EDITAL DE SELEÇÃO 2015 CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO EM ARTES VISUAIS UFPB/UFPE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "EDITAL DE SELEÇÃO 2015 CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO EM ARTES VISUAIS UFPB/UFPE"

Transcrição

1 EDITAL DE SELEÇÃO 2015 CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO EM ARTES VISUAIS UFPB/UFPE O Coordenador do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais (PPGAV/UFPB-UFPE) torna público o presente Edital e, através do endereço eletrônico e a abertura do Processo Seletivo para a Admissão de alunos regulares - Ano Letivo A Seleção será regida pelas normas constantes deste Edital, pelas disposições do Regulamento Geral dos Programas de Pós-Graduação da UFPB, pelo Regulamento do PPGAV UFPB/UFPE (Resolução N 10/2013 CONSEPE) e pelo Colegiado deste mestrado e demais normas complementares. 1 INSCRIÇÃO: O Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV/UFPB-UFPE) destina-se a graduados em Artes Visuais, Educação Artística, Artes e áreas afins (Humanidades), (Licenciatura, Bacharelado e Curso Técnicos de Nível Superior) que tenham estudos e atuação convergente com as Artes Visuais, desde que realizados em instituições reconhecidas pelo MEC As inscrições deverão ser feitas na Secretaria do PPGAV (UFPB), no Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) da Universidade Federal da Paraíba, no período de 26 de outubro a 04 de novembro de 2014, no horário da manhã, das 08h às 12h, de segunda a sexta-feira, pessoalmente ou através de procurador. O procurador fará a entrega do respectivo mandato, acompanhado de fotocópia legível do seu documento de identidade, devidamente autenticada, a qual ficará retida. O candidato inscrito por procuração assume total responsabilidade pelas informações prestadas por seu procurador no formulário de inscrição, arcando com as consequências de eventuais erros no preenchimento daquele documento Inscrições por correspondência (via SEDEX) poderão ser solicitadas, desde que postadas até 04 de novembro de Após o envio pelo Correio, o candidato deverá informar, via , o seu nome e o número do documento do SEDEX. O candidato deverá monitorar a documentação até chegar à Secretaria do PPGAV. Não serão aceitas inscrições via FAX ou por correio eletrônico. 1.4 As inscrições por correspondência serão verificadas quando do seu recebimento pela Comissão de Seleção e Admissão no que se refere ao cumprimento dos requisitos para a sua aceitação.

2 1.5 São de inteira e exclusiva responsabilidade do candidato as informações e a documentação por ele fornecidas para a inscrição, as quais não poderão ser alteradas ou complementadas, em nenhuma hipótese ou a qualquer título. 1.6 O candidato deverá ser portador de Diploma de Graduação, expedido por Instituição de Ensino Superior, reconhecido pelos órgãos competentes, e comprovado por ocasião da matrícula no Programa O candidato que estiver cursando o último semestre do curso de Graduação deverá apresentar a Declaração de Conclusão de Curso no ato de sua matrícula, caso seja aprovado. 1.8 O candidato deverá apresentar o Certificado de proficiência, em língua estrangeira (Inglês, Francês ou Espanhol), emitido por Departamento de Letras de Instituições de Ensino Superior, Federal ou Estadual ou por instituições de ensino de línguas estrangeiras reconhecidas, no ato de inscrição ou no ato da matrícula no Programa ou até o final do segundo semestre do curso (2015.2), conforme o Art.26, Parágrafo Único do Regulamento do PPGAV Só serão aceitas inscrições mediante a apresentação de todos os documentos requeridos no Item 2 deste Edital A homologação das inscrições será fixada no quadro de avisos da Secretaria do PPGAV, bem como na página eletrônica do curso, no dia 05 de novembro de O candidato poderá entrar com recurso solicitado a coordenação do programa, no prazo de 03 (três) dias úteis, contados a partir da data de divulgação da homologação das inscrições, que encaminhará a comissão de seleção para avaliação do mesmo, o resultado do recurso será divulgado no dia 11 de novembro de 2014 e afixado no quadro externo da coordenação do PPGAV, sendo de responsabilidade do candidato tomar ciência do mesmo. 2 DOCUMENTAÇÃO PARA INSCRIÇÃO: A documentação necessária para realizar a inscrição, será conferida com os respectivos originais no ato de inscrição, compondo-se dos seguintes itens: Formulário de Inscrição (anexo II) disponível na Secretaria do PPGAV ou pode-se fazer o download na página do PPGAV, nos endereços ou O formulário deverá ser preenchido previamente Uma fotografia 3x4;

3 2.4 Fotocópia da Carteira de Identidade ou do Passaporte (para candidatos estrangeiros); Fotocópia do CPF (para candidatos brasileiros); Fotocópia do Título de Eleitor (para candidatos brasileiros com comprovação da última votação); Fotocópia do Certificado de Reservista (para homens); Fotocópia do Diploma de Graduação (frente e verso) ou Declaração de Conclusão de Curso. Em caso de cursos de graduação realizados no exterior, o candidato deve apresentar a documentação seguindo a legislação brasileira vigente e as regras estabelecidas no artigo 6º da Resolução nº 34 de 2014 da UFPB Fotocópia do Histórico Escolar oficial da Graduação emitido pela instituição; Curriculum Lattes (uma via), impresso no modelo completo, com a produção dos últimos cinco anos (a partir de 1º de janeiro de 2009), acompanhado de fotocópias da documentação comprobatória ORIGINAL (1ª via) da Guia de Recolhimento da União (GRU), comprovando o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 50,00 (cinquenta reais), conforme anexo I. Parágrafo único os candidatos beneficiados nos termos do Decreto nº 6.593, de 02 de dezembro de 2008, podem requerer a isenção do pagamento da taxa de inscrição no período de 22 de outubro a 04 de novembro de 2014, apresentando a documentação comprobatória, juntamente com os documentos solicitados, no ato da inscrição Certificado de Proficiência em Língua Estrangeira (Inglês, Francês ou Espanhol). O certificado deve estar dentro do prazo de validade de dois anos e a nota em escala de 0 (zero) a 10,0 (dez), sendo a nota mínima aceita pelo Programa igual ou acima de 7,0 (sete). O certificado poderá ser apresentado no ato da inscrição ou na matrícula no Programa de Pósgraduação ou até o final do segundo semestre do curso (2015.2), conforme o Art.26, Parágrafo Único do Regimento do PPGAV Escolha da linha de pesquisa o candidato deverá se inscrever em apenas uma linha de pesquisa a ser preenchida no formulário de inscrição Projeto de Pesquisa (1 via); deve conter, no máximo, 12 (doze) páginas (fonte Times New Roman - tamanho 12; espaço entre linhas 1,5; margens 2,5 cm; papel A4) constando do seguinte roteiro:

4 Folha de Rosto - Título - deve expressar, com clareza, a problemática e, se for o caso, delimitando-a do ponto de vista espacial e cronológico; Justificativa (no máximo 2 páginas) - apresenta e explica a relevância da proposta de estudo e sua adequação à área de concentração do Programa e a respectiva linha de pesquisa; apresenta o problema da pesquisa, com a devida pergunta que norteará a investigação, incluindo, quando for necessário, recorte espacial e temporal do assunto que se pretende pesquisar; Fundamentação Teórica (no máximo 4 páginas) - deve conter o debate no qual se insere e a literatura pertinente ao recorte temático; Objetivos (Geral e Específicos) (1 página) - define, com clareza, os propósitos do trabalho a ser realizado. Devem ser claros, precisos, concisos, reais, atingíveis e operacionalizáveis. Cada objetivo deve expressar apenas uma ação da pesquisa. Deve ser redigido com verbo no infinitivo. Relacionam-se com cada etapa da pesquisa. Procedimentos Metodológicos (no máximo 3 páginas) - apresenta as etapas de desenvolvimento da pesquisa, os instrumentos que serão utilizados para a coleta de dados e as informações sobre a delimitação espacial e temporal da investigação; Referências (1 página) deve listar, de acordo com as normas da ABNT, os títulos citados no Projeto de Pesquisa e uma bibliografia preliminar relativa ao tema escolhido. Cronograma de execução da pesquisa a pesquisa deverá ser realizada no período de 2 (dois) anos. Observações: Caso o candidato seja aprovado no processo seletivo, deverá apresentar no ato da matrícula no PPGAV a Declaração de Conclusão de Curso, documento recebido da instituição de ensino superior somente após a Colação de Grau. Todos os documentos curriculares em língua estrangeira devem ser acompanhados de tradução oficial para o português; Os Projetos de Pesquisa devem ser apresentados em língua portuguesa. A Tabela de Pontuação do Currículo deve ser preenchida pelo candidato. Só poderão ser computados os documentos com comprovação apresentadas no currículo. 3 EXAME DE SELEÇÃO E ADMISSÃO O concurso será procedido pela Comissão de Seleção e Admissão designada pelo Colegiado do Programa, formada por 6 (seis) membros. Sendo 3 (três) para cada Linha de Pesquisa.

