MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO"

Transcrição

1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO EDITAL N 045/2011 PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS PROCESSO SELETIVO INTERNO DE CANDIDATOS A BOLSAS NA MODALIDADE GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NO EXTERIOR - SWG A Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação e a Diretoria de Relações Internacionais Pró-reitoria de Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais IFSULDEMINAS, no uso de suas atribuições, comunica que estão abertas no período de 10 a 31 de outubro, as inscrições para seleção de 2 (dois) alunos de graduação do IFSULDEMINAS, mais cadastro de reserva, para as 2 cotas disponibilizadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq para a participação do Programa Ciência Sem Fronteiras - CsF, na modalidade de Graduação Sanduiche no Exterior SWG. Ao final do processo seletivo, os alunos selecionados serão indicados ao CNPq, a quem cabe a aprovação final dos nomes. 1. OBJETIVO DO PROGRAMA O programa Ciência sem Fronteiras é um projeto realizado entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e o Ministério da Educação, que visa proporcionar a formação de recursos humanos altamente qualificados nas melhores universidades e instituições de pesquisa estrangeiras, buscando,

2 assim, promover a internacionalização da ciência, inovação e tecnologia nacional, por meio do intercâmbio e da mobilidade estudantil. O referido projeto prevê a utilização de 75 mil bolsas até o ano de 2014 para promover intercâmbio, para que alunos de graduação e pós-graduação possam realizar estágio no exterior, com o intuito de manter contato com sistemas educacionais competitivos em relação à tecnologia e inovação. Além disso, o programa CsF tem o objetivo de atrair pesquisadores do exterior que queiram se fixar no Brasil ou estabelecer parcerias com os pesquisadores brasileiros nas, bem como criar oportunidade para que pesquisadores de empresas recebam treinamento especializado no exterior, para que atuem posteriormente no Brasil, auxiliando no desenvolvimento do pais. 2. ÁREAS PRIORITÁRIAS PARA INSCRIÇÃO: O programa Ciência sem Fronteiras tem as seguintes áreas prioritárias: a. Engenharias e demais áreas tecnológicas; b. Ciências exatas e da Terra: Física, Química, Biologia e Geociências; c. Ciências Biomédicas e da Saúde; d. Computação e Tecnologias da Informação; e. Tecnologia Aeroespacial; f. Fármacos; g. Produção Agrícola Sustentável; h. Petróleo, Gás e Carvão Mineral; i. Energias Renováveis; j. Tecnologia Mineral; k. Biotecnologia; l. Nanotecnologia e Novos Materiais;

3 m. Tecnologia de Prevenção Mitigação e Desastres Naturais; n. Biodiversidade e Bioprospecção; o. Ciência do Mar; p. Indústria Criativa; q. Novas Tecnologias de Engenharia Construtiva; r. Formação de Tecnólogos. 3. INSTITUIÇÕES DE ENSINO Os estudantes classificados no programa Ciência sem Fronteiras terão seu treinamento nas melhores instituições disponíveis e classificadas nos rankings internacionais para cada grande área de conhecimento. As 330 instituições conveniadas com o CNPq estão listadas no sitio: A Graduação Sanduíche no Exterior - SWG é uma bolsa dirigida a alunos de graduação para estágios de 6 (seis) meses a 1 (um) ano, sendo de seis a nove meses em atividades acadêmicas e o restante em laboratórios de pesquisa, empresas ou centros de P&D. 4. DA BOLSA As bolsas oferecidas pelo CNPq terão duração mínima de 6 (seis) meses, podendo chegar a 12 (doze) meses, quando o plano de atividades incluir estágio de pesquisa ou inovação/tecnologia em indústria, centro de pesquisa ou laboratório. A ida do bolsista ao exterior poderá ser antecipada, a fim de permitir a realização de cursos preparatórios exigidos ou ofertados pela instituição de destino, caso considere necessário. Não será permitida a prorrogação da bolsa ou a substituição do bolsista. Os candidatos selecionados e cuja indicação for aprovada pelo CNPq terão direito aos seguintes itens:

4 mensalidades; passagens aéreas de ida e volta; auxílio instalação, e seguro saúde, proporcional à duração da bolsa, exceto para bolsistas que se dirijam a países que ofereçam assistência médica gratuita. As mensalidades da bolsa (U$ 870,00) serão pagas trimestralmente, nos meses de janeiro, abril, julho e outubro, mediante depósito em conta bancária no exterior, a qual deverá ser aberta pelo bolsista após sua chegada ao país de destino. Os demais itens serão pagos ao bolsista antes do embarque para o exterior, diretamente em sua conta bancária no Brasil. O IFSULDEMINAS, através de sua Pró-reitoria de Ensino, comprometese a validar os créditos referentes às atividades acadêmicas realizadas pelo bolsista no exterior, integralizando-os ao seu currículo, de modo a não haver prejuízo em relação à vida acadêmica do aluno após seu retorno ao Brasil. 5. REQUISITOS MÍNIMOS PARA INSCRIÇÃO: 5.1 ter nacionalidade brasileira; 5.2 estar regularmente matriculado em curso de graduação (bacharelado) no IFSULDEMINAS, que enquadre nas áreas prioritárias do edital; 5.3 ter concluído no mínimo 30% e no máximo 60% da carga horária do curso em 2011/ possuir Coeficiente de Rendimento Acadêmico (CRA) igual ou superior a 7, preferencialmente, ou seja, não obrigatoriamente, estar realizando ou ter realizado Programa de Iniciação Cientifica ou Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico ou Inovação, devidamente regulamentado pelo IFSULDEMINAS; 5.6 o candidato não pode acumular o recebimento da bolsa prevista neste edital, com vínculo empregatício ou outro tipo de bolsa.

5 5.7 estar quite com as obrigações eleitorais. 6. DAS INSCRIÇÕES As inscrições devem ser realizadas entre os dias 10 a 31 de outubro de Os candidatos deverão enviar os documentos listados no presente edital, via sedex, com data máxima de postagem do dia 31 de outubro de O envio da documentação deve ser feito para o seguinte endereço: Programa Ciência sem Fronteiras Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação A/C Marcelo Bregagnoli Rua Ciomara Amaral de Paula n 167 Bairro Medicina Pouso Alegre MG CEP: Além dos documentos solicitados, os candidatos devem acrescentar todos os documentos presentes nos anexos do edital. Quaisquer dúvidas podem ser sanadas pelos seguintes s:

6 7. CRITÉRIOS DE SELEÇÃO PARA A ETAPA INICIAL A seleção dos bolsistas será realizada a partir da média ponderada das notas dadas aos seguintes itens: a) Coeficiente de rendimento acadêmico (CRA) (60%) b) Pontuação obtida na defesa oral em Participação em Programas de Bolsas PIBIC, PIBITI, BIC/IFSULDEMIAS, PROBIC ou PROBITI (10 %) c) Exame de Proficiência em Língua Inglesa (30%) OBS: No caso do aluno estar matriculado em curso cuja avaliação seja por conceito, a correlação a ser adotada será a seguinte: Conceito A - 10,0 Conceito B - 9,0 Conceito C - 7,0 Conceito D - 3,0 Conceito E 0,0 8. DA ANÁLISE E DO JULGAMENTO DAS INSCRIÇÕES A análise, o julgamento das inscrições e a homologação do resultado serão realizados pela Pró-reitoria de Pesquisa, Pós- graduação e Inovação do IFSULDEMINAS. O resultado final será divulgado até o dia 28 de novembro de 2011, no endereço: 9. DOS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA A INSCRIÇÃO: Os documentos abaixo listados devem ser enviados via sedex: a) Histórico escolar oficial e atualizado, com coeficiente de rendimento igual ou superior a 7.0 emitido pela coordenação do curso, secretaria ou Diretoria Geral de Ensino, carimbado e assinado pelo coordenador ou diretor geral do campus de origem; b) Comprovante de inscrição para a prova de proficiência em língua inglesa, TOEFL (a prova deve ser feita até dia 10 de dezembro de 2011)

