A Matemática na Grécia

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A Matemática na Grécia"

Transcrição

1 A Matemática na Grécia Tales, Pitágoras, Euclides, Arquimedes, Eratóstenes, Apolônio, Hiparco, Ptolomeu, Herão, Diofanto, Papus e Menelau (professora Elisabete eguerato@globo.com)

2 Helenismo Designa-se por período helenístico (do grego, hellenizein "falar grego", "viver como os gregos") o período da história da Grécia compreendido entre a morte de Alexandre III (O Grande) da Macedónia em 323 a.c. e a anexação da península grega e ilhas por Roma em 147 a.c.. Caracterizouse pela difusão da civilização grega numa vasta área que se estendia do mar Mediterrâneo oriental à Ásia Central. De modo geral, o helenismo foi a concretização de um ideal de Alexandre: o de levar e difundir a cultura grega aos territórios que conquistava. Foi naquele período que as ciências particulares têm seu primeiro e grande desenvolvimento. Foi o tempo de Euclides e Arquimedes. O helenismo marcou um período de transição para o domínio e apogeu de Roma.

3 Os Filósofos da Ágora Ágora era a praça principal na constituição da pólis, a cidade grega da Antigüidade clássica; Nas Ágoras de Atenas e outras cidades-estado, os filósofos ensinavam seus discípulos e lançaram novas idéias; Sem dúvida nenhuma, os maiores cientistas do mundo antigo viveram na pequena Grécia, uma reunião de cidades-estado encarapitadas por sobre uma miscelânea de ilhas rochosas e penínsulas no extremo leste do mar Mediterrâneo, bem nos limites da civilização do Oriente Médio.

4 Contribuições dos Gregos Antigos A revolução agrícola alcançou a Grécia, vinda do Egito e do Oriente Médio, por volta de 2000 a.c., pouco depois da fundação do Império Babilônico pelos amoritas. O Período helênico (de 800 a 336 a.c.) apresentou um progresso intelectual e científico surpreendente, uma das épocas mais notáveis da história em termos de realizações humanas. Foi nessa época que se escreveram histórias reais pela primeira vez: a descrição otimista das gloriosas vitórias gregas sobre os invasores persas feitas por Heródoto (484? -424? a.c.);

5 É dessa época o relato angustiado da luta fratricida entre Esparta e Atenas feita por Tucícides (460? 400? a.c.); O raciocínio dedutivo é usado pela primeira vez em matemática, por Tales de Mileto (640? 564? a.c.) e por Pitágoras (586? 500? a.c.); Hipócrates de Quio ( a quem se deve o famoso juramento médico hipocrático) lançou os fundamentos da medicina moderna; A lógica foi sistematizada num tratamento de Aristóteles; Foi um período de literatura e teatro excelentes, em que pontificaram dramaturgos como Sófocles (496? 406? a.c.) e Aristófanes (445? 385? a. C.).

6 O Berço da Matemática Demonstrativa Mudanças políticas e econômicas ocorrem nos últimos séculos do II milênio a.c.; Algumas civilizações desaparecem e o poder dos egípcios e dos babilônios declinou; Outros povos, especialmente os hebreus, os assírios, os fenícios e os gregos passaram para primeiro plano; Inventou-se o alfabeto e se introduziram as moedas; Numa atmosfera de racionalismo crescente, o homem começa a indagar como e por que?

7 Os homens começam a formular questões fundamentais, como: Por que os ângulos da base de um triângulo isósceles são iguais? Por que o diâmetro de um círculo divide esse círculo ao meio? Os processos antigos do oriente eram suficientes para responder o como mas não bastavam para responder indagações mais científicas na forma de por que? A característica fundamental da matemática (sua feição dedutiva) passou ao primeiro plano.

8 Localização da Grécia Antiga

9 Comparação entre as diversas matemáticas antigas Matemática egípcia Matemática babilônica Matemática grega papiros Tábuas com escrita cuneiforme Não dispõe de fonte primária Nos apoiamos em manuscritos e relatos escritos vários séculos depois de os originais terem sido produzidos

10 A Matemática Grega Há evidências que baseou-se na sabedora oriental (egípcios e babilônios); Principal fonte de informação: Sumário Eudemiano de Proclo (breve resumo do desenvolvimento da geometria grega desde seus primeiros tempos até Euclides); Proclo viveu no século V d.c., mas teve acesso a muitos trabalhos históricos e críticos que de então para cá se perderam, salvo alguns fragmentos preservados por ele próprio e outros.

11 Tales de Mileto (624 a.c a.c.)

12 Resultados em Geometria Atribuídos a Tales Qualquer diâmetro efetua a bissecção do círculo em que é traçado; Os ângulos da base de um triângulo isósceles são iguais; Ângulos opostos pelo vértice são iguais; Se dois triângulos têm dois ângulos e um lado em cada um deles respectivamente iguais, então esses triângulos são iguais; Um ângulo inscrito num semi-círculo é reto. (resultado conhecido pelos babilônios cerca de 1400 anos antes)

13 Tales de Mileto (624 a.c a.c.) A geometria demonstrativa começou com Tales de Mileto, um dos sete sábios da Antiguidade, durante a primeira metade do Século VI a.c.; Tales começou sua vida como mercador, tornando-se rico o bastante para dedicar a parte final da sua vida ao estudo e a algumas viagens; Viveu por algum tempo no Egito, e despertou admiração ao calcular a altura de uma pirâmide por meio da sombra.

14 Importância de Tales para a Matemática Tales obteve os resultados mediante alguns raciocínios lógicos e não pela intuição ou experimentalmente. Exemplo: Nos tempos pré-helênicos a igualdade de ângulos opostos pelo vértice era considerada tão óbvia que, se acaso alguém tivesse dúvidas a respeito, bastaria para convencer esse alguém, recortar os ângulos e sobrepor um ao outro.

15 Disney e a Matemágica Donald no País da Matemágica. (Donald in Mathmagic Land, EUA, 1959), filme que prima pela simplicidade da exposição das idéias e por combinar a magia de Walt Disney com a Magia dos números. O resultado é um filme que encantou o mundo e ainda marca crianças e adultos pela profundidade e seriedade de seu conteúdo. Donald no País da Matemágica aborda temas desde proporções, entre elas a famosa Proporção Áurea até as origens do surgimento da música e jogos matemáticos como o bilhar e o xadrez. O curta ainda mostra o quão mais próxima a Matemática pode estar, na natureza e no dia a dia, do que muitos imaginam.

16 Pitágoras de Samos ( a.c)

17 Pitágoras de Samos ( a.c) Mencionado no Sumário Eudemiano; Envolto numa névoa de misticismo; É possível que tenha sido discípulo de Tales; Parece que residiu por algum tempo no Egito; Fundou a famosa Escola Pitagórica: além de um centro de estudos de filosofia, matemática e ciências naturais era também uma irmandade estreitamente unida por ritos secretos e cerimônias; A irmandade continuou a existir por pelo menos dois séculos após a morte de Pitágoras.

18 Números inteiros A Filosofia Pitagórica Causa última das várias características do homem e da matéria Exaltação e estudo das propriedades dos números e da aritmética junto com a geometria, a música e a astronomia. Estas matérias constituíam as artes liberais básicas do programa de estudo pitagórico.

19 Quadrivium (Idade Média) Artes liberais básicas do programa de estudo pitagórico Gramática Lógica Retórica

20 Aritmética Pitagórica Arte prática de calcular com números X Estudo das relações abstratas envolvendo os números Obs: Nos EUA e Inglaterra, até hoje há esta distinção, sendo que a logística é chamada de Teoria dos Números.

21 Teorias com Números Atribuídas a Pitágoras Números amigáveis (cada um deles é a soma dos divisores próprios do outro) Ex: 284 e 220 Números perfeitos (é igual à soma dos seus divisores próprios) Ex: 6, 28, 246 Números deficientes (excede a soma dos seus divisores próprios) Ex: 8 Números abundantes (é menor que a soma de seus divisores próprios)

22 Curiosidades Sobre os Números Perfeitos Se 2 n -1 é um número primo, então 2 n-1 (2 n -1) é um número perfeito; Esta fórmula está nos Elementos de Euclides e leva apenas a números pares; A existência ou não de números perfeitos ímpares é uma das questões abertas da teoria dos números e, se existir, um número desse tipo, ele não tem menos de 200 dígitos; Hoje, conhece-se trinta números perfeitos.

23 Números Figurados Se originaram com os membros mais antigos da escola pitagórica; Expressam o número de pontos em certas configurações geométricas; Elo de ligação entre a geometria e a aritmética. Pode-se estabelecer muitos teoremas interessantes relativos a números figurados. Exemplo: Todo número quadrado é a soma de dois números triangulares sucessivos.

