Criando Web Services. Palestrante: Daniel Destro do Carmo

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Criando Web Services. Palestrante: Daniel Destro do Carmo"

Transcrição

1 Criando Web Services com Apache Axis Palestrante: Daniel Destro do Carmo

2 Tópicos do Tutorial Introdução O que são Web Services? Padrões Web Services SOAP WSDL Web Services com Java O que é Apache Axis? Desenvolvendo Web Services com Axis Server side Client side

3 Introdução

4 A Internet A internet revolucionou a maneira de se fazer negócios. Sites e aplicações são facilmente acessados. O HTML e o protocolo HTTP são o padrão de troca de informações. Os navegadores web tornaram essa comunicação simples e possível. Diversas tecnologias foram criadas para o desenvolvimento web. clientes web internet Java PHP ASP C++ etc... Web server

5 A Evolução Com o grande sucesso, os negócios na internet evoluíram. A necessidade de novas soluções aumentaram. Transações e trocas de informações comerciais tornaram-se cruciais para os negócios. A automatização era fundamental. solicitar crédito fazer pedido de compra acompanhar o pedido confirmar envio dos produtos Empresa ABC Fornecedor XYZ

6 O Grande Problema Diferentes empresas tendem a utilizar diferentes tecnologias e soluções. Grande problema para integrar todas essas soluções, de forma automatizada. Algumas tecnologias não são interoperacionais. Uma solução para cada tecnologia tornaria isso inviável e caro. Mudança de provedor de serviços pede nova implementação. ASP.NET PHP Empresa ABC Corba XML DCOM Solução proprietária Sockets RMI Fornecedor XYZ Java Delphi

7 Web Services

8 Web Services Solução para o grande problema de integração visto anteriormente. Independe de tecnologia, sistema operacional e plataforma. Qualquer aplicação pode chamar os serviços de outra aplicação. Web Services usam protocolos e padrões abertos, baseados em XML. Constante processo de padronização pelo W3C e OASIS. ASP.NET PHP Empresa ABC WEB SERVICES Fornecedor XYZ Java Delphi

9 Web Services Desenhada para ter um baixo acoplamento entre as partes. Para se ter um baixo acoplamento, as partes devem concordar em: Utilizar um formato de troca de mensagens em comum (SOAP) Utilizar um protocolo em comum (HTTP) Web Service é uma arquitetura orientada a serviços. A interface é crucial é o contrato entre o provedor e o cliente. Web Services têm dois participantes: provedor do serviço e o requisitante do serviço. O requisitante (cliente ou consumidor) acessa o Web Service. arquitetura básica O provedor oferece a interface e a implementação do serviço.

10 Padrões Web Services

11 Padrões Web Services Web Service é uma tecnologia baseado em padrões abertos. HTTP XML SOAP WSDL UDDI Outros... Estes nomes de padrões são constantemente mencionados quando se fala de Web Service.

12 Padrões Web Services SOAP O SOAP (Simple Object Access Protocol) é um protocolo de comunicação, baseado em XML, trafegando, geralmente sobre HTTP. Utilizado para comunicação e troca de dados entre aplicações distintas. Inicialmente criada pela Microsoft e IBM. Agora é padronizada pelo W3C. SOAP é um simples documento XML que contém os elementos: Envelope, que identifica a mensagem SOAP; Header, opcional, que contém informação de cabeçalho; Body, que contém as informações da chamada e resposta; Fault, opcional, que contém informações sobre erros.

13 Padrões Web Services SOAP SOAP pode seguir o modelo RPC e o modelo de Documentos. SOAP também suporta attchments (anexos). Exemplo de documento SOAP <?xml version="1.0"?> <soap:envelopexmlns:soap=" soap:encodingstyle=" <soap:header>... </soap:header> <soap:body>... <soap:fault>... </soap:fault> </soap:body> </soap:envelope>

14 Padrões Web Services WSDL WSDL (Web Services Description Language) é um documento XML que descreve os Web Services de uma maneira estruturada. WSDL descreve um ou mais serviços, como um conjunto de endpoints. Ele informa a interface de acesso, os tipos de dados usados e a localização do serviço. Os WSDLs são fornecidos pelos provedores de aplicativos de Web Services. A partir do WSDL fornecido geraremos os clientes dos Web Services.

15 Padrões Web Services UDDI UDDI (Universal Description, Discovery and Integration) é um serviço que possibilita uma forma padrão, rápida e fácil de se encontrarem Web Services, de acordo com seu interesse. É uma espécie de lista de Web Services públicos fornecidos. Hoje, várias empresas mantêm o serviço de registro e busca do UDDI. UDDI Org Microsoft IBM SAP entre outras

16 Padrões Web Services Conclusão Imagine-se com fome. Você procura no Google (UDDI) por um restaurante. No restaurante você lê o cardápio (WSDL), para saber o que pedir. Em seguida, você faz o pedido ao garçom (SOAP), que leva o pedido até a cozinha (HTTP). O cozinheiro prepara sua comida (Classe que implementa o serviço). Depois de pronta, o garçom traz de volta sua comida (SOAP de resposta). É, basicamente, assim que funcionam os Web Services.

17 Web Services com Java

18 Web Services com Java A plataforma J2EE oferece APIs e ferramentas para trabalhar com os Web Services. Criar serviços e seus clientes. A tecnologia Java oferece as seguintes APIs: Java Web Services Developer Pack (Java WSDP) Java API for XML-Based RPC (JAX-RPC) Java API for XML Registries (JAXR) Java API for XML Processing (JAXP) Java Architecture for XML Binding (JAXB) SOAP with Attachments API for Java (SAAJ) Com estas APIs você não precisa saber como criar o SOAP. Você só precisa saber utilizar as classes da API para criar e acessar os Web Services. Porém...

19 Web Services com Java Desvantagens O desenvolvimento de Web Services com estas APIs não é tão simples. A curva de aprendizado é grande. Você deve conhecer várias classes, e saber como utilizá-las. Então, como desenvolver Web Services mais facilmente???

20 Web Services com Apache Axis

21 W.S. com Apache Axis Apache Axis é um framework para se construir processadores SOAP. Com Axis é possível criarmos os serviços web e os clientes desses serviços. Axis fornece as ferramentas necessárias para trabalharmos com os Web Services de forma fácil e simplificada. Axis pode ser muito facilmente integrado à sua aplicação web, independente do container (Tomcat, JBoss, outros). Axis usa a API JAX-RPC internamente para trabalhar com SOAP. O projeto Apache Axis é a terceira geração do Apache SOAP. Atualmente está na versão 1.1 versão 1.2 com melhorias em breve.

