2º bimestre Sequência didática 2. Título: Criação de história em quadrinhos

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "2º bimestre Sequência didática 2. Título: Criação de história em quadrinhos"

Transcrição

1 Título: Criação de história em quadrinhos Duração: 3 aulas Introdução Os hábitos de ler e escrever histórias em quadrinhos podem auxiliar a desenvolver a aprendizagem em relação à construção de diálogos, à proposição de um conflito e ao uso de recursos de linguagem verbal e não verbal para a construção de diferentes sentidos. Objetivos de aprendizagem Revisão do texto (EF35LP10) Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação. Reescrita do texto (EF35LP11) Reescrever o texto incorporando as alterações feitas na revisão e obedecendo às convenções de disposição gráfica, inclusão de título, de autoria. Procedimentos linguístico-gramaticais e ortográficos (EF04LP21) Utilizar, ao produzir o texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais: regras sintáticas de concordância nominal e verbal, convenções de escrita de diálogos (discurso direto), pontuação (ponto-final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, dois-pontos, vírgulas em enumerações), regras ortográficas. Recursos e materiais necessários Borracha, caderno e lápis; Caneta preta de ponta fina; Canetas esferográficas azul e preta; Dicionário; Folhas de papel sulfite A3; Lápis coloridos; Lousa/giz; Régua; Revistas de histórias em quadrinhos de estilos variados.

2 Desenvolvimento Aula 1 Duração: uma aula de 50 minutos. Organização da sala: em pequenos grupos, sentados em círculo, na sala de aula ou na biblioteca; coletiva; individual. Materiais para o professor: lousa/giz, folha A3, caneta. Materiais para o aluno: gibis, caderno, lápis preto, canetas coloridas. Primeira atividade (10 minutos) Apresente a proposta de escrita de uma história em quadrinhos e levante os conhecimentos prévios dos alunos em relação ao gênero com perguntas como: Vocês já leram histórias em quadrinhos? ; Como são organizadas as histórias em quadrinhos? ; Têm título? Têm ilustrações? ; Qual é a importância das ilustrações para a construção do sentido da narrativa?. Registre em uma folha A3 ou na lousa as hipóteses dos alunos em relação ao gênero. Organize os alunos em grupos, oriente-os a sentar-se em círculo, e distribua livros e/ou revistas em quadrinhos para que eles os explorem e confirmem ou refutem as hipóteses. Segunda atividade (30 minutos) Solicite que cada grupo apresente suas observações sobre as HQs. Organize a lousa em quatro colunas: elementos da narrativa; ilustrações; recursos gráficos; outras características. Conforme os grupos apresentarem as informações, registre-as na lousa, categorizando-as nas colunas. Por exemplo, se um aluno observa a existência de diferentes tipos de balões, insira a informação em recursos gráficos ; se um aluno observa que o texto é composto de diálogos e frases fora dos diálogos que contextualizam a narrativa, categorize em narrativa. Espera-se que os alunos observem: Elementos da narrativa Ilustrações Recursos gráficos (além das ilustrações) Outras características As histórias em quadrinhos contam uma história; têm personagens; apresentam um ou mais conflitos que se resolvem no decorrer da narrativa; personagens interagem por meio de diálogo. São essenciais, pois contextualizam a narrativa no tempo e no espaço, assim como expressam as emoções das personagens por meio dos traços faciais, entre outros. São utilizados vários, como os diferentes tipos de balão que substituem os verbos de dizer (falar, gritar, sussurrar...) e de pensamento (pensar, refletir, sonhar...); uso de traços que indicam percurso, movimento. As histórias em quadrinhos são narrativas que se utilizam de linguagem verbal e não verbal; quadros sequenciais de diferentes tamanhos e formatos; presença de título.

3 Terceira atividade (10 minutos) Para finalizar a aula, confronte os conhecimentos prévios com os produzidos na atividade de exploração e leitura dos textos. Ao realizar essa comparação, proponha a construção de uma síntese das aprendizagens a partir da seguinte pergunta: De quais informações devemos nos lembrar ao escrever uma história em quadrinhos? O ideal é que o registro dessa seleção de informações se dê em cartolina ou sulfite A3, para ser afixado no mural e servir como referência de pesquisa aos alunos no momento de escrita. Aula 2 Duração: uma aula de 50 minutos. Organização dos alunos: em trios, organizados sob o critério das competências de escrita e desenho; individual. Materiais para o professor: lousa/giz, folha A3, caneta. Materiais para o aluno: caderno, lápis preto, lápis de cor, canetas coloridas, folhas A3. Primeira atividade (25 minutos) Retome oralmente a aula anterior. Defina os trios de trabalho, considerando as competências dos alunos em relação à escrita e ao desenho. Apresente a seguinte instrução e uma situação-problema: Escreva uma história em quadrinhos que apresente o seguinte núcleo: duas personagens são amigas há muito tempo e conhecem uma nova que desequilibra a amizade por alguma razão. As três enfrentam alguns conflitos e percebem que: a) não é possível manter aquela amizade e cada uma vai para um lado; b) não é possível aceitar aquela nova personagem como amiga; ou c) é possível ampliar as relações e aceitar a nova personagem como amiga. Delimite um tempo para que os alunos planejem a narrativa e definam quantos quadros terá a história deles. Circule entre os trios, para auxiliá-los em relação à escrita e aos procedimentos de planejamento do texto. Segunda atividade (25 minutos) Distribua duas folhas de sulfite A3 aos trios, para que tracem os quadros da história e organizem a narrativa no espaço. Faça com que trabalhem na elaboração dos diálogos, no caderno, e dos desenhos, nas folhas. Caso seja necessário, a finalização da produção das ilustrações pode ser feita em casa ou em uma aula extra dedicada ao projeto de escrita.

