A EXECUÇÃO PROVISÓRIA DA PENA: AS CONSTANTES ALTERAÇÕES NA JURISPRUDÊNCIA DO STF.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A EXECUÇÃO PROVISÓRIA DA PENA: AS CONSTANTES ALTERAÇÕES NA JURISPRUDÊNCIA DO STF."

Transcrição

1 1 A EXECUÇÃO PROVISÓRIA DA PENA: AS CONSTANTES ALTERAÇÕES NA JURISPRUDÊNCIA DO STF. Charles Duanne Casimiro de Oliveira 1 RESUMO O presente trabalho faz uma abordagem sobre a controvérsia jurisprudencial acerca da possibilidade da execução provisória da pena. Para tanto, esse trabalho tem como objetivo analisar as constantes alterações da jurisprudência do Supremo Tribunal Federal quanto à possibilidade de execução provisória da pena. O método de abordagem utilizado foi o indutivo e o método de procedimento utilizado foi o exegético-jurídico; a técnica de pesquisa adotada foi a da documentação indireta, através da pesquisa bibliográfica. No desenvolvimento do trabalho foram analisados os aspectos gerais do tema, o princípio da presunção da inocência e as constantes alterações na jurisprudência do Supremo Tribunal Federal acerca da execução da pena após o julgamento em segunda instância. Da análise desse estudo, resta evidente que a falta de estabilidade nos precedentes obrigatórios gera indesejável insegurança jurídica, favorecendo ambiente propício para extremismos ideológicos e descrédito com o Judiciário. Assim, é imperioso que a Corte Constitucional mantenha sua jurisprudência estável e íntegra, promovendo a pacificação social, protegendo os interesses da coletividade e os bens jurídicos penais, pondo fim ao cenário caótico gerado por várias interpretações divergentes dadas ao tema num curto lapso temporal. Palavras-chave: Execução provisória da pena, Segurança jurídica, Precedentes obrigatórios. ABSTRACT This paper deals with the jurisprudential controversy regarding the possibility of provisional execution of the sentence. Thus, this paper aims to analyze the constant changes in the jurisprudence of the Federal Supreme Court about the possibility of provisional execution of the penalty. The method of approach used was inductive and the method of procedure used was exegetical-legal; the research technique adopted was indirect documentation through bibliographic research. In the development of the work were analyzed the general aspects of the theme, the principle of presumption of innocence and constant changes in the jurisprudence of the Supreme Court about the execution of the sentence after the trial in the second instance. From the analysis of this study, it is evident that the lack of stability in the mandatory precedents generates undesirable legal uncertainty, favoring an environment conducive to ideological extremism and discredit with the judiciary. Therefore, it is imperative that the Constitutional Court maintain its stable and complete jurisprudence, promoting social 1 Especialista em Direito Processual Civil pela Universidade Anhanguera-UNIDERP. Graduado em Direito pela Universidade Federal de Campina Grande UFCG.

2 2 pacification, protecting the interests of the community and criminal legal property, finishing the chaotic scenario generated by various divergent interpretations given to the subject in a short time. KEY WORDS: Provisional execution of the sentence, Legal security, Mandatory precedentes. INTRODUÇÃO A execução provisória da pena é tema bastante controverso na doutrina processual penal e na jurisprudência recente do Supremo Tribunal Federal. O ponto central da questão é se a execução provisória da pena viola ou não o princípio constitucional da presunção da inocência, o qual assevera que ninguém poderá ser considerado culpado até o trânsito em julgado da sentença penal condenatória. Importantes seguimentos doutrinários entendem que a prisão de réu, que responde a processo penal, só pode ser realizada após o esgotamento de todas as vias recursais, de forma que antes disso apenas é possível a prisão cautelar, desde que preenchidos os requisitos legais constantes nos artigos 312 e 313, ambos do Código de Processo Penal e as disposições da prisão temporária constantes na Lei nº 7.960, de 21 de dezembro de Outra parte do seguimento doutrinário destaca que é possível a execução provisória da pena após a condenação em segunda instância, haja vista que os recursos extraordinário e especial não possuem efeito suspensivo e não possibilitam o reexame das provas, conforme Súmula nº 07 do Superior Tribunal de Justiça. Segundo essa orientação, o cumprimento da sentença penal condenatória proferida em segunda instância não viola direitos e garantias do cidadão frente ao poder punitivo do Estado, posto que por mais que não seja possível o reexame de provas, em sede dos recursos excepcionais, os Tribunais Superiores podem conceder Habeas Corpus, inclusive de ofício, quando houver evidente violação dos direitos fundamentais do acusado ou que a decisão que decrete a execução provisória da pena seja teratológica ou destituída de fundamentação. Dessa forma, observando-se a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal quanto ao tema, nota-se que até fevereiro de 2009, o Tribunal Constitucional entendia que era possível a execução provisória da pena, mesmo que houvesse a interposição de recurso extraordinário ou especial, tendo em vista que esses recursos eram recebidos

3 3 apenas no efeito devolutivo, conforme se observa no HC nº , julgado em 28 de junho de Em 05 de fevereiro de 2009, o Supremo Tribunal Federal alterou o cenário jurídico acima mencionado, passando a entender que não era mais possível a execução provisória da pena. Este entendimento perdurou até fevereiro de 2016, quando, em nova alteração jurisprudencial, a Corte Suprema passou a permitir novamente a execução provisória da pena. A partir de fevereiro de 2016, o Supremo Tribunal Federal passou a permitir a execução provisória da pena de condenados em segunda instância, sendo que este entendimento perdurou até 07 de novembro de 2019, quando, mais uma vez, houve alteração da posição do Pretório Excelso acerca do tema, proibindo a execução provisória da pena. Esta constante alteração da jurisprudência da Corte Constitucional é objeto de inúmeras críticas por gerar insegurança jurídica. Observa-se a ausência da estabilidade e coerência nos precedentes da Corte, justamente o contrário do que se espera dos precedentes obrigatórios de um Tribunal Constitucional. Assim, o presente artigo tratará da problemática gerada pela falta de formação de um precedente obrigatório estável e coerente por parte do Supremo Tribunal Federal, quanto à execução provisória da pena, gerando descrédito das decisões do Judiciário e instabilidade social. A elaboração deste trabalho é justificada pela atualidade e relevância do tema, posto que, em 07 de novembro de 2019, a Corte Constitucional alterou novamente seu entendimento, em pouco mais de três anos, sendo essencial o conhecimento dessa problemática e a repercussão jurídica e social dessas constantes alterações na jurisprudência, associado ao entendimento de que o processo é um mecanismo de solução dos conflitos de interesses que se apresentam no mundo concreto e que a pena é necessária para a estabilização das relações sociais. Destaca-se ainda, que a análise que será apresentada a seguir, levará em consideração unicamente as implicações jurídicas acerca do tema, sem ingressar no debate político. Para tanto, esse trabalho tem como objetivo analisar as constantes alterações da jurisprudência do Supremo Tribunal Federal quanto à possibilidade de execução provisória da pena.

4 4 1 MÉTODOS Trata-se de um estudo que utilizará como método de abordagem o indutivo, uma vez que a partir da análise de casos concretos verifica-se a falta de estabilidade das decisões do Supremo Tribunal Federal quanto à execução provisória da pena. Já o método de procedimento utilizado será o método exegético-jurídico, a partir da interpretação do princípio da presunção da inocência conferida pelo Supremo Tribunal Federal e das posições diferenciadas inseridas pela doutrina. A técnica de pesquisa adotada será a documentação indireta, através da pesquisa bibliográfica, com subsídio da doutrina nacional e no posicionamento dos Tribunais, consistindo num trabalho de revisão bibliográfica. 2 RESULTADOS Segundo Bitencourt (2014, p. 131) a concepção do direito penal está intimamente relacionada com os efeitos que ele deve produzir, tanto sobre o indivíduo que é objeto da persecução estatal, como sobre a sociedade na qual atua. Para Conde (1975), não seria possível a vida em sociedade sem a pena. Assim, segundo a Teoria Absoluta, a pena seria um castigo pelo mal causado, de modo a justificar, inclusive, as penas corporais. Tal teoria, não é aceita na atualidade, posto que viola direitos fundamentais dos indivíduos e por não vislumbrar nenhum aspecto ressocializador na pena. Já a Teoria Relativa, entende que a pena não pode ter como finalidade a retribuição do injusto causado pelo agente que delinquiu, mas para buscar a prevenção dos delitos e ressocializar a pessoa que cometeu crimes. Fixadas tais premissas acerca da necessidade de aplicação da pena, cumpre ressaltar que a possibilidade de execução provisória da pena antes do trânsito em julgado é objeto de intensos debates doutrinários e jurisprudenciais. Beccaria (1997) já destacava que um homem não pode ser chamado réu antes da sentença do juiz, e a sociedade só lhe pode retirar a proteção pública após ter decidido que ele violou os pactos por meio dos quais ela lhe foi outorgada. Tal concepção, advertida pelo autor supramencionado, destaca o que se conhece, atualmente, como o princípio da presunção da inocência ou da não culpabilidade.

