Contrarrazões do Recurso Ordinário 16

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Contrarrazões do Recurso Ordinário 16"

Transcrição

1 Contrarrazões do Recurso Ordinário 16 ESTRUTURA DAS CONTRARRAZÕES DO RECURSO ORDINÁRIO Obs.: As peças de contrarrazões dos recursos trabalhistas são fundamentadas no art. 900 da CLT. 1.ª PEÇA: PETIÇÃO DE INTERPOSIÇÃO OU PEÇA DE ENCAMINHAMENTO 1. Endereçamento completo (sem abreviaturas). Obs.: Juízo a quo (primeiro juízo de admissibilidade recursal) Juiz do Trabalho da Vara do Trabalho; Juiz de Direito investido em Matéria Trabalhista; Juiz-Presidente do Tribunal Regional do Trabalho; Desembargador-Presidente do Tribunal Regional do Trabalho. 2. Processo número. 3. Menção do Recorrido, do Recorrente e do advogado. Obs.1: Reclamante ou reclamado (a depender do caso concreto). Obs.2: Mencionar que o recorrido já está qualificado nos autos em epígrafe. 4. Identificação e previsão legal da peça Contrarrazões do Recurso Ordinário art. 900 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). 5. Menção das contrarrazões anexas. 6. Menção do recebimento das Contrarrazões do Recurso Ordinário e remessa dos autos ao respectivo Tribunal (Tribunal Regional do Trabalho ou Tribunal Superior do Trabalho, a depender do caso concreto) macete dos 2Rs. 7. Encerramento: a) nesses termos, pede deferimento;

2 296 Prática Trabalhista b) local e data (sem identificação); c) advogado e número da OAB (sem identificação). 2.ª PEÇA: RAZÕES RECURSAIS 1. Cabeçalho (4 itens): menção do Recorrente, do Recorrido, da Origem e do número do Processo. 2. Menção de expressões de respeito Exemplo: Colendo Tribunal, Egrégia Turma, Nobres Julgadores. 3. Menção da defesa da respeitável sentença ou acórdão. Obs.: Nas contrarrazões, o recorrido deverá defender as suas Teses vencedoras na sentença ou acordão, impugnando as razões do recorrente e seu inconformismo com a decisão guerreada. 4. Resumo da demanda. 5. Contrarrazões recursais Tese(s). Obs.: Motivos justificadores do acerto da sentença ou acórdão. 6. Pedidos ou Conclusões. Obs.: Conhecimento das contrarrazões; rejeição da preliminar; manutenção da decisão atacada. 7. Encerramento: Questão prática a) nesses termos, pede deferimento; b) local e data (sem identificação); c) advogado e número da OAB (sem identificação). Maria, empregada doméstica propõe reclamação em face de sua antiga empregadora Joana, postulando pagamento de aviso-prévio correspondente a 30 dias, não concedido quando da rescisão contratual. O pedido é julgado procedente, condenando-se a empregadora a pagar à empregada o aviso-prévio cobrado, arbitrando-se, para a condenação, o valor de R$ 800,00. Inconformada, a empregadora interpõe recurso ordinário, em petição que se faz acompanhar de um único documento, correspondente ao comprovante de recolhimento das custas processuais. Alega, no recurso, que a Lei 5.859/1972 não concede à empregada doméstica o direito a aviso-prévio, não se lhe aplicando o art. 487 da CLT, por conta do art. 7.º, a, da mesma CLT.

3 Cap. 16 Contrarrazões do Recurso Ordinário 297 Questão: Como advogado da empregada doméstica, sendo intimado do recebimento do recurso ordinário da empregadora, apresentar a peça processual adequada. EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DO TRABALHO DA VARA DO TRABA- LHO DE Processo número (espaço: seguir as orientações do edital e da prova) NOME DA RECORRIDA, já qualificada nos autos do processo em epígrafe, por seu advogado que esta subscreve, nos autos da Reclamação Trabalhista que move em face de NOME DA RECLAMADA, vem, à presença de Vossa Excelência, apresentar tempestivamente suas CONTRARRAZÕES AO RECURSO ORDINÁRIO, com base no art. 900 da CLT, as quais seguem em apartado. Nesses termos, pede deferimento. Local e data. Advogado OAB n. CONTRARRAZÕES DE RECURSO ORDINÁRIO Recorrente: Nome da Reclamada Recorrido: Nome da Reclamante Origem: Vara do Trabalho de Processo: Egrégio Tribunal, Colenda Turma, Ínclitos Julgadores, Inconformada com a decisão de f., a Recorrente busca a reforma da decisão de origem, pelo que, se demonstrará a seguir, que os respectivos fundamentos não merecem prosperar, senão vejamos.

4 298 Prática Trabalhista cont. I PRELIMINARMENTE O presente recurso ordinário não deve ser conhecido, uma vez que a Recorrente deixou de juntar o depósito recursal, exigível conforme se verifica nos parágrafos do art. 899 da CLT, nas Súmulas 128 e 161 do TST, bem como na Instrução Normativa 3/1993 do TST. Com efeito, o depósito recursal possui natureza jurídica híbrida ou mista, pois além de ser um pressuposto recursal, objetiva a garantia do juízo em favor do empregado para futura execução por quantia. Assim, somente será exigido do empregador (pessoa física ou jurídica), havendo condenação em pecúnia. Consubstancia um grande exemplo do princípio do protecionismo processual, ou da proteção temperada, mitigada ou relativizada no Direito Processual do Trabalho, ou seja, em algumas situações processuais específicas, verificamos a atuação do famigerado princípio da proteção, malgrado o princípio da isonomia de tratamento processual das partes ser um dos grandes alicerces do Estado Democrático de Direito. Dessarte, espera e confia que este recurso seja considerado deserto. Caso este Egrégio Tribunal assim não entenda, passa a expor as suas contrarrazões. II DO MÉRITO: DA MANUTENÇÃO DA CONDENAÇÃO Alega a Recorrente, em sede recursal, que está amparada pela Lei 5.859/1972, sendo indevido o direito ao aviso-prévio à empregada doméstica, não lhe sendo aplicável o art. 487 da CLT, por conta do art. 7.º, a, do próprio Diploma Consolidado. Não obstante, o respectivo pedido foi julgado procedente pela sentença de primeiro grau, condenando-se a empregadora ao aviso-prévio cobrado, arbitrando-se, para condenação, o valor de R$ 800,00 (oitocentos reais). Vale ressaltar que a mencionada decisão está amparada no disposto do parágrafo único do art. 7.º da Constituição Federal, que assegura os direitos trabalhistas aos empregados domésticos. Nessa linha de raciocínio, mesmo antes do advento da EC 72, de 2 de abril de 2013, que trouxe a igualdade dos direitos trabalhistas dos empregados domésticos em relação aos empregados urbanos e rurais, a Constituição Cidadã de 1988 já assegurava o direito ao aviso-prévio aos domésticos, sendo clara manifestação de Constitucionalismo Social. Com efeito, o inc. XXI, do mencionado art. 7.º do Texto Maior, assegura aos empregados domésticos o direito ao aviso-prévio proporcional ao tempo de serviço, sendo no mínimo de 30 (trinta) dias, nos termos da lei.

5 Cap. 16 Contrarrazões do Recurso Ordinário 299 cont. Destarte, não resta dúvida sobre a necessidade da manutenção da decisão a quo. III DA CONCLUSÃO Diante das contrarrazões apresentadas, espera-se que o Egrégio Tribunal Regional do Trabalho conheça os apontados argumentos e mantenha integralmente a decisão de mérito. Nesses termos, pede deferimento. Local e data. Advogado OAB n.

6

7 Coordenação MARCO ANTONIO ARAUJO JR. DARLAN BARROSO PRÁTICA TRABALHISTA LEONE PEREIRA 4.ª edição revista e atualizada 1.ª edição: 1.ª tiragem: fevereiro de 2012, 2.ª tiragem: abril de 2012; 2.ª edição: novembro de 2012; 3.ª edição: desta edição [2015] Editora Revista dos Tribunais Ltda. Marisa Harms Diretora responsável Visite nosso site Central de Relacionamento RT (atendimento, em dias úteis, das 8 às 17 horas) Tel de atendimento ao consumidor sac@rt.com.br Rua do Bosque, 820 Barra Funda Tel Fax CEP São Paulo, SP Brasil todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial, por qualquer meio ou processo, especialmente por sistemas gráficos, microfílmicos, fotográficos, reprográficos, fonográficos, videográficos. Vedada a memorização e/ou a recuperação total ou parcial, bem como a inclusão de qualquer parte desta obra em qualquer sistema de processamento de dados. Essas proibições aplicam-se também às características gráficas da obra e à sua editoração. A violação dos direitos autorais é punível como crime (art. 184 e parágrafos, do Código Penal), com pena de prisão e multa, conjuntamente com busca e apreensão e indenizações diversas (arts. 101 a 110 da Lei 9.610, de , Lei dos Direitos Autorais). Impresso no Brasil [ ] Universitário (texto) Fechamento da edição em [ ] ISBN

8 À Claudia Rodrigues Costa, pelo amor, carinho, compreensão, apoio, dedicação, inspiração e estímulo durante toda a elaboração da presente obra! À minha família: Leone Pereira da Silva, Cecilia Suriani da Silva, Irene Suriani e Leandro Suriani da Silva, por serem pessoas fundamentais da minha existência. Agradeço imensamente todo o apoio e incentivo! Agradeço a Deus e a Jesus Cristo, por serem a fonte inspiradora inesgotável de energia para enfrentarmos as provas e expiações da jornada da vida. A todos os operadores do Direito Material e Processual do Trabalho, por militarem, estudarem e discutirem uma das ciências jurídicas mais belas, com nítido viés social e humanitário.

9

10 Nota da Editora Visando ampliar nosso horizonte editorial para oferecer livros jurídicos específicos para a área de Concursos e Exame de Ordem, com a mesma excelência das obras publicadas em outras áreas, a Editora Revista dos Tribunais apresenta mais uma nova edição da Coleção Prática Forense. A Coleção traz, tanto do ponto de vista de seu conteúdo como na escolha e desenvolvimento de projeto gráfico, uma estrutura moderna que garante ao leitor boa visualização do texto, dos resumos, esquemas e modelos. Além do tradicional e criterioso preparo editorial oferecido pela Editora Revista dos Tribunais, para esta Coleção foram escolhidos coordenadores e autores com alto cabedal de experiência docente voltados para a preparação de candidatos a cargos públicos e bacharéis que estejam buscando bons resultados em qualquer certame jurídico de que participem. O presente volume, assinado pelo Prof. Leone Pereira, em muito veio para somar nesta Coleção que já se tornou referência nacional.

