imita a arte? Esta é uma resposta que o público só irá

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "imita a arte? Esta é uma resposta que o público só irá"

Transcrição

1

2 APRESENTAÇÃO Projeto de montagem e temporada no Rio de Janeiro (em teatro a ser definido oportunamente) do texto O ATOR E O LOBO, de António Lobo Antunes, com direção de Fernando Philbert e dramaturgia de Geraldo Carneiro. No elenco está Pedro Paulo Rangel. O projeto prevê a realização de, aproximadamente, 36 apresentações na cidade do Rio de Janeiro.

3 SINOPSE Um ator sai do camarim, olha a plateia e diz: - Sou um homem que pensa em outra coisa... Ele, o ator está sempre pensando em outra coisa, pensando na próxima fala, no próximo personagem, bem como o autor pensando no próximo livro. Ele caminha pelo palco abre uma janela do cenário e longe vê do outro lado da rua pela janela do apartamento em frente um casal jantando, e logo o ator começa a dizer o que se passa na cabeça do homem diante da mulher, o ator interpreta um crônica escrita pelo Lobo, pelo autor que a escreveu enquanto também pensava em outra coisa. Abrindo e fechando janelas, entrando e saindo de janelas segue o ator interpretando tantos personagens que falam das lembranças vividas por um só homem, o autor e estas lembranças, estas passagens da vida as vezes se confundem com a sua vida, porque também o ator teve um avô que construía nuvens com a fumaça do cigarro, também o ator veio de uma pequena cidade, também o ator é um homem que pensa em outra coisa enquanto se vira para o sargento da tropa apontando a espingarda e perguntando : - O que é mesmo que tenho de fazer? E enquanto vê todos se jogarem ao chão gritando: - Vira essa merda pra lá!!

4 Que paralelos existem entre ficção e realidade? Aonde podem se encontrar os questionamentos de um escritor diante de seu ofício e o ator em sua busca no palco? O espetáculo O ATOR E O LOBO percorre o caminho dramático das crônicas de LOBO ANTUNES na busca dos encontros entre a ficção e a realidade. O Drama e a Comédia são terrenos luminosos onde o espetáculo O ATOR & O LOBO lança sua ilusão poderosa, a ilusão do TEATRO, para encontrar ressonância entre a vida e as palavras criadas pelo autor português ANTÓNIO LOBO ANTUNES. O ator PEDRO PAULO RANGEL, dirigido por FERNANDO PHILBERT e dramaturgia de GERALDO CARNEIRO, interpreta vários personagens das crônicas de LOBO ANTUNES. E sendo ao mesmo tempo o "ator", faz o jogo de espelhos que reflete hora o teatro, hora a vida real. E neste jogo de semelhanças e diferenças é construído um espetáculo sobre a velha pergunta: A arte imita a vida ou a vida imita a arte? Esta é uma resposta que o público só irá descobrir ao assistir o espetáculo.

5 OBJETIVO O objetivo do projeto teatral O Ator e o Lobo é levar ao palco do Rio de Janeiro as crônicas do escritor português António Lobo Antunes, quais nunca foram montadas no Brasil, com a interpretação de Pedro Paulo Rangel, adaptadas pelo poeta Geraldo Carneiro e direção de Fernando Philbert. Fazer um espetáculo de grande qualidade, em um grande teatro da cidade e oferecer ao público um trabalho que reúne um grande autor português e um dos melhores atores do país é o objetivo principal do projeto O Ator e o Lobo.

6 JUSTIFICATIVA O projeto O Ator e o Lobo, traz para a cena personagens importantes para a construção do teatro e de toda a dramaturgia: - O ator e o autor. - As inquietações destas duas figuras humanas, na busca pelo objeto de sua criação se encontram, se igualam e algumas vezes se enfrentam. E deste enfrentamento nasce a obra teatral. - Mostrar o pensamento criativo de um autor, de um ator, os caminhos por onde passam, os caminhos que abrem no mundo imaginário da criação de personagens, contar a história destes personagens criados, que muitas vezes são inspirados em pessoas reais é uma das justificativas deste projeto. - Um espetáculo teatral que revele ao público a inquietação do autor diante da folha em branco e do ator diante de sua busca por um personagem, por uma história para contar sobre o palco. - O universo literário é campo vasto para a criação teatral e unirmos um grande autor como António Lobo Antunes e um ator como Pedro Paulo Rangel justifica todo o nosso empenho em realizar um grande projeto que fale da busca literária e da busca pelo teatro.

7 Trazemos neste projeto o poeta carioca Geraldo Carneiro como adaptador destas crônicas e escritor do encontro entre o ator e o autor e neste encontro muitos personagens que falam em auto grau de humanidade irão confessar as histórias de suas vidas. O ator caminha pelo palco vazio, como o autor olha a folha vazia e os dois irão travar uma luta hora com sigo próprios, hora com o mundo, ora entre si, para preencher estes espaços de personagens e histórias para o público.

8 ACESSIBILIDADE O projeto prevê as apresentações em salas que tenham as seguintes acessibilidades : - elevadores para cadeirantes; - banheiros com infraestrutura adequada para atender a portadores de necessidades especiais; - rampas de acesso; - lugar na plateia para cadeirantes; - indicadores capacitados para atender e auxiliar o acesso à plateia.

9 ATOR Pedro Paulo Rangel Curso de Formação de Atores do Conservatório Nacional de Teatro, hoje UNIRIO. É ator, diretor, tradutor e letrista. Estreou profissionalmente em 1968 na peça Roda Viva, de Chico Buarque de Hollanda, com direção de José Celso Martinez Correa. Participou de mais de uma centena de trabalhos no Teatro, (Aurora da Minha Vida, Sermão da quarta-feira de Cinza, Soppa de Letra) no Cinema (Índia, Caramuru, Amélia) e na Televisão (TV Pirata, O Cravo e a Rosa, Os Aspones, Belíssima). Como melhor ator recebeu os prêmios: Molière (1982, 1989, 1994), Governador do Estado (1974), Shell (1994, 2004), Mambembe (1994), Cultura Inglesa (1995), Candango (2002).

10 António Lobo Antunes Foi criado em Lisboa, e licenciou-se em Medicina, optando pela especialidade de Psiquiatria. Entre 1970 e 1973 viveu em Angola, onde participou, como tenente médico do Exército, na Guerra do Ultramar. Posteriormente exerceu a profissão no Hospital Miguel Bombarda, em Lisboa, até Em 1979 publicou os primeiros livros, Memória de Elefante e Os Cus de Judas, que obtiveram grande êxito e muito boa receptividade da critica, seguindo-se, em 1980, Conhecimento do Inferno. Estes primeiros livros são marcadamente biográficos. Antônio Lobo Antunes tornou-se um dos escritores portugueses mais lidos, vendidos e traduzidos em todo o mundo. Em 2005 foi distinguido com um dos mais importantes prémios literários do mundo: o Prémio Jerusalém. Em 2007 foi distinguido com o Prémio Camões, o mais importante prémio literário de língua portuguesa.

