Guia do trabalhador. Portuguese. migrante europeu. Informação para si como trabalhador. Novo em Roterdão?

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Guia do trabalhador. Portuguese. migrante europeu. Informação para si como trabalhador. Novo em Roterdão?"

Transcrição

1 Guia do trabalhador migrante europeu Portuguese Informação para si como trabalhador migrante europeu Novo em Roterdão?

2

3 Novo em Roterdão É um cidadão da União Europeia e vai viver e trabalhar aqui em Roterdão? É importante então que saiba algumas coisas. Em Roterdão, desejamos que todos participem na comunidade. Por isso, encontra nesta brochura as suas responsabilidades mais importantes como novo habitante de Roterdão. Liberdade, igualdade e solidariedade são valores importantes na nossa comunidade. Todos os cidadãos são tratados igualmente nos Países Baixos. Isso significa que não aceitamos discriminação de género, religião, origem ou orientação sexual. Aqui todos podem pensar, fazer e dizer o que pensam, desde que isso não entre em conflito com a lei. Ninguém pode, por exemplo, discriminar, incitar ao ódio ou chamar à hostilidade. Escolher Roterdão significa Aceitar que: Todos podem expressar a sua própria opinião. Todos podem ter a sua própria religião e são livres para crer ou não. Todos podem seguir a sua própria orientação sexual. Todos têm direito de autodeterminação e, portanto, direito à independência e a fazer a sua própria escolha. Esses valores podem ser mantidos somente se todos contribuírem ativamente na comunidade. A participação nos Países Baixos é muito importante. A comunidade holandesa espera, portanto, também que participe na sociedade. Que aprenda holandês, procure um emprego e/ou faça um trabalho voluntário e, assim, conheça outros habitantes de Roterdão.

4 Para poder participar em Roterdão, é importante além disso perceber que o custo de vida nos Países Baixos é muito mais elevado do que no seu país de origem. Não só os chamados custos fixos, pense em aluguer, energia, impostos, seguro de saúde, e assim por diante. Mas também, por exemplo, por roupas e alimentos, paga mais aqui do que no seu país de origem. Para concluir esta introdução, lembramos que todas as informações que seguem esta brochura, serão apenas em holandês. Se tiver dificuldades com isso, certifique-se de que de alguém leia e traduza as informações. Ainda melhor: aprenda holandês o mais rapidamente possível para poder ler e entender as informações importantes para si. Recém-chegado a Roterdão... Resolva imediatamente os seguintes assuntos: Tenha sempre consigo um comprovante de identificação válido Nos Países Baixos deve poder identificarse. Por isso, é obrigado a portar consigo um comprovante de identificação válido. Esse comprovante de identificação válido poderá ser o seu passaporte ou um bilhete de identidade da UE. Não tem nenhum comprovante de identificação válido? Então, poderá receber uma multa de 90 euros. Nunca entregue o seu passaporte ou o seu bilhete de identidade original. Se, por exemplo, o seu empregador ou locador da habitação lhe pedir o seu comprovante de identificação, mande fazer uma cópia do seu passaporte ou bilhete de identidade ou faça uma cópia para lhe entregar. Mantenha sempre o seu comprovante de identificação consigo. Inscreva-se no município de Roterdão Marque o mais rapidamente possível após a chegada em Roterdão um horário para se inscrever no município. O registo é gratuito e acontece no Stadswinkel Centrum (centro urbano) na Câmara Municipal de Roterdão. Se não se inscrever, corre um grande risco de multa. Todos que vêm para viver por mais de quatro meses em Roterdão têm a obrigação legal de comunicar o seu endereço ao município. Porém, mesmo se permanecer menos de quatro meses em Roterdão, é necessário inscrever-se no município. Após a inscrição receberá o chamado Burgerservicenummer (BSN), um número de contribuinte. Este número de identificação pessoal único é necessário, por exemplo, para poder trabalhar aqui. Após a inscrição, poderá solicitar um código DigiD que permite resolver muitas outros assuntos importantes. Pense na solicitação duma autorização de estacionamento. Permanece menos de quatro meses... Se permanecer menos de quatro meses em Roterdão, os seus dados serão registados no Registratie Niet Ingezetenen (registo de não residentes). Leve consigo nesse caso os seguintes documentos: Um passaporte ou um bilhete de identidade válido para cada pessoa que se inscrever Os dados do endereço onde permanece logo após chegar. Prolonga a sua estadia após quatro meses? Decide após quatro meses a permanecer

5 por mais tempo em Roterdão? Marque então um horário no município para transferir os dados do Registratie Niet Ingezetenen (registo de não residentes) para o Basisregistratie Personen (registro de base de pessoas), ou simplesmente BRP. Permanece mais de quatro meses... Se acabou de chegar a Roterdão e quer permanecer aqui mais de quatro meses, inscreva-se imediatamente no Basisregistratie Personen (registo de base de pessoas). Leve consigo nesses casos os seguintes documentos: Um passaporte ou bilhete de identidade válido para cada pessoa que se inscrever Um contrato de locação ou compra da sua habitação. Mora numa residência junto com alguém? Peça que essa pessoa escreva e assine uma declaração. Leve consigo também uma cópia do comprovante de identificação dessa pessoa. Além disso, pode ser solicitado também a uma declaração do locador. Uma chamada Huisvestingsvergunning (autorização de habitação) (ver capítulo Morar em Roterdão ) se mora numa região designada. Todas as certidões de nascimento, a sua e dos seus filhos e eventuais certidões de casamento (também de casamentos anteriores) e de óbito. Assegure-se de que esses documentos internacionais estão no formato europeu, dispõem duma apostila e estão traduzidos por um tradutor juramentado. Município de Roterdão: Partida e mudança Se deixar novamente os Países Baixos deverá então cancelar a sua inscrição. Vai mudar para um endereço novo em Roterdão? Comunique então a sua mudança também ao município. Poderá fazê-lo por escrito, ao balcão duma stadswinkel (centro urbano) ou digitalmente através de Mijn loket (o meu guiché). Vai mudar-se para outro município? Informe isso também ao município para onde se vai mudar. Município de Roterdão: Regresso forçado Se é culpado de infrações penais, a sua chamada permanência legal nos Países Baixos será terminada. Será declarado então um estrangeiro indesejável. Isso significa que terá de deixar os Países Baixos. Se apesar disso for encontrado no território holandês, será processado criminalmente. Solicite um DigiD Só depois de se ter registado no município, poderá solicitar o chamado DigiD. Esse código pessoal é necessário para resolver vários assuntos no município de Roterdão e em outras agências governamentais através da Internet. Atenção: para o seu DigiD vale o mesmo que para o seu comprovante de identificação: nunca o dê a ninguém, nem mesmo ao seu empregador.

6 Faça um seguro de saúde Se mora ou trabalha nos Países Baixos é obrigado por lei a fazer o seu próprio seguro de saúde com uma companhia de seguros holandesa. Isso também se aplica se mora ou trabalha apenas temporariamente nos Países Baixos e/ ou já tem seguro de saúde no seu país de origem. Se não têm nenhum seguro de saúde holandês, poderá receber uma multa. Pode escolher com qual companhia de seguros fechar o seguro. O pacote básico de seguro é o mesmo perante todas as companhias de seguros de saúde, mas o valor que paga mensalmente pode variar. Além disso, paga sempre uma franquia, um valor que mesmo se está assegurado tem de pagar se incorrer em despesas médicas. Pode incluir gratuitamente no seguro as crianças até dezoito anos Aprender holandês Esperamos que também participe na nossa comunidade em Roterdão. Para isso, é imprescindível falar holandês. Portanto, comece o mais rápido possível com um curso de língua.

7 Morar em Roterdão Deseja... Alugar uma habitação Em Roterdão pode alugar uma habitação através duma corporação de habitação que administra e aluga várias habitações. Também pode encontrar uma habitação através dum locador privado; um proprietário duma ou mais habitações onde se alugam quartos. Ao procurar uma habitação para alugar, considere o seguinte: Autorização de habitação Como inquilino, precisa em alguns distritos duma autorização de habitação. Para isso, deverá cumprir uma série de condições, tais como rendimentos do trabalho. Somente após a inscrição no município e se tiver autorização de habitação, poderá morar naquele bairro. Informe-se então sempre no município se precisa duma autorização de habitação para esse endereço. Poderá ser multado se morar nalgum lugar sem inscrição no município e sem autorização de habitação. Autorização para locação Nalguns casos, o proprietário precisa da chamada onttrekkingsvergunning, uma autorização especial para modificar uma habitação e poder alugar quartos. A prática revela que nem todos, especialmente proprietários e locadores particulares, possuem essa autorização. A ausência da autorização é punível por lei. A habitação poderá ser evacuada e estará despejado. Portanto, informese sempre com o locador se pode permanecer no endereço indicado. Após ter encontrado uma habitação de aluguer, considere o seguinte: Contrato de locação Assegure-se de que obtém sempre um contrato de locação por escrito. No contrato, em todo caso, devem constar o valor do aluguer, o período de aviso prévio e a caução. Algumas vezes o alojamento é organizado pelo empregador. Mesmo assim, é importante que obtenha um contrato de locação. Um contrato de locação, em princípio, é sempre por tempo indeterminado. Condições justas, preço justo Nos Países Baixos, um sistema de pontos determina o valor do aluguer que pode ser solicitado para uma habitação. Paga um aluguer elevado por uma pequena habitação ou a sua habitação tem falhas? Tem dúvida sobre as condições da sua habitação, o valor do aluguer ou sobre o seu contrato de locação? Contacte então a equipa de locação em Roterdão.

