Curso de Comunicação Social. Habilitação em Publicidade e Propaganda

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Curso de Comunicação Social. Habilitação em Publicidade e Propaganda"

Transcrição

1 Curso de Comunicação Social Habilitação em Publicidade e Propaganda RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2008

2 ADAMANTINA º SEMESTRE ABRIL DISCIPLINA: Criatividade e Interpretação. TERMO: 3º PROFESOR RESPONSÁVEL: Josué Pantaleão da Silva. DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE: planejamento, organização, realização de evento social para a divulgação ou lançamento de produto idealizado pelos grupos. DATA:17 de abril LOCAL: sala 15, Campus I. Grupo responsável pela divulgação do Show do Ano: Carlinhos do Samba.

3 Prof. Josué Pantaleão e grupo responsável pela divulgação da Butterfly Festa à Fantasia. Grupo responsável pelo Lançamento da Cachaça Água do Doce entre os professores Cássia Popolim e Josué Pantaleão. ABRIL/MAIO ATIVIDADE: Planejamento e organização III JUFAI - Jogos Universitários da FAI. DESCRIÇÃO: Atividade esportiva, envolvendo todos os cursos da faculdade, organizada pelo Departamento de Educação Física, com promoção e execução do Departamento de Comunicação Social e apoio da Rádio Cultura e Secretaria Municipal de Esportes de Adamantina. Alimentos arrecadados com as inscrições são doados a uma entidade assistencial da cidade. DATA: 28 de abril a 02 de maio de ENTIDADE BENEFICIADA: CRERES - Casa de Recuperação e Reintegração Social. Estrada 14, s/n Bairro Monte Alegre

4 Caixa Postal 69 Adamantina - SP Cep Fone/Fax (018) CNPJ / creres@uol.com.br Prof. Eduardo Albieri, coordenador do curso de Educação Física e Profa. Ana Luisa Antunes Dias, coordenadora do curso de Comunicação Social, em visita ao CRERES - Casa de Recuperação e Reintegração Social.

5 Organização do III JUFAI entregam alimentos arrecadados com as inscrições. Da esquerda para direita: Prof. Eduardo Albieri, coordenador do curso de Educação Física, Profa. Ana Luisa Antunes Dias, coordenadora do curso de Comunicação Social, Mario do Carmo Martins Rios, presidente do CRERES e Adilson Santos, funcionário do centro. 2º SEMESTRE AGOSTO ATIVIDADE: 9º CI.COM Ciclo de Palestras de Comunicação Social. DATA: 18 a 22 de agosto de LOCAL PALESTRAS: anfiteatro da Biblioteca Municipal LOCAL OFICINAS: Campus I. CA RTAZ DO EVENTO

6 PROGRAMAÇÃO: DIA 18 Sessão de cinema Exibição do filme Saneamento Básico Local: Cinema Cyber Planet Alunos do Jornalismo e da Publicidade no Cine Cyber Planet, no primeiro dia do 9º CI.COM.

7 Alunos do 6º termo de Jornalismo fazem cobertura o evento sob a supervisão dos professores Ricardo Cassiolato Torquato (Telejornalismo) e Márcia Molina (Radiojornalismo), na foto. DIA 19 Abertura Oficial Profa. Ms. Ana Luisa Antunes Dias, coordenadora do curso, realiza a abertura do 9º CI.COM.

8 Prof. Dr. Roldão Simione, Diretor Geral da FAI, prestigia o evento e fala aos alunos do curso de Comunicação. Palestra: "O Publicitário no interior". Palestrante: Dênis Fornari, publicitário, gerente de marketing da Colormaq. Colaborador semanal dos jornais: Folha da Região (Araçatuba) e Impacto (Adamantina).

9 Da esquerda para direita: Dênis Fornari, palestrante, Prof. Dr. Roldão Simione, Diretor Geral da FAI e Profa. Ms. Ana Luisa Antunes Dias, coordenadora do curso de Comunicação Social. Lançamento do Livro Digital: Meus escritos de memória, de Claudio Amaral, jornalista e blogueiro, trabalhou nos grupos Folha e JB e na Imprensa Oficial do Estado de SP. Local: Biblioteca Municipal

10 Claudio Amaral, jornalista.

11 O jornalista Claudio Amaral autografa Meus escritos de memória, livro digital, que foi distribuído gratuitamente aos presentes.

12 Alunos do 6º termo fazem a cobertura jornalística do evento - atividades das disciplinas de Telejornalismo, Radiojornalismo e Fotojornalismo. DIA 20 Palestra: Radiojornalismo no século XXI. Palestrantes: André Thieful, chefe de reportagem da Rádio Dirceu de Marília, atua na cobertura dos setores policial, cidade e cultura. Franz Netto, apresentador do Jornal da Cidade da Rádio Dirceu e primeiro repórter aéreo do Brasil, atuou nas rádios Bandeirantes, Globo e Capital. Local: Biblioteca Municipal Os jornalistas André Thieful e Frazz Netto, palestrantes da noite.

13 Profa. Ms. Ana Luisa Antunes Dias, coordenadora do curso de Comunicação Social entre os jornalistas André Thieful e Frazz Netto. Ailime Iniraí, aluna do 6º termo, entrevista o palestrante André Thieful, em atividade da disciplina Telejornalismo.

14 O tema radiojornalismo atraiu radialistas da cidade. Na foto, da esquerda para direita, representante da 89 FM, profa. Márcia Molina, Jonas Bonassa, o Sabiá, dono do Grupo Jóia de Comunicação e Profa. Ana Luisa Antunes Dias. DIA 21 Oficinas: 1. A prática do radiojornalismo. Giuliano Panvecchio, jornalista, atuou nas Rádios Clube Am e Califórnia FM, de Osvaldo Cruz, e Rádio Vanguarda FM, de Sorocaba. É Sócio-proprietário da Garp Comunicação Integrada de Osvaldo Cruz. Local: Núcleo Midiático, campus I. Vagas: 30.

15 2. Noções de Webdesign e animação em Flash. Mateus Fardin Lima, publicitário formado pela FAI em 2007, desenvolve trabalhos como webmaster e programador. Local: Laboratório de Informática, campus I. Vagas: 23

16

17 3. Diagramação de mídia impressa. Eleandro Festa, publicitário, é diretor de arte da Garp Comunicação Integrada de Osvaldo Cruz e Técnico em Diagramação da FAI, atuou como Assistente de Arte na Remat Propaganda e Marketing de Marília e como Assistente de Criação na Promarke de Pres. Prudente. Local: Laboratório de Informática, campus I. Vagas: A prática do telejornalismo. Cássia Mota, jornalista, é editora da TV Fronteira, afiliada da Rede Globo, e atua na edição dos telejornais SPTV 1ª e 2ª edição e realiza edição de matérias para o telejornal Bom Dia São Paulo. Local: Sala 10, campus I. Vagas: 30.

18 5. Linguagem Cinematográfica. Cacá Haddad, é apresentador do programa Cultura Livre da Rádio Cultura de Adamantina. Possui Graduação e Mestrado em Ciências da Comunicação Social pela Università Pontificia Salesiana, Itália. Local: Sala 11, campus I. Vagas: 30

19 DIA 22 ENCERRAMENTO Palestra: "Os caminhos da publicidade".

20 Palestrante: João Alberto Faria, publicitário e Relações Públicas da DPZ - Dualibi Petit Zaragoza Propaganda, de São Paulo. Local: Biblioteca Municipal

21

22 Premiação do Concurso de Cartazes para o 9º CI.COM - entrega de certificados para os três primeiros colocados. Prof. Dr. Roldão Simione, diretor geral da FAI, entrega certificado e livro aos primeiros colocados do concurso de cartazes. Alunos do 6º termo de Publicidade. Profa. Ana Luisa,coordenadora do curso e Prof. Dr. Roldão Simione, diretor geral da FAI, entregam certificados e livros aos classificados no concurso de cartazes. Alunos do 6º termo de Publicidade.

23 A seguir todas as artes inscritas. A votação foi realizada com todos do Curso de Comunicação Social, exceto os inscritos no concurso. O voto não foi obrigatório e a eleição foi realizada pelo prof. André Tiago Sichieri, da disciplina de Criação Publicitária.

24

25 RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2009

26 1º SEMESTRE MARÇO DISCIPLINAS: Introdução ao Marketing /Administração em Publicidade e Propaganda PROFESSOR RESPONSÁVEL: Ana Luísa Antunes Dias TERMOS: 5º e 7º. ATIVIDADE: Oficina planeje sua empresa MINISTRANTE: Thomaz Barrueco PARCERIA: PAE - Posto Sebrae de Atendimento ao Empreendedor - Al. Fernão Dias, telefone: (18) paeadamantina@gmail.com. Agente de Desenvolvimento: Melina Gilio. OBJETIVOS: Oferecer aos participantes ferramentas para identificar e analisar as oportunidades de negocio e iniciar o processo de planejamento de uma empresa. Levantar ideias e oportunidades de negócios. Identificar informações para o planejamento de uma empresa CARGA HORÁRIA: 03 horas DATA: 31 de março de LOCAL: Núcleo Midiático.