11 DIRETOR Fernando Philbert Nos últimos dez anos trabalhou como diretor assistente de Aderbal Freire Filho, Domingos Oliveira e Gilberto Gawronski, dirigindo atores como Wagner Moura, Drica Moraes, Louise Cardoso, Du Moscóvis, Tonico Pereira, Renata Sorrah, Daniel Dantas, Pedro Paulo Rangel, Guta Estresser, em peças como Hamlet, A Ordem do Mundo, Macbeht, Por uma vida menos ordinária, o monólogo Depois do Filme, entre outros grandes espetáculos. Philbert consolida a carreira de direção nos palcos cariocas recebendo de Bárbara Heliodória uma crítica positiva de seu trabalho na peça Em Nome do Jogo, elogiando a firmeza de sua direção com os atores Marcos Caruso e Emílio de Melo. Dirigiu o artista plástico Luiz Pizarro em um monólogo sobre a criação artística no ano de 2013 e atualmente esta em cartaz com sua direção de SiLêncios Claros, com a atriz Ester Jablonski, espetáculo indicado pela crítica.

12 CENOGRAFIA A Cenografia é assinada por Fernando Mello da Costa Com uma trajetória ligada ao experimentalismo e à pesquisa, atua junto a diretores como Bia Lessa, Enrique Diaz, Moacir Chaves e Aderbal Freire Filho, cujo seu último trabalho é o Espetáculo Incêndios.. Com formação autodidata, cria e realiza a impactante cenografia dos principais espetáculos do Rio de Janeiro. Funda, junto com Guti Fraga, o grupo de teatro Nós do Morro, na comunidade do Vidigal, no Rio de Janeiro, onde mantém uma oficina de cenografia e trabalha eventualmente como diretor de espetáculos. Participa da representação de cenógrafos brasileiros na exposição Espaço da Cena Latino Americana, Memorial da América Latina, São Paulo, em 1998, e da Quadrienal de Cenografia de Praga, República Tcheca, 1999.

13 José Luiz Coutinho DIREÇÃO DE PRODUÇÃO Diretor de Produção de espetáculos teatrais e outros eventos, atuando no ramo por 23 anos ininterruptamente com vasta experiência em capitação de apoios culturais, contratação de técnicos, acompanhamento e diligenciamento de cenários,. Convidado pelas atrizes Marieta Severo e Andréa Beltrão, foi o responsável pela reforma do Teatro Poeira, atuando ao lado de arquitetos contratados, captando recursos. Acompanhou todo o processo de inauguração e produção do espaço e hoje é o produtor contratado para organizar todos os eventos relacionados ao teatro, atuando como gerente administrativo do mesmo, bem como, produtor responsável pela montagem "Sonata de Outono" de I. Bergman com direção de Aderbal Freire Flho, protagonizado pelas duas atrizes. Espetáculo que deu inicio as atividades do teatro. À convite da Rede de Teatros.Art, foi o responsável pelo acompanhamento da obra de reforma da antiga casa de shows Palladium, transformado no novo Teatro das Artes. Foi gerente administrativo do espaço pelo período de 2 anos e produtor do espetáculo de estréia :" A Peça sobre o Bebe, de E. Albee com Marilia Gabriela e Reynaldo Gianecquine. Convidado pelo diretor teatral Aderbal Freire Filho, foi o responsável pela direção de produção da ópera " Um Baile de Máscaras", tendo recebido excelentes elogios relacionados a seu trabalho. No mesmo ano, o Diretor Sérgio Britto o convidou para produzir a ópera "O Elixir do Amor", - sucesso de público e crítica. Outros espetáculos produzidos recentemente: O Que Diz Molero, O Púcaro Bugaro, As Centenárias, Moby Dick, A Loba de Ray Ban e atualmente em cartaz com "Jacinta".

14 PRODUÇÃO EXECUTIVA Wagner Pacheco Apesar de jovem, Wagner Pacheco vem acumulando funções. Em parceria com José Luiz Coutinho, fundou a Fábrica Teatral Produções Artísticas Ltda., que através da pessoa de Coutinho, vem durante anos produzindo espetáculos de sucesso no eixo Rio-São Paulo. Pacheco é formado em Administração de Empresas, com ênfase em Marketing. Foi durante 3 anos diretor financeiro do Espaço Tom Jobim (no Jardim Botânico do Rio de Janeiro), tendo acompanhado as diversas produções musicais da casa. Também foi responsável pelo controle orçamentário na construção do Teatro Tom Jobim.

15 PATROCÍNIO Prezados Senhores, Vimos solicitar o Patrocínio Cultural, para o espetáculo O ATOR E O LOBO, com texto de ANTONIO LOBO ANTUNES, interpretação de PEDRO PAULO RANGEL e direção de FERNANDO PHILBERT e uma equipe técnica de qualidade. O projeto de proposta cultural e artística, tem estreia prevista para o segundo semestre de 2014, na cidade do Rio de Janeiro para uma Temporada de três meses. O Patrocínio Total do Projeto, está orçado em R$ ,00. O Patrocinador poderá usufruir da Lei Rouanet - PRONAC nº Estamos à disposição para quaisquer esclarecimentos que se façam necessários. Atenciosamente,

16 PLANO DE DIVULGAÇÃO O retorno de mídia para Empresa Patrocinadora, consta da inserção da sua Logomarca, sob a chancela de patrocínio, em todo o material de divulgação do projeto. Banner/faixa adesiva/faixa de lona/saia de palco/testeira/pórtico; Spot de até 15 em Rádios; Anuncios em Jornais; Catalogos; Convites; Busdoors; Painéis externos no Metrô. Em Contrapartida, nos obrigamos a divulgar sua logomarca : No programa da peça; Na fachada do teatro; No off antes das sessões; Nos Flyers; Nos convites. Forneceremos uma cota de convites à titulo de cortesia.

17 CONTATOS José Luiz Coutinho / Wagner Pacheco (21) / / fabricateatral@terra.com.br wagnerpacheco34@globo.com

Ambientes acessíveis

Ambientes acessíveis Fotos: Sônia Belizário Ambientes acessíveis É FUNDAMENTAL A ATENÇÃO AO DESENHO E A CONCEPÇÃO DOS PROJETOS, PRINCIPALMENTE NOS ESPAÇOS PÚBLICOS,PARA ATENDER ÀS NECESSIDADES E LIMITAÇÕES DO MAIOR NÚMERO

Leia mais

PROJETO A BELA E A FERA

PROJETO A BELA E A FERA PROJETO A BELA E A FERA Dados Proponente Proponente: Atitude Cultural Social Esportiva Ltda-ME Cnpj 68.406.479/0001-02 Valor Total Projeto: R$ 978.186,25 PRONAC Nº 113002 PROJETO A BELA E A FERA Objetivo

Leia mais

UM ENCANTO NAT NA A T L O Musical Um E spet culo H umano, T ocante e Di vert o

UM ENCANTO NAT NA A T L O Musical Um E spet culo H umano, T ocante e Di vert o APRESENTA UM ENCANTO DE NATAL O Musical Um Espetáculo Humano, Tocante e Divertidoid Histórico Em Março de 2006, após pesquisas e visitas ao The Christmas Spectacular Show, na Broadway, teve início a elaboração