11

12 Apresentação da Coleção Apresentamos a coleção Prática Forense, fruto de cuidadoso trabalho, aplicação do conhecimento e didática de professores experientes e especializados na preparação de candidatos para concursos públicos e Exame de Ordem. Por essa razão, os textos refletem uma abordagem objetiva e atualizada, importante para auxiliar o candidato no estudo dos principais temas da ciência jurídica que sejam objeto de arguição nesses certames. Os livros apresentam projeto gráfico moderno, o que torna a leitura visualmente muito agradável, e, mais importante, incluem quadros, resumos, destaques e modelos especialmente preparados para facilitar a fixação e o aprendizado dos temas recorrentes em concursos e exames. Com a coleção, o candidato estará respaldado para o aprendizado e para uma revisão completa, pois terá a sua disposição material atualizado de acordo com as diretrizes da jurisprudência e da doutrina dominantes sobre cada tema. Esperamos que a coleção Prática Forense continue cada vez mais a fazer parte do sucesso profissional de seus leitores. Marco Antonio Araujo Jr. Darlan Barroso Coordenadores

13

14 Sumário Nota da Editora... 7 Apresentação da Coleção... 9 Dicas Gerais e Sistema de Passos Primeira Parte Teórica Direito do Trabalho 1. INTRODUÇÃO PRINCÍPIOS DO DIREITO DO TRABALHO Conceito, funções e espécies Princípio da proteção (protetivo, protetor, tutelar ou tuitivo) Princípio in dubio pro operario (in dubio pro misero) Princípio da norma mais favorável (da aplicação da norma mais favorável ao empregado) Princípio da condição mais benéfica (cláusula mais vantajosa) Princípio da indisponibilidade (irrenunciabilidade ou inderrogabilidade) dos direitos trabalhistas Princípio da continuidade da relação de emprego Princípio da primazia da realidade Outros princípios aplicáveis ao Direito do Trabalho... 60

15 12 Prática Trabalhista Segunda Parte Teórica Direito Processual do Trabalho 1. DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Conceito ORGANIZAÇÃO DA JUSTIÇA DO TRABALHO Introdução Juízes do Trabalho Tribunais Regionais do Trabalho (TRT) Observações Novidades trazidas pela reforma do Judiciário Tribunal Superior do Trabalho (TST) Observações Órgãos Novidades trazidas pela reforma do Judiciário COMPETÊNCIA DA JUSTIÇA DO TRABALHO Noções gerais de jurisdição Objetivos Características Noções gerais de competência Competência em razão da matéria (ratione materiae) e em razão da pessoa (ratione personae) da Justiça do Trabalho Ações oriundas da relação de trabalho (inc. I) Entes de direito público externo (inc. I) Entes da Administração Pública Direta e Indireta da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios (inc. I)... 77

16 Sumário Ações que envolvam exercício do direito de greve (inc. II) Ações sobre representação sindical, entre sindicatos, entre sindicatos e trabalhadores e entre sindicatos e empregadores (inc. III) Mandado de segurança, habeas corpus e habeas data, quando o ato questionado envolver matéria sujeita à sua jurisdição (inc. IV) Mandado de segurança Habeas corpus Habeas data Conflitos de competência entre órgãos com jurisdição trabalhista, ressalvado o disposto no art. 102, I, o, da CF/1988 (inc. V) Ações de indenização por dano moral ou patrimonial, decorrentes da relação de trabalho (inc. VI) Ações relativas às penalidades administrativas impostas aos empregadores pelos órgãos de fiscalização das relações de trabalho (inc. VII) Execução, de ofício, das contribuições sociais previstas no art. 195, incs. I, alínea a, e II, e seus acréscimos legais, decorrentes das sentenças que proferir (inc. VIII) Outras controvérsias decorrentes da relação de trabalho, na forma da lei Competência territorial (ratione loci) da Justiça do Trabalho Noções gerais Regra da localidade da prestação dos serviços, independentemente do local da contratação (caput) A exceção do empregado agente ou viajante comercial prevista no 1.º... 94

17 14 Prática Trabalhista A exceção do empregador que promova realização de atividades fora do lugar do contrato de trabalho ( empregador viajante ) prevista no 3.º A exceção da competência das Varas do Trabalho para processar e julgar os dissídios ocorridos em agência ou filial no estrangeiro prevista no 2.º (competência internacional da Justiça do Trabalho) Cláusula de eleição de foro (foro de eleição) PROCEDIMENTOS (RITOS) TRABALHISTAS Introdução Reclamação trabalhista Reclamação trabalhista verbal Reclamação trabalhista escrita DEFESAS (RESPOSTAS) DO RECLAMADO Teoria geral Revelia Contestação Compensação e dedução Prescrição Conceito e aspectos introdutórios Previsão constitucional e infraconstitucional Regra: prescrição quinquenal e bienal Exceções Ações meramente declaratórias Menor FGTS Prescrição de ofício e seu cabimento no processo do trabalho

18 Sumário Decadência Exceções rituais Exceção de incompetência relativa Exceção de suspeição e de impedimento Reconvenção SENTENÇA TRABALHISTA RECURSOS TRABALHISTAS Teoria geral dos recursos trabalhistas Princípios que regem os recursos trabalhistas Princípio do duplo grau de jurisdição Princípio da taxatividade ou da legalidade Princípio da unirrecorribilidade, singularidade ou unicidade recursal Princípio da fungibilidade ou conversibilidade Princípio da vedação da reformatio in pejus Princípio da variabilidade Do duplo grau de jurisdição obrigatório e seu cabimento no processo do trabalho Características dos recursos trabalhistas Prazos recursais trabalhistas uniformes (uniformidade dos prazos recursais trabalhistas) Irrecorribilidade imediata, direta, em separado ou autônoma das decisões interlocutórias Irrecorribilidade no procedimento sumário (dissídio de alçada) Inexigibilidade de fundamentação Efeitos dos recursos trabalhistas

19 16 Prática Trabalhista Efeito devolutivo Efeito suspensivo Efeito translativo Efeito regressivo Efeito substitutivo Efeito extensivo ou expansivo Pressupostos recursais Recursos em espécies Embargos de declaração Recurso ordinário Recurso de revista Agravo de instrumento Agravo regimental Embargos no TST Agravo de petição Recurso adesivo Recurso de revisão (pedido de revisão) Introdução Amparo legal Hipótese de cabimento Trâmite processual Peculiaridades do recurso de revisão Recurso ordinário constitucional Recurso extraordinário LIQUIDAÇÃO DE SENTENÇA TRABALHISTA Conceito, natureza jurídica e considerações iniciais Amparo legal

20 Sumário Espécies de liquidação Liquidação por cálculo Liquidação por arbitramento Liquidação por artigos Princípio da fidelidade da liquidação/execução à sentença exequenda Impugnação à conta de liquidação e impugnação à sentença de liquidação Natureza jurídica da sentença de liquidação e respectivo recurso EXECUÇÃO TRABALHISTA Introdução Lacuna na Consolidação das Leis do Trabalho e aplicação subsidiária Regramento legal Títulos executivos trabalhistas Introdução Títulos executivos judiciais trabalhistas Títulos executivos extrajudiciais trabalhistas Rol taxativo ou meramente exemplificativo? Competência Legitimidade Legitimidade ativa Legitimidade passiva Execução por quantia certa contra devedor solvente Procedimento da execução por quantia certa fundada em título executivo extrajudicial trabalhista

21 18 Prática Trabalhista Terceira Parte Peças Práticas 1. RECLAMAÇÃO TRABALHISTA TRADICIONAL PROCEDIMENTO ORDINÁRIO (COMUM) Estrutura da reclamação trabalhista RECLAMAÇÃO TRABALHISTA TUTELAS DE URGÊNCIAS (AN- TECIPADA, CAUTELAR E/OU INIBITÓRIA) Estrutura da reclamação trabalhista RECLAMAÇÃO TRABALHISTA RESCISÃO/DESPEDIDA INDIRE- TA Estrutura da reclamação trabalhista RECLAMAÇÃO TRABALHISTA DANOS MATERIAIS, MORAIS E/ OU ESTÉTICOS Estrutura da reclamação trabalhista RECLAMAÇÃO TRABALHISTA PROCEDIMENTO SUMARÍSSI- MO Estrutura da reclamação trabalhista RECLAMAÇÃO TRABALHISTA PROCEDIMENTO SUMÁRIO (DISSÍDIO DE ALÇADA) Estrutura da reclamação trabalhista CONTESTAÇÃO Estrutura da contestação CONTESTAÇÃO COM RECONVENÇÃO Estrutura da reconvenção EXCEÇÃO DE INCOMPETÊNCIA RELATIVA (EXCEÇÃO DECLINA- TÓRIA DE FORO) Estrutura de exceção de incompetência relativa EXCEÇÃO DE SUSPEIÇÃO

22 Sumário 19 Estrutura de exceção de suspeição EXCEÇÃO DE IMPEDIMENTO Estrutura de exceção de impedimento IMPUGNAÇÃO AO VALOR DA CAUSA Estrutura da impugnação ao valor da causa EMBARGOS DE DECLARAÇÃO TRADICIONAL Estrutura dos embargos de declaração tradicional Única peça: razões recursais EMBARGOS DE DECLARAÇÃO EFEITO MODIFICATIVO OU IN- FRINGENTE Estrutura dos embargos de declaração com efeito modificativo Única peça: razões recursais RECURSO ORDINÁRIO Estrutura do recurso ordinário ª peça: petição de interposição ou peça de encaminhamento ª peça: razões recursais CONTRARRAZÕES DO RECURSO ORDINÁRIO Estrutura de contrarrazões do recurso ordinário ª peça: petição de interposição ou peça de encaminhamento ª peça: razões recursais AGRAVO DE INSTRUMENTO Estrutura do agravo de instrumento ª peça: petição de interposição ou peça de encaminhamento

23 20 Prática Trabalhista 2.ª peça: minuta do agravo de instrumento AGRAVO REGIMENTAL (INTERNO) Estrutura do agravo regimental (agravo interno) ª peça: petição de interposição ou peça de encaminhamento ª peça: minuta do agravo regimental (interno) RECURSO DE REVISTA Estrutura do recurso de revista ª peça: petição de interposição ou peça de encaminhamento ª peça: razões recursais EMBARGOS NO TST EMBARGOS DE DIVERGÊNCIA Estrutura dos embargos de divergência ª peça: petição de interposição ou peça de encaminhamento ª peça: razões recursais RECURSO ADESIVO Estrutura do recurso adesivo ª peça: petição de interposição ou peça de encaminhamento ª peça: razões recursais AGRAVO DE PETIÇÃO Estrutura do agravo de petição ª peça: petição de interposição ou peça de encaminhamento ª peça: minuta do agravo de petição RECURSO EXTRAORDINÁRIO EM MATÉRIA TRABALHISTA Estrutura do recurso extraordinário

