FICAM BEM PERTO DA GAROTA) Poderiam passar esse bronzeador nas minhas costas?... Não tô conseguindo... Acho que Deus deveria ter feito a gente com o braço mais comprido. Toda vez que venho pra a praia sozinha, é sempre o mesmo transtorno, preciso sempre pedir ajuda pra alguém. Poderiam me fazer esse pequeno favor? FRED - (ASSANHADO) Mas é claro. (LILIANE ENTREGA O BRONZEADOR PARA FRED QUE DISPUTA A POSSE DO MESMO COM GABRIEL. LILIANE, AO PERCEBER O QUE ESTÁ ACONTECENDO, TENTA APAZIGUÁ-LOS) LILIANE - Calma. Não precisam brigar, rapazes... Passa um de cada vez... (LILIANE DEITA-SE DE BRUÇOS. OS RAPAZES OLHAM PARA O CORPO DA GAROTA, DEPOIS UM PARA O OUTRO. GABRIEL COMEÇA A PASSAR O BRONZEADOR NO CORPO DELA COM UMA CERTA TIMIDEZ) LILIANE - Passa direito, garoto. Tem medo de mulher, é? (GABRIEL, AGORA BEM MAIS DESINIBIDO, PEGA O ÓLEO E VAI MASSAGEANDO AS COSTAS DA GAROTA. FRED, TODO ASSANHADO, PEGA O FRASCO DAS MÃOS DE GABRIEL E LAMBUZA A GAROTA, MASSAGEANDO DEPOIS)

11 Julio Carrara Conto de Verão Pag.: 10 LILIANE - Vocês vêm sempre pra cá? FRED - De vez em quando. LILIANE - Vocês moram aqui na Baixada? GABRIEL - Não. Somos de Sampa. LILIANE - Não sei como conseguem viver naquela cidade. É muito barulho, poluição, gente stressada, um horror! FRED - Por isso nós viemos pra cá, pra fugir um pouco do stress provocado pela Paulicéia Desvairada e também para caçar algumas caiçaras. Captou ou quer que eu desenhe? (GABRIEL BATE EM FRED) LILIANE - (CURIOSA, OLHANDO PARA ALAN E MARÍLIA) E quem são aqueles dois? GABRIEL - São os nossos amigos... (GABRIEL ASSOBIA. ALAN E MARÍLIA, SE APROXIMAM) MARÍLIA - (SIMPÁTICA) Olá. Sou Marília. LILIANE - E eu Liliane. E o bonitão aí, como se chama? ALAN - (SEM ENTENDER) Você fala comigo? LILIANE - E que outro bonitão, além de você, está por aqui? GABRIEL - (MAGOADO) Nós sabemos que não somos grandes coisas, mas não precisa jogar na cara, né? MARÍLIA - (CÍNICA, PARA LILIANE) O bonitão se chama Alan...

12 Julio Carrara Conto de Verão Pag.: 11 LILIANE - Alan! Bonito nome... MARÍLIA - (CORTANDO)...e ele tem namorada! LILIANE - Que pena!... Por acaso, é você? Menina de sorte, hein? MARÍLIA - (PERDENDO A CALMA) Quer parar de ficar se insinuando pra ele, sua sirigaitazinha, sua, sua... Surfistinha. LILIANE - Eu não entendi direito o que você quis dizer... MARÍLIA - É que toda oxigenada processa as informações lentamente. Mas existe uma razão pra isso: a tinta cozinhou o cérebro. (PARA ALAN, JOGANDO A INTENÇÃO PARA LILIANE) Você sabe Alan, porque essa garota trouxe esse rádio? ALAN - Não, por quê? MARÍLIA - Porque não pode ouvir mp3... E sabe por quê? (DESTACANDO AS SÍLABAS) Porque o som não se propaga no vácuo. (OLHA FIXAMENTE PARA LILIANE, ENQUANTO ALAN RI) LILIANE - (JOGA OS CABELOS DE UM LADO PARA O OUTRO) Também não entendi. MARÍLIA - (REMEDANDO-A) Também não entendi. Não entendeu? Pois fique sem entender, minha filha... Vamos sair daqui, Alan, que eu não quero arrumar confusão com essa... com essa... (PAUSA) Entenda como quiser! (SAEM DE PERTO. VÃO PARA O OUTRO LADO) LILIANE - (PARA GABRIEL E FRED) Bichinho temperamental!

13 Julio Carrara Conto de Verão Pag.: 12 FRED - Também você dá em cima do namorado dela, assim, na caruda! Você esperava o quê? Que ela te agradecesse?! GABRIEL - E ainda chama a gente de feio, na cara dura, mas que falta de consideração... Depois de tudo que nós fizemos por você. LILIANE -(SEM SE IMPORTAR) Meninos, vocês tomam conta das minhas coisas? Eu vou dar um mergulho... Aliás vocês também precisavam de um bom banho de mar. Tão com um cheirinho... Bye, bye, boys. (SAI FAZENDO POSES) (FRED E GABRIEL SE ENTREOLHAM) GABRIEL - Que mal-agradecida! (AMBOS SE APROXIMAM DE ALAN E MARÍLIA) MARÍLIA - Mas que biscatinha! ALAN - Não precisava baixar o nível, né, Marília? MARÍLIA - Como não? Ela só faltou se jogar nos seus braços... O que adianta ter um corpo escultural e o cérebro do tamanho de um caroço de azeitona? E você bem que gostou né, seu filho da mãe?! ALAN - Claro. (MARILIA DÁ UM TAPINHA EM ALAN) Ai. O que é isso, Marília? (NISSO, OUVE-SE EM OFF, PEDIDOS DE SOCORRO DE LILIANE) FRED - O que é isso? GABRIEL - (OLHANDO PARA O MAR) Olha lá, parece que tem alguém se afogando... É a Liliane. MARÍLIA - Bem feito...

14 Julio Carrara Conto de Verão Pag.: 13 FRED - Vai lá. Salva ela, Gabriel. GABRIEL - Eu não posso. FRED - Por que não pode? GABRIEL - Por que... Porque eu não sei nadar... FRED - (COM VERGONHA) Nem eu! Eu não devia ter abandonado minhas aulas de natação... (NOVAMENTE OUVEM-SE OS GRITOS DE LILIANE) FRED - (DESESPERADO) Alguém precisa fazer alguma coisa. ALAN - Eu vou lá. MARÍLIA - (REPREENDENDO-O) Alan! ALAN - A menina tá se afogando, Marília... MARÍLIA - E me alegro muito. ALAN - Pára de ser criança... Eu já volto! (CORRE ATÉ O MAR, QUE ESTÁ FORA DE CENA) MARÍLIA - (REVOLTADA, PARA FRED E GABRIEL) Seus inúteis. O que custava entrar no mar pra salvar aquela bisca? FRED - Não foi maldade, Marília. GABRIEL - É. Você acha que faríamos isso de propósito? MARÍLIA - Acho. (ALAN ENTRA COM LILIANE DESMAIADA NOS BRAÇOS. COLOCA-A NA AREIA E COMEÇA A MASSAGEAR SEU CORAÇÃO. TAPA-LHE O NARIZ

15 Julio Carrara Conto de Verão Pag.: 14 E VAI FAZER RESPIRAÇÃO BOCA-A-BOCA. MARÍLIA AO CENA, SEREVOLTA) VER A MARÍLIA - Ah, isso já é demais, Alan. Salvar ela, tudo bem, agora fazer respiração boca a boca nessa oxigenada é o fim da picada. Deixa essa tarefa pro Fred ou pro Gabriel que nunca beijaram ninguém na boca... FRED Bem que eu gostaria, mas não tenho a mínima idéia de como se faz. GABRIEL - Nem eu. E o Alan foi escoteiro, Marília, ele manja esse lance de primeiros socorros. MARÍLIA - Vocês são dois viadinhos, isso sim. bem no que você vai fazer. Alan pense ALAN - Pô, Marília, não torra. Você acha que eu vou abusar da menina na sua frente? Me desculpe, mas eu vou precisar fazer isso. (FAZ A RESPIRAÇÃO BOCA A BOCA EM LILIANE. ESTA, SOLTA UMA GRANDE QUANTIDADE DE ÁGUA PELA BOCA. ALAN REPETE O MOVIMENTO. LILIANE ACORDA, MEIO GROGUE. AO VER ALAN, O ABRAÇA) LILIANE - Meu herói... MARÍLIA - (NO AUGE DA FÚRIA) Sua filha da puta, descarada... Agora você vai ver. (PEGA-A PELOS CABELOS) O Alan te salvou e agora é a minha vez de te mandar fazer companhia para Iemanjá. (LEVA A GAROTA PARA FORA DE CENA. ALAN CORRE ATRÁS. FRED E GABRIEL FICAM NA AREIA, OLHANDO NA DIREÇÃO DO MAR, DESESPERADOS. GRITOS EM OFF. LILIANE VOLTA CORRENDO, SOLTANDO ÁGUA PELA BOCA. PEGA SUAS COISAS E SAI CORRENDO)

