Sobre a PerCon Tecnologia:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Sobre a PerCon Tecnologia:"

Transcrição

1 Sobre a PerCon Tecnologia: Empresa fundada em 2004 por um profissional que atuou mais de 20 anos como gerente para américa latina em uma multinacional líder mundial na fabricação de instrumentos de testes e medidas. Atuamos em todo o mercado nacional com a distribuição de equipamentos de teste e medição, ferramentas eletrônicas, instrumentos para calibração, equipamentos de segurança, instrumentação de controle e comercializando serviço de calibração e manutenção RBC. Missão do Grupo: Comercializar produtos e serviços de teste e medição, oferecendo um excelente suporte técnico e comercial, além de realizar a conexão perfeita entre tecnologia e clientes, buscando crescimento no mercado nacional com ampla responsabilidade social. Onde estamos:

2 Treinamento de Termografia Tópicos à serem abordados: Avaliação preliminar Introdução à Termografia Aplicações da Termografia Metodologias de Inspeção Recursos para Inspeção Imagens Térmicas de Aplicações Análise, Relatórios e Documentação Respostas da Avaliação preliminar Treinamento Operacional

3 Avaliação Preliminar 1) O que é Termovisor? 2) Quais os 03 métodos usados para inspeção? 3) Para que são usados os diferentes Tons de cores no Termovisor? 4) Ajuste de emissividade, é importante? Por que? 5) Campo de visão, é importante? Por que? 6) O que é IR-Fusion?

4 Introdução à Termografia Raio-X Ultra violeta Definição de Termografia Infravermelha: ` É um ensaio não destrutivo, que se utiliza de dispositivos ópticos eletrônicos para detectar e medir a radiação infravermelha, e correlacioná-la com a temperatura da superfície. (*) NBR Ensaios não destrutivos - Termografia Infravermelho próximo Infravermelho de onda curta Infravermelho médio Infravermelho de onda longa O que é Radiação? É o movimento do calor que ocorre quando há propagação de energia radiante (ondas eletromagnéticas) sem a presença de um meio direto de transferência. Microonda

5 Introdução à Termografia Exemplificando: Os seres humanos sempre foram capazes de detectar a radiação infravermelha. Os terminais nervosos da pele humana podem responder a diferença de temperatura de até +/- 0,009 graus C. Embora extremamente sensíveis, os terminais nervosos dos seres humanos deixam a desejar no caso de uma avaliação térmica não-destrutiva. Mesmo que os seres humanos tivessem a capacidade térmica dos animais que conseguem achar suas presas de sangue quente, é provável que, ainda assim, fossem necessárias melhores ferramentas de detecção de calor. O fato dos seres humanos terem limitações físicas na detecção de calor motivou o desenvolvimento de dispositivos mecânicos e eletrônicos hipersensíveis ao calor. Esses dispositivos são a forma convencional utilizada para a inspeção térmica de inúmeras aplicações.

6 Introdução à Termografia O que é tecnologia Infravermelho? A palavra infravermelho é derivada de além do vermelho, referindo-se ao lugar ocupado por este comprimento de onda no espectro de radiação eletromagnética. Termografia? Significa imagem da temperatura. Seu uso permite uma melhor programação, minimizando a mão-de-obra e recursos envolvidos. Pois possibilita identificação de sobreaquecimentos nas instalações, e sem a interrupção do processo produtivo. Termovisor? É um dispositivo que detecta padrões de calor no espectro de comprimento de onda do infravermelho sem contato direto com o equipamento.

7 Introdução à Termografia Componentes de um Termovisor : 1. Lentes: Recebe a radiação infravermelha e a focaliza sobre um detector de infravermelho. O detector responde e cria uma imagem eletrônica (térmica). 2. Monitores: Onde as imagens serão exibidas. Deverá possuir tamanho e brilho suficientes para fácil visualização nas mais diversas aplicações. Importante apresentar as informações sobre escala de temperatura com cores, carga da bateria, data e hora. 3. Detector e sistema de processamento eletrônico: São usados para processar energia infravermelha e transformá-la em informações que possam ser utilizadas. 4. Controles: Usado para refinar a imagem térmica exibida no monitor, vários ajustes eletrônicos podem ser feitos através deles. Exemplo de ajustes eletrônicos: faixa de temperatura, fusão de imagens, emissividade etc.

8 Introdução à Termografia 5. Dispositivos para armazenamento dos dados: São arquivos eletrônicos digitais que contenham imagens térmicas e dados, onde são armazenados em diversos tipos de cartões de memória ou dispositivos de armazenamento e transferência. Alguns dispositivos permitem armazenamento de dados de voz e de texto suplementares. 6. Software para processamento de dados e geração de relatórios: As imagens térmicas digitais e visuais são importadas para o computador pessoal onde podem ser exibidas usando-se vários tons de cores e onde podem ser feitos ajustes adicionais em todos os parâmetros radiométricos e todas as funções de análise. Após os ajustes, as imagens são inseridas em modelo de relatório para impressão ou envio.

9 Aplicações da Termografia São ferramentas utilizadas para execução de várias funções essenciais, em ambientes comerciais e industriais. Com o aumento da preocupação com a manutenção preventiva e preditiva, esta ferramenta tornou-se muito importante nas empresas.

10 Aplicações da Termografia Uma dúvida muito comum, é a diferença entre uma manutenção preventiva e preditiva : Exemplificando: Quando verificamos se o filtro de ar do carro está muito ou pouco sujo, o que compromete o desempenho do mesmo, estamos fazendo uma manutenção preventiva ou preditiva? Resposta: Depende! Pois, se trocarmos o filtro a cada X km (independentemente se o filtro está sujo ou não), estamos realizando uma manutenção preventiva. Mas se verificarmos o estado do filtro, antes de trocar, e constatarmos que ele ainda pode ser utilizado, marcando uma próxima inspeção para daqui a X km, estamos realizando uma manutenção do tipo preditiva.

11 Aplicações da Termografia Principais clientes e usuários: - Profissionas de manutenção ( Mecânica Elétrica Processo etc.) - Companhias de Energia - Eletricistas - Auditores de energia - Administradores de prédios comerciais - Profissionais de Restauração - Companhias de seguros - Construtoras - etc.

12 Onde usar: Distribuidor Autorizado da Fluke do Brasil Aplicações Industriais Grandes Geradoras e Distribuidoras de Energia: Distribuições trifásicas de energia, subestações, transformadores, linhas de transmissão, geradores de energia. Elétrica: Caixas de fusível, cabos e conexões, relés/interruptores, insoladores, capacitores, disjuntores, controladores, bancos de bateria Eletromecânica: Motores, bombas, trocadores de calor Mecânica: Rolamentos, engrenagens, correas de transmissão, rolos Processo: Isolamento refratário, tanques e reservatórios, tubos e vávulas, aquecedores/fornos, fundição, caldeiras e reatores. Prédios comerciais: Que tipo de problemas o usuário pode encontrar? Desgaste, folga em conexões de alta resistência, falha de componentes, problemas na performance de componentes. Cargas desequilibradas, harmônicos (3 ª corrente harmônica em neutro), conexões, fusíveis e sobrecarga em barramentos, desequilíbrio em conexões de alta resistência, falha de componentes, erros de fiação, etc. Má refrigeração devido a fluxo de ar reduzido, problemas de qualidade de energia e desequilibrio, sobrecarga ou 5 ª harmonica (tensão) causando dissipação de calor, alinhamentos, problemas de isolação no enrolamento do motor, problemas no rolamento lubrificação, desgaste, etc. Atrito devido ao desgaste, desalinhamento ou lubrificação inadequada, etc. Estruturas danificadas causado pelo desgaste excessivo, degradação, corrosão; fluxo de calor anormal ou gradientes de calor, fugas de gás ou vapor. Auditorias de energia, sistemas de HVAC, falta ou defeito de isolamento, manutenção/reparo de telhado, etc.

