Cartilha dos Motociclistas

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Cartilha dos Motociclistas"

Transcrição

1 Cartilha dos Motociclistas

2 INDEPENDÊNCIA PROXIMIDADE EXCELÊNCIA Ano XI - N o Jun/12 FUBÁS CADEIRINHAS DE BEBÊ LIMPA-VIDROS ARQUIVOS EM NUVEM Ciclovias Pedalamos pelo Rio de Janeiro: há mais buracos do que pistas lisas CONCURSO: VOCÊ PODE GANHAR ESTE MODELO Tablets Nossas escolhas certas custam até R$ a menos do que o pioneiro ipad 11 exemplares por ano matérias que ajudarão você a economizar milhares de reais todos os anos. 6 exemplares por ano para defender os seus direitos e saber como proteger os seus bens. Junto com estes 2 trunfos ainda existe uma oferta imperdível para você se associar à PROTESTE: 2 maravilhosos presentes de boas vindas e 80% de desconto na anuidade! Ligue agora mesmo, descubra quais são esses presentes e associe-se ao maior movimento de consumidores da América Latina! Estado de São Paulo: (11) Rio de Janeiro e demais estados: (21) Saiba mais sobre as revistas da PROTESTE:

3 PROTESTE Associação de Consumidores 3 Duas rodas, mais segurança A frota de motocicletas cresceu de 4,6 milhões, em 2001, para 18,4 milhões em 2011, dado público disponível mais recente. As mortes em acidentes com esses veículos subiram mais de 250%, no mesmo período, de 3,1 mil para 11 mil. Levantamento do Observatório Nacional de Segurança Viária, divulgado pela revista Veja em agosto de 2013, apresentou números ainda mais assustadores: houve 60 mil mortes no trânsito em 2012, mais do que as causadas por homicídio ou doenças como câncer. Cerca de 40% das vítimas estavam em motocicletas. Não foi por acaso que este meio de transporte se multiplicou no Brasil. São veículos bem mais baratos do que automóveis, e seus condutores conseguem cumprir trajetos em poucos minutos, porque se deslocam entre carros, ônibus e caminhões. Estima-se que haja 1,5 milhão de motoboys no país, que sobrevivem da entrega de itens tão variados quanto documentos, pequenos objetos e peças para empresas e profissionais liberais, além de medicamentos e alimentos prontos em domicílio, como pizzas. A PROTESTE, sempre atenta aos interesses e necessidades dos cidadãos brasileiros, decidiu produzir esta cartilha como contribuição à segurança no trânsito. Não adianta discutir de quem é a culpa dos acidentes, como se condutores de motos e carros fossem inimigos, disputando o mesmo espaço nas ruas, avenidas e estradas. Ninguém ganha com a violência motorizada. Quem está ao volante do automóvel, ônibus ou caminhão, certamente tem parentes, amigos, colegas ou vizinhos que circulam em veículos motorizados de duas rodas. Se todos respeitarmos as normas de trânsito e a sinalização, usarmos os acessórios de segurança e observarmos as dicas de conservação dos veículos, superaremos estes tristes índices de acidentes, com números assustadores de mortos feridos. Aplaudimos, nesse sentido, projeto aprovado no Senado Federal que torna obrigatórios para condutores e passageiros de motocicletas, motonetas e ciclomotores, além de capacete, coletes ou jaquetas de proteção airbag, calças com estrutura especial, luvas, botas e dispositivos retrorrefletivos no vestuário. Maria Inês Dolci Coordenadora institucional da PROTESTE

4 4 Cartilha dos Motociclistas Sumário Duas rodas, mais segurança...3 Tipos de veículos...5 Guie com segurança... 7 Infrações Sistema antifurto...11 DPVAT Recall...12 Acidentes de consumo...12 Gentileza na direção...14 Ilhas de convivência...14 A serviço do consumidor...15 Expediente Cartilha dos Motociclistas Realização: PROTESTE Coordenação editorial: Maria Inês Dolci Redação final: Carlos Thompson Projeto Gráfico: Marcus Vinicius Pinheiro Diagramação: Makemake Comunicação Ilustrações: Perkins Assessoria de Imprensa e Jornalista Responsável: Vera Lúcia Ramos, MTb: 769 Conteúdos e apoio editorial: Camila Souza, David Freitas Passada, João Dias Antunes, Luri Mizoguchi, Maria Inês Dolci, Sonia Amaro, Tatiana Viola de Queiroz e Vera Lúcia Ramos. PROTESTE Sede: Avenida Lúcio Costa, Térreo Barra da Tijuca CEP Rio de Janeiro RJ Escritório em São Paulo: Rua Dr. Bacelar, 173 cj. 52 Vila Clementino CEP São Paulo SP

5 PROTESTE Associação de Consumidores 5 Tipos de veículos Motocicleta, mais conhecida como moto, é um meio de transporte muito popular entre os brasileiros. Devido à sua agilidade, praticidade e baixo custo, muitos optam por dirigir uma moto em vez de carros. Motoneta (lambreta, scooter ou vespa) é um veículo motorizado com duas rodas, no qual o condutor coloca suas pernas à frente do tronco, sobre uma plataforma. Ciclomotor é uma bicicleta motorizada, com duas ou três rodas. Não há uma configuração determinada para os ciclomotores. Sua cilindrada não pode ultrapassar 50 cc (cinquenta centímetros cúbicos), nem sua velocidade máxima, 50 Km/h. Triciclo é um veículo motorizado de três rodas. Muitos pensam ser uma espécie de moto. Apesar de estilo parecido, basta observar a disposição das rodas, o motor e os guidões para perceber as diferenças entre estes veículos. Quadriciclo tem quatro rodas, e é muito utilizado em estradas não pavimentadas. É mais voltado para ambientes rurais e florestais, pois supera vários obstáculos, como pântanos, lamaçais e terrenos irregulares. É sempre bom lembrar que, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), para dirigir esses veículos deve-se ter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do tipo A, para as motos, ciclomotores e triciclos; e do tipo B, pelo menos, para os quadriciclos.

6 6 Cartilha dos Motociclistas Para usuários Assim como há certos equipamentos obrigatórios nos veículos motorizados, os usuários também devem respeitar alguns requisitos para garantir a segurança ao andar de motocicleta. Bem mais do que nos carros, em caso de acidente, os usuários destes veículos sofrerão os danos no próprio corpo. Assim, todo cuidado é pouco! O principal item que todos devem utilizar é o capacete. Há legislação específica para o uso desse equipamento tão importante, como veremos mais adiante. Ele é essencial para a proteção da cabeça, já que diminui os efeitos do impacto sofrido. Foi aprovado no Senado, em julho de 2013, projeto que obriga condutores e passageiros a usar, também, colete ou jaquetas de proteção airbag, calças com estrutura especial, luvas, botas e dispositivo retrorrefletivos no vestuário. Características dos capacetes O principal equipamento de segurança deve seguir alguns requisitos. A Resolução nº 203/06 do CONTRAN disciplina o uso dos capacetes para os motociclistas. Há vários modelos, mas apenas alguns são permitidos pela lei: o integral, que é completamente fechado; o misto, com a proteção removível para o queixo; o modular, com frente móvel, e o aberto, que não tem queixeira. Todos os capacetes devem ter o selo de aprovação do INMETRO (de acordo com a NBR 7471 deste órgão, que é responsável por verificar se a fabricação deles atende às normas técnicas brasileiras). Além disso, devem ter viseira e um casco interno e externo. Quando não houver uma viseira, os motociclistas terão de utilizar óculos de proteção. O capacete tem prazo de validade. É preciso verificá-lo nas etiquetas que costumam vir coladas neles. Recomenda-se a troca deste acessório após três anos de uso, pois, mesmo sem queda ou acidente, a espuma protetora diminui de altura, colocando em risco a segurança do motociclista. Coquinho, não! A Resolução nº 203/06 do Contran disciplina o uso de capacetes para os motociclistas. Tudo o que estiver fora desta resolução será proibido. Um capacete muito comum, mas proibido pela legislação, é o famoso coquinho, que não protege a nuca. Não atende aos padrões determinados pelo INMETRO e pode colocar em risco a segurança do motociclista. O condutor que estiver utilizando esse tipo de capacete poderá ser multado.

