RELATÓRIO SOBRE OS IMPACTOS DA MINERAÇÃO E AS MUDANÇAS NO CONTEXTO URBANO DE CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO-MG, BRASIL RELATÓRIO FINAL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "RELATÓRIO SOBRE OS IMPACTOS DA MINERAÇÃO E AS MUDANÇAS NO CONTEXTO URBANO DE CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO-MG, BRASIL RELATÓRIO FINAL"

Transcrição

1 1 RELATÓRIO SOBRE OS IMPACTOS DA MINERAÇÃO E AS MUDANÇAS NO CONTEXTO URBANO DE CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO-MG, BRASIL RELATÓRIO FINAL Relatório final do Projeto Internacional de Pesquisa Cidade e Alteridade, iniciativa conjunta da UFMG, da UFV, da UI e do CES/UC, sob a Coordenação Geral da Professora Dra. Miracy Barbosa de Sousa Gustin e do Prof. Dr. Boaventura de Sousa Santos, apresentado à Coordenação de Inclusão e Mobilização Sociais do MPMG. Núcleo temático mineração na região de Conceição do Mato Dentro. Pesquisadores do Núcleo: Profa. Ana Flávia Santos e Marcos Cristiano Zucarelli. Colaboradores do GESTA: Profa. Andréa Zhouri, Clarissa Prates, Luciana Ferreira. BELO HORIZONTE, 2014

2 2 PROJETO INTERNACIONAL DE PESQUISA CIDADE E ALTERIDADE Convivência Multicultural e Justiça Urbana Coordenação Geral Profa. Dra. Miracy Barbosa de Sousa Gustin Prof. Dr. Boaventura de Sousa Santos Coordenação de gestão e planejamento Aline Rose Barbosa Pereira Fernanda de Lazari Cardoso Mundim Marisa Lacerda Equipe responsável pelo relatório: Pesquisa e redação: Núcleo impactos da mineração em Conceição do Mato Dentro Coordenadora: Profa. Dra. Ana Flávia Santos Consultora: Profa. Andréa Zhouri (GESTA) Orientador de campo: Marcos Cristiano Zucarelli Estudantes: Clarissa Prates (GESTA) Luciana Ferreira (GESTA)

3 3 SUMÁRIO 1. Introdução A Região de Conceição do Mato Dentro e o Projeto Minas-Rio O Processo de Licenciamento Impactos da Mineração nas Diversas Esferas da Sociedade Breve descrição dos impactos sobre comunidades rurais tradicionais e suas repercussões na cidade Impactos no setor habitacional Impactos no setor da saúde Impactos no setor da educação Impactos no setor da segurança Considerações Finais Referências Bibliográficas...53

4 4 1. INTRODUÇÃO Um dos maiores empreendimentos minerários em fase de implantação no Brasil, o Projeto Minas-Rio Mineração e Logística Ltda., do grupo sul-africano Anglo American, prevê a instalação de uma mina, uma planta de beneficiamento, uma fonte de captação de água em Dom Joaquim-MG, que será utilizada para o transporte do minério e uma barragem de rejeitos em Conceição do Mato Dentro-MG e Alvorada de Minas-MG, além de um mineroduto de 525 km de extensão que atravessa 33 municípios, sendo 26 mineiros e 7 fluminenses, até o Porto do Açu, em instalação no litoral norte do Rio de Janeiro. 1 Apesar de ser um projeto integrado, o empreendimento passa por um processo de licenciamento em três esferas. O mineroduto é avaliado pelo órgão federal - IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis). O Porto Açu, localizado em São João da Barra-RJ, destino do minério transportado pelo mineroduto, é licenciado pelo órgão ambiental do Rio de Janeiro - INEA (Instituto Estadual do Ambiente). Já o licenciamento da mina, fonte do minério de ferro a ser explorado, é avaliado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad). 1 Para uma descrição do empreendimento e do conflito suscitado, consultar a ficha técnica do caso Resistência à mineração da Anglo Ferrous Minas-Rio S.A. em Conceição do Mato Dentro, no Mapa dos Conflitos Ambientais de Minas Gerais, do GESTA (GESTA, 2011). Link: Acesso em 20/03/2013.

5 5 Figura 1: Mapa do Complexo Minerário do Projeto Minas-Rio. Traçado do Mineroduto.

6 6 Figura 2: Mapa dos municípios cortados pelo Mineroduto do Projeto Minas-Rio. Fonte: MMX, 2006.

7 7 O projeto em questão constitui não apenas um exemplo do avanço da frente minerária no Estado de Minas Gerais, como também apresenta características que respondem à atual conjuntura global. A elevação dos preços das commodities minerais nos últimos anos se associa ao crescimento da demanda global e à redução das melhores reservas, favorecendo, segundo Malerba (2012, p. 11) e Milanez (2012, p. 30), um processo de globalização da produção. Nesse contexto, países com reservas importantes, como o Brasil, passam a se destacar como fornecedores globais; empresas ampliam e diversificam espacialmente suas atividades, em busca das melhores reservas, ganhando importância estratégica o transporte de bens minerais por longas distâncias (MILANEZ, 2012). Por outro lado, o processo de Licenciamento Ambiental do complexo minerário, iniciado em janeiro de 2006, pela empresa MMX, tem se caracterizado por inúmeras denúncias de descumprimento da legislação ambiental e violação de direitos. Uma crescente resistência por parte de famílias e comunidades atingidas, articulada a iniciativas diversas do Ministério Público e Defensoria Pública, visando seja a judicialização, seja a resolução negociada dos conflitos instaurados, tem se mostrado, não obstante, insuficiente no sentido de fazer valer os sérios questionamentos que foram levantados ainda na época da análise da viabilidade socioambiental do empreendimento. O presente relatório reflete o trabalho de acompanhamento, por parte da equipe, do processo de licenciamento, das discussões e questionamentos levantados na arena local e regional, e das entrevistas realizadas durante o trabalho de campo entre os dias 8 e 19 de Julho de 2013, com representantes de grupos locais, da Polícia Civil e Militar de Minas Gerais, além das secretarias municipais de Conceição do Mato Dentro. 2 Foram coletadas informações referentes às alterações causadas pelo empreendimento, seja por mudanças impostas às relações tradicionalmente estabelecidas pelos grupos sociais com o território, seja pelos danos ambientais provocados, ou pelo afluxo populacional à cidade e circunrregião, com efeitos diversos sobre o cotidiano dos moradores. Para tanto, buscou-se, em fontes secundárias e primárias, elementos que subsidiassem uma análise longitudinal comparativa das características socioeconômicas, em contextos anteriores e posteriores ao início do exercício da atividade minerária no município. 2 Foram entrevistados os secretários municipais das pastas de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Educação, Meio Ambiente e Saúde.

8 8 É necessário enfatizar ainda a dificuldade na obtenção dos dados primários, principalmente com representantes das secretarias do município de Conceição do Mato Dentro, no que tange as informações sobre as gestões anteriores. Pelo relato de todos os secretários entrevistados, não há qualquer registro histórico sobre o funcionamento das secretarias da prefeitura, porque os representantes da gestão anterior levaram até mesmo as memórias rígidas dos computadores municipais. Apesar de toda a dificuldade, típica de um trabalho de campo, consideramos o levantamento realizado de grande relevância pela perspectiva que se abre, no sentido de apreender a dinâmica de um processo que, a despeito da imbricação de fatores de escalas múltiplas, pode refletir, em seus desdobramentos locais/regionais, elementos e ações dotados de tipicidade, capazes de iluminar processos similares em outras regiões do Estado de Minas Gerais. 2. A REGIÃO DE CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO E O PROJETO MINAS-RIO Situada na Serra do Espinhaço, a 167 quilômetros ao norte de Belo Horizonte, 3 Conceição do Mato Dentro se encontra inserida em antiga área de mineração, marcada pela extração de ouro e diamante, ao longo do século XVIII, também constituinte de uma importante rota do comércio de pedras preciosas até alcançar o Distrito Diamantino, situado alguns quilômetros mais ao norte. 4 3 Segundo a classificação do IBGE, o município de Conceição do Mato Dentro compõe a microrregião homônima, juntamente com os municípios de Alvorada de Minas, Congonhas do Norte, Dom Joaquim, Itambé do Mato Dentro, Morro do Pilar, Passabém, Rio Vermelho, Santo Antônio do Itambé, Santo Antônio do Rio Abaixo, São Sebastião do Rio Preto, Serra Azul de Minas e Serro. Em termos de planejamento administrativo do Governo Estadual, o município de Conceição do Mato Dentro se encontra na Região Central do Estado de Minas Gerais. Para os critérios adotados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município está localizado na Mesorregião Geográfica conhecida como Região Metropolitana de Belo Horizonte. 4 Os descobertos do final do séc. XVII e séc. XVIII se orientam, de modo significativo, pela Serra do Espinhaço, formação geológica mais antiga do Brasil, marcada pela ocorrência de jazidas auríferas (PAULA, 2007, p. 282). Com a descoberta do ouro no início do séc. XVIII, foi erguida a primeira capela, em 1702, no arraial do Ribeirão Delas, que viria a se denominar Arraial do Ribeirão das Lavras Velhas, chegando à condição de vila em 1714, com o nome de Vila do Príncipe, hoje, a cidade do Serro (BARBOSA, 1995). Vestígios da ocupação humana pode ser encontrado em 1703 em Conceição (do Serro, posteriormente do Mato Dentro ). A descoberta e extração do diamante na região próxima ao Tejuco (atual Diamantina), que se fez acompanhar, entre 1734 e 1821, da conformação de um distrito administrativo especial, é pouco posterior (RENGER, 2007, p. 309).

9 9 Figura 3: Localização do município de Conceição do Mato Dentro. Fonte: IBGE, Conforme o último Censo, realizado pelo IBGE em 2010, a população de Conceição do Mato Dentro é de habitantes. É importante salientar que o Censo contabiliza para o município apenas os moradores das unidades domiciliares ocupadas ou fechadas na data de referência da coleta, portanto, a chamada população circulante ou flutuante que habita domicílios de uso ocasional não é aferida, uma vez que as pessoas nessa situação são contabilizadas em suas moradias permanentes. Isto posto, quando se analisa a figura seguinte, percebe-se que o município teve uma ligeira redução de sua população total, de 2000 para 2010.

10 10 Conceição do Mato Dentro Total Urbana Rural Total Urbana Rural Figura 4 - População rural, urbana e total e Fonte: IBGE Censo Demográfico, 2000 e A figura demonstra ainda o aumento da população urbana em contraste com uma expressiva queda no número total de habitantes da zona rural. Na figura seguinte tem-se a taxa média geométrica de crescimento anual dos habitantes do município, por situação de domicílio, considerando o período de 2000 a 2010, onde se pode verificar mais facilmente esse movimento de crescimento positivo da população urbana e negativo da população total e da zona rural. 2,00 Conceição do Mato Dentro 1,00 0,00-1,00 Total urbana rural -2,00-3,00-4,00 Figura 5 Taxa média geométrica de crescimento anual da população residente, por situação de domicílio e Fonte: IBGE Censo Demográfico, 2000 e A mudança na distribuição percentual da população de Conceição do Mato Dentro, de 2000 para 2010, tanto por faixa etária, sexo e pela situação domiciliar, pode ser averiguada pela pirâmide

11 11 etária da figura adiante. É importante salientar que a maior redução de população na zona rural, de 2000 para 2010, ocorreu entre os mais jovens (abaixo dos 20 anos de idade), que correspondem pelo maior percentual da população total municipal. No entanto, o percentual da população masculina (exposta na cor azul), da faixa etária acima dos 20 anos de idade, praticamente não sofreu alteração na zona rural neste mesmo período, pelo contrário, teve até um acréscimo a partir dos 30 anos de idade. Para a população feminina (exposta na cor rosa), o cenário é parecido ao do masculino. Percebe-se que o percentual das mais jovens (abaixo dos 20 anos de idade) diminuiu no período de 2000 para 2010, e as faixas etárias acima dos 20 anos tiveram ligeiros acréscimos, excetuando a faixa de idade entre 35 e 44 anos. Estes dados ilustram a situação pesquisada em campo, onde foi observado que as pessoas mais velhas preferem permanecer na zona rural. Algumas, que experimentaram a vida na cidade, ou regressam para se estabelecerem mais próximos aos parentes, e/ou optam pela vida rural, visando melhor qualidade de vida: com tranquilidade e maior contato com a natureza.

12 12 Conceição do Mato Dentro População urbana, 2010 Conceição do Mato Dentro População urbana, anos ou + 90 a 94 anos 85 a 89 anos 80 a 84 anos 75 a 79 anos 70 a 74 anos 65 a 69 anos 60 a 64 anos 55 a 59 anos 50 a 54 anos 45 a 49 anos 40 a 44 anos 35 a 39 anos 30 a 34 anos 25 a 29 anos 20 a 24 anos 15 a 19 anos 10 a 14 anos 5 a 9 anos 0 a 4 anos anos ou + 90 a 94 anos 85 a 89 anos 80 a 84 anos 75 a 79 anos 70 a 74 anos 65 a 69 anos 60 a 64 anos 55 a 59 anos 50 a 54 anos 45 a 49 anos 40 a 44 anos 35 a 39 anos 30 a 34 anos 25 a 29 anos 20 a 24 anos 15 a 19 anos 10 a 14 anos 5 a 9 anos 0 a 4 anos Conceição do Mato Dentro População rural, 2010 Conceição do Mato Dentro População rural, anos ou + 90 a 94 anos 85 a 89 anos 80 a 84 anos 75 a 79 anos 70 a 74 anos 65 a 69 anos 60 a 64 anos 55 a 59 anos 50 a 54 anos 45 a 49 anos 40 a 44 anos 35 a 39 anos 30 a 34 anos 25 a 29 anos 20 a 24 anos 15 a 19 anos 10 a 14 anos 5 a 9 anos 0 a 4 anos anos ou + 90 a 94 anos 85 a 89 anos 80 a 84 anos 75 a 79 anos 70 a 74 anos 65 a 69 anos 60 a 64 anos 55 a 59 anos 50 a 54 anos 45 a 49 anos 40 a 44 anos 35 a 39 anos 30 a 34 anos 25 a 29 anos 20 a 24 anos 15 a 19 anos 10 a 14 anos 5 a 9 anos 0 a 4 anos Figura 6 - Distribuição da população por faixa etária, sexo e situação de domicílio e Fonte: IBGE Censos Demográficos 2000 e A região de Conceição do Mato Dentro é marcada pela presença de dois importantes biomas: Mata Atlântica e Cerrado. Conhecida pelo seu valor paisagístico, tanto pelo patrimônio ambiental quanto pelo patrimônio histórico-cultural, a Serra do Espinhaço passou a constituir, desde a década de 1990, um dos vetores da política de desenvolvimento regional pautada pelo turismo (BECKER & PEREIRA 2011, p. 239). Essa política seria consubstanciada no Programa Estrada Real, na criação de

