DIFERENÇAS SOMAM Viva a diversidade!

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DIFERENÇAS SOMAM Viva a diversidade!"

Transcrição

1 DIFERENÇAS SOMAM Viva a diversidade!

2 Nossa diversidade é nossa riqueza Cada um de nós é único, diferente e especial. Diversidade é a regra e é também uma riqueza, pois proporciona o encontro de ideias, perspectivas e experiências distintas, tornando o mundo um campo mais fértil e a colheita bem temperada. A ArcelorMittal acredita nisso e esta crença está consolidada em sua Política de Diversidade e Inclusão, que você vai conhecer aqui. A Política foi implementada pelo Grupo em agosto de 2009 e destaca valores como respeito, cooperação, solidariedade, flexibilidade e equidade todos eles valores que a empresa sempre cultivou e buscou incentivar na sua equipe. Mais que um documento, a Política de Diversidade e Inclusão é um compromisso. E um compromisso que pede o seu engajamento, porque valorizar a diversidade é um exercício de diálogo e aprendizado constantes. Desafio e oportunidade A ArcelorMittal é uma empresa mundial e lida cotidianamente com as diversidades regionais, locais e pessoais em suas unidades espalhadas por 28 países. Esse é um grande desafio empresarial, mas também uma enorme oportunidade. Sim, oportunidade de desenvolver um conhecimento profundo das realidades locais e de criar um ambiente de trabalho sadio e empolgante.

3 A riqueza do mundo está no diálogo da sua diversidade. E valorizar esse diálogo é um exercício cotidiano e um aprendizado para a vida toda. Para a empresa, um ambiente rico em diversidade é fundamental para o sucesso dos negócios. Isto porque pessoas que pensam de forma diferente geram soluções inovadoras e respostas mais criativas diante de desafios, impulsionando a empresa cada vez mais além. Para o mundo, seja nas relações regionais seja em âmbito global, o encontro sadio de diversidades tem efeito similar. Diferenças que se respeitam e dialogam proporcionam mais formas de ver e resolver problemas e abrem mais possibilidades de tolerância, respeito mútuo e desenvolvimento. Por isso, entender e valorizar a diversidade é tornar o mundo um lugar mais interessante e criativo. Você vai conhecer agora a Política de Diversidade e Inclusão da ArcelorMittal e saber um pouco mais sobre o tema: o que a empresa já faz no Brasil em relação à inclusão e à valorização da diversidade; entender um pouco melhor conceitos; conhecer algumas estatísticas; ter dicas de como lidar com a diversidade no dia a dia e de como se relacionar com pessoas com deficiência, entre outras informações. Esperamos que o material lhe sirva de inspiração para o trabalho e para a vida. E lembre-se sempre de que diferenças somam.

4 Política de Diversidade e Inclusão Nosso objetivo é construir um ambiente de trabalho moderno e flexível que revele a originalidade e o talento de nossos empregados. Considerar todo o potencial presente neste ambiente ampliará nosso sucesso ao nos ajudar a definir novos mercados, responder aos desafios dos nossos clientes e corresponder às expectativas de nossos stakeholders com inovação e criatividade. A ArcelorMittal é a maior e mais completa companhia de aço do mundo, com operações em 28 países e busca assegurar que a implementação de nossas atividades em todos os lugares considere as leis a serem cumpridas e também a riqueza cultural de cada país onde estamos presentes. Acreditamos no poder da ousadia que cria oportunidades para ressignificar a excelência, que integra a nossa indústria e que nos leva ao nosso maior objetivo: transformando o amanhã. Nós estamos convencidos de que a diversidade da nossa equipe é uma riqueza. Ela traz novas ideias, perspectivas e experiências num ambiente acolhedor e que fortalece nossos valores de Sustentabilidade, Qualidade e Liderança. Para a ArcelorMittal, diversidade significa uma equipe que contenha diferentes culturas, gerações, gêneros, grupos étnicos, nacionalidades, competências, origens sociais e todas as outras características que nos tornam singulares. Inclusão diz respeito à criação de um ambiente no qual cada um tenha a oportunidade de participar plenamente na criação do sucesso do negócio e onde todos os empregados são valorizados em suas diferentes habilidades, experiências e perspectivas. Sustentabilidade Para transformar o amanhã e para continuar evoluindo, estamos desenvolvendo padrões internacionais de liderança, que tenha ao mesmo tempo um conhecimento profundo da realidade local e os conhecimentos específicos exigidos na ArcelorMittal. Nós consideramos as diversas ideias e diferentes maneiras de ser e trabalhar dentro da Organização para continuamente criar e incrementar nossa performance e para melhor servir aos nossos clientes.

5 Qualidade Precisamos atrair e manter os melhores talentos, sermos identificados como um empregador atraente ao maior número possível de talentos potenciais e reconhecidos por apoiar todos para que atinjam seu pleno potencial e para que contribuam para o sucesso da ArcelorMittal. Para que isso aconteça, estamos empenhados em: Identificar, analisar e abordar de maneira pró-ativa os desafios da diversidade dentro do Grupo e suas unidades, de maneira a apoiar a implementação desta política. Garantir que todas as unidades de negócio (BUs) cumpram com as obrigações legais, regulamentos, o Código de Conduta e a prática de nossos Valores. Eliminar comportamentos de discriminação em qualquer etapa da vida profissional e em qualquer nível hierárquico. Dar o direito a todos os empregados e prestadores de serviços de acesso a um ambiente de trabalho livre de assédio. Adaptar processos e procedimentos internos para tornar possível a diversidade e a inclusão. Fornecer capacitação e sensibilização sobre as responsabilidades de todos para com a diversidade e inclusão, bem como sobre seus benefícios, visando a promover maior compreensão de nossas diferenças e semelhanças, a diminuir os preconceitos e a aumentar o respeito e a flexibilidade, ampliando, assim, a eficiência de nossas equipes multiculturais. Liderança Nossa gente coloca em prática no dia a dia as normas e os comportamentos estabelecidos pelo nosso Código de Conduta, a definição das competências e nossos valores. Nossos líderes praticam uma abordagem aberta e inclusiva na gestão das atividades, nas relações com a comunidade, fornecedores, clientes e outros stakeholders, buscando o aprimoramento contínuo e níveis sustentáveis de performance.

6 Sintonia global A DECLARAÇÃO UNIVERSAL SOBRE A DIVERSIDADE CULTURAL Em 2001, a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) publicou a Declaração Universal sobre a Diversidade Cultural. O documento demonstra que a valorização das diversidades das culturas é um caminho fundamental para o desenvolvimento sustentável e coexistência pacífica mundial. Para reforçar, o dia 21 de maio foi adotado como Dia Mundial da Diversidade Cultural. A Declaração afirma que cada indivíduo deve reconhecer não só o outro em todas as suas formas, mas também o caráter plural de sua própria identidade dentro de sociedades igualmente plurais. Só assim é possível conservar a diversidade cultural em sua dimensão dupla de processo evolutivo e fonte de expressão, criação e inovação. Conheça alguns trechos do texto da Declaração da Unesco:

7 A cultura adquire formas diversas através do tempo e do espaço. Essa diversidade se manifesta na originalidade e na pluralidade de identidades que caracterizam os grupos e as sociedades (...) Fonte de intercâmbios, de inovação e de criatividade, a diversidade cultural é, para o gênero humano, tão necessária como a diversidade biológica para a natureza. Nesse sentido, constitui o patrimônio comum da humanidade e deve ser reconhecida e consolidada em benefício das gerações presentes e futuras. Em nossas sociedades cada vez mais diversificadas, torna-se indispensável garantir uma interação harmoniosa entre pessoas e grupos com identidades culturais a um só tempo plurais, variadas e dinâmicas, assim como sua vontade de conviver. As políticas que favoreçam a inclusão e a participação de todos os cidadãos garantem a coesão social, a vitalidade da sociedade civil e a paz. A diversidade cultural amplia as possibilidades de escolha que se oferecem a todos; é uma das fontes do desenvolvimento, entendido não somente em termos de crescimento econômico, mas também como meio de acesso a uma existência intelectual, afetiva, moral e espiritual satisfatória.