Leia mais

LUIZ MELODIA EM CANTA O CINEMA PROJETO APROVADO NA LEI MUNICIPAL DE INCENTIVO À CULTURA - LEI DO ISS

LUIZ MELODIA EM CANTA O CINEMA PROJETO APROVADO NA LEI MUNICIPAL DE INCENTIVO À CULTURA - LEI DO ISS PROJETO APROVADO NA LEI MUNICIPAL DE INCENTIVO À CULTURA - LEI DO ISS PROJETO APROVADO NA LEI MUNICIPAL DE INCENTIVO À CULTURA - LEI DO ISS APRESENTAÇÃO LUIZ MELODIA EM Se por um lado a música cria uma

Leia mais

PRÉ-PRODUÇÃO E PRODUÇÃO Marilia Mello Pisani

PRÉ-PRODUÇÃO E PRODUÇÃO Marilia Mello Pisani O presente teto faz parte do curso de Produção de Vídeo e é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição Não Comercial 3.0. Não Adaptada. Permissões além do escopo dessa licença podem estar disponíveis

Leia mais

ontem depois de uma peça de Renata Bortoleto

ontem depois de uma peça de Renata Bortoleto ontem depois de uma peça de Renata Bortoleto a história A peça Depois de Ontem apresenta a relação de um menino de oito anos em seu conflito com a mãe alcoólatra. De um lado, uma criança que só queria

Leia mais

Plano de Patrocínio. Nossa Missão Fazer gente Feliz! (Emergência) PRONAC: 09 7592

Plano de Patrocínio. Nossa Missão Fazer gente Feliz! (Emergência) PRONAC: 09 7592 Plano de Patrocínio Nossa Missão Fazer gente Feliz! PRONAC: 09 7592 Resumo Executivo Depois de 10 anos de ação em hospitais com terapia do riso A Trupe da Saúde propõe o projeto sobre educação no trânsito.

Leia mais

Edital de seleção para formação em gestão de Organizações da Sociedade Civil Fundação Tide Setubal 2011

Edital de seleção para formação em gestão de Organizações da Sociedade Civil Fundação Tide Setubal 2011 Edital de seleção para formação em gestão de Organizações da Sociedade Civil Fundação Tide Setubal 2011 INTRODUÇÃO A Fundação Tide Setubal nasce em 2005 para ressignificar e inovar o trabalho pioneiro

Leia mais

Daniel Chaves Santos Matrícula: 072.997.003. Rio de Janeiro, 28 de maio de 2008.

Daniel Chaves Santos Matrícula: 072.997.003. Rio de Janeiro, 28 de maio de 2008. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro Departamento de Artes & Design Curso de especialização O Lugar do Design na Leitura Disciplina: Estratégia RPG Daniel Chaves Santos Matrícula: 072.997.003

Leia mais

Reflexões de Fernando Peixoto sobre o texto teatral Caminho de Volta (Consuelo de Castro)

Reflexões de Fernando Peixoto sobre o texto teatral Caminho de Volta (Consuelo de Castro) Reflexões de Fernando Peixoto sobre o texto teatral Caminho de Volta (Consuelo de Castro) Victor Miranda Macedo Rodrigues Universidade Federal de Uberlândia Orientadora: Rosangela Patriota Ramos O escritor,

Leia mais

O projeto prevê a montagem e a realização da temporada na cidade do Rio de Janeiro, por 3

O projeto prevê a montagem e a realização da temporada na cidade do Rio de Janeiro, por 3 de Fernando Ceylão Rio de janeiro, Janeiro de 2013 Prezados senhores, Nossa empresa vem durante anos levando ao público espetáculos excelente nível cultural, todos com boa aceitação por parte do público

Leia mais

1ª Mostra de Teatro Latino Americano GLTB

1ª Mostra de Teatro Latino Americano GLTB 1ª Mostra de Teatro Latino Americano GLTB Objetivos e Justificativa Mesmo sabendo da existência de homossexuais em todo o território nacional, é nas grandes capitais que se concentram as partes mais atuantes

Leia mais

DIVERSAMENTE. Projeto de gravação de cd, aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura

DIVERSAMENTE. Projeto de gravação de cd, aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura DIVERSAMENTE Projeto de gravação de cd, aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura SOBRE O AUTOR: Paulo Lobão, cantor e compositor, nasceu na cidade de Belo Horizonte, iniciou os seus estudos musicais

Leia mais

Projeto itinerante com foco no meio ambiente e sustentabilidade Entretenimento com tema sociocultural

Projeto itinerante com foco no meio ambiente e sustentabilidade Entretenimento com tema sociocultural Projeto itinerante com foco no meio ambiente e sustentabilidade Entretenimento com tema sociocultural A magia do circo nos impele sensações incríveis, fazendo-nos viajar na alegria dos palhaços, nas acrobacias

Leia mais

XI FESTIVAL DE TEATRO NA ESCOLA Ano 2012 NORMAS DE PARTICIPAÇÃO

XI FESTIVAL DE TEATRO NA ESCOLA Ano 2012 NORMAS DE PARTICIPAÇÃO XI FESTIVAL DE TEATRO NA ESCOLA Ano 2012 NORMAS DE PARTICIPAÇÃO 1. SOBRE A INSTITUIÇÃO REALIZADORA A Fundação Athos Bulcão foi criada em 1992 e atua na promoção, documentação, pesquisa e difusão da obra

Leia mais

Sequência Didática / EJA

Sequência Didática / EJA Sequência Didática / EJA COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa EIXOS: Oralidade, Leitura e Escrita CONTEÚDO: Interpretação Textual CICLO: EJA I Ciclo I (1º, 2º, 3º Anos) INTERDISCIPLINARIDADE: Geografia

Leia mais

CHAMAMENTO PÚBLICO PARA SELEÇÃO DE ORIENTADORES ARTÍSTICOS EM TEATRO PARA O PROJETO ADEMAR GUERRA Edição 2013

CHAMAMENTO PÚBLICO PARA SELEÇÃO DE ORIENTADORES ARTÍSTICOS EM TEATRO PARA O PROJETO ADEMAR GUERRA Edição 2013 CHAMAMENTO PÚBLICO PARA SELEÇÃO DE ORIENTADORES ARTÍSTICOS EM TEATRO PARA O PROJETO ADEMAR GUERRA Edição 2013 PROJETO ADEMAR GUERRA Conceito e Eixo Curatorial I-Apresentação O Governo do Estado de São

Leia mais

RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2013-2014

RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2013-2014 RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2013-2014 1º ANO DE ATIVIDADES WWW.INSTITUTOJNG.ORG.BR RIO DE JANEIRO RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2013-2014 CRIAÇÃO DO INSTITUTO JNG O Instituto JNG é entidade reconhecida como OSCIP

Leia mais

FESTIVAL LATINO AMERICANO DE RAP

FESTIVAL LATINO AMERICANO DE RAP FESTIVAL LATINO AMERICANO DE RAP APRESENTAÇÃO Este projeto prevê a realização de um festival de rap com a participação de 5 artistas latino americanos e 5 artistas nacionais, de terça a domingo, totalizando

Leia mais

O Projeto. Um descarrego de energia! Um programa bem humorado, sarcástico e debochado!

