Prof. Dr. Modesto Antonio Chaves PRIMEIRA LISTA DE EXERCÍCIOS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Prof. Dr. Modesto Antonio Chaves PRIMEIRA LISTA DE EXERCÍCIOS"

Transcrição

1 UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA CAMPUS DE ITAPETINGA DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS DISCIPLINA: INTRODUÇÃO A CIÊNCIA DOS COMPUTADORES Prof. Dr. Modesto Antonio Chaves PRIMEIRA LISTA DE EXERCÍCIOS 1) 528 MB de memória é a quantidade de armazenamento de dados para um computador atual, esta memória que falamos é: a) Memória Cache b) Memória RAM c) Memória Auxiliar d) Memória de Disco 2) Avalie as sentenças abaixo: I. Todo micro necessita, para conectar à internet, de uma placa de rede. II. Memória Cache é mais lenta que a memória RAM III. Os dados gravados na Memória RAM são permanentes IV. O Drive de disquete é um periférico somente de entrada Assinale quais as alternativas estão corretas: a) I e II b) II e III c) Todas d) Nenhuma 3) As caixas de som de um computador são periféricos de saída, pois os dados saem da CPU para o usuário, assim como acontece com a impressora. Mas o Scanner e considerado: a) Parte integrante da CPU c. Periférico Misto (Entrada e Saída) b) Periférico de Entrada c) Periférico de Saída 4) O BIOS é um CHIP que tem instruções gravadas de fábrica para realizar durante a inicialização do computador, o tipo de memória que armazena os dados do BIOS é: a) RAM b) SRAM c) CACHE d)rom 5) (TJPE 2001 Nível Médio) As pessoas recebem, transmitem e processam informações. Na forma eletrônica, as informações exigem dispositivos adequados para a sua gravação e a sua recuperação. Acerca destes dispositivos, assinale a alternativa correta: a. A capacidade de armazenamento de um CD-ROM é menor que a capacidade de armazenamento de 100 disquetes de 3 ½ polegadas. b. O monitor de vídeo de um computador é o dispositivo responsável pelo armazenamento dos dados que serão transformados em texto ou imagem para serem exibidos.

2 c. Um disco de armazenamento de dados utilizado em unidades de DVD tem uma capacidade máxima de armazenamento superior à de um Compact Disk convencional. d. Na memória RAM, os dados gravados ficam preservados quando a fonte de alimentação da unidade central de processamento é desligada. e. Pelo fato de utilizarem exclusivamente a porta serial, as unidades externas de armazenamento e leitura de dados têm uma velocidade de leitura e armazenamento superior a qualquer unidade interna que tenha a mesma funcionalidade. 6) (MPU 1999) Em geral, o equipamento que apresenta maior capacidade de armazenamento de dados digitais em um microcomputador é o (a): a) Disco flexível b) Disco Rígido c) Memória RAM instalada d) Memória ROM e) CD-ROM 7) A respeito das configurações de computador mostradas a seguir e dos principais conceitos de hardware, julgue os itens seguintes: a) Apesar da vantagem da mobilidade apresentada pelo computador da configuração 2 em relação ao computador da configuração 1, é correto afirmar que o primeiro computador apresenta características que o tornam mais indicado para certas atividades que porventura requeiram maior poder de processamento e espaço em memória e maior capacidade de armazenamento em disco. b) As duas configurações apresentadas acima possuem alguns itens semelhantes entre si, como a presença de uma placa de rede de mesma velocidade em ambos os computadores,

3 além de possuírem o mesmo sistema operacional. Também é possível detectar uma unidade leitora de DVD nos dois equipamentos. c) Após a aquisição de qualquer um dos dois computadores apresentados acima, não há a necessidade de instalação de nenhum programa ou equipamento extra, pois ambas as configurações apresentam dispositivos capazes de efetuar conexões em redes Dial-up e em estruturas de LAN e os pacotes de programas que os acompanham atendem completamente os requisitos exigidos para a aquisição. d) Para acelerar o processo de acesso à Internet por meio de uma rede Dial-up (linha telefônica), um usuário poderia dispensar o Modem, equipamento que atinge, no máximo, uma taxa de transferência de 56 Kilobits por segundo, e utilizar, em seu lugar, Modems mais novos, como um Cable Modem, que pode atingir taxas de transferência da ordem de 10 Gigabits por segundo. e) Para que o computador tenha sua capacidade de processamento aumentada, alguns usuários mais experientes realizam um processo chamado Overclocking, que consiste em alterar algumas configurações técnicas na Placa mãe do computador para que o processador trabalhe em freqüências superiores à original de fábrica. 8) (UFPA 2008) Componente da arquitetura com a função de comunicação de dados entre os diferentes periféricos e o processador: (A) BIOS. (B) Barramento. (C) ULA. (D) Unidade ótica. (E) Placa mãe. 9) (ASSISTENTE EDUCACIONAL 2008 PREFEITURA MG) Dentre as opções abaixo escolha a que não representa uma parte do microprocessador: A) ULA Unidade Lógica Aritmética. B) Registradores. C) UPF Unidade de Ponto Flutuante. D) Memória Cachê. E) Memória Ram. 10) (ASSISTENTE EDUCACIONAL 2008 PREFEITURA MG) A tecnologia Bluetooth consiste na comunicação entre diversos tipos de dispositivos digitais tais como PCs, Celulares, Pdas, etc. Qual meio utilizado por esta conexão? A) cabo. B) infravermelho. C) freqüência de rádio. D) placa de rede. E) fibra ótica.

4 11) (ASSISTENTE EDUCACIONAL 2008 PREFEITURA MG) São exemplos de memória em massa ou memória secundária: 1> DVD 2> Memória DRAM 3> Disco rígido 4> Disquete 5> BIOS 6> Cachê A) 1, 3 e 4 estão corretas B) 2, 4 e 6 estão corretas C) 3, 4, 5 estão corretas D) Todas estão erradas E) Todas estão corretas 12) (Administrador ENAP Esaf ) As informações contidas nos periféricos de entrada de um computador são transferidas para serem manipuladas no processador por meio do: a) barramento de endereços. b) barramento de dados. c) BIOS Basic Input/Output System. d) firewall. e) cluster. 13) Diferencie memória RAM de memória ROM. 14) Defina Hardware e Software. 15). Quais são os elementos principais do Hardware? Escolha um deles e descrevao. 16) Dadas as configurações abaixo, de dois computadores, indique qual é a melhor delas para quem precisa trabalhar com processamento de grande número de informações ao mesmo tempo, explicando o porquê de sua escolha: 17) Por que não é válida a afirmação: Um computador com mais poder de processamento pode armazenar mais programas.?

5 18) Por que não é válida a afirmação: Vale aumentar a capacidade da memória principal para que o acesso aos meios magnéticos (disquetes, winchester) seja mais rápida.? 19) Como a CPU é dividida? Comente. 20). Qual o Sistema Numérico que o computador adota? Qual sua menor unidade? 21). Qual o elemento do hardware que distribui as tarefas a todos os componentes do sistema? a) Memória RAM b) Microprocessador c) Teclado d) Memória ROM e) Vídeo 22) Podemos afirmar que a função da C.P.U. é: a) Evitar a entrada de vírus no computador b) É responsável pelo processamento, controle e gerenciamento das informações. c) É responsável pelo armazenamento das informações gravadas no monitor d) Nenhuma das respostas acima 23) São características da memória ROM: a) Memória somente de leitura de informações que tem como principal função o armazenamento de dados. b) Chip de memória não volátil que é programado numa etapa posterior a sua fabricação. c) Memória não volátil, somente para leitura de informações que serve como manual de consulta do computador. d) Memória volátil também conhecida como memória principal que auxilia a CPU no processamento de informações. 24) Conhecido como cérebro do computador: a) Microprocessador b) Winchester c) Memória ROM d) Memória Cache 25). O que acontece com o conteúdo da memória RAM quando o computador é desligado? a) Permanece armazenado b) É parcialmente apagado c) É totalmente perdido d) É gravado

6 26) Quais as características da memória RAM? a) Memória principal que faz o boot da máquina. b) Memória auxiliar, precisa de energia elétrica para funcionar. c) Memória somente de leitura, volátil. d) Memória principal da máquina, volátil. 27) Associe: a) Placa Mãe b) Gabinete c) CPU ( ) Caixa de metal onde estão localizados os componentes principais do computador ( ) Responsável pelo processamento, gerenciamento e controle das informações ( ) Principal módulo do computador, estão conectados todos os periféricos 28) Coloque V (verdadeiro) e F (falso). ( ) O Mouse é um dispositivo de saída de dados. ( ) A ULA é um dispositivo responsável pelos cálculos e comparações lógicas. ( ) O acumulador é registrador que armazena a instrução a ser executada. 29) Relacione os itens abaixo: (1) 1024 KB ( ) 8 bits (2) 1024 MB ( ) 1 MB (3) 1 Byte ( ) 1 GB 30) Complete: a) Com um byte podemos representar caracteres diferentes. b) Os dois estados que um bit pode assumir podem representar-se simbolicamente pelos símbolos e. c) 1 Kbyte corresponde a bytes. d) 1 Mbyte corresponde aproximadamente a um de bytes. e) Um dispositivo que posa armazenar bytes, tem capacidade de. 31) Associe aos periféricos: (1) Entrada (2) Entrada e Saída (3) Saída ( ) Teclado ( ) Mouse ( ) Microfone ( ) HD ( ) Impressora ( ) Modem ( ) Monitor ( ) Scanner ( ) Cd-Rom ( ) Plotter ( ) Leitura Ótica ( ) Kit Mutimídia ( ) Disquete ( ) Caixa de Som 32) Responda as seguintes questões sobre Sistemas Operacionais: 1. Para você, o que é um sistema operacional? 2. Quais os tipos de sistemas operacionais que existem? Caracterize cada um deles. 3. O que são e para que servem as System calls?

