TRANSFORMAÇÕES E PERMANÊNCIAS DA PAISAGEM DE BELO HORIZONTE Ana Maria Nagem Frade GEEDA-PBH

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "TRANSFORMAÇÕES E PERMANÊNCIAS DA PAISAGEM DE BELO HORIZONTE Ana Maria Nagem Frade GEEDA-PBH"

Transcrição

1 TRANSFORMAÇÕES E PERMANÊNCIAS DA PAISAGEM DE BELO HORIZONTE Ana Maria Nagem Frade GEEDA-PBH Desde os primórdios do seu aparecimento na Terra o ser humano inquieta-se na investigação e na exploração do desconhecido. Nômades primitivos valiam-se da coleta, da caça e da pesca, sugavam tudo o que o lugar lhes oferecesse até esgotarem-se os recursos. A descoberta da agricultura fez com que o homem se fixasse terra que passa a ser fornecedora de alimento, como local para moradia e como paisagem para fruição. MINAS GERAIS OURO, PECUÁRIA E PODER Da Vila de São Vicente (São Paulo), em meados do século XVII, partiram os primeiros bandeirantes em busca das riquezas do interior de Minas. Nas rotas seguidas pelos bandeirantes foram surgindo núcleos de ocupação e a fim de ligá-los e comercializar os produtos, unindo pólos de importância econômica, surge a Estrada Real.

2 À medida que novas descobertas de jazidas iam se confirmando, a Coroa se empenhava em tomar medidas relativas à exploração, controle e exportação de seu potencial. As condições geográficas e a localização da capital do Estado de Minas Gerais à época, fazem de Vila Rica um local suscetível a fraude, contrabando e inadequado às novas aspirações da República e aos ideais positivistas tornando-se necessária a construção de uma nova capital, em sítio que propiciasse expansão. Iniciando-se a busca de um sítio adequado, num grande movimento político que mobiliza o país. Para que a nova capital pudesse progredir, a escolha do sítio adequado seria fundamental. Vista Panorâmica de Villa Rica, capital de Minas Gerais, em 1890.

3 Mapa da Estrada Real No mapa ao lado, o Caminho Velho conectava Ouro preto ao Porto de Parati, o Caminho Novo- conexão entre Ouro preto e o Porto do Rio de Janeiro e a Rota dos Diamantes conexão da capital de Minas Gerais ao sertão e à capital do país. Esses caminhos surgiram a partir das rotas dos bandeirantes e das descobertas de minas. A Estrada Real, assim chamada por ser o acesso da Coroa para controlar sua produção, era a rota de ligação, acesso e escoamento das riquezas das Minas Gerais. Esta figura mostra a ligação do interior do estado aos portos e aos centros econômicos, políticos e culturais mais importantes do país à época Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo. Observa-se a localização da Estrada Real no contexto de Minas Gerais e sua privilegiada localização em relação aos outros estados. No coração do estado, Belo Horizonte, antigo Curral del Rei, arraial que sucedeu Ouro Preto (antiga Villa Rica) na capital do Estado.

4 O local escolhido para a nova capital, o arraial de Bello-Horizonte, reunia as condições favoráveis à implantação de um grande centro urbano modernista localização geográfica estratégica entre a mata e o sertão, topografia favorável, abundância e excelência de suas águas, fertilidade do solo, abundância de pedras e outros materiais para sua construção e, unindo-se a tudo isso, uma paisagem natural exuberante, o que motivou a troca do nome de Curral Del Rei para Belo Horizonte, em 1889, durante as comemorações da proclamação da República. A denominação de Belo Horizonte deveu-se à beleza natural do sítio. De acordo com Mestre Daniel Cornélio de Cerqueira, (citado em BARRETO, 1995, v.1, página 230),...exprimia naturalmente o espetáculo que a localidade apresentava sempre aos olhos de todos e era o mais justo motivo dos constantes elogios que lhe faziam os seus visitantes. Vista Panorâmica do Arraial do Curral del Rei, abaixo a chácara, atual Parque Municipal, em 1893

5 Planta cadastral do Arraial de Bello-Horizonte da Comissão Construtora, 1894 O Curral Del Rei deveu sua localização à convergência de três estradas (...). Uma estrada desce a garganta do Arrudas e sobe o vale do Rio das Velhas até Sabará; a segunda penetra a Serra do Curral para o sul e a terceira se embrenha pelo sertão na direção norte. Na junção dessas três estradas havia uma praça, no centro da qual se erguia uma igreja. Este era o núcleo histórico da colônia, seu ponto de fixação à terra. A instalação da sede do Governo no centro geográfico não seria suficiente para determinar um centro econômico, nem promover mudanças estruturais numa região. Entretanto, a facilidade de conexões com outros centros mais desenvolvidos e o sistema de transporte e comunicações fazia da região de Belo Horizonte, a mais atrativa, o que fez com que o Congresso optasse por esta região (no vale do Rio das Velhas) conectando a Mata ao Sertão, e por apresentar disponibilidade de água, solos adequados para a lavoura e terrenos de fácil instalação de arruamentos.

6

7 A planta Cadastral do extinto Arraial de Belo Horizonte, antigo Curral Del Rei, comparada com a planta da nova capital no espaço abrangido por aquele arraial é uma sobreposição de dois documentos cartográficos que permite a visualização da localização do antigo arraial no contexto da nova cidade. Presume-se que esse seja um dos exemplares elaborados na Inspetora Técnica da Prefeitura nos primeiros anos da década de 1940, enquanto a planta do arraial seria embasada na planta produzida pela Comissão Construtora em 1894.

8 Fotografia da Praça Sete em 1905, onde se vê o plantio dos fícus benjamina ao longo da praça e da Avenida Afonso Pena Os espaços livres de edificação, planejados para serem de uso público, são frequentemente arborizados e têm uma função relevante, não somente na regulação do clima urbano, como também na paisagem, na referência e na identificação que um povo tem com sua cidade. Este trabalho trata das transformações e permanências na paisagem de Belo Horizonte, vista sob a ótica das mudanças ocorridas em seus espaços livres Parques e Praças, por entendermos serem estes responsáveis pela fruição paisagem urbana. A planta abaixo mostra os espaços públicos planejados que foram implantados, em número muito menor que aqueles que não chegaram a sê-lo. Percebe-se que apenas seis, dos dezessete projetados, foram implantados.

9 CONCEITOS DE AMBIÊNCIA 1- O espaço que visa à confortabilidade focada na privacidade e individualidade dos sujeitos envolvidos, valorizando elementos do ambiente que interagem com as pessoas cor, cheiro, som, iluminação, morfologia, arborização...- e garantindo conforto aos trabalhadores e usuários. 2- O espaço que possibilita a produção de subjetividades, encontro de sujeitos, por meio da ação e reflexão sobre os processos de trabalho. 3- O espaço usado como ferramenta facilitadora do processo de trabalho, favorecendo a otimização de recursos, o atendimento humanizado, acolhedor e resolutivo.

10 Paisagem urbana e Ambiência Cada dia mais os espaçoslivres de uso público vão perdendo lugar no ambiente urbano. Casas com quintais em ruas tranquilas cedem lugar aos edifícios que, além de atraírem grande fluxo de veículos, vão mudando a paisagem da cidade e sua relação com o homem. A conservação dessa paisagem, a convivência de seus habitantes e a qualidade de vida passam a depender de um planejamento. A paisagem urbana e a percepção de sua ambiência envolvem questões afetivas, sociais e políticas. Essa percepção instala as bases de uma identidade coletiva, gerando frustrações ou bem estar, abrindo espaço para uma interação mais estreita e saudável do homem com o meio ambiente urbano. A Avenida Afonso Pena, em Belo Horizonte mostra como o desequilíbrio gerado por atividades urbanas em relação à arborização pode estabelecer uma relação de conflito entre a população e seu meio. Por outro lado, se as intervenções da administração pública são equilibradas, planejadas, compartilhadas com a comunidade, estabelece-se uma relação de harmonia, de paz cuja vivência gera bem estar. A arborização de Belo Horizonte foi pensada desde sua concepção, mas ao longo de sua história, as constantes mudanças na arborização, sobretudo da Avenida Afonso Pena tem alterado, ora positiva ora negativamente sua paisagem, sua ambiência, comprometendo o conceito de cidade-jardim que a capital ostentava. A arborização é um componentes de grande importância na paisagem urbana e sua utilização sem bons critérios causa danos ecológicos de porte considerável ao meio ambiente urbano. Além da função paisagística, proporciona outros benefícios à população como absorção de parte dos raios solares diminuindo a temperatura, melhora da saúde física e mental da população. A vegetação pode ainda, estabilizar o solo, proteger mananciais e rios e renovar a água do subsolo.