27 REGISTRO

28 ABRIL DISCIPLINA: Criatividade e Interpretação. TERMO: 3º. PROFESOR RESPONSÁVEL: Sérgio Genaro. DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE: planejamento, organização e produção das performances.

29 TEMA: Suicidas OBJETIVO: Desenvolvimento da comunicação não verbal e produção de maquiagem, figurino e adereços. DATA: 08 de abril LOCAL: corredores do Campus I. REGISTRO Alunas interpretam as faces da morte na hora do intervalo entre as aulas.

30 A atividade movimentou o Campus I e atraiu curiosidade. Alunos fizeram o registro fotográfico e videográfico da atividade. SETEMBRO ATIVIDADE: Participação no Festival Universitário de Propaganda - FEST UP DATA: 19 e 20/09/09 (sábado e domingo) COORDENADOR: Prof. André Tiago Sichieri PARTICIPANTES: Acadêmicos: 2º termo de C S 4 termo de C S 6 termo CS Publicidade 8 termo de C S Jornalismo LOCAL: FAAP - São Paulo/SP ATIVIDADES PREVISTAS:

31 Participar das palestras do Festival durante os dois dias de evento e da eleição do Cartaz e Jingle para o FEST UP OBJETIVO: Colocar os acadêmicos em contato com profissionais renomados da propaganda bem como outros acadêmicos, futuros comunicadores, de faculdades e universidades de todo o país. CONTRIBUIÇÃO PARA FORMAÇÃO DOS ALUNOS: Contato com os melhores profissionais do mercado publicitário, especialmente do eixo Rio-São Paulo Interação com universitários de outras universidades bem como os trabalhos realizados por eles. SETEMBRO ATIVIDADE: Visita técnica: Editora Alto Astral/Jornal Bom Dia/TV TEM DATA: 30/09/09 COORDENADOR: Prof. André Tiago Sichieri PARTICIPANTES: 4º termo de C S Hab. Jornalismo e PP LOCAL: Adamantina/SP ATIVIDADES PREVISTAS: Conhecer os processos de impressão digital e plotagem, bem como os equipamentos e estrutura necessários a finalização e aplicação dos materiais impressos. OBJETIVO: Atender a proposta da ementa da disciplina de Informática e Produção Gráfica, em propiciar ao aluno o conhecimento das novas tecnologias de impressão e as particularidades de cada processo. CONTRIBUIÇÃO PARA FORMAÇÃO DOS ALUNOS: - As demonstrações de impressão realizadas pelo proprietário da MD Poliart propiciaram aos alunos uma oportunidade de conhecer os processos de impressão digital e plotagem.

32 - Em nível de estágio e oportunidade de trabalho a visita foi muito interessante pois os alunos viram que há vagas no mercado e precisam ser preenchidas por profissionais capacitados JUSTIFICATIVA: Estar em sintonia com as mudanças do mercado é essencial para qualquer profissional que se habilita a trabalhar com Comunicação Social, seja na área de Publicidade e Propaganda ou Jornalismo. A impressão digital e plotagem hoje dominam boa parte do mercado quando se fala em materiais criados para mídias externas, pois tem uma durabilidade e qualidade muito superior aos processos de impressão usados anteriormente. REGISTRO:

33 OUTUBRO TÍTULO: Cobertura Fotográfica da Semana de Moda 2009 DATA: 29/10 COORDENADORA: Prof. Mariana Martins PARTICIPANTES: 6 termo de C S Jornalismo

34 LOCAL: Adamantina/SP ATIVIDADES PREVISTAS: Cobertura fotográfica do evento Semana de Moda 2009 na cidade de Adamantina. OBJETIVO: Atender a proposta da ementa da disciplina de Fotojornalismo II, em propiciar ao aluno a prática fotográfica, envolvendo a pauta, a captação e a edição de imagens. CONTRIBUIÇÃO PARA FORMAÇÃO DOS ALUNOS: - Utilizar a percepção e a criatividade dos alunos para a criação e desenvolvimento de pautas fotográficas; - Estimular a produção de imagens fotográficas - Compreender o processo da fotografia jornalística que envolvem a pauta, captação e edição de imagens. JUSTIFICATIVA: A prática fotográfica é extremamente importante na disciplina de fotojornalismo. É através dela que o discente compreende a técnica fotográfica, os recursos de ordem material e imaterial que envolvem a composição da imagem, além do processo de captação e veiculação da imagem impressa nos veículos de comunicação. NOVEMBRO ATIVIDADE: 10 CI.COM Ciclo de Oficinas de Comunicação Social DATA: 23 e 24 de novembro

35 LOCAL: Campus I PROGRAMAÇÃO Dia 23 - Segunda-feira A PRÁTICA DO RADIOJORNALISMO André Thieful, jornalista diplomado, chefe de reportagem da Rádio Dirceu de Marília, atua na cobertura dos setores policial, cidade e cultura.

36 MAQUIAGEM DIGITAL: O PHOTOSHOP COMO FERAMENTA DE TRATAMENTO DE IMAGEM Eleandro Festa, publicitário, é diretor de arte da Garp Comunicação Integrada de Osvaldo Cruz e Técnico em Diagramação da FAI, atuou como Assistente de Arte na Remat Propaganda e Marketing de Marília e como Assistente de Criação na Promarke de Pres. Prudente.

37

38 O INDESIGN E O LAYOUT DE ANÚNCIO Anderson Piovesan, publicitário e pós-graduado em Computação Gráfica, é diagramador no Jornal Diário D Oeste de Adamantina. NÃO HÁ REGISTRO FOTOGRÁFICO DEVIDO AO CANCELAMENTO DA OFICINA POR FALTA DE QUÓRUM. ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS COMO FERRAMENTA DE MARKETING Gilberto Rossi Junior, organizador de eventos profissional é mestre em Comunicação pela UNIMAR e atua como professor de marketing no Senac de Marília.

39 Dia 24 - Terça-feira (19h30 às 22h) CINEMA MAGIA E CINEMA EMPENHADO: REFLEXÕES SOBRE O CURTA-METRAGEM CINCÃO. Cacá Haddad, é apresentador do programa Cultura Livre da Rádio Cultura de Adamantina. Possui Graduação em Ciências da Comunicação Social pela Università Pontificia Salesiana, Itália.

40

41 MAQUIAGEM DIGITAL: O PHOTOSHOP COMO FERAMENTA DE TRATAMENTO DE IMAGEM Eleandro Festa, publicitário, é diretor de arte da Garp Comunicação Integrada de Osvaldo Cruz e Técnico em Diagramação da FAI, atuou como Assistente de Arte na Remat Propaganda e Marketing de Marília e como Assistente de Criação na Promarke de Pres. Prudente. Pruden O INDESIGN E O LAYOUT DE ANÚNCIO Anderson Piovesan, publicitário e pós-graduado pós graduado em Computação Gráfica, é diagramador no Jornal Diário D Oeste de Adamantina.

42 REDAÇÃO JORNALÍSTICA REPORTAGEM E EDIÇÃO. EDIÇÃO NA PRÁTICA: TÉCNICA DE Marisa Cortezi, jornalista, responsável pelo Jornal da FAI e Daniel Torres, jornalista e repórter da Rádio Cultura de Adamantina.

43 ARTES As artes do 10º CI.COM Ciclo de Oficinas de Comunicação Social foram desenvolvidas pela AGEPP Agência Experimental de Publicidade e Propaganda. Cartaz

44 Panfleto frente

45 Panfleto verso

46 RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2010

47 2º SEMESTRE AGOSTO ATIVIDADE: 22º Fest up. Festival de Propaganda DATA: 18 e 19 de setembro LOCAL: FAAP, São Paulo. A seguir as peças inscritas pelo curso de comunicação no 16º Concurso Fest up de Material Gráfico.

48 A seguir o link do jingle inscrito no Festival de Jingles do evento. Tema: xixi no banho. xixi no banho.mp3

49 REGISTRO FOTOGRÁFICO: Alunos: Sandro Sidmar, Letícia Luthor, Adan Casagrande e Victor Rossi.

50

51 AGOSTO ATIVIDADE: Palestra TEMA: A ação da área do marketing na prática um estudo de caso da Região Centro Oeste paulista. Case Sasazaki Indústria e Comércio Ltda. PALESTRANTE: Karina Mie Mogui. DATA: 26 de agosto LOCAL: sala 05, Campus I. Não há registro fotográfico. Foram emitidos certificados via secretaria. SETEMBRO ATIVIDADE: Palestra 4ª Primavera nos Museus TEMA: Museus e Redes Sociais PALESTRANTE: Vilma Campos Técnica responsável pelo Museu Índia Vanuíre de Tupã. DATA: 27 de setembro LOCAL: sala 05, Campus I. Foram emitidos certificados via secretaria. A seguir a proposta da palestra.