8 O que o tema tem a ver conosco? O QUE JÁ FAZEMOS NO BRASIL EM RELAÇÃO À DIVERSIDADE E À INCLUSÃO A ArcelorMittal já atua em várias frentes de valorização da diversidade e da inclusão. São ações internas e externas que fortalecem a filosofia e os valores corporativos. No ambiente interno, as ações demonstram a importância que a empresa dá à expressão plena dos empregados e à valorização de talentos. Externamente, mostram o compromisso da ArcelorMittal com a inclusão profissional e social e com a valorização das identidades culturais das comunidades onde está presente. Conheça algumas dessas ações: Programa de Inclusão de Pessoas com Deficiência (ArcelorMittal Aços Longos) Busca promover a qualificação profissional e contribuir para a inclusão de pessoas com deficiência e para o reingresso de profissionais parcial ou totalmente incapacitados no mercado de trabalho. A ação tem a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e abrange as áreas administrativa e de manutenção mecânica. Programa Somar (ArcelorMittal Tubarão) Incentiva a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, por meio da capacitação profissional, contratação de pessoas qualificadas, formação de banco de currículo e inclusão em programas de estágio. O programa também busca envolver empregados, familiares e comunidades, de forma a contribuir para a conscientização em relação ao tema. Projeto Catavento (ArcelorMittal Tubarão) Iniciativa desenvolvida em parceria com a Ação Comunitária do Espírito Santo (ACES) e outras 22 instituições, foca a inclusão social de pessoas com deficiência por meio da educação e da arte. Oferece cursos e oficinas de capacitação, orientação aos familiares dos beneficiários, e busca também difundir uma visão livre de preconceitos com relação às potencialidades das pessoas, por meio do apoio a eventos voltados a debater o tema e a buscar novas formas de atuação.

9 Programa de Aprendizagem Industrial para Pessoas com Deficiência (ArcelorMittal Inox Brasil) Objetiva promover a inclusão social e o convívio com a diversidade, oferecendo acesso à formação e futuras oportunidades para pessoas com deficiência. Em convênio com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), oferece curso na área de manutenção elétrica, que tem boa demanda no mercado de trabalho. O conteúdo envolve o desenvolvimento de habilidades básicas e específicas, em treinamentos teóricos e práticos. Projeto Educar na Diversidade (Fundação ArcelorMittal Brasil) Busca mobilizar educadores para que promovam a transformação nas práticas pedagógicas de escolas comuns e especiais, de forma a se alcançar o sucesso da inclusão escolar de alunos com deficiência. O projeto capacita educadores da rede pública, com conteúdo teórico e atividades práticas e de planejamento, de forma a preparar os educadores para o atendimento educacional especializado. Incentivo cultural A ArcelorMittal promove a valorização da diversidade também por meio de sua Política do Investimento Cultural. A empresa apoia a expressão das diversidades regionais por meio do patrocínio de projetos culturais, com foco na formação de gestores, artistas e públicos, e na ampliação do acesso das comunidades a bens e serviços culturais. Os projetos incluem cursos, seminários, palestras, workshops, oficinas, publicações, espetáculos e exposições. Promoção social A ArcelorMittal leva o esforço de inclusão também para fora da empresa, com várias ações de inclusão social nas comunidades onde está presente. São, entre muitos, programas de alfabetização, projetos de capacitação e cursos profissionalizantes, que buscam proporcionar a públicos menos privilegiados melhores condições de geração de renda e de acesso ao mercado de trabalho.

10 Diversidade AFINAL, DO QUE ESTAMOS FALANDO QUANDO FALAMOS EM DIVERSIDADE? O mundo internacionalizado em que vivemos nos dá a ilusão de que somos iguais. Mas não somos realmente iguais, não é mesmo?! Olhe para si e à sua volta: não existe nenhum outro ser igual a você. Temos semelhanças e temos diferenças. Esse conjunto é que é diversidade. Diverso não é o outro. Somos todos. Falar de diversidade não é falar dos outros, mas de todos nós, pois todos somos diversos. De alguma maneira, somos todos singulares. Um costume arraigado, que precisa ser abandonado, é a ideia de normalidade : como se existisse um padrão considerado normal e tudo que não se encaixasse nele fosse o diferente. Esta é uma ideia equivocada. Afinal, como podemos falar em normalidade em

11 um mundo com quase 7 bilhões de pessoas de culturas tão diversas; em um país, como o Brasil, com 200 milhões de indivíduos de comunidades tão particulares; em um grupo empresarial, como a ArcelorMittal, presente em 28 países tão culturalmente distintos; e em uma empresa, como a nossa, que tem raízes em mais de 60 municípios de identidades plurais? Portanto, esqueça-se de que existe um padrão que pode ser chamado de normal. Isso é um um mito. O normal é ser diverso. Ampliando a visão É comum, quando pensamos em diversidade, achar que a questão se restringe a gênero e raça/etnia. Esta é uma visão estreita que precisa ser ampliada. Diversidade engloba muito mais: precisamos considerar outras particularidades, como idade, condição socioeconômica, experiências e história de vida, estilo de trabalho, estado civil, orientação sexual, religião, condição de saúde, deficiência física ou intelectual, personalidade, gostos e preferências, crenças e valores, entre tantas e incontáveis outras diferenças/semelhanças. O preconceito nem sempre é consciente Muitas vezes reproduzimos padrões de preconceito e discriminação herdados. São posturas, às vezes sutis, que reproduzimos sem sequer nos darmos conta. Somos produto de nossas experiências de vida e de heranças culturais. Por isso, nossas crenças e valores são relativos e parciais. Mudar isto é um desafio diário e para a vida toda, um aprendizado constante.

12 São pequenas falas do tipo: apesar de ser mulher, fulana é muito eficiente ; mesmo com deficiência, fulano desenvolve um trabalho ótimo. Isto é preconceito inconsciente. A diversidade (ser mulher, ter deficiência ou qualquer outra particularidade) não se contrapõe à capacidade e, quando falamos coisas desse tipo, estamos no fundo sendo preconceituosos e desrespeitosos. Respeitar é mais que tolerar Diante de diferenças, podemos simplesmente não considerá-las e apenas tolerá-las. Isso não é respeitar a diversidade. Respeitar não é simplesmente conviver com. Sabemos que existem pessoas com valores e objetivos de vida diferentes e nem sempre compatíveis com os nossos. Respeitar é abranger essas diferenças e, de fato, interagir com o diverso e permitir a troca. Nem sempre é fácil: precisamos aceitar que nossas crenças e valores são relativos, subjetivos e parciais. Mas é fundamental: só assim estaremos valorizando a diversidade e explorando o melhor que ela tem para oferecer. Ao permitir-se dialogar com um outro diferente de nós, e por vezes quase intolerável, abrimos nossas vidas para novas perspectivas. Se conseguirmos dar esse passo, podemos nos surpreender. Dialogar com o diverso pode nos levar a reavaliar conceitos, a mudar valores pessoais ou, ao contrário, reforçá-los. Pode também nos unir em laços de cooperação para construir algo maior e para enfrentar juntos problemas comuns. Mas lembre-se: para isso, a troca é imprescindível. No final das contas, ao trocar, as diferenças sempre somam, sempre agregam. Não dar esse passo é ser intolerante. A intolerância fecha nossos olhos e nos torna inflexíveis. E a rigidez pode nos levar ao isolamento. Se somos diversos, como fica a questão da igualdade? Diversidade não se opõe a igualdade. Logo em seu primeiro artigo, a Declaração Universal dos Direitos Humanos (proclamada em 1948, na Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas) nos lembra: Todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotadas de razão e consciência e devem agir em relação umas às outras com espírito de fraternidade. Lendo o texto com atenção, percebemos que é uma declaração de igualdade que não exclui a diversidade. Ao contrário. Ao orientar para o espírito de fraternidade, nos chama para uma atitude de respeito pelo outro. E respeitar o outro não é sumir com as diferenças, e sim considerá-las na construção de regras de convivência no sentido da harmonia.

