UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU INSTITUTO A VEZ DO MESTRE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU INSTITUTO A VEZ DO MESTRE"

Transcrição

1 UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU INSTITUTO A VEZ DO MESTRE OPERADOR LOGÍSTICO COMO GESTOR COLABORATIVO NA IMPULSÃO DA COMPETITIVIDADE NAS ORGANIZAÇÕES Por: Alexandre Sergio de Oliveira Orientador Prof. Jorge Tadeu Vieira Lourenço Rio de Janeiro 2011

2 2 UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU INSTITUTO A VEZ DO MESTRE OPERADOR LOGÍSTICO COMO GESTOR COLABORATIVO NA IMPULSÃO DA COMPETITIVIDADE NAS ORGANIZAÇÕES Apresentação de monografia à Universidade Cândido Mendes como requisito parcial para obtenção do grau de especialista em Logística Empresarial. Por: Alexandre Sergio de Oliveira

3 3 AGRADECIMENTOS À minha esposa pela dedicação e compreensão nessa jornada que está apenas começando. À família que incentiva e se alegra a cada passo e a cada conquista. E a Deus por dar-me mais que mereço.

4 4 DEDICATÓRIA Dedico aos meus amados pais que me educaram com virtude e sabedoria, me direcionaram firme e sabiamente, sem eles nada seria possível.

5 5 RESUMO O trabalho tem como objetivo fazer uma abordagem reflexiva sobre a utilização do Prestador de Serviços Logísticos na cadeia de suprimentos como ferramenta impulsionadora de competitividade entre as organizações. O Prestador de Serviços Logísticos não pode ser visto tão somente como simples terceirização, nem como apenas uma fonte para redução dos custos de seus contratantes. Então, se a finalidade da contratação deste serviço muitas vezes é equivocada, o que as empresas devem considerar para não cometerem esta ambigüidade? Como resolver este problema? A resposta está na discussão do arcabouço dos processos, envolvendo o gerenciamento da cadeia de suprimentos e os operadores logísticos, as vantagens e desvantagens desta parceria, juntamente com necessidade das organizações perceberem que para aumentarem sua competitividade é necessário focar na flexibilidade operacional com seu Prestador de Serviços Logísticos, que atendendo as necessidades e expectativas de seus clientes, conseqüentemente construirá uma relação melhor e aumentará as possibilidades de retenção desta parceria. Isso só será possível se as empresas perceberem que somente através da parceria colaborativa, que engloba: confiança, mudanças na cultura, posicionamento estratégico, comunicação eficiente, definição das metas, dos conceitos e da integração plena entre as partes (clientes e prestador de serviços logísticos).

6 6 METODOLOGIA A metodologia aplicada no presente trabalho tem como cunho principal o estudo e pesquisa de fontes teóricas bibliográficas, Journal, bem como páginas eletrônicas especializadas em artigos e operações logísticas, dado o fato, de apresentarem um acervo de material satisfatório para dissertação plena do tema sugerido, item corroborado por pesquisas e artigos. Por se tratar da apresentação de um problema envolvendo, o gerenciamento da cadeia de suprimentos e as oportunidades envolvendo os prestadores de serviços logísticos como fonte de competitividade entre as organizações, a pesquisa bibliográfica resultou em amplas contribuições culturais e científicas sobre o assunto.

7 7 INTRODUÇÃO CAPÍTULO I SUMÁRIO LOGÍSTICA NO CONTEXTO DE GERENCIAMENTO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS As diversas concepções da gestão da cadeia de suprimentos Cadeias de suprimentos enxutas e ágeis Principais práticas na gestão da cadeia de suprimentos Os mandamentos da logística classe mundial CAPÍTULO II OS PRESTADORES DE SERVIÇOS LOGÍSTICOS A evolução do prestador de serviços logísticos Serviços logísticos e sua importância no mercado Serviços logísticos terceirizados Terceirizações com PSL Quarteirização logística Vantagens e desvantagens da utilização do PSL CAPÍTULO III GESTÃO COLABORATIVA E INTEGRAÇÃO NA SCM Evolução, práticas e relacionamento colaborativo na SCM Gestão de conflitos na SCM Armadilhas entre clientes e o PSL Integração de processos na SCM Integrando com o PSL CONCLUSÃO BIBLIOGRAFIA INDICE FOLHA DE AVALIAÇÃO

8 8 INTRODUÇÃO O gerenciamento da cadeia de suprimentos conhecida como Supply Chain Management (SCM) tornou-se um dos maiores desafios perseguido pelas organizações, principalmente no setor industrial, onde o nível de competição é mais acirrado e apenas excelência nas operações internas não sustenta o sucesso e destaque no mercado. De maneira simplória, a Cadeia de Suprimentos Management pode ser definida como processos que envolvem fornecedores e clientes conectando empresas desde o processo inicial de matéria-prima até o ponto de consumo do produto acabado. Muitos dos processos operacionais do gerenciamento da cadeia de suprimentos são abordados neste trabalho. Sendo a SCM um dos processos mais importantes da gestão organizacional, o Prestador de Serviços Logísticos (PSL) pode ser entendido como a mola mestra para eficácia das empresas no aspecto competitivo. Contudo, esta parceria precisa ser entendida como uma política de ganha-ganha, e isso tem sido o calcanhar de Aquiles entre o PSL e seus clientes. Essas questões são explanadas até os fatos conclusivos sobre como essa parceria dever ser conduzida por ambas as partes, e quais são as alternativas existentes para que a maximização seja uma realidade possível. O inicio do trabalho trata da logística no contexto de gerenciamento da cadeia de suprimentos, suas concepções, teorias e as principais práticas dessa gestão. O capítulo 2 explana o conceito e evolução dos prestadores de serviços logísticos, a importância desta atividade no mercado, a fundamentação dos serviços logísticos terceirizados. No capítulo 3 serão abordados os conceitos e a importância da gestão colaborativa e da integração na SCM, a evolução, práticas e relacionamentos na SCM, a gestão de conflitos na cadeia de suprimentos, as armadilhas entre clientes e PSL e sua integração. No último capítulo serão apresentadas as conclusões a respeito da monografia.

9 9 CAPÍTULO I LOGÍSTICA NO CONTEXTO DE GERENCIAMENTO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS Neste capítulo, são abordadas as condições atuais da gestão da cadeia de suprimentos e de logística, com o objetivo de suportar conceitualmente os assuntos que serão tratados nos próximos capítulos, e então, a dissertação a respeito dos operadores logísticos, seus desafios e oportunidades frente à acelerada necessidade das organizações se tornarem obrigatoriamente cada vez mais competitivas e rentáveis. E por conseqüência PSL mais preparados, suportados pela tecnologia e diversidades de operações existentes. O gerenciamento da cadeia de suprimentos conhecida como Supply Chain Management (SCM) tornou-se um dos maiores desafios perseguido pelas organizações há no mínimo 80 anos, principalmente no setor industrial, onde o nível de competição era mais acirrado e onde apenas a excelência na operação interna não sustentava o sucesso e destaque no mercado. Diversas transformações moldaram o que atualmente se entende por gerenciamento das cadeias de suprimentos, a definição mais freqüente a respeito e amplamente difundida nos meios acadêmicos e empresariais trata do assunto como sendo: a gestão dos fluxos correlatos de informações e de produtos que vão do fornecedor ao cliente, tendo como contrapartida os fluxos financeiros (PETER WANKE, 2009, p.27). De maneira simplória, a cadeia de suprimentos management pode ser definida como os processos que envolvem fornecedores e clientes conectando empresas desde o processo inicial de matéria-prima até o ponto de consumo do produto acabado. Segundo Christopher M (1998, p. 39):

10 10 A cadeia de suprimentos é um conjunto de organizações que estão envolvidas através das ligações downstream e upstream 1 nos diferentes processos e atividades que produzem valor na forma de produtos e serviços direcionados ao consumidor final. Outra definição de grande relevância trata da questão como: Uma abrangente de todos os esforços envolvidos na produção e liberação de um produto final dede o primeiro fornecedor até o último cliente do cliente (SUPPLY CHAIN COUNCIL GARTNER, 2010, p. 411). Esse conceito diz respeito a cinco processos básicos para explicar com mais propriedade tal esforço, quais sejam: planejar, abastecer, fazer, entregar e retornar. Planejar Processos necessários para compatibilizar as demandas com os recursos e materiais existentes nesta atividade são definidos as melhores e possíveis soluções para as áreas envolvidas. Abastecer Atividade que tem por objetivo principal definir, programar os estoques e as entregas, seja de produtos ou serviços condizentes com as demandas atuais da organização. Para esta atividade é necessário identificar e definir quais serão as fontes distribuidoras de matéria-prima e materiais importantes para a execução dos planos de produção. Fazer Este processo trata da transformação e montagem para produção, através da utilização de recursos, bens e serviços demandados pelos planos de produção. Entregar Atividade relacionada à gestão dos pedidos 1 Downstream ou Jusante e Upstream ou montante Grande parte das empresas possui um conjunto de fornecedores que atua diretamente com ela chamado de fornecedor de primeiro nível, outro conjunto de fornecedores desses fornecedores chamados de fornecedor de segundo nível e assim por diante. Da mesma forma grande parte das empresas possui um conjunto de clientes com os quais de relacionam de forma direta (distribuidores) e de forma indireta (Varejistas e clientes finais), por tanto, fornecedores e clientes estão em lados diferentes quando a referência é a empresa em questão. Upstream está no sentido dos fornecedores e downstream no sentido do cliente final.

11 11 dos clientes, a logística de armazenagem, separação, faturamento, expedição e distribuição dos produtos demandados. Retornar Trata da devolução e do retorno de materiais e produtos que por algum motivo não atendam as especificidades da empresa ou dos órgãos reguladores de determinadas atividades, trata também da devolução de produtos vendidos aos clientes, esse processo é conhecido como logística reversa. Atualmente um dos maiores argumentos utilizados para justificar e entender a grande expansão do gerenciamento da cadeia de suprimentos está relacionado ao fato de que, na atualidade, a competição no mundo industrial e varejista não ocorre entre as empresas e sim entre as cadeias de suprimentos, e que principalmente por esse canal, as entidades e organizações poderiam ter o diferencial necessário para seu sucesso e perpetuação. Outra questão conceitual relativa ao gerenciamento da cadeia de suprimentos, é que, desde o seu surgimento, ela tem sido confundida com a logística, e sobre esse aspecto a entidade Gartner (2010, p.418) disserta: Logística é à parte dos processos da cadeia de suprimentos que planeja programa e controla o efetivo fluxo de estocagem de bens, serviços e informações correlatas desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o principal objetivo de atender as necessidades do cliente final. Nas correntes e definições existentes a respeito do gerenciamento da cadeia de suprimentos e logística, ainda nos tempos de hoje, existem pessoas que entendem a logística como sendo sinônimo de transporte, ignorando outro componente principal da logística que trata da gestão de estoques. Isso denota que talvez o transporte seja a atividade mais visível da logística, mas está longe de ser a única dimensão da mesma, e como seguimento a essas interpretações, a logística então, costuma ser a parte mais evidente do gerenciamento da cadeia de suprimentos. Pires (2004) relata a existência de um conjunto de processos da SCM que não se configuram como processos logísticos, a exemplo de tal:

12 12 Early Supplier Involviment (ESI) Ou seja, envolvimento dos fornecedores desde os estágios iniciais do desenvolvimento de novos produtos. Customer Relationship Management (CRM) - Abordagem que coloca o cliente no centro dos processos do negócio, sendo desenhado para perceber e antecipar as necessidades dos clientes atuais e potenciais. Esses processos estão descritos na Figura1 e por questões didáticas, a cadeia de suprimentos referencia a empresa foco, que neste caso trata-se da fábrica. Então a partir daí o processo acontece em três etapas que caracterizam a logística integrada. A primeira etapa está relacionada à logística de abastecimento (inbound), que trata do sistema de abastecimento propriamente dito, dos transportes etc., a segunda está relacionada à logística interna através dos estoques, da movimentação de produtos em uma pequena distância dentro de uma determinada área (Material handling), do PCP 2 e finalmente a terceira por intermédio da logistica de distribuição (outbound), que trata de questões semelhantes à primeira etapa. Figura 1 - Gerenciamento da cadeia de suprimentos (PIRES, 2004 p.17, adaptado). De acordo com os diversos processos pertinentes ao gerenciamento da cadeia de suprimentos, a logística mostra-se fundamentalmente relevante, a bem

13 13 sucessão de qualquer arranjo operacional numa cadeia de suprimentos, estaria íntima e diretamente relacionado ao componente logístico. A SCM é claramente funcional e abrange diversos interesses de diversas áreas da empresa, isso se torna um ponto de convergência na expansão e manutenção de outras áreas tradicionais no ambiente empresarial, em especial nas descritas abaixo: a) Compras Dado o volume de produtos comprados pelas empresas, podemos considerar a SCM como uma expansão natural da área de compras. Diversas empresas mudaram seus procedimentos a respeito das compras principalmente pela necessidade de mudar seus custos fixos para custos variáveis. O setor de compras vai mudando suas características com a velocidade correspondente as mudanças inerentes ao ambiente que os cercam, suas atividades estão além dos tradicionais processos de cotação e fechamento de contratos, situação corroborada pelo crescente volume de transações feitas por intermédio do comercio eletrônico, novos modelos produtivos, novas parcerias de negócios, novos sistemas logístico, dentre outros. b) Gestão de Produção O gerenciamento da cadeia de suprimentos pode ser considerado uma continuação da gestão de produção que por sua vez ultrapassa os limites físicos das organizações, essa interação está ligada ao objetivo principal de se obter melhorias e crescimentos contínuos no desempenho interno das unidades produtivas por meio de diversos programas de ação. Desta maneira grande parte das novas fronteiras a serem exploradas estão posicionadas fora dos ambientes internos da empresa e por isso torna-se claro a necessidade de se gerenciar a cadeia de suprimentos com a visão do todo e não apenas dentro do limite de suas empresas individuais. c) Logística Dado os processos de globalização das informações, da economia, da expansão veloz da TIC 3, assim como o desenvolvimento de novas ferramentas, surge um novo conjunto de desafios e oportunidades para os setores logísticos em geral. Para que os profissionais e empresas 2 PCP Planejamento e controle de produção 3 TIC Tecnologia da Informação e Comunicação.

14 14 de logística pudessem entender e responder de maneira eficiente a essas novas necessidades, tiveram que expandir seu campo de atuação e esse movimento na maioria dos casos se relaciona ao processo de gestão da cadeia de suprimentos. d) Marketing O marketing é uma área que também tem como extensão de suas atividades a SCM dada à função básica de identificação das necessidades do mercado e de posterior desdobramento e internalização das demandas para suas áreas produtivas. Por muito tempo esse trabalho foi tratado exclusivamente nos canais de distribuição, porém a dinâmica das empresas, principalmente nos setores industriais, criou a necessidade de maior interação com a cadeia de suprimentos e com a cadeia de abastecimento. Esta área tem avançado no sentido montante da cadeia e conseqüentemente expandindo sua atuação por toda cadeia de suprimentos. De acordo com Lambert (2003), durante as últimas décadas, muitas contribuições na área ignoraram duas questões críticas, na manufatura não foram incluídos os fornecedores, e com isso negligenciaram a importância de se gerenciar a cadeia de suprimentos como um todo e focaram as atividades de marketing e nos fluxos através de seus canais e ignoraram a necessidade de integrar e gerenciar múltiplos processos de negócios intra e interempresas. 1.1 As diversas concepções da gestão da cadeia de suprimentos Com a intenção de contribuir de maneira mais conclusiva a respeito da SCM, bem como as suas linhas de pensamentos e concepções, o texto considera quatro conceitos de diferentes autores que resumem muitas idéias apresentadas na literatura, e a partir daí reforçar o entendimento do processo de integração da cadeia de suprimentos através de um prestador logístico. Assunto que será abordado com mais propriedade adiante.

15 15 Visão de Harrison e Hoek (2003) Harrison e Hoek (2003) adotaram alguns conceitos, que tiveram como premissa maior à contribuição para a visão futura sobre as cadeias de suprimento nas organizações, segue alguns conceitos: As cadeias de suprimento existem para servir ao cliente final, e não o contrário. Portanto, a capacidade de resposta entre os limites funcional, organizacional e geográfico, juntamente com a velocidade do fluxo de mercadorias e informação são capacidades primordiais. O resultado geral do gerenciamento das cadeias de suprimento não se limita apenas ao conceito físico de um produto, mas sim, na combinação de tempo, espaço, forma e função da proposta deste produto e serviço. Além da visão estratégica esta idéia trata de um desafio a todos do nível gerencial, implementar e operacionalizar a visão são tarefas tão necessárias quanto à visão propriamente dita, por isso, os autores entendem que se faz necessário desenvolver uma visão estratégica que vá além das questões cotidianas. A comunicação, tradução e coordenação das demandas do cliente final, é responsabilidade no que diz respeito ao desempenho, dos clientes imediatos da cadeia de suprimentos. Os clientes imediatos da cadeia devem tentar deixar claro todas as atividades e devem abster-se de regras que existem apenas para interesses e finalidades próprias. As propriedades das cadeias de suprimentos estão constantemente mudando e levam a uma contínua necessidade de respostas coordenadas e baseadas no tempo. Visão de Fawcett e Magnan (2002) Os autores consideram que o gerenciamento da cadeia de produção é um processo administrativo relativamente novo, cujas práticas ainda se desenvolvem, e por isso sugerem três níveis que classificam esta prática da seguinte maneira: 1) A SCM é vista pela aplicação de novas tecnologias de informação, aumentando a qualidade e velocidade da informação entre os membros da cadeia.

16 16 2) As decisões devem estar pautadas e orientadas por uma filosofia cultural bem definida que auxilie tais decisões, isso denota uma SCM avançada. Esta mentalidade promove a formação de uma equipe através da seleção dos agentes certos para construção de um relacionamento apropriado. Neste processo destacam-se duas competências: o desenho e a integração da cadeia de suprimentos. 3) É necessário investir e reconhecer a importância da atuação conjunta através de relacionamentos mais próximos e integrados, incluindo a troca de informações com sistemas interligados, processos integrados, objetivos alinhados, medidas consistentes, divisão de riscos e recompensas e troca de informações gerenciais. Visão de Lambert (2003) Lambert (2003) destaca sua visão a respeito do gerenciamento da cadeia que deve ser feita etapa por etapa, ponto por ponto, elo por elo. O autor defende que os principais elos entre as atividades são estabelecidos pela gestão do relacionamento com os clientes e pela gestão do relacionamento com o fornecedor. Esses dois processos são necessários na opinião do autor para aproximar os principais processos de negócio da cadeia de suprimento, como segue abaixo: Gestão do relacionamento com o cliente esta atividade tem como pilar e idéia principal desenvolver e manter o relacionamento com os clientes. Por esse processo são identificados os principais clientes a serem acompanhados como parte da missão e visão da empresa. Gestão de serviço ao cliente o serviço ao cliente é o principal ponto de contato para administrar o nível de serviço desenvolvido durante o processo de gestão do relacionamento. Gestão da demanda é o equilíbrio entre os requerimentos e necessidades dos clientes com a capacidade da cadeia de suprimentos. Com este processo ajustado, é possível visualizar a demanda proativamente e executar um plano a altura. Atendimento de pedidos agrega todas as atividades necessárias para definir os requisitos do cliente, ou seja, desenha a relação e capacita a empresa a atender tais requisitos, na intenção de minimizar os custos de entrega.

17 17 Gestão do fluxo de produção está relacionado a todas as atividades necessárias para obter, implementar e administrar a flexibilidade da produção na cadeias e mover os produtos através das fábricas. Gestão do relacionamento com fornecedores é um processo que está baseado no longo prazo e é acompanhado pela visão do ganha-ganha. Essa questão possui as mesmas propriedades da gestão do relacionamento com o cliente, porém com o foco no fornecedor. Gestão dos retornos na gestão dos retornos é importante destacar o fato de possibilitar o encontro de soluções que minimizem o retorno de produtos, esta função deve envolver todos os membros da cadeia. Visão de Cox (2004) O autor estabelece uma visão que ajuda a entender os conceitos na cadeia de suprimentos, através da relação dos compradores com os fornecedores: Seleção dos fornecedores é possível afirmar que nem toda relação entre compradores e fornecedores é de longo prazo, a maioria é de curto prazo e com competição estabelecida com o comprador para selecionar o fornecedor, as trocas de fornecedores geralmente envolve questões como custo e disponibilidade. Formação da cadeia de suprimentos envolve contratos limitados e a competição ainda prevalece. Essa questão possui muitas características parecidas com a seleção dos fornecedores. Desenvolvimento dos fornecedores nesse contexto percebe-se um relacionamento mais longo e de alta colaboração. O comprador e fornecedor atuam juntos, começam a fazer investimentos dedicados ao relacionamento e criam vínculos técnicos trabalhando com desenvolvimento e novos produtos. Gestão da cadeia de suprimentos essa cadeia é dentre todas a que oferece maiores possibilidades e vantagens, contudo, a gestão plena da cadeia de suprimentos é a que oferece maior dificuldades para implementação prática. Sua gestão envolve os fornecedores de todas as camadas.

