Análise da Aplicação de Sistemas de Recuperação de Informação Usando Android numa Base Bíblica

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Análise da Aplicação de Sistemas de Recuperação de Informação Usando Android numa Base Bíblica"

Transcrição

1 Análise da Aplicação de Sistemas de Recuperação de Informação Usando Android numa Base Bíblica Jomara Mota Bindá 1, Marcus Antônio G. Brandt 2, Márcio Palheta Piedade 1 1 Centro de Pós-Graduação e Extensão FUCAPI (CPGE) Av. Gov. Danilo de Mattos Areosa, 381 Distrito Industrial CEP: Manaus - AM Brasil 2 Engenharia de Telecomunicações Centro de Ensino Superior FUCAPI (CESF) Av. Gov. Danilo de Mattos Areosa, 381 Distrito Industrial CEP: Manaus - AM Brasil Abstract. Information Retrieval is a computation area that has techniques to allow a fast access to a large amount of information. Finding the information mainly depends on the efficient use of search engines. This work proposes the application of an information retrieval algorithm on the Android platform, using the Lucene API as search engine and using as data base the documents related to the Bible texts. At the end, the analysis was made of the retrieval information strategy suggested, through applying the accuracy and the recall metrics. Resumo. Recuperação de Informação é uma área da computação que possui técnicas para permitir o acesso rápido a uma grande quantidade de informações. Encontrar a informação depende, principalmente, do uso eficiente das ferramentas de busca. Este trabalho propõe a aplicação do algoritmo de recuperação da informação na plataforma Android, utilizando a API Lucene como ferramenta de busca e tendo como base de dados os documentos referentes aos textos da Bíblia. Ao fim, foi feita a análise da estratégia de recuperação da informação proposta, através da aplicação de métricas de precisão e revocação. Introdução Presenciamos uma época onde ter informação é deter poder social e econômico. Entretanto, ao contrário do que acontecia há alguns anos atrás, o atual desafio não está em encontrar informações, uma vez que existe um número grandioso de conteúdo na web, o desafio é encontrar um conteúdo que seja de fato útil e relevante [Joca 2013]. A fim de facilitar o processo de busca, tornou-se comum o uso de ferramentas para recuperação de informações que vasculham, em milhões de repositórios de dados, a informação solicitada pelo usuário e este, mediante consulta nas interfaces disponíveis, seleciona aquela considerada mais condizente ou relevante entre as fontes apontadas. [Feitosa 2008] Com o propósito de analisar a estratégia de recuperação da informação numa interface móvel, este trabalho desenvolveu um protótipo funcional que executa a busca Manaus, 25 a 27 de abril de ISSN (CDR)

2 dos dados utilizando a plataforma Android. Os usuários da aplicação enviam consultas ao protótipo, que retorna como resposta os textos bíblicos mais relevantes a cada consulta submetida. Analisamos a aplicação através do uso das métricas de avaliação de precisão e revocação baseada numa lista de consulta a ser executada na aplicação, a fim de verificar o grau de relevância dos resultados gerados. Nas seções a seguir, apresentamos os trabalhos relacionados ao tema proposto, a metodologia seguida, conceitos e fundamentos de Recuperação da Informação, o processo de desenvolvimento da aplicação, a avaliação da estratégia utilizada, seguida pelas considerações finais deste trabalho. No próximo tópico, temos os trabalhos relacionados ao artigo. Trabalhos relacionados No estudo da tese de [Bonfim 2006], o autor apresentou a estratégia de recuperação de informação, utilizando os modelos probabilístico e probabilístico exponencial, que foram combinados com recursos do modelo vetorial. Foram apresentados resultados de experimentos que comprovam que a combinação dos modelos probabilísticos com o modelo vetorial possibilita uma recuperação mais eficaz, trazendo como resposta documentos relevantes que não seriam recuperados utilizando somente um dos modelos. No modelo probabilístico estendido observou-se que a média percentual de precisão foi de 20,38%, e a revocação foi de 39,65%, enquanto no modelo probabilístico observouse que a média percentual de precisão foi de 17,22%, e a revocação foi de 33,33%. Comparando os dois modelos, concluiu-se que o modelo probabilístico estendido leva vantagem em relação ao modelo probabilístico. No artigo de [Pérez-Iglesias 2009] é descrita a implementação dos algoritmos BM25 e BM25F usando o Lucene Java Framework. Ambos os modelos têm se destacado pelo seu desempenho e são considerados como estado-da-arte na comunidade de RI. O objetivo do artigo é aplicar a biblioteca Lucene nestes algoritmos a fim de avaliar o desempenho da funcionalidade de ranking deste. Até onde pudemos observar, nenhum trabalho anterior estudou como utilizar o Sistema de Recuperação da Informação num dispositivo móvel utilizando Android e tendo como base de dados a Bíblia. Neste sentido, nosso trabalho é distinto de todos os observados na literatura. Na próxima seção será apresentada a metodologia utilizada neste trabalho. Metodologia Nesta seção, apresentamos os passos realizados para o desenvolvimento deste projeto: 1. Revisão bibliográfica da literatura, onde foi feita pesquisa de trabalhos similares ao nosso com a aplicação do Sistema de Recuperação da Informação em base de dados; 2. A segunda etapa foi responsável pela obtenção da base de dados onde definimos que todos os livros da Bíblia seriam usados como documentos da estratégia de RI apresentada. Definimos, ainda, utilizar a técnica de indexação de índice invertido que é a técnica utilizada pela API Lucene para organização de Manaus, 25 a 27 de abril de ISSN (CDR)

3 documentos e a função de similaridade padrão da API, que aplica os modelos vetorial e booleano de recuperação da informação para gerar respostas às consultas realizadas; 3. Na terceira etapa ocorreu o desenvolvimento de um protótipo funcional na plataforma Android, no qual os usuários enviam consultas à aplicação e avaliam as coleções de resposta gerada, a fim de gerar massa de dados para avaliação dos resultados; 4. E por fim, utilizamos as métricas de precisão e revocação para avaliação da qualidade das respostas geradas pela estratégia proposta. A seguir, descreveremos os principais conceitos de Recuperação da Informação e detalhamos os tópicos apresentados neste capítulo. Modelos de Recuperação de Informação O termo Recuperação de Informação (RI) foi criado por [C. N. Mooers 1951] que definiu da seguinte maneira:... Recuperação de Informação é o nome do processo onde um possível usuário de informação pode converter a sua necessidade de informação em uma lista real de citações de documentos armazenados que contenham informações úteis a ele.... Segundo [Baeza-Yates 1999], um modelo de recuperação de informação é uma quádrupla D, Q, F, R(qi,dj)i, onde: D é um conjunto de representações lógicas dos documentos em uma coleção. Q é um conjunto de representações lógicas (consultas) das necessidades de informação dos usuários. F é um arcabouço para a modelagem dos documentos, consultas e suas relações. R(qi,dj) uma função que associa um número real com uma consulta qi 2 Q e uma representação de documento dj 2 D. Esta função define uma ordenação entre os documentos com respeito à consulta qi. Com base nestas entidades, a estrutura do modelo utilizado na recuperação pode ser definida. Em seguida, apresentamos os modelos clássicos de Recuperação da Informação. a) Modelo Booleano De acordo com [Souza 2006], o Modelo Booleano é baseado na teoria da álgebra booleana. É uma solução simples e elegante, baseada na teoria dos conjuntos. O modelo booleano considera uma consulta como uma expressão booleana convencional, que liga seus termos através de conectivos lógicos AND, OR e NOT. No modelo booleano um documento é considerado relevante ou não relevante a uma consulta, não existe resultado parcial e não há informação que permita a ordenação do resultado da consulta. Desta maneira, o modelo booleano é muito mais utilizado para recuperação de dados do que para recuperação de informação [Manning 2008 e Baeza- Yates 1999]. Manaus, 25 a 27 de abril de ISSN (CDR)

