Fabio Saito Guilgim Aprendendo a fazer pizza

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Fabio Saito Guilgim Aprendendo a fazer pizza"

Transcrição

1 Fabio Saito Guilgim Aprendendo a fazer pizza 1.Introdução A disciplina de Educação e Tecnologia tem como um de seus objetivos a realização de um projeto de aprendizagem tendo como base recursos tecnológicos, como a internet, para busca e assimilação de informações sobre o assunto pesquisado. Como aluno desta disciplina, pretendo aprender a fazer pizzas, buscando assim um domínio básico desta prática culinária. A escolha do tema de estudo é fruto de gosto pessoal. Pizza é uma de minhas comidas prediletas, e o aprendizado que esta disciplina me possibilita certamente irá satisfazer uma curiosidade que sempre tive quanto aos processos envolvidos na feitura deste prato. Desta forma consegui aliar aprendizagem e prazer neste projeto. Também penso que esta escolha esteja associada às escolhas de minha vida pessoal. Entrei no curso de Midialogia por sua dinâmica, as múltiplas possibilidades que este curso poderia me oferecer, não restringindo assim minhas áreas de atuação e conhecimento. Tenho interesse por assuntos diversos, de naturezas diversas. De arte à tecnologia, vejo os mais variados temas como complementares, inter-relacionados em uma trama de saber. Fazer pizza, realizar algo do qual tenho praticamente nenhuma experiência, corresponde a minha busca por uma diversidade de conhecimento. A partir desta experiência, vou também confirmar quais as estratégias de aprendizagem que mais utilizo, se estas correspondem aos testes que realizei durante esta disciplina. O principal teste que realizei neste quesito, formulado pelo prof. Richard M. Felder, dava como resultado quatro características mais relevantes: intuitivo, reflexivo, visual e global. Segundo este teste eu tenho preferência por assuntos teóricos a práticos, procuro ter uma visão global dos assuntos ao invés de fragmentá-los e maior facilidade de aprendizado por meio de imagens. Também observei o resultado de um esforço prático, com a presença de um produto final bem definido. Nestes últimos tempos não tive experiência com este tipo de aprendizagem, me concentrando em assuntos mais teóricos, que quando resultam em uma prática, ocorre como produto de um saber bastante fragmentado. 2. Objetivo e metodologia O objetivo deste projeto é a realização de todas as etapas da preparação de uma pizza. Defini no início de meu projeto que estas etapas deveriam ser a preparação da massa, do molho e do recheio, montagem da pizza e técnicas de forno. Todas estas etapas visam a produção de uma pizza caseira, realizada em forno comum a gás. Pela falta de recursos materiais não terei experiências em fornos a lenha, mas terei noção de como são feitas. Como fonte de informação utilizei a Internet como principal veículo. Na verdade foi o único meio, já que não se mostrou necessário o auxílio externo, no qual pretendia pedir ajuda para minha tia na feitura da massa.

2 Na Internet iniciei as buscas por receitas e modo de preparo, mas encontrei informações extras que não estavam no projeto inicial, como a história da pizza e diferentes variações de pizzas (especificidades que cada país ou região adotam). Considero estas informações bastante relevantes, apesar de não ter pensado nelas no projeto inicial. Observei assim que não existe uma receita específica a ser seguida, pois esta pode variar de acordo com o paladar, a cultura alimentar de cada um. Com as receitas em mão pude observar algumas diferenças e semelhanças entre elas, o que me levou a criar uma nova receita após adquirir alguma experiência. A quantidade de ingredientes pode variar por gosto pessoal. Também descrevo possíveis ingredientes que utilizo em minhas pizzas, com breve levantamento sobre sua importância. As quantidades descritas fazem 5 ou 6 pizzas, de acordo com a espessura que se quer para a massa. 3.Pesquisando sobre pizza Minha pesquisa se iniciou no site de buscas Encontrei diversos sites com receitas, mas os mais que me auxiliaram foram os seguintes: Este é o site de uma empresa fabricante de fornos. É muito interessante, pois encontrei receitas bastante detalhadas de diversos pratos, além de observar equipamentos profissionais. O link acima leva direto a receita mais complexa que encontrei para massas de pizza. Os ingredientes são apenas os básicos - farinha, sal, fermento e água - mas o processo de realização é bastante demorado. É uma pizza profissional feita no estilo de Nápoles (o mais utilizado no Brasil), inclui processos que não estão disponíveis para mim. Receitas de pizza Como não encontrei nenhum fórum específico para pizzas, ou com áreas destinadas para pizzas, resolvi procurar no Orkut assuntos relacionados, comunidades que poderiam fornecer receitas e experiências de outras pessoas. Tive um pouco de resistência em utilizálo, principalmente por considerar as discussões que ocorrem nas comunidades muito superficiais. Para minha surpresa encontrei uma comunidade bastante ativa, a Receitas de pizza, que forneceu respostas para dúvidas recorrentes, como o melhor processo para abrir a massa, como fazer o molho, quais melhores ingredientes. Mogiana, a fundadora da comunidade, é bastante ativa, dando sugestões e comentando receitas enviadas pelos integrantes Exemplos de receitas básicas de pizza. Possuem algumas variações de ingredientes e quantidades, como a presença de cachaça em algumas. Não coloquei todos os sites que encontrei, pois não utilizo nenhuma receita em específico, criei uma com base nas variações possíveis. O link da Cyber Cook foi minha primeira experiência de receita para massa.

3 Encontrei aqui um pouco sobre a história da pizza e variações culturais de algumas regiões. Também vi diferentes tipos de recheios possíveis para se colocar nas pizzas. INGREDIENTES a) MASSA Ingredientes da massa 1Kg de farinha de trigo O principal ingrediente da massa, possui diferentes qualidades que podem influenciar no sabor e consistência. Os tipos principais são dois, que vêm de diferentes espécies de trigo: o trigo mole (Triticum aestivum), adequado à padaria, pastelaria e ao fabrico de bolachas, cujo produto da moenda é a farinha; e o trigo duro (Triticum durum), usado no fabrico de massas alimentícias, cujo produto de moenda é a sêmola. Dentro de cada um desses grupos ainda existem subdivisões, que influenciam no tipo de massa a ser produzida. Aqui a sêmola é a mais indicada, pois produz uma massa mais crocante e consistente. Outro fator que influencia na farinha é a quantidade de cinzas produzida na queima. Este fator determina apenas a cor da massa, deixando-a mais clara ou escura. Não é fator fundamental na qualidade do produto final. Utilizei a marca de farinha Renata, que foi muito elogiada durante minha pesquisa. Pessoas que conheço com experiência na cozinha, como minha mãe e minha tia, e no Orkut recomendaram esta farinha. Estes dados foram coletados no site abaixo. 2 colheres de chá de sal Foi uma quantidade que achei adequada no caso de não se adicionar açúcar. 8 colheres de sopa de azeite Dá um pouco de liga e sabor a massa. Pode ser substituído por óleo de soja. Não produzirá uma massa tão boa com a substituição, portanto deve ser feito apenas por motivos econômicos ou de disponibilidade. A quantidade pode ser variada para obter resultados diferentes. Quanto mais óleo, mais dura fica a massa. Um ovo pode complementar este ingrediente.