7 PROTESTE Associação de Consumidores 7 Guie com segurança Nos semáforos, sempre pare sobre a linha divisória da pista. Se parar atrás do carro, outro condutor pode não ter tempo o suficiente para brecar o veículo e bater na traseira da sua moto. Procure sempre andar na mesma pista. Se o motociclista à sua frente frear bruscamente, pare a moto também, pois ele pode ter visto algo que você ainda não percebeu. Só ultrapasse pela ESQUERDA, sempre sinalizando adequadamente. Evite costurar em vias de maior velocidade, pois os motoristas não esperam que uma moto venha do lado de seu veículo nesses locais. Caso haja alguma colisão, os estragos serão bem maiores, tanto materiais quanto para a integridade física dos seus ocupantes. Mesmo durante o dia é fundamental andar com o farol aceso, para que haja mais visibilidade do veículo. Velocidade da via Respeite a velocidade da via em que estiver trafegando. Ela foi determinada considerando uma série de fatores, como fluxo de veículos e de pedestres, para que acidentes fossem evitados. Em alta velocidade, os riscos de acidentes com ferimentos e mortes são muito maiores.

8 8 Cartilha dos Motociclistas Atenção e concentração Muitos acidentes seriam evitados se os condutores envolvidos estivessem mais atentos à direção. Alguns condutores subestimam os perigos do trânsito por dirigirem há muito tempo. Assim, na direção, não atenda o celular, e preste atenção à sinalização, ao estado das vias, aos demais veículos e pedestres. Sinalização O respeito às placas e a outros tipos de sinalização é mais um meio de garantir a segurança de todos no trânsito. Os cursos de reciclagem são importantes para que o condutor se mantenha atualizado e relembre todas as placas.

9 PROTESTE Associação de Consumidores 9 Nos cruzamentos Atenção redobrada, pois costuma haver grande movimentação de pedestres e de veículos, que vão e vêm de todos os lados e sentidos. Diminua a velocidade perto deles, a fim de que possa frear mais fácil e seguramente diante de um imprevisto. Preste atenção às sinalizações e ao semáforo, não somente o da via em que esteja, mas aos das próximas. Verifique se, mesmo após a checagem desses pontos mencionados, será seguro cruzar a via. Ultrapassagens Antes de fazê-las, os motociclistas devem ter visão de todos os veículos, e utilizar sempre a ESQUERDA, com a devida sinalização. Outra providência indispensável é manter a distância necessária para concluir a manobra. Como as motos são mais rápidas, a ultrapassagem se torna mais perigosa. Assim, se a pista tiver sentido duplo, ou se as condições de visibilidade não forem boas, não é aconselhável ultrapassar outro veículo. Pedestres Quando o farol fecha para o pedestre e abre para os veículos, verifique se nenhuma pessoa se atrasou ao atravessar a rua. Se ainda houver alguém, espere que termine de atravessar, mesmo que o sinal esteja verde para os veículos. Uma vida vale muito mais do que qualquer compromisso. Lembre-se de que mais vale perder um segundo na vida, do que a vida num segundo. Visibilidade É primordial, para sua segurança, a visibilidade do motociclista para os demais condutores de veículos. Para isso, a moto deverá ter os faróis ligados de dia e à noite, ininterruptamente, e o motociclista usar roupas claras, com materiais refletivos. Distância A moto não pode estar colada no veículo da frente, nem vice-versa. Afinal, a distância pode salvar vidas. Ela é fundamental para que haja tempo de frear diante de um imprevisto. O tempo de reação (que vai do momento em que se enxerga o obstáculo até aquele em que se toma uma atitude para evitar o acidente), geralmente, é 0,75 centésimos. Assim, para calcular a distância adequada a ser mantida, deve-se considerar o tempo de reação e a velocidade da motocicleta. Quanto mais rápida, maior deve ser a distância. O ideal seria que houvesse espaço alguns metros entre os veículos, mas isso não é comum no trânsito congestionado das grandes cidades.

10 10 Cartilha dos Motociclistas Pista molhada A chuva diminui o atrito do pneu com a pista. Assim, é preciso tomar uma distância ainda maior dos outros veículos, já que o tempo de frenagem (o que se leva desde o acionamento do freio até a completa paralisação do veículo) é duas vezes maior do que nas pistas em condições normais. Os pneus devem estar sempre bem calibrados, com a pressão correta (ver manual do veículo), ainda mais quando a pista estiver escorregadia. Beber ou dirigir Uma das causas mais comuns dos acidentes de trânsito envolvendo motocicletas é a bebida alcoólica. Muitos ainda subestimam os efeitos do álcool na direção e arriscam suas vidas e as dos outros ao combinarem bebida e direção. O álcool atua sobre o sistema de recompensa do cérebro, o que causa uma sensação de relaxamento e retarda os reflexos. Por esse motivo, o tempo de reação de um motorista alcoolizado é muito maior do que se ele estivesse sóbrio. Assim, um obstáculo evitável pode se tornar letal. Além de ser extremamente perigoso conduzir moto embriagado, ser flagrado dirigindo sob o efeito do álcool é infração gravíssima (sete pontos na carteira de habilitação). Além do valor da multa, R$ 1.915,30, provoca cassação da CNH, retenção e remoção do veículo, suspensão do direito de dirigir e detenção por seis meses a três anos. Nunca se esqueça: Álcool e direção = combinação fatal. Infrações Há várias normas de trânsito que, se não forem devidamente respeitadas, acarretam multas. Elas não variam muito dos motoristas de automóveis para os motociclistas. As infrações leves contam três pontos na CNH, com multa de R$ 53,20. Dentre elas estão conduzir sem portar os documentos obrigatórios e estacionar afastado mais de 50 cm da calçada. As infrações médias contam quatro pontos, com multa de R$ 86,13. A mais comum é o excesso de velocidade até 20% acima do indicado para a rodovia ou 50% além do limite da via de trânsito local. As de intensidade grave contam cinco pontos na carteira, com multa de R$ 127,69, além de outras sanções, como a remoção ou retenção do veículo, em certos casos.

11 PROTESTE Associação de Consumidores 11 Dentre elas está, por exemplo, seguir veículos de urgência, como ambulâncias e bombeiros, ato, infelizmente, muito comum no dia a dia. As infrações gravíssimas contam sete pontos na CNH, e podem variar de R$ 191,54 até R$ 957,70, além de sujeitar o infrator a outras medidas punitivas, como a apreensão, retenção e remoção do veículo; cassação, retenção e recolhimento da CNH; a suspensão do direito de dirigir e até detenção de seis meses a três anos, dependendo do caso. Condutor ou passageiro sem capacete é infração gravíssima, bem como dirigir embriagado. Sistema antifurto Sob a alegação do grande e crescente número de roubos de veículos nas cidades, a resolução nº 330 do Contran, de 14 de agosto de 2009, obriga as fabricantes a instalarem o kit antifurto. Ela visaria à diminuição dos índices de roubo de veículos e à maior segurança das pessoas. Todos os tipos de veículos, incluindo motocicletas, motonetas, ciclomotores, triciclos e quadriciclos motorizados, terão que sair de fábrica com o kit antifurto instalado. Como é obrigatório, o consumidor não tem escolha a não ser pagar mais caro por esse serviço. Poderá optar ou não pela ativação do serviço de localização e de bloqueio. Se quiser ativar o serviço de rastreamento, contudo, terá que pagar a mais por ele.