7 c) Carta de exposição de motivos elaborada pelo aluno sobre a intenção de participar do programa Ciência sem Fronteiras; d) Cópia do CPF, título eleitoral e RG autenticados; e) Comprovante de quitação eleitoral; f) Cópia do comprovante de matrícula do aluno; g) Ficha de inscrição do aluno candidato a bolsista (anexo) - 1 cópia impressa; h) Cópia do Boletim de notas ou conceito do último semestre, obtido junto ao Sistema Acadêmico e assinado pelo coordenador do curso, secretaria, DDE ou CGE do campus. i) Cópia do currículo lattes atualizado e comprovado; j) Cópia do comprovante de endereço atualizado; k) Declaração do aluno candidato a bolsista, de não acumular o recebimento da bolsa prevista neste edital, com vínculo empregatício ou outro tipo de bolsa (anexo) - 1 cópia impressa. l) Comprovante de inscrição para a prova do TOEFL. m) Pedido de inscrição para o exame de suficiência em inglês realizado pela Assessoria Internacional da reitoria (feito via ) 10. DA CLASSIFICAÇÃO Para classificação dos candidatos, será priorizado o desempenho acadêmico através da avaliação do histórico escolar do aluno. Também será avaliado o currículo lattes do mesmo, onde devem constar as produções e participações do aluno em congressos e demais eventos, bem como desenvolvimento de projetos de iniciação cientifica ou correlatos. Também será considerado o conhecimento da língua inglesa do aluno, que será avaliado nas seguintes áreas: leitura, entrevista em inglês e escrita. 11. DA PONTUAÇÃO PARA CLASSIFICAÇÃO FINAL a) Coeficiente de rendimento (limite máximo de 60 pontos) b) Realizar ou ter realizado Iniciação Cientifica (10 pontos)

8 c) Exame de proficiência em língua inglesa da Assessoria Internacional (até 30 pontos) Da pontuação: I. Coeficiente de rendimento: pontos atribuídos 7,0 a 8,0 10 8,1 a 8,4 20 8,5 a 8,8 30 8,9 a 9,2 40 9,3 a 9,6 50 9,7 a II. Iniciação cientifica: 10 pontos III. Exame de proficiência em inglês: (até 30 pontos) Notas pontuação 60 a a a OBS: caso ocorra empate, o desempate se fará com base na maior nota do exame de língua inglesa.

9 12. DOS CANDIDATOS CLASSIFICADOS 12.1 Os candidatos classificados serão indicados pelo Coordenador Geral do Programa como discentes aptos a participar do Programa Ciência sem Fronteiras. Porém, a homologação e efetivação da candidatura fica a cargo do CNPq Será eliminado do programa o candidato classificado que não comprovar proficiência no idioma através de certificação TOEFL com nota mínima de 79 até o dia 15 de dezembro de 2011 (informações adicionais via COMPROMISSOS DO BOLSISTA CLASSIFICADO 13.1 Estar cadastrado na plataforma de Curriculo Lattes/CNPq 13.2 Ao final da graduação sanduiche no exterior, o aluno deve apresentar relatório técnico final das atividades desenvolvidas durante o intercambio. Dedicar-se integralmente às atividades acadêmicas e de pesquisa; 13.3 Nas publicações e trabalhos apresentados, fazer referência a sua condição de bolsista do CNPq conforme a modalidade de bolsa contemplada; 13.4 Estar recebendo apenas uma modalidade de bolsa, sendo vedada a acumulação desta com bolsas de outros Programas do CNPq, CAPES, FAPEMIG ou bolsas de outras instituições; 13.5 Devolver ao CNPq em valores atualizados, a(s) mensalidade(s) recebida(s) indevidamente, caso os requisitos e compromissos estabelecidos acima não sejam cumpridos; 13.6 Possuir Currículo Lattes do CNPq atualizado; 13.7 Possuir Carteira de Identidade e CPF;

10 13.8 Possuir conta corrente individual no Banco do Brasil, Passaporte, Visto e vacinas se exigido pelo país de destino, além dos documentos referidos neste edital; 13.9 Apresentar relatórios mensais e ao final do intercâmbio para a Coordenação de Pesquisa e Inovação da Pró-reitoria de Pesquisa, Pósgraduação e Inovação; No retorno ao Brasil o bolsista deverá apresentar à Pro-reitoria de Ensino toda a documentação necessária para requerer a validação dos seus estudos; Seguir o plano de atividades definido. 14. COMPROMISSOS DA INSTITUIÇÃO 14.1 Validar os créditos referentes as atividades acadêmicas realizadas pelo bolsista no exterior, integralizando-os com seu currículo, de modo a não haver prejuízo em relação a vida acadêmica do aluno, após seu retorno ao Brasil; 14.2 Oferecer número de vagas para estudantes estrangeiros equivalentes a cota recebida; 14.3 Efetivar o acompanhamento a distância do aluno beneficiado com a bolsa. 15. DO CANCELAMENTO DA BOLSA A concessão de apoio financeiro será cancelada caso o aluno bolsista apresente freqüência inferior a 75% no seu curso matriculado, obtenha reprovação durante a vigência da bolsa ou caso venha a ocorrer fato cuja gravidade justifique tal procedimento, sem prejuízo de outras providências cabíveis.

11 16. DISPOSIÇÕES FINAIS 16.1 A inscrição do candidato implica no conhecimento e na aceitação das condições estabelecidas no presente edital. Os casos omissos serão decididos pela Coordenação do Programa Ciência sem Fronteiras do IFSULDEMINAS Informações adicionais podem ser obtidas por meio dos seguintes endereços eletrônicos: 17. CRONOGRAMA Publicação do edital 10 de outubro de 2011 Data limite para a inscrição e envio de documentos Avaliação de proficiência em Língua inglesa pela Reitoria Analise dos documentos e avaliação dos mesmos De 10 a 31 de outubro de a 14 de novembro De 16 a 23 de novembro de 2011 Divulgação dos resultados finais 28 de novembro de 2011 Data limite para entrega da nota do exame do TOEFL Homologação do resultado final pela Pró - reitoria de Pesquisa, pósgraduação e Inovação 15 de dezembro de de dezembro Pouso Alegre, 10 de outubro de 2011.