22 W.S. com Apache Axis Instalando o Apache Axis Vá até o site do Apache Axis: Faça o download da última versão (1.1) arquivo zip. Descompacte o zip no seu disco. Crie a variável de ambiente %AXIS_HOME%. Coloque todos os jars do diretório AXIS_HOME/lib no CLASSPATH. * Certifique-se que você tenha o JAVA_HOME configurado. Pronto! Agora podemos trabalhar com os Web Services.

23 W.S. com Apache Axis Server Os Web Services são publicados através de servidores web. O Apache Axis pode rodar em qualquer Web Container Java. Usaremos o container Apache Tomcat. Copie o diretório axis localizado em AXIS_HOME/webapps/ para o diretório webapps do seu Tomcat. Com isso temos o Axis instalado no Tomcat. Fácil! Este diretório já contém as configurações básicas do Axis. Inicie o Tomcat e valide a instalação, clicando nos links disponíveis.

24 W.S. com Apache Axis Server - JWS Como nosso primeiro Web Service, vamos disponibilizar um serviço simples de soma, implementado pela classe abaixo: public class Calculadora { } public int somar( int a, int b ) { return a + b; } Esta classe pode ser publicada como um Web Service facilmente como um endpoint JWS. Para isto, basta renomear o arquivo.java para.jws e copiá-lo para a pasta axis do webapps do seu Tomcat.

25 W.S. com Apache Axis Server - JWS Ao publicarmos o nosso JWS, iniciamos o Tomcat e vamos testá-lo. Para acessar o Web Service da Calculador, aponte o navegador para: Aparecerá um link para visualizarmos o WSDL que é gerado automaticamente pelo Axis. É a partir deste WSDL que criaremos nosso cliente de acesso ao Web Service da Calculadora. Com estes passos bem simples temos nosso primeiro Web Service publicado.

26 W.S. com Apache Axis Server - JWS Para classes de serviços bem simples, o JWS é suficiente, porém ele tem algumas desvantagens: Sempre precisamos ter o fonte Java disponível. A classe não pode fazer parte de nenhum pacote. Não pode utilizar outros tipos, senão os básicos do Java (primitivos, wrappers e String).

27 W.S. com Apache Axis Server Avançado O Axis nos permite disponibilizar nossas classes como serviços web, de forma mais completa e com maior flexibilidade, através de suas ferramentas. Para isso devemos nos familiarizar com o WSDD (Web Service Deployment Descriptor) do Axis. O WSDD contém informações do que você deseja publicar na sua aplicação Axis. Geralmente teremos um arquivo chamado deploy.wsdd e um outro chamado undeploy.wsdd, para fazer e desfazermos o deploy de nossos Web Services. O Axis nos fornece as ferramentas necessárias para podermos criar todos estes arquivos de configuração, além de fazer o deploy de nosso Web Service.

28 W.S. com Apache Axis Server Avançado Para iniciar, definimos a interface do nosso Web Service: package bovespa; public interface IStockQuote { public String gethigherstock(); public double getstockquote( String stock ); } A partir desta interface, vamos gerar as classes do Web Service do lado servidor e também os arquivos de configurações WSDL e WSDD.

29 W.S. com Apache Axis Server Avançado Primeiro criamos o descritor do serviço (WSDL ) utilizamos a ferramenta Java2WSDL: java -cp org.apache.axis.wsdl.java2wsdl -o StockQuote.wsdl -l" -n "urn:stockquote" -p"bovespa.ws" "urn:stockquote" bovespa.istockquote Em seguida, criamos as classes do servidor e os WSDD com a ferramente WSDL2Java: java org.apache.axis.wsdl.wsdl2java -o./src -s -S true -Nurn:StockQuote bovespa.ws StockQuote.wsdl Agora já temos todas as classes e arquivos gerados pelo Axis.

30 W.S. com Apache Axis Server Avançado A ferramenta do Axis gerou as classes Stub e Skeleton baseada na nossa interface IStockQuoteWS. Os Stubs são as classes que ficam no lado cliente e que invocam o Web Service. O Skeleton é a classe que é invocada no lado servidor quando o Web Service é solicitado. Uma classe de implementação do nosso Web Service também é criada. Nesta classe podemos delegar a chamada aos métodos para a nossa classe que realmente implementa a funcionalidade.

31 W.S. com Apache Axis Server Avançado Agora vamos disponibilizar o nosso Web Service. Primeiro, copiamos os binários (.class) para o diretório classes da nossa aplicação no Tomcat (ou no lib sob a forma de um jar). Reiniciamos o Tomcat. Em seguida, executamos o comando do Axis para, de fato, fazer o deploy: java org.apache.axis.client.adminclient./ src/bovespa/ws/deploy.wsdd O programa AdminClient faz o deploy baseado no WSDD informado.

32 W.S. com Apache Axis Após feito o deploy do nosso Web Service, podemos acessá-lo, via browser, para fins de teste, da seguinte maneira: Apontar o navegador para: Clicar sobre o link: View all deployed services. E então escolher o serviços disponível.

33 W.S. com Apache Axis Client Os clientes do nosso Web Service poderão gerar os clientes de acesso a partir do WSDL que é fornecido pelo Axis, como o que vimos pelo próprio navegador web. Portanto, não necessitamos fornecer nenhum tipo de código para os interessados em acessar nosso serviço. Mas, e se quisermos acessar algum Web Service por aí, ou mesmo um Web Service que nós publicamos. A ferramenta WSDL2Java, que já vimos, gera as classes de Stub pra nós.