5 5 O artigo 11.1 da Declaração Universal de Direitos Humanos: Toda pessoa acusada de delito tem direito a que se presuma sua inocência, enquanto não se prova sua culpabilidade, de acordo com a lei e em processo público no qual se assegurem todas as garantias necessárias para sua defesa. Já a Convenção Americana sobre Direitos Humanos (Dec. 678/92 - art. 8º, 2º) prescreve: Toda pessoa acusada de delito tem direito a que se presuma sua inocência enquanto não se comprove legalmente sua culpa". No ordenamento jurídico brasileiro, o princípio da presunção da inocência só existia de forma implícita, sendo positivado, apenas, com a Constituição Federal de 1988, que no artigo 5º, inciso LVII, preceitua: Ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória". Dessa forma, o princípio em comento pode ser conceituado como o direito de não ser declarado culpado antes do término do devido processo legal, de modo que este é o momento adequado para que o acusado promova a sua defesa e utilize de todos os meios de prova lícitos permitidos. Segundo Lima (2015, p ): A privação cautelar da liberdade, sempre qualificada pela nota da excepcionalidade, somente se justifica em hipóteses estritas, ou seja, a regra é responder ao processo penal em liberdade, a exceção é estar preso. São manifestações claras desta regra de tratamento a vedação de prisões processuais automáticas ou obrigatórias e a impossibilidade de execução provisória ou antecipada da sanção penal. Portanto, por força da regra de tratamento oriunda do princípio constitucional da não culpabilidade, o Poder Público está impedido de agir e de se comportar em relação ao suspeito, ao indiciado, ao denunciado ou ao acusado, como se estes já houvessem sido condenados, definitivamente, enquanto não houver o fim do processo criminal. O princípio da presunção de inocência não proíbe, todavia, a prisão cautelar ditada por razões excepcionais e tendente a garantir a efetividade do processo. Como bem assevera Canotilho, se o princípio for visto de uma forma radical, nenhuma medida cautelar poderá ser aplicada ao acusado, o que, sem dúvida, acabará por inviabilizar o processo penal. Em outras palavras, o inciso LVII do art. 5º da Carta Magna não impede a decretação de medidas cautelares de natureza pessoal durante o processo, cujo permissivo decorre inclusive da própria Constituição (art. 5º, LXI), sendo possível se conciliar os dois dispositivos constitucionais desde que a medida cautelar não

6 6 perca seu caráter excepcional, sua qualidade instrumental, e se mostre necessária à luz do caso concreto. Para Capez, o princípio da presunção de inocência deve ser considerado em momentos distintos: na instrução processual, como presunção relativa de não culpabilidade, com a inversão do ônus da prova; na valoração da prova, de modo que quando houver dúvidas sobre a autoria e a materialidade deve o acusado ser absolvido; e, no curso do processo penal, como parâmetro de tratamento do acusado, em especial no que concerne à análise quanto à necessidade ou não de sua segregação provisória. Pacelli (2019) defende que não é possível a execução provisória da pena, sendo necessário o trânsito em julgado da sentença condenatória. Logo, somente é permitido no curso do processo a prisão cautelar e desde que estejam devidamente comprovados os requisitos desta forma de segregação. Assim, a execução provisória da pena, para o doutrinador supramencionado, configura antecipação da pena e violação do princípio constitucional da presunção da inocência. Tal entendimento encontra amparo, também, no artigo 283 do Código de Processo Penal, o qual estabelece: Art Ninguém poderá ser preso senão em flagrante delito ou por ordem escrita e fundamentada da autoridade judiciária competente, em decorrência de sentença penal condenatória transitada em julgado ou, no curso da investigação ou do processo, em virtude de prisão temporária ou prisão preventiva. Destarte, diante deste cenário controverso, observa-se que a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal tem oscilado bastante nos últimos anos, gerando inconveniente insegurança jurídica. No julgamento do Habeas Corpus nº , em 28 de junho de 1991, o Supremo Tribunal se posicionou que a execução provisória da pena não viola o princípio da presunção da inocência, haja vista os recursos extraordinário e o especial não serem recebidos no efeito suspensivo. Logo, exauridas as instâncias ordinárias, é possível a expedição de mandado de prisão contra o réu, mesmo que pendente o julgamento de recursos perante as instâncias extraordinárias (STF ou STJ).

7 7 Este entendimento perdurou até 05 de fevereiro de 2009, quando a Corte Constitucional no julgamento do HC nº , alterou o panorama jurisprudencial anterior, e passou a entender que a execução provisória da pena viola o princípio da presunção da inocência previsto no artigo 5º, inciso LVII, da Constituição Federal. Neste leading case, o relator do Habeas Corpus, o Ministro Eros Grau, destacou que a prisão antes do trânsito em julgado só pode ser decretada de forma cautelar, para servir à investigação criminal ou ao processo penal, sendo que a ampla defesa não pode sofrer limitações, incluindo as vias recursais extraordinárias. Assim, a execução da sentença após o julgamento em segunda instância implica em restrição do princípio constitucional da ampla defesa e caracteriza um desequilíbrio entre a pretensão do Estado de aplicar a pena e os direitos e garantias fundamentais do acusado ou do réu no processo penal, de forma que a antecipação do cumprimento da pena viola a Constituição Federal. Segundo Fernandes (2019, p ), pela presunção de inocência, o recurso interposto pela defesa contra a decisão condenatória era recebido no duplo efeito (devolutivo e suspensivo) e o acórdão de 2º grau que condenava o réu ficava sem produzir efeito. Este entendimento perdurou de fevereiro de 2009 a fevereiro de No julgamento do HC , em 17 de fevereiro de 2016, o Supremo Tribunal Federal alterou novamente seu posicionamento, no sentido de ser possível a execução provisória da pena após a condenação criminal proferida por juízo de segundo grau. O entendimento supramencionado estava respaldado no artigo 637 do Código de Processo Penal e no artigo 27, 2º, da Lei nº , que preceituam que o recurso especial e o extraordinário não possuem efeito suspensivo, de modo que mesmo o réu tendo interposto algum destes recursos, a decisão da segunda instância continuava produzindo efeitos. Dessa forma, nos termos do HC nº , a presunção de inocência do réu é afastada com a condenação em segundo grau, até mesmo porque os recursos excepcionais não servem para rediscutir fatos e provas, mas apenas as matérias de direito. Os principais fundamentos deste posicionamento do Supremo Tribunal Federal consistiam na necessidade de equilibrar o princípio da presunção da inocência com a efetividade da tutela jurisdicional penal, a qual deve atender não só os direitos

8 8 dos acusados, mas também de toda a sociedade, nas instâncias ordinárias é que são devidamente analisados os fatos e as provas e a Lei Complementar nº expressamente dispõe acerca da inelegibilidade de pessoas condenadas criminalmente em segunda instância, devendo ser aplicado este mesmo entendimento para a execução provisória da pena. O relator do Habeas Corpus em comento destacou que em nenhum país do mundo, após o julgamento em segunda instância, a execução da pena fica suspensa até a manifestação da Corte Constitucional, de forma que o princípio da presunção da inocência não pode ser entendido em grau absoluto. Destacou, também, que o esgotamento de todas as vias recursais implica na interposição de vários recursos protelatórios, comprometendo a pretensão punitiva estatal, posto que inúmeros processos prescrevem sem o julgamento destes recursos. Por fim, destaca-se que a ausência dos recursos nos Tribunais Superiores, não implica em violação ao direito de defesa dos réus, posto que existem instrumentos legais para se afastar as decisões ilegais ou teratológicas proferidas pelos juízos de primeiro ou de segundo grau. Neste sentido: Assim sendo, medidas cautelares de outorga de efeito suspensivo ao recurso extraordinário ou especial seriam instrumentos adequados e eficazes para controlar situações de injustiças ou excessos em juízos condenatórios recorridos. Por outro lado, a ação constitucional do habeas corpus igualmente comporia o conjunto de vias processuais com inegável aptidão para controlar eventuais atentados aos direitos fundamentais decorrentes da condenação do acusado. Portanto, mesmo que exequível provisoriamente a sentença penal contra si proferida, o acusado não estaria desamparado da tutela jurisdicional em casos de flagrante violação de direitos. (FERNANDES, 2019, p. 599). O entendimento da possibilidade da execução provisória da pena perdurou até o julgamento das Ações Declaratórias de Constitucionalidade números 43, 44 e 53, as quais foram julgadas em 07 de novembro de Assim, atualmente, não é possível a execução provisória da pena, de modo que a prisão só é possível após o julgamento de todos os recursos, consequentemente, as prisões, antes do trânsito em julgado, só podem ser determinadas quando presentes os

9 9 requisitos da prisão preventiva ou da temporária, desde que esta medida seja imprescindível e que não haja a possibilidade de substituição por medidas cautelares diversas da prisão. Segundo a Corte Constitucional, o artigo 283 do Código de Processo Penal é plenamente compatível com a Constituição Federal e com o princípio da presunção de inocência (artigo 5º, inciso LVII), sendo que este não deixa dúvidas acerca do momento correto para cumprimento da pena, que é após o trânsito em julgado da decisão condenatória. Consta, ainda, no julgado em comento, os fundamentos do voto do Ministro Celso de Mello: a) a presunção de inocência qualifica-se como direito público subjetivo, de caráter fundamental, expressamente contemplado na CF (art. 5º, LVII); b) o estado de inocência, que sempre se presume, cessa com a superveniência do efetivo e real trânsito em julgado da condenação criminal, não se admitindo, por incompatível com a cláusula constitucional que o prevê, a antecipação ficta do momento formativo da coisa julgada penal; c) a presunção de inocência não se reveste de caráter absoluto, em razão de constituir presunção juris tantum, de índole meramente relativa; d) a presunção de inocência não se esvazia progressivamente, à medida em que se sucedem os graus de jurisdição, pois só deixa de subsistir quando resultar configurado o trânsito em julgado da sentença penal condenatória; e) o postulado do estado de inocência não impede que o Poder Judiciário utilize, quando presentes os requisitos que os legitimem, os instrumentos de tutela cautelar penal, como as diversas modalidades de prisão cautelar (entre as quais, p. ex., a prisão temporária, a prisão preventiva ou a prisão decorrente de condenação criminal recorrível) ou, então, quaisquer outras providências de índole cautelar diversas da prisão (CPP, art. 319); f) a Assembleia Constituinte brasileira, embora lhe fosse possível adotar critério diverso (como o do duplo grau de jurisdição), optou, conscientemente, de modo soberano, com apoio em escolha política inteiramente legítima, pelo critério técnico do trânsito em julgado; g) a exigência de trânsito em julgado da condenação criminal, que atua como limite inultrapassável à subsistência da presunção de inocência, não traduz singularidade do constitucionalismo brasileiro, pois foi também adotada pelas vigentes Constituições democráticas da República Italiana de 1947 (art. 27) e da República Portuguesa de 1976 (art. 32, n. 2); h) a execução provisória (ou antecipada) da sentença penal condenatória recorrível, por fundamentar-se, artificiosamente, em uma antecipação ficta do