4 Aula 3 Duração: uma aula de 50 minutos. Organização dos alunos: coletiva; em trios. Materiais para o professor: lousa/giz. Materiais para o aluno: HQs produzidas na aula anterior, lápis preto, lápis de cor, canetas coloridas, caneta preta e caneta azul de ponta fina. Primeira atividade (5 minutos) Apresente a atividade a ser realizada na aula: reler os diálogos criados pelo próprio trio e revisá-los; ler os diálogos criados por outros trios e revisá-los. Construa com os alunos uma lista de itens para auxiliar a leitura e revisão. Essa lista pode retomar os elementos da história em quadrinhos construídos na aula 1, mas podem ser acrescentados aspectos linguísticos (ortografia, acentuação e uso da pontuação, por exemplo). Além disso, cabe ensinar aos alunos que a revisão contempla um conjunto de procedimentos, tais como: acrescentar, excluir, substituir ou deslocar. Segunda atividade (15 minutos) Acompanhe as trocas de textos entre os trios. Delimite um tempo para que eles revisem o texto. Os alunos podem revisar o próprio texto com caneta preta e o do outro trio com caneta azul, para distinguir as sugestões. Circule entre os alunos para acompanhar as revisões e garantir que os textos sejam lidos com atenção e respeito. Terceira atividade (20 minutos) Oriente os alunos a reescreverem o próprio texto, considerando as marcações de revisão realizadas. Caso haja dúvida em relação à revisão, peça que os alunos sublinhem o comentário que gerou incerteza. Se a dúvida for linguística, ofereça o dicionário como recurso para resolver o problema.

5 Quarta atividade (10 minutos) Pergunte a cada grupo quais foram as revisões e os comentários que geraram dúvidas. Faça a mediação entre os alunos para que a classe auxilie na resolução das dúvidas: Há alguma marca de revisão ou comentário que tenha provocado dúvida em vocês? Qual? Leiam em voz alta o comentário e o texto a que ele se refere. ; Quem pode ajudar esse trio a resolver a dúvida? Alguém mais tem uma solução para esse problema? ; A dúvida foi resolvida?. Oriente que os trios completem os balões desenhados com as falas dos diálogos já revisados. Essa escrita pode ser feita com a caneta preta de ponta fina. Aferição de aprendizagem Finalize a sequência de atividades com uma avaliação metacognitiva: recupere os registros das hipóteses dos alunos, o quadro de caracterização do gênero e amplie com os procedimentos de escrita e revisão aprendidos. Ao realizar a comparação do ponto de partida e do ponto de chegada dos alunos, é possível avaliar a progressão das aprendizagens. Essa progressão pode ser sintetizada em um registro escrito no caderno. Questões para auxiliar na aferição 1. Preencha os quadrinhos abaixo com uma ilustração e uma fala que expressem os seguintes contextos: Espanto Questionamento Ordem Lista de desejos 2. Cite um recurso gráfico utilizado nas histórias em quadrinhos.

6 Gabarito das questões 1. Espera-se que os alunos relacionem os recursos verbais e não verbais para representar as personagens e seus contextos. Espera-se também que utilizem a pontuação adequada e os demais aspectos da convenção ortográfica. 2. Espera-se que os alunos citem, entre os recursos gráficos: os diferentes tipos de balão que substituem os verbos de dizer e de pensamento; uso de traços que indicam percurso, movimento.

Praticar escrita e reescrita textual com a turma

Praticar escrita e reescrita textual com a turma Praticar escrita e reescrita textual com a turma As produções escritas na escola muitas vezes se configuram como um desafio para professores e alunos. Para que os alunos avancem em vários aspectos de suas

Leia mais

Ficha de acompanhamento da aprendizagem

Ficha de acompanhamento da aprendizagem Escola: Professor: Aluno: Legenda: Plenamente desenvolvido; Parcialmente desenvolvido; Pouco desenvolvido; Não trabalhado no bimestre. Oralidade 1º bim. 2º bim. 3º bim. 4º bim. Participar das interações

Leia mais

HABILIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA- 2º ANO

HABILIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA- 2º ANO HABILIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA- 2º ANO HABILIDADES (EF02LP01) Expressar-se em situações de intercâmbio oral com autoconfiança (sem medo de falar em público), liberdade e desenvoltura, preocupando-se

Leia mais

Ficha de acompanhamento da aprendizagem

Ficha de acompanhamento da aprendizagem Escola: Professor: Aluno: Legenda: Plenamente desenvolvido; Parcialmente desenvolvido; Pouco desenvolvido; Não trabalhado no bimestre. Oralidade 1º bim. 2º bim. 3º bim. 4º bim. Participar das interações

Leia mais

COLÉGIO MAGNUM BURITIS

COLÉGIO MAGNUM BURITIS COLÉGIO MAGNUM BURITIS PROGRAMAÇÃO DE ETAPA :1ª Etapa ENSINO FUNDAMENTAL I TURMA: 5º Ano 1 e 2 PROFESSOR (AS): Carmen Lúcia DISCIPLINA: Língua Portuguesa TEMA TRANSVERSAL: A Escola e as habilidades para

Leia mais

E na sua escola, tem histórias?

E na sua escola, tem histórias? E na sua escola, tem histórias? A arte é composta por linguagens, que se classificam em visual, corporal e musical, que utilizamos para expressar nossos sentimentos, pensamentos e desejos. É dentro desta

Leia mais

Competências e habilidades relativas à Situação de Aprendizagem

Competências e habilidades relativas à Situação de Aprendizagem O que são seqüências didáticas? As seqüências didáticas são um conjunto de atividades ligadas entre si, planejadas para ensinar um conteúdo, etapa por etapa. Organizadas de acordo com os objetivos que

Leia mais

Como se escreve? Expectativas de aprendizagem. Recursos e materiais necessários. Público-alvo: 3º ano. Duração: 4 aulas

Como se escreve? Expectativas de aprendizagem. Recursos e materiais necessários. Público-alvo: 3º ano. Duração: 4 aulas Como se escreve? nós na sala de aula - módulo: língua portuguesa 1º ao 3º ano - unidade 10 Antigamente a ortografia era vista apenas como um monte de regras que deviam ser decoradas, mas os estudos atuais

Leia mais

Ficha de acompanhamento da aprendizagem

Ficha de acompanhamento da aprendizagem Escola: Professor: Aluno: Legenda: Plenamente desenvolvido; Parcialmente desenvolvido; Pouco desenvolvido; Não trabalhado no bimestre. Oralidade 1º bim. 2º bim. 3º bim. 4º bim. Expressar-se em situações

Leia mais

Mapeamento dos Critérios de Correção de Redação e correspondência com Matrizes de Referência para Avaliação

Mapeamento dos Critérios de Correção de Redação e correspondência com Matrizes de Referência para Avaliação Mapeamento dos e correspondência com Para cada aspecto avaliado há uma ou mais habilidades correspondentes das Matrizes que o aluno precisa desenvolver Para desenvolver a competência escritora: o Crie