16 Julio Carrara Conto de Verão Pag.: 15 LILIANE - Assassina! Assassina! (MARÍLIA VOLTA FURIOSA. ALAN SEGURA A GAROTA) MARÍLIA - Você não perde por esperar, sua vagabunda... (ALAN CHACOALHA MARÍLIA. A GAROTA VAI SE ACALMANDO ABRAÇA- O E CHORA COM RAIVA. FRED E GABRIEL OLHAM TUDO MUITO ASSUSTADOS) ALAN - (SÉRIAMENTE) Agora vamos ter uma conversa bem séria. Só nós dois. E você vai me escutar, ouviu bem? (FRED E GABRIEL, AO VEREM QUE A COISA ESTÁ FICANDO BRAVA, SE AFASTAM. ALAN OLHA PARA MARÍLIA) ALAN - Agora vamos conversar como dois adultos... MARÍLIA - Agora não, eu tô exausta, quero descansar um pouco. Depois a gente conversa. ALAN - Vamos conversar agora. E não adianta fugir... (MARÍLIA DESVIA O OLHAR) Olha pra mim, Marília... Agora me responda, por que você tá agindo dessa maneira infantil e ridícula? Por que criou essa confusão toda com a Liliane? MARÍLIA - Por quê? Você ainda pergunta? Ela ficou dando em cima de você como se eu não existisse. Eu não tenho sangue de barata, né, Alan?! ALAN - E eu por acaso fiquei xavecando ela? MARÍLIA - Não. Mas salvou a desgraçada do afogamento. E ainda fez respiração boca a boca na infeliz. É o que basta! ALAN - Eu faria isso com qualquer pessoa, caramba. Aqui nesse ponto da praia não tem um salva-vidas sequer. Não ia

17 Julio Carrara Conto de Verão Pag.: 16 ficar aqui parado, assistindo de camarote o afogamento dela. (NOUTRO TOM) Pô, Marília, a gente veio aqui pra se divertir, não pra ficar brigando. Esse teu ciúme é tão besta. Por que isso? MARÍLIA - (INSEGURA) Porque eu não quero te perder, Alan. Você é tudo que eu tenho. Tremo só de pensar que isso possa acontecer um dia. ALAN - Se você continuar agindo dessa forma, vai me perder mesmo. Você não era assim. Quando te conheci, você era diferente. Esse teu ciúme já tá passando dos limites, tá virando uma obsessão... Eu quero uma namorada, não uma dona, Marília, entenda isso. Você tá muito insegura comigo e isso não é legal. MARÍLIA - (TRISTE) Eu tô mesmo. Você é tudo o que eu tenho meu gato. E tem muita mulher mais bonita do que eu dando bola pra você e isso me deixa muito mal. ALAN - Você acha que se eu não te quisesse, eu estaria aqui? Hein?! (PAUSA) Fica tranqüila... MARÍLIA - Eu vou tentar. ALAN - E se a Liliane aparecer por aqui, você vai pedir desculpas pra ela pelo ocorrido. MARÍLIA - (SE ALTERA) Isso, não. Pode me pedir qualquer outra coisa, mas pedir desculpas pra aquela piranha, nunca! ALAN - Vai pedir desculpas, sim. É o mínimo que você pode fazer depois do escândalo todo que armou. MARÍLIA - (SE RENDENDO) Tá bom, tá bom. Eu vou pedir desculpas pra ela, mas se ela ficar se oferecendo pra

18 Julio Carrara Conto de Verão Pag.: 17 você, eu não respondo por mim e armo outro barraco, tá me ouvindo? ALAN - Isso não vai acontecer mais. Garanto. MARÍLIA - Espero. (ENTRAM FRED E GABRIEL, CADA UM SEGURANDO DOIS CÔCOS. FRED ENTREGA UM CÔCO PARA MARÍLIA E GABRIEL ENTREGA OUTRO PARA ALAN) GABRIEL - (PARA ALAN) E aí, acalmaram os ânimos? ALAN - Espero que sim. (NESSE MOMENTO COMEÇAM A CHEGAR ALGUNS TURISTAS, COM ALGUMAS CRIANÇAS, QUE CARREGANDO BALDINHOS E OUTRAS COISAS, COMEÇAM A BRINCAR NA AREIA. UM CASAL COMEÇA A PASSAR PROTETOR SOLAR. ALAN OLHA PARA ESSE CASAL) ALAN - Essa água de côco está ótima, (PONDO A MÃO NA BARRIGA) mas bateu uma fome... Um ranguinho agora ia bem GABRIEL - E aquele franguinho com farofa, Fred? FRED - Tá na mão!!! (ENTRA NA BARRACA E VOLTA COM DUAS TOPPERWARES COM FAROFA E MAIS DOIS FRANGOS ASSADOS COBERTOS COM PAPEL ALUMÍNIO. ABRE O RECIPIENTE E DESEMBRULHA OS FRANGOS) Alguém trouxe pratos e talheres? ALAN - Pra quê pratos e talheres, Fred? Quer bancar o fino aqui nessa praia que só tem farofeiro?... Frango se come com a mão. (PEGA UMA COXA E COME) Assim. FRED - Mas e a farofa? ALAN - Também...

19 Julio Carrara Conto de Verão Pag.: 18 (PEGA UM PUNHADO DE FAROFA E PÕE NA BOCA. OS OUTROS ACHAM GRAÇA NO FATO E REPETEM O GESTO DE ALAN, COM O FRANGO E A FAROFA. DEPOIS CADA UM PEGA UMA LATINHA DE CERVEJA E COMEÇAM A BEBER. JÁ ESTÃO UM POUCO EMBRIAGADOS PELO EFEITO DO ÁLCOOL) FRED - É uma pena que esse frango tá gelado. GABRIEL - Tá valendo. (TRINCHAM O FRANGO. PELA MANEIRA QUE COMEM, DEMONSTRAM TODA A FOME. FAZEM UMA BRINCADEIRA DE FALAR COM A BOCA CHEIA DE FAROFA. O CASAL, QUE ESTÁ DO LADO, OLHA COM UM CERTO ESTRANHAMENTO) ALAN - (PÁRA DE COMER E OFERECE O FRANGO PARA ELES) Vocês querem um pedaço? (O CASAL FAZ CARA DE NOJO E ACENAM NEGATIVAMENTE COM A CABEÇA) Então, por favor, cuidem desses ranhentos e não deixem que eles se afoguem... FRED - (FALA COM A BOCA CHEIA DE CARNE DE FRANGO E FAROFA) O que é que tão olhando? Nunca viram, não? (O CASAL VIRA PARA O LADO E COCHICHAM) ALAN - Ô, Fred, não vamos arrumar briga... GABRIEL - (DESENCANADO) Não esquenta, galera. Não vai haver briga nenhuma. MARÍLIA - Nunca se sabe Gabriel. GABRIEL - Não vai haver briga nenhuma por uma razão bem simples: eles são gringos e não estão entendendo nada do que a gente tá falando. Vocês não sacaram isso, seus babacas? Olha a cor deles. Chegam a ser transparentes!

20 Julio Carrara Conto de Verão Pag.: 19 (RIEM. O CASAL ARRUMA SUAS COISAS E VÃO EMBORA LEVANDO AS CRIANÇAS) ALAN - (FALANDO PARA OS TURISTAS) Good bye, friends, so long! FRED - Ô, meu Deus, cadê as mulheres dessa praia? Não agüento mais olhar pra pernas peludas e sungas salientes... GABRIEL - A única que tinha, a Marília espantou... MARÍLIA - Vai começar droga? GABRIEL - (ERGUENDO AS MÃOS, SE RENDENDO) Foi mal. Desculpe. ALAN - Esse pedaço aqui da praia é deserto mesmo. Não foi esse o combinado da gente? De vir pra um lugar calmo onde a gente pudesse descansar e acampar tranqüilo, sem ter que aguentar aqueles bichos do mato que nunca viram mar, rolando na areia e se transformando em bife à milanesa? FRED - Que merda viu... (SILÊNCIO. ALAN CONVIDA O GRUPO) ALAN - Em vez de ficar aqui jogando conversa fora, por que a gente não vai dar um mergulho? Olha que mar lindo, que sol maravilhoso convidando a gente! Vamos? (SILÊNCIO DE GABRIEL E FRED) GABRIEL - Esqueceu que não sabemos nadar?! ALAN - Ah, fica no rasinho, caramba. Não tem perigo. As ondas dessa praia não passam de trinta centímetros de