10 10 trânsito em julgado, culmina por fazer prevalecer, de modo indevido, um prematuro juízo de culpabilidade, frontalmente contrário ao que prescreve o art. 5º, LVII, da CF; i) o reconhecimento da possibilidade de execução provisória da condenação criminal recorrível, além de inconstitucional, também transgride e ofende a legislação ordinária, que somente admite a efetivação executória da pena após o trânsito em julgado da sentença que a impôs (LEP, arts. 105 e 147; CPPM, arts. 592, 594 e 604), ainda que se trate de simples multa criminal (CP, art. 50; LEP, art. 164); j) as convenções e as declarações internacionais de direitos humanos, embora reconheçam a presunção de inocência como direito fundamental de qualquer indivíduo, não estabelecem, quanto a ela, a exigência do trânsito em julgado, o que torna aplicável, configurada situação de antinomia entre referidos atos de direito internacional público e o ordenamento interno brasileiro e em ordem a viabilizar o diálogo harmonioso entre as fontes internacionais e aquelas de origem doméstica, o critério da norma mais favorável (Pacto de São José da Costa Rica, art. 29), pois a CF, ao proclamar o estado de inocência em favor das pessoas em geral, estabeleceu o requisito adicional do trânsito em julgado, circunstância essa que torna consequentemente mais intensa a proteção jurídica dispensada àqueles que sofrem persecução criminal; k) a exigência do trânsito em julgado vincula-se à importância constitucional e político-social da coisa julgada penal, que traduz fator de certeza e de segurança jurídica (res judicata pro veritate habetur); e l) a soberania dos veredictos do júri, que se reveste de caráter meramente relativo, não autoriza nem legitima, por si só, a execução antecipada (ou provisória) de condenação ainda recorrível emanada do Conselho de Sentença. Os Ministros, que proferiram votos desfavoráveis ao cumprimento provisório da pena, destacaram que são infundadas as interpretações de que a defesa do princípio da presunção da inocência dificultam as atividades investigativas e a persecução penal, posto que a repressão aos crimes não podem transgredir a ordem jurídica e os direitos e as garantias fundamentais previstas na Constituição Federal e na legislação infraconstitucional. Também afirmaram que os decretos condenatórios não podem estar embasados no clamor popular de combate à corrupção e nem à Constituição pode se submeter à vontade dos poderes constituídos. Com esse novo posicionamento do Supremo Tribunal Federal, inúmeros condenados em segunda instância já receberam alvarás de solturas e vão responder ao restante do processo em liberdade, haja vista que a decisão foi proferida em sede de julgamento de Ação Declaratória de Constitucionalidade, que declarou a

11 11 constitucionalidade do artigo 283 do Código de Processo Penal, sendo tal decisão vinculante e com eficácia erga omnes. 3 DISCUSSÃO Nos termos do artigo 102 e seguintes da Constituição Federal, a principal função do Supremo Tribunal Federal é realizar o controle de constitucionalidade concentrado, processando e julgando as ações diretas de inconstitucionalidade, genéricas ou interventivas, as ações declaratórias de constitucionalidade, a arguição de descumprimento de preceito fundamental (ADPF) e as ações de inconstitucionalidade por omissão, conferindo a necessária força normativa da Constituição no ordenamento jurídico brasileiro e a prevalência das normas constitucionais. Segundo Morais (2018, p ), a jurisdição das Cortes Constitucionais, de uma forma geral, exercem, nos Estados Democráticos de Direito, quatro funções básicas: [...] o controle da regularidade do regime democrático e do Estado de Direito; o respeito ao equilíbrio entre o Estado e a coletividade, principalmente em proteção à supremacia dos direitos e garantias fundamentais; a garantia do bom funcionamento dos poderes públicos e a preservação da separação dos Poderes; e finalmente, o controle da constitucionalidade das leis e atos normativos. As decisões da Corte Suprema materializam o princípio da supremacia da Constituição, de modo que este ocupa posição hierárquica superior em relação a toda e qualquer norma ou ato administrativo oriundos dos poderes constituídos. Importante ressaltar que a supremacia da Constituição não se restringe na hierarquia das normas jurídicas, mas também diz respeito à arquitetura institucional, ou seja, à relação entre órgãos constitucionais, pois a supremacia da constituição implica o caráter secundário (dependente e subordinado) da legislação e do legislador (SARLET, 2018). A última decisão, no sistema judiciário brasileiro, é do Supremo Tribunal Federal, tendo os seus precedentes, efeito vinculante e obrigatório, quanto aos demais órgãos do Judiciário e da Administração Pública, notadamente, no controle concentrado

12 12 de constitucionalidade e no julgamento dos recursos extraordinários, os quais exigem para o seu processamento o requisito da repercussão geral. Dessa forma, pela importância e pela necessidade de conferir estabilidade nas relações sociais, políticas, econômicas e jurídicas, a Corte Constitucional tem papel extremamente importante num Estado Democrático de Direito, impedindo o abuso do poder estatal e efetivando os direitos e garantias fundamentais este é o entendimento atual acerca do neoconstitucionalismo. Segundo Lenza (2018, p. 97): [...] o neoconstitucionalismo tem como uma de suas marcas a concretização das prestações materiais prometidas pela sociedade, servindo como ferramenta para a implantação de um Estado Democrático Social de Direito. Ele pode ser considerado como um movimento caudatário do pósmodernismo. Dentre suas principais características podem ser mencionadas: a) positivação e concretização de um catálogo de direitos fundamentais; b) onipresença dos princípios e das regras; c) inovações hermenêuticas; d) densificação da força normativa do Estado; e) desenvolvimento da justiça distributiva. Dada a importância dos temas submetidos à apreciação do pelo Supremo Tribunal Federal, as suas decisões são colegiadas e promovem a garantia processual do duplo grau de jurisdição, como forma de conferir maior segurança jurídica e buscar afastar condutas violadoras dos direitos individuais e coletivos. Neste sentido: Por princípio da colegialidade deve ser entendido que a manifestação dos Tribunais brasileiros deve ser colegiada no sentido de não poder ser realizada por um só de seus membros isoladamente ou, como se costuma falar, monocraticamente. É como se dissesse que o juiz natural dos Tribunais é o órgão colegiado, e não um de seus membros individualmente considerados. Decisão colegiada não deve ser entendida, contudo, como a decisão tomada necessariamente e em qualquer caso pela totalidade dos integrantes do Tribunal ao mesmo tempo. É perfeitamente legítimo e até mesmo desejável que os Tribunais, sobretudo os que tenham vários integrantes, organizem-se internamente, buscando maior racionalização de trabalhos. É por isso que todos os Tribunais brasileiros, nos termos dos seus respectivos regimentos internos (art. 96, I, a, da CF), subdividem-se em diversos grupos menores,

13 13 entre eles, as chamadas urmas (nomenclatura mais comum no STF, no STJ e nos TRFs) ou Câmaras (nomenclatura mais comum nos TJs) para viabilizar esta maior racionalidade na distribuição do trabalho e, consequentemente, no desempenho de sua atividade judicante. O que deve haver, contudo, é a possibilidade de reexame das decisões monocráticas pelo órgão colegiado competente (BUENO, Cassio Sacarpinella. Manual de Direito Processual Civil. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 2018, p. 68). Segundo o artigo 926 do Código de Processo Civil, os tribunais devem uniformizar sua jurisprudência e mantê-la estável, íntegra e coerente. Já o artigo 927 do diploma processual supramencionado preceitua que os juízes e Tribunais devem observar as decisões do Supremo Tribunal Federal, em sede de controle concentrado de constitucionalidade (inciso I); os enunciados de súmula vinculante (inciso II); as decisões proferidas nos recursos repetitivos (inciso III); os enunciados das súmulas do Supremo Tribunal Federal, em matéria constitucional, e do Superior Tribunal de Justiça, em matéria infraconstitucional (inciso IV); e as orientações dos plenários dos Tribunais aos quais os juízes estiverem vinculados (inciso V). Os mencionados dispositivos do Código de Processo Civil ampliam a necessidade de observância dos precedentes obrigatórios, não se restringindo as matérias constantes na Constituição Federal, notadamente, no tocante às súmulas vinculantes. A previsibilidade dos precedentes obrigatórios, a segurança jurídica e a isonomia são valores muito importantes para a consolidação do Estado Democrático de Direito, ante a necessidade de manter a estabilidade nas relações jurídicas. Em que pesem as críticas doutrinárias à expansão dos precedentes vinculantes, não se pode esquecer que a ordem constitucional atual exige um Judiciário mais célere e efetivo, sem negligenciar o devido processo legal, o contraditório e a ampla defesa. Assim, a observância dos procedentes obrigatórios possibilita maior eficiência processual (artigo 5º, LXXVIII, da Constituição Federal), tratamento isonômico, maior previsibilidade e segurança jurídica aos jurisdicionados. Decisões conflitantes sobre aspectos similares desacreditam o Judiciário e enfraquecem o regime democrático, passando-se a impressão de que seguimentos mais

14 14 favorecidos economicamente podem se beneficiar da morosidade processual e dos infindáveis recursos, notadamente, na seara penal. Com relação à segurança jurídica, esta é entendida como um princípio base de todo o ordenamento jurídico. E este, busca a estabilização do ordenamento jurídico, com o respeito ao direito adquirido, ao ato jurídico perfeito e à coisa julgada (artigo 5º, inciso XXXVI, da Constituição Federal), além da proteção da confiança das pessoas em relação às expectativas geradas pela atuação dos poderes constituídos (OLIVEIRA, 2017). Segundo Gajardoni et al (2018, p ): Segurança jurídica é o mínimo de previsibilidade necessária que o Estado de Direito deve reconhecer e oferecer a todo cidadão, a respeito de quais são as normas de convivência que ele deve observar e com base nas quais pode travar relações jurídicas válidas e eficazes. [...] Consequentemente, não pode o Poder Público adotar novas providências em contradição com as que foram por ele próprio emanadas, surpreendendo os que acreditaram nos atos estatais. [...] Tal axioma se aplica ao Poder Judiciário, na exata medida em que o juiz não pode frustrar as expectativas dos jurisdicionados, em determinado processo, com a prática de atos contraditórios. A proteção à confiança se encaixa com a boa-fé e na cooperação (artigo 6.º), em mecanismo processual destinado a servir de proteção ao jurisdicionado frente às mudanças nas situações processuais de forma arbitrária e contraditória. Dessa forma, as constantes alterações da jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, no tocante à execução provisória da pena, gera indesejável insegurança jurídica e minam a credibilidade do Judiciário, dificultam o entendimento do cidadão comum quanto ao tema e prejudicam a pretensão punitiva estatal, gerando um verdadeiro caos jurídico. Em matéria publicada no Estadão, em 24 de outubro de 2019, a ex- Procuradora-Geral da República, Raquel Dodge, afirmou que os poderes instituídos tem sempre que zelar pela percepção que a população geral tem do modo como o sistema de Justiça funciona. Qualquer sistema de Justiça depende muito da confiança e da credibilidade que a população nele deposita. Observa-se que a ausência de estabilidade nas decisões do Supremo Tribunal Federal, tornam os seus precedentes comuns, destituídos de credibilidade,

