Igreja em São Luís (MA) sofre pela a falta de manutenção

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Igreja em São Luís (MA) sofre pela a falta de manutenção"

Transcrição

1 Igreja em São Luís (MA) sofre pela a falta de manutenção Igreja de Santo Antônio possui infiltrações no teto e janelas quebradas. Ela foi construída no ano de 1867 e possui dois anexos. Igreja de Santo Antônio faz parte do conjunto arquitetônico tombado no Centro Histórico de São Luís como Patrimônio Cultural Brasileiro. (Foto: Reprodução/TV Mirante) Um patrimônio histórico que aos poucos vem sofrendo a degradação causada pela ação do tempo e pela falta de manutenção. Assim é a atual situação da igreja de Santo Antônio, situada na área central de São Luís.

2 O local que diariamente recebe pessoas diariamente está coberto por infiltrações no teto, pintura descascada, janelas quebradas, assoalhos comprometidos e até os sinos que chamavam os fiéis para as celebrações não estão mais funcionando no espaço. Segundo o autônomo Valdenei Frazão, além da falta de manutenção a igreja de Santo Antônio também sofre pela a falta de segurança. Ele revela que as pessoas estão deixando de frequentar a igreja em virtude da violência. Tem muita senhora reclamando que não pode mais vir para a igreja porque a violência está demais aqui na porta da igreja. A igreja de Santo Antônio foi construída no ano de 1867 e possui dois anexos: a capela de Bom Jesus dos Navegantes e a capela de Bom Jesus da Coluna. Ela faz parte do conjunto arquitetônico tombado no Centro Histórico de São Luís como Patrimônio Cultural Brasileiro. A reforma da igreja cabe ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) que é responsável pela a preservação do patrimônio cultural brasileiro. Ela está incluída entre as obras previstas no Programa de Aceleração do Crescimento das Cidades Históricas (PAC). A reforma foi aprovada em julho de 2013, mas ainda está em fase de projetos, de acordo com o coordenador técnico do Iphan, Rafael Pestana. Ele acrescenta que a previsão é que a obra seja iniciada em três meses. O projeto executivo arquitetônico já foi finalizado. Então agora a gente está dependendo da finalização dos projetos complementares que é o projeto estrutural, projeto de combate contra incêndio e pânico, projeto de sonorização e acústica, projeto hidrossanitário, projeto elétrico, o SPDA. Então, após a conclusão a entrega desses projetos pela a empresa contratada nós vamos fazer uma análise final e enviaremos para a diretoria do PAC Cidades Históricas em Brasília porque

3 qualquer ação do PAC só é aprovada após a análise deles em Brasília e o ok com a liberação do recurso. Aí nós já podemos iniciar o processo licitatório para a contratação da empresa que vai executar a obra, finalizou o coordenador técnico do Iphan. Fonte original da notícia: G1 MA, com informações da TV Mirante Iphan autoriza retomada da obra de restauração do Convento de Sirinhaém (PE)

4 Fotos: Sérgio Bernardo/JC Imagem A obra de restauração do Convento Franciscano de Sirinhaém, Litoral Sul de Pernambuco, que estava paralisada desde maio 2014, foi liberada desde o dia 11 último, com prazo de meses para execução. Nesse período, a empresa vencedora licitação vai revisar os serviços já realizados e recuperar trechos inacabados. no de 12 da os De acordo com a arquiteta Gisela Montenegro, superintendente em exercício do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan-PE), o novo contrato prevê intervenções nas coberturas da igreja e do convento (telha e calha), das esquadrias e das instalações elétricas e hidrossanitárias. São intervenções de má qualidade e devem ser corrigidas, diz ela. A empresa terá de recuperar pisos e complementar a restauração dos chamados bens integrados: altares, púlpitos, forros pintados da nave e da capela-mor e todo o acervo de azulejo. Também será executado o projeto luminotécnico, que compreende a compra e a instalação das luminárias, informa Gisela.

5 Ela acrescenta que a intenção do Iphan é transformar a restauração dos azulejos numa obra-escola. A metodologia ainda está sendo definida, mas a ideia é selecionar moradores da região para participar do trabalho, que será conduzido por um técnico do instituto. É uma forma de a comunidade se apropriar do monumento e, ao mesmo tempo, ajuda a orientar o jovem profissionalmente, observa. O projeto de conservação, restauração e adequação do prédio do convento a outros usos (incluindo o plano de ocupação) foi elaborado em A obra começou um ano depois e durou quase quatro anos, com interrupções. Problemas diversos levaram à paralisação, a construtora tinha um ritmo lento e a qualidade do serviço era muito baixa, afirma a arquiteta.

6 Sem condições de concluir o trabalho, a firma abandonou o serviço e terá de pagar multa pelo cancelamento do contrato. O valor está sendo calculado pelo Iphan. A empresa vencedora da nova licitação, realizada em novembro de 2015, é a PS Engenharia, de Natal, que terá R$ 1.758,72 para fazer o serviço. Os recursos são do Iphan. Paralelamente, o instituto vai retomar os diálogos com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco (Fecomércio) e com a Província Franciscana, para instalação de uma Escola de Hotelaria no convento, diz Gisela.

7 Construído em 1630, o Convento Franciscano de Sirinhaém é tombado como patrimônio histórico nacional desde O prédio passou por reformas ao longo dos séculos. Com metros quadrados de área construída, ocupa um terreno de metros quadrados. A igreja, dedicada a Santo Antônio, está fechada desde 2010.

8 Fonte original da notícia: jornal do commercio Ouro Branco (MG) - Moradores se unem e começam restauração de igreja centenária Matriz de Santo Antônio é do século XVIII e foi tombada em Patrimônio fica no distrito de Itatiaia, em Ouro Branco.

9 O distrito de Itatiaia, em Ouro Branco, na Região Central de Minas Gerais, é um pequeno lugar abriga uma igreja centenária que é considerada patrimônio público. Por isso, os moradores se uniram e agora comemoram o início do trabalho de restauração que vai preservar o passado. No vilarejo vivem cerca de 300 habitantes que guardam bens históricos como a Matriz de Santo Antônio, do século XVIII. A igreja foi tombada pelo Iphan, em Esse foi mais um motivo para que os moradores assumissem a responsabilidade de preservar um dos patrimônios mais antigos de Minas que já foi inundado, correu risco de pegar fogo e teve imagens roubadas. Uma ONG decidiu se unir a comunidade para lutar pelo patrimônio. Eles arrecadaram dinheiro e contrataram profissionais de renome para fazer o projeto de restauração da matriz. Fonte original da notícia: G1 Terra de Minas

10 Imagem sacra é roubada depois de quase três anos sem ocorrências deste tipo em Minas Peça do do fim do século 18, Santo Antônio, padroeiro do distrito de Zito Soares, em Santa Cruz do Escalvado, na Zona da Mata, foi levado dois dias após o Natal. Santo Antônio foi furtado da capela do distrito de Zito Soares, em Santa Cruz do Escalvado. Ladrões de arte sacra voltam a saquear o patrimônio de Minas. Depois de quase três anos sem ocorrências no estado, foi

11 furtada a imagem do padroeiro Santo Antônio, do fim do século 18 do distrito de Zito Soares, em Santa Cruz do Escalvado, na Zona da Mata. A polícia ainda não tem pistas dos responsáveis pelo arrombamento da capela localizada a 14 quilômetros da sede municipal e em situação precária de conservação. Os fiéis estão muito tristes e têm esperança de encontrar o santo protetor da comunidade, levado na noite do dia 27, dois dias depois do Natal, disse o titular da Paróquia de Santa Cruz, padre Leandro Ferreira Neves. Segundo padre Leandro, a imagem de 50 centímetros de altura, em madeira policromada, ficava guardada dentro de um armário na sacristia e havia sido restaurada em 2003 por especialistas de Ouro Preto, na Região Central. Cheguei à paróquia há dois meses e só vi a imagem uma única vez. Recentemente, achei melhor fechar a capela, pois o forro da nave estava muito deteriorado e caindo, disse o pároco. O fato foi comunicado de imediato à Coordenadora das Promotorias de Justiça de Defesa do Patrimônio Cultural e Turístico (CPPC) e já figura na lista de bens procurados pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). A suspeita é de que dois homens tenham furtado o objeto sacro. Segundo a zeladora Maria Moura, que trabalha no templo católico há 14 anos, eles estiveram no distrito 15 dias antes do ocorrido, pedindo para visitar a capela. Dentro da capela, os suspeitos perguntaram pela imagem de Santo Antônio, comentando que ela havia sido roubada. A desconfiança da zeladora aumentou, ela desconversou e não falou sobre a peça guardada no armário. No dia 27, dois homens retornaram ao distrito de Zito Soares, mas Maria não os viu. Pela descrição que algumas pessoas fizeram, parece que são os mesmo que vieram 15 dias antes. Patrimônio perdido A polícia esteve no local lavrou boletim de ocorrência, ouviu vários moradores e fez a perícia. Um dos delegados de polícia

12 de Ponte Nova, Cléber de Souza Gomide, instaurou inquérito e diz que ainda não há pista dos suspeitos. Trata-se de um ato incomum na nossa região, disse o delegado. Minas já perdeu mais de 60% do seu patrimônio cultural e, nos últimos anos, foram recuperadas mais de 600 peças. Segundo levantamento do CPPC, há 700 bens desaparecidos, que vão de cálices a imagens, passando por oratórios e até sinos. Por Gustavo Werneck Fonte original da notícia: em.com.br Designer reconstrói Antônio brasileiro face de Santo Museu de Antropologia da Universidade de Pádua contratou o designer gráfico Cícero Moraes para tirar dúvidas sobre a fisionomia do santo.

