Guia de. Milão. Foto: pacocalvino/flickr

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Guia de. Milão. Foto: pacocalvino/flickr"

Transcrição

1 Guia de Milão Foto: pacocalvino/flickr

2 GUIA DEMILÃO 2 Índice Quem dá as dicas, pág. 3 Sobre Milão, Itália, pág. 5 Entretenimento, pág coisas bacanas para fazer grátis (ou quase) em Milão, pág. 9 Comer fora, pág.15 Como se locomover em Milão, pág. 18 Hostels em Milão, pág. 23 Informações gerais sobre Milão, Itália, pág. 26

3 Quem dá as dicas Barbara Bueno Mostrar as belezas da Itália para os brasileiros: esta é a grande paixão de Barbara Bueno, uma jornalista paulistana que em 2005 decidiu fazer as malas e mudar para o país de seus ascendentes. De lá para cá, se especializou em comunicação turística e, nas horas vagas, compartilha suas dicas e experiências no seu blog Barbara Bueno GUIA DE MILÃO 3

4 GUIA DEMILÃO 4 Milão é um dos destinos preferidos de ricos, famosos, empreendedores e viajantes como você. Deixe-se conquistar por essa cidade cheia de vida e divirta-se!

5 5 GUIA DEMILÃO Sobre Milão, Itália Vale a pena incluir Milão na sua próxima viagem para a Itália Milão é aquele destino de viagem que você pode visitar uma, duas, cem vezes e ainda terá novos lugares para conhecer e coisas interessantes para fazer. Foto: robertotaddeo/flickr

6 GUIA DEMILÃO 6 Para alguns Milão é a capital internacional da moda e do design, para outros o lugar perfeito para curtir um happy hour e a agitada vida noturna. Foto: bert kaufmann/flickr Os italianos a definem o centro industrial do país, uma cidade que nas últimas décadas abriu suas portas aos migrantes em busca de oportunidades de trabalho e de carreira. Milão é aquele destino de viagem que você pode visitar uma, duas, cem vezes e ainda terá novos lugares para conhecer e coisas interessantes para fazer. Quem adora arte, por exemplo, não pode deixar de conferir A Última Ceia de Leonardo da Vinci no refeitório da Igreja de Santa Maria delle Grazie que, por sinal, é um dos Patrimônios Mundiais da Unesco. Ou ainda a Pinacoteca di Brera, com obras de artistas como Caravaggio, Raffaello, Modigliani, Picasso e Tiziano. Para quem curte design, certamente interessará a Triennale di Milano com o seu Triennale Design Museum, o primeiro museu de design da Itália, inaugurado em Os amantes do futebol provavelmente vão incluir uma visita ao estádio San Siro, um dos templos do futebol italiano, casa de dois grandes times italianos: o Inter e o Milan. Galleria Vittorio Emanuele II A lista de atrações de Milão é imensa e, também, não poderia ser diferente: rica de história - foi inclusive uma das sedes do Império Romano - é atualmente a segunda cidade italiana mais populosa ( habitantes). Um dos destinos preferidos de ricos, famosos, empreendedores e viajantes como você. Deixe-se conquistar por essa cidade cheia de vida e divirta-se!

7 7 GUIA DEMILÃO Entretenimento Foto: user/flickr Milão é uma cidade para quem gosta de agito e movimento. Existem sempre eventos interessantes acontecendo, além da tradicional vida noturna agitada.

8 GUIA DEMILÃO 8 Bares e Discotecas O agito começa no final da tarde, por volta das 19:00: é a hora do aperitivo. Escolha um barzinho nos arredores de Navigli, tome um drink e se jogue nos petiscos grátis que acompanham a bebida. Casas de shows & espetáculos Alguns dos principais eventos de Milão Uma experiência emocionante é conferir um show em plena praça pública, tendo a catedral de Milão como cenário. E ainda por cima grátis. Todos os anos no mês de maio ou junho tem o Radio Italia Live; na noite de reveillon tem o Concerto di Capodanno. Ambos na Piazza Duomo, em pleno coração histórico da cidade. Durante o verão é tempo do festival Latino Americando, para viver um pouco da atmosfera latina em Milão. De grandes shows até espetáculos, feirinha de produtos: você encontra um pouco de tudo. A cantora brasileira Ivete Sangalo, por exemplo, se apresentou durante o festival em Quando chega setembro, é a vez das lojas da moda organizarem coquetéis e festas: tempo de Vogue Fashion Night Out. Em abril pipocam os eventos do Fuorisalone, que acontecem paralelamente ao Salone Internazionale del Mobile, o evento mais importante de design no mundo. A farra pode prosseguir em uma das discotecas mais famosas internacionalmente como Hollywood Milano, Loolapaloosa, Tocqueville, Executive Lounge, Lotvs, 11 Clubroom. Para não errar, basta dar uma volta nos arredores da Corso Como. Vale lembrar que você está em Milão, a cidade da moda. Para não ser barrado na porta de uma discoteca, evite usar tênis e escolha uma roupa estilosa! Os maiores - e alguns dizem melhores - shows da Itália acontecem em Milão. Um dos grandes espaços para eventos é o Mediolanum Forum (também conhecido como Forum Assago): um grande ginásio coberto onde acontecem não apenas shows, mas também eventos esportivos e feiras. Quem viaja durante o verão italiano terá o privilégio de poder conferir um show diretamente no estádio San Siro, uma emoção única! Ou ainda ver a hípica de Milão - Ippodromo del Galoppo di San Siro - transformado em palco para espetáculos, por exemplo durante o Alfaromeo CitySound Festival. Para quem curte Jazz a dica é o Blue Note Jazz Club & Restaurant, aberto de terça à domingo entre os meses de setembro e maio. A rede Blue Note também possui casas de espetáculo em Nova York, no Greenwich Village, e em Tóquio. Do Auditorium, para quem gosta de música clássica, ao Alcatraz com eventos mais pop/rock, as opções não faltam. Só falta você começar a pesquisar hoje o que estará acontecendo de bom durante a sua estadia. E no caso de shows, garanta o seu ingresso com antecedência! Boa diversão.

9 9 GUIA DEMILÃO 10 coisas bacanas para fazer grátis (ou quase) em Milão Foto: scatto-felino/flickr Milão é uma cidade sofisticada, glamourosa e, muitas vezes, cara. Mesmo assim, é possível visitar suas principais atrações gastando pouco ou nada. Aqui a nossa lista de 10 coisas bacanas para fazer grátis (ou quase) na Cidade da Moda e do Design.

10 10 1. Visite uma das catedrais mais famosas do mundo Que tal começar seu passeio visitando um dos cartões postais de Milão? Nós sugerimos que você tire a sua primeira foto em frente ao Duomo, a catedral de Milão. Foto: Barbara Bueno 2. Conheça a mais sofisticada loja de departamentos de Milão Ao lado da catedral, na Piazza Duomo, encontrase a La Rinascente, a loja de departamentos mais glamourosa de Milão. São 7 andares no edifício principal mais 3 andares em um edifício anexo cheio de tentações para você: maquiagens, roupas, joias, brinquedos, gadgets, objetos de decoração, Foto: Bert Kaufmann/flickr Mas não se limite a admirar seu lado externo: a entrada na igreja é gratuita e as portas estão abertas diariamente aos turistas e fiéis das 7:00 às 19:00. Já se você quiser subir até o terraço no topo da catedral terá que pagar: 12 euros para quem opta pelo elevador ou 7 euros a pé. Se o dia estiver bonito vale super a pena porque você terá uma bela vista panorâmica do centro da cidade lá do alto. Foto: antoniothomas/flickr GUIA DE MILÃO gastronomia. Vale a pena dar uma entradinha, nem que seja para ir diretamente ao sétimo andar, tomar um cappuccino no balcão e comprar um chocolatinho de lembrança. E claro, não esqueça de conferir a vista para o Duomo! 3. Faça o ritual da boa sorte na Galleria Vittorio Emanuelle II Erguida na segunda metade do século XIX, período da segunda revolução industrial, a galeria era um verdadeiro símbolo de urbanização de Milão. Sua particularidade são as estruturas de ferro à vista que, inclusive, teriam servido de inspiração para Gustave Eiffel ao projetar a famosa torre de Paris.