15 15 efetividade e utilidade. Ademais, não existem critérios objetivos para a modificação dos precedentes. Os pressupostos materiais básicos para a superação dos precedentes (overruling), nos Estados Democráticos de Direito, exige a cabal demonstração da injustiça do precedente anterior, relevantes alterações no cenário econômico, político e social, que o precedente anterior não reflita a compreensão da sociedade sobre o tema ou a existência de conflito com outras normas ou decisões judiciais. A preservação dos precedentes vinculantes visa a conferir unidade, previsibilidade, estabilidade e continuidade no sistema jurídico constitucional, fatos estes que não estão sendo observados pela Corte Suprema. Para Marinoni et al (2019, E-book): A previsibilidade constitui razão para seguir precedentes. Interessante notar, ainda, que a previsibilidade é relacionada aos atos do Judiciário, isto é, às decisões, mas garante a confiabilidade do cidadão nos seus próprios direitos. Um sistema incapaz de garantir a previsibilidade não permite que o cidadão tome consciência dos seus direitos, impedindo a concretização da cidadania. [...] O sistema jurídico brasileiro, em tal dimensão, afigura-se completamente privado de efetividade, pois indubitavelmente não tem sido capaz de permitir previsões e qualificações jurídicas unívocas. Não obstante as normas constitucionais que preveem as funções do Superior Tribunal de Justiça e do Supremo Tribunal Federal respectivamente, de uniformizar a interpretação da lei federal e de afirmar o sentido das normas constitucionais, torna-se estarrecedor perceber que a própria missão de garantir a unidade do direito federal, atribuída e imposta pela Constituição ao Superior Tribunal de Justiça, é completamente desconsiderada na prática jurisprudencial brasileira. Destarte, no cenário social e político atual, não existem razões jurídicas para mais uma alteração da jurisprudência do Supremo Tribunal Federal referente à execução provisória da pena, tanto que a votação do julgamento foi bastante apertada, com seis votos contrários à prisão em segunda instância e cinco votos favoráveis. A situação atual sobre a execução provisória da pena, para muitos juristas, ainda não é definitiva e pode ser alterada em breve, seja por alteração legislativa ou, até mesmo, por novas decisões judiciais.

16 16 Portanto, como a Corte Constitucional não promove a pacificação social e não confere estabilidade e continuidade aos seus precedentes obrigatórios, observa-se que está em avançado grau de tramitação uma proposta que permite a prisão em segundo instância, conforme Projeto de Lei do Senado Federal nº 166 de CONSIDERAÇÕES FINAIS Os entendimentos conflitantes acerca da possibilidade ou não da execução provisória da pena trazem insegurança jurídica e descrédito ao Poder Judiciário. Não é possível, que um tema tão importante, fique sendo alterado constantemente, sem que haja evidentes alterações no cenário, político, social e econômico. As decisões do Supremo Tribunal Federal sobre o tema, só passou por um período de estabilidade do julgamento do HC nº , em 28 de junho de 1991, até fevereiro de Desta data até os dias atuais a jurisprudência oscila constantemente, ora entendo acerca da impossibilidade da execução provisória da pena, ora pela possibilidade, sendo que a partir de 07 de novembro de 2019, houve nova alteração jurisprudencial. Com estas constantes mudanças nas decisões do Supremo Tribunal Federal, não se promove a pacificação social e não se confere respeitabilidade aos precedentes judiciais. Dessa forma, é fundamental um posicionamento estável e coerente do Supremo Tribunal Federal acerca do tema, a fim de afastar quaisquer questionamentos extrajurídicos, mantendo hígido os seus precedentes obrigatórios. Também é indispensável que a possibilidade de infindáveis recursos, muitas vezes protelatórios, não seja um permissivo para que criminosos não sejam punidos ou que as ações penais prescrevam sem um pronunciamento jurisdicional definitivo. Mantendo-se o entendimento atual do Supremo Tribunal Federal, acerca da impossibilidade do cumprimento provisório da pena, deve-se buscar a necessária tutela jurisdicional penal de forma célere e sem violar os direitos e garantias do indivíduo sujeito ao processo criminal. Observa-se que a discussão do tema do cumprimento provisório da pena é extremamente politizada, prejudicando o debate jurídico. Logo, o principal problema das mudanças de entendimento do Supremo Tribunal Federal é impedir que a sociedade

17 17 entenda o funcionamento das instituições e o teor das decisões judiciais, favorecendo um ambiente propício para disputas ideológicas e o extremismo político. Portanto, é urgente e imperativo que a Corte Constitucional mantenha a necessária higidez, coerência e estabilidade nos seus precedentes obrigatórios. REFERÊNCIAS BECCARIA, Cesare Bonesana, Marchesi de. Dos delitos e das penas. São Paulo: Martins Fontes, p. BITENCOURT, Cezar Roberto. Tratado de Direito Penal. 21. ed. São Paulo: Saraiva, 2015, v. 1. BUENO, Cassio Sacarpinella. Manual de Direito Processual Civil. 4. ed. São Paulo: Saraiva, BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Promulgada em 05 de outubro de Disponível em: < Acesso em: 10 nov Decreto nº 678. Pacto de São José da Costa Rica. Promulgado em 6 de novembro de Disponível em: < Acesso em: 10 nov Código de Processo Penal. Promulgado em 3 de outubro de Disponível em: < Acesso em: 10 nov Lei nº Promulgada em 21 de dezembro de Disponível em: < Acesso em 10 nov Lei nº Promulgada em 28 de maio de Disponível em: < Acesso em 10 nov Código de Processo Civil. Promulgada em 16 de março de Disponível em: < Acesso em 10 nov Senado Federal. Projeto de Lei do Senado nº 166. Disponível em : < Acesso em 21 nov CAPEZ, Fernando. Curso de Processo Penal. 25. ed. São Paulo: Saraiva, 2019.

18 18 CONDE, Muňoz. Introducción al derecho penal. Barcelona: Bosch, 1975, p. 33. ESTADÃO. Matéria jornalística: Dodge critica sucessivas mudanças do STF em relação à prisão em segunda instância. Disponível em: Publicada em 24 out Acesso em: 19 nov FERNANDES, Bernardo Gonçalves. Curso de Direito Constitucional. 11. ed. Salvador: JusPodivm, GAJARDONI, Fernando da Fonseca. Teoria Geral do Processo comentários ao CPC de Parte Geral. 2. ed. São Paulo: Método, LENZA, Pedro. Direito Constitucional. 22. ed. São Paulo: Saraiva, LIMA, Renato Brasileiro. Manual de Processo Penal. 3. ed. Salvador: Juspodivm, MARINONI, Luiz Guilherme et al. Precedentes obrigatórios. E-book. São Paulo: Revista dos Tribunais, MORAES. Alexandre de. Direito Constitucional. 34. ed. São Paulo: Atlas, OLIVEIRA, Rafael Carvalho Rezende. Curso de Direito Administrativo. 5. ed. São Paulo: Método, SARLET. Ingo Wolfgang et al. Direito Constitucional. 7. ed. São Paulo: Saraiva, ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Declaração Universal dos Direitos Humanos. Proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 10 de dezembro de Disponível em: < Acesso em: 10 nov PACELLI, Eugênio. Curso de Processo Penal. 23. ed. São Paulo: Atlas, SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA. Súmula nº 07. Disponível em: < Acesso em: 10 nov SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL. ADC nº 43. Julgado em 07 de novembro de Disponível em: < Acesso em: 15 de nov ADC nº 44. Julgado em 07 de novembro de Disponível em: < Acesso em: 15 de nov ADC nº 54. Julgado em 07 de novembro de Disponível em: < Acesso em: 15 de nov

19 19. HC nº Julgado em 28 de junho de Disponível em: < Acesso em: 11 de nov HC nº Julgado em 05 de fevereiro de Disponível em: < Acesso em: 11 de nov HC nº Julgado em 17 de fevereiro de Disponível em: < Acesso em: 11 de nov

DIREITO PROCESSUAL PENAL

DIREITO PROCESSUAL PENAL DIREITO PROCESSUAL PENAL Da prisão e da liberdade provisória Parte 3 Prof. Thiago Almeida A (controversa) oscilação na jurisprudência do Supremo Tribunal Federal. Durante muitos anos prevaleceu o entendimento

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos Individuais Direitos Constitucionais Penais e Garantias Const. do Processo Parte 2 Profª. Liz Rodrigues - Coisa julgada: Novelino explica que a coisa julgada deve ser entendida

Leia mais

ARTIGO: O controle incidental e o controle abstrato de normas

ARTIGO: O controle incidental e o controle abstrato de normas ARTIGO: O controle incidental e o controle abstrato de normas Luís Fernando de Souza Pastana 1 RESUMO: Nosso ordenamento jurídico estabelece a supremacia da Constituição Federal e, para que esta supremacia

Leia mais

PRIMEIRO TRABALHO TEORIA GERAL DO PROCESSO II

PRIMEIRO TRABALHO TEORIA GERAL DO PROCESSO II PRIMEIRO TRABALHO TEORIA GERAL DO PROCESSO II Brasília 2014 Universidade de Brasília UnB Faculdade de Direito FD Disciplina: Teoria Geral do Processo II Docente: Vallisney de Souza Oliveira Discente: Lane

Leia mais

CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE

CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE As normas elaboradas pelo Poder Constituinte Originário são colocadas acima de todas as outras manifestações de direito. A própria Constituição Federal determina um procedimento