13 13 áreas de proteção ambiental e na conformação, na esfera municipal, de toda uma estrutura institucional. 5 Segundo Becker & Pereira, o reconhecimento pela UNESCO da Serra do Espinhaço como Reserva da Biosfera em 2005, diploma justificado em termos da biodiversidade e do significado da região enquanto referência histórica e cultural, teria gerado expectativas e propiciado um novo enquadre a esse vetor de desenvolvimento (BECKER & PEREIRA, 2011, p. 237/238). Não obstante, no ano seguinte à criação da Reserva, o Governo de Minas anunciava uma parceria com a empresa MMX Mineração e Metálicos S.A., do Grupo EBX, para implementar o Projeto Minas-Rio, com um custo inicial orçado em cerca de 3 bilhões de dólares. 6 Diante do movimento de interesses que se fazia representar nesse anúncio, logo teriam se desfeito os arranjos destinados a consolidar o ecoturismo como indutor de desenvolvimento. Assim, as forças políticas locais e regionais voltaram-se rapidamente para a expansão da frente mineral (BECKER & PEREIRA, 2011, p. 238/239). Se a chegada do Projeto Minas-Rio à região de Conceição do Mato Dentro aparece como relativamente contraditória desde uma visada local, não se pode dizer o mesmo se o abordarmos a partir de fenômenos de outra ordem de escala como o da inserção do Brasil na economia-mundo (SEVÁ FILHO, 2010, p. 113). Essa inserção, aponta Milanez, tem se dado historicamente via fornecimento de recursos naturais, que hoje se reflete na especialização em setores de produção intensiva no uso desses recursos (2012, p. 32). No que tange especificamente ao setor mineral, desde o início dos anos 2000 se verifica uma elevação geral dos preços, tendência que deve se manter, devido ao alto padrão de consumo dos países industrializados, ao crescente consumo dos países emergentes e à previsão de esgotamento, dentro de um curto prazo, das melhores jazidas 5 O Programa Estrada Real (instituído pela Lei estadual /99 e regulamentado pelo Decreto /2000) visava incentivar o turismo nos municípios situados ao longo dos caminhos coloniais surgidos no contexto do desenvolvimento da economia aurífera no século XVIII. Becker e Pereira (op. cit.) apontam, ainda, como indicadores dessa política de desenvolvimento regional: a criação dos Parques Municipais Ribeirão do Carmo (1998) e Salão de Pedras (1999), e da APA Serra do Intendente (1998); a criação dos Conselhos Municipais de Meio Ambiente (CODEMA, em 1991), de Patrimônio Cultural (1997), Turismo (1997), de Desenvolvimento da Atividade Rural (2001), e uma Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo (SEMAT), em 2000; a formulação de um Plano Diretor em 2003 e de uma Política Municipal de Turismo Responsável. 6 O presidente da unidade de negócios de minério de ferro no Brasil da Anglo American, Paulo Castellari Porchia, declarou que o projeto que compreende uma mina, um mineroduto e um terminal portuário teve seu orçamento elevado para US$ 8,8 bilhões. Jornal O Globo. Caderno de Economia, 01 abr Disponível em: < #ixzz2eaRQzQir>. Acessado em 11 set

14 14 (MILANEZ, 2012, p. 26). 7 O prognóstico, afirma Milanez (2012, p. 38), é o de uma rápida expansão da exploração mineral, o que já ocorre no Brasil, onde as operações teriam passado de um total de 20 bilhões para 85 bilhões de dólares entre 2004 e 2011, crescimento puxado pelo minério de ferro (com 70% de participação). Conforme Becker & Pereira (2011, p. 240), no período entre 1943 e 1989, o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) registrou 26 direitos minerários para Conceição do Mato Dentro. Todavia, entre 2001 e 2009 foram registrados 193 novos direitos minerários para o município. 8 Milanez aponta que a intensificação da exploração mineral em áreas em que a atividade já se consolidou demonstra ser insuficiente diante da expectativa de lucro, o que deverá provocar sua expansão para novas regiões, e assim aprofundar os impactos, gerar novos conflitos e aumentar a população atingida pelos efeitos negativos da atividade (2012, p. 39). O Projeto Minas-Rio prevê a abertura de uma mina para exploração de minério de ferro nas serras do Sapo e Ferrugem; a construção de uma planta de beneficiamento e enriquecimento desse minério, nos municípios de Conceição do Mato Dentro e Alvorada de Minas, e a implantação de três estruturas associadas: (1) um mineroduto de 525 quilômetros, integrado a um porto marítimo em implantação na Barra do Açu, litoral norte do Estado do Rio de Janeiro; (2) uma linha de transmissão de energia derivada da Subestação Companhia Energética do Estado de Minas Gerais CEMIG em Itabira; (3) uma adutora de água com captação no Rio do Peixe, no município de Dom Joaquim pertencente à bacia hidrográfica do Rio Doce, para fornecimento de água ao processo industrial, inclusive para o mineroduto (SISEMA, 2008). Tal projeto é congruente com as características do movimento de capital descrito por Milanez, obedecendo tanto ao trajeto de globalização do mercado mínero-metalúrgico, determinado pela expansão das empresas por novas áreas, na busca pelas melhores reservas disponíveis; como à dimensão estratégica que o transporte do minério de ferro por longas distâncias assume no novo contexto (2012, p. 30). A mina do Sapo/Ferrugem possui reservas de 1,5 bilhão de toneladas, com produção prevista de 56 milhões de toneladas de minério por ano (vida útil de 40 7 Essa tendência continuada de elevação dos preços não significa, entretanto, estabilidade. O autor enfatiza a forte volatilidade como característica do mercado de commodities, cujos efeitos exemplifica através da repercussão da crise de 2008 sobre os setores do ferro e do aço no Brasil (MILANEZ, 2012, p. 27; 29/30). 8 As autoras apontam a ocorrência, na região, dos seguintes minérios com interesse econômico: ferro, manganês, fosfato, ouro, granito, chumbo, quartzito, quartzo, platina, cromo, esteatita, diamante industrial, areia e cascalho. Dos registros levantados em 2010, informam que 14% pertenciam à mineradora Anglo American (2 para o cromo e 26 para minério de ferro), e 12%, à Vale (4 para fosfato e 20 para minério de ferro) (BECKER & PEREIRA, 2011, p. 240).

15 15 anos), a um teor médio de 41,22% de ferro, gerando 68,5 milhões de tonelada por ano de material lavrado (BECKER & PEREIRA, 2011, p. 240). Relativamente pobre, a atratividade do custo/benefício da exploração desse minério muito provavelmente se atrela à alternativa do mineroduto. Conquanto se acordam as melhores condições econômicas de exploração e transporte do minério, ao mesmo tempo se ampliam os impactos referentes a extensão da área a ser utilizada pela mineração, a geração de maior quantidade de estéril e de rejeitos e a utilização de um dos recursos naturais mais caros à população a água, para que seja viável a exploração e o transporte intensivos da matéria prima almejada (MILANEZ, 2012, p.39). Não se deve perder de vista as tramas que urdem o jogo global do capital, às práticas e sentidos locais. Ao se apropriar de territórios para a expansão do capital, a mineração provoca uma série de transformações socioambientais, espaciais, econômicas, culturais e políticas, em um processo que desvaloriza, quando não ignora, os bens materiais e simbólicos, as terras e as próprias vidas das populações afetadas (WANDERLEY, 2012, p. 93). Há, como afirma Sevá Filho, [...] algo que expressa a acumulação de capital, mas é outra coisa, algo que está em jogo nas relações internacionais e, ao mesmo tempo, nas relações locais: a expansão da infraestrutura produtiva pesada, a qual somente se concretiza dentro da lógica do circuito econômico global. Assim, essa expansão da infraestrutura e do capital fixo sempre se faz à custa dos recursos naturais locais e da renda dos países e das regiões onde são realizadas as instalações novas ou ampliadas. A cada implantação de uma indústria pesada, energética, mineral, metalúrgica ou petroquímica, decorre que todos os outros projetos e usos possíveis para os mesmos locais são tornados indesejáveis, inviáveis, até impossíveis (2010, p. 115). Na análise que se segue, tentaremos perceber como, no inevitável conflito entre formas de apropriação, modos de ser e visões de mundo não só diferentes, como profundamente desiguais, se constroem, no cotidiano das relações sociais, os circuitos que cimentam a inexorabilidade do progresso (SEVÁ FILHO, 2010, p. 116) e as assimetrias de poder O processo de licenciamento É preciso tomar como ponto de partida a própria fragmentação do processo de licenciamento ambiental, se considerarmos o desmembramento do que seria um único e integrado projeto em três processos isolados, que se desenrolam em três distintas instâncias burocráticas: o complexo minerário, em licenciamento no Sistema de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado

16 16 de Minas Gerais - SISEMA; o mineroduto, em licenciamento pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis IBAMA; o Porto do Açu, em licenciamento pelo Instituto Estadual do Ambiente INEA, do Estado do Rio de Janeiro. Estratégia frequente no licenciamento de grandes empreendimentos, o desmembramento costuma não só acarretar o subdimensionamento dos impactos globais de um projeto, como reforça o cenário da inexorabilidade de sua implementação, pois o sequenciamento entre os cursos dos distintos processos acaba por tornar necessária cada uma de suas parcelas ou etapas. Afinal, de que valeria um mineroduto, sem uma mina para a captação do minério? No caso do Projeto Minas-Rio (complexo minerário), o pedido de Licença Prévia foi formalizado em setembro de 2007 (SIAM, 2013). 9 Antes mesmo, ainda no decorrer de 2006, já se prefigurara, contudo, como irreversível, determinando decisões políticas e medidas administrativas na esfera municipal. Em resistência à forma autocrática com que se negociavam condições políticas locais para a efetivação do projeto em atendimento aos imperativos e urgências da então propositora, a MMX, um grupo de moradores organizou um fórum de discussão, que se manteve ativo nos primeiros anos do licenciamento (Fórum de Desenvolvimento Sustentável de Conceição do Mato Dentro Fórum CMD). Par e passo, a empresa articularia, através do Executivo Municipal, seu próprio fórum da sociedade civil. 10 Assim Becker & Pereira analisam esse processo: [...] acreditando na inevitabilidade do licenciamento do projeto Minas-Rio o secretário do Meio Ambiente de Conceição do Mato Dentro, criou uma comissão para trabalhar objetivamente nas propostas de compensação ambiental. Esse processo culminou com a criação do Comitê Conceição Sustentável pelo Executivo local, em novembro de A negociação da demora a sociedade civil era a única ameaça que a empresa tinha e a anuência do Executivo local, segundo anúncio em jornal da época, dariam a partida ao processo de licenciamento ambiental do projeto de extração de minério de ferro com R$ 6 bilhões em investimentos, com contrapartidas para a reforma do hospital local (R$ ,00), a reforma de um colégio para instalar o centro de formação de mão de obra e o programa de desenvolvimento de fornecedores locais (2011, p. 243). Os antagonistas locais consubstanciaram suas posições em documentos e manifestações na audiência pública que antecedeu a concessão da licença prévia. A questão fundamental a arguição do juízo de viabilidade socioambiental do empreendimento, situado no interior da Reserva da 9 Portanto, um mês após a concessão, pelo IBAMA, da licença prévia ao Mineroduto Minas-Rio (IBAMA, 2007). A fragmentação do licenciamento foi questionada por Ação Civil Pública interposta pela Procuradoria da República em Minas Gerais, em O pedido de suspensão do licenciamento em caráter liminar foi negado pela Justiça Federal. 10 Ver, a esse respeito, Becker & Pereira, 2011, p. 241 a 244.

17 17 Biosfera da Serra do Espinhaço e no curso da Estrada Real foi levantada pelo Fórum CMD, e corroborada posteriormente pelo Parecer Único emitido pelo SISEMA (2011, p. 244). Não obstante, a conclusão a inviabilidade do empreendimento não foi levada a efeito. Outros graves questionamentos ao empreendimento, ao processo de licenciamento, e ao EIA-RIMA foram levantados pelo Fórum CMD e pela Comissão Pastoral da Terra - CPT, entre os quais destaca-se: a raridade dos ecossistemas de canga e a ocorrência de espécies de fauna e flora raras, endêmicas e/ou ainda não descritas pela ciência; a geração de grande quantidade de estéril e rejeitos, devido ao baixo teor do minério; comprometimento, em qualidade e quantidade, dos recursos hídricos regionais; a não conclusão dos estudos apresentados no EIA/RIMA acerca da hidrogeologia; delimitação incorreta da área de influência sobre cavidades; insuficiência dos levantamentos apresentados para a caracterização de todos os locais que sofreriam a instalação de estruturas associadas ao empreendimento; não apresentação de projeto de reassentamento de comunidades tradicionais afetadas; desconsideração, no cômputo dos impactos sobre a economia das famílias e comunidades afetadas, da produção voltada para o mercado (queijo, aguardente, farinha, doces, banana, milho, feijão etc.); desconsideração do impacto da perda/diminuição da água para a viabilidade econômica dos sítios rurais; desconhecimento, pelo SISEMA, das modalidades de ressarcimento adotadas nos processos de negociação de compra e venda de áreas demandadas pelo projeto minerário, já realizados pelo empreendedor; caráter genérico da proposta de reestruturação das atividades econômicas afetadas pelo empreendimento; ausência/incompletude dos estudos relacionados ao afluxo populacional nos municípios da chamada Área de Influência Direta, entre outros (SISEMA, 2008b). Mais importante que listar todas as questões levantadas, é observar que o Fórum e a CPT cobraram expressamente que o SISEMA se mostrasse consequente com a avaliação de seus próprios técnicos, que haviam apontado muitas e graves falhas e lacunas nos estudos de impacto ambiental Afirmaram os atingidos: Merece enfatizar que a equipe técnica que elaborou o parecer apontou omissões que não podem ser admitidas. Destaca-se, literis: fls. 105 A equipe analista esclarece que os estudos de diagnóstico são próprios da fase de discussão da viabilidade do empreendimento e deveriam ter sido esgotados no EIA. Com base nesses estudos, o EIA deveria ter também apresentado as medidas ambientais a serem implementadas e as responsabilidades do empreendedor no planejamento, execução e monitoramento dessas medidas. O empreendedor deverá apresentar as informações necessárias à complementação do EIA, conforme condicionantes em anexo a este parecer (grifo acrescido). Se a concessão da Licença Prévia está, em parte sugestionada pelo Parecer Único do SISEMA, embora este mesmo parecer esclareça que o EIA foi omisso quanto a medidas ambientais a serem implementadas e as responsabilidades do empreendedor no planejamento, execução e monitoramento dessas medidas, a legitimidade desta licença depende de como o processo continuará a ser conduzido. Neste sentido, solicitamos aos senhores Conselheiros diligenciem no

