O invólucro capsular contém entre 0,96-1,46 mg de sorbitol (E420). Cápsula mole. Cápsulas bicolores laranja amarelado / castanho avermelhado.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O invólucro capsular contém entre 0,96-1,46 mg de sorbitol (E420). Cápsula mole. Cápsulas bicolores laranja amarelado / castanho avermelhado."

Transcrição

1 RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO VESANOID 10 mg cápsulas moles 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Substância activa: 1 cápsula contém 10 mg de tretinoína. Excipientes: 1 cápsula contém 107,92 mg de óleo de soja. O invólucro capsular contém entre 0,96-1,46 mg de sorbitol (E420). Lista completa de excipientes, ver secção FORMA FARMACÊUTICA Cápsula mole. Cápsulas bicolores laranja amarelado / castanho avermelhado. 4. INFORMAÇÕES CLÍNICAS 4.1 Indicações terapêuticas VESANOID (tretinoína) está indicado na indução da remissão da leucemia promielocítica aguda (LPA; AML - M3 segundo a classificação FAB). Este tratamento está indicado em doentes não tratados previamente, em doentes em recidiva ao tratamento quimioterápico habitual (antraciclina e citosina arabinósido ou outras terapêuticas equivalentes) e em doentes refractários à quimioterapia. A associação de tretinoína com quimioterapia aumenta a sobrevida e diminui o risco de recidiva em comparação com a quimioterapia isoladamente. 4.2 Posologia e modo de administração Para a administração por via oral, recomenda-se uma dose diária total de 45 mg/m2 de superfície corporal, dividida em duas doses iguais. Assim, a dose de um adulto equivale a, aproximadamente, 8 cápsulas. As cápsulas devem ser engolidas juntamente com água. As cápsulas não devem ser mastigadas. Recomenda-se a ingestão das cápsulas às refeições ou imediatamente após as refeições.

2 Existe pouca informação relativamente à segurança e eficácia da utilização da tretinoína na criança. Os doentes pediátricos podem ser tratados com doses de 45 mg/m2, excepto se se revelar toxicidade grave. A redução da dose deverá ser tida em consideração particularmente em crianças com cefaleias refractárias. O tratamento deve ser mantido até remissão completa ou durante um período máximo de 90 dias. Uma vez que existe pouca informação relativamente aos doentes com insuficiência renal e/ou hepática, recomenda-se, como medida de precaução, a redução da dose para 25 mg/m2. A quimioterapia, à base de antraciclinas, na dose total deverá ser adicionada ao regime terapêutico com tretinoína do seguinte modo (ver secção 4.4): Quando a contagem de leucócitos, no início da terapêutica, for superior a 5x109/l, a quimioterapia deve ser iniciada em conjunto com tretinoína no 1º dia. Quando a contagem de leucócitos, no início da terapêutica, for inferior a 5x109/l mas aumentar rapidamente no decorrer da terapêutica com tretinoína, a quimioterapia deve ser adicionada imediatamente ao regime terapêutico com tretinoína se a contagem dos leucócitos for superior a 6x109/l no 5º dia de tratamento, se for superior a 10x109/l no 10º dia de tratamento ou, se for superior a 15x109/l, no 28º dia de tratamento. Todos os outros doentes deverão receber quimioterapia imediatamente após apresentarem remissão completa. Se, devido a hiperleucocitose, for associada quimioterapia à terapêutica com tretinoína, não é necessário alterar a dose de tretinoína. Após conclusão da terapêutica com tretinoína e do primeiro ciclo quimioterápico, para consolidação, deverá ser administrada quimioterapia adicional, à base de antraciclinas, por exemplo, 2 ciclos adicionais de tratamento com 4 a 6 semanas de intervalo. Apesar da administração continuada, os níveis plasmáticos de tretinoína podem diminuir significativamente em alguns doentes. 4.3 Contra-indicações Alergia conhecida à tretinoína, aos retinóides ou a qualquer um dos excipientes. Gravidez (ver secção 4.6). Aleitamento (ver secção 4.6). Tetraciclinas (ver secção 4.5). Vitamina A (ver secção 4.5). Vesanoid contém óleo de soja. Deste modo, Vesanoid está contra-indicado em doentes alérgicos ao amendoim ou soja. 4.4 Advertências e precauções especiais de utilização A tretinoína só deverá ser administrada a doentes com leucemia promielocítica aguda sob rigorosa vigilância de um médico experiente no tratamento de doenças hemato-oncológicas.

3 O tratamento de suporte adequado aos doentes com leucemia promielocítica aguda, como a profilaxia da hemorragia e o tratamento imediato da infecção, deve ser mantido durante a terapêutica com tretinoína. O perfil hematológico, os parâmetros de coagulação e da função hepática e os níveis de triglicéridos e de colesterol dos doentes devem ser monitorizados frequentemente. No decorrer dos ensaios clínicos foi frequentemente observada (em 75% dos casos) hiperleucocitose, por vezes associada ao síndrome de ácido retinóico. O síndrome de ácido retinoíco tem sido relatado em muitos doentes com leucemia promielocítica aguda (em alguns centros esse número chegou aos 25%) tratados com tretinoína. O síndrome de ácido retinóico caracteriza-se por febre, dispneia, sofrimento respiratório agudo, infiltrados pulmonares, derrame pleural e pericárdico, hipotensão, edema, aumento de peso, insuficiência hepática, renal ou insuficiência em vários órgãos. O síndrome de ácido retinóico está frequentemente associado a hiperleucocitose, podendo ser fatal. A incidência do síndrome de ácido retinóico pode ser diminuída por associação da dose total de quimioterapia ao regime terapêutico de tretinoína, com base na contagem dos leucócitos. As recomendações terapêuticas actuais e o modo de administração encontram-se descritos pormenorizadamente na secção 4.2. Se o doente apresentar qualquer sinal ou sintoma deste síndrome, deve-lhe ser imediatamente administrada dexametasona (10 mg, de 12 em 12 horas, durante um período máximo de 3 dias, ou até desaparecimento completo dos sintomas). Na presença de síndrome de ácido retinóico de natureza moderada ou grave, deve ter-se em consideração a interrupção temporária da terapêutica com Vesanoid. Vesanoid poderá causar o síndrome do pseudotumor cerebral. Este estado deverá ser tratado de acordo com a prática clínica instituída. Nos doentes que não respondam ao tratamento, deve ter-se em consideração a interrupção temporária da terapêutica com Vesanoid. O síndrome de Sweet ou a dermatite neutrofílica febril aguda responderam, de forma marcada, ao tratamento com corticosteróides. Durante o primeiro mês de tratamento, existe risco de ocorrência de trombose (venosa e arterial) que pode afectar qualquer sistema de órgãos (ver secção 4.8). Por conseguinte, o tratamento de doentes com a associação de Vesanoid a fármacos anti-fibrinolíticos, como o ácido tranexâmico, ácido aminocapróico e a aprotinina deve ser efectuada com precaução (ver secção 4.5). Uma vez que durante o tratamento pode ocorrer hipercalcemia, os níveis séricos de cálcio deve ser monitorizados. Durante o tratamento com tretinoína, as preparações de progestagénios micro-doseadas ( minipílula ) são inadequadas como método de contracepção (ver secção 4.6). Vesanoid contém sorbitol. Como tal, os doentes com problemas hereditários raros de intolerância à frutose não devem tomar Vesanoid.