13 Conheça algumas estatísticas DEFICIÊNCIA 14,5% da população, ou seja, mais de 24 milhões de pessoas, apresentam algum tipo de deficiência (visual, auditiva, física, intelectual ou múltipla). GÊNERO Mulheres: 51,2% (97,19 milhões) Homens: 48,8% (92,62 milhões) IDADE Idosos: 10,5% (20 milhões de pessoas com mais de 60 anos, sendo 11 milhões de mulheres e 9 milhões de homens). Jovens: 18% (34 milhões de pessoas entre 15 a 29 anos) COR/RAÇA Negros: 49,7% (94,34 milhões) - 7,4% pretos e 42,3% pardos (que engloba mulatos, caboclos, cafuzos, mamelucos ou mestiços de preto com outra cor/raça). Brancos: 49,4% (93,77 milhões) Amarelos e indígenas: 0,9% (1,51 milhão) RELIGIÃO Católicos: 73,89% Evangélicos: 16,22% Sem religião: 7,35% Espírita (Espiritualistas, Kardecistas): 1,35% Outras: 1,19% ORIENTAÇÃO SEXUAL Não há estatísticas oficiais no Brasil sobre orientação sexual. Estimativas apontam que mais de 10% da população sejam homossexuais. Também não existe consenso sobre a nomenclatura para os diferentes tipos de orientação além da heterossexual. O termo homossexual cobriria apenas um deles. A tendência tem sido a de utilizar a sigla LGBT ou LGBTTTs (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais, transgêneros e simpatizantes) para identificar quaisquer orientações sexuais e identidades de gênero divergentes do sexo designado no nascimento. (Fontes: Censo IBGE 2000, FGV/IBGE 2005, IBGE/PNAD 2008)

14 Inclusão DEFINIR PARA COMPREENDER O atual conceito de deficiência foi introduzido pela Convenção sobre Direitos da Pessoa com Deficiência (ONU, 2006) e indica que pessoas com deficiência são aquelas que têm impedimentos de natureza física, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade com as demais pessoas. COMO DENOMINAR: atualmente, a denominação utilizada é pessoa com deficiência. Ela foi escolhida porque assinala que o aspecto adjetivo ( com deficiência ) é apenas uma dentre várias características da pessoa. As denominações acompanham a particularidade da deficiência: pessoa com deficiência física, pessoa com deficiência auditiva, pessoa com deficiência visual e pessoa com deficiência intelectual. No caso de pessoas com deficiência visual ou auditiva total, os termos cego e surdo são aceitáveis. Não é correto dizer que alguém é surdo-mudo. Muitas pessoas surdas não falam porque não aprenderam a falar, mas não implica necessariamente que elas não possam falar. Uma questão interessante é a adoção de deficiência intelectual como substituta da denominação deficiência mental. A justificativa para a troca é que o termo intelectual é mais apropriado por referir-se ao funcionamento do intelecto especificamente, e não ao funcionamento da mente como um todo. Outra razão é que a adoção dessa denominação evita a confusão de deficiência com doença mental (que é uma condição absolutamente distinta). COMO NÃO DENOMINAR: deixe de lado denominações superadas, como portador de deficiência, pessoa com necessidades especiais, portador de necessidades especiais, e nunca utilize expressões desrespeitosas e pejorativas, como inválido, retardado, excepcional, incapaz, aleijado etc. Lembre-se: todos têm limitações, sejam pessoas com deficiência ou não.

15 RELACIONANDO-SE BEM COM PESSOAS COM DEFICIÊNCIA Por falta de informação, nem todos sabem como se relacionar com pessoas com deficiência e acabam criando barreiras para a inclusão. Confira algumas dicas que podem contribuir para um relacionamento de respeito e cooperação: Não tente ignorar a deficiência É comum achar que fingir não notar a deficiência é uma forma de respeitar a pessoa. Não é! A deficiência está ali e não pode ser ignorada. Ao contrário, já que a pessoa vai ter uma ou mais necessidades específicas que precisam ser consideradas nas rotinas. Lembre-se de que o tratamento igualitário deve levar em conta as necessidades individuais. Relacione-se com naturalidade Ao encontrar uma pessoa com deficiência, procure agir com naturalidade. Não a trate como se ela fosse uma criança, nem como se estivesse doente.

16 Ajude só quando necessário Se você achar que uma pessoa com deficiência precisa de ajuda, ofereça. Se a pessoa aceitar, pergunte qual a forma mais adequada para auxiliá-la. Não se ofenda se a ajuda for recusada. Muitas vezes, a ajuda não é necessária ou determinada atividade pode ser melhor desenvolvida sem assistência. Seja sincero Em situações embaraçosas, tenha em mente que o respeito, aliado à delicadeza, à sinceridade e ao bom humor, sempre ajuda. E, se você não se sentir confortável ou seguro para fazer algo solicitado por uma pessoa com deficiência, sinta-se livre para recusar, mas procure alguém que possa ajudá-la. Potenciais e limitações são comuns a todos nós Assim como todos têm potenciais, também têm limitações. Para as pessoas com deficiência, a regra não muda. Em função de uma deficiência, a pessoa pode ter dificuldade para realizar algumas atividades, mas ter extrema habilidade para outras exatamente como todo mundo. Procure enxergar essa habilidade da pessoa, seu talento, seu potencial e outras qualidades. Respeite o espaço da pessoa Considere que os acessórios utilizados pelas pessoas com deficiência fazem parte de seu espaço. Cadeiras de rodas, muletas, bengalas e até cães-guias só devem ser tocados quando permitido ou solicitado. Seja um promotor da inclusão Observe se o seu local de trabalho pode receber melhorias para atender às pessoas com deficiência. Confira se a entrada oferece condições de acesso para quem tem alguma dificuldade de locomoção; se há condições internas para a circulação de uma pessoa em cadeira de rodas; se o banheiro precisa ser adaptado; e se há sinalização adequada. Lembre-se de que respeitar as diferenças significa considerá-las na construção de regras, modos de convivência, na adaptação de processos e procedimentos para tornar a inclusão uma realidade. Torne a postura inclusiva uma atitude para a vida Agir para garantir a igualdade (de direitos) na diversidade (de particularidades) é uma questão ética de co-responsabilidade. Por isso, faça o exercício diário de praticar posturas inclusivas não só na empresa como também na sua vida em comunidade.

17 DICAS ESPECÍFICAS PARA AS DIFERENTES DEFICIÊNCIAS É importante conhecer um pouco da realidade de cada tipo de deficiência para saber a melhor forma de se relacionar. E não se esqueça: aja com naturalidade e sem preconceitos. DEFICIÊNCIA VISUAL Identifique-se sempre Quando se aproximar de uma pessoa com deficiência visual, identifique-se. Não deixe de apertar sua mão ao encontrá-la. Da mesma forma, sempre que deixar o lugar, informe que você está saindo; ela pode não perceber que você se foi. Guie com segurança Para guiar uma pessoa com deficiência visual, devemos deixá-la segurar nosso braço, de preferência no cotovelo ou no ombro, para que ela sinta nossos movimentos e possa nos acompanhar. Evite pegá-la pelo braço sem permissão e puxá-la com você. Além de perigoso, isso pode assustá-la. Descreva o trajeto Durante o trajeto, avise à pessoa sobre a existência de degraus e outros obstáculos. Procure descrever o percurso, indicando, por exemplo, o número de degraus de uma escada e o lado onde fica o corrimão. Converse à vontade e lembre-se de que a deficiência é visual e não auditiva Não fique receoso quando conversar com uma pessoa com deficiência visual. Procure manter a conversa com naturalidade e não grite. Lembre-se de que a pessoa não enxerga, mas escuta normalmente às vezes a audição de uma pessoa com deficiência visual é até mais desenvolvida que o normal. Integrar significa tornar um só. Pense em quantas interações criativas a inclusão pode gerar.