18 18 O Adendo ao Parecer Único SISEMA n o. 001/2008, elaborado em resposta aos questionamentos mencionados é peça exemplar da lógica do paradigma da adequação ambiental (ZHOURI, LASCHEFSKI & PAIVA, 2005), flexibilizando, inclusive, avaliações constantes no próprio Parecer Único. 12 A Licença Prévia ao Projeto Minas-Rio seria concedida ainda em 2008, 13 trazendo a reboque um altíssimo número de condicionantes e a postergação, para a fase seguinte do licenciamento, de estudos e informações cruciais à própria formação do juízo de viabilidade ambiental do empreendimento (SISEMA, 2008b). Os efeitos da atuação da MMX e da Anglo sobre a população atingida, assim como os efeitos do avanço do próprio processo de licenciamento foram discutidos em relatório parcial do Projeto Cidade e Alteridade 14. Por ora, observa-se que a concessão da licença prévia, nos termos em que ela ocorreu, desencadeou danos irreversíveis, consubstanciando um quadro de múltiplos e complexos fatores cuja combinação ou concorrência não foi deslindada até o momento. Não por acaso, a continuidade do licenciamento se daria por uma nova fragmentação, desta feita, o desdobramento da licença de instalação em duas fases distintas, LI Fase 1 e LI Fase Da impossibilidade de cumprir (acompanhar e fiscalizar) tão numerosas e complexas condicionantes, sentido de solicitar informações complementares, baixando o processo em diligência, um direito legal da comunidade para que os aspectos não esclarecidos apontados pelo Parecer Único do SISEMA, sejam esclarecidos, de fato. Por fim, destacamos, através do documento anexo, inúmeros trechos nos quais o PARECER ÚNICO DO SISEMA considerou que os DADOS FORNECIDOS pelo empreendedor foram INSUFICIENTES ou INCORRETOS (apud SISEMA, 2008b). O documento, entregue em reunião da URC Jequitinhonha de 24/10/2008 na qual se pretendia julgar o pedido de licença prévia -, provocou a elaboração do Adendo ao Parecer Único SISEMA no. 001/2008, aqui citado. 12 Segundo os autores, nesse paradigma ambiente e sociedade se tornam externalidades a serem gerenciadas e adequadas ao projeto de desenvolvimento. Medidas condicionantes (mitigadoras e compensatórias) funcionam como dispositivos fundamentais nessa adequação, operando a flexibilização de princípios de direito e normas legais, e garantindo a continuidade dos processos de licenciamento. O licenciamento perde a sua principal função a de avaliar a viabilidade socioambiental de um empreendimento (ZHOURI, LASCHEFSKI & PAIVA, 2005, p. 99/100). 13 No mês de dezembro de 2008, apesar dos questionamentos e falhas apontadas e da recomendação contrária do Ministério Público Federal (MPF), que sustentava que o Estudo de Impacto Ambiental apresentado pelo empreendedor era frágil e lacunoso, o Conselho de Política Ambiental de Minas Gerais aprovou a Licença Prévia (LP) para a área da mina e da planta de beneficiamento (GESTA, 2011). 14 Gustin, Miracy (Coord.). Impactos da Mineração na Região de Conceição do Mato Dentro. Relatório parcial do Projeto Internacional de Pesquisa Cidade e Alteridade. Núcleo temático mineração na região de Conceição do Mato Dentro. Pesquisadores do Núcleo: Profa. Ana Flávia Santos e Humberto F. Filpi. Colaboradores do GESTA: Profa. Andréa Zhouri, Clarissa Prates, Luciana Ferreira, Poliane Janine Ribeiro, Segundo Becker & Pereira (2011, p. 245/246), a distribuição das atividades entre as duas fases seguia a seguinte organização: A) Fase 1 - Mina: resgate de flora (ficando para a fase 2 a supressão da vegetação e decapeamento do solo); pilha de estéril, Centro de Referência Cultural e Ambiental, Estação de bombas do Rio do Peixe: abertura de acessos; terraplenagem, aterros, cortes e fundações (obras com balanço de massa estimado em 6 milhões de metros cúbicos de terra); edificação do canteiro de obras, unidades operacionais, almoxarifados e alojamentos; aterro sanitário; dique de contenção de finos. B) Fase 2 Edificação da unidade de beneficiamento, construção da barragem de rejeitos e da adutora para condução da água captada no Rio do Peixe.

19 19 dentro de um cronograma delimitado pelas urgências do próprio empreendedor, surgia a necessidade de reorganizar, mais uma vez, a norma: Em 17/12/09, houve a aprovação da Licença de Instalação (LI). Segundo uma moradora da região, o processo de concessão da LI teve diversas irregularidades que foram denunciadas ao Ministério Público Estadual e Federal, mas as denúncias não tiveram efeitos de paralisação. A Licença de Instalação foi fracionada pela SEMAD, transformando-se em LI 1 e LI 2. Dessa forma, as condicionantes estabelecidas no processo de concessão da LP que foram cumpridas pelo empreendedor foram vinculadas à LI 1, ao passo que as condicionantes não cumpridas foram atreladas à LI 2. Assim a LI 1 foi julgada pelo COPAM e concedida, permitindo que a empresa iniciasse a instalação do empreendimento, mesmo sem ter cumprido todas as condicionantes da LP (GESTA, 2011). A aprovação da primeira Licença de Instalação ocorreria exatamente um ano após a concessão da Licença Prévia, em dezembro de A segunda, em dezembro de Nenhuma dessas etapas assistiu ao cumprimento do conjunto das condicionantes estabelecidas na LP; ao contrário, novos prazos e novas condicionantes foram agregados ao processo, e os anos de 2009 e 2010 se caracterizaram pelo agravamento do quadro socioambiental em Conceição do Mato Dentro, devido à indefinição da situação dos atingidos e ao aprofundamento dos impactos, provocados pelo início das obras de instalação da mina e pelo avanço das obras do mineroduto. É nesse contexto que a Secretaria Estadual de Meio Ambiente - SEMAD resolve intervir, chamando os diversos órgãos, instâncias de fiscalização e sociedade civil a um esforço de atuação, destinado a solucionar os problemas do caso Conceição. Várias medidas decorreram desse movimento, como a exigência, transformada em condicionante do licenciamento (LI Fase 1), de considerar o Termo de Ajustamento de Conduta assinado no caso da Usina Hidrelétrica de Irapé como parâmetro mínimo para o reassentamento das famílias atingidas. A apresentação de um cadastro de atingidos foi igualmente incluída no licenciamento. O modelo de Irapé também inspirou, por seu turno, o convite a uma maior presença da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado de Minas Gerais FETAEMG, em Conceição do Mato Dentro, do que resultaria a formação, no ano de 2010, de uma Comissão de Atingidos. Em março de 2010, IBAMA e Superintendência Regional de Regularização Ambiental - SUPRAM Jequitinhonha foram instados a 16 A despeito, informam Becker & Pereira (2011, p. 246), de denúncias e questionamentos apresentados pelos atingidos. De acordo com levantamento do GESTA (2011), o Ministério Público Estadual chegou a ingressar com uma ação civil pública com pedido de liminar, obtendo a suspensão da licença concedida. No dia seguinte, porém, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente teria conseguido cassar a liminar.

20 20 fazer uma vistoria conjunta das obras. Ao longo desse ano, diversas famílias, acompanhadas pelo Ministério Público do Estado de Minas Gerais e Defensoria Pública, firmariam acordos com a empreendedora, lhes sendo, em tese, assegurados os parâmetros acima mencionados. Uma ação modelar assim a Anglo American apresentaria, em 2011, o conjunto de suas realizações nesse período: Estamos atuando com total respeito às pessoas e à realidade local. Ouvindo, conversando e fazendo tudo de forma harmônica, preparando a região para conviver com a mineração. O projeto, que abrange também as cidades mineiras de Alvorada de Minas e Dom Joaquim, inaugura um novo modelo de atuação do setor de mineração, especialmente no que diz respeito ao reassentamento de famílias, tornando-se pioneiro no setor por ser inteiramente pensado e executado de maneira sustentável e socialmente responsável, antes, durante e depois de sua instalação, cuja expectativa de vida útil é de 40 anos. Um dos seus diferenciais - inspirado na bem-sucedida experiência da Usina de Irapé, da Cemig - é o Programa de Negociação Fundiária, especialmente criado pela Anglo American para cuidar de todas as atividades ligadas à aquisição de terras e reassentamento de famílias. Os primeiros acordos começaram a ser fechados em agosto do ano passado e envolvem cerca de 80 proprietários de terrenos nas comunidades de Ferrugem/Sapo, Água Santa e Mumbuca, em Conceição do Mato Dentro e Alvorada de Minas. Com todas as licenças ambientais já obtidas (a Licença de Instalação foi concedida pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, por meio da Superintendência Regional de Regularização Ambiental - Supram/Jequitinhonha - em dezembro passado, por oito votos a favor e apenas um contra), Viguetti [17] afirma que o Projeto Minas-Rio é uma realidade consolidada. A transparência na condução das negociações e reassentamentos é assegurada graças a uma rede de instituições que inclui, além da Supram, representantes do Ministério Público, da Defensoria Pública e da Pastoral da Terra. Juntas, mais que validar as negociações, elas acompanham todos os procedimentos adotados (ECOLÓGICO, 2011). A distância entre o discurso da empreendedora e a realidade vivenciada pelos atingidos ficaria registrada nos resultados da vistoria conjunta IBAMA/SEMAD realizada em 2010, bem como em diversos documentos protocolados na SUPRAM Jequitinhonha ao longo de 2010 e Conforme demonstram Becker & Pereira (2011, p. 246 a 248), enquanto os impactos se agravavam, 17 Newton Viguetti, então gerente-geral de Desenvolvimento Sustentável e Licenciamento do Projeto Minas-Rio da Anglo American. Em julho de 2011, ele receberia o título de cidadão honorário de Belo Horizonte, por iniciativa da Deputada Luzia Ferreira, da Comissão Estadual de Meio Ambiente (ECOLÓGICO, 2011b).

21 21 atingindo um contingente populacional cada vez mais amplo, a empreendedora acionava dispositivos burocráticos e técnicos para evitar o reconhecimento dos danos e dos atingidos, em sua totalidade. A inoperância das medidas protetivas que, por mediação das diversas instâncias do Estado, foram sequencialmente incorporadas ao licenciamento, sugere que sua principal eficácia consistiu na produção de efeitos de verdade (FOUCAULT, 1999, p. 29), em momentos críticos para o avanço do próprio processo. 3. IMPACTOS DA MINERAÇÃO NAS DIVERSAS ESFERAS DA SOCIEDADE Nas entrevistas realizadas durante o trabalho de campo, em julho de 2013, foram relatadas situações atípicas do cotidiano dos moradores de Conceição do Mato Dentro, devido ao efetivo de trabalhadores que começaram a chegar ao município, principalmente à partir de De maneira geral, foram descritas situações de aumento do trânsito na cidade e nas estradas vicinais; muita poeira e sujeira nas ruas; aumento da criminalidade; 18 prostituição; assédio às jovens locais; consumo de drogas; elevação no custo de vida; maior procura por atendimento em todas as áreas de saúde; produção de lixo; 19 déficit habitacional e consequente aumento nos valores dos imóveis e dos aluguéis, dentre outras demandas sobre serviços e equipamentos públicos. Apesar dos efeitos sobre o município se iniciarem ainda em fases de especulação da chegada de um empreendimento deste porte, é interessante notar que, além dos relatos coletados, os dados secundários de fontes oficiais reforçam um marco inicial das principais mudanças ocorridas em Conceição do Mato. O projeto do mineroduto Minas-Rio recebeu a licença de instalação pelo IBAMA em março de É justamente na fase em que a empresa recebe autorização para iniciar a construção dos canteiros de obras, dos pátios de tubos e acesso à área industrial inicial do empreendimento, que dá-se início o processo de chegada dos primeiros trabalhadores na região. Em dezembro 2008, a mina de exploração do minério de ferro recebeu a licença prévia, mas, a chegada mais intensa dos trabalhadores aconteceu após a concessão da primeira licença de instalação (LI1), em dezembro de A partir dessa data, a empresa Anglo American terceirizou 18 No período em que se realizava o trabalho de campo Julho de 2013 houve um assalto à mão armada ao Banco do Brasil, inclusive com sequestro de reféns. 19 Conforme relato do Secretário de Meio Ambiente de Conceição do Mato Dentro, antes o município dispunha de um aterro controlado e provisório, administrado pela Prefeitura. Com a chegada da mineração, não há mais coleta controlada, o aterro virou um lixão que quadruplicou a quantidade de lixo produzido (Entrevista em Julho de 2013).

22 22 a contratação de um grande contingente de trabalhadores, que passou a se alojar, principalmente, no município de Conceição do Mato Dentro e a transformar o cotidiano dos moradores locais. Conforme informações levantadas no trabalho de campo, esse novo contingente varia entre seis e oito mil trabalhadores, contratados por mais de 80 empresas terceirizadas que passaram a atuar junto à Anglo American somente em Conceição do Mato Dentro, sem contar nos municípios de Dom Joaquim e Alvorada de Minas (Entrevistas realizadas em Julho de 2013). Este contingente representa mais do que a própria população de homens adultos do município, pois, conforme dados do IBGE, em 2010 haviam moradores do sexo masculino com 20 anos ou mais de idade (IBGE, 2010) Breve descrição dos impactos sobre comunidades rurais tradicionais e suas repercussões na cidade É conhecida a narrativa da chegada sorrateira da mineração em Conceição do Mato Dentro, quando, por volta de 2006 e 2007, antes de qualquer publicidade acerca do projeto minerário, pessoas chegaram à região sondando e adquirindo terras, com objetivos inocentes como a montagem de um haras ou a preservação da Natureza. 20 Para uma atingida, o alerta partiu do nome da empresa que passara a negociar terras na região: Borba Gato Agropastoril S.A., homenagem ao bandeirante paulista cujo papel, relatou, era o de seguir à frente das expedições, limpando o caminho da presença indígena e de outros perigos. Em pouco tempo, toda a violência sugerida por essa infeliz metáfora iria se concretizar no agressivo processo de aquisição de terras capitaneado pelos prepostos da MMX e, posteriormente, pela Anglo American. A compreensão de seus efeitos na zona rural de Conceição do Mato Dentro, na região de implementação do empreendimento, foi objeto de análise de Santos, em Conforme descrito nestes estudos, no entorno da Serra da Ferrugem se verificava a presença de pequenos sítios familiares, territorialmente articulados entre si em vizinhanças que conformavam verdadeiras comunidades de parentesco, muitas vezes assentadas sobre terrenos de herança mantidos em comum, localmente designadas terras no bolo da família. Nestas se articulavam a apropriação privada das terras baixas utilizadas para plantio, criação e morada, ao uso comum isto é, uso 20 GESTA, 2011; Becker & Pereira, Referência aos trabalhos de campo realizados pela Profa. Ana Flávia Santos em Conceição do Mato Dentro em 2009 e 2010, como analista pericial em antropologia do Ministério Público Federal (Santos, 2009; 2009b; 2010).

