MENSAGEM PARA VOCÊ. Desta forma, convidamos você a fazer parte desta instituição para, no futuro, fazer a diferença no mercado e na sociedade.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MENSAGEM PARA VOCÊ. Desta forma, convidamos você a fazer parte desta instituição para, no futuro, fazer a diferença no mercado e na sociedade."

Transcrição

1 Manual do Candidato Vestibular 2º Semestre 2013

2 MENSAGEM PARA VOCÊ A Faculdade Metrocamp/IBTA Campinas, que faz parte do Grupo Ibmec Educacional, é uma instituição que tem o compromisso verdadeiro com o desenvolvimento da educação no país e se preocupa em formar profissionais capazes de evoluir, pensar, questionar e explorar novas visões do mundo e do mercado. A marca Metrocamp/IBTA Campinas traz consigo todas as características positivas inerentes a uma faculdade. O corpo docente tem vivência de mercado e traz para a sala de aula os desafios do mundo real. E é nesse ambiente de ensino-aprendizagem que você, prezado(a) candidato(a), está prestes a entrar. Esse é o primeiro caminho de uma série de outros que você ainda vai percorrer, por isso, a escolha de uma instituição com credibilidade, que segue rigorosamente as diretrizes da legislação brasileira e recebe o aval do mercado, faz a diferença, pois permite a flexibilidade na formação, sem abrir mão da qualidade de ensino. Escolher a Metrocamp/ IBTA Campinas significa abrir caminhos para o futuro e proporciona crescimento, oportunidades, respeito, ética e evolução. A faculdade mantém o melhor time de educadores e profissionais do setor, o que confirma nossa crença no capital humano. Desta forma, convidamos você a fazer parte desta instituição para, no futuro, fazer a diferença no mercado e na sociedade. Faculdade Metrocamp/IBTA Campinas

3 SUMÁRIO 1. Uma faculdade que abre caminhos Os diferenciais da Metrocamp/IBTA Campinas Infraestrutura Modalidades de Graduação Departamento de Carreiras Como ingressar na Faculdade Metrocamp/IBTA Campinas? Processo seletivo tradicional Das provas Como se inscrever Taxa de inscrição Cursos e períodos Sobre a prova Informações e locais de prova Aprovação Matrícula Mensalidades Programas de Bolsa e Crédito Estudantil Programa de Descontos... 23

4 1. UMA FACULDADE QUE ABRE CAMINHOS A Faculdade Metrocamp/IBTA Campinas une pessoas que compartilham uma certeza: de que o conhecimento fortalece, ajuda a desenhar novos e melhores caminhos, traz autonomia e provoca transformação. Reúne ainda professores, colaboradores e alunos em torno de um objetivo comum: aprender a enxergar mais longe. Tudo isso é possível, porque Faculdade Metrocamp/IBTA Campinas está preocupada em oferecer uma educação voltada para o mundo real. Um ensino de qualidade, que não esteja defasado em relação à visão do mundo fora do Campus. Por isso, os alunos saem mais preparados e têm a possibilidade, ainda durante os anos de estudo, de construírem relacionamentos que, no futuro, se transformarão em empregabilidade. Prova disso, são os altos índices de contratação de nossos ex-alunos por grandes empresas. A Metrocamp/IBTA Campinas oferece uma extensa lista de cursos superiores de tecnologia, bacharelado, licenciatura e pós-graduação em diversas áreas do conhecimento: tecnologia, negócios, saúde, educação, comunicação, direito e engenharia. Dessa forma, amplia as oportunidades de escolha aos candidatos e atende as reais necessidades do mercado. Para atender ainda seus mais de 4000mil alunos, a instituição conta tanto com instalações e equipamentos de ponta, como um corpo docente de primeira linha. Simultaneamente, há um conjunto de ações que visa embasar e orientar as escolhas profissionais dos alunos e até mesmo criar oportunidades concretas de trabalho.

5 2. OS DIFERENCIAIS DA FACULDADE METROCAMP/IBTA Campinas Um modelo de ensino estimulante e inovador, o investimento em infraestrutura e o incentivo à aproximação entre alunos e empresas, por meio de parcerias estratégicas, garantem à Faculdade Metrocamp/IBTA Campinas o reconhecimento do Ministério da Educação (MEC), que conferiu à instituição o conceito A, e também do mercado, pela presença frequente nos rankings de publicações do segmento, como o Guia de MBAs da Revista Você S/A e o Guia do Estudante. Isso tudo comprova que a Faculdade Metrocamp/IBTA Campinas oferece ensino de qualidade com uma formação efetiva e aplicável às reais necessidades do mercado de trabalho atual. FACULDADE NOTA A - Entre as avaliações realizadas pelo MEC, a Metrocamp/IBTA Campinas foi a primeira instituição de ensino superior privada a receber conceito A pelo órgão federal para cursos de Graduação em Tecnologia em todas as unidades. Além disso, a Metrocamp/IBTA Campinas foi eleita uma das quatro melhores faculdades de Campinas, pelo Índice Geral de Cursos (ICG), também do MEC. AVALIAÇÕES PELO MERCADO - A Faculdade Metrocamp/IBTA Campinas é destaque em diversas publicações de âmbito nacional, como o Guia do Estudante e o Ranking de MBAs da Revista Você S/A. No Ranking da Revista Você S/A, seis cursos de pós-graduação da instituição foram classificados como os melhores MBAs do Brasil. METROCAMP CARREIRAS - Mais que formar cidadãos e profissionais, a Metrocamp/IBTA Campinas orienta o aluno e o ex-aluno na construção de sua trajetória, por meio do Departamento de Carreiras, que atua exclusivamente com esse objetivo. O departamento oferece workshops gratuitos, atendimento personalizado em plantões de dúvidas, vagas por meio de um site exclusivo, que também é consultado por empresas, além de eventos de relacionamento com profissionais de RH.

6 ACESSIBILIDADE A faculdade está instalada em locais de fácil acesso aos alunos, além de oferecerem uma completa infraestrutura voltada ao ensino de qualidade: laboratórios com equipamentos de ponta para receber aulas das áreas de tecnologia e saúde, salas de aula com recursos multimídia e espaços para reuniões em grupo nas aulas práticas. GUIA DO ESTUDANTE - MELHORES UNIVERSIDADES - Os curso de Administração (Campinas) Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física, Esporte, Fisioterapia, Publicidade e Propaganda receberam três estrelas no Guia do Estudante - Melhores Universidades 2012 e estão configurados entre os melhores cursos do Brasil pela publicação.

7 3. INFRAESTRUTURA A Metrocamp/IBTA Campinas investe constantemente para oferecer aos seus alunos o melhor em infraestrutura arquitetônica e tecnológica. Os ambientes acadêmicos são estimulantes e totalmente adequados a cada disciplina, oferecendo instrumentos que possibilitam saltos de qualidade no aproveitamento individual e em grupo. A Faculdade Metrocamp/IBTA Campinas se destaca por oferecer uma completa estrutura para apoiar o treinamento e a capacitação dos alunos das mais diversas áreas. Com diversos cursos, a instituição proporciona ao aluno experiências que terão impacto positivo na carreira e na vida de cada um. Salas de aulas e laboratórios possuem características e recursos específicos para o aprendizado. Comunicação - O Centro Integrado de Imagem e Som e a Agência Experimental Polis são espaços reservados para a simulação do dia a dia de agências, tanto na área de publicidade quanto na área de relações públicas. Os alunos aprendem as principais técnicas e ferramentas de comunicação utilizadas nas empresas. As atividades são sempre monitoradas e supervisionadas pelos professores, que buscam oferecer aos alunos a melhor orientação em cada atividade. Direito - Uma parceria entre a Metrocamp/IBTA Campinas e o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo possibilitou a instalação na cidade de um Posto de Atendimento e Conciliação do Juizado Especial Cível, cujo atendimento é realizado pelos alunos do curso de Direito. Dessa forma, ao mesmo tempo em que se aprimoram para o exercício da profissão, oferecem auxílio gratuito à população.

8 Engenharias - Nas engenharias, cada cálculo desenvolvido merece uma aplicação prática. Dessa forma, os cursos de engenharia da Metrocamp/IBTA Campinas contam com amplos laboratórios, equipados com todas as ferramentas e tecnologias necessárias para o aprendizado de cada uma das habilitações. Fisioterapia A faculdade possui um laboratório para o curso de fisioterapia com modernos equipamentos de saúde que atendem a comunidade e servem para a realização das áreas práticas. Nutrição - O curso de Nutrição conta com um equipado laboratório que aproxima os alunos da prática com reais experimentações. Educação Física - A Faculdade possui convênio com um espaço onde os alunos podem aprender e praticar todas as modalidades esportivas.

9 4. MODALIDADES DE GRADUAÇÃO É na Graduação que os alunos fazem suas primeiras escolhas da vida profissional. Enquanto dedicam-se a construir um repertório intelectual que será a base de suas carreiras, abrem-se para o mundo real do mercado de trabalho. A Faculdade Metrocamp/IBTA Campinas acompanha esta trajetória e oferece uma formação de qualidade, séria e inovadora, fortemente alinhada com as demandas atuais. BACHARELADO Os cursos de bacharelado formam grande parte dos profissionais de nível superior, em áreas diversas como tecnologia, gestão, saúde, comunicação, direito e engenharia. Na Metrocamp/IBTA Campinas, a grade curricular de cada carreira busca oferecer tanto o conhecimento técnico e científico, necessário para o exercício da profissão, quanto uma série de recursos pedagógicos que estimulam a aproximação entre a escola e o mercado de trabalho. Os cursos bacharelados permitem a continuidade dos estudos em cursos de Pós-graduação lato sensu (especialização ou MBA) ou stricto sensu (mestrado e doutorado). LICENCIATURA São cursos destinados a formar professores da Educação Infantil ao Ensino Médio, em diversos campos do conhecimento, com foco no ensino-aprendiz. A estrutura curricular das licenciaturas, além de trabalhar disciplinas específicas de cada profissão, visa a reflexão para novas metodologias de ensino, voltadas especialmente para o trabalho do professor em sala de aula. Há também matérias pedagógicas que habilitam o aluno para o exercício do magistério. Os cursos de licenciatura permitem a continuidade dos estudos em cursos de Pós-graduação latosensu (especialização ou MBA) ou stricto sensu (mestrado e doutorado). TECNÓLOGO Os tecnólogos se diferenciam dos bacharelados em dois pontos: no tempo de duração dos cursos de dois a dois anos e meio - e no foco são mais direcionados para a profissão. Esses cursos foram criados para atender a demandas de qualificação em áreas específicas do mercado de trabalho e, por isso, prepara profissionais sob medida para alguns setores da economia. O que torna viável uma formação de qualidade nesse período é a abordagem menos generalista e mais prática de cada disciplina. A Metrocamp/IBTA Campinas foi a primeira instituição de ensino privada a receber o conceito A do MEC para seus cursos de graduação em tecnologia em todas as unidades e foi a única a conquistar o conceito máximo para seu projeto pedagógico nessa modalidade. Os cursos de tecnólogo permitem a continuidade dos estudos em cursos de Pós-graduação lato sensu (especialização ou MBA) ou stricto sensu (mestrado e doutorado).

10 5. CARREIRAS Gerir a carreira é conjugar, da melhor forma possível, formação e experiência profissional. Consciente disso, a Metrocamp/IBTA Campinas mantém disciplinas focadas em temas como empreendedorismo e carreira na grade curricular de vários cursos, tornando a reflexão sobre o desenvolvimento da trajetória pessoal e profissional algo fundamental e complementar ao estudo nas áreas de conhecimento. Metrocamp/IBTA Campinas também coloca à disposição de alunos e ex-alunos uma equipe de profissionais especializada em mercado de trabalho e competitividade, que atua no Departamento de Carreiras. Além de identificar oportunidades, estabelecendo uma ponte entre seu público e empresas que buscam novos profissionais, o Carreiras realiza atividades que propiciam uma visão clara e atualizada do mercado. Com isso, potencializam-se qualificações que garantem ao aluno a competitividade profissional no mercado de trabalho.

11 O Departamento de Carreiras propicia workshops gratuitos sobre temas ligados a profissões e tendências, plantões de dúvidas, um site exclusivo e eventos de relacionamento com profissionais de RH; contatos individuais permitem ainda focar nas demandas específicas dos alunos, garantindo a melhor orientação. CONTATOS DO CARREIRAS: Campinas: (19) / 2686

12 6. COMO INGRESSAR NA FACULDADE METROCAMP/IBTA Campinas? Para ingressar na Metrocamp/IBTA Campinas, você, candidato(a), poderá optar por duas formas de ingresso: participar do Processo Seletivo Tradicional ou por meio do resultado obtido no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) PROCESSO SELETIVO TRADICIONAL: O processo seletivo tradicional consiste em um prova de múltipla escolha e uma redação Das Provas Caso queira saber a data da prova disponível, consulte o site e acesse a área de vestibular PROCESSO SELETIVO UTILIZADO ENEM O candidato que optar por concorrer com o resultado obtido no ENEM poderá fazê-lo desde que: Tenha realizado ENEM nos anos de 2008, 2009, 2010, 2011, 2012 a. Nota ENEM 2008, na hora da inscrição, informe sua nota da prova objetiva e sua nota de redação nos campos indicados; b. Nota ENEM 2009, 2010, 2011 e na hora da inscrição, some as notas das provas de Português, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas e informe no campo especificado. Por último, informe, no local indicado, a média da redação Quanto à aprovação via ENEM: Os candidatos que zerarem na prova alguma das áreas de conhecimento será desclassificado COMO SE INSCREVER Os interessados deverão, necessariamente, realizar a inscrição exclusivamente pela internet, no site Os interessados deverão optar na ficha de inscrição pelo processo tradicional ou pelo ENEM.

13 O candidato que optar pelo ENEM poderá usar sua nota dos anos 2008, 2009, 2010 e 2011 (sendo este não cumulativo), nesse caso estará autorizando a Instituição de Ensino a utilizar e ter acesso ao resultado da respectiva prova. Observação Importante: os candidatos que se inscreverem com as notas do ENEM terão que aguardar o resultado da classificação do processo seletivo. O resultado é publicado no site três dias após a prova. Aqueles que não obtiveram a pontuação exigida para aprovação poderão fazer nova inscrição para prova do próximo vestibular. Verifique a data no site da Faculdade Metrocamp/IBTA Campinas. Observação: o candidato sujeito a algum tipo de necessidade especial que exija condições personalizadas deverá preencher o campo específico na ficha de inscrição, informando sobre a sua necessidade quanto à impressão ou aplicação da prova. Todas as unidades da Faculdade Metrocamp/IBTA Campinas. Faculdades são adaptadas para receber pessoas com tais necessidades TAXA DE INSCRIÇÃO A taxa de inscrição do vestibular é de R$40,00. O candidato, ao final do processo de inscrição, deve imprimir o boleto e efetuar o pagamento em qualquer rede bancária ou pela internet, utilizando os números do código de barras. Efetuado o pagamento, o candidato estará automaticamente inscrito no vestibular. *Aos que optarem pelo processo ENEM terão a isenção da taxa de inscrição. Caso o candidato desista de realizar a prova de vestibular, deverá comunicar a instituição, com antecedência mínima de 3 (três) dias da realização da mesma. Neste caso, e somente neste caso, a Metrocamp/IBTA Campinas restituirá ao candidato 80% do valor da taxa de inscrição, retendo 20% a título de compensação de taxas bancárias. Em outras ocasiões, não haverá devolução da taxa de inscrição em hipótese alguma, em razão dos gastos administrativos que incorrem na realização das provas.

14 6.5. CURSOS E PERÍODOS Os cursos são ofertados nos períodos diurno e noturno. A instituição reservase o direito de abrir novos processos seletivos, caso o número de vagas não tenha sido preenchido. Cursos oferecidos Confira abaixo a lista de cursos oferecidos pela Metrocamp /IBTA Campinas nas três modalidades: bacharelado, licenciatura e tecnólogo (TI / Gestão). Campinas Diurno Noturno Tecnólogo - TI Análise e Desenvolvimento de Sistemas Redes de Computadores Desenvolvimento Web (Sistema para Internet) Tecnólogo - Gestão Gestão Financeira Logística Marketing Recursos Humanos Tecnólogo - Comunicação Produção Áudio Visual Bacharelado - Engenharia Engenharia de Computação x x Engenharia de Controle e Automação x x Engenharia Civil Engenharia da Produção Bacharelado - TI Ciência da Computação x x Sistemas de Informação Bacharelado - Negócios Administração x x Ciências Contábeis Bacharelado - Comunicação Publicidade e Propaganda x x Relações Públicas x x Bacharelado - Saúde Educação Física x x Ciências Biomédicas x x Fisioterapia x x Nutrição Bacharel em Direito Direito x x Licenciatura Eucação Física x x x x x x x x x x x x x x x

15 6.6. SOBRE A PROVA A prova, utilizada no processo seletivo tradicional da Metrocamp/IBTA Campinas, contém 40 questões divididas em: Matemática - com 10 questões de múltipla escolha; Língua Portuguesa - com 10 questões de múltipla escolha; Inglês - com 5 questões de múltipla escolha; Conhecimentos Gerais - com 15 questões de múltipla escolha; Redação - construção de texto que atenda às categorias de raciocínio, objetividade, coesão e coerência, observando a clareza e a correção de linguagem. Compreensão e interpretação de textos literários e informativos e/ou fragmentos extraídos de livros, revistas e jornais. IMPORTANTE: O candidato que obtiver zero nas provas ou na Redação será eliminado do Processo Seletivo. Os candidatos deverão apresentar-se ao local com, pelo menos, 30 minutos de antecedência do início da prova. Após o horário de início, não será permitida a entrada, sob nenhuma hipótese. A prova terá duração de duas ou três horas dependendo da data da prova e a permanência mínima em sala é de 45 minutos após o início. No dia da prova, os candidatos deverão trazer: Cédula de Identidade Original (RG); Comprovante do pagamento da taxa de inscrição ou voucher de isenção; Dois lápis pretos, caneta esferográfica azul ou preta, borracha e apontador. A data de divulgação do gabarito será indicada pelo fiscal de prova e estará disponível no site INFORMAÇÕES E LOCAIS DE PROVA Para qualquer informação ou dúvida, os candidatos podem ligar para a Central de Atendimento ao Candidato: Telefone: De segunda a sexta-feira - das 8h às 20h Aos sábados das 8h às 14h

16 Local de Prova Metrocamp/IBTA Campinas Rua Dr. Sales de Oliveira, 1661 Vila Industrial (em frente à praça João Milani próximo a nova rodoviária). Faculdade Metrocamp/IBTA Campinas

17 6.8. APROVAÇÃO Os candidatos aprovados no processo seletivo tradicional ou ENEM receberão da Metrocamp/IBTA Campinas, por , um comunicado de aprovação com o período de matrícula. Outras informações podem ser obtidas no ou pelo MATRÍCULA Para efetivação da matrícula, o candidato deverá: a) Preencher o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais (Requerimento de Matrícula), fornecido pela Secretaria da Metrocamp/IBTA Campinas, o qual deverá ser assinado pelo aluno maior de 18 anos ou por seu representante legal. b) Entregar uma cópia autenticada ou cópia simples acompanhada do original, dos seguintes documentos: 1. Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou equivalente; 2. Histórico Escolar do Ensino Médio ou equivalente; 3. CPF do próprio aluno; 4. Comprovante de endereço; 5. Duas fotos 3x4; 6. Cédula de Identidade; 7. Certidão de Nascimento ou de Casamento; 8. No caso de diplomado em curso de nível superior, é necessária a apresentação do diploma registrado. (Em substituição ao item 1).Caso o candidato queira solicitar aproveitamento de estudos, deverá apresentar o histórico escolar e as ementas das disciplinas cursadas com aprovação (apenas em substituição ao Certificado de Conclusão do Ensino Médio). 9. O candidato do ENEM deverá apresentar o Boletim Individual de Resultados do Exame Nacional do Ensino Médio. 10. Se o candidato for menor de idade, o mesmo deverá comparecer com um responsável legal para efetivação da matricula e assinatura do contrato. 11. Se o candidato não puder comparecer no período estipulado para efetivação da matrícula e assinatura do contrato, o mesmo poderá nomear um representante legal através de procuração com firma reconhecida.

18 c) Efetuar o pagamento (em cartão de débito ou crédito) da taxa de matrícula; Importante: (1): Comece desde já a providenciar os documentos para matrícula, pois as escolas podem demorar até 45 dias para entregar a Documentação de Conclusão do Ensino Médio. (2): Após o período de matrícula e antes do início do ano letivo, caso o número de alunos ingressantes, por turma, seja considerado insuficiente a instituição reserva-se à opção de alocar os alunos em outras turmas e/ou cursos, mediante o aceite dos mesmos, ou cancelar a matrícula, fazendo a devolução dos valores pagos.

19 7. MENSALIDADES CAMPINAS Curso Mensalidade Análise de Sistema 835,00 Banco de Dados 835,00 Redes de Computadores 835,00 Sistemas para Internet (Desenvolvimento Web) 835,00 Finanças 799,00 Logística 799,00 Marketing 799,00 Produção Audiovisual 799,00 Recursos Humanos 690,00 Administração 855,00 Ciências Contábeis 812,00 Ciência dacomputação 985,00 Sistema.Informação 985,00 Comunicação Social - PP 1.060,00 Comunicação Social - RP 990,00 Fisioterapia 1.100,00 Nutrição 1.140,00 Direito 1.140,00 Educação Física e Esporte 1.140,00 Engenharia Civil 1.220,00 Engenharia da Computação 1.220,00 Engenharia de Controle e Autom 1.130,00 Engenharia de Produção 1.130,00

20 Ciências Biomédicas 1.390,00 Fisioterapia - (Veteranos 2010/01 para trás) 1.500,00 Ed.Fisica 1.140,00 Pedagogia 757,00 8. PROGRAMAS DE BOLSA E CRÉDITO ESTUDANTIL ProUni - Programa Universidade para todos A Metrocamp/IBTA Campinas está credenciada no PROUNI, programa do Governo Federal que oferece bolsas de estudo de 100% e 50% para os cursos de graduação. Para conseguir o benefício, é necessário ser brasileiro e ter participado do último ENEM, além de atender pelo menos uma dessas condições: ter cursado o ensino médio completo em escola pública ou em escola privada na condição de bolsista integral, ser portador de necessidades especiais, ser professor da rede pública e concorrer a vaga em cursos de Licenciatura, Normal Superior ou Pedagogia. A renda per capita familiar do candidato, para concessão de bolsas de 100% é de, no máximo, 1,5 salários mínimos e, para bolsas de 50% é de, no máximo, 3 salários mínimos Mais informações: FIES - Fundo de Financiamento Estudantil do Ensino Superior O seu sonho de estudar na Metrocamp/IBTA Campinas agora virou realidade. O ensino superior está mais perto dos estudantes com Novo FIES (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior), um programa criado pelo Ministério da Educação, que facilita o acesso a educação superior para estudantes da rede privada de ensino. Com o Novo FIES é possível financiar 100% do seu curso ou pagar uma mensalidade que cabe no seu bolso, optando pelo financiamento de 50% ou 75% do curso. Com isso, você estuda, ingressa no mercado e só depois começa a pagar o valor restante. E se você acha que por ser um financiamento a taxa de juros é alta, enganou-se. Com o Novo FIES a taxa de juros é de 3,4% ao ano, isso significa menos de 0,27% ao mês. A grande vantagem é que o programa é contínuo, ou seja, você pode solicitá-lo a qualquer momento do curso, sem prazo de inscrição. E mais: quando concluir, você terá três vezes o tempo de duração do seu curso para parcelar o saldo devedor.

21 O Novo FIES também traz a facilidade na assinatura do contrato e abre espaço para dois fiadores. Isso quer dizer que a renda somada dos fiadores deve ser o dobro do valor da mensalidade do curso escolhido. Além disso, é possível fazer a fiança solidária, um tipo de fiança em grupo. Neste caso, três a cinco candidatos ao financiamento da mesma instituição de ensino podem ser fiadores entre si, sem a necessidade de comprovar a renda. Para saber mais, acesse: Inscrições Para solicitar o financiamento, o estudante deve acessar o Sistema Informatizado do FIES (SisFIES) no seguinte endereço eletrônico: Condições Fase de utilização: Durante o período de duração do curso, o estudante pagará, a cada três meses, o valor máximo de R$ 50,00, referente ao pagamento de juros incidentes sobre o financiamento. Fase de carência: Após a conclusão do curso, o estudante terá 18 meses de carência para recompor seu orçamento. Nesse período, o estudante pagará, a cada três meses, o valor máximo de R$ 50,00, referente ao pagamento de juros incidentes sobre o financiamento. Fase de amortização: Encerrado o período de carência, o saldo devedor do estudante será parcelado em até três vezes o período financiado do curso, acrescido de 12 meses. Exemplo: Um estudante que financiou todo o curso com duração de 4 anos: Durante o curso: pagamento trimestral de até R$ 50,00. Carência: nos 18 meses após a conclusão do curso, o estudante pagará, a cada três meses, o valor máximo de R$ 50,00. Amortização: ao final da carência, o saldo devedor do estudante será dividido em até 13 anos [3 x 4 anos (período financiado do curso) + 12 meses]. Informações Dúvidas e informações sobre o FIES: Central de Atendimento

22 PRAVALER Tornar realidade o ensino superior é ser acessível, é viabilizar uma formação de qualidade para mais e mais pessoas, sendo possível o ingresso e a permanência dos alunos na faculdade. Com esse compromisso, a Metrocamp/IBTA Campinas oferece o programa de Crédito Universitário PRAVALER Investir no seu futuro em suaves prestações é uma das vantagens do PRAVALER, programa destinado aos alunos ingressantes e veteranos da Graduação da Metrocamp/IBTA Campinas que permite o financiamento de 100% da mensalidade do curso. O aluno efetua pagamentos mensais de um pouco mais da metade da mensalidade com parcelamento no dobro do tempo do curso. Dessa forma, torna-se viável arcar com as despesas de uma faculdade sem que o valor pese no orçamento: o empréstimo tem taxas muito competitivas. O programa é renovado a cada semestre, permitindo adesões e interrupções sempre que preciso, e, para solicitá-lo, não há burocracia. Basta preencher uma ficha de inscrição no site e aguardar o de pré-aprovação em 3 dias úteis. Com o pedido pré-aprovado, você já conta com o beneficio quando efetuar sua matricula, optando pelo pagamento do valor integral ou da metade do valor da matrícula. Conheça mais sobre o PRAVALER, consulte o site BOLSA DESEMPREGO Estudar exige investimento de tempo, dedicação e dinheiro. Mas é a falta deste último que influi mais na decisão de abandonar a faculdade. Pensando nos alunos que perdem o emprego durante o curso, a Metrocamp/IBTA Campinas criou um benefício exclusivo para os alunos regularmente matriculados nos cursos superiores: A Bolsa Desemprego. A instituição concede, segundo alguns critérios, isenção de 100% do valor da mensalidade por um período máximo de três meses. A Bolsa Desemprego é oferecido gratuitamente aos alunos, não havendo taxas mensais e nem de inscrição. Para saber mais, acesse:

23 PROCAMPIS Transformar impostos em educação é a proposta do Procampis (Programa de Inclusão Social pelo Ensino Superior de Campinas), que tem o apoio da Veris Faculdades e visa reverter em bolsas de estudo os tributos pagos por universidades e faculdades da região. O objetivo é proporcionar ensino de qualidade a públicos como estudantes de famílias de baixa renda; jovens que tenham cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituições privadas na condição de bolsista; portadores de deficiência, ou servidores da Administração Pública Municipal Direta ou Indireta, preferencialmente professores da Rede Publica de Ensino da Prefeitura Municipal de Campinas. A única exigência é que o candidato resida há mais de três anos no município de Campinas, com exceção dos servidores públicos. A concessão do beneficio e feita mediante análise socioeconômica. 9. PROGRAMA DE DESCONTOS A Metrocamp/IBTA Campinas concede o benefício de desconto na mensalidade para cursos de graduação e pós-graduação para colaboradores de empresas parceiras e ex-alunos de todas as unidades da instituição. Descontos para empresas parceiras: percentual de desconto de acordo com o contrato firmado com a empresa parceira. Tabela de descontos para ex-alunos: De Para Elegibilidade Desconto Graduação Pós-Graduação Pós-Graduação Comprovar a Conclusão do Outra Graduação Curso de Graduação ou de Pós- 30% Outra Pós-Graduação Graduação Se o aluno trancou/cancelou matrícula na graduação, não há desconto. Descontos na Graduação e Pós-Graduação: válidos para o curso completo. * Descontos válidos para ingressantes a partir do 1º semestre de 2013.

24 DESCONTO FAMILIAR A Metrocamp/IBTA Campinas oferece 5% de desconto na mensalidade em caso de parentesco para cada uma das partes (casal, irmãos). Esse desconto é cumulativo com a campanha Indique Amigo e com o desconto de pontualidade.

25 SUCESSO! Uma longa jornada de desafios, motivações e anseios se inicia e com ela surgem oportunidades reais para pessoas que buscam evoluir continuamente. Formar pessoas é transformá-las. Isso é o que a Metrocamp/IBTA Campinas deseja a você. Sucesso no Processo Seletivo, a fim de que você possa cursar uma Faculdade com educação para um mundo real. Sucesso nos Estudos, porque dentro da Metrocamp/IBTA Campinas você poderá contar com uma estrutura realmente qualificada, voltada para um dos melhores ensinos de nível superior. Sucesso Profissional, pois ao se formar pela Metrocamp/IBTA Campinas o mercado de trabalho estará esperando você de braços abertos. Enfim, sucesso na vida! Ao escolher, hoje, a sua profissão, você está delineando o seu futuro, os seus sonhos, a sua realização. Boa sorte no nosso Processo Seletivo!

26

IBTA Instituto Brasileiro de Tecnologia Avançada Conectado em você.

IBTA Instituto Brasileiro de Tecnologia Avançada Conectado em você. Manual do Candidato Graduação 3º Trimestre de 2014 IBTA Instituto Brasileiro de Tecnologia Avançada Conectado em você. IBTA Instituto Brasileiro de Tecnologia Avançada foi fundado em 2001, com o objetivo

Leia mais

Manual do Candidato Vestibular 2º Semestre 2009 1

Manual do Candidato Vestibular 2º Semestre 2009 1 Manual do Candidato Vestibular 2º Semestre 2009 1 Prezado(a) candidato(a), A Veris Educacional, mantenedora das faculdades IBTA, IMAPES, METROCAMP, Uirapuru Superior e Ibmec, é um grupo focado em qualidade

Leia mais

Programas de Bolsa de Estudos ENEM PROUNI FIES - SISU

Programas de Bolsa de Estudos ENEM PROUNI FIES - SISU Programas de Bolsa de Estudos ENEM PROUNI FIES - SISU O ENEM Criado em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da escolaridade básica. Podem

Leia mais

Crédito Estudantil Ibmec

Crédito Estudantil Ibmec Crédito Estudantil Ibmec Queremos receber bons estudantes e torná-los excelentes alunos. Olhando para o futuro, também queremos que eles sejam os melhores profissionais do mercado. Sabemos que ter uma

Leia mais

USCS Virtual Edital/Manual do Candidato Vestibular EAD 2º Semestre 2014

USCS Virtual Edital/Manual do Candidato Vestibular EAD 2º Semestre 2014 USCS - UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL USCS Virtual Edital/Manual do Candidato Vestibular EAD 2º Semestre 2014 Inscrições: até 30/JULHO/2014 Prova: 3/AGOSTO/2014 Início das aulas: 9/AGOSTO/2014

Leia mais

GRUPO IBMEC EDUCACIONAL S.A. EDITAL DE PROCESSO SELETIVO 1º SEMESTRE DE 2015

GRUPO IBMEC EDUCACIONAL S.A. EDITAL DE PROCESSO SELETIVO 1º SEMESTRE DE 2015 GRUPO IBMEC EDUCACIONAL S.A. EDITAL DE PROCESSO SELETIVO 1º SEMESTRE DE 2015 O Diretor Executivo da Faculdade de Tecnologia IBTA Campinas e da Faculdade Integrada Metropolitana de Campinas - METROCAMP,

Leia mais

O QUE É O FIES? divulgação dos resultados e entrevistas são realizadas pela Internet. Os pagamentos ocorrerão em três etapas: Fase de utilização:

O QUE É O FIES? divulgação dos resultados e entrevistas são realizadas pela Internet. Os pagamentos ocorrerão em três etapas: Fase de utilização: O QUE É O FIES? O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Ministério da Educação (MEC) destinado à concessão de financiamento a estudantes matriculados em cursos superiores não gratuitos

Leia mais

MANUAL DO CANDIDATO PROCESSO SELETIVO 2011-2º.

MANUAL DO CANDIDATO PROCESSO SELETIVO 2011-2º. MANUAL DO CANDIDATO PROCESSO SELETIVO 2011-2º. semestre Caro Candidato, Este é o manual do processo seletivo para o Curso de Pedagogia do Instituto Superior de Educação de São Paulo Singularidades para

Leia mais

Política de Bolsas e Financiamentos

Política de Bolsas e Financiamentos Política de Bolsas e Financiamentos Queremos receber bons estudantes e torná-los excelentes alunos. Olhando para o futuro, também queremos que eles sejam os melhores profissionais do mercado. Sabemos que

Leia mais

Fies - (Fundo de Financiamento Estudantil)

Fies - (Fundo de Financiamento Estudantil) Fies - (Fundo de Financiamento Estudantil) 1 - O QUE É É um programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em instituições não gratuitas.

Leia mais

A matrícula será realizada nos dias 8 e 9 de dezembro de 2015, no horário das 8 às 16 horas.

A matrícula será realizada nos dias 8 e 9 de dezembro de 2015, no horário das 8 às 16 horas. Perguntas frequentes: 1) Quais os dias de prova do Vestibular Univale 2016? Você pode escolher qual o melhor dia para fazer as provas do Vestibular Univale 2016. 28 de novembro de 2015 (sábado), das 15

Leia mais

Política de Bolsas e Financiamentos

Política de Bolsas e Financiamentos Política de Bolsas e Financiamentos Queremos receber bons estudantes e torná-los excelentes alunos. Olhando para o futuro, também queremos que eles sejam os melhores profissionais do mercado. Sabemos que

Leia mais

ALIANÇA TERESINA - MAURICIO DE NASSAU

ALIANÇA TERESINA - MAURICIO DE NASSAU ALIANÇA TERESINA - MAURICIO DE NASSAU EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2015.1 A direção da Faculdade Aliança / Faculdade Maurício de Nassau no uso de suas atribuições e com base nas disposições regimentais,

Leia mais

FIES Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior

FIES Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior FIES Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior Perguntas frequentes 1 O que é o FIES? O Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES) é um programa do Ministério da Educação

Leia mais

FACULDADE DAS AMÉRICAS Edital do Processo Seletivo - 2º Semestre de 2014

FACULDADE DAS AMÉRICAS Edital do Processo Seletivo - 2º Semestre de 2014 FACULDADE DAS AMÉRICAS Edital do Processo Seletivo - A Diretora Geral da Faculdade das Américas, com base no respectivo Regimento Geral, na Portaria Ministerial nº 391 de 07/02/2002, na Portaria Normativa

Leia mais

Faculdade Maurício de Nassau

Faculdade Maurício de Nassau Faculdade Maurício de Nassau EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2015.1 A Direção da Faculdade Maurício de Nassau de Manaus no uso de suas atribuições e com base nas disposições regimentais, no Dec. 99.490/90,

Leia mais

EDITAL PROCESSO SELETIVO AGENDADO 08/2015 DETALHADO

EDITAL PROCESSO SELETIVO AGENDADO 08/2015 DETALHADO EDITAL PROCESSO SELETIVO AGENDADO 08/2015 DETALHADO A Diretora da Faculdade CNEC Gravataí, Recredenciada pela Portaria Ministerial nº 849, de 11/09/2013 D.O.U. de 12/09/2013, torna público, na forma regimental

Leia mais

Datas das Provas Vestibular Agendado A partir de 01/10/2015 - Horários disponíveis no site: vestibular.uninassau.edu.br

Datas das Provas Vestibular Agendado A partir de 01/10/2015 - Horários disponíveis no site: vestibular.uninassau.edu.br CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURÍCIO DE NASSAU Credenciado PORTARIA Nº 701, DE 28 DE MAIO. EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2016.1 O Reitor do Centro Universitário Maurício de Nassau no uso de suas atribuições e com

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CLASSIFICATÓRIO 2012/2

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CLASSIFICATÓRIO 2012/2 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CLASSIFICATÓRIO 2012/2 A Diretora Geral da Escola Superior de Propaganda e Marketing Unidade Rio de Janeiro, de acordo com o regimento interno, torna pública as normas do Processo

Leia mais

EDITAL PROCESSO SELETIVO AGENDADO2015/2

EDITAL PROCESSO SELETIVO AGENDADO2015/2 EDITAL PROCESSO SELETIVO AGENDADO2015/2 CONSOLIDADO O Diretor da Faculdade Cenecista de Itaboraí FACNEC e Faculdade Itaboraí, com sede no município de Itaboraí, Estado do Rio de Janeiro, torna público,

Leia mais

EDITAL PROCESSO SELETIVO AGENDADO Nº 0003/14 CONSOLIDADO

EDITAL PROCESSO SELETIVO AGENDADO Nº 0003/14 CONSOLIDADO EDITAL PROCESSO SELETIVO AGENDADO Nº 0003/14 CONSOLIDADO O Diretor da FACULDADE CENECISTA DE BENTO GONÇALVES - FACEBG, com sede no município de Bento Gonçalves, Estado/RS, torna público, na forma regimental

Leia mais

FACULDADE TOBIAS BARRETO MANTIDA PELA SOCIEDADE DE ENSINO SUPERIOR E PESQUISA DE SERGIPE LTDA- SESPS

FACULDADE TOBIAS BARRETO MANTIDA PELA SOCIEDADE DE ENSINO SUPERIOR E PESQUISA DE SERGIPE LTDA- SESPS FACULDADE TOBIAS BARRETO MANTIDA PELA SOCIEDADE DE ENSINO SUPERIOR E PESQUISA DE SERGIPE LTDA- SESPS CREDENCIAMENTO: PORTARIA MEC Nº 601 DE 20.05.2008, DOU 21DE MAIO DE 2008 SEÇÃO I. EDITAL DO PROCESSO

Leia mais

4 Como faço para me inscrever no FIES?

4 Como faço para me inscrever no FIES? FIES - PERGUNTAS FREQUENTES 1 O que é o FIES? O Fundo de Financiamento Estudantil(Fies) é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados

Leia mais

FACULDADE MAX PLANCK Edital de Processo Seletivo 2016

FACULDADE MAX PLANCK Edital de Processo Seletivo 2016 O Diretor do Instituto de Ensino Superior de Indaiatuba, no uso de suas atribuições legais e obedecendo ao disposto na legislação pertinente, torna públicas as normas que regulamentam o Processo Seletivo

Leia mais

FACULDADE JOAQUIM NABUCO-UNIDADE RECIFE MANTIDA PELO GRUPO SER EDUCACIONAL EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2015.1

FACULDADE JOAQUIM NABUCO-UNIDADE RECIFE MANTIDA PELO GRUPO SER EDUCACIONAL EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2015.1 FACULDADE JOAQUIM NABUCO-UNIDADE RECIFE MANTIDA PELO GRUPO SER EDUCACIONAL EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2015.1 Credenciamento - Ato autorizativo Portaria Nº 998 de 22/10/2007, publicada no DOU em 23/10/2007

Leia mais

ThaO que é o FIES? Quem pode solicitar o FIES?

ThaO que é o FIES? Quem pode solicitar o FIES? ThaO que é o FIES? O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Ministério da Educação (MEC) destinado à concessão de financiamento a estudantes regularmente matriculados em cursos superiores

Leia mais

GRUPO IBMEC EDUCACIONAL S.A. EDITAL DE PROCESSO SELETIVO 2014.2

GRUPO IBMEC EDUCACIONAL S.A. EDITAL DE PROCESSO SELETIVO 2014.2 1 GRUPO IBMEC EDUCACIONAL S.A. EDITAL DE PROCESSO SELETIVO 2014.2 O Diretor Presidente do Grupo Ibmec Educacional SA, mantenedor das Faculdades de Economia e Finanças Ibmec e Faculdade de Ciências Sociais

Leia mais

Manual de Bolsas e Financiamentos Unimonte

Manual de Bolsas e Financiamentos Unimonte Manual de Bolsas e Financiamentos Unimonte 1. FINANCIAMENTOS 1.1. PRAVALER O Crédito Universitário PRAVALER é um programa privado de financiamento de graduação presencial implantado em parceria com instituições

Leia mais

EDITAL PROCESSO SELETIVO FACECA 2014/1 DETALHADO

EDITAL PROCESSO SELETIVO FACECA 2014/1 DETALHADO EDITAL PROCESSO SELETIVO FACECA 2014/01 CONSOLIDADO O Diretor da Faculdade Cenecista de Varginha Faceca, com sede no município de Varginha, Estado de Minas Gerais, torna público, na forma regimental e

Leia mais

GRUPO IBMEC EDUCACIONAL S.A. EDITAL DE PROCESSO SELETIVO 2014.1 e 2014.2

GRUPO IBMEC EDUCACIONAL S.A. EDITAL DE PROCESSO SELETIVO 2014.1 e 2014.2 1 GRUPO IBMEC EDUCACIONAL S.A. EDITAL DE PROCESSO SELETIVO 2014.1 e 2014.2 O Diretor Presidente do Grupo Ibmec Educacional SA, mantenedor das Faculdades de Economia e Finanças Ibmec e a Faculdade de Ciências

Leia mais

Manual do Candidato. Grupo Educacional LBS-FAPPES. Vestibular FAPPES 2016. WEST PLAZA R. Barão de Tefé, 247 - São Paulo - SP, 05003-100

Manual do Candidato. Grupo Educacional LBS-FAPPES. Vestibular FAPPES 2016. WEST PLAZA R. Barão de Tefé, 247 - São Paulo - SP, 05003-100 Grupo Educacional LBS-FAPPES CREDENCIADO PELO MEC. DECRETO N 485 de 09/02/2006 Manual do Candidato Vestibular FAPPES 2016 1. Disposições Gerais 1.1. O Processo Seletivo consiste na seleção e classificação

Leia mais

VESTIBULAR IZABELA HENDRIX LORENA NEVES MATIAS ARQUITETURA E URBANISMO DIALOGUE ARGUMENTE CRITIQUE TOLERE APRENDA CRESÇA FAÇA

VESTIBULAR IZABELA HENDRIX LORENA NEVES MATIAS ARQUITETURA E URBANISMO DIALOGUE ARGUMENTE CRITIQUE TOLERE APRENDA CRESÇA FAÇA VESTIBULAR IZABELA HENDRIX LORENA NEVES MATIAS ARQUITETURA E URBANISMO DIALOGUE ARGUMENTE CRITIQUE TOLERE APRENDA CRESÇA FAÇA BEM-VINDO AO IZABELA HENDRIX ESTAR NA VANGUARDA É ESTAR À FRENTE. É APONTAR

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNISEB

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNISEB CENTRO UNIVERSITÁRIO UNISEB Dispõe sobre as normas referentes ao Processo Seletivo 2015, para o preenchimento de vagas para os cursos de graduação, na modalidade de Ensino Educação a Distância, do CENTRO

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2015.1

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2015.1 FACULDADE MAURICIO DE NASSAU DE BELÉM MANTIDA PELO GRUPO SER EDUCACIONAL CREDENCIAMENTO: PORTARIA Nº 571, DE 13 DE MAIO DE, DOU 16 DE MAIO DE SEÇÃO I EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2015.1 O Diretor da Faculdade

Leia mais

KROTON EDUCACIONAL S/A. Fundo de Financiamento ao Estudante de Ensino Superior - FIES

KROTON EDUCACIONAL S/A. Fundo de Financiamento ao Estudante de Ensino Superior - FIES KROTON EDUCACIONAL S/A Fundo de Financiamento ao Estudante de Ensino Superior - FIES Í N D I C E SOBRE O FIES O que é o FIES? 1 Qual o marco legal do FIES? 1 Condições de financiamento 2 Quem pode se candidatar

Leia mais

Resolução 017/2015 Aprova o Manual do Candidato do Vestibular 2016/1 da Faculdade Inedi, fixa suas diretrizes e dá outras providências. O Professor Antônio Carlos Peixoto da Silva, Diretor Geral da Faculdade

Leia mais

Perguntas Freqüentes

Perguntas Freqüentes Perguntas Freqüentes Dúvidas: 4003-8777 Conhecendo o Crédito Universitário PRAVALER 1. O que é o crédito universitário PRAVALER? O PRAVALER é um crédito universitário que permite você pagar seus estudos,

Leia mais

FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS SANTA MARCELINA M U R I A É MG EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PARA O ANO LETIVO DE 2016

FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS SANTA MARCELINA M U R I A É MG EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PARA O ANO LETIVO DE 2016 FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS SANTA MARCELINA M U R I A É MG EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PARA O ANO LETIVO DE 2016 A Diretora da FACULDADE DE FILOSOFIA CIÊNCIAS E LETRAS SANTA MARCELINA - FASM,

Leia mais

EDITAL PROCESSO SELETIVO AGENDADO 001/2015-2 CONSOLIDADO

EDITAL PROCESSO SELETIVO AGENDADO 001/2015-2 CONSOLIDADO EDITAL PROCESSO SELETIVO AGENDADO 001/2015-2 CONSOLIDADO O Diretor do INSTITUTO CENECISTA FAYAL DE ENSINO SUPERIOR IFES, com sede no município de Itajaí, Estado de SC, torna público, na forma regimental

Leia mais

SUMÁRIO INSCRIÇÕES... 3. 1. Local/Período... 3. 2. Horário... 3. 3. Taxa de inscrição... 3. 4. Vagas... 3. 5. Sistema de opções... 4 PROVA...

SUMÁRIO INSCRIÇÕES... 3. 1. Local/Período... 3. 2. Horário... 3. 3. Taxa de inscrição... 3. 4. Vagas... 3. 5. Sistema de opções... 4 PROVA... SUMÁRIO INSCRIÇÕES... 3 1. Local/Período... 3 2. Horário... 3 3. Taxa de inscrição... 3 4. Vagas... 3 5. Sistema de opções... 4 PROVA... 4 1. Data... 4 2. Conteúdos... 4 3. Critério de avaliação... 5 4.

Leia mais

EDITAL DO VESTIBULAR 1/2014

EDITAL DO VESTIBULAR 1/2014 EDITAL DO VESTIBULAR 1/2014 O Diretor Geral da Faculdade FIA de Administração e Negócios, no uso de suas atribuições regimentais e da legislação vigente, por meio do presente Edital, torna público o edital

Leia mais

ENEM - EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO

ENEM - EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO ENEM - EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO INSCRIÇÕES DE 23 DE MAIO A 10 DE JUNHO EXCLUSIVAMENTE NO SITE: http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricao PROVAS 22 E 23 DE OUTUBRO; INÍCIO DAS PROVAS 13h00 DURAÇÃO:

Leia mais

EDITAL Nº 20/2015 DE PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NOS CURSOS OFERTADOS PELA FACULDADE PAULUS DE TECNOLOGIA E COMUNICAÇÃO FAPCOM

EDITAL Nº 20/2015 DE PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NOS CURSOS OFERTADOS PELA FACULDADE PAULUS DE TECNOLOGIA E COMUNICAÇÃO FAPCOM EDITAL Nº 20/2015 DE PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NOS CURSOS OFERTADOS PELA FACULDADE PAULUS DE TECNOLOGIA E COMUNICAÇÃO FAPCOM A Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação- FAPCOM, credenciada pela

Leia mais

MANUAL DO CANDIDATO. VESTIBULAR 1º SEMESTRE / 2016 1ª Fase

MANUAL DO CANDIDATO. VESTIBULAR 1º SEMESTRE / 2016 1ª Fase MANUAL DO CANDIDATO VESTIBULAR 1º SEMESTRE / 2016 1ª Fase I - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS 1 - O Processo Seletivo para candidatos aos cursos do primeiro semestre letivo do ano 2016 será composto de prova para

Leia mais

Resolução 001/2015 Aprova o Manual do Candidato do Vestibular Complementar-2 2015/1 da Faculdade Inedi, fixa suas diretrizes e dá outras providências. O Professor Antônio Carlos Peixoto da Silva, Diretor

Leia mais

EDITAL PROCESSO SELETIVO TRADICIONAL 2015/2 CONSOLIDADO

EDITAL PROCESSO SELETIVO TRADICIONAL 2015/2 CONSOLIDADO EDITAL PROCESSO SELETIVO TRADICIONAL 2015/2 CONSOLIDADO O Diretor da FACULDADE CENECISTA DE SETE LAGOAS - FCSL, com sede no município de SETE LAGOAS, Estado de MG, torna público, na forma regimental e

Leia mais

1 - DAS INSCRIÇÕES. 1.4 Portadores de necessidades especiais:

1 - DAS INSCRIÇÕES. 1.4 Portadores de necessidades especiais: 1 - DAS INSCRIÇÕES Cursos de Arquitetura e Urbanismo noturno, Administração noturno, Administração vespertino, Biomedicina noturno, Ciências Biológicas Bacharelado noturno, Ciências Biológicas Licenciatura

Leia mais

UNIVERSIDADE DO AMAZÔNIA. Credenciado PORTARIA Nº 3.713, DE 11 DE DEEMBRO DE 2003. EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2016

UNIVERSIDADE DO AMAZÔNIA. Credenciado PORTARIA Nº 3.713, DE 11 DE DEEMBRO DE 2003. EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2016 UNIVERSIDADE DO AMAZÔNIA Credenciado PORTARIA Nº 3.713, DE 11 DE DEEMBRO DE 2003. EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2016 Com sede Av. Alcindo Cacela, 287 - Belém / PA, Rod. BR 316, Km 3- Ananindeua / PA - Trav.

Leia mais

EDITAL 014/2014 DE 05 DE NOVEMBRO DE 2014 PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR 2015.1 - ENGENHARIA CIVIL E VAGAS REMANESCENTES

EDITAL 014/2014 DE 05 DE NOVEMBRO DE 2014 PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR 2015.1 - ENGENHARIA CIVIL E VAGAS REMANESCENTES EDITAL 014/2014 DE 05 DE NOVEMBRO DE 2014 PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR 2015.1 - ENGENHARIA CIVIL E VAGAS REMANESCENTES A Faculdade Maria Milza FAMAM torna público o Edital do Processo Seletivo Vestibular

Leia mais

GRUPO IBMEC EDUCACIONAL S.A. EDITAL DE PROCESSO SELETIVO 2013/1 e 2013/2

GRUPO IBMEC EDUCACIONAL S.A. EDITAL DE PROCESSO SELETIVO 2013/1 e 2013/2 1 GRUPO IBMEC EDUCACIONAL S.A. EDITAL DE PROCESSO SELETIVO 2013/1 e 2013/2 O Diretor Presidente do Grupo Ibmec Educacional SA, mantenedor das Faculdades de Economia e Finanças Ibmec e Faculdade de Ciências

Leia mais

EDITAL 09/2015 DE 16 DE MARÇO DE 2015 PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR 2015.2 VAGAS REMANESCENTES

EDITAL 09/2015 DE 16 DE MARÇO DE 2015 PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR 2015.2 VAGAS REMANESCENTES EDITAL 09/2015 DE 16 DE MARÇO DE 2015 PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR 2015.2 VAGAS REMANESCENTES A Faculdade Maria Milza FAMAM torna público o Edital do Processo Seletivo Vestibular 2015.2 Vagas remanescentes,

Leia mais

1. CURSOS / ATOS LEGAIS / TURNOS / VAGAS. Administração¹ Linha de Formação em Marketing e Entretenimento. Comunicação Social¹ com Habilitação em

1. CURSOS / ATOS LEGAIS / TURNOS / VAGAS. Administração¹ Linha de Formação em Marketing e Entretenimento. Comunicação Social¹ com Habilitação em Edital de Convocação para Ingresso nos cursos da Graduação em 2013/2 através de Transferência Interna de Curso e Transferência Externa entre Faculdades A Diretora Geral da Escola Superior de Propaganda

Leia mais

EDITAL PROCESSO SELETIVO PARA 1º SEMESTRE DE 2015

EDITAL PROCESSO SELETIVO PARA 1º SEMESTRE DE 2015 EDITAL PROCESSO SELETIVO PARA 1º SEMESTRE DE 2015 A ESC - ESCOLA SUPERIOR DE CRUZEIRO TORNA PÚBLICO POR MEIO DO PRESENTE EDITAL QUE REALIZARÁ O VESTIBULAR PARA AS VAGAS DOS CURSOS POR ELA OFERECIDOS, NOS

Leia mais

SABER SOBRE O FIES sem fiador

SABER SOBRE O FIES sem fiador TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O FIES sem fiador *De acordo com as regras do FIES estabelecidas pelo Governo Federal. Unidas pela educação MA LANCK O QUE É O FIES? O Fundo de Financiamento ao Estudante

Leia mais

Edital do Vestibular 2016-1º Semestre

Edital do Vestibular 2016-1º Semestre Edital do Vestibular 2016-1º Semestre O Reitor do Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana Padre Saboia de Medeiros FEI torna pública a abertura do Processo Seletivo para o preenchimento das

Leia mais

EDITAL PROCESSO SELETIVO AGENDADO2015/02 CONSOLIDADO

EDITAL PROCESSO SELETIVO AGENDADO2015/02 CONSOLIDADO EDITAL PROCESSO SELETIVO AGENDADO2015/02 CONSOLIDADO O Diretor da Faculdade CNEC Ilha do Governador, com sede no município do Rio de Janeiro, Estado do RJ, torna público, na forma regimental e em consonância

Leia mais

FIES - Dúvidas frequentes

FIES - Dúvidas frequentes FIES - Dúvidas frequentes Até quando posso solicitar o financiamento? Você pode se inscrever no FIES em qualquer período do ano, sendo que o financiamento é sempre para o semestre letivo. Há um percentual

Leia mais

FACULDADE SANTA EMÍLIA - JOAQUIM NABUCO-UNIDADE OLINDA MANTIDA PELO GRUPO SER EDUCACIONAL EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2015.1

FACULDADE SANTA EMÍLIA - JOAQUIM NABUCO-UNIDADE OLINDA MANTIDA PELO GRUPO SER EDUCACIONAL EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2015.1 FACULDADE SANTA EMÍLIA - JOAQUIM NABUCO-UNIDADE OLINDA MANTIDA PELO GRUPO SER EDUCACIONAL EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2015.1 Com sede Av. Doutor Augusto Moreira, 1704 e 1502 Casa Caiada - Olinda Legislação

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE SANTARÉM ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL LUTERANA DO BRASIL Portaria Ministerial nº 1992 D.O.U.

CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE SANTARÉM ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL LUTERANA DO BRASIL Portaria Ministerial nº 1992 D.O.U. CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE SANTARÉM ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL LUTERANA DO BRASIL Portaria Ministerial nº 1992 D.O.U. de 20/12/06 ATO EDITAL Nº 07/2014 Nos termos do Art. 54 do Regimento do Centro Universitário

Leia mais

EDITAL 05/2015 DE 16 DE MARÇO DE 2015 PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR 2015.2

EDITAL 05/2015 DE 16 DE MARÇO DE 2015 PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR 2015.2 EDITAL 05/2015 DE 16 DE MARÇO DE 2015 PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR 2015.2 A Faculdade Maria Milza FAMAM torna público o Edital do Processo Seletivo Vestibular 2015.2, para os cursos de Bacharelado em Administração,

Leia mais

FACULDADE DAS AMÉRICAS Edital do Processo Seletivo - 1º Semestre de 2016

FACULDADE DAS AMÉRICAS Edital do Processo Seletivo - 1º Semestre de 2016 FACULDADE DAS AMÉRICAS Edital do Processo Seletivo - A Diretora Geral da Faculdade das Américas, com base no Regimento Geral, na Portaria Ministerial nº 391 de 07/02/2002, na Portaria Normativa nº 40,

Leia mais

FEFISA FACULDADES INTEGRADAS DE SANTO ANDRÉ EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2015

FEFISA FACULDADES INTEGRADAS DE SANTO ANDRÉ EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2015 FEFISA FACULDADES INTEGRADAS DE SANTO ANDRÉ EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2015 Dr a Dinah K. Zekcer, Diretora da FEFISA Faculdades Integradas de Santo André, faz saber que se encontram abertas as inscrições

Leia mais

Apresentação Edital, você Candidato SEJA BEM VINDO! Edital 2010/2

Apresentação  Edital, você Candidato SEJA BEM VINDO! Edital 2010/2 Apresentação Atendendo à demanda dos que buscam um ensino de qualidade, a Faculdade Novo Milênio abre inscrições para o Processo Seletivo 2010/2. A certeza do trabalho que vem desenvolvendo em favor de

Leia mais

EDITAL 010/2014 DE 25 DE AGOSTO DE 2014 PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR 2015.1 I DA DENOMINAÇÃO E RESPECTIVAS HABILITAÇÕES

EDITAL 010/2014 DE 25 DE AGOSTO DE 2014 PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR 2015.1 I DA DENOMINAÇÃO E RESPECTIVAS HABILITAÇÕES EDITAL 010/2014 DE 25 DE AGOSTO DE 2014 PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR 2015.1 A Faculdade Maria Milza FAMAM torna público o Edital do Processo Seletivo Vestibular 2015.1, para os cursos de Bacharelado em

Leia mais

GRUPO IBMEC EDUCACIONAL S.A. EDITAL DE PROCESSO SELETIVO 2014.1 e 2014.2

GRUPO IBMEC EDUCACIONAL S.A. EDITAL DE PROCESSO SELETIVO 2014.1 e 2014.2 1 GRUPO IBMEC EDUCACIONAL S.A. EDITAL DE PROCESSO SELETIVO 2014.1 e 2014.2 O Diretor Presidente do Grupo Ibmec Educacional SA, mantenedor das Faculdades de Economia e Finanças Ibmec e a Faculdade de Ciências

Leia mais

PROCESSO SELETIVO 1º Sem/2016 Graduação Presencial Manual do Candidato PROVA AGENDADA

PROCESSO SELETIVO 1º Sem/2016 Graduação Presencial Manual do Candidato PROVA AGENDADA PROCESSO SELETIVO 1º Sem/2016 Graduação Presencial Manual do Candidato PROVA AGENDADA A Universidade Cidade de São Paulo UNICID, atendendo a Portaria Normativa MEC n o 40, de 12/12/2007, republicada em

Leia mais

EDITAL 012/2015 DE 18 DE AGOSTO DE 2015 PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR 2016.1 I DA DENOMINAÇÃO E RESPECTIVAS HABILITAÇÕES

EDITAL 012/2015 DE 18 DE AGOSTO DE 2015 PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR 2016.1 I DA DENOMINAÇÃO E RESPECTIVAS HABILITAÇÕES EDITAL 012/2015 DE 18 DE AGOSTO DE 2015 PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR 2016.1 A Faculdade Maria Milza FAMAM torna público o Edital do Processo Seletivo Vestibular 2016.1, para os cursos de Bacharelado em

Leia mais

FIES + P ROUNI. 5. Qual o percentual de bolsas complementares para os cursos de Belo Horizonte e para os cursos de Contagem?

FIES + P ROUNI. 5. Qual o percentual de bolsas complementares para os cursos de Belo Horizonte e para os cursos de Contagem? FIES + P ROUNI A UNA, uma Instituição que faz diferença no tempo e no espaço que está inserida, que participa da comunidade e sabe da sua importância na formação de profissionais e de cidadãos, oferece

Leia mais

EDITAL Nº 02/2015. Faculdade de Tecnologia de Piracicaba Fatep. Processo Seletivo. Primeiro Semestre 2016

EDITAL Nº 02/2015. Faculdade de Tecnologia de Piracicaba Fatep. Processo Seletivo. Primeiro Semestre 2016 EDITAL Nº 02/2015 Faculdade de Tecnologia de Piracicaba Fatep Processo Seletivo Primeiro Semestre 2016 O Diretor da Faculdade de Tecnologia de Piracicaba - Fatep informa que, de acordo com a Lei nº 9.394

Leia mais

BEM-VINDO AO IZABELA HENDRIX

BEM-VINDO AO IZABELA HENDRIX BEM-VINDO AO IZABELA HENDRIX ESTAR NA VANGUARDA É ESTAR À FRENTE. É APONTAR OS CAMINHOS E SER REFERÊNCIA. O Izabela Hendrix representa a vanguarda na educação, com ações pioneiras que começaram há mais

Leia mais

EDITAL Nº 04/2014 EDITAL DE ABERTURA DO VESTIBULAR 2014/2

EDITAL Nº 04/2014 EDITAL DE ABERTURA DO VESTIBULAR 2014/2 EDITAL Nº 04/2014 EDITAL DE ABERTURA DO VESTIBULAR 2014/2 A Comissão Coordenadora do Processo Seletivo das Faculdades Integradas de Vitória FDV, para conhecimento de todos os interessados, torna público

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 1º Semestre de 2016

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 1º Semestre de 2016 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 1º Semestre de 2016 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as

Leia mais

CONHEÇA A FACCENTRO. MANUAL DO CANDIDATO - Vestibular de Inverno 2012

CONHEÇA A FACCENTRO. MANUAL DO CANDIDATO - Vestibular de Inverno 2012 CONHEÇA A FACCENTRO Educação de excelência de mãos dadas com o mercado de trabalho. Esse é o compromisso da rede de ensino FACCENTRO, que possui mais de 15 anos de tradição e reconhecimento em ensino técnico.

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNISEB

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNISEB CENTRO UNIVERSITÁRIO UNISEB Dispõe sobre as normas referentes ao Processo Seletivo 2015, para o preenchimento de vagas para os cursos de graduação, na modalidade de Ensino Educação a Distância, do CENTRO

Leia mais

EDITAL PROCESSO SELETIVO AGENDADO 2015/02 CONSOLIDADO

EDITAL PROCESSO SELETIVO AGENDADO 2015/02 CONSOLIDADO EDITAL PROCESSO SELETIVO AGENDADO 2015/02 CONSOLIDADO A Diretora da Faculdade Cenecista de Rio Bonito - FACERB, com sede no município de Rio Bonito, Estado do Rio de Janeiro, torna público, na forma regimental

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CLASSIFICATÓRIO 2016

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CLASSIFICATÓRIO 2016 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CLASSIFICATÓRIO 2016 A Diretora Geral da ESPM Unidade Rio de Janeiro, em consonância com o regimento da instituição, torna públicas as normas do processo seletivo classificatório

Leia mais

PROCESSO SELETIVO 1º Sem/2016 Graduação Presencial

PROCESSO SELETIVO 1º Sem/2016 Graduação Presencial PROCESSO SELETIVO 1º Sem/2016 Graduação Presencial Manual do Candidato Ingresso Via ENEM O Universitário Módulo, atendendo a Portaria Normativa MEC n o 40, de 12.12.2007, resolve promover Processo Seletivo

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA EDITAL SIMPLIFICADO VESTIBULAR UniCEUB DE 2016 1º PROCESSO SELETIVO

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA EDITAL SIMPLIFICADO VESTIBULAR UniCEUB DE 2016 1º PROCESSO SELETIVO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA EDITAL SIMPLIFICADO VESTIBULAR UniCEUB DE 2016 1º PROCESSO SELETIVO O reitor do Centro Universitário de Brasília - UniCEUB - faz saber mediante o presente edital que estarão

Leia mais

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS, EDUCAÇÃO E LETRAS FACEL PROCESSO SELETIVO INVERNO/2016

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS, EDUCAÇÃO E LETRAS FACEL PROCESSO SELETIVO INVERNO/2016 MENSAGEM Prezado(a) Candidato(a), A busca constante por diferenciais nas áreas profissional e pessoal faz com que as Instituições de Ensino Superior estejam em constante aprimoramento. A Faculdade de Administração,

Leia mais

Cursos, turnos, vagas e atos legais

Cursos, turnos, vagas e atos legais EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CLASSIFICATÓRIO - ESPM São Paulo 2013-1 O diretor geral de graduação da ESPM unidade São Paulo, em consonância com o regimento da instituição, torna públicas as normas do processo

Leia mais

Tutorial Parceria FAEL com Programa Educa Mais Brasil

Tutorial Parceria FAEL com Programa Educa Mais Brasil Tutorial Parceria FAEL com Programa Educa Mais Brasil Procedimentos de candidatos e parceiros FAEL 1 - Para se inscrever, o candidato deve acessar o site: www.educamaisbrasil.com.br, e selecionar o botão

Leia mais

ADMINISTRACAO ENGENHARIA DESIGN MANUAL DO CANDIDATO VESTIBULAR 2016. maua.br/vestibular

ADMINISTRACAO ENGENHARIA DESIGN MANUAL DO CANDIDATO VESTIBULAR 2016. maua.br/vestibular ADMINISTRACAO ENGENHARIA DESIGN MANUAL DO CANDIDATO VESTIBULAR 2016 maua.br/vestibular INTRODUCAO O Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia promove o Vestibular Mauá 2016 de forma unificada.

Leia mais

EDITAL Nº 010/2012 VESTIBULAR DE VERÃO 2013/1- UCEFF FACULDADES

EDITAL Nº 010/2012 VESTIBULAR DE VERÃO 2013/1- UCEFF FACULDADES EDITAL Nº 010/2012 VESTIBULAR DE VERÃO 2013/1- UCEFF FACULDADES 1. ABERTURA A Faculdade de Empresarial de Chapecó mantida pela Unidade Central de Educação FAEM Faculdade Ldta UCEFF Faculdades, de acordo

Leia mais

EDITAL Processo Seletivo 02/2015

EDITAL Processo Seletivo 02/2015 EDITAL Processo Seletivo 02/2015 O Diretor Geral da AJES, no uso de suas atribuições e demais disposições legais, aprova e torna público o presente edital contendo orientações quanto ao Processo Seletivo

Leia mais

Grupo Educacional IPEC-FAPPES. CREDENCIADO PELO MEC. DECRETO N 485 de 09/02/2006. Manual do Candidato. Vestibular FAPPES 2014

Grupo Educacional IPEC-FAPPES. CREDENCIADO PELO MEC. DECRETO N 485 de 09/02/2006. Manual do Candidato. Vestibular FAPPES 2014 Grupo Educacional IPEC-FAPPES CREDENCIADO PELO MEC. DECRETO N 485 de 09/02/2006 Manual do Candidato Vestibular FAPPES 2014 r www.fappes.edu.b 1. Disposições Gerais 1.1. O Processo Seletivo consiste na

Leia mais

BOLSAS E BENEFÍCIOS PROGRAMA ESPECIAL DE GRATUIDADE PARCIAL GRUPO FAMILIAR

BOLSAS E BENEFÍCIOS PROGRAMA ESPECIAL DE GRATUIDADE PARCIAL GRUPO FAMILIAR BOLSAS E BENEFÍCIOS DESCONTOS AOS ESTUDANTES PARA PAGAMENTO DA MENSALIDADE DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO - Pagamento mensal no prazo: 3% - válido para a modalidade Presencial. PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS

Leia mais

PROCESSO SELETIVO 1º Sem/2014 Graduação Presencial Manual do Candidato Ingresso Via ENEM

PROCESSO SELETIVO 1º Sem/2014 Graduação Presencial Manual do Candidato Ingresso Via ENEM PROCESSO SELETIVO 1º Sem/2014 Graduação Presencial Manual do Candidato Ingresso Via ENEM A Universidade Cidade de São Paulo UNICID, atendendo a Portaria Normativa MEC n o 40, de 12.12.2007, resolve promover

Leia mais

FACULDADE METODISTA DE SANTA MARIA FAMES EDITAL PROCESSO SELETIVO 2015/1

FACULDADE METODISTA DE SANTA MARIA FAMES EDITAL PROCESSO SELETIVO 2015/1 FACULDADE METODISTA DE SANTA MARIA FAMES EDITAL PROCESSO SELETIVO 2015/1 A Direção da Faculdade Metodista de Santa Maria (FAMES), torna públicas as normas a seguir, que regem o Processo Seletivo - Vestibular

Leia mais

PROCESSO SELETIVO 2016-1º SEMESTRE Nº 008/2015

PROCESSO SELETIVO 2016-1º SEMESTRE Nº 008/2015 PROCESSO SELETIVO 2016-1º SEMESTRE Nº 008/2015 O Diretor da NOVA FACULDADE, Pablo Fernandes Bittencourt, faz saber aos interessados que estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo do 1º Semestre

Leia mais

PROCESSO SELETIVO ENEM EDITAL 2016-1

PROCESSO SELETIVO ENEM EDITAL 2016-1 PROCESSO SELETIVO ENEM EDITAL 2016-1 Dúvidas mais Frequentes 1. O que é Processo Seletivo ENEM? É o processo que oferece vagas aos candidatos que pretendem cursar a Faculdade a partir de Fevereiro/2016,

Leia mais

CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA

CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA EDITAL Nº. 44 PRIMEIRO SEMESTRE DE 2016 A Diretoria da Faculdade Cambury, mantida pela Faculdade Cambury de Formosa Ltda., com base em dispositivo constante em seu Regimento Geral, e de acordo com a Lei

Leia mais

PROCESSO SELETIVO 2º Sem/2014 Graduação Presencial Manual do Candidato PROVA AGENDADA

PROCESSO SELETIVO 2º Sem/2014 Graduação Presencial Manual do Candidato PROVA AGENDADA PROCESSO SELETIVO 2º Sem/2014 Graduação Presencial Manual do Candidato PROVA AGENDADA A Universidade Cidade de São Paulo UNICID, atendendo a Portaria Normativa MEC n o 40, de 12/12/2007, resolve promover

Leia mais

Curso Atos Legais Turno. Vagas para o 1º período somente serão disponibilizadas em caso de vagas remanescentes do Vestibular.

Curso Atos Legais Turno. Vagas para o 1º período somente serão disponibilizadas em caso de vagas remanescentes do Vestibular. Edital de Convocação para Ingresso nos cursos da Graduação em 2015/1 através de Transferência Interna de Curso e Transferência Externa entre Faculdades A Diretora Geral da Escola Superior de Propaganda

Leia mais