4 4.5 Interacções medicamentosas e outras formas de interacção Tetraciclinas: o tratamento sistémico com retinóides pode provocar aumento da pressão intracraniana. Uma vez que as tetraciclinas também podem provocar uma elevação da pressão intracraniana, os doentes não devem ser tratados simultaneamente com tretinoína e com tetraciclinas (ver secção 4.3). Vitamina A: Tal como acontece com outros retinóides, a tretinoína não deve ser administrada em associação com a vitamina A, uma vez que os sintomas de hipervitaminose A podem ser agravados (ver secção 4.3). Não está inteiramente esclarecido o efeito dos alimentos na biodisponibilidade da tretinoína. No entanto, uma vez que a biodisponibilidade dos retinóides, como grupo, aumenta em presença de alimentos, recomenda-se que a tretinoína seja administrada às refeições ou imediatamente após as refeições. Uma vez que a tretinoína é metabolizada pelo sistema P450 hepático, existe a possibilidade de alteração dos parâmetros farmacocinéticos nos doentes a receber concomitantemente medicamentos indutores ou inibidores deste sistema. Os medicamentos que habitualmente induzem os enzimas P450 hepáticos são rifampicina, glucocorticóides, fenobarbital e pentobarbital. Os medicamentos que habitualmente inibem os enzimas P450 hepáticos são cetoconazol, cimetidina, eritromicina, verapamil, diltiazem e ciclosporina. Não existem dados que sugiram que a utilização concomitante destes medicamentos aumente ou diminua quer a eficácia quer a toxicidade da tretinoína. Raramente, foram relatados casos de complicações trombóticas fatais em doentes tratados com ácido all-trans retinóico e fármacos anti-fibrinolíticos, como o ácido tranexâmico, ácido aminocapróico e a aprotinina (ver secção 4.4). Por conseguinte, a administração concomitantemente do ácido all-trans retinóico com estes fármacos deve ser efectuada com precaução. Não existem dados sobre a possível interacção farmacocinética entre a tretinoína e a daunorrubicina ou o AraC. 4.6 Gravidez e aleitamento Todas as medidas a seguir mencionadas devem ser consideradas em relação à gravidade da doença e à urgência do tratamento. Gravidez: Vesanoid contém um retinóide semelhante à vitamina A. Por conseguinte, Vesanoid não deve ser utilizado por mulheres grávidas ou que possam vir a engravidar. A tretinoína provoca graves anomalias congénitas quando administrada durante a gravidez. A sua utilização está contra-indicada em grávidas e em mulheres que possam engravidar durante o tratamento ou até um mês após o final do tratamento com tretinoína, excepto em situações em que o benefício do tratamento com tretinoína supere o risco da ocorrência de malformações no feto, devido à gravidade do estado clínico da doente ou à urgência em iniciar o tratamento. No caso de ocorrer gravidez durante o tratamento com tretinoína, independentemente da dose e da duração do tratamento, existe um risco muito elevado do feto exposto desenvolver malformações.

5 A terapêutica com a tretinoína só deverá ser iniciada em doentes do sexo feminino em idade fértil quando todas as condições seguintes forem satisfeitas: A doente foi informada pelo médico do perigo de engravidar durante e até um mês após terminar o tratamento com tretinoína. A doente está disposta a seguir escrupulosamente as medidas obrigatórias de contracepção eficaz: utilizar um método contraceptivo de confiança ininterruptamente durante o período de tratamento e até um mês após a descontinuação do tratamento com tretinoína (ver secção 4.4). Devem ser realizados testes de gravidez mensalmente durante o tratamento. Se, apesar destas medidas preventivas, ocorrer uma gravidez durante ou até um mês após o tratamento com tretinoína, existe um risco elevado de ocorrência de malformações graves no feto, especialmente quando a tretinoína é administrada durante o primeiro trimestre de gravidez. Aleitamento: A amamentação deve ser interrompida ao iniciar-se o tratamento com tretinoína. 4.7 Efeitos sobre a capacidade de conduzir e utilizar máquinas Os efeitos de Vesanoid sobre a capacidade de conduzir e utilizar máquinas são reduzidos ou moderados, especialmente se os doentes tratados apresentarem tonturas ou cefaleias intensas. 4.8 Efeitos indesejáve Em doentes tratados com as doses diárias recomendadas de tretinoína, os efeitos indesejáveis mais frequentes são semelhantes aos sinais e sintomas do síndrome de hipervitaminose A (tal como acontece com outros retinóides). Em muitos doentes com leucemia promielocítica aguda (em alguns centros, até 25%) tratados com tretinoína foi relatado o síndrome de ácido retinóico. O síndrome de ácido retinóico caracteriza-se por febre, dispneia, sofrimento respiratório agudo, infiltrados pulmonares, derrame pericárdico e pleural, hipotensão, edema, ganho de peso, insuficiência hepática, renal ou insuficiência em vários órgãos. O síndrome de ácido retinóico está frequentemente associado a hiperleucocitose e pode ser fatal. Para prevenção e tratamento do síndrome de ácido retinoíco ver secção 4.4. Em adição, os seguintes efeitos indesejáveis foram reportados nos ensaios clínicos e durante o período após comercialização. ( Frequência não conhecida corresponde à experiência após comercialização) Infecções e infestações Frequência não conhecida: Fasciite necrotizante. Doenças do sangue e do sistema linfático Frequência não conhecida: Trombocitemia, basofilia.

6 Doenças do metabolismo e da nutrição Muito frequentes ( 1/10): Diminuição do apetite. Frequência não conhecida: Hipercalcemia. Perturbações do foro psiquiátrico Muito frequentes ( 1/10): Confusão, ansiedade, depressão, insónia. Doenças do sistema nervoso Muito frequentes ( 1/10): Cefaleias, aumento da pressão intracraniana, hipertensão intracraniana benigna, tonturas e paraestesia. Frequência não conhecida: Acidente cerebrovascular. Afecções oculares Muito frequentes ( 1/10): Perturbações visuais, alterações da conjuntiva. Afecções do ouvido e do labirinto Muito frequentes ( 1/10): Deficiência auditiva. Cardiopatias Muito frequentes ( 1/10): Arritmia. Frequência não conhecida: Enfarte do miocárdio. Vasculopatias Muito frequentes ( 1/10): Rubor. Frequência não conhecida: Trombose, vasculite. Doenças respiratórias, torácicas e do mediastino Muito frequentes ( 1/10): Insuficiência respiratória, secura nasal, asma. Doenças gastrointestinais Muito frequentes ( 1/10): Secura da boca, naúseas, vómitos, dor abdominal, diarreia, obstipação, pancreatite, queilite. Afecções dos tecidos cutâneos e subcutâneos Muito frequentes ( 1/10): Eritema, exantema, prurido, alopécia, hiperidrose. Frequência não conhecida: Eritema nodoso, dermatose neutrófila febril aguda. Afecções musculosqueléticas e dos tecidos conjuntivos Muito frequentes ( 1/10): Dor óssea. Frequência não conhecida: Miosite. Doenças renais e urinárias Frequência não conhecida: Enfarte renal. Doenças dos órgãos genitais e da mama Frequência não conhecida: Ulceração genital. Perturbações gerais e alterações no local de administração Muito frequentes ( 1/10): Dor do tórax, arrepios, mal-estar geral.