18 DEFICIÊNCIA AUDITIVA Faça contato físico ou visual Ao falar com uma pessoa com deficiência auditiva, acene para ela ou toque levemente seu braço para que ela volte a atenção para você. Facilite a leitura labial Fique de frente para a pessoa, deixando a boca visível, de forma a possibilitar a leitura labial. Evite fazer gestos ou segurar objetos em frente à boca. Fale em tom normal de voz, de forma bem articulada, distinguindo palavra por palavra, mas não exagere. Enquanto estiver conversando, mantenha sempre contato visual. Não grite Lembre-se: falar mais alto com um deficiente auditivo é inútil. Seja expressivo ao falar Expressões faciais, gestos e movimentos do corpo, que indicam sentimentos de alegria, surpresa, sinceridade etc., substituem as mudanças sutis do tom de voz, que não são percebidas pelas pessoas com deficiência auditiva. Não deixe de comunicar-se Normalmente, a voz de uma pessoa com deficiência auditiva é diferente, já que ela não escuta o som que está emitindo. Se você tiver dificuldade para entender, fique à vontade para pedir que a pessoa repita ou escreva a mensagem em um papel. O importante é se comunicar. DEFICIÊNCIA FÍSICA Respeite o ritmo de cada um Se você estiver acompanhando uma pessoa com deficiência física, procure acompanhar o seu ritmo de deslocamento. Conduza uma cadeira de rodas com cuidado Tenha atenção ao conduzir uma pessoa em cadeira de rodas, tomando cuidado ao passar por obstáculos e pessoas. Em uma descida ou degrau, o ideal é ficar de

19 costas e guiar a cadeira de marcha a ré ou com a frente da cadeira suspensa, para evitar a perda de equilíbrio. Para subir ou descer mais de um degrau, é aconselhável pedir ajuda para mais uma pessoa. Pergunte se você pode ajudar Algumas pessoas que utilizam cadeira de rodas preferem movimentá-la sozinhas. Por isso, mesmo nos casos em que ela pareça estar precisando de auxílio, pergunte antes, para certificar-se de que ela deseja ser ajudada. Não se apoie na cadeira de rodas A cadeira de rodas representa uma extensão do corpo da pessoa que a usa. Apoiar-se ou encostar-se na cadeira sem a permissão do usuário pode ser considerada uma atitude de invasão e desrespeito. Olhe no olho Ao conversar por mais que alguns minutos com uma pessoa que usa cadeira de rodas, procure sentar-se também ou inclinar-se, para que vocês fiquem com os olhos no mesmo nível. DEFICIÊNCIA INTELECTUAL Seja paciente Pessoas com deficiência intelectual podem apresentar dificuldades de aprendizado e raciocínio. Por isso, é importante que você respeite as limitações e mantenha-se sempre disposto a ajudar. Não subestime a capacidade Permita que as pessoas com essa deficiência tentem cumprir suas tarefas sem a sua ajuda. Elas tendem a realizar as atividades de forma mais lenta, entretanto isso não quer dizer que elas sejam dependentes. Lembre-se de ajudar apenas com o que for realmente necessário e só quando for solicitado. Relacione-se normalmente Adote um tratamento natural para as pessoas com deficiência intelectual. Cumprimente-as e mantenha um diálogo sempre que for possível.

20 M:IB O mundo é um mosaico de bilhares de partes diversas. Ouse imaginar este mosaico em movimento constante. O que somos hoje podemos não ser amanhã. A diversidade é móvel e isto é o tempero da vida.

estão de Pessoas e Inovação

estão de Pessoas e Inovação estão de Pessoas e Inovação Luiz Ildebrando Pierry Secretário Executivo Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade Prosperidade e Qualidade de vida são nossos principais objetivos Qualidade de Vida (dicas)

Leia mais

Dicas de relacionamento com as pessoas com deficiência

Dicas de relacionamento com as pessoas com deficiência Dicas de relacionamento com as pessoas com deficiência Respeito à Diversidade A INFORMAÇÃO é fundamental para vencermos as barreiras do preconceito e da discriminação. Ao buscarmos a INFORMAÇÃO, exercitamos

Leia mais

O papel do CRM no sucesso comercial

O papel do CRM no sucesso comercial O papel do CRM no sucesso comercial Escrito por Gustavo Paulillo Você sabia que o relacionamento com clientes pode ajudar sua empresa a ter mais sucesso nas vendas? Ter uma equipe de vendas eficaz é o

Leia mais

Carta de Adesão à Iniciativa Empresarial e aos 10 Compromissos da Empresa com a Promoção da Igualdade Racial - 1

Carta de Adesão à Iniciativa Empresarial e aos 10 Compromissos da Empresa com a Promoção da Igualdade Racial - 1 Carta de Adesão à Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial e à sua agenda de trabalho expressa nos 10 Compromissos da Empresa com a Promoção da Igualdade Racial 1. Considerando que a promoção da igualdade

Leia mais

Puerta Joven. Juventud, Cultura y Desarrollo A.C.

Puerta Joven. Juventud, Cultura y Desarrollo A.C. Puerta Joven. Juventud, Cultura y Desarrollo A.C. Declaração de Princípios Quem Somos Somos uma organização não-governamental dedicada à promoção da liderança juvenil e da participação da cultura da juventude

Leia mais

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 1 Ser Voluntário

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 1 Ser Voluntário Organizando Voluntariado na Escola Aula 1 Ser Voluntário Objetivos 1 Entender o que é ser voluntário. 2 Conhecer os benefícios de ajudar. 3 Perceber as oportunidades proporcionadas pelo voluntariado. 4

Leia mais

Dicas de relacionamento com as pessoas com deficiência

Dicas de relacionamento com as pessoas com deficiência Dicas de relacionamento com as pessoas com deficiência Respeito à Diversidade Devemos respeitar as pessoas exatamente como elas são. O respeito à diversidade humana é o primeiro passo para construirmos

Leia mais

O que são Direitos Humanos?

O que são Direitos Humanos? O que são Direitos Humanos? Por Carlos ley Noção e Significados A expressão direitos humanos é uma forma abreviada de mencionar os direitos fundamentais da pessoa humana. Sem esses direitos a pessoa não

Leia mais

Profª. Maria Ivone Grilo Martinimariaivone@superig.com.br

Profª. Maria Ivone Grilo Martinimariaivone@superig.com.br Educação Inclusiva Direito à Diversidade O Ensino comum na perspectiva inclusiva: currículo, ensino, aprendizage m, conheciment o Educação Inclusiva Direito à Diversidade Profª. Maria Ivone Grilo Martinimariaivone@superig.com.br

Leia mais

Declaração de Pequim adotada pela Quarta Conferência Mundial sobre as Mulheres: Ação para Igualdade, Desenvolvimento e Paz (1995)

Declaração de Pequim adotada pela Quarta Conferência Mundial sobre as Mulheres: Ação para Igualdade, Desenvolvimento e Paz (1995) Declaração de Pequim adotada pela Quarta Conferência Mundial sobre as Mulheres: Ação para Igualdade, Desenvolvimento e Paz (1995) 1. Nós, os Governos, participante da Quarta Conferência Mundial sobre as

Leia mais

Iniciando nossa conversa

Iniciando nossa conversa MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL Garantindo acesso e permanência de todos os alunos na escola Necessidades educacionais especiais dos alunos Iniciando nossa conversa Brasília 2005

Leia mais

Gestão da Informação e do Conhecimento

Gestão da Informação e do Conhecimento Gestão da Informação e do Conhecimento Aula 05 Aquisição da Informação Dalton Lopes Martins dmartins@gmail.com 2sem/2014 Aquisição da Informação PROCESSO 2 - A aquisição da informação envolve as seguintes

Leia mais

Código de Ética e Conduta

Código de Ética e Conduta Código de Ética e Conduta Introdução A Eucatex, através deste Código de Ética e Conduta, coloca à disposição de seus colaboradores, fornecedores e comunidade, um guia de orientação para tomada de decisões

Leia mais

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas...