4 40g de fermento biológico Quantidade razoável para a massa crescer e ficar macia. O fermento biológico constitui-se de bactérias fermentadoras, que consomem um pouco do açúcar da massa produzindo bolhas de gases no interior. Fiz uma experiência para armazenar a massa pré-assada na geladeira. Foi um fracasso, pois o fermento se consumiu completamente, deixando a massa dura após assar. Água morna (o quanto bastar) No início a falta de quantidade me deixou bastante inseguro, pois eu não sabia quando a massa atingia o ponto ideal. Um pouco de prática eliminou este receio. 2 colheres de chá de açúcar Deixa a massa com sabor mais suave. Ingrediente opcional. 1 cálice de cachaça Teoricamente aumenta o efeito do fermento. Não notei diferença neste aspecto, só percebi que a massa ficou com um pouco de gosto de cachaça. Pode ser substituído por álcool de cozinha, desde que se diminua a quantidade (por ser mais concentrado). Pela falta de resultados conclusivos o coloco como opcional. 1 ovo Complementar ao óleo, dá liga a massa e também a deixa mais dura. Opcional. b) MOLHO Ingredientes do molho 15 tomates Devem ser bem maduros. Nesta quantidade calculo 3 tomates por pizza. Azeite ou óleo de soja Açúcar Tira um pouco da acidez do molho Temperos Os temperos podem ser vários, de acordo com o gosto de cada um. Nas minhas pizzas utilizo pimenta do reino, manjericão, cebola, alho e sal. c) RECHEIOS Vou descrever alguns dos quais já tenho experiência. Azeitonas e fatias de tomate podem acompanhar a maioria, portanto não vou colocá-las como parte de nenhum tipo de pizza.

5 Mussarela Calabresa - calabresa e cebola Quatro queijos - mussarela, catupiry, provolone e gorgonzola Camarão - camarão temperado (limão e sal a gosto) e mussarela Lombo - lombo fatiado, catupiry e champignon Ingredientes do recheio REALIZAÇÃO DA PIZZA Dividi a feitura da pizza em três etapas para facilitar meu aprendizado. Primeiramente me concentraria apenas na massa, utilizando molho pronto e recheios simples como mussarela e calabresa. Após adquirir certo domínio da massa faria também o molho. Por fim pesquisaria diferentes tipos de recheios para a pizza. Esta divisão, feita antes de qualquer conhecimento adquirido durante o projeto, se mostrou bastante eficiente, pois me permitiu um olhar mais objetivo sobre meus erros e acertos. Observando cada elemento separadamente pude fazer uma análise que me levaria a melhorar as receitas. Na massa procuraria observar qual o melhor método para abri-la. No molho controlaria as proporções dos ingredientes, além do método de preparar o tomate, modificando assim sua consistência. Os recheios se resumem a coleta de dados e experimentação. 4.Resultado Para apresentar os resultados do aprendizado prático não colocarei todo o processo em ordem cronológica, mas o dividirei em três etapas, pois as vejo como relativamente independentes: a produção da massa, do molho e dos recheios. É idêntica a divisão colocada anteriormente na metodologia, e conta com a vantagem de tornar mais fácil a visualização do processo. No final todas as etapas ainda passavam por melhorias, e a descrição simultânea destas tornaria caótica a explicação. A MASSA Com base nas receitas coletadas pude realizar minha primeira tentativa de fazer uma massa. Os resultados não foram os melhores, apesar das críticas positivas que tive de meus familiares. A massa ficou um pouco dura, mas logo percebi quais eram minhas falhas.

6 Segui a receita corretamente, colocando a farinha, o sal, o açúcar, o óleo e a cachaça em uma bacia larga. Dissolvi o fermento em um copo de água morna e fui despejando na bacia, ao mesmo tempo em que misturava os ingredientes com as mãos. Terminando este copo fui adicionando mais água aos poucos, porém por causa de minha inexperiência coloquei água demais, e a massa ficou com aspecto um pouco cremoso. Não tive consciência de minha falha na hora, e continuei sovando-a por um tempo. Deixei ela descansar por uns 15 minutos. Só depois obtive informação que deixei pouco tempo para crescer. Quando fui abrir a massa com um rolo, percebi que ela grudava muito, não permitindo que fosse esticada. Na hora não vi alternativa a não ser colocar mais farinha para deixá-la mais seca. Fiz isso, consegui abrir a massa. Porém esta alteração da receita mudaria a consistência da massa. Depois pré-assei as massas, pois não iria consumir todas no mesmo dia. Neste caso não foi necessariamente um erro, porém montar a pizza com massa pré-assada, mesmo se ela acaba de sair do forno, fica mais dura. No dia seguinte consumi a mesma massa, porém me foi explicado pelo Orkut que armazenei de forma incorreta, e ela ficou extremamente dura. Para armazená-la é necessário colocar dentro de um saco plástico fechado, ou congelá-la, para que não resseque muito. Minha segunda experiência, realizada uma semana após a primeira, foi um pouco mais bem sucedida. A única falha foi continuar a pré-assar a massa, mesmo fazendo uma receita para duas pizzas, que seriam consumidas na hora. Ainda não possuía conhecimento da diferença que faz a massa pré-assada, o que só fui adquirir perguntando no Orkut. Apesar disso, a melhora foi significativa, e notei que o processo pareceu mais fácil. A terceira e a quarta tentativa foram bem sucedidas, e considero-as como um resultado satisfatório para meu projeto. Nestas vezes não adicionei cachaça, mas o resultado foi melhor por não usar massa pré-assada. Foi aqui também que documentei com fotografias todo o processo de fazer pizza, que mostro agora. Etapas da feitura da massa Aqui ocorre apenas a mistura dos ingredientes que citei acima. Diferente das primeiras tentativas não utilizo aqui uma bacia, faço sobre um balcão de granito, como foi recomendado em uma receita. É bem mais fácil sovar sobre uma superfície plana, porém pode ser mais prático usar uma bacia, que suja menos.

7 Etapas da feitura da massa Após trabalhar a massa por aproximadamente cinco minutos, deixo-a descansando por 1 ou 2 horas. Cubro com um pano levemente umedecido para não ressecar. Depois divido a massa em partes iguais utilizando uma faca. Por ultimo é só abrir a massa, que pode ser feito com rolo ou à mão. A recomendação geral é abrir na mão, pois fica mais macia desta forma. O rolo é prático para deixar a massa lisa, com uma distribuição mais uniforme. O MOLHO O molho foi relativamente simples. O único problema foi que os tomates não estavam bem maduros, o molho adquirindo uma cor alaranjada depois de pronto. Comecei a fazer o molho na terceira pizza, e como primeira tentativa ficou bom, apenas um pouco salgado. Além de ajustar o sal na pizza seguinte, tirei as sementes do tomate para fazer o molho. Sinceramente não sei determinar se houve melhoria do sabor, mas posso dizer que ele rendeu menos. A seguir vai meu relato do molho. Os tomates devem ser cortados em quatro partes, em seguida batidos no liquidificador. Como temperos básicos utilizo a cebola e o alho bem triturados, e os frito um pouco no óleo antes de colocar o tomate batido para cozinhar. Adiciono Batendo no liquidificador Cozinhando o molho sal e açúcar em seguida. Tinha a disposição três temperos recomendados para molhos, o orégano, o manjericão e a pimenta do reino. Como o orégano é tradicionalmente jogado por cima da pizza prefiro colocar só manjericão. No site abaixo encontrei uma lista de temperos, sendo que alguns combinam com molhos para pizza, como o salsão e a pimenta calabresa. OS RECHEIOS O recheio necessitava de uma abordagem diferente. Era necessário fazê-lo desde a primeira pizza, pois para avaliar cada elemento é necessário observá-los no conjunto. Pode ser considerado o principal fator na definição do sabor de uma pizza, portanto me foi