4 b) Modelo Vetorial Segundo [Souza 2006] o Modelo Vetorial é o algoritmo base da grande maioria dos Sistemas de Recuperação da Informação. Neste modelo, os documentos são representados como vetores em um espaço n-dimensional, em que n é a totalidade de palavras-chave de todos os documentos armazenados no sistema. Como não é um algoritmo dualista, é possível construir um ranking baseando-se nos graus de relevância dos documentos recuperados. c) Modelo Probabilístico No Modelo Probabilístico, ainda de acordo com [Souza 2006], supõe-se que, para cada consulta ao sistema, há um conjunto ideal de documentos que a satisfaça completamente. Por meio de tentativa inicial com uma coleção de documentos, para a qual se podem usar técnicas de outros modelos em conjunto, como o vetorial, e do retorno do usuário em sucessivas interações, é possível uma aproximação do conjunto ideal. Este modelo dá grande importância às respostas do usuário como forma de aprimoramento contínuo das buscas. No protótipo apresentado neste artigo, foi utilizado o algoritmo padrão da biblioteca de busca escolhida que combina o modelo booleano e o modelo vetorial de recuperação da informação para obter resultados precisos. A biblioteca padrão escolhida foi a API Java Lucene, que será apresentada na próxima seção. A seguir, detalhamos a estrutura e organização da implementação da aplicação proposta neste artigo. Implementação da Aplicação Nesta seção descrevemos a estrutura e organização dos principais componentes utilizados para o desenvolvimento desta pesquisa. Base de Dados A base de dados utilizada no projeto foi coletada através da internet. O processo de coleta iniciou-se com o acesso a um site de Bíblia on-line [Biblia 2013], disponível ao público. Após o acesso, foi feita a codificação de um programa em Java que fizesse o parse das informações referentes à Bíblia, utilizando a biblioteca Jsoup.[Jsoup 2013] O Jsoup é uma biblioteca Java para trabalhar com HTML, que fornece uma API para a extração e manipulação de dados, usando os métodos Document Object Model (DOM), Cascade Style Sheet (CSS) e Jquery-like. [Jsoup 2013] A partir do acesso à massa de dados bíblicos, utilizamos 3 versões da Bíblia disponíveis no site, que são as seguintes: Almeida Corrigida e Revisada Fiel, Almeida Revisada Imprensa Bíblica, Nova Versão Internacional. Ao final do processo de obtenção da base de dados, verificamos a existência de (1) documentos, onde cada documento é representado por um versículo bíblico, (2) palavras distintas, que determinam o número de dimensões do espaço vetorial do modelo e (3) cada documento possui, em média, 22,33 palavras. Manaus, 25 a 27 de abril de ISSN (CDR)

5 A seguir, descrevemos as ferramentas utilizadas para indexação da base e processamento das consultas. API Java Lucene A API Java Lucene é uma biblioteca de mecanismo de busca, que oferece um conjunto de métodos para indexação e busca textual em grandes massas de dados [Lucene 2013]. Neste trabalho utilizamos Java Lucene por oferecer recursos como: (1) suporte a vários tipos de consultas, como FuzzyQuery, BooleanQuery, QueryParser que foi a consulta utilizada no aplicativo, além de permitir a busca e a indexação simultânea dos documentos; (2) ferramenta para calcular o grau de relevância de cada documento, em relação a uma determinada consulta; (3) retorno da lista de documentos relevantes, ordenada por grau de similaridade, onde o mais similar aparece no topo da lista, o que auxilia ao processo de avaliação do modelo a partir de métricas de ranking. Neste trabalho, encontramos limitação no uso da versão Java Lucene por possuir algumas bibliotecas incompatíveis com o Android, portanto utilizamos a versão Java Lucene para indexação da base de documentos e no processo de busca por documentos, utilizando a função de similaridade baseada no modelo vetorial e booleano. A seguir, descrevemos a arquitetura do protótipo funcional do projeto. Arquitetura do projeto Nesta seção, descrevemos os componentes e fases do projeto. Na primeira parte do trabalho, coletamos a base de dados a partir do site Bíblia on-line. [Bíblia 2013] A partir da coleta, realizamos um processo de analise dos dados utilizando um analisador que atua como um filtro e verifica os documentos que podem ser indexados ou não. Após a análise do texto, os dados são indexados. A indexação processa os dados originais, gerando uma estrutura de dados inter-relacionada eficiente para a pesquisa baseada em palavras-chave. [Lucene 2013] Os documentos recebem tokens e esses tokens são incluídos como termos no índice. No item de Processo de Indexação serão expostos mais detalhes desta fase do projeto. Selecionamos 5 usuários para avaliação do nosso modelo de busca. O critério para escolha dos usuários foi que estes possuíssem conhecimento e experiência no estudo de textos bíblicos. Cada usuário realizou no mínimo 2 consultas, informando na tela da aplicação Android textos de seu interesse. Como resposta, o sistema devolvia uma lista de 50 versículos mais relevantes a cada consulta, onde o primeiro elemento é o mais relevante. No item de Processo de Consulta será detalhada a busca feita pelo aplicativo. A Figura 1 demonstra a arquitetura geral do nosso projeto. Manaus, 25 a 27 de abril de ISSN (CDR)

6 Processo de Indexação A Indexação é um processo de converter os dados de texto em um formato que facilita a procura rápida. [Lucene 2013] A biblioteca Lucene foi usada para armazenar os dados de entrada em uma estrutura de dados chamada de índice invertido, que é armazenado no sistema de arquivos ou na memória, como um conjunto de arquivos de índice. O índice invertido permite que os usuários executem procuras rápidas utilizando palavras-chave e localizem os documentos relevantes a uma determinada consulta. Porém, antes que os dados do texto sejam incluídos no índice, eles são processados por um analisador. Neste trabalho, utilizamos o analisador Standard Analyzer [Lucene 2013], nativo do Lucene. Este analisador insere tokens no texto com base em uma gramática sofisticada e remove as palavras comuns. Neste processo, as palavras de cada documento são convertidas em tokens e esses tokens são incluídos como termos no índice da biblioteca Lucene. Durante a indexação, os documentos passam pelas operações de extração das palavras, remoção de palavras comuns, exclusão da pontuação, redução de palavras para o formato de raiz e alteração das palavras para minúsculas. Estas operações são procedimentos comuns na recuperação da informação, a fim de que o resultado da consulta seja o mais eficiente possível. [Lucene 2013] Processo de Consultas Figura 1. Arquitetura do Projeto A procura é o processo de buscar palavras no índice e de localizar os documentos que contêm essas palavras [Lucene 2013]. Manaus, 25 a 27 de abril de ISSN (CDR)

7 A classe de busca é uma classe base abstrata que possui vários métodos de procura sobrecarregada. O IndexSearcher é uma subclasse que permite procurar índices armazenados em um determinado diretório. O método de busca retorna uma coleta ordenada de documentos classificados pelas pontuações computadas. [Lucene 2013] O Lucene fornece tipos de implementação de consulta concreta. A consulta utilizada neste aplicativo foi o QueryParser. O QueryParser é usado para analisar expressões de consultas inseridas pelo usuário, que é transmitido para o método de procura do IndexSearcher. [Lucene 2013] Protótipo Funcional O protótipo apresentado neste trabalho foi desenvolvido em Android, por ser uma plataforma popular para desenvolvimento de aplicativos móveis. O Android possui interfaces de programação de aplicativo (APIs), que vêm com o seu Software Development Kit (SDK) e possui recursos completos de interface e bibliotecas de serviços como o SQLite.[Android 2013] Para este protótipo utilizamos a versão do Android conhecida como Jelly Beans, por ser a versão mais recente disponível, quando do desenvolvimento deste trabalho. A composição da tela foi baseada em componentes de interface: EditText, ListView e TextView. O EditText é o campo em que o usuário digita a palavra-chave e o ListView é o componente utilizado para mostrar o resultado da busca. O protótipo também faz buscas utilizando o comando de voz, onde o usuário fala o que deseja consultar e o texto aparece no campo de busca. Na figura 2, apresentamos a tela principal da aplicação, exibindo o resultado para três consultas distintas. Na primeira imagem, temos a tela onde o usuário digita a palavra-chave, na segunda temos o usuário usando o comando de voz para fazer a busca e na terceira imagem temos a lista com o resultado da busca. Figura 2. (1) Tela de Busca usando teclado; (2) Tela de Busca usando comando de voz; (3) Resultado da Busca Manaus, 25 a 27 de abril de ISSN (CDR)