7 Exames complementares de diagnóstico Muito frequentes ( 1/10): Triglicéridos no sangue aumentados, creatinemia aumentada, colesterolemia aumentada, transaminases aumentadas. Frequência não conhecida: Nível de histamina aumentado. APROVADO EM A decisão de interromper ou continuar o tratamento deve ser decidida após avaliação do benefício do tratamento versus a gravidade dos efeitos secundários. Teratogenicidade: ver secção 4.6. Existe pouca informação relativamente à segurança de utilização da tretinoína em crianças. Existem alguns relatos de aumento da toxicidade em crianças tratadas com tretinoína, especialmente, aumento de ocorrência de pseudotumor do cérebro. 4.9 Sobredosagem Em caso de sobredosagem com ácido all-trans retinóico, podem surgir sinais reversíveis de hipervitaminose A (cefaleias, náuseas, vómitos e sintomas mucocutâneos). Na leucemia promielocítica aguda, a dose recomendada é de um quarto da dose máxima tolerada por doentes com tumores sólidos e inferior à dose máxima tolerada pelas crianças. Não existe qualquer tratamento específico em caso de sobredosagem; contudo, é importante que o doente seja tratado numa unidade especializada em hematologia. 5. PROPRIEDADES FARMACOLÓGICAS 5.1 Propriedades farmacodinâmicas Grupo farmacoterapêutico: Fármaco citostático diferenciador, código ATC: L01XX14. A tretinoína é um metabolito natural do retinol pertencente à classe dos retinóides, que inclui análogos naturais e de síntese. Os ensaios in vitro realizados com tretinoína demonstraram indução da diferenciação e da inibição da proliferação celular em linhagens celulares hematopoiéticas transformadas, incluindo linhagens celulares da leucemia mielóide humana. Desconhece-se o mecanismo de acção na leucemia promielocítica aguda, mas pensa-se que este possa estar relacionado com uma alteração da ligação da tretinoína a um receptor nuclear do ácido retinóico (RAR), uma vez que o receptor α do ácido retinóico é modificado pela fusão com uma proteína denominada PML. 5.2 Propriedades farmacocinéticas A tretinoína é um metabolito endógeno da vitamina A que se encontra habitualmente no plasma.

8 Após administração oral em voluntários saudáveis, a tretinoína é absorvida pelo tracto gastrointestinal obtendo-se concentrações plasmáticas máximas após 3 horas. Existe uma grande variação inter e intra individual dos níveis plasmáticos de tretinoína. APROVADO EM A tretinoína liga-se extensamente às proteínas plasmáticas. Após atingir o seu valor máximo, a concentração plasmática diminui, apresentando uma semi-vida de eliminação média de 0,7 horas. A concentração plasmática retoma aos valores endógenos 7 a 12 horas após a administração de uma dose única de 40 mg. Não se observou acumulação após administração de doses múltiplas e a tretinoína não é retida nos tecidos. Após administração de uma dose oral de tretinoína marcada com isótopos radioactivos, cerca de 60% da radioactividade foi excretada na urina e cerca de 30% nas fezes. Os metabolitos detectados na urina foram formados por oxidação e por glucoronidação. Durante a administração continuada pode ocorrer uma diminuição acentuada da concentração plasmática devida, possivelmente, à indução dos enzimas do citocromo P-450, o que favorece a depuração e reduz a biodisponibilidade após a administração de doses orais. Não existem, actualmente, dados disponíveis relativos à possível interacção entre a tretinoína e a daunorrubicina. Não foi estudada a eventual necessidade de ajuste de dose em doentes com insuficiência hepática ou renal. Como medida preventiva, a dose deve ser reduzida (ver secção 4.2). 5.3 Dados de segurança pré-clínica A administração oral de tretinoína no animal revelou que este composto possui toxicidade aguda muito baixa em todas as espécies estudadas. Ensaios experimentais no animal, demonstraram que, a toxicidade aguda da tretinoína administrada por via oral é baixa em todas as espécies estudadas. Após um período de administração longo no rato, este apresentou dissolução da matriz óssea, dependente do tempo e da dose, diminuição na contagem dos eritrócitos e alterações tóxicas nos rins e testículos. Os cães apresentaram, principalmente, alterações relacionadas com a espermatogénese e hiperplasia da medula óssea. Os principais metabolitos da tretinoína (4-oxo-tretinoína, isotretinoína e 4-oxo-isotretinoína) são menos eficazes do que a tretinoína na indução de diferenciação das células leucémicas humanas (HL-60). Ensaios de toxicidade sub-crónica e crónica no rato, indicaram que a dose oral desprovida de efeito é de, ou inferior a, 1 mg/kg/dia; no cão, a dose de 30 mg/kg/dia esteve associada a efeitos tóxicos, como perda de peso e alterações dermatológicas e testiculares. Os estudos de reprodução no animal demonstraram a actividade teratogénica da tretinoína. Não foram detectados indícios de mutagenicidade.

9 6. INFORMAÇÕES FARMACÊUTICAS 6.1 Lista dos excipientes Conteúdo da cápsula: Cera amarela de abelha Óleo de soja hidrogenado Óleo de soja parcialmente hidrogenado Óleo de soja Invólucro capsular: Gelatina Glicerol (E 422) Karion 83: Sorbitol (E 420), Manitol (E 421), Amido (de milho) Dióxido de titânio (E 171) Óxido de ferro amarelo (E 172) Óxido de ferro vermelho (E 172) 6.2 Incompatibilidades Não aplicável. 6.3 Prazo de validade 3 anos. 6.4 Precauções especiais de conservação Frascos: Não conservar acima de 30ºC. Manter o frasco bem fechado para proteger da humidade. Manter o frasco dentro da embalagem exterior para proteger da luz. Embalagens blister: Não conservar acima de 30ºC. Manter os blisters dentro da embalagem exterior para proteger da luz. 6.5 Natureza e conteúdo do recipiente Frascos de vidro âmbar contendo 100 cápsulas. Embalagens blister de PVC/PE/PVDC/Alumínio contendo 100 cápsulas. É possível que não sejam comercializadas todas as apresentações. 6.6 Precauções especiais de eliminação Utilização e manipulação: Não existem requisitos especiais. Eliminação: Os produtos não utilizados ou os resíduos devem ser eliminados de acordo com as exigências locais.