12 Prof. Marcelo Bregagnoli Pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação Renato Ferreira Oliveira Pró-reitor de Extensão Profa. Narayana de Deus Nogueira Diretora de Relações Internacionais Prof. Sergio Pedini Reitor do IFSULDEMINAS

13 ANEXO I DECLARAÇÃO Eu,, portador do CPF, e do RG, declaro que não possuo vínculo empregatício e não estou recebendo nenhum outro tipo de bolsa. No caso de me enquadrar em qualquer destas condições, e vier a ser selecionado e aprovado para a bolsa de graduação sanduíche no exterior, abrirei mão daquelas condições antes do início do recebimento da bolsa prevista neste edital. Data e assinatura do declarante

14 ANEXO II FICHA DE INSCRIÇÃO DO ALUNO CANDIDATO 1. Identificação do aluno bolsista Nome Curso / Semestre campus de lotação Fone e celular com DDD CPF Data nascimento RG n o órgão expedidor Data da expedição do RG Programa em que participou PIBIC/CNPq PIBITI/CNPq BIC/PROBIC/ Ano Nome da mãe Nome do pai Endereço número complemento UF CEP Cidade 2. Dados de interesse do aluno candidato a bolsista País de destino Instituição de destino Curso a ser freqüentado Duração pretendida Outras atividades a serem realizadas

15 (estágio de pesquisa ou inovação/tecnologia em indústria, centro de pesquisa ou laboratório) Conta corrente individual no Banco do Brasil (obrigatório). A conta não pode ser tipo poupança nem corrente conjunta. Assinatura do candidato

16 ANEXO III CARTA DE EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS Explique em até 25 (vinte e cinco) linhas as razões pelas quais você deseja se candidatar as vagas para o programa Ciência sem Fronteiras para a modalidade de Graduação Sanduiche no Exterior SWG.

17 ANEXO IV SOLICITAÇÃO DE AGENDAMENTO PARA EXAME DE LÍNGUA INGLESA NA ASSESSORIA INTERNACIONAL DO IFSULDEMINAS Eu,, venho, por meio desta, solicitar agendamento para o exame de proficiência em língua inglesa junto a Assessoria Internacional da Reitoria do IFSULDEMINAS, declarando ainda estar ciente das etapas do exame, que consistirão em entrevista em inglês, prova escrita de gramática e interpretação de texto. Data de agendamento: (1 a 14 de novembro) Assinatura do candidato (OBS: enviar esta ficha no pacote com documentos de inscrição via sedex E UMA CÓPIA VIA

EDITAL Nº 003/2012- Graduação Sanduíche no Exterior

EDITAL Nº 003/2012- Graduação Sanduíche no Exterior EDITAL Nº 003/2012- Graduação Sanduíche no Exterior O Reitor do Instituto Federal do Espírito Santo, no uso de suas atribuições legais, torna público o processo para a seleção de 4 (quatro) estudantes

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NA ESPANHA Nº 115/2012 EDITAL Nº 48, DE 02/04/2012.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NA ESPANHA Nº 115/2012 EDITAL Nº 48, DE 02/04/2012. INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NA ESPANHA Nº 115/2012 EDITAL Nº 48, DE 02/04/2012. O Reitor do IFRO, no uso de suas atribuições legais, TORNA PÚBLICO

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE ALUNOS PARA PARTICIPAÇÃO DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS CsF N 01/2011

EDITAL DE SELEÇÃO DE ALUNOS PARA PARTICIPAÇÃO DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS CsF N 01/2011 EDITAL DE SELEÇÃO DE ALUNOS PARA PARTICIPAÇÃO DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS CsF N 01/2011 O Reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, com vistas à chamada para a seleção de alunos

Leia mais

EDITAL Nº 006/2011-PRPI

EDITAL Nº 006/2011-PRPI EDITAL Nº 006/2011-PRPI A Pró-reitora de Pesquisa e Inovação e a Coordenadora de Relações Internacionais Pró-reitoria de Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE,

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS PRÓ-REITORIA DE ENSINO E ASSESSORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS PRÓ-REITORIA DE ENSINO E ASSESSORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS PRÓ-REITORIA DE ENSINO E ASSESSORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS CHAMADA PÚBLICA PROEN BOLSAS SANDUÍCHE NA GRADUAÇÃO Nº 01/2011

Leia mais

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS CNPQ/IFTM MODALIDADE GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NO EXTERIOR

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS CNPQ/IFTM MODALIDADE GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NO EXTERIOR INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TRIÂNGULO MINEIRO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E INOVAÇÃO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS CNPq/IFTM PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS CNPQ/IFTM MODALIDADE

Leia mais

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS E D I T A L N.º 01/ 2011

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS E D I T A L N.º 01/ 2011 PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS E D I T A L N.º 01/ 2011 A Fundação Santo André torna público o Edital N.º 01/2011 referente à formação de CADASTRO de alunos para atuação junto Programa Ciência Sem Fronteiras

Leia mais

EDITAL PROPI/PROEN/PROEX Nº 002/2012 PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS CSF/IFRS/CNPq. Bolsas de Graduação Sanduíche no Exterior SWG CNPq

EDITAL PROPI/PROEN/PROEX Nº 002/2012 PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS CSF/IFRS/CNPq. Bolsas de Graduação Sanduíche no Exterior SWG CNPq EDITAL PROPI/PROEN/PROEX Nº 002/2012 PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS CSF/IFRS/CNPq Bolsas de Graduação Sanduíche no Exterior SWG CNPq As Pró-Reitorias de Pesquisa e Inovação, de Ensino e de Extensão do

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO ASSESSORIA DE COOPERAÇÃO INTERNACIONAL

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO ASSESSORIA DE COOPERAÇÃO INTERNACIONAL UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO ASSESSORIA DE COOPERAÇÃO INTERNACIONAL EDITAL DE SELEÇÃO DE ALUNOS PARA PARTICIPAREM DO PROJETO ESTRATÉGIAS DE ENSINO DE INGLÊS PARA CANDIDATOS AO PROGRAMA CIÊNCIA

Leia mais

Av. Itália, Km8 Campus Carreiros Rio Grande, RS Brasil 96201-900 fone: 53.32336772 e- mail:propesp@furg.br

Av. Itália, Km8 Campus Carreiros Rio Grande, RS Brasil 96201-900 fone: 53.32336772 e- mail:propesp@furg.br As Pró-reitorias de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESP) e de Graduação (PROGRAD), no uso de suas atribuições, tornam público o edital de seleção interna para o Programa Ciência sem Fronteiras - Graduação

Leia mais

EDITAL PROPI/PROEN/PROEX Nº 001/2012 - CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS - CSF/IFRS TECNÓLOGO SANDUÍCHE NO CANADÁ

EDITAL PROPI/PROEN/PROEX Nº 001/2012 - CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS - CSF/IFRS TECNÓLOGO SANDUÍCHE NO CANADÁ EDITAL PROPI/PROEN/PROEX Nº 001/2012 - CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS - CSF/IFRS TECNÓLOGO SANDUÍCHE NO CANADÁ As Pró-Reitorias de Pesquisa e Inovação, Ensino e de Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 São Luís - Maranhão.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 São Luís - Maranhão. UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 São Luís - Maranhão. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS SELEÇÃO INTERNA

Leia mais

EDITAL UnC 137/2011 I DISPOSIÇÕES GERAIS:

EDITAL UnC 137/2011 I DISPOSIÇÕES GERAIS: EDITAL UnC 137/2011 Dispõe sobre a Concessão de cotas de bolsa na modalidade Graduação Sanduíche no Exterior SWG do Programa Ciência sem Fronteiras do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE, UNICENTRO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS. Graduação Sanduíche no Exterior/CNPq (SWG)