11 Por outro lado um bom planejamento da arborização pode mudar esse quadro de desconforto estético e físico, minimizando gastos de manutenção que tanto oneram os cofres públicos, melhorando a qualidade de vida da população, saneando os centros urbanos, garantindo maior taxa de permeabilidade do solo e alterando a relação do usuário com a paisagem. As árvores bem adaptadas às condições de clima e solo, que não conflitam com outros elementos como iluminação pública, redes de energia elétrica e de abastecimento de água, fruto de análise criteriosa da vegetação do local e de seu entorno, apresentam desenvolvimento satisfatório influenciando positivamente na saúde da população e em sua satisfação com a ambiência local.

12 O planejamento e organização do espaço de Belo Horizonte, primeira capital da República a ser projetada, planejada e organizada a partir de um conhecimento técnico, foi norteado pela topografia do sítio e do núcleo urbano existente Curral del Rei. A arborização foi planejada juntamente com o traçado de ruas e avenidas, destacando-se a da Avenida Afonso Pena eixo norte-sul da cidade, no canteiro central, nos passeios e nas praças localizadas no cruzamento das avenidas. A preocupação com a arborização e com a paisagem urbana, conferiu à Belo Horizonte o status de Cidade Jardim, dada à exuberância de seus espaços verdes. As fotografias mostram as transformações ocorridas na arborização da Avenida Afonso Pena de 1905 a 2010 e os impactos que estas criaram na população e em sua identificação com o espaço público.

13 Alfredo Riancho, escreve no Minas Gerais sob o título de Por montes e vales sua percepção ao seguir ruas, travessas e praças, colhendo proveitosos ensinamentos ao acaso. Fazia pinturas registrando os locais por onde passava e escrevia sobre o clima, o solo e a saúde da população. Camarate deixa claras suas impressões sobre a ambiência e a percepção da paisagem local, não só as suas, mas de todos os que com ele estavam, e também as impressões que colhia das conversas com a população.... a temperatura é amena, temperada havendo freqüentes virações que, enquanto a civilização não povoar com milhares de habitantes este verdejante jardim, nos chegam embalsamadas dos perfumes resinosos das florestas... Se no Brasil há paisagens que se assemelhem às da Europa, é com certeza em Belo Horizonte, cujo firmamento não é tão atrevidamente azul como Nápoles...Quando contemplamos um ponto de vista desta localidade, recebemos, no seu conjunto, uma impressão de que a vegetação de Belo Horizonte tem verdes mais profundos e limpos... (REVISTA DO ARQUIVO PÚBLICO MINEIRO, 1985, p.35,36,82).

14 A Arborização se transforma contado a história Como um livro que conta a história de uma cidade, a paisagem urbana espelha as diversas cristalizações da estrutura espacial. Por isso, a paisagem só se limita ao visível no primeiro contato. Depois de desvendada, ela traduz os processos naturais, políticos, econômicos, sociais, culturais e pessoais dos quais a cidade foi cenário. Ao longo das décadas, o vai e vem dos pedestres construiu uma grande diversidade de faces da Afonso Pena. A arborização da Afonso Pena recebeu um cuidado especial. Ali foram plantadas centenas de mudas de fícus benjamina em toda a sua extensão. Essa espécie, de origem asiática é muito utilizada na arborização urbana no início do século XX em muitas cidades brasileiras, caracteriza-se por raízes fortes, seus troncos espessos, copas enormes e pela altura de até 20 metros. (FREYRE, 1989, p. 76, 77) Cidade vergel - os escritores decantavam Belo Horizonte com sua paisagem peculiar. Em 1920, João do Rio descrevia a capital como um miradouro nos céus arborizada como só o paraíso deveria ser. Em 1922, para comemorar os 100 anos da Independência Brasileira, a Praça 12 de Outubro passou a se chamar Praça Sete de setembro e ganhou o famoso pirulito.

15 Fotografias da Avenida Afonso Pena em Em 1940 Abílio Barreto elogia sua arborização magnífica. Em entrevistas com 17 belorizontinos nascidos entre 1920 e 1930 todos citam que a cidade dos anos 30, 40 e 50 tinha encantos especiais, mencionando a arborização da Av. Afonso Pena como principal fator de ambiência agradável, local aprazível, bonito, fresco, tranqüilo e acolhedor. Belo Horizonte era uma beleza, uma cidade inigualável. Passear pela Avenida à sombra dos Fícus... Nunca mais a Avenida foi a mesma desabafa Duquinha.

16

17 Cine-Teatro Brasil foi construído na esquina da Avenida Amazonas com a Rua Carijós. Fonte: cinebrasil3.jpg

18 2ps01y54f/images/12-31c202357b/000.jpg Fonte: otoblog.uol.com.br/images/ photo jpg 2ps01y54f/images/11-2ec5c2b926/000.jpg

19 Fonte: Go/01aBdCuYoBY/s1600/pracasetedcada40.jpg Fonte: photo jpg

20 Debaixo de cada árvore faço minha cama, em cada ramo penduro meu paletó. Carlos Drummond de Andrade, ao percorrer a avenida árvores repetidas, na década de 40. Avenida Afonso Pena em 1949, onde o grande corredor verde destacava-se até o pé da Serra do Curral e o progresso convivia em harmonia verde e cinza com a natureza.

21

22 1962- a imagem de um fotógrafo anônimo mostra o povo em torno de um dos troncos do monumento verde. A cidade parou para ver o corte dos fícus da Praça Sete, realizado ainda na administração do prefeito Amintas de Barros. A paisagem é de absoluta ruína. Com toda a sua copa podada até os tocos dos galhos, o tronco mostra a precariedade do tratamento dado à árvore em vida, pois, ao seu redor, vários cartazes de propaganda política haviam sido colados.

23 1962-O obelisco sai da Praça 7 asconcelos, na Savassi, em Fonte: Acervo do Jornal Estado de Minas Fonte:

24 Obelisco é retirado da Praça Sete, fica no quintal do Museu Abílio Barreto para ser remontado na Praça Diogo de Vasconcelos, na Savassi, em 1962.

25 1963- Novembro e Dezembro A cada manhã, uma nova feição Em novembro de 1963, após o movimento do dia e sem qualquer consulta à população, sem anúncio na imprensa, a Prefeitura inicia o corte dos fícus da alameda central da Avenida. O evento dos fícus apareceu como um desalento para muitos. A cada manhã a Avenida Afonso Pena exibia uma feição irreconhecível, pois os cortes sempre eram realizados à noite, já na administração de Jorge Carone.

26 Fícus a Identidade da cidade Em nome do progresso e do desenvolvimento da cidade, esta perde o que aparecia como um bem comum, um lugar de memória coletiva (DUARTE,2007). O verde (os fícus) nesta época, criavam uma ambiência tal que representavam a identidade da cidade. Funcionavam como o pulmão, órgão vital desse grande organismo urbano. O belorizontino experimentou um calor de 36 graus centígrados à sombra, seguido de um estio interminável, nesses mesmos dias. Segundo Duarte (2007) os reservatórios de água de Minas Gerais atingiram níveis baixíssimos, comprometendo o abastecimento em várias regiões, dentre as quais a cidade de Belo Horizonte.

27 1964 Carlos Drummond de Andrade protesta contra o cenário desolador recusando-se a escrever no aniversário da cidade. Em meu repertório de imagens queridas, a Avenida Afonso Pena continuará sendo aquela massa de verdura que, do alto, separava a cidade em duas partes e, cá em baixo, era um túnel sem angústia do túnel.(...). Ora, fabricação de ruínas não sugere festas. E como isso de acabar com árvore na capital mineira parece uma constante das administrações, pois não é de hoje que ouço falar na guerra de prefeitos contra o patrimônio vegetal legado pelos que fizeram do Curral Del Rey uma cidade com cara própria e gentil, com jeito pessoal de cidade (um jeito tão chamativo e repousante ao mesmo tempo), eu lhe pergunto: que aniversário vamos comemorar, o da antiga Belo Horizonte, doçura dos olhos, com suas figueiras amáveis, ou da árida pista de trânsito, igual a milhares de outras neste vasto Nordeste que é o Brasil de Norte a Sul? Nenhum.

28 A cidade se tornava gradativamente menos verde, continuavam as derrubadas das árvores das ruas para a ampliação das vias. Os jardins de várias igrejas foram vendidos para a abertura de estabelecimentos comerciais, as atividades mineradoras depauperaram a Serra do Curral, alterando a moldura e a referência do belo horizonte que se podia vislumbrar emoldurando a Afonso Pena. A essa cidade, o poeta se recusaria a retornar, pois, despida de seus túneis verdes e de seus canteiros, transformara-se em um "triste horizonte" (ANDRADE, 1977). Nas décadas seguintes, a Afonso Pena manteria seu papel de corredor político abrigando as manifestações mais importantes da cidade, mas já não gozava da reputação de corredor verde. As mudanças ocorridas em sua arborização, nessas décadas alteraram consideravelmente a qualidade de vida do belorizontino e com ela sua identidade. Como uma cidade jardim não poderia permanecer sem os devidos cuidados, pouco a pouco outros projetos urbanísticos foram desenhando um largo canteiro central na Afonso Pena, repleto de quaresmeiras, sibipirunas, paus-ferro, dentre outras. Olhar a Avenida do alto voltou a ser um prazer ao observador.

