Projeto de Mapeamento de Competências em Gestão de Recursos Humanos na Fiocruz

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Projeto de Mapeamento de Competências em Gestão de Recursos Humanos na Fiocruz"

Transcrição

1 1 Projeto de Mapeamento de Competências em Gestão de Recursos Humanos na Fiocruz 1 Introdução A sociedade contemporânea atravessa um período de grandes transformações tecnológicas, econômicas, políticas, sociais e culturais, iniciada na década de A emergência do novo paradigma tecnológico baseado nas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e o processo de globalização produziram profundas mudanças no processo produtivo, impondo às organizações a necessidade de característica tais como: flexibilidade, integração, descentralização, reorganização do trabalho, desenvolvimento das capacidades comunicativas, ampliação dos conhecimentos técnicos, exigência de uma recombinação das diferentes formas de conhecimento, saber-fazer e saber-ser 1. A globalização alargou as fronteiras da economia, acirrou a concorrência, levou a economia de mercado a operar com uma nova lógica: pensar global e atuar local. O movimento de liberação e desregulação dos mercados, o avanço das TICs e o novo capital do conhecimento produziram profundas mudanças no mundo do trabalho. Configurou-se como desafio às organizações desenvolver e implementar ferramentas e modelos de gestão adequados à nova realidade do capital e do trabalho. A competitividade trouxe para as empresas a necessidade de alinhar estratégias, recursos e competências humanas, promover uma cultura de estímulo ao aprendizado e à inovação, visando melhorias contínuas nos níveis de desempenho individual e organizacional, que se traduziram em mudanças nos processos e gestão do trabalho. A inovação passou a ser o principal fator de competitividade das empresas e o conhecimento seu principal insumo. As pessoas passaram a ser chave para a estratégia das empresas, porque são as únicas capazes de criar e inovar, ou seja, capacidade de gerar conhecimento e aplicá-lo no trabalho, sendo útil aos indivíduos, à comunidade. 1 Deluiz N. Formação do trabalhador: produtividade e cidadania. Rio de Janeiro (RJ): Shade; Cap. 4

2 2 O contexto de maior valorização do trabalho humano e de debate sobre os novos modelos de gestão recolocou a dimensão da gestão de recursos humanos entre as questões centrais de gestão das organizações. De acordo com Zarifian 2, o papel da gestão de recursos humanos passou a ser o de assegurar convergência e coerência entre o polo da organização e o polo das pessoas, que passaram a ser vistas como parceiros sociais. O trabalho contemporâneo, caracterizado por sua complexidade crescente, passou a necessitar de ser desenvolvido por equipes - competências humanas que se complementam, tendo por base a cooperação que, segundo Dejours 3, possibilita conjugar as qualidades singulares e compensar as falhas singulares. Deste modo, tornou-se indispensável às lideranças identificar competências humanas e agrupá-las para um melhor desempenho no trabalho. O grande desafio da gestão passou a ser: manter competências necessárias à missão e desenvolver competências futuras, principalmente, aquelas consideradas críticas à estratégia e à sobrevivência da organização. É com base nesta abordagem que o modelo da competência vem sendo associado à gestão estratégica de recursos humanos, porque obriga a uma visão de futuro, ao alinhamento às estratégias corporativas e setoriais, à percepção da individualidade do trabalho e seu desempenho, ao desenvolvimento de novas práticas de aprendizagem, à inovação. A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), campo deste trabalho, congrega um complexo organizacional abrangente, diversificado e suscetível às novas demandas e desafios de uma economia globalizada, requerendo alto grau de dinamismo, competitividade e elevado potencial de inovação. Passa pelo desafio de articular e integrar as diversas áreas da missão (pesquisa, ensino, produção, e assistência à saúde), o que lhe confere uma posição singular no Complexo Industrial da Saúde 4 e capacidade para operar as políticas do Sistema Nacional de Inovação (SNI) do país. Ressaltam-se sua natureza pública e seu papel estratégico na construção do Sistema Único de Saúde (SUS) e no SNI de enfrentamento da globalização a fim de tornar a economia nacional internacionalmente competitiva no campo da Ciência e Tecnologia (C&T) em Saúde. 2 Zarifian P. Objetivo competência: por uma nova lógica. São Paulo: Atlas; Dejours C. O fator humano. 2.ed. Rio de Janeiro: FGV; Gadelha (2003) define o Complexo Industrial da Saúde (CIS) como o conjunto de atividades produtivas, que se articulam de forma sistêmica segundo uma perspectiva de economia política e de inovação.

3 3 Na busca por novos conceitos e padrões de gestão, a Fiocruz empreendeu, nos últimos anos, algumas iniciativas com o modelo da competência. Através da Vicepresidência de Desenvolvimento Institucional e Gestão do Trabalho em parceria com a Diretoria de recursos Humanos, o projeto Avicênia ( ) mapeou as competências individuais (conhecimentos, habilidades e atitudes) dos monitores para Centros de Ciência e Cultura do Museu da Vida - Casa de Oswaldo Cruz (COC)-, envolvendo estes atores no processo de identificação de suas competências. O projeto de Mapeamento das Competências do Concurso Público 2006 mapeou as competências requeridas aos concursados, baseando-se nos editais do concurso. O trabalho consistiu em desdobrar os perfis profissionais descritos para os cargos, visando identificar competências, criar um repositório a base de dados gcompetências -, e avaliar o software SEE-K - das árvores de competências - como ferramenta para gestão de competências. Os resultados destas experiências levaram à formação do grupo de estudo Competências coordenado pela Diretoria de Recursos Humanos, que pela participação de profissionais de recursos humanos das várias unidades da Fiocruz ampliou a discussão sobre o tema, possibilitando conhecimentos e acumulações úteis à elaboração deste projeto. Paralelamente, algumas unidades da Fiocruz desenvolveram outras experiências com base no conceito de competências. A Escola de Governo em Saúde, vinculada à Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP), trabalhou com o conceito de competências para elaboração de currículos dos cursos oferecidos ao Sistema Único de Saúde (SUS), considerando os conhecimentos e habilidades necessárias à atuação dos profissionais de saúde. O Instituto de Ciência e Informação Científica e Tecnológica (ICICT) mapeou as competências gerenciais e aquelas relativas às áreas de função dos departamentos, tendo realizado o mapeamento dos processos de trabalho de forma preliminar, além das oficinas com os gestores. O Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos de Manguinhos (Biomanguinhos) também mapeou as competências gerenciais com a participação dos gestores em oficinas, visando desenvolver capacitações adequadas. A Casa de Oswaldo Cruz (COC), que se encontra em processo de mapeamento de competências funcionais, realizou preliminarmente o mapeamento dos processos de trabalho. Cabe ressaltar que todas estas experiências apoiaram-se em serviços de consultoria, inclusive, as referidas à Vicepresidência.

4 4 Recentemente, em 2009, a Vice-presidência de Ensino, Informação, e Comunicação apresentou o projeto Competências em TI: perfis para a Fiocruz, com o objetivo de criar um curso de especialização, visando o desenvolvimento de competências profissionais que considere o aspecto estratégico da TI, a gestão de sistemas de informação e de sua segurança, e a gestão de projetos em TI. As experiências relacionadas são, em número, significativas e, no âmbito institucional, corresponderam a iniciativas isoladas. Contudo, a utilização do conceito de competências, tanto no âmbito da gestão quanto no âmbito da educação, reforça sua aplicabilidade no ambiente das organizações com destaque para a área de Recursos Humanos. A necessidade de novos padrões de gestão com foco na estratégia e a compreensão de que as competências cada vez mais complexas não se formam sem um direcionamento preciso, somam evidências de que Gestão de Recursos Humanos da Fiocruz precisa ir além das práticas tradicionais fortemente pautadas na administração de pessoal. Isso significa introduzir novos conceitos de gestão do trabalho, desenvolver instrumentos de gestão adequados, gerar informações e conhecimentos de apoio às estratégias. Ainda, desenvolver uma visão de futuro de curto, médio e longo prazos, e capacidade para identificar competências profissionais tanto aquelas críticas às estratégias institucionais como aquelas necessárias às diferentes áreas da missão. Este trabalho tem o propósito de mapear as competências da área de Gestão Recursos Humanos da Fiocruz, considerando questões como: inovação, aprendizagem constante, mobilização de equipes, desenvolvimento de competências humanas, alinhamento às estratégias, padrões de qualidade profissional e de serviços, melhoria de resultados. Tais questões constituem pontos de reflexão e diálogo que podem dar sustentação a uma nova estratégia para direcionar a gestão do trabalho na Instituição. Nessa perspectiva, surgem alguns questionamentos, quais sejam: como a área de Recursos Humanos deve se estruturar para responder as necessidades de uma instituição pública de C&T em Saúde neste ambiente contemporâneo? Como as estratégias institucionais impactam na oferta e dinâmica dos serviços prestados pela área? Que perfil os profissionais de recursos humanos devem possuir para atuar na Instituição? Que competências são consideradas críticas na Gestão de Recursos Humanos da Fiocruz?