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE, UNICENTRO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS. Graduação Sanduíche no Exterior/CNPq (SWG) Edital N o 01 SWG/UNICENTRO/CNPq A Universidade Estadual do Centro-Oeste, por meio da Coordenação Institucional do Programa Ciência sem Fronteiras, com base no Termo de Concessão 800773/2011-0 do Programa

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DE ALUNOS DE GRADUAÇÃO PARA PARTICIPAREM DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS (CAPES e CNPq)

PROCESSO SELETIVO DE ALUNOS DE GRADUAÇÃO PARA PARTICIPAREM DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS (CAPES e CNPq) Edital IF Farroupilha/PRPPGI/nº 09/2011 CsF - CAPES e CNPq Santa Maria, 6 de outubro de 2011. PROCESSO SELETIVO DE ALUNOS DE GRADUAÇÃO PARA PARTICIPAREM DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS (CAPES e CNPq)

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE ALUNOS PARA O PROJETO ESTRATÉGIAS DE ENSINO DE INGLÊS PARA CANDIDATOS AO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS (CsF) DO ESTADO DE PE

EDITAL DE SELEÇÃO DE ALUNOS PARA O PROJETO ESTRATÉGIAS DE ENSINO DE INGLÊS PARA CANDIDATOS AO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS (CsF) DO ESTADO DE PE UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO ASSESSORIA DE COOPERAÇÃO INTERNACIONAL EDITAL DE SELEÇÃO DE ALUNOS PARA O PROJETO ESTRATÉGIAS DE ENSINO DE INGLÊS PARA CANDIDATOS AO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS

Leia mais

11 DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS A lista dos beneficiados com as cotas de bolsa será divulgada até o dia 18 de junho de 2012 no endereço www.ifpb.edu.br.

11 DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS A lista dos beneficiados com as cotas de bolsa será divulgada até o dia 18 de junho de 2012 no endereço www.ifpb.edu.br. INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, INOVAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO EDITAL N 10 /2012 PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS - CsF 1 APRESENTAÇÃO O Instituto Federal

Leia mais

EDITAL Nº 14/2011 Programa Ciência sem Fronteiras Bolsas Graduação Sanduíche no Exterior/CNPq

EDITAL Nº 14/2011 Programa Ciência sem Fronteiras Bolsas Graduação Sanduíche no Exterior/CNPq EDITAL Nº 14/2011 Programa Ciência sem Fronteiras Bolsas Graduação Sanduíche no Exterior/CNPq A Pró-reitoria de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão comunica que estão abertas, de 09 a 30 de setembro de

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS DIRETORIA DE ASSUNTOS INTERNACIONAIS

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS DIRETORIA DE ASSUNTOS INTERNACIONAIS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS DIRETORIA DE ASSUNTOS INTERNACIONAIS SELEÇÃO DE ESTUDANTES INTERESSADOS EM PARTICIPAR DO PROCESSO DE SELEÇÃO DE BOLSAS DE GRADUAÇÃO SANDUÍCHE

Leia mais

EDITAL DE CHAMADA INTERNA 03/2011 - CAPES GRADUÇÃO SANDUÍCHE NO EXTERIOR (SWG) PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS

EDITAL DE CHAMADA INTERNA 03/2011 - CAPES GRADUÇÃO SANDUÍCHE NO EXTERIOR (SWG) PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS EDITAL DE CHAMADA INTERNA 03/2011 - CAPES GRADUÇÃO SANDUÍCHE NO EXTERIOR (SWG) PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG), a Pró-Reitoria de Ensino (PROEN) e a

Leia mais

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO-SANDUÍCHE NA HOLANDA

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO-SANDUÍCHE NA HOLANDA PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO-SANDUÍCHE NA HOLANDA CHAMADA PÚBLICA PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS NUFFIC (Organização Neerlandesa para Cooperação Internacional em Educação Superior) Nº 116/2012

Leia mais

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS PRÓ-REITORIA ACADÊMICA COORDENAÇÃO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU COORDENAÇÃO DE GRADUAÇÃO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO SANDUÍCHE A Universidade

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE ALUNOS PARA PARTICIPAREM DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO SADUÍCHE NOS EUA CHAMADA PÚBLICA CAPES Nº 01/2011

EDITAL DE SELEÇÃO DE ALUNOS PARA PARTICIPAREM DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO SADUÍCHE NOS EUA CHAMADA PÚBLICA CAPES Nº 01/2011 EDITAL DE SELEÇÃO DE ALUNOS PARA PARTICIPAREM DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO SADUÍCHE NOS EUA CHAMADA PÚBLICA CAPES Nº 01/2011 A Universidade Federal de Pernambuco torna público o edital

Leia mais

CHAMADA UNIGRANRIO-CNPq 2011.1 PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS

CHAMADA UNIGRANRIO-CNPq 2011.1 PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS CHAMADA UNIGRANRIO-CNPq 011.1 PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS A UNIGRANRIO torna pública a seleção de estudantes de graduação em áreas e temas de estudo de interesse para o Brasil, para realização de disciplinas

Leia mais

Edital Nº 001/2012 - CRINT Boa Vista, 29 de março de 2012.

Edital Nº 001/2012 - CRINT Boa Vista, 29 de março de 2012. Edital Nº 001/2012 - CRINT Boa Vista, 29 de março de 2012. Dispõe sobre a inscrição e os critérios de seleção de candidatos, alunos da Universidade Federal de Roraima, ao Programa Ciência sem Fronteiras/Graduação

Leia mais

CHAMADA DE PRÉ-SELEÇÃO para o PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS, conforme Chamada Pública CAPES N 01/2011.

CHAMADA DE PRÉ-SELEÇÃO para o PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS, conforme Chamada Pública CAPES N 01/2011. CHAMADA DE PRÉ-SELEÇÃO para o PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS, conforme Chamada Pública CAPES N 01/2011. A Universidade Federal do Pampa Unipampa através da ARINTER Assessoria de Relações Internacionais,

Leia mais

CICan Scholarships for Brazilian IF Students

CICan Scholarships for Brazilian IF Students CICan Scholarships for Brazilian IF Students Chamada para Pré-Seleção das candidaturas de alunos interessados em participar do programa de mobilidade internacional CICanScholarships for Brazilian IF Students.