7 33) O que é Software? a) É um periférico que exibe resultados na tela do computador. b) Conjunto de instruções, códigos numéricos que o micro interpreta e executa para realizar tarefas. c) Uma operação realizada somente em micros com processador em diante. d) É todo conjunto de periféricos de saída de dados. 34) Numere a coluna 2 de acordo com a coluna 1. (1) Softwares Básicos ( ) Word, Excel, Controle de Estoque (2) Linguagens de Programação ( ) Scandisk, Defrag, Antivírus (3) Software Aplicativo ( ) Windows, Unix, Ms-Dos, OS/2 (4) Software Utilitário ( ) Cobol, Básic, Delphi 35) Para as questões abaixo, coloque V ou F. Para as questões falsas, justifique o erro na afirmativa. ( ) A CPU possui um grupo de registradores que são posições de memória usadas para armazenar os dados que estão sendo processados pela instrução atual. O tamanho dos registradores indica, também conhecido como tamanho da palavra indica a quantidade de dados com o qual o computador pode trabalhar em um momento. ( ) Quanto maior o tamanho da palavra, mais demorado é o processamento de um grupo de dados. ( ) O clock é um circuito que tem a função de sincronizar e ditar a medida de velocidade de transferência de dados entre as partes envolvidas no processamento (memória/cpu) ( ) O clock indica o número de ciclos que a CPU executa em um segundo e ciclo é o tempo (mínimo) para execução de uma operação. ( ) Ao clock está associada uma medida de freqüência com que as operações são realizadas (ciclos por segundo), normalmente expressa em (MHz MegaHertz). ( ) O barramento é um caminho para os impulsos eletrônicos que formam bytes. Quanto (mais) divisões tiver esse caminho, mais rápida será a velocidade de percurso dos dados. ( ) O número de fios paralelos (circuitos) afeta a velocidade com a qual os dados viajam de um componente de hardware para outro. 42) Responda as questões: 1. O que é um byte? Qual seus múltiplos? 2. O que é a CPU e porque ela é considera o cérebro do computador? 3. Quais são os componentes principais da CPU e o que eles fazem?

8 4. O que compõe a memória principal? 5. Porque o computador precisa de memória RAM? 6. Dê exemplos de memórias auxiliares e suas capacidades de armazenamento? 7. Qual o papel da ROM? 8. Cite exemplos de unidades de entrada e unidades de saída? 9. O que é o clock do sistema? Qual sua unidade de medida? 10. O que significa BIOS e que softwares o compõem? SISTEMAS DE NUMERAÇÃO 1. Converter para a base decimal os seguintes números: a) b)10103 c) d) e) f) 1FA216 g) E1A16 h) Usando o método das divisões, converter os seguintes números decimais para a base indicada: a) 96 para a base ternária b) 96 para a base octal c) 258 para a base hexadecimal d) 258 para a base binária e) 49 para a base quaternária f) 57 para a base ternária g) 56 para a base binária 4. Converter os seguintes números para a base indicada: a) para a base octal b) para a base hexadecimal c) para a base octal d) para a base hexadecimal e) 3478 para a base binária f) para a base binária g) 3AF16 para a base binária h) 7E4B16 para a base binária 5. Qual o valor decimal de ? Qual a representação binária de 654? 6. Converter para binário os seguintes números decimais: (a) 39 (b) 0,4475 (c) 256,75 (d) 129, Converter para decimal os seguintes números binários: (a) (b) 0, (c) ,1011 (d)

9 8. Quantos números diferentes podem ser representados em uma palavra binária de 6 bits? 9. Escrever os 12 primeiros números no sistema de numeração de base Escrever os 26 primeiros números no sistema de numeração de base 12. Usar a letra A para o decimal 10 e a letra B para o decimal Representar o número 12,1 em binário de dez bits, com 5 bits de parte inteira e 5 bits de parte fracionária. 12. Converter os seguintes números hexadecimais em decimais: (a) B6C7 (b) D2763 (c) 9,1A 13. Converter os seguintes números octais em binário: (a) 56 (b) 32,234 (c) 231,2 (d) Converter os seguintes números hexadecimais em binários: (a) AB2 (b) 12,A (c) 649 (d) 0,D Converter os seguintes números binários em hexadecimais: (a) (b) ,01011 (c) Considerando um processador que opere com a base quaternária utilizando 5 bits. Para números inteiros positivos: a) Quantos números diferentes podem ser representados? (Fórmula de cálculo e valor decimal) b) Quais são os limites inferior e superior desta faixa? (Valor quaternário e decimal correspondente) c) Como seria representado o número 126 neste sistema? EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES 1) Como é chamado um grupo 16 bits (2 bytes)? Quantos bytes compõem uma Double Word? 2) Pesquise e descubra: em uma palavra (word), como é chamado o grupo dos oito bits menos significativos? E os oito bits mais significativos? 3) Como os caracteres alfanuméricos podem ser armazenados no computador? Qual código é normalmente utilizado para representação dos caracteres? Quantos bits são utilizados para armazenar um caracter utilizando-se esse código? 4). Qual é a representação binária em complemento de dois, com 8 bits, do número negativo -95? E do número 95? Utilizando 16 bits, qual é a representação em complemento de dois do número -35? E do número 35?

10 5) O que é um barramento em um sistema computacional? Descreva o propósito dos seguintes barramentos: a. Barramento de Endereços; b. Barramento de Dados; c. Barramento de Controle; 6) Qual barramento define a quantidade máxima de memória que o computador pode ter? Um computador cujo processador possui um barramento de endereços de 32 bits pode ter no máximo quantos gigabytes de memória? Nos processadores, como o AMD Athlon 64, o barramento de endereços possui 40 bits. Qual a quantidade máxima de memória que esse processador poderia endereçar? 7) Qual é o propósito do relógio (clock) do sistema? O que é a freqüência de clock? Qual é a grandeza utilizada para medir essa freqüência? O que é o período de clock? Qual é a relação entre a freqüência de clock e o período de clock? 8). Qual é o período de clock (em nanosegundos) de um processador que opera a 300 MHz? 9) Em uma CPU, qual é o propósito essencial da ALU (unidade lógica e aritmética) e da Unidade de Controle? 10) Diferencie uma memória RAM de uma memória ROM. Quais os principais tipos de memória ROM existente? Descreva cada uma delas. 11) Existem dois tipos básicos de memória RAM: a RAM estática (SRAM) e a memória RAM dinâmica (DRAM). Fale sobre cada um desses tipos de memória. Qual desses tipos de memória é normalmente utilizado para composição de uma memória cache? 12) Qual é o propósito da memória cache? 13) Alguns componentes do PC são chamados de essenciais, simplesmente por que o PC não poderia funcionar sem um deles, como por exemplo o processador. Outros são chamados de acessórios, pois apesar de serem úteis, o PC poderia funcionar sem eles. Indique na lista abaixo, quais componentes poderiam ser classificados como essenciais e quais poderiam ser classificados como acessórios : a. Memória RAM b. Unidade de CD-ROM c. Placa Mãe d. Placa de Rede e. Chipsets f. Fonte de Alimentação g. Modem h. Disco Rígido i. Unidade de Disquete j. Placa de Vídeo k. Caixas Acústicas 14) Descreva a principal funcionalidade de cada um dos componentes a seguir: a. Processador b. Memória Principal c. Disco Rígido d. Placa Mãe e. Placa de Vídeo

11 15) Descreva, de forma sucinta, como os dados são organizados fisicamente em umdisco rígido (mencionando os pratos, cilindros, setores, etc). 16) Quais são as principais responsabilidades de um sistema operacional? 17) Suponha que você esteja utilizando um computador (com uma única CPU) para ouvir música, descarregar um arquivo da Internet e trabalhar em um processador de textos ao mesmo tempo. Neste caso, é corretor afirmar que o processador está executando esses aplicativos realmente ao mesmo tempo (em paralelo)? Explique. 18) (POLÍCIA CIVIL/PA ASSISTENTE DE INFORMÁTICA) Os diversos tipos de dispositivos de entrada de dados usados em um computador do tipo PC, incluem: A. mouse, teclado e monitor. B. mouse, teclado e microfone. C. impressora, monitor e mouse. D. microfone, impressora e teclado. 19). (DPF DELEGADO DE POLÍCIA FEDERAL) A figura abaixo ilustra o que se vem denominando de memória USB, também chamada de pendrive. Com relação a esse tipo de hardware, julgue o item a seguir. Trata-se de dispositivo, normalmente do tipo plug-in-play, a ser instalado em computador que dispõe de porta USB. Possui capacidade de armazenamento que pode superar 500 MB de dados, cujo conteúdo pode ter o acesso protegido por senha. Quando instalado em computador com sistema operacional Windows XP, a referida memória pode ser acessível a partir do Windows Explorer e do Internet Explorer e é possível que arquivos armazenados em disquete ou no winchester do computador possam ser para ela copiados. 20). (DPF DELEGADO DE POLÍCIA FEDERAL) Em computadores do tipo PC, a comunicação com periféricos pode ser realizada por meio de diferentes interfaces. Acerca desse assunto, julgue os seguintes itens. A. A comunicação entre a CPU e o monitor de vídeo é feita, na grande maioria dos casos, pela porta serial. B. Alguns tipos de mouse se comunicam com o computador por meio de porta serial. 21) ( PCPR ESCRIVÃO) Sobre os componentes de um computador, considere as afirmativas abaixo: 1. O processador (ou CPU) é a parte principal do hardware do computador e é responsável pelos cálculos, execução de tarefas e processamento de dados. A velocidade com que o computador executa as tarefas ou processa dados está diretamente ligada à velocidade do processador. 2. A unidade lógica e aritmética (ULA) é a unidade central do processador, que realmente executa as operações aritméticas e lógicas entre dois números. Seus parâmetros incluem, além dos números operandos, um resultado, um comando da unidade de controle e o estado do comando após a operação.