13 Aplicações Prediais Onde usar: Instaladoras: Que tipo de problemas o usuário pode encontrar? Detecta falta ou danificação de isolamento, vedação ineficaz das portas e janelas, etc. Auditorias de energia e climatização: Inspetores prediais: Profissionais de isolamento: Restauradores: Identificar fluxo de ar, tanto na entrada como na saída de um edifício que quando sanado reduzirá o uso de energia. Inspecionar a integridade de uma casa ou edifício comercial para proteger o proprietário. Detectar isolamento danificado ou ausência de isolamento, vedação ineficaz das portas e janelas, defeitos em técnicas de construção e materiais, etc Extender a vida útil de telhados, detectando áreas onde reparos são necessários Detectar umidade em paredes, pisos e tetos. Após o termino dos reparos, uma segunda inspeção é necessária para comprovar que as áreas estão secas e livres de problemas para as companhias de seguros poderem pagar sinistros.

14 Metodologias de Inspeção Profissionais de termografia utilizam 03 (três) métodos para realizar inspeções com o auxílio de termovisores. São eles: 1. Método Comparativo 2. Método Referencial 3. Método de Tendências Térmicas A escolha do método depende do tipo de equipamento que está sendo inspecionado e do tipo de dados necessários. Cada método pode gerar ótimos resultados se usado na aplicação adequada.

15 Metodologias de Inspeção Método Comparativo: É o método mais usado! Um processo utilizado pelos profissionais para comparar componentes semelhantes sob condições semelhantes, e avaliar a condição do equipamento que está sendo testado.

16 Método Referencial: Metodologias de Inspeção É um método de inspeção cujo o objetivo é estabelecer um ponto de referência para o equipamento operando em condições normais e em bom estado de funcionamento. Um exemplo seria, depois que um motor é instalado e colocado em operação normal, qualquer diferença no sinal térmico provavelmente surgirá em futuras imagens térmicas.

17 Metodologias de Inspeção Método de Tendências Térmicas : É um método utilizado para comparar as distribuições de temperatura no mesmo componente ao longo do tempo. Este método é muito usado para inspecionar equipamentos mecânicos onde os sinais térmicos podem ser complexos, ou quando os sinais térmicos que detectam falhas geralmente se desenvolvem lentamente. Um exemplo seria, monitoramento do desempenho de um isolante refratário (altas temperaturas), ao longo do tempo, para que se possa determinar a programação ideal para que ele seja retirado de serviço para manutenção.

18 Metodologias de Inspeção Qual é o método usado na imagem capturada abaixo? Referencial Tendências Térmicas

19 Tons de Cor : Distribuidor Autorizado da Fluke do Brasil Recursos para Inspeção São usados para mostrar as variações e os padrões térmicos de uma imagem térmica. Seja em inspeções ou em análises, o objetivo é selecionar o tom que melhor identifique e comunique o problema. Algumas aplicações podem ser vistas e analisadas melhor em tons monocromáticos, tais como uma escala em cinza.

20 Ajuste de Foco: Distribuidor Autorizado da Fluke do Brasil Recursos para Inspeção Recurso que permite um ajuste para uma melhor visualização do material inspecionado. O ajuste de foco é possível, girando o controle de foco até que a imagem exibida no visor LCD esteja o mais nítida possível. Permitindo assim uma melhor captura. Único recurso que não podemos tratar no software SmartView!!!

21 Emissividade : Recursos para Inspeção Todos os objetos irradiam energia infravermelha. A quantidade de energia irradiada depende de dois fatores principais: a temperatura e a emissividade da superfície do objeto. O termovisor detecta a energia infravermelha do objeto e usa a informação de emissividade para calcular a temperatura aproximada do objeto. A maioria dos objetos medidos, como por exemplo: metal pintado, madeira, água, pele e tecido, irradiam energia com muito eficiência, e é fácil obter medições muito exatas. Em superfícies eficientes quanto à irradiação de energia (superfícies de alta emissividade), estima-se que o fator de emissividade seja 95 % (ou 0,95). Essa estimativa funciona para a maioria das finalidades. Contudo, essa simplificação não funciona para superfícies lustrosas ou metais sem pintura. Pois esses materiais não são eficientes na irradiação de energia e são classificados como de baixa emissividade. Para medir com exatidão materiais de baixa emissividade, é necessário o recurso de ajuste de emissividade.

22 Emissividade : Distribuidor Autorizado da Fluke do Brasil Recursos para Inspeção Esta lata de cerveja virou gelo dentro da geladeira. Ao usar o Termovisor, a expectativa seria de que a imagem inteira fosse uniforme em termos de temperatura; que tudo aparecesse "frio" em relação ao segundo plano. Por que o ponto central aparece como quente? A tinta em uma pequena área da parte externa da lata se desgastou. O alumínio sem tinta tem uma emissividade diferente do alumínio pintado. O termovisor detecta o alumínio sem tinta como mais quente que o resto da lata.

23 Ajuste de Emissividade : Recursos para Inspeção É o recurso que o Termovisor pode possuir para calcular automaticamente a temperatura correta da superfície. Se o termovisor usar um valor de emissividade fixo (isto é, um valor definido que o usuário não pode mudar), a medição feita pelo termovisor precisa ser multiplicada por um valor encontrado em uma tabela de consulta, a fim de produzir uma estimativa mais exata da temperatura real. Exemplos de valores da Emissividade de materiais comuns: - Alumínio polido = 0,05 de emissividade - Ferro fundido = 0,81 de emissividade - Vidro = 0,92 de emissividade - Aço galvanizado = 0,28 de emissividade - Aço fortemente oxidado = 0,88 de emissividade Cubra a superfície de baixa emissividade com fita elétrica ou pinte o local para aumentar a emissividade e a exatidão da medição.

24 Recursos para Inspeção Campo de Visão ( FOV Field of View ) : É a especificação que define o tamanho do que será visto no termovisor. Alguns modelos de Termovisores da Fluke, permitem troca de lentes, aumentando ou diminuindo o campo de visão, dependendo da aplicação desejada. Abaixo o link para Calculador do Campo de visão dos Termovisores Fluke:

25 Recursos para Inspeção Campo de Visão Instantâneo ( IFOV Instantaneous Field of View ) : É a especificação usada para descrever a capacidade que um termovisor tem de decompor os detalhes espaciais (resolução espacial). O IFOV é normalmente especificado como um ângulo em milirradianos (mrad).

26 Recursos para Inspeção Campo de Visão Instantâneo ( IFOV Instantaneous Field of View ) : Exemplo: O IFOV, é como ver uma placa ao longe, enquanto a medida do IFOV é como ler a placa, seja porque ela está mais próxima ou porque é maior.

27 Recursos para Inspeção Medição do IFOV: É a resolução de medição de um termovisor que descreve o corpo de menor tamanho que pode ser medido a uma determinada distância. Também é especificado como um ângulo em mrad, mas é normalmente maior que o IFOV por um fator de 3. Pois o aparelho precisa mais informações sobre a radiação de um alvo para medir, do que para detectar. Seria como ter milhares de termômetros IV em um único aparelho

28 Recursos para Inspeção

29 Recursos para Inspeção

30 Recursos para Inspeção IR - Fusion : É o recurso que permite mesclar uma imagem visual e uma imagem térmica. Este recurso cria uma facilidade na hora de gerar um relatório, devido a facilidade na identificação do local inspecionado.

