Quebrando paradigmas: a disponibilização de dados de biodiversidade - o exemplo do PPBio Amazônia Ocidental

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Quebrando paradigmas: a disponibilização de dados de biodiversidade - o exemplo do PPBio Amazônia Ocidental"

Transcrição

1 Quebrando paradigmas: a disponibilização de dados de biodiversidade - o exemplo do PPBio Amazônia Ocidental Flávia Fonseca Pezzini, Ricardo Braga-Neto, Debora Drucker, William Magnusson Resumo: Esse artigo descreve a experiência do Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio na disponibilização de dados de levantamentos de biodiversidade. O PPBio é um programa do Ministério de Ciência e Tecnologia que visa, dentre outros objetivos, fomentar a ampliação da Base de Conhecimento sobre a Biodiversidade Amazônica, de forma a articular pesquisadores de diferentes especialidades em biodiversidade de diferentes instituições. Possui o Componente Inventários Biológicos, que visa facilitar a realização de levantamentos padronizados em sítios de coleta e disponibilizar metadados e dados para estudos de longa duração. Em cinco anos de existência, o PPBio vem ampliando e modernizando sua base de dados, visando consolidar e disponibilizar informações biológicas tanto em escala local, como regional. Abstract: This article describes the experience of the Program for Biodiversity Research (PPBio - in providing survey data on biodiversity. PPBio is a Ministry of Science and Technology (MCT-Brazil) program that aims, among other things, to expand the knowledge base on Amazonian biodiversity, in order to integrate the results of researchers from different specialties in biodiversity and different institutions. The program s Biological Inventories component is responsible for standardized surveys in collection sites and provides metadata and data from longterm studies. In five years of existence, PPBio has broadened and modernized its database, seeking to consolidate and available biological information on both local and regional levels.

2 Introdução Dados de levantamentos biológicos (freqüentemente chamados erradamente inventários ) são de extrema importância, pois são considerados pontos de partida para outros estudos acadêmicos e aplicações no manejo de espécies e ecossistemas. Entretanto, esses dados de nada têm valia se ficarem armazenados de forma desordenada e fragmentada. Muitas vezes, eles ficam guardados em cadernos de campo e nunca são analisados, representando um desperdício de recursos investidos. Para ser útil para outros usuários, um conjunto de dados deve sempre vir acompanhado de explicações detalhadas de como foram coletados, onde, por quem e quando; os chamados Metadados. Com isso, assegura se que esse conjunto de dados possa ser entendido e utilizado futuramente por qualquer pessoa, não necessariamente por quem o coletou. Esses cuidados garantem a organização, qualidade e longevidade dos dados [Michener et al. 2006]. A questão do compartilhamento de dados de biodiversidade tem sido cada vez mais discutida e aceita [ex. Michener et al. 1997, Zimmerman 2003, Baker & Bowker 2007]. No Brasil, podemos destacar algumas iniciativas como: Biota Fapesp, Team, LBA, Center for Tropical Forest Science (CTFS), Geoma e PELD. Entretanto, após alguns anos de existência, esses programas não disponibilizaram suas bases de dados de levantamentos de campo de forma simples e acessível a todas as pessoas. Em alguns casos, o banco de dados é inexistente e as informações coletadas estão fragmentadas e podem ser até perdidas. Outras vezes, é necessário possuir uma senha para ter acesso às informações e somente os contribuintes têm esse acesso. Geralmente, possuem uma interface tipo busca pouco flexível, que dificulta a extração de dados de acordo com a necessidade do usuário. Visando disponibilizar um banco de dados sobre a biodiversidade Amazônica para diversos setores da sociedade, o PPBio segue o princípio de que toda coleta de informações deve ser devidamente documentada na forma de metadados, associado ao respectivo conjunto de dados validados e disponibilizada em um sítio na internet com livre acesso. Metodologia O PPBio Amazônia Ocidental possui um portal (http://ppbio.inpa.gov.br) no qual toda a informação sobre levantamentos biológicos realizadas em seus sítios de coleta está disponível na forma de metadados associados à um conjunto de dados. Os metadados presentes no Portal PPBio Amazônia Ocidental seguem o padrão EML [Ecological Metadata Language - Fegraus et al. 2005], desenvolvido pelo Knowledge Network for Biocomplexity (KNB - uma rede americana que pretende a

3 integração dos dados de vários sítios de coletas, laboratórios e pesquisadores. O protocolo EML é compatível com o DarwinCore, padrão amplamente utilizado para a documentação de dados taxonômicos. O padrão EML está organizado da seguinte maneira: Responsável, Endereço, Financiamento, Resumo, Palavras chave, Licença e Direitos de Uso, Abrangência Geográfica, Coordenadas Geográficas, Abrangência Temporal, Métodos de Coletas de Dados, Arquivos de dados e Informações sobre a tabela de atributos (Figura 1). Com essas informações é possível saber quais questões motivaram a coleta e qual foi a metodologia utilizada em detalhe. É importante ressaltar que a disponibilização do contato do pesquisador responsável pela coleta é um diferencial bastante útil caso o usuário dos dados necessite algum outro esclarecimento. Figura 1 Exemplo de metadados e conjunto de dados disponíveis no Portal PPBio Os dados disponibilizados no Portal PPBio Amazônia Ocidental são brutos, ou seja, na forma mais simples possível, para que a partir deles seja possível realizar diversos tipos de análises e comparações, facilitando a integração entre diferentes amostras. Nesse conjunto de informações estão disponíveis também dados abióticos considerados básicos para as demais pesquisas, por exemplo, sobre granulometria e fertilidade do solo, inclinação, altitude, caracterização do lençol freático, estrutura físico química dos igarapés, dentre outros. O PPBio possui um gestor responsável por alimentar esse banco de metadados e dados, mantendo uma interação com os pesquisadores que coletam os dados. É função dessa pessoa garantir que todas as pesquisas de campo sejam registradas na forma de metadados após a visita à campo e que os dados estejam validados e disponíveis após poucos meses ou no máximo após 1 ano. Resultados Desde sua criação em 2004, o PPBio disponibiliza em seu Portal os metadados e os dados coletados em suas grades/módulos e nas grades/módulos de instituições parceiras, acumulando em 5 anos de existência, um acervo de 152 metadados e 102 conjuntos de dados associados.