13 Um dos santos mais populares do Brasil, Santo Antônio morreu em um dia 13 de junho, a data em que é celebrado. Os restos mortais estão na cidade de Pádua, na Itália. Mas será que as imagens são fiéis ao verdadeiro rosto dele? Para tirar a dúvida, o Museu de Antropologia da Universidade de Pádua contratou um brasileiro: o designer gráfico Cícero Moraes. O convite veio depois que Cícero exibiu seus trabalhos sobre reconstrução facial digital em um congresso em Curitiba. Da Itália, vieram imagens do crânio retirado do túmulo de Santo Antônio, em Mas Cícero não sabia que eram do santo. Simplesmente falaram que era da história italiana, mas não disseram de quem se tratava. No caso, que era branco, de uma faixa etária de 30 a 40 anos e um homem, explica o designer gráfico. Programas de computador desenvolvidos no Brasil calcularam a quantidade de músculos e pele que a pessoa teria. É uma massinha de modelar digital. Nós vemos toda a cartilagem, as orelhas, o nariz, a espessura dos lábios. Tudo isso, temos que respeitar as dicas que os ossos dão para a gente. Estamos chegando de 89% a 92% de sucesso nas

14 reconstruções que nós fazemos, conta o designer. Depois de pronto, o modelo do computador foi levado para um laboratório, onde uma impressora em três dimensões esculpiu a figura em camadas de gesso. Todo o processo de impressão em 3D demora mais de dez horas. Depois, o trabalho entra na fase final, que é a limpeza. O busto ainda passa pelo forno, para retirar a umidade, e pela aplicação de verniz. Essa peça vai ser enviada para a Itália e, no dia das festividades de Santo Antônio, vai ser entregue para eles apreciarem o santo em 3D, a face mais coerente possível como ele era em vida, diz Cicero. Mas, antes de os italianos conhecerem a verdadeira face do santo, a equipe do Fantástico levou o trabalho para as fiéis. O resultado ficou diferente do que elas haviam imaginado. Não tem nada a ver, disse uma. Fonte: Fantástico G1 Moradores de Andrelândia (MG) se unem para evitar desabamento de Capela dedicada a Santo Antônio O objetivo é também resgatar a tradição das celebrações religiosas e festivas que eram realizadas no templo.

15 Festividades em homenagem a Santo Antônio na capela a ele dedicada. Década de Fotos: Divulgação Uma força-tarefa para evitar o desabamento de uma das mais tradicionais capelas da cidade de Andrelândia (Sul de Minas, a 300 km de Belo Horizonte) começou a funcionar neste último final de semana. Munidos de serrote, martelo, cavadeira, pregos, tábuas e estacas de eucalipto, cerca de vinte pessoas promoveram, na manhã do último dia 04, o escoramento das paredes externas da Capela de Santo Antônio, localizada no sopé da serra de mesmo nome, a cerca de cinco km da cidade. A missão foi cumprida com sucesso após três horas de trabalho de membros do Núcleo de Pesquisas Arqueológicas do Alto Rio Grande, associação dedicada à preservação do patrimônio cultural da cidade; de moradores da região e de voluntários que aderiram à causa. A Capela, inaugurada em 1942, e que foi durante décadas ponto de encontro, festas e celebrações dos moradores das redondezas, está abandonada há mais de dez anos e ameaça ruir.

16 Segundo diagnosticado pelo arquiteto e urbanista José Marcos Alves Salgado (membro do NPA), todo o engradamento do templo encontra-se destruído em razão de infiltrações e da ação de cupins, o que provocou o seu abatimento, empurrando as paredes laterais e a frontal para fora, desestabilizando a edificação, que por pouco não foi ao chão. O escoramento realizado dará sobrevida ao templo, até que o engradamento danificado seja retirado e as paredes reforçadas, ações que precisam ser realizadas com urgência. De acordo com os representantes do NPA, o objetivo é buscar apoio da comunidade para que o templo seja integralmente restaurado e que possa ser novamente utilizado para celebrações religiosas e realização das tradicionais e saudosas festas de Santo Antônio. Pretendemos resgatar não somente a estrutura da edificação, mas também as práticas tradicionais ali realizadas por décadas e que ainda estão presentes na memória dos antigos moradores, que enxergam a Capela como elemento representativo de sua identidade, complementam.

17 Comunidade se une e realiza escoramento da Capela de Santo Antônio. 04 de janeiro de 2014.

18 Fonte: MP MG Matriz de Santo Antônio de Ouro Branco (MG) será reaberta neste sábado

19 Restauração de altares. Foto: Divulgação Iniciada em dezembro de 2010, a obra de restauro da Matriz de Santo Antônio de Ouro Branco será retomada neste sábado, Dia de Finados, com uma missa a ser celebrada às 19h. A comunidade paroquial e a Associação Amigos da Cultura, instituição que está restaurando o monumento, aguarda a aprovação do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) para conclusão dos projetos complementares. Ações educativas serão desenvolvidas com a finalidade de sensibilizar o poder público e a sociedade para a importância da função social da preservação. Após dois anos e seis meses de paralisação nas obras da Matriz de Santo Antônio, a Associação Amigos da Cultura de Ouro Branco garantiu a verba, junto ao BNDES, para retomar a restauração dos elementos artísticos da igreja. De acordo com Edilson Nascimento, coordenador do projeto, a primeira etapa da reforma está centrada no acabamento do altar principal, altar lateral e a pintura do forro, atribuídas ao mestre Ataíde. Mesmo com dificuldades, conseguimos restaurar mais de 90% dos elementos artísticos da Matriz, agora é necessária a união de esforços para concluirmos a obra integralmente, explica Nascimento. Um belo exemplar do barroco mineiro, a Matriz está em obras desde dezembro de 2010 e conta com apoio e fiscalização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O processo de restauro está sendo realizado por iniciativa da Associação Amigos da Cultura que, há 16 anos, tem se mobilizado pela recuperação integral do monumento. A próxima etapa está centrada na revitalização arquitetônica que inclui a pintura interna e externa da igreja, além da execução dos projetos elétrico, de iluminação e de combate a incêndios.

