PRODUÇÃO DE NOTÍCIAS E PRODUÇÃO DE RÁDIO
|
|
- Mirella Pereira Peralta
- 2 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 PRODUÇÃO DE NOTÍCIAS E PRODUÇÃO DE RÁDIO Enoque Gonçalves Wania Ressutti
2 PRODUÇÃO DE NOTÍCIAS Wania Ressutti
3 PRODUÇÃO DE TEXTO Diferente do que muita gente pensa escrever não é uma das tarefas mais fáceis do mundo. Exige prática, comprometimento, atenção e dedicação. Mas algumas regrinhas básicas podem ajudar a produzir um texto que seja eficiente para uma boa leitura. FASE DE PREPARAÇÃO 1 Definindo o tema Quando se há liberdade para escolher o que vai ser escrito é importante que se defina o tema baseado nos seus interesses e conhecimentos. É muito mais fácil escrever sobre o que gostamos ou sobre o que conhecemos. (PRÁTICA) 2 Sinta-se à vontade Para escrever um bom texto é importante que a mente esteja totalmente voltada para o tema. Prepare o local onde você vai escrever, ou seja, uma cadeira confortável, papel e caneta próximos ao computador, local calmo onde as pessoas não o interromperão. (ATENÇÃO E COMPROMETIMENTO) 3 Em busca de ajuda Por mais que você conheça um tema sempre é importante buscar outros conhecimentos, outros exemplos, que possam lhe dar subsídios para o que você vai escrever. Faça uma busca na internet, pesquise em livros, busque tudo e leia com muita atenção, é de lá que virão as ideias. Mas ATENÇÃO: Não copie os textos, utilize-os como base para escrever seu próprio texto. E, em casos onde há necessidade de se transcrever o texto, cite sempre o autor da escrita ou a referência.
4 Definição de notícia PRODUÇÃO DE NOTÍCIAS Notícia (no dicionário) Anunciar, informar. Difundir através da impressa falada ou escrita. A notícia é um fato natural (terremotos, erupções vulcânicas), político, social, econômico, cultural considerado relevante e merecedor de ser divulgado através de sua publicação em um ou mais tipos de mídia. notícia e costumam ser acessíveis a um número restrito de pessoas. Características da notícia A notícia caracteriza-se pela linguagem direta e formal. Tem caráter informativo e deve ser escrito de forma impessoal, frequentemente fazendo uso da terceira pessoa. A notícia deve relatar fatos ou acontecimentos atuais, de interesse e importância para a comunidade e capaz de ser compreendido pelo público. O que é notícia? É importante saber identificar, mediante um fato ou informações colhidas, o que é e o que não é notícia. Ou melhor, o que vai ou não chamar a atenção para que alguém tenha interesse pelo seu texto. Para saber se o fato é interessante ou não para seu público, elabore para si mesmo as seguintes perguntas: O fato é verdadeiro? É inédito? Interfere na vida do cidadão? É de utilidade pública? Se a sua informação tiver resposta não para a maioria dessas perguntas, então você não tem uma notícia relevante. A notícia tem que chamar a atenção de quem lê. Tem que ser a expressão de um fato novo, que desperta o interesse do público ao qual se destina. Ex: Se um cão mordeu um homem, isso não é notícia. Mas se um homem morder um cão, isso é notícia!. (Charles Anderson Dana)
5 Assim sendo, um assunto, para interessar, deve ter as seguintes características: Ineditismo: a notícia deve conter informações novas, e não repetir as já conhecidas. Mas um novo enfoque ou atualização de um fato aumentam as possibilidades de aproveitamento. Proximidade: é o que gera o interesse social. Quanto mais próximo do leitor for o tema noticiado, mais ele se interessa por ele. Relevância: notícia deve ser importante, ou, pelo menos, significativa. Acontecimentos banais, corriqueiros, geralmente não interessam ao público. A Estrutura da Notícia Na estrutura da notícia temos: Título Lead ou Lide (cabeça) Texto (corpo). TÍTULO É a frase (...) composto de letras grandes que se dispõe acima do texto, com a finalidade básica de dar ao leitor uma orientação geral sobre a matéria que encabeça e despertar o interesse pela leitura. (Joaquim Douglas, 1966). Deve resumir a notícia no menor número possível de palavras. Deve, o mais possível, começar do mais importante para o menos importante, como toda a notícia. Dê preferência a orações de ordem direta: sujeito + verbo + complemento, e verbo na voz ativa. Ex: Banco libera dois milhões de reais para agricultores Banco / libera / dois milhões de reais para agricultores Sujeito verbo complemento A titulação pode ser ainda: Dupla (título e subtítulo) Ex: Banco libera recursos financeiros para agricultores Mais de dois milhões de reais serão financiados através do Pronaf
6 Tripla (antetítulo (assunto geral); título (título propriamente dito, que refere o assunto principal da notícia); subtítulo e entretítulos (assuntos particulares ou relevantes, dentro da notícia)). Ex: Crédito Rural: Banco libera recursos financeiros para agricultores Mais de dois milhões de reais serão financiados através do Pronaf LEAD ou LIDE Lead ou Lide é, em jornalismo, a primeira parte de uma notícia, onde se registram as principais informações do fato. Geralmente posta em destaque fornece ao leitor a informação básica sobre o tema, com o intuito de prender-lhe o interesse. A sua função é tornar possível ao leitor, que dispõe de pouco tempo, tomar conhecimento do fundamental de uma notícia em rápida e condensada leitura do primeiro parágrafo. Assim, sua leitura pode, também, fisgar o interesse do leitor e persuadilo a ler a matéria, até o final. Na teoria do jornalismo, deve-se responder às seis perguntas do lead para elaboração de uma matéria: 3Q +O+C+P QUE é? QUANDO foi ou será? QUEM está envolvido? ONDE está acontecendo ou aconteceu? COMO está sendo ou foi ou será desenvolvida a ação? POR QUE isso está sendo feito? O lead, portanto, deve informar qual é o fato jornalístico noticiado e as principais circunstâncias em que ele ocorre. Deve ser objetivo, evitando a subjetividade e pautar mais para a exatidão, com linguagem clara e simples. Isso não significa, porém, que o lead deva ser burocrático. Quando bem elaborado, o lead incita o leitor a ir até o final da notícia. Há várias formas de se introduzir uma matéria. Portanto há vários tipos de Lide. Lide simples: refere-se só a um fato principal: Ex: Uma descompressão explosiva maciça a mil metros de altura provocou a queda, ontem, nas proximidades de Saigon, do avião C5AGaiaxy, o maior do mundo, que transportava 150 crianças sul-vietnamitas órfãs, para os Estados Unidos. Lide composto: anuncia vários fatos importantes, abrindo a notícia: Ex: Inauguração da Biblioteca Pública municipal com 20 andares, sessão solene na Câmara Municipal para a entrega de pergaminhos aos novos cidadãos paulistanos, jogo entre o Palmeiras e o Grêmio (de Porto Alegre) e a chegada do concorde, em sua viagem inaugural entre Paris e Viracopos, assinalarão domingo próximo o aniversário da fundação de São Paulo. O presidente da República desembarcará em Congonhas às 8 horas e, depois de participar de todas as comemorações, retornará a Brasília à noite.