4 Exemplos de estudos gerados por análise de diversos bancos de dados tem sido cada vez mais freqüentes [ex. Hale & Hollister 2009]. Entretanto, o potencial de análise dos dados gerados pelo PPBio vai além de simples comparações. A maioria dos dados são coletados de forma padronizada, ou seja, utilizando o mesmo desenho amostral, permitindo uma análise robusta dos padrões encontrados. Essa metodologia denominada RAPELD permite levantamentos rápidos (RAP) aliados à Pesquisas Ecológica de Longa Duração (PELD) [Magnusson et al. 2005]. Os dados são utilizados pela grande maioria dos pesquisadores, sendo extremamente úteis para entender a relação da distribuição da diversidade com o ambiente e para aumentar o poder de previsão da ocorrência das espécies em uma escala espacial mais ampla. A existência do gestor responsável pela inserção dos metadados no sistema e validação dos dados é um grande diferencial do PPBio, garantindo a manutenção e longevidade do sistema e a qualidade dos dados. A inclusão dos metadados pelo próprio pesquisador pode ser demorada ou até mesmo nunca acontecer, fator que já foi apontado como um dos motivos que levam pesquisadores a não compartilhar seus dados [Nelson 2009]. Considerações finais O PPBio está modernizando seu portal, banco de dados e metadados, tornado os mais dinâmicos. Dentre as principais mudanças, está uma ferramenta que será utilizada para nos informar quais tipos de dados são os mais consultados e de onde partem as consultas. A partir disso, podemos nos guiar e saber quais são as principais demandas dos pesquisadores e demais setores da sociedade, como comunidades locais, profissionais envolvidos com manejo (por exemplo, de fauna silvestre, de pesca, de bacias hidrográficas ou florestal), laboratórios farmacêuticos, cientistas, conservacionistas e políticos. O PPBio tem como objetivo complementar as bases existentes e servir de referência para outras pessoas e iniciativas. Dois outros grandes programas do MCT, LBA e Geoma, que visam entender processos ecossistêmicos e modelar padrões de distribuição da biodiversidade, necessitam de informações padronizadas de ocorrência das espécies que podem ser obtidas no Portal PPBio. Assim, os resultados obtidos por pesquisadores associados ao programa poderão contribuir substancialmente para melhorar a qualidade da pesquisa na Amazônia, garantindo que os dados possam ser utilizados em longo prazo para diferentes finalidades. Referência Bibliográficas Baker K.S. and Bowker, G.C. (2007) Information ecology: open system environment for data, memories, and knowing. Journal of Intelligent Information Systems 29:

5 Fegraus, E. H., Andelman, S., Jones, M. B. & Schildhauer, M. (2005). Maximizing the value of ecological data with structured metadata: An introduction to ecological metadata language (EML) and principles for metadata creation. Bulletin of the Ecological Society of America 86(3): Hale, S. & Hollister, J. (2009). Beyond data management: how ecoinformatics can benefit environmental monitoring programs. Environmental Monitoring and Assessment 150: Magnusson, W.E.; Lima, A.P.; Luizão, R.; Luizão, F.; Costa, F.R.C.; Castilho, C.V. e Kinupp, V.F. (2005). RAPELD: uma modificação do método de Gentry para inventários de biodiversidade em sítios para pesquisa ecológica de longa duração. Biota Neotropica 5. Michener, W. K., Brunt, J. W., Helly, J. J., Kirchner, T. B. and Stafford, S. G. (1997). Nongeospatial Metadata for the Ecological Sciences. Ecological Applications 7: Michener, W.K. (2006). Meta-information concepts for ecological data management. Ecological Informatics 1: 3 7. Nelson, B. (2009). Data sharing: Empty archives. Nature 461: Zimmerman, A. S. (2003). Data sharing and secondary use of scientific data: Experiences of ecologists. PhD Thesis. Ann Arbor: The University of Michigan.

Armazenamento e Disponibilização de dados e metadados PPBio/CENBAM

Armazenamento e Disponibilização de dados e metadados PPBio/CENBAM CENBAM Armazenamento e Disponibilização de dados e metadados PPBio/CENBAM Flávia Fonseca Pezzini Pablo Hendrigo Alves de Melo Rainer Xavier de Amorim Dayane Oliveira (PPBio/CENBAM - INPA) Bancos x Repositórios

Leia mais

MODELO ESTRUTURADO PROJETO PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM BANCO DE DADOS DO PELD

MODELO ESTRUTURADO PROJETO PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM BANCO DE DADOS DO PELD CNPq Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico DPT Diretoria de Programa Temáticos e Setoriais CGCTM Coordenação Geral do Programa de Pesquisa em Ciências da Terra e do Meio Ambiente

Leia mais

II SIMPÓSIO CENBAM/PPBio AMAZÔNIA OCIDENTAL

II SIMPÓSIO CENBAM/PPBio AMAZÔNIA OCIDENTAL II SIMPÓSIO CENBAM/PPBio AMAZÔNIA OCIDENTAL APRESENTAÇÃO DO NÚCLEO Núcleo Regional Manaus (AM) Marcelo Menin (UFAM) Coordenadora do projeto de Bioprospecção e Coleções: Dra. Cecília Veronica Nunez (INPA)

Leia mais

Danny Vélez. Estruturação e publicação de informação sobre biodiversidade

Danny Vélez. Estruturação e publicação de informação sobre biodiversidade Danny Vélez Estruturação e publicação de informação sobre biodiversidade Tapir GBIF Portal ISO 19115 Ecosistema de ferramentas e padrões Plinian Core ABCD Audubon Core Padrões Darwin Core IPT Metadados

Leia mais

Palavras-chave: serviços qualificados, interação universidade-empresa, ecossistema inovação

Palavras-chave: serviços qualificados, interação universidade-empresa, ecossistema inovação Ampliação quantitativa e qualitativa da interação entre o ambiente da universidade e a população do Inovaparq a partir do compartilhamento de projetos e programas de extensão Vanessa de Oliveira Collere

Leia mais

Base de dados para o Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio)

Base de dados para o Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio) Edital MCT/CNPq/FNDCT N º 19/2009 Base de dados para o Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio) Proponente: MSc. Flávia Fonseca Pezzini Equipe: Dr. William Ernest Magnusson Dr. José Laurindo Campos

Leia mais

Desenvolvimento de dashboards através de dados de distribuição de energia elétrica fornecidos pela ANEEL

Desenvolvimento de dashboards através de dados de distribuição de energia elétrica fornecidos pela ANEEL Desenvolvimento de dashboards através de dados de distribuição de energia elétrica fornecidos pela ANEEL Vinícius F. M. Leão, Ariel R. Machado, Nilton H. Takagi, Thiago A. Araújo, Crischarles D. Arruda,

Leia mais

A PESQUISA COMO DISCIPLINAS NO CURSO DE ARQUIVOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

A PESQUISA COMO DISCIPLINAS NO CURSO DE ARQUIVOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA A PESQUISA COMO DISCIPLINAS NO CURSO DE ARQUIVOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Carlos Eduardo dos Reis Professor No Departamento de Metodologia do Ensino, Centro de Ciências da Educação,

Leia mais

Challenges and achievements on data sharing by the Brazilian LTER site in the Amazon Forest over 16 years of research

Challenges and achievements on data sharing by the Brazilian LTER site in the Amazon Forest over 16 years of research Licença de Uso: Crea0ve Commons Atribuição- Compar0lharIgual 3.0 Brasil hbp://crea0vecommons.org/licenses/ by- sa/3.0/br/ Challenges and achievements on data sharing by the Brazilian LTER site in the Amazon

Leia mais

CAPACITAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO RURAL ATRAVÉS DA INTERNET: UM NOVO PARADIGMA DE RECICLAGEM PROFISSIONAL

CAPACITAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO RURAL ATRAVÉS DA INTERNET: UM NOVO PARADIGMA DE RECICLAGEM PROFISSIONAL CAPACITAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO RURAL ATRAVÉS DA INTERNET: UM NOVO PARADIGMA DE RECICLAGEM PROFISSIONAL Autores Ricardo Sazima Email: ricardos@poboxes.com Vínculo: Consultor Endereço: Embrapa Informática

Leia mais

Centro de Estudos Integrados da Biodiversidade Amazônica (CENBAM) RESUMO

Centro de Estudos Integrados da Biodiversidade Amazônica (CENBAM) RESUMO Centro de Estudos Integrados da Biodiversidade Amazônica (CENBAM) RESUMO O Centro de Estudos Integrados da Biodiversidade Amazônica (CENBAM) tem por objetivo integrar as pesquisas biológicas na Amazônia