12 12 Cartilha dos Motociclistas DPVAT O seguro DPVAT (Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre) assegura a indenização a toda a vítima de acidente de trânsito. Por ser obrigatório, garante o direito à indenização, independentemente da apuração de culpados ou de pagamento em dia. Indeniza mortes, invalidez total ou permanente, e despesas médicas. Não paga, porém, indenizações por danos materiais e nem pelas despesas decorrentes de ações judiciais contra o causador do acidente. Por precaução, o condutor pode contratar um seguro particular, após avaliar as normas que constam do contrato, principalmente o valor e o tipo de cobertura. Recall Palavra inglesa que significa chamar de volta. Remete à descoberta de um problema relativo à segurança do produto, e à retirada do mercado de toda a linha ou de lote defeituoso, para a sua substituição ou reparação. É muito comum na indústria automobilística, já que qualquer defeito pode causar graves acidentes e mortes. Pode ser feito voluntariamente pelas empresas, ou por ordem judicial, passível de multa quando esta não for cumprida. O Código de Defesa do Consumidor garante essa proteção ao consumidor. Ademais, o inciso III do artigo 6º do CDC garante o direito básico à informação clara e adequada acerca dos produtos e serviços adquiridos, bem como sobre os riscos que eles apresentem. Ao tomar conhecimento de um recall, o proprietário do veículo deve seguir as orientações do fabricante. O ideal é marcar o quanto antes o reparo proposto, para garantir sua segurança e a dos demais ocupantes do veículo. Acidentes de consumo A falha mecânica e o mau funcionamento da motocicleta ou de qualquer tipo de veículo podem provocar acidentes e causar danos irreparáveis para o consumidor. Por essa razão, o Código de Defesa do Consumidor estabelece que as empresas sejam res-

13 PROTESTE Associação de Consumidores 13 ponsáveis objetivamente pelos danos materiais e morais causados pela prestação de serviços. A reparação desses danos é garantida pela legislação consumerista no inciso VI do artigo 6, e nos artigos 12 e 14. Ao enfrentar um acidente de consumo, o proprietário deve procurar a empresa responsável para negociar a reparação pelos danos sofridos. Se não obtiver sucesso nesse contato, a opção será ingressar judicialmente contra o fabricante. Para ter mais chances de sucesso em sua ação judicial, será fundamental apresentar todos os comprovantes de gastos médico-hospitalares e outros referentes ao acidente. É possível pleitear esse ressarcimento nos Juizados Especiais Cíveis (JEC), caso os valores não superem 40 salários mínimos (em torno de R$ 27 mil, em 2013). Nos casos a partir de 20 salários mínimos (R$ ,00) será necessário contratar um advogado.

14 14 Cartilha dos Motociclistas Gentileza na direção Se você encara o trânsito como uma guerra entre condutores de automóveis, ônibus, caminhões e motos, mude de ideia ou procure tratamento psicológico. Ninguém sai vitorioso deste tipo de batalha diária. Lembre-se de que: O motociclista é um ser humano, com familiares, amigos e colegas; Acidentes provocam ferimentos, mortes, danos materiais e questões judiciais; A raiva é temporária, os danos podem ser permanentes; O erro do outro condutor não justifica o seu; Um automóvel é muito mais forte e contundente do que uma moto; Uma fechada ou manobra imprudente semelhante pode ser fatal para o usuário de uma moto; Brigas e discussões desviam a atenção do trânsito, aumentando o risco de acidentes; A paz começa com o firme propósito de dirigir com cuidado, respeitar a sinalização, e os demais motoristas, passageiros e pedestres. Ilhas de convivência Os motociclistas, principalmente os motoboys, têm poucas oportunidades de descanso, troca de informações e convívio humano em suas rotinas de trabalho e estudo. A PROTESTE, ciente disso, propõe: Criação de Ilhas de Convivência para os motociclistas nas grandes cidades, áreas em que poderiam conversar, descansar alguns minutos entre vários compromissos, resolver problemas mecânicos simples, tomar água, café, enfim, desestressar. Essas Ilhas funcionariam como praças ou parques, localizados em várias regiões das grandes cidades, como se fossem oásis no deserto do trânsito. Seus custos poderiam ser suportados na totalidade ou parcialmente pelos fabricantes de motos, acessórios e peças por meio da inserção de publicidade dos seus produtos. Poderiam ser oferecidos serviços médicos simples, como medição da pressão, da glicemia ou a indicação de consultas e de exames médicos em locais adequados.

15 PROTESTE Associação de Consumidores 15 PROTESTE, a serviço do consumidor A PROTESTE completou 12 anos sempre a serviço do consumidor brasileiro. É a maior organização independente e privada de defesa do consumidor da América Latina, com quase 300 mil associados. Seus testes comparativos têm ajudado a acelerar mudanças em práticas produtivas e de vendas de produtos e serviços, aumentando a segurança e melhorando a relação custo-benefício nas relações de consumo. Suas publicações são fundamentais para este trabalho. Em março de 2002, foi lançada a primeira delas, a revista PROTESTE, na qual são publicados testes de produtos e serviços. Em abril de 2006, a associação intensificou esse apoio aos consumidores com a revista DINHEIRO & DIREITOS, que tem o propósito de informar os consumidores sobre seus direitos e de esclarecer as suas dúvidas sobre as diferentes realidades a que estamos sujeitos no dia a dia. Também tem a missão de indicar quais os serviços financeiros e afins poderão ser encontrados nos bancos, seguradoras etc. para tornar a sua escolha mais fácil e econômica. A mais nova publicação é a PROTESTE Saúde, que enfoca temas relevantes para saúde e qualidade de vida. Em cada edição, os associados da PROTESTE recebem mais informações para que tenham condições de exercer seus direitos ao comprar produtos e serviços. A associação também elaborou, ao longo de sua existência, dossiês que têm auxiliado o consumidor. Mais recentemente, tem produzido cartilhas de esclarecimento sobre temas de interesse do consumidor. A PROTESTE liderou, por exemplo, uma campanha de segurança veicular no Brasil, que culminou com a decisão das autoridades de exigir que todos os carros vendidos no país tenham freios ABS e airbags em A PROTESTE presta serviço gratuito de orientação aos associados, que podem entrar em contato pelos telefones (11) (São Paulo), ou (21) (Rio de Janeiro e demais estados). Se ainda não for associado, entre em contato com nossa Central de Atendimento pelo telefone (21) , ou acesse

16

www.detran.pr.gov.br

www.detran.pr.gov.br www.detran.pr.gov.br INFELIZMENTE, A MAIOR PARTE DOS ACIDENTES COM MORTES NO TRÂNSITO BRASILEIRO ENVOLVEM MOTOCICLISTAS. POR ISSO, O DETRAN PREPAROU ALGUMAS DICAS IMPORTANTES PARA VOCÊ RODAR SEGURO POR

Leia mais

Como esticar a mesada

Como esticar a mesada PROTESTE Associação de Consumidores 3 Como esticar a mesada Isso até os pequeninos sabem: dinheiro não nasce em árvore. Pais e mães trabalham muito, fora e dentro de casa, para comprar comida, roupas,

Leia mais

VENAS CORRETORA DE SEGUROS LTDA Segunda Avenida Qda. 1-B Lt. 39 3º Andar Cidade Empresarial CEP 74934-605 Aparecida de Goiânia Goiás Fone: (62)

VENAS CORRETORA DE SEGUROS LTDA Segunda Avenida Qda. 1-B Lt. 39 3º Andar Cidade Empresarial CEP 74934-605 Aparecida de Goiânia Goiás Fone: (62) INTRODUÇÃO Educando com valores O trânsito é feito pelas pessoas. E, como nas outras atividades humanas, quatro princípios são importantes para o relacionamento e a convivência social no trânsito. 1. O

Leia mais

APOSTILA. Transporte de Produtos Perigosos

APOSTILA. Transporte de Produtos Perigosos 11 APOSTILA Transporte de Produtos Perigosos Caros Colegas, A nova apostila do Programa Olimpíadas da Segurança trata de assuntos do nosso cotidiano. Já falamos de movimentação de cargas, postura, análise

Leia mais

EPS ABS AIRBAG CINTO DE SEGURANÇA CAPACETE CADEIRA DE BEBES

EPS ABS AIRBAG CINTO DE SEGURANÇA CAPACETE CADEIRA DE BEBES EPS ABS AIRBAG CINTO DE SEGURANÇA CAPACETE CADEIRA DE BEBES O Travão ABS encontra-se presente na maioria dos veículos modernos e contribui bastante para aumentar a eficiência da travagem, diminuindo a

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PARA CONDUÇÃO SEGURAVEICULOS LEVES

