ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SERVIÇO AUTÔNOMO DE SANEAMENTO DE PELOTAS DECISÃO DOS RECURSOS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SERVIÇO AUTÔNOMO DE SANEAMENTO DE PELOTAS DECISÃO DOS RECURSOS"

Transcrição

1 ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DECISÃO DOS RECURSOS ANEXO II DO EDITAL Nº 007/2013 Trata-se de recursos interpostos pelos candidatos concorrentes a todos os cargos disponibilizados, que insurgem contra a publicação do Gabarito Preliminar, conforme disposto no EDITAL DO CONCURSO PÚBLICO do SERVIÇO AUTÔNOMO DE SANEAMENTO DE PELOTAS. RECURSOS INTERPOSTOS À COMISSÃO EXAMINADORA LÍNGUA PORTUGUESA CARGOS: AUXILIAR TÉCNICO ADMINISTRATIVO E MOTORISTA. QUESTÃO 02: RECURSO INDEFERIDO. GABARITO MANTIDO. A questão foi elaborada com base na adaptação do texto Susy no hospital, extraído da Revista Piauí. Conforme os fragmentos abaixo, é possível identificar a alternativa correta: a) A supersimetria diz respeito a uma teoria atual elaborada por químicos sobre micropartículas de luz. [grifo nosso] De acordo com o texto, tem-se: A supersimetria teoria proposta para explicar fenômenos deixados em aberto pela física... [grifo nosso] A alternativa está, portanto, incorreta. b) Conforme a toeria da supersimetria, cada partícula já conhecida pode ter outra que corresponde a ela, mas instável e mais pesada. [grifo nosso] De acordo com o texto, tem-se: Cada partícula subatômica conhecida teria, segundo essa teoria, uma correspondente supersimétrica, mais pesada e instável. Ao levar em consideração que se trata de uma questão de interpretação de texto, infere-se que, apesar do erro de grafia da palavra teoria (grifo nosso), não há outra possibilidade de leitura para tal vocábulo. Quanto ao uso da palavra mas (grifo nosso), denota-se, pelo fragmento original, que não há alteração de sentido.

2 A alternativa está, portanto, correta. c) A teoria da supersimetria há tempos já é amplamente estudada por físicos. Atualmente, seus resultados não dependem de novos experimentos. No texto, não há menção sobre a quantidade de tempo em que vem sendo estudada a teoria da supersimetria. A alternativa está, portanto, incorreta. d) A matéria visível é mais abundante no universo do que matéria escura. De acordo com o texto, tem-se: Algumas partículas previstas por esse modelo poderiam ser as componentes da matéria escura, substância que, embora seja quase seis vezes mais abundante no universo do que a matéria visível,... A alternativa está, portanto, incorreta. QUESTÃO 04: RECURSO INDEFERIDO. GABARITO MANTIDO. A referida solicitava que o candidato apontasse a alternativa incorreta. De acordo com as opções, tem-se: a) As palavras proparoxítonas devem sempre ser acentuadas. Todas as palavras proparoxítonas existentes na língua portuguesa são acentuadas. Não há exceção para essa regra. A alternativa está, portanto, correta. b) Recebem acento gráfico somente as palavras oxítonas terminadas em a, e e u seguidas ou não de hífen. Só recebem acento gráfico as terminadas palavras oxítonas em terminadas em a(s) sofá, atrás, e(s) café, pontapés, o(s) jiló, avô, em, ens além, alguém. As oxítonas terminadas em u não são acentuadas (ambu). A alternativa está, portanto, incorreta. c) Não recebem acento gráfico as paroxítonas terminadas em a(s), e(s), o(s), em, ens, am. Não recebem acento gráfico as paroxítonas terminadas em: a(s) bola, fora, e(s) neve, aquele, o(s) solo, coco, sapato, em, ens nuvem, ordens; am falam.

3 A alternativa está, portanto, correta. d) Não se acentuam os ditongos fechados eu, ei, oi. O ditongo eu somente receberá acento quando for aberto, seguido ou não de s. Se os ditongos eu, ei, oi forem fechados, não se acentuam nunca. QUESTÃO 05: RECURSO DEFERIDO. QUESTÃO ANULADA. A questão apresenta duas alternativas corretas. CARGO: AUXILIAR TÉCNICO ADMINISTRATIVO. QUESTÃO 01: RECURSO DEFERIDO. QUESTÃO ANULADA. O texto não apresentava palavras destacadas conforme indicava o enunciado da questão. QUESTÃO 06: RECURSO INDEFERIDO. GABARITO MANTIDO. Todas as classificações das palavras contidas nos itens da referida questão estão corretas. QUESTÃO 07: RECURSO INDEFERIDO. GABARITO MANTIDO. De acordo com o dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, os antônimos de ordem são anarquia, descomposição, desordem. Correspondem aos antônimos de soberba humildade, submissão. Portanto, embora anarquia signifique também uma filosofia política, não se pode esquecer que o contexto, por vezes, determinará o sentido/significado de determinados termos. Assim, não se devem ignorar os diferentes significados de uma palavra em consonância com a situação em que é empregada. Desta forma, não é possível admitir que anarquia representa somente um movimento político que defende uma organização social baseada em consensos e na cooperação de indivíduos livres e autônomos, mas também desordem, falta de organização e/ou de liderança em qualquer tipo de atividade, local ou instituição; confusão, bagunça.

4 QUESTÃO 08: RECURSO INDEFERIDO. GABARITO MANTIDO. Considerando que parônimos são palavras de significado diferente, mas de forma parecida ou semelhante, pode-se afirmar que somente a alternativa B apresenta a grafia e, respectivamente, o significado dos termos corretamente. QUESTÃO 09: RECURSO INDEFERIDO. GABARITO MANTIDO. De acordo com o dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, loquaz significa aquele que fala muito, que demonstra prazer em falar; verboso, falador; célere é ligeiro, veloz; desvanecer: desaparecer lenta e gradualmente; fazer desaparecer ou desaparecer; dissipar(-se), desfazer(- se); ardiloso é que faz uso de ardis, cheio de astúcias; esperto, manhoso, velhaco. A única opção correta é, portanto, a alternativa C. QUESTÃO 10: RECURSO DEFERIDO. GABARITO PRELIMINAR ALTERADO DE B PARA A. São nove os adjetivos presentes no fragmento citado, conforme seguem: bonitas, feias, gordas, magras, simpáticas, sérias, engraçadas, alegres e tristes. CARGO: ENGENHEIRO CIVIL QUESTÃO 01: RECURSO INDEFERIDO. GABARITO MANTIDO. A alternativa A está incorreta, pois o autor expõe seus argumentos de forma objetiva. A alternativa C está incorreta, pois são citados três exemplos, três outros filmes (e não dois conforme citado). A alternativa D está incorreta, pois o personagem principal sofre em razão de acontecimentos que transformam sua vida, e não em virtude de sua natureza. QUESTÃO 02: RECURSO INDEFERIDO. GABARITO MANTIDO. Apenas os itens I e III estão corretos. O item II está incorreto, pois o autor se limita a descrever o texto, narrando seus acontecimentos. Ele não cria teorias acerca da morte e suas implicações. Jack, o personagem, sofre consequências da morte, mas o autor não questiona e também não expõe seu ponto de vista sobre a morte enquanto fator preponderante para mudanças na vida das pessoas em geral.

5 QUESTÃO 04: RECURSO INDEFERIDO. GABARITO MANTIDO. Advérbio é uma palavra invariável que funciona como um modificador de um verbo (dormir pouco), um adjetivo (muito bom), um outro advérbio (deveras astuciosamente), uma frase (felizmente ele chegou). De acordo com as circunstâncias que exprime, o advérbio pode ser classificado em tempo (ontem, hoje, amanhã), lugar (aqui, ali, aí, cá,), modo (bem, mal, assim, depressa,), afirmação (sim, deverás, certamente), negação (não, tampouco), dúvida (talvez, quiçá, acaso), intensidade (muito, pouco, bastante). Essa classe gramatical flexiona-se em grau (comparativo e superlativo), mas não se flexiona em gênero e número. QUESTÃO 09: RECURSO INDEFERIDO. GABARITO MANTIDO. Quanto à referida questão, tem-se: no item I (férias é fundamental): de acordo com as regras de concordância verbal, nos casos de nomes que só aparecem no plural, se o sujeito não vier precedido de artigo, o verbo ficará no singular. Caso venha antecipado de artigo, o verbo concordará com o artigo. O item está, portanto, correto; no item II (três quilos são muito): o verbo ser, nas expressões indicativas de quantidade (medida, peso, preço, valor), torna-se invariável. O item está, portanto, incorreto; no item III (Hoje é dia vinte de novembro): o verbo ser é empregado impessoalmente nas indicações de datas. O item está, portanto, correto; no item IV (Ocorreu muitos episódios estranhos naquele dia): o verbo concorda com o sujeito. LEGISLAÇÃO MUNICIPAL CARGO: MOTORISTA QUESTÃO 09: RECURSO INDEFERIDO. GABARITO MANTIDO. O candidato para responder a questão precisa, simplesmente, ter conhecimento, exatamente, do argumento utilizado pelo candidato em seu recurso, o que faz com que todas as afirmações sejam falsas.