8 recomendado ingredientes da melhor qualidade que encontrasse. Apesar de sua importância foi bastante simples, pois utilizei apenas ingredientes que não necessitavam de preparo, apenas montagem. Pizzas como a de frango com catupiry não entraram no meu projeto. Não foi necessário muita pesquisa para obter ingredientes dos diferentes tipos de pizzas. Me baseei em cardápios de pizzarias, sites como o Wikipedia e principalmente em conhecimento adquirido antes deste projeto. Em alguns casos até criei novas misturas de ingredientes, como uma pizza de três queijos (mussarela, catupiry e parmesão). Não encontrei nenhuma regra de ordem dos ingredientes, nem quantidades a serem colocadas. Fui aperfeiçoando por tentativa e erro aqui. Algumas dicas gerais que obtive na internet: ralar todos os queijos para deixar o recheio menos compacto, colocar gergelim sobre a massa da borda. Calabresa Quatro queijos OPINIÕES GERAIS Pizzas prontas Com base nas opiniões de quem experimentou minhas últimas pizzas, incluindo a minha pessoa, posso dizer que o resultado está de acordo com minhas expectativas anteriores. Todos que comeram aprovaram o resultado, alguns apontando as pequenas ressalvas descritas no projeto. Não esperava fazer uma pizza igual a dos mestres italianos

9 (ver site do Wood Stone), pois tive minhas limitações. Não possuía um forno a lenha, nem os melhores ingredientes, nem uma técnica tão aprimorada. A divisão deste projeto em etapas (massa, molho e recheio) foi puramente didática, para facilitar o aprendizado de cada elemento. Neste caso vejo como uma preferência, já que são independentes no modo de fazer, porém devem estar em diálogo para que um não se sobreponha ao outro. Enquanto a massa deve privilegiar a consistência, o molho e o recheio devem valorizar o sabor. Uma dificuldade que tive com o aprendizado utilizando a Internet foi a baixa quantidade e qualidade dos materiais visuais nas receitas. Os escassos sites que encontrei com imagens, estas possuíam baixa qualidade, não sendo possível verificar a textura dos elementos, principalmente a massa. Os vídeos que encontrei no site YouTube não acrescentaram em nada meu aprendizado. Vídeos e imagens me ajudariam muito nos primeiros estágios de abertura da massa. A ausência de um professor na prática da produção foi um inconveniente. As dúvidas não podiam ser esclarecidas na hora, sendo necessário procurar auxílio posterior na internet (geralmente demora para se obter uma resposta) e resolver os erros na improvisação. Considero mais dinâmico um tutor auxiliando na prática e sugerindo pesquisa de materiais na rede. 5.Conclusões Foi realizado um almoço da classe onde todos que faziam pratos culinários deveriam mostrar seu aprendizado. Minha pizza foi elogiada, e eu mesmo aprovei o resultado. Concluo que meus objetivos foram atingidos, talvez melhor do que o esperado, já que não pretendia alcançar nada além uma habilidade básica. Tenho noção que pode ser melhorado, mas acaba se tornando mais uma questão de prática, além de pesquisa sobre tópicos mais específicos. De forma geral pude observar que as estratégias de aprendizagem que utilizei são as mesmas indicadas no teste citado anteriormente. No início do projeto procurei adquirir o máximo de informação sobre os processos envolvidos antes de aplicá-los, para não ter dúvidas durante a prática. Não ocorreu exatamente assim, pois verifiquei que o exercício da atividade despertou diversas questões, como técnicas para abrir a massa. Semelhante ao que Piaget afirma, meu conhecimento se construiu a partir da interação, sendo que fui um elemento ativo neste processo. Foi a partir de meus conflitos cognitivos que procurei soluções, seja na busca de informações ou mesmo na improvisação. Futuramente pretendo aprender novos tipos de massas, observando suas características e especificidades, expandindo meu conhecimento da culinária italiana. Vejo a pizza como porta de entrada para a construção de meu saber nesta área.

10 6.Referências Cavellucci, Lia C. ; Valente, José Armando. PREFERÊNCIAS DE APRENDIZAGEM: aprendendo na empresa e criando oportunidades na escola. Campinas Valente, José Armando. A Espiral da aprendizagem e as tecnologias da informação e comunicação: repensando conceitos. Em Maria Cristina Joly (Ed.) Tecnologia no Ensino: implicações para a aprendizagem. São Paulo: Casa do Psicólogo Editora , p Milward, Frank. A day with Maestro Enzo Coccia. Disponível em: Guerreiro, Margarida ; Mata, Paulina. Diário de Notícias, 21 de Junho de Portugal. Orkut Comunidade Receitas de pizza

Pão de banana e laranja

Pão de banana e laranja Pão de banana e laranja 4 colheres de sopa de suco de laranja (natural fica melhor) 200 ml de água 2 bananas pequenas e amassadas (você pode usar banana prata) 3 colheres de sopa de Mel 500 Gr de Farinha

Leia mais

Lípidios (g) (g) MODO DE PREPARO. Vitamina C (mg) Açúcar g 7 27,09 6,97 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 R$ 0,01

Lípidios (g) (g) MODO DE PREPARO. Vitamina C (mg) Açúcar g 7 27,09 6,97 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 R$ 0,01 Cardápio nº 2455 - BISCOITO CASEIRO DE NATA E SUCO DE POLPA DE FRUTA os C Ca Mg Fe Zn Custo Açúcar g 8 30,96 7,97 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 R$ 0,01 Açúcar (suco) g 10 38,70 9,96 0,00

Leia mais

A sopa é um dos alimentos mais reconfortantes de se preparar e tomar, possui muitas variações e é facilmente adaptável. Pode ser quente ou fria,

A sopa é um dos alimentos mais reconfortantes de se preparar e tomar, possui muitas variações e é facilmente adaptável. Pode ser quente ou fria, Introdução Quando escrevi Rose Elliot s Complete Vegetarian Cookbook, em 1985, as culinárias vegetariana e vegan não eram tão populares e não estavam em posição de destaque como atualmente. Hoje em dia,

Leia mais

Fazendo Pão. Por Nathalia Maia Salgado. Introdução

Fazendo Pão. Por Nathalia Maia Salgado. Introdução Fazendo Pão Por Nathalia Maia Salgado Introdução Nasci e fui criada em São Paulo. Minha história acadêmica começou em uma escolinha na Vila Santa Isabel, chamada Estrela da Manhã, onde entrei quando tinha

Leia mais

ALIMENTOS EXTENSAMENTE AQUECIDOS

ALIMENTOS EXTENSAMENTE AQUECIDOS ALIMENTOS EXTENSAMENTE AQUECIDOS RECEITAS SALGADAS WAFFLE/PANQUECA SALGADO Ingredientes 1 xícara chá de Farinha de Trigo 1 xícara chá de leite de vaca integral 1 ovo de galinha inteiro 1 colher chá de

Leia mais

Agroindústria. Processamento artesanal de farinhas e farináceos Fabricação de pão caseiro

Agroindústria. Processamento artesanal de farinhas e farináceos Fabricação de pão caseiro 1 de 5 10/16/aaaa 10:35 Agroindústria Processamento artesanal de farinhas e farináceos Fabricação de pão caseiro Processamento artesanal de farinhas e Nome farináceos : fabricação de pão caseiro Produto

Leia mais

Gabriela Zilioti, graduanda de Licenciatura e Bacharelado em Geografia na Universidade Estadual de Campinas.