21 Julio Carrara Conto de Verão Pag.: 20 altura. Acho que vocês não são tão idiotas de se afogarem, né? MARÍLIA - (IRÔNICA) Eles eu não sei, mas teve uma piranhinha muito idiota que conseguiu realizar essa proeza. ALAN - Vai começar? (PARA OS GAROTOS) Vamos? FRED - Tá bom. Mas me esperem um pouco... (ENTRA NA BARRACA. DEMORA UM POUCO) ALAN - (IMPACIENTE) Anda logo, Fred. FRED - (EM OFF ) Já vou. (TEMPO. LOGO APARECE COM ÓCULOS DE MERGULHO, UMA BÓIA DE BICHINHO NA CINTURA E DOIS ENORMES PÉS-DE-PATO) E aí? Como estou? MARÍLIA - (ZOANDO) Uma gracinha! (RIEM DO RIDÍCULO DO RAPAZ) ALAN - O último que chegar é mulher do padre! (SAEM DE CENA CORRENDO. FRED DEMORA UM POUCO MAIS PARA ALCANÇÁ-LOS DEVIDO A GRANDE PARAFERNÁLIA QUE ESTÁ USANDO) CENA 3 (LUZ SOBE EM RESISTÊNCIA REVELANDO O PÔR-DO-SOL. ALAN E MARÍLIA ESTÃO SOZINHOS, SENTADOS NUMA ENORME PEDRA COM OS CABELOS ÚMIDOS E DESPENTEADOS. DE VEZ EM QUANDO, AS ONDAS REBENTAM NAS PEDRAS MOLHANDO O CASAL. ESTÃO ABRAÇADOS E O CLIMA ESTÁ BASTANTE AGRADÁVEL) ALAN - (APRECIANDO O PÔR-DO-SOL) O pôr-do-sol é tão lindo, né, Marília? É uma pena que a gente não possa apreciar essa dádiva da natureza lá em São Paulo. (INSPIRA O AR)

22 Julio Carrara Conto de Verão Pag.: 21 Como é bom respirar um pouco de ar puro, sentir esse cheiro de maresia, ouvir as ondas rebentando nas pedras... Sabe que eu era capaz de ficar assim, a minha vida inteira? Parece que... não sei... que a gente se desliga, se dissolve... se desintegra... (PAUSA) Bobagem minha, né? MARÍLIA - Eu não acho, não, Alan. Sabe, infelizmente a gente vive num mundo consumista onde o que mais conta é o dinheiro... Dinheiro, dinheiro, dinheiro, sempre dinheiro. As pessoas se matam de trabalhar, muitas vezes trabalhando de dia e de noite, se estressam, envelhecem rápido, para no fim do mês receber uma merreca de salário, que mal dá pra pagar o aluguel e outras contas, e quando vão ver... estão com 50, 60 anos e infelizmente, não curtiram os prazeres da vida... Os meus pais são exemplos vivos disso. Por que as pessoas ficaram tão obcecadas em só ganhar dinheiro? Tem outras coisas na vida mais importantes do que isso... Quer mais do que a gente? Estamos sem um puto no bolso e estamos aqui, curtindo esse lugar maravilhoso, numa boa sem se preocupar com o relógio. ALAN - Você fez um belíssimo discurso, mas temos que aceitar tudo isso. São as regras impostas pela sociedade. MARÍLIA - Sociedade!!! Bah, eu quero que essa sociedade se dane... O que eles sabem da vida? Absolutamente nada... Só querem saber de promover jantares pra grã-finos, festas pra cachorro, ficar falando futilidades e desejando o mal para os outros... ALAN - Vamos mudar de assunto? Não tô com saco pra ficar aqui filosofando sobre a vida, sobre o que é certo ou errado, justo ou injusto... (LENTO) O importante é que estamos nós dois aqui, sozinhos, sem aqueles pentelhos do Fred e do Gabriel torrando a paciência... O importante é que eu amo você... MARÍLIA - (INCRÉDULA) O que você disse?

23 Julio Carrara Conto de Verão Pag.: 22 ALAN - Isso mesmo que você ouviu. MARÍLIA - É a primeira vez que você me diz... ALAN - (CONTINUA)... amo você? MARÍLIA - É. (ABRAÇA O RAPAZ) (ALAN BEIJA-LHE A BOCA, O PESCOÇO E A ORELHA DE MARÍLIA. COMEÇA A PASSAR A MÃO PELO SEU CORPO) MARÍLIA - (SE SOLTA) Não, Alan... ALAN - Por que, não? Aqui não vem ninguém... MARÍLIA - (TENSA) Alan, a gente precisa conversar. ALAN - (COMPREENDENDO) A camisinha?... MARÍLIA - Ainda bem que você falou... Eu tava completamente sem coragem... ALAN - Eu tenho uma aqui comigo. (PEGA O PRESERVATIVO DA BERMUDA E BEIJA A GAROTA. EM SEGUIDA, DEITA-A NA PEDRA) MARÍLIA - (LEVANTANDO-SE) Não... Peraí, não é assim. A gente precisa conversar... Eu tô nervosa, tô confusa... (DESABAFA) Alan, eu sou virgem... Mas esse não é o único problema... Eu tenho medo de doer, de engravidar, medo da AIDS, medo de encarar meus pais e muito mais medo de que você me abandone depois que a gente faça essa loucura... (SUSPIRA) Pronto, falei! ALAN - Se você confiar em mim, esse seu medo vai deixar de existir.

24 Julio Carrara Conto de Verão Pag.: 23 MARÍLIA - Mas e minha família? Se chegar no ouvido do meu pai que eu perdi minha virgindade, ele me mata! Tá me dando uma culpa, um grilo danado... ALAN - Ele não precisa saber... Ninguém precisa saber. MARÍLIA - Vou me sentir uma criminosa... Você não me entende, Alan. É tão difícil pra mim... O meu pai... ele ainda me atormenta. ALAN - Lembra daquela aula de Psicologia?... O que aquele tal de Freud dizia sobre matar o próprio pai? MARÍLIA - (TENTANDO LEMBRAR) Ele dizia que: pra continuar crescendo, a gente tem que matar o pai dentro da gente. ALAN - Então... Esquece ele de uma vez. MARÍLIA - Você acha que eu não tento?... Pensa que é fácil? Eu acho que ainda não tô preparada pra fazer amor com você. Essa é que é a verdade... ALAN - Tudo bem. Não vou forçar a barra. Vai ser quando e na hora que você quiser e se sentir preparada... MARÍLIA - Olha pra mim, Alan... (ALAN OLHA PARA A GAROTA) Você promete que não vai me deixar? ALAN - Você é a mulher da minha vida, Marília. MARÍLIA - (VAI CEDENDO) Esse é o discurso que todos os garotos fazem quando querem transar com uma menina... (PAUSA. ALAN BEIJA-LHE A ORELHA E DIZ ALGO NO OUVIDO DA GAROTA) Ai, Alan, assim eu não agüento. Você me mata com essa voz de travesseiro... Até hoje você, foi o único homem que fez minha vida virar no avesso.

25 Julio Carrara Conto de Verão Pag.: 24 ALAN - Você também. Eu fico maluco quando sinto o teu perfume, quando beijo a tua boca, quando olho pra esses olhos... (ALAN BEIJA A GAROTA. ACARICIA-LHE O CORPO, PASSA A MÃO EM SUAS ANCAS. A GAROTA FAZ O MESMO NO RAPAZ, ACARICIANDO-LHE OS CABELOS, O PEITO, O ABDÔMEN, OS BRAÇOS MUSCULOSOS, E DEMONSTRA UM POUCO DE INSEGURANÇA AO TOCÁ-LO) ALAN - Fica calma... Relaxa. MARÍLIA - (PREOCUPADA) E se aparecer alguém? ALAN - Não vai aparecer ninguém. E que ninguém ouse atrapalhar esse momento pelo qual vamos passar. Pode escrever na sua agenda: essa vai ser uma noite inesquecível. (ALAN E MARÍLIA SE ACARICIAM E FAZEM AMOR. OUVE-SE NO ÁUDIO OS GEMIDOS DOS DOIS. A CENA, EM MOMENTO ALGUM DEVERÁ SER APELATIVA. OS GEMIDOS SÃO MESCLADOS COM O REBENTAR DAS ONDAS. O CLIMA DEVE SER DE PURA POESIA. LUZ VAI DESCENDO EM RESISTÊNCIA FICANDO APENAS O PÔR-DO-SOL. A NOITE CAI) CENA 4 (FRED E GABRIEL ESTÃO SENTADOS NAS CADEIRAS, PERTO DAS BARRACAS) GABRIEL - Onde será que foram esses dois? FRED - Devem estar em qualquer escurinho, fodendo... GABRIEL - Pô, você só pensa em sexo, Fred! FRED - E tem outra coisa melhor pra se pensar?... No fundo, no fundo, eu tenho um pouquinho de inveja do Alan e da Marília, sabe? É tão legal ver um casal como eles, né?

