A Produção do Conhecimento Científico no Mestrado em Turismo da Universidade de Caxias do Sul: Período de 2002 a 2008

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A Produção do Conhecimento Científico no Mestrado em Turismo da Universidade de Caxias do Sul: Período de 2002 a 2008"

Transcrição

1 A Produção do Conhecimento Científico no Mestrado em Turismo da Universidade de Caxias do Sul: Período de 2002 a 2008 Christiane Fabíola Momm 1 Resumo: Investigação do conhecimento científico produzido, no período de 2000 a 2008, por meio de técnicas e métodos bibliométricos e cienciométricos, a partir das referências bibliográficas das dissertações do mestrado em Turismo da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Estudo exploratório, descritivo, qualitativo, apoiado nas ferramentas, técnicas e métodos provenientes da Ciência da Informação. Corpus constituído por 90 referências bibliográficas resultantes das dissertações produzidas no período de 2002 a Resultados: uma minoria dos docentes desenvolve a maior parcela das orientações; as 90 dissertações foram orientadas por 18 docentes em 07 linhas de pesquisa e desenvolveram-se sobremaneira na temática Patrimônio Turístico. Conclui-se que é necessário refletir sobre o desenvolvimento do conhecimento científico no mestrado em Turismo da UCS. Palavras-chave: Bibliometria; Cienciometria; Conhecimento Científico; Pós-graduação stricto sensu; Turismo. Introdução No Brasil, atualmente, estão credenciados e recomendados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) seis programas de pósgraduação stricto sensu em turismo e áreas correlatas (MOMM, 2009). Desses cursos, dois estão localizados no sul do país, dois na região sudeste, um na região centro-oeste e um na região nordeste, estes últimos oferecidos em universidades federais e os demais oferecidos em universidades privadas, conforme quadro 01 a seguir. Instituição Local Programa de Mestrado Início Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) Baln. Camboriú/SC Turismo e Hotelaria 1997 Universidade Caxias do Sul (UCS) Caxias do Sul/RS Turismo 2000 Universidade Anhembi-Morumbi (UAM) São Paulo/SP Hospitalidade 2001 Centro Universitário Una (UNA) Belo Horizonte/MG Turismo e Meio Christiane Fabíola Momm é bacharel em Turismo, pós-graduada em Planejamento e Gestão do Turismo e mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Atuou como docente em cursos de aperfeiçoamento no Senac Bistrô de Blumenau/SC, na área de Turismo e Gastronomia, e atualmente presta assessoria em comunicação e produção científica, desenvolvendo pesquisas também na área de métricas da informação e do conhecimento científico. christifabi@gmail.com.

2 Ambiente Universidade de Brasília (UNB) Brasília/DF Turismo (Profissional) 2008 Universidade Federal do Rio Grande do Natal/RN Turismo 2008 Norte (UFRN) Quadro 01 Programas de Mestrado em Turismo e áreas correlatas recomendados pela CAPES na grande área das Ciências Sociais Aplicadas. Fonte: Site da CAPES (2010). Dentre os cursos mencionados, cinco caracterizam-se como mestrados acadêmicos e um como mestrado profissional. Todos esses programas compartilham objetivos comuns: a formação de profissionais que atuarão no meio acadêmico, não só como pesquisadores, mas, também, como docentes; e a contribuição com debates e discussões para o desenvolvimento do conhecimento científico em Turismo e fortalecimento do campo de estudo. A necessidade de formar profissionais para atuar no meio acadêmico em cursos de graduação, cursos técnicos e profissionalizantes, surgiu após a década de 1970, em decorrência da oferta de vagas nos cursos da área de turismo, os quais começaram a se multiplicar no país. Os cursos de pós-graduação lato sensu surgiram a partir da década de O desenvolvimento da pós-graduação stricto sensu em Turismo no Brasil iniciou com a oferta de uma linha de pesquisa em Turismo e Lazer no Programa de Mestrado e Doutorado em Ciências da Comunicação, na área de concentração Relações Públicas, Propaganda e Turismo, da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP). Após uma reformulação no sistema de pós-graduação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, foi aprovado o primeiro curso de pós-graduação stricto sensu no país oferecido a partir de 1993 em universidade pública (REJOWSKI, 1998) 3. Os cursos em nível de mestrado, que iniciaram suas atividades neste campo de estudo, estão credenciados e recomendados pela CAPES na grande área de avaliação das Ciências Sociais Aplicadas, na área de escopo do Turismo (Administração, Ciências Contábeis e Turismo) e são oferecidos em Turismo, Turismo e Hotelaria, Turismo e Meio Ambiente e Hospitalidade. Esses cursos oportunizam aos pesquisadores a produção de conhecimentos inovadores que contribuam, de alguma forma, com a sociedade e a ciência em geral (TRIGO et al., 2005, p. xxi). As produções científicas, os 2, 3, 4 Extraído de: MOMM, C. F. O conhecimento científico em Turismo no Brasil: cursos de pósgraduação (stricto sensu) período de 2000 a Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2009.

3 resultados de pesquisas e estudos realizados nestes cursos, demonstram o desenvolvimento da área enquanto campo de estudo 4. Cada um destes cursos contribui com a produção do conhecimento científico, não só por meio das dissertações produzidas, das pesquisas desenvolvidas nos grupos de pesquisa formados, mas, também, em eventos nacionais e internacionais, nos quais o corpo docente e discente participa. O programa de pós-graduação stricto sensu em Turismo da Universidade de Caxias do Sul (UCS), localizado na cidade de Caxias do Sul, estado do Rio Grande do Sul, iniciou em 2000 (CAPES, 2001) e a defesa da primeira dissertação no programa foi realizada no ano de O mestrado em Turismo da UCS realiza um evento na área, a cada biênio, denominado Seminário de Pesquisa em Turismo do Mercosul (SeminTUR), que objetiva reunir pesquisadores de diferentes áreas dedicadas ao estudo do turismo (UCS, 2010), contribuindo, assim, com o desenvolvimento do campo de estudo. Da mesma forma, ocorre no Brasil o evento anual promovido pela Associação Nacional de Pesquisa e Pós- Graduação em Turismo (ANPTUR), que objetiva o desenvolvimento do campo de estudo por meio de intercâmbio entre pesquisadores e entre Instituições de Ensino Superior (IES), que possuam programas de pós-graduação stricto sensu em Turismo e áreas correlatas (ANPTUR, 2010). O mestrado em Turismo da UCS foi constituído de acordo com as diretrizes da CAPES, contendo estrutura física e profissional, organizando-se em área de concentração e linhas de pesquisa. No período de 2000 a 2008, as linhas de pesquisa passaram por adaptações e foram divididas conforme se visualiza no quadro 02, a seguir:

4 Linha de Pesquisa(LP)/Descrição/Área de Concentração Constituída: Desativada: Ano Base CAPES LP renomeada Ensino e Pesquisa em Turismo Descrição: Estudo de processos didático-pedagógicos aplicados à área, onde se insere o imprescindível movimento reflexivo sobre a eleição e adoção de metodologias e técnicas de ensino e de pesquisa em turismo. Área de concentração: Desenvolvimento do Turismo 2000 Substituída em LP 1 Gestão Hoteleira Descrição: Estudo dos elementos de natureza estrutural e operacional que concorrem para o alcance da excelência dos serviços em estabelecimentos hoteleiros, abrangendo a elaboração de planos de desenvolvimento que contemplam sistemas diferenciados de oferta de serviços. Área de concentração: Desenvolvimento do Turismo Planejamento e Gestão do Turismo Descrição: Estudo das redes de estruturas e relações que compõem o cenário nacional e internacional na área, bem como, de estratégias de desenvolvimento planejado, integrado e sustentável do turismo. Área de concentração: Desenvolvimento do Turismo Ensino e Pesquisa em Turismo (antiga) Turismo: Construções Teóricas e Modelos de Aprendizagem Social * Descrição: Estudo dos sistemas de aprendizagem, educação e formação científica em Turismo; aplicação de modelos teóricos e de metodologias de intervenção do entendimento de comportamentos em Turismo. Área de concentração: Desenvolvimento Regional do Turismo 2000 Substituída em Substituída em LP LP * 2004/2005 LP *: agregada às linhas Turismo e Hotelaria: Organização e Gestão e Turismo: Meio ambiente, cultura e sociedade. Planejamento e Gestão do Turismo (Antiga) e Gestão Hoteleira (Antiga) Turismo e Hotelaria: Organização e Gestão* Descrição: Estudo das redes de estruturas e relações que compõem o cenário nacional e internacional na área; estratégias de desenvolvimento planejado, integrado e sustentável; formas de gestão articulada, participativa e compartilhada em Turismo e Hotelaria. Área de concentração: Desenvolvimento Regional do Turismo LP 5 *Turismo e Organizações. A linha de pesquisa Turismo e Hotelaria: Organização e Gestão foi renomeada em 2008 passando a chamar-se Turismo e Organizações. No entanto, para fins deste estudo, as dissertações foram vinculadas à linha com a antiga nomenclatura, visando reduzir o índice de dispersão. Descrição: Gestão do turismo e hotelaria, inovação no turismo e responsabilidade social, desenvolvimento regional e crescimento econômico. Área de concentração: Desenvolvimento Regional do Turismo

