A Telefónica, S.A., conforme estabelecido no artigo 82 da Lei do Mercado de Valores espanhola, vem por meio desta apresentar o seguinte: COMUNICADO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A Telefónica, S.A., conforme estabelecido no artigo 82 da Lei do Mercado de Valores espanhola, vem por meio desta apresentar o seguinte: COMUNICADO"

Transcrição

1 A Telefónica, S.A., conforme estabelecido no artigo 82 da Lei do Mercado de Valores espanhola, vem por meio desta apresentar o seguinte: COMUNICADO Como continuação do Comunicado enviado em 26 de abril de 2005 e devido à convocação da Assembléia Geral Ordinária de Acionistas da Companhia para os próximos dias 30 e 31 de maio (em primeira e segunda convocação, respectivamente), enviam-se como anexo ao presente comunicado as propostas de acordos que serão submetidas à aprovação desta Assembléia Geral de Acionistas. Tais propostas, junto a documentação adicional necessária, encontram-se à disposição dos acionistas e titulares de direitos especiais distintos das ações e dos representantes dos trabalhadores, na sede social da Companhia, para o exercício por parte destes do direito de informação. Da mesma forma, tal documentação será acessível por via eletrônica, através da página web da Telefónica, S.A. ( Madri, 27 de abril de ANTONIO J. ALONSO UREBA Conselheiro, Secretário Geral e do Conselho de Administração TELEFÓNICA, S.A. DANIEL DE ANDRADE GOMES Diretor de Relações com Investidores TELEFÓNICA, S.A.

2 ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIADE ACIONISTAS DA TELEFÓNICA, S.A. - ANO Texto completo das propostas de deliberações: * Anexo A: Relatório dos Auditores Independentes, Demonstrações Financeiras e Relatório da Administração da Telefónica, S.A., todos referentes ao ano fiscal de * Anexo B: Relatório dos Auditores Independentes, Demonstrações Financeiras e Relatório da Administração Consolidado do Grupo de Sociedades, todos referentes ao ano fiscal de * Anexo C: Regulamento da Assembléia Geral de Acionistas da Telefónica, S.A.

3 Proposta relativa ao Ponto I da Ordem do Dia: Exame e aprovação, se for o caso, das Demonstrações Financeiras e do Relatório da Administração, tanto da Telefónica, S.A como de seu Grupo Consolidado de Sociedades, assim como da proposta de distribuição de resultados da Telefónica, S.A e da gestão de seu Conselho de Administração, referentes ao Exercício social correspondente ao ano de (A) Aprovar as Demonstrações Contábeis (Balanço Patrimonial, Demonstração de Resultados e Relatório) e os Relatório da Administração da Telefónica, S.A e de seu Grupo Consolidado de Sociedades correspondentes ao Exercício social do ano de 2004 (encerrado no dia 31 de dezembro desse ano), conforme foram apresentados pelo Conselho de Administração da Companhia em sua reunião do dia 23 de fevereiro de 2005, assim como a gestão social realizada pelo Conselho de Administração da Telefónica, S.A durante esse Exercício. Nas Demonstrações Financeiras Individuais, o Balanço Patrimonial em 31 de dezembro de 2004 mostra um ativo e um passivo de ,25 milhões de euros cada um deles, e a Demonstração de Resultados no final do Exercício, um resultado positivo de 1.301,40 milhões de euros. Nas Demonstrações Contábeis Consolidadas, o Balanço Patrimonial em 31 de dezembro de 2004 mostra um ativo e um passivo de ,34 milhões de euros cada um deles, e a Demonstração de Resultados ao encerramento do Exercício, um resultado positivo de 2.877,29 milhões de euros. (B) Aprovar a seguinte Proposta de Distribuição do Resultado da Telefónica, S.A correspondente ao Exercício social do ano de 2004: Destinar os lucros obtidos pela Telefónica, S.A no Exercício de 2004, cifrados em de euros, para: de euros (10% do lucro do Exercício), para dotar a Reserva Legal de euros, no máximo, para pagamento de dividendos (montante máximo a distribuir correspondente a um dividendo fixo de 0,23 euros/ação pela totalidade das ações em que é dividido o capital social da Companhia). O lucro restante ( euros no mínimo), para Reserva Voluntária.

4 Faz-se constar expressamente que o valor destinado ao pagamento de dividendos é satisfeito integralmente com o pagamento, no dia 13 de maio de 2005, do dividendo com base nas reservas de lucro do exercício de 2004, por um valor fixo de 0,23 euros brutos a cada uma das ações existentes e em circulação da Companhia, com direito a recebê-lo, de acordo com o Conselho de Administração desta, em sua reunião celebrada no dia 23 de fevereiro de Ver anexo A: Demonstrações Financeiras, Informe de Gestão e Informe de Verificação das Demonstrações Financeiras da Telefónica, S.A. emitido pelo auditor de contas Deloitte, S.L. Ver anexo B: Demonstrações Financeiras, Informe de Gestão e Informe de Verificação das Demonstrações Financeiras Consolidadas do Grupo de Sociedades emitido pelo auditor de contas Deloitte, S.L. Proposta relativa ao Ponto II da Ordem do Dia: Remuneração ao acionista: A) Distribuição de dividendos por conta da Reserva por prêmio de emissão e B) Distribuição extraordinária de prêmio de emissão em espécie (A) Aprovar uma repartição do prêmio de emissão de açoes, mediante o pagamento a cada uma das ações atualmente existentes e em circulação da Companhia com direito a participar da referida repartição na data de pagamento, da quantidade fixa de 0,27 euros brutos por ação, fazendo o débito correspondente na Reserva de Prêmio por Emissão de Ações. O pagamento será feito no dia 11 de novembro de 2005, através das Entidades participantes na Sociedad de Gestión de los Sistemas de Registro, Compensación y Liquidación de Valores, S.A. (IBERCLEAR). Na hipótese de que a incorporação a que se refere o ponto III da Ordem do Dia desta Assembléia Geral de Acionistas se inscreva no Registro Mercantil posteriormente à referida data, o pagamento se realizará no sexto dia útil de bolsa seguinte à data em que ocorra a citada inscrição. Faz-se constar, para efeitos do previsto no artigo da Lei das Sociedades Anônimas, que não é preciso para a referida distribuição o consentimento dos Sindicatos de Obrigacionistas das Emissões de obrigações e bônus em circulação, dado que a redução da importância das reservas que aquele representa não diminui a proporção inicial entre a soma de capital mais reservas e a quantia das obrigações pendentes de amortizar.

5 (B) Aprovar um pagamento da Reserva por Prêmio de Emissão de Ações, mediante a entrega aos acionistas da Telefónica, S.A. de ações representativas do capital social da Companhia procedentes da tesouraria, na proporção de uma ação para cada vinte e cinco ações que possuam o direito a participar do pagamento. O pagamento consistirá em um máximo de ações próprias da Telefónica, S.A., com base em Reserva por Prêmio de Emissão de Ações, pelo valor máximo total equivalente ao resultado da avaliação de cada ação entregue pela mudança média ponderada da ação da Telefónica, S.A. no Sistema de Interconexão Bursátil (Mercado Contínuo) no dia bursátil hábil imediatamente anterior ao da realização da Assembléia Geral Ordinária de Acionistas da Companhia, com um mínimo total equivalente do resultado da avaliação de cada ação entregue pelo valor que tal ação tem nos registros contábeis da Telefónica, S.A. e sem que em nenhum dos casos a base em Reserva por Prêmio de Emissão de Ações possa exceder do valor total do saldo da conta indicada. O direito de receber a devolução em espécie do prêmio de emissão, assim como está acordado, será a favor de quem, conforme a legislação espanhola, for acionista da Telefónica, S.A. ao final do dia 20 de junho de 2005, tendo direito, portanto, aqueles que até essa mesa data, inclusive, tenham comprado as ações da Telefónica, S.A. e não o terão aqueles que até essa mesma data, inclusive, tenham vendido as ações da Telefónica, S.A. Com a finalidade de facilitar a adequada execução da operação, corresponderá à Entidade Agente designada a tais efeitos pelo Conselho de Administração, coordenar e realizar com a IBERCLEAR e suas Entidades participantes as administrações e operações necessárias ou meramente convenientes para instrumentar a repartição da Reserva por Prêmio de Emissão de Ações a que se refere o presente acordo, todo ele conforme o procedimento e termos previstos no mesmo, assim como nos que, se for o caso, desenvolva o Conselho de Administração de Telefónica, S.A. Sem prejuízo do anterior, acorda-se estabelecer um mecanismo orientado a facilitar a execução da operação a que este acordo se refere em relação àqueles acionistas que sejam titulares de um número de ações que não seja múltiplo de vinte cinco (25), nos seguintes termos e condições: (i) Telefónica, S.A. colocará à disposição da Entidade Agente, o número total de ações próprias a repartir conforme o estabelecido neste acordo.

6 (ii) (iii) A Entidade Agente, atuando em nome e por conta da Telefónica, S.A., entregará aos acionistas da Telefónica, S.A. que se encontrem legitimados, o número inteiro de ações da Telefónica, S.A. correspondentes em virtude da relação exata de troca de uma (1) ação por cada vinte cinco (25) das quais o acionista seja titular. Em relação àqueles acionistas da Telefónica, S.A. que sejam titulares de ações em um número que exceda a um múltiplo de 25 ou que não alcance a citada cifra de 25 (as ações que, no primeiro caso, constituam tal excesso ou, no segundo caso, não cheguem a 25, serão denominadas Frações ) e tendo em conta que pelas Frações indicadas não poderiam receber uma ação da Telefónica, S.A. apenas frações de ações, a Entidade Agente abonará, em seu lugar, dinheiro efetivo no valor equivalente a estas frações de ações da Telefónica, S.A. que corresponderia entregar aos indicados acionistas em relação às Frações referidas (a Compensação por Frações ). A Entidade Agente fará seu o número agregado de ações próprias entregagues pelas da Telefónica, S.A. que corresponderia às Frações indicadas, podendo, se for o caso, dispor delas uma vez completada a operação. (iv) O valor da Compensação por Frações será determinada em função da média aritmética da mudança média ponderada da ação da Telefónica S.A. no Sistema de Interconexão Bursatil (Mercado Contínuo) nos dias 21, 22 e 23 de junho de 2005 (a Média Aritmética ). Deste modo, e considerando que o número de Frações que tenha cada acionista oscilará entre um mínimo de 1 e um máximo de 24, o valor da Compensação por Frações que corresponda a cada acionista será o resultado da multiplicação do número de Frações deste acionista pela Média Aritmética e divisão do resultado por 25, arredondando ao centésimo mais próximo. Serão de responsabilidade do acionista qualquer comissão ou gastos que, de acordo e em cumprimento à legislação vigente, possam repercutir as entidades participantes em IBERCLEAR ou às entidades depositárias em relação com a operação. Antes da realização por parte do IBERCLEAR das operações de liquidação habituais neste tipo de operação, a entrega das ações e da Compensação por Frações que seja correspondente, se realizará dentro dos cinco dias úteis de bolsa a contar do dia 24 de junho de Delega-se expressamente ao Conselho de Administração (autorizando a este para que, por sua vez, possa subdelegar a favor da Comissão Delegada, do Presidente Executivo do Conselho de Administração, ou de qualquer outra pessoa a qual o Conselho de Administração apodere expressamente para tal efeito) todas as faculdades necessárias para a execução do presente acordo, incluindo entre elas

7 o desenvolvimento do procedimento previsto, assim como também as faculdades necessárias ou convenientes para a realização de quantos trâmites e gestões tiveram que ser efetuadas para encaminhar a operação. Faz-se constar, com efeito ao previsto no artículo da Lei de Sociedades Anônimas da Espanha, que não é necessário para a repartição em espécie a que se faz referência no presente acordo, o consentimento dos Sindicatos de Obrigações ( Sindicatos de Obligacionistas ) das emissões de obrigações e bônus em circulação, toda vez que a redução do valor das reservas que supõe aquele não diminui a proporção inicial entre a soma de capital mais reservas e a quantia das obrigações pendentes de amortização. Proposta relativa ao Ponto III da Ordem do Dia: Exame e aprovação, sendo esse o caso, do Projeto de Incorporação da Telefónica, S.A. e da Terra Networks, S.A. e aprovação, como Balanço de Incorporação, do Balanço da Telefónica, S.A. encerrado a 31 de Dezembro de Aprovação da incorporação entre a Telefónica, S.A. e a Terra Networks, S.A. por incorporação da segunda entidade na primeira, com extinção da Terra Networks, S.A. e transferência em bloco, a título universal, do seu patrimônio para a Telefónica, S.A., prevendo-se que a troca seja feita mediante a entrega de ações da carteira própria da Telefónica, S.A., tudo isto em conformidade com o Projeto de Incorporação. Integração da incorporação no regime tributário especial previsto no Capítulo VIII do Título VII da Versão Consolidada da Ley del Impuesto de Sociedades. Estabelecimento do procedimento destinado a facilitar a realização da troca. Delegação de poderes. (A) Exame e aprovação, sendo esse o caso, do Projeto de Incorporação da Telefónica, S.A. e da Terra Networks, S.A. mediante incorporação da segunda na primeira. Aprovar integralmente o Projeto de Incorporação da Terra Networks, S.A. na Telefónica, S.A., redigido e subscrito pelos Administradores de ambas as sociedades nos termos previstos no próprio Projeto de Incorporação, e aprovado pelos respectivos Conselhos de Administração em reuniões realizadas ambas no dia 23 de Fevereiro de O Projeto de Incorporação foi depositado nos Registros Comerciais de Madri e Barcelona nos dias 02 e 03 de março de 2005, respectivamente, tendo sido nestes efetuadas as correspondentes notas marginais nos mesmos e publicado o referido depósito no Boletim Oficial do Registro Comercial ( Boletín Oficial del Registro Mercantil ) no dia 14 de março de 2005, em Madri, e no dia 29 de Março de 2005, em Barcelona. O texto do Projeto de Incorporação que se aprova por meio desta deliberação fará parte, como anexo, da Ata da Assembléia Geral.