31 Recursos para Inspeção IR - Fusion : Exemplos de Imagens do uso da Tecnologia IR - Fusion

32 Imagens de Aplicações Método Comparativo Temperatura de 183,5 grausc, em cabo de comando do rele de proteção

33 Imagens de Aplicações Método Comparativo Temperatura de 108,8 grausc, terminal do fusível do centro, na fase da esquerda 37,4 grausc e na fase da direita 36,1 grausc

34 Imagens de Aplicações Método Comparativo Termografia de fusíveis

35 Imagens de Aplicações Método de Tendências Térmicas A termografia utilizada na inspeção dos revestimentos refratários em fornos, caldeiras, autoclaves

36 Imagens de Aplicações Acabou a incerteza quanto ao ponto de origem das infiltrações, variações térmicas, falhas em vedações, vazamento de ar refrigerado, etc. Método de Tendências Térmicas A termografia utilizada na inspeção PREDIAL

37 Imagens de Aplicações Método Referencial A termografia utilizada na inspeção de equipamentos rolativos

38 Imagens de Aplicações Qual é o método que estamos usando na captura da imagem acima? Por que você chegou nesta resposta?

39 Imagens de Aplicações Qual é o método que estamos usando na captura da imagem acima? Por que você chegou nesta resposta?

40 Análise, Relatórios e Documentação Permite ao profissional além de manipular e usar corretamente o termovisor, analisar, relatar e documentar os resultados obtidos nos equipamentos por ele inspecionados. 1. Análise de Inspeções: A termografia depende muito da capacidade que o profissional em termografia tem de conduzir corretamente uma inspeção, entender as limitações do trabalho, relatar todos os dados importantes e interpretar adequadamente os resultados. Basta clicar duas vezes sobre uma imagem para realizar uma análise detalhada. Veja leituras de temperatura em qualquer ponto da imagem, ou selecione uma área de interesse. São apresentadas as temperaturas máxima, média e mínima da área selecionada.

41 Análise, Relatórios e Documentação 2. Geração de Relatórios e Documentação: Após a correta avaliação dos dados térmicos, pode ser necessária a documentação, e comunicação clara dos resultados na forma de um relatório por escrito. Uma boa capacidade de comunicação é tão essencial quanto boa capacidade térmica. As câmaras de imagens térmicas Fluke são totalmente radiométricas, sendo possível transferir e importar um quadro de temperaturas com as leituras de temperatura para cada pixel da imagem (foto ao lado) para programas populares de folha de cálculo, como o Microsoft Excel

42 Análise, Relatórios e Documentação Os relatórios podem ser feitos em vários estilos, e incluir vários tipos de dados. Tais como: Nome do profissional de termografia Marca, modelo e número de série do aparelho termovisor Condições ambientais importantes, tais como velocidade do vento, direção do vento, umidade e temperatura do ar ambiente. Condições do sistema, tais como carga e ciclo de atividade Identificação e localização do equipamento e componentes inspecionados ou testados Lista de equipamentos críticos não inspecionado nem testados junto com explicações quanto à omissão Configurações dos parâmetros do instrumento, tais como as configurações de emissividade e plano de fundo. Imagens térmicas e imagens visuais correspondentes de todos os equipamentos e componentes inspecionados ou testados. Uma seção que solicite uma imagem infravermelha de acompanhamento para documentar o reparo do equipamento

43 Análise, Relatórios e Documentação Exemplo de Relatório: Criar relatórios : Com um simples clique do mouse, cria-se um relatório termográfico profissional (ver figura ao lado). O usuário, pode inserir um comentário sobre o problema, e a medida a ser tomada. Este relatório inclui a imagem térmica, bem como um local para a inserção de uma fotografia digital, ser inserida.

44 Respostas da Avaliação 1) O que é Termovisor? É um equipamento que detecta padrões de calor no espectro de comprimento de onda do infravermelho sem contato direto com o equipamento. 2) Quais os 03 métodos usados para inspeção? Método Comparativo - Método Referencial - Método de Tendências Térmicas 3) Para que são usados os diferentes Tons de cores no Termovisor?. São usados para mostrar as variações e os padrões térmicos de uma imagem térmica. Seja em inspeções ou em análises, o objetivo é selecionar o tom que melhor identifique e comunique o problema

45 Respostas da Avaliação 4) Ajuste de emissividade, é importante? Por que? Pois o termovisor detecta a energia infravermelha do objeto e usa a informação de emissividade para calcular a temperatura aproximada do objeto e apresentar no display. Cada corpo emite e reflete informações diferentes. 5) Campo de visão, é importante? Por que? Sim! Pois é a ferramenta que permitirá, e definirá o campo que poderemos capturar, medir e visualizar com o Termovisor 6) O que é IR-Fusion? É o recurso que permite mesclar uma imagem visual e uma imagem térmica. Este recurso cria uma facilidade na hora de gerar um relatório, devido a facilidade na identificação do local inspecionado.

46 Treinamento Operacional 1. Vamos usar o que acabamos de aprender? 2. Ficou mais fácil a prevenção de possíveis problemas?

47 Outras linhas da PerCon Para liberação de espaço confinado, verificação do risco de explosividade, presença de gases tóxicos ou ausência de oxigênio

48 Outras linhas da PerCon O que evitaremos?

49 Outras linhas da PerCon Soluções -> Atendem a NR-33 -> Vários Tipos de Gases -> Certificação INMETRO EX de fábrica -> Produto Líder Mundial de Mercado -> Laboratório para calibração e manutenção -> Acreditado INMETRO para detectores de gases -> Equipe treinada e capacitada pela Honeywell -> Grande estoque de peças e acessórios

50 Outras linhas da PerCon Para monitoramento de cozinhas industriais, monitoramento de estacionamentos públicos sem ventilação ou áreas fechadas com movimentação de veículos, e estabelecimentos que utilizam GLP.

51 Outras linhas da PerCon O que evitaremos? Antes Depois

52 Outras linhas da PerCon Soluções Simples Completas

53 OBRIGADO A TODOS!

Top Guia In.Fra: Perguntas para fazer ao seu fornecedor de CFTV

Top Guia In.Fra: Perguntas para fazer ao seu fornecedor de CFTV Top Guia In.Fra: Perguntas para fazer ao seu fornecedor de CFTV 1ª Edição (v1.4) 1 Um projeto de segurança bem feito Até pouco tempo atrás o mercado de CFTV era dividido entre fabricantes de alto custo

Leia mais

Considerações sobre redimensionamento de motores elétricos de indução

Considerações sobre redimensionamento de motores elétricos de indução Considerações sobre redimensionamento de motores elétricos de indução Artigo publicado na revista Lumiere Electric edição nº 166 Aplicações de investimentos dentro das empresas sempre são questionadas

Leia mais

9. MANUTENÇÃO DE TRANSFORMADORES:

9. MANUTENÇÃO DE TRANSFORMADORES: 9. MANUTENÇÃO DE TRANSFORMADORES: 9.1 OTIMIZAÇÃO E MONITORAMENTO DA OPERAÇÃO DOS TRANSFORMADORES Os transformadores são máquinas estáticas que transferem energia elétrica de um circuito para outro, mantendo

Leia mais

Distância de acionamento. Distância sensora nominal (Sn) Distância sensora efetiva (Su) Distância sensora real (Sr) 15/03/2015

Distância de acionamento. Distância sensora nominal (Sn) Distância sensora efetiva (Su) Distância sensora real (Sr) 15/03/2015 Ministério da educação - MEC Secretaria de Educação Profissional e Técnica SETEC Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Campus Rio Grande Sensores São dispositivos que

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES DO TACÔMETRO DIGITAL MODELO TC-5015. Leia atentamente as instruções contidas neste manual antes de iniciar o uso do instrumento

MANUAL DE INSTRUÇÕES DO TACÔMETRO DIGITAL MODELO TC-5015. Leia atentamente as instruções contidas neste manual antes de iniciar o uso do instrumento MANUAL DE INSTRUÇÕES DO TACÔMETRO DIGITAL MODELO TC-5015 Leia atentamente as instruções contidas neste manual antes de iniciar o uso do instrumento ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO...1 2. REGRAS DE SEGURANÇA...1 3.