12 22) A CPU contém um conjunto restrito de células de memória chamados registradores, que podem ser lidos e escritos muito mais rapidamente que em outros dispositivos de memória. 23) A memória secundária ou memória de massa é usada para gravar grande quantidade de dados, que não são perdidos com o desligamento do computador, por um período longo de tempo. Exemplos de memória de massa incluem o disco rígido e mídias removíveis, como CD-ROM, DVD, disquete e pen-drive. 24) Os dispositivos de entrada e saída (E/S) são periféricos usados para a interação homem-máquina. Assinale a alternativa correta. a) As afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5 são verdadeiras. b) Somente as afirmativas 2 e 5 são verdadeiras. c) Somente as afirmativas 1 e 5 são verdadeiras. d) Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras. e) Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras. 25.( PCSC Escrivão)Universal Serial Bus (USB) é um tipo de conexão Plug and Play que permite a conexão de periféricos ao computador sem que o mesmo tenha que ser reinicializado. Através de uma porta USB é possível conectar, utilizando-se hubs especialmente concebidos, até 127 dispositivos. Relacionadas às funcionalidades da porta USB é correto afirmar, exceto: A. A transferência de músicas do computador para os MP3 Players mais comuns do mercado é feita por meio da porta USB. B. A utilização de PenDrives para transporte de arquivos tornou-se popular devido à facilidade de conexão destes dispositivos nas portas USBs dos computadores. C. Atualmente existem modelos de mouse e teclado que podem ser conectados ao computador por portas USB, enquanto durante anos o padrão principal eram as portas PS2. D. Os monitores de LCD estão ganhando mercado por não exigir do computador uma placa de vídeo, pois são conectados através da porta USB. 26) (PCMA Escrivão) Os computadores pessoais (PC) atuais utilizam uma interface para conectar os mais variados tipos de dispositivos, tais como, impressoras, drivers de disquete, câmeras fotográficas, aparelhos celulares, etc. Esse dispositivo é conhecido como porta: A. Ide B. Serial C. Paralela D. Usb E. Ps/2 27) (PCMA Escrivão) Depois de instalado, o sistema operacional Windows armazena seus arquivos/programas. A. na memória RAM. B. no Winchester (HD). C. na memória cache. D. no drive de CD-ROM.

13 E. na memória ROM. 28). ( PCRJ Investigador de Polícia ) A respeito da arquitetura dos microcomputadores padrão PC, são feitas as afirmativas abaixo. I. O barramento local liga o processador à memória RAM, enquanto que os barramentos de I/O, como o ISA, permitem a ligação de dispositivos periféricos ao microcomputador. II. A memória cache de um processador permite que ele simule a memória RAM em um arquivo do disco rígido. III. O canal IDE permite que dispositivos acessem diretamente a memória RAM e a memória ROM do microcomputador, sem a necessidade de usar o processador para esta tarefa. Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s): A. I apenas. B. I e II, apenas. C. III, apenas. D. II, apenas. 29) PF Operador de Micro) Computador desktop, Pentium GHz, RAM 512 MB, HD de 80 GB, DVDROM/CD-RW Combo drive, 8X AGP card, modem, unidade de disco de 3½", mouse, teclado, Windows XP. Um usuário adquiriu, pela Internet, um computador com as especificações listadas acima. Com relação a essas especificações e a conceitos de hardware e software de computadores pessoais, julgue os itens seguintes. A. Esse é um tipo de computador também conhecido como Notebook, que é portátil e capaz de funcionar por um tempo sem a alimentação convencional da rede elétrica. B. O microprocessador utilizado no computador é um Pentium 4, o qual realiza, no máximo, 2,7 milhões de operações por minuto. C. Para aumentar a velocidade de processamento e melhorar o desempenho do sistema, é recomendável diminuir a quantidade de memória RAM para 256 MB, o que liberará mais o microprocessador para as tarefas de processamento. Embora essa ação cause o aumento da velocidade do computador, ocorrerá a diminuição da capacidade de armazenamento em memória de massa do mesmo. D. A unidade de disco rígido possui uma capacidade de armazenamento de dados superior à capacidade de 80 discos do tipo mais comum de CD-ROM. 30). ( PCGO Agente de Polícia ) Conhecimentos de tecnologia e fundamentos de segurança da informação são essenciais para um agente de polícia no exercício de sua profissão. Por vezes, no processo investigativo, torna-se necessário apreender equipamentos eletrônicos que servirão como provas contra criminosos. Nesse contexto, é CORRETO afirmar:

14 A. mesmo depois de apagados os dados de um disco rígido, pendrive ou chip de memória de uma máquina digital, é possível recuperá-los sob certas condições. B. as placas de redes de um computador são relevantes como prova, uma vez que nelas ficam armazenados os últimos endereços da Internet e s utilizados pelo usuário. C. os monitores de cristal líquido têm capacidade de armazenamento de dados, em sua placa controladora, que ultrapassam 1 GB de informações e que podem ser fundamentais como prova. D. as memórias denominadas RAM ou memória principal de um computador podem se tornar fonte de informações, dada sua capacidade de armazenamento e retenção de conteúdo mesmo depois de retiradas do computador. 31) ( ADVOGADO Prefeitura de Cel. Fabriciano MG ) Dentre as opções abaixo, a única que NÃO representa um tipo de memória volátil é: A. Cache. B. DDR C. DRAM. D. ROM. E. SRAM. 32) (CONCURSO PARA PREFEITURA DE CAMPOS -RJ) O nome dado ao conjunto de rotinas de inicialização de sistema de computador, residente em memória ROM é: A. Basic Input Output System (BIOS) B. Memória cache C. Memória virtual D. Random Access Memory (RAM) E. Buffer 33) (PROVA DE TÉCNICO DE CONTABILIDADE DA PREFEITURA DE NITERÓI -RJ) Qual a unidade de medida usualmente adotada para a capacidade de memória de um computador? A. Bits B. BPS C. Bytes D. Hertz E. RPM 34) (TÉCNICO JUDICIÁRIO TRT) A velocidade medida em ciclos por segundo, que regula o funcionamento da UCP de computadores, é determinada por: A. bps. B. time. C. stamp. D. mips. E. clock

15 35) ( AGENTE DE FISCALIZAÇÃO FINACEIRA TRIBUNAL DE CONTAS DE SP) No que concerne a conceitos básicos de hardware, considere: I. Memória Cache é uma pequena quantidade de memória estática de alto desempenho, tendo por finalidade aumentar o desempenho do processador realizando uma busca antecipada na memória RAM. Quando o processador necessita de um dado, e este não está presente no cache, ele terá de realizar a busca diretamente na memória RAM. Como provavelmente será requisitado novamente, o dado que foi buscado na RAM é copiado na cache. II. O tempo de acesso a uma memória cache é muitas vezes menor que o tempo de acesso à memória virtual, em decorrência desta última ser gerenciada e controlada pelo processador, enquanto a memória cache tem o seu gerenciamento e controle realizado pelo sistema operacional. III. O overclock é uma técnica que permite aumentar a freqüência de operação do processador, através da alteração da freqüência de barramento da placa mãe ou, até mesmo, do multiplicador. IV. O barramento AGP foi inserido no mercado, oferecendo taxas de velocidade de até 2128 MB por segundo, para atender exclusivamente às aplicações 3D que exigiam taxas cada vez maiores. A fome das aplicações 3D continuou e o mercado tratou de desenvolver um novo produto, o PCI Express que, além deatingir taxas de velocidade muito superiores, não se restringe a conectar apenas placas de vídeo. É correto o que consta em: A. I, III e IV, apenas. B. I, II, III e IV. C. II, III e IV, apenas. D. I e II, apenas. E. II e III, apenas 36) Prova: IESES PM-SC - Soldado da Polícia Militar; Sobre Hardware, Software e Peopleware é correto afirmar que: I. Hardware é todo o equipamento do computador, ou seja, a impressora, o mouse, a placa Mãe e o Sistema Operacional. II. Software são os programas que utilizamos em um computador. III. A planilha eletrônica é um exemplo de Software Aplicativo. IV. Peopleware é a parte humana que se utiliza das diversas funcionalidades dos sistemas computacionais, seja este usuário um Analista de sistema ou, até mesmo, um simples cliente que faz uma consulta em um caixa eletrônico. A sequência correta é: a) Apenas as assertivas I, II e III estão corretas. b) Apenas as assertivas II, III, e IV estão corretas. c) Apenas as assertivas I, III e IV estão corretas. d) Apenas as assertivas III e IV estão corretas.