Leia mais

Aprendendo a revisar os textos produzidos

Aprendendo a revisar os textos produzidos a revisá-los. A partir do momento em que a criança começa a produzir textos, precisa também aprender Essa prática deve começar nas séries iniciais, pois é assim que as crianças começam a incorporar, sem

Leia mais

As capacidades linguísticas na alfabetização e os eixos necessários à aquisição da língua escrita PARTE 1

As capacidades linguísticas na alfabetização e os eixos necessários à aquisição da língua escrita PARTE 1 1 As capacidades linguísticas na alfabetização e os eixos necessários à aquisição da língua escrita PARTE 1 Linguagem e aquisição da escrita Angélica Merli Março/2018 2 Objetivo Compreender os processos

Leia mais

MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO PREPARATÓRIA E ASSISTENCIAL

MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO PREPARATÓRIA E ASSISTENCIAL MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO PREPARATÓRIA E ASSISTENCIAL 6º ANO Ensino Fundamental Língua Portuguesa 2) Inferir o sentido

Leia mais

AFINAL, O QUE É SITUAÇÃO DIDÁTICA?

AFINAL, O QUE É SITUAÇÃO DIDÁTICA? AFINAL, O QUE É SITUAÇÃO DIDÁTICA? O planejamento consiste em sistematizar o trabalho docente na intenção de ajudar o aluno a desenvolver competências e habilidades que deem significação para efetivação

Leia mais

2º bimestre Quadro bimestral

2º bimestre Quadro bimestral Referência no material didático Unidades 3 e 4 Objetos de conhecimento Constituição da identidade psicossocial, em sala de aula, por meio da oralidade Regras de convivência em sala de aula Procedimentos

Leia mais

Como preparar e apresentar seminários

Como preparar e apresentar seminários Endereço da página: https://novaescola.org.br/conteudo/7766/comopreparar-e-apresentar-seminarios Publicado em NOVA ESCOLA Edição 63, 06 de Julho 2016 Anos inicias do Ensino Fundamental Todas as disciplinas

Leia mais

Anexo B Relação de Assuntos Pré-Requisitos à Matrícula

Anexo B Relação de Assuntos Pré-Requisitos à Matrícula Anexo B Relação de Assuntos Pré-Requisitos à Matrícula MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO PREPARATÓRIA E ASSISTENCIAL 6º ANO Ensino

Leia mais

1º bimestre Sequência didática 2

1º bimestre Sequência didática 2 Título: As cidades e seus mapas Duração: 2 aulas Introdução Esta sequência didática pretende trabalhar noções cartográficas por meio das representações de mapas e imagens de satélites do espaço urbano.

Leia mais

2º bimestre Sequência didática 2

2º bimestre Sequência didática 2 Composição de dramaturgia teatral Duração: 3 aulas Referência do Livro do Estudante: Capítulo 3 Relevância para a aprendizagem Esta sequência didática destaca as especificidades da escrita dramatúrgica.

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL Ano Letivo 2016/17. Disciplina: Português

PLANIFICAÇÃO ANUAL Ano Letivo 2016/17. Disciplina: Português PLANIFICAÇÃO ANUAL Ano Letivo 2016/17 Disciplina: Português 7.º Ano Unidade temática e Conteúdos Domínios Objetivos N.º de Aulas previstas por período Unidade 0 Diagnose Unidade 1 Textos não literários

Leia mais

PLANO DE CURSO Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Série: 4º ano Ensino Fundamental

PLANO DE CURSO Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Série: 4º ano Ensino Fundamental PLANO DE CURSO Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Série: 4º ano Ensino Fundamental Unidade I: Gêneros Literários Poesia CONTEÚDO O QUE EU VOU ENSINAR O QUE O ALUNO DEVE APRENDER Trabalhar conceitos, estruturas

Leia mais

Sequência Didática 1-2 o Ano 1 o bimestre. Língua Portuguesa - 2 o Ano - Muito além das palavras: os gestos, os sons e as imagens

Sequência Didática 1-2 o Ano 1 o bimestre. Língua Portuguesa - 2 o Ano - Muito além das palavras: os gestos, os sons e as imagens www.apoioaaula.com.br Sequência Didática Sequência Didática 1-2 o Ano 1 o bimestre Língua Portuguesa - 2 o Ano - Muito além das palavras: os gestos, os sons e as imagens Introdução A compreensão de que

Leia mais

L ngua Portuguesa INTRODUÇÃO

L ngua Portuguesa INTRODUÇÃO Programação 1º- ao5º-ano INTRODUÇÃO Ser leitor-escritor competente nos dias de hoje é uma das condições básicas para uma participação social efetiva. Assim, cabe à escola rever seus currículos e estar

Leia mais

Ficha de acompanhamento da aprendizagem

Ficha de acompanhamento da aprendizagem Escola: Professor: Aluno: Legenda: Plenamente desenvolvido; Parcialmente desenvolvido; Pouco desenvolvido; Não trabalhado no bimestre. Oralidade 1º bim. 2º bim. 3º bim. 4º bim. Participar das interações

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA 1º ANO

LÍNGUA PORTUGUESA 1º ANO Escutar para aprender e construir conhecimentos LÍNGUA PORTUGUESA 1º ANO COMPREENSÂO DO ORAL Prestar atenção ao que ouve de modo a tornar possível: -apropriar-se de padrões de entoação e ritmo; - memorizar

Leia mais

DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA ANO LECTIVO 2009/ º Ano 1. COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS

DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA ANO LECTIVO 2009/ º Ano 1. COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA ANO LECTIVO 2009/2010 1. COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS 8º Ano COMPETÊNCIAS GERAIS 1- Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para

Leia mais

Gênero poesia: leitura e prazer

Gênero poesia: leitura e prazer Poesia Gênero poesia: leitura e prazer Competência(s) / Objetivo(s) de Aprendizagem Construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos, e processos. Ler, de

Leia mais

Gêneros Textuais Acadêmicocientíficos. 3/6/5AD836_1.jpg

Gêneros Textuais Acadêmicocientíficos.  3/6/5AD836_1.jpg Gêneros Textuais Acadêmicocientíficos http://images.quebarato.com.br/photos/thumbs/ 3/6/5AD836_1.jpg Olá, Pessoal, Vamos acompanhar mais uma aula da prof. Alessandra. Hoje falaremos sobre alguns gêneros

Leia mais

Apresentação A história apresenta a amizade entre um menino e duas árvores: a do quintal de sua casa e a da sua imaginação.