Leia mais

EDITAL DO PROGRAMA DE BOLSAS PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS-CsF GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NO EXTERIOR SWG

EDITAL DO PROGRAMA DE BOLSAS PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS-CsF GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NO EXTERIOR SWG UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ UNISC ASSESSORIA PARA ASSUNTOS INTERNACIONAIS E INTERINSTITUCIONAIS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO EDITAL DO PROGRAMA DE BOLSAS PROGRAMA CIÊNCIA

Leia mais

EDITAL BOLSA PNPD/CAPES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM/ MESTRADO ACADÊMICO

EDITAL BOLSA PNPD/CAPES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM/ MESTRADO ACADÊMICO EDITAL BOLSA PNPD/CAPES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM/ MESTRADO ACADÊMICO 1. FINALIDADE: 1.1. Abrir as inscrições e estabelecer as condições de seleção para ingresso como bolsista PNPD/CAPES

Leia mais

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS CHAMADA DE SELEÇÃO INTERNA, PARA ALUNOS DA UEA, REFERENTE A GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NA ESPANHA

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS CHAMADA DE SELEÇÃO INTERNA, PARA ALUNOS DA UEA, REFERENTE A GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NA ESPANHA PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS CHAMADA DE SELEÇÃO INTERNA, PARA ALUNOS DA UEA, REFERENTE A GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NA ESPANHA Tendo em vista a chamada pública Programa Ciência sem Fronteiras n. 115/2012,

Leia mais

EDITAL Nº 022/2012-PRPI

EDITAL Nº 022/2012-PRPI EDITAL Nº 022/2012-PRPI A Pró-reitora de Pesquisa e Inovação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE, no uso de suas atribuições, torna público que estão abertas as inscrições

Leia mais

Reabertura de Inscriçõ es

Reabertura de Inscriçõ es Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá Diretoria de Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico EDITAL PIBIC/CNPq/IEPA 2015/2016 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E INOVAÇÃO PIBITI EDITAL N o 03/2009

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E INOVAÇÃO PIBITI EDITAL N o 03/2009 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE PRÓ-REITORIA DE PESQUISA CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFCO E TECNOLÓGICO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA EDITAL 08/2014 - PROPIT/UNIFESSPA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA EDITAL 08/2014 - PROPIT/UNIFESSPA UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA EDITAL 08/2014 - PROPIT/UNIFESSPA PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS A Pró-Reitoria de Pós-Graduação,

Leia mais

BOLSAS DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS CAPES

BOLSAS DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS CAPES BOLSAS DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS CAPES A Universidade de São Paulo (USP) vem primando pela excelência de seu Programa de Mobilidade Estudantil, que prevê estimular a participação de seus estudantes

Leia mais

EDITAL Nº 009/2012-PRPI

EDITAL Nº 009/2012-PRPI EDITAL Nº 009/2012-PRPI A Pró-reitora de Pesquisa e Inovação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE, no uso de suas atribuições, torna público que estão abertas as inscrições

Leia mais

EDITAL 005/2012 - PROPPG/PROGRAD/PROREC. Graduação Sanduíche no Exterior Programa Ciência sem Fronteiras CNPq

EDITAL 005/2012 - PROPPG/PROGRAD/PROREC. Graduação Sanduíche no Exterior Programa Ciência sem Fronteiras CNPq Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional Pró-Reitoria de Relações Empresariais e Comunitárias

Leia mais

CHAMADA DE SELEÇÃO INTERNA PARA ALUNOS DA UEA REFERENTE À GRADUAÇÃO SANDUICHE NO CANADÁ Chamada pública Programa Ciência sem Fronteiras n.

CHAMADA DE SELEÇÃO INTERNA PARA ALUNOS DA UEA REFERENTE À GRADUAÇÃO SANDUICHE NO CANADÁ Chamada pública Programa Ciência sem Fronteiras n. CHAMADA DE SELEÇÃO INTERNA PARA ALUNOS DA UEA REFERENTE À GRADUAÇÃO SANDUICHE NO CANADÁ Chamada pública Programa Ciência sem Fronteiras n. 120/2012 O QUE É GESTOR Processo de seleção de candidatos de instituições

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E INOVAÇÃO (PRPI) COORDENAÇÃO DE PESQUISA E INOVAÇÃO (CDIT) EDITAL PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS 01/2012

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E INOVAÇÃO (PRPI) COORDENAÇÃO DE PESQUISA E INOVAÇÃO (CDIT) EDITAL PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS 01/2012 PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E INOVAÇÃO (PRPI) COORDENAÇÃO DE PESQUISA E INOVAÇÃO (CDIT) EDITAL PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS 01/2012 1. APRESENTAÇÃO O Instituto Federal de Brasília, por meio da sua Pró-Reitoria

Leia mais

EDITAL Nº 035-2011/PROPP/UEMS Programa - CsF-SWG /CNPq

EDITAL Nº 035-2011/PROPP/UEMS Programa - CsF-SWG /CNPq EDITAL Nº 035-2011/PROPP/UEMS Programa - CsF-SWG /CNPq SELEÇÃO DE ALUNOS AO PROGRAMA INSTITUCIONAL CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS BOLSAS SANDUÍCHE NA GRADUAÇÃO CsF-SWG /CNPq 1. OBJETO A Pró-Reitora de Pesquisa

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NO EXTERIOR DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NO EXTERIOR DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ GABINETE DA REITORIA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NO EXTERIOR DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ EDITAL N 015/2011

Leia mais

EDITAL Nº. 01/2015 SELEÇÃO DISCENTES BOLSISTAS - PROJETO CIÊNCIAS DA NATUREZA PROGRAMA LICENCIATURAS INTERNACIONAIS

EDITAL Nº. 01/2015 SELEÇÃO DISCENTES BOLSISTAS - PROJETO CIÊNCIAS DA NATUREZA PROGRAMA LICENCIATURAS INTERNACIONAIS EDITAL Nº. 01/2015 SELEÇÃO DISCENTES BOLSISTAS - PROJETO CIÊNCIAS DA NATUREZA PROGRAMA LICENCIATURAS INTERNACIONAIS A Coordenação do Curso Ciências da Natureza Licenciatura, curso de graduação da Universidade

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO REITORIA ASSESSORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO REITORIA ASSESSORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO REITORIA ASSESSORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS EDITAL Nº 06, DE 18 DE AGOSTO DE 2014. PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS

Leia mais

EDITAL Nº 002 DE 17 DE DEZEMBRO DE 2010 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

EDITAL Nº 002 DE 17 DE DEZEMBRO DE 2010 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLÓGIA DE MINAS GERAIS CAMPUS CONGONHAS DIRETORIA DE PESQUISA, INOVAÇÃO, PÓS-GRADUAÇÃO

Leia mais

EDITAL BOLSA PNPD/CAPES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TECNOLOGIAS AMBIENTAIS

EDITAL BOLSA PNPD/CAPES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TECNOLOGIAS AMBIENTAIS EDITAL BOLSA PNPD/CAPES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TECNOLOGIAS AMBIENTAIS 1. FINALIDADE 1.1. Abrir as inscrições e estabelecer as condições de seleção para ingresso como bolsista PNPD/CAPES no Programa

Leia mais

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO-SANDUÍCHE NA HOLANDA

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO-SANDUÍCHE NA HOLANDA PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO-SANDUÍCHE NA HOLANDA CHAMADA PÚBLICA PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS/ NUFFIC (Organização Neerlandesa para Cooperação Internacional em Educação Superior) Nº 116/2012

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA PROCESSO DE SELEÇÃO DE PROJETOS PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO CNPQ MODALIDADES: PIBIC E PIBITI / 2013 2014 EDITAL Nº 65/PROPESP/IFRO, DE 22 DE JULHO DE

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSISTA DO PROGRAMA NACIONAL DE PÓS DOUTORADO (PNPD/CAPES)

EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSISTA DO PROGRAMA NACIONAL DE PÓS DOUTORADO (PNPD/CAPES) EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSISTA DO PROGRAMA NACIONAL DE PÓS DOUTORADO (PNPD/CAPES) O (PPGA/UFPB) torna público o presente edital, e informa que estarão abertas as inscrições para a seleção de Bolsista de

