ESTE MATERIAL É PARTE INTEGRANTE DO CURSO ONLINE DETOX: CONCEITOS E PRÁTICAS DA EDUK ( CONFORME A LEI Nº 9.610/98, É PROIBIDA A

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1 t i e c n o c x: s a c i t á r p os e o t e D s co sso a P o i v á m Fl

2 Olá, Internauta! Já ouviu dizer que saúde vem pela boca? Que tal mudar seus hábitos e trazer mais vitalidade para sua vida, seu corpo e, principalmente, seu negócio? A eduk em parceria com o expert Flávio Passos, estudioso da arte de transformar ingredientes saudáveis em comida saborosa, prerarou este curso para demonstrar uma culinária que facilita o enriquecimento da dieta diária com os melhores alimentos da natureza. Com uma abordagem prática, realista e livre de mitos, ele nos inspirou a experimentar e conhecer qual a melhor forma de se alimentar, com o máximo de benefícios e com o mínimo de esforço. Com receitas desintoxicantes e nutritivas, desde sucos e shakes, até pratos principais e sobremesas Nas próximas páginas você irá conferir as receitas e um protocolo DETOX, elaborados com muita atenção e carinho pelo expert. Bons estudos, Equipe eduk

3 Leite de coco 1/2 coco seco g aproximadamente 500 a 700 ml de água pura (idealmente morna) Liquidificar bastante o coco seco e a água para que o leite seja devidamente extraído Peneirar e utilizar Dicas Para guardar, congelar em cubos Antes de bater, verifique se não existem fungos no coco Shake de manga com coco 400 ml de leite de coco 1 manga bem madura 1/2 maracujá azedo 30 g de pura proteína em pó Liquidificar bastante todos os ingredientes Servir Dicas Proteína pura: whey, arroz ou outra que não contenha adoçantes ou sabores - evite soja Para sabores alternativos use outras frutas Fica perfeito com frutas do nordeste: cajá, graviola, cupuaçu e outra. Use gelo ou o leite já congelado para obter um shake cremoso

4 Iogurte probiótico de coco Iogurte 1000 ml de leite de coco 1 colher de sobremesa de ágar-ágar em pó (para consistência) 1/2 limão - sumo Agente de início de fermentação (cápsulas ou sachê probiótico) Calda 1 xícara de morango ou um mix de frutas vermelhas orgânicas 2 colheres (sopa) de mel orgânico cru (não cozido) 1/2 xícara de água de coco 2 colheres (sopa) de semente de chia Iogurte Aquecer bem o leite de coco, o limão e o ágar-ágar em fogo baixo, mexendo até ferver Reserve e aguarde cerca de 20 minutos até o leite ficar morno (próximo de 40 graus) Misture bem os probióticos de sua escolha Deixar repousar por cerca de 4 a 6 horas, dependendo da temperatura ambiente, fora da geladeira Quando o iogurte estiver pronto, guarde em geladeira por até 5 dias Calda Liquidificar os morangos, o mel e a água de coco até obter uma calda Misturar a chia por alguns minutos, até que ela hidrate nesta calda Servir com iogurte Dicas A água de coco pode ser substituída por água Os morangos podem ser substituídos por um mix de frutas vermelhas orgânicas

5 Queijo cremoso de amêndoas 300 g de amêndoas sem pele, demolhadas por 12 horas e enxaguadas Água morna o suficiente para cobrir as amêndoas no liquidificador Agente de início de fermentação (cápsulas ou sachê probiótico) Ervas ou especiarias a gosto Azeite a gosto Sal a gosto Gotas de limão Q.B. Liquidificar muito bem as amêndoas com a água morna até que se tornem um creme Adicionar os probióticos e aguardar entre 10 a 14 horas para que aconteça a fermentação Quando pronto, o sabor fica suavemente azedo, como o de um iogurte Temperar com as ervas e sabores de escolha Adicionar azeite e o sal Se não estiver fermentado o suficiente, acrescente algumas gotas de limão Guardar em geladeira por até 7 dias Dicas Esta mesma receita pode ser feita com castanhas diferentes: macadâmias, castanha-do-pará, castanhas-de-caju - sempre cruas (não-tostadas) e sem sal

6 Pizza probiótica de queijo 1 acelga (couve chinesa) Queijo probiótico Q.B. Tomate cereja cortado em fatias finas Q.B. Azeitonas pretas cortadas em fatias finas Q.B. Manjericão fresco Q.B. Azeite de oliva Q.B. - finalização Cortar uma folha de acelga em formato de fatia de pizza Cobrir com o queijo probiótico Decorar com tomate cereja, azeitonas, manjericão fresco, pimenta preta Dica O manjericão pode ser substituído por orégano fresco

7 Pizza de tapioca com parmesão Queijo parmesão de boa origem (leite puro, idealmente orgânico, idealmente cru) Tomate Q.B. Azeitonas Q.B. Alho-poró Q.B. Massa de tapioca Q.B. 1 pitada de sal Manjericão Azeite Q.B. finalização Ralar o queijo parmesão, reservar Picar os tomates, azeitonas, fatiar o alho-poró, reservar Aquecer uma frigideira antiaderente em fogo baixo Com ajuda de uma peneira, espalhar a massa de tapioca de maneira uniforme, bem distribuída, não muita fina e nem muito grossa Nevar a pitada de sal Quando firme, virar a massa Cobrir com o queijo, as azeitonas e as ervas Aguarde até o queijo derreta Corte as fatias Regue com azeite e sirva Dica O manjericão pode ser substituído por orégano