5 5 2 Justificativa No contexto das grandes organizações, o modelo da competência vem sendo muito utilizado, embora sob diferentes perspectivas. Entre os aspectos relevantes que justificam sua adoção, Ruas 5 identifica os seguintes: a) o uso da noção de competência como representação de uma ação efetiva e legitimada no ambiente de trabalho, ou seja, a competência só pode ser reconhecida através de uma ação concreta na situação real de trabalho e na relação com um desempenho esperado ; b) o aspecto dinâmico, a capacidade de flexibilidade e adaptação como um de seus elementos essências; c) sua condição de atuar como referência conceitual homogênea nas diferentes instâncias organizacionais; d) passa a expressar as necessidades em termos de capacidades internas, contribuindo para elaborar e desenvolver as estratégias da organização. O uso do termo competência nas organizações está associado às mudanças ocorridas a partir da década de 1980 que resultaram no aumento de complexidade do trabalho e na necessidade crescente de se lidar com as contingências, levando a pensar em um desempenho superior. Nesse sentido, o conceito de competência vem responder à nova lógica da economia capitalista, na medida em que não é suficiente deter conhecimentos certificados, é necessário articular outros recursos próprios do indivíduo para um agir competente que leve a um desempenho superior no trabalho. De um modo amplo, a competência se exerce mediante o uso do conhecimento para agir sobre uma situação num determinado contexto, sendo reconhecida pelo grupo ou comunidade. A competência pode ser desenvolvida e sua manutenção requer processos contínuos de aprendizagem., porque muda de acordo com o ambiente e as situações. 6 5 Ruas R. Ruas R. Gestão por competências: uma contribuição à estratégia das organizações. In: Ruas R, Antonello CS, Boff LH, organizadores. Aprendizagem organizacional e competências: os novos horizontes da gestão. Porto Alegre: Bookmam; p Zarifian P. Objetivo competência: por uma nova lógica. São Paulo: Atlas; 2001; e Fleury A, Fleury TL. Estratégias empresariais e formação de competências: um quebra-cabeça caleidoscópio da indústria brasileira. 3.ed. São Paulo: Atlas; 2004; e Carbone PP, Brandão HP, Leite JBD, Vilhena RMP. Gestão por competência e gestão do conhecimento. 2. ed. Rio de Janeiro: FGV; 2007.

6 6 Segundo Zarifian, o mapeamento de competências, visto como um instrumento de apoio à gestão estratégica, tem potencial para produzir mudanças na lógica de gestão e contribuir com o alinhamento dos processos de RH. Deluiz 7 afirma que o conceito de competências vem-se incorporando à prática organizacional, levando ao alinhamento definitivo das políticas de recursos humanos às estratégias empresariais. A disseminação da lógica capitalista tem levado empresas públicas e privadas a processos de transformação no modelo de gestão. Mesmo nos espaços públicos em que o objetivo do lucro não se coloca como finalidade primordial, sendo substituído por metas alternativas de desempenho e resultados, a produção de bens e serviços vem se conformando na direção de um padrão empresarial. 8 Sob esse ponto de vista e no bojo da Reforma do Estado brasileiro passou-se à revalorização da administração pública que consistiu em delegação de responsabilidade e autonomia aos órgãos públicos, racionalização de custos, controle de resultados e melhoria da qualidade dos produtos e serviços prestados à população; redefiniu-se o papel das instituições e as diretrizes para a implantação de uma administração pública gerencial. Entre as ações empreendidas pelo Governo Federal, ressalta-se a do Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão (MPOG) que desenvolveu o programa Gespública, visando à modernização da gestão e sua maior qualidade, ao qual a Fiocruz apresentou sua adesão em Paralelamente, o Decreto nº 5.707, de 2006, do MPOG, definiu o Programa Nacional de Desenvolvimento de Pessoal Civil (PNDP), considerando a necessidade de qualificar servidores públicos e formar quadros gerenciais. Entre as diretrizes, destacou a incorporação do conceito de competências na Administração Pública Federal (APF) para gestão da capacitação. Confirmando a nova tendência, a Conferência Nacional de Recursos Humanos da Administração Pública Federal, realizada em 2009, sobrelevou a gestão por competências 7 Deluiz N. Formação do trabalhador: produtividade e cidadania. Rio de Janeiro (RJ): Shade; Cap. 4 8 Gadelha CAG. O complexo industrial da saúde e a necessidade de um enfoque dinâmico na economia da saúde. Ciência e Saúde Coletiva 2003; 8(2):

7 7 como instrumento estratégico da política de desenvolvimento do servidor, apontando-a como marco regulador no processo de fortalecimento da qualificação e profissionalização do serviço público. Ressaltou a necessidade de desenvolver ferramentas de gestão estratégica, identificar competências necessárias e futuras e integrar os processos de RH - seleção, capacitação, mobilidade, sucessão, negociação - e modernizar os setores de RH. 9 No âmbito da Fiocruz, a integração da Gestão de Recursos Humanos às estratégias corporativas constitui prioridade para o quadriênio Com esta diretriz, a Diretoria de Recursos Humanos (Direh) definiu como visão de futuro para o período, ser reconhecida pela comunidade Fiocruz como unidade estratégica para o desenvolvimento institucional, pela qualidade dos serviços prestados e pela competência técnica na área da gestão do trabalho. Entre os projetos estratégicos destacou a implantação do Plano de Capacitação e o Programa de Qualificação dos Serviços de Recursos Humanos (SRHs)- órgãos descentralizados, vinculados à Direh -, visando um salto qualitativo no padrão profissional e de desempenho desta área. Tais projetos se vinculam às diretrizes de trabalho integrado no interior da Direh e desta com os SRHs que dizem respeito à implementação de inovações, busca de qualidade e melhores resultados. 10 Embora a área de Recursos Humanos da Fiocruz ainda opere com práticas tradicionais de gestão, voltadas para demandas e processos internos, e com pouca estrutura tecnológica e de pessoal especializado, percebe a necessidade de desenvolver-se em direção a uma nova lógica de gestão do trabalho que articule competências humanas, estratégias corporativas, inovação e capacitação profissional. No atendimento às demandas institucionais e governamentais que refletem as necessidades da gestão no ambiente contemporâneo, este trabalho pode significar: a introdução de novas metodologias de gestão ao nível corporativo; produção de informação e conhecimentos que impactem na formulação de políticas de recursos humanos; integração dos Serviços de Recursos Humanos descentralizados para as unidades da Fiocruz; definição 9 Conferência Nacional de Recursos Humanos da Administração Pública Federal Etapas Regionais. São Paulo; abril de (Texto-base) 10 Planejamento de Recursos Humanos

8 8 de perfis de competências para os profissionais de recursos humanos de acordo com os desempenhos esperados. 3 Objetivo Geral Desenvolver instrumento de apoio à gestão estratégica, visando a melhoria dos serviços da área de Recursos Humanos e sua integração com os demais Serviços de Recursos Humanos das unidades da Fundação Oswaldo Cruz. 3.1 Objetivos Específicos - Identificar as competências referentes à área de Gestão de Recursos Humanos da Fiocruz, visando à criação de um padrão profissional e à geração de subsídios para elaboração de uma política estratégica de gestão de recursos humanos; - Identificar competências necessárias e futuras à gestão de Recursos Humanos na Fiocruz; - Definir perfis profissionais em gestão de recursos humanos de acordo com as subáreas de atuação Administração de Pessoal, Planejamento e Desenvolvimento de Recursos humanos, Saúde do Trabalhador. 4 Público Alvo O projeto será desenvolvido na Fiocruz no âmbito da área de Gestão de Recursos Humanos que compreende o órgão central da Diretoria de Recursos Humanos e 21 Serviços de Recursos Humanos descentralizados pelas unidades da Fiocruz no Rio de Janeiro e regionais nos Estados de AM, BA, DF, MG, PR, PE, totalizando, aproximadamente, 300 trabalhadores. Caberá avaliar, posteriormente, a inclusão das Unidades que estão sendo incorporadas por meio do programa estratégico de expansão nacional da Fiocruz, caso venham constituir um Serviço de Recursos Humanos.

9 9 Deverão participar do processo de construção das competências em gestão de recursos humanos os profissionais da Direh, dos SRHs e outros profissionais que detenham competências reconhecidas pela comunidade institucional nesta área de atuação. 5 Referencial Teórico e Metodologia As competências a serem identificadas estão compreendidas no eixo das atividades técnico-administrativas da Fiocruz, referindo-se ao macroprocesso Gestão de Recursos Humanos que, pela natureza do trabalho institucional, agrega também as questões relativas ao desenvolvimento tecnológico, considerando que a inovação é uma estratégia direcionada a todas as áreas de atuação na instituição. Tais competências se referem a uma área especifica de atuação, sendo classificadas como competências de grupo ou funcionais, considerando que a noção de competência pode transitar nas três instâncias da organização: nível individual, nível funcional (ou de áreas) e nível organizacional. De acordo com Ruas 11, o conjunto de competências individuais, aliado a processos e outros recursos, dá origem e sustentação às competências organizacionais, uma resultante que emerge a partir da cooperação e da sinergia existente entre as competências individuais e na qual a relação não existe antes dos indivíduos, pois é um valor agregado e não uma soma. Para o autor, as competências funcionais são o desdobramento das competências organizacionais no espaço intermediário das grandes funções. Estão associadas ao exercício das principais funções coletivas da organização e são atribuições mais específicas de grupos; uma categoria intermediária de competências, ficando entre as competências do negócio (organizacionais) e as competências individuais. Em relação às competências funcionais, Ruas expõe que parecem ser uma das instâncias mais adequadas para que se possa avaliar se as diretrizes expressas nas 11 Ruas R. Gestão por competências: uma contribuição à estratégia das organizações. In: Ruas R, Antonello CS, Boff LH, organizadores. Aprendizagem organizacional e competências: os novos horizontes da gestão. Porto Alegre: Bookmam; p. 55