24 Alguns números figurados Números triangulares Números quadrados Números pentagonais Números hexagonais

25 O Teorema de Pitágoras e os Ternos Pitagóricos Embora atribuído a Pitágoras, esse teorema já era conhecido pelos babilônios dos tempos de Hamurabi, mais de um milênio antes de Pitágoras; Mas, sua primeira demonstração geral pode ter sido dada por Pitágoras; Desde os tempos de Pitágoras muitas demonstrações desse teorema foram apresentadas. Em 1940, o matemático americano E. S. Loomis publicou 370 demonstrações, mas ainda há mais.

26 A demonstração clássica (Esta simples e engenhosa demonstração pode ter sido a que os pitagóricos imaginaram) Dado um triângulo retângulo de hipotenusa a e catetos b e c, considere o quadrado cujo lado é b + c. Na figura da esquerda, retiramos do quadrado de lado b + c quatro triângulos iguais ao triângulo retângulo dado, restando um quadrado de lado a. Na figura da direita, retiramos também do quadrado de lado b + c os quatro triângulos iguais ao triângulo retângulo dado, restando um quadrado de lado b e um quadrado de lado c. Logo, a área do quadrado de lado a é igual à soma das áreas dos quadrados cujos lados medem b e c.

27 Os Ternos Pitagóricos O problema dos ternos pitágóricos consiste em encontrar números inteiros a, b e c que possam representar os catetos e a hipotenusa de um triângulo retângulo; A análise da tábua de Plimpton 322 oferece evidências razoavelmente convincentes de que os babilônios antigos sabiam como calcular esses ternos. Credita-se aos pitagóricos a fórmula: Fórmula ideada por Platão (c. 380 a.c.) para determinação desses ternos: (2m) 2 + (m 2 1) 2 = (m 2 + 1) 2 Obs: Nenhuma dessas fórmulas fornece todos os ternos pitagóricos.

28 Outros Conhecimentos Matemáticos Atribuídos aos Pitagóricos Descoberta da existência de números irracionais; Parte considerável da álgebra geométrica que se espalha por vários dos livros dos Elementos de Euclides (demonstrações algébricas envolvendo elementos geométricos); Exemplo: (a + b) 2 =a 2 + 2ab + b 2

29 Resolução geométrica de equações quadráticas; Transformações de áreas; Sólidos regulares: o tetraedro, o cubo e o dodecaedro se devem aos pitagóricos embora sejam erroneamente atribuídos a Platão; O raciocínio postulacional: método de raciocínio que tornou-se a verdadeira essência da Matemática Moderna.

30 Os Sólidos Regulares Um poliedro se diz regular se suas faces são polígonos regulares e se seus ângulos são poliédricos são todos congruentes; Só há 5 poliedros regulares diferentes: Tetraedro Hexaedro regular (cubo) Dodecaedro Atribuídos aos pitagóricos Octaedro Icosaedro Atribuídos a Teeteto

31 Os Poliedros de Platão Tetraedro: associado ao fogo, o mais seco dos elementos Dodecaedro: associado ao Universo por ter 12 faces e o zodíaco ter 12 seções Hexaedro regular (cubo): associado à terra, o mais estável dos elementos Interpretações feitas por Johan Kepler ( ) Octaedro: associado ao ar devido a sua instabilidade Icosaedro: associado à água por ser o mais úmido dos elementos

32 Euclides (anos de nascimento e morte são desconhecidos) Interior da antiga Biblioteca de Alexandria.

33 Fundação de Alexandria Com a Guerra do Peloponeso, entre Atenas e Esparta, (de 431 a 404 a.c.) e vitória de Esparta, acaba a hegemonia de Atenas; A Grécia passa a pertencer a Macedônia que tem como rei Alexandre Magno; Com as conquistas de Alexandre, a Grécia toma contato com muitas outras culturas e dá origem à cultura helenística; Com a morte de Alexandre, a Grécia divide-se em três grandes reinos: Reino do Egito, Reino da Síria e Reino da Macedônia.

34 Ptolomeu, em 306 a.c., começou a governar o Egito e escolheu Alexandria para ser sua capital; Construiu a Universidade de Alexandria para atrair homens de saber para o local; A Universidade tinha organização e objetivos semelhantes aos das universidades atuais; Com a sua biblioteca bem habilitada tornou-se a metrópole intelectual da raça grega; Convidou intelectuais de Atenas para desenvolve os campos de estudos, sendo que Euclides, provavelmente foi escolhido para chefiar o departamento de Matemática.

35 Euclides Pouco se sabe sobre ele; Não se sabe ao certo sobre seu local e data de nascimento; Autor de pelo menos 10 trabalhos, mas textos razoavelmente completos de apenas 5 deles chegaram até nós; Trabalho que lhe trouxe fama: Elementos.

36 Os Elementos de Euclides Obra-prima de Euclides, superou qualquer outra criada anteriormente a ela; Nenhum outro trabalho, exceto a Bíblia foi tão largamente usado e estudado como esse; Nenhum outro trabalho exerceu influência maior no pensamento científico; Desde a primeira edição (1482), mais de mil edições apareceram e por mais de dois milênios esse trabalho dominou o ensino da geometria.

37 Sobre os Elementos Nunca se encontrou nenhuma cópia que date da época de Euclides; Edições modernas baseiam-se numa revisão feita por Têon de Alexandria que viveu quase 7 séculos depois de Euclides; Em 1808 foi encontrada na biblioteca do Vaticano uma cópia do século X, anterior à revisão de Têon; Um estudo desse material mostra que embora tenha havido alterações no texto de Euclides, a essência do trabalho continua a mesma de quando Euclides o escreveu.

38 Trabalhos Anteriores aos Elementos Primeira tentativa feita por Hipócrates de Quio e a seguinte por Lêon (em alguma época entre Platão e Eudoxo); A academia de Platão tinha também seus Elementos escritos por Teúdio de Magnésia; A obra de Teúdio foi a precursora imediata à de Euclides que teve acesso a ela, pois estudou na escola de Platão; Como Euclides teve acesso a trabalhos importantes de Teeteto e Eudoxo, seu trabalho provavelmente uma compilação bem sucedida e um arranjo sistemático de trabalhos anteriores; O grande mérito desse trabalho reside na seleção feliz de proposições e no seu arranjo numa seqüência lógica.

39 O conteúdo dos Elementos Conteúdo: geometria, teoria dos números e álgebra elementar (geométrica); O livro é composto de por 465 proposições distribuídas em 13 livros; Os textos de geometria dos livros I, III, IV, VI, XI e XII sobre geometria plana e espacial estão nos livros das escolas secundárias americanas; O material do livro I foi desenvolvido pelos pitagóricos antigos; No livro I aparece, pela primeira vez uma demonstração por reductio ad absurdum que é empregada com freqüência por Euclides.

40 Outros trabalhos de Euclides Além dos elementos, alguns livros escritos por Euclides sobrevivem até hoje: Os Dados; Divisão de Figuras; Outros trabalhos se perderam e foram conhecidos apenas por comentários posteriores: Pseudária (ou livro das falácias geométricas), Cônicas e Lugares de Superfície; Os outros trabalhos referem-se a Matemática Aplicada, sendo que dois deles ainda existem: Os Fenômenos e a Óptica; Supõe-se também que Euclides tenha escrito um trabalho com o título: Elementos de Música.

41 Arquimedes (287 a. C. 212 a. C.) Pintura de Domenico Fetti (1620)

42 Arquimedes (287 a. C. 212 a. C.) Natural da cidade grega de Siracusa (atual Sicília); Maior matemático da antiguidade, figura entre os maiores matemáticos de todos os tempos; Era filho de um astrônomo e desfrutava de alto prestígio junto ao rei Hierão; Há registros segundo os quais, esteve algum tempo no Egito, provavelmente na Universidade de Alexandria; Famoso pela história da coroa do rei Hierão e o ourives (primeira lei da hidrostática).

43 Amigos de Arquimedes Cônon Dositeo Eratóstenes Sucessores de Euclides Bibliotecário da Universidade Arquimedes comunicou muitas de sua descobertas a esses homens.

44 Engenhocas Atribuídas a Arquimedes (podem ser apenas lendas) Catapulta móvel de alcance ajustável; Grandes guindastes que içavam os navios da superfície do mar; Grandes espelhos ustórios (ustório = que queima, que facilita a combustão) para incendiar navios de guerra inimigo (pode ser verdadeiro).

45 Frase Famosa Dê-me uma alavanca que moverei a Terra

46 Trabalhos de Arquimedes Cerca de 10 tratados de Arquimedes se preservaram até hoje e há vestígios de outros extraviados. Talvez a mais notável contribuição feita à Matemática por esses tratados se traduzam no desenvolvimento inicial de alguns dos métodos de Cálculo integral Há razões para se acreditar que alguns dos teoremas de Arquimedes estejam preservados no Liber Assumptorum, uma obra que chegou a nós através dos árabes.

47 Tratados Remanescentes de Arquimedes Na geometria plana: A medida de um círculo (método clássico para cálculo de π); A quadratura da parábola; Sobre as espirais; Na geometria espacial: Sobre a esfera e o cilindro; Sobre os cones e os esferóides;

48 Opúsculos (opúsculo= pequena obra, folheto) sobre aritmética: Introduz um novo sistema de numeração para trabalhar com números muito grandes; (o outro se perdeu) Trabalhos sobre matemática aplicada: Sobre o equilíbrio de figuras planas; Sobre os corpos flutuantes (aplicação da matemática à hidrostática).