8 (B) Exame e aprovação, sendo esse o caso, como Balanço de Incorporação, do Balanço da Telefónica, S.A., encerrado a 31 de Dezembro de Aprovar como Balanço de Incorporação da Telefónica, S.A. o Balanço encerrado a 31 de Dezembro de 2004, elaborado pelo Conselho de Administração da Telefónica, S.A. na sua reunião de 23 de Fevereiro de 2005, devidamente verificado com data de 4 de Março de 2005 pela Deloitte, S.L., Revisor Oficial de Contas da Telefónica, S.A., e aprovado por esta Assembléia Geral, no âmbito do ponto I da Ordem do Dia. O texto do Balanço de Incorporação e o correspondente relatório de verificação do Revisor Oficial de Contas da Sociedade fará parte, como anexo, da Ata da Assembléia Geral. (C) Exame e aprovação, sendo esse o caso, da incorporação entre a Telefónica, S.A. e a Terra Networks, S.A., por incorporação da segunda entidade na primeira, com extinção da Terra Networks, S.A. e transferência em bloco, a título universal, de todo o seu patrimônio para a Telefónica, S.A., prevendo-se que a troca seja feita mediante a entrega de ações da carteira própria da Telefónica, S.A., em conformidade com o Projeto de Incorporação. Integração da incorporação no regime tributário especial previsto no Capítulo VIII do Título VII da Versão Consolidada da Lei do Imposto de Sociedades. Estabelecimento do procedimento destinado a facilitar a realização da troca. I. Aprovação da incorporação entre a Telefónica, S.A. e a Terra Networks, S.A. Aprovar a incorporação entre a Telefónica, S.A. e a Terra Networks, S.A., por incorporação da segunda sociedade na primeira, com dissolução sem liquidação da Terra Networks, S.A. e transferência em bloco, a título universal, de todo o seu patrimônio, compreendendo todos os elementos que integram o seu ativo e passivo, para a Telefónica, S.A., que adquirirá por sucessão universal os direitos e obrigações da Terra Networks, S.A. De acordo com o disposto no Projeto de Incorporação, a Telefónica, S.A. entregará aos acionistas da Terra Networks, S.A., ações próprias em tesouraria segundo a relação de troca prevista no Projeto de Incorporação. Não procederá à troca das ações da Terra Networks, S.A. que se encontrem em poder desta última sociedade, da Telefónica, S.A. ou de qualquer outra pessoa que atue em nome próprio mas por conta da Terra Networks, S.A. ou da Telefónica, S.A., sempre que se encontrem abrangidas pelo disposto no

9 artigo 249 da Lei de Sociedades Anônimas, conforme o que venha a ser acordado posteriormente. A troca das ações da Terra Networks, S.A., que se realizará de acordo com o procedimento e a relação de troca descritos no Projeto de Incorporação, exigirá que, por parte da Telefónica, S.A., se entregue até um máximo de ações, que serão imobilizadas a partir da data de adoção da presente deliberação. Delegam-se no Conselho de Administração, autorizando-se, por sua vez, que este delegue na Comissão Delegada ou no Presidente Executivo, todas as faculdades necessárias para que, dentro do montante máximo anteriormente fixado e sujeito à condição que seguidamente se refere, concretize o número exato de ações da Telefónica, S.A. necessárias para fazer face à troca das ações atualmente em circulação da Terra Networks, S.A., de acordo com a relação de troca referida. A condição que o Conselho de Administração ou a Comissão Delegada ou o Presidente-Executivo, conforme o caso, deverão ter em conta é que o número exato das ações da Telefónica, S.A. em tesouraria a entregar será a necessária, em função da relação de troca de duas (2) ações da Telefónica, S.A. para cada nove (9) ações da Terra Networks, S.A., tendo em conta que, por imperativo do artigo 249 da Lei de Sociedades Anônimas, as ações desta última sociedade que se encontrem em poder da mesma, em poder da Telefónica, S.A., ou em poder de qualquer outra pessoa que atue em nome próprio mas por conta da Terra Networks, S.A. ou da Telefónica, S.A., não serão trocadas e serão extintas e canceladas em conseqüência da incorporação. De igual modo, delega-se no Conselho de Administração, autorizando-se que este delegue, por sua vez, na Comissão Delegada ou no Presidente Executivo, a faculdade de fixar as condições da entrega das ações em tudo o que não seja disposto pela Assembléia Geral, incluindo o desenvolvimento do procedimento de troca das ações. Todo o referido anteriormente será realizado em conformidade com o Projeto de Incorporação de 23 de Fevereiro de 2005, depositado nos Registros Comerciais de Madri e Barcelona correspondentes aos domicílios das sociedades que se fundem, de acordo com o procedimento regulado na Secção Segunda do Capítulo VIII da Lei de Sociedades Anônimas e ao abrigo do relatório do perito independente KPMG Auditores, S.L., emitido no dia 12 de Abril de 2005 em cumprimento do disposto no artigo 236 da Lei de Sociedades Anônimas.

10 Deste modo, em cumprimento do disposto no artigo 228 do Regulamento do Registro Comercial, e como parte integrante do conteúdo desta deliberação de incorporação, referem-se expressamente as seguintes circunstâncias: 1. Identificação das entidades participantes na incorporação. 1.1 Telefónica, S.A. (Sociedade Incorporante). Telefónica, S.A., com sede em Madri, rua Gran Vía, 28, constituída por tempo indeterminado mediante escritura pública outorgada perante o Escrivão de Madri, Sr. Alejandro Roselló Pastor, em 19 de Abril de 1924, com o número 141 do seu protocolo. A Telefónica, S.A. está inscrita no Registro Comercial de Madri, no Tomo , Fólio 21, Folha M O Número de Identificação Fiscal da Telefónica, S.A. é o A-28/ Terra Networks, S.A. (Sociedad Incorporada). Terra Networks, S.A., com sede em Barcelona, rua Nicaragua, 54, constituída por tempo indeterminado como Telefónica Comunicaciones Interactivas, S.A., mediante escritura pública outorgada perante o Escrivão de Madri, Sr. José Antonio Escartín Ipiens, em 04 de dezembro de 1998, com o número do seu protocolo, tendo alterado a sua denominação para a atual, mediante escritura de 1º de outubro de 1999, outorgada perante o Escrivão de Madri, Sr. Francisco Arriola Garrote, com o número do seu protocolo, e tendo alterado a sua sede para o domicílio atual, por deliberação adotada na Assembléia Geral Ordinária de Acionistas, realizada no dia 08 de junho de 2000, levada a público perante o Escrivão de Pozuelo de Alarcón, Sr. Nicolás Ferrero López, no dia 03 de agosto de 2000, sob o número do seu protocolo. A Terra Networks, S.A. está inscrita no Registro Comercial de Barcelona no Tomo , Fólio 165, Folha B O Número de Identificação Fiscal da Terra Networks, S.A. é o A-82/ Alterações estatutárias. Não se efetuam alterações estatutárias em conseqüência da incorporação. Não obstante, faz-se constar que se submeterá à presente Assembléia a

11 aprovação de uma redução do capital social no montante de euros, mediante a amortização de ações próprias em tesouraria e a correspondente alteração do artigo 5.º dos Estatutos Sociais, em conformidade com o disposto na proposta correspondente ao ponto VII da Ordem do Dia. 3. Relação de troca da incorporação. A relação de troca das ações das entidades participantes na incorporação, que foi determinada sobre a base do valor real dos patrimônios sociais da Telefónica, S.A. e da Terra Networks, S.A., será, sem nenhuma compensação complementar em dinheiro, a seguinte: Duas (2) ações da Telefónica, S.A., de um euro ( 1) de valor nominal cada uma, para cada nove (9) ações da Terra Networks, S.A., de dois euros ( 2) de valor nominal cada uma. Na determinação da relação de troca, foram levados em conta os dividendos previstos de distribuição de ambas sociedades e os que se faz referência no capítulo 8 do Projeto de Incorporação e na epígrafe 5 seguinte. 4. Procedimento de troca das ações. O procedimento de troca das ações da Terra Networks, S.A. pelas ações da Telefónica, S.A. será o seguinte: (a) Acordada a incorporação pelas Assembléias Gerais de Acionistas de ambas sociedades e inscrita a escritura de incorporação no Registro Mercantil de Madri (uma vez qualificada pelo Registro Mercantil de Barcelona), realizar-se-á a troca das ações da Terra Networks, S.A. por ações da Telefónica, S.A. (b) A troca será realizada a partir da data indicada nos anúncios publicada no Boletim Oficial do Registro Mercantil, em um dos jornais de maior circulação em Madri e em Barcelona e, caso seja obrigatório, nos Boletins Oficiais das Bolsas espanholas. Para tal efeito, será designada uma entidade financeira que atuará como Agente e que será indicado nos mencionados anúncios. (c) A troca das ações da Terra Networks, S.A. pelas ações da Telefónica, S.A. será efetuada através das Entidades participantes na Sociedad de Gestión de los Sistemas de Registro, Compensación y Liquidación de Valores, S.A. (IBERCLEAR), que sejam depositárias das mesmas, de acordo com

12 os procedimentos estabelecidos para o regime de anotações em conta, conforme estabelecido no Real Decreto 116/1992, de 14 de fevereiro, e com aplicação do previsto no artigo 59 de Lei de Sociedades Anônimas da Espanha no qual proceda. (d) Os acionistas que sejam possuidores de ações que representem uma fração do número de ações da Terra Networks, S.A. fixado como relação de troca, poderão adquirir ou transmitir ações para proceder à sua troca segundo a mencionada relação de troca. Não obstante, e ao abrigo do disposto no Projeto de Incorporação, as sociedades participantes na incorporação têm previsto estabelecer mecanismos orientados a facilitar a realização da troca para aqueles acionistas da Terra Networks, S.A. que sejam titulares de um número de ações que não seja múltiplo de nove (9), incluindo a designação de um Agente de Frações. As bases deste mecanismo são reguladas no parágrafo III seguinte. (e) Como conseqüência da incorporação, as ações da Terra Networks, S.A. serão extintas. Faz-se constar que a Telefónica, S.A., à data do Projeto de Incorporação, era titular de quatrocentos e trinta e seis milhões duzentos e cinco mil quatrocentos e dezenove ( ) ações da Terra Networks, S.A., representativas de setenta e cinco vírgula oitenta e sete por cento (75,87 %) do seu capital social, e antes da convocação da Assembléia Geral Ordinária de Acionistas adquiriu sete (7) ações adicionais da Terra Networks, S.A. por forma a que o número de ações da Terra Networks, S.A. que tenham de ser utilizadas na troca seja múltiplo da equação de troca. Por força do disposto no artigo 249 da Lei de Sociedades Anônimas e na legislação sobre a ações próprias, as ações da Terra Networks, S.A. em poder da Telefónica, S.A. não serão trocadas por ações da Telefónica, S.A. De igual modo, faz-se constar que a Terra Networks, S.A. é titular de sete milhões ( ) de ações próprias em carteira própria, que estavam destinadas a ser amortizadas após ter sido modificado o sistema de cobertura dos seguintes planos de opções sobre ações: (i) plano de opções sobre ações da Terra Networks, S.A. aprovado pela Assembléia Geral de Acionistas da Terra Networks, S.A. em 1º de outubro de 1999, alterado por deliberação das Assembléias Gerais de Acionistas de 08 de junho de 2000 e de 07 de junho de 2001 e desenvolvido pelo Conselho de Administração da Terra Networks, S.A., e (ii) planos de opções sobre ações resultantes da assunção pela Terra dos planos de opções sobre ações da Lycos Inc. aprovados pela Assembléia Geral de Acionistas da Terra Networks, S.A. em 08 de junho de 2000, modificados pela Assembléia Geral de Acionistas de 07 de junho de 2001 e