5 Turismo: Meio Ambiente, Cultura e Sociedade * Descrição: Estudo do Turismo como fenômeno sócioambiental, cultural e comunicacional; Turismo como manifestação cultural e como apropriação do meio ambiente; Turismo e interculturalidade; imagem e imaginários no Turismo. Área de concentração: Desenvolvimento Regional do Turismo LP6 * Turismo, Cultura e Meio Ambiente A linha Turismo: Meio Ambiente, Cultura e Sociedade foi renomeada em 2008 passando a chama-ser Turismo, Cultura e Meio Ambiente. No entanto, para fins deste estudo, as dissertações foram vinculadas à linha com a antiga nomenclatura, visando reduzir o índice de dispersão. Descrição: Turismo e patrimônio cultural material e imaterial. Repertórios, paisagens e processos culturais. Turismo, patrimônio natural e sustentabilidade. Turismo e meio ambiente. Turismo, construções epistemológicas, pedagógicas e de aprendizagem social** Descrição: Epistemologia e metodologias do turismo. As dimensões humana, ético-política, epistemológica e científica na formação para a pesquisa e para o ensino em Turismo. Cognição social e comportamento em turismo: construções teóricas e práticas de intervenção. Área de concentração: Desenvolvimento Regional do Turismo LP7 ** Reativada e renomeada em 2008 Quadro 02 - Linhas de Pesquisa do Curso de Mestrado em Turismo da UCS/RS. Fonte: Site da CAPES (2008). De acordo com o quadro 02, observa-se que as linhas de pesquisa e a área de concentração do programa de mestrado em Turismo da UCS sofreram adaptações no período 2000 a Nos cadernos de indicadores do programa dos anos de 2007 e 2008, disponíveis no site da CAPES, constam novas reestruturações nas linhas de pesquisa que direcionam o desenvolvimento das pesquisas e dissertações, incluindo a reativação e nova nomenclatura para uma linha de pesquisa pré-existente, que havia sido desativada no programa (atual: Turismo, construções epistemológicas, pedagógicas e de aprendizagem social LP 7). As adaptações na área de concentração do programa e em suas respectivas linhas de pesquisa são resultantes das avaliações da CAPES. Os documentos de área disponibilizados registram que o programa de mestrado em Turismo da UCS buscou adequar as suas linhas de pesquisa à proposta do programa. Na avaliação trienal do

6 período de 2004 a da CAPES (2007), os aspectos coerência, consistência, abrangência e atualização das áreas de concentração, linhas de pesquisa e projetos em andamento (pesquisa, desenvolvimento e extensão) foram avaliados como muito bom. Essa estrutura permite realizar estudos que podem apoiar-se em ferramentas, técnicas e métodos bibliométricos e cienciométricos, que possibilitam visualizar o desenvolvimento não só do mestrado, mas, também, do desenvolvimento da produção do conhecimento científico na área de Turismo. Metodologia Para a realização deste estudo, a pesquisa foi caracterizada como exploratória, descritiva e qualitativa, apoiada em ferramentas, técnicas e métodos bibliométricos e cienciométricos, provenientes do campo de estudo da Ciência da Informação, que permitem realizar estudos quantitativos relacionados ao desenvolvimento do conhecimento científico, seja por meio da produção de livros, artigos, ou por meio de dissertações e teses. Os estudos quantitativos tiveram sua primeira formalização na prática bibliométrica que, de acordo com Kobashi e Santos (2006, p.3), é uma metodologia de recenseamento de trabalhos científicos que apresentem as mesmas particularidades. Por meio dela, pode-se, por exemplo, identificar a quantidade de trabalhos sobre um determinado assunto; publicados em uma data precisa; publicados por um autor ou por uma instituição ou difundidos por um periódico científico. Para elaborar as representações foram adotados os seguintes passos: - coleta das referências bibliográficas das dissertações nas bases de dados em linha do programa de pós-graduação stricto sensu em Turismo da UCS, e na biblioteca de teses e dissertações da CAPES, visando à formulação da base de dados ad hoc. Para formular a base de dados ad hoc foram coletados os campos contendo: nome do autor, nome do orientador, título da dissertação, resumo, palavras-chave, ano de defesa; - classificação da base de dados ad hoc pautada no Tesauro de Turismo do Centro de Documentação Turística da Espanha (CDTE), que está organizado em 10 classes temáticas (termos maiores), quais sejam: Obras de Referência, Organização Turística, Turismo e Meio Social, Patrimônio Turístico, Atividades Esportivas e Recreativas, 5 As fichas de avaliação do período que compreendem os anos de 2007 a 2009, até o momento de finalização deste estudo, não foram divulgadas pela CAPES.

7 Serviços Turísticos, Economia do Turismo, Política Turística, Direito, Educação e Formação em Turismo; - representação gráfica fundamentada na aplicação de ferramentas, técnicas e métodos bibliométricos e cienciométricos originários do campo da Ciência da Informação com aplicação dos softwares Excel e DataView, e - interpretação e análise dos resultados obtidos com base nos documentos de área da CAPES e na conformação das representações gráficas obtidas. Interpretação e análise dos resultados Para o desenvolvimento das dissertações e consequente produção do conhecimento científico é necessário um quadro docente que oriente as atividades.no período de 2002 a 2008, o mestrado em Turismo da UCS contou com 18 orientadores vinculados ao seu quadro docente. De acordo com a representação gráfica a seguir, é possível identificar a distribuição das orientações e o percentual acumulado dessas orientações entre os integrantes do quadro docente. 120,0% Curva de distribuição da qtde. de orientações pela qtde. de orientadores Freq. relat. de orientações realizadas 100,0% 80,0% 60,0% 40,0% 20,0% 6 65,56% 0,0% Quant. acumulada de orientadores Gráfico 01 Curva de distribuição da quantidade de orientações pela quantidade de orientadores do programa de pós-graduação em Turismo da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Fonte Elaboração da autora. A figura 01 demonstra e comprova a lei de Lotka que se refere à aplicação de técnicas e métodos bibliométricos para representar o conjunto de informações que se pretende

8 demonstrar. Esta lei considera que alguns pesquisadores, [...] produzem muito e muitos pesquisadores [...] produzem pouco (GUEDES, BORSCHIVER, 2005, p. 3). O corpo docente que atuou no período selecionado no programa de mestrado em Turismo da UCS totalizou 18 docentes. Desses 18 docentes, 06 foram responsáveis por orientar 65,56% do total de dissertações produzidas, o que equivale a 59 dissertações de um total de 90 dissertações coletadas. Observa-se que há alta produtividade por parte de um número reduzido de docentes, em relação à orientação de dissertações por parte da outra parcela de docentes vinculados ao programa. Além disso, optou-se por visualizar a correlação existente entre os docentes e as linhas de pesquisa a que estão vinculados, desde a defesa das primeiras dissertações dentro do mestrado em Turismo até o ano de 2008, pois, ajustes podem ser efetuados no quadro docente do curso e no vínculo com as linhas de pesquisa, principalmente, por estas também passarem por adaptações e reestruturações em função das sugestões relatadas nos documentos de área da CAPES.

9 LEITE, J.C.C. / LP 3 DE CONTO, S. M. / LP 6 0,333 SANTOS, C. H. S. / LP6 DE CONTO, S. M. / LP 1 SANTOS, C. H. S. / LP 4 GASTAL, S. DE A. / LP 5 DOS SANTOS, R. J. / LP 7 BENI, M. C. / LP 2 NEGRINE, A. DA S. / LP 5 NEGRINE, A. DA S. / LP 7 ANGELI, M. N. B. / LP 5 LANZER, R. M. / LP 7 GASTAL, S. DE A. / LP7 REJOWSKI, M. / LP 4 0,1 LANZER, R. M. / LP 5 ROCHA, J. M. / LP 7 SANTOS, C. H. S. / LP 2 REJOWSKI, M. / LP 5 REJOWSKI, M. / LP 7 BENI, M. C. / LP 4 LANZER, R. M. / LP 4 DE CONTO, S. M. / LP 4 ANGELI, M. N. B. / LP 4 0, ,05 0,1 0,15 0,2 0,25 0,3 0,35 Gráfico 02 Correlação entre os orientadores e linhas de pesquisa do programa de pós-graduação (stricto sensu) em Turismo da Universidade de Caxias do Sul UCS. Fonte Elaboração da autora. A figura 02 demonstra a correlação entre os docentes orientadores das dissertações e as linhas de pesquisa do programa de pós-graduação stricto sensu em Turismo da Universidade de Caxias do Sul, no período de 2002 a 2008.