Leia mais

Termômetro Infra Vermelho ITTI 550

Termômetro Infra Vermelho ITTI 550 Termômetro Infra Vermelho ITTI 550 1. INTRODUÇÃO O termômetro infravermelho foi projetado para ser utilizado na medição da temperatura de superfície da pele ou de um objeto onde a medição por contato

Leia mais

Aula 17 Projetos de Melhorias

Aula 17 Projetos de Melhorias Projetos de Melhorias de Equipamentos e Instalações: A competitividade crescente dos últimos anos do desenvolvimento industrial foi marcada pela grande evolução dos processos produtivos das indústrias.

Leia mais

Sumário. 1. Instalando a Chave de Proteção 3. 2. Novas características da versão 1.3.8 3. 3. Instalando o PhotoFacil Álbum 4

Sumário. 1. Instalando a Chave de Proteção 3. 2. Novas características da versão 1.3.8 3. 3. Instalando o PhotoFacil Álbum 4 1 Sumário 1. Instalando a Chave de Proteção 3 2. Novas características da versão 1.3.8 3 3. Instalando o PhotoFacil Álbum 4 4. Executando o PhotoFacil Álbum 9 3.1. Verificação da Chave 9 3.1.1. Erro 0001-7

Leia mais

Manual das planilhas de Obras v2.5

Manual das planilhas de Obras v2.5 Manual das planilhas de Obras v2.5 Detalhamento dos principais tópicos para uso das planilhas de obra Elaborado pela Equipe Planilhas de Obra.com Conteúdo 1. Gerando previsão de custos da obra (Módulo

Leia mais

EMPRESAS CONTRATADAS Como manter com elas um relacionamento efetivo

EMPRESAS CONTRATADAS Como manter com elas um relacionamento efetivo EMPRESAS CONTRATADAS Como manter com elas um relacionamento efetivo O treinamento de trabalhadores, voltado para a conscientização sobre os perigos existentes em suas áreas de trabalho, reduz ao mínimo

Leia mais

Acumuladores hidráulicos

Acumuladores hidráulicos Tipos de acumuladores Compressão isotérmica e adiabática Aplicações de acumuladores no circuito Volume útil Pré-carga em acumuladores Instalação Segurança Manutenção Acumuladores Hidráulicos de sistemas

Leia mais

DRIVER DA TELA SENSÍVEL AO TOQUE MANUAL DE OPERAÇÃO

DRIVER DA TELA SENSÍVEL AO TOQUE MANUAL DE OPERAÇÃO MONITOR LCD DRIVER DA TELA SENSÍVEL AO TOQUE MANUAL DE OPERAÇÃO para Mac Versão 1.0 Modelos aplicáveis PN-L802B/PN-L702B/PN-L602B Conteúdo Introdução...3 Requisitos do sistema...3 Configuração do computador...4

Leia mais

Oficina de Manipulação e Edição de Fotografia e Imagem Digital GIMP

Oficina de Manipulação e Edição de Fotografia e Imagem Digital GIMP Oficina de Manipulação e Edição de Fotografia e Imagem Digital GIMP O que é o GIMP É um programa de criação e edição de imagens. Foi criado como uma alternativa livre ao Photoshop, ou seja, é um software

Leia mais

PRINCIPAIS DEFICIÊNCIAS EM CIRCUITOS HIDRÁULICOS QUE OCASIONAM FALHAS EM BOMBAS HIDRÁULICAS

PRINCIPAIS DEFICIÊNCIAS EM CIRCUITOS HIDRÁULICOS QUE OCASIONAM FALHAS EM BOMBAS HIDRÁULICAS INFORMATIVO TÉCNICO N 019/09 INFORMATIVO TÉCNICO PRINCIPAIS DEFICIÊNCIAS EM CIRCUITOS HIDRÁULICOS QUE OCASIONAM FALHAS EM BOMBAS HIDRÁULICAS 1/21 INFORMATIVO TÉCNICO N 019/09 O PRINCIPAL COMPONENTE DE

Leia mais

GABARITO - DEF30. Questão 1

GABARITO - DEF30. Questão 1 GABARITO - DEF30 Questão 1 a) Ensaio em aberto: Um dos lados do transformador é deixado em aberto, normalmente o lado de alta tensão. Instrumentos de medição são conectados para medir a corrente I 1, V

Leia mais

Aula 4 Conceitos Básicos de Estatística. Aula 4 Conceitos básicos de estatística

Aula 4 Conceitos Básicos de Estatística. Aula 4 Conceitos básicos de estatística Aula 4 Conceitos Básicos de Estatística Aula 4 Conceitos básicos de estatística A Estatística é a ciência de aprendizagem a partir de dados. Trata-se de uma disciplina estratégica, que coleta, analisa

Leia mais

Manutenção de Instalações Elétricas Como evitar trabalhos corretivos. Existem 4 fundamentos quando se trata da Manutenção de Instalações Elétricas:

Manutenção de Instalações Elétricas Como evitar trabalhos corretivos. Existem 4 fundamentos quando se trata da Manutenção de Instalações Elétricas: Manutenção de Instalações Elétricas Como evitar trabalhos corretivos Luiz Alberto Verri (1) 1.Introdução Existem 4 fundamentos quando se trata da Manutenção de Instalações Elétricas: Mantenha limpo Mantenha

Leia mais

Aula 4 Estatística Conceitos básicos

Aula 4 Estatística Conceitos básicos Aula 4 Estatística Conceitos básicos Plano de Aula Amostra e universo Média Variância / desvio-padrão / erro-padrão Intervalo de confiança Teste de hipótese Amostra e Universo A estatística nos ajuda a

Leia mais

Gerencie adequadamente os custos da sua frota

Gerencie adequadamente os custos da sua frota Gerencie adequadamente os custos da sua frota O que é gestão de Frota? De acordo com definição encontrada no livro Gerenciamento de Transporte e Frota, o termo gestão de frota representa a atividade de

Leia mais

CADERNOS DE INFORMÁTICA Nº 1. Fundamentos de Informática I - Word 2010. Sumário

CADERNOS DE INFORMÁTICA Nº 1. Fundamentos de Informática I - Word 2010. Sumário CADERNO DE INFORMÁTICA FACITA Faculdade de Itápolis Aplicativos Editores de Texto WORD 2007/2010 Sumário Editor de texto... 3 Iniciando Microsoft Word... 4 Fichários:... 4 Atalhos... 5 Área de Trabalho:

Leia mais

EATON Fácil V1.00 Guia de utilização

EATON Fácil V1.00 Guia de utilização EATON Fácil V1.00 Guia de utilização Índice geral. Índice geral.... 2 Introdução... 3 Cadastrando-se... 3 A tela inicial... 5 Como buscar um produto?... 6 Busca Geral... 7 Busca por Similaridade... 9 Busca

Leia mais

Manual MQS. Logo após colocar essas informações abrirá a página inicial do sistema:

Manual MQS. Logo após colocar essas informações abrirá a página inicial do sistema: Manual MQS Para acessar o sistema MQS na versão em PHP, basta clicar no link: www.mqs.net.br/plus. Colocar login e senha que foram fornecidos por email. Logo após colocar essas informações abrirá a página

Leia mais

Emprego da Termografia na inspeção preditiva

Emprego da Termografia na inspeção preditiva Emprego da Termografia na inspeção preditiva Rafaela de Carvalho Menezes Medeiros* Resumo A prática de manutenção preditiva corresponde hoje a um meio eficaz de antever uma parada do equipamento por motivo

Leia mais

Sistema Básico de Inspeção Termográfica

Sistema Básico de Inspeção Termográfica Sistema Básico de Inspeção Termográfica Um novo patamar na relação custo / benefício em Termografia *Eng. Attílio Bruno Veratti Conceito geral A Inspeção Termográfica é a técnica de inspeção não destrutiva

Leia mais

Terminal de Consulta de Preço. Linha Vader. Modelo TT300 e TT1000i

Terminal de Consulta de Preço. Linha Vader. Modelo TT300 e TT1000i Terminal de Consulta de Preço Linha Vader Modelo TT300 e TT1000i Índice 1. Conhecendo o Terminal de Consulta 03 1.1 Configurando o endereço IP no terminal 04 2. Conhecendo o Software TTSocket 06 3. Instalando