20 Reta bulo-mor apo s higienizac a o, remoc a o de purpurina e nivelamento parcial. Foto: Divulgação Durante o período de aprovação dos projetos complementares, a Matriz será reaberta para celebrações aos sábados à noite e também nas missas regulares realizadas aos domingos. Aguardamos ansiosos por isso. Estávamos utilizando a casa paroquial para as celebrações, mas ter nossa igreja novamente é um presente abençoado. Uma dádiva que se deve ao amplo trabalho desenvolvido pelos Amigos da Cultura nos últimos anos. A Associação Amigos da Cultura de Ouro Branco já restaurou a Casa de Tiradentes, as imagens sacras da Semana Santa, a Capela Nossa Senhora Mãe dos Homens e a Capela Nossa Senhora da Conceição, localizada em Conselheiro Lafaiete, na comunidade de Gagé. Para Éverlan Stutz, coordenador de ações educativas, a retomada da restauração é uma conquista mais que abençoada. Durante a paralisação das obras, não paramos de trabalhar, realizamos oficinas de conservação de peças sacras em Ouro Branco, Ouro Preto, Mariana e Congonhas, argumenta Stutz. A obra integral de restauro está sendo patrocinada pelo Ministério da Cultura, Governo de Minas, BNDES e CEMIG e conta com os benefícios fiscais da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Confira também Matéria sobre as Oficinas de Conservação de Peças Sacras Título: Mais de cem zeladores de igreja participam de oficina em três cidades históricas Abaixo um link com uma reportagem, publicada no jornal Estado de Minas, sobre a restauração das pinturas do mestre Ataíde Título: Ouro Branco dá exemplo Fonte: Éverlan Stutz (Professor, Jornalista e Especialista em

21 Gestão do Patrimônio Cultural) Barbalha (CE) Pau da Bandeira - Festa contará com registro do Iphan a partir de 2014 A expectativa é que o evento religioso seja registrado até início de 2014 como patrimônio imaterial do País. Tradição e fé se mesclam nas celebrações de Santo Antônio, em Barbalha. Foto: Alex Costa Um dos maiores eventos do Ceará passará a ter registro histórico como patrimônio imaterial, a partir do próximo ano. A depender do trabalho que vem sendo sistematizado e finalizado pelos técnicos do Instituto Nacional de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), por meio da superintendência estadual no Ceará, o inventário sobre a festa será concluído no próximo mês de agosto e encaminhado para

22 avaliação do Conselho Consultivo do órgão, em Brasília. A votação pelos conselheiros deverá acontecer em novembro. O ritual do pau da bandeira e cortejo no dia da abertura da Festa de Santo Antônio de Barbalha se tornou uma das principais atrações da festa. Milhares de pessoas, todos os anos, vão a cidade participar de um evento que se tornou referência na cultura popular brasileira. Foram colhidos mais de 3 mil registros para compor o relatório que será encaminhado ao conselho. Festejos Neste ano, Barbalha foi reconhecida por lei estadual, como Capital dos Festejos de Santo Antônio. A reunião da cultura popular com uma tradição secular, voltada à religiosidade, fortalece a riqueza do patrimônio que a cidade de constitui atualmente. Segundo o superintendente do Iphan, no Ceará, Ramiro Teles, esse é um registro histórico de grande importância para a cidade, além de ser uma ação de salvaguarda desse patrimônio, que um dia pode até acabar. Mas, diz ele, passa a ser registrado como algo que realmente ocorreu, se um dia tiver que acabar, mostra que teve importância dentro do contexto cultural, social e fez parte de uma história, que será perpetuada pelo forte apelo existente no contexto cultural e religioso de Barbalha. Embasamento Uma exposição museográfica permanente, no Casarão Hotel, neste município, mostra o trabalho que tem sido realizado na cidade desde O objetivo é coletar dados importantes para compor as pesquisas e dar embasamento ao relatório que será apresentado em Brasília. O lançamento foi realizado por meio do Iphan e a Secretaria de Cultura de Barbalha. A exposição permanente sobre a Festa de Santo Antônio, faz parte de uma

23 parceria entre a Prefeitura de Barbalha e o Iphan, autarquia do Ministério da Cultura responsável pela preservação do patrimônio cultural brasileiro. Foi produzida a partir dos resultados do Inventário Nacional de Referências Culturais da Festa de Santo Antônio de Barbalha, pesquisa que compõe a instrução de Registro da Festa como Patrimônio Cultural Brasileiro. Desde 1928, Barbalha abre os festejos em torno de Santo Antônio de Pádua com a celebração do Carregamento do Pau da Bandeira. A celebração tem início ao alvorecer, após a missa na Igreja Matriz de Barbalha em homenagem ao padroeiro da cidade, e é comandada pelo Capitão do Pau. A exposição retrata como as celebrações de Corte, Carregamento e Hasteamento do Pau da Bandeira foram se tornando centrais no calendário de Barbalha, ao mesmo tempo em que passaram a funcionar como elemento identificador de seus moradores. Já o Livro Sentidos de Devoção são reflexões tecidas sobre a Festa de Santo Antônio áreas do conhecimento variadas, como História, Geografia, Antropologia, Pedagogia, Cinema e Turismo, evidenciando a natureza interdisciplinar da instrução dos processos de reconhecimento das práticas culturais como Patrimônio Cultural Brasileiro. Trabalhos O Iphan ressalta que existem poucos trabalhos acadêmicos defendidos e publicados sobre a Festa e que, dessa forma, a publicação pretende provocar o preenchimento de uma lacuna editorial e também servir de leitura inicial, estimulando novas pesquisas sobre a celebração. A publicação tem como organizadores Igor de Menezes Soares e Ítala Byanca Morais da Silva, historiadores que integram a Superintendência do Iphan no Ceará, e reúne artigos de diversos autores, abordando variadas facetas da festa e de suas múltiplas leituras. A seleção de autores e imagens foi fruto das pesquisas

24 desenvolvidas no âmbito do Inventário Nacional de Referências Culturais (INRC) da celebração, que compõe o dossiê de registro da Festa como Patrimônio Cultural Brasileiro. O acervo de registros da festa é composto por entrevistas, fotografias, matérias em jornais, revistas e outros periódicos, além do próprio INRC. O trabalho conta com a participação de vários organizadores e pesquisadores da Universidade Regional do Cariri (Urca), Universidade de Fortaleza (Unifor), Universidade Vale do Acaraú (UVA), Universidade Estadual do Ceará (Uece), além da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Universidade Federal do Ceará (UFC). Por Elizângela Santos Fonte: Diário do Nordeste Após reforma, segunda igreja mais antiga do Brasil é reaberta em Ilhéus (BA) Igreja Nossa Senhora Santana. Foto: Alfredo Filho/Secom Tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), há cerca de 30 anos, o segundo templo católico mais antigo do Brasil, a Igreja de Nossa Senhora de Santana, localizada no distrito rural de Rio de Engenho, em Ilhéus, foi reaberta para a comunidade, na manhã do domingo, dia 02, após as intervenções realizadas pelo instituto para a

25 recuperação do patrimônio. Uma missa celebrada às 10 horas, pelo padre Ademir Amaral, que contou com a presença do prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, e secretários municipais, marcou a entrega da igreja à comunidade católica. Na oportunidade, o prefeito Jabes Ribeiro destacou a simbologia do templo e garantiu esforços para contribuir com a valorização do sítio histórico e para a melhoria da qualidade de vida da comunidade. Além da estrutura física, a reforma da Igreja de Nossa Senhora de Santana representa uma ação de enorme valor histórico, cultural e turístico, pois o distrito de Rio de Engenho forma um conjunto arquitetônico e de belezas naturais entre os mais atrativos da zona rural de Ilhéus, destacou Jabes Ribeiro. A reforma foi realizada a partir de mobilização da comunidade, em 2012, com a participação da professora Maria Aparecida Maranhão, representante da família proprietária do terreno. Os serviços incluíram a recuperação das instalações elétricas e hidráulicas, pintura geral, substituição do piso e do telhado, troca da madeira do mezanino, entre outros. Também foram restauradas as imagens de Nossa Senhora Santana, São Benedito, Nossa Senhora das Graças, Nossa Senhora dos Passos, Santo Antonio e do Senhor Jesus Crucificado. O evento contou com as presenças do presidente da Associação de Moradores de Rio de Engenho, Ednilson do Nascimento Araújo, dos secretários municipais de Desenvolvimento Social e de Meio Ambiente e Urbanismo, respectivamente, Jamil Ocké e Antonio Vieira, além da presença de líderes comunitários. Entre os dias 18 a 28 de julho próximo, está programada a festa de Nossa Senhora de Santana, padroeira da localidade. Imagens

26 Construída em 1537, a Igreja é um dos mais importantes monumento histórico e arquitetônico de Ilhéus e da Bahia. Pertenceu à família de Mem de Sá, terceiro governador-geral do Brasil, e foi um local de grande atuação dos jesuítas no Século XVI. Fonte: Tribuna da Bahia Iepha/MG informa: Roubo de imagens da Matriz de Itacambira