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL Nº 25.662/CS HABEAS CORPUS N. 135.921 SANTA CATARINA IMPETRANTE: EUNICE ANISETE DE SOUZA TRAJANO E OUTRO(A/S) PACIENTE: PEDRO FERNANDES GUERREIRO JUNIOR COATOR: SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA RELATORA: MINISTRA

Leia mais

PRINCÍPIO = começo; ideia-síntese

PRINCÍPIO = começo; ideia-síntese PRINCÍPIOS INFORMADORES DO DIREITO PROCESSUAL PENAL PRINCÍPIO = começo; ideia-síntese os princípios da política processual de uma nação não são outra coisa senão os segmentos de sua política (ética) estatal

Leia mais

Supremo Tribunal Federal

Supremo Tribunal Federal RECURSO EXTRAORDINÁRIO 1.161.548 SANTA CATARINA RELATOR RECTE.(S) PROC.(A/S)(ES) RECDO.(A/S) PROC.(A/S)(ES) : MIN. EDSON FACHIN :MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL :PROCURADOR-GERAL DA REPÚBLICA :ALEXANDRO MENON

Leia mais

1 Direito processual constitucional, 7

1 Direito processual constitucional, 7 1 Direito processual constitucional, 7 1.1 Esclarecimentos iniciais, 7 1.2 Direito processual constitucional: objeto de estudo, 8 1.3 Jurisdição, processo, ação e defesa, 10 1.4 Constituição e processo,

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Súmula 122 do Superior Tribunal de Justiça e competência para o julgamento de contravenções penais: uma análise à luz da jurisprudência dos Tribunais Superiores Alexandre Piccoli

Leia mais

Prof. Dr. Vander Ferreira de Andrade

Prof. Dr. Vander Ferreira de Andrade Prof. Dr. Vander Ferreira de Andrade vanderandrade@bol.com.br Apelação Recurso contra decisões definitivas, que julgam extinto o processo, apreciando ou não o mérito, devolvendo ao Tribunal Amplo conhecimento

Leia mais

Execução provisória da pena e a prescrição. César Dario Mariano da Silva. Promotor de Justiça/SP

Execução provisória da pena e a prescrição. César Dario Mariano da Silva. Promotor de Justiça/SP Execução provisória da pena e a prescrição César Dario Mariano da Silva Promotor de Justiça/SP Muitas questões jurídicas surgirão com a recente decisão do Supremo Tribunal Federal de flexibilizar o princípio

Leia mais

PROF. RAUL DE MELLO FRANCO JR. UNIARA

PROF. RAUL DE MELLO FRANCO JR. UNIARA PROF. RAUL DE MELLO FRANCO JR. UNIARA Conceito Controlar a constitucionalidade de lei ou ato normativo significa: a) impedir a subsistência da eficácia de norma contrária à Constituição (incompatibilidade

Leia mais

Conceito. Requisitos.

Conceito. Requisitos. Conceito. Requisitos. O OBJETIVO DESSE AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM SERÁ A APRESENTAÇÃO DA PRISÃO PREVENTIVA Prisão preventiva CONCEITO DA PRISÃO PREVENTIVA A prisão preventiva é uma dentre as modalidades

Leia mais

Impunidade e o Alcance do Princípio da Presunção de Inocência

Impunidade e o Alcance do Princípio da Presunção de Inocência Dentre as 50 cidades mais violentas do mundo, 21 são brasileiras, de acordo com os dados publicados em 25 de janeiro de 2016 pela ONG mexicana Conselho Cidadão para a Segurança Pública e Justiça Penal.

Leia mais

ESTADO DO CEARÁ PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA GABINETE DESEMBARGADOR FRANCISCO MARTÔNIO PONTES DE VASCONCELOS

ESTADO DO CEARÁ PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA GABINETE DESEMBARGADOR FRANCISCO MARTÔNIO PONTES DE VASCONCELOS fls. 74 Processo: 0627098-73.2017.8.06.0000 - Habeas Corpus Impetrante: Alexandre dos Santos Geraldes Paciente: Luiz Fabiano Ribeiro Brito Impetrado: Juiz de Direito da 5ª Vara Júri da Comarca de Fortaleza

Leia mais

SUMÁRIO 1. AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE... 27

SUMÁRIO 1. AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE... 27 SUMÁRIO 1. AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE... 27 1.1. Processo objetivo... 27 1.2. Competência... 29 1.3. Legitimidade... 30 1.3.1. Legitimidade passiva... 30 1.3.2. Legitimidade ativa... 31 1.4.

Leia mais

11/09/2017 PRIMEIRA TURMA : MIN. ALEXANDRE DE MORAES PAULO TRIBUNAL DE JUSTIÇA

11/09/2017 PRIMEIRA TURMA : MIN. ALEXANDRE DE MORAES PAULO TRIBUNAL DE JUSTIÇA Ementa e Acórdão Inteiro Teor do Acórdão - Página 1 de 7 11/09/2017 PRIMEIRA TURMA RELATOR AGTE.(S) ADV.(A/S) AGDO.(A/S) : MIN. ALEXANDRE DE MORAES :RODRIGO DE OLIVEIRA E FRANÇA :DEFENSOR PÚBLICO-GERAL

Leia mais

1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS 1. Parte I - PREMISSAS CONSTITUCIONAIS

1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS 1. Parte I - PREMISSAS CONSTITUCIONAIS SUMÁRIO 1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS 1 Parte I - PREMISSAS CONSTITUCIONAIS 2 DELINEAMENTOS CONSTITUCIONAIS E HERMENÊUTICOS INDISSOCIÁVEIS PARA COMPREENSÃO DA PRISÃO PROVISÓRIA E SOLTURA 7 2.1 Hermenêutica

Leia mais

Sumário. Proposta da Coleção Leis Especiais para Concursos Capítulo I

Sumário. Proposta da Coleção Leis Especiais para Concursos Capítulo I Sumário Proposta da Coleção Leis Especiais para Concursos... 15 Capítulo I Teoria geral do controle de constitucionalidade... 17 1. Pressupostos do controle de constitucionalidade... 17 2. Espécies de

Leia mais

Para o ministro do STF, Constituição é clara ao determinar que só após trânsito em julgado alguém poderá ser considerado culpado

Para o ministro do STF, Constituição é clara ao determinar que só após trânsito em julgado alguém poderá ser considerado culpado Para o ministro do STF, Constituição é clara ao determinar que só após trânsito em julgado alguém poderá ser considerado culpado No entendimento do ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal,

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO. MÓDULO II 1. Regras de competência 2. Procedimento 3. Pedidos 4. Recurso Ordinário Constitucional

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO. MÓDULO II 1. Regras de competência 2. Procedimento 3. Pedidos 4. Recurso Ordinário Constitucional CONTEÚDO PROGRAMÁTICO MÓDULO II 1. Regras de competência 2. Procedimento 3. Pedidos 4. Recurso Ordinário Constitucional 1. REGRAS DE COMPETÊNCIA O habeas corpus deve ser interposto à autoridade judicial

Leia mais

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO N.º, DE 2018 (Do Sr. Alex Manente e outros)

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO N.º, DE 2018 (Do Sr. Alex Manente e outros) CÂMARA DOS DEPUTADOS PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO N.º, DE 2018 (Do Sr. Alex Manente e outros) As Mesas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, nos termos do 3º do art. 60 da Constituição Federal,

Leia mais

Pormenorizando a polêmica do mensalão e a Constituição Federal.

Pormenorizando a polêmica do mensalão e a Constituição Federal. Pormenorizando a polêmica do mensalão e a Constituição Federal. Devido às diversas dúvidas dos alunos sobre o tema, que com certeza será explorado nos concursos vindouros, este artigo tem o intuito de

Leia mais

CONTROLE DIFUSO DE CONSTITUCIONALIDADE. O controle de constitucionalidade difuso está presente no ordenamento jurídico

CONTROLE DIFUSO DE CONSTITUCIONALIDADE. O controle de constitucionalidade difuso está presente no ordenamento jurídico CONTROLE DIFUSO DE CONSTITUCIONALIDADE O controle de constitucionalidade difuso está presente no ordenamento jurídico 1 brasileiro desde a Constituição Provisória da República de 1890, tendo como inspiração

Leia mais

Aula 04 CONTROLE DIFUSO ANÁLISE TEÓRICA

Aula 04 CONTROLE DIFUSO ANÁLISE TEÓRICA Turma e Ano: 2016 (Master A) Matéria / Aula: Controle de Constitucionalidade Avançado - 04 Professor: Marcelo Leonardo Tavares Monitor: Paula Ferreira Aula 04 CONTROLE DIFUSO ANÁLISE TEÓRICA Conceito A

Leia mais

Execução provisória das sanções por ato de improbidade administrativa. César Dario Mariano da Silva Promotor de Justiça

Execução provisória das sanções por ato de improbidade administrativa. César Dario Mariano da Silva Promotor de Justiça Execução provisória das sanções por ato de improbidade administrativa César Dario Mariano da Silva Promotor de Justiça A questão da execução provisória nas ações civis por ato de improbidade administrativa

Leia mais

Prof. Rodrigo Capobianco

Prof. Rodrigo Capobianco Prof. Rodrigo Capobianco RECURSOS Tendo em vista o princípio do duplo grau de jurisdição, em regra, as decisões podem ser reavaliadas por uma instância superior Para essa reavaliação o instrumento adequado

Leia mais

Aula 14. EMBARGOS INFRINGENTES E DE NULIDADE (art. 609, parágrafo único, CPP)

Aula 14. EMBARGOS INFRINGENTES E DE NULIDADE (art. 609, parágrafo único, CPP) Turma e Ano: Regular 2015 / Master B Matéria / Aula: Direito Processual Penal / Aula 14 Professor: Elisa Pittaro Monitora: Kelly Soraia Aula 14 EMBARGOS INFRINGENTES E DE NULIDADE (art. 609, parágrafo