11 Repare também nos mosaicos do pavimento e procure pela imagem do touro. Achou? Agora coloque o calcanhar do pé direito em cima das genitais do touro e dê três voltinhas sem sair do lugar! Assim você terá boa sorte garantida (pelo menos é o que diz a lenda). Na Galleria Vittorio Emanuelle II você encontrará boutiques de luxo, cafés e restaurantes. E é também uma ótima passagem coberta entre a Piazza Duomo e a Piazza della Scala, especialmente para fugir da chuva ou do sol tórrido durante o verão. 4. Momento selfie em frente ao Teatro alla Scala Saindo da Galleria Vittorio Emanuelle II você dá de cara com a Piazza della Scala: é fácil reconhecer se está no lugar certo. Logo ali em frente está um dos teatros de maior prestígio internacional: o Teatro alla Scala. O templo da ópera foi construído no auge da época iluminista com o objetivo de ser um modelo para toda a Europa. A inauguração foi em 1778 com uma obra de Antonio Salieri e ao longo dos anos recebeu grandes nomes da história da música como Rossini, Bellini, Verdi, Toscanini, Maria Callas e Claudio Abbado. Se para você uma foto em frente do teatro não for suficiente, existe a possibilidade de visitar o museu, fazer uma visita guiada pelos bastidores do teatro (necessário reservar com antecedência) ou mesmo assistir a um dos espetáculos que ainda hoje mantém a fama de excelência do Teatro alla Scala (essas três opções são pagas). Ainda na Piazza della Scala, vale a pena prestar atenção também no Palazzo Marino, em frente ao teatro. É ali a sede da prefeitura de Milão desde 1861 e também o edifício mais antigo da praça: sua construção começou no distante ano de 1558, apenas 58 anos depois do descobrimento do Brasil. 5. VIP watching no Quadrilátero da Moda Em geral os VIPs adoram umas comprinhas e, portanto, não existe lugar melhor para encontrar um rico e poderoso do que no Quadrilátero da Moda de Milão. Em uma pequena área da cidade entre a via della Spiga, via Montenapoleone, via Manzoni e Corso Venezia existe uma super concentração de grifes e hotéis de luxo. As probabilidades de encontrar um famoso aumentam durante eventos internacionais de prestígio como a Semana da Moda e Vogue Fashion Night Out. E já que você está lá, aproveite para conferir as tendências da moda italiana nas vitrinas. 6. Passeio no Castello Sforzesco Hora de entrar em um castelo de verdade. Diariamente, das 07:00 às 18:00 no inverno (ou até 11 GUIA às 19:00 no verão), você pode atravessar os portões DEMILÃO do Castello Sforzesco e visitar seu pátio e áreas internas sem desembolsar um eurinho. O lugar não é apenas um belo cenário para fotografias, como também rico de história. Foto: cesarcamilla/flickr

12 GUIA DEMILÃO 12 Foto: prijordao/flickr Castello Sforzesco

13 Só para dar uma ideia, ele começou a ser construído no século XIV. Aproximadamente um século mais tarde, foi reconstruído por Francesco Sforza - e daí o nome Sforzesco. Ao longo dos anos atravessou guerras, foi demolido, reconstruído, restaurado. Hoje é um símbolo da cultura milanesa. Quem quiser, pode também visitar os vários museus a pagamento ao interno como por exemplo o Museu dos Móveis e Esculturas, Museu dos Instrumentos Musicais e Museu Egípcio. 7. Curta um momento de relax no Parco Sempione Em frente ao Castello Sforzesco você encontra o Parco Sempione, um oásis verde no centro histórico de Milão. Se você for do tipo atlético, aproveite para dar aquela corridinha básica; mas se já estiver cansado de bater perna, sente-se embaixo de uma árvore sob o sol e curta a tranquilidade. De preferência com vista para o lago e os patinhos! O parque é também indicado para famílias com crianças já que existe uma área com escorregador, balanço e outros brinquedos que elas adoram. 8. Entre no mundo dos formadores de opinião: 10 Corso Como Parada obrigatória dos moderninhos e criativos, a 10 Corso Como é uma loja, um café, uma galeria de arte e também um hotel. Esta concept store foi criada por Carla Sozzani, uma das figuras mais respeitadas do fashion world italiano. Só para dar uma idéia ela foi diretora de diversas revistas badaladas como Elle e Vogue; portanto não é difícil entender por que a 10 Corso Como é frequentada por formadores de opinião de todo mundo... Aproveite e entre você também: é grátis, você só paga se consumir ou comprar algo. 9. Conheça a feirinha de usados mais antiga de Milão Sua tradição começou no século XIX no bairro Ticinese e com o passar do tempo a Fiera di Sinigaglia se tornou uma verdadeira instituição de Milão, mesmo tendo mudado de endereço várias vezes. 13 GUIA DEMILÃO Aqui você encontra de tudo: livros novos e antigos, discos de vinil, objetos de decoração, artesanato, moedas, raridades ou simplesmente roupas e acessórios usados, vintage, estilosos. 10. Happy hour em Navigli Na verdade, na Itália o happy hour é chamado de aperitivo : em geral entre às 19:00 e 21:00 os italianos vão a um barzinho e, pagando uma bebida, tem direito a comer uns petiscos também. Às vezes os petiscos são tão caprichados que podem virar um verdadeiro jantar, em outros casos é só para tapear o estômago mesmo. De qualquer modo, na área de Navigli não faltam barzinhos bacanas e a atmosfera ao redor de um canal artificial histórico da cidade é realmente especial. Atualmente ela acontece todos os sábados das 08:00 às 18:00 na Alzaia Naviglio Grande esquina com Via Valenza.

14 GUIA DEMILÃO 14 uma das maiores catedrais do mundo, iniciada no século XIV e concluida apenas em 1813 praça localizada na comuna de Milão (Região da Lombardia, Itália) Foto: e-coli/flickr Piazza Duomo Milano

15 15 GUIA DEMILÃO Comer fora em Milão, esqueça o fast food Foto: matte4president/flickr A Itália é sinônimo de comida gostosa. Cada região do país possui seus pratos típicos, em geral receitas bastante simples e rápidas, mas que tem uma característica em comum: a qualidade dos ingredientes.

16 GUIA DEMILÃO 16 Quando estiver na Itália faça como os italianos: prefira lugares que sirvam produtos frescos, de preferência produzidos no território e preparados na hora. Seja um sanduíche, uma deliciosa massa ou um prato mais elaborado. Alguns restaurantes adoram deixar o prato pronto na vitrina. Em geral são íscas para turistas: melhor evitar! Se você quer comer bem, o ideal é procurar os lugares frequentados por quem vive em Milão. Você deve saber que os italianos costumam almoçar e jantar fora com horários bem definidos. Em geral chega-se em um restaurante entre 12:30 e 14:00 para o almoço e entre 19:30 e 22:00 para o jantar. Se você seguir este horário terá mais chances de encontrar qualidade e bom preço. No cardápio você encontrará os pratos divididos por seções: antipasto (entrada), primo (primeiro prato: massas e risotos), secondo (segundo prato: carnes e peixes), contorno (acompanhamento: saladas, legumes e verduras) e dessert (sobremesa: doces e queijos). Em geral as porções não são muito fartas porque imagina-se que um cliente médio optará por pelo menos dois pratos (uma entrada e um segundo prato, um primeiro prato e uma sobremesa...). Mas claro, tudo depende da sua fome e do restaurante. Experimente os pratos típicos de Milão Os risotos na Itália são simplesmente divinos e em Milão você não deve deixar de experimentar a receita mais típica de todas: o risotto giallo allo zafferano (risoto amarelo com açafrão). Simples e delicioso servido sozinho ou acompanhando o ossobuco como manda a tradição (o ossobuco é um pedaço da carne da perna do boi, servida com o osso). No Brasil você provavelmente ouviu falar do bife à milanesa. Pois bem, em Milão ele é chamado de cotoletta alla milanese e geralmente é preparado com uma fatia de carne de vitelo, da parte do lombo, com pelo menos 3 centímetros de altura e inclui o osso. A carne é passada no ovo, na farinha de rosca e depois é frita na manteiga. Outros pratos típicos são os mondeghili (porpetinhas de carne), a polenta e o minestrone alla milanese (uma sopa de verduras). Mas o que certamente você não pode deixar de experimentar são os sorvetes. Ah, nada como um delicioso gelato italiano, seja no verão como no inverno!

17 17 GUIA DEMILÃO Como gastar pouco para comer em Milão Gastar pouco para comer em Milão é possível. Veja algumas opções: Esqueça os fast foods das redes internacionais. Se a idéia é gastar pouco e comer um sanduíche, vá até uma padaria (panificio) e peça para prepararem um lanche na hora para você, escolhendo o pão e os ingredientes. Um dos clássicos sanduíches italianos: com presunto cru, tomate e mozzarella. Se não estiver com vontade de sanduíche, vale a pena experimentar a pizza vendida em pedaços. Você vai gastar em média de 2,00 a 5,00 vivendo uma verdadeira experiência italiana. Na hora do happy hour, em geral entre 19 e 21, você pode trocar o jantar por um aperitivo. Muitos barzinhos oferecem um buffet farto gratuito para quem compra uma bebida, vendida em geral por aproximadamente 7,00. Dependendo do bar, você pode comer diversos tipos de queijos e frios, massas e até carnes e sobremesa! Coma uma pizza sentado em uma pizzeria. Aliás, você pode reparar, no Brasil a gente fala pizzaria, na Itália é pizzeria! Você vai gastar aproximadamente 15,00 por uma pizza individual mais uma bebida. Buon appetito! Compre comida pronta em um supermercado. Quase todo supermercado em Milão tem uma seção gastronomia com pratos preparados no dia que em geral são colocados à venda pouco antes da hora do almoço ou do jantar. As opções são para todos os gostos: massas, carnes, verduras, saladas. Alguns possuem uma área com microondas e mesinhas para comer lá na hora, outros você compra e come onde quiser: no parque, no quarto do hotel, no banco da praça... Você vai gastar em média de 4,00 a 10,00. Na hora do almoço procure uma trattoria ou osteria próxima a escritórios frequentada por quem trabalha na área. Em geral elas oferecem um menu completo por um preço fixo que inclui primeiro prato, segundo prato, acompanhamento, água, vinho e café por aproximadamente 15 euros. E ainda servem você na mesa!

18 GUIA DEMILÃO 18 Como se locomover em Milão Dica: curta a cidade com o MilanoCard milano centrale Foto: iz4aks/flickr Vale super a pena usar a rede de transportes públicos em Milão. A variedade de opções é enorme: ônibus, bonde, metrô, passante e até bicicleta a preços bastante acessíveis. No centro da cidade, os carros não são bem vindos. Em algumas áreas a circulação de automóveis é totalmente proibida, em outras é preciso pagar um pedágio. Para complicar é difícil achar vagas para estacionar e os estacionamentos são caros.

