MENSAGEM PARA VOCÊ. Desta forma, convidamos você a fazer parte desta instituição para, no futuro, fazer a diferença no mercado e na sociedade.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MENSAGEM PARA VOCÊ. Desta forma, convidamos você a fazer parte desta instituição para, no futuro, fazer a diferença no mercado e na sociedade."

Transcrição

1 Manual do Candidato Vestibular 2º Semestre 2013

2 MENSAGEM PARA VOCÊ A Faculdade Metrocamp/IBTA Campinas, que faz parte do Grupo Ibmec Educacional, é uma instituição que tem o compromisso verdadeiro com o desenvolvimento da educação no país e se preocupa em formar profissionais capazes de evoluir, pensar, questionar e explorar novas visões do mundo e do mercado. A marca Metrocamp/IBTA Campinas traz consigo todas as características positivas inerentes a uma faculdade. O corpo docente tem vivência de mercado e traz para a sala de aula os desafios do mundo real. E é nesse ambiente de ensino-aprendizagem que você, prezado(a) candidato(a), está prestes a entrar. Esse é o primeiro caminho de uma série de outros que você ainda vai percorrer, por isso, a escolha de uma instituição com credibilidade, que segue rigorosamente as diretrizes da legislação brasileira e recebe o aval do mercado, faz a diferença, pois permite a flexibilidade na formação, sem abrir mão da qualidade de ensino. Escolher a Metrocamp/ IBTA Campinas significa abrir caminhos para o futuro e proporciona crescimento, oportunidades, respeito, ética e evolução. A faculdade mantém o melhor time de educadores e profissionais do setor, o que confirma nossa crença no capital humano. Desta forma, convidamos você a fazer parte desta instituição para, no futuro, fazer a diferença no mercado e na sociedade. Faculdade Metrocamp/IBTA Campinas

3 SUMÁRIO 1. Uma faculdade que abre caminhos Os diferenciais da Metrocamp/IBTA Campinas Infraestrutura Modalidades de Graduação Departamento de Carreiras Como ingressar na Faculdade Metrocamp/IBTA Campinas? Processo seletivo tradicional Das provas Como se inscrever Taxa de inscrição Cursos e períodos Sobre a prova Informações e locais de prova Aprovação Matrícula Mensalidades Programas de Bolsa e Crédito Estudantil Programa de Descontos... 23

4 1. UMA FACULDADE QUE ABRE CAMINHOS A Faculdade Metrocamp/IBTA Campinas une pessoas que compartilham uma certeza: de que o conhecimento fortalece, ajuda a desenhar novos e melhores caminhos, traz autonomia e provoca transformação. Reúne ainda professores, colaboradores e alunos em torno de um objetivo comum: aprender a enxergar mais longe. Tudo isso é possível, porque Faculdade Metrocamp/IBTA Campinas está preocupada em oferecer uma educação voltada para o mundo real. Um ensino de qualidade, que não esteja defasado em relação à visão do mundo fora do Campus. Por isso, os alunos saem mais preparados e têm a possibilidade, ainda durante os anos de estudo, de construírem relacionamentos que, no futuro, se transformarão em empregabilidade. Prova disso, são os altos índices de contratação de nossos ex-alunos por grandes empresas. A Metrocamp/IBTA Campinas oferece uma extensa lista de cursos superiores de tecnologia, bacharelado, licenciatura e pós-graduação em diversas áreas do conhecimento: tecnologia, negócios, saúde, educação, comunicação, direito e engenharia. Dessa forma, amplia as oportunidades de escolha aos candidatos e atende as reais necessidades do mercado. Para atender ainda seus mais de 4000mil alunos, a instituição conta tanto com instalações e equipamentos de ponta, como um corpo docente de primeira linha. Simultaneamente, há um conjunto de ações que visa embasar e orientar as escolhas profissionais dos alunos e até mesmo criar oportunidades concretas de trabalho.

5 2. OS DIFERENCIAIS DA FACULDADE METROCAMP/IBTA Campinas Um modelo de ensino estimulante e inovador, o investimento em infraestrutura e o incentivo à aproximação entre alunos e empresas, por meio de parcerias estratégicas, garantem à Faculdade Metrocamp/IBTA Campinas o reconhecimento do Ministério da Educação (MEC), que conferiu à instituição o conceito A, e também do mercado, pela presença frequente nos rankings de publicações do segmento, como o Guia de MBAs da Revista Você S/A e o Guia do Estudante. Isso tudo comprova que a Faculdade Metrocamp/IBTA Campinas oferece ensino de qualidade com uma formação efetiva e aplicável às reais necessidades do mercado de trabalho atual. FACULDADE NOTA A - Entre as avaliações realizadas pelo MEC, a Metrocamp/IBTA Campinas foi a primeira instituição de ensino superior privada a receber conceito A pelo órgão federal para cursos de Graduação em Tecnologia em todas as unidades. Além disso, a Metrocamp/IBTA Campinas foi eleita uma das quatro melhores faculdades de Campinas, pelo Índice Geral de Cursos (ICG), também do MEC. AVALIAÇÕES PELO MERCADO - A Faculdade Metrocamp/IBTA Campinas é destaque em diversas publicações de âmbito nacional, como o Guia do Estudante e o Ranking de MBAs da Revista Você S/A. No Ranking da Revista Você S/A, seis cursos de pós-graduação da instituição foram classificados como os melhores MBAs do Brasil. METROCAMP CARREIRAS - Mais que formar cidadãos e profissionais, a Metrocamp/IBTA Campinas orienta o aluno e o ex-aluno na construção de sua trajetória, por meio do Departamento de Carreiras, que atua exclusivamente com esse objetivo. O departamento oferece workshops gratuitos, atendimento personalizado em plantões de dúvidas, vagas por meio de um site exclusivo, que também é consultado por empresas, além de eventos de relacionamento com profissionais de RH.

6 ACESSIBILIDADE A faculdade está instalada em locais de fácil acesso aos alunos, além de oferecerem uma completa infraestrutura voltada ao ensino de qualidade: laboratórios com equipamentos de ponta para receber aulas das áreas de tecnologia e saúde, salas de aula com recursos multimídia e espaços para reuniões em grupo nas aulas práticas. GUIA DO ESTUDANTE - MELHORES UNIVERSIDADES - Os curso de Administração (Campinas) Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física, Esporte, Fisioterapia, Publicidade e Propaganda receberam três estrelas no Guia do Estudante - Melhores Universidades 2012 e estão configurados entre os melhores cursos do Brasil pela publicação.

7 3. INFRAESTRUTURA A Metrocamp/IBTA Campinas investe constantemente para oferecer aos seus alunos o melhor em infraestrutura arquitetônica e tecnológica. Os ambientes acadêmicos são estimulantes e totalmente adequados a cada disciplina, oferecendo instrumentos que possibilitam saltos de qualidade no aproveitamento individual e em grupo. A Faculdade Metrocamp/IBTA Campinas se destaca por oferecer uma completa estrutura para apoiar o treinamento e a capacitação dos alunos das mais diversas áreas. Com diversos cursos, a instituição proporciona ao aluno experiências que terão impacto positivo na carreira e na vida de cada um. Salas de aulas e laboratórios possuem características e recursos específicos para o aprendizado. Comunicação - O Centro Integrado de Imagem e Som e a Agência Experimental Polis são espaços reservados para a simulação do dia a dia de agências, tanto na área de publicidade quanto na área de relações públicas. Os alunos aprendem as principais técnicas e ferramentas de comunicação utilizadas nas empresas. As atividades são sempre monitoradas e supervisionadas pelos professores, que buscam oferecer aos alunos a melhor orientação em cada atividade. Direito - Uma parceria entre a Metrocamp/IBTA Campinas e o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo possibilitou a instalação na cidade de um Posto de Atendimento e Conciliação do Juizado Especial Cível, cujo atendimento é realizado pelos alunos do curso de Direito. Dessa forma, ao mesmo tempo em que se aprimoram para o exercício da profissão, oferecem auxílio gratuito à população.

8 Engenharias - Nas engenharias, cada cálculo desenvolvido merece uma aplicação prática. Dessa forma, os cursos de engenharia da Metrocamp/IBTA Campinas contam com amplos laboratórios, equipados com todas as ferramentas e tecnologias necessárias para o aprendizado de cada uma das habilitações. Fisioterapia A faculdade possui um laboratório para o curso de fisioterapia com modernos equipamentos de saúde que atendem a comunidade e servem para a realização das áreas práticas. Nutrição - O curso de Nutrição conta com um equipado laboratório que aproxima os alunos da prática com reais experimentações. Educação Física - A Faculdade possui convênio com um espaço onde os alunos podem aprender e praticar todas as modalidades esportivas.