6 QUESTÃO 10: RECURSO INDEFERIDO. GABARITO MANTIDO. Não é possível compreender a pretensão do recurso apresentado. Todavia, cabe esclarecer que a questão foi elaborada de acordo com o artigo 205 e incisos da lei Orgânica Municipal. QUESTÃO 15: RECURSO DEFERIDO. QUESTÃO ANULADA. Erro na elaboração das alternativas. CARGO: AUXILIAR TÉCNICO ADMINISTRATIVO E ENGENHEIRO CIVIL. QUESTÃO 12: RECURSO INDEFERIDO. GABARITO MANTIDO. A Banca Examinadora não é obrigada a colocar todos os incisos ou artigos da lei que tratem do assunto, para que uma questão seja considerada correta. A questão foi elaborada de acordo com o artigo 66 e inciso da Li orgânica Municipal, não havendo nada de errado com a mesma. QUESTÃO 13: RECURSO INDEFERIDO. GABARITO MANTIDO. Não assiste razão ao candidato, tendo em vista que não há como considerar o item III correto, já que foi revogado pela ADIN Nº QUESTÃO 14: RECURSO INDEFERIDO. GABARITO MANTIDO. Não assiste razão ao candidato. Todas as afirmações são falsas, pois as previsões sobre o décimo terceiro salários foram revogadas da lei orgânica, por força de ações diretas de inconstitucionalidade (ADIN , INCIDENTE DE INCONSTITUCIONALIDADE (Nº ), de 21 DE OUTUBRO DE INCIDENTE DE INCONSTITUCIONALIDADE (Nº ), de 28 DE JUNHO DE 1999 e ADIN Nº ). Diga-se, por oportuno, que o texto legal, inclusive, encontra-se com o texto tachado (riscado), indicando que está fora da lei.

7 QUESTÃO 15: RECURSO INDEFERIDO. GABARITO MANTIDO. A questão pretende que o candidato identifique de há algum item incorreto, logo a alternativa B está correta, porque nenhum dos itens está incorreto! Houve falha do candidato na interpretação da questão. QUESTÃO 16: RECURSO INDEFERIDO. GABARITO MANTIDO. Não assise razão ao candidato. A alternativa a, é o próprio conceito de reversão, prevista no artigo 39, caut, do Regime Jurídico dos Servidores, além disso, o erro de digitação existente na questão, não compromete em, absolutamente nada, a sua compreensão. QUESTÃO 17: RECURSO INDEFERIDO. GABARITO MANTIDO. Não assise razão ao candidato. A questão está elaborada de acordo com o artigo 121 e parágrafos do regime Jurídico dos Servidores, o que faz com que todas as alternativas estejam corretas, não cabendo maiores dilações sobre o assunto, até porque, não há com compreender o objetivo do candidato em suas razões recursais. QUESTÃO 19: RECURSO INDEFERIDO. GABARITO MANTIDO. O enunciado da questão determina que o candidato identifique a alternativa que contempla uma vantagem, isso através da expressão EXCETO!! Houve falha do candidato na interpretação da questão. Além disso, a Banca examinadora utilizou a expressão abono família, de acordo com previsão constante no artigo 76, inciso IV, que, enquanto não tiver sua reação modificada, não poderá ser considerado incorreto. QUESTÃO 20: RECURSO DEFERIDO. QUESTÃO ANULADA. Erro na elaboração das alternativas.

8 MATEMÁTICA CARGO: AUXILIAR TÉCNICO ADMINISTRATIVO. QUESTÃO 21: RECURSO INDEFERIDO. GABARITO MANTIDO. A alternativa C é incorreta na análise da questão 21, pois zero não é elemento neutro na subtração, veja: Sendo B = 0, = 341, mas = Zero é elemento neutro apenas na adição, pois, sendo A = 0, = 154 e = 154, ou seja, independente da posição zero não altera o resultado. QUESTÃO 22: RECURSO INDEFERIDO. GABARITO MANTIDO. A alternativa B é correta, pois a e b pertencem ao conjunto dos números naturais, mas não sabemos qual é o valor numérico de a e b, nem sempre a divisão de um número natural a por b será um número natural, deve-se lembrar de que o conjunto dos números naturais são todos os números inteiros positivos e que nem sempre a divisão de um número natural por outro número natural resultará em um número natura, veja: 1 e 2 pertencem ao conjunto dos números naturais, mas o resultado da divisão de 1 por 2 é 0,5, ou seja, esse resultado não pertence ao conjunto dos números naturais. QUESTÃO 24: RECURSO INDEFERIDO. GABARITO MANTIDO. A alternativa A é correta, pois está claro no enunciado da questão que a Joana comprou bombons para presentear seus amigos, sendo assim as opções que mencionam dinheiro estão incorretas, pois se compramos algo para presentear, não iremos dar o dinheiro gasto no presente e sim o que foi comprado com o dinheiro. QUESTÃO 25: RECURSO INDEFERIDO. GABARITO MANTIDO. A alternativa D é correta, pois 2 + ¼ pode ser escrito na forma 2 ¼ (lemos dois inteiros e um quarto) e que é chamada de número misto. QUESTÃO 26: RECURSO DEFERIDO. QUESTÃO ANULADA. Erro na elaboração da questão.

9 QUESTÃO 28: RECURSO INDEFERIDO. GABARITO MANTIDO. A alternativa C é correta, pois cada pessoa poderá comer no máximo 17 salgados, mesmo sendo 17,5 o resultado correto do cálculo 350 : 20, pois ninguém irá comer apenas 0,5 (meio) salgado. QUESTÃO 29: RECURSO INDEFERIDO. GABARITO MANTIDO. De fato ocorreu um erro de digitação no enunciado da questão. Contudo, uma vez que a palavra correta é óbvia e que o erro não ocorreu nos dados efetivamente utilizados para a resolução da questão, o mesmo não prejudica a compreensão e tampouco a resolução da mesma. CARGO: MOTORISTA. QUESTÃO 16: RECURSO INDEFERIDO. GABARITO MANTIDO. A alternativa C é incorreta na análise da questão 16, pois zero não é elemento neutro na subtração, veja: Sendo B = 0, = 341, mas = Zero é elemento neutro apenas na adição, pois, sendo A = 0, = 154 e = 154, ou seja, independente da posição zero não altera o resultado. QUESTÃO 17: RECURSO INDEFERIDO. GABARITO MANTIDO. A alternativa B é correta, pois a e b pertencem ao conjunto dos números naturais, mas não sabemos qual é o valor numérico de a e b, nem sempre a divisão de um número natural a por b será um número natural, deve-se lembrar de que o conjunto dos números naturais são todos os números inteiros positivos e que nem sempre a divisão de um número natural por outro número natural resultará em um número natura, veja: 1 e 2 pertencem ao conjunto dos números naturais, mas o resultado da divisão de 1 por 2 é 0,5, ou seja, esse resultado não pertence ao conjunto dos números naturais. QUESTÃO 19: RECURSO INDEFERIDO. GABARITO MANTIDO. A alternativa A é correta, pois está claro no enunciado da questão que a Joana comprou bombons para presentear seus amigos, sendo assim as opções que mencionam dinheiro estão incorretas, pois se compramos algo para presentear, não iremos dar o dinheiro gasto no presente e sim o que foi comprado com o dinheiro.