19 19 GUIA DEMILÃO A pé Caminhar pelas ruas de Milão, especialmente no centro histórico, é um prazer: você aproveita para apreciar a arquitetura da cidade, as vitrinas das lojas, o estilo das pessoas nas ruas. No entanto, vale lembrar que embora as principais atrações de Milão estejam concentradas, a cidade é grande e você pode querer se deslocar de um lado para outro de forma rápida e prática. Nesse caso, confira as outras opções abaixo. DICA: Quer economizar sem deixar de curtir as principais atrações de Milão? A dica é um cartão turístico de descontos da cidade de Milão, o MilanoCard. Ele dá direito a viajar de graça em todos os transportes públicos da cidade, conseguir descontos em museus, restaurantes, passeios, lojas, monumentos e muito mais. É vendido em duas opções: 24 horas por 6,50 ou 3 dias por 13. Mas não basta ter a passagem novinha nas mãos: quando subir no ônibus você tem que validá-la. Para isso, basta inserir a passagem dentro de uma máquina que registrará data e horário. Assim você evita as pesadas multas, além da vergonha de ser flagrado sem passagem regular na frente dos outros passageiros. Ônibus, metrô, bonde ou passante ferroviário Três linhas de metrô, bondes a cada 15 minutos em pleno centro histórico, diversas opções de ônibus urbanos e também o chamado passante ferroviário, que atravessa a cidade como o metrô: com essa rede você pode chegar em praticamente qualquer lugar de Milão. As passagens devem ser compradas antes de subir no veículo e são vendidas em bancas de jornais, em bares, nos chamados Tabacchi (lojinhas que vendem cigarros) ou em máquinas automáticas na entrada das estações do metrô. A passagem simples custa 1,50 e dá direito a circular pela cidade por 90 minutos (ou fazer uma única viagem de metrô). Uma alternativa econômica para quem pretende usar bastante o transporte público são as passagens com duração de 24 horas que saem por 4,50 ou 48 horas por 8,25. Foto: Barbara Bueno

20 GUIA DEMILÃO 20 Bicicleta Que tal descobrir Milão em duas rodas? Na cidade existe um serviço de bike sharing chamado BikeMi. Para usar uma das bicicletas espalhadas em diversos pontos do centro histórico você precisa fazer uma assinatura diária ( 2,50) ou semanal ( 6,00), pelo site oficial. Com essa assinatura você pode usar a bicicleta por 30 minutos sem pagar nada a mais por isso. Já para cada meia hora adicional o custo é de 0,50 até um máximo de 2 horas. BIKEMI: 30 minutos sem pagar para descobrir Milão sobre rodas!

21 21 GUIA DEMILÃO Carro Dirigir em Milão não é fácil. Se não bastasse o trânsito caótico - especialmente de segunda à sexta até às 10:30 e após às 16:00 - um turista desavisado pode acabar pagando muito caro por isso. E não me refiro apenas ao valor da diária do aluguel do carro. Existem áreas do centro que são inacessíveis para certas categorias de veículo (ou acessíveis apenas sob determinadas condições) com câmeras que vigiam o acesso. Você pode passar por uma delas sem perceber que estava entrando em uma área proibida e descobrir só algumas semanas mais tarde, quando receber a desagradável conta para pagar. Estacionar o carro em Milão é outra aventura: você pode passar mais de meia hora rodando em busca de uma vaga. No centro de Milão e arredores, muitas áreas são exclusivas para residentes (faixa amarela) ou são à pagamento (faixa azul). Uma placa nos arredores indica o preço que você paga por hora (varia de 1,00 a 3,00 de acordo com a área da cidade, dia da semana, horário e quantidade de horas que você deixa o carro na vaga). Você deve exibir o comprovante do pagamento no pára-brisa do carro: trata-se de uma folhinha onde você indica a hora de chegada. Ela é vendida em bares ou tabacchi (lojinhas de cigarro) nos arredores. Melhor fazer tudo direitinho para evitar multas ou uma eventual remoção do veículo nos casos mais drásticos. Uma outra opção são os estacionamentos cobertos e aqueles nos arredores do centro, ao lado de estações do metrô. Foto: Barbara Bueno Foto: (::::)

22 GUIA DEMILÃO 22 TAXI tarifa base: 3.,10 os taxis em Milão são brancos Táxi Com acesso privilegiado a faixas preferenciais e áreas não acessíveis aos carros tradicionais, os táxis em Milão são uma opção confortável de locomoção. Mas não espere gastar pouco: a tarifa base é de 3,10 com um suplemento de 1,55 aos domingos e feriados, além de um extra noturno de 3,10 (das 21:00 às 6:00). Os carros dos táxis são de cor branca e existem diversas empresas que oferecem serviço de rádio táxi. TAXI

23 23 GUIA DEMILÃO GUIA DEMILÃO Hostels em Milão Foto: geishaboy/flickr

24 GUIA DEMILÃO 24 Urban Com localização central, perto de duas estações de metrô (Piola e Lambrate) e da Praça Duomo, este hostel tem uma decoração retrô e elegante, quartos com ar condicionado e amplos espaços comunitários. Diárias a partir de 15 por pessoa. Link: Hostel-Urban/Milao/83926 Hostel Colours Com opções de quartos compartilhados e privativos (2 a 8 camas), este hotel conta com uma localização invejável, a apenas 150 metros da linha verde do metrô, super conveniente para conectar-se ao centro histórico de Milão. Diárias a partir de 21 por pessoa. Link: Milao/68209

25 25 GUIA DEMILÃO La Corte de Milan B&B Music Com quartos amplos e arejados, este hotel/pousada fica quase ao lado do metrô Porta Venezia, rodeado de cafés, lojas e restaurantes agradáveis. Tem café da manhã e WiFi inclusos no preço. Diárias em quartos privativos (2-4 camas) a partir de 28,75 por pessoa. Link: Milan/Milao/48497 Localizado próximo à estação do metrô de Marche, este simpático e aconchegante hostel tem decoração temática (música) e opções de quartos privativos com ou sem banheiro, para até seis pessoas. Diárias a partir de 20 por pessoa. Link: Milao/56588

26 GUIA DEMILÃO 26 Informações gerais sobre Milão, Itália Foto: Barbara Bueno

27 27 GUIA DEMILÃO Vistos e requisitos para entrar na Itália O cidadão brasileiro que viaja para a Itália por motivo de turismo pode ficar no país por até 90 dias, calculados a partir do dia de ingresso, sem necessidade de visto. Os documentos necessários para ingresso, permanência e trânsito no país são: passaporte com validade de pelo menos seis meses posteriores à data de entrada na Itália. Idioma O idioma oficial da Itália é o italiano. No setor de serviços turísticos você encontrará também opções em inglês, francês, alemão e até português. Os milaneses também possuem um dialeto próprio. Cuidados médicos Para entrar na Itália como turista é necessário ter um seguro de saúde particular ou o CDAM, o Certificado de Direito à Assistência Médica, que pode ser obtido antes de sair do Brasil, graças a um acordo Brasil- Itália. Caso você tenha o CDAM poderá usufruir do sistema de saúde público de Milão que em geral possui hospitais e médicos de ótima qualidade. Eventualmente as autoridades de fronteira italianas poderão solicitar também: passagem área de retorno ao Brasil agendada por um prazo máximo de 90 dias após o ingresso na Itália. comprovante de disponibilidade de recursos financeiros que possam garantir o sustento durante a permanência na Itália como por exemplo: dinheiro em espécie, cartões de crédito internacionais, títulos de serviços pré-pagos ou documentos que comprovem fonte de renda na Itália. comprovante de alojamento idôneo como a reserva do hotel onde ficará hospedado ou uma carta convite assinada por um cidadão italiano ou residente legalmente na Itália atestando sua disponibilidade de oferecer hospedagem ao cidadão brasileiro. Clima O clima em Milão é temperado com as estações do ano bem definidas: no inverno a temperatura pode chegar facilmente a 0ºC; já no verão não é raro encontrar dias tórridos com os termômetros marcando mais de 30ºC. Duas ótimas estações para caminhar sem sentir muito frio ou calor são primavera e outono. Lembre-se: quando no Brasil for verão, na Itália é inverno. As estações do ano são opostas! Fuso horário Milão encontra-se no fuso horário CET (Hora da Europa Central), por isso a diferença de horário entre Brasil e Itália varia de 3 a 5 horas, dependendo da época do ano. Moeda e câmbio A moeda utilizada na Itália é o Euro. Os bancos são a opção mais confiável para câmbio de moeda e geralmente oferecem as melhores taxas.