10 7. TITULAR DA AUTORIZAÇÃO DE INTRODUÇÃO NO MERCADO Roche Farmacêutica Química, Lda. Estrada Nacional Amadora 8. NÚMERO DA AUTORIZAÇÃO DE INTRODUÇÃO NO MERCADO Nº de registo : cápsulas moles, 10 mg, frasco de vidro âmbar 9. DATA DA PRIMEIRA AUTORIZAÇÃO/RENOVAÇÃO DA AUTORIZAÇÃO DE INTRODUÇÃO NO MERCADO Data da primeira autorização: 12 Dezembro 1996 Data da última renovação: 21 Setembro DATA DA REVISÃO DO TEXTO

Vesanoid (tretinoína) Produtos Roche Químicos e Farmacêuticos S.A. Cápsula 10 mg

Vesanoid (tretinoína) Produtos Roche Químicos e Farmacêuticos S.A. Cápsula 10 mg Vesanoid (tretinoína) Produtos Roche Químicos e Farmacêuticos S.A. Cápsula 10 mg Vesanoid tretinoína Roche Antineoplásico APRESENTAÇÃO Cápsulas de 10 mg em caixa com frasco contendo 100 cápsulas. VIA ORAL

Leia mais

ALTERAÇÕES A INCLUIR NAS SECÇÕES RELEVANTES DO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DOS MEDICAMENTOS QUE CONTENHAM NIMESULIDA (FORMULAÇÕES SISTÉMICAS)

ALTERAÇÕES A INCLUIR NAS SECÇÕES RELEVANTES DO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DOS MEDICAMENTOS QUE CONTENHAM NIMESULIDA (FORMULAÇÕES SISTÉMICAS) ANEXO III 58 ALTERAÇÕES A INCLUIR NAS SECÇÕES RELEVANTES DO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DOS MEDICAMENTOS QUE CONTENHAM NIMESULIDA (FORMULAÇÕES SISTÉMICAS) Adições aparecem em itálico e sublinhado; rasuras

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO Norlevo 1,5 mg comprimido 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada comprimido contém 1,5 mg de levonorgestrel. Excipiente: lactose

Leia mais

APROVADO EM 04-08-2011 INFARMED. Folheto Informativo: Informação para o utilizador. Paracetamol Azevedos, 500 mg, comprimidos Paracetamol

APROVADO EM 04-08-2011 INFARMED. Folheto Informativo: Informação para o utilizador. Paracetamol Azevedos, 500 mg, comprimidos Paracetamol Folheto Informativo: Informação para o utilizador Paracetamol Azevedos, 500 mg, comprimidos Paracetamol Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém informação

Leia mais

1. O QUE É PARACETAMOL BLUEPHARMA E PARA QUE É UTILIZADO. Grupo Farmacoterapêutico: 2.10 - Sistema Nervoso Central - Analgésicos e antipiréticos

1. O QUE É PARACETAMOL BLUEPHARMA E PARA QUE É UTILIZADO. Grupo Farmacoterapêutico: 2.10 - Sistema Nervoso Central - Analgésicos e antipiréticos Folheto Informativo Informação para o utilizador Paracetamol Bluepharma Paracetamol Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente Este medicamento pode ser adquirido sem receita

Leia mais

Não tome Doxivenil Se tem alergia ao dobesilato de cálcio ou a qualquer outro componente deste medicamento (indicados na secção 6)

Não tome Doxivenil Se tem alergia ao dobesilato de cálcio ou a qualquer outro componente deste medicamento (indicados na secção 6) Folheto informativo: Informação para o utilizador Doxivenil 500 mg cápsula Dobesilato de cálcio Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém informação importante

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Montelucaste Generis 10 mg Comprimidos Montelucaste de sódio Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento -Conserve este folheto. Pode

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. 1. O QUE É Doxazosina Normon E PARA QUE É UTILIZADA

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. 1. O QUE É Doxazosina Normon E PARA QUE É UTILIZADA FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Doxazosina Normon 2 mg comprimidos Doxazosina Normon 4 mg comprimidos Doxazosina APROVADO EM Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento.

Leia mais

dicloridrato de cetirizina Solução oral 1mg/mL

dicloridrato de cetirizina Solução oral 1mg/mL dicloridrato de cetirizina Solução oral 1mg/mL MODELO DE BULA COM INFORMAÇÕES AO PACIENTE dicloridrato de cetirizina Medicamento genérico Lei nº 9.787, de 1999. APRESENTAÇÃO Solução oral 1mg/mL Embalagem

Leia mais

Comprimidos revestidos por película. Comprimidos circulares biconvexos, brancos a ligeiramente amarelados, revestidos por uma película homogénea.

Comprimidos revestidos por película. Comprimidos circulares biconvexos, brancos a ligeiramente amarelados, revestidos por uma película homogénea. RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO Algimate 125 mg comprimidos revestidos por película 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Clonixinato de lisina 125 mg Lista completa

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO Bromexina Bluepharma 0,8 mg/ml, xarope 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada ml de xarope contém 0,8 mg de cloridrto de bromexina.

Leia mais

Folheto informativo: Informação para o utilizador. Broncoliber 3 mg/ml xarope. Ambroxol

Folheto informativo: Informação para o utilizador. Broncoliber 3 mg/ml xarope. Ambroxol Folheto informativo: Informação para o utilizador Broncoliber 3 mg/ml xarope Ambroxol Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém informação importante para

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Omede, cápsulas gastrorresistentes Omeprazol 20 mg

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Omede, cápsulas gastrorresistentes Omeprazol 20 mg FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Omede, cápsulas gastrorresistentes Omeprazol 20 mg Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. - Conserve este folheto. Pode ter necessidade

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Omacor 1000 mg cápsulas moles Ésteres etílicos 90 do ácido ómega-3 Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. - Conserve este folheto.

Leia mais

Nome do medicamento: OSTEOPREVIX D Forma farmacêutica: Comprimido revestido Concentração: cálcio 500 mg/com rev + colecalciferol 200 UI/com rev.

Nome do medicamento: OSTEOPREVIX D Forma farmacêutica: Comprimido revestido Concentração: cálcio 500 mg/com rev + colecalciferol 200 UI/com rev. Nome do medicamento: OSTEOPREVIX D Forma farmacêutica: Comprimido revestido Concentração: cálcio 500 mg/com rev + colecalciferol 200 UI/com rev. OSTEOPREVIX D carbonato de cálcio colecalciferol APRESENTAÇÕES

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Rabeprazol Kebza 10 mg comprimidos gastrorresistentes Rabeprazol Kebza 20 mg comprimidos gastrorresistentes Leia atentamente este folheto antes de tomar

Leia mais

DIGEDRAT. (maleato de trimebutina)

DIGEDRAT. (maleato de trimebutina) DIGEDRAT (maleato de trimebutina) Cosmed Indústria de Cosméticos e Medicamentos S.A. Cápsula mole 200mg I - IDENTIFICAÇÃO DO DIGEDRAT maleato de trimebutina APRESENTAÇÕES Cápsula mole Embalagens contendo

Leia mais

Grupo farmacoterapêutico: 10.1.1 Medicação antialérgica. Anti-histamínicos. Antihistamínicos

Grupo farmacoterapêutico: 10.1.1 Medicação antialérgica. Anti-histamínicos. Antihistamínicos Folheto Informativo: Informação para o utilizador Fenergan 25 mg Comprimidos revestidos Cloridrato de prometazina Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. - Conserve este folheto.