7 Lide integral: 3Q + O + C +P dá a noção exata do fato: Ex: Estudantes paulistas prometem para a tarde de amanhã novos atos de protesto pelas ruas centrais da capital e, além dessa passeata, pretendem realizar comícios para denunciar a indiscriminada criação de faculdades de fins de semana. Lide suspense ou dramático (provoca emoção): Ex: Enquanto os bombeiros de Belo Horizonte acreditam que poderão salvar o menino Joaquim Silva, de dois anos, que caiu ontem, às 23 horas, em um poço, no quintal de sua casa, à Rua Presidente Wilson, 500, os médicos do pronto-socorro afirmam que o menor dificilmente suportará as dores das fraturas que sofreu se não for retirado até a manhã de hoje. Equipes de socorro estão no local, mas seu trabalho tem sido prejudicado, em conseqüência do perigo de desmoronamentos. Lide flash (flash, jornalisticamente, quer dizer relâmpago, ou introdução lacônica de uma notícia): Ex: Estudantes da capital prometem novos atos de protesto, amanhã, contra a criação de faculdades de fins de semana. Lide citação (citação): Ex: Este ano não será possível construir nova estação de passageiros no aeroporto local, declarou o diretor de Viracopos. Lide contraste: (mostra fatos diferentes e antagônicos): Ex: Enquanto o milionário Pedro da Silva acertava, ontem, sozinho, a megassena. Seu irmão, Antônio da Silva, era sepultado como indigente, no Cemitério da Saudade. Seu corpo fora encontrado no pequeno barraco, construído com tábuas, no qual vivia em bairro periférico. Lide chavão: (ditado ou slogan raro): Ex: Quem com ferro fere, com ferro será ferido declarou ontem Pedro Silveira, para justificar ter assassinado Joaquim de Almeida, que matara seu pai, em janeiro de Lide documentário (base histórica): Ex: O campus da Pontifícia Universidade Católica foi inaugurado ontem, com a presença do Núncio Apostólico no Brasil, do Ministro da Educação, reitores, autoridades e convidados. (Em seguida, descreve-se a cerimônia resumidamente, no lide, de maneira que, no futuro, o texto possa servir como elemento histórico, a respeito da inauguração).
8 Lide direto (anuncia a notícia sem rodeios, indo diretamente ao fato): Ex: Um terremoto, com a duração de 15 segundos, destruiu hoje parcialmente a capital da Nicarágua, provocando 500 mortes e ferindo 10 mil pessoas. Lide pessoal (dirige-se ao leitor): Ex: Você poderá, a partir de hoje, telefonar para a delegacia da Receita Federal, a fim de obter esclarecimentos sobre suas dúvidas quanto ao preenchimento da declaração do Imposto de Renda. (Fonte: ERBOLATO, Mário. Técnicas de Codificação em Jornalismo. 2.ed. São Paulo, Ática, 1991). Lide narrativo (como o nome já diz, narra os fatos) Ex: Um vulto infantil que passeava no parapeito do 5º andar do Edifício Caminha, na esquina principal de Ubatuba (SP), atraiu multidão, mobilizou os bombeiros e terminou levando à delegacia o dono de um circo: era o anão acrobata que se exibia para promover o espetáculo. (LAGE) CORPO DA NOTÍCIA Corpo da notícia relaciona-se à informação propriamente dita, procedendo à exposição de uma forma mais detalhada no que se refere aos acontecimentos mencionados. É aí que estarão presentes os detalhes (relevantes ou não), as causas e as conseqüências dos fatos, como, onde e com quem aconteceu, e a sua possível repercussão na vida das pessoas que estão lendo. Pirâmide invertida Ensinada nos cursos de jornalismo e usada como regra nas redações de jornais e revistas informativas, a técnica batizada de pirâmide invertida por Edwin L. Shuman no seu livro Practical Journalism, (Salaverria, Ramón, 2005, 109), surgiu na imprensa norte-americana no século 19, sendo difundida depois pelo mundo inteiro como uma técnica para se construir um bom texto jornalístico. Significa que em uma notícia, a seguir ao lead, todas as restantes informações são dadas por ordem decrescente de importância, de forma que, à medida que se vai descendo no corpo da notícia, os fatos relatados se vão tornando cada vez menos essenciais. Denomina-se pirâmide invertida porque a base desta, aquilo que é noticiosamente mais importante, se encontra no topo, diferentemente dos estilos literários como a novela, o drama ou o conto, que geralmente usam uma linguagem de desenvolvimento do enredo com começo, meio e fim, onde o final é o ápice da narrativa.
9 Sendo assim, na técnica da pirâmide invertida o principal fato da notícia é relatado primeiro. Na sequência vem os dados secundários, que vão complementar o que já foi dito, com maior riqueza de detalhes. E, por fim, finaliza-se o texto com as informações restantes. Pirâmide Invertida LEAD MAIS IMPORTANTE Pirâmide Normal MENOS IMPORTANTE DADOS SECUNDÁRIOS CONTOS NOVELAS ROMANCES FINAL MENOS IMPORTANTE MAIS IMPORTANTE LEGENDA É um recurso essencial da edição. Tem por objetivo descrever a fotografia e relatar o fato ao leitor, em linguagem direta e objetiva. Por ser tão importante quanto o título, precisa atrair e conquistar a atenção. DICA: Em jornalismo é essencial que você NÃO DESCREVA A FOTO. O leitor já está vendo a imagem. O mais interessante é aproveitar a oportunidade para passar duas informações simultâneas. Assim, a legenda deve ter informações que complementem a foto e a atrelem ao texto da notícia. Portanto, as legendas devem ser escritas somente após o texto pronto. ALGUMAS REGRAS GERAIS PARA FAZER NOTÍCIAS 1- Numa notícia, tudo se escreve sempre do mais importante para o menos importante. As afirmações colocam-se, normalmente, antes de indicar quem as disse. Ex: Os salários vão aumentar 10 %, afirmou o primeiro-ministro, hoje, em visita oficial a...; Uma manifestação contra o racismo teve lugar à porta do Consulado de Angola, durante todo o dia de ontem; Médicos portugueses recusam-se a preencher vagas no interior do país; etc. 2- Uma notícia escreve-se sempre na 3ª pessoa (do singular ou do plural).
10 Eu, tu, nós, vós e vocês só se empregam nas citações, as quais devem ser devidamente separadas com aspas. Ex: Vimos a morte à frente dos olhos, afirmou Fulano, um habitante do referido prédio; Já estamos à espera, desde as 5 da manhã, para sermos consultados - afirmam os manifestantes, descontentes com a falta de médicos; etc. 3- Não se dá opiniões, nem sugestões, nem se avalia, nem se lamenta, nem se deseja nada, nem se dá parabéns. Só se devem usar os adjetivos que designam o que é evidente para qualquer pessoa. Ex: As cores são evidentes para qualquer pessoa; mas o que é bom, grande e bonito para uns pode ser mau, pequeno e feio para outros. O recurso a citações é uma exceção a esta regra, desde que não comprometa a independência de quem escreve a notícia. Ex: Segundo afirmou um automobilista, os javalis são bichos muito maus. Se encontrarem um carro pela frente, não se desviam e ataca. Foi o melhor momento da minha vida, afirmou (ou referiu) Fulano; etc. 4- Quando não se presenciou, recorre-se a fontes diversas ou a citações, tendo sempre o cuidado de indicar que os dados estão de acordo com as referidas fontes. É lógico não indicar aquilo de que não se tem a certeza! Ex: De acordo com informações de...; A mesma fonte também indicou (ou confirmou) que...; De acordo com (ou Segundo afirmam) testemunhas oculares,...; A alegada fraude;...não revelou (, contudo)...; (Segundo) anunciou F, presumivelmente por...; lembrou, por outro lado, que...; Observou (ou Afirmou) um habitante..., acrescentando que...; Precisou F; Segundo um balanço oficial; O último balanço indicava...; Contou F; Adiantou, ainda, que...; O que terá provocado...; etc. 5- A linguagem deve ser simples e clara, para que todas as pessoas possam entender. As palavras pouco conhecidas devem ser evitadas. Deve-se evitar o uso de recursos estilísticos e de todas as expressões que possam deixar dúvidas no leitor. As frases devem ser curtas e simples. 6- Deve-se transmitir o máximo de informações num mínimo de palavras Um jornal não é um exercício de retórica. 7- A linguagem deve ser atrativa Caso contrário, o jornal perde leitores e compradores! 8-Siglas devem ser identificadas
11 Sigla é o nome dado ao conjunto de letras iniciais dos vocábulos (normalmente os principais) que compõem o nome de uma organização, uma instituição, um programa, um tratado, entre outros. Ao introduzir uma sigla, se esta não for do domínio público e domínio público quer dizer mesmo muito conhecida, nomeia-se primeiro por extenso, escrevendo a sigla a seguir entre parênteses Ex.: Associação de Assistência Técnica e extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO); Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE- RO); etc. A partir daí, na sequência do mesmo texto, pode-se usar apenas as siglas, sem mais precisões. Ao grafá-las, as siglas não se separam por pontos: EUA, e não E.U.A. Siglas com até 3 (três) letras são escritas com todas as letras maiúsculas. Ex.: IML EUA CIA PUC Siglas com 4 (quatro) letras ou mais devem ser escritas com todas as letras maiúsculas quando cada uma de suas letras ou parte delas é pronunciada separadamente, ou somente com a inicial maiúscula, quando formam uma palavra pronunciável. Ex.: BNDE Masp Emater Incra IBGE Aspronu Embrapa - EFMM Deve-se manter com maiúsculas e minúsculas as siglas que originalmente foram criadas com essa estrutura para se diferenciarem de outras, independentemente de seu tamanho. Ex.: CNPq - Conselho Nacional de Pesquisa para diferenciá-lo de CNP Conselho Nacional do Petróleo. Para as siglas, no Brasil, utiliza-se a designação portuguesa: Sida e não Aids; ONU (Organização das Nações Unidas) e não UN (United Nations). No caso de siglas de origem estrangeira, deve-se adotar a sigla e seu nome em português quando houver forma traduzida. Ex: Sida (para Aids) ou ONU (para United Nations UM), e adotar a forma original da sigla estrangeira quando esta não tiver correspondente em português, mesmo que o seu nome por extenso em português não corresponda perfeitamente à sigla. Ex. Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO). 9- Números Os números devem ser escritos por extenso de zero a dez, além das formas cem, mil, milhão, bilhão, trilhão e, de 11 em diante, em algarismos. Ex: zero, um, dois, três, quatro, cinco, seis, sete, oito, nove, dez, 11, 12, 13,... dois milhões, 10 trilhões, terceiro, 25.º... Quando estiverem antes ou depois de unidades abreviadas podem ser utilizados em algarismos: Ex: 1m, Km 4, 10ha...