8 Pagar o aluguer Faça todos os pagamentos de aluguer por transferência bancária para ter sempre uma prova do pagamento. Dividir o aluguer Alugar uma habitação e, em seguida, dividir esse espaço e o valor do aluguer com outros nem sempre é permitido pelo locador. O município também pode intervir se um incómodo ou uma situação insegura ocorre devido a pessoas demais numa habitação. Em casos graves, o município pode até mesmo fechar a habitação. Impostos municipais Em Roterdão paga como inquilino uma taxa de esgoto e de lixo. O município cobra estes impostos anualmente. Pode pagar também em parcelas mensais. Para isso, receberá automaticamente uma carta em casa. Município de Roterdão: Rescindir a locação O locador rescinde a sua locação? Deve então haver uma razão legal válida para isso. O locador deve também rescindir a locação por escrito, com pelo menos três meses de antecedência. Como inquilino deve estar de acordo. Se isso não acontecer, então o contrato de locação prossegue normalmente. Se deseja rescindir a locação, deve então fazê-lo dentro do período de aviso prévio que foi acordado com o locador no seu contrato de locação. Comprar uma habitação Ao procurar uma habitação para comprar, considere o seguinte: Nos sítios web de agentes imobiliários observa a oferta de habitações em Roterdão. Antes de comprar uma casa, precisa duma hipoteca dum banco. Uma hipoteca é um compromisso de longo prazo. Não se comprometa sem mais nem menos, informe-se muito bem sobre isso Após ter encontrado uma habitação para comprar, considere o seguinte: Associação de proprietários Vai comprar um apartamento ou um andar? Então, juntamente com os proprietários dos outros apartamentos ou andares, é responsável pela manutenção do edifício. É obrigado então a ser membro da associação de proprietários, Vereniging van Eigenaren (VvE). Se grandes reparações são necessárias, pense na renovação do telhado, janelas ou manutenção dos elevadores, uma quantia considerável pode ser necessária de repente. Para evitar que altos custos de manutenção para si e os proprietários de uma só vez, a maior parte das associações de proprietários poupam dinheiro. Paga então, como os demais proprietários, uma taxa mensal. Essa combinação forma um mealheiro para custos de grande manutenção Permanecerá muito tempo em Roterdão? Então, a compra de uma habitação pode der uma opção para si.

9 Em Roterdão paga como proprietário de habitação taxas e impostos, como a taxa de esgoto e de lixo e o imposto sobre bens imóveis. O município cobra estes impostos anualmente. Pode pagar também em parcelas mensais. Para isso, receberá automaticamente uma carta em casa. Município de Roterdão: Tanto para compradores quanto para locatários... Verifique atentamente os seguros necessários Nos Países Baixos é possível segurarse contra certos riscos. Isso pode ser importante, porque nos Países Baixos, é responsável por quaisquer danos causados por si, pelos seus filhos e eventuais animais de estimação. Portanto, recomenda-se subscrever um seguro de responsabilidade civil, comumente conhecido como WA-verzekering. Em torno da sua habitação, na sua vizinhança Assegure-se de que nunca causa transtorno Em Roterdão tratamo-nos uns aos outros com consideração. No bairro, na rua e com os vizinhos e moradores locais. Há diversas regras para isso e pode receber uma multa substancial se, contudo, causar um incómodo. Um incómodo pode consistir de música alta, muito ruído durante a noite, poluição, por exemplo, arremessar latas na rua, abordar transeuntes de forma desagradável e assim por diante. No caso de incómodo sistemático duma habitação, o prefeito pode fechar a habitação, para que não possa ser habitada. Em certas áreas da cidade, por exemplo, é proibido consumir álcool nas ruas. Revistas por parte da polícia Em Roterdão, há áreas designadas onde a polícia pode revistar pessoas por posse de armas. Se uma arma for encontrada, ela será confiscada e receberá uma multa. Nos Países Baixos armas de fogo são permitidas apenas com uma autorização e armas semelhantes a armas de fogo também são proibidas. Armas brancas, boxbeugels e catapultas são também proibidas. Se tem um cão Se tem um cão, deve mantê-lo na coleira e recolher os excrementos. Somente em áreas determinadas para cães sem coleira, que são indicadas com placas, os cães podem ser soltos e não é necessário recolher os excrementos. Se tem um cão, considere que deve pagar o imposto para cães. Quem não paga o imposto para cães corre o risco de pagar uma multa substancial. Portanto, deve inscrever o seu cão no município. Município de Roterdão:

10 Mantenha as ruas limpas Para manter as ruas limpas, o município de Roterdão tem regras sobre o lixo. Em Roterdão há lixeiras em muitos lugares. Deite o lixo pequeno sempre nessas lixeiras e nunca na rua. Pode receber uma multa se deitar lixo na rua. Para diferentes tipos de lixo doméstico há lixeiras separadas em Roterdão: Na foto à esquerda pode ver a papeleira, à direita o contentor para vidro. Estes contentores são especiais para plástico. Pense nas garrafas plásticas e sacos de plástico e outros materiais de embalagem de plástico Neste tipo de contentores (a forma é igual, a cor e impressão podem variar) deita roupas usadas e outros têxteis. Para todos os outros tipos de lixo doméstico: Utilize sacos de lixo para todos os outros tipos de lixo. Não os encha demais. Eles devem caber em contentores como este. Se causa um bloqueio, ou coloca lixo ao lado do contentor, pode ser multado. Se o contentor está cheio, procure outro contentor na sua vizinhança. Nalguns bairros de Roterdão recebe por empréstimo do município estes contentores pequenos para o lixo doméstico restante. O verde com tampa azul é para papel e o contentor pequeno com tampa verde para o lixo restante. Eles são esvaziados em dias fixos. Precisa então colocá-los no bordo da calçada em frente à sua casa e à noite novamente de volta no seu jardim.

11 Lixo volumoso e lixo químico pequeno (por exemplo, pilhas vazias, lâmpadas económicas e e latas de tinta vazias) deite numa das estações ambientais ou solicite a recolha gratuita pelo pelo município. Para isso, marque um horário. Nunca deitar o lixo volumoso sem mais nem menos na rua, mas apenas no dia acordado entre 06:00 e 08:00 horas, caso contrário receberá uma multa de 115 euros. Deve responsabilizar-se pela eliminação de resíduos de construção e de demolição. O município não vai recolhê-los à sua casa. Leve-os a um dos parques ambientais em Roterdão ou alugue para isso um contentor no município de Roterdão ou outro coletor de resíduos. Município de Roterdão: Se tem um carro Paga imposto pelo seu carro se trouxe o seu carro do seu país para cá e se é residente nos Países Baixos. Esse é o caso se está inscrito no Basisregistratie Personen (registo de base de pessoas) no município. Paga imposto também se o seu carro tem uma matrícula estrangeira. Há situações em que não paga imposto pelo seu carro com matrícula estrangeira. Por exemplo, pode obter isenção se trabalha para uma empresa estrangeira. Deve então solicitar essa isenção. A solicitação duma matrícula holandesa é feita ao Rijksdienst voor het Wegverkeer (RDW), serviço nacional para a circulação rodoviária. Após ter registado o carro para uma matrícula holandesa, receberá automaticamente um aviso da administração fiscal. Linha de atendimento o serviço fiscal para carros: Serviço nacional para a circulação rodoviária: Autorização de estacionamento e estacionamento pago Em muitos lugares em Roterdão deve pagar para poder estacionar o seu carro. Se não tem um título válido de estacionamento, receberá uma multa. O parquímetro mostra quanto deve pagar e quando pode estacionar gratuitamente. Também pode escolher um dos parque de estacionamento. Isso é muitas vezes mais barato do que estacionar na rua. Pode pagar o estacionamento na rua com um cartão de crédito ou através do seu telemóvel. Não pode pagar com moedas. Mora num bairro com estacionamento pago? Então pode ser considerado para uma autorização de estacionamento. Deve solicitá-la no município. Para isso, deve estar em todo caso inscrito no município. parkeervergunning