26 Julio Carrara Conto de Verão Pag.: 25 Apesar de serem bem diferentes um do outro, de brigarem o tempo todo, eles se combinam... GABRIEL - Bem que poderia pintar uma Marília pra gente, não?... Puta que o pariu, vai ser muito azar se a gente não conseguir catar nenhuma mina por aqui. FRED - A única que pintou com certeza nunca mais vamos ver. GABRIEL - (COMEÇA A SONHAR) Liliane... Como eu queria deitar com ela aqui na areia, encher aquela boquinha de beijos. FRED - Vamos parar de ficar sonhando, truta! Não tem mais volta. O único jeito de estar com a Liliane é quando... (GESTO DE MASTURBAÇÃO) estivermos soltando pipa... GABRIEL - Você não vale nada, seu bosta. (LILIANE ENTRA EM CENA COM UMA MOCHILA. SENTA-SE EM UM CANTO E CHORA DESBRAGADAMENTE. FRED E GABRIEL FICAM OLHANDO PARA ELA, SEM RECONHECÊ-LA) GABRIEL - O que será que aconteceu com essa gatinha? FRED - E eu sei lá. GABRIEL - Parece que o caso é sério. Eu vou falar com ela. FRED - Eu vou com você. GABRIEL - De jeito nenhum. O que a gente combinou lá em Sampa? Não vem empatar, não. Eu vi primeiro. FRED - Eu sempre fico na mão...

Em algum lugar de mim

Em algum lugar de mim Em algum lugar de mim (Drama em ato único) Autor: Mailson Soares A - Eu vi um homem... C - Homem? Que homem? A - Um viajante... C - Ele te viu? A - Não, ia muito longe! B - Do que vocês estão falando?

Leia mais

O Coração Sujo. Tuca Estávamos falando sobre... hm, que cheiro é esse? Tuca Parece cheiro de gambá morto afogado no esgoto.

O Coração Sujo. Tuca Estávamos falando sobre... hm, que cheiro é esse? Tuca Parece cheiro de gambá morto afogado no esgoto. O Coração Sujo Personagens - Tuca - Teco - Tatá - Tia Tuca e Tatá estão conversando. Teco chega. Teco Oi, meninas, sobre o que vocês estão falando? Tuca Estávamos falando sobre... hm, que cheiro é esse?

Leia mais

Fantasmas da noite. Uma peça de Hayaldo Copque

Fantasmas da noite. Uma peça de Hayaldo Copque Fantasmas da noite Uma peça de Hayaldo Copque Peça encenada dentro de um automóvel na Praça Roosevelt, em São Paulo-SP, nos dias 11 e 12 de novembro de 2011, no projeto AutoPeças, das Satyrianas. Direção:

Leia mais

Alô, alô. www.bibliotecapedrobandeira.com.br

Alô, alô. www.bibliotecapedrobandeira.com.br Alô, alô Quero falar com o Marcelo. Momento. Alô. Quem é? Marcelo. Escuta aqui. Eu só vou falar uma vez. A Adriana é minha. Vê se tira o bico de cima dela. Adriana? Que Adriana? Não se faça de cretino.

Leia mais

DESENGANO CENA 01 - CASA DA GAROTA - INT. QUARTO DIA

DESENGANO CENA 01 - CASA DA GAROTA - INT. QUARTO DIA DESENGANO FADE IN: CENA 01 - CASA DA GAROTA - INT. QUARTO DIA Celular modelo jovial e colorido, escovas, batons e objetos para prender os cabelos sobre móvel de madeira. A GAROTA tem 19 anos, magra, não

Leia mais

Geração Graças Peça: Os Cofrinhos

Geração Graças Peça: Os Cofrinhos Geração Graças Peça: Os Cofrinhos Autora: Tell Aragão Personagens: Voz - não aparece mendigo/pessoa Nervosa/Ladrão faz os três personagens Menina 1 Menina 2 Voz: Era uma vez, duas irmãs que ganharam dois

Leia mais

LIÇÃO 8 MANSIDÃO: Agir com mansidão com todos

LIÇÃO 8 MANSIDÃO: Agir com mansidão com todos Lição 3: Alegria LIÇÃO 8 MANSIDÃO: Agir com mansidão com todos RESUMO BÍBLICO Gálatas 5:23; Gálatas 6:1; 2 Timóteo 2:25; Tito 3; 1 Pedro 3:16 Como seres humanos estamos sempre à mercê de situações sobre

Leia mais

INTERTÍTULO: DIANA + 1 FADE IN EXT. PRAIA/BEIRA MAR DIA

INTERTÍTULO: DIANA + 1 FADE IN EXT. PRAIA/BEIRA MAR DIA DIANA + 3 INTERTÍTULO: DIANA + 1 FADE IN EXT. PRAIA/BEIRA MAR DIA Pablo, rapaz gordinho, 20 anos, está sentado na areia da praia ao lado de Dino, magrinho, de óculos, 18 anos. Pablo tem um violão no colo.

Leia mais

Roteiro para curta-metragem. Nathália da Silva Santos 6º ano Escola Municipalizada Paineira TEMPESTADE NO COPO

Roteiro para curta-metragem. Nathália da Silva Santos 6º ano Escola Municipalizada Paineira TEMPESTADE NO COPO Roteiro para curta-metragem Nathália da Silva Santos 6º ano Escola Municipalizada Paineira TEMPESTADE NO COPO SINOPSE Sérgio e Gusthavo se tornam inimigos depois de um mal entendido entre eles. Sérgio

Leia mais

HISTÓRIA DE LINS. - Nossa que cara é essa? Parece que ficou acordada a noite toda? Confessa, ficou no face a noite inteira?

HISTÓRIA DE LINS. - Nossa que cara é essa? Parece que ficou acordada a noite toda? Confessa, ficou no face a noite inteira? HISTÓRIA DE LINS EE PROF.PE. EDUARDO R. de CARVALHO Alunos: Maria Luana Lino da Silva Rafaela Alves de Almeida Estefanny Mayra S. Pereira Agnes K. Bernardes História 1 Unidas Venceremos É a história de

Leia mais

Roteiro para curta-metragem. Aparecida dos Santos Gomes 6º ano Escola Municipalizada Paineira NÃO ERA ASSIM

Roteiro para curta-metragem. Aparecida dos Santos Gomes 6º ano Escola Municipalizada Paineira NÃO ERA ASSIM Roteiro para curta-metragem Aparecida dos Santos Gomes 6º ano Escola Municipalizada Paineira NÃO ERA ASSIM SINOPSE José é viciado em drogas tornando sua mãe infeliz. O vício torna José violento, até que

Leia mais

Transcriça o da Entrevista

Transcriça o da Entrevista Transcriça o da Entrevista Entrevistadora: Valéria de Assumpção Silva Entrevistada: Ex praticante Clarice Local: Núcleo de Arte Grécia Data: 08.10.2013 Horário: 14h Duração da entrevista: 1h COR PRETA

Leia mais

Era uma vez um menino muito pobre chamado João, que vivia com o papai e a

Era uma vez um menino muito pobre chamado João, que vivia com o papai e a João do Medo Era uma vez um menino muito pobre chamado João, que vivia com o papai e a mamãe dele. Um dia, esse menino teve um sonho ruim com um monstro bem feio e, quando ele acordou, não encontrou mais

Leia mais

Era uma vez, numa cidade muito distante, um plantador chamado Pedro. Ele

Era uma vez, numa cidade muito distante, um plantador chamado Pedro. Ele O Plantador e as Sementes Era uma vez, numa cidade muito distante, um plantador chamado Pedro. Ele sabia plantar de tudo: plantava árvores frutíferas, plantava flores, plantava legumes... ele plantava

Leia mais

Sei... Entra, Fredo, vem tomar um copo de suco, comer um biscoito. E você também, Dinho, que está parado aí atrás do muro!

Sei... Entra, Fredo, vem tomar um copo de suco, comer um biscoito. E você também, Dinho, que está parado aí atrás do muro! Capítulo 3 N o meio do caminho tinha uma casa. A casa da Laila, uma menina danada de esperta. Se bem que, de vez em quando, Fredo e Dinho achavam que ela era bastante metida. Essas coisas que acontecem

Leia mais

Harmonizando a família

Harmonizando a família Harmonizando a família Narrador: Em um dia, como tantos outros, como e em vários lares a, mãe está em casa cuidando dos afazeres doméstic os, tranqüilamente. Porém c omo vem ac ontec endo há muito tempo,

Leia mais

ALEGRIA ALEGRIA:... TATY:...

ALEGRIA ALEGRIA:... TATY:... ALEGRIA PERSONAGENS: Duas amigas entre idades adolescentes. ALEGRIA:... TATY:... Peça infanto-juvenil, em um só ato com quatro personagens sendo as mesmas atrizes, mostrando a vida de duas meninas, no

Leia mais

MERGULHO de Betina Toledo e Thuany Motta

MERGULHO de Betina Toledo e Thuany Motta MERGULHO de Betina Toledo e Thuany Motta Copyright Betina Toledo e Thuany Motta Todos os direitos reservados juventudecabofrio@gmail.com Os 13 Filmes 1 MERGULHO FADE IN: CENA 1 PRAIA DIA Fotografia de

Leia mais

Lembro-me do segredo que ela prometeu me contar. - Olha, eu vou contar, mas é segredo! Não conte para ninguém. Se você contar eu vou ficar de mal.

