VEÍCULO: TRIBUNA DO NORTE DATA: EDITORIA: NOTAS E COMENTÁRIOS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "VEÍCULO: TRIBUNA DO NORTE DATA: 17.07.13 EDITORIA: NOTAS E COMENTÁRIOS"

Transcrição

1 VEÍCULO: TRIBUNA DO NORTE DATA: EDITORIA: NOTAS E COMENTÁRIOS

2 VEÍCULO: BLOG DA ABELHINHA/ELIANA LIMA DATA: Motores do Desenvolvimento trará a Natal a presidente da Petrobras A 18ª edição do Seminário Motores do Desenvolvimento vai abordar, no dia 5 de agosto, A indústria e as ideias Sustentáveis, no auditório da FIERN, com palestras da presidente da Petrobras, Graça Foster, e da ministra do Meio Ambiente, Isabella Teixeira. E para esta edição, o Governo do Estado já acertou parceria, na audiência da governadora Rosalba Ciarlini com os organizadores do evento, nesta terça (16): Ricardo Alves (diretor desta Tribuna do Norte), Amaro Sales (FIERN), Marcelo Queiroz (Fecomercio), Renato Garcia (RG Salamanca Capital Investiments) e Fátima Ximenes (vice-reitora da UFRN). Mais notícias no Twitter da Abelhinha

3 VEÍCULO: ERIVAN JUSTINO DATA: ª EDIÇÃO DO SEMINÁRIO "MOTORES DO DESENVOLVIMENTO" TERÁ APOIO DO GOVERNO DO RN O evento será realizado no dia 05 de agosto, no auditório da FIERN e terá como palestrantes a ministra do Meio Ambiente, Isabella Teixeira e a presidente da Petrobrás, Maria das Graças Foster. O tema deste ano tem tudo a ver com o trabalho que o nosso Governo vem fazendo pelo Estado. Por isso, será muito gratificante participar dessas discussões que com certeza irão engrandecer o nosso conhecimento, afirmou Rosalba.

4 VEÍCULO: PONTO DE VISTA DATA: Governo do RN continua parceiro do Seminário Motores do Desenvolvimento Por mais um ano, o Governo do Estado continuará parceiro na realização do Seminário Motores do Desenvolvimento. O convite aconteceu ontem, durante uma reunião entre a governadora Rosalba Ciarlini e os organizadores: Ricardo Alves, diretor do jornal Tribuna do Norte; Amaro Sales, presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN); Marcelo Queiroz, diretor da Fecomercio; Renato Garcia, diretor da RG Salamanca Capital Investiments e Fátima Ximenez, vicereitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O evento, que acontece desde 2008, aborda e discute temas importantes para o desenvolvimento econômico do Rio Grande do Norte. Esta será a 18ª edição do seminário, que terá como tema A indústria e as ideias Sustentáveis. O evento será realizado no dia 05 de agosto, no auditório da FIERN e terá como palestrantes a ministra do Meio Ambiente, Isabella Teixeira e a presidente da Petrobrás, Maria das Graças Foster. Rosalba agradeceu o convite e garantiu o apoio do RN em mais uma edição do Seminário Motores do Desenvolvimento. O tema deste ano tem tudo a ver com o trabalho que o nosso Governo vem fazendo pelo Estado. Por isso, será muito gratificante participar dessas discussões que com certeza irão engrandecer o nosso conhecimento, afirmou Rosalba.

5 VEÍCULO: MARCOS DANTAS DATA: Seminário Motores do Desenvolvimento terá apoio do Governo do Estado O evento acontece desde 2008 e aborda temas para o desenvolvimento econômico Por mais um ano, o Governo do Estado será parceiro na realização do Seminário Motores do Desenvolvimento. O convite aconteceu nesta manhã, durante uma reunião entre a governadora Rosalba Ciarlini e os organizadores: Ricardo Alves, diretor do jornal Tribuna do Norte; Amaro Sales, presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN); Marcelo Queiroz, diretor da Fecomercio; Renato Garcia, diretor da RG Salamanca Capital Investiments e Fátima Ximenez, vicereitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O evento, que acontece desde 2008, aborda e discute temas importantes para o desenvolvimento econômico do Rio Grande do Norte. Esta será a 18ª edição do seminário, que terá como tema A indústria e as ideias Sustentáveis. O evento será realizado no dia 05 de agosto, no auditório da FIERN e terá como palestrantes a ministra do Meio Ambiente, Isabella Teixeira e a presidente da Petrobrás, Maria das Graças Foster.

6 VEÍCULO: LAURITA ARRUDA DATA: Graça Foster e Ministra Izabela no Motores do Desenvolvimento A 18ª edição do Motores do Desenvolvimento no próximo dia 05 de agosto vai tratar A indústria e as ideias Sustentáveis. A Governadora Rosalba Ciarlini confirmou parceria hoje com Ricardo Alves, da Tribuna do Norte, Marcelo Queiroz, da Fecomércio e Amaro sales, da Fiern. Como palestrantes a ministra do Meio Ambiente, Isabella Teixeira e a presidente da Petrobrás, Maria das Graças Foster.

7 VEÍCULO: ROBSON PIRES DATA: ª edição do Seminário Motores do Desenvolvimento terá apoio do Governo do RN Por mais um ano, o Governo do Estado será parceiro na realização do Seminário Motores do Desenvolvimento. O convite aconteceu nesta manhã, durante uma reunião entre a governadora Rosalba Ciarlini e os organizadores: Ricardo Alves, diretor do jornal Tribuna do Norte; Amaro Sales, presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN); Marcelo Queiroz, diretor da Fecomercio; Renato Garcia, diretor da RG Salamanca Capital Investiments e Fátima Ximenez, vicereitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O evento, que acontece desde 2008, aborda e discute temas importantes para o desenvolvimento econômico do Rio Grande do Norte. Esta será a 18ª edição do seminário, que terá como tema A indústria e as ideias Sustentáveis. O evento será realizado no dia 05 de agosto, no auditório da FIERN e terá como palestrantes a ministra do Meio Ambiente, Isabella Teixeira e a presidente da Petrobrás, Maria das Graças Foster. Rosalba agradeceu o convite e garantiu o apoio do RN em mais uma edição do Seminário Motores do Desenvolvimento. O tema deste ano tem tudo a ver com o trabalho que o nosso Governo vem fazendo pelo Estado. Por isso, será muito gratificante participar dessas discussões que com certeza irão engrandecer o nosso conhecimento, afirmou

8 VEÍCULO: JORNAL DE HOJE DATA: EDITORIA: POLITICA

9 VEÍCULO: JORNAL DE HOJE DATA: EDITORIA: ECONOMIA

10 VEÍCULO: CRISTINA LIRA DATA: Secretaria de Turismo de Natal conhece projetos da Acciona Agua O secretário de Turismo de Natal (Seturde), Fernando Bezerril recebeu hoje, em seu gabinete, o diretor comercial da multinacional Acciona Agua, Federico Jorge Lagreca que atua no setor de abastecimento e saneamento ambiental, além de energia eólica, em todo mundo. O grupo tem a matriz na Espanha e divisão internacional em São Paulo. O diretor da Acciona Agua, Federico Lagreca conheceu os projetos das Marinas projetada ao lado do Forte dos Reis Magos e da Via Costeira na área próximo ao Instituto de Biologia Marinha da UFRN e do Hotel Escola Barreira Roxa, além da mini Marina na Zona Norte, no local de desembarque da antiga balsa que fazia o trajeto entre o bairro de Santos Reis e a praia da Redinha com explanação feita pelo secretário Fernando Bezerril. O secretário colocou à disposição do diretor da Acciona Agua qualquer outra informação adicional ou consulta sobre a possibilidade de investimentos em Natal. O chefe de gabinete da Seturde e engenheiro ambiental, Marcelo Alvim conduziu Federico Lagreca para conhecer os locais escolhidos para abrigar as Marinas em estudos.