27 Informamos que, na madrugada desta quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012, a Matriz de Santo Antônio, em Itacambira, foi arrombada, e algumas peças sacras foram roubadas. A Igreja, que tem tombamento pelo Iepha/MG, possuía sistema de alarme antifurto instalado pelo programa estadual Minas Para Sempre, com acompanhamento do órgão. Segundo informações da Paróquia e da Prefeitura do município, neste primeiro momento teriam sido percebidas as ausências de cinco imagens, podendo o número de peças roubadas ser ainda maior. De imediato, o Iepha procedeu o envio eletrônico das fichas de inventário do templo à Prefeitura e às polícias Civil e Federal, para conferência completa do acervo documentado pelo Instituto, com fotos, descrições, medidas, dentre outros. A princípio, foi dada falta das seguintes imagens: São Miguel, Santana Mestra, São Sebastião, Santo Antonio, e de uma quinta imagem, cuja identificação não foi confirmada junto à paróquia, mas que poderia ser de Santa Rita. As fotos de quatro das cinco imagens inicialmente relatas como desaparecidas, foram enviadas a imprensa para apoio na divulgação para recuperação das peças. Se alguém tiver alguma informação favor entrar em contato pelo telefone (31) ou pelo faleconosco no site do Iepha/MG. Outras informações Segundo registros históricos, a Matriz de Santo Antônio teve sua construção iniciada na primeira metade do século XVIII. Até hoje, não foram localizados dados sobre profissionais ou artistas que teriam trabalhado em suas obras arquitetônicas e ornamentais ao longo do tempo. O interior da igreja causa grande impacto visual, e até certo estranhamento, pelo aspecto despojado, muito diferente da apresentação estética convencional encontrada em templos católicos. Essa singularidade e detalhes geométricos tornam a igreja um

28 exemplar muito especial tanto do ponto de vista da estrutura, dos encaixes e entalhes quanto da composição da decoração de uma forma geral. Relação de Bens Desaparecidos Fonte original da notícia

Peças sacras centenárias são corroídas pelo tempo e atacadas por insetos em Minas

Peças sacras centenárias são corroídas pelo tempo e atacadas por insetos em Minas Peças sacras centenárias são corroídas pelo tempo e atacadas por insetos em Minas Especialista sugere medidas seguras para proteção de acervo corroído pelo tempo. O que os olhos não veem, o patrimônio

Leia mais

Itália - Família italiana descobre tesouro arqueológico durante reforma de banheiro

Itália - Família italiana descobre tesouro arqueológico durante reforma de banheiro Itália - Família italiana descobre tesouro arqueológico durante reforma de banheiro Em Lecce, aqui no sul da Itália, em qualquer lugar que você escava, pode encontrar um pedaço de história. Faggiano encontrou

Leia mais

Educação Patrimonial Centro de Memória

Educação Patrimonial Centro de Memória Educação Patrimonial Centro de Memória O que é história? Para que serve? Ambas perguntas são aparentemente simples, mas carregam uma grande complexidade. É sobre isso que falarei agora. A primeira questão

Leia mais

O Barroco no Brasil. Capitulo 11

O Barroco no Brasil. Capitulo 11 O Barroco no Brasil Capitulo 11 O Barroco no Brasil se desenvolveu do século XVIII ao início do século XIX, época em que na Europa esse estilo já havia sido abandonado. Um só Brasil, vários Barrocos O

Leia mais

Igrejinha no Centro de Itajaí (SC) passa por primeira restauração

Igrejinha no Centro de Itajaí (SC) passa por primeira restauração Igrejinha no Centro de Itajaí (SC) passa por primeira restauração Investimento ultrapassa R$ 2,7 milhões e prazo de conclusão é de dois anos. Foto: Lucas Correia / Agencia RBS Antes mesmo de Itajaí se

Leia mais

APRESENTAÇÃO Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS)

APRESENTAÇÃO Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) APRESENTAÇÃO A formação dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) e a participação atuante das comunidades são imprescindíveis para o desenvolvimento rural. É função dos Conselhos

Leia mais

Setenta prédios são tombados nos âmbitos municipal, estadual ou federal em Piracicaba (SP)

Setenta prédios são tombados nos âmbitos municipal, estadual ou federal em Piracicaba (SP) Setenta prédios são tombados nos âmbitos municipal, estadual ou federal em Piracicaba (SP) Foto: Isabela Borghese/JP Um prédio pode contar um pouco da história de uma cidade. Considerados patrimônios,

Leia mais

ATIVIDADE 02 A PRESERVAÇÃO DO NOSSO PATRIMÔNIO CULTURAL

ATIVIDADE 02 A PRESERVAÇÃO DO NOSSO PATRIMÔNIO CULTURAL ATIVIDADE 02 A PRESERVAÇÃO DO NOSSO PATRIMÔNIO CULTURAL O patrimônio cultural de uma comunidade é o conjunto de referências que compõem o seu dia-a-dia e fazem com que ela tenha uma memória e uma história

Leia mais

Belo Horizonte (MG) - Capela do Colégio Sagrado Coração de Jesus ganha reforma e será reaberta em breve

Belo Horizonte (MG) - Capela do Colégio Sagrado Coração de Jesus ganha reforma e será reaberta em breve Belo Horizonte (MG) - Capela do Colégio Sagrado Coração de Jesus ganha reforma e será reaberta em breve Escola é considerada um marco da história educacional de Belo Horizonte. Adriana Vilaça tinha 11

Leia mais

Aula5 LEGISLAÇÃO PATRIMONIAL. Verônica Maria Meneses Nunes Luís Eduardo Pina Lima

Aula5 LEGISLAÇÃO PATRIMONIAL. Verônica Maria Meneses Nunes Luís Eduardo Pina Lima Aula5 LEGISLAÇÃO PATRIMONIAL META Indicar as leis preservacionistas que recomendam a proteção do patrimônio. OBJETIVOS Ao final desta aula, o aluno deverá: detectar as principais referências internacionais

Leia mais

como a arte pode mudar a vida?

como a arte pode mudar a vida? como a arte pode mudar a vida? LONGE DAQUI, AQUI MESMO 1 / 2 Longe daqui, aqui mesmo 1 Em um caderno, crie um diário para você. Pode usar a escrita, desenhos, recortes de revista ou jornais e qualquer

Leia mais

PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA: um estudo nas redes municipal de Porto Alegre e estadual do Rio Grande do Sul

PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA: um estudo nas redes municipal de Porto Alegre e estadual do Rio Grande do Sul PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA: um estudo nas redes municipal de Porto Alegre e estadual do Rio Grande do Sul Vera Maria Vidal Peroni PPGEDU UFRGS Este trabalho é parte da pesquisa intitulada: PROGRAMA

Leia mais

Uberlândia (MG) - Tombada, Estação Sobradinho está caindo ao pedaços

Uberlândia (MG) - Tombada, Estação Sobradinho está caindo ao pedaços Uberlândia (MG) - Tombada, Estação Sobradinho está caindo ao pedaços Apesar da pompa dos dizeres Patrimônio Histórico Cultural, prédio parece, na verdade, um imóvel abandonado ao tempo. (Foto: Celso Ribeiro)

Leia mais

Alegre. Câmara Municipal. de Porto PROC. N. 5555/05 P.L.L. N. 261/05 EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS

Alegre. Câmara Municipal. de Porto PROC. N. 5555/05 P.L.L. N. 261/05 EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS Breve Histórico da Paróquia São João Batista Levantamento de dados da realização da Festa do Padroeiro Dados coletados através do Livro Tombo e depoimentos Organização: Lucas Bernardes

Leia mais

São Paulo (SP) - Vizinhos de casarão nos Jardins tentam evitar corte de 60 árvores

São Paulo (SP) - Vizinhos de casarão nos Jardins tentam evitar corte de 60 árvores São Paulo (SP) - Vizinhos de casarão nos Jardins tentam evitar corte de 60 árvores Frente da casa que fica no terreno de 1.300 m²; imóvel foi doado de pai para filho em 1976. Fotos: Luiz Antônio Queiroz/Divulgação

Leia mais

Pesquisa sobre a Política Nacional de Saúde Integral das Populações do Campo, da Floresta e das Águas. Território: Nova Santa Rita - RS

Pesquisa sobre a Política Nacional de Saúde Integral das Populações do Campo, da Floresta e das Águas. Território: Nova Santa Rita - RS Pesquisa sobre a Política Nacional de Saúde Integral das Populações do Campo, da Floresta e das Águas. Território: Nova Santa Rita - RS Objetivos da Pesquisa: 1.Relatar a história de luta e conquista da

Leia mais

Figura 1: tela inicial do BlueControl COMO COLOCAR A SALA DE INFORMÁTICA EM FUNCIONAMENTO?