23 23 familiar ou coletivamente regulado dos terrenos montanhosos e da água (SANTOS, 2009). Eram comunidades com antigo lastro na região, a ocupação remontando, não raro, a muitas gerações. Para as comunidades afrodescendentes visitadas, por exemplo -os Rodrigues de Mumbuca e Beco, a Família Pimenta, na Ferrugem-, foi possível remontar a um passado de escravidão ou a um tempo próximo à abolição (SANTOS, 2009). Os quintais, pequenas áreas no entorno das residências, constituíam espaços extremamente valorizados e cuidados pelas famílias, neles se cultivando uma grande variedade de frutíferas, além de hortas, café, mandiocais e pequenas lavouras de feijão e milho. Tal produção, voltada tanto para o consumo quanto para o mercado, se articulava à criação de pequenos animais e ao manejo de pequenos rebanhos, destinados à produção de leite ou de queijo. No mercado de Conceição, as famílias comercializavam frutas em geral, doces, fubá, quitandas, queijos, fubá de moinho d água, mandioca, farinha de mandioca dentre outros produtos (SANTOS, 2009). O impacto sobre os modos de vida dos moradores da zona rural reverbera na qualidade e na quantidade dos produtos que são comercializados na cidade. Não é só a expropriação dos terrenos utilizados, para dar lugar a mineração, que prejudica a produção, mas também a dificuldade de encontrar mão de obra para ajudar na lavoura. Os mais jovens que antes ajudavam os pais no trabalho da roça, agora procuram trabalhar no empreendimento. Não se trata de discutir a possível melhoria salarial e, às vezes, até as condições de trabalho. Entretanto, essa alteração trouxe uma dificuldade na manutenção dos modos de cultivos empregados anteriormente pelos moradores locais. Os mais velhos, portanto, já não possuem braços suficientes para manter a produção. Aqueles que insistem nesta tarefa, tem a qualidade de seus produtos questionada por conta dos riscos de contaminação do solo e da água, dada a proximidade com o projeto minerário. Essas questões foram mencionadas por moradores que vivem ao longo dos córregos Pereira e Passa Sete, durante o trabalho de campo da equipe. Todos relataram a piora na qualidade da água com o advento da mineração e aqueles que produziam hortaliças e doces para vender no mercado de Conceição do Mato Dentro, denunciaram a discriminação dos seus produtos pela desconfiança dos consumidores urbanos de uma provável contaminação pelo uso da água dos rios (Entrevistas realizadas em julho de 2013).

24 Impactos no setor habitacional A atração de novas pessoas para o município de Conceição do Mato Dentro não se resume aos contratados, mas também, àqueles que criam a expectativa da abertura de novos empregos voltados para atender as demandas da mineração. O acréscimo populacional tem provocado uma gama de impactos diferenciados sobre o cotidiano dos moradores e sobre os serviços e equipamentos públicos municipais. Apesar da construção de alojamentos para aqueles que se efetivaram em algumas empresas terceirizadas pela Anglo American, tem-se uma população contratada e atraída superior à oferta de habitações disponíveis no município. Conforme estudo da PMMG: No caso da mineradora Anglo American em Conceição do Mato Dentro foram necessárias várias aquisições de terras, remoção de famílias e reassentamentos para liberar a área do empreendimento. Com isso os valores dos imóveis rurais na área subiram de maneira absurda. O grande afluxo de pessoas para a sede do Município de Conceição do Mato Dentro também causou uma bolha imobiliária nos imóveis urbanos. O valor médio de um lote nas áreas periféricas de Conceição do Mato Dentro é de R$80.000,00. Os poucos imóveis disponíveis na sede do Município tem o valor de aluguel mensal acima de R$1.500,00, segundo a Portal (única empresa do setor no Município na área de locação, compra e venda de imóveis (PMMG, 2012, p.20). Neste contexto, a lógica mercadológica referente à oferta e demanda, ditou o acréscimo astronômico nos preços dos imóveis e de aluguéis na cidade. Conforme relatos coletados em Julho de 2013, antes da chegada da mineração, uma casa de três quartos era alugada por um salário mínimo, atualmente, a mesma casa não sai por menos de seis salários mínimos. A consequência desta alta nos preços dos imóveis já pode ser averiguada no crescimento desordenado da área urbana municipal. Segundo o representante da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, existem quatro novos loteamentos na cidade: sendo um em construção, dois estabelecidos de forma legal (Jardim Bouganville e Boa Vista) e um irregular. Em relação ao loteamento irregular, a secretaria informou que cerca de 600 famílias estão morando de forma precária, algumas em barracas de lona e de madeira, sem acesso à água e energia elétrica. Para evitar novas invasões a prefeitura autorizou e disponibilizou vigias para a permanência em tempo integral no local, no intuito de coibir a chegada de novas famílias ou a construção de novas casas.

25 25 A equipe de campo esteve neste loteamento irregular, no bairro conhecido como Barro Vermelho, no dia 10 de Julho de 2013, em uma reunião com representantes dos moradores locais. Esses representantes informaram que as famílias da ocupação são compostas, em sua maioria, por moradores de Conceição do Mato Dentro que não conseguiam mais pagar o aluguel na cidade, devido à alta dos preços no mercado imobiliário. Assim, foram forçados a buscar uma alternativa mais econômica e, talvez, esperançosamente definitiva. A ocupação também possui famílias que vieram de outros municípios (de outros Estados, inclusive) com a expectativa de encontrar em Conceição do Mato Dentro uma nova oportunidade de vida, dada a promessa da geração de empregos no setor minerário. Relatou-se nesta reunião que a ocupação tem quase 4 anos, portanto, teve seu início ainda em 2009, depois da construção de casas populares no local. As famílias começaram a ocupar lotes, aproveitando ruas que haviam sido cortadas para um projeto de loteamento da própria prefeitura de Conceição do Mato Dentro. Alguns disseram que a Prefeitura, à época, doou lotes aos moradores de Conceição, mas, ao final, constatou-se que a área era ilegal por estar dentro do Parque Municipal Salão de Pedras. Todavia, as famílias continuaram chegando e estabelecendo estratégias de ocupação e de sobrevivência no loteamento. Aqueles que conseguiram a instalação de energia e água das prestadoras desses serviços, compartilham com os vizinhos que não tiveram a mesma sorte. Conforme o relato dos moradores, a ameaça de despejo é constante, pois, a prefeitura realiza investidas contra as famílias, com processos de desocupação através da intimidação: arrancando estacas, cortando arames, derrubando as paredes de madeira de algumas casas e transportando todo o material apreendido em caminhões da prefeitura. Há ainda casos de uso da força física por parte dos agentes nestas operações, inclusive com registros em boletins de ocorrência da Polícia Militar. Além disso, a prefeitura mantém uma equipe de segurança privada que vigia e coíbe novas ocupações. Outra ameaça, que segundo os moradores, pode inviabilizar a legalização de suas residências nesta área, é a construção, nas proximidades da ocupação (Jardim Bouganville), de um condomínio residencial construído pela Anglo American para seus futuros funcionários. Sendo assim, essas famílias correm o risco de serem duplamente atingidas, em virtude das consequências trazidas pela instalação da mineração no município: uma, pela valorização imobiliária e a inviabilidade dessas

26 26 famílias pagarem o aluguel inflacionado na cidade; e a outra, através de um processo de regularização urbana que pode não ser concretizado para elas, mas, pode ser para a Anglo. Figura 7 Vista da Rodovia MG-010 para as ruas já asfaltadas do loteamento do Bairro Jardim Bouganville e, ao fundo, as casas nas ruas de terra da ocupação no Barro Vermelho. Conceição do Mato Dentro-MG. Fonte: Google Street View, A demanda desses moradores e de outras ocupações existentes no município, como as dos Bairros Baú e Córrego Pereira, é que a prefeitura regularize a área, assim como aconteceu na Vila Caetano, localizada próxima às margens da MG Impactos no setor da saúde Mesmo com o município de Conceição do Mato Dentro seguindo a tendência da maioria das cidades brasileiras de queda na taxa de natalidade, quando se detalha o número de nascimentos de crianças vivas por estado civil das mães, verifica-se que esta tendência se perpetua somente entre as mães casadas, enquanto a mesma tendência não é averiguada no percentual de crianças nascidas de mães solteiras, que, inclusive, ultrapassa o número de filhos das mães casadas a partir de Pelo o que os moradores mencionaram, a Vila Caetano também passou por um processo histórico de ocupação irregular, todavia, a prefeitura legalizou as ocupações do terreno.

27 ,0 60,0 50,0 40,0 30,0 20,0 10,0 0, Mãe Solteira Mãe Casada Figura 8 Comparação entre o percentual de nascimentos de crianças vivas entre mães solteiras e casadas a Fonte: MS/SVS/DASIS - Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos - SINASC, Esta nova configuração no estado civil das mães não é exclusividade de Conceição do Mato Dentro, mas também do Estado de Minas Gerais. Todavia, a porcentagem de mães solteiras do município, principalmente a partir de 2008, supera em quase 10% os índices de Minas Gerais, como ilustra a figura adiante. 70,0 60,0 50,0 40,0 30,0 20,0 10,0 0,0 Conceição do Mato Dentro Minas Gerais Mãe Solteira Mãe Casada Figura 9 Comparação entre o percentual de nascimentos de crianças vivas entre mães solteiras e casadas para Conceição do Mato Dentro e Minas Gerais a Fonte: MS/SVS/DASIS - Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos - SINASC, 2013.

28 28 É relevante salientar que essa nova configuração tem correlação com o número de mães adolescentes. Dentre os números de nascimentos de crianças vivas, contados segundo o local de residência da mãe, observa-se uma representatividade considerável no percentual de mães na faixa dos 15 a 19 anos de idade, principalmente a partir de 2009, em comparação com outras faixas de idade mais comuns para as mulheres de Conceição do Mato Dentro se tornarem mães. 40,0 35,0 30,0 25,0 20,0 15,0 10,0 5,0 0, a 19 anos 20 a 24 anos 25 a 29 anos Figura 10 Porcentagem de nascimentos por faixa etária da mãe. Conceição do Mato Dentro, 2000 a Fonte: MS/SVS/DASIS - Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos SINASC, O acréscimo do percentual de mães adolescentes em Conceição do Mato Dentro contrasta com as tendências estaduais e nacional apontadas pelo Ministério da Saúde, que, ao contrário, apresentaram um decréscimo no percentual de mães adolescentes e um aumento no percentual de nascimentos de crianças vivas, principalmente no grupo de mulheres de maior idade, como se pode visualizar na figura adiante.

29 29 25,0 20,0 15,0 10,0 5,0 0,0 Idade da mãe 15 a 19 anos CMD MG Brasil 40,0 35,0 30,0 25,0 20,0 15,0 10,0 5,0 0,0 Idade da mãe 20 a 24 anos CMD MG Brasil 30,0 Idade da mãe 25 a 29 anos 25,0 Idade da mãe 30 a 34 anos 25,0 20,0 15,0 10,0 5,0 20,0 15,0 10,0 5,0 0, CMD MG Brasil Figura 11 Porcentagem de nascimentos por faixa etária da mãe. Conceição do Mato Dentro, Minas Gerais e Brasil a Fonte: MS/SVS/DASIS - Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos SINASC, , CMD MG Brasil Weber (2002) já indicava que para se entender a estrutura social e os processos constituintes desta estruturação é fundamental a observação e a análise do contexto de interação social. Dessa maneira, pode-se pensar o cenário de aumento crescente de adolescentes grávidas como uma situação típica de cidades de pequeno porte que recebem projetos de infraestrutura de grande escala. A população contratada para o projeto de mineração Minas-Rio, assim como é comum em outros grandes empreendimentos, proporciona uma distorção demográfica em virtude da concentração maciça de homens que chegam ao município. Força de trabalho itinerante, recrutada de todas as partes do Brasil, principalmente, nordestinos, que são alojados em pequenas vilas ou acomodados em repúblicas nas cidades próximas aos canteiros de obras (RIBEIRO, 2000). Tal como preconiza Parry Scott: Estes homens precisam ser alojados em algum local, saem para se divertir, buscam sexo e buscam parceiras, e, como forasteiros, são de famílias distantes cuja real ou imaginada existência (ou inexistência) e tipo de vínculo são enigmáticas (2012, p.7). Como averiguado no trabalho de campo em julho de 2013, os pais e parentes mais próximos reforçam a vigilância e traçam estratégias de proteção às filhas, como por exemplo acompanhá-las no trajeto para a escola ou trabalho, mas, nem sempre são bem sucedidas. Assim como ocorre em outros municípios que recebem novos empreendimentos, as jovens são seduzidas pelos trabalhadores

30 30 recém chegados e, em um ambiente de muita promessa e expectativa (SCOTT, 2012, p.12), se engravidam e são abandonadas posteriormente. Em Conceição do Mato Dentro não é diferente, como chama a atenção a reportagem do Jornal O Tempo, intitulada: Os órfãos do progresso: jovens mães embalam bebês de trabalhadores que somem após obras. 23 Dessa maneira, enquanto as mulheres de Minas Gerais e do Brasil estão engravidando mais tardiamente, o novo contexto de interação observado em Conceição do Mato Dentro proporciona uma tendência contrária. A figura seguinte ilustra o quadro evolutivo e comparativo do percentual de gestantes, abaixo dos 20 anos de idade, em Conceição do Mato Dentro e no Estado de Minas Gerais. Conceição do Mato Dentro Minas Gerais 30,0 25,0 20,0 15,0 10,0 5,0 0, Figura 12 Relação percentual do número de gestantes menores de 20 anos de idade. Conceição do Mato Dentro e Minas Gerais, 2000 a Fonte: Ministério da Saúde - Sistema de Informação de Atenção Básica SIAB. Mesmo com a expectativa antecipada de um aumento na demanda pelos serviços nos setores da saúde, os poderes públicos municipais e estaduais não viabilizaram uma estruturação mínima de atendimento, capaz de amenizar os efeitos perversos da chegada de um contingente populacional tão expressivo. No caso de Conceição do Mato Dentro, por exemplo, o único estabelecimento de saúde que se ampliou foram os consultórios médicos particulares. 23 Jornal O Tempo. Os órfãos do progresso: jovens mães embalam bebes de trabalhadores que somem após obras. Caderno de Economia. Publicado em 28 de Julho de 2013.

31 31 Tabela 1 Quantidade de Estabelecimentos de Saúde, por tipo e ano, existente em Conceição do Mato Dentro. Dezembro de 2005 a Junho de TIPO Centro de Saúde/Unidade Básica de Saúde Clínica Especializada/Ambulatório Especializado Consultório Hospital Geral Policlínica Posto de Saúde* Secretaria de Saúde Unidade de Serviço de Apoio de Diagnose e Terapia Total * Conforme a Secretária Municipal de Saúde, Conceição do Mato Dentro possui 3 postos de saúde e outros 20 pontos de atendimento. Fonte: Ministério da Saúde - Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Saúde do Brasil CNES. Tabela 2 Quantidade de Estabelecimentos de Saúde, por tipo de prestador, existente em Conceição do Mato Dentro, junho de Tipo de Estabelecimento Público Filantropico Privado Total Clínica Especializada/Ambulatório Especializado Consultório Hospital Geral Policlínica Posto de Saúde Secretaria de Saúde Unidade de Serviço de Apoio de Diagnose e Terapia TOTAL Fonte: Ministério da Saúde - Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Saúde do Brasil CNES. Em entrevista com a representante da Secretaria Municipal de Saúde, ficou confirmado que a demanda por atendimento cresceu vertiginosamente. Para a Secretária Municipal, há um impacto crescente em todas as áreas da saúde: médicos, medicamentos, setor hospitalar, farmácia e imunização. Houve aumento no número de internações, nas demandas ao PSF (Programa Saúde da Família), aos medicamentos disponibilizados pela farmácia e aos procedimentos de vacinação (Entrevista realizada em julho de 2013). Ao pesquisar os dados disponíveis pelo Ministério da Saúde, percebe-se que o município realmente enfrenta a nova demanda com a mesma infraestrutura e equipes que existiam antes do licenciamento da mineração. A quantidade de leitos de internação em Conceição do Mato Dentro, por exemplo, são os mesmos 42 desde 2005.