24 Sumário 21 1.ª peça: petição de interposição ou peça de encaminhamento ª peça: razões recursais EMBARGOS À EXECUÇÃO (DO EXECUTADO/ DO DEVEDOR) Estrutura dos embargos à execução (do executado/devedor) IMPUGNAÇÃO À SENTENÇA DE LIQUIDAÇÃO Estrutura de impugnação à sentença de liquidação EMBARGOS DE TERCEIRO Estrutura dos embargos de terceiro EXCEÇÃO DE PRÉ-EXECUTIVIDADE (OBJEÇÃO DE PRÉ-EXECUTI- VIDADE) Estrutura de exceção de pré-executividade INQUÉRITO JUDICIAL PARA APURAÇÃO DE FALTA GRAVE Estrutura do inquérito judicial para apuração de falta grave AÇÃO DE CUMPRIMENTO Estrutura da ação de cumprimento AÇÃO RESCISÓRIA Estrutura da ação rescisória MANDADO DE SEGURANÇA Estrutura do mandado de segurança AÇÃO DE CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO Estrutura da ação de consignação em pagamento AÇÃO DE INTERDITO PROIBITÓRIO

25 22 Prática Trabalhista Estrutura da ação de interdito proibitório AÇÃO MONITÓRIA Estrutura da ação monitória CAUTELAR DE ARRESTO Estrutura da cautelar de arresto CONTRATO PARTICULAR DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS JURÍDI- COS E HONORÁRIOS ADVOCATÍCIOS TERMO DE DISTRATO DE CONTRATO PARTICULAR DE PRES- TAÇÃO DE SERVIÇOS JURÍDICOS E HONORÁRIOS ADVOCATÍ- CIOS TERMO DE RENÚNCIA PROCURAÇÃO SUBSTABELECIMENTO DECLARAÇÃO DE POBREZA ROL DE TESTEMUNHAS CONVITE PARA TESTEMUNHAR EM AUDIÊNCIA TRABALHISTA QUESITOS RAZÕES FINAIS ESCRITAS / MEMORIAIS ESCRITOS IMPUGNAÇÃO AO PEDIDO DE BENEFÍCIO DA JUSTIÇA GRA- TUITA HABEAS CORPUS

26 Sumário 23 Estrutura do habeas corpus HABEAS DATA Estrutura do habeas data EMBARGOS INFRINGENTES NO TST Estruturas dos embargos infringentes ª peça: petição de interposição ou peça de encaminhamento ª peça: razões recursais Quarta Parte Exames anteriores e Gabaritos 1. PROVAS ANTERIORES DO EXAME DE ORDEM UNIFICADO (PE- ÇAS PRÁTICAS, QUESTÕES DISCURSIVAS E GABARITOS) Direito do Trabalho Prova prático-profissional Instruções Peças práticas e questões discursivas oficiais Gabaritos oficiais REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Anexos I. ESTATÍSTICA DOS EXAMES ANTERIORES PEÇAS PROFISSIONAIS. 601 II. QUADROS-RESUMO DE PEÇAS E TESES COBRADAS PELA BAN- CA FGV EXAME DA ORDEM UNIFICADO 2.ª FASE DIREITO DO TRABALHO III. TERMOS USUAIS EMPREGADOS NO DIREITO

27 Cap. 1 Provas Anteriores do Exame de Ordem Unificado 591 XIV EXAME DE ORDEM PADRÃO DE RESPOSTA PEÇA PROFISSIONAL Gabarito Comentado FORMATO Petição inicial, com endereçamento ao juízo de Manaus-AM, identificação de autor e ré. REINTEGRAÇÃO Deverá ser requerida a reintegração ao emprego porque a dispensa do portador de deficiência não se fez acompanhar da contratação de outro em condição semelhante, violando o art. 93, 1.º, da Lei 8.213/1991. DANO MORAL Deverá ser requerido o pagamento de indenização por dano moral em virtude do monitoramento indevido do pessoal do trabalhador, ferindo a intimidade, conforme o art. 5.º, X, da CF/1988, e os arts. 21, 186 e 927, todos do CC. DEVOLUÇÃO DESCONTOS Deverá ser requerida a devolução do desconto efetuado a título de contribuição confederativa, pois o trabalhador não era sindicalizado, conforme Súmula 666 do STF, PN 119 TST e OJ 17 da SDC, do TST. ACÚMULO FUNCIONAL Deverá ser requerido um plus salarial pelo exercício de função estranha em parte do horário de trabalho, com base no art. 456, parágrafo único, da CLT. HORAS EXTRAS Deverá ser requerido, em razão da pausa alimentar parcialmente concedida, o pagamento de uma hora extra diária com adicional de 50%, de 2ª a 6ª feira, na forma da Súmula 437, I, do TST, e do art. 71, 4.º, da CLT. ENCERRAMENTO Requerimento de citação/notificação do réu para contestação, procedência dos pedidos e indicação de valor dado à causa. Item Pontuação Petição inicial, com endereçamento ao juízo de Manaus-AM. 0,00/0,10 Identificação de autor (0,20) e ré. (0,20) 0,00/0,20/0,40

28 592 Prática Trabalhista Reintegração porque a dispensa do portador de deficiência não foi acompanhada da contratação de outro em condição semelhante. (0,60) Indicação do art. 93, 1.º, Lei 8.213/1991 ou art. 36, 1.º, do Dec /1999. (0,20) Indenização por dano moral em virtude do monitoramento indevido do pessoal do trabalhador, ferindo a intimidade (0,60). Indicação do art. 5.º, X, da CF/88 ou arts. 21, 186 ou 927 do CC. (0,20) Devolução do desconto de contribuição confederativa porque o trabalhador não era sindicalizado. (0,60) Indicação da Súmula 666 STF ou PN 119 TST ou OJ 17 SDC TST. (0,20) Obs.: Haverá redutor de 0,30 caso seja requerida a devolução da contribuição sindical. Plus salarial pelo acúmulo de função em parte do horário de trabalho. (0,60) Indicação do art. 456 parágrafo único, da CLT ou art. 13 Lei 6.615/1978 ou art. 8.º da Lei 3.207/1957. (0,20) 1 hora extra, com adicional de 50% pela pausa alimentar parcialmente concedida. (0,60) Indicação da Súmula 437, I, do TST ou art. 71, 4.º da CLT. (0,20) Obs.: Haverá redutor de 0,30 caso haja pedido de hora extra pelo excesso de jornada. Requerimento de citação/notificação do réu para contestação (0,10), procedência dos pedidos (0,20) e indicação de valor dado à causa (0,10) Fechamento da Peça. (0,10) Data, Local, Advogado, OAB...nº... 0,00/0,60/0,80 0,00/0,60/0,80 0,00/0,30/0,50 / 0,60/0,80 0,00/0,60/0,80 0,00/0,30/0,50/ 0,60/0,80 0,00/0,10/0,20/ 0,30/0,40 0,00/0,10 PADRÃO DE RESPOSTA QUESTÃO 1 Gabarito comentado A) Joana é detentora da estabilidade prevista no art. 41 da CF, nos termos da Súmula 390, I, do TST, pois é funcionária pública municipal da administração direta. B) Paula não faz jus à estabilidade, já que é empregada celetista comum, podendo ser dispensada

29 Cap. 1 Provas Anteriores do Exame de Ordem Unificado 593 imotivadamente dado o poder diretivo do empregador e ato discricionário deste. Item A. Joana é detentora da estabilidade, pois é funcionária pública municipal da administração direta. (0,45) Indicação do art. 41 CF/1988 ou Súmula 390, I, do TST. (0,20) B. Paula não é detentora de estabilidade, pois a dispensa imotivada é direito potestativo do empregador ou decorre do poder diretivo do empregador ou por ainda não haver regulamentação da proteção contra despedida arbitrária ou sem justa causa. (0,60) Pontuação 0,00/0,45/0,65 0,00/0,60 PADRÃO DE RESPOSTA QUESTÃO 2 Gabarito comentado A) Cabe Agravo de Instrumento, na forma do art. 897, b, da CLT ou Embargos de Declaração, na forma do art. 897-A da CLT. B) Paulo deverá alegar que comprovou o feriado local no ato da interposição do recurso e, sendo feriado, o prazo estaria prorrogado para o dia seguinte, tudo na forma da Súmula 385, I, do TST. Item Pontuação A. Agravo de Instrumento. (0,40) Indicação art. 897, b, da CLT (0,20) ou Embargos de Declaração. (0,40) Indicação do art. 897-A da CLT. (0,20) B. Que comprovou o feriado local no ato da interposição do recurso e, assim, o prazo estaria prorrogado para o dia seguinte. (0,45) Indicação Súmula 385, I ou III, TST ou art. 775, parágrafo único, CLT ou art. 184, 1.º, do CPC. (0,20) 0,00/0,40/0,60 0,00/0,45/0,65

30 594 Prática Trabalhista PADRÃO DE RESPOSTA QUESTÃO 3 Gabarito comentado A) Não seria possível o recurso porque a decisão transitou em julgado em relação a Sérgio, ocorrendo preclusão. B) Caso nos embargos de declaração houvesse pedido de efeito modificativo, conforme OJ 142 do TST. Item Pontuação Não seria possível porque a decisão transitou em julgado em relação a Sérgio (0,45), ocorrendo preclusão ou de acordo com o art. 473 do CPC (0,20) ou não seria possível porque houve aceitação tácita em relação à sentença. (0,45) Indicação do art. 503 do CPC. (0,20) Caso houvesse pedido de efeito infringente ou efeito modificativo. (0,40) Indicação OJ 142, I, TST (0,20). 0,00/0,45/0,65 0,00/0,40/0,60 PADRÃO DE RESPOSTA QUESTÃO 4 Gabarito comentado A) Sim, pois o evento equipara-se a acidente do trabalho, sendo então obrigatório o recolhimento do FGTS, na forma do art. 15, 5.º, da Lei 8.036/1990. B) Sim, o período será computado como tempo de serviço, na forma do artigo 4º, único, da CLT. Item Pontuação Sim, pois o evento equipara-se a acidente do trabalho, sendo obrigatório o depósito do FGTS (0,45). Indicação art. 15, 5.º, da Lei 8.036/90 ou art. 28, III, do Dec /1990. (0,20) Obs.: A simples citação do artigo não pontua. O período será computado como tempo de serviço (0,40). Indicação art. 4.º, parágrafo único, da CLT. (0,20) Obs.: A simples citação do artigo não pontua. 0,00 / 0,45 / 0,65 0,00 / 0,40 / 0,60