O Projeto. Um descarrego de energia! Um programa bem humorado, sarcástico e debochado! O Projeto Um descarrego de energia! Um programa bem humorado, sarcástico e debochado! O projeto foi idealizado por Miguel Rodrigues, Gus Fernandes e Márcio Américo, fazendo parte do Núcleo de Entretenimento

Leia mais

O CAMINHO DO ATOR BUSCADOR Mônica Mello Universidade Federal da Bahia UFBA Antropologia teatral, treinamento de ator, pré-expressivo.

O CAMINHO DO ATOR BUSCADOR Mônica Mello Universidade Federal da Bahia UFBA Antropologia teatral, treinamento de ator, pré-expressivo. O CAMINHO DO ATOR BUSCADOR Mônica Mello Universidade Federal da Bahia UFBA Antropologia teatral, treinamento de ator, pré-expressivo. O Caminho do Ator Buscador é um treinamento em bases pré-expressivas,

Leia mais

Quando toca o Coração

Quando toca o Coração Quando toca o Coração Apresentação Quando Toca o Coração é uma peça construída a partir de canções populares que envolvem temas como paixão, traição, desejo e saudade. O espetáculo conta com canções de

Leia mais

os chicos 2 OS CHICOS 3 os chicos De 2008 a 2011, o jornalista Gustavo Nolasco e o fotógrafo Leo Drumond percorreram as margens do rio São Francisco; passando pelos estados de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco,

Leia mais

ESCOLAS PIBIDIANAS NO TEATRO

ESCOLAS PIBIDIANAS NO TEATRO ESCOLAS PIBIDIANAS NO TEATRO Bianca Ebeling Barbosa Murilo Furlan Jade Garisto Ramos Allan Luis Correia Leite 1 Taís Ferreira 2 EIXO TEMÁTICO: Ações com a comunidade. Palavras chave: Escolas; Carência;

Leia mais

Ator e diretor Marcos Paulo morre aos 61 anos no Rio de Janeiro. Escrito por Fábio Barbosa Seg, 12 de Novembro de 2012 10:09

Ator e diretor Marcos Paulo morre aos 61 anos no Rio de Janeiro. Escrito por Fábio Barbosa Seg, 12 de Novembro de 2012 10:09 O ator e diretor Marcos Paulo, um dos principais nomes da teledramaturgia brasileira, morreu neste domingo (11), aos 61 anos, no Rio de Janeiro. De acordo com comunicado divulgado pela TV Globo, ele sofreu

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 24 Discurso na solenidade de entrega

Leia mais

Nélida Piñon recebe homenagem em colégio de Manguinhos

Nélida Piñon recebe homenagem em colégio de Manguinhos Page 1 of 6 Nélida Piñon recebe homenagem em colégio de Manguinhos Por Mônica Marzano Fotos: Cris Torres Os 1.129 alunos do Colégio Estadual Compositor Luis Carlos da Vila, em Manguinhos, na Zona Norte,

Leia mais

Evento O evento teve início com a participação da artista e produtora cultural Tuka Villa- Lobos, que falou sobre a contribuição e a importância das

Evento O evento teve início com a participação da artista e produtora cultural Tuka Villa- Lobos, que falou sobre a contribuição e a importância das Projeto Soma A promoção da integração entre arte, cultura, educação e esporte é a ferramenta adotada pelo Projeto Soma para combater o bullying e o preconceito nas escolas públicas do Distrito Federal

Leia mais

Plano de Patrocínio LEI MUNICIPAL DE INCENTIVO A CULTURA TRANSPARÊNCIA PROCESSO: 125.533/10 C.E: 239/10

Plano de Patrocínio LEI MUNICIPAL DE INCENTIVO A CULTURA TRANSPARÊNCIA PROCESSO: 125.533/10 C.E: 239/10 Plano de Patrocínio LEI MUNICIPAL DE INCENTIVO A CULTURA TRANSPARÊNCIA PROCESSO: 125.533/10 C.E: 239/10 Resumo Executivo TRANSPARÊNCIA A proposta ora apresentada prevê a exposição de pinturas da artista

Leia mais

Atendimento Domiciliar

Atendimento Domiciliar Atendimento Domiciliar Definição da Unimed Porto Alegre sobre Home Care O Home Care é um beneficio de prestação de serviço de assistência à saúde, a ser executado no domicilio do paciente com patologias

Leia mais

O ARTISTA EMPREENDEDOR COMO CRIAR E REALIZAR UM ESPETÁCULO TEATRAL

O ARTISTA EMPREENDEDOR COMO CRIAR E REALIZAR UM ESPETÁCULO TEATRAL O ARTISTA EMPREENDEDOR COMO CRIAR E REALIZAR UM ESPETÁCULO TEATRAL APRESENTAÇÃO O curso O ARTISTA EMPREENDEDOR - COMO CRIAR E REALIZAR UM ESPETÁCULO TEATRAL ministrado pelo ator, produtor e documentarista

Leia mais

Dalcídio Jurandir inspira projeto teatral Por Luciana Medeiros, colaboradora do Guiart

Dalcídio Jurandir inspira projeto teatral Por Luciana Medeiros, colaboradora do Guiart Dalcídio Jurandir inspira projeto teatral Por Luciana Medeiros, colaboradora do Guiart Ponta de Pedras, ilha do Marajó, Pará, 10 de janeiro de 1909. Nasce ali e naquela data uma das maiores expressões

Leia mais

Um evento que tem tudo para fazer parte do calendário oficial da cidade do Rio de Janeiro.

Um evento que tem tudo para fazer parte do calendário oficial da cidade do Rio de Janeiro. O Rio Samba Cine é um festival de samba, com duração de quatro dias e uma programação que prevê exposição, rodas de samba, encontros musicais inéditos e revelação de compositores. No foyer do Cinema Odeon

Leia mais

Ilustração de Ike Vilela, que será usada em todo o material de divulgação da peça.

Ilustração de Ike Vilela, que será usada em todo o material de divulgação da peça. Ilustração de Ike Vilela, que será usada em todo o material de divulgação da peça. Esta peça é uma homenagem à nossa saudosa Sylvia Orthoff, por seu trabalho no teatro e principalmente por ser a fada mais

Leia mais

A MTV CRESCENDO. Apresentou crescimento de audiência entre estes jovens desde o seu lançamento: Hoje* Em 2014 a MTV foi assistida por mais de 17.