10 QUESTÃO 20: RECURSO INDEFERIDO. GABARITO MANTIDO. A alternativa D é correta, pois 2 + ¼ pode ser escrito na forma 2 ¼ (lemos dois inteiros e um quarto) e que é chamada de número misto, ou ainda, 9/4, pois 9/4 = 8/4 + ¼ e 8 : 4 = 2. CONHECIMENTOS GERAIS CARGO: AUXILIAR TÉCNICO ADMINISTRATIVO QUESTÃO 31: RECURSO INDEFERIDO. GABARITO MANTIDO. A questão foi elabora com fase nas informações constantes no site da Prefeitura de Pelotas ( que refere que o município tem TRADIÇÂO tradição na cultura do pêssego e aspargo, não havendo enhum menção a pepino. Além disso, as demais afirmações existentes na questão, consideradas verdadeiras, encontra suporte no mesmo sítio eletrônico e link e, para que não persistam dúvidas, transcreve-se o trecho lá constante: O município tem tradição na cultura do pêssego e aspargo. A produção do leite é o grande destaque na pecuária, constituindo a maior bacia leiteira do Estado. Pelotas apresenta um comércio ágil e diversificado com serviços especializados e empresas de pequeno, médio e grande porte. QUESTÃO 32: RECURSO DEFERIDO. QUESTÃO ANULADA. Em que pese a questão tenha sido elaborada com base nas informações constantes do sítio eletrônico do SANEP ( para não haver prejuízo aos candidatos, a Banca examinadora opta por anular a questão. QUESTÃO 33: RECURSO INDEFERIDO. GABARITO MANTIDO. Conforme reconhecido pelo próprio candidato, o texto é idêntico ao existe no sítio eletrônico da Prefeitura de Pelotas, não havendo que se cogitar na anulação na questão por qualquer erro, até porque, a existência da vírgula não modifica o sentido da afirmação. Além disso, há que se mencionar que houve apenas um único recurso acerca da questão 31, o que, num concurso para quase 10 mil candidatos, demonstra que não houve nenhuma dificuldade de interpretação da questão ou da informação existe no site oficial da Prefeitura de Pelotas.

11 QUESTÃO 36: RECURSO INDEFERIDO. GABARITO MANTIDO. O recurso apresentado, além de estar desprovido de qualquer fundamentação, demonstra a falta de conhecimento do candidato acerca do conteúdo abordado na questão. Uma simples pesquisa no site BRASIL.GOV.BR ( faria com que o candidato encontrasse a resposta correta, consubstanciada na letra a. QUESTÃO 39: RECURSO INDEFERIDO. GABARITO MANTIDO. Em que pese não haver indicação bibliográfica para as questões de conhecimentos geras, o candidato, ao dirigir seus estudos, deve tomar cuido de buscar fontes com credibilidade. A Primeira afirmação é verdadeira e pode ser localizada em inúmeros sites sérios, entre eles: cuja transcrição do conteúdo consta baixo: Comissão Nacional da Verdade começa a ouvir militares perseguidos pela ditadura A Comissão Nacional da Verdade começou a investigar as perseguições sofridas pelos militares que se opuseram à ditadura iniciada em Um grupo de trabalho com a missão específica de apurar as violações aos direitos humanos de soldados e oficiais começou as atividades na quinta-feira (11/10). Quem se opôs ao regime acabou cassado, perdeu salário, patente e foi preso.. A segunda afirmação não está correta porque traz um trecho do Decreto Federal 23/93, que fala sobre a dispensa dos servidores públicos, que em anda se relaciona com a CNV. A terceira afirmação está incorreta, pois traz o conceito de CPI (comissão parlamentar de inquérito) que em nada se relaciona com a questão. QUESTÃO 40: RECURSO DEFERIDO. QUESTÃO ANULADA. Erro de digitação. CARGO: MOTORISTA QUESTÃO 21: RECURSO INDEFERIDO. GABARITO MANTIDO. A questão foi elabora com fase nas informações constantes no site da Prefeitura de Pelotas ( que refere que o município tem TRADIÇÂO tradição na cultura do pêssego e aspargo, não havendo enhum menção a pepino. Além disso, as demais afirmações existentes na questão, consideradas verdadeiras, encontra suporte no

12 mesmo sítio eletrônico e link e, para que não persistam dúvidas, transcreve-se o trecho lá constante: O município tem tradição na cultura do pêssego e aspargo. A produção do leite é o grande destaque na pecuária, constituindo a maior bacia leiteira do Estado. Pelotas apresenta um comércio ágil e diversificado com serviços especializados e empresas de pequeno, médio e grande porte. QUESTÃO 22: RECURSO DEFERIDO. QUESTÃO ANULADA. Em que pese a questão tenha sido elaborada com base nas informações constantes do sítio eletrônico do SANEP ( para não haver prejuízo aos candidatos, a Banca examinadora opta por anular a questão. QUESTÃO 23: RECURSO INDEFERIDO. GABARITO MANTIDO. Conforme reconhecido pelo próprio candidato, o texto é idêntico ao existe no sítio eletrônico da Prefeitura de Pelotas, não havendo que se cogitar na anulação na questão por qualquer erro, até porque, a existência da vírgula não modifica o sentido da afirmação. Além disso, há que se mencionar que houve apenas um único recurso acerca da questão 31, o que, num concurso para quase 10 mil candidatos, demonstra que não houve nenhuma dificuldade de interpretação da questão ou da informação existe no site oficial da Prefeitura de Pelotas. QUESTÃO 26: RECURSO INDEFERIDO. GABARITO MANTIDO. O recurso apresentado, além de estar desprovido de qualquer fundamentação, demonstra a falta de conhecimento do candidato acerca do conteúdo abordado na questão. Uma simples pesquisa no site BRASIL.GOV.BR ( faria com que o candidato encontrasse a resposta correta, consubstanciada na letra a. QUESTÃO 29: RECURSO INDEFERIDO. GABARITO MANTIDO. Em que pese não haver indicação bibliográfica para as questões de conhecimentos geras, o candidato, ao dirigir seus estudos, deve tomar cuido de buscar fontes com credibilidade. A Primeira afirmação é verdadeira e pode ser localizada em inúmeros sites sériso, entre eles: cuja transcrição do conteúdo consta baixo:

13 Comissão Nacional da Verdade começa a ouvir militares perseguidos pela ditadura A Comissão Nacional da Verdade começou a investigar as perseguições sofridas pelos militares que se opuseram à ditadura iniciada em Um grupo de trabalho com a missão específica de apurar as violações aos direitos humanos de soldados e oficiais começou as atividades na quinta-feira (11/10). Quem se opôs ao regime acabou cassado, perdeu salário, patente e foi preso.. A segunda afirmação não está correta porque traz um trecho do Decreto Federal 23/93, que fala sobre a dispensa dos servidores públicos, que em anda se relaciona com a CNV. A terceira afirmação está incorreta, pois traz o conceito de CPI (comissão parlamentar de inquérito) que em nada se relaciona com a questão. QUESTÃO 30: RECURSO DEFERIDO. QUESTÃO ANULADA. Erro de digitação. CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS CARGO: ENGENHEIRO CIVIL QUESTÃO 31: RECURSO DEFERIDO. QUESTÃO ANULADA. Erro de formulação da questão. QUESTÃO 37: RECURSO INDEFERIDO. GABARITO MANTIDO. A questão tratada das vedações ante ao ser humano e a seus valores (previstas no artigo 10, I do Código de Ética), toda via, o item III, não pode ser considerado correto, pois trata das vedações ante à profissão, previstas no inciso II do Código.

14 CARGO: MOTORISTA. QUESTÃO 31: MANTIDA ANULADA, CONFORME DIVULGADO NO GABARITO PRELIMINAR. A anulação de determinada questão é uma faculdade da Banca Examinadora, não do candidato, desta forma, por óbvio, NUNCA haverá a possibilidade o candidato escolher, dentre as alternativas apresentadas na questão, uma opção que indique que a mesma é nula, pois isso depende de critério avaliativo exclusivo da Banca Examinadora. Recurso Indeferido. QUESTÃO 36: RECURSO INDEFERIDO. GABARITO MANTIDO. Não assiste razão ao candidato. A simples leitura do Código de Trânsito, traz a constatação de que a alternativa a é um infração gravíssima, enquanto as demais são graves. QUESTÃO 38: RECURSO INDEFERIDO. GABARITO MANTIDO. A questão foi elaborada de acordo com a Cartilha De Direção Defensiva do DENATRAN (pg. 15), que utiliza a referida denominação. Desta forma, não há nada há retificar. QUESTÃO 40: RECURSO INDEFERIDO. GABARITO MANTIDO. A questão foi elaborada de acordo com a Cartilha De Primeiros Socorros do DENATRAN (pg. 30), que prevê que aquecer a vítima não significa elevar sua temperatura corporal. Desta forma, não há nada há retificar.