10 De acordo com o índice de correlação de Jaccard 6, os orientadores que apresentaram os maiores índices de correlação encontram-se na parte superior da representação gráfica, com maior destaque para o docente LEITE, J.C.C. com a LP 3 (Planejamento e Gestão do Turismo), com índice de 0,333. Outro índice de correlação destacado na representação gráfica relaciona-se à docente REJOWSKI, M. com a LP 4 (Ensino e Pesquisa em Turismo) com índice de 0,1. Todos os índices de correlação abaixo de 0,1 demonstram a instabilidade das linhas de pesquisa e, por consequência, a fragilidade em relação à aderência dos orientadores e linhas de pesquisa. Compreende-se que o mestrado em Turismo da UCS busca a melhoria e a adequação das sugestões constantes nos documentos de área da CAPES, no entanto, salienta-se que é necessário refletir e direcionar os esforços para estabilizar as linhas de pesquisa visando intensificar a produção do conhecimento científico em Turismo, e promovendo maior aderência dos docentes às linhas de pesquisa. Outro aspecto observado neste estudo está associado às classes temáticas e sua correlação com os docentes orientadores, responsáveis por conduzir as pesquisas e impulsionar o desenvolvimento do conhecimento científico em Turismo. 6 Índice de correlação ou coeficiente de Jaccard o coeficiente de similaridade de Jaccard é um dado estatístico utilizado para comparar a similaridade e a diversidade de um conjunto de amostras.

11 REJOWSKI, M. / EDUC. E FORM. TURISTICA LEITE, J.C.C. / ORGANIZACAO TURISTICA SANTOS, C. H. S. / SERVICO TURISTICO DE CONTO, S. M. / PATRIM. TURISTICO ANGELI, M. N. B. / TURISMO E MEIO SOCIAL LANZER, R. M. / PATRIM. TURISTICO SANTOS, C. H. S. / ECONOMIA DO TURISMO BENI, M. C. / ECONOMIA DO TURISMO KOCHE, J. C. / EDUC. E FORM. TURISTICA SANTOS, R. J. DOS / POLITICA TURISTICA REJOWSKI, M. / DIREITO NEGRINE, A. DA S. / TURISMO E MEIO SOCIAL MOESCH, M. M. / TURISMO E MEIO SOCIAL GASTAL, S. DE A. / POLITICA TURISTICA GASTAL, S. DE A. / ECONOMIA DO TURISMO ANGELI, M. N. B. / ORGANIZACAO TURISTICA ANGELI, M. N. B. / POLITICA TURISTICA NEGRINE, A. DA S. / ECONOMIA DO TURISMO SANTOS, C. H. S. / TURISMO E MEIO SOCIAL GASTAL, S. DE A. / PATRIM. TURISTICO NEGRINE, A. DA S. / SERVICO TURISTICO RIBEIRO, C. M. P. J. / POLITICA TURISTICA POZENATO, K. M. M. / POLITICA TURISTICA PAVIANI, J. / POLITICA TURISTICA LEITE, J.C.C. / POLITICA TURISTICA NEGRINE, A. DA S. / EDUC. E FORM. TURISTICA ROCHA, J. M. / ECONOMIA DO TURISMO BENI, M. C. / POLITICA TURISTICA REJOWSKI, M. / PATRIM. TURISTICO PAVIANI, J. / SERVICO TURISTICO KOCHE, J. C. / SERVICO TURISTICO ANGELI, M. N. B. / PATRIM. TURISTICO NEGRINE, A. DA S. / PATRIM. TURISTICO ROCHA, J. M. / SERVICO TURISTICO SANTOS, R. J. DOS / SERVICO TURISTICO REJOWSKI, M. / POLITICA TURISTICA ANGELI, M. N. B. / ECONOMIA DO TURISMO NEGRINE, A. DA S. / POLITICA TURISTICA LANZER, R. M. / SERVICO TURISTICO GASTAL, S. DE A. / SERVICO TURISTICO DE CONTO, S. M. / SERVICO TURISTICO RIZZON, L. A. / PATRIM. TURISTICO KOTHER, M. B. M. / PATRIM. TURISTICO MOESCH, M. M. / PATRIM. TURISTICO ROCHA, J. M. / PATRIM. TURISTICO SANTOS, R. J. DOS / PATRIM. TURISTICO BENI, M. C. / PATRIM. TURISTICO SANTOS, C. H. S. / PATRIM. TURISTICO 0,2 0,4 Jaccard TM AD Gráfico 03 Correlação entre os orientadores e as classes temáticas. Fonte: Elaboração da autora. 0 0,05 0,1 0,15 0,2 0,25 0,3 0,35 0,4 0,45

12 A conformação do gráfico 03 permite identificar a correlação existente entre os orientadores das dissertações desenvolvidas no mestrado em Turismo da UCS e as classes temáticas nas quais foi produzido o conhecimento científico. Pelos resultados apresentados, os maiores índices de correlação estão associados aos docentes localizados na parte superior do gráfico, que podem ser identificados a partir da associação de maior destaque representada pela correlação entre a docente REJOWSKI, M. e a classe temática Educação e Formação Turística com índice de 0,4. Outro exemplo indicado no gráfico refere-se à aderência do docente SANTOS, C. H. S. que apresentou relação com duas classes temáticas, quais sejam Serviços Turísticos e Economia do Turismo, esta última com índice de correlação de 0,2. Dessa forma, visualizam-se, novamente, baixos índices de correlação entre os docentes e as classes temáticas nas quais se desenvolveram as dissertações. É possível observar a predominância de estudos orientados por mais de um docente na classe temática Patrimônio Turístico, o que pode ser indicativo e reflexo da formação dos docentes que direcionam o desenvolvimento das dissertações. Considerando-se os baixos índices de correlação, optou-se por analisar as classes temáticas de acordo com o total das dissertações desenvolvidas em cada uma delas Patrimonio Turistico 32% Direito 1% 1 Organ. Turistica 2% 2 Educ. Form. Turistica 7% 6 Tur. Meio Social 9% 8 Polit. Turistica 14% 13 Econ. Turismo 16% 14 Servico Turistico 19% 17 Gráfico 04 Classes temáticas e percentual de dissertações desenvolvidas no período de 2002 a Fonte: Elaboração da autora.

13 O gráfico 04 demonstra as classes temáticas em que as dissertações se desenvolveram; indica que o corpus da pesquisa, constituído de 90 dissertações, confirma a concentração dos estudos na classe temática Patrimônio Turístico, destacando-se com 29 dissertações desenvolvidas, o que equivale a 32% do total. As outras classes temáticas que se destacam são Serviço Turístico com 17 dissertações desenvolvidas, totalizando 19%, Economia do Turismo com 14 dissertações, totalizando 16% e Política Turística com 13 dissertações desenvolvidas, totalizando 14%. As demais classes temáticas não indicam resultados expressivos, no entanto, destaca-se que estas compõem 19% do restante de dissertações produzidas, abordando os temas Turismo e Meio Social, Educação e Formação Turística, Organização Turística e Direito. Estes resultados demonstram que a concentração das pesquisas desenvolvidas e apresentadas nas dissertações reflete uma tendência única, pois, embora o curso tenha reestruturado as suas linhas de pesquisa, a temática de maior destaque no que se refere ao conteúdo das dissertações enfatiza que o assunto recorrente trata de Patrimônio Turístico. Diante disso, ressalta-se a necessidade de direcionar os estudos e distribuir as atividades de forma equânime, considerando-se as especificidades das linhas de pesquisa e observando-se as áreas de atuação de cada um dos docentes. Considerações O programa de pós-graduação stricto sensu em Turismo da UCS iniciou suas atividades em 2000 e sua primeira dissertação defendida data do ano de No período de 2002 até 2008, o mestrado contribuiu com o conhecimento científico em Turismo, por meio de 90 dissertações desenvolvidas. Neste estudo observou-se que destas 90 dissertações defendidas, 06 docentes, de um total de 18, foram responsáveis por orientar 59 delas, no período de 2002 a O curso apresentou 07 linhas de pesquisa em um período de 6 anos, o que pode ser considerado um fator de instabilidade, sendo representado pelos resultados que indicaram baixos índices de correlação entre os docentes vinculados ao programa e às linhas de pesquisa existentes.