Leia mais

ESTUDO DE VIABILIDADE. Santander, Victor - Unioeste Aula de Luiz Eduardo Guarino de Vasconcelos

ESTUDO DE VIABILIDADE. Santander, Victor - Unioeste Aula de Luiz Eduardo Guarino de Vasconcelos ESTUDO DE VIABILIDADE Santander, Victor - Unioeste Aula de Luiz Eduardo Guarino de Vasconcelos Objetivos O que é um estudo de viabilidade? O que estudar e concluir? Benefícios e custos Análise de Custo/Benefício

Leia mais

Conectar diferentes pesquisas na internet por um menu

Conectar diferentes pesquisas na internet por um menu Conectar diferentes pesquisas na internet por um menu Pré requisitos: Elaboração de questionário Formulário multimídia Publicação na internet Uso de senhas na Web Visualização condicionada ao perfil A

Leia mais

Instrumentação para Espectroscopia Óptica. CQ122 Química Analítica Instrumental II 2º sem. 2014 Prof. Claudio Antonio Tonegutti

Instrumentação para Espectroscopia Óptica. CQ122 Química Analítica Instrumental II 2º sem. 2014 Prof. Claudio Antonio Tonegutti Instrumentação para Espectroscopia Óptica CQ122 Química Analítica Instrumental II 2º sem. 2014 Prof. Claudio Antonio Tonegutti INTRODUÇÃO Os componentes básicos dos instrumentos analíticos para a espectroscopia

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES DA TRENA DIGITAL MODELO TN-1070

MANUAL DE INSTRUÇÕES DA TRENA DIGITAL MODELO TN-1070 MANUAL DE INSTRUÇÕES DA TRENA DIGITAL MODELO TN-1070 julho 2008 Leia atentamente as instruções contidas neste manual antes de iniciar o uso do aparelho ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... 1 2. REGRAS DE SEGURANÇA...

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA PÓS GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA PÓS GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA PÓS GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA INF2608 FUNDAMENTOS DE COMPUTAÇÃO GRÁFICA RELATÓRIO: IMAGENS SÍSMICAS VISUALIZAÇÃO E DETECÇÃO

Leia mais

Professor Paulo Lorini Najar

Professor Paulo Lorini Najar Microsoft PowerPoint O Microsoft PowerPoint é uma ferramenta ou gerador de apresentações, palestras, workshops, campanhas publicitárias, utilizados por vários profissionais, entre eles executivos, publicitários,

Leia mais

RELATÓRIOS GERENCIAIS

RELATÓRIOS GERENCIAIS RELATÓRIOS GERENCIAIS Neste treinamento vamos abordar o funcionamento dos seguintes relatórios gerenciais do SisMoura: Curva ABC Fluxo de Caixa Semanal Análise de Lucratividade Análise Financeira o Ponto

Leia mais

O Windows também é um programa de computador, mas ele faz parte de um grupo de programas especiais: os Sistemas Operacionais.

O Windows também é um programa de computador, mas ele faz parte de um grupo de programas especiais: os Sistemas Operacionais. MICROSOFT WINDOWS O Windows também é um programa de computador, mas ele faz parte de um grupo de programas especiais: os Sistemas Operacionais. Apresentaremos a seguir o Windows 7 (uma das versões do Windows)

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES DO TERMÔMETRO DIGITAL MODELO TD-870

MANUAL DE INSTRUÇÕES DO TERMÔMETRO DIGITAL MODELO TD-870 MANUAL DE INSTRUÇÕES DO TERMÔMETRO DIGITAL MODELO TD-870 Leia atentamente as instruções contidas neste manual antes de iniciar o uso do instrumento ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... - 1-2. REGRAS DE SEGURANÇA...

Leia mais

Um especialista em manutenção preditiva

Um especialista em manutenção preditiva Análise de vibrações A UU L AL A Um especialista em manutenção preditiva foi chamado para monitorar uma máquina em uma empresa. Ele colocou sensores em pontos estratégicos da máquina e coletou, em um registrador,

Leia mais

Introd. Física Médica

Introd. Física Médica Introd. Física Médica Aula 04 Atenuação de RX 2012 http://www.upscale.utoronto.ca/generali nterest/harrison/flash/nuclear/xrayinte ract/xrayinteract.html 2 Propriedades do alvo Boa Condutividade Térmica:

Leia mais

CentreWare Web 5.8.107 e superior Agosto de 2013 702P01949. Xerox CentreWare Web Identificar e Aplicar o Firmware Patch para Escanear

CentreWare Web 5.8.107 e superior Agosto de 2013 702P01949. Xerox CentreWare Web Identificar e Aplicar o Firmware Patch para Escanear CentreWare Web 5.8.107 e superior Agosto de 2013 702P01949 Identificar e Aplicar o Firmware Patch para Escanear 2013 Xerox Corporation. Todos os direitos reservados. Xerox, Xerox e Design, CentreWare,

Leia mais

Primeiros passos das Planilhas de Obra v2.6

Primeiros passos das Planilhas de Obra v2.6 Primeiros passos das Planilhas de Obra v2.6 Instalação, configuração e primeiros passos para uso das planilhas de obra Elaborado pela Equipe Planilhas de Obra.com Conteúdo 1. Preparar inicialização das

Leia mais

Data 23/01/2008. Guia do Professor. Introdução

Data 23/01/2008. Guia do Professor. Introdução Guia do Professor Data 23/01/2008 Introdução A inserção de tópicos da Eletricidade nas escolas de nível básico e médio é fundamental para a compreensão de alguns fenômenos da vida moderna. Você já imaginou

Leia mais

ATERRAMENTO ELÉTRICO 1 INTRODUÇÃO 2 PARA QUE SERVE O ATERRAMENTO ELÉTRICO? 3 DEFINIÇÕES: TERRA, NEUTRO, E MASSA.

ATERRAMENTO ELÉTRICO 1 INTRODUÇÃO 2 PARA QUE SERVE O ATERRAMENTO ELÉTRICO? 3 DEFINIÇÕES: TERRA, NEUTRO, E MASSA. 1 INTRODUÇÃO O aterramento elétrico, com certeza, é um assunto que gera um número enorme de dúvidas quanto às normas e procedimentos no que se refere ao ambiente elétrico industrial. Muitas vezes, o desconhecimento

Leia mais

INTRODUÇÃO A ROBÓTICA

INTRODUÇÃO A ROBÓTICA INTRODUÇÃO A ROBÓTICA RODRIGO PENIDO DE AGUIAR COLÉGIO SÃO PAULO 2015 O que é robótica? A robótica é ciência que estuda a construção de robôs e computação. Ela trata de sistemas compostos por partes mecânicas

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES. RELÓGIO ESPIÃO Elegance

MANUAL DE INSTRUÇÕES. RELÓGIO ESPIÃO Elegance MANUAL DE INSTRUÇÕES RELÓGIO ESPIÃO Elegance Antes de manusear leia atentamente todas as instruções deste manual: Este aparelho é constituído de mecanismos internos muito sensíveis e delicados, sendo que

Leia mais

INSTALAÇÃO, LUBRIFICAÇÃO E MANUTENÇÃO DAS CORRENTES TRANSPORTADORAS PROCEDIMENTO DE INSTALAÇÃO DA CORRENTE

INSTALAÇÃO, LUBRIFICAÇÃO E MANUTENÇÃO DAS CORRENTES TRANSPORTADORAS PROCEDIMENTO DE INSTALAÇÃO DA CORRENTE UNP-130408 1 de 6 INSTALAÇÃO, LUBRIFICAÇÃO E MANUTENÇÃO DAS CORRENTES TRANSPORTADORAS A vida útil das correntes transportadoras e elevadoras está diretamente ligada aos cuidados com a instalação, lubrificação

Leia mais

Manual do Teclado de Satisfação Online WebOpinião

Manual do Teclado de Satisfação Online WebOpinião Manual do Teclado de Satisfação Online WebOpinião Versão 1.2.3 27 de novembro de 2015 Departamento de Engenharia de Produto (DENP) SEAT Sistemas Eletrônicos de Atendimento 1. Introdução O Teclado de Satisfação

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES DO TERMÔMETRO DIGITAL INFRAVERMELHO TD-955

MANUAL DE INSTRUÇÕES DO TERMÔMETRO DIGITAL INFRAVERMELHO TD-955 MANUAL DE INSTRUÇÕES DO TERMÔMETRO DIGITAL INFRAVERMELHO TD-955 Leia atentamente as instruções contidas neste manual antes de iniciar o uso do instrumento ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... 1 2. REGRAS DE SEGURANÇA...

