Treinamento de Administrador. Zoho CRM

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Treinamento de Administrador. Zoho CRM"

Transcrição

1 Treinamento de Administrador Zoho CRM

2 Objetivos Apresentar os principais recursos do CRM a fim de propiciar ao administrador do sistema autonomia para: Criar e alterar campos; Acrescentar, renomear e customizar módulos; Gerir usuários(incluir, desativar e excluir); Gerir permissões; Gerar workflows; Desenvolver relatórios; Criar web formulários; Criar modelos de ; Criar modelos de proposta, dentre outras funcionalidades.

3 Área do Administrador Para acessar a área do Administrador, você deve clicar no botão Configuração. Vamos conhecer agora cada uma dessas funcionalidades!

4 Configurações Pessoais

5 Configurações Pessoais Informações da Conta Algumas partes dessa área podem ser editadas pelos próprios usuários, como por exemplo, seus dados pessoais. Vejamos o que temos nela: Aqui, um usuário comum, pode editar seu Nome, Sobrenome e Pseudônimo. Entretanto, sua Função e Perfil só podem ser alterados pelo Administrador do sistema. Uma nota importante: um Administrador não pode alterar sua própria Função ou Perfil.

6 Configurações Pessoais Informações da Conta É importantíssimo o preenchimento dessa área, pois o fuso horário escolhido aqui definirá o horário e prazos de realização das tarefas. Um usuário comum também pode editar essa área.

7 Configurações Pessoais Informações da Conta Nesse espaço, devemos colocar o endereço e contato do usuário. Espaço esse, que também pode ser preenchido pelo próprio usuário.

8 Configurações Pessoais Informações da Conta Aqui, colocaremos a nossa Assinatura de . Quando enviarmos um ao cliente por meio do CRM, este já vai com nossa Assinatura. Cada usuário pode colocar a sua própria.

9 Configurações Pessoais Formato do Nome Este recurso nos ajuda a personalizar o formato dos nomes dos Usuários, Oportunidades e Contatos. Você pode definir a ordem de Saudação, Primeiro Nome e Sobrenome conforme as exigências do seu negócio.

10 Configurações Pessoais Temas AquidefinimosascoresdolayoutdoNOSSOCRM. Primeiro escolhemos se queremos as cores Padrão ou se desejamos Personalizar. Para personalizar temos os itens: - GuiaNormal:Defineacordomenusuperior,ondeestãoosnomesdosmódulos. - FontedaGuiaNormal:Defineacordosnomesdomódulo. - Guia Selecionada: Define a cor do módulo que estamos trabalhando no momento. - FontedeGuiaSelecionada:Defineacordonomedomóduloqueestamostrabalhando no momento.

11 Configurações Pessoais Temas Na opção Fundo pode-se escolher a cor do fundo da tela do sistema. Costuma-se escolher a cor do fundo da logo, para que fique esteticamente melhor. Já a opção Layout fará diferença em computadores com o monitores muito específicos, pois marcando o item Ajustar à tela o sistema sofre uma alteração em seu padrão, ajustando-se à tela do usuário.

12 Configurações Pessoais Registro de Auditoria Esse recurso mostra todas as ações feitas nos registros pelos usuários do sistema. Podemos visualizar essas atualizações classificando por Usuário, Módulo ou Tipo de Ação.

13 Configurações Pessoais BCC Dropbox Com esse recurso podemos criar novos Leads com mais velocidade. Ao enviar um e- mail para alguém e adicionar na cópia oculta desse um endereço fornecido por essa funcionalidade (marcado na imagem acima), o sistema faz uma leitura no CRM para avaliar se essa pessoa já está cadastrada ou não. Não estando, um novo Lead é gerado automaticamente. A cada enviado, usando esse endereço em cópia oculta, o mesmo será gravado.

14 Usuários e permissões Usuários Nesse espaço temos a lista dos usuários cadastrados no CRM. Aqui temos a visibilidade dos usuários que já aceitaram oconviteparaseregistraremnosistemae os que ainda estão pendentes, como mostra nosso exemplo ao lado(em azul). Também é nesse espaço que temos a possibilidade de Adicionar ou Desativar usuários. Para Desativar um usuário do sistema, basta marcar o cadastro do mesmo no CRM, e depois clicar em Desativar, como mostra nosso segundo exemplo (em verde). É importante salientar que um usuário Desativado do CRM não terá mais acesso ao sistema, mas a licença relativa a esse usuário continua ativa e pode ser usada acrescentado um outro usuário no lugar.

15 Usuários e permissões Usuários Para Adicionar um novo usuário, clique no botão mostrado na imagem acima. Depois, preencha o formulário que abrirá e clique em Salvar. Nesse momento, um convite será enviado para o cadastrado no formulário. O novo usuário deverá aceitar esse convite, preenchendo as informações que virão no em questão.

16 Usuários e permissões Perfis Perfis é a área do CRM que define o tipo de acesso que os usuários terão no sistema. É indicado que uma mesma equipe e / ou departamento tenha o mesmo Perfil, ou seja, que tenham as mesmas permissões. Para criar uma Novo Perfil, basta clicar no botão mostrado na imagem acima, e marcar ou desmarcar os itens de acesso disponíveis no CRM.

17 Usuários e permissões Perfis Veja a quantidade de Perfis diferentes que podemos criar em cada versão do CRM:

18 Usuários e permissões Funções É no espaço de Funções que representamos a hierarquia definida em nossa empresa, assim como o compartilhamento de dados entre as equipes. Aqui, quem está acima tem acesso a todos os registros da Função subordinada a ele, contudo, quem está abaixo, não visualiza os registros de seus superiores. Funções diferentes, mas que estão no mesmo nível hierárquico podem ou não compartilhar seus registros. Para que isso aconteça, basta marcar a opção Compartilhar dados com terceiros no momento de criar tal Função.

19 Usuários e permissões Funções Veja a quantidade de níveis de Funções diferentes podemos criar em cada versão do CRM:

20 Usuários e permissões Grupos* O recurso denominado Grupos foi desenvolvido para que usuários que não fazem parte de uma mesma equipe e hierarquia possam compartilhar registros caso seja necessário. Dessa forma, é preciso selecionar esses usuários e clicar em Salvar.

21 Usuários e permissões Configuração do compartilhamento de dados Aqui se define se pessoas de uma mesma Função podem compartilhar dados entre si. Se em algum módulo estiver selecionado que o acesso é Privado, os usuários só poderão ver os seus próprios registros, mesmo que estejam numa mesma Função. Já se estiver selecionado o acesso Leitura/gravação/exclusão públicas todos têm acesso liberado aos registros de seus colegas, se forem de uma mesma Função.

22 Usuários e permissões Permissões de campos e links Nessa área do sistema, podemos ocultar um único campo de um módulo da visão de um Perfil. Isso significa dizer que, mesmo que os usuários de um determinado Perfil tenham acesso a um módulo, podemos tirar um ou alguns campos da visão desse Perfil sem que todo o formulário seja ocultado.

23 Usuários e permissões Usuários do Zoho mail Add-on Nessa área, podemos visualizar, e também gerir, quais dos usuários do sistema têm acesso aozohomailequaloseutipodeconta.

24 Configurações da Organização Detalhes da empresa Assim como tivemos as informações do usuário, aqui teremos as informações e dados da Empresa. Contudo, essa área somente podem ser editada pelo Administrador do sistema.

25 Configurações da Organização Ano Fiscal Normalmente o início do Ano Fiscal de uma empresa é definido como Janeiro. Entretanto, caso em alguma empresa seja diferente é aqui que podemos alterar o mês de início. Isso alterará também os relatórios que envolvem esse período e a previsão feita pelo CRM.

26 Configurações da Organização Copiar Personalização O recurso de Copiar Personalização serve para que se possa fazer, literalmente, a cópia de uma CRM para outro. Isso acontece, por exemplo, no caso de uma empresa que tem filiais, mas que não querem compartilhar os seus registros. Estas podem ter cada uma um sistema, mas que têm a mesma personalização no que ser refere aos módulos, campos, workflows e modelos desenvolvidos.

27 Configurações da Organização Horário Comercial* Aqui se define o horário comercial da empresa, ou seja, o horário de funcionamento.

28 Configurações da Organização Moedas* Aqui se define qual a moeda padrão a ser usada e sua personalização, assim como podemos acrescentar outras moedas, que podem ser usadas, a depender do seu Negócio. LABORATÓRIOS 1, 2 e 3

29 Personalização Campos Aqui está um dos mais importantes (e simples!) recursos do sistema: a criação de campos. Primeiro, é preciso escolher em qual módulo tal campo será criado. Depois é preciso definirqualotipodecampoque sedesejadesenvolver.coloqueumnomeparaocampoe salve. Se for um campo de seleção, deve-se, também, colocar as opções que ele irá oferecer. Pronto, campo criado!