32 32 Tabela 3 - Quantidade de leitos de internação por especialidade em Conceição do Mato Dentro, Especialidade Fonte: Ministério da Saúde - Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Saúde do Brasil CNES. Qtd. Cirúrgicos 4 Clínicos 22 Obstétrico 9 Pediátrico 7 Total 42 Da mesma forma, a aquisição de novos equipamentos utilizados nos procedimentos da área de saúde ocorreu timidamente, com exceção dos equipamentos de diagnóstico por imagem, por métodos gráficos e de odontologia. Tabela 4 Quantidade de equipamentos existentes em Conceição do Mato Dentro, 2005 a Grupo de Equipamentos * Equipamentos de audiologia Equipamentos de diagnóstico por imagem Equipamentos de infra-estrutura Equipamentos por métodos gráficos Equipamentos de manutenção da vida Equipamentos de Odontologia Outros equipamentos Total * Até Julho de Fonte: Ministério da Saúde - Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Saúde do Brasil CNES. Não obstante, como se pode observar na tabela 5, há um aumento na demanda por determinadas especialidades da saúde, como nos atendimentos médicos e de enfermagem para acompanhamento do pré-natal, DST, 24 AIDS, acidentes de trabalho, 25 dentre outras Em relação às doenças sexualmente transmissíveis, talvez pela vergonha em se tratando de uma cidade pequena e tradicional, conforme afirmou a Secretária Municipal de Saúde: os moradores procuram tratamento em Belo Horizonte (Entrevista realizada em Julho de 2013). 25 "Considera-se acidente de trabalho, o acidente de trabalho típico, ou seja aquele ocorrido no local de trabalho ou a serviço da empresa; o acidente de trabalho de trajeto, aquele ocorrido no trajeto entre a residência e o local de trabalho. Disponível em:< Consultado em 20 set Atendimento individual de profissional de nível superior: consulta ou atendimento individual realizada por psicólogo, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, assistente social, nutricionista, fonoaudiólogo e pedagoga em educação em saúde." Exclui procedimentos realizados por médicos, odontólogos e enfermeiras. Disponível em:< Consultado em 20 set

33 33 Tabela 5 Número de atendimentos e motivo do mesmo. Conceição do Mato Dentro, 2000 a Ano Pré-Natal DST/AIDS Acidente Trabalho Enfermaria Profissional Nível Superior Injeções TOTAL* * Total dos atendimentos considerados somente nesta tabela. Fonte: Ministério da Saúde - Sistema de Informação de Atenção Básica SIAB. Outros aspectos preocupantes e que refletem a desproporcionalidade entre demanda e oferta, referem-se às equipes dos Programas Saúde da Família (PSF) e Agentes Comunitários de Saúde (PACS). Enquanto o cadastramento de famílias nos programas de saúde aumenta com o passar dos anos, a quantidade de integrantes por equipe de saúde permanece inalterada, conforme demonstram as figuras adiante Não foi possível encontrar informações sobre a quantidade de integrantes das equipes de saúde para o período de 2000 a Todavia, os dados disponíveis a partir de 2008, mostrou um quadro praticamente inalterado desses profissionais.

34 PACS PSF Figura 13 - Número de famílias cadastradas por ano e modelo de atenção. Conceição do Mato Dentro, 2000 a Fonte: Ministério da Saúde - Sistema de Informação de Atenção Básica SIAB. 2,5 2 1,5 1 0, /Jun SAUDE DA FAMILIA SAUDE DA FAMILIA COM SAUDE BUCAL MI AGENTES COMUNITARIOS DE SAUDE Figura 14 Quantidade de integrantes por tipo de equipe de saúde. Conceição do Mato Dentro, 2008 a Fonte: Ministério da Saúde - Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Saúde do Brasil - CNES Impactos no setor da educação O índice de analfabetos no município de Conceição do Mato Dentro ainda é alto se comparado aos padrões brasileiro e mineiro. Enquanto no primeiro, registrou-se uma taxa de 9,6%,

35 35 no segundo tem-se 7,9% da população maior de 15 anos analfabeta. Em Conceição essa porcentagem chega a quase 18% de seus moradores maiores de 15 anos. 35,44 25,41 16,99 17,87 5 2, a 14 anos 15 anos ou mais Figura 15 Taxa de analfabetismo, por grupos de idade, em Conceição do Mato Dentro. Fonte: IBGE - Censos Demográficos, 1991, 2000 e Quando se compara a faixa etária com a taxa de analfabetismo, observa-se que as pessoas mais velhas possuem os maiores percentuais de analfabetismo. 69,6 55,5 53,5 47,2 62,4 64,2 35,1 38,5 39, ,6 23,5 18,2 6,9 4,7 15 a 24 anos 25 a 59 anos 60 a 69 anos 70 a 79 anos 80 anos e mais Figura 16 Taxa de analfabetismo, por faixa etária, Conceição do Mato Dentro. Fonte: IBGE - Censos Demográficos, 1991, 2000 e 2010.

36 36 Ao observar na figura 17 a evolução dessa taxa para a população total, verifica-se que de 2000 para 2010 houve uma redução muito tímida de analfabetismo no município. Um fato curioso é a taxa de analfabetismo entre os moradores da zona rural que, ao invés de cair, subiu de 16,4% em 2000, para 32,4% em Uma justificativa plausível para esse fenômeno pode ser a emigração dos mais jovens para a cidade, conforme demonstrado anteriormente pela pirâmide etária da figura 6, evidenciando assim, a vulnerabilidade e a falta de assistência às pessoas mais velhas que permanecem no campo. 44,8 32,5 32,4 33,7 22,2 13,5 16,4 23,3 19,5 Urbano Rural Total Figura 17 Taxa de analfabetismo em pessoas maiores de 15 anos ou mais. Conceição do Mato Dentro. Fonte: IBGE - Censos Demográficos, 1991, 2000 e Ao analisar as informações sobre o número de escolas públicas em Conceição do Mato Dentro, percebe-se que vem ocorrendo uma redução significativa, principalmente, àquelas administradas pelo poder público municipal. Conforme demonstra a tabela seguinte, de 2007 para 2012, houve o fechamento de quatro escolas municipais na área urbana e de outras 10 na área rural.

37 37 Tabela 6 Número de escolas públicas por localização e dependência administrativa. Conceição do Mato Dentro, 2007 a Estadual Municipal Estadual Municipal Urbana Rural Urbana Rural Urbana Rural Urbana Rural Estadual Municipal Estadual Municipal Urbana Rural Urbana Rural Urbana Rural Urbana Rural Estadual Municipal Estadual Municipal Urbana Rural Urbana Rural Urbana Rural Urbana Rural Fonte: Mec/Inep/Deed/Csi De acordo com a entrevista realizada com a Secretária de Educação do Município de Conceição do Mato Dentro, ainda não se observa um impacto profundo no setor educacional com a chegada da mineração. O fechamento de tantas escolas, segundo a Secretária, seria consequência da emigração da zona rural para a urbana. Todavia, admite que há uma lista de espera de crianças para novas vagas nas creches. Atualmente são duas creches na cidade e, por conta do espaço, estão matriculadas cerca de 60 crianças. O Governo Federal está construindo mais uma creche no município, através do Programa ProInfância, 28 com uma pequena contrapartida financeira do poder público municipal, que proporcionará mais 150 vagas para as crianças de Conceição (Entrevista realizada em Julho de 2013). 28 Programa Nacional de Reestruturação e Aparelhagem da Rede Escolar Pública de Educação Infantil (ProInfância). O ProInfância é um programa de assistência financeira ao Distrito Federal e aos municípios para a construção, reforma e aquisição de equipamentos e mobiliário para creches e pré-escolas públicas da educação infantil. O objetivo é garantir o acesso de crianças a creches e escolas de educação infantil públicas, especialmente em regiões metropolitanas, onde são registrados os maiores índices de população nesta faixa etária. Disponível em:< Consultado em 24 set

38 38 Tabela 7 Média de alunos matriculados de cada turma de escolas públicas por ensino, localização e dependência administrativa. Conceição do Mato Dentro, 2007 a Estadual Municipal Ensino Fundamental 24 23, ,4 20,8 20,6 Urbano 25 24, ,8 21,6 21,4 Rural 17 16,5 15,3 12, ,8 Médio 34 38,8 36, ,9 32,5 Urbano 34 38,8 36, ,9 32,5 Rural Creche ,5 14,7 14,7 16 Urbano 16, ,5 13,8 14,7 16 Rural Pré-Escola 15,6 13,9 12,1 13, ,9 Urbano 15,7 13,9 12,3 13,6 11,9 13,1 Rural Fundamental 16,1 16,3 16,2 16,1 15,3 15,9 Urbano 22,1 22,4 22,9 22,5 20,1 21 Rural 13,8 13,6 13,3 12,9 12,5 12,8 Fonte: Mec/Inep/Deed/Csi. Apesar da média de alunos matriculados por turma ter apresentado pouca variação, a redução no número de matrículas pode ser melhor verificado na figura seguinte Médio Fundamental Pré-Escolar Figura 18 Número de matrículas escolares por ensino em Conceição do Mato Dentro, 2005 a Fonte: IBGE, Cidades, Como se verifica na tabela 18, de 2005 para 2012 houve uma redução das matrículas no ensino fundamental, no entanto, o mesmo não ocorreu para as matrículas no ensino médio, pelo

39 39 contrário. Até mesmo na educação infantil, no caso do pré-escolar, houve um acréscimo de matrículas de 2009 para As alterações nos números de matrículas e o fechamento de escolas traz outras implicações de ordem estrutural para o atendimento do serviço educacional no município. Com a redução e concentração locacional de escolas, inevitavelmente tem-se um aumento na demanda pelo transporte escolar, o que também pode provocar um desestímulo para a continuidade dos estudos. De acordo com a Secretária de Educação, ocorreu um aumento no número de alunos que utilizam o transporte escolar. E essa nova demanda se deve também por conta de alunos de famílias que foram reassentadas pelo projeto de mineração, por exemplo, no distrito de Córregos. Ainda segundo a Secretária, há auditorias no legislativo devido a necessidade de ampliação das rotas dos ônibus escolares, já que alunos de algumas famílias reassentadas estão tendo que caminhar durante muito tempo para embarcar no transporte escolar (Entrevista realizada em Julho de 2013). Se por um lado a demanda pelo transporte escolar aumentou, por outro, a contratação de motoristas está cada vez mais difícil. A Secretária de Educação frisou que muitos motoristas da Prefeitura estão saindo dos quadros profissionais do poder público municipal para trabalharem para a empresa de mineração Anglo American, pois o salário seria mais atraente. Com isso, a Prefeitura de Conceição do Mato Dentro enfrenta uma dificuldade na contratação de mão de obra também para esse tipo de serviço (Entrevista realizada em Julho de 2013). A mesma dificuldade também por ser encontrada em outros serviços, tal como atesta o estudo da PMMG: A mão de obra em Conceição se tornou tão escassa que é difícil conseguir funcionários para cozinhas de restaurantes, atendentes de supermercado, mecânicos, pedreiros, bombeiros hidráulicos, empregadas/diaristas para imóveis urbanos e outros tantos profissionais. As fazendas da região vêm perdendo seus vaqueiros e lavradores dia após dia (PMMG, 2012, p.22). Outra situação preocupante é o caso dos alunos que moram e estudam na comunidade do Beco. O acesso para se chegar à comunidade se dá pela Rodovia MG-010, 21 km ao norte da cidade de Conceição do Mato Dentro, e mais quatro quilômetros por uma estrada vicinal que sai da MG Próximo ao encontro dessas vias, foram instalados alguns alojamentos de trabalhadores contratados por terceirizadas para a mineração. Conforme os relatos coletados, as professoras que moram na cidade de Conceição do Mato Dentro não querem mais lecionar na comunidade, devido

40 40 ao risco que o aglomerado de homens oferece, pois, o ponto do ônibus fica na Rodovia MG-010, sendo que o restante do caminho, pela estrada vicinal, deve ser percorrido à pé, entre os alojamentos. Como a quantidade de homens que transitam neste trecho é muito grande, a professora só vai à comunidade do Beco se um dos pais dos alunos puder buscá-la na Rodovia. Neste sentido, os alunos da escola estão com um regime irregular de aulas e com o risco do fechamento também desta escola. Pelos depoimentos dos moradores, os operários circulam por essas vias e, inclusive à noite, ficam pendurados sobre cada estaca de cerca que margeia a estrada vicinal de acesso ao Beco, procurando sinal para os celulares, o que intimida até mesmo os homens da comunidade que precisam passar pela estrada. Todos tem medo e não deixam suas filhas e esposas andarem sozinhas na região (Entrevistas realizadas em Julho de 2013). Figura 19 Posição dos alojamentos e da estrada vicinal de acesso à Localidade do Beco, Conceição do Mato Dentro-MG. Fonte: Google Earth, Adaptação de imagem satélite datada de Junho de 2007.