8 Na próxima seção, apresentamos o processo de avaliação da estratégia de Recuperação da Informação aplicada e os resultados alcançados. Avaliação dos Resultados Nesta fase, a avaliação foi feita com a contribuição de um bispo formado em teologia e especialista em aconselhamento, que ajudou na composição da lista de consultas utilizada. As métricas utilizadas foram a de precisão e revocação, como citado anteriormente, por serem métricas comumente utilizadas para avaliação de rankings de busca. O processo de avaliação da estratégia seguiu os seguintes passos: 1. Criação da lista de consultas com as palavras-chave: a criação da lista iniciou-se com a escolha de 11 palavras - chave que são bastante solicitadas nas buscas segundo o especialista consultado; 2. Identificação dos documentos mais relevantes: seguindo a indicação do especialista e verificando os versículos sugeridos em uma chave bíblica, foram identificados os documentos relevantes e foi atribuído um peso de 1 a 5, onde 5 indica o documento mais relevante e 1 indica o documento menos relevante a uma dada consulta; 3. Execução da busca no Lucene: utilizando as palavras-chave da lista de consulta pré-definidas, o algoritmo foi executado e obteve-se a lista de resultado por ele gerado; 4. Análise dos resultados: o resultado da busca do Lucene foi comparado com os documentos relevantes da lista de consulta e assim observou-se a precisão do algoritmo de 0,052, com a revocação de 0,263. A lista de consulta, definida no primeiro passo citado acima, possui as seguintes palavras chaves, com os seguintes pesos segundo a tabela 1: Antigo Testamento Tabela 1. Lista de Consulta Novo Testamento Palavras- chave Peso 1 Peso 2 Peso 3 Peso 4 Peso 5 Peso 1 Peso 2 Peso 3 Peso 4 Peso 5 Alegria Dt. 28:47 Sl. 16:11 Pv. 10:28 Is. 61:3 Sf. 3:17 Mt. 13:20 Jo. 16:24 2 Co. 9:7 Hb. 12:11 3 Jo. 1:4 Amor 2 Sm. 1:26 Pv. 27:5 Ct. 8:7 Jr. 31:3 Os. 12:6 Mt. 24:12 Rm. 5:8 1 Co. 13:4 Ef. 5:2 Ap. 2:4 Anjo Gn. 22:15 Ex. 23:20 Sl. 103:20 Dn. 3:28 Zc.1:9 Mt. 1:20 Lc. 22:43 Rm. 8:38 Gl. 1:8 Ap. 22:16 Esperança 2 Sm. 23:5 Jó 5:16 Sl. 39:7 Pv. 10:28 Ez. 37:11 At. 2:26 1 Co. 9:10 Ef. 2:12 Tt. 2:13 1 Pe. 1:21 Espírito Santo Gn. 1:2 Is. 11:2 Ez. 37:14 Mq. 3:8 Ag. 2:5 Mt. 1:18 Jo. 1:32 At. 2:4 Fp.3:3 Jd. 1:20 Família Gn. 12:3 Nm. 26:6 1 Sm. 18:18 Sl. 68:6 Am. 3:2 Gl.6:10 Ef. 2:19 Ef. 3: Fé Hc. 2: Mt. 6:30 Lc. 8:48 Rm. 1:17 1 Ts. 1:3 Tg. 2:18 Graça Gn. 6:8 1 Cr. 16:8 Sl.13:5 Sl. 147:7 Zc. 4:7 Mt. 10:8 At. 7:10 2 Co. 13:13 2 Ts. 1:3 2 Pe. 3:18 Paz Lv. 26:6 1 Rs. 2:13 Ec. 3:8 Is. 32:7 Na. 1:15 Mt. 10:34 Rm. 3:17 1 Co. 7:15 Ef. 1:2 Fp. 4:7 Perdão Sl. 130:4 Dn. 9: Mc. 3:29 Mc. 4:12 Lc. 3:3 At. 2:38 - Salvação Gn. 49:18 Sl. 37:39 Jr. 3:23 Jn. 2:9 Ml. 4:2 Lc. 3:6 At. 28:28 1 Ts. 5:8 Hb. 2:3 Ap. 19:1 Manaus, 25 a 27 de abril de ISSN (CDR)

9 E os resultados de cada consulta com sua respectiva Precisão e Revocação, juntamente com a média esta na tabela 2. Considerações Finais Tabela 2. Tabela com Precisão e Revocação Consulta Precisão Revocação q1 0,02 0,1 q2 0,1 0,5 q3 0,04 0,2 q4 0,06 0,3 q5 0,04 0,2 q6 0,02 0,1 q7 0,04 0,2 q8 0,06 0,3 q9 0,04 0,2 q10 0,08 0,4 q11 0,08 0,4 Média 0,052 0,26 No referido trabalho, foi apresentado um protótipo funcional desenvolvido em Android, onde aplicava os algoritmos de recuperação da informação. Foi utilizada a API Lucene e o algoritmo de busca padrão desta API que aplica os conceitos do modelo vetorial e do modelo booleano. Para validação do protótipo, criamos uma lista de consultas, onde foram definidos pesos para cada documento de resposta. Como resultado, pudemos identificar que a abordagem aplicada neste trabalho gerou precisão de 5,2% e revocação 26%, além de apresentar tempo médio de resposta de 50 milissegundos, se mostrando adequada ao uso em dispositivos móveis, com limitações de processamento e armazenamento. Um fator que pode ter influenciado no resultado é que a chave bíblica utilizada na composição da lista de consulta é de versão diferente das existentes na base de dados. Outro fator é que na lista de resultado eram mostradas todas as versões, ou seja, a lista de resultado repetia o mesmo versículo para cada versão. Como trabalhos futuros, avaliaremos o desempenho do modelo, comparando diferentes funções de similaridade, como, por exemplo, o BM25, podendo, assim, identificar a função que melhor se ajusta às características da base de textos bíblicos e ainda aplicar a métrica de precisão Mean Average Precision (MAP). Além disso, pretendemos estudar o comportamento da estratégia proposta, quando aumentarmos o número de consultas e o tamanho médio de cada uma e também pretendemos fazer a verificação do consumo de memória e processamento do aplicativo no dispositivo móvel. Referências Almeida, João Ferreira de. (1970) Chave Bíblica. Edição Revista e Atualizada no Brasil. Sociedade Bíblica do Brasil. Brasília. Manaus, 25 a 27 de abril de ISSN (CDR)

10 Android, Developers. (2013) Develop. Android Developers. Março. Baeza-Yates, Ricardo and Ribeiro-Neto, Berthier. (1999) Modern Information Retrieval. ACM Press. Biblia, On line. (2013) Biblia On line Almeida, NIV e mais 52 versões. Março. Bonfim, Marcello Erick. (2006) Recuperação de documentos texto usando um modelo probabilístico estendido. Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba. C. N. Mooers. (1951) Zatoeodmg applied to mechanical organization of knowledge. American Documentation, 2: Feitosa, Ailton. (2008) Organização da Informação na Web: das tags à web semântica. Brasília: Thesaurus. Joca. (2013) Produto web, móvel ou social? Guia da StartUp e Gestão de Produtos. Fevereiro. Jsoup. (2013) Jsoup: Java HTML Parser. Março. Lucene, Apache. (2013) Lucene Search Apache. br/java/library/os-apache-lucenesearch/, Março. Manning, Christopher D., Raghavan, Prabhakar and Schütze, Hinrich. (2008) An Introduction to Information Retrieval. Cambridge University Press. Pérez-Iglesias, Joaquín. (2009) Integrating the Probabilistic Model BM25/BM25F into Lucene. LSI,UNED. Salton, G. (1973) Recent Studies in automatic text analysis and document retrievial Journal of the ACM, v. 20, n. 2, p Salton, Gerard and Chris Buckley. (1987) Term weighting approaches in automatic text retrieval. Technical report, Cornell University. Souza, Renato Rocha. (2006) Sistemas de recuperação de informações e mecanismos de busca na web: panorama atual e tendências. Perspect. ciênc. inf., Belo Horizonte, v. 11, n.2, Agosto. Manaus, 25 a 27 de abril de ISSN (CDR)

RECUPERAÇÃO DE DOCUMENTOS TEXTO USANDO MODELOS PROBABILISTICOS ESTENDIDOS

RECUPERAÇÃO DE DOCUMENTOS TEXTO USANDO MODELOS PROBABILISTICOS ESTENDIDOS ISBN 978-85-61091-05-7 Encontro Internacional de Produção Científica Cesumar 27 a 30 de outubro de 2009 RECUPERAÇÃO DE DOCUMENTOS TEXTO USANDO MODELOS PROBABILISTICOS ESTENDIDOS Marcello Erick Bonfim 1

Leia mais

PLANO DE LEITURA DA BÍBLIA

PLANO DE LEITURA DA BÍBLIA PLANO DE LEITURA DA BÍBLIA Este plano de leitura foi planejado para a leitura completa da Palavra de Deus em um ano, entretanto, você pode ler no ritmo que desejar. Se tiver mais tempo diário, faça a leitura

Leia mais

Organizaçãoe Recuperação de Informação GSI521. Prof. Rodrigo Sanches Miani FACOM/UFU

Organizaçãoe Recuperação de Informação GSI521. Prof. Rodrigo Sanches Miani FACOM/UFU Organizaçãoe Recuperação de Informação GSI521 Prof. Rodrigo Sanches Miani FACOM/UFU Introdução Organização e Recuperação de Informação(GSI521) Tópicos Recuperação de informação (RI); Breve histórico; O

Leia mais

Bíblia, sua importância em minha vida

Bíblia, sua importância em minha vida Bíblia, sua importância em minha vida Bíblia, sua importância em minha vida 2 Timóteo 3:16-17 16 Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação

Leia mais

Avaliação Sistemas de Recuperação da Informação

Avaliação Sistemas de Recuperação da Informação Avaliação Sistemas de Recuperação da Informação Prof. Rodrigo Tripodi Calumby DEXA / UEFS rtcalumby@ecomp.uefs.br Por que? Ex.: Projeto de Aviões Teste em simuladores e experimentos Construção e teste