31 Cap. 1 Provas Anteriores do Exame de Ordem Unificado 499 dora, requerendo o pagamento dos adicionais de insalubridade e periculosidade. Designada perícia pelo juiz, foi constatado pelo expert que no local de trabalho o frio era excessivo, sem a entrega de equipamento de proteção individual adequado, além de perigoso, pois Jocimar trabalhava ao lado de um tanque da empresa onde havia grande quantidade de combustível armazenado. Contudo, a empresa impugnou expressamente o laudo pericial, afirmando que o perito designado era um engenheiro de segurança do Trabalho, e não um médico do trabalho, como deveria ser. Diante do caso, responda: A) Analise, de acordo com a CLT, a possibilidade de condenação da empresa nos dois adicionais desejados, justificando. (Valor: 0,65) B) Caso Jocimar postulasse o adicional de insalubridade, alegando que o ruído era excessivo, analise se seria possível o deferimento do adicional se a perícia constatou que o único elemento insalubre presente no local era o frio. Justifique. (Valor: 0,60) XIV EXAME DE ORDEM UNIFICADO PEÇA PRÁTICO-PROFISSIONAL Síntese da entrevista realizada com Heitor Samuel Santos, brasileiro, solteiro, desempregado, filho de Isaura Santos, portador da identidade 559, CPF 202, residente e domiciliado na Rua Sete de Setembro, casa 18 Manaus Amazonas CEP 999: trabalhou na fábrica de componentes eletrônicos Nimbus S.A. situada na Rua Leonardo Malcher, Manaus Amazonas CEP 210), de a , oportunidade na qual foi dispensado sem justa causa e recebeu, corretamente, sua indenização; a empresa possui 220 empregados; é portador de deficiência e soube que, após a sua dispensa, não houve contratação de um substituto em condição semelhante; seu pessoal era monitorado pela empresa porque, na admissão, estava ocorrendo um problema na plataforma institucional, daí porque a ex- -empregadora acordou com os empregados que o conteúdo de trabalho seria enviado ao particular de cada um, desde que pudesse fazer o monitoramento; que, em razão disso, o empregador teve acesso a diversos escritos

32 500 Prática Trabalhista e fotos particulares do depoente, inclusive conteúdo que ele não desejava expor a terceiros; durante o contrato sofreu descontos a título de contribuição sindical e confederativa, mesmo não sendo sindicalizado; teve a CTPS assinada como assistente de estoque, mas, em parte do horário de trabalho, também realizava as tarefas de um analista de compras, pois seu chefe determinava que ele fizesse pesquisa de preços e comparasse a sua evolução ao longo do tempo, atividades estranhas ao seu mister de assistente de estoque; trabalhava de 2ª a 6ª feira das 8h às 16h45min, com intervalo de 45 minutos para refeição, e aos sábados das 8h às 12h, sem intervalo. Você, contratado como advogado, deve apresentar a medida processual adequada à defesa dos interesses de Heitor, sem criar dados ou fatos não informados. (Valor: 5,0) QUESTÃO 1 Joana é servidora pública municipal do Município de Tribobó do Oeste, o qual não possui regime jurídico próprio. Foi contratada na condição de celetista, tendo prestado concurso público em Em 2014, imotivadamente foi dispensada. Já Paula é empregada da empresa Banco Futuro S/A, que a contratou após processo seletivo composto por prova de conhecimento na área de atuação e teste psicotécnico, tudo ocorrido também no ano de 2004, e dispensada imotivadamente na mesma época que Joana. Diante disso, responda: A) Joana faz jus a algum tipo de estabilidade? Fundamente. (Valor: 0,65) B) Paula faz jus a algum tipo de estabilidade? Fundamente. (Valor: 0,60) QUESTÃO 2 Dia é feriado municipal em Tribobó do Oeste. Em ação ajuizada por Paulo, cuja sentença foi de improcedência, o último dia do prazo recursal recaiu em Assim, o advogado de Paulo interpôs o recurso em 29.04,

33 Cap. 1 Provas Anteriores do Exame de Ordem Unificado 501 juntando cópia autenticada do diário oficial dispondo sobre o feriado local. O juiz substituto em exercício negou seguimento ao recurso em razão de intempestividade. Com base no caso apresentado, responda aos itens a seguir. A) Qual o recurso cabível desta decisão denegatória de seguimento ao recurso interposto por Paulo? Fundamente. (Valor: 0,60) B) O que deverá ser alegado por Paulo em seu recurso? Fundamente. (Valor: 0,65) QUESTÃO 3 Sérgio Alcântara moveu ação contra a empresa Delta Promoções e Imagens, da qual foi empregado, pleiteando o pagamento de indenização por dano moral de R$ ,00 e horas extras. Na sentença foi deferido o pagamento de indenização por dano moral de R$ 5.000,00 e as horas extras no quantitativo desejado na petição inicial. Somente a empresa interpôs recurso ordinário, e o TRT da Região manteve a sentença em todos os seus aspectos. Então, o reclamante interpôs recurso de revista pretendendo a majoração da indenização por dano moral para R$ ,00, tal qual desejado na exordial. Diante da situação, responda, fundamentadamente, aos itens a seguir. A) Analise a possibilidade de Sérgio interpor recurso de revista no caso apresentado, justificando. (Valor: 0,65) B) Caso a empresa opusesse embargos declaratórios contra o acórdão proferido pelo TRT, informe em que situação, à luz da jurisprudência consolidada, o autor teria de ser intimado para se manifestar. (Valor: 0,60) QUESTÃO 4 Carlos Sá Pereira é empregado da empresa Vinhos Especiais Ltda., exercendo a função de degustador. Para tanto, deve provar pequena quantidade de vinho de cada lote, o que gera, ao final de cada semana, a ingestão de 6 litros de vinho. Em razão disso, tornou-se dependente de álcool e passou a beber mesmo fora do serviço, o que levou ao seu afastamento do emprego e seu

34 502 Prática Trabalhista encaminhamento ao INSS. Foi constatado pela perícia que havia o nexo técnico epidemiológico, e o benefício correspondente foi deferido pelo INSS. Diante do caso, responda aos itens a seguir. A) Analise se a empresa, durante o período de afastamento de Carlos Sá Pereira pelo INSS, deverá recolher o FGTS. Justifique. (Valor: 0,65) B) O período de afastamento de Carlos Sá Pereira será considerado na contagem do seu tempo de serviço? Justifique. (Valor: 0,60) XV EXAME DE ORDEM UNIFICADO PEÇA PRÁTICO-PROFISSIONAL Tramita perante a 89.ª Vara do Trabalho de Curitiba a RT , ajuizada em por Sérgio Camargo de Oliveira, assistido por advogado particular, contra o Supermercado Onofre Ltda. Nela foi proferida sentença que, em síntese, assim julgou os pedidos formulados a seguir. (i) Foi reconhecida a ilicitude da confessada supressão das comissões, que eram pagas desde a admissão, ocorrida em , mas abruptamente ceifadas pelo empregador em Entendeu o magistrado que a prescrição, na hipótese, era parcial, alcançando os últimos 5 anos, e não total como advogado na peça de bloqueio, já que se tratava de rubrica assegurada por preceito de lei, além de se tratar de alteração prejudicial ao empregado, vedada pelo art. 468, caput, da CLT. (ii) Foi deferido o pagamento de duas cotas mensais de salário-família para os filhos capazes do reclamante, que, na admissão do obreiro, contavam com 15 e 17 anos, respectivamente. Enfatizou o magistrado que não foi solicitada a documentação pertinente quando do ingresso do demandante, gerando prejuízo financeiro para o trabalhador. (iii) Foi concedida indenização por dano moral pela humilhação sofrida pelo reclamante na saída. É que, por determinação do empregador, ele foi comunicado de sua dispensa por intermédio de um colega de trabalho que exercia a mesma função, que o chamou em particular numa sala, para lhe dar a fatídica notícia. Encampou o magistrado o entendimento do reclamante, no sentido de que somente um superior hierárquico poderia informar acerca da ruptura contratual, e que a forma eleita pela ré seria indigna e vexatória.

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL OAB EXAME DE ORDEM

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL OAB EXAME DE ORDEM DISCIPLINA: DIREITO DO TRABALHO CÓDIGO: C007 QUESTÃO PRÁTICO-PROFISSIONAL QUESTÃO C007036 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Petição Inicial Reclamação Trabalhista Síntese da entrevista realizada com Heitor Samuel

Leia mais

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL XIV EXAME DE ORDEM UNIFICADO

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL XIV EXAME DE ORDEM UNIFICADO PADRÃO DE RESPOSTA - PEÇA PROFISSIONAL Síntese da entrevista realizada com Heitor Samuel Santos, brasileiro, solteiro, desempregado, filho de Isaura Santos, portador da identidade 559, CPF 202, residente

Leia mais

1. PETIÇÃO INICIAL RECLAMAÇÃO TRABALHISTA.

1. PETIÇÃO INICIAL RECLAMAÇÃO TRABALHISTA. 1. PETIÇÃO INICIAL RECLAMAÇÃO TRABALHISTA. Fundamento legal: Art. 840 CLT Subsidiariamente: 282 do CPC. Partes: Reclamante (autor), Reclamada (ré). Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz do Trabalho da ª Vara

Leia mais

MANUAL DE PROCESSO DO TRABALHO

MANUAL DE PROCESSO DO TRABALHO MANUAL DE PROCESSO DO TRABALHO SUMÁRIO Nota do Autor I - História do Direito Processual do Trabalho Brasileiro 1 Introdução 2 Fase de institucionalização 3 Fase de constitucionalização 4 Fase de incorporação

Leia mais

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL XVIII EXAME DE ORDEM UNIFICADO

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL XVIII EXAME DE ORDEM UNIFICADO PADRÃO DE RESPOSTA - PEÇA PROFISSIONAL Nos autos da reclamação trabalhista 1234, movida por Gilson Reis em face da sociedade empresária Transporte Rápido Ltda., em trâmite perante a 15ª Vara do Trabalho

Leia mais

1º LABORATÓRIO DE PEÇAS

1º LABORATÓRIO DE PEÇAS 1º LABORATÓRIO DE PEÇAS PRÁTICA TRABALHISTA Peça 01 Márcio trabalhava para a empresa Boi Fresco LTDA., exercendo a função de coordenador de frigorífico. Laborava sempre das 8h00 às 17h00, com intervalo

Leia mais

O Processo Trabalhista

O Processo Trabalhista Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos Profa. Barbara Mourão O Processo Trabalhista Princípios gerais do processo Constituição Federal de 1988; Código de Processo Civil (CPC). Princípios

Leia mais

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL XIV EXAME DE ORDEM UNIFICADO DIREITO DO TRABALHO PROVA PRÁTICO - PROFISSIONAL

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL XIV EXAME DE ORDEM UNIFICADO DIREITO DO TRABALHO PROVA PRÁTICO - PROFISSIONAL ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL XIV EXAME DE ORDEM UNIFICADO F U N D A Ç Ã O GETULIO VARGAS FGV PROJETOS DIREITO DO TRABALHO PROVA PRÁTICO - PROFISSIONAL Leia com atenção as instruções a seguir: Você está