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PARA CONDUÇÃO SEGURAVEICULOS LEVES PROCEDIMENTO OPERACIONAL PARA CONDUÇÃO SEGURAVEICULOS LEVES Sumário 1. INTRODUÇÃO... 2 2. OBJETIVO... 2 3. DOCUNTAÇÕES... 2 3.1 DO VEÍCULO... 2 3.2 DO CONDUTOR... 2 4. TREINAMENTOS... 2 5. PRATICAS SEGURAS

Leia mais

Guia de Boas Práticas para o Ciclista

Guia de Boas Práticas para o Ciclista Guia de Boas Práticas para o Ciclista Sumário Guia de Boas Práticas para o Ciclista Fortaleza - CE Dezembro de 2014 Sindicato da Indústria da Construção Civil do Ceará Sinduscon-CE www.sindusconce.com.br

Leia mais

ESTADO DE ALAGOAS SECRETARIA ESTADUAL DE DEFESA SOCIAL DEPARTAMENTO ESTADUAL DE TRÂNSITO DETRAN/AL

ESTADO DE ALAGOAS SECRETARIA ESTADUAL DE DEFESA SOCIAL DEPARTAMENTO ESTADUAL DE TRÂNSITO DETRAN/AL RELATÓRIO COMPARATIVO DE ACIDENTES DE TRÂNSITO DADOS REFERENTES AO DETRAN-AL, POLÍCIA RODOVIÁRIA FEDERAL (PRF), DEPARTAMENTO DE ESTRADAS DE RODAGEM (DER), BATALHÃO DE POLICIAMENTO RODOVIÁRIO (BPRv) E AO

Leia mais

2 Quais os tipos de cinto de segurança que temos? Qual o cinto é o mais seguro?

2 Quais os tipos de cinto de segurança que temos? Qual o cinto é o mais seguro? 1 Quais são os 5 elementos da direção defensiva? 2 Quais os tipos de cinto de segurança que temos? Qual o cinto é o mais seguro? 3 O que significa DIREÇÃO DEFENSIVA? 4 Cite um exemplo de condição adversa

Leia mais

Segurança do trânsito 9. Velocidade e distância de parada Fevereiro 2010

Segurança do trânsito 9. Velocidade e distância de parada Fevereiro 2010 9. Velocidade e distância de parada Aula Interdisciplinar Indicação: 6º ao 9º Ano do Ensino Fundamental Ilustração do Manual de Direção Defensiva do DENATRAN A velocidade é um dos maiores fatores de risco

Leia mais

Legislação de Trânsito

Legislação de Trânsito Prova simulada do DETRAN 11 Legislação de Trânsito 1) O julgamento das penalidades de trânsito se dará através de um: a) Identificação do infrator. b) Notificação de autuação. c) Processo administrativo.

Leia mais

EXATA.GG GESTÃO GOVERNAMENTAL LTDA CNPJ - 08.646.165/0001-47 exatagg@exatagg.com.br exata.gg@brturbo.com.br. Língua Portuguesa.

EXATA.GG GESTÃO GOVERNAMENTAL LTDA CNPJ - 08.646.165/0001-47 exatagg@exatagg.com.br exata.gg@brturbo.com.br. Língua Portuguesa. Língua Portuguesa Matemática 01 Leia a frase abaixo: O homem delicado cedeu sua cadeira. Qual o é o verbo dessa frase? A) Cadeira. B) Cedeu. C) Delicado. D) Homem. 06 100 minutos equivalem a: A) 1 hora

Leia mais

DIREÇÃO DEFENSIVA OU PREVENTIVA. Trânsito seguro é um direito de todos

DIREÇÃO DEFENSIVA OU PREVENTIVA. Trânsito seguro é um direito de todos DIREÇÃO DEFENSIVA OU PREVENTIVA Trânsito seguro é um direito de todos TRANSITO LEGAL DIREÇÃO DEFENSIVA Sabem o que significa? Conduzir de modo a evitar acidentes, apesar das ações erradas dos outros e

Leia mais

PROJETO DE LEI N.º 1.501, DE 2011 (Do Sr. Geraldo Resende)

PROJETO DE LEI N.º 1.501, DE 2011 (Do Sr. Geraldo Resende) CÂMARA DOS DEPUTADOS PROJETO DE LEI N.º 1.501, DE 2011 (Do Sr. Geraldo Resende) Estabelece a obrigatoriedade de caixa-preta para os automóveis novos a partir de 2014 e dá outras providências. DESPACHO:

Leia mais

GUIA DE AVALIAÇÃO DE CLIENTES PARA PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO PÓS-DESASTRE

GUIA DE AVALIAÇÃO DE CLIENTES PARA PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO PÓS-DESASTRE GUIA DE AVALIAÇÃO DE CLIENTES PARA PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO PÓS-DESASTRE Este documento é uma tradução do crioulo haitiano e alguns termos foram adaptados para facilitar sua relevância para um público mais

Leia mais

Minirrotatória. Um projeto simples e eficiente para redução de acidentes

Minirrotatória. Um projeto simples e eficiente para redução de acidentes Minirrotatória Um projeto simples e eficiente para redução de acidentes Introdução A minirrotatória é um dispositivo de segurança utilizado em cruzamento não muito movimentado, para organizar a circulação

Leia mais

como a DT200 da Yamaha.

como a DT200 da Yamaha. Para os iniciantes, é melhor optar por uma moto de menor potência, como a 125cc, porque elas são mais leves e dão mais chances. As 250cc são mais violentas e qualquer erro pode causar um tombo. Para o

Leia mais

PROGRAMA DE PROTEÇÃO AO PEDESTRE

PROGRAMA DE PROTEÇÃO AO PEDESTRE OBJETIVO DO PROGRAMA PROGRAMA DE PROTEÇÃO AO PEDESTRE O objetivo do Programa de Proteção ao Pedestre, da Secretaria Municipal de Transportes SMT é criar a cultura de respeito ao pedestre, resgatando os

Leia mais

Termos e Condições dos Tours e Locações

Termos e Condições dos Tours e Locações Termos e Condições dos Tours e Locações Os Termos e Condições são destinadas a regular o contrato a ser firmado entre a Ruta 40 Motorcycle Adventures e o CLIENTE que irá participar do Tour e/ou locar uma

Leia mais

nicobelo@hotmail.com NICOLAU BELLO

nicobelo@hotmail.com NICOLAU BELLO NICOLAU BELLO 1 * ATUALMENTE EXISTEM NO TRÂNSITO NO BRASIL MAIS DE CINCO MILHÕES DE MOTOS NO TRÂNSITO. * 10 MILHÕES DE CARROS, ONIBUS, TAXIS E CAMINHÕES. * MOTOS PASSAM CÉLERES ENTRE OS CARROS, ESTES DÃO

Leia mais

COMO MINIMIZAR AS DÍVIDAS DE UM IMÓVEL ARREMATADO

COMO MINIMIZAR AS DÍVIDAS DE UM IMÓVEL ARREMATADO PROLEILOES.COM COMO MINIMIZAR AS DÍVIDAS DE UM IMÓVEL ARREMATADO PROCESSOS QUE PODEM FAZER COM QUE VOCÊ CONSIGA QUITAR DÍVIDAS PENDENTES DE UM ÍMOVEL ARREMATADO EM LEILÃO, PAGANDO MENOS QUE O SEU VALOR

Leia mais

Campanha de direção defensiva

Campanha de direção defensiva Riscos, perigos e acidentes Em tudo o que fazemos há uma dose de risco: seja no trabalho,quando consertamos alguma coisa em casa, brincando, dançando,praticando um esporte ou mesmo transitando pelas ruas

Leia mais

DEPARTAMENTO ESTADUAL DE TRÂNSITO DE ALAGOAS - DETRAN/AL QUESTÕES SOBRE INFRAÇÃO

DEPARTAMENTO ESTADUAL DE TRÂNSITO DE ALAGOAS - DETRAN/AL QUESTÕES SOBRE INFRAÇÃO O veículo estacionado, afastado da guia da calçada (meio fio) a mais de um metro, faz do seu condutor um infrator cuja punição será: 1 retenção do veículo e multa, infração média. 2 apreensão do veículo

Leia mais

CAPA. Transporte público,

CAPA. Transporte público, Transporte público, insatisfação c O Idec testou os ônibus e o metrô de Belo Horizonte e de São Paulo e constatou demora, superlotação e outros problemas que desrespeitam os direitos do usuário Shutterstock/Montagem

Leia mais

ITALWIN Prestige Smart

ITALWIN Prestige Smart Guia do Usuário 1 ITALWIN COMPONENTES MOTOR 250W /36V - Dianteiro BATERIAS - Lítio -Ion - 36 Volts/09 AmpéresHora RECARREGADOR - Recarregador inteligente com display em LED VELOCIDADE - 25 km/h (depend.