34 W.S. com Apache Axis Client Imagine que queremos acessar o nosso primeiro Web Service de Calculadora. Vamos então gerar as classes Stub para o cliente acessar o Web Service. Primeiro acessamos o WSDL do Web Service e o salvamos em disco. Em seguida utilizamos a ferramenta para gerar o cliente: java org.apache.axis.wsdl.wsdl2java Calculadora.wsdl -o src

35 W.S. com Apache Axis Client Utilizando as classes geradas, vamos fazer um teste de acesso ao Web Service: CalculadoraServiceLocator loc = new CalculadoraServiceLocator(); Calculadora calc = loc.getcalculadora(); int result = calc.somar( 1, 2 ); System.out.println( result );

36 Para finalizar Com isso podemos ter uma idéia do que é possível fazer com o Apache Axis, podendo irmos além do que foi apresentado. O Apache Axis ainda pode ser mais produtivo trabalhando com a ferramenta Ant, que oferece tasks das ferramentas do Axis. Para maiores informações: Apache Axis: Web Services e SOAP

37 Fim OBRIGADO! Daniel Destro do Carmo

Kassius Vargas Prestes

Kassius Vargas Prestes Kassius Vargas Prestes Agenda 1. Introdução Web Services 2. XML, SOAP 3. Apache Tomcat 4. Axis 5. Instalação Tomcat e Axis 6. Criação de um Web Service 7. Criação de um cliente Baixar http://www.inf.ufrgs.br/~kvprestes/webservices/

Leia mais

Prática da Disciplina de Sistemas Distribuídos Serviços Web IFMA DAI Professor Mauro Lopes C. Silva

Prática da Disciplina de Sistemas Distribuídos Serviços Web IFMA DAI Professor Mauro Lopes C. Silva 1. O que são Serviços Web (Web Services)? Prática da Disciplina de Sistemas Distribuídos Serviços Web IFMA DAI Professor Mauro Lopes C. Silva A ideia central dos Web Services parte da antiga necessidade

Leia mais

Universidade Federal de Juiz de Fora Ciência da Computação Sistemas Distribuídos Professor Ciro Barbosa

Universidade Federal de Juiz de Fora Ciência da Computação Sistemas Distribuídos Professor Ciro Barbosa Universidade Federal de Juiz de Fora Ciência da Computação Sistemas Distribuídos Professor Ciro Barbosa Web Service Plínio Antunes Garcia Sam Ould Mohamed el Hacen Sumário Introdução conceitual O Web Service

Leia mais

UNIVERSIDADE. Sistemas Distribuídos

UNIVERSIDADE. Sistemas Distribuídos UNIVERSIDADE Sistemas Distribuídos Ciência da Computação Prof. Jesus José de Oliveira Neto Web Services Web Services Existem diferentes tipos de comunicação em um sistema distribuído: Sockets Invocação

Leia mais

Web Services. Autor: Rômulo Rosa Furtado

Web Services. Autor: Rômulo Rosa Furtado Web Services Autor: Rômulo Rosa Furtado Sumário O que é um Web Service. Qual a finalidade de um Web Service. Como funciona o serviço. Motivação para o uso. Como construir um. Referências. Seção: O que

Leia mais

Introdução a Web Services

Introdução a Web Services Introdução a Web Services Mário Meireles Teixeira DEINF/UFMA O que é um Web Service? Web Service / Serviço Web É uma aplicação, identificada por um URI, cujas interfaces podem ser definidas, descritas

Leia mais

SCE-557. Técnicas de Programação para WEB. Rodrigo Fernandes de Mello http://www.icmc.usp.br/~mello mello@icmc.usp.br

SCE-557. Técnicas de Programação para WEB. Rodrigo Fernandes de Mello http://www.icmc.usp.br/~mello mello@icmc.usp.br SCE-557 Técnicas de Programação para WEB Rodrigo Fernandes de Mello http://www.icmc.usp.br/~mello mello@icmc.usp.br 1 Cronograma Fundamentos sobre servidores e clientes Linguagens Server e Client side

Leia mais

Integração de sistemas utilizando Web Services do tipo REST

Integração de sistemas utilizando Web Services do tipo REST Integração de sistemas utilizando Web Services do tipo REST Jhonatan Wilson Aparecido Garbo, Jaime Willian Dias Universidade Paranaense (Unipar) Paranavaí PR Brasil jhowgarbo@gmail.com jaime@unipar.br

Leia mais

Programação Cliente em Sistemas Web

Programação Cliente em Sistemas Web Programação Cliente em Sistemas Web WEBSERVICES Cap 18. - Sistemas distribuídos e serviços web em Deitel, H.M, Sistemas Operacionais, 3 ª edição, Pearson Prentice Hall, 2005 Fonte: Rodrigo Rebouças de

Leia mais

Serviços Web: Arquitetura

Serviços Web: Arquitetura Sistemas Distribuídos Mauro Lopes Carvalho Silva Professor EBTT DAI Departamento de Informática Campus Monte Castelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão Objetivos Nesta aula

Leia mais

UFG - Instituto de Informática

UFG - Instituto de Informática UFG - Instituto de Informática Especialização em Desenvolvimento de Aplicações Web com Interfaces Ricas EJB 3.0 Prof.: Fabrízzio A A M N Soares professor.fabrizzio@gmail.com Aula 13 Web Services Web Services

Leia mais

3 Serviços na Web (Web services)

3 Serviços na Web (Web services) 3 Serviços na Web (Web services) 3.1. Visão Geral Com base na definição do Word Wide Web Consortium (W3C), web services são aplicações autocontidas, que possuem interface baseadas em XML e que descrevem

Leia mais

MADALENA PEREIRA DA SILVA SLA Sociedade Lageana de Educação DCET Departamento de Ciências Exatas e Tecnológica

MADALENA PEREIRA DA SILVA SLA Sociedade Lageana de Educação DCET Departamento de Ciências Exatas e Tecnológica MADALENA PEREIRA DA SILVA SLA Sociedade Lageana de Educação DCET Departamento de Ciências Exatas e Tecnológica Desenvolvimento de Web Services com SOAP. 1. Introdução. Com a tecnologia de desenvolvimento

Leia mais

PROGRAMAÇÃO SERVIDOR WEBSERVICES EM SISTEMAS WEB. Prof. Dr. Daniel Caetano 2012-1

PROGRAMAÇÃO SERVIDOR WEBSERVICES EM SISTEMAS WEB. Prof. Dr. Daniel Caetano 2012-1 PROGRAMAÇÃO SERVIDOR EM SISTEMAS WEB WEBSERVICES Prof. Dr. Daniel Caetano 2012-1 Objetivos Compreender o que é um WebService e sua utilidade Compreender a lógica de funcionamento de um WebService Capacitar

Leia mais

Web Services. (Introdução)

Web Services. (Introdução) Web Services (Introdução) Agenda Introdução SOA (Service Oriented Architecture) Web Services Arquitetura XML SOAP WSDL UDDI Conclusão Introdução Comunicação distribuída Estratégias que permitem a comunicação

Leia mais

Serviços Web: Introdução

Serviços Web: Introdução Sistemas Distribuídos Mauro Lopes Carvalho Silva Professor EBTT DAI Departamento de Informática Campus Monte Castelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão Objetivos Nesta aula

Leia mais

Web services. Um web service é qualquer software que está disponível através da Internet através de uma interface XML.