52

53

54 REGISTRO FOTOGRÁFICO:

55 RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2011

56 1º SEMESTRE JUNHO DISCIPLINA: Fotografia. TERMO: 1º PROFESSOR RESPONSÁVEL: Cássia Popolin DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE: A Exposição "Um olhar em preto e Branco" e "Feira Livre" é resultado prático das aulas teóricas desenvolvidas durante o semestre.na produção das imagens, os alunos utilizaram a técnica fotográfica aprendida em sala de aula DATA: 09 de junho LOCAL: corredores do Campus I. REGISTRO: Profa. Cássia entre alunos do 1º termo.

57 SETEMBRO No dia 12 de setembro a Coordenação do Curso de Comunicação Social, até então conduzida pela Profa. Ms. Ana Luisa Antunes Dias, passou para o Prof. Ms. Antonio Carlos Bassio Haddad. Seguem as atividades desenvolvidas entre setembro de 2011 à fevereiro de EVENTOS PROMOVIDOS PELO CURSO NA FAI DATA: 12/09 a 16/09 de º CICOM Ciclo de Palestras de Comunicação Social. PALESTRANTES: Dia 12/09 Abertura do CICOM 2011: recepção dos alunos com a banda Giu Deboni Acústico, palestra do Prof. Dr. Márcio Cardim, diretor das Faculdades Adamantinenses Integradas e apresentação do espetáculo A farsa do advogado Pathelin com o grupo Circo Teatro Rosa dos Ventos. Dia 13/09 Publicitário Alessandro Roberto Mastellini Dias: Marte Uma Agência de outro planeta; Publicitária Letícia Luthor: Marte Uma Agência de outro planeta; Publicitário Anderson Flávio Piovesan: Oficina de tecnologia e editoração eletrônica; Jornalista Rogério Silva: TV Câmara de Tupã A experiência da televisão no interior; Jornalista Giuliano Panvéchio: Jornal, Rádio e Internet: a atuação do jornalista com as novas mídias; Jornalista Sérgio Vanderlei da Silva: Jornal Impacto desafios do jornalismo no interior; Dia 14/09 Publicitária Mônica Lopes Duran: Suor + Ideias = Marketing; Publicitária Maira Modina Ferrari: Experiência no Atendimento Comercial da TV Fronteira; Dia 15/09 Prof. Ms. Matheus Mazini Ramos: Fotografia O potencial significativo no fotojornalismo; Dia 16/09 Publicitário João Faria: O novo mundo da publicidade

58 Cartaz do CI.COM 2011

59 PARTICIPAÇÃO EM ATIVIDADES COMPLEMENTARES INTERNAS E EXTERNAS, VISITAS TÉCNICAS Dia 05/11 Visita dos alunos do 4º Termo de Comunicação Social a Colônia Letônia, distrito de Varpa, município de Tupã, com o objetivo de realizar registro fotográfico daquela cultura; De 17 a 21/10 Participação dos alunos no CIC FAI - Congresso de Iniciação Cientifica da FAI Dias 17 e 18/09 Participação dos alunos do 6º Termo de Publicidade e Propaganda no Fest Up 2011 (Festival Universitário de Publicidade e Propaganda) realizado pela APP Associação dos Profissionais de Propaganda na FAAP em São Paulo; PUBLICAÇÕES DE PRODUÇÕES DO CURSO COMO ARTIGOS E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS (PROFESSORES E ALUNOS); 17 a 21/10 Congresso de Iniciação Cientifica das Faculdades Adamantinenses Integradas 2011 Curso: Publicidade e Propaganga Autores: Anderson Cobo, Valdecir Dias Santos, Monique Grazielli Baptista de Souza, Juliene Angélica de Oliveira; Titulo: A "Descodificação" da mensagem em Paulo Freire e o combate ao analfabetismo político Orientador: Olympio de Correa Mendonça Curso: Publicidade e Propaganga Autores: Débora Heloise Paio Fontes, Marcelo José Jorge, Marcelo Brocaldi Ferri, Naiara Facco de Carvalho Título: Projeto experimental de Publicidade e Propaganda da agência Kacto para o Cliente Ateliê das Jóias Orientador:Igor Aparecido Dallaqua Pedrini Curso: Publicidade e Propaganda Autores: Jhony Marcel Valentin, Ana Lais Gazola Ferracini, Guilherme Costa dos Santos Título: Marketing viral nas redes sociais Isso pegou! Orientadora: Ana Luisa Antunes Dias Curso: Publicidade e Propaganda Autores: Lígia Gonçalves Maciel da Silva, Juliane Gonzaga Derroide, Lais Mayumi Nunes Sato, Celso Fernando Sato, Adan Casagrande dos Santos Título: A importância do manual de Identidade Visual Orientadora: Lilian Pacchioni Pereira de Sousa

60 Curso: Publicidade e Propaganda Autores: Ana Lais Gazola Ferracini, Jhony Marcel Valentin, Guilherme Costa dos Santos, Natália Esse Biscolo, Alex Tiossi Fiuzo, Arize Cristini Juliani, Vinícius Celso de Carvalho D angelis, Eduardo de Araujo Lopes, Renata Ribeiro Dias Título: Comunicação alternativa e sua manifestação na revista Carta Capital Orientador: Olympio Correa de Mendonça TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSOS PUBLICIDADE E PROPAGANDA Durante o oitavo termo do curso de Publicidade e Propaganda da FAI, é apresentada aos discentes a possibilidade de vivenciar o fazer publicitário por meio do PROJEPP Projeto Experimental em Publicidade e Propaganda. Articulando a teoria e a prática, o PROJEPP é um misto entre a rotina de uma agência de publicidade e propaganda e a aplicação da metodologia e pensamento científico. Inicialmente, os alunos são divididos em grupos que podem variar de dois a seis integrantes. Cada grupo é denominado Agência e tem a finalidade de vivenciar uma experiência com um cliente real, seguindo as etapas da rotina de uma agência de publicidade (a saber: Desenvolvimento do MIV Manual de Identidade Visual da Agência, Atendimento com a coleta do briefing, Pesquisa, Planejamento, Criação e Mídia). Os Clientes, objetos de pesquisa do PROJEPP, são escolhidos num raio de 300 km da localização da instituição de ensino. Com isso, ganha-se em vivência do mercado local e regional, bem como, se torna uma estratégia educativa para empresas/empresários da importância do trabalho publicitário. As agências são orientadas por todos os discentes publicitários e de metodologia científica escalados para o oitavo termo. O objetivo é fazer com que, em cada etapa, docentes e discentes compartilhem problemas, soluções e experiências, os valores da profissão e tenham de tomar decisões críticas e embasadas sobre cada passo. São agregadas habilidades e competências condizentes com a realidade de mercado, utilizando-se do rigor científico.

61 O cronograma do PROJEPP é direcionado para que todas as etapas de elaboração da campanha publicitária estejam pré-finalizadas em novembro, quando acontece uma pré-banca. Com isso os trabalhos passam por uma correção metodológica e teórica. Entre o fim de novembro e início de dezembro acontecem as defesas públicas. As bancas finais são compostas por dois professores da casa e um profissional convidado que no currículo apresente relação entre o universo publicitário e acadêmico. Abaixo, segue a relação de agências criadas, de forma decrescente, entre os anos de 2008 e Agências criadas e aprovadas em 2011 Agência: Kacto Publicidade ao Extremo Cliente: Ateliê das Jóias Integrantes: Débora Heloíse Paio Fontes, Marcelo Brocaldi Ferri, Marcelo José Jorge, Naiara Facco de Carvalho. Agência: Boomerangue Comunicação e Marketing Cliente: PI Publicidade Integrantes: Kelly Cristina Fávero Parra, Dayane C. Vieira, Vânia Couto, Lilian Maia Agência: Newton Comunicação Cliente: Batata Express Integrantes: Carlos Eduardo Bertin, Paulo César Benzi, Maurício de Lorena, José Reinaldo Ceulin, Pedro Couto. Agências criadas e aprovadas em 2010 Agência: Contraste Comunicação Cliente: Leite Jóia Integrantes: Letícia Jéssica da Silva, Naiara J. Piovesan. Simone de Barros, Natália Lobo. Agência: Innovare Comunicação Cliente: Fantástica Modas Integrantes: Danielli Fernanda da Silva, Wellington Rodrigues da Silva.