A MTV CRESCENDO. Apresentou crescimento de audiência entre estes jovens desde o seu lançamento: Hoje* Em 2014 a MTV foi assistida por mais de 17. tomorrowland A MTV Em 2014 a MTV foi assistida por mais de 17.7 CONTINUA milhões de pessoas. 1 CRESCENDO Hoje é o canal com o maior índice de afinidade com jovens de 18 a 24 anos no pay TV. * Apresentou

Leia mais

CASULO FABRICAS DE CULTURA

CASULO FABRICAS DE CULTURA ANEXO IV EDITAL 01-2015 PROGRAMA KAIRÓS BOLSA OPORTUNIDADE CASULO FABRICAS DE CULTURA Apresentação Parceria com as Fábricas de Cultura Jardim São Luis, Vila Nova Cachoeirinha, Brasilândia, Capão Redondo

Leia mais

Plano de Patrocínio TEATRO E CIDADANIA PRONAC: 08 3930. Realização: Promoção: Patrocínio:

Plano de Patrocínio TEATRO E CIDADANIA PRONAC: 08 3930. Realização: Promoção: Patrocínio: Plano de Patrocínio TEATRO E CIDADANIA PRONAC: 08 3930 Realização: Promoção: Patrocínio: Resumo Executivo Acreditamos que a cultura efetua uma transformação na vida das pessoas, no sentido de ampliar seu

Leia mais

Desafio para a família

Desafio para a família Desafio para a família Família é ideia de Deus, geradora de personalidade, melhor lugar para a formação do caráter, da ética, da moral e da espiritualidade. O sonho de Deus para a família é que seja um

Leia mais

Síntese do Projeto. Alguns grupos teatrais que montaram a peça:

Síntese do Projeto. Alguns grupos teatrais que montaram a peça: Síntese do Projeto Faustino, um Fausto Nordestino é um clássico da nossa literatura e dramaturgia. Voltado para jovens de 12 anos em diante, sem limite de idade, o projeto consiste na prensagem de um audiolivro

Leia mais

Arquivo Público do Estado de São Paulo

Arquivo Público do Estado de São Paulo Arquivo Público do Estado de São Paulo Oficina: O(s) Uso(s) de documentos de arquivo na sala de aula Ditadura Militar e Anistia (1964 a 1985). Anos de Chumbo no Brasil. Ieda Maria Galvão dos Santos 2º

Leia mais

RELATÓRIO DA OFICINA: COMO AGIR NA COMUNIDADE E NO DIA A DIA DO SEU TRABALHO. Facilitadoras: Liliane Lott Pires e Maria Inês Castanha de Queiroz

RELATÓRIO DA OFICINA: COMO AGIR NA COMUNIDADE E NO DIA A DIA DO SEU TRABALHO. Facilitadoras: Liliane Lott Pires e Maria Inês Castanha de Queiroz 1 RELATÓRIO DA OFICINA: COMO AGIR NA COMUNIDADE E NO DIA A DIA DO SEU TRABALHO Facilitadoras: Liliane Lott Pires e Maria Inês Castanha de Queiroz Empresa: SENSOTECH ASSESSORAMENTO E REPRESENTAÇÕES LTDA

Leia mais

INQ Já alguma vez se sentiu discriminado por ser filho de pais portugueses?

INQ Já alguma vez se sentiu discriminado por ser filho de pais portugueses? Transcrição da entrevista: Informante: nº15 Célula: 5 Data da gravação: Agosto de 2009 Geração: 2ª Idade: 35 Sexo: Masculino Tempo de gravação: 10.24 minutos INQ Já alguma vez se sentiu discriminado por

Leia mais

GUIA PARA PETIÇÃO DE SEDE E ORGANIZAÇÃO DA REUNIÃO NACIONAL DE RAMOS E DE GOLDS DO IEEE BRASIL

GUIA PARA PETIÇÃO DE SEDE E ORGANIZAÇÃO DA REUNIÃO NACIONAL DE RAMOS E DE GOLDS DO IEEE BRASIL Comitê de Atividades Estudantis Conselho Brasil GUIA PARA PETIÇÃO DE SEDE E ORGANIZAÇÃO DA REUNIÃO NACIONAL DE RAMOS E DE GOLDS DO IEEE BRASIL GUIA PARA A SOLICITAÇÃO A. Introdução O propósito deste documento

Leia mais

g r u p o X I X d e t e a t r o

g r u p o X I X d e t e a t r o H y s t e r i a g r u p o X I X d e t e a t r o H y s t e r i a E s p e t á c u l o Hysteria fala das intrincadas relações sociais da mulher brasileira na virada do século XIX/XX e, para tanto, se acompanha

Leia mais

ESTRUTURAS NARRATIVAS DO JOGO TEATRAL. Prof. Dr. Iremar Maciel de Brito Comunicação oral UNIRIO Palavras-chave: Criação -jogo - teatro

ESTRUTURAS NARRATIVAS DO JOGO TEATRAL. Prof. Dr. Iremar Maciel de Brito Comunicação oral UNIRIO Palavras-chave: Criação -jogo - teatro ESTRUTURAS NARRATIVAS DO JOGO TEATRAL 1 Prof. Dr. Iremar Maciel de Brito Comunicação oral UNIRIO Palavras-chave: Criação -jogo - teatro I - Introdução O teatro, como todas as artes, está em permanente

Leia mais

Tanto neste nosso jogo de ler e escrever, leitor amigo, como em qualquer outro jogo, o melhor é sempre obedecer às regras.

Tanto neste nosso jogo de ler e escrever, leitor amigo, como em qualquer outro jogo, o melhor é sempre obedecer às regras. Nível 1 5ª e 6ª séries (6º e 7º anos) do Ensino Fundamental 2ª FASE 08 de novembro de 2008 Cole aqui a etiqueta com os dados do aluno. Parabéns pelo seu desempenho na 1ª Fase da OBMEP. É com grande satisfação

Leia mais

SESI-SP EMBAIXADORES DO ESPORTE Formação de Multiplicadores e Líderes Escolares

SESI-SP EMBAIXADORES DO ESPORTE Formação de Multiplicadores e Líderes Escolares SESI-SP EMBAIXADORES DO ESPORTE Formação de Multiplicadores e Líderes Escolares Introdução O SESI-SP entende o Esporte como uma ferramenta para a transformação social de crianças e adolescentes, oportunizando

Leia mais

Quaquarela. Quaquarela. Proposta de temporada de espetáculo do Bando de Brincantes em Teatro do Centro Municipal de Cultura de Porto Alegre

Quaquarela. Quaquarela. Proposta de temporada de espetáculo do Bando de Brincantes em Teatro do Centro Municipal de Cultura de Porto Alegre Quaquarela Proposta de temporada de espetáculo do Bando de Brincantes em Teatro do Centro Municipal de Cultura de Porto Alegre Quaquarela Proposta de temporada de espetáculo do Bando de Brincantes em Teatro

Leia mais

O Poder das Exposições no século XXI

O Poder das Exposições no século XXI O Poder das Exposições no século XXI Identificar, descobrir e agarrar a mudança do ponto de vista dos jovens profissionais Identificar, Descobrir e agarrar a Mudança do Ponto de Vista dos Jovens Profissionais

Leia mais

Conteúdos: Pronomes possessivos e demonstrativos

Conteúdos: Pronomes possessivos e demonstrativos Conteúdos: Pronomes possessivos e demonstrativos Habilidades: Reconhecer os pronomes demonstrativos como marca em relação à posição, ao espaço e ao tempo no texto; Habilidades: Compreender os pronomes

Leia mais

*Doutora em Lingüística (UNICAMP), Professora da Universidade Federal de Viçosa (UFV).