30 Personalização Campos Veja a quantidade de Campos diferentes podemos criar em cada versão do CRM:

31 Personalização Links Este é um outro meio de criar campos, contudo, nesse caso, são campos de Link. Quando se cria um campo deste tipo ele fará associação com um outro campo do tipo texto para que determinada página na web seja buscada. Podemos, por exemplo, definir que esse campo tenha o endereço do Facebook. Criamos um campo texto para que seja preenchido o nome do Facebook de um cliente. Associado ao link o mesmo gravará a página do Face deste cliente em nosso formulário.

32 Personalização Layouts Layout é o espaço onde definimos a disposição dos campos no formulário de cada módulo. Basta escolher o módulo que você quer ajustar o layout, clicar em um campo e arrastá-lo até a posição desejada. Se quiser criar outra seção para separar o formulário em tipos de dados diferentes, é só clicar no botão Criar seção e nomeá-la conforme necessitar.

33 Personalização Guias Esse é outro recurso importante do nosso CRM. Guia significa Módulo. Dessa forma, organizar guias significa definir quais módulos serão usados no seu sistema e em qual ordem eles aparecerão no menu superior. Os módulos que deseja utilizar devem ficar na coluna Guias Selecionadas e a ordem em que aparecerão segue a sequência de cima para baixo.

34 Personalização Guias Outra opção, ainda no espaço de Guias é a possibilidade de renomeá-las, colocando com os nomes já usuais em sua empresa. Para isso, basta clicar no botão Renomear Guias e depois em Renomear ao lado do módulo que deseja alterar o nome. É preciso colocar o nome desejado no Plural e depois no Singular para que todos os registros relacionados também sejam renomeados.

35 Personalização Procurar layout Procurar layout nada mais é do que escolher os campos que aparecerão uma vez que houver uma busca no search do CRM. Isto é, podemos definir quais campos de cada módulo que a busca trará quando o search for utilizado.

36 Personalização Lista relacionada Lista relacionada é também conhecida como subpainel, ou seja, são atalhos que temos em cada registro do CRM que nos dá acesso direto a outros módulos. Nessa área, podemos escolher quais campos de um módulo aparecerão na lista relacionada que representa esse módulo. Basta selecionar o módulo em Lista de Módulos e depois adicionar na coluna denominada Colunas Selecionadas os campos que você quer na lista relacionada.

37 Personalização Lista relacionada Aproveitando que estamos falando de Lista Relacionada, vamos sair só um pouquinho da área Configuração para mostrar como escolher os módulos que devem aparecer como Lista relacionada. Primeiro escolha um módulo no menu e depois escolha qualquer um dos registros desse módulo. As listas que você definir para um registro valerá para todos os outros desse módulo.

38 Personalização Lista relacionada Ao entrar em um registro clique no símbolo mostrado na imagem acima e depois clique em Organizar detalhes Oportunidade. Lembrando que em cada módulo esse botãoteráonomedomóduloemquestão.

39 Personalização Lista relacionada Por último, adicione à coluna Lista Selecionada aqueles subpainéis que você deseja ter como relacionados aos seus registros.

40 Personalização Guias Web* Voltando a área de Configuração: Guia web serve para você acrescentar, como um módulo, alguma página ou sistema web. Por exemplo, se deseja que dentro do seu CRM tenha acesso direto para o Google, você pode adicioná-lo como uma Guia Web, definir quem terá acesso a esse módulo e ele ficará localizado no menu superior assim como os demais módulos do sistema.

41 Personalização Configuração de Visualização Personalizada Aqui você vai definir qual das visualizações que cada módulo dispõe será a visualização padrão. Isso significa que a visualização escolhida aqui será a que vai ser apresentada quando você acessar algum módulo. Abriremos outro parênteses aqui e sairemos novamente da área de configuração para mostrar como criar uma Visualização Personalizada.

42 Personalização Configuração de Visualização Personalizada Clique no módulo em que deseja criar a nova visualização. Passe o mouse ao lado do menu de visualizações e aparecerá um botão com a opção Criar Visualização. Clique no mesmo. Dê um nome para essa visualização e depois adicione em Colunas Selecionas os campos que você deseja que apareça ao utilizar essa visualização.

43 Personalização Configuração de Visualização Personalizada Selecione quem poderá ter acesso a essa visualização. Por último, é preciso acrescentar o(s) critério(s) que definirá(ão) essa visualização. Para isso, escolha um campo, defina o tipo de resposta que ele vai ter e coloque no último quadrado a resposta esperada. Você pode acrescentar quantos critérios forem necessários, lembrando que quanto mais critérios você acrescentar, mais específica será sua visualização. Clique em Salvar. LABORATÓRIOS 4, 5, 6 e 7

44 Automação Outra importantíssima área do nosso sistema. Aqui encontram-se os recursos para criação de workflows, ou seja, geração AUTOMÁTICA de tarefas, alertas ou atualização de campos no sistema. Vamos ver esse desenvolvimento passo-a-passo. Primeiro clique em Nova Regra. Depois selecione o módulo para qual a regra será gerada, dê um nome para essa regra e faça uma breve descrição de como ela deve funcionar. Clique em Próximo.

45 Automação Depois escolha em qual momento essa regra será gerada. Vale ressaltar que na versão Professional, somente teremos as 3 primeiras opções ( Criar, Editar e Criar ou Editar ). Veja o que elas significam: Criar Aregraserágeradanomomentoemqueumregistroforcriado. Editar Aregraserágeradanomomentoemqueumregistroforeditado. Criar ou Editar A regra será gerada no momento em que um registro for criado ou editado. Atualizaçãodecampo Aregraserágeradatodahoraqueumcampoforatualizado. Apagar Aregraserágeradanomomentoemqueumregistrofordeletado.

46 Automação Agora, assim como fizemos na criação de visualizações, é preciso acrescentar o(s) critério(s) que definirá(ão) essa regra. Para isso, escolha um campo, que será um campo do formulário do módulo que inicialmente você escolheu; defina o tipo de resposta ele vai ter e coloque no último quadrado a resposta esperada. Você pode acrescentar quantos critérios forem necessários.

47 Automação Usando um exemplo, de gerar uma tarefa quando a Situação de uma Oportunidade for Qualificando, o critério acima representa claramente essa condição. Isso é: Escolhemos um campo: Oportunidade Situação. Escolhemos um tipo de resposta: é, que significa é igual a. Definimos a resposta: 2- Qualificando. Aqui uma observação de muita relevância. No espaço destinado a colocar uma resposta esperada no critério, esta deve ser EXATAMENTE IGUAL a como ela aparecerá ao preencher o campo, ou seja, respeitando as letras maiúsculas, minúsculas, espaços, números e acentos. Caso contrário a regra não funcionará.

48 Automação Outro ponto que vale a pena observar é sobre o acréscimo de critérios. Ao adicionarmos critérios podemos somá-los ou escolhermos entre uma e outra condição. Para somar 2 critérios, basta selecionar a opção E no campo que surgirá entre eles. Caso queiramos que a regra aconteça quando um ou outro critério seja atendido, utilizamos a opção OU.

49 Automação O último passo para desenvolvermos um workflow é definir qual tipo de ação será feita a partir do momento que nossos critérios forem satisfeitos. Temos as 5 opções acima na versão Enterprise, e na versão Professional temos as 2 primeiras (Enviar alertas e Atribuir tarefas). Vamos ver como implementar cada uma dela.

50 Automação Enviar alertas: Aqui se escolhe um usuário (ou mais) para receber um quando o(s) critério(s) for(em) satisfeito(s). O texto do e- mail, deve ser definido em Modelos de que veremos mais adiante. Atribuir tarefa: Aqui se escolhe um usuário para receber uma tarefa quando o(s) critério(s) for(em) satisfeito(s). Atualizar campos: Aqui se escolhe um campo para ser atualizado quando o(s) critério(s) for(em) satisfeito(s). Webhooks de chamada: Aqui, outro sistema web receberá algum tipo de informação quando o(s) critério(s) for(em) satisfeito(s). Acompanhamentos: Aqui se escolhe um usuário para receber atualizações para acompanhar um registro quando o(s) critério(s) for(em) satisfeito(s).