5 3.1 A seleção para o Mestrado consiste em três etapas, eliminatórias e classificatórias, conforme especificado a seguir: Primeira Etapa - Prova de Conhecimento (eliminatória) com peso 4,5: constará de prova em língua portuguesa, de conteúdo dissertativo. Para tal fim, serão propostos dois temas distintos para cada linha de pesquisa, de acordo com assuntos inerentes à área de concentração do programa e conforme a bibliografia indicada no anexo IV, cabendo ao candidato escolher qual o tema a ser desenvolvido. A Prova de Conhecimento possuirá caráter eliminatório, estando reprovado o candidato que obtiver nota inferior a 7,0 (sete). A escala de avaliação utilizada será de 0 (zero) a 10,0 (dez), segundo a pontuação abaixo relacionada: Critérios avaliativos da Prova de Conhecimento Percentual Domínio do conteúdo 50% Sequência lógica e coerência do texto 30% Correção na linguagem e clareza na comunicação 20% Segunda Etapa - Avaliação do Projeto de Pesquisa (eliminatória) com peso 4,5: constará da pontuação do Projeto de Pesquisa, entregue no ato da inscrição, e possuirá caráter eliminatório, estando reprovado o candidato que obtiver nota inferior a 7,0 (sete). A escala de avaliação utilizada será de 0 (zero) a 10,0 (dez), segundo a pontuação especificada a seguir: Critérios avaliativos do Projeto de Pesquisa Percentual Justificativa 20% Fundamentação Teórica 30% Objetivos (Geral e Específicos) 20% Procedimentos Metodológicos 30% 3.4 -Terceira Etapa - Análise do Curriculum Lattes (classificatória) com peso 1: avaliação curricular a partir de três critérios básicos atividade de docência, experiência profissional, produção científica, artística e cultural dos últimos cinco anos com sua respectiva comprovação. O candidato deverá apresentar o currículo organizado e preenchido conforme a tabela constante no anexo III de acordo com o quantitativo de sua produção.

6 3.5 - Interposição de Recurso: O candidato terá direito ao prazo de três dias, contando a partir da data de divulgação, para interposição de recurso, após a realização de cada etapa do processo de seleção. 4 - DO CALENDÁRIO DO PROCESSO SELETIVO A seleção será realizada no período de 18 de novembro a 18 de dezembro de 2014 segundo o calendário abaixo: 4.1 Primeira etapa - Prova de Conhecimento (eliminatória) com peso 4,5 Data: 18 de novembro de 2014 (3ª feira) Horário: das 08h às 12h Linha de pesquisa: História, Teoria e Processos de Criação em Artes Visuais Local: Sala 214 Centro de Comunicação, Turismo e Artes - UFPB Linha de pesquisa: Ensino das Artes Visuais no Brasil Local: Sala 215 Centro de Comunicação, Turismo e Artes UFPB Divulgação do Resultado: 20 de novembro de 2014 (5ª feira), a partir das14h, no quadro de avisos da Coordenação do PPGAV e no endereço Interposição de Recurso: O candidato terá direito ao prazo de três dias, contando a partir da data de divulgação, para interposição de recurso, após a realização da primeira etapa do processo seleção. Data: 21, 24 e 25 de novembro de 2014 (6ª, 2ª e 3ª feira) Horário: das 08h às 12h na Secretaria do PPGAV/UFPB 4.3 Segunda etapa - Avaliação dos Projetos de Pesquisa (eliminatória) com peso 4,5: Data: 26, 27 e 28 de novembro de 2014 (4ª, 5ª e 6ª feira) Horário: 8h às 12h e das 14h às 18h Divulgação do Resultado: 28 de novembro de 2014 (6ª feira), a partir das 17h, no quadro de avisos da Coordenação do PPGAV e no endereço Interposição de Recurso: O candidato terá direito ao prazo de três dias, contando a partir da data de divulgação, para interposição de recurso, após a realização da segunda etapa do processo seleção.

7 Data: 01, 02 e 03 de dezembro de 2014 (2ª, 3ª e 4ª feira) Horário: das 08h às 12h na Secretaria do PPGAV/UFPB 4.5 Terceira etapa - Análise do Curriculum Lattes (classificatória) com peso 1,0: Datas: 04 e 05 de dezembro de 2014 (5ª e 6ª feira) (para os aprovados nas etapas anteriores). Horário: das 8h às 12h e das 14h às 18h Divulgação do Resultado: 08 de dezembro de 2014 (2ª feira), às 9h, no quadro de avisos da Coordenação do PPGAV e no endereço Interposição de Recurso: O candidato terá direito ao prazo de três dias, contando a partir da data de divulgação, para interposição de recurso, após a realização da terceira etapa do processo seleção. Data: 09, 10 e 11 de dezembro de 2014 (3ª, 4ª e 5ª feira) Horário: das 08h às 12h na Secretaria do PPGAV/UFPB 4.7 Quadro síntese das etapas, datas e horários da seleção ETAPA DATA HORÁRIO Inscrições (presencial 26 de outubro a 04 de 08h às 12h ou via sedex) novembro de 2014 Homologação das 05 de novembro de 2014 A partir das 12h Inscrições (4ª feira) Interposição de recurso 06, 07 e 10 de novembro 08h às 12h de 2014 (5ª, 6ª e 2ª feira) Resultado do recurso 11 de novembro de 2014 A partir das 12h (3ª feira) Processo seletivo 18 de novembro a 18 de No PPGAV UFPB dezembro de ª - Prova de Conhecimento 18 de novembro de 2014 (3ª feira) 08h às 12h Divulgação do Resultado 20 de novembro de 2014 (5ª feira) A partir das 17h Interposição de Recurso 21, 24 e 25 de novembro de 2014 (6ª, 2ª e 3ª feira) Resultado do recurso 26 de novembro de 2014 (4ª feira) 8h às 12h A partir de 12h

8 2ª - Avaliação do Projeto de Pesquisa Divulgação do Resultado 26, 27 e 28 de novembro de 2014 (4ª, 5ª e 6ª feira) 28 de novembro de 2014 (6ª feira) 08h às 12h e das 14 às 18h A partir das 12h Interposição de Recurso 01, 02 e 03 de dezembro de 2014 (2ª, 3ª e 4ª feira) Resultado do recurso 04 de dezembro de 2014 (5ª feira) 3ª - Análise do 04 e 05 de dezembro de Curriculum Lattes 2014 Divulgação do Resultado Interposição de Recurso (5ª e 6ª feira) 08 de dezembro de 2014 (2ª feira) 09, 10 e 11 de dezembro de 2014 (3ª, 4ª e 5ª feira) Resultado do recurso 12 de dezembro de 2014 (6ª feira) Resultado Final 15 de dezembro de 2014 (2ª feira) Matrícula 02, 03, 04 de março de 2015 (2ª, 3ª e 4ª feira) Aula inaugural do ano 10 de março 2015 (3ª letivo feira) 08h às 12h A partir das 12h 08h às 12h e das 14 às 18h A partir das 12h 08h às 12h A partir das 12h A partir das 12h 8h às 12h 10h Obs.: os resultados de todas as etapas do processo seletivo serão divulgados no quadro externo da Coordenação do PPGAV UFPB e na página do PPGAV UFPB-UFPE. Disposições gerais para a participação do candidato no Processo Seletivo Em todas as provas, o candidato deverá comparecer ao local designado trinta minutos antes do horário fixado para seu início, munido de caneta esferográfica de tinta azul ou preta e documento de identificação original apresentado no ato da inscrição. O documento deverá estar em perfeitas condições, de forma a permitir, com clareza, a identificação do candidato (fotografia e assinatura). Não será admitido ingresso de candidato no local de realização das provas, após o horário fixado para o seu início. Não haverá segunda chamada, seja qual for o motivo alegado para justificar o atraso ou a ausência do candidato.

9 Não será admitida consulta a livros nem a dicionários ou qualquer outro tipo de material e equipamento, durante a realização das provas. Não haverá, por qualquer motivo, prorrogação do tempo previsto para a aplicação das provas em virtude do afastamento do candidato da sala. Será excluído e, consequentemente, eliminado da seleção o candidato que: apresentar-se após o horário estabelecido; não comparecer no dia de realização das provas, seja qual for o motivo alegado; que for surpreendido em comunicação com outras pessoas ou utilizando-se de telefones móveis, livros, notas, impressos ou eletrônicos; lançar mão de meios ilícitos para realização das provas; perturbar de qualquer modo a ordem dos trabalhos; deixar de cumprir quaisquer das exigências deste edital. 5 - DO CÁLCULO DA NOTA FINAL DOS CANDIDATOS A Nota Final dos Candidatos será a média ponderada das notas por eles obtidas em cada uma das Etapas que constituem o Processo Seletivo, utilizando a fórmula: 4,5a + 4,5b + c = N 10 Especificações: a = nota da prova escrita; b = nota do projeto de pesquisa; c = nota do currículo*; N = nota final do candidato *O valor de c é calculado de acordo com a fórmula abaixo: 10x c = y Especificações: c = nota do currículo x= pontuação total do currículo do candidato y = maior pontuação total de currículo obtida na linha de pesquisa 6 - DA CLASSIFICAÇÃO FINAL Os candidatos aprovados para o mestrado serão classificados de acordo com a Nota Final obtida, de acordo com o exposto no item 5 deste Edital. Na hipótese de mais de um candidato obter notas idênticas na Nota Final, serão utilizados os critérios de desempate abaixo listados, pela ordem:

10 a) maior nota na Prova Escrita; b) maior nota no Projeto de Pesquisa; c) maior nota no Curriculum Lattes. 7 - DA HOMOLOGAÇÃO DO RESULTADO FINAL DO PROCESSO SELETIVO O Resultado Final do Processo Seletivo será divulgado no dia 15 de dezembro de 2014 na Secretaria do PPGAV/UFPB e nos endereços eletrônicos e O provimento das vagas observará a ordem de classificação dos candidatos aprovados. Candidatos aprovados, mas não classificados, podem ser posteriormente convocados, caso não haja preenchimento das vagas, após o encerramento da Matrícula dos alunos classificados. 8 - DA ÁREA DE CONCENTRAÇÃO O Mestrado Acadêmico em Artes Visuais é constituído por uma Área de Concentração denominada Ensino das Artes Visuais Área de concentração - Ensino das Artes Visuais Estuda e investiga as concepções e os fundamentos teóricos e metodológicos de ensino e aprendizagem em Artes Visuais. Analisa a aplicação de abordagens e procedimentos educacionais em diferentes épocas e contextos institucionais. Busca favorecer o desenvolvimento cultural de diferentes públicos, em diferentes níveis e modalidades de ensino, interessando-se pelo processo de produção, recepção ou interpretação e veiculação das Artes Visuais. Estão vinculadas a esta área de concentração duas Linhas de Pesquisa: História, Teoria e Processos de Criação em Artes Visuais e Ensino das Artes Visuais no Brasil. 9 - LINHAS DE PESQUISA História, Teoria e Processos de Criação em Artes Visuais Objetiva a reflexão sobre a produção artística no que diz respeito ao tempo, ao espaço e às transformações políticas, sociais e econômicas. Contribui para alimentar e enriquecer o ensino e a aprendizagem em Artes Visuais, fornecendo importantes informações sobre a história e os processos criativos na área. Também investiga e analisa a problematização contemporânea da arte objetivando dialogar, de forma estreita, com os aspectos atuais da arte e

11 da cultura para a formulação de um pensamento histórico e crítico, propondo relações entre tradição e contemporaneidade. Fomenta as pesquisas em história da arte e proporciona uma formação capaz de trabalhar sobre o conjunto de questões próprias de cada contexto histórico. Aborda, ainda, o desenvolvimento de trabalhos e pesquisas em artes visuais que contemplem o emprego de meios tecnológicos e digitais em processos híbridos, envolvendo ampla gama de possibilidades, desde os procedimentos em suportes mais tradicionais (pintura, desenho, escultura, fotografia, gravura, entre outros) aos campos mais expandidos (arte corporal, performance, dança, instalação, arte sonora, intervenção urbana e arte pública, site-specific e outros). Interessa-se pelas inquietações da relação entre arte e comunicação, associando os processos artísticos aos produtos audiovisuais (documentários, filmes, vídeos) Ensino das Artes Visuais no Brasil Abrange investigações relativas ao ensino de Artes Visuais no Nordeste e demais regiões do país. Analisa os fundamentos teóricos e metodológicos, tomando como referência o ensino ministrado em diferentes situações educativas formais, não-formais e informais - (escolas, museus, terceiro setor, centros culturais e outros espaços educativos) desenvolvidos, especialmente, na região Nordeste do país. Objetiva fornecer subsídios para a reflexão da atuação docente em Artes Visuais, possibilitando também aprofundar os conhecimentos acerca do processo de aprendizagem de crianças, adolescentes e adultos DO NÚMERO DE VAGAS Para a presente seleção serão disponibilizadas 18 (dezoito) vagas para alunos regulares, com ingresso previsto para março de Sendo 9 (nove) vagas para a Linha História, Teoria e Processos de Criação em Artes Visuais e 9 (nove) vagas para a linha de Ensino das Artes no Brasil No caso de ausência ou rendimento insatisfatório de candidatos, estas vagas poderão não ser preenchidas O preenchimento das 18 vagas dar-se-á segundo a classificação dos candidatos após a conclusão do processo seletivo, sendo nove destinadas a uma linha e nove à outra O Orientador será definido pela Comissão de Avaliação do Processo Seletivo, de acordo com a disponibilidade de vagas de cada Professor Orientador, e será comunicada aos alunos no início do primeiro semestre letivo DA MATRÍCULA DOS CANDIDATOS SELECIONADOS Para efetivar sua condição de aluno regular do Curso de Mestrado, o candidato selecionado, nos termos deste Edital, deverá se matricular no prazo estabelecido no item DA DURAÇÃO DO CURSO

12 O Curso de Mestrado deverá ser integralizado em um prazo máximo de 24 meses (equivalente a quatro semestres) DAS DISPOSIÇÕES FINAIS Verificada, a qualquer tempo, a inexatidão ou irregularidade nas informações prestadas, proceder-se-á a eliminação do candidato da seleção, anulando-se todos os atos decorrentes da inscrição. O PPGAV se exime das despesas dos candidatos em quaisquer etapas da Seleção. É de inteira responsabilidade do candidato, acompanhar a publicação de todos os atos, editais e comunicados referentes a esta seleção nos murais da Secretaria do PPGAV/UFPB-UFPE e/ou no site A inscrição do candidato implicará na aceitação das normas para a seleção contidas nos comunicados e neste edital. Será garantida a não identificação dos candidatos na prova de conhecimento. É consagrada a nota 7 (sete) como nota mínima para aprovação nas etapas de caráter eliminatório. Os candidatos não classificados deverão retirar os seus documentos entre 30 (trinta) e 60 (sessenta) dias após a divulgação do Resultado Final ou os documentos serão descartados. Os candidatos poderão obter mais informações e esclarecimentos sobre a Seleção e sobre a divulgação dos resultados, na Secretaria do PPGAV, localizada no (CCTA), Campus Universitário, João Pessoa, ou por meio do telefone (0XX83) , ou por meio da internet, no endereço eletrônico: ppgav.ufpe@gmail.com ou artescchla@gmail.com ou na página ou Este Edital entrará em vigor na data de sua publicação. Os casos omissos neste edital serão resolvidos pelo Colegiado do PPGAV. Registre-se e publique-se. João Pessoa, 26 de setembro de Coordenação do Programa Associado de Pós-graduação em Artes Visuais UFPB/UFPE

13 ANEXO I Passos para emissão do Boleto Bancário para pagamento de inscrição GRU no Mestrado em Artes Visuais (PPGAV) Seleção 2015 Pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 50,00 (não haverá devolução da taxa, em hipótese alguma), mediante Guia de Recolhimento da União (GRU), poderá ser encontrada no site ou acessada via Passos para a emissão do Boleto Bancário: 1. Acessar o endereço 2. Clicar em Pró-Reitoria de Pós-Graduação 3. Clicar em Pesquisa 4. Clicar em GRU instruções 5. Clicar em Depois de LER as instruções abaixo, CLIQUE AQUI para gerar sua Guia de Recolhimento. Os dados para preenchimentos são os seguintes: 1. Unidade Gestora (UG): Gestão: Unidade: automaticamente o nome da unidade da aparece (Pró- Reitoria em Pós-Graduação em Pesq. da UFPB) 4. Código de Recolhimento: (Serviços Educacionais) 5. Número de referência: Competência: mês e ano (do seu acesso) 7. Vencimento: dia, mês e ano (do seu pagamento) 8. CNPJ da UFPB: / ou CPF do candidato 9. Nome do contribuinte (candidato) 10. Após o preenchimento dos dados Clicar em emitir GRU Apresentar a Guia original e uma fotocópia do pagamento da GRU, no ato da Inscrição.

14 Dados pessoais Nome Completo: Universidade Federal da Paraíba ANEXO II Formulário de Inscrição - Seleção Mestrado 2015 Sexo: ( ) M ( ) F - Data nascimento: / / Naturalidade: Nacionalidade: Filiação: Pai: Mãe: RG: Emissor: Data emissão: Título: Seção: Zona: CPF: Reservista: Emissão: Passaporte: País emissor: Endereço Residencial Rua/Av.: Bairro: Cidade: UF: CEP: Fone ( ) Informações acadêmicas: Graduação: Instituição: Ano: Inscrição para o Mestrado na linha de pesquisa: ( ) História, Teoria e Processos de Criação em Artes Visuais ( ) Ensino das Artes Visuais no Brasil Opção de língua estrangeira: Língua Indicada: ( ) Inglês ( ) Francês ( ) Espanhol Informações complementares: O candidato exerce alguma atividade profissional? ( ) sim ( ) não Função: Instituição: Endereço completo: João Pessoa, / /. Assinatura do Candidato

15 ANEXO III TABELA DE PONTUAÇÃO PARA JULGAMENTO DE TÍTULOS E DO CURRICULUM VITAE Julgamento dos Títulos e do Curriculum Vitae: esta prova tem peso: Grupo 1: Títulos Acadêmicos: peso 4 (quatro) Grupo 2: Atividades de docência e experiência profissional: peso 3 (três) Grupo 3: Atividades Científicas, Artísticas e Culturais: peso 3 (três) Cálculo da Pontuação: Pontuação no julgamento dos títulos e curriculum vitae = [Pontuação Grupo 1: Títulos Acadêmicos x 4 (peso) + Pontuação Grupo 2: Atividades de docência e experiência profissional x 3 (peso) + Pontuação Grupo 3: Atividades Científicas, Artísticas e Culturais x 3 (peso)/100] Em concursos com mais de um candidato habilitado para a prova de títulos o que obtiver maior nota terá sua nota ajustada para 10,0 (dez vírgula zero). A nota final dos demais candidatos será obtida por regra de três simples, considerando-se como referência a maior nota obtida na prova de títulos. GRUPO 1: TÍTULOS ACADÊMICOS (Peso 4) Será considerado, para fins de pontuação, apenas um dos títulos abaixo: Pontuação máxima 100 Títulos Certificado de Curso de Pós-graduação lato-sensu, com carga horária mínima de 360 horas ou declaração de conclusão do curso. Curso de Graduação concluído Área concurso Área correlata TOTAL Máximo Pontos conferidos