18 18 As diferentes visões da cadeia de suprimentos ajudam a entender as possíveis melhorias nos processos pela adoção dos conceitos mostrados, os diferentes conceitos por sua vez apresentam posições distintas e nos ajudam na análise mais minuciosa antes das decisões, o que não significa que o sistema esteja isento de riscos advindos da sua adoção. O quadro 1 resume os conceitos apresentados. Quadro 1 Resumo comparativo das visões dos autores considerados. Harrison e Hoek (2003) Cadeias de suprimento devem atender ao cliente final Fawcett e Magnan (2002) A aplicação de novas tecnologias contribui para o relacionamento na Cadeia de Suprimento Lambert (2003) Cox (2004) A SCM é baseada em processos de negócios Existem diferentes níveis de relacionamento entre comprador e fornecedor na Cadeia de suprimento A SCM é a combinação de fatores operacionais e estratégicos Manter relacionamentos próximos e totalmente integrados Relacionamento com o cliente e serviços ao cliente Seleção de fornecedores baseada em custo e disponibilidade Deve ter a visão ampla da demanda interna e externa Agentes da cadeia de suprimento integrados ao invés de isolado Manter a política de riscos e recompensas Permanente troca de informações Gestão de demanda e atendimento a pedidos Gestão do fluxo de produção e gestão de retornos Formação da Cadeia de suprimento baseada nos fornecedores das diversas camadas da cadeia, com visão de custo e competição Desenvolvimento de fornecedores baseado em relacionamentos de longo prazo Considerar mudanças ocasionadas pelos tempo, com permanente busca de solução Seleção de agentes com cultura e filosofia semelhante Gestão de relacionamento com fornecedores e desenvolvimento de produto e comercialização SCM envolvendo todos os agentes da Cadeia de Suprimento com foco no relacionamento 1.2 Cadeias de suprimentos enxutas e ágeis Dentre os assuntos relacionados à gestão da cadeia de suprimentos um em especial precisa ser salientado, dado o grau de importância da sua concepção, e seu efeito dinamizador no que diz respeito à operação nas

19 19 organizações. A busca por uma operação rápida, segura e justa. Na cadeia de suprimentos enxutas e ágeis o termo Lean Production tornou-se notório pelo fato de empregar a minimização ou eliminação progressiva dos desperdícios, esse movimento tem foco na remoção das anomalias e de práticas de causam desperdício nos processos ao longo da cadeia de suprimento. A lógica básica é fazer mais com menos, e agilidade na obtenção de um sistema produtivo que se adapte e responda rapidamente as mudanças no mercado, ou seja, um sistema mais responsivo e flexível. Segundo Wanke (2009 p. 24): Acontece que, em algumas situações, o fato de produzir de forma enxuta favorece também a produção de forma ágil, ou seja, em certas circunstâncias a produção enxuta pode ser um elemento da agilidade. Entretanto, por si só a produção enxuta não garante que iremos atingir as necessidades dos clientes mais rapidamente. Segundo Christopher e Towil (2000), muitos dos benefícios da produção enxuta ainda têm se restringido ao interior das fábricas. Os autores citam como exemplo a paradoxal situação de algumas montadoras de automóveis altamente eficientes na montagem dos veículos, com tempos totais de montagem de 12 horas ou menos, que compreende desde a entrada da matéria-prima na linha de produção até o veiculo final, mas que mantêm estoque de produtos acabados maiores que dois meses de vendas. Contudo, muitas vezes, para ser ágil, o sistema em questão precisa obter recursos produtivos extras, justamente para se precaver a eventuais emergências e anomalias da cadeia, o que por sua vez pode comprometer o desempenho tido como enxuto, criando assim um paradoxo. Remover então, por exemplo, os desperdícios na linha dos fornecedores não garante que aumentaremos a agilidade nos processos. A agilidade vai depender muito mais da forma como nos comunicamos e realizamos nossos negócios com esse fornecedor. Nesta concepção, a agilidade é necessária em ambientes menos previsíveis onde a demanda é significativamente volátil e a necessidade de variação de produtos é alta, isto é, nos chamados produtos inovadores. Por outro lado, a logística de produção enxuta trabalha melhor em ambientes de alto volume, com demandas mais previsíveis e com baixa variedade de produtos, ou seja, os produtos chamados de funcionais. É necessário notar que as

20 20 características da demanda devem ser fortemente consideradas no projeto e gestão de uma cadeia de suprimentos, muitas vezes, uma cadeia de suprimentos necessita se comportar em parte enxuta e em parte ágil. O quadro 1.1 apresenta uma comparação entre as duas abordagens. Quadro 1.1 Comparação entre as abordagens (CHRISTOPHER E TOWIL, 2000 p. 115, adaptado). Quesito Suprimento Enxuto Suprimento Ágil Produtos típicos Commodities Produtos de moda Demanda Previsível Volátil Variedade de produtos Baixa Altamente desejável Ciclo de vida do produto Longo Curto Critério ganhador de pedidos Custo Disponibilidade Margem de lucro por unidade Baixa Altamente desejável Custos dominantes Custos físicos Custos de marketing Alta qualidade das informações, em especial a Altamente desejável Obrigatória demanda Mecanismo de previsão Algorítmico Consultivo 1.3 Principais práticas na gestão da cadeia de suprimentos Este tópico tem por finalidade apresentar de maneira clara e objetiva, uma série de práticas e conceitos utilizados atualmente, e com isso, esclarecer processos relevantes envolvendo o gerenciamento da cadeia de suprimentos, tal que a discussão dos capítulos seguintes possa fluir de forma mais didática e acessível. ESI (Early Supplier Involvement) A origem da ESI ocorreu na indústria automobilística Japonesa, relatos mencionam que esse processo aconteceu durante a década de 1970, porém a sua popularidade se deu anos mais tarde, principalmente quando os ocidentais começaram a utilizá-lo. O envolvimento dos fornecedores desde a fase inicial do projeto do produto, a ESI é uma prática exemplar no conceito de demonstrar que a gestão da cadeia de suprimentos tende a começar cada vez mais na fase inicial, ou seja, na concepção do produto e que seus limites avançam muito mais além dos processos logísticos convencionais.

21 21 ECR (Efficient Consumer Response) A resposta eficiente ao consumidor ou cliente, visa ajustar o atendimento das reais demandas dos clientes através de um sistema de reposição automática dos estoques consumidos diretamente nos pontos de venda. Muitas empresas por todo o mundo utilizam essa ferramenta e consegue manter níveis satisfatórios de estoques e por sua vez reduzir seus índices de rupturas, independente da localização de sua unidade. Imaginemos por exemplo uma empresa de moda nacional que possua filiais em Singapura, no ato da venda, logo após o cliente passar a peça escolhida pelo PDV 4 e efetuar o pagamento, a informação de venda é computada para efeito de faturamento e de baixa no seu estoque. Essa informação geralmente é repassada automaticamente para o fornecedor do produto, por intermédio de um sistema EDI (veremos suas características no próximo tópico), o fornecedor por sua vez, planeja e providencia a reposição da peça vendida. EDI (Electronic Data Interchange) O intercâmbio eletrônico de dados é uma das ferramentas que compõem a tecnologia de informação e comunicação, seu objetivo principal é o de executar a troca eletrônica de dados entre computadores de empresas que mantêm parcerias comerciais em determinados negócios. A troca de dados costuma ser documentos com uma estrutura padrão fixa, contendo informações a respeito da cadeia de suprimentos como programas de produção e entrega, pedido de produtos, avisos de recebimento, necessidade de reposição de estoque, lista de faturamentos, índices de faltas entre outros. VMI (Vendor Managed inventora) O estoque gerenciado pelo fornecedor nasceu na década de 1990 em projetos criados por grandes varejistas nos Estados Unidos. A VMI começou como uma prática onde o fornecedor tinha apenas a responsabilidade de gerenciar o estoque do cliente, incluindo o processo de reposição. Este sistema operou com muita admiração entre as organizações na primeira década de sua criação, contudo, sua utilização foi perdendo adeptos. Muitos fornecedores passaram a receber pelos seus estoques somente após sua utilização ou venda, 4 PDV Ponto de vendas.

22 22 por parte de seus clientes. Desta maneira o estoque gerenciado pelos fornecedores passou a ser considerado como uma evolução da antiga prática de consignação. Atualmente o VMI é provavelmente uma das principais formas de realizar negócios baseado na confiança mútua entre fornecedores e clientes. Esse fato mostra que a utilização desta ferramenta só faz sentido se for alicerçada em uma relação de parceria e confiança em efetivo compartilhamento de informações. CPFR (Collaborative Planning, Forecasting and Replenishment) A reposição, previsão e planejamento colaborativo foram desenvolvidos no período e nos mesmos moldes do estoque gerenciado por fornecedores (VMI), para alguns autores é considerado um grande modelo de processo de negócio que busca ajudar as organizações a gerenciar processos conjuntamente e a compartilhar informações em cadeias de suprimento (MCCARTHY e GOLIC, 2002). Primordialmente a CPFR é considerada uma ferramenta que visa facilitar a colaboração entre as empresas, principalmente nos processos de reposição de estoques, previsão de vendas, planejamento do suprimento e produção. A grande notoriedade desta ferramenta está ligada ao fato dela conseguir reunir os processos de planejamento, gestão de demanda e de suprimentos sob uma coordenação única, dando um salto competitivo em termos de integração. Cross-docking O cross-docking é uma prática muito antiga e seu principal papel é evitar armazenagens desnecessárias, ela tomou dimensão principalmente nos sistemas portuários. A intenção de se evitar armazenagens desnecessárias nos centros de distribuição é claramente um movimento preocupado com os custos gerados por esse processo, bem como os desperdícios. A coluna vertebral desta prática é o foco na transposição da carga em detrimento da armazenagem. Como exemplo, imaginemos um CD que recebe produtos vindos de diversos fornecedores, faz a separação e distribui para clientes localizados em diversos pontos do estado. Essa carga geralmente chega num formato consolidado e será despachada na forma fracionada. O procedimento convencional nos centros de distribuições é receber esse material e imediatamente remetê-los as posições de armazenagem,

23 23 onde ficarão até a formação da carga que será despachada. É esse processo de armazenagem que o cross-docking procura minimizar ou eliminar. Just-in-sequence (JIS) É o processo de provisão do cliente com o produto certo, na quantidade certa e no momento certo. O JIS é uma prática contemporânea voltada para o processo de abastecimento, é considerada uma evolução do processo de abastecimento Just-in-time 5. O JIS acrescenta a essas três necessidades básicas, a questão da seqüência certa da entrega, procura fazer com que o material seja entregue pelo fornecedor na mesma ordem que entrará na linha de produção do cliente. Merge-in-transit A lógica deste sistema é orientar o processo de distribuição de tal maneira que micro componentes do produto final advindos de diversos fornecedores possam ser consolidados em um ponto mais próximo possível do consumidor final. O Merge-in-transit é aplicado principalmente na distribuição de produtos de alto valor agregado, com características muito peculiares, como por exemplos produtos com curto ciclo de vida. A intenção da proximidade do consumidor final evita armazenagem e transporte desnecessários. Transit point O transit point é considerado um subterfúgio para as empresas que precisam aumentar sua ação efetiva no que diz respeito à distribuição, sem necessariamente elevar seus custos logísticos adicionais, espacialmente os custos de armazenagem. O escopo desta ferramenta está apoiado no objetivo de atender uma determinada região distante da fonte de abastecimento, geralmente de difícil acesso a partir do envio de cargas consolidadas em um veículo maior, que serão repassadas em um local predeterminado para outros veículos menores, que geralmente operam localmente. Esse movimento facilita e agiliza o processo de transferência para os veículos menores que possuem menos 5 Just in time é um sistema de administração da produção que determina que nada deve ser produzido, transportado ou comprado antes da hora exata. Pode ser aplicado em qualquer organização, para reduzir estoques e os custos decorrentes. Os produtos somente são fabricados ou entregues a tempo de serem vendidos ou montados.