51 Automação O último recurso que temos na geração de workflow é a possibilidade de determinar que nossa ação seja gerada não exatamente na hora que nosso critério seja satisfeito, mas sim, algum tempo depois (horas ou dias). Esse tempo será definido nos campos desse recurso. Contudo, essa funcionalidade somente é ativa na versão Enterprise. Finalize clicando em Salvar! LABORATÓRIO 8

52 Modelos Modelos de Podemos usar o Modelo de para 2 funções no CRM. Primero, para servir de notificação em uma regra que tem o alerta como ação. Podemos ter também Modelos de para enviar às Oportunidades em forma de campanha ou aos Clientes no momento de uma negociação. Esse modelo é muito simples de ser desenvolvido. Vejamos: Clique em Novo Modelo.

53 Modelos Modelos de Tipo de Registro: Primeiro, vamos escolher a qual módulo se associa esse modelo. Nome do Modelo: Aqui, daremos um nome a esse modelo. Armazenar sob: Aqui, definiremos em qual pasta esse deve ficar guardado. De: Aqui, escolhemos em nome de qual usuário esse será enviado. Assunto: Aqui, colocamos o Assunto do , como temos em um usual. Responder A: Colocamos, aqui, um endereço de que possa receber a resposta desse , caso algum destinatário o responda. Adicionar Assinatura do Usuário: Marcaremos esse campo se desejarmos que nossa assinatura seja acrescentada ao enviar o . Anexar arquivos: Usamos esse item para anexar qualquer arquivo ao modelo.

54 Modelos Modelos de Por fim, colocamos o texto do modelo. Podemos criar um texto, ou adicionar um HTML. Para criar um texto manualmente, temos a possibilidade de colocarmos informações do CRM para serem preenchidas no momento do envio. Veja o exemplo: O sistema me forneceu um código que refere-se ao nome dos usuários. Nesse caso, ao enviar esse a um usuário, no lugar do código virá o nome do mesmo. Podemos fazer isso com todos os campos existentes no sistema, respeitando apenas a relação dos módulos entre si.

55 Modelos Modelos de Inventário Modelos de Inventário é o mesmo que Modelos de Proposta. Para serem desenvolvidos eles seguem a mesma lógica dos modelos de . A diferença está na quantidade de módulos possíveis de criação desse modelo. Temos aqui apenas os seguintes módulos: Propostas, Pedidos, Faturas e Ordens de Compra.

56 Modelos Modelos de mesclagem de correio Este recurso, segue mesma linha dos modelos anteriores, contudo, aqui podemos importar documentos, por exemplo contratos, que estão em WORD para ficarem como modelo no sistema.

57 Modelos Modelos de mesclagem de correio Depois de importado, os campos variáveis, como nome da Empresa, nome do Cliente, CNPJ, dentre outros, podem ser substituídos por códigos, para que sejam preenchidos pelos dados do cliente quando tal modelo for utilizado.

58 Modelos Modelos de mesclagem de correio Para utilizar o modelo de mesclagem de correio, você deve selecionar a Empresa para qual enviará o modelo, clicar no botão Mais Ação mostrado abaixo, e depois selecionar a opção Mesclar Correio. Depois, selecione o modelo de mesclagem desejado.

59 Modelos Modelos de mesclagem de correio Clique em Concluir e intercalar para que os campos variáveis possam ser preenchidos com os dados da Empresa selecionada. Depois você tem as seguintes opções: Prever o documento intercalado: Visualizar como o modelo ficou após o preenchimento com os dados da Empresa. Enviar documento intercalado por Enviar um com o modelo já preenchido. Editar documento intercalado: Editar o modelo depois de preenchido com os dados da Empresa.

60 Integração de site da web Formulário Web-para-Oportunidade Com essa funcionalidade podemos desenvolver um formulário em HTML, com campos do formulário de Oportunidades (Leads), que pode ser colocado no site da Empresa e, no momento em que for preenchido por alguém, já gera uma Oportunidade dentro do CRM. Dê um nome a esse formulário, coloque a URL para retorno e nome do domínio. Posteriormente, marque os campos da Oportunidade que você deseja que faça parte do formulário. Os campos obrigatórios do formulário do CRM, obrigatoriamente devem fazer parte desse formulário web.

61 Integração de site da web Formulário Web-para-Oportunidade Há também outros recursos relacionados a essa funcionalidade. Podemos configurar para que essa Oportunidade seja aprovada antes de gerar um registro no CRM; podemos escolher um usuário para ser notificado quando o formulário for preenchido no site; podemos definir regras de forma que diferentes tipos de formulários (seja diferente tipo de empresa, ou de interesse, etc) sejam direcionados a diferentes usuários e ainda podemos definir um modelo de que seja disparado à pessoa que preencheu o formulário, como forma de agradecimento ao contato feito ou para outro fim.

62 Integração de site da web Formulário Web-para-Contato e Web-para-Suporte Os mesmos recursos apresentados, anteriormente, servirão para os Web Formulários de Contato e Suporte. Adiferençaéquecadaumiráparaseurespectivomódulo.

63 Integração de site da web Regras de autorresposta Em Regras de auto-resposta podemos definir diferentes s de retorno, para diferentes oportunidades, ou contatos, ou suportes que venham de web formulários. Basta definir o critério e qual será enviado quando esse critério for satisfeito.

64 Integração de site da web Formulário de Cancelamento de Inscrição O recurso de Cancelamento de Inscrição é utilizado, junto aos s de auto-resposta, e que possibilita ao destinatário do fazer o cancelamento de sua inscrição na Empresa que o enviou este , o que significa não receber mais nenhum outro desse tipo.

65 Aplicativos e suplementos Google Apps A área de Aplicativos e suplementos mostrar alguns recursos que, facilmente, podem se integrar ao CRM. Aqui mostramos a possibilidade de integração com os seus Contatos do Google, caso você tenha uma conta no g-mail. Outra integração possível, é com o Calendário do Google. Veja abaixo onde fica o calendário dozohocrm:

66 Aplicativos e suplementos Zoho Apps Aqui temos outras ferramentas do próprio Zoho que também podem se integrar ao CRM.

67 Aplicativos e suplementos Outros Aplicativos A integração também pode ser feita com outros Aplicativos que não sejam nem do Google, nemdazoho.veja:

68 Espaço de desenvolvedor Na área de desenvolvedor temos as chaves de API que possibilitam algumas outras integrações de outros sistemas com o CRM. Exemplo: ERP

69 Administração dos dados Migrar de outro CRM Aqui podemos fazer a migração de dados de outros sistemas para o CRM. Para isso, é necessário que os registros exportados deste sistema, seja em Excel ou CSV. Para migrar basta que você selecione o módulo para qual será feito a migração, anexe o arquivo no sistema e faça um mapeamento De/Para das colunas do arquivo para os campos do CRM.

70 Administração dos dados Histórico de Importação Em histórico de importação temos tudo aquilo que foi importado para o CRM, com data, situação e usuário que fez a importação. LABORATÓRIO 9

71 Administração dos dados Exportar Dados Assim como temos a possibilidade de importar dados para o CRM, temos aqui a possibilidade de exportar esses dados. Esses dados virão no formato CSV e a exportação pode ser feita a partir de qualquer módulo.

72 Administração dos dados Backup de Dados Épossível,também,solicitarobackup dosistema,sejasemanal,acada 15 dias ou mensal. Contudo,parataléprecisopagarumataxade$10acadabackupsolicitado.

73 Administração dos dados Armazenamento A área de armazenagem não é muito um recurso, mas sim um informativo. Aqui temos a visibilidade do espaço que temos no sistema de armazenagem de dados e o quanto está sendoocupadoporcadausuárioenototal.

74 Administração dos dados Lixeira Na Lixeira do nosso CRM temos todos os registros que foram excluídos do sistema e o nome do usuário que os excluiu. Esses registros ficam na lixeira por 60 dias, e nesse período podem ser restaurados sem nenhum problema ou custo. Entretanto, passado os 60 dias, se você desejar algum dado excluído do CRM, só será possível por meio do Backup.

75 Gerente de Assinaturas Chegamos ao último recurso da parte Administrativa do nosso Zoho CRM. Aqui podemos gerenciar as licenças do sistema. Tanto no que se refere a visibilidade de como e a quem essas licenças foram distribuídas, como também acompanhar o histórico de aquisição das mesmas.

76 Relatórios Os Relatórios no Zoho CRM estão localizados no menu, junto aos demais módulos do sistema. Por default, diversos relatórios já existem prontos em nosso sistema. Eles estão separados por pastas, e cada pasta representa um módulo. Entretanto, podemos criar outros relatórios e outras pastas. Vamos ver como!