15 RECURSOS NÃO APRECIADOS: TODOS OS RECURSOS QUE NÃO ATENDERAM ÀS DISPOSIÇÕES FORMAIS DO EDITAL DE CONCURSO NÃO FORAM APRECIADOS. É obrigação exclusiva de o candidato interpor o recurso dentro do prazo divulgado (nem antes, nem depois), sob pena do mesmo ser considerado intempestivo e não ser submetido a analise da Banca Examinadora. É obrigação exclusiva de o candidato elaborar seu recurso de acordo com as normas editalícias, utilizando o formulário disponibilizado e arrazoando seu recurso de maneira legível. Também é obrigação exclusiva do candidato utilizar um formulário para cada recurso (um para cada questão que pretende questionar), bem como, preencher escorreitamente TODOS os campos do formulário com seus dados, principalmente com seu cargo e número da questão atacada. O não cumprimento das regras dá ensejo a não apreciação do recurso. Os recursos protocolados pelos seguintes números não foram apreciados por não atenderem às normas do edital de concurso: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , e

COMANDO DA AERONÁUTICA ESCOLA DE ESPECIALISTAS DE AERONÁUTICA SUBDIVISÃO DE ADMISSÃO E DE SELEÇÃO

COMANDO DA AERONÁUTICA ESCOLA DE ESPECIALISTAS DE AERONÁUTICA SUBDIVISÃO DE ADMISSÃO E DE SELEÇÃO Questão : 01 04 02 A questão 01 do código 04 a 52, que corresponde à questão 04 do código 12 a 82 e à questão 02 do Nº de Inscrição: 4030879 Com relação às idéias apresentadas no texto, assinale a alternativa

Leia mais

Governo do Estado do Amapá Universidade do Estado do Amapá Divisão de Processo Seletivo

Governo do Estado do Amapá Universidade do Estado do Amapá Divisão de Processo Seletivo Governo do Estado do Amapá Universidade do Estado do Amapá Divisão de Processo Seletivo Resultado dos recursos impetrados contra as provas da ª Fase do Vestibular UEAP 011 omunicamos aos candidatos que

Leia mais

Resposta aos RECURSOS nível MÉDIO. Parte I CONHECIMENTOS GERAIS

Resposta aos RECURSOS nível MÉDIO. Parte I CONHECIMENTOS GERAIS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS COMISSÃO PERMANENTE DE SELEÇÃO Resposta aos RECURSOS nível MÉDIO Parte I CONHECIMENTOS GERAIS LÍNGUA PORTUGUESA QUESTÃO 01. Um recurso

Leia mais

Erros mais freqüentes

Erros mais freqüentes Lição 1 Erros mais freqüentes Extraímos de comunicações empresariais alguns erros, que passamos a comentar: 1. Caso se faça necessário maiores esclarecimentos... Apontamos duas falhas: 1. Caso se faça

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO SERCOMTEL ILUMINAÇÃO DECISÃO DOS RECURSOS CONTRA GABARITO PRELIMINAR I DOS RECURSOS

CONCURSO PÚBLICO SERCOMTEL ILUMINAÇÃO DECISÃO DOS RECURSOS CONTRA GABARITO PRELIMINAR I DOS RECURSOS CONCURSO PÚBLICO SERCOMTEL ILUMINAÇÃO DECISÃO DOS RECURSOS CONTRA GABARITO PRELIMINAR I DOS RECURSOS Trata-se de recursos interpostos pelos candidatos infra relacionados, concorrentes ao cargo CONTADOR,

Leia mais

COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA DA ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO CEARÁ

COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA DA ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO CEARÁ COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA DA ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO CEARÁ 1. ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO (TCLE) A importância do TCLE. A Resolução CNS 196/96 afirma

Leia mais

Professora Verônica Ferreira

Professora Verônica Ferreira Professora Verônica Ferreira 1- Prova: ESAF - 2013 - DNIT - Técnico Administrativo (questão nº 1) Disciplina: Português Assuntos: Crase; Assinale a opção que completa corretamente a sequência de lacunas

Leia mais

Foram protocolados/enviados recursos contra questões da Prova Objetiva de Múltipla Escolha/Gabarito, conforme resumo a seguir:

Foram protocolados/enviados recursos contra questões da Prova Objetiva de Múltipla Escolha/Gabarito, conforme resumo a seguir: À Comissão Especial do Concurso Público da Prefeitura Municipal de Campo do Meio NESTA DOS RECURSOS Belo Horizonte, 17 de setembro de 013. Ref.: Recurso Administrativo Prefeitura Municipal de Campo do

Leia mais

NCE UNEMAT 2005 NÍVEL SUPERIOR

NCE UNEMAT 2005 NÍVEL SUPERIOR NCE UNEMAT 2005 NÍVEL SUPERIOR TEXTO URGÊNCIA Ao constatar que, de 40 pessoas que costumam dormir nas praias de Copacabana e Ipanema, 35 vieram de fora da cidade, a Secretaria municipal de Assistência

Leia mais

Controladoria-Geral da União Ouvidoria-Geral da União PARECER

Controladoria-Geral da União Ouvidoria-Geral da União PARECER Controladoria-Geral da União Ouvidoria-Geral da União PARECER Referência: 2380.009009/201-30 Assunto: Restrição de acesso: Ementa: Órgão ou entidade recorrido (a): Recorrente: Recurso contra Informação

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE ALVINÓPOLIS DECISÃO DOS RECURSOS (INFRARRELACIONADOS) I DOS RECURSOS

CONCURSO PÚBLICO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE ALVINÓPOLIS DECISÃO DOS RECURSOS (INFRARRELACIONADOS) I DOS RECURSOS CONCURSO PÚBLICO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE ALVINÓPOLIS DECISÃO DOS RECURSOS (INFRARRELACIONADOS) I DOS RECURSOS Trata-se de recursos interpostos pelos candidatos infrarrelacionados concorrentes aos cargos

Leia mais

CARTILHA SOBRE DIREITO À APOSENTADORIA ESPECIAL APÓS A DECISÃO DO STF NO MANDADO DE INJUNÇÃO Nº 880 ORIENTAÇÕES DA ASSESSORIA JURIDICA DA FENASPS

CARTILHA SOBRE DIREITO À APOSENTADORIA ESPECIAL APÓS A DECISÃO DO STF NO MANDADO DE INJUNÇÃO Nº 880 ORIENTAÇÕES DA ASSESSORIA JURIDICA DA FENASPS CARTILHA SOBRE DIREITO À APOSENTADORIA ESPECIAL APÓS A DECISÃO DO STF NO MANDADO DE INJUNÇÃO Nº 880 ORIENTAÇÕES DA ASSESSORIA JURIDICA DA FENASPS 1. Que entidades conseguiram no Supremo Tribunal Federal

Leia mais

PMBoK Comentários das Provas TRE-PR 2009

PMBoK Comentários das Provas TRE-PR 2009 PMBoK Comentários das Provas TRE-PR 2009 Comentário geral: As provas apresentaram grau de dificuldade médio. Não houve uma preocupação da banca em aprofundar os conceitos ou dificultar a interpretação

Leia mais

22/05/2006. Discurso do Presidente da República

22/05/2006. Discurso do Presidente da República , Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia de assinatura de protocolos de intenções no âmbito do Programa Saneamento para Todos Palácio do Planalto, 22 de maio de 2006 Primeiro, os números que estão no

Leia mais

RESPOSTA AOS RECURSOS PORTUGUÊS SUPERIOR

RESPOSTA AOS RECURSOS PORTUGUÊS SUPERIOR INSTITUTO MACHADO DE ASSIS CONCURSO PÚBLICO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE ITUPIRANGA PA CARGOS DE NÍVEL MÉDIO E SUPERIOR (Aplicação 24/05/2015) RESULTADO DOS RECURSOS GABARITO DA PROVA OBJETIVA RESPOSTA AOS

Leia mais

Legislação e tributação comercial

Legislação e tributação comercial 6. CRÉDITO TRIBUTÁRIO 6.1 Conceito Na terminologia adotada pelo CTN, crédito tributário e obrigação tributária não se confundem. O crédito decorre da obrigação e tem a mesma natureza desta (CTN, 139).