Leia mais

Opala: uma biblioteca de indexação e busca de textos e imagens por conteúdo

Opala: uma biblioteca de indexação e busca de textos e imagens por conteúdo Opala: uma biblioteca de indexação e busca de textos e imagens por conteúdo Lidijanne de Miranda Santos (1); Aécio Solano Rodrigues Santos (2); Ricardo Martins Ramos (3); Valéria Oliveira Costa (4) Instituto

Leia mais

Aplicação da Medida TfIdf em Bancos de Dados Relacionais para Ordenação de Consultas por Termos

Aplicação da Medida TfIdf em Bancos de Dados Relacionais para Ordenação de Consultas por Termos Aplicação da Medida TfIdf em Bancos de Dados Relacionais para Ordenação de Consultas por Termos Daniel Pereira Lima 1, Naziane Alves Pinto 2, Carla Oran Fonseca de Souza 3, Francisca Sancha Azevedo da

Leia mais

Recuperação de Imagens na Web Baseada em Informações Textuais

Recuperação de Imagens na Web Baseada em Informações Textuais Recuperação de Imagens na Web Baseada em Informações Textuais André Ribeiro da Silva Mário Celso Candian Lobato Universidade Federal de Minas Gerais Departamento de Ciência da Computação {arsilva,mlobato}@dcc.ufmg.br

Leia mais

O MODELO ESPAÇO VETORIAL NO DESENVOLVIMENTO DE INTERFACES DE BUSCA E RECUPERAÇÃO DE INFORMAÇÃO

O MODELO ESPAÇO VETORIAL NO DESENVOLVIMENTO DE INTERFACES DE BUSCA E RECUPERAÇÃO DE INFORMAÇÃO O MODELO ESPAÇO VETORIAL NO DESENVOLVIMENTO DE INTERFACES DE BUSCA E RECUPERAÇÃO DE INFORMAÇÃO RESUMO LOPES, T.S.F. 1., FERNEDA, E. 2 1 Mestranda do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação Rua

Leia mais

Introdução ao Apache Lucene: inserindo busca eficiente ao seu projeto de software

Introdução ao Apache Lucene: inserindo busca eficiente ao seu projeto de software Congresso de Inovação Com Tecnologias Open Source Introdução ao Apache Lucene: inserindo busca eficiente ao seu projeto de software II Fórum de Tecnologia Em Software Livre Instrutora: Cristina Lage dos

Leia mais

Fabrício Jailson Barth. Uma breve introdução ao tema Recuperação de Informação

Fabrício Jailson Barth. Uma breve introdução ao tema Recuperação de Informação Fabrício Jailson Barth Uma breve introdução ao tema Recuperação de Informação São Paulo 2010 Uma breve introdução ao tema Recuperação de Informação by Fabrício J. Barth is licensed under a Creative Commons

Leia mais

Nathalie Portugal Vargas

Nathalie Portugal Vargas Nathalie Portugal Vargas 1 Introdução Trabalhos Relacionados Recuperação da Informação com redes ART1 Mineração de Dados com Redes SOM RNA na extração da Informação Filtragem de Informação com Redes Hopfield

Leia mais

Organização e Recuperação da Informação

Organização e Recuperação da Informação GSI024 Organização e Recuperação da Informação Introdução Ilmério Reis da Silva ilmerio@facom.ufu.br www.facom.ufu.br/~ilmerio/ori UFU/FACOM - 2011/1 Arquivo 1a Introdução Porque RI? Problemas da solução

Leia mais

MÁQUINAS DE BUSCA NA WEB E O NOVO PARADIGMA DA WEB SEMÂNTICA

MÁQUINAS DE BUSCA NA WEB E O NOVO PARADIGMA DA WEB SEMÂNTICA MÁQUINAS DE BUSCA NA WEB E O NOVO PARADIGMA DA WEB SEMÂNTICA Alex Braha Stoll Andrea Massumi Yamashita Emerson Takeshi Nakamura Francisco Eduardo Alberto de Siqueira Garcia RESUMO - O artigo apresenta

Leia mais

Panorama do Antigo Testamento. Escola Bíblica IECI 1º Semestre de 2015 Aula 6

Panorama do Antigo Testamento. Escola Bíblica IECI 1º Semestre de 2015 Aula 6 Panorama do Antigo Testamento Escola Bíblica IECI 1º Semestre de 2015 Aula 6 Divisão Mais Usual PENTATEUCO HISTÓRICOS POÉTICOS Maiores PROFÉTICOS Menores Gn Ex Lv Nm Dt Js Jz Rt 1 Sm 2 Sm 1 Re 2 Re 1 Cr

Leia mais

Utilização de Técnicas de Recuperação da Informação na Construção de uma Ferramenta de Busca em Documentos do Arquivo Público de Biguaçu

Utilização de Técnicas de Recuperação da Informação na Construção de uma Ferramenta de Busca em Documentos do Arquivo Público de Biguaçu Utilização de Técnicas de Recuperação da Informação na Construção de uma Ferramenta de Busca em Documentos do Arquivo Público de Biguaçu Alessandro Mueller alessandro@univali.br UNIVALI Luiz Gonzaga Ferreira

Leia mais

E CONHECEREIS A VERDADE, E A VERDADE VOS LIBERTARÁ

E CONHECEREIS A VERDADE, E A VERDADE VOS LIBERTARÁ ADIVINHOS: O que a Bíblia diz sobre eles? Lv 19. 31; Dt 18. 10; Is 8. 19-20; At 16.16-19 CASAMENTO: Posso casar com uma pessoa desigual na fé? II Co 6. 14 18 CARNE DE PORCO: È proibido comer ou não? Col

Leia mais

Seleção de Informações Usando Text Mining com RI

Seleção de Informações Usando Text Mining com RI Seleção de Informações Usando Text Mining com RI Bruno Blumetti¹, Caique Lemos¹, Luis Carlos¹, Rafael Araújo¹ ¹Departamento de Ciência da Computação Universidade Federal da Bahia (UFBA) Av. Adhemar de

Leia mais

Panorama do Antigo Testamento. Escola Bíblica IECI 1º Semestre de 2015 Aula 2

Panorama do Antigo Testamento. Escola Bíblica IECI 1º Semestre de 2015 Aula 2 Panorama do Antigo Testamento Escola Bíblica IECI 1º Semestre de 2015 Aula 2 Divisão Mais Usual PENTATEUCO HISTÓRICOS POÉTICOS Maiores PROFÉTICOS Menores Gn Ex Lv Nm Dt Js Jz Rt 1 Sm 2 Sm 1 Re 2 Re 1 Cr

Leia mais

O SER DE DEUS E A TRINDADE

O SER DE DEUS E A TRINDADE O SER DE DEUS E A TRINDADE INTRODUÇÃO 1. O que é a disciplina? É o estudo sobre a Pessoa de Deus como é revelada na Bíblia e na Revelação Geral. 2. Importância: - Conhecer quem é Deus é fundamental para

Leia mais

Recuperação. Profa. Lillian Alvares Faculdade de Ciência da Informação Universidade de Brasília

Recuperação. Profa. Lillian Alvares Faculdade de Ciência da Informação Universidade de Brasília Recuperação Profa. Lillian Alvares Faculdade de Ciência da Informação Universidade de Brasília 1 2 Contexto Grande quantidade de informações são produzidas e disponibilizadas diariamente Com a elevada

Leia mais

DA CRIAÇÃO A JOSÉ DO EGITO DIA PROFESSOR TEMA DA AULA ESTUDO BÍBLICO BASE BÍBLICA VERSÍCULO JANEIRO

DA CRIAÇÃO A JOSÉ DO EGITO DIA PROFESSOR TEMA DA AULA ESTUDO BÍBLICO BASE BÍBLICA VERSÍCULO JANEIRO "Ensina a criança no caminho em que deve andar e, ainda quando for velho, não se desviará dele." Provérbios 22.6 PROGRAMA EBD 4-7 ANOS ANO 2015 DA CRIAÇÃO A JOSÉ DO EGITO DIA PROFESSOR TEMA DA AULA ESTUDO

Leia mais

Organizaçãoe Recuperaçãode Informação GSI521. Prof. Dr. Rodrigo Sanches Miani FACOM/UFU

Organizaçãoe Recuperaçãode Informação GSI521. Prof. Dr. Rodrigo Sanches Miani FACOM/UFU Organizaçãoe Recuperaçãode Informação GSI521 Prof. Dr. Rodrigo Sanches Miani FACOM/UFU Aula anterior Organização e Recuperação de Informação(GSI521) Modelo vetorial- Definição Para o modelo vetorial, o

Leia mais

GEADA. Gerador de Expressões Algébricas em Digrafos Acíclicos. para versão 1.0, de agosto/2008. Autor: Márcio Katsumi Oikawa