12 Trabalhar em Roterdão Preste atenção aos seguintes assuntos... Horário de trabalho O seu empregador não pode permitir que trabalhe mais de 45 horas em média por semana. Por dia não pode trabalhar mais de 10 horas em média. Horas extraordinárias ocasionais são permitidas. Trabalha à noite? Então não pode trabalhar mais de 40 horas em média por semana. Nesse meio tempo, tem direito a um ou mais intervalos curtos. Local de trabalho seguro O seu empregador deverá garantir ambiente de trabalho seguro e saudável. Em situações perigosas, o seu empregador deve garantir elementos de proteção pessoal como, vestuários especiais, um capacete ou óculos de segurança. Ele não pode lhe cobrar nada por isso. Acordos da CAO (convenção coletiva de trabalho) Muitas empresas estão sujeitas a uma CAO (Convenção coletiva de trabalho). Numa CAO encontram-se acordos entre empregadores e sindicatos que se aplicam a todos os empregadores dum setor. O valor do salário também está incluído. Quer saber se a sua empresa está sujeita a uma CAO? Pergunte ao seu empregador ou contacte um sindicato. Está a serviço dum empregador e recebe menos do que o estipulado na CAO? Contacte então um sindicato. É trabalhador temporário e recebe um salário inferior? Contacte então a SNCU: fundação para o cumprimento da CAO (Convenção coletiva de trabalho) para trabalhadores temporários. arbeidsvoorwaarden/cao SNCU:

13 Imposto sobre o seu salário Nos Países Baixos, deve pagar imposto sobre os seus rendimentos. Se está empregado, o seu empregador retém para isso uma percentagem do seu salário. Todos os anos antes de 1º de abril, deve indicar à administração fiscal quanto recebeu no ano anterior. Receberá sobre isso uma carta em casa. Às vezes receber um reembolso, às vezes tem de pagar um suplemento. Se não pagar nenhum imposto pode receber uma multa substancial. Trabalhar na prostituição Nos Países Baixos, a prostituição acima de 21 anos não é proibida. É proibido, contudo, forçar a qualquer pessoa à prostituição ou explorar essa situação. Este é o caso, por exemplo, se o passaporte é retirado, o dinheiro recebido (em parte) deve ser cedido, liberdades são cerceadas ou clientes não podem ser negados. Informe sempre a polícia. Polícia: Meld Misdaad Anoniem: Linha de atendimento do serviço fiscal Trabalhar por conta própria Vai constituir a sua própria empresa e trabalhar por conta própria nos Países Baixos? Então é necessário registar-se com a Kamer van Koophandel (KvK, câmara de comércio). Aqui pode também obter mais informações e conselhos sobre o trabalho por conta própria. Denúncia de abusos e exploração Nos Países Baixos, todos os empregadores devem respeitar essas e outras condições de trabalho, como um salário mínimo (salário não pode ser inferior um certo valor) e boas condições de trabalho. Caso contrário, denuncie sempre à inspeção da SZW (agência para os assuntos sociais e o emprego) ou, sem necessidade de se identificar, através do serviço de denúncia anónima de crimes, Meld Misdaad Anoniem. Inspeção SZW: Meld Misdaad Anoniem:

14 A sua família em Roterdão... Perguntas, educação e segurança Se tem perguntas... Guiché de informação de Roterdão Participar na comunidade em Roterdão é mais fácil se sabe o idioma e conhece os hábitos. Para se integrar na comunidade de Roterdão, por exemplo, pode afiliarse a um clube desportivo ou associação, prestar um trabalho voluntário ou dedicarse ao seu bairro ou à escola do seu filho. Aqui estão diversas possibilidades. Para obter mais informações pode dirigir-se ao Vraagwijzer (guiché de informação) no seu bairro. Eles terão prazer em ajudar gratuitamente com todas as suas perguntas sobre morar e viver em Roterdão. zorgdichtbij:vraagwijzers Guiché de informação de Roterdão Serviço municipal de saúde (GGD) Roterdão-Rijnmond O GGD Roterdão-Rijnmond é o serviço municipal de saúde de todos os municípios na região Rijnmond, entre os quais Roterdão. Pode dirigir-se ao serviço municipal de saúde para conselhos médicos e perguntas sobre sexualidade, violência doméstica e doenças infecciosas. GGD Rotterdam-Rijnmond: Centro para juventude e família (CJG) O CJG é o local na vizinhança para conselhos, apoio e perguntas sobre paternidade, crescimento e saúde. O CJG Rijnmond presta assistência médica básica (pública) e executa o programa de vacinação nacional. Crianças até aos 12 anos de idade nos Países Baixos são vacinadas contra doze doenças infecciosas perigosas, entre elas hepatite, tétano e poliomielite. Se os seus filhos estão inscritos no Basisregistratie Personen (registo central de pessoas),

15 recebe automaticamente uma convocação. Se os seus filhos não estão inscritos, não recebe nenhuma convocação. A vacinação não é obrigada por lei. O CJG em Roterdão realiza vacinações gratuitas. CJG Rijnmond: Filhos na escola Todas as crianças dos 5 aos 18 anos nos Países Baixos, são obrigadas a frequentar a escola e a obter um diploma. Isso se chama escolaridade obrigatória. Entre 16 e 23 anos, aplica-se a obrigatoriedade de qualificação. Isso significa que jovens até aos 18 anos de idade são obrigados a obter uma qualificação básica. Uma qualificação básica consiste na formação havo ou vwo (escolas preparatórias e secundárias) ou ensino secundário profissional ( mbo nível 2). O município controla rigorosamente a escolaridade obrigatória. Não é permitido afastar as crianças da escola fora das férias escolares. Crianças e jovens que faltam à escola sem permissão, são controladas pelo funcionário da escolaridade obrigatória que pode aplicar uma multa. Por faixa etária: 2 a 4 anos O seu filho frequenta uma pré-escola ou um grupo 0. Isso inclui quatro ou cinco turnos por semana. Aqui as crianças preparam-se para escola primária e aprendem a língua holandesa. A partir de 4 anos 5 a 18 anos O seu filho frequenta a escola primária. É usual nos Países baixos nessa idade, mas não obrigatório. Nos Países baixos as crianças de 5 a 18 anos são obrigadas frequentar a escola e a obter um diploma (exceto se já têm um diploma de mbo2, havo ou vwo). tekst:peuterspeelzaal_en_groep_ nul Inscreva o seu filho Antes que o seu filho frequente a escola primária, deve inscrevê-lo numa escola. É neste caso o único responsável. Encontrará uma lista de todas as escolas em Roterdão no sítio web do município. Isto também se aplica a crianças que frequentam o ensino secundário. Deve resolver também essa inscrição. Para o ajudar, os alunos recebem no último ano de escola primária o guia de seleção de escola para levar para casa.

16 Está há pouco tempo nos Países Baixos? Em 13 escolas normais de Roterdão, há classes especiais para crianças que estão há pouco tempo nos Países Baixos. São as chamadas schakelklassen, classes de integração para acolhimento inicial. Crianças entre 6 e 12 anos seguem um ou dois anos de educação numa classe de integração com um programa intensivo de língua. Depois, as crianças passam a uma classe normal. Pode dirigir-se diretamente a uma das 13 escolas e inscrever o seu filho para a classe de integração. Crianças com mais de 12 anos que vivem há pouco nos Países Baixos podem passar ao ensino secundário após uma classe de integração para acolhimento inicial. Para isso, pode inscrever os seus filhos no Koers VO. Folder-ISK-sept-2014.pdf Koers VO: info@koersvo.nl Nome da escola Notenkraker Over de Slinge De Kameleon Pniëlschool De Sleutel De Catamaran Duo 2002 Emmausschool De Boog Talmaschool Dislocatie 1 Dislocatie 2 Stephanus Endereço Othelloweg AE Rotterdam Krabbendijksestraat LR Rotterdam Fazantstraat ZG Rotterdam Sandelingenplein AG Rotterdam Asterstraat ED Rotterdam Catullusweg KH Rotterdam Bilderdijkstraat SN Rotterdam Tidemanstraat SE Rotterdam Catharina Beersmanstraat EJ Rotterdam Vaandrigstraat PX Rotterdam Ben Websterstraat XJ Rotterdam Cornelis Dankertstraat XG Rotterdam Asserweg AJ Rotterdam Telefone Região Hoogvliet Charlois Charlois Feijenoord Feijenoord IJsselmonde Delfshaven Delfshaven Delfshaven Kralingen/Crooswijk Prins Alexander Prins Alexander Hilligersberg Schiebroek