Lembro-me do segredo que ela prometeu me contar. - Olha, eu vou contar, mas é segredo! Não conte para ninguém. Se você contar eu vou ficar de mal. -...eu nem te conto! - Conta, vai, conta! - Está bem! Mas você promete não contar para mais ninguém? - Prometo. Juro que não conto! Se eu contar quero morrer sequinha na mesma hora... - Não precisa exagerar!

Leia mais

MEU TIO MATOU UM CARA

MEU TIO MATOU UM CARA MEU TIO MATOU UM CARA M eu tio matou um cara. Pelo menos foi isso que ele disse. Eu estava assistindo televisão, um programa idiota em que umas garotas muito gostosas ficavam dançando. O interfone tocou.

Leia mais

Ernest Hemingway Colinas como elefantes brancos

Ernest Hemingway Colinas como elefantes brancos Ernest Hemingway Colinas como elefantes brancos As colinas do outro lado do vale eram longas e brancas. Deste lado, não havia sombra nem árvores e a estação ficava entre duas linhas de trilhos sob o sol.

Leia mais

Eu sempre ouço dizer. Que as cores da pele são diferentes. Outros negros e amarelos. Há outras cores na pele dessa gente

Eu sempre ouço dizer. Que as cores da pele são diferentes. Outros negros e amarelos. Há outras cores na pele dessa gente De todas as cores Eu sempre ouço dizer Que as cores da pele são diferentes Que uns são brancos Outros negros e amarelos Mas na verdade Há outras cores na pele dessa gente Tem gente que fica branca de susto

Leia mais

MALDITO. de Kelly Furlanetto Soares. Peça escritadurante a Oficina Regular do Núcleo de Dramaturgia SESI PR.Teatro Guaíra, no ano de 2012.

MALDITO. de Kelly Furlanetto Soares. Peça escritadurante a Oficina Regular do Núcleo de Dramaturgia SESI PR.Teatro Guaíra, no ano de 2012. MALDITO de Kelly Furlanetto Soares Peça escritadurante a Oficina Regular do Núcleo de Dramaturgia SESI PR.Teatro Guaíra, no ano de 2012. 1 Em uma praça ao lado de uma universidade está sentado um pai a

Leia mais

Luís Norberto Pascoal

Luís Norberto Pascoal Viver com felicidade é sucesso com harmonia e humildade. Luís Norberto Pascoal Agradecemos aos parceiros que investem em nosso projeto. ISBN 978-85-7694-131-6 9 788576 941316 Era uma vez um pássaro que

Leia mais

Efêmera (título provisório) Por. Ana Julia Travia e Mari Brecht

Efêmera (título provisório) Por. Ana Julia Travia e Mari Brecht Efêmera (título provisório) Por Ana Julia Travia e Mari Brecht anaju.travia@gmail.com mari.brecht@gmail.com INT. SALA DE - DIA. VÍDEO DE Números no canto da tela: 00 horas Vídeo na TV., 22, com seus cabelos

Leia mais

este ano está igualzinho ao ano passado! viu? eu não falei pra você? o quê? foi você que jogou esta bola de neve em mim?

este ano está igualzinho ao ano passado! viu? eu não falei pra você? o quê? foi você que jogou esta bola de neve em mim? viu? eu não falei pra você? o quê? este ano está igualzinho ao ano passado! foi você que jogou esta bola de neve em mim? puxa, acho que não... essa não está parecendo uma das minhas... eu costumo comprimir

Leia mais

JOSÉ DE SOUZA CASTRO 1

JOSÉ DE SOUZA CASTRO 1 1 JOSÉ DE SOUZA CASTRO 1 ENTREGADOR DE CARGAS 32 ANOS DE TRABALHO Transportadora Fácil Idade: 53 anos, nascido em Quixadá, Ceará Esposa: Raimunda Cruz de Castro Filhos: Marcílio, Liana e Luciana Durante

Leia mais

Os dois foram entrando e ROSE foi contando mais um pouco da história e EDUARDO anotando tudo no caderno.

Os dois foram entrando e ROSE foi contando mais um pouco da história e EDUARDO anotando tudo no caderno. Meu lugar,minha história. Cena 01- Exterior- Na rua /Dia Eduardo desce do ônibus com sua mala. Vai em direção a Rose que está parada. Olá, meu nome é Rose sou a guia o ajudara no seu projeto de história.

Leia mais

Palavras do autor. Escrever para jovens é uma grande alegria e, por que não dizer, uma gostosa aventura.

Palavras do autor. Escrever para jovens é uma grande alegria e, por que não dizer, uma gostosa aventura. Palavras do autor Escrever para jovens é uma grande alegria e, por que não dizer, uma gostosa aventura. Durante três anos, tornei-me um leitor voraz de histórias juvenis da literatura nacional, mergulhei

Leia mais

Não saia de seu Caminho! Sinopse: Uma Menina, indo atrasada da casa da avó para a escola. No caminho seu ônibus quebra e ela tem que tomar um caminho

Não saia de seu Caminho! Sinopse: Uma Menina, indo atrasada da casa da avó para a escola. No caminho seu ônibus quebra e ela tem que tomar um caminho Não saia de seu Caminho! Sinopse: Uma Menina, indo atrasada da casa da avó para a escola. No caminho seu ônibus quebra e ela tem que tomar um caminho alternativo, onde encontra com um sujeito estranho.

Leia mais

BOLA NA CESTA. Roteiro para curta-metragem de Marcele Linhares

BOLA NA CESTA. Roteiro para curta-metragem de Marcele Linhares BOLA NA CESTA Roteiro para curta-metragem de Marcele Linhares 25/04/2012 SINOPSE Essa é a história de Marlon Almeida. Um adolescente que tem um pai envolvido com a criminalidade. Sua salvação está no esporte.

Leia mais

DIANA + 3. Roteiro de Henry Grazinoli

DIANA + 3. Roteiro de Henry Grazinoli DIANA + 3 Roteiro de Henry Grazinoli EXT. CALÇADA DO PORTINHO DIA Sombra de Pablo e Dino caminhando pela calçada do portinho de Cabo Frio. A calçada típica da cidade, com suas ondinhas e peixes desenhados.

Leia mais

Estórias de Iracema. Maria Helena Magalhães. Ilustrações de Veridiana Magalhães

Estórias de Iracema. Maria Helena Magalhães. Ilustrações de Veridiana Magalhães Estórias de Iracema Maria Helena Magalhães Ilustrações de Veridiana Magalhães 2 Era domingo e o céu estava mais azul que o azul mais azul que se pode imaginar. O sol de maio deixava o dia ainda mais bonito

Leia mais

PERSONAGENS DESTE CAPÍTULO.

PERSONAGENS DESTE CAPÍTULO. Roteiro de Telenovela Brasileira Central de Produção CAPÍTULO 007 O BEM OU O MAL? Uma novela de MHS. PERSONAGENS DESTE CAPÍTULO. AGENOR ALBERTO FERNANDO GABRIELE JORGE MARIA CLARA MARIA CAMILLA MARÍLIA

Leia mais

ENTRE FERAS CAPÍTULO 16 NOVELA DE: RÔMULO GUILHERME ESCRITA POR: RÔMULO GUILHERME

ENTRE FERAS CAPÍTULO 16 NOVELA DE: RÔMULO GUILHERME ESCRITA POR: RÔMULO GUILHERME ENTRE FERAS CAPÍTULO 16 NOVELA DE: RÔMULO GUILHERME ESCRITA POR: RÔMULO GUILHERME CENA 1. HOSPITAL. QUARTO DE. INTERIOR. NOITE Fernanda está dormindo. Seus pulsos estão enfaixados. Uma enfermeira entra,

Leia mais

O LAVA JATO MACABRO. Por JULIANO FIGUEIREDO DA SILVA

O LAVA JATO MACABRO. Por JULIANO FIGUEIREDO DA SILVA O LAVA JATO MACABRO Por JULIANO FIGUEIREDO DA SILVA Rua alameda dom Pedro II n 718 Venda da cruz São Gonçalo. e-mail:jfigueiredo759@gmail.com TEL: (21)92303033 EXT.LAGE DA CASA.DIA Renam está sentado na

Leia mais

Qual o Sentido do Natal?