16 37) (TJ-PB, UFCG - Analista Judiciário ) O termo que representa o programa que fica armazenado em uma memória ROM, localizado na placa mãe é: A) CMOS. B) Overclock. C) Sistema operacional. D) BIOS. E) Chipset. 38)(Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia, AOCP - Analista de Marketing )Assinale a alternativa correta: A) HD é equivalente a Hard Disk (disco rígido), unidade de armazenamento de dados (leitura e escrita). B) HD não é equivalente a Hard Disk, trata-se da memória RAM. C) Um conteúdo escrito em um HD nunca mais poderá ser apagado. D) HD trata-se de um dispositivo de controle de tensão elétrica do computador. E) HD é responsável pelo processamento gráfico de um computador. 39) A figura a seguir mostra a arquitetura simplificada de um computador Descreva a função de cada uma das partes descritas na Figura 40) (Prova: FCC INFRAERO Administrador) Um computador é constituído de um conjunto de periféricos. Para controlar cada um deles, o sistema operacional precisa de uma interface de software entre ele e o hardware que é o a) link. b) eprom. c) drive. d) setup. e) driver.

17 41) (Prova: FCC TRE-SP - Analista Judiciário - Área Administrativa) Em relação a hardware e software, é correto afirmar: a) Para que um software aplicativo esteja pronto para execução no computador, ele deve estar carregado na memória flash. b) O fator determinante de diferenciação entre um processador sem memória cache e outro com esse recurso reside na velocidade de acesso à memória RAM. c) Processar e controlar as instruções executadas no computador é tarefa típica da unidade de aritmética e lógica. d) O pendrive é um dispositivo de armazenamento removível, dotado de memória flash e conector USB, que pode ser conectado em vários equipamentos eletrônicos. e) Dispositivos de alta velocidade, tais como discos rígidos e placas de vídeo, conectamse diretamente ao processador. 42) (IPAD COMPESA - Técnico de Contabilidade) Analise as seguintes afirmativas acerca dos componentes de um PC: 1. USB é um tipo de barramento bastante popular, utilizado para conectar diversos dispositivos e periféricos a um microcomputador. 2. A memória flash é uma memória apenas de leitura utilizada em cartões de memória, pen drives, mp3 players. 3. SATA é um tipo de conexão para a comunicação entre o computador e dispositivos de armazenamento em massa. Assinale a alternativa correta: a) Apenas uma das afirmativas é verdadeira. b) Apenas as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras. c) Apenas as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras. d) Apenas as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras. e) As afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras. 43). (FCC TRT - 20ª REGIÃO (SE) - Analista Judiciário) Sobre hardware e software, analise: I. ROM são memórias de baixa velocidade localizadas em um processador que armazena dados de aplicações do usuário para uso imediato do processador. II. O tempo de execução do computador é medido em ciclos; cada ciclo representa uma oscilação completa de um sinal elétrico fornecido pelo gerador de relógio do sistema. A velocidade do computador geralmente é dada em GHz. III. O processador é um componente de hardware que executa um fluxo de instruções em linguagem de máquina. IV. Um aplicativo é primariamente um gerenciador de recursos do computador, seu projeto está intimamente ligado aos recursos de software e hardware que devem gerenciar. Está correto o que se afirma APENAS em a) I e II. b) I e IV. c) II e III. d) II, III e IV. e) III e IV.

18 44) (Prova: FAPEU TRE-SC - Técnico Judiciário - Área Administrativa) Um sistema computacional pode ser visto como uma associação entre o..., que cor- responde ao conjunto de programas responsáveis pela execução das tarefas, e o..., que está associado à parte física do sistema. Um exemplo de... é o..., que é um sistema operacional que oferece também uma interface gráfica. Escolha a alternativa que completa, CORRETAMENTE e respectivamente, os espaços no texto acima. a) ( ) software, hardware, software, Windows b) ( ) hardware, software, software, Internet Explorer c) ( ) hardware, software, hardware, Windows d) ( ) software, hardware, hardware, Windows Explorer 45) (FEPESE UDESC - Analista de Sistemas) Assinale a alternativa correta a respeito de software e hardware computacional. a) Drivers de dispositivo e o sistema operacional são categorizados como software embarcado, enquanto os programas de computador que são utilizados diretamente pelo usuário, como processadores de texto e navegadores Web, são classificados como software básico. b) O termo software colaborativo denomina um tipo de software gratuito e de código aberto desenvolvido e mantido por um grupo de programadores voluntários que interagem através da Internet. c) Os comandos que compõem um software escrito em uma linguagem de programação são executados por um programa interpretador, que converte os comandos escritos na linguagem de programação em instruções executadas pelo processador. d) Um driver de dispositivo é associado a um determinado modelo ou família de dispositivo de hardware e a uma versão ou família de sistema operacional. e) A BIOS (Basic Input/Output System, ou Sistema Básico de Entrada/Saída) é responsável por gerenciar os recursos do computador, provendo funcionalidades básicas para o seu funcionamento, entre as quais pode-se destacar o sistema de arquivos e a interface gráfica entre o computador e o usuário. 45) (Prova: IESES CRM-DF Advogado) Analise e assinale a opção que completa a descrição a seguir: Um software é um conjunto de que, quando executadas, produzem a função e o desempenho desejados; que possibilitam que os programas manipulem adequadamente a informação; e que descrevem a operação e o uso dos programas. a) informação - instruções - manuais b) interfaces - instruções - documentos c) instruções - estruturas de dados - documentos d) janelas - informações relatórios

19 46) (CESPE TJ-SE - Titular de Serviços de Notas e de Registros) A figura abaixo,, obtida no sítio apresenta uma visão esquemática de um conjunto de partes que compõem um computador, na qual se destacam partes numeradas de 1 a 10. Julgue os itens que se seguem, acerca das informações apresentadas e dos conceitos de software e hardware; microcomputador: configuração básica e componentes; periféricos: aplicações e funcionamento básico e procedimento para realização de cópia de segurança (backup). São considerados dispositivos de entrada ou de saída de dados: 6, 7, 8, 9 e 10. ( ) Certo ( ) Errado Em 3 está a Unidade de Controle (UC) ( ) Certo ( ) Errado 7 e 8 são exemplos de memória RAM ( ) Certo ( ) Errado A capacidade ou velocidade dos dispositivos 3, 4, 6, 7 e 8 é usualmente medida usandose as seguintes unidades, respectivamente: megabyte, megabyte, volt, megabyte e gigabyte. ( ) Certo ( ) Errado

20 O hardware é a parte física do computador. São exemplos de hardware: placa de som, placa-mãe, monitor e dispositivos USB. O software pode ser considerado a parte lógica, responsável pelo que fazer e por como fazer. São exemplos de software: sistemas operacionais, linguagens de programação, programas de computador. ( ) Certo ( ) Errado 47) (Prova: IF-SE IF-SE - Assistente Social) Com relação aos conceitos de hardware e software, assinale a opção INCORRETA: a) Um programa (software), quando armazenado na memória ROM, recebe o nome de firmware. b) RAM, EPROM, EEPROM são tipos de memórias de computadores. c) Caches são memórias de alta velocidade usadas para aumentar o desempenho dos computadores. d) A unidade de controle, localizada internamente nos processadores, é responsável pela execução das operações lógicas e aritméticas. e) Os processadores Pentium Pro, Pentium II e posteriores possuem tanto a memória cache de nível 1 quanto de nível 2 dentro do próprio processador. &&&&&&&&&&&&&&&

Introdução à estrutura e funcionamento de um Sistema Informático

Introdução à estrutura e funcionamento de um Sistema Informático Introdução à estrutura e funcionamento de um Sistema Informático Elementos que constituem o Computador O funcionamento do computador é possível devido aos vários elementos interligados que o constituem:

Leia mais

Lista de Exercícios Introdução à Informática

Lista de Exercícios Introdução à Informática Lista de Exercícios Introdução à Informática Histórico e Evolução da Computação 1. Cite alguns problemas que o uso de válvulas provocava nos computadores de 1ª geração. 2. O que diferencia os computadores

Leia mais

Turno/Horário Noturno PROFESSOR : Salomão Dantas Soares AULA Apostila nº

Turno/Horário Noturno PROFESSOR : Salomão Dantas Soares AULA Apostila nº UNIDADE 1I: SISTEMA COMPITACIONAL Elementos hardware e periféricos Um sistema computacional consiste num conjunto de dispositivos eletrônicos (hardware) capazes de processar informações de acordo com um

Leia mais

Problema: Solução: Vantagens da estruturação em Níveis: Introdução INTRODUÇÃO À ARQUITETURA DE COMPUTADORES. Introdução

Problema: Solução: Vantagens da estruturação em Níveis: Introdução INTRODUÇÃO À ARQUITETURA DE COMPUTADORES. Introdução INTRODUÇÃO À ARQUITETURA DE COMPUTADORES Curso Técnico de Informática Eduardo Amaral Introdução Computador: Máquina programável, de propósito geral, que processa informação. Programa: Seqüência de instruções

Leia mais

Simulado Informática Concurso Correios - IDEAL INFO

Simulado Informática Concurso Correios - IDEAL INFO Simulado Informática Concurso Correios - IDEAL INFO Esta prova de informática é composta por 20 (vinte) questões de múltipla escolha seguindo o molde adotado pela UnB/CESPE. O tempo para a realização deste

Leia mais

MODULO II - HARDWARE

MODULO II - HARDWARE MODULO II - HARDWARE AULA 01 O Bit e o Byte Definições: Bit é a menor unidade de informação que circula dentro do sistema computacional. Byte é a representação de oito bits. Aplicações: Byte 1 0 1 0 0

Leia mais

INFORmação. O que é um Computador?