11 VEÍCULO: GAZETA DO OESTE DATA: EDITORIA: CIDADES

12 VEÍCULO: O MOSSOROENSE DATA: EDITORIA: GERAIS

13 VEÍCULO: O MOSSOROENSE DATA: EDITORIA: OPINIÃO

14 VEÍCULO: JORNAL DE FATO DATA: EDITORIA: LISBOA BATISTA

15 VEÍCULO: JORNAL DE HOJE DATA: EDITORIA: ÉRIKA NESI

16 VEÍCULO: ROBSON PIRES DATA: Prefeitura de Jucurutu realiza inscrições em cursos profissionalizantes A equipe do SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) esteve em Jucurutu no inicio do mês e em reunião com Francisca Fabiana, secretária Municipal de Assistência Social, fechou a realização de mais seis cursos profissionalizantes para o município. Durante a manhã desta segunda-feira (15), a Casa das Famílias (CRAS) esteve lotada. Jucurutuenses, entre homens e mulheres buscavam confirmar suas vagas nos novos cursos, que mais uma vez serão ministrados por profissionais do SENAC por meio do PRONATEC (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), em um pacote que soma trinta cursos para a cidade. PRONATEC teve a adesão do município pela Secretaria Municipal de Assistência Social. Os cursos que tiveram inscrições abertas e já concluídas são: garçom (duas turmas de 25 alunos), recepcionista (uma turma com 25 alunos), auxiliar pessoal (uma turma de 25 alunos), cuidador de idoso (uma turma de 25 alunos), monitor de recreação (um turma com 25 alunos) e eletricista (duas turmas com 16 alunos). O inicio das aulas está confirmado para 05 de agosto, com exceção do curso de Eletricista que ainda terá a data definida. Este ano em Jucurutu cinco cursos já foram concluídos: auxiliar administrativo, auxiliar de cozinha, agente de alimentação, manicure pedicure e vendedor. As capacitações além de tornar os alunos profissionais, dão direito a auxílio financeiro durante o período dos cursos.

17 VEÍCULO: TRIBUNA DO NORTE DATA: EDITORIA: CADERNO ENEM

18 VEÍCULO: GAZETA DO OESTE DATA: EDITORIA: MOSSORÓ

19 VEÍCULO: ERIVAN FRANÇA DATA: º ENCONTRO NACIONAL DE DANÇA CONTEMPORÂNEA SERÁ ABERTO OFICIALMENTE DIA 25 DE JULHO O Encontro Nacional de Dança Contemporânea, que este ano terá sua quinta edição, será realizado de 25 de julho a 03 de agosto, em Natal. Através do incentivo da Funarte (Projeto contemplado com o Prêmio Funarte Petrobrás de Dança Klauss Vianna 2012), Prefeitura Municipal de Natal e o Programa Djalma, o 5º Encontro Nacional de Dança Contemporânea, sob a coordenação geral de Diana Fontes, contará com atrações nacionais e expoentes da dança. A abertura acontecerá dia 25 de julho, às 21h, no Teatro Riachuelo, contará com um grande espetáculo da Focus Cia. De Dança (RJ) As Canções Que Você Dançou Pra Mim - Um sucesso de crítica e público, dirigido e coreografado por Alex Neoral, embalado por um grande "pot-pourri" com 72 canções interpretadas pelo cantor e compositor Roberto Carlos. O Festival que vem se consolidando com apenas 04 edições já realizadas e mais de 120 ações, entre apresentações, palestras, oficinas e lançamentos literários, este ano, conta com atrações e expoentes da dança como a Focus Cia. de Dança (RJ), Dudude Herrmann (MG), Movasse (MG), Edson Beserra (DF), Cia. Fragmento de Dança (SP), Alysson Amâncio Cia. de Dança (CE), Otávio Bastos (PE), Lamira Cia. De Artes Cênicas (TO), Sem Censura Cia. de Dança (PB), além de companhias locais, a Mostra Ibero-Americana de Vídeo Dança com Sofia Orihuela (Bolívia) e, o Dimenti (BA) e o Coletivo Construções Compartilhadas (BA), em parceria com o SESC.

20 O Encontro acontecerá em Natal/RN, em espaços cênicos, praças e shoppings, como o Teatro Riachuelo, Teatro Alberto Maranhão, Casa Da Ribeira, Parque das Dunas, além de ruas da cidade, em uma programação completa de oficinas e espetáculos gratuitos, exceto a abertura oficial, mediante a doação voluntária de alimentos não perecíveis a serem destinados ao Programa Mesa Brasil SESC. O 5º Encontro Nacional de Dança Contemporânea pretende criar uma intimidade desse segmento artístico para aproximar não apenas os praticantes da dança, mas fundamentalmente à plateia, nossos maiores parceiros na construção desse pensamento. A programação completa de oficinas e espetáculos é gratuita* ou mediante a doação de alimento não perecível, a ser destinado ao Programa Mesa Brasil SESC. Os ingressos podem ser retirados na bilheteria do teatro a partir das 14h do dia de cada apresentação. Para as oficinas, é necessário realizar a inscrição gratuita. Informações disponíveis no site

21 NOTICIAS DE INTERESSE VEÍCULO: TRIBUNA DO NORTE DATA: EDITORIA: POLITICA Prefeitos do RN enfrentam pior início de mandato Os prefeitos eleitos e reeleitos no ano passado no Rio Grande do Norte estão enfrentando o pior início de governo dos últimos tempos. As dificuldades passam por várias vertentes. Vão dos repasses do Fundo de Participação e do Imposto sobre Circulação de Mercadorias (ICMS) a problemas provocados pela alta de preços e reajustes do vencimento do funcionalismo. O aumento do salário mínimo acima da inflação e a correção do piso nacional dos professores também criaram problemas para as prefeituras. A combinação desses dois fatores queda de arrecadação e aumento de salários colocou as administrações a um passo do limite imposto pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Júnior Santos Germano: esforço para equilibrar finanças. Maurício: preocupação com limite prudencial. Em Natal e Parnamirim, os prefeitos Carlos Eduardo e Maurício Marques adiaram para o próximo ano os reajustes dos cargos comissionados. Em Parnamirim os valores estão congelados desde 2009; em Natal, o prefeito admite fazer uma revisão a partir de outubro para corrigir distorções, mas os cargos de primeiro escalão terão de esperar até Apesar das dificuldades que obrigam alguns gestores a adiar projetos de mobilidade urbana, de andarem no fio da navalha, os prefeitos fazem uma avaliação positiva dos primeiros seis meses de mandato. Fizemos um planejamento para sobreviver diante da queda de arrecadação, diz o prefeito de Parnamirim, Maurício Marques dos Santos. Estamos colocando a cidade em ordem, complementa o prefeito Carlos Eduardo, lembrando que pegou uma herança maldita e que teve de concentrar os esforços na limpeza da cidade, na recuperação das vias públicas e no

22 pagamento de atrasados. Estamos conseguindo manter o equilíbrio, disse o prefeito Roberto Germano, de Caicó, que admite ter realizado um governo aquém de suas expectativas. Terceira maior cidade do Rio Grande do Norte, Parnamirim recebeu nos seis primeiros meses deste ano, bruto, sem os descontos da Educação e Saúde, R$ 36,9 milhões do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), aumento nominal de 8,9% - e real de apenas 2,4% - em relação aos primeiros seis meses do ano passado. O reajuste do salário mínimo foi de 9%. Para manter-se abaixo do limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal, o prefeito Maurício Marques retardou a nomeação de cargos do segundo escalão, que ainda não estão completos em sua totalidade. Hoje, a prefeitura enfrenta duas greve. Uma na Educação, que atinge menos de 20% dos professores, e outra na Maternidade Divino Amor, que prejudica o atendimento. Os servidores da saúde cobram a implantação do plano de cargos e um reajuste de 100% nas gratificações. Maurício disse que apensar das dificuldades, foi possível concluir o saneamento no Centro, Passagem de Areia, Rosa dos Ventos e Santa Tereza. As obras no bairro Boa Esperança estão quase concluídas e a pavimentação de 42 ruas em Cajupiranga também foram citadas pelo prefeito da Cidade. De acordo com Maurício Marques, o planejamento financeiro em Parnamirim oportunizou também a conclusão de uma escola e duas unidades de ensino infantil. Na área da saúde, destacou o prefeito, existem atualmente 22 unidades básicas no município funcionando, além das maternidades, 42 PSFs, 32 clínicas terceirizadas e laboratórios que produzem mensalmente 26 mil exames. A UPA de Rosa dos Ventos funciona com recursos próprios, observou. Prefeito de Caicó admite que dívidas travam gestão O prefeito de Caicó Roberto Germano (PMDB) avaliou que os primeiros 200 dias de gestão ficaram aquém da sua expectativa. Ele citou as dívidas deixadas pela gestão passada, de Bibi Costa (PR), como o principal entrave para alavancar o trabalho na nova administração. Germano disse que herdou R$ 24 milhões em dívidas, das quais R$ 12 milhões precisavam ser saldadas a curto e médio prazo. Encontrei a prefeitura com mais dificuldades do que esperava, era uma situação pior do que imaginava, realmente, não estamos do que jeito que eu queria, disse o prefeito, que ontem cumpriu agenda administrativa em Brasília. Ele afirmou que os primeiros 200 dias foram dedicados a equilibrar as finanças, manter o salário do servidor em dia, pagar os salários atrasados da educação. Estamos conseguindo manter o equilíbrio, ressaltou. Questionado sobre a área onde não ocorreu o avanço esperado ele citou a saúde.