14 Outro aspecto a ser considerado refere-se à correlação entre os docentes e as classes temáticas nas quais foram desenvolvidas as dissertações, apontando a classe temática Patrimônio Turístico como a temática destaque do desenvolvimento do conhecimento científico produzido no mestrado, reforçado pelo percentual de 32% do total das dissertações produzidas. A confirmação pelo resultado expresso no gráfico 03, no qual os docentes foram associados às classes temáticas, demonstrou a recorrência das correlações entre a maior parte dos docentes do programa, com a classe temática Patrimônio Turístico. Ainda que outras classes temáticas tenham apresentado percentuais de produtividade, suas vinculações com os docentes não foram tão expressivas quanto à classe temática Patrimônio Turístico. Considera-se que o programa de mestrado busca a reestruturação e adequação dentro das sugestões e dos parâmetros propostos pela CAPES. No entanto, é válido observar que, se o programa oferece atualmente três linhas de pesquisa, infere-se que são três as possibilidades de desenvolver o conhecimento científico em Turismo e subáreas correlacionadas a ele. Sugere-se que reflexões sejam realizadas visando desenvolver o conhecimento científico em Turismo, em mais de uma temática. Referências ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM TURISMO (ANPTUR). Criação e atuação. Disponível em:< Acesso em: 30 mar BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Cursos recomendados. Disponível em: < quisaries&codigoarea= &descricaoarea=ci%cancias+sociais+aplic ADAS+&descricaoAreaConhecimento=TURISMO&descricaoAreaAvaliacao=ADMIN ISTRA%C7%C3O%2C+CI%CANCIAS+CONT%C1BEIS+E+TURISMO> Acesso em: 13 abr BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior CAPES. Fichas de avaliação do programa - UCS. Disponível em: < a= p2>. Acesso em: 12 abr BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior CAPES. Ficha de avaliação do programa 2006 (UCS). Disponível em: <

15 http conteudoweb.capes.gov.br_conteudoweb_visualizadorservlet_nome= _027_2006_027_ P2>. Acesso em: 10 dez ESPAÑA. Ministerio de Economía y Centro de Documentación Turistica de España - CDTE. Tesauro Turismo. Madrid, España: CDTE, GUEDES, V.; BORSCHIVER, S. (2005) Bibliometria: uma ferramenta estatística para a gestão da informação e do conhecimento, em sistemas de informação, de comunicação e de avaliação científica e tecnológica. In: VI CINFORM, Salvador. Anais eletrônicos , Bahia: Salvador, Disponível em: < Acesso em: 20 mar KOBASHI, N. ; SANTOS, R. Arqueologia do trabalho imaterial: uma aplicação bibliométrica à análise de dissertações e teses. In: VII ENANCIB, 2006, Marília. Anais eletrônicos... Marília, SP: UNESP, Disponível em: <http: // Acesso em: 03 de maio MOMM, C. F. O conhecimento científico em Turismo no Brasil: cursos de pósgraduação (stricto sensu) - período de 2000 a Florianópolis, SC: UFSC, f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, PANOSSO NETTO, A. O problema epistemológico no turismo: uma discussão teórica. In: TRIGO, L. G.G. e PANOSSO NETTO, A. Reflexões sobre um novo turismo: política, ciência e sociedade. São Paulo: Aleph, Cap.2. p REJOWSKI, M. Turismo e pesquisa científica: pensamento internacional x situação brasileira. 2 ed. Campinas: Papirus, UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL (UCS). SeminTUR. Disponível em : < Acesso em: 30 mar 2010.

DIRETRIZES E PARÂMETROS DE AVALIAÇÃO DE PROPOSTAS DE CURSOS NOVOS DE MESTRADO PROFISSIONAL

DIRETRIZES E PARÂMETROS DE AVALIAÇÃO DE PROPOSTAS DE CURSOS NOVOS DE MESTRADO PROFISSIONAL DIRETRIZES E PARÂMETROS DE AVALIAÇÃO DE PROPOSTAS DE CURSOS NOVOS DE MESTRADO PROFISSIONAL I) Apresentação Este documento descreve as diretrizes e parâmetros de avaliação de mestrado profissional em Administração,

Leia mais

COMUNICADO n o 003/2012 ÁREA DE GEOGRAFIA ORIENTAÇÕES PARA NOVOS APCNS 2012

COMUNICADO n o 003/2012 ÁREA DE GEOGRAFIA ORIENTAÇÕES PARA NOVOS APCNS 2012 COMUNICADO n o 003/2012 ÁREA DE GEOGRAFIA ORIENTAÇÕES PARA NOVOS APCNS 2012 Brasília, 03 de Abril de 2012 IDENTIFICAÇÃO ÁREA DE AVALIAÇÃO: GEOGRAFIA PERÍODO DE AVALIAÇÃO: 2012 ANO DE PUBLICAÇÃO DESTE DOCUMENTO:

Leia mais

FACULDADE DO NORTE NOVO DE APUCARANA FACNOPAR PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL 2007-2011

FACULDADE DO NORTE NOVO DE APUCARANA FACNOPAR PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL 2007-2011 FACULDADE DO NORTE NOVO DE APUCARANA FACNOPAR PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL 2007-2011 Apucarana, dezembro de 2006 FACULDADE DO NORTE NOVO DE APUCARANA FACNOPAR PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL

Leia mais

Juventude e música: a produção nos cursos de pós-graduação brasileiros 1

Juventude e música: a produção nos cursos de pós-graduação brasileiros 1 Juventude e música: a produção nos cursos de pós-graduação brasileiros 1 Thenille Braun Janzen Universidade Federal de Uberlândia Resumo: O presente relato de experiência pretende destacar os resultados

Leia mais

Revista Perspectiva. 2 Como o artigo que aqui se apresente é decorrente de uma pesquisa em andamento, foi possível trazer os

Revista Perspectiva. 2 Como o artigo que aqui se apresente é decorrente de uma pesquisa em andamento, foi possível trazer os OS SABERES CIENTÍFICOS SOBRE A EDUCAÇÃO INFANTIL: continuidades e descontinuidades na produção acadêmica recente. CAMPOS, Mariê Luise Campos UFSC mariecampos10@gmail.com eixo: Educação e Infância / n.

Leia mais

Ministério das Relações Exteriores e Ministério da Educação. Conselhos de Fiscalização das Profissões Regulamentadas

Ministério das Relações Exteriores e Ministério da Educação. Conselhos de Fiscalização das Profissões Regulamentadas Página 1 de 5 Nº 1639 - Sexta feira, 16 de agosto de 2013 Ministério das Relações Exteriores e Ministério da Educação PORTARIA INTERMINISTERIAL Nº 12, DE 15 DE AGOSTO DE 2013 - Institui, em âmbito nacional,

Leia mais

CURSO: EDUCAR PARA TRANSFORMAR. Fundação Carmelitana Mário Palmério Faculdade de Ciências Humanas e Sociais

CURSO: EDUCAR PARA TRANSFORMAR. Fundação Carmelitana Mário Palmério Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Fundação Carmelitana Mário Palmério Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Educação de Qualidade ao seu alcance EDUCAR PARA TRANSFORMAR O CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CURSO: LICENCIATURA

Leia mais

das demais previsões relativas ao estágio previstas no Projeto Pedagógico do Curso, no Regimento Interno e na Legislação.

das demais previsões relativas ao estágio previstas no Projeto Pedagógico do Curso, no Regimento Interno e na Legislação. DIRETRIZES E NORMAS PARA O ESTÁGIO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE REDENTOR DE PARAÍBA DO SUL DOS OBJETIVOS Art. 1 O Sistema de Estágio da FACULDADE REDENTOR DE PARAÍBA DO SUL terá por objetivos gerais:

Leia mais

A REGULAMENTAÇÃO DA EAD E O REFLEXO NA OFERTA DE CURSOS PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

A REGULAMENTAÇÃO DA EAD E O REFLEXO NA OFERTA DE CURSOS PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES A REGULAMENTAÇÃO DA EAD E O REFLEXO NA OFERTA DE CURSOS PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES Autor(a): Alessandra Barbara Santos de Almeida Coautor(es): Alessandra Barbara Santos de Almeida, Gliner Dias Alencar,

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE NUTRIÇÃO CURRÍCULO 2 I INTRODUÇÃO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE NUTRIÇÃO CURRÍCULO 2 I INTRODUÇÃO REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE NUTRIÇÃO CURRÍCULO 2 I INTRODUÇÃO O estágio curricular do curso de Nutrição é uma atividade obrigatória, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais

Leia mais

Plano de Carreira e Desenvolvimento

Plano de Carreira e Desenvolvimento Plano de Carreira e Desenvolvimento CNPEM ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 2. CONCEITOS... 4 3. MANUAL DE AVALIAÇÃO DOS CARGOS... 5 3.1. As Carreiras... 5 3.2. As carreiras e seus estágios... 6 3.3. Fatores utilizados

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CONSELHO DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CONSELHO DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CONSELHO DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 18/2014/CONEPE Aprova criação do Programa de Pós-Graduação em Administração

Leia mais

AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: instrumento norteador efetivo de investimentos da IES

AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: instrumento norteador efetivo de investimentos da IES 152 AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: instrumento norteador efetivo de investimentos da IES Silvana Alves Macedo 1 Reginaldo de Oliveira Nunes 2 RESUMO O processo da Auto-Avaliação Institucional ainda é um

Leia mais

ANPAD; Um representante da comunidade científica indicado pela Diretoria Artigo 5º ANDIFES. - São atribuições do Comitê Gestor: da

ANPAD; Um representante da comunidade científica indicado pela Diretoria Artigo 5º ANDIFES. - São atribuições do Comitê Gestor: da Regulamento do Curso de Mestrado Profissional Nacional em Administração Pública em Rede (PROFIAP) Artigo Capítulo 1º I - Objetivos administrativa produtividade tem O Mestrado avançada como objetivo Profissional