24 24 recursos de movimentação de materiais do que armazéns e centros de distribuição. Logística reversa A logística reversa trata do fluxo de produtos e materiais no sentido jusante de uma cadeia de suprimentos. Existem outros dois fluxos de materiais importantes que precisam ser gerenciados e que geralmente apresentam um sentido contrário do produto, ou seja, no sentindo montante, qual seja: I) As embalagens e recipientes utilizados no transporte A gestão dos recipientes (bags, pellets, containers, etc.) e embalagens que envolvem um processo logístico de relativa complexidade, restrições legais, sanitárias, econômicas entre outras, e dificuldades gerais inerentes a processos que no final das contas não agregam valor para estrutura da cadeia. II) Os produtos após o fim de sua vida útil Esses produtos que estão no fim da vida útil, também representam determinada complexidade, como tem sido o caso de medicamentos que necessitam de cuidados específicos no que diz respeito a transporte e descarte, e casos como o das baterias, pneus, automóveis e equipamentos eletrônicos. A sociedade se posiciona cada vez mais a respeito desses produtos no sentido de rejeitar o acúmulo de sucatas e lixos industriais, e a regra clara que tende a vigorar é que quem produz deve se responsabilizar pelo produto após a sua vida útil. 1.4 Os mandamentos da logística classe mundial Segundo Neves (2010), as características mais observadas e desejadas no processo logístico envolvendo o gerenciamento da cadeia de suprimentos de classe mundial, podem ser relacionadas em dez motivos principais, como segue abaixo: 1. Logística e disciplina caminham conjuntamente. Não é a toa que a sua origem está intimamente ligada às guerras e ao desenvolvimento das forças armadas. Deve se estabelecer rotinas e padronizar os processos.

25 25 2. Aquilo que não é medido não pode ser melhorado. É necessário desenvolver indicadores de desempenho principalmente aqueles relacionados à gestão do pedido do cliente, performance na entrega, avarias e custos operacionais. 3. Tecnologia é essencial para se alcançar desempenho de classe mundial. É preciso focar naquilo que realmente traga resultados financeiros e benefícios aos seus clientes, internos e externos. 4. As pessoas são o principal diferencial das empresas na execução de suas atividades logísticas. É essencial que nas empresas a gestão do capital humano concentre grande parte de seu foco na atração, identificação, retenção e no desenvolvimento de talentos na área de logística. 5. Transparência. Seus clientes e parceiros devem ter visibilidade total de seu processo logístico, aberto a críticas, com pró-atividade e rapidez nas mudanças necessárias. 6. Foco no cliente e nos clientes do seu cliente. Ao transpor essa barreira você efetivamente se antecipará às suas necessidades e expectativas e seguramente estará à frente de seus concorrentes. 7. Atuar nas expectativas de seus clientes e não apenas no atendimento das suas necessidades. Essa é a condição básica para a fidelização do cliente. 8. Observar atentamente os seus concorrentes e não hesitar em copiá-los. É necessário um constante benchmarking com empresas de outros setores e com empresas de outros países. 9. Seja enxuto. Tenha a redução de custos como uma obsessão. Apenas tenha cuidado para não comprometer o nível de serviço e o atendimento aos seus clientes. 10. Por fim, não complique. Seja simples, objetivo e tenha sempre os pés no chão.

26 26 CAPÍTULO II OS PRESTADORES DE SERVIÇOS LOGÍSTICOS O prestador de serviços logísticos é atualmente uma constante no mercado mundial, seja pela participação direta nas atividades ou pelas alianças na cadeia de suprimentos. A evolução do prestador de serviços logísticos se deu principalmente pela necessidade de se obter vantagens competitivas na cadeia de suprimentos, inclusive por esse motivo, a cada dia o provedor logístico tem assumido papéis cada vez mais abrangentes. Segundo (NOVAES, 2002), a década de 1990 trouxe grandes operadores internacionais para o Brasil, e por esse motivo o PSL vem passando por diversas transformações desde seu surgimento, originadas principalmente nos setores de transporte e armazenagem. Esse movimento foi o pontapé para modernização e o PSL começou a operar em diversos tipos e serviços, que antes eram limitados apenas a transporte e armazenagem, e tem se tornado um provedor de recursos para as empresas que, estrategicamente, buscam melhorias na cadeia. Através de ampla revisão sobre o tema, este capítulo trata de assuntos relacionados à evolução do prestador de serviços logísticos, dos serviços logísticos e sua importância no mercado, dos serviços terceirizados e da quarteirização, o capítulo também faz uma abordagem a respeito das vantagens e desvantagens na utilização do PSL. 2.1 A evolução do prestador de serviços logísticos A entrada e evolução do prestador de serviços logísticos no mercado, a mais de duas décadas, pode ser classificada em fases principais, conforme abaixo: i) A prestação de serviços básicos de transporte e armazenagem foi o primeiro marco na evolução do PSL e teve inicio na década de 1980.

27 27 ii) A segunda parte do processo de evolução aconteceu por volta de 1990, com a entrada de empresas focadas em serviços especializados com atividades baseadas em rede de distribuição. iii) No início dos anos 2000, muitas operações foram contratadas pelas empresas com repasse de diversas atividades. Quadro 2 Evolução dos serviços logísticos (KNEMEYER e MURPHY, 2004 p.35, adaptado). Artigo Berglud et al. (1999) Bhatnagar et al. (1999) Boyson et al. (1999) Sum e Teo (1999) Lewis e Talayevsky (2000) Skjoett-Larsen (2000) Van Hoek (2000) Van Laarhoven et al (2000) Bulomole (2001) Persson e Virum (2001) Lieb e Miller (2002) Knemeyer et al. (2003) Stank et al. (2003) Revisão da Literatura de 1999 a 2003 Fator Principal sobre Prestação de Serviços logísticos PSL pode agregar valor por criar eficiências operacionais e por decidir recursos entre os clientes. Reduzir custos, satisfação do cliente e flexibilidade (customização) foram os pontos mais importantes para a terceirização logística A terceirização das atividades logísticas tem provado ser uma efetiva ajuda para as empresas adquirirem vantagem competitiva, melhorar o serviço com o cliente e reduzir os custos. O PSL segue consistentemente uma estratégia de redução de custos e diferenciação mais fortemente do que outros tipos de estratégia. Melhorias significantes na tecnologia de informação facilitam a centralização de mercados, tanto quanto os serviços do PSL. Duas teorias, envolvendo transações de custos e aproximação da cadeia, podem explicar o desenvolvimento do PSL. Serviços tradicionais do PSL, como armazenagem e transporte, têm se tornado commodities. O relacionamento do PSL deve ter forte ênfase na performance. A capacidade de prover serviços e soluções para a cadeia de suprimentos é influenciada por fatores como a mudança de regras na cadeia e a natureza dos relacionamentos. Devido à pressão na Indústria e a posição estratégica individual, a estratégia escolhida é limitada, conduzida por algumas direções estratégicas dominantes. Os usuários estão mais satisfeitos com o impacto de custos, nível de serviços logísticos e serviços aos clientes. Pesquisas apontam vantagens no desenvolvimento de parcerias com o PSL. A performance relacionada ao PSL foi considerada o fator mais importante para a satisfação dos clientes. Segundo pesquisa realizada por Lieb e Bentz (2005) nos Estados Unidos, 80% das empresas afirmam que o PSL, faz parte de sua estratégia na cadeia de suprimentos, 70% delas consideram positivo o impacto nos custos logísticos e no nível de serviço. Nesta mesma pesquisa se constatou que o crescimento na utilização do PSL, tem sido observado desde 1991, quando se apurou que 38%

28 28 das 500 maiores empresas da Fortune contratavam PSL. Na pesquisa realizada em 2004, dos mesmos autores, identificou-se que 33% utilizavam PSL há cerca de 5 anos e 67% há mais de 5 anos. Um fato curioso dessa pesquisa é apontar que 60 % dos usuários de PSL contratavam múltiplos serviços para atuar nos diferentes serviços da cadeia. Os autores destacam que, para alcançar esses clientes o PSL precisa desenvolver habilidades para melhorar seu relacionamento não só através da cadeia de suprimentos de seu cliente, mas também através dos múltiplos parceiros existentes na mesma cadeia. 2.2 Serviços logísticos e sua importância no mercado Considerando a influência de diversos fatores, que atrelados a um ambiente cada vez mais mutável, o papel do prestador de serviços logísticos vem se ampliando dia após dia, principalmente sabendo que a logística é um elemento fundamental para o desenvolvimento de sistemas que suportam a gestão da cadeia de suprimento. Atualmente os fatores que mais influenciam a logística são: - Competição baseada no tempo; - Ambientes incertos; - Necessidade crescente da utilização da TIC, e; - Integração dos processos entre os ambientes. Esses pontos valorizam o papel do PSL como agente de resposta a essas necessidades dentro das organizações, desta forma as organizações podem encontrar no PSL uma opção para conseguir acompanhar os avanços e às mudanças do mercado. Uma pesquisa realizada por Jaafar e Rafiq (2005) aponta que cerca de 4% das contratações de PSL são para tratar de questões no sentido de privilegiar a cadeia na direção montante e 50% no sentido jusante, isso remete a tendência das organizações contratarem um maior numero de atividades no fluxo outbound (jusante) e menor no inbound (montante). Independente da relação e preferência no fluxo logístico, o PSL ganha espaço e deixa o cliente mais dependente, à medida que pesquisas apontam para a redução dos ativos logísticos, como um dos principais fatores que levam a terceirização deste

29 29 serviço. A indústria logística tem sido um exemplo clássico de nascimento e desenvolvimento de um novo e essencial serviço, essa visão demonstra a flexibilidade que o PSL tem no mercado quanto à possibilidade de oferta de serviços. Na maioria das vezes o PSL agrega funções à medida que estende o relacionamento com o seu cliente, atingindo maior entendimento e maior confiabilidade no processo operacional e nos serviços prestados a ele. 2.3 Serviços logísticos terceirizados Erguida pelas diversas transformações nas empresas e podemos dizer no mundo, a terceirização ou outsourcing como ficou conhecido, aconteceu em diversos setores e não foi diferente para os serviços logísticos. Nos tempos de hoje a terceirização na cadeia logística tem ocorrido principalmente nas atividades de suporte do que sobre as atividades primárias, os PSL podem se envolver em atividades primárias ou não, mas na maior parte das vezes está relacionada diretamente ao negócio estratégico do cliente. Algumas empresas estão reduzindo o número de fornecedores geral e concentrando cada vez mais atividades em um mesmo subcontratado. Esse fato geralmente aumenta a dependência da empresa em relação ao contratado, e aumenta também as chances de ter o PSL com um leque maior de atividades sendo executadas para uma organização em uma cadeia de suprimentos. É relevante que a terceirização leve em consideração a capacidade do contratado em integrar a atividade estabelecida, sob pena de sobrecarregá-lo, Svensson (2003). O que leva as empresas a terceirizar, está baseado em dois aspectos principais, a considerar; o tamanho da demanda e o tamanho da cadeia. Outros aspectos serão destacados adiante, bem como as possíveis razões pelo qual as empresas decidem utilizar os serviços do PSL: - Reduzir os custos logísticos e evitar investimentos em ativos não relacionados ao negócio da organização; - Focar esforços em seus próprios negócios e na busca de novos mercados;