28 GUIA DEMILÃO 28 Existem também diversos postos de câmbio no centro da cidade, aeroportos e estações de trem. Os cartões de crédito são amplamente aceitos, de qualquer modo é sempre bom ter dinheiro em espécie para despesas de baixo valor. Se o seu cartão tiver um PIN você poderá usá-lo para sacar dinheiro em caixas eletrônicos compatíveis. Importante: evite dar bobeira com dinheiro e objetos preciosos em Milão. A cidade é bastante segura e a possibilidade de um assalto a mão armada é muito remota. Mas os batedores de carteira existem e estão de olho em turistas distraídos principalmente dentro de lugares aglomerados como lojas, ônibus e metrô e nos arredores das estações de trem. Horários de abertura As lojas de Milão geralmente abrem no período da manhã das 10:00 às 13:00 e novamente à tarde, das 15:30 às 19:30. Fecham aos domingos e às segundasfeiras pela manhã. No centro da cidade, muitas abrem inclusive aos domingos e não fecham para o almoço. Bancos e serviços públicos geralmente estão abertos pela manhã. Imposto Os preços dos produtos na Itália já incluem o imposto de venda, chamado de IVA. Para quem é residente fora da União Européia é possível obter um reembolso parcial deste imposto ao deixar o país no caso de compras acima de 155 euros em cada estabelecimento comercial. Para isso, você deve pedir para a loja preencher o formulário de Tax Free, que deverá posteriormente ser carimbado na alfândega ao deixar a UE e enviado em até 60 dias para a empresa responsável pelo reembolso. O dinheiro será então creditado no seu cartão de crédito ou enviado via cheque. Em alguns outlets e aeroportos existem locais que permitem receber o reembolso imediato do dinheiro. Eletricidade A rede elétrica na Itália tem uma voltagem de 220V, 50Hz. (ex. 21 para Embratel), seguido de 39 (prefixo da Itália) e do número de telefone. Ex. 00 (21) Para ligar da Itália ao Brasil basta discar 00, seguido de 55 (o prefixo do país), o prefixo da cidade ex. 11 para São Paulo, mais o número de telfone. Ex Dica para economizar: nas tabacarias você encontra cartões para ligações internacionais que oferecem muitos minutos por um preço fixo, em geral 5 euros. Outra opção é procurar um Internet Point, onde realizar telefonemas internacionais por tarifas muito reduzidas. Correios Na Itália, a agência de correios, Poste Italiane, é muito mais do que um lugar onde enviar e receber correspondências. Suas agências oferecem também serviços financeiros (banco), serviços e produtos telefônicos, serviços aos cidadãos e até lojinha com livros e artigos de papelaria. Lembre-se sempre: na Itália os horários variam muito por isso a melhor coisa é se informar diretamente com o estabelecimento que pretende visitar. Atenção redobrada no mês de agosto, quando muitas lojas e serviços fecham as portas por vários dias ou abrem apenas algumas poucas horas por dia. Telefones Para ligar do Brasil para a Itália basta digitar 00, seguido do número da operadora quando necessário Para comprar selos você não precisa necessariamente ir até uma agência dos correios: qualquer tacabaria vende selos e existem diversas caixas de correio espalhadas pela cidade.

29 29 GUIA DEMILÃO Para enviar correspondências importantes e de valor é recomendável usar serviços de correios particulares como Fedex, UPS ou Bartolini. Embora custem um pouco mais, você terá certeza que sua correspondência será entregue ao destinatário e em tempo breve. Gorjetas A gorjeta (mancia, em italiano) não é obrigatória na Itália, mas existem casos em que ela é sinônimo de boa educação. Por exemplo nos restaurantes: na hora de pagar a conta em geral está incluído uma taxa de serviço equivalente a 10%. No entanto essa taxa vai para o restaurante e não para o garçom. Se você foi bem atendido, é recomendável dar mais 10% em dinheiro diretamente para o garçom que te atendeu. A gorjeta de 10% ou 15% também costuma ser bem vinda por guias de turismo, motoristas e táxis. Feriados em Milão O viajante deve saber que aos domingos e feriados a rotina de Milão muda. Os horários do transporte público são reduzidos, em geral o comércio fecha suas portas (especialmente em áreas fora do centro histórico) e existem poucas farmácias ou supermercados abertos. Em compensação, muitas vezes acontecem eventos especiais na cidade. Informe-se com antecedência para aproveitar o dia ao máximo. Os principais feriados em Milão são: Ano Novo (1º de janeiro), Epifania (6 de janeiro), Segunda de Páscoa (março ou abril), Aniversário da Liberação do Fascismo (25 de abril), Dia do Trabalhador (1º de maio), Festa da República (2 de junho), Assunção de Maria (15 de agosto), Dia de Todos os Santos (1º de novembro), Festa de Santo Ambrósio padroeiro de Milão (7 de dezembro), Dia da Imaculada Conceição (8 de dezembro), Natal (25 de dezembro) e Santo Stefano (26 de dezembro).

A CD BABY APRESENTA: Criando Eventos de Sucesso no Facebook Catorze regras para lotar os seus shows

A CD BABY APRESENTA: Criando Eventos de Sucesso no Facebook Catorze regras para lotar os seus shows A CD BABY APRESENTA: Criando Eventos de Sucesso no Facebook Catorze regras para lotar os seus shows Criando Eventos de Sucesso no Facebook Catorze regras para lotar os seus shows Músicos vêm debatendo

Leia mais

Viagem de um dia a Paris por trem saindo de Londres

Viagem de um dia a Paris por trem saindo de Londres Viagem de um dia a Paris por trem saindo de Londres Operador: Viator Inc Dias de Saída na Semana Moeda: US$ Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom Dias Limite para Venda: 3 X X X X X X X Quantidade mínima de passageiros

Leia mais

10 simples passos que irão mudar a forma como você tira fotos

10 simples passos que irão mudar a forma como você tira fotos VERSÃO FOTOGRAFIA 10 simples passos que irão mudar a forma como você tira fotos Existem várias formas de alterar o resultado final de uma foto, seja através do ISO, da velocidade do obturador, da abertura

Leia mais

A cidade de Manchester (UK)

A cidade de Manchester (UK) VII Seminário Internacional e VIII Assembleia Geral do GCUB Data: de 27 a 29 de outubro de 2015. Local: King s House Conference Centre - Manchester - Inglaterra A cidade de Manchester (UK) Localizada no

Leia mais

Sul da Bahia-BA. Praia do Espelho e Trancoso

Sul da Bahia-BA. Praia do Espelho e Trancoso Sul da Bahia-BA Praia do Espelho e Trancoso Roteiro de viagem sugerido Sul da Bahia - BA Duração: 5 dias e 4 noites. DIA 1 - Porto Seguro / Praia do Espelho Recepção de nosso anfitrião no aeroporto de

Leia mais

ENCONTRO DE 35 ANOS FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE SANTOS PRIMEIRA E SEGUNDA TURMAS

ENCONTRO DE 35 ANOS FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE SANTOS PRIMEIRA E SEGUNDA TURMAS ENCONTRO DE 35 ANOS FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE SANTOS PRIMEIRA E SEGUNDA TURMAS PROGRAMAÇÃO OFICIAL E OPCIONAL: 19/06/2015 Sexta feira ALMOÇO (opcional) Ciceroneados por nosso Amigo Bráz Antunes Mattos

Leia mais

Evite filas: Excursão privada o melhor de Barcelona, incluindo a Sagrada Familia

Evite filas: Excursão privada o melhor de Barcelona, incluindo a Sagrada Familia Evite filas: Excursão privada o melhor de Barcelona, incluindo a Sagrada Familia Operador: Viator Inc Dias de Saída na Semana Moeda: US$ Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom Dias Limite para Venda: 3 X X X X X

Leia mais

Guia do Visitante. A chegada ao local (e estacionamento)

Guia do Visitante. A chegada ao local (e estacionamento) Guia do Visitante Para quem busca maiores informações sobre a Feira de Artes, Artesanato e Variedades de Belo Horizonte (Feira Hippie) ou vem visitar o espaço pela primeira vez, a equipe Open WebMarkets

Leia mais

Dizer que está cansado de Paris é dizer que está cansado de viver. Joanna Lemanska vel MissCoolpics & VuThéara Kham

Dizer que está cansado de Paris é dizer que está cansado de viver. Joanna Lemanska vel MissCoolpics & VuThéara Kham Dizer que está cansado de Paris é dizer que está cansado de viver F. Scott Fitzgerald Joanna Lemanska vel MissCoolpics & VuThéara Kham Paris para amar Paris Você já veio a Paris e não gostou? Suba na sua

Leia mais

Empresário. Você curte moda? Gosta de cozinhar? Não existe sorte nos negócios. Há apenas esforço, determinação, e mais esforço.

Empresário. Você curte moda? Gosta de cozinhar? Não existe sorte nos negócios. Há apenas esforço, determinação, e mais esforço. Empresário Não existe sorte nos negócios. Há apenas esforço, determinação, e mais esforço. Sophie Kinsella, Jornalista Econômica e autora Você curte moda? Gosta de cozinhar? Ou talvez apenas goste de animais?