Qual o Sentido do Natal? Qual o Sentido do Natal? Por Sulamita Ricardo Personagens: José- Maria- Rei1- Rei2- Rei3- Pastor 1- Pastor 2- Pastor 3-1ª Cena Uma música de natal toca Os personagens entram. Primeiro entram José e Maria

Leia mais

Arthur de Carvalho Jaldim Rubens de Almeida Oliveira CÃO ESTELAR. EDITORA BPA Biblioteca Popular de Afogados

Arthur de Carvalho Jaldim Rubens de Almeida Oliveira CÃO ESTELAR. EDITORA BPA Biblioteca Popular de Afogados Arthur de Carvalho Jaldim Rubens de Almeida Oliveira O CÃO ESTELAR EDITORA BPA Biblioteca Popular de Afogados Texto e Pesquisa de Imagens Arthur de Carvalho Jaldim e Rubens de Almeida Oliveira O CÃO ESTELAR

Leia mais

ALICE DIZ ADEUS 4º TRATAMENTO* Escrito e dirigido por. Simone Teider

ALICE DIZ ADEUS 4º TRATAMENTO* Escrito e dirigido por. Simone Teider DIZ ADEUS 4º TRATAMENTO* Escrito e dirigido por Simone Teider SEQUENCIA 1 Uma mulher, (46), está sentada num sofá vendo TV e lixando as unhas. Ela veste um vestido florido e um brinco grande. (16), de

Leia mais

ENTRE FRALDAS E CADERNOS

ENTRE FRALDAS E CADERNOS ENTRE FRALDAS E CADERNOS Entre Fraldas e Cadernos Proposta metodológica: Bem TV Educação e Comunicação Coordenação do projeto: Márcia Correa e Castro Consultoria Técnica: Cláudia Regina Ribeiro Assistente

Leia mais

A.C. Ilustrações jordana germano

A.C. Ilustrações jordana germano A.C. Ilustrações jordana germano 2013, O autor 2013, Instituto Elo Projeto gráfico, capa, ilustração e diagramação: Jordana Germano C736 Quero-porque-quero!! Autor: Alexandre Compart. Belo Horizonte: Instituto

Leia mais

FUGA de Beatriz Berbert

FUGA de Beatriz Berbert FUGA de Beatriz Berbert Copyright Beatriz Berbert Todos os direitos reservados juventudecabofrio@gmail.com Os 13 Filmes 1 FUGA FADE IN: CENA 1 PISCINA DO CONDOMÍNIO ENTARDECER Menina caminha sobre a borda

Leia mais

Três Marias Teatro. Noite (Peça Curta) Autor: Harold Pinter

Três Marias Teatro. Noite (Peça Curta) Autor: Harold Pinter Distribuição digital, não-comercial. 1 Três Marias Teatro Noite (Peça Curta) Autor: Harold Pinter O uso comercial desta obra está sujeito a direitos autorais. Verifique com os detentores dos direitos da

Leia mais

OS AMIGOS NÃO SE COMPRAM

OS AMIGOS NÃO SE COMPRAM OS AMIGOS NÃO SE COMPRAM Era o dia 22 de dezembro. O Natal aproximava-se e o Pai Natal estava muito atarefado a preparar os sacos com os brinquedos. Muito longe dali, em Portugal, um menino chamado João

Leia mais

TEXTO: Texto Warley di Brito A TURMA DA ZICA. (Esta é uma versão adaptada, da turma do zico)

TEXTO: Texto Warley di Brito A TURMA DA ZICA. (Esta é uma versão adaptada, da turma do zico) TEXTO: Texto Warley di Brito A TURMA DA ZICA (Esta é uma versão adaptada, da turma do zico) Januária setembro/2011 CENÁRIO: Livre, aberto, porém, deve se haver por opção uma cadeira, uma toalha e uma escova

Leia mais

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br A U A UL LA O céu Atenção Aquela semana tinha sido uma trabalheira! Na gráfica em que Júlio ganhava a vida como encadernador, as coisas iam bem e nunca faltava serviço. Ele gostava do trabalho, mas ficava

Leia mais

Meninas Nhe nhe. Eu Aff Chegando lá. Eu Gente estou com um mau pressentimento

Meninas Nhe nhe. Eu Aff Chegando lá. Eu Gente estou com um mau pressentimento Eu e umas amigas íamos viajar. Um dia antes dessa viagem convidei minhas amigas para dormir na minha casa. Nós íamos para uma floresta que aparentava ser a floresta do Slender-Man mas ninguém acreditava

Leia mais

O mar de Copacabana estava estranhamente calmo, ao contrário

O mar de Copacabana estava estranhamente calmo, ao contrário epílogo O mar de Copacabana estava estranhamente calmo, ao contrário do rebuliço que batia em seu peito. Quase um ano havia se passado. O verão começava novamente hoje, ao pôr do sol, mas Line sabia que,

Leia mais

KIT CÉLULA PARA CRIANÇAS: 28/10/15

KIT CÉLULA PARA CRIANÇAS: 28/10/15 KIT CÉLULA PARA CRIANÇAS: 28/10/15 A mentira não agrada a Deus Principio: Quando mentimos servimos o Diabo o Pai da mentira. Versículo: O caminho para vida é de quem guarda o ensino, mas o que abandona

Leia mais

A DOMÉSTICA (FILME CURTA) Final 2

A DOMÉSTICA (FILME CURTA) Final 2 A DOMÉSTICA (FILME CURTA) Final 2 Roteiro de Alcir Nicolau Pereira Versão de OUTUBRO/2012. 1 A DOMÉSTICA (FILME-CURTA) ---------------------------------------------------------------- PERSONAGENS Empregada

Leia mais

A TURMA DO ZICO EM: CUIDADO COM A DENGUE

A TURMA DO ZICO EM: CUIDADO COM A DENGUE Texto: Warley di Brito A TURMA DO ZICO EM: CUIDADO COM A DENGUE Personagens: Zico, Zefinha, Paulinha e sua mãe Bastiana Cenário: A esquete acontece no quintal da casa da mãe de Zico, para a montagem do

Leia mais

L0NGE, atrás em monte, sol cair e céu ficar em fogo. Fraco, Eu

L0NGE, atrás em monte, sol cair e céu ficar em fogo. Fraco, Eu 5 L0NGE, atrás em monte, sol cair e céu ficar em fogo. Fraco, Eu subir monte, pés d Eu molhados em erva fria. Não haver erva em cima em monte. Só haver terra, em volta, monte como cabeça de homem sem cabelo.

Leia mais

O menino e o pássaro. Rosângela Trajano. Era uma vez um menino que criava um pássaro. Todos os dias ele colocava

O menino e o pássaro. Rosângela Trajano. Era uma vez um menino que criava um pássaro. Todos os dias ele colocava O menino e o pássaro Era uma vez um menino que criava um pássaro. Todos os dias ele colocava comida, água e limpava a gaiola do pássaro. O menino esperava o pássaro cantar enquanto contava histórias para

Leia mais

SEU GUIA DEFINITIVO PARA PLANEJAR E EXECUTAR DE UMA VEZ POR TODAS SEU SONHO ENGAVETADO

SEU GUIA DEFINITIVO PARA PLANEJAR E EXECUTAR DE UMA VEZ POR TODAS SEU SONHO ENGAVETADO FAÇA ACONTECER AGORA MISSÃO ESPECIAL SEU GUIA DEFINITIVO PARA PLANEJAR E EXECUTAR DE UMA VEZ POR TODAS SEU SONHO ENGAVETADO RENATA WERNER COACHING PARA MULHERES Página 1 Q ue Maravilha Começar algo novo

Leia mais

CASA DE FAMÍLIA intervenção dos Vira-Latas sob o signo do sangue a ser realizada na Praça da Matriz / Largo da Freguesia do Ó

CASA DE FAMÍLIA intervenção dos Vira-Latas sob o signo do sangue a ser realizada na Praça da Matriz / Largo da Freguesia do Ó CASA DE FAMÍLIA intervenção dos Vira-Latas sob o signo do sangue a ser realizada na Praça da Matriz / Largo da Freguesia do Ó Uma sala de jantar de uma casa. A mesa está coberta com toalha vermelha. Cadeiras,

Leia mais

Lista de Diálogo - Cine Camelô

Lista de Diálogo - Cine Camelô Lista de Diálogo - Cine Camelô Oi amor... tudo bem? Você falou que vinha. É, eu tô aqui esperando. Ah tá, mas você vai vir? Então tá bom vou esperar aqui. Tá bom? Que surpresa boa. Oh mano. Aguá! Bolha!

Leia mais

P/1 Seu Ivo, eu queria que o senhor começasse falando seu nome completo, onde o senhor nasceu e a data do seu nascimento.

P/1 Seu Ivo, eu queria que o senhor começasse falando seu nome completo, onde o senhor nasceu e a data do seu nascimento. museudapessoa.net P/1 Seu Ivo, eu queria que o senhor começasse falando seu nome completo, onde o senhor nasceu e a data do seu nascimento. R Eu nasci em Piúma, em primeiro lugar meu nome é Ivo, nasci

Leia mais

Anexo 2.1 - Entrevista G1.1

Anexo 2.1 - Entrevista G1.1 Entrevista G1.1 Entrevistado: E1.1 Idade: Sexo: País de origem: Tempo de permanência 51 anos Masculino Cabo-verde 40 anos em Portugal: Escolaridade: Imigrações prévias : São Tomé (aos 11 anos) Língua materna:

Leia mais

017. Segunda-Feira, 05 de Julho de 1997.

017. Segunda-Feira, 05 de Julho de 1997. 017. Segunda-Feira, 05 de Julho de 1997. Acordei hoje como sempre, antes do despertador tocar, já era rotina. Ao levantar pude sentir o peso de meu corpo, parecia uma pedra. Fui andando devagar até o banheiro.