Leia mais

CAPÍTULO 1: NOTAS INTRODUTÓRIAS...1

CAPÍTULO 1: NOTAS INTRODUTÓRIAS...1 Sumário CAPÍTULO 1: NOTAS INTRODUTÓRIAS...1 1. Introdução...1 2. Pressupostos Teóricos do Controle de Constitucionalidade...2 3. Supremacia Constitucional Fundamento do Mecanismo de Controle de Constitucionalidade...2

Leia mais

LIMITES DE ATUAÇÃO DO CARF

LIMITES DE ATUAÇÃO DO CARF LIMITES DE ATUAÇÃO DO CARF CONGRESSO BRASILEIRO DE DIREITO TRIBUTÁRIO ATUAL IBDT/AJUFE/DEF-FDUSP 2012 RICARDO MARIZ DE OLIVEIRA LIMITES INSTITUCIONAIS LIMITES IMPLICAM EM FRONTEIRAS MÍNIMAS E MÁXIMAS:

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos Individuais Remédios Constitucionais e Garantias Processuais Direitos Constitucionais-Penais e Parte 4 Prof. Alexandre Demidoff Normas aplicáveis à extradição Art. 5º LI

Leia mais

Pós Penal e Processo Penal. Legale

Pós Penal e Processo Penal. Legale Pós Penal e Processo Penal Legale RECURSOS Tendo em vista o princípio do duplo grau de jurisdição, em regra, as decisões podem ser reavaliadas por uma instância superior Para essa reavaliação o instrumento

Leia mais

SUMÁRIO 1. AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE... 27

SUMÁRIO 1. AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE... 27 SUMÁRIO 1. AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE... 27 1.1. Processo Objetivo... 27 1.2. Competência... 29 1.3. Legitimidade... 30 1.3.1. Legitimidade passiva... 30 1.3.2. Legitimidade ativa... 31 1.4.

Leia mais

A ocorrência dos requisitos da prisão preventiva como fator determinante para as prisões provisórias

A ocorrência dos requisitos da prisão preventiva como fator determinante para as prisões provisórias A ocorrência dos requisitos da prisão preventiva como fator determinante para as prisões provisórias Jean Marcelo da Rosa Formado em Direito pela Universidade Luterana do Brasil e especializando em Direito.

Leia mais

Conteúdo: Teoria Geral dos Recursos: Efeitos (cont.); Pressupostos Recursais. - TEORIA GERAL DOS RECURSOS

Conteúdo: Teoria Geral dos Recursos: Efeitos (cont.); Pressupostos Recursais. - TEORIA GERAL DOS RECURSOS Turma e Ano: Flex B (2014) Matéria / Aula: Processo Penal / Aula 14 Professor: Elisa Pittaro Conteúdo: Teoria Geral dos Recursos: Efeitos (cont.); Pressupostos Recursais. - TEORIA GERAL DOS RECURSOS EFEITOS

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL Aula 06. Instituto de Gestão, Economia e Políticas Públicas - IGEPP Prof. Leo van Holthe

DIREITO CONSTITUCIONAL Aula 06. Instituto de Gestão, Economia e Políticas Públicas - IGEPP Prof. Leo van Holthe DIREITO CONSTITUCIONAL Aula 06 Instituto de Gestão, Economia e Políticas Públicas - IGEPP Prof. Leo van Holthe 1 Ampla defesa Súmula Vinculante 3 do STF: Nos processos perante o Tribunal de Contas da União

Leia mais

Controle da Constitucionalidade

Controle da Constitucionalidade Controle da Constitucionalidade O controle difuso da constitucionalidade: Entre as partes, declarada incidentertantum ; Em regra, os efeitos da declaração são extunc juntamente com suas consequências;

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL

DIREITO PROCESSUAL PENAL DIREITO PROCESSUAL PENAL Da competência julgamento de habeas corpus Prof. Gisela Esposel - Trata-se de uma ação constitucional e propicia o reexame de qualquer tipo de provimento - Verifica-se a celeridade

Leia mais

EXECUÇÃO PENAL.

EXECUÇÃO PENAL. EXECUÇÃO PENAL www.trilhante.com.br ÍNDICE 1. EXECUÇÃO DEFINITIVA, PROVISÓRIA E ANTECIPADA...5 O que é a execução penal?... 5 Tipos de execução...6 2. COMPETÊNCIA DA EXECUÇÃO PENAL...11 Competência para

Leia mais

Ministro Edson Fachin

Ministro Edson Fachin Por maioria, o Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) entendeu que o artigo 283 do Código de Processo Penal (CPP)* não impede o início da execução da pena após condenação em segunda instância e indeferiu

Leia mais

Sumário PROPOSTA DA COLEÇÃO LEIS ESPECIAIS PARA CONCURSOS... 15

Sumário PROPOSTA DA COLEÇÃO LEIS ESPECIAIS PARA CONCURSOS... 15 Sumário PROPOSTA DA COLEÇÃO LEIS ESPECIAIS PARA CONCURSOS... 15 Capítulo I TEORIA GERAL DO CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE... 17 1. Pressupostos do controle de constitucionalidade... 17 2. Espécies de

Leia mais

Instituições de direito FEA

Instituições de direito FEA Instituições de direito FEA CAMILA VILLARD DURAN CAMILADURAN@USP.BR Apresentação: Módulo I! O que é o direito? O que é lei?! Qual é o papel institucional do Legislativo e do Executivo, notadamente no processo

Leia mais

CONTROLE ABSTRATO. Jurisdição Constitucional Profª Marianne Rios Martins

CONTROLE ABSTRATO. Jurisdição Constitucional Profª Marianne Rios Martins CONTROLE ABSTRATO Jurisdição Constitucional Profª Marianne Rios Martins ORIGEM HISTÓRICA Teve origem na Constituição Austríaca de 1920 ( Kelsen) A Áustria assim, o primeiro Tribunal dedicado exclusivamente

Leia mais

SUMÁRIO 1 EM BUSCA DA DEFINIÇÃO DO PRINCÍPIO DA SEGURANÇA JURÍDICA

SUMÁRIO 1 EM BUSCA DA DEFINIÇÃO DO PRINCÍPIO DA SEGURANÇA JURÍDICA SUMÁRIO Capítulo 1 EM BUSCA DA DEFINIÇÃO DO PRINCÍPIO DA SEGURANÇA JURÍDICA... 31 1.1. O direito e a segurança jurídica... 31 1.1.1. Absolutismos e relativismos em termos de segurança jurídica: o debate

Leia mais

SUMÁRIO. Capítulo 2 História Constitucional Brasileira O império... 83

SUMÁRIO. Capítulo 2 História Constitucional Brasileira O império... 83 SUMÁRIO Capítulo 1 Conceitos Preliminares... 1 1.1 Noções fundamentais... 1 1.1.1 Normas, norma jurídica, direito e direito constitucional... 1 1.1.2 Sistemas jurídicos: romano-germânico/civil law e common

Leia mais

Material Suplementar. Atualização do 1º semestre de Renato Brasileiro de Lima. Processo Penal. Inclui. Doutrina Jurisprudência Legislação

Material Suplementar. Atualização do 1º semestre de Renato Brasileiro de Lima. Processo Penal. Inclui. Doutrina Jurisprudência Legislação Material Suplementar Atualização do 1º semestre de 2016 Renato Brasileiro de Lima Processo Penal Inclui Doutrina Jurisprudência Legislação caderno de atualizacao 1o Semestre de 2016.indd 1 11/07/2016 14:04:42

Leia mais

2. O Supremo Tribunal Federal: cúpula do Poder Judiciário e Corte Constitucional PARTE I EFICÁCIA DAS DECISÕES DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL

2. O Supremo Tribunal Federal: cúpula do Poder Judiciário e Corte Constitucional PARTE I EFICÁCIA DAS DECISÕES DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL SUMÁRIO LISTA DE ABREVIATURAS... 17 INTRODUÇÃO... 19 1. Jurisdição constitucional... 19 2. O Supremo Tribunal Federal: cúpula do Poder Judiciário e Corte Constitucional... 20 3. Sistema de controle de

Leia mais

Abreviaturas Apresentação PARTE 1 DOUTRINA E LEGISLAÇÃO CAPÍTULO I PODER JUDICIÁRIO

Abreviaturas Apresentação PARTE 1 DOUTRINA E LEGISLAÇÃO CAPÍTULO I PODER JUDICIÁRIO S umário Abreviaturas... 21 Apresentação... 23 PARTE 1 DOUTRINA E LEGISLAÇÃO CAPÍTULO I PODER JUDICIÁRIO 1. Conceito, importância, funções e independência... 27 2. Garantias institucionais ou orgânicas

Leia mais

Embargos de Declaração

Embargos de Declaração QUADRO ESQUEMÁTICO PARA MEMORIZAÇÃO Embargos de Declaração Não é recurso. Trata-se de um remédio processual cujo objetivo é o aperfeiçoamento da decisão. Cabe contra qualquer decisão, seja proferida por

Leia mais

4 PODER LEGISLATIVO 4.1 PERDA DOS MANDATOS DOS PARLAMENTARES CONDENADOS CRIMINALMENTE 14, 3º, II,

4 PODER LEGISLATIVO 4.1 PERDA DOS MANDATOS DOS PARLAMENTARES CONDENADOS CRIMINALMENTE 14, 3º, II, 4 PODER LEGISLATIVO 4.1 PERDA DOS MANDATOS DOS PARLAMENTARES CONDENADOS CRIMINALMENTE Se uma pessoa perde ou tem suspensos seus direitos políticos, a consequência disso é que ela perderá o mandato eletivo

Leia mais

Direitos Fundamentais e Controle de Constitucionalidade

Direitos Fundamentais e Controle de Constitucionalidade Direito Constitucional Direitos Fundamentais e Constitucionalidade Determinação! Concursos Promotor de Justiça 16 14 12 10 8 6 4 2 0 Concurso Promotor de Justiça - Análise estatística das últimas provas

Leia mais

Conceitos. Fundamentos.