23 Mas lembrou que no prazo de 30 dias a Prefeitura de Caicó assumirá a gestão do Hospital do Seridó, conforme determinou a decisão judicial. No Hospital do Seridó nós (a Prefeitura) já pagávamos a parte da pediatria e a obstetrícia era paga pelo Governo. Espero que ele (o governo do Estado) continue mantendo o convênio, destacou Roberto Germano, lembrando que pela decisão judicial o prazo é de seis meses para criar os cargos no hospital e de dois anos para fazer concurso público também para unidade de saúde. Mossoró tem altos e baixos, avalia vereador aliado Durante dois dias, a TN procurou falar com a prefeita de Mossoró, Cláudia Regina (DEM). No primeiro, a assessoria alegou dificuldades para atender ao pleito e assumiu o compromisso de responder as perguntas no dia seguinte. Ontem, o jornal voltou a tentar contato com a prefeita, sem sucesso. Mossoró é a segunda maior cidade do RN. Nestes primeiros meses, a administração municipal teve altos e baixos, segundo avaliação do vereador Genival Vale, do PR, partido da base aliada da prefeita. Como positivo nos primeiros 200 dias, Genivan citou as ações de enfrentamento da seca, que levaram a prefeita a remanejar R$ 5 milhões para perfurar poços. Foi uma ação interessante e de rapidez, disse ele, lembrando, no entanto, que a gestão Cláudia Regina não mostrou uma marca própria. Para mim a administração continua convencional. A gente sabe que ela tem capacidade e conhecimento para fazer muito mais, destacou o vereador. Ele ressaltou ainda que a gestão está com pagamento atrasado dos funcionários terceirizados. Até ontem a Prefeitura não havia pago os salários referentes ao mês de junho, que deveriam ter sido creditados desde o início do mês. O vereador do PR chamou atenção que a rede pública municipal de saúde mantém as mesmas carências de falta de medicamento. Genivan lembrou ainda que a administração municipal contratou a consultoria Falconi para elaborar um novo modelo de gestão. Mas até agora ninguém conhece esse relatório, diz ele.

24 VEÍCULO: TRIBUNA DO NORTE DATA: EDITORIA: POLITICA Votação dos royalties do petróleo fica para agosto Brasília (ABr) - Os líderes partidários da Câmara dos Deputados não chegaram a um acordo sobre o projeto de lei que distribui os recursos do royalties do petróleo para educação e saúde e a votação só será retomada depois de agosto. Na semana passada, os deputados rejeitaram praticamente todo texto aprovado pelo Senado mas, por falta de acordo, a votação foi encerrada quando ainda restavam cinco destaques a serem analisados. J. Batista Presidente da Câmara dos Deputados, Henrique afirma que hora é de cautela, paciência e responsabilidade dos parlamentares Se os destaques fossem aprovados, pontos do texto aprovado pelos senadores poderiam ser retomados à proposta. De acordo com o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), a decisão de adiar a votação foi tomada para aprimorar a proposta e evitar vetos. Acho que era uma coisa que esta Casa deveria finalizar hoje. Mas não adianta fazer uma reunião, convocar se não há o entendimento. É uma matéria muito importante, complexa, o Senado mudou pontos essenciais e a Câmara quer discutir melhor porque é um texto que será finalizado. A partir de agora, todos sabem, qualquer veto que qualquer matéria venha sofrer, o veto volta para apreciação da Casa.

25 Temos que ter muita responsabilidade na hora de finalizar o projeto. É hora de paciência, cautela e responsabilidade, disse o presidente. O líder do PT na Câmara, José Guimarães (CE), também defendeu mais diálogo em torno do projeto. Ficou para agosto para aprofundarmos mais o debate, disse Guimarães à Agência Brasil. O principal impasse em relação ao texto está no uso dos recursos do Fundo Social. O governo defende a aplicação obrigatória de 50% dos rendimentos do fundo em saúde e educação, já a oposição e alguns deputados da base aliada reivindicam que metade das verbas totais do fundo seja investida nos setores. Pelo texto aprovado nas duas Casas, a divisão será 75% dos recursos dos royalties do petróleo para a educação pública e 25% para a saúde. O governo queria que todos os recursos fossem destinados à educação. O texto aprovado estabelece que será obrigatória a aplicação dos royalties na educação e na saúde pela União, pelos estados e municípios. Pressão dos aliados embola a votação da LDO Brasília (AE) - O recesso parlamentar começou ontem sem que fosse votada a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Não houve consenso entre os parlamentares para a votação. Também a votação do projeto que destina royalties do petróleo para a educação e a saúde foi adiada. Até a base aliada faz pressão ao governo. Aliados defenderam que a votação da LDO fique atrelada à apreciação do orçamento impositivo, ou seja, à proposta de emenda constitucional que obriga o governo a liberar automaticamente as verbas de emendas parlamentares. O governo Dilma Rousseff é frontalmente contrário à obrigatoriedade de liberação de recursos. O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), marcou a votação da PEC do orçamento impositivo no dia 6 de agosto na comissão mista e, um dia depois, no plenário da Casa. Alves evitou usar o termo recesso branco para a antecipação da folga dos parlamentares e destacou que a Comissão Mista de Orçamento continuará a funcionar no mês de julho. É hora de paciência, cautela e, sobretudo, responsabilidade em cada votação desta Casa.

26 VEÍCULO: JORNAL DE HOJE DATA: EDITORIA: POLITICA

27 VEÍCULO: JORNAL DE HOJE DATA: EDITORIA: CIDADES

28 VEÍCULO: GAZETA DO OESTE DATA: EDITORIA: POLITICA

29 VEÍCULO: GAZETA DO OESTE DATA: EDITORIA: POLITICA

30 VEÍCULO: TRIBUNA DO NORTE DATA: EDITORIA: NOTAS E COMENTÁRIOS

31 VEÍCULO: NOVO JORNAL DATA: EDITORIA:RODA VIVA

32

33 VEÍCULO: NOVO JORNAL DATA: EDITORIA:EDITORIAL

34 VEÍCULO: NOVO JORNAL DATA: EDITORIA:ECONOMIA

35

36 VEÍCULO: TRIBUNA DO NORTE DATA: EDITORIA:NATAL Movimento Revolta do Busão marca ato para sexta O movimento Revolta do Busão programou um novo ato oficial para esta sextafeira (19). A manifestação tem início previsto para as 16h, com concentração nas proximidades do shopping Via Direta, às margens da BR101. O protesto retoma as reivindicações do grupo sobre transporte público na cidade de Natal, pedidas desde o ano passado. Neste novo ato, os representantes da Revolta do Busão descreveram uma necessidade de continuar a buscar melhorias para a capital potiguar. O grupo reafirma problemas no transporte público natalense, reclamando de veículos sucateados, motoristas acumulando funções, ausência de linhas de ônibus e paradas destruídas. Além do preço da tarifa, atualmente em R$ 2,20. Durante as últimas manifestações, o comércio fechou e as linhas de ônibus foram reduzidas ou recolhidas pelas empresas às garagens como forma de se prevenir contra possíveis agressões de grupos de vândalos que agem paralelamente às manifestações. A Policia Militar ainda não se pronunciou sobre como vai atuar nesta nova passeata. O trajeto do protesto ainda não foi divulgado pelos organizadores. Entretanto, nos últimos atos realizados pelo movimento, os manifestantes caminharam em direção às proximidades do shopping Midway Mall, entre as avenidas Salgado Filho e Bernardo Vieira. Além deste, outro ato está marcado para esta segunda-feira (22), na Câmara Municipal, entre a avenida Campos Sales e a rua Jundiaí, no bairro Tirol. Os últimos protestos na capital levaram cerca de 15 mil e 10 mil pessoas às ruas, nos dias 20 e 28 respectivamente.

37 VEÍCULO: JORNAL DE FATO DATA: EDITORIA: ESTADO

38 VEÍCULO: TRIBUNA DO NORTE DATA: EDITORIA:ECONOMIA

39 VEÍCULO: TRIBUNA DO NORTE DATA: EDITORIA:NEGÓCIOS E FINANÇAS

40 VEÍCULO: NOVO JORNAL DATA: EDITORIA:CIDADES

41

42

43 VEÍCULO: TRIBUNA DO NORTE DATA: EDITORIA:ELIANA LIMA

44 VEÍCULO: JORNAL DE FATO DATA: EDITORIA: OPINIÃO

45 VEÍCULO: JORNAL DE FATO DATA: EDITORIA: OPINIÃO

46 VEÍCULO: GAZETA DO OESTE DATA: EDITORIA: GILBERTO SOUZA

47 VEÍCULO: O MOSSOROENSE DATA: EDITORIA: NOTA DA REDAÇÃO

48 VEÍCULO: NOVO JORNAL DATA: EDITORIA:MARCOS SADE PAULA

49 VEÍCULO: JORNAL DE HOJE DATA: EDITORIA: MARCOS AURELIO DE SÁ

50 VEÍCULO: JORNAL DE HOJE DATA: EDITORIA: MARCOS AURELIO DE SÁ

51 VEÍCULO: O MOSSOROENSE DATA: EDITORIA: NOTA DA REDAÇÃO

FECOMÉRCIO VEÍCULO: GAZETA DO OESTE DATA: 17.05.15 EDITORIA: LITZ MADRUGA

FECOMÉRCIO VEÍCULO: GAZETA DO OESTE DATA: 17.05.15 EDITORIA: LITZ MADRUGA FECOMÉRCIO VEÍCULO: GAZETA DO OESTE DATA: 17.05.15 EDITORIA: LITZ MADRUGA Classificação: Positiva VEÍCULO: SUÉBSTER NERI DATA: 17.05.15 Inscrições abertas para cursos gratuitos de junho do Sesc RN Começam