12 Não se usa algarismos romanos da redação da notícia. Eles devem ser transformados em cardinais. Ex: 3.º Feira Agropecuária. 10- Horas Hora redonda: 8 horas; 9 horas; etc. Ou 8h; 9h; etc. não se usa "s", nem ponto depois de "h". Hora quebrada: 8h30min; 9h43min, etc. sem espaços entre os elementos e sem ponto depois de "h" e "min". A grafia com dois pontos, como em (08:00, 10:05...) é usada em áreas específicas, como em anotações de programação com horários em sequência, de passagens, competições, agendas, horários anunciados pela televisão, etc. Dicas: Escreva assim: De segunda a sexta-feira Da segunda à sexta-feira De 9h a 11h Das 9h às 11h De 8h30min a 11h30min Das 8h30min às 11h30min Nunca assim: De segunda-feira a sexta-feira De segunda à sexta-feira De 9h à 11h 9h às 11h De 8h30min à 11h30min 8h30min às 11h30min REFERÊNCIAS DE PESQUISA MANUAL DE ESTILO E COMUNICAÇÃO DO INCRA, Brasilia-DF, 2011 CHAMADOIRA, João Batista, Blog: Atividades Didáticas, disponível em ATAÍDE, Joanita Mota. A NOTÍCIA E SUA ESTRUTURA. Universidade Federal do Maranhão, disponível em SÓ PORTUGUÊS. disponível em GRADIM, Anabela. MANUAL DE JORNALISMO. Universidade da Beira Interior, maio/2000, disponível em COMO FAZER NOTÍCIAS. Agrupamento das escolas de Eiriz, disponível em
13 PRODUÇÃO DE RÁDIO Enoque Gonçalves
14 PRODUÇÃO DE RÁDIO O RÁDIO NA EXTENSÃO RURAL O uso do rádio na extensão rural vem desde o inicio da extensão no Brasil, ainda na década de quarenta, mas não é a atividade principal do extensionista. O programa de rádio é uma atividade complementar do extensionista, não tem a pretensão de ensinar tecnologias, mas de despertar interesses, informar e alcançar agricultores em lugares aonde o extensionista não chega. O programa de rádio no serviço de extensão rural é uma metodologia como as outras: carece de planejamento prévio, deve ser estruturado de acordo com tempo disponível, com os conteúdos a serem apresentados e as características do publico a ser atingido. Normalmente o rádio cria um vínculo entre o ouvinte e o apresentador. As pessoas se acostumam a ouvir o programa, formam hábito, criam expectativas quanto a determinados assuntos que esperam ouvir e, às vezes, até se sentem íntimas do radialista. Como o ouvinte cria uma vinculação com o apresentador, é bom que o programa tenha um âncora, ou seja, uma pessoa que se responsabiliza por ele, que mesmo não sendo o dono do programa é o principal apresentador. Existem diversos formatos para um programa de rádio, o modelo adotado pela maioria dos serviços de extensão rural é o de um programa de variedades. A formatação mais comum é uma abertura com a apresentação de uma vinheta contendo música e locução. Após isso vem os cumprimentos do apresentador e em seguida apresentação dos temas e atividades a se desenrolar durante o programa. Exemplo: Bom dia amigos agricultores e agricultoras do projeto de assentamento Joana D'Arc, do PA Rio Madeira e ouvintes de toda a cidade de Porto Velho.// Este programa é mantido com recursos do Programa de Assistência Técnica do Incra com execução da Emater-RO// a apresentação é de FULANO e CICRANO No programa de hoje trazemos pra você uma entrevista com Nelson Rampaso, que vai falar sobre crédito fundiário/ você vai ouvir também uma receita simples de como controlar as moscas domésticas/ com a extensionista da Emater RO.../ as noticias da semana sobre agricultura/ a pesquisa semanal de preços/ curiosidades da vida no campo e boa música pra você.
15 Veja agora um modelo de notícia para rádio, conhecida como nota, e em seguida algumas indicações e cuidados na redação para rádio, compilados do manual de rádio dos professores da faculdade metodista de São Paulo e do manual de rádio da rádio gaúcha de Porto Alegre// MODELO 1 - DE NOTÍCIA ESTRITA (CONHECIDA COMO NOTA) Enoque de Oliveira (nome redator) (data) Usina de Nitrogênio (retranca/assunto) (fonte) Emater Emater e o campo (programa) Validade: Até sábado Emater-RO inaugura usina de produção de Nitrogênio líquido para atender agricultores participantes do programa de inseminação artificial// A solenidade ocorreu no início da manhã desta sexta- feira em Porto Velho e reuniu mais de duzentas pessoas. Estiveram presentes o secretário de estado da Agricultura, o superintendente do INCRA e o secretário executivo da Emater Sr. Elisafan Batista de Sales// De acordo com o coordenador técnico da Emater-RO Engenheiro Agrônomo José Tarcisio, a prioridade desta usina será atender pequenos produtores de leite organizados em associações // Segundo informou o coordenador técnico o valor total da obra, incluindo as máquinas, foi de um milhão de reais// Cuidados com o texto radiofônico:
16 1 - Não comece a sua frase com números. 2- Evite a palavra ACONTECE. Ela deve ser utilizada para algo que não foi previsto. Ex.: "o assalto aconteceu em frente ao banco". 3- Para indicar que é uma pergunta, sinalize antes da frase (?) frase? 4- Os parênteses são utilizados apenas para a pronúncia de uma palavra desconhecida ou em outro idioma. Ex.: forget (fôr-gét). Não será lido pelo locutor. 5- Evite utilizar os dois pontos ( : ). Há momentos para isso, mas, deve-se saber usá-los. 6- Os números: de um a nove sempre por extenso. Os demais em algarismo (10, 35, 100). 7- Por cento : sempre por extenso. 8- Zero vírgula 30. E não: 0,30 9- Cinco dólares. E não: US$ Um milhão e meio de reais. E não : R$1,5 milhão. 11- Indique sempre primeiro o cargo e depois o nome. Ministro da Fazenda. Fulano de Tal. 12- Cuidado com o cacófato: amar ela; pegar ela, etc. 13- As siglas conhecidas podem entrar no texto, mas as não conhecidas usa-se: primeiro a sigla e depois a explicação. No próximo take você pode usar apenas a sigla, porque já explicou seu significado antes. 14- No lide o verbo é sempre utilizado no presente do indicativo e sem o artigo. Nos demais takes você pode utilizar o artigo no início das frases. 15- No lide vá direto ao assunto. Não coloque muitas informações no lide. O início da notícia deve atrair a atenção do ouvinte para o que será dito a seguir. 16- O primeiro take do texto deve prender a atenção do ouvinte para que ele continue acompanhe a notícia até o final. A frase deve ser forte, escrita na ordem direta. 17- Elimine o ontem do lide para não envelhecer a notícia. 18- Evite o Há (do verbo haver). Na hora da leitura dificulta a compreensão do ouvinte. Busque um sinônimo para a sua frase. 19- Evite: sua, dele (estes usos indicam duplo entendimento: dele quem? 20- Use negrito em palavras estrangeiras ou de difícil pronúncia.