17 Segurança em Roterdão Assistência médica de emergência Numa situação de perigo de vida, chame uma ambulância através do número de emergência 112. Apenas em casos de emergência, pode ir diretamente ao hospital. Em todos os outros casos, deve ir primeiro ao médico de família. EMERGÊNCIA: 112 Outras situações de emergência (polícia e bombeiros) Em caso de emergência, em caso de incêndio, ameaça ou outras situações de risco de vida, ligue para o número de emergência 112. Assim, pode chamar a polícia, uma ambulância e/ou bombeiros. EMERGÊNCIA: 112 Assistência médica sem emergência Durante a semana, pode dirigir-se, inclusive a sua família, ao médico de família para assistência médica sem emergência. Pode procurar por conta própria um médico de família e inscreverse. À noite e nos fins de semana deve ir a um centro médico. Como com o seu médico de família, aqui também deve chamar primeiro para marcar um horário. Sem horário marcado, não será ajudado. O médico de família pode encaminhá-lo ao hospital. Sem encaminhamento não pode consultar o hospital, exceto em caso de emergência. Intervenção policial sem emergência Para falar com a polícia numa situação sem emergência, há um número de telefone à parte. Para fazer uma denúncia à polícia há diversas maneiras. Por exemplo, pela internet, por telefone ou em numa delegacia de polícia. Sem emergência:

18 Denúncia anónima de crimes Meld Misdaad Anoniem é um ponto de contacto onde pode dar informações sobre criminalidade e crime sem necessidade de se identificar. Meld Misdaad Anoniem: Ajuda em caso de maus tratos de crianças, mutilação e violência Nos Países Baixos as leis e as suas várias medidas aplicam-se para combater práticas tradicionais nocivas. Pense nesses casos em violência relacionada com honra, casamentos forçados e prisão conjugal, mutilação genital feminina ou circuncisão e isolamento forçado. É vítima de maus tratos de crianças, violência conjugal ou práticas tradicionais nocivas, pode então contactar gratuitamente 7 dias por semana, 24 horas por dia a Veilig Thuis Rotterdam- Rijnmond. Exploração na prostituição Trabalha na prostituição e o seu passaporte foi confiscado, deve ceder (em parte) o dinheiro recebido, as suas liberdades são cerceadas ou não pode recusar clientes? Isso nós também chamamos de exploração. Para obter mais informações, entre em contacto com o Prostitutie Maatschappelijk werk (serviço social para casos de prostituição) ou consulte o Door2Door, um centro de informações e serviços por e para trabalhadores do sexo. Door2Door: / Door2Door: Prostitutie Maatschappelijk werk: of Veilig Thuis Rotterdam-Rijnmond: Vítimas de exploração Se é claramente mal remunerado no seu trabalho, se trabalha em condições difíceis ou inseguras, se é enganado ou intimidado ou sua liberdade é restrita, chamamos isso de exploração. Se é o caso, é importante que informe sobre isso. Só então é que esses empregadores podem ser abordados. É vítima de exploração? Pode dirigir-se então à fundação Fair Work. Meld Misdaad Anoniem: SNCU: Fair Work:

19

20 Colofon April, Dit is een uitgave van de gemeente Rotterdam. Deze brochure is beschikbaar in verschillende talen. U kunt deze brochures downloaden via Redactie, ontwerp en vormgeving Communicatie Bestuurs- en Concernondersteuning Gemeente Rotterdam Fotografie Peter Schmidt Joep Boute David Rozing Deze brochure is met de grootst mogelijke zorgvuldigheid samengesteld. Voor onjuistheden en onvolledigheden met betrekking tot de inhoud van de brochure kan de gemeente Rotterdam echter op geen enkele wijze verantwoordelijk of aansprakelijk worden gesteld. Aan de inhoud van deze brochure kunnen dan ook geen rechten worden ontleend.

O que esperar do SVE KIT INFORMATIVO PARTE 1 O QUE ESPERAR DO SVE. Programa Juventude em Acção

O que esperar do SVE KIT INFORMATIVO PARTE 1 O QUE ESPERAR DO SVE. Programa Juventude em Acção O QUE ESPERAR DO SVE Programa Juventude em Acção KIT INFORMATIVO Parte 1 Maio de 2011 Introdução Este documento destina-se a voluntários e promotores envolvidos no SVE. Fornece informações claras a voluntários

Leia mais

O PÚBLICO fez um guia explicativo para as cinco grandes mudanças deste regime.

O PÚBLICO fez um guia explicativo para as cinco grandes mudanças deste regime. Guia para o novo regime de subsídio de desemprego 02.01.2007 João Manuel Rocha, PÚBLICO O subsídio de desemprego tem, desde ontem, novas regras. Menos possibilidades de os desempregados poderem recusar

Leia mais

ONG S E ASSOCIAÇÕES. Aproveite bem todas as dicas, fotos e textos deste guia, pois eles são muito importantes.

ONG S E ASSOCIAÇÕES. Aproveite bem todas as dicas, fotos e textos deste guia, pois eles são muito importantes. ONG S E ASSOCIAÇÕES PARA COMEÇAR Você tem vontade de participar mais do que acontece ao seu redor, dar uma força para resolver questões que fazem parte da rotina de certos grupos e comunidades e colocar

Leia mais

GUIA PRÁTICO PROVA ESCOLAR (Abono de Família para Crianças e Jovens e Bolsa de Estudo)

GUIA PRÁTICO PROVA ESCOLAR (Abono de Família para Crianças e Jovens e Bolsa de Estudo) Manual de GUIA PRÁTICO PROVA ESCOLAR (Abono de Família para Crianças e Jovens e Bolsa de Estudo) INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL, I.P ISS, I.P. Departamento/Gabinete Pág. 1/20 FICHA TÉCNICA TÍTULO Guia Prático

Leia mais

1 IRPF - Entrega A partir do dia 06 de março tem início o período de entrega da Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda Pessoa Física. É importante ficar atento principalmente se você for obrigado

Leia mais

Objetivos das Famílias e os Fundos de Investimento

Objetivos das Famílias e os Fundos de Investimento Objetivos das Famílias e os Fundos de Investimento Objetivos das Famílias e os Fundos de Investimento Prof. William Eid Junior Professor Titular Coordenador do GV CEF Centro de Estudos em Finanças Escola

Leia mais

GUIA PRÁTICO INSCRIÇÃO/ALTERAÇÃO MEMBROS ÓRGÃOS ESTATUTÁRIOS INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL, I.P

GUIA PRÁTICO INSCRIÇÃO/ALTERAÇÃO MEMBROS ÓRGÃOS ESTATUTÁRIOS INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL, I.P GUIA PRÁTICO INSCRIÇÃO/ALTERAÇÃO MEMBROS ÓRGÃOS ESTATUTÁRIOS INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL, I.P FICHA TÉCNICA TÍTULO Guia Prático - Inscrição/Alteração Membros dos Órgãos Estatutários (MOE) (1008 V5.3)

Leia mais

Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome

Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Programa Bolsa Família AGENDA DA FAMÍLIA DISTRIBUIÇÃO GRATUITA Copyright 2009 Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Todos os direitos

Leia mais

Quais despesas são do inquilino?

Quais despesas são do inquilino? Quais despesas são do inquilino? Veja o que a Lei do Inquilinato diz O inquilino paga todas as despesas ordinárias do condomínio, ou seja, de manutenção. Não são de responsabilidade do inquilino as despesas

Leia mais

GUIA PRÁTICO SUBSÍDIO DE DESEMPREGO PARCIAL

GUIA PRÁTICO SUBSÍDIO DE DESEMPREGO PARCIAL GUIA PRÁTICO SUBSÍDIO DE DESEMPREGO PARCIAL INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL, I.P ISS, I.P. Departamento/Gabinete Pág. 1/14 FICHA TÉCNICA TÍTULO Guia Prático Subsídio de Desemprego Parcial (6002 v4.02_2)

Leia mais

Dicas para investir em Imóveis

Dicas para investir em Imóveis Dicas para investir em Imóveis Aqui exploraremos dicas de como investir quando investir e porque investir em imóveis. Hoje estamos vivendo numa crise política, alta taxa de desemprego, dólar nas alturas,

Leia mais

VALOR GARANTIDO VIVACAPIXXI

VALOR GARANTIDO VIVACAPIXXI VALOR GARANTIDO VIVACAPIXXI CONDIÇÕES GERAIS CAPÍTULO I GENERALIDADES ARTº 1º - DEFINIÇÕES 1. Para os efeitos do presente contrato, considera-se: a) Companhia - a entidade seguradora,, que subscreve com

Leia mais

Proteção Jurídica Atualizado em: 12-12-2012

Proteção Jurídica Atualizado em: 12-12-2012 SEGURANÇA SOCIAL Proteção Jurídica Atualizado em: 12-12-2012 Esta informação destina-se a que cidadãos Pessoas e entidades sem fins lucrativos que não tenham condições para pagar as despesas associadas

Leia mais

SECRETRIA REGIONAL DOS ASSUNTOS SOCIAIS I SÉRIE - N.º 48-27-11-2003 1397. Assim, determina-se:

SECRETRIA REGIONAL DOS ASSUNTOS SOCIAIS I SÉRIE - N.º 48-27-11-2003 1397. Assim, determina-se: I SÉRIE - N.º 48-27-11-2003 1397 Assim, determina-se: 1. A taxa a que se refere o n.º 2 da cláusula 5.ª dos anexos I, II e III do Despacho Normativo n.º 89/98, de 26 de Março bem como do Anexo I do Despacho

Leia mais

Termos e Condições Gerais de Vendas

Termos e Condições Gerais de Vendas Termos e Condições Gerais de Vendas 1º Escopo da aplicação (1) As condições a seguir são aplicáveis a todos os fornecimentos e serviços (por exemplo, instalações, projetos) da BrasALPLA. Estas condições

Leia mais

Contrato no Setor de Prestação de Serviços de Limpeza. Guia do trabalhador. 13 14 41 www.longservice.nsw.gov.au

Contrato no Setor de Prestação de Serviços de Limpeza. Guia do trabalhador. 13 14 41 www.longservice.nsw.gov.au Contrato no Setor de Prestação de Serviços de Limpeza Guia do trabalhador 13 14 41 www.longservice.nsw.gov.au LICENÇA-PRÊMIO POR LONGO TEMPO DE SERVIÇO NO SETOR DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE LIMPEZA Em New

Leia mais

REAL PPR Condições Gerais

REAL PPR Condições Gerais Entre a, adiante designada por Segurador, e o Tomador do Seguro identificado nas Condições Particulares, estabelece-se o presente contrato de seguro que se regula pelas Condições Particulares e desta apólice,

Leia mais

A porta de entrada para você receber os benefícios dos programas sociais do Governo Federal.