Leia mais

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL OAB

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL OAB PADRÃO DE RESPOSTAS PEÇA PROFISSIONAL Síntese da entrevista feita com Bruno Silva, brasileiro, solteiro, CTPS 0010, Identidade 0011, CPF 0012 e PIS 0013, filho de Valmor Silva e Helena Silva, nascido em

Leia mais

NÚCLEO PREPARATÓRIO PARA EXAME DE ORDEM. Peça Treino 8

NÚCLEO PREPARATÓRIO PARA EXAME DE ORDEM. Peça Treino 8 Peça Treino 8 Refrigeração Nacional, empresa de pequeno porte, contrata os serviços de um advogado em virtude de uma reclamação trabalhista movida pelo exempregado Sérgio Feres, ajuizada em 12.04.2013

Leia mais

COMPLEXO EDUCACIONAL DAMÁSIO DE JESUS EXAME DA OAB 2011.2 2ª FASE DIREITO DO TRABALHO AULA AÇÃO RESCISÓRIA E AÇÃO DE CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO

COMPLEXO EDUCACIONAL DAMÁSIO DE JESUS EXAME DA OAB 2011.2 2ª FASE DIREITO DO TRABALHO AULA AÇÃO RESCISÓRIA E AÇÃO DE CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO COMPLEXO EDUCACIONAL DAMÁSIO DE JESUS EXAME DA OAB 2011.2 2ª FASE DIREITO DO TRABALHO AULA AÇÃO RESCISÓRIA E AÇÃO DE CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO I) AÇÃO RESCISÓRIA ESTRUTURA DA AÇÃO RESCISÓRIA 1. Endereçamento

Leia mais

1º LABORATÓRIO. Professor Hermes Cramacon

1º LABORATÓRIO. Professor Hermes Cramacon 1º LABORATÓRIO 2ª FASE DIREITO DO TRABALHO Aníbal, pastor de uma igreja, procura seu escritório de advocacia e relata que foi admitido em 01 de novembro de 2002 na função de administrador de igreja, sem

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 2ª REGIÃO. Gabinete do Desembargador Federal do Trabalho Davi Furtado Meirelles

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 2ª REGIÃO. Gabinete do Desembargador Federal do Trabalho Davi Furtado Meirelles RECURSO ORDINÁRIO ORIGEM: 38ª VARA DO TRABALHO DE SÃO PAULO RECORRENTE: SINDICATO DOS EMPREGADOS NO COMÉRCIO HOTELEIRO E SIMILARES DE SÃO PAULO E REGIÃO RECORRIDA: PIZZARIA FAMIGLIA LUCCO LTDA. Fornecimento

Leia mais

PEÇA PRÁTICO-PROFISSIONAL

PEÇA PRÁTICO-PROFISSIONAL *ATENÇÃO: ANTES DE INICIAR A PROVA, VERIFIQUE SE TODOS OS SEUS APARELHOS ELETRÔNICOS FORAM ACONDICIONADOS E LACRADOS DENTRO DA EMBALAGEM PRÓPRIA. CASO A QUALQUER MOMENTO DURANTE A REALIZAÇÃO DO EXAME VOCÊ

Leia mais

Comentários: (Gabarito Letra E). A questão abordou apenas os artigos 770 e 775 da CLT.

Comentários: (Gabarito Letra E). A questão abordou apenas os artigos 770 e 775 da CLT. Olá pessoal! Na aula de hoje comentarei a prova de Processo do Trabalho de Técnico Judiciário do TRT/Campinas que foi aplicada este ano, cuja banca organizadora foi a Fundação Carlos Chagas (FCC). Direito

Leia mais

Petições Trabalhistas 3.0

Petições Trabalhistas 3.0 Petições iniciais 1. Reclamação-trabalhista-relação-de-emprego-representação-comercialcomissão-pedido-pelo-espólio-inicial 2. Declaratória - incidental - data da admissão 3. Declaratória - incidental trabalhista

Leia mais

PONTO 1: Execução Trabalhista. Fase de Liquidação de Sentença Trabalhista é uma fase preparatória da execução trabalhista art. 879 da CLT.

PONTO 1: Execução Trabalhista. Fase de Liquidação de Sentença Trabalhista é uma fase preparatória da execução trabalhista art. 879 da CLT. 1 DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO PONTO 1: Execução Trabalhista 1. EXECUÇÃO TRABALHISTA: ART. 876 ART. 892 da CLT Fase de Liquidação de Sentença Trabalhista é uma fase preparatória da execução trabalhista

Leia mais

SUMÁRIO. I - Introdução ao Direito Processual do Trabalho, 1

SUMÁRIO. I - Introdução ao Direito Processual do Trabalho, 1 SUMÁRIO I - Introdução ao Direito Processual do Trabalho, 1 1 Fontes do direito processual do trabalho, 2 1.1 Fontes materiais, 2 1.2 Fontes formais, 3 1.2.1 Fontes formais diretas, 3 1.2.2 Fontes formais

Leia mais

2ª VARA DO TRABALHO DE BRASÍLIA - DF TERMO DE AUDIÊNCIA. Processo nº 0000307-61.2011.5.10.0002

2ª VARA DO TRABALHO DE BRASÍLIA - DF TERMO DE AUDIÊNCIA. Processo nº 0000307-61.2011.5.10.0002 2ª VARA DO TRABALHO DE BRASÍLIA - DF TERMO DE AUDIÊNCIA Processo nº 0000307-61.2011.5.10.0002 Aos seis dias do mês de maio do ano de 2.011, às 17h10min, na sala de audiências desta Vara, por ordem da MMª.

Leia mais

P O D E R J U D I C I Á R I O TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 9ª REGIÃO SECRETARIA DA COMISSÃO DE CONCURSO

P O D E R J U D I C I Á R I O TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 9ª REGIÃO SECRETARIA DA COMISSÃO DE CONCURSO P O D E R J U D I C I Á R I O TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 9ª REGIÃO SECRETARIA DA COMISSÃO DE CONCURSO XXI CONCURSO PÚBLICO PARA INGRESSO NA MAGISTRATURA DO TRABALHO DA 9ª REGIÃO EDITAL nº 7/2008

Leia mais

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL XVII EXAME DE ORDEM UNIFICADO

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL XVII EXAME DE ORDEM UNIFICADO PADRÃO DE RESPOSTA - PEÇA PROFISSIONAL A sociedade empresária XYZ Ltda., citada em execução fiscal promovida pelo município para a cobrança de crédito tributário de ISSQN, realizou depósito integral e

Leia mais

PRÁTICA TRABALHISTA Prof. Leone Pereira e Profa. Renata Orsi

PRÁTICA TRABALHISTA Prof. Leone Pereira e Profa. Renata Orsi Prof. Leone Pereira e Profa. Renata Orsi RECLAMAÇÃO TRABALHISTA Gustavo Mendes foi contratado, em 12/07/2006, pelo Hospital Saúde Perfeita LTDA. para exercer a função de auxiliar de enfermagem, com salário

Leia mais

ESTUDO DIRIGIDO 9 RESPOSTAS. 1. Princípios que Regem a Execução Trabalhista. 2. Ação Rescisória na Justiça do Trabalho.

ESTUDO DIRIGIDO 9 RESPOSTAS. 1. Princípios que Regem a Execução Trabalhista. 2. Ação Rescisória na Justiça do Trabalho. ESTUDO DIRIGIDO 9 RESPOSTAS 1. Princípios que Regem a Execução Trabalhista. 2. Ação Rescisória na Justiça do Trabalho. 1. Princípios que Regem a Execução Trabalhista: 1.1. Quais os princípios que regem

Leia mais

LABORATÓRIO 3. VI EXAME DE ORDEM UNIFICADO 2ª FASE DIREITO DO TRABALHO LABORATÓRIO 3 PROFA. Maria Eugênia Conde @mageconde.

LABORATÓRIO 3. VI EXAME DE ORDEM UNIFICADO 2ª FASE DIREITO DO TRABALHO LABORATÓRIO 3 PROFA. Maria Eugênia Conde @mageconde. Caso Prático Emerson Lima propôs reclamação trabalhista, pelo rito ordinário, em face de Rancho dos Quitutes, alegando que trabalhava como atendente em uma loja de conveniência localizada em um posto de

Leia mais

Presidente Prudente/São José do Rio Preto, Julho de 2013.

Presidente Prudente/São José do Rio Preto, Julho de 2013. Presidente Prudente/São José do Rio Preto, Julho de 2013. Prezado Cliente, Empregados Públicos Celetistas do Estado de São Paulo - DER, SUCEN, Secretaria da Saúde, etc... Em ação judicial proposta pela

Leia mais

NÚCLEO PREPARATÓRIO PARA EXAME DE ORDEM. Ação Rescisória

NÚCLEO PREPARATÓRIO PARA EXAME DE ORDEM. Ação Rescisória Ação Rescisória Vara da Justiça do Trabalho julgou procedente reclamação trabalhista ajuizada por empregado menor de 18 anos, assistido por seu responsável legal, tendo a sentença sido publicada em 12

Leia mais

Autor: SINDICATO DOS TRABALHADORES EM HOTÉIS, APART HOTÉIS, MOTÉIS, FLATS, RESTAURANTES, BARES, LANCHONETES E SIMILARES DE SÃO PAULO E REGIÃO,

Autor: SINDICATO DOS TRABALHADORES EM HOTÉIS, APART HOTÉIS, MOTÉIS, FLATS, RESTAURANTES, BARES, LANCHONETES E SIMILARES DE SÃO PAULO E REGIÃO, ATENÇÃO - Texto meramente informativo, sem caráter intimatório, citatório ou notificatório para fins legais. PODER JUDICIÁRIO FEDERAL Justiça do Trabalho - 2ª Região Número Único: 01497003320065020075

Leia mais

TUTELAS PROVISÓRIAS: TUTELA DE URGÊNCIA E TUTELA DA EVIDÊNCIA.