41 Impactos no setor da segurança De acordo com as entrevistas realizadas com os representantes da Polícia Civil e Militar de Minas Gerais que atuam em Conceição do Mato Dentro, o aumento significativo da criminalidade tem relação direta com a chegada das atividades de mineração no município. Essas atividades trouxeram, além dos milhares de funcionários contratados pela Anglo e pelas empresas terceirizadas, mais dinheiro para a economia local e maior circulação de outras pessoas atraídas pelas obras e pela movimentação financeira. Em dia de pagamento a cidade fica muito cheia, os bancos ficam com filas enormes (Entrevista com representante da PMMG, Julho 2013). Consequentemente, segundo o relato dos policiais, junto com esse movimento observou-se um aumento do número de crimes, principalmente, àqueles que se relacionam com o tráfico de drogas, assaltos à mão armada aos comércios e residências, violência contra a mulher e crimes de trânsito (Entrevistas realizadas em Julho de 2013). Os dados coletados junto à Polícia Civil e Militar de Minas Gerais são ilustrativos dos problemas denunciados. Na figura seguinte, tem-se o número de crimes, no geral, ocorridos em Conceição do Mato Dentro no período entre 2001 e Figura 20 Número de crimes de toda natureza ocorridos em Conceição do Mato Dentro, 2001 a Fonte: PMMG, Quando se detalha a natureza dos crimes, é possível constatar a incidência daqueles que foram indicados pelos policiais com maior crescimento no município. No caso dos crimes

42 42 relacionados aos entorpecentes, desde posse, aquisição, guarda, tráfico etc., os dados demonstram um incremento, principalmente, em Entorpecentes Figura 21 Número de crimes relacionados às drogas, ocorridos em Conceição do Mato Dentro, 2001 a Fonte: PMMG, Pelos relatos coletados, atualmente não é difícil comprar drogas no município e, pode-se dizer, que a clientela aumentou consideravelmente com a chegada da mineração. Não só pelo fato do número maior de pessoas circulando pela cidade, mas, também, pelas condições de trabalho e de habitação dos operários que acabam recorrendo ao uso de álcool e de outras drogas para amenizar o desgaste físico e mental. Para um dos policiais entrevistados: Os alojamentos dos trabalhadores estão em condições insalubres. Em um espaço pequeno, há 2 camas de beliches e a telha é de amianto. Estas condições de vida contribuem para a pessoa querer usar droga [...] Foi somente em 2012 que as empresas fizeram uma quadra para os trabalhadores (Entrevista com representante da Polícia Civil, Julho 2013). Essa correlação pode ser considerada uma vez que existem alguns estudos que abordam a relação do tipo de trabalho e o uso de álcool e de outras drogas ilícitas. Para Fonseca (2007, p.601): [...] há uma grande frequência de casos (individuais) de alcoolismo observada em ocupações [...] de trabalho monótono em que a pessoa trabalha em isolamento do convívio humano (vigias) e situações de trabalho que envolvem afastamento prolongado do lar (viagens frequentes, plataformas marítimas, zonas de mineração).

43 43 Em três de julho de 2013, um dos alojamentos utilizados por operários de uma empresa terceirizada, que presta serviços à Anglo American, foi incendiado por iniciativa dos próprios trabalhadores que reivindicavam melhorias salariais, de alimentação e de salubridade. Figura 22 Fogo no alojamento da Montcalm, em Conceição do Mato Dentro. Fonte: SILVA, Marcelo. Publicado em 03/07/2013. Disponível em: < Acesso em 27 set Para um dos policiais militares entrevistado, a razão deste incêndio foi a reivindicação dos operários por melhores condições de trabalho. Como há várias empreiteiras em Conceição, e os contratos são diferentes, os trabalhadores ficam sabendo de melhores condições de outras empreiteiras e acabam reivindicando outros direitos que não estavam no contrato (Entrevista com representante da Polícia Militar, Julho 2013), o que pode deflagrar em atos como o que aconteceu no alojamento da Montcalm. Enfim, como visualizado anteriormente na figura 21, os problemas relacionados às drogas cresceram vertiginosamente no município. Com o aumento do tráfico de entorpecentes os policiais se esforçam para tentar coibir a prática e os desdobramentos que ela proporciona. O tráfico de drogas não havia matado em 2010, este ano [2013] já morreram três. De 2009 pra cá, foram presos mais de 60 traficantes (Entrevista com representante da Polícia Civil, Julho 2013).

44 44 Assim como o tráfico, observa-se a proliferação de outras naturezas de crimes ocorridos em Conceição do Mato Dentro. A figura seguinte ilustra o aumento da taxa de crimes violentos ocorridos no município. Taxa de crimes violentos (por cem mil habitantes) 185,25 115,86 121, a a a 2010 Figura 23 Taxa de crimes violentos em Conceição do Mato Dentro. Fonte: Datagerais. Fundação João Pinheiro, Na figura 24 também é possível visualizar o maior uso de armas de fogo, seja em assaltos, tentativas ou mesmo em assassinatos, porte, latrocínio, dentre outras modalidades Figura 24 Disparo e apreensão de arma de fogo em Conceição do Mato Dentro, 2001 a Fonte: PMMG, 2013.

45 45 Outra preocupação dos moradores de Conceição do Mato Dentro é número de furtos e roubos que praticamente dobrou em 2009, se comparado aos primeiros anos do século 21. Ao se detalhar a especificidade deste tipo de crime, percebe-se que os furtos e roubos às residências respondem por quase a metade dos crimes desta natureza, conforme demonstram a figura 25. Conforme expresso pelos entrevistados, o roubo à mão armada aumentou significativamente em pequenos comércios como padarias e lojas. Os furtos às residências se daria pelo fato das pessoas agora comprarem mais materiais eletrônicos. Também foi mencionado, além dos furtos e roubos, o incremento dos latrocínios, na maioria das vezes nas residências da zona rural, devido aos boatos dos moradores estarem guardando dinheiro de indenizações da mineração debaixo de colchões (Entrevistas com moradores locais e representante da Polícia Civil, Julho 2013). 250 Furtos e Roubos Furtos e Roubos às Residências Figura 25 Quantidade de furtos e roubos no geral e às residências de Conceição do Mato Dentro, 2001 a Fonte: PMMG, 2013.

Dúvidas e Esclarecimentos sobre a Proposta de Criação da RDS do Mato Verdinho/MT

Dúvidas e Esclarecimentos sobre a Proposta de Criação da RDS do Mato Verdinho/MT Dúvidas e Esclarecimentos sobre a Proposta de Criação da RDS do Mato Verdinho/MT Setembro/2013 PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A CRIAÇÃO DE UNIDADE DE CONSERVAÇÃO 1. O que são unidades de conservação (UC)?

Leia mais

5.4. Programa de Comunicação Social. Revisão 00 NOV/2013. PCH Dores de Guanhães Plano de Controle Ambiental - PCA PROGRAMAS AMBIENTAIS

5.4. Programa de Comunicação Social. Revisão 00 NOV/2013. PCH Dores de Guanhães Plano de Controle Ambiental - PCA PROGRAMAS AMBIENTAIS PCH Dores de Guanhães Plano de Controle Ambiental - PCA PROGRAMAS AMBIENTAIS 5.4 Programa de Comunicação Social Revisão 00 NOV/2013 Coordenador da Equipe Carlos Eduardo Alencar Carvalho CRBio 37538/4-D

Leia mais

RELATÓRIO TÉCNICO GESOL Nº 19/2009

RELATÓRIO TÉCNICO GESOL Nº 19/2009 RELATÓRIO TÉCNICO GESOL Nº 19/2009 Assunto: Gestão de barragens de rejeitos e resíduos em empreendimentos industriais e minerários de Minas Gerais. Referência: Resultados obtidos a partir das diretrizes

Leia mais

O Dever de Consulta Prévia do Estado Brasileiro aos Povos Indígenas.

O Dever de Consulta Prévia do Estado Brasileiro aos Povos Indígenas. O Dever de Consulta Prévia do Estado Brasileiro aos Povos Indígenas. O que é o dever de Consulta Prévia? O dever de consulta prévia é a obrigação do Estado (tanto do Poder Executivo, como do Poder Legislativo)

Leia mais

Política de Sustentabilidade das empresas Eletrobras

Política de Sustentabilidade das empresas Eletrobras Política de Sustentabilidade das empresas Eletrobras 1. DECLARAÇÃO Nós, das empresas Eletrobras, comprometemo-nos a contribuir efetivamente para o desenvolvimento sustentável, das áreas onde atuamos e

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS APRESENTAÇÃO ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS Breve histórico da instituição seguido de diagnóstico e indicadores sobre a temática abrangida pelo projeto, especialmente dados que permitam análise da

Leia mais

Mineração de fosfato em. desenvolvimento local

Mineração de fosfato em. desenvolvimento local Mineração de fosfato em Cajati (SP) e o desenvolvimento local Solange S. Sánchez Procam Universidade de São Paulo Luis E. Sánchez Escola Politécnica Universidade de São Paulo Seminário Recursos Minerais

Leia mais

ecoturismo ou turismo. As faixas de APP que o proprietário será obrigado a recompor serão definidas de acordo com o tamanho da propriedade.

ecoturismo ou turismo. As faixas de APP que o proprietário será obrigado a recompor serão definidas de acordo com o tamanho da propriedade. São as áreas protegidas da propriedade. Elas não podem ser desmatadas e por isso são consideradas Áreas de Preservação Permanente (APPs). São as faixas nas margens de rios, lagoas, nascentes, encostas

Leia mais

Shopping Iguatemi Campinas Reciclagem

Shopping Iguatemi Campinas Reciclagem Shopping Iguatemi Campinas Reciclagem 1) COMO FUNCIONA? O PROBLEMA OU SITUAÇÃO ANTERIOR Anteriormente, todos os resíduos recicláveis ou não (com exceção do papelão), ou seja, papel, plásticos, vidros,

Leia mais

POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE. Instrumento preventivo de tutela do meio ambiente (art. 9º, IV da Lei nº. 6.938/81)

POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE. Instrumento preventivo de tutela do meio ambiente (art. 9º, IV da Lei nº. 6.938/81) POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE 1. LICENCIAMENTO AMBIENTAL 1.1 NATUREZA JURÍDICA: Instrumento preventivo de tutela do meio ambiente (art. 9º, IV da Lei nº. 6.938/81) 1.2 CONCEITO: Segundo o art. 1º,

Leia mais

Pesquisa Mensal de Emprego - PME

Pesquisa Mensal de Emprego - PME Pesquisa Mensal de Emprego - PME Dia Internacional da Mulher 08 de março de 2012 M U L H E R N O M E R C A D O D E T R A B A L H O: P E R G U N T A S E R E S P O S T A S A Pesquisa Mensal de Emprego PME,

Leia mais

História da Habitação em Florianópolis

História da Habitação em Florianópolis História da Habitação em Florianópolis CARACTERIZAÇÃO DAS FAVELAS EM FLORIANÓPOLIS No início do século XX temos as favelas mais antigas, sendo que as primeiras se instalaram em torno da região central,

Leia mais

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO BERNARDO DO CAMPO Secretaria de Habitação e Meio Ambiente Diretoria de Licenciamento e Avaliação Ambiental

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO BERNARDO DO CAMPO Secretaria de Habitação e Meio Ambiente Diretoria de Licenciamento e Avaliação Ambiental PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO BERNARDO DO CAMPO Secretaria de Habitação e Meio Ambiente Diretoria de Licenciamento e Avaliação Ambiental São Bernardo do Campo, 15 de maio de 2009. Introdução Tendo em

Leia mais

FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO

FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO É claro que o Brasil não brotou do chão como uma planta. O Solo que o Brasil hoje ocupa já existia, o que não existia era o seu território, a porção do espaço sob domínio,

Leia mais

Pesquisa Mensal de Emprego

Pesquisa Mensal de Emprego Pesquisa Mensal de Emprego EVOLUÇÃO DO EMPREGO COM CARTEIRA DE TRABALHO ASSINADA 2003-2012 Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE 2 Pesquisa Mensal de Emprego - PME I - Introdução A Pesquisa

Leia mais

INSTITUTOS SUPERIORES DE ENSINO DO CENSA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROVIC PROGRAMA VOLUNTÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

INSTITUTOS SUPERIORES DE ENSINO DO CENSA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROVIC PROGRAMA VOLUNTÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA INSTITUTOS SUPERIORES DE ENSINO DO CENSA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROVIC PROGRAMA VOLUNTÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA IMPACTO DA CONSTRUÇÃO CIVIL NO PRODUTO INTERNO BRUTO BRASILEIRO

Leia mais

SISEMA Sistema Estadual de Meio Ambiente. POLÍCIA MILITAR D E M I N A S G E R A I S Nossa profissão, sua vida.

SISEMA Sistema Estadual de Meio Ambiente. POLÍCIA MILITAR D E M I N A S G E R A I S Nossa profissão, sua vida. SISEMA Sistema Estadual de Meio Ambiente POLÍCIA Aspectos institucionais do fechamento de barragens de rejeito O papel do órgão ambiental Zuleika S. Chiacchio Torquetti Diretora de Qualidade e Gestão Ambiental

Leia mais

Análise de Projeto Técnico Social APT MUNICÍPIO DE RONDA ALTA

Análise de Projeto Técnico Social APT MUNICÍPIO DE RONDA ALTA TE-SER Social Consultoria e Assessoria de Projetos Ltda. Rua Upamaroti, 1129/121 Bairro Cristal Porto Alegre/RS CEP: 90.820-140 CNPJ: 08.798.484/0001-78 Inscrição Municipal: 510.834.26 Análise de Projeto

Leia mais

Sistema Ambiental em Minas Gerais

Sistema Ambiental em Minas Gerais Sistema Ambiental em Minas Gerais José Cláudio Junqueira Ribeiro Belo Horizonte, março de 2011 Políticas Ambientais PROTEÇÃO DA BIODIVERSIDADE GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS GESTÃO DE RESÍDUOS ENERGIA E MUDANÇAS

Leia mais

Termo de Referência nº 2014.0918.00043-7. 1. Antecedentes

Termo de Referência nº 2014.0918.00043-7. 1. Antecedentes Termo de Referência nº 2014.0918.00043-7 Ref: Contratação de consultoria pessoa física para desenvolver o Plano de Uso Público para a visitação do Jardim Botânico do Rio de Janeiro concentrando na análise

Leia mais

ANÁLISE DE PROJETO TÉCNICO SOCIAL APT MUNICÍPIO SANTANA DA BOA VISTA

ANÁLISE DE PROJETO TÉCNICO SOCIAL APT MUNICÍPIO SANTANA DA BOA VISTA TE-SER Social Consultoria e Assessoria de Projetos Ltda. Rua Upamaroti, 1129/121 Bairro Cristal Porto Alegre/RS CEP: 90.820-140 CNPJ: 08.798.484/0001-78 Inscrição Municipal: 510.834.26 ANÁLISE DE PROJETO

Leia mais

Política Ambiental das Empresas Eletrobras

Política Ambiental das Empresas Eletrobras Política Ambiental das Empresas Eletrobras Versão 2.0 16/05/2013 Sumário 1 Objetivo... 3 2 Princípios... 3 3 Diretrizes... 3 3.1 Diretrizes Gerais... 3 3.1.1 Articulação Interna... 3 3.1.2 Articulação

Leia mais

FINANCIAMENTO DO DESENVOLVIMENTO URBANO

FINANCIAMENTO DO DESENVOLVIMENTO URBANO FINANCIAMENTO DO DESENVOLVIMENTO URBANO As condições para o financiamento do desenvolvimento urbano estão diretamente ligadas às questões do federalismo brasileiro e ao desenvolvimento econômico. No atual

Leia mais

Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras

Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras Setembro de 2010 Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras DECLARAÇÃO Nós, das empresas Eletrobras, comprometemo-nos a contribuir efetivamente

Leia mais

10º LEVANTAMENTO DE SAFRAS DA CONAB - 2012/2013 Julho/2013

10º LEVANTAMENTO DE SAFRAS DA CONAB - 2012/2013 Julho/2013 10º LEVANTAMENTO DE SAFRAS DA CONAB - 2012/2013 Julho/2013 1. INTRODUÇÃO O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), por meio da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), realiza sistematicamente