A porta de entrada para você receber os benefícios dos programas sociais do Governo Federal. A porta de entrada para você receber os benefícios dos programas sociais do Governo Federal. Para que serve o Cadastro Único? O Cadastro Único serve para que as famílias de baixa renda possam participar

Leia mais

Norma da Residência de Estudantes de Pós-graduação

Norma da Residência de Estudantes de Pós-graduação Norma da Residência de Estudantes de Pós-graduação Artigo 1 (Âmbito) 1. A presente norma aplica-se a todos os residentes na Residência de Estudantes de Pós-graduação da Universidade de Macau (doravante

Leia mais

Que tipos de seguro/operações são explorados no ramo vida? Os seguros e operações do ramo Vida são:

Que tipos de seguro/operações são explorados no ramo vida? Os seguros e operações do ramo Vida são: Que tipos de seguro/operações são explorados no ramo vida? Os seguros e operações do ramo Vida são: seguros de vida; seguros de nupcialidade/natalidade; seguros ligados a fundos de investimento (unit linked);

Leia mais

Aviso de Alterações Anuais para 2016

Aviso de Alterações Anuais para 2016 Programa de Opções de Cuidados Seniores (HMO SNP) fornecido pela Commonwealth Care Alliance Aviso de Alterações Anuais para 2016 Está actualmente inscrito como membro do Programa de Opções de Cuidados

Leia mais

VIAGEM IBIZA SPRING BREAK 2013

VIAGEM IBIZA SPRING BREAK 2013 VIAGEM IBIZA SPRING BREAK 2013 INFORMAÇÃO GERAL VIAGEM CONDIÇÕES GERAIS E ESPECÍFICAS DE RESERVA ORGANIZAÇÃO Organização e Coordenação Técnica: > Megaviagens (Movimento Viagens - Viagens e Turismo Unipessoal,

Leia mais

Guia do Utilizador. Cartão BPI Gold Empresas

Guia do Utilizador. Cartão BPI Gold Empresas Guia do Utilizador Cartão BPI Gold Empresas Índice 1. O Cartão BPI Gold Empresas...3 2. Precauções a ter com o seu Cartão BPI Gold Empresas...3 3. O que fazer em caso de perda, furto, roubo ou extravio

Leia mais

As 10 Melhores Dicas de Como Fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso

As 10 Melhores Dicas de Como Fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso As 10 Melhores Dicas de Como Fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso Nesse artigo quero lhe ensinar a fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso. Elaborei 10 dicas para você fazer um excelente

Leia mais

CONHEÇA MAIS SOBRE O BPC. UM DIREITO GARANTIDO PELA CONSTITUIÇÃO FEDERAL.

CONHEÇA MAIS SOBRE O BPC. UM DIREITO GARANTIDO PELA CONSTITUIÇÃO FEDERAL. CONHEÇA MAIS SOBRE O BPC. UM DIREITO GARANTIDO PELA CONSTITUIÇÃO FEDERAL. BPC - DIREITO DE VIVER E ENVELHECER COM DIGNIDADE. BPC quer dizer Benefício de Prestação Continuada. É um benefício da assistência

Leia mais

Não. A Sabesprev tem dinheiro em caixa suficiente para garantir o pagamento aos beneficiários pelos próximos anos. O que existe é um déficit atuarial.

Não. A Sabesprev tem dinheiro em caixa suficiente para garantir o pagamento aos beneficiários pelos próximos anos. O que existe é um déficit atuarial. PRINCIPAIS DÚVIDAS SOBRE O SABESPREV MAIS. 1. A Sabesprev está em dificuldades financeiras? Não. A Sabesprev tem dinheiro em caixa suficiente para garantir o pagamento aos beneficiários pelos próximos

Leia mais

CONDIÇÕES GERAIS ORGANIZAÇÃO

CONDIÇÕES GERAIS ORGANIZAÇÃO CONDIÇÕES GERAIS O presente programa/ catálogo é o documento informativo no qual se inserem as presentes condições gerais, dele fazendo parte integrante e que constituem, na ausência de documento autónomo

Leia mais

5 Instrução e integração

5 Instrução e integração SEÇÃO 5 Instrução e integração no meio de trabalho Quando um novo funcionário entra para uma organização, é importante que ele receba um bom apoio para entender sua função e a organização. Instrução é

Leia mais

1 Residência de Aluguel Particular

1 Residência de Aluguel Particular Guia para a Vida na Província de Saitama Capitulo4 Residência 第 4 章 住 居 1 Residência de Alguel Particular 民 間 賃 貸 住 宅 2 Residência de Alguel em Conjunto Habitacional Público 公 営 賃 貸 住 宅 3 Mudança 引 越 し

Leia mais

Conseguimos te ajudar?

Conseguimos te ajudar? Controlar suas finanças deve ser um hábito. Não com o objetivo de restringir seus sonhos de consumo, mas sim de convidá-lo a planejar melhor a realização da cada um deles, gastando o seu dinheiro de maneira

Leia mais

ÁREA DE FORMAÇÃO: CONTRAIR CRÉDITO CRÉDITO AUTOMÓVEL

ÁREA DE FORMAÇÃO: CONTRAIR CRÉDITO CRÉDITO AUTOMÓVEL ÁREA DE FORMAÇÃO: CONTRAIR CRÉDITO CRÉDITO AUTOMÓVEL Índice Finalidade do crédito automóvel Modalidades de crédito automóvel Ficha de Informação Normalizada (FIN) Montante e prazo Modalidade de reembolso

Leia mais

ATENÇÃO, ESTUDANTES A CORT OFERECE UMA FÁCIL DECORAÇÃO PARA O SEU APARTAMENTO! Encomende sua mobília hoje! cort.com/student O PACOTE ENTRETENIMENTO

ATENÇÃO, ESTUDANTES A CORT OFERECE UMA FÁCIL DECORAÇÃO PARA O SEU APARTAMENTO! Encomende sua mobília hoje! cort.com/student O PACOTE ENTRETENIMENTO ATENÇÃO, ESTUDANTES A CORT OFERECE UMA FÁCIL DECORAÇÃO PARA O SEU APARTAMENTO! O PACOTE BÁSICO $99 - Locação de 12 meses* $129 - Locação de 9 meses* O Pacote Básico inclui: Sala de estar, sala de jantar

Leia mais

澳 門 金 融 管 理 局 AUTORIDADE MONETÁRIA DE MACAU

澳 門 金 融 管 理 局 AUTORIDADE MONETÁRIA DE MACAU DIRECTIVA CONTRA O BRANQUEAMENTO DE CAPITAIS E O FINANCIAMENTO DO TERRORISMO SOBRE TRANSACÇÕES EM NUMERÁRIO 1. INTRODUÇÃO 1.1 Esta Directiva contra o branqueamento de capitais e o financiamento do terrorismo

Leia mais

Proposta de Seguro de Habitação

Proposta de Seguro de Habitação Tomador de seguro Segurado Nome: Morada: Localidade: Código Postal: Email: Profissão: Data de nascimento: N.º contribuinte: Data de início pretendida: Local de risco Morada: Localidade: Código Postal:

Leia mais

Regulamento da Wepadel

Regulamento da Wepadel Regulamento da Wepadel O presente regulamento estabelece as condições de utilização da Wepadel, situado na Travessa Vale Paraizo Norte, Ponte de Eiras Adémia, 3020-501 Coimbra, adiante designado de Clube.