13 desenvolvidos pelo Conselho de Administração. Os sete milhões ( ) de ações referidos não serão também sujeitos à troca, de acordo com o disposto no artigo 249 da Lei de Sociedades Anônimas e disposições concordantes, ainda que, desde o registro da incorporação, a Telefónica, S.A. sucederá à Terra Networks, S.A. como entidade obrigada em virtude destes planos, que serão modificados segundo a relação de troca estabelecida no Projeto de Incorporação. No sentido de não prejudicar os interesses dos beneficiários destes planos, a Telefónica, S.A. estabelecerá, caso seja necessário, mecanismos que assegurem o devido cumprimento dos compromissos assumidos pela Terra Networks, S.A. relativamente aos referidos planos de opções sobre ações. 5. Data a partir da qual as novas ações entregues em troca darão direito a participar nos lucros sociais e particularidades relativas a esse direito. Dado que as ações da Telefónica, S.A. que se utilizarão na troca são ações existentes, da mesma classe e série que as restantes ações da Telefónica, S.A. atualmente em circulação, as mesmas darão direito aos seus titulares, a partir da sua entrega, a participar nos lucros sociais, gerados a partir de 1 de Janeiro de 2005, nas mesmas condições que as restantes ações em circulação. Em distribuições que sejam feitas posteriormente à inscrição no registro comercial da escritura de incorporação, todas as ações da Telefónica, S.A. incluindo as que se entreguem para realização da troca, participarão com igualdade de direitos em proporção do valor nominal de cada ação. Faz-se constar que, em conformidade com o disposto no Projeto de Incorporação, a Telefónica, S.A. efetuou ou, consoante o caso, prevê efetuar as seguintes distribuições de dividendos: (i) Pagamento de um dividendo por conta dos resultados do exercício findo a 31 de dezembro de 2004, que será pago no dia 13 de maio de Este dividendo foi anunciado pelo Conselho de Administração na sua reunião de 26 de janeiro de 2005, tendo-se estabelecido o respectivo montante no valor fixo de 0,23 euros por ação na reunião do mesmo Conselho realizada no dia 23 de Fevereiro de Os acionistas da Terra Networks, S.A. que passem a ser acionistas da Telefónica, S.A., em resultado da incorporação, não se beneficiarão deste dividendo. (ii) A distribuição de ações próprias da Telefónica, S.A., na proporção de uma ação da carteira própria para cada vinte cinco ações de que seja titular o acionista, por conta da reserva de prêmio de emissão. A proposta desta distribuição foi decidida pelo Conselho de Administração na sua reunião do passado dia 24 de novembro de

14 2004, e submetida à aprovação da presente Assembléia Geral Ordinária de Acionistas. Uma vez que está previsto que a entrega das ações seja realizada, em todo o caso, antes do registro da incorporação da Telefónica, S.A. e da Terra Networks, S.A. no Registro Comercial, os acionistas da Terra Networks, S.A. que passem a ser acionistas da Telefónica, S.A. em conseqüência da incorporação não se beneficiarão desta distribuição. (iii) O pagamento de um dividendo por conta da reserva de prêmio de emissão que deverá ser pago no dia 11 de novembro de 2005, desde que a escritura de incorporação tenha sido registrada no Registro Comercial de Madri antes desta data. Caso a incorporação seja registrada no Registro Comercial depois da mencionada data, o pagamento será efetuado no sexto dia útil de bolsa seguinte à data em que o referido registro seja efetuado. A proposta deste dividendo foi anunciada pelo Conselho de Administração na sua reunião do passado dia 24 de novembro de 2004 e submetida à aprovação desta Assembléia Geral Ordinária de Acionistas. O montante exato deste dividendo é de 0,27 euros por ação. Diferentemente do disposto para os dividendos referidos em (i) e (ii) supra, tanto os acionistas da Telefónica, S.A. como os acionistas da Terra Networks, S.A. que passem a ser acionistas da Telefónica, S.A. em resultado da incorporação se beneficiarão deste dividendo. Por sua vez, e também em conformidade com o disposto no Projeto de Incorporação, a Terra Networks, S.A., tem previsto distribuir um dividendo de 0,60 euros por ação por conta da Conta de Reserva de Prêmio de Emissão. A proposta desta distribuição foi decidida pelo Conselho de Administração da Terra Networks, S.A. na sua reunião de 23 de fevereiro de A efetivação da distribuição está sujeita à correspondente aprovação pela Assembléia Geral Ordinária de Acionistas da Terra Networks, S.A.. Está previsto que o pagamento se realize nos dias seguintes à reunião desta Assembléia Geral e, em todo o caso, antes do registro da incorporação da Telefónica, S.A. e da Terra Networks, S.A. no Registro Comercial. Desta distribuição beneficiarão exclusivamente os acionistas da Terra Network, S.A. 6. Data para efeitos contábeis da incorporação. Estabelece-se como data a partir da qual as operações da Terra Networks, S.A. serão consideradas realizadas para efeitos contábeis por conta da Telefónica, S.A. é o dia 1º de janeiro de 2005.

15 7. Direitos especiais. Não existem ações especiais na Terra Networks, S.A. Também não existem titulares de direitos especiais distintos das ações, salvo os que correspondem aos beneficiários (empregados, executivos e Conselheiros das empresas do Grupo Terra Networks, S.A.) dos planos de opções sobre ações da Terra Networks, S.A. referidos na epígrafe 4 precedente e no capítulo 5 do Projeto de Incorporação. Após a efetivação da incorporação, a Telefónica, S.A. sucederá a Terra Networks, S.A. como entidade obrigada em virtude de tais planos. Os direitos de opção sobre ações da Terra Networks, S.A. serão automaticamente convertidos em direitos de opção sobre ações da Telefónica, S.A., nos termos resultantes da relação de troca estabelecida no Projeto de Incorporação. Todas as menções à Terra Networks, S.A. ou, se aplicável, a LYCOS INC. ou a LYCOS VIRGINIA, nos referidos planos de opções, serão entendidas como TELEFÓNICA, S.A. a partir da data de inscrição da incorporação. As ações da Telefónica, S.A. entregues aos acionistas da Terra Networks, S.A. em virtude da incorporação contemplada no Projeto de Incorporação não outorgarão a seus titulares nenhum direito especial. 8. Vantagens atribuídas aos administrados e ao especialista independente. Não será atribuída nenhuma classe de vantagens aos Administradores de nenhuma das entidades participantes na incorporação, nem a favor do especialista independente que intervenou no processo de incorporação. II. Aprovação da incorporação no regime tributário especial previsto no Capítulo VIII do Título VII do Texto Refundido da Lei do Imposto de Sociedades. Acordar que a operação de incorporação aprovada seja aprovada no regime tributário especial previsto no Capítulo VIII do Título VII do Texto Refundido da lei do Imposto sobre Sociedades da Espanha, aprovado pelo Real Decreto Legislativo 4/2004, para cujo efeito a operação de incorporação será comunicada à Oficina Estatal de Inspección na forma regulatoriamente estabelecida nos termos do artigo 96 do indicado Texto Refundido e disposições concordantes. III. Estabelecimento do procedimento para facilitar a realização da troca. De acordo com o disposto no Projeto de Incorporação, os acionistas da Terra Networks, S.A. que sejam titulares de ações de representem uma fração do número de ações da Terra Networks, S.A. fixado como relação de troca,

16 poderão adquirir ou transferir ações para a troca segundo a mencionada relação de troca. As decisões oportunas para estes efeitos, bem como de compra ou de venda no mercado de ações da Terra Networks, S.A., com objetivo de alcançar um número de ações da Terra Networks, S.A. que seja múltiplo de nove, deverão ser tomadas pelo acionista individualmente. Sem prejuízo do anterior e como amparo do previsto no Projeto de Incorporação, concorda-se com o estabelecimento de um mecanismo orientado a facilitar a realização da troca por aqueles acionistas da Terra Networks, S.A. que sejam titulares de um número de ações que não seja múltiplo de nove (9). Os termos e condições fundamentais desse mecanismo são os seguintes: (ii) (i) Verificando-se que a relação de troca da incorporação equivale, em termos unitários, à entrega de uma ação da Telefónica, S.A. para cada 4,5 ações da Terra Networks, S.A., na data da última sessão de bolsa da Terra Networks, S.A. nas Bolsas espanholas (doravante, a Data de Referência ), cada acionista da Terra Networks, S.A. que por aplicação da mencionada relação unitária de troca de uma ação da Telefónica, S.A. para cada 4,5 ações da Terra Networks, S.A., tenha direito a receber um número inteiro de ações da Telefónica, S.A. e lhe sobrem frações de ações da Terra Networks, S.A. inferiores a 4,5, poderá transmitir essas frações ao agente de frações designado para o efeito (doravante, o Agente de Frações ), isso no pressuposto de que para o cálculo da fração correspondente a cada posição acionária será computada a totalidade das ações da Terra Networks, S.A. que constituem essa posição. Do mesmo modo, o acionista da Terra Networks, S.A. que seja titular de um número de ações da Terra Networks, S.A. inferior a 4,5 poderá transmitir estas ações ao adquirente de frações. Entender-se-á que cada acionista da Terra Networks, S.A. fará uso do sistema de aquisição de frações aqui previsto, sem que seja necessário que remeta instruções à entidade participante na Iberclear correspondente, que o informará do resultado da operação, uma vez concluída. Atendendo à equação de troca acordada, independentemente do número de ações que constitua cada posição acionária, as únicas hipóteses de aquisição de frações que poderão ocorrer são as seguintes:

17 Número de ações da Terra Ações da Telefónica, S.A. correspondentes em virtude da troca , , , , Fração de ações da Terra sujeita ao regime de aquisição de frações Por conseguinte, em todas as posições acionária, no caso de existir uma fração, esta variará entre um mínimo de 0,5 ações da Terra Networks, S.A. e um máximo de 4 ações da Terra Networks, S.A. (iii) (iv) (v) O preço de aquisição das frações será determinado em função da média aritmética do preço médio ponderado das ações da Terra Networks, S.A. no Sistema de Interconexão Bursátil (Mercado Contínuo) durante as três últimas sessões de bolsa da Terra Networks, S.A. nas Bolsas espanholas. Caso a fração em questão consista numa ação da Terra Networks, S.A., o seu preço de compra será a média aritmética do preço médio ponderado das ações da Terra Networks, S.A. no Sistema de Interconexão Bolsista (Mercado Contínuo) durante as três últimas sessões de bolsa da Terra Networks, S.A.; de igual modo, caso a fração em questão seja diferente de uma ação, o seu preço de aquisição será calculado com base no mesmo critério aqui decidido, mas na proporção correspondente ao montante concreto da fração. A entidade designada como Agente de Frações, atuando em nome e por conta própria, adquirirá as frações de ação restantes nas posições existentes na data da sessão de bolsa da Terra Networks, S.A. correspondente à Data de Referência. As ações ou partes de ações da Terra Networks, S.A. adquiridas pelo Agente de Frações serão trocadas pelas ações da Telefónica, S.A. correspondentes segundo o Projeto de Incorporação. Confere-se ao Conselho de Administração, com a faculdade expressa de substabelecer na Comissão Delegada ou do Presidente Executivo, o poder de desenvolver o mecanismo de aquisição de frações de ação aqui previsto, incluindo, mas sem limitação, a decisão sobre qual será a Data de Referência para, na data desta, realizar a aquisição das frações; a redação do correspondente anúncio de troca; e quaisquer outros poderes que sejam