GEADA. Gerador de Expressões Algébricas em Digrafos Acíclicos. para versão 1.0, de agosto/2008. Autor: Márcio Katsumi Oikawa GEADA Gerador de Expressões Algébricas em Digrafos Acíclicos para versão 1.0, de agosto/2008. Autor: Márcio Katsumi Oikawa 1 1 Introdução O GEADA (Gerador de Expressões Algébricas em Digrafos Acíclicos)

Leia mais

FILTRAGEM DE INFORMAÇÃO NA WEB USANDO REDE NEURAL DE HOPFIELD E ONTOLOGIA

FILTRAGEM DE INFORMAÇÃO NA WEB USANDO REDE NEURAL DE HOPFIELD E ONTOLOGIA FILTRAGEM DE INFORMAÇÃO NA WEB USANDO REDE NEURAL DE HOPFIELD E ONTOLOGIA Daniel Mandelli Martins Faculdade de Engenharia de Computação CEATEC danielmartins@puc-campinas.edu.br Juan Manuel Adán Coello

Leia mais

Desenvolvimento de um aplicativo básico usando o Google Android

Desenvolvimento de um aplicativo básico usando o Google Android Desenvolvimento de um aplicativo básico usando o Google Android (Organização do Ambiente) Programação de Dispositivos Móveis Mauro Lopes Carvalho Silva Professor EBTT DAI Departamento de Informática Campus

Leia mais

Desenvolvimento com Android Studio Aula 01 Instalação e Configuração do Ambiente de Desenvolvimento, Estrutura de um projeto Android

Desenvolvimento com Android Studio Aula 01 Instalação e Configuração do Ambiente de Desenvolvimento, Estrutura de um projeto Android Desenvolvimento com Android Studio Aula 01 Instalação e Configuração do Ambiente de Desenvolvimento, Estrutura de um projeto Android Instalação e Configuração do Ambiente de Desenvolvimento Instalação

Leia mais

PROPOSTA PARA CONSTRUÇÃO DE UMA BIBLIOTECA DIGITAL COMO FERRAMENTA DE AUXÍLIO NO ENSINO À DISTÂNCIA

PROPOSTA PARA CONSTRUÇÃO DE UMA BIBLIOTECA DIGITAL COMO FERRAMENTA DE AUXÍLIO NO ENSINO À DISTÂNCIA PROPOSTA PARA CONSTRUÇÃO DE UMA BIBLIOTECA DIGITAL COMO FERRAMENTA DE AUXÍLIO NO ENSINO À DISTÂNCIA Daniel Gonzaga dos Santos 1 Faculdade Cidade de João Pinheiro Resumo: Este artigo aborda as etapas para

Leia mais

ARQUITETURA DE SISTEMAS. Cleviton Monteiro (cleviton@gmail.com)

ARQUITETURA DE SISTEMAS. Cleviton Monteiro (cleviton@gmail.com) ARQUITETURA DE SISTEMAS Cleviton Monteiro (cleviton@gmail.com) Roteiro Definição Documento de arquitetura Modelos de representação da arquitetura Estilos arquiteturais Arquitetura de sistemas web Arquitetura

Leia mais

Seu guia para aproveitar o melhor da plataforma Emerald Insight

Seu guia para aproveitar o melhor da plataforma Emerald Insight Emerald Insight Seu guia para aproveitar o melhor da plataforma Emerald Insight Guia passo-a-passo sobre: Como criar uma conta de usuário Como navegar, pesquisar e encontrar o conteúdo mais relevante Como

Leia mais

Ficha técnica 2010 por Igreja Batista Central de Fortaleza Proibida a reprodução por quaisquer meios, salvo em breves citações, com indicação de

Ficha técnica 2010 por Igreja Batista Central de Fortaleza Proibida a reprodução por quaisquer meios, salvo em breves citações, com indicação de Ficha técnica 2010 por Igreja Batista Central de Fortaleza Proibida a reprodução por quaisquer meios, salvo em breves citações, com indicação de fonte Supervisão editorial: Pr. José Edson Cardoso Coordenação

Leia mais

MARACATU. A component search tool. Especificação, Projeto e Implementação de uma Arquitetura para um Engenho de Busca de Componentes

MARACATU. A component search tool. Especificação, Projeto e Implementação de uma Arquitetura para um Engenho de Busca de Componentes MARACATU A component search tool Especificação, Projeto e Implementação de uma Arquitetura para um Engenho de Busca de Componentes Vinicius Cardoso Garcia July 29, 2005 Agenda Introdução Especificação

Leia mais

Lucas Nascimento Santos

Lucas Nascimento Santos Lucas Nascimento Santos Mobile Application Developer lucassantoos56@gmail.com Resumo Lucas Nascimento Santos (@ll_ucasn), engenheiro de software. Estudante de Ciência da Computação na Universidade Salvador

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVO MÓVEL PARA AUXÍLIO NA PREVENÇÃO DE TRAGÉDIAS EM DECORRÊNCIA DE ENCHENTES

DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVO MÓVEL PARA AUXÍLIO NA PREVENÇÃO DE TRAGÉDIAS EM DECORRÊNCIA DE ENCHENTES DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVO MÓVEL PARA AUXÍLIO NA PREVENÇÃO DE TRAGÉDIAS EM DECORRÊNCIA DE ENCHENTES Autores: Luciano GONÇALVES JUNIOR, Natália Maria Karmierczak DA SILVA, Paulo César Rodacki GOMES,

Leia mais

25/05/2015. Relevance Feedback. Expansão de Consulta. Relevance Feedback

25/05/2015. Relevance Feedback. Expansão de Consulta. Relevance Feedback Relevance Feedback Expansão de Consulta Relevance Feedback 1 Relevance Feedback Baeza-Yates; Ribeiro-Neto, (2011, cap 5) distinguem dois métodos: Explicit Relevance Feedback a informação para a reformulação

Leia mais

Computação II Orientação a Objetos

Computação II Orientação a Objetos Computação II Orientação a Objetos Fabio Mascarenhas - 2014.1 http://www.dcc.ufrj.br/~fabiom/java Android Android é um sistema operacional para dispositivos móveis Kernel Linux, drivers e bibliotecas do

Leia mais

Aprova IF: desenvolvimento de um aplicativo para acompanhamento de notas

Aprova IF: desenvolvimento de um aplicativo para acompanhamento de notas 189 Aprova IF: desenvolvimento de um aplicativo para acompanhamento de notas Wagner S. Marques, Jaline Gonçalves Mombach Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha - Campus Alegrete

Leia mais

CRISTOLOGIA: DOUTRINA DE CRISTO

CRISTOLOGIA: DOUTRINA DE CRISTO CRISTOLOGIA: DOUTRINA DE CRISTO ETERNIDADE DEUS PAI LOGUS ESPIRITO SANTO A TRINDADE 1Jo.5.7 LOGUS QUER DIZER PALAVRA OU VERBO SE REFERE AO FILHO NA ETERNIDADE I - SUA PRÉ-EXISTÊNCIA 1 - SUA EXISTÊNCIA

Leia mais

RESUMO. Palavras-Chaves: Índice Invertido, Recuperação de Imagens, CBIR. Nos últimos anos, o crescimento do número de imagens produzidas em meio

RESUMO. Palavras-Chaves: Índice Invertido, Recuperação de Imagens, CBIR. Nos últimos anos, o crescimento do número de imagens produzidas em meio UMA PROPOSTA DE MELHORIA NO PROCESSO DE RECUPERAÇÃO DE IMAGENS DIGITAIS COM BASE NA DISTRIBUIÇÃO DE CARACTERÍSTICAS DE BAIXO NÍVEL EM SUAS REGIÕES UTILIZANDO ÍNDICE INVERTIDO Patrícia Aparecida Proença

Leia mais

EMENTA DO CURSO. Tópicos:

EMENTA DO CURSO. Tópicos: EMENTA DO CURSO O Curso Preparatório para a Certificação Oracle Certified Professional, Java SE 6 Programmer (Java Básico) será dividido em 2 módulos e deverá ter os seguintes objetivos e conter os seguintes

Leia mais

PRÓTOTIPO MÓVEL DE TELEMEDICINA PARA AUXILIO DE DIAGNOSTICO CARDIACO COM ECG EM CARATER EMERGENCIAL

PRÓTOTIPO MÓVEL DE TELEMEDICINA PARA AUXILIO DE DIAGNOSTICO CARDIACO COM ECG EM CARATER EMERGENCIAL PRÓTOTIPO MÓVEL DE TELEMEDICINA PARA AUXILIO DE DIAGNOSTICO CARDIACO COM ECG EM CARATER EMERGENCIAL Adson Diego Dionisio da SILVA 1, Saulo Soares de TOLEDO², Luiz Antonio Costa Corrêa FILHO³, Valderí Medeiros