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE UMA FERRAMENTA PARA A GESTÃO DE UM SERVIÇO DE INFORMAÇÃO, BASEADO NA INTERAÇÃO UNIVERSIDADE E SOCIEDADE: O CASO DO UFSCAR

DESENVOLVIMENTO DE UMA FERRAMENTA PARA A GESTÃO DE UM SERVIÇO DE INFORMAÇÃO, BASEADO NA INTERAÇÃO UNIVERSIDADE E SOCIEDADE: O CASO DO UFSCAR DESENVOLVIMENTO DE UMA FERRAMENTA PARA A GESTÃO DE UM SERVIÇO DE INFORMAÇÃO, BASEADO NA INTERAÇÃO UNIVERSIDADE E SOCIEDADE: O CASO DO UFSCAR Roniberto Morato do Amaral 1, Pedro Ivo Silveira Andretta 2,

Leia mais

EIMOBILE INSTITUIÇÕES DE ENSINO MOBILE

EIMOBILE INSTITUIÇÕES DE ENSINO MOBILE UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS CENTRO POLITÉCNICO TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS EIMOBILE INSTITUIÇÕES DE ENSINO MOBILE por Miguel Aguiar Barbosa Trabalho de curso II submetido como

Leia mais

RELATÓRIO FINAL DO PROJETO

RELATÓRIO FINAL DO PROJETO RELATÓRIO FINAL DO PROJETO I. DADOS BÁSICOS Nome da organização: Instituto BioAtlântica Título do projeto: Establishment of a Network of Private Reserves and Conservation/Recuperation Systems of Forest

Leia mais

Repositórios, Acesso Livre, Preservação Digital. Questões para hoje e amanhã

Repositórios, Acesso Livre, Preservação Digital. Questões para hoje e amanhã Repositórios, Acesso Livre, Preservação Digital Questões para hoje e amanhã Florianópolis 1.000.000 a.c - 2009 d.c Evolução da prática científica O compartilhamento dos dados das pesquisas mudou para práticas

Leia mais

PROGRAMA DE MONITORAMENTO DE FAUNA NOTA METODOLÓGICA

PROGRAMA DE MONITORAMENTO DE FAUNA NOTA METODOLÓGICA PLANO BÁSICO AMBIENTAL DO AHE CACHOEIRA CALDEIRÃO PROGRAMA DE MONITORAMENTO DE FAUNA NOTA METODOLÓGICA Licença Prévia 0112/2012 Condicionante Específica Nº 2.2 Detalhar todos os programas de prevenção,

Leia mais

Dublin Core e MARC 21 : um estudo de correspondência de elementos de metadados

Dublin Core e MARC 21 : um estudo de correspondência de elementos de metadados Dublin Core e MARC 21 : um estudo de correspondência de elementos de metadados Maria das Dores Rosa Alves¹, Marcia Izabel Fugisawa Souza¹ ¹Embrapa Informática Agropecuária Caixa postal 6014 Campinas, SP

Leia mais

USO DOS CONCEITOS DE INTERAÇÃO HUMANO-COMPUTADOR NO DESENVOLVIMENTO WEB PARA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

USO DOS CONCEITOS DE INTERAÇÃO HUMANO-COMPUTADOR NO DESENVOLVIMENTO WEB PARA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Discutindo a visibilidade da EaD Pública no Brasil USO DOS CONCEITOS DE INTERAÇÃO HUMANO-COMPUTADOR NO DESENVOLVIMENTO WEB PARA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Priscilla Márcia Scarpelli Bastos 1, Diogo Marcos de

Leia mais

Resumos do V CBA- Sociedade e Natureza. Agroecologia e Educação: algumas reflexões Agroecology and education: some reflections

Resumos do V CBA- Sociedade e Natureza. Agroecologia e Educação: algumas reflexões Agroecology and education: some reflections Agroecologia e Educação: algumas reflexões Agroecology and education: some reflections PACIFICO, Daniela A. PGDR/UFRGS, danisociais@yahoo.com.br. Resumo: A ecologia é um dos grandes temas deste início

Leia mais

Base de Dados na Amazônia. Laurindo Campos MCT/INPA

Base de Dados na Amazônia. Laurindo Campos MCT/INPA Base de Dados na Amazônia Laurindo Campos MCT/INPA Workshop GLOBIO 3 Rio de Janeiro - RJ 24-26 de março de 2009 Princípios Fundamentais - RIB Compartilhamento de dados Provedores de dados controlam o acesso

Leia mais

Mapeamento e Inventário da Flora e dos Reflorestamentos de Minas Gerais. Capítulo III

Mapeamento e Inventário da Flora e dos Reflorestamentos de Minas Gerais. Capítulo III Mapeamento e Inventário da Flora e dos Reflorestamentos de Minas Gerais. Capítulo III Projeto monitoramento 2005 Resumo do livro Mapeamento e Inventário da Flora e dos Reflorestamentos de Minas Gerais.

Leia mais

Um Caso de Implantação de Processos de Prestação de Serviços de TI no BNDES

Um Caso de Implantação de Processos de Prestação de Serviços de TI no BNDES Um Caso de Implantação de Processos de Prestação de Serviços de TI no BNDES Suzana Mesquita de Borba Maranhão Moreno 1, André Jardim da Trindade 1, Ricardo Henrique Lopes Beckert 1, Rodrigo Simões Câmara

Leia mais

CURSO DE MESTRADO EM ENGENHARIA FLORESTAL EMENTAS DE DISCIPLINAS

CURSO DE MESTRADO EM ENGENHARIA FLORESTAL EMENTAS DE DISCIPLINAS A MADEIRA NA CONSTRUÇÃO Ementa: Introdução ao material madeira. Potencialidades da madeira e o seu emprego na construção civil. Valor ecológico-ambiental das madeiras no ciclo do carbono. Aplicação como

Leia mais

REFLEXÕES ACERCA DOS CONCEITOS DE DEGRADAÇÃO AMBIENTAL, IMPACTO AMBIENTAL E CONSERVAÇÃO DA NATUREZA. Isonel Sandino Meneguzzo 1 Adeline Chaicouski 2

REFLEXÕES ACERCA DOS CONCEITOS DE DEGRADAÇÃO AMBIENTAL, IMPACTO AMBIENTAL E CONSERVAÇÃO DA NATUREZA. Isonel Sandino Meneguzzo 1 Adeline Chaicouski 2 181 REFLEXÕES ACERCA DOS CONCEITOS DE DEGRADAÇÃO AMBIENTAL, IMPACTO AMBIENTAL E CONSERVAÇÃO DA NATUREZA RESUMO Isonel Sandino Meneguzzo 1 Adeline Chaicouski 2 Este texto tem como premissa estabelecer as

Leia mais

PROJETOS, PARCERIAS E ARRANJOS INOVATIVOS: o caso do Núcleo de Documentação da Universidade Federal Fluminense

PROJETOS, PARCERIAS E ARRANJOS INOVATIVOS: o caso do Núcleo de Documentação da Universidade Federal Fluminense TRABALHO ORAL IMPACTO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO NA GESTÃO DA BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA Dimensionamento dos impactos dos serviços digitais na Biblioteca PROJETOS, PARCERIAS E ARRANJOS INOVATIVOS: o caso