30 30 - Ter uma cadeia de suprimentos complexa devido a uma base de supridores fragmentada; - Aumento do retorno de produtos, como reclamação, recall, devoluções, etc.; - Coordenar as atividades logísticas numa visão mais global; - Melhorar e controlar os níveis dos serviços e das atividades logísticas; - Ter maior flexibilidade e eficiência nas operações logísticas; - Ter acesso a novas tecnologias (TIC) e conhecimento logístico. Pesquisas feitas no Brasil apontam que o custo/preço é um dos critérios mais importantes para seleção de um PSL, vindo como critério secundário à experiência que o PSL possui na atividade a ser terceirizada e também a qualificação de seus profissionais. Porém o fato das empresas estarem focadas no preço pode-se concluir que, diversas limitações ou deficiências possam existir na cadeia, uma vez que se despreza a importância da integração dos serviços e atividades ao resultado final da venda do produto ao consumidor. É verdade que essa posição não pode deixar de considerar que, do ponto de vista de quem contrata não investir em recursos logísticos é uma forma de reduzir custos. Entretanto, isso nem sempre é percebido pelas empresas, ou é simplesmente ignorado, por que estão focadas em preço. Os serviços fornecidos por PSL combinam atividades físicas como armazenagem e transporte, por exemplo, e também atividades gerenciais. À medida que a complexidade e demandas aumentam as diferentes operações da cadeia, aumentam o número de empresas envolvidas na prestação de serviços também aumentam. A gestão desses processos exige maior especialização, nem sempre presente nas organizações, mas fundamentalmente que esteja presente no PSL. Diante desses fatos fica claro que, o caminho para esse agente é especialização em diferentes operações como forma de atuar num modelo de gestão mais integrada na cadeia de seus clientes. Segundo Dornier et al (2000), os serviços logísticos se dividem em quatro diferentes tipos: 1 - Serviços básicos: que não requer grande coordenação; 2 - Serviços logísticos contratuais físicos: que permitem a terceirização de alguns dos serviços físicos, enquanto a empresa ainda mantém controle da gestão;

31 Serviços logísticos contratuais de gestão: que subcontratam a gestão de um armazém ou frota de transporte existente; 4 - Logística contratual integrada: que incorpora serviços físicos e funções gerenciais sob o operador logístico. De acordo com Figueiredo (2005), da terceirização mais simples até a mais sofisticada, a aquisição de serviços logísticos sempre será uma atividade extremamente complexa, por se tratar da compra de um processo. Isso é muito distinto da compra de componentes e bens, o que um PSL fornece, na verdade, é uma série de transações, que exigem do contratante interfaces e monitoramentos mais sofisticados, para que a terceirização tenha sucesso é necessário que as partes envolvidas possuam clara compreensão dos objetivos, da finalidade, das expectativas e das capacidades necessárias. 2.4 Terceirizações com PSL Tradicionalmente o mercado de serviços logísticos é marcado pela assimetria de informações e diferenças de interesses. Isso significa que os fornecedores desconhecem a estratégia dos clientes por serviços e vice-versa, além de cada um preocupar-se com sua própria sobrevivência, segundo Soares et al (2004). O acesso a empresas de logística terceirizada também deu origem a um importante debate a respeito do valor adicionado por elas. Alguns vêem o PSL como mais uma fonte de concorrência, enquanto outros entendem como uma perda de controle sobre as operações físicas. Porém, a utilização de operadores logísticos terceirizados não é uma proposta livre de riscos e deve sempre ser muito bem analisada e estudada pelas empresas contratantes. De acordo com a complexidade, o perfil dos serviços a serem contratados e o tipo de relacionamento que se pretende desenvolver, o processo de seleção de prestadores de serviços pode variar, para fornecedores não estratégicos, normalmente se considera a análise de cotação de tarifas como única ferramenta de decisão.

LOGÍSTICA Professor: Dr. Edwin B. Mitacc Meza

LOGÍSTICA Professor: Dr. Edwin B. Mitacc Meza LOGÍSTICA Professor: Dr. Edwin B. Mitacc Meza edwin@engenharia-puro.com.br www.engenharia-puro.com.br/edwin Introdução A A logística sempre existiu e está presente no dia a dia de todos nós, nas mais diversas

Leia mais

CUSTOS LOGÍSTICOS - UMA VISÃO GERENCIAL

CUSTOS LOGÍSTICOS - UMA VISÃO GERENCIAL CUSTOS LOGÍSTICOS - UMA VISÃO GERENCIAL Data: 10/12/1998 Maurício Lima INTRODUÇÃO Um dos principais desafios da logística moderna é conseguir gerenciar a relação entre custo e nível de serviço (trade-off).

Leia mais

Capítulo 2 Objetivos e benefícios de um Sistema de Informação

Capítulo 2 Objetivos e benefícios de um Sistema de Informação Capítulo 2 Objetivos e benefícios de um Sistema de Informação 2.1 OBJETIVO, FOCO E CARACTERÍSTICAS DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Os Sistemas de Informação, independentemente de seu nível ou classificação,

Leia mais

PLANO DE NEGÓCIOS. Causas de Fracasso:

PLANO DE NEGÓCIOS. Causas de Fracasso: PLANO DE NEGÓCIOS Causas de Fracasso: Falta de experiência profissional Falta de competência gerencial Desconhecimento do mercado Falta de qualidade dos produtos/serviços Localização errada Dificuldades

Leia mais

Eixo Temático ET-03-004 - Gestão de Resíduos Sólidos VANTAGENS DA LOGÍSTICA REVERSA NOS EQUIPAMENTOS ELETRÔNICOS

Eixo Temático ET-03-004 - Gestão de Resíduos Sólidos VANTAGENS DA LOGÍSTICA REVERSA NOS EQUIPAMENTOS ELETRÔNICOS 198 Eixo Temático ET-03-004 - Gestão de Resíduos Sólidos VANTAGENS DA LOGÍSTICA REVERSA NOS EQUIPAMENTOS ELETRÔNICOS Isailma da Silva Araújo; Luanna Nari Freitas de Lima; Juliana Ribeiro dos Reis; Robson

Leia mais

SIMULADO TURMA 1414 TUTORA TACIANE DISCIPLINA: LOGÍSTICA

SIMULADO TURMA 1414 TUTORA TACIANE DISCIPLINA: LOGÍSTICA SIMULADO TURMA 1414 TUTORA TACIANE DISCIPLINA: LOGÍSTICA 1) ASSINALE A ALTERNATIVA QUE CORRESPONDE A UMA ATIVIDADE DE DISTRIBUIÇÃO. A) Recebimento de matérias-primas. B) Alimentação de sistemas produtivos.

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Este material resulta da reunião de fragmentos do módulo I do Curso Gestão Estratégica com uso do Balanced Scorecard (BSC) realizado pelo CNJ. 1. Conceitos de Planejamento Estratégico

Leia mais

POSICIONAMENTO LOGÍSTICO E A DEFINIÇÃO DA POLÍTICA DE ATENDIMENTO AOS CLIENTES

POSICIONAMENTO LOGÍSTICO E A DEFINIÇÃO DA POLÍTICA DE ATENDIMENTO AOS CLIENTES POSICIONAMENTO LOGÍSTICO E A DEFINIÇÃO DA POLÍTICA DE ATENDIMENTO AOS CLIENTES 10/06/2000/em Artigos /por Peter Wanke Definir a política mais apropriada para atendimento aos clientes constitui um dos fatores

Leia mais

A Análise dos Custos Logísticos: Fatores complementares na composição dos custos de uma empresa

A Análise dos Custos Logísticos: Fatores complementares na composição dos custos de uma empresa Instituto de Educação Tecnológica Pós-graduação Engenharia de Custos e Orçamentos Turma 01 10 de outubro de 2012 A Análise dos Custos Logísticos: Fatores complementares na composição dos custos de uma

Leia mais

Fina Flor Cosméticos obtém grande melhoria nos processos e informações com suporte SAP Business One

Fina Flor Cosméticos obtém grande melhoria nos processos e informações com suporte SAP Business One Fina Flor Cosméticos obtém grande melhoria nos processos e informações com suporte SAP Business One Geral Executiva Nome da Fina Flor Cosméticos Indústria Cosméticos Produtos e Serviços Desenvolve, fabrica

Leia mais

Desenvolve Minas. Modelo de Excelência da Gestão

Desenvolve Minas. Modelo de Excelência da Gestão Desenvolve Minas Modelo de Excelência da Gestão O que é o MEG? O Modelo de Excelência da Gestão (MEG) possibilita a avaliação do grau de maturidade da gestão, pontuando processos gerenciais e resultados

Leia mais

Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios. Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios.

Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios. Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios. Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios Caro (a) aluno (a), Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios. O Plano de Negócios deverá ter no máximo

Leia mais

Processos de gerenciamento de projetos em um projeto

Processos de gerenciamento de projetos em um projeto Processos de gerenciamento de projetos em um projeto O gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto a fim de cumprir seus requisitos.

Leia mais

Estratégia Competitiva 16/08/2015. Módulo II Cadeia de Valor e a Logistica. CADEIA DE VALOR E A LOGISTICA A Logistica para as Empresas Cadeia de Valor

Estratégia Competitiva 16/08/2015. Módulo II Cadeia de Valor e a Logistica. CADEIA DE VALOR E A LOGISTICA A Logistica para as Empresas Cadeia de Valor Módulo II Cadeia de Valor e a Logistica Danillo Tourinho S. da Silva, M.Sc. CADEIA DE VALOR E A LOGISTICA A Logistica para as Empresas Cadeia de Valor Estratégia Competitiva é o conjunto de planos, políticas,

Leia mais

Uma empresa só poderá vender seus bens/serviços aos consumidores se dois requisitos básicos forem preenchidos:

Uma empresa só poderá vender seus bens/serviços aos consumidores se dois requisitos básicos forem preenchidos: Módulo 4. O Mercado O profissional de marketing deverá pensar sempre em uma forma de atuar no mercado para alcançar os objetivos da empresa. Teoricamente parece uma tarefa relativamente fácil, mas na realidade

Leia mais

Gestão e estratégia de TI Conhecimento do negócio aliado à excelência em serviços de tecnologia

Gestão e estratégia de TI Conhecimento do negócio aliado à excelência em serviços de tecnologia Gestão e estratégia de TI Conhecimento do negócio aliado à excelência em serviços de tecnologia Desafios a serem superados Nos últimos anos, executivos de Tecnologia de Informação (TI) esforçaram-se em

Leia mais

VOCÊ está satisfeito com a

VOCÊ está satisfeito com a O Que é Logística? Logística e Distribuição A importância da Logística nas empresas 1 Logistica e Distribuição 2 Logistica e Distribuição Necessidade... Todos os dias milhões de produtos são fabricados

Leia mais

7 etapas para construir um Projeto Integrado de Negócios Sustentáveis de sucesso

7 etapas para construir um Projeto Integrado de Negócios Sustentáveis de sucesso 7 etapas para construir um Projeto Integrado de Negócios Sustentáveis de sucesso Saiba como colocar o PINS em prática no agronegócio e explore suas melhores opções de atuação em rede. Quando uma empresa

Leia mais

Unidade II LOGÍSTICA INTEGRADA. Profa. Marinalva R. Barboza

Unidade II LOGÍSTICA INTEGRADA. Profa. Marinalva R. Barboza Unidade II LOGÍSTICA INTEGRADA Profa. Marinalva R. Barboza A logística integrada A expressão logística integrada surgiu nos EUA em um trabalho de três autores (Lambert, Stock e Ellram) Se destacou pela

Leia mais

TREINAMENTO SOBRE PRODUTOS PARA VENDEDORES DO VAREJO COMO ESTRATÉGIA PARA MAXIMIZAR AS VENDAS 1. Liane Beatriz Rotili 2, Adriane Fabrício 3.