*Doutora em Lingüística (UNICAMP), Professora da Universidade Federal de Viçosa (UFV). PRÁTICAS DE LEITURA EM SALA DE AULA: O USO DE FILMES E DEMAIS PRODUÇÕES CINEMATOGRÁFICAS EM AULAS DE LÍNGUA - PORTUGUESA 52 - Adriana da Silva* adria.silva@ufv.br Alex Caldas Simões** axbr1@yahoo.com.br

Leia mais

Considerações sobre o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

Considerações sobre o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência Considerações sobre o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência Vivemos um momento complexo no que diz respeito às pessoas com deficiência: por um lado, temos (no campo do Direito) uma legislação específica

Leia mais

Guia Prático para Encontrar o Seu. www.vidadvisor.com.br

Guia Prático para Encontrar o Seu. www.vidadvisor.com.br Guia Prático para Encontrar o Seu Propósito de Vida www.vidadvisor.com.br "Onde os seus talentos e as necessidades do mundo se cruzam: aí está a sua vocação". Aristóteles Orientações Este é um documento

Leia mais

CÁTEDRA DE PORTUGUÊS LÍNGUA SEGUNDA E ESTRANGEIRA. FACULDADE DE LETRAS E CIÊNCIAS SOCIAIS (UEM) e INSTITUTO CAMÕES

CÁTEDRA DE PORTUGUÊS LÍNGUA SEGUNDA E ESTRANGEIRA. FACULDADE DE LETRAS E CIÊNCIAS SOCIAIS (UEM) e INSTITUTO CAMÕES CÁTEDRA DE PORTUGUÊS LÍNGUA SEGUNDA E ESTRANGEIRA FACULDADE DE LETRAS E CIÊNCIAS SOCIAIS (UEM) e INSTITUTO CAMÕES COLÓQUIO PORTUGUÊS EM CONTEXTO AFRICANO MULTILINGUE: EM BUSCA DE CONSENSOS SESSÃO DE ABERTURA

Leia mais

Na entrega dos diplomas de mestrado no Lubango (Angola)

Na entrega dos diplomas de mestrado no Lubango (Angola) Na entrega dos diplomas de mestrado no Lubango (Angola) Senhor Governador da Huíla Senhor Reitor da Universidade Agostinho Neto Senhor Reitor da Universidade Mandume Ya Ndemufayo Senhor Vice-Reitor da

Leia mais

O desafio das correlações espúrias. Série Matemática na Escola

O desafio das correlações espúrias. Série Matemática na Escola O desafio das correlações espúrias Série Matemática na Escola Objetivos 1. Apresentar o conceito de correlação; 2. Discutir correlação entre variáveis. O desafio das correlações espúrias Série Matemática

Leia mais

PLANO DE PATROCÍNIO EVENTO REGIONAL VICE-PRESIDÊNCIA COMERCIAL

PLANO DE PATROCÍNIO EVENTO REGIONAL VICE-PRESIDÊNCIA COMERCIAL PLANO DE PATROCÍNIO EVENTO REGIONAL VICE-PRESIDÊNCIA COMERCIAL Dir. Nac. de Marketing Jun/13 APRESENTAÇÃO Este evento faz parte do calendário oficial do Natal de Curitiba e conta com o apoio do Instituto

Leia mais

Filme: Como se morre no cinema 1 de Luelane Loiola Correa. Plano de Aula: Ensino Fundamental II e Ensino Médio

Filme: Como se morre no cinema 1 de Luelane Loiola Correa. Plano de Aula: Ensino Fundamental II e Ensino Médio Filme: Como se morre no cinema 1 de Luelane Loiola Correa Plano de Aula: Ensino Fundamental II e Ensino Médio Disciplinas/Áreas do Conhecimento: Língua Portuguesa; Arte; Inglês; Projeto Interdisciplinar;

Leia mais

A DOMÉSTICA (FILME CURTA) Final 2

A DOMÉSTICA (FILME CURTA) Final 2 A DOMÉSTICA (FILME CURTA) Final 2 Roteiro de Alcir Nicolau Pereira Versão de OUTUBRO/2012. 1 A DOMÉSTICA (FILME-CURTA) ---------------------------------------------------------------- PERSONAGENS Empregada

Leia mais

PROJETOS PARA OS CENTROS CULTURAIS DO BANCO DO BRASIL

PROJETOS PARA OS CENTROS CULTURAIS DO BANCO DO BRASIL PROJETOS PARA OS CENTROS CULTURAIS DO BANCO DO BRASIL Os Centros Culturais Banco do Brasil estão localizados nas cidades de Belo Horizonte, Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo. Qualquer pessoa física

Leia mais

PROJETO DE LEITURA A PEDRA NO SAPATO DO HERÓI ORÍGENES LESSA INTENÇÃO: INSTIGAR A CURIOSIDADE E AMPLIAR O REPERTÓRIO DO ALUNO

PROJETO DE LEITURA A PEDRA NO SAPATO DO HERÓI ORÍGENES LESSA INTENÇÃO: INSTIGAR A CURIOSIDADE E AMPLIAR O REPERTÓRIO DO ALUNO PARTE 1 PROJETO DE LEITURA A PEDRA NO SAPATO DO HERÓI ORÍGENES LESSA PRÉ-LEITURA ATIVIDADES ANTERIORES À LEITURA INTENÇÃO: INSTIGAR A CURIOSIDADE E AMPLIAR O REPERTÓRIO DO ALUNO 1. Conhecendo o autor...

Leia mais

FILME EM MINAS - PROGRAMA DE ESTÍMULO AO AUDIOVISUAL BIÊNIO 2011/2012

FILME EM MINAS - PROGRAMA DE ESTÍMULO AO AUDIOVISUAL BIÊNIO 2011/2012 FILME EM MINAS - PROGRAMA DE ESTÍMULO AO AUDIOVISUAL BIÊNIO 2011/2012 ANEXO I: REGULAMENTO: PRODUÇÃO DE LONGAS-METRAGENS 1. DO OBJETO DO PATROCÍNIO 1.1 Serão aceitos projetos inéditos para a produção de

Leia mais

REGULAMENTO GERAL IX FESTIVAL ESTADUAL NOSSA ARTE. CAPÍTULO I Dos Objetivos

REGULAMENTO GERAL IX FESTIVAL ESTADUAL NOSSA ARTE. CAPÍTULO I Dos Objetivos REGULAMENTO GERAL IX FESTIVAL ESTADUAL NOSSA ARTE CAPÍTULO I Dos Objetivos Art. 1º - Promover a arte através de apresentações e exposições em diversos gêneros artísticos, despertando o gosto pelas atividades