Leia mais

Planejamento da Auditoria de Saúde e Segurança no Trabalho OHSAS 18001

Planejamento da Auditoria de Saúde e Segurança no Trabalho OHSAS 18001 Planejamento da Auditoria de Saúde e Segurança no Trabalho OHSAS 18001 Cássio Eduardo Garcia (SENAC) cassiogarcia@uol.com.br Resumo Um dos principais instrumentos que uma organização pode utilizar para

Leia mais

O PPBio COMO ESTRATÉGIA DE IMPLANTAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DE INFRAESTRUTURA E ATIVIDADES DE PESQUISA E ENSINO EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO

O PPBio COMO ESTRATÉGIA DE IMPLANTAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DE INFRAESTRUTURA E ATIVIDADES DE PESQUISA E ENSINO EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO SEGUNDO TALLER INTERNACIONAL DE LA RED DE ÁREAS DE CONSERVACIÓN AMAZÓNICAS O PPBio COMO ESTRATÉGIA DE IMPLANTAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DE INFRAESTRUTURA E ATIVIDADES DE PESQUISA E ENSINO EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO

Leia mais

Capítulo 5. 5.1 Laudon, Cap. 5

Capítulo 5. 5.1 Laudon, Cap. 5 Capítulo 5 Fundamentos da Inteligência de Negócios: Gerenciamento da Informação e de Bancos de Dados 5.1 Laudon, Cap. 5 OBJETIVOS DE ESTUDO Descrever como um banco de dados relacional organiza os dados

Leia mais

O IMPACTO DO GERENCIAMENTO DE MUDANÇAS NA QUALIDADE E CUMPRIMENTO DE PRAZOS DE UM SOFTWARE

O IMPACTO DO GERENCIAMENTO DE MUDANÇAS NA QUALIDADE E CUMPRIMENTO DE PRAZOS DE UM SOFTWARE Instituto de Educação Tecnológica Pós-graduação Gestão de Negócios Turma 12 16 de outubro 2014 O IMPACTO DO GERENCIAMENTO DE MUDANÇAS NA QUALIDADE E CUMPRIMENTO DE PRAZOS DE UM SOFTWARE Filipe Teodoro

Leia mais

UNIDADES DE CONSERVAÇÃO NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO: ESTUDO DA GESTÃO PÚBLICA DESSES ESPAÇOS PRESERVADOS

UNIDADES DE CONSERVAÇÃO NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO: ESTUDO DA GESTÃO PÚBLICA DESSES ESPAÇOS PRESERVADOS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO: ESTUDO DA GESTÃO PÚBLICA DESSES ESPAÇOS PRESERVADOS José Irivaldo Alves Oliveira Silva, Elizandra Sarana Lucena Barbosa Universidade Federal de Campina

Leia mais

INTEGRAÇÃO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO E DE ENGENHARIA DE TELECOMUNICAÇÕES PARA EVITAR A EVASÃO DO CURSO DE ENGENHARIA

INTEGRAÇÃO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO E DE ENGENHARIA DE TELECOMUNICAÇÕES PARA EVITAR A EVASÃO DO CURSO DE ENGENHARIA INTEGRAÇÃO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO E DE ENGENHARIA DE TELECOMUNICAÇÕES PARA EVITAR A EVASÃO DO CURSO DE ENGENHARIA Jones Monteiro Jacinto e-mail Lucas Pinheiro Moura e-mail Henrique Machado de Sousa

Leia mais

Bancos de Dados e Observatório Virtual

Bancos de Dados e Observatório Virtual Bancos de Dados e Observatório Virtual Relatório Resumido Sub-comissão da CEA 17 de março de 2010 Albert Bruch (Relator), Claudio Bastos Pereira, Haroldo Campos Velho, Luiz Nicolaci da Costa, Paula R.T.

Leia mais

Estudo da Ferramenta Cacti, para análise de desempenho de rede

Estudo da Ferramenta Cacti, para análise de desempenho de rede Estudo da Ferramenta Cacti, para análise de desempenho de rede Eduardo Perez Pereira 1, Rodrigo Costa de Moura 1 1 Centro Politécnico Universidade Católica de Pelotas (UCPel) Félix da Cunha, 412 - Pelotas

Leia mais

O Instituto de Pesquisa, Administração e Planejamento de São José dos Campos - IPPLAN - torna pública, a presente ERRATA DA COTAÇÃO DE PREÇO 01/2013

O Instituto de Pesquisa, Administração e Planejamento de São José dos Campos - IPPLAN - torna pública, a presente ERRATA DA COTAÇÃO DE PREÇO 01/2013 ERRATA COTAÇÃO DE PREÇO 01/2013 O Instituto de Pesquisa, Administração e Planejamento de São José dos Campos - IPPLAN - torna pública, a presente ERRATA DA COTAÇÃO DE PREÇO 01/2013 1. NO ANEXO I: TERMO

Leia mais

O papel dos docentes em programas de pós graduação: uma abordagem baseada em redes.

O papel dos docentes em programas de pós graduação: uma abordagem baseada em redes. O papel dos docentes em programas de pós graduação: uma abordagem baseada em redes. Maria Teresinha Tamanini Andrade 1, Marcos Grilo Rosa 2,4, Inácio de Sousa Fadigas 2, Hernane Borges de Barros Pereira

Leia mais

C T & I PARA A AMAZÔNIA LEGAL

C T & I PARA A AMAZÔNIA LEGAL C T & I PARA A AMAZÔNIA LEGAL David C. Oren Coordenador de Biodiversidade Coordenação Geral de Gestão de Ecossistemas e Biodiversidade - CGEB Secretaria de Políticas e Programas de Pesquisas e Desenvolvimento

Leia mais

RESUMO EXECUTIVO RELATÓRIO FINAL DO PROJETO

RESUMO EXECUTIVO RELATÓRIO FINAL DO PROJETO Documento 7.1 RESUMO EXECUTIVO RELATÓRIO FINAL DO PROJETO TRIBUNAL DE CONTAS DOS MUNICIPIOS DO ESTADO DA BAHIA TCM-BA SALVADOR BAHIA MARÇO / 2010 1/10 1. Introdução Este documento faz parte do escopo do

Leia mais

1.1.1 SECRETARIA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE

1.1.1 SECRETARIA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE PUBLICADA NO DOE DE 19-09-2013 SEÇÃO I PÁG 76-77 RESOLUÇÃO SMA Nº 89, DE 18 DE SETEMBRO DE 2013 Institui as diretrizes para a execução do Projeto de Pagamento por Serviços Ambientais para as Reservas Particulares

Leia mais

DESENVOLVIMENTO E APLICABILIDADE DE UMA BASE DE DADOS RELACIONAL PARA O INVENTÁRIO FLORESTAL CONTÍNUO DO RIO GRANDE DO SUL

DESENVOLVIMENTO E APLICABILIDADE DE UMA BASE DE DADOS RELACIONAL PARA O INVENTÁRIO FLORESTAL CONTÍNUO DO RIO GRANDE DO SUL DESENVOLVIMENTO E APLICABILIDADE DE UMA BASE DE DADOS RELACIONAL PARA O INVENTÁRIO FLORESTAL CONTÍNUO DO RIO GRANDE DO SUL RESUMO Enio Giotto Elódio Sebem Doádi Antônio Brena Universidade Federal de Santa

Leia mais

Fasci-Tech SISTEMA ERP: FATORES CRÍTICOS PARA O SUCESSO DE UMA IMPLANTAÇÃO

Fasci-Tech SISTEMA ERP: FATORES CRÍTICOS PARA O SUCESSO DE UMA IMPLANTAÇÃO SISTEMA ERP: FATORES CRÍTICOS PARA O SUCESSO DE UMA IMPLANTAÇÃO Jorge Luiz Maria Junior 1 Profa. MSc. Rosangela Kronig 2 Resumo Através dos sistemas de informação, as organizações mundiais buscam práticas