18 necessários ou meramente ou convenientes no sentido de levar a bom termo a troca da incorporação e o mecanismo de aquisição de picos aqui decidido. D) Delegação de poderes para formalizar, interpretar, rectificar e executar a presente deliberação. Conferir poderes, solidariamente, ao Presidente-Executivo do Conselho de Administração, ao Administrador-Secretário (Consejero-Secretario) e ao Vice-secretario não Administrador (Vicesecretario no Consejero) do Conselho de Administração, para que, sem prejuízo de quaisquer delegações de poderes incluídas nesta deliberação e das procurações para elevação a público existentes, qualquer um deles possa formalizar e executar a presente deliberação, podendo para o efeito outorgar os documentos públicos ou privados que sejam necessários ou convenientes (incluindo os de interpretação, esclarecimento, retificação de erros e sanação de vícios e a publicação dos anúncios que se revelem obrigatórios ou meramente convenientes) para o seu pleno cumprimento e para o registro da mesma, quando seja obrigatório, no Registro Comercial ou em qualquer outro Registro Público. A delegação inclui, nos mais amplos termos, a faculdade para garantir os créditos daqueles credores que, se for o caso, se oponham à incorporação. Os documentos poderão ser acessados através da página Web da Companhia ( Proposta relativa ao Ponto IV da Ordem do dia: Nomeação de Conselheiros Reeleger o Conselheiro Sr. Antonio Viana-Baptista, nomeando-o para um novo período de cinco anos. Proposta relativa ao Ponto V da Ordem do dia: Nomeação de Auditor de Contas da Companhia e de seu Grupo Consolidado de Sociedades, conforme os artigos 42 do Código de Comercio e 204 da Lei de Sociedades Anônimas. Nomear para a Firma Ernst &Young, S.L., por um período inicial de três anos, como Auditor de Contas para a verificação das Demonstrações Contábeis e Relatório da Administração da Telefónica, S.A e de seu Grupo Consolidado de Sociedades, correspondentes ao Exercício de 2005,2006 e Proposta relativa ao Ponto VI da Ordem do dia: Autorização para a aquisição de ações próprias, diretamente ou através de Sociedades do Grupo. (A) Autorizar, em conformidade com o estabelecido nos artigos 75 e seguintes e disposição adicional primeira, capítulo 2, da Lei das Sociedades Anônimas em vigor, a aquisição, em qualquer momento e todas as vezes que julgar pertinente, por parte da Telefónica, S.A quer diretamente, quer através de quaisquer

19 sociedades filiais das quais essa seja sociedade dominante de ações próprias, por compra e venda ou por qualquer outro título jurídico oneroso. O valor ou contraprestação de aquisição mínimo será o equivalente ao valor nominal das ações próprias adquiridas, e o preço ou contraprestação de aquisição máximo será o equivalente ao valor de cotação das ações próprias adquiridas num mercado secundário oficial no momento da aquisição. Essa autorização é concedida por um prazo de 18 meses a contar da data de realização da presente Assembléia, e se encontra expressamente sujeita à limitação de que em nenhum momento o valor nominal das ações próprias adquiridas ao abrigo desta autorização, somado ao daquelas que a Telefónica, S.A e quaisquer de suas sociedades filiais dominadas já possuam, possa exceder os 5 por cento do capital social daquela no momento da aquisição, devendo, além disso, respeitar as limitações estabelecidas para a aquisição de ações próprias pelas Autoridades reguladoras dos mercados nos quais a ação da Telefónica, S.A seja admitida a cotação. Faz-se constar expressamente que a autorização para adquirir ações próprias outorgada pode ser utilizada total ou parcialmente para a aquisição de ações da Telefónica, S.A que esta deva entregar ou transmitir a administradores ou a trabalhadores da Companhia ou de sociedades de seu Grupo, diretamente ou como conseqüência do exercício por parte daqueles de direitos de opção, tudo isso no quadro dos sistemas de retribuição catalogados pelo valor de cotação das ações da Companhia aprovados na devida forma. B) Conferir poderes ao Conselho de Administração, nos mais amplos termos, para o exercício da autorização objeto desta deliberação e para realizar as restantes previsões contidas neste, podendo tais poderes ser delegadas pelo Conselho de Administração a favor da Comissão Delegada, do Presidente Executivo do Conselho de Administração, ou de qualquer outra pessoa à qual o Conselho de Administração outorgue procuração expressa para esse efeito. C) Deixar sem efeito, naquilo que não for executado, a deliberação tomada a este respeito pela Assembléia Geral Ordinária de Acionistas da Companhia, na reunião realizada no dia 30 de abril de 2004, no que concerne ao ponto IV da Ordem do Dia da mesma. Proposta relativa ao Item VII da Ordem do Dia: Redução do capital social mediante a amortização de ações próprias, com exclusão do direito de oposição de credores, dando nova redação ao artigo dos Estatutos Sociais relativo ao capital social. Conforme o estabelecido no denominado Programa TIES sistema de remuneração referenciado no valor de cotação da ação da Telefónica, S.A., com subscrição de ações e entrega de direitos de opção sobre ações, destinado aos não-executivos do Grupo

20 Telefónica, e estabelecido com base nos acordos adotados pela Assembléia Geral Ordinária de Acionistas realizada no dia 07 de abril de 2000 acorda-se: A) Reduzir o capital social da Companhia na cifra de euros, mediante amortização de ações que se encontram em propriedade da empresa e que tem sido previamente adquiridas com base ao autorizado em seu momento pela Assembléia Geral de Acionistas, dentro dos limites previstos nos artigos 75 e seguintes e na disposição adicional 1ª, inciso 2, da Lei de Sociedades Anônimas. Em conseqüência, resulta modificado o artigo 5º dos Estatutos Sociais no relativo a cifra de capital social, que terá a seguinte redação: Artigo 5º.- Capital social 1. O capital social é de euros, dividido em ações ordinárias de uma única série e de um valor nominal de um euro cada uma destas, integralmente desembolsado. 2. A Assembléia Geral de Acionistas, cumprindo os requisitos e dentro dos limites legalmente estabelecidos ao efeito, poderá delegar no Conselho de Administração a faculdade de aumentar o capital social. A redução de capital é realizada com base na Reserva por Prêmio de Emissão de Ações anulando o valor correspondente a reserva indisponível a que se refere o artigo 79.3 da Lei de Sociedades Anônimas e procedendo à constituição de uma reserva por capital amortizado no valor de euros (quantidade igual ao valor nominal das ações amortizadas) da qual somente será possível dispor com os mesmos requisitos que os exigidos para a redução do capital social, em aplicação do previsto no número 3 do artigo 167 da Lei de Sociedades Anônimas da Espanha. Como conseqüência, conforme o assinalado em tal regra, os credores da Sociedade não terão o direito de oposição ao que se refere no artigo 166 da Lei de Sociedades Anônimas da Espanha em relação à redução de capital acordada. A redução não entra na devolução de contribuições por ser a própia Companhia a titular das ações amortizadas. Portanto, a finalidade da redução será amortizar as ações próprias. Faz-se constar, para efeitos do previsto no artigo da Lei de Sociedades Anônimas, que não é necessário o consentimento dos Sindicatos de Obrigacionistas das emissões de obrigações e bônus em circulação, toda vez que a redução de capital que se acorda não diminua a proporção inicial entre a soma de capital mais reservas e a quantia das obrigações pendentes de amortizar.

21 B) Facultar ao Conselho de Administração a fim de que, no prazo de um ano da adoção deste acordo, possa determinar aqueles extremos que não puderam ser fixados expressamente no presente acordo ou que sejam conseqüência deste, e adotar os acordos, realizar as atuações e outorgar os documentos públicos ou privados que sejam necessários ou convenientes para a mais completa execução do presente acordo, incluindo, a titulo meramente enunciativo, a publicação dos anúncios que sejam legalmente requeridos e a realização das solicitações e comunicações que sejam procedentes a fim de excluir da negociação bursátil as ações amortizadas, podendo tais faculdades serem delegadas pelo Conselho de Administração na Comissão Delegada, no Presidente Executivo do Conselho de Administração, ou em qualquer outra pessoa a que o Conselho de Administração apodere expressamente para efeito. Ver anexo C: Relatório do Conselho de Administração da Telefónica, S.A., relativa à redução do capital social Proposta relativa ao Ponto VIII da Ordem do Dia: Delegação de poderes para formalizar, interpretar, emendar e executar as deliberações tomadas pela Assembléia Geral de Acionistas. Conferir poderes, com caráter solidário, ao Presidente Executivo do Conselho de Administração, ao Conselheiro Secretário e ao Vice-secretário não Conselheiro do Conselho de Administração, para que, sem prejuízo de quaisquer delegações incluídas nos acordos anteriores e dos apoderamentos para levar a público em casos existentes, qualquer deles possa formalizar e executar as deliberações precedentes, podendo outorgar para esse fim os documentos públicos ou privados que forem necessários ou convenientes (incluindo os de interpretação, esclarecimento, retificação de erros e emenda de defeitos) para seu mais exato cumprimento e para o registro dos mesmos, quando for preceptivo, no Registro Mercantil ou em qualquer outro Registro Público.

22 ANEXO A: RELATÓRIO DOS AUDITORES INDEPENDENTES, DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS E RELATÓRIO DA ADMINISTRAÇÃO DA TELEFÓNICA, S.A., TODOS REFERENTES AO ANO FISCAL DE 2004.

23

24

25

26 TELEFÓNICA, S.A. DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS INDIVIDUAIS E RELATÓRIO DE GESTÃO CORRESPONDENTES AO EXERCÍCIO 2004 (Traducidas das Demonstrações financieras Originalmente Emitidas em Español -Nota 21).

27 TELEFÓNICA, S.A. BALANÇOS PATRIMONIAIS INDIVIDUAIS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2004 E 2003 (Tradução do original emitido em espanhol-vide Nota 21). ATIVO (Milhões de euros) A) PERMANENTE , ,65 I. Gastos pré-operacionais 12,19 33,64 II. Imobilizado intangível (Nota 5) 40,08 40,65 Aplicativos de informática 95,90 71,72 Outros intangíveis 10,53 11,37 Depreciação acumulada (66,35) (42,44) III. Imobilizado tangível (Nota 6) 261,59 28,06 Terrenos e construções 220,21 0,81 Móveis, utensílios e outros 103,61 31,70 Deprec. e provisões acumuladas (62,23) (4,45) IV. Investimentos (Nota 7) , ,30 Participações em empresas controladas , ,86 Participações em empresas coligadas 1.479, ,42 Outras participações 14,42 6,82 Créditos com empresas controladas e coligadas , ,71 Outros créditos 55,17 70,26 Depósitos e garantias de longo prazo 35,05 3,22 Impostos diferidos (Nota 14.2) 4.343, ,10 Provisões (5.472,34) (6.240,09) B) DESPESAS DE EXERCÍCIOS SEGUINTES (Nota 8) 266,22 288,98 C) ATIVO CIRCULANTE 7.515, ,93 I. Contas a receber 109,93 111,26 Clientes 7,86 7,27 Empresas controladas 71,04 72,75 Empresas coligadas 0,15 0,15 Outras contas a receber 6,73 4,87 Pessoal 0,78 0,85 Impostos a recuperar (Nota 14.2) 27,89 30,66 Provisão para créditos de liquidação duvidosa (4,52) (5,29) II. Investimentos de curto prazo 6.447, ,55 Créditos com empresas controladas e coligadas (Nota 7.3) 6.184, ,10 Aplicações financeiras (Nota 7.5) 263, ,45 III. Ações em tesouraria (Nota 9) 690,18 133,46 IV. Disponível 255,72 33,73 V. Despesas do período seguinte 11,83 4,93 TOTAL DO ATIVO , ,56 As notas 1 a 21 e o Anexo I formam parte integrante destas demonstrações financeiras - 1 -

28 TELEFÓNICA, S.A. BALANÇOS PATRIMONIAIS INDIVIDUAIS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2004 E 2003 (Tradução do original emitido em espanhol-vide Nota 21). PASSIVO (Milhões de euros) A) PATRIMÔNIO LÍQUIDO (Nota 9) , ,06 I. Capital social 4.955, ,89 II. Ágio na emissão de ações 5.287, ,14 III. Reservas de reavaliação 1.368, ,89 IV. Reservas 1.485,52 791,43 Reserva legal 789,94 652,57 Reserva de ações em tesouraria 690,18 133,46 Outras reservas 5,40 5,40 V. Lucro do exercício 1.301, ,71 B) PROVISÕES PARA CONTINGÊNCIAS (Nota 16.7) 139,30 149,38 C) EXIGÍVEL A LONGO PRAZO , ,57 I. Debêntures, obrigações e outros instrumentos negociáveis (Nota 10) 1.917, ,97 Debêntures e bônus não conversíveis 1.824, ,97 Outras obrigações representadas em valores negociáveis 92,90 - II. Empréstimos e financiamentos (Nota 11) 2.950, ,25 III. Obrigações com empresas controladas e coligadas (Nota 12) , ,64 IV. Outras contas a pagar 13,02 4,24 V. Impostos diferidos (Nota 14.2) 46,92 39,34 VI. Participações societárias a integralizar 145,13 145,13 De empresas do grupo (Nota 7.4) 145,13 145,13 D) CIRCULANTE , ,55 I. Debêntures, obrigações e outros instrumentos negociáveis (Nota 10) 1.814,65 727,71 Debêntures e bônus não conversíveis 799,06 69,24 Outros instrumentos negociáveis 963,84 606,45 Juros sobre debêntures e outros valores 51,75 52,02 II. Empréstimos e financiamentos 2.619,35 865,73 Empréstimos e financiamentos (Nota 11) 2.607,85 860,91 Juros sobre empréstimos e financiamentos 11,50 4,82 III. Obrigações com empresas controladas e coligadas (Nota 12) , ,03 IV. Fornecedores 53,87 37,42 Materiais e serviços 53,87 37,42 V. Outras obrigações 148,73 39,66 Impostos a recolher (Nota 14.2) 17,31 15,43 Outras obrigações (Nota 15) 131,42 24,23 TOTAL DO PASSIVO , ,56 As notas 1 a 21 e o Anexo I formam parte integrante destas demonstrações financeiras - 2 -

PLANO DE OPÇÃO DE COMPRA DE AÇÕES DE EMISSÃO DA VIA VAREJO S.A.