77 Relatórios Clique em Criar relatório. Selecione o módulo, referente ao qual será feito o relatório. Abaixo, você pode acrescentar até 3 outros módulos. Esses outros módulos também fornecerão dados para alimentar seu relatório. Clique em Continuar.

78 Relatórios Três tipos de relatórios podem ser desenvolvidos, contudo, o mais usual e que nos atende muito bem é o Relatório Resumo. Selecione esse tipo de relatório e clique na aba Colunas. OBS: não clique em Salvar.

79 Relatórios Em Colunas você deve selecionar, adicionando em Colunas Selecionadas, os campos que você deseja analisar, do módulo selecionado e dos outros 3 módulos associados. Depois, clique em Agrupamento. OBS: não clique em Salvar.

80 Relatórios Em Agrupamento você deve selecionar o campo pelo qual as informações do Relatório devem ser agrupadas. Podemos ter até 3 níveis de agrupamento. Usualmente, agrupamos as informações pelos Proprietários das mesmas. OBS: não clique em Salvar.

81 Relatórios Em Colunas para Total será apresentado à você todos aqueles campos, do módulo que você selecionou, cujos resultados são dados numéricos. Assim, você tem a opção de ter a Soma ou Média desses valores. OBS: não clique em Salvar.

82 Relatórios O último passo para geração do Relatório é a definição dos Critérios. Aqui, os critérios são desenvolvidos exatamente como na criação de Workflow. E vão de acordo com as informações que se deseja ter. OBS: Agora sim, clique em Salvar.

83 Relatórios Pronto! O Relatório está concluído e você ainda tem a opção de definir a partir de qual data as informações desse relatório devem ser processadas. LABORATÓRIO 10, 11 e 12

84 Zoho CRM A WIKI CONSULTORIA DESEJA A VOCÊ E A SUA EMPRESA TODO O SUCESSO COM UTILIZAÇÃO DO ZOHO CRM! Obrigada!

85 Zoho CRM Perguntas? Malu Santana

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA. Manual do Moodle- Sala virtual

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA. Manual do Moodle- Sala virtual UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA Manual do Moodle- Sala virtual UNIFAP MACAPÁ-AP 2012 S U M Á R I O 1 Tela de Login...3 2 Tela Meus

Leia mais

Manual do Portal do Fornecedor. isupplier

Manual do Portal do Fornecedor. isupplier isupplier Revisão 01 Setembro 2011 Sumário 1 Acesso ao portal isupplier... 03 2 Home Funções da Tela Inicial... 05 3 Ordens de Compra Consultar Ordens de Compra... 07 4 Entregas Consultar Entregas... 13

Leia mais

LGTi Tecnologia. Manual - Outlook Web App. Soluções Inteligentes. Siner Engenharia

LGTi Tecnologia. Manual - Outlook Web App. Soluções Inteligentes. Siner Engenharia LGTi Tecnologia Soluções Inteligentes Manual - Outlook Web App Siner Engenharia Sumário Acessando o Outlook Web App (Webmail)... 3 Email no Outlook Web App... 5 Criar uma nova mensagem... 6 Trabalhando

Leia mais

Manual do Usuário Publicador

Manual do Usuário Publicador Manual do Usuário Publicador Portal STN SERPRO Superintendência de Desenvolvimento SUPDE Setor de Desenvolvimento de Sítios e Portais DEDS2 Versão 1.1 Fevereiro 2014 Sumário Sobre o Manual... 3 Objetivo...

Leia mais

MANUAL DA SECRETARIA

MANUAL DA SECRETARIA MANUAL DA SECRETARIA Conteúdo Tela de acesso... 2 Liberação de acesso ao sistema... 3 Funcionários... 3 Secretaria... 5 Tutores... 7 Autores... 8 Configuração dos cursos da Instituição de Ensino... 9 Novo

Leia mais

Guia de Utilização BANCO DE EMPREGOS ANOS. www.sindigraf.org.br

Guia de Utilização BANCO DE EMPREGOS ANOS. www.sindigraf.org.br Guia de Utilização BANCO DE EMPREGOS ANOS www.sindigraf.org.br 01 ÍNDICE Como acessar o Banco de Empregos 04 Candidato - Gerenciamento de Conta 06 Empresa - Gerenciamento de Conta 12 Como se Logar 19

Leia mais

DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO SETOR DE ESTÚDIO E SUPORTE MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO WEBMAIL DA FTC EAD

DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO SETOR DE ESTÚDIO E SUPORTE MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO WEBMAIL DA FTC EAD DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO SETOR DE ESTÚDIO E SUPORTE MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO WEBMAIL DA FTC EAD Salvador Bahia Março/2010 MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO WEBMAIL Este manual contém a descrição das

Leia mais

MANUAL DO ANIMAIL 1.0.0.1142 Terti Software

MANUAL DO ANIMAIL 1.0.0.1142 Terti Software O Animail é um software para criar campanhas de envio de email (email Marketing). Você pode criar diversas campanhas para públicos diferenciados. Tela Principal do sistema Para melhor apresentar o sistema,

Leia mais

Primeiros passos das Planilhas de Obra v2.6

Primeiros passos das Planilhas de Obra v2.6 Primeiros passos das Planilhas de Obra v2.6 Instalação, configuração e primeiros passos para uso das planilhas de obra Elaborado pela Equipe Planilhas de Obra.com Conteúdo 1. Preparar inicialização das

Leia mais

Portal Contador Parceiro

Portal Contador Parceiro Portal Contador Parceiro Manual do Usuário Produzido por: Informática Educativa 1. Portal Contador Parceiro... 03 2. Acesso ao Portal... 04 3. Profissionais...11 4. Restrito...16 4.1 Perfil... 18 4.2 Artigos...

Leia mais

Tutorial Administrativo (Backoffice)

Tutorial Administrativo (Backoffice) Manual - Software ENTRANDO NO SISTEMA BACKOFFICE Para entrar no sitema Backoffice, digite no seu navegador de internet o seguinte endereço: http://pesquisa.webbyapp.com/ Entre com o login e senha. Caso

Leia mais

2015 GVDASA Sistemas Suprimentos 1

2015 GVDASA Sistemas Suprimentos 1 2015 GVDASA Sistemas Suprimentos 1 2015 GVDASA Sistemas Suprimentos 2 AVISO O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio.

Leia mais

Índice. Índice... 1. Apresentando o Nextsite... 3. Recursos... 4. Recursos Opcionais... 6. Componentes externos... 7. Gerenciando sua conta...

Índice. Índice... 1. Apresentando o Nextsite... 3. Recursos... 4. Recursos Opcionais... 6. Componentes externos... 7. Gerenciando sua conta... Índice Índice... 1 Apresentando o Nextsite... 3 Recursos... 4 Recursos Opcionais... 6 Componentes externos... 7 Gerenciando sua conta... 8 Visualização Geral... 9 Central de mensagens... 12 Minha conta...

Leia mais

Manual Carteiro Virtual

Manual Carteiro Virtual Manual Carteiro Virtual CONFIGURAÇÕES INICIAIS Introdução...3 Como acessar o Carteiro Virtual...4 Personalizando seus dados de acesso...6 LISTAS DE CONTATOS Criando Lista de Contatos...8 Inserindo contatos

Leia mais

APRESENTAÇÃO. questões que constantemente chegam ao Suporte de Informática do Órgão Central.

