1 Onde estou e aonde quero chegar

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "1 Onde estou e aonde quero chegar"

Transcrição

1

2

3 Seu futuro é agora O Programa RENDA MAIS da Fundação Atlântico tem como objetivo fomentar o conhecimento sobre educação financeira e previdenciária junto aos seus Participantes. No módulo de Educação Financeira desta cartilha apresentamos diversas informações e orientações úteis e práticas para ajudá-lo a aproveitar as oportunidades financeiras. O grande benefício de adquirir conhecimento em finanças é ter a possibilidade de construir seu patrimônio e atingir sua independência econômica com mais tranquilidade e qualidade. Lembre-se de que o quando antes você começar a planejar seu futuro, melhor ele será. Boa leitura!

4 4 1 Onde estou e aonde quero chegar Durante a nossa vida vamos passar por várias etapas e encontrar diversos desafios pela frente. O primeiro passo é saber onde estamos e aonde queremos chegar. Para isso é importante entender de onde vem e para onde vai o seu dinheiro. Conhecendo melhor os seus gastos mensais, você conseguirá organizar e planejar melhor sua vida financeira. Os desejos são os grandes motivadores do ser humano, mas sabemos que é impossível satisfazer todos eles e esta é a primeira armadilha financeira. Não podemos ter tudo que queremos e precisamos fazer escolhas adequadas para nossa vida. Precisamos entender e fazer a distinção entre Desejo e Necessidade. Desejo Necessidade É alguma coisa que gostaríamos de ter, mas sem o qual conseguimos viver. É alguma coisa sem a qual não podemos viver.

5 5 Inicialmente vamos falar sobre planejamento financeiro. O principal pilar para o sucesso é definir seus objetivos para as diversas etapas da sua vida. Fique atento e acompanhe periodicamente. A família deve participar e decidir em conjunto os objetivos comuns a serem estabelecidos durante um determinado período. Não é uma tarefa fácil, porém é um passo importante para garantir o sucesso do planejamento financeiro. E se todos colaborarem, todos se sentirão responsáveis. O controle dos gastos mensais é fundamental para atingir seus objetivos. Os objetivos definidos devem ser claros e atingíveis. Não adianta nada sonhar em comprar uma casa nova se você não tem condições, no momento, de arcar com um financiamento. Entretanto, seu sonho não deve ser descartado e sim adiado. Com planejamento, você saberá aonde quer chegar e não deixará que gastos desnecessários te atrapalhem. Se sua família tem muitos objetivos é preciso priorizar. Conversem e decidam quando e como cada um dos objetivos vai ser alcançado, ou seja, de onde virá o dinheiro para atingir os sonhos. Lembre-se que esta lista deverá ser revisitada anualmente para garantir que nada mudou ao longo do tempo. Disciplina, paciência e atitude são palavras-chave para atingir seus objetivos. Assuma um compromisso com você, com sua família e com as finanças. Para ajudar, estabeleça um plano de ação de corte nas despesas POR ESCRITO. Nesse caso, vale à máxima: O combinado não sai caro.»» Se você tem filhos pequenos ou adolescentes, comece ensinando que dinheiro não nasce em árvores, e que aquele cartão usado no pagamento das compras é fruto de muito trabalho e tem limite.

6 6 DICA Tenha um Fundo de Emergência. Sua meta é manter uma quantia equivalente a no mínimo seis meses do valor dos seus gastos mensais. Com isso você terá conforto e tranquilidade para saber que suas necessidades básicas estarão cobertas em caso de imprevistos. Para começar estabeleça o prazo e a economia mensal necessária para formar esta reserva. Abra uma conta de investimento exclusiva para este fim, para não cair na tentação de gastar no primeiro impulso consumista. Escolha aplicações que possam ser movimentadas a qualquer momento sem perda da rentabilidade. Agora, mão na massa! Analise criteriosamente o que entra e o que sai de dinheiro no seu fluxo de caixa mensal. Muitas vezes pensar na sua vida financeira pode dar um frio na barriga, dor de cabeça, as mãos começam a suar, palpitações, medo, desconforto ou simplesmente preguiça. Não adie. Saiba que o resultado final vai valer muito à pena. Com certeza você vai descobrir que tem mais dinheiro do que imagina ao colocar em ordem as suas finanças.

7 7 CAÇA-PALAVRAS Antes de continuar, que tal caçar algumas palavras importantes para sua vida financeira? z a a f u t u r o o o j o x d w a d c v v b b j k m w c s r i q y u j b f a u e v r u a r e c e i t a s r d g a r g o r t a m t n u e f v a l o r i a t e o t s k a i m e u v r d r c i p m n m t u a o v o c e o e s c o l h a s a l e a p s n i r o v o s z v o q a a b a c u m u l a r r w s s c a a f u n d o o d e d w b x m u v x d g r g r f t c r e d i t o t i a t g y e u n f q n d a e a o m r r i t m u n e h h b y n n e g o c i a r w n i u b e q a d a t a r v i r e v g e e d c a f a m d l i c f t e e d r c s a m e j Respostas: Futuro, objetivos, consumo, receitas, despesas, escolhas, acumular, crédito, negociar, dinheiro, quitar, orçamento e valor.

8 8 Analisando seu momento: A Fundação Atlântico disponibiliza no seu Portal (www.fundacaoatlantico.com.br) a Planilha de Orçamento Familiar para facilitar seu trabalho. Acesse e preencha a planilha, é muito fácil. Identifique a sua situação financeira e leia a nossa recomendação: Situação Azul Suas receitas são maiores que suas despesas. Ótima notícia. Continue cuidando bem do seu dinheiro, mas não se descuide. Faça com que ele trabalhe cada vez mais para você. Aplique toda parcela que você e sua família conseguirem economizar no final do mês. Veja se este valor significa pelo menos de 5 a 10% do seu salário ou da renda familiar. Esta é uma meta a ser atingida com relação a quanto da sua renda deve ser poupada mensalmente.

9 9 Situação Amarela Suas receitas são iguais às suas despesas. Perseverança e pró-atividade são atitudes desejáveis para equilibrar sua vida financeira. Convoque uma reunião familiar e mostre a situação. Reveja os gastos mensais e identifique como chegar à situação Azul, com receita maior do que as despesas. Saiba que o risco de conviver na situação amarela é que qualquer imprevisto pode vir a causar sérios problemas e levá-lo(a) à situação vermelha. Lembre-se que economizar é como estabelecer um programa de dieta. No começo é muito duro, as tentações são enormes e a sensação é que você não vai conseguir. Não se deixe levar por estes pensamentos negativos. Prove e comprove que a satisfação e o prazer de fazer aquela tão sonhada viagem, comprar a nova casa, a casa de veraneio, ou o novo carro é infinitamente maior do que o sacrifício inicial.

10 10 Situação Vermelha Suas receitas são menores que suas despesas. Se você tem dívidas e está no vermelho é hora de colocar ordem na casa. Segure os impulsos consumistas. Seja racional. Analise detalhadamente suas despesas. É preciso tomar decisões rápidas e importantes como: Deixar o cartão de crédito em casa. Mas se realmente precisar usar, faça o pagamento total da fatura em vez de parcelar; Conscientizar você e sua família que o limite do cheque especial não é salário e a taxa de juros é muito alta; Verificar a possibilidade de renegociar suas dívidas bancárias mais caras (como por exemplo, a do cartão de crédito e cheque especial) e não fazer novas; Ser criativo (a) como, por exemplo, alugar um filme e fazer pipoca em vez de ir ao cinema com a família. Passear de bicicleta no parque ou na praia em vez de ir passear no shopping center; Reduzir o uso do celular; Evitar ir ao supermercado antes do almoço, com crianças ou sem uma lista de compras. Seu carrinho pode ficar cheio de produtos supérfluos e a conta pode sair caríssima; Arrumar seu guarda-roupas e descobrir peças que você nem mais se lembrava e pior, que nunca usou; Quitar as dívidas com o 13º salário, comissão, bônus ou quaisquer recursos extras que você venha receber; Vender um bem se a situação for muito crítica. Mais tarde com orçamento equilibrado você poderá recompor seu patrimônio.

11 11 DICA Com o orçamento em mãos, comece analisando o que você colocou como despesas não prioritárias, aquelas que podem ser adiáveis. Se for muito difícil eliminá-las de uma só vez, atribua metas para redução dessas despesas. Estabeleça, por exemplo, um percentual de redução de 10% ou 20%. No final do mês você verá a diferença que alguns Reais fazem na sua conta bancária.

12 12 Vamos parar um pouco e refletir sobre as frases abaixo de acordo com o que você leu até agora na cartilha. Diga se é Verdadeiro (V) ou Falso (F)? 1. O tempo é importante para o planejamento financeiro 2. Devemos analisar com cuidado as despesas, mesmo que elas estejam equilibradas com as receitas 3. Ao receber bônus, ou qualquer renda extra, devemos sempre investir 4. Um dos segredos do sucesso de um plano financeiro é a participação de toda a família 5. Ao parcelar uma compra devemos apenas analisar se a prestação cabe na despesa mensal 6. Os recursos para o fundo de emergência podem ser aplicados no mercado de ações 7. É importante discutir com os filhos as opções que eles têm quando ganham dinheiro: gastar ou investir 8. Dívidas tiram o sono. Quanto mais tempo demorar a tomar uma atitude, mais difícil ficará a situação financeira 9. Usar planilhas para administrar o fluxo de caixa não facilita o controle das despesas 10. Usar o cheque especial desordenadamente pode complicar a vida financeira Respostas do exercício Verdadeiro ou Falso: 1) V 2) V 3) F 4) V 5) F 6) F 7) V 8) V 9 ) F 10) V

13 13 2 Consumo Consciente = Equilíbrio Financeiro A estabilidade econômica trouxe uma expansão do crédito no mercado brasileiro. O parcelamento das compras é um hábito nacional, mas esta conduta deve ser tomada com cautela para que não se torne um problema na sua vida financeira. No entanto, em alguns momentos, será necessário recorrer a empréstimos ou financiamentos, seja em situações emergenciais ou para adquirir seu primeiro imóvel, comprar ou trocar o carro ou qualquer outro bem. Se a alternativa for comprar a prazo, é preciso ficar atento às prestações. Um erro muito comum é olhar apenas o valor da prestação. É preciso sempre saber o seu nível de endividamento. Não se esqueça que um crediário no valor de R$ 50 pode caber no seu orçamento, mas se além dessa prestação você comprar outros quatro bens com o mesmo valor de prestação mensal, seu endividamento mensal passará para R$ 250. É recomendável que a soma de todas as parcelas dos empréstimos, financiamentos e crediários comprometam até 25% do valor total da sua renda. Parece pouco, mas vale lembrar que precisamos de dinheiro para pagar as despesas fixas como aluguel, condomínio, escola, telefone, gás, luz, supermercado etc.

14 14 DICA Atenção para não complicar sua vida financeira por causa de outras pessoas. Evite fazer empréstimos, financiamentos ou compras no seu cartão de crédito para terceiros. O risco é alto, pois afinal essas pessoas também poderão ter problemas financeiros e restará a você honrar o pagamento. Use o crédito com responsabilidade. Não se esqueça do que comentamos no inicio dessa cartilha: é desejo ou necessidade? O consumo consciente nos ensina a dar mais valor ao nosso dinheiro. Uma atitude que devemos ter no ato da compra é negociar um desconto para pagamento à vista.

15 15 Juros É o preço do dinheiro. Recebemos juros quando investimos e pagamos juros no crédito. Porém as taxas são diferentes. A taxa de empréstimo geralmente é mais elevada do que a de aplicação. Inflação É o aumento persistente dos preços criando um ambiente de incertezas, já que os salários não a acompanham na mesma intensidade, gerando uma perda no poder de compra. Assim, a inflação tem um impacto bastante perverso no planejamento financeiro. Não tenha vergonha. O desconto de 3, 4 ou 5% é um valor bem relevante para o atual padrão de taxa de juros e inflação. Um bom exercício para saber se vale ou não à pena pagar a vista é comparar o percentual do desconto com o percentual que você teria se deixasse seu dinheiro aplicado na Caderneta de Poupança, cujo rendimento mínimo é de 0,5% ao mês. Se o valor do desconto for maior, então não perca tempo e pague à vista. Ser consciente é conseguir não se deixar levar pelas tentações do crédito fácil. O apelo mercadológico está muito grande. Você recebe um telefonema do banco oferecendo dinheiro com taxa de juros baixa ou dizendo que o limite do seu cheque especial ou do cartão de crédito dobrou. Você liga a TV, lê uma revista, escuta o rádio ou passa pela porta de uma loja e o vendedor o atrai com a oferta de 0% de entrada ou a primeira parcela somente em três meses. Novamente, você tem que deixar a emoção de lado e ser racional: é desejo ou necessidade? Resumindo, comece seu planejamento financeiro pelo seu orçamento. Talvez você perceba que será necessário mudar alguns dos seus hábitos para equilibrar sua vida financeira e criar uma capacidade de guardar dinheiro para o longo prazo. No Portal da Fundação Atlântico você encontra informações que vão ajudar na sua educação financeira. Pense que um futuro mais tranquilo depende de atitudes tomadas no presente.

16 16 Para finalizar, que tal uma Palavra Cruzada? 1. Ato de aplicar dinheiro para obter ganhos 2. Obrigações de pagar alguma quantia de dinheiro a outrem 3. Permuta, escambo 4. Um dos produtos de investimento mais conhecidos 5. Lucro sobre dinheiro investido 6. Atitude de como se organizar 7. Aquilo que é imprescindível 8. Cobrança por um serviço bancário 9. Desejo intenso, aspiração 10. Alguma coisa que você gostaria de ter, mas sem o qual consegue viver 11. Capacidade de converter um ativo em dinheiro 12. Remuneração do dinheiro 13. Resultado positivo da diferença entre o preço de compra e venda 14. Principal ferramenta do planejamento financeiro 15. Alvos, objetivos

17 N I 8 N V 12 J 14 O E S T I R 15 6 C Respostas: 2) Dívidas 3) Troca 4) Caderneta de poupança 5) Rendimento 6) Disciplina 7) Necessidade 8) Tarifa 9) Sonhos 10) Desejo 11) Liquidez 12) Juro 13) Lucro 14) Orçamento 15) Metas.

18

19 RENDA MAIS é o Programa de Educação Financeira e Previdenciária da Fundação Atlântico, aprovado pela PREVIC (Superintendência Nacional de Previdência Complementar). O objetivo do Programa é ampliar o conhecimento de seus Participantes sobre temas relacionados a finanças e previdência, ressaltando a importância do planejamento de longo prazo para a sua vida.

20 R. Lauro Müller, sala Torre do Rio Sul - Botafogo Rio de Janeiro - RJ - CEP: Central de Relacionamento:

Conseguimos te ajudar?

Conseguimos te ajudar? Controlar suas finanças deve ser um hábito. Não com o objetivo de restringir seus sonhos de consumo, mas sim de convidá-lo a planejar melhor a realização da cada um deles, gastando o seu dinheiro de maneira

Leia mais

Para demonstrar melhor essa relação dos descontroles, abaixo destacaremos os fatores importante de que trataremos nesta etapa de finanças pessoais:

Para demonstrar melhor essa relação dos descontroles, abaixo destacaremos os fatores importante de que trataremos nesta etapa de finanças pessoais: FINANÇAS PESSOAIS Finanças na corda bamba Muitas vezes o desequilíbrio financeiro não está ligado necessariamente a aspectos financeiro, mas sim a aspectos psicológicos, ou seja, você até elabora seus

Leia mais

As 10 Melhores Dicas de Como Fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso

As 10 Melhores Dicas de Como Fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso As 10 Melhores Dicas de Como Fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso Nesse artigo quero lhe ensinar a fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso. Elaborei 10 dicas para você fazer um excelente

Leia mais

VAMOS PLANEJAR... As três palavras mágicas para um bom planejamento financeiro...

VAMOS PLANEJAR... As três palavras mágicas para um bom planejamento financeiro... FASCÍCULO IV VAMOS PLANEJAR... Se você ainda não iniciou seu planejamento financeiro, é importante fazê-lo agora, definindo muito bem seus objetivos, pois, independentemente da sua idade, nunca é cedo

Leia mais

CAPÍTULO 4 Sabe quanto você vai poder pagar? É hora de sentar na mesa com o credor.

CAPÍTULO 4 Sabe quanto você vai poder pagar? É hora de sentar na mesa com o credor. E-BOOK COMO SE PREPARAR PARA A NEGOCIAÇÃO DE DÍVIDAS CAPÍTULO 4 Sabe quanto você vai poder pagar? É hora de sentar na mesa com o credor. Com dívidas em quase 20 instituições diferentes, Joana fez uma lista

Leia mais

Índice. - Introdução... 3. - Economize em Gastos... 7 com Supérfluos. - Controle Seus Sentimentos... 11

Índice. - Introdução... 3. - Economize em Gastos... 7 com Supérfluos. - Controle Seus Sentimentos... 11 1 Índice - Introdução... 3 - Economize em Gastos... 7 com Supérfluos - Controle Seus Sentimentos... 11 - Quite suas Dívidas, mesmo... 14 que Seja Necessário Fazer um Empréstimo - Não Siga a Massa, Existem...

Leia mais

Saia do vermelho. Quer saber mais sobre como usar melhor o seu dinheiro? Fora de controle? Vire o jogo

Saia do vermelho. Quer saber mais sobre como usar melhor o seu dinheiro? Fora de controle? Vire o jogo 1016325-1 - abr/2012 Quer saber mais sobre como usar melhor o seu dinheiro? No site www.itau.com.br/usoconsciente, você encontra vídeos, testes e informações para uma gestão financeira eficiente. Acesse

Leia mais

Guia de Finanças Pessoais

Guia de Finanças Pessoais Guia de Finanças Pessoais GUIA DE FINANÇAS PESSOAIS Como estão suas FinanÇas? De onde vem o dinheiro não costuma ser um mistério. Em geral, as pessoas têm uma boa noção de suas receitas, provenientes do

Leia mais

Recupere a saúde financeira e garanta um futuro tranquilo. Campus da UNESP de São José do Rio Preto, 30/09/2015

Recupere a saúde financeira e garanta um futuro tranquilo. Campus da UNESP de São José do Rio Preto, 30/09/2015 Recupere a saúde financeira e garanta um futuro tranquilo Campus da UNESP de São José do Rio Preto, 30/09/2015 Objetivo geral Disseminar conhecimento financeiro e previdenciário dentro e fora da SP-PREVCOM

Leia mais

Guia do uso consciente do crédito. O crédito está aí para melhorar sua vida, é só se planejar que ele não vai faltar.

Guia do uso consciente do crédito. O crédito está aí para melhorar sua vida, é só se planejar que ele não vai faltar. Guia do uso consciente do crédito O crédito está aí para melhorar sua vida, é só se planejar que ele não vai faltar. Afinal, o que é crédito? O crédito é o meio que permite a compra de mercadorias, serviços

Leia mais

Economia Doméstica - Finanças Pessoais -

Economia Doméstica - Finanças Pessoais - Economia Doméstica - Finanças Pessoais - Parte A Introdução e Visão Geral Parte B Planejamento e Acompanhamento - Técnicas Prof. Maurício Cury POUPAR x GASTAR Situação: Dois casais amigos onde, cada casal

Leia mais

Objetivos das Famílias e os Fundos de Investimento

Objetivos das Famílias e os Fundos de Investimento Objetivos das Famílias e os Fundos de Investimento Objetivos das Famílias e os Fundos de Investimento Prof. William Eid Junior Professor Titular Coordenador do GV CEF Centro de Estudos em Finanças Escola

Leia mais

ORIENTAÇÃO FINANCEIRA

ORIENTAÇÃO FINANCEIRA ORIENTAÇÃO FINANCEIRA SENADO FEDERAL Mesa Biênio 2015-2017 Senador Renan Calheiros PRESIDENTE Senador Jorge Viana PRIMEIRO-VICE-PRESIDENTE Senador Romero Jucá SEGUNDO-VICE-PRESIDENTE Senador Vicentinho

Leia mais

PLANEJAMENTO FINANCEIRO PESSOAL O GUIA PARA COMEÇAR A TER SUCESSO NAS FINANÇAS

PLANEJAMENTO FINANCEIRO PESSOAL O GUIA PARA COMEÇAR A TER SUCESSO NAS FINANÇAS PLANEJAMENTO FINANCEIRO PESSOAL O GUIA PARA COMEÇAR A TER SUCESSO NAS FINANÇAS SUMÁRIO INTRODUÇÃO 03 CONTROLE DE CONTAS 04 ENTENDER E CONTROLAR AS DESPESAS FIXAS E VARIÁVEIS 05 DEFINIR PRIORIDADES 07 IDENTIFICAR

Leia mais

Mensagem do Administrador

Mensagem do Administrador Educação Financeira Índice 1. Mensagem do administrador... 01 2. O Cartão de crédito... 02 3. Conhecendo sua fatura... 03 4. Até quanto gastar com seu cartão... 07 5. Educação financeira... 08 6. Dicas

Leia mais

Guia do Crédito Certo. Para entender e usar corretamente.

Guia do Crédito Certo. Para entender e usar corretamente. Guia do Crédito Certo Para entender e usar corretamente. Índice 1 2 3 4 5 6 7 8 9 Conhecendo o crédito. 1 \ O que fazer para ter uma vida financeira saudável? 2 Para que serve o crédito? 5 O Crédito Certo

Leia mais

Use o crédito de forma consciente

Use o crédito de forma consciente Guia Financeiro 2 Use o crédito de forma consciente O crédito pode ser muito útil, tanto para realizar sonhos, quanto resolver algumas pendências financeiras, desde que você tenha um orçamento controlado

Leia mais

BANRIDICAS FINANCEIRAS. A sua cartilha sobre Educação Financeira

BANRIDICAS FINANCEIRAS. A sua cartilha sobre Educação Financeira BANRIDICAS FINANCEIRAS A sua cartilha sobre Educação Financeira Planejando seu orçamento Traçar planos e colocar tudo na ponta do lápis - não é tarefa fácil, mas também não é impossível. O planejamento

Leia mais

Declare guerra às dívidas!

Declare guerra às dívidas! Declare guerra às dívidas! Na semana passada nossa primeira dica foi dirigida aos trabalhadores que têm algum dinheiro guardado. Demos algumas sugestões simples para evitar que o tão sacrificado pé de

Leia mais

1 IRPF - Entrega A partir do dia 06 de março tem início o período de entrega da Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda Pessoa Física. É importante ficar atento principalmente se você for obrigado

Leia mais

CARTILHA EDUCAÇÃO FINANCEIRA

CARTILHA EDUCAÇÃO FINANCEIRA CARTILHA EDUCAÇÃO FINANCEIRA ÍNDICE PLANEJANDO SEU ORÇAMENTO Página 2 CRÉDITO Página 12 CRÉDITO RESPONSÁVEL Página 16 A EDUCAÇÃO FINANCEIRA E SEUS FILHOS Página 18 PLANEJANDO SEU ORÇAMENTO O planejamento

Leia mais

ETAPA DO CONHECIMENTO FINANCEIRO

ETAPA DO CONHECIMENTO FINANCEIRO 1 Faculdade Salesiana Dom Bosco de Piracicaba Curso de Administração DISCIPLINA: INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO FINANCEIRA PROF. ELISSON DE ANDRADE TEXTO 2: ETAPA DO CONHECIMENTO FINANCEIRO Estrutura do texto 1

Leia mais

GUIA DE PLANEJAMENTO FINANCEIRO

GUIA DE PLANEJAMENTO FINANCEIRO GUIA DE PLANEJAMENTO FINANCEIRO VOCÊ TEM MAIS DINHEIRO DO QUE IMAGINA PLANEJAMENTO FINANCEIRO; COMO ORGANIZAR SEU ORÇAMENTO; A IMPORTÂNCIA DE TER AS CONTAS EM DIA; DESCUBRA COMO FAZER PARA QUE SOBRE UM

Leia mais

Guia Financ F eir inanc o eir 1

Guia Financ F eir inanc o eir 1 Guia Financeiro1 DÍVIDAS: PROTEJA SEU BOLSO! DÍVIDAS SÃO SEMPRE RUINS? Pare e pense: você está endividado? Nem sempre isso é um problema: muitas pessoas têm dívidas, mas não sabem. Ao usar o cartão de

Leia mais

Guia Prático ORGANIZAÇÃO FINANCEIRA PARA BANCAR A FACULDADE

Guia Prático ORGANIZAÇÃO FINANCEIRA PARA BANCAR A FACULDADE Guia Prático ORGANIZAÇÃO FINANCEIRA PARA BANCAR A FACULDADE ÍNDICE 1 Introdução 2 Qual a importância da educação financeira para estudantes? 3 Comece definindo onde é possível economizar 4 Poupar é muito

Leia mais

APRENDENDO A PLANEJAR

APRENDENDO A PLANEJAR APRENDENDO A PLANEJAR A melhor e talvez a única llmaneira de ter um fffffffffffffff orçamento realista, que o ajude a controlar as contas no dia-a-dia e a realizar sonhos, é fazer um dddddd inventário

Leia mais

Planejamento Financeiro

Planejamento Financeiro Planejamento Financeiro I Curso Planejamento e Educação Financeira Uma parceria Órama e Dinheirama. Planejamento Financeiro Por Sandra Blanco Consultora de Investimentos da Órama, mais de anos de mercado,

Leia mais

Guia do uso consciente do crédito. Dicas e informações para você usar o crédito sem perder o sono.

Guia do uso consciente do crédito. Dicas e informações para você usar o crédito sem perder o sono. Guia do uso consciente do crédito Dicas e informações para você usar o crédito sem perder o sono. Afinal, o que é crédito? O crédito é o meio que permite a compra de mercadorias, serviços ou obtenção e

Leia mais

Gestão de Finanças Pessoais Nome do Palestrante

Gestão de Finanças Pessoais Nome do Palestrante Gestão de Finanças Pessoais Nome do Palestrante Como nos relacionamos com o dinheiro? O que é dinheiro? Como nos relacionamos com o dinheiro? O que o dinheiro significa para você? Sonhos Sonhos não se

Leia mais

Este guia é parte da Série Temática - Consumo Consciente do Dinheiro e do Crédito,

Este guia é parte da Série Temática - Consumo Consciente do Dinheiro e do Crédito, Apresentação Este guia é parte da Série Temática - Consumo Consciente do Dinheiro e do Crédito, produzida pelo Instituto Akatu com o objetivo de ajudar o maior número possível de pessoas a perceberem a

Leia mais

VAMOS PLANEJAR... As três palavras mágicas para um bom planejamento financeiro...

VAMOS PLANEJAR... As três palavras mágicas para um bom planejamento financeiro... FASCÍCULO IV VAMOS PLANEJAR... Se você ainda não iniciou seu planejamento financeiro, é importante fazê-lo agora, definindo muito bem seus objetivos, pois, independentemente da sua idade, nunca é cedo

Leia mais

Use bem o seu dinheiro

Use bem o seu dinheiro 1016323-6 - abr/2012 Quer saber mais sobre como usar melhor o seu dinheiro? No site www.itau.com.br/usoconsciente, você encontra vídeos, testes e informações para uma gestão financeira eficiente. Acesse

Leia mais

ESSE CURSO FOI CRIADO E É PROMOVIDO PELA INSTITUIÇÃO. Todos os Direitos Reservados

ESSE CURSO FOI CRIADO E É PROMOVIDO PELA INSTITUIÇÃO. Todos os Direitos Reservados Curso Online 1 2 ESSE CURSO FOI CRIADO E É PROMOVIDO PELA INSTITUIÇÃO Todos os Direitos Reservados 3 1 O Que é Fluxo de Caixa _Fatores que Afetam o Fluxo de Caixa (Internos e Externos) _Desequilíbrio Financeiro

Leia mais

ETAPA DA MUDANÇA DE HÁBITOS

ETAPA DA MUDANÇA DE HÁBITOS 1 Faculdade Salesiana Dom Bosco de Piracicaba Curso de Administração DISCIPLINA: INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO FINANCEIRA PROF. ELISSON DE ANDRADE TEXTO 4: ETAPA DA MUDANÇA DE HÁBITOS (PARTE 3: dívidas) Estrutura

Leia mais

Como gerenciar as finanças em tempos de crise? Autor: Paulo Costa - Data: 24/09/2015

Como gerenciar as finanças em tempos de crise? Autor: Paulo Costa - Data: 24/09/2015 Como gerenciar as finanças em tempos de crise? Autor: Paulo Costa - Data: 24/09/2015 Estamos em crise? Como a crise política e econômica vivida atualmente no Brasil afeta você e sua família? Inflação Desemprego

Leia mais

INFORMATIVO. Novas Regras de limites. A Datusprev sempre pensando em você... Classificados Datusprev: Anuncie aqui!

INFORMATIVO. Novas Regras de limites. A Datusprev sempre pensando em você... Classificados Datusprev: Anuncie aqui! INFORMATIVO Novas Regras de limites A Datusprev sempre pensando em você... Classificados Datusprev: Anuncie aqui! A Datusprev abre espaço para divulgação. Aqui você pode anunciar compra, venda, troca,

Leia mais

Endividado, brasileiro quer limitar valor de compras, pagar com recurso próprio e comprar celular, apura ANEFAC

Endividado, brasileiro quer limitar valor de compras, pagar com recurso próprio e comprar celular, apura ANEFAC PESQUISA ANEFAC DE UTILIZAÇÃO DO 13º SALÁRIO Endividado, brasileiro quer limitar valor de compras, pagar com recurso próprio e comprar celular, apura ANEFAC Pesquisa constata redução de 12,50% no número

Leia mais

PESQUISA DE JUROS ANEFAC ref a Novembro/2013 Após seis elevações no ano, taxas de juros das operações de crédito ficam estáveis

PESQUISA DE JUROS ANEFAC ref a Novembro/2013 Após seis elevações no ano, taxas de juros das operações de crédito ficam estáveis PESQUISA DE JUROS ANEFAC ref a Novembro/201 Após seis elevações no ano, taxas de juros das operações de crédito ficam estáveis Com 4,27 no mes, Minas Gerais e Paraná registraram as maiores taxas de juros

Leia mais

CARTILHA DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA

CARTILHA DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA CARTILHA DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA Cartilha de Educação Financeira O objetivo desta apostila é transmitir informações sobre educação financeira e conhecimento como manter o seu credito,assim assim como passar

Leia mais

Sumário. Introdução - O novo hábito... 1. Capítulo 1 - Pra que serve tudo isso?... 3. Sobre o vocabulário... 4. Benefícios... 7

Sumário. Introdução - O novo hábito... 1. Capítulo 1 - Pra que serve tudo isso?... 3. Sobre o vocabulário... 4. Benefícios... 7 Sumário Introdução - O novo hábito... 1 Capítulo 1 - Pra que serve tudo isso?... 3 Sobre o vocabulário... 4 Benefícios... 7 Perguntas Frequentes sobre o Orçamento Doméstico... 10 Capítulo 2 - Partindo

Leia mais

Indicador de Recuperação de Crédito SPC CDL/BH ABRIL/2016

Indicador de Recuperação de Crédito SPC CDL/BH ABRIL/2016 Indicador de Recuperação de Crédito SPC CDL/BH ABRIL/2016 Elaborado: Economia - Pesquisa & Mercado Equipe Técnica: Economista Ana Paula Bastos Estatística Sarah Ribeiro Analista de economia André Correia

Leia mais

Planejamento Financeiro e Você. Ferramentas para a Conquista de Sonhos! Semana da Estratégia Nacional de Educação Financeira

Planejamento Financeiro e Você. Ferramentas para a Conquista de Sonhos! Semana da Estratégia Nacional de Educação Financeira Planejamento Financeiro e Você Ferramentas para a Conquista de Sonhos! Semana da Estratégia Nacional de Educação Financeira 2015 Hoje estamos aqui para falar de SONHOS e como realizá-los Você está Vivendo

Leia mais

Salve sua Vida Financeira

Salve sua Vida Financeira Salve sua Vida Financeira 7 Dicas MATADORAS E-BOOK Edição 2015 Tatiane Zechel www.dinheiroemforma.com.br Apresentação Olá, sou Tatiane Zechel, fundadora do blog www.dinheiroemforma.com.br e trago este

Leia mais

Sonhos. Sonhos não costumam ser autorrealizáveis. É necessário agir

Sonhos. Sonhos não costumam ser autorrealizáveis. É necessário agir Sonhos Sonhos não costumam ser autorrealizáveis É necessário agir Como transformar sonhos em projetos? 1) Saiba aonde você quer chegar 2) Internalize a visão de futuro trazida pela realização do projeto

Leia mais

Dicas para investir em Imóveis

Dicas para investir em Imóveis Dicas para investir em Imóveis Aqui exploraremos dicas de como investir quando investir e porque investir em imóveis. Hoje estamos vivendo numa crise política, alta taxa de desemprego, dólar nas alturas,

Leia mais

ORÇAMENTO DOMÉSTICO PLANEJAMENTO DE COMPRAS FORMAS DE PAGAMENTO ECONOMIA DOMÉSTICA

ORÇAMENTO DOMÉSTICO PLANEJAMENTO DE COMPRAS FORMAS DE PAGAMENTO ECONOMIA DOMÉSTICA 2009 ORÇAMENTO DOMÉSTICO PLANEJAMENTO DE COMPRAS FORMAS DE PAGAMENTO ECONOMIA DOMÉSTICA A elaboração do orçamento doméstico nem sempre é uma tarefa fácil. Definir quais são as suas necessidades e planejar

Leia mais

ANEFAC IMA Institute of Management Accountants 1

ANEFAC IMA Institute of Management Accountants 1 ANEFAC IMA Institute of Management Accountants 1 PESQUISA DE JUROS - MAIO As taxas de juros das operações de crédito ficaram estáveis em maio/2013. Vale destacar que em maio o Banco Central voltou a elevar

Leia mais

Recupere a saúde financeira e. garanta um futuro tranquilo Reitoria da UNESP, 13/05/2015

Recupere a saúde financeira e. garanta um futuro tranquilo Reitoria da UNESP, 13/05/2015 Recupere a saúde financeira e garanta um futuro tranquilo Reitoria da UNESP, 13/05/2015 Objetivo geral Disseminar conhecimento financeiro e previdenciário dentro e fora da SP-PREVCOM buscando contribuir

Leia mais

POR QUE PRECISAMOS SER RACIONAIS COM O DINHEIRO?

POR QUE PRECISAMOS SER RACIONAIS COM O DINHEIRO? ORGANIZE SUA VIDA POR QUE PRECISAMOS SER RACIONAIS COM O DINHEIRO? - Para planejar melhor como gastar os nossos recursos financeiros QUAIS OS BENEFÍCIOS DE TER UM PLANEJAMENTO FINANCEIRO? - Para que possamos

Leia mais

ORÇAMENTO DOMÉSTICO PLANEJAMENTO DE COMPRAS FORMAS DE PAGAMENTO ECONOMIA DOMÉSTICA

ORÇAMENTO DOMÉSTICO PLANEJAMENTO DE COMPRAS FORMAS DE PAGAMENTO ECONOMIA DOMÉSTICA maio/2016 ORÇAMENTO DOMÉSTICO PLANEJAMENTO DE COMPRAS FORMAS DE PAGAMENTO ECONOMIA DOMÉSTICA A elaboração do orçamento doméstico nem sempre é uma tarefa fácil. Definir quais são as suas necessidades e

Leia mais

cartilha educação financeira

cartilha educação financeira cartilha educação financeira cartilha educação financeira A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA A educação financeira é decisiva para o bem-estar presente e futuro das famílias, contudo, ela nem sempre

Leia mais

PRINCIPAIS DÚVIDAS SOBRE TESOURO DIRETO 4ª EDIÇÃO

PRINCIPAIS DÚVIDAS SOBRE TESOURO DIRETO 4ª EDIÇÃO AS 10 PRINCIPAIS DÚVIDAS SOBRE TESOURO DIRETO 4ª EDIÇÃO Olá, Investidor. Esse projeto foi criado por Bruno Lacerda e Rafael Cabral para te ajudar a alcançar mais rapidamente seus objetivos financeiros.

Leia mais

Educação Financeira. Crédito Consignado. Módulo 3: Gerenciamento de dívidas

Educação Financeira. Crédito Consignado. Módulo 3: Gerenciamento de dívidas Educação Financeira Crédito Consignado Módulo 3: Gerenciamento de dívidas Objetivo Auxiliar no gerenciamento de dívidas e de como quitá-las, conscientizando as pessoas da importância em diminui-las e de

Leia mais

Manual de. Educação Financeira. Dicas para planejar e poupar seu dinheiro. Cecreb MANUAL DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA

Manual de. Educação Financeira. Dicas para planejar e poupar seu dinheiro. Cecreb MANUAL DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA Manual de Educação Financeira MANUAL DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA Dicas para planejar e poupar seu dinheiro 1 A filosofia da Manual de Educação Financeira 2 Um dos princípios básicos das Cooperativas de Crédito

Leia mais

GESTÃO FINANCEIRA para FICAR NO Azul

GESTÃO FINANCEIRA para FICAR NO Azul GESTÃO FINANCEIRA para ficar no azul índice 03 Introdução 04 Capítulo 1 O que é gestão financeira? 06 Capítulo 2 Gestão financeira e tomada de decisões 11 13 18 Capítulo 3 Como projetar seu fluxo financeiro

Leia mais

http://www.comoorganizarcasamento.com

http://www.comoorganizarcasamento.com Como Planejar seu Casamento Sem Stress Copyright 2014 Este e- book é protegido pela Lei dos Direitos Autorais (Lei 9.610/98), é proibida a reprodução do livro por meio eletrônico ou impresso. O e- book

Leia mais

Qual seu nível de preocupação?

Qual seu nível de preocupação? FASE DIFÍCIL EXIGE ORGANIZAÇÃO E DISCIPLINA. Qual seu nível de preocupação? Faça o teste e veja se o descontrole financeiro está afetando seu desempenho no trabalho. www.serasaconsumidor.com.br/testes/teste-indicador-de-educacao-financeira/

Leia mais

Organize Sua Vida Financeira. O guia essencial para ter controle do seu dinheiro

Organize Sua Vida Financeira. O guia essencial para ter controle do seu dinheiro Organize Sua Vida Financeira O guia essencial para ter controle do seu dinheiro Edição comemorativa dos 10 anos de Educação Financeira no ambiente corporativo Um guia prático para as finanças pessoais

Leia mais

Educação financeira Formando consumidores conscientes

Educação financeira Formando consumidores conscientes Educação financeira Formando consumidores conscientes Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais Procon Assembleia Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais Procon Assembleia Cartilha do Procon

Leia mais

Deixar de dever e ter dinheiro para investir em 3 meses

Deixar de dever e ter dinheiro para investir em 3 meses Deixar de dever e ter dinheiro para investir em 3 meses Descubra a sua real situação financeira para ter controle sobre ela. É muito comum encontrar pessoas que gastam mais do que ganham e nem sequer se

Leia mais

EDUCAÇÃO FINANCEIRA. Carol Oliveira Diretora de Vendas Independente Mary Kay

EDUCAÇÃO FINANCEIRA. Carol Oliveira Diretora de Vendas Independente Mary Kay EDUCAÇÃO FINANCEIRA Carol Oliveira Diretora de Vendas Independente Mary Kay COMO A REALIDADE ENSINA... DESPESAS MENSAIS Aluguel Empréstimos Água, luz e internet Despesas com alimentação Despesa com filhos

Leia mais

SAÚDE FINANCEIRA + QUALIDADE DE VIDA

SAÚDE FINANCEIRA + QUALIDADE DE VIDA SAÚDE FINANCEIRA + QUALIDADE DE VIDA 3 Programa Astra de qualidade de vida no trabalho e na família 5 Afinal, qual é o meu orçamento mensal? 7 Planejamento do mês 9 Estou no azul, o que posso fazer? 11

Leia mais

1) Você tem conta bancária?

1) Você tem conta bancária? 1) Você tem conta bancária? Sim 33 37 Não 67 63 2) Você sabe quanto paga de tarifas bancárias? Sim 36 33 Não 64 67 3) O custo das tarifas bancárias influi (ou influiria) na sua escolha de qual banco tornar-se

Leia mais

Aprenda como renegociar suas dívidas e A TER

Aprenda como renegociar suas dívidas e A TER Aprenda como renegociar suas dívidas e VOLTAR A TER CRÉDITO O PROBLEMA FINANCEIRO PODE LEVAR SUA FAMÍLIA À RUÍNA. A dívida entra pela porta da frente e o amor sai pela porta dos fundos. É fácil identificar

Leia mais

Índice. Manual de Educação Financeira COOPERFEMSA...02. O que é Educação Financeira?...03. Orçamento Familiar...04. Por que compramos?...

Índice. Manual de Educação Financeira COOPERFEMSA...02. O que é Educação Financeira?...03. Orçamento Familiar...04. Por que compramos?... Índice Manual de Educação Financeira COOPERFEMSA...02 O que é Educação Financeira?...03 Orçamento Familiar...04 Por que compramos?...05 A influência da Mídia e da Publicidade...06 Por isso, é preciso:...07

Leia mais

Orçamento Use o Dinheiro com Sabedoria

Orçamento Use o Dinheiro com Sabedoria Orçamento Use o Dinheiro com Sabedoria Use o Dinheiro com Sabedoria Serasa Experian e Educação Financeira O Programa Serasa Experian de Educação Financeira Sonhos Reais é uma iniciativa que alia o conhecimento

Leia mais

Questionário sobre Finanças Pessoais - Projeto de Pesquisa II

Questionário sobre Finanças Pessoais - Projeto de Pesquisa II Questionário sobre Finanças Pessoais - Projeto de Pesquisa II Editar este formulário Esta é uma pesquisa sobre Finanças Pessoais e parte integrante da disciplina de Projeto de Pesquisa II do curso de Administração

Leia mais

1 USE SUA RAZÃO E DEIXE AS EMOÇÕES POR ÚLTIMO

1 USE SUA RAZÃO E DEIXE AS EMOÇÕES POR ÚLTIMO BEM VINDO AO GUIA DE 10 PASSOS DE COMO MELHORAR MUITO A SUA VIDA FINANCEIRA! APROVEITE! 1 USE SUA RAZÃO E DEIXE AS EMOÇÕES POR ÚLTIMO Quando se trata do nosso dinheiro, a emoção sempre tende a ser um problema.

Leia mais

#BANRIDICAS. Dicas para sair do buraco ou virar milionário

#BANRIDICAS. Dicas para sair do buraco ou virar milionário #BANRIDICAS Dicas para sair do buraco ou virar milionário #1 GASTE MENOS DO QUE VOCÊ GANHA O primeiro passo é ter noção do quanto você ganha e também do quanto você gasta. Para descobrir isso, nada melhor

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA Quem não sabe administrar tostões, não sabe administrar milhões. Atenção para estas perguntas: Como você acompanha suas vendas? Quanto você vendeu hoje? E ontem? E no mês passado?

Leia mais

08 Capital de giro e fluxo de caixa

08 Capital de giro e fluxo de caixa 08 Capital de giro e fluxo de caixa Qual o capital que sua empresa precisa para funcionar antes de receber o pagamento dos clientes? Como calcular os gastos, as entradas de dinheiro, e as variações de

Leia mais

Tema 1 Sessão 7 ORÇAMENTO: USE O DINHEIRO COM SABEDORIA ACOMPANHE AS RECEITAS E AS DESPESAS DIÁRIAS

Tema 1 Sessão 7 ORÇAMENTO: USE O DINHEIRO COM SABEDORIA ACOMPANHE AS RECEITAS E AS DESPESAS DIÁRIAS Tema 1 Sessão 7 ORÇAMENTO: USE O DINHEIRO COM SABEDORIA ACOMPANHE AS RECEITAS E AS DESPESAS DIÁRIAS O conteúdo desta cartilha foi adaptado pela ANDE com base na metodologia do Programa Global de Educação

Leia mais

Brasileiro se endivida, investe menos e finanças se deterioram no semestre

Brasileiro se endivida, investe menos e finanças se deterioram no semestre Veículo: Estadão Data: 09/08/15 Brasileiro se endivida, investe menos e finanças se deterioram no semestre SÃO PAULO - Com contas no vermelho, mais dívidas e menos investimentos, as finanças dos brasileiros

Leia mais

Educação Financeira. Crédito Consignado. Módulo 2: Como Poupar

Educação Financeira. Crédito Consignado. Módulo 2: Como Poupar Educação Financeira Crédito Consignado Módulo 2: Como Poupar Objetivo Dar dicas importantes para que nossos clientes consigam ter uma poupança e vivam com mais segurança e tranquilidade O conteúdo deste

Leia mais

ETAPA DA DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS

ETAPA DA DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS Faculdade Salesiana Dom Bosco de Piracicaba Curso de Administração DISCIPLINA: INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO FINANCEIRA PROF. ELISSON DE ANDRADE TEXTO 3: ETAPA DA DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS Estrutura do texto 1 Traçando

Leia mais

Mundo das Especialidades Orçamento Familiar - Habilidades Domésticas - 06

Mundo das Especialidades Orçamento Familiar - Habilidades Domésticas - 06 Mundo das Especialidades Orçamento Familiar - Habilidades Domésticas - 06 Texto: Khelven Klay e Diagramação: Ranmaildo Revorêdo, Quem sabe você ainda não esteja muito habituado a ouvir palavras ligadas

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES Ensine para seus alunos a importância de poupar e planejar o orçamento pessoal com este divertido gibi da Marvel.

MANUAL DE INSTRUÇÕES Ensine para seus alunos a importância de poupar e planejar o orçamento pessoal com este divertido gibi da Marvel. MANUAL DE INSTRUÇÕES Ensine para seus alunos a importância de poupar e planejar o orçamento pessoal com este divertido gibi da Marvel. OS VINGADORES // SALVANDO O DIA VISÃO GERAL Aula baseada no gibi Salvando

Leia mais

[ GUIA ] GESTÃO FINANCEIRA PARA EMPREENDEDORES

[ GUIA ] GESTÃO FINANCEIRA PARA EMPREENDEDORES [ GUIA ] GESTÃO FINANCEIRA PARA EMPREENDEDORES D e s c u b r a c o m o m a n t e r o c a p i t a l d a e m p r e s a s o b c o n t r o l e p a r a f a z e r o n e g ó c i o c r e s c e r. Uma boa gestão

Leia mais

BEM VINDAS NOVAS CONSULTORAS

BEM VINDAS NOVAS CONSULTORAS BEM VINDAS NOVAS CONSULTORAS Os produtos Mary Kay tem 2 grandes defeitos: Não tem boca e Não tem pernas!! Mas você tem!! CONTROLE FINANCEIRO Para saúde do seu negócio independente Não ter um CONTROLE financeiro

Leia mais

PLANEJAMENTO FINANCEIRO E VOCÊ

PLANEJAMENTO FINANCEIRO E VOCÊ PLANEJAMENTO FINANCEIRO E VOCÊ Objetivo 3ª Semana Nacional de Educação Financeira - 2016 Divulgar a Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF), uma política pública lançada em 2010, com a finalidade

Leia mais

E-BOOK COMO SE PREPARAR PARA A NEGOCIAÇÃO DE DÍVIDAS. CAPÍTULO 3 Direitos e deveres do consumidor endividado

E-BOOK COMO SE PREPARAR PARA A NEGOCIAÇÃO DE DÍVIDAS. CAPÍTULO 3 Direitos e deveres do consumidor endividado E-BOOK COMO SE PREPARAR PARA A NEGOCIAÇÃO DE DÍVIDAS CAPÍTULO 3 Direitos e deveres do consumidor endividado Numa daquelas confusões da vida, Juliana pagou a parcela mínima do cartão de crédito e usou o

Leia mais

O melhor crédito para você

O melhor crédito para você 1016324-4 - abr/2012 Quer saber mais sobre como usar melhor o seu dinheiro? No site www.itau.com.br/usoconsciente, você encontra vídeos, testes e informações para uma gestão financeira eficiente. Acesse

Leia mais

PESQUISA EDUCAÇÃO FINANCEIRA. Orçamento Pessoal e Conhecimentos Financeiros

PESQUISA EDUCAÇÃO FINANCEIRA. Orçamento Pessoal e Conhecimentos Financeiros PESQUISA EDUCAÇÃO FINANCEIRA Orçamento Pessoal e Conhecimentos Financeiros Janeiro 2015 1. INTRODUÇÃO Quatro em cada dez consumidores consideram-se desorganizados financeiramente, mas sete em cada dez

Leia mais

M = C. (1 + (i. T)) Juros compostos:- Como calcular juros compostos: montante, capital inicial, fórmula, taxa, tempo, etc.

M = C. (1 + (i. T)) Juros compostos:- Como calcular juros compostos: montante, capital inicial, fórmula, taxa, tempo, etc. Material de Estudo para Recuperação 9 ano. Juros Simples O regime de juros será simples quando o percentual de juros incidirem apenas sobre o valor principal. Sobre os juros gerados a cada período não

Leia mais

DATUSPREV CHEGOU O MOMENTO DE APROVEITAR!

DATUSPREV CHEGOU O MOMENTO DE APROVEITAR! DATUSPREV INFORMATIVO CHEGOU O MOMENTO DE APROVEITAR! Quem já cumpriu 5 anos de contribuição pode solicitar o benefício de aposentadoria programada? Essas e mais informações pra você neste Informativo.

Leia mais

Manual da. Educação. Financeira. GRATUITO Esta publicação não pode ser comercializada. Dicas especiais para você organizar o seu orçamento.

Manual da. Educação. Financeira. GRATUITO Esta publicação não pode ser comercializada. Dicas especiais para você organizar o seu orçamento. Manual da Educação Financeira GRATUITO Esta publicação não pode ser comercializada. CONtroLando as FINANças Dicas especiais para você organizar o seu orçamento nº1 2 Fundação Demócrito Rocha editorial

Leia mais

COMO COMEÇAR 2016 se organizando?

COMO COMEÇAR 2016 se organizando? COMO COMEÇAR 2016 se organizando? Como começar 2016 se organizando? Conheça estratégias simples para iniciar o novo ano com o pé direito Você sabia que, de acordo com o Sebrae, os principais motivos que

Leia mais

COMPONENTES DA ESTRUTURA DO PLANO DE NEGÓCIO

COMPONENTES DA ESTRUTURA DO PLANO DE NEGÓCIO COMPONENTES DA ESTRUTURA DO PLANO DE NEGÓCIO No Modelo de Plano de Negócio, disponível no seu ambiente do Concurso você terá um passo a passo para elaborar o seu Plano, bem como todo o conteúdo necessário

Leia mais

Planejamento Financeiro Pessoal

Planejamento Financeiro Pessoal Administração Profa Ms. Elaine Silvia Pasquini Planejamento Financeiro Pessoal e Empresarial Planejamento Financeiro Pessoal Inúmeras pesquisas revelam que profissionais desorganizados financeiramente

Leia mais

COMO MINIMIZAR AS DÍVIDAS DE UM IMÓVEL ARREMATADO

COMO MINIMIZAR AS DÍVIDAS DE UM IMÓVEL ARREMATADO PROLEILOES.COM COMO MINIMIZAR AS DÍVIDAS DE UM IMÓVEL ARREMATADO PROCESSOS QUE PODEM FAZER COM QUE VOCÊ CONSIGA QUITAR DÍVIDAS PENDENTES DE UM ÍMOVEL ARREMATADO EM LEILÃO, PAGANDO MENOS QUE O SEU VALOR

Leia mais

Como economizar dinheiro negociando com seu banco. negociecomseubanco.com.br 1

Como economizar dinheiro negociando com seu banco. negociecomseubanco.com.br 1 negociecomseubanco.com.br 1 Sumário Negocie Com Seu Banco... 3 Quem Somos... 3 Nossa Missão... 3 Este Ebook... 3 Introdução... 4 Como negociar... 6 1. Pesquise as taxas de juros na Negocie Com Seu Banco...

Leia mais

Veja dicas para se livrar das dívidas e usar bem o crédito

Veja dicas para se livrar das dívidas e usar bem o crédito Veja dicas para se livrar das dívidas e usar bem o crédito Especialistas dão dicas para sair do vermelho. É fundamental planejar gastos e usar bem o crédito. Por Anay Cury e Gabriela Gasparin Do G1, em

Leia mais

em alta Conheça as carreiras que mais se valorizaram em 2012

em alta Conheça as carreiras que mais se valorizaram em 2012 #81 seu dinheiro a sua revista de finanças pessoais Profissões em alta Conheça as carreiras que mais se valorizaram em 2012 TV na era digital Aparelhos modernos terão incentivo oficial Confira seu desconto

Leia mais

INTRODUÇÃO CONTROLE SUAS FINANÇAS, OU ELAS O CONTROLARÃO!

INTRODUÇÃO CONTROLE SUAS FINANÇAS, OU ELAS O CONTROLARÃO! INTRODUÇÃO CONTROLE SUAS FINANÇAS, OU ELAS O CONTROLARÃO! Educação Financeira Pessoal Orçamento Pag. 16 O que fazer? Pag. 26 SEJA FELIZ COM SEU DINHEIRO Desafio de 3 Meses: Faça seu Orçamento Pag. 51 Laudimar

Leia mais

Seu maior bem é o seu nome. Cuide dele.

Seu maior bem é o seu nome. Cuide dele. Seu maior bem é o seu nome. Cuide dele. Saiba como limpar o nome. E mantê-lo limpo. Todos sabemos como é precioso o nosso nome e que dificuldades aparecem para todo mundo. Em muitos momentos da vida nos

Leia mais

Educação Financeira. Crédito Consignado. Módulo 1: Orçamento

Educação Financeira. Crédito Consignado. Módulo 1: Orçamento Educação Financeira Crédito Consignado Módulo 1: Orçamento Objetivo Conscientizar nossos clientes sobre a importância da organização financeira e do planejamento orçamentário como alicerce de conforto,

Leia mais

PESQUISA DE JUROS. As taxas de juros das operações de crédito apresentaram em agosto/2014 comportamentos distintos.

PESQUISA DE JUROS. As taxas de juros das operações de crédito apresentaram em agosto/2014 comportamentos distintos. PESQUISA DE JUROS As taxas de juros das operações de crédito apresentaram em agosto/2014 comportamentos distintos. Na pessoa física as taxas de juros tiveram uma pequena elevação sendo esta a décima quinta

Leia mais

QUE TIPO DE PESSOA QUERO EM MINHA EQUIPE? Crédito da Apresentação: Diretora Milene Nader

QUE TIPO DE PESSOA QUERO EM MINHA EQUIPE? Crédito da Apresentação: Diretora Milene Nader QUE TIPO DE PESSOA QUERO EM MINHA EQUIPE? Crédito da Apresentação: Diretora Milene Nader VOCÊ CONHECE ALGUÉM QUE: Quer ganhar dinheiro; Quer uma renda extra; Deseja conhecer pessoas e fazer novas amizades;

Leia mais

Entenda a tributação dos fundos de previdência privada O Pequeno Investidor 04/11/2013

Entenda a tributação dos fundos de previdência privada O Pequeno Investidor 04/11/2013 Entenda a tributação dos fundos de previdência privada O Pequeno Investidor 04/11/2013 Antes de decidir aplicar seu dinheiro em fundos de previdência privada, é preciso entender que é uma aplicação que

Leia mais

5 Plano Financeiro. Investimento total. investimentos fixos; capital de giro; investimentos pré-operacionais. 5.1 Estimativa dos investimentos fixos

5 Plano Financeiro. Investimento total. investimentos fixos; capital de giro; investimentos pré-operacionais. 5.1 Estimativa dos investimentos fixos 5 Plano Financeiro Investimento total Nessa etapa, você irá determinar o total de recursos a ser investido para que a empresa comece a funcionar. O investimento total é formado pelos: investimentos fixos;

Leia mais