17 21- Cuidado com a sonoridade das palavras. O texto radiofônico necessita deste cuidado. 22- Evite juízo de valor: importante, valioso, etc. Os adjetivos devem ser utilizados em último caso e com parcimônia. Senão vira texto de assessoria, e não jornalismo. 23- Evite: além de, no entanto, contudo, embora, desta maneira, etc. 24- Evite começar os takes sempre da mesma forma. 25- Evite os pronomes demonstrativos. 26- As aspas podem ser utilizadas para dar ênfase ou destacar títulos de livros, filmes, etc. Não é o mesmo recurso do texto impresso. Não se usa a citação entre aspas: diga: Fulano disse, segundo Beltrano. 27- Dados como: localização, telefone, etc. devem estar no final da notícia. Caso o ouvinte esteja interessado poderá anotar ou decorar com mais facilidade. Podese repetir sites, telefone, no final da notícia. 28- Evite repetir a informação (mesmo que em outras palavras), que não seja importante na notícia. Privilegie o fato. 29- Não mude drasticamente de assunto. Crie um gancho (continuidade). DETALHES DO QUE DEVE CONTER O CABEÇALHO: Redator: Indique o nome daquele que redigiu a notícia. Data: Dia em que você está redigindo o seu texto. Retranca: Duas palavras que identifiquem o assunto de sua matéria. Fonte: De onde foram tiradas as informações para redação da nota. Tempo: Duração de sua lauda. (cada linha de 70 toques corresponde a cinco segundos de locução). Validade: Até quando as informações contidas nesta nota são válidas jornalisticamente. TÉCNICAS E NORMAS DE REDAÇÃO EM RÁDIO
18 Síntese noticiosa, boletim e boletim ilustrado: Estruturam-se a partir da pirâmide invertida, onde os principais fatos devem ser apresentados em primeiro lugar. Fórmula: 3 Q:COP. A pirâmide invertida serve para afastar o modelo de apresentação da ordem cronológica dos fatos. Com ela, a PI, optamos por abrir a notícia com o fato de maior importância, redigindo texto noticioso em frases curtas, sintéticas. Para apurar, aquela que será nossa frase mais importante (lead ou lide) devemos responder, mentalmente, à equação 3 Q : COP. Em rádio, geralmente, em primeiro lugar: QUE, QUEM. em segundo plano: ONDE em terceiro lugar: COMO e POR QUE. CASO ESPECIAL: o QUANDO, geralmente, é desimportante. Por tratar-se de rádio, presume-se que o fato tenha ocorrido naquele momento ou naquele turno do dia. No entanto, em casos excepcionais, o QUANDO assume importância fundamental, aparecendo então em posição de primeiro plano. - ESTRUTURA FRASAL: ordem direta: Sujeito + Verbo + Complemento Voz Ativa Ex. Internacional sagra-se campeão do mundo. - TEMPO VERBAL: preferencialmente, no PRESENTE. quando não é possível, opte por estruturas verbais simples e não compostas. (Havendo dois ou mais verbos, numa frase, experimente cortar um deles). - Apresentar as frases no SINGULAR em detrimento das frases do plural. Ex.: Chuva inunda o centro de Porto Alegre. Não: Chuvas inundam o centro de Porto Alegre. - No texto, o CARGO antecede o nome: Ex. O presidente do Brasil, FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, assina decreto-lei anistiando municípios. - Use sempre CAIXA ALTA para indicar o NOME PRÓPRIO PESSOAS. -SUBLINHAR no texto: ÊNFASES pretendidas para a leitura. -SUBLINHAR, ainda, EXPRESSÕES JOCOSAS e/ou DÚBIAS. - SIGLAS: desdobrá-las. NO ENTANTO, não desdobrar aquelas mais conhecidas: PT, Petrobrás, CRT. - USE o ponto e vírgula normalmente. MAS, em RÁDIO, o TRAVESSÃO é, também, sinal,
19 ASSIM: ao término de uma linha use:./ E, ao término do texto use:.//// Use, ainda, três ou quatro sinais de / para pontuar PAUSA em meio ao texto. - NUNCA separe sílabas em texto radiofônicos: nem no final de linha, nem de lauda. - NUNCA SEPARE sílabas, dos nomes próprios, tampouco. - NÚMEROS CARDINAIS: até nove, incluindo o ZERO, escreve sempre por extenso. - IDEM: por extenso: ONZE, VINTE E DOIS, TRINTA E TRÊS (nº algarismo dobrado). - NÚMEROS ORDINAIS: sempre por extenso. - EDITE ORDINAIS ACIMA DO DÉCIMO. Ex. Príncipe Charles abre as comemorações dos 350 anos da Universidade de Harvard. Portanto, acima de DÉCIMO, use numeral cardinal. - Números associados a palavras (sobretudo femininas): SEMPRE POR EXTENSO. - Para datas: Escreva: 15 de abril de HORAS: Escreva: duas horas, onze horas NUNCA ABREVIE. - Nº de telefone: por extenso: dois-quatro-oito, quatro-nove, cinco-sete. - Dinheiro: por extenso, observando regra dos numerais cardinais: Ex.: três mil e500 reais. - Para redigir números grandes: 340 milhões, 200 mil, sessenta e dias pessoas, ou 320 milhões, 280 mil e 20 homens. - Na contagem do tempo, escreva: 2 minutos, 35 segundos,ou 3 minutos, 45 segundos e 8 décimos. - Redobre os cuidados com acentos. Acentuação incorreta faz locutor errar leitura. - Pesos e medidas: por extenso: Ex. dois mil litros/// 45 metros (Lembrar: Grama, em Português, é palavra masculina): O grama de ouro custa... - Frações: escreva por extenso: Ex. Dois quintos de população brasileira... - Número, percentuais: escreva 27 vírgula nove por cento. 34 vírgula sete por cento.