Apresentação A história apresenta a amizade entre um menino e duas árvores: a do quintal de sua casa e a da sua imaginação. Título: A árvore dos meus dois quintais Autor: Jonas Ribeiro Ilustrações: Veruschka Guerra Formato: 21 cm x 27,5 cm Número de páginas: 24 Elaboradora do Projeto: Beatriz Tavares de Souza Apresentação A

Leia mais

ESPANHOL INIC. Ano Letivo 2016/2017 INFORMAÇÃO - PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA. 11º Ano de Escolaridade

ESPANHOL INIC. Ano Letivo 2016/2017 INFORMAÇÃO - PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA. 11º Ano de Escolaridade Ano Letivo 2016/2017 INFORMAÇÃO - PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA ESPANHOL INIC. 11º Ano de Escolaridade Prova 375 2017 Decreto-Lei nº 139/2012, de 5 de julho 1. Objeto de avaliação A prova a que esta

Leia mais

CURRÍCULO DA DISCIPLINA DE PORTUGUÊS/ CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2013/2014

CURRÍCULO DA DISCIPLINA DE PORTUGUÊS/ CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2013/2014 1º Ciclo Metas/Domínios Objetivos gerais Conteúdos Programáticos Critérios 1º Ano Oralidade O1 Comprensão do oral Expressão oral Respeitar regras da interação discursiva Escutar discursos breves para aprender

Leia mais

INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA. TIPOS DE ATIVIDADES PEDAGÓGICAS -Introdução -Trabalho Sistemático -Consolidação -Avaliação -Retomada

INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA. TIPOS DE ATIVIDADES PEDAGÓGICAS -Introdução -Trabalho Sistemático -Consolidação -Avaliação -Retomada INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA TIPOS DE ATIVIDADES PEDAGÓGICAS -Introdução -Trabalho Sistemático -Consolidação -Avaliação -Retomada O aprendizado e a progressão da criança dependerão do processo por ela desenvolvido,

Leia mais

PROCEDIMENTOS DE LEITURA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO

PROCEDIMENTOS DE LEITURA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO PROCEDIMENTOS DE LEITURA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO Nome: Nº Série: Data: / /2016 Professor: 3º Bimestre A - Introdução Neste bimestre, você aprendeu novos procedimentos de leitura e fez várias atividades

Leia mais

PRÁTICA DE ENSINO SUPERVISIONADA PLANIFICAÇÃO A MÉDIO PRAZO. Ano Letivo 2012/2013. Disciplina de Língua Portuguesa-8ºano-Turma 1

PRÁTICA DE ENSINO SUPERVISIONADA PLANIFICAÇÃO A MÉDIO PRAZO. Ano Letivo 2012/2013. Disciplina de Língua Portuguesa-8ºano-Turma 1 PRÁTICA DE ENSINO SUPERVISIONADA PLANIFICAÇÃO A MÉDIO PRAZO Ano Letivo 2012/2013 Disciplina de Língua Portuguesa-8ºano-Turma 1 C UNIDADE: TEXTOS NARRATIVOS DOMÍNIOS OUVIR/FALAR: Participar em situações

Leia mais

DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA ANO LECTIVO 2007/2008

DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA ANO LECTIVO 2007/2008 DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA ANO LECTIVO 2007/2008 1. COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS 8º Ano COMPETÊNCIAS GERAIS 1- Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para

Leia mais

INFORMAÇÃO - PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA. Código 61, do 6º ano de escolaridade Ano Letivo: 2015/2016

INFORMAÇÃO - PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA. Código 61, do 6º ano de escolaridade Ano Letivo: 2015/2016 Disciplina de PORTUGUÊS INFORMAÇÃO - PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA Código 61, do 6º ano de escolaridade Ano Letivo: 2015/2016 1. INTRODUÇÃO O presente documento divulga informação relativa à prova

Leia mais

INFORMAÇÃO - PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA INGLÊS (LE I) COMPONENTES ESCRITA E ORAL

INFORMAÇÃO - PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA INGLÊS (LE I) COMPONENTES ESCRITA E ORAL INFORMAÇÃO - PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA INGLÊS (LE I) COMPONENTES ESCRITA E ORAL PROVA 21 2018 3.º CICLO DO ENSINO BÁSICO (Decreto-Lei n.º 139/2012, de de julho)» INTRODUÇÃO O presente documento

Leia mais

CURRÍCULO DA DISCIPLINA DE PORTUGUÊS/ CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2013/2014

CURRÍCULO DA DISCIPLINA DE PORTUGUÊS/ CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2013/2014 1º Ciclo Metas/Domínios Objetivos gerais Conteúdos Programáticos Critérios 2º Ano Oralidade O2 Comprensão do oral Expressão oral Respeitar regras da interação discursiva Respeitar o princípio de cortesia

Leia mais

Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa. Organização da Disciplina. Pedagogia. Contextualização

Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa. Organização da Disciplina. Pedagogia. Contextualização Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa Teleaula 6 Profa. Dra. Thereza Cristina de Souza Lima tutoriapedagogia@grupouninter.com.br Pedagogia Organização da Disciplina Um novo tratamento para o ensino

Leia mais

DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA - 5.º Ano B 1. COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS COMPETÊNCIAS GERAIS COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS

DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA - 5.º Ano B 1. COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS COMPETÊNCIAS GERAIS COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA - 5.º Ano B 1. COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS COMPETÊNCIAS GERAIS Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para abordar situações

Leia mais

DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA - 5.º Ano A 1. COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS COMPETÊNCIAS GERAIS COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS

DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA - 5.º Ano A 1. COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS COMPETÊNCIAS GERAIS COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA - 5.º Ano A 1. COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS COMPETÊNCIAS GERAIS Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para abordar situações

Leia mais

DGEstE - Direção de Serviços da Região Norte AGRUPAMENTO DE ESCOLAS N.º 1 DE MARCO DE CANAVESES (150745) NIPC

DGEstE - Direção de Serviços da Região Norte AGRUPAMENTO DE ESCOLAS N.º 1 DE MARCO DE CANAVESES (150745) NIPC INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA Inglês 2017 Prova 21 3.º Ciclo do Ensino Básico 1. INTRODUÇÃO O presente documento divulga informação relativa à prova final do 3.º Ciclo da disciplina de