APRESENTAÇÃO. questões que constantemente chegam ao Suporte de Informática do Órgão Central. APRESENTAÇÃO O presente documento Aplicativos de E-mail / Webmail Nível Básico Perguntas e Respostas tem como principal objetivo disponibilizar aos servidores das Escolas Estaduais do Estado de Minas Gerais

Leia mais

Manual do Teclado de Satisfação Online WebOpinião

Manual do Teclado de Satisfação Online WebOpinião Manual do Teclado de Satisfação Online WebOpinião Versão 1.2.3 27 de novembro de 2015 Departamento de Engenharia de Produto (DENP) SEAT Sistemas Eletrônicos de Atendimento 1. Introdução O Teclado de Satisfação

Leia mais

Modelos de Caso de Administração

Modelos de Caso de Administração Modelos de Caso de Administração Instruções Ajude a equipe Premier+ a concluir seus Casos de Administração de forma rápida e eficiente! Este documento lista as informações necessárias para concluir as

Leia mais

Pró-Reitoria de Educação a Distância. Manual do Ambiente Virtual de Aprendizagem para alunos

Pró-Reitoria de Educação a Distância. Manual do Ambiente Virtual de Aprendizagem para alunos Pró-Reitoria de Educação a Distância Manual do Ambiente Virtual de Aprendizagem para alunos Como acessar o ambiente 1. Entre no Ambiente Virtual de Aprendizagem localizado na página principal do Portal

Leia mais

Manual de Utilização

Manual de Utilização Manual de Utilização Versão 3.10 Sumário 1 Funções do Emissor... 3 1.1 Aba Inicial... 4 1.2 Aba Sistema... 5 1.2.1 Mensagem Sistema... 5 1.2.2 Extras... 6 1.2.3 Contingência... 6 1.2.4 Execução... 7 1.3

Leia mais

MOODLE NA PRÁTICA PEDAGÓGICA

MOODLE NA PRÁTICA PEDAGÓGICA Carmen Mathias Agosto - 2009 I. CADASTRO 1. Acessar o site de treinamento (teste): http://moodle_course.unifra.br/ 2. Faça o login, clicando em acesso no lado direito superior da tela: 3. Coloque seu nome

Leia mais

Ajuda On-line - Sistema de Relacionamento com o Cliente. Versão 1.1

Ajuda On-line - Sistema de Relacionamento com o Cliente. Versão 1.1 Ajuda On-line - Sistema de Relacionamento com o Cliente Versão 1.1 Sumário Sistema de Relacionamento com Cliente 3 1 Introdução... ao Ambiente do Sistema 4 Acessando... o Sistema 4 Sobre a Tela... do Sistema

Leia mais

Carrera Pessoal 2015. Guia de uso

Carrera Pessoal 2015. Guia de uso Carrera Pessoal 2015 Guia de uso Bem vindo ao Carrera Pessoal 2015, o gerenciador financeiro ideal. Utilizando o Carrera Pessoal você poderá administrar com facilidade as suas finanças e/ou da sua família.

Leia mais

EBOOK 2014 COMO IMPLANTAR O EM 08 PASSOS WWW.WIKICONSULTORIA.COM.BR

EBOOK 2014 COMO IMPLANTAR O EM 08 PASSOS WWW.WIKICONSULTORIA.COM.BR EBOOK 2014 COMO IMPLANTAR O EM 08 PASSOS WWW.WIKICONSULTORIA.COM.BR AVISO LEGAL Esta é uma obra independente produzida pela Wiki Consultoria. E todo o conteúdo aqui publicado é de inteira responsabilidade

Leia mais

Uso da ferramenta de mailing

Uso da ferramenta de mailing Uso da ferramenta de mailing A ferramenta e mailing integrada na plataforma SphinxnaWeb permite enviar rapidamente centenas ou milhares de e mails a diversos correspondentes, especialmente para obter respostas

Leia mais

Gestão inteligente de documentos eletrônicos

Gestão inteligente de documentos eletrônicos Gestão inteligente de documentos eletrônicos MANUAL DE UTILIZAÇÃO VISÃO DE EMPRESAS VISÃO EMPRESAS - USUÁRIOS (OVERVIEW) No ELDOC, o perfil de EMPRESA refere-se aos usuários com papel operacional. São

Leia mais

SERVIÇO DE CORREIO ELETRÔNICO PADRÃO DO HUWC

SERVIÇO DE CORREIO ELETRÔNICO PADRÃO DO HUWC SERVIÇO DE CORREIO ELETRÔNICO PADRÃO DO HUWC Sumário Apresentação 3 Serviços oferecidos 3 1. Entrar 4 2. Enviar mensagem 5 3. Leitura das mensagens 6 4. Mensagens com arquivos anexados 6 5. Gerenciamento

Leia mais

Integração da Digitação de Eventos

Integração da Digitação de Eventos Integração da Digitação de Eventos Índice 1. APRESENTAÇÃO... 1 1.1. Primeiro Acesso... 1 1.2. Conhecendo a Plataforma... 3 1.2.1. Seleção da Empresa... 3 1.2.2. Sair do sistema/minhas Configurações...

Leia mais

CRM MITIS GERAR SMP PELO ASSISTENTE

CRM MITIS GERAR SMP PELO ASSISTENTE CRM MITIS GERAR SMP PELO ASSISTENTE INFORMAÇÕES INICIAIS... 3 PÁGINA INICIAL-CADASTRO DE VISITAS... 3 AGENDA DE VISITAS JANELA PRINCIPAL... 3 CADASTRO DE VISITAS... 3 GERAR SMP PELO ASSISTENTE... 4 PREENCHIMENTO

Leia mais

Como fazer seus pedidos online

Como fazer seus pedidos online Como fazer seus pedidos online Neste passo a passo iremos mostrar como é facil, simples e rápido o acesso ao site para consultas e pedidos online. Primeira etapa: Entrar no site www.thermofisher.com Nosso

Leia mais

1 ACESSO PARA SECRETÁRIA... 4 2 - CONFIGURAR HORÁRIOS DE ATENDIMENTO... 4 2.1 BLOQUEANDO E HABILITANDO HORÁRIOS... 5 3 PRÉ-DEFININDO PARÂMETROS DE

1 ACESSO PARA SECRETÁRIA... 4 2 - CONFIGURAR HORÁRIOS DE ATENDIMENTO... 4 2.1 BLOQUEANDO E HABILITANDO HORÁRIOS... 5 3 PRÉ-DEFININDO PARÂMETROS DE 2 1 ACESSO PARA SECRETÁRIA... 4 2 - CONFIGURAR HORÁRIOS DE ATENDIMENTO... 4 2.1 BLOQUEANDO E HABILITANDO HORÁRIOS... 5 3 PRÉ-DEFININDO PARÂMETROS DE ATENDIMENTO... 6 4 - A TELA AGENDA... 7 4.1 - TIPOS

Leia mais

Wordpress - Designtec. Manual básico de gerenciamento Práticas de Geografia

Wordpress - Designtec. Manual básico de gerenciamento Práticas de Geografia Wordpress - Designtec Manual básico de gerenciamento Práticas de Geografia 1 Índice Acessando o painel administrativo... 3 Gerenciamento de edições... 3 Gerenciamento de artigos... 3 Publicando mídias...

Leia mais

... MANUAL DO MODERADOR SERVIÇOS DE WEB

... MANUAL DO MODERADOR SERVIÇOS DE WEB ... MANUAL DO MODERADOR SERVIÇOS DE WEB ÍNDICE 1. IMPLEMENTAÇÃO 4 1.1 PAINEL DE CONTROLE 4 1.2 SENHA 4 1.3 INSTALAÇÃO 4 1.3.1 INSTALAÇÃO PARA MODERADOR 4 1.3.2 INSTALAÇÃO PARA PARTICIPANTES 8 1.3.2.1 PELO

Leia mais

MANUAL DE INSCRIÇÃO NAS LINHAS DE AÇÃO PROGRAMA DE INVESTIMENTO SPCINE E BRASIL DE TODAS AS TELAS

MANUAL DE INSCRIÇÃO NAS LINHAS DE AÇÃO PROGRAMA DE INVESTIMENTO SPCINE E BRASIL DE TODAS AS TELAS MANUAL DE INSCRIÇÃO NAS LINHAS DE AÇÃO PROGRAMA DE INVESTIMENTO SPCINE E BRASIL DE TODAS AS TELAS ÍNDICE ENTRANDO NA PLATAFORMA... 4 PREENCHENDO O CADASTRO INDIVIDUAL... 7 FAZENDO INSCRIÇÃO NAS LINHAS

Leia mais

Manual do Instar Mail v2.0

Manual do Instar Mail v2.0 Manual do Instar Mail v2.0 Sumário Conteúdo Menu Principal... 2 Menu Cliente... 3 Pagina Categorias do Instar-Mail... 4 Importação... 4 Campanhas... 8 Cadastramento de campanhas do Instar-Mail... 9 Ações

Leia mais

ÍNDICE ANALÍTICO: 1.0. CADASTRO DE CONTABILISTAS... 4 1.1. Primeiro Acesso... 4 1.2. Visão Geral... 11

ÍNDICE ANALÍTICO: 1.0. CADASTRO DE CONTABILISTAS... 4 1.1. Primeiro Acesso... 4 1.2. Visão Geral... 11 MANUAL DE USO DO SISTEMA GOVERNO DIGITAL ÍNDICE ANALÍTICO: 1.0. CADASTRO DE CONTABILISTAS... 4 1.1. Primeiro Acesso... 4 1.2. Visão Geral... 11 2.0. SOLICITAÇÕES DE AIDF E AUTORIZAÇÃO DE EMISSÃO DE NOTA

Leia mais

Vamos criar uma nova Página chamada Serviços. Clique em Adicionar Nova.