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas... APRESENTAÇÃO O incremento da competitividade é um fator decisivo para a maior inserção das Micro e Pequenas Empresas (MPE), em mercados externos cada vez mais globalizados. Internamente, as MPE estão inseridas

Leia mais

TUDO O QUE APRENDEMOS É BOM

TUDO O QUE APRENDEMOS É BOM VERDADEIRO? FALSO? TUDO O QUE APRENDEMOS É BOM VERDADEIRO? FALSO? A EDUCAÇÃO PODE ME PREJUDICAR VERDADEIRO? FALSO? APRENDO SEMPRE DE FORMA CONSCIENTE ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM Podemos concordar que aprendemos

Leia mais

Política de Sustentabilidade das empresas Eletrobras

Política de Sustentabilidade das empresas Eletrobras Política de Sustentabilidade das empresas Eletrobras 1. DECLARAÇÃO Nós, das empresas Eletrobras, comprometemo-nos a contribuir efetivamente para o desenvolvimento sustentável, das áreas onde atuamos e

Leia mais

Vendas - Cursos. Curso Completo de Treinamento em Vendas com Eduardo Botelho - 15 DVDs

Vendas - Cursos. Curso Completo de Treinamento em Vendas com Eduardo Botelho - 15 DVDs Vendas - Cursos Curso Completo de Treinamento em Vendas com - 15 DVDs O DA VENDA Esta palestra mostra de maneira simples e direta como planejar o seu trabalho e, também, os seus objetivos pessoais. Através

Leia mais

Cinco principais qualidades dos melhores professores de Escolas de Negócios

Cinco principais qualidades dos melhores professores de Escolas de Negócios Cinco principais qualidades dos melhores professores de Escolas de Negócios Autor: Dominique Turpin Presidente do IMD - International Institute for Management Development www.imd.org Lausanne, Suíça Tradução:

Leia mais

Mensagem do presidente

Mensagem do presidente Mensagem do presidente A giroflex-forma está em um novo momento. Renovada, focada em resultados e nas pessoas, ágil e mais competitiva no mercado de assentos e de mobiliário corporativo. Representando

Leia mais

PESSOAS ORGANIZACIONAL

PESSOAS ORGANIZACIONAL #7 #8 CULTURA GESTÃO DE PESSOAS ORGANIZACIONAL ÍNDICE 1. Apresentação 2. Definição de cultura 3. A cultura organizacional 4. Níveis da cultura organizacional 5. Elementos da cultura organizacional 6. Dicas

Leia mais

José Fernandes de Lima Membro da Câmara de Educação Básica do CNE

José Fernandes de Lima Membro da Câmara de Educação Básica do CNE José Fernandes de Lima Membro da Câmara de Educação Básica do CNE Cabe a denominação de novas diretrizes? Qual o significado das DCNGEB nunca terem sido escritas? Educação como direito Fazer com que as

Leia mais

DECLARAÇÃO FINAL Quebec, 21 de setembro de 1997

DECLARAÇÃO FINAL Quebec, 21 de setembro de 1997 DECLARAÇÃO FINAL Quebec, 21 de setembro de 1997 Reunidos na cidade de Quebec de 18 a 22 de setembro de 1997, na Conferência Parlamentar das Américas, nós, parlamentares das Américas, Considerando que o

Leia mais

Rafael Vargas Presidente da SBEP.RO Gestor de Projetos Sociais do Instituto Ágora Secretário do Terceiro Setor da UGT.RO

Rafael Vargas Presidente da SBEP.RO Gestor de Projetos Sociais do Instituto Ágora Secretário do Terceiro Setor da UGT.RO Abril/2014 Porto Velho/Rondônia Rafael Vargas Presidente da SBEP.RO Gestor de Projetos Sociais do Instituto Ágora Secretário do Terceiro Setor da UGT.RO Terceiro Setor É uma terminologia sociológica que

Leia mais

Padrões Nidera para Parceiros de Negócio

Padrões Nidera para Parceiros de Negócio Padrões Nidera para Parceiros de Negócio Caro Parceiro de Negócio, A história da nossa empresa inclui um compromisso de longa data em estar de acordo com as leis onde quer que atuemos e realizar nossos

Leia mais

Educação para a Cidadania linhas orientadoras

Educação para a Cidadania linhas orientadoras Educação para a Cidadania linhas orientadoras A prática da cidadania constitui um processo participado, individual e coletivo, que apela à reflexão e à ação sobre os problemas sentidos por cada um e pela

Leia mais

Indicadores de Rendimento do Voluntariado Corporativo

Indicadores de Rendimento do Voluntariado Corporativo Indicadores de Rendimento do Voluntariado Corporativo Avaliação desenvolvida por Mónica Galiano e Kenn Allen, publicado originalmente no livro The Big Tent: Corporate Volunteering in the Global Age. Texto

Leia mais

Trabalho em grupo: modelos de deficiência 1/5

Trabalho em grupo: modelos de deficiência 1/5 1/5 Objetivo Esta ferramenta foi criada para melhorar os conhecimentos dos participantes a respeito dos modelos de deficiência e ajudar na compreensão de como esses modelos afetam a percepção e o comportamento

Leia mais

Habilidades e competências no Cuidado à pessoa idosa. Karla Giacomin, MD, PhD

Habilidades e competências no Cuidado à pessoa idosa. Karla Giacomin, MD, PhD Habilidades e competências no Cuidado à pessoa idosa Karla Giacomin, MD, PhD Roteiro Seminário Preâmbulo Envelhecimento ativo Cuidado Habilidades e competências Ferramentas da gestão 2003 Estatuto do

Leia mais

Com-Vida. Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida

Com-Vida. Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida Com-Vida Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida Com-Vida Comissao de Meio Ambiente e Qualidade de Vida Depois de realizar a Conferência... Realizada a Conferência em sua Escola ou Comunidade, é

Leia mais

Profª Iris do Céu Clara Costa - UFRN iris_odontoufrn@yahoo.com.br

Profª Iris do Céu Clara Costa - UFRN iris_odontoufrn@yahoo.com.br HUMANIZAÇÃO NO SERVIÇO ODONTOLÓGICO Profª Iris do Céu Clara Costa - UFRN iris_odontoufrn@yahoo.com.br É a proposta de uma nova relação entre usuário, os profissionais que o atendem e os serviços. Todos

Leia mais

Você conhece a Medicina de Família e Comunidade?

Você conhece a Medicina de Família e Comunidade? Texto divulgado na forma de um caderno, editorado, para a comunidade, profissionais de saúde e mídia SBMFC - 2006 Você conhece a Medicina de Família e Comunidade? Não? Então, convidamos você a conhecer

Leia mais

Valores & Princípios. Grupo Freudenberg

Valores & Princípios. Grupo Freudenberg Valores & Princípios Grupo Freudenberg C o n d u ta e C o m p o r ta m e n t o C o n d u ta e C o m p o r ta m e n t o Nossos Princípios & Conduta e Comportamento 3 Os Nossos Princípios e o documento de

Leia mais

Projeto Pedagógico Institucional PPI FESPSP FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI

Projeto Pedagógico Institucional PPI FESPSP FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI Grupo Acadêmico Pedagógico - Agosto 2010 O Projeto Pedagógico Institucional (PPI) expressa os fundamentos filosóficos,

Leia mais

COMPETÊNCIAS E SABERES EM ENFERMAGEM

COMPETÊNCIAS E SABERES EM ENFERMAGEM COMPETÊNCIAS E SABERES EM ENFERMAGEM Faz aquilo em que acreditas e acredita naquilo que fazes. Tudo o resto é perda de energia e de tempo. Nisargadatta Atualmente um dos desafios mais importantes que se

Leia mais

O trabalho voluntário é uma atitude, e esta, numa visão transdisciplinar é:

O trabalho voluntário é uma atitude, e esta, numa visão transdisciplinar é: O trabalho voluntário é uma atitude, e esta, numa visão transdisciplinar é: a capacidade individual ou social para manter uma orientação constante, imutável, qualquer que seja a complexidade de uma situação

Leia mais

TRABALHO PEDAGÓGICO NA PERSPECTIVA DE UMA ESCOLA INCLUSIVA. Profa. Maria Antonia Ramos de Azevedo UNESP/Rio Claro. razevedo@rc.unesp.