Leia mais

RECUPERAÇÃO DE IMAGEM

RECUPERAÇÃO DE IMAGEM RECUPERAÇÃO DE IMAGEM Quero que saibam que os dias que se seguiram não foram fáceis para mim. Porém, quando tornei a sair consciente, expus ao professor tudo o que estava acontecendo comigo, e como eu

Leia mais

Quem te fala mal de. 10º Plano de aula. 1-Citação as semana: Quem te fala mal de outra pessoa, falará mal de ti também." 2-Meditação da semana:

Quem te fala mal de. 10º Plano de aula. 1-Citação as semana: Quem te fala mal de outra pessoa, falará mal de ti também. 2-Meditação da semana: 10º Plano de aula 1-Citação as semana: Quem te fala mal de outra pessoa, falará mal de ti também." Provérbio Turco 2-Meditação da semana: Mestre conselheiro- 6:14 3-História da semana: AS três peneiras

Leia mais

Olga, imigrante de leste, é empregada nessa casa. Está vestida com um uniforme de doméstica. Tem um ar atrapalhado e está nervosa.

Olga, imigrante de leste, é empregada nessa casa. Está vestida com um uniforme de doméstica. Tem um ar atrapalhado e está nervosa. A Criada Russa Sandra Pinheiro Interior. Noite. Uma sala de uma casa de família elegantemente decorada. Um sofá ao centro, virado para a boca de cena. Por detrás do sofá umas escadas que conduzem ao andar

Leia mais

Peça de Teatro Sinopse Argumento

Peça de Teatro Sinopse Argumento 1 Peça de Teatro Sinopse Duas crianças da comunidade...(comunidade local onde será encenada a peça) se encontram, conversam à respeito de limpar a rua e ser útil de alguma forma para o meio em que habitam.

Leia mais

Sal, Pimenta, Alho e Noz Moscada.

Sal, Pimenta, Alho e Noz Moscada. Sal, Pimenta, Alho e Noz Moscada. Cláudia Barral (A sala é bastante comum, apenas um detalhe a difere de outras salas de apartamentos que se costuma ver ordinariamente: a presença de uma câmera de vídeo

Leia mais

Não é o outro que nos

Não é o outro que nos 16º Plano de aula 1-Citação as semana: Não é o outro que nos decepciona, nós que nos decepcionamos por esperar alguma coisa do outro. 2-Meditação da semana: Floresta 3-História da semana: O piquenique

Leia mais

Homens. Inteligentes. Manifesto

Homens. Inteligentes. Manifesto Homens. Inteligentes. Manifesto Ser homem antigamente era algo muito simples. Você aprendia duas coisas desde cedo: lutar para se defender e caçar para se alimentar. Quem fazia isso muito bem, se dava

Leia mais

Afonso levantou-se de um salto, correu para a casa de banho, abriu a tampa da sanita e vomitou mais uma vez. Posso ajudar? perguntou a Maria,

Afonso levantou-se de um salto, correu para a casa de banho, abriu a tampa da sanita e vomitou mais uma vez. Posso ajudar? perguntou a Maria, O Afonso levantou-se de um salto, correu para a casa de banho, abriu a tampa da sanita e vomitou mais uma vez. Posso ajudar? perguntou a Maria, preocupada, pois nunca tinha visto o primo assim tão mal

Leia mais

O que procuramos está sempre à nossa espera, à porta do acreditar. Não compreendemos muitos aspectos fundamentais do amor.

O que procuramos está sempre à nossa espera, à porta do acreditar. Não compreendemos muitos aspectos fundamentais do amor. Capítulo 2 Ela representa um desafio. O simbolismo existe nas imagens coloridas. As pessoas apaixonam-se e desapaixonam-se. Vão onde os corações se abrem. É previsível. Mereces um lugar no meu baloiço.

Leia mais

MULHER SOLTEIRA. Marcos O BILAU

MULHER SOLTEIRA. Marcos O BILAU MULHER SOLTEIRA REFRÃO: Ei, quem tá aí Se tem mulher solteira dá um grito que eu quero ouvir Ei, quem tá aí Se tem mulher solteira dá um grito que eu quero ouvir (Essa música foi feita só prás mulheres

Leia mais

1º Domingo de Agosto Primeiros Passos 02/08/2015

1º Domingo de Agosto Primeiros Passos 02/08/2015 1º Domingo de Agosto Primeiros Passos 02/08/2015 JESUS ESTÁ COMIGO QUANDO SOU DESAFIADO A CRESCER! OBJETIVO - Saber que sempre que são desafiados a crescer ou assumir responsabilidades, Jesus está com

Leia mais

O PASTOR AMOROSO. Alberto Caeiro. Fernando Pessoa

O PASTOR AMOROSO. Alberto Caeiro. Fernando Pessoa O PASTOR AMOROSO Alberto Caeiro Fernando Pessoa Este texto foi digitado por Eduardo Lopes de Oliveira e Silva, no Rio de Janeiro, em maio de 2006. Manteve-se a ortografia vigente em Portugal. 2 SUMÁRIO

Leia mais

1º Plano de Aula. 1- Citação: Guardar raiva é o mesmo que, beber veneno e querer que o outro morra. 2- Meditação: Meditação da Compaixão

1º Plano de Aula. 1- Citação: Guardar raiva é o mesmo que, beber veneno e querer que o outro morra. 2- Meditação: Meditação da Compaixão 1º Plano de Aula 1- Citação: Guardar raiva é o mesmo que, beber veneno e querer que o outro morra. 2- Meditação: Meditação da Compaixão 3- História Perdoar Sempre 4- Música Uma Luz Dentro de mim. Vol:

Leia mais

Anexo XXXIII Peça teatral com fantoches

Anexo XXXIII Peça teatral com fantoches Anexo XXXIII Peça teatral com fantoches Amanda (entra procurando os amigos) Lucas!? Juninho!? Chico!? Onde estão vocês? Ai meu Deus. Preciso encontrar alguém por aqui. (para o público) Ei pessoal, vocês

Leia mais

RUA SAUDADE. Roteiro de Curta-Metragem EXT. CALÇADA/EM FRENTE AO PORTÃO DA CASA DE DOLORES DIA

RUA SAUDADE. Roteiro de Curta-Metragem EXT. CALÇADA/EM FRENTE AO PORTÃO DA CASA DE DOLORES DIA RUA SAUDADE Roteiro de Curta-Metragem São as últimas horas da madrugada., senhora viúva com mais de setenta anos, passa pelo portão da rua de sua casa no Bexiga. Carrega um carrinho de feira consigo. Sai

Leia mais

INVERNO Um roteiro de Mikael Santiago 25/05/2009

INVERNO Um roteiro de Mikael Santiago 25/05/2009 INVERNO Um roteiro de Mikael Santiago 25/05/2009 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS COPYRIGHT MIKAEL SANTIAGO mikael@mvirtual.com.br RUA ITUVERAVA, 651/305 JACAREPAGUÁ RIO DE JANEIRO - RJ (21)9879-4890 (21)3186-5801

Leia mais

QUASE NADA Peça de Marcos Barbosa marcosbarbosa@hotmail.com

QUASE NADA Peça de Marcos Barbosa marcosbarbosa@hotmail.com QUASE NADA Peça de Marcos Barbosa marcosbarbosa@hotmail.com Antônio, Sara, Vânia e César. Sala da casa de Antônio e Sara. 1 Um longo silêncio. ANTÔNIO. Vai me deixar falando sozinho? Sara o fita e fica

Leia mais

Vamos falar de amor? Amornizando!

Vamos falar de amor? Amornizando! Vamos falar de amor? Amornizando! Personagens 1) Neide Tymus (Regente); 2) Sérgio Tymus (Marido Neide); 3) Nelida (Filha da Neide); 4) Primeiro Coralista; 5) Segundo Coralista; 6) Terceiro Coralista; 7)

Leia mais

Os encontros de Jesus. sede de Deus

Os encontros de Jesus. sede de Deus Os encontros de Jesus 1 Jo 4 sede de Deus 5 Ele chegou a uma cidade da Samaria, chamada Sicar, que ficava perto das terras que Jacó tinha dado ao seu filho José. 6 Ali ficava o poço de Jacó. Era mais ou

Leia mais

Produtividade e qualidade de vida - Cresça 10x mais rápido

Produtividade e qualidade de vida - Cresça 10x mais rápido Produtividade e qualidade de vida - Cresça 10x mais rápido Você já pensou alguma vez que é possível crescer 10 vezes em várias áreas de sua vida e ainda por cima melhorar consideravelmente sua qualidade

Leia mais

Marcos Leôncio suka02@uol.com.br 1 VOTO VENDIDO, CONSCIÊNCIA PERDIDA. Escrita por: Marcos Leôncio. Elenco: Olga Barroso. Renato Beserra dos Reis

Marcos Leôncio suka02@uol.com.br 1 VOTO VENDIDO, CONSCIÊNCIA PERDIDA. Escrita por: Marcos Leôncio. Elenco: Olga Barroso. Renato Beserra dos Reis VOTO VENDIDO, CONSCIÊNCIA PERDIDA. Escrita por: Marcos Leôncio Elenco: Olga Barroso Renato Beserra dos Reis Zilânia Filgueiras Sérgio Francatti Dodi Reis Preparação de Atores e Direção: Dodi Reis Coordenação

Leia mais

Quem tem medo da Fada Azul?