10 10 competências organizacionais estão incorporadas ou não aos artefatos da organização. O autor observa também que as competências funcionais dão origem às competências seletivas que são um desdobramento das competências organizacionais, conforme a classificação competências organizacionais: são competências coletivas, que aparecem sob a forma de processos de produção e/ou atendimento, nos quais estão incorporadas; são aquelas associadas às atividades meio e finalísticas, às áreas ou funções e se desdobram em: competências organizacionais básicas: são as competências coletivas que se desdobram em todo o espaço organizacional e que contribuem decisivamente para a sobrevivência da organização num prazo médio, porém, não são diferenciadoras; são aquelas relevantes, centrais para a estratégia, chaves para a sobrevivência; competências organizacionais seletivas: são competências coletivas que diferenciam a organização no espaço de competição em que ela atua, contribuindo para uma posição de liderança; são reconhecidas pelos tomadores dos serviços/produtos como diferenciais, únicas - seguem o mesmo princípio conceitual de competências essenciais (core competence) cunhadas por Prahalad e Hamel, em Segundo Fleury e Fleury 12, há uma relação dinâmica entre estratégia organizacional e competências no âmbito das empresas. Os autores concordam que as competências essenciais devem ser um parâmetro norteador das políticas da empresa em geral. A organização define suas estratégias e as competências necessárias para implementálas num processo de aprendizagem constante, constituindo um círculo virtuoso em que as estratégias definem as competências e estas se refletem na escolha das estratégias, por meio do processo de aprendizagem. Outro aspecto relevante para a gestão de competências é que elas podem se diferenciar pela relevância. De acordo com Sparrow e Bognanno (1994, apud Cury) 13, as 12 Fleury A, Fleury TL. Estratégias empresariais e formação de competências: um quebra-cabeça caleidoscópio da indústria brasileira. 3.ed. São Paulo: Atlas; P Cury ACH. A determinação das competências essenciais, na busca da excelência em serviço no segmento de ensino superior na cidade de Cascavel. Cascavel; Dissertação [Mestrado] - Universidade Federal de Santa Catarina.

11 11 competências estão inseridas em um ciclo de relevância ao longo do tempo, seguindo a influência de inovações tecnológicas sobre a qualificação profissional, podendo ser classificadas nas seguintes categorias: emergentes: competências que não eram relevantes até então, mas a orientação estratégica da organização ou o desenvolvimento tecnológico as enfatizarão em um futuro próximo; declinantes: competências que constituíram parte da empresa num passado recente, mas se tornarão cada vez menos importantes devido a mudanças na estratégia ou na tecnologia; estáveis: competências fundamentais para o funcionamento da organização, que permanecem relevantes ao longo do tempo; transitórias: competências que, embora essenciais em momentos críticos de transição, não estão diretamente relacionadas ao negócio da organização são necessárias somente naquele momento específico. Quanto ao tipo de competências, a literatura apresenta denominações variadas. A classificação de Zarifian 19, traduz algumas das possibilidades, a saber: Competências sobre processos: conhecimento sobre o processo de trabalho; Competências técnicas/profissão: conhecimento específico sobre o trabalho que deve ser realizado; Competências sobre a organização: saber organizar os fluxos de trabalho; Competências de serviço: conhecer as implicações que o produto ou o serviço terá sobre o consumidor final; Competências de inovação: conhecimentos relacionados à condução de projetos e a ações ou lançamento de novos serviços; Competências sociais: saber ser, incluindo atitudes que sustentam os comportamentos das pessoas. Identifica três domínios dessas competências: autonomia, responsabilidade e comunicação. Embora as organizações adotem denominações e tipologias variadas, verifica-se a presença de quatro grandes grupos, quais sejam: competências da organização, gerenciais, comportamentais e técnicas. A tendência para classificação dos dois últimos grupos pode ser justificada pela disseminação do conceito de competência que se baseia em três dimensões: conhecimentos, habilidade e atitudes (CHA), difundido pela linha francesa.

12 12 Para Schwartz 14, além do CHA, a competência agrega outras dimensões ou ingredientes, tais como: 1) gerir o protocolo; 2) a dimensão histórica (singular) da situação; 3) a capacidade de arbitrar, de resolver uma situação; 4) a relação entre o trabalhador e o ambiente de trabalho, agregando valor para si e para a organização; 5) gerir as relações de conflito; 6) a capacidade de construir sinergias coletivas, valorizando as potencialidades de cada perfil capacidade de trabalhar coletivamente. Portanto, o agir competência não se restringe apenas ao CHA, mas envolve outras dimensões relativas ao contexto, ao conhecimento de si e do outro, e à capacidade de gerir essas relações. Importa às organizações explicitar o que é ser competente naquele ambiente de negócios, ou seja, construir seu conceito de competência; a classificação de competências vai corresponder ao que se distingue como competência, o que se valoriza e deseja desenvolver. Um aspecto importante para o levantamento das competências são as perspectivas adotadas para sua identificação. As competências requeridas à Gestão de Recursos Humanos na Fiocruz podem ser vistas sob a perspectiva sistêmica de inserção da área na estrutura institucional (missão, papéis e funções); de subordinação ao Governo Federal (demandas legais); demandas do ambiente do negócio, da administração estratégica, da produção de informação e conhecimentos para a tomada de decisão, da inovação etc. As metodologias de mapeamento de competências nas organizações se apóiam em ferramentas de gestão variadas. Entre elas, o mapeamento de processos operacionais de trabalho constitui um caminho rápido, porém no setor público, essa prática não é muito desenvolvida, como se verifica na Fiocruz e especificamente na Direh. Outra ferramenta utilizada para levantamento de competências se refere à descrição do perfil de cargos que contém funções/atribuições, responsabilidades, qualificações necessárias. Na Fiocruz, a descrição do perfil dos cargos ocorre na fase inicial do processo de concurso público para seleção de pessoal. Tais perfis apresentam características ou muito gerais ou muito específicas. Embora o último concurso público 14 Schwartz Y. Globalização e modelos de competências nas instituições de saúde: os ingredientes da competência. [Apresentado ao XI Congresso Mundial de Saúde Pública; Rio de Janeiro; 23 ago 2006].

13 13 tenha feito um esforço para garantir perfis básicos, o projeto piloto de mapeamento de competências dos concursados de 2006, já citado, demonstrou a grande dificuldade na identificação de competências das áreas de atuação. Contudo, cabe examinar, mais detalhadamente, os produtos obtidos com este trabalho. O mapeamento de competências se vale também de fontes documentais como planejamento organizacional, missão, visão de futuro para o período, relatórios de gestão, e outros documentos relevantes. Sob esse ponto de vista, cabe nomear os seguintes documentos da Fiocruz: Plano Quadrienal, Relatório de Gestão, Relatório de Atividades, Relatório Gespública e Plano de Melhorias, Planejamento da Direh, Relatório de Gestão da Direh. Para definição da metodologia a ser adotada, as experiências de outras empresas podem ser valiosas. Sob esse ponto de vista, destaca-se a visita realizada pelo Grupo de Estudo Competência à Michelin, na sede regional da América do Sul no Rio de Janeiro, com o objetivo de conhecer a experiência do Grupo com o modelo da competência. A iniciativa referida aos dirigentes da sede francesa teve início em A metodologia, sob a orientação de uma consultoria americana, considerou a pactuação do conceito de competências na organização, a realização de oficinas de trabalho com gerentes operacionais, gerentes de negócio e dirigentes para mapeamento das competências organizacionais, técnicas (comuns e específicas), gerenciais e comportamentais. O Grupo optou por mapear as competências ao nível da organização e das áreas de atuação, não descendo ao nível individual, considerando que as chefias realizam a gestão do trabalho muito próxima ao trabalhador 15, e a avaliação de desempenho e o plano de desenvolvimento individual com base em competências são procedimentos suficientes. Outra experiência visitada se refere ao Programa de Residência Médica em Oncologia, Orientado por Competência: trajetória de uma construção coletiva. A experiência contou com a participação de várias instituições públicas e privadas, entre elas o INCA, com o propósito de construir legitimidade para introdução de processos de pactuação de perfis profissionais e dar-lhes direcionalidade de forma a atender às necessidades do Sistema Único de Saúde. A metodologia adotada privilegiou a construção coletiva da iniciativa. Para isso, identificaram-se as instituições componentes do SUS, cujo critério de 15 Direh/Sercap. Relatório de visita à Michelin; 2009.

14 14 seleção consistiu em garantir a diversidade de olhares envolvidos na formação e no exercício profissional, visando um debate ampliado. As instituições selecionadas indicaram seus representantes com expertise na área de atuação profissional. Foram organizados ciclos de oficinas de trabalho para levantamento das competências chaves ou básicas para o desempenho profissional na função. A etapa de validação considerou a totalidade dos profissionais das instituições participantes da experiência. De acordo com a exposição realizada, observou-se alguns pontos que foram considerados importantes para a condução deste trabalho, quais sejam: - os documentos institucionais e algumas ferramentas de gestão constituem fontes de análise para o levantamento de competências da organização; - no processo de identificação de competências é imprescindível envolver profissionais cujas competências sejam reconhecidas pela comunidade institucional; - consultar profissionais com expertise na área de atuação amplia a visão, possibilitando outras abordagens e perspectivas; - explorar a diversidade de olhares sobre a prática profissional amplia o espectro de competências; - a participação de grupos profissionais no processo de construção das competências prescinde de uma etapa de explicitação da proposta, pactuação da metodologia e alinhamento conceitual; - garantir o debate e o consenso através do estímulo à participação do público a ser envolvido; - definir grupos de validação dos produtos elaborados durante e ao final do processo; - ter o apoio do grupo dirigente; - constituir grupo de consultoria externa; - dar visibilidade institucional ao projeto e seus produtos. Os passos metodológicos propostos consideraram os aspectos apresentados acima, passando à configuração das seguintes etapas: Etapa 1 - Elaboração da proposta de projeto; - Aprovação da direção;