PLANO DE OPÇÃO DE COMPRA DE AÇÕES DE EMISSÃO DA VIA VAREJO S.A. PLANO DE OPÇÃO DE COMPRA DE AÇÕES DE EMISSÃO DA VIA VAREJO S.A. 1 ÍNDICE 1 OBJETIVOS... 3 2 PARTICIPANTES... 3 3 ADMINISTRAÇÃO DO PLANO... 3 4 AÇÕES OBJETO DESTE PLANO... 5 5 OUTORGA DA OPÇÃO... 5 6 EXERCÍCIO

Leia mais

ANEXO II DIAGNÓSTICOS DA AMÉRICA S.A. PLANO DE OPÇÃO DE COMPRA DE AÇÕES

ANEXO II DIAGNÓSTICOS DA AMÉRICA S.A. PLANO DE OPÇÃO DE COMPRA DE AÇÕES ANEXO II DIAGNÓSTICOS DA AMÉRICA S.A. PLANO DE OPÇÃO DE COMPRA DE AÇÕES O presente regulamento estabelece as regras do Plano de Opção de Compra de Ações ("Plano") da DIAGNÓSTICOS DA AMÉRICA S.A. ("Companhia"),

Leia mais

ODONTOPREV S.A. CNPJ/MF N.º 58.119.199/0001-51 PLANO DE OPÇÃO DE COMPRA DE AÇÕES

ODONTOPREV S.A. CNPJ/MF N.º 58.119.199/0001-51 PLANO DE OPÇÃO DE COMPRA DE AÇÕES ODONTOPREV S.A. CNPJ/MF N.º 58.119.199/0001-51 PLANO DE OPÇÃO DE COMPRA DE AÇÕES O presente Plano de Opção de Compra de Ações de Odontoprev S.A. ( Companhia ), aprovado pela Assembléia Geral Ordinária

Leia mais

FACTO RELEVANTE. Boadilla del Monte (Madrid), 11 de Abril de 2012

FACTO RELEVANTE. Boadilla del Monte (Madrid), 11 de Abril de 2012 FACTO RELEVANTE O Banco Santander, S.A. divulga informação relativa ao programa de retribuição flexível Santander Dividendo Elección que se deliberou aplicar ao dividendo complementar de 2011. Junta-se

Leia mais

PLANO DE INCENTIVO DE LONGO PRAZO - OPÇÃO DE COMPRA DE AÇÕES GOL LINHAS AÉREAS INTELIGENTES S.A.

PLANO DE INCENTIVO DE LONGO PRAZO - OPÇÃO DE COMPRA DE AÇÕES GOL LINHAS AÉREAS INTELIGENTES S.A. PLANO DE INCENTIVO DE LONGO PRAZO - OPÇÃO DE COMPRA DE AÇÕES DA GOL LINHAS AÉREAS INTELIGENTES S.A. aprovado pela Assembleia Geral Extraordinária realizada em 19 de outubro de 2012 1 PLANO DE INCENTIVOS

Leia mais

PLANO DE INCENTIVOS DE LONGO PRAZO - OPÇÃO DE COMPRA DE AÇÕES

PLANO DE INCENTIVOS DE LONGO PRAZO - OPÇÃO DE COMPRA DE AÇÕES PLANO DE INCENTIVOS DE LONGO PRAZO - OPÇÃO DE COMPRA DE AÇÕES O presente Plano de Incentivos de Longo Prazo - Opção de Compra de Ações é regido pelas disposições abaixo e pela legislação aplicável. 1.

Leia mais

SUZANO PAPEL E CELULOSE S.A. Regimento Interno do Conselho de Administração

SUZANO PAPEL E CELULOSE S.A. Regimento Interno do Conselho de Administração SUZANO PAPEL E CELULOSE S.A. Regimento Interno do Conselho de Administração Este Regimento Interno foi aprovado pelo Conselho de Administração da Suzano Papel e Celulose S.A. em 18 de fevereiro de 2016.

Leia mais

LE LIS BLANC DEUX COMÉRCIO E CONFECÇÕES DE ROUPAS S.A. CNPJ/MF N.º 49.669.856/0001-43 PLANO DE OPÇÃO DE COMPRA DE AÇÕES

LE LIS BLANC DEUX COMÉRCIO E CONFECÇÕES DE ROUPAS S.A. CNPJ/MF N.º 49.669.856/0001-43 PLANO DE OPÇÃO DE COMPRA DE AÇÕES LE LIS BLANC DEUX COMÉRCIO E CONFECÇÕES DE ROUPAS S.A. CNPJ/MF N.º 49.669.856/0001-43 PLANO DE OPÇÃO DE COMPRA DE AÇÕES O presente Plano de Opção de Compra de Ações da Le Lis Blanc Deux Comércio e Confecções

Leia mais

PLANO DE OPÇÕES DE COMPRA DE AÇÕES DA WEG S.A.

PLANO DE OPÇÕES DE COMPRA DE AÇÕES DA WEG S.A. PLANO DE OPÇÕES DE COMPRA DE AÇÕES DA WEG S.A. 1. OBJETIVO DO PLANO O Plano de Opções de Compra de Ações ( Plano ) tem por objetivo a outorga de Opções de compra de ações de emissão da WEG S.A. ( Companhia

Leia mais

CONTRATO DE SOCIEDADE DA IMPRESA SOCIEDADE GESTORA DE PARTICIPAÇÕES SOCIAIS, S.A. I Denominação, objecto e sede

CONTRATO DE SOCIEDADE DA IMPRESA SOCIEDADE GESTORA DE PARTICIPAÇÕES SOCIAIS, S.A. I Denominação, objecto e sede CONTRATO DE SOCIEDADE DA IMPRESA SOCIEDADE GESTORA DE PARTICIPAÇÕES SOCIAIS, S.A I Denominação, objecto e sede ARTIGO 1º A sociedade adopta a firma IMPRESA - Sociedade Gestora de Participações Sociais,

Leia mais

MARFRIG ALIMENTOS S.A. CNPJ/MF N.º 03.853.896/0001-40 PLANO DE OPÇÃO DE COMPRA DE AÇÕES

MARFRIG ALIMENTOS S.A. CNPJ/MF N.º 03.853.896/0001-40 PLANO DE OPÇÃO DE COMPRA DE AÇÕES MARFRIG ALIMENTOS S.A. CNPJ/MF N.º 03.853.896/0001-40 PLANO DE OPÇÃO DE COMPRA DE AÇÕES 1. Objetivos do Plano 1.1. O Plano tem por objetivo permitir que administradores, empregados e prestadores de serviços

Leia mais

BRASCAN RESIDENTIAL PROPERTIES S.A. PLANO DE OPÇÃO DE COMPRA DE AÇÕES

BRASCAN RESIDENTIAL PROPERTIES S.A. PLANO DE OPÇÃO DE COMPRA DE AÇÕES BRASCAN RESIDENTIAL PROPERTIES S.A. PLANO DE OPÇÃO DE COMPRA DE AÇÕES SUMÁRIO PLANO DE OPÇÃO PARA AÇÃO... 3 SEÇÃO 1. DISPOSIÇÃO GERAL... 3 1.1 Propósito... 3 1.2 Administração... 3 1.3 Interpretação...

Leia mais

PLANO DE OUTORGA DE OPÇÃO DE COMPRA OU SUBSCRIÇÃO DE AÇÕES - REGULAMENTO

PLANO DE OUTORGA DE OPÇÃO DE COMPRA OU SUBSCRIÇÃO DE AÇÕES - REGULAMENTO PLANO DE OUTORGA DE OPÇÃO DE COMPRA OU SUBSCRIÇÃO DE AÇÕES - REGULAMENTO 1. Conceito: Este Plano consiste na outorga de opções de compra ou subscrição de ações aos executivos da MARCOPOLO S.A. e de suas

Leia mais

REGULAÇÃO MÍNIMA DO MERCADO DE CAPITAIS

REGULAÇÃO MÍNIMA DO MERCADO DE CAPITAIS MERCOSUL/CMC/DEC. N 8/93 REGULAÇÃO MÍNIMA DO MERCADO DE CAPITAIS TENDO EM VISTA: o Art. 1 do Tratado de Assunção, a Decisão N 4/91 do Conselho do Mercado Comum e a Recomendação N 7/93 do Subgrupo de Trabalho

Leia mais

ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA DE ACIONISTAS DA TELEFÓNICA, S.A. - ANO 2009 -

ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA DE ACIONISTAS DA TELEFÓNICA, S.A. - ANO 2009 - ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA DE ACIONISTAS DA TELEFÓNICA, S.A. - ANO 2009 - PROPOSTAS DE DELIBERAÇÕES QUE O CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO SUBMETE À DECISÃO DA ASSEMBLÉIA GERAL DE ACIONISTAS 22 / 23 de junho

Leia mais

Documento II da Ata da Assembléia Geral Extraordinária realizada em 13 de junho de 2008. PLANO DE OPÇÃO DE COMPRA DE AÇÕES

Documento II da Ata da Assembléia Geral Extraordinária realizada em 13 de junho de 2008. PLANO DE OPÇÃO DE COMPRA DE AÇÕES Documento II da Ata da Assembléia Geral Extraordinária realizada em 13 de junho de 2008. PLANO DE OPÇÃO DE COMPRA DE AÇÕES 1. Objetivo do Plano 1.1. O objetivo do Plano de Opção de Compra de Ações da ESTÁCIO

Leia mais

BRASIL BROKERS PARTICIPAÇÕES S.A. CNPJ/MF nº 08.613.550/0001-98 NIRE 33.3.0028096-1 PLANO DE OPÇÃO DE COMPRA DE AÇÕES

BRASIL BROKERS PARTICIPAÇÕES S.A. CNPJ/MF nº 08.613.550/0001-98 NIRE 33.3.0028096-1 PLANO DE OPÇÃO DE COMPRA DE AÇÕES BRASIL BROKERS PARTICIPAÇÕES S.A. CNPJ/MF nº 08.613.550/0001-98 NIRE 33.3.0028096-1 PLANO DE OPÇÃO DE COMPRA DE AÇÕES 1. Objetivo da Outorga de Opções 1.1. O Plano de Opção de Compra de Ações da Brasil

Leia mais

MANUAL DE NORMAS FORMADOR DE MERCADO

MANUAL DE NORMAS FORMADOR DE MERCADO MANUAL DE NORMAS FORMADOR DE MERCADO VERSÃO: 01/7/2008 2/10 MANUAL DE NORMAS FORMADOR DE MERCADO ÍNDICE CAPÍTULO PRIMEIRO DO OBJETIVO 3 CAPÍTULO SEGUNDO DAS DEFINIÇÕES 3 CAPÍTULO TERCEIRO DO CREDENCIAMENTO

Leia mais

Anexo I TECNISA S.A. CNPJ/MF N.º 07.731.304/0001-78 PLANO DE OPÇÃO DE COMPRA DE AÇÕES

Anexo I TECNISA S.A. CNPJ/MF N.º 07.731.304/0001-78 PLANO DE OPÇÃO DE COMPRA DE AÇÕES Anexo I TECNISA S.A. CNPJ/MF N.º 07.731.304/0001-78 PLANO DE OPÇÃO DE COMPRA DE AÇÕES O presente Plano de Opção de Compra de Ações de Tecnisa S.A. ( Companhia ), aprovado pela Assembléia Geral Extraordinária