INFORmação. O que é um Computador? Professor: M. Sc. Luiz Alberto Filho Conceitos básicos Evolução histórica Hardware Sistemas de numeração Periféricos Software Unidades Básicas de Medidas 2 Facilidade de armazenamento e recuperação da

Leia mais

Introdução. à Informática. Wilson A. Cangussu Junior. Escola Técnica Centro Paula Souza Professor:

Introdução. à Informática. Wilson A. Cangussu Junior. Escola Técnica Centro Paula Souza Professor: Introdução à Informática Escola Técnica Centro Paula Souza Professor: Wilson A. Cangussu Junior Vantagens do computador Facilidade de armazenamento e recuperação da informação; Racionalização da rotina,

Leia mais

Universidade Tuiuti do Paraná UTP Faculdade de Ciências Exatas - FACET

Universidade Tuiuti do Paraná UTP Faculdade de Ciências Exatas - FACET Universidade Tuiuti do Paraná UTP Faculdade de Ciências Exatas - FACET Hardware de Computadores Questionário II 1. A principal diferença entre dois processadores, um deles equipado com memória cache o

Leia mais

Introdução. Software (Parte I)

Introdução. Software (Parte I) Universidade Federal de Campina Grande Centro de Engenharia Elétrica e Informática Unidade Acadêmica de Sistemas e Computação Introdução à Computação Software (Parte I) Prof. a Joseana Macêdo Fechine Régis

Leia mais

Chama-se sistema informatizado a integração que

Chama-se sistema informatizado a integração que Sistema Informatizado Hardware Sistema Informatizado Chama-se sistema informatizado a integração que acontece de três componentes básicos: a) Os computadores = hardware b) Os programas = software c) Os

Leia mais

frozza@ifc-camboriu.edu.brcamboriu.edu.br

frozza@ifc-camboriu.edu.brcamboriu.edu.br Informática Básica Conceitos Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. frozza@ifc-camboriu.edu.brcamboriu.edu.br Conceitos INFOR MÁTICA Informática INFOR MAÇÃO AUTO MÁTICA Processo de tratamento da informação

Leia mais

DISPOSITIVOS DE BLOCO. Professor: João Paulo de Brito Gonçalves

DISPOSITIVOS DE BLOCO. Professor: João Paulo de Brito Gonçalves DISPOSITIVOS DE BLOCO Professor: João Paulo de Brito Gonçalves INTRODUÇÃO Periférico Dispositivo conectado a um computador de forma a possibilitar sua interação com o mundo externo. Conectados ao computador

Leia mais

Hardware 2. O Gabinete. Unidades Derivadas do BYTE. 1 KB = Kilobyte = 1024B = 2 10 B. 1 MB = Megabyte = 1024KB = 2 20 B

Hardware 2. O Gabinete. Unidades Derivadas do BYTE. 1 KB = Kilobyte = 1024B = 2 10 B. 1 MB = Megabyte = 1024KB = 2 20 B 1 2 MODULO II - HARDWARE AULA 01 OBiteoByte Byte 3 Definições: Bit é a menor unidade de informação que circula dentro do sistema computacional. Byte é a representação de oito bits. 4 Aplicações: Byte 1

Leia mais

1. Introdução - contextos de aplicações

1. Introdução - contextos de aplicações Universidade Federal de Pelotas Sumário da Aula Fundamentos de Informática Aula 1 Noções sobre Informática, Hardware, Software e Plataformas Prof. Carlos R. Medeiros gil.medeiros@ufpel.edu.br Material

Leia mais

Prof. Esp. Lucas Cruz

Prof. Esp. Lucas Cruz Prof. Esp. Lucas Cruz O hardware é qualquer tipo de equipamento eletrônico utilizado para processar dados e informações e tem como função principal receber dados de entrada, processar dados de um usuário

Leia mais

Tecnologia - Conjunto de instrumentos, métodos e processos específicos de qualquer arte, ofício ou técnica.

Tecnologia - Conjunto de instrumentos, métodos e processos específicos de qualquer arte, ofício ou técnica. TIC Conceitos Básicos Técnica - Conjunto de processos que constituem uma arte ou um ofício. Aplicação prática do conhecimento científico. Tecnologia - Conjunto de instrumentos, métodos e processos específicos

Leia mais

Introdução à Engenharia de Computação

Introdução à Engenharia de Computação Introdução à Engenharia de Computação Tópico: Organização Básica de um Computador Digital Introdução à Engenharia de Computação 2 Componentes de um Computador Computador Eletrônico Digital É um sistema

Leia mais

Informática para Banca IADES. Hardware e Software

Informática para Banca IADES. Hardware e Software Informática para Banca IADES Conceitos Básicos e Modos de Utilização de Tecnologias, Ferramentas, Aplicativos e Procedimentos Associados ao Uso de Informática no Ambiente de Escritório. 1 Computador É

Leia mais

AULA: Introdução à informática Computador Digital

AULA: Introdução à informática Computador Digital Campus Muriaé Professor: Luciano Gonçalves Moreira Disciplina: Informática Aplicada AULA: Introdução à informática Computador Digital Componentes de um computador digital : Hardware Refere-se às peças

Leia mais

INFORMÁTICA BÁSICA. Prof. Rafael Zimmermann

INFORMÁTICA BÁSICA. Prof. Rafael Zimmermann INFORMÁTICA BÁSICA Prof. Rafael Zimmermann 1. INFORMÁTICA É a ciência que estuda o processamento de informações. Nasceu da necessidade do homem processar informações cada vez mais complexas e com maior

Leia mais

Computador. 1982: os computadores são ferramentas que nos permitem fazer cálculos rápida e comodamente

Computador. 1982: os computadores são ferramentas que nos permitem fazer cálculos rápida e comodamente Computador Algumas definições 1982: os computadores são ferramentas que nos permitem fazer cálculos rápida e comodamente 1985: calculador electrónico usado na investigação espacial e actualmente já noutros

Leia mais

É a parte física de um computador, formada por peças e circuitos eletrônicos que ficam dentro do Gabinete (Torre). Existem diversos tipos de

É a parte física de um computador, formada por peças e circuitos eletrônicos que ficam dentro do Gabinete (Torre). Existem diversos tipos de É a parte física de um computador, formada por peças e circuitos eletrônicos que ficam dentro do Gabinete (Torre). Existem diversos tipos de HARDWARE, segue abaixo, alguns dos HARDWARES INTERNOS do computador:

Leia mais

Introdução. Hardware (Parte II) Universidade Federal de Campina Grande Departamento de Sistemas e Computação. joseana@computacao.ufcg.edu.

Introdução. Hardware (Parte II) Universidade Federal de Campina Grande Departamento de Sistemas e Computação. joseana@computacao.ufcg.edu. Universidade Federal de Campina Grande Departamento de Sistemas e Computação Introdução à Computação Hardware (Parte II) Prof. a Joseana Macêdo Fechine Régis de Araújo joseana@computacao.ufcg.edu.br Carga

Leia mais

Gerenciamento de Entrada e Saída Hélio Crestana Guardia e Hermes Senger

Gerenciamento de Entrada e Saída Hélio Crestana Guardia e Hermes Senger Gerenciamento de Entrada e Saída Hélio Crestana Guardia e Hermes Senger O controle da entrada e saída (E/S ou I/O, input/output) de dados dos dispositivos é uma das funções principais de um sistema operacional.

Leia mais

TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO O que é a Informática? A palavra Informática tem origem na junção das palavras: INFORMAÇÃO + AUTOMÁTICA = INFORMÁTICA...e significa, portanto, o tratamento da informação

Leia mais

Informática. Aulas: 01 e 02/12. Prof. Márcio Hollweg. www.conquistadeconcurso.com.br. Visite o Portal dos Concursos Públicos WWW.CURSOAPROVACAO.COM.