15 15 - Definição do referencial teórico; - Debate no Grupo Executivo da Direh GED; - Ajustes e aprovação do projeto pela Diretoria. Etapa 2 - Definição da equipe de execução - Contratação de consultoria; - Revisão do projeto; - Definição do Plano de Trabalho; - Aprovação do Plano de Trabalho pela Diretoria; - Apresentação do projeto no Fórum de RH. Etapa 3 - Capacitação da equipe de coordenação; - Levantamento e análise dos documentos; - Apresentação do Projeto/Plano de Trabalho às chefias da Direh e aos SRHs e indicação dos representantes para compor os grupos (profissionais competências na área de RH reconhecidos pela Instituição); Etapa 4 - Definição dos grupos de trabalho, até 20 membros, para participar das oficinas; - Preparação do ciclo de três oficinas que poderá se repetir de acordo com os grupos de trabalho definidos; - Aplicação do ciclo de oficinas em um grupo piloto, considerando os seguintes conteúdos: 1ª. Oficina: pactuação dos objetivos, metodologia, cronograma de trabalho, produtos e resultados esperados; alinhamento da linguagem - apresentação dos principais conceitos e pactuação do conceito de competências; 2ª. Oficina: entrevista coletiva - explorar as atividades desenvolvidas pelos participantes e suas capacidades na área de atuação; elaborar documento síntese com a descrição das competências suscitadas, as ações-chave e os desempenhos de excelência; 3ª. Oficina: validação do documento consolidado. - Ajustes no método de aplicação das oficinas; - Reaplicação do ciclo de oficinas aos demais grupos;

16 16 Etapa 5 - Consolidação e análise dos documentos produzidos pelos grupos; - Validação pelos demais profissionais de recursos humanos na sua totalidade ou amostra aleatória; - Consolidação e análise dos formulários recebidos - Confecção do relatório final. 6 Metas - Envolver 100% das chefias de RH no processo de implantação do projeto; - Obter 100% de presença e participação dos grupos de trabalho nas oficinas; - Realizar 9 oficinas; - Treinar 20 profissionais de recursos humanos em mapeamento de competências. 7 Recursos O projeto será liderado pelo Departamento de Desenvolvimento de Recursos Humanos da Direh. Para sua implementação contará com a equipe do Serviço de Capacitação subordinado a este setor e o apoio de profissionais dos SRHs em diferentes etapas do projeto, considerando a disponibilidade e liberação de suas respectivas chefias. A contratação de uma consultoria é indicada por tratar-se de projeto estratégico para a gestão, vindo a se constituir em experiência piloto de âmbito corporativo, além disso, a Instituição não reúne profissionais com expertise para implementação do projeto. As demandas para a consultoria encaminham-se para o necessário apoio técnico ao projeto, elaboração de Plano de Trabalho, preparação da equipe de execução do projeto (capacitação dos profissionais); supervisão da execução; aplicação das oficinas; apoio na elaboração do relatório final. Cabe ressaltar que este projeto percebe o processo de consultoria como uma estratégia de capacitação ao longo do trabalho, possibilitando aprendizagem, produção de conhecimentos e novos usos.

17 17 8 Resultados esperados - Definição do perfil de competências de Gestão de RH da Fiocruz; - Identificação de competências críticas ao projeto institucional; - Subsídios para políticas de capacitação e seleção de pessoal; - Implementação do instrumento de Avaliação de Desempenho, etapa Plano de Desenvolvimento Individual; - Subsídios para melhoria dos critérios de avaliação de desempenho com base em competências; - Subsídios para composição de equipes de trabalho em gestão de recursos humanos; - Subsídios para a integração dos processos de RH e dos SRHs; - Subsídios para a constituição de um padrão de formação profissional e de educação continuada em gestão de recursos humanos. 9 Produtos - Mapeamento das competências necessárias ou chaves ao desempenho profissional adequado em Gestão de Recursos Humanos da Fiocruz; - Mapeamento de competências críticas em gestão de recursos Humanos, considerando as estratégias e projetos corporativos; - Consolidação de instrumento de gestão estratégica com base em competências. 10 Pontos Críticos - A identificação de profissional experiente que detenha técnicas adequadas de condução de oficinas para alcance dos produtos e resultados esperados; - A síntese do material produzido por cada grupo ao final da cada oficina.

18 18

19 19 11 Cronograma de Atividades Ano de 2010 Atividades/Etapas Fev Mar Abr Mai Jun Jul Etapa 1 Elaboração do projeto Etapa 2 Plano de Trabalho Etapa 3 Capacitação da equipe Etapa 4 Aplicação das oficinas Etapa 5 Validação final Etapa 6 Relatório final

20 20 12 Cronograma Físico-Financeiro CRONOGRAMA FÍSICO FINANCEIRO DO PROJETO (R$ 0,00) Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Total Consumo Material de divulgação Material didático Pessoa Jurídica Consultoria* Coffee break TOTAL * Seguindo a metodologia proposta consideramos ser necessária a contratação de 160h de consultoria, distribuídas da seguinte forma: 20h - revisão do projeto e plano de trabalho 20h - Capacitação equipe 80h - ciclo de oficinas (serão 9) para levantamento das competências 40h- para análise, validação final e relatório.

21 21 Referências Conferência Nacional de Recursos Humanos da Administração Pública Federal Etapas Regionais. São Paulo; abril de (Texto-base) Cury ACH. A determinação das competências essenciais, na busca da excelência em serviço no segmento de ensino superior na cidade de Cascavel. Cascavel; Dissertação [Mestrado] - Universidade Federal de Santa Catarina. Dejours C. O fator humano. 2.ed. Rio de Janeiro: FGV; Deluiz N. Formação do trabalhador: produtividade e cidadania. Rio de Janeiro (RJ): Shade; Cap. 4 Direh/Fiocruz. Planejamento de Recursos Humanos Direh/Fiocruz. Relatório de visita à Miclelin; Fleury A, Fleury TL. Estratégias empresariais e formação de competências: um quebra-cabeça caleidoscópio da indústria brasileira. 3.ed. São Paulo: Atlas; Gadelha CAG. O complexo industrial da saúde e a necessidade de um enfoque dinâmico na economia da saúde. Ciência e Saúde Coletiva 2003; 8(2): Relatório de Gestão Portal Fiocruz [Acesso em 10 dez 2010]. Disponível em Ruas R. Gestão por competências: uma contribuição à estratégia das organizações. In: Ruas R, Antonello CS, Boff LH, organizadores. Aprendizagem organizacional e competências: os novos horizontes da gestão. Porto Alegre: Bookmam; Schwartz Y. Globalização e modelos de competências nas instituições de saúde: os ingredientes da competência. [Apresentado ao XI Congresso Mundial de Saúde Pública; Rio de Janeiro; 23 ago 2006]. Tigre PB. Gestão da inovação: a economia da tecnologia no Brasil. Rio de Janeiro: Elsevier; 2006, p. 74. Zarifian P. Objetivo competência: por uma nova lógica. São Paulo: Atlas; 2001.

ANEXO 1 PROJETO BÁSICO PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL E ORGANIZACIONAL DE ENTIDADES CIVIS DE DEFESA DO CONSUMIDOR

ANEXO 1 PROJETO BÁSICO PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL E ORGANIZACIONAL DE ENTIDADES CIVIS DE DEFESA DO CONSUMIDOR ANEXO 1 PROJETO BÁSICO PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL E ORGANIZACIONAL DE ENTIDADES CIVIS DE DEFESA DO CONSUMIDOR I - OBJETIVO GERAL Realização de Módulos do programa de capacitação

Leia mais

Planejamento e Gestão Estratégica

Planejamento e Gestão Estratégica Planejamento e Gestão Estratégica O Governo de Minas estabeleceu como um dos eixos norteadores da suas políticas públicas a eficiência na utilização dos recursos e a oferta de serviços com qualidade cada

Leia mais

Necessidade e construção de uma Base Nacional Comum

Necessidade e construção de uma Base Nacional Comum Necessidade e construção de uma Base Nacional Comum 1. O direito constitucional à educação é concretizado, primeiramente, com uma trajetória regular do estudante, isto é, acesso das crianças e jovens a

Leia mais

Planejamento Estratégico Setorial para a Internacionalização

Planejamento Estratégico Setorial para a Internacionalização Unidade de Projetos de Termo de Referência para elaboração e desenvolvimento de Planejamento Estratégico Setorial para a Internacionalização Agosto de 2009 Elaborado em: 4/8/2009 Elaborado por: Apex-Brasil

Leia mais

Resumo Gestão de Pessoas por Competências

Resumo Gestão de Pessoas por Competências Resumo Gestão de Pessoas por Competências A coordenação técnica e acompanhamento especializado para a realização do projeto são realizados pela consultora e professora Sonia Goulart, da SG Educação Empresarial.