Leia mais

FECOMÉRCIO VEÍCULO: NOVO JORNAL DATA: 08.01.15 EDITORIA: RODA VIVA. Classificação: Positiva

FECOMÉRCIO VEÍCULO: NOVO JORNAL DATA: 08.01.15 EDITORIA: RODA VIVA. Classificação: Positiva FECOMÉRCIO VEÍCULO: NOVO JORNAL DATA: 08.01.15 EDITORIA: RODA VIVA Classificação: Positiva VEÍCULO: GAZETA DO OESTE DATA: 08.01.15 EDITORIA: OPINIÃO Classificação: Positiva VEÍCULO: O MOSSOROENSE DATA:

Leia mais

FECOMÉRCIO VEÍCULO: JORNAL DE HOJE DATA: 12.03.15 EDITORIA: CAPA E MARCOS AURÉLIO DE SÁ

FECOMÉRCIO VEÍCULO: JORNAL DE HOJE DATA: 12.03.15 EDITORIA: CAPA E MARCOS AURÉLIO DE SÁ FECOMÉRCIO VEÍCULO: JORNAL DE HOJE DATA: 12.03.15 EDITORIA: CAPA E MARCOS AURÉLIO DE SÁ Classificação: Positiva VEÍCULO: NOVO JORNAL DATA: 13.03.15 EDITORIA: FLASHES DO SERIDÓ Classificação: Positiva VEÍCULO:

Leia mais

Modelo concede flexibilidade a hospitais públicos

Modelo concede flexibilidade a hospitais públicos Modelo concede flexibilidade a hospitais públicos Servidores continuariam a ser admitidos por concurso, mas passariam a ser regidos pela CLT, por exemplo Karine Rodrigues, RIO O Estado de S. Paulo, 31

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 40 Discurso na solenidade de sanção

Leia mais

FECOMÉRCIO VEÍCULO: TRIBUNA DO NORTE DATA: 02.06.15 EDITORIA: CAPA E ECONOMIA

FECOMÉRCIO VEÍCULO: TRIBUNA DO NORTE DATA: 02.06.15 EDITORIA: CAPA E ECONOMIA FECOMÉRCIO VEÍCULO: TRIBUNA DO NORTE DATA: 02.06.15 EDITORIA: CAPA E ECONOMIA Classificação: Positiva VEÍCULO: PONTO DE VISTA ONLINE DATA: 01.06.15 Motores do Desenvolvimento discutirá Perspectivas e

Leia mais

difusão de idéias QUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL Um processo aberto, um conceito em construção

difusão de idéias QUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL Um processo aberto, um conceito em construção Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias janeiro/2007 página 1 QUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL Um processo aberto, um conceito em construção Maria Lucia Machado e Maria Malta Campos: Na maioria dos países

Leia mais

FECOMÉRCIO VEÍCULO: TRIBUNA DO NORTE DATA: 29.04.15 EDITORIA: NOTAS E COMENTÁRIOS. Classificação: Positiva

FECOMÉRCIO VEÍCULO: TRIBUNA DO NORTE DATA: 29.04.15 EDITORIA: NOTAS E COMENTÁRIOS. Classificação: Positiva FECOMÉRCIO VEÍCULO: TRIBUNA DO NORTE DATA: 29.04.15 EDITORIA: NOTAS E COMENTÁRIOS Classificação: Positiva VEÍCULO: JORNAL DE HOJE DATA: 28.04.15 EDITORIA: CIDADES Classificação: Positiva VEÍCULO: GAZETA

Leia mais

Pimenta no olho, e nada de reajuste salarial

Pimenta no olho, e nada de reajuste salarial Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário Federal do Estado de Mato Grosso BOLETIM SEMANAL De 20 a 24 de outubro de 2014 Pimenta no olho, e nada de reajuste salarial O diretor do SINDIJUFE-MT Pedro

Leia mais

FECOMÉRCIO VEÍCULO: TRIBUNA DO NORTE DATA: 10.11.15 EDITORIA: CAPA E ESPECIAL

FECOMÉRCIO VEÍCULO: TRIBUNA DO NORTE DATA: 10.11.15 EDITORIA: CAPA E ESPECIAL FECOMÉRCIO VEÍCULO: TRIBUNA DO NORTE DATA: 10.11.15 EDITORIA: CAPA E ESPECIAL VEÍCULO: TRIBUNA DO NORTE DATA: 10.11.15 COMENTÁRIOS EDITORIA: NOTAS E VEÍCULO: PORTAL NO AR/BLOG FATOR RRH DATA: 09.11.15

Leia mais

Desafios de um prefeito: promessas de campanha e a Lei de Responsabilidade Fiscal 1

Desafios de um prefeito: promessas de campanha e a Lei de Responsabilidade Fiscal 1 Desafios de um prefeito: promessas de campanha e a Lei de Responsabilidade Fiscal 1 Elaborado por Leandro Felipe (2014) Contém nota pedagógica Introdução O objetivo principal deste caso é ajudar o Prefeito

Leia mais

Meio: Jornal EmTempo. Editoria: Economia Caderno: - Data: 21/12/15

Meio: Jornal EmTempo. Editoria: Economia Caderno: - Data: 21/12/15 Meio: Jornal EmTempo Editoria: Economia Caderno: - Data: 21/12/15 Meio: Diário do Amazonas Editoria: Economia Caderno: - Data: 17/12/15 Meio: Maskate Editoria: Economia Caderno: - Data: 18/12/15 Meio:

Leia mais

Itaúna, 12 de julho de 2013. O presidente da AMM, Prefeito de Barbacena Antônio Carlos Andrada

Itaúna, 12 de julho de 2013. O presidente da AMM, Prefeito de Barbacena Antônio Carlos Andrada FIEMG Regional oferece Curso de Gestão Comercial para empresas A FIEMG Regional Centro- Oeste inova mais uma vez ao oferecer ao mercado o curso Gestão Comercial. O curso terá início no dia 25 de Julho,

Leia mais

22/05/2006. Discurso do Presidente da República

22/05/2006. Discurso do Presidente da República , Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia de assinatura de protocolos de intenções no âmbito do Programa Saneamento para Todos Palácio do Planalto, 22 de maio de 2006 Primeiro, os números que estão no

Leia mais

terça-feira, 28 de julho de 2015 Assembleia: Fecomércio/RN realizará reunião ordinária dia 07 de agosto em Mossoró

terça-feira, 28 de julho de 2015 Assembleia: Fecomércio/RN realizará reunião ordinária dia 07 de agosto em Mossoró VEÍCULO: BLOG PAUTA ABERTA DATA: 28.07.15 EDITORIA: ECONOMIA terça-feira, 28 de julho de 2015 Assembleia: Fecomércio/RN realizará reunião ordinária dia 07 de agosto em Mossoró Foto: Reprodução Presidente

Leia mais

VEÍCULO: GAZETA DO OESTE DATA: 24.06.15

VEÍCULO: GAZETA DO OESTE DATA: 24.06.15 VEÍCULO: GAZETA DO OESTE DATA: 24.06.15 EDITORIA:CIDADES Classificação: Interesse VEÍCULO: BLOG KALLYNA KELLY DATA: 23.06.15 Proposta para proibição de veículos de tração animal será apresentada nesta

Leia mais

Tarifa aumentará antes da licitação Ter, 16 de Junho de 2015 07:47

Tarifa aumentará antes da licitação Ter, 16 de Junho de 2015 07:47 A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) concederá o reajuste da tarifa de ônibus de Natal antes de finalizar o processo da licitação dos transportes. A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana

Leia mais

(1º/8), a partir das 14 horas, quando serão reiniciados dos trabalhos legislativos. Vamos levar esse debate aos parlamentares para que eles se

(1º/8), a partir das 14 horas, quando serão reiniciados dos trabalhos legislativos. Vamos levar esse debate aos parlamentares para que eles se Defesa do Iaserj marcou ato público de médicos em Copacabana no domingo A luta por salários e condições dignas de trabalho para os médicos e demais servidores profissionais da rede pública de saúde, o

Leia mais

2012 RELATÓRIO DE ATIVIDADES

2012 RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2012 RELATÓRIO DE ATIVIDADES Instituto Lojas Renner Instituto Lojas Renner Inserção de mulheres no mercado de trabalho, desenvolvimento da comunidade e formação de jovens fazem parte da história do Instituto.