Conceitos. Fundamentos. Conceitos. Fundamentos. O OBJETIVO DESSE AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM SERÁ A APRESENTAÇÃO DA PRISÃO TEMPORÁRIA INTRODUÇÃO A PRISÃO TEMPORÁRIA é uma das modalidades de prisões cautelares. Prisão cautelar

Leia mais

XXIII EXAME DE ORDEM PROCESSO PENAL PROF CHRISTIANO GONZAGA

XXIII EXAME DE ORDEM PROCESSO PENAL PROF CHRISTIANO GONZAGA XXIII EXAME DE ORDEM PROCESSO PENAL PROF CHRISTIANO GONZAGA Princípios Devido Processo Legal Juiz Natural PRINCÍPIOS IMPORTANTES Ampla Defesa Presunção de Inocência Aplicação da lei processual Art. 2º,

Leia mais

Informativo comentado: Informativo 868-STF (RESUMIDO)

Informativo comentado: Informativo 868-STF (RESUMIDO) : Informativo 868-STF (RESUMIDO) Márcio André Lopes Cavalcante DIREITO CONSTITUCIONAL COTAS RACIAIS EM CONCURSOS PÚBLICOS Constitucionalidade do sistema de cotas raciais em concursos públicos Além da autodeclaração,

Leia mais

SUMÁRIO SUMÁRIO. 1. A evolução do MS no sistema constitucional Direito líquido e certo a evolução conceitual... 27

SUMÁRIO SUMÁRIO. 1. A evolução do MS no sistema constitucional Direito líquido e certo a evolução conceitual... 27 SUMÁRIO SUMÁRIO..................... 1. A evolução do MS no sistema constitucional... 25 2. Direito líquido e certo a evolução conceitual... 27... 1. MS como tutela jurisdicional diferenciada com cognição

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL

DIREITO PROCESSUAL PENAL DIREITO PROCESSUAL PENAL Da prisão e da Liberdade Provisória Medidas cautelares pessoais: normas fundamentais, pressupostos e - Parte I Prof. Gisela Esposel - O Código de processo penal contempla medidas

Leia mais

Sentença absolutória.

Sentença absolutória. Sentença absolutória. O OBJETIVO DESSE AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM SERÁ A APRESENTAÇÃO DAS REGRAS REFERENTES À SENTENÇA ABSOLUTÓRIA NO PROCESSO PENAL sentença absolutória SENTENÇA ABSOLUTÓRIA O juiz

Leia mais

O PRINCÍPIO DO CONTRADITÓRIO E A GARANTIA DA NÃO SURPRESA NA APLICAÇÃO DA IMPROCEDÊNCIA LIMINAR DO PEDIDO PARA JUÍZOS PRIMA FACIE DE PRECEDENTES

O PRINCÍPIO DO CONTRADITÓRIO E A GARANTIA DA NÃO SURPRESA NA APLICAÇÃO DA IMPROCEDÊNCIA LIMINAR DO PEDIDO PARA JUÍZOS PRIMA FACIE DE PRECEDENTES O PRINCÍPIO DO CONTRADITÓRIO E A GARANTIA DA NÃO SURPRESA NA APLICAÇÃO DA IMPROCEDÊNCIA LIMINAR DO PEDIDO PARA JUÍZOS PRIMA FACIE DE PRECEDENTES Juliana Provedel Cardoso 1 PALAVRAS-CHAVE: Processo Civil.

Leia mais

AÇÃO DECLATÓRIA DE CONSTITUCIONALIDADE. Jurisdição Constitucional Profª Marianne Rios Martins

AÇÃO DECLATÓRIA DE CONSTITUCIONALIDADE. Jurisdição Constitucional Profª Marianne Rios Martins AÇÃO DECLATÓRIA DE CONSTITUCIONALIDADE Jurisdição Constitucional Profª Marianne Rios Martins A ADC Foi incluída pela EC nº03/1993 Objetivo: Obtenção da declaração de que o ato normativo tem objeto constitucional.

Leia mais

STJ Paulo Roberto de Figueiredo Dantas DIREITO PROCESSUAL CONSTITUCIONAL. 6ª Edição Revista e Ampliada

STJ Paulo Roberto de Figueiredo Dantas DIREITO PROCESSUAL CONSTITUCIONAL. 6ª Edição Revista e Ampliada Paulo Roberto de Figueiredo Dantas DIREITO PROCESSUAL CONSTITUCIONAL 6ª Edição Revista e Ampliada SÁOPAULO EDITORA ATLAS S.A. - 2015 2009 by Editora Atlas SA 1.ed. 2009; 2. ed. 2010; 3. ed. 2012; 4.ed,

Leia mais

Pós Penal e Processo Penal. Legale

Pós Penal e Processo Penal. Legale Pós Penal e Processo Penal Legale EMBARGOS DE DECLARAÇÃO Recursos embargos de declaração Cabem embargos de declaração (ou declaratórios) da sentença ou acórdão omisso, contraditório, ambíguo, obscuro Recursos

Leia mais

Prefácio Nota do autor Parte I Introdução ao controle

Prefácio Nota do autor Parte I Introdução ao controle Su m á r i o Prefácio... 17 Nota do autor... 21 Parte I Introdução ao controle de constitucionalidade Capítulo I O novo marco teórico do direito: a Constituição como centro dos sistemas jurídicos contemporâneos

Leia mais

Mãe, Bacharel em Direito, Especialista em Direito Penal e Processo Penal, Advogada, Professora, Palestrante.

Mãe, Bacharel em Direito, Especialista em Direito Penal e Processo Penal, Advogada, Professora, Palestrante. Não é possível exibir esta imagem no momento. Não é possível exibir esta imagem no momento. Não é possível exibir esta imagem no momento. PROCESSO PENAL Prof.ª Priscila Souto Mãe, Bacharel em Direito,

Leia mais

Cumprimento provisório da sentença e competência do Juizado Especial Fazendário

Cumprimento provisório da sentença e competência do Juizado Especial Fazendário Cumprimento provisório da sentença e competência do Juizado Especial Fazendário A Lei n 12.153/09, ao disciplinar os Juizados Especiais Fazendários, omitiu-se quanto ao cumprimento da sentença, porém,

Leia mais

MEDIDA CAUTELAR NO HABEAS CORPUS SÃO PAULO RELATOR :MIN. LUIZ FUX PACTE.(S) :GERSINO DONIZETE DO PRADO IMPTE.(S) :MARCO AURELIO PINTO

MEDIDA CAUTELAR NO HABEAS CORPUS SÃO PAULO RELATOR :MIN. LUIZ FUX PACTE.(S) :GERSINO DONIZETE DO PRADO IMPTE.(S) :MARCO AURELIO PINTO MEDIDA CAUTELAR NO HABEAS CORPUS 140.213 SÃO PAULO RELATOR :MIN. LUIZ FUX PACTE.(S) :GERSINO DONIZETE DO PRADO IMPTE.(S) :MARCO AURELIO PINTO FLORENCIO FILHO E OUTRO(A/S) COATOR(A/S)(ES) : SUPERIOR TRIBUNAL

Leia mais

TEMA 16: CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE

TEMA 16: CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE TEMA 16: CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE EMENTÁRIO DE TEMAS: A argüição de descumprimento de preceito fundamental, decorrente desta Constituição, será apreciada pelo Supremo Tribunal Federal, na forma

Leia mais

PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS APLICÁVEIS AO DIREITO PENAL

PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS APLICÁVEIS AO DIREITO PENAL PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS APLICÁVEIS AO No rol de princípios constitucionais aplicáveis ao direito penal encontram-se: 1. Princípio da presunção de inocência ; 2. Princípio da responsabilidade pessoal

Leia mais

decisões definitivas de mérito Supremo Tribunal Federal

decisões definitivas de mérito Supremo Tribunal Federal Art.102... 2º As decisões definitivas de mérito, proferidas pelo Supremo Tribunal Federal, nas ações diretas de inconstitucionalidade e nas ações declaratórias de constitucionalidade produzirão eficácia

Leia mais

A PEC dos Recursos e o novo CPC

A PEC dos Recursos e o novo CPC 71 A PEC dos Recursos e o novo CPC JANSEN FIALHO DE ALMEIDA* 1 Exige a ordem jurídica assegurar a concretização dos direitos fundamentais previstos na Constituição Federal, concernente à razoável duração

Leia mais

Aula nº Embargos de Declaração Para Fins de Prequestionamento

Aula nº Embargos de Declaração Para Fins de Prequestionamento Página1 Curso/Disciplina: Direito Processual Civil (NCPC) Aula: 274 Professor(a): Edward Carlyle Monitor(a): Éllen Borges Lefundes Aula nº. 274 Embargos de Declaração Para Fins de Prequestionamento Nesta

Leia mais

Controle da Constitucionalidade

Controle da Constitucionalidade Controle da Constitucionalidade Cláusula de Reserva de Plenário ou da full bench(plenário): Art. 97 e 93, XI Maioria absoluta da totalidade dos membros do tribunal ou, onde houver, dos integrantes do respectivo

Leia mais

1. A Evolução do MS no Sistema Constitucional Direito Líquido e Certo a Evolução Conceitual... 24

1. A Evolução do MS no Sistema Constitucional Direito Líquido e Certo a Evolução Conceitual... 24 XXSUMÁRIO Nota Á 4ª Edição... 13 Nota à 3ª Edição... 15 Nota à 2ª Edição... 17 Nota à 1ª Edição... 19 Abreviaturas e Siglas... 21 01 Notícia Histórica Utilização do MS no Ordenamento Jurídico Brasileiro

Leia mais

SUMÁRIO NORMAS CONSTITUCIONAIS AMBIENTAIS Capítulo 1

SUMÁRIO NORMAS CONSTITUCIONAIS AMBIENTAIS Capítulo 1 SUMÁRIO Capítulo 1 NORMAS CONSTITUCIONAIS AMBIENTAIS... 23 1. Conceito de Constituição... 23 2. Sentidos ou concepções de Constituição... 23 2.1. Sentido sociológico... 24 2.2. Sentido político... 24 2.3.