Leia mais

4 Conversor EDTV Raw. 4.1 Arquitetura

4 Conversor EDTV Raw. 4.1 Arquitetura 4 Conversor EDTV Raw O conversor EDTV Raw é o programa que lê um documento escrito no perfil NCL EDTV e gera um documento Raw equivalente, i.e. que define a mesma apresentação. Este capítulo, apresenta

Leia mais

Programação para Android

Programação para Android Programação para Android Aula 01: Visão geral do android, instalação e configuração do ambiente de desenvolvimento, estrutura básica de uma aplicação para Android Objetivos Configurar o ambiente de trabalho

Leia mais

PADRÕES DE PROJETO E FRAMEWORK NO DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE

PADRÕES DE PROJETO E FRAMEWORK NO DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE PADRÕES DE PROJETO E FRAMEWORK NO DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE Nelson Ribeiro de Carvalho Júnior 1 RESUMO Atualmente o cenário mundial cuja dependência do software está cada vez mais evidente requer que

Leia mais

APLICAÇÃO DE ARQUIVOS DE ÍNDICES PARA RECUPERAÇÃO DE INFORMAÇÃO NO CADERNO DO JUDICIÁRIO DO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO

APLICAÇÃO DE ARQUIVOS DE ÍNDICES PARA RECUPERAÇÃO DE INFORMAÇÃO NO CADERNO DO JUDICIÁRIO DO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO APLICAÇÃO DE ARQUIVOS DE ÍNDICES PARA RECUPERAÇÃO DE INFORMAÇÃO NO CADERNO DO JUDICIÁRIO DO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO Jony Antonio Lemes 1 (jony.lemes@gmail.com) Luis Fernando de Almeida 1,2 (luis.almeida@unitau.br)

Leia mais

Organizaçãoe Recuperaçãode Informação GSI521. Prof. Dr. Rodrigo Sanches Miani FACOM/UFU

Organizaçãoe Recuperaçãode Informação GSI521. Prof. Dr. Rodrigo Sanches Miani FACOM/UFU Organizaçãoe Recuperaçãode Informação GSI521 Prof. Dr. Rodrigo Sanches Miani FACOM/UFU Análisede links Page Rank Prof. Dr. Rodrigo Sanches Miani FACOM/UFU Motivação Suponha que um modelo clássico, como

Leia mais

SEMINÁRIO DE VIDA NO ESPÍRITO SANTO 1 SVE 1 MEDITAÇÕES DIÁRIAS. Dercides Pires da Silva Sebastião Bernardino da Costa Taciano Ferreira Barbosa

SEMINÁRIO DE VIDA NO ESPÍRITO SANTO 1 SVE 1 MEDITAÇÕES DIÁRIAS. Dercides Pires da Silva Sebastião Bernardino da Costa Taciano Ferreira Barbosa SEMINÁRIO DE VIDA NO ESPÍRITO SANTO 1 SVE 1 MEDITAÇÕES DIÁRIAS Dercides Pires da Silva Sebastião Bernardino da Costa Taciano Ferreira Barbosa Revisores: Chester Antônio Vaz Dercides Pires da Silva ABREVIATURAS

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE FACULDADE DE COMPUTAÇÃO E INFORMÁTICA

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE FACULDADE DE COMPUTAÇÃO E INFORMÁTICA EDITAL DO PROGRAMA DE CERTIFICAÇÕES EM COMPUTAÇÃO MACK COMPUTING CERTIFICATION MCC 2º SEMESTRE DE 2014 O Diretor da Faculdade de Computação e Informática (FCI), no uso de suas atribuições estatutárias

Leia mais

PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS

PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS Persistência de dados com Android Professor: Danilo Giacobo OBJETIVOS DA AULA Apresentar novas técnicas de persistência em Android. Utilizar a classe SharedPreferences.

Leia mais

PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS

PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS Uso do SQLite no Android Professor: Danilo Giacobo OBJETIVOS DA AULA Aprender a persistir dados utilizando o banco de dados SQLite. Conhecer e utilizar a classe SQLiteOpenHelper.

Leia mais

Capítulo 2 Web 2.0 22

Capítulo 2 Web 2.0 22 2 Web 2.0 Uma vez que o presente trabalho está intensamente relacionado à Web 2.0 (muitas tecnologias da mesma são utilizadas pela equipe estudada, que precisam de melhorias), torna-se necessário entender

Leia mais

Otimização de Recuperação de Informação usando Algoritmos Genéticos

Otimização de Recuperação de Informação usando Algoritmos Genéticos Otimização de Recuperação de Informação usando Algoritmos Genéticos Neide de Oliveira Gomes, M. Sc., nog@inpi.gov.br Prof. Marco Aurélio C. Pacheco, PhD Programa de Doutorado na área de Métodos de Apoio

Leia mais

Desenvolvendo Aplicações Web com NetBeans

Desenvolvendo Aplicações Web com NetBeans Desenvolvendo Aplicações Web com NetBeans Aula 3 Cap. 4 Trabalhando com Banco de Dados Prof.: Marcelo Ferreira Ortega Introdução O trabalho com banco de dados utilizando o NetBeans se desenvolveu ao longo

Leia mais

WEB OF SCIENCE - tutorial

WEB OF SCIENCE - tutorial WEB OF SCIENCE - tutorial O QUE É A WEB OF SCIENCE A Web of Science é a designação comum que é dada a um conjunto de bases de dados também conhecidas como «Science Citation Indexes» (Science Citation Index,

Leia mais

WXDC: Uma Ferramenta para Imposição e Validação de Restrições de Integridade baseadas na Linguagem XDCL

WXDC: Uma Ferramenta para Imposição e Validação de Restrições de Integridade baseadas na Linguagem XDCL 232 - Encontro Anual de Tecnologia da Informação WXDC: Uma Ferramenta para Imposição e Validação de Restrições de Integridade baseadas na Linguagem XDCL Stevan D. Costa1, Alexandre T. Lazzaretti1, Anubis

Leia mais

MEC/Setec/Projeto SIEP

MEC/Setec/Projeto SIEP MEC/Setec/Projeto SIEP Biblioteca Digital da EPT Centro de Documentação Digital da EPT Rogério Atem de Carvalho Rafael Manhães Monnerat CEFET Campos Ricardo Martins Ramos Valéria Oliveira Costa CEFET Piauí

Leia mais

Evitando Relatos de CRs duplicadas em Projetos Open Source de Software

Evitando Relatos de CRs duplicadas em Projetos Open Source de Software Evitando Relatos de CRs duplicadas em Projetos Open Source de Software Yguaratã C. Cavalcanti 1,2, Alexandre C. Martins 1,2, Eduardo S. Almeida 2, Silvio L. Meira 1,2 1 Centro de Informática Universidade

Leia mais

Wisley Cristiano de Souza Milhomem INDEXAÇÃO DE TERMOS PARA UM SISTEMA DE RECUPERAÇÃO DA INFORMAÇÃO UTILIZANDO COMPUTAÇÃO DISTRIBUÍDA

Wisley Cristiano de Souza Milhomem INDEXAÇÃO DE TERMOS PARA UM SISTEMA DE RECUPERAÇÃO DA INFORMAÇÃO UTILIZANDO COMPUTAÇÃO DISTRIBUÍDA Wisley Cristiano de Souza Milhomem INDEXAÇÃO DE TERMOS PARA UM SISTEMA DE RECUPERAÇÃO DA INFORMAÇÃO UTILIZANDO COMPUTAÇÃO DISTRIBUÍDA Palmas - TO 2013 Wisley Cristiano de Souza Milhomem INDEXAÇÃO DE TERMOS

Leia mais

Pré-Projeto do Trabalho de Conclusão de Curso Tiago Garcia Pereira 1. INTRODUÇÃO

Pré-Projeto do Trabalho de Conclusão de Curso Tiago Garcia Pereira 1. INTRODUÇÃO UM PADRÃO ABERTO DE SOFTWARE PARA COMPUTAÇÃO MÓVEL: UM ESTUDO SOBRE GOOGLE ANDROID 1. INTRODUÇÃO O aumento do número usuários de dispositivos móveis atrai cada vez os desenvolvedores a produzir aplicações

Leia mais

CONFISSÃO BATISTA DE NEW HAMPSHIRE

CONFISSÃO BATISTA DE NEW HAMPSHIRE CONFISSÃO BATISTA DE NEW HAMPSHIRE A Confissão de Fé de New Hampshire foi redigida pelo Rev. John Newton Brown (1803-1868), no Estado de New Hampshire, EUA, por volta de 1833, e publicada por uma comissão

Leia mais

Portal de Periódicos Capes

Portal de Periódicos Capes Portal de Periódicos Capes Dezembro de 2014 1 O que é o Portal de Periódicos? A maior biblioteca virtual de informação científica do mundo: Mais de 36.000 títulos de revistas acadêmicas (periódicos) disponíveis