Leia mais

INTRODUÇÃO DESENVOLVIMENTO

INTRODUÇÃO DESENVOLVIMENTO INTRODUÇÃO A avaliação da pós-graduação na área da enfermagem tem como missão contribuir na formação de mestres e doutores críticos, éticos e reflexivos, capazes de, através da investigação científica,

Leia mais

A DOCÊNCIA: APONTAMENTOS DE ALGUNS AUTORES QUE DISCUTEM O ENSINO NA PÓS-GRADUAÇÃO

A DOCÊNCIA: APONTAMENTOS DE ALGUNS AUTORES QUE DISCUTEM O ENSINO NA PÓS-GRADUAÇÃO A DOCÊNCIA: APONTAMENTOS DE ALGUNS AUTORES QUE DISCUTEM O ENSINO NA PÓS-GRADUAÇÃO Franciele Ribeiro Lima 1 1. Mestranda em Educação do PPGEdu da UFGD, bolsista CAPES. RESUMO: A docência discutida no âmbito

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online PSICOPEDAGOGIA Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação na Modalidade

Leia mais

Regulamento do Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional

Regulamento do Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional Regulamento do Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional Capítulo I Objetivos Artigo 1º - O Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (PROFIAP) tem como objetivo

Leia mais

CAPÍTULO 25 COERÊNCIA REGULATÓRIA

CAPÍTULO 25 COERÊNCIA REGULATÓRIA CAPÍTULO 25 COERÊNCIA REGULATÓRIA Artigo 25.1: Definições Para efeito deste Capítulo: medida regulatória coberta significa a medida regulatória determinada por cada Parte a ser objeto deste Capítulo nos

Leia mais

Relato de Grupo de Pesquisa: Pesquisa, Educação e Atuação Profissional em Turismo e Hospitalidade.

Relato de Grupo de Pesquisa: Pesquisa, Educação e Atuação Profissional em Turismo e Hospitalidade. Turismo em Análise, v.20, n.3, dezembro 2009 578 Relato de Grupo de Pesquisa: Pesquisa, Educação e Atuação Profissional em Turismo e Hospitalidade. Alexandre Panosso Netto 1 Karina Toledo Solha 2 Marcelo

Leia mais

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DAS LICENCIATURAS (NEPEx LICENCIATURAS) DO INSTITUTO FEDERAL GOIANO

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DAS LICENCIATURAS (NEPEx LICENCIATURAS) DO INSTITUTO FEDERAL GOIANO 1 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO REGULAMENTO DO NÚCLEO DE ENSINO, PESQUISA E

Leia mais

Fanor - Faculdade Nordeste

Fanor - Faculdade Nordeste Norma 025: Projeto de Avaliação Institucional Capítulo I Disposições Gerais A avaliação institucional preocupa-se, fundamentalmente, com o julgamento dos aspectos que envolvem a realidade interna e externa

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 08/03-COUN

RESOLUÇÃO Nº 08/03-COUN RESOLUÇÃO Nº 08/03-COUN Estabelece o Regimento Interno do Núcleo de Educação a Distância (NEAD) da Universidade Federal do Paraná. O CONSELHO UNIVERSITÁRIO da Universidade Federal do Paraná, no uso de

Leia mais

EDITAL DE CONVOCAÇÃO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE APOIO A PROJETOS DE PESQUISA 2015.2

EDITAL DE CONVOCAÇÃO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE APOIO A PROJETOS DE PESQUISA 2015.2 EDITAL DE CONVOCAÇÃO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE APOIO A PROJETOS DE PESQUISA 2015.2 A Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão Comunitária da Universidade Salvador UNIFACS torna público e convoca

Leia mais

MBA EM GESTÃO PÚBLICA

MBA EM GESTÃO PÚBLICA EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online MBA EM GESTÃO PÚBLICA Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação

Leia mais

FORMAÇÃO PLENA. Desde a criação do primeiro Programa de NA PÓS-GRADUAÇÃO

FORMAÇÃO PLENA. Desde a criação do primeiro Programa de NA PÓS-GRADUAÇÃO FORMAÇÃO PLENA NA PÓS-GRADUAÇÃO Desde a criação do primeiro Programa de Pós- Sricto Sensu, em Fitotecnia, em 1975, a UFLA ocupou-se de pautar as suas ações em fundamentos morais sólidos e em valores que

Leia mais

Proposta de Curso de Especialização em Gestão e Avaliação da Educação Profissional

Proposta de Curso de Especialização em Gestão e Avaliação da Educação Profissional Proposta de Curso de Especialização em Gestão e Avaliação da Educação Profissional A Educação Profissional analisada sob a ótica de sua gestão e de sua avaliação de modo a instrumentalizar gestores educacionais

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO CENTRO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO E LINGUAGEM (CEEL)

REGIMENTO INTERNO DO CENTRO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO E LINGUAGEM (CEEL) REGIMENTO INTERNO DO CENTRO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO E LINGUAGEM (CEEL) TÍTULO 1 Da Instituição e seus Fins Art. 1 0 O Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL), criado em 2004, para integrar uma

Leia mais

Política de desenvolvimento do acervo DA BIBLIOTECA DA FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DE BELO HORIZONTE - FACISABH

Política de desenvolvimento do acervo DA BIBLIOTECA DA FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DE BELO HORIZONTE - FACISABH Política de desenvolvimento do acervo DA BIBLIOTECA DA FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DE BELO HORIZONTE - FACISABH Belo Horizonte 2014 POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO E ATUALIZAÇÃO DO ACERVO DA BIBLIOTECA

Leia mais

RED IBEROAMERICANA DE TURISMO FUNDACIÓN CÁTEDRA IBEROAMERICANA. Mirian Rejowski

RED IBEROAMERICANA DE TURISMO FUNDACIÓN CÁTEDRA IBEROAMERICANA. Mirian Rejowski RED IBEROAMERICANA DE TURISMO FUNDACIÓN CÁTEDRA IBEROAMERICANA Mirian Rejowski ANPTUR Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo São Paulo Brasil Universidade Anhembi Morumbi E-mail: anptur@anptur.org.br

Leia mais

O ESTADO DA ARTE DO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA DA UFRN A PARTIR DAS DISSERTAÇÕES E PERFIL DOS EGRESSOS

O ESTADO DA ARTE DO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA DA UFRN A PARTIR DAS DISSERTAÇÕES E PERFIL DOS EGRESSOS IX CONGRESO INTERNACIONAL SOBRE INVESTIGACIÓN EN DIDÁCTICA DE LAS CIENCIAS Girona, 9-12 de septiembre de 2013 COMUNICACIÓN O ESTADO DA ARTE DO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA DA

Leia mais

CENTRO LÚCIO COSTA (CLC) PROGRAMA DE FORMAÇÃO Novembro 2013

CENTRO LÚCIO COSTA (CLC) PROGRAMA DE FORMAÇÃO Novembro 2013 CENTRO LÚCIO COSTA (CLC) PROGRAMA DE FORMAÇÃO Novembro 2013 Datam de 2008 as primeiras negociações entre o Governo do Brasil e a UNESCO para a criação de um Centro de Categoria II (CC2) sediado no Rio

Leia mais

CURSO: MESTRADO ACADÊMICO

CURSO: MESTRADO ACADÊMICO IDENTIFICAÇÃO ÁREA DE AVALIAÇÃO: ARTES/MÚSICA PERÍODO DE AVALIAÇÃO: 2016 ANO DE PUBLICAÇÃO DESTE DOCUMENTO: 2016 COORDENADOR DE ÁREA: ANTÔNIA PEREIRA BEZERRA COORDENADOR ADJUNTO: VERA BEATRIZ SIQUEIRA

Leia mais

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 2, DE 27 DE SETEMBRO DE

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 2, DE 27 DE SETEMBRO DE Ministério da Educação CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 2, DE 27 DE SETEMBRO DE 2013 Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Relações

Leia mais

ADAPTAÇÕES NECESSÁRIAS PARA O ALUNO SURDOCEGO ADQUIRIDO NA ESCOLA DE ENSINO REGULAR

ADAPTAÇÕES NECESSÁRIAS PARA O ALUNO SURDOCEGO ADQUIRIDO NA ESCOLA DE ENSINO REGULAR ADAPTAÇÕES NECESSÁRIAS PARA O ALUNO SURDOCEGO ADQUIRIDO NA ESCOLA DE ENSINO REGULAR Tais Pereira de Sousa Lima Ma. Cyntia Moraes Teixeira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Leia mais

Organização Curricular e o ensino do currículo: um processo consensuado

Organização Curricular e o ensino do currículo: um processo consensuado Organização Curricular e o ensino do currículo: um processo consensuado Andréa Pereira de Souza Gestora da Formação Permanente na Secretaria Municipal de Educação do município de Mogi das Cruzes. Cintia

Leia mais

CRITÉTIOS DE AVALIAÇÃO DA CAPES

CRITÉTIOS DE AVALIAÇÃO DA CAPES MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI MINAS GERAIS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU MESTRADO PROFISSIONAL TECNOLOGIA,