Leia mais

Como Gerar documento em PDF com várias Imagens

Como Gerar documento em PDF com várias Imagens Como Gerar documento em PDF com várias Imagens Para Gerar documento em PDF com várias Imagens, temos que seguir dois passos: 1. Inserir Imagens no Word 2. Gerar PDF a partir de documento do Word 1- Inserir

Leia mais

Portal do Projeto Tempo de Ser

Portal do Projeto Tempo de Ser Sumário Portal do Projeto Tempo de Ser O que é um Wiki?...2 Documentos...2 Localizando documentos...3 Links...3 Criando um Documento...4 Criando um link...4 Editando um Documento...5 Sintaxe Básica...5

Leia mais

Modem e rede local. Guia do Usuário

Modem e rede local. Guia do Usuário Modem e rede local Guia do Usuário Copyright 2006 Hewlett-Packard Development Company, L.P. As informações contidas neste documento estão sujeitas a alterações sem aviso. As únicas garantias para produtos

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES. RELÓGIO ESPIÃO Elegance

MANUAL DE INSTRUÇÕES. RELÓGIO ESPIÃO Elegance MANUAL DE INSTRUÇÕES RELÓGIO ESPIÃO Elegance Antes de manusear leia atentamente todas as instruções deste manual: Este aparelho é constituído de mecanismos internos muito sensíveis e delicados, sendo que

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO I. Família Pai, mãe, filhos. Criar condições para a perpetuação da espécie

ADMINISTRAÇÃO I. Família Pai, mãe, filhos. Criar condições para a perpetuação da espécie 1 INTRODUÇÃO 1.1 ORGANIZAÇÃO E PROCESSOS A administração está diretamente ligada às organizações e aos processos existentes nas mesmas. Portanto, para a melhor compreensão da Administração e sua importância

Leia mais

Artigo Técnico: Startup de Elevadores

Artigo Técnico: Startup de Elevadores Artigo Técnico: Startup de Elevadores Problemas enfrentados no início de operação de elevadores instalados em edifícios existentes modernização ou substituição dos equipamentos em edificações habitadas.

Leia mais

Como criar um blog. Será aberta uma janela onde você deverá especificar o título do blog, o endereço do blog, e o modelo.

Como criar um blog. Será aberta uma janela onde você deverá especificar o título do blog, o endereço do blog, e o modelo. Como criar um blog Criando o blog Vá em www.blogger.com. Entre com sua conta google (a mesma que você usa para acessar o gmail). Escolha um perfil. Na página seguinte, clique no botão novo blog. Será aberta

Leia mais

Tecnologia de faixa para falha

Tecnologia de faixa para falha Tecnologia de faixa para falha Por Tom Bell e John Nankivell Índice 1. Introdução 1 2. Equipamento de teste / processo de teste de PIM existente 2 3. Nova análise de RTF / limitações técnicas 3 4. Fluxograma

Leia mais

INFORMATIVO DE PRODUTO

INFORMATIVO DE PRODUTO Sensor / Detector de Fumaça Óptico Convencional + Módulo Endereçável Código: AFDFE. (Ideal Para Utilizar em Conjunto com a Central de Alarme de Incêndio AFSLIM). O detector de fumaça código AFDFE é um

Leia mais

Guia prático para configuração, coleta e utilização de oscilografias em relés digitais

Guia prático para configuração, coleta e utilização de oscilografias em relés digitais Guia prático para configuração, coleta e utilização de oscilografias em relés digitais Rafael Cardoso 1. OBJETIVO: Este guia de aplicação tem o objetivo de apresentar uma importante ferramenta disponível

Leia mais

Manual de Orientação para Acesso e Uso do SARA Versão ERA s

Manual de Orientação para Acesso e Uso do SARA Versão ERA s Manual de Orientação para Acesso e Uso do SARA Versão ERA s 1. Introdução O SARA foi elaborado visando facilitar o dia a dia do produtor, foi desenvolvido em Delphi, utilizando banco de dados Firebird,

Leia mais

R O B Ó T I C A. Sensor Smart. Ultrassom. Versão Hardware: 1.0 Versão Firmware: 1.0 REVISÃO 1211.13. www.robouno.com.br

R O B Ó T I C A. Sensor Smart. Ultrassom. Versão Hardware: 1.0 Versão Firmware: 1.0 REVISÃO 1211.13. www.robouno.com.br R O B Ó T I C A Sensor Smart Ultrassom Versão Hardware: 1.0 Versão Firmware: 1.0 REVISÃO 1211.13 Sensor Smart Ultrassom 1. Introdução Os sensores de ultrassom ou ultrassônicos são sensores que detectam

Leia mais

Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI. Projeto de Informatização da Secretaria Municipal de Saúde do Município de São Paulo

Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI. Projeto de Informatização da Secretaria Municipal de Saúde do Município de São Paulo Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI Projeto de Informatização da Secretaria Municipal de Saúde do Município de São Paulo Programa AMG Manual de Operação Conteúdo 1. Sumário 3 2. Programa

Leia mais

GEAPS EXCHANGE 99 Sessão Educacional. O que há de novo: Watchdog Elite da 4B Elevator Components Ltd. Monitor de Elevador de Caçamba para o Século 21

GEAPS EXCHANGE 99 Sessão Educacional. O que há de novo: Watchdog Elite da 4B Elevator Components Ltd. Monitor de Elevador de Caçamba para o Século 21 GEAPS EXCHANGE 99 Sessão Educacional Visita 4B no Stand # 500 O que há de novo: Watchdog Elite da 4B Elevator Components Ltd. Monitor de Elevador de Caçamba para o Século 21 Uma apresentação por Johnny

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO AMBIENTE EAD (Educação a Distância) ÍNDICE

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO AMBIENTE EAD (Educação a Distância) ÍNDICE MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO AMBIENTE EAD (Educação a Distância) ÍNDICE FORMAS DE ACESSO AO AMBIENTE EAD... 2 O AMBIENTE EAD... 2 TERMO DE COMPROMISSO... 3 CONHECENDO A HOME PAGE DO TREINAMENTO EAD... 3 ETAPAS

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES DO TERMÔMETRO DIGITAL MODELO TD-801

MANUAL DE INSTRUÇÕES DO TERMÔMETRO DIGITAL MODELO TD-801 MANUAL DE INSTRUÇÕES DO TERMÔMETRO DIGITAL MODELO TD-801 Leia atentamente as instruções contidas neste manual antes de iniciar o uso do instrumento ÍNDICE 1. Introdução... 02 2. Regras de segurança...