Web services. Um web service é qualquer software que está disponível através da Internet através de uma interface XML. Web services Um web service é qualquer software que está disponível através da Internet através de uma interface XML. XML é utilizado para codificar toda a comunicação de/para um web service. Web services

Leia mais

Service Oriented Architecture SOA

Service Oriented Architecture SOA Service Oriented Architecture SOA Arquitetura orientada aos serviços Definição: Arquitetura de sistemas distribuídos em que a funcionalidade é disponibilizada sob a forma de serviços (bem definidos e independentes)

Leia mais

Web Services e SOAP. Alexandre Zua CaldeiraTecnologias de Middleware 2006/2007 20.10.2006. Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

Web Services e SOAP. Alexandre Zua CaldeiraTecnologias de Middleware 2006/2007 20.10.2006. Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa Alexandre Zua Caldeira Tecnologias de Middleware 2006/2007 Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa 20.10.2006 1 Introdução Definições Limitações do Middleware Estudado Integração com Web Services

Leia mais

Universidade da Beira Interior

Universidade da Beira Interior Universidade da Beira Interior Relatório Apresentação Java Server Pages Adolfo Peixinho nº4067 Nuno Reis nº 3955 Índice O que é uma aplicação Web?... 3 Tecnologia Java EE... 4 Ciclo de Vida de uma Aplicação

Leia mais

SCC-0263. Técnicas de Programação para WEB. Rodrigo Fernandes de Mello http://www.icmc.usp.br/~mello mello@icmc.usp.br

SCC-0263. Técnicas de Programação para WEB. Rodrigo Fernandes de Mello http://www.icmc.usp.br/~mello mello@icmc.usp.br SCC-0263 Técnicas de Programação para WEB Rodrigo Fernandes de Mello http://www.icmc.usp.br/~mello mello@icmc.usp.br 1 Cronograma Fundamentos sobre servidores e clientes Linguagens Server e Client side

Leia mais

Introdução Serviços Web WSDL SOAP UDDI Ferramentas. Serviços Web. (Web Services) Emerson Ribeiro de Mello

Introdução Serviços Web WSDL SOAP UDDI Ferramentas. Serviços Web. (Web Services) Emerson Ribeiro de Mello 1/39 Serviços Web (Web Services) Emerson Ribeiro de Mello Departamento de Automação e Sistemas Universidade Federal de Santa Catarina 22 de Maio de 2007 2/39 Arquitetura Orientada a Serviços Arquitetura

Leia mais

ANEXO V Edital nº 03508/2008

ANEXO V Edital nº 03508/2008 ANEXO V Edital nº 03508/2008 Projeto de integração das informações de mandado de prisão e processos dos Tribunais Regionais Federais e do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios O objetivo

Leia mais

Sistemas Distribuídos

Sistemas Distribuídos Sistemas Distribuídos LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO Prof. Adriano Avelar Site: www.adrianoavelar.com Email: eam.avelar@gmail.com Mecanismos de Comunicação Protocolos de Aplicação Mecanismos de comunicação

Leia mais

Estudo comparativo das API s JAX-RPC e JAXM na construção de Web Services

Estudo comparativo das API s JAX-RPC e JAXM na construção de Web Services Estudo comparativo das API s JAX-RPC e JAXM na construção de Web Services Danielle Corrêa Ribeiro 1, Elizabeth Mª Martinho da Silva 1, Francisco A. S. Júnior 1, Thatiane de Oliveira Rosa 1, Madianita Bogo

Leia mais

Manual de instalação, configuração e utilização do Enviador XML

Manual de instalação, configuração e utilização do Enviador XML Manual de instalação, configuração e utilização do Enviador XML 1. Conceitos e termos importantes XML Empresarial: é um sistema web (roda em um servidor remoto) de armazenamento e distribuição de documentos

Leia mais

INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA SERVLETS

INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA SERVLETS PROGRAMAÇÃO SERVIDOR EM SISTEMAS WEB INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA SERVLETS Prof. Dr. Daniel Caetano 2012-1 Objetivos Apresentar o conceito aplicações orientada a serviços via web Apresentar o papel dos contentores

Leia mais

Web Services. Integração de aplicações na Web. Sistemas Distribuídos

Web Services. Integração de aplicações na Web. Sistemas Distribuídos Web Services Integração de aplicações na Web Integração de Aplicações na Web Interoperação entre ambientes heterogêneos desafios diversidade de componentes: EJB, CORBA, DCOM... diversidade de linguagens:

Leia mais

Cobrança Bancária. Contas / Manutenção.

Cobrança Bancária. Contas / Manutenção. Cobrança Bancária Este tutorial objetiva auxiliar os usuários na configuração do sistema para que a emissão de cobrança bancária dos títulos a receber seja feita. Os processos a seguir consistem na geração

Leia mais

SCPIWeb. SCPIWebDespRec Aplicação Web para Consulta de Despesas e Receitas ( Lei Complementar nº 131 de 27 Maio de 2009 )

SCPIWeb. SCPIWebDespRec Aplicação Web para Consulta de Despesas e Receitas ( Lei Complementar nº 131 de 27 Maio de 2009 ) 2010 SCPIWebDespRec Aplicação Web para Consulta de Despesas e Receitas ( Lei Complementar nº 131 de 27 Maio de 2009 ) SCPIWebCotacao Aplicação Web para Cotação de Preços via Internet Resumo de Instruções

Leia mais

Projeto: Plataforma de Integração. Data: 01/08/2014

Projeto: Plataforma de Integração. Data: 01/08/2014 Manual do Usuário - Autenticação Plataforma de Integração Arquitetura de Software 1.0 20/03/2014 1 de 8 Histórico de Revisões Data Versão Descrição 01/08/2014 1.0 Criação do documento 04/08/2014 1.1 Revisão

Leia mais

Primeiros passos das Planilhas de Obra v2.6

Primeiros passos das Planilhas de Obra v2.6 Primeiros passos das Planilhas de Obra v2.6 Instalação, configuração e primeiros passos para uso das planilhas de obra Elaborado pela Equipe Planilhas de Obra.com Conteúdo 1. Preparar inicialização das

Leia mais

Manual de Utilizador. Caderno. Recursos da Unidade Curricular. Gabinete de Ensino à Distância do IPP. http://eweb.ipportalegre.pt. ged@ipportalegre.