Quem tem medo da Fada Azul? Quem tem medo da Fada Azul? Lino de Albergaria Quem tem medo da Fada Azul? Ilustrações de Andréa Vilela 1ª Edição POD Petrópolis KBR 2015 Edição de Texto Noga Sklar Ilustrações Andréa Vilela Capa KBR

Leia mais

ANTES DE OUVIR A VERDADE. Plano fechado em uma mão masculina segurando um revólver.

ANTES DE OUVIR A VERDADE. Plano fechado em uma mão masculina segurando um revólver. ANTES DE OUVIR A VERDADE FADE IN: CENA 01 - INT. SALA DE ESTAR NOITE Plano fechado em uma mão masculina segurando um revólver. Plano aberto revelando o revólver nas mãos de, um homem de 35 anos, pele clara

Leia mais

AS VIAGENS ESPETACULARES DE PAULO

AS VIAGENS ESPETACULARES DE PAULO Bíblia para crianças apresenta AS VIAGENS ESPETACULARES DE PAULO Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Janie Forest Adaptado por: Ruth Klassen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da

Leia mais

POR QUE O MEU É DIFERENTE DO DELE?

POR QUE O MEU É DIFERENTE DO DELE? POR QUE O MEU É DIFERENTE DO DELE? Rafael chegou em casa um tanto cabisbaixo... Na verdade, estava muito pensativo. No dia anterior tinha ido dormir na casa de Pedro, seu grande amigo, e ficou com a cabeça

Leia mais

Logo, fiquem atentos às nossas instruções para que tudo ocorra dentro da normalidade.

Logo, fiquem atentos às nossas instruções para que tudo ocorra dentro da normalidade. Papai e Mamãe, A Escola Bem-Me-Quer apresenta esta cartilha para que vocês possam tornar a adaptação do seu (sua) filho (a) mais tranquila e sem traumas. Mas para isso, é necessário que vocês sigam direitinho

Leia mais

Visite nossa biblioteca! Centenas de obras grátis a um clique! http://www.portaldetonando.com.br

Visite nossa biblioteca! Centenas de obras grátis a um clique! http://www.portaldetonando.com.br Sobre a digitalização desta obra: Esta obra foi digitalizada para proporcionar de maneira totalmente gratuita o benefício de sua leitura àqueles que não podem comprá-la ou àqueles que necessitam de meios

Leia mais

TESTE DE ELENCO COM UMA CENA. Por VINICIUS MOURA

TESTE DE ELENCO COM UMA CENA. Por VINICIUS MOURA TESTE DE ELENCO COM UMA CENA Por VINICIUS MOURA * Embora seja uma cena que contenha dois atores os candidatos serão avaliados individualmente. Os critérios de avaliação se darão a partir da performace

Leia mais

Mostra Cultural 2015

Mostra Cultural 2015 Mostra Cultural 2015 Colégio Marista João Paulo II Eu e as redes sociais #embuscadealgumascurtidas Uma reflexão sobre a legitimação do eu através das redes sociais. Iago Faria e Julio César V. Autores:

Leia mais

A ovelhinha que veio para o jantar

A ovelhinha que veio para o jantar A ovelhinha que veio para o jantar Oh não! OUTRA VEZ sopa de legumes! queixou-se o lobo, que já era velhinho. Quem me dera ter uma ovelhinha aqui à mesa. Fazia já um belo ensopado de borrego! Eis senão

Leia mais

JANEIRO DE 2013,SEXTA FEIRA DIA 11. escrito por: Antפnio Carlos Calixto. Filho. Personagens: Dana de. Oliveira uma moça. simples ingênua morena

JANEIRO DE 2013,SEXTA FEIRA DIA 11. escrito por: Antפnio Carlos Calixto. Filho. Personagens: Dana de. Oliveira uma moça. simples ingênua morena OSUTERBOS DE 2013,SEXTA FEIRA DIA 11. JANEIRO escrito por: Antפnio Carlos Calixto Filho Personagens: Dana de Oliveira uma moça simples ingênua morena olhos pretos como jabuticaba,1.70a,sarad a cabelos

Leia mais

1-PORTO SEGURO-BAHIA-BRASIL

1-PORTO SEGURO-BAHIA-BRASIL 1-PORTO SEGURO-BAHIA-BRASIL LUGAR: EUNÁPOLIS(BA) DATA: 05/11/2008 ESTILO: VANEIRÃO TOM: G+ (SOL MAIOR) GRAVADO:16/10/10 PORTO SEGURO BAHIA-BRASIL VOCÊ É O BERÇO DO NOSSO PAIS. PORTO SEGURO BAHIA-BRASIL

Leia mais

Titulo - VENENO. Ext Capital de São Paulo Noite (Avista-se a cidade de cima, forrada de prédios, algumas luzes ainda acesas).

Titulo - VENENO. Ext Capital de São Paulo Noite (Avista-se a cidade de cima, forrada de prédios, algumas luzes ainda acesas). Titulo - VENENO Ext Capital de São Paulo Noite (Avista-se a cidade de cima, forrada de prédios, algumas luzes ainda acesas). Corta para dentro de um apartamento (O apartamento é bem mobiliado. Estofados

Leia mais

INDICE Introdução 03 Você é muito bonzinho 04 Vamos ser apenas amigos dicas para zona de amizade Pg: 05 Evite pedir permissão

INDICE Introdução 03 Você é muito bonzinho 04 Vamos ser apenas amigos dicas para zona de amizade Pg: 05 Evite pedir permissão 1 INDICE Introdução... Pg: 03 Você é muito bonzinho... Pg: 04 Vamos ser apenas amigos dicas para zona de amizade... Pg: 05 Evite pedir permissão... Pg: 07 Não tenha medo de ser você mesmo... Pg: 08 Não

Leia mais

4ª - Sim, já instalei o programa em casa e tudo. Vou fazer muitas músicas e gravar-me a cantar nelas também.

4ª - Sim, já instalei o programa em casa e tudo. Vou fazer muitas músicas e gravar-me a cantar nelas também. Entrevistas: Por escrito: A_5: 1ª - É fazer uma música sozinha, como eu gosto, com a ajuda do computador. Abrimos a Ableton Live, criamos as faixas que precisamos, escolhemos a forma e como é que cada

Leia mais

UM SOL ALARANJADO. Vemos de cima uma pequena vila de subúrbio com suas casas baixas. Amanhece, e pessoas começam a sair das casas.

UM SOL ALARANJADO. Vemos de cima uma pequena vila de subúrbio com suas casas baixas. Amanhece, e pessoas começam a sair das casas. SEQUÊNCIA 1 - EXTERIOR - DIA VILA UM SOL ALARANJADO Roteiro de Eduardo Valente, a partir de argumento e com a colaboração de Rubio Campos. Vemos de cima uma pequena vila de subúrbio com suas casas baixas.

Leia mais

PERTO DE TI AUTOR: SILAS SOUZA MAGALHÃES. Tu és meu salvador. Minha rocha eterna. Tu és minha justiça, ó Deus. Tu és Jesus, amado da Minh alma.

PERTO DE TI AUTOR: SILAS SOUZA MAGALHÃES. Tu és meu salvador. Minha rocha eterna. Tu és minha justiça, ó Deus. Tu és Jesus, amado da Minh alma. PERTO DE TI Tu és meu salvador. Minha rocha eterna. Tu és minha justiça, ó Deus. Tu és Jesus, amado da Minh alma. Jesus! Perto de ti, sou mais e mais. Obedeço a tua voz. Pois eu sei que tu és Senhor, o

Leia mais

find localizando diferentes extenções

find localizando diferentes extenções Cracha na Central Amigos Olhem que legal, saiu na Globo!!! [] s find localizando diferentes extenções Ola amigos Após alguns dias sem publicar notas sobre Info, segue uma dica bem bacana. Para se localizar

Leia mais

Desafio para a família

Desafio para a família Desafio para a família Família é ideia de Deus, geradora de personalidade, melhor lugar para a formação do caráter, da ética, da moral e da espiritualidade. O sonho de Deus para a família é que seja um

Leia mais

"A felicidade consiste em preparar o futuro, pensando no presente e esquecendo o passado se foi triste"

A felicidade consiste em preparar o futuro, pensando no presente e esquecendo o passado se foi triste "A felicidade consiste em preparar o futuro, pensando no presente e esquecendo o passado se foi triste" John Ruskin "O Instituto WCF-Brasil trabalha para promover e defender os direitos das crianças e

Leia mais

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses Estudo de Caso Cliente: Rafael Marques Duração do processo: 12 meses Coach: Rodrigo Santiago Minha idéia inicial de coaching era a de uma pessoa que me ajudaria a me organizar e me trazer idéias novas,

Leia mais