Gabriela Zilioti, graduanda de Licenciatura e Bacharelado em Geografia na Universidade Estadual de Campinas. Relato de Experiência Eixo temático: Direitos Humanos - inclusão Gabriela Zilioti, graduanda de Licenciatura e Bacharelado em Geografia na Universidade Estadual de Campinas. A importância de maquetes para

Leia mais

RECEITAS SEM GLÚTEN. Pão de Farinha de Arroz com Araruta (Ciclo 7 Ultra Rápido Cor da Casca: Média ou Escura)

RECEITAS SEM GLÚTEN. Pão de Farinha de Arroz com Araruta (Ciclo 7 Ultra Rápido Cor da Casca: Média ou Escura) RECEITAS SEM GLÚTEN Pão de Farinha de Arroz com Araruta (Ciclo 7 Ultra Rápido Cor da Casca: Média ou Escura) 1 ½ copo de leite ou água com 3 colheres de sopa de leite em pó 3 colheres de sopa de óleo ou

Leia mais

A COUVE CHINESA NA ESCOLA DO SABOR

A COUVE CHINESA NA ESCOLA DO SABOR ESCOLA DO SABOR O alimento é a nossa fonte de energia, a nossa garantia de sobrevivência. Sem uma alimentação adequada a criança não pode se desenvolver ou crescer. A COUVE CHINESA NA ESCOLA DO SABOR Uma

Leia mais

Tortas Salgadas. Bolo de Batata. Ingredientes: - 1 Kg batata cozida. - sal. - pimenta-do-reino. - 2 colheres de sopa de margarina

Tortas Salgadas. Bolo de Batata. Ingredientes: - 1 Kg batata cozida. - sal. - pimenta-do-reino. - 2 colheres de sopa de margarina Tortas Salgadas Bolo de Batata Ingredientes: - 1 Kg batata cozida - sal - pimenta-do-reino - 2 colheres de sopa de margarina - 1 xícara de queijo ralado - 3 colheres de sopa de maisena 1 / 27 - 1 xícara

Leia mais

X Encontro Nacional de Educação Matemática Educação Matemática, Cultura e Diversidade Salvador BA, 7 a 9 de Julho de 2010

X Encontro Nacional de Educação Matemática Educação Matemática, Cultura e Diversidade Salvador BA, 7 a 9 de Julho de 2010 GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR EM MATEMÁTICA RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA GESTAR II Sidnei Luís da Silva Escola Municipal Vereador Benedito Batista Congatem - MG sidneiluisdasilva@yahoo.com.br Camila

Leia mais

18/11/2005. Discurso do Presidente da República

18/11/2005. Discurso do Presidente da República Discurso do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia de entrega de certificado para os primeiros participantes do programa Escolas-Irmãs Palácio do Planalto, 18 de novembro de 2005

Leia mais

Cachorro Quente de Forno

Cachorro Quente de Forno Cachorro Quente de Forno 2 xícaras (chá) de farinha de trigo 2 xícaras (chá) de leite 2 ovos 3 colher de sopa de fermentem pó 100 g de queijo parmesão ralado Recheio: 8 salsichas cozidas e picadas 1 cebola

Leia mais

A Maquina de Vendas Online É Fraude, Reclame AQUI

A Maquina de Vendas Online É Fraude, Reclame AQUI A Maquina de Vendas Online É Fraude, Reclame AQUI Muitas pessoas me perguntam se a maquina de vendas online é fraude do Tiago bastos funciona de verdade ou se não é apenas mais uma fraude dessas que encontramos

Leia mais

A SEGUIR ALGUMAS DICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO CIENTÍFICO

A SEGUIR ALGUMAS DICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO CIENTÍFICO A SEGUIR ALGUMAS DICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO CIENTÍFICO DESENVOLVENDO UM PROJETO 1. Pense em um tema de seu interesse ou um problema que você gostaria de resolver. 2. Obtenha um caderno

Leia mais

5 Dicas Testadas para Você Produzir Mais na Era da Internet

5 Dicas Testadas para Você Produzir Mais na Era da Internet 5 Dicas Testadas para Você Produzir Mais na Era da Internet Uma das verdades absolutas sobre Produtividade que você precisa saber antes de seguir é entender que se ocupar não é produzir. Não sei se é o

Leia mais

OBJETIVO VISÃO GERAL SUAS ANOTAÇÕES

OBJETIVO VISÃO GERAL SUAS ANOTAÇÕES OBJETIVO Assegurar a satisfação do cliente no pós-venda, desenvolvendo um relacionamento duradouro entre o vendedor e o cliente, além de conseguir indicações através de um sistema de follow-up (acompanhamento).

Leia mais

JOGOS PARA O ENSINO MÉDIO1

JOGOS PARA O ENSINO MÉDIO1 JOGOS PARA O ENSINO MÉDIO1 Marli Teresinha Quartieri Márcia Rehfeldt Ieda Maria Giongo Algumas reflexões iniciais O jogo tem sido tema de estudos e investigações de pesquisadores, educadores e psicólogos,

Leia mais

RECEITAS SEM GLÚTEN BOLO DE BANANA CARAMELADA

RECEITAS SEM GLÚTEN BOLO DE BANANA CARAMELADA RECEITAS SEM GLÚTEN BOLO DE BANANA CARAMELADA COBERTURA: 1/ 1/4 de xíc de água 06 bananas-nanicas maduras firmes, cortadas ao meio no sentido do comprimento Margarina para untar a fôrma. MASSA: 4 ovos

Leia mais

10 dicas para. comer macarrão de maneira saudável. Piccola Italia Bangu Culinária italiana saudável, feita à mão

10 dicas para. comer macarrão de maneira saudável. Piccola Italia Bangu Culinária italiana saudável, feita à mão 10 dicas para comer macarrão de maneira saudável Piccola Italia Bangu Culinária italiana saudável, feita à mão Tradicional prato da culinária brasileira, o macarrão não é geralmente considerado um bom

Leia mais

Planejamento de Aula - Ferramenta Mar aberto

Planejamento de Aula - Ferramenta Mar aberto Planejamento de Aula - Ferramenta Mar aberto Planejar uma aula é uma arte não uma tarefa. O planejamento de aula através da ferramenta Mar Aberto ajuda e contribui para infinitas possibilidades para seu

Leia mais

3 Metodologia 3.1. Tipo de pesquisa

3 Metodologia 3.1. Tipo de pesquisa 3 Metodologia 3.1. Tipo de pesquisa Escolher o tipo de pesquisa a ser utilizado é um passo fundamental para se chegar a conclusões claras e responder os objetivos do trabalho. Como existem vários tipos

Leia mais

Indicamos inicialmente os números de cada item do questionário e, em seguida, apresentamos os dados com os comentários dos alunos.

Indicamos inicialmente os números de cada item do questionário e, em seguida, apresentamos os dados com os comentários dos alunos. Os dados e resultados abaixo se referem ao preenchimento do questionário Das Práticas de Ensino na percepção de estudantes de Licenciaturas da UFSJ por dez estudantes do curso de Licenciatura Plena em

Leia mais

8 Conclusões, recomendações e desdobramentos

8 Conclusões, recomendações e desdobramentos 8 Conclusões, recomendações e desdobramentos 136 8 Conclusões, recomendações e desdobramentos 8.1. Introdução Finalmente inicia-se a etapa conclusiva deste trabalho. Com base nos resultados da pesquisa

Leia mais

SOMENTE PARA USO DOMÉSTICO

SOMENTE PARA USO DOMÉSTICO 05\13 986-09-05 782481 REV.1 SOMENTE PARA USO DOMÉSTICO MANUAL DE INSTRUÇÕES INTRODUÇÃO Parabéns pela escolha de mais um produto de nossa linha. Para garantir o melhor desempenho de seu produto, ler atentamente

Leia mais

Argolinhas. Capuccino da Vovó

Argolinhas. Capuccino da Vovó Capuccino da Vovó Argolinhas 1 lata de achocolatado pequena 1 lata de leite em pó instantâneo 150g de café em pó solúvel 1 colher de sopa de bicarbonato 1 pacote de chantily em pó canela em pó 6 colheres