TUTELAS PROVISÓRIAS: TUTELA DE URGÊNCIA E TUTELA DA EVIDÊNCIA. PALESTRA TUTELAS PROVISÓRIAS: TUTELA DE URGÊNCIA E TUTELA DA EVIDÊNCIA. Professor: Dr. Francisco Ferreira Jorge Neto Desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região. Professor Universitário

Leia mais

SUMÁRIO PARTE I INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS PARA UMA APROPRIADA POSTULAÇÃO EM JUÍZO

SUMÁRIO PARTE I INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS PARA UMA APROPRIADA POSTULAÇÃO EM JUÍZO SUMÁRIO PARTE I INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS PARA UMA APROPRIADA POSTULAÇÃO EM JUÍZO 1. INTRODUÇÃO 2. DA SOLUÇÃO DOS LITÍGIOS PERANTE O JUDICIÁRIO 2.1 Estrutura jurisdicional brasileira 2.2 Lide, processo e

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU DIREITO PROCESSUAL CIVIL

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU DIREITO PROCESSUAL CIVIL PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU DIREITO PROCESSUAL CIVIL Apresentação O curso de Pós-graduação em Direito Processual Civil e Práticas Processuais qualifica o participante para a aprovação em concursos públicos,

Leia mais

http://www.profmarcelomoura.blogspot.com EXAME DE ORDEM ( CESPE/UnB ) 2009.2

http://www.profmarcelomoura.blogspot.com EXAME DE ORDEM ( CESPE/UnB ) 2009.2 EXAME DE ORDEM ( CESPE/UnB ) 2009.2 OBSERVAÇÃO O gabarito pretende abranger diversos aspectos do tema abordado. Assim, o fato do candidato não ter abordado todos os temas referidos neste comentário não

Leia mais

2ª FASE OAB CIVIL Direito Processual Civil Prof. Renato Montans Aula online. EMBARGOS INFRINGENTES (Art. 530 534 do CPC)

2ª FASE OAB CIVIL Direito Processual Civil Prof. Renato Montans Aula online. EMBARGOS INFRINGENTES (Art. 530 534 do CPC) 2ª FASE OAB CIVIL Direito Processual Civil Prof. Renato Montans Aula online EMBARGOS INFRINGENTES (Art. 530 534 do CPC) Cabe de acórdão não unânime por 2x1 3 modalidades: a) Julgamento da apelação b) Julgamento

Leia mais

15/05/2013 MODELO DE RELAXAMENTO DA PRISÃO EM FLAGRANTE

15/05/2013 MODELO DE RELAXAMENTO DA PRISÃO EM FLAGRANTE Direito Processual Penal 2ª Fase OAB/FGV Professora Beatriz Abraão MODELO DE RELAXAMENTO DA PRISÃO EM FLAGRANTE Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da... Vara Criminal da Comarca... (especificar

Leia mais

Copyright Proibida Reprodução.

Copyright Proibida Reprodução. PROCEDIMENTO PADRÃO PERÍCIA AMBIENTAL Prof. Éder Responsabilidade Clementino dos civil Santos INTRODUÇÃO BRASIL: Perícia Ambiental É um procedimento utilizado como meio de prova; Fornecimento de subsídios

Leia mais

Neste comentário analisaremos as regras acerca do adicional de insalubridade, dispostas no art. 189 e seguintes da CLT.

Neste comentário analisaremos as regras acerca do adicional de insalubridade, dispostas no art. 189 e seguintes da CLT. ADICIONAL DE INSALUBRIDADE - Considerações Matéria atualizada com base na legislação vigente em: 02/05/2013. Sumário: 1 - Introdução 2 - Atividades e Operações Insalubres 3 - Adicional de Insalubridade

Leia mais

14/06/2013. Andréa Baêta Santos

14/06/2013. Andréa Baêta Santos Tema: DIREITO REGISTRAL IMOBILIÁRIO Questões de Registro de Imóveis 14/06/2013 1. Na certidão em relatório Oficial deve sempre se ater ao quesito requerente? formulado o pelo Não, pois sempre que houver

Leia mais

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO PROCESSO SELETIVO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO PROCESSO SELETIVO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO PROCESSO SELETIVO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO O Reitor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, no uso de

Leia mais

ACESSO AO SISTEMA Por certificado digital Exceção - Ato urgente

ACESSO AO SISTEMA Por certificado digital Exceção - Ato urgente ACESSO AO SISTEMA Por certificado digital Art. 5º Para acesso ao PJe-JT é obrigatória a utilização de assinatura digital a que se refere o inciso II, alínea a, do artigo 3º desta resolução, nas seguintes

Leia mais

VI CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGO DE JUIZ DO TRABALHO SUBSTITUTO DO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 20ª REGIÃO

VI CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGO DE JUIZ DO TRABALHO SUBSTITUTO DO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 20ª REGIÃO PROVA PRÁTICA - 3ª FASE (SENTENÇA) INSTRUÇÕES ESPECÍFICAS PARA A ELABORAÇÃO DA SENTENÇA: 1. A partir do relatório apresentado, que se constitui no próprio enunciado da prova, o candidato deverá elaborar

Leia mais

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL VIII EXAME DE ORDEM UNIFICADO

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL VIII EXAME DE ORDEM UNIFICADO PADRÃO DE RESPOSTA - PEÇA PROFISSIONAL A Construtora Segura Ltda. está sendo executada pela Fazenda Pública Municipal. Entretanto, a empresa havia proposto uma ação de consignação em pagamento, com relação

Leia mais

DEFESAS E RECURSOS PERANTE O TRIBUNAL DE CONTAS DO PARANÁ. Autor: Sidnei Di Bacco/Advogado

DEFESAS E RECURSOS PERANTE O TRIBUNAL DE CONTAS DO PARANÁ. Autor: Sidnei Di Bacco/Advogado DEFESAS E RECURSOS PERANTE O TRIBUNAL DE CONTAS DO PARANÁ Autor: Sidnei Di Bacco/Advogado CONTRADITÓRIO E DEFESA PROCESSO VOLUNTÁRIO Ausência de partes: existem somente o interessado (responsável pela

Leia mais

DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

DAS DISPOSIÇÕES GERAIS RESOLUÇÃO Nº 002/00 - COPLAD Dispõe sobre a avaliação de desempenho em estágio probatório do servidor técnico-administrativo e do docente. O CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO da Universidade Federal do Paraná,

Leia mais

SUMÁRIO ORIENTAÇÕES AO EXAMINANDO...11 EXERCÍCIOS PRÁTICOS...21 3. REMUNERAÇÃO E SALÁRIO...27

SUMÁRIO ORIENTAÇÕES AO EXAMINANDO...11 EXERCÍCIOS PRÁTICOS...21 3. REMUNERAÇÃO E SALÁRIO...27 5 ORIENTAÇÕES AO EXAMINANDO...11 1. Provimento 144/11: o Novo Exame de Ordem...11 2. Pontos a serem destacados no edital do exame...13 2.1. Materiais/procedimentos permitidos e proibidos...13 2.2. Legislação

Leia mais

GRUPO III ESPELHO DE CORREÇÃO CRITÉRIO GERAL:

GRUPO III ESPELHO DE CORREÇÃO CRITÉRIO GERAL: GRUPO III ESPELHO DE CORREÇÃO CRITÉRIO GERAL: Nos termos do art. 20 do Regulamento do Concurso para Ingresso na Carreira do Ministério Público, na correção da prova escrita levar-se-á em conta o saber

Leia mais

FACULDADE DE DIREITO DE SOROCABA FADI 2013

FACULDADE DE DIREITO DE SOROCABA FADI 2013 FACULDADE DE DIREITO DE SOROCABA FADI 2013 Disciplina: Direito Processual Civil II Departamento V Direito Processual Civil Docente Responsável: Profa. Iris Pedrozo Lippi Carga Horária Anual: 100 h/a Tipo:

Leia mais

Cód. barras: STJ00094821 (2013) PARTE I INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS PARA UMA APROPRIADA POSTULAÇÃO EM Juízo 1. INTRODUÇÃO... 21

Cód. barras: STJ00094821 (2013) PARTE I INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS PARA UMA APROPRIADA POSTULAÇÃO EM Juízo 1. INTRODUÇÃO... 21 Cód. barras: STJ00094821 (2013) SUMÁRIO PARTE I INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS PARA UMA APROPRIADA POSTULAÇÃO EM Juízo 1. INTRODUÇÃO... 21 2. DA SOLUÇÃO DOS LITíGIOS PERANTE O JUDICIÁRIO... 23 2.1 Estrutura jurisdicional

Leia mais

Estabilidade e Garantia de Emprego:

Estabilidade e Garantia de Emprego: AULA 9 Estabilidade e Garantia de Emprego: A CLT inicialmente previa o pagamento de uma indenização ao empregado sempre que este fosse despedido sem justa causa, sendo que após dez anos de serviço a empresa,

Leia mais

Poder Judiciário JUSTIÇA FEDERAL Seção Judiciária do Paraná 1ª TURMA RECURSAL JUÍZO A

Poder Judiciário JUSTIÇA FEDERAL Seção Judiciária do Paraná 1ª TURMA RECURSAL JUÍZO A JUIZADO ESPECIAL (PROCESSO ELETRÔNICO) Nº200870580000930/PR RELATORA : Juíza Ana Beatriz Vieira da Luz Palumbo RECORRENTE : INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL INSS RECORRIDO : DIRCÉLIA PEREIRA 200870580000930

Leia mais

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA Controladoria-Geral da União Ouvidoria-Geral da União

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA Controladoria-Geral da União Ouvidoria-Geral da União NOTA TÉCNICA /2012/OGU/CGU-PR Referência: 99902.001506/2012-81 Assunto: Recurso do art. 23 do Decreto n.º 7.724/2012, referente ao pedido de acesso à informação feito à Caixa Econômica Federal CEF pelo

Leia mais

Faço uma síntese da legislação previdenciária e das ações que dela decorreram. 1. A LEGISLAÇÃO PREVIDENCIÁRIA

Faço uma síntese da legislação previdenciária e das ações que dela decorreram. 1. A LEGISLAÇÃO PREVIDENCIÁRIA DECISÃO: O INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL-INSS ajuíza suspensão de segurança em face de decisão da 1ª Turma Recursal do Juizado Especial Federal Cível de São Paulo que antecipou 21.416 (vinte e um

Leia mais

Secretaria de Relações do Trabalho Coordenação-Geral de Relações do Trabalho Brasília, 27 de outubro de 2011. Memo. Circular n 010 /2011.

Secretaria de Relações do Trabalho Coordenação-Geral de Relações do Trabalho Brasília, 27 de outubro de 2011. Memo. Circular n 010 /2011. Secretaria de Relações do Trabalho Coordenação-Geral de Relações do Trabalho Brasília, 27 de outubro de 2011. Memo. Circular n 010 /2011. Aos Superintendentes Regionais do Trabalho e Emprego c/c Chefes

Leia mais

CADERNO DE COMPRAS E LICITAÇÕES

CADERNO DE COMPRAS E LICITAÇÕES 2010 PREFEITURA MUNICIPAL DE CONTAGEM SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO DIRETORIA DE COMPRAS E LICITAÇÕES CADERNO DE COMPRAS E LICITAÇÕES 1. OBJETIVO Este manual tem por objetivo esclarecer as questões

Leia mais

CAPÍTULO I - FUNÇÃO E CARREIRA DO ADVOGADO...