62 Agências criadas e aprovadas em 2009 Agência: Ecco Comunicação Cliente: Rádio Regional de Dracena Integrantes: Marcelo Lucchari Borini, Rafael Imperatriz, Guilherme de Marqui, Isabelle Murielle da Silva. Agência: Pixel Comunicação Cliente: Adamantina Tênis Clube Integrantes: Carina F. de Albuquerque, Jéssica Pense da Silva, Micheli Cristina L. V. de Almeida, Pedro H. Leal Morozini. Agência: Helicom Comunicação Cliente: Descontrole Modas Integrantes: Ricardo Silles Rameiro, Katriane Pelin, Melina Trovó, Cristiane Albuquerque. Agência: Triunfo Comunicação Cliente: Moda Íntima Integrantes: Lívia Pinotti Soares, Tiago Dellaqua, Marco Tassinari Belém, Renato Jacomini, Mateus Medeiros, Leandro Zanelli. Agências criadas e aprovadas em 2008 Agência: Fixa Comunicação Cliente: Verdurão Queijos e Vinhos ( Depósito Calábria) Integrantes: Gustavo Henrique de Oliveira, Valdir Valle, Fernando de Souza, Washington Pereira. Agência: Gemüt Comunicação Cliente: Multi-Bolsas Industria de Bolsas Integrantes: Débora H. Ioda, Bruna Fernanda Moreno, Ana Paula Quinto, Renata Érika Kurozawa. Agência: Lummus Comunicação Cliente: Depósito Santa Rita Integrantes: Lara Cannevari Batista, Fabiana Salmistraro, Gilmar Franco, Frederico Massaferro. Agência: Tribus Comunicação Cliente: Cine Cyber Planet Integrantes: Alessandro Roberto Mastellini Dias, Igor B. Caldeira, Caio Almeida, Sergio Mishio, Marcelo Longui.

63

Área de Comunicação. Tecnologia em. Produção Multimídia

Área de Comunicação. Tecnologia em. Produção Multimídia Área de Comunicação Produção Multimídia Curta Duração Produção Multimídia Carreira em Produção Multimídia O curso superior de Produção Multimídia da FIAM FAAM forma profissionais preparados para o mercado

Leia mais

Área de Comunicação. Tecnologia em. Produção Publicitária

Área de Comunicação. Tecnologia em. Produção Publicitária Área de Comunicação Tecnologia em Produção Publicitária Curta Duração Tecnologia em Produção Publicitária CARREIRA EM PRODUÇÃO PUBLICITÁRIA Nos últimos anos, a globalização da economia e a estabilização

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 60/00-CEPE RESOLVE:

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 60/00-CEPE RESOLVE: RESOLUÇÃO Nº /00-CEPE 1 Fixa o Currículo Pleno do Curso de Comunicação Social, Habilitações em Jornalismo, Relações Públicas e Publicidade e Propaganda, do Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. O,

Leia mais

Características gerais

Características gerais Características gerais O curso de Publicidade e Propaganda (PP) habilita para o desenvolvimento de processos de criação publicitária (para atuar em agências de publicidade, jornais, revistas, internet)

Leia mais

PRIMEIRO SEMESTRE. Fundamentos Teóricometodológicos SUB-TOTAL 360 TOTAL 360

PRIMEIRO SEMESTRE. Fundamentos Teóricometodológicos SUB-TOTAL 360 TOTAL 360 PRIMEIRO SEMESTRE Teórica Fundamentos da Comunicação e do Jornalismo Comunicação em Língua Portuguesa I Teoria da Comunicação Sociologia da Comunicação Introdução à Economia Fundamentos Epistemológicos

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA ALUNOS/ESTÁGIARIOS FACULDADES INTEGRADAS BARROS MELO EDITAL

PROCESSO SELETIVO PARA ALUNOS/ESTÁGIARIOS FACULDADES INTEGRADAS BARROS MELO EDITAL PROCESSO SELETIVO PARA ALUNOS/ESTÁGIARIOS FACULDADES INTEGRADAS BARROS MELO EDITAL As Faculdades Integradas Barros Melo vêm tornar público aos alunos regularmente matriculados nos Cursos de Jornalismo,

Leia mais

PROCESSO SELETIVO/2012_2 ÁREA DE ATUAÇÃO: AGÊNCIA EXPERIMENTAL DE COMUNICAÇÃO

PROCESSO SELETIVO/2012_2 ÁREA DE ATUAÇÃO: AGÊNCIA EXPERIMENTAL DE COMUNICAÇÃO PROCESSO SELETIVO/2012_2 ÁREA DE ATUAÇÃO: AGÊNCIA EXPERIMENTAL DE COMUNICAÇÃO O curso de Comunicação Social seleciona estudantes das habilitações Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Rádio e TV para

Leia mais

MEDIA TRAINING: COMO SE COMUNICAR COM A IMPRENSA. Ingresso Janeiro 2015. Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/cursosdeferias

MEDIA TRAINING: COMO SE COMUNICAR COM A IMPRENSA. Ingresso Janeiro 2015. Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/cursosdeferias MEDIA TRAINING: COMO SE COMUNICAR COM A IMPRENSA Ingresso Janeiro 2015 Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/cursosdeferias MEDIA TRAINING: COMO SE COMUNICAR COM A IMPRENSA Num mundo midiático e acelerado,

Leia mais

Curso de Formação Profissional para Cinema abre inscrições

Curso de Formação Profissional para Cinema abre inscrições Curso de Formação Profissional para Cinema abre inscrições É hora de se profissionalizar. Em sua nona edição, curso promove um diálogo com experientes profissionais do mercado brasileiro sobre os processos

Leia mais

CURSO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA

CURSO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO UFPE CENTRO DE ARTES E COMUNICAÇÃO - CAC CURSO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA Coordenador do Curso: Prof. Dirceu Tavares de Carvalho Lima Filho IDENTIFICAÇÃO DO CURSO 1.

Leia mais

Curso de Publicidade e Propaganda NORMAS DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Curso de Publicidade e Propaganda NORMAS DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES Curso de Publicidade e Propaganda NORMAS DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES Viçosa, Minas Gerais 2015 1 INTRODUÇÃO As atividades complementares, inseridas no projeto pedagógico, têm por finalidade proporcionar

Leia mais

CALOURO DESTAQUE. Tema: VOLUNTARIADO

CALOURO DESTAQUE. Tema: VOLUNTARIADO CALOURO DESTAQUE Tema: VOLUNTARIADO Inspirações para o trabalho O que é voluntariado? Como os jovens atuam como voluntários? Quais são os diferenciais que a atuação voluntária leva para a atividade profissional?

Leia mais

UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL HORÁRIO DE AVALIAÇÃO ALTERNATIVA/ SEMESTRAL 1º SEMESTRE 2015

UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL HORÁRIO DE AVALIAÇÃO ALTERNATIVA/ SEMESTRAL 1º SEMESTRE 2015 Curso: JORNALISMO Período: 1º Período: Matutino Turma: M Horário de Aula Disciplina: Planejamento e Design Grafico Professor (a): Viviane Fushimi Horário de Aula Disciplina: História da Comunicação Professor

Leia mais

FACULDADES INTEGRADAS TERESA D ÁVILA NÚCLEO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. Formulário para Registro de Projetos de Extensão Universitária

FACULDADES INTEGRADAS TERESA D ÁVILA NÚCLEO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. Formulário para Registro de Projetos de Extensão Universitária FACULDADES INTEGRADAS TERESA D ÁVILA NÚCLEO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA Formulário para Registro de Projetos de Extensão Universitária Ano Base: 2012 Título do Projeto: 1º JELO Jogos Estudantis de Lorena

Leia mais

GESTÃO DA COMUNICAÇÃO NAS ATIVIDADES CRIATIVAS E CULTURAIS. Proposta de curso. Edição 2014.

GESTÃO DA COMUNICAÇÃO NAS ATIVIDADES CRIATIVAS E CULTURAIS. Proposta de curso. Edição 2014. GESTÃO DA COMUNICAÇÃO NAS ATIVIDADES CRIATIVAS E CULTURAIS Proposta de curso Edição 2014. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Título: Gestão da Comunicação nas Atividades Criativas e Culturais Local de realização:

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE JORNALISMO

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE JORNALISMO ORGANIZAÇÃO CURRICULAR O curso de Jornalismo da Unipampa está estruturado em oito semestres e tem carga horária total de 3.060 horas, sessenta horas a mais que o aconselhado pelas novas Diretrizes Curriculares.

Leia mais

CURSO DE POS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO EM FOTOGRAFIA DIGITAL

CURSO DE POS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO EM FOTOGRAFIA DIGITAL CURSO DE POS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO EM FOTOGRAFIA DIGITAL INFORMAÇÕES GERAIS: Em um mercado como o Brasil, país com um enorme potencial de profissionais criativos, fotógrafos sem uma formação adequada, além

Leia mais

Universidade Federal Fluminense IACS - Instituto de Arte e Comunicação Social Departamento de Comunicação Social Curso de Publicidade e Propaganda

Universidade Federal Fluminense IACS - Instituto de Arte e Comunicação Social Departamento de Comunicação Social Curso de Publicidade e Propaganda Universidade Federal Fluminense IACS - Instituto de Arte e Comunicação Social Departamento de Comunicação Social Curso de Publicidade e Propaganda Disciplinas Optativas Publicidade Carga horária total

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL BAIANO IF BAIANO COORDENAÇÃO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

INSTITUTO FEDERAL BAIANO IF BAIANO COORDENAÇÃO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL INSTITUTO FEDERAL BAIANO IF BAIANO COORDENAÇÃO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL Rua do Rouxinol, 115, Imbuí, Salvador-BA, CEP 41720-052 Tel.: (71) 3186-0045 EDITAL DE ABERTURA - Processo de Seleção de Estágio em

Leia mais

REGULAMENTO PRÊMIO GANDHI DE COMUNICAÇÃO 2015 ATENÇÃO: INSCRIÇÕES PRORROGADAS!!!! Até 18 de setembro de 2015.