8 Minipizza de abobrinha Abobrinha italiana Q.B. Azeite de oliva Q.B. Sal Q.B. Queijo parmesão Q.B. Tomate cereja Q.B. Ervas Q.B. Cortar fatias circulares grossas (cerca de meio dedo de espessura) de abobrinha italiana Untar a base das mesmas com azeite de oliva e sal Espalhar em uma assadeira Cobrir com queijo parmesão, tomate cereja e as ervas Assar em fogo médio até que o queijo esteja derretido e levemente gratinado Servir como entrada ou aperitivo

9 Torta de maçã-verde com figos, canela e castanha-do-pará Geleia de figos 300 g de figos secos 300 ml de água 20 g de canela em pó Massa da torta 300 g de castanhas-do-pará 1 pitada de sal 2 colheres (sopa) da geleia de figos Massa da torta 2 maçãs-verdes Geleia de figos Canela em pó - para polvilhar Canela em rama - decoração Geleia de figos Corte os figos e remova os cabinhos Hidrate os figos na água por 40 minutos, conserve a água Liquidifique todos os ingredientes até obter uma geleia Reserve Massa da torta Em um processador de alimentos (com lâmina S) processe a castanha até que vire uma farinha Adicione uma pitada de sal Misturar com geleia de figos até obter a consistência da massa Molde em uma fôrma de torta Leve ao freezer e aguarde 30 minutos Montagem Fatiar as maçãs finamente com ajuda de um mandolin Retirar a massa de torta do freezer Cobrir com uma camada da geleia de figos Cobrir com uma camada de maçãs, outra de geleia de figos, outra de maçãs Finalizar com a geleia de figos Polvilhar com canela Desenformar e decorar

10 Sorbet de graviola 300 g de polpa de graviola congelada 200 ml de leite de coco bem gelado 2 colheres (sopa) de Xilitol (adoçante). Na ausência deste, substituir por duas colheres (sopa) de mel puro; ideal é o mel de laranjeira Colocar todos os ingredientes no liquidificador ou processador Bater bem e servir Suco verde colher (sopa) de sementes de chia Água de coco Q.B. 2 peras 1 limão - suco 400 ml de água de coco verde 1 maço de salsinha 1 maço de hortelã 3 g de spirulina 30 g de Proteína em pó (whey pura ou de arroz) 1 colher (sopa) de óleo de coco virgem 1 pitada de sal rosa Hidratar a chia na água de coco por 3 minutos Liquidificar bem todos os ingredientes até que se torne um creme homogêneo Sirva

11 Suco de papaia verde com gengibre 1 mamão formosa médio descascado e sem sementes 1 cm de gengibre 1/2 limão - sumo (opcional) Descascar o mamão e retirar as sementes Passar todos os ingredientes na centrífuga Beber em jejum para uma boa faxina intestinal Dica Mamão formosa pode ser substituído por 2 papaias pequenos O mamão deve estar semimaduro, laranja-claro, bem firme, com casca bem verde Suco de limão, azeite e sal 2 colheres (sopa) de azeite extravirgem orgânico Sumo de 1 limão inteiro 1 pitada de sal rosa Misturar todos os ingredientes em um copo Tomar imediatamente antes de dormir para uma limpeza delicada, porém efetiva, do fígado

12 Lassi verde 1/2 manga 1 xícara (chá) de coentro fresco picado 1 xícara (chá) de hortelã fresco picado 3 g de clorella (15 minitabletes) 200 ml de iogurte de coco verde 200 ml de água pura 1 pitada de sal rosa Liquidificar bem todos os ingredientes até que se torne um creme homogêneo Servir

13 Bolo prestígio detox Bolo de coco 400 g de coco ralado em flocos finos, sem açúcar 1 xícara (chá) de polpa de coco verde firme 1 xícara de água de coco 3 colheres (sopa) de mel puro 1 pitada de sal Musse de cacau 3 avocados pequenos (maduros) 2 colheres (sopa) de cacau em pó 1 colher (sopa) de cacau nibs (opcional) 1 colher (sobremesa) de extrato de vanila orgânica 4 colheres (sopa) de açúcar de coco ou mel puro cru 1 pitada de sal Bolo de coco Transformar o coco ralado em uma farinha fina, com ajuda de um liquidificador potente ou de um processador de alimentos, reservar Liquidificar a polpa de coco verde com o mel e o sal Adicionar a água de coco, reservar Acrescentar aos poucos a farinha ao creme até obter a consistência desejada Moldar o bolo, com ou sem fôrma Levar à geladeira por 30 minutos Cobrir com o creme de cacau. Levar à geladeira novamente por 15 minutos. Decorar com o que preferir e servir Musse de coco Extrair a polpa dos abacates Misturar aos demais ingredientes num processador de alimentos com lâmina S O resultado é uma musse sedosa Cubra o bolo de coco Leve à geladeira por 30 minutos antes de servir Decore Dica Os avocados pequenos (maduros) podem ser substituído por 1 abacate manteiga (maduro) O açúcar de coco pode ser substituído por mel puro cru

14 Protocolo DETOX Este protocolo simples e efetivo pode ser vivenciado sem grandes alterações na rotina diária, porém concedendo ao indivíduo uma limpeza nos principais órgãos internos de limpeza corporal: intestinos, rins, sistema nervoso, fígado. Rotina diária de DETOX Em jejum: Suco de papaia verde (intestinos) Café da manhã: suco verde 2.0 (rins) - 2 copos Almoço: Almoce normalmente, sem frituras, massas ou excessos Lanche da tarde: Lassi verde (metais pesados e recolonização da flora intestinal) Jantar: Jante normalmente, sem frituras, massas ou excessos Noite, antes de dormir: drink para descarga do fígado light Repetir no dia seguinte

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