Leia mais

CRITÉRIOS PARA CREDENCIAMENTO DE LÍDERES E CERTIFICAÇÃO DE GRUPOS DE PESQUISA DO IFAM. CAPÍTULO I DAS FINALIDADES

CRITÉRIOS PARA CREDENCIAMENTO DE LÍDERES E CERTIFICAÇÃO DE GRUPOS DE PESQUISA DO IFAM. CAPÍTULO I DAS FINALIDADES CRITÉRIOS PARA CREDENCIAMENTO DE LÍDERES E CERTIFICAÇÃO DE GRUPOS DE PESQUISA DO IFAM. Este Regulamento dispõe sobre os Critérios para Credenciamento de Líderes e Certificação de Grupos de Pesquisa do

Leia mais

O CONHECIMENTO CIENTÍFICO EM TURISMO NO BRASIL:

O CONHECIMENTO CIENTÍFICO EM TURISMO NO BRASIL: 2152 O CONHECIMENTO CIENTÍFICO EM TURISMO NO BRASIL: indícios de institucionalização científica a partir dos cursos de pós-graduação (stricto sensu) - período de 2000 a 2006 Christiane Fabíola Momm 1 Raimundo

Leia mais

11. EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

11. EDUCAÇÃO PROFISSIONAL 11. EDUCAÇÃO PROFISSIONAL A educação profissional no Brasil já assumiu diferentes funções no decorrer de toda a história educacional brasileira. Até a promulgação da atual LDBEN, a educação profissional

Leia mais

RESOLUÇÃO nº 031, de 14 de abril de 2.005.

RESOLUÇÃO nº 031, de 14 de abril de 2.005. UNIVERSIDADE DO PLANALTO CATARINENSE Av. Castelo Branco, 170 - CEP 88 509 900 Lages SC - Cx.P. 525 - Fone (49) 251 1022 - Fax (49) 251 1051 home-page: http:/www.uniplac.net e-mail: uniplac@uniplac.net

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online ENFERMAGEM DO TRABALHO Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação

Leia mais

Universidade de Brasília FACE - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Departamento de Economia Programa de Pós-Graduação

Universidade de Brasília FACE - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Departamento de Economia Programa de Pós-Graduação Regulamento do Programa de Pós-Graduação do Departamento de Economia Aprovado pelo Colegiado de Pós-Graduação em 17/02/2009 Título I Disposições Gerais Art. 1º Art. 2º Art. 3º O Programa de Pós-Graduação

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI COORDENAÇÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI COORDENAÇÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA TERMO DE AJUSTE nº 01 PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA JANEIRO 2014 O curso de Administração Pública da Universidade Federal do Cariri FAZ MODIFICAÇÕES QUE AJUSTAM O ATUAL

Leia mais

A FORMAÇÃO DO CONHECIMENTO EM DIREITOS HUMANOS PARA A EDUCAÇÃO

A FORMAÇÃO DO CONHECIMENTO EM DIREITOS HUMANOS PARA A EDUCAÇÃO A FORMAÇÃO DO CONHECIMENTO EM DIREITOS HUMANOS PARA A EDUCAÇÃO Resumo Jaderson Felisberto Valério 1 - PUCPR Reginaldo Rodrigues da Costa 2 - PUCPR Grupo de Trabalho - Didática: Teorias, Metodologias e

Leia mais

PLANO ESTRATÉGICO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 2013/2018

PLANO ESTRATÉGICO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 2013/2018 1 PLANO ESTRATÉGICO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 2013/2018 1. Introdução A Secretaria de Tecnologias da Informação e da Comunicação (STI) foi criada a partir da Resolução do Conselho Diretor n.º 44, de

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO CULTURAL

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO CULTURAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO CULTURAL A cultura contemporânea, conceitos e tendências Opções internacionais da política cultural O caso brasileiro - Cultura e conhecimento, cultura e inovação, cultura

Leia mais

A RESPONSABILIDADE SOCIAL UNIVERSITÁRIA NAS INSTITUIÇÕES DA MACRORREGIÃO DE CAMPINAS. ZANARDI, Gisele. 1,1

A RESPONSABILIDADE SOCIAL UNIVERSITÁRIA NAS INSTITUIÇÕES DA MACRORREGIÃO DE CAMPINAS. ZANARDI, Gisele. 1,1 A RESPONSABILIDADE SOCIAL UNIVERSITÁRIA NAS INSTITUIÇÕES DA MACRORREGIÃO DE CAMPINAS ZANARDI, Gisele. 1,1 1 Centro Universitário Salesiano de São Paulo - UNISAL, Americana, SP.; 2 Discente, Programa de

Leia mais

Programa de Educação Tutorial - PET 2010. Edital CLA-PET 07/2012 Seleção de Tutor

Programa de Educação Tutorial - PET 2010. Edital CLA-PET 07/2012 Seleção de Tutor Programa de Educação Tutorial - PET 2010 Edital CLA-PET 07/2012 Seleção de Tutor A Universidade Federal do Pampa, através do Comitê Local de Acompanhamento do Programa de Educação Tutorial (CLA-PET), torna

Leia mais

Indicadores de Avaliação de Programas de Pós-Graduação: um estudo comparativo na área da Matemática.

Indicadores de Avaliação de Programas de Pós-Graduação: um estudo comparativo na área da Matemática. Indicadores de Avaliação de Programas de Pós-Graduação: um estudo comparativo na área da Matemática. Ma. Renata Cristina Gutierres Castanha Dra. Maria Cláudia Cabrini Grácio 1 INTRODUÇÃO O desenvolvimento

Leia mais

PADRÕES DE QUALIDADE OUTUBRO 2000

PADRÕES DE QUALIDADE OUTUBRO 2000 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DEPARTAMENTO DE POLÍTICA DO ENSINO SUPERIOR COORDENAÇÃO DAS COMISSÕES DE ESPECIALISTAS DE ENSINO COMISSÃO DE ESPECIALISTAS DE ENSINO DE FARMÁCIA PADRÕES

Leia mais

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE GRAVATAÍ

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE GRAVATAÍ FACULDADE DE TECNOLOGIA DE GRAVATAÍ REGIMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO Atualização do Regimento de 2012 Porto Alegre, março de 2015 Faculdade de Tecnologia de Porto Alegre Av. Julio de Castilhos,

Leia mais

FACULDADE LEGALE RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO 2014 REFERENTE A 2013

FACULDADE LEGALE RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO 2014 REFERENTE A 2013 FACULDADE LEGALE RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO 2014 REFERENTE A 2013 ELABORADO DE ACORDO COM O MODELO DO: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO - COMISSÃO NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR CONAES/INSTITUTO NACIONAL

Leia mais

CAPÍTULO II DOS DIREITOS SOCIAIS

CAPÍTULO II DOS DIREITOS SOCIAIS DA LEGALIDADE DO INTERCÂMBIO CULTURAL A legislação brasileira regulamentadora dos cursos de Pós-Graduação nas modalidades de Educação Presencial e Educação a Distância (EaD), para que seja aplicada no

Leia mais

(MAPAS VIVOS DA UFCG) PPA-UFCG RELATÓRIO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA UFCG CICLO 2006-2008 ANEXO (PARTE 2) DIAGNÓSTICOS E RECOMENDAÇÕES

(MAPAS VIVOS DA UFCG) PPA-UFCG RELATÓRIO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA UFCG CICLO 2006-2008 ANEXO (PARTE 2) DIAGNÓSTICOS E RECOMENDAÇÕES 1 PPA-UFCG PROGRAMA PERMANENTE DE AVALIAÇÃO RELATÓRIO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA UFCG CICLO 2006-2008 ANEXO (PARTE 2) DIAGNÓSTICOS E RECOMENDAÇÕES (MAPAS VIVOS DA UFCG) 2 DIMENSÃO MISSÃO E PDI MAPAS VIVOS DE

Leia mais

Serviço social. Indicadores das Graduações em Saúde Estação de Trabalho IMS/UERJ do ObservaRH

Serviço social. Indicadores das Graduações em Saúde Estação de Trabalho IMS/UERJ do ObservaRH Indicadores das Graduações em Saúde Estação de Trabalho IMS/UERJ do ObservaRH Serviço social Os cursos de graduação presenciais de Serviço Social no Brasil surgem na segunda metade dos anos 30, em um contexto

Leia mais

CONSELHO DE REGULAÇÃO E MELHORES PRÁTICAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO DELIBERAÇÃO Nº 68

CONSELHO DE REGULAÇÃO E MELHORES PRÁTICAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO DELIBERAÇÃO Nº 68 CONSELHO DE REGULAÇÃO E MELHORES PRÁTICAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO DELIBERAÇÃO Nº 68 O Conselho de Regulação e Melhores Práticas de Fundos de Investimento, no exercício das atribuições a ele conferidas

Leia mais

Plano Nacional de Educação: uma dívida histórica do Estado brasileiro

Plano Nacional de Educação: uma dívida histórica do Estado brasileiro Plano Nacional de Educação: uma dívida histórica do Estado brasileiro A Associação Nacional de Política e Administração da Educação ANPAE, fundada em 1961 1, é uma associação civil de caráter educativo,