Manual de Utilizador. Caderno. Recursos da Unidade Curricular. Gabinete de Ensino à Distância do IPP. http://eweb.ipportalegre.pt. ged@ipportalegre. Manual de Utilizador Caderno Recursos da Unidade Curricular Gabinete de Ensino à Distância do IPP http://eweb.ipportalegre.pt ged@ipportalegre.pt Índice RECURSOS... 1 ADICIONAR E CONFIGURAR RECURSOS...

Leia mais

Tutorial: Serviços web e suas composições

Tutorial: Serviços web e suas composições Tutorial: Serviços web e suas composições Objetivo: Este tutorial tem como objetivo apresentar o desenvolvimento de serviços web através do framework Axis2. Além disso, realizar uma composição através

Leia mais

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Secretária de Gestão Estratégica e Participativa da Saúde SGEP. Coordenação de Desenvolvimento dos Sistemas de Saúde - CDESS

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Secretária de Gestão Estratégica e Participativa da Saúde SGEP. Coordenação de Desenvolvimento dos Sistemas de Saúde - CDESS MINISTÉRIO DA SAÚDE Secretária de Gestão Estratégica e Participativa da Saúde SGEP Coordenação de Desenvolvimento dos Sistemas de Saúde - CDESS Departamento de Informática do SUS - DATASUS Manual operacional

Leia mais

PROGRAMA DE MBA em Gestão e Engenharia do Produto. O Produto Internet e suas Aplicações

PROGRAMA DE MBA em Gestão e Engenharia do Produto. O Produto Internet e suas Aplicações Universidade de São Paulo Escola Politécnica Programa de Educação Continuada em Engenharia PROGRAMA DE MBA em Gestão e Engenharia do Produto O Produto Internet e suas Aplicações Tecnologias de Informação

Leia mais

Microsoft.NET. Desenvolvimento Baseado em Componentes

Microsoft.NET. Desenvolvimento Baseado em Componentes Microsoft.NET Lirisnei Gomes de Sousa lirisnei@hotmail.com Jair C Leite jair@dimap.ufrn.br Desenvolvimento Baseado em Componentes Resolução de problemas específicos, mas que podem ser re-utilizados em

Leia mais

11/20/10. Resoluções: Teste de Áudio. Não suporto esses malucos de TI. Só inventam despesas. Não acredito que teremos que pagar por mais softwares.

11/20/10. Resoluções: Teste de Áudio. Não suporto esses malucos de TI. Só inventam despesas. Não acredito que teremos que pagar por mais softwares. Não suporto esses malucos de TI. Só inventam despesas. Não acredito que teremos que pagar por mais softwares. Teste de Áudio Quero adaptar os softs que já temos e você não sabe como faz e diz que não é

Leia mais

Tutorial RMI (Remote Method Invocation) por Alabê Duarte

Tutorial RMI (Remote Method Invocation) por Alabê Duarte Tutorial RMI (Remote Method Invocation) por Alabê Duarte Este tutorial explica basicamente como se implementa a API chamada RMI (Remote Method Invocation). O RMI nada mais é que a Invocação de Métodos

Leia mais

MANUAL DO ANIMAIL 1.0.0.1142 Terti Software

MANUAL DO ANIMAIL 1.0.0.1142 Terti Software O Animail é um software para criar campanhas de envio de email (email Marketing). Você pode criar diversas campanhas para públicos diferenciados. Tela Principal do sistema Para melhor apresentar o sistema,

Leia mais

Sistemas Distribuídos Métodos de Invocação Remota II. Prof. MSc. Hugo Souza

Sistemas Distribuídos Métodos de Invocação Remota II. Prof. MSc. Hugo Souza Sistemas Distribuídos Métodos de Invocação Remota II Prof. MSc. Hugo Souza Nesta aula, complementando os conceitos que vimos nas aulas anteriores [aula 15], vamos praticar a programação de laboratório

Leia mais

Adriano Reine Bueno Rafael Barros Silva

Adriano Reine Bueno Rafael Barros Silva Adriano Reine Bueno Rafael Barros Silva Introdução RMI Tecnologias Semelhantes Arquitetura RMI Funcionamento Serialização dos dados Criando Aplicações Distribuídas com RMI Segurança Exemplo prático Referências

Leia mais

SOA na Prática Ricardo Limonta

SOA na Prática Ricardo Limonta SOA na Prática Ricardo Limonta Arquiteto JEE Objetivo Apresentar os conceitos de Arquiteturas Orientadas a Serviços; Entender a relação entre SOA e a tecnologia Web Services; Implementar SOA com Web Services

Leia mais

SOA Introdução. SOA Visão Departamental das Organizações

SOA Introdução. SOA Visão Departamental das Organizações 1 Introdução A Organização é a forma pela qual nós coordenamos nossos recursos de todos os tipos para realizar o trabalho que nos propusemos a fazer. A estrutura de nossas organizações manteve-se basicamente

Leia mais

Introdução ao Android

Introdução ao Android Introdução ao Android André Gustavo Duarte de Almeida docente.ifrn.edu.br/andrealmeida Parte 1 Conhecendo o Sistema e Primeiro Programa Roteiro Pré-requisitos Conceitos Básicos Configurando o Ambiente

Leia mais

Núcleo de Relacionamento com o Cliente. de Relacionamento com o Cliente GUIA PRÁTICO DE USO. Produtos

Núcleo de Relacionamento com o Cliente. de Relacionamento com o Cliente GUIA PRÁTICO DE USO. Produtos GUIA PRÁTICO DE USO Núcleo de Relacionamento com o Cliente de Relacionamento com o Cliente Núcleo Seja bem vindo ao nosso novo canal de relacionamento! Neste Guia Prático de Uso você conhecerá como funciona

Leia mais

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO ORÇAMENTO E GESTÃO SECRETARIA DE LOGÍSTICA E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DEPARTAMENTO DE LOGÍSTICA E SERVIÇOS GERAIS

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO ORÇAMENTO E GESTÃO SECRETARIA DE LOGÍSTICA E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DEPARTAMENTO DE LOGÍSTICA E SERVIÇOS GERAIS MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO ORÇAMENTO E GESTÃO SECRETARIA DE LOGÍSTICA E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DEPARTAMENTO DE LOGÍSTICA E SERVIÇOS GERAIS DIVULGAÇÃO DE COMPRAS DISPENSA / INEXIGIBILIDADE MANUAL DO USUÁRIO

Leia mais

AJAX no GASweb. Mas e afinal, para que usamos o AJAX?