16 GRUPO 2: ATIVIDADES DE DOCÊNCIA E EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL: (Peso 3) (pontuação máxima 100 ) Subgrupo 2.1. ATIVIDADES DE DOCÊNCIA Atividades Área concurso Exercício do Magistério no Ensino 40+2/ Superior Graduação semestre Exercício do Magistério na 30+1/ Educação Básica semestre Atividade de ensino em curso de 02 por pós-graduação Lato Sensu ou de componente capacitação curricular ministrado (mínimo de 30h-aula) Orientação de monografia de 02 por especialização aprovada (100% da monografia pontuação); em andamento (50% da pontuação) Orientação de monografia ou 12 por trabalho final de curso de monografia graduação (100% da pontuação); ou trabalho em andamento (50% da pontuação) até 03 Orientação de Projeto Institucional de Iniciação Científica, Iniciação à Docência, Extensão, Estágio (por projeto orientado) Orientação de aluno bolsista de monitoria, com reconhecimento institucional Participação como membro titular de banca examinadora de concurso público para o magistério Participação como membro titular de banca examinadora de monografia de especialização, ou monografia ou trabalho de final de curso de graduação 01 até por bolsista-ano até 04 0,5 por concurso 0,2 por monografia ou trabalho final de curso Área correlata DOC Pontos conferidos 20+2/ semestre 15+1/ semestre 01 por componente curricular ministrado (mínimo de 30h-aula) 01 por monografia 06 por monografia ou trabalho até 02 0,5 até 05 0,5 por bolsista-ano até 02 0,25 por concurso 0,1 por monografia ou trabalho

17 Participação, como aluno de graduação, em Programa Institucional de Iniciação Científica, Iniciação à Docência, Extensão ou Monitoria 0,4 por semestre 0,2 por semestre TOTAL Subgrupo 2.2 EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL: Atividades Área concurso Exercício de atividade profissional 05 por cada 12 meses de exercício até 30 Exercício de cargo administrativo 02 por cada (direção, chefia, coordenação), 12 meses supervisão e orientação pedagógicas de exercício até 06 Exercício de cargo administrativo (vicedireção, 01 por cada vice-chefia, vice-coordenação, 12 meses secretaria) de exercício até 06 Consultorias a órgãos especializados de 02 por gestão científica, tecnológica ou cultural consultoria ou consultorias técnicas prestadas a prestada órgãos públicos e privados até 06 Prêmios por atividades profissionais 05 por prêmio Área correlata 2,5 por cada 12 meses de exercício até por cada 12 meses de exercício até 03 0,5 por cada 12 meses de exercício até por consultoria prestada até 03 2,5 por prêmio TOTAL DOC Pontos conferidos GRUPO 3: ATIVIDADES CIENTÍFICAS, ARTÍSTICAS E CULTURAIS: (Peso 3) (Pontuação máxima 100 )

18 Subgrupo 3.1: ATIVIDADES CIENTÍFICAS Atividades Área concurso Coordenação de projeto de pesquisa 08 por aprovado por órgão de fomento projeto Participação em projeto de pesquisa 04 por aprovado por órgão de fomento projeto Publicação de livro sobre assunto de 08 por interesse científico, tecnológico, artístico livro ou literário com registro no ISBN Organização de livro sobre assunto de 04 por interesse científico, tecnológico, artístico livro ou literário Co-organização de livro sobre assunto de interesse científico, tecnológico, artístico ou literário Capítulo de livro sobre assunto de interesse científico, tecnológico, artístico ou literário com corpo editorial Tradução de livro especializado 02 por livro 0,3 por capítulo 04 por livro 03 por editoria 0,4 por Conselho 01 por arbitragem 04 por artigo 03 por trabalho Participação como editor de periódicos científicos, técnicos e/ou culturais Participação como membro de Conselho Editorial Arbitragem de artigos técnicos científicos ou artísticos Artigo completo publicado em periódico indexado, com corpo editorial Trabalho científico apresentado em congresso e publicado na íntegra em anais Trabalho científico apresentado em 02 por congresso com resumo publicado em trabalho revista ou anais Coordenação de evento internacional 08 por evento Coordenação de evento nacional 06 por evento Coordenação de evento regional ou local 04 por evento Artigos especializados publicados na imprensa 0,5 por artigo até 04 Área correlata 04 por projeto 02 por projeto 04 por livro 02 por livro 01 por livro 0,2 por capítulo 02 por livro 1,5 por editoria 0,3 por Conselho 0,5 por arbitragem 02 por artigo 1,5 por trabalho 01 por trabalho 04 por evento 03 por evento 02 por evento 0,25 por artigo até 02 DOC Pontos conferidos

19 Relatório técnico de pesquisa publicado 02 por relatório até 06 Trabalhos técnicos especializados Até 02 por Manuais didáticos e outros instrumentos didáticos publicados em mídia impressa ou eletrônica Prêmios e láureas por atividades científicas trabalho 02 por trabalho até por prêmio 01 por relatório até 03 Até 01 ponto por trabalho 01 ponto por trabalho até 03 2,5 por prêmio TOTAL Subgrupo 3.2: ATIVIDADES ARTÍSTICAS E CULTURAIS Atividades Área concurso Área correlata Premiação internacional de obras e/ou atividades artísticas ou culturais Premiação nacional de obras e/ou 05 2,5 atividades artísticas ou culturais Premiação regional de obras e/ou 2,5 1,25 atividades artísticas ou culturais Autoria de obra artística apresentada em evento público internacional Autoria de obra artística apresentada em 05 2,5 evento público nacional Autoria de obra artística apresentada em 2,5 1,25 evento público regional Autoria de obra artística gravada em CD 05 2,5 ou DVD Participação em eventos artísticoculturais 03 1,5 como conferencista e/ou artista convidado Trabalhos técnicos e artísticos 05 2,5 especializados em cinema Participação como encenador, 06 por 03 por dramaturgo, dramaturgista, produtor, participação participação ator, dançarino, coreógrafo, cenógrafo, (nãocumulativacumulativa) (não- iluminador, figurinista ou maquiador, em obras e produções artísticas amadoras ou profissionais de reconhecido mérito DOC Pontos conferidos

20 Participação como artista visual em 08 por exposições individuais participação Participação como artista visual em 01 por exposições coletivas participação Curadoria de exposições artísticas ou 04 por eventos literários curadoria Design de exposições artísticas 02 por projeto Coordenador de Projeto Artístico, 02 por Cultural ou de Pesquisa financiado projeto até através de editais públicos 06 Colaborador em Projeto Artístico, 01 por Cultural ou de Pesquisa financiado projeto até através de editais públicos 04 TOTAL 04 por participação 0,5 por participação 02 por curadoria 01 por projeto 01 por projeto até 03 0,5 por projeto até 02 MAPA FINAL DO JULGAMENTO DOS TÍTULOS E DO CURRICULUM VITAE Grupo 1: Títulos Acadêmicos X 04 + Grupo 2: Atividades de Docência e X 03 + Experiência Profissional Grupo 3: Atividades, Científicas, X 03 = Artísticas e Culturais Pontuação total grupo 1, 2 e = Resultado Final

21 ANEXO IV EDITAL DE SELEÇÃO 2015 CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO EM ARTES VISUAIS BIBLIOGRAFIA BÁSICA LINHA DE PESQUISA: HISTÓRIA, TEORIA E PROCESSOS DE CRIAÇÃO EM ARTES VISUAIS 1. ARCHER, Michael. Arte Contemporânea: uma história concisa. São Paulo: Martins Fontes, ARGAN, Giulio Carlo. Arte Moderna. São Paulo: Cia. das Letras, AUMONT, Jacques. A Imagem. São Paulo: Papirus, BAZIN, André. O cinema: ensaios. São Paulo: Brasiliense, CATTANI, Icleia Borsa (Org.). Mestiçagens na Arte Contemporânea. Rio Grande do Sul: Ed UFRGS, COTTON, Charlotte. A Fotografia como Arte Contemporânea. Coleção Arte&Fotografia. São Paulo: Editora WMF, GOLDBERG, Roselee. A Arte da Performance. São Paulo: Martins Fontes, GOMBRICH, E.H. A História da Arte. Rio de Janeiro: Editora Guanabara, MACHADO, Arlindo. Arte e Mídia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, MELLO, Christine. Extremidades do vídeo. São Paulo: Editora SENAC, SARAIVA, Juracy Assmann (Org.). Narrativas Verbais e Visuais. São Leopoldo: Ed.UNISINOS, ZACCARA, Madalena; SILVA, Maria Betânia e (Orgs.). Encontros e Conexões em Artes Visuais. Recife: Editora da UFPE, Revista Cartema. Editora Universitária da UFPE, n.2, jun.2013.