TREINAMENTO SOBRE PRODUTOS PARA VENDEDORES DO VAREJO COMO ESTRATÉGIA PARA MAXIMIZAR AS VENDAS 1. Liane Beatriz Rotili 2, Adriane Fabrício 3. TREINAMENTO SOBRE PRODUTOS PARA VENDEDORES DO VAREJO COMO ESTRATÉGIA PARA MAXIMIZAR AS VENDAS 1 Liane Beatriz Rotili 2, Adriane Fabrício 3. 1 Pesquisa realizada no curso de Administração da Unijuí 2 Aluna

Leia mais

Processos Administrativos de Compras

Processos Administrativos de Compras Processos Administrativos de Compras INTRODUÇÃO A função compras é um segmento essencial do Departamento de Materiais e Suprimentos, que tem pôr finalidade suprir as necessidades de materiais ou serviços

Leia mais

UNIVERSIDADE PAULISTA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA. Projeto Integrado Multidisciplinar I e II

UNIVERSIDADE PAULISTA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA. Projeto Integrado Multidisciplinar I e II UNIVERSIDADE PAULISTA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA Projeto Integrado Multidisciplinar I e II Manual de orientações - PIM Cursos superiores de Tecnologia em: Gestão Ambiental, Marketing, Processos Gerenciais

Leia mais

Professor: Conrado Frassini cfrassini@uol.com.br

Professor: Conrado Frassini cfrassini@uol.com.br Governança de TI e ISO20000 Quo Vadis TI? quinta-feira, 14 de agosto de 2008, 17h09 A área de Tecnologia da Informação vem sofrendo mudanças profundas e esse fenômeno aumentará nos próximos anos. Além

Leia mais

TERCEIRIZAÇÃO NA MANUTENÇÃO O DEBATE CONTINUA! Parte 2

TERCEIRIZAÇÃO NA MANUTENÇÃO O DEBATE CONTINUA! Parte 2 TERCEIRIZAÇÃO NA MANUTENÇÃO O DEBATE CONTINUA! Parte 2 Alan Kardec Pinto A abordagem desta importante ferramenta estratégica será feita em cinco partes, de modo a torná-la bem abrangente e, ao mesmo tempo,

Leia mais

Gerenciamento de Projetos Modulo II Clico de Vida e Organização

Gerenciamento de Projetos Modulo II Clico de Vida e Organização Gerenciamento de Projetos Modulo II Clico de Vida e Organização Prof. Walter Cunha falecomigo@waltercunha.com http://waltercunha.com Bibliografia* Project Management Institute. Conjunto de Conhecimentos

Leia mais

Otimizada para Crescimento:

Otimizada para Crescimento: Quinta Pesquisa Anual de Mudança na Cadeia de Suprimentos RESUMO REGIONAL: AMÉRICA LATINA Otimizada para Crescimento: Executivos de alta tecnologia se adaptam para se adequar às demandas mundiais INTRODUÇÃO

Leia mais

Orientações para elaborar um. Plano de Negócios

Orientações para elaborar um. Plano de Negócios Orientações para elaborar um Plano de Negócios Maio de 2010 www.nascente.cefetmg.br Página 1 Apresentação Este documento contém um roteiro básico de Plano de Negócios. O objetivo é permitir que o futuro

Leia mais

Categorias Temas Significados Propostos

Categorias Temas Significados Propostos 91 5. Conclusão O objetivo do presente trabalho foi descrever a essência do significado da experiência consultiva para profissionais de TI que prestam de serviços de consultoria na área de TI. Para atingir

Leia mais

Logística e Valor para o Cliente 1

Logística e Valor para o Cliente 1 1 Objetivo da aula Esta aula se propõe a atingir os seguintes objetivos: 1. Discutir a importância do gerenciamento da interface entre marketing e logística. 2. Reconhecer a necessidade de entender os

Leia mais

GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS

GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E CADEIA DE SUPRIMENTOS I Prof. Dr. Daniel Caetano 2016-1 Objetivos Tomar contato com os tipos de informação relevantes na Cadeia de Suprimentos

Leia mais

BSC Balance Score Card

BSC Balance Score Card BSC (Balance Score Card) BSC Balance Score Card Prof. Gerson gerson.prando@fatec.sp.gov.br Uma das metodologias mais visadas na atualidade éobalanced ScoreCard, criada no início da década de 90 por Robert

Leia mais

IMPLANTAÇÃO DOS PILARES DA MPT NO DESEMPENHO OPERACIONAL EM UM CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO DE COSMÉTICOS. XV INIC / XI EPG - UNIVAP 2011

IMPLANTAÇÃO DOS PILARES DA MPT NO DESEMPENHO OPERACIONAL EM UM CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO DE COSMÉTICOS. XV INIC / XI EPG - UNIVAP 2011 IMPLANTAÇÃO DOS PILARES DA MPT NO DESEMPENHO OPERACIONAL EM UM CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO DE COSMÉTICOS. XV INIC / XI EPG - UNIVAP 2011 Rogério Carlos Tavares 1, José Luis Gomes da Silva² 1 Universidade de

Leia mais

7 perguntas para fazer a qualquer fornecedor de automação de força de vendas

7 perguntas para fazer a qualquer fornecedor de automação de força de vendas 7 perguntas para fazer a qualquer fornecedor de automação de força de vendas 1. O fornecedor é totalmente focado no desenvolvimento de soluções móveis? Por que devo perguntar isso? Buscando diversificar

Leia mais

Prof. Marcelo Mello. Unidade III DISTRIBUIÇÃO E

Prof. Marcelo Mello. Unidade III DISTRIBUIÇÃO E Prof. Marcelo Mello Unidade III DISTRIBUIÇÃO E TRADE MARKETING Canais de distribuição Canal vertical: Antigamente, os canais de distribuição eram estruturas mercadológicas verticais, em que a responsabilidade

Leia mais

Unidade III MARKETING DE VAREJO E. Profa. Cláudia Palladino

Unidade III MARKETING DE VAREJO E. Profa. Cláudia Palladino Unidade III MARKETING DE VAREJO E NEGOCIAÇÃO Profa. Cláudia Palladino Compras, abastecimento e distribuição de mercadorias Os varejistas: Precisam garantir o abastecimento de acordo com as decisões relacionadas

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO I. Família Pai, mãe, filhos. Criar condições para a perpetuação da espécie

ADMINISTRAÇÃO I. Família Pai, mãe, filhos. Criar condições para a perpetuação da espécie 1 INTRODUÇÃO 1.1 ORGANIZAÇÃO E PROCESSOS A administração está diretamente ligada às organizações e aos processos existentes nas mesmas. Portanto, para a melhor compreensão da Administração e sua importância

Leia mais

O QUE FAZER PARA MELHORAR O PROCESSO DE COMPRAS 1

O QUE FAZER PARA MELHORAR O PROCESSO DE COMPRAS 1 O QUE FAZER PARA MELHORAR O PROCESSO DE COMPRAS 1 Matheus Alberto Cônsoli* Lucas Sciência do Prado* Marcos Fava Neves* As revendas agropecuárias devem considerar não apenas preços, mas também as oportunidades

Leia mais

Roteiro SENAC. Análise de Riscos. Planejamento do Gerenciamento de Riscos. Planejamento do Gerenciamento de Riscos

Roteiro SENAC. Análise de Riscos. Planejamento do Gerenciamento de Riscos. Planejamento do Gerenciamento de Riscos SENAC Pós-Graduação em Segurança da Informação: Análise de Riscos Parte 2 Leandro Loss, Dr. Eng. loss@gsigma.ufsc.br http://www.gsigma.ufsc.br/~loss Roteiro Introdução Conceitos básicos Riscos Tipos de

Leia mais

3 Análise para a definição da estratégia

3 Análise para a definição da estratégia 3 Análise para a definição da estratégia O presente capítulo aborda os aspectos relacionados à transação sob dois prismas, sendo o primeiro o Transaction Cost Theory (TCT), no qual o foco é a análise dos

Leia mais

PROJETO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA INTERNACIONAL. Projeto 914 BRA5065 - PRODOC-MTC/UNESCO DOCUMENTO TÉCNICO Nº 03

PROJETO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA INTERNACIONAL. Projeto 914 BRA5065 - PRODOC-MTC/UNESCO DOCUMENTO TÉCNICO Nº 03 PROJETO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA INTERNACIONAL Diretrizes e Estratégias para Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil Projeto 914 BRA5065 - PRODOC-MTC/UNESCO DOCUMENTO TÉCNICO Nº 03 RELATÓRIO TÉCNICO CONCLUSIVO

Leia mais

Cliente Empreendedorismo Metodologia e Gestão Lucro Respeito Ética Responsabilidade com a Comunidade e Meio Ambiente

Cliente Empreendedorismo Metodologia e Gestão Lucro Respeito Ética Responsabilidade com a Comunidade e Meio Ambiente Código de Ética OBJETIVO Este código de ética serve de guia para atuação dos empregados e contratados da AQCES e explicita a postura que deve ser adotada por todos em relação aos diversos públicos com

Leia mais

Como pode ser dividido

Como pode ser dividido Planejamento Como pode ser dividido O planejamento estratégico prever o futuro da empresa, em relação ao longo prazo. De uma forma genérica, consiste em saber o que deve ser executado e de que maneira

Leia mais

; CONSOLI, M. A. ; NEVES,

; CONSOLI, M. A. ; NEVES, ARTIGO EM REVISTA Publicado em: PAIVA, Hélio Afonso Braga de ; CONSOLI, M. A. ; NEVES, Marcos Fava. Oportunidades em Compras. AgroRevenda, São Paulo, v. 11, p. 12-14, 15 nov. 2006. Oportunidades em compras

Leia mais

O Uso da Inteligência Competitiva e Seus Sete Subprocessos nas Empresas Familiares

O Uso da Inteligência Competitiva e Seus Sete Subprocessos nas Empresas Familiares O Uso da Inteligência Competitiva e Seus Sete Subprocessos nas Empresas Familiares O uso da Inteligência Competitiva como processo para monitorar tecnologias, legislação, ambiente regulatório, concorrência,

Leia mais

1. Introdução. 1.1 Contextualização do problema e questão-problema

1. Introdução. 1.1 Contextualização do problema e questão-problema 1. Introdução 1.1 Contextualização do problema e questão-problema A indústria de seguros no mundo é considerada uma das mais importantes tanto do ponto de vista econômico como do ponto de vista social.