Leia mais

Tabela das Multas. Infração Gravíssima Valor/Multa Tipos de Penalidades R$ 191,54 R$ 574,61

Tabela das Multas. Infração Gravíssima Valor/Multa Tipos de Penalidades R$ 191,54 R$ 574,61 Tabela das Multas 7 pontos na CNH Infração Gravíssima Valor/Multa Tipos de Penalidades Dirigir com a carteira já vencida há mais de 30 dias Recolhimento da carteira e retenção do veículo Não reduzir a

Leia mais

Tudo que você precisa saber no dia a dia com seu carro

Tudo que você precisa saber no dia a dia com seu carro Tudo que você precisa saber no dia a dia com seu carro FINANÇAS / ECONOMIA 01 - Como financiar um carro usado? 02 - Saiba tudo sobre IPVA, DPVAT e Licenciamento. 03 - Veja as melhores opções para financiamento

Leia mais

CAPÍTULO V. Da Garagem e Estacionamento

CAPÍTULO V. Da Garagem e Estacionamento CAPÍTULO V Da Garagem e Estacionamento Art 37. Cada unidade autônoma tem direito a uma vaga de estacionamento, perfazendo um total de 967 (novecentos e sessenta e sete) vagas, distribuídas de acordo com

Leia mais

DICAS DE BURACO ONLINE

DICAS DE BURACO ONLINE DICAS DE BURACO ONLINE Link: http://www.jogatina.com/dicas-jogar-buraco-online.html Às vezes, conhecemos todas as regras de um jogo, mas na hora de passar da teoria para a prática, as coisas não funcionam

Leia mais

Família e Passageiros

Família e Passageiros Visão Geral Família e Passageiros: Como escolher um veículo para a família? Em primeiro lugar, você tem que decidir o que você realmente quer. Você quer um utilitário (SUV), uma minivan ou um veículo de

Leia mais

ONG S E ASSOCIAÇÕES. Aproveite bem todas as dicas, fotos e textos deste guia, pois eles são muito importantes.

ONG S E ASSOCIAÇÕES. Aproveite bem todas as dicas, fotos e textos deste guia, pois eles são muito importantes. ONG S E ASSOCIAÇÕES PARA COMEÇAR Você tem vontade de participar mais do que acontece ao seu redor, dar uma força para resolver questões que fazem parte da rotina de certos grupos e comunidades e colocar

Leia mais

NÚCLEO DE APOIO TÉCNICO PUBLICADO NO DOU DE 03/08/12 Alterada pela Res. Contran n. 414, de 2012. RESOLUÇÃO Nº 410, DE 2 DE AGOSTO DE 2012

NÚCLEO DE APOIO TÉCNICO PUBLICADO NO DOU DE 03/08/12 Alterada pela Res. Contran n. 414, de 2012. RESOLUÇÃO Nº 410, DE 2 DE AGOSTO DE 2012 NÚCLEO DE APOIO TÉCNICO PUBLICADO NO DOU DE 03/08/12 Alterada pela Res. Contran n. 414, de 2012. RESOLUÇÃO Nº 410, DE 2 DE AGOSTO DE 2012 Regulamenta os cursos especializados obrigatórios destinados a

Leia mais

GUIA DE BOAS PRÁTICAS

GUIA DE BOAS PRÁTICAS GUIA DE BOAS PRÁTICAS A RODADA DE NEGÓCIOS A RODADA DE NEGÓCIOS É UM EVENTO EMPRESARIAL ORGANIZADO PARA PROMOVER NEGÓCIOS E PARCERIAS. Em um mesmo local estão empresas convidadas com interesse em comprar,

Leia mais

TRANSITO CUIDADO. Eliana Cristofolo MOTORISTA TENHA MUITA ATENÇÃO, AO DIRIGIR O SEU CARRÃO. PARE SEMPRE NA ESQUINA PARA VER SE VEM CARRO NÃO.

TRANSITO CUIDADO. Eliana Cristofolo MOTORISTA TENHA MUITA ATENÇÃO, AO DIRIGIR O SEU CARRÃO. PARE SEMPRE NA ESQUINA PARA VER SE VEM CARRO NÃO. CUIDADO NO TRANSITO MOTORISTA TENHA MUITA ATENÇÃO, AO DIRIGIR O SEU CARRÃO. PARE SEMPRE NA ESQUINA PARA VER SE VEM CARRO NÃO. AS CRIANÇAS DEVEM RESPEITAR PARA OS LADOS DEVEM OLHAR. SE NÃO VIER NENHUM AUTOMÓVEL

Leia mais

POLÍTICA NACIONAL DE TRÂNSITO

POLÍTICA NACIONAL DE TRÂNSITO POLÍTICA NACIONAL DE TRÂNSITO INTRODUÇÃO A Associação Brasileira de Pedestres ABRASPE apresenta aqui sua sugestão para revisão do texto original de Política Nacional de Trânsito apresentado pelo Departamento

Leia mais

5 DICAS DE GESTÃO EM TEMPOS DE CRISE. Um guia prático com 5 dicas primordiais de como ser um bom gestor durante um período de crise.

5 DICAS DE GESTÃO EM TEMPOS DE CRISE. Um guia prático com 5 dicas primordiais de como ser um bom gestor durante um período de crise. 5 DICAS DE GESTÃO EM TEMPOS DE CRISE Um guia prático com 5 dicas primordiais de como ser um bom gestor durante um período de crise. INTRODUÇÃO Gerir uma empresa não é uma tarefa fácil, mas em tempos de

Leia mais

Conseguimos te ajudar?

Conseguimos te ajudar? Controlar suas finanças deve ser um hábito. Não com o objetivo de restringir seus sonhos de consumo, mas sim de convidá-lo a planejar melhor a realização da cada um deles, gastando o seu dinheiro de maneira

Leia mais

Deixar de dever e ter dinheiro para investir em 3 meses

Deixar de dever e ter dinheiro para investir em 3 meses Deixar de dever e ter dinheiro para investir em 3 meses Descubra a sua real situação financeira para ter controle sobre ela. É muito comum encontrar pessoas que gastam mais do que ganham e nem sequer se

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº, DE 2015 (Do Sr. JEFFERSON CAMPOS) O Congresso Nacional decreta:

PROJETO DE LEI Nº, DE 2015 (Do Sr. JEFFERSON CAMPOS) O Congresso Nacional decreta: 1 PROJETO DE LEI Nº, DE 2015 (Do Sr. JEFFERSON CAMPOS) Dispõe sobre as cabines de cobrança automática de pedágio. O Congresso Nacional decreta: Art. 1º Esta Lei dispõe sobre as cabines de cobrança automática

Leia mais

Guia Prático ORGANIZAÇÃO FINANCEIRA PARA BANCAR A FACULDADE

Guia Prático ORGANIZAÇÃO FINANCEIRA PARA BANCAR A FACULDADE Guia Prático ORGANIZAÇÃO FINANCEIRA PARA BANCAR A FACULDADE ÍNDICE 1 Introdução 2 Qual a importância da educação financeira para estudantes? 3 Comece definindo onde é possível economizar 4 Poupar é muito

Leia mais

DICAS PARA VOCÊ PILOTAR MOTO COM MAIS SEGURANÇA E PERDER O MEDO

DICAS PARA VOCÊ PILOTAR MOTO COM MAIS SEGURANÇA E PERDER O MEDO DICAS PARA VOCÊ PILOTAR MOTO COM MAIS SEGURANÇA E PERDER O MEDO #1 ATENÇÃO Essa é a dica mais importante, parece clichê mas não é! Não mesmo! Atenção é tudo no trânsito quando estamos pilotando. Pelo Método