Leia mais

PLANO DE OPÇÃO DE COMPRA DE AÇÕES DA INTERNATIONAL MEAL COMPANY ALIMENTAÇÃO S.A. CNPJ/MF: 17.314.329/0001-20 NIRE: 3530048875-0

PLANO DE OPÇÃO DE COMPRA DE AÇÕES DA INTERNATIONAL MEAL COMPANY ALIMENTAÇÃO S.A. CNPJ/MF: 17.314.329/0001-20 NIRE: 3530048875-0 PLANO DE OPÇÃO DE COMPRA DE AÇÕES DA INTERNATIONAL MEAL COMPANY ALIMENTAÇÃO S.A. CNPJ/MF: 17.314.329/0001-20 NIRE: 3530048875-0 CLÁUSULA 1. OBJETIVO DA OUTORGA DE OPÇÕES 1.1 O objetivo do Plano de Opção

Leia mais

COSAN S.A. INDÚSTRIA E COMÉRCIO CNPJ nº 50.746.577/0001-15 NIRE 35.300.177.045 Companhia Aberta

COSAN S.A. INDÚSTRIA E COMÉRCIO CNPJ nº 50.746.577/0001-15 NIRE 35.300.177.045 Companhia Aberta COSAN S.A. INDÚSTRIA E COMÉRCIO CNPJ nº 50.746.577/0001-15 NIRE 35.300.177.045 Companhia Aberta COSAN LOGISTICA S.A. CNPJ/MF 17.346.997/0001-39 NIRE 35.300.447.581 Companhia Aberta FATO RELEVANTE A COSAN

Leia mais

BR MALLS PARTICIPAÇÕES S.A. CNPJ nº 06.977.745/0001-91 PLANO DE OPÇÃO DE COMPRA DE AÇÕES

BR MALLS PARTICIPAÇÕES S.A. CNPJ nº 06.977.745/0001-91 PLANO DE OPÇÃO DE COMPRA DE AÇÕES 1. OBJETIVOS DO PLANO BR MALLS PARTICIPAÇÕES S.A. CNPJ nº 06.977.745/0001-91 PLANO DE OPÇÃO DE COMPRA DE AÇÕES 1.1. Os objetivos do Plano de Opção de Compra de Ações da BR Malls Participações S.A. ( Companhia

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ RESOLUÇÃO Nº 17/CEPE, DE 03 DE MAIO DE 2006 Aprova normas para os cursos de especialização da Universidade Federal do Ceará. O Reitor da UNIVERSIDADE

Leia mais

PLANO DE OPÇÃO DE COMPRA DE AÇÕES - ARR

PLANO DE OPÇÃO DE COMPRA DE AÇÕES - ARR PLANO DE OPÇÃO DE COMPRA DE AÇÕES - ARR 1. Objetivo da Outorga de Opções 1.1. O Plano de Opção de Compra de Ações da JHSF Participações S.A. ( Companhia ), instituído nos termos do art. 168, 3º, da Lei

Leia mais

BRASILAGRO COMPANHIA BRASILEIRA DE PROPRIEDADES AGRÍCOLAS Companhia Aberta de Capital Autorizado CNPJ/MF n.º 07.628.528/0001-59 NIRE 35.300.326.

BRASILAGRO COMPANHIA BRASILEIRA DE PROPRIEDADES AGRÍCOLAS Companhia Aberta de Capital Autorizado CNPJ/MF n.º 07.628.528/0001-59 NIRE 35.300.326. BRASILAGRO COMPANHIA BRASILEIRA DE PROPRIEDADES AGRÍCOLAS Companhia Aberta de Capital Autorizado CNPJ/MF n.º 07.628.528/0001-59 NIRE 35.300.326.237 ATA DA 89ª REUNIÃO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO REALIZADA

Leia mais

AVISO PARA EXERCÍCIO DE DIREITOS DE SUBSCRIÇÃO

AVISO PARA EXERCÍCIO DE DIREITOS DE SUBSCRIÇÃO Sonae Indústria, SGPS, S.A. Sociedade Aberta Sede Social: Lugar do Espido, Via Norte, na Maia Capital Social integralmente subscrito e realizado: 700.000.000 Matriculada na Conservatória do Registo Comercial

Leia mais

POLÍTICA DE NEGOCIAÇÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS

POLÍTICA DE NEGOCIAÇÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS POLÍTICA DE NEGOCIAÇÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS Aprovada pelo Conselho de Administração em 03 de maio de 2012 1. INTRODUÇÃO Esta Política de Negociação estabelece diretrizes e procedimentos a serem observados

Leia mais

PLANO DE OPÇÃO DE COMPRA DE AÇÕES DA LINX S.A.

PLANO DE OPÇÃO DE COMPRA DE AÇÕES DA LINX S.A. PLANO DE OPÇÃO DE COMPRA DE AÇÕES DA LINX S.A. Este Plano de Opção de Compra Ações da LINX S.A. ( Companhia ), aprovado pela Assembleia Geral Extraordinária da Companhia realizada em 27 de abril de 2016

Leia mais

REGULAMENTO SOBRE REMUNERAÇÃO VARIÁVEL DE CURTO E MÉDIO PRAZO ZON OPTIMUS, SGPS, S.A. ( Sociedade ) Artigo 1º. (Objeto e Objetivos)

REGULAMENTO SOBRE REMUNERAÇÃO VARIÁVEL DE CURTO E MÉDIO PRAZO ZON OPTIMUS, SGPS, S.A. ( Sociedade ) Artigo 1º. (Objeto e Objetivos) REGULAMENTO SOBRE REMUNERAÇÃO VARIÁVEL DE CURTO E MÉDIO PRAZO ZON OPTIMUS, SGPS, S.A. ( Sociedade ) Artigo 1º (Objeto e Objetivos) 1. O presente Regulamento estabelece os termos e condições gerais aplicáveis

Leia mais

ACIONISTAS E INVESTIDORES

ACIONISTAS E INVESTIDORES ACIONISTAS E INVESTIDORES 77 RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2012 ACIONISTAS E INVESTIDORES ACIONISTAS E INVESTIDORES O compromisso do Banco Santander com seus acionistas tem dois eixos fundamentais: a criação

Leia mais

SEGURO UNIT LINKED CA INVESTIMENTO -1ª SÉRIE (Não Normalizado)

SEGURO UNIT LINKED CA INVESTIMENTO -1ª SÉRIE (Não Normalizado) CONDIÇÕES GERAIS SOLUÇÕES CAPITALIZAÇÃO SEGURO UNIT LINKED CA INVESTIMENTO -1ª SÉRIE (Não Normalizado) 1 CONDIÇÕES GERAIS DA APÓLICE CA Investimento 1ª Série (Não Normalizado) SEGURO INDIVIDUAL Cláusula

Leia mais

PLANO DE INCENTIVO DE LONGO PRAZO MULTIPLAN EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS S.A.

PLANO DE INCENTIVO DE LONGO PRAZO MULTIPLAN EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS S.A. PLANO DE INCENTIVO DE LONGO PRAZO DA MULTIPLAN EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS S.A. Aprovado em reunião do Conselho de Administração realizada em 29 de julho de 2015 PLANO DE INCENTIVO DE LONGO PRAZO O presente

Leia mais

ESTATUTO SOCIAL. Parágrafo 3 Poderão ser emitidas ações preferenciais até 2/3 (dois terços) do total de ações.

ESTATUTO SOCIAL. Parágrafo 3 Poderão ser emitidas ações preferenciais até 2/3 (dois terços) do total de ações. ESTATUTO SOCIAL Pettenati S/A Indústria Têxtil Atualizado até 29/10/2010 ESTATUTO SOCIAL I Denominação, sede, objeto e duração da sociedade Art. 1º - A sociedade terá por denominação social Pettenati S/A

Leia mais

BANCO ABC BRASIL S.A. CNPJ/MF nº 28.195.667/0001-06 Companhia Aberta AVISO AOS ACIONISTAS AUMENTO DE CAPITAL MEDIANTE SUBSCRIÇÃO PARTICULAR DE AÇÕES

BANCO ABC BRASIL S.A. CNPJ/MF nº 28.195.667/0001-06 Companhia Aberta AVISO AOS ACIONISTAS AUMENTO DE CAPITAL MEDIANTE SUBSCRIÇÃO PARTICULAR DE AÇÕES BANCO ABC BRASIL S.A. CNPJ/MF nº 28.195.667/0001-06 Companhia Aberta AVISO AOS ACIONISTAS AUMENTO DE CAPITAL MEDIANTE SUBSCRIÇÃO PARTICULAR DE AÇÕES Banco ABC Brasil S.A. ( Companhia ), vem a público comunicar

Leia mais

LAUDO PERICIAL SOBRE A FUSÃO POR ABSORÇÃO PELA LAN AIRLINES S.A. DE SISTER HOLDCO S.A. E HOLDCO II S.A. (Tradução livre do original em espanhol)

LAUDO PERICIAL SOBRE A FUSÃO POR ABSORÇÃO PELA LAN AIRLINES S.A. DE SISTER HOLDCO S.A. E HOLDCO II S.A. (Tradução livre do original em espanhol) LAUDO PERICIAL SOBRE A FUSÃO POR ABSORÇÃO PELA LAN AIRLINES S.A. DE SISTER HOLDCO S.A. E HOLDCO II S.A. (Tradução livre do original em espanhol) Santiago, 1º. de dezembro de 2011 Senhores Diretores e Acionistas

Leia mais

DIAGNÓSTICOS DA AMÉRICA S/A CNPJ/MF n.º 61.486.650/0001-83 NIRE n.º 35.300.172.507. Companhia Aberta

DIAGNÓSTICOS DA AMÉRICA S/A CNPJ/MF n.º 61.486.650/0001-83 NIRE n.º 35.300.172.507. Companhia Aberta DIAGNÓSTICOS DA AMÉRICA S/A CNPJ/MF n.º 61.486.650/0001-83 NIRE n.º 35.300.172.507 Companhia Aberta ATA DA REUNIÃO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO REALIZADA EM 12 DE NOVEMBRO DE 2015 ANEXO I Política de Divulgação

Leia mais

ORDEM DE SERVIÇO Nº 17/2015 Regulamento Relativo ao Pessoal Docente Especialmente Contratado da Universidade de Évora

ORDEM DE SERVIÇO Nº 17/2015 Regulamento Relativo ao Pessoal Docente Especialmente Contratado da Universidade de Évora ORDEM DE SERVIÇO Nº 17/2015 Regulamento Relativo ao Pessoal Docente Especialmente Contratado da Universidade de Évora Considerando que cabe às instituições de ensino superior aprovar a regulamentação necessária

Leia mais

ESTATUTO SOCIAL DO CLUBE DE INVESTIMENTO "NOVO LEBLON"

ESTATUTO SOCIAL DO CLUBE DE INVESTIMENTO NOVO LEBLON ESTATUTO SOCIAL DO CLUBE DE INVESTIMENTO "NOVO LEBLON" I - Denominação e Objetivo ARTIGO 1º - O Clube de Investimento Novo Leblon, doravante designado Clube é constituído por número limitado de membros

Leia mais

REGULAMENTO FINANCEIRO DO CDS/PP

REGULAMENTO FINANCEIRO DO CDS/PP DO CDS/PP (APROVADO EM CONSELHO NACIONAL A 24 DE NOVEMBRO DE 2007) Capítulo I Disposições Gerais Artigo 1º (Âmbito de aplicação) 1. O presente Regulamento aplica-se a todos os órgãos nacionais, regionais

Leia mais

CNPJ nº 78.876.950/0001-71 NIRE nº 42300020401 Companhia Aberta de Capital Autorizado

CNPJ nº 78.876.950/0001-71 NIRE nº 42300020401 Companhia Aberta de Capital Autorizado CNPJ nº 78.876.950/0001-71 NIRE nº 42300020401 Companhia Aberta de Capital Autorizado ATA DA ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA E EXTRAORDINÁRIA REALIZADA EM 10 DE ABRIL DE 2008 (Lavrada sob a forma sumária, conforme

Leia mais

Principais alterações na Lei das Sociedades por Ações introduzidas pela Lei nº 12.431, de 27 de junho de 2011

Principais alterações na Lei das Sociedades por Ações introduzidas pela Lei nº 12.431, de 27 de junho de 2011 Setembro de 2011 Ano 02 nº 011 Principais alterações na Lei das Sociedades por Ações introduzidas pela Lei nº 12.431, de 27 de junho de 2011 Em 27 de junho de 2011, o Congresso Nacional publicou a Lei

Leia mais

PLANO DE OUTORGA DE OPÇÃO DE COMPRA DE AÇÕES

PLANO DE OUTORGA DE OPÇÃO DE COMPRA DE AÇÕES PLANO DE OUTORGA DE OPÇÃO DE COMPRA DE AÇÕES 1. OBJETIVOS DO PLANO O presente PLANO DE OUTORGA DE OPÇÃO DE COMPRA DE AÇÕES tem por objetivo estabelecer regras para que determinados colaboradores da JBS

Leia mais

REGULAMENTO DA CÂMARA DE REGISTRO, COMPENSAÇÃO E LIQUIDAÇÃO DE OPERAÇÕES DE CÂMBIO DA BM&FBOVESPA. Março 2014. Página 1

REGULAMENTO DA CÂMARA DE REGISTRO, COMPENSAÇÃO E LIQUIDAÇÃO DE OPERAÇÕES DE CÂMBIO DA BM&FBOVESPA. Março 2014. Página 1 REGULAMENTO DA CÂMARA DE REGISTRO, COMPENSAÇÃO E LIQUIDAÇÃO DE OPERAÇÕES DE CÂMBIO DA BM&FBOVESPA Março 2014 Página 1 ÍNDICE CAPÍTULO I DAS DEFINIÇÕES... 3 CAPÍTULO II DAS ATIVIDADES DA CÂMARA... 6 CAPÍTULO

Leia mais

II - Manter suspensas as concessões de novas cartas patentes para o funcionamento de sociedade de arrendamento mercantil.