TRABALHO PEDAGÓGICO NA PERSPECTIVA DE UMA ESCOLA INCLUSIVA. Profa. Maria Antonia Ramos de Azevedo UNESP/Rio Claro. razevedo@rc.unesp. TRABALHO PEDAGÓGICO NA PERSPECTIVA DE UMA ESCOLA INCLUSIVA Profa. Maria Antonia Ramos de Azevedo UNESP/Rio Claro. razevedo@rc.unesp.br O que é educação inclusiva? Inclusão é um processo de aprendizagem

Leia mais

Carta Internacional da Educação Física e do Esporte da UNESCO

Carta Internacional da Educação Física e do Esporte da UNESCO Carta Internacional da Educação Física e do Esporte da UNESCO 21 de novembro de 1978 SHS/2012/PI/H/1 Preâmbulo A Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura,

Leia mais

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses Estudo de Caso Cliente: Rafael Marques Duração do processo: 12 meses Coach: Rodrigo Santiago Minha idéia inicial de coaching era a de uma pessoa que me ajudaria a me organizar e me trazer idéias novas,

Leia mais

Veículo: Site Estilo Gestão RH Data: 03/09/2008

Veículo: Site Estilo Gestão RH Data: 03/09/2008 Veículo: Site Estilo Gestão RH Data: 03/09/2008 Seção: Entrevista Pág.: www.catho.com.br SABIN: A MELHOR EMPRESA DO BRASIL PARA MULHERES Viviane Macedo Uma empresa feita sob medida para mulheres. Assim

Leia mais

PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS

PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS EDUCAÇÃO BÁSICA ENSINO SUPERIOR EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL EDUCAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DO SISTEMA DE JUSTIÇA E SEGURANÇA EDUCAÇÃO E MÍDIA Comitê Nacional de Educação

Leia mais

Como motivar Millennials. Gerencie seus benefícios! Faça um teste em convenia.com.br/free

Como motivar Millennials. Gerencie seus benefícios! Faça um teste em convenia.com.br/free Como motivar Millennials Gerencie seus benefícios! Faça um teste em convenia.com.br/free O que esperar deste ebook Maneiras práticas para motivar seus funcionários da geração Millennials a. O que é a geração

Leia mais

O COORDENADOR PEDAGÓGICO COMO FORMADOR: TRÊS ASPECTOS PARA CONSIDERAR

O COORDENADOR PEDAGÓGICO COMO FORMADOR: TRÊS ASPECTOS PARA CONSIDERAR Título do artigo: O COORDENADOR PEDAGÓGICO COMO FORMADOR: TRÊS ASPECTOS PARA CONSIDERAR Área: Gestão Coordenador Pedagógico Selecionadora: Maria Paula Zurawski 16ª Edição do Prêmio Victor Civita Educador

Leia mais

Pesquisa Etnográfica

Pesquisa Etnográfica Pesquisa Etnográfica Pesquisa etnográfica Frequentemente, as fontes de dados têm dificuldade em dar informações realmente significativas sobre a vida das pessoas. A pesquisa etnográfica é um processo pelo

Leia mais

Rompendo os muros escolares: ética, cidadania e comunidade 1

Rompendo os muros escolares: ética, cidadania e comunidade 1 PROGRAMA ÉTICA E CIDADANIA construindo valores na escola e na sociedade Rompendo os muros escolares: ética, cidadania e comunidade 1 Ulisses F. Araújo 2 A construção de um ambiente ético que ultrapasse

Leia mais

Proteção Infanto-Juvenil no campo: uma Colheita para o Futuro

Proteção Infanto-Juvenil no campo: uma Colheita para o Futuro Proteção Infanto-Juvenil no campo: uma Colheita para o Futuro A Campanha Nacional pela Proteção Infanto-Juvenil no campo: uma colheita para o futuro, é uma ação estratégica do Movimento Sindical de Trabalhadores

Leia mais

#10 PRODUZIR CONTEÚDO SUPER DICAS ATRATIVO DE PARA COMEÇAR A

#10 PRODUZIR CONTEÚDO SUPER DICAS ATRATIVO DE PARA COMEÇAR A #10 SUPER DICAS PARA COMEÇAR A Pantone 715 C 100% Black 80% Black C: 0 M: 55 Y: 95 K: 0 C: 0 M: 0 Y: 0 K: 100 C: 0 M: 0 Y: 0 K: 80 PRODUZIR CONTEÚDO ATRATIVO DE Confira estas super dicas para você produzir

Leia mais

Necessidade e construção de uma Base Nacional Comum

Necessidade e construção de uma Base Nacional Comum Necessidade e construção de uma Base Nacional Comum 1. O direito constitucional à educação é concretizado, primeiramente, com uma trajetória regular do estudante, isto é, acesso das crianças e jovens a

Leia mais

DECLARAÇÃO DE POLÍTICA DE DIREITOS HUMANOS DA UNILEVER

DECLARAÇÃO DE POLÍTICA DE DIREITOS HUMANOS DA UNILEVER DECLARAÇÃO DE POLÍTICA DE DIREITOS HUMANOS DA UNILEVER Acreditamos que as empresas só podem florescer em sociedades nas quais os direitos humanos sejam protegidos e respeitados. Reconhecemos que as empresas

Leia mais

POLÍTICA DE DIVERSIDADE DO GRUPO EDP

POLÍTICA DE DIVERSIDADE DO GRUPO EDP POLÍTICA DE DIVERSIDADE DO GRUPO EDP CONTEXTO Respeitar a diversidade social e a representatividade presente nas comunidades em que as organizações se inserem é um dever ético e simultaneamente um fator

Leia mais

Como participar pequenos negócios Os parceiros O consumidor

Como participar pequenos negócios Os parceiros O consumidor Movimento incentiva a escolha pelos pequenos negócios na hora da compra A iniciativa visa conscientizar o consumidor que comprar dos pequenos é um ato de cidadania que contribui para gerar mais empregos,

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL. De acordo a LDB 9394/96 o Ensino Fundamental, juntamente com a Educação Infantil e o Ensino Médio, compõe a Educação básica.

ENSINO FUNDAMENTAL. De acordo a LDB 9394/96 o Ensino Fundamental, juntamente com a Educação Infantil e o Ensino Médio, compõe a Educação básica. ENSINO FUNDAMENTAL De acordo a LDB 9394/96 o Ensino Fundamental, juntamente com a Educação Infantil e o Ensino Médio, compõe a Educação básica. Art. 32 "o Ensino Fundamental, com duração mínima de oito

Leia mais

Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras

Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras Setembro de 2010 Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras DECLARAÇÃO Nós, das empresas Eletrobras, comprometemo-nos a contribuir efetivamente

Leia mais

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL DAS EMPRESAS ELETROBRAS. Política de Responsabilidade Social das Empresas Eletrobras

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL DAS EMPRESAS ELETROBRAS. Política de Responsabilidade Social das Empresas Eletrobras Política de Responsabilidade Social das Empresas Eletrobras Versão 1.0 18/08/2014 1 Sumário 1. Objetivo... 3 2. Conceitos... 3 3. Diretrizes... 3 3.1. Diretrizes Gerais... 3 3.2. Diretrizes Específicas...