9 4. MODALIDADES DE GRADUAÇÃO É na Graduação que os alunos fazem suas primeiras escolhas da vida profissional. Enquanto dedicam-se a construir um repertório intelectual que será a base de suas carreiras, abrem-se para o mundo real do mercado de trabalho. A Faculdade Metrocamp/IBTA Campinas acompanha esta trajetória e oferece uma formação de qualidade, séria e inovadora, fortemente alinhada com as demandas atuais. BACHARELADO Os cursos de bacharelado formam grande parte dos profissionais de nível superior, em áreas diversas como tecnologia, gestão, saúde, comunicação, direito e engenharia. Na Metrocamp/IBTA Campinas, a grade curricular de cada carreira busca oferecer tanto o conhecimento técnico e científico, necessário para o exercício da profissão, quanto uma série de recursos pedagógicos que estimulam a aproximação entre a escola e o mercado de trabalho. Os cursos bacharelados permitem a continuidade dos estudos em cursos de Pós-graduação lato sensu (especialização ou MBA) ou stricto sensu (mestrado e doutorado). LICENCIATURA São cursos destinados a formar professores da Educação Infantil ao Ensino Médio, em diversos campos do conhecimento, com foco no ensino-aprendiz. A estrutura curricular das licenciaturas, além de trabalhar disciplinas específicas de cada profissão, visa a reflexão para novas metodologias de ensino, voltadas especialmente para o trabalho do professor em sala de aula. Há também matérias pedagógicas que habilitam o aluno para o exercício do magistério. Os cursos de licenciatura permitem a continuidade dos estudos em cursos de Pós-graduação latosensu (especialização ou MBA) ou stricto sensu (mestrado e doutorado). TECNÓLOGO Os tecnólogos se diferenciam dos bacharelados em dois pontos: no tempo de duração dos cursos de dois a dois anos e meio - e no foco são mais direcionados para a profissão. Esses cursos foram criados para atender a demandas de qualificação em áreas específicas do mercado de trabalho e, por isso, prepara profissionais sob medida para alguns setores da economia. O que torna viável uma formação de qualidade nesse período é a abordagem menos generalista e mais prática de cada disciplina. A Metrocamp/IBTA Campinas foi a primeira instituição de ensino privada a receber o conceito A do MEC para seus cursos de graduação em tecnologia em todas as unidades e foi a única a conquistar o conceito máximo para seu projeto pedagógico nessa modalidade. Os cursos de tecnólogo permitem a continuidade dos estudos em cursos de Pós-graduação lato sensu (especialização ou MBA) ou stricto sensu (mestrado e doutorado).

10 5. CARREIRAS Gerir a carreira é conjugar, da melhor forma possível, formação e experiência profissional. Consciente disso, a Metrocamp/IBTA Campinas mantém disciplinas focadas em temas como empreendedorismo e carreira na grade curricular de vários cursos, tornando a reflexão sobre o desenvolvimento da trajetória pessoal e profissional algo fundamental e complementar ao estudo nas áreas de conhecimento. Metrocamp/IBTA Campinas também coloca à disposição de alunos e ex-alunos uma equipe de profissionais especializada em mercado de trabalho e competitividade, que atua no Departamento de Carreiras. Além de identificar oportunidades, estabelecendo uma ponte entre seu público e empresas que buscam novos profissionais, o Carreiras realiza atividades que propiciam uma visão clara e atualizada do mercado. Com isso, potencializam-se qualificações que garantem ao aluno a competitividade profissional no mercado de trabalho.

11 O Departamento de Carreiras propicia workshops gratuitos sobre temas ligados a profissões e tendências, plantões de dúvidas, um site exclusivo e eventos de relacionamento com profissionais de RH; contatos individuais permitem ainda focar nas demandas específicas dos alunos, garantindo a melhor orientação. CONTATOS DO CARREIRAS: Campinas: (19) / 2686 carreiras.campinas@veris.edu.br

12 6. COMO INGRESSAR NA FACULDADE METROCAMP/IBTA Campinas? Para ingressar na Metrocamp/IBTA Campinas, você, candidato(a), poderá optar por duas formas de ingresso: participar do Processo Seletivo Tradicional ou por meio do resultado obtido no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) PROCESSO SELETIVO TRADICIONAL: O processo seletivo tradicional consiste em um prova de múltipla escolha e uma redação Das Provas Caso queira saber a data da prova disponível, consulte o site e acesse a área de vestibular PROCESSO SELETIVO UTILIZADO ENEM O candidato que optar por concorrer com o resultado obtido no ENEM poderá fazê-lo desde que: Tenha realizado ENEM nos anos de 2008, 2009, 2010, 2011, 2012 a. Nota ENEM 2008, na hora da inscrição, informe sua nota da prova objetiva e sua nota de redação nos campos indicados; b. Nota ENEM 2009, 2010, 2011 e na hora da inscrição, some as notas das provas de Português, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas e informe no campo especificado. Por último, informe, no local indicado, a média da redação Quanto à aprovação via ENEM: Os candidatos que zerarem na prova alguma das áreas de conhecimento será desclassificado COMO SE INSCREVER Os interessados deverão, necessariamente, realizar a inscrição exclusivamente pela internet, no site Os interessados deverão optar na ficha de inscrição pelo processo tradicional ou pelo ENEM.

13 O candidato que optar pelo ENEM poderá usar sua nota dos anos 2008, 2009, 2010 e 2011 (sendo este não cumulativo), nesse caso estará autorizando a Instituição de Ensino a utilizar e ter acesso ao resultado da respectiva prova. Observação Importante: os candidatos que se inscreverem com as notas do ENEM terão que aguardar o resultado da classificação do processo seletivo. O resultado é publicado no site três dias após a prova. Aqueles que não obtiveram a pontuação exigida para aprovação poderão fazer nova inscrição para prova do próximo vestibular. Verifique a data no site da Faculdade Metrocamp/IBTA Campinas. Observação: o candidato sujeito a algum tipo de necessidade especial que exija condições personalizadas deverá preencher o campo específico na ficha de inscrição, informando sobre a sua necessidade quanto à impressão ou aplicação da prova. Todas as unidades da Faculdade Metrocamp/IBTA Campinas. Faculdades são adaptadas para receber pessoas com tais necessidades TAXA DE INSCRIÇÃO A taxa de inscrição do vestibular é de R$40,00. O candidato, ao final do processo de inscrição, deve imprimir o boleto e efetuar o pagamento em qualquer rede bancária ou pela internet, utilizando os números do código de barras. Efetuado o pagamento, o candidato estará automaticamente inscrito no vestibular. *Aos que optarem pelo processo ENEM terão a isenção da taxa de inscrição. Caso o candidato desista de realizar a prova de vestibular, deverá comunicar a instituição, com antecedência mínima de 3 (três) dias da realização da mesma. Neste caso, e somente neste caso, a Metrocamp/IBTA Campinas restituirá ao candidato 80% do valor da taxa de inscrição, retendo 20% a título de compensação de taxas bancárias. Em outras ocasiões, não haverá devolução da taxa de inscrição em hipótese alguma, em razão dos gastos administrativos que incorrem na realização das provas.

14 6.5. CURSOS E PERÍODOS Os cursos são ofertados nos períodos diurno e noturno. A instituição reservase o direito de abrir novos processos seletivos, caso o número de vagas não tenha sido preenchido. Cursos oferecidos Confira abaixo a lista de cursos oferecidos pela Metrocamp /IBTA Campinas nas três modalidades: bacharelado, licenciatura e tecnólogo (TI / Gestão). Campinas Diurno Noturno Tecnólogo - TI Análise e Desenvolvimento de Sistemas Redes de Computadores Desenvolvimento Web (Sistema para Internet) Tecnólogo - Gestão Gestão Financeira Logística Marketing Recursos Humanos Tecnólogo - Comunicação Produção Áudio Visual Bacharelado - Engenharia Engenharia de Computação x x Engenharia de Controle e Automação x x Engenharia Civil Engenharia da Produção Bacharelado - TI Ciência da Computação x x Sistemas de Informação Bacharelado - Negócios Administração x x Ciências Contábeis Bacharelado - Comunicação Publicidade e Propaganda x x Relações Públicas x x Bacharelado - Saúde Educação Física x x Ciências Biomédicas x x Fisioterapia x x Nutrição Bacharel em Direito Direito x x Licenciatura Eucação Física x x x x x x x x x x x x x x x

15 6.6. SOBRE A PROVA A prova, utilizada no processo seletivo tradicional da Metrocamp/IBTA Campinas, contém 40 questões divididas em: Matemática - com 10 questões de múltipla escolha; Língua Portuguesa - com 10 questões de múltipla escolha; Inglês - com 5 questões de múltipla escolha; Conhecimentos Gerais - com 15 questões de múltipla escolha; Redação - construção de texto que atenda às categorias de raciocínio, objetividade, coesão e coerência, observando a clareza e a correção de linguagem. Compreensão e interpretação de textos literários e informativos e/ou fragmentos extraídos de livros, revistas e jornais. IMPORTANTE: O candidato que obtiver zero nas provas ou na Redação será eliminado do Processo Seletivo. Os candidatos deverão apresentar-se ao local com, pelo menos, 30 minutos de antecedência do início da prova. Após o horário de início, não será permitida a entrada, sob nenhuma hipótese. A prova terá duração de duas ou três horas dependendo da data da prova e a permanência mínima em sala é de 45 minutos após o início. No dia da prova, os candidatos deverão trazer: Cédula de Identidade Original (RG); Comprovante do pagamento da taxa de inscrição ou voucher de isenção; Dois lápis pretos, caneta esferográfica azul ou preta, borracha e apontador. A data de divulgação do gabarito será indicada pelo fiscal de prova e estará disponível no site INFORMAÇÕES E LOCAIS DE PROVA Para qualquer informação ou dúvida, os candidatos podem ligar para a Central de Atendimento ao Candidato: Telefone: De segunda a sexta-feira - das 8h às 20h Aos sábados das 8h às 14h

