Alface lisa: possui sabor suave, folhas solta e lisas. É o tipo de alface mais utilizado no Brasil. Muito boa para saladas, pesto e fazer charutos.

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1 Saladas e Molhos

2 01 Introdução Fonte de baixa caloria e alto teor de água, além do fácil preparo, a salada proporciona benefícios à saúde, que ajudam a manter o bom funcionamento do organismo. Os vegetais e as folhas são fontes de fibras, o que contribui para o bom funcionamento do intestino, ajudando na digestão. Além disso, as saladas também são fontes de sais minerais e vitaminas, que proporcionam o bom funcionamento do organismo.

3 02 Higienização Para uma salada realmente gostosa e nutritiva você vai precisar lavar muito bem os seus vegetais, além de escolhê-los bem. As verduras devem ser bem-lavadas, passando-se os dedos por toda a casca para retirar terra, pedaços machucados da folha e larvas. Depois, deixe de molho em uma solução desinfetante por 15 minutos (clorin, hidrosteril e outras à venda em supermercados). Em seguida, lave novamente em água corrente. Para os legumes, o procedimento é o mesmo. Se for ingeri-los com a casca, é importante esfregar com uma bucha própria sobre toda a extensão, para eliminar a camada esbranquiçada de agrotóxico. Daí, é só colocar de molho em solução. Sempre seque-as com o auxílio de um pano ou papel toalha.

4 03 Folhas Alface americana: é muito utilizada em sanduíches e saladas que contém ingredientes quentes. Possui um valor nutritivo bem inferior comparada aos oputros tipos; Alface crespa: auxilia na digestão e no bom funcionamento do intestino, além de apresentar pequenos teores de minerais como cálcio e fósforo. É ideal para saladas e sanduíches frios Alface frisée: contém vitamina A, niacina, vitamina C, cálcio, fósforo e ferro. É perfeito para ser usado em saladas que levam acompanhamentos de sabores fortes.

5 04 Alface lisa: possui sabor suave, folhas solta e lisas. É o tipo de alface mais utilizado no Brasil. Muito boa para saladas, pesto e fazer charutos. Alface mimosa: pode ser encpontrada na versão roxa também. É super delicada e muito saborosa, ideal para saladas. Alface romana: possui folhas verde-escuras, longas e crespas. Alface roxa: contém uma quantidade maior de antioxidantes comparada às outras alfaces.

6 05 Agrião: contribui para o funcionamento do fígado evitando problemas de memória, ajuda no aumento da imunidade, favorece a digestão, beneficia a saúde do sistema ocular, participando da formação de ossos e dentes e é excelente expectorante. Rúcula: é rica em antioxidantes naturais como vitamina C, vitamina K e vitamina A. Além de combater a atividade dos radicais livres, estas vitaminas oferecem grande suporte ao sistema imunológico. Acelga; é um dos alimentos mais ricos em antioxidantes do planeta (antioxidantes são responsáveis pelas cores vivas em frutas e vegetais). Ele contém beta-caroteno, vitamina E, vitamina C, zinco, luteína, zeaxantina, quercetina, kaempferol, e muitos outros antioxidantes que combatem doenças.

7 06 Queijos Queijo de cabra: é muito macio e feito com leite de cabra. Tem sabores variados mas geralmente bem fortes. Queijo parmesão: é feito com leite desnatado e vai bem quando servido ralado sobre saladas. Mozzarela de búfala: esse queijo vem em bolinhas, na salmoura ou no soro. Queijo minas frescal: é levemente ácido e salgado, mas bem leve.

8 07 Brie: tem o sabor delicado, levemente mole. Os sabores mais suaves e as texturas mais macias são encontrados em peças com até trinta dias de maturação; para um sabor mais apurados e uma textura cremosa, são indicadas peças com mais de trinta dias. Emmental: é um queijo de massa cozida. Revela então um sabor amendoado, de aroma intenso e textura firme.

9 08 Grão e frutas Os grãos e as frutas podem incrementar a sua salada deixando-a ainda mais saborosa. As frutas vão conferir um sabor adocicado à preparação. Lembre-se de utilizar aquelas que não soltam muita água, como manga, pêra, maçã verde e avocado. Além de possuírem muitas fibras, os grão são muito gostosos, principalmente, quando acrescidos de ingredientes de sabores intensos. Você pode utilizar em suas saladas grãos de bico, arroz 7 grãos, feijão fradinho, quinoa, feijão branco, arroz vermelho e outros.

10 09 Proteínas Para deixar a sua salada ainda mais completa, você pode incluir uma proteína. A parte do frango mais utilizada em saladas é o peito. Fica uma delícia quando utilizado desfiado ou grelhado. Se optar por um peixe, escolha atum ou salmão. Se quiser uma carne vermelha, você pode usar rosbife, presunto cru, royal ou copa.

11 10 Finalizando Finalize sua salada acrescentando um elemento crocante como: sementes de linhaça, de abóbora, amêndoas laminadas, castanha do Pará, castanha de caju, nozes, batata palha, croutons e pão sueco. Faça também molhinhos variados! Vamos aprender algumas receitas?