Leia mais

O Sistema de Educação na Itália

O Sistema de Educação na Itália Itália Seminário Internacional Reggio Emilia e outras abordagens Turma da Professora Rúbia Cristina Cruz Saída BRA Chegada ITA 16/04 17/04 Saída ITA Chegada BRA 22/04 23/04 2016 Público Alvo Alunos de

Leia mais

Bom Crédito. Lembre-se de que crédito é dinheiro. Passos

Bom Crédito. Lembre-se de que crédito é dinheiro. Passos Bom Crédito Lembre-se de que crédito é dinheiro É. Benjamin Franklin, Político Americano e inventor quase impossível passar a vida sem pedir dinheiro emprestado. Seja algo básico como usar um cartão de

Leia mais

Granfondo Roma. Participe deste grande evento

Granfondo Roma. Participe deste grande evento Granfondo Roma Participe deste grande evento Data do evento: 14 de Outubro de 2012 A Competição No berço da civilização, uma grade competição será realizada em Outubro de 2012 e você poderá participar

Leia mais

Atacama. Esse Roteirinho te leva para

Atacama. Esse Roteirinho te leva para Esse Roteirinho te leva para Atacama Nossos roteirinhos semi-prontos oferecem muito charme e bom custo x benefício, sem cair no lugar comum. Eles são semi-prontos porque tem uma estrutura básica, mas podem

Leia mais

(10 dias / 9 noites) ROTEIRO PARA GRUPOS. (Catedral, Teatro Scala, Castelo Sfarzesco, compras na Galeria Vittorio Emanuele)

(10 dias / 9 noites) ROTEIRO PARA GRUPOS. (Catedral, Teatro Scala, Castelo Sfarzesco, compras na Galeria Vittorio Emanuele) O Melhor da Itália Norte e Sul da Itália (12 dias / 11 noites) (10 dias / 9 noites) ROTEIRO PARA GRUPOS DIA 1 MILÃO Desembarque em Milão. Recepção e traslado ao hotel. Após check-in hotel, tempo livre

Leia mais

ATIVIDADES PARACURRICULARES DE ATRIBUIÇÕES PROFISSONAIS (APAP)

ATIVIDADES PARACURRICULARES DE ATRIBUIÇÕES PROFISSONAIS (APAP) ATIVIDADES PARACURRICULARES DE ATRIBUIÇÕES PROFISSONAIS (APAP) DAYUMA CRUZ 308.2095 2 Este relatório visa à inclusão do Relatório de Viagem nas Atividades Paracurriculares de Atribuições Profissionais

Leia mais

SEU NEGÓCIO ONLINE EM 4 PASSOS

SEU NEGÓCIO ONLINE EM 4 PASSOS SEU NEGÓCIO ONLINE EM 4 PASSOS A quem se destina este passo-a-passo? Esta instrução passo-a-passo foi criada pensando nos pequenos empreendedores que querem iniciar seu negócio na internet - ou aqueles

Leia mais

As 10 Melhores Dicas de Como Fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso

As 10 Melhores Dicas de Como Fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso As 10 Melhores Dicas de Como Fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso Nesse artigo quero lhe ensinar a fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso. Elaborei 10 dicas para você fazer um excelente

Leia mais

Convite. CONIFA AGM 09.01.2016 Bergamo

Convite. CONIFA AGM 09.01.2016 Bergamo Convite CONIFA AGM 09.01.2016 Bergamo Ilustres membros da CONIFA, Temos o prazer de convidar vcs com uma delegação de até 2 pessoas(mais eventuais observadores) para a Assembléia Geral Anual CONIFA, que

Leia mais

Roteiro de viagem sugerido Lima - Peru. Como chegar. Melhor época. DIA 1 Lima Chegada ao aeroporto de Lima e traslado (30min) para o Hotel.

Roteiro de viagem sugerido Lima - Peru. Como chegar. Melhor época. DIA 1 Lima Chegada ao aeroporto de Lima e traslado (30min) para o Hotel. Lima Peru Roteiro de viagem sugerido Lima - Peru Duração: 3 dias e 2 noites. DIA 1 Lima Chegada ao aeroporto de Lima e traslado (30min) para o Hotel. DIA 2 Lima Após o café da manhã, visita à cidade de

Leia mais

Odinheiro nos ajuda a comprar as coisas que

Odinheiro nos ajuda a comprar as coisas que Economize um pouco, gaste um pouco, doe um pouco Esta é a maneira bandeirante! Administração do dinheiro Odinheiro nos ajuda a comprar as coisas que precisamos, como comida e roupa. E o dinheiro nos ajuda

Leia mais

A London Connexion e a English for life apresentam um super pacote para estudar na França

A London Connexion e a English for life apresentam um super pacote para estudar na França A London Connexion e a English for life apresentam um super pacote para estudar na França Sobre a London Connexion 9 anos de mercado com expertise de ter atendido mais de 3.000 intercambistas Conta com

Leia mais

O sucesso. 230.000 exemplares destinados a assinantes com alto poder aquisitivo. 20.000 exemplares à venda em bancas, revistarias e livrarias

O sucesso. 230.000 exemplares destinados a assinantes com alto poder aquisitivo. 20.000 exemplares à venda em bancas, revistarias e livrarias O sucesso A equipe da redação de VEJA rodou Miami e Nova York de ponta a ponta para trazer as melhores dicas de compras para os brasileiros. 1210 lojas em Miami, 530 lojas em Nova York, dicas de consumo

Leia mais

Guia Prático ORGANIZAÇÃO FINANCEIRA PARA BANCAR A FACULDADE

Guia Prático ORGANIZAÇÃO FINANCEIRA PARA BANCAR A FACULDADE Guia Prático ORGANIZAÇÃO FINANCEIRA PARA BANCAR A FACULDADE ÍNDICE 1 Introdução 2 Qual a importância da educação financeira para estudantes? 3 Comece definindo onde é possível economizar 4 Poupar é muito

Leia mais

Guia do uso consciente do crédito. O crédito está aí para melhorar sua vida, é só se planejar que ele não vai faltar.

Guia do uso consciente do crédito. O crédito está aí para melhorar sua vida, é só se planejar que ele não vai faltar. Guia do uso consciente do crédito O crédito está aí para melhorar sua vida, é só se planejar que ele não vai faltar. Afinal, o que é crédito? O crédito é o meio que permite a compra de mercadorias, serviços

Leia mais

Receita infalível para uma boa viagem

Receita infalível para uma boa viagem Receita infalível para uma boa viagem Para que a tão sonhada viagem de férias não se transforme em um pesadelo, alguns cuidados básicos devem ser tomados. Pensando no seu conforto e na sua segurança nesse

Leia mais

PRODUTOS E SERVIÇOS BANCÁRIOS. Programa de Remessas e Capacitação para Emigrantes Brasileiros e seus Beneficiários no Brasil

PRODUTOS E SERVIÇOS BANCÁRIOS. Programa de Remessas e Capacitação para Emigrantes Brasileiros e seus Beneficiários no Brasil PRODUTOS E SERVIÇOS BANCÁRIOS Programa de Remessas e Capacitação para Emigrantes Brasileiros e seus Beneficiários no Brasil Programa de Remessas e Capacitação para Emigrantes Brasileiros e seus Beneficiários

Leia mais

*Email: *Nome (para ser impresso em etiqueta): *Sobrenome (para ser impresso em etiqueta): Posição na Jocum/UofN: *País: *Endereço 1: Endereço 2:

*Email: *Nome (para ser impresso em etiqueta): *Sobrenome (para ser impresso em etiqueta): Posição na Jocum/UofN: *País: *Endereço 1: Endereço 2: *Email: *Nome (para ser impresso em etiqueta): *Sobrenome (para ser impresso em etiqueta): Posição na Jocum/UofN: *País: *Endereço 1: Endereço 2: *Cidade: US State/Canadian Provence: CEP: Celular (com

Leia mais

Programa oficial 12 a 19 de setembro de 2015. Cosmetic Eurozone France 2015. Embarque para vivê-la. realização. Educacional.

Programa oficial 12 a 19 de setembro de 2015. Cosmetic Eurozone France 2015. Embarque para vivê-la. realização. Educacional. Programa oficial 12 a 19 de setembro de 2015 Embarque para vivê-la. realização Educacional França Programa Data: 12 a 19 de setembro de 2015 Locais: Paris e Versalhes (França) Objetivo: Esse programa se

Leia mais

Patagônia. Esse Roteirinho te leva para

Patagônia. Esse Roteirinho te leva para Esse Roteirinho te leva para Patagônia Nossos roteirinhos semi-prontos oferecem muito charme e bom custo x benefício, sem cair no lugar comum. Eles são semi-prontos porque tem uma estrutura básica, mas

Leia mais

Hotel Pousada. Nosso Hotel possui os seguintes tipos de apartamentos:

Hotel Pousada. Nosso Hotel possui os seguintes tipos de apartamentos: Hotel Pousada Onde tudo começou! O Hotel Pousada está localizado no interior do complexo, em local mais que privilegiado entre o Parque das Fontes e a entrada do Hot Park. É o local perfeito para aproveitar

Leia mais

PERGUNTAS FREQUENTES

PERGUNTAS FREQUENTES PERGUNTAS FREQUENTES O que é a Jornada Mundial da Juventude (JMJ)? É o maior encontro mundial de jovens católicos com o papa. A jornada começou com o Papa João Paulo II, em 1984, no Vaticano. Desde então

Leia mais

6 Dica c s a p s a p r a a r c a omp mp a r r a pa pa ag a e g n e s n a r é e r a e s a mu m ito t m o a m i a s bar a a r t a a t s a

6 Dica c s a p s a p r a a r c a omp mp a r r a pa pa ag a e g n e s n a r é e r a e s a mu m ito t m o a m i a s bar a a r t a a t s a 6 Dicas para comprar passagens aéreas muito mais baratas Viajar de avião sai mais em conta, já que a viagem fica mais rápida e um pouco mais confortável. Se os preços das passagens aéreas variam muito

Leia mais

O Programa Europa visa a participação em Torneios Internacionais de Futebol, onde o objetivo principal é o intercâmbio através do futebol.

O Programa Europa visa a participação em Torneios Internacionais de Futebol, onde o objetivo principal é o intercâmbio através do futebol. O Programa Europa visa a participação em Torneios Internacionais de Futebol, onde o objetivo principal é o intercâmbio através do futebol. A vivência nos jogos internacionais têm como finalidade, mensurar

Leia mais

BEM-VINDOS A BOGOTÁ, COLÔMBIA!

BEM-VINDOS A BOGOTÁ, COLÔMBIA! BEM-VINDOS A BOGOTÁ, COLÔMBIA! O tempo A cidade de Bogotá está localizada na Cordilheira dos Andes, a 2.640 metros acima do nível do mar, com a vantagem de ter um clima de primavera durante o ano todo.