Leia mais

Empresas não cumprem metas de limpeza de rua em São Paulo

Empresas não cumprem metas de limpeza de rua em São Paulo Clipping 14/12 1 Empresas não cumprem metas de limpeza de rua em São Paulo EVANDROS PINELLI DE SÃO PAULO Contratadas para manter a cidade limpa e evitar o agravamento das enchentes em São Paulo com bocas

Leia mais

AVALIAÇÃO DO GOVERNO DESEMPENHO PESSOAL DA PRESIDENTE

AVALIAÇÃO DO GOVERNO DESEMPENHO PESSOAL DA PRESIDENTE Resultados da 127ª Pesquisa CNT/MDA Brasília, 23/03/2015 A 127ª Pesquisa CNT/MDA, realizada de 16 a 19 de março de 2015 e divulgada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), mostra a avaliação dos

Leia mais

A INSTITUIÇÃO TESOURO ESTADUAL EM TEMPO DE AMEAÇAS ÀS FINANÇAS CAPIXABAS*

A INSTITUIÇÃO TESOURO ESTADUAL EM TEMPO DE AMEAÇAS ÀS FINANÇAS CAPIXABAS* A INSTITUIÇÃO TESOURO ESTADUAL EM TEMPO DE AMEAÇAS ÀS FINANÇAS CAPIXABAS* Marcos Bragatto O sucesso da gestão de qualquer instituição se fundamenta na eficiência do desempenho do tripé métodos, meios e

Leia mais

Felipe Oliveira, JPMorgan:

Felipe Oliveira, JPMorgan: Felipe Oliveira, JPMorgan: Bom dia a todos. Minha pergunta é em relação ao nível de despesa operacional, se você acredita conseguir, ao longo dos próximos trimestres, capturar no seu resultado operacional

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 24 Discurso na solenidade de entrega

Leia mais

O que é Programa Rio: Trabalho e Empreendedorismo da Mulher? Quais suas estratégias e ações? Quantas instituições participam da iniciativa?

O que é Programa Rio: Trabalho e Empreendedorismo da Mulher? Quais suas estratégias e ações? Quantas instituições participam da iniciativa? Destaque: Somos, nós mulheres, tradicionalmente responsáveis pelas ações de reprodução da vida no espaço doméstico e a partir da última metade do século passado estamos cada vez mais inseridas diretamente

Leia mais

Fecomércio RN é destaque em publicação nacional da CNC

Fecomércio RN é destaque em publicação nacional da CNC VEÍCULO: BLOG DO FM/FLAVIO MARINHO DATA: 27.05.16 Fecomércio RN é destaque em publicação nacional da CNC 30 de maio de 2016 @ 22:55/0 Comentários/ A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do

Leia mais

18/11/2005. Discurso do Presidente da República

18/11/2005. Discurso do Presidente da República Discurso do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia de entrega de certificado para os primeiros participantes do programa Escolas-Irmãs Palácio do Planalto, 18 de novembro de 2005

Leia mais

FECOMÉRCIO VEÍCULO: GAZETA DO OESTE DATA: 02.07.15 EDITORIA: RODRIGO LOUREIRO. Classificação: Positiva

FECOMÉRCIO VEÍCULO: GAZETA DO OESTE DATA: 02.07.15 EDITORIA: RODRIGO LOUREIRO. Classificação: Positiva FECOMÉRCIO VEÍCULO: GAZETA DO OESTE DATA: 02.07.15 EDITORIA: RODRIGO LOUREIRO Classificação: Positiva VEÍCULO: TRIBUNA DO NORTE DATA: 02.07.15 EDITORIA: NATAL Classificação: Positiva VEÍCULO: TRIBUNA DE

Leia mais

Exclusivo: Secretária de Gestão do MPOG fala sobre expectativas do Governo Dilma

Exclusivo: Secretária de Gestão do MPOG fala sobre expectativas do Governo Dilma Exclusivo: Secretária de Gestão do MPOG fala sobre expectativas do Governo Dilma Entrevista, Ministério do Planejamento domingo, 6 de novembro de 2011 Carlos Bafutto O SOS Concurseiro discutiu, com exclusividade,

Leia mais

FECOMÉRCIO VEÍCULO: NOVO JORNAL DATA: 28.04.15 EDITORIA: CULTURA

FECOMÉRCIO VEÍCULO: NOVO JORNAL DATA: 28.04.15 EDITORIA: CULTURA FECOMÉRCIO VEÍCULO: NOVO JORNAL DATA: 28.04.15 EDITORIA: CULTURA Classificação: Positiva VEÍCULO: TRIBUNA DO NORTE DATA: 28.04.15 EDITORIA: NEGÓCIOS E FINANÇAS VEÍCULO: PORTAL MERCADO ABERTO DATA: 27.04.15

Leia mais

A perspectiva de reforma política no Governo Dilma Rousseff

A perspectiva de reforma política no Governo Dilma Rousseff A perspectiva de reforma política no Governo Dilma Rousseff Homero de Oliveira Costa Revista Jurídica Consulex, Ano XV n. 335, 01/Janeiro/2011 Brasília DF A reforma política, entendida como o conjunto

Leia mais

FECOMÉRCIO VEÍCULO: TRIBUNA DO NORTE DATA: 27.01.16 EDITORIA: CLASSIFICADOS

FECOMÉRCIO VEÍCULO: TRIBUNA DO NORTE DATA: 27.01.16 EDITORIA: CLASSIFICADOS FECOMÉRCIO VEÍCULO: TRIBUNA DO NORTE DATA: 27.01.16 EDITORIA: CLASSIFICADOS VEÍCULO: NOTÍCIA DA SERRA DATA: 27.01.16 Sesc RN divulga edital com vagas em Natal e Macaíba 27 DE JANEIRO DE 2016 O Sesc RN

Leia mais

Fortaleza (CE) - A cidade e as memórias

Fortaleza (CE) - A cidade e as memórias Fortaleza (CE) - A cidade e as memórias Fortaleza tem visto alguns de seus prédios tombados tendo o uso modificado ou mesmo se deteriorando. Na discussão, alguns problemas que a cidade precisa enfrentar

Leia mais

Período: ABRIL de 2014. Revista VIVER BRASIL Abril / 2014 Seção: Entre Aspas Página: 27

Período: ABRIL de 2014. Revista VIVER BRASIL Abril / 2014 Seção: Entre Aspas Página: 27 Período: ABRIL de 2014 Revista VIVER BRASIL Abril / 2014 Seção: Entre Aspas Página: 27 PORTAL MINAS LIVRE Política e Economia 03/04/2014 Incineração de lixo é criticada em audiência pública em BH por

Leia mais

Apoio. Patrocínio Institucional

Apoio. Patrocínio Institucional Patrocínio Institucional Apoio O Grupo AfroReggae é uma organização que luta pela transformação social e, através da cultura e da arte, desperta potencialidades artísticas que elevam a autoestima de jovens

Leia mais

Introdução. São João del Rei 10 de Janeiro de 2012 Página 1

Introdução. São João del Rei 10 de Janeiro de 2012 Página 1 Introdução Este relatório tem como objetivo mostrar e registrar as atividades realizadas por mim, Julio Cesar Bertolotti, bolsista do PIBID Física da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), desde

Leia mais

Meio: Jornal Dez Minutos. Editoria: Economia Caderno: Seu Bolso Data: 12/08/15

Meio: Jornal Dez Minutos. Editoria: Economia Caderno: Seu Bolso Data: 12/08/15 Meio: Jornal Dez Minutos Editoria: Economia Caderno: Seu Bolso Data: 12/08/15 Meio: Diário do Amazonas Editoria: Economia Caderno: - Data: 12/08/15 Meio: Portal do Holanda Editoria: Amazonas Hora: 15:57h

Leia mais

PONTO DOS CONCURSOS Orçamento nas Constiuições Federais

PONTO DOS CONCURSOS Orçamento nas Constiuições Federais Olá, concurseiro (a)! Tenho observado que algumas bancas cobram um conhecimento histórico do orçamento público nas constituições federais brasileiras. Para facilitar tua vida, organizei a linha do tempo

Leia mais

DESCRIÇÃO DAS PRÁTICAS DE GESTÃO DA INICIATIVA

DESCRIÇÃO DAS PRÁTICAS DE GESTÃO DA INICIATIVA DESCRIÇÃO DAS PRÁTICAS DE GESTÃO DA INICIATIVA Como é sabido existe um consenso de que é necessário imprimir qualidade nas ações realizadas pela administração pública. Para alcançar esse objetivo, pressupõe-se

Leia mais

NOSSA ABO/DF. Por ocasião da última Assembleia Geral Extraordinária (AGE) acontecida em 02 de Dezembro de 2013 informamos o que se segue.