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Broncoliber 50 mg/ml solução oral 10 mg/pulverização (0,2 ml) Cloridrato de ambroxol

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Broncoliber 50 mg/ml solução oral 10 mg/pulverização (0,2 ml) Cloridrato de ambroxol FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Broncoliber 50 mg/ml solução oral 10 mg/pulverização (0,2 ml) Cloridrato de ambroxol Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente.

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO. Bicalutamida Stada 50 mg Comprimidos revestidos por película

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO. Bicalutamida Stada 50 mg Comprimidos revestidos por película RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO Bicalutamida Stada 50 mg Comprimidos revestidos por película 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA 1 comprimido contém 50 mg de bicalutamida

Leia mais

Trimeb. (maleato de trimebutina)

Trimeb. (maleato de trimebutina) Trimeb (maleato de trimebutina) Bula para paciente Cápsula mole 200 mg Página 1 Trimeb (maleato de trimebutina) Cápsula mole FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÕES Embalagens com 20, 30 ou 60 cápsulas contendo

Leia mais

Duagen também pode ser utilizado com outro medicamento denominado tansulosina (utilizado no tratamento dos sintomas do aumento do volume da próstata).

Duagen também pode ser utilizado com outro medicamento denominado tansulosina (utilizado no tratamento dos sintomas do aumento do volume da próstata). FOLHETO INFORMATIVO Duagen 0,5 mg cápsulas moles Dutasterida Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento, pois contém informação importante para si. Conserve este folheto.

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO. Cada comprimido contém 0,1 mg de levotiroxina sódica

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO. Cada comprimido contém 0,1 mg de levotiroxina sódica RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO Letter 0,1 mg comprimido 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada comprimido contém 0,1 mg de levotiroxina sódica Excipientes: 0,75

Leia mais

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Velactis 1,12 mg/ml solução injetável para bovinos 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada ml contém: Substância

Leia mais

DOBEVEN. dobesilato de cálcio. APRESENTAÇÕES Cápsula gelatinosa dura contendo 500 mg de dobesilato de cálcio: Caixas com 5 e 30 cápsulas.

DOBEVEN. dobesilato de cálcio. APRESENTAÇÕES Cápsula gelatinosa dura contendo 500 mg de dobesilato de cálcio: Caixas com 5 e 30 cápsulas. DOBEVEN dobesilato de cálcio APSEN FORMA FARMACÊUTICA Cápsula gelatinosa dura APRESENTAÇÕES Cápsula gelatinosa dura contendo 500 mg de dobesilato de cálcio: Caixas com 5 e 30 cápsulas. USO ORAL USO ADULTO

Leia mais

As ampolas de Nolotil também não deverão ser utilizadas em:

As ampolas de Nolotil também não deverão ser utilizadas em: Folheto informativo: Informação para o utilizador Nolotil 2000 mg/5 ml solução injetável Metamizol magnésico Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento pois contém

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1.NOME DO MEDICAMENTO Corsodyl Dental 2 mg/ml solução para lavagem da boca 2.COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada mililitro de Corsodyl Dental solução para

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO DAFLON. 500mg: diosmina 450mg + hesperidina 50mg micronizada. 1000mg: diosmina 900mg + hesperidina 100mg micronizada

IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO DAFLON. 500mg: diosmina 450mg + hesperidina 50mg micronizada. 1000mg: diosmina 900mg + hesperidina 100mg micronizada 1 IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO DAFLON 500mg: diosmina 450mg + hesperidina 50mg micronizada 1000mg: diosmina 900mg + hesperidina 100mg micronizada APRESENTAÇÕES: DAFLON 500mg: embalagem contendo 15, 30

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR DORMIDINA 25 mg, Pó Efervescente Succinato de Doxilamina APROVADO EM Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente. Este medicamento

Leia mais

Folheto informativo: Informação para o utilizador. Acarbose Linacal 50 mg Comprimidos Acarbose Linacal 100 mg Comprimidos

Folheto informativo: Informação para o utilizador. Acarbose Linacal 50 mg Comprimidos Acarbose Linacal 100 mg Comprimidos Folheto informativo: Informação para o utilizador Acarbose Linacal 50 mg Comprimidos Acarbose Linacal 100 mg Comprimidos Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR ZORIX 300 mg comprimidos revestidos por película Moclobemida APROVADO EM Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. - Conserve este

Leia mais

Folheto informativo: Informação para o Utilizador

Folheto informativo: Informação para o Utilizador Folheto informativo: Informação para o Utilizador Bromexina Inpharma 0,2%, xarope Bromexina, cloridrato Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento, pois contém informação

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO. Aciclovir Generis 250 mg pó para solução para perfusão

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO. Aciclovir Generis 250 mg pó para solução para perfusão RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO Aciclovir Generis 250 mg pó para solução para perfusão 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada frasco contém 250 mg de aciclovir como

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 15 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Covinan 100 mg/ml suspensão injetável para cães e gatos. 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada ml contém:

Leia mais

Calcium Sandoz F. Calcium Sandoz FF NOVARTIS BIOCIÊNCIAS S.A. Comprimido Efervescente. 500mg de cálcio. 1.000mg de cálcio

Calcium Sandoz F. Calcium Sandoz FF NOVARTIS BIOCIÊNCIAS S.A. Comprimido Efervescente. 500mg de cálcio. 1.000mg de cálcio Calcium Sandoz F Calcium Sandoz FF NOVARTIS BIOCIÊNCIAS S.A. Comprimido Efervescente 500mg de cálcio 1.000mg de cálcio Calcium Sandoz F Calcium Sandoz FF carbonato de cálcio + lactogliconato de cálcio

Leia mais

DOBEVEN. dobesilato de cálcio. APRESENTAÇÕES Cápsula gelatinosa dura contendo 500 mg de dobesilato de cálcio: Caixas com 5 e 30 cápsulas.

DOBEVEN. dobesilato de cálcio. APRESENTAÇÕES Cápsula gelatinosa dura contendo 500 mg de dobesilato de cálcio: Caixas com 5 e 30 cápsulas. DOBEVEN dobesilato de cálcio APRESENTAÇÕES Cápsula gelatinosa dura contendo 500 mg de dobesilato de cálcio: Caixas com 5 e 30 cápsulas. USO ORAL USO ADULTO COMPOSIÇÃO Cada cápsula gelatinosa dura contém:

Leia mais

ANADOR PRT paracetamol 750 mg. Forma farmacêutica e apresentação Comprimidos 750 mg: embalagem com 20 e 256 comprimidos.