Leia mais

PROJETO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA INTERNACIONAL. Projeto 914 BRA5065 - PRODOC-MTC/UNESCO DOCUMENTO TÉCNICO Nº 03

PROJETO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA INTERNACIONAL. Projeto 914 BRA5065 - PRODOC-MTC/UNESCO DOCUMENTO TÉCNICO Nº 03 PROJETO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA INTERNACIONAL Diretrizes e Estratégias para Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil Projeto 914 BRA5065 - PRODOC-MTC/UNESCO DOCUMENTO TÉCNICO Nº 03 RELATÓRIO TÉCNICO CONCLUSIVO

Leia mais

Pedagogia Estácio FAMAP

Pedagogia Estácio FAMAP Pedagogia Estácio FAMAP # Objetivos Gerais: O Curso de Graduação em Pedagogia da Estácio FAMAP tem por objetivo geral a formação de profissionais preparados para responder às diferenciadas demandas educativas

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO ANEXO I. PROJETO DE CURTA DURAÇÃO 1. IDENTIFICAÇÃO 1.1 Título do

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE GESTÃO, ARTICULAÇÃO E PROJETOS EDUCACIONAIS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE GESTÃO, ARTICULAÇÃO E PROJETOS EDUCACIONAIS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE GESTÃO, ARTICULAÇÃO E PROJETOS EDUCACIONAIS TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA - CONSULTOR POR PRODUTO

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 1, DE 6 DE JANEIRO DE 2015

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 1, DE 6 DE JANEIRO DE 2015 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 1, DE 6 DE JANEIRO DE 2015 (*) (**) Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação

Leia mais

Módulo 14 Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas. 14.1. Treinamento é investimento

Módulo 14 Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas. 14.1. Treinamento é investimento Módulo 14 Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas 14.1. Treinamento é investimento O subsistema de desenvolver pessoas é uma das áreas estratégicas do Gerenciamento de Pessoas, entretanto em algumas organizações

Leia mais

Desenvolve Minas. Modelo de Excelência da Gestão

Desenvolve Minas. Modelo de Excelência da Gestão Desenvolve Minas Modelo de Excelência da Gestão O que é o MEG? O Modelo de Excelência da Gestão (MEG) possibilita a avaliação do grau de maturidade da gestão, pontuando processos gerenciais e resultados

Leia mais

PRODUTOS DO COMPONENTE 3. 3.1 - Modelo de Gestão Organizacional Formulado e Regulamentado

PRODUTOS DO COMPONENTE 3. 3.1 - Modelo de Gestão Organizacional Formulado e Regulamentado PRODUTOS DO COMPONENTE 3 3.1 - Modelo de Gestão Organizacional Formulado e Regulamentado A estruturação do atual modelo de gestão, caracterizou-se pela necessidade de alinhar permanentemente os órgãos

Leia mais

REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO E NÃO OBRIGATÓRIO CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO E NÃO OBRIGATÓRIO CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO E NÃO OBRIGATÓRIO CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente regulamento da Faculdade Católica do Tocantins (Facto), mantida

Leia mais

Saiba mais sobre o histórico do Projeto Gestão por Competências no Ministério da Saúde.

Saiba mais sobre o histórico do Projeto Gestão por Competências no Ministério da Saúde. GESTÃO DE PESSOAS POR COMPETÊNCIAS NO MINISTÉRIO DA SAÚDE O projeto Gestão por Competências teve início no Ministério da Saúde (MS) em setembro de 2009. Esse modelo de Gestão de Pessoas foi implantado

Leia mais

Gestão em Sistemas de Saúde

Gestão em Sistemas de Saúde INSTITUTO NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES Inatel Competence Center Business School Gestão em Sistemas de Saúde Projeto Pedagógico de Curso de Extensão Curricular Aprovado no dia XX/XX/2013 Pró diretoria de

Leia mais

Administração de Pessoas

Administração de Pessoas Administração de Pessoas MÓDULO 5: ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS 5.1 Conceito de ARH Sem as pessoas e sem as organizações não haveria ARH (Administração de Recursos Humanos). A administração de pessoas

Leia mais

Capítulo 2 Objetivos e benefícios de um Sistema de Informação

Capítulo 2 Objetivos e benefícios de um Sistema de Informação Capítulo 2 Objetivos e benefícios de um Sistema de Informação 2.1 OBJETIVO, FOCO E CARACTERÍSTICAS DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Os Sistemas de Informação, independentemente de seu nível ou classificação,

Leia mais

Cultura do Planejamento Estratégico e Gestão do Desempenho

Cultura do Planejamento Estratégico e Gestão do Desempenho Cultura do Planejamento Estratégico e Gestão do Desempenho Alexandre Kalil Pires Gerente de Projeto - SEGES/MP A Função do Planejamento Estratégico Construir, junto a alta administração, um consenso sobre

Leia mais

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 2, DE 27 DE SETEMBRO DE

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 2, DE 27 DE SETEMBRO DE Ministério da Educação CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 2, DE 27 DE SETEMBRO DE 2013 Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Relações

Leia mais

POLÍTICA DE GESTÃO DE PESSOAS DA SUPERINTENDÊNCIA NACIONAL DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR PREVIC

POLÍTICA DE GESTÃO DE PESSOAS DA SUPERINTENDÊNCIA NACIONAL DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR PREVIC POLÍTICA DE GESTÃO DE PESSOAS DA SUPERINTENDÊNCIA NACIONAL DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR PREVIC 1. CONCEITOS E DEFINIÇÕES 1.1 Políticas de Gestão de Pessoas são o conjunto de estratégias ou políticas específicas

Leia mais

Fanor - Faculdade Nordeste

Fanor - Faculdade Nordeste Norma 025: Projeto de Avaliação Institucional Capítulo I Disposições Gerais A avaliação institucional preocupa-se, fundamentalmente, com o julgamento dos aspectos que envolvem a realidade interna e externa

Leia mais

PLANO ANUAL DE CAPACITAÇÃO 2012

PLANO ANUAL DE CAPACITAÇÃO 2012 PLANO ANUAL DE CAPACITAÇÃO 2012 1 SUMÁRIO INTRODUÇÃO 3 CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL DOS SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO 5 CAPACITAÇÃO DOS SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO 7 CAPACITAÇÃO

Leia mais

Síntese do Projeto Pedagógico do Curso de Sistemas de Informação PUC Minas/São Gabriel

Síntese do Projeto Pedagógico do Curso de Sistemas de Informação PUC Minas/São Gabriel PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS Instituto de Informática Síntese do Projeto Pedagógico do Curso de Sistemas de Informação PUC Minas/São Gabriel Belo Horizonte - MG Outubro/2007 Síntese

Leia mais

AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: instrumento norteador efetivo de investimentos da IES

AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: instrumento norteador efetivo de investimentos da IES 152 AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: instrumento norteador efetivo de investimentos da IES Silvana Alves Macedo 1 Reginaldo de Oliveira Nunes 2 RESUMO O processo da Auto-Avaliação Institucional ainda é um

Leia mais

4 Proposta de método de avaliação de desempenho em programas

4 Proposta de método de avaliação de desempenho em programas 4 Proposta de método de avaliação de desempenho em programas O método de avaliação foi proposto especialmente para esta pesquisa, mas poderá ser utilizado em outros casos relacionados à avaliação de desempenho

Leia mais

INSTITUTO INTERAMERICANO DE COOPERAÇÃO PARA A AGRICULTURA. TERMO DE REFERÊNCIA CONS GEO 01 01 Vaga

INSTITUTO INTERAMERICANO DE COOPERAÇÃO PARA A AGRICULTURA. TERMO DE REFERÊNCIA CONS GEO 01 01 Vaga INSTITUTO INTERAMERICANO DE COOPERAÇÃO PARA A AGRICULTURA TERMO DE REFERÊNCIA CONS GEO 01 01 Vaga 1. IDENTIFICAÇÃO DA CONSULTORIA Consultoria para apoiar as ações do Programa Nacional de Crédito Fundiário

Leia mais

Projeto de Gestão pela Qualidade Rumo à Excelência

Projeto de Gestão pela Qualidade Rumo à Excelência Projeto de Gestão pela Qualidade Rumo à Excelência Introdução O panorama que se descortina para os próximos anos revela um quadro de grandes desafios para as empresas. Fatores como novas exigências dos

Leia mais

Texto para discussão. Desenvolvimento profissional dos integrantes da carreira de EPPGG

Texto para discussão. Desenvolvimento profissional dos integrantes da carreira de EPPGG 1 Introdução Texto para discussão Desenvolvimento profissional dos integrantes da carreira de EPPGG Como resultado da coleta de subsídios para aperfeiçoamento da gestão da carreira de Especialista em Políticas

Leia mais

POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCO - PGR

POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCO - PGR POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCO - PGR DATASUS Maio 2013 Arquivo: Política de Gestão de Riscos Modelo: DOC-PGR Pág.: 1/12 SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO...3 1.1. Justificativa...3 1.2. Objetivo...3 1.3. Aplicabilidade...4

Leia mais

Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos. Professora Mestranda Elaine Araújo

Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos. Professora Mestranda Elaine Araújo Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos Professora Mestranda Elaine Araújo E o profissional de RH... Como deve mergulhar na abordagem da Gestão do Conhecimento? Qual sua contribuição

Leia mais

PROGRAMA DE EXTENSÃO PROEX

PROGRAMA DE EXTENSÃO PROEX PROGRAMA DE EXTENSÃO PROEX INTRODUÇÃO A extensão universitária é, na realidade, uma forma de interação que deve existir permanentemente entre a universidade e os diversos setores da sociedade. Assim, a

Leia mais

Educação ambiental na gestão das bacias hidrográficas

Educação ambiental na gestão das bacias hidrográficas Boletim ABLimno 42(1), 14-19, 2016 Educação ambiental na gestão das bacias hidrográficas Ana Tiyomi Obara 1 e Mara Luciane Kovalski 2 1- Departamento de Biologia, Área de Ensino, Universidade Estadual

Leia mais

Gerenciamento Estratégico

Gerenciamento Estratégico Gerenciamento Estratégico CREPÚSCULO DE UMA NOVA ERA O desafio mais importante de nossos dias é o encerramento de uma época de continuidade época em que cada passo fazia prever o passo seguinte e o advento