Leia mais

BISCOITINHO DE QUEIJO

BISCOITINHO DE QUEIJO ÍNDICE DE RECEITAS Salgados Biscoitinho de queijo, 3 Cheesecake de salmão defumado, 4 Mousse de azeitona, 5 Nhoque de ricota, 6 Pão de queijo, 7 Samboussek, 8 Torta de queijo, 9 Doces Bolo de côco ralado,

Leia mais

Resultado da Avaliação das Disciplinas

Resultado da Avaliação das Disciplinas Avaliação Curso Direito Imobiliário Registral Aplicado aos Bens Públicos DISCIPLINAS: 1- Propriedade e demais direitos reais 2- Modos de aquisição e perda da propriedade e demais direitos reais CARGA HORÁRIA:

Leia mais

OS SABERES PROFISSIONAIS PARA O USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NA ESCOLA

OS SABERES PROFISSIONAIS PARA O USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NA ESCOLA OS SABERES PROFISSIONAIS PARA O USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NA ESCOLA Suzana Marssaro do Santos - suzanamarsaro@hotmail.com Priscila Moessa Bezerra - p-moessabezerra@hotmail.com Célia Regina de Carvalho

Leia mais

Imagens Mentais Por Alexandre Afonso

Imagens Mentais Por Alexandre Afonso 2 Imagens Mentais Por Alexandre Afonso 1ª Edição, 08/04/2016 As novas edições serão sempre disponibilizadas no link: http://alexandreafonso.com.br/e book imagens mentais 2016 alexandreafonso.com.br. Todos

Leia mais

AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO.

AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO. AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO. Autor: José Marcos da Silva Instituição: UFF/CMIDS E-mail: mzosilva@yahoo.com.br RESUMO A presente pesquisa tem como proposta investigar a visão

Leia mais

5 DICAS DE GESTÃO EM TEMPOS DE CRISE. Um guia prático com 5 dicas primordiais de como ser um bom gestor durante um período de crise.

5 DICAS DE GESTÃO EM TEMPOS DE CRISE. Um guia prático com 5 dicas primordiais de como ser um bom gestor durante um período de crise. 5 DICAS DE GESTÃO EM TEMPOS DE CRISE Um guia prático com 5 dicas primordiais de como ser um bom gestor durante um período de crise. INTRODUÇÃO Gerir uma empresa não é uma tarefa fácil, mas em tempos de

Leia mais

Projeto Culinária Animada

Projeto Culinária Animada Projeto Culinária Animada CEI Sta. Terezinha DRE JT 2013 O Centro de Educação Infantil Santa Terezinha é uma Unidade Educacional conveniada com a Prefeitura Municipal de São Paulo, cuja entidade mantenedora

Leia mais

WWW.MUSICALLEIZER.COM.BR

WWW.MUSICALLEIZER.COM.BR WWW.MUSICALLEIZER.COM.BR Índice Índice Prefácio Sobre o autor Introdução Como ser produtivo estudando corretamente Você já organizou o seu tempo e os seus dias para estudar? Definir o que vai estudar Organizando

Leia mais

Recomendada. A coleção apresenta eficiência e adequação. Ciências adequados a cada faixa etária, além de

Recomendada. A coleção apresenta eficiência e adequação. Ciências adequados a cada faixa etária, além de Recomendada Por quê? A coleção apresenta eficiência e adequação metodológica, com os principais temas relacionados a Ciências adequados a cada faixa etária, além de conceitos em geral corretos. Constitui

Leia mais

A COUVE-FLOR NA ESCOLA DO SABOR

A COUVE-FLOR NA ESCOLA DO SABOR ESCOLA DO SABOR Os alimentos são fonte de energia e garantia de sobrevivência. Sem uma alimentação adequada à criança não pode se desenvolver ou crescer. O bom desenvolvimento corporal e intelectual exige

Leia mais

Nossa proposta. Juntando a fome com a vontade de te ver!

Nossa proposta. Juntando a fome com a vontade de te ver! 1 Nossa proposta Sob a atmosfera de, literalmente sentir-se em casa, Pizza para Amigos resgata as refeições e encontros de família e de amigos, valorizando o prazer de compartilhar deliciosos momentos

Leia mais

Dicas para investir em Imóveis

Dicas para investir em Imóveis Dicas para investir em Imóveis Aqui exploraremos dicas de como investir quando investir e porque investir em imóveis. Hoje estamos vivendo numa crise política, alta taxa de desemprego, dólar nas alturas,

Leia mais

Matemática no Cardápio By Lauren

Matemática no Cardápio By Lauren Matemática tica no Cardápio By Lauren Usando Frações no Trabalho Eu sou um cozinheiro-chefe e uso frações todos os dias no trabalho. Meu trabalho está relacionado com medidas. Na maioria das vezes as coisas

Leia mais

Anonymus & Alarico. Show de sabores

Anonymus & Alarico. Show de sabores Anonymus & Alarico Show de sabores Este livro reflete a trajetória de um longo trabalho. Reúne receitas inéditas, testadas e aprovadas pelo público do nosso programa da TV. Como sempre, são receitas simples,

Leia mais

Agroindústria. Menu Introdução Pão integral Pão de mandioca Pão de torresmo com creme de alho Pão de Forma Pãezinhos de Batata. 1.

Agroindústria. Menu Introdução Pão integral Pão de mandioca Pão de torresmo com creme de alho Pão de Forma Pãezinhos de Batata. 1. 1 de 6 10/16/aaaa 10:42 Agroindústria Processamento artesanal de farinhas e farináceos Fabricação de pão caseiro Pão integral, pão de torresmo, pão de forma e pãezinhos de batata Processamento artesanal

Leia mais

Adicione a farinha às colheradas e mexa delicadamente para não empelotar. Por fim, junte o fermento.

Adicione a farinha às colheradas e mexa delicadamente para não empelotar. Por fim, junte o fermento. Bolo de Caneca Capuccino 1 porções Para microondas Ingredientes 1 ovo 3 colher(es) de sopa de óleo 4 colher(es) de sopa de açúcar 4 colher(es) de sopa de leite 1 colher(es) de chá de café solúvel 5 colher(es)

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO AMBIENTE EAD (Educação a Distância) ÍNDICE

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO AMBIENTE EAD (Educação a Distância) ÍNDICE MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO AMBIENTE EAD (Educação a Distância) ÍNDICE FORMAS DE ACESSO AO AMBIENTE EAD... 2 O AMBIENTE EAD... 2 TERMO DE COMPROMISSO... 3 CONHECENDO A HOME PAGE DO TREINAMENTO EAD... 3 ETAPAS

Leia mais

Gestão da TI. Os custos escondidos da. Conheça os custos escondidos na gestão amadora da TI e pare de perder dinheiro.