AJAX no GASweb. Mas e afinal, para que usamos o AJAX? Nível - Avançado AJAX no GASweb Por: Pablo Hadler AJAX (Asynchronous Javascript and XML) foi criado com o princípio de ser uma maneira rápida e otimizada de podermos fazer requisições Web, sendo esta totalmente

Leia mais

Sistemas Distribuídos Métodos de Invocação Remota IV. Prof. MSc. Hugo Souza

Sistemas Distribuídos Métodos de Invocação Remota IV. Prof. MSc. Hugo Souza Sistemas Distribuídos Métodos de Invocação Remota IV Prof. MSc. Hugo Souza Nesta aula, complementando os conceitos que vimos nas aulas anteriores [aula 15, aula 16 e aula 17], vamos praticar a segunda

Leia mais

www.f2b.com.br 18/04/2006 Micropagamento F2b Web Services Web rev 00

www.f2b.com.br 18/04/2006 Micropagamento F2b Web Services Web rev 00 www.f2b.com.br 18/04/2006 Micropagamento F2b Web Services Web rev 00 Controle de Revisões Micropagamento F2b Web Services/Web 18/04/2006 Revisão Data Descrição 00 17/04/2006 Emissão inicial. www.f2b.com.br

Leia mais

Criação de Aplicativos de redes sociais para Autenticação

Criação de Aplicativos de redes sociais para Autenticação Criação de Aplicativos de redes sociais para Autenticação 1 ÍNDICE... 2 1 OBJETIVO... 5 1.1 FINALIDADE... 5 2 CRIANDO APLICATIVO DO FACEBOOK... 6 2.1 NAVEGANDO NA PÁGINA HTTPS://DEVELOPERS.FACEBOOK.COM:...

Leia mais

UNICE Ensino Superior Linguagem de Programação Ambiente Cliente Servidor.

UNICE Ensino Superior Linguagem de Programação Ambiente Cliente Servidor. UNICE Ensino Superior Linguagem de Programação Ambiente Cliente Servidor. Modelo Cliente/Servidor Por HIARLY ALVES Fortaleza - CE Apresentação. O mais famoso tipo de arquitetura utilizada em redes de computadores

Leia mais

Criação de um novo projeto no Eclipse utilizando Maven

Criação de um novo projeto no Eclipse utilizando Maven 1. Faça o download da versão mais atual do Eclipse IDE for Java EE Developers em https://www.eclipse.org/downloads/. 2. No Eclipse, crie um novo projeto Maven, em File >> New >> Maven Project 3. Marque

Leia mais

Descompacte o arquivo site-1.2.4.zip que foi baixado dentro da pasta do eclipse.

Descompacte o arquivo site-1.2.4.zip que foi baixado dentro da pasta do eclipse. 3 Manual do Desenvolvedor 3.1 Introdução O site que disponibiliza o SIGATI utiliza o sistema de SVN que é um programa de controle de versão de softwares utilizado no Trac. Com ele o desenvolvedor pode

Leia mais

Manual Rápido de Registro e Configuração do DJPDV

Manual Rápido de Registro e Configuração do DJPDV Página 1 Manual Rápido de Registro e Configuração do DJPDV Juliana Rodrigues Prado Tamizou www.djsystem.com.br (15) 3324-3333 Rua Coronel Aureliano de Camargo,973 Centro - Tatuí SP - 18270-170 Revisado

Leia mais

Manual de Utilização do PDV Klavix

Manual de Utilização do PDV Klavix Manual de Utilização do PDV Klavix Página 1/20 Instalando a partir do CD Se você recebeu um CD de instalação, rode o programa Instalador que se encontra no raiz do seu CD. Ele vai criar a pasta c:\loureiro

Leia mais

DWR DIRECTED WEB REMOTING

DWR DIRECTED WEB REMOTING DWR DIRECTED WEB REMOTING Vamos ver nesse artigo um pouco sobre o Frameworks Ajax para Java, o DWR. Vamos ver seus conceitos, utilidades, vantagens, algumas práticas e fazer o passo a passo para baixar,

Leia mais

Tutorial Moodle ESDM - professores

Tutorial Moodle ESDM - professores Primeira entrada: Tutorial Moodle ESDM - professores USUÁRIO - MODIFICAR PERFIL No primeiro login/entrada no MOODLE aparecerá a tela do PERFIL para que o usuário complete seus dados. EDITANDO O PERFIL

Leia mais

Sistemas Distribuídos na WEB (Plataformas para Aplicações Distribuídas) Sumário. Java 2 Enterprise Edition. J2EE (Java 2 Enterprise Edition)

Sistemas Distribuídos na WEB (Plataformas para Aplicações Distribuídas) Sumário. Java 2 Enterprise Edition. J2EE (Java 2 Enterprise Edition) Sistemas Distribuídos na WEB (Plataformas para Aplicações Distribuídas) J2EE () Sumário Introdução J2EE () APIs J2EE Web Container: Servlets e JSP Padrão XML 2 J2EE é Uma especificação para servidores

Leia mais

Conectar diferentes pesquisas na internet por um menu

Conectar diferentes pesquisas na internet por um menu Conectar diferentes pesquisas na internet por um menu Pré requisitos: Elaboração de questionário Formulário multimídia Publicação na internet Uso de senhas na Web Visualização condicionada ao perfil A

Leia mais

MOODLE NA PRÁTICA PEDAGÓGICA

MOODLE NA PRÁTICA PEDAGÓGICA Carmen Mathias Agosto - 2009 I. CADASTRO 1. Acessar o site de treinamento (teste): http://moodle_course.unifra.br/ 2. Faça o login, clicando em acesso no lado direito superior da tela: 3. Coloque seu nome

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO. Produtos: Saúde Pró Faturamento Saúde Pró Upload. Versão: 20130408-01

MANUAL DE UTILIZAÇÃO. Produtos: Saúde Pró Faturamento Saúde Pró Upload. Versão: 20130408-01 Produtos: Saúde Pró Upload Versão: 20130408-01 Sumário 1 APRESENTAÇÃO... 3 2 LOGIN... 4 3 VALIDADOR TISS... 7 4 CONFIGURAÇÃO DO SISTEMA... 10 4.1 DADOS CADASTRAIS MATRIZ E FILIAL... 11 4.2 CADASTRO DE

Leia mais

Webservices. O que é um web service? Características. Por que web services? Tipos de web services

Webservices. O que é um web service? Características. Por que web services? Tipos de web services Webservices O que é um web service? Solução utilizada na integração de sistemas e na comunicação entre aplicações diferentes Permite que um código rodando em uma máquina (cliente) interaja com um código