49 Invenção Mecânica Mais Conhecida Bomba de água em parafuso, ideada por ele para irrigar campos, drenar charcos e retirar água de porões de navios. Este engenho é usado até hoje no Egito. Conhecido como Parafuso de Arquimedes.

50 Eratóstenes (276 a.c. 196? a.c.)

51 Eratóstenes (276 a.c. 196? a.c.) Natural de Cirene, na costa sul do Mar Mediterrâneo; Passou grande parte de sua vida em Atenas; Aos 40 anos foi convidado por Ptolomeu III do Egito a instala-se em Alexandria e ser tutor de seu filho e bibliotecário-chefe da Universidade local. Por volta de 194 a.c. uma oftalmia o deixou quase cego. Desgostoso, suicidou-se deixando voluntariamente de se alimentar.

52 A biblioteca tinha rolos de papiros; Como bibliotecário, teve acesso a relatos sobre viagens, por isso deixou muitas contribuições para a geografia, além da matemática; Refez o mapa do mundo conhecido na época, em substituição ao feito por Heródoto (450 a.c.); O mapa de Eratóstenes trazia a Alexandria no seu centro, circundada pela Grécia, o Egito e o Oriente Médio.

53 Matemático Astrônomo Poeta Eratóstenes Filósofo Geógrafo Atleta (conhecido como Pentathlus) Historiador

54 Trabalhos Atribuídos a Eratóstenes Medida da circunferência da Terra; Crivo de Eratóstenes (para determinação dos números primos menores do que um número n dado.

55 Apolônio de Perga (262 a.c. 190 a.c.)

56 Apolônio de Perga (262 a.c. 190 a.c.) Um dos três gigantes da matemática do século III a.c., junto com Euclides e Arquimedes; Nasceu em Perga cerca de 25 anos depois de Euclides; Estudou com os sucessores de Euclides em Alexandria; Astrônomo notável, mas que escreveu sobre múltiplos assuntos em matemática também;

57 Contribuições de Apolônio Sua fama se deve principalmente á sua obra: Secções Cônicas, que lhe rendeu o cognome de O grande geômetra ; Escreveu 8 livros, sendo que apenas os primeiros 7 chegaram até nós (quatro em grego e três em uma tradução árabe do século IX). Primeiro a usar o cone circular duplo, reto ou oblíquo para obter as cônicas;

58 Outros Livros de Apolônio Sobre secções proporcionais (apenas esse sobreviveu, em árabe); Sobre secções espaciais; Sobre secções determinadas; Tangências; Inclinações; Lugares planos. Muitos outros trabalhos, além desses citados, se perderam.

59 A Trigonometria Grega (Hiparco, Menelau e Ptolomeu) As origens da trigonometria são obscuras; Encontra-se no Papiro de Rhind alguns problemas envolvendo co-tangente; Na Tábua Plimpton 322 encontra-se uma tábua de secantes; No século IV, o comentador Teon estudou a trigonometria na Grécia Antiga.

60 Hiparco de Nicéia (190 a.c. 120 a.c.)

61 Hiparco de Nicéia (190 a.c. 120 a.c.) Provavelmente o mais eminente astrônomo da Antiguidade; Observador extremamente cuidadoso, determinou a duração do mês lunar médio com erro de aproximadamente 1 em relação ao aceito hoje; Fez um cálculo acurado da inclinação da elíptica; Descobriu uma estimativa da precessão anual dos equinócios; Calculou a paralaxe lunar; Fez a determinação do perigeu e do movimento médio da Lua; Organizou o catálogo de 850 estrelas; Provavelmente foi quem introduziu na Grécia a divisão do círculo em 360 partes; Localizava pontos na superfície da Terra por longitude e latitude.

62 Realizações de Hiparco na Matemática Quase nenhum dos seus escritos chegou até nós. O que sabemos de suas realizações científicas provêm de fontes indiretas; Na matemática, sua maior importância foi no desenvolvimento da trigonometria; Atribui-se a ele um tratado em 12 livros que se ocupa da construção de uma tabela de cordas (tabela de senos trigonométricos).

63 Cláudio Ptolomeu ( d.c.)

64 Cláudio Ptolomeu ( d.c.) Sua obra mais importante é a Síntese Matemática, compêndio astronômico composto de 13 livros, nos quais apresenta e desenvolve argumentos a favor da teoria geocêntrica do universo. Conhecido até hoje como Almagesto. 1º Livro: teoria geocêntrica; 2º Livro: tabela de cordas e rudimentos de trigonometria esférica; 3º Livro: movimento do Sol e duração do ano; 4º e 5º Livros: movimento da Lua e duração dos meses, bem como distância do Sol á Lua; descreve o astrolábio; 6º Livro: eclipses do Sol e da Lua e contém uma tabela desses acontecimentos; 7º e 8º Livros: catálogo de 1022 estrelas; 9º ao 13º Livros: exposição detalhada da teoria geocêntrica.

65 Ptolomeu e a Ciência A tábua de cordas de Ptolomeu é posterior à de Hiparco e baseia-se nela; Ela nos fornece os senos dos ângulos de 0º a 90º, com incrementos de 15 ; O Almagesto manteve-se um trabalho-modelo sobre astronomia até os tempos de Copérnico e Kepler; Ptolomeu escreveu ainda sobre mapas (por meio de projeções), óptica e música.

66 Menelau de Alexandria (viveu por volta de 100 d.c.)

67 Menelau de Alexandria (viveu por volta de 100 d.c.) Publicou também um tratado sobre cordas de um círculo, em 6 livros; Foi contemporâneo de Plutarco; Esses livros se perderam, mas felizmente, porém os 3 livros de seu tratado Sphaerica se preservaram numa versão árabe; Estes livros são como um foco de luz intensa sobre o desenvolvimento da Trigonometria.

68 Herão de Alexandria (10-70 d.c.)

69 Herão de Alexandria (10-70 d.c.) Enciclopedista das áreas de Matemática e Física; Era egípcio com formação grega; Seus escritos enfatizam mais as aplicações práticas do que o acabamento teórico; Forneceu fundamentação científica para a engenharia e a agrimensura; Cerca de 14 tratados de Herão chegaram até nós e outros se perderam.

70 Trabalhos de Herão Podem ser divididos em duas classes: os mecânicos e os geométricos; Mecânicos: descrição de aparelhos mecânicos engenhosos; Geométricos: a maioria são trabalhos de mensuração.

71 Trabalhos de Geometria de Herão O trabalho mais importante foi A Métrica, em três livros; Esta obra só foi descoberta em 1896, em Constantinopla por R. Schöne; Livro I: medida de áreas de polígonos regulares, quadriláteros, círculos, elipses e segmentos parabólicos, cálculo da superfície de sólidos geométricos e cálculo aproximado da raiz quadrada de um inteiro que não é quadrado perfeito; Livro II: volumes de sólidos geométricos; Livro III: aborda o problema da divisão de certas áreas e volumes em partes que estão entre si numa razão dada.

72 Livros de mecânica Pneumatica: descrição de cerca de 100 engenhos mecânicos e brinquedos; Dioptra: descrição e aplicação à engenharia de uma forma antiga de teodolito; Catoptrica: propriedades elementares de espelhos e problemas relativos à construção de espelhos objetivando satisfazer certos requisitos.

73 Álgebra Grega Antiga G.H.F. Nesselmann (1842) caracterizou 3 estágios no desenvolvimento da notação algébrica; Álgebra retórica Álgebra sincopada Álgebra simbólica

74 Notação Algébrica Álgebra retórica (anterior a Diofanto): os argumentos da resolução de um problema são escritos em prosa pura; Álgebra sincopada (criação de Diofanto): adotam-se abreviações para algumas das quantidades e operações que se repetem mais frequentemente; Álgebra simbólica (século XVI): as resoluções se expressão numa espécie de taquigrafia matemática formada por símbolos que aparentemente nada têm a ver com os entes que representam. Este estilo só se impôs pela metade do Século XVII.

75 Diofanto de Alexandria (Século III d.c.) EPITÁFIO DE DIOFANTO Viajante! Aqui estão as cinzas de Diofanto. É milagroso que os números possam medir a extensão da sua vida. Um sexto dela foi uma bela infância. Depois de 1/12 da sua vida, a sua barba cresceu. Um sétimo da sua vida passou-se num casamento sem filhos. Mas, cinco anos após isso, nasceu o seu primeiro filho. Que viveu uma vida feliz durante apenas metade do tempo de vida do seu pai. E, em profundo pesar, o pobre velho terminou os seus dias na Terra, quatro anos após perder o seu filho.