Figura 1: tela inicial do BlueControl COMO COLOCAR A SALA DE INFORMÁTICA EM FUNCIONAMENTO? Índice BlueControl... 3 1 - Efetuando o logon no Windows... 4 2 - Efetuando o login no BlueControl... 5 3 - A grade de horários... 9 3.1 - Trabalhando com o calendário... 9 3.2 - Cancelando uma atividade

Leia mais

ONG S E ASSOCIAÇÕES. Aproveite bem todas as dicas, fotos e textos deste guia, pois eles são muito importantes.

ONG S E ASSOCIAÇÕES. Aproveite bem todas as dicas, fotos e textos deste guia, pois eles são muito importantes. ONG S E ASSOCIAÇÕES PARA COMEÇAR Você tem vontade de participar mais do que acontece ao seu redor, dar uma força para resolver questões que fazem parte da rotina de certos grupos e comunidades e colocar

Leia mais

Curitiba/PR - Palacete do Batel será restaurado

Curitiba/PR - Palacete do Batel será restaurado Curitiba/PR - Palacete do Batel será restaurado O Palacete do Batel está em obras. Um projeto, encomendado pelos proprietários do imóvel, com o aval do Conselho Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico

Leia mais

22/05/2006. Discurso do Presidente da República

22/05/2006. Discurso do Presidente da República , Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia de assinatura de protocolos de intenções no âmbito do Programa Saneamento para Todos Palácio do Planalto, 22 de maio de 2006 Primeiro, os números que estão no

Leia mais

História. Programação 3. bimestre. Temas de estudo

História. Programação 3. bimestre. Temas de estudo História Olá, pessoal! Vamos conhecer, entre outros fatos, como era o trabalho escravo no Brasil? CHIQUINHA GONZAGA Programação 3. bimestre Temas de estudo O trabalho escravo na formação do Brasil - Os

Leia mais

MISSÕES - A ESTRATÉGIA DE CRISTO PARA A SUA IGREJA

MISSÕES - A ESTRATÉGIA DE CRISTO PARA A SUA IGREJA MISSÕES - A ESTRATÉGIA DE CRISTO PARA A SUA IGREJA 1 40 dias vivendo para Jesus 12/05/2013 At 1 4 Um dia, quando estava com os apóstolos, Jesus deu esta ordem: Fiquem em Jerusalém e esperem até que o Pai

Leia mais

GUIA DE AVALIAÇÃO DE CLIENTES PARA PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO PÓS-DESASTRE

GUIA DE AVALIAÇÃO DE CLIENTES PARA PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO PÓS-DESASTRE GUIA DE AVALIAÇÃO DE CLIENTES PARA PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO PÓS-DESASTRE Este documento é uma tradução do crioulo haitiano e alguns termos foram adaptados para facilitar sua relevância para um público mais

Leia mais

PRÊMIO DE JORNALISMO LUÍS CRUZ DE VASCONCELOS

PRÊMIO DE JORNALISMO LUÍS CRUZ DE VASCONCELOS PRÊMIO DE JORNALISMO LUÍS CRUZ DE VASCONCELOS A Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Ceará (OAB-CE), lança o Prêmio de Jornalismo Luís Cruz de Vasconcelos, que tem o objetivo de estimular a publicação

Leia mais

São Paulo/SP - Planejamento urbano deve levar em conta o morador da rua

São Paulo/SP - Planejamento urbano deve levar em conta o morador da rua São Paulo/SP - Planejamento urbano deve levar em conta o morador da rua Pesquisa traz reflexões para melhorar a situação da população de rua e indica falhas nas políticas públicas. Moradores de rua na

Leia mais

COMO COMEÇAR 2016 se organizando?

COMO COMEÇAR 2016 se organizando? COMO COMEÇAR 2016 se organizando? Como começar 2016 se organizando? Conheça estratégias simples para iniciar o novo ano com o pé direito Você sabia que, de acordo com o Sebrae, os principais motivos que

Leia mais

Missão Arronches 2012 Artigo Cluny

Missão Arronches 2012 Artigo Cluny Na semana de 10 a 17 de Julho, cinco jovens acompanhadas pela Irmã Olinda Neves, desenvolveram uma semana missionária em Arronches. Esta foi a segunda vez, que a Vila Alentejana foi palco de uma Missão

Leia mais

" A história URCA MARCA DA NOSSA TERRA

 A história URCA MARCA DA NOSSA TERRA " A história URCA MARCA DA NOSSA TERRA A União Recreativa e Cultural da Abrunheira, faz parte da identidade desta Abrunheira contemporânea. Desde que existe, tem marcado todos os acontecimentos da nossa

Leia mais

CÂMARA DOS DEPUTADOS Gabinete do Deputado Federal Francisco Everardo TIRIRICA

CÂMARA DOS DEPUTADOS Gabinete do Deputado Federal Francisco Everardo TIRIRICA COMISSÃO DE CULTURA PROJETO DE LEI N o 2.475, DE 2011 Declara a Festa do Pau da Bandeira de Barbalha CE, Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil. Autor: Deputado José Guimarães Relator: Deputado Tiririca

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca Visita às Obras da Vila Brejal Minha

Leia mais

COMO ILUMINAR ÍCONES ARQUITETÔNICOS

COMO ILUMINAR ÍCONES ARQUITETÔNICOS COMO ILUMINAR ÍCONES ARQUITETÔNICOS Aqui vão algumas dicas para iluminar ícones arquitetônicos em comemoração ao aniversário do Rotary, no dia 23 de fevereiro. Se estiver planejando uma projeção, contate

Leia mais

Fundo de Apoio a Projetos do Escravo, nem pensar!

Fundo de Apoio a Projetos do Escravo, nem pensar! Fundo de Apoio a Projetos do Escravo, nem pensar! Caros(as) participantes, O programa Escravo, nem pensar! da ONG Repórter Brasil abre as inscrições para a 8ª edição do Fundo de Apoio a Projetos do Escravo,

Leia mais

ED WILSON ARAÚJO, THAÍSA BUENO, MARCO ANTÔNIO GEHLEN e LUCAS SANTIGO ARRAES REINO

ED WILSON ARAÚJO, THAÍSA BUENO, MARCO ANTÔNIO GEHLEN e LUCAS SANTIGO ARRAES REINO Entrevista Cláudia Peixoto de Moura Nós da Comunicação tendemos a trabalhar com métodos qualitativos, porque, acredito, muitos pesquisadores desconhecem os procedimentos metodológicos quantitativos ED

Leia mais

Viajar é bom! Melhor ainda trazendo boas fotos.

Viajar é bom! Melhor ainda trazendo boas fotos. Viajar é bom! Melhor ainda trazendo boas fotos. Iniciamos mais um curso de dez módulos grátis. Nele apresentaremos as possibilidades de captura fotográfica diferenciada e que marcará para sempre sua viagem.

Leia mais

ENTREVISTA Questões para Adauto José Gonçalves de Araújo, FIOCRUZ, em 12/11/2009

ENTREVISTA Questões para Adauto José Gonçalves de Araújo, FIOCRUZ, em 12/11/2009 FGV CPDOC 29/10/2010 Disciplina: Pesquisas Qualitativas - Prof. Mariana Cavalcanti Aluna: Adriana Maria Ferreira Martins Matrícula 091401001 ENTREVISTA Questões para Adauto José Gonçalves de Araújo, FIOCRUZ,

Leia mais

Breve histórico do movimento Pró Morro da Pedreira A poucos quilômetros da vila Serra do Cipó, distrito do município de Santana do Riacho. Os visitantes que vêm de Belo Horizonte chegam à sede pela rodovia

Leia mais

ATA DA SESSÃO ORDINÁRIA DO DIA 09 DE JUNHO DE 2014 Às vinte horas do dia nove de junho de dois mil e quatorze, na sede da Câmara Municipal, reuniu-se

ATA DA SESSÃO ORDINÁRIA DO DIA 09 DE JUNHO DE 2014 Às vinte horas do dia nove de junho de dois mil e quatorze, na sede da Câmara Municipal, reuniu-se ATA DA SESSÃO ORDINÁRIA DO DIA 09 DE JUNHO DE 2014 Às vinte horas do dia nove de junho de dois mil e quatorze, na sede da Câmara Municipal, reuniu-se em Sessão Ordinária a totalidade dos Vereadores, sob

Leia mais

JOSÉ DE SOUZA CASTRO 1

JOSÉ DE SOUZA CASTRO 1 1 JOSÉ DE SOUZA CASTRO 1 ENTREGADOR DE CARGAS 32 ANOS DE TRABALHO Transportadora Fácil Idade: 53 anos, nascido em Quixadá, Ceará Esposa: Raimunda Cruz de Castro Filhos: Marcílio, Liana e Luciana Durante

Leia mais

ANO XXIII 27/07/2015. Superintendência de Comunicação Integrada CLIPPING. Nesta edição: Clipping Geral Infância e Juventude Meio Ambiente Procon-MG

ANO XXIII 27/07/2015. Superintendência de Comunicação Integrada CLIPPING. Nesta edição: Clipping Geral Infância e Juventude Meio Ambiente Procon-MG ANO XXIII 153 27/07/2015 Superintendência de Comunicação Integrada CLIPPING Nesta edição: Clipping Geral Infância e Juventude Meio Ambiente Procon-MG o tempo - mg - p. 03 e 04-27.07.2015 2 cont... o tempo

Leia mais

Mosaicos #7 Escolhendo o caminho a seguir Hb 13:8-9. I A primeira ideia do texto é o apelo à firmeza da fé.