CAPÍTULO I - FUNÇÃO E CARREIRA DO ADVOGADO... APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO...19 DEDICATÓRIA...21 CAPÍTULO I - FUNÇÃO E CARREIRA DO ADVOGADO... 23 1. Antecedentes históricos da função de advogado...23 2. O advogado na Constituição Federal...24 3. Lei de

Leia mais

SIMULADO 2ª FASE EXAME DE ORDEM DIREITO DO TRABALHO CADERNO DE RASCUNHO

SIMULADO 2ª FASE EXAME DE ORDEM DIREITO DO TRABALHO CADERNO DE RASCUNHO SIMULADO 2ª FASE EXAME DE ORDEM DIREITO DO TRABALHO CADERNO DE RASCUNHO Leia com atenção as instruções a seguir: Você está recebendo do fiscal de sala, além deste caderno de rascunho contendo o enunciado

Leia mais

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL OAB XIII EXAME DE ORDEM C006 DIREITO TRIBUTÁRIO

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL OAB XIII EXAME DE ORDEM C006 DIREITO TRIBUTÁRIO C006 DIREITO TRIBUTÁRIO PEÇA PRÁTICO-PROFISSIONAL C006042 Responsabilidade Tributária. Exceção de pré-executividade. Determinada pessoa jurídica declarou, em formulário próprio estadual, débito de ICMS.

Leia mais

JUSTIÇA FEDERAL/TRF 3ª REGIÃO

JUSTIÇA FEDERAL/TRF 3ª REGIÃO JUSTIÇA FEDERAL/TRF 3ª REGIÃO Lei nº 9.289/1996 - Art. 14 e Resolução nº 278/2007, alterada pela Resolução nº 411/2010 DO RECOLHIMENTO DAS CUSTAS Custas, despesas processuais e preparo para recursos que

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO FEDERAL TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO 9ª REGIÃO

PODER JUDICIÁRIO FEDERAL TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO 9ª REGIÃO 301 1 Opoente: Opostos: SINDICATO DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE FOZ DO IGUAÇU SINDICATO DOS EMPREGADOS EM ESTABELECIMENTOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE DE FOZ DO IGUAÇU E REGIÃO, FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE SAÚDE DE

Leia mais

EMENTA CIVIL - DANOS MORAIS - NEGATIVA NA CONCESSÃO DE PASSE LIVRE EM VIAGEM INTERESTADUAL - TRANSPORTE IRREGULAR - INDENIZAÇÃO DEVIDA.

EMENTA CIVIL - DANOS MORAIS - NEGATIVA NA CONCESSÃO DE PASSE LIVRE EM VIAGEM INTERESTADUAL - TRANSPORTE IRREGULAR - INDENIZAÇÃO DEVIDA. Órgão: 1ª Turma Recursal dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais Classe: ACJ Apelação Cível no Juizado Especial N. Processo: 2007.09.1.022383-7 Apelante:VIAÇÃO TRANSPIAUÍ SÃO RAIMUNDENSE LTDA Apelado:

Leia mais

LEGALE RESPONDE DIREITO DO TRABALHO. Aula 2

LEGALE RESPONDE DIREITO DO TRABALHO. Aula 2 LEGALE RESPONDE DIREITO DO TRABALHO Aula 2 Mais que um curso prático, uma nova ferramenta que surge para auxiliar o operador do Direito! É o LEGALE mais uma vez preocupado com seu SUCESSO PROFISSIONAL!!

Leia mais

MANUAL DOS PRAZOS PROCESSUAIS: A CONTAGEM DOS PRAZOS NO NOVO CPC 1. MUDANÇAS GERAIS APLICÁVEIS A TODOS OS PRAZOS PROCESSUAIS:

MANUAL DOS PRAZOS PROCESSUAIS: A CONTAGEM DOS PRAZOS NO NOVO CPC 1. MUDANÇAS GERAIS APLICÁVEIS A TODOS OS PRAZOS PROCESSUAIS: MANUAL DOS PRAZOS PROCESSUAIS: A CONTAGEM DOS PRAZOS NO NOVO CPC 1. MUDANÇAS GERAIS APLICÁVEIS A TODOS OS PRAZOS PROCESSUAIS: Mudança no modo de contagem dos prazos: A partir do novo CPC, os prazos processuais

Leia mais

DICAS FINAIS PRÁTICA TRABALHISTA X EXAME DE ORDEM UNIFICADO

DICAS FINAIS PRÁTICA TRABALHISTA X EXAME DE ORDEM UNIFICADO DICAS FINAIS PRÁTICA TRABALHISTA X EXAME DE ORDEM UNIFICADO PEÇA PRÁTICO-PROFISSIONAL RECLAMAÇÃO TRABALHISTA Como identificar a peça? - Como regra, quando a peça for uma petição inicial, o problema não

Leia mais

EDITAL Nº 008/2015, DE 18 DE JUNHO DE 2015. Processo Administrativo nº. 1.045.514/15

EDITAL Nº 008/2015, DE 18 DE JUNHO DE 2015. Processo Administrativo nº. 1.045.514/15 EDITAL Nº 008/2015, DE 18 DE JUNHO DE 2015. Processo Administrativo nº. 1.045.514/15 Processo seletivo simplificado para contratação emergencial por tempo determinado de um(a) professor(a) de História.

Leia mais

2. RECURSO EM SENTIDO ESTRITO

2. RECURSO EM SENTIDO ESTRITO 2. RECURSO EM SENTIDO ESTRITO 2. 1 HIPÓTESES DE CABIMENTO - Decisão que rejeitar a denúncia ou queixa - Decisão que concluir pela incompetência do juízo - Decisão que julga procedente alguma das exceções,

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA ADMISSÃO DE GRADUADOS PELO UniCEUB NO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA 13º EDITAL 1º/2015

PROCESSO SELETIVO PARA ADMISSÃO DE GRADUADOS PELO UniCEUB NO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA 13º EDITAL 1º/2015 PROCESSO SELETIVO PARA ADMISSÃO DE GRADUADOS PELO UniCEUB NO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA 13º EDITAL 1º/2015 A pró-reitora do UniCEUB, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, torna público que

Leia mais

PROGRAMA SERPRO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL E CIDADANIA EIXO QUALIDADE DE VIDA AÇÕES DE PREPARAÇÃO PARA APOSENTADORIA APA MÓDULO INCENTIVO EDITAL 2016

PROGRAMA SERPRO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL E CIDADANIA EIXO QUALIDADE DE VIDA AÇÕES DE PREPARAÇÃO PARA APOSENTADORIA APA MÓDULO INCENTIVO EDITAL 2016 PROGRAMA SERPRO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL E CIDADANIA EIXO QUALIDADE DE VIDA AÇÕES DE PREPARAÇÃO PARA APOSENTADORIA APA MÓDULO INCENTIVO EDITAL 2016 A Superintendência de Pessoas SUPGP, no uso das atribuições

Leia mais

A T A D E A U D I Ê N C I A

A T A D E A U D I Ê N C I A A T A D E A U D I Ê N C I A Aos 27 de julho de 2011, às 16:13 horas, na sala de audiências desta Vara, na presença da Juíza do Trabalho Substituta, ALESSANDRA JAPPONE ROCHA MAGALHÃES, foram apregoados

Leia mais

PROCESSO: 0001148-91.2010.5.01.0018 RO

PROCESSO: 0001148-91.2010.5.01.0018 RO Acórdão 4ª Turma REDUÇÃO DE AULAS FALTA DE COMPROVAÇÃO DE DIMINUIÇÃO DE ALUNOS A alegação de redução de alunos que justifique a diminuição de aulas, in casu, não foi comprovada. Como pode ser observado

Leia mais

PROPOSTA DE RESOLUÇÃO

PROPOSTA DE RESOLUÇÃO PROPOSTA DE RESOLUÇÃO Regulamenta a Lei Estadual nº 11.170/2008, dispondo sobre a progressão funcional dos servidores no âmbito do Poder Judiciário do Estado da Bahia. O TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DA

Leia mais

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA E DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES INICIAIS

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA E DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES INICIAIS CENTRO UNIVERSITÁRIO PADRE ANCHIETA Jundiaí/SP REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA E DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES INICIAIS Art. 1º. O estágio de prática jurídica supervisionado

Leia mais

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL XV EXAME DE ORDEM UNIFICADO

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL XV EXAME DE ORDEM UNIFICADO PADRÃO DE RESPOSTA - PEÇA PROFISSIONAL Tramita perante a 89ª Vara do Trabalho de Curitiba a RT nº 000153-80.2012.5.09.0089, ajuizada em 06/05/2012 por Sérgio Camargo de Oliveira, assistido por advogado

Leia mais

EDITAL Nº 002/2014 PROCESSO SELETIVO DE ESTAGIÁRIOS EM NÍVEL SUPERIOR DO CURSO DE DIREITO

EDITAL Nº 002/2014 PROCESSO SELETIVO DE ESTAGIÁRIOS EM NÍVEL SUPERIOR DO CURSO DE DIREITO EDITAL Nº 002/2014 PROCESSO SELETIVO DE ESTAGIÁRIOS EM NÍVEL SUPERIOR DO CURSO DE DIREITO A Comissão de Seleção de Estágio torna público o Processo Seletivo para formação de cadastro de reserva para Estagiários

Leia mais

DIREITO PENAL. Exame de Ordem 2009.2 Prova Prático-Profissional 1 PEÇA PROFISSIONAL

DIREITO PENAL. Exame de Ordem 2009.2 Prova Prático-Profissional 1 PEÇA PROFISSIONAL DIREITO PENAL PEÇA PROFISSIONAL José de Tal, brasileiro, divorciado, primário e portador de bons antecedentes, ajudante de pedreiro, nascido em Juazeiro BA, em 7/9/1938, residente e domiciliado em Planaltina

Leia mais

Atualizações Jurisprudenciais 2012 Professoras Ana Paula Alvares e Simone Belfort

Atualizações Jurisprudenciais 2012 Professoras Ana Paula Alvares e Simone Belfort Na 2ª Semana do TST realizada no início do mês de setembro de 2012, algumas súmulas e orientações jurisprudências sofreram alterações e cancelamentos. Abaixo as alterações separadas por assunto em direito

Leia mais

RECURSO ORDINÁRIO: O artigo 895 parece ser taxativo, em suas alíneas a) e b) ao afirmarem que é cabível o recurso de revista quando:

RECURSO ORDINÁRIO: O artigo 895 parece ser taxativo, em suas alíneas a) e b) ao afirmarem que é cabível o recurso de revista quando: RECURSO ORDINÁRIO: Está previsto no artigo 893 da Consolidação das Leis do trabalho e é disciplinado no artigo 895 da mesma lei. Pode ser interposto, no prazo de 8 dias, tanto das sentenças terminativas,

Leia mais

APLICAÇÃO DA LEI PROCESSUAL PENAL. APLICAÇÃO DA LEI PROCESSUAL PENAL NO ESPAÇO Dispositivo Legal... 35 Princípio da territorialidade...