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ UNESPAR PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ UNESPAR PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID À DOCÊNCIA - PIBID EDITAL 004/2015 PIBID/UNESPAR ABERTURA DE SELEÇÃO DE ESTUDANTES DE CURSOS DE GRADUAÇÃO DO CAMPUS DE Paranavaí- FAFIPA, NA ÁREA DE LETRAS, PARA ATUAR COMO BOLSISTA NO PIBID - À DOCÊNCIA

Leia mais

EDITAL 001/2013 PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO SANDUÍCHE PRÉ-SELEÇÃO INTERNA

EDITAL 001/2013 PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO SANDUÍCHE PRÉ-SELEÇÃO INTERNA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E INOVAÇÃO ASSESSORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS COORDENAÇÃO INSTITUCIONAL DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS EDITAL

Leia mais

EDITAL 08/2013 EDITAL MOBILIDADE PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS

EDITAL 08/2013 EDITAL MOBILIDADE PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS EDITAL 08/2013 EDITAL MOBILIDADE PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS O Reitor da Universidade Estadual de Feira de Santana, Prof. José Carlos Barreto de Santana, no uso de suas atribuições, torna público que

Leia mais

EDITAL PARA INSCRIÇÃO DE SOLICITAÇÃO DE BENEFÍCIO PROSUP/CAPES MESTRADO EM DIREITO - 1º SEMESTRE/2014

EDITAL PARA INSCRIÇÃO DE SOLICITAÇÃO DE BENEFÍCIO PROSUP/CAPES MESTRADO EM DIREITO - 1º SEMESTRE/2014 EDITAL PARA INSCRIÇÃO DE SOLICITAÇÃO DE BENEFÍCIO PROSUP/CAPES MESTRADO EM DIREITO - 1º SEMESTRE/2014 1. A Coordenação do Programa de Pós-graduação em Direito (Mestrado) da Universidade de Marília - UNIMAR,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO EDITAL PROPED 01/2012 Pré-seleção de alunos para o Programa Ciência Sem Fronteiras CNPq A Universidade Federal

Leia mais

EDITAL Nº 10/2012 OFERTA DE VAGAS PARA CURSO DE LÍNGUA INGLESA PARA OS NÍVEIS: INICIANTE E INTERMEDIÁRIO

EDITAL Nº 10/2012 OFERTA DE VAGAS PARA CURSO DE LÍNGUA INGLESA PARA OS NÍVEIS: INICIANTE E INTERMEDIÁRIO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS EDITAL Nº 10/2012 OFERTA DE VAGAS

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO ASSESSORIA DE COOPERAÇÃO INTERNACIONAL

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO ASSESSORIA DE COOPERAÇÃO INTERNACIONAL UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO ASSESSORIA DE COOPERAÇÃO INTERNACIONAL EDITAL DE SELEÇÃO DE ALUNOS PARA PARTICIPAREM DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS - GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NA ITÁLIA Universidade

Leia mais

EDITAL Nº 83/2013/REITORIA/IFTO, DE 11 DE JUNHO DE 2013. CHAMADA Nº 03/2013 - CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS/CRAI/REITORIA/IFTO

EDITAL Nº 83/2013/REITORIA/IFTO, DE 11 DE JUNHO DE 2013. CHAMADA Nº 03/2013 - CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS/CRAI/REITORIA/IFTO EDITAL Nº 83/2013//IFTO, DE 11 DE JUNHO DE 2013. CHAMADA Nº 03/2013 - CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS/CRAI//IFTO O REITOR SUBSTITUTO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS, nomeado

Leia mais

EDITAL PRPq 01/2012. 1.5. Possibilitar a formação de recursos humanos especializados com elevada qualidade técnicocientífica.

EDITAL PRPq 01/2012. 1.5. Possibilitar a formação de recursos humanos especializados com elevada qualidade técnicocientífica. PRÓ-REITORIA DE PESQUISA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS E DIRETORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS PROGRAMA INSTITUCIONAL CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS/CNPq - BOLSA GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NO EXTERIOR (SWG)

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO COLEGIADO DE COORDENAÇÃO DIDÁTICA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AMBIENTAL *** SELEÇÃO 2015.

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO COLEGIADO DE COORDENAÇÃO DIDÁTICA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AMBIENTAL *** SELEÇÃO 2015. COLEGIADO DE COORDENAÇÃO DIDÁTICA DO *** SELEÇÃO 2015.2 *** Estabelece os critérios para seleção de candidatos para preenchimento de 6 vagas para o mestrado nas seguintes linhas de pesquisas: controle

Leia mais

EDITAL PROGRAD Nº 05/2014

EDITAL PROGRAD Nº 05/2014 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO DIRETORIA DE PROGRAMAS ESPECIAIS EM EDUCAÇÃO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID EDITAL PROGRAD

Leia mais

Edital para Seleção de Tutores a Distância Bolsistas PERC/UNI-CV/UFRGS/SEAD

Edital para Seleção de Tutores a Distância Bolsistas PERC/UNI-CV/UFRGS/SEAD Edital para Seleção de Tutores a Distância Bolsistas PERC/UNI-CV/UFRGS/SEAD A coordenação dos Cursos de Matemática e de Letras, representada pelo professor Marcus Vinícius Basso, do Instituto de Matemática,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS EDITAL Nº 17/2016 EDITAL PARA CHAMADA DE PROJETOS 2016/2017

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO SISTEMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL/UAB. EDITAL nº027/2013

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO SISTEMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL/UAB. EDITAL nº027/2013 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO SISTEMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL/UAB EDITAL nº07/0 EDITAL DE SELEÇÃO DE TUTORES PRESENCIAIS PARA PROVIMENTO DAS VAGAS EXISTENTES E PARA

Leia mais

Universidade CEUMA REITORIA Gerência de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão Núcleo de Relações Internacionais

Universidade CEUMA REITORIA Gerência de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão Núcleo de Relações Internacionais Universidade CEUMA REITORIA Gerência de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão Núcleo de Relações Internacionais EDITAL Nº02/GPG/2016 PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA ESTUDANTES

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE-FURG PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE-FURG PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE-FURG PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO Av. Itália, Km8 Campus Carreiros Rio Grande, RS Brasil 96201-900 fone: 53.32336772 e-mail:prograd@furg.br

Leia mais

PROGRAMA DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA PESQUISA E EXTENSÃO DO IFRO - PIPEX EDITAL PROPESP N. 037/2014

PROGRAMA DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA PESQUISA E EXTENSÃO DO IFRO - PIPEX EDITAL PROPESP N. 037/2014 PROGRAMA DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA PESQUISA E EXTENSÃO DO IFRO - PIPEX EDITAL PROPESP N. 037/2014 O Reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO, no uso de suas atribuições

Leia mais

Edital Ciência Sem Fronteiras: CNPq

Edital Ciência Sem Fronteiras: CNPq Edital Ciência Sem Fronteiras: CNPq A Coordenação Central de Cooperação Internacional (CCCI) da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) faz saber que estão abertas as inscrições para

Leia mais

CHAMADA DE SELEÇÃO INTERNA PARA ALUNOS DA UEA REFERENTE A GRADUAÇÃO SANDUICHE NA ALEMANHA. Chamada pública Programa Ciência sem Fronteiras n.