22 ANEXO IV EDITAL DE SELEÇÃO 2015 CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO EM ARTES VISUAIS BIBLIOGRAFIA BÁSICA LINHA DE PESQUISA: ENSINO DAS ARTES VISUAIS NO BRASIL 1. ARSLAN, Luciana Mourão; IAVELBERG, Rosa. Ensino de Arte. São Paulo: Thomson Pioneira, BARBOSA, Ana Mae. Arte/Educação Contemporânea: consonâncias internacionais. São Paulo: Cortez, BARBOSA, Ana Mae (Org.). Ensino da Arte: memória e história. São Paulo: Perspectiva, BARBOSA, Ana Mae; COUTINHO, Rejane (Orgs.). Arte/Educação como Mediação Cultural e Social. São Paulo: Editora UNESP, BARBOSA, Ana Mae. Tópicos Utópicos. Belo Horizonte: Editora C/Arte, BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino da arte. São Paulo: Perspectiva, CARVALHO, Lívia Marques. Ensino de Artes em ONGs. São Paulo: Cortez, HERNÁNDEZ, Fernando. Catadores da Cultura Visual: proposta para uma nova narrativa educacional. Porto Alegre: Mediação, MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene (Orgs.). Educação da Cultura Visual: narrativas de ensino e pesquisa. Santa Maria: Editora da UFSM, PILLAR, Analice Dutra (Org.). A Educação do Olhar no Ensino das Artes. Porto Alegre: Mediação, RICHTER, Ivone Mendes. Interculturalidade e Estética do Cotidiano no Ensino das Artes Visuais. Campinas: Mercado das letras, Revista Cartema. Editora Universitária da UFPE, n.1, dez Universidade Federal da Paraíba - UFPB - UFPE Centro de Comunicação, Turismo e Artes - Campus Universitário - Castelo Branco - João Pessoa - PB CEP PPGAV UFPB/UFPE Fone: (83) artescchla@gmail.com sites:

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES, PROGRAMAS E TABELA DE PONTUAÇÃO PARA JULGAMENTO DE TÍTULOS

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES, PROGRAMAS E TABELA DE PONTUAÇÃO PARA JULGAMENTO DE TÍTULOS DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL CONCURSO PÚBLICO PARA ENTES DO MAGISTÉRIO SUPERIOR Edital nº 05, de 11 de fevereiro de 2014, publicado no Diário Oficial da União nº 30, de 12 de fevereiro de 2014. INFORMAÇÕES

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Departamento de Arquitetura e Urbanismo

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Departamento de Arquitetura e Urbanismo UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Departamento de Arquitetura e Urbanismo CONCURSO PÚBLICO DE TÍTULOS E PROVAS PARA PROVIMENTO DE UM CARGO DE PROFESSOR ADJUNTO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERENAMBUCO,

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO 2016 CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO EM ARTES VISUAIS UFPE/UFPB

EDITAL DE SELEÇÃO 2016 CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO EM ARTES VISUAIS UFPE/UFPB EDITAL DE SELEÇÃO 2016 CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO EM ARTES VISUAIS UFPE/UFPB A Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais (PPGAV/UFPE-UFPB) torna público o presente Edital, no Boletim

Leia mais

Universidade Federal Fluminense Escola de Engenharia Industrial Metalúrgica de Volta Redonda Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção

Universidade Federal Fluminense Escola de Engenharia Industrial Metalúrgica de Volta Redonda Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção EDITAL PROCESSO SELETIVO DE CANDIDATOS PARA INGRESSO NO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO NO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DE VOLTA REDONDA A coordenação do Programa

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE ARTES E COMUNICAÇÃO DEPARTAMENTO DE LETRAS

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE ARTES E COMUNICAÇÃO DEPARTAMENTO DE LETRAS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE ARTES E COMUNICAÇÃO DEPARTAMENTO DE LETRAS CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTES DO MAGISTÉRIO SUPERIOR Edital nº 101, de 15 de dezembro de

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE EDITAL DE SELEÇÃO 2016 O Programa de Pós-Graduação Processos Interativos dos Órgãos e Sistemas do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade

Leia mais

EDITAL Nº 81/2014 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSANTES NO CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO MODALIDADE LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE LITERATURA

EDITAL Nº 81/2014 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSANTES NO CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO MODALIDADE LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE LITERATURA PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSANTES NO CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO MODALIDADE LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE LITERATURA A REITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA, no uso de suas atribuições legais

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA INSTITUTO DE ARTES DEPARTAMENTO DE ARTES VISUAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE EDITAL No. 01/2012

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA INSTITUTO DE ARTES DEPARTAMENTO DE ARTES VISUAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE EDITAL No. 01/2012 UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA INSTITUTO DE ARTES DEPARTAMENTO DE ARTES VISUAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE EDITAL No. 01/2012 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM ARTE (PPG-ARTE)

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS EDITAL No. 01/2016

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS EDITAL No. 01/2016 UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS EDITAL No. 01/2016 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS (PPG-CEN) PARA O CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO

Leia mais

Universidade de Brasília Instituto de Física Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física

Universidade de Brasília Instituto de Física Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física Universidade de Brasília Instituto de Física Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF- UnB N O. 01/2015 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS EDITAL No. 01/2014

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS EDITAL No. 01/2014 UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS EDITAL No. 01/2014 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS PARA O CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO PARA

Leia mais

Serão oferecidas 35 vagas (trinta e cinco vagas) vagas, conforme os critérios definidos no presente edital.

Serão oferecidas 35 vagas (trinta e cinco vagas) vagas, conforme os critérios definidos no presente edital. UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA PRÓ REITORIA DE PÓS GRADUAÇÃO E PESQUISA E PÓS GRADUAÇÃO UFBA FACULDADE DE FARMÁCIA NÚCLEO DE ESTUDO E PESQUISA EM ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA NEPAF EDITAL INTERNO Nº 01/2012

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE EDITAL No. 01/2014

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE EDITAL No. 01/2014 UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE EDITAL No. 01/2014 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM ARTE PARA OS CURSOS DE MESTRADO ACADÊMICO E DOUTORADO PARA

Leia mais

CURSO MÓDULOS CARGA-HORÁRIA CARGA-HORÁRIA Presencial À distância TOTAL. (duzentas) horas

CURSO MÓDULOS CARGA-HORÁRIA CARGA-HORÁRIA Presencial À distância TOTAL. (duzentas) horas MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA, ALFABETIZAÇÃO, DIVERSIDADE E INCLUSÃO EDITAL PARA SELEÇÃO DE

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA FACULDADE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE - FACE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA EDITAL Nº05 /2015

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA FACULDADE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE - FACE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA EDITAL Nº05 /2015 UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA FACULDADE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE - FACE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA EDITAL Nº05 /2015 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM

Leia mais

EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÃO PARA SELEÇÃO DO PROGRAMA DE ESTÁGIO EM RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM SÃO PAULO - SP

EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÃO PARA SELEÇÃO DO PROGRAMA DE ESTÁGIO EM RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM SÃO PAULO - SP EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÃO PARA SELEÇÃO DO PROGRAMA DE ESTÁGIO EM RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM SÃO PAULO - SP O torna pública a realização do Concurso de Seleção para o Programa de Estágio

Leia mais

EDITAL N.º 016/2016 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSANTES NO CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO MODALIDADE LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM AGRONEGÓCIO

EDITAL N.º 016/2016 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSANTES NO CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO MODALIDADE LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM AGRONEGÓCIO PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSANTES NO CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO MODALIDADE LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM AGRONEGÓCIO O REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA, no uso de suas atribuições legais e estatutárias,

Leia mais

Edital N 04/ 2014 - Doutorado 2015

Edital N 04/ 2014 - Doutorado 2015 Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação Edital N 04/ 2014 - Doutorado 2015 A Coordenadora

Leia mais

EDITAL COMPLETO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO 3 2015. Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Ambiental

EDITAL COMPLETO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO 3 2015. Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Ambiental EDITAL COMPLETO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO 3 2015 Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Ambiental Campus ofertante do Curso: Nova Venécia CRONOGRAMA DO PROCESSO SELETIVO ATIVIDADE DATA HORÁRIO

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI SUPERINTENDÊNCIA DE RECURSOS HUMANOS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI SUPERINTENDÊNCIA DE RECURSOS HUMANOS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI DIAMANTINA - MINAS GERAIS SUPERINTENDÊNCIA DE RECURSOS HUMANOS EDITAL N.º 016 DE 22 DE FEVEREIRO DE 2008 CONCURSO PÚBLICO

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO FACULDADE DE DIREITO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO FACULDADE DE DIREITO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO FACULDADE DE DIREITO EDITAL Nº 017/2012 EDITAL DE INSCRIÇÃO, SELEÇÃO E MATRÍCULA AO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO

Leia mais

PROCESSO DE SELEÇÃO 2008 (mestrado)

PROCESSO DE SELEÇÃO 2008 (mestrado) EDITAL nº 01/2008 PROCESSO DE SELEÇÃO 2008 (mestrado) A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação e a Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Química e Biotecnologia (PPGQB), com área de concentração

Leia mais

EDITAL RM. Nº 03/2008

EDITAL RM. Nº 03/2008 EDITAL RM. Nº 03/2008 EDITAL E NORMAS DO CONCURSO DE SELEÇÃO PARA OS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO PARA MÉDICOS NA ÁREA DA CARDIOLOGIA E DE APERFEIÇOAMENTO NA ÁREA DE NEONATOLOGIA A Pró-Reitoria de Pós-Graduação

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO PROGRAMA DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO - PRONATEC EDITAL Nº 018/2012 CAMPUS JIPARANÁ

Leia mais

Edital de Seleção para Bolsista do Programa PNPD/CAPES

Edital de Seleção para Bolsista do Programa PNPD/CAPES UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL, DO TRABALHO E DAS ORGANIZAÇÕES (PPG-PSTO) EDITAL Nº 03/2013 Edital de Seleção para Bolsista do Programa PNPD/CAPES 1 PREÂMBULO 1.1

Leia mais

EDITAL Nº 010/2015-PROPPG, de 16 de dezembro de 2015.