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE AREIÓPOLIS-SP CONCURSO Nº 001/2016 JULGAMENTO DE RECURSOS DAS PROVAS APLICADAS DIA 22/05

PREFEITURA MUNICIPAL DE AREIÓPOLIS-SP CONCURSO Nº 001/2016 JULGAMENTO DE RECURSOS DAS PROVAS APLICADAS DIA 22/05 Específicas PREFEITURA MUNICIPAL DE AREIÓPOLIS-SP CONCURSO Nº 001/2016 JULGAMENTO DE RECURSOS DAS PROVAS APLICADAS DIA 22/05 1) Cargo Chefe de Vigilância Epidemiológica Questão 28: Somente a alternativa

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE ALTANEIRA - CE DECISÃO DOS RECURSOS CONTRA GABARITO PRELIMINAR I DOS RECURSOS

PREFEITURA MUNICIPAL DE ALTANEIRA - CE DECISÃO DOS RECURSOS CONTRA GABARITO PRELIMINAR I DOS RECURSOS PREFEITURA MUNICIPAL DE ALTANEIRA - CE DECISÃO DOS RECURSOS CONTRA GABARITO PRELIMINAR I DOS RECURSOS Trata-se de recursos interpostos pelos candidatos infra relacionados, concorrentes ao cargo, ENFERMEIRO

Leia mais

Vedação de transferência voluntária em ano eleitoral INTRODUÇÃO

Vedação de transferência voluntária em ano eleitoral INTRODUÇÃO Vedação de transferência voluntária em ano eleitoral INTRODUÇÃO Como se sabe, a legislação vigente prevê uma série de limitações referentes à realização de despesas em ano eleitoral, as quais serão a seguir

Leia mais

Eng Civil Washington Peres Núñez Dr. em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Eng Civil Washington Peres Núñez Dr. em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul PESQUISA ANÁLISE DE CARACTERÍSTICAS DE QUALIDADE DE MISTURAS ASFÁLTICAS PRODUZIDAS NA ATUALIDADE NO SUL DO BRASIL E IMPACTOS NO DESEMPENHO DE PAVIMENTOS FLEXÍVEIS. MANUAL DE OPERAÇÃO DO BANCO DE DADOS

Leia mais

36) Levando-se em conta as regras da Lei 8.112/90, analise os itens abaixo, a respeito dos direitos e vantagens do servidor público federal:

36) Levando-se em conta as regras da Lei 8.112/90, analise os itens abaixo, a respeito dos direitos e vantagens do servidor público federal: Hoje, continuaremos com os comentários ao simulado da 2ª Feira do Concurso. 36) Levando-se em conta as regras da Lei 8.112/90, analise os itens abaixo, a respeito dos direitos e vantagens do servidor público

Leia mais

ATA DE REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DELIBERATIVO DA ASTCERJ, REALIZADA EM 27/04/2015.

ATA DE REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DELIBERATIVO DA ASTCERJ, REALIZADA EM 27/04/2015. ATA DE REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DELIBERATIVO DA ASTCERJ, REALIZADA EM 27/04/2015. Ata de Reunião Ordinária do Conselho Deliberativo da Associação dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado do

Leia mais

GOVERNO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL DA BAHIA PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO E ADMINISTRAÇÃO

GOVERNO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL DA BAHIA PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO E ADMINISTRAÇÃO Edital Nº 14/2015 - PROPA PROGRAMA DE APOIO FINANCEIRO PARA PARTICIPAÇÃO DOS SERVIDORES TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL DA BAHIA (UFSB) EM CURSOS DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO

Leia mais

Educação Patrimonial Centro de Memória

Educação Patrimonial Centro de Memória Educação Patrimonial Centro de Memória O que é história? Para que serve? Ambas perguntas são aparentemente simples, mas carregam uma grande complexidade. É sobre isso que falarei agora. A primeira questão

Leia mais

6. Pronunciamento Técnico CPC 23 Políticas Contábeis, Mudança de Estimativa e Retificação de Erro

6. Pronunciamento Técnico CPC 23 Políticas Contábeis, Mudança de Estimativa e Retificação de Erro TÍTULO : PLANO CONTÁBIL DAS INSTITUIÇÕES DO SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL - COSIF 1 6. Pronunciamento Técnico CPC 23 Políticas Contábeis, Mudança de Estimativa e Retificação de Erro 1. Aplicação 1- As instituições

Leia mais

Sobre o Sistema FiliaWEB

Sobre o Sistema FiliaWEB Setembro/2009 SUMÁRIO SOBRE O SISTEMA FILIAWEB... 3 I - PAPÉIS E RESPONSABILIDADES NA NOVA SISTEMÁTICA DAS LISTAS DE FILIAÇÃO PARTIDÁRIA... 4 II CADASTRAMENTO DE USUÁRIO... 5 III REGISTRO DE FILIADOS...

Leia mais

UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO UPE CAMPUS PETROLINA ESCOLA ESTADUAL DE APLICAÇÃO PROFª VANDE DE SOUZA FERREIRA ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO EDITAL

UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO UPE CAMPUS PETROLINA ESCOLA ESTADUAL DE APLICAÇÃO PROFª VANDE DE SOUZA FERREIRA ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO EDITAL 1 UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO UPE CAMPUS PETROLINA ESCOLA ESTADUAL DE APLICAÇÃO PROFª VANDE DE SOUZA FERREIRA ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO EDITAL O Diretor da Escola de Aplicação Professora Vande de Souza

Leia mais

Tribunal de Contas da União

Tribunal de Contas da União Tribunal de Contas da União Dados Materiais: Acórdão 291/96 - Segunda Câmara - Ata 17/96 Processo nº TC 399.124/93-4 Responsável: Sebastião Fernandes Barbosa Entidade: Prefeitura Municipal de Minas Novas

Leia mais

Acate as Objeções do Cliente

Acate as Objeções do Cliente Acate as Objeções do Cliente Esquema de Palestra I. Como Acatar Objeções A. Aprenda a aceitar objeções como um desafio que, quando enfrentado corretamente, beneficiará você e seu cliente potencial. B.

Leia mais

Exclusivo: Secretária de Gestão do MPOG fala sobre expectativas do Governo Dilma

Exclusivo: Secretária de Gestão do MPOG fala sobre expectativas do Governo Dilma Exclusivo: Secretária de Gestão do MPOG fala sobre expectativas do Governo Dilma Entrevista, Ministério do Planejamento domingo, 6 de novembro de 2011 Carlos Bafutto O SOS Concurseiro discutiu, com exclusividade,

Leia mais

O Princípio da Complementaridade e o papel do observador na Mecânica Quântica

O Princípio da Complementaridade e o papel do observador na Mecânica Quântica O Princípio da Complementaridade e o papel do observador na Mecânica Quântica A U L A 3 Metas da aula Descrever a experiência de interferência por uma fenda dupla com elétrons, na qual a trajetória destes

Leia mais

GUIA DE APLICAÇÃO EBT

GUIA DE APLICAÇÃO EBT GUIA APLICAÇÃO EBT CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO COORNAÇÃO-GERAL COOPERAÇÃO FERATIVA E CONTROLE SOCIAL SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 3 PREPARAÇÃO... 4 REGULAMENTAÇÃO... 6 PASSIVA... 7 FIM DA AVALIAÇÃO... 10 REVISÃO...

Leia mais

CURSO ON-LINE PROFESSOR: VÍTOR MENEZES

CURSO ON-LINE PROFESSOR: VÍTOR MENEZES Caríssimos. Recebi muitos e-mails pedindo ajuda com eventuais recursos para as provas do BACEN. Em raciocínio lógico, eu não vi possibilidade de recursos, apesar de achar que algumas questões tiveram o

Leia mais

RESOLUÇÃO N o 53 de 28/01/2013 - CAS RESOLVE: CAPÍTULO I DAS DEFINIÇÕES

RESOLUÇÃO N o 53 de 28/01/2013 - CAS RESOLVE: CAPÍTULO I DAS DEFINIÇÕES Regulamento de Estágios Estágios Não Obrigatórios Remunerados (ENOR) e Estágios Curriculares Obrigatórios (ECO) de alunos dos cursos superiores da Universidade Positivo. Aprovado pela Resolução n o 53

Leia mais

Conheça a nova maneira de vender para o Governo do Pará

Conheça a nova maneira de vender para o Governo do Pará Conheça a nova maneira de vender para o Governo do Pará 1. APRESENTAÇÃO 2. O QUE É O SISTEMA DE COTAÇÃO ELETRÔNICA 3. QUE BENS E SERVIÇOS SERÃO TRANSACIONADOS NO SISTEMA 4. QUEM PODE VENDER OU CONTRATAR

Leia mais

CURIOSIDADES GRÁFICAS

CURIOSIDADES GRÁFICAS CURIOSIDADES GRÁFICAS 1. USO DOS PORQUÊS POR QUE: usado em frases interrogativas diretas e indiretas; quando equivale a pelo qual e flexões e quando depois dessa expressão vier escrita ou subentendida

Leia mais

1. APRESENTAÇÃO. Cartilha do ENADE. Caro estudante,

1. APRESENTAÇÃO. Cartilha do ENADE. Caro estudante, Cartilha do ENADE Caro estudante, Pensando em você e com o objetivo de esclarecer e informar sobre todos os procedimentos para a realização do ENADE, a Universidade Potiguar, elaborou essa cartilha que