Mosaicos #7 Escolhendo o caminho a seguir Hb 13:8-9. I A primeira ideia do texto é o apelo à firmeza da fé. 1 Mosaicos #7 Escolhendo o caminho a seguir Hb 13:8-9 Introdução: Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje e para sempre. Não se deixem levar pelos diversos ensinos estranhos. É bom que o nosso coração seja

Leia mais

Terra de Gigantes 1 APRESENTAÇÃO

Terra de Gigantes 1 APRESENTAÇÃO Terra de Gigantes Juliana de MOTA 1 Alexandre BORGES Carolina de STÉFANI Emilia PICINATO João Paulo OGAWA Luara PEIXOTO Marco Antônio ESCRIVÃO Murilo ALVES Natália MIGUEL Orientado pelos docentes: João

Leia mais

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XVI Prêmio Expocom 2009 Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XVI Prêmio Expocom 2009 Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação Jornal 30 Dias 1 Adrielle Figueiredo LOPES 2 Aline Cristina Maia CAMPOS 3 Bárbara Camilo PEREIRA 4 Carla Izabela de Oliveira FERNANDES 5 Daniela Moura SOUZA 6 Dayse Aguiar SERAFIM 7 Érika Cristina CAETANO

Leia mais

Sobre o Sistema FiliaWEB

Sobre o Sistema FiliaWEB Setembro/2009 SUMÁRIO SOBRE O SISTEMA FILIAWEB... 3 I - PAPÉIS E RESPONSABILIDADES NA NOVA SISTEMÁTICA DAS LISTAS DE FILIAÇÃO PARTIDÁRIA... 4 II CADASTRAMENTO DE USUÁRIO... 5 III REGISTRO DE FILIADOS...

Leia mais

PROJETOS PARA OS CENTROS CULTURAIS DO BANCO DO BRASIL

PROJETOS PARA OS CENTROS CULTURAIS DO BANCO DO BRASIL PROJETOS PARA OS CENTROS CULTURAIS DO BANCO DO BRASIL Os Centros Culturais Banco do Brasil estão localizados nas cidades de Belo Horizonte, Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo. Qualquer pessoa física

Leia mais

Tutorial Gerenciador de Conteúdo Site FCASA

Tutorial Gerenciador de Conteúdo Site FCASA Tutorial Gerenciador de Conteúdo Site FCASA Versão 1.0* Bolt Brasil Comunicação Digital Tel: 31 3335 7100 www.bolt.com.br Rua Santa Catarina, 1627 15 andar Lourdes Belo Horizonte / MG CEP: 30170-081 *

Leia mais

Casarão que vai receber Museu do Sal é reformado em São Pedro (RJ)

Casarão que vai receber Museu do Sal é reformado em São Pedro (RJ) Casarão que vai receber Museu do Sal é reformado em São Pedro (RJ) Obras começaram em junho e ainda não têm previsão de término. Museu vai ficar às margens da RJ-106. Obras do Museu do Sal continuam em

Leia mais

PROJETO BÁSICO RESTAURO DA CASA DA MEMÓRIA

PROJETO BÁSICO RESTAURO DA CASA DA MEMÓRIA PROJETO BÁSICO RESTAURO DA CASA DA MEMÓRIA Apresentação Partindo da premissa de que a memória é a imagem viva de tempos passados ou presentes e que os bens, que constituem os elementos formadores do patrimônio,

Leia mais

Estruturando o Pré Projeto

Estruturando o Pré Projeto 1 Estruturando o Pré Projeto Deve ter uma capa padrão, como nome da UNESP na parte superior, o título da pesquisa centralizado no meio da página, a cidade e o ano no rodapé da página e entre o título no

Leia mais

Fundação Seade Sistema Estadual de Análise de Dados. Dados da organização

Fundação Seade Sistema Estadual de Análise de Dados. Dados da organização Fundação Seade Sistema Estadual de Análise de Dados Data de elaboração da ficha: Abr 2007 Dados da organização Nome: Fundação Seade Endereço: Av. Casper Líbero, 464, São Paulo, SP Site: www.seade.gov.br

Leia mais

18/11/2005. Discurso do Presidente da República

18/11/2005. Discurso do Presidente da República Discurso do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia de entrega de certificado para os primeiros participantes do programa Escolas-Irmãs Palácio do Planalto, 18 de novembro de 2005

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca CERIMÔNIA NO MUSEU DO PAÇO IMPERIAL

Leia mais

ABAP Capítulo Minas Gerais premia ações de Sustentabilidade

ABAP Capítulo Minas Gerais premia ações de Sustentabilidade Portal da Propaganda 27 de maio de 2010 ABAP Capítulo Minas Gerais premia ações de Sustentabilidade A Associação Brasileira de Agências de Publicidade Capítulo Minas Gerais (ABAP-MG) premiou ontem (25),

Leia mais

Regulamento Prêmio CNT de Jornalismo 2010

Regulamento Prêmio CNT de Jornalismo 2010 Regulamento Prêmio CNT de Jornalismo 2010 1. Objetivo 1.1. O Prêmio CNT de Jornalismo tem como objetivos estimular, divulgar e prestigiar trabalhos jornalísticos sobre o transporte. Com a finalidade de

Leia mais

"Organizar evento é como uma grande orquestra"

Organizar evento é como uma grande orquestra "Organizar evento é como uma grande orquestra" Publicação: 25 de Maio de 2014 às 00:00 O primeiro evento que ela organizou foi aos 12 anos, a festa junina da escola. O que Tânia Trevisan não imaginava

Leia mais

Deus: Origem e Destino Atos 17:19-25

Deus: Origem e Destino Atos 17:19-25 1 Deus: Origem e Destino Atos 17:19-25 Domingo, 7 de setembro de 2014 19 Então o levaram a uma reunião do Areópago, onde lhe perguntaram: "Podemos saber que novo ensino é esse que você está anunciando?

Leia mais

www.fundep.br/programacaptar, juntamente com este regulamento.

www.fundep.br/programacaptar, juntamente com este regulamento. PROGRAMA DE CAPTAÇÃO DE RECURSOS FUNDEP REGULAMENTO PARA CADASTRAMENTO DE PROJETOS UFMG A Fundep//Gerência de Articulação de Parcerias convida a comunidade acadêmica da UFMG a cadastrar propostas de acordo

Leia mais

Assunto: Entrevista com a primeira dama de Porto Alegre Isabela Fogaça

Assunto: Entrevista com a primeira dama de Porto Alegre Isabela Fogaça Serviço de Rádio Escuta da Prefeitura de Porto Alegre Emissora: Rádio Guaíba Assunto: Entrevista com a primeira dama de Porto Alegre Isabela Fogaça Data: 07/03/2007 14:50 Programa: Guaíba Revista Apresentação:

Leia mais

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br A U A UL LA O céu Atenção Aquela semana tinha sido uma trabalheira! Na gráfica em que Júlio ganhava a vida como encadernador, as coisas iam bem e nunca faltava serviço. Ele gostava do trabalho, mas ficava

Leia mais

Sugestões de avaliação. Geografia 9 o ano Unidade 8

Sugestões de avaliação. Geografia 9 o ano Unidade 8 Sugestões de avaliação Geografia 9 o ano Unidade 8 Nome: Unidade 8 Data: 1. Sobre a Oceania, marque V (verdadeiro) ou F (falso) nas sentenças a seguir. ( ) a colonização da Oceania promoveu o domínio da