Leia mais

INFORMAÇÃO-PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA Francês Continuação Formação Geral MAIO 2017 Prova - 365

INFORMAÇÃO-PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA Francês Continuação Formação Geral MAIO 2017 Prova - 365 INFORMAÇÃO-PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA Francês Continuação Formação Geral MAIO 2017 Prova - 365 Escrita 11.º Ano de Escolaridade (Portaria n.º 243/2012, de 10 de agosto - C. Humanísticos) O presente

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Rio Tinto AERT E. B. 2, 3 de Rio Tinto

Agrupamento de Escolas de Rio Tinto AERT E. B. 2, 3 de Rio Tinto Agrupamento de Escolas de Rio Tinto AERT E. B. 2, 3 de Rio Tinto CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE PORTUGUÊS - 2º CICLO - 2017/2018 Os critérios de avaliação têm como documentos de referência o Programa de Português

Leia mais

» INTRODUÇÃO » OBJETO DE AVALIAÇÃO

» INTRODUÇÃO » OBJETO DE AVALIAÇÃO INFORMAÇÃO - PROVA FINAL A NÍVEL DE ESCOLA PORTUGUÊS PROVA 81 2019 3.º CICLO DO ENSINO BÁSICO (Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho)» INTRODUÇÃO Este documento foi construído de acordo com a Informação

Leia mais

ROTEIRO 4 PRODUÇÃO DE TEXTOS ESCRITOS CARGA HORÁRIA DE FORMAÇÃO EM SERVIÇO ABRIL /2018

ROTEIRO 4 PRODUÇÃO DE TEXTOS ESCRITOS CARGA HORÁRIA DE FORMAÇÃO EM SERVIÇO ABRIL /2018 ROTEIRO 4 PRODUÇÃO DE TEXTOS ESCRITOS CARGA HORÁRIA DE FORMAÇÃO EM SERVIÇO ABRIL /2018 Prezados formadores locais Na quarta atividade de formação em serviço do PNAIC 2017/2018 iremos abordar a Produção

Leia mais

Quando eu penso em prova...

Quando eu penso em prova... Professora Daniela Quando eu penso em prova... Quando as pessoas falam em prova, estão falando de coisa séria. Cada vez que você fica mais velho elas ficam mais importantes. É uma ficha igual as outras,

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Rio Tinto AERT E. B. 2, 3 de Rio Tinto

Agrupamento de Escolas de Rio Tinto AERT E. B. 2, 3 de Rio Tinto Agrupamento de Escolas de Rio Tinto AERT E. B. 2, 3 de Rio Tinto CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE PORTUGUÊS - 2º CICLO - 2018/2019 Os critérios de avaliação têm como documentos de referência o Programa de Português

Leia mais

Representando frações em porcentagem

Representando frações em porcentagem Representando frações em porcentagem Objetos de conhecimento Fração e seus significados: como parte de inteiros, resultado da divisão, razão e operador. Objetivos Identificar e representar números na forma

Leia mais

DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA - 6.º Ano 1. COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS COMPETÊNCIAS GERAIS

DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA - 6.º Ano 1. COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS COMPETÊNCIAS GERAIS 1. COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA - 6.º Ano COMPETÊNCIAS GERAIS Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para abordar situações e

Leia mais

Programa de Português 2º Ano

Programa de Português 2º Ano Programa de Português 2º Ano Introdução Reconhece-se a Língua Materna como o elemento mediador que permite a nossa identificação, a comunicação com os outros e a descoberta e compreensão do mundo que nos

Leia mais

Agrupamento de Escolas Piscinas Olivais PORTUGUÊS. Planificação Anual / Mensal 2º ANO

Agrupamento de Escolas Piscinas Olivais PORTUGUÊS. Planificação Anual / Mensal 2º ANO Agrupamento de Escolas Piscinas Olivais PORTUGUÊS Planificação Anual / Mensal 2º ANO 2014/2015 Agrupamento PARA O de Escolas Piscinas - Olivais PLANIFICAÇÃO ANUAL / MENSAL DE PORTUGUÊS 2º ANO 1.º PERÍODO

Leia mais

Escola Básica e Secundária de Alvide

Escola Básica e Secundária de Alvide Informação-Exame de equivalência à frequência de Inglês (prova escrita) Prova 21 2016 3.º Ciclo do Ensino Básico Decreto-Lei n.º 6/2001, de 18 de janeiro 1. Objeto de avaliação A prova tem por referência

Leia mais

O celular na sala de aula

O celular na sala de aula O celular na sala de aula ELABORANDO NOTÍCIAS Objetivo: Noticiar um fato - Entrevistar, utilizando o gravador do celular, pessoas que fazem parte do fato a ser noticiado, no bairro ou comunidade em que

Leia mais

Conteúdos para Avaliação Diagnóstica. 2 º Ano

Conteúdos para Avaliação Diagnóstica. 2 º Ano 2 º Ano MATEMÁTICA Sistema de numeração decimal Reconhecer a utilidade dos números em nossa vida; Associar os números às suas quantidades; Identificar, ler, escrever e ordenar os números de 0 a 50; Identificar

Leia mais

Abordagem Construtivista da alfabetização. Aula de 02/05/2010

Abordagem Construtivista da alfabetização. Aula de 02/05/2010 Abordagem Construtivista da alfabetização Aula de 02/05/2010 Dicas práticas para o planejamento do trabalho 1. LEIA EM VOZ ALTA TODOS OS DIAS... Textos literários: contos tradicionais, histórias contemporâneas,

Leia mais

Mapeamento dos Critérios de Correção de Redação e correspondência com Matrizes de Referência para Avaliação

Mapeamento dos Critérios de Correção de Redação e correspondência com Matrizes de Referência para Avaliação Mapeamento dos e correspondência com Para cada aspecto avaliado há uma ou mais habilidades correspondentes das Matrizes que o aluno precisa desenvolver Para desenvolver a competência escritora: o Crie

Leia mais

3.º ciclo do ensino básico. Informação Prova Final a Nível de Escola: -Português -Matemática

3.º ciclo do ensino básico. Informação Prova Final a Nível de Escola: -Português -Matemática AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PROFESSOR AGOSTINHO DA SILVA Ano Letivo 2017-2018 3.º ciclo do ensino básico Informação Prova Final a Nível de Escola: -Português -Matemática AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PROFESSOR AGOSTINHO