Gestão da TI. Os custos escondidos da. Conheça os custos escondidos na gestão amadora da TI e pare de perder dinheiro. da Gestão da TI Conheça os custos escondidos na gestão amadora da TI e pare de perder dinheiro. Conteúdo Introdução Os custos escondidos - parte 1 Os custos escondidos - parte 2 Os custos escondidos -

Leia mais

Relatório de Projeto de Desenvolvimento de Videoclipe

Relatório de Projeto de Desenvolvimento de Videoclipe Relatório de Projeto de Desenvolvimento de Videoclipe Ana Carolina Abreu de Campos Universidade Estadual de Campinas UNICAMP 1 1 Introdução Um dia, um de meus amigos teve a brilhante idéia de fazer um

Leia mais

Receitas do livro BOLO SALGADO DE FARINHA DE MANDIOCA

Receitas do livro BOLO SALGADO DE FARINHA DE MANDIOCA Receitas do livro BOLO SALGADO DE FARINHA DE MANDIOCA Nome da 4 xícaras de chá de farinha de farinha (500g) 4 ovos 2 Litros de leite morno 1 colher (sopa) de fermento em pó (10g) 2 gemas para pincelar

Leia mais

UTILIZANDO BLOG PARA DIVULGAÇÃO DO PROJETO MAPEAMENTO DE PLANTAS MEDICINAIS RESUMO

UTILIZANDO BLOG PARA DIVULGAÇÃO DO PROJETO MAPEAMENTO DE PLANTAS MEDICINAIS RESUMO 1 UTILIZANDO BLOG PARA DIVULGAÇÃO DO PROJETO MAPEAMENTO DE PLANTAS MEDICINAIS Adriana Oliveira Bernardes 1 RESUMO Atualmente os blogs vêm sendo utilizadas no processo de ensino aprendizagem dos alunos

Leia mais

Para se tornar um FRANQUEADO. www.helpdigitalti.com.br

Para se tornar um FRANQUEADO. www.helpdigitalti.com.br OS PRIMEIROS PASSOS OS PRIMEIROS PASSOS Para se tornar um FRANQUEADO www.helpdigitalti.com.br PROCURO UMA FRANQUIA MAS NÃO SEI POR ONDE COMEÇAR Para se tornar um franqueado é necessário avaliar se OS SEUS

Leia mais

FEIJOADA FÁCIL E LIGHT

FEIJOADA FÁCIL E LIGHT FEIJOADA FÁCIL E LIGHT Cozinha pratica do Souki - Receita de Thiago Souki http://www.cozinhapratica.com/ Ingredientes No total, usa-se 1 kg de Carne variada, natural, defumada ou salgada. Pode-se usar

Leia mais

1.000 Receitas e Dicas Para Facilitar a Sua Vida

1.000 Receitas e Dicas Para Facilitar a Sua Vida 1.000 Receitas e Dicas Para Facilitar a Sua Vida O Que Determina o Sucesso de Uma Dieta? Você vê o bolo acima e pensa: Nunca poderei comer um doce se estiver de dieta. Esse é o principal fator que levam

Leia mais

Teste de Usabilidade BEEQO. Data Versão do wireframe Descrição

Teste de Usabilidade BEEQO. Data Versão do wireframe Descrição BEEQO Teste de Usabilidade Data Versão do wireframe Descrição 21/03/2012 1.1 Entender o comportamento do usuário com a interface proposta e avaliar os principais problemas de usabilidade. Página 1 de 8

Leia mais

RELATÓRIO MESA REVOLVER DESIGN (PESQUISA)

RELATÓRIO MESA REVOLVER DESIGN (PESQUISA) 1ª RODADA O QUE É PESQUISA? Por no google? Buscar conhecimento Ir a fundo nos interesses/ saber mais/ descobrir Faculdade: pesquisar coisas pelas quias você não necessariamente se interessa --> conhecimento

Leia mais

COMO FUNCIONA NOSSA CONSULTORIA DE MARKETING DIGITAL ESPECIALIZADA EM VENDAS ONLINE

COMO FUNCIONA NOSSA CONSULTORIA DE MARKETING DIGITAL ESPECIALIZADA EM VENDAS ONLINE www.agenciaatos.com.br COMO FUNCIONA NOSSA CONSULTORIA DE MARKETING DIGITAL ESPECIALIZADA EM VENDAS ONLINE APLICAÇÃO DA CONSULTORIA EM VENDAS ONLINE É assim que os resultados são gerados. No entanto, é

Leia mais

CURSO DE APROVEITAMENTO INTEGRAL DE ALIMENTOS INPA RECEITAS

CURSO DE APROVEITAMENTO INTEGRAL DE ALIMENTOS INPA RECEITAS CURSO DE APROVEITAMENTO INTEGRAL DE ALIMENTOS INPA RECEITAS Suflê da Casca de Jerimum 2 xícaras de casca de Jerimum; 1 xícara de talo de couve; 2 colheres de sopa de margarina; 2 ovos (claras batidas em

Leia mais

PLANEJAMENTO (Receitas)

PLANEJAMENTO (Receitas) Professor(a): Ivete Maria Rizzi Onzi PLANEJAMENTO (Receitas) Diferentes portadores de texto- CARTAZES; CONVITES; RECEITAS; Oralidade; produção de diferentes portadores de textos; criatividade; pesquisa.

Leia mais

3 Qualidade de Software

3 Qualidade de Software 3 Qualidade de Software Este capítulo tem como objetivo esclarecer conceitos relacionados à qualidade de software; conceitos estes muito importantes para o entendimento do presente trabalho, cujo objetivo

Leia mais

ACESSIBILIDADE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: EXPERIÊNCIA COM UM ALUNO CEGO DO CURSO DE GEOGRAFIA, A DISTÂNCIA

ACESSIBILIDADE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: EXPERIÊNCIA COM UM ALUNO CEGO DO CURSO DE GEOGRAFIA, A DISTÂNCIA ACESSIBILIDADE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: EXPERIÊNCIA COM UM ALUNO CEGO DO CURSO DE GEOGRAFIA, A DISTÂNCIA Maria Antônia Tavares de Oliveira Endo mariantonia@cead.ufop.br Curso de Geografia 1900 Paulo

Leia mais

Palavras-chave: Ambiente de aprendizagem. Sala de aula. Percepção dos acadêmicos.

Palavras-chave: Ambiente de aprendizagem. Sala de aula. Percepção dos acadêmicos. PERCEPÇÃO DE ACADÊMICOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DA UENP, EM RELAÇÃO AOS ASPECTOS QUE CARACTERIZAM UM AMBIENTE FAVORECEDOR DA APRENDIZAGEM RESUMO Maria Cristina SIMEONI 1 Este resumo

Leia mais

Meu nome é Rosângela Gera. Sou médica e mãe de uma garotinha de sete anos que é cega.

Meu nome é Rosângela Gera. Sou médica e mãe de uma garotinha de sete anos que é cega. Prezado Editor, Meu nome é Rosângela Gera. Sou médica e mãe de uma garotinha de sete anos que é cega. Gostaria de compartilhar com os demais leitores desta revista, minha experiência como mãe, vivenciando

Leia mais

A MODELAGEM MATEMÁTICA NA MELHORIA DO ENSINO

A MODELAGEM MATEMÁTICA NA MELHORIA DO ENSINO A MODELAGEM MATEMÁTICA NA MELHORIA DO ENSINO (1) José Hélio Henrique de Lacerda; (2) Maria Claudia Coutinho Henrique; (3) Davis Matias Oliveira. (1) Universidade Estadual da Paraíba, heliohlacerda@gmail.com

Leia mais

INTERPRETANDO A GEOMETRIA DE RODAS DE UM CARRO: UMA EXPERIÊNCIA COM MODELAGEM MATEMÁTICA

INTERPRETANDO A GEOMETRIA DE RODAS DE UM CARRO: UMA EXPERIÊNCIA COM MODELAGEM MATEMÁTICA INTERPRETANDO A GEOMETRIA DE RODAS DE UM CARRO: UMA EXPERIÊNCIA COM MODELAGEM MATEMÁTICA Marcos Leomar Calson Mestrando em Educação em Ciências e Matemática, PUCRS Helena Noronha Cury Doutora em Educação

Leia mais

5 Considerações finais

5 Considerações finais 5 Considerações finais 5.1. Conclusões A presente dissertação teve o objetivo principal de investigar a visão dos alunos que se formam em Administração sobre RSC e o seu ensino. Para alcançar esse objetivo,

Leia mais

COMO TER TEMPO PARA COMEÇAR MINHA TRANSIÇÃO DE CARREIRA?