Informática. Aulas: 01 e 02/12. Prof. Márcio Hollweg. www.conquistadeconcurso.com.br. Visite o Portal dos Concursos Públicos WWW.CURSOAPROVACAO.COM. Informática Aulas: 01 e 02/12 Prof. Márcio Hollweg UMA PARCERIA Visite o Portal dos Concursos Públicos WWW.CURSOAPROVACAO.COM.BR Visite a loja virtual www.conquistadeconcurso.com.br MATERIAL DIDÁTICO EXCLUSIVO

Leia mais

Introdução aos Computadores

Introdução aos Computadores Os Computadores revolucionaram as formas de processamento de Informação pela sua capacidade de tratar grandes quantidades de dados em curto espaço de tempo. Nos anos 60-80 os computadores eram máquinas

Leia mais

Placa-Mãe. Christian César de Azevedo

Placa-Mãe. Christian César de Azevedo Placa-Mãe Christian César de Azevedo Componentes Básicos Placa-Mãe 2 Componentes da Placa-Mãe 1. Soquete do Processador 2. Chipset 3. Soquetes de memória RAM 4. Conector de alimentação 5. Conector do drive

Leia mais

CENTRAL PRCESSING UNIT

CENTRAL PRCESSING UNIT Processador O processador, também chamado de CPU ( CENTRAL PRCESSING UNIT) é o componente de hardware responsável por processar dados e transformar em informação. Ele também transmite estas informações

Leia mais

Disciplina: Introdução à Informática Profª Érica Barcelos

Disciplina: Introdução à Informática Profª Érica Barcelos Disciplina: Introdução à Informática Profª Érica Barcelos CAPÍTULO 4 1. ARQUITETURA DO COMPUTADOR- HARDWARE Todos os componentes físicos constituídos de circuitos eletrônicos interligados são chamados

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO MANUTENÇÃO

IDENTIFICAÇÃO MANUTENÇÃO IDENTIFICAÇÃO MANUTENÇÃO ESTRUTURA DOS MICROS PADRÃO PC AULA 01 Sobre aula 1 Números binários e hexadecimais Dispositivos digitais e analógicos Circuitos integrados Estrutura dos micros padrão PC Micros

Leia mais

Prof. Mizael Cortez everson.cortez@ifrn.edu.br. Dispositivos de processamento Armazenamento Outros componentes

Prof. Mizael Cortez everson.cortez@ifrn.edu.br. Dispositivos de processamento Armazenamento Outros componentes Prof. Mizael Cortez everson.cortez@ifrn.edu.br Dispositivos de processamento Armazenamento Outros componentes Dispositivos de processamento Os dispositivos de processamento são responsáveis por interpretar

Leia mais

Algoritmos DCC 119. Introdução e Conceitos Básicos

Algoritmos DCC 119. Introdução e Conceitos Básicos Algoritmos DCC 119 Introdução e Conceitos Básicos Sumário Sistemas de Numeração Sistemas Computacionais Estrutura de um Computador Digital Sistemas Operacionais Algoritmo Introdução Formas de representação

Leia mais

Organização de Computadores Como a informação é processada?

Organização de Computadores Como a informação é processada? Curso de ADS/DTEE/IFBA Organização de Computadores Como a informação é processada? Prof. Antonio Carlos Referências Bibliográficas: 1. Ciência da Computação: Uma visão abrangente - J.Glenn Brokshear 2.

Leia mais

Tecnologia da Informação. Prof Odilon Zappe Jr

Tecnologia da Informação. Prof Odilon Zappe Jr Tecnologia da Informação Prof Odilon Zappe Jr Conceitos básicos de informática O que é informática? Informática pode ser considerada como significando informação automática, ou seja, a utilização de métodos

Leia mais

Universidade Federal de Alagoas Campus Arapiraca Curso de Administração Pública QUESTIONÁRIO SUPLEMENTAR 01

Universidade Federal de Alagoas Campus Arapiraca Curso de Administração Pública QUESTIONÁRIO SUPLEMENTAR 01 Universidade Federal de Alagoas Campus Arapiraca Curso de Administração Pública Sistemas de Informação Gerenciais 2º Período 2013.2 QUESTIONÁRIO SUPLEMENTAR 01 FCC - 2013 - Banco do Brasil - Escriturário

Leia mais

Figura 1 - Memória 1. OBJETIVO. Conhecer os principais tipos de memórias entendendo suas funcionalidades e características.

Figura 1 - Memória 1. OBJETIVO. Conhecer os principais tipos de memórias entendendo suas funcionalidades e características. MEMÓRIA Memória Principal BIOS Cache BIOS ROOM Cache Externo HD DVD DRIVE DE DISQUETE DE 3 1/2 1/2 DISQUETE DE 3 DISQUETE DE 5 1/4 Figura 1 - Memória MP 1. OBJETIVO Conhecer os principais tipos de memórias

Leia mais

AULA 1. Informática Básica. Gustavo Leitão. gustavo.leitao@ifrn.edu.br. Disciplina: Professor: Email:

AULA 1. Informática Básica. Gustavo Leitão. gustavo.leitao@ifrn.edu.br. Disciplina: Professor: Email: AULA 1 Disciplina: Informática Básica Professor: Gustavo Leitão Email: gustavo.leitao@ifrn.edu.br Estudo de caso Empresa do ramo de seguros Presidência RH Financeiro Vendas e Marketing TI CRM Riscos Introdução

Leia mais

APOSTILA DE INFORMÁTICA - INTRODUÇÃO

APOSTILA DE INFORMÁTICA - INTRODUÇÃO APOSTILA DE INFORMÁTICA - INTRODUÇÃO Profa Responsável Fabiana P. Masson Caravieri SUMÁRIO 1. CONCEITOS BÁSICOS DE INFORMÁTICA... 3 2. PRINCIPAIS COMPONENTES FÍSICOS DO COMPUTADOR... 3 2.1 PERIFÉRICOS...

Leia mais

CURSO BÁSICO DE INFORMÁTICA

CURSO BÁSICO DE INFORMÁTICA CURSO BÁSICO DE INFORMÁTICA Introdução a microinformática William S. Rodrigues HARDWARE BÁSICO O hardware é a parte física do computador. Em complemento ao hardware, o software é a parte lógica, ou seja,

Leia mais

Visão geral das placas-mãe

Visão geral das placas-mãe IDENTIFICAÇÃO DOS PRICIPAIS COMPONENTES DA PLACA-MÃE Professor Marlon Marcon Visão geral das placas-mãe Conhecida como: Motherboard Mainboard Responsável pela interconexão de todas as peças que formam

Leia mais

CONCEITOS BÁSICOS DE HARDWARE. Disciplina: INFORMÁTICA 1º Semestre Prof. AFONSO MADEIRA

CONCEITOS BÁSICOS DE HARDWARE. Disciplina: INFORMÁTICA 1º Semestre Prof. AFONSO MADEIRA CONCEITOS BÁSICOS DE HARDWARE Disciplina: INFORMÁTICA 1º Semestre Prof. AFONSO MADEIRA COMPUTADOR QUANTO AO TIPO COMPUTADOR SISTEMAS DE COMPUTAÇÃO o Analógico o Digital o Híbrido o Hardware (parte física)

Leia mais

PROCESSAMENTO DE DADOS

PROCESSAMENTO DE DADOS PROCESSAMENTO DE DADOS Aula 1 - Hardware Profa. Dra. Amanda Liz Pacífico Manfrim Perticarrari Profa. Dra. Amanda Liz Pacífico Manfrim Perticarrari 2 3 HARDWARE Todos os dispositivos físicos que constituem

Leia mais

UCP. Memória Periféricos de entrada e saída. Sistema Operacional

UCP. Memória Periféricos de entrada e saída. Sistema Operacional Arquitetura: Conjunto de elementos que perfazem um todo; estrutura, natureza, organização. Houaiss (internet) Bit- Binary Digit - Número que pode representar apenas dois valores: 0 e 1 (desligado e ligado).

Leia mais

Escola Secundária de Emídio Navarro

Escola Secundária de Emídio Navarro Escola Secundária de Emídio Navarro Curso Secundário de Carácter Geral (Agrupamento 4) Introdução às Tecnologias de Informação Ficha de trabalho N.º 1 1. Refere algumas das principais áreas das Tecnologias

Leia mais

Hardware. Prof. Luiz Carlos Branquinho Informática Básica Gestão Comercial

Hardware. Prof. Luiz Carlos Branquinho Informática Básica Gestão Comercial Hardware Prof. Luiz Carlos Branquinho Informática Básica Gestão Comercial Conteúdo Definição do hardware; Tipo e tamanho dos computadores; Família dos computadores; Elementos do hardware; Portas de comunicação.

Leia mais

Introdução a Informática. Prof.: Roberto Franciscatto

Introdução a Informática. Prof.: Roberto Franciscatto Introdução a Informática Prof.: Roberto Franciscatto 2.1 CONCEITO DE BIT O computador só pode identificar a informação através de sua elementar e restrita capacidade de distinguir entre dois estados: 0

Leia mais

Computador E/S, Memória, Barramento do sistema e CPU Onde a CPU Registradores, ULA, Interconexão interna da CPU e Unidade de controle.