Leia mais

Projeto de lei no. 440/2011 Audiência Pública. Mercedes Bustamante Secretaria de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento

Projeto de lei no. 440/2011 Audiência Pública. Mercedes Bustamante Secretaria de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento Projeto de lei no. 440/2011 Audiência Pública Mercedes Bustamante Secretaria de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento Inovação com base na Biodiversidade CAPITAL NATURAL BRASIL PAÍS MEGADIVERSO

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE PARA ESTATISTICA DE USO DE PERIÓDICOS DA BIBLIOTECA DO INSTITUTO DE BIOLOGIA UNICAMP

DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE PARA ESTATISTICA DE USO DE PERIÓDICOS DA BIBLIOTECA DO INSTITUTO DE BIOLOGIA UNICAMP DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE PARA ESTATISTICA DE USO DE PERIÓDICOS DA BIBLIOTECA DO INSTITUTO DE BIOLOGIA UNICAMP Ana Maria Rabetti Ladaslav Sodek RESUMO Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um

Leia mais

CAMINHOS PARA COOPERAÇÃO SOB A

CAMINHOS PARA COOPERAÇÃO SOB A CAMINHOS PARA COOPERAÇÃO SOB A PERSPECTIVA DA ASIS&T Prof. Michel J. Menou ASIS&T Encarregado de cooperação internacional para América Latina e Caribe micheljmenou@gmail.com Mesa Redonda: Integração de

Leia mais

PPGI-SGPC Sistema Para Gestão da Produção Científica

PPGI-SGPC Sistema Para Gestão da Produção Científica PPGI-SGPC Sistema Para Gestão da Produção Científica Miguel G. P. Carvalho, Ruben P. Albuquerque, Marcos R. S. Borges, Vanessa Braganholo Programa de Pós Graduação em Informática Universidade Federal do

Leia mais

Avaliação do Controle de Acesso de Múltiplos Usuários a Múltiplos Arquivos em um Ambiente Hadoop

Avaliação do Controle de Acesso de Múltiplos Usuários a Múltiplos Arquivos em um Ambiente Hadoop Avaliação do Controle de Acesso de Múltiplos Usuários a Múltiplos Arquivos em um Ambiente Hadoop Eduardo Scuzziato 1, João E. Marynowski 1,2, Altair O. Santin 1 1 Escola Politécnica Ciência da Computação

Leia mais

Sistema de Entrega para Suporte Varejista Utilizando a Metaheurística GRASP

Sistema de Entrega para Suporte Varejista Utilizando a Metaheurística GRASP Sistema de Entrega para Suporte Varejista Utilizando a Metaheurística GRASP Gil Romeu A. Pereira 1, Ivairton M. Santos 1 1 Universidade Federal de Mato Grosso(UFMT) Campus Universitário do Araguaia Instituto

Leia mais

Infraestrutura para Computação em Nuvem Privada para Governo

Infraestrutura para Computação em Nuvem Privada para Governo Infraestrutura para Computação em Nuvem Privada para Governo Julio Cesar Ribeiro de Lima Gonçalves Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) Natal - RN - Brasil jcrlima@gmail.com Abstract. This

Leia mais

Maria Amália Silva Costa ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA E GESTÃO DE PESSOAS POR COMPETÊNCIAS: O CASO POLICARBONATOS

Maria Amália Silva Costa ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA E GESTÃO DE PESSOAS POR COMPETÊNCIAS: O CASO POLICARBONATOS Maria Amália Silva Costa ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA E GESTÃO DE PESSOAS POR COMPETÊNCIAS: O CASO POLICARBONATOS Salvador, 2003 MARIA AMÁLIA SILVA COSTA A D M I N I S T R A Ç Ã O E S T R A T É G I C A E

Leia mais

GESTÃO DO CONHECIMENTO

GESTÃO DO CONHECIMENTO PODER JUDICIÁRIO Tribunal de Justiça do Estado do Ceará GESTÃO DO CONHECIMENTO ARNOUDO ALVES, MsC ETICE Empresa de Tecnologia da Informação do Estado / SEPLAG DAE Departamento de Arquitetura e Engenharia

Leia mais

Carla Cristina Ferreita Hammes (carlahammes@gmail.com, UNISOCIESC, Santa Catarina, Brasil)

Carla Cristina Ferreita Hammes (carlahammes@gmail.com, UNISOCIESC, Santa Catarina, Brasil) O desafio da integração do jovem empreendedor com a cultura das empresas locais The challenge of integrating young entrepreneurs with the culture of local businesses Carla Cristina Ferreita Hammes (carlahammes@gmail.com,

Leia mais

Administração Ambiental: Uma Abordagem Teórica Sobre Avaliação de Impactos Ambientais e Licenciamento

Administração Ambiental: Uma Abordagem Teórica Sobre Avaliação de Impactos Ambientais e Licenciamento Administração Ambiental: Uma Abordagem Teórica Sobre Avaliação de Impactos Ambientais e Licenciamento Environmental Management: A Theoretical Approach About Environmental Impact Assessment and Licensing

Leia mais

INDICADORES SOCIAIS E ESPACIALIZAÇÃO

INDICADORES SOCIAIS E ESPACIALIZAÇÃO p. 001-008 INDICADORES SOCIAIS E ESPACIALIZAÇÃO NILO CESAR COELHO DA SILVA AILTON JOSÉ LIMA MARTINS FURTADO Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE Diretoria de Pesquisas DPE Coordenação

Leia mais

Bolsista CNPq: Graduação em Eng. Agrícola, UNICAMP, Campinas-SP, fabiooquendo@gmail.com.

Bolsista CNPq: Graduação em Eng. Agrícola, UNICAMP, Campinas-SP, fabiooquendo@gmail.com. UM SISTEMA PARA ORGANIZAÇÃO DE INFORMAÇÕES DE SOLOS BRASILEIROS FÁBIO O. SILVA 1 ; FERNANDO KUNINARI 2 ; STANLEY R. M. OLIVEIRA 3 12605 RESUMO Com o objetivo de possibilitar o armazenamento e a disponibilização

Leia mais

Autor: Marcelo Leandro de Borba 1 Co-Autores: Luiz Melo Romão 2, Vanessa de Oliveira Collere 3, Sandra Aparecida Furlan 4, Claiton Emílio do Amaral 5

Autor: Marcelo Leandro de Borba 1 Co-Autores: Luiz Melo Romão 2, Vanessa de Oliveira Collere 3, Sandra Aparecida Furlan 4, Claiton Emílio do Amaral 5 O Ecossistema de Empreendedorismo Inovador no Norte Catarinense a parceria operacional/científica do Parque de Inovação Tecnológica de Joinville e Região e Perini Business Park Autor: Marcelo Leandro de

Leia mais

PROJETO EM DEFESA DAS ÁGUAS E PROTEÇÃO DA VIDA RELATÓRIO FINAL I. DADOS BÁSICOS

PROJETO EM DEFESA DAS ÁGUAS E PROTEÇÃO DA VIDA RELATÓRIO FINAL I. DADOS BÁSICOS I. DADOS BÁSICOS Nome da organização: Tereviva Associação de Fomento Turístico e Desenvolvimento Sustentável S/C Título do projeto: Defense of Waters and Protection of Life: Três Picos State Park Parceiros

Leia mais

Dúvidas Freqüentes IMPLANTAÇÃO. 1- Como aderir à proposta AMQ?