20 - Instituições com nomes longos, simplifique: Use SINDICADO DOS PETROLEIROS e não SINDICATO DOS TRABALHADORES NAS EMPRESAS DE PETRÓLEO E GÁS LIQÜEFEITO. - TEMPO VERBAL: (reforçando): prefira o TEMPO PRESENTE. Ex: UNISINOS integra rede Internet a partir de dezembro. 2ª Opção: UNISINOS integrará rede Internet a partir de dezembro. Evitar: UNISINOS estará/estaria integrando INTERNET a partir de dezembro. - Marque as citações, no texto, com aspas. O jogador disse "já sou contratado". - Palavras e nomes próprios estrangeiros: sublinhe e use grafia correta. No alto da lauda, com asterisco (*) escreva a pronúncia correta e aportuguesada. - Sublinhe as palavras que devam ser enfatizadas pelo locutor. - Sublinhe os títulos de obras. - Escreva por extenso as frações, porcentagens e, também, os números ROMANOS. - Ao REDIGIR, leia texto mentalmente, para obter maior sonoridade. - Ao CONCLUIR REDAÇÃO leia o texto na íntegra e faça a CORREÇÃO FINAL. - Para redigir MANCHETE use FOLHA única e indique frase (máximo 100 dígitos) com asterisco. Ex. *** MINISTRO DO TRABALHO QUER AUMENTAR SALÁRIO MÍNIMO. Dicas sobre o Rádio
ORIENTAÇÕES PARA PRODUÇÃO DE TEXTOS DO JORNAL REPORTAGEM RESENHA CRÍTICA TEXTO DE OPINIÃO CARTA DE LEITOR EDITORIAL
ORIENTAÇÕES PARA PRODUÇÃO DE TEXTOS DO JORNAL REPORTAGEM RESENHA CRÍTICA TEXTO DE OPINIÃO CARTA DE LEITOR EDITORIAL ORIENTAÇÕES PARA OS GRUPOS QUE ESTÃO PRODUZINDO UMA: REPORTAGEM Tipos de Textos Características
Manual de Mídia. Escrevendo notícias. Volume 1. Equipe Regional de Imagem e Comunicação - RS. www.escoteirosrs.org.br
Manual de Mídia Volume 1 Escrevendo notícias Equipe Regional de Imagem e Comunicação - RS www.escoteirosrs.org.br MANUAL DE MÍDIA Volume 1 ESCREVENDO NOTÍCIAS 1ª Edição 2013 ELABORAÇÃO DE TEXTOS Rodrigo
Manual de Estilo da APC 1
Manual de Estilo da APC 1 Por favor, considere as seguintes recomendações quando for escrever e editar textos para a APC. Para facilitar a consulta, as recomendações estão listadas em ordem alfabética.
Guia de redação do site Ação Jovem LBV
Guia de redação do site Ação Jovem LBV Criado com a intenção de reunir princípios editorias e de estilo que tornem uniforme a linguagem do site, este guia condensa instruções gerais para quem quer redigir
Oficina de Radialismo
Oficina de Radialismo Projeto de Rádio Escolar Rádio Escolar: Exercícios práticos Vinhetas de Rádio Exemplos: O que são vinhetas? São pequenas gravações que usamos, geralmente, para reforçar uma informação.
A pauta é o material preparado pelo jornalista que tem como objetivo reunir o maior número de informações a respeito de um tema que deve se tornar
A pauta é o material preparado pelo jornalista que tem como objetivo reunir o maior número de informações a respeito de um tema que deve se tornar uma futura reportagem. Um resumo dos acontecimentos ;
NOME COMPLETO DA SUA INSTITUIÇÃO. Nome completo do integrante A Nome completo do integrante B Nome completo do integrante C
NOME COMPLETO DA SUA INSTITUIÇÃO Nome completo do integrante A Nome completo do integrante B Nome completo do integrante C TÍTULO DO TRABALHO: subtítulo, se houver Santa Rita do Sapucaí 2015 Nome completo
Elaboração de pauta para telejornal
Elaboração de pauta para telejornal Pauta é a orientação transmitida aos repórteres pelo pauteiro, profissional responsável por pensar de que forma a matéria será abordada no telejornal. No telejornalismo,
Erros mais freqüentes
Lição 1 Erros mais freqüentes Extraímos de comunicações empresariais alguns erros, que passamos a comentar: 1. Caso se faça necessário maiores esclarecimentos... Apontamos duas falhas: 1. Caso se faça
Brasileiros esperam ganhar salário três vezes maior após fazer MBA
COLÉGIO SHALOM Ensino Fundamental 6º Ano Profª: Margareth Rodrigues Dutra Disciplina: Língua Portuguesa Aluno(a): TRABALHO DE RECUPERAÇÃO Data de entrega: 18/12/14 Questão 1- Leia o texto a seguir. Brasileiros
No E-book anterior 5 PASSOS PARA MUDAR SUA HISTÓRIA, foi passado. alguns exercícios onde é realizada uma análise da sua situação atual para
QUAL NEGÓCIO DEVO COMEÇAR? No E-book anterior 5 PASSOS PARA MUDAR SUA HISTÓRIA, foi passado alguns exercícios onde é realizada uma análise da sua situação atual para então definir seus objetivos e sonhos.
COMO FAZER A MARCAÇÃO DE TEXTOS PARA DITADOS DE VELOCIDADE TAQUIGRÁFICA
1 COMO FAZER A MARCAÇÃO DE TEXTOS PARA DITADOS DE VELOCIDADE TAQUIGRÁFICA Elaborado pelo prof. Waldir Cury, Com a colaboração especial do prof. Paulo Xavier (diretor da Taquibras) Para o treinamento da
Estudo x trabalho: aprenda a vencer a rotina de atividades rumo ao sucesso
Estudo x trabalho: aprenda a vencer a rotina de atividades rumo ao sucesso Sumário introdução 03 Capítulo 5 16 Capítulo 1 Pense no futuro! 04 Aproveite os fins de semana Capítulo 6 18 Capítulo 2 07 É preciso
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DA BAHIA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DA BAHIA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO Manual com normas para solicitação de produção e publicação de material informativo jornalístico no site, lista de
medida. nova íntegra 1. O com remuneradas terem Isso é bom
Entrevista esclarece dúvidas sobre acúmulo de bolsas e atividadess remuneradas Publicada por Assessoria de Imprensa da Capes Quinta, 22 de Julho de 2010 19:16 No dia 16 de julho de 2010, foi publicada
Nosso Planeta Mobile: Brasil
Nosso Planeta Mobile: Brasil Como entender o usuário de celular Maio de 2012 1 Resumo executivo Os smartphones se tornaram indispensáveis para nosso cotidiano. A difusão dos smartphones atinge 14% da população,
Lição 3. O Chicote. Coleção ABCD - Lição 3. Uma Atividade Para Cada Dia: 365 Dias do Ano. São Paulo: Vergara Brasil, 2004. p. 86.
Coleção ABCD - Lição 3 Lição 3 O Chicote Para que idade? A partir dos 8 anos. Quantos podem brincar? Desde 5 jogadores. De que precisamos? De nada. Como é que se joga? Tira-se a sorte para ver quem será
MEDIA TRANNING. Giovana Cunha. Coordenadora de Rádio e TV - TST giovana.cunha@tst.jus.br
MEDIA TRANNING Giovana Cunha COMO AGIR DIANTE DA IMPRENSA É muito comum o entrevistado se queixar que o jornalista não reproduziu corretamente as informações fornecidas na entrevista. O jornalista normalmente
Como Montar um Plano de Estudos Eficiente Para Concurso Público E-book gratuito do site www.concursosemsegredos.com
1 Distribuição Gratuita. Este e-book em hipótese alguma deve ser comercializado ou ter seu conteúdo modificado. Nenhuma parte deste e-book pode ser reproduzida ou transmitida sem o consentimento prévio
Muito prazer Curso de português do Brasil para estrangeiros
Modo: indicativo O modo indicativo expressa um fato de maneira definida, real, no presente, passado ou futuro, na frase afirmativa, negativa ou interrogativa. Presente Presente Passado (=Pretérito) Pretérito
PLANO DE AÇÃO FÓRUM DO MUNICÍPIO QUE EDUCA
PLANO DE AÇÃO FÓRUM DO MUNICÍPIO QUE EDUCA PROPOSTA DE AÇÃO Criar um fórum permanente onde representantes dos vários segmentos do poder público e da sociedade civil atuem juntos em busca de uma educação
Frequentemente você utiliza certos termos que não
10 Não se distraia demais Frequentemente você utiliza certos termos que não dão o mínimo problema na hora da fala, mas que, na escrita, podem fazê-lo oscilar entre uma forma ou outra. Ainda há muita gente
3 Dicas MATADORAS Para Escrever Emails Que VENDEM Imóveis
3 Dicas MATADORAS Para Escrever Emails Que VENDEM Imóveis O que é um e- mail bem sucedido? É aquele e- mail que você recebe o contato, envia o e- mail para o cliente e ele te responde. Nós não estamos
Nosso Planeta Mobile: Brasil
Nosso Planeta Mobile: Brasil Como entender o usuário de celular Maio de 2013 1 Resumo executivo Os smartphones se tornaram indispensáveis para nosso cotidiano. A difusão dos smartphones atinge 26 % da
LINGUAGEM E ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA
AULA 11 PG 1 Este material é parte integrante da disciplina Linguagem e Argumentação Jurídica oferecido pela UNINOVE. O acesso às atividades, as leituras interativas, os exercícios, chats, fóruns de discussão
QUEM É A PESSOA IDOSA?