Leia mais

PLANEJAMENTO FINANCEIRO PESSOAL O GUIA PARA COMEÇAR A TER SUCESSO NAS FINANÇAS

PLANEJAMENTO FINANCEIRO PESSOAL O GUIA PARA COMEÇAR A TER SUCESSO NAS FINANÇAS PLANEJAMENTO FINANCEIRO PESSOAL O GUIA PARA COMEÇAR A TER SUCESSO NAS FINANÇAS SUMÁRIO INTRODUÇÃO 03 CONTROLE DE CONTAS 04 ENTENDER E CONTROLAR AS DESPESAS FIXAS E VARIÁVEIS 05 DEFINIR PRIORIDADES 07 IDENTIFICAR

Leia mais

Saia do vermelho. Quer saber mais sobre como usar melhor o seu dinheiro? Fora de controle? Vire o jogo

Saia do vermelho. Quer saber mais sobre como usar melhor o seu dinheiro? Fora de controle? Vire o jogo 1016325-1 - abr/2012 Quer saber mais sobre como usar melhor o seu dinheiro? No site www.itau.com.br/usoconsciente, você encontra vídeos, testes e informações para uma gestão financeira eficiente. Acesse

Leia mais

CARTILHA SOBRE DIREITO À APOSENTADORIA ESPECIAL APÓS A DECISÃO DO STF NO MANDADO DE INJUNÇÃO Nº 880 ORIENTAÇÕES DA ASSESSORIA JURIDICA DA FENASPS

CARTILHA SOBRE DIREITO À APOSENTADORIA ESPECIAL APÓS A DECISÃO DO STF NO MANDADO DE INJUNÇÃO Nº 880 ORIENTAÇÕES DA ASSESSORIA JURIDICA DA FENASPS CARTILHA SOBRE DIREITO À APOSENTADORIA ESPECIAL APÓS A DECISÃO DO STF NO MANDADO DE INJUNÇÃO Nº 880 ORIENTAÇÕES DA ASSESSORIA JURIDICA DA FENASPS 1. Que entidades conseguiram no Supremo Tribunal Federal

Leia mais

Como se prevenir Procure usar um carro que não chame a atenção. Mantenha os vidros fechados e as portas travadas por dentro. parar, alin seu retrov

Como se prevenir Procure usar um carro que não chame a atenção. Mantenha os vidros fechados e as portas travadas por dentro. parar, alin seu retrov Como se prevenir Procure usar um carro que não chame a atenção. Mantenha os vidros fechados e as portas travadas por dentro. Não dê carona a desconhecidos. Evite transportar objetos de valor quando estiver

Leia mais

Olá, Mamãe! Aproveite a leitura e boa viagem!

Olá, Mamãe! Aproveite a leitura e boa viagem! Olá, Mamãe! Esta cartilha é um presente pra você. Uma forma de ajudá-la a desempenhar uma das funções mais importantes da sua vida: justamente a tarefa de ser mãe. Cada vez mais, além de cuidar da saúde

Leia mais

1 IRPF - Entrega A partir do dia 06 de março tem início o período de entrega da Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda Pessoa Física. É importante ficar atento principalmente se você for obrigado

Leia mais

Manual do Ciclista. Ciclovia. Pronta pra você curtir uma vida mais saudável.

Manual do Ciclista. Ciclovia. Pronta pra você curtir uma vida mais saudável. Manual do Ciclista Ciclovia. Pronta pra você curtir uma vida mais saudável. Pedala BH. O programa que vai mudar a cara da cidade. Pedala BH é o programa criado pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio

Leia mais

As 10 Melhores Dicas de Como Fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso

As 10 Melhores Dicas de Como Fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso As 10 Melhores Dicas de Como Fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso Nesse artigo quero lhe ensinar a fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso. Elaborei 10 dicas para você fazer um excelente

Leia mais

BATALHÃO DE POLÍCIA RODOVIÁRIA

BATALHÃO DE POLÍCIA RODOVIÁRIA BATALHÃO DE POLÍCIA RODOVIÁRIA 1) - Normas Gerais de Circulação e Conduta: a)- Trânsito é a utilização das vias por pessoas, veículos e animais, isolados ou em grupos, conduzidos ou não, para fins de circulação,

Leia mais

Guia Multilíngüe de Informações Cotidianas

Guia Multilíngüe de Informações Cotidianas 4 Regras de Trânsito 4-1 Regras de trânsito no Japão No Japão, as regras de trânsito são estabelecidas respectivamente para, automóveis e motos, bicicletas. Recomenda-se a assimilação rápida e correta

Leia mais

MANUAL DO PROPRIETÁRIO

MANUAL DO PROPRIETÁRIO MANUAL DO PROPRIETÁRIO Mini Moto 49cc 2T Modelo DB710 MANUAL DO PROPRIETÁRIO (06 PÁGINAS) Para o bom funcionamento de seu produto siga corretamente as instruções deste manual. ATENÇÃO! É proibido o tráfego

Leia mais

Ver e ser visto no trânsito

Ver e ser visto no trânsito matéria de capa Ver e ser visto no trânsito CESVI realizou estudo para apontar as condições em que pedestres, motos e carros são mais bem visualizados à noite Por José Antonio Oka Segurança Viária Ver

Leia mais

8 DICAS JURÍDICAS. para quem está comprando um imóvel

8 DICAS JURÍDICAS. para quem está comprando um imóvel 8 DICAS JURÍDICAS para quem está comprando um imóvel Apresentação A compra de um imóvel é uma das decisões financeiras que mais comprometem o orçamento e, por isso, deve ser bem avaliada. Quem vai comprar

Leia mais

Sala da Comissão, em de de 2012. Deputado Edinho Bez Relator

Sala da Comissão, em de de 2012. Deputado Edinho Bez Relator COMISSÃO DE VIAÇÃO E TRANSPORTES Projeto de Lei nº 2.828, de 2011 (Apensos: PL nº 3.191/2012 e PL nº 3.966/2012) 1997. Altera o art. 140 da Lei nº 9.503, de Autor: Deputado Alceu Moreira Relator: Deputado

Leia mais

Redação Dr. Maurício de Freitas Lima. Edição ACS - Assessoria de Comunicação Social Maria Isabel Marques - MTB 16.996

Redação Dr. Maurício de Freitas Lima. Edição ACS - Assessoria de Comunicação Social Maria Isabel Marques - MTB 16.996 2 Redação Dr. Maurício de Freitas Lima Edição ACS - Assessoria de Comunicação Social Maria Isabel Marques - MTB 16.996 Produção e Projeto Gráfico Designer Gráfico: Patricia Lopes da Silva Edição - Outubro/2012

Leia mais

Qual seu nível de preocupação?

Qual seu nível de preocupação? FASE DIFÍCIL EXIGE ORGANIZAÇÃO E DISCIPLINA. Qual seu nível de preocupação? Faça o teste e veja se o descontrole financeiro está afetando seu desempenho no trabalho. www.serasaconsumidor.com.br/testes/teste-indicador-de-educacao-financeira/

Leia mais

Dicas para segurança. no trânsito. realização. apoio

Dicas para segurança. no trânsito. realização. apoio Dicas para segurança no trânsito realização apoio 1 Dicas de viagem segura. Viajar sozinho ou com toda a família requer certas responsabilidades. Aqui você encontrará várias recomendações para uma viagem

Leia mais

Figura 1: tela inicial do BlueControl COMO COLOCAR A SALA DE INFORMÁTICA EM FUNCIONAMENTO?