29 Década de 70 O milagre econômico acelera o crescimento da cidade que perde suas feições provincianas o colonial convivendo com o moderno numa profusão de cores e estilos. Esse crescimento, sem um planejamento mais aprofundado de suas conseqüências, acaba por deixar a cidade num verdadeiro caos urbano. O número de obras se multiplica, o de veículos também e a administração pública precisa tomar uma providência para restaurar a ordem urbana e não perder o controle desse crescimento. Mudanças rápidas interferem na percepção que a população tem do espaço urbano, na sua vivência e no seu cotidiano. Como conseqüência observa-se uma visível alteração de valores, de identidade. Não se pode prever a direção dessas mudanças, mas sabe-se que a população responde prontamente a qualquer inovação no meio urbano, ainda que essas inovações tenham sido geradas pelo progresso e sejam em nome do desenvolvimento de toda uma sociedade. Posteriormente esse abalo é refletido na paisagem.

30 Em 1979 PLAMBEL elabora o Projeto PACE Projeto da Área Central de Belo Horizonte PACE visando melhorar o tráfego no centro da cidade e a circulação de pedestres. Praça Milton Campos depois da reforma do Projeto PACE

31 1981- Reforma da Praça Rio Branco implantado o novo sistema de transporte Devido às alterações no tráfego do centro da cidade, enorme fluxo de pedestres na região em função das mudanças no sistema viário a Praça Rio Branco, início da Afonso Pena, sofreu uma reforma geral, recebendo pavimento em toda a sua área e um monumento da artista plástica Mary Vieira, chamado Monumento à Liberdade inaugurado o Metrô de Superfície.

32 Lei Ambiental do Município 1984 Cresce a economia, grande aumento na área comercial. A Lei nº 4034/85 adota parâmetros importantes para as áreas livres de uso público de Belo Horizonte. Mas ainda aqui, não se pode precisar qual a parcela de área é destinada aos espaços verdes de uso público. A Lei Ambiental do Município Lei nº 4253/85 que define uma política de proteção e da conservação do meio ambiente e da melhoria da qualidade de vida no Município de Belo Horizonte. Através dessa Lei a SMMA passa a fiscalizar, planejar e administrar as posturas ambientais da cidade e a fornecer diretrizes técnicas para os outros órgãos da administração pública, em assuntos pertinentes ao meio ambiente e qualidade de vida. Esse é um marco importante no resgate da identidade da população com o verde, e no berço dessa nova aliança, surge uma nova ambiência. Os espaços verdes dos canteiros da Afonso Pena recebem proteção, manutenção adequada e agradecem florescendo em todas as épocas do ano.

33 Em 1994, a Prefeitura de Belo Horizonte implanta o Programa Verde Vivo O Programa visa melhorar estética e ambientalmente a cidade. Esse projeto realizou inúmeras intervenções na cidade com relação à arborização de ruas, praças, avenidas e áreas verdes. No ano seguinte já se podiam ver os frutos desse programa, considerado um sucesso. Melhorou a paisagem urbana, esse programa foi importante não só pelas intervenções feitas nas praças, áreas verdes e canteiros centrais, listando o número de árvores e as espécies plantadas como também por documentar essas intervenções. Essa documentação deu à administração pública um controle maior de informações a nível quantitativo e espacial e mostrouse importantíssima para a manutenção do programa.

34 Os espaços livres de uso público da Regional Centro-Sul de Belo Horizonte na conservação e preservação da Paisagem Cultural PRAÇA SETE jpg 40.jpg 18.jpg 25.jpg

35 Investigando a relação Homem/Paisagem através de entrevistas Depoimento de um transeunte ao ser entrevistado sobre sua vivência em relação à arborização da Avenida Afonso Pena, em 17 de julho de O paisagismo muda nesse trecho, mas continua mais bonito. Muitas árvores frondosas ao invés das palmeiras lá de baixo, e umas belas plantas roxas. Reparem que também não há nenhum fio ou outdoor atrapalhando a vista, e isso é lindo.

36 CONCLUSÃO Traçada à régua, Belo Horizonte é uma capital que projeta-se no futuro e traz consigo uma história bastante interessante. A documentação é importante para resgatar e manter a memória da percepção de seus espaços urbanos e a arborização cria uma relação estreita entre o homem e seu meio contando a história de uma época. Nas primeiras décadas do século passado, havia fícus plantados em ambos os lados da via e trilhos pelos quais passavam os bondes. A população, especialmente as pessoas de classes mais altas e famílias tradicionais, se encontrava na avenida durante o footing no final das tardes. A foto da década de 90, mostra que, apesar dos novos hábitos, dos novos tempos e de uma arborização completamente diferente daquela concebida para o Curral Del Rey, a Avenida Afonso Pena ostenta a mesma glória dos anos 50, mais moderna, mais colorida, causando, em quase toda a sua extensão, uma ambiência equilibrada, harmoniosa, no que tange à arborização e a população que interage com ela. Os homens constroem seus ambientes nas práticas cotidianas, políticas, no convívio social e nas decisões que toma ao intervir no meio ambiente. E, ao discutirem sobre arborização de suas ruas, ou sobre os jardins de suas cidades, expõem seus conceitos de sociedade, convivência e ambiência, deixando transparecer seus valores mais arraigados, expressos em ambiências variadas. Muitas vezes a administração pública toma, sozinha, decisões em relação ao meio ambiente urbano e ainda assim a população está construindo sua história através de suas manifestações, de participação ou omissão, e de suas vivências desses espaços.

37 REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS ABBUD, Benedito. Criando paisagens: guia de trabalho em Arquitetura Paisagística. São Paulo: Editora Senac São Paulo, ANDRADE, C. D. Alguma Poesia. Belo Horizonte: Pindorama, ANDRADE, C. D. Amigos do Verde. Minas Gerais, Belo Horizonte, 07 maio 1930, p. 8. BARRETO, ABÍLIO. BELLO HORIZONTE: MEMÓRIA HISTÓRICA E DESCRITIVA: HISTÓRIA ANTIGA. BELO HORIZONTE, BARRETO, ABÍLIO. BELLO HORIZONTE: MEMÓRIA HISTÓRICA E DESCRITIVA: HISTÓRIA MÉDIA. 2ª EDIÇÃO. BELO HORIZONTE, BARRETO, ABÍLIO. RESUMO LITERÁRIO DE BELO HORIZONTE. BELO HORIZONTE, IMPRENSA OFICIAL, CASTRO, E. V. Prefácio. In: Arnt, R. Um artifício orgânico. Rio de Janeiro: Rocco, 1992, p BELO HORIZONTE. Lei n.º 7.165, de 27 de agosto de DOM: Diário Oficial do Município, Belo Horizonte, v.2, n.º 224, ago Institui o Plano Diretor do Município de Belo Horizonte. (Título II Do Desenvolvimento Urbano, com as alterações introduzidas pela Lei de 21 de dezembro de 2000 publicada no DOM, v.6, nº 1279). BELO HORIZONTE. Lei n.º 7.166, de 27 de agosto de DOM: Diário Oficial do Município, Belo Horizonte, v.2, n.º 224, ago (Cap. II, III e IV, com as alterações introduzidas pela Lei de 21 de dezembro de 2000 publicada no DOM, v.6, n.º 1279). BELO HORIZONTE. Lei n.º 8.616, de 14 de julho de 2003 e decretos n , de 09 de janeiro de 2007 e , de 30 de abril de Código de posturas do Município. BUSTOS, Marta Adriana Romero. A arquitetura bioclimática do espaço público. Brasília: Editora Universidade de Brasília, CARVALHO, J. M. A formação das almas. São Paulo: Companhia das Letras, CARVALHO, V. Bate papo com o Pirolito. Anuário de Belo Horizonte, Belo Horizonte, v. 1, n. 1, p , CASTRIOTA,Leonardo Barci;PASSOS, Luis Mauro do Carmo. O Estilo Moderno : arquitetura em Belo Horizonte nos anos 30 e 40. In: CASTRIOTA, Leonardo Barci (Org.). Arquitetura da modernidade. Belo Horizonte: Ed. UFMG; IAB/MG,1998.