EDITAL Nº 010/2015-PROPPG, de 16 de dezembro de 2015. Pós-Graduação Lato Sensu em Politicas e Gestão da Educação Profissional e Tecnológica EDITAL Nº 010/2015-PROPPG, de 16 de dezembro de 2015. A, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG/IFG),

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS EDITAL Nº 08 DE 21 de julho de 2010 1.1 O Diretor do Centro de Ciências Jurídicas e Sociais da Universidade

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EDITAL N o 032/2012 PROPESP/UFAM A UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM), por intermédio da Pró- Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS CENTRO DE APOIO À EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO DE ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS CENTRO DE APOIO À EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO DE ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS CENTRO DE APOIO À EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO DE ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO EDITAL 015/2015 - PROCESSO DE SELEÇÃO DE TUTOR PRESENCIAL O Centro

Leia mais

EDITAL PPGA Nº. 02 /2013

EDITAL PPGA Nº. 02 /2013 1 EDITAL PPGA Nº. 02 /2013 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PARA O CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO ÁREA DE CONCENTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA UESB Recredenciada pelo Decreto Estadual N 9.996, de 02.05.2006 EDITAL Nº 016/2016

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA UESB Recredenciada pelo Decreto Estadual N 9.996, de 02.05.2006 EDITAL Nº 016/2016 UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA UESB Recredenciada pelo Decreto Estadual N 9.996, de 02.05.2006 EDITAL Nº 016/2016 O Reitor da UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA - UESB, no uso de suas

Leia mais

EDITAL PPGEQ Nº. 01/2016 SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO MESTRADO EM ENGENHARIA QUÍMICA

EDITAL PPGEQ Nº. 01/2016 SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO MESTRADO EM ENGENHARIA QUÍMICA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE TECNOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA EDITAL PPGEQ Nº. 01/2016 SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO MESTRADO EM ENGENHARIA QUÍMICA (Aprovado na 3ª Reunião

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL UERGS

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL UERGS UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL UERGS EDITAL PROPPG 003/2014 EDITAL PARA SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO CURSO DE ESPECIALIZAÇÂO EM AGRICULTURA FAMILIAR E MEIO AMBIENTE (Pós-Graduação lato sensu) A

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE Centro de Ciências da Saúde Programa de pós-graduação em cirurgia Nível de Doutorado

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE Centro de Ciências da Saúde Programa de pós-graduação em cirurgia Nível de Doutorado UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE Centro de Ciências da Saúde Programa de pós-graduação em cirurgia Nível de Doutorado EDITAL 2016 O coordenador do Programa de Pós-Graduação

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN EDITAL N. 2/2016

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN EDITAL N. 2/2016 UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN EDITAL N. 2/2016 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ESTRANGEIROS NÃO RESIDENTES NO BRASIL À VAGAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN PARA O CURSO DE

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO BOLETIM OFICIAL NÚMERO ESPECIAL SUMÁRIO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO BOLETIM OFICIAL NÚMERO ESPECIAL SUMÁRIO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO BOLETIM OFICIAL NÚMERO ESPECIAL SUMÁRIO 01- PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES VISUAIS CAC Seleção para Ingresso ao Programa de Pós-Graduação 2016 Mestrado...

Leia mais

EDITAL Nº 026 DE 19 DE FEVEREIRO DE 2009. CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR ASSISTENTE

EDITAL Nº 026 DE 19 DE FEVEREIRO DE 2009. CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR ASSISTENTE MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI DIAMANTINA MINAS GERAIS www.ufvjm.edu.br EDITAL Nº 026 DE 19 DE FEVEREIRO DE 2009. CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR ASSISTENTE

Leia mais

EDITAL Nº 01/2015 1. DO OBJETO

EDITAL Nº 01/2015 1. DO OBJETO EDITAL Nº 01/2015 PROCESSO DE SELEÇÃO SIMPLIFICADA DE PESQUISADORES PARA O PROJETO DESENVOLVIMENTO DE METODOLOGIA DE FORMAÇÃO DE GESTORES CULTURAIS DO CENTRO- OESTE. A Fundação de Empreendimentos Científicos

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA EDITAL Nº. 01/2013

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA EDITAL Nº. 01/2013 UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA EDITAL Nº. 01/2013 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA PARA O CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL

Leia mais

UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA REGIONAL DE CHAPECÓ UNOCHAPECÓ CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DOCENTE N.

UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA REGIONAL DE CHAPECÓ UNOCHAPECÓ CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DOCENTE N. UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA REGIONAL DE CHAPECÓ UNOCHAPECÓ CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DOCENTE N.º 011/2005 Informações: 0** 49 33218181 http://www.unochapeco.edu.br

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO DOUTORADO INTERINSTITUCIONAL EM FILOSOFIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO DOUTORADO INTERINSTITUCIONAL EM FILOSOFIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO DOUTORADO INTERINSTITUCIONAL EM FILOSOFIA CHAMADA INTERNA N. 01-2009 PROCESSO DE INSCRIÇÃO E SELEÇÃO DE DOCENTES ESTÁVEIS DA UFMA

Leia mais

1 Inscrição: 2 Documentação para a inscrição: 2.1 Documentação exigível para a inscrição no Mestrado e no Doutorado:

1 Inscrição: 2 Documentação para a inscrição: 2.1 Documentação exigível para a inscrição no Mestrado e no Doutorado: MINUTA-PADRÃO (atualizada) SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Centro de Programa de Pós-Graduação em - Cursos de Mestrado e Doutorado (Aprovado em reunião do Colegiado, em / /20

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS CENTRO DE APOIO À EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PEDAGOGIA EDITAL 10/2015 PROCESSO DE SELEÇÃO DE TUTOR PRESENCIAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS CENTRO DE APOIO À EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PEDAGOGIA EDITAL 10/2015 PROCESSO DE SELEÇÃO DE TUTOR PRESENCIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS CENTRO DE APOIO À EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PEDAGOGIA EDITAL 10/2015 PROCESSO DE SELEÇÃO DE TUTOR PRESENCIAL O Centro de Apoio à Educação a Distância da Universidade Federal

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE ARTES. EDITAL Processo Seletivo 2014 MESTRADO E DOUTORADO EM ARTES VISUAIS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE ARTES. EDITAL Processo Seletivo 2014 MESTRADO E DOUTORADO EM ARTES VISUAIS UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE ARTES EDITAL Processo Seletivo 2014 MESTRADO E DOUTORADO EM ARTES VISUAIS O Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais do Instituto de Artes da Universidade

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EDITAL N o 056/2012 PROPESP/UFAM A UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM), por intermédio da Pró- Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação,

Leia mais

Ministério da Saúde FIOCRUZ Fundação Oswaldo Cruz Instituto Oswaldo Cruz

Ministério da Saúde FIOCRUZ Fundação Oswaldo Cruz Instituto Oswaldo Cruz Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Biologia Computacional e Sistemas CHAMADA DE SELEÇÃO PÚBLICA de Candidatos ao Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Biologia Computacional e Sistemas em

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO E GESTÃO DE PESSOAL EDITAL Nº 166, DE 10 DE JUNHO DE 2014.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO E GESTÃO DE PESSOAL EDITAL Nº 166, DE 10 DE JUNHO DE 2014. PUBLICADO NO D.O.U. De /06/204. Seção 3, Páginas 7 e 72. UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO E GESTÃO DE PESSOAL EDITAL Nº 66, DE 0 DE JUNHO DE 204. PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS APLICADAS E EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS APLICADAS E EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS APLICADAS E EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO COORDENAÇÃO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DOCÊNCIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EDITAL 01/2015

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Centro de Ciências Exatas e da Natureza Programa de Pós-Graduação em Física - Cursos de Mestrado e Doutorado (Aprovado em reunião do Colegiado

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE ARTES E COMUNICAÇÃO DEPARTAMENTO DE LETRAS

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE ARTES E COMUNICAÇÃO DEPARTAMENTO DE LETRAS DEPARTAMENTO DE LETRAS CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTES DO MAGISTÉRIO SUPERIOR INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES E PROGRAMA Edital nº 74, de NOVEMBRO de 2015, publicado no Diário Oficial da União nº 211, de 05

Leia mais

EDITAL Nº1/2015 - BOLSA PNPD/CAPES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE E DESENVOLVIMENTO NA REGIÃO CENTRO-OESTE

EDITAL Nº1/2015 - BOLSA PNPD/CAPES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE E DESENVOLVIMENTO NA REGIÃO CENTRO-OESTE EDITAL Nº1/2015 - BOLSA PNPD/CAPES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE E DESENVOLVIMENTO NA REGIÃO CENTRO-OESTE 1. FINALIDADE 1.1. Abrir as inscrições e estabelecer as condições de seleção para ingresso

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA Instituto de Física Programa de Pós-Graduação em Física Edital 2/2015

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA Instituto de Física Programa de Pós-Graduação em Física Edital 2/2015 UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA Edital 2/2015 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM FÍSICA PARA OS CURSOS DE MESTRADO ACADÊMICO E DOUTORADO PARA O PRIMEIRO PERÍODO LETIVO DE 2016 1.