16 Local de Prova Metrocamp/IBTA Campinas Rua Dr. Sales de Oliveira, 1661 Vila Industrial (em frente à praça João Milani próximo a nova rodoviária). Faculdade Metrocamp/IBTA Campinas

17 6.8. APROVAÇÃO Os candidatos aprovados no processo seletivo tradicional ou ENEM receberão da Metrocamp/IBTA Campinas, por , um comunicado de aprovação com o período de matrícula. Outras informações podem ser obtidas no ou pelo MATRÍCULA Para efetivação da matrícula, o candidato deverá: a) Preencher o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais (Requerimento de Matrícula), fornecido pela Secretaria da Metrocamp/IBTA Campinas, o qual deverá ser assinado pelo aluno maior de 18 anos ou por seu representante legal. b) Entregar uma cópia autenticada ou cópia simples acompanhada do original, dos seguintes documentos: 1. Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou equivalente; 2. Histórico Escolar do Ensino Médio ou equivalente; 3. CPF do próprio aluno; 4. Comprovante de endereço; 5. Duas fotos 3x4; 6. Cédula de Identidade; 7. Certidão de Nascimento ou de Casamento; 8. No caso de diplomado em curso de nível superior, é necessária a apresentação do diploma registrado. (Em substituição ao item 1).Caso o candidato queira solicitar aproveitamento de estudos, deverá apresentar o histórico escolar e as ementas das disciplinas cursadas com aprovação (apenas em substituição ao Certificado de Conclusão do Ensino Médio). 9. O candidato do ENEM deverá apresentar o Boletim Individual de Resultados do Exame Nacional do Ensino Médio. 10. Se o candidato for menor de idade, o mesmo deverá comparecer com um responsável legal para efetivação da matricula e assinatura do contrato. 11. Se o candidato não puder comparecer no período estipulado para efetivação da matrícula e assinatura do contrato, o mesmo poderá nomear um representante legal através de procuração com firma reconhecida.

18 c) Efetuar o pagamento (em cartão de débito ou crédito) da taxa de matrícula; Importante: (1): Comece desde já a providenciar os documentos para matrícula, pois as escolas podem demorar até 45 dias para entregar a Documentação de Conclusão do Ensino Médio. (2): Após o período de matrícula e antes do início do ano letivo, caso o número de alunos ingressantes, por turma, seja considerado insuficiente a instituição reserva-se à opção de alocar os alunos em outras turmas e/ou cursos, mediante o aceite dos mesmos, ou cancelar a matrícula, fazendo a devolução dos valores pagos.

19 7. MENSALIDADES CAMPINAS Curso Mensalidade Análise de Sistema 835,00 Banco de Dados 835,00 Redes de Computadores 835,00 Sistemas para Internet (Desenvolvimento Web) 835,00 Finanças 799,00 Logística 799,00 Marketing 799,00 Produção Audiovisual 799,00 Recursos Humanos 690,00 Administração 855,00 Ciências Contábeis 812,00 Ciência dacomputação 985,00 Sistema.Informação 985,00 Comunicação Social - PP 1.060,00 Comunicação Social - RP 990,00 Fisioterapia 1.100,00 Nutrição 1.140,00 Direito 1.140,00 Educação Física e Esporte 1.140,00 Engenharia Civil 1.220,00 Engenharia da Computação 1.220,00 Engenharia de Controle e Autom 1.130,00 Engenharia de Produção 1.130,00

20 Ciências Biomédicas 1.390,00 Fisioterapia - (Veteranos 2010/01 para trás) 1.500,00 Ed.Fisica 1.140,00 Pedagogia 757,00 8. PROGRAMAS DE BOLSA E CRÉDITO ESTUDANTIL ProUni - Programa Universidade para todos A Metrocamp/IBTA Campinas está credenciada no PROUNI, programa do Governo Federal que oferece bolsas de estudo de 100% e 50% para os cursos de graduação. Para conseguir o benefício, é necessário ser brasileiro e ter participado do último ENEM, além de atender pelo menos uma dessas condições: ter cursado o ensino médio completo em escola pública ou em escola privada na condição de bolsista integral, ser portador de necessidades especiais, ser professor da rede pública e concorrer a vaga em cursos de Licenciatura, Normal Superior ou Pedagogia. A renda per capita familiar do candidato, para concessão de bolsas de 100% é de, no máximo, 1,5 salários mínimos e, para bolsas de 50% é de, no máximo, 3 salários mínimos Mais informações: FIES - Fundo de Financiamento Estudantil do Ensino Superior O seu sonho de estudar na Metrocamp/IBTA Campinas agora virou realidade. O ensino superior está mais perto dos estudantes com Novo FIES (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior), um programa criado pelo Ministério da Educação, que facilita o acesso a educação superior para estudantes da rede privada de ensino. Com o Novo FIES é possível financiar 100% do seu curso ou pagar uma mensalidade que cabe no seu bolso, optando pelo financiamento de 50% ou 75% do curso. Com isso, você estuda, ingressa no mercado e só depois começa a pagar o valor restante. E se você acha que por ser um financiamento a taxa de juros é alta, enganou-se. Com o Novo FIES a taxa de juros é de 3,4% ao ano, isso significa menos de 0,27% ao mês. A grande vantagem é que o programa é contínuo, ou seja, você pode solicitá-lo a qualquer momento do curso, sem prazo de inscrição. E mais: quando concluir, você terá três vezes o tempo de duração do seu curso para parcelar o saldo devedor.

21 O Novo FIES também traz a facilidade na assinatura do contrato e abre espaço para dois fiadores. Isso quer dizer que a renda somada dos fiadores deve ser o dobro do valor da mensalidade do curso escolhido. Além disso, é possível fazer a fiança solidária, um tipo de fiança em grupo. Neste caso, três a cinco candidatos ao financiamento da mesma instituição de ensino podem ser fiadores entre si, sem a necessidade de comprovar a renda. Para saber mais, acesse: Inscrições Para solicitar o financiamento, o estudante deve acessar o Sistema Informatizado do FIES (SisFIES) no seguinte endereço eletrônico: Condições Fase de utilização: Durante o período de duração do curso, o estudante pagará, a cada três meses, o valor máximo de R$ 50,00, referente ao pagamento de juros incidentes sobre o financiamento. Fase de carência: Após a conclusão do curso, o estudante terá 18 meses de carência para recompor seu orçamento. Nesse período, o estudante pagará, a cada três meses, o valor máximo de R$ 50,00, referente ao pagamento de juros incidentes sobre o financiamento. Fase de amortização: Encerrado o período de carência, o saldo devedor do estudante será parcelado em até três vezes o período financiado do curso, acrescido de 12 meses. Exemplo: Um estudante que financiou todo o curso com duração de 4 anos: Durante o curso: pagamento trimestral de até R$ 50,00. Carência: nos 18 meses após a conclusão do curso, o estudante pagará, a cada três meses, o valor máximo de R$ 50,00. Amortização: ao final da carência, o saldo devedor do estudante será dividido em até 13 anos [3 x 4 anos (período financiado do curso) + 12 meses]. Informações Dúvidas e informações sobre o FIES: Central de Atendimento

22 PRAVALER Tornar realidade o ensino superior é ser acessível, é viabilizar uma formação de qualidade para mais e mais pessoas, sendo possível o ingresso e a permanência dos alunos na faculdade. Com esse compromisso, a Metrocamp/IBTA Campinas oferece o programa de Crédito Universitário PRAVALER Investir no seu futuro em suaves prestações é uma das vantagens do PRAVALER, programa destinado aos alunos ingressantes e veteranos da Graduação da Metrocamp/IBTA Campinas que permite o financiamento de 100% da mensalidade do curso. O aluno efetua pagamentos mensais de um pouco mais da metade da mensalidade com parcelamento no dobro do tempo do curso. Dessa forma, torna-se viável arcar com as despesas de uma faculdade sem que o valor pese no orçamento: o empréstimo tem taxas muito competitivas. O programa é renovado a cada semestre, permitindo adesões e interrupções sempre que preciso, e, para solicitá-lo, não há burocracia. Basta preencher uma ficha de inscrição no site e aguardar o de pré-aprovação em 3 dias úteis. Com o pedido pré-aprovado, você já conta com o beneficio quando efetuar sua matricula, optando pelo pagamento do valor integral ou da metade do valor da matrícula. Conheça mais sobre o PRAVALER, consulte o site BOLSA DESEMPREGO Estudar exige investimento de tempo, dedicação e dinheiro. Mas é a falta deste último que influi mais na decisão de abandonar a faculdade. Pensando nos alunos que perdem o emprego durante o curso, a Metrocamp/IBTA Campinas criou um benefício exclusivo para os alunos regularmente matriculados nos cursos superiores: A Bolsa Desemprego. A instituição concede, segundo alguns critérios, isenção de 100% do valor da mensalidade por um período máximo de três meses. A Bolsa Desemprego é oferecido gratuitamente aos alunos, não havendo taxas mensais e nem de inscrição. Para saber mais, acesse:

23 PROCAMPIS Transformar impostos em educação é a proposta do Procampis (Programa de Inclusão Social pelo Ensino Superior de Campinas), que tem o apoio da Veris Faculdades e visa reverter em bolsas de estudo os tributos pagos por universidades e faculdades da região. O objetivo é proporcionar ensino de qualidade a públicos como estudantes de famílias de baixa renda; jovens que tenham cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituições privadas na condição de bolsista; portadores de deficiência, ou servidores da Administração Pública Municipal Direta ou Indireta, preferencialmente professores da Rede Publica de Ensino da Prefeitura Municipal de Campinas. A única exigência é que o candidato resida há mais de três anos no município de Campinas, com exceção dos servidores públicos. A concessão do beneficio e feita mediante análise socioeconômica. 9. PROGRAMA DE DESCONTOS A Metrocamp/IBTA Campinas concede o benefício de desconto na mensalidade para cursos de graduação e pós-graduação para colaboradores de empresas parceiras e ex-alunos de todas as unidades da instituição. Descontos para empresas parceiras: percentual de desconto de acordo com o contrato firmado com a empresa parceira. Tabela de descontos para ex-alunos: De Para Elegibilidade Desconto Graduação Pós-Graduação Pós-Graduação Comprovar a Conclusão do Outra Graduação Curso de Graduação ou de Pós- 30% Outra Pós-Graduação Graduação Se o aluno trancou/cancelou matrícula na graduação, não há desconto. Descontos na Graduação e Pós-Graduação: válidos para o curso completo. * Descontos válidos para ingressantes a partir do 1º semestre de 2013.

24 DESCONTO FAMILIAR A Metrocamp/IBTA Campinas oferece 5% de desconto na mensalidade em caso de parentesco para cada uma das partes (casal, irmãos). Esse desconto é cumulativo com a campanha Indique Amigo e com o desconto de pontualidade.

25 SUCESSO! Uma longa jornada de desafios, motivações e anseios se inicia e com ela surgem oportunidades reais para pessoas que buscam evoluir continuamente. Formar pessoas é transformá-las. Isso é o que a Metrocamp/IBTA Campinas deseja a você. Sucesso no Processo Seletivo, a fim de que você possa cursar uma Faculdade com educação para um mundo real. Sucesso nos Estudos, porque dentro da Metrocamp/IBTA Campinas você poderá contar com uma estrutura realmente qualificada, voltada para um dos melhores ensinos de nível superior. Sucesso Profissional, pois ao se formar pela Metrocamp/IBTA Campinas o mercado de trabalho estará esperando você de braços abertos. Enfim, sucesso na vida! Ao escolher, hoje, a sua profissão, você está delineando o seu futuro, os seus sonhos, a sua realização. Boa sorte no nosso Processo Seletivo!

26

Crédito Estudantil Ibmec

Crédito Estudantil Ibmec Crédito Estudantil Ibmec Queremos receber bons estudantes e torná-los excelentes alunos. Olhando para o futuro, também queremos que eles sejam os melhores profissionais do mercado. Sabemos que ter uma

Leia mais

GRUPO IBMEC EDUCACIONAL S.A. EDITAL DE PROCESSO SELETIVO 1º SEMESTRE DE 2015

GRUPO IBMEC EDUCACIONAL S.A. EDITAL DE PROCESSO SELETIVO 1º SEMESTRE DE 2015 GRUPO IBMEC EDUCACIONAL S.A. EDITAL DE PROCESSO SELETIVO 1º SEMESTRE DE 2015 O Diretor Executivo da Faculdade de Tecnologia IBTA Campinas e da Faculdade Integrada Metropolitana de Campinas - METROCAMP,

Leia mais

Política de Bolsas e Financiamentos

Política de Bolsas e Financiamentos Política de Bolsas e Financiamentos Queremos receber bons estudantes e torná-los excelentes alunos. Olhando para o futuro, também queremos que eles sejam os melhores profissionais do mercado. Sabemos que

Leia mais

Política de Bolsas e Financiamentos

Política de Bolsas e Financiamentos Política de Bolsas e Financiamentos Queremos receber bons estudantes e torná-los excelentes alunos. Olhando para o futuro, também queremos que eles sejam os melhores profissionais do mercado. Sabemos que

Leia mais

Fies - (Fundo de Financiamento Estudantil)

Fies - (Fundo de Financiamento Estudantil) Fies - (Fundo de Financiamento Estudantil) 1 - O QUE É É um programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em instituições não gratuitas.

Leia mais

IBTA Instituto Brasileiro de Tecnologia Avançada Conectado em você.

IBTA Instituto Brasileiro de Tecnologia Avançada Conectado em você. Manual do Candidato Graduação 3º Trimestre de 2014 IBTA Instituto Brasileiro de Tecnologia Avançada Conectado em você. IBTA Instituto Brasileiro de Tecnologia Avançada foi fundado em 2001, com o objetivo

Leia mais

Manual de Bolsas e Financiamentos Unimonte

Manual de Bolsas e Financiamentos Unimonte Manual de Bolsas e Financiamentos Unimonte 1. FINANCIAMENTOS 1.1. PRAVALER O Crédito Universitário PRAVALER é um programa privado de financiamento de graduação presencial implantado em parceria com instituições

Leia mais

EDITAL Nº 02/2015. Faculdade de Tecnologia de Piracicaba Fatep. Processo Seletivo. Primeiro Semestre 2016

EDITAL Nº 02/2015. Faculdade de Tecnologia de Piracicaba Fatep. Processo Seletivo. Primeiro Semestre 2016 EDITAL Nº 02/2015 Faculdade de Tecnologia de Piracicaba Fatep Processo Seletivo Primeiro Semestre 2016 O Diretor da Faculdade de Tecnologia de Piracicaba - Fatep informa que, de acordo com a Lei nº 9.394

Leia mais

FIES + P ROUNI. 5. Qual o percentual de bolsas complementares para os cursos de Belo Horizonte e para os cursos de Contagem?

FIES + P ROUNI. 5. Qual o percentual de bolsas complementares para os cursos de Belo Horizonte e para os cursos de Contagem? FIES + P ROUNI A UNA, uma Instituição que faz diferença no tempo e no espaço que está inserida, que participa da comunidade e sabe da sua importância na formação de profissionais e de cidadãos, oferece

Leia mais

1.2. Quais são as condições do financiamento para novos contratos?

1.2. Quais são as condições do financiamento para novos contratos? Tire suas dúvidas 1. CONHECENDO O FIES 1.1. O que é o Fies? O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), criado pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, é o programa do Ministério da Educação que financia

Leia mais

4 Como faço para me inscrever no FIES?

4 Como faço para me inscrever no FIES? FIES - PERGUNTAS FREQUENTES 1 O que é o FIES? O Fundo de Financiamento Estudantil(Fies) é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados

Leia mais

Informações: Secretaria Acadêmica / Faculdade Catuaí Rua Bento Munhoz da Rocha Neto, nº 210

Informações: Secretaria Acadêmica / Faculdade Catuaí Rua Bento Munhoz da Rocha Neto, nº 210 MANUAL DO CANDIDATO Informações: Secretaria Acadêmica / Faculdade Catuaí Rua Bento Munhoz da Rocha Neto, nº 210 Telefones: (43) 3174-5454 ou 3174-5464 E-mail: secretaria@faculdadecatuai.com.br Horário:

Leia mais

Faculdade Maurício de Nassau

Faculdade Maurício de Nassau Faculdade Maurício de Nassau EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2015.1 A Direção da Faculdade Maurício de Nassau de Manaus no uso de suas atribuições e com base nas disposições regimentais, no Dec. 99.490/90,

Leia mais

ThaO que é o FIES? Quem pode solicitar o FIES?

ThaO que é o FIES? Quem pode solicitar o FIES? ThaO que é o FIES? O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Ministério da Educação (MEC) destinado à concessão de financiamento a estudantes regularmente matriculados em cursos superiores

Leia mais

FIES Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior

FIES Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior FIES Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior Perguntas frequentes 1 O que é o FIES? O Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES) é um programa do Ministério da Educação

Leia mais

1. CURSOS / ATOS LEGAIS / TURNOS / VAGAS. Administração¹ Linha de Formação em Marketing e Entretenimento. Comunicação Social¹ com Habilitação em

1. CURSOS / ATOS LEGAIS / TURNOS / VAGAS. Administração¹ Linha de Formação em Marketing e Entretenimento. Comunicação Social¹ com Habilitação em Edital de Convocação para Ingresso nos cursos da Graduação em 2013/2 através de Transferência Interna de Curso e Transferência Externa entre Faculdades A Diretora Geral da Escola Superior de Propaganda

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA EDITAL SIMPLIFICADO VESTIBULAR DE VERÃO PROCESSO SELETIVO - UniCEUB DE 2015

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA EDITAL SIMPLIFICADO VESTIBULAR DE VERÃO PROCESSO SELETIVO - UniCEUB DE 2015 CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA EDITAL SIMPLIFICADO VESTIBULAR DE VERÃO PROCESSO SELETIVO - UniCEUB DE 2015 O reitor do Centro Universitário de Brasília - UniCEUB - faz saber mediante o presente edital

Leia mais

Grupo Educacional IPEC-FAPPES. CREDENCIADO PELO MEC. DECRETO N 485 de 09/02/2006. Manual do Candidato. Vestibular FAPPES 2014

Grupo Educacional IPEC-FAPPES. CREDENCIADO PELO MEC. DECRETO N 485 de 09/02/2006. Manual do Candidato. Vestibular FAPPES 2014 Grupo Educacional IPEC-FAPPES CREDENCIADO PELO MEC. DECRETO N 485 de 09/02/2006 Manual do Candidato Vestibular FAPPES 2014 r www.fappes.edu.b 1. Disposições Gerais 1.1. O Processo Seletivo consiste na

Leia mais

A matrícula será realizada nos dias 8 e 9 de dezembro de 2015, no horário das 8 às 16 horas.