Leia mais

GUIA DE AVALIAÇÃO DE CLIENTES PARA PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO PÓS-DESASTRE

GUIA DE AVALIAÇÃO DE CLIENTES PARA PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO PÓS-DESASTRE GUIA DE AVALIAÇÃO DE CLIENTES PARA PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO PÓS-DESASTRE Este documento é uma tradução do crioulo haitiano e alguns termos foram adaptados para facilitar sua relevância para um público mais

Leia mais

Educação Patrimonial Centro de Memória

Educação Patrimonial Centro de Memória Educação Patrimonial Centro de Memória O que é história? Para que serve? Ambas perguntas são aparentemente simples, mas carregam uma grande complexidade. É sobre isso que falarei agora. A primeira questão

Leia mais

Ordem dos Advogados Largo São Domingos 14-1º, 1169-060 Lisboa Tel.: 218823550 Fax: 218862403 odc@cg.oa.pt www.oa.pt/odc

Ordem dos Advogados Largo São Domingos 14-1º, 1169-060 Lisboa Tel.: 218823550 Fax: 218862403 odc@cg.oa.pt www.oa.pt/odc Ficha Informativa 3 Março 2015 Ordem dos Advogados Largo São Domingos 14-1º, 1169-060 Lisboa Tel.: 218823550 Fax: 218862403 odc@cg.oa.pt www.oa.pt/odc SERVIÇOS PÚBLICOS ESSENCIAIS Quais são os serviços

Leia mais

RELAÇÃO DE DOCUMENTOS PARA SOLICITAÇÃO DE BOLSA DE ESTUDO NÃO RESTITUÍVEL (BOLSA FILANTRÓPICA) 2016

RELAÇÃO DE DOCUMENTOS PARA SOLICITAÇÃO DE BOLSA DE ESTUDO NÃO RESTITUÍVEL (BOLSA FILANTRÓPICA) 2016 RELAÇÃO DE DOCUMENTOS PARA SOLICITAÇÃO DE BOLSA DE ESTUDO NÃO RESTITUÍVEL (BOLSA FILANTRÓPICA) 2016 1. INFORMAÇÕES GERAIS 1.1 Será concedida a Bolsa Filantrópica com base nos critérios básicos consignados

Leia mais

Regulamento de Associados/as. Art. 1º. (Admissão e Recusa de Associados)

Regulamento de Associados/as. Art. 1º. (Admissão e Recusa de Associados) Regulamento de Associados/as Art. 1º (Admissão e Recusa de Associados) 1 Sobre proposta de um associado, qualquer pessoa pode solicitar à Direção a sua admissão como associado da Associação Fermentelense

Leia mais

Anúncio de concurso. Serviços

Anúncio de concurso. Serviços 1 / 8 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:102558-2016:text:pt:html Bélgica-Bruxelas: Serviços de subscrição de periódicos, publicações informativas, bases de

Leia mais

TERMOS E CONDIÇÕES. Rubrica: Seven Seas Explorer Viagem Inaugural 20 de julho de 2016

TERMOS E CONDIÇÕES. Rubrica: Seven Seas Explorer Viagem Inaugural 20 de julho de 2016 TERMOS E CONDIÇÕES PEDIMOS QUE LEIA COM ATENÇÃO ESTAS IMPORTANTES INFORMAÇÕES, POIS, ESTES SÃO OS TERMOS E CONDIÇÕES DO CONTRATO LEGAL ENTRE VOCÊ, NA CONDIÇÃO DE NOSSO HÓSPEDE, E A SEVEN SEAS CRUISES S.

Leia mais

Orientações sobre o tratamento de dados dos documentos de identificação dos titulares de cartão de pagamento por parte das firmas comerciais

Orientações sobre o tratamento de dados dos documentos de identificação dos titulares de cartão de pagamento por parte das firmas comerciais Orientações sobre o tratamento de dados dos documentos de identificação dos titulares de cartão de pagamento por parte das firmas comerciais Muitas firmas comerciais de Macau solicitam o fornecimento de

Leia mais

Assunto: Condições de contrato de transporte aéreo

Assunto: Condições de contrato de transporte aéreo CIRCULAR Nº 062 / 2009 (SF) RF/MS/RC Lisboa, 14 de Agosto de 2009 Assunto: Condições de contrato de transporte aéreo Caro Associado, Tendo em consideração os deveres legais de informação para a venda de

Leia mais

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A PATERNIDADE GERALMENTE FEITAS POR MÃES

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A PATERNIDADE GERALMENTE FEITAS POR MÃES PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A PATERNIDADE GERALMENTE FEITAS POR MÃES P. O QUE É A PATERNIDADE? R. Paternidade significa ser um pai. A determinação da paternidade significa que uma pessoa foi determinada

Leia mais

ARRENDAMENTO DO RESTAURANTE-BAR, NO RAMO DE ESTABELECIMENTO DE RESTAURAÇÃO, SITO NA PISCINA MUNICIPAL, RUA DR. EDMUNDO CURVELO, EM ARRONCHES

ARRENDAMENTO DO RESTAURANTE-BAR, NO RAMO DE ESTABELECIMENTO DE RESTAURAÇÃO, SITO NA PISCINA MUNICIPAL, RUA DR. EDMUNDO CURVELO, EM ARRONCHES 1 ARRENDAMENTO DO RESTAURANTE-BAR, NO RAMO DE ESTABELECIMENTO DE RESTAURAÇÃO, SITO NA PISCINA MUNICIPAL, RUA DR. EDMUNDO CURVELO, EM ARRONCHES CADERNO DE ENCARGOS Artigo 1.º Objeto A Câmara Municipal de

Leia mais

Guia de. Compras PARAGUAI. Dicas

Guia de. Compras PARAGUAI. Dicas Guia de Compras PARAGUAI 19 Dicas 19 melhores dicas para comprar o seu importado nas fronteiras com o Paraguai Verifique se o produto que foi adquirido e retirado do pacote é o mesmo que foi escolhido

Leia mais

REGULAMENTO CORRIDA SÃO SEBASTIÃOZINHO

REGULAMENTO CORRIDA SÃO SEBASTIÃOZINHO REGULAMENTO CORRIDA SÃO SEBASTIÃOZINHO I PROVA Artigo 1º. A 1ª Corrida De São Sebastiãozinho 2016 Montes Claros será realizada no Domingo, dia 17 de Janeiro de 2016. Artigo 2º. A concentração da prova

Leia mais

Para acionar o Carro Reserva Yasuda Ligue para 0800 17 01 02

Para acionar o Carro Reserva Yasuda Ligue para 0800 17 01 02 UTILIZAÇÃO DOS SERVIÇOS O Segurado poderá acessar o conjunto de serviços de Carro Reserva nas situações especificadas neste Manual, durante a vigência de sua Apólice, a qualquer hora do dia e da noite.

Leia mais

INFORMATIVO. Novas Regras de limites. A Datusprev sempre pensando em você... Classificados Datusprev: Anuncie aqui!

INFORMATIVO. Novas Regras de limites. A Datusprev sempre pensando em você... Classificados Datusprev: Anuncie aqui! INFORMATIVO Novas Regras de limites A Datusprev sempre pensando em você... Classificados Datusprev: Anuncie aqui! A Datusprev abre espaço para divulgação. Aqui você pode anunciar compra, venda, troca,

Leia mais

CADERNO DE ENCARGOS CONCESSÃO DE USO PRIVADO DE ESPAÇO DO DOMÍNIO PÚBLICO NO JARDIM MUNICIPAL PARA INSTALAÇÃO E EXPLORAÇÃO DE DIVERSÕES

CADERNO DE ENCARGOS CONCESSÃO DE USO PRIVADO DE ESPAÇO DO DOMÍNIO PÚBLICO NO JARDIM MUNICIPAL PARA INSTALAÇÃO E EXPLORAÇÃO DE DIVERSÕES CADERNO DE ENCARGOS CONCESSÃO DE USO PRIVADO DE ESPAÇO DO DOMÍNIO PÚBLICO NO JARDIM MUNICIPAL PARA INSTALAÇÃO E EXPLORAÇÃO DE DIVERSÕES Cláusula 1ª Princípio geral O presente Caderno de Encargos compreende

Leia mais

1. QUAL O VALOR MÁXIMO DE MULTA A SER COBRADO NO PAGAMENTO DE CONTAS EM ATRASO?

1. QUAL O VALOR MÁXIMO DE MULTA A SER COBRADO NO PAGAMENTO DE CONTAS EM ATRASO? 1. QUAL O VALOR MÁXIMO DE MULTA A SER COBRADO NO PAGAMENTO DE CONTAS EM ATRASO? Depende de cada caso. De acordo com o art. 52, 1, do CDC - Código de Defesa do Consumidor, quando o fornecimento de produtos

Leia mais

MANUAL DE PROCEDIMENTOS PLATAFORMA DE INSCRIÇÕES ONLINE

MANUAL DE PROCEDIMENTOS PLATAFORMA DE INSCRIÇÕES ONLINE A época de 2012/2013 terá um novo recurso para a Filiação e Inscrições em Provas para os Clubes, Equipas e Agentes Desportivos, tendo sido criada para o efeito uma nova Plataforma de Inscrições Online.