Leia mais

Figura 1 - Utilização conjugada de Câmera IR, com sniffer - Fonte: FLIR Systems

Figura 1 - Utilização conjugada de Câmera IR, com sniffer - Fonte: FLIR Systems Câmera GasFindIR da FLIR Systems Por Aline Voigt Nadolni - Petrobras Sobre o GasFindIR Informações gerais - segundo o fabricante FLIR Systems, Inc. O GasFindIR é, segundo a FLIR Systems, uma câmera portátil,

Leia mais

Usando o Conference Manager do Microsoft Outlook

Usando o Conference Manager do Microsoft Outlook Usando o Conference Manager do Microsoft Outlook Maio de 2012 Conteúdo Capítulo 1: Usando o Conference Manager do Microsoft Outlook... 5 Introdução ao Conference Manager do Microsoft Outlook... 5 Instalando

Leia mais

Como fazer um jogo usando o editor de apresentação

Como fazer um jogo usando o editor de apresentação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sergipe IFS Campus Glória Curso Integrado em Agropecuária Professora: Jamille Silva Madureira Disciplina: Informática Como fazer um jogo usando o editor

Leia mais

Fone de Ouvido com Câmera. (HS-1C) Para os telefones celulares Nokia 3100, 6100, e 7210.

Fone de Ouvido com Câmera. (HS-1C) Para os telefones celulares Nokia 3100, 6100, e 7210. Fone de Ouvido com Câmera (HS-1C) Para os telefones celulares Nokia 3100, 6100, e 7210. INFORMAÇÕES LEGAIS Copyright Nokia Corporation 2002-2004. Todos os direitos reservados. É proibido reproduzir, transferir,

Leia mais

PRODUTOS SUSTENTÁVEIS

PRODUTOS SUSTENTÁVEIS PRODUTOS SUSTENTÁVEIS ObjETIVOS A ThyssenKrupp Elevadores, em sintonia com as tendências mundiais em transporte vertical, está focada em sua responsabilidade socioambiental. Por isso, desenvolve produtos

Leia mais

Jato de água HyPrecision. Otimizando o desempenho do jato de água

Jato de água HyPrecision. Otimizando o desempenho do jato de água Jato de água HyPrecision Otimizando o desempenho do jato de água Dólares O menor custo de propriedade 4137 bar versus 4137 bar reduza seu custo total de propriedade em aproximadamente 20% Ao calcular

Leia mais

Figura 1: tela inicial do BlueControl COMO COLOCAR A SALA DE INFORMÁTICA EM FUNCIONAMENTO?

Figura 1: tela inicial do BlueControl COMO COLOCAR A SALA DE INFORMÁTICA EM FUNCIONAMENTO? Índice BlueControl... 3 1 - Efetuando o logon no Windows... 4 2 - Efetuando o login no BlueControl... 5 3 - A grade de horários... 9 3.1 - Trabalhando com o calendário... 9 3.2 - Cancelando uma atividade

Leia mais

Edição 226 - Ano 2015 - Mar/Abr. NEWS. +Lincoln Electric +GE Healthcare +Enelbras +Eventos

Edição 226 - Ano 2015 - Mar/Abr. NEWS. +Lincoln Electric +GE Healthcare +Enelbras +Eventos Edição 226 - Ano 2015 - Mar/Abr. NEWS +Lincoln Electric +GE Healthcare +Enelbras +Eventos Utilização para processos de solda e máquinas de trefila. Fonte: Lincoln Electric Fonte: Lincoln Electric Com um

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO TREINAMENTO EAD (Educação a Distância) ÍNDICE

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO TREINAMENTO EAD (Educação a Distância) ÍNDICE MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO TREINAMENTO EAD (Educação a Distância) ÍNDICE FORMAS DE ACESSO AO AMBIENTE EAD... 2 O AMBIENTE EAD... 3 TERMO DE COMPROMISSO... 4 CONHECENDO A HOME PAGE DO TREINAMENTO EAD... 4

Leia mais

Modem e rede local. Guia do usuário

Modem e rede local. Guia do usuário Modem e rede local Guia do usuário Copyright 2007 Hewlett-Packard Development Company, L.P. As informações contidas neste documento estão sujeitas a alterações sem aviso. As únicas garantias para produtos

Leia mais

COMO CRIAR UM SITE DE NEGÓCIOS

COMO CRIAR UM SITE DE NEGÓCIOS 0 COMO CRIAR UM SITE DE NEGÓCIOS Em 5 Passos Simples Aprenda aqui a criar um site de negócios de maneira simples, com algumas dicas fundamentais para o começo do seu projeto no Mercado Digital COMO CRIAR

Leia mais

INFORMATIVO DE PRODUTO

INFORMATIVO DE PRODUTO Sensor / Detector de Gás Natural e Derivados de Metano Com Saída Relé NA / NF Código: ALM1224BR O Detector de Gás, código ALM1224BR é um equipamento que deve ser instalado na parede de cozinhas, salas

Leia mais

Tutorial Gerar arquivo PDF. Gerando um documento pdf com várias imagens 1- Inserir imagem no Word

Tutorial Gerar arquivo PDF. Gerando um documento pdf com várias imagens 1- Inserir imagem no Word Tutorial Gerar arquivo PDF. Com o objetivo de simplificar e diminuir o tamanho de arquivos anexos nos projetos, elaboramos um pequeno tutorial mostrando como gerar um único arquivo no formato pdf contendo

Leia mais

ESPECIALISTA EM PESQUISAS NÃO DESTRUTIVAS DE AVARIAS

ESPECIALISTA EM PESQUISAS NÃO DESTRUTIVAS DE AVARIAS ESPECIALISTA EM PESQUISAS NÃO DESTRUTIVAS DE AVARIAS www.peri-plus.pt Introdução Apoiados em tecnologias não destrutivas, como a Termografia, Electro-Acústica, Gás Traçador e Vídeo Inspeção identificamos

Leia mais

MANUAL DO PEP ATUALIZADO EM 13-08-2014 PROPOSTA ELETRÔNICA DE PREÇOS REFERENTE A VERSÃO DO PEP: 2.0.0.25

MANUAL DO PEP ATUALIZADO EM 13-08-2014 PROPOSTA ELETRÔNICA DE PREÇOS REFERENTE A VERSÃO DO PEP: 2.0.0.25 MANUAL DO PEP ATUALIZADO EM 13-08-2014 PROPOSTA ELETRÔNICA DE PREÇOS REFERENTE A VERSÃO DO PEP: 2.0.0.25 1 Sumário 1.Objetivo...03 2.Suporte...03 3.Como instalar...03 4.Usando o PEP...09 2 1. Objetivo:

Leia mais

4 Experimentos Computacionais

4 Experimentos Computacionais 33 4 Experimentos Computacionais O programa desenvolvido neste trabalho foi todo implementado na linguagem de programação C/C++. Dentre as bibliotecas utilizadas, destacamos: o OpenCV [23], para processamento

Leia mais

Guia de instalação VIP S4100

Guia de instalação VIP S4100 Guia de instalação VIP S4100 Modelo VIP S4100 Parabéns, você acaba de adquirir um produto com a qualidade e segurança Intelbras. A câmera IP Intelbras VIP S4100 fornece uma solução completa para Vigilância,

Leia mais

Manual do Cliente. Alu Tracker Monitoramento Veicular

Manual do Cliente. Alu Tracker Monitoramento Veicular Alu Tracker Monitoramento Veicular Manual do cliente Manual do Cliente Alu Tracker Monitoramento Veicular Introdução Este manual faz parte do contrato de prestação de serviços. Obrigado por escolher a

Leia mais

séries JKW5 V5.0 Controlador Automático de Correção do Fator de Potência Manual de Operação

séries JKW5 V5.0 Controlador Automático de Correção do Fator de Potência Manual de Operação séries JKW5 V5.0 Controlador Automático de Correção do Fator de Potência Manual de Operação 1. Geral A série JKW5 de controlador automático de correção do fator de potência é utilizado para comandar automaticamente

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES DO TERMÔMETRO DIGITAL INFRAVERMELHO TD-950

MANUAL DE INSTRUÇÕES DO TERMÔMETRO DIGITAL INFRAVERMELHO TD-950 MANUAL DE INSTRUÇÕES DO TERMÔMETRO DIGITAL INFRAVERMELHO TD-950 Leia atentamente as instruções contidas neste manual antes de iniciar o uso do instrumento ÍNDICE 1. Introdução... 02 2. Regras de segurança...