CHAMADA DE SELEÇÃO INTERNA PARA ALUNOS DA UEA REFERENTE A GRADUAÇÃO SANDUICHE NA ALEMANHA. Chamada pública Programa Ciência sem Fronteiras n. CHAMADA DE SELEÇÃO INTERNA PARA ALUNOS DA UEA REFERENTE A GRADUAÇÃO SANDUICHE NA ALEMANHA Chamada pública Programa Ciência sem Fronteiras n. 118/2012 O QUE É GESTOR Processo de seleção de candidatos de

Leia mais

EXTRATO DO EDITAL N 64/2013 UEPA. PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS CAPES/CNPq/UEPA GRADUAÇÃO SANDUÍCHE.

EXTRATO DO EDITAL N 64/2013 UEPA. PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS CAPES/CNPq/UEPA GRADUAÇÃO SANDUÍCHE. EXTRATO DO EDITAL N 64/2013 UEPA CAPES/CNPq/UEPA GRADUAÇÃO SANDUÍCHE. A Universidade do Estado do Pará (UEPA), por meio de sua Coordenadoria do Programa Ciência sem Fronteiras-PCsF/UEPA e com o apoio da

Leia mais

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS (CAPES E CNPq) EDITAL nº 06 de 28 de Março de 2012

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS (CAPES E CNPq) EDITAL nº 06 de 28 de Março de 2012 PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS (CAPES E CNPq) EDITAL nº 06 de 28 de Março de 2012 A Pró-Reitoria de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação vêm através deste Edital, divulgar no âmbito da Instituição a todos

Leia mais

EDITAL 02/2016: SERINT/UNEB/ABRUEM/SANTANDER

EDITAL 02/2016: SERINT/UNEB/ABRUEM/SANTANDER Au Decreto nº 9237/86. DOU 18/07/96. Reconhecimento: Portaria 909/95, DOU 01/08-95 Resolução nº 1027/2014. D.O. 02/04/2014. EDITAL 02/2016: SERINT/UNEB/ABRUEM/SANTANDER CHAMADA PARA INSCRIÇÃO DE CANDIDATOS

Leia mais

EDITAL Nº. 41/2015. Programa Institucional de Iniciação Científica para o Ensino Médio - IC/EM. Bolsas de Iniciação Científica Ensino Médio

EDITAL Nº. 41/2015. Programa Institucional de Iniciação Científica para o Ensino Médio - IC/EM. Bolsas de Iniciação Científica Ensino Médio EDITAL Nº. 41/2015 Programa Institucional de Iniciação Científica para o Ensino Médio - IC/EM Bolsas de Iniciação Científica Ensino Médio A Universidade Católica de Santos, por meio da Pró-Reitoria de

Leia mais

EDITAL 01/2016 - SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA O PROGRAMA BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO SANTANDER UNIVERSIDADES

EDITAL 01/2016 - SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA O PROGRAMA BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO SANTANDER UNIVERSIDADES EDITAL 01/2016 - SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA O PROGRAMA BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO SANTANDER UNIVERSIDADES A Pró-Reitoria de Ensino/PROEN do Instituto Federal de Alagoas /IFAL

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA PROGRAMA IDIOMAS SEM FRONTEIRAS NÚCLEO DE LÍNGUAS. Núcleo de Línguas do Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA PROGRAMA IDIOMAS SEM FRONTEIRAS NÚCLEO DE LÍNGUAS. Núcleo de Línguas do Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF) Núcleo de Línguas do Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF) Processo Seletivo n o 3, de 20 de janeiro de 2016 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA PROFESSOR BOLSISTA DO DO (IsF Inglês) Nº 3 A Coordenadora

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE TECNOLOGIA. EDITAL N o 01/2015

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE TECNOLOGIA. EDITAL N o 01/2015 UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE TECNOLOGIA EDITAL N o 01/2015 A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental da Universidade Federal da Paraíba PPGECAM/UFPB - torna

Leia mais

Governo do Distrito Federal Secretaria de Estado de Saúde Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde Escola Superior de Ciências da Saúde

Governo do Distrito Federal Secretaria de Estado de Saúde Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde Escola Superior de Ciências da Saúde A Escola Superior em Ciências da Saúde ESCS, mantida pela Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde FEPECS e vinculada à Secretaria de Saúde do Distrito Federal torna público a chamada de inscrição

Leia mais

UNIVERSIDADE TIRADENTES DIRETORIA DE PESQUISA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MESTRADO E DOUTORADO EM EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE TIRADENTES DIRETORIA DE PESQUISA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MESTRADO E DOUTORADO EM EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE TIRADENTES DIRETORIA DE PESQUISA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MESTRADO E DOUTORADO EM EDUCAÇÃO EDITAL Nº 01/2016 PNPD/CAPES/UNIT EDITAL DE PROCESSO DE SELEÇÃO PARA BOLSISTA DO PROGRAMA

Leia mais

EDITAL BOLSA GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NO EXTERIOR (SWG) CNPq 001/2011 PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRA - PERÍODO 2012/2013

EDITAL BOLSA GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NO EXTERIOR (SWG) CNPq 001/2011 PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRA - PERÍODO 2012/2013 EDITAL BOLSA GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NO EXTERIOR (SWG) CNPq 001/2011 PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRA - PERÍODO 2012/2013 O Centro Universitário de Franca Uni-FACEF, por meio de Coordenação e Comitê Institucional

Leia mais

EDITAL FAPERGS 02/2012 PROGRAMA DE BOLSAS DE ESTUDO NO INSTITUTO PASTEUR DA COREIA DO SUL

EDITAL FAPERGS 02/2012 PROGRAMA DE BOLSAS DE ESTUDO NO INSTITUTO PASTEUR DA COREIA DO SUL EDITAL FAPERGS 02/2012 PROGRAMA DE BOLSAS DE ESTUDO NO INSTITUTO PASTEUR DA COREIA DO SUL A FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL FAPERGS torna público o presente Edital aos estudantes

Leia mais

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO-SANDUÍCHE NA HOLANDA

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO-SANDUÍCHE NA HOLANDA PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO-SANDUÍCHE NA HOLANDA CHAMADA PÚBLICA PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS/ NUFFIC Organização Neerlandesa para Cooperação Internacional em Educação Superior N 122/2012

Leia mais

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS (CAPES-CNPq)

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS (CAPES-CNPq) PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS (CAPES-CNPq) EDITAL PROPEPG Nº 06 de 04 de Junho de 2013 A Pró-Reitoria de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação vêm através deste Edital, divulgar no âmbito da Instituição

Leia mais

Av. Itália, Km8 Campus Carreiros Rio Grande, RS Brasil 96201-900 fone: 53.32336772 e- mail:propesp@furg.br

Av. Itália, Km8 Campus Carreiros Rio Grande, RS Brasil 96201-900 fone: 53.32336772 e- mail:propesp@furg.br As Pró-reitorias de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESP) e de Graduação (PROGRAD), no uso de suas atribuições, tornam público o edital de seleção interna para o Programa Ciência sem Fronteiras - Graduação

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte Universidade Federal Rural do Semi-Árido Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte Universidade Federal Rural do Semi-Árido Edital 02/2015 - PPgCC/UERN PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA DE PÓS-DOUTORADO

Leia mais

EDITAL PIBITI / CNPq / UFERSA 09/2015 Seleção 2015 2016

EDITAL PIBITI / CNPq / UFERSA 09/2015 Seleção 2015 2016 EDITAL PIBITI / CNPq / UFERSA 09/2015 Seleção 2015 2016 A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), através do Núcleo de Inovação Tecnológica NIT/UFERSA,