Leia mais

PESQUISA CENÁRIO 2010-2015: DESAFIOS ESTRATÉGICOS E PRIORIDADES DE GESTÃO

PESQUISA CENÁRIO 2010-2015: DESAFIOS ESTRATÉGICOS E PRIORIDADES DE GESTÃO PESQUISA CENÁRIO 2010-2015: DESAFIOS ESTRATÉGICOS E PRIORIDADES DE GESTÃO PESQUISA RESPONDENTES 1065 executivos (as) PERÍODO De 02 a 17 (Novembro de 2009) CEOs Diretores UNs Diretores Funcionais QUESTIONÁRIO

Leia mais

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas...

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas... APRESENTAÇÃO O incremento da competitividade é um fator decisivo para a maior inserção das Micro e Pequenas Empresas (MPE), em mercados externos cada vez mais globalizados. Internamente, as MPE estão inseridas

Leia mais

Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos

Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos NOÇÕES DE OHSAS 18001:2007 CONCEITOS ELEMENTARES SISTEMA DE GESTÃO DE SSO OHSAS 18001:2007? FERRAMENTA ELEMENTAR CICLO DE PDCA (OHSAS 18001:2007) 4.6 ANÁLISE CRÍTICA 4.3 PLANEJAMENTO A P C D 4.5 VERIFICAÇÃO

Leia mais

Disciplina: Suprimentos e Logística II 2014-02 Professor: Roberto Cézar Datrino Atividade 3: Transportes e Armazenagem

Disciplina: Suprimentos e Logística II 2014-02 Professor: Roberto Cézar Datrino Atividade 3: Transportes e Armazenagem Disciplina: Suprimentos e Logística II 2014-02 Professor: Roberto Cézar Datrino Atividade 3: Transportes e Armazenagem Caros alunos, Essa terceira atividade da nossa disciplina de Suprimentos e Logística

Leia mais

Administração de Sistemas de Informação Gerenciais

Administração de Sistemas de Informação Gerenciais Administração de Sistemas de Informação Gerenciais UNIDADE II: E-business Global e Colaboração Prof. Adolfo Colares Uma empresa é uma organização formal cujo o objetivo é produzir s ou prestar serviços

Leia mais

Capítulo 3. Focalizando o novo negócio

Capítulo 3. Focalizando o novo negócio O QUE É UMA EMPRESA? De acordo com Santos (1982), a empresa é comumente definida pelos economistas como uma unidade básica do sistema econômico, cuja principal função é produzir bens e serviços. Os objetivos

Leia mais

POLÍTICA DE SAÚDE E SEGURANÇA POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA

POLÍTICA DE SAÚDE E SEGURANÇA POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA POLÍTICA DE SAÚDE E SEGURANÇA POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA Política de SAÚDE E SEGURANÇA Política de SAÚDE E SEGURANÇA A saúde e a segurança dos nossos funcionários fazem

Leia mais

Desempenho de Operações. EAD 0763 Aula 2 Livro Texto Cap.2 Leonardo Gomes

Desempenho de Operações. EAD 0763 Aula 2 Livro Texto Cap.2 Leonardo Gomes Desempenho de Operações EAD 0763 Aula 2 Livro Texto Cap.2 Leonardo Gomes Agenda da aula 1 Desempenho de operações 2 Estudo de caso Capítulo 2- Desempenho de Operações Desempenho de operações Como avaliar

Leia mais

CÓDIGO CRÉDITOS PERÍODO PRÉ-REQUISITO TURMA ANO INTRODUÇÃO

CÓDIGO CRÉDITOS PERÍODO PRÉ-REQUISITO TURMA ANO INTRODUÇÃO PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ESCOLA DE GESTÃO E NEGÓCIOS CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS, ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA DISCIPLINA: ESTRUTURA E ANÁLISE DE CUSTO CÓDIGO CRÉDITOS PERÍODO PRÉ-REQUISITO

Leia mais

Roteiro do Plano de Negócio

Roteiro do Plano de Negócio Roteiro do Plano de Negócio 1. Componentes do Plano de Negócios a) Resumo Executivo b) A organização Visão estratégica/modelo de negócio c) Análise de mercado d) Planejamento de marketing - produto ou

Leia mais

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr.

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr. A Chave para o Sucesso Empresarial José Renato Sátiro Santiago Jr. Capítulo 1 O Novo Cenário Corporativo O cenário organizacional, sem dúvida alguma, sofreu muitas alterações nos últimos anos. Estas mudanças

Leia mais

4 Metodologia e estratégia de abordagem

4 Metodologia e estratégia de abordagem 50 4 Metodologia e estratégia de abordagem O problema de diagnóstico para melhoria da qualidade percebida pelos clientes é abordado a partir da identificação de diferenças (gaps) significativas entre o

Leia mais

Disciplina: Técnicas de Racionalização de Processos Líder da Disciplina: Rosely Gaeta NOTA DE AULA 04 O PROJETO DE MELHORIA DOS PROCESSOS

Disciplina: Técnicas de Racionalização de Processos Líder da Disciplina: Rosely Gaeta NOTA DE AULA 04 O PROJETO DE MELHORIA DOS PROCESSOS Disciplina: Técnicas de Racionalização de Processos Líder da Disciplina: Rosely Gaeta NOTA DE AULA 04 O PROJETO DE MELHORIA DOS PROCESSOS 3.4 O PROJETO DE MELHORIA DE PROCESSOS 3.4.1 - CONCEITO DE PROJETO

Leia mais

ANÁLISE DOS RESULTADOS DOS PROGRAMAS DE APOIO ÀS PMEs NO BRASIL Resumo Executivo PARA BAIXAR A AVALIAÇÃO COMPLETA: WWW.IADB.

ANÁLISE DOS RESULTADOS DOS PROGRAMAS DE APOIO ÀS PMEs NO BRASIL Resumo Executivo PARA BAIXAR A AVALIAÇÃO COMPLETA: WWW.IADB. ANÁLISE DOS RESULTADOS DOS PROGRAMAS DE APOIO ÀS PMEs NO BRASIL Resumo Executivo PARA BAIXAR A AVALIAÇÃO COMPLETA: WWW.IADB.ORG/EVALUATION ANÁLISE DOS RESULTADOS DOS PROGRAMAS DE APOIO ÀS PMEs NO BRASIL

Leia mais

P4-MPS.BR - Prova de Conhecimento do Processo de Aquisição do MPS.BR

P4-MPS.BR - Prova de Conhecimento do Processo de Aquisição do MPS.BR Data: 10 de Dezembro de 2010 Horário: 13:00 às 17:00 horas (hora de Brasília) Nome: e-mail: Nota: INSTRUÇÕES Você deve responder a todas as questões. O total máximo de pontos da prova é de 100 pontos (100%),

Leia mais

6 Quarta parte logística - Quarterização

6 Quarta parte logística - Quarterização 87 6 Conclusão A concorrência aumentou muito nos últimos anos e com isso os clientes estão recebendo produtos com melhor qualidade e um nível de serviço melhor. As empresas precisam, cada vez mais, melhorar

Leia mais

Unidade II RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS

Unidade II RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS Unidade II 2 TENDÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS 2.1 Gestão de compras 1 A gestão de compras assume papel estratégico na Era da competição global, devido ao volume de recursos envolvidos no processo,

Leia mais

Gerenciamento Estratégico

Gerenciamento Estratégico Gerenciamento Estratégico CREPÚSCULO DE UMA NOVA ERA O desafio mais importante de nossos dias é o encerramento de uma época de continuidade época em que cada passo fazia prever o passo seguinte e o advento

Leia mais

Planejamento e Gestão Estratégica

Planejamento e Gestão Estratégica Planejamento e Gestão Estratégica O Governo de Minas estabeleceu como um dos eixos norteadores da suas políticas públicas a eficiência na utilização dos recursos e a oferta de serviços com qualidade cada

Leia mais

FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO

FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO Prof. Ms. Carlos José Giudice dos Santos carlos@oficinadapesquisa.com.br www.oficinadapesquisa.com.br Organizações Nenhuma organização existe

Leia mais

LISTA DE VERIFICAÇAO DO SISTEMA DE GESTAO DA QUALIDADE

LISTA DE VERIFICAÇAO DO SISTEMA DE GESTAO DA QUALIDADE Questionamento a alta direção: 1. Quais os objetivos e metas da organização? 2. quais os principais Produtos e/ou serviços da organização? 3. Qual o escopo da certificação? 4. qual é a Visão e Missão?

Leia mais

Confederação Nacional da Indústria. - Manual de Sobrevivência na Crise -

Confederação Nacional da Indústria. - Manual de Sobrevivência na Crise - RECOMENDAÇÕES PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS - Manual de Sobrevivência na Crise - Janeiro de 1998 RECOMENDAÇÕES PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS - Manual de Sobrevivência na Crise - As empresas, principalmente

Leia mais

Design and Performance Gestão da cadeia de suprimentos

Design and Performance Gestão da cadeia de suprimentos Design and Performance Gestão da cadeia de suprimentos 1 1. Supply Chain Structure 3. Componentes gerenciais 4. Supply Chain Performance Measurement (SCPM) 5. Hot topics in Supply Chain (SC) 6. Dell Case

Leia mais

PREVISÃO DE DEMANDA - O QUE PREVISÃO DE DEMANDA - TIPOS E TÉCNICAS DE PREVISÃO DE DEMANDA - MÉTODOS DE PREVISÃO - EXERCÍCIOS

PREVISÃO DE DEMANDA - O QUE PREVISÃO DE DEMANDA - TIPOS E TÉCNICAS DE PREVISÃO DE DEMANDA - MÉTODOS DE PREVISÃO - EXERCÍCIOS CONTEÚDO DO CURSO DE PREVISÃO DE DEMANDA PROMOVIDO PELA www.administrabrasil.com.br - O QUE PREVISÃO DE DEMANDA - TIPOS E TÉCNICAS DE PREVISÃO DE DEMANDA - MÉTODOS DE PREVISÃO - EXERCÍCIOS - HORIZONTE

Leia mais

Porque estudar Gestão de Projetos?

Porque estudar Gestão de Projetos? Versão 2000 - Última Revisão 07/08/2006 Porque estudar Gestão de Projetos? Segundo o Standish Group, entidade americana de consultoria empresarial, através de um estudo chamado "Chaos Report", para projetos

Leia mais

Resumo Objetivo e Definição do problema

Resumo Objetivo e Definição do problema 1 Resumo Objetivo e Definição do problema O presente trabalho estuda o uso potencial de instrumentos que utilizam uma interação próxima entre os setores público, privado e o terceiro setor, visando aumentar

Leia mais

Brochura - Panorama ILOS

Brochura - Panorama ILOS Brochura - Panorama ILOS Transporte Rodoviário de Cargas no Brasil A percepção das empresas contratantes de transporte 2ª Edição Revisada e Ampliada em 2014 Apresentação O Panorama ILOS Transporte Rodoviário

Leia mais

MBA EM LOGÍSTICA E GERENCIAMENTO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS

MBA EM LOGÍSTICA E GERENCIAMENTO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS MBA EM LOGÍSTICA E GERENCIAMENTO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS 1 - JUSTIFICATIVA A gestão do fluxo de valor agregado pelas organizações exige contemplar toda a cadeia de suprimentos de forma a identificar e

Leia mais

Evolução da Disciplina. Logística Empresarial. Aula 1. O Papel dos Sistemas Logísticos. Contextualização. O Mundo Atual

Evolução da Disciplina. Logística Empresarial. Aula 1. O Papel dos Sistemas Logísticos. Contextualização. O Mundo Atual Logística Empresarial Evolução da Disciplina Aula 1 Aula 1 O papel da Logística empresarial Aula 2 A flexibilidade e a Resposta Rápida (RR) Operadores logísticos: conceitos e funções Aula 3 Prof. Me. John

Leia mais

Plano de Negócios. Por que escrever um Plano de Negócios?