REGULAMENTO PRÊMIO GANDHI DE COMUNICAÇÃO 2015 ATENÇÃO: INSCRIÇÕES PRORROGADAS!!!! Até 18 de setembro de 2015. REGULAMENTO PRÊMIO GANDHI DE COMUNICAÇÃO 2015 ATENÇÃO: INSCRIÇÕES PRORROGADAS!!!! Até 18 de setembro de 2015. Justificativa O Prêmio Gandhi de Comunicação é uma iniciativa da Agência da Boa Notícia, Organização

Leia mais

UNIVERSIDADE DE MARÍLIA CURSOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL PRÊMIO UNIMAR DE PUBLICIDADE E JORNALISMO REGULAMENTO CATEGORIA UNIVERSITÁRIA

UNIVERSIDADE DE MARÍLIA CURSOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL PRÊMIO UNIMAR DE PUBLICIDADE E JORNALISMO REGULAMENTO CATEGORIA UNIVERSITÁRIA UNIVERSIDADE DE MARÍLIA CURSOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL PRÊMIO UNIMAR DE PUBLICIDADE E JORNALISMO REGULAMENTO CATEGORIA UNIVERSITÁRIA APRESENTAÇÃO O Prêmio Unimar de Propaganda é um evento dirigido aos alunos

Leia mais

Mostra de Projetos 2011. Tribuninha

Mostra de Projetos 2011. Tribuninha Mostra de Projetos 2011 Tribuninha Mostra Local de: Campo Mourão Categoria do projeto: Projetos em implantação, com resultados parciais. Faculdade Integrado de Campo Mourão Cidade: Campo Mourão Contato:

Leia mais

INTEGRAÇÃO DE MÍDIAS EM JORNALISMO Como unir os veículos formais e os inovadores

INTEGRAÇÃO DE MÍDIAS EM JORNALISMO Como unir os veículos formais e os inovadores INTEGRAÇÃO DE MÍDIAS EM JORNALISMO Como unir os veículos formais e os inovadores Ingresso Janeiro 2014 Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/cursosdeferias INTEGRAÇÃO DE MÍDIAS EM JORNALISMO: Como

Leia mais

MARKETING E COMUNICAÇÃO DE MODA

MARKETING E COMUNICAÇÃO DE MODA MARKETING E COMUNICAÇÃO DE MODA Pós-graduação MARKETING E COMUNICAÇÃO DE MODA COORDENADORA: GLÁUCIA CENTENO 18/03/2016» 07/2017 400 HORAS IDIOMA: PORTUGUÊS AULAS QUINZENAIS 1 : SEXTAS, DAS 18H30 ÀS 22H30

Leia mais

A LB Comunica desenvolve estratégias e ações de marketing e comunicação, feitas sob medida para a realidade e as necessidades de cada cliente.

A LB Comunica desenvolve estratégias e ações de marketing e comunicação, feitas sob medida para a realidade e as necessidades de cada cliente. .a agência A LB Comunica desenvolve estratégias e ações de marketing e comunicação, feitas sob medida para a realidade e as necessidades de cada cliente. Nosso compromisso é auxiliar empresas e organizações

Leia mais

I FESTIVAL DE CINEMA DE CARUARU REGULAMENTO CONVOCATÓRIA FINAL

I FESTIVAL DE CINEMA DE CARUARU REGULAMENTO CONVOCATÓRIA FINAL REGULAMENTO CONVOCATÓRIA FINAL I. DAS FINALIDADES O é um espaço de difusão dos elementos culturais locais. Está em sintonia com o desenvolvimento econômico e acadêmico de Caruaru e região nas últimas décadas

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO E REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO E REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Curso de Jornalismo CONTEÚDO PROGRAMÁTICO E REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Área 1 Jornalismo Especializado (1 vaga) Graduação Exigida: Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo Titulação mínima exigida:

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal do Ceará Pró-Reitoria de Graduação PROGRAMA DE DISCIPLINA. 1. Curso: Comunicação Social 2.

Ministério da Educação Universidade Federal do Ceará Pró-Reitoria de Graduação PROGRAMA DE DISCIPLINA. 1. Curso: Comunicação Social 2. Ministério da Educação Universidade Federal do Ceará Pró-Reitoria de Graduação PROGRAMA DE DISCIPLINA 1. Curso: Comunicação Social 2. Código: 12 3.Modalidade(s): Bacharelado X Licenciatura Profissional

Leia mais

12. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1

12. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 12. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) (X) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TRABALHO (

Leia mais

Agencia Experimental Unideias 1. Guilherme Pereira da ROSA 2 Andreia Chiara PRIETO 3 UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP, MS

Agencia Experimental Unideias 1. Guilherme Pereira da ROSA 2 Andreia Chiara PRIETO 3 UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP, MS Agencia Experimental Unideias 1 Guilherme Pereira da ROSA 2 Andreia Chiara PRIETO 3 UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP, MS RESUMO Agências experimentais ou pedagógicas dos cursos de Publicidade e Propaganda

Leia mais

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EMENTA OBJETIVOS

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EMENTA OBJETIVOS Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EIXO TECNOLÓGICO: INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO CURSO: INFORMÁTICA FORMA/GRAU:( X)integrado ( )subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado ( ) licenciatura ( ) tecnólogo MODALIDADE:

Leia mais

ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NEWTON PAIVA

ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NEWTON PAIVA ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NEWTON PAIVA De ordem do Magnífico Reitor, faço saber aos interessados que achamse abertas as inscrições do Processo de Seleção Externa de Docentes, para a Escola de Educação

Leia mais

DISCUTINDO PUBLICIDADE 3ª edição Publicidade Infantil

DISCUTINDO PUBLICIDADE 3ª edição Publicidade Infantil PROJETO DE EXTENSÃO DISCUTINDO PUBLICIDADE 3ª edição Publicidade Infantil PROJETO DE EXTENSÃO TÍTULO DO PROJETO DISCUTINDO PUBLICIDADE 3ª Edição Publicidade Infantil IDENTIFICAÇÃO DO RESPONSÁVEL PELO PROJETO:

Leia mais

UNIARA CATEGORIA UNIVERSITÁRIO

UNIARA CATEGORIA UNIVERSITÁRIO Na categoria UNIVERSITÁRIO, podem ser inscritos trabalhos produzidos em sala de aula em disciplinas constantes das grades curriculares dos cursos de publicidade e propaganda e marketing, design digital

Leia mais

Cerveja Heineken 1. PALAVRAS-CHAVE: Heineken; Fotografia; Latinhas; Festa; Diversão.

Cerveja Heineken 1. PALAVRAS-CHAVE: Heineken; Fotografia; Latinhas; Festa; Diversão. Cerveja Heineken 1 Lais Eloara Nunes 2 Camila Roberta Fernandes 3 Paulo Oliveira 4 Mérsia Alvarinho Casimiro 5 Thayne Cristina dos Santos 6 Cristiane Peixoto Nabarretti. 7 Faculdade Anhanguera de Limeira,

Leia mais

INSCRIÇÃO E SUBMISSÃO DE PROJETOS TEMÁTICOS E ATIVIDADES NA IX SEMANA ACADÊMICA, VIII JORNADA CIENTÍFICA.

INSCRIÇÃO E SUBMISSÃO DE PROJETOS TEMÁTICOS E ATIVIDADES NA IX SEMANA ACADÊMICA, VIII JORNADA CIENTÍFICA. EDITAL Nº05/2015 INSCRIÇÃO E SUBMISSÃO DE PROJETOS TEMÁTICOS E ATIVIDADES NA IX SEMANA ACADÊMICA, VIII JORNADA CIENTÍFICA. A do Rio de Janeiro - IFRJ - Campus Paracambi torna público o presente documento,

Leia mais

As inscrições encontram-se abertas no período de 29 a 31 de agosto do corrente ano.

