GRÉCIA. História da Arte Denise Dalle Vedove

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "GRÉCIA. História da Arte Denise Dalle Vedove"

Transcrição

1 GRÉCIA História da Arte Denise Dalle Vedove

2 O EGEU Se navegarmos o delta do Nilo e cruzarmos o Mediterrâneo em direção noroeste, nosso primeiro relance da Europa será a extremidade oriental de Creta. Mais além, encontramos um pequeno grupo de ilhas dispersas, as Cidades, e, um pouco mais adiante, o continente grego voltado para a costa da Ásia Menor, localizado do outro lado do mar Egeu. Para os arqueólogos, Egeu não é apenas um termo geográfico; adotaram-no para designar as civilizações que floresceram nessa área durante o terceiro e segundos milênios a.c., antes do desenvolvimento da civilização grega propriamente dita. Existem três, intimamente

3 Relacionadas, embora distintas entre si: a de Creta, chamada minóica devido ao lendário rei cretense Minos; a das pequenas ilhas ao norte de Creta (Cicladense), e a do continente grego (heládica). Cada uma delas foi, por sua vez, dividida em três fases: Antiga, Média e Recente, que correspondem, de forma muito aproximada, ao Antigo, Médio e Novo Impérios do Egito. Os remanescentes mais importantes e as maiores realizações artísticas datam da última parte da Fase Média e da Fase Recente.

4 Arte Cicladense O povo que habitava as Ilhas Cíclades entre cerca de 2600 e 1100 a.c. quase não deixou vestígios, além de seus modestos túmulos de pedra. As coisas que enterravam junto com os seus mortos são admiráveis em apenas um aspecto: incluem um grande número de ídolos de mármore, de um tipo particularmente interessante. Quase todos representam a figura de um nu feminino em pé, com os braços cruzados à altura do tórax, supostamente a deusa-mãe da fertilidade, que já conhecemos na Ásia Menor e do antigo Oriente Próximo, cuja linhagem remonta ao Paleolítico. Também compartilham uma forma característica

5 que, à primeira vista, faz lembrar as qualidades angulosas e abstratas de escultura primitiva: o formato sem relevos e cuneiforme do corpo, o pescoço e em forma de coluna e o escudo oval e inclinado do rosto, onde o único traço marcante é o nariz alongado e em forma de crista.

6 Ídolo cicládico, de Amorgos

7

8

9

10

11

12 Arte Minóica A arte minóica é sem dúvida a mais rica, bem como a mais estranha, do mundo egeu. O caráter da arte minóica, que é alegre, até mesmo brincalhão, e cheio de movimento rítmico apareceu e desapareceu tão abruptamente que seu destino deve ter sido determinado por forças externas sobre as quais, pouco ou nada sabemos. A primeira dessas mudanças inesperadas ocorreu por volta de 2000 a.c., quando os cretenses criaram não apenas o seu próprio sistema de escrita, mas também uma civilização urbana, centrada em vários grandes palácios. Pelo menos três deles, Cnosso (Palácio de Minos), Festo e Mália.

13

14 * As paredes de seus palácios eram decoradas com pinturas, onde constava guerreiros, cenas de caça e desfiles de carros.

15

16 Além das cores aplicadas sobre elementos arquitetônicos, as colunas possuem uma forma peculiar de fuste, pois iniciam estreitos junto à base e vão se alargando à medida que atingem o capitel.

17

18 Muito da decoração seguia cenas da natureza que mostravam animais e pássaros em meio a uma vegetação luxuriante. A vida marinha (como pode ser visto no afresco com o peixe e o golfinho) era também um dos temas favoritos da pintura minóica.

19

20

21

22

23

24

25

26

27 O Afresco do toureiro, o maior e mais dinâmico dos murais minóicos até hoje recuperados. O que vemos não é uma tourada, mas um jogo ritual em que os participantes saltam sobre as costas do animal. Dois dos atletas de cintura esbelta são mulheres, diferenciadas pela cor da pele mais clara. O touro era um animal sagrado. Cenas como essa ainda ecoam na lenda grega dos jovens e virgens sacrificados ao Minotauro.

28

29

30

31 A técnica na pintura mostra uma influência egípcia, decorrente das relações comerciais. As convenções estilísticas têm certa similitude: olhos de frente em uma cabeça de perfil, ancas ainda mais estreitas e ombros ainda mais largos. As cores possuem convenções simples: o homem é vermelho e a mulher branca.

32

33

34

35

36

37

38

39

40

41

42

43

44 Arte Micênica O período da arte micênica inicia-se por volta de 1400 a.c., época em que se acredita ter sido destruído o palácio de Cnossos, chegando ao fim por volta de 1100 a.c., quando da invasão dórica da Grécia. ( Dórica relativo ao Dórios, povos provenientes da região danubiana, que se instalaram na Grécia, na região do Peloponeso, fundando a cidade de Esparta).

45 Máscara do guerreiro barbado, conhecida como "máscara de Agamemnon ", ouro, a.c.

46 Entretanto, começaram subitamente a enterrar seus mortos em túmulos em forma de túneis profundos e, um pouco mais tarde, em câmaras cônicas de pedra, conhecida como túmulos em forma de colméia.

47

48

49

50

51

52 Arquitetura A arquitetura demonstra as maiores características dos micênicos, um povo de guerreiros. Suas principais construções são as muralhas e o tholos. Os aqueus eram povos guerreiros e agressivos. Sua realidade era muito diferente da cretense. Seus palácios, ao contrário dos cretenses, eram fortalezas construídas verticalmente.

53 O tholos é uma tumba dedicada às sepulturas reais. O tholos é construído escavando-se uma colina e dispondo grandes pedras em círculos concêntricos e sobrepostos formando um ambiente em forma de cone que é totalmente fechado e coberto de terra, reconstruindo a colina originária. Um corredor, entre duas paredes de pedra, conduz à tumba. No interior, num pequeno cômodo escavado junto ao grande vão com a cúpula, era colocado o sarcófago real.

54 As muralhas das cidades pertencem à última fase de sua história, quando aumentaram as ameaças externas. As muralhas de Tirinto e Micenas tinham uma espessura entre seis e oito metros. Em Micenas o ingresso era feito através da Porta dos Leões. A Porta dos Leões é um bastião construído com quatro rochas maciças que formam uma soleira, umbrais e arquitrave. Da porta parte uma escadaria que alcança o palácio real, construído em terraços escavados na rocha.

55

56 Uma dessas fortalezas foi considerada pelos gregos como obra dos Cíclopes e possuia dois leões esculpidos na entrada. A monumentalidade dessa entrada, chamada "PORTA DOS LEÕES", sugere os valores principais desta civilização: * A Força e a Agressividade.

57

58 Escultura A escultura não se desenvolveu muito, e a grande estatuária foi totalmente ausente. O marfim era muito usado. Algumas estatuetas de marfim, entre as quais o famoso grupo com duas mulheres e um menino encontrado em Micenas são os exemplos mais importantes.

59

60

61

62 A civilização micênica imitou muito de longe a arte cretense, mas a sua arquitetura apresentou traços próprios: * Construções longas e retangulares; * Caráter de monumentalidade com tom militar nas suas construções com cidades amuralhadas.

63

64

65

66

67

68

69 Pintura Os afrescos micênicos, embora tenham um estilo bastante semelhante ao dos cretenses mostram algumas diferenças como a presença da figura de guerreiros e heróis e cenas de caça, além das figuras femininas.

70

71

72

73

74

75

76

77

78 Espadas e vasos micênicos

79

80

81

82

83

84 Acrópole de Atenas.

85 A Grécia antiga foi uma civilização que se desenvolveu na região da atual Grécia, na península Balcânica e nas ilhas vizinhas. O florescimento dessa civilização manifestou-se na expansão de suas cidades, e na exuberância e força de sua cultura. Terra onde nasceu a Filosofia e a democracia, podemos nos reportar à Grécia não apenas por sua circunscrição geográfica, mas também por sua maneira específica de pensar a beleza e a ética. O ideário artístico grego é de imprescindível compreensão, pois parece proporcionar um padrão estético ou gosto grego sobre o que é belo, que nos influencia até hoje.

86 A Grécia Antiga alcançou um notável desenvolvimento artístico e cultural. A arte grega é uma arte antropocêntrica ( que considera o homem como o centro ou a medida do universo, sendo-lhe por isso destinadas todas as coisas), exprimindo valores de equilíbrio, harmonia, ordem, proporção e medida, sendo empenhada em exaltar a beleza e o calor da vida humana, não o mundo além-túmulo. Nessa arte, é condenado o mistério. Os artistas gregos não estavam sujeitos às limitações impostas pelos sacerdotes e reis, como na

87 maioria das civilizações orientais, e tiraram suas idéias da filosofia racionalista (referente a racionalismo; método de observar as coisas baseado exclusivamente na razão, considerada como única autoridade quanto à maneiraded pensar e/ou de agir.) e humanista ( partidário do humanismo; doutrina ou atitude que se situa expressamente numa perspectiva antropocêntrica.) dominante.