COMO TER TEMPO PARA COMEÇAR MINHA TRANSIÇÃO DE CARREIRA? COMO TER TEMPO PARA COMEÇAR MINHA TRANSIÇÃO DE CARREIRA? Um guia de exercícios para você organizar sua vida atual e começar a construir sua vida dos sonhos Existem muitas pessoas que gostariam de fazer

Leia mais

Estudo Exploratório. I. Introdução. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro Pesquisa de Mercado. Paula Rebouças

Estudo Exploratório. I. Introdução. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro Pesquisa de Mercado. Paula Rebouças Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro Pesquisa de Mercado Paula Rebouças Estudo Exploratório I. Introdução A Dislexia é uma síndrome caracterizada por problemas na leitura: ao ler a pessoa

Leia mais

Aula 4 Conceitos Básicos de Estatística. Aula 4 Conceitos básicos de estatística

Aula 4 Conceitos Básicos de Estatística. Aula 4 Conceitos básicos de estatística Aula 4 Conceitos Básicos de Estatística Aula 4 Conceitos básicos de estatística A Estatística é a ciência de aprendizagem a partir de dados. Trata-se de uma disciplina estratégica, que coleta, analisa

Leia mais

O PIPE I LÍNGUAS ESTRANGEIRAS

O PIPE I LÍNGUAS ESTRANGEIRAS O PIPE I LÍNGUAS ESTRANGEIRAS O PIPE I Línguas Estrangeiras foi desenvolvido juntamente com as Disciplinas de Aprendizagem Crítico-Reflexiva das Línguas Inglesa, Francesa e Espanhola. O objetivo desse

Leia mais

10 Regras Para Ter Sucesso Com Negócios Digitais

10 Regras Para Ter Sucesso Com Negócios Digitais http://aguiavirtual.com.br/ Por Tiago Bastos 1 10 Regras Para Ter Sucesso Com Negócios Digitais Ao longo dos últimos 4 anos, venho trabalhando na internet de forma profissional. Já errei muito e acertei

Leia mais

Já está na mesa o novo cardápio da alimentação escolar.

Já está na mesa o novo cardápio da alimentação escolar. Já está na mesa o novo cardápio da alimentação escolar. Prove as receitas, veja como está gostoso e, o mais importante, nutritivo! A Prefeitura de Ipatinga elaborou para você este livro com receitas que

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO TREINAMENTO EAD (Educação a Distância) ÍNDICE

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO TREINAMENTO EAD (Educação a Distância) ÍNDICE MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO TREINAMENTO EAD (Educação a Distância) ÍNDICE FORMAS DE ACESSO AO AMBIENTE EAD... 2 O AMBIENTE EAD... 3 TERMO DE COMPROMISSO... 4 CONHECENDO A HOME PAGE DO TREINAMENTO EAD... 4

Leia mais

Por que o financiamento coletivo está se tornando um fenômeno social?

Por que o financiamento coletivo está se tornando um fenômeno social? Diego Reeberg Já pensou em pedir dinheiro para pessoas desconhecidas financiarem um projeto que você não consegue tirar do papel? Você daria dinheiro para uma proposta que vai ao encontro de algo que você

Leia mais

COMO GERAR LEADS SEM GASTAR NENHUM CENTAVO

COMO GERAR LEADS SEM GASTAR NENHUM CENTAVO COMO GERAR LEADS SEM GASTAR NENHUM CENTAVO NESTE E-BOOK VOCÊ IRA APRENDER. NÃO EXISTE TRÁFEGO GRATUITO. O QUE É UMA OFERTA IMEDIATA. COMO GERAR TRÁFEGO GRATUITO" AUMENTANDO LISTA USANDO OFERTA IMEDIATA

Leia mais

CONSTRUÇÃO DE QUADRINHOS ATRELADOS A EPISÓDIOS HISTÓRICOS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA RESUMO

CONSTRUÇÃO DE QUADRINHOS ATRELADOS A EPISÓDIOS HISTÓRICOS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA RESUMO XXII Semana de Educação da Universidade Estadual do Ceará 31 de agosto a 04 de setembro de 2015 CONSTRUÇÃO DE QUADRINHOS ATRELADOS A EPISÓDIOS HISTÓRICOS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA Laura Andrade Santiago

Leia mais

Exercícios Teóricos Resolvidos

Exercícios Teóricos Resolvidos Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Exatas Departamento de Matemática Exercícios Teóricos Resolvidos O propósito deste texto é tentar mostrar aos alunos várias maneiras de raciocinar

Leia mais

20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR

20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR 20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR Resultados Processo de aprendizagem SENTIDOS (principal) Gosto de informações que eu posso verificar. Não há nada melhor para mim do que aprender junto

Leia mais

Cotagem de dimensões básicas

Cotagem de dimensões básicas Cotagem de dimensões básicas Introdução Observe as vistas ortográficas a seguir. Com toda certeza, você já sabe interpretar as formas da peça representada neste desenho. E, você já deve ser capaz de imaginar

Leia mais

Misturar todos os ingredientes. Fazer bolinhas e fritar em óleo quente. Escorrer em papel toalha e servir.

Misturar todos os ingredientes. Fazer bolinhas e fritar em óleo quente. Escorrer em papel toalha e servir. 1 BOLINHO DE JACARÉ I 1 kg. de carne de jacaré moída 100 g. de farinha de milho ou farinha de mandioca flocada 3 ovos inteiros 3 dentes de alho, picadinhos pimenta-do-reino e salsinha e cebolinha bem picadinhas

Leia mais

LANCHE PARA LEVAR - DOCE 3 LANCHE PARA LEVAR - SALGADO 5

LANCHE PARA LEVAR - DOCE 3 LANCHE PARA LEVAR - SALGADO 5 Indice LANCHE PARA LEVAR - DOCE 3 BARRINHA APPLE PIE 3 LANCHE PARA LEVAR - SALGADO 5 ATUM ESPECIAL 5 Introdução Parabéns Você está na Semana 2 Nesta semana, vamos nos aventurar mais na cozinha. E temos

Leia mais

Leya Leituras Projeto de Leitura

Leya Leituras Projeto de Leitura Leya Leituras Projeto de Leitura Nome do livro: O ciclo do Mel Autoras: Cristina Quental e Mariana Magalhães Currículo das autoras: Cristina Quental é educadora infantil e alterna o trabalho na escola

Leia mais

COLÉGIO CASSIANO RICARDO

COLÉGIO CASSIANO RICARDO Índice CURSO DE CULINÁRIA COLÉGIO CASSIANO RICARDO 2º semestre - 2013 1 - Bolachinha de Goiabada Receitas 2 - Tomate recheado 3 - Bolachinha de Maisena 4 - Bife de frango à rolê 5 - Bolo de cenoura Caderno

Leia mais

Receita. Fundo (caldo) 2L de água Pedaços de cebola, cenoura, salsão e outros legumes que aprecie. Risoto

Receita. Fundo (caldo) 2L de água Pedaços de cebola, cenoura, salsão e outros legumes que aprecie. Risoto s Feira Fika Risoto de calabresa com limão siciliano Fundo (caldo) 2L de água Pedaços de cebola, cenoura, salsão e outros legumes que aprecie Risoto 4 dentes de alho 1 cálice pequeno de vinho branco Azeite