Leia mais

Processo de Seleção de Estagiários Edital Nº 005/2015

Processo de Seleção de Estagiários Edital Nº 005/2015 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL-MG Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700 - Alfenas/MG - CEP 37130-000 Fone: (35) 3299-1000 - Fax: (35) 3299-1063 Processo de Seleção de Estagiários

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Programa de Estudos Pós-Graduados em Economia da Mundialização e do Desenvolvimento (PUC-SP / SORBONNE)

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Programa de Estudos Pós-Graduados em Economia da Mundialização e do Desenvolvimento (PUC-SP / SORBONNE) EDITAL PARA O PROCESSO SELETIVO 1/2013 Coordenador Prof. Dr. José Nicolau Pompeo Vice-Coordenador Prof. Dr. Jason T. Borba Estarão abertas, no período de 01/10/2012 a 30/10/2012, as inscrições para o processo

Leia mais

Para entrada em 2010/02 O presente Edital foi aprovado pelo Colegiado do curso em Produção Vegetal da Universidade Federal do Tocantins.

Para entrada em 2010/02 O presente Edital foi aprovado pelo Colegiado do curso em Produção Vegetal da Universidade Federal do Tocantins. FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS/UFT PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PRODUÇÃO VEGETAL PROCESSO DE SELEÇÃO PARA CURSO DE MESTRADO EDITAL Nº 01/2010 PGPV/UFT Para entrada em 2010/02 O presente Edital

Leia mais

EDITAL Nº 01/2010 - etec TORNA PÚBLICO

EDITAL Nº 01/2010 - etec TORNA PÚBLICO EDITAL Nº 01/2010 - etec A Diretoria de Graduação e Educação Profissional, através do Departamento de Ensino de Tecnologia e da Coordenação de Tecnologias na Educação do da, no uso das suas atribuições,

Leia mais

Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará Universidade Federal do Ceará Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Centro de Ciências - Departamento de Física Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - Polo UFC EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-

Leia mais

Universidade Federal da Bahia Escola de Administração da UFBA Departamento de Sistemas e Processos Gerenciais

Universidade Federal da Bahia Escola de Administração da UFBA Departamento de Sistemas e Processos Gerenciais EDITAL INTERNO Nº 01/2012 PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DE DOCENTE POR TEMPO DETERMINADO O Chefe do da Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia UFBA, no uso de suas atribuições legais,

Leia mais

EDITAL BOLSA PNPD/CAPES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM/ MESTRADO ACADÊMICO

EDITAL BOLSA PNPD/CAPES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM/ MESTRADO ACADÊMICO EDITAL BOLSA PNPD/CAPES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM/ MESTRADO ACADÊMICO 1. FINALIDADE: 1.1. Abrir as inscrições e estabelecer as condições de seleção para ingresso como bolsista PNPD/CAPES

Leia mais

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS - CCSA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CONTABILIDADE PPGC EDITAL Nº 017/2015-PPGC

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS - CCSA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CONTABILIDADE PPGC EDITAL Nº 017/2015-PPGC CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS - CCSA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CONTABILIDADE PPGC EDITAL Nº 017/2015-PPGC 1 PREAMBULO Estabelece as normas para o processo seletivo de alunos regulares no Programa

Leia mais

MANUAL DO CANDIDATO. PROCESSO SELETIVO 2015-2º. semestre

MANUAL DO CANDIDATO. PROCESSO SELETIVO 2015-2º. semestre MANUAL DO CANDIDATO PROCESSO SELETIVO 2015-2º. semestre Caro Candidato, Este é o manual do processo seletivo para o 2º. semestre de 2015 para os cursos de Licenciatura em Pedagogia e Letras-Língua Portuguesa

Leia mais

Edital N 01/2015 PPGG/UFPB RETIFICADO

Edital N 01/2015 PPGG/UFPB RETIFICADO UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA MESTRADO E DOUTORADO Edital N 01/2015 PPGG/UFPB RETIFICADO A Coordenação do PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO

Leia mais

Ministério da Educação UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Núcleo de Educação Aberta e a Distância Ne@ad EDITAL Nº 11/2013

Ministério da Educação UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Núcleo de Educação Aberta e a Distância Ne@ad EDITAL Nº 11/2013 Ministério da Educação UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Núcleo de Educação Aberta e a Distância Ne@ad EDITAL Nº 11/2013 EDITAL DE SELEÇÃO DE TUTORES PRESENCIAIS E A DISTÂNCIA PARA PROVIMENTO DAS

Leia mais

SOBRESP - Faculdade de Ciências da Saúde. Edital 002/2016. Processo Seletivo

SOBRESP - Faculdade de Ciências da Saúde. Edital 002/2016. Processo Seletivo SOBRESP - Faculdade de Ciências da Saúde Edital 002/2016 Processo Seletivo A Direção da SOBRESP - Faculdade de Ciências da Saúde torna públicas as normas a seguir, que regem o Processo Seletivo Vestibular

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO SISTEMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL/UAB. EDITAL nº027/2013

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO SISTEMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL/UAB. EDITAL nº027/2013 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO SISTEMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL/UAB EDITAL nº07/0 EDITAL DE SELEÇÃO DE TUTORES PRESENCIAIS PARA PROVIMENTO DAS VAGAS EXISTENTES E PARA

Leia mais

MESTRADO EM CIÊNCIAS NATURAIS - MCN

MESTRADO EM CIÊNCIAS NATURAIS - MCN UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS - FANAT PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS NATURAIS - PPGCN MESTRADO EM CIÊNCIAS NATURAIS - MCN EDITAL 02/2014

Leia mais

SELEÇÃO PÚBLICA PARA ESTÁGIO MÉDICO - 2014 EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES

SELEÇÃO PÚBLICA PARA ESTÁGIO MÉDICO - 2014 EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES SELEÇÃO PÚBLICA PARA ESTÁGIO MÉDICO - 2014 EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES A Congregação das Filhas de Nossa Senhora Stella Maris Hospital Stella Maris, torna público que no período de 18/10/2013 a 30/01/2014

Leia mais

FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA E ZOOTECNIA EDITAL PG 08/2016/FMVZ/USP

FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA E ZOOTECNIA EDITAL PG 08/2016/FMVZ/USP FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA E ZOOTECNIA EDITAL PG 08/2016/FMVZ/USP A Comissão de Pós-Graduação da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo comunica que, na secretaria

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA. EDITAL Nº 43/2014, de de setembro de 2014

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA. EDITAL Nº 43/2014, de de setembro de 2014 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA EDITAL Nº 43/2014, de de setembro de 2014 O Diretor-Geral do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da

Leia mais

EDITAL Nº 086/2013. Linhas de Pesquisa Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido Letramento e Comunicação Intercultural

EDITAL Nº 086/2013. Linhas de Pesquisa Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido Letramento e Comunicação Intercultural Salvador, Bahia Sábado e Domingo 7 e 8 de Setembro de 2013 Ano XCVIII N os 21.230 e 21.231 EDITAL Nº 086/2013 O REITOR DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB), no uso de suas atribuições regimentais,

Leia mais

REGULAMENTO DE FUNCIONAMENTO DOS CURSOS E PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

REGULAMENTO DE FUNCIONAMENTO DOS CURSOS E PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO REGULAMENTO DE FUNCIONAMENTO DOS CURSOS E PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO

Leia mais

Ministério da Educação UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Núcleo de Educação Aberta e a Distância Ne@ad EDITAL Nº 022 /2013

Ministério da Educação UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Núcleo de Educação Aberta e a Distância Ne@ad EDITAL Nº 022 /2013 Ministério da Educação UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Núcleo de Educação Aberta e a Distância Ne@ad EDITAL Nº 022 /2013 EDITAL DE SELEÇÃO DE TUTORES PRESENCIAIS E A DISTÂNCIA PARA PROVIMENTO DAS

Leia mais

Edital Nº 02/2013 do PGCS-UFES Seleção de Bolsista PNPD/CAPES

Edital Nº 02/2013 do PGCS-UFES Seleção de Bolsista PNPD/CAPES Edital Nº 02/2013 do PGCS-UFES Seleção de Bolsista PNPD/CAPES O Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PGCS) da UFES torna público o processo de seleção para 01 (uma) bolsa oferecida pelo do Programa

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL - UERGS

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL - UERGS UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL - UERGS EDITAL PROPPG 004/2013 EDITAL PARA SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE (Pós-Graduação lato sensu) A Pró-Reitoria

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSANTES NO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MODALIDADE LATO SENSU

PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSANTES NO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MODALIDADE LATO SENSU PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSANTES NO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MODALIDADE LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL E EDUCAÇÃO E GESTÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL A REITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL

Leia mais

EDITAL 002/2015 PROCESSO SELETIVO DO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM DESENVOLVIMENTO RURAL E GESTÃO DE EMPREENDIMENTOS AGROALIMENTARES.