As inscrições encontram-se abertas no período de 29 a 31 de agosto do corrente ano. PROCESSO DE INSCRIÇÁO DOS ALUNOS DE JORNALISMO PARA O TRABALHO INTERDISCIPLINAR EDITAL As Faculdades Integradas Barros Melo tornam público aos alunos matriculados no Curso de Jornalismo, que estarão abertas

Leia mais

COMISSÃO DIRETORA PARECER Nº, DE 2006

COMISSÃO DIRETORA PARECER Nº, DE 2006 COMISSÃO DIRETORA PARECER Nº, DE 2006 Redação final do Projeto de Lei da Câmara nº 79, de 2004 (nº 708, de 2003, na Casa de origem). A Comissão Diretora apresenta a redação final do Projeto de Lei da Câmara

Leia mais

EDITAL Nº025/2015 INSCRIÇÃO PARA O PROCESSO SELETIVO PROJETO DE EXTENSÃO INSTITUCIONAL

EDITAL Nº025/2015 INSCRIÇÃO PARA O PROCESSO SELETIVO PROJETO DE EXTENSÃO INSTITUCIONAL EDITAL Nº025/2015 INSCRIÇÃO PARA O PROCESSO SELETIVO PROJETO DE EXTENSÃO INSTITUCIONAL Mônica Abel, Secretária Geral do Centro Universitário São Camilo, no uso de suas atribuições e por ordem da Profa.

Leia mais

Projeto Revitalização das Pastorinhas¹. Alan Tapajós Pena MATOS² Alberto Guerreiro de Carvalho FILHO³. Universidade da Amazônia, Belém, PA

Projeto Revitalização das Pastorinhas¹. Alan Tapajós Pena MATOS² Alberto Guerreiro de Carvalho FILHO³. Universidade da Amazônia, Belém, PA Projeto Revitalização das Pastorinhas¹ Alan Tapajós Pena MATOS² Alberto Guerreiro de Carvalho FILHO³ Luiz Cezar Silva dos SANTOS 4 Universidade da Amazônia, Belém, PA RESUMO No intuito de resgatar a cultura

Leia mais

2º SEMESTRE CARGA HORÁRIA

2º SEMESTRE CARGA HORÁRIA ESTRUTURA CURRICULAR Universidade Estadual da Paraíba UEPB Campina Grande - Campus I DIURNO 1º SEMESTRE CARGA HORÁRIA História da Comunicação (básica) 30 02 Filosofia da Comunicação (complementar) 30 02

Leia mais

Papiro: jornal-laboratório da Faculdade 7 de Setembro 1. Sammia SANTOS 2 Alessandra MARQUES 3 Faculdade 7 de Setembro, Fortaleza, CE

Papiro: jornal-laboratório da Faculdade 7 de Setembro 1. Sammia SANTOS 2 Alessandra MARQUES 3 Faculdade 7 de Setembro, Fortaleza, CE Papiro: jornal-laboratório da Faculdade 7 de Setembro 1 Sammia SANTOS 2 Alessandra MARQUES 3 Faculdade 7 de Setembro, Fortaleza, CE RESUMO O presente trabalho apresenta a experiência de produção laboratorial

Leia mais

1ª Amostra de Projetos e Produções Científicas em Educação Matemática da FAINTVISA

1ª Amostra de Projetos e Produções Científicas em Educação Matemática da FAINTVISA FACULDADES INTEGRADAS DA VITÓRIA DE SANTO ANTÃO FAINTVISA COORDENAÇÃO DE CIÊNCIAS EXATASE DA NATUREZA 1 Pontos turísticos da cidade da Vitória de Santo Antão PE 1ª Amostra de Projetos e Produções Científicas

Leia mais

FACULDADE CÁSPER LÍBERO PROJETO CRIAR 2013 2 ANO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA 2º ANO DE RÁDIO E TV

FACULDADE CÁSPER LÍBERO PROJETO CRIAR 2013 2 ANO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA 2º ANO DE RÁDIO E TV FACULDADE CÁSPER LÍBERO PROJETO CRIAR 2013 2 ANO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA 2º ANO DE RÁDIO E TV O Projeto Criar é um projeto transdisciplinar, que envolve os cursos de Publicidade e Propaganda e Rádio

Leia mais

Edital nº 001/2015 PROEX/UERN

Edital nº 001/2015 PROEX/UERN Governo do Estado do Rio Grande do Norte Secretaria de Estado da Educação e da Cultura SEEC UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE UERN Pró-Reitoria de Extensão PROEX Campus Universitário BR 110,

Leia mais

Aprovado no CONGRAD: 08.08.06 Vigência: Válido para ingressos a partir de 2006/1 CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL CÓD. 435 - HABILITAÇÃO: JORNALISMO MANHÃ

Aprovado no CONGRAD: 08.08.06 Vigência: Válido para ingressos a partir de 2006/1 CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL CÓD. 435 - HABILITAÇÃO: JORNALISMO MANHÃ Aprovado no CONGRAD: 08.08.06 Vigência: Válido para ingressos a partir de 2006/1 CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL CÓD. 435 - HABILITAÇÃO: JORNALISMO MANHÃ CÓD. 460 - HABILITAÇÃO: JORNALISMO NOITE CURRÍCULO

Leia mais

PHOTOSHOP Básico MANUAL DO CANDIDATO. Ingresso Julho 2011. ESPM Unidade Porto Alegre. Rua Guilherme Schell, 350 Santo Antônio Porto Alegre/RS.

PHOTOSHOP Básico MANUAL DO CANDIDATO. Ingresso Julho 2011. ESPM Unidade Porto Alegre. Rua Guilherme Schell, 350 Santo Antônio Porto Alegre/RS. PHOTOSHOP Básico MANUAL DO CANDIDATO Ingresso Julho 2011 ESPM Unidade Porto Alegre Rua Guilherme Schell, 350 Santo Antônio Porto Alegre/RS. Informações: Central de Candidatos: (51) 3218-1400 Segunda a

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente regulamento normatiza as atividades do Estágio Supervisionado em Publicidade e Propaganda

Leia mais

MANUAL DE ESTÁGIO CIÊNCIAS CONTÁBEIS. Profa. LUCIANE ALVES FERNANDES. Coordenação de Estágio e Trabalho de Conclusão.

MANUAL DE ESTÁGIO CIÊNCIAS CONTÁBEIS. Profa. LUCIANE ALVES FERNANDES. Coordenação de Estágio e Trabalho de Conclusão. MANUAL DE ESTÁGIO CIÊNCIAS CONTÁBEIS Profa. LUCIANE ALVES FERNANDES Porto Alegre/RS 2014 ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 2. O ESTÁGIO... 3 3. FUNDAMENTAÇÃO LEGAL DO ESTÁGIO... 3 4. OBJETIVOS DO ESTÁGIO... 3

Leia mais

EDITAL PIBID-FUNEC SELEÇÃO DE PROFESSORES SUPERVISORES PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID

EDITAL PIBID-FUNEC SELEÇÃO DE PROFESSORES SUPERVISORES PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID EDITAL PIBID-FUNEC SELEÇÃO DE PROFESSORES SUPERVISORES PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID A FUNEC Fundação Municipal de Educação e Cultura de Santa Fé do Sul, através

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ (UFOPA) PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA (PROPPIT)

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ (UFOPA) PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA (PROPPIT) SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ (UFOPA) PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA (PROPPIT) A Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) através da

Leia mais

APÊNDICE A Logomarca Dançaju

APÊNDICE A Logomarca Dançaju APÊNDICE A Logomarca Dançaju 102 APÊNDICE B - Cartaz 103 APÊNDICE C Folder e ficha de inscrição 104 105 APÊNDICE D - Termode autorização de uso de imagens para maiores de 18 anos Eu com Identidade, CPF,de

Leia mais

Eder Luizio Amaral de Castro

Eder Luizio Amaral de Castro Eder Luizio Amaral de Castro Data de Nascimento 01/12/1977 CONTATO (55) 9171.5151 (55) 3025,4465 e-mail: ederamaraldecastro@yahoo.com.br GRADUAÇÃO Bacharel em Comunicação Social Habilitação em Publicidade

Leia mais

de junho de 2007, destinados a profissionais com graduação ou bacharelado.

de junho de 2007, destinados a profissionais com graduação ou bacharelado. PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU posgraduacao@poliseducacional.com.br O QUE É PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU? A pós graduação lato sensu são cursos promovidos pelas faculdades do grupo POLIS EDUCACIONAL com mais de

Leia mais

Professor Fernando Carrazedo Feijó CURRICULUM VITAE. A Identificação

Professor Fernando Carrazedo Feijó CURRICULUM VITAE. A Identificação CURRICULUM VITAE A Identificação Nome: Fernando Carrazedo Feijó Data de nascimento: 28/08/1965 Local de Nascimento: São Paulo SP Estado Civil: Casado Sexo: Masculino E-mail: professor@fernandofeijo.com

Leia mais

FOTOGRAFIA DE ESTIMAÇÃO: Técnicas para fotografia de animais domésticos

FOTOGRAFIA DE ESTIMAÇÃO: Técnicas para fotografia de animais domésticos FOTOGRAFIA DE ESTIMAÇÃO: Técnicas para fotografia de animais domésticos Ingresso Janeiro 2015 Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/cursosdeferias FOTOGRAFIA DE ESTIMAÇÃO: Técnicas para fotografia

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 1903N - Comunicação Social: Relações Públicas. Ênfase

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 1903N - Comunicação Social: Relações Públicas. Ênfase Curso 1903N - Comunicação Social: Relações Públicas Ênfase Identificação Disciplina 0003245A - Publicidade e Propaganda Docente(s) Vinicius Martins Carrasco de Oliveria Unidade Faculdade de Arquitetura,

Leia mais

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 292/2014

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 292/2014 DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 292/2014 Dispõe sobre o Currículo do Curso de Jornalismo, regime seriado semestral. O CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA, na conformidade do Processo Nº COS- 144/2012, aprovou e eu promulgo

Leia mais

Programa Escola do Olhar. ImageMagica

Programa Escola do Olhar. ImageMagica Programa Escola do Olhar ImageMagica Programa Escola do Olhar O Programa Escola do Olhar visa implementação de Oficinas de Fotografia, artesanal ou digital, em equipamentos públicos, como escolas. Através

Leia mais

ETAPAS. 1ª Inscrições. 2ª Seleção. 3ª Palestra Inaugural.