Leia mais

Prova de Português Comentada NCE

Prova de Português Comentada NCE Estado de Mato Grosso (MT) Auditoria Geral do Estado (AGE) - 2005 Nível Superior Prova de Português Comentada NCE Texto: EDUCAÇÃO: O FUTURO ESTÁ EM NOSSAS MÃOS José Henrique Vilhena Folha de São Paulo

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA O PREENCHIMENTO DO QUESTIONÁRIO POR MEIO DA WEB

ORIENTAÇÕES PARA O PREENCHIMENTO DO QUESTIONÁRIO POR MEIO DA WEB ORIENTAÇÕES PARA O PREENCHIMENTO DO QUESTIONÁRIO POR MEIO DA WEB 1 Com finalidade de auxiliar nas respostas às perguntas formuladas ou de esclarecer alguma dúvida sobre questões que não foram expressas

Leia mais

DESCRIÇÃO DAS PRÁTICAS DE GESTÃO DA INICIATIVA

DESCRIÇÃO DAS PRÁTICAS DE GESTÃO DA INICIATIVA DESCRIÇÃO DAS PRÁTICAS DE GESTÃO DA INICIATIVA Como é sabido existe um consenso de que é necessário imprimir qualidade nas ações realizadas pela administração pública. Para alcançar esse objetivo, pressupõe-se

Leia mais

3 Método 3.1. Entrevistas iniciais

3 Método 3.1. Entrevistas iniciais 3 Método 3.1. Entrevistas iniciais Os primeiros passos para elaboração do questionário foram entrevistas semiestruturadas feitas pelo telefone com o objetivo de descobrir o tempo máximo de lembrança das

Leia mais

M A N U A L D O C I D A D Ã O

M A N U A L D O C I D A D Ã O M A N U A L D O C I D A D Ã O O Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão (e-sic) servirá de auxílio ao SIC (setor físico), para consulta via internet. E-SIC Versão 1.05 Sumário Introdução

Leia mais

CONTABILIDADE GERAL. Adquira esta e outras aulas em www.acheiconcursos.com.br CONCURSO PÚBLICO PARA TÉCNICO DA RECEITA FEDERAL

CONTABILIDADE GERAL. Adquira esta e outras aulas em www.acheiconcursos.com.br CONCURSO PÚBLICO PARA TÉCNICO DA RECEITA FEDERAL CONTABILIDADE GERAL Adquira esta e outras aulas em www.acheiconcursos.com.br AULA Nº 1: Resolução da prova de Contabilidade Geral do TRF-2000 CONTABILIDADE GERAL CONCURSO PÚBLICO PARA TÉCNICO DA RECEITA

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO - EDITAL 01/2015

CONCURSO PÚBLICO - EDITAL 01/2015 BELO HORIZONTE, 19 DE JANEIRO DE 2016. À COMISSÃO DO CONCURSO PÚBLICO SAAE SERVIÇO AUTÔNOMO DE ÀGUA E ESGOTO DE CORRENTINA/BA REF: PARECER SOBRE RECURSOS GABARITO OFICIAL CONCURSO PÚBLICO - EDITAL 01/2015

Leia mais

PAULA CRISTINA RIBEIRO E SILVA FONOAUDIÓLOGO. Discorda do gabarito. Solicita alteração de C para A.

PAULA CRISTINA RIBEIRO E SILVA FONOAUDIÓLOGO. Discorda do gabarito. Solicita alteração de C para A. QUESTÃO 03 Discorda do gabarito. Solicita alteração de C para A. O contexto desse texto é o ensino, as dificuldades de aprendizagem dos alunos no que se refere à leitura e escrita; a autora fala a pessoas

Leia mais

Coordenação Pedagógica Carreiras Publicas - Maio de 2016. Prof. Darlan Barroso FUNDAMENTOS PARA RECURSOS TÉCNICO DO SEGURO SOCIAL - INSS

Coordenação Pedagógica Carreiras Publicas - Maio de 2016. Prof. Darlan Barroso FUNDAMENTOS PARA RECURSOS TÉCNICO DO SEGURO SOCIAL - INSS Coordenação Pedagógica Carreiras Publicas - Maio de 2016 Prof. Darlan Barroso FUNDAMENTOS PARA RECURSOS TÉCNICO DO SEGURO SOCIAL - INSS Orientações de interposição do recurso O candidato que desejar interpor

Leia mais

EDITAL Abertura de Processo Seletivo

EDITAL Abertura de Processo Seletivo EDITAL Abertura de Processo Seletivo Projeto de Iniciação Científica das Faculdades Integradas Campo-grandenses (FIC) Dispõe sobre as normas para o processo de chamada de propostas de projetos de iniciação

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PENTECOSTE DECISÃO DOS RECURSOS I DOS RECURSOS

PREFEITURA MUNICIPAL DE PENTECOSTE DECISÃO DOS RECURSOS I DOS RECURSOS PREFEITURA MUNICIPAL DE PENTECOSTE DECISÃO DOS RECURSOS I DOS RECURSOS Trata-se de recursos interpostos pelos candidatos infra relacionados, concorrentes ao cargo PSICÓLOGO que insurgem contra a publicação

Leia mais

COMANDO DA AERONÁUTICA ESCOLA DE ESPECIALISTAS DE AERONÁUTICA SUBDIVISÃO DE ADMISSÃO E DE SELEÇÃO

COMANDO DA AERONÁUTICA ESCOLA DE ESPECIALISTAS DE AERONÁUTICA SUBDIVISÃO DE ADMISSÃO E DE SELEÇÃO Questão : 54 76 93 A questão 54 do código 91, que corresponde à questão 76 do código 93 e à questão 93 do código 95 Nº de Inscrição: 5060070 Reengenharia significa fazer uma nova engenharia da estrutura

Leia mais

Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios. Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios.

Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios. Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios. Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios Caro (a) aluno (a), Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios. O Plano de Negócios deverá ter no máximo

Leia mais

MANUAL DO PIM Programa de Integração com o Mercado

MANUAL DO PIM Programa de Integração com o Mercado MANUAL DO PIM Programa de Integração com o Mercado Curitiba 2015 Manual do PIM Regras Gerais 2 S U M Á R I O 1. O QUE É O PIM... 3 2. OBJETIVOS DO TRABALHO DE APLICAÇÃO TECNOLÓGICA... 3 3. CARACTERÍSTICAS

Leia mais

Redação do Site Inovação Tecnológica - 28/08/2009. Humanos aprimorados versus humanos comuns

Redação do Site Inovação Tecnológica - 28/08/2009. Humanos aprimorados versus humanos comuns VOCÊ ESTÁ PREPARADO PARA CONVIVER COM OS HUMANOS APRIMORADOS? http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=voce-esta-preparado-conviver-humanosaprimorados&id=010850090828 Redação do

Leia mais

PROJETO DE PESQUISA: INDICAÇÕES PARA SUA ELABORAÇÃO

PROJETO DE PESQUISA: INDICAÇÕES PARA SUA ELABORAÇÃO ARTIGO Projeto de Pesquisa PROJETO DE PESQUISA: INDICAÇÕES PARA SUA ELABORAÇÃO Profª Adelina Baldissera* RESUMO:o projeto de pesquisa traça um caminho a ser seguido durante a investigação da realidade.

Leia mais

IPTU: RECLAMAÇÃO E REVISÃO DO LANÇAMENTO

IPTU: RECLAMAÇÃO E REVISÃO DO LANÇAMENTO IPTU: RECLAMAÇÃO E REVISÃO DO LANÇAMENTO Elaborado em 02.2008. José Hable Auditor tributário da Secretaria de Fazenda do Distrito Federal, graduado em Agronomia pela UFPR, Administração de Empresas pela

Leia mais

o hemofílico. Meu filho também será?

o hemofílico. Meu filho também será? A U A UL LA Sou hemofílico. Meu filho também será? Nas aulas anteriores, você estudou alguns casos de herança genética, tanto no homem quanto em outros animais. Nesta aula, analisaremos a herança da hemofilia.

Leia mais

ADENDO DE RETIFICAÇÃO N. 01 DO EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO Nº 007/2011

ADENDO DE RETIFICAÇÃO N. 01 DO EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO Nº 007/2011 MUNICIPIO DE CANELINHA Av. Cantório Florentino da Silva, 1683 - Centro CEP: 88230-000 - CNPJ: 82.562.893/0001-23 E-mail: prefeitura@canelinha.sc.gov.br Telefone: (48) 3264 0102 - Fax: (48) 3264 0106 ADENDO

Leia mais

RAZÕES DE RECURSO. Parte nº 03. NOVAS QUESTÕES E NOVAS TESES.