88 Santuário de Delfos

89

90 A arte grega não estava voltada somente para a estética ( beleza física ou plástica; na filosofia, o estudo racional do belo.), pois tinha como meta prioritária o orgulho do povo por sua cidade. Desta forma, a arte era também uma expressão da vida política dos cidadãos. A busca do equilíbrio, a forma de pensar e filosofar e a valorização do humanismo foram, de certa forma, a fonte de toda cultura ocidental.

91 A arte grega deve seus procedimentos iniciais à influência egípcia, estando essas duas expressões artísticas ligadas também pela arte minóica ou cretense. No breve período de reinado de Aknaton, ou Amenófis IV, da 18ª dinastia houve um hiato em que rígidos cânones foram rompidos e a cultura egípcia abriu-se para a influência externa. Parte dessa influência foi advinda da elegante arte minóica, que também compõe as bases da arte grega. Para estudar essa arte, à qual devemos toda a história da arte ocidental subsequente,

92 Costumamos dividi-la em sete fases. Dessas, as mais importantes são a Geométrica, a Arcaica, a Clássica e a Helênica. Nas descrições abaixo, estão destacadas: - Proto história. É quando a arte grega sofre influência clara da arte Cicládica (das ilhas Ciclades), de a.c; da arte cretense, cerca de a.c, e da micênica, entre a.c. - Medievo helênico, ( a.c.) Nele, a produção artística, empobrecida pelo desaparecimento dos palácios-cidades, conduziu

93 a uma nova maneira de pensar a cerâmica e a modelagem, no que foi impulsionada pelo surgimento dos núcleos urbanos e do comércio. - Geométrica ( cerca de a.c.). Primeira fase marcante da arte grega, quando se pensa e ressurgimento da escultura e sua variação de suportes. Tanto essa nova escultura quanto a arquitetura eram marcadas pelo rigor geométrico. A esse período corresponde um sistema de ornamentação pictórica presente sobretudo em utilitários, como vasos e ânforas, que tinham motivos abstratos.

94

95

96

97

98

99

100

101

102

103 - Orientalizante ( a.c.). Uma extensão da arte geométrica dada pelo contato com as culturas do Oriente mediterrâneo, Anatólio e Mesopotâmico. Dá início ao que conhece por Magna Grécia, com o despertar de um pensamento estético helênico ( referente a Heleno, nome atribuído aos gregos na Antiguidade Clássica). - Arcaica (cerca de a.c.) é fortemente marcado pelos modelos da escultura egípcia e da pintura ornamental minóica.

104 Desse momento, provém os exemplos dos Kouros ( figuras masculinas nuas feitas em pedra) estatuas celebrativas de atletas vencedores de jogos ou de guerreiros mortos. As figuras eram totalmente simétricas e retratadas em posição estática frontal. Apresentavam os cabelos geometrizados, os braços estendidos ao lado do corpo, as mãos fechadas, um pé à frente do outro e o abdome definido; os lábios esboçam um leve sorriso, que é denominado sorriso arcaico.

105

106

107

108 A escultura feminina era chamada Korí e quando tinha a função de coluna na arquitetura recebia o nome de cariátide.

109

110

111

112

113 As cariátides no pórtico do templo em homenagem a Atena e Poseidon.

114

115

116

117 - Período Severo Em linhas gerais esta fase se caracteriza por u m progressivo incremento no dinamismo das figuras, os braços ganham em liberdade, o torso se flexibiliza e há maior detalhamento e suavização da anatomia. O modelado da cabeça se harmoniza com o do corpo, os detalhes são reduzidos a um mínimo com ênfase nos traços anatômicos principais, o sorriso arcaico tende a ser substituído por uma expressão séria e distante, e aparecem representações mais verossímeis da velhice.

118 Nesta fase é formulado o chamado perfil grego, unindo a testa e o nariz em uma linha retilínea, e o bronze começa a se tornar um material de uso frequente. Indicativo dos progressos do período é o Efeso de Kritios, dos primeiros exemplos a mostrar uma sugestão de contraposto, um movimento nas ancas que surge quando a figura se apóia em uma das pernas enquanto a outra se encontra em repouso.

119 Jovem de Krítios, estátua encontrada entre os escombros persas na Acrópole, que deve ter sido feita pouco antes de 480ª.C. Esta figura, o primeiro belo nu na arte, pertence a um um do mundo quadrangular e frontal, com o peso do corpo distribuído de forma desigual sobre as pernas rígidas. O jovem parece dar novos rumos à escultura grega, que parte em busca de um ideal de beleza humana e divina, baseada na natureza mas disciplinada pela perfeição da simetria, proporções e equilíbrio.

120 Efeso, Kritios

121 Poseidon ( Zeus?) Bronze de Artemizion A estabilidade em meio à ação é magnificamente obtida no bronze Poseidon ou Zeus, uma estátua em tamanho maior que o natural, a postura é a de um atleta, é um gesto que impõe respeito e revela o poder do deus. Aqui, o arremesso de uma arma é um atributo divino e não um gesto de guerra.

122 Versões diferentes do Doríforo

123 Bronzes de Riaci

124 Apolo de Olímpia

125 - Período Clássico ( a.c.) Iniciada e encerrada com grandes acontecimentos para a história da cultura grega, a guerra do Poleponeso e a morte de Alexandre, o grande, eese momento da história grega traz os exemplos máximos da arte e da arquitetura. Além do Parthenon, a sedimentação do período clássico traz os corpos humanos representados de forma a revelar os contornos da estrutura interna ( a visão dos ossos da costela sob a pela, por exemplo), a delicadeza do caimento dos panos (chamados panejament) sobre a pele, e

126 Também a expressão contida e elegante com a qual nos acostumamos a categorizar a beleza clássica. Uma obra do período clássico grego dificilmente mostrará rostos e corpos com defeito, distorcidos ou pouco proporcionais. Ao contrário, a preocupação era atingir a perfeição e o equilíbrio, ou seja, é uma arte idealista. Os artistas conseguiram retratar o corpo humano em posições variadas, superando totalmente a imobilidade do período arcaico e exibindo o corpo humano em proporções perfeitas e movimentos inéditos na arte.

127 Leocarés Apolo de Belvedere

128 Fídias- Dionísio

129 Pintura e Cerâmica A pintura era muito utilizada em cerâmica, com uma forte decoração linear ou de figuras geometrizadas, notando-se a ausência de paisagens. Seus temas eram os feitos dos deuses e semideuses e amores olímpicos. Encontram-se também jogos atléticos, de funerais e de carros de corrida, destacando-se pela liberdade de inspiração, observações anatômicas, combinando de uma forma engenhosa as quatro cores clássicas: preto, amarelo, branco e vermelho.

130 Dentre os maiores representantes da pintura grega destacam-se Zeuxis e Apeles. A indústria de cerâmica, que teve seus principais centros em Atenas e Corinto, funcionou sob a pressão das exigências dos mercados internos e externos comportando uma grande variedade de objetos utilizados como recipientes de vinho, azeite, mel e perfumes. As proporções dos vasos eram calculadas com o mesmo requinte que as do Parthenon, não sendo sua qualidade artística a técnica, mas sim a forma, perfil puro e elegante dado a um material maleável.

131

132

133

134

135

136

137

138

139

140 Arquitetura Dos edifícios da arquitetura grega, os Templos foram os mais importantes. Apesar de toda a sua excelência artística, são uma das formas estruturais mais simples, não concebidos para receber multidões. Os cultos eram realizados na parte externa, muito mais importante do que o interior, cujo acesso era exclusivo aos sacerdotes e onde era colocada a estátua do deus protetor da cidade. Os templos eram construídos sobre uma plataforma de dois ou três degraus, denominada

141 estereóbato, que junto às colunas formam a parte sustentadora, determinando a ordem arquitetônica. Apesar da ordem dórica ser a mais popular, fazendo uso de uma coluna mais pesada e fortemente estriada, destaca-se também a ordem jônica, que possui colunas mais delgadas, com ligeiro estriamento. No séc. V a.c. surgiu o estilo corintio, mais ornamentado, na procura de enriquecer a ordem jônica. O ápice da arquitetura grega, deu-se após as guerras Médicas, quando Péricles convocou o escultor Fídias para a reconstrução de Atenas,

142 destruída pelos Persas. Um dos mais belos monumentos construídos foi a Acrópole, destacando-se o Parthenon; o Erectheion, dedicado a Erecteus, rei mítico de Atenas que, possuia o pórtico das Cariátides, com o teto sustentado por seis estátuas de jovens, em vez de colunas; e o Templo de Atena Nikê, deusa alada da vitória que representava a guerra dos gregos contra os persas.