NOSSA ABO/DF. Por ocasião da última Assembleia Geral Extraordinária (AGE) acontecida em 02 de Dezembro de 2013 informamos o que se segue. NOSSA ABO/DF Por ocasião da última Assembleia Geral Extraordinária (AGE) acontecida em 02 de Dezembro de 2013 informamos o que se segue. Assumimos nossa primeira gestão em 01 de abril de 2010, e em reuniões

Leia mais

COMISSÃO DE TRABALHO, DE ADMINISTRAÇÃO E SERVIÇO PÚBLICO

COMISSÃO DE TRABALHO, DE ADMINISTRAÇÃO E SERVIÇO PÚBLICO COMISSÃO DE TRABALHO, DE ADMINISTRAÇÃO E SERVIÇO PÚBLICO PROJETO DE LEI N o 1.549, DE 2003 (Apensos os Projetos de Lei nº 2.284, de 2003, e nº 2.626, de 2003) Disciplina o exercício profissional de Acupuntura

Leia mais

Veja dicas de estudo para a reta final do concurso do Banco do Brasil

Veja dicas de estudo para a reta final do concurso do Banco do Brasil Terça-feira, 28 de janeiro de 2014 Atualizado em 28/01/2014 07h00 Veja dicas de estudo para a reta final do concurso do Banco do Brasil BB aplica provas para escriturário no dia 9 de fevereiro. Lia Salgado

Leia mais

NOTA TÉCNICA Nº 007/2009

NOTA TÉCNICA Nº 007/2009 NOTA TÉCNICA Nº 007/2009 Brasília, 14 de abril de 2009. ÁREA: Jurídico TÍTULO: Proposta de alterações nas regras para pagamento de precatórios. REFERÊNCIA(S): art. 100 da Constituição Federal de 1988;

Leia mais

1) Nome do Projeto Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos do Município de Vitória

1) Nome do Projeto Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos do Município de Vitória 1) Nome do Projeto Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos do Município de Vitória 2) Caracterização da Situação Anterior O Plano de Cargos e Carreira é um estímulo para o servidor. O último plano de Cargos,

Leia mais

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DATA: 06.06.13

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DATA: 06.06.13 ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DATA: 06.06.13 VEÍCULO: TRIBUNA DO NORTE EDITORIA: CAPA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DATA: 06.06.13 VEÍCULO: TRIBUNA DO NORTE EDITORIA: NEGOCIOS E FINANÇAS ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

Leia mais

Constituição Federal - CF - 1988 Título VIII Da Ordem Social Capítulo III Da Educação, da Cultura e do Desporto Seção I Da Educação

Constituição Federal - CF - 1988 Título VIII Da Ordem Social Capítulo III Da Educação, da Cultura e do Desporto Seção I Da Educação Constituição Federal - CF - 1988 Título VIII Da Ordem Social Capítulo III Da Educação, da Cultura e do Desporto Seção I Da Educação Art. 205 - A educação, direito de todos e dever do Estado e da família,

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 100 Discurso na cerimónia do dia

Leia mais

Perguntas e Respostas

Perguntas e Respostas CONTA COM A GENTE PARCELE SUA DÍVIDA COM DESCONTOS NOS JUROS E MULTA Perguntas e Respostas P: O que é o Programa de Recuperação de Crédito do DMAE? R: É a oportunidade dos usuários que possuem dívidas

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº 164-03/2015

PROJETO DE LEI Nº 164-03/2015 PROJETO DE LEI Nº 164-03/2015 Dispõe sobre a criação do Conselho Municipal do Idoso e do Fundo Municipal dos Direitos do Idoso. LUIS FERNANDO SCHMIDT, Prefeito Municipal de Lajeado, Estado do Rio Grande

Leia mais

FECOMÉRCIO VEÍCULO: TRIBUNA DO NORTE DATA: 20.08.14 EDITORIA: CAPA E ECONOMIA

FECOMÉRCIO VEÍCULO: TRIBUNA DO NORTE DATA: 20.08.14 EDITORIA: CAPA E ECONOMIA FECOMÉRCIO VEÍCULO: TRIBUNA DO NORTE DATA: 20.08.14 EDITORIA: CAPA E ECONOMIA Classificação: Positiva VEÍCULO: PORTAL NO AR DATA: 19.08.14 Banco de oportunidade do Senac abre 26 vagas em Natal e Mossoró

Leia mais

NOTA INFORMATIVA Nº 20/2014 de 07 de novembro de 2014. Assunto: processo de pactuação de vagas 2015-1. Prezados Coordenadores,

NOTA INFORMATIVA Nº 20/2014 de 07 de novembro de 2014. Assunto: processo de pactuação de vagas 2015-1. Prezados Coordenadores, NOTA INFORMATIVA Nº 20/2014 de 07 de novembro de 2014 Assunto: processo de pactuação de vagas 2015-1. Prezados Coordenadores, Nos dias 3 e 4 deste mês participamos de reunião com a coordenação nacional

Leia mais

DO CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE) Bom-dia, Excelentíssimo. Senhor Ministro-Presidente, bom-dia aos demais integrantes

DO CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE) Bom-dia, Excelentíssimo. Senhor Ministro-Presidente, bom-dia aos demais integrantes O SR. FRANCISCO BATISTA JÚNIOR (PRESIDENTE DO CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE) Bom-dia, Excelentíssimo Senhor Ministro-Presidente, bom-dia aos demais integrantes da nossa Mesa que, neste momento, estão dividindo

Leia mais

ATA DA SESSÃO ORDINÁRIA DO DIA 09 DE JUNHO DE 2014 Às vinte horas do dia nove de junho de dois mil e quatorze, na sede da Câmara Municipal, reuniu-se

ATA DA SESSÃO ORDINÁRIA DO DIA 09 DE JUNHO DE 2014 Às vinte horas do dia nove de junho de dois mil e quatorze, na sede da Câmara Municipal, reuniu-se ATA DA SESSÃO ORDINÁRIA DO DIA 09 DE JUNHO DE 2014 Às vinte horas do dia nove de junho de dois mil e quatorze, na sede da Câmara Municipal, reuniu-se em Sessão Ordinária a totalidade dos Vereadores, sob

Leia mais

1. Marcelo Rebelo de Sousa vai ser um bom Presidente da República?, RTP 1 - Prós e Contras, 25-01-2016 1

1. Marcelo Rebelo de Sousa vai ser um bom Presidente da República?, RTP 1 - Prós e Contras, 25-01-2016 1 Tv's_25_Janeiro_2016 Revista de Imprensa 1. Marcelo Rebelo de Sousa vai ser um bom Presidente da República?, RTP 1 - Prós e Contras, 25-01-2016 1 2. Conversa com Marisa Matias, RTP 2 - Página 2, 25-01-2016

Leia mais

Empresários debatem obras de mobilidade urbana no RN em Foco

Empresários debatem obras de mobilidade urbana no RN em Foco 22.05.13 No Minuto.com Empresários debatem obras de mobilidade urbana no RN em Foco Projeto da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do RN aconteceu nesta quarta-feira (22), no Versailles Tirol.

Leia mais

Data Veículo Página Tamanho 22.05.2012 Liege Barabalho xx xx. Thomaz Babini será homenageado por projeto do SESC

Data Veículo Página Tamanho 22.05.2012 Liege Barabalho xx xx. Thomaz Babini será homenageado por projeto do SESC 22.05.2012 Liege Barabalho xx xx Parcerias Sinfônicas Escrito por Colaboração: Valéria Araújo Ter, 22 de Maio de 2012 13:32 Thomaz Babini será homenageado por projeto do SESC Estimular, disseminar, formar

Leia mais

Data Veículo Página Tamanho 05.07.2012 Gazeta do Oeste Opinião - 05 06

Data Veículo Página Tamanho 05.07.2012 Gazeta do Oeste Opinião - 05 06 05.07.2012 Gazeta do Oeste Opinião - 05 06 01.07.2012 Gazeta do Oeste Mossoró - 03 150 CONTINUA 01.07.2012 Gazeta do Oeste Mossoró - 03 150 FIM 01.07.2012 Gazeta do Oeste Turismo - 05 20 05.07.2012 Jornal

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 52 Discurso por ocasião da inauguração

Leia mais

Gestão diária da pobreza ou inclusão social sustentável?

Gestão diária da pobreza ou inclusão social sustentável? ARTIGO Gestão diária da pobreza ou inclusão social sustentável? Marcelo Garcia. Este ano, a Lei Orgânica da Assistência Social faz 17 anos. Já não é tão menina como a professora Aldaíza Sposatti da PUC

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Educação

Programa de Pós-Graduação em Educação 52 URIARTE, Mônica Zewe. 33 Programa de Pós-Graduação em Educação Resumo: Este artigo apresenta informações sobre a experiência da UNIVALI quanto ao ensino de artes no Curso de Pedagogia, preparado para

Leia mais

InfoReggae - Edição 20 Risco Social Familiar 29 de novembro de 2013. Coordenador Executivo José Júnior

InfoReggae - Edição 20 Risco Social Familiar 29 de novembro de 2013. Coordenador Executivo José Júnior O Grupo Cultural AfroReggae é uma organização que luta pela transformação social e, através da cultura e da arte, desperta potencialidades artísticas que elevam a autoestima de jovens das camadas populares.