Leia mais

Prefeitura Municipal de Santos

Prefeitura Municipal de Santos Prefeitura Municipal de Santos Estância Balneária SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO Seção de Suplência/ SESUPLE Parceiros do Saber Projeto de alfabetização de Jovens e Adultos Justificativa

Leia mais

GOVERNANÇA DE TI: Um desafio para a Auditoria Interna. COSME LEANDRO DO PATROCÍNIO Banco Central do Brasil

GOVERNANÇA DE TI: Um desafio para a Auditoria Interna. COSME LEANDRO DO PATROCÍNIO Banco Central do Brasil GOVERNANÇA DE TI: Um desafio para a Auditoria Interna COSME LEANDRO DO PATROCÍNIO Banco Central do Brasil Programação da Apresentação Evolução da Auditoria Interna de TI no Banco Central; Governança de

Leia mais

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO NÚCLEO DE ESTUDOS AGRÁRIOS E DESENVOLVIMENTO RURAL PCT FAO UTF/BRA/083/BRA

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO NÚCLEO DE ESTUDOS AGRÁRIOS E DESENVOLVIMENTO RURAL PCT FAO UTF/BRA/083/BRA TERMO DE REFERÊNCIA SERVIÇOS NÃO CONTINUADOS TR Nº MODALIDADE PROCESSO SELETIVO CONS NEAD 024/2013 Consultoria por produto FUNDAMENTO LEGAL Decreto nº 5.151/2004; Portaria MRE Nº 717/2006 e Portaria MDA

Leia mais

O Uso da Inteligência Competitiva e Seus Sete Subprocessos nas Empresas Familiares

O Uso da Inteligência Competitiva e Seus Sete Subprocessos nas Empresas Familiares O Uso da Inteligência Competitiva e Seus Sete Subprocessos nas Empresas Familiares O uso da Inteligência Competitiva como processo para monitorar tecnologias, legislação, ambiente regulatório, concorrência,

Leia mais

POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL

POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL Outubro de 2008 1 INTRODUÇÃO A Política de Desenvolvimento Social formaliza e orienta o compromisso da PUCRS com o desenvolvimento social. Coerente com os valores e princípios

Leia mais

Roteiro SENAC. Análise de Riscos. Planejamento do Gerenciamento de Riscos. Planejamento do Gerenciamento de Riscos

Roteiro SENAC. Análise de Riscos. Planejamento do Gerenciamento de Riscos. Planejamento do Gerenciamento de Riscos SENAC Pós-Graduação em Segurança da Informação: Análise de Riscos Parte 2 Leandro Loss, Dr. Eng. loss@gsigma.ufsc.br http://www.gsigma.ufsc.br/~loss Roteiro Introdução Conceitos básicos Riscos Tipos de

Leia mais

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE GRAVATAÍ

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE GRAVATAÍ FACULDADE DE TECNOLOGIA DE GRAVATAÍ REGIMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO Atualização do Regimento de 2012 Porto Alegre, março de 2015 Faculdade de Tecnologia de Porto Alegre Av. Julio de Castilhos,

Leia mais

O que é Programa Rio: Trabalho e Empreendedorismo da Mulher? Quais suas estratégias e ações? Quantas instituições participam da iniciativa?

O que é Programa Rio: Trabalho e Empreendedorismo da Mulher? Quais suas estratégias e ações? Quantas instituições participam da iniciativa? Destaque: Somos, nós mulheres, tradicionalmente responsáveis pelas ações de reprodução da vida no espaço doméstico e a partir da última metade do século passado estamos cada vez mais inseridas diretamente

Leia mais

Sessão 4: Avaliação na perspectiva de diferentes tipos de organizações do setor sem fins lucrativos

Sessão 4: Avaliação na perspectiva de diferentes tipos de organizações do setor sem fins lucrativos Sessão 4: Avaliação na perspectiva de diferentes tipos de organizações do setor sem fins lucrativos Avaliação Econômica como instrumento para o aprimoramento da gestão das ações sociais 26/09/2013 Fundação

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE CONSULTOR NA MODALIDADE PRODUTO

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE CONSULTOR NA MODALIDADE PRODUTO Ministério da Educação - MEC Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES TÍTULO DO PROJETO: Aperfeiçoamento institucional com vistas à melhoria dos programas, processos, projetos

Leia mais

Gestão e estratégia de TI Conhecimento do negócio aliado à excelência em serviços de tecnologia

Gestão e estratégia de TI Conhecimento do negócio aliado à excelência em serviços de tecnologia Gestão e estratégia de TI Conhecimento do negócio aliado à excelência em serviços de tecnologia Desafios a serem superados Nos últimos anos, executivos de Tecnologia de Informação (TI) esforçaram-se em

Leia mais

ACoordenação da Pós-Graduação da Faculdade São Luís

ACoordenação da Pós-Graduação da Faculdade São Luís O PROFISSIONAL-PESQUISADOR. O PERFIL ATUAL DA PÓS-GRADUAÇÃO DA FACULDADE SÃO LUÍS Mônica Cairrão Rodrigues* ACoordenação da Pós-Graduação da Faculdade São Luís acredita que o diferencial na postura do

Leia mais

6 Conclusão do estudo e implicações empresariais

6 Conclusão do estudo e implicações empresariais 6 Conclusão do estudo e implicações empresariais Este estudo buscou entender o fenômeno da criação de aceleradoras corporativas por parte de empresas de grande porte, com base na análise dos dois casos

Leia mais

Como se viu, a base dessa estruturação foram os Eixos Referenciais, que passaremos a descrever:

Como se viu, a base dessa estruturação foram os Eixos Referenciais, que passaremos a descrever: Conforme se pode inferir da publicação Planejamento Estratégico do Sistema Profissional 2009-2014: O Sistema Profissional é composto por organizações - com identidade e características próprias que devem

Leia mais

Prof a Lillian Alvares. Faculdade de Ciência da Informação Universidade de Brasília. Gestão da Informação

Prof a Lillian Alvares. Faculdade de Ciência da Informação Universidade de Brasília. Gestão da Informação Prof a Lillian Alvares Faculdade de Ciência da Informação Universidade de Brasília Gestão da Informação Conceito Apesar de numerosas discussões acerca do significado, conteúdo e uso da Gestão da Informação......

Leia mais

Correntes de Participação e Critérios da Aliança Global Wycliffe [Versão de 9 de maio de 2015]

Correntes de Participação e Critérios da Aliança Global Wycliffe [Versão de 9 de maio de 2015] Correntes de Participação e Critérios da Aliança Global Wycliffe [Versão de 9 de maio de 2015] Introdução As Organizações da Aliança Global Wycliffe desejam expressar a unidade e a diversidade do Corpo

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 11, DE 04 DE NOVEMBRO DE 2015. Art. 1º Aprovar, na forma do Anexo, a Norma de Capacitação de Servidores da APO.

RESOLUÇÃO Nº 11, DE 04 DE NOVEMBRO DE 2015. Art. 1º Aprovar, na forma do Anexo, a Norma de Capacitação de Servidores da APO. RESOLUÇÃO Nº 11, DE 04 DE NOVEMBRO DE 2015 A DIRETORIA EXECUTIVA DA AUTORIDADE PÚBLICA OLÍMPICA APO, no uso das atribuições que lhe conferem o inciso XIV do Parágrafo Segundo da Cláusula Décima Quinta

Leia mais

Gestão de impactos sociais nos empreendimentos Riscos e oportunidades. Por Sérgio Avelar, Fábio Risério, Viviane Freitas e Cristiano Machado

Gestão de impactos sociais nos empreendimentos Riscos e oportunidades. Por Sérgio Avelar, Fábio Risério, Viviane Freitas e Cristiano Machado Gestão de impactos sociais nos empreendimentos Riscos e oportunidades Por Sérgio Avelar, Fábio Risério, Viviane Freitas e Cristiano Machado A oferta da Promon Intelligens considera o desenvolvimento de

Leia mais

UNIDADE III Análise Teórico-Prática: Projeto-intervenção

UNIDADE III Análise Teórico-Prática: Projeto-intervenção UNIDADE III Análise Teórico-Prática: Projeto-intervenção Nesta unidade, abordaremos, de forma introdutória, alguns aspectos relacionados ao Projeto-intervenção e ao Trabalho de Conclusão do Curso. Aqui,

Leia mais

A NECESSIDADE DE UMA NOVA VISÃO DO PROJETO NOS CURSOS DE ENGENHARIA CIVIL, FRENTE À NOVA REALIDADE DO SETOR EM BUSCA DA QUALIDADE

A NECESSIDADE DE UMA NOVA VISÃO DO PROJETO NOS CURSOS DE ENGENHARIA CIVIL, FRENTE À NOVA REALIDADE DO SETOR EM BUSCA DA QUALIDADE A NECESSIDADE DE UMA NOVA VISÃO DO PROJETO NOS CURSOS DE ENGENHARIA CIVIL, FRENTE À NOVA REALIDADE DO SETOR EM BUSCA DA QUALIDADE ULRICH, Helen Departamento de Engenharia de Produção - Escola de Engenharia

Leia mais

ESTRUTURA E GERENCIAMENTO DE RISCOS NO BRDE

ESTRUTURA E GERENCIAMENTO DE RISCOS NO BRDE ESTRUTURA E GERENCIAMENTO DE RISCOS NO BRDE JULHO/2014 1. Objetivos O gerenciamento de riscos no BRDE tem como objetivo mapear os eventos de riscos, sejam de natureza interna ou externa, que possam afetar

Leia mais

Gestão estratégica: pessoas, desenvolvimento e capacitação

Gestão estratégica: pessoas, desenvolvimento e capacitação Encontro Nacional de Desenvolvimento de Pessoas Gestão estratégica: pessoas, desenvolvimento e capacitação Desafios para a política de capacitação dos servidores na Administração Pública Federal Paulo

Leia mais

Gerenciamento da Integração (PMBoK 5ª ed.)