Leia mais

Manual de Utilização do PDV Klavix

Manual de Utilização do PDV Klavix Manual de Utilização do PDV Klavix Página 1/20 Instalando a partir do CD Se você recebeu um CD de instalação, rode o programa Instalador que se encontra no raiz do seu CD. Ele vai criar a pasta c:\loureiro

Leia mais

Terça-feira, 5 de Maio de 2015 I Série A Número 2. da Assembleia Nacional REUNIÃO DA 3.ª COMISSÃO ESPECIALIZADA PERMANENTE DE 4 DE MAIO DE 2015

Terça-feira, 5 de Maio de 2015 I Série A Número 2. da Assembleia Nacional REUNIÃO DA 3.ª COMISSÃO ESPECIALIZADA PERMANENTE DE 4 DE MAIO DE 2015 Terça-feira, 5 de Maio de 2015 I Série A Número 2 DIÁRIO da Assembleia Nacional X LEGISLATURA (2014-2018) 2.ª SESSÃO LEGISLATIVA REUNIÃO DA 3.ª COMISSÃO ESPECIALIZADA PERMANENTE DE 4 DE MAIO DE 2015 Presidente:

Leia mais

Beleza. Tá certo. Aleluia. Gloria a Deus e amem. Você está certo e vou fazer tudo o que você está falando. Domingo está chegando e lá na igreja vou

Beleza. Tá certo. Aleluia. Gloria a Deus e amem. Você está certo e vou fazer tudo o que você está falando. Domingo está chegando e lá na igreja vou Consultoria LOG Eu não sei porque cada um de vocês trabalha e está aqui hoje. Se por dinheiro? Se porque está fazendo o que gosta? Se os seus pais não te querem em casa? Até mesmo se você não tem nada

Leia mais

São Paulo (SP) - MP dá prazo até sexta para empresas definirem se vendem Parque Augusta

São Paulo (SP) - MP dá prazo até sexta para empresas definirem se vendem Parque Augusta São Paulo (SP) - MP dá prazo até sexta para empresas definirem se vendem Parque Augusta Caso não haja negociação, promotor pode entrar com ação civil pública. Construtoras pretendem começar a erguer prédios

Leia mais

Praça da Alfândega vai voltar no tempo

Praça da Alfândega vai voltar no tempo Praça da Alfândega vai voltar no tempo Obra, com remoção de palmeiras, devolverá ao local característica de 1924. A partir do final do ano, a Praça da Alfândega, no centro da Capital, será cercada por

Leia mais

Fortaleza (CE) - A cidade e as memórias

Fortaleza (CE) - A cidade e as memórias Fortaleza (CE) - A cidade e as memórias Fortaleza tem visto alguns de seus prédios tombados tendo o uso modificado ou mesmo se deteriorando. Na discussão, alguns problemas que a cidade precisa enfrentar

Leia mais

EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMEÇA NA ESCOLA: COMO O LIXO VIRA BRINQUEDO NA REDE PÚBLICA EM JUAZEIRO DO NORTE, NO SEMIÁRIDO CEARENSE

EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMEÇA NA ESCOLA: COMO O LIXO VIRA BRINQUEDO NA REDE PÚBLICA EM JUAZEIRO DO NORTE, NO SEMIÁRIDO CEARENSE EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMEÇA NA ESCOLA: COMO O LIXO VIRA BRINQUEDO NA REDE PÚBLICA EM JUAZEIRO DO NORTE, NO SEMIÁRIDO CEARENSE Emmanuelle Monike Silva Feitosa 1 Celme Torres Ferreira da Costa 2 Niraldo Muniz

Leia mais

Lideranças do movimento Moinhos Vive relembram luta dos bairros de Porto Alegre (RS) contra especulação imobiliária

Lideranças do movimento Moinhos Vive relembram luta dos bairros de Porto Alegre (RS) contra especulação imobiliária Lideranças do movimento Moinhos Vive relembram luta dos bairros de Porto Alegre (RS) contra especulação imobiliária Casarões da Luciana de Abreu estão há 11 anos em disputa na Justiça Foto: Ramiro Furquim/Sul21

Leia mais

defendem revitalização do Cais Mauá, mas questionam modelo escolhido

defendem revitalização do Cais Mauá, mas questionam modelo escolhido Porto Alegre (RS) Comerciantes do Centro defendem revitalização do Cais Mauá, mas questionam modelo escolhido Comerciantes do Centro Histórico dizem ainda não ter muitas informações sobre as obras de revitalização

Leia mais

Casa do Mundo Rural de Prados

Casa do Mundo Rural de Prados Casa do Mundo Rural de Prados A Casa do Mundo Rural de Prados, pretende retratar uma época em que a agricultura, associada à pastorícia eram as principais actividades económicas da população, praticando

Leia mais

Daniel Chaves Santos Matrícula: 072.997.003. Rio de Janeiro, 28 de maio de 2008.

Daniel Chaves Santos Matrícula: 072.997.003. Rio de Janeiro, 28 de maio de 2008. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro Departamento de Artes & Design Curso de especialização O Lugar do Design na Leitura Disciplina: Estratégia RPG Daniel Chaves Santos Matrícula: 072.997.003

Leia mais

5 Dicas Testadas para Você Produzir Mais na Era da Internet

5 Dicas Testadas para Você Produzir Mais na Era da Internet 5 Dicas Testadas para Você Produzir Mais na Era da Internet Uma das verdades absolutas sobre Produtividade que você precisa saber antes de seguir é entender que se ocupar não é produzir. Não sei se é o

Leia mais

A OFERTA DE UM REI (I Crônicas 29:1-9). 5 - Quem, pois, está disposto a encher a sua mão, para oferecer hoje voluntariamente ao SENHOR?

A OFERTA DE UM REI (I Crônicas 29:1-9). 5 - Quem, pois, está disposto a encher a sua mão, para oferecer hoje voluntariamente ao SENHOR? A OFERTA DE UM REI (I Crônicas 29:1-9). 5 - Quem, pois, está disposto a encher a sua mão, para oferecer hoje voluntariamente ao SENHOR? Esse texto é um dos mais preciosos sobre Davi. Ao fim de sua vida,

Leia mais

Início Rápido para o Templo

Início Rápido para o Templo Início Rápido para o Templo O FamilySearch.org facilita realizar as ordenanças do templo por seus antepassados. Todo o processo tem apenas alguns passos simples: 1. Descobrir antepassados que precisam

Leia mais

Anna Júlia Pessoni Gouvêa, aluna do 9º ano B

Anna Júlia Pessoni Gouvêa, aluna do 9º ano B DEPOIMENTOS A experiência que tive ao visitar o Centro Islâmico de Campinas foi diferente e única. É fascinante conhecer novas culturas e outras religiões, poder ver e falar com outro povo e sentir o que

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 60 Pronunciamento após reunião da

Leia mais

InfoReggae - Edição 20 Risco Social Familiar 29 de novembro de 2013. Coordenador Executivo José Júnior

InfoReggae - Edição 20 Risco Social Familiar 29 de novembro de 2013. Coordenador Executivo José Júnior O Grupo Cultural AfroReggae é uma organização que luta pela transformação social e, através da cultura e da arte, desperta potencialidades artísticas que elevam a autoestima de jovens das camadas populares.

Leia mais

ANEXO II PLANO DE TRABALHO

ANEXO II PLANO DE TRABALHO ANEXO II PLANO DE TRABALHO Objetivo: Inaugurado em 14 de março de 1877, o Centro Cultural José Bonifácio foi o primeiro colégio público da América Latina. Construído por ordem de D. Pedro II para a educação

Leia mais

O Papel da Educação Patrimonial Carlos Henrique Rangel

O Papel da Educação Patrimonial Carlos Henrique Rangel O Papel da Educação Patrimonial Carlos Henrique Rangel O Patrimônio Cultural pode ser entendido como um conjunto de coisas de seres humanos. Coisas de gente, criadas para facilitar a vivência em grupo

Leia mais

O PROJETO UNIMONTES SOLIDÁRIA

O PROJETO UNIMONTES SOLIDÁRIA RELATO DA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NO CURSO DE INFORMÁTICA PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES DURANTE O PROJETO UNIMONTES SOLIDÁRIA NA ALDEIA INDÍGENA XACRIABÁ Josué Batista Antunes 1 Gislane Silva Cardoso Cerqueira

Leia mais

Educação Profissional Cursos Técnicos. Regulamento de Estágio Supervisionado

Educação Profissional Cursos Técnicos. Regulamento de Estágio Supervisionado Educação Profissional Cursos Técnicos Regulamento de Estágio Supervisionado CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º - O presente Regulamento de Estágio Supervisionado refere-se à formação do aluno

Leia mais

Diretoria da FETHESP se reúne em Praia Grande

Diretoria da FETHESP se reúne em Praia Grande Filiada à Diretoria da FETHESP se reúne em Praia Grande Diversos assuntos foram tratados, entre eles um curso sobre comunicação sindical e um seminário específico para a categoria dos empregados em instituições

Leia mais

Nesta feira, este ano, percebe-se que há novas editoras, novas propostas. Qual a influência disso tudo para o movimento espírita?