38 ENCONTRO NACIONAL SOBRE ARBORIZAÇÃO URBANA. CEMIG. Editado por Antônio J.de Araújo. Belo Horizonte:1997. FERREIRA, M.G; AMORIM FILHO, Oswaldo Bueno. O sítio e a formação da paisagem urbana f. Dissertação (Mestrado) BH: IGC/UFMG, FONSECA, Lygia Prota. Áreas verdes públicas de Belo Horizonte Monografia apresentada ao Curso de Especialização em Urbanismo da Escola de Arquitetura da UFMG - Belo Horizonte: Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais, FREYRE, G. Nordeste. 6. ed. Rio de Janeiro: Record, MACEDO, Sílvio Soares. Parques Urbanos no Brasil. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, MACEDO, Sílvio Soares. Quadro do paisagismo no Brasil. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, MACIEL, Marieta Cardoso; GUEDES SOBRINHO, Joaquim M. O Projeto em arquitetura paisagística: praças e parques públicos de Belo Horizonte f. Dissertação (Mestrado). FAUUSP, São Paulo, MASCARÓ, J. L. Vegetação Urbana. Porto Alegre: Editora Masquatro, PREFEITURA de Belo Horizonte. Cenas de um Belo Horizonte. Belo Horizonte: Prefeitura de BH, SEGAWA, Hugo. Ao amor do público: Jardins no Brasil. São Paulo: Studio Nobel: FAPESP, 1996-Cidade Aberta. SEGAWA, Hugo. Arquiteturas no Brasil São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, Academia 21. SEGAWA, Hugo. Prelúdio da Metrópole: Arquitetura e Urbanismo em São Paulo na passagem do século XIX ao XX. São Paulo: Editora Ateliê Editorial, SILVEIRA, Álvaro. A arborização de Belo Horizonte. Belo Horizonte: Imprensa Oficial, VASCONCELOS, S. Belo Horizonte no seu tempo de calça curta. Revista Minas Gerais, Belo Horizonte, n. 34, p , Jornais consultados A CIDADE. Folha de Minas, Belo Horizonte, 21 set Caderno Principal, p. 3. CARONE promove administração revolucionária (matéria paga). ESTADO DE MINAS. Belo Horizonte Diário. (EM) MINAS GERAIS. Belo Horizonte (MG) O Diário, Belo Horizonte, 12 dez. 1963, p. 7. Outras fontes ACERVOS Fotográficos do Museu Histórico Abílio Barreto. RELATÓRIOS anuais apresentados pelos prefeitos, Relatório. Belo Horizonte: Imprensa Oficial do Estado de Minas Gerais, REVISTA DO ARQUIVO PÚBLICO MINEIRO, 1985, p.35,36,82. Acesso em jul

E.M.E.F. ANTONIO DUARTE DE ALMEIDA O PARQUE DO CARMO

E.M.E.F. ANTONIO DUARTE DE ALMEIDA O PARQUE DO CARMO E.M.E.F. ANTONIO DUARTE DE ALMEIDA O PARQUE DO CARMO Trabalho Apresentado para a conclusão do ciclo autoral. Igor José Santos Matias Adriano Santos Daniel Santos William 9 ANO C Este trabalho é dedicado

Leia mais

LUGARES E PAISAGENS DO PLANETA TERRA

LUGARES E PAISAGENS DO PLANETA TERRA LUGARES E PAISAGENS DO PLANETA TERRA AS ÁGUAS DE SUPERFÍCIE Os rios são cursos naturais de água doce. Eles podem se originar a partir do derretimento de neve e de geleiras, de um lago ou das águas das

Leia mais

Colégio Visconde de Porto Seguro

Colégio Visconde de Porto Seguro Colégio Visconde de Porto Seguro Unidade I 2011 AULA 1 Ensino Fundamental e Ensino Médio Atividade de Recuperação Contínua Nome do (a) Aluno (a): Atividade de Recuperação Contínua de Ciências Nível I Classe:

Leia mais

ATIVIDADE 02 A PRESERVAÇÃO DO NOSSO PATRIMÔNIO CULTURAL

ATIVIDADE 02 A PRESERVAÇÃO DO NOSSO PATRIMÔNIO CULTURAL ATIVIDADE 02 A PRESERVAÇÃO DO NOSSO PATRIMÔNIO CULTURAL O patrimônio cultural de uma comunidade é o conjunto de referências que compõem o seu dia-a-dia e fazem com que ela tenha uma memória e uma história

Leia mais

BAIRRO PLANEJADO BASE I N V E S T I M E N T O S

BAIRRO PLANEJADO BASE I N V E S T I M E N T O S BAIRRO PLANEJADO BASE I N V E S T I M E N T O S Sua vida em transformação Do sonho à realidade. Do projeto à execução. Da necessidade dos clientes à superação das expectativas. Com essas idéias em mente,

Leia mais

GRUPOS. são como indivíduos, cada um deles, tem sua maneira específica de funcionar.

GRUPOS. são como indivíduos, cada um deles, tem sua maneira específica de funcionar. GRUPOS são como indivíduos, cada um deles, tem sua maneira específica de funcionar. QUANTOS ADOLESCENTES A SUA CLASSE TEM? Pequenos (de 6 a 10 pessoas) Médios ( de 11 pessoa a 25 pessoas) Grandes ( acima

Leia mais

DOTS Desenvolvimento Orientado ao Transporte Sustentável

DOTS Desenvolvimento Orientado ao Transporte Sustentável DOTS Desenvolvimento Orientado ao Transporte Sustentável O que é DOTS? Desenvolvimento Orientado ao Transporte Sustentável: modelo de planejamento e desenho urbano Critérios de desenho para bairros compactos,

Leia mais

HABILIDADES. Compreender que cada pessoa é única e especial. Valorizar a identidade de cada um. Descobrir e conhecer a sua história de vida.

HABILIDADES. Compreender que cada pessoa é única e especial. Valorizar a identidade de cada um. Descobrir e conhecer a sua história de vida. Disciplina: História Trimestre: 1º PLANEJAMENTO ANUAL - 2012 Série: 2º ano Turma: 21, 22, 23 e 24 CONTEÚDOS HABILIDADES AVALIAÇÕES Unidade 1 Cada um tem um jeito de ser. Descobrindo a minha história. Eu

Leia mais

15- Representação Cartográfica - Estudos Temáticos a partir de imagens de Sensoriamento Remoto

15- Representação Cartográfica - Estudos Temáticos a partir de imagens de Sensoriamento Remoto 15- Representação Cartográfica - Estudos Temáticos a partir de imagens de Sensoriamento Remoto O Sensoriamento Remoto é uma técnica que utiliza sensores, na captação e registro da energia refletida e emitida

Leia mais

VII Semana de Ciência e Tecnologia IFMG Câmpus Bambuí VII Jornada Científica e I Mostra de Extensão 21 a 23 de outubro de 2014

VII Semana de Ciência e Tecnologia IFMG Câmpus Bambuí VII Jornada Científica e I Mostra de Extensão 21 a 23 de outubro de 2014 Plantando a Semente, Cultivando Vidas Alex Lopes Carvalho 1 ; Vagner Aparecido Vítor² Ricardo Monteiro Corrêa ³; ¹ Estudantes de Agronomia. Instituto Federal Minas Gerais (IFMG) campus Bambuí. Bambuí MG.

Leia mais

PORTUGUÊS 2 o BIMESTRE

PORTUGUÊS 2 o BIMESTRE AVALIAÇÃO DE CONTEÚDO DO GRUPO VI Unidade Portugal Série: 4 o ano (3 a série) Período: MANHÃ Data: 29/6/2011 PORTUGUÊS 2 o BIMESTRE Nome: Turma: Valor da prova: 3,5 Nota: Eixo temático Proteção ao meio

Leia mais

EDUCAÇÃO E PROGRESSO: A EVOLUÇÃO DO ESPAÇO FÍSICO DA ESCOLA ESTADUAL ELOY PEREIRA NAS COMEMORAÇÕES DO SEU JUBILEU

EDUCAÇÃO E PROGRESSO: A EVOLUÇÃO DO ESPAÇO FÍSICO DA ESCOLA ESTADUAL ELOY PEREIRA NAS COMEMORAÇÕES DO SEU JUBILEU 1 EDUCAÇÃO E PROGRESSO: A EVOLUÇÃO DO ESPAÇO FÍSICO DA ESCOLA ESTADUAL ELOY PEREIRA NAS COMEMORAÇÕES DO SEU JUBILEU Resumo Rodrigo Rafael Pinheiro da Fonseca Universidade Estadual de Montes Claros digasmg@gmail.com

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL JOAQUIM GONÇALVES LEDO

ESCOLA ESTADUAL JOAQUIM GONÇALVES LEDO 1 ESCOLA ESTADUAL JOAQUIM GONÇALVES LEDO PROJETO INTERDISCIPLINAR HORTA EM GARRAFA PET: UMA ALTERNATIVA PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE IVINHEMA/MS - DISTRITO DE AMANDINA 2013 2 ESCOLA ESTADUAL

Leia mais

Respostas das questões sobre as regiões do Brasil

Respostas das questões sobre as regiões do Brasil Respostas das questões sobre as regiões do Brasil Região Norte 1. Qual a diferença entre região Norte, Amazônia Legal e Amazônia Internacional? A região Norte é um conjunto de 7 estados e estes estados

Leia mais

BRASIL: UM PAÍS DE MUITAS ESPÉCIES

BRASIL: UM PAÍS DE MUITAS ESPÉCIES Nome: Data: / / 2015 ENSINO FUNDAMENTAL Visto: Disciplina: Natureza e Cultura Ano: 1º Lista de Exercícios de VC Nota: BRASIL: UM PAÍS DE MUITAS ESPÉCIES QUANDO OS PORTUGUESES CHEGARAM AO BRASIL, COMANDADOS

Leia mais

Concurso Planear Estarreja (orientações para a implementação)

Concurso Planear Estarreja (orientações para a implementação) (orientações para a implementação) Escolas Programa de Regeneração Urbana da Cidade de Estarreja Fases do Fase 1. Diagnóstico Fase 2. Estratégia e Plano de Ação 2 Exercícios para preparação de diagnóstico

Leia mais

FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO

FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO É claro que o Brasil não brotou do chão como uma planta. O Solo que o Brasil hoje ocupa já existia, o que não existia era o seu território, a porção do espaço sob domínio,

Leia mais

os projetos de urbanização de favelas 221

os projetos de urbanização de favelas 221 5.15 Favela Jardim Floresta. Vielas e padrão de construção existente. 5.16 Favela Jardim Floresta. Plano geral de urbanização e paisagismo. 5.17 Favela Jardim Floresta. Seção transversal. 5.18 Favela Jardim

Leia mais

GRUPO X 3 o BIMESTRE PROVA A

GRUPO X 3 o BIMESTRE PROVA A A GERAÇÃO DO CONHECIMENTO Transformando conhecimentos em valores www.geracaococ.com.br Unidade Portugal Série: 6 o ano (5 a série) Período: MANHÃ Data: 27/10/2010 PROVA GRUPO GRUPO X 3 o BIMESTRE PROVA

Leia mais

1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade.

1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade. 1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade. Todos nós da AGI Soluções trabalhamos durante anos

Leia mais

JUSTIFICAÇÃO PARA A NÃO SUJEIÇÃO DO PLANO DE PORMENOR DE REABILITAÇÃO URBANA DE SANTA CATARINA A AVALIAÇÃO AMBIENTAL ESTRATÉGICA

JUSTIFICAÇÃO PARA A NÃO SUJEIÇÃO DO PLANO DE PORMENOR DE REABILITAÇÃO URBANA DE SANTA CATARINA A AVALIAÇÃO AMBIENTAL ESTRATÉGICA JUSTIFICAÇÃO PARA A NÃO SUJEIÇÃO DO PLANO DE PORMENOR DE REABILITAÇÃO URBANA DE SANTA CATARINA A AVALIAÇÃO AMBIENTAL ESTRATÉGICA CÂMARA MUNICIPAL DE SINES DEPARTAMENTO DE GESTÃO TERRITORIAL DIVISÃO DE

Leia mais

Prova bimestral 4 o ANO 2 o BIMESTRE

Prova bimestral 4 o ANO 2 o BIMESTRE Prova bimestral 4 o ANO 2 o BIMESTRE HISTÓRIA Escola: Nome: Data: / / Turma: Pedro Álvares Cabral foi o comandante da primeira expedição portuguesa que chegou ao território que mais tarde receberia o nome

Leia mais

Sumário ÁGUA, SOLO E SER HUMANO...52 AMBIENTE E SERES VIVOS... 10

Sumário ÁGUA, SOLO E SER HUMANO...52 AMBIENTE E SERES VIVOS... 10 Sumário 1 AMBIENTE E SERES VIVOS... 10 Módulo 1 Explorar o Pantanal...10 O que já sei......11 Atividade prática...11 Uma visão panorâmica do ambiente...12 Hora da leitura Águas comandam a vida no Pantanal...15

Leia mais

INSTITUTOS SUPERIORES DE ENSINO DO CENSA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROVIC PROGRAMA VOLUNTÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

INSTITUTOS SUPERIORES DE ENSINO DO CENSA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROVIC PROGRAMA VOLUNTÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA INSTITUTOS SUPERIORES DE ENSINO DO CENSA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROVIC PROGRAMA VOLUNTÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA IMPACTO DA CONSTRUÇÃO CIVIL NO PRODUTO INTERNO BRUTO BRASILEIRO

Leia mais

Prefeito João da Costa Vice-Prefeito Milton Coelho. Secretário de Serviços Públicos José Eduardo Santos Vital

Prefeito João da Costa Vice-Prefeito Milton Coelho. Secretário de Serviços Públicos José Eduardo Santos Vital Prefeito João da Costa Vice-Prefeito Milton Coelho Secretário de Serviços Públicos José Eduardo Santos Vital Assessor Executivo Luis Roberto Wanderley de Siqueira Diretor Presidente da Empresa de Manutenção

Leia mais

Biodiversidade em Minas Gerais

Biodiversidade em Minas Gerais Biodiversidade em Minas Gerais SEGUNDA EDIÇÃO ORGANIZADORES Gláucia Moreira Drummond Cássio Soares Martins Angelo Barbosa Monteiro Machado Fabiane Almeida Sebaio Yasmine Antonini Fundação Biodiversitas

Leia mais

Reconhecer as diferenças

Reconhecer as diferenças A U A UL LA Reconhecer as diferenças Nesta aula, vamos aprender que os solos são o resultado mais imediato da integração dos processos físicos e biológicos na superfície da Terra. A formação e o desenvolvimento

Leia mais

PROVA DE HISTÓRIA 2 o TRIMESTRE 2012

PROVA DE HISTÓRIA 2 o TRIMESTRE 2012 PROVA DE HISTÓRIA 2 o TRIMESTRE 2012 PROFa. FLÁVIA N ME N o 6 o ANO Nos anos 80 quando esta professora tinha a sua idade! passava na televisão um seriado chamado Viajantes do Tempo. A ideia do seriado

Leia mais

ORÉADES NÚCLEO DE GEOPROCESSAMENTO RELATÓRIO DE ATIVIDADES

ORÉADES NÚCLEO DE GEOPROCESSAMENTO RELATÓRIO DE ATIVIDADES ORÉADES NÚCLEO DE GEOPROCESSAMENTO PROJETO CARBONO NO CORREDOR DE BIODIVERSIDADE EMAS TAQUARI RELATÓRIO DE ATIVIDADES ASSENTEMENTOS SERRA DAS ARARAS, FORMIGUINHA E POUSO ALEGRE JULHO DE 2011 INTRODUÇÃO

Leia mais

Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Geografia

Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Geografia COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Geografia Nome: Ano: 2º Ano 1º Etapa 2014 Colégio Nossa Senhora da Piedade Área do Conhecimento: Ciências Humanas Disciplina:

Leia mais

TRIANGULAÇÃO DE IMAGENS

TRIANGULAÇÃO DE IMAGENS 1 TRIANGULAÇÃO DE IMAGENS Profa. Teresa Cristina Melo da Silveira (Teca) E.M. Professor Oswaldo Vieira Gonçalves SME/PMU 1 Comunicação Relato de Experiência Triangulação de Imagens foi o nome escolhido

Leia mais

RELATÓRIOS DAS OFICINAS: CUIDANDO DO CUIDADOR: CPPT CUNIÃ. Facilitadoras: Liliane Lott Pires e Maria Inês Castanha de Queiroz

RELATÓRIOS DAS OFICINAS: CUIDANDO DO CUIDADOR: CPPT CUNIÃ. Facilitadoras: Liliane Lott Pires e Maria Inês Castanha de Queiroz 1 RELATÓRIOS DAS OFICINAS: CUIDANDO DO CUIDADOR: CPPT CUNIÃ Facilitadoras: Liliane Lott Pires e Maria Inês Castanha de Queiroz Empresa: SENSOTECH ASSESSORAMENTO E REPRESENTAÇÕES LTDA 4ª Oficina Data: 31/07/2012

Leia mais

CENÁRIOS DA PAISAGEM URBANA TRANSFORMAÇÕES DA PAISAGEM DA CIDADE DE SÃO PAULO

CENÁRIOS DA PAISAGEM URBANA TRANSFORMAÇÕES DA PAISAGEM DA CIDADE DE SÃO PAULO ARQUIVO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO NÚCLEO DE AÇÃO EDUCATIVA O(S) USO(S) DE DOCUMENTOS DE ARQUIVO EM SALA DE AULA BRUNA EVELIN LOPES SANTOS CENÁRIOS DA PAISAGEM URBANA TRANSFORMAÇÕES DA PAISAGEM DA

Leia mais

Colégio Senhora de Fátima

Colégio Senhora de Fátima Colégio Senhora de Fátima A formação do território brasileiro 7 ano Professora: Jenifer Geografia A formação do território brasileiro As imagens a seguir tem como principal objetivo levar a refletir sobre

Leia mais

3.3 O Largo do Carmo e seu entorno

3.3 O Largo do Carmo e seu entorno 3.3 O Largo do Carmo e seu entorno O Largo do Carmo, como ainda é conhecido o espaço público na frente das igrejas da Ordem Primeira e Terceira do Carmo, e ao lado do Teatro Vasques. Seu entorno conserva

Leia mais

Blogs corporativos: uma inovação na Comunicação Organizacional 1

Blogs corporativos: uma inovação na Comunicação Organizacional 1 Blogs corporativos: uma inovação na Comunicação Organizacional 1 Ediane Barbosa Oliveira 2 ECOS/UCPel Resumo: O trabalho busca um estudo sobre uma ferramenta estratégica do ciberespaço no meio da comunicação

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO II ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 2. o ANO/EF - 2015

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO II ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 2. o ANO/EF - 2015 SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA MANTENEDORA DA PUC MINAS E DO COLÉGIO SANTA MARIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO II ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 2. o ANO/EF - 2015 Caro (a) aluno(a), É tempo de conferir os conteúdos estudados

Leia mais

PLAEJAMENTO DA DISCIPLINA GEOGRAFIA

PLAEJAMENTO DA DISCIPLINA GEOGRAFIA COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150 PLAEJAMENTO DA DISCIPLINA GEOGRAFIA SÉRIE: 6º Anos PROFESSOR:

Leia mais

Atividade de Aprendizagem 1 Aquífero Guarani Eixo(s) temático(s) Tema Conteúdos Usos / objetivos Voltadas para procedimentos e atitudes Competências

Atividade de Aprendizagem 1 Aquífero Guarani Eixo(s) temático(s) Tema Conteúdos Usos / objetivos Voltadas para procedimentos e atitudes Competências Aquífero Guarani Eixo(s) temático(s) Vida e ambiente / Terra e universo Tema Água e vida / ciclo hidrológico do planeta Conteúdos Águas subterrâneas Usos / objetivos Aprofundamento do estudo sobre as águas

Leia mais

Duplo sentido ciclável. Experiência de Paris.

Duplo sentido ciclável. Experiência de Paris. Duplo sentido ciclável. Experiência de Paris. Thiago Máximo É preciso pensar a mobilidade urbana, como um sistema. Muitas vezes a questão da circulação nas grades cidades é pensada apenas para sanar problemas

Leia mais

Insígnia Mundial do Meio Ambiente IMMA

Insígnia Mundial do Meio Ambiente IMMA Ficha técnica no. 2.1 Atividade Principal 2.1 SENTINDO A NATUREZA Objetivo da 2 Os escoteiros estão trabalhando por um mundo onde o habitat natural seja suficiente para suportar as espécies nativas. Objetivos

Leia mais

Análise de obra arquitetônica: O prédio do Museu Brasileiro da Escultura (MUBE), de Paulo Mendes da Rocha.

Análise de obra arquitetônica: O prédio do Museu Brasileiro da Escultura (MUBE), de Paulo Mendes da Rocha. Análise de obra arquitetônica: O prédio do Museu Brasileiro da Escultura (MUBE), de Paulo Mendes da Rocha. Por Talles Lucena, educador do MuBE. O prédio do Museu Brasileiro da Escultura é um projeto do

Leia mais

Sustentabilidade x Desperdício

Sustentabilidade x Desperdício Sustentabilidade x Desperdício Alunos: Antônio Fernandes Margarida Késsia Daniele de Brito Nilmara Oliveira Introdução O tema consciência ambiental tem estado em alta no Brasil. A falta d água em vários

Leia mais

PORTAS E JANELAS: A LIGAÇÃO DA CASA COM O MUNDO

PORTAS E JANELAS: A LIGAÇÃO DA CASA COM O MUNDO PORTAS E JANELAS: A LIGAÇÃO DA CASA COM O MUNDO É dito no ditado popular que os olhos de uma pessoa são as janelas de sua alma, trazendo este pensamento para uma residência, podemos entender que as janelas

Leia mais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais Os desafios do Bradesco nas redes sociais Atual gerente de redes sociais do Bradesco, Marcelo Salgado, de 31 anos, começou sua carreira no banco como operador de telemarketing em 2000. Ele foi um dos responsáveis

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca II. POLÍTICA INTERNACIONAL RIO DE

Leia mais

Gestão da Informação e do Conhecimento

Gestão da Informação e do Conhecimento Gestão da Informação e do Conhecimento Aula 05 Aquisição da Informação Dalton Lopes Martins dmartins@gmail.com 2sem/2014 Aquisição da Informação PROCESSO 2 - A aquisição da informação envolve as seguintes

Leia mais

INCT Observatório das Metrópoles. Acesso às tecnologias digitais no Brasil Metropolitano Documento preliminar

INCT Observatório das Metrópoles. Acesso às tecnologias digitais no Brasil Metropolitano Documento preliminar INCT Observatório das Metrópoles Acesso às tecnologias digitais no Brasil Metropolitano Documento preliminar As mudanças desencadeadas pelo avanço da tecnologia digital hoje, no Brasil, não tem precedentes.

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 13 Discurso na solenidade de abertura

Leia mais

abril/2013 CICLOVIA ZONA NORTE

abril/2013 CICLOVIA ZONA NORTE abril/2013 CICLOVIA ZONA NORTE introdução Das temáticas de crise das grandes cidades nos dias de hoje, uma das questões mais contundentes é a mobilidade urbana. A cidade de São Paulo, metrópole que sofre

Leia mais

3º BIMESTRE 2ª Avaliação Área de Ciências Humanas Aula 148 Revisão e avaliação de Humanas

3º BIMESTRE 2ª Avaliação Área de Ciências Humanas Aula 148 Revisão e avaliação de Humanas 3º BIMESTRE 2ª Avaliação Área de Ciências Humanas Aula 148 Revisão e avaliação de Humanas 2 Tipos de vegetação Vegetação é caracterizada como o conjunto de plantas de uma determinada região. Em razão da

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 59 Discurso em ato comemorativo do

Leia mais

EXERCÍCIOS DE REVISÃO - CAP. 04-7ºS ANOS

EXERCÍCIOS DE REVISÃO - CAP. 04-7ºS ANOS EXERCÍCIOS DE REVISÃO - CAP. 04-7ºS ANOS LEIA AS INFORMAÇÕES, CONSULTE O LIVRO PARA ADQUIRIR MAIS CONHECIMENTO E RESPONDA OS EXERCÍCIOS EM SEU CADERNO. 1- Quente e frio: um país de extremos O Brasil é

Leia mais

Todo mundo vai passar aqui. EMARKI CONSTRUÇÃO E INCORPORAÇÃO - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Todo mundo vai passar aqui. EMARKI CONSTRUÇÃO E INCORPORAÇÃO - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. Todo mundo vai passar aqui. 3 Todo mundo vai te ver aqui. Mais de 150 lojas. A maior vitrine de Brasília. 4 5 No coração de Águas Claras O Vitrinni Shopping está localizado na única quadra inteira ainda

Leia mais

Arquitetura dos ambientes de saúde

Arquitetura dos ambientes de saúde Arquitetura dos ambientes de saúde Todos os olhares do ambiente de saúde A palavra arquitetura não traduz a dimensão do que produzimos nessa área. Nosso trabalho vai além da planta. Aqui, são os fluxos

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 85 Discurso na cerimónia de inauguração

Leia mais

Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING

Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING 1 ÍNDICE 03 04 06 07 09 Introdução Menos custos e mais controle Operação customizada à necessidade da empresa Atendimento: o grande diferencial Conclusão Quando

Leia mais

Outubro/2014. Período. 1 a 31 de outubro de 2014

Outubro/2014. Período. 1 a 31 de outubro de 2014 Outubro/2014 Período 1 a 31 de outubro de 2014 Museu da Energia de São Paulo promove curso gratuito sobre Educação Patrimonial Essencial para o desenvolvimento cultural, tema será apresentado em um evento

Leia mais

APÊNDICE. Planejando a mudança. O kit correto

APÊNDICE. Planejando a mudança. O kit correto APÊNDICE Planejando a mudança No capítulo 11, trabalhamos o estabelecimento de um objetivo claro para a mudança. Agora, você está repleto de ideias e intenções, além de uma série de estratégias de mudança

Leia mais

---- ibeu ---- ÍNDICE DE BEM-ESTAR URBANO

---- ibeu ---- ÍNDICE DE BEM-ESTAR URBANO INSTITUTO NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA CNPq/FAPERJ/CAPES ---- ibeu ---- ÍNDICE DE BEM-ESTAR URBANO COORDENAÇÃO LUIZ CÉSAR DE QUEIROZ RIBEIRO EQUIPE RESPONSÁVEL ANDRÉ RICARDO SALATA LYGIA GONÇALVES

Leia mais

P O R T O M A R A V I L H A

P O R T O M A R A V I L H A P O R T O M A R A V I L H A P O R T O M A R A V I L H A Porto do Rio Zona Portuária Hoje Da fundação aos dias de hoje Oficialmente, o Porto do Rio de Janeiro foi inaugurado em 1910, o que impulsionou o

Leia mais

Dia_Logos. café teatral

Dia_Logos. café teatral café Café Teatral Para esta seção do Caderno de Registro Macu, a coordenadora do Café Teatral, Marcia Azevedo fala sobre as motivações filosóficas que marcam esses encontros. Partindo da etimologia da

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 São Luís - Maranhão.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 São Luís - Maranhão. 1 de 5 Turismo e Hotelaria no contexto das cidades criativas Natalino Salgado Filho A Universidade Federal do Maranhão teve o privilégio de abrigar nesta semana o I Seminário Patrimônio Cultural & Cidades

Leia mais

16- Representação Cartográfica - Estudos Temáticos a Partir de Cartas Topográficas

16- Representação Cartográfica - Estudos Temáticos a Partir de Cartas Topográficas 16- Representação Cartográfica - Estudos Temáticos a Partir de Cartas Topográficas A carta topográfica é um documento cartográfico que pode ser utilizado para inúmeros fins, como elaboração de bases cartográficas

Leia mais

3 Dicas MATADORAS Para Escrever Emails Que VENDEM Imóveis

3 Dicas MATADORAS Para Escrever Emails Que VENDEM Imóveis 3 Dicas MATADORAS Para Escrever Emails Que VENDEM Imóveis O que é um e- mail bem sucedido? É aquele e- mail que você recebe o contato, envia o e- mail para o cliente e ele te responde. Nós não estamos

Leia mais

Meio Ambiente PROJETOS CULTURAIS. 4 0 a O - fu dame tal. Cuidar da vida também é coisa de criança. Justificativa

Meio Ambiente PROJETOS CULTURAIS. 4 0 a O - fu dame tal. Cuidar da vida também é coisa de criança. Justificativa Meio Ambiente 4 0 a O - fu dame tal Cuidar da vida também é coisa de criança Justificativa PROJETOS CULTURAIS Na idade escolar, as crianças estão conhecendo o mundo (Freire, 1992), sentindo, observando,

Leia mais

TÍTULO: Plano de Aula O NOSSO AMBIENTE: CONSERVANDO O AMBIENTE ESCOLAR. Ensino Fundamental / Anos Iniciais. 3º ano.

TÍTULO: Plano de Aula O NOSSO AMBIENTE: CONSERVANDO O AMBIENTE ESCOLAR. Ensino Fundamental / Anos Iniciais. 3º ano. Org.: Claudio André - 1 TÍTULO: O NOSSO AMBIENTE: CONSERVANDO O AMBIENTE ESCOLAR Nível de Ensino: Ensino Fundamental / Anos Iniciais Ano/Semestre de Estudo 3º ano Componente Curricular: Ciências Naturais

Leia mais

Geografia QUESTÕES de 01 a 06 INSTRUÇÕES: Questão 01 (Valor: 15 pontos)

Geografia QUESTÕES de 01 a 06 INSTRUÇÕES: Questão 01 (Valor: 15 pontos) Geografia QUESTÕES de 01 a 06 LEIA CUIDADOSAMENTE O ENUNCIADO DE CADA QUESTÃO, FORMULE SUAS RESPOSTAS COM OBJETIVIDADE E CORREÇÃO DE LINGUAGEM E, EM SEGUIDA, TRANSCREVA COMPLETAMENTE CADA UMA NA FOLHA

Leia mais

Proteção Infanto-Juvenil no campo: uma Colheita para o Futuro

Proteção Infanto-Juvenil no campo: uma Colheita para o Futuro Proteção Infanto-Juvenil no campo: uma Colheita para o Futuro A Campanha Nacional pela Proteção Infanto-Juvenil no campo: uma colheita para o futuro, é uma ação estratégica do Movimento Sindical de Trabalhadores

Leia mais

Senhor Ministro da Defesa Nacional, Professor Azeredo Lopes, Senhora Vice-Presidente da Assembleia da República, Dra.

Senhor Ministro da Defesa Nacional, Professor Azeredo Lopes, Senhora Vice-Presidente da Assembleia da República, Dra. Senhor Representante de Sua Excelência o Presidente da República, General Rocha Viera, Senhor Ministro da Defesa Nacional, Professor Azeredo Lopes, Senhora Vice-Presidente da Assembleia da República, Dra.

Leia mais

Significado do termo Paisagismo ou Arquitetura Paisagística

Significado do termo Paisagismo ou Arquitetura Paisagística Significado do termo Paisagismo ou Arquitetura Paisagística Definição de Paisagem Natural / Cultural 1. Consideramos Paisagem todo o espaço que se abrange num lance de vista, e que é delimitado pela linha

Leia mais

PLANO DIRETOR MUNICIPAL

PLANO DIRETOR MUNICIPAL PLANO DIRETOR MUNICIPAL Todos os municípios têm por atribuição constitucional a responsabilidade de exercer o controle sobre o uso e ocupação do solo, e criar condições para o desenvolvimento sustentável

Leia mais

Fotografe Curitiba - Uma Campanha de Incentivo ao Turismo

Fotografe Curitiba - Uma Campanha de Incentivo ao Turismo Fotografe Curitiba - Uma Campanha de Incentivo ao Turismo Daniel de Castro Brainer Pereira PIRES 1 Thatiane Oliveira de ALENCAR 2 Alessandra Oliveira ARAÚJO 3 Universidade de Fortaleza, Fortaleza, CE RESUMO

Leia mais

Até quando uma população pode crescer?

Até quando uma população pode crescer? A U A UL LA Até quando uma população pode crescer? Seu José é dono de um sítio. Cultiva milho em suas terras, além de frutas e legumes que servem para a subsistência da família. Certa vez, a colheita do

Leia mais

MEMÓRIA URBANA DE PALMAS-TO: LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES E MATERIAL SOBRE O PLANO DE PALMAS E SEUS ANTECEDENTES

MEMÓRIA URBANA DE PALMAS-TO: LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES E MATERIAL SOBRE O PLANO DE PALMAS E SEUS ANTECEDENTES MEMÓRIA URBANA DE PALMAS-TO: LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES E MATERIAL SOBRE O PLANO DE PALMAS E SEUS ANTECEDENTES Nome dos autores: Gislaine Biddio Rangel¹; Ana Beatriz Araujo Velasques². 1 Aluna do Curso

Leia mais

Meio ambiente conforme o Dicionário Aurélio é aquilo que cerca ou envolve os seres vivos ou as coisas.

Meio ambiente conforme o Dicionário Aurélio é aquilo que cerca ou envolve os seres vivos ou as coisas. Justificativa Meio ambiente conforme o Dicionário Aurélio é aquilo que cerca ou envolve os seres vivos ou as coisas. A Escola de Ensino Fundamental Mondrian, fundada em 2011, começou suas atividades em

Leia mais

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas...

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas... APRESENTAÇÃO O incremento da competitividade é um fator decisivo para a maior inserção das Micro e Pequenas Empresas (MPE), em mercados externos cada vez mais globalizados. Internamente, as MPE estão inseridas

Leia mais

GALERIA METRÓPOLE E CENTRO METROPOLITANO DE COMPRAS

GALERIA METRÓPOLE E CENTRO METROPOLITANO DE COMPRAS 1960 01 GALERIA METRÓPOLE E CENTRO METROPOLITANO DE COMPRAS HISTÓRIA 02 O edifício Metrópole e Centro Metropolitano de Compras, projetado pelos arquitetos Salvador Candia e Gian Carlo Gasperini, é um importante

Leia mais

Quero mudar! E agora?

Quero mudar! E agora? Quero mudar! E agora? Liberte-se das amarras e contrate um Arquiteto e Urbanista! O Arquiteto e Urbanista O Arquiteto e Urbanista lida diariamente com o processo de construção, desde espaços somente da

Leia mais

PROJETO DE INTERVEÇÃO: UM OLHAR DIFERENTE PARA O LIXO

PROJETO DE INTERVEÇÃO: UM OLHAR DIFERENTE PARA O LIXO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO-UFERSA NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CURSO :EDUCAÇÃO AMBIENTAL ALUNA:FRANCISCA IÊDA SILVEIRA DE SOUZA TUTORA: ANYELLE PAIVA ROCHA ELIAS PROFESSORA: DIANA GONSALVES

Leia mais

A CRIAÇÃO DE DEUS. 2003 Igreja de Deus Unida, uma Associação Internacional

A CRIAÇÃO DE DEUS. 2003 Igreja de Deus Unida, uma Associação Internacional A CRIAÇÃO DE DEUS 2003 Igreja de Deus Unida, uma Associação Internacional A história que nós ouvimos frequentemente como a história da criação é realmente uma história da re-criação. Há muitos anos entre

Leia mais

1 O número concreto. Como surgiu o número? Contando objetos com outros objetos Construindo o conceito de número

1 O número concreto. Como surgiu o número? Contando objetos com outros objetos Construindo o conceito de número Página 1 de 5 1 O número concreto Como surgiu o número? Contando objetos com outros objetos Construindo o conceito de número Como surgiu o número? Alguma vez você parou para pensar nisso? Certamente você

Leia mais

Aula 19 Conteúdo O homem e o meio ambiente. Principais problemas ambientais do mundo.

Aula 19 Conteúdo O homem e o meio ambiente. Principais problemas ambientais do mundo. CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA Unidade IV Natureza sociedade: questões ambientais. Aula 19 Conteúdo O homem e o meio ambiente. Principais problemas ambientais do mundo. 2 CONTEÚDO

Leia mais

A Importância do CRM nas Grandes Organizações Brasileiras

A Importância do CRM nas Grandes Organizações Brasileiras A Importância do CRM nas Grandes Organizações Brasileiras Por Marcelo Bandeira Leite Santos 13/07/2009 Resumo: Este artigo tem como tema o Customer Relationship Management (CRM) e sua importância como

Leia mais

PROJETO DE HISTÓRIA: CAMINHOS DA HISTÓRIA

PROJETO DE HISTÓRIA: CAMINHOS DA HISTÓRIA PROJETO DE HISTÓRIA: CAMINHOS DA HISTÓRIA VIAGEM PARA A SERRA CAPIVARA PI ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II 7º AO 9º ANO. COLÉGIO DÍNAMO 2011 PROFESSORES: * MARCOS MURILO DE OLIVEIRA SILVA * SEMIRAMES ARAÚJO

Leia mais

Apartamentos, Casas e Terrenos.

Apartamentos, Casas e Terrenos. A Urbanização que de planejamento e sustentabilidade. A Riviera de São Lourenço é uma referência mundial em desenvolvimento urbano sustentável. Seu Sistema de Gestão Ambiental, certificado pela norma ISO

Leia mais

O Papel da Educação Patrimonial Carlos Henrique Rangel

O Papel da Educação Patrimonial Carlos Henrique Rangel O Papel da Educação Patrimonial Carlos Henrique Rangel O Patrimônio Cultural pode ser entendido como um conjunto de coisas de seres humanos. Coisas de gente, criadas para facilitar a vivência em grupo

Leia mais

CAPÍTULO 5 CONCLUSÕES, RECOMENDAÇÕES E LIMITAÇÕES. 1. Conclusões e Recomendações

CAPÍTULO 5 CONCLUSÕES, RECOMENDAÇÕES E LIMITAÇÕES. 1. Conclusões e Recomendações 153 CAPÍTULO 5 CONCLUSÕES, RECOMENDAÇÕES E LIMITAÇÕES 1. Conclusões e Recomendações Um Estudo de Caso, como foi salientado no capítulo Metodologia deste estudo, traz à baila muitas informações sobre uma

Leia mais

INTRODUÇÃO. Fui o organizador desse livro, que contém 9 capítulos além de uma introdução que foi escrita por mim.

INTRODUÇÃO. Fui o organizador desse livro, que contém 9 capítulos além de uma introdução que foi escrita por mim. INTRODUÇÃO LIVRO: ECONOMIA E SOCIEDADE DIEGO FIGUEIREDO DIAS Olá, meu caro acadêmico! Bem- vindo ao livro de Economia e Sociedade. Esse livro foi organizado especialmente para você e é por isso que eu

Leia mais

Meio Ambiente PROJETOS CULTURAIS. 3 0 a O - fu dame tal. Cuidar da vida também é coisa de criança. Justificativa

Meio Ambiente PROJETOS CULTURAIS. 3 0 a O - fu dame tal. Cuidar da vida também é coisa de criança. Justificativa Meio mbiente 3 0 a O - fu dame tal Cuidar da vida também é coisa de criança Justificativa PROJETOS CULTURS Na idade escolar, as crianças estão conhecendo o mundo (Freire, 1992), sentindo, observando, identificando-se

Leia mais

Veículo: Site Estilo Gestão RH Data: 03/09/2008

Veículo: Site Estilo Gestão RH Data: 03/09/2008 Veículo: Site Estilo Gestão RH Data: 03/09/2008 Seção: Entrevista Pág.: www.catho.com.br SABIN: A MELHOR EMPRESA DO BRASIL PARA MULHERES Viviane Macedo Uma empresa feita sob medida para mulheres. Assim

Leia mais

Bom Crédito. Lembre-se de que crédito é dinheiro. Passos

Bom Crédito. Lembre-se de que crédito é dinheiro. Passos Bom Crédito Lembre-se de que crédito é dinheiro É. Benjamin Franklin, Político Americano e inventor quase impossível passar a vida sem pedir dinheiro emprestado. Seja algo básico como usar um cartão de

Leia mais

7. o ANO FUNDAMENTAL. Prof. a Andreza Xavier Prof. o Walace Vinente

7. o ANO FUNDAMENTAL. Prof. a Andreza Xavier Prof. o Walace Vinente 7. o ANO FUNDAMENTAL Prof. a Andreza Xavier Prof. o Walace Vinente CONTEÚDOS E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA Unidade I Tempo, espaço, fontes históricas e representações cartográficas

Leia mais

Revisão Participativa dos Instrumentos de Planejamento e Gestão da Cidade de São Paulo Volume 1

Revisão Participativa dos Instrumentos de Planejamento e Gestão da Cidade de São Paulo Volume 1 Revisão Participativa dos Instrumentos de Planejamento e Gestão da Cidade de São Paulo Volume 1 Entenda quais são os Instrumentos de Planejamento e Gestão Urbana que serão revistos Revisão Participativa

Leia mais

João Pessoa Tão grandiosa, tão rica, tão diversa, que é até difícil descrever uma capital de tantos sinônimos. Uma cidade que transmite sossego ao atravessar longos caminhos de verdes abundantes, inspira

Leia mais

Enercoutim investe 18 milhões na plataforma de demonstração de energia solar em Martim Longo

Enercoutim investe 18 milhões na plataforma de demonstração de energia solar em Martim Longo Enercoutim investe 18 milhões na plataforma de demonstração de energia solar em Martim Longo Por Elisabete Rodrigues 17 de Maio de 2013 09:05 Comentar A plataforma de demonstração de energia solar que

Leia mais

POLUIÇÃO VISUAL NA CIDADE DE SÃO PAULO

POLUIÇÃO VISUAL NA CIDADE DE SÃO PAULO Pesquisa Quantitativa de Opinião Pública POLUIÇÃO VISUAL NA CIDADE DE SÃO PAULO Julho/ 2006 Índice I. Metodologia e Amostra II. Contexto III. Poluição Visual IV. O Projeto de Lei V. Considerações Finais

Leia mais

PRAÇA DAS GERAÇOES. Autores: Ana Luiza Ribeiro¹; Junia Caldeira¹ Afiliações: 1 - UniCeub Keywords: praça, revitalizaçao, espaço publico

PRAÇA DAS GERAÇOES. Autores: Ana Luiza Ribeiro¹; Junia Caldeira¹ Afiliações: 1 - UniCeub Keywords: praça, revitalizaçao, espaço publico PRAÇA DAS GERAÇOES Autores: Ana Luiza Ribeiro¹; Junia Caldeira¹ Afiliações: 1 - UniCeub Keywords: praça, revitalizaçao, espaço publico INTRODUÇÃO O artigo aborda o tema das áreas verdes nas quadras 700.

Leia mais

Shopping Iguatemi Campinas Reciclagem

Shopping Iguatemi Campinas Reciclagem Shopping Iguatemi Campinas Reciclagem 1) COMO FUNCIONA? O PROBLEMA OU SITUAÇÃO ANTERIOR Anteriormente, todos os resíduos recicláveis ou não (com exceção do papelão), ou seja, papel, plásticos, vidros,

Leia mais

ESCOLA MUNICIPAL DE PERÍODO INTEGRAL IRMÃ MARIA TAMBOSI

ESCOLA MUNICIPAL DE PERÍODO INTEGRAL IRMÃ MARIA TAMBOSI PREFEITURA MUNICIPAL DE LONTRAS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTE ESCOLA MUNICIPAL DE PERÍODO INTEGRAL IRMÃ MARIA TAMBOSI DESPERTANDO AÇÕES SUSTENTÁVEIS LONTRAS 2013 1.TEMA A preservação

Leia mais