Leia mais

Uma comparação de algoritmos e estruturas de dados para armazenamento de dados em sistemas operacionais Palm OS *

Uma comparação de algoritmos e estruturas de dados para armazenamento de dados em sistemas operacionais Palm OS * Uma comparação de algoritmos e estruturas de dados para armazenamento de dados em sistemas operacionais Palm OS * Rogério Celestino dos Santos 1, Rodrigo Otavio Rodrigues Antunes 1* ¹Instituto de Informática

Leia mais

Ementário das Disciplinas

Ementário das Disciplinas Ementário das Disciplinas As ementas das disciplinas estão agrupadas em semestres para uma melhor visualização da organização da matriz curricular. As referências bibliográficas serão especificadas no

Leia mais

Panorama do Antigo Testamento. Escola Bíblica IECI 1º Semestre de 2015 Aula 4

Panorama do Antigo Testamento. Escola Bíblica IECI 1º Semestre de 2015 Aula 4 Panorama do Antigo Testamento Escola Bíblica IECI 1º Semestre de 2015 Aula 4 Divisão Mais Usual PENTATEUCO HISTÓRICOS POÉTICOS Maiores PROFÉTICOS Menores Gn Ex Lv Nm Dt Js Jz Rt 1 Sm 2 Sm 1 Re 2 Re 1 Cr

Leia mais

INDICE 3.APLICAÇÕES QUE PODEM SER DESENVOLVIDAS COM O USO DO SAXES

INDICE 3.APLICAÇÕES QUE PODEM SER DESENVOLVIDAS COM O USO DO SAXES w w w. i d e a l o g i c. c o m. b r INDICE 1.APRESENTAÇÃO 2.ESPECIFICAÇÃO DOS RECURSOS DO SOFTWARE SAXES 2.1. Funcionalidades comuns a outras ferramentas similares 2.2. Funcionalidades próprias do software

Leia mais

Plano Para a vida e a Missão da Igreja

Plano Para a vida e a Missão da Igreja Plano Para a vida e a Missão da Igreja O "Plano para a Vida e a Missão da Igreja" é continuação dos Planos Quadrienais de 1973 e 1978 e conseqüência direta da consulta nacional de 1981 sobre a Vida e a

Leia mais

INTRODUÇÃO AO DESENVOLVIMENTO DE JOGOS COM LIBGDX. Vinícius Barreto de Sousa Neto

INTRODUÇÃO AO DESENVOLVIMENTO DE JOGOS COM LIBGDX. Vinícius Barreto de Sousa Neto INTRODUÇÃO AO DESENVOLVIMENTO DE JOGOS COM LIBGDX Vinícius Barreto de Sousa Neto Libgdx é um framework multi plataforma de visualização e desenvolvimento de jogos. Atualmente ele suporta Windows, Linux,

Leia mais

Visual Library: Uma Biblioteca para Criação de Ferramentas de Modelagem Gráfica

Visual Library: Uma Biblioteca para Criação de Ferramentas de Modelagem Gráfica Visual Library: Uma Biblioteca para Criação de Ferramentas de Modelagem Gráfica Tiago A. Gameleira 1, Raimundo Santos Moura 2, Luiz Affonso Guedes 1 1 Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Leia mais

Análise de Performance de Frameworks de Desenvolvimento Mobile Multiplataforma

Análise de Performance de Frameworks de Desenvolvimento Mobile Multiplataforma 347 Análise de Performance de Frameworks de Desenvolvimento Mobile Multiplataforma Kamile A. Wahlbrinck, Bruno B. Boniati Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Caixa Postal 54 98.400-000 Frederico

Leia mais

INTRODUÇÃO E CONFIGURAÇÃO DO PRIMEFACES MOBILE EM APLICAÇÕES JSF

INTRODUÇÃO E CONFIGURAÇÃO DO PRIMEFACES MOBILE EM APLICAÇÕES JSF INTRODUÇÃO E CONFIGURAÇÃO DO PRIMEFACES MOBILE EM APLICAÇÕES JSF Guilherme Macedo, Jaime Willian Dias Universidade Paranaense (Unipar) Paranavaí PR Brasil guilhermemacedo28@gmail.com, jaime@unipar.br Resumo.

Leia mais

Portal de Periódicos Capes

Portal de Periódicos Capes Portal de Periódicos Capes www.periodicos.capes.gov.br/ O que é o Portal de Periódicos? A maior biblioteca virtual de informação científica do mundo: Mais de 36.000 títulos de revistas acadêmicas (periódicos)

Leia mais

Modelos de Sistema. 2007 by Pearson Education. Ian Sommerville 2006 Engenharia de Software, 8ª. edição. Capítulo 8 Slide 1.

Modelos de Sistema. 2007 by Pearson Education. Ian Sommerville 2006 Engenharia de Software, 8ª. edição. Capítulo 8 Slide 1. Modelos de Sistema Ian Sommerville 2006 Engenharia de Software, 8ª. edição. Capítulo 8 Slide 1 Objetivos Explicar por que o contexto de um sistema deve ser modelado como parte do processo de RE Descrever

Leia mais

EXPLORANDO O HTML5 PARA VISUALIZAÇÃO DE DADOS GEOGRÁFICOS. PALAVRAS-CHAVE: SIG, HTML5, Servidor de Mapas, Dados Geográficos

EXPLORANDO O HTML5 PARA VISUALIZAÇÃO DE DADOS GEOGRÁFICOS. PALAVRAS-CHAVE: SIG, HTML5, Servidor de Mapas, Dados Geográficos EXPLORANDO O HTML5 PARA VISUALIZAÇÃO DE DADOS GEOGRÁFICOS Marcel Mendonça Grilo 1, Jéferson José Ribeiro 2,, Sérgio Souza Costa 3 1 Cientista da Computação, UNIFEI, Itajubá-MG, marcelgrilo86@gmail.com

Leia mais

Um Método para Indexação de Formulários Web visando Consultas por Similaridade 1

Um Método para Indexação de Formulários Web visando Consultas por Similaridade 1 Um Método para Indexação de Formulários Web visando Consultas por Similaridade 1 Willian Ventura Koerich, Ronaldo dos Santos Mello Centro Tecnológico (CTC) - Departamento de Informática e Estatística (INE)

Leia mais

Através dos tempos, os batistas se têm notabilizado pela defesa destes princípios:

Através dos tempos, os batistas se têm notabilizado pela defesa destes princípios: INTRODUÇÃO Os discípulos de Jesus Cristo que vieram a ser designados pelo nome batista se caracterizavam pela sua fidelidade às Escrituras e por isso só recebiam em suas comunidades, como membros atuantes,

Leia mais

IGREJA VIVA. Calendário 2014. Sempre de Portas Abertas PARÓQUIA NOSSA SENHORA DE FÁTIMA - CURUÇÁ - SANTO ANDRÉ EDIÇÃO ESPECIAL

IGREJA VIVA. Calendário 2014. Sempre de Portas Abertas PARÓQUIA NOSSA SENHORA DE FÁTIMA - CURUÇÁ - SANTO ANDRÉ EDIÇÃO ESPECIAL IGREJA VIVA PARÓUIA NOA ENHORA DE FÁTIMA - CURUÇÁ - ANTO ANDRÉ EDIÇÃO EPECIAL empre de Portas Abertas Calendário calendario.indd // 00:: A fé é um caminho para o homem fazer perguntas e encontrar respostas

Leia mais

Implantando um Programa de Melhoria de Processo: Uma Experiência Prática

Implantando um Programa de Melhoria de Processo: Uma Experiência Prática Implantando um Programa de Melhoria de Processo: Uma Experiência Prática Evandro Polese Alves Ricardo de Almeida Falbo Departamento de Informática - UFES Av. Fernando Ferrari, s/n, Vitória - ES - Brasil

Leia mais

MONITOR E PREDITOR DE CONECTIVIDADE WIRELESS BASEADA EM LOCALIZAÇÃO GPS

MONITOR E PREDITOR DE CONECTIVIDADE WIRELESS BASEADA EM LOCALIZAÇÃO GPS MONITOR E PREDITOR DE CONECTIVIDADE WIRELESS BASEADA EM LOCALIZAÇÃO GPS Aluna: Eleonora Cominato Weiner Orientador: Markus Endler Introdução A palavra mobilidade ganha mais importância a cada instante,

Leia mais

Produção de aplicativo de catálogo de cursos da UTFPR para o sistema Android

Produção de aplicativo de catálogo de cursos da UTFPR para o sistema Android Produção de aplicativo de catálogo de cursos da UTFPR para o sistema Android Wenner S. Santos*, Marcos Silvano Orita Almeida* *COINT / UTFPR, Campo Mourão, Brasil e-mail: wenner.santos@hotmail.com Resumo/Abstract