Dúvidas Freqüentes IMPLANTAÇÃO. 1- Como aderir à proposta AMQ? Dúvidas Freqüentes IMPLANTAÇÃO 1- Como aderir à proposta AMQ? A adesão é realizada através do preenchimento e envio do Formulário de Cadastramento Municipal no site do projeto. O gestor municipal da saúde

Leia mais

Banco de Dados Geográficos para Delineamento de Ecorregiões Aquáticas

Banco de Dados Geográficos para Delineamento de Ecorregiões Aquáticas Banco de Dados Geográficos para Delineamento de Ecorregiões Aquáticas Leonardo de Carvalho Valentim da Silva Bolsista de Programa de Capacitação Interna, Geógrafo, M.Sc. Zuleica Carmen Castilhos Orientadora,

Leia mais

Bruno C. Morais¹; Ricardo de O. Figueiredo 2 Nº 13402

Bruno C. Morais¹; Ricardo de O. Figueiredo 2 Nº 13402 SISTEMATIZAÇÃO DE DADOS BIBLIOGRÁFICOS RELACIONADOS AOS IMPACTOS AMBIENTAIS DA PRODUÇÃO AGRÍCOLA SOBRE AS ÁGUAS FLUVIAS NO CORREDOR DE NACALA, MOÇAMBIQUE Bruno C. Morais¹; Ricardo de O. Figueiredo 2 1

Leia mais

REPENSANDO A ROTINA DA BIBLIOTECA CENTRAL DO CAMPUS DE RIBEIRÃO PRETO - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

REPENSANDO A ROTINA DA BIBLIOTECA CENTRAL DO CAMPUS DE RIBEIRÃO PRETO - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO TRABALHO ORAL IMPACTO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO NA GESTÃO DA BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA Uso estratégico das tecnologias em informação documentária REPENSANDO A ROTINA DA BIBLIOTECA CENTRAL DO CAMPUS

Leia mais

W H I T E P A P E R O s B e n e f í c i o s d a E m p r e s a S o c i a l n o M u n d o W e b 2. 0

W H I T E P A P E R O s B e n e f í c i o s d a E m p r e s a S o c i a l n o M u n d o W e b 2. 0 Av Eng. Luiz Carlos Berrini 1645, 8 andar, 04571-000 Brooklin Novo, São Paulo SP Brazil. Tel: 55 11 5508-3400 Fax: 55 11 5508 3444 W H I T E P A P E R O s B e n e f í c i o s d a E m p r e s a S o c i

Leia mais

Conversão de bases de dados MicroISIS para Internet

Conversão de bases de dados MicroISIS para Internet RELATOS DE EXPERIÊNCIA Conversão de bases de dados MicroISIS para Internet Maria José Resmer Olga Maria Soares da Costa Resumo Apresenta o processo desenvolvido pela Companhia de Informática do Paraná

Leia mais

Cerrado Online: Plataforma de Distribuição de Informações Geográficas Produzidas pelo Programa de Monitoramento de Desmatamentos do Bioma Cerrado

Cerrado Online: Plataforma de Distribuição de Informações Geográficas Produzidas pelo Programa de Monitoramento de Desmatamentos do Bioma Cerrado Cerrado Online: Plataforma de Distribuição de Informações Geográficas Produzidas pelo Programa de Monitoramento de Desmatamentos do Bioma Cerrado Levindo Cardoso de Medeiros 1 Nilson Clementino Ferreira

Leia mais

ANÁLISE DOS DADOS DE REANÁLISE DA PRECIPITAÇÃO MENSAL NO PERÍODO DE 62 ANOS NO MUNICÍPIO DE IBATEGUARA-AL

ANÁLISE DOS DADOS DE REANÁLISE DA PRECIPITAÇÃO MENSAL NO PERÍODO DE 62 ANOS NO MUNICÍPIO DE IBATEGUARA-AL ANÁLISE DOS DADOS DE REANÁLISE DA PRECIPITAÇÃO MENSAL NO PERÍODO DE 62 ANOS NO MUNICÍPIO DE IBATEGUARA-AL Kedyna Luanna Tavares Bezerra 1, Nayara Arroxelas dos Santos 2, Adriana de Souza Costa², Anderlan

Leia mais

Política de Segurança da Informação nas Organizações: desafio de elaboração para os gestores.

Política de Segurança da Informação nas Organizações: desafio de elaboração para os gestores. Política de Segurança da Informação nas Organizações: desafio de elaboração para os gestores. Edison Luiz Gonçalves Fontes Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza/CEETEPS SP - Brasil edison@pobox.com

Leia mais

Ambiente & Água - An Interdisciplinary Journal of Applied Science ISSN: 1980-993X ambi-agua@agro.unitau.br Universidade de Taubaté Brasil

Ambiente & Água - An Interdisciplinary Journal of Applied Science ISSN: 1980-993X ambi-agua@agro.unitau.br Universidade de Taubaté Brasil Ambiente & Água - An Interdisciplinary Journal of Applied Science ISSN: 1980-993X ambi-agua@agro.unitau.br Universidade de Taubaté Brasil Teixeira Batista, Getulio Características da Revista Ambiente &

Leia mais

MONITORAMENTO REMOTO DO CONSUMO DE ÁGUA UTILIZANDO SOFTWARE DE INTERFACE HOMEM-MÁQUINA - HIDROAER

MONITORAMENTO REMOTO DO CONSUMO DE ÁGUA UTILIZANDO SOFTWARE DE INTERFACE HOMEM-MÁQUINA - HIDROAER MONITORAMENTO REMOTO DO CONSUMO DE ÁGUA UTILIZANDO SOFTWARE DE INTERFACE HOMEM-MÁQUINA - HIDROAER Alex Lage de Morais 1 ; Wilson Cabral de Sousa Jr. 2 ;Elaine Nolasco Ribeiro 3 RESUMO - Uma parte do projeto

Leia mais

CentralSul de Notícias: A Rotina Produtiva de uma Agência Experimental Online 1

CentralSul de Notícias: A Rotina Produtiva de uma Agência Experimental Online 1 CentralSul de Notícias: A Rotina Produtiva de uma Agência Experimental Online 1 COSTA 2 Daiane dos Santos; FONSECA 3 Aurea Evelise dos Santos; ZUCOLO 4 Rosana Cabral 1 Trabalho submetido ao SEPE 2011 Simpósio

Leia mais

Análise da produção científica nacional sobre Sistema de Informação Gerencial nos principais eventos nacionais em Engenharia de Produção

Análise da produção científica nacional sobre Sistema de Informação Gerencial nos principais eventos nacionais em Engenharia de Produção Análise da produção científica nacional sobre Sistema de Informação Gerencial nos principais eventos nacionais em Engenharia de Produção Tanise Fuckner de Oliveira (UTFPR) taniseoliveira@yahoo.com.br Antonio

Leia mais

TÍTULO: A GESTÃO NAS NORMAS TÉCNICAS BRASILEIRAS: DA NBRISO9000 E ALÉM

TÍTULO: A GESTÃO NAS NORMAS TÉCNICAS BRASILEIRAS: DA NBRISO9000 E ALÉM TÍTULO: A GESTÃO NAS NORMAS TÉCNICAS BRASILEIRAS: DA NBRISO9000 E ALÉM CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS SUBÁREA: ADMINISTRAÇÃO INSTITUIÇÃO: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS

Leia mais

com Repositórios Abertos

com Repositórios Abertos Integração do Moodle com Repositórios Abertos Liane Tarouco Marcelo Schmitt PGIE/CINTED Univ. Federal Rio Grande do Sul Brasil LACLO 2010 Autoria de conteúdo educacional Crescimento de educação a distância

Leia mais

Especialização em Ecologia e Intervenções Ambientais

Especialização em Ecologia e Intervenções Ambientais Especialização em Ecologia e Intervenções Ambientais Apresentação CAMPUS IGUATEMI Previsão agosto Turma 10 --> Inscrições em Breve *Alunos matriculados após o início das aulas poderão cursar as disciplinas

Leia mais

ANNUAL REPORT 2011-12-13

ANNUAL REPORT 2011-12-13 ANNUAL REPORT 2011-12-13 Member organizationʼs name: Beraca Sabará Quimicos e Ingredientes - Divisão HPC Main address: Rua Emilia Marengo, 682 segundo andar Jardim Analia Franco, São Paulo SP Brasil CEP

Leia mais

Serviços Ecossistêmicos e

Serviços Ecossistêmicos e Serviços Ecossistêmicos e Produção Agropecuária Brasília, outubro de 2011 Celso Vainer Manzatto Embrapa Meio Ambiente manzatto@cnpma.embrapa.br Agricultura e Segurança Alimentar: Uso atual das terras do

Leia mais

TELESSAÚDE BRASIL REDES NA ATENÇÃO BÁSICA

TELESSAÚDE BRASIL REDES NA ATENÇÃO BÁSICA MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO BÁSICA TELESSAÚDE BRASIL REDES NA ATENÇÃO BÁSICA MANUAL INSTRUTIVO Sumário Introdução... 3 Atividades a serem desenvolvidas dentro

Leia mais

Ohio University - USA

Ohio University - USA Módulo Internacional Negócios MBA Executivo Internacional Transforme seu MBA em um MBA Executivo Internacional CONVENIADA Ohio University - USA Strategic Business Leadership Com mais de 60 anos de excelência,

Leia mais

DIRETRIZES E CRITÉRIOS PARA APLICAÇÃO DOS RECURSOS E FOCOS DE ATUAÇÃO PARA O BIÊNIO 2013 E 2014

DIRETRIZES E CRITÉRIOS PARA APLICAÇÃO DOS RECURSOS E FOCOS DE ATUAÇÃO PARA O BIÊNIO 2013 E 2014 DIRETRIZES E CRITÉRIOS PARA APLICAÇÃO DOS RECURSOS E FOCOS DE ATUAÇÃO PARA O BIÊNIO 2013 E 2014 Projetos no Bioma Amazônia A Critérios Orientadores B C D E F Condicionantes Mínimos para Projetos Modalidades

Leia mais

Núcleo PPBio Rondônia

Núcleo PPBio Rondônia Núcleo PPBio Rondônia Ângelo Gilberto Manzatto Coordenador Adeilza Felipe Sampaio Gerente da Grade Cuniã Programa de Pesquisa em Biodiversidade PPBio Amazônia Ocidental http://ppbio.inpa.gov.br Histórico

Leia mais

msgq FIN. 06 - DISPONIBILIDADE BANCÁRIA

msgq FIN. 06 - DISPONIBILIDADE BANCÁRIA 1 de 5 msgq - DISPONIBILIDADE BANCÁRIA MACROPROCESSO FINANCEIRO PROCESSO CONTAS A PAGAR DISPONIBILIDADE BANCÁRIA 1. OBJETIVO... 2 2. ABRANGÊNCIA... 2 3. DOCUMENTOS RELACIONADOS... 2 4. PROCEDIMENTOS...

Leia mais

Educação Integral Desafios para a implementação

Educação Integral Desafios para a implementação Educação Integral Desafios para a implementação Educação Integral: uma demanda da sociedade Enfrentamento da desigualdade social: Garantia de direitos Ampliação das redes de proteção para crianças e adolescentes

Leia mais

SciDev.Net na América Latina: Notícias de ciência, tecnologia e desenvolvimento via Internet

SciDev.Net na América Latina: Notícias de ciência, tecnologia e desenvolvimento via Internet SciDev.Net na América Latina: Notícias de ciência, tecnologia e desenvolvimento via Internet Luisa Massarani Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz Brasil Introdução É sabido que uma parcela importante

Leia mais

COMPANHIA AMBIENTAL DO ESTADO DE SÃO PAULO RELATÓRIO DE VIAGEM

COMPANHIA AMBIENTAL DO ESTADO DE SÃO PAULO RELATÓRIO DE VIAGEM RELATÓRIO DE VIAGEM 1 PROCESSO / OFÍCIO N.º: 049/2015/324/E INTERESSADO (A): Cely Roledo INSTITUIÇÃO / ÁREA: CETESB Companhia Ambiental do Estado de São Paulo Divisão de Laboratório de Taubaté - EDT DESTINO/LOCAL:

Leia mais

Modos Diferenciados de Ensinar e Aprender no Ambiente Virtual

Modos Diferenciados de Ensinar e Aprender no Ambiente Virtual Modos Diferenciados de Ensinar e Aprender no Ambiente Virtual Tiago de Souza Lima Gomes 1 (UM, Universidade do Minho) Marcelo Mendonça Teixeira 2 (UM, Universidade do Minho) Resumo: Na actual sociedade

Leia mais

Pesquisa Européia Sustentabilidade na agropecuária

Pesquisa Européia Sustentabilidade na agropecuária Pesquisa Européia Sustentabilidade na agropecuária Dr. Peter Zuurbier Europa FP7 - Objetivos chave Proteção ambiental : Proteger a diversidade de espécies, respeitar os limites dos recursos naturais, previnir

Leia mais

AVALIAÇÃO DA PERCEPÇÃO DO TURISTA EM RELAÇÃO AO ECOTURISMO EM UMA RESERVA PARTICULAR - RPPN FAZENDA CABECEIRA DO PRATA - JARDIM - MS

AVALIAÇÃO DA PERCEPÇÃO DO TURISTA EM RELAÇÃO AO ECOTURISMO EM UMA RESERVA PARTICULAR - RPPN FAZENDA CABECEIRA DO PRATA - JARDIM - MS AVALIAÇÃO DA PERCEPÇÃO DO TURISTA EM RELAÇÃO AO ECOTURISMO EM UMA RESERVA PARTICULAR - RPPN FAZENDA CABECEIRA DO PRATA - JARDIM - MS Ana Alice Bilha aabilha@ucs.br Universidade de Caxias do Sul, Campus

Leia mais

O USO E DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARES EM MICRO E PEQUENAS EMPRESAS* THE USE AND DEVELOPMENT OF SOFTWARE IN MICRO AND SMALL ENTERPRISES

O USO E DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARES EM MICRO E PEQUENAS EMPRESAS* THE USE AND DEVELOPMENT OF SOFTWARE IN MICRO AND SMALL ENTERPRISES O USO E DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARES EM MICRO E PEQUENAS EMPRESAS* THE USE AND DEVELOPMENT OF SOFTWARE IN MICRO AND SMALL ENTERPRISES Rodolfo Miranda Pereira 1 Tania Fatima Calvi Tait 2 Donizete Carlos