143

144

145

146

147

148

149

150

151

152

153

154

155

156 - Período Helenístico ( a.c.). O período conhecido como Helênico é aquele de difusão do gosto dos gregos por todo o mundo dominado, primeiro pelos macedônios e depois pelos romanos. No Helenístico vemos uma tendência à teatralidade exacerbada na escultura grega representativa. A dramaticidade se manifesta por todo o corpo ( nas faces, nas mãos), como se devesse nos convencer de suas ações e de seus pensamentos.

157 Laocoonte e seus filhos

158 Esse período finda-se ao tempo da ascenção do imperador Augusto em Roma e da miscigenação das linguagens. Pensa-se numa extinção da grande arte grega, mas essa já se encontrava há muito dispersa pelo mundo, desde que a própria elite ateniense fora deslocada para o Egito ptolomaico, sobretudo para Alexandria.

159 Míron. O discóbolo, 450 a.c

160 As figuras apresentavam além do movimento, emoção. É desse período a obra Lacoonte e seus filhos (Antiphantes e Thymbraeus), a escultura representa uma cena dramática baseada na história mitológica da Guerra de Tróia, que relata a luta entre gregos e troianos, na qual gregos presenteiam os troianos com um enorme cavalo como reconhecimento de sua vitória. Porém, dentro do cavalo há um exército de gregos que invadem e dominam a cidade, vencendo finalmente o duradouro combate. Lacoonte, que era um sacerdote troiano, avisou seu povo para

161 não aceitar o cavalo oferecido pelos gregos, porém, os deuses que desejavam a destruição de Tróia, ao perceberem que Lacoonte poderia atrapalhar o plano, enviaram duas serpentes para matar o sacerdote e seus dois filhos. Entre as esculturas mais famosas estão: A Vênus de Milo, Vitória de Samotrácia e Apolo de Belvedere.

162 Vênus de Milo séc. II a.c. Museu do Louvre

163 Cópia romana da Afrodite de Cápua, de Lisipo. O original grego data do século IV a.c. Altura: 2,10m. Museu Arqueológico Nacional, Nápoles

164 Vênus para os romanos, e Afrodite para os gregos, são os nomes atribuídos à deusa do amor. A Vênus de Milo foi encontrada em 1820 na ilha de Melos na Grécia. Diferentemente das cariátides que serviam como colunas, tinham uma postura rígida e trajavam vestidos essa escultura apresenta um movimento suave conferido pela sua postura, em que o peso do corpo está apoiado na perna direita, a cintura torcida e o ombro esquerdo levantado. Seu corpo é coberto por um tecido do quadril para baixo, exibindo metade do corpo em uma pose sensual.

165

166

167

168

169 A escultura Vitória de Samotrácia foi encontrada em 1863 na ilha de mesmo nome e acredita-se que era a decoração da proa de uma embarcação.ela representa Atena Nike, que é a deusa da vitória. Mesmo sem a cabeça, a obra surpreende pela beleza das formas, pelo drapeado da roupa e a leveza das asas.

170 A deusa da vitória que acabou de pousar na proa de um navio de guerra; suas grandes asas têm uma grande abertura, e ela ainda se mantém parcialmente no ar graças ao forte vento contrário. Não se trata simplesmente uma relação entre a estátua e o espaço que o escultor imaginou-a ocupando, mas sim de uma interdependência mais ativa do que tudo o que já vimos antes. A Vitória faz jus à sua fama de obra máxima da escultura helenística.

171 Leocarés Apolo de Belvedere

172

173

174 Apolo é uma escultura de mármore de 2,5 m de altura e representa o deus da beleza e juventude no momento em que lança uma flecha para matar a serpente Píton. A obra foi encontrada faltando parte dos dois braços, mas foi restaurada durante o Renascimento. O cuidado com as proporções humanas em todas as esculturas revela o ideal grego de perfeição e beleza. A maioria das obras gregas foi perdida, as que chegaram até nós são cópias romanas feitas a partir dor originais.

175 Gaulês moribundo

176 Uma antiga cópia em mármore de uma das várias estátuas de bronze destinadas por Àtalo I, de Pérgamo, pouco antes de 200 a.c., à comemoração de sua vitória sobre os invasores gauleses. O colar de ouro no pescoço é outro traço característico celta. Po r outro lado entretanto, o gaulês compartilha a nudez heróica dos guerreiros gregos, e se sua agonia parece infinitamente mais realista, tem também uma dignidade considerável. Eles sabiam morrer, por mais bárbaros que fossem, é o pensamento que a estátua nos passa. Incapaz de mover as pernas, o gaulês coloca toda a sua força debilitada nos braços, como se tenteasse evitar que algum peso extraordinário e invisível o esmagasse contra o solo.

177 Relevo Funerário

178 Mercúrio

179 Augusto Pio Clementino

180 Kratera Derveni

181 Velha bêbada, 190 a.c.

182 Diana caçadora

183

184 Escravo afiando faca

185 Fauno Barberini

186 O rapto - Gianbologna

187 Afrodite dormindo

188

189 Com as conquistas de Alexandre Magno, houve grandes transformações no mundo grego. A arquitetura, pintura e escultura gregas nada ganharam, uma vez que os artistas helenísticos desprezaram a noção de equilíbrio e harmonia, traços marcantes da arte helênica, preocupando-se em dominar um realismo exagerado e sensacionalista. Na arquitetura, a suavidade dos templos gregos cedeu lugar à construção de suntuosos palácios e casas espaçosas e confortáveis, bem como edifícios burocráticos que simbolizavam a riqueza e o poder, refletindo o sentimento individualista do período. Um exemplo desse exagero é o farol de alexandria com 120 metros de altura, tendo no topo oito colunas para sustentar a luz.

190

191 Resquícios do farol de Alexandria

192

193

194

195 Os escultores da época helenística julgavam-se na obrigação de exprimir a ação e o movimento, forçando dessa forma a atenção do expectador, em um caráter quase teatral, mostrando-se estravagante, sentimental e algumas vezes até grotesca. A pintura conheceu durante a fase helenística um período de grande prosperidade. Os pintores dessa época deram preferência a temas trágicos e emocionantes: descreveram uma tensão chegada ao espírito de morbidez. Seu maior nome foi Apeles.

196

Arte 1º. Ano do Ensino Médio. Linha do Tempo da História da Arte (Períodos/ Movimentos Artísticos/ Contexto Histórico).

Arte 1º. Ano do Ensino Médio. Linha do Tempo da História da Arte (Períodos/ Movimentos Artísticos/ Contexto Histórico). Arte 1º. Ano do Ensino Médio 1º. Trimestre - Conteúdo Avaliativo: Linha do Tempo da História da Arte (Períodos/ Movimentos Artísticos/ Contexto Histórico). Períodos Artísticos: Pré-História/Idade Antiga

Leia mais

A arte na Grécia. Capítulo 3

A arte na Grécia. Capítulo 3 A arte na Grécia Capítulo 3 Por volta do século X a. C, os habitantes da Grécia continental e das ilhas do mar Egeu formavam pequenas comunidades, distantes umas das outras, e falavam diversos dialetos.

Leia mais

ARTE PROTO-GREGA, GREGA E HELENÍSTICA

ARTE PROTO-GREGA, GREGA E HELENÍSTICA ARTE PROTO-GREGA, GREGA E HELENÍSTICA Arte Proto-Grega A arte Proto-Grega também é conhecida como Creto-Micênica. Na Ilha de Creta, no Mar Egeu, desenvolveu-se uma civilização que deixou como principal

Leia mais

1º Ano Artes 4ª Aula 2015 Prof. Juventino

1º Ano Artes 4ª Aula 2015 Prof. Juventino 1º Ano Artes 4ª Aula 2015 Prof. Juventino Contrapondo-se a Egípcia vida pósmortem. Arte grega fundamenta-se na inteligência Os governantes não eram deuses, mas seres mortais Usavam a razão e o senso de

Leia mais

ARTES AVALIAÇÃO. Aula 3.2 - AVALIAÇÃO

ARTES AVALIAÇÃO. Aula 3.2 - AVALIAÇÃO Aula 3.2-2 1. A Anunciação é uma das obras mais conhecidas de Leonardo da Vinci. Feita por volta do ano de 1472, ela retrata uma das cenas bíblicas mais famosas de todos os tempos. Escreva nas linhas abaixo

Leia mais

Antiguidade Clássica: Grécia

Antiguidade Clássica: Grécia Antiguidade Clássica: Grécia Localização Localização Localização Período Creto-Micênico (XX a. C. XII a. C) Pinturas no palácio de Cnossos em Micenas Período Creto-Micênico (XX a. C. XII a. C) Escrita

Leia mais

Arte Pré Histórica Bisão da Gruta de Altamira Bisão da Gruta de Altamira Réplica Museu Arqueológico Nacional da Espanha Espanha

Arte Pré Histórica Bisão da Gruta de Altamira Bisão da Gruta de Altamira Réplica Museu Arqueológico Nacional da Espanha Espanha Estes textos são produzidos sob patrocínio do Departamento Cultural da Clínica Naturale.Direitos são reservados. A publicação e redistribuição de qualquer conteúdo é proibida sem prévio consentimento.