Leia mais

AFETA A SAÚDE DAS PESSOAS

AFETA A SAÚDE DAS PESSOAS INTRODUÇÃO Como vai a qualidade de vida dos colaboradores da sua empresa? Existem investimentos para melhorar o clima organizacional e o bem-estar dos seus funcionários? Ações que promovem a qualidade

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca Entrevista ao Jornalista Paulo Henrique

Leia mais

Marketing Esportivo Grande chance do Brasil virar o jogo e entrar para o Primeiro Mundo. São Paulo, 12 de agosto de 2010

Marketing Esportivo Grande chance do Brasil virar o jogo e entrar para o Primeiro Mundo. São Paulo, 12 de agosto de 2010 Marketing Esportivo Grande chance do Brasil virar o jogo e entrar para o Primeiro Mundo São Paulo, 12 de agosto de 2010 Agenda Quem Somos Marketing Esportivo Comunicação Total Patrocinados Patrocinadores

Leia mais

Data 23/01/2008. Guia do Professor. Introdução

Data 23/01/2008. Guia do Professor. Introdução Guia do Professor Data 23/01/2008 Introdução A inserção de tópicos da Eletricidade nas escolas de nível básico e médio é fundamental para a compreensão de alguns fenômenos da vida moderna. Você já imaginou

Leia mais

Pesquisa x Pesquisa. do Setor Editorial Brasileiro revelou uma venda de quatro bilhões de reais em livros, com

Pesquisa x Pesquisa. do Setor Editorial Brasileiro revelou uma venda de quatro bilhões de reais em livros, com A Bíblia Sagrada já vendeu, aproximadamente, 3,9 bilhões de cópias. O livro Ágape, do Padre Marcelo Rossi, já vendeu 8 milhões de exemplares. O livro erótico, Cinquenta Tons de Cinza, chegou ao número

Leia mais

Três exemplos de sistematização de experiências

Três exemplos de sistematização de experiências Três exemplos de sistematização de experiências Neste anexo, apresentamos alguns exemplos de propostas de sistematização. Estes exemplos não são reais; foram criados com propósitos puramente didáticos.

Leia mais

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS Serviço Social 2ª Série Filosofia Aplicada ao Serviço Social A atividade prática supervisionada (ATPS) é um procedimento metodológico de ensino-aprendizagem desenvolvido

Leia mais

Espetáculo Números de circo um espetáculo para crianças Grupo Os Geraldos

Espetáculo Números de circo um espetáculo para crianças Grupo Os Geraldos Espetáculo Números de circo um espetáculo para crianças Grupo Os Geraldos O espetáculo Números de circo um espetáculo para crianças, que completa dois anos de circulação em abril de 2013, nasceu de uma

Leia mais

O professor como trabalhador cultural: a pedagogia pós-crítica na base da ação do professor-ator.

O professor como trabalhador cultural: a pedagogia pós-crítica na base da ação do professor-ator. A pedagogia pós-crítica na ação do professor-artista: a interação entre o pedagogo e o ator na sala de aula Heloise Baurich Vidor UDESC Palavras-chave: Professor-artista professor-personagem teatro na

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE NUTRIÇÃO CURRÍCULO 2 I INTRODUÇÃO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE NUTRIÇÃO CURRÍCULO 2 I INTRODUÇÃO REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE NUTRIÇÃO CURRÍCULO 2 I INTRODUÇÃO O estágio curricular do curso de Nutrição é uma atividade obrigatória, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA 2016 BACKSTAGE TO THE FUTURE BACKSTAGE PARA O FUTURO

CHAMADA PÚBLICA 2016 BACKSTAGE TO THE FUTURE BACKSTAGE PARA O FUTURO CHAMADA PÚBLICA 2016 BACKSTAGE TO THE FUTURE BACKSTAGE PARA O FUTURO Programa de capacitação para jovens profissionais das áreas de produção de eventos, sonorização, iluminação e gestão de palco. 1 Apresentação

Leia mais

Em outubro o Estúdio Natura iniciou uma nova fase com o curso profissionalizante de Técnico de Som.

Em outubro o Estúdio Natura iniciou uma nova fase com o curso profissionalizante de Técnico de Som. Apresentação Em outubro o Estúdio Natura iniciou uma nova fase com o curso profissionalizante de Técnico de Som. O mês de outubro também foi fundamental para consolidarmos o trabalho do Mutirão na comunidade

Leia mais

O que é? Justificativa Objetivo Experiência Marketing Quem somos JUSTIFICATIVA

O que é? Justificativa Objetivo Experiência Marketing Quem somos JUSTIFICATIVA O que é? Justificativa Objetivo Experiência Marketing Quem somos JUSTIFICATIVA O projeto se justifica pela necessidade que temos de democratizar o acesso à cultura do nosso país, uma vez que ela reflete

Leia mais

Obedecer é sempre certo

Obedecer é sempre certo Obedecer é sempre certo Obedecer. Palavra fácil de entender, mas muitas vezes difícil de colocar em prática. Principalmente quando não entendemos ou concordamos com a orientação dada. Crianças recebem

Leia mais

Dois eventos são disjuntos ou mutuamente exclusivos quando não tem elementos em comum. Isto é, A B = Φ

Dois eventos são disjuntos ou mutuamente exclusivos quando não tem elementos em comum. Isto é, A B = Φ Probabilidade Vimos anteriormente como caracterizar uma massa de dados, como o objetivo de organizar e resumir informações. Agora, apresentamos a teoria matemática que dá base teórica para o desenvolvimento

Leia mais

O que a Postura Consultiva tem a ver com Você

O que a Postura Consultiva tem a ver com Você O que a Postura Consultiva tem a ver com Você Marcelo Egéa M* O que é postura consultiva Criar e sustentar uma marca é um trabalho que exige o máximo de todos na empresa. Alguns têm contato direto com

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 63 Discurso por ocasião do jantar

Leia mais

A escola para todos: uma reflexão necessária

A escola para todos: uma reflexão necessária A escola para todos: uma reflexão necessária Área: Inclusão Selecionador: Maria da Paz de Castro Nunes Pereira Categoria: Professor A escola para todos: uma reflexão necessária A escola é, por excelência,

Leia mais

PARINI, Jay. A Arte de Ensinar. Tradução de Luiz Antonio Aguiar. Rio de Janeiro: ENSINAR É UMA ARTE OU REFLEXÕES SOBRE A DOCÊNCIA

PARINI, Jay. A Arte de Ensinar. Tradução de Luiz Antonio Aguiar. Rio de Janeiro: ENSINAR É UMA ARTE OU REFLEXÕES SOBRE A DOCÊNCIA Resenha PARINI, Jay. A Arte de Ensinar. Tradução de Luiz Antonio Aguiar. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007. 189 p. ENSINAR É UMA ARTE OU REFLEXÕES SOBRE A DOCÊNCIA Ana Lúcia Monteiro Ramalho

Leia mais

Planejamento Anual - 2015

Planejamento Anual - 2015 Planejamento Anual - 2015 GRUPO: FÍSICA Curso específico PT UNIR 593614 ELABORADO PELO(S) TUTOR(ES) JUDES GONCALVES DOS SANTOS (01/05/2012) - Tutor(a) Atual Informações do Planejamento Planejamento quanto