INTRODUÇÃO Líder, este caderno é seu, para cadastrar e acompanhar as pessoas idosas no domicílio. Ele contém os principais indicadores que nos levam a conhecer a realidade na qual vivem as pessoas, permitindo
Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação
Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 11 Pronunciamento sobre a questão
FACULDADE DE TECNOLOGIA DE POMPEIA FATEC CURSO TECNOLOGIA EM MECANIZAÇÃO EM AGRICULTURA DE PRECISÃO
FACULDADE DE TECNOLOGIA DE POMPEIA FATEC CURSO TECNOLOGIA EM MECANIZAÇÃO EM AGRICULTURA DE PRECISÃO NORMAS PARA REDAÇÃO DE ARTIGOS Pompeia 2012 A composição dos textos deverá obedecer as orientações abaixo.
Instituto Adus. Tutorial de acesso e publicação na Plataforma Wiki do Instituto ADUS
Instituto Adus Tutorial de acesso e publicação na Última atualização: 9 de agosto de 05 Conteúdo Sobre o Projeto Wiki Adus... 3 Login e Acesso... 4 Editando conteúdo... 6 Dicas Avançadas... REFÊNCIAS DE
Introdução à Netiqueta. Como escrever na Internet
Texto retirado do endereço: http://www.icmc.usp.br/manuals/bigdummy/netiqueta.html Introdução à Netiqueta Ao conjunto de regras de etiqueta (comportamento) na Internet, chamamos Netiqueta. Essas regras
SITUAÇÃO DE PRODUÇÃO DA RESENHA NO ENSINO SUPERIOR
RESENHA Neste capítulo, vamos falar acerca do gênero textual denominado resenha. Talvez você já tenha lido ou elaborado resenhas de diferentes tipos de textos, nas mais diversas situações de produção.
10 passos para ganhar a mídia. Estudantes Pela Liberdade
10 passos para ganhar a mídia Estudantes Pela Liberdade 2013 10 passos para ganhar a mídia Aqui estão 10 passos para atrair a atenção da mídia para o seu grupo. Siga todos esses passos efetivamente, e
Blog http://conquistadores.com.br. + dinheiro + mulheres + sucesso social (mini e-book grátis)
Blog http://conquistadores.com.br CONQUISTADORES + dinheiro + mulheres + sucesso social (mini e-book grátis) Blog http://conquistadores.com.br CONQUISTADORES + dinheiro + mulheres + sucesso social (Este
MÓDULO 5 O SENSO COMUM
MÓDULO 5 O SENSO COMUM Uma das principais metas de alguém que quer escrever boas redações é fugir do senso comum. Basicamente, o senso comum é um julgamento feito com base em ideias simples, ingênuas e,
Inglesar.com.br Aprender Inglês Sem Estudar Gramática
1 Sumário Introdução...04 O segredo Revelado...04 Outra maneira de estudar Inglês...05 Parte 1...06 Parte 2...07 Parte 3...08 Por que NÃO estudar Gramática...09 Aprender Gramática Aprender Inglês...09
e- SIC Manual do Cidadão
e- SIC Manual do Cidadão Sumário Introdução 3 O e-sic 4 Primeiro acesso 5 Cadastrando-se no e-sic 6 Acessando o e-sic 7 Funções do e-sic 8 Envio de avisos por e-mail pelo e-sic 9 Como fazer um pedido de
c) O verbo ficará no singular ou no plural se o sujeito coletivo for especificado com substantivo no plural.
Concordância Verbal a) O verbo vai para a 3ª pessoa do plural caso o sujeito seja composto e anteposto ao verbo. Se o sujeito composto é posposto ao verbo, este irá para o plural ou concordará com o substantivo
Testes de ortografia e redação eliminam candidatos a estágio
Testes de ortografia e redação eliminam candidatos a estágio Entre cursos com maior reprovação estão pedagogia, jornalismo e turismo. Falta de leitura e hábitos gerados pela internet são fatores motivadores.
coleção Conversas #7 - ABRIL 2014 - f o? Respostas que podem estar passando para algumas perguntas pela sua cabeça.
Eu quero não parar coleção Conversas #7 - ABRIL 2014 - de consigo.o usar que eu drogas f o? aç e Respostas para algumas perguntas que podem estar passando pela sua cabeça. A Coleção CONVERSAS da Editora
Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação
Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 38 Discurso na cerimónia do V Encontro
Curso Online A Escola no Combate ao Trabalho Infantil Plataforma de Educação à Distância
Página1 Apresentação Curso Online A Escola no Combate ao Trabalho Infantil Plataforma de Educação à Distância Olá Participante do Curso A Escola no Combate ao Trabalho Infantil (ECTI), Este tutorial pretende
4 Passos Para Criar Um Ebook Lucrativo Em Menos de 30 Dias
4 Passos Para Criar Um Ebook Lucrativo Em Menos de 30 Dias Copyright 2014 por Mindbank Publicado por: Mindbank Autor: Matheus Beirão Primeira edição: Maio de 2014 Todos os direitos reservados. Nenhuma
SESSÃO 3: Criando Metas Atingíveis
CURRÍCULO DE PROGRAMA SESSÃO 3: Criando Metas Atingíveis Esta sessão trata da importante habilidade pessoal e profissional do estabelecimento de metas. As participantes podem ter sentimentos diferentes
SESSÃO 7: Transformando os sonhos em ação
CURRÍCULO DO PROGRAMA SESSÃO 7: Transformando os sonhos em ação Para muita gente, os sonhos são apenas sonhos. Não levam necessariamente a ações diretas para transformar tais sonhos em realidade. Esta
Sistema de Ensino CNEC
1 SUMÁRIO VOLUME 1 "O homem é um pedaço do Universo cheio de vida." Ralph Waldo Emerson Capítulo 1 O Tempo não para 5 Capítulo 2 Você percebendo-se como sujeito histórico 20 Capítulo 3 O Universo que nos
[conectando vozes ao mundo]
[conectando vozes ao mundo] »VOJO [ AMPLIANDO VOZES PELO BRASIL ] O Instituto Mídia Étnica, em parceria com o Center for Civic Media, do Massachusetts Institute of Technology (MIT), vem desenvolvendo o
Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação
Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 49 Discurso no encontro com grupo
A CRIAÇÃO DO MUNDO-PARTE II
Meditação Crianças de 10 a 11 anos NOME: DATA: 03/03/2013 PROFESSORA: A CRIAÇÃO DO MUNDO-PARTE II Versículos para decorar: 1 - O Espírito de Deus me fez; o sopro do Todo-poderoso me dá vida. (Jó 33:4)
Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação
Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 37 Discurso na cerimónia de retomada
Navegando no produto e utilizando esse material de apoio, você descobrirá os benefícios do IOB Online Regulatório, pois só ele é:
1. CONCEITO Completo, prático e rápido. Diante do aumento da complexidade da tributação e do risco fiscal, pelos desafios de conhecimento e capacitação e pela velocidade para acompanhar mudanças na legislação,
2. CAIXA DE FERRAMENTAS - CHEGANDO A REDAÇÃO
SUMÁRIO INTRODUÇÃO 15 Para que serve este Livro 17 Como usar este livro 1. PARA ENTENDER A PROFISSÃO 23 O que é preciso para ter sucesso na profissão 23 TALENTO - Como saber se você tem 24 CONHECIMENTO-Como
ROTEIRO DE ESTUDOS. 3º ano 1º trimestre / 2015. Nome: Data: / /.