Leia mais

SUMÁRIO TEORIA DA CONSTITUIÇÃO Capítulo 1

SUMÁRIO TEORIA DA CONSTITUIÇÃO Capítulo 1 SUMÁRIO Capítulo 1 TEORIA DA CONSTITUIÇÃO... 23 1. Conceito de Constituição... 23 2. Sentidos ou concepções de Constituição... 23 2.1. Sentido sociológico... 24 2.2. Sentido político... 24 2.3. Sentido

Leia mais

TST não pode contrariar normas ao definir ultratividade de acordos

TST não pode contrariar normas ao definir ultratividade de acordos TST não pode contrariar normas ao definir ultratividade de acordos Por Gustavo Filipe Barbosa Garcia Há intenso debate a respeito da integração dos direitos previstos em instrumentos normativos coletivos

Leia mais

Competências, processo de tomada de decisões e Recursos no STF

Competências, processo de tomada de decisões e Recursos no STF Competências, processo de tomada de decisões e Recursos no STF 4ª Rodada de Avaliação do Brasil Mecanismo de Implementação da Convenção Interamericana contra a Corrupção 22 de março de 2012 1. Competências

Leia mais

PROCESSO CONSTITUCIONAL PROF. RENATO BERNARDI

PROCESSO CONSTITUCIONAL PROF. RENATO BERNARDI CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE Conceito: assegurar a supremacia da Constituição Federal. supremacia formal da Constituição Federal rigidez constitucional. Controlar a constitucionalidade consiste em examinar

Leia mais

Decisões do STF: efeitos vinculantes, efeitos expansivos e o CPC/2015

Decisões do STF: efeitos vinculantes, efeitos expansivos e o CPC/2015 Decisões do STF: efeitos vinculantes, efeitos expansivos e o CPC/2015 Rafael Pandolfo Advogado. Doutor em Direito Tributário pela PUC/SP. Presidente da Comissão de Direito Tributário da OAB/RS. Consultor

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL PROCURADORIA-GERAL DA REPÚBLICA

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL PROCURADORIA-GERAL DA REPÚBLICA Recurso n.º 137/2018 AJC/SGJ/PGR Sistema Único nº 93882/2018 MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL AGRAVO INTERNO NA TUTELA PROVISÓRIA NA PETIÇÃO 7.551/TO AGRAVANTE: Ministério Público Eleitoral AGRAVADOS: Marcelo

Leia mais

Excelentíssimos senhores representantes das Jurisdições. Excelentíssimo senhor Gianni Buquicchio, Presidente da Comissão

Excelentíssimos senhores representantes das Jurisdições. Excelentíssimo senhor Gianni Buquicchio, Presidente da Comissão IV ASSEMBLEIA DA CONFERÊNCIA DAS JURISDIÇÕES CONSTITUCIONAIS DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA (BRASÍLIA, BRASIL, 8 DE ABRIL DE 2016) APRESENTAÇÃO DO EXCELENTÍSSIMO SENHOR PRESIDENTE DO SUPREMO TRIBUNAL

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br A aplicação de efeitos prospectivos. Da segurança jurídica à insegurança jurisdicional Paola Rodrigues Dôliveira * 1. O Controle de Constitucionalidade À Suprema Corte cumpre orientar

Leia mais

Como pensa o examinador em provas para a Magistratura do TJ-RS? MAPEAMENTO DAS PROVAS - DEMONSTRAÇÃO -

Como pensa o examinador em provas para a Magistratura do TJ-RS? MAPEAMENTO DAS PROVAS - DEMONSTRAÇÃO - Curso Resultado Um novo conceito em preparação para concursos! Como pensa o examinador em provas para a Magistratura do TJ-RS? MAPEAMENTO DAS PROVAS - DEMONSTRAÇÃO - Trabalho finalizado em julho/2015.

Leia mais

AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE

AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE Competência De acordo com o art. 102, I, a, CR(Constituição da República Federativa do Brasil), compete ao Supremo Tribunal Federal processar e julgar, originariamente,

Leia mais

NOVO CPC. COISA JULGADA INCONSTITUCIONAL E AÇÃO RESCISÓRIA - REVOGAÇÃO DO PRAZO DECADENCIAL DE SEU TRÂNSITO EM JULGADO.

NOVO CPC. COISA JULGADA INCONSTITUCIONAL E AÇÃO RESCISÓRIA - REVOGAÇÃO DO PRAZO DECADENCIAL DE SEU TRÂNSITO EM JULGADO. NOVO CPC. COISA JULGADA INCONSTITUCIONAL E AÇÃO RESCISÓRIA - REVOGAÇÃO DO PRAZO DECADENCIAL DE SEU TRÂNSITO EM JULGADO. José Alberto Couto Maciel. Da Academia Nacional de Direito do Trabalho. A coisa julgada,

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos Individuais Direitos Constitucionais Penais e Garantias Const. do Processo Parte 4 Profª. Liz Rodrigues - Art. 5º, LXIV, CF/88: o preso tem direito à identificação dos responsáveis

Leia mais

RECURSO ORDINÁRIO CONSTITUCIONAL

RECURSO ORDINÁRIO CONSTITUCIONAL RECURSO ORDINÁRIO CONSTITUCIONAL Semelhante ao Recurso de Apelação hipóteses de cabimento e competência efeito devolutivo - matéria fática e matéria de direito Competência = STJ e STF Hipóteses de cabimento=

Leia mais

Aspectos Gerais. Medidas cautelares

Aspectos Gerais. Medidas cautelares Aspectos Gerais. O OBJETIVO DESSE AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM SERÁ A APRESENTAÇÃO DOS ASPECTOS GERAIS DAS MEDIDAS CAUTELARES PESSOAIS DIVERSAS DA PRISÃO, APLICADAS PELO MAGISTRADO Medidas cautelares

Leia mais

PRISÕES CAUTELARES NO PROCESSO PENAL

PRISÕES CAUTELARES NO PROCESSO PENAL PRISÕES CAUTELARES NO PROCESSO PENAL www.trilhante.com.br ÍNDICE 1. PRISÕES CAUTELARES NO PROCESSO PENAL...5 Noções Gerais... 5 Presunção de Inocência vs Prisão Cautelar... 5 2. HIPÓTESES DE PRISÃO EM

Leia mais

PRECEDENTES NO CPC João Eberhardt Francisco

PRECEDENTES NO CPC João Eberhardt Francisco PRECEDENTES NO CPC 2015 João Eberhardt Francisco TEMOS UM SISTEMA DE PRECEDENTES NO CPC 2015? Os tribunais devem uniformizar sua jurisprudência e mantê-la estável, íntegra e coerente (art. 926 do CPC)

Leia mais

PROCESSO PENAL MARATONA OAB XX

PROCESSO PENAL MARATONA OAB XX PROCESSO PENAL MARATONA OAB XX AUDIÊNCIA DE CUSTÓDIA RESOLUÇÃO 213/15 RESOLUÇÃO Nº 213/15 - CNJ Art. 1º Determinar que toda pessoa presa em flagrante delito, independentemente da motivação ou natureza

Leia mais

AUTOS Nº PEDIDO DE PRISÃO PREVENTIVA REQUERENTE: MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL REQUERIDO: MAURÍCIO MACHADO

AUTOS Nº PEDIDO DE PRISÃO PREVENTIVA REQUERENTE: MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL REQUERIDO: MAURÍCIO MACHADO AUTOS Nº 0003405-73.2010.403.6111 PEDIDO DE PRISÃO PREVENTIVA REQUERENTE: MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL REQUERIDO: MAURÍCIO MACHADO Trata-se de pedido de prisão preventiva dinamizado pelo Ministério Público

Leia mais

17/03/2015. Direito Processual Civil II MODALIDADES DE RECURSOS

17/03/2015. Direito Processual Civil II MODALIDADES DE RECURSOS Direito Processual Civil II FREDERICO OLIVEIRA fjsdeoliveira@gmail.com twitter: @fredoliveira197 Skype: frederico.oliveira42 RECURSO ORDINÁRIO CONSTITUCIONAL RECURSO ESPECIAL RECURSO EXTRAORDINÁRIO EMBARGOS

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL

DIREITO PROCESSUAL PENAL DIREITO PROCESSUAL PENAL Recursos Criminais Recursos Especial e Extraordinário em Matéria Penal Prof. Gisela Esposel - PREVISÃO LEGAL: artigo 102, III e artigo 105,III da CR/88. - Art.102 Compete ao Supremo

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE

DIREITO CONSTITUCIONAL CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE DIREITO CONSTITUCIONAL CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE Atualizado em 22/10/2015 CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE MODELOS DE CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE No que diz respeito ao número de órgãos do Poder

Leia mais

Meios de impugnação dos provimentos jurisdicionais CORREIÇÃO PARCIAL

Meios de impugnação dos provimentos jurisdicionais CORREIÇÃO PARCIAL Meios de impugnação dos provimentos jurisdicionais CORREIÇÃO PARCIAL É um instrumento de natureza administrativa, com efeitos jurisdicionais, decorrente do direito de petição. Objetivo: desfazer o ato

Leia mais

4. AÇÃO CIVIL EX DELICTO 4.1 Questões

4. AÇÃO CIVIL EX DELICTO 4.1 Questões SUMÁRIO 1. APLICAÇÃO DO DIREITO PROCESSUAL PENAL 1.1 A lei processual no espaço 1.2 A lei processual no tempo (irretroatividade) 1.3 A lei processual em relação às pessoas 1.3.1 Imunidades 1.3.2 Imunidade

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE: 1) Precedentes Obrigatórios. 2) Acesso à Justiça. 3) Direito Fundamental. 4) Segurança Jurídica.

PALAVRAS-CHAVE: 1) Precedentes Obrigatórios. 2) Acesso à Justiça. 3) Direito Fundamental. 4) Segurança Jurídica. O PAPEL DOS PRECEDENTES OBRIGATÓRIOS NO ACESSO À JUSTIÇA, NA CELERIDADE PROCESSUAL E NA SEGURANÇA JURÍDICA: UM DIREITO FUNDAMENTAL NO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO RESUMO Marisa Ferreira Neves Zephyr 1

Leia mais

PROVA DAS DISCIPLINAS CORRELATAS DIREITO CONSTITUCIONAL

PROVA DAS DISCIPLINAS CORRELATAS DIREITO CONSTITUCIONAL P á g i n a 1 PROVA DAS DISCIPLINAS CORRELATAS DIREITO CONSTITUCIONAL 1. Na Federação Brasileira, os Estados-Membros: I organizam-se e regem-se pelas respectivas Constituições, ainda que contrariem alguns

Leia mais