Leia mais

Política Anti-Suborno da ADP Questões Frequentes (FAQs)

Política Anti-Suborno da ADP Questões Frequentes (FAQs) Política Anti-Suborno da ADP Questões Frequentes (FAQs) AS COMUNICAÇÕES ENTRE ADVOGADO E CLIENTE SÃO ESTRITAMENTE CONFIDENCIAIS Este documento destina-se a abordar questões que possam surgir no decurso

Leia mais

SEJA RESPONSÁVEL EVITE ATRASOS E MULTAS FACILITE A SUA VIDA! 1ª Fase - 1 a 31 de Março de 2014, para rendimentos das categorias A e H;

SEJA RESPONSÁVEL EVITE ATRASOS E MULTAS FACILITE A SUA VIDA! 1ª Fase - 1 a 31 de Março de 2014, para rendimentos das categorias A e H; IRS 2014 e 2015: Prazos e Despesas Dedutíveis Com o início de um novo ano aparecem as obrigações fiscais anuais que todos os contribuintes têm de cumprir. Está na hora de começar já a organizar as suas

Leia mais

FUNDO DE EMERGÊNCIA SOCIAL DE LISBOA. Câmara Municipal de Lisboa

FUNDO DE EMERGÊNCIA SOCIAL DE LISBOA. Câmara Municipal de Lisboa FUNDO DE EMERGÊNCIA SOCIAL DE LISBOA Câmara Municipal de Lisboa FUNDO DE EMERGÊNCIA SOCIAL DE LISBOA O que é o Fundo de Emergência Social de Lisboa (FES)? É um programa municipal criado em 2012 e que se

Leia mais

Decreto Nº 13.840 de 21/09/2009

Decreto Nº 13.840 de 21/09/2009 Decreto Nº 13.840 de 21/09/2009 Dispõe sobre estágios no âmbito da Administração Pública Direta e Indireta do Estado do Piauí para estudantes regularmente matriculados e com frequência efetiva, vinculados

Leia mais

M A R I N A D E A L B U F E I R A A L B U M A R I N A - S O C I E D A D E G E S T O R A D E M A R I N A S S. A REGULAMENTO INTERNO

M A R I N A D E A L B U F E I R A A L B U M A R I N A - S O C I E D A D E G E S T O R A D E M A R I N A S S. A REGULAMENTO INTERNO M A R I N A D E A L B U F E I R A A L B U M A R I N A - S O C I E D A D E G E S T O R A D E M A R I N A S S. A REGULAMENTO INTERNO DO EXERCÍCIO DA ACTIVIDADE MARITIMO TURÍSTICA NA Índice Capitulo I Disposições

Leia mais

NORMA BRASILEIRA DE CONTABILIDADE NBC TSC 4410, DE 30 DE AGOSTO DE 2013

NORMA BRASILEIRA DE CONTABILIDADE NBC TSC 4410, DE 30 DE AGOSTO DE 2013 NORMA BRASILEIRA DE CONTABILIDADE NBC TSC 4410, DE 30 DE AGOSTO DE 2013 Dispõe sobre trabalho de compilação de informações contábeis. O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições

Leia mais

REGULAMENTO FINANCEIRO DO CDS/PP

REGULAMENTO FINANCEIRO DO CDS/PP DO CDS/PP (APROVADO EM CONSELHO NACIONAL A 24 DE NOVEMBRO DE 2007) Capítulo I Disposições Gerais Artigo 1º (Âmbito de aplicação) 1. O presente Regulamento aplica-se a todos os órgãos nacionais, regionais

Leia mais

REGULAMENTO E TABELA GERAL DE TAXAS DA FREGUESIA DE GUADALUPE (Aprovado em Reunião ordinária a 26 de Abril de 2011)

REGULAMENTO E TABELA GERAL DE TAXAS DA FREGUESIA DE GUADALUPE (Aprovado em Reunião ordinária a 26 de Abril de 2011) Junta de Freguesia de Guadalupe REGULAMENTO E TABELA GERAL DE TAXAS DA FREGUESIA DE GUADALUPE (Aprovado em Reunião ordinária a 26 de Abril de 2011) PREÂMBULO A Lei nº 53-E/2006, de 29 de Dezembro, aprovou

Leia mais

TERMOS E CONDIÇÕES DO PLANO DE SERVIÇOS GRATUITOS DE APOIO AO CLIENTE DO PORSCHE DESIGN SMARTPHONE DA BLACKBERRY

TERMOS E CONDIÇÕES DO PLANO DE SERVIÇOS GRATUITOS DE APOIO AO CLIENTE DO PORSCHE DESIGN SMARTPHONE DA BLACKBERRY LEIA ATENTAMENTE ESTE DOCUMENTO ANTES DE ACEITAR. A BlackBerry (conforme definido abaixo) tem o prazer de disponibilizar ao Utilizador (conforme definido abaixo) o Plano de Serviços Gratuitos de Apoio

Leia mais

Apresentação. O Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais

Apresentação. O Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais Apresentação O Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais A Corregedoria da Justiça apresenta aos cidadãos do Distrito Federal a série Conversando Sobre Cartórios, onde as dúvidas mais freqüentes

Leia mais

Guia Prático ORGANIZAÇÃO FINANCEIRA PARA BANCAR A FACULDADE

Guia Prático ORGANIZAÇÃO FINANCEIRA PARA BANCAR A FACULDADE Guia Prático ORGANIZAÇÃO FINANCEIRA PARA BANCAR A FACULDADE ÍNDICE 1 Introdução 2 Qual a importância da educação financeira para estudantes? 3 Comece definindo onde é possível economizar 4 Poupar é muito

Leia mais

Deixar de dever e ter dinheiro para investir em 3 meses

Deixar de dever e ter dinheiro para investir em 3 meses Deixar de dever e ter dinheiro para investir em 3 meses Descubra a sua real situação financeira para ter controle sobre ela. É muito comum encontrar pessoas que gastam mais do que ganham e nem sequer se

Leia mais

PERGUNTAS FREQUENTES. Sobre Horários. Pessoal docente, escolas públicas. 1 Há novas regras para elaboração dos horários dos professores?

PERGUNTAS FREQUENTES. Sobre Horários. Pessoal docente, escolas públicas. 1 Há novas regras para elaboração dos horários dos professores? PERGUNTAS FREQUENTES Sobre Horários Pessoal docente, escolas públicas 1 Há novas regras para elaboração dos horários dos professores? Sim! A elaboração dos horários dos professores e educadores obedece

Leia mais

5. JORNADA DE TRABALHO

5. JORNADA DE TRABALHO 5. JORNADA DE TRABALHO 5.1 DURAÇÃO DA JORNADA A duração normal do trabalho não pode ser superior a oito horas diárias e 44 semanais, sendo facultada a compensação de horários e a redução da jornada, mediante

Leia mais

REGULAMENTO DE MOBILIDADE DE DIPLOMADOS Leonardo da Vinci

REGULAMENTO DE MOBILIDADE DE DIPLOMADOS Leonardo da Vinci REGULAMENTO DE MOBILIDADE DE DIPLOMADOS Leonardo da Vinci Tendo a Coordenação em colaboração com o DGA RI, elaborado e submetido uma candidatura ao Programa Leonardo da Vinci, foi esta aprovada pela Agência

Leia mais

Regime de Bonificação de Juros de Crédito Concedido para AHP e Plano de Garantia de Créditos para AHP

Regime de Bonificação de Juros de Crédito Concedido para AHP e Plano de Garantia de Créditos para AHP 1. O que é o Regime de Bonificação de Juros de Crédito Concedido para Aquisição de Habitação Própria? O Regime de Bonificação de Juros de Crédito Concedido para Aquisição de Habitação Própria (adiante

Leia mais

OS DIREITOS DOS PASSAGEIROS DE TRANSPORTE AÉREO

OS DIREITOS DOS PASSAGEIROS DE TRANSPORTE AÉREO OS DIREITOS DOS PASSAGEIROS DE TRANSPORTE AÉREO Dia 17 de Fevereiro entrou em vigor o Regulamento (CE) n.º 261/2004, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 11 de Fevereiro de 2004, que estabelece regras

Leia mais

TERMO E CONDIÇÕES GERAIS DE USO DA PLATAFORMA HELLO FARM

TERMO E CONDIÇÕES GERAIS DE USO DA PLATAFORMA HELLO FARM TERMO E CONDIÇÕES GERAIS DE USO DA PLATAFORMA HELLO FARM J HELLO FARM SERVIÇOS DE TECNOLOGIA LTDA., inscrita no CNPJ/MF sob o nº 23.694.884/0001-27, doravante denominada simplesmente como Hello Farm, adota