ROTEIRO DE ESTUDOS 3º ano 1º trimestre / 2015 Nome: Data: / /. Querido (a) Aluno (a), Elaboramos este roteiro com dicas sobre os conteúdos trabalhados no 1º trimestre e que serão abordados nas avaliações
PROCESSO DE SELEÇÃO PARA ALUNOS NOVOS. 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental 2016 Unidade Recreio
PROCESSO DE SELEÇÃO PARA ALUNOS NOVOS 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental 2016 Unidade Recreio I ORIENTAÇÕES GERAIS a) As famílias que desejarem conhecer a Escola e inscrever seus filhos para o processo
1. COMPLETE OS QUADROS COM OS VERBOS IRREGULARES NO PRETÉRITO PERFEITO DO INDICATIVO E DEPOIS COMPLETE AS FRASES:
Atividades gerais: Verbos irregulares no - ver na página 33 as conjugações dos verbos e completar os quadros com os verbos - fazer o exercício 1 Entrega via e-mail: quarta-feira 8 de julho Verbos irregulares
AULA 5: A Objetividade do Texto Livro: Redação Empresarial. Mirian Gold. Prof. Valéria Freitas Vargens Email: Valeriapitagoras@gmail.
Técnicas de Comunicação Oral e Escrita AULA 5: A Objetividade do Texto Livro: Redação Empresarial. Mirian Gold Prof. Valéria Freitas Vargens Email: Valeriapitagoras@gmail.com Leia o texto e faça as correções:
Como escrever um bom Relato de Experiência em Implantação de Sistema de Informações de Custos no setor público. Profa. Msc. Leila Márcia Elias
Como escrever um bom Relato de Experiência em Implantação de Sistema de Informações de Custos no setor público O que é Relato de Experiência? Faz parte dos gêneros pertencentes ao domínio social da memorização
SUMÁRIO CAMPANHAS... 2 Como solicitar a produção de campanha de divulgação?... 2 EVENTOS... 3 Como solicitar a realização de eventos?...
SUMÁRIO CAMPANHAS... 2 Como solicitar a produção de campanha de divulgação?... 2 EVENTOS... 3 Como solicitar a realização de eventos?... 3 MATERIAIS IMPRESSOS... 4 Como solicitar a produção de material
ebook Aprenda como aumentar o poder de captação do seu site. por Rodrigo Pereira Publicitário e CEO da Agência Retina Comunicação
por Rodrigo Pereira Publicitário e CEO da Agência Retina Comunicação Sobre o Autor: Sempre fui comprometido com um objetivo de vida: TER MINHA PRÓPRIA EMPRESA. Mas assim como você, eu também ralei bastante
3 Truques Para Obter Fluência no Inglês
3 Truques Para Obter Fluência no Inglês by: Fabiana Lara Atenção! O ministério da saúde adverte: Os hábitos aqui expostos correm o sério risco de te colocar a frente de todos seus colegas, atingindo a
Os 3 Passos da Fluência - Prático e Fácil!
Os 3 Passos da Fluência - Prático e Fácil! Implemente esses 3 passos para obter resultados fantásticos no Inglês! The Meridian, 4 Copthall House, Station Square, Coventry, Este material pode ser redistribuído,
A IMPORTÂNCIA DOS HÁBITOS DE ESTUDO: NÃO BASTA DIZER, HÁ QUE ENSINAR A FAZER
A IMPORTÂNCIA DOS HÁBITOS DE ESTUDO: NÃO BASTA DIZER, HÁ QUE ENSINAR A FAZER Rosângela Prestes Neitzke Pedagoga Especialista em Alfabetização Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica SERÁ
LOURENÇO LOURINHO PRACIANO 1
LOURENÇO LOURINHO PRACIANO 1 TESOUREIRO 41 ANOS DE TRABALHO Empresa Horizonte Nascido em Itapipoca, Ceará Idade: 76 anos Esposa: Maria Pinto de Oliveira Praciano Filhos: Lucineide Eu entrei na Empresa
CANDIDATO BANCADO PELOS PAIS
CANDIDATO BANCADO PELOS PAIS Desânimo total Acho que minhas forças estão indo abaixo, ando meio desmotivado!!!! Não quero desanimar, mas os fatores externos estão superando minha motivação... cobrança
MANUAL DO BLOG. Blog IBS
MANUAL DO BLOG Blog IBS Seja bem vindo! O Blog é um website dinâmico, um espaço virtual que usa a internet para compartilhar informações. Por meio do blog você pode publicar textos, opiniões, notícias,
Manual do Google agenda. criação e compartilhamento de agendas
Manual do Google agenda criação e compartilhamento de agendas 1 O que é o Google Agenda? Google Agenda é um serviço de agenda on line gratuito do Google, onde você pode anotar compromissos e tarefas, organizando
Prova Escrita de Português Língua Não Materna
EXAME NACIONAL DO ENSINO BÁSICO E DO ENSINO SECUNDÁRIO Prova 28 739 /1.ª Chamada 1.ª Fase / 2008 Decreto-Lei n.º 6/2001, de 18 de Janeiro e Decreto-Lei n.º 74/2004, de 26 de Março A PREENCHER PELO ESTUDANTE
REDAÇÃO DISSERTAÇÃO AULA 5. Professora Sandra Franco
REDAÇÃO AULA 5 Professora Sandra Franco DISSERTAÇÃO 1. Definição de Dissertação. 2. Roteiro para dissertação. 3. Partes da dissertação. 4. Prática. 5. Recomendações Gerais. 6. Leitura Complementar. 1.
Cemitério Municipal de Curitiba traz histórias e arte a céu aberto
1 de 7 04/06/2013 12:52 globo.com notícias esportes entretenimento vídeos ASSINE JÁ CENTRAL E-MAIL criar e-mail globomail free globomail pro ENTRAR Paraná 04/06/2013 09h20 - Atualizado em 04/06/2013 12h15
DINÂMICA LOCAL INTERATIVA I FORTALECENDO SABERES CIÊNCIAS NAT. CIÊNCIAS HUM. CONTEÚDO E HABILIDADES DESAFIO DO DIA. Conteúdo:
CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA DINÂMICA LOCAL INTERATIVA I Conteúdo: - Alguns aspectos que interferem na saúde das pessoas - Saúde como Direito Constitucional dos brasileiros
Leandro Guimarães Faria Corcete Dutra, 12/0 035 341 Thaís Fernanda, 10/0 124 739 Murilo Papa, 12/0 038 901 Waysman Venâncio da Silva, 12/0 023 903
Leandro Guimarães Faria Corcete Dutra, 12/0 035 341 Thaís Fernanda, 10/0 124 739 Murilo Papa, 12/0 038 901 Waysman Venâncio da Silva, 12/0 023 903 Vade Mecum Brasília, DF 2012 4 10 Leandro Guimarães Faria
Entrevistado: Almir Barbassa Entrevistador: - Data:11/08/2009 Tempo do Áudio: 23 30
1 Entrevistado: Almir Barbassa Entrevistador: - Data:11/08/2009 Tempo do Áudio: 23 30 Entrevistador- Como o senhor vê a economia mundial e qual o posicionamento do Brasil, após quase um ano da quebra do
Linguagem de Programação
Linguagem de Programação Aula 1 Motivação e Revisão Universidade Federal de Santa Maria Colégio Agrícola de Frederico Westphalen Curso Técnico em Informática Prof. Bruno B. Boniati www.cafw.ufsm.br/~bruno
dicas para usar o celular nas aulas
E-book 11 dicas para usar o celular nas aulas Sugestões de atividades com os aplicativos mais básicos e simples de um aparelho Por Talita Moretto É permitido compartilhar e adaptar este material, desde
Guia do Professor / Vozes da Cidade / Conhecendo.../ Eduardo Guimarães. Conhecendo a Cidade
Guia do Professor / Vozes da Cidade / Conhecendo.../ Eduardo Guimarães 1 Guia do Professor Episódio Conhecendo a Cidade Programa Vozes da Cidade Apresentação Como já vimos nos trabalhos desenvolvidos para
CONTEÚDOS OBJETIVOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
PLANO DE TRABALHO ELABORAÇÃO: JOSIANE DE LIMA GÊNERO: Notícia PERÍODO APROXIMADAMENTE: 4º Ano CONTEÚDOS OBJETIVOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO - Ritmo, fluência e entonação na leitura; - Apreensão das ideias
Instruções sobre como elaborar artigo para o Âmbito Jurídico
Instruções sobre como elaborar artigo para o Âmbito Jurídico Nome do autor: principais atividades acadêmicas em no máximo 3 linhas, colocar e-mail. 1. Se estudante de direito colocar apenas: Acadêmico
Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação
Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 37 Discurso na cerimónia de assinatura
P/1 Seu Ivo, eu queria que o senhor começasse falando seu nome completo, onde o senhor nasceu e a data do seu nascimento.