Leia mais

Instituto Superior Politécnico Gaya Escola Superior de Ciência e Tecnologia

Instituto Superior Politécnico Gaya Escola Superior de Ciência e Tecnologia Instituto Superior Politécnico Gaya Escola Superior de Ciência e Tecnologia Engenharia Informática Interligação e Gestão de Sistemas Informáticos 2006/2007 Interface WEB para Gestão de Máquinas Virtuais

Leia mais

Para fazer a INSTALAÇÃO do Sistema ColREP, leia com atenção os Passos a seguir:

Para fazer a INSTALAÇÃO do Sistema ColREP, leia com atenção os Passos a seguir: ColREP Sistema Colore para Representantes Comerciais (INSTALAÇÃO). Pag. 1 Para fazer a INSTALAÇÃO do Sistema ColREP, leia com atenção os Passos a seguir: 1º Caso não esteja de posse od CD-Rom de instalação,

Leia mais

Integração de Sistemas de Informação Universitários via Web Services

Integração de Sistemas de Informação Universitários via Web Services Integração de Sistemas de Informação Universitários via s Carlos Costa Serviços Académicos da Universidade dos Açores CMATI Universidade dos Açores ccosta@uac.pt Ana Cristina Melo Serviços Acção Social

Leia mais

Esse manual é um conjunto de perguntas e respostas para usuários(as) do Joomla! 1.5.

Esse manual é um conjunto de perguntas e respostas para usuários(as) do Joomla! 1.5. Esse manual é um conjunto de perguntas e respostas para usuários(as) do Joomla! 1.5. Ele considera que você já tem o Joomla! instalado no seu computador. Caso você queira utilizá lo em um servidor na web,

Leia mais

Java NET: Interaja com a Internet. Ricardo Terra (rterrabh [at] gmail.com) Java NET: Interaja com a Internet Maio, 2011 1

Java NET: Interaja com a Internet. Ricardo Terra (rterrabh [at] gmail.com) Java NET: Interaja com a Internet Maio, 2011 1 Java NET: Interaja com a Internet Ricardo Terra rterrabh [at] gmail.com Ricardo Terra (rterrabh [at] gmail.com) Java NET: Interaja com a Internet Maio, 2011 1 CV Nome: Ricardo Terra Email: rterrabh [at]

Leia mais

Tutorial de Integração PHP

Tutorial de Integração PHP Tutorial de Integração PHP Sumário Tutorial de Integração - PHP... 3 Configurando Envio... 4 Enviando Múltiplos SMS... 5 Enviando Múltiplos SMS a partir de um arquivo CSV... 7 Consultando status de SMS

Leia mais

Web Design Aula 11: Site na Web

Web Design Aula 11: Site na Web Web Design Aula 11: Site na Web Professora: Priscilla Suene priscilla.silverio@ifrn.edu.br Motivação Criar o site em HTML é interessante Do que adianta se até agora só eu posso vê-lo? Hora de publicar

Leia mais

dok.news 11/2015 www.dokfile.com

dok.news 11/2015 www.dokfile.com dok.news / www.dokfile.com Introdução Caro cliente, a Dok vem crescendo e tem muitas coisas novas para mostrar. Assim, criamos este informativo que será enviado para mostrar as novidades, além de conhecer

Leia mais

Programação Web. Professor: Diego Oliveira. Conteúdo 02: JSP e Servlets

Programação Web. Professor: Diego Oliveira. Conteúdo 02: JSP e Servlets Programação Web Professor: Diego Oliveira Conteúdo 02: JSP e Servlets JSP JSP é um template de uma página Web que usa Java para gerar HTML dinamicamente JSP é considerado server-side e roda em um objeto

Leia mais

Portal do Projeto Tempo de Ser

Portal do Projeto Tempo de Ser Sumário Portal do Projeto Tempo de Ser O que é um Wiki?...2 Documentos...2 Localizando documentos...3 Links...3 Criando um Documento...4 Criando um link...4 Editando um Documento...5 Sintaxe Básica...5

Leia mais

INSTALAÇÃO OASIS + WAMP SERVER NO AMBIENTE WINDOWS

INSTALAÇÃO OASIS + WAMP SERVER NO AMBIENTE WINDOWS INSTALAÇÃO OASIS + WAMP SERVER NO AMBIENTE WINDOWS Este tutorial foi desenvolvido pelos analistas Hézio Silva e José Mendes pertencentes ao quadro de TI do Banco da Amazônia S/A, sediado em Belém-Pa e

Leia mais

Criando & Consumindo um WebService com ASP.NET 2.0 Publicado em: 25 de Agosto de 2007 Por Herman Ferdinando Arais

Criando & Consumindo um WebService com ASP.NET 2.0 Publicado em: 25 de Agosto de 2007 Por Herman Ferdinando Arais ASP.NET > WebService herman_arais@yahoo.com.br Introdução Um WebService é um componente, ou unidade lógica de aplicação, acessível através de protocolos padrões de Internet. Como componentes, esses serviços

Leia mais

Arquiteturas, Padrões e Serviços para Geoprocessamento. Lúbia Vinhas 13/05/2008

Arquiteturas, Padrões e Serviços para Geoprocessamento. Lúbia Vinhas 13/05/2008 Arquiteturas, Padrões e Serviços para Geoprocessamento Lúbia Vinhas 13/05/2008 Desejo saber estatísticas sobre áreas queimadas. Desejo fazer análises por localização, por classes de uso ou ainda por seleção

Leia mais

paradigma WBC Public - compra direta Guia do Fornecedor paradigma WBC Public v6.0 g1.0

paradigma WBC Public - compra direta Guia do Fornecedor paradigma WBC Public v6.0 g1.0 paradigma WBC Public - compra direta Guia do Fornecedor paradigma WBC Public v6.0 g1.0 agosto de 2007 As informações contidas neste documento, incluíndo quaisquer URLs e outras possíveis referências a

Leia mais

MANUAL MÓDULO CIELO QUERY COMMERCE (VERSÃO 1.6.1) QUERY COMMERCE

MANUAL MÓDULO CIELO QUERY COMMERCE (VERSÃO 1.6.1) QUERY COMMERCE MANUAL MÓDULO CIELO QUERY COMMERCE (VERSÃO 1.6.1) QUERY COMMERCE Introdução Esse manual fornecerá as informações necessárias para a realização da integração de sua loja em Magento com o sistema de pagamento

Leia mais

ROTEIRO PARA EMISSÃO DE CERTIFICADO DIGITAL A1

ROTEIRO PARA EMISSÃO DE CERTIFICADO DIGITAL A1 ROTEIRO PARA EMISSÃO DE CERTIFICADO DIGITAL A1 Informações importantes sobre a emissão do Certificado A1: 1. Todos os certificados do tipo A1 emitidos no computador/usuário são gerados em um único Repositório

Leia mais

DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO SETOR DE ESTÚDIO E SUPORTE MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO WEBMAIL DA FTC EAD

DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO SETOR DE ESTÚDIO E SUPORTE MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO WEBMAIL DA FTC EAD DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO SETOR DE ESTÚDIO E SUPORTE MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO WEBMAIL DA FTC EAD Salvador Bahia Março/2010 MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO WEBMAIL Este manual contém a descrição das

Leia mais

Programação para Web

Programação para Web Programação para Web Introdução Professor: Harlley Lima E-mail:harlley@decom.cefetmg.br Departamento de Computação Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais Belo Horizonte, 17 de Fevereiro

Leia mais

Portal de Aprendizado Tutorial do Aluno

Portal de Aprendizado Tutorial do Aluno Portal de Aprendizado Tutorial do Aluno Índice 1 Acessando o Portal... 2 1.1 Verificação do Browser... 2 1.2 Entre em contato... 3 1.3 Portal Autenticado... 5 2 Meus Cursos... 6 2.1 Matriculando-se em

Leia mais

Java Enterprise Edition. by Antonio Rodrigues Carvalho Neto

Java Enterprise Edition. by Antonio Rodrigues Carvalho Neto Java Enterprise Edition by Antonio Rodrigues Carvalho Neto Enterprise Edition Architecture O que é Java Enterprise Edition? Java EE é uma plataforma que reune diversas especificações relacionadas a computação

Leia mais

Tutorial de Integração PYTHON

Tutorial de Integração PYTHON Tutorial de Integração PYTHON Sumário Tutorial de Integração - Python... 3 Configurando Envio... 4 Enviando Múltiplos SMS... 5 Enviando Múltiplos SMS a partir de um arquivo CSV... 7 Enviando SMS Individuais...

Leia mais

TUTORIAL PARA PROFESSORES

TUTORIAL PARA PROFESSORES TUTORIAL PARA PROFESSORES MONTAGEM DE DISCIPLINA NA PLATAFORMA MOODLE ALEXANDRE PEREIRA DE VASCONCELLOS MATEUS GERWING KOCHEM ÍNDICE: 1 CONFIGURAÇÕES BÁSICAS DA DISCIPLINA... 02 2 INSERINDO RÓTULOS...

Leia mais

1. Explicando Roteamento um exemplo prático. Através da análise de uns exemplos simples será possível compreender como o roteamento funciona.

1. Explicando Roteamento um exemplo prático. Através da análise de uns exemplos simples será possível compreender como o roteamento funciona. Aula 14 Redes de Computadores 24/10/07 Universidade do Contestado UnC/Mafra Sistemas de Informação Prof. Carlos Guerber ROTEAMENTO EM UMA REDE DE COMPUTADORES A máscara de sub-rede é utilizada para determinar

Leia mais

Programação para Internet Avançada. 4. Web Services. Nuno Miguel Gil Fonseca nuno.fonseca@estgoh.ipc.pt

Programação para Internet Avançada. 4. Web Services. Nuno Miguel Gil Fonseca nuno.fonseca@estgoh.ipc.pt Programação para Internet Avançada 4. Web Services Nuno Miguel Gil Fonseca nuno.fonseca@estgoh.ipc.pt São módulos de aplicações de negócios que expõem as regras do negócio como serviços na Internet através

Leia mais

Internet. Gabriela Trevisan Bacharel em Sistemas de Infomação

Internet. Gabriela Trevisan Bacharel em Sistemas de Infomação Internet Gabriela Trevisan Bacharel em Sistemas de Infomação Histórico da Web World Wide Web o nosso www é o meio de comunicação mais utilizado no mundo atualmente. Através da WWW qualquer usuário conectado

Leia mais

Secretaria de Tecnologia da Informação Coordenadoria de Suporte Técnico aos Usuários

Secretaria de Tecnologia da Informação Coordenadoria de Suporte Técnico aos Usuários Secretaria de Tecnologia da Informação Coordenadoria de Suporte Técnico aos Usuários MANUAL DO (E-REMESSA) (Versão 4.0 Atualizada em Março/2014) SUMÁRIO 1. OBJETIVO... 3 2. PRIMEIRO ACESSO AO MÓDULO DE

Leia mais

Boletim Técnico. A construção do relatório dentro do RM, acessando os dados do Protheus está descrita no documento fornecido pela RM.

Boletim Técnico. A construção do relatório dentro do RM, acessando os dados do Protheus está descrita no documento fornecido pela RM. Integração Protheus TOTVS Reports Produto : Microsiga Protheus Configurador Chamado : TEPVU3 Data da publicação : 13/09/12 País(es) : Todos Banco(s) de Dados : Todos Disponibilizado o processo de integração

Leia mais

Facebook Instruções de integração com PayPal

Facebook Instruções de integração com PayPal Facebook Instruções de integração com PayPal Há diversas formas de utilizar o PayPal para receber pagamentos na plataforma do Facebook. Primeiro você precisa decidir suas necessidades para a opção mais

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE JARDINÓPOLIS - SÃO PAULO. Departamento de Licitações. Introdução

PREFEITURA MUNICIPAL DE JARDINÓPOLIS - SÃO PAULO. Departamento de Licitações. Introdução Prefeitura Municipal de Jardinópolis/SP Tutorial sobre o Programa Betha AutoCotação Instalação, Utilização e Gravação em CD Página 2 Introdução Para dar maior agilidade a alguns processos licitatórios

Leia mais

Programação Web Prof. Wladimir

Programação Web Prof. Wladimir Programação Web Prof. Wladimir Linguagem de Script e PHP @wre2008 1 Sumário Introdução; PHP: Introdução. Enviando dados para o servidor HTTP; PHP: Instalação; Formato básico de um programa PHP; Manipulação

Leia mais

Integração Orientada a Serviços

Integração Orientada a Serviços Integração Orientada a Serviços Porto Alegre, Agosto de 2006 Agenda Sobre a e-core SOA O que é? Web Services x SOA Principal Motivação - Integração SOI ESB BPEL JBI ServiceMix Solução Proposta A Empresa

Leia mais