Leia mais

Nosso negócio é a melhoria da Capacidade Competitiva de nossos Clientes

Nosso negócio é a melhoria da Capacidade Competitiva de nossos Clientes Nosso negócio é a melhoria da Capacidade Competitiva de nossos Clientes 1 SÉRIE DESENVOLVIMENTO HUMANO FORMAÇÃO DE LÍDER EMPREENDEDOR Propiciar aos participantes condições de vivenciarem um encontro com

Leia mais

Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT. Fátima Ticianel CDG-SUS/UFMT/ISC-NDS

Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT. Fátima Ticianel CDG-SUS/UFMT/ISC-NDS Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT Proposta do CDG-SUS Desenvolver pessoas e suas práticas de gestão e do cuidado em saúde. Perspectiva da ética e da integralidade

Leia mais

Ambientes Não Formais de Aprendizagem

Ambientes Não Formais de Aprendizagem Ambientes Não Formais de Aprendizagem Os Ambientes formais de aprendizagem desenvolvem-se em espaços próprios (escolas) com conteúdos e avaliação previamente determinados; Os Ambientes não formais de aprendizagem

Leia mais

PALAVRAS DO GOVERNADOR TASSO JEREISSATI POR OCASIÃO DA ABERTURA DO SEMINÁRIO "LIDERANÇA JOVEM NO SECULO XXI", AOS 07/03/2002 ~j 2902 03-0~/02

PALAVRAS DO GOVERNADOR TASSO JEREISSATI POR OCASIÃO DA ABERTURA DO SEMINÁRIO LIDERANÇA JOVEM NO SECULO XXI, AOS 07/03/2002 ~j 2902 03-0~/02 PALAVRAS DO GOVERNADOR TASSO JEREISSATI POR OCASIÃO DA ABERTURA DO SEMINÁRIO "LIDERANÇA JOVEM NO SECULO XXI", AOS 07/03/2002 ~j 2902 03-0~/02 Excelentíssimo Senhor Enrique Ig lesias, Presidente do Banco

Leia mais

MUDANÇA E OPORTUNIDADES

MUDANÇA E OPORTUNIDADES CRISES: GESTÃO DA MUDANÇA E OPORTUNIDADES PARCEIROS DO BEM: O VALOR DO VOLUNTARIADO LEI DE GERSON O IMPORTANTE PAPEL DE CADA UM DE NÓSN Nossa Responsabilidade Nosso Legado Nossa Liderança NOSSA RESPONSABILIDADE

Leia mais

A importância da comunicação em projetos de

A importância da comunicação em projetos de A importância da comunicação em projetos de Tecnologia da Informação (TI) Autor: Ivan Luizio R. G. Magalhães Um perigo previsto está metade evitado. Thomas Fuller Introdução Há muitos anos atrás, um bom

Leia mais

LANXESS AG. Rainier van Roessel Membro da Diretoria. Sustentabilidade em Borrachas: Hoje e Amanhã. Painel 1 Discurso de Abertura

LANXESS AG. Rainier van Roessel Membro da Diretoria. Sustentabilidade em Borrachas: Hoje e Amanhã. Painel 1 Discurso de Abertura LANXESS AG Rainier van Roessel Membro da Diretoria Sustentabilidade em Borrachas: Hoje e Amanhã Painel 1 Discurso de Abertura LANXESS Rubber Day São Paulo (Favor verificar em relação à apresentação) 23

Leia mais

MÓDULO 14 Sistema de Gestão da Qualidade (ISO 9000)

MÓDULO 14 Sistema de Gestão da Qualidade (ISO 9000) MÓDULO 14 Sistema de Gestão da Qualidade (ISO 9000) Ao longo do tempo as organizações sempre buscaram, ainda que empiricamente, caminhos para sua sobrevivência, manutenção e crescimento no mercado competitivo.

Leia mais

ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA

ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA MANUAL DE VISITA DE ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA Material exclusivo para uso interno. O QUE LEVA UMA EMPRESA OU GERENTE A INVESTIR EM UM ERP? Implantar um ERP exige tempo, dinheiro e envolve diversos

Leia mais

VOLUNTARIADO E CIDADANIA

VOLUNTARIADO E CIDADANIA VOLUNTARIADO E CIDADANIA Voluntariado e cidadania Por Maria José Ritta Presidente da Comissão Nacional do Ano Internacional do Voluntário (2001) Existe em Portugal um número crescente de mulheres e de

Leia mais

Você já pensou em como realizar os seus sonhos?

Você já pensou em como realizar os seus sonhos? Você já pensou em como realizar os seus sonhos? Sua escola adota o Programa DSOP de Educação Financeira nas Escolas Etapas do Programa : Curso de Educação Financeira; Capacitação Pedagógica; Palestra para

Leia mais

Empreendedorismo de Negócios com Informática

Empreendedorismo de Negócios com Informática Empreendedorismo de Negócios com Informática Aula 5 Cultura Organizacional para Inovação Empreendedorismo de Negócios com Informática - Cultura Organizacional para Inovação 1 Conteúdo Intraempreendedorismo

Leia mais

Academia Brasileira de Ciências

Academia Brasileira de Ciências Academia Brasileira de Ciências VII Seminário ABC na Educação Científica DISCUTINDO O CURRÍCULO E QUALIDADE DO ENSINO: PERSPECTIVA MULTICULTURAL E INCLUSÃO SOCIAL Cléa Monteiro 2011 Niterói considera

Leia mais

COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO

COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO Por que ler este livro? Você já escutou histórias de pessoas que ganharam muito dinheiro investindo, seja em imóveis ou na Bolsa de Valores? Após ter escutado todas essas

Leia mais

Orientações para Palestras

Orientações para Palestras Orientações para Palestras Caro Palestrante, confeccionamos este documento para ajudá-lo a fazer uma apresentação memorável. Sinta-se à vontade para enviar contribuições de modo que possamos aperfeiçoá-lo.

Leia mais

1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade.

1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade. 1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade. Todos nós da AGI Soluções trabalhamos durante anos

Leia mais

INVESTIMENTO SOCIAL. Agosto de 2014

INVESTIMENTO SOCIAL. Agosto de 2014 INVESTIMENTO SOCIAL Agosto de 2014 INVESTIMENTO SOCIAL Nós promovemos o desenvolvimento sustentável de diversas maneiras Uma delas é por meio do Investimento Social INVESTIMENTO INVESTIENTO SOCIAL - Estratégia

Leia mais

CONSULTORIA DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL

CONSULTORIA DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL CONSULTORIA DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL Somos especializados na identificação e facilitação de soluções na medida em que você e sua empresa necessitam para o desenvolvimento pessoal, profissional,

Leia mais

Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade

Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade As empresas têm passado por grandes transformações, com isso, o RH também precisa inovar para suportar os negócios

Leia mais

O ORIENTADOR FRENTE À INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIENCIA NA ESCOLA REGULAR DE ENSINO

O ORIENTADOR FRENTE À INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIENCIA NA ESCOLA REGULAR DE ENSINO O ORIENTADOR FRENTE À INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIENCIA NA ESCOLA REGULAR DE ENSINO Flávia Fernanda Vasconcelos Alves Faculdades Integradas de Patos FIP flaviavasconcelos.edu@hotmail.com INTRODUÇÃO Observa-se

Leia mais

Roteiro VcPodMais#005

Roteiro VcPodMais#005 Roteiro VcPodMais#005 Conseguiram colocar a concentração total no momento presente, ou naquilo que estava fazendo no momento? Para quem não ouviu o programa anterior, sugiro que o faça. Hoje vamos continuar

Leia mais

introdução Trecho final da Carta da Terra 1. O projeto contou com a colaboração da Rede Nossa São Paulo e Instituto de Fomento à Tecnologia do

introdução Trecho final da Carta da Terra 1. O projeto contou com a colaboração da Rede Nossa São Paulo e Instituto de Fomento à Tecnologia do sumário Introdução 9 Educação e sustentabilidade 12 Afinal, o que é sustentabilidade? 13 Práticas educativas 28 Conexões culturais e saberes populares 36 Almanaque 39 Diálogos com o território 42 Conhecimentos

Leia mais

Estratégia de Desenvolvimento de Pessoas em Ação

Estratégia de Desenvolvimento de Pessoas em Ação Estratégia de Desenvolvimento de Pessoas em Ação Caros colegas, orienta o modo como nossa organização trabalha para selecionar, desenvolver, motivar e valorizar o bem mais importante da Bausch + Lomb nossas

Leia mais

Dra. Margareth Diniz Coordenadora PPGE/UFOP

Dra. Margareth Diniz Coordenadora PPGE/UFOP Dra. Margareth Diniz Coordenadora PPGE/UFOP Pela sua importância destacam-se aqui alguns dos seus princípios: Todos/as os/ssujeitos, de ambos os sexos, têm direito fundamental à educação, bem como a oportunidade

Leia mais

SAÚDE E EDUCAÇÃO INFANTIL Uma análise sobre as práticas pedagógicas nas escolas.