ETAPAS. 1ª Inscrições. 2ª Seleção. 3ª Palestra Inaugural. O PROJETO O curso de Residência em Jornalismo da Rede Gazeta atinge a maioridade e chega a sua 18º edição, cada vez mais se consolidando como uma importante porta de entrada de novos profissionais no mercado

Leia mais

PUBLICIDADE E PROPAGANDA

PUBLICIDADE E PROPAGANDA PUBLICIDADE E PROPAGANDA Nome IES: UNIVERSIDADE DE CUIABÁ - UNIC 1 CURSO: AGRONOMIA Dados de identificação da Universidade de Cuiabá - UNIC Dirigente da Mantenedora Presidente: Ed. Rodrigo Calvo Galindo

Leia mais

Edição Nº 15 Florianópolis, 10 de outubro de 2012. SEM/SC: mudanças no cronograma do Programa de Capacitação Museológica

Edição Nº 15 Florianópolis, 10 de outubro de 2012. SEM/SC: mudanças no cronograma do Programa de Capacitação Museológica SEM/SC: mudanças no cronograma do Programa de Capacitação Museológica A Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio do Sistema Estadual de Museus (SEM/SC), comunica mudanças nas datas e alguns locais

Leia mais

Faculdades Integradas do Norte de Minas - FUNORTE R. Lírio Brant, 787 Melo Montes Claros/MG Fone: 21010494

Faculdades Integradas do Norte de Minas - FUNORTE R. Lírio Brant, 787 Melo Montes Claros/MG Fone: 21010494 Faculdades Integradas do Norte de Minas - FUNORTE R. Lírio Brant, 787 Melo Montes Claros/MG Fone: 21010494 APRESENTAÇÃO DE PROPOSTA DE PROJETO DE EXTENSÃO Título do projeto: 8ª Semana da Comunicação e

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE IT Instrução de Trabalho

SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE IT Instrução de Trabalho PUBLICIDADE IT. 40 09 1 / 4 1. OBJETIVO Estabelecer diretrizes para a execução das atividades de publicidade do Crea GO. 2. DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA PO. 08 Avaliação da satisfação do cliente 3. PROCEDIMENTOS

Leia mais

1.1. CAMPUS CARLOS LUZ

1.1. CAMPUS CARLOS LUZ ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NEWTON PAIVA De ordem do Magnífico Reitor, faço saber aos interessados que achamse abertas as inscrições do Processo de Seleção Externa de Docentes, para a Escola de Educação

Leia mais

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº002/2015 SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS PARA AGÊNCIA EXPERIMENTAL GALO CANTA

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº002/2015 SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS PARA AGÊNCIA EXPERIMENTAL GALO CANTA PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº002/2015 SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS PARA AGÊNCIA EXPERIMENTAL GALO CANTA A FACULDADE PROJEÇÃO, por intermédio do curso de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda da Escola

Leia mais

III FEIRA ESTADUAL DE CIÊNCIAS DA NATUREZA DO ACRE E III MOSTRA CIENTÍFICA DE CIÊNCIAS DA AMAZÔNIA OCIDENTAL

III FEIRA ESTADUAL DE CIÊNCIAS DA NATUREZA DO ACRE E III MOSTRA CIENTÍFICA DE CIÊNCIAS DA AMAZÔNIA OCIDENTAL III FEIRA ESTADUAL DE CIÊNCIAS DA NATUREZA DO ACRE E III MOSTRA CIENTÍFICA DE CIÊNCIAS DA AMAZÔNIA OCIDENTAL Dias 6 e 7 de Novembro de 2013 Realização e apoio: facebook: https://www.facebook.com/fecinac

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Etec Ensino Técnico ETEC Paulino Botelho Descentralizada E.E. Arlindo Bittencourt Código: 091-2 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão em Negócios Habilitação Profissional:

Leia mais

26 Psicologia Aplicada à Administração - ADM 2 2 4 Relações Humanas no Trabalho - CTL 2 1 2 Psicologia da Comunicação - CS 3 1 3

26 Psicologia Aplicada à Administração - ADM 2 2 4 Relações Humanas no Trabalho - CTL 2 1 2 Psicologia da Comunicação - CS 3 1 3 1a vaga Vagas Regime trabalho semanal Disciplina Quadro I - Previsão para as designações/2011 1º Semestre 2º Semestre C/H semanal turma Nº turmas Total encargos disciplina Disciplina C/H semanal turma

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal do Ceará Pró-Reitoria de Graduação PROGRAMA DE DISCIPLINA

Ministério da Educação Universidade Federal do Ceará Pró-Reitoria de Graduação PROGRAMA DE DISCIPLINA Ministério da Educação Universidade Federal do Ceará Pró-Reitoria de Graduação PROGRAMA DE DISCIPLINA 1. Curso: COMUNICAÇÃO SOCIAL 2. Código: 12 3.Modalidade(s): Bacharelado X Licenciatura Profissional

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL, COM HABILITAÇÃO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA, BACHARELADO REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO

Leia mais

II FESTIVAL DE PUBLICIDADE FACULDADES PONTA GROSSA

II FESTIVAL DE PUBLICIDADE FACULDADES PONTA GROSSA REGULAMENTO II FESTIVAL DE PUBLICIDADE FACULDADES PONTA GROSSA 1 PARTICIPANTES O II Festival de Publicidade Faculdades Ponta Grossa será realizado no dia 12 de agosto no Teatro Ópera auditório B, das 18h40

Leia mais

Marketing Político: planejamento estratégico e gerenciamento de campanha

Marketing Político: planejamento estratégico e gerenciamento de campanha Marketing Político: planejamento estratégico e gerenciamento de campanha objetivos Apresentar uma contextualização histórica sobre política e marketing, relações entre povo e poder, bem como a compreensão

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DA BAHIA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DA BAHIA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DA BAHIA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO Manual com normas para solicitação de produção e publicação de material informativo jornalístico no site, lista de

Leia mais

(Publicado em 02/02/2015)

(Publicado em 02/02/2015) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE PÓS-GRADUAÇÃO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO EDITAL N 01 / 2015 - PROCESSO SELETIVO (Publicado em 02/02/2015) EDITAL DE ABERTURA

Leia mais

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº002/2015 SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS PARA AGÊNCIA EXPERIMENTAL GALO CANTA

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº002/2015 SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS PARA AGÊNCIA EXPERIMENTAL GALO CANTA PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº002/2015 SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS PARA AGÊNCIA EXPERIMENTAL GALO CANTA A FACULDADE PROJEÇÃO, por intermédio do curso de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda da Escola

Leia mais

1 Atividades de planejamento

1 Atividades de planejamento Belém Pará 2012 1 Atividades de planejamento Durante o mês de janeiro, foi priorizadas atividades de planejamento para as atividades do NIE para o trabalho do ano de 2012. Este planejamento ocorreu no

Leia mais

Trabalhando em conjunto, trabalhando sempre.