Leia mais

PLANOS DE CONTINGÊNCIAS

PLANOS DE CONTINGÊNCIAS PLANOS DE CONTINGÊNCIAS ARAÚJO GOMES Capitão SC PMSC ARAÚJO GOMES defesacivilgomes@yahoo.com.br PLANO DE CONTINGÊNCIA O planejamento para emergências é complexo por suas características intrínsecas. Como

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº DE 2007 ( Do Sr. Alexandre Silveira)

PROJETO DE LEI Nº DE 2007 ( Do Sr. Alexandre Silveira) PROJETO DE LEI Nº DE 2007 ( Do Sr. Alexandre Silveira) Regulamenta a Profissão de Técnico de Meio Ambiente. O Congresso Nacional decreta: Art. 1º - Considera-se Técnico em Meio Ambiente aquele que se dedica

Leia mais

PROJETO Educação de Qualidade: direito de todo maranhense

PROJETO Educação de Qualidade: direito de todo maranhense PROJETO Educação de Qualidade: direito de todo maranhense 1. DISCRIMINAÇÃO DO PROJETO Título do Projeto Educação de Qualidade: direito de todo maranhense Início Janeiro de 2015 Período de Execução Término

Leia mais

Níveis Qualificação Quantidade % N I Não qualificados (ajudantes, serventes e faxineiros) 1.650 30%

Níveis Qualificação Quantidade % N I Não qualificados (ajudantes, serventes e faxineiros) 1.650 30% 3.37. PROGRAMA DE APOIO À POPULAÇÃO MIGRANTE 3.37.1. Introdução A implantação de empreendimentos hidrelétricos freqüentemente provoca mudanças na região de instalação. A UHE Estreito é um empreendimento

Leia mais

O PREFEITO MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE. Faço saber que a Câmara Municipal aprovou e eu sanciono a seguinte Lei:

O PREFEITO MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE. Faço saber que a Câmara Municipal aprovou e eu sanciono a seguinte Lei: LEI Nº 8.267 Dispõe sobre o licenciamento ambiental no Município de Porto Alegre, cria a Taxa de Licenciamento Ambiental e dá outras providências. O PREFEITO MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE. Faço saber que a

Leia mais

Texto para Coluna do NRE-POLI na Revista Construção e Mercado Pini Julho 2009

Texto para Coluna do NRE-POLI na Revista Construção e Mercado Pini Julho 2009 Texto para Coluna do NRE-POLI na Revista Construção e Mercado Pini Julho 2009 Desafios do Programa Habitacional Minha Casa Minha Vida Profa. Dra. Sílvia Maria Schor O déficit habitacional brasileiro é

Leia mais

A REINSERÇÃO DE NOVA ESPERANÇA NA REDE URBANA DE MARINGÁ: UMA PROPOSTA DE ESTUDO

A REINSERÇÃO DE NOVA ESPERANÇA NA REDE URBANA DE MARINGÁ: UMA PROPOSTA DE ESTUDO A REINSERÇÃO DE NOVA ESPERANÇA NA REDE URBANA DE MARINGÁ: UMA PROPOSTA DE ESTUDO 5 Amanda dos Santos Galeti Acadêmica de Geografia - UNESPAR/Paranavaí amanda_galeti@hotmail.com Kamily Alanis Montina Acadêmica

Leia mais

Envelhecimento populacional e a composição etária de beneficiários de planos de saúde

Envelhecimento populacional e a composição etária de beneficiários de planos de saúde Envelhecimento populacional e a composição etária de beneficiários de planos de saúde Luiz Augusto Carneiro Superintendente Executivo Francine Leite Apresentação Este trabalho introduz o tema Envelhecimento

Leia mais

A POLÍTICA AMBIENTAL NAS EMPRESAS

A POLÍTICA AMBIENTAL NAS EMPRESAS SEMANA AMBIENTAL NA BRASIMET 2006 CIDADANIA E EDUCAÇÃO PARA UM PLANETA MELHOR A POLÍTICA AMBIENTAL NAS EMPRESAS A atual conjuntura econômica e os novos cenários sócio-ambientais nacionais e internacionais

Leia mais

SITUAÇÃO DOS ODM NOS MUNICÍPIOS

SITUAÇÃO DOS ODM NOS MUNICÍPIOS SITUAÇÃO DOS ODM NOS MUNICÍPIOS O presente levantamento mostra a situação dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) nos municípios brasileiros. Para realizar a comparação de forma mais precisa,

Leia mais

SISTEMA MINAS-RIO. Unidade de Negócio Minério de Ferro Brasil

SISTEMA MINAS-RIO. Unidade de Negócio Minério de Ferro Brasil SISTEMA MINAS-RIO Unidade de Negócio Minério de Ferro Brasil A ANGLO AMERICAN A história da Anglo American teve início em 1917 na África do Sul, onde as primeiras operações aconteceram. Desde então, a

Leia mais

Pesquisa Mensal de Emprego PME. Algumas das principais características dos Trabalhadores Domésticos vis a vis a População Ocupada

Pesquisa Mensal de Emprego PME. Algumas das principais características dos Trabalhadores Domésticos vis a vis a População Ocupada Pesquisa Mensal de Emprego PME Algumas das principais características dos Trabalhadores Domésticos vis a vis a População Ocupada Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE Algumas das principais

Leia mais

Análise de Projeto Técnico Social APT MUNICÍPIO DE SÃO SEPÉ

Análise de Projeto Técnico Social APT MUNICÍPIO DE SÃO SEPÉ TE-SER Social Consultoria e Assessoria de Projetos Ltda. Rua Upamaroti, 1129/121 Bairro Cristal Porto Alegre/RS CEP: 90.820-140 CNPJ: 08.798.484/0001-78 Inscrição Municipal: 510.834.26 Análise de Projeto

Leia mais

PNAD - Segurança Alimentar 2004 2009. Insegurança alimentar diminui, mas ainda atinge 30,2% dos domicílios brasileiros

PNAD - Segurança Alimentar 2004 2009. Insegurança alimentar diminui, mas ainda atinge 30,2% dos domicílios brasileiros 1 of 5 11/26/2010 2:57 PM Comunicação Social 26 de novembro de 2010 PNAD - Segurança Alimentar 2004 2009 Insegurança alimentar diminui, mas ainda atinge 30,2% dos domicílios brasileiros O número de domicílios

Leia mais

PROJETO DE LEI N o 1.847, DE 2003

PROJETO DE LEI N o 1.847, DE 2003 COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PROJETO DE LEI N o 1.847, DE 2003 Institui o Programa Nacional de Apoio aos Produtos Nativos do Cerrado e dá outras providências. Autor: Deputado

Leia mais

MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS. Junho, 2006 Anglo American Brasil

MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS. Junho, 2006 Anglo American Brasil MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS Junho, 2006 Anglo American Brasil 1. Responsabilidade Social na Anglo American Brasil e objetivos deste Manual Já em 1917, o Sr. Ernest Oppenheimer, fundador

Leia mais

SEMINÁRIOS TEMÁTICOS. Mesa 1: Produção Habitacional : programas de financiamento da habitação de interesse social

SEMINÁRIOS TEMÁTICOS. Mesa 1: Produção Habitacional : programas de financiamento da habitação de interesse social SEMINÁRIOS TEMÁTICOS Mesa 1: Produção Habitacional : programas de financiamento da habitação de interesse social Maria do Carmo Avesani Diretora do Departamento de Produção Habitacional Secretaria Nacional

Leia mais

CHAMADA DE PROPOSTAS Nº 1/2015

CHAMADA DE PROPOSTAS Nº 1/2015 Programa Áreas Protegidas da Amazônia Departamento de Áreas Protegidas Secretaria de Biodiversidade e Florestas Ministério do Meio Ambiente CHAMADA DE PROPOSTAS Nº 1/2015 APOIO FINANCEIRO AO PROCESSO DE

Leia mais

Revisão Participativa dos Instrumentos de Planejamento e Gestão da Cidade de São Paulo Volume 1

Revisão Participativa dos Instrumentos de Planejamento e Gestão da Cidade de São Paulo Volume 1 Revisão Participativa dos Instrumentos de Planejamento e Gestão da Cidade de São Paulo Volume 1 Entenda quais são os Instrumentos de Planejamento e Gestão Urbana que serão revistos Revisão Participativa

Leia mais

CECAD Consulta Extração Seleção de Informações do CADÚNICO. Caio Nakashima Março 2012

CECAD Consulta Extração Seleção de Informações do CADÚNICO. Caio Nakashima Março 2012 CECAD Consulta Extração Seleção de Informações do CADÚNICO Caio Nakashima Março 2012 Introdução O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal é o principal instrumento de identificação e seleção

Leia mais

Plano de Monitoramento dos Impactos Sociais do Projeto de Carbono no Corredor de Biodiversidade Emas-Taquari

Plano de Monitoramento dos Impactos Sociais do Projeto de Carbono no Corredor de Biodiversidade Emas-Taquari Plano de Monitoramento dos Impactos Sociais do Projeto de Carbono no Corredor de Biodiversidade Emas-Taquari Monitoramento dos Impactos à Comunidade Plano de monitoramento dos impactos sociais Os impactos

Leia mais

GESTÃO AMBIENTAL. Avaliação de Impactos Ambientais ... Camila Regina Eberle camilaeberle@hotmail.com

GESTÃO AMBIENTAL. Avaliação de Impactos Ambientais ... Camila Regina Eberle camilaeberle@hotmail.com ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL GESTÃO AMBIENTAL Avaliação de Impactos Ambientais

Leia mais

Etapa 01 Proposta Metodológica

Etapa 01 Proposta Metodológica SP Etapa 01 Proposta Metodológica ConsultGEL - Rua: : José Tognoli, 238, Pres., 238, Pres. Prudente, SP Consultores Responsáveis, SP Élcia Ferreira da Silva Fone: : (18) 3222 1575/(18) 9772 5705 João Dehon

Leia mais

Trabalho apresentado no III Congresso Ibero-americano de Psicogerontologia, sendo de total responsabilidade de seu(s) autor(es).

Trabalho apresentado no III Congresso Ibero-americano de Psicogerontologia, sendo de total responsabilidade de seu(s) autor(es). A QUALIDADE DE VIDA SOB A ÓTICA DAS DINÂMICAS DE MORADIA: A IDADE ENQUANTO UM FATOR DE ACÚMULO DE ATIVOS E CAPITAL PESSOAL DIFERENCIADO PARA O IDOSO TRADUZIDO NAS CONDIÇÕES DE MORADIA E MOBILIDADE SOCIAL

Leia mais

DIAGNÓSTICO DA COLETA E DESTINAÇÃO FINAL DOS RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL NO MUNICÍPIO DE ANÁPOLIS-GO

DIAGNÓSTICO DA COLETA E DESTINAÇÃO FINAL DOS RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL NO MUNICÍPIO DE ANÁPOLIS-GO DIAGNÓSTICO DA COLETA E DESTINAÇÃO FINAL DOS RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL NO MUNICÍPIO DE ANÁPOLIS-GO Cinthia Martins dos SANTOS Programa de Pós Graduação em Engenharia do Meio Ambiente, Escola de Engenharia,

Leia mais

Programa de Responsabilidade Socioambiental

Programa de Responsabilidade Socioambiental Programa de Responsabilidade Socioambiental Conheça o Programa de Responsabilidade Socioambiental da BAESA e da ENERCAN e saiba como ajudar sua comunidade Você já deve ter ouvido falar da BAESA e da ENERCAN.

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Cabo Verde, MG 29/07/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 368,15 km² IDHM 2010 0,674 Faixa do IDHM Médio (IDHM entre 0,6 e 0,699) (Censo 2010) 13823 hab. Densidade

Leia mais

Centro Educacional Juscelino Kubitschek

Centro Educacional Juscelino Kubitschek Centro Educacional Juscelino Kubitschek ALUNO: N.º: DATA: / /2011 ENSINO FUNDAMENTAL SÉRIE: 6ª série/7 ano TURMA: TURNO: DISCIPLINA: GEOGRAFIA PROFESSOR: Equipe de Geografia Roteiro e lista de Recuperação

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Guaranésia, MG 29/07/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 294,28 km² IDHM 2010 0,701 Faixa do IDHM Alto (IDHM entre 0,700 e 0,799) (Censo 2010) 18714 hab. Densidade

Leia mais

I ENCONTRO NACIONAL entre a ANEEL e o MINISTÉIRO PÚBLICO

I ENCONTRO NACIONAL entre a ANEEL e o MINISTÉIRO PÚBLICO I ENCONTRO NACIONAL entre a ANEEL e o MINISTÉIRO PÚBLICO Processo de Licenciamento Ambiental - Problemas e deficiências João Akira Omoto Procurador da República Brasília (DF) - 2003 LICENCIAMENTO AMBIENTAL

Leia mais

O homem transforma o ambiente

O homem transforma o ambiente Acesse: http://fuvestibular.com.br/ O homem transforma o ambiente Vimos até agora que não dá para falar em ambiente sem considerar a ação do homem. Nesta aula estudaremos de que modo as atividades humanas

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca Pronunciamento após sanção do projeto

Leia mais

VALEC POLÍTICA AMBIENTAL. Título: POLÍTICA AMBIENTAL Identificador: POL 5.03.01.16-001. Proponente: DIPLAN. Folha: 1 / 12.

VALEC POLÍTICA AMBIENTAL. Título: POLÍTICA AMBIENTAL Identificador: POL 5.03.01.16-001. Proponente: DIPLAN. Folha: 1 / 12. POL 5.3.1.16-1 1 / 12 POL 5.3.1.16-1 2 / 12 POL 5.3.1.16-1 3 / 12 SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO... 4 2. DA VALEC S.A.... 6 3. OBJETIVOS PROPOSTOS E METAS PARA O PRIMEIRO ANO... 7 4. NORMAS AMBIENTAIS PROPOSTAS...

Leia mais

Justificativa da iniciativa

Justificativa da iniciativa Sumário Justificativa da iniciativa O que é o Framework? Apresentação básica de cada ferramenta Quais projetos serão avaliados por meio do Framework? Fluxo de avaliação Expectativas Justificativa da iniciativa

Leia mais

ORÉADES NÚCLEO DE GEOPROCESSAMENTO RELATÓRIO DE ATIVIDADES

ORÉADES NÚCLEO DE GEOPROCESSAMENTO RELATÓRIO DE ATIVIDADES ORÉADES NÚCLEO DE GEOPROCESSAMENTO PROJETO CARBONO NO CORREDOR DE BIODIVERSIDADE EMAS TAQUARI RELATÓRIO DE ATIVIDADES ASSENTEMENTOS SERRA DAS ARARAS, FORMIGUINHA E POUSO ALEGRE JULHO DE 2011 INTRODUÇÃO

Leia mais

Empresa. Cliente. Ramo de Atividade. Logomarca. Localização

Empresa. Cliente. Ramo de Atividade. Logomarca. Localização Empresa Cliente Razão Social: Barraco Resto Bar LTDA. Fantasia: (Barraco) Ramo de Atividade Comércio de Bebidas e Petiscaria Logomarca Localização Avenida das Esmeraldas 609 Marília/SP Cidade de Marília

Leia mais

Condicionantes do componente indígena do processo de licenciamento ambiental da Usina Hidrelétrica de Belo Monte1.