Leia mais

BELTA - SELO VERSÃO ORIGINAL NEGATIVA. Schultz Intercâmbios Com a gente perto, você vai mais longe.

BELTA - SELO VERSÃO ORIGINAL NEGATIVA. Schultz Intercâmbios Com a gente perto, você vai mais longe. BELTA - SELO VERSÃO ORIGINAL NEGATIVA Schultz Intercâmbios Com a gente perto, você vai mais longe. Departamento de Intercâmbios Nosso objetivo e missão: treinar e capacitar nossos agentes a vender intercâmbios

Leia mais

No E-book anterior 5 PASSOS PARA MUDAR SUA HISTÓRIA, foi passado. alguns exercícios onde é realizada uma análise da sua situação atual para

No E-book anterior 5 PASSOS PARA MUDAR SUA HISTÓRIA, foi passado. alguns exercícios onde é realizada uma análise da sua situação atual para QUAL NEGÓCIO DEVO COMEÇAR? No E-book anterior 5 PASSOS PARA MUDAR SUA HISTÓRIA, foi passado alguns exercícios onde é realizada uma análise da sua situação atual para então definir seus objetivos e sonhos.

Leia mais

Veja todo o material ou clique no índice abaixo para ir direto para o que precisa.

Veja todo o material ou clique no índice abaixo para ir direto para o que precisa. 1 Carta às Noivas Olá, em primeiro lugar, parabéns por estar se casando! Esperamos que este material à ajude a saber mais sobre casamentos e também no planejamento correto da sua festa. Veja todo o material

Leia mais

TAMWOOD Inglês + Trabalho Remunerado Canadá 2011

TAMWOOD Inglês + Trabalho Remunerado Canadá 2011 Informações gerais Este programa oferece a oportunidade de aprender o inglês conciliando aulas em sala de aula e experiência de trabalho em uma empresa canadense. O trabalho é uma parte fundamental do

Leia mais

ROTEIRO PARA PORTUGAL E PARIS DE PEDRO MOBILIO

ROTEIRO PARA PORTUGAL E PARIS DE PEDRO MOBILIO ROTEIRO PARA PORTUGAL E PARIS DE PEDRO MOBILIO PORTUGAL Vou Listar as Cidades de Norte a Sul. Porto Tem que comer um prato típico chamado Francesinha. É uma delícia. Não vou colocar foto do prato aqui,

Leia mais

Metodologia. Entrevistas com amostra de usuárias brasileiras de internet via questionário online.

Metodologia. Entrevistas com amostra de usuárias brasileiras de internet via questionário online. Assunto E-commerce Metodologia Entrevistas com amostra de usuárias brasileiras de internet via questionário online. Quantidade de entrevistas realizadas: 1.652 mulheres Perfil: 18 a 50 anos Mercado: Brasil

Leia mais

Guia Rápido de Viagem

Guia Rápido de Viagem Guia Rápido de Viagem Habilitação para uso no exterior Para aumentar sua segurança, seu cartão tem um bloqueio para uso no exterior. Antes de iniciar sua viagem para destinos internacionais, habilite-o

Leia mais

junho, domingo, às 13h. Três dias depois, na quarta-feira 25 de junho, dois times do Grupo E medirão forças. A França, campeã em 1998, e o Equador se

junho, domingo, às 13h. Três dias depois, na quarta-feira 25 de junho, dois times do Grupo E medirão forças. A França, campeã em 1998, e o Equador se A Maré Alta Charter é uma empresa, há mais de 10 anos no mercado, que trabalha com locações, eventos, experiências e venda de embarcações, atuamos no litoral do Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina.

Leia mais

MILÃO VENEZA FLORENÇA ROMA

MILÃO VENEZA FLORENÇA ROMA MILÃO VENEZA FLORENÇA ROMA VIAGEM EM TREM Data de Chegada a Milão Diárias ITINERÁRIO Dia 1 MILÃO Chegada ao aeroporto e traslado ao hotel escolhido. Vá até à praça do Duomo. Chegada à estação de trem e

Leia mais

SANT ANNA INSTITUTE SORRENTO. Estudamos Italiano Em Sorrento! www.sorrentolingue.com

SANT ANNA INSTITUTE SORRENTO. Estudamos Italiano Em Sorrento! www.sorrentolingue.com SANT ANNA INSTITUTE SORRENTO Estudamos Italiano Em Sorrento! www.sorrentolingue.com SOBRE NÒS O Sant Anna Institute é conhecido pela sua excelência no esino de italiano para estudantes adultos de todo

Leia mais

JOGO DA VIDA DICA AOS ADULTOS: LEIA AS INSTRUÇÕES A SEGUIR COM ATENÇÃO E AO MESMO TEMPO VÁ JOGANDO COM A CRIANÇA

JOGO DA VIDA DICA AOS ADULTOS: LEIA AS INSTRUÇÕES A SEGUIR COM ATENÇÃO E AO MESMO TEMPO VÁ JOGANDO COM A CRIANÇA JOGO DA VIDA DICA AOS ADULTOS: LEIA AS INSTRUÇÕES A SEGUIR COM ATENÇÃO E AO MESMO TEMPO VÁ JOGANDO COM A CRIANÇA A PARTIR DE 8 ANOS PARA 2 A 8 JOGADORES Contém: - 01 tabuleiro - 8 carrinhos - 32 pinos

Leia mais

Belém e Ilha de Marajó 7 dias

Belém e Ilha de Marajó 7 dias A surpreendente paisagem das praias marajoaras Belém é encantadora por suas mangueiras centenárias que sombreiam as ruas da capital paraense, localizada em uma baía rodeada por água e floresta amazônica.

Leia mais

Excursão turística em ônibus panorâmico pela cidade de Roma

Excursão turística em ônibus panorâmico pela cidade de Roma Excursão turística em ônibus panorâmico pela cidade de Roma Operador: Viator Inc Dias de Saída na Semana Moeda: US$ Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom Dias Limite para Venda: 3 X X X X X X X Quantidade mínima

Leia mais

Training Center. Localização

Training Center. Localização Localização Este centro localiza- se no sul de Portugal (no Alentejo) e dista 190km de Lisboa e 165km de Faro. A vila onde está situado chama-se Santa Vitória e fica a apenas 30km de uma capital de districto,

Leia mais

COMO É O SISTEMA DE ENSINO PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO CANADÁ

COMO É O SISTEMA DE ENSINO PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO CANADÁ COMO É O SISTEMA DE ENSINO PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO CANADÁ Uma das principais preocupações de casais que pretendem morar no Canadá levando os filhos diz respeito à educação das crianças e adolescentes

Leia mais

Guia Site Empresarial

Guia Site Empresarial Guia Site Empresarial Índice 1 - Fazer Fatura... 2 1.1 - Fazer uma nova fatura por valores de crédito... 2 1.2 - Fazer fatura alterando limites dos cartões... 6 1.3 - Fazer fatura repetindo última solicitação

Leia mais

Apoio: Em abril de 2013, CASA CLAUDIA chega à Milão com um espaço exclusivo

Apoio: Em abril de 2013, CASA CLAUDIA chega à Milão com um espaço exclusivo Apoio: Em abril de 2013, CASA CLAUDIA chega à Milão com um espaço exclusivo Designers, arquitetos, decoradores, empresários e criativos do mundo todo esperam muito por um acontecimento: a Design Week de

Leia mais

CONTRAPARTIDAS DOS MUNICÍPIOS

CONTRAPARTIDAS DOS MUNICÍPIOS CONTRAPARTIDAS DOS MUNICÍPIOS O Ciência Móvel: Vida e Saúde para Todos é oferecido gratuitamente pelo Museu da Vida/COC/Fundação Oswaldo Cruz Fiocruz, Fundação Cecierj e seus patrocinadores à população.

Leia mais

E s c a p a d a a P a r i s e o s m a i s B e l o s C a s t e l o s n o s a r r e d o r e s D e 1 5 a 2 5 d e J u l h o d e 2 0 1 6

E s c a p a d a a P a r i s e o s m a i s B e l o s C a s t e l o s n o s a r r e d o r e s D e 1 5 a 2 5 d e J u l h o d e 2 0 1 6 A Magnífica Paris E s c a p a d a a P a r i s e o s m a i s B e l o s C a s t e l o s n o s a r r e d o r e s D e 1 5 a 2 5 d e J u l h o d e 2 0 1 6 1º Dia 15/07 (Sexta-Feira) Curitiba / São Paulo / Paris

Leia mais

CLUBE DE VANTAGENS ASSECOR MANUAL DE UTILIZAÇÃO

CLUBE DE VANTAGENS ASSECOR MANUAL DE UTILIZAÇÃO CLUBE DE VANTAGENS ASSECOR MANUAL DE UTILIZAÇÃO Este manual foi criado especialmente para você e sua família conhecerem a ampla rede de vantagens oferecidas pela ASSECOR. Convênios diretos com as fábricas,

Leia mais

10 Dicas Matadoras para o Viajante Corporativo. Ou como fazer uma viagem de negócios sem stress (e ainda se divertir!)

10 Dicas Matadoras para o Viajante Corporativo. Ou como fazer uma viagem de negócios sem stress (e ainda se divertir!) 10 Dicas Matadoras para o Viajante Corporativo Ou como fazer uma viagem de negócios sem stress (e ainda se divertir!) Introdução Todos nós adoramos viajar. Praia, fazenda, exterior, shows, etc. É sempre

Leia mais

COMO VIAJAR BARATO EM 7 SIMPLES PASSOS O Seu guia definitivo para viajar pelo mundo sem gastar uma fortuna.