Leia mais

GRUPO IV 2 o BIMESTRE PROVA A

GRUPO IV 2 o BIMESTRE PROVA A A GERAÇÃO DO CONHECIMENTO Transformando conhecimentos em valores www.geracaococ.com.br Unidade Portugal Série: 6 o ano (5 a série) Período: MANHÃ Data: 12/5/2010 PROVA GRUPO GRUPO IV 2 o BIMESTRE PROVA

Leia mais

De Creta a Micenas. As Origens do Mundo Grego

De Creta a Micenas. As Origens do Mundo Grego De Creta a Micenas As Origens do Mundo Grego 1 O início da História Entre os séculos XX a.c. e XVI a.c., floresceu em Creta, a maior ilha do Mediterrâneo, uma brilhante civilização, que influenciou a desenvolvida

Leia mais

ARTE PRÉ-HISTÓRICA. IDADE DOS METAISaproximadamente 5.000 a 3.500 a.c. aparecimento de metalurgia; invenção da roda;

ARTE PRÉ-HISTÓRICA. IDADE DOS METAISaproximadamente 5.000 a 3.500 a.c. aparecimento de metalurgia; invenção da roda; ARTE PRÉ-HISTÓRICA PALEOLÍTICO INFERIOR aproximadamente 5.000.000 a 25.000 a.c.; controle do fogo; e instrumentos de pedra e pedra lascada, madeira e ossos: facas, machados. PALEOLÍTICO SUPERIOR instrumentos

Leia mais

1. (1,0) APONTE o nome da região em que foi desenvolvida a civilização grega.

1. (1,0) APONTE o nome da região em que foi desenvolvida a civilização grega. PARA A VALIDADE DO QiD, AS RESPOSTAS DEVEM SER APRESENTADAS EM FOLHA PRÓPRIA, FORNECIDA PELO COLÉGIO, COM DESENVOLVIMENTO E SEMPRE A TINTA. TODAS AS QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA DEVEM SER JUSTIFICADAS.

Leia mais

A CIVILIZAÇÃO CLÁSSICA: GRÉCIA. Profº Alexandre Goicochea História

A CIVILIZAÇÃO CLÁSSICA: GRÉCIA. Profº Alexandre Goicochea História A CIVILIZAÇÃO CLÁSSICA: GRÉCIA Profº Alexandre Goicochea História ORIGENS O mundo grego antigo ocupava além da Grécia, a parte sul da península Balcânica, as ilhas do mar Egeu, a costa da Ásia Menor, o

Leia mais

História da Arte - Linha do Tempo

História da Arte - Linha do Tempo História da Arte - Linha do Tempo PRÉ- HISTÓRIA (1000000 A 3600 a.c.) Primeiras manifestações artísticas. Pinturas e gravuras encontradas nas paredes das cavernas. Sangue de animais, saliva, fragmentos

Leia mais

Minoicos. Produção: jarros de cerâmica, vasos decorados, objetos refinados em ouro.

Minoicos. Produção: jarros de cerâmica, vasos decorados, objetos refinados em ouro. GRÉCIA CONTEXTO HISTÓRICO O Conhecimento sobre a história de Creta e Micenas deve-se, sobretudo, ás descobertas de dois arqueólogos: Schliemann, que encontrou vestígios de Tróia e as ruínas de Micenas

Leia mais

Lista de Recuperação de Arte 6º ANO

Lista de Recuperação de Arte 6º ANO 1 Nome: nº Data: / /2012 ano bimestre Profa.: Denise Lista de Recuperação de Arte 6º ANO Nota: 1) A arte fez parte da vida do homem desde a pré-história ( período anterior ao surgimento da escrita ) que

Leia mais

LEGADOS / CONTRIBUIÇÕES. Democracia Cidadão democracia direta Olimpíadas Ideal de beleza Filosofia História Matemática

LEGADOS / CONTRIBUIÇÕES. Democracia Cidadão democracia direta Olimpíadas Ideal de beleza Filosofia História Matemática LEGADOS / CONTRIBUIÇÕES Democracia Cidadão democracia direta Olimpíadas Ideal de beleza Filosofia História Matemática GEOGRAFIA, ECONOMIA E POLÍTICA Terreno montanhoso Comércio marítimo Cidades-estado

Leia mais

PARNAMIRIM - RN. 6º ano Professores: Ricardo Gomes Verbena Ribeiro

PARNAMIRIM - RN. 6º ano Professores: Ricardo Gomes Verbena Ribeiro PARNAMIRIM - RN 6º ano Professores: Ricardo Gomes Verbena Ribeiro 1. CONTEXTO / INTRODUÇÃO Como vimos anteriormente, a Grécia, nada mais é do que o berço da cultura Ocidental, e como tal, nos deixou como

Leia mais

AULA DE HISTÓRIA GRÉCIA ANTIGA 14/09/2009 GRÉCIA. Localização Península Balcânica sudeste da Europa Território Relevo Acidentado 80% montanhoso

AULA DE HISTÓRIA GRÉCIA ANTIGA 14/09/2009 GRÉCIA. Localização Península Balcânica sudeste da Europa Território Relevo Acidentado 80% montanhoso AULA DE HISTÓRIA GRÉCIA ANTIGA GRÉCIA Localização Península Balcânica sudeste da Europa Território Relevo Acidentado 80% montanhoso ASPECTOS GEOGRÁFICOS Povos invasores formada por muitas ilhas a maior

Leia mais

Antiguidade século IV. Arte Bizantina

Antiguidade século IV. Arte Bizantina Antiguidade século IV Arte Bizantina Na Antiguidade, além da arte Egípcia e Grega, também encontram-se a Romana, Paleocristã e Bizantina... Enquanto os romanos desenvolviam uma arte colossal e espalhavam

Leia mais

A História da Grécia Antiga se estende do século XX a.c. até o século II a.c. quando a região foi conquistada pelos romanos.

A História da Grécia Antiga se estende do século XX a.c. até o século II a.c. quando a região foi conquistada pelos romanos. HISTÓRIA ANTIGA Grécia I - formação Situada no sul da Europa (Península balcânica), numa região de relevo acidentado e um arquipélago no Mar Egeu, a Grécia foi palco de uma civilização que se desenvolveu

Leia mais

ARTE NO EGITO ANTIGO

ARTE NO EGITO ANTIGO ARTE NO EGITO ANTIGO Ao longo do rio Nilo e principalmente na região norte - o Delta - ; e na região sul dos rios Eufrates e Tigre, desenvolveram-se as primeiras civilizações. No Egito desenvolveu-se um

Leia mais

FORTALECENDO SABERES CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES HISTÓRIA DESAFIO DO DIA. Conteúdo: A civilização cretense Os primeiros povos gregos

FORTALECENDO SABERES CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES HISTÓRIA DESAFIO DO DIA. Conteúdo: A civilização cretense Os primeiros povos gregos CONTEÚDO E HABILIDADES DESAFIO DO DIA Conteúdo: A civilização cretense Os primeiros povos gregos CONTEÚDO E HABILIDADES DESAFIO DO DIA Habilidades: Compreender o processo de formação da civilização grega.