Gerenciamento da Integração (PMBoK 5ª ed.) Gerenciamento da Integração (PMBoK 5ª ed.) O PMBoK diz que: O gerenciamento da integração do projeto inclui os processos e as atividades necessárias para identificar, definir, combinar, unificar e coordenar

Leia mais

Planejamento estratégico 2016-2019

Planejamento estratégico 2016-2019 Planejamento estratégico 2016-2019 Fortalecer as instituições e a qualidade dos serviços públicos para fortalecer a democracia e a competitividade. www.agendapublica.org.br 2 GOVERNANÇA PARA UM FUTURO

Leia mais

www.fundep.br/programacaptar, juntamente com este regulamento.

www.fundep.br/programacaptar, juntamente com este regulamento. PROGRAMA DE CAPTAÇÃO DE RECURSOS FUNDEP REGULAMENTO PARA CADASTRAMENTO DE PROJETOS UFMG A Fundep//Gerência de Articulação de Parcerias convida a comunidade acadêmica da UFMG a cadastrar propostas de acordo

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA Nº 2783 PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA PROCESSO DE SELEÇÃO - EDITAL Nº

TERMO DE REFERÊNCIA Nº 2783 PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA PROCESSO DE SELEÇÃO - EDITAL Nº Impresso por: ANGELO LUIS MEDEIROS MORAIS Data da impressão: 21/11/2013-18:05:16 SIGOEI - Sistema de Informações Gerenciais da OEI TERMO DE REFERÊNCIA Nº 2783 PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA PROCESSO

Leia mais

ATRIBUIÇÕES ESSENCIAIS DA FUNÇÃO

ATRIBUIÇÕES ESSENCIAIS DA FUNÇÃO PERFIL DE CARGO S 1- DADOS DA VAGA Cargo: Analista Função: Analista de Cooperativismo e Monitoramento Unidade Estadual: Sescoop- Maranhão Carga Horária: 40h/ semanais Salário: R$ 1.663,00 (hum mil seiscentos

Leia mais

REMUNERAÇÃO ESTRATÉGICA SETEMBRO 2.011

REMUNERAÇÃO ESTRATÉGICA SETEMBRO 2.011 REMUNERAÇÃO ESTRATÉGICA SETEMBRO 2.011 AS EMPRESAS Mapa Estratégico Menos níveis hierárquicos Foco no Cliente Novas Lideranças Gestão por processos O RH parceiro da estratégia Terceirizações Foco no core

Leia mais

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM Resumo Gisele Gomes Avelar Bernardes- UEG 1 Compreendendo que a educação é o ponto chave

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE CONSULTORIA ESPECIALIZADA (PESSOA FÍSICA)

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE CONSULTORIA ESPECIALIZADA (PESSOA FÍSICA) TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE CONSULTORIA ESPECIALIZADA (PESSOA FÍSICA) Contrato por Produto Nacional CONSULTOR JÚNIOR Número e Título do Projeto: BRA/09/004 Fortalecimento da CAIXA no seu processo

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA (TR) GAUD 4.6.8 01 VAGA

TERMO DE REFERÊNCIA (TR) GAUD 4.6.8 01 VAGA INSTITUTO INTERAMERICANO DE COOPERAÇÃO PARA A AGRICULTURA TERMO DE REFERÊNCIA (TR) GAUD 4.6.8 01 VAGA 1 IDENTIFICAÇÃO DA CONSULTORIA Contratação de consultoria pessoa física para serviços de preparação

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL GESTÃO DE PROCESSOS

ADMINISTRAÇÃO GERAL GESTÃO DE PROCESSOS ADMINISTRAÇÃO GERAL GESTÃO DE PROCESSOS Atualizado em 21/12/2015 GESTÃO DE PROCESSOS Um processo é um conjunto ou sequência de atividades interligadas, com começo, meio e fim. Por meio de processos, a

Leia mais

1 Nome do Projeto Centro de Treinamento e Capacitação Corporativa. 2 Coordenador (a) Eng. Mec. Vinício Duarte Ferreira. 3 Gestor (a) 4 Programa

1 Nome do Projeto Centro de Treinamento e Capacitação Corporativa. 2 Coordenador (a) Eng. Mec. Vinício Duarte Ferreira. 3 Gestor (a) 4 Programa 1 Nome do Projeto Centro de Treinamento e Capacitação Corporativa 2 Coordenador (a) Eng. Mec. Vinício Duarte Ferreira 3 Gestor (a) 4 Programa Eng. Agr. Flávio Henrique da Costa Bolzan Organização, Normas

Leia mais

Oficina Cebes DESENVOLVIMENTO, ECONOMIA E SAÚDE

Oficina Cebes DESENVOLVIMENTO, ECONOMIA E SAÚDE RELATÓRIO Oficina Cebes DESENVOLVIMENTO, ECONOMIA E SAÚDE 30 de março de 2009 LOCAL: FLÓRIDA WINDSOR HOTEL No dia 30 de março de 2009, o Cebes em parceria com a Associação Brasileira de Economia da Saúde

Leia mais

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA COMO UM INSTRUMENTO DAS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: UMA EXPERIÊNCIA DO HOSPITAL ALEMÃO OSWALDO CRUZ

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA COMO UM INSTRUMENTO DAS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: UMA EXPERIÊNCIA DO HOSPITAL ALEMÃO OSWALDO CRUZ 1 EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA COMO UM INSTRUMENTO DAS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: UMA EXPERIÊNCIA DO HOSPITAL ALEMÃO OSWALDO CRUZ São Paulo SP 05/2015 Tatiana Barbosa da Silva Hospital Alemão Oswaldo

Leia mais

LEI N 21.156, DE 17 DE JANEIRO DE 2014. INSTITUI A POLÍTICA ESTADUAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL DA AGRICULTURA FAMILIAR.

LEI N 21.156, DE 17 DE JANEIRO DE 2014. INSTITUI A POLÍTICA ESTADUAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL DA AGRICULTURA FAMILIAR. LEI N 21.156, DE 17 DE JANEIRO DE 2014. INSTITUI A POLÍTICA ESTADUAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL DA AGRICULTURA FAMILIAR. (PUBLICAÇÃO - MINAS GERAIS DIÁRIO DO EXECUTIVO - 18/01/2014 PÁG. 2 e 03)

Leia mais

Rita/João Abril -2014

Rita/João Abril -2014 Rita/João Abril -2014 Conteúdo Programático (Qui)10/04 Estratégia de gerenciamento de pessoas com foco em resultado e gestão por competências Rita (Qui)17/04 - Conceitos de liderança, equipes eficazes,

Leia mais

Organização Curricular e o ensino do currículo: um processo consensuado

Organização Curricular e o ensino do currículo: um processo consensuado Organização Curricular e o ensino do currículo: um processo consensuado Andréa Pereira de Souza Gestora da Formação Permanente na Secretaria Municipal de Educação do município de Mogi das Cruzes. Cintia

Leia mais

Novo Modelo para o Ecossistema Polos e Clusters. Resposta à nova ambição económica

Novo Modelo para o Ecossistema Polos e Clusters. Resposta à nova ambição económica Novo Modelo para o Ecossistema Polos e Clusters Novo Modelo para o Ecossistema Polos e Clusters Resposta à nova ambição económica Resposta à nova ambição económica 02-07-2012 Novo Modelo para o Ecossistema

Leia mais

Esfera: 10 Função: 20 - Agricultura Subfunção: 122 - Administração Geral UO: 22101 - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Esfera: 10 Função: 20 - Agricultura Subfunção: 122 - Administração Geral UO: 22101 - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Programa 0360 Gestão da Política Agropecuária Numero de Ações 11 Ações Orçamentárias 10HD Implantação do Projeto de Melhoria da Infra-estrutura da Sede do MAPA Produto: Projeto implantado Unidade de Medida:

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL GESTÃO DO DESEMPENHO

ADMINISTRAÇÃO GERAL GESTÃO DO DESEMPENHO ADMINISTRAÇÃO GERAL GESTÃO DO DESEMPENHO Atualizado em 30/12/2015 GESTÃO DE DESEMPENHO A gestão do desempenho constitui um sistemático de ações que buscam definir o conjunto de resultados a serem alcançados

Leia mais

- PLANO ANUAL DE AUDITORIA -

- PLANO ANUAL DE AUDITORIA - TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE RORAIMA NÚCLEO DE CONTROLE INTERNO - PLANO ANUAL DE AUDITORIA - NÚCLEO DE CONTROLE INTERNO EXERCÍCIO 2014 NOVEMBRO 2013 INTRODUÇÃO O Plano Anual de Auditoria do Núcleo

Leia mais

IMPLANTAÇÃO DOS PILARES DA MPT NO DESEMPENHO OPERACIONAL EM UM CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO DE COSMÉTICOS. XV INIC / XI EPG - UNIVAP 2011

IMPLANTAÇÃO DOS PILARES DA MPT NO DESEMPENHO OPERACIONAL EM UM CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO DE COSMÉTICOS. XV INIC / XI EPG - UNIVAP 2011 IMPLANTAÇÃO DOS PILARES DA MPT NO DESEMPENHO OPERACIONAL EM UM CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO DE COSMÉTICOS. XV INIC / XI EPG - UNIVAP 2011 Rogério Carlos Tavares 1, José Luis Gomes da Silva² 1 Universidade de