Condicionantes do componente indígena do processo de licenciamento ambiental da Usina Hidrelétrica de Belo Monte1. Condicionantes do componente indígena do processo de licenciamento ambiental da Usina Hidrelétrica de Belo Monte1. Condicionante Responsável Condicionantes de viabilidade do empreendimento sem prazo explicito

Leia mais

PLANO DIRETOR MUNICIPAL

PLANO DIRETOR MUNICIPAL PLANO DIRETOR MUNICIPAL Todos os municípios têm por atribuição constitucional a responsabilidade de exercer o controle sobre o uso e ocupação do solo, e criar condições para o desenvolvimento sustentável

Leia mais

Convenção de Condomínio para prédios verdes

Convenção de Condomínio para prédios verdes Convenção de Condomínio para prédios verdes Por Mariana Borges Altmayer A tendência mundial da sustentabilidade na construção civil tem levado cada vez mais as empresas deste mercado a desenvolver empreendimentos

Leia mais

Conjunto de pessoas que formam a força de trabalho das empresas.

Conjunto de pessoas que formam a força de trabalho das empresas. 1. OBJETIVOS Estabelecer diretrizes que norteiem as ações das Empresas Eletrobras quanto à promoção do desenvolvimento sustentável, buscando equilibrar oportunidades de negócio com responsabilidade social,

Leia mais

Proposta para Formataça o de Franquia

Proposta para Formataça o de Franquia Proposta para Formataça o de Franquia 1- O sistema de franchising para o seu negócio Quando falamos de franchising, não estamos falando de algum modismo e, sim, de um sistema de negócios que veio para

Leia mais

MANUAL GERENCIAMENTO DE RISCO DE MERCADO

MANUAL GERENCIAMENTO DE RISCO DE MERCADO 1 - INTRODUÇÃO Define-se como risco de mercado a possibilidade de ocorrência de perdas resultantes da flutuação nos valores de mercado de posições detidas pela Cooperativa, o que inclui os riscos das operações

Leia mais

Logística e a Gestão da Cadeia de Suprimentos. "Uma arma verdadeiramente competitiva"

Logística e a Gestão da Cadeia de Suprimentos. Uma arma verdadeiramente competitiva Logística e a Gestão da Cadeia de Suprimentos "Uma arma verdadeiramente competitiva" Pequeno Histórico No período do pós-guerra até a década de 70, num mercado em franca expansão, as empresas se voltaram

Leia mais

Prevenção e mediação de conflitos fundiários urbanos

Prevenção e mediação de conflitos fundiários urbanos Prevenção e mediação de conflitos fundiários urbanos 1 Fatores geradores dos conflitos fundiários urbanos Reintegração de posse de imóveis públicos e privados, em que o processo tenha ocorrido em desconformidade

Leia mais

Etapas do planejamento e da elaboração de um estudo de impacto ambiental

Etapas do planejamento e da elaboração de um estudo de impacto ambiental Etapas do planejamento e da elaboração de um estudo de impacto ambiental Fernando Jakitsch Medina Izabela Márcia Coelho de Abreu Lucas de Araújo Cezar Introdução Projetos de engenharia ou aproveitamento

Leia mais

Gestão Democrática da Educação

Gestão Democrática da Educação Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica Departamento de Articulação e Desenvolvimento dos Sistemas de Ensino Coordenação Geral de Articulação e Fortalecimento Institucional dos Sistemas de

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Peruíbe, SP 30/07/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 323,17 km² IDHM 2010 0,749 Faixa do IDHM Alto (IDHM entre 0,700 e 0,799) (Censo 2010) 59773 hab. Densidade

Leia mais

Nova Lei de Estágios. Guia prático das novas regras UNICOM - RO / 11.2008 (V1)

Nova Lei de Estágios. Guia prático das novas regras UNICOM - RO / 11.2008 (V1) Nova Lei de Estágios Guia prático das novas regras UNICOM - RO / 11.2008 (V1) 2008 IEL/RO Núcleo Regional Proibida a reprodução total ou parcial desta obra sem a permissão expressa do IEL/RO. Federação

Leia mais

5.4. Programa de Comunicação Social. Revisão 00 NOV/2013. PCH Jacaré Plano de Controle Ambiental - PCA PROGRAMAS AMBIENTAIS

5.4. Programa de Comunicação Social. Revisão 00 NOV/2013. PCH Jacaré Plano de Controle Ambiental - PCA PROGRAMAS AMBIENTAIS PROGRAMAS AMBIENTAIS 5.4 Programa de Comunicação Social NOV/2013 CAPA ÍNDICE GERAL 1. Introdução... 1 1.1. Ações já Realizadas... 2 2. Justificativa... 3 3. Objetivos... 4 4. Área de Abrangência... 4

Leia mais

ANEXO I ROTEIRO DE ENTREVISTA PARA LEVANTAMENTOS PRELIMINARES. Data:

ANEXO I ROTEIRO DE ENTREVISTA PARA LEVANTAMENTOS PRELIMINARES. Data: ANEXO I ROTEIRO DE ENTREVISTA PARA LEVANTAMENTOS PRELIMINARES Dados Socioeconômicos: Levantamento das Demandas do Município Responsável Técnico pelo Levantamento: Data: Município: Nome do Informante /

Leia mais

Pesquisa Semesp. A Força do Ensino Superior no Mercado de Trabalho

Pesquisa Semesp. A Força do Ensino Superior no Mercado de Trabalho Pesquisa Semesp A Força do Ensino Superior no Mercado de Trabalho 2008 Ensino superior é um forte alavancador da carreira profissional A terceira Pesquisa Semesp sobre a formação acadêmica dos profissionais

Leia mais

2 ASPECTOS DEMOGRÁFICOS

2 ASPECTOS DEMOGRÁFICOS 2 ASPECTOS DEMOGRÁFICOS Neste capítulo se pretende avaliar os movimentos demográficos no município de Ijuí, ao longo do tempo. Os dados que fomentam a análise são dos censos demográficos, no período 1920-2000,

Leia mais

BACIA DO RIO DAS VELHAS

BACIA DO RIO DAS VELHAS BACIA DO RIO DAS VELHAS A bacia hidrográfica do rio das Velhas está localizada na região central do estado de Minas Gerais, entre as coordenadas 17 o 15 e 20 o 25 S - 43 o 25 e 44 o 50 W, apresentando

Leia mais

QUALIFICAÇÃO E PARTICIPAÇÃO DE PROFESSORES DAS UNIDADES DE ENSINO NA ELABORAÇÃO DE PROGRAMAS FORMAIS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

QUALIFICAÇÃO E PARTICIPAÇÃO DE PROFESSORES DAS UNIDADES DE ENSINO NA ELABORAÇÃO DE PROGRAMAS FORMAIS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL QUALIFICAÇÃO E PARTICIPAÇÃO DE PROFESSORES DAS UNIDADES DE ENSINO NA ELABORAÇÃO DE PROGRAMAS FORMAIS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL MOHAMED HABIB* & GIOVANNA FAGUNDES** * Professor Titular, IB, UNICAMP ** Aluna

Leia mais

Gestão Estratégica do Suprimento e o Impacto no Desempenho das Empresas Brasileiras

Gestão Estratégica do Suprimento e o Impacto no Desempenho das Empresas Brasileiras RP1102 Gestão Estratégica do Suprimento e o Impacto no Desempenho das Empresas Brasileiras MAPEAMENTO E ANÁLISE DAS PRÁTICAS DE COMPRAS EM MÉDIAS E GRANDES EMPRESAS NO BRASIL Coordenadores Paulo Tarso

Leia mais

Introdução da Responsabilidade Social na Empresa

Introdução da Responsabilidade Social na Empresa Introdução da Responsabilidade Social na Empresa Vitor Seravalli Diretoria Responsabilidade Social do CIESP Sorocaba 26 de Maio de 2009 Responsabilidade Social Empresarial (RSE) é uma forma de conduzir

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO I. Família Pai, mãe, filhos. Criar condições para a perpetuação da espécie

ADMINISTRAÇÃO I. Família Pai, mãe, filhos. Criar condições para a perpetuação da espécie 1 INTRODUÇÃO 1.1 ORGANIZAÇÃO E PROCESSOS A administração está diretamente ligada às organizações e aos processos existentes nas mesmas. Portanto, para a melhor compreensão da Administração e sua importância

Leia mais

Módulo 1 Questões Básicas da Economia. 1.1. Conceito de Economia

Módulo 1 Questões Básicas da Economia. 1.1. Conceito de Economia Módulo 1 Questões Básicas da Economia 1.1. Conceito de Economia Todos nós temos uma série de necessidades. Precisamos comer, precisamos nos vestir, precisamos estudar, precisamos nos locomover, etc. Estas

Leia mais

DECRETO ESTADUAL nº 52.052, de 13 de agosto de 2007

DECRETO ESTADUAL nº 52.052, de 13 de agosto de 2007 2009 DECRETO ESTADUAL nº 52.052, de 13 de agosto de 2007 Institui, no âmbito da Secretaria de Estado da Habitação Programa Estadual de Regularização de Núcleos Habitacionais Cidade Legal Comitê de Regularização

Leia mais

Ministério do Desenvolvimento Agrário Secretaria de Desenvolvimento Territorial. Sistema de Gestão Estratégica. Documento de Referência

Ministério do Desenvolvimento Agrário Secretaria de Desenvolvimento Territorial. Sistema de Gestão Estratégica. Documento de Referência Ministério do Desenvolvimento Agrário Secretaria de Desenvolvimento Territorial Sistema de Gestão Estratégica Brasília - 2010 SUMÁRIO I. APRESENTAÇÃO 3 II. OBJETIVOS DO SGE 4 III. MARCO DO SGE 4 IV. ATORES

Leia mais

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE INSTITUTO CHICO MENDES DE CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE. Reserva Extrativista Chico Mendes

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE INSTITUTO CHICO MENDES DE CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE. Reserva Extrativista Chico Mendes MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE INSTITUTO CHICO MENDES DE CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE Reserva Extrativista Chico Mendes Termo de Referência 2013.0729.00042-4 1 - Identificação Contratação de Serviço Pessoa

Leia mais

MINISTÉRIO DAS CIDADES CONSELHO DAS CIDADES RESOLUÇÃO RECOMENDADA N 75, DE 02 DE JULHO DE 2009

MINISTÉRIO DAS CIDADES CONSELHO DAS CIDADES RESOLUÇÃO RECOMENDADA N 75, DE 02 DE JULHO DE 2009 DOU de 05/10/09 seção 01 nº 190 pág. 51 MINISTÉRIO DAS CIDADES CONSELHO DAS CIDADES RESOLUÇÃO RECOMENDADA N 75, DE 02 DE JULHO DE 2009 Estabelece orientações relativas à Política de Saneamento Básico e

Leia mais

Questionário para Instituidoras

Questionário para Instituidoras Parte 1 - Identificação da Instituidora Base: Quando não houver orientação em contrário, a data-base é 31 de Dezembro, 2007. Dados Gerais Nome da instituidora: CNPJ: Endereço da sede: Cidade: Estado: Site:

Leia mais

ANEXO 2 - INDICADORES EDUCACIONAIS 1

ANEXO 2 - INDICADORES EDUCACIONAIS 1 ES R O D A C I D N I 2 O X E N A EDUCACIONAIS 1 ANEXO 2 1 APRESENTAÇÃO A utilização de indicadores, nas últimas décadas, na área da educação, tem sido importante instrumento de gestão, pois possibilita

Leia mais

Pesquisa sobre o Perfil dos Empreendedores e das Empresas Sul Mineiras

Pesquisa sobre o Perfil dos Empreendedores e das Empresas Sul Mineiras Pesquisa sobre o Perfil dos Empreendedores e das Empresas Sul Mineiras 2012 2 Sumário Apresentação... 3 A Pesquisa Perfil dos Empreendedores Sul Mineiros Sexo. 4 Estado Civil.. 5 Faixa Etária.. 6 Perfil

Leia mais

Planejamento Turístico para Promoção do Turismo de Base Comunitária: experiências no Amazonas e no Pará

Planejamento Turístico para Promoção do Turismo de Base Comunitária: experiências no Amazonas e no Pará Capítulo do Livro: Série Integração, Transformação e Desenvolvimento: Áreas Protegidas e Biodiversidade Fundo Vale para o Desenvolvimento Sustentável. Rio de Janeiro. 2012. Planejamento Turístico para

Leia mais

Como estruturar empreendimentos mistos

Como estruturar empreendimentos mistos 1 Como estruturar empreendimentos mistos Por Mariana Borges Altmayer Advogada esclarece dúvidas sobre o registro de incorporação, a convenção de condomínio e o modelo de gestão para empreendimentos de

Leia mais

Objetivos da Lei 9.605/98

Objetivos da Lei 9.605/98 A filosofia da Lei 9.605/98: efetiva reparação do dano ambiental. LICENCIAMENTO AMBIENTAL: Esfera ASPECTOS penal LEGAIS E SEUS IMPACTOS NOS CUSTOS DE PCH S Objetivos da Lei 9.605/98 Exemplos: In: VI Simpósio

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Novo Mundo, MT 02/08/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 5826,18 km² IDHM 2010 0,674 Faixa do IDHM Médio (IDHM entre 0,6 e 0,699) (Censo 2010) 7332 hab. Densidade

Leia mais

UHE PCH. LICENCIAMENTO AMBIENTAL Federal. Roberto Huet de Salvo Souza

UHE PCH. LICENCIAMENTO AMBIENTAL Federal. Roberto Huet de Salvo Souza LICENCIAMENTO AMBIENTAL Federal UHE PCH Roberto Huet de Salvo Souza - I B A M A N Ú C L E O D E L I C E N C I A M E N T O A M B I E N T A L NLA/SUPES- RJ O que é licenciamento ambiental? Para que serve?

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Vera, MT 02/08/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 2962,4 km² IDHM 2010 0,680 Faixa do IDHM Médio (IDHM entre 0,6 e 0,699) (Censo 2010) 10235 hab. Densidade demográfica

Leia mais

Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade

Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade As empresas têm passado por grandes transformações, com isso, o RH também precisa inovar para suportar os negócios

Leia mais

O FGTS TRAZ BENEFÍCIOS PARA O TRABALHADOR?

O FGTS TRAZ BENEFÍCIOS PARA O TRABALHADOR? O FGTS TRAZ BENEFÍCIOS PARA O TRABALHADOR? FERNANDO B. MENEGUIN 1 O FGTS - Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, regido pela Lei nº 8.036, de 11/05/90, foi instituído, em 1966, em substituição à estabilidade

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA (TR) GAUD 4.6.8 01 VAGA

TERMO DE REFERÊNCIA (TR) GAUD 4.6.8 01 VAGA INSTITUTO INTERAMERICANO DE COOPERAÇÃO PARA A AGRICULTURA TERMO DE REFERÊNCIA (TR) GAUD 4.6.8 01 VAGA 1 IDENTIFICAÇÃO DA CONSULTORIA Contratação de consultoria pessoa física para serviços de preparação

Leia mais