Leia mais

ENCONTRO TEATRO ESCOLA

ENCONTRO TEATRO ESCOLA PROJECTO: XXIX ENCONTRO TEATRO ESCOLA PROMOTOR: IDENTIFICAÇÃO Nome da entidade: Escola Básica D. José I Endereço (rua, n.º, C.P.): Rua Santo António de Arenilha, 24, 8900-275 Vila Real de St. António Telef:

Leia mais

Diretrizes para programas de leitura organizados por bibliotecas - algumas sugestões práticas

Diretrizes para programas de leitura organizados por bibliotecas - algumas sugestões práticas Diretrizes para programas de leitura organizados por bibliotecas - algumas sugestões práticas Introdução A Seção de Leitura da IFLA tem o prazer de apresentar algumas sugestões práticas para as bibliotecas

Leia mais

Ativação Comunitária Edital Ativação Travessia de seleção de projetos esportivos e culturais

Ativação Comunitária Edital Ativação Travessia de seleção de projetos esportivos e culturais Ativação Comunitária Edital Ativação Travessia de seleção de projetos esportivos e culturais Coloque seu time em campo por uma comunidade melhor! O mês de Março começou com a divulgação do Edital para

Leia mais

terça-feira, 28 de julho de 2015 Assembleia: Fecomércio/RN realizará reunião ordinária dia 07 de agosto em Mossoró

terça-feira, 28 de julho de 2015 Assembleia: Fecomércio/RN realizará reunião ordinária dia 07 de agosto em Mossoró VEÍCULO: BLOG PAUTA ABERTA DATA: 28.07.15 EDITORIA: ECONOMIA terça-feira, 28 de julho de 2015 Assembleia: Fecomércio/RN realizará reunião ordinária dia 07 de agosto em Mossoró Foto: Reprodução Presidente

Leia mais

A Educação Popular e Saúde na Atenção Primária: alguns pontos para o debate

A Educação Popular e Saúde na Atenção Primária: alguns pontos para o debate A Educação Popular e Saúde na Atenção Primária: alguns pontos para o debate O CAMPO DA EDUCAÇÃO POPULAR NO BRASIL: BREVE HISTÓRICO Relação entre os movimentos sociais e lutas populares com a sociedade

Leia mais

PRODUTO FINAL ASSOCIADA A DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

PRODUTO FINAL ASSOCIADA A DISSERTAÇÃO DE MESTRADO PRODUTO FINAL ASSOCIADA A DISSERTAÇÃO DE MESTRADO Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências Universidade Federal de Itajubá Título da dissertação: OS MANUAIS DOS PROFESSORES DOS LIVROS DIDÁTICOS

Leia mais

VIVALEITURA 2014 Rodas de leitura, uma forma de brincar

VIVALEITURA 2014 Rodas de leitura, uma forma de brincar VIVALEITURA 2014 Rodas de leitura, uma forma de brincar Dados Gerais 1. Nome da Organização Grupo Pirilampo 2. Razão Social Grupo Pirilampo 3. CNPJ 08.237.163/0001-02 3. CNPJ da Organização 4. Informação

Leia mais

Alunas: Marcela Aquino e Nathalia Medeiros Série: 8 ano A.

Alunas: Marcela Aquino e Nathalia Medeiros Série: 8 ano A. Alunas: Marcela Aquino e Nathalia Medeiros Série: 8 ano A. Por que a dupla escolheu este tema? R: Porque iremos ter mais informações sobre a profissão que queremos, e tirar alguma curiosidades de outras

Leia mais

Área de Intervenção IV: Qualidade de vida do idoso

Área de Intervenção IV: Qualidade de vida do idoso Área de Intervenção IV: Qualidade de vida do idoso 64 ÁREA DE INTERVENÇÃO IV: QUALIDADE DE VIDA DO IDOSO 1 Síntese do Problemas Prioritários Antes de serem apresentadas as estratégias e objectivos para

Leia mais

Entrevista exclusiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao SBT

Entrevista exclusiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao SBT Entrevista exclusiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao SBT Brasília-DF, 30 de outubro de 2006 Jornalista Ana Paula Padrão: Então vamos às perguntas, agora ao vivo, com

Leia mais

VESPERAIS NAS JANELAS

VESPERAIS NAS JANELAS GRUPO REDIMUNHO APRESENTA: VESPERAIS NAS JANELAS O Coração do Lugar Uma Intervenção Lítero-Musical-Teatral PROAC ICMS 2013 "o teatro não chega em alguém, alguém faz 'chegar' o teatro a si mesmo" (C. Tindemans)

Leia mais

SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE

SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE Adriele Albertina da Silva Universidade Federal de Pernambuco, adrielealbertina18@gmail.com Nathali Gomes

Leia mais

Aniversários. no CCB

Aniversários. no CCB Aniversários no CCB Para quem quer crescer de verdade e trazer sempre consigo os melhores amigos escolhidos a dedo... Fazer uma travessia no lago do tempo, numa jangada habitada por atores, bailarinos,

Leia mais

Porto Alegre, 2012. Ilustríssimos Senhores: A Comenda do Flare é a mais tradicional congregação do ramo Petróleo e Petroquímico do Rio Grande do Sul.

Porto Alegre, 2012. Ilustríssimos Senhores: A Comenda do Flare é a mais tradicional congregação do ramo Petróleo e Petroquímico do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2012. Ilustríssimos Senhores: A Comenda do Flare é a mais tradicional congregação do ramo Petróleo e Petroquímico do Rio Grande do Sul. Tem o objetivo de proporcionar um momento de integração

Leia mais

LANXESS AG. Werner Breuers Membro da Diretoria. Inovações e Borracha. Discurso Série de Apresentações. LANXESS Rubber Day São Paulo

LANXESS AG. Werner Breuers Membro da Diretoria. Inovações e Borracha. Discurso Série de Apresentações. LANXESS Rubber Day São Paulo LANXESS AG Werner Breuers Membro da Diretoria Inovações e Borracha Discurso Série de Apresentações LANXESS Rubber Day São Paulo (Favor verificar em relação à apresentação) 23 de setembro de 2010 São Paulo,

Leia mais

Da sala de aula à sala de ensaio: uma proposta para a formação do professor de teatro

Da sala de aula à sala de ensaio: uma proposta para a formação do professor de teatro Da sala de aula à sala de ensaio: uma proposta para a formação do professor de teatro Ricardo Carvalho de Figueiredo Universidade Federal de Minas Gerais Professor Assistente Doutorando em Artes EBA/UFMG

Leia mais

O que veremos. O que tudo mundo quer? Liderança para aumentar a renda! 08/12/2015

O que veremos. O que tudo mundo quer? Liderança para aumentar a renda! 08/12/2015 Liderança para aumentar a renda! Iniciaremos em breve! Quero você me acompanhando porque as informações de hoje são extremamente vitais para seu sucesso! O que veremos 1 -Aprenda o que a liderança pode

Leia mais