Leia mais

CAPÍTULO: 5 AULAS: 9, 10, 11 e 12 GRÉCIA ANTIGA

CAPÍTULO: 5 AULAS: 9, 10, 11 e 12 GRÉCIA ANTIGA CAPÍTULO: 5 AULAS: 9, 10, 11 e 12 GRÉCIA ANTIGA INTRODUÇÃO Período: 2000 a.c. 146 a.c. Região: Península Balcânica: Solo pobre e montanhoso. Várias ilhas. Uso da navegação. ORIGENS Ilha de Creta. Vida

Leia mais

Idade Antiga GRÉCIA: Dicotomia corpo e mente;

Idade Antiga GRÉCIA: Dicotomia corpo e mente; GRÉCIA ANTIGA Idade Antiga GRÉCIA: Dicotomia corpo e mente; Diferentes classes sociais; Escravos (produção); Aristocratas (representação mostra de superioridade e desenvolvimento para outros povos artes,

Leia mais

Lista de Exercícios:

Lista de Exercícios: PROFESSOR(A): Ero AVALIAÇÃO RECUPERAÇÃO DATA DA REALIZAÇÃO ROTEIRO DA AVALIAÇÃO 2ª ETAPA AVALIAÇÃO RECUPERAÇÃO DISCIPLINA: HISTÓRIA ANO: 6º CONTÉUDOS ABORDADOS Cap. 4: o mundo grego todos os temas Cap

Leia mais

HISTÓRIA E TEORIA ARQ. PAISAGISMO E URBANISMO I

HISTÓRIA E TEORIA ARQ. PAISAGISMO E URBANISMO I HISTÓRIA E TEORIA ARQ. PAISAGISMO E URBANISMO I União Educacional do Norte Faculdade Uninorte Professora: Edinete Oliveira Arquiteta e Urbanista Tema: A ignorância da Arquitetura & As várias idades do

Leia mais

FLORENÇA. Data do Sec. I a. C.

FLORENÇA. Data do Sec. I a. C. FLORENÇA Data do Sec. I a. C. Cópia do Sec. XIX Pianta della Catena A cidade nasce da política, da observação do que existe, dos levantamentos feitos e da meditação na realidade a cidade não nasce, vai-se

Leia mais

Minoicos. Produção: jarros de cerâmica, vasos decorados, objetos refinados em ouro.

Minoicos. Produção: jarros de cerâmica, vasos decorados, objetos refinados em ouro. GRÉCIA CONTEXTO HISTÓRICO O Conhecimento sobre a história de Creta e Micenas deve-se, sobretudo, ás descobertas de dois arqueólogos: Schliemann, que encontrou vestígios de Tróia e as ruínas de Micenas

Leia mais

- Trecho da Carta de Pero Vaz de Caminha sobre o Descobrimento do Brasil. - Fotografias da posse do presidente do Brasil

- Trecho da Carta de Pero Vaz de Caminha sobre o Descobrimento do Brasil. - Fotografias da posse do presidente do Brasil MATERIAL DE REVISÃO PARA RECUPERAÇÃO FINAL 6 ANO 1) Classifique as fontes listadas abaixo em primarias e secundárias: - Vídeo do atentado terrorista ao World Trade Center em 2001 - Trecho da Carta de Pero

Leia mais

A GRÉCIA ANTIGA passo a passo

A GRÉCIA ANTIGA passo a passo A GRÉCIA ANTIGA passo a passo ÉRIC DARS e ÉRIC TEYSSIER Ilustrações de Vincent Caut Tradução de Julia da Rosa Simões Copyright do texto 2011 by Éric Dars e Éric Teyssier Copyright das ilustrações 2011

Leia mais

A arquitectura era para os gregos a ciência do número, do ritmo e da harmonia

A arquitectura era para os gregos a ciência do número, do ritmo e da harmonia 1 ARQUITECTURA A arquitectura era para os gregos a ciência do número, do ritmo e da harmonia A arquitectura é considerada uma das mais bela e importante arquitectura da humanidade que influenciou e inspirou

Leia mais

ARTE NA GRÉCIA: Arcaico, Clássico e Helenístico. Professora: Grasiela Morais.

ARTE NA GRÉCIA: Arcaico, Clássico e Helenístico. Professora: Grasiela Morais. ARTE NA GRÉCIA: Arcaico, Clássico e Helenístico. Professora: Grasiela Morais. ARTE NA GRÉCIA: Arcaico, Clássico e Helenístico. A arte e a arquitetura gregas de 750 a. C. até o surgimento dos romanos tiveram

Leia mais

Antropocentrismo (do grego anthropos, "humano"; e kentron, "centro") é uma concepção que considera que a humanidade deve permanecer no centro do

Antropocentrismo (do grego anthropos, humano; e kentron, centro) é uma concepção que considera que a humanidade deve permanecer no centro do ARTE GÓTICA A Arte Gótica se desenvolveu na Europa entre os séculos XII e XV e foi uma das mais importantes da Idade Média, junto com a Arte Românica. Ela teve grande influencia do forte Teocentrismo (O

Leia mais

Coleguium -3ºEM 1ª etapa

Coleguium -3ºEM 1ª etapa Coleguium -3ºEM 1ª etapa CIVILIZAÇÃO EGÍPCIA: - Desenvolvida às margens do Nilo, na África; - Organização social complexa e rica em realizações culturais; - Escrita bem estruturada; Hieróglifos na parede

Leia mais

História da Arte. Exercícios de Sala de Aula

História da Arte. Exercícios de Sala de Aula História da Arte Exercícios de Sala de Aula A arte é um conjunto de procedimentos que são utilizados para realizar obras, e no qual aplicamos nossos conhecimentos. Apresenta-se sob variadas formas como:

Leia mais

CIVILIZAÇÕES DA ANTIGUIDADE OCIDENTAL GRÉCIA ROMA

CIVILIZAÇÕES DA ANTIGUIDADE OCIDENTAL GRÉCIA ROMA CIVILIZAÇÕES DA ANTIGUIDADE OCIDENTAL GRÉCIA ROMA Atualmente Grécia = capital ATENAS Idioma = Grego Forma de Governo = República Helênica Península Peni = quase Ínsula = ilha Península é uma porção de

Leia mais

HISTÓRIA REVISAO 1 REVISAO 2. Vídeo - Moisés Príncipe do Egito.

HISTÓRIA REVISAO 1 REVISAO 2. Vídeo - Moisés Príncipe do Egito. Vídeo - Moisés Príncipe do Egito. Os hebreus Foram os primeiros povos monoteístas da história. Seus reis mais famosos foram Davi e Salomão. A Bíblia é uma fonte importante para o conhecimento sobre a história

Leia mais

O RENASCIMENTO FOI UM MOVIMENTO CULTURAL, OCORRIDO NO INÍCIO DA IDADE MODERNA E QUE FEZ RENASCER A CULTURA GRECO-ROMANA

O RENASCIMENTO FOI UM MOVIMENTO CULTURAL, OCORRIDO NO INÍCIO DA IDADE MODERNA E QUE FEZ RENASCER A CULTURA GRECO-ROMANA O RENASCIMENTO FOI UM MOVIMENTO CULTURAL, OCORRIDO NO INÍCIO DA IDADE MODERNA E QUE FEZ RENASCER A CULTURA GRECO-ROMANA IDADE ANTIGA CULTURA GRECO-ROMANA ANTROPOCÊNTRICA ANTROPO = Homem CÊNTRICA = centro

Leia mais

OS DOZE TRABALHOS DE HÉRCULES

OS DOZE TRABALHOS DE HÉRCULES OS DOZE TRABALHOS DE HÉRCULES Introdução ao tema A importância da mitologia grega para a civilização ocidental é tão grande que, mesmo depois de séculos, ela continua presente no nosso imaginário. Muitas

Leia mais

ARTE 1ª série Prof. Alysson

ARTE 1ª série Prof. Alysson ARTE 1ª série Prof. Alysson História contada a partir das Dinastias. Uma das formas mais estáveis de civilização A religiosidade integra toda a vida egípcia, interpretando o universo, justificando sua

Leia mais

O NÚMERO DE OURO E SUA RELAÇÃO COM A BELEZA E HARMONIA DOS OBJETOS. GT 10 - Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades

O NÚMERO DE OURO E SUA RELAÇÃO COM A BELEZA E HARMONIA DOS OBJETOS. GT 10 - Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades O NÚMERO DE OURO E SUA RELAÇÃO COM A BELEZA E HARMONIA DOS OBJETOS GT 10 - Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades Marília Lidiane Chaves da Costa marilialidiane@gmail.com Izamara

Leia mais

Panorama dos pré-socráticos ao helenismo

Panorama dos pré-socráticos ao helenismo Panorama dos pré-socráticos ao helenismo Heidi Strecker* A filosofia é um saber específico e tem uma história que já dura mais de 2.500 anos. A filosofia nasceu na Grécia antiga - costumamos dizer - com

Leia mais

História/15 6º ano Turma: 2º trimestre Nome: Data: / / RECUPERAÇÃO FINAL 2015 HISTÓRIA 6º ano