Figura 1: tela inicial do BlueControl COMO COLOCAR A SALA DE INFORMÁTICA EM FUNCIONAMENTO? Índice BlueControl... 3 1 - Efetuando o logon no Windows... 4 2 - Efetuando o login no BlueControl... 5 3 - A grade de horários... 9 3.1 - Trabalhando com o calendário... 9 3.2 - Cancelando uma atividade

Leia mais

Atribuições dos Tecnólogos

Atribuições dos Tecnólogos UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI DEPARTAMENTO DE CONSTRUÇÃO CIVIL TECNOLOGIA EM CONTRUÇÃO CIVIL EDIFÍCIOS E ESTRADAS Atribuições dos Tecnólogos Prof.ª Me. Fabiana Marques Maio / 2014 SOBRE O TECNÓLOGO Segundo

Leia mais

Marketing Educacional como manter e captar novos alunos

Marketing Educacional como manter e captar novos alunos Marketing Educacional como manter e captar novos alunos Baiard Guggi Carvalho Publicitário, consultor em marketing educacional e em tecnologia aplicada à educação N os dias de hoje, se perguntarmos para

Leia mais

Sumário. Introdução - O novo hábito... 1. Capítulo 1 - Pra que serve tudo isso?... 3. Sobre o vocabulário... 4. Benefícios... 7

Sumário. Introdução - O novo hábito... 1. Capítulo 1 - Pra que serve tudo isso?... 3. Sobre o vocabulário... 4. Benefícios... 7 Sumário Introdução - O novo hábito... 1 Capítulo 1 - Pra que serve tudo isso?... 3 Sobre o vocabulário... 4 Benefícios... 7 Perguntas Frequentes sobre o Orçamento Doméstico... 10 Capítulo 2 - Partindo

Leia mais

AFETA A SAÚDE DAS PESSOAS

AFETA A SAÚDE DAS PESSOAS INTRODUÇÃO Como vai a qualidade de vida dos colaboradores da sua empresa? Existem investimentos para melhorar o clima organizacional e o bem-estar dos seus funcionários? Ações que promovem a qualidade

Leia mais

REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DE TIMOR LESTE GOVERNO. DECRETO LEI N.º 8/2003, de 18 de Junho 2003 REGULAMENTO DE ATRIBUI ÇÃO E USO DOS VEÍCULOS DO ESTADO

REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DE TIMOR LESTE GOVERNO. DECRETO LEI N.º 8/2003, de 18 de Junho 2003 REGULAMENTO DE ATRIBUI ÇÃO E USO DOS VEÍCULOS DO ESTADO REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DE TIMOR LESTE GOVERNO DECRETO LEI N.º 8/2003, de 18 de Junho 2003 REGULAMENTO DE ATRIBUI ÇÃO E USO DOS VEÍCULOS DO ESTADO O Governo decreta, nos termos da alínea d) do artigo 116.º

Leia mais

COMPONENTES DA ESTRUTURA DO PLANO DE NEGÓCIO

COMPONENTES DA ESTRUTURA DO PLANO DE NEGÓCIO COMPONENTES DA ESTRUTURA DO PLANO DE NEGÓCIO No Modelo de Plano de Negócio, disponível no seu ambiente do Concurso você terá um passo a passo para elaborar o seu Plano, bem como todo o conteúdo necessário

Leia mais

O que é o Direção Positiva?

O que é o Direção Positiva? Abril - 2014 1 2 O que é o Direção Positiva? O novo projeto da Sirtec busca conscientizar os colaboradores sobre a importância das medidas preventivas no trânsito. Objetivos: Contribuir com a redução dos

Leia mais

CEDATT ACIDENTES COM MOTOS. Gilberto Monteiro Lehfeld. São Paulo, 21 de março de 2012. Gilberto Monteiro Lehfeld

CEDATT ACIDENTES COM MOTOS. Gilberto Monteiro Lehfeld. São Paulo, 21 de março de 2012. Gilberto Monteiro Lehfeld CEDATT ACIDENTES COM MOTOS São Paulo, 21 de março de 2012 MORTOS NO TRÂNSITO ~ 1.300.000 FERIDOS NO TRÂNSITO ~ 10-15.000.000 MORTES NO TRÂNSITO 1990 9a. causa 2030 5a. causa ONU 2011-2020 DÉCADA DE AÇÕES

Leia mais

Objetivos das Famílias e os Fundos de Investimento

Objetivos das Famílias e os Fundos de Investimento Objetivos das Famílias e os Fundos de Investimento Objetivos das Famílias e os Fundos de Investimento Prof. William Eid Junior Professor Titular Coordenador do GV CEF Centro de Estudos em Finanças Escola

Leia mais

Estudo x trabalho: aprenda a vencer a rotina de atividades rumo ao sucesso

Estudo x trabalho: aprenda a vencer a rotina de atividades rumo ao sucesso Estudo x trabalho: aprenda a vencer a rotina de atividades rumo ao sucesso Sumário introdução 03 Capítulo 5 16 Capítulo 1 Pense no futuro! 04 Aproveite os fins de semana Capítulo 6 18 Capítulo 2 07 É preciso

Leia mais

Top Guia In.Fra: Perguntas para fazer ao seu fornecedor de CFTV

Top Guia In.Fra: Perguntas para fazer ao seu fornecedor de CFTV Top Guia In.Fra: Perguntas para fazer ao seu fornecedor de CFTV 1ª Edição (v1.4) 1 Um projeto de segurança bem feito Até pouco tempo atrás o mercado de CFTV era dividido entre fabricantes de alto custo

Leia mais

150923-BMS15SET05-livreto_v2 APROV.indd 1

150923-BMS15SET05-livreto_v2 APROV.indd 1 150923-BMS15SET05-livreto_v2 APROV.indd 1 23/09/2015 10:29:04 150923-BMS15SET05-livreto_v2 APROV.indd 2 23/09/2015 10:29:04 Talvez você já conheça algumas opções terapêuticas disponíveis contra o câncer,

Leia mais

6. Duas rodas: a regulamentação

6. Duas rodas: a regulamentação 6. Duas rodas: a regulamentação Aula: Interdisciplinar Indicação: 6º ao 9º Ano do Ensino Fundamental Foto Alex Pimentel 1 Que perigo vemos nesta cena 2! Essa é uma cena bem comum na nossa cidade e não

Leia mais

COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA DA ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO CEARÁ

COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA DA ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO CEARÁ COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA DA ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO CEARÁ 1. ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO (TCLE) A importância do TCLE. A Resolução CNS 196/96 afirma

Leia mais

5 km/h a mais, uma vida a menos

5 km/h a mais, uma vida a menos 5 a mais, uma vida a menos Respeite os limites de velocidade www.fundacionmapfre.com.br O excesso de velocidade não acontece por acidente, é uma escolha. Na correria do dia-a-dia, vivemos apressados e,

Leia mais

COMO COMEÇAR 2016 se organizando?

COMO COMEÇAR 2016 se organizando? COMO COMEÇAR 2016 se organizando? Como começar 2016 se organizando? Conheça estratégias simples para iniciar o novo ano com o pé direito Você sabia que, de acordo com o Sebrae, os principais motivos que

Leia mais

O homem transforma o ambiente

O homem transforma o ambiente Acesse: http://fuvestibular.com.br/ O homem transforma o ambiente Vimos até agora que não dá para falar em ambiente sem considerar a ação do homem. Nesta aula estudaremos de que modo as atividades humanas

Leia mais

Nós o Tempo e a Qualidade de Vida.

Nós o Tempo e a Qualidade de Vida. Nós o Tempo e a Qualidade de Vida. Será que já paramos e pensamos no que é o tempo? Podemos afirmar que o tempo é nossa própria vida. E a vida só é vivida no aqui e agora, no efêmero momento entre o passado

Leia mais

Edifício Passarelli Manual do Credenciado

Edifício Passarelli Manual do Credenciado Edifício Passarelli Manual do Credenciado A BrasilPark quer prestar sempre o melhor serviço para seus clientes. Para que isso aconteça, é essencial que você fique atento aos nossos procedimentos de atendimento.

Leia mais

NOME: Nº. ASSUNTO: Recuperação Final - 1a.lista de exercícios VALOR: 13,0 NOTA:

NOME: Nº. ASSUNTO: Recuperação Final - 1a.lista de exercícios VALOR: 13,0 NOTA: NOME: Nº 1 o ano do Ensino Médio TURMA: Data: 11/ 12/ 12 DISCIPLINA: Física PROF. : Petrônio L. de Freitas ASSUNTO: Recuperação Final - 1a.lista de exercícios VALOR: 13,0 NOTA: INSTRUÇÕES (Leia com atenção!)