Vamos criar uma nova Página chamada Serviços. Clique em Adicionar Nova. 6.2.1.5 Páginas: Ao clicar em Páginas, são exibidas todas as páginas criadas para o Blog. No nosso exemplo já existirá uma página com o Título Página de Exemplo, criada quando o WorPress foi instalado.

Leia mais

GUIA DO PORTAL MAXIPAGO

GUIA DO PORTAL MAXIPAGO GUIA DO PORTAL MAXIPAGO Versão 1.1.1 Sumário 1. Introdução... 4 2. Glossário... 5 3. Acesso ao Portal... 6 4. Mudando o Idioma do Portal... 6 5. Utilizando as Credenciais de Teste para Acesso ao Portal...

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO E UTILIZAÇÃO SISTEMA DE PAGAMENTO ONLINE. Versão: 01.08

MANUAL DE INSTALAÇÃO E UTILIZAÇÃO SISTEMA DE PAGAMENTO ONLINE. Versão: 01.08 MANUAL DE INSTALAÇÃO E UTILIZAÇÃO SISTEMA DE PAGAMENTO ONLINE Versão: 01.08 Índice Instalação do Sistema...03 Tela inicial do Sistema...10 Módulos...11 Conteúdo do Menu Arquivo...11 Finalizar...11 Inclusão

Leia mais

Guia Site Empresarial

Guia Site Empresarial Guia Site Empresarial Índice 1 - Fazer Fatura... 2 1.1 - Fazer uma nova fatura por valores de crédito... 2 1.2 - Fazer fatura alterando limites dos cartões... 6 1.3 - Fazer fatura repetindo última solicitação

Leia mais

Curso Online A Escola no Combate ao Trabalho Infantil Plataforma de Educação à Distância

Curso Online A Escola no Combate ao Trabalho Infantil Plataforma de Educação à Distância Página1 Apresentação Curso Online A Escola no Combate ao Trabalho Infantil Plataforma de Educação à Distância Olá Participante do Curso A Escola no Combate ao Trabalho Infantil (ECTI), Este tutorial pretende

Leia mais

O Sistema foi inteiramente desenvolvido em PHP+Javascript com banco de dados em MySQL.

O Sistema foi inteiramente desenvolvido em PHP+Javascript com banco de dados em MySQL. Nome do Software: Gerenciador de Projetos Versão do Software: Gerenciador de Projetos 1.0.0 1. Visão Geral Este Manual de Utilização do Programa Gerenciador de Projetos via Web, tem por finalidade facilitar

Leia mais

Guia de Inicialização para a Web

Guia de Inicialização para a Web Intralinks VIA Versão 2.0 Guia de Inicialização para a Web Suporte 24/7/365 da Intralinks EUA: +1 212 543 7800 Reino Unido: +44 (0) 20 7623 8500 Consulte a página de logon da Intralinks para obter os números

Leia mais

Manual para acesso às disciplinas na modalidade EAD

Manual para acesso às disciplinas na modalidade EAD Manual para acesso às disciplinas na modalidade EAD Para acessar sua senha: 1. Entrar no portal Metodista online Acesse o site www.bennett.br. No lado superior direito aparecerá a janela da área de login,

Leia mais

W o r d p r e s s 1- TELA DE LOGIN

W o r d p r e s s 1- TELA DE LOGIN S U M Á R I O 1Tela de Login...2 2 Painel......3 3 Post...4 4 Ferramentas de Post...10 5 Páginas...14 6 Ferramentas de páginas...21 7 Mídias...25 8 Links......30 1 1- TELA DE LOGIN Para ter acesso ao wordpress

Leia mais

Manual do Aluno Moodle

Manual do Aluno Moodle Manual do Aluno Moodle Site: Moodle PUCRS Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Curso: Moodle PUCRS Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Livro: Manual do Aluno Moodle Impresso

Leia mais

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA Manual de Utilização Google Grupos Sumário (Clique sobre a opção desejada para ir direto à página correspondente) Utilização do Google Grupos Introdução... 3 Página

Leia mais

UTILIZANDO RECURSOS E ATIVIDADES NO MOODLE

UTILIZANDO RECURSOS E ATIVIDADES NO MOODLE UTILIZANDO RECURSOS E ATIVIDADES NO MOODLE Luanna Azevedo Cruz Polyana Ribas Bernardes 2015 2015 1. INTRODUÇÃO Para utilizar as funcionalidades acesse o Moodle: http://moodle.ead.ufvjm.edu.br/ e clique

Leia mais

C-se Mail - Workr. Página Inicial. Insira seu usuário (e-mail) cadastrado no ato da liberação de acesso e sua senha (criada a partir de uma

C-se Mail - Workr. Página Inicial. Insira seu usuário (e-mail) cadastrado no ato da liberação de acesso e sua senha (criada a partir de uma C-se Mail - Workr Página Inicial Insira seu usuário (e-mail) cadastrado no ato da liberação de acesso e sua senha (criada a partir de uma mensagem automática recebida em seu próprio e-mail) Apresentação

Leia mais

Migrando para o Word 2010

Migrando para o Word 2010 Neste guia O Microsoft Word 2010 está com visual bem diferente, por isso, criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Leia-o para saber as partes principais da nova interface,

Leia mais

Curso Juventude Brasileira e Ensino Médio Inovador. Manual do ambiente Moodle

Curso Juventude Brasileira e Ensino Médio Inovador. Manual do ambiente Moodle Curso Juventude Brasileira e Ensino Médio Inovador Manual do ambiente Moodle CURSO DE INTRODUÇÃO AO MOODLE 1. Introdução Estamos começando nossa viagem e nossa primeira parada é na unidade denominada Curso

Leia mais

Tutorial Moodle ESDM - professores

Tutorial Moodle ESDM - professores Primeira entrada: Tutorial Moodle ESDM - professores USUÁRIO - MODIFICAR PERFIL No primeiro login/entrada no MOODLE aparecerá a tela do PERFIL para que o usuário complete seus dados. EDITANDO O PERFIL

Leia mais

Manual de configuração do sistema

Manual de configuração do sistema Manual de configuração do sistema (v.1.5.x Beta) Rua México, 119 Sala 2004 Centro Rio de Janeiro, RJ www.doctors-solution.com.br www.simdoctor.com.br contato@simdoctor.com.br Sumário 1. Fazendo seu primeiro

Leia mais

Orientações para o uso do webmail da CODEVASF

Orientações para o uso do webmail da CODEVASF Orientações para o uso do webmail da CODEVASF Índice: Página Inicial 2 Correio 2 Enviando uma mensagem Catálogo de endereços 2 3 Configurando o catálogo de endereços 3 Adicionando um contato 4 Enviando

Leia mais

Gerenciamento de Tarefas

Gerenciamento de Tarefas Gerenciamento de Tarefas O objetivo deste módulo é ajudar a gerenciar de forma mais simples e eficiente todas as tarefas da empresa, relacionadas a contatos, projetos, propostas, contratos etc... Configuração

Leia mais

Conectar diferentes pesquisas na internet por um menu

Conectar diferentes pesquisas na internet por um menu Conectar diferentes pesquisas na internet por um menu Pré requisitos: Elaboração de questionário Formulário multimídia Publicação na internet Uso de senhas na Web Visualização condicionada ao perfil A

Leia mais

Manual das planilhas de Obras v2.5

Manual das planilhas de Obras v2.5 Manual das planilhas de Obras v2.5 Detalhamento dos principais tópicos para uso das planilhas de obra Elaborado pela Equipe Planilhas de Obra.com Conteúdo 1. Gerando previsão de custos da obra (Módulo

Leia mais

Como criar um blog. Será aberta uma janela onde você deverá especificar o título do blog, o endereço do blog, e o modelo.