Leia mais

FILMADORA SPORT MANUAL DO USUÁRIO. Todas as Imagens deste manual são meramente ilustrativas.

FILMADORA SPORT MANUAL DO USUÁRIO. Todas as Imagens deste manual são meramente ilustrativas. FILMADORA SPORT MANUAL DO USUÁRIO Todas as Imagens deste manual são meramente ilustrativas. www.orangeexperience.com.br FILMADORA SPORT ÍNDICE Acessórios Encaixe dos Suportes Requisitos do Sistema O

Leia mais

Diretrizes para determinação de intervalos de comprovação para equipamentos de medição.

Diretrizes para determinação de intervalos de comprovação para equipamentos de medição. Diretrizes para determinação de intervalos de comprovação para equipamentos de medição. De acordo com a Norma NBR 1001, um grande número de fatores influência a freqüência de calibração. Os mais importantes,

Leia mais

ANEXO. 1. Plano Mínimo de Manutenção. 2. Manutenção Preditiva

ANEXO. 1. Plano Mínimo de Manutenção. 2. Manutenção Preditiva ANEXO 1. Plano Mínimo de Manutenção 1.1 O Plano Mínimo de Manutenção define as atividades mínimas de manutenção preditiva e preventiva e suas periodicidades para transformadores de potência e autotransformadores,

Leia mais

PORTAL WISSEN OPERADORA 2011 GUIA PRÁTICO OPERACIONAL. Portal Wissen

PORTAL WISSEN OPERADORA 2011 GUIA PRÁTICO OPERACIONAL. Portal Wissen PORTAL WISSEN OPERADORA 2011 GUIA PRÁTICO OPERACIONAL Portal Wissen Onde encontro? INTRODUÇÃO...3 Acessando o Sistema...4 Pagina Inicial do sistema...5 FUNCIONAMENTO DO SISTEMA...6 Iniciando um File (Compra

Leia mais

MANUAL OFICINAS HDI - AUDATEX WEB

MANUAL OFICINAS HDI - AUDATEX WEB MANUAL OFICINAS HDI - AUDATEX WEB Audatex Web Oficinas HDI Nível Usuário (Versão 2.8) Gerência de Suporte Técnico Departamento de Treinamento Resp.: Equipe de Treinamento Versão 1.0 Revisão 1 Data 13/5/2008

Leia mais

APOSTILA DE EXEMPLO. (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo)

APOSTILA DE EXEMPLO. (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo) APOSTILA DE EXEMPLO (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo) 1 Índice Aula 1 - Área de trabalho e personalizando o sistema... 3 A área de trabalho... 3 Partes da área de trabalho.... 4 O Menu Iniciar:...

Leia mais

Bem-vindo ao curso delta Gerenciamento de peso para a versão 9.1. Este curso aborda a nova solução de peso introduzida nessa versão.

Bem-vindo ao curso delta Gerenciamento de peso para a versão 9.1. Este curso aborda a nova solução de peso introduzida nessa versão. Bem-vindo ao curso delta Gerenciamento de peso para a versão 9.1. Este curso aborda a nova solução de peso introduzida nessa versão. Você deve ter bons conhecimentos de estoque, UM e administração de posições

Leia mais

tada Participamos do processo de confecção de Tem tinta de cabelo, tem tinta de parede, tem tinta de metal e mais tinta com a gente!

tada Participamos do processo de confecção de Tem tinta de cabelo, tem tinta de parede, tem tinta de metal e mais tinta com a gente! T in tada Fonte: Weg Tem tinta de cabelo, tem tinta de parede, tem tinta de metal e mais tinta com a gente! Participamos do processo de confecção de diversos produtos que chegam, no final das contas, aí

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE BOM DESPACHO-MG PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO - EDITAL 001/2009 CARGO: COORDENADOR DE INCLUSÃO DIGITAL CADERNO DE PROVAS

PREFEITURA MUNICIPAL DE BOM DESPACHO-MG PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO - EDITAL 001/2009 CARGO: COORDENADOR DE INCLUSÃO DIGITAL CADERNO DE PROVAS CADERNO DE PROVAS 1 A prova terá a duração de duas horas, incluindo o tempo necessário para o preenchimento do gabarito. 2 Marque as respostas no caderno de provas, deixe para preencher o gabarito depois

Leia mais

lubrificantes e combustíveis

lubrificantes e combustíveis lubrificantes e combustíveis Lubrificantes A lubrificação é um dos principais itens de manutenção de máquinas agrícolas e deve ser entendida e praticada para aumento da vida útil das mesmas,devido se tornarem

Leia mais

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com /

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com / Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com / andre.belini@ifsp.edu.br MATÉRIA: GESTÃO DE PROJETOS Aula N : 10 Tema: Gerenciamento

Leia mais

PISTOLA MEDIDORA DE TEMPERATURA

PISTOLA MEDIDORA DE TEMPERATURA PISTOLA MEDIDORA DE TEMPERATURA Características: - Medições precisas sem contacto - Ponteiro laser Built-in - Intervalo de selecção automática e resolução de 0,1º ou 1 - Botão Comutável ºC/ºF - Armazena

Leia mais

Esse produto é um produto composto e tem subprodutos

Esse produto é um produto composto e tem subprodutos Indústria - Cadastro de produtos O módulo indústria permite controlar a produção dos produtos fabricados pela empresa. É possível criar um produto final e definir as matérias-primas que fazem parte de

Leia mais

Estatística no EXCEL

Estatística no EXCEL Estatística no EXCEL Prof. Ms. Osorio Moreira Couto Junior 1. Ferramentas... 2 2. Planilha de dados... 3 2.1. Introdução... 3 2.2. Formatação de células... 4 2.3. Inserir ou Excluir Linhas e Colunas...

Leia mais

Manual de Operação. Copyright 2011 - Todos os direitos reservados.

Manual de Operação. Copyright 2011 - Todos os direitos reservados. Manual de Operação Copyright 2011 - Todos os direitos reservados. SUMÁRIO 1. Informações Gerais...7 1.1 EasyPass... 7 1.2 Observações... 8 2. Conceitos Básicos...10 2.1 Captura de Imagem...10 2.2 Crop...10

Leia mais

COM O BROFFICE IMPRESS

COM O BROFFICE IMPRESS Unidade Unidade 5 4 Preparando Compondo suas planilhas apresentações eletrônicas com com o BrOffice o BrOffice Impress Calc UNIDADE 5 PREPARANDO SUAS APRESENTAÇÕES COM O BROFFICE IMPRESS OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Leia mais

Início Rápido para o Templo

Início Rápido para o Templo Início Rápido para o Templo O FamilySearch.org facilita realizar as ordenanças do templo por seus antepassados. Todo o processo tem apenas alguns passos simples: 1. Descobrir antepassados que precisam

Leia mais

COMO COMEÇAR 2016 se organizando?

COMO COMEÇAR 2016 se organizando? COMO COMEÇAR 2016 se organizando? Como começar 2016 se organizando? Conheça estratégias simples para iniciar o novo ano com o pé direito Você sabia que, de acordo com o Sebrae, os principais motivos que

Leia mais

29/05/2012. Gestão de Projetos. Luciano Gonçalves de Carvalho FATEC. Agenda. Gerenciamento de Integração do Projeto Exercícios Referências FATEC

29/05/2012. Gestão de Projetos. Luciano Gonçalves de Carvalho FATEC. Agenda. Gerenciamento de Integração do Projeto Exercícios Referências FATEC Gestão de Projetos 1 Agenda Gerenciamento de Integração do Projeto Exercícios Referências 2 1 GERENCIAMENTO DA INTEGRAÇÃO DO PROJETO 3 Gerenciamento da Integração do Projeto Fonte: EPRoj@JrM 4 2 Gerenciamento

Leia mais