A matrícula será realizada nos dias 8 e 9 de dezembro de 2015, no horário das 8 às 16 horas. Perguntas frequentes: 1) Quais os dias de prova do Vestibular Univale 2016? Você pode escolher qual o melhor dia para fazer as provas do Vestibular Univale 2016. 28 de novembro de 2015 (sábado), das 15

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 1º Semestre de 2016

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 1º Semestre de 2016 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 1º Semestre de 2016 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as

Leia mais

M a n u a l d o P r o U n i 2014 P á g i n a 1

M a n u a l d o P r o U n i 2014 P á g i n a 1 M a n u a l d o P r o U n i 2014 P á g i n a 1 O Programa Universidade para Todos (Prouni) foi criado pelo Governo Federal em 2004 e tem como finalidade a concessão de bolsas de estudo integrais e parciais

Leia mais

Manual do Candidato. Grupo Educacional LBS-FAPPES. Vestibular FAPPES 2016. WEST PLAZA R. Barão de Tefé, 247 - São Paulo - SP, 05003-100

Manual do Candidato. Grupo Educacional LBS-FAPPES. Vestibular FAPPES 2016. WEST PLAZA R. Barão de Tefé, 247 - São Paulo - SP, 05003-100 Grupo Educacional LBS-FAPPES CREDENCIADO PELO MEC. DECRETO N 485 de 09/02/2006 Manual do Candidato Vestibular FAPPES 2016 1. Disposições Gerais 1.1. O Processo Seletivo consiste na seleção e classificação

Leia mais

FATEP FACULDADE DE TECNOLOGIA DE PIRACICABA MANUAL DO CANDIDATO PROCESSO SELETIVO UNIFICADO FATEP/ESAMC PIRACICABA 2012 2º SEMESTRE

FATEP FACULDADE DE TECNOLOGIA DE PIRACICABA MANUAL DO CANDIDATO PROCESSO SELETIVO UNIFICADO FATEP/ESAMC PIRACICABA 2012 2º SEMESTRE FATEP FACULDADE DE TECNOLOGIA DE PIRACICABA MANUAL DO CANDIDATO PROCESSO SELETIVO UNIFICADO FATEP/ESAMC PIRACICABA 2012 2º SEMESTRE DISPOSIÇÕES GERAIS A FATEP está realizando o Processo Seletivo Unificado

Leia mais

FACULDADE FACCENTRO MANUAL DO CANDIDATO

FACULDADE FACCENTRO MANUAL DO CANDIDATO FACULDADE FACCENTRO MANUAL DO CANDIDATO Processo Seletivo 2015/2 CURSOS Administração - Bacharelado Gestão de Recursos Humanos - Tecnológico Gestão Comercial - Tecnológico Gestão Financeira - Tecnológico

Leia mais

RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA - 1º SEMESTRE DE 2015

RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA - 1º SEMESTRE DE 2015 RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA - 1º SEMESTRE DE 2015 ORIENTAÇÕES GERAIS Processo O processo de renovação de matrícula constitui-se de três etapas válidas para todos os alunos veteranos dos cursos de graduação:

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA EDITAL SIMPLIFICADO VESTIBULAR UniCEUB DE 2016 1º PROCESSO SELETIVO

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA EDITAL SIMPLIFICADO VESTIBULAR UniCEUB DE 2016 1º PROCESSO SELETIVO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA EDITAL SIMPLIFICADO VESTIBULAR UniCEUB DE 2016 1º PROCESSO SELETIVO O reitor do Centro Universitário de Brasília - UniCEUB - faz saber mediante o presente edital que estarão

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2015.1

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2015.1 FACULDADE MAURICIO DE NASSAU DE BELÉM MANTIDA PELO GRUPO SER EDUCACIONAL CREDENCIAMENTO: PORTARIA Nº 571, DE 13 DE MAIO DE, DOU 16 DE MAIO DE SEÇÃO I EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2015.1 O Diretor da Faculdade

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CLASSIFICATÓRIO COMPLEMENTAR. ESPM Unidade Porto Alegre

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CLASSIFICATÓRIO COMPLEMENTAR. ESPM Unidade Porto Alegre EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CLASSIFICATÓRIO COMPLEMENTAR ESPM Unidade Porto Alegre O Diretor Geral da Escola Superior de Propaganda e Marketing Unidade Porto Alegre, em consonância com o regimento da instituição,

Leia mais

M a n u a l E n e m 2 0 1 5 P á g i n a 1. Manual do Enem 2015

M a n u a l E n e m 2 0 1 5 P á g i n a 1. Manual do Enem 2015 M a n u a l E n e m 2 0 1 5 P á g i n a 1 Manual do Enem 2015 Criado em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), segundo o INEP, tinha o objetivo de avaliar o desempenho do aluno ao término da escolaridade

Leia mais

Programas de Bolsa de Estudos ENEM PROUNI FIES - SISU

Programas de Bolsa de Estudos ENEM PROUNI FIES - SISU Programas de Bolsa de Estudos ENEM PROUNI FIES - SISU O ENEM Criado em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da escolaridade básica. Podem

Leia mais

ADMINISTRACAO ENGENHARIA DESIGN MANUAL DO CANDIDATO VESTIBULAR 2016. maua.br/vestibular

ADMINISTRACAO ENGENHARIA DESIGN MANUAL DO CANDIDATO VESTIBULAR 2016. maua.br/vestibular ADMINISTRACAO ENGENHARIA DESIGN MANUAL DO CANDIDATO VESTIBULAR 2016 maua.br/vestibular INTRODUCAO O Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia promove o Vestibular Mauá 2016 de forma unificada.

Leia mais

ALIANÇA TERESINA - MAURICIO DE NASSAU

ALIANÇA TERESINA - MAURICIO DE NASSAU ALIANÇA TERESINA - MAURICIO DE NASSAU EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2015.1 A direção da Faculdade Aliança / Faculdade Maurício de Nassau no uso de suas atribuições e com base nas disposições regimentais,

Leia mais

EDITAL PROCESSO SELETIVO TRADICIONAL 2015/2

EDITAL PROCESSO SELETIVO TRADICIONAL 2015/2 EDITAL PROCESSO SELETIVO TRADICIONAL 2015/2 CONSOLIDADO A Diretora da Faculdade Cenecista de Vila Velha-FACEVV, com sede no município de Vila Velha, Estado do ES, torna público, na forma regimental e em

Leia mais

M a n u a l E n e m 2 0 1 4 P á g i n a 1

M a n u a l E n e m 2 0 1 4 P á g i n a 1 M a n u a l E n e m 2 0 1 4 P á g i n a 1 Criado em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), segundo o próprio INEP, tinha o objetivo de avaliar o desempenho do aluno ao término da escolaridade básica,

Leia mais

1 - DAS INSCRIÇÕES. 1.4 Portadores de necessidades especiais:

1 - DAS INSCRIÇÕES. 1.4 Portadores de necessidades especiais: 1 - DAS INSCRIÇÕES Cursos de Arquitetura e Urbanismo noturno, Administração noturno, Administração vespertino, Biomedicina noturno, Ciências Biológicas Bacharelado noturno, Ciências Biológicas Licenciatura

Leia mais

MESTRADO 2010/2. As aulas do Mestrado são realizadas no Campus Liberdade, já as matrículas na área de Relacionamento.

MESTRADO 2010/2. As aulas do Mestrado são realizadas no Campus Liberdade, já as matrículas na área de Relacionamento. MESTRADO 2010/2 GERAL 1. Onde são realizadas as aulas do Mestrado? E as matrículas? As aulas do Mestrado são realizadas no Campus Liberdade, já as matrículas na área de Relacionamento. 2. Qual a diferença

Leia mais

FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DE OLINDA. EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 1º semestre/2014 Turmas de 1ª entrada ORIENTAÇÃO AO CANDIDATO

FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DE OLINDA. EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 1º semestre/2014 Turmas de 1ª entrada ORIENTAÇÃO AO CANDIDATO FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DE OLINDA EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 1º semestre/2014 Turmas de 1ª entrada ORIENTAÇÃO AO CANDIDATO A Faculdade de Ciências Humanas de Olinda FACHO torna pública a abertura

Leia mais

EDITAL Nº 5/2015 NORMAS PARA O PROCESSO SELETIVO 01/2016

EDITAL Nº 5/2015 NORMAS PARA O PROCESSO SELETIVO 01/2016 EDITAL Nº 5/2015 NORMAS PARA O PROCESSO SELETIVO 01/2016 A Direção Geral da Faculdade Iguaçu, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, de acordo com a legislação vigente e Regimento Geral, torna

Leia mais

FACULDADE TOBIAS BARRETO MANTIDA PELA SOCIEDADE DE ENSINO SUPERIOR E PESQUISA DE SERGIPE LTDA- SESPS

FACULDADE TOBIAS BARRETO MANTIDA PELA SOCIEDADE DE ENSINO SUPERIOR E PESQUISA DE SERGIPE LTDA- SESPS FACULDADE TOBIAS BARRETO MANTIDA PELA SOCIEDADE DE ENSINO SUPERIOR E PESQUISA DE SERGIPE LTDA- SESPS CREDENCIAMENTO: PORTARIA MEC Nº 601 DE 20.05.2008, DOU 21DE MAIO DE 2008 SEÇÃO I. EDITAL DO PROCESSO

Leia mais

2. Do Processo Seletivo 3. Das vagas

2. Do Processo Seletivo 3. Das vagas EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PARA DESTRANCAMENTO DE MATRÍCULA, DESTRANCAMENTO DE MATRÍCULA COM REOPÇÃO, ACEITAÇÃO DE TRANSFERÊNCIA DE ALUNOS REGULARES PARA CURSOS AFINS, REOPÇÃO DE CURSO, OBTENÇÃO DE NOVO

Leia mais

Quem pode solicitar o FIES na FMU?

Quem pode solicitar o FIES na FMU? O que é o FIES? O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Ministério da Educação (MEC) destinado à concessão de financiamento a estudantes regularmente matriculados em cursos superiores

Leia mais

Edital nº 001/15 Processo Seletivo 2015/1

Edital nº 001/15 Processo Seletivo 2015/1 Vestibular Edital nº 001/15 Processo Seletivo 2015/1 Comissão do Processo Seletivo - CoProS A Diretora Geral da Faculdade Integrada de Goiás FIG, com base em dispositivos constantes em seu Regimento, de

Leia mais

Prezado(a) Vestibulando(a),

Prezado(a) Vestibulando(a), MANUAL DO CANDIDATO Prezado(a) Vestibulando(a), Idealizada, planejada e construída dentro de um projeto pedagógico e estrutural para ser a melhor faculdade de tecnologia do País, na FIAP você encontra

Leia mais

Gerência Executiva de Comunicação Corporativa, Inteligência Competitiva e Sustentabilidade

Gerência Executiva de Comunicação Corporativa, Inteligência Competitiva e Sustentabilidade Gerência Executiva de Comunicação Corporativa, Inteligência Competitiva e Sustentabilidade Edital Processo Seletivo Programa Formare Aprendiz Santos Brasil 2016 1 Edital Processo Seletivo Programa Formare

Leia mais

PROCESSO SELETIVO 2016/1

PROCESSO SELETIVO 2016/1 EDITAL Nº 03/Diretor Geral/2015 Dispõe sobre processo seletivo para o 1º semestre de 2016. O presente Edital do Processo Seletivo da Faculdades SPEI, torna público, em extrato, as normas para ingresso

Leia mais

CONHEÇA A FACCENTRO. MANUAL DO CANDIDATO - Vestibular de Inverno 2012

CONHEÇA A FACCENTRO. MANUAL DO CANDIDATO - Vestibular de Inverno 2012 CONHEÇA A FACCENTRO Educação de excelência de mãos dadas com o mercado de trabalho. Esse é o compromisso da rede de ensino FACCENTRO, que possui mais de 15 anos de tradição e reconhecimento em ensino técnico.

Leia mais

EDITAL Nº 10/2011. Processo Seletivo AGENDADO Vestibular 2012 - Primeiro Semestre

EDITAL Nº 10/2011. Processo Seletivo AGENDADO Vestibular 2012 - Primeiro Semestre EDITAL Nº 10/2011 Processo Seletivo AGENDADO Vestibular 2012 - Primeiro Semestre tinuadoo Diretor da Faculdade de Tecnologia de Piracicaba, FATEP, mantida pelo Instituto de Desenvolvimento Tecnológico

Leia mais

ENEM - EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO

ENEM - EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO ENEM - EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO INSCRIÇÕES DE 23 DE MAIO A 10 DE JUNHO EXCLUSIVAMENTE NO SITE: http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricao PROVAS 22 E 23 DE OUTUBRO; INÍCIO DAS PROVAS 13h00 DURAÇÃO:

Leia mais

EDITAL PROCESSO SELETIVO / JUNHO 2015

EDITAL PROCESSO SELETIVO / JUNHO 2015 1 EDITAL PROCESSO SELETIVO / JUNHO 2015 O Reitor do Centro Universitário de Araraquara, tendo em vista a legislação vigente, faz saber aos interessados que estarão abertas as inscrições para o Processo

Leia mais

ADMINISTRACAO ENGENHARIA DESIGN. VESTIbular 2015. www.maua.br

ADMINISTRACAO ENGENHARIA DESIGN. VESTIbular 2015. www.maua.br ADMINISTRACAO ENGENHARIA DESIGN Manual do Candidato VESTIbular 2015 www.maua.br INTRODUCAO O Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia promove o Vestibular Mauá 2015 de forma unificada. Cursos

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM COMUNICAÇÃO CORPORATIVA INTEGRADA 1º Semestre de 2016

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM COMUNICAÇÃO CORPORATIVA INTEGRADA 1º Semestre de 2016 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM COMUNICAÇÃO CORPORATIVA INTEGRADA 1º Semestre de 2016 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as

Leia mais

Art. 2º Este Ato Administrativo entra em vigor na data de sua assinatura, revogadas as disposições em contrário.

Art. 2º Este Ato Administrativo entra em vigor na data de sua assinatura, revogadas as disposições em contrário. ATO ADMINISTRATIVO REITORIA Nº 45/2015 Aprova o Edital do Processo Seletivo do Programa de Integralização de Créditos para a Conclusão do Curso Superior de Teologia Vestibular 1º semestre de 2016 O REITOR

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO JORNALISMO ESPORTIVO E NEGÓCIOS DO ESPORTE 1º Semestre de 2016

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO JORNALISMO ESPORTIVO E NEGÓCIOS DO ESPORTE 1º Semestre de 2016 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO JORNALISMO ESPORTIVO E NEGÓCIOS DO ESPORTE 1º Semestre de 2016 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as

Leia mais

II. Inscrição 3. As inscrições para o Vestibular estarão abertas no período de 6 de janeiro de 2015 a 28 de fevereiro de 2015 e poderão ser feitas:

II. Inscrição 3. As inscrições para o Vestibular estarão abertas no período de 6 de janeiro de 2015 a 28 de fevereiro de 2015 e poderão ser feitas: EDITAL DO PROCESSO SELETIVO DA FACULDADE DE MEDICINA DO ABC VESTIBULAR AGENDADO 2015 (Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Gestão Hospitalar, Nutrição, S. Ambiental e T. Ocupacional) A Faculdade de Medicina

Leia mais

FACULDADE SANTA EMÍLIA - JOAQUIM NABUCO-UNIDADE OLINDA MANTIDA PELO GRUPO SER EDUCACIONAL EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2015.1

FACULDADE SANTA EMÍLIA - JOAQUIM NABUCO-UNIDADE OLINDA MANTIDA PELO GRUPO SER EDUCACIONAL EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2015.1 FACULDADE SANTA EMÍLIA - JOAQUIM NABUCO-UNIDADE OLINDA MANTIDA PELO GRUPO SER EDUCACIONAL EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2015.1 Com sede Av. Doutor Augusto Moreira, 1704 e 1502 Casa Caiada - Olinda Legislação

Leia mais

IMES - INSTITUTO MANTENEDOR DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA LTDA. CNPJ nº. 04.670.333/0001-89

IMES - INSTITUTO MANTENEDOR DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA LTDA. CNPJ nº. 04.670.333/0001-89 IMES - INSTITUTO MANTENEDOR DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA LTDA. CNPJ nº. 04.670.333/0001-89 PROCESSO SELETIVO DA FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS - FTC Edital de 25 de março de 2014 Processo Seletivo O

Leia mais

FACULDADE JOAQUIM NABUCO-UNIDADE RECIFE MANTIDA PELO GRUPO SER EDUCACIONAL EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2015.1

FACULDADE JOAQUIM NABUCO-UNIDADE RECIFE MANTIDA PELO GRUPO SER EDUCACIONAL EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2015.1 FACULDADE JOAQUIM NABUCO-UNIDADE RECIFE MANTIDA PELO GRUPO SER EDUCACIONAL EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2015.1 Credenciamento - Ato autorizativo Portaria Nº 998 de 22/10/2007, publicada no DOU em 23/10/2007

Leia mais

Coordenação do Processo Seletivo

Coordenação do Processo Seletivo Coordenação do Processo Seletivo Edital nº 002/12 Processo Seletivo Inverno 2012/2 A Diretora Geral da Faculdade Catuaí, mantida pela Associação de Ensino de Cambé, com base em dispositivos constantes

Leia mais

EDITAL Nº 02/2013. Processo Seletivo Vestibular Unificado FATEP/ESAMC- Piracicaba - Segundo Semestre - 2013 VST

EDITAL Nº 02/2013. Processo Seletivo Vestibular Unificado FATEP/ESAMC- Piracicaba - Segundo Semestre - 2013 VST EDITAL Nº 02/2013 Processo Seletivo Vestibular Unificado FATEP/ESAMC- Piracicaba - Segundo Semestre - 2013 VST Os Diretores da Faculdade de Tecnologia de Piracicaba, FATEP e da Escola Superior de Administração,

Leia mais

O Centro Universitário Senac utilizará o e-mail cadastrado pelo candidato como meio de comunicação.

O Centro Universitário Senac utilizará o e-mail cadastrado pelo candidato como meio de comunicação. INSCRIÇÕES Como fazer a inscrição No período de 14 de março a 19 de junho de 2011, o candidato deverá acessar o site www.sp.senac.br/vestibular e preencher previamente seus dados cadastrais para obter

Leia mais

Apresentação Edital, você Candidato SEJA BEM VINDO! Edital 2010/2

Apresentação  Edital, você Candidato SEJA BEM VINDO! Edital 2010/2 Apresentação Atendendo à demanda dos que buscam um ensino de qualidade, a Faculdade Novo Milênio abre inscrições para o Processo Seletivo 2010/2. A certeza do trabalho que vem desenvolvendo em favor de

Leia mais

Edital para o Processo Seletivo ISITEC 2016 ORIENTAÇÕES GERAIS

Edital para o Processo Seletivo ISITEC 2016 ORIENTAÇÕES GERAIS Edital para o Processo Seletivo ISITEC 2016 ORIENTAÇÕES GERAIS O presente documento estabelece normas, dispõe sobre as disciplinas e respectivos programas para o Processo Seletivo de 2016/1 do Instituto

Leia mais

MANUAL DO CANDIDATO. PROCESSO SELETIVO 2015-2º. semestre

MANUAL DO CANDIDATO. PROCESSO SELETIVO 2015-2º. semestre MANUAL DO CANDIDATO PROCESSO SELETIVO 2015-2º. semestre Caro Candidato, Este é o manual do processo seletivo para o 2º. semestre de 2015 para os cursos de Licenciatura em Pedagogia e Letras-Língua Portuguesa

Leia mais

Coordenação do Processo Seletivo

Coordenação do Processo Seletivo Coordenação do Processo Seletivo Edital nº 003/14 Processo Seletivo Verão 2015-1 A Diretora Geral da Faculdade Catuaí, mantida pela Associação de Ensino de Cambé, com base em dispositivos constantes de

Leia mais

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS A Fundace Fundação para Pesquisa do Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia, fundação de apoio formada pelos professores da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade FEA-RP/USP

Leia mais

E D I T A L. 1º Para os casos de transferência externa serão aceitas, apenas, as inscrições para áreas afins.

E D I T A L. 1º Para os casos de transferência externa serão aceitas, apenas, as inscrições para áreas afins. EDITAL NRCA-SJP N.º 09/2015 DISPÕE SOBRE OS PROCESSOS DE INGRESSO POR TRANSFERÊNCIA EXTERNA E PORTADOR DE DIPLOMA AOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE FAE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS. O Coordenador do Núcleo

Leia mais

Manual do Candidato VESTIBULAR 2012.2

Manual do Candidato VESTIBULAR 2012.2 Fundação Educacional Unificada Campograndense Estrada da Caroba, 685 - Campo Grande - Rio de Janeiro - Cep.: 23085-590 www.feuc.br feuc@feuc.br CNPJ: 42.257.543/0001-39 Manual do Candidato VESTIBULAR 2012.2

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE MARKETING 1º Semestre de 2016

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE MARKETING 1º Semestre de 2016 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE MARKETING 1º Semestre de 2016 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as normas para inscrição

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DE GESTÃO COMERCIAL E MARKETING EDITAL Nº 29, DE 16 DE SETEMBRO DE 2014. PROCESSO SELETIVO VERÃO 2015

ESCOLA SUPERIOR DE GESTÃO COMERCIAL E MARKETING EDITAL Nº 29, DE 16 DE SETEMBRO DE 2014. PROCESSO SELETIVO VERÃO 2015 ESCOLA SUPERIOR DE GESTÃO COMERCIAL E MARKETING EDITAL Nº 29, DE 16 DE SETEMBRO DE 2014. PROCESSO SELETIVO VERÃO 2015 Art. 1º A Escola Superior de Gestão Comercial e Marketing (ESIC), e por sua Comissão

Leia mais

SABER SOBRE O FIES sem fiador

SABER SOBRE O FIES sem fiador TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O FIES sem fiador *De acordo com as regras do FIES estabelecidas pelo Governo Federal. Unidas pela educação MA LANCK O QUE É O FIES? O Fundo de Financiamento ao Estudante

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNISEB

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNISEB CENTRO UNIVERSITÁRIO UNISEB Dispõe sobre as normas referentes ao Processo Seletivo 2015, para o preenchimento de vagas para os cursos de graduação, na modalidade de Ensino Educação a Distância, do CENTRO

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO RELAÇÕES INTERNACIONAIS 1º Semestre de 2016

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO RELAÇÕES INTERNACIONAIS 1º Semestre de 2016 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO RELAÇÕES INTERNACIONAIS 1º Semestre de 2016 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as normas para inscrição

Leia mais

Um novo Conceito em Educação! 402 Sul, Av. NS-02, Conj. II, Lote 16 Palmas TO Fone: 63 3214-7345/ 3214-7377 www.itopedu.com.br

Um novo Conceito em Educação! 402 Sul, Av. NS-02, Conj. II, Lote 16 Palmas TO Fone: 63 3214-7345/ 3214-7377 www.itopedu.com.br FACULDADE ITOP EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Nº 01/2014 A Comissão Organizadora do Processo Seletivo - COPS, da Faculdade ITOP, considerando o que dispõe a legislação em vigor, faz saber pelo presente Edital,

Leia mais

Edital do Processo Seletivo 2014. Ato Edital n 029. (Resolução CONSEPE - nº 23 de 06 de agosto de 2013)

Edital do Processo Seletivo 2014. Ato Edital n 029. (Resolução CONSEPE - nº 23 de 06 de agosto de 2013) CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE MANAUS Decreto de 26/03/2001 - DOU de 27/03/2001. Edital do Processo Seletivo 2014 Ato Edital n 029 (Resolução CONSEPE - nº 23 de 06 de agosto de 2013) O Diretor Geral

Leia mais

Centro Universitário Unieuro vestibular@unieuro.com.br

Centro Universitário Unieuro vestibular@unieuro.com.br A Comissão de Acesso ao Ensino Superior informa que estão abertas as inscrições para o 1º semestre letivo de 2016, nas seguintes modalidades: 1º Processo Seletivo Agendado Edital 21/2015 (para novos alunos)

Leia mais

Um novo Conceito em Educação! 402 Sul, Av. NS-02, Conj. II, Lote 16 Palmas TO Fone: 63 3214-7345/ 3214-7377 www.itopedu.com.br

Um novo Conceito em Educação! 402 Sul, Av. NS-02, Conj. II, Lote 16 Palmas TO Fone: 63 3214-7345/ 3214-7377 www.itopedu.com.br FACULDADE ITOP EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Nº 01/2015 1º SEMESTRE LETIVO DE 2015 A Comissão Organizadora do Processo Seletivo - COPS, da Faculdade ITOP, considerando o que dispõe a legislação em vigor,

Leia mais

FUNDO DE APOIO AO ACADÊMICO DO ENSINO SUPERIOR REGULAMENTO PARA CONCESSÃO DO FAAES - PARA INGRESSANTES SEGUNDO SEMESTRE 2014

FUNDO DE APOIO AO ACADÊMICO DO ENSINO SUPERIOR REGULAMENTO PARA CONCESSÃO DO FAAES - PARA INGRESSANTES SEGUNDO SEMESTRE 2014 REGULAMENTO PARA CONCESSÃO DO FAAES - PARA INGRESSANTES SEGUNDO SEMESTRE 2014 A AJES, mantenedora da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis do Vale do Juruena, Instituto Superior de Educação do

Leia mais

CONCURSO VESTIBULAR FUVEST 2015 Matrícula Informe nº 10/2015-30.01.2015 LISTA DE CONVOCADOS

CONCURSO VESTIBULAR FUVEST 2015 Matrícula Informe nº 10/2015-30.01.2015 LISTA DE CONVOCADOS CONCURSO VESTIBULAR FUVEST 2015 Matrícula Informe nº 10/2015-30.01.2015 LISTA DE CONVOCADOS A lista dos candidatos convocados pela 1ª Chamada do Concurso Vestibular FUVEST 2015 está disponível no site

Leia mais

MANUAL DO CANDIDATO PROCESSO SELETIVO FATEP 2016 1º SEMESTRE

MANUAL DO CANDIDATO PROCESSO SELETIVO FATEP 2016 1º SEMESTRE FATEP FACULDADE DE TECNOLOGIA DE PIRACICABA MANUAL DO CANDIDATO PROCESSO SELETIVO FATEP 2016 1º SEMESTRE DISPOSIÇÕES GERAIS A FATEP está realizando o Processo Seletivo 2016-1, para o preenchimento das

Leia mais

EDITAL Nº 04/2014 EDITAL DE ABERTURA DO VESTIBULAR 2014/2

EDITAL Nº 04/2014 EDITAL DE ABERTURA DO VESTIBULAR 2014/2 EDITAL Nº 04/2014 EDITAL DE ABERTURA DO VESTIBULAR 2014/2 A Comissão Coordenadora do Processo Seletivo das Faculdades Integradas de Vitória FDV, para conhecimento de todos os interessados, torna público

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE JI-PARANÁ Reconhecido pela Portaria Ministerial nº 3.950, de 30/12/02, D.O.U. 31/12/02, Seção 1, p. 31.

CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE JI-PARANÁ Reconhecido pela Portaria Ministerial nº 3.950, de 30/12/02, D.O.U. 31/12/02, Seção 1, p. 31. CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE JI-PARANÁ Reconhecido pela Portaria Ministerial nº 3.950, de 30/12/02, D.O.U. 31/12/02, Seção 1, p. 31. ATO EDITAL Nº 02/2013 (Resolução CEPE n 16, de 03 de setembro de

Leia mais

CARTILHA DE FINANCIAMENTOS

CARTILHA DE FINANCIAMENTOS CARTILHA DE FINANCIAMENTOS TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE FINANCIAMENTOS EDUCACIONAIS DA NEWTON. ESTUDE SEM COMPLICAÇÃO. ENEM OBRIGATÓRIO NECESSIDADE DE FIADOR PRAVALER CREDIES nota acima de 450 pontos

Leia mais

Edital do Vestibular 2016-1º Semestre

Edital do Vestibular 2016-1º Semestre Edital do Vestibular 2016-1º Semestre O Reitor do Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana Padre Saboia de Medeiros FEI torna pública a abertura do Processo Seletivo para o preenchimento das

Leia mais

EDITAL PROCESSO SELETIVO PARA 1º SEMESTRE DE 2015

EDITAL PROCESSO SELETIVO PARA 1º SEMESTRE DE 2015 EDITAL PROCESSO SELETIVO PARA 1º SEMESTRE DE 2015 A ESC - ESCOLA SUPERIOR DE CRUZEIRO TORNA PÚBLICO POR MEIO DO PRESENTE EDITAL QUE REALIZARÁ O VESTIBULAR PARA AS VAGAS DOS CURSOS POR ELA OFERECIDOS, NOS

Leia mais

UNIPAC ITABIRITO (VAGAS REMASCENTES) PÓS-GRADUAÇÃO (LATO SENSU) ORÇAMENTO E GESTÃO PÚBLICA (LEIA PAG. 2) CONTROLADORA E FINANÇAS (LEIA PAG.

UNIPAC ITABIRITO (VAGAS REMASCENTES) PÓS-GRADUAÇÃO (LATO SENSU) ORÇAMENTO E GESTÃO PÚBLICA (LEIA PAG. 2) CONTROLADORA E FINANÇAS (LEIA PAG. UNIPAC ITABIRITO (VAGAS REMASCENTES) PÓS-GRADUAÇÃO (LATO SENSU) ORÇAMENTO E GESTÃO PÚBLICA (LEIA PAG. 2) CONTROLADORA E FINANÇAS (LEIA PAG. 4) TURMA 2008/1 UNIPAC ITABIRITO Pensando no seu futuro Profissional

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DIREITO PENAL 1º Semestre de 2016

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DIREITO PENAL 1º Semestre de 2016 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DIREITO PENAL 1º Semestre de 2016 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as normas para inscrição e matrícula

Leia mais

PROGRAMA DE CRÉDITO EDUCATIVO - INVESTCREDE REGULAMENTO

PROGRAMA DE CRÉDITO EDUCATIVO - INVESTCREDE REGULAMENTO PROGRAMA DE CRÉDITO EDUCATIVO - INVESTCREDE 1. DAS INFORMAÇÕES GERAIS REGULAMENTO 1.1 - O presente regulamento objetiva a concessão de Crédito Educativo para estudantes devidamente Matriculados nos cursos

Leia mais

Governo do Estado do Rio de Janeiro Secretaria de Estado de Educação

Governo do Estado do Rio de Janeiro Secretaria de Estado de Educação Governo do Estado do Rio de Janeiro Secretaria de Estado de Educação DAS BOLSAS Será concedida 1 (uma) bolsa integral em cada um dos cursos de graduação ofertados nas unidades do IBMEC do Centro e Barra

Leia mais

Manual do Candidato Vestibular 2º Semestre 2009 1

Manual do Candidato Vestibular 2º Semestre 2009 1 Manual do Candidato Vestibular 2º Semestre 2009 1 Prezado(a) candidato(a), A Veris Educacional, mantenedora das faculdades IBTA, IMAPES, METROCAMP, Uirapuru Superior e Ibmec, é um grupo focado em qualidade

Leia mais

FACULDADE PROJEÇÃO DE CEILÂNDIA EDITAL DE PROCESSO SELETIVO INOVE CONSULTORIA JÚNIOR DA ESCOLA DE NEGÓCIOS PRIMEIRO SEMESTRE DE 2014

FACULDADE PROJEÇÃO DE CEILÂNDIA EDITAL DE PROCESSO SELETIVO INOVE CONSULTORIA JÚNIOR DA ESCOLA DE NEGÓCIOS PRIMEIRO SEMESTRE DE 2014 FACULDADE PROJEÇÃO DE CEILÂNDIA EDITAL DE PROCESSO SELETIVO INOVE CONSULTORIA JÚNIOR DA ESCOLA DE NEGÓCIOS PRIMEIRO SEMESTRE DE 2014 A Direção da Escola de Negócios da Faculdade Projeção de Ceilândia,

Leia mais

EDITAL PROCESSO SELETIVO AGENDADO Nº 0003/14 CONSOLIDADO

EDITAL PROCESSO SELETIVO AGENDADO Nº 0003/14 CONSOLIDADO EDITAL PROCESSO SELETIVO AGENDADO Nº 0003/14 CONSOLIDADO O Diretor da FACULDADE CENECISTA DE BENTO GONÇALVES - FACEBG, com sede no município de Bento Gonçalves, Estado/RS, torna público, na forma regimental

Leia mais

FACULDADE DE CIÊNCIAS E LETRAS Reconhecida pelo Decreto Federal Nº 70.813 de 07/jul/1972

FACULDADE DE CIÊNCIAS E LETRAS Reconhecida pelo Decreto Federal Nº 70.813 de 07/jul/1972 EDITAL DA 03/2015 INSTAURA O VESTIBULAR 2015 PARA INGRESSO NAS PRIMEIRAS SÉRIES DOS CURSOS DA FCLBP E DO ISEBP A Diretora Acadêmica da Faculdade de Ciências e Letras de Bragança Paulista (FCLBP) e do Instituto

Leia mais

FIES Fundo de Financiamento ao Estudante ORIENTAÇÕES E PASSO A PASSO Para solicitar o financiamento, o estudante deverá se inscrever pelo sistema informatizado do FIES no endereço eletrônico: http://sisfiesportal.mec.gov.br

Leia mais

ADENDO AO EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CLASSIFICATÓRIO ESPM RIO 2015-2 VAGAS REMANESCENTES

ADENDO AO EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CLASSIFICATÓRIO ESPM RIO 2015-2 VAGAS REMANESCENTES ADENDO AO EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CLASSIFICATÓRIO ESPM RIO 2015-2 VAGAS REMANESCENTES A Diretora Geral da ESPM Unidade Rio de Janeiro, em consonância com o regimento da instituição, torna públicas

Leia mais

- A apresentação da xérox e documento original de identidade (RG ou carteira de trabalho, Reservista ou Habilitação);

- A apresentação da xérox e documento original de identidade (RG ou carteira de trabalho, Reservista ou Habilitação); INSCRIÇÕES Locais de Inscrição Faculdade de Ensino Superior de Floriano - FAESF. Rua Nogueira Paranaguá, 508, Manguinha Datas e Horários As inscrições para o Processo Seletivo 2010.2-B da FAESF poderão

Leia mais

EDITAL Nº 007/2015 PROCESSO SELETIVO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL 2ª Edição

EDITAL Nº 007/2015 PROCESSO SELETIVO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL 2ª Edição UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO EDITAL Nº 007/2015 PROCESSO SELETIVO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL 2ª Edição A Faculdade

Leia mais

PROCESSO SELETIVO 2º Sem/2014 Graduação Presencial Manual do Candidato Ingresso Via ENEM

PROCESSO SELETIVO 2º Sem/2014 Graduação Presencial Manual do Candidato Ingresso Via ENEM PROCESSO SELETIVO 2º Sem/2014 Graduação Presencial Manual do Candidato Ingresso Via ENEM A Universidade Cidade de São Paulo UNICID, atendendo a Portaria Normativa MEC n o 40, de 12.12.2007, resolve promover

Leia mais

MANUAL DA BOLSA FORMAÇÃO E CURSOS PRONATEC

MANUAL DA BOLSA FORMAÇÃO E CURSOS PRONATEC FUNDAÇÃO ADOLPHO BÓSIO DE EDUCAÇÃO NO TRANSPORTE FABET FACULDADE DE TECNOLOGIA PEDRO ROGÉRIO GARCIA FATTEP CENTRO DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA NO TRANSPORTE CETT MANUAL DA BOLSA FORMAÇÃO E CURSOS PRONATEC

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL 1º Semestre de 2016

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL 1º Semestre de 2016 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL 1º Semestre de 2016 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as normas para

Leia mais