Trabalhando em conjunto, trabalhando sempre. A AVY COMUNICAÇÃO A AVY Comunicação é uma agência de comunicação e marketing que desenvolve diferentes soluções utilizando a experiência e criatividade de sua equipe para gerar valor institucional, fidelidade

Leia mais

BALANCED SCORECARD - BSC DO CAMPUS VOLTA REDONDA

BALANCED SCORECARD - BSC DO CAMPUS VOLTA REDONDA OBJETIVOS BALANCED SCORECARD - BSC DO CAMPUS VOLTA REDONDA INDICADORES METAS RESPONSÁVEL PRAZO STATUS Implementação da Norma 17025 no Conclusão em. Laboratório de Metrologia Reinaldo Santana Produção e

Leia mais

Faculdade de Tecnologia SENAI/SC em Florianópolis EDITAL DE PROCESSO SELETIVO

Faculdade de Tecnologia SENAI/SC em Florianópolis EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Faculdade de Tecnologia SENAI/SC em Florianópolis EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação A Faculdade de Tecnologia SENAI/SC em

Leia mais

Animatic para criação de filmes de animação e computação gráfica 3D

Animatic para criação de filmes de animação e computação gráfica 3D Animatic para criação de filmes de animação e computação gráfica 3D Objetivos Ensinar em abordagem básica a teoria e a prática dos fundamentos da pré-produção de uma animação com a produção. A quem se

Leia mais

Curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio Subseqüente ao Ensino Médio, na modalidade a distância, para:

Curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio Subseqüente ao Ensino Médio, na modalidade a distância, para: Curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio Subseqüente ao Ensino Médio, na modalidade a distância, para: Técnico em Informática na Formação de Instrutores Carga Horária: 1000 horas Estágio Curricular:

Leia mais

FORMULÁRIO DE PROJETO FIP/MAGSUL Ano: 2012. Aline Toledo Arena

FORMULÁRIO DE PROJETO FIP/MAGSUL Ano: 2012. Aline Toledo Arena FORMULÁRIO DE PROJETO FIP/MAGSUL Ano: 2012 Administração: (Bacharel) Direito: (Bacharel) Mantida pela A.E.S.P. R: Tiradentes, 322 Centro Tel.: (67) 3437-8820 Ponta Porã MS Home Page: www.magsul-ms.com.br

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO 01/2015. 2. VAGAS: 8 (oito). O candidato deve indicar o orientador da lista de disponibilidade de vagas a seguir.

EDITAL DE SELEÇÃO 01/2015. 2. VAGAS: 8 (oito). O candidato deve indicar o orientador da lista de disponibilidade de vagas a seguir. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE- FURG IMEF Instituto de Matemática, Estatística e Física Programa de Pós-Graduação em Física Av. Itália, km 8, Campus Carreiros, CEP 96201-900, Rio Grande RS pgfisica@furg.br

Leia mais

Edital de seleção para Agência Experimental do Curso de Publicidade e Propaganda 2 o semestre de 2012

Edital de seleção para Agência Experimental do Curso de Publicidade e Propaganda 2 o semestre de 2012 Edital de seleção para Agência Experimental do Curso de Publicidade e Propaganda 2 o semestre de 2012 Art. 1º O presente edital tem como objetivo selecionar acadêmicos para atuar na Agência Experimental

Leia mais

Portifólio Regina Ramalho

Portifólio Regina Ramalho 1 Portifólio Regina Ramalho Diretora de Comunicação e Editora do Pró Trabalhador Aniger Comunicação janeiro de 2013 até o momento (1 ano 6 meses)aclimação Regina Ramalho- Estratégias de comunicação e Assessoria

Leia mais

MANUAL DO CURSO SUPERIOR TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL QP EM CONTACT CENTER

MANUAL DO CURSO SUPERIOR TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL QP EM CONTACT CENTER MANUAL DO CURSO SUPERIOR TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL QP EM CONTACT CENTER 1) Introdução Belo Horizonte 2009/1º A proposta da elaboração do Manual para o Curso de Tecnologia em Gestão Comercial QP EM

Leia mais

PARCERIA DE SUCESSO AMOG / IFSULDEMINAS. TRÊS CURSOS DE PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM ANDAMENTO

PARCERIA DE SUCESSO AMOG / IFSULDEMINAS. TRÊS CURSOS DE PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM ANDAMENTO PARCERIA DE SUCESSO AMOG / IFSULDEMINAS. TRÊS CURSOS DE PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM ANDAMENTO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIAS E TECNOLOGIA IFSULDEMINAS CAMPUS MUZAMBINHO Parceria ASSOCIAÇÃO DOS

Leia mais

Identidade: 06479911-7, 21.02.95, IFP CPF: 017.879.197-06. Título de Eleitor: 788807503-02 Carteira de Trabalho: 42313

Identidade: 06479911-7, 21.02.95, IFP CPF: 017.879.197-06. Título de Eleitor: 788807503-02 Carteira de Trabalho: 42313 CURRICULUM VITAE ALINE VERISSIMO MONTEIRO CRP/RJ 05-21723 Rua Desembargador Burle, 28/602 - Rio de Janeiro. CEP 22271-060 /fax (021) 246 0309 Celular (021) 96341676 E-mail: avmonteiro@infolink.com.br Identidade:

Leia mais

CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL PUBLICIDADE E PROPAGANDA. NÍVEL VII e VIII-MANHÃ; NÍVEL IX e X-NOITE

CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL PUBLICIDADE E PROPAGANDA. NÍVEL VII e VIII-MANHÃ; NÍVEL IX e X-NOITE CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL PUBLICIDADE E PROPAGANDA NÍVEL VII e VIII-MANHÃ; NÍVEL IX e X-NOITE PROFESSORES - ORIENTADORES PARA O TRABALHO DE CONCLUSÃO Adriana S. Kurtz Mídia e cultura de massa Cinema

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO/ 2013

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO/ 2013 Curso: Graduação: Habilitação: Regime: Duração: COMUNICAÇÃO SOCIAL BACHARELADO MATRIZ CURRICULAR PUBLICIDADE E PROPAGANDA SERIADO ANUAL - NOTURNO 4 (QUATRO) ANOS LETIVOS Integralização: A) TEMPO TOTAL

Leia mais

DIRETRIZES CURRICULARES PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UTFPR

DIRETRIZES CURRICULARES PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UTFPR Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional DIRETRIZES CURRICULARES PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UTFPR APROVADO PELA RESOLUÇÃO

Leia mais

REGULAMENTO PRÊMIO ESTADÃO PME

REGULAMENTO PRÊMIO ESTADÃO PME REGULAMENTO PRÊMIO ESTADÃO PME 1. O PRÊMIO O Prêmio ESTADÃO PME é uma iniciativa pioneira e única do Grupo Estado e tem como objetivos valorizar as melhores histórias de pequenas e médias empresas e estimular

Leia mais

Pós-graduação Lato Sensu em Informática Aplicada na Educação

Pós-graduação Lato Sensu em Informática Aplicada na Educação Pós-graduação Lato Sensu em Informática Aplicada na Educação 1. Público Alvo Este curso de Pós-Graduação Lato Sensu é destinado principalmente a alunos graduados em cursos da área de Educação (Pedagogia

Leia mais

Gestão e Planejamento de Eventos MANUAL DO CURSO

Gestão e Planejamento de Eventos MANUAL DO CURSO Gestão e Planejamento de Eventos MANUAL DO CURSO ESPM Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo - SP Informações Central de Relacionamento: (11) 5081-8200 (opção 1) Segunda a sexta 9h às 20h45 Sábado

Leia mais

PROEX E DIREÇÃO DO CURSO DE DIREITO 1º/2013

PROEX E DIREÇÃO DO CURSO DE DIREITO 1º/2013 PROEX E DIREÇÃO DO CURSO DE DIREITO 1º/2013 EDITAL Nº 1, 9 DE ABRIL DE 2013 A Direção do Curso de Direito da Universidade Católica de Brasília UCB, no uso de suas atribuições institucionais, torna pública

Leia mais

Educação para a Sustentabilidade Projeto ESPM Social São Paulo

Educação para a Sustentabilidade Projeto ESPM Social São Paulo Educação para a Sustentabilidade Projeto ESPM Social São Paulo (Escola Superior de Propaganda e Marketing) Apresentação: Prof. Ismael Rocha Prof. Carlos Frederico Lucio São Paulo, julho de 2011 Indicadores

Leia mais

ORIENTAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA PARA O USO DE JOGOS E BRINQUEDOS COMO ESTRATÉGIA PARA TRABALHAR AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

ORIENTAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA PARA O USO DE JOGOS E BRINQUEDOS COMO ESTRATÉGIA PARA TRABALHAR AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM ORIENTAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA PARA O USO DE JOGOS E BRINQUEDOS COMO ESTRATÉGIA PARA TRABALHAR AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM Objetivo: Oferecer a educadores de crianças, pais, psicopedagogos e demais pessoas

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE PÓS-GRADUAÇÃO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE PÓS-GRADUAÇÃO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE PÓS-GRADUAÇÃO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO EDITAL nº 01/ 2013 - PROCESSO SELETIVO (Publicado em11/11/2013) EDITAL DE ABERTURA

Leia mais

FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS DE CONSELHEIRO LAFAIETE MANUAL DO ALUNO. Gestão Estratégica de Pessoas e Inovação Tecnológica

FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS DE CONSELHEIRO LAFAIETE MANUAL DO ALUNO. Gestão Estratégica de Pessoas e Inovação Tecnológica FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS DE CONSELHEIRO LAFAIETE MANUAL DO ALUNO Gestão Estratégica de Pessoas e Inovação Tecnológica CONSELHEIRO LAFAIETE 13 APRESENTAÇÃO IDENTIFICAÇÃO DO CURSO Nome do curso:

Leia mais