Leia mais

MODELOS DE REFERÊNCIA PARA BIBLIOTECAS: a experiência do SIBi/USP

MODELOS DE REFERÊNCIA PARA BIBLIOTECAS: a experiência do SIBi/USP MODELOS DE REFERÊNCIA PARA BIBLIOTECAS: a experiência do SIBi/USP Teresinha das Graças Coletta 1, Maria Helena Di Francisco 2, Fabio Muller Guerrini³, Thyerre de Castro Ramazzi 4 1 Mestrado, Escola de

Leia mais

3º Congresso Internacional de Tecnologias para o Meio Ambiente

3º Congresso Internacional de Tecnologias para o Meio Ambiente Pegada Ecológica dos Diferentes Grupos Sociais que compõem a Comunidade Acadêmica da Universidade Federal do Rio Grande FURG Anaí Fontoura Lessa 1, Thaís Antolini Veçozzi 2 1 Curso de Tecnologia em Gestão

Leia mais

ESTÁGIO SUPERVISIONADO: UMA NOVA SISTEMÁTICA PARA DESENVOLVER HABILIDADES E COMPETÊNCIAS

ESTÁGIO SUPERVISIONADO: UMA NOVA SISTEMÁTICA PARA DESENVOLVER HABILIDADES E COMPETÊNCIAS ESTÁGIO SUPERVISIONADO: UMA NOVA SISTEMÁTICA PARA DESENVOLVER HABILIDADES E COMPETÊNCIAS Maria Daniela S. Cavalcanti mdaniela@unifor.br Universidade de Fortaleza Centro de Ciências Tecnológicas Av. Av.

Leia mais

MATA NATIVA: SISTEMA PARA ELABORAÇÃO DE PLANOS DE MANEJO FLORESTAL E REALIZAÇÃO DE ANÁLISES FITOSSOCIOLÓGICAS

MATA NATIVA: SISTEMA PARA ELABORAÇÃO DE PLANOS DE MANEJO FLORESTAL E REALIZAÇÃO DE ANÁLISES FITOSSOCIOLÓGICAS MATA NATIVA: SISTEMA PARA ELABORAÇÃO DE PLANOS DE MANEJO FLORESTAL E REALIZAÇÃO DE ANÁLISES FITOSSOCIOLÓGICAS Gilson Fernandes da Silva Departamento de Engenharia Florestal - Universidade de Brasília 70910-900

Leia mais

Inovação da Intel no/para Brasil

Inovação da Intel no/para Brasil Inovação da Intel no/para Brasil Apaixonados pelo Futuro. rogério de paula, ph.d. Inovação e Pesquisa, Intel Brasil O número de transistores incorporados num processador irá dobrar a cada dois anos, aproximadamente."

Leia mais

Situação das capacidades no manejo dos recursos genéticos animais

Situação das capacidades no manejo dos recursos genéticos animais PARTE 3 Situação das capacidades no manejo dos recursos genéticos animais Os países em desenvolvimento precisam fortalecer as capacidades institucional e técnica. É necessário melhorar a formação profissional

Leia mais

BANCO DE DADOS E MAPAS ATUALIZADOS SOBRE POPULAÇÕES DE PRIMATAS BRASILEIROS CRITICAMENTE EM PERIGO DE EXTINÇÃO

BANCO DE DADOS E MAPAS ATUALIZADOS SOBRE POPULAÇÕES DE PRIMATAS BRASILEIROS CRITICAMENTE EM PERIGO DE EXTINÇÃO BANCO DE DADOS E MAPAS ATUALIZADOS SOBRE POPULAÇÕES DE PRIMATAS BRASILEIROS CRITICAMENTE EM PERIGO DE EXTINÇÃO LIMA, A. B. de 1 ; ALFONSO-SILVA, S. P. 2 ; ASSIS, A. B. de 3 & JERUSALINSKY, L. 4 RESUMO:

Leia mais

Um protótipo de ambiente de desenvolvimento Web para a linguagem R

Um protótipo de ambiente de desenvolvimento Web para a linguagem R Um protótipo de ambiente de desenvolvimento Web para a linguagem R Katiano Favretto 1, Willingthon Pavan 1, José Maurício Cunha Fernandes 2, Cristiano Roberto Cervi 3, Jaqson Dalbosco 1, Clyde William

Leia mais

PORTAL VIRTUAL DA BIODIVERSIDADE DO CERRADO: COLEÇÃODE INSETOS

PORTAL VIRTUAL DA BIODIVERSIDADE DO CERRADO: COLEÇÃODE INSETOS Introdução Anais do IX Seminário de Iniciação Científica, VI Jornada de Pesquisa e Pós-Graduação PORTAL VIRTUAL DA BIODIVERSIDADE DO CERRADO: COLEÇÃODE INSETOS Anderson Cleiton Dias (UEG); Juliana Simião

Leia mais

PROJETO DE TUTORIA DE FÍSICA I DO INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS (ICA UFMG)

PROJETO DE TUTORIA DE FÍSICA I DO INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS (ICA UFMG) PROJETO DE TUTORIA DE FÍSICA I DO INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS (ICA UFMG) Daniele Macedo Soares dannyele_macedo@hotmail.com Universidade Federal de Minas Gerais Campus Montes Claros Avenida Universitária,

Leia mais

egovernment The Endless Frontier

egovernment The Endless Frontier CENTRO DE GESTÃO DA REDE INFORMÁTICA DO GOVERNO (Management Center for the Electronic Government Network) egovernment The Endless Frontier Alexandre Caldas 29 th June 2010 Summary VISION AND LEADERSHIP

Leia mais

FUNDO DE PARCERIA PARA ECOSSISTEMAS CRÍTICOS RELATÓRIO FINAL DO PROJETO I. DADOS BÁSICOS. Nome da organização: Instituto Floresta Viva

FUNDO DE PARCERIA PARA ECOSSISTEMAS CRÍTICOS RELATÓRIO FINAL DO PROJETO I. DADOS BÁSICOS. Nome da organização: Instituto Floresta Viva FUNDO DE PARCERIA PARA ECOSSISTEMAS CRÍTICOS RELATÓRIO FINAL DO PROJETO I. DADOS BÁSICOS Nome da organização: Instituto Floresta Viva Título do projeto: Creation and Implementation of Protected Areas in

Leia mais

PROPOSTA PARA AUTOMAÇÃO DO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DE HORÁRIOS DO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES

PROPOSTA PARA AUTOMAÇÃO DO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DE HORÁRIOS DO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES XIV COLÓQUIO INTERNACIONAL DE GESTÃO UNIVERSITÁRIA CIGU A Gestão do Conhecimento e os Novos Modelos de Universidade Florianópolis Santa Catarina Brasil 3, 4 e 5 de dezembro de 2014. ISBN: 978-85-68618-00-4

Leia mais

Rede BHL SciELO Gestão, operação, resultados e ações futuras

Rede BHL SciELO Gestão, operação, resultados e ações futuras Rede BHL SciELO Gestão, operação, resultados e ações futuras Fabiana Montanari Consultora São Paulo, 6 de fevereiro de 2015 Rede BHL SciELO SciELO Biodiversidade Digitalização de obras essenciais em biodiversidade

Leia mais

Salud Brasil SECRETARIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE

Salud Brasil SECRETARIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE Salud Brasil SECRETARIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE IV EXPOEPI International Perspectives on Air Quality: Risk Management Principles for Oficina de Trabalho: Os Desafios e Perspectivas da Vigilância Ambiental

Leia mais