II - Manter suspensas as concessões de novas cartas patentes para o funcionamento de sociedade de arrendamento mercantil. RESOLUCAO 980 ------------- O BANCO CENTRAL DO BRASIL, na forma do art. 9. da Lei n. 4.595, de 31.12.64, torna público que o CONSELHO MONETÁRIO NACIONAL, em sessão realizada nesta data, tendo em vista

Leia mais

MINASMÁQUINAS S/A CNPJ/MF: 17.161.241/0001-15 NIRE:31300041727 Companhia Aberta ESTATUTO SOCIAL CAPÍTULO I - DENOMINAÇÃO, SEDE, FORO, OBJETO E DURAÇÃO

MINASMÁQUINAS S/A CNPJ/MF: 17.161.241/0001-15 NIRE:31300041727 Companhia Aberta ESTATUTO SOCIAL CAPÍTULO I - DENOMINAÇÃO, SEDE, FORO, OBJETO E DURAÇÃO MINASMÁQUINAS S/A CNPJ/MF: 17.161.241/0001-15 NIRE:31300041727 Companhia Aberta ESTATUTO SOCIAL CAPÍTULO I - DENOMINAÇÃO, SEDE, FORO, OBJETO E DURAÇÃO Art. 1º - Sob a denominação de MINASMÁQUINAS S/A,

Leia mais

DECRETO Nº 38.125 DE 29 DE NOVEMBRO DE 2013. O PREFEITO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, no uso de suas atribuições legais e,

DECRETO Nº 38.125 DE 29 DE NOVEMBRO DE 2013. O PREFEITO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, no uso de suas atribuições legais e, DECRETO Nº 38.125 DE 29 DE NOVEMBRO DE 2013 Cria a Empresa Pública de Saúde do Rio de Janeiro S/A RIOSAÚDE e aprova seu Estatuto. O PREFEITO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, no uso de suas atribuições legais

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTÍNUA DA FEUP

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTÍNUA DA FEUP REGULAMENTO DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTÍNUA DA FEUP Aprovado em 17 de janeiro de 2012 por Despacho do Diretor ao abrigo da competência consagrada na alínea m) do artigo 17.º dos Estatutos da FEUP 1 ENQUADRAMENTO

Leia mais

TELEFONES: (0XX11) 3175 5351 Mesa de Operações FAX: (0XX11) 3283 5849

TELEFONES: (0XX11) 3175 5351 Mesa de Operações FAX: (0XX11) 3283 5849 REGRAS E PARÂMETROS DE ATUAÇÃO BM&F TELEFONES: (0XX11) 3175 5351 Mesa de Operações FAX: (0XX11) 3283 5849 ALFA CORRETORA DE CÂMBIO E VALORES MOBILIÁRIOS S.A. Nº 04, com sede no Município de São Paulo,

Leia mais

COMPANHIA PROVIDÊNCIA INDÚSTRIA E COMÉRCIO Companhia Aberta. CNPJ/MF n. 76.500.180/0001-32 NIRE 41.3.000.5081-3

COMPANHIA PROVIDÊNCIA INDÚSTRIA E COMÉRCIO Companhia Aberta. CNPJ/MF n. 76.500.180/0001-32 NIRE 41.3.000.5081-3 COMPANHIA PROVIDÊNCIA INDÚSTRIA E COMÉRCIO Companhia Aberta CNPJ/MF n. 76.500.180/0001-32 NIRE 41.3.000.5081-3 PLANO DE OPÇÕES DE COMPRA DE AÇÕES DA COMPANHIA CAPÍTULO I OBJETIVOS DO PLANO Cláusula 1.ª

Leia mais

RESOLUÇÃO CONFE No 87, de 26 de dezembro de 1977.

RESOLUÇÃO CONFE No 87, de 26 de dezembro de 1977. RESOLUÇÃO CONFE No 87, de 26 de dezembro de 1977. DÁ NOVA REDAÇÃO À RESOLUÇÃO N o 18, DE 10.02.72, DO CONSELHO FEDERAL DE ESTATÍSTICA, PUBLICADA NO DIÁRIO OFICIAL DE 27.03.72. CONSELHO FEDERAL DE ESTATÍSTICA

Leia mais

INSTRUÇÃO Nº 402, DE 27 DE JANEIRO DE 2004

INSTRUÇÃO Nº 402, DE 27 DE JANEIRO DE 2004 Ministério da Fazenda Comissão de Valores Mobiliários INSTRUÇÃO Nº 402, DE 27 DE JANEIRO DE 2004 Estabelece normas e procedimentos para a organização e o funcionamento das corretoras de mercadorias. O

Leia mais

TRATADO DE BUDAPESTE SOBRE O RECONHECIMENTO INTERNACIONAL DO DEPÓSITO DE MICRORGANISMOS PARA EFEITOS DO PROCEDIMENTO EM MATÉRIA DE PATENTES.

TRATADO DE BUDAPESTE SOBRE O RECONHECIMENTO INTERNACIONAL DO DEPÓSITO DE MICRORGANISMOS PARA EFEITOS DO PROCEDIMENTO EM MATÉRIA DE PATENTES. Resolução da Assembleia da República n.º 32/97 Tratado de Budapeste sobre o Reconhecimento Internacional do Depósito de Microrganismos para Efeitos do Procedimento em Matéria de Patentes, adoptado em Budapeste

Leia mais

INSTRUÇÃO CVM Nº 476, DE 16 DE JANEIRO DE 2009.

INSTRUÇÃO CVM Nº 476, DE 16 DE JANEIRO DE 2009. INSTRUÇÃO CVM Nº 476, DE 16 DE JANEIRO DE 2009. Dispõe sobre as ofertas públicas de valores mobiliários distribuídas com esforços restritos e a negociação desses valores mobiliários nos mercados regulamentados.

Leia mais

5. DELIBERAÇÕES: Os membros do Conselho de Administração deliberaram, por unanimidade de votos e sem restrições, o quanto segue:

5. DELIBERAÇÕES: Os membros do Conselho de Administração deliberaram, por unanimidade de votos e sem restrições, o quanto segue: EVEN CONSTRUTORA E INCORPORADORA S.A. Companhia Aberta NIRE nº 35.300.329.520 CNPJ nº 43.470.988/0001-65 ATA DE REUNIÃO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO REALIZADA EM 18 DE MARÇO DE 2016 1. DATA, HORA E LOCAL:

Leia mais

- REGIMENTO INTERNO. Aprovado pelo Conselho de Administração da Garantisudoeste.

- REGIMENTO INTERNO. Aprovado pelo Conselho de Administração da Garantisudoeste. - REGIMENTO INTERNO Aprovado pelo Conselho de Administração da Garantisudoeste. REGIMENTO INTERNO PREMISSAS BÁSICAS: Considerando a grande responsabilidade que compreende a execução do objeto social da

Leia mais

A CBLC atua como contraparte central nas Operações de Empréstimo de Ativos.

A CBLC atua como contraparte central nas Operações de Empréstimo de Ativos. C A P Í T U L O V I - S E R V I Ç O D E E M P R É S T I M O D E A T I V O S - B T C O Serviço de Empréstimo de Ativos da CBLC (BTC) permite: O registro de ofertas e o fechamento de Operações contra as

Leia mais

GÁVEA FUNDO DE FUNDOS DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO - FII CNPJ/MF nº 16.875.388/0001-04 PROPOSTA DO ADMINISTRADOR PARA A 2ª EMISSÃO DE COTAS DO FUNDO

GÁVEA FUNDO DE FUNDOS DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO - FII CNPJ/MF nº 16.875.388/0001-04 PROPOSTA DO ADMINISTRADOR PARA A 2ª EMISSÃO DE COTAS DO FUNDO GÁVEA FUNDO DE FUNDOS DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO - FII CNPJ/MF nº 16.875.388/0001-04 PROPOSTA DO ADMINISTRADOR PARA A 2ª EMISSÃO DE COTAS DO FUNDO Aos Quotistas do Fundo Prezado(a)(s) Senhor(a)(es), BEM

Leia mais

Pelo presente instrumento particular, e na melhor forma de direito, os administradores das sociedades abaixo nomeadas e qualificadas:

Pelo presente instrumento particular, e na melhor forma de direito, os administradores das sociedades abaixo nomeadas e qualificadas: PROTOCOLO E JUSTIFICAÇÃO DE INCORPORAÇÃO DA ANDRADINA EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS LTDA. PELA CYRELA COMMERCIAL PROPERTIES S.A. EMPREENDIMENTOS E PARTICIPAÇÕES Pelo presente instrumento particular, e na

Leia mais

Regulamento Financeiro do Partido Social Democrata (Aprovado na Comissão Política Nacional de 11.12.2006)

Regulamento Financeiro do Partido Social Democrata (Aprovado na Comissão Política Nacional de 11.12.2006) Regulamento Financeiro do Partido Social Democrata (Aprovado na Comissão Política Nacional de 11.12.2006) PREÂMBULO O presente regulamento define as normas relacionadas com a actividade financeira a observar

Leia mais

CIRCULAR SUSEP N o 320, de 2 de março de 2006.

CIRCULAR SUSEP N o 320, de 2 de março de 2006. CIRCULAR SUSEP N o 320, de 2 de março de 2006. Dispõe sobre a concessão, pelas entidades abertas de previdência complementar e sociedades seguradoras de assistência financeira a participante de plano de

Leia mais

REGULAMENTO PARA PLANOS DE COMERCIALIZAÇÃO E VENDA. Capítulo I. Objecto e condições de elegibilidade das candidaturas. Artigo 1º.

REGULAMENTO PARA PLANOS DE COMERCIALIZAÇÃO E VENDA. Capítulo I. Objecto e condições de elegibilidade das candidaturas. Artigo 1º. REGULAMENTO PARA PLANOS DE COMERCIALIZAÇÃO E VENDA Capítulo I Objecto e condições de elegibilidade das candidaturas Artigo 1º (Objecto) O Presente Regulamento tem por objecto a fixação das condições de

Leia mais

O presente instrumento particular é firmado pelos Diretores das sociedades abaixo:

O presente instrumento particular é firmado pelos Diretores das sociedades abaixo: PROTOCOLO E JUSTIFICAÇÃO DE INCORPORAÇÃO DA S.R.J.S.P.E. EMPREENDIMENTOS E PARTICIPAÇÕES LTDA.; CARE PLUS DENTAL LTDA.; e BIODENT ASSISTÊNCIA ODONTOLÓGICA S.A. PELA ODONTOPREV S.A. O presente instrumento

Leia mais

Política de Divulgação de Informações Relevantes e Preservação de Sigilo

Política de Divulgação de Informações Relevantes e Preservação de Sigilo Índice 1. Definições... 2 2. Objetivos e Princípios... 3 3. Definição de Ato ou Fato Relevante... 4 4. Deveres e Responsabilidade... 5 5. Exceção à Imediata Divulgação... 7 6. Dever de Guardar Sigilo...