museudapessoa.net P/1 Seu Ivo, eu queria que o senhor começasse falando seu nome completo, onde o senhor nasceu e a data do seu nascimento. R Eu nasci em Piúma, em primeiro lugar meu nome é Ivo, nasci
MJ Secretaria Nacional de Segurança Pública Orientações para o Conteudista. Estruturação dos Materiais Básicos para os Cursos da SENASP
MJ Secretaria Nacional de Segurança Pública Orientações para o Conteudista Estruturação dos Materiais Básicos para os Cursos da SENASP Contacto: erisson.pitta@mj.gov.br Telefono: 5561 2025 8991 Prezado(a)
Leia os textos e assinale a alternativa correta: 1) O que Ana quer que Pedro faça?
UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL PROGRAMA DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS PLE CERIFICADO INTERNACIONAL DE LÍNGUA PORTUGUESA CILP SIMULADO COMPREENSÃO LEITORA E ASPECTOS LINGUÍSTICOS NÍVEL BÁSICO ESCOLAR A2 Leia os
Como escrever um estudo de caso que é um estudo de caso? Um estudo so é um quebra-cabeça que tem de ser resolvido. A primeira coisa a
Página 1 1 Como escrever um Estudo de Caso O que é um estudo de caso? Um estudo de caso é um quebra-cabeça que tem de ser resolvido. A primeira coisa a lembre-se de escrever um estudo de caso é que o caso
Comunicação social Jornalismo, Relações Públicas, Assessoria e Comunicação de Marketing.
Comunicação social Comunicação social A Comunicação Social é um campo de conhecimento académico que estuda a comunicação humana e as questões que envolvem a interação entre os sujeitos em sociedade. Os
1ª Etapa: A Escolha do Tema
O que é um trabalho escrito? Realizar um trabalho escrito é pegar num tema, clarificá-lo e tomar uma posição sobre o mesmo. Para isso, deve utilizar-se bibliografia adequada. Quando é pedido a um aluno
A Maior Triagem Odontológica do Mundo. Tá, entendi. Agora, como eu vou fazer isso?
A Maior Triagem Odontológica do Mundo. Em 18 de Março de 2013, o mundo inteiro vai sorrir mais bonito. Neste dia, realizaremos juntos em todo o Brasil, 10 países da América Latina e Portugal a MAIOR TRIAGEM
universia.com.br/materia/img/tutoriais/ /01.jsp 1/1
5/12/2008 Monografias - Apresentação Fazer um trabalho acadêmico exige muito de qualquer pesquisador ou estudante. Além de todo esforço em torno do tema do trabalho, é fundamental ainda, adequá-lo às normas
Como criar. um artigo. em 1h ou menos. Por Natanael Oliveira
Como criar um artigo em 1h ou menos Por Natanael Oliveira 1 Como escrever um artigo em 1h ou menos Primeira parte do Texto: Gancho Inicie o texto com perguntas ou promessas, algo que prenda atenção do
Roteiro da Biblioteca das Faculdades Coc Como Fazer Uma Pesquisa Teórica e Elaborar um Trabalho Acadêmico
Roteiro da Biblioteca das Faculdades Coc Como Fazer Uma Pesquisa Teórica e Elaborar um Trabalho Acadêmico Para realizar uma pesquisa que não se torne um grande sacrifício pelas dificuldades em encontrar
Pesquisas e seminários Como fazer?
+++ + COLÉGIO DOS SANTOS ANJOS Avenida Iraí, 1330 - Planalto Paulista - Telefax: 5055.0744 04082-003 - São Paulo - e-mail: colsantosanjos@colegiosantosanjos.g12.br Site: www.colegiosantosanjos.g12.br Q
Aprendendo a ESTUDAR. Ensino Fundamental II
Aprendendo a ESTUDAR Ensino Fundamental II INTRODUÇÃO Onde quer que haja mulheres e homens, há sempre o que fazer, há sempre o que ensinar, há sempre o que aprender. Paulo Freire DICAS EM AULA Cuide da
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA Diretoria de Políticas de Formação, Materiais Didáticos e Tecnologias para a Educação Básica Coordenação Geral de Materiais Didáticos PARA NÃO ESQUECER:
SESSÃO 1: Descobrindo Seus Sonhos
CURRÍCULO DO PROGRAMA SESSÃO 1: Descobrindo Seus Sonhos Iniciando o currículo do Sonhe, Realize, o objetivo desta sessão é começar estabelecer um espaço seguro e acolhedor para as participantes, começar
COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação
COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação 1ª PROVA PARCIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA Aluno(a): Nº Ano: 6º Turma: Data: 18/03/2011 Nota: Professora: Letícia A. S. Ottoboni Valor da Prova: 40 pontos Assinatura
Organizando Voluntariado na Escola. Aula 1 Ser Voluntário
Organizando Voluntariado na Escola Aula 1 Ser Voluntário Objetivos 1 Entender o que é ser voluntário. 2 Conhecer os benefícios de ajudar. 3 Perceber as oportunidades proporcionadas pelo voluntariado. 4
A criança e as mídias
34 A criança e as mídias - João, vá dormir, já está ficando tarde!!! - Pera aí, mãe, só mais um pouquinho! - Tá na hora de criança dormir! - Mas o desenho já tá acabando... só mais um pouquinho... - Tá
Roteiro para se fazer uma boa pesquisa e elaborar um trabalho acadêmico
Roteiro para se fazer uma boa pesquisa e elaborar um trabalho acadêmico Para realizar uma pesquisa que não se torne um grande sacrifício pelas dificuldades em encontrar as informações, antes é preciso
Eventos - Palestras - Mostras - Exposições - Projeto 12:30
O objetivo deste guia é orientar os servidores da Diretoria Geral de Comunicação (DGC) da UFSC sobre os procedimentos editoriais e de edição adotados no site oficial da Universidade. Diariamente os textos
Rica. Eu quero ser... Especial ???????? Luquet. Um guia para encontrar a rota da prosperidade. Apoio: por Mara. Elas&Lucros
???????? Apoio: Rica Eu quero ser... Um guia para encontrar a rota da prosperidade por Mara Luquet 81 Era uma vez... Era uma vez uma princesa, dessas que passeiam pelos campos e bosques e são muito bonitas
Submissão de Trabalhos. Período: Observações importantes:
Submissão de Trabalhos Período: Observações importantes: 1. Leia atentamente os Eixos Temáticos para saber em qual o seu trabalho se enquadra. É possível que seu trabalho se enquadre em mais de um Eixo
Paródia 1ªA. Música Fugidinha Michel Teló. Cheguei na escola não consegui entender. Mas depois de um tempo tudo foi se resolver
Paródia 1ªA Música Fugidinha Michel Teló Cheguei na escola não consegui entender Mas depois de um tempo tudo foi se resolver Tudo dando certo eu vou ficar esperto E vestibular eu vou fazer Sempre tem aquele
Estudo Bíblico Colossenses Guia do Líder Por Mark Pitcher. LIÇÃO 1 SUA MAIOR PRIORIDADE - Colossenses 3:1-4
Estudo Bíblico Colossenses Guia do Líder Por Mark Pitcher Os quatro estudos a seguir tratam sobre a passagem de Colossenses 3:1-17, que enfatiza a importância de Jesus Cristo ter sua vida por completo.