Nesta feira, este ano, percebe-se que há novas editoras, novas propostas. Qual a influência disso tudo para o movimento espírita? Reconhecido por sua extensa dedicação no trabalho da difusão do espiritismo, inclusive fora do país, Miguel de Jesus Sardano é também conhecido por ter iniciado o que hoje é a maior feira do livro espírita

Leia mais

Instituto Estadual do Patrimônio Cultural. Inventário de Identificação dos Reservatórios da CEDAE. Secretaria de Estado de Cultura - RJ

Instituto Estadual do Patrimônio Cultural. Inventário de Identificação dos Reservatórios da CEDAE. Secretaria de Estado de Cultura - RJ Instituto Estadual do Patrimônio Cultural Secretaria de Estado de Cultura - RJ Inventário de Identificação dos Reservatórios da CEDAE Denominação: Reservatório do Morro do Inglês. Localização: Ladeira

Leia mais

PROJETO DE LEI N.º, DE 2006

PROJETO DE LEI N.º, DE 2006 PROJETO DE LEI N.º, DE 2006 (Da Sra. Nice Lobão) Dispõe sobre o patrimônio cultural brasileiro subaquático. O Congresso Nacional decreta: Art. 1º Constituem patrimônio cultural brasileiro subaquático as

Leia mais

COMUNIDADE TRANSFORMADORA UM OLHAR PARA FRENTE

COMUNIDADE TRANSFORMADORA UM OLHAR PARA FRENTE 23 3 COMUNIDADE TRANSFORMADORA UM OLHAR PARA FRENTE Por que você deve dar este estudo Nas duas semanas anteriores, conversamos sobre dois aspectos de nossa missão comunitária que envolve: (a) olhar para

Leia mais

GRUPO III 1 o BIMESTRE PROVA A

GRUPO III 1 o BIMESTRE PROVA A Unidade Portugal Série: 6 o ano (5 a série) Período: TARDE Data: 27/4/2011 PROVA GRUPO GRUPO III 1 o BIMESTRE PROVA A Nome: Turma: Valor da prova: 4,0 Nota: Forte terremoto provoca tsunami e mata centenas

Leia mais

Arte Cristã Primitiva

Arte Cristã Primitiva Arte Cristã Primitiva 1º Ano 1º Bimestre 2015 A clandestinidade Dois Momentos 1º - Clandestino e perseguidos pelos romanos 2 - Aceitação da religião cristã Os primeiros cristãos de origem humilde, reuniam-se

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO AMBIENTE EAD (Educação a Distância) ÍNDICE

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO AMBIENTE EAD (Educação a Distância) ÍNDICE MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO AMBIENTE EAD (Educação a Distância) ÍNDICE FORMAS DE ACESSO AO AMBIENTE EAD... 2 O AMBIENTE EAD... 2 TERMO DE COMPROMISSO... 3 CONHECENDO A HOME PAGE DO TREINAMENTO EAD... 3 ETAPAS

Leia mais

O que é esse produto? Qual é a marca do produto? Que quantidade de produto há na embalagem? Em que país foi feito o produto?

O que é esse produto? Qual é a marca do produto? Que quantidade de produto há na embalagem? Em que país foi feito o produto? RÓTULOS Rótulo é toda e qualquer informação referente a um produto que esteja transcrita em sua embalagem. O Rótulo acaba por ser uma forma de comunicação visual, podendo conter a marca do produto e informações

Leia mais

Casa do Bom Menino. Informativo. Capsula do Tempo estimula reflexão. casadobommeninopiracicaba.org.br

Casa do Bom Menino. Informativo. Capsula do Tempo estimula reflexão. casadobommeninopiracicaba.org.br Informativo Casa do Bom Menino Edição 04 - Maio/ Junho 2015 2015 Capsula do Tempo estimula reflexão No dia 08/05 as crianças e adolescentes da Casa do Bom Menino enterraram a capsula do tempo no quintal

Leia mais

Locais a serem visitados

Locais a serem visitados Apresentação Este projeto trata da elaboração de um livro, bilíngüe, que utilizará a fotografia como forma de expressão artística e que terá como tema central o Litoral do Ceará. A publicação, composta

Leia mais

Norma de Eventos Institucionais e Oficiais - Universidade Federal de Itajubá

Norma de Eventos Institucionais e Oficiais - Universidade Federal de Itajubá Norma de Eventos Institucionais e Oficiais - Universidade Federal de Itajubá 1 Esta norma regulamenta a realização dos eventos institucionais e oficiais da Universidade Federal de Itajubá, padronizando

Leia mais

SIE - SISTEMA DE INFORMAÇÕES PARA O ENSINO CADASTRO DE FUNCIONÁRIOS

SIE - SISTEMA DE INFORMAÇÕES PARA O ENSINO CADASTRO DE FUNCIONÁRIOS SIE - SISTEMA DE INFORMAÇÕES PARA O ENSINO CADASTRO DE FUNCIONÁRIOS SANTA MARIA FATECIENS 2008 Este manual tem por finalidade apresentar as especificações detalhadas da aplicação de Cadastro de Funcionários,

Leia mais

CENTRO HISTÓRICO EMBRAER. Entrevista: Eustáquio Pereira de Oliveira. São José dos Campos SP. Abril de 2011

CENTRO HISTÓRICO EMBRAER. Entrevista: Eustáquio Pereira de Oliveira. São José dos Campos SP. Abril de 2011 CENTRO HISTÓRICO EMBRAER Entrevista: Eustáquio Pereira de Oliveira São José dos Campos SP Abril de 2011 Apresentação e Formação Acadêmica Meu nome é Eustáquio, estou com sessenta anos, nasci em Minas Gerais,

Leia mais

SALVAÇÃO não basta conhecer o endereço Atos 4:12

SALVAÇÃO não basta conhecer o endereço Atos 4:12 SALVAÇÃO não basta conhecer o endereço Atos 4:12 A SALVAÇÃO É A PRÓPRIA PESSOA DE JESUS CRISTO! VOCÊ SABE QUAL É O ENDEREÇO DE JESUS! MAS ISSO É SUFICIENTE? Conhecer o endereço de Jesus, não lhe garantirá

Leia mais

A aceitação foi surpreendente, como revelam os números de acessos a seus programas, que podem se dar no site da TV ou via youtube.

A aceitação foi surpreendente, como revelam os números de acessos a seus programas, que podem se dar no site da TV ou via youtube. ANO 1, REVISTA Nº 13, MARÇO/2015 EDITORIAL Neste mês nossos entrevistados sãos os Diretores da TV WEB LUZ, importante veículo alternativo de difusão de ideias espiritas e de outras religiões, através de

Leia mais

QUADRO V DÚVIDAS. Rodada do ICMS 2012

QUADRO V DÚVIDAS. Rodada do ICMS 2012 QUADRO V DÚVIDAS 1. Pergunta - Estou escrevendo para esclarecer algumas dúvidas a respeito das comprovações que deverão ser encaminhadas relativas ao Projeto Educar para o próximo exercício do ICMS Patrimônio

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO TREINAMENTO EAD (Educação a Distância) ÍNDICE

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO TREINAMENTO EAD (Educação a Distância) ÍNDICE MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO TREINAMENTO EAD (Educação a Distância) ÍNDICE FORMAS DE ACESSO AO AMBIENTE EAD... 2 O AMBIENTE EAD... 3 TERMO DE COMPROMISSO... 4 CONHECENDO A HOME PAGE DO TREINAMENTO EAD... 4

Leia mais

13. Proteção Legal Existente: não tem 14. Proteção Legal Proposta: Tombamento

13. Proteção Legal Existente: não tem 14. Proteção Legal Proposta: Tombamento Página 81 de 112 basculante, com vedações em vidro. A decoração externa é composta de pequenas colunas torsas e frontões arqueados coroados com telhas tipo capa e canal e cimalha. 13. Proteção Legal Existente:

Leia mais