Leia mais

Contexto. Rosana Jorge Monteiro Magni

Contexto. Rosana Jorge Monteiro Magni Título MUDANÇAS DE CONCEPÇÕES SOBRE O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA EM UM CURSO DE ATUALIZAÇÃO PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA Doutoranda da Universidade Anhangura/ Uniban

Leia mais

CURSO BÁSICO DE CRIAÇÃO DE SITES MÓDULO 2 AULA 3

CURSO BÁSICO DE CRIAÇÃO DE SITES MÓDULO 2 AULA 3 ADICIONANDO UM PRODUTO CURSO BÁSICO DE CRIAÇÃO DE SITES Para que sua loja funcione você tem de ter algum produto para vender, ou algum serviço para prestar. Como sua loja está na Internet as pessoas não

Leia mais

JOGOS MATEMÁTICOS PARA O ENSINO MÉDIO

JOGOS MATEMÁTICOS PARA O ENSINO MÉDIO JOGOS MATEMÁTICOS PARA O ENSINO MÉDIO Marli Teresinha Quartieri Centro Universitário UNIVATES Lajeado/RS quartierimg@uol.com.br Márcia Jussara Hepp Rehfeldt Centro Universitário UNIVATES Lajeado/RS mrehfeld@univates.br

Leia mais

1. Introdução. 1.1 Contextualização do problema e questão-problema

1. Introdução. 1.1 Contextualização do problema e questão-problema 1. Introdução 1.1 Contextualização do problema e questão-problema A indústria de seguros no mundo é considerada uma das mais importantes tanto do ponto de vista econômico como do ponto de vista social.

Leia mais

Receitas colesterol. Pizza marguerita de berinjela - Mariana e Priscila Ingredientes

Receitas colesterol. Pizza marguerita de berinjela - Mariana e Priscila Ingredientes Receitas colesterol Pizza marguerita de berinjela - Mariana e Priscila Ingredientes 2 berinjelas grandes (870g); 6 claras levemente batidas (180g); 2 dentes de alho grandes (15g); 12 colheres (sopa) de

Leia mais

Necessidade e construção de uma Base Nacional Comum

Necessidade e construção de uma Base Nacional Comum Necessidade e construção de uma Base Nacional Comum 1. O direito constitucional à educação é concretizado, primeiramente, com uma trajetória regular do estudante, isto é, acesso das crianças e jovens a

Leia mais

Educação Patrimonial Centro de Memória

Educação Patrimonial Centro de Memória Educação Patrimonial Centro de Memória O que é história? Para que serve? Ambas perguntas são aparentemente simples, mas carregam uma grande complexidade. É sobre isso que falarei agora. A primeira questão

Leia mais

PROVA BRASIL E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

PROVA BRASIL E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PROVA BRASIL E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS Josiane Bernz Siqueira (FURB) 1 professoramat_josiane@hotmail.com Ana Paula Poffo (FURB) 2 annapaulapoffo@hotmail.com Jéssica Sabel (FURB) 2 jessicasabel@terra.com.br

Leia mais

OFICINA DE PIZZA. Mês recomendado para desenvolver a reunião: Junho (10/06 é o Dia da Pizza em São Paulo)

OFICINA DE PIZZA. Mês recomendado para desenvolver a reunião: Junho (10/06 é o Dia da Pizza em São Paulo) Reunião 12 Reunião de Seção OFICINA DE PIZZA Áreas de Desenvolvimento Enfatizadas: FÍSICO / SOCIAL / INTELECTUAL Ramo: Escoteiro Mês recomendado para desenvolver a reunião: Junho (10/06 é o Dia da Pizza

Leia mais

Objectivos pedagógicos

Objectivos pedagógicos Programa de Ciências da Natureza 6º Ano Tema: Ambiente de Vida Capítulo II- Agressões do meio e integridade do organismo 1) Os Micróbios O capítulo 1.2, Micróbios Inofensivos, chama a atenção para o facto

Leia mais

O JOGO COMO INSTRUMENTO FACILITADOR NO ENSINO DA MATEMÁTICA

O JOGO COMO INSTRUMENTO FACILITADOR NO ENSINO DA MATEMÁTICA 1 O JOGO COMO INSTRUMENTO FACILITADOR NO ENSINO DA MATEMÁTICA Caique Melo de Oliveira Universidade do Estado da Bahia Uneb (Campus IX) caiquemelo@outlook.com Américo Júnior Nunes da Silva 1 Universidade

Leia mais

Aula 4 Estatística Conceitos básicos

Aula 4 Estatística Conceitos básicos Aula 4 Estatística Conceitos básicos Plano de Aula Amostra e universo Média Variância / desvio-padrão / erro-padrão Intervalo de confiança Teste de hipótese Amostra e Universo A estatística nos ajuda a

Leia mais

Profa. Ma. Adriana Rosa

Profa. Ma. Adriana Rosa Unidade I ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO Profa. Ma. Adriana Rosa Ementa A teoria construtivista: principais contribuições, possibilidades de trabalho pedagógico. Conceito de alfabetização: história e evolução.

Leia mais

Camarões a Monterrey. Foto ilustrativa

Camarões a Monterrey. Foto ilustrativa Receitas Camarões a Monterrey 10 camarões MARIS 10 fatias de bacon 100g de queijo gruyere 2 dentes de alho 4 colheres de sopa de azeite ½ limão Sal e pimenta do reino a gosto 3 tomates grandes maduros

Leia mais

ÁGORA, Porto Alegre, Ano 4, Dez.2013. ISSN 2175-37 EDUCAR-SE PARA O TRÂNSITO: UMA QUESTÃO DE RESPEITO À VIDA

ÁGORA, Porto Alegre, Ano 4, Dez.2013. ISSN 2175-37 EDUCAR-SE PARA O TRÂNSITO: UMA QUESTÃO DE RESPEITO À VIDA ÁGORA, Porto Alegre, Ano 4, Dez.2013. ISSN 2175-37 EDUCAR-SE PARA O TRÂNSITO: UMA QUESTÃO DE RESPEITO À VIDA Luciane de Oliveira Machado 1 INTRODUÇÃO Este artigo apresenta o projeto de educação para o

Leia mais

Copos e trava-línguas: materiais sonoros para a composição na aula de música

Copos e trava-línguas: materiais sonoros para a composição na aula de música Copos e trava-línguas: materiais sonoros para a composição na aula de música Andréia Veber Rede Pública Estadual de Ensino de Santa Catarina andreiaveber@uol.com.br Viviane Beineke Universidade do Estado

Leia mais

05/12/2006. Discurso do Presidente da República

05/12/2006. Discurso do Presidente da República , Luiz Inácio Lula da Silva, no encerramento da 20ª Reunião Ordinária do Pleno Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Palácio do Planalto, 05 de dezembro de 2006 Eu acho que não cabe discurso aqui,

Leia mais

PROGRAMA DE TREINO DE COMPETÊNCIAS DE GESTÃO DOMÉSTICA ECONOMIA ALIMENTAR

PROGRAMA DE TREINO DE COMPETÊNCIAS DE GESTÃO DOMÉSTICA ECONOMIA ALIMENTAR de formação PROGRAMA DE TREINO DE COMPETÊNCIAS DE GESTÃO DOMÉSTICA ECONOMIA ALIMENTAR 16 HORAS Página 1 de 11 INTRODUÇÃO O Programa de Treino de Competências Básicas de Gestão Doméstica Economia Alimentar

Leia mais

Não deixe de aproveitar os pratos com a economia do TodoDia!

Não deixe de aproveitar os pratos com a economia do TodoDia! Esta revista foi pensada para deixar você com água na boca do início ao fim. Nela, vou mostrar duas de minhas especialidades na cozinha: receitas de massas e tortas. Nada mais versátil para agradar à família

Leia mais