História/15 6º ano Turma: 2º trimestre Nome: Data: / / RECUPERAÇÃO FINAL 2015 HISTÓRIA 6º ano História/15 6º ano Turma: 2º trimestre Nome: Data: / / 6ºhis302r RECUPERAÇÃO FINAL 2015 HISTÓRIA 6º ano Aluno(a), Seguem os conteúdos trabalhados no 2º trimestre. Como base neles você deverá iniciar seus

Leia mais

EXERCÍCIOS SOBRE RENASCIMENTO

EXERCÍCIOS SOBRE RENASCIMENTO EXERCÍCIOS SOBRE RENASCIMENTO TEXTO O termo Renascimento é comumente aplicado à civilização européia que se desenvolveu entre 1300 e 1650. Além de reviver a antiga cultura greco-romana, ocorreram nesse

Leia mais

MUNDO EGEU. Mar. Continental. Ilhas Cíclades. Creta. Civilização Cicládica. Civilização Minoica (Creta)

MUNDO EGEU. Mar. Continental. Ilhas Cíclades. Creta. Civilização Cicládica. Civilização Minoica (Creta) MUNDO EGEU Mar Grécia Continental Creta Egeu Ilhas Cíclades Ásia Menor Civilização Cicládica Civilização Minoica (Creta) Civilização Micénica (Heládica) continente grego Influências Recebidas: Grécia Arcaica

Leia mais

DAS ARTES. 1º semestre / 2012. Aula 4. Prof. a M. a Marcela Provinciatto Siscão. masiscao@hotmail.com

DAS ARTES. 1º semestre / 2012. Aula 4. Prof. a M. a Marcela Provinciatto Siscão. masiscao@hotmail.com ESTÉTICA TICA E HISTÓRIA DAS ARTES 1º semestre / 2012 Aula 4 Prof. a M. a Marcela Provinciatto Siscão masiscao@hotmail.com 1 ANTIGUIDADE OCIDENTAL ARTE ANTIGA: ROMANA 2 Roma Antiga Extensão máxima território

Leia mais

4ª FASE. Prof. Amaury Pio Prof. Eduardo Gomes

4ª FASE. Prof. Amaury Pio Prof. Eduardo Gomes 4ª FASE Prof. Amaury Pio Prof. Eduardo Gomes CONTEÚDOS E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA DINÂMICA LOCAL INTERATIVA Unidade II Natureza-Sociedade: questões ambientais 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES

Leia mais

Disciplina:História Professora: Andréa Alexandre

Disciplina:História Professora: Andréa Alexandre Disciplina:História Professora: Andréa Alexandre Montanhas e costas marítimas; Mar Mediterrâneo, Mar Egeo e Mar Jônico. Costa bastante recortada com 80% de montanhas; Grande numero de Ilhas; Formação

Leia mais

- Transição da Idade Média para Idade Moderna

- Transição da Idade Média para Idade Moderna Renascimento - Transição da Idade Média para Idade Moderna - Movimento que começou na Itália por volta do século XV devido ao grande desenvolvimento econômico das cidades italianas (Genova, Veneza, Milão,

Leia mais

Escravismo Antigo. Baseado na liberdade que se tem. Dois grupos sociais: Desenvolvimento intelectual, artístico, militar e político

Escravismo Antigo. Baseado na liberdade que se tem. Dois grupos sociais: Desenvolvimento intelectual, artístico, militar e político Escravismo Antigo Estrutura econômica Escravos produzem maior parte da riqueza Estrutura social Baseado na liberdade que se tem. Dois grupos sociais: à Livres: Desenvolvimento intelectual, artístico, militar

Leia mais

Arte da Pré-História

Arte da Pré-História ALUNO(A) Nº SÉRIE: 6º. Ano TURMA: DATA: / /2013 Profª Ana Lúcia Leal - DISCIPLINA: ARTE Ficha de Aula - III Trimestre Arte da Pré-História As primeiras expressões artísticas As mais antigas figuras feitas

Leia mais

VERDADEIROS FALSOS CORRETA

VERDADEIROS FALSOS CORRETA Arte Pré-Histórica Questão 01 A religiosidade é um item de bastante relevância no estudo da arte na pré-história. Que alternativa abaixo marca CORRETAMENTE fatos que atestam esta realidade? a) ( ) As pinturas

Leia mais

MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL

MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL Curso Superior de Tecnologia em Construção de Edifícios MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL Prof. Leandro Candido de Lemos Pinheiro leandro.pinheiro@riogrande.ifrs.edu.br Porque construir? Necessidade de se

Leia mais

PROVA BIMESTRAL História

PROVA BIMESTRAL História 6 o ano 2 o bimestre PROVA BIMESTRAL História Escola: Nome: Turma: n o : 1. Observe a imagem. SHUTTERSTOCK Margem do rio Nilo no Egito Nas civilizações da Antiguidade, a presença dos rios é importante

Leia mais

NEJAD EXAME SUPLETIVO 2016 ENSINO FUNDAMENTAL DISCIPLINA DE ARTE

NEJAD EXAME SUPLETIVO 2016 ENSINO FUNDAMENTAL DISCIPLINA DE ARTE NEJAD EXAME SUPLETIVO 2016 ENSINO FUNDAMENTAL DISCIPLINA DE ARTE ARTE RUPESTRE Arte rupestre é o nome da mais antiga representação artística da história do homem. Os mais antigos indícios dessa arte são

Leia mais

Diferentes padrões para uma mesma medida.

Diferentes padrões para uma mesma medida. Diferentes padrões para uma mesma medida. Antes de iniciarmos o assunto desta atividade, veremos como se deu a evolução das medidas utilizadas pelo homem e depois trataremos das proporções do Homem Vitruviano.

Leia mais

Arte Cristã Primitiva

Arte Cristã Primitiva Arte Cristã Primitiva 1º Ano 1º Bimestre 2015 A clandestinidade Dois Momentos 1º - Clandestino e perseguidos pelos romanos 2 - Aceitação da religião cristã Os primeiros cristãos de origem humilde, reuniam-se

Leia mais

Arte da Grécia Antiga

Arte da Grécia Antiga Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Abrantes História e Cultura das Artes Ano Lectivo 2007/08 - Módulo 1 A Cultura da Ágora Arte da Grécia Antiga Vaso grego, 500-490 a.c., Louvre, Paris. Introdução

Leia mais

Grécia Antiga. Profº Paulo Henrique

Grécia Antiga. Profº Paulo Henrique Grécia Antiga Profº Paulo Henrique Periodização Período pré-homérico (2800 1100 a.c.): povoamento da Grécia. Período homérico (1100 800 a.c): poemas Ilíada e Odisséia. Período arcaico (800 500 a.c) : formação

Leia mais

Arte africana & Arte indígena. Histórias, mitos, crenças e filosofias

Arte africana & Arte indígena. Histórias, mitos, crenças e filosofias Arte africana & Arte indígena Histórias, mitos, crenças e filosofias ARTE AFRICANA Asartes das sociedades da África foram, antes, rotuladas no singular,porterem sido chamadas de "arte primitiva" ou "selvagem

Leia mais

MESOPOTÂMIA ORIENTE MÉDIO FENÍCIA ISRAEL EGITO PÉRSIA. ORIENTE MÉDIO origem das primeiras civilizações

MESOPOTÂMIA ORIENTE MÉDIO FENÍCIA ISRAEL EGITO PÉRSIA. ORIENTE MÉDIO origem das primeiras civilizações MESOPOTÂMIA FENÍCIA ISRAEL EGITO ORIENTE MÉDIO PÉRSIA ORIENTE MÉDIO origem das primeiras civilizações CIVILIZAÇÕES DA ANTIGUIDADE ORIENTAL Mesopotâmia - Iraque Egito Hebreus Israel Fenícios Líbano Pérsia

Leia mais

CURSO DE HISTÓRIA GRÉCIA ANTIGA. Professor Sebastião Abiceu 6º ano Colégio Marista São José Montes Claros - MG

CURSO DE HISTÓRIA GRÉCIA ANTIGA. Professor Sebastião Abiceu 6º ano Colégio Marista São José Montes Claros - MG CURSO DE HISTÓRIA GRÉCIA ANTIGA Professor Sebastião Abiceu 6º ano Colégio Marista São José Montes Claros - MG LOCALIZAÇÃO E POVOAMENTO A Grécia antiga localizava-se em sua maior parte do sudeste da Europa

Leia mais

Localização Geográfica. -Sul da Europa, na Península Balcânica, junto ao mar Mediterrâneo.