Computador E/S, Memória, Barramento do sistema e CPU Onde a CPU Registradores, ULA, Interconexão interna da CPU e Unidade de controle. Introdução Os principais elementos de um sistema de computação são a unidade central de processamento (central processing unit CPU), a memória principal, o subsistema de E/S (entrada e saída) e os mecanismos

Leia mais

Componentes de um computador típico

Componentes de um computador típico Componentes de um computador típico Assim como em um videocassete, no qual é necessário ter o aparelho de vídeo e uma fita contendo o filme que será reproduzido, o computador possui a parte física, chamada

Leia mais

Microinformática Introdução ao hardware. Jeronimo Costa Penha SENAI - CFP/JIP

Microinformática Introdução ao hardware. Jeronimo Costa Penha SENAI - CFP/JIP Microinformática Introdução ao hardware Jeronimo Costa Penha SENAI - CFP/JIP Informática Informática é o termo usado para se descrever o conjunto das ciências da informação, estando incluídas neste grupo:

Leia mais

Organização de Computadores. Professor: Francisco Ary

Organização de Computadores. Professor: Francisco Ary Organização de Computadores Professor: Francisco Ary O que é um computador: Máquina eletrônica capaz de processar e armazenar dados; Composta de partes eletrônicas, ou ainda eletromecânica ; (Hardware)

Leia mais

Montagem e Manutenção. Luís Guilherme A. Pontes

Montagem e Manutenção. Luís Guilherme A. Pontes Montagem e Manutenção Luís Guilherme A. Pontes Introdução Qual é a importância da Montagem e Manutenção de Computadores? Sistema Binário Sistema Binário Existem duas maneiras de se trabalhar e armazenar

Leia mais

CAPÍTULO 4 Interface USB

CAPÍTULO 4 Interface USB Interfaces e Periféricos 29 CAPÍTULO 4 Interface USB Introdução Todo computador comprado atualmente possui uma ou mais portas (conectores) USB. Estas portas USB permitem que se conecte desde mouses até

Leia mais

Prof. Sandrina Correia

Prof. Sandrina Correia Tecnologias de I informação de C omunicação 9º ANO Prof. Sandrina Correia TIC Prof. Sandrina Correia 1 Objectivos Definir os conceitos de Hardware e Software Identificar os elementos que compõem um computador

Leia mais

Prof. Orlando Rocha. Qual o nosso contexto atual?

Prof. Orlando Rocha. Qual o nosso contexto atual? 1 Qual o nosso contexto atual? Atualmente, vivemos em uma sociedade que é movida pela moeda informação! No nosso dia-a-dia, somos bombardeados por inúmeras palavras que na maioria das vezes é do idioma

Leia mais

Hardware Básico. - Conceitos Básicos - Números Binários - Principais Componentes. Professor: Wanderson Dantas

Hardware Básico. - Conceitos Básicos - Números Binários - Principais Componentes. Professor: Wanderson Dantas Hardware Básico - Conceitos Básicos - Números Binários - Principais Componentes Professor: Wanderson Dantas Conceitos Básicos Informática: Ciência que estuda o tratamento das informações quanto a sua coleta,

Leia mais

Informática. Técnico em Agronegócio 1º. Módulo Profa. Madalena Pereira da Silva madalena.silva@ifsc.edu.br

Informática. Técnico em Agronegócio 1º. Módulo Profa. Madalena Pereira da Silva madalena.silva@ifsc.edu.br Informática Técnico em Agronegócio 1º. Módulo Profa. Madalena Pereira da Silva madalena.silva@ifsc.edu.br Roteiro de Aula Introdução Computador Hardware, Software básico, Software Aplicativo Hardwares

Leia mais

Componentes do Computador e noções de Arquitetura de Computadores

Componentes do Computador e noções de Arquitetura de Computadores Universidade Federal do Rio Grande do Norte Centro de Tecnologia Departamento de Computação e Automação Componentes do e noções de Arquitetura de es Professor Responsável: Luiz Affonso Henderson Guedes

Leia mais

b) Estabilizador de tensão, fonte no-break, Sistema Operacional, memória principal e memória

b) Estabilizador de tensão, fonte no-break, Sistema Operacional, memória principal e memória CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA SISUTEC DISCIPLINA: INTRODUÇÃO A COMPUTAÇÃO PROF.: RAFAEL PINHEIRO DE SOUSA ALUNO: Exercício 1. Assinale a opção que não corresponde a uma atividade realizada em uma Unidade

Leia mais

Introdução a Organização de Computadores Aula 4

Introdução a Organização de Computadores Aula 4 1 Subsistemas de Memória 4.1 Introdução A memória é o componente de um sistema de computação cuja função é armazenar as informações que são (ou serão) manipuladas por esse sistema, para que as informações

Leia mais

ARQUITETURA DE COMPUTADORES

ARQUITETURA DE COMPUTADORES 1 ARQUITETURA DE COMPUTADORES U C P Prof. Leandro Coelho Plano de Aula 2 Aula Passada Definição Evolução dos Computadores Histórico Modelo de Von-Neumann Básico CPU Mémoria E/S Barramentos Plano de Aula

Leia mais

Processador, Memória, disco, periféricos. Adriano Mauro Cansian 2

Processador, Memória, disco, periféricos. Adriano Mauro Cansian 2 Conceitos sobre Computadores Adriano Mauro Cansian André Proto UNESP - São José do Rio Preto http://adriano.acmesecurity.org/lc Neste tópico veremos: Componentes físicos dos computadores O hardware: :

Leia mais

TI Aplicada. Aula 03 Componentes Básicos Hardware e Rede. Prof. MSc. Edilberto Silva prof.edilberto.silva@gmail.com http://www.edilms.eti.

TI Aplicada. Aula 03 Componentes Básicos Hardware e Rede. Prof. MSc. Edilberto Silva prof.edilberto.silva@gmail.com http://www.edilms.eti. TI Aplicada Aula 03 Componentes Básicos Hardware e Rede Prof. MSc. Edilberto Silva prof.edilberto.silva@gmail.com http://www.edilms.eti.br Principais Componentes Barramentos Placa Mãe Processadores Armazenamento

Leia mais

Profa. Dra. Amanda Liz Pacífico Manfrim Perticarrari. amanda@fcav.unesp.br

Profa. Dra. Amanda Liz Pacífico Manfrim Perticarrari. amanda@fcav.unesp.br Profa. Dra. Amanda Liz Pacífico Manfrim Perticarrari amanda@fcav.unesp.br Documentário http://www.youtube.com/watch?v=sx1z_mgwds8 Introdução Computadores de primeira geração (1946 1959): A primeira geração

Leia mais

Patrícia Noll de Mattos. Introdução à Informática

Patrícia Noll de Mattos. Introdução à Informática Patrícia Noll de Mattos Introdução à Informática 2010 2007 IESDE Brasil S.A. É proibida a reprodução, mesmo parcial, por qualquer processo, sem autorização por escrito dos autores e do detentor dos direitos

Leia mais

***TITIO.INFO*** <<INTRODUÇÃO AO PROCESSAMENTO DE DADOS>> HARDWARE É A PARTE FÍSICA DA INFORMÁTICA SOFTWARE É A PARTE LÓGICA

***TITIO.INFO*** <<INTRODUÇÃO AO PROCESSAMENTO DE DADOS>> HARDWARE É A PARTE FÍSICA DA INFORMÁTICA SOFTWARE É A PARTE LÓGICA ***TITIO.INFO*** HARDWARE É A PARTE FÍSICA DA INFORMÁTICA SOFTWARE É A PARTE LÓGICA * O COMPUTADOR É UMA MÁQUINA CAPAZ DE ARMAZENAR, PROCESSAR E RECUPERAR DADOS.

Leia mais

Introdução à Arquitetura de Computadores

Introdução à Arquitetura de Computadores Introdução à Arquitetura de Computadores Prof. Tiago Semprebom Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Santa Catarina - Campus São José tisemp@sj.ifsc.edu.br 31 de julho de 2009 Prof. Tiago

Leia mais

Introdução à Informática ARQUITETURA DE COMPUTADORES

Introdução à Informática ARQUITETURA DE COMPUTADORES Universidade do Contestado Campus Concórdia Curso de Engenharia Ambiental Prof.: Maico Petry Introdução à Informática ARQUITETURA DE COMPUTADORES DISCIPLINA: Informática Aplicada O Que éinformação? Dados

Leia mais

Fundamentos em Informática

Fundamentos em Informática Fundamentos em Informática 04 Organização de Computadores nov/2011 Componentes básicos de um computador Memória Processador Periféricos Barramento Processador (ou microprocessador) responsável pelo tratamento

Leia mais

Escola Secundária de Emídio Navarro

Escola Secundária de Emídio Navarro Escola Secundária de Emídio Navarro Curso Secundário de Carácter Geral (Agrupamento 4) Introdução às Tecnologias de Informação Correcção da ficha de trabalho N.º 1 1. Refere algumas das principais áreas

Leia mais

Componentes de um Sistema de Computador

Componentes de um Sistema de Computador Componentes de um Sistema de Computador HARDWARE: unidade responsável pelo processamento dos dados, ou seja, o equipamento (parte física) SOFTWARE: Instruções que dizem o que o computador deve fazer (parte

Leia mais

NOÇÕES DE INFORMÁTICA Agente de Polícia Federal 2012

NOÇÕES DE INFORMÁTICA Agente de Polícia Federal 2012 NOÇÕES DE INFORMÁTICA Agente de Polícia Federal 2012 SUMÁRIO UNIDADE 1 Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos de informática 1.1 Tipos de computadores

Leia mais

A placa-mãe é o componente mais importante do micro, pois é ela a responsável pela comunicação entre todos os componentes.