RAZÕES DE RECURSO. Parte nº 03. NOVAS QUESTÕES E NOVAS TESES. Associação de Praças do Estado do Paraná, pessoa jurídica de direito privado, reconhecida e declarada como Entidade de Utilidade Pública, sem fins lucrativos, regidas por normas de direito privado, não

Leia mais

Índice. Como aceder ao serviço de Certificação PME? Como efectuar uma operação de renovação da certificação?

Índice. Como aceder ao serviço de Certificação PME? Como efectuar uma operação de renovação da certificação? Índice Como aceder ao serviço de Certificação PME? Como efectuar uma operação de renovação da certificação? Como efectuar uma operação de confirmação de estimativas? Como aceder ao Serviço de Certificação

Leia mais

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA PROJETO DE LEI Nº 3.405, DE 1997 (apensados os de nºs 2.204/1999, 3.503/2008 e 5.

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA PROJETO DE LEI Nº 3.405, DE 1997 (apensados os de nºs 2.204/1999, 3.503/2008 e 5. Autor: Dep. Celso Russomanno Relator: Dep. Ricardo Tripoli COMPLEMENTAÇÃO DE VOTO EM SEPARADO Li, com bastante atenção, o bem elaborado voto do Relator, Dep. RICARDO TRÍPOLI, que buscou dar ao tema tratado

Leia mais

ASSESSORIA JURÍDICA. PARECER N 7/AJ/CAM/2002 Brasília (DF), 11 de junho de 2002. Senhora Presidente do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN)

ASSESSORIA JURÍDICA. PARECER N 7/AJ/CAM/2002 Brasília (DF), 11 de junho de 2002. Senhora Presidente do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) ASSESSORIA JURÍDICA PARECER N 7/AJ/CAM/2002 Brasília (DF), 11 de junho de 2002. PARA: DA: REFERÊNCIA: Senhora Presidente do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) Assessoria Jurídica Expedientes Jurídicos

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DE SÃO MIGUEL DO OESTE/SC CONCURSO PÚBLICO EDITAL Nº 001/2014

CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DE SÃO MIGUEL DO OESTE/SC CONCURSO PÚBLICO EDITAL Nº 001/2014 CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DE SÃO MIGUEL DO OESTE/SC CONCURSO PÚBLICO EDITAL Nº 001/2014 PUBLICAÇÃO DO RESULTADO DOS RECURSOS RELATIVOS AO GABARITO PROVISÓRIO A Comissão de Acompanhamento do concurso

Leia mais

Q-Acadêmico. Módulo CIEE - Estágio. Revisão 01

Q-Acadêmico. Módulo CIEE - Estágio. Revisão 01 Q-Acadêmico Módulo CIEE - Estágio Revisão 01 SUMÁRIO 1. VISÃO GERAL DO MÓDULO... 2 1.1 PRÉ-REQUISITOS... 2 2. ORDEM DE CADASTROS PARA UTILIZAÇÃO DO MÓDULO CIEE... 3 2.1 CADASTRANDO EMPRESAS... 3 2.1.1

Leia mais

CONSEP - Consultoria e Estudos Pedagógicos LTDA.

CONSEP - Consultoria e Estudos Pedagógicos LTDA. RESULTADO DOS RECURSOS CONTRA O GABARITO DA PROVA OBJETIVA DA CÂMARA MUNICIPAL DE FLORIANO 1) s de Matemática Nível Fundamental (Auxiliar de Serviços Gerais e Vigia). 13 18 Candidato(a) Alega que questão

Leia mais

Página 556 01. a) Porque concordam com o substantivo tarefas (plural). b) Porque concorda com extinção (singular).

Página 556 01. a) Porque concordam com o substantivo tarefas (plural). b) Porque concorda com extinção (singular). Página 556 a) Porque concordam com o substantivo tarefas (plural). b) Porque concorda com extinção (singular). c) Sim, porque concorda com tarefas [uma tarefa das tarefas mais tradicionais e importantes

Leia mais

JULGAMENTO DE RECURSO ADMINISTRATIVO

JULGAMENTO DE RECURSO ADMINISTRATIVO Página 1 de 6 JULGAMENTO DE RECURSO ADMINISTRATIVO CONCORRÊNCIA Nº 002/2012 Objeto: Contratação de serviços de publicidade, através de agência especializada na prestação de serviços envolvendo o estudo,

Leia mais

O QUE É ATIVO INTANGÍVEL?

O QUE É ATIVO INTANGÍVEL? O QUE É ATIVO INTANGÍVEL?! Quais as características do Ativo Intangível?! O problema da mensuração dos Ativos Intangíveis.! O problema da duração dos Ativos Intangíveis. Francisco Cavalcante(f_c_a@uol.com.br)

Leia mais

PLANOS DE CARGOS E SALÁRIOS DOS SERVIDORES MUNICIPAIS

PLANOS DE CARGOS E SALÁRIOS DOS SERVIDORES MUNICIPAIS PLANOS DE CARGOS E SALÁRIOS DOS SERVIDORES MUNICIPAIS LEI COMPLEMENTAR MUNICIPAL N. 27/99 De 12 de Novembro de 1999 Aprova o Plano de Cargos dos Servidores do Poder Executivo Municipal e contém providências

Leia mais

Energia Eólica. Atividade de Aprendizagem 3. Eixo(s) temático(s) Ciência e tecnologia / vida e ambiente

Energia Eólica. Atividade de Aprendizagem 3. Eixo(s) temático(s) Ciência e tecnologia / vida e ambiente Energia Eólica Eixo(s) temático(s) Ciência e tecnologia / vida e ambiente Tema Eletricidade / usos da energia / uso dos recursos naturais Conteúdos Energia eólica / obtenção de energia e problemas ambientais

Leia mais

Dist. da linha saída à 1ª barreira

Dist. da linha saída à 1ª barreira TÉCNICA DAS CORRIDAS COM BARREIRAS Antes de mais nada podemos dizer que as corridas com barreiras são provas de velocidade rasa porque, muito embora o barreiristas se depare com uma série de barreiras

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Este material resulta da reunião de fragmentos do módulo I do Curso Gestão Estratégica com uso do Balanced Scorecard (BSC) realizado pelo CNJ. 1. Conceitos de Planejamento Estratégico

Leia mais

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br A U A UL LA O céu Atenção Aquela semana tinha sido uma trabalheira! Na gráfica em que Júlio ganhava a vida como encadernador, as coisas iam bem e nunca faltava serviço. Ele gostava do trabalho, mas ficava

Leia mais

Prova Objetiva Disciplina: Direito Civil

Prova Objetiva Disciplina: Direito Civil ALT. C GAB. 1 GAB. 2 GAB. 3 GAB. 4 QUESTÃO 68 81 16 8 Alegam os recorrentes que a questão comporta várias alternativas erradas, pois contraria dispositivo constitucional (art. 5 o., inciso XXXI) e infraconstitucional,

Leia mais

Cadernos do CNLF, Vol. XVI, Nº 04, t. 3, pág. 2451

Cadernos do CNLF, Vol. XVI, Nº 04, t. 3, pág. 2451 O PLURAL DAS PALAVRAS TERMINADAS EM -ÃO: MUDANÇA OU VARIAÇÃO ESTÁVEL? Miriam Cristina Almeida Severino (UFRJ) cristinasmiriams@yahoo.com.br Christina Abreu Gomes (UFRJ) christina-gomes@uol.com.br 1. Introdução

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR AO EDITAL UFU/PROGRAD/DIRPS Nº 04/2016 - Edital de Solicitação de Matrícula

EDITAL COMPLEMENTAR AO EDITAL UFU/PROGRAD/DIRPS Nº 04/2016 - Edital de Solicitação de Matrícula EDITAL COMPLEMENTAR AO EDITAL UFU/PROGRAD/DIRPS Nº 04/2016 - Edital de Solicitação de Matrícula A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) torna pública a divulgação do Edital Complementar ao Edital UFU/PROGRAD/DIRPS

Leia mais

SISTEMA DE SERVIÇOS DE INFRA-ESTRUTURA DA UFRGS

SISTEMA DE SERVIÇOS DE INFRA-ESTRUTURA DA UFRGS SISTEMA DE SERVIÇOS DE INFRA-ESTRUTURA DA UFRGS Instituição: UFRGS Autores: Ricardo Vieira, José Luis Machado e Álvaro Juscelino Lanner Área: Sistema de Informações Introdução. O trabalho aqui proposto

Leia mais

Contas. Osni Moura Ribeiro ; Contabilidade Fundamental 1, Editora Saraiva- ISBN 9788502065901

Contas. Osni Moura Ribeiro ; Contabilidade Fundamental 1, Editora Saraiva- ISBN 9788502065901 Contas 2.1. Conceito Na sua linguagem cotidiana, o que representa a palavra conta? Você poderá responder: Uma operação aritmética de soma, subtração, multiplicação ou divisão; A conta de água e esgoto,

Leia mais

DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA E BAIXA DE SOCIEDADE

DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA E BAIXA DE SOCIEDADE DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA E BAIXA DE SOCIEDADE É sabido - e isso está a dispensar considerações complementares - que a pessoa jurídica tem vida distinta da dos seus sócios e administradores.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO DO SERVIDOR

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO DO SERVIDOR EDITAL Nº 004/2016/DDS UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA Boa Vista RR, 02 de maio de 2016. O DIRETOR DE DESENVOLVIMENTO DO SERVIDOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA, nomeado pela Portaria nº 773/GR de

Leia mais

Manual do Usuário. Protocolo

Manual do Usuário. Protocolo Manual do Usuário Protocolo Índice de capítulos Parte I - Processos............................... 01 1 - Buscar................................ 01 2 - Listar................................ 02 3 - Abertura..............................