Leia mais

BEM-VINDOS À UNIVERSITÉ LAVAL BIENVENUE À LAVAL VILLE DE QUÉBEC BRASIL

BEM-VINDOS À UNIVERSITÉ LAVAL BIENVENUE À LAVAL VILLE DE QUÉBEC BRASIL BEM-VINDOS À UNIVERSITÉ LAVAL BIENVENUE À CIDADE L UNIVERSITÉ DE QUÉBEC LAVAL BRASIL VILLE DE QUÉBEC DURAÇÃO DOS ESTUDOS CERTIFICADO BACHARELADO DESS 1 MESTRADO DOUTORADO 1 ano 3 anos ou mais 1 ano 2 anos

Leia mais

COMO MINIMIZAR AS DÍVIDAS DE UM IMÓVEL ARREMATADO

COMO MINIMIZAR AS DÍVIDAS DE UM IMÓVEL ARREMATADO PROLEILOES.COM COMO MINIMIZAR AS DÍVIDAS DE UM IMÓVEL ARREMATADO PROCESSOS QUE PODEM FAZER COM QUE VOCÊ CONSIGA QUITAR DÍVIDAS PENDENTES DE UM ÍMOVEL ARREMATADO EM LEILÃO, PAGANDO MENOS QUE O SEU VALOR

Leia mais

Carta de Princípios dos Adolescentes e Jovens da Amazônia Legal

Carta de Princípios dos Adolescentes e Jovens da Amazônia Legal Carta de Princípios dos Adolescentes e Jovens da Amazônia Legal A infância, adolescência e juventude são fases fundamentais no desenvolvimento humano e na formação futura dos cidadãos. No plano social,

Leia mais

PISCINA MUNICIPAL AO AR LIVRE DE BOQUES PROJETO DE REGULAMENTO

PISCINA MUNICIPAL AO AR LIVRE DE BOQUES PROJETO DE REGULAMENTO PISCINA MUNICIPAL AO AR LIVRE DE BOQUES PROJETO DE REGULAMENTO 2 ÍNDICE CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS... 4 Artigo 1.º Destino e funcionamento... 4 Artigo 2.º Época de funcionamento... 5 Artigo 3.º Interrupção

Leia mais

COMO FUNCIONA NOSSA CONSULTORIA DE MARKETING DIGITAL ESPECIALIZADA EM VENDAS ONLINE

COMO FUNCIONA NOSSA CONSULTORIA DE MARKETING DIGITAL ESPECIALIZADA EM VENDAS ONLINE www.agenciaatos.com.br COMO FUNCIONA NOSSA CONSULTORIA DE MARKETING DIGITAL ESPECIALIZADA EM VENDAS ONLINE APLICAÇÃO DA CONSULTORIA EM VENDAS ONLINE É assim que os resultados são gerados. No entanto, é

Leia mais

CONDIÇÕES DE VENDA E PAGAMENTO LEILÃO ON LINE COMITENTE VENDEDOR: GRAND HOTEL CA D DORO. LEILÃO EXCLUSIVAMENTE ON LINE

CONDIÇÕES DE VENDA E PAGAMENTO LEILÃO ON LINE COMITENTE VENDEDOR: GRAND HOTEL CA D DORO. LEILÃO EXCLUSIVAMENTE ON LINE CONDIÇÕES DE VENDA E PAGAMENTO LEILÃO ON LINE COMITENTE VENDEDOR: GRAND HOTEL CA D DORO. LEILÃO EXCLUSIVAMENTE ON LINE LEILOEIRA OFICIAL: Angélica Mieko Inoue Dantas, JUCESP n 747 CONDIÇÕES PARA PARTICIPAR

Leia mais

Veículo: Jornal de Brasília Data: 19/10/2014 Seção: Capa Pág.: 01 Assunto: Reajuste

Veículo: Jornal de Brasília Data: 19/10/2014 Seção: Capa Pág.: 01 Assunto: Reajuste Veículo: Jornal de Brasília Data: 19/10/2014 Seção: Capa Pág.: 01 Assunto: Reajuste Veículo: Jornal de Brasília Data: 19/10/2014 Seção: Cidades Pág.: 04 e 05 Assunto: Reajuste Atenção, pais, o reajuste

Leia mais

Redação Dr. Maurício de Freitas Lima. Edição ACS - Assessoria de Comunicação Social Maria Isabel Marques - MTB 16.996

Redação Dr. Maurício de Freitas Lima. Edição ACS - Assessoria de Comunicação Social Maria Isabel Marques - MTB 16.996 2 Redação Dr. Maurício de Freitas Lima Edição ACS - Assessoria de Comunicação Social Maria Isabel Marques - MTB 16.996 Produção e Projeto Gráfico Designer Gráfico: Patricia Lopes da Silva Edição - Outubro/2012

Leia mais

PESQUISA EDUCAÇÃO FINANCEIRA. Orçamento Pessoal e Conhecimentos Financeiros

PESQUISA EDUCAÇÃO FINANCEIRA. Orçamento Pessoal e Conhecimentos Financeiros PESQUISA EDUCAÇÃO FINANCEIRA Orçamento Pessoal e Conhecimentos Financeiros Janeiro 2015 1. INTRODUÇÃO Quatro em cada dez consumidores consideram-se desorganizados financeiramente, mas sete em cada dez

Leia mais

5 Considerações finais

5 Considerações finais 5 Considerações finais 5.1. Conclusões A presente dissertação teve o objetivo principal de investigar a visão dos alunos que se formam em Administração sobre RSC e o seu ensino. Para alcançar esse objetivo,

Leia mais

PLANEJAMENTO FINANCEIRO PESSOAL O GUIA PARA COMEÇAR A TER SUCESSO NAS FINANÇAS

PLANEJAMENTO FINANCEIRO PESSOAL O GUIA PARA COMEÇAR A TER SUCESSO NAS FINANÇAS PLANEJAMENTO FINANCEIRO PESSOAL O GUIA PARA COMEÇAR A TER SUCESSO NAS FINANÇAS SUMÁRIO INTRODUÇÃO 03 CONTROLE DE CONTAS 04 ENTENDER E CONTROLAR AS DESPESAS FIXAS E VARIÁVEIS 05 DEFINIR PRIORIDADES 07 IDENTIFICAR

Leia mais

Documentos para o processo seletivo ProUni 200902

Documentos para o processo seletivo ProUni 200902 Documentos para o processo seletivo ProUni 200902 Os alunos pré-selecionados deverão marcar horário para entrevista através do telefone (51)3586.89.01, ficando ciente que a documentação abaixo deverá ser

Leia mais

Política de Privacidade da Plataforma Comercial de Viagens Travelport para o GDS

Política de Privacidade da Plataforma Comercial de Viagens Travelport para o GDS Política de Privacidade da Plataforma Comercial de Viagens Travelport para o GDS Bem-vindo/a a este website da Travelport. Na Travelport reconhecemos a importância de proteger a privacidade dos dados pessoais

Leia mais

GUIA PRÁTICO REDUÇÃO DE TAXA CONTRIBUTIVA PRÉ REFORMA INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL, I.P

GUIA PRÁTICO REDUÇÃO DE TAXA CONTRIBUTIVA PRÉ REFORMA INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL, I.P GUIA PRÁTICO REDUÇÃO DE TAXA CONTRIBUTIVA PRÉ REFORMA INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL, I.P FICHA TÉCNICA TÍTULO Guia Prático Redução de Taxa Contributiva Pré Reforma (2005 v4.03) PROPRIEDADE Instituto da

Leia mais

Termos e Condições CURSO DE LIDERANÇA ESCOLAR

Termos e Condições CURSO DE LIDERANÇA ESCOLAR Termos e Condições CURSO DE LIDERANÇA ESCOLAR 1 DAS PARTES A Associação Conselho Britânico, inscrita no CNPJ sob no. 19.783.812/0001-89, com sede na Rua Ferreira de Araújo, nº 741-3º andar São Paulo, SP

Leia mais

CONDIÇÕES GERAIS DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS PELAS EMPRESAS TRANSITÁRIAS. 1 TEU transitário. Artigo 1º Definições. Artigo 2º Âmbito

CONDIÇÕES GERAIS DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS PELAS EMPRESAS TRANSITÁRIAS. 1 TEU transitário. Artigo 1º Definições. Artigo 2º Âmbito Artigo 1º Definições Artigo 2º Âmbito Artigo 3º Aplicabilidade Artigo 4º Apresentação dos preços Artigo 5º Alteração dos preços Artigo 6º Revisão de preços e condições Artigo 7º Validade das propostas

Leia mais

ipea políticas sociais acompanhamento e análise 7 ago. 2003 117 GASTOS SOCIAIS: FOCALIZAR VERSUS UNIVERSALIZAR José Márcio Camargo*

ipea políticas sociais acompanhamento e análise 7 ago. 2003 117 GASTOS SOCIAIS: FOCALIZAR VERSUS UNIVERSALIZAR José Márcio Camargo* GASTOS SOCIAIS: FOCALIZAR VERSUS UNIVERSALIZAR José Márcio Camargo* Como deve ser estruturada a política social de um país? A resposta a essa pergunta independe do grau de desenvolvimento do país, da porcentagem

Leia mais