EDITAL 002/2015 PROCESSO SELETIVO DO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM DESENVOLVIMENTO RURAL E GESTÃO DE EMPREENDIMENTOS AGROALIMENTARES. EDITAL 002/2015 PROCESSO SELETIVO DO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM DESENVOLVIMENTO RURAL E GESTÃO DE EMPREENDIMENTOS AGROALIMENTARES. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS DEPARTAMENTO DE QUÍMICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS DEPARTAMENTO DE QUÍMICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS DEPARTAMENTO DE QUÍMICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE MESTRADO EM ENGENHARIA QUÍMICA

Leia mais

O Reitor da UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA - UESB, no uso

O Reitor da UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA - UESB, no uso UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA UESB Recredenciada pelo Decreto Estadual N 9.996, de 02.05.2006 EDITAL Nº 081/2015 SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM ZOOTECNIA (PPZ),

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE UNICENTRO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROPESP PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PPGADM

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE UNICENTRO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROPESP PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PPGADM UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE UNICENTRO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROPESP PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PPGADM 1 EDITAL Nº 006/2015-PPGADM Abertura de inscrições para

Leia mais

Formação de nível médio ou superior. Experiência mínima de 1 (um) ano no magistério básico, técnico ou superior.

Formação de nível médio ou superior. Experiência mínima de 1 (um) ano no magistério básico, técnico ou superior. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL Campus Rio Grande REDE ESCOLA TÉCNICA ABERTA DO BRASIL (e-tec BRASIL) EDITAL Nº 01, DE 29 DE JANEIRO DE 2014

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Departamento de Arquitetura e Urbanismo

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Departamento de Arquitetura e Urbanismo Departamento de Arquitetura e Urbanismo CONCURSO PÚBLICO DE TÍTULOS E PROVAS PARA PROVIMENTO DE UM CARGO DE PROFESSOR ADJUNTO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERENAMBUCO, ÁREA: TEORIA E HISTÓRIA DA ARQUITETURA,

Leia mais

Serviço Público Federal Ministério da Educação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão IFMA Diretoria de Educação a Distância

Serviço Público Federal Ministério da Educação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão IFMA Diretoria de Educação a Distância Serviço Público Federal Ministério da Educação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão IFMA Diretoria de Educação a Distância Edital n 04/2011 DEAD / IFMA Seleção Simplificada de

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE CENTRO FORMADOR DE RECURSOS HUMANOS CEFOR/SES-PB. CURSO TÉCNICO SAÚDE BUCAL

SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE CENTRO FORMADOR DE RECURSOS HUMANOS CEFOR/SES-PB. CURSO TÉCNICO SAÚDE BUCAL ESTADO DA PARAÍBA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE EDITAL Nº. 06/2012/SES/CEFOR-PB A Secretaria do Estado da Saúde, através do CEFOR-PB, torna público para conhecimento dos interessados a realização de PROCESSO

Leia mais

EDITAL Nº 008 SELEÇÃO PÚBLICA CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM METROLOGIA E QUALIDADE Inmetro - 2016

EDITAL Nº 008 SELEÇÃO PÚBLICA CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM METROLOGIA E QUALIDADE Inmetro - 2016 Serviço Público Federal MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, QUALIDADE E TECNOLOGIA - INMETRO EDITAL Nº 008 SELEÇÃO PÚBLICA CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL - UAB EDITAL Nº 059/2012-UAB-UEM

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL - UAB EDITAL Nº 059/2012-UAB-UEM EDITAL Nº 059/2012-UAB-UEM A Coordenadora da UAB da Universidade Estadual de Maringá, no uso das atribuições, TORNA PÚBLICO: A abertura de inscrições do processo seletivo para contratação de TUTOR (PRESENCIAL)

Leia mais

1. EDITAL N o 01/2007

1. EDITAL N o 01/2007 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM RECURSOS HÍDRICOS E SANEAMENTO 1. EDITAL N o 01/2007 A Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa e a Coordenação do PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM RECURSOS HÍDRICOS E SANEAMENTO,

Leia mais

DO CALENDÁRIO. Artigo 1º - O processo de seleção regulado por este edital observará o calendário abaixo:

DO CALENDÁRIO. Artigo 1º - O processo de seleção regulado por este edital observará o calendário abaixo: EDITAL Nº 018/2015 SELEÇÃO PARA VAGAS REMANESCENTES NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES UNICESUMAR/2016 O Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento

Leia mais

ESTADO DE SANTA CATARINA PREFEITURA MUNICIPAL DE PALHOÇA SECRETARIA DE SAÚDE EDITAL DE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO N.

ESTADO DE SANTA CATARINA PREFEITURA MUNICIPAL DE PALHOÇA SECRETARIA DE SAÚDE EDITAL DE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO N. ESTADO DE SANTA CATARINA PREFEITURA MUNICIPAL DE PALHOÇA SECRETARIA DE SAÚDE Avenida Atílio Pedro Pagani, 855, Bairro PassaVinte Parque Residencial Pagani Palhoça/SC CEP: 88132-149 FONE/FAX: (48) 3279-1900

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Engenharia Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Estruturas. Edital de Seleção 2016 Mestrado

Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Engenharia Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Estruturas. Edital de Seleção 2016 Mestrado Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Engenharia Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Estruturas Edital de Seleção 2016 Mestrado A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia

Leia mais

AVISO DE EDITAL Nº 001/2014

AVISO DE EDITAL Nº 001/2014 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO FACULDADE DE DIREITO COORDENAÇÃO GERAL DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU AVISO DE EDITAL Nº 001/2014 A

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO Câmpus de São Paulo PROCESSO SELETIVO ALUNO REGULAR 2016 SELEÇÃO PARA O DOUTORADO EM ARTES

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO Câmpus de São Paulo PROCESSO SELETIVO ALUNO REGULAR 2016 SELEÇÃO PARA O DOUTORADO EM ARTES PROCESSO SELETIVO ALUNO REGULAR 2016 SELEÇÃO PARA O DOUTORADO EM ARTES I NÚMERO DE VAGAS: 12 vagas ÁREA: ARTES VISUAIS Linha de Pesquisa: Abordagens Teóricas, Históricas e Culturais da Arte Docente Vagas

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE ARTES E COMUNICAÇÃO DEPARTAMENTO DE LETRAS

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE ARTES E COMUNICAÇÃO DEPARTAMENTO DE LETRAS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE ARTES E COMUNICAÇÃO DEPARTAMENTO DE LETRAS CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTES DO MAGISTÉRIO SUPERIOR Edital nº 03, de 05 de fevereiro de

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ UESC

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ UESC EDITAL UESC Nº 10 ABERTURA DE INSCRIÇÕES SELEÇÃO DE ALUNOS ESPECIAIS PARA DISCIPLINA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA/PPGE, MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO, OFERECIDA

Leia mais

Processo Seletivo FAEC 2016

Processo Seletivo FAEC 2016 Processo Seletivo FAEC 2016 EDITAL Nº 03/2015 18 de agosto de 2015 A Direção Geral da FAEC, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, de acordo com a legislação vigente e Regimento, torna público

Leia mais

EDITAL 01/2015 PPGCN SELEÇÃO PARA O MESTRADO ACADÊMICO EM CIÊNCIAS NATURAIS

EDITAL 01/2015 PPGCN SELEÇÃO PARA O MESTRADO ACADÊMICO EM CIÊNCIAS NATURAIS UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS - FANAT PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS NATURAIS - PPGCN MESTRADO EM CIÊNCIAS NATURAIS - MCN EDITAL 01/2015

Leia mais

UNIVERSIDADE POSITIVO COMISSÃO DE PROCESSO SELETIVO CPS MESTRADO ACADÊMICO EM ADMINISTRAÇÃO 2011 EDITAL N o 31 de 08/10/2010

UNIVERSIDADE POSITIVO COMISSÃO DE PROCESSO SELETIVO CPS MESTRADO ACADÊMICO EM ADMINISTRAÇÃO 2011 EDITAL N o 31 de 08/10/2010 UNIVERSIDADE POSITIVO COMISSÃO DE PROCESSO SELETIVO CPS MESTRADO ACADÊMICO EM ADMINISTRAÇÃO 2011 EDITAL N o 31 de 08/10/2010 A UNIVERSIDADE POSITIVO, por sua COMISSÃO DE PROCESSO SELETIVO para o Programa

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO SECRETARIA DE ENSINO A DISTÂNCIA SEAD. Edital nº 02/2016

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO SECRETARIA DE ENSINO A DISTÂNCIA SEAD. Edital nº 02/2016 UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO SECRETARIA DE ENSINO A DISTÂNCIA SEAD Edital nº 02/2016 EDITAL DE SELEÇÃO DE ESTUDANTES PARA PROVIMENTO DAS VAGAS EXISTENTES E PARA FORMAÇÃO DE CADASTRO DE RESERVA

Leia mais

EDITAL MESTRADO 2016

EDITAL MESTRADO 2016 EDITAL MESTRADO 2016 Edital do Exame de Seleção para ingresso no Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Espírito Santo. A Coordenação

Leia mais

Divulgação do edital 26/03 Inscrições 29/03 a 29/04 Avaliação dos documentos 03/05

Divulgação do edital 26/03 Inscrições 29/03 a 29/04 Avaliação dos documentos 03/05 UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS/UFT CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE PALMAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE - PGCS/UFT EDITAL DE SELEÇÃO N. 01/2010 O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde,

Leia mais

EDITAL DE CONVOCAÇÃO Nº 51 /2015

EDITAL DE CONVOCAÇÃO Nº 51 /2015 EDITAL DE CONVOCAÇÃO Nº 51 /2015 O Reitor da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), no uso de suas atribuições legais, estatutárias e regimentais, RESOLVE tornar público, para conhecimento dos interessados,

Leia mais