Leia mais

O CONGRESSO NACIONAL decreta: II somente perderão seus mandatos nos casos de:

O CONGRESSO NACIONAL decreta: II somente perderão seus mandatos nos casos de: PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2007 Complementar Dispõe sobre a nomeação e demissão do Presidente e diretores do Banco Central do Brasil e sobre a organização de seu quadro funcional. O CONGRESSO NACIONAL

Leia mais

SELEÇÃO PARA ENTRADA NO PRIMEIRO SEMESTRE LETIVO DE 2013

SELEÇÃO PARA ENTRADA NO PRIMEIRO SEMESTRE LETIVO DE 2013 AGENDA MUDANÇA INTERNA DE CURSO SELEÇÃO PARA ENTRADA NO PRIMEIRO SEMESTRE LETIVO DE 2013 28 a 31/1/2013 Período de inscrição - Internet 1º/2/203 Último dia para o candidato entregar seu Currículo à PRG

Leia mais

PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PID/2016 REGULAMENTO

PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PID/2016 REGULAMENTO PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PID/2016 REGULAMENTO I - DOS OBJETIVOS 1. Possibilitar o crescimento acadêmico de alunos do Curso, tanto do Aluno/Monitor quanto dos alunos por ele assistidos; 2. Oferecer

Leia mais

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA FUB UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA UnB CHAMADA PÚBLICA DGP N. 01/2011 DE: 19 DE ABRIL DE 2011

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA FUB UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA UnB CHAMADA PÚBLICA DGP N. 01/2011 DE: 19 DE ABRIL DE 2011 FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA FUB UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA UnB CHAMADA PÚBLICA DGP N. 01/2011 DE: 19 DE ABRIL DE 2011 A FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA/FUB, nos termos da Lei n. 8.666/93, Art. 10,

Leia mais

Viva, viva viva!!! Comentários anônimos Revista Veja

Viva, viva viva!!! Comentários anônimos Revista Veja Comentários anônimos Revista Veja Viva, viva viva!!! Espero que essa CPI seja realmente instaurada, essas organizações estão cheias de dinheiro público, nada explicado. Comentários anônimos Revista Veja

Leia mais

:: aula 3. :: O Cliente: suas necessidades e problemáticas. :: Habilidades a ser desenvolvidas

:: aula 3. :: O Cliente: suas necessidades e problemáticas. :: Habilidades a ser desenvolvidas :: Nome do Curso Análise e Desenvolvimento de Sistemas :: Nome da Unidade Curricular Programação WEB :: Tema da aula O Cliente: levantamento de dados, suas necessidades e problemáticas. :: Fase / Etapa

Leia mais

ÂMBIO PARA INVESTIDORES NO FOREX

ÂMBIO PARA INVESTIDORES NO FOREX ÂMBIO PARA INVESTIDORES NO FOREX AVISO: Operações no Forex tem grande potencial de lucro mas também um grande potencial de risco e perda. Você precisa se prevenir dos riscos e preparar-se para aceitá-los

Leia mais

A origem dos filósofos e suas filosofias

A origem dos filósofos e suas filosofias A Grécia e o nascimento da filosofia A origem dos filósofos e suas filosofias Você certamente já ouviu falar de algo chamado Filosofia. Talvez conheça alguém com fama de filósofo, ou quem sabe a expressão

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA IN

INSTRUÇÃO NORMATIVA IN Quinta-feira, 15 de Março de 2012 Ano XVIII - Edição N.: 4030 Poder Executivo Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Informação - Secretaria Municipal Adjunta de Recursos Humanos INSTRUÇÃO NORMATIVA

Leia mais

Sarmento Concursos Ltda.

Sarmento Concursos Ltda. JULGAMENTO DE RECURSOS REFERENTE ÁS PROVAS PRÁTICAS CONCURSO PÚBLICO - EDITAL Nº 01/2011 A Comissão Examinadora do Concurso Público Edital nº 01/2011, da Companhia de Informática de Jundiaí CIJUN-SP, no

Leia mais

www.grancursosonline.com.br

www.grancursosonline.com.br ARGUMENTAÇÃO PARA RECURSO PROFESSOR MARCELO ARAGÃO PROVA DE AUDITORIA AFT 2013 COMENTADA PROF. MARCELO ARAGÃO Prezados (as) alunos (s), Após examinar a prova de auditoria do concurso de Auditor Fiscal

Leia mais

5 Considerações finais

5 Considerações finais 5 Considerações finais 5.1. Conclusões A presente dissertação teve o objetivo principal de investigar a visão dos alunos que se formam em Administração sobre RSC e o seu ensino. Para alcançar esse objetivo,

Leia mais

ANEXO A FERTILIZANTES HERINGER S.A. CNPJ/MF 22.266.175/0001-88 POLITICA DE DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÕES RELEVANTES E PRESERVAÇÃO DE SIGILO

ANEXO A FERTILIZANTES HERINGER S.A. CNPJ/MF 22.266.175/0001-88 POLITICA DE DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÕES RELEVANTES E PRESERVAÇÃO DE SIGILO ANEXO A FERTILIZANTES HERINGER S.A. CNPJ/MF 22.266.175/0001-88 POLITICA DE DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÕES RELEVANTES E PRESERVAÇÃO DE SIGILO I - DEFINIÇÕES E ADESÃO 1. As definições utilizadas na presente Política

Leia mais

Manual de Atendimento do MP-PR

Manual de Atendimento do MP-PR MANUAL DE ATENDIMENTO (PRESENCIAL E TELEFÔNICO) I - Objetivos gerais A presente Cartilha tem por finalidade orientar os servidores da Recepção e Telefonistas do Ministério Público do Estado do Paraná,

Leia mais

REQUERIMENTO: O Candidato requer a retificação do gabarito da questão nº. 15, alegando que a alternativa correta é a letra E.

REQUERIMENTO: O Candidato requer a retificação do gabarito da questão nº. 15, alegando que a alternativa correta é a letra E. RECORRENTE: RAFAEL TEIXEIRA GOMES INSCRIÇÃO Nº. 0695 CANDIDATO AO EMPREGO: AUXILIAR ADMINISTRATIVO QUESTÃO: 15 MATÉRIA: INFORMÁTICA REQUERIMENTO: O Candidato requer a retificação do gabarito da questão

Leia mais

por séries de potências

por séries de potências Seção 23: Resolução de equações diferenciais por séries de potências Até este ponto, quando resolvemos equações diferenciais ordinárias, nosso objetivo foi sempre encontrar as soluções expressas por meio

Leia mais

Nome: N.º: endereço: data: telefone: E-mail: PARA QUEM CURSARÁ O 8 Ọ ANO EM 2015. Disciplina: português

Nome: N.º: endereço: data: telefone: E-mail: PARA QUEM CURSARÁ O 8 Ọ ANO EM 2015. Disciplina: português Nome: N.º: endereço: data: telefone: E-mail: Colégio PARA QUEM CURSARÁ O 8 Ọ ANO EM 2015 Disciplina: português Prova: desafio nota: Considere os gráficos abaixo e responda às questões 1 e 2. Porcentagem

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Nota Fiscal Complementar de quantidade e valor

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Nota Fiscal Complementar de quantidade e valor Nota Fiscal Complementar de quantidade e valor 28/11/2013 Título do documento Sumário Sumário... 2 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente... 3 3. Análise da Legislação... 6 4. Conclusão...

Leia mais

Prof. Volney Ribeiro

Prof. Volney Ribeiro A REDAÇÃO NO ENEM Prof. Volney Ribeiro Professor de língua portuguesa Especialista em Gestão Educacional Mestrando em Letras A prova de redação exigirá de você a produção de um texto em prosa, do tipo

Leia mais