SAÚDE E EDUCAÇÃO INFANTIL Uma análise sobre as práticas pedagógicas nas escolas. SAÚDE E EDUCAÇÃO INFANTIL Uma análise sobre as práticas pedagógicas nas escolas. SANTOS, Silvana Salviano silvanasalviano@hotmail.com UNEMAT Campus de Juara JESUS, Lori Hack de lorihj@hotmail.com UNEMAT

Leia mais

COMO FAZER A TRANSIÇÃO

COMO FAZER A TRANSIÇÃO ISO 9001:2015 COMO FAZER A TRANSIÇÃO Um guia para empresas certificadas Antes de começar A ISO 9001 mudou! A versão brasileira da norma foi publicada no dia 30/09/2015 e a partir desse dia, as empresas

Leia mais

implementação do Programa de Ação para a Segunda Década de Combate ao Racismo e à Discriminação Racial,

implementação do Programa de Ação para a Segunda Década de Combate ao Racismo e à Discriminação Racial, 192 Assembleia Geral 39 a Sessão suas políticas internas e exteriores segundo as disposições básicas da Convenção, Tendo em mente o fato de que a Convenção está sendo implementada em diferentes condições

Leia mais

POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE

POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE 1) OBJETIVOS - Apresentar de forma transparente as diretrizes de sustentabilidade que permeiam a estratégia e a gestão; - Fomentar e apoiar internamente

Leia mais

Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento

Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento A Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, tendo se reunido no Rio de Janeiro, de 3 a 14 de junho de 1992, reafirmando

Leia mais

Título do Case: Diversidades que renovam, transformando novas realidades

Título do Case: Diversidades que renovam, transformando novas realidades Título do Case: Diversidades que renovam, transformando novas realidades Categoria: Práticas Internas. Temática: Pessoas. Resumo: A motivação dos funcionários é importante para incentivar o trabalho e

Leia mais

Nome e contato do responsável pelo preenchimento deste formulário: Allyson Pacelli (83) 88252115 e Mariana Oliveira.

Nome e contato do responsável pelo preenchimento deste formulário: Allyson Pacelli (83) 88252115 e Mariana Oliveira. Dados da empresa PRÊMIO ABF- AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Categoria Franqueado Razão Social: Capacita Empreendimentos Educacionais Nome Fantasia: SOS Educação Profissional

Leia mais

Buscamos compreender como ocorrem os processos de desenvolvimento humano, organizacional e social

Buscamos compreender como ocorrem os processos de desenvolvimento humano, organizacional e social instituto fonte... Buscamos compreender como ocorrem os processos de desenvolvimento humano, organizacional e social e a arte de neles intervir. Buscamos potencializar a atuação de iniciativas sociais,

Leia mais

Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING

Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING 1 ÍNDICE 03 04 06 07 09 Introdução Menos custos e mais controle Operação customizada à necessidade da empresa Atendimento: o grande diferencial Conclusão Quando

Leia mais

dim i e m nsão ã o h uma m n a a c p a ac a i c d i ad a e c m o p m etênci c a

dim i e m nsão ã o h uma m n a a c p a ac a i c d i ad a e c m o p m etênci c a Importância da Imagem Pessoal na Profissão Profa Elaine C. S. Ovalle Todo ser humano tem necessidade de se destacar naquilo que realiza. O maior responsável pelo desenvolvimento pessoal é o próprio indivíduo.

Leia mais

CURSO REDES DE COMPUTADORES ALANA CAMILA ARICLÉCIO DOMINGOS EUDES JUNIOR HILDERLENE GOMES

CURSO REDES DE COMPUTADORES ALANA CAMILA ARICLÉCIO DOMINGOS EUDES JUNIOR HILDERLENE GOMES 1 CURSO REDES DE COMPUTADORES ALANA CAMILA ARICLÉCIO DOMINGOS EUDES JUNIOR HILDERLENE GOMES CANINDÉ 2013 2 ALANA CAMILA ARICLÉCIO DOMINGOS EUDES JUNIOR HILDERLENE GOMES Trabalho realizado como requisito

Leia mais

CURSO FERRAMENTAS DE GESTÃO IN COMPANY

CURSO FERRAMENTAS DE GESTÃO IN COMPANY CURSO FERRAMENTAS DE GESTÃO IN COMPANY Instrumental e modular, o Ferramentas de Gestão é uma oportunidade de aperfeiçoamento para quem busca conteúdo de qualidade ao gerenciar ações sociais de empresas

Leia mais

MERITOCRACIA E COMPETÊNCIAS Avaliando Desempenho e Construindo Resultados Sustentáveis na Administração Pública

MERITOCRACIA E COMPETÊNCIAS Avaliando Desempenho e Construindo Resultados Sustentáveis na Administração Pública MERITOCRACIA E COMPETÊNCIAS Avaliando Desempenho e Construindo Resultados Sustentáveis na Administração Pública ROGERIO LEME rogerio@lemeconsultoria.com.br Rogerio Leme Diretor de Estudos de Desenvolvimento

Leia mais

ORATÓRIA ATUAL: desmistificando a idéia de arte

ORATÓRIA ATUAL: desmistificando a idéia de arte ORATÓRIA ATUAL: desmistificando a idéia de arte Autora: ADRIJANE ALVES DE AMORIM Introdução Estabelecer objetivamente a medida de um bom orador não é tarefa fácil. Para muitos, falar bem guarda a ideia

Leia mais

Diretrizes: 1. Cumprir as metas do Compromisso Todos Pela Educação- TPE

Diretrizes: 1. Cumprir as metas do Compromisso Todos Pela Educação- TPE IV. CÂMARA TEMÁTICA DA EDUCACÃO, CULTURA E DESPORTOS Diretrizes: 1. Cumprir as metas do Compromisso Todos Pela Educação- TPE Meta 1 Toda criança e jovem de 4 a 17 anos na escola; Meta 2 Até 2010, 80% e,

Leia mais

DIRETRIZES PARA UM FORNECIMENTO SUSTENTÁVEL

DIRETRIZES PARA UM FORNECIMENTO SUSTENTÁVEL DIRETRIZES PARA UM FORNECIMENTO SUSTENTÁVEL APRESENTAÇÃO A White Martins representa na América do Sul a Praxair, uma das maiores companhias de gases industriais e medicinais do mundo, com operações em

Leia mais

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com 7 DICAS IMPERDÍVEIS QUE TODO COACH DEVE SABER PARA CONQUISTAR MAIS CLIENTES www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com As 7 dicas imperdíveis 1 2 3 Identificando seu público Abordagem adequada

Leia mais

difusão de idéias EDUCAÇÃO INFANTIL SEGMENTO QUE DEVE SER VALORIZADO

difusão de idéias EDUCAÇÃO INFANTIL SEGMENTO QUE DEVE SER VALORIZADO Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias outubro/2007 página 1 EDUCAÇÃO INFANTIL SEGMENTO QUE DEVE SER VALORIZADO Moysés Kuhlmann :A educação da criança pequena também deve ser pensada na perspectiva de

Leia mais

MMX - Controladas e Coligadas

MMX - Controladas e Coligadas POLITICA CORPORATIVA PC. 1.16.01 Política de Meio Ambiente Emissão: 02/10/06 1 Objetivo: Estabelecer diretrizes visando proteger os recursos naturais e o meio ambiente em todas das unidades operacionais.

Leia mais

PROGRAMA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA. Responsabilidade Social não é apenas adotar um sorriso.

PROGRAMA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA. Responsabilidade Social não é apenas adotar um sorriso. PROGRAMA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA 1. Introdução Responsabilidade Social não é apenas adotar um sorriso. Não é trabalhar uma única vez em algum projeto social e ficar

Leia mais