Leia mais

O QUE CHECAR ANTES DE COMPRAR UM IMÓVEL EM LEILÃO

O QUE CHECAR ANTES DE COMPRAR UM IMÓVEL EM LEILÃO PROLEILOES.COM O QUE CHECAR ANTES DE COMPRAR UM IMÓVEL EM LEILÃO PONTOS PRINCIPAIS A SEREM VERIFICADOS ANTES DE COMPRAR UM IMÓVEL EM LEILÃO PARA EVITAR QUE OCORRAM IMPREVISTOS APÓS A ARREMATAÇÃO O que

Leia mais

muito gás carbônico, gás de enxofre e monóxido de carbono. extremamente perigoso, pois ocupa o lugar do oxigênio no corpo. Conforme a concentração

muito gás carbônico, gás de enxofre e monóxido de carbono. extremamente perigoso, pois ocupa o lugar do oxigênio no corpo. Conforme a concentração A UU L AL A Respiração A poluição do ar é um dos problemas ambientais que mais preocupam os governos de vários países e a população em geral. A queima intensiva de combustíveis gasolina, óleo e carvão,

Leia mais

meses e de ganhos financeiros muito maiores do que quando se é empregado é um erro comum. Além disso, a idéia de não ter chefe é extremamente

meses e de ganhos financeiros muito maiores do que quando se é empregado é um erro comum. Além disso, a idéia de não ter chefe é extremamente DICAS PARA ABRIR UM ESCRITÓRIO CONTÁBIL Começar um empreendimento requer coragem. Estar preparado para esse momento é fundamental, pois não vale, em hipótese alguma, aplicar o seu dinheiro no desconhecido.

Leia mais

Texto para a questão 4

Texto para a questão 4 CONHECIMENTOS GERAIS 05 QUESTÕES 1. Assinale o nome que se dá para o conjunto de regras que trata dos Direitos e Deveres dos funcionários públicos civis do Município de Ponte Alta/SC: a. Constituição do

Leia mais

Artigo publicado. na edição 34. www.revistamundologistica.com.br. Assine a revista através do nosso site. maio e junho de 2013

Artigo publicado. na edição 34. www.revistamundologistica.com.br. Assine a revista através do nosso site. maio e junho de 2013 Artigo publicado na edição 34 Assine a revista através do nosso site maio e junho de 2013 www.revistamundologistica.com.br Paulo Guedes :: opinião Gastos e Custos Logísticos diferenciar para compreender

Leia mais

CLIPPING. Destaques: Nesta edição: Superintendência de Comunicação Integrada. Contribuinte banca R$ 10,6 mil por ano com transporte oficial - p.

CLIPPING. Destaques: Nesta edição: Superintendência de Comunicação Integrada. Contribuinte banca R$ 10,6 mil por ano com transporte oficial - p. XXI 204 16/09/2013 Superintendência de Comunicação Integrada CLIPPING Nesta edição: Clipping Geral Procon-MG Destaques: Contribuinte banca R$ 10,6 mil por ano com transporte oficial - p. 01 Incra consegue,

Leia mais

INFORMATIVO. Novas Regras de limites. A Datusprev sempre pensando em você... Classificados Datusprev: Anuncie aqui!

INFORMATIVO. Novas Regras de limites. A Datusprev sempre pensando em você... Classificados Datusprev: Anuncie aqui! INFORMATIVO Novas Regras de limites A Datusprev sempre pensando em você... Classificados Datusprev: Anuncie aqui! A Datusprev abre espaço para divulgação. Aqui você pode anunciar compra, venda, troca,

Leia mais

GUIA DE SEGURANÇA PARA CICLISTAS

GUIA DE SEGURANÇA PARA CICLISTAS GUIA DE SEGURANÇA PARA CICLISTAS Começar a pedalar é uma ó ma opção para quem se preocupa com o meio ambiente e com a sua própria saúde. Mas, antes das primeiras pedaladas, é preciso seguir alguns passos

Leia mais

MOTORISTA CONHECIMENTOS GERAIS

MOTORISTA CONHECIMENTOS GERAIS MOTORISTA CONHECIMENTOS GERAIS PORTUGUES 1. Leia o texto e observe com atenção os espaços em branco: relação do homem com ele mesmo, com os outros e com natureza precisa ser construída como território

Leia mais

Segurança dos Pneus. Data de validade

Segurança dos Pneus. Data de validade Segurança dos Pneus Dirigimos diariamente e quase nunca prestamos atenção a uma das partes mais importantes do automóvel, O PNEU. Veja a seguir como ler e entender a fabricação e o uso correto de um pneu.

Leia mais

5 Instrução e integração

5 Instrução e integração SEÇÃO 5 Instrução e integração no meio de trabalho Quando um novo funcionário entra para uma organização, é importante que ele receba um bom apoio para entender sua função e a organização. Instrução é

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 543, DE 15 DE JULHO DE 2015

RESOLUÇÃO Nº 543, DE 15 DE JULHO DE 2015 RESOLUÇÃO Nº 543, DE 15 DE JULHO DE 2015 Altera a Resolução CONTRAN nº168, de 14 de dezembro de 2004, com a redação dada pela Resolução CONTRAN nº 493, de 05 de junho de 2014, que trata das normas e procedimentos

Leia mais

MECÂNICA PREVENTIVA E CORRETIVA EM VEÍCULOS PESADOS

MECÂNICA PREVENTIVA E CORRETIVA EM VEÍCULOS PESADOS Seleção Competitiva Interna 2013 MECÂNICA PREVENTIVA E CORRETIVA EM VEÍCULOS PESADOS Fabrício De Souza Alves MANUTENÇÃO PREVENTIVA E CORRETIVA DE VEÍCULOS PESADOS. O que é manutenção preventiva? Trata-se

Leia mais

Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros - AVCB

Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros - AVCB Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros - AVCB Mesmo caro, documento em dia é uma tranquilidade para o Síndico. Em 2013 a maior tragédia envolvendo fogo no Brasil aconteceu. Na boate Kiss, no Rio Grande

Leia mais

VEÍCULO DE MONITORAMENTO UTILIZADO COMO INSTRUMENTO DE SEGURANÇA E APOIO NA FISCALIZAÇÃO DE TRÂNSITO, TRANSPORTE E BLITZ NA CIDADE DE CAMPINAS.

VEÍCULO DE MONITORAMENTO UTILIZADO COMO INSTRUMENTO DE SEGURANÇA E APOIO NA FISCALIZAÇÃO DE TRÂNSITO, TRANSPORTE E BLITZ NA CIDADE DE CAMPINAS. VEÍCULO DE MONITORAMENTO UTILIZADO COMO INSTRUMENTO DE SEGURANÇA E APOIO NA FISCALIZAÇÃO DE TRÂNSITO, TRANSPORTE E BLITZ NA CIDADE DE CAMPINAS. Marcio Alexandre Ribeiro Gerência de Controle de Infrações

Leia mais

Ambientes acessíveis

Ambientes acessíveis Fotos: Sônia Belizário Ambientes acessíveis É FUNDAMENTAL A ATENÇÃO AO DESENHO E A CONCEPÇÃO DOS PROJETOS, PRINCIPALMENTE NOS ESPAÇOS PÚBLICOS,PARA ATENDER ÀS NECESSIDADES E LIMITAÇÕES DO MAIOR NÚMERO

Leia mais

2 CONHECIMENTOS BÁSICOS

2 CONHECIMENTOS BÁSICOS 2 CONHECIMENTOS BÁSICOS NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 01 A 10, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA CORRETA. LÍNGUA PORTUGUESA LEIA O TEXTO I PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES NUMERADAS DE 01 A 05. AXÉ MUSIC S / A Recentemente,

Leia mais

Um diagnóstico de acidentes de caminhões

Um diagnóstico de acidentes de caminhões Um diagnóstico de acidentes de caminhões PAMCARY, corretora de seguros e gestora de riscos, analisando o perfil e as causas dos acidentes com veículos de carga, chegou às seguintes conclusões: Acidentes

Leia mais

Declare guerra às dívidas!

Declare guerra às dívidas! Declare guerra às dívidas! Na semana passada nossa primeira dica foi dirigida aos trabalhadores que têm algum dinheiro guardado. Demos algumas sugestões simples para evitar que o tão sacrificado pé de

Leia mais