Localização Geográfica. -Sul da Europa, na Península Balcânica, junto ao mar Mediterrâneo. O Mundo Grego - I Localização Geográfica -Sul da Europa, na Península Balcânica, junto ao mar Mediterrâneo. Povoamento -Arianos ou indo-europeus (aqueus, jônios, eólios e dórios). -Invasão dos Dórios (armas

Leia mais

Avaliação de História 6º ano FAF *Obrigatório

Avaliação de História 6º ano FAF *Obrigatório 08/06/2015 Avaliação de História 6º ano FAF Avaliação de História 6º ano FAF *Obrigatório 1. Nome Completo: * 2. Número: 3. Série: * Marcar apenas uma oval. 6ºA 6ºB Na Grécia Antiga se desenvolveu uma

Leia mais

LUGARES E PAISAGENS DO PLANETA TERRA

LUGARES E PAISAGENS DO PLANETA TERRA LUGARES E PAISAGENS DO PLANETA TERRA AS ÁGUAS DE SUPERFÍCIE Os rios são cursos naturais de água doce. Eles podem se originar a partir do derretimento de neve e de geleiras, de um lago ou das águas das

Leia mais

A origem dos filósofos e suas filosofias

A origem dos filósofos e suas filosofias A Grécia e o nascimento da filosofia A origem dos filósofos e suas filosofias Você certamente já ouviu falar de algo chamado Filosofia. Talvez conheça alguém com fama de filósofo, ou quem sabe a expressão

Leia mais

ARTES: A TRANSIÇÃO DO SÉCULO XVIII PARA O SÉCULO XIX

ARTES: A TRANSIÇÃO DO SÉCULO XVIII PARA O SÉCULO XIX ARTES: A TRANSIÇÃO DO SÉCULO XVIII PARA O SÉCULO XIX Neoclassicismo ou Academicismo: * Últimas décadas do século XVIII e primeiras do XIX; * Retoma os princípios da arte da Antiguidade grecoromana; * A

Leia mais

A CIDADE-ESTADO ESTADO GREGA ORIGEM DAS PÓLIS GREGAS Causas geomorfológicas A Grécia apresenta as seguintes características: - Território muito montanhoso; na Antiguidade, as montanhas estavam cobertas

Leia mais

LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA

LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA Teerã - capital EGITO FENÍCIOS ISRAEL IRAQUE Mesopotâmia REINO DA PÉRSIA IRÃ A PÉRSIA, ATUAL IRÃ, LOCALIZAVA-SE A LESTE DA MESOPOTÂMIA, Á MARGEM DO CRESCENTE FÉRTIL Reino da Média

Leia mais

Arte na antiguidade: Egito e Grécia. Prof. Arlindo F. Gonçalves Jr.

Arte na antiguidade: Egito e Grécia. Prof. Arlindo F. Gonçalves Jr. Arte na antiguidade: Egito e Grécia Prof. Arlindo F. Gonçalves Jr. http://www.mural-2.com Arte para a eternidade: Egito e Mesopotâmia periodização Antigo Império (3200-2000 a.c.) Médio Império (2000-1580

Leia mais

RENASCIMENTO ITALIANO

RENASCIMENTO ITALIANO ARTES / 2º ANO PROF.MÍLTON COELHO RENASCIMENTO ITALIANO Contexto histórico O termo significa reviver os ideais greco-romanos; na verdade o Renascimento foi mais amplo, pois aumentou a herança recebida

Leia mais

DAS ARTES. 1º semestre / 2012. Prof. a M. a Marcela Provinciatto Siscão. masiscao@hotmail.com

DAS ARTES. 1º semestre / 2012. Prof. a M. a Marcela Provinciatto Siscão. masiscao@hotmail.com ESTÉTICA TICA E HISTÓRIA DAS ARTES 1º semestre / 2012 Prof. a M. a Marcela Provinciatto Siscão masiscao@hotmail.com 1 Pré História PRÉ-HIST HISTÓRIA 2 Pré História PALEOLÍTICO (35mil anos atrás) Datam

Leia mais

ALEXA X NDR D E, E O G RANDE D

ALEXA X NDR D E, E O G RANDE D ALEXANDRE, O GRANDE A Macedônia é um país nos Balcãs, leste da Europa, que faz fronteira com a Grécia, Sérvia,Albânia e Bulgária. Foi anexada à Iugoslávia e no século XX, tornou-se independente LOCALIZAÇÃO

Leia mais

neoclassicismo Arquitetura Pintura Escultura

neoclassicismo Arquitetura Pintura Escultura neoclassicismo Arquitetura Pintura Escultura A arquitectura neoclássica De acordo com os ideais iluministas, os arquitectos neoclássicos responderam às necessidades do seu tempo com originalidade e engenho,

Leia mais

HISTÓRIA GERAL. Profª. Maria Auxiliadora

HISTÓRIA GERAL. Profª. Maria Auxiliadora HISTÓRIA GERAL Profª. Maria Auxiliadora GRÉCIA Península Balcânica Relevo acidentado e recortado Características Gerais Grécia Período Pré-Homérico -séc. XX a.c. XII a. C. Formação do povo grego pelasgos

Leia mais

PERÍODO HOMÉRICO EM HOMENAGEM A HOMERO QUEM FOI HOMERO?

PERÍODO HOMÉRICO EM HOMENAGEM A HOMERO QUEM FOI HOMERO? PERÍODO HOMÉRICO EM HOMENAGEM A HOMERO QUEM FOI HOMERO? Homero foi um poeta épico da Grécia Antiga, ao qual tradicionalmente se atribui a autoria dos poemas épicos Ilíada e Odisseia. Poemas épicos = são

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ IFPR ASSIS CHATEAUBRIAND GRUPO DE PESQUISAS FILOSOFIA, CIÊNCIA E TECNOLOGIAS IF-SOPHIA ASSIS CHATEAUBRIAND

INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ IFPR ASSIS CHATEAUBRIAND GRUPO DE PESQUISAS FILOSOFIA, CIÊNCIA E TECNOLOGIAS IF-SOPHIA ASSIS CHATEAUBRIAND INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ IFPR ASSIS CHATEAUBRIAND GRUPO DE PESQUISAS FILOSOFIA, CIÊNCIA E TECNOLOGIAS IF-SOPHIA ASSIS CHATEAUBRIAND ECONOMIA, SOCIEDADE E RELIGIÃO NA GRÉCIA ANTIGA: O HOMEM GREGO Prof.

Leia mais

Outra grande civilização da Antiguidade oriental, em que o Estado possui grande poder e controle sobre tudo foi a Mesopotâmia.

Outra grande civilização da Antiguidade oriental, em que o Estado possui grande poder e controle sobre tudo foi a Mesopotâmia. Mesopotâmia Antiga Outra grande civilização da Antiguidade oriental, em que o Estado possui grande poder e controle sobre tudo foi a Mesopotâmia. Diferente do Egito, a Mesopotâmia nunca se preocupou com

Leia mais

A FILOSOFIA HELENÍSTICA A FILOSOFIA APÓS A CONQUISTA DA GRÉCIA PELA MACEDÔNIA

A FILOSOFIA HELENÍSTICA A FILOSOFIA APÓS A CONQUISTA DA GRÉCIA PELA MACEDÔNIA A FILOSOFIA HELENÍSTICA A FILOSOFIA APÓS A CONQUISTA DA GRÉCIA PELA MACEDÔNIA O IMPÉRIO ALEXANDRINO A FILOSOFIA ESTOICA PARTE DA SEGUINTE PERGUNTA: COMO DEVO AGIR PARA VIVER BEM? COMO POSSO VIVER BEM E,

Leia mais

Uma Publicação Grupo IPub. Guia. redes sociais para clínica de estética. Guia de redes sociais para clínica de estética

Uma Publicação Grupo IPub. Guia. redes sociais para clínica de estética. Guia de redes sociais para clínica de estética Uma Publicação Grupo IPub Guia redes sociais para clínica de estética Guia de redes sociais para clínica de estética Conteúdo 1. Introdução 2. A força das redes sociais para clínica de estética 3. As redes

Leia mais

Pré história. Criação: Ana Cláudia B.Sanches

Pré história. Criação: Ana Cláudia B.Sanches Pré história Pré-história Paleolítico inferior 500.000 a.c. Paleolítico superior 30.000 a.c. Idade da pedra lascada / cortante Primeiras manifestações artísticas Pedra lascada Paleolítico 30.000 a.c. Idade

Leia mais

CARDOSO, Ciro Flamarion S. Sociedades do antigo Oriente Próximo. São Paulo: Ática, 1986. p. 56.

CARDOSO, Ciro Flamarion S. Sociedades do antigo Oriente Próximo. São Paulo: Ática, 1986. p. 56. Disciplina: HISTÓRIA Nome: Nº: Ensino Fundamental 2 Prova: P - TARDE Código da Prova: 1206205770 Data: / /2012 Ano: 6º Bimestre: 2º NOTA: Algumas dicas para fazer uma boa prova: 1 - Leia a prova na íntegra

Leia mais

Civilização Egéia antes de 1600 a.c. Grécia Micênicac. 1600-1200 a.c. Idade das Trevasc. 1200-800 a.c. Grécia Antiga776-323 a.c.

Civilização Egéia antes de 1600 a.c. Grécia Micênicac. 1600-1200 a.c. Idade das Trevasc. 1200-800 a.c. Grécia Antiga776-323 a.c. Civilização Egéia antes de 1600 a.c. Grécia Micênicac. 1600-1200 a.c. Idade das Trevasc. 1200-800 a.c. Grécia Antiga776-323 a.c. Período Helenístico323 a.c.-146 a.c. Período Greco-Romano146 a.c.-330 AD

Leia mais

A Antiguidade Oriental Hebreus

A Antiguidade Oriental Hebreus A Antiguidade Oriental Hebreus (Monoteísmo e judaísmo) Mar Mediterrâneo Delta do Nilo Egito NASA Photo EBibleTeacher.com Península nsula do Sinai Mt. Sinai Mar Vermelho Canaã Tradicional Rota do Êxodo

Leia mais

Palácio de Versailles. Amanda Mantovani Douglas Gallo Gilberto Nino Julia Coleti

Palácio de Versailles. Amanda Mantovani Douglas Gallo Gilberto Nino Julia Coleti Palácio de Versailles Amanda Mantovani Douglas Gallo Gilberto Nino Julia Coleti O Palácio de Versalhes (em francês Château de Versailles) é um château real localizado na cidade de Versalhes, uma aldeia

Leia mais

Cópia autorizada. II

Cópia autorizada. II II Sugestões de avaliação História 6 o ano Unidade 6 5 Unidade 6 Nome: Data: 1. Observe o mapa e responda às questões. A GRÉCIA NO SÉCULO VIII A.C. MAR JÔNICO ILÍRIA ÉPIRO ETÓLIA MACEDÔNIA TESSÁLIA CALCÍDIA

Leia mais

Ano: 6 Turma:6.1 e 6.2

Ano: 6 Turma:6.1 e 6.2 COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Final 3ª Etapa 2014 Disciplina: História Professor (a): Rodrigo Ano: 6 Turma:6.1 e 6.2 Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de recuperação.

Leia mais

APRENDER A APRENDER CONTEÚDO E HABILIDADES APRENDER A APRENDER DINÂMICA LOCAL INTERATIVA CIÊNCIAS. Conteúdo: Sistema Solar

APRENDER A APRENDER CONTEÚDO E HABILIDADES APRENDER A APRENDER DINÂMICA LOCAL INTERATIVA CIÊNCIAS. Conteúdo: Sistema Solar A A Conteúdo: Sistema Solar A A Habilidades: Conhecer as características do conjunto formado pelo Sol, planetas e suas luas. A A Vídeo - Sistema Solar A A Sol É a estrela mais próxima de nosso planeta

Leia mais

CURSO DE HISTÓRIA ANTIGA. Professor Sebastião Abiceu 7º ano Colégio Marista São José Montes Claros - MG

CURSO DE HISTÓRIA ANTIGA. Professor Sebastião Abiceu 7º ano Colégio Marista São José Montes Claros - MG CURSO DE HISTÓRIA ANTIGA Professor Sebastião Abiceu 7º ano Colégio Marista São José Montes Claros - MG POVOS PRÉ-COLOMBIANOS ASTECAS MAIAS INCAS Principais fontes para estudo dos povos americanos: 1º Fontes

Leia mais

Romantismo. Questão 01 Sobre a Arte no Romantismo, julgue os itens a seguir em (C) CERTOS ou (E) ERRADOS:

Romantismo. Questão 01 Sobre a Arte no Romantismo, julgue os itens a seguir em (C) CERTOS ou (E) ERRADOS: Romantismo Questão 01 Sobre a Arte no Romantismo, julgue os itens a seguir em (C) CERTOS ou (E) ERRADOS: 1. ( C ) Foi a primeira e forte reação ao Neoclassicismo. 2. ( E ) O romantismo não valorizava a

Leia mais

Disciplina:História Professora: Andréa Alexandre

Disciplina:História Professora: Andréa Alexandre Disciplina:História Professora: Andréa Alexandre Cidadania Democracia Filosofia Geometria Teatro Período Pré-Homérico (2800 1100 a. C.) povoamento da Grécia. Período Homérico (1100 800 a. C.) poemas

Leia mais

ALUNO: - ANO - TURMA - DATA \ \ 201. Ficha de Aula de Arte I Trimestre

ALUNO: - ANO - TURMA - DATA \ \ 201. Ficha de Aula de Arte I Trimestre ALUNO: Nº - ANO - TURMA - DATA \ \ 201 Profª Ana Lúcia Leal Ficha de Aula de Arte I Trimestre Arte no Antigo Egito Uma das principais civilizações da Antiguidade foi a que se desenvolveu no Egito. Era

Leia mais

R.: R.: R.: R.: R.: R.: R.:

R.: R.: R.: R.: R.: R.: R.: PROFESSOR: EQUIPE DE HISTÓRIA BANCO DE QUESTÕES - HISTÓRIA - 6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================================== 01- Como o relevo

Leia mais

ARTE PALEOCRISTÃ PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS. Arte Paleocristã Arte Bizantina Arte Islâmica - ESPIRITUALIDADE

ARTE PALEOCRISTÃ PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS. Arte Paleocristã Arte Bizantina Arte Islâmica - ESPIRITUALIDADE Arte Paleocristã Arte Bizantina Arte Islâmica ARTE PALEOCRISTÃ ARTE PALEOCRISTÃ Também chamada de Arte das Catacumbas, desenvolveu-se dentro do Império Romano, quando surgiram os primeiros núcleos cristãos.

Leia mais

Idade dos Metais. Mariana Antunes Vieira. Este documento tem nível de compartilhamento de acordo com a licença 2.5 do Creative Commons.

Idade dos Metais. Mariana Antunes Vieira. Este documento tem nível de compartilhamento de acordo com a licença 2.5 do Creative Commons. Mariana Antunes Vieira Este documento tem nível de compartilhamento de acordo com a licença 2.5 do Creative Commons. http://creativecommons.org.br http://creativecommons.org/licenses/by/2.5/br/ A Idade

Leia mais

A ASTRONOMIA NAS CULTURAS DA AMÉRICA PRÉ-COLOMBIANA

A ASTRONOMIA NAS CULTURAS DA AMÉRICA PRÉ-COLOMBIANA A ASTRONOMIA NAS CULTURAS DA AMÉRICA PRÉ-COLOMBIANA Astronomia Fundamental Caroline F. Dorneles Abril, 2011 Civilizações pré-colombianas MAIAS ASTECAS INCAS Civilizações pré-colombianas Estas civilizações

Leia mais

Arte Romana. 1º Ano Artes. Professor Juventino 2015

Arte Romana. 1º Ano Artes. Professor Juventino 2015 Arte Romana 1º Ano Artes Professor Juventino 2015 Arte Romana A soberania do Império Romano, sem paralelos na história, estendia-se da Espanha ao sul da Rússia, da Inglaterra ao Egito e em seu apogeu absorveu

Leia mais

Ano de 5000 a.c. em várias localidades do território chinês, já havia grupos humanos dedicados a caça, a coleta, a pecuária e a agricultura.

Ano de 5000 a.c. em várias localidades do território chinês, já havia grupos humanos dedicados a caça, a coleta, a pecuária e a agricultura. China Ano de 5000 a.c. em várias localidades do território chinês, já havia grupos humanos dedicados a caça, a coleta, a pecuária e a agricultura. O vale do rio Amarelo (ou rio Huang-Ho), foi o berço da

Leia mais

E quem garante que a História é uma carroça abandonada numa beira de estrada? (Hollanda, C. B; Milanes, P. Canción por la unidad latinoamericana.

E quem garante que a História é uma carroça abandonada numa beira de estrada? (Hollanda, C. B; Milanes, P. Canción por la unidad latinoamericana. E quem garante que a História é uma carroça abandonada numa beira de estrada? (Hollanda, C. B; Milanes, P. Canción por la unidad latinoamericana.) O termo História foi utilizado pelos gregos antigos.

Leia mais

A arte do século XIX

A arte do século XIX A arte do século XIX Índice Introdução ; Impressionismo ; Romantismo ; Realismo ; Conclusão ; Bibliografia. Introdução Durante este trabalho irei falar e explicar o que é a arte no século XIX, especificando

Leia mais