Leia mais

Ficha de acompanhamento da aprendizagem

Ficha de acompanhamento da aprendizagem Escola: Professor: Aluno: Legenda: Plenamente desenvolvido; Parcialmente desenvolvido; Pouco desenvolvido; Não trabalhado no bimestre. Oralidade 1º bim. 2º bim. 3º bim. 4º bim. Expressar-se, em situações

Leia mais

Sequência Didática 1-2 o Ano 1 o bimestre. Língua Portuguesa - 4 o Ano - Jogando mico com pares de substantivos abstratos e adjetivos

Sequência Didática 1-2 o Ano 1 o bimestre. Língua Portuguesa - 4 o Ano - Jogando mico com pares de substantivos abstratos e adjetivos www.apoioaaula.com.br Sequência Didática Sequência Didática 1-2 o Ano 1 o bimestre Língua Portuguesa - 4 o Ano - Jogando mico com pares de substantivos abstratos e adjetivos Introdução Uma das formas de

Leia mais

COLEÇÃO FAÇA E A LÍNGUA PORTUGUESA. no Ensino Fundamental - Anos Iniciais

COLEÇÃO FAÇA E A LÍNGUA PORTUGUESA. no Ensino Fundamental - Anos Iniciais COLEÇÃO FAÇA E A LÍNGUA PORTUGUESA no Ensino Fundamental - Anos Iniciais Seguem algumas perguntas e respostas para que as famílias possam entender e acompanhar as aprendizagens de seus(suas) filhos(as)

Leia mais

DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA - 5.º Ano 1. COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS COMPETÊNCIAS GERAIS COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS

DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA - 5.º Ano 1. COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS COMPETÊNCIAS GERAIS COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA - 5.º Ano 1. COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS COMPETÊNCIAS GERAIS Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para abordar situações e

Leia mais

INFORMAÇÃO-PROVA PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA FRANCÊS 2017

INFORMAÇÃO-PROVA PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA FRANCÊS 2017 INFORMAÇÃO-PROVA PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA FRANCÊS 2017 Prova 16 --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

ESPANHOL INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA. Prova º Ciclo do Ensino Básico AGRUPAMENTO DE ESCOLAS VERGÍLIO FERREIRA

ESPANHOL INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA. Prova º Ciclo do Ensino Básico AGRUPAMENTO DE ESCOLAS VERGÍLIO FERREIRA AGRUPAMENTO DE ESCOLAS VERGÍLIO FERREIRA INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA ESPANHOL Prova 15 2014 Tipo de prova: Escrita / Oral 1ª e 2ª Fases 3º Ciclo do Ensino Básico O presente documento

Leia mais

Ficha de acompanhamento da aprendizagem

Ficha de acompanhamento da aprendizagem Escola: Professor: Aluno: Legenda: Plenamente desenvolvido; Parcialmente desenvolvido; Pouco desenvolvido; Não trabalhado no bimestre. Oralidade 1º bim. 2º bim. 3º bim. 4º bim. Identificar gêneros textuais

Leia mais

Ficha de acompanhamento da aprendizagem

Ficha de acompanhamento da aprendizagem Escola: Professor: Aluno: Legenda: Plenamente desenvolvido; Parcialmente desenvolvido; Pouco desenvolvido; Não trabalhado no bimestre. Oralidade 1º bim. 2º bim. 3º bim. 4º bim. Expressar-se em situações

Leia mais

1.º Trimestre. Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro 1º Ciclo Planificação Anual. Metas Curriculares/de Aprendizagem. Instrumentos de Avaliação

1.º Trimestre. Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro 1º Ciclo Planificação Anual. Metas Curriculares/de Aprendizagem. Instrumentos de Avaliação Ver documento METAS CURRICULARES DE PORTUGUÊS http://www.dgidc.min-edu.pt Prestar atenção ao que ouve Usar vocabulário adequado ao tema e à situação Falar com progressiva autonomia e clareza sobre assuntos

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 3.º Ciclo do Ensino Básico Departamento de Línguas Disciplina: Português 8º ano

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 3.º Ciclo do Ensino Básico Departamento de Línguas Disciplina: Português 8º ano Cognitivo Domínios CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 3.º Ciclo do Ensino Básico Departamento de Línguas Disciplina: Português 8º ano 2018-2019 Domínios de referência Metas de aprendizagem Instrumentos Frequência

Leia mais

DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA - 5.º Ano 1. COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS COMPETÊNCIAS GERAIS COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS

DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA - 5.º Ano 1. COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS COMPETÊNCIAS GERAIS COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA - 5.º Ano 1. COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS COMPETÊNCIAS GERAIS Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para abordar situações e

Leia mais

Introdução. 3 º Ciclo do Ensino Básico (Decreto-Lei n.º 3/2008, de 7 de janeiro)

Introdução. 3 º Ciclo do Ensino Básico (Decreto-Lei n.º 3/2008, de 7 de janeiro) INFORMAÇÃO PROVA LÍNGUA ESTRANGEIRA I INGLÊS Escrita e Oral 2016 Prova 21 3 º Ciclo do Ensino Básico (Decreto-Lei n.º 3/2008, de 7 de janeiro) Introdução O presente documento divulga informação relativa

Leia mais

INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA INGLÊS 6.º ANO 2.º CICLO DO ENSINO BÁSICO

INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA INGLÊS 6.º ANO 2.º CICLO DO ENSINO BÁSICO 06 - INGLÊS O presente documento visa divulgar as características da prova de equivalência à frequência de Inglês, 6º ano, 2º ciclo, a realizar em 2017 pelos alunos que se encontram abrangidos pelos planos

Leia mais

Planificação Trimestral de Língua Portuguesa. 3º ano. Ano letivo 2011/2012-3º período

Planificação Trimestral de Língua Portuguesa. 3º ano. Ano letivo 2011/2012-3º período Planificação Trimestral de Língua Portuguesa 3º ano Ano letivo 2011/2012-3º período Tema Tópicos/subtópicos Competências Tarefas /atividades Avaliação Compreensão Oral: -Compreensão de discursos orais

Leia mais

Prova Decreto-Lei nº 139/2012, de 5 de julho

Prova Decreto-Lei nº 139/2012, de 5 de julho Ano Letivo 2018/2019 INFORMAÇÃO - PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA ESPANHOL Cont. 11º Ano de Escolaridade Prova 368 2019 Decreto-Lei nº 139/2012, de 5 de julho 1. Objeto de avaliação A prova a que esta

Leia mais

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 5 o ano EF

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 5 o ano EF Os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental < 125 identificam o sentido de expressão típica da fala coloquial utilizada em segmento de história em quadrinhos; e o local em que se desenrola o enredo, em anedota.