Leia mais

Frameworks para criação de Web Apps para o Ensino Mobile

Frameworks para criação de Web Apps para o Ensino Mobile 393 Frameworks para criação de Web Apps para o Ensino Mobile Lucas Zamim 1 Roberto Franciscatto 1 Evandro Preuss 1 1 Colégio Agrícola de Frederico Westphalen (CAFW) Universidade Federal de Santa Maria

Leia mais

7 Utilização do Mobile Social Gateway

7 Utilização do Mobile Social Gateway 7 Utilização do Mobile Social Gateway Existem três atores envolvidos na arquitetura do Mobile Social Gateway: desenvolvedor do framework MoSoGw: é o responsável pelo desenvolvimento de novas features,

Leia mais

Rational Quality Manager. Nome: Raphael Castellano Campus: AKXE Matrícula: 200601124831

Rational Quality Manager. Nome: Raphael Castellano Campus: AKXE Matrícula: 200601124831 Rational Quality Manager Nome: Raphael Castellano Campus: AKXE Matrícula: 200601124831 1 Informações Gerais Informações Gerais sobre o RQM http://www-01.ibm.com/software/awdtools/rqm/ Link para o RQM https://rqmtreina.mvrec.local:9443/jazz/web/console

Leia mais

GuiBi: Um aplicativo para plataforma Android com um guia comercial da cidade de Bambuí MG

GuiBi: Um aplicativo para plataforma Android com um guia comercial da cidade de Bambuí MG GuiBi: Um aplicativo para plataforma Android com um guia comercial da cidade de Bambuí MG Bruno Alberto Soares Oliveira 1,3 ; Lucas Vieira Murilo 1,3 ; Maik Olher Chaves 2,3 1 Estudante de Engenharia de

Leia mais

Desenvolvimento para Android Prá9ca 1. Prof. Markus Endler

Desenvolvimento para Android Prá9ca 1. Prof. Markus Endler Desenvolvimento para Android Prá9ca 1 Prof. Markus Endler Pré- requisitos Para desenvolver para plataforma Android, é necessário fazer o download e instalar: Android SDK Tools: necessário para gerenciamento

Leia mais

XX Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica SENDI 2012-22 a 26 de outubro Rio de Janeiro - RJ - Brasil

XX Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica SENDI 2012-22 a 26 de outubro Rio de Janeiro - RJ - Brasil XX Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica SENDI 2012-22 a 26 de outubro Rio de Janeiro - RJ - Brasil Rosimeri Xavier de Oliveira Light Serviços de Eletricidade S/A rosimeri.oliveira@light.com.br

Leia mais

XML e Banco de Dados. Prof. Daniela Barreiro Claro DCC/IM/UFBA

XML e Banco de Dados. Prof. Daniela Barreiro Claro DCC/IM/UFBA XML e Banco de Dados DCC/IM/UFBA Banco de Dados na Web Armazenamento de dados na Web HTML muito utilizada para formatar e estruturar documentos na Web Não é adequada para especificar dados estruturados

Leia mais

2 - Recuperação da Informação:

2 - Recuperação da Informação: 2 - Recuperação da Informação: 2.1. Conceitos 2.1.1 - Conceitos de Informação e Comunicação: Já vimos que Informação é o resultado do processamento, manipulação e organização de dados, de tal forma que

Leia mais

Projeto OBAA. Relatório Técnico RT-OBAA-07 Grupo Agentes e Ontologias. Proposta de Federação de Repositórios de Objetos Educacionais.

Projeto OBAA. Relatório Técnico RT-OBAA-07 Grupo Agentes e Ontologias. Proposta de Federação de Repositórios de Objetos Educacionais. Edital MCT/FINEP/MC/FUNTTEL Plataformas para Conteúdos Digitais 01/2007 Projeto OBAA Relatório Técnico RT-OBAA-07 Grupo Agentes e Ontologias Proposta de Federação de Repositórios de Objetos Educacionais

Leia mais

DECLARAÇÃO DOUTRINÁRIA DOS BATISTAS - COMENTADA

DECLARAÇÃO DOUTRINÁRIA DOS BATISTAS - COMENTADA A DECLARAÇÃO DOS BATISTAS É UM LEGADO HISTÓRICO DE UM POVO CRENTE, E SUA FILOSOFIA NÃO PERTENCE A QUEM QUER QUE SEJA EM PARTICULAR, MAS A UM GRUPO DE PESSOAS QUE CRÊ DE MANEIRA ESPECÍFICA NAS ESCRITURAS

Leia mais

Paginas em Branco: O sistema possui a possibilidade de configuração, que remove automaticamente as páginas em branco.

Paginas em Branco: O sistema possui a possibilidade de configuração, que remove automaticamente as páginas em branco. GERENCIAMENTO ARQUIVÍSTICA DE DOCUMENTOS. Disponibiliza rotinas para armazenar e gerenciar (incluindo, alterando, excluindo e pesquisando) a documentação física e eletrônica (digitalizada, importada de

Leia mais

Engenharia de Software II

Engenharia de Software II Engenharia de Software II Aula 27 http://www.ic.uff.br/~bianca/engsoft2/ Aula 27-26/07/2006 1 Ementa Processos de desenvolvimento de software Estratégias e técnicas de teste de software Métricas para software

Leia mais

A Bíblia utiliza muitas palavras, tanto em hebraico como em grego, para definir o conceito de pecado:

A Bíblia utiliza muitas palavras, tanto em hebraico como em grego, para definir o conceito de pecado: O CONCEITO BIBLICO DE PECADO Qualquer que comete pecado, também comete iniquidade; porque o pecado é iniquidade. 1 João 3:4 A Bíblia utiliza muitas palavras, tanto em hebraico como em grego, para definir

Leia mais

INSTALAÇÃO DO MICROSOFT SQL SERVER 2008 R2

INSTALAÇÃO DO MICROSOFT SQL SERVER 2008 R2 INSTALAÇÃO DO MICROSOFT SQL SERVER 2008 R2 Neste item aprenderemos a instalar o Microsoft SQL SERVER 2008 R2 e a fazer o Upgrade de versões anteriores do SQL SERVER 2008 R2. Também veremos as principais

Leia mais

Dispositivos móveis e o mercado Android Open Handset Alliance Informações sobre Android Arquitetura

Dispositivos móveis e o mercado Android Open Handset Alliance Informações sobre Android Arquitetura Dispositivos móveis e o mercado Android Open Handset Alliance Informações sobre Android Arquitetura Dispositivos móveis e o mercado Mercado cresce a cada ano Muitos recursos Múltiplas plataforma Symbian

Leia mais

LEITURA BÍBLICA A BÍBLIA LER

LEITURA BÍBLICA A BÍBLIA LER LEITURA BÍBLICA A BÍBLIA LER INTRODUÇÃO: Qualquer que seja meu objetivo, ler é a atividade básica do aprendizado. Alguém já disse: Quem sabe ler, pode aprender qualquer coisa. Se quisermos estudar a Bíblia,

Leia mais

Nós não estamos aqui para dizer que Davi foi o maior exemplo de pai

Nós não estamos aqui para dizer que Davi foi o maior exemplo de pai E há de ser que, se ouvires tudo o que eu te mandar, e andares pelos meus caminhos, e fizeres o que é reto aos meus olhos, guardando os meus estatutos e os meus mandamentos, como fez Davi, meu servo, eu

Leia mais

Padrões GoF. Leonardo Gresta Paulino Murta leomurta@ic.uff.br

Padrões GoF. Leonardo Gresta Paulino Murta leomurta@ic.uff.br Padrões GoF Leonardo Gresta Paulino Murta leomurta@ic.uff.br Agenda Introdução Padrões de Criação Padrões de Estrutura Padrões de comportamento Leonardo Murta Padrões GoF 2 Introdução Os padrões GoF (Gamma

Leia mais

Capítulo 04: Persistência com SQLite

Capítulo 04: Persistência com SQLite Capítulo 04: Persistência com SQLite Instrutor Programador desde 2000 Aluno de doutorado Mestre em informática pelo ICOMP/UFAM Especialista em aplicações WEB FUCAPI marcio.palheta@gmail.com sites.google.com/site/marcio

Leia mais

Bases de dados. Biblioteca FEAUSP 2015 Seção de Atendimento ao Usuário. Elaborado por Giseli Adornato de Aguiar

Bases de dados. Biblioteca FEAUSP 2015 Seção de Atendimento ao Usuário. Elaborado por Giseli Adornato de Aguiar Bases de dados Biblioteca FEAUSP 2015 Seção de Atendimento ao Usuário Elaborado por Giseli Adornato de Aguiar ACESSO REMOTO VPN BASES DE DADOS USP DEDALUS BIBLIOTECA DIGITAL DE TESES E DISSERTAÇÕES DA

Leia mais