Leia mais

Bairro Colégio é o sexto núcleo a participar da Capacitação

Bairro Colégio é o sexto núcleo a participar da Capacitação Bairro Colégio é o sexto núcleo a participar da Capacitação As oficinas do programa de Capacitação de Produtores Rurais de Ibiúna, projeto da SOS Itupararanga, chegaram ao Bairro Colégio. O objetivo é

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 60 Pronunciamento após reunião da

Leia mais

EDITAL Nº 01/2013/MPC TCE/MT

EDITAL Nº 01/2013/MPC TCE/MT EDITAL Nº 01/2013/MPC TCE/MT EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA PREENCHIMENTO DE VAGA DE ASSESSOR JURÍDICO DO MINISTÉRIO PÚBLICO DE CONTAS DO ESTADO DE MATO GROSSO O Procurador Geral de Contas, Dr. Alisson

Leia mais

Pesquisa de Opinião Pública Tema geral: Como o eleitor escolheu seus candidatos em 2010

Pesquisa de Opinião Pública Tema geral: Como o eleitor escolheu seus candidatos em 2010 Pesquisa de Opinião Pública Tema geral: Como o eleitor escolheu seus candidatos em 2010 Apresentação: Somos pesquisadores da Universidade Federal do Ceará e gostaríamos de saber como as pessoas votaram

Leia mais

REQUERIMENTO DE INFORMAÇÃO Nº, DE 2012. (Do Sr. Stepan Nercessian)

REQUERIMENTO DE INFORMAÇÃO Nº, DE 2012. (Do Sr. Stepan Nercessian) REQUERIMENTO DE INFORMAÇÃO Nº, DE 2012. (Do Sr. Stepan Nercessian) Requer informações ao Ministro da Educação sobre que medidas estão sendo desenvolvidas para cooperar tecnicamente com os estados que não

Leia mais

AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: instrumento norteador efetivo de investimentos da IES

AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: instrumento norteador efetivo de investimentos da IES 152 AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: instrumento norteador efetivo de investimentos da IES Silvana Alves Macedo 1 Reginaldo de Oliveira Nunes 2 RESUMO O processo da Auto-Avaliação Institucional ainda é um

Leia mais

Clipping de Notícias Educacionais. Fontes: Agência Brasil, MEC, O Globo e UOL.

Clipping de Notícias Educacionais. Fontes: Agência Brasil, MEC, O Globo e UOL. Clipping 16/08/2012 SEMERJ www.semerj.org.br semerj@semerj.org.br Caso sua instituição ainda não seja associada ao SEMERJ, visite nosso site e descubra as vantagens em associar-se ao Sindicato das Entidades

Leia mais

AGENTE DE FISCALIZAÇÃO - ESPECIALIDADE - ENGENHARIA CIVIL Prova Discursiva

AGENTE DE FISCALIZAÇÃO - ESPECIALIDADE - ENGENHARIA CIVIL Prova Discursiva Tribunal de Contas do Município de São Paulo 61 Concurso Público 2015 TARDE Nível Superior AGENTE DE FISCALIZAÇÃO - ESPECIALIDADE - ENGENHARIA CIVIL Prova Discursiva Além deste caderno de prova, contendo

Leia mais

Aspectos Gerais sobre a Aplicação da Lei 11.738/08 a. Ericksen Prätzel Ellwanger Assessor jurídico da FECAM

Aspectos Gerais sobre a Aplicação da Lei 11.738/08 a. Ericksen Prätzel Ellwanger Assessor jurídico da FECAM Aspectos Gerais sobre a Aplicação da Lei 11.738/08 a partir da ADI 4167 Ericksen Prätzel Ellwanger Assessor jurídico da FECAM A Lei 11.738/2008 A Lei nº 11.738, de 17/7/2008, instituiu o piso salarial

Leia mais

Dilma sanciona novo Código de Processo Civil

Dilma sanciona novo Código de Processo Civil ilma sanciona novo Código de Processo Civil - 16/03/2015 - Poder -... de 6 17/03/2015 10:03 Dilma sanciona novo Código de Processo Civil Pedro Ladeira/Folhapress A presidente Dilma Rousseff com o ex-presidente

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 11 Discurso na cerimónia de assinatura

Leia mais

CARTILHA SOBRE DIREITO À APOSENTADORIA ESPECIAL APÓS A DECISÃO DO STF NO MANDADO DE INJUNÇÃO Nº 880 ORIENTAÇÕES DA ASSESSORIA JURIDICA DA FENASPS

CARTILHA SOBRE DIREITO À APOSENTADORIA ESPECIAL APÓS A DECISÃO DO STF NO MANDADO DE INJUNÇÃO Nº 880 ORIENTAÇÕES DA ASSESSORIA JURIDICA DA FENASPS CARTILHA SOBRE DIREITO À APOSENTADORIA ESPECIAL APÓS A DECISÃO DO STF NO MANDADO DE INJUNÇÃO Nº 880 ORIENTAÇÕES DA ASSESSORIA JURIDICA DA FENASPS 1. Que entidades conseguiram no Supremo Tribunal Federal

Leia mais

ANEXO I MATRIZ DE INDICADORES E METAS

ANEXO I MATRIZ DE INDICADORES E METAS ANEXO I MATRIZ DE INDICADORES E S 31 MATRIZ DE INDICADORES e S Indicador 1 - Visão Visão: Ser reconhecido como um dos 10 Regionais mais céleres e eficientes na prestação jurisdicional, sendo considerado

Leia mais

FECOMÉRCIO VEÍCULO: NOVO JORNAL DATA: 09.01.15 EDITORIA: NOVO FLASH. Classificação: Positiva

FECOMÉRCIO VEÍCULO: NOVO JORNAL DATA: 09.01.15 EDITORIA: NOVO FLASH. Classificação: Positiva FECOMÉRCIO VEÍCULO: NOVO JORNAL DATA: 09.01.15 EDITORIA: NOVO FLASH Classificação: Positiva VEÍCULO: NOVO JORNAL DATA: 09.01.15 EDITORIA: MARCOS SÁ DE PAULA Classificação: Positiva VEÍCULO: GAZETA DO OESTE

Leia mais

FINANCIAMENTO NO PNE E OS DESAFIOS DOS MUNICÍPIOS. LUIZ ARAÚJO Doutor em Educação Professor da Universidade de Brasília Diretor da FINEDUCA

FINANCIAMENTO NO PNE E OS DESAFIOS DOS MUNICÍPIOS. LUIZ ARAÚJO Doutor em Educação Professor da Universidade de Brasília Diretor da FINEDUCA FINANCIAMENTO NO PNE E OS DESAFIOS DOS MUNICÍPIOS LUIZ ARAÚJO Doutor em Educação Professor da Universidade de Brasília Diretor da FINEDUCA O QUE ESTÁ EM JOGO? Em todo debate sobre financiamento educacional

Leia mais

Pronatec Senac Online

Pronatec Senac Online Pronatec Senac Online Introdução 3ª edição Nesta terceira edição, serão apresentados os dados do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) referentes ao mês de março de 2013. Esses

Leia mais

CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES C M E CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO RESOLUÇÃO Nº /22 - CME NATAL/RN Estabelece a Reformulação da Normatização da Jornada de trinta horas para o Educador Infantil para o Ensino Infantil nos Centros Infantis

Leia mais

GOVERNOS INTENSIFICAM ATAQUES AOS NOSSOS DIREITOS! A

GOVERNOS INTENSIFICAM ATAQUES AOS NOSSOS DIREITOS! A BOLETIM DA REDE Nº 97 08/04/2016 GOVERNOS INTENSIFICAM ATAQUES AOS NOSSOS DIREITOS! A nossa resposta deve ser na luta e com greve! A nossa indignação deve ultrapassar os muros das Escolas e UMEIs diante

Leia mais

COMISSÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, COMUNICAÇÃO E INFORMÁTICA. REQUERIMENTO N. DE 2013 (Do Sr. Antonio Imbassahy)

COMISSÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, COMUNICAÇÃO E INFORMÁTICA. REQUERIMENTO N. DE 2013 (Do Sr. Antonio Imbassahy) COMISSÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, COMUNICAÇÃO E INFORMÁTICA REQUERIMENTO N. DE 2013 (Do Sr. Antonio Imbassahy) Senhor Presidente, Solicita seja convidado o Ministro de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação,