Leia mais

ACORDO PARA A PROMOÇÃO E A PROTEÇÃO RECÍPROCA DE INVESTIMENTOS ENTRE O GOVERNO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL E O GOVERNO DA REPÚBLICA DA CORÉIA

ACORDO PARA A PROMOÇÃO E A PROTEÇÃO RECÍPROCA DE INVESTIMENTOS ENTRE O GOVERNO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL E O GOVERNO DA REPÚBLICA DA CORÉIA ACORDO PARA A PROMOÇÃO E A PROTEÇÃO RECÍPROCA DE INVESTIMENTOS ENTRE O GOVERNO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL E O GOVERNO DA REPÚBLICA DA CORÉIA O Governo da República Federativa do Brasil e o Governo

Leia mais

REGULAMENTO DO CONCURSO PARA ARRENDAMENTO DE IMÓVEIS

REGULAMENTO DO CONCURSO PARA ARRENDAMENTO DE IMÓVEIS REGULAMENTO DO CONCURSO PARA ARRENDAMENTO DE IMÓVEIS CAPÍTULO I Disposições Gerais Artigo 1.º Objeto O presente Regulamento estabelece as normas pelas quais o Instituto de Gestão Financeira da Segurança

Leia mais

INSTRUÇÃO CVM Nº 549, DE 24 DE JUNHO DE 2014

INSTRUÇÃO CVM Nº 549, DE 24 DE JUNHO DE 2014 Altera a Instrução CVM nº 409, de 18 de agosto de 2004, que dispõe sobre a constituição, a administração, o funcionamento e a divulgação de informações dos fundos de investimento. O PRESIDENTE DA COMISSÃO

Leia mais

-------------------------------------------------------------------------------- RESOLUÇÃO CFM Nº 1772/2005

-------------------------------------------------------------------------------- RESOLUÇÃO CFM Nº 1772/2005 Normas para certificado de atualização profissional O Conselho Federal de Medicina aprovou, em sessão plenária encerrada no dia 12 de agosto, a Resolução 1772/2005, que institui o certificado de atualização

Leia mais

PROGRAMA DE OUTORGA DE OPÇÃO DE COMPRA OU SUBSCRIÇÃO DE AÇÕES

PROGRAMA DE OUTORGA DE OPÇÃO DE COMPRA OU SUBSCRIÇÃO DE AÇÕES PROGRAMA DE OUTORGA DE OPÇÃO DE COMPRA OU SUBSCRIÇÃO DE AÇÕES O presente Programa de Outorga de Opção de Compra ou Subscrição de Ações é regido pelas disposições abaixo. 1. Conceituação 1.1. O Programa

Leia mais

TENDO EM VISTA: O Tratado de Assunção, o Protocolo de Ouro Preto e as Decisões Nº 5/92, 14/96, 5/97 e 12/97 do Conselho do Mercado Comum.

TENDO EM VISTA: O Tratado de Assunção, o Protocolo de Ouro Preto e as Decisões Nº 5/92, 14/96, 5/97 e 12/97 do Conselho do Mercado Comum. MERCOSUL/CMC/DEC. N 08/02 ACORDO DE COOPERAÇÃO E ASSISTÊNCIA JURISDICIONAL EM MATÉRIA CIVIL, COMERCIAL, TRABALHISTA E ADMINISTRATIVA ENTRE OS ESTADOS PARTES DO MERCOSUL E A REPÚBLICA DA BOLÍVIA E A REPÚBLICA

Leia mais

Política de Divulgação de Atos ou Fatos Relevantes da Quality Software S.A. ( Política de Divulgação )

Política de Divulgação de Atos ou Fatos Relevantes da Quality Software S.A. ( Política de Divulgação ) Política de Divulgação de Atos ou Fatos Relevantes da Quality Software S.A. ( Política de Divulgação ) Versão: 1.0, 08/03/2013 Fatos Relevantes v 1.docx 1. INTRODUÇÃO E OBJETIVO... 3 2. PESSOAS SUJEITAS

Leia mais

PLANO DE OPÇÃO DE COMPRA DE AÇÕES

PLANO DE OPÇÃO DE COMPRA DE AÇÕES PLANO DE OPÇÃO DE COMPRA DE AÇÕES O presente plano de opção de compra de ações ( Plano ) da Cia. Hering ( Companhia ), foi aprovado na Assembleia Geral Extraordinária da Companhia realizada em 10 de abril

Leia mais

REGRAS E PARÂMETROS DE ATUAÇÃO

REGRAS E PARÂMETROS DE ATUAÇÃO REGRAS E PARÂMETROS DE ATUAÇÃO Esta Sociedade Corretora, em atenção ao disposto no art. 6º da Instrução nº 387/03 da CVM e demais normas expedidas pela BM&F BOVESPA, define através deste documento, suas

Leia mais

4. Pronunciamento Técnico CPC 05 Divulgação de Partes Relacionadas

4. Pronunciamento Técnico CPC 05 Divulgação de Partes Relacionadas TÍTULO : PLANO CONTÁBIL DAS INSTITUIÇÕES DO SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL - COSIF 1 4. Pronunciamento Técnico CPC 05 Divulgação de Partes Relacionadas 1. Aplicação 1 - As instituições financeiras, as demais

Leia mais

RESOLUÇÃO CNSP N o 88, de 2002.

RESOLUÇÃO CNSP N o 88, de 2002. RESOLUÇÃO CNSP N o 88, de 2002. Dispõe sobre os critérios para a realização de investimentos pelas sociedades seguradoras, sociedades de capitalização e entidades abertas de previdência complementar e

Leia mais

Regulamento n.º 1 /2007 BANCO DE CABO VERDE. Auditoria Geral do Mercado de Valores Mobiliários. Auditores dos Organismos de Investimento Colectivo

Regulamento n.º 1 /2007 BANCO DE CABO VERDE. Auditoria Geral do Mercado de Valores Mobiliários. Auditores dos Organismos de Investimento Colectivo Regulamento n.º 1 /2007 BANCO DE CABO VERDE Auditoria Geral do Mercado de Valores Mobiliários Auditores dos Organismos de Investimento Colectivo Com a criação dos Organismos de Investimento Colectivo (OIC),

Leia mais

Contrato de Sociedade COMPTA EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS DE INFORMÁTICA, SA. Aprovado pela Assembleia Geral de 23 de Agosto de 2004

Contrato de Sociedade COMPTA EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS DE INFORMÁTICA, SA. Aprovado pela Assembleia Geral de 23 de Agosto de 2004 Contrato de Sociedade da COMPTA EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS DE INFORMÁTICA, SA Aprovado pela Assembleia Geral de 23 de Agosto de 2004 Capítulo I Denominação, Sede, Duração e Objecto Artigo 1º A sociedade adopta

Leia mais

REGULAMENTO DA CÂMARA DE REGISTRO, COMPENSAÇÃO E LIQUIDAÇÃO DE OPERAÇÕES DE CÂMBIO BM&FBOVESPA

REGULAMENTO DA CÂMARA DE REGISTRO, COMPENSAÇÃO E LIQUIDAÇÃO DE OPERAÇÕES DE CÂMBIO BM&FBOVESPA REGULAMENTO DA CÂMARA DE REGISTRO, COMPENSAÇÃO E LIQUIDAÇÃO DE OPERAÇÕES DE CÂMBIO BM&FBOVESPA CAPÍTULO I DAS DEFINIÇÕES CAPÍTULO II DAS ATIVIDADES DA CÂMARA CAPÍTULO III DOS PARTICIPANTES CAPÍTULO IV

Leia mais

MERCANTIL DO BRASIL FINANCEIRA S.A. CRÉDITO, FINANCIAMENTO E INVESTIMENTOS Sede: Belo Horizonte Minas Gerais E S T A T U T O

MERCANTIL DO BRASIL FINANCEIRA S.A. CRÉDITO, FINANCIAMENTO E INVESTIMENTOS Sede: Belo Horizonte Minas Gerais E S T A T U T O MERCANTIL DO BRASIL FINANCEIRA S.A. CRÉDITO, FINANCIAMENTO E INVESTIMENTOS Sede: Belo Horizonte Minas Gerais CAPÍTULO I Denominação, Sede, Objeto e Prazo E S T A T U T O Art. 1º - A Mercantil do Brasil

Leia mais

PROTOCOLO SOBRE PROMOÇÃO E PROTEÇÃO DE INVESTIMENTOS PROVENIENTES DE ESTADOS NÃO PARTES DO MERCOSUL

PROTOCOLO SOBRE PROMOÇÃO E PROTEÇÃO DE INVESTIMENTOS PROVENIENTES DE ESTADOS NÃO PARTES DO MERCOSUL MERCOSUL\CMC\DEC Nº 11/94 PROTOCOLO SOBRE PROMOÇÃO E PROTEÇÃO DE INVESTIMENTOS PROVENIENTES DE ESTADOS NÃO PARTES DO MERCOSUL TENDO EM VISTA: O Art.10 do Tratado de Assunção, a Resolução Nº 39/94 do Grupo

Leia mais

Aviso n.º [ ] /2015 Rácio de Imobilizado e Aquisição de Imóveis

Aviso n.º [ ] /2015 Rácio de Imobilizado e Aquisição de Imóveis Aviso n.º [ ] /2015 Rácio de Imobilizado e Aquisição de Imóveis A fixação de limites ao valor do activo imobilizado das instituições de crédito e, bem assim, a optimização da relação entre este tipo de

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOS CURSOS DO CEFET-SP

REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOS CURSOS DO CEFET-SP REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOS CURSOS DO CEFET-SP Capítulo I DA NATUREZA E SUAS FINALIDADES Art. 1º O estágio baseia-se na Lei nº. 11.788, sancionada em 25 de setembro de 2008. Parágrafo

Leia mais

REGULAMENTO DA AGMVM N.º 3/2012 NORMALIZAÇÃO DE INFORMAÇÃO FINANCEIRA

REGULAMENTO DA AGMVM N.º 3/2012 NORMALIZAÇÃO DE INFORMAÇÃO FINANCEIRA REGULAMENTO DA AGMVM N.º 3/2012 NORMALIZAÇÃO DE INFORMAÇÃO FINANCEIRA A informação de natureza económico-financeira exige o controlo e a revisão por parte de entidades idóneas, independentes e isentas.

Leia mais

ESTATUTO SOCIAL DO CRPSI

ESTATUTO SOCIAL DO CRPSI ESTATUTO SOCIAL DO CRPSI ESTATUTO REGISTRADO NO CARTÓRIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS JURÍDICAS DA COMARCA DE CONCEIÇÃO DO COITÉ BAHIA, sob Número: 6.893, protocolo 2, fls. 117, Registro n.º 477, livro

Leia mais

MANUAL DE ORIENTAÇÕES PARA ESTÁGIOS

MANUAL DE ORIENTAÇÕES PARA ESTÁGIOS MANUAL DE ORIENTAÇÕES PARA ESTÁGIOS Lei de estágio 11.788/08 O estágio tem por finalidade proporcionar a complementação da formação acadêmica e permite que o estudante tenha acesso ao campo de sua futura

Leia mais

MINUTA DE CONTRATO DE ATRIBUIÇÃO DE APOIOS FINANCEIROS A PESSOAS COLECTIVAS PRIVADAS SEM FINS LUCRATIVOS PROGRAMA MODELAR

MINUTA DE CONTRATO DE ATRIBUIÇÃO DE APOIOS FINANCEIROS A PESSOAS COLECTIVAS PRIVADAS SEM FINS LUCRATIVOS PROGRAMA MODELAR MINUTA DE CONTRATO DE ATRIBUIÇÃO DE APOIOS FINANCEIROS A PESSOAS COLECTIVAS PRIVADAS SEM FINS LUCRATIVOS PROGRAMA MODELAR Entre O Primeiro Outorgante, A Administração Regional de Saúde de. IP, adiante

Leia mais

Resolução nº 106, de 11 de dezembro de 1968 1

Resolução nº 106, de 11 de dezembro de 1968 1 RESOLUÇÃO Nº 106 O BANCO CENTRAL DO BRASIL, na forma da deliberação do Conselho Monetário Nacional, em sessão de 10.12.1968, e de acordo com o disposto nos arts. 59, da Lei nº 4.728, de 14 de julho de

Leia mais

O P R E S I D E N T E D A R E P Ú B L I C A Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

O P R E S I D E N T E D A R E P Ú B L I C A Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: LEI N o 11.306, DE 16 DE MAIO DE 2006 Estima a receita e fixa a despesa da União para o exercício financeiro de 2006. O P R E S I D E N T E D A R E P Ú B L I C A Faço saber que o Congresso Nacional decreta

Leia mais

Alterações ao regime das ações preferenciais e das obrigações no Código das Sociedades Comerciais

Alterações ao regime das ações preferenciais e das obrigações no Código das Sociedades Comerciais Alterações ao regime das ações preferenciais e das obrigações no Código das Sociedades Comerciais SECÇÃO V Ações preferenciais sem direito de voto Artigo 341º Emissão e direitos dos acionistas 1 O contrato

Leia mais