APLICAÇÃO DA LEI PROCESSUAL PENAL. APLICAÇÃO DA LEI PROCESSUAL PENAL NO ESPAÇO Dispositivo Legal... 35 Princípio da territorialidade... Sumário Título I APLICAÇÃO DA LEI PROCESSUAL PENAL Capítulo I APLICAÇÃO DA LEI PROCESSUAL PENAL NO ESPAÇO Dispositivo Legal... 35 Princípio da territorialidade... 35 Capítulo II APLICAÇÃO DA LEI PROCESSUAL

Leia mais

DISPENSA E INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO COMO FORMALIZAR O PROCEDIMENTO E GERIR OS CONTRATOS DECORRENTES DE CONTRATAÇÃO DIRETA

DISPENSA E INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO COMO FORMALIZAR O PROCEDIMENTO E GERIR OS CONTRATOS DECORRENTES DE CONTRATAÇÃO DIRETA DISPENSA E INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO COMO FORMALIZAR O PROCEDIMENTO E GERIR OS CONTRATOS DECORRENTES DE CONTRATAÇÃO DIRETA Enfoque aplicado: resolução de casos práticos e apresentação de checklist de

Leia mais

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL OAB

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL OAB PADRÃO DE RESPOSTAS PEÇA PROFISSIONAL Contratado pela empresa Clínica das Amendoeiras, em razão de uma reclamação trabalhista proposta em 12.12.2012 pela empregada Jussara Péclis (número 1146-63.2012.5.18.0002,

Leia mais

TÍTULO VII DA PROVA CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS

TÍTULO VII DA PROVA CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS TÍTULO VII DA PROVA CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 155. No juízo penal, somente quanto ao estado das pessoas, serão observadas as restrições à prova estabelecidas na lei civil. Art. 156. A prova da

Leia mais

EMBARGOS DECLARATÓRIOS - EDCL.

EMBARGOS DECLARATÓRIOS - EDCL. 1. Conceito EMBARGOS DECLARATÓRIOS - EDCL. Os embargos de declaração ou embargos declaratórios, doravante denominados EDcl., visam aperfeiçoar as decisões judiciais, propiciando uma tutela jurisdicional

Leia mais

O Novo Regime das Medidas Cautelares no Processo Penal

O Novo Regime das Medidas Cautelares no Processo Penal 202 O Novo Regime das Medidas Cautelares no Processo Penal Juliana Andrade Barichello 1 O objetivo deste trabalho é discorrer sobre os principais pontos das palestras, enfatizando a importância das alterações

Leia mais

LEI Nº 3.793 DE 30 DE DEZEMBRO DE 1998

LEI Nº 3.793 DE 30 DE DEZEMBRO DE 1998 LEI Nº 3.793 DE 30 DE DEZEMBRO DE 1998 DISPÕE SOBRE APROVAÇÃO DO REGIMENTO INTERNO DAS JUNTAS ADMINISTRATIVAS DE RECURSOS DE INFRAÇÕES JARI DO MUNICÍPIO DE CUIABÁ MT. O prefeito Municipal de Cuiabá-MT,

Leia mais

O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais,

O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais, RESOLUÇÃO CFC N.º 1.389/12 Dispõe sobre o Registro Profissional dos Contadores e Técnicos em Contabilidade. O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais, RESOLVE:

Leia mais

O MM. Juiz passou a decidir o litígio nos termos seguintes:

O MM. Juiz passou a decidir o litígio nos termos seguintes: ATA DE AUDIÊNCIA PROCESSO: 801-15.2014.5.10.0003 RECLAMANTE: MIRACI BARBOSA DOS SANTOS RECLAMADO: ELIAS HANNA MOKDISSI Aos 24 dias do mês de fevereiro do ano de 2015, às 17h10, a 3ª Vara do Trabalho de

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 9ª REGIÃO

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 9ª REGIÃO V I S T O S, relatados e discutidos estes autos de AGRAVO DE PETIÇÃO, provenientes da MM. 06ª VARA DO TRABALHO DE CURITIBA - PR, sendo Agravante ADEMAR WALTER REISDORFER COMPANHIA DE AUTOMÓVEIS SLAVIERO.

Leia mais

V I S T O S, relatados e discutidos estes autos de

V I S T O S, relatados e discutidos estes autos de EMENTA RECURSO ORDINÁRIO, provenientes da CURITIBA - PR, sendo Recorrentes ADVOGADO ASSOCIADO - VÍNCULO DE EMPREGO - NÃO CONFIGURADO - Comprovado que a parte autora firmou "contrato de associação com advogado"

Leia mais

2ª fase- Direito Administrativo. 02/2007 - CESPE

2ª fase- Direito Administrativo. 02/2007 - CESPE 2ª fase- Direito Administrativo. 02/2007 - CESPE Foi noticiado em jornal de grande circulação que O secretário de transportes de determinado estado, e certa empresa de transportes coletivos, pessoa jurídica

Leia mais

EXMº SR. DR. JUÍZ DE DIREITO DO 12º JUIZADO ESPECIAL CIVEL DO MEIER DA COMARCA DA CAPITAL.

EXMº SR. DR. JUÍZ DE DIREITO DO 12º JUIZADO ESPECIAL CIVEL DO MEIER DA COMARCA DA CAPITAL. 223 EXMº SR. DR. JUÍZ DE DIREITO DO 12º JUIZADO ESPECIAL CIVEL DO MEIER DA COMARCA DA CAPITAL. PROC.0011163-42-2014-8-19-0208 I. CONDOMÍNIO DO EDIFICIO FANY, por seu advogado, nos autos da AÇÃO INDENIZATORIA

Leia mais

I) DIREITO INDIVIDUAL E COLETIVO DO TRABALHO

I) DIREITO INDIVIDUAL E COLETIVO DO TRABALHO PROGRAMA ESPECÍFICO DA PROVA ORAL XX CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS DE JUIZ DO TRABALHO SUBSTITUTO DO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA SEXTA REGIÃO I) DIREITO INDIVIDUAL E COLETIVO DO TRABALHO

Leia mais

RELAÇÃO DOS PROCESSOS JUDICIAIS MOVIDOS PELO SINTEOESTE

RELAÇÃO DOS PROCESSOS JUDICIAIS MOVIDOS PELO SINTEOESTE RELAÇÃO DOS PROCESSOS JUDICIAIS MOVIDOS PELO SINTEOESTE ATENÇÃO: Os processos que estão nas Varas Cíveis ou na Vara da Fazenda Pública de Cascavel ou, ainda, que já estão no Tribunal de Justiça do Estado

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA-UFSM FUNDAÇÃO DE APOIO À TECNOLOGIA E CIÊNCIA EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PÚBLICO N 2014/3050029-01

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA-UFSM FUNDAÇÃO DE APOIO À TECNOLOGIA E CIÊNCIA EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PÚBLICO N 2014/3050029-01 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA-UFSM FUNDAÇÃO DE APOIO À TECNOLOGIA E CIÊNCIA EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PÚBLICO N 2014/3050029-01 INSCRIÇÕES PARA SELEÇÃO DE AUXILIAR ADMINISTRATIVO E SUPORTE TÉCNICO

Leia mais

Artigo jurídico para publicação. Classificação: parecer. Título:

Artigo jurídico para publicação. Classificação: parecer. Título: Dados pessoais: Autora: Alessandra Chaves Braga Guerra Procuradora Federal na Advocacia-Geral da União. Graduada em direito pelo Centro Universitário de Brasília - UniCEUB e em Nutrição pela Universidade

Leia mais

SUMÁRIO. Parte 1 AUDIÊNCIA TRABALHISTA

SUMÁRIO. Parte 1 AUDIÊNCIA TRABALHISTA SUMÁRIO Parte 1 AUDIÊNCIA TRABALHISTA Capítulo 1 Procedimentos (Ritos) Ordinário, Sumaríssimo e Sumário 1.1. Rito Ordinário 1.2. Rito Sumaríssimo 1.3. Rito Sumário (ou Rito de Alçada) Capítulo 2 Ajuizamento

Leia mais

SIMULADO 2ª FASE EXAME DE ORDEM DIREITO PENAL CADERNO DE RASCUNHO

SIMULADO 2ª FASE EXAME DE ORDEM DIREITO PENAL CADERNO DE RASCUNHO SIMULADO 2ª FASE EXAME DE ORDEM DIREITO PENAL CADERNO DE RASCUNHO Leia com atenção as instruções a seguir: Você está recebendo do fiscal de sala, além deste caderno de rascunho contendo o enunciado da

Leia mais

PLANO DE CURSO 2010/2

PLANO DE CURSO 2010/2 Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e / ou da Coordenação. DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL CIVIL II PROFESSOR: BRUNO ALBINO RAVARA TURMA: 2º ANO INTEGRAL PLANO DE CURSO

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO FEDERAL JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 1ª REGIÃO

PODER JUDICIÁRIO FEDERAL JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 1ª REGIÃO Acórdão 5a Turma Comprovado pelo laudo pericial que o Reclamante laborava em condições perigosas, devido o adicional de periculosidade. Vistos, relatados e discutidos os presentes autos de RECURSO ORDINÁRIO

Leia mais

MANUAL DE ORIENTAÇÕES PARA ESTÁGIOS

MANUAL DE ORIENTAÇÕES PARA ESTÁGIOS MANUAL DE ORIENTAÇÕES PARA ESTÁGIOS Lei de estágio 11.788/08 O estágio tem por finalidade proporcionar a complementação da formação acadêmica e permite que o estudante tenha acesso ao campo de sua futura

Leia mais

Juizados Especiais. Aula 3 (05.03.13) Vinicius Pedrosa Santos (magistrado e professor) e-mail: vinipedrosa@uol.com.br.

Juizados Especiais. Aula 3 (05.03.13) Vinicius Pedrosa Santos (magistrado e professor) e-mail: vinipedrosa@uol.com.br. Juizados Especiais Aula 3 (05.03.13) Vinicius Pedrosa Santos (magistrado e professor) e-mail: vinipedrosa@uol.com.br Ementa da aula Competência em razão do objeto Competência territorial Competência de

Leia mais

AGRAVO DE INSTRUMENTO Nº 0055626-48.2013.8.19.0000 AGRAVANTE: JAQUELINE MACIEL LOURENÇO DA SILVA

AGRAVO DE INSTRUMENTO Nº 0055626-48.2013.8.19.0000 AGRAVANTE: JAQUELINE MACIEL LOURENÇO DA SILVA AGRAVO DE INSTRUMENTO Nº 0055626-48.2013.8.19.0000 AGRAVANTE: JAQUELINE MACIEL LOURENÇO DA SILVA AGRAVADO: INSTITUTO ANALICE LTDA RELATOR: DES. AUGUSTO ALVES MOREIRA JUNIOR AGRAVO DE INSTRUMENTO. DIREITO

Leia mais