Leia mais

POLÍTICA DE DIVERSIDADE DO GRUPO EDP

POLÍTICA DE DIVERSIDADE DO GRUPO EDP POLÍTICA DE DIVERSIDADE DO GRUPO EDP CONTEXTO Respeitar a diversidade social e a representatividade presente nas comunidades em que as organizações se inserem é um dever ético e simultaneamente um fator

Leia mais

(MAPAS VIVOS DA UFCG) PPA-UFCG RELATÓRIO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA UFCG CICLO 2006-2008 ANEXO (PARTE 2) DIAGNÓSTICOS E RECOMENDAÇÕES

(MAPAS VIVOS DA UFCG) PPA-UFCG RELATÓRIO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA UFCG CICLO 2006-2008 ANEXO (PARTE 2) DIAGNÓSTICOS E RECOMENDAÇÕES 1 PPA-UFCG PROGRAMA PERMANENTE DE AVALIAÇÃO RELATÓRIO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA UFCG CICLO 2006-2008 ANEXO (PARTE 2) DIAGNÓSTICOS E RECOMENDAÇÕES (MAPAS VIVOS DA UFCG) 2 DIMENSÃO MISSÃO E PDI MAPAS VIVOS DE

Leia mais

INFORMAÇÕES AOS COMITÊS E FRANQUEADOS

INFORMAÇÕES AOS COMITÊS E FRANQUEADOS INFORMAÇÕES AOS COMITÊS E FRANQUEADOS Este material tem o objetivo de fornecer aos comitês regionais e setoriais do PGQP, e a seus franqueados, informações atualizadas sobre o SAG e orientações para a

Leia mais

Projeto de estágio supervisionado: Mapeamento de competências da Coordenadoria Auxiliar de Gestão de Pessoas do HU/UFSC

Projeto de estágio supervisionado: Mapeamento de competências da Coordenadoria Auxiliar de Gestão de Pessoas do HU/UFSC UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA Projeto de estágio supervisionado: Mapeamento de competências da Coordenadoria Auxiliar de Gestão

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS Introdução Independentemente do nível de experiência da proponente na elaboração de projetos, o Instituto Cooperforte empresta apoio, orientação e subsídios às Instituições

Leia mais

EMENTA CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO

EMENTA CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICO-ALVO: Os Cursos Técnicos são destinados a todos que estão cursando o 2º ano ou já completaram o Ensino Médio e que desejam aprender uma profissão, entrar no mercado de trabalho ou buscar uma melhor

Leia mais

Capacitação de Usuários no uso de Sistemas de Informação

Capacitação de Usuários no uso de Sistemas de Informação Capacitação de Usuários no uso de Sistemas de Informação Projeto Básico (pdf) A Gerência de Sistemas GESIS, da Gerência Geral de Gestão do Conhecimento e Documentação- GGCON, tem como objetivo Implantar

Leia mais

INTERPRETANDO A GEOMETRIA DE RODAS DE UM CARRO: UMA EXPERIÊNCIA COM MODELAGEM MATEMÁTICA

INTERPRETANDO A GEOMETRIA DE RODAS DE UM CARRO: UMA EXPERIÊNCIA COM MODELAGEM MATEMÁTICA INTERPRETANDO A GEOMETRIA DE RODAS DE UM CARRO: UMA EXPERIÊNCIA COM MODELAGEM MATEMÁTICA Marcos Leomar Calson Mestrando em Educação em Ciências e Matemática, PUCRS Helena Noronha Cury Doutora em Educação

Leia mais

Eixo Temático ET-03-004 - Gestão de Resíduos Sólidos VANTAGENS DA LOGÍSTICA REVERSA NOS EQUIPAMENTOS ELETRÔNICOS

Eixo Temático ET-03-004 - Gestão de Resíduos Sólidos VANTAGENS DA LOGÍSTICA REVERSA NOS EQUIPAMENTOS ELETRÔNICOS 198 Eixo Temático ET-03-004 - Gestão de Resíduos Sólidos VANTAGENS DA LOGÍSTICA REVERSA NOS EQUIPAMENTOS ELETRÔNICOS Isailma da Silva Araújo; Luanna Nari Freitas de Lima; Juliana Ribeiro dos Reis; Robson

Leia mais

1. O papel da Educação no SUS

1. O papel da Educação no SUS Departamento de Gestão da Educação na Saúde SGTES Formação de facilitadores de educação permanente em saúde uma oferta para os pólos e para o Ministério da Saúde 1. O papel da Educação no SUS O SUS, mesmo

Leia mais

RELATÓRIO EXECUTIVO. 1. Objetivos da pesquisa (geral e específicos).

RELATÓRIO EXECUTIVO. 1. Objetivos da pesquisa (geral e específicos). RELATÓRIO EXECUTIVO Este relatório executivo mostra resumidamente a pesquisa realizada pelo mestrando JOSÉ BEZERRA MAGALHÃES NETO, com forma de atender à exigência acadêmica como requisito complementar

Leia mais

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Noções de Administração Pública 31. Processo pode ser conceituado como um conjunto de meios articulados de forma organizada para alcançar os resultados pretendidos e, nesse contexto,

Leia mais

OS CANAIS DE PARTICIPAÇÃO NA GESTÃO DEMOCRÁTICA DO ENSINO PÚBLICO PÓS LDB 9394/96: COLEGIADO ESCOLAR E PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

OS CANAIS DE PARTICIPAÇÃO NA GESTÃO DEMOCRÁTICA DO ENSINO PÚBLICO PÓS LDB 9394/96: COLEGIADO ESCOLAR E PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO 1 OS CANAIS DE PARTICIPAÇÃO NA GESTÃO DEMOCRÁTICA DO ENSINO PÚBLICO PÓS LDB 9394/96: COLEGIADO ESCOLAR E PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO Leordina Ferreira Tristão Pedagogia UFU littledinap@yahoo.com.br Co

Leia mais

Experiência: Modelo de Gestão de Capacitação da Presidência da República - Pool de Capacitação

Experiência: Modelo de Gestão de Capacitação da Presidência da República - Pool de Capacitação Experiência: Modelo de Gestão de Capacitação da Presidência da República - Pool de Capacitação Casa Civil Diretoria de Recursos Humanos Responsável: Selma Teresa de Castro Roller Quintella, Diretora de

Leia mais

CREAS - Institucional. O que é o CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social)?

CREAS - Institucional. O que é o CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social)? CREAS - Institucional O que é o CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social)? Considerando a definição expressa na Lei nº 12.435/2011, o CREAS é a unidade pública estatal de abrangência

Leia mais

O USO DA INFORMAÇÃO DE CUSTOS NA BUSCA PELA EXCELÊNCIA DA GESTÃO PÚBLICA

O USO DA INFORMAÇÃO DE CUSTOS NA BUSCA PELA EXCELÊNCIA DA GESTÃO PÚBLICA Painel 18 SISTEMA DE CUSTOS DO GOVERNO FEDERAL: novas perspectivas para o aumento da eficiência na gestão dos recursos públicos. O USO DA INFORMAÇÃO DE CUSTOS NA BUSCA PELA EXCELÊNCIA DA GESTÃO PÚBLICA

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA SIMPLIFICADA Nº 15/2013 SELEÇÃO DE PROFISSIONAIS PARA O PROJETO REGISTRO DE IDENTIDADE CIVIL REPLANEJAMENTO E NOVO PROJETO PILOTO

CHAMADA PÚBLICA SIMPLIFICADA Nº 15/2013 SELEÇÃO DE PROFISSIONAIS PARA O PROJETO REGISTRO DE IDENTIDADE CIVIL REPLANEJAMENTO E NOVO PROJETO PILOTO CHAMADA PÚBLICA SIMPLIFICADA Nº 15/2013 SELEÇÃO DE PROFISSIONAIS PARA O PROJETO REGISTRO DE IDENTIDADE CIVIL REPLANEJAMENTO E NOVO PROJETO PILOTO 1. PROJETO SELECIONA PROFISSIONAIS PARA DIVERSOS PERFIS

Leia mais

Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Petrolina - FACAPE Curso: Ciência da Computação Disciplina: Ambiente de Negócios e Marketing

Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Petrolina - FACAPE Curso: Ciência da Computação Disciplina: Ambiente de Negócios e Marketing Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Petrolina - FACAPE Curso: Ciência da Computação Disciplina: Ambiente de Negócios e Marketing Recursos Humanos cynaracarvalho@yahoo.com.br Conceitos A gestão

Leia mais

Disciplina: Técnicas de Racionalização de Processos Líder da Disciplina: Rosely Gaeta NOTA DE AULA 04 O PROJETO DE MELHORIA DOS PROCESSOS

Disciplina: Técnicas de Racionalização de Processos Líder da Disciplina: Rosely Gaeta NOTA DE AULA 04 O PROJETO DE MELHORIA DOS PROCESSOS Disciplina: Técnicas de Racionalização de Processos Líder da Disciplina: Rosely Gaeta NOTA DE AULA 04 O PROJETO DE MELHORIA DOS PROCESSOS 3.4 O PROJETO DE MELHORIA DE PROCESSOS 3.4.1 - CONCEITO DE PROJETO

Leia mais

O Projeto Pedagógico Institucional e Projeto Pedagógico do Curso

O Projeto Pedagógico Institucional e Projeto Pedagógico do Curso O Projeto Pedagógico Institucional e Projeto Pedagógico do Curso Introdução * Sonia Pires Simoes O projeto pedagógico Institucional representa a linha pedagógica que a Instituição norteia para gerenciamento

Leia mais