Leia mais

FACULDADE METROPOLITANA DA AMAZÔNIA Núcleo Gestor de Pesquisa e Extensão

FACULDADE METROPOLITANA DA AMAZÔNIA Núcleo Gestor de Pesquisa e Extensão FACULDADE METROPOLITANA DA AMAZÔNIA EDITAL FAMAZ/NUPEX/SANTANDER-IBERO Nº 01-2016 PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO - SANTANDER UNIVERSIDADES Dispõe

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA GARDUAÇÃO SANDUÍCHE EM PORTUGAL N. 113/2012

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA GARDUAÇÃO SANDUÍCHE EM PORTUGAL N. 113/2012 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA GARDUAÇÃO SANDUÍCHE EM PORTUGAL N. 113/2012 EDITAL Nº 49, de 02/04/2012 O Reitor do IFRO, no uso de suas atribuições legais, torna público

Leia mais

Universidade Federal de Itajubá Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Diretoria de Pesquisa e Inovação. EDITAL N o 1 2012/2013

Universidade Federal de Itajubá Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Diretoria de Pesquisa e Inovação. EDITAL N o 1 2012/2013 Universidade Federal de Itajubá Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Diretoria de Pesquisa e Inovação A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal de Itajubá, responsável pela

Leia mais

Universidade Federal de Uberlândia Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Diretoria de Pesquisa Divisão de Programas Especiais

Universidade Federal de Uberlândia Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Diretoria de Pesquisa Divisão de Programas Especiais Universidade Federal de Uberlândia Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Diretoria de Pesquisa Divisão de Programas Especiais Edital Nº 01/2016 - Convocação de Projetos de Pesquisa para Bolsas de Iniciação

Leia mais

CONSELHO CIENTÍFICO-ADMINISTRATIVO DA FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA E INOVAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO RESOLUÇÃO Nº 124, DE 18 DE DEZEMBRO DE 2014.

CONSELHO CIENTÍFICO-ADMINISTRATIVO DA FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA E INOVAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO RESOLUÇÃO Nº 124, DE 18 DE DEZEMBRO DE 2014. CONSELHO CIENTÍFICO-ADMINISTRATIVO DA FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA E INOVAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO RESOLUÇÃO Nº 124, DE 18 DE DEZEMBRO DE 2014. Regulamenta o Programa Institucional de Bolsas de Pós-graduação

Leia mais

PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM PESQUISA AÇÃO PARA A MELHORIA NA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA - FAPEAL /CAPES/ UNEAL

PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM PESQUISA AÇÃO PARA A MELHORIA NA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA - FAPEAL /CAPES/ UNEAL ESTADO DE ALAGOAS UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação - PROPEP Fone: (82) 3521-3379. E-mail: propep@uneal.edu.br PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRICULTURA E AMBIENTE - PPGAA EDITAL N 03-2016

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRICULTURA E AMBIENTE - PPGAA EDITAL N 03-2016 Página 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRICULTURA E AMBIENTE - PPGAA EDITAL N 03-2016 Seleção de bolsista para o Programa Nacional de Pós-Doutorado PNPD, associado ao Programa

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ EDITAL Nº 02/2011-PPG PROCESSO DE SELEÇÃO DE BOLSAS GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NO EXTERIOR - SWG DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS - CsF CNPq/ A, tendo como base o Programa Ciência sem Fronteiras e a Resolução

Leia mais

EDITAL DRI/UFVJM Nº 04/2015 EDITAL DE SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE INTERCÂMBIO INGLÊS, CULTURA E SERVIÇO VOLUNTÁRIO NOS ESTADOS UNIDOS

EDITAL DRI/UFVJM Nº 04/2015 EDITAL DE SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE INTERCÂMBIO INGLÊS, CULTURA E SERVIÇO VOLUNTÁRIO NOS ESTADOS UNIDOS EDITAL DRI/UFVJM Nº 04/2015 EDITAL DE SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE INTERCÂMBIO INGLÊS, CULTURA E SERVIÇO VOLUNTÁRIO NOS ESTADOS UNIDOS A Diretoria de Relações Internacionais (DRI), torna público o edital

Leia mais

Ministério da Educação UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Núcleo de Educação Aberta e a Distância Ne@ad EDITAL Nº 11/2013

Ministério da Educação UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Núcleo de Educação Aberta e a Distância Ne@ad EDITAL Nº 11/2013 Ministério da Educação UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Núcleo de Educação Aberta e a Distância Ne@ad EDITAL Nº 11/2013 EDITAL DE SELEÇÃO DE TUTORES PRESENCIAIS E A DISTÂNCIA PARA PROVIMENTO DAS

Leia mais

Edital 09/2014 PROPEP/UFAL

Edital 09/2014 PROPEP/UFAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Coordenadoria de Pós-Graduação Edital 09/2014 PROPEP/UFAL ABERTURA DE PROCESSO SELETIVO PARA CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO EM ENGENHARIA

Leia mais

Ministério da Educação UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Núcleo de Educação Aberta e a Distância Ne@ad EDITAL Nº 022 /2013

Ministério da Educação UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Núcleo de Educação Aberta e a Distância Ne@ad EDITAL Nº 022 /2013 Ministério da Educação UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Núcleo de Educação Aberta e a Distância Ne@ad EDITAL Nº 022 /2013 EDITAL DE SELEÇÃO DE TUTORES PRESENCIAIS E A DISTÂNCIA PARA PROVIMENTO DAS

Leia mais

EDITAL 007/2014-PIBID-Inglês/UFRR Boa Vista, 01 de setembro de 2014.

EDITAL 007/2014-PIBID-Inglês/UFRR Boa Vista, 01 de setembro de 2014. EDITAL 007/2014-PIBID-Inglês/UFRR Boa Vista, 01 de setembro de 2014. PROCESSO SELETIVO DE BOLSISTAS PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE PIBID / UFRR A Universidade Federal de Roraima UFRR, por meio

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE EDITAL DE SELEÇÃO 2016 O Programa de Pós-Graduação Processos Interativos dos Órgãos e Sistemas do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade

Leia mais

INFORME DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS

INFORME DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS INFORME DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS FACULDADE INDEPENDENTE DO NORDESTE A Direção Geral da Faculdade Independente do Nordeste, com vistas à chamada para seleção de alunos para o Programa Ciência

Leia mais

Serão oferecidas 35 vagas (trinta e cinco vagas) vagas, conforme os critérios definidos no presente edital.

Serão oferecidas 35 vagas (trinta e cinco vagas) vagas, conforme os critérios definidos no presente edital. UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA PRÓ REITORIA DE PÓS GRADUAÇÃO E PESQUISA E PÓS GRADUAÇÃO UFBA FACULDADE DE FARMÁCIA NÚCLEO DE ESTUDO E PESQUISA EM ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA NEPAF EDITAL INTERNO Nº 01/2012

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE, UNICENTRO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS. Graduação Sanduíche no Exterior

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE, UNICENTRO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS. Graduação Sanduíche no Exterior Chamada Pública UNICENTRO/CAPES/CNPq nº 01/2012 Em atendimento as chamadas CAPES/CNPq do Programa Ciência sem Fronteiras, a UNICENTRO torna pública a chamada interna de estudantes de graduação em áreas

Leia mais