COMO VIAJAR BARATO EM 7 SIMPLES PASSOS O Seu guia definitivo para viajar pelo mundo sem gastar uma fortuna. COMO VIAJAR BARATO EM 7 SIMPLES PASSOS O Seu guia definitivo para viajar pelo mundo sem gastar uma fortuna. aprendaaviajarbarato.com.br ALINE BALTAZAR 1 Don t let your dreams be dreams... Jack Johnson

Leia mais

Passaporte válido até a data de retorno. Visto Americano com validade até a data de retorno.

Passaporte válido até a data de retorno. Visto Americano com validade até a data de retorno. INFORMAÇÕES GERAIS PASSAGENS AÉREAS Todas as passagens aéreas já foram emitidas e enviadas para os qualificados, caso não tenha recebido, por favor entre em contato urgente através do email rallyglobal@foreverliving.com.br

Leia mais

LISBOA DOIS PROGRAMAS DE FIM DE ANO 2015-2016 PORTUGAL. Um fim de ano diferente e divertido

LISBOA DOIS PROGRAMAS DE FIM DE ANO 2015-2016 PORTUGAL. Um fim de ano diferente e divertido LISBOA Um fim de ano diferente e divertido 26 DEZ SALVADOR / LISBOA Saída em avião especialmente fretado HI-FLY refeições a bordo. JANTAR FIM DE ANO COM BEBIDAS E MUSICA INCLUÍDO 27 DEZ LISBOA Chegada

Leia mais

Autor: Marcelo Maia http://infoempreendedorismo.com

Autor: Marcelo Maia http://infoempreendedorismo.com Nesse ebook você irá aprender como gerar uma renda mesmo que do zero rapidamente na internet, se você já tem um produto irá aprender como aumentar suas vendas agora mesmo de forma garantida. Crie um sistema

Leia mais

MENDOZA Biking REVEILLON 2012

MENDOZA Biking REVEILLON 2012 MENDOZA Biking REVEILLON 2012 A família Catena é uma das pioneiras da produção de vinhos em Mendoza, cidade localizada no oeste da Argentina, aos pés da Cordilheira dos Andes. Atualmente, as mais de mil

Leia mais

1. Tela de Acesso pg. 2. 2. Cadastro pg. 3. 3. Abas de navegação pg. 5. 4. Abas dados cadastrais pg. 5. 5. Aba grupo de usuários pg.

1. Tela de Acesso pg. 2. 2. Cadastro pg. 3. 3. Abas de navegação pg. 5. 4. Abas dados cadastrais pg. 5. 5. Aba grupo de usuários pg. Sumário 1. Tela de Acesso pg. 2 2. Cadastro pg. 3 3. Abas de navegação pg. 5 4. Abas dados cadastrais pg. 5 5. Aba grupo de usuários pg. 6 6. Aba cadastro de funcionários pg. 7 7. Pedidos pg. 12 8. Cartões

Leia mais

Viagem de trem de um dia à Florença saindo de Milão

Viagem de trem de um dia à Florença saindo de Milão Viagem de trem de um dia à Florença saindo de Milão Operador: Viator Inc Dias de Saída na Semana Moeda: US$ Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom Dias Limite para Venda: 3 X X X X X X X Quantidade mínima de passageiros

Leia mais

estão em evidência hoje?

estão em evidência hoje? estão em evidência hoje? delas. Muito antes de entender quem eram e como pensavam as mulheres, percebemos que era fundamental identificar as diferenças comportamentais entre homens e mulheres. Afinal,

Leia mais

Itália Cultural & Gastronômica

Itália Cultural & Gastronômica Itália Cultural & Gastronômica Roma Florença região de Chianti Sorrento 10 dias / 09 noites) (10 dias / 9 noites) ROTEIRO PARA GRUPOS DIA 01 ROMA Chegada em Roma, recepção. Após check-in no hotel. Tempo

Leia mais

A criança e as mídias

A criança e as mídias 34 A criança e as mídias - João, vá dormir, já está ficando tarde!!! - Pera aí, mãe, só mais um pouquinho! - Tá na hora de criança dormir! - Mas o desenho já tá acabando... só mais um pouquinho... - Tá

Leia mais

Dandi. O Mansión Dandi Royal é o primeiro Hotel Boutique temático de Buenos Aires, com sua própria academia de Tango.

Dandi. O Mansión Dandi Royal é o primeiro Hotel Boutique temático de Buenos Aires, com sua própria academia de Tango. O é o primeiro Hotel Boutique temático de Buenos Aires, com sua própria academia de Tango. Tango Residential Academy Sinta toda a sensualidade e paixão do Tango, a dança mais famosa de Buenos Aires. O

Leia mais

MAIS IMPORTANTE GUIA DO RIO DE JANEIRO VEJA RIO é plural como as atrações cariocas e traz em suas páginas o espírito típico dos moradores da cidade.

MAIS IMPORTANTE GUIA DO RIO DE JANEIRO VEJA RIO é plural como as atrações cariocas e traz em suas páginas o espírito típico dos moradores da cidade. MAIS IMPORTANTE GUIA DO RIO DE JANEIRO VEJA RIO é plural como as atrações cariocas e traz em suas páginas o espírito típico dos moradores da cidade. É o mais importante e confiável guia de lazer e cultura

Leia mais

GANHE R$50.000,00 POR MÊS!!

GANHE R$50.000,00 POR MÊS!! GANHE R$50.000,00 POR MÊS!! Incrivel método para ganhar esse dinheiro todo mês www.jrceducprof.com.br (65)3637-8918 www.joserobertocesario.com.br/ganhe50milreaispormes.htm PROJETO: Além do mais, com este

Leia mais

Especialmente criado para: Soluções criativas para empresas vencedoras

Especialmente criado para: Soluções criativas para empresas vencedoras Especialmente criado para: Soluções criativas para empresas vencedoras Alentejo 08 a 10 de Abril 2016 Itinerário 1º Dia 08 de Abril (Sex.) LISBOA / TRÓIA / CASTRO VERDE Em hora e local a combinar, partida

Leia mais

NOVIDADES TRANSPORTE COLETIVO

NOVIDADES TRANSPORTE COLETIVO NOVIDADES TRANSPORTE COLETIVO Segunda Passagem Integrada Grátis 1) Quando será lançada a segunda passagem gratuita? Será lançada no dia 1 de julho. 2) Como funcionará a segunda passagem gratuita? O passageiro

Leia mais

Delegação Oficial Automechanika Frankfurt 2010 - APAREM / SINDIMOTOR

Delegação Oficial Automechanika Frankfurt 2010 - APAREM / SINDIMOTOR Delegação Oficial Automechanika Frankfurt 2010 - APAREM / SINDIMOTOR A Automechanika Frankfurt é uma das maiores Feiras Automotivas do mundo com destaque no setor de autopeças e acessórios, onde serão

Leia mais

A Maior Triagem Odontológica do Mundo. Tá, entendi. Agora, como eu vou fazer isso?

A Maior Triagem Odontológica do Mundo. Tá, entendi. Agora, como eu vou fazer isso? A Maior Triagem Odontológica do Mundo. Em 18 de Março de 2013, o mundo inteiro vai sorrir mais bonito. Neste dia, realizaremos juntos em todo o Brasil, 10 países da América Latina e Portugal a MAIOR TRIAGEM

Leia mais

Manual do Google agenda. criação e compartilhamento de agendas

Manual do Google agenda. criação e compartilhamento de agendas Manual do Google agenda criação e compartilhamento de agendas 1 O que é o Google Agenda? Google Agenda é um serviço de agenda on line gratuito do Google, onde você pode anotar compromissos e tarefas, organizando

Leia mais

A Ilha de St. Maarten

A Ilha de St. Maarten A Ilha de St. Maarten É uma ilha de fascinante mistura de culturas. Seus encantos podem ser encontrados na simpatia de seus habitantes, nos sotaques diversos e nas inúmeras oportunidades de entretenimento.

Leia mais

Cartão BRB Pré-Pago. Como adquirir

Cartão BRB Pré-Pago. Como adquirir Cartão BRB Pré-Pago O Cartão BRB Pré-Pago facilita a sua vida e da sua família. Com ele você tem mais controle dos seus castos, paga pequenas despesas do dia a dia, usa em vários lugares do País e pode

Leia mais

MARATONA 15 DE ABRIL DE 2012

MARATONA 15 DE ABRIL DE 2012 MARATONA 15 DE ABRIL DE 2012 Uma das provas mais charmosas tem o seu percurso pelos principais pontos turísticos de Paris, atraí cerca de 40.000 corredores por ano de diversas nacionalidades. A largada

Leia mais

ORIENTAÇÕES BÁSICAS PARA CADASTRO NO PORTAL VIAJA MAIS

ORIENTAÇÕES BÁSICAS PARA CADASTRO NO PORTAL VIAJA MAIS ORIENTAÇÕES BÁSICAS PARA CADASTRO NO PORTAL VIAJA MAIS O Portal Viaja Mais funciona como um catálogo de ofertas. Ele não intermedeia negociações: o cliente compra diretamente da empresa anunciante ou de

Leia mais

- Inicie por aqueles que moram mais distantes para que possam se programar.