A placa-mãe é o componente mais importante do micro, pois é ela a responsável pela comunicação entre todos os componentes. Placa Mãe A placa-mãe é o componente mais importante do micro, pois é ela a responsável pela comunicação entre todos os componentes. A qualidade da placa-mãe é de longe mais importante que o desempenho

Leia mais

Sistemas Operacionais. Prof. André Y. Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com

Sistemas Operacionais. Prof. André Y. Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com Sistemas Operacionais Prof. André Y. Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com Estruturas de Sistemas Operacionais Um sistema operacional fornece o ambiente no qual os programas são executados. Internamente,

Leia mais

Montagem e Manutenção de Computadores Aula1

Montagem e Manutenção de Computadores Aula1 Montagem e Manutenção de Computadores Aula1 Programa Instrutor Universidade Federal do Paraná Departamento de Informática 18 de Maio de 2010 Programa Instrutor (Universidade Federal do Montagem Paraná,

Leia mais

Aplicativos Informatizados da Administração. Hardware A evolução e o impacto dos computadores nas áreas de negócios.

Aplicativos Informatizados da Administração. Hardware A evolução e o impacto dos computadores nas áreas de negócios. Aplicativos Informatizados da Administração Hardware A evolução e o impacto dos computadores nas áreas de negócios. Habilidades, Competências e Bases Tecnológicas Bases tecnológicas: Fundamentos de equipamentos

Leia mais

Capacidade = 512 x 300 x 20000 x 2 x 5 = 30.720.000.000 30,72 GB

Capacidade = 512 x 300 x 20000 x 2 x 5 = 30.720.000.000 30,72 GB Calculando a capacidade de disco: Capacidade = (# bytes/setor) x (méd. # setores/trilha) x (# trilhas/superfície) x (# superfícies/prato) x (# pratos/disco) Exemplo 01: 512 bytes/setor 300 setores/trilha

Leia mais

Introdução. à Estrutura e Funcionamento de um Sistema Informático

Introdução. à Estrutura e Funcionamento de um Sistema Informático Introdução à Estrutura e Funcionamento de um Sistema Informático Estrutura básica de um sistema informático Componentes de um sistema informático O interior de um PC A placa principal ou motherboard O

Leia mais

Profª MSc. Heloína Alves Arnaldo

Profª MSc. Heloína Alves Arnaldo Profª MSc. Heloína Alves Arnaldo É a integração de componentes atuando como uma entidade, com o propósito de processar dados e produzir informações. Esses componentes são: Hardware: parte física ou material

Leia mais

Profa. Dra. Amanda Liz Pacífico Manfrim Perticarrari

Profa. Dra. Amanda Liz Pacífico Manfrim Perticarrari Profa. Dra. Amanda Liz Pacífico Manfrim Perticarrari http://www.youtube.com/watch?v=slhvnhh9iw0&feature=fvwrel São representações dos números de uma forma consistente. Apresenta uma grande quantidade de

Leia mais

Barramento - Significado

Barramento - Significado Barramento - Significado Barramento é um conjunto de linhas de comunicação que permitem a ligação entre dispositivos, como a CPU, as memórias e outros periféricos. ricos. Barramento - Significado O Barramento,

Leia mais

1. CAPÍTULO COMPUTADORES

1. CAPÍTULO COMPUTADORES 1. CAPÍTULO COMPUTADORES 1.1. Computadores Denomina-se computador uma máquina capaz de executar variados tipos de tratamento automático de informações ou processamento de dados. Os primeiros eram capazes

Leia mais

Introdução/Histórico da Informática. O Computador

Introdução/Histórico da Informática. O Computador Universidade do Contestado Campus Concórdia Curso de Engenharia Civil Prof.: Maico Petry Introdução/Histórico da Informática O Computador DISCIPLINA: Informática Aplicada para Engenharia Idade da Pedra

Leia mais

Algoritmos e Programação Aula 01 Introdução a Computação

Algoritmos e Programação Aula 01 Introdução a Computação Algoritmos e Programação Aula 01 Introdução a Computação Felipe S. L. G. Duarte Felipelageduarte+fatece@gmail.com Baseado no material do Prof. Luis Otavio Alvares e do Prof. Dr. Rodrigo Fernandes de Mello

Leia mais

Introdução à Computação: Sistemas de Computação

Introdução à Computação: Sistemas de Computação Introdução à Computação: Sistemas de Computação Beatriz F. M. Souza (bfmartins@inf.ufes.br) http://inf.ufes.br/~bfmartins/ Computer Science Department Federal University of Espírito Santo (Ufes), Vitória,

Leia mais

O processador é um dos elementos componentes do computador moderno, sendo responsável pelo gerenciamento de todo o computador.

O processador é um dos elementos componentes do computador moderno, sendo responsável pelo gerenciamento de todo o computador. Resumo 01 O que é um processador? O processador é um dos elementos componentes do computador moderno, sendo responsável pelo gerenciamento de todo o computador. Os processadores atualmente são encapsulados

Leia mais

Conhecendo o Computador

Conhecendo o Computador Conhecendo o Computador Resumo 1. O Computador 2. Principais componentes do hardware do computador 3. Placa-mãe 3.1. Descrição dos componentes na placa-mãe 3.2. Conexões do painel traseiro 3.3. Barramento

Leia mais

Descomplicando_Informatica_cad_00.indd 14 07/08/2015 14:34:44

Descomplicando_Informatica_cad_00.indd 14 07/08/2015 14:34:44 Descomplicando_Informatica_cad_00.indd 14 07/08/2015 14:34:44 Sumário Capítulo 1 Como usar este Livro?... 1 O que este livro não é?...1 O que este livro é?...1 Como estudar os assuntos...2 Acredite, você

Leia mais

MEMÓRIA. 0 e 1 únicos elementos do sistema de numeração de base 2

MEMÓRIA. 0 e 1 únicos elementos do sistema de numeração de base 2 MEMÓRIA CONCEITO Bit- 0 1 Essência de um sistema chamado BIESTÁVEL Ex: Lâmpada 0 apagada 1 acesa 0 e 1 únicos elementos do sistema de numeração de base 2 A que se destina a memória: Armazenamento das instruções

Leia mais

Disciplina: Sistemas Operacionais - CAFW-UFSM Professor: Roberto Franciscatto

Disciplina: Sistemas Operacionais - CAFW-UFSM Professor: Roberto Franciscatto Disciplina: Sistemas Operacionais - CAFW-UFSM Professor: Roberto Franciscatto Introdução É preciso conhecer a estrutura de um sistema de computação antes que possamos explorar os detalhes de sua operação.

Leia mais

Descrição do Produto. Altus S. A. 1

Descrição do Produto. Altus S. A. 1 Descrição do Produto O software MasterTool IEC é um ambiente completo de desenvolvimento de aplicações para os controladores programáveis da Série Duo. Esta ferramenta permite a programação e a configuração

Leia mais

CONCEITOS BÁSICOS DE UM SISTEMA OPERATIVO

CONCEITOS BÁSICOS DE UM SISTEMA OPERATIVO 4 CONCEITOS BÁSICOS DE UM SISTEMA OPERATIVO CONCEITOS BÁSICOS MS-DOS MICROSOFT DISK OPERATION SYSTEM INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DE UM SISTEMA OPERATIVO LIGAÇÕES À INTERNET O que é um sistema operativo?

Leia mais

Memórias. O que são Memórias de Semicondutores? São componentes capazes de armazenar informações Binárias (0s e 1s)

Memórias. O que são Memórias de Semicondutores? São componentes capazes de armazenar informações Binárias (0s e 1s) Memórias O que são Memórias de Semicondutores? São componentes capazes de armazenar informações Binárias (0s e 1s) Essas informações são guardadas eletricamente em células individuais. Chamamos cada elemento

Leia mais

Informática, Internet e Multimídia

Informática, Internet e Multimídia Informática, Internet e Multimídia 1 TIPOS DE COMPUTADOR Netbook Notebook Computador Pessoal 2 Palmtop / Handheld Mainframe TIPOS DE COMPUTADOR Computador Pessoal O Computador Pessoal (PC Personal Computer),

Leia mais

armazenamento (escrita ou gravação (write)) recuperação (leitura (read))

armazenamento (escrita ou gravação (write)) recuperação (leitura (read)) Memória Em um sistema de computação temos a UCP se comunicando com a memória e os dispositivos de E/S. Podemos fazer um paralelo do acesso à memória com um carteiro entregando cartas ou um acesso à biblioteca.

Leia mais

HD e Memória Virtual. Qual as vantagens e desvantagens da Memória Virtual?

HD e Memória Virtual. Qual as vantagens e desvantagens da Memória Virtual? Principais pontos Como funciona o HD O Hard Disk ou Disco Rígido e também conhecido com HD armazena os dados em discos magnéticos que mantêm a gravação por vários anos. Os discos giram a uma grande velocidade

Leia mais

Sist i em em I a n I fo f rm r at m i at zad

Sist i em em I a n I fo f rm r at m i at zad Sistema Informatizado Software Software Formado por algoritmos e suas representações para o computador (programas) Instruções codificadas necessárias para transformar dados em informações X Quando pessoas

Leia mais

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL Entendendo o Computador Componentes do Computador COMPONENTES DO COMPUTADOR Tabela ASCII A sigla ASCII deriva de American Standard Code for Information Interchange, ou seja, Código no Padrão Americano

Leia mais