Leia mais

H003 Compreender a importância de se sentir inserido na cultura escrita, possibilitando usufruir de seus benefícios.

H003 Compreender a importância de se sentir inserido na cultura escrita, possibilitando usufruir de seus benefícios. 2ª Língua Portuguesa 5º Ano E.F. Objeto de Estudo Usos e funções: código oral e código escrito Usos e funções: código oral e código escrito Usos e funções: norma-padrão e variedades linguísticas. Usos

Leia mais

Critérios de Correção de Redação

Critérios de Correção de Redação Clique aqui ->> Curso Português Pra Passar Critérios de Correção de Redação I ASPECTO ESTÉTICO 1. Legibilidade da letra; 2. Paragrafação; 3. Margens regulares; 4. Travessão; 5. Ausência de rasuras. 1.

Leia mais

Hábitos de Estudo. 1. Onde estudar?

Hábitos de Estudo. 1. Onde estudar? Hábitos de Estudo Queridos alunos, Você sabe estudar? Estudar deve ser um hábito como escovar os dentes, comer e dormir? Qual o lugar apropriado para estudar? É adequado estudar da mesma forma para as

Leia mais

Agrupamento de Escolas Cego do Maio Póvoa de Varzim (Cód ) Português MAIO DE Prova de º Ano 3.º Ciclo do Ensino Básico

Agrupamento de Escolas Cego do Maio Póvoa de Varzim (Cód ) Português MAIO DE Prova de º Ano 3.º Ciclo do Ensino Básico MATRIZ PROVA EXTRAORDINÁRIA DE AVALIAÇÃO (PEA) Português MAIO DE 2019 Prova de 2019 8.º Ano 3.º Ciclo do Ensino Básico 1. Introdução O presente documento visa divulgar as caraterísticas da prova extraordinária

Leia mais

Atividade 4 Orientação geográfica

Atividade 4 Orientação geográfica Atividade 4 Orientação geográfica Instrução em sala de aula Nuno Carvalho PROJETO: Estratégias e materiais de ensino-aprendizagem para Português Língua Não Materna (PLNM) Ilustração: Evgeny, Agrupamento

Leia mais

INFORMAÇÃO-PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA LATIM B MAIO 2017 Prova - 332

INFORMAÇÃO-PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA LATIM B MAIO 2017 Prova - 332 INFORMAÇÃO-PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA LATIM B MAIO 2017 Prova - 332 Escrita 12º Ano de Escolaridade (Portaria n.º 243/2012, de 10 de agosto - C. Humanísticos) Línguas e Humanidades O presente documento

Leia mais

4º ANO B e C - Professora: Paula Estagiários: Marina e Danilo

4º ANO B e C - Professora: Paula Estagiários: Marina e Danilo 4º ANO B e C - Professora: Paula Estagiários: Marina e Danilo Quando penso no 4º ano... PROVAS!!! COMPOSIÇÃO DAS NOTAS Lição de casa + Postura de estudante Prova + Trabalho LIÇÃO DE CASA Caros XXXXXXXXXX,

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA 5º ANO 1º BIMESTRE EIXO CONTEÚDO HABILIDADE ABORDAGEM

LÍNGUA PORTUGUESA 5º ANO 1º BIMESTRE EIXO CONTEÚDO HABILIDADE ABORDAGEM PRÁTIC DE LEITUR ORLIDDE LÍNGU PORTUGUES 5º NO 1º BIMESTRE EIXO CONTEÚDO HBILIDDE BORDGEM Escuta de textos Escutar textos de diferentes gêneros, sobretudo os mais formais, analisando-os criticamente. mpliar

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Sátão, Português 4.º ano. 1.º PERÍODO Domínios Objetivos Descritores de Desempenho

Agrupamento de Escolas de Sátão, Português 4.º ano. 1.º PERÍODO Domínios Objetivos Descritores de Desempenho 1.º PERÍODO Domínios Objetivos Descritores de Desempenho Oralidade Escutar para aprender e construir Utilizar técnicas para registar e reter a - Distinguir informação essencial de acessória. - Identificar

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS SEBASTIÃO DA GAMA ESCOLA SECUNDÁRIA DE SEBASTIÃO DA GAMA

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS SEBASTIÃO DA GAMA ESCOLA SECUNDÁRIA DE SEBASTIÃO DA GAMA AGRUPAMENTO DE ESCOLAS SEBASTIÃO DA GAMA ESCOLA SECUNDÁRIA DE SEBASTIÃO DA GAMA Cursos Científico-Humanísticos de Ciências e Tecnologia Ensino Recorrente de Nível Secundário Português MÓDULO 3 TIPO DE

Leia mais

EMENTA OBJETIVO GERAL

EMENTA OBJETIVO GERAL C U R S O D E E N F E R M A G E M Componente Curricular: Português Instrumental Código: ENF- 302 Pré-Requisito: Nenhum Período Letivo: 2010.2 CH Total: 60h Professor: Denise Aparecida Brito Barreto E-mail:

Leia mais

1º bimestre Sequência didática 1. Título: Pontos de referência e pontos de vista

1º bimestre Sequência didática 1. Título: Pontos de referência e pontos de vista Título: Pontos de referência e pontos de vista Duração: 3 aulas Introdução O reconhecimento de figuras bidimensionais e tridimensionais em representações cartográficas é um passo fundamental para o processo

Leia mais

3º ANO. Ensino Fundamental I

3º ANO. Ensino Fundamental I 3º ANO Ensino Fundamental I 2012 VÍDEO: LIMITES Leo Fraiman - Psicoterapeuta e supervisor clínico, especializado na área da educação. - Mestre em psicologia pela USP. - Professor da cadeira de Projeto

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL 5º Ano. Disciplina de Português Ano Letivo /2017. Domínios/Conteúdos/Descritores. Unidade 0 Apresentações