Leia mais

MANUAL DO PIM Programa de Integração com o Mercado

MANUAL DO PIM Programa de Integração com o Mercado MANUAL DO PIM Programa de Integração com o Mercado Curitiba 2015 Manual do PIM Regras Gerais 2 S U M Á R I O 1. O QUE É O PIM... 3 2. OBJETIVOS DO TRABALHO DE APLICAÇÃO TECNOLÓGICA... 3 3. CARACTERÍSTICAS

Leia mais

Assunto: Entrevista com a primeira dama de Porto Alegre Isabela Fogaça

Assunto: Entrevista com a primeira dama de Porto Alegre Isabela Fogaça Serviço de Rádio Escuta da Prefeitura de Porto Alegre Emissora: Rádio Guaíba Assunto: Entrevista com a primeira dama de Porto Alegre Isabela Fogaça Data: 07/03/2007 14:50 Programa: Guaíba Revista Apresentação:

Leia mais

MINISTÉRIO DA FAZENDA GABINETE DO MINISTRO ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL 21/12/2015

MINISTÉRIO DA FAZENDA GABINETE DO MINISTRO ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL 21/12/2015 MINISTÉRIO DA FAZENDA GABINETE DO MINISTRO ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL 21/12/2015 DISCURSO DO MINISTRO NELSON BARBOSA POR OCASIÃO DA SOLENIDADE DE TRANSMISSÃO DE CARGO Senhoras e Senhores, Em primeiro

Leia mais

JULIO CESAR PEREIRA SALGADO

JULIO CESAR PEREIRA SALGADO PROPOSTAS DE GESTÃO PARA O CARGO DE DIRETOR-GERAL IFSP campus Caraguatatuba NOVOS TEMPOS NOVO IF. JULIO CESAR PEREIRA SALGADO Tem 55 anos, é casado, pai de 2 filhos e natural de Pindamonhangaba SP. É formado

Leia mais

Cartilha do Orçamento Público

Cartilha do Orçamento Público Cartilha do Orçamento Público O QUE É O ORÇAMENTO? Nós cidadãos comuns, ganhamos e também gastamos dinheiro. Podemos receber dinheiro de uma ou várias fontes: salário, aluguel de imóveis, prestação de

Leia mais

Sistema. de Trabalho em times. sumário. Campanha de Vacinação Anti-Gripe. Mães. Dia das. Palavra. Resultado. Pesquisa de Clima. Criando caminhos.

Sistema. de Trabalho em times. sumário. Campanha de Vacinação Anti-Gripe. Mães. Dia das. Palavra. Resultado. Pesquisa de Clima. Criando caminhos. Criando caminhos. ed. 11 - abril maio 2013 de Vacinação Anti-Gripe Pág. 2 Sistema de Trabalho em times Pág. 6 sumário 02 03 04 04 05 07 07 08 Editorial Dia do Ferroviário Fábrica Aberta Parceria SESI do

Leia mais

PARECER Nº, DE 2013. RELATORA: Senadora LÍDICE DA MATA I RELATÓRIO

PARECER Nº, DE 2013. RELATORA: Senadora LÍDICE DA MATA I RELATÓRIO PARECER Nº, DE 2013 Da COMISSÃO DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTE, em decisão terminativa, sobre o Projeto de Lei do Senado nº 451, de 2012, do Senador PAULO PAIM, que altera o art. 64 da Lei nº 12.663, de

Leia mais

ATA 1ª PLENÁRIA EXTRAORDINÁRIA

ATA 1ª PLENÁRIA EXTRAORDINÁRIA SECRETARIA ESPECIAL DE AQÜICULTURA E PESCA CONSELHO NACIONAL DE AQÜICULTURA E PESCA ATA 1ª PLENÁRIA EXTRAORDINÁRIA Realizada em 13 de março de 2006, no Auditório Térreo, Bloco A, Esplanada dos Ministérios,

Leia mais

defendem revitalização do Cais Mauá, mas questionam modelo escolhido

defendem revitalização do Cais Mauá, mas questionam modelo escolhido Porto Alegre (RS) Comerciantes do Centro defendem revitalização do Cais Mauá, mas questionam modelo escolhido Comerciantes do Centro Histórico dizem ainda não ter muitas informações sobre as obras de revitalização

Leia mais

Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO PROPOSTA

Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO PROPOSTA Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO PROPOSTA Considerando que o Ensino Médio é para a maioria dos cidadãos a última oportunidade de uma educação formal em Biologia, a

Leia mais

PROCESSO SELETIVO N 02-2010 PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOAL

PROCESSO SELETIVO N 02-2010 PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOAL PROCESSO SELETIVO N 02-2010 PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOAL A unidade nacional do Sescoop Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo, personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos,

Leia mais

FECOMÉRCIO VEÍCULO: TRIBUNA DO NORTE DATA: 05.11.15 EDITORIA: CAPA E GERAL

FECOMÉRCIO VEÍCULO: TRIBUNA DO NORTE DATA: 05.11.15 EDITORIA: CAPA E GERAL FECOMÉRCIO VEÍCULO: TRIBUNA DO NORTE DATA: 05.11.15 EDITORIA: CAPA E GERAL VEÍCULO: NOVO JORNAL DATA: 05.11.15 EDITORIA:CAPA E CAPA E CIDADE VEÍCULO: TRIBUNA DO NORTE DATA: 05.11.15 EDITORIA: ECONOMIA

Leia mais

A HOTELARIA NA CIDADE DE PONTA GROSSA PR: UMA ANÁLISE DO PERFIL DO HÓSPEDE E DA OCUPAÇÃO HOTELEIRA ATRAVÉS DE PROJETO DE EXTENSÃO

A HOTELARIA NA CIDADE DE PONTA GROSSA PR: UMA ANÁLISE DO PERFIL DO HÓSPEDE E DA OCUPAÇÃO HOTELEIRA ATRAVÉS DE PROJETO DE EXTENSÃO 13. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( X ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE

Leia mais

CONTAS À VISTA Um ano depois, fica a pergunta: quem pagou a conta dos protestos de junho?

CONTAS À VISTA Um ano depois, fica a pergunta: quem pagou a conta dos protestos de junho? CONTAS À VISTA Um ano depois, fica a pergunta: quem pagou a conta dos protestos de junho? 1 de julho de 2014, 8h02 Por José Mauricio Conti Não, não me refiro às vidraças quebradas e outros vandalismos.

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ARTICULAÇÃO PEDAGÓGICA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ARTICULAÇÃO PEDAGÓGICA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ARTICULAÇÃO PEDAGÓGICA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA Curitiba, 13 de março de 2015. Orientação referente aos Programas de Ampliação

Leia mais

30/07/2009. Entrevista do Presidente da República

30/07/2009. Entrevista do Presidente da República Entrevista coletiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em conjunto com a presidente do Chile, Michelle Bachelet, após encerramento do seminário empresarial Brasil-Chile

Leia mais

Transcrição aula inaugural Professor Irineu Mario Colombo, reitor do Instituto Federal do Paraná Fevereiro de 2013

Transcrição aula inaugural Professor Irineu Mario Colombo, reitor do Instituto Federal do Paraná Fevereiro de 2013 Transcrição aula inaugural Professor Irineu Mario Colombo, reitor do Instituto Federal do Paraná Fevereiro de 2013 Olá Pessoal Quero desejar as boas-vindas a todos os nossos estudantes, alunos, alunas,

Leia mais

Disponibilizo a íntegra das 8 questões elaboradas para o Simulado, no qual foram aproveitadas 4 questões, com as respectivas resoluções comentadas.

Disponibilizo a íntegra das 8 questões elaboradas para o Simulado, no qual foram aproveitadas 4 questões, com as respectivas resoluções comentadas. Disponibilizo a íntegra das 8 questões elaboradas para o Simulado, no qual foram aproveitadas questões, com as respectivas resoluções comentadas. Amigos, para responder às questões deste Simulado, vamos

Leia mais

LEI Nº 008/2003, DE 01 DE JULHO DE 2003. A CÂMARA MUNICIPAL DE RESERVA, Estado do Paraná, aprovou, e eu Prefeito Municipal, sanciono a seguinte LEI:

LEI Nº 008/2003, DE 01 DE JULHO DE 2003. A CÂMARA MUNICIPAL DE RESERVA, Estado do Paraná, aprovou, e eu Prefeito Municipal, sanciono a seguinte LEI: LEI Nº 008/2003, DE 01 DE JULHO DE 2003. Súmula: Dispõe sobre as diretrizes orçamentárias para o ano 2.004 e dá outras providências. A CÂMARA MUNICIPAL DE RESERVA, Estado do Paraná, aprovou, e eu Prefeito

Leia mais

Educadores veem excessos em nova base curricular brasileira

Educadores veem excessos em nova base curricular brasileira Educadores veem excessos em nova base curricular brasileira Apesar do nome, a Base Nacional Comum Curricular, documento que definirá os conteúdos essenciais ao aprendizado no país, não se atém ao básico.

Leia mais