Plano de Negócios. Por que escrever um Plano de Negócios? Plano de Negócios Por que escrever um Plano de Negócios? A tarefa de escrever um plano de negócios não é uma tarefa fácil. Isso se você nunca escreveu um e não tem a menor idéia de como começar. O objetivo

Leia mais

NORMA ISO 14004. Sistemas de Gestão Ambiental, Diretrizes Gerais, Princípios, Sistema e Técnicas de Apoio

NORMA ISO 14004. Sistemas de Gestão Ambiental, Diretrizes Gerais, Princípios, Sistema e Técnicas de Apoio Página 1 NORMA ISO 14004 Sistemas de Gestão Ambiental, Diretrizes Gerais, Princípios, Sistema e Técnicas de Apoio (votação 10/02/96. Rev.1) 0. INTRODUÇÃO 0.1 Resumo geral 0.2 Benefícios de se ter um Sistema

Leia mais

GESTÃO DE ESTOQUE. Fabiana Carvalho de Oliveira Graduanda em Administração Faculdades Integradas de Três Lagoas FITL/AEMS

GESTÃO DE ESTOQUE. Fabiana Carvalho de Oliveira Graduanda em Administração Faculdades Integradas de Três Lagoas FITL/AEMS GESTÃO DE ESTOQUE Fabiana Carvalho de Oliveira Graduanda em Administração Faculdades Integradas de Três Lagoas FITL/AEMS Higino José Pereira Neto Graduando em Administração Faculdades Integradas de Três

Leia mais

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com /

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com / Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com / andre.belini@ifsp.edu.br MATÉRIA: SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO Aula N : 15 Tema:

Leia mais

SUPERINTENDÊNCIA DE SUPRIMENTO DE MATERIAL E SERVIÇOS GSS CÓDIGO DE RELACIONAMENTO COM OS FORNECEDORES DE BENS E SERVIÇOS

SUPERINTENDÊNCIA DE SUPRIMENTO DE MATERIAL E SERVIÇOS GSS CÓDIGO DE RELACIONAMENTO COM OS FORNECEDORES DE BENS E SERVIÇOS CÓDIGO DE RELACIONAMENTO COM OS FORNECEDORES DE BENS E SERVIÇOS ELETRONORTE SUPERINTENDÊNCIA DE SUPRIMENTO DE MATERIAL E SERVIÇOS GSS CÓDIGO DE RELACIONAMENTO COM OS FORNECEDORES DE BENS E SERVIÇOS 1 2

Leia mais

EGC Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação

EGC Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação EGC Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação Resenha Crítica: Qual a relação entre competitividade, gestão do conhecimento e tecnologia da informação? Paulo Fernando da Silva Para discutirmos a relação

Leia mais

CAPITAL DE GIRO: ESSÊNCIA DA VIDA EMPRESARIAL

CAPITAL DE GIRO: ESSÊNCIA DA VIDA EMPRESARIAL CAPITAL DE GIRO: ESSÊNCIA DA VIDA EMPRESARIAL Renara Tavares da Silva* RESUMO: Trata-se de maneira ampla da vitalidade da empresa fazer referência ao Capital de Giro, pois é através deste que a mesma pode

Leia mais

As Organizações e a Teoria Organizacional

As Organizações e a Teoria Organizacional Página 1 de 6 As Organizações e a Teoria Organizacional Autora: Sara Fichman Raskin Este texto é totalmente baseado no primeiro capítulo do livro Organizational theory: text and cases, do autor Jones Gareth,

Leia mais

CAPÍTULO 25 COERÊNCIA REGULATÓRIA

CAPÍTULO 25 COERÊNCIA REGULATÓRIA CAPÍTULO 25 COERÊNCIA REGULATÓRIA Artigo 25.1: Definições Para efeito deste Capítulo: medida regulatória coberta significa a medida regulatória determinada por cada Parte a ser objeto deste Capítulo nos

Leia mais

GERENCIAMENTO DE ESCOPO EM PROJETOS LOGÍSTICOS: Um Estudo de Caso em um Operador Logístico Brasileiro

GERENCIAMENTO DE ESCOPO EM PROJETOS LOGÍSTICOS: Um Estudo de Caso em um Operador Logístico Brasileiro GERENCIAMENTO DE ESCOPO EM PROJETOS LOGÍSTICOS: Um Estudo de Caso em um Operador Logístico Brasileiro Matheus de Aguiar Sillos matheus.sillos@pmlog.com.br AGV Logística Rua Edgar Marchiori, 255, Distrito

Leia mais

CONFIRA UMA BREVE DESCRIÇÃO DAS VANTAGENS COMPETITIVAS OBTIDAS A PARTIR DE CADA META COMPETITIVA VANTAGEM DA QUALIDADE

CONFIRA UMA BREVE DESCRIÇÃO DAS VANTAGENS COMPETITIVAS OBTIDAS A PARTIR DE CADA META COMPETITIVA VANTAGEM DA QUALIDADE CHÃO DE FÁBRICA A PRODUÇÃO COMPETITIVA CONFIRA UMA BREVE DESCRIÇÃO DAS VANTAGENS COMPETITIVAS OBTIDAS A PARTIR DE CADA META COMPETITIVA VANTAGEM DA QUALIDADE Foco principal das empresas que competem com

Leia mais

CONSIDERE ESTRATÉGIAS DE AQUISIÇÃO DE SELOS MECÂNICOS QUE SEJAM MUTUAMENTE BENÉFICAS. por Heinz P. Bloch

CONSIDERE ESTRATÉGIAS DE AQUISIÇÃO DE SELOS MECÂNICOS QUE SEJAM MUTUAMENTE BENÉFICAS. por Heinz P. Bloch CONSIDERE ESTRATÉGIAS DE AQUISIÇÃO DE SELOS MECÂNICOS QUE SEJAM MUTUAMENTE BENÉFICAS por Heinz P. Bloch Para TECÉM - tecem.com.br 05/10/2013 Parcerias com um único fornecedor de selo mecânico nem sempre

Leia mais

APRESENTAÇÃO DA OFICINA DA INOVAÇÃO

APRESENTAÇÃO DA OFICINA DA INOVAÇÃO APRESENTAÇÃO DA OFICINA DA INOVAÇÃO DIRETORIA DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO. OFICINA DA INOVAÇÃO Página 1 de 10 ÍNDICE DO PORTFOLIO Apresentação dos serviços da Oficina da Inovação... 3 Consultoria...

Leia mais

Logística Empresarial

Logística Empresarial Logística Empresarial Aula 01 Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho Este material é parte integrante da disciplina oferecida pela UNINOVE. O acesso às atividades, conteúdos

Leia mais

Evolução da Disciplina. Logística Empresarial. Aula 2. Logística de Resposta Rápida. Contextualização. Prof. Me. John Jackson Buettgen

Evolução da Disciplina. Logística Empresarial. Aula 2. Logística de Resposta Rápida. Contextualização. Prof. Me. John Jackson Buettgen Logística Empresarial Aula 2 Evolução da Disciplina O papel da Logística Empresarial Aula 1 A flexibilidade e a Resposta Rápida (RR) Aula 2 Operadores logísticos: conceitos e funções Aula 3 Prof. Me. John

Leia mais

PMBoK Comentários das Provas TRE-PR 2009

PMBoK Comentários das Provas TRE-PR 2009 PMBoK Comentários das Provas TRE-PR 2009 Comentário geral: As provas apresentaram grau de dificuldade médio. Não houve uma preocupação da banca em aprofundar os conceitos ou dificultar a interpretação

Leia mais

Unidade II. Unidade II

Unidade II. Unidade II Unidade II REESTRUTURAÇÃO FINANCEIRA NAS ORGANIZAÇÕES Neste módulo, estudaremos como ocorre a reestruturação financeira nas empresas, apresentando um modelo de planejamento de revitalização, com suas características

Leia mais

Cartilha do ALUNO EMPREENDEDOR POLITÉCNICA

Cartilha do ALUNO EMPREENDEDOR POLITÉCNICA 1 Cartilha do ALUNO EMPREENDEDOR POLITÉCNICA Diretor Acadêmico: Edison de Mello Gestor do Projeto: Prof. Marco Antonio da Costa 2 1. APRESENTAÇÃO Prepare seus alunos para explorarem o desconhecido, para

Leia mais

Logística Empresarial. Global Sourcing A Globalização e a Nova Visão da Logística Parte II. Aula 6. Conceitos Importantes.

Logística Empresarial. Global Sourcing A Globalização e a Nova Visão da Logística Parte II. Aula 6. Conceitos Importantes. Logística Empresarial Aula 6 Global Sourcing A Globalização e a Nova Visão da Logística Parte II Prof. Me. John Jackson Buettgen Contextualização Conceitos Importantes Fluxos logísticos É o movimento ou

Leia mais

Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Petrolina - FACAPE Curso: Ciência da Computação Disciplina: Ambiente de Negócios e Marketing

Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Petrolina - FACAPE Curso: Ciência da Computação Disciplina: Ambiente de Negócios e Marketing Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Petrolina - FACAPE Curso: Ciência da Computação Disciplina: Ambiente de Negócios e Marketing Recursos Humanos cynaracarvalho@yahoo.com.br Conceitos A gestão

Leia mais

A OPERAÇÃO DE CROSS-DOCKING

A OPERAÇÃO DE CROSS-DOCKING A OPERAÇÃO DE CROSS-DOCKING Fábio Barroso Introdução O atual ambiente de negócios exige operações logísticas mais rápidas e de menor custo, capazes de suportar estratégias de marketing, gerenciar redes

Leia mais

PLANO DE INTERNACIONALIZAÇÃO

PLANO DE INTERNACIONALIZAÇÃO PLANO DE INTERNACIONALIZAÇÃO CURSO: Administração DISCIPLINA: Comércio Exterior FONTE: DIAS, Reinaldo. RODRIGUES, Waldemar. Comércio Exterior Teoria e Gestão. Atlas. São Paulo: 2004 6.3b Plano de Internacionalização

Leia mais

Satisfação dos consumidores: estudo de caso em um supermercado de Bambuí/MG

Satisfação dos consumidores: estudo de caso em um supermercado de Bambuí/MG Satisfação dos consumidores: estudo de caso em um supermercado de Bambuí/MG Ana Clara Rosado Silva (1) ; Daiane Oliveira Borges (2) ; Tatiana Morais Leite (3) ; Vanessa Oliveira Couto (4) ; Patrícia Carvalho

Leia mais