- Inicie por aqueles que moram mais distantes para que possam se programar. 1 ano antes ( ) Verifiquem o orçamento do casal e se receberá ajuda dos pais. ( ) Escolham a data e marquem na Igreja ou reservem o local. - Evitem feriados e datas comemorativas como, por exemplo, Páscoa

Leia mais

Excursão turística para grupos pequenos pela cidade de Santiago à noite, incluindo jantar

Excursão turística para grupos pequenos pela cidade de Santiago à noite, incluindo jantar Excursão turística para grupos pequenos pela cidade de Santiago à noite, incluindo jantar Operador: Viator Inc Dias de Saída na Semana Moeda: US$ Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom Dias Limite para Venda: 3 X

Leia mais

ONG S E ASSOCIAÇÕES. Aproveite bem todas as dicas, fotos e textos deste guia, pois eles são muito importantes.

ONG S E ASSOCIAÇÕES. Aproveite bem todas as dicas, fotos e textos deste guia, pois eles são muito importantes. ONG S E ASSOCIAÇÕES PARA COMEÇAR Você tem vontade de participar mais do que acontece ao seu redor, dar uma força para resolver questões que fazem parte da rotina de certos grupos e comunidades e colocar

Leia mais

paraíso Novo rumo no Inspiração one experience Relatos de quem tem história

paraíso Novo rumo no Inspiração one experience Relatos de quem tem história Novo rumo no paraíso Como uma viagem para a ilha de Saint Barths fez a mercadóloga Jordana Gheler trocar a carreira que tinha no Brasil por outra muito mais ensolarada [ depoimento concedido a Ana Luiza

Leia mais

Regulamento RDC Experience Primeira Vez. Regras da Promoção RDC Experience Primeira Vez

Regulamento RDC Experience Primeira Vez. Regras da Promoção RDC Experience Primeira Vez Regulamento RDC Experience Primeira Vez Aproveite todas as vantagens do Clube de Viagens RDC Férias e ainda antecipe sua primeira experiência de hospedagem como associado em um dos maravilhosos Hotéis

Leia mais

Apaixonado. Pessoal. Serviço.

Apaixonado. Pessoal. Serviço. Apaixonado. Pessoal. Serviço. SOBRe nós ONE Lifestyle é um serviço de gestão global padrão luxo que oferece uma linha de serviços padronizados, 24 horas por dia, 365 dias por ano, ou seja, onde quer que

Leia mais

9 de Abril 2014-22h Estádio Nuevo Gasómetro Buenos Aires, Argentina Copa Libertadores

9 de Abril 2014-22h Estádio Nuevo Gasómetro Buenos Aires, Argentina Copa Libertadores BUENOS AIRES 2014 9 de Abril 2014-22h Estádio Nuevo Gasómetro Buenos Aires, Argentina Copa Libertadores Buenos Aires Línguas: Espanhol Moeda: Peso argentino Como ligar para o Brasil: 0800-9995500 Visto:

Leia mais

Oferecendo a melhor experiência nos maiores eventos de tênis e esportivos do mundo ANOS. Super Bowl XLIX. Glendale, Arizona 2015 1º DE FEVEREIRO

Oferecendo a melhor experiência nos maiores eventos de tênis e esportivos do mundo ANOS. Super Bowl XLIX. Glendale, Arizona 2015 1º DE FEVEREIRO ANOS Oferecendo a melhor experiência nos maiores eventos de tênis e esportivos do mundo Super Bowl XLIX 1º DE FEVEREIRO Super Bowl é o nome dado à grande final do campeonato de Futebol Americano. Esse

Leia mais

Estudo x trabalho: aprenda a vencer a rotina de atividades rumo ao sucesso

Estudo x trabalho: aprenda a vencer a rotina de atividades rumo ao sucesso Estudo x trabalho: aprenda a vencer a rotina de atividades rumo ao sucesso Sumário introdução 03 Capítulo 5 16 Capítulo 1 Pense no futuro! 04 Aproveite os fins de semana Capítulo 6 18 Capítulo 2 07 É preciso

Leia mais

#BANRIDICAS. Dicas para sair do buraco ou virar milionário

#BANRIDICAS. Dicas para sair do buraco ou virar milionário #BANRIDICAS Dicas para sair do buraco ou virar milionário #1 GASTE MENOS DO QUE VOCÊ GANHA O primeiro passo é ter noção do quanto você ganha e também do quanto você gasta. Para descobrir isso, nada melhor

Leia mais

ORIENTAÇÕES BÁSICAS PARA CADASTRO NO PORTAL VIAJA MAIS

ORIENTAÇÕES BÁSICAS PARA CADASTRO NO PORTAL VIAJA MAIS ORIENTAÇÕES BÁSICAS PARA CADASTRO NO PORTAL VIAJA MAIS O Portal Viaja Mais funciona como um catálogo de ofertas. Ele não intermedeia negociações: o cliente compra diretamente da empresa anunciante ou de

Leia mais

Espanha. Valência. Barcelona. Sevilha. Madrid. e gieeducacional.com.br T: 19 4141.1515

Espanha. Valência. Barcelona. Sevilha. Madrid. e gieeducacional.com.br T: 19 4141.1515 O espanhol é um dos idiomas mais falados e a Espanha é o país ideal para o aprender. Na Espanha, o som das ondas e da música para dançar se mesclam com a arquitetura contemporânea e edifícios mouros seculares,

Leia mais

3 Dicas MATADORAS Para Escrever Emails Que VENDEM Imóveis

3 Dicas MATADORAS Para Escrever Emails Que VENDEM Imóveis 3 Dicas MATADORAS Para Escrever Emails Que VENDEM Imóveis O que é um e- mail bem sucedido? É aquele e- mail que você recebe o contato, envia o e- mail para o cliente e ele te responde. Nós não estamos

Leia mais

Rua Major Lopes, 142 :: São Pedro :: Belo Horizonte MG :: Brasil CEP 30330 050 :: Fone 31 3047 1545 :: www.etcintercambio.com.br

Rua Major Lopes, 142 :: São Pedro :: Belo Horizonte MG :: Brasil CEP 30330 050 :: Fone 31 3047 1545 :: www.etcintercambio.com.br É uma viagem diferente dos tradicionais grupos para a Disney e também dos cursos de férias. Com atividades extraclasse todos os dias, previamente selecionadas pela equipe da ETC e da Life Institute, os

Leia mais

- Hospedagem por 07 noites com café da manha no Hotel 787 Surf Camp em apartamento conforme escolhido abaixo;

- Hospedagem por 07 noites com café da manha no Hotel 787 Surf Camp em apartamento conforme escolhido abaixo; HOTEL 787 SURF CAMP O hotel oferece a você, quartos espaçosos com camas confortáveis, Ar-condicionado, ventilador de teto, agua quente no chuveiro, TV a cabo, DVD, e frigobar. Hotel 787 Surf Camp também

Leia mais

Acomodações. Fazenda do Engenho. Viradouro

Acomodações. Fazenda do Engenho. Viradouro Acomodações Fazenda do Engenho Casa Principal, onde são servidas as refeições de todos hóspedes da Reserva. Tem 8 suítes, todas com camas king size, banheiras no quarto, aquecedor de piso do banheiro,

Leia mais

Intercâmbio esportivo em Barcelona

Intercâmbio esportivo em Barcelona Intercâmbio esportivo em Barcelona O que oferece o intercâmbio? Dizemos intercâmbio, pois seu filho terá uma experiência única em outro país. No total são 10 dias de viagem, onde durante uma semana estará

Leia mais

PERÍODO DE 07/01/14 À 13/01/14

PERÍODO DE 07/01/14 À 13/01/14 PERÍODO DE 07/01/14 À 13/01/14 1º Dia - 07/01/2014 (Terça-feira) Acomodação no Hotel Serra Nevada em Canela. Noite: Saída para Rua Coberta para assistir o Show da Árvore Cantante. Jantar: Várias opções

Leia mais

AMÉRICA DO NORTE by FLOT COM BLOQUEIOS AÉREOS. Índice. ORLANDO Fly & Drive. Inclui Parques Disney Saídas com Bloqueios Aéreos

AMÉRICA DO NORTE by FLOT COM BLOQUEIOS AÉREOS. Índice. ORLANDO Fly & Drive. Inclui Parques Disney Saídas com Bloqueios Aéreos AMÉRICA DO NORTE by FLOT COM BLOQUEIOS AÉREOS Índice Saídas: 11 Julho/11 25 Julho/11 Orlando Fly & Drive Programação com: 10 noites de hospedagem locação de carro Incluindo ingressos Disney ORLANDO Fly

Leia mais

REGULAMENTO DA INSCRIÇÃO PARA O PROCESSO DE SELEÇÃO DOS PARTICIPANTES DA 14ª OFICINA DE PRODUÇÃO DE VÍDEO GERAÇÃO FUTURA

REGULAMENTO DA INSCRIÇÃO PARA O PROCESSO DE SELEÇÃO DOS PARTICIPANTES DA 14ª OFICINA DE PRODUÇÃO DE VÍDEO GERAÇÃO FUTURA REGULAMENTO DA INSCRIÇÃO PARA O PROCESSO DE SELEÇÃO DOS PARTICIPANTES DA 14ª OFICINA DE PRODUÇÃO DE VÍDEO GERAÇÃO FUTURA O Canal Futura acredita que a juventude brasileira tem um importante papel a desempenhar

Leia mais

Programa de pontos da IAESTE Brasil

Programa de pontos da IAESTE Brasil Programa de pontos da IAESTE Brasil Conforme já mencionado anteriormente, o programa de intercâmbio da IAESTE funciona com base na reciprocidade. Ou seja, para cada brasileiro enviado para estagiar no

Leia mais