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13 12 Crouton Ingredientes 10 pães de forma cortados em cubos pequenos 100 ml de azeite 2 sachês de tempero SAZÓN saladas Modo de Preparo 1. Misture o Tempero SAZÓN saladas com o azeite. 2. Em uma assadeira, disponha os cubos de pão e regue com o azeite. Misture bem. 3. Leve ao forno, pré-aquecido a 180o, por 10 minutos ou até dourar. Rendimento: 6 porções Tempo de Preparo: 15 minutos Dificuldade: Fácil

14 13 Molho de mostarda e mel Ingredientes meia xícara (chá) de suco de limão tahiti 2/3 xícara (chá) de azeite extra virgem 1 e meia colher (sopa) de mel 3 colheres (sopa) de mostarda dijon ou amarela Sal e pimenta do reino Modo de Preparo 1. Bata todos os ingredientes no liquidificador até o molho ficar cremoso. Rendimento: 8 porções Tempo de Preparo: 10 minutos Dificuldade: Fácil

15 14 Molho de iogurte e shoyu Ingredientes 4 colheres (sopa) de manteiga sem sal 3 xícaras (chá) de shimeji fresco 3 xícaras (chá) de shitaki fresco cortados em lâminas Molho: 4 colheres (sopa) de azeite de oliva 2 copos de iogurte natural suco de meio limão siciliano meia colher (sopa) de açúcar 2 colheres (sopa) de cebolinha verde cortada em rodelas 1 xícara (chá) de Molho Shoyu SATIS Intenso Modo de Preparo 1. Em uma panela média coloque a manteiga e leve ao fogo alto para derreter. Junte o shimeji e o shitaki e refogue por aproximadamente 6 minutos. 2. Em uma tigela média misture o azeite, o iogurte, o suco de limão siciliano, o açúcar, a cebolinha e o molho shoyu. 3. Acrescente o molho ao refogado de cogumelos e misture bem. Rendimento: 4 porções Tempo de Preparo: 20 minutos Dificuldade: Fácil

16 15 Molho agridoce Ingredientes 2 colheres (sopa) de água 2 colheres (sopa) de geleia de framboesa 1 xícara (chá) de azeite de oliva 4 colheres (sopa) de vinagre de vinho branco 2 sachês de Tempero SAZÓN salada Modo de Preparo 1. Em uma tigela média coloque a água e a geleia. Mexa até diluir. 2. Acrescente o azeite, o vinagre, o Tempero SAZÓN salada e misture bem. Rendimento: 8 porções Tempo de Preparo: 10 minutos Dificuldade: Fácil

17 16 Molho de gengibre com linhaça Ingredientes 1 colher (sopa) de suco de limão 2 colheres (sopa) de azeite de oliva 3 colheres (sopa) de água 1 colher (chá) de mel 1 colher (chá) de gengibre ralado 1 colher (sopa) de linhaça triturada 1 sachê de Tempero SAZÓN salada Modo de Preparo 1. Em uma tigela pequena coloque o suco de limão, o azeite, a água, o mel, o gengibre, a linhaça e o Tempero SAZÓN salada. Misture bem Rendimento: 8 porções Tempo de Preparo: 10 minutos Dificuldade: Fácil

18 15 Salada ao molho de limão Ingredientes 8 folhas de alface lisa meio vidro de palmito, desfiado (150 g) 2 tomates médios, cortados em gomos Molho 2 colheres (sopa) de suco de limão 2 colheres (sopa) de água 4 colheres (sopa) de azeite de oliva 1 sachê de Tempero SAZÓN Salada 1 pitada de sal Modo de Preparo 1. Em uma saladeira rasa, disponha as folhas de alface, o palmito e os tomates, e reserve. 2. À parte, misture o suco de limão, a água, o azeite, o Tempero SAZÓN e o sal. 3. Regue a salada ou sirva o molho à parte. Rendimento: 4 porções Tempo de Preparo: 10 minutos Dificuldade: Fácil

19 16 Salada de macarrão com atum Ingredientes 1 lata de atum escorrido 1 cebola média ralada 2 colheres (sopa) de queijo tipo parmesão ralado 1 e meia xícara (chá) de vagem cortada em tiras, aferventada 1 cenoura pequena ralada no ralo grosso 1 xícara (chá) de maionese 1 colher (sopa) de mostarda 1 colher (sopa) de suco de limão meia colher (sopa) de azeite de oliva 2 sachês de Tempero SAZÓN Salada 250 g de macarrão tipo ave-maria, cozido Modo de Preparo 1. Em uma tigela média, coloque o atum, a cebola, o queijo ralado, a vagem, a cenoura, a maionese, a mostarda, o suco de limão, o azeite e o Tempero SAZÓN, e misture até que fique homogêneo. 2. Junte o macarrão e misture delicadamente até que esteja completamente envolvido. 3. Leve à geladeira por aproximadamente 30 minutos, ou até o momento de servir. Rendimento: 8 porções Tempo de Preparo: 40 minutos Dificuldade: Fácil

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