Leia mais

A HOTELARIA NA CIDADE DE PONTA GROSSA PR: UMA ANÁLISE DO PERFIL DO HÓSPEDE E DA OCUPAÇÃO HOTELEIRA ATRAVÉS DE PROJETO DE EXTENSÃO

A HOTELARIA NA CIDADE DE PONTA GROSSA PR: UMA ANÁLISE DO PERFIL DO HÓSPEDE E DA OCUPAÇÃO HOTELEIRA ATRAVÉS DE PROJETO DE EXTENSÃO 13. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( X ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online ENSINO DE FÍSICA EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação na Modalidade

Leia mais

O Uso da Inteligência Competitiva e Seus Sete Subprocessos nas Empresas Familiares

O Uso da Inteligência Competitiva e Seus Sete Subprocessos nas Empresas Familiares O Uso da Inteligência Competitiva e Seus Sete Subprocessos nas Empresas Familiares O uso da Inteligência Competitiva como processo para monitorar tecnologias, legislação, ambiente regulatório, concorrência,

Leia mais

PUBLICO ESCOLAR QUE VISITA OS ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE MANAUS DURANTE A SEMANA DO MEIO AMBIENTE

PUBLICO ESCOLAR QUE VISITA OS ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE MANAUS DURANTE A SEMANA DO MEIO AMBIENTE PUBLICO ESCOLAR QUE VISITA OS ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE MANAUS DURANTE A SEMANA DO MEIO AMBIENTE Marcia Karina Santos Ferreira 1 ; Augusto Fachín Terán 2 ¹Licenciada em Pedagogia. Universidade do Estado do

Leia mais

Esta Deliberação entra em vigor nesta data. São Caetano do Sul, 09 de setembro de 2013. Prof. Dr. Marcos Sidnei Bassi. Reitor

Esta Deliberação entra em vigor nesta data. São Caetano do Sul, 09 de setembro de 2013. Prof. Dr. Marcos Sidnei Bassi. Reitor DELIBERAÇÃO CONSEPE nº 027/2013, de 09 de setembro de 2013. Aprova Critérios para Credenciamento/Recredenciamento e Descredenciamento de Professores no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade

Leia mais

SISTEMA DE AVALIAÇÃO E APOIO À QUALIDADE DO ENSINO A DISTÂNCIA

SISTEMA DE AVALIAÇÃO E APOIO À QUALIDADE DO ENSINO A DISTÂNCIA 1 SISTEMA DE AVALIAÇÃO E APOIO À QUALIDADE DO ENSINO A DISTÂNCIA Renato Cislaghi, UFSC, cislaghi@inf.ufsc.br Silvia Modesto Nassar, UFSC, silvia@inf.ufsc.br Beatriz Wilges, UFSC, beaw@inf.ufsc.br Introdução

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA I INTRODUÇÃO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA I INTRODUÇÃO REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA I INTRODUÇÃO O estágio curricular do curso de Engenharia Mecânica é uma atividade obrigatória, em consonância com as Diretrizes Curriculares

Leia mais

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES Diretoria de Programas e Bolsas no País - DPB

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES Diretoria de Programas e Bolsas no País - DPB Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES Diretoria de Programas e Bolsas no País - DPB EDITAL Nº 019/2010/CAPES Chamada para Publicação Revista Brasileira de Pós-Graduação RBPG

Leia mais

Palavras-Chave: Competência Informacional. Fontes de Informação. Pesquisa Escolar.

Palavras-Chave: Competência Informacional. Fontes de Informação. Pesquisa Escolar. OFICINA DE PESQUISA ESCOLAR NA WEB: PRÁTICAS PARA COMPETÊNCIA INFORMACIONAL 1 Andreza Nadja Freitas Serafim 2 andrezanfs@yahoo.com.br Universidade Federal da Paraíba Ciro Ítalo Tertulino 3 ciro.italo@hotmail.com

Leia mais

A GESTÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS MUNICIPAIS: UMA ANÁLISE DAS PROPOSTAS PEDAGÓGICAS WIGGERS, Verena. UFSC/ PUC GT: Educação de Crianças de 0 a 6 anos /

A GESTÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS MUNICIPAIS: UMA ANÁLISE DAS PROPOSTAS PEDAGÓGICAS WIGGERS, Verena. UFSC/ PUC GT: Educação de Crianças de 0 a 6 anos / A GESTÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS MUNICIPAIS: UMA ANÁLISE DAS PROPOSTAS PEDAGÓGICAS WIGGERS, Verena. UFSC/ PUC GT: Educação de Crianças de 0 a 6 anos / n.07 Agência Financiadora: CNPq / CAPES O projeto em

Leia mais

Startup Energy. Edital de Participação 2012 v. 02

Startup Energy. Edital de Participação 2012 v. 02 Startup Energy Edital de Participação 2012 v. 02 1. APRESENTAÇÃO A CakeRoll Brasil, empresa realizadora do FEEC BRAZIL 2012, lança o I Startup Energy, uma competição pra empresas startups que apresentem

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 1/POSJOR/2013

RESOLUÇÃO Nº 1/POSJOR/2013 RESOLUÇÃO Nº 1/POSJOR/2013 Dispõe sobre os critérios para credenciamento e recredenciamento de docentes no Programa de Pós- Graduação em Jornalismo (POSJOR), define o número de orientandos por orientador

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 5, DE 2 DE FEVEREIRO DE 2006 1

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 5, DE 2 DE FEVEREIRO DE 2006 1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 5, DE 2 DE FEVEREIRO DE 2006 1 Institui as Diretrizes Curriculares para o curso de graduação em Engenharia

Leia mais

PROPOSTA DA NOVA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS - UFLA

PROPOSTA DA NOVA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS - UFLA PROPOSTA DA NOVA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DA 1. INTRODUÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS - UFLA Comissão, Portaria Reitor 1.136/setembro/2012 e Portaria 623/Julho/2013 Lavras, 9-12-2013 1 Esta proposta

Leia mais

EDITAL Nº 026/2016 Referente ao Aviso Nº 082/2016, publicado no D.O.E. de 28/06/2016.

EDITAL Nº 026/2016 Referente ao Aviso Nº 082/2016, publicado no D.O.E. de 28/06/2016. EDITAL Nº 026/2016 Referente ao Aviso Nº 082/2016, publicado no D.O.E. de 28/06/2016. O REITOR DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB), no uso de suas atribuições legais e regimentais, torna público,

Leia mais

PLANEJAMENTO DE ATIVIDADES EM CURSOS PRESENCIAIS E SEMIPRESENCIAIS Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré rieli@rieli.com

PLANEJAMENTO DE ATIVIDADES EM CURSOS PRESENCIAIS E SEMIPRESENCIAIS Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré rieli@rieli.com 1 PLANEJAMENTO DE ATIVIDADES EM CURSOS PRESENCIAIS E SEMIPRESENCIAIS Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré rieli@rieli.com 1. Cenário no Brasil: o aspecto legal A Lei de Diretrizes e Bases da Educação,

Leia mais

PPGHIS/ICHS/UFOP PROPOSTA DE AVALIAÇÃO DO PROGRAMA NA ÓTICA DE SEUS EGRESSOS DO TRIÊNIO 2009-2011

PPGHIS/ICHS/UFOP PROPOSTA DE AVALIAÇÃO DO PROGRAMA NA ÓTICA DE SEUS EGRESSOS DO TRIÊNIO 2009-2011 PPGHIS/ICHS/UFOP PROPOSTA DE AVALIAÇÃO DO PROGRAMA NA ÓTICA DE SEUS EGRESSOS DO TRIÊNIO 2009-2011 Projeto elaborado pela Prof.ª Dr.ª Anna Lúcia Cogo (Universidade Estadual de Santa Cruz, Bahia) 1. Introdução/Justificativa

Leia mais

A ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NA REDE PÚBLICA DE EDUCAÇÃO FRENTE À DEMANDA ESCOLAR: REGULAMENTAÇÃO, CONCEPÇÕES, PRÁTICAS E INOVAÇÕES.

A ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NA REDE PÚBLICA DE EDUCAÇÃO FRENTE À DEMANDA ESCOLAR: REGULAMENTAÇÃO, CONCEPÇÕES, PRÁTICAS E INOVAÇÕES. A ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NA REDE PÚBLICA DE EDUCAÇÃO FRENTE À DEMANDA ESCOLAR: REGULAMENTAÇÃO, CONCEPÇÕES, PRÁTICAS E INOVAÇÕES. Daniela Fernanda Schott 1, Celso Francisco Tondin 2, Irme Salete Bonamigo

Leia mais

MINISTRO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO

MINISTRO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO EDITAL N o 03, DE 09 DE DEZEMBRO DE 2015 EDITAL DE SELEÇÃO DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR BRASILEIRAS PARA A UNIVERSIDADE EM REDE DO BRICS (BRASIL, RÚSSIA, ÍNDIA, CHINA

Leia mais

RESOLUÇÃO CONSUN N 017/2011

RESOLUÇÃO CONSUN N 017/2011 RESOLUÇÃO CONSUN N 017/2011 Ementa: Regulamenta a distribuição da carga horária docente em atividades de Ensino, Pesquisa, Extensão, Gestão e Associativa. O Presidente do Conselho Universitário-CONSUN,

Leia mais

EDITAL DE APOIO A PESQUISADORES INTERNACIONAIS VISITANTES UFMT

EDITAL DE APOIO A PESQUISADORES INTERNACIONAIS VISITANTES UFMT EDITAL DE APOIO A PESQUISADORES INTERNACIONAIS VISITANTES UFMT EDITAL PROPeq/UFMT DE APOIO A PESQUISADORES INTERNACIONAIS VISITANTES - Maio de 2015 I) OBJETIVOS: O Edital de Apoio à participação de pesquisadores

Leia mais

NCE/15/00099 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/15/00099 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/15/00099 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de Ensino Superior / Entidade Instituidora: Instituto Politécnico De Setúbal

Leia mais

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC de INFORMÁTICA II - FERRAMENTAS PARA ESCRITÓRIO. Parte 1 (Solicitante)

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC de INFORMÁTICA II - FERRAMENTAS PARA ESCRITÓRIO. Parte 1 (Solicitante) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA Aprovação do curso e Autorização da oferta PROJETO PEDAGÓGICO

Leia mais

PROJETO DE EXTENSÃO TÍTULO DO PROJETO:

PROJETO DE EXTENSÃO TÍTULO DO PROJETO: PROJETO DE ETENSÃO TÍTULO DO PROJETO: Educação nutricional para promoção de uma alimentação saudável NATUREZA: ( ) Pesquisa ( x) Extensão / Local: Fundação Metodista DOCENTES: Titular: ( ) Doutor ( x )

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA - CONSULTORIA DE CURTO PRAZO NACIONAL

TERMO DE REFERÊNCIA - CONSULTORIA DE CURTO PRAZO NACIONAL TERMO DE REFERÊNCIA - CONSULTORIA DE CURTO PRAZO NACIONAL Função no Projeto: Nosso número: 031.2013 Resultado: Atividades: Antecedentes: (breve histórico justificando a contratação) DADOS DA CONSULTORIA

Leia mais

Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO PROPOSTA

Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO PROPOSTA Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO PROPOSTA Considerando que o Ensino Médio é para a maioria dos cidadãos a última oportunidade de uma educação formal em Biologia, a

Leia mais

Energia Elétrica: Previsão da Carga dos Sistemas Interligados 2 a Revisão Quadrimestral de 2004

Energia Elétrica: Previsão da Carga dos Sistemas Interligados 2 a Revisão Quadrimestral de 2004 Energia Elétrica: Previsão da Carga dos Sistemas Interligados 2 a Revisão Quadrimestral de 2004 Período 2004/2008 INFORME TÉCNICO PREPARADO POR: Departamento de Estudos Energéticos e Mercado, da Eletrobrás

Leia mais

XLIII PLENÁRIA NACIONAL DO FÓRUM DOS CONSELHOS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO - FNCE

XLIII PLENÁRIA NACIONAL DO FÓRUM DOS CONSELHOS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO - FNCE XLIII PLENÁRIA NACIONAL DO FÓRUM DOS CONSELHOS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO - FNCE O Futuro da Educação a Distância na Educação Básica Francisco Aparecido Cordão facordao@uol.com.br Dispositivos da LDB e DECRETOS

Leia mais

Edital nº 01/2015 EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA A ESCOLHA DE ORIENTADOR DE ESTUDOS DO PNAIC PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA

Edital nº 01/2015 EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA A ESCOLHA DE ORIENTADOR DE ESTUDOS DO PNAIC PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA Edital nº 01/2015 EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA A ESCOLHA DE ORIENTADOR DE ESTUDOS DO PNAIC PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA A Secretaria Municipal de Educação e Cultura do Município

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CAMPUS VITÓRIA Avenida Vitória, 1729 Jucutuquara 29040-780 Vitória ES 27 3331-2110

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CAMPUS VITÓRIA Avenida Vitória, 1729 Jucutuquara 29040-780 Vitória ES 27 3331-2110 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CAMPUS VITÓRIA Avenida Vitória, 1729 Jucutuquara 29040-780 Vitória ES 27 3331-2110 DIREÇÃO GERAL DO IFES CAMPUS VITÓRIA IFES DIRETORIA DE PESQUISA

Leia mais

RESOLUÇÃO DO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (CONSEPE) N.º 09/2010

RESOLUÇÃO DO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (CONSEPE) N.º 09/2010 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS RESOLUÇÃO DO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (CONSEPE) (alterada pela Resolução Consepe n.º 24/2011) N.º 09/2010 Dispõe sobre as normas

Leia mais

EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: O QUE DIZEM AS INVESTIGAÇÕES E PRODUÇÕES TEMÁTICAS NOS ÚLTIMOS DEZ ANOS?

EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: O QUE DIZEM AS INVESTIGAÇÕES E PRODUÇÕES TEMÁTICAS NOS ÚLTIMOS DEZ ANOS? EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: O QUE DIZEM AS INVESTIGAÇÕES E PRODUÇÕES TEMÁTICAS NOS ÚLTIMOS DEZ ANOS? Ilma Regina Castro Saramago de Souza 1 (UFGD) Marilda Moraes Garcia Bruno 2 (UFGD) Palavras-chave: Escolarização

Leia mais

REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA FACULDADE DE APUCARANA FAP

REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA FACULDADE DE APUCARANA FAP REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA FACULDADE DE APUCARANA FAP Regulamento do Curricular Supervisionado do Curso de Graduação em Pedagogia - Licenciatura Faculdade de

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA - UESB Recredenciada pelo Decreto Estadual N 9.996, de 02.05.2006 EDITAL N.º 003/2015

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA - UESB Recredenciada pelo Decreto Estadual N 9.996, de 02.05.2006 EDITAL N.º 003/2015 UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA - UESB Recredenciada pelo Decreto Estadual N 9.996, de 02.05.2006 EDITAL N.º 003/2015 O Reitor da UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA - UESB, no uso de

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO ESCOLAR INTEGRADORA LATO SENSU MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO ESCOLAR INTEGRADORA LATO SENSU MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO ESCOLAR INTEGRADORA LATO SENSU MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO por PROFª Ms. Maria Rosa Silva Lourinha Rio de Janeiro, MARÇO / 2013. 1 ÍNDICE Apresentação 1.

Leia mais

EDITAL DE CREDENCIAMENTO UTRAMIG / Nº 11 / 2012. Processo de Credenciamento de Docentes Colaboradores Externos

EDITAL DE CREDENCIAMENTO UTRAMIG / Nº 11 / 2012. Processo de Credenciamento de Docentes Colaboradores Externos EDITAL DE CREDENCIAMENTO UTRAMIG / Nº 11 / 2012 Processo de Credenciamento de Docentes Colaboradores Externos A Fundação de Educação para o Trabalho de Minas Gerais UTRAMIG comunica a abertura do processo

Leia mais

PROCESSO DE SELEÇÃO DE DOCENTE PARA O CURSO DE GRADUAÇÃO EM TURISMO DA FACULDADE ESTÁCIO DE SÁ ESPÍRITO SANTO EDITAL 01/2011

PROCESSO DE SELEÇÃO DE DOCENTE PARA O CURSO DE GRADUAÇÃO EM TURISMO DA FACULDADE ESTÁCIO DE SÁ ESPÍRITO SANTO EDITAL 01/2011 PROCESSO DE SELEÇÃO DE DOCENTE PARA O CURSO DE GRADUAÇÃO EM TURISMO DA FACULDADE ESTÁCIO DE SÁ ESPÍRITO SANTO EDITAL 01/2011 A Faculdade Estácio de Sá do Espírito Santo divulga a abertura de inscrições,

Leia mais

1 Introdução. Lei Nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.

1 Introdução. Lei Nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. 11 1 Introdução No contexto da reforma da administração do Estado, ocorrida com o fim da ditadura militar, a educação sofreu ajustamentos que se refletiram nas mudanças ocorridas na legislação durante

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO I INTRODUÇÃO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO I INTRODUÇÃO REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO I INTRODUÇÃO O estágio curricular do curso de Administração é uma atividade obrigatória, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais

Leia mais

PORTARIA INTERMINISTERIAL Nº 5/2014

PORTARIA INTERMINISTERIAL Nº 5/2014 PORTARIA INTERMINISTERIAL Nº 5/2014 Dispõe sobre a reorganização da Rede Nacional de Certificação Profissional - Rede Certific. OS MINISTROS DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E DE ESTADO DO TRABALHO E EMPREGO, no

Leia mais

A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE PEDAGOGIA DA FESURV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE

A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE PEDAGOGIA DA FESURV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE PEDAGOGIA DA FESURV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE Bruna Cardoso Cruz 1 RESUMO: O presente trabalho procura conhecer o desempenho profissional dos professores da faculdade

Leia mais