PLANIFICAÇÃO ANUAL 5º Ano. Disciplina de Português Ano Letivo /2017. Domínios/Conteúdos/Descritores. Unidade 0 Apresentações AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VALE DE MILHAÇOS ESCOLA BÁSICA DE VALE DE MILHAÇOS PLANIFICAÇÃO ANUAL 5º Ano Disciplina de Português Ano Letivo - 2016/2017 Metas de aprendizagem/objetivos Domínios/Conteúdos/Descritores

Leia mais

PORTUGUÊS Prova Escrita (90 minutos) + Prova Oral (15 minutos)

PORTUGUÊS Prova Escrita (90 minutos) + Prova Oral (15 minutos) AEMM Agrupamento de Escolas Manuel da Maia INFORMAÇÃO-PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA 2017 PORTUGUÊS Prova Escrita (90 minutos) + Prova Oral (15 minutos) Prova 61 2.º Ciclo do Ensino Básico Decreto-Lei

Leia mais

TEMA / CONTEÚDOS OBJETIVOS / DESCRITORES DE DESEMPENHO AVALIAÇÃO GESTÃO DO TEMPO Tema e assunto

TEMA / CONTEÚDOS OBJETIVOS / DESCRITORES DE DESEMPENHO AVALIAÇÃO GESTÃO DO TEMPO Tema e assunto ANO LETIVO - 2018-19 ESCOLA BÁSICA DO 1º CICLO DEPARTAMENTO DE 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO PLANIFICAÇÃO ANUAL DA DISCIPLINA DE PORTUGUÊS DO 2º ANO DE ESCOLARIDADE TEMA / CONTEÚDOS OBJETIVOS / DESCRITORES

Leia mais

4º bimestre Sequência didática 3. Título: Palavras terminadas em -ICE e -ISSE e -ESA e -EZA

4º bimestre Sequência didática 3. Título: Palavras terminadas em -ICE e -ISSE e -ESA e -EZA Título: Palavras terminadas em -ICE e -ISSE e -ESA e -EZA Duração: 2 aulas Introdução O estudo da língua possibilita entender regras gramaticais e de ortografia. Além disso, para desenvolver a grafia dos

Leia mais

REUNIÃO DE PAIS 4º ANO A PROFESSORA LUANA

REUNIÃO DE PAIS 4º ANO A PROFESSORA LUANA REUNIÃO DE PAIS 4º ANO A PROFESSORA LUANA AVALIAÇÃO ANSIEDADE ENTENDER AGITAÇÃO SURPRESA CONHECIMENTO NERVOSO RELEMBRAR SUSTO PREOCUPAÇÃO PRESSÃO MEDO ESPANTO AFLIÇÃO PENSATIVO ADRENALINA ESTUDAR ALEGRIA

Leia mais

INGLÊS Caracterização da prova; Objeto de avaliação; Critérios gerais de classificação; Material; Duração. 1. CARACTERIZAÇÃO DA PROVA

INGLÊS Caracterização da prova; Objeto de avaliação; Critérios gerais de classificação; Material; Duração. 1. CARACTERIZAÇÃO DA PROVA INFORMAÇÃO-PROVA INGLÊS 2018 Código 358 12.º Ano de Escolaridade INTRODUÇÃO O presente documento divulga informação relativa à Prova de Equivalência à Frequência (Compreensão do Oral, Uso da Língua, Leitura,

Leia mais

VITOR HUGO BITTENCOURT DA SILVA PROJETO SOCIAL: REFORÇO ESCOLAR DE LÍNGUA PORTUGUESA RESPONSABILIDADE SOCIAL

VITOR HUGO BITTENCOURT DA SILVA PROJETO SOCIAL: REFORÇO ESCOLAR DE LÍNGUA PORTUGUESA RESPONSABILIDADE SOCIAL VITOR HUGO BITTENCOURT DA SILVA PROJETO SOCIAL: REFORÇO ESCOLAR DE LÍNGUA PORTUGUESA RESPONSABILIDADE SOCIAL Porto Alegre 2013 VITOR HUGO BITTENCOPURT DA SILVA PROJETO SOCIAL: REFORÇO ESCOLAR DE LÍNGUA

Leia mais

Inglês - Código º Ano

Inglês - Código º Ano Inglês - Código 358 12º Ano 2017/2018 Duração da prova: 90+25 minutos 1ª/ 2ªFase Tipo de Prova: Escrita+Oral 1. Introdução O presente documento dá a conhecer os seguintes aspetos relativos ao exame: Objeto

Leia mais

Agrupamento de Escolas de S. Pedro do Sul Escola-sede: Escola Secundária de São Pedro do Sul

Agrupamento de Escolas de S. Pedro do Sul Escola-sede: Escola Secundária de São Pedro do Sul Agrupamento de Escolas de S. Pedro do Sul 161780 Escola-sede: Escola Secundária de São Pedro do Sul INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA 2.º CICLO DO ENSINO BÁSICO ANO LETIVO: 2016/2017 1 ª /

Leia mais

Colégio Nossa Senhora da Piedade

Colégio Nossa Senhora da Piedade Colégio Nossa Senhora da Piedade Docente: Marcela Rodriguês dos Santos/ Rubinaldo da Silva Araújo Carga horária: 80h Disciplina: Produção Textual Serie: 6 Ano Plano de Curso I Unidade Objetivo Geral: Desenvolver

Leia mais

VOCÊ TEM MEDO DE QUÊ?

VOCÊ TEM MEDO DE QUÊ? VOCÊ TEM MEDO DE QUÊ? Introdução O seguinte planejamento de aula foi desenvolvido inicialmente para a cadeira de Metodologia e Laboratório de Ensino de Língua Portuguesa do curso de Licenciatura em Letras

Leia mais

1.º CICLO PEDAGÓGICO. Maria Oliveira Pinto Encarnação Silva PORTUGUÊS. Escrita: propostas de actividades ISBN

1.º CICLO PEDAGÓGICO. Maria Oliveira Pinto Encarnação Silva PORTUGUÊS. Escrita: propostas de actividades ISBN 1.º CICLO K I T Maria Oliveira Pinto Encarnação Silva PEDAGÓGICO PORTUGUÊS 3 Escrita: propostas de actividades ISBN 978-111-11-2510-3 9 7 8 1 1 1 11 2 5 1 0 3 Apresentação Nesta pequena brochura encontrará

Leia mais