Como criar um blog. Será aberta uma janela onde você deverá especificar o título do blog, o endereço do blog, e o modelo. Como criar um blog Criando o blog Vá em www.blogger.com. Entre com sua conta google (a mesma que você usa para acessar o gmail). Escolha um perfil. Na página seguinte, clique no botão novo blog. Será aberta

Leia mais

FEMA Fundação Educacional Machado de Assis INFORMÁTICA Técnico em Segurança do Trabalho P OW ERPOI NT. Escola Técnica Machado de Assis Imprensa

FEMA Fundação Educacional Machado de Assis INFORMÁTICA Técnico em Segurança do Trabalho P OW ERPOI NT. Escola Técnica Machado de Assis Imprensa P OW ERPOI NT 1 INTRODUÇÃO... 3 1. Iniciando o PowerPoint... 3 2. Assistente de AutoConteúdo... 4 3. Modelo... 5 4. Iniciar uma apresentação em branco... 6 5. Modo de Exibição... 6 6. Slide Mestre... 7

Leia mais

PROCEDIMENTO DO CLIENTE

PROCEDIMENTO DO CLIENTE PROCEDIMENTO DO CLIENTE Título: Manual da Loja Virtual. Objetivo: Como anunciar produtos e acompanhar as vendas. Onde: Empresa Quem: Cliente Quando: Início Através deste manual, veremos como anunciar e

Leia mais

Manual do Google agenda. criação e compartilhamento de agendas

Manual do Google agenda. criação e compartilhamento de agendas Manual do Google agenda criação e compartilhamento de agendas 1 O que é o Google Agenda? Google Agenda é um serviço de agenda on line gratuito do Google, onde você pode anotar compromissos e tarefas, organizando

Leia mais

Sistema Integrado de Gerenciamento de Imposto Sobre Serviços.

Sistema Integrado de Gerenciamento de Imposto Sobre Serviços. Sistema Integrado de Gerenciamento de Imposto Sobre Serviços. 1 Sumário: Tópico: Página: 2 Apresentação: O Sistema Integrado de Gerenciamento de Imposto Sobre Serviços ou SIG-ISS é um sistema para gerenciamento

Leia mais

Manual MQS. Logo após colocar essas informações abrirá a página inicial do sistema:

Manual MQS. Logo após colocar essas informações abrirá a página inicial do sistema: Manual MQS Para acessar o sistema MQS na versão em PHP, basta clicar no link: www.mqs.net.br/plus. Colocar login e senha que foram fornecidos por email. Logo após colocar essas informações abrirá a página

Leia mais

Figura 1: tela inicial do BlueControl COMO COLOCAR A SALA DE INFORMÁTICA EM FUNCIONAMENTO?

Figura 1: tela inicial do BlueControl COMO COLOCAR A SALA DE INFORMÁTICA EM FUNCIONAMENTO? Índice BlueControl... 3 1 - Efetuando o logon no Windows... 4 2 - Efetuando o login no BlueControl... 5 3 - A grade de horários... 9 3.1 - Trabalhando com o calendário... 9 3.2 - Cancelando uma atividade

Leia mais

Tutorial Report Express. Como iniciar o uso dos serviços fazer a diferença.

Tutorial Report Express. Como iniciar o uso dos serviços fazer a diferença. Tutorial Report Express Como iniciar o uso dos serviços fazer a diferença. Índice Apresentação Pág. 3 Passo 1 Pág. 4 Instalação do MasterDirect Integrações Passo 2 Pág. 8 Exportar clientes Linha Contábil

Leia mais

Guia do Usuário. Avigilon Control Center Móvel Versão 2.0 para Android

Guia do Usuário. Avigilon Control Center Móvel Versão 2.0 para Android Guia do Usuário Avigilon Control Center Móvel Versão 2.0 para Android 2011-2015 Avigilon Corporation. Todos os direitos reservados. AVIGILON é marca comercial registrada e/ou não registrada da Avigilon

Leia mais

Manual de Utilização do PDV Klavix

Manual de Utilização do PDV Klavix Manual de Utilização do PDV Klavix Página 1/20 Instalando a partir do CD Se você recebeu um CD de instalação, rode o programa Instalador que se encontra no raiz do seu CD. Ele vai criar a pasta c:\loureiro

Leia mais

Sumário INTRODUÇÃO... 3. 1. Acesso ao Ambiente do Aluno... 4. 2. Ferramentas e Configurações... 5. 2.1 Ver Perfil... 5. 2.2 Modificar Perfil...

Sumário INTRODUÇÃO... 3. 1. Acesso ao Ambiente do Aluno... 4. 2. Ferramentas e Configurações... 5. 2.1 Ver Perfil... 5. 2.2 Modificar Perfil... Sumário INTRODUÇÃO... 3 1. Acesso ao Ambiente do Aluno... 4 2. Ferramentas e Configurações... 5 2.1 Ver Perfil... 5 2.2 Modificar Perfil... 6 2.3 Alterar Senha... 11 2.4 Mensagens... 11 2.4.1 Mandando

Leia mais

Curso em Sistema de Editoração Eletrônica de Revistas (SEER) - Tutorial Editores/Editores de Seção

Curso em Sistema de Editoração Eletrônica de Revistas (SEER) - Tutorial Editores/Editores de Seção Curso em Sistema de Editoração Eletrônica de Revistas (SEER) - Tutorial Editores/Editores de Seção AGOSTO 2015 Curso em Sistema de Editoração Eletrônica de Revistas (SEER) Agosto 2015 Editor / Editor de

Leia mais

Treinamento - Union Web

Treinamento - Union Web Inserindo formulário de acesso ao sistema no seu site: Para que seus condôminos tenham acesso ao sistema será necessária a inserção do formulário de entrada no seu site, veja com o programador do seu site

Leia mais

Manual de Rotinas para Usuários. Advogados da União. Procuradoria da União no Estado do Ceará PU/CE SAPIENS. Sistema da AGU de Inteligência Jurídica

Manual de Rotinas para Usuários. Advogados da União. Procuradoria da União no Estado do Ceará PU/CE SAPIENS. Sistema da AGU de Inteligência Jurídica Manual de Rotinas para Usuários Advogados da União Procuradoria da União no Estado do Ceará PU/CE SAPIENS Sistema da AGU de Inteligência Jurídica Versão 1.0 2015 1 INTRODUÇÃO 3 1.1 O QUE É O SAPIENS? 3

Leia mais

Manual do Usuário CMS WordPress Versão atual: 3.0

Manual do Usuário CMS WordPress Versão atual: 3.0 Manual do Usuário CMS WordPress Versão atual: 3.0 1 - Introdução O Centro de Gestão do Conhecimento Organizacional, CGCO, criou, em março de 2008, uma equipe para atender à demanda de criação de novos

Leia mais

Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá. LibreOffice Impress Editor de Apresentação

Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá. LibreOffice Impress Editor de Apresentação Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá LibreOffice Impress Editor de Apresentação Iniciando o Impress no Linux Educacional 4 1. Clique no botão 'LE' no

Leia mais

Treinamento Outlook Express

Treinamento Outlook Express Ministério da Saúde Secretaria Executiva Departamento de Informática do SUS Treinamento Outlook Express Série A. Normas e Manuais Técnicos Brasília DF 2003 1 2003. Ministério da Saúde. É permitida a reprodução

Leia mais

Tutorial Folha Express. Como otimizar a confecção da folha de pagamento.

Tutorial Folha Express. Como otimizar a confecção da folha de pagamento. Tutorial Folha Express Como otimizar a confecção da folha de pagamento. Índice Apresentação Pág. 2 Passo 1 Pág. 3 Disponibilização da Folha de Pagamento Passo 2 Pág. 5 Exportação de clientes e Folha de

Leia mais

Manual do Usuário ipedidos MILI S.A. - D.T.I.

Manual do Usuário ipedidos MILI S.A. - D.T.I. Manual do Usuário ipedidos MILI S.A. - D.T.I. MILI S.A. - D.T.I. Índice 1 ACESSANDO O PORTAL IPEDIDOS... 3 1.1 Login...5 1.2 Tela Principal, Mensagens e Atendimento On-line...6 2 CADASTRAR... 10 2.1 Pedido...10

Leia mais

Portal do Fornecedor ANGELONI. Manual do usuário. (versão 1.1)

Portal do Fornecedor ANGELONI. Manual do usuário. (versão 1.1) Portal do Fornecedor ANGELONI Manual do usuário (versão 1.1) 1. Objetivo Este manual explica como funciona o Portal do Fornecedor ANGELONI. Todos os procedimentos para visualizar pedidos, gerar e enviar

Leia mais

PROCEDIMENTO DO CLIENTE

PROCEDIMENTO DO CLIENTE PROCEDIMENTO DO CLIENTE Título: Plug-in Guia de Empresas Objetivo: Aprender a utilizar a ferramenta. Onde: Empresa Quem: Cliente Quando: Início A ferramenta de Guia de Empresas é uma ferramenta desenvolvida

Leia mais

Configurar e gerenciar comunidades do Salesforce

Configurar e gerenciar comunidades do Salesforce Configurar e gerenciar comunidades do Salesforce Guia do usuário, Spring 16 @salesforcedocs Última atualização: 17/12/2015 A versão em Inglês deste documento tem precedência sobre a versão traduzida. Copyright