ANADOR PRT paracetamol 750 mg. Forma farmacêutica e apresentação Comprimidos 750 mg: embalagem com 20 e 256 comprimidos. ANADOR PRT paracetamol 750 mg Antitérmico e analgésico Forma farmacêutica e apresentação Comprimidos 750 mg: embalagem com 20 e 256 comprimidos. Outra forma farmacêutica e apresentação Solução oral: frasco

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: Informação para o utilizador

FOLHETO INFORMATIVO: Informação para o utilizador FOLHETO INFORMATIVO: Informação para o utilizador GLUDON 1 mg comprimidos GLUDON 2 mg comprimidos GLUDON 3 mg comprimidos GLUDON 4 mg comprimidos Glimepirida Leia atentamente este folheto antes de tomar

Leia mais

BROCHURA para o DOENTE com ARTRITE IDIOPÁTICA JUVENIL POLIARTICULAR (AIJp) em TRATAMENTO com RoACTEMRA

BROCHURA para o DOENTE com ARTRITE IDIOPÁTICA JUVENIL POLIARTICULAR (AIJp) em TRATAMENTO com RoACTEMRA BROCHURA para o DOENTE com ARTRITE IDIOPÁTICA JUVENIL POLIARTICULAR (AIJp) em TRATAMENTO com RoACTEMRA Esta brochura fornece informação de segurança importante para o doente com AIJp e para os seus pais/responsáveis

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 12 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Paracilina SP 800 mg, pó para solução oral. 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada grama contém: Substância

Leia mais

Propil* propiltiouracila

Propil* propiltiouracila Propil* propiltiouracila PARTE I IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO Nome: Propil* Nome genérico: propiltiouracila Forma farmacêutica e apresentação: Propil* 100 mg em embalagem contendo 30 comprimidos. USO ADULTO

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO. Folheto informativo: Informação para o utilizador. Proglau 20 mg/ml Colírio, solução Dorzolamida

FOLHETO INFORMATIVO. Folheto informativo: Informação para o utilizador. Proglau 20 mg/ml Colírio, solução Dorzolamida FOLHETO INFORMATIVO Folheto informativo: Informação para o utilizador Proglau 20 mg/ml Colírio, solução Dorzolamida Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento pois

Leia mais

BULA STUB CÁPSULAS DE LIBERAÇÃO PROLONGADA 0,4 MG

BULA STUB CÁPSULAS DE LIBERAÇÃO PROLONGADA 0,4 MG BULA STUB CÁPSULAS DE LIBERAÇÃO PROLONGADA 0,4 MG FABRICANTE: S.C. GEDEON RICHTER EMBALADO EM: ACTAVIS FARMACÊUTICA Ltda. I) IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO STUB cloridrato de tansulosina APRESENTAÇÕES Cápsulas

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÌSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÌSTICAS DO MEDICAMENTO 1. Nome do medicamento RINIALER 10 mg comprimidos. RESUMO DAS CARACTERÌSTICAS DO MEDICAMENTO 2. Composição qualitativa e quantitativa Cada comprimido contém: 10 mg de rupatadina (sob a forma de fumarato).

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO Norstene 250 mg Comprimidos 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada comprimido contém 250 mg de metronidazol. Excipientes: Cada comprimido

Leia mais

1. O que é Bisolvon Linctus Criança e para que é utilizado

1. O que é Bisolvon Linctus Criança e para que é utilizado Folheto informativo: Informação para o utilizador Bisolvon Linctus Criança 0,8 mg/ml Xarope Cloridrato de bromexina Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém

Leia mais

TASULIL. Geolab Indústria Farmacêutica S/A Cápsula 0,4mg

TASULIL. Geolab Indústria Farmacêutica S/A Cápsula 0,4mg TASULIL Geolab Indústria Farmacêutica S/A Cápsula 0,4mg MODELO DE BULA PARA O PACIENTE Esta bula é continuamente atualizada. Favor proceder a sua leitura antes de utilizar o medicamento. Tasulil cloridrato

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO. Dolorex 10 mg/ml, solução injetável para equinos, caninos e felinos.

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO. Dolorex 10 mg/ml, solução injetável para equinos, caninos e felinos. RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Dolorex 10 mg/ml, solução injetável para equinos, caninos e felinos. 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada ml contém:

Leia mais

Forma farmacêutica e apresentação Comprimidos revestidos - Embalagem com 15 comprimidos.

Forma farmacêutica e apresentação Comprimidos revestidos - Embalagem com 15 comprimidos. Dolamin Flex clonixinato de lisina cloridrato de ciclobenzaprina Forma farmacêutica e apresentação Comprimidos revestidos - Embalagem com 15 comprimidos. USO ADULTO VIA ORAL Composição Cada comprimido

Leia mais

FORMAS FARMACÊUTICAS E APRESENTAÇÕES - ALDACTONE

FORMAS FARMACÊUTICAS E APRESENTAÇÕES - ALDACTONE ALDACTONE Espironolactona FORMAS FARMACÊUTICAS E APRESENTAÇÕES - ALDACTONE Comprimidos de 25 mg - caixas contendo 20 unidades. Comprimidos de 100 mg - caixas contendo 16 unidades. USO PEDIÁTRICO E ADULTO

Leia mais

Adjuvante mucolítico do tratamento antibacteriano das infeções respiratórias, em presença de hipersecreção brônquica.

Adjuvante mucolítico do tratamento antibacteriano das infeções respiratórias, em presença de hipersecreção brônquica. Folheto informativo: Informação para o utilizador Mucoral 20 mg/ml xarope Carbocisteína Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém informação importante para

Leia mais

Ebastel. Bula para paciente. Comprimido revestido. 10 mg

Ebastel. Bula para paciente. Comprimido revestido. 10 mg Ebastel Bula para paciente Comprimido revestido 10 mg EBASTEL ebastina Comprimido revestido FORMAS FARMACÊUTICAS E APRESENTAÇÕES Embalagens com 10 comprimidos revestidos contendo 10 mg de ebastina USO

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR ENDOFALK pó para solução oral Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. - Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler.

Leia mais

1. O QUE É GLUCOBAY E PARA QUE É UTILIZADO

1. O QUE É GLUCOBAY E PARA QUE É UTILIZADO FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Glucobay 50 mg comprimidos Glucobay 100 mg comprimidos Acarbose Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. - Conserve este folheto.

Leia mais

1 O que é Urografina (Forma farmacêutica e Categoria farmacoterapêutica)

1 O que é Urografina (Forma farmacêutica e Categoria farmacoterapêutica) O nome do seu medicamento é: UROGRAFINA Leia atentamente este folheto antes de utilizar o medicamento. Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler. Caso ainda tenha dúvidas, fale com o seu médico

Leia mais

Antes de tomar este medicamento informe o seu médico: Se tem história de doença cardíaca, ritmo irregular cardíaco ou angina.

Antes de tomar este medicamento informe o seu médico: Se tem história de doença cardíaca, ritmo irregular cardíaco ou angina. FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Onsudil 0,05 mg comprimidos Onsudil 0,005 mg/ml xarope Onsudil 0,1 mg/ml solução para inalação por nebulização cloridrato de procaterol Leia atentamente

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Livazo 1 mg, 2 mg e 4 mg comprimidos revestidos por película Pitavastatina

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Livazo 1 mg, 2 mg e 4 mg comprimidos revestidos por película Pitavastatina FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Livazo 1 mg, 2 mg e 4 mg comprimidos revestidos por película Pitavastatina Leia atentamente este folheto antes de tomar Livazo. Conserve este folheto.

Leia mais

Silimalon (slimarina + metionina)

Silimalon (slimarina + metionina) Silimalon (slimarina + metionina) Zydus Nikkho Farmacêutica Ltda Drágeas 70 mg / 100 mg Bula do Paciente Silimalon drágea- Versão 01 11/2010- paciente Página 1 I - IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO SILIMALON

Leia mais

Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente.

Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente. FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Oxolamina, 10 mg/ml, xarope Oxolamina, citrato Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente. É necessário utilizar Oxolamina

Leia mais

cloridrato de betaxolol Medicamento Genérico, Lei nº 9.787, de 1999 Solução Oftálmica Estéril Cristália Prod. Quím. Farm. Ltda.

cloridrato de betaxolol Medicamento Genérico, Lei nº 9.787, de 1999 Solução Oftálmica Estéril Cristália Prod. Quím. Farm. Ltda. cloridrato de betaxolol Medicamento Genérico, Lei nº 9.787, de 1999 Solução Oftálmica Estéril Cristália Prod. Quím. Farm. Ltda. MODELO DE BULA PARA O PACIENTE 1 IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO cloridrato

Leia mais

DOBEVEN. Apsen Farmacêutica S.A. Cápsula gelatinosa dura 500 mg

DOBEVEN. Apsen Farmacêutica S.A. Cápsula gelatinosa dura 500 mg DOBEVEN Apsen Farmacêutica S.A. Cápsula gelatinosa dura 500 mg DOBEVEN dobesilato de cálcio APSEN FORMA FARMACÊUTICA Cápsula gelatinosa dura APRESENTAÇÕES Cápsula gelatinosa dura contendo 500 mg de dobesilato

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Periogard 0,2 % solução bucal Cloro-hexidina, gluconato Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente. Este medicamento pode

Leia mais

BULA PARA O PACIENTE BUSPAR (cloridrato de buspirona) 5mg/10mg COMPRIMIDOS

BULA PARA O PACIENTE BUSPAR (cloridrato de buspirona) 5mg/10mg COMPRIMIDOS BULA PARA O PACIENTE BUSPAR (cloridrato de buspirona) 5mg/10mg COMPRIMIDOS BRISTOL-MYERS SQUIBB BUSPAR cloridrato de buspirona Uso oral APRESENTAÇÃO BUSPAR 5 mg é apresentado em cartuchos com 2 blisters

Leia mais

BENALET. cloridrato de difenidramina, cloreto de amônio, citrato de sódio. Benalet em embalagens múltiplas contendo 25 envelopes com 4 pastilhas cada.

BENALET. cloridrato de difenidramina, cloreto de amônio, citrato de sódio. Benalet em embalagens múltiplas contendo 25 envelopes com 4 pastilhas cada. BENALET cloridrato de difenidramina, cloreto de amônio, citrato de sódio PARTE I IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO Nome: Benalet Nome genérico: cloridrato de difenidramina, cloreto de amônio, citrato de sódio.

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Zurim 100mg comprimidos Alopurinol

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Zurim 100mg comprimidos Alopurinol FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Zurim 100mg comprimidos Alopurinol Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento, pois contém informação importante para

Leia mais

LORAX lorazepam I - IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO. Nome comercial: Lorax Nome genérico: lorazepam

LORAX lorazepam I - IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO. Nome comercial: Lorax Nome genérico: lorazepam LORAX lorazepam I - IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Nome comercial: Lorax Nome genérico: lorazepam APRESENTAÇÕES Lorax 1 mg ou 2 mg em embalagens contendo 30 comprimidos. VIA DE ADMINISTRAÇÃO: USO ORAL USO

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO GLUCOVET Solução injectável 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada ml de solução injectável contém: Substâncias activas

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO. Cada comprimido revestido contém 20 mg de Trimetazidina dicloridrato.

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO. Cada comprimido revestido contém 20 mg de Trimetazidina dicloridrato. RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO Trimetazidina Jaba 20 mg Comprimidos Revestidos 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada comprimido revestido contém 20 mg de Trimetazidina

Leia mais

Sedalgina. Drágea 30mg+300mg+30mg

Sedalgina. Drágea 30mg+300mg+30mg Sedalgina Drágea 30mg+300mg+30mg MODELO DE BULA COM INFORMAÇÕES AO PACIENTE Sedalgina mucato de isometepteno dipirona cafeína APRESENTAÇÕES Drágea 30mg+300mg+30mg Embalagens contendo 20, 30, 60, e 200

Leia mais

Tiaprida Generis é um neuroléptico indicado no tratamento de perturbações do comportamento.

Tiaprida Generis é um neuroléptico indicado no tratamento de perturbações do comportamento. Folheto informativo: Informação para o utilizador Tiaprida Generis 100 mg comprimidos Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém informação importante para

Leia mais

Forma farmacêutica e apresentação Xarope Embalagem contendo 100 ml com copo medida graduado.

Forma farmacêutica e apresentação Xarope Embalagem contendo 100 ml com copo medida graduado. Ultrafer ferro polimaltosado Forma farmacêutica e apresentação Xarope Embalagem contendo 100 ml com copo medida graduado. USO ADULTO E PEDIÁTRICO VIA ORAL Composição Cada ml de xarope contém: ferro polimaltosado...

Leia mais

Excipientes com efeito conhecido: cada comprimido contém 154 mg de lactose mono-hidratada.

Excipientes com efeito conhecido: cada comprimido contém 154 mg de lactose mono-hidratada. RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO Levonorgestrel Famy Care 1,5 mg Comprimidos 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada comprimido contém 1,5 mg de levonorgestrel. Excipientes

Leia mais

BULA DE NALDECON DOR COMPRIMIDOS

BULA DE NALDECON DOR COMPRIMIDOS BULA DE NALDECON DOR COMPRIMIDOS BRISTOL-MYERS SQUIBB NALDECON DOR paracetamol Dores em geral Febre Uma dose = 2 comprimidos FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÃO NALDECON DOR é apresentado em displays com

Leia mais

APROVADO EM 26-06-2007 INFARMED FOLHETO INFORMATIVO

APROVADO EM 26-06-2007 INFARMED FOLHETO INFORMATIVO FOLHETO INFORMATIVO Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler. Caso tenha dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico. Este medicamento

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO YODAFAR 200 microgramas comprimidos YODAFAR 300 microgramas comprimidos 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA YODAFAR 200 microgramas

Leia mais

Anexo A ACFOL CAZI QUIMICA FARMACÊUTICA IND. E COM. LTDA. Comprimidos e Solução Oral (gotas) 5 mg

Anexo A ACFOL CAZI QUIMICA FARMACÊUTICA IND. E COM. LTDA. Comprimidos e Solução Oral (gotas) 5 mg Anexo A ACFOL CAZI QUIMICA FARMACÊUTICA IND. E COM. LTDA Comprimidos e Solução Oral (gotas) 5 mg MODELO DE BULA (adequação à RDC n.º 47/09 Republicada em DOU 19/01/2010) INFORMAÇÕES AO PACIENTE ACFOL I

Leia mais

loratadina Laboratório Globo Ltda. Xarope 1 mg/ml

loratadina Laboratório Globo Ltda. Xarope 1 mg/ml loratadina Laboratório Globo Ltda. Xarope 1 mg/ml loratadina Medicamento genérico Lei nº 9.787, de 1999 FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÃO: loratadina xarope 1 mg/ml. Embalagem contendo 1 frasco de 100

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Becozyme, associação, xarope Associação Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente. Este medicamento pode ser adquirido sem

Leia mais

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 19 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO DOX 100 mg/g pó oral para bovinos, suínos e aves (frangos e perus) 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA

Leia mais

Folheto informativo: Informação para o utilizador. Taloxa 600 mg comprimidos Felbamato

Folheto informativo: Informação para o utilizador. Taloxa 600 mg comprimidos Felbamato Folheto informativo: Informação para o utilizador Taloxa 600 mg comprimidos Felbamato Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém informação importante para

Leia mais

loratadina Xarope 1mg/mL

loratadina Xarope 1mg/mL loratadina Xarope 1mg/mL MODELO DE BULA COM INFORMAÇÕES AO PACIENTE loratadina Medicamento genérico Lei nº 9.787, de 1999. APRESENTAÇÃO Xarope 1mg/mL Embalagem contendo 1 frasco com 100mL + copo-medida.

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Optiray 160 mg Iodo/ml, Solução injectável ou para perfusão

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Optiray 160 mg Iodo/ml, Solução injectável ou para perfusão FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Optiray 160 mg Iodo/ml, Solução injectável ou para perfusão Substância activa: Ioversol Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento.

Leia mais

População pediátrica A dose de manutenção é normalmente 100 a 150 microgramas por m2 de área de superfície corporal.

População pediátrica A dose de manutenção é normalmente 100 a 150 microgramas por m2 de área de superfície corporal. RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO Letter 0,1 mg comprimido 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada comprimido contém 0,1 mg de levotiroxina sódica Excipientes: 0,75

Leia mais

TEXTO DE BULA LORAX. Lorax 1 ou 2 mg em embalagens contendo 20 ou 30 comprimidos. Cada comprimido contém 1 ou 2 mg de lorazepam respectivamente.

TEXTO DE BULA LORAX. Lorax 1 ou 2 mg em embalagens contendo 20 ou 30 comprimidos. Cada comprimido contém 1 ou 2 mg de lorazepam respectivamente. TEXTO DE BULA LORAX I) IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Lorax lorazepam APRESENTAÇÕES Lorax 1 ou 2 mg em embalagens contendo 20 ou 30 comprimidos. Cada comprimido contém 1 ou 2 mg de lorazepam respectivamente.

Leia mais

Boehringer Ingelheim do Brasil Química e Farmacêutica Ltda. Comprimidos 40 mg e 80 mg

Boehringer Ingelheim do Brasil Química e Farmacêutica Ltda. Comprimidos 40 mg e 80 mg MICARDIS (telmisartana) Boehringer Ingelheim do Brasil Química e Farmacêutica Ltda. Comprimidos 40 mg e 80 mg Micardis telmisartana APRESENTAÇÕES Comprimidos de 40 mg e 80 mg: embalagens com 10 ou 30 comprimidos

Leia mais

HALOCUR 0,5 mg/ml solução oral PT 4

HALOCUR 0,5 mg/ml solução oral PT 4 ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO PRODUTO HALOCUR 0,5 mg/ml solução oral PT 4 1. DENOMINAÇÃO DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO HALOCUR 0.5 mg/ml solução oral 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA 2.1 Princípio(s)

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Maxilase 200 U.CEIP/ml Xarope Alfa - Amilase Leia atentamente este folheto antes de tomar utilizar este medicamento. - Conserve este folheto. Pode ter

Leia mais

FOLHETO EDUCACIONAL COM INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA IMPORTANTE SOBRE O TASIGNA DESTINADA AOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE

FOLHETO EDUCACIONAL COM INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA IMPORTANTE SOBRE O TASIGNA DESTINADA AOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE FOLHETO EDUCACIONAL COM INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA IMPORTANTE SOBRE O TASIGNA DESTINADA AOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE 1 INTRODUÇÃO O objetivo desta brochura é assegurar a seguinte informação aos profissionais

Leia mais

Zina. (dicloridrato de levocetirizina)

Zina. (dicloridrato de levocetirizina) Zina (dicloridrato de levocetirizina) Bula para paciente Comprimido revestido 5 mg Zina (dicloridrato de levocetirizina) MEDICAMENTO SIMILAR EQUIVALENTE AO MEDICAMENTO DE REFERÊNCIA Comprimido revestido

Leia mais

FLUISOLVAN. Geolab Indústria Farmacêutica S/A Xarope Adulto 6mg/mL Infantil 3mg/mL

FLUISOLVAN. Geolab Indústria Farmacêutica S/A Xarope Adulto 6mg/mL Infantil 3mg/mL FLUISOLVAN Geolab Indústria Farmacêutica S/A Xarope Adulto 6mg/mL Infantil 3mg/mL MODELO DE BULA PARA O PACIENTE Esta bula é continuamente atualizada. Favor proceder a sua leitura antes de utilizar o medicamento.

Leia mais

Vesanoid (tretinoína) Produtos Roche Químicos e Farmacêuticos S.A. Cápsula 10 mg

Vesanoid (tretinoína) Produtos Roche Químicos e Farmacêuticos S.A. Cápsula 10 mg Vesanoid (tretinoína) Produtos Roche Químicos e Farmacêuticos S.A. Cápsula 10 mg Vesanoid tretinoína Roche Antineoplásico APRESENTAÇÃO Cápsulas de 10 mg em caixa com frasco contendo 100 cápsulas. VIA ORAL

Leia mais

APRESENTAÇÕES Comprimidos. Cada comprimido contém 10 mg ou 20 mg de dicloridrato de manidipino. Caixas contendo 14 ou 28 comprimidos.

APRESENTAÇÕES Comprimidos. Cada comprimido contém 10 mg ou 20 mg de dicloridrato de manidipino. Caixas contendo 14 ou 28 comprimidos. IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Manivasc dicloridrato de manidipino APRESENTAÇÕES Comprimidos. Cada comprimido contém 10 mg ou 20 mg de dicloridrato de manidipino. Caixas contendo 14 ou 28 comprimidos. USO

Leia mais