76 Diofanto de Alexandria (Século III d.c.) Pouco se sabe sobre época e local do seu nascimento; Sua importância foi enorme para o desenvolvimento da álgebra; Influenciou grandemente os europeus que posteriormente se dedicaram à Teoria dos Números. Escreveu 3 trabalhos: Aritmética (13 livros dos quais remanesceram 6), Sobre Números Poligonais (do qual remanesceu apenas fragmentos) e Porismas (que se perdeu).

77 Sobre as Obras de Diofanto A Aritmética é uma abordagem analítica da teoria algébrica dos números que eleva o autor à condição de gênio em seu campo; A parte remanescente do trabalho se dedica à resolução de 130 problemas que levam a equações de 1º e 2º graus; Diofanto só admitia respostas entre os números racionais positivos e, na maioria dos casos satisfazia-se com uma resposta apenas do problema; Em Porismas há o teorema (sem prova) A diferença entre dois cubos racionais é também a soma de dois cubos racionais que mereceu a atenção de Viète, Bachet e Fermat.

78 Papus de Alexandria ( d. C.)

79 Papus de Alexandria ( d. C.) Depois de Euclides, Arquimedes e Apolônio, começa o declínio da Geometria e os novos desenvolvimentos limitam-se à astronomia, à trigonometria e à álgebra; Perto do Século III d.c. surge um outro grande geômetra: Papus de Alexandria que, com competência, reacende o interesse por sua matéria; Papus escreve comentários sobre Os Elementos e Os Dados de Euclides e sobre O Almagesto e Planisfério de Ptolomeu.

80 O Grande Trabalho de Papus Foi a Coleção Matemática composta de 8 livros: um guia da geometria da época, acompanhado de comentários, com numerosas proposições originais, aprimoramentos, extensões e notas históricas; Dos oito livros perderam-se o primeiro e parte do segundo; No livro V encontra-se uma passagem interessante sobre abelhas, envolvendo propriedades de máximo e mínimo e os alvéolos dos favos de mel.

81 A Escola de Atenas (Rafael 1510/11)

Profa. Andréa Cardoso UNIFAL-MG MATEMÁTICA-LICENCIATURA 2015/1

Profa. Andréa Cardoso UNIFAL-MG MATEMÁTICA-LICENCIATURA 2015/1 Profa. Andréa Cardoso UNIFAL-MG MATEMÁTICA-LICENCIATURA 2015/1 Aula 14: A Matemática Grega: Pitágoras e os Pitagóricos 17/04/2015 2 Pitágoras de Samos Aproximadamente 572 a.c. Discípulo de Tales de Mileto,

Leia mais

ESCALAS. Escala numérica objeto. é a razão entre a dimensão gráfica e a dimensão real de um determinado. d/d = 1/Q

ESCALAS. Escala numérica objeto. é a razão entre a dimensão gráfica e a dimensão real de um determinado. d/d = 1/Q ESCLS Importância da escala: O uso de uma escala é indispensável quando se faz necessário representar um objeto graficamente mantendo a proporção entre suas partes ou em relação a outros objetos. Escala

Leia mais

Geometria Espacial Elementos de Geometria Espacial Prof. Fabiano

Geometria Espacial Elementos de Geometria Espacial Prof. Fabiano Geometria Espacial Elementos de Geometria Espacial Prof. Fabiano A Geometria espacial (euclidiana) funciona como uma ampliação da Geometria plana (euclidiana) e trata dos métodos apropriados para o estudo

Leia mais

Os Sólidos de Platão. Colégio Santa Maria Matemática III Geometria Espacial Sólidos Geométricos Prof.º Wladimir

Os Sólidos de Platão. Colégio Santa Maria Matemática III Geometria Espacial Sólidos Geométricos Prof.º Wladimir Sólidos Geométricos As figuras geométricas espaciais também recebem o nome de sólidos geométricos, que são divididos em: poliedros e corpos redondos. Vamos abordar as definições e propriedades dos poliedros.

Leia mais

Equações do segundo grau

Equações do segundo grau Módulo 1 Unidade 4 Equações do segundo grau Para início de conversa... Nesta unidade, vamos avançar um pouco mais nas resoluções de equações. Na unidade anterior, você estudou sobre as equações de primeiro

Leia mais

Conceitos e fórmulas

Conceitos e fórmulas 1 Conceitos e fórmulas 1).- Triângulo: definição e elementos principais Definição - Denominamos triângulo (ou trilátero) a toda figura do plano euclidiano formada por três segmentos AB, BC e CA, tais que

Leia mais

PARA A CIÊNCIA PARA A TECNOLOGIA PARA A SOCIEDADE

PARA A CIÊNCIA PARA A TECNOLOGIA PARA A SOCIEDADE PARA A CIÊNCIA PARA A TECNOLOGIA PARA A SOCIEDADE Essas são atividades de grande influência no desenvolvimento humano. Procura entender os fenômenos e criar teorias adequadas que possam explicar os acontecimentos.

Leia mais

5 Equacionando os problemas

5 Equacionando os problemas A UA UL LA Equacionando os problemas Introdução Nossa aula começará com um quebra- cabeça de mesa de bar - para você tentar resolver agora. Observe esta figura feita com palitos de fósforo. Mova de lugar

Leia mais

Introdução À Astronomia e Astrofísica 2010

Introdução À Astronomia e Astrofísica 2010 CAPÍTULO 7 ÓRBITA DOS PLANETAS. LEIS DE KEPLER E DE NEWTON. Movimento dos Planetas. O Modelo Geocêntrico. O Modelo Heliocêntrico. Leis de Kepler. Isaac Newton e Suas Leis. Recapitulando as aulas anteriores:

Leia mais

O mundo à nossa volta é povoado de formas as mais variadas tanto nos elementos da natureza como nos de objetos construídos pelo homem.

O mundo à nossa volta é povoado de formas as mais variadas tanto nos elementos da natureza como nos de objetos construídos pelo homem. TRIDIMENSIONALIDADE O mundo à nossa volta é povoado de formas as mais variadas tanto nos elementos da natureza como nos de objetos construídos pelo homem. As formas tridimensionais são aquelas que têm

Leia mais

17º Congresso de Iniciação Científica O CONHECIMENTO GEOMÉTRICO EM PORTUGAL NO SÉCULO XVI E SUAS APLICAÇÕES NA CARTOGRAFIA MARÍTIMA

17º Congresso de Iniciação Científica O CONHECIMENTO GEOMÉTRICO EM PORTUGAL NO SÉCULO XVI E SUAS APLICAÇÕES NA CARTOGRAFIA MARÍTIMA 17º Congresso de Iniciação Científica O CONHECIMENTO GEOMÉTRICO EM PORTUGAL NO SÉCULO XVI E SUAS APLICAÇÕES NA CARTOGRAFIA MARÍTIMA Autor(es) FLÁVIA DE ALMEIDA LUCATTI Orientador(es) JOANA DARC DA SILVA

Leia mais

(professora Elisabete eguerato@globo.com) A MATEMÁTICA NA CHINA NOS DIFERENTES PERÍODOS

(professora Elisabete eguerato@globo.com) A MATEMÁTICA NA CHINA NOS DIFERENTES PERÍODOS (professora Elisabete eguerato@globo.com) A MATEMÁTICA NA CHINA NOS DIFERENTES PERÍODOS A HISTÓRIA CHINESA De 2000 a 600 a.c. China Antiga De 600 a.c. a 221 d.c. China Clássica De 221 a 1911 China Imperial

Leia mais

Educação Matemática. Profª. Andréa Cardoso MATEMÁTICA - LICENCIATURA 2015/2

Educação Matemática. Profª. Andréa Cardoso MATEMÁTICA - LICENCIATURA 2015/2 Educação Matemática Profª. Andréa Cardoso MATEMÁTICA - LICENCIATURA 2015/2 UNIDADE I: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E ENSINO Influência Grega e Árabe no Ensino de Matemática da Idade Média PRÉ-HISTÓRIA Período que

Leia mais

A origem dos filósofos e suas filosofias

A origem dos filósofos e suas filosofias A Grécia e o nascimento da filosofia A origem dos filósofos e suas filosofias Você certamente já ouviu falar de algo chamado Filosofia. Talvez conheça alguém com fama de filósofo, ou quem sabe a expressão

Leia mais

Por que o quadrado de terminados em 5 e ta o fa cil? Ex.: 15²=225, 75²=5625,...

Por que o quadrado de terminados em 5 e ta o fa cil? Ex.: 15²=225, 75²=5625,... Por que o quadrado de terminados em 5 e ta o fa cil? Ex.: 15²=225, 75²=5625,... 0) O que veremos na aula de hoje? Um fato interessante Produtos notáveis Equação do 2º grau Como fazer a questão 5 da 3ª

Leia mais

A Geometria e as distâncias astronômicas na Grécia Antiga

A Geometria e as distâncias astronômicas na Grécia Antiga A Geometria e as distâncias astronômicas na Grécia Antiga Geraldo Ávila Qual é o mais distante: o Sol ou a Lua? Quais os tamanhos da Terra, Sol e Lua? A busca das respostas à essas perguntas intrigantes

Leia mais

CONTEÚDOS DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA

CONTEÚDOS DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA CONTEÚDOS DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA 6ºANO CONTEÚDOS-1º TRIMESTRE Números naturais; Diferença entre número e algarismos; Posição relativa do algarismo dentro do número; Leitura do número; Sucessor e antecessor;

Leia mais

O NÚMERO DE OURO E SUA RELAÇÃO COM A BELEZA E HARMONIA DOS OBJETOS. GT 10 - Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades

O NÚMERO DE OURO E SUA RELAÇÃO COM A BELEZA E HARMONIA DOS OBJETOS. GT 10 - Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades O NÚMERO DE OURO E SUA RELAÇÃO COM A BELEZA E HARMONIA DOS OBJETOS GT 10 - Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades Marília Lidiane Chaves da Costa marilialidiane@gmail.com Izamara

Leia mais

Vestibular1 A melhor ajuda ao vestibulando na Internet Acesse Agora! www.vestibular1.com.br Breve Introdução Histórica aos Sólidos Platônicos

Vestibular1 A melhor ajuda ao vestibulando na Internet Acesse Agora! www.vestibular1.com.br Breve Introdução Histórica aos Sólidos Platônicos Breve Introdução Histórica aos Sólidos Platônicos Cerca de 600 A.C. nas colônias gregas da Jônia, na costa oeste da Turquia, surgem dois dos principais matemáticos gregos: Tales de Mileto e Pitágoras de

Leia mais

O TRIÂNGULO E A NATUREZA: UMA RELAÇÃO ABSTRATA OU CONCRETA

O TRIÂNGULO E A NATUREZA: UMA RELAÇÃO ABSTRATA OU CONCRETA O TRIÂNGULO E A NATUREZA: UMA RELAÇÃO ABSTRATA OU CONCRETA MOURA, William da Silva GALDINO, Luiz da Silva RESUMO Este estudo trata de uma pesquisa bibliográfica que tem como objetivo investigar a existência

Leia mais

chamados de números racionais.

chamados de números racionais. O Período Pré-Industrial e a Geometria Euclidiana Os números racionais Com o sistema de numeração hindu ficou fácil escrever qualquer número, por maior que ele fosse. 0, 13, 35, 98, 1.024, 3.645.872. Como

Leia mais

Matriz Curricular de Matemática 6º ao 9º ano 6º ano 6º Ano Conteúdo Sistemas de Numeração Sistema de numeração Egípcio Sistema de numeração Romano Sistema de numeração Indo-arábico 1º Trimestre Conjunto

Leia mais

Panorama dos pré-socráticos ao helenismo

Panorama dos pré-socráticos ao helenismo Panorama dos pré-socráticos ao helenismo Heidi Strecker* A filosofia é um saber específico e tem uma história que já dura mais de 2.500 anos. A filosofia nasceu na Grécia antiga - costumamos dizer - com

Leia mais

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA Professor, nós, da Editora Moderna, temos como propósito uma educação de qualidade, que respeita as particularidades de todo o país. Desta maneira, o apoio ao

Leia mais

O B. Podemos decompor a pirâmide ABCDE em quatro tetraedros congruentes ao tetraedro BCEO. ABCDE tem volume igual a V = a2.oe

O B. Podemos decompor a pirâmide ABCDE em quatro tetraedros congruentes ao tetraedro BCEO. ABCDE tem volume igual a V = a2.oe GABARITO - QUALIFICAÇÃO - Setembro de 0 Questão. (pontuação: ) No octaedro regular duas faces opostas são paralelas. Em um octaedro regular de aresta a, calcule a distância entre duas faces opostas. Obs:

Leia mais

Colégio Anglo de Sete Lagoas Professor: Luiz Daniel (31) 2106-1750

Colégio Anglo de Sete Lagoas Professor: Luiz Daniel (31) 2106-1750 Lista de exercícios de Geometria Espacial PRISMAS 1) Calcular a medida da diagonal de um paralelepípedo retângulo de dimensões 10 cm, 8 cm e 6 cm 10 2 cm 2) Determine a capacidade em dm 3 de um paralelepípedo

Leia mais

Aplicações de Combinatória e Geometria na Teoria dos Números

Aplicações de Combinatória e Geometria na Teoria dos Números Aplicações de Combinatória e Geometria na Teoria dos Números Nesse artigo vamos discutir algumas abordagens diferentes na Teoria dos Números, no sentido de envolverem também outras grandes áreas, como

Leia mais

Aula 18 Elipse. Objetivos

Aula 18 Elipse. Objetivos MÓDULO 1 - AULA 18 Aula 18 Elipse Objetivos Descrever a elipse como um lugar geométrico. Determinar a equação reduzida da elipse no sistema de coordenadas com origem no ponto médio entre os focos e eixo

Leia mais

CARDOSO, Ciro Flamarion S. Sociedades do antigo Oriente Próximo. São Paulo: Ática, 1986. p. 56.

CARDOSO, Ciro Flamarion S. Sociedades do antigo Oriente Próximo. São Paulo: Ática, 1986. p. 56. Disciplina: HISTÓRIA Nome: Nº: Ensino Fundamental 2 Prova: P - TARDE Código da Prova: 1206205770 Data: / /2012 Ano: 6º Bimestre: 2º NOTA: Algumas dicas para fazer uma boa prova: 1 - Leia a prova na íntegra

Leia mais

Anexo B Relação de Assuntos Pré-Requisitos à Matrícula

Anexo B Relação de Assuntos Pré-Requisitos à Matrícula Anexo B Relação de Assuntos Pré-Requisitos à Matrícula MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO PREPARATÓRIA E ASSISTENCIAL RELAÇÃO

Leia mais

quociente razão. mesma área a partes de um tablete de chocolate

quociente razão. mesma área a partes de um tablete de chocolate 1 As sequências de atividades Vamos relembrar, Como lemos os números racionais?, Como escrevemos os números racionais?, As partes das tiras de papel, Comparando e ordenando números racionais na forma decimal

Leia mais

A abordagem do assunto será feita inicialmente explorando uma curva bastante conhecida: a circunferência. Escolheremos como y

A abordagem do assunto será feita inicialmente explorando uma curva bastante conhecida: a circunferência. Escolheremos como y 5 Taxa de Variação Neste capítulo faremos uso da derivada para resolver certos tipos de problemas relacionados com algumas aplicações físicas e geométricas. Nessas aplicações nem sempre as funções envolvidas

Leia mais

NOTAÇÃO MUSICAL TRADICIONAL: Como se escrever música?

NOTAÇÃO MUSICAL TRADICIONAL: Como se escrever música? NOTAÇÃO MUSICAL TRADICIONAL: Como se escrever música? A música é uma linguagem sonora como a fala. Assim como representamos a fala por meio de símbolos do alfabeto, podemos representar graficamente a música

Leia mais

LEGADOS / CONTRIBUIÇÕES. Democracia Cidadão democracia direta Olimpíadas Ideal de beleza Filosofia História Matemática

LEGADOS / CONTRIBUIÇÕES. Democracia Cidadão democracia direta Olimpíadas Ideal de beleza Filosofia História Matemática LEGADOS / CONTRIBUIÇÕES Democracia Cidadão democracia direta Olimpíadas Ideal de beleza Filosofia História Matemática GEOGRAFIA, ECONOMIA E POLÍTICA Terreno montanhoso Comércio marítimo Cidades-estado

Leia mais

C Curso destinado à preparação para Concursos Públicos e Aprimoramento Profissional via INTERNET www.concursosecursos.com.br RACIOCÍNIO LÓGICO AULA 9

C Curso destinado à preparação para Concursos Públicos e Aprimoramento Profissional via INTERNET www.concursosecursos.com.br RACIOCÍNIO LÓGICO AULA 9 RACIOCÍNIO LÓGICO AULA 9 TRIGONOMETRIA TRIÂNGULO RETÂNGULO Considere um triângulo ABC, retângulo em  ( = 90 ), onde a é a medida da hipotenusa, b e c, são as medidas dos catetos e a, β são os ângulos

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL DE. MATEMÁTICA 7º ano

PLANEJAMENTO ANUAL DE. MATEMÁTICA 7º ano COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150 PLANEJAMENTO ANUAL DE MATEMÁTICA 7º ano PROFESSORAS: SANDRA MARA

Leia mais

XXXVI OLIMPÍADA PAULISTA DE MATEMÁTICA Prova da Primeira Fase (11 de agosto de 2012) Nível (6 o e 7 o anos do Ensino Fundamental)

XXXVI OLIMPÍADA PAULISTA DE MATEMÁTICA Prova da Primeira Fase (11 de agosto de 2012) Nível (6 o e 7 o anos do Ensino Fundamental) Instruções: XXXVI OLIMPÍADA PAULISTA DE MATEMÁTICA Prova da Primeira Fase (11 de agosto de 2012) Nível (6 o e 7 o anos do Ensino Fundamental) Folha de Perguntas A duração da prova é de 3h30min. O tempo

Leia mais

A arte na Grécia. Capítulo 3

A arte na Grécia. Capítulo 3 A arte na Grécia Capítulo 3 Por volta do século X a. C, os habitantes da Grécia continental e das ilhas do mar Egeu formavam pequenas comunidades, distantes umas das outras, e falavam diversos dialetos.

Leia mais

E quem garante que a História é uma carroça abandonada numa beira de estrada? (Hollanda, C. B; Milanes, P. Canción por la unidad latinoamericana.

E quem garante que a História é uma carroça abandonada numa beira de estrada? (Hollanda, C. B; Milanes, P. Canción por la unidad latinoamericana. E quem garante que a História é uma carroça abandonada numa beira de estrada? (Hollanda, C. B; Milanes, P. Canción por la unidad latinoamericana.) O termo História foi utilizado pelos gregos antigos.

Leia mais

Leucipo de Mileto e Demócrito de Abdera. Pércio Augusto Mardini Farias

Leucipo de Mileto e Demócrito de Abdera. Pércio Augusto Mardini Farias Pércio Augusto Mardini Farias Este documento tem nível de compartilhamento de acordo com a licença 2.5 do Creative Commons. http://creativecommons.org.br http://creativecommons.org/licenses/by/2.5/br/

Leia mais

16 Comprimento e área do círculo

16 Comprimento e área do círculo A UA UL LA Comprimento e área do círculo Introdução Nesta aula vamos aprender um pouco mais sobre o círculo, que começou a ser estudado há aproximadamente 4000 anos. Os círculos fazem parte do seu dia-a-dia.

Leia mais

RELAÇÃO DA HISTÓRIA DO DIREITO COM FILME ALEXANDRE O GRANDE

RELAÇÃO DA HISTÓRIA DO DIREITO COM FILME ALEXANDRE O GRANDE RELAÇÃO DA HISTÓRIA DO DIREITO COM FILME ALEXANDRE O GRANDE LINHARES 2011 1º DIREITO B Peter Leite Souza André Pacheco Pulquerio RELAÇÃO DA HISTÓRIA DO DIREITO COM FILME ALEXANDRE O GRANDE Trabalho conforme

Leia mais

Questão 1. Questão 3. Questão 2. alternativa E. alternativa B. alternativa E. A figura exibe um mapa representando 13 países.

Questão 1. Questão 3. Questão 2. alternativa E. alternativa B. alternativa E. A figura exibe um mapa representando 13 países. Questão A figura eibe um mapa representando países. alternativa E Inicialmente, no recipiente encontram-se 40% ( 000) = 400 m de diesel e 60% ( 000) = = 600 m de álcool. Sendo, em mililitros, a quantidade

Leia mais

RESOLUÇÃO Matemática APLICADA FGV Administração - 14.12.14

RESOLUÇÃO Matemática APLICADA FGV Administração - 14.12.14 FGV Administração - 1.1.1 VESTIBULAR FGV 015 1/1/01 RESOLUÇÃO DAS 10 QUESTÕES DE MATEMÁTICA DA PROVA DA TARDE MÓDULO DISCURSIVO QUESTÃO 1 Um mapa de um pequeno parque é uma região em forma de quadrilátero,

Leia mais

A razão dos irracionais. Série Matemática na Escola. Objetivos 1. Apresentar os numeros irracionais. 2. Demonstrar que 2 não é racional com o

A razão dos irracionais. Série Matemática na Escola. Objetivos 1. Apresentar os numeros irracionais. 2. Demonstrar que 2 não é racional com o A razão dos irracionais. Série Matemática na Escola Objetivos 1. Apresentar os numeros irracionais. 2. Demonstrar que 2 não é racional com o argumento do absurdo. A razão dos irracionais Série Matemática

Leia mais

Podemos até dizer que a hipótese é bem convincente, isto é...

Podemos até dizer que a hipótese é bem convincente, isto é... Podemos até dizer que a hipótese é bem convincente, isto é... Os números romanos são fáceis de compreender mas Qual é a lógica que há por detrás dos números arábicos ou fenícios? Muito simples: Trata-se

Leia mais

1. (1,0) APONTE o nome da região em que foi desenvolvida a civilização grega.

1. (1,0) APONTE o nome da região em que foi desenvolvida a civilização grega. PARA A VALIDADE DO QiD, AS RESPOSTAS DEVEM SER APRESENTADAS EM FOLHA PRÓPRIA, FORNECIDA PELO COLÉGIO, COM DESENVOLVIMENTO E SEMPRE A TINTA. TODAS AS QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA DEVEM SER JUSTIFICADAS.

Leia mais

8º ANO TEOREMA DE PITÁGORAS. Nuno Marreiros. O que é um Teorema? Quem foi Pitágoras?

8º ANO TEOREMA DE PITÁGORAS. Nuno Marreiros. O que é um Teorema? Quem foi Pitágoras? TEOREMA DE PITÁGORAS 8º ANO Nuno Marreiros O que é um Teorema? Quem foi Pitágoras? 1 O que é um Teorema? Os Gregos trouxeram até nós o conceito de teorema. Um teorema é uma afirmação matemática cuja demonstração

Leia mais

Cotagens especiais. Você já aprendeu a interpretar cotas básicas

Cotagens especiais. Você já aprendeu a interpretar cotas básicas A UU L AL A Cotagens especiais Você já aprendeu a interpretar cotas básicas e cotas de alguns tipos de elementos em desenhos técnicos de modelos variados. Mas, há alguns casos especiais de cotagem que

Leia mais

Teorema de Pitágoras. Módulo 1 Unidade 10. Para início de conversa... Matemática e Suas Tecnologias Matemática 1

Teorema de Pitágoras. Módulo 1 Unidade 10. Para início de conversa... Matemática e Suas Tecnologias Matemática 1 Módulo 1 Unidade 10 Teorema de Pitágoras Para início de conversa... Certamente, você já deve ter ouvido falar no Teorema de Pitágoras. Pois bem, nesta unidade, ele será o centro das atenções, mas vamos

Leia mais

Análise Combinatória. Prof. Thiago Figueiredo

Análise Combinatória. Prof. Thiago Figueiredo Análise Combinatória Prof. Thiago Figueiredo (Escola Naval) Um tapete de 8 faixas deve ser pintado com cores azul, preta e branca. A quantidade de maneiras que podemos pintar esse tapete de modo que as

Leia mais

Qual o Teorema que você conhece?

Qual o Teorema que você conhece? Qual o Teorema que você conhece? Jaqueline Aparecida Campos Especialista em Matemática UFMG Professora do Curso de Matemática- ISED arthur.01@uol.com.br Resumo: Atualmente, é grande o número de pessoas

Leia mais

Educação Matemática. Profª. Andréa Cardoso MATEMÁTICA - LICENCIATURA 2015/2

Educação Matemática. Profª. Andréa Cardoso MATEMÁTICA - LICENCIATURA 2015/2 Educação Matemática Profª. Andréa Cardoso MATEMÁTICA - LICENCIATURA 2015/2 UNIDADE I: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E ENSINO Escolas da Antiguidade Geometria Aritmética Música Elementos de Euclides (300 a.c.) Geometria

Leia mais

Desenho Técnico. Desenho Projetivo e Perspectiva Isométrica

Desenho Técnico. Desenho Projetivo e Perspectiva Isométrica Desenho Técnico Assunto: Aula 3 - Desenho Projetivo e Perspectiva Isométrica Professor: Emerson Gonçalves Coelho Aluno(A): Data: / / Turma: Desenho Projetivo e Perspectiva Isométrica Quando olhamos para

Leia mais

Simulado OBM Nível 2

Simulado OBM Nível 2 Simulado OBM Nível 2 Gabarito Comentado Questão 1. Quantos são os números inteiros x que satisfazem à inequação? a) 13 b) 26 c) 38 d) 39 e) 40 Entre 9 e 49 temos 39 números inteiros. Questão 2. Hoje é

Leia mais

Se ele optar pelo pagamento em duas vezes, pode aplicar o restante à taxa de 25% ao mês (30 dias), então. tem-se

Se ele optar pelo pagamento em duas vezes, pode aplicar o restante à taxa de 25% ao mês (30 dias), então. tem-se "Gigante pela própria natureza, És belo, és forte, impávido colosso, E o teu futuro espelha essa grandeza Terra adorada." 01. Um consumidor necessita comprar um determinado produto. Na loja, o vendedor

Leia mais

Educação Matemática. Prof. Andréa Cardoso 2013/2

Educação Matemática. Prof. Andréa Cardoso 2013/2 Educação Matemática Prof. Andréa Cardoso 2013/2 UNIDADE I Educação Matemática e Ensino HISTÓRIA DA ESCOLA Quando e como surgiram as escolas? ESCOLA, do grego SKHOLE que significa LAZER EDUCAR, do latim

Leia mais

Como surgiu o universo

Como surgiu o universo Como surgiu o universo Modelos para o universo Desde os tempos remotos o ser humano observa o céu, buscando nele pistas para compreender o mundo em que vive. Nessa busca incansável, percebeu fenômenos

Leia mais

Bases Matemáticas. Aula 2 Métodos de Demonstração. Rodrigo Hausen. v. 2013-7-31 1/15

Bases Matemáticas. Aula 2 Métodos de Demonstração. Rodrigo Hausen. v. 2013-7-31 1/15 Bases Matemáticas Aula 2 Métodos de Demonstração Rodrigo Hausen v. 2013-7-31 1/15 Como o Conhecimento Matemático é Organizado Definições Definição: um enunciado que descreve o significado de um termo.

Leia mais

RESOLUÇÃO Matemática APLICADA FGV Administração - 08.12.13

RESOLUÇÃO Matemática APLICADA FGV Administração - 08.12.13 VESTIBULAR FGV 2014 08/12/2013 RESOLUÇÃO DAS 10 QUESTÕES DE MATEMÁTICA DA PROVA DA TARDE - MÓDULO DISCURSIVO QUESTÃO 1 Considere, no espaço cartesiano bidimensional, os movimentos unitários N, S, L e O

Leia mais

UFRGS 2005 - MATEMÁTICA. 01) Considere as desigualdades abaixo. 2 2 3 3. 1 1 3 3. III) 3 2. II) Quais são verdadeiras?

UFRGS 2005 - MATEMÁTICA. 01) Considere as desigualdades abaixo. 2 2 3 3. 1 1 3 3. III) 3 2. II) Quais são verdadeiras? UFRGS 005 - MATEMÁTICA 0) Considere as desigualdades abaixo. I) 000 3000 3. II) 3 3. III) 3 3. Quais são verdadeiras? a) Apenas I. b) Apenas II. Apenas I e II. d) Apenas I e III e) Apenas II e III 0) Observe

Leia mais

A Antiguidade Oriental Hebreus

A Antiguidade Oriental Hebreus A Antiguidade Oriental Hebreus (Monoteísmo e judaísmo) Mar Mediterrâneo Delta do Nilo Egito NASA Photo EBibleTeacher.com Península nsula do Sinai Mt. Sinai Mar Vermelho Canaã Tradicional Rota do Êxodo

Leia mais

Astronomia/Kepler. As hipóteses de Kepler [editar] Colaborações com Tycho Brahe [editar]

Astronomia/Kepler. As hipóteses de Kepler [editar] Colaborações com Tycho Brahe [editar] Astronomia/Kepler < Astronomia Astronomia Uma das importantes personagens da Astronomia foi Johannes Kepler.. Como muitos astrônomos de sua época, Kepler era também um astrólogo e uma de suas crenças fundamentais

Leia mais

UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA PARA TÓPICOS DE MECÂNICA VETORIAL

UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA PARA TÓPICOS DE MECÂNICA VETORIAL UNIVERSIDADE SEVERINO SOMBA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA PARA TÓPICOS DE MECÂNICA VETORIAL BRUNO NUNES

Leia mais

Relações Métricas nos. Dimas Crescencio. Triângulos

Relações Métricas nos. Dimas Crescencio. Triângulos Relações Métricas nos Dimas Crescencio Triângulos Trigonometria A palavra trigonometria é de origem grega, onde: Trigonos = Triângulo Metrein = Mensuração - Relação entre ângulos e distâncias; - Origem

Leia mais

Sumário. Volta às aulas. Vamos recordar?... 7 1. Grandezas e medidas: tempo e dinheiro... 59. Números... 10. Regiões planas e seus contornos...

Sumário. Volta às aulas. Vamos recordar?... 7 1. Grandezas e medidas: tempo e dinheiro... 59. Números... 10. Regiões planas e seus contornos... Sumário Volta às aulas. Vamos recordar?... Números... 0 Um pouco da história dos números... Como os números são usados?... 2 Números e estatística... 4 Números e possibilidades... 5 Números e probabilidade...

Leia mais

MATEMÁTICA PARA CONCURSOS II

MATEMÁTICA PARA CONCURSOS II 1 MATEMÁTICA PARA CONCURSOS II Fonte: http://www.migmeg.com.br/ MÓDULO II Estudaremos neste módulo geometria espacial e volume dos principais sólidos geométricos. Mas antes de começar a aula, segue uma

Leia mais

AV2 - MA 12-2012. (a) De quantos modos diferentes posso empilhá-los de modo que todos os CDs de rock fiquem juntos?

AV2 - MA 12-2012. (a) De quantos modos diferentes posso empilhá-los de modo que todos os CDs de rock fiquem juntos? Questão 1. Num porta-cds, cabem 10 CDs colocados um sobre o outro, formando uma pilha vertical. Tenho 3 CDs de MPB, 5 de rock e 2 de música clássica. (a) De quantos modos diferentes posso empilhá-los de

Leia mais

Educação Matemática. Prof. Andréa Cardoso 2013/2

Educação Matemática. Prof. Andréa Cardoso 2013/2 Educação Matemática Prof. Andréa Cardoso 2013/2 UNIDADE I Educação Matemática e Ensino HISTÓRIA DA ESCOLA Quando e como surgiram as escolas? ESCOLA, do grego SKHOLE que significa LAZER EDUCAR, do latim

Leia mais

Matemática Essencial: Alegria Financeira Fundamental Médio Geometria Trigonometria Superior Cálculos

Matemática Essencial: Alegria Financeira Fundamental Médio Geometria Trigonometria Superior Cálculos Matemática Essencial: Alegria Financeira Fundamental Médio Geometria Trigonometria Superior Cálculos Geometria Plana: Áreas de regiões poligonais Triângulo e região triangular O conceito de região poligonal

Leia mais

Objetivas 2012. Qual dos números abaixo é o mais próximo de 0,7? A) 1/2 B) 2/3 C) 3/4 D) 4/5 E) 5/7 *

Objetivas 2012. Qual dos números abaixo é o mais próximo de 0,7? A) 1/2 B) 2/3 C) 3/4 D) 4/5 E) 5/7 * Objetivas 01 1 Qual dos números abaixo é o mais próximo de 0,7? A) 1/ B) /3 C) 3/4 D) 4/5 E) 5/7 * Considere três números, a, b e c. A média aritmética entre a e b é 17 e a média aritmética entre a, b

Leia mais

Como abrir um túnel se você sabe Geometria

Como abrir um túnel se você sabe Geometria Como abrir um túnel se você sabe Geometria Euclides Rosa A ilha de Samos, que ainda pertence à Grécia, fica a menos de 2 quilômetros da Costa da Turquia. Há 2.500 anos, toda aquela região era habitada

Leia mais

História/15 6º ano Turma: 2º trimestre Nome: Data: / / RECUPERAÇÃO FINAL 2015 HISTÓRIA 6º ano

História/15 6º ano Turma: 2º trimestre Nome: Data: / / RECUPERAÇÃO FINAL 2015 HISTÓRIA 6º ano História/15 6º ano Turma: 2º trimestre Nome: Data: / / 6ºhis302r RECUPERAÇÃO FINAL 2015 HISTÓRIA 6º ano Aluno(a), Seguem os conteúdos trabalhados no 2º trimestre. Como base neles você deverá iniciar seus

Leia mais

Teste Intermédio Matemática. 9.º Ano de Escolaridade. Versão 1. Duração do Teste: 30 min (Caderno 1) + 60 min (Caderno 2) 21.03.

Teste Intermédio Matemática. 9.º Ano de Escolaridade. Versão 1. Duração do Teste: 30 min (Caderno 1) + 60 min (Caderno 2) 21.03. Teste Intermédio Matemática Versão 1 Duração do Teste: 30 min (Caderno 1) + 60 min (Caderno 2) 21.03.2014 9.º Ano de Escolaridade Indica de forma legível a versão do teste. O teste é constituído por dois

Leia mais

Projeção ortográfica de modelos com elementos paralelos e oblíquos

Projeção ortográfica de modelos com elementos paralelos e oblíquos A U L A Projeção ortográfica de modelos com elementos paralelos e oblíquos Introdução Você já sabe que peças da área da Mecânica têm formas e elementos variados. Algumas apresentam rebaixos, outras rasgos,

Leia mais

C O M A S FA SES D A L U A...

C O M A S FA SES D A L U A... C O M A FA E D A U A... Aristarco de amos (310 -- 230 a.c.) calculou as distâncias relativas entre a Terra e a ua e a Terra e o ol Verificou que no quarto crescente (ou no quarto minguante) a direcção

Leia mais

Vetores Lidando com grandezas vetoriais

Vetores Lidando com grandezas vetoriais Vetores Lidando com grandezas vetoriais matéria de vetores é de extrema importância para o ensino médio basta levar em consideração que a maioria das matérias de física envolve mecânica (movimento, dinâmica,

Leia mais

Matemática. Subtraindo a primeira equação da terceira obtemos x = 1. Substituindo x = 1 na primeira e na segunda equação obtém-se o sistema

Matemática. Subtraindo a primeira equação da terceira obtemos x = 1. Substituindo x = 1 na primeira e na segunda equação obtém-se o sistema Matemática 01. A ilustração a seguir é de um cubo com aresta medindo 6 cm. A, B, C e D são os vértices indicados do cubo, E é o centro da face contendo C e D, e F é o pé da perpendicular a BD traçada a

Leia mais

M A T E M Á T I C A DIRETRIZES GERAIS

M A T E M Á T I C A DIRETRIZES GERAIS M A T E M Á T I C A DIRETRIZES GERAIS O conteúdo programático de Matemática dos processos seletivos da UFU tem como objetivo identificar a habilidade do estudante em resolver problemas, fazer conexões

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS MATEMÁTICA 5.º ANO PLANIFICAÇÃO GLOBAL ANO LETIVO 2012/2013 Planificação Global 5º Ano 2012-2013 1/7 NÚMEROS

Leia mais

1 a Questão: (10,0 pontos)

1 a Questão: (10,0 pontos) Ciências da Natureza, e suas Tecnologias 1 a Questão: (10,0 pontos) Suponha que, em certo dia de janeiro de 00, quando 1 dólar americano valia 1 peso argentino e ambos valiam,1 reais, o governo argentino

Leia mais

Conteúdo: Mesopotâmia: região entre rios Dois rios, muitos povos Dois grandes impérios Como viviam os mesopotâmicos Alguns aspectos culturais

Conteúdo: Mesopotâmia: região entre rios Dois rios, muitos povos Dois grandes impérios Como viviam os mesopotâmicos Alguns aspectos culturais CONTEÚDO E HABILIDADES DESAFIO DO DIA INTERATIVA I Conteúdo: Mesopotâmia: região entre rios Dois rios, muitos povos Dois grandes impérios Como viviam os mesopotâmicos Alguns aspectos culturais CONTEÚDO

Leia mais

PITÁGORAS DE SAMOS: SEU MITO E SUA HERANÇA CIENTÍFICO CULTURAL

PITÁGORAS DE SAMOS: SEU MITO E SUA HERANÇA CIENTÍFICO CULTURAL PITÁGORAS DE SAMOS: SEU MITO E SUA HERANÇA CIENTÍFICO CULTURAL Carla Regina Gomes Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - Campus Nova Iguaçu caregomes@yahoo.com.br 1. Introdução Admite-se que os

Leia mais

Prof. Dra. Vera Clotilde Garcia, Acad. Fabiana Fattore Serres, Acad. Juliana Zys Magro e Acad. Taís Aline Bruno de Azevedo.

Prof. Dra. Vera Clotilde Garcia, Acad. Fabiana Fattore Serres, Acad. Juliana Zys Magro e Acad. Taís Aline Bruno de Azevedo. 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA SECRETARIA DE ENSINO À DISTÂNCIA O NÚMERO DE OURO Prof. Dra. Vera Clotilde Garcia, Acad. Fabiana Fattore Serres, Acad. Juliana Zys Magro

Leia mais

Breve Histórico do Raciocínio Lógico

Breve Histórico do Raciocínio Lógico Breve Histórico do Raciocínio Lógico Enquanto muitas culturas tenham usado complicados sistemas de raciocínio, somente na China, Índia e Grécia os métodos de raciocínio tiveram um desenvolvimento sustentável.

Leia mais

Jardim de Números. Série Matemática na Escola

Jardim de Números. Série Matemática na Escola Jardim de Números Série Matemática na Escola Objetivos 1. Introduzir plano cartesiano; 2. Marcar pontos e traçar objetos geométricos simples em um plano cartesiano. Jardim de Números Série Matemática na

Leia mais

Problemas Gregos. Série Cultura

Problemas Gregos. Série Cultura Problemas Gregos Série Cultura Objetivos 1. Descrever os três famosos problemas gregos, duplicação do cubo, quadratura do círculo e trissecção de ângulos, e contar um ouço da sua história; Problemas Gregos

Leia mais

LINGUAGEM, LÍNGUA, LINGÜÍSTICA MARGARIDA PETTER

LINGUAGEM, LÍNGUA, LINGÜÍSTICA MARGARIDA PETTER LINGUAGEM, LÍNGUA, LINGÜÍSTICA MARGARIDA PETTER Duas explicações da Origem do mundo palavra (a linguagem verbal) associada ao poder mágico de criar. Atributo reservado a Deus. Através dela ele criou as

Leia mais

www.exatas.clic3.net

www.exatas.clic3.net www.exatas.clic.net 8)5*6±0$7(0È7,&$± (67$59$6(5 87,/,=$'66 6(*8,7(66Ì0%/6(6,*,),&$'6 i: unidade imaginária número complexo : a +bi; a, b números reais log x: logaritmo de x na base 0 cos x: cosseno de

Leia mais

Triângulo Retângulo. Exemplo: O ângulo do vértice em. é a hipotenusa. Os lados e são os catetos. O lado é oposto ao ângulo, e é adjacente ao ângulo.

Triângulo Retângulo. Exemplo: O ângulo do vértice em. é a hipotenusa. Os lados e são os catetos. O lado é oposto ao ângulo, e é adjacente ao ângulo. Triângulo Retângulo São triângulos nos quais algum dos ângulos internos é reto. O maior dos lados de um triângulo retângulo é oposto ao vértice onde se encontra o ângulo reto e á chamado de hipotenusa.

Leia mais

MATEMÁTICA 3 A SÉRIE - E. MÉDIO

MATEMÁTICA 3 A SÉRIE - E. MÉDIO 1 MTEMÁTI 3 SÉRIE - E. MÉDIO Prof. Rogério Rodrigues O TEOREM DE TLES NOME :... NÚMERO :... TURM :... 2 VI - O TEOREM DE TLES VI. 1) Tudo é água Do último terço do séc. VII à primeira metade do séc. VI

Leia mais

GRUPO IV 2 o BIMESTRE PROVA A

GRUPO IV 2 o BIMESTRE PROVA A A GERAÇÃO DO CONHECIMENTO Transformando conhecimentos em valores www.geracaococ.com.br Unidade Portugal Série: 6 o ano (5 a série) Período: MANHÃ Data: 12/5/2010 PROVA GRUPO GRUPO IV 2 o BIMESTRE PROVA

Leia mais

DAS CORDAS PARA O SENO: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO EM TRIGONOMETRIA

DAS CORDAS PARA O SENO: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO EM TRIGONOMETRIA DAS CORDAS PARA O SENO: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO EM TRIGONOMETRIA Bernadete Barbosa Morey Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN bernadetemorey@gmail.com Severino Carlos Gomes Instituto Federal

Leia mais

A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA As Fronteiras do Espaço

A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA As Fronteiras do Espaço A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA As Fronteiras do Espaço Resumo O interesse do Homem pelo espaço em que vive é coisa muito antiga. Ao longo de muitos séculos, o Homem vem tentando conhecer e representar as diferentes

Leia mais

ARTES AVALIAÇÃO. Aula 3.2 - AVALIAÇÃO

ARTES AVALIAÇÃO. Aula 3.2 - AVALIAÇÃO Aula 3.2-2 1. A Anunciação é uma das obras mais conhecidas de Leonardo da Vinci. Feita por volta do ano de 1472, ela retrata uma das cenas bíblicas mais famosas de todos os tempos. Escreva nas linhas abaixo

Leia mais

Elementos de Astronomia

Elementos de Astronomia Elementos de Astronomia Astronomia Antiga, Esfera Celeste, Coordenadas e Movimento Diurno dos Astros Rogemar A. Riffel Sala 1316 e-mail: rogemar@ufsm.br http://www.ufsm.br/rogemar/ensino.html Por que estudar

Leia mais

Prof. Dr. Ronaldo Rodrigues Pelá. 4 de junho de 2013

Prof. Dr. Ronaldo Rodrigues Pelá. 4 de junho de 2013 GRAVITAÇÃO Mecânica II (FIS-26) Prof. Dr. Ronaldo Rodrigues Pelá IEFF-ITA 4 de junho de 2013 Roteiro 1 Lei da Universal Roteiro Lei da Universal 1 Lei da Universal Motivação Lei da Universal Movimento

Leia mais

37ª OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA PRIMEIRA FASE NÍVEL 1 (6º e 7º anos do Ensino Fundamental) GABARITO

37ª OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA PRIMEIRA FASE NÍVEL 1 (6º e 7º anos do Ensino Fundamental) GABARITO GABARITO NÍVEL 1 37ª OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA PRIMEIRA FASE NÍVEL 1 (6º e 7º anos do Ensino Fundamental) GABARITO 1) C 6) A 11) D 16) C 2) D 7) C 12) C 17) D 3) E 8) B 13) E 18) A 4) E 9) B 14)

Leia mais

BRINCANDO COM GRÁFICOS E MEDINDO A SORTE

BRINCANDO COM GRÁFICOS E MEDINDO A SORTE BRINCANDO COM GRÁFICOS E MEDINDO A SORTE Elizabeth Pastor Garnier SEE/RJ Pedro Carlos Pereira - FAETEC Projeto Fundão IM/UFRJ Os Parâmetros Curriculares Nacionais propõem a introdução do tópico Tratamento

Leia mais