Leia mais

COMO FAZER ENTRADA DE MATERIAL POR XML. Após abrir o sistema, localize o menu no canto superior esquerdo e clique em Movimentação > Entrada Material

COMO FAZER ENTRADA DE MATERIAL POR XML. Após abrir o sistema, localize o menu no canto superior esquerdo e clique em Movimentação > Entrada Material COMO FAZER ENTRADA DE MATERIAL POR XML Observação: O arquivo XML da nota fiscal deve estar salvo em seu computador. Se o seu fornecedor não enviou o arquivo por e-mail, você pode obter o arquivo pela internet,

Leia mais

Advogado - Procurador

Advogado - Procurador Advogado - Procurador Conteúdo 1 Cadastro do Advogado 1.1 Verificar requisitos para o Cadastro 1.2 Orientação ao Advogado sobre os Links de instalações 1.3 Preencher o Formulário de Cadastro 1.4 Visualizar

Leia mais

Manual do Sistema de Almoxarifado P á g i n a 2. Manual do Sistema de Almoxarifado Geral. Núcleo de Tecnologia da Informação

Manual do Sistema de Almoxarifado P á g i n a 2. Manual do Sistema de Almoxarifado Geral. Núcleo de Tecnologia da Informação Divisão de Almoxarifado DIAX/CGM/PRAD Manual do Sistema de Almoxarifado Geral Versão On-Line Núcleo de Tecnologia da Informação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Manual do Sistema de Almoxarifado

Leia mais

Neste tópico, veremos como selecionar e copiar informações entre bancos de dados de empresa no SAP Business One.

Neste tópico, veremos como selecionar e copiar informações entre bancos de dados de empresa no SAP Business One. Neste tópico, veremos como selecionar e copiar informações entre bancos de dados de empresa no SAP Business One. 1 Neste tópico, você aprenderá a usar a ferramenta Quick Copy durante um projeto de implementação.

Leia mais

Universidade Federal do Espírito Santo

Universidade Federal do Espírito Santo Universidade Federal do Espírito Santo Núcleo de Tecnologia da Informação Gerenciamento do Conteúdo de Sítios Institucionais Versão 1.4 Atualizado em: 8/10/2015 Sumário Sumário................................................

Leia mais

Manual do Usuário Integra Amazonas Versão 4.0 Data de revisão 01/06/2016

Manual do Usuário Integra Amazonas Versão 4.0 Data de revisão 01/06/2016 MANUAL DO USUÁRIO Documento Manual do Usuário Integra Amazonas Versão 4.0 Data de revisão 01/06/2016 Equipe Técnica José Carlos Torres Adriana dos Santos Alessandro Melo Páginas 71 Páginas 2 Índice Introdução...

Leia mais

Google Drive: Acesse e organize seus arquivos

Google Drive: Acesse e organize seus arquivos Google Drive: Acesse e organize seus arquivos Use o Google Drive para armazenar e acessar arquivos, pastas e documentos do Google Docs onde quer que você esteja. Quando você altera um arquivo na web, no

Leia mais

Manual sistema Laundry 4.0

Manual sistema Laundry 4.0 Manual sistema Laundry 4.0 Sistema para serviços de Lavanderia Comércios Empresa responsável Novacorp informática Fone (41) 3013-1006 E-mail marcio@novacorp.com.br WWW.novacorp.com.br Sumario 1 Este manual

Leia mais

NÚCLEO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NTIC MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MOODLE 2.6 PERFIL PROFESSOR

NÚCLEO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NTIC MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MOODLE 2.6 PERFIL PROFESSOR NÚCLEO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NTIC MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MOODLE 2.6 PERFIL PROFESSOR 2014 NÚCLEO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NTIC MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MOODLE 2.6 PERFIL

Leia mais

Manual de Instalação e Utilização do Sistema Integrado de Secretária (SIS 1.0)

Manual de Instalação e Utilização do Sistema Integrado de Secretária (SIS 1.0) Parte:Manual Atualização: OriginalPágina 1 Manual de Instalação e Utilização do Sistema Integrado de Secretária () Instalação Se houver alguma versão do FireBird Instalada na máquina desinstale antes de

Leia mais

Passo-a-passo Oi Torpedo Empresa

Passo-a-passo Oi Torpedo Empresa Passo-a-passo Oi Torpedo Empresa Índice Logando no Oi Torpedo Empresa...2 Termo de Adesão ao Serviço...5 Página de Entrada no Oi Torpedo Empresa...6 Cadastramento de Usuário (Funcionalidade Somente Disponível

Leia mais

Curso destinado à preparação para Concursos Públicos e Aprimoramento Profissional via INTERNET www.concursosecursos.com.br INFORMÁTICA AULA 11

Curso destinado à preparação para Concursos Públicos e Aprimoramento Profissional via INTERNET www.concursosecursos.com.br INFORMÁTICA AULA 11 INFORMÁTICA AULA 11 INTERNET (CONTINUAÇÃO) Outlook EXPRESS A janela principal do Outlook Express pode ser divida basicamente em: Área de Comando (superior) - Contém a barra de botões e a barra de menus.

Leia mais

Presskit Guia Rápido. Release 2.0. Presskit

Presskit Guia Rápido. Release 2.0. Presskit Presskit Guia Rápido Release 2.0 Presskit 06/07/2009 Sumário 1 Login 2 Login e Senha...................................... 2 Esqueci minha senha.................................. 2 Fale Com o Suporte...................................

Leia mais

SISTEMA MEDLINK E-TISS PASSO-A-PASSO (USE JUNTO COM A VÍDEO AULA)

SISTEMA MEDLINK E-TISS PASSO-A-PASSO (USE JUNTO COM A VÍDEO AULA) 1 / 16 SISTEMA MEDLINK E-TISS PASSO-A-PASSO (USE JUNTO COM A VÍDEO AULA) Este guia passo-a-passo tem o objetivo de facilitar o entendimento: - da ordem de execução dos processos. - dos conceitos do sistema.

Leia mais

Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais - Prodemge. Manual do Usuário. Versão 1.2. ExpressoMG

Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais - Prodemge. Manual do Usuário. Versão 1.2. ExpressoMG Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais - Prodemge Manual do Usuário Versão 1.2 ExpressoMG 16/12/2015 Sumário 1. Apresentação... 4 1.1 Objetivos do Manual... 4 1.2 Público Alvo...

Leia mais

CADASTRO DE OBRAS E PROJETOS DE ENGENHARIA

CADASTRO DE OBRAS E PROJETOS DE ENGENHARIA CADASTRO DE OBRAS E PROJETOS DE ENGENHARIA SET 2014 2 INTRODUÇÃO Este manual objetiva orientar os servidores no processo do cadastro de projetos no Sistema Channel para viabilizar o acompanhamento físico-financeiro

Leia mais

Manual de Utilizador. Caderno. Recursos da Unidade Curricular. Gabinete de Ensino à Distância do IPP. http://eweb.ipportalegre.pt. ged@ipportalegre.

Manual de Utilizador. Caderno. Recursos da Unidade Curricular. Gabinete de Ensino à Distância do IPP. http://eweb.ipportalegre.pt. ged@ipportalegre. Manual de Utilizador Caderno Recursos da Unidade Curricular Gabinete de Ensino à Distância do IPP http://eweb.ipportalegre.pt ged@ipportalegre.pt Índice RECURSOS... 1 ADICIONAR E CONFIGURAR RECURSOS...

Leia mais

Esse produto é um produto composto e tem subprodutos

Esse produto é um produto composto e tem subprodutos Indústria - Cadastro de produtos O módulo indústria permite controlar a produção dos produtos fabricados pela empresa. É possível criar um produto final e definir as matérias-primas que fazem parte de

Leia mais

Use a mala direta para criar e imprimir cartas e outros

Use a mala direta para criar e imprimir cartas e outros Página 1 de 19 Word > Mala direta Use a mala direta para criar e imprimir cartas e outros documentos Ocultar tudo É possível usar a mala direta quando deseja criar um conjunto de documentos, como uma carta

Leia mais

EATON Fácil V1.00 Guia de utilização

EATON Fácil V1.00 Guia de utilização EATON Fácil V1.00 Guia de utilização Índice geral. Índice geral.... 2 Introdução... 3 Cadastrando-se... 3 A tela inicial... 5 Como buscar um produto?